Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 14 de Maio de 2008 - Nº 1970 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
Audiência reúne 700 em Ilhabela
Prefeito esclarece projeto de plano de cargos e carreira de servidores públicos


Caraguatatuba
Abertas as inscrições para cursos profissionalizantes em Caraguá
Virada Cultural promete agitar Caraguá com 24 horas de cultura neste sábado 17
Programação da Virada Cultural em Caraguá
Cia Caraguatá apresenta novo conto infantil do projeto Letras de Luz em escolas de São Sebastião e Caraguá
Associação de Moradores do Morro do Algodão presenteia mães com festa
Caraguá promove competição de Tênis de Mesa
Moradoras do bairro Canta Galo ganham festa do Dia das Mães
Petrobras fala sobre projeto em Caraguá 

Ilhabela
Ilhabela faz cadastro para isentos da taxa
Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela abre inscrições para cursos de qualificação profissional
Prefeitura realiza audiência para elaboração da LDO 2009
Começam os jogos do Campeonato Municipal de Futsal
Ilhabela se classifica para quartas de finais na Copa Zito

São Sebastião
CRM apura erro médico em São Sebastião
Saúde confirma 26 casos de dengue
Seduc participa do Programa de Educação Ambiental da Transpetro
CIPA inicia eleição para gestão 2008/2009
Semana da Enfermagem prossegue até sexta-feira
Procon faz alerta contra cobrança indevida de empresa
Pró-Letramento de matemática termina neste sábado
Escola de Vela de São Sebastião ganha Biblioteca Náutica
São Sebastião se classifica para o Paulista de Judô
Após Zeis, moradores da Vila Sahy conseguem financiamento para compra de materiais de construção

Ubatuba
Clodovil não lança candidato e confirma aliança com PT para eleições municipais
Município contará com Centro de Referência da Mulher
SIPAT da Prefeitura de Ubatuba discute drogas e alcoolismo nesta quarta-feira
Mutirão contra dengue será concentrado na Região Sul
Escolas municipais fazem festa para as mães
APAE realiza Festival do Yakisoba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Audiência reúne 700 em Ilhabela

Litoral Norte - Mais de 700 pessoas participaram na tarde de ontem, no Esporte Clube de Ilhabela, na região central, da terceira consulta pública para discussão da criação das APAs (Áreas de Proteção Ambiental) marinhas no litoral paulista. O evento aconteceu sob protesto do setor pesqueiro da região.
O projeto, anunciado pelo governo no mês passado, prevê que os principais arquipélagos do Litoral Norte ganhem proteção contra a pesca predatória com a criação de três APAs marinhas que contemplarão São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.
O assunto vem causando polêmica entre os pescadores, que temem sofrer com possíveis restrições à pesca. A principal queixa, no entanto, é a falta de informações. "Queremos ter segurança de que não seremos prejudicados agora e nem nos próximos governos", afirmou o presidente da Colônia de Pesca Z-10 de Ubatuba, Joedis Teixeira da Silva.
Após inúmeras manifestações, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado divulgou anteontem uma nota de esclarecimento.
Durante a audiência, o diretor executivo da Fundação Florestal, José Wagner Neto, apresentou o questionário elaborado pelo governo na tentativa de sanar as dúvidas.
UBATUBA - As explanações dos representantes do governo não foram suficientes para o setor pesqueiro de Ubatuba, que compareceu à audiência ontem com cerca de 400 pescadores --foram sete ônibus fretados. Uma reunião extra oficial foi marcada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado para o próximo dia 19, em Ubatuba. (Fonte: ValeParaibano)

Prefeito esclarece projeto de plano de cargos e carreira de servidores públicos

Paraibuna - O Prefeito de Paraibuna, Luiz Loureiro, (PSDB), enviou à Câmara Municipal, vários Projetos de Lei que visavam à modernização da estrutura administrativa da prefeitura e à implantação do Plano de Cargos e Carreira dos Servidores Públicos (PCCS). "Os documentos que enviei são resultado de longos meses de estudo técnico elaborado pela GV-Consult, da Fundação Getúlio Vargas, instituição de inabalável conduta e profissionalismo, em conjunto com a administração municipal", afirmou o prefeito.
Ainda segundo ele, se os projetos fossem aprovados, todo o empenho do funcionário em adquirir conhecimento seria recompensado com ascensão na carreira e aumentos salariais. "A intenção destes projetos era de que ninguém pudesse mais retirar o que o funcionário público conseguiu com seu próprio esforço", resumiu.
Loureiro disse que um dos pontos mais importantes destes projetos seria a destinação de 1% da arrecadação para bancar as especializações e cursos dos funcionários.
O prefeito ainda comentou que haveria a possibilidade de se fazer carreira sem a necessidade de se submeter à vontade política de algum dirigente.
Os Projetos de Lei foram rejeitados, com cinco votos dos vereadores de oposição. "A Câmara tem, entre as suas funções, o poder de melhorar, alterar, sugerir, ou até mesmo retirar algum texto que se encontrar em algum Projeto de Lei. No caso, se não estivesse bom em algum ponto, que se modificasse. Mas não houve uma sugestão sequer".
O prefeito especificou que a rejeição dos vereadores, na verdade, foi a possibilidade de se administrar a cidade com mais profissionalismo. "A excelência dos serviços prestados deve ser conseqüência da melhor capacitação dos funcionários', concluiu.


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Abertas as inscrições para cursos profissionalizantes em Caraguá
As fichas de inscrições já estão disponíveis no Posto de Atendimento ao Trabalhador. Serão oferecidas 970 vagas de eletricista eclético, armador de ferragens, carpinteiro de forma e telhadista, pintor de obras, instalador hidráulico e eletricista e encanador

Caraguatatuba - Estão abertas as inscrições para seis cursos profissionalizantes em Caraguá. O benefício para os moradores foi uma iniciativa da Prefeitura em parceria com o SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Consórcio Caraguatatuba e Petrobras. O interessado deverá comparecer ao PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador para preencher a ficha de inscrição. Serão oferecidas 970 vagas e as aulas vão de maio a dezembro.
Os cursos oferecidos são de pedreiro eclético, armador de ferragens, carpinteiro de forma e telhadista, pintor de obras, instalador hidráulico e eletricista, e instalador.
O candidato aos cursos, exceto de eletricista, terá que ter 18 anos completos e ensino fundamental, já para eletricista, o candidato deverá ter 18 anos e o ensino médio completo. Os cursos serão oferecidos em dois períodos: das 8h às 17h e das 13h às 21h.
A carga horária será de 176 horas para os cursos de pedreiro eclético e carpinteiro; 160 horas para armador de ferragens; 112 para pintor de obras e 140 para instalador e eletricista e serão feitos no prédio do antigo depósito Gaivotas, no bairro Jardim Britânia. O SENAI, responsável pelos cursos, fornecerá certificados de conclusão de curso.
Esses cursos trazidos para o município foram de iniciativa do Prefeito José Pereira de Aguilar, que teve como objetivo capacitar profissionais para serem aproveitados nas obras da construção da base de Gás. "Desde o início pedi a Petrobras que aproveitasse a mão de obra local na construção da obra, porém muitos não têm qualificação profissional. Com os cursos profissionalizantes estaremos dando oportunidade dessas pessoas se qualificarem e conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Com essa iniciativa estamos proporcionando mais qualidade de vida aos nossos munícipes", disse e acrescentou ainda que essa é uma conquista importante e o momento que as pessoas têm para se qualificarem.
Vale lembrar que os cursos profissionalizantes não garantem vagas de emprego, porém facilita na seleção das vagas que surgirão. O Pat fica na rua Taubaté, 520, bairro Sumaré, e funciona das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 3882-5211 ou 3882-3237, com a diretora Elmar Soares de Farias Ferreira. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Virada Cultural promete agitar Caraguá com 24 horas de cultura neste sábado 17
O evento, realizado com grande sucesso pelo Governo do Estado, reuniu cerca de 200 mil pessoas em 10 cidades paulistas incluindo a Capital, no ano de 2007. Neste ano, 19 cidades participam da programação, que acontece também em Caraguá, a partir das 18h, deste sábado, 17 de maio

Caraguatatuba - A Virada Cultural promete proporcionar a Caraguatatuba a partir das 18h, deste sábado, 17 de maio, 24 horas de cultura, com música, teatro e dança, com artistas de todo o Estado. Uma vasta programação promete agradar todos os gostos e idades, com entrada franca, na Praça de Eventos na Avenida da Praia, na Praça Lucinha Mendonça, em frente o Teatro Mario Covas, e no próprio teatro, que possui um auditório com 600 lugares.
A iniciativa é da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Caraguá e a FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. Neste ano, incluindo a Capital paulista, 19 cidades se transformarão em agitados centros culturais, com atrações variadas que agradarão os gostos mais exigentes.
Em 2007, de acordo com o Governo do Estado, 200 mil pessoas participaram da Virada Cultural em 10 cidades paulistas.
Caraguatatuba neste ano foi incluída no roteiro cultural, que tem dia certo e horário marcado para começar simultaneamente, nas 19 cidades participantes: 17 de maio às 18h. Vale lembrar que as atrações são gratuitas, mas, com o objetivo de contribuir com as entidades beneficentes, será solicitado ao público a troca de 1 pacote de leite em pó (400 gramas) pelo convite para a apresentação do Ballet Cisne Negro, que acontece no Teatro Mario Covas na noite do dia 17, 21h.
Confira a programação da Virada Cultural em Caraguá e faça parte deste movimento cultural prestigiando as atrações que prometem agitar Caraguá durante 24 horas, a partir das 18h do dia 17, neste sábado.

Programação da Virada Cultural em Caraguá

18h30 - Banda Provision (música: Pop Rock) - Praça de Eventos
20h30 - Sapo Banjo (música: Ska) - Praça de Eventos
21h - Cisne Negro Cia. De Dança (dança) - Teatro Mario Covas
21h30 - Baque Bolado (canções e danças com tambores de maracatu) - Praça de Eventos
22h30 - Ortinho (música pernambucana) - Praça de Eventos
23h30 - Teresa Cristina e o Grupo Semente (samba - apadrinhada por Paulinho da Viola) - Teatro Mario Covas
23h30 - Baque Bolado (canções e danças com tambores de maracatu) - Praça de Eventos
00h15 - Léo Maia (filho do cantor Tim Maia - música: sol, rock e black music) - Praça de Eventos
01h30 - Junio Barreto (música) - Teatro Mario Covas
03h30 - Los Porongas (música: rock brasileiro) - Teatro Mario Covas
10h - "Todo bicho tudo pode sendo o bicho que se é" (teatro) - Cia Provisório-Definitivo- Teatro Mario Covas
12h - Fandango Caiçara (música e coreografia) - Praça de Eventos
13h - Banda Causa e Efeito (música: rock e reggae) - Praça de Eventos
14h - Banda MUTE (música instrumental: jazz e bossa nova) - Teatro Mario Covas
15h - Filosofia Reggae (música: reggae) - Praça de Eventos
15h - "O Santo Guerreiro e o Herói Desajustado" (teatro) - Cia São Jorge de Variedades - Praça Lucinha Mendonça, em frente o Teatro Mario Covas
16h - Big Band Sam Jazz do Conservatório de Tatuí (música) - Teatro Mario Covas
17h - Tribo de Jah (música: reggae) - Praça de Eventos (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Cia Caraguatá apresenta novo conto infantil do projeto Letras de Luz em escolas de São Sebastião e Caraguá
O conto infantil "O Rei que ficou cego", de Ricardo Azevedo será o segundo conto a ser apresentado pela Cia Caraguatá de Teatro, neste ano, dentro do Projeto Letras de Luz. As escolas de São Sebastião e Caraguá receberão apresentações dias 21 e 27 de maio, respectivamente

Caraguatatuba - O projeto de incentivo à leitura Letras de Luz, realizado por meio de uma parceria entre a Energias do Brasil e a Fundação Victor Civita, com o apoio da Prefeitura de Caraguá e FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realiza em maio as apresentações do segundo conto de 2008, em São Sebastião, na Escola Municipal Verena de Oliveira Dória, na Topolândia, em São Sebastião, e na EMEF Luiz Ribeiro Muniz, na Martim de Sá, em Caraguá.
O conto infantil "O rei que ficou cego", de Ricardo Azevedo, narra a história de um poderoso rei que ficou cego, e que, foi avisado por um vulto, que para recuperar sua visão deveria lavar os olhos com as águas de uma fonte, da qual era dono um gigante, morador do país do 'Quem-vai-lá-não volta'.
A Cia de Teatro Caraguatá, formada pelos atores Adbailson Cuba, Ângelo Pereira, Cássia Bueno, Daniel Rodrigues, Jaqueline Rodrigues, Jefferson Izidoro, Lala Machado, Rita Brugnerotti, Rafael Andrade, Rosana de Castro e Talita Olivieri, encena contos do projeto Letras de Luz desde o início do projeto, que foi implantado em fevereiro de 2007.
Neste novo conto, sob a direção de Adbailson Cuba, o grupo passa a trabalhar somente com escolas, tendo como público-alvo estudantes do ensino fundamental. "Além de ser o público que mais precisamos atingir, para incentivar ainda mais o trabalho com a literatura brasileira, estamos fazendo contato antecipado com as escolas onde apresentaremos, e fornecendo o conto para que seja possível trabalhar previamente com os alunos", disse Cuba.
Para o diretor da EMEF Luiz Ribeiro Muniz, na Martim de Sá, Rubens Antônio de Castro, a iniciativa de trazer a apresentação teatral para dentro da unidade escolar é louvável. "Como professor acho a iniciativa do Letras de Luz bastante positiva, principalmente nesta nova fase, de trazer os contos literários, transformados em peças teatrais para espaços alternativos. Isso desperta a curiosidade e o interesse pelas artes cênicas, aproximando a criança da literatura de uma forma contextualizada", disse o diretor.
A Cia Caraguatá apresenta o conto "O rei que ficou cego", na próxima terça-feira, dia 20, em São Sebastião, às 16h, e em Caraguá, na EMEF Martim de Sá, no dia 27, também às 16h, com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, FUNDACC e Sectur - Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de São Sebastião. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Associação de Moradores do Morro do Algodão presenteia mães com festa

Caraguatatuba - A AMMA - Associação de Moradores do Morro do Algodão, na região sul de Caraguá, presenteou as mães do bairro, que participam dos projetos sociais da associação, com uma festa em comemoração ao Dia das Mães. A festa aconteceu na sexta-feira, dia 9, no Multiclube Ilha Morena.
Cerca de 300 mães compareceram ao evento, que teve como atração quiosques com produtos de beleza da Tanara Beauty, Jequití, Avon, Natura, além de acessórios da Cidinha Roupas, Ginástica e Raiz Latina. O evento também contou com a apresentação do Coral Água Viva da FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.
Durante a festa houve uma apresentação de voz e violão com Renata e Valdir Amaral, que na ocasião representaram a Rádio Oceânica e foram presenteadas com flores as mães Ana Camilo e Abigail, sendo as mais idosas que participam das atividades da AMMA.
A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar foi uma das convidadas da festa e também recebeu uma homenagem pelo apoio dado à associação.
A AMMA agradeceu aos parceiros no evento: Antônio Fabrete, Ilha Morena; Severino, Canto da Ilha; Tanara Beauty e também a Prefeitura de Caraguá pelo apoio dado durante todo o ano nas atividades sociais do bairro. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá promove competição de Tênis de Mesa
Modalidade vem crescendo no município e tem revelação, que lidera o ranking da LVTM neste ano

Caraguatatuba - A SECER - Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguá realizará neste sábado, 17, no Ginásio do Barranco Alto, a partir das 9h, o 2º Campeonato Aberto de Tênis de Mesa.
A cidade, que tem se destacado na modalidade, deverá receber participantes do Litoral Norte e do Vale do Paraíba. Segundo Cícero Alberto dos Santos, responsável pela equipe do município, mais de 100 atletas estarão abrilhantando o evento.
O 2º Aberto será disputado nas categorias Sub-15, Sub-18 e Livre, no masculino e feminino. De acordo com a organização, as inscrições serão feitas na hora e no local do campeonato.
Há três anos, o Tênis de Mesa de Caraguatatuba conta com um trabalho de profissionais e voluntários, em parceria com a Associação dos Aposentados, o CIASE (Centro Integrado de Ações Sócio - Educativas) e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes, que oferece os materiais.
Atualmente, Caraguá treina com aproximadamente 120 atletas da modalidade, que há cada ano vem crescendo dentro da cidade. "O Tênis de Mesa daqui melhorou bastante. Quem não é da área, não tem idéia do que é realmente o Tênis de Mesa. Hoje o pessoal já olha com um olhar mais profissional", disse Cícero Alberto dos Santos, lembrando que Caraguatatuba conta com uma grande promessa no esporte.
Douglas Felipe Macedo Reis é o atual líder do ranking da LVTM (Liga Valeparaibana de Tênis de Mesa), na categoria Pré-Mirim, nascidos até 1997. O garoto venceu as duas primeiras etapas da competição, disputadas em Cruzeiro e Mogi das Cruzes.
Com apenas 11 anos, a promessa caraguatatubense participa pela segunda vez da Liga Valeparaibana. Em 2007, o atleta ficou com a quarta colocação do campeonato, que ao todo tem 14 atletas de Caraguá, espalhados em diversas categorias, comandados pelo técnico Rodrigo dos Santos e o assistente técnico Nabil José Awad.
Outra prova do desenvolvimento dessa modalidade em Caraguatatuba ficou evidente no último mês, quando a cidade foi muito bem representada na Olimpíada Estudantil, ficando com o título no infantil, masculino e feminino, garantindo assim vaga para a fase Estadual da competição, em ambas as categorias.
"Todos esses resultados são frutos do trabalho que vem sendo feito pelos professores, técnicos e voluntários", finalizou Cícero Alberto dos Santos, lembrando que no fim de maio, acontecerá a Olimpíada Estudantil de Tênis de Mesa na categoria mirim. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Moradoras do bairro Canta Galo ganham festa do Dia das Mães

Caraguatatuba - As mães moradoras do bairro Canta Galo em Caraguatatuba receberam uma festa em comemoração ao Dia das Mães, no domingo, dia 11. O evento foi uma realização da Associação dos Moradores.
Cerca de 250 pessoas prestigiaram o evento, que teve carro de som com loucura de amor, sorteio de brindes, queima de fogos, bolo e refrigerante. As mães foram presenteadas com flores.
Para o presidente da Associação de Moradores, Adenilton Souza Barreto, mais conhecido como Deno, é fácil fazer uma mãe feliz, porém para fazer diversas mães felizes foi necessário a colaboração de amigos", disse.
Segundo Deno, diversas pessoas colaboraram na realização da festa, que repetiu a emoção de anos anteriores. "Agradeço ao prefeito José pereira de Aguilar, ao Carlinhos Paes da rádio Caraguá FM e a todos os amigos que contribuíram para a realização dessa linda homenagem", concluiu Deno. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Petrobras fala sobre projeto em Caraguá

Caraguatatuba - A Petrobras realiza hoje, às 14h, no Teatro Mário Covas, no bairro do Indaiá, em Caraguatatuba, audiência pública sobre o projeto Mexilhão. O objetivo é prestar esclarecimentos sobre o sistema de transferência da Unidade de Tratamento de Gás, a ser instalada na cidade, para o Terminal Aquaviário São Sebastião (Tebar). Na última sexta-feira, técnicos da Petrobras estiveram na Câmara para esclarecer dúvidas dos vereadores e secretários municipais sobre o sistema. Outras informações estão disponíveis pelo 0800-7700112. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Ilhabela faz cadastro para isentos da taxa

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela iniciou cadastramento de moradores e profissionais isentos da Taxa de Preservação Ambiental, em vigor desde 19 de março. O cadastramento deve ser feito na sede da Secretaria de Turismo, no bairro Barra Velha, das 8h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Os interessados devem levar documentos com foto e comprovante de residência, cópia da Carteira de Trabalho --para quem reside em outras cidades e trabalha em Ilhabela--e documentos do veículo. Informações pelo (12) 3895-7248 ou 3895-7220. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela abre inscrições para cursos de qualificação profissional

Ilhabela - O Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhabela por meio da secretaria municipal de Assistência Social abre inscrições aos interessados a participarem dos cursos de qualificação profissional.
Os cursos são voltados à jovens e adultos, contribuindo na qualificação desses, oferecendo-lhes oportunidade e condições para o ingresso ou recolocação no mercado de trabalho.
Os cursos oferecidos são informática, bordado em pedraria, pintura em tecido, corte e costura, crochê, manicure, bijuterias, pães e salgados. Os mesmos serão realizados na secretaria municipal de Assistência Social - Barra Velha. Mais informações pelo telefone: 3895.8833 com Márcia. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura realiza audiência para elaboração da LDO 2009

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da secretaria municipal de Administração, realizou na última sexta-feira, 9, uma audiência pública na Câmara Municipal para a elaboração da LDO 2009 (Lei de Diretrizes Orçamentárias). O encontro com a comunidade é realizado, anualmente, para estudo do planejamento das ações a serem realizadas no próximo ano.
A LDO é uma lei de iniciativa do Poder Executivo que define, anualmente, quais as ações e programas a serem planejados para o ano seguinte da administração. Ela cumpre as seguintes funções: estabelecer as metas e prioridades para o exercício financeiro subseqüente; orientar a elaboração do Orçamento e dispor sobre alteração na legislação tributária. Proporciona também a realização de um planejamento de como, quando e onde aplicar o dinheiro público, estabelecendo ajuda financeira às entidades (subvenções); autorização para o auxílio de custeio de despesas próprias, do Estado e da União e aplicações mínimas a setores primordiais como educação, saúde e meio ambiente, entre outros.
Segundo a diretora de Administração, Raquel Julião Barbarullo, “a participação da população foi muito importante, pois o controle da sociedade sobre o uso do dinheiro público se faz através desta parceria e na elaboração das peças orçamentárias (LDO, PPA e LOA) e do acompanhamento efetivo da aplicação das ações definidas”.
A reunião com a população teve o objetivo principal de abordar a prestação de contas do trabalho iniciado neste ano a partir das sugestões da população e, posteriormente, colher os novos anseios dos munícipes para o ano de 2009.
Além das equipes da secretaria de Administração e da secretaria de Finanças, a audiência contou com a presença do secretário de Finanças Osvaldo Julião e dos vereadores Zeca do São Pedro e do presidente da Câmara Municipal, Professor Joadir Capucho. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Começam os jogos do Campeonato Municipal de Futsal

Ilhabela - A primeira rodada do Campeonato Municipal de Futsal categorias Veterano e Feminino foi realizada na última sexta-feira, dia 9 de maio, com jogos no Ginásio Municipal e na quadra do Perequê.
No ginásio, pela categoria Veterano, o Portinho venceu o Santa Tereza por 5 a 3, e, no feminino, o Ilhabela venceu de 11 a 0 o time da Praia Grande.
Na quadra do Perequê, pelo feminino, o Eva Esperança venceu a Pacuíba por 9 a 3, e na categoria Veterano, o Prainha venceu o Vasquinho por 7 a 0.
O Campeonato Municipal é uma realização da Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela se classifica para quartas de finais na Copa Zito

Ilhabela - No sábado, dia 10, a equipe de Ilhabela jogou contra Canas, pelas oitavas de final da Copa Zito, em Roseira.
A partida terminou com vitória do time da Ilha, por 5 a 1, com 3 gols de Tiago, 1 de Jack e 1 de Douglas.
Com esta vitória, Ilhabela se classificou para as quartas de finais da competição, e jogará dia 7 de junho, contra o vencedor do jogo entre Queluz e Associação.
A equipe da Ilha tem o apoio da Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

CRM apura erro médico em São Sebastião

São Sebastião - O CRM (Conselho Regional de Medicina) vai abrir sindicância para apura erro médico na avaliação do feto de seis meses que recebeu atestado de óbito quando ainda estava vivo. O caso aconteceu no último domingo, em São Sebastião.
O bebê permaneceu por uma hora dentro de uma embalagem plástica até ser enviado para o Hospital de Clínicas, onde uma enfermeira descobriu que a criança ainda estava viva. A criança morreu 9 horas após o aborto.
O médico que atendeu a gestante no Pronto-Atendimento de Boiçucanga, para onde foi levada pela Unidade de Resgate após o aborto, chegou a emitir um atestado de óbito.
A afirmação é do conselheiro do CRM na região, o médico Pedro Henrique Silveira, que só tomou conhecimento do caso na tarde de ontem. "Será aberto um expediente para apurar os fatos", disse.
Silveira disse que o médico plantonista M.R., que examinou o bebê, será chamado para explicar o caso. "Caso fique comprovado o erro, o caso será avaliado pelos 42 conselheiros do CRM de São Paulo."
A Polícia Civil também investiga o caso, já que há indícios de que a gestante teria provocado o aborto com o uso de Cytotec --remédio de venda proibida no país.
A jovem M.M.S., 18 anos, sofreu um aborto, por volta das 13h30 do domingo de Dia das Mães, no banheiro da casa do namorado, o ajudante de pedreiro C.O.N, 21 anos, no bairro Boiçucanga, costa sul da cidade.
O bebê morreu por volta das 22h30 na Unidade de Apoio ao Recém-Nascido --nove horas após o aborto. A causa morte não foi divulgada.
ENTERRO - A mãe, que estava internada no Hospital de Clínicas de São Sebastião, recebeu alta médica meia hora antes do enterro do bebê prematuro, que aconteceu por volta das 16h de ontem, no Cemitério Municipal. (Fonte: ValeParaibano)

Saúde confirma 26 casos de dengue

São Sebastião - A Secretaria da Saúde de São Sebastião divulgou um novo boletim com os casos confirmados de dengue no Município. Ao todo, 26 casos, sendo cinco deles importados (três do Rio de Janeiro, um da Bahia e um de Pernambuco). Os outros 21 casos foram confirmados nos bairros da Olaria, Topolândia, Centro, São Francisco, Itatinga, Enseada, Cambury e Maresias. Existem ainda 196 casos suspeitos aguardando resultados do Instituto Adolfo Lutz.
Medidas estão sendo tomadas para controlar os locais de maior incidência da larva, como nebulização e fumacê nos bairros, além de visita casa a casa.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Márcia Saavedra, um arrastão será feito na região da Topolândia, Olaria e Itatinga.
“Embora tenha aumentado o número de casos de 17 na semana passada para 26 esta semana, não precisamos nos preocupar, pois os novos registros foram dos exames feitos em abril”, esclarece.
A Secretaria da Saúde de São Sebastião trabalha atualmente com 28 agentes de combate à dengue. Em 2007, a cidade registrou 132 casos da doença.
Vale lembrar quando se tem até 300 notificações de dengue para 100 mil habitantes em determinada área, trata-se de um surto. Se a média de infestação de toda a cidade for superior aos 300 casos por 100 mil habitantes, há epidemia. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Seduc participa do Programa de Educação Ambiental da Transpetro

São Sebastião - Os professores da Secretaria de Educação (Seduc) da Prefeitura de São Sebastião participaram, do segundo encontro do Programa de Educação Ambiental da Transpetro, realizado no último sábado (10/5), na Escola Municipal Henrique Botelho, localizada na região central do município.
Com o tema “Ecossitemas Costeiros”, a ação reuniu cerca de 50 docentes. Durante o curso, os professores tiveram explicações sobre as características do litoral brasileiro e fizeram debates sobre a preservação dessas regiões. “A iniciativa é muito importante, porque ela mostra que para educar os alunos não basta a informação, e sim a consciência. O curso propõe que a mudança de postura com relação à manutenção do Meio Ambiente deve partir do professor”, explicou a secretária de Educação, Marilene Ramachotti Leite.
Além de educadores da rede municipal, o Programa também contou com a presença de docentes da rede estadual de ensino.
O Programa - Com o objetivo de apoiar e capacitar os professores dos municípios de São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba com relação ao desenvolvimento da região, com respeito às suas características sócio-culturais, econômicas e ambientais e com carga horária de 36 horas, o Programa de Educação Ambiental da Tranpetro teve início no dia 26 de abril, com o tema “Educação Ambiental e Sustentabilidade”. Os próximos encontros estão marcados para os dias 17 de maio (Biodiversidade), 14 de junho (Recursos Hídricos), 28 de junho (Resíduos Sólidos) e 16 de agosto (Uso e Ocupação de Zona Costeira). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

CIPA inicia eleição para gestão 2008/2009

São Sebastião - A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), da Prefeitura de São Sebastião, iniciou na segunda-feira (12/5), a votação para os representantes que vão atuar na gestão 2008/2009. Só no primeiro dia, foram contabilizados 425 votos nas urnas instaladas no Paço Municipal, Secretaria das Subprefeituras (Sesub), Regionais de Maresias, Boiçucanga, Juquehy e Enseada, além da urna itinerante.
Ao todo, são 22 candidatos que concorrem a 11 vagas titulares. Já o Poder Público indica mais 11 para compor a comissão. Para que a eleição seja válida é necessária a presença nas urnas de 50% mais um voto do total de todos servidores em atividade, excluindo aqueles afastados por qualquer motivo como férias e licença. O encerramento da votação será na sexta-feira (16/5), às 16h, e a apuração no mesmo dia em local a ser definido. Informações pelo telefone (12) 3891-2084. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Semana da Enfermagem prossegue até sexta-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e em parceria com a Organização Social Pró Saúde, continua nessa semana com palestras e discussões dentro da 1ª Semana Integrada de Enfermagem, realizada em vários locais até sexta-feira (16/5) no município.
Nesta terça-feira (13/5), o Porto Grande Hotel, localizado na região central, recebeu a palestra “Feridas”, com a enfermeira pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Monica Antar. A partir das 19h30, o Teatro Municipal terá a presença da enfermeira com MBA em saúde pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), Lore Cecília Marx.
A abertura oficial da 1ª Semana Integrada de Enfermagem ocorreu na noite da última segunda-feira (12/5), em cerimônia realizada no Teatro Municipal e contou com a presença de representantes da Organização Social Pró-Saúde, Unifesp, prefeito Dr. Juan Garcia, presidente do Fundo Social, Rosa Mota, secretário de Saúde Antônio Guilherme Duarte de Carvalho, deputado estadual Mozart Russomano, demais secretários municipais e enfermeiros da rede.
Na ocasião, José Antônio de Andrade, coordenador do Programa de Saúde da Família, falou em nome da Unifesp. “É muito gratificante reunir profissionais desta que eu considero a primeira profissão do mundo, pois em qualquer hospital do mundo sempre haverá alguém cuidando do outro, exercendo nosso verbo de ação, que é o cuidar”, declarou.
Representando a diretoria da Pró Saúde, Flaviano Feu Ventorim elogiou o tema proposto para a semana. “A escolha do tema foi muito feliz, temos que cuidar de quem cuida do paciente. Desejo a todos uma feliz semana”.
“Eventos como esse são importantes como forma de reconhecimento ao trabalho deste profissional tão importante no sistema de saúde e que por muitas vezes é incompreendido. Graças ao esforço multidisciplinar destes profissionais e toda nossa equipe, conseguimos identificar após pouco mais de três anos, uma grande evolução na saúde de São Sebastião”, avaliou o secretário Guilherme de Carvalho.
Mozart Russomano ressaltou o trabalho da Frente Parlamentar em busca de recursos para a região e citou a conquista da unidade de quimioterapia de deverá ser inaugurada brevemente no Hospital de Clinicas de São Sebastião como resultado de uma equipe que trabalha centrada no amor ao próximo.
Em seu pronunciamento, o prefeito Dr. Juan Garcia lembrou da evolução de intervenções como jornadas, palestras e conferências já realizadas na área de saúde em São Sebastião e avaliou a 1a Semana Integrada, com a participação de parceiros, como reflexo da evolução do sistema de saúde do município. Garcia enalteceu o trabalho de toda a equipe de saúde, ressaltando a melhora dos índices de saúde pública na cidade como resultado do bom trabalho que vem sendo realizado. “Existe um débito muito grande do Poder Público com o Sistema de Saúde de São Sebastião, e assim como recuperamos outras áreas, vamos resgatar esse débito histórico que o Poder Público tem com a Saúde sebastianense. E não estamos fazendo um favor, estamos cumprindo nossa obrigação”, frisou.
Os presentes ainda puderam conferir a palestra “Comunicação e Relacionamento Interpessoal”, ministrada por Armando Correa de Siqueira Neto.
Nesta quarta-feira (14/5), haverá a palestra “Prevenção de Acidentes na infância e Monitoramento Domiciliar”, com a enfermeira da Unifesp, Maria de Jesus Arada, a partir das 14h. Já o Teatro Municipal discutirá o Sistema Único de Saúde, com a palestra “Acolhe-se SUS”, às 19h30.
Outras informações pelo telefone (12) 3891-4016. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Procon faz alerta contra cobrança indevida de empresa

São Sebastião - O Procon (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor) de São Sebastião faz um alerta aos consumidores que, eventualmente, estejam recebendo cobrança indevida da Solemar, uma empresa que vendia títulos de sócio para clubes.
De acordo com o órgão, a firma está sob intervenção judicial e não está realizando cobrança de título de antigos. O envio das “cartinhas” deve estar sendo feito por outra empresa e/ou pessoa. Os consumidores devem tomar cuidado e procurar se certificar no Procon para ver se o que é devido procede. Segundo o órgão, é grande a incidência de envio de correspondência e pode ser uma tentativa de fraude.
O Procon está localizado à rua Sebastião Silvestre Neves, 152, no Centro. O telefone para contato é o (12) 3892.1639. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Pró-Letramento de matemática termina neste sábado

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), encerra neste sábado (17/5), a partir das 8h, na Escola Municipal Henrique Botelho, no Porto Grande, o Programa de Formação Continuada de Professores das séries iniciais do Ensino Fundamental (Pró-Letramento) na área de matemática.
As atividades, que possuem carga horária de 120 horas, visam auxiliar os professores de 1ª a 4ª séries da rede municipal na melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática. Os trabalhos são realizados no modelo de Ensino à Distância (EAD), através de materiais impressos e vídeos, que incluem assuntos como o tratamento das informações, espaço e forma, frações, números naturais, grandezas e medidas. Além disso, o curso conta com o acompanhamento de professores orientadores, também chamados de tutores. “O sistema de ensino do Pró-Letramento é muito flexível e faz com que os educadores possam expor aos alunos o conteúdo com mais facilidade dentro de sala de aula”, conta o tutor Franklin Roberto Vieira Diniz. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4717. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Escola de Vela de São Sebastião ganha Biblioteca Náutica

São Sebastião - A Escola de Vela da Prefeitura de São Sebastião, onde é desenvolvido o projeto Ventos & Velas e o curso de laminação em embarcações, iniciou a montagem de uma Biblioteca Náutica para pesquisas e consultas dos alunos e de toda a sociedade.
De acordo com o chefe da divisão de Esportes Náuticos, Rafael Mendes, a idéia é facilitar os estudos dos alunos e curiosidades voltadas ao meio náutico. “A nossa proposta é extensiva a toda a comunidade que goste ou tenha algum tipo de curiosidade sobre o meio náutico, possibilitando o acesso a Escola de Vela e o contato com os livros”, reforça.
Ele ressalta que, por meio dos livros e revistas, as pessoas podem obter informações como segurança no mar, aprender a velejar, termos náuticos, literatura específica, entre outros.
Segundo Mendes, a biblioteca conta atualmente com cerca de 150 materiais, entre livros e revistas. Pessoas interessadas em contribuir com o aumento do acervo podem doar à Escola. O Projeto Ventos & Velas é desenvolvido pela Secretaria de Esportes (Seesp) e conta com o patrocínio do Unibanco. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião se classifica para o Paulista de Judô

São Sebastião - A equipe de judô de São Sebastião disputou no último sábado (10/5), em São Bernardo do Campo, a etapa do interior do Campeonato Estadual de Judô. Entre mais de 400 atletas, os sebastianenses conquistaram boas posições e se classificaram para o Paulista da modalidade.
Os judocas que garantiram o passaporte para a competição foram Jefferson Abílio, que sagrou-se campeão da categoria infanto-juvenil meio leve, além de Claudinei Souza, Wilber Cozendey e Mario João, que faturam as terceiras colocações nas categorias juvenil meio leve, junior pesado e sênior meio leve, respectivamente. “Os nossos atletas realizaram lutas muito boas e isso é motivo para que eles possam repetir o desempenho nos próximos campeonatos”, disse o técnico Uátila Ferreira.
Além dos quatro medalhistas, São Sebastião também contou com a representação dos judocas Reinaldo Alexandre (senior médio), Rogéria Cozendey (sênior pesado), Marcos Paulo (junior meio leve), Bruno Alexandre (juvenil ligeiro), Gustavo Luna (infantil ligeiro), José Zenatti (juvenil meio leve) e Rose Evangelista (sênior meio médio). O Campeonato Paulista de Judô na categoria infantil será realizado neste domingo (17/5), às 8h, em Mauá, e a categoria juvenil está prevista para o dia 24 de maio, no mesmo horário, em Campinas. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Após Zeis, moradores da Vila Sahy conseguem financiamento para compra de materiais de construção

São Sebastião - Os moradores da Vila Sahy, em Barra do Sahy, na Costa Sul de São Sebastião, serão os primeiros a obter financiamento junto ao Banco do Brasil para a aquisição de materiais de construção. A medida foi definida na última segunda-feira (12/5) após reunião entre a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), a gerência da unidade bancária e a Associação dos Moradores (Amovila).
O bairro foi o primeiro a ser transformado em Zeis (Zona de Especial Interesse Social), recebendo dessa forma, investimentos por parte do município como infra-estrutura básica de esgoto, água e iluminação. As ruas também foram oficializadas e as moradias, após a área ser transformada em Núcleo Congelado, em 2005, agora são cadastradas e os moradores recebem individualmente o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
Todas essas benfeitorias se transformaram na necessidade de melhorar as moradias. Para isso, a aquisição de material de construção é considerada fundamental, mas conforme explica a presidente da Amovila, Ângela Maria da Silva, muitas famílias não têm recursos para comprar os materiais à vista. “Após avaliarmos como poderíamos proceder, pedimos orientação à Semam e surgiu essa alternativa”, comemora.
O secretário do Meio Ambiente, Teo Balieiro, disse que entrou em contato com o Banco do Brasil para verificar a existência de uma linha de financiamento e com base nas ações já desenvolvidas no bairro a instituição acenou com o Programa de Desenvolvimento Regional Sustentável, que hoje já atua junto aos pescadores e cooperativa de sucata da cidade.
“Para conseguir o financiamento, é importante que o morador tenha a planta da casa aprovada junto à Prefeitura”, explica Balieiro. Ainda de acordo com ele, o dinheiro liberado pode ser usado para pintura, compra de material, ampliação da casa, entre outras benfeitorias.
Os moradores que tiverem o crédito aprovado podem se dirigir a qualquer loja no município cadastrada no Banco do Brasil e apresentar o cartão que será emitido pela agência. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Clodovil não lança candidato e confirma aliança com PT para eleições municipais

Ubatuba - O deputado federal Clodovil Hernandes (PR) confirmou, por meio de sua assessoria, que irá apoiar o pré-candidato do PT, Maurício Moromizato, na disputa pela prefeitura de Ubatuba nas eleições deste ano.
Até então, a figura e atuação de Clodovil era uma incógnita para os atores políticos da cidade, que ainda não sabem certamente como e quanto o ex-apresentador pode interferir na eleição deste ano.
O deputado Clodovil chegou a declarar, no ano passado, que estaria pensando em abandonar o legislativo federal e se lançar candidato a prefeitura de Ubatuba, mas também disse a mesma coisa em um programa de TV sobre as eleições em São Paulo.
O tempo passou e o prazo para a troca de domicílio eleitoral expirou e a possibilidade de candidatura em Ubatuba se tornou inviável, de acordo com as regras estabelecidas pela legislação eleitoral do país.
Mesmo assim, o deputado chegou a planejar outro tipo de atuação política, cogitando lançar, como candidata, sua assessora de imprensa na cidade, Meg Ramos.
Após ser procurado por diversos personagens influentes na política ubatubense, o deputado federal pelo PR preferiu uma opção contrária ao atual governo municipal e alinhamento com a política partidária de Brasília, onde PR e PT estão cada vez mais alados nos projetos nacionais.
De acordo com a assessora de imprensa (a mesma que quase foi lançada como candidata), a escolha, por Maurício Moromizato, foi resultado da observação que Clodovil fez nos últimos anos, em relação às atuações políticas no município. A posição do deputado confirma a má relação e as últimas críticas sobre a atual administração de Eduardo Cesar.
A opção do ex-apresentador Clodovil poderá ser importante, já que, a aliança foi comemorada em Brasília e teve total apoio dos representantes de ambos os partidos.
Apesar da boa relação relatada pela própria assessoria do deputado, há pouco mais de 15 dias, Clodovil chegou a se encontrar, com o agora aliado, Mauricio Moromizato e disparou contra o partido do presidente Lula. “Olha eu posso gostar muito de você, mas não gosto muito do seu partido”, revelou Clodovil, ao pré candidato do PT.
A Assessoria do deputado federal relata que, até o momento, o apoio ao petista não foi condicionado a qualquer posição na chapa de candidatura, ou em relação a cargos em uma possível administração municipal. Entretanto, a própria assessoria já avisa: “O deputado terá voz ativa”. (Fonte: Imprensa Livre)

Município contará com Centro de Referência da Mulher

Ubatuba - As mulheres ubatubenses poderão contar com atendimentos de saúde personalizados, de acordo com as suas necessidades. A Secretaria de Saúde de Ubatuba inaugura, no próximo dia 24, sábado, às 11h, o Centro de Referência da Mulher.
Diversos ambulatórios estarão disponíveis, como gestação de alto risco, gestação de adolescentes, climatério, ginecologia geral, patologia cervical, ambulatório de mama, planejamento familiar, patologias uterinas e uroginecológicas, ovarianas, além de atendimentos psicológicos e nutricionais.
Para o prefeito Eduardo Cesar, este é mais um grande avanço para o município, na área da saúde. “A saúde da mulher merece uma atenção especial, pois é ela quem gera a vida. Por esta razão, seu organismo necessita de cuidados diferenciados e constantes. O Centro de Referência da Mulher tem o objetivo de centralizar todas as necessidades das mulheres em um só ambiente, com atendimento de qualidade.”
Entre os procedimentos clínicos a serem realizados, destacam-se a coleta de preventivo, inserção de Dispositivo Intra-uterino (DIU), teste de captura híbrida, colposcopia, cauterização, biópsia, punção de cistos de mama, biópsia de colo uterino, ultrasson, cardiotocografia. O Centro de Referências da Mulher funcionará na Rua Gastão Madeira, 120, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. (Fonte: Imprensa Livre)

SIPAT da Prefeitura de Ubatuba discute drogas e alcoolismo nesta quarta-feira
Acupuntura também é destaque no terceiro dia do evento

Ubatuba - A terceira edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) da Prefeitura de Ubatuba prossegue nesta quarta-feira, 14. Entre os destaques, as palestras sobre Acupuntura, ministrada por Maria Luiza Fachada Martins, no período da manhã, que contará inclusive, com demonstrações da técnica. No período da tarde, será discutido o tema Alcoolismo e Drogas no trabalho, com Marco Antonio de Almeida Goulart, o Bob, da APAF - Associação Promocional de Apoio à Farmacodependentes.
A III SIPAT prossegue até a próxima sexta-feira.
Bombeiros, Sabesp, Elektro - Nos primeiros dias da SIPAT, dezenas de funcionários de diversas secretarias, compareceram ao auditório da E.M. Tancredo Neves para as palestras. A soldado Simone Serra, do Corpo de Bombeiros, ministrou palestra sobre primeiros socorros e demonstrou como realizar o primeiro combate a princípios de incêndios.
Na terça-feira, Durval Fernandes Junior, engenheiro de segurança do trabalho da Sabesp, falou sobre uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), apresentando equipamentos utilizados em campo pela empresa. A Elektro apresentou vídeos que mostravam os perigos e acidentes com eletricidade e Fabrício Carvalho, membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Elektro fez diversos esclarecimentos sobre cuidados que devem ser tomados no ambiente de trabalho interno e externo.
Saúde do funcionário - Os funcionários da Prefeitura de Ubatuba que participam da SIPAT podem aferir a pressão arterial e verificar o índice glicêmico, durante o evento. “Em breve todos os funcionários farão esses exames, para podermos acompanhar e indicar tratamentos a quem apresente sintomas de diabetes e hipertensão”, disse Silvio Bourget, gerente de segurança no trabalho da Prefeitura de Ubatuba. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Mutirão contra dengue será concentrado na Região Sul
O objetivo da ação é prevenir a região sul contra o risco, uma vez que a cidade de Caraguatatuba vem registrando casos positivos da doença; 100 homens do Exército participarão da mega-operação

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba realizará, nesta quinta-feira, 15, uma mega-operação de combate aos criadouros do mosquito da dengue. Contando com o apoio de cem homens do Exército, o objetivo da ação é prevenir a região sul contra o risco, uma vez que a cidade de Caraguatatuba vem registrando casos positivos da doença. Ao todo, participarão das atividades cerca de 200 pessoas, somando o Exército, os agentes de controle de endemias, os agentes de saúde da família da região, braçais da prefeitura e outros funcionários.
O superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira afirma que a intenção deste mutirão é dar continuidade ao trabalho de prevenção que vem sendo desenvolvido constantemente no município. “Nós decidimos deslocar as ações para a região sul, tendo em vista a proximidade com Caraguá e a distância da região sul, que dificulta ações mais constantes. Então, aproveitaremos o reforço do exército para assegurar a prevenção nesta região.”
Ainda segundo Neilton, o período crítico de incidência do mosquito da dengue está passando, com a chegada do frio. “Nós conseguimos chegar até aqui sem nenhum caso positivo de dengue, mas ao contrário do que se pensa, não podemos descuidar da prevenção. Este momento é interessante, porque esfriou e a infestação diminui. Por isso, o trabalho preventivo alcança um resultado melhor. Esta é a melhor época para reforçar as ações de eliminação de criadouros.”
O prefeito Eduardo Cesar afirma estar contente com o trabalho desenvolvido pela equipe de Controle de Endemias, que atua incessantemente no combate ao mosquito e também com a população que tem colaborado bastante. “A população, de um modo geral, está mais atenta às formas de prevenção, mantendo seus quintais livres de criadouros. Agora, é preciso mudar os hábitos em relação ao lixo jogado nas ruas e terrenos, mantendo ainda o cuidado com seus imóveis.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Escolas municipais fazem festa para as mães

Ubatuba - Apresentações de coreografias, de corais, de conjuntos musicais, brincadeiras envolvendo as mães, cursos de artesanato e culinária, bolos, café da manhã, pipoca e cachorro quente, foram algumas das atrações que as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal apresentaram em homenagem ao Dia das Mães, na última sexta-feira, 9 de maio.
A Escola Municipal Madre Maria da Glória ofereceu oficina de artesanato e culinária, onde as mães além de aprenderem a fazer pães caseiros, ainda ganharam de presente uma sacola de compras com uma mensagem que evoca não apenas a data especial como a necessidade de se despertar para uma consciência de preservação ecológica.
Na EMEI Profª Bessie Ferreira Osório de Oliveira, as mães participaram de uma pequena gincana, com brincadeiras e provas e ainda foi oferecido um lanche com bolos, cachorro-quente e sucos, e ainda no bairro do Itaguá, a EM. Altimira Silva Abirached aconteceram apresentações de dança e música para as mães. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

APAE realiza Festival do Yakisoba

Ubatuba - Nos próximos dias 16 e 17 de maio, sexta e sábado, a APAE de Ubatuba estará realizando, em sua sede, o Festival do Yakisoba. Além de apreciar essa iguaria da cozinha oriental, quem for até a APAE ainda concorrerá à prêmios que serão sorteados durante as duas noites do festival.
O Festival do Yakisoba acontecerá à partir das 19 horas, tanto na sexta-feira quanto no sábado, e o ingresso custará R$ 10,00. A sede da APAE fica à Rua Manoel da Cruz Barbosa, 228 – Silop. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cinema: SEMANA DE 16/05 A 21/05/2008

"HOMEM DE FERRO"
Lançamento e sucesso Mundial
ás 16:30 - 18:50 - 21:10hs
Última semana.

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

História de ventos

Um dia,
na capoeira lá de casa,
houve uma briga feia
entre as massas de ar
polar atlântica
e a tropical continental:
a casa de farinha desabou,
ficou nocauteado o bananal,
as aves ficaram arrepiadas,
e o gigante guapuruvu
por pouco não tombou.
E, porque setembro começava,
quem venceu a disputa
foi o quente vento noroeste,
que exerceu seu domínio,
durante meia volta de translação.
Mas quando chegar maio
vai começar nova refrega
e o vento sul vem mais forte
para ser campeão dessa briga.

Lição de vida

O sonho de todo naturalista
é ser igual São Francisco
que nem sabia
o que é ornitologia,
mas tudo o que o Santo dizia,
em gorjeios, os pássaros repetiam.

Fábula

Certo dia aconteceu
que um urubu desceu
pra fazer sua refeição
no terreiro do pavão.

E com os ares de liberdade
de quem vive nas alturas
chegou e foi enfiando o bico
na gamela do primo rico.

O pavão é ave bonita
mas de coração feio,
que irado e boquirroto
espantou o bichinho
para cima de um galho torto.

Lá de cima o urubu
expressou sua indiferença
com dejetos de rapinante
e após o bombardeio
alçoou vôo para diante.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Mais escolas e menos atendimento médico

Gostaria de informações sobre novos atendimentos médicos em Caraguá, sobre alguma nova obra talvez um novo hospital que seja digno para atender as pessoas do litoral norte, tirando a Santa Casa, claro.
Será que algum candidato à prefeitura será capaz de fazer e concluir uma obra dessas?
Não será essa a hora de começar a cobrar, para depois votar?
Qual a verba de saúde que a cidade arrecada do governo federal?
Atenciosamente

Rosane Canata
Caraguatatuba, SP

Onda Limpa só em Peruíbe

Nesta quarta-feira, dia 14, a Sabesp dá início às obras de mais um lote do Onda Limpa – o maior programa de saneamento ambiental do litoral paulista. As obras terão início em Peruíbe, que receberá investimento de quase 150 milhões de reais. Serão 298 mil metros de redes coletoras, coletores tronco e interceptores assentados, 27,5 mil novas ligações domiciliares de esgotos e 18 estações elevatórias. Tudo isso permitirá que, em aproximadamente quatro anos, o município esteja com 95% de seu esgoto sendo coletado e recebendo tratamento e disposição final adequada.
O Programa Onda Limpa é um dos maiores e mais importantes projetos de recuperação ambiental do litoral paulista, através da implantação e ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto. O objetivo é garantir melhores condições de saúde pública e qualidade de vida à população. As metas são aumentar o índice de Coleta de Esgoto da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS) de 53% para 95% e o índice de Tratamento de Esgoto para 100% até 2011.
O programa beneficiará os nove municípios que compõem a Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS – área de 2.737 km²): Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. A região abrange 82 praias, distribuídas em 162,5 km.
Essas informações, divulgadas na revista digital Envolverde, deixam a seguinte reflexão: as praias do Litoral Norte paulista terão de passar pelo mesmo processo de degradação que vitimou as praias do Litoral Sul para poder receber investimentos em saneamento básico? Não é muito mais lógico prevenir, ou atacar o problema em seu estágio inicial, do que remediar? Quantos milhões terão de ser gastos lá na frente para salvar as praias de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela? Quantas internações por doenças de veiculação hídrica ainda terão de ser computadas? Quantas praias ainda precisarão receber a bandeira vermelha para que a Sabesp faça a sua parte? Qual deve ser o índice de mortalidade infantil para que se invista em saneamento básico? Quantos turistas a menos essas cidades devem ter para que enfim se perceba a estreita ligação entre qualidade ambiental, desenvolvimento social e progresso econômico?

Regina Teixeira - ING
Ubatuba, SP

Porque Apoiaremos Sergio Caribé

O PTB de Ubatuba tem um lema definido, “DIAS MELHOR”, na verdade não é um simples lema, mas um desejo estampado em uma verdade, "A REAL NECESSIDADE DE UBATUBA AVANÇAR".
No decorrer de meses, elaboramos um programa de governo, junto com técnicos do PTB, baseado em troca de experiências bem sucedidas e projetos desenvolvidos em outras cidades do Estado, bem como, consulta a nossa militância e aos pré-candidatos de nossa legenda.
Constituímos assim, um projeto de desenvolvimento sustentável para a nossa cidade, perfeitamente tangível e capaz de transformar Ubatuba em um grande pólo turístico, sem mudar a nossa característica de uma cidade ecológica. Porém, para alcançarmos tal objetivo, é necessário a união de forças, sintonizadas com o mesmo ideal de “TRANSFORMAR UBATUBA", realmente fazer uma administração voltada ao desenvolvimento, com forte atuação política e em perfeita sintonia com o governo do Estado e Assembléia Legislativa Paulista, trazendo recursos e fazendo as transformações necessárias.
Achamos que o Senhor Sergio Caribé, reúne todos os atributos para ser o grande líder que levará Ubatuba a essa sonhada transformação. Empresário bem sucedido, com fortes vínculos com o Senhor Governador José Serra, Sergio Caribé é um nome de respeito na política Paulista, detendo grande credibilidade e dispondo de respaldo para ver nossos objetivos se tornar realidade.
Não só aderimos às idéias de Sergio Caribé, mas firmamos um compromisso de governo, baseado em propostas sérias e realizáveis, tendo como objetivo principal, o avanço nas áreas sociais, desenvolvimento sustentável, democratização do serviço público, seriedade e honestidade.
Sergio Caribé representa o novo, a administração moderna, o avanço social e a credibilidade que Ubatuba tanto precisa. Como já dissemos Ubatuba não pode mais ficar a margem do progresso, enquanto outros municípios avançam.
Nosso futuro deve ser de “RESPEITO POR UBATUBA”, respeito pelo dinheiro público, respeito pela saúde dos mais necessitados, respeito pela educação de qualidade, respeito pelos funcionários públicos, respeito pela segurança, respeito por um transporte de qualidade, respeito pelo turista e respeito pelas nossas praias, rios e cachoeiras.
Estamos sintonizados com o mesmo objetivo e vamos juntos transformar Ubatuba em uma cidade muito melhor pra todos.

Anderson José Rodrigues - TATO
Presidente do PTB de Ubatuba

Peixes...

"O presidente Lula com a sua "gentileza", fez referência a Ministra Marina em defesa do BAGRE (ridículo), porém ele esqueceu que defendeu um irmão LAMBARI."

Mario Trindade
Ubatuba, SP

 

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Paúba, saudades  © Victorio Gallo

Paúba, saudades
© Victorio Gallo

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor