Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 16 de Maio de 2008 - Nº 1972 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
Transpetro implanta Programa e Educação Ambiental
Caraguatatuba registra o maior número de casos de dengue na região
Litoral Norte acompanha o Estado e não atinge a meta na vacinação dos idosos
Cefet abre inscrições para concurso público; 22 vagas são para Caraguatatuba
Veja quais praias estão impóprias para banho no Litoral Norte
Edital de Convocação para Sessão de Escolha de Vaga Processo Seletivo Regional/2008 - Agente de Serviços Escolares
Prefeito de Paraibuna transfere gabinete municipal por um dia em Paraibuna


Caraguatatuba
Formaturas do PROERD se encerram com mais de 900 alunos certificados e muita emoção
Unimódulo encerra Semana de Educação e Cultura com saldo positivo
Virada Cultural promete agitar Caraguá com 24 horas de cultura neste sábado 17
Caraguá promove competição de Tênis de Mesa
Dardista de Caraguá compete neste fim de semana
Final de Futsal acontece neste fim de semana
Zoonoses de Caraguá faz palestra sobre "Posse Responsável de Animais"
Tribunal de Contas julga improcedente representação para suspensão de leilão de dívida da Sabesp com a Prefeitura de Caraguá
Campanha do Agasalho acontece neste sábado em todos os bairros de Caraguá

Ilhabela
Taxa ambiental: vereador quer fila exclusiva para isentos
Show com a dupla sertaneja Pedro & Thiago agita 8ª Semana da Cultura Caiçara de Ilhabela
Equipe de jiu-jitsu de Ilhabela participa de Campeonato Brasileiro
Equipe PIACD e PSF de Ilhabela realizam o Dia D na Escola
CAM oferece novos serviços para a população

São Sebastião
Transpetro promove palestra sobre Plano de Emergência do Tebar em São Sebastião
Nova estação de transbordo será discutida na Topolândia
Operação conjunta demole construções e apreende armas usadas para caça em Barra do Una
Prefeitura entrega reforma da EM Canto do Mar na próxima quarta-feira
São Sebastião se prepara para Challenge Day (Dia do Desafio)
Prefeitura realiza triagem para o Projeto Bem-Te-Vi
Inscrições para vestibulinho do curso técnico em Logística da Etec terminam na sexta-feira
Litoral Dance Festival agita São Sebastião neste mês
Alunos desenvolvem trabalhos de cerâmica no Museu de Arte Sacra
Prefeitura abre em junho inscrições para o 4o Arraiá Caiçara

Ubatuba
Pescadores pedem apoio à Assembléia Legislativa para a suspensão do projeto das APA’s
Obra paralisada
Ubatuba recebe Unidade Móvel de Atendimento Pré-Hospitalar
Mulheres ubatubenses recebem mutirão de mamografia
Atletas de Ubatuba participam do Brasileiro de Jiu Jitsu
Vôlei feminino de Ubatuba vence torneio da melhor idade

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Transpetro implanta Programa e Educação Ambiental

Litoral Norte - O Programa de Educação Ambiental da TRANSPETRO visa apoiar a capacitação de professores nos quatro municípios do Litoral Norte do Estado de São Paulo (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba). Foram oferecidas 35 vagas para a rede municipal e 15 para a rede estadual.
Em São Sebastião, coordenadores e diretores da rede municipal também estão participando do curso, além de professores da rede estadual. Marilene Ramachoti Leite, Secretária de Educação, estava entre os presentes. O curso já caminha para o terceiro encontro.
Serão abordados os seguintes temas: Sustentabilidade e Educação Ambiental, Ecossistemas Costeiros, Biodiversidade, Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos e Uso e Ocupação da Zona Costeira, totalizando 36 horas de aulas em cada município para um grupo de 50 professores.
O programa pretende contribuir para a prática da educação ambiental dentro da educação formal nos diferentes níveis de ensino, visando o desenvolvimento sustentável da região, respeitando suas características sócio-cultural, econômica e ambiental.
O curso também acontecerá nos municípios de Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, nos meses de maio, junho e julho.
Paralelamente ao Programa de Educação Ambiental, a Transpetro também está realizando um ciclo de palestras denominado Programa de Informação e Conscientização da Sociedade. Esse Programa consiste em um ciclo de seis diferentes palestras com ênfase nas questões relacionadas aos cuidados que a empresa tem com o meio ambiente, desde a extração do petróleo até a distribuição dos seus derivados no posto. As palestras acontecem nos quatro municípios do litoral Norte e são abertas à comunidade.
As palestras e os respectivos ministrantes são as seguintes:
1. Impactos Ambientais de Vazamentos de Petróleo - Leonardo Mitidiero Mansor, Mestre em Geociências e Consultor Técnico da TRANSPETRO
2. Plano de Emergência Individual do Terminal Aquaviário de São Sebastião - Gilmar Souza Ribeiro, Técnico de Segurança Sênior da TRANSPETRO
3. Recuperação de Fauna Afetada por Acidentes Ambientais - André Rossi, presidente da Fundação ANIMALIA
4. Técnicas de Limpeza e Recuperação de Áreas Afetadas por Vazamentos - Clarice Leão Lopes, Bióloga e Doutora em Oceanografia Biológica (parte teórica) e Equipe do CRE (parte prática)
5. Monitoramento de Áreas Afetadas por Vazamentos - Bauer Rachid, Doutor em Oceanografia Biológica e Assessor Técnico da FUNDESPA
6. Sistema Informatizado de Apoio à Emergência - Nelson Barboza de Moura Filho, Coordenador de Contingência de Terminais e Oleodutos da Gerência de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da TRANSPETRO.
O cronograma de palestras segue abaixo:

2008 Dia Município Tema
Maio 8 Ubatuba Impactos ambientais de vazamento de petróleo
  15 São Sebastião Plano de emergência individual do TEBAR
  31 Caraguatatuba Técnicas de limpeza e recuperação de áreas afetadas por vazamentos
Junho 5 Ilhabela Sistema informatizado de apoio à emergência
  19 Ubatuba Recuperação de fauna afetada por acidentes ambientais
Agosto 7 São Sebastião Recuperação de fauna afetada por acidentes ambientais
  21 Caraguatatuba Sistema informatizado de apoio à emergência
  28 Ubatuba Monitoramento de áreas afetadas por vazamentos
Setembro 13 Ilhabela Técnicas de limpeza e recuperação de áreas afetadas por vazamentos
  18 Ubatuba Sistema informatizado de apoio à emergência
  25 Ubatuba Plano de emergência individual do TEBAR

Caraguatatuba registra o maior número de casos de dengue na região

Litoral Norte - Em todo o Litoral Norte, já foram confirmados, desde janeiro, 76 casos de dengue. Destes, Caraguatatuba registrou o maior número de casos com 47 confirmações da doença. Em São Sebastião, 26 foram confirmados; em Ubatuba dois e em Ilhabela um positivo.
De acordo com a assessoria de imprensa de Caraguatatuba, de janeiro a maio houve um total de 806 notificações. Destas, 162 já foram descartadas, por serem negativas e 597 ainda aguardam o resultado. Segundo a assessoria, o resultado é demorado já que os exames são feitos no Instituto Adolpho Lutz, laboratório responsável por realizar os exames para diagnóstico da doença em todo o país.
Quanto ao trabalho de prevenção, eles informam que tudo é feito in loco: “Quando existem registros de suspeitos, a equipe de combate realiza bloqueios químicos e mecânicos. No químico, inserimos o veneno contra o mosquito e no mecânico, retiramos materiais que sirvam de criadouros e limpamos o local”, informa a assessoria de imprensa.
Já em São Sebastião, anteontem, a assessoria de imprensa da Prefeitura havia divulgado os novos dados relacionados à incidência de dengue na cidade e confirmava os 26 casos do município, além de divulgarem que ainda há 196 pessoas aguardando resultados. Dos 26 casos, segundo a Secretaria da Saúde, cinco são importados (três do Rio de Janeiro, um da Bahia e um de Pernambuco).
Os outros 21 casos foram confirmados nos bairros da Olaria, Topolândia, Centro, São Francisco, Itatinga, Enseada, Cambury e Maresias.
De acordo com a Secretaria da Saúde, medidas estão sendo tomadas para controlar os locais de maior incidência da larva, como nebulização e fumacê nos bairros, além de visita casa a casa.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Márcia Saavedra, um arrastão será feito na região da Topolândia, Olaria e Itatinga.
Ainda segundo a assessoria, o levantamento com os números de casos é atualizado, semanalmente, de acordo com os resultados de exames liberados pelo Instituto Adolpho Lutz. Dessa forma, não há possibilidade de manter um controle mensal dos casos na cidade, já que os resultados não chegam em tempo hábil. Os casos divulgados nesta semana são provenientes de exames feitos em abril.
Em Ubatuba, o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira de Lima, informou que os dois casos confirmados até agora na cidade são importados. “Um já sabemos que veio de Caraguatatuba. Foi um morador do bairro de Araribá, regional Sul, quase divisa com Caraguá. O paciente trabalha em Caraguá e, inclusive, fez o tratamento lá. O outro foi de uma senhora do Rio de Janeiro, que veio se tratar aqui em Ubatuba”, ressalta Neilton. Esta senhora, de acordo com o superintendente, foi encontrada pela equipe de prevenção à dengue no 4º dia de sua doença, quando, a partir daí, todo o trabalho de bloqueio foi desencadeado. De acordo com Neilton, esta senhora adquiriu a dengue soro tipo 2.
Quanto ao trabalho de prevenção na cidade, o superintendente ressalta que tudo está a todo vapor. “Estamos trabalhando acompanhando todos os suspeitos. Vamos na área, delimitamos o local e temos também o trabalho preventivo e educativo nas escolas. Desde 2006, trabalhamos de forma contínua”, destaca Neilton. Segundo ele, há dois anos que o trabalho não é feito só no verão, mas constantemente.
Hoje, a Prefeitura de Ubatuba realiza uma mega-operação de combate aos criadouros do mosquito da dengue. Contando com o apoio de cem homens do Exército, o objetivo da ação é prevenir a região sul contra o risco, uma vez que a cidade de Caraguatatuba vem registrando casos positivos da doença. Ao todo, participarão das atividades cerca de 200 pessoas, somando o Exército, os agentes de controle de endemias, os agentes de saúde da família da região, braçais da prefeitura e outros funcionários.
O superintendente de Proteção à Saúde afirma que a intenção deste mutirão é dar continuidade ao trabalho de prevenção que vem sendo desenvolvido constantemente no município. “Nós decidimos deslocar as ações para a região sul, tendo em vista a proximidade com Caraguá e a distância da região sul, que dificulta ações mais constantes. Então, aproveitaremos o reforço do exército para assegurar a prevenção nesta região.”, informa o superintendente.
Em Ilhabela, dos 89 casos suspeitos registrados desde o início do ano, apenas um foi confirmado. Do total, 41 foram descartados e 47 ainda aguardam pelo resultado. (Fonte: Imprensa Livre)

Litoral Norte acompanha o Estado e não atinge a meta na vacinação dos idosos

Litoral Norte - Com exceção de Ubatuba, que não tem mais vacinas, as cidades do Litoral Norte prosseguiram com a vacinação dos idosos, marcada para terminar na semana passada. Assim como outras cidades do Estado, a região não atingiu a meta da Secretaria Estadual da Saúde que era vacinar 80% dos idosos.
Caraguatatuba chegou a 70%, o que representa 5.900 idosos. Segundo a Secretaria Municipal da cidade, todas as unidades básicas estão fazendo a vacinação. “Fizemos parcerias com a Associação dos Aposentados, Centro Professorado Paulista e Centro da Terceira Idade”, disse a secretaria.
Ilhabela tinha atingido até a semana passada, 50% dos idosos da cidade. A vacinação continua nas unidades do PSF (Posto de Saúde da Família). Equipes estiveram aplicando a vacina em casa de idosos acamados.
Em São Sebastião, a Assessoria de Imprensa da prefeitura informou que a Campanha de Vacinação do Idoso foi prorrogada no município por prazo indeterminado até que se atinja a meta de cobertura em 80% da população alvo.
Até o momento, dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) apontam que foram vacinados cerca de 70% dos idosos do município. Além do atendimento em todas as Unidades de Saúde de São Sebastião, a equipe da Sesau está visitando os projetos e entidades que trabalham com idosos na cidade.
Os lotes de vacinação em Ubatuba acabaram no dia 9, quando encerraria a campanha. A cidade recebeu 5.800 vacinas, número menor do pedido que foi seis mil. A Secretaria de Saúde da cidade acredita que a vacinação atingiu os quase 80% de idosos, e receberá mais vacinas que serão liberadas, pelo Governo Estadual a partir do dia 20.
A Campanha de Vacinação contra a Gripe para o Idoso está, prevista para encerrar amanhã. Em São Paulo, a meta da Secretaria de Estado da Saúde é vacinar pelo menos 3 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. O número corresponde à meta de 80% dos cerca de 3,7 milhões de idosos no Estado.
O último levantamento realizado pela secretaria aponta que 1,1 milhão de pessoas foram imunizadas contra o vírus influenza até a última quarta-feira, 9 de maio, o que representa 56% da meta estipulada para esta campanha.
Em 2007, São Paulo teve 81,23% de adesão à campanha, superando a expectativa de 70%. Apenas 36 municípios não atingiram a meta de vacinação. “A vacina contra a gripe não causa reações adversas graves e com ela se evita diversas complicações causadas pelo vírus da gripe. É de extrema importância que os idosos compareçam aos postos e tomem a vacina”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
Em todo o Estado foram disponibilizados 3.354 postos fixos e 2.830 unidades volantes funcionando das 8h às 17h. A distribuição e a aplicação das doses envolvem 28 mil profissionais, 2.700 carros e sete barcos. A campanha inclui também a vacinação dos idosos internados em cerca de 1.520 asilos e casas de repouso instalados em todo o Estado.
Durante a Campanha a Secretaria oferece à população, além da vacina contra o vírus influenza, a vacina dupla adulto (contra tétano e difteria) e a que previne o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites. (Fonte: Imprensa Livre)

Cefet abre inscrições para concurso público; 22 vagas são para Caraguatatuba

Litoral Norte - O Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (Cefet), instituição que oferece cursos gratuitos na área de Educação Profissional, realiza concurso para 163 vagas em diferentes cargos e as inscrições abriram ontem e vão até o dia 28 de maio. Os salários oferecidos variam de R$ 1.193 a R$ 3.174.
As vagas, segundo informações da assessoria de imprensa da instituição, estão distribuídas entre as unidades de ensino de São Paulo, Bagança Paulista, Caraguatatuba, Campos do Jordão, Cubatão, Guarulhos, Salto, São Carlos, São João da Boa Vista, São Roque e Sertãozinho.
No Litoral Norte, a unidade de ensino de Caraguatatuba terá 22 vagas. No nível superior, as vagas são para Administrador (1); bibliotecário documentalista (1); pedagogo (1) e técnico em assuntos educacionais (1). No nível intermediário, as vagas são de assistente em administração (6); técnico de laboratório (área de edificações) (2) e técnico de tecnologia da informação (1). Para professores graduados o Cefet abriu nove vagas e são para as áreas de arquitetura (2); Informática – Arquitetura de Computadores e Redes (1); Informática – Programação e Banco de Dados (4); Gestão (1) e Matemática (1).
As inscrições abriram nesta quarta-feira, dia 14, e vão até o dia 28 de maio, somente, nas agências dos Correios. Nos dias 29 e 30 de maio, segundo o edital, as inscrições devem ser feitas pessoalmente, das 9h às 12h e das 13h às 17h, somente no Cefet (SP), rua Pedro Vicente, 625, no bairro Canindé).
Pela internet, no site www.cefetsp.br, o candidato localiza a ficha de inscrição, imprimi e efetua o preenchimento dos campos.
A taxa para participar das inscrições do Cefet variam de R$ 30 a R$ 40. A primeira fase de provas está prevista para o próximo dia 8 de junho, no Cefet (SP), às 13 horas.
O conteúdo programático das provas será divulgado, hoje, no site do Cefet-SP www.cefetsp.br 

Veja quais praias estão impóprias para banho no Litoral Norte

Litoral Norte - Quem escolher passar o próximo fim de semana no Litoral Norte deve ficar atento. 14 praias estão impróprias para o banho. Confira quais são:

Em Ubatuba
- Itaguá

Em Caraguatatuba
- Tabatinga
- Indaiá
- Porto Novo

Em São Sebastião
- São Francisco
- Pontal da Cruz
- Porto Grande

Em Ilhabela
- Armação
- Pinto
- Sino
- Viana
- Itaguaçu
- Perequê
- Portinho

A indicação das praias impróprias é feita com bandeiras vermelhas. Segundo a Cetesb, a poluição é causada por causa do esgoto doméstico despejado sem tratamento no mar. Para saber outras informações sobre a balneabilidade das praias acesse www.cetesb.sp.gov.br

Edital de Convocação para Sessão de Escolha de Vaga Processo Seletivo Regional/2008 - Agente de Serviços Escolares

Litoral Norte - O Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino Região de Caraguatatuba, nos termos do item 11 das Instruções Especiais SE 1, de 16, publicadas no DOE de 17/01/2008 e republicadas no DOE de 18/01/2008, e do Despacho Governamental publicado no DO de 28/12/2007, CONVOCA os candidatos aprovados e classificados do Processo Seletivo Regional / 2008 para a sessão de escolha de vaga de Agente de Serviços Escolares, a ser realizada no dia 19 de maio de 2008, no local indicado e baixa instruções aos candidatos.
I - Instruções Gerais
1. A chamada para escolha de cargos/vagas obedecerá, rigorosamente, a ordem da Classificação (Lista Geral e Lista Especial), em Nível Regional, publicada no DOE de 08/03/2008.
2. O candidato convocado deverá comparecer no local indicado munido de documento de identidade ou se fazer representar por procurador, legalmente constituído.
3. Assinada a ficha de escolha de vaga pelo candidato ou seu procurador, não será permitida, em hipótese alguma, desistência ou troca da vaga escolhida, sob qualquer pretexto.
4. Não haverá nova oportunidade de escolha ao candidato retardatário ou ao que não atender à chamada no dia, hora e local determinado.
5. O candidato que não atender à convocação para escolha de vaga ou dela desistir, terá esgotados seus direitos no concurso.
II - Quadro de Chamada
Local: Diretoria de Ensino - Região de Caraguatatuba
Endereço: Av. Alagoas, nº 539
Indaiá - Caraguatatuba - SP
(dia - horário - nº de candidatos convocados - lista)
19/05/2008 - 9 horas - do nº 11 ao nº 15 - Agente de Serviços Escolares (Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Prefeito de Paraibuna transfere gabinete municipal por um dia em Paraibuna

Paraibuna - O Prefeito de Paraibuna, Luiz Loureiro, (PSDB), baixou decreto transferindo no próximo dia 17 (sábado), o gabinete municipal para o Centro Comunitário de Esportes, na Avenida Major João Elias de Calazans, sem número, no centro da cidade.
Nesse dia, o Chefe do Executivo, promoverá reunião do secretariado e convidou os munícipes a participar, quando serão dadas explicações sobre assuntos de interesse público.
Segundo Loureiro, a transferência será realizada excepcionalmente, neste dia, com expediente das 14h às 18h. "Darei informações à população sobre as inúmeras obras prioritárias que temos para o município e que dependem de aprovação da Câmara Municipal. Temos que explicar ao povo porque estes projetos encontram-se atualmente estacionados no Legislativo", explica.


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Formaturas do PROERD se encerram com mais de 900 alunos certificados e muita emoção

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Educação, e a Polícia Militar do Estado de São Paulo, encerraram, esta semana, as formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), com as duas últimas cerimônias realizadas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Alaor Xavier Junqueira, Travessão, e Prof.ª Maria Aparecida Ujio, Porto Novo, nos dias 13 e 14.
Além dos alunos das escolas onde ocorreram as festividades, os estudantes das EMEF Prof. Geraldo de Lima, Perequê Mirim, e EMEF Carlos Altero Ortega, Morro do Algodão, também receberam certificados de conclusão de curso.
Nas cerimônias, os alunos também participaram de apresentações teatrais e musicais, fizeram juramento e foram premiadas as melhores redações de cada escola.
Na EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira, as alunas Letícia Gomes Lopes da Silva e Samira Pereira Martins receberam medalhas por suas redações e puderam lê-las às autoridades, pais e colegas. Já na EMEF Prof.ª Maria Aparecida Ujio, as estudantes Alexia Viana da Rosa e Gabriela Stefany Ferreira Pestrini foram as premiadas.
O PROERD trabalha importantes conceitos sobre drogas e violência, apresenta noções de cidadania, adoção de atitudes positivas e valorização da auto-estima junto aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.
Segundo os instrutores do curso no município, Soldado De Paulo e Soldado Lígia, além das instruções, cria-se muita afetividade durante as aulas, pois assim os alunos terão um incentivo a mais para não entrar no mundo das drogas ou violência.
A iniciativa é amparada pela Constituição Estadual, que prevê a criação e manutenção de programas de prevenção contra entorpecentes, álcool e drogas pelo Poder Público. Hoje é desenvolvido em mais de 50 países, atendendo uma média de 35 milhões de crianças por ano.
Em Caraguatatuba, só neste primeiro semestre, foram mais de 900 alunos de oito escolas municipais formados. Para o segundo semestre, espera-se que os alunos dos 5º anos das outras quinze escolas do município participem do programa. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Unimódulo encerra Semana de Educação e Cultura com saldo positivo
"São movimentos como este que diferenciam uma simples escola de um centro de formação de pessoas", disse o reitor do Unimódulo.

Caraguatatuba - Salas cheias com atividades diversas marcaram edição 2008 da Semana de Educação e Cultura / Semana de Enfermagem do Unimódulo. De 13 a 14 de maio alunos e comunidade puderam participar de oficinas, palestras e debates com temas pertinentes à vida em sociedade.
Todos os cursos do Centro Universitário Módulo foram envolvidos, integrando alunos, professores, coordenadores e também funcionários da Instituição, que ainda puderam compartilhar com visitantes externos a experiência. O resultado foram dois dias de mais de 30 atividades espalhadas por todos os cantos do Unimódulo.
Saúde, meio ambiente, desenvolvimento regional... tudo foi tema na Semana do Unimódulo
O reitor do Unimódulo, Daniel Carreira Filho, também foi palestrante no evento. Ele falou na programação da Semana de Enfermagem, organizada pela coordenadora do curso, Valéria Cristiane Rosa e Silva e realizada em parceria com a secretaria de Saúde de Caraguá e o Programa Saúde da Família.
Daniel acredita que o envolvimento dos acadêmicos demonstrou o elevado grau de responsabilidade destes futuros profissionais com o exercício ético e socialmente responsável no mercado de trabalho. "Os temas suscitaram o aprofundamento de saberes necessários ao melhor envolvimento profissional", disse o reitor. "Os palestrantes demonstraram profundo conhecimento dos temas e dedicação e souberam provocar nos ouvintes o desejo sobre novos conhecimentos".
Para o reitor, instigar jovens acadêmicos na constante busca pela formação é uma das principais responsabilidades do ensino superior, inclusive como forma efetiva de preparação para o exercício profissional. "São movimentos como este que diferenciam uma simples escola de um centro de formação de pessoas". (Fonte: UniMódulo)

Virada Cultural promete agitar Caraguá com 24 horas de cultura neste sábado 17

Caraguatatuba - O evento, realizado com grande sucesso pelo Governo do Estado, reuniu cerca de 200 mil pessoas em 10 cidades paulistas incluindo a Capital, no ano de 2007. Neste ano, 19 cidades participam da programação, que acontece também em Caraguá, a partir das 18h, deste sábado, 17 de maio
A Virada Cultural promete proporcionar a Caraguatatuba a partir das 18h, deste sábado, 17 de maio, 24 horas de cultura, com música, teatro e dança, com artistas de todo o Estado. Uma vasta programação promete agradar todos os gostos e idades, com entrada franca, na Praça de Eventos na Avenida da Praia, na Praça Lucinha Mendonça, em frente o Teatro Mario Covas, e no próprio teatro, que possui um auditório com 600 lugares.
Confira a programação e participe!!!!!

Caraguá promove competição de Tênis de Mesa

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá realiza neste sábado, no Ginásio do Barranco Alto, a partir das 9h, o 2º Campeonato Aberto de Tênis de Mesa.
A cidade, que tem se destacado na modalidade, deverá receber participantes do Litoral Norte e do Vale do Paraíba. Segundo Cícero Alberto dos Santos, responsável pela equipe do município, mais de 100 atletas estarão abrilhantando o evento.
O 2º Aberto será disputado nas categorias Sub-15, Sub-18 e Livre, no masculino e feminino. De acordo com a organização, as inscrições serão feitas na hora e no local do campeonato.
Há três anos, o Tênis de Mesa de Caraguatatuba conta com um trabalho de profissionais e voluntários, em parceria com a Associação dos Aposentados, o CIASE (Centro Integrado de Ações Sócio – Educativas) e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes, que oferece os materiais.
Atualmente, Caraguá treina com aproximadamente 120 atletas da modalidade, que há cada ano vem crescendo dentro da cidade. “O Tênis de Mesa daqui melhorou bastante. Quem não é da área, não tem idéia do que é realmente o Tênis de Mesa. Hoje o pessoal já olha com um olhar mais profissional”, disse Cícero Alberto dos Santos, lembrando que Caraguatatuba conta com uma grande promessa no esporte.
Douglas Felipe Macedo Reis é o atual líder do ranking da LVTM (Liga Valeparaibana de Tênis de Mesa), na categoria Pré-Mirim, nascidos até 1997. O garoto venceu as duas primeiras etapas da competição, disputadas em Cruzeiro e Mogi das Cruzes.
Com apenas 11 anos, a promessa caraguatatubense participa pela segunda vez da Liga Valeparaibana. Em 2007, o atleta ficou com a quarta colocação do campeonato, que ao todo tem 14 atletas de Caraguá, espalhados em diversas categorias, comandados pelo técnico Rodrigo dos Santos e o assistente técnico Nabil José Awad.
Outra prova do desenvolvimento dessa modalidade em Caraguatatuba ficou evidente no último mês, quando a cidade foi muito bem representada na Olimpíada Estudantil, ficando com o título no infantil, masculino e feminino, garantindo assim vaga para a fase Estadual da competição, em ambas as categorias.
“Todos esses resultados são frutos do trabalho que vem sendo feito pelos professores, técnicos e voluntários”, finalizou Cícero Alberto dos Santos, lembrando que no fim de maio, acontecerá a Olimpíada Estudantil de Tênis de Mesa na categoria mirim. (Fonte: Imprensa Livre)

Dardista de Caraguá compete neste fim de semana

Caraguatatuba - Anderson Soares (Bill), atleta de Caraguatatuba, participará neste domingo, 18, no Clube Nacional, em São Paulo, da 6ª etapa do 7º Campeonato Paulista 2007/2008 de Dardo.
O dardista caraguatatubense vem fazendo uma ótima campanha na competição, sendo o atual terceiro colocado do Estadual, que garantirá os oito melhores no próximo Campeonato Brasileiro, em setembro, no Rio de Janeiro.
Bill está confiante em conquistar um bom resultado na próxima etapa. "Estou treinando direto. Quero pelo menos ficar entre os cinco primeiros e estou otimista, acredito que conseguirei atingir a meta", falou o atleta.
Na última etapa, realizada no dia 6 de abril, o dardista de Caraguá ficou em sexto lugar. Além da competição deste domingo, Bill terá mais duas outras etapas. Os 12 melhores se garantem na próxima fase, que classificará os oito primeiros colocados para o Nacional. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Final de Futsal acontece neste fim de semana

Caraguatatuba - As decisões do Campeonato Municipal Categoria de Base sub-18 e sub-21 2008 serão realizadas no próximo domingo, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
Para o sábado estão marcadas as disputas do terceiro e quarto lugar da competição organizada pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação.
Massaguaçu e Projeto Integração, derrotados nas semifinais, jogarão em busca da terceira colocação do campeonato, às 18h, pela categoria sub-18, feminino.
Em seguida, às 19h, pelo sub-21 masculino, o Projeto Integração vai encarar o time do Ipiranga. Ambos os jogos da disputa do terceiro e quarto lugar acontecerão na Quadra do Poiares.
No CEMUG, no domingo, a partir das 15h, as atletas do Poiares e do Geração Independente A farão o duelo para decidir o título, na categoria sub-18 feminino.
Às 16h, pelo sub-18 masculino, a final será entre as equipes do Projeto Integração e do A. A. Corinthians, que também classificou o time sub-21 para a decisão contra o Juventus, às 17h.
Wenceslau Souza Neto (Lelau), secretário de esportes, já considera não só os finalistas, como todos os participantes como campeões do Campeonato Municipal.
"Toda essa garotada que entrou em quadra são vencedores e mereciam estar com a medalha no peito. Fico muito feliz de ver jovens esportistas em nossa cidade, ainda mais quando podemos perceber o talento deles", comentou o secretário.
"Vale lembrar que o nosso trabalho de base, além de outros voluntários que Caraguá têm, vem contribuindo bastante para o surgimento de ótimos atletas. E essa competição tem provado isso", concluiu Lelau. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Zoonoses de Caraguá faz palestra sobre "Posse Responsável de Animais"

Caraguatatuba - As escolas de Caraguá irão receber palestra sobre "Posse Responsável de Animais". O ciclo de palestras teve início na quarta-feira, 14, na EMEF - Escola de Ensino Fundamental profª Antonia Antunes Arouca, no bairro Massaguacu, e se estenderá para outras escolas. Cerca de 500 alunos participaram da apresentação.
O objetivo é levar para alunos e professores da rede municipal de ensino, que são considerados multiplicadores, informações em como adquirir um animal com responsabilidade e os cuidados que se deve ter.
De acordo com o agente de zoonoses, que ministra a palestra, Alexandre Alfaro de Nardi, é feita uma apresentação do CCZ e explicado aos presentes um conjunto de regras que deve ser adotado ao adquirir um animal de estimação. "Passamos orientações em relação a higienização, alimentação, as doenças, caso esse animal vá parar na rua, entre outros. Depois das orientações, abrimos para que eles possam tirar suas dúvidas", disse Nardi.
De acordo com o responsável pelo CCZ, Guilherme Garrido, mais de 500 pessoas já procuraram o Centro de Zoonoses para receber orientação de como criar um animal com segurança. "A nossa idéia inicial é orientar alunos e professores. As escolas que quiserem nos procurar para fazer o agendamento podem entrar em contato com o CCZ. Nosso objetivo é levar informação a todos os alunos que são multiplicadores", finalizou Garrido.
A próxima escola a ser atendida pelo Centro de Controle de Zoonoses será no bairro Getuba. A palestra acontecerá na próxima semana, porém o dia ainda não foi definido pelos organizadores do evento. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Tribunal de Contas julga improcedente representação para suspensão de leilão de dívida da Sabesp com a Prefeitura de Caraguá

Caraguatatuba - O TCE - Tribunal de Contas do Estado julgou improcedente a representação feita pelo vice-prefeito de Caraguatatuba, Lúcio Fernandes, que pretendia cancelar o edital de pregão eletrônico para a cessão de créditos que a Sabesp - (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) tem com a Prefeitura, no valor de R$ 20 milhões. A decisão foi dada pelo TCE na quarta-feira, dia 14. Devido à representação, o TCE suspendeu em abril o pregão eletrônico proposto pela Prefeitura para a cessão de créditos que tem com a Sabesp.
Segundo a maioria dos conselheiros do TCE, a cessão de créditos pretendida pela Prefeitura não afronta a lei de responsabilidade fiscal. O autor da representação teria argumentado que a cessão de crédito seria uma antecipação de receita em ano eleitoral, contrariando a lei de responsabilidade fiscal.
O Tribunal de contas entendeu que não ocorreu o erro e que não há necessidade de autorização legislativa para a cessão dos créditos, pedida pela Prefeitura junto à Sabesp.
O prefeito José Pereira de Aguilar afirmou que, com o dinheiro que receber, pretende realizar obras de infra-estrutura, tendo em vista a implantação da Base de Gás, que deverá agilizar o desenvolvimento do município.
A Secretária de Assuntos Jurídicos, Eliane Inês Santos Pereira Dias, disse que a cessão de crédito é um ato transparente e legal. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Campanha do Agasalho acontece neste sábado em todos os bairros de Caraguá
Para contribuir com a campanha, basta doar peças de roupa em bom estado, entregando aos voluntários que passarão pelos bairros para carregar as doações neste sábado, ou mesmo levando os agasalhos nos postos de arrecadação: escolas, unidades de saúde, repartições públicas, agências bancárias, entre outros

Caraguatatuba - A Campanha do Agasalho "Quanto Mais Gente Mais Quente", realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Sabesp, em parceria com as Prefeituras de Caraguá (Fundo Social de Solidariedade) e voluntários, acontecerá neste sábado, dia 17 de maio, com a tradicional carreata em todos os bairros da cidade, objetivando recolher com cada morador os agasalhos doados, a partir das 8h da manhã, de Norte a Sul do município.
Nesta quinta-feira, dia 15, aconteceu a última reunião para acertar os últimos detalhes da Campanha, que movimentará mais de 100 voluntários em prol de um inverno mais quente para as famílias carentes e entidades beneficentes.
Neste ano, a Campanha do Agasalho terá duas ações sendo elas a carreata e o bazar da pechincha. Segundo explicou o analista de RH da Sabesp, a carreata visa arrecadar nos bairros as doações de agasalhos que serão feitas pelos munícipes. "Para completar a Campanha, a Sabesp fará um Bazar da Pechincha com doações de roupas e outros objetos feitas por funcionários da Sabesp. O valor arrecadado neste bazar complementará nossa ação junto ao Fundo Social, adquirindo fraldas descartáveis, lençóis, cobertores, toalhas de banho, leite em pó, enfim, o que o Fundo Social nos indicar, e que servirá melhor às entidades beneficentes e famílias atendidas todo o ano, pela Campanha do Agasalho", destacou.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Rose Aguilar afirmou é mais importante que doar é saber o que estamos doando. "Neste ano não há metas de arrecadação como já aconteceu em anos anteriores. Gostaria de pedir as pessoas para doarem peças que elas usariam, ou seja, em bom estado, para que ela realmente faça a diferença no principal sentido da campanha, que é proteger as pessoas mais necessitadas no inverno", explicou.
A carreata acontecerá em todos os bairros da cidade, das 8h às 13h, com saída da Praça de Eventos, na Avenida da Praia, às 7h30. No local haverá equipes formadas por voluntários presentes na primeira reunião da campanha, funcionários da prefeitura, Sabesp e outros parceiros.
Quem quiser doar um agasalho pode levar sua doação (inclusive calçados) às escolas, repartições públicas, agências bancárias e demais locais que estejam participando da campanha "Quanto Mais Gente Mais Quente" e que tenham a caixa para depósito de agasalhos.
Vale lembrar que no dia 17 de maio, das 8h às 13h, durante o horário da carreata, haverá pontos fixos em determinados bairros, onde as pessoas poderão deixar suas doações caso a carreata não passe por algumas ruas.
Após o término da carreata, conforme informou a presidente do Fundo Social, será feita uma triagem e a quantidade de agasalhos arrecadados será repassada à Sabesp em números até o dia 9 de junho. Em seguida, as instituições beneficentes da cidade, e famílias mais necessitadas receberão as doações, podendo passar um inferno mais tranqüilo, aquecido pela solidariedade dos moradores de Caraguá. Faças você ta,bem sua parte. Neste inverno doe um agasalho!
Pontos de coleta até 16 de maio: todas as escolas, unidades de saúde, agências bancárias e demais repartições públicas, além da Sabesp
Pontos de coleta no dia 17 de maio, até às 13h (dia da carreata)
Tinga - EMEF Lúcio Jacinto dos Santos
Casa Branca - EMEF Oswaldo Ferreira
Travessão - Centro de Referência de Assistência Social (Porto Novo)
Morro do Algodão - Associação de Moradores do Morro do Algodão
Rio do Ouro - Capela do Rio do Ouro
Centro - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba
Indaiá - Corpo de Bombeiros
Perequê-Mirim - Centro Cultural
Sumaré - 2ª Cia da Polícia Militar
Martim de Sá - Polícia Ambiental
Capricórnio - EMEF Maria Thereza Souza Castro (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Taxa ambiental: vereador quer fila exclusiva para isentos

Ilhabela - O vereador Zeca do São Pedro está reivindicando junto à prefeitura que os usuários da travessia de balsa, isentos de pagar a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), sejam colocados em fila exclusiva, separando dos usuários pagantes.
A medida, segundo o vereador, visa corrigir uma “injustiça” que hoje acontece. “As pessoas isentas estão sendo prejudicadas, já que acabam sendo afetadas pela demora no pagamento da taxa dos demais veículos”. Zeca alega que teve um morador que perdeu a balsa porque o guichê não tinha troco para dar ao motorista do veículo que estava a sua frente. “Isso amarra a fila e faz as pessoas perderem compromisso”, reforça.
É o que pensa também a comerciante Vanda Garcia. “Acho bem interessante essa iniciativa. Vai facilitar a vida das pessoas, principalmente daquelas que precisam da balsa para ir trabalhar ou outros compromissos”, entende.
Já o engenheiro Roberto Almeida mostrou certa desconfiança com a eficácia da proposta do vereador. “O problema é que os veículos isentos vão acabar passando na frente de quem paga. Não sei se isso é justo”, opina Almeida, morador de São Paulo e que costuma visitar Ilhabela nos fins de semana.
O diretor de Operações Turísticas, Rafael de Moraes, informa que ainda não tomou conhecimento do teor o requerimento do vereador. Ele aguarda a chegada do documento para se manifestar a respeito.
Os valores da TPA são: para carros e motos (R$ 2), caminhonetes (R$ 3), vans (R$100), microônibus (R$ 200) e ônibus (R$ 300). Os moradores de Ilhabela e profissionais que prestam serviços no município estão isentos do pagamento.
O cadastramento de veículos isentos está sendo feito na Secretaria de Turismo, localizada na rotatória do bairro Barra Velha, a cerca de 200 metros da balsa, na Praça Vereador José Leite dos Passos, 14. O serviço acontece diariamente, das 8h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Os interessados devem levar documentos pessoais com foto, comprovante de residência, que podem ser conta de energia elétrica, contrato de locação de imóvel ou cópia do carnê do IPTU; cópia da Carteira de Trabalho (para quem reside em outros municípios e trabalha em Ilhabela) e documentos do veículo. Para quem possui estabelecimento comercial em Ilhabela, mas que não reside na cidade, também é necessária a apresentação da cópia do contrato de locação. (Fonte: Imprensa Livre)

Show com a dupla sertaneja Pedro & Thiago agita 8ª Semana da Cultura Caiçara de Ilhabela

Ilhabela - Dando continuidade à programação das festividades da 8ª Semana da Cultura Caiçara e Festa de São Benedito, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, promove neste sábado, dia 17, um show com a dupla sertaneja Pedro & Thiago, que será realizado na Rua São Benedito, no Centro,a partir das 21h.
Os cantores são primos e descendem de uma família de cantores e duplas sertanejas. Pedro é filho do cantor Leonardo e Tiago, de Leandro. Foram criados em Goiânia onde tiveram aulas de violão. Em 1999, mudaram para São Paulo onde estudaram canto. Formaram a dupla e adotaram um estilo romântico-pop.
Em 2002, a dupla lançou seu primeiro disco, o CD "Toque de mágica", que saiu da fábrica com 250 mil cópias. Destacaram-se as composições "O coração faz a festa", de Fátima Leão, "Me beije outra vez", de Dudu Falcão e "Se eu não conseguir", de Maurício e Mauro Gasperini. Nesse ano, foram convidados pela produtora Marlene Mattos para estrelar ao lado de Wanessa Camargo, Fael Mondrego e o trio KLB o programa "Jovens tardes", na Rede Globo, inspirado no programa "Jovem Guarda" exibido nos anos 1960 na TV Record. No mesmo ano, fizeram parte da coletânea "Jovens tardes" lançada pela Som Livre.
Lançaram o segundo CD, "24 horas no ar", também pela BMG, em 2003, com destaque para as músicas "Pra onde você for", de Dudu Falcão, "Quando eu te amar" e "Parei com você", de Zé Henrique, Sérgio Knust e Marcelão e "Sempre vou te esperar" e "Tantas vezes", de Piska. O disco contou ainda com a participação especial da cantora Wanessa Camargo na faixa "O amor será nossa viagem".
Em 2004, apresentraram-se no programa "A hora da verdade", da TV Bandeirantes e participaram da Festa da Rádio Nativa, em Itaquera (SP).
O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira e a secretaria municipal da Cultura, aproveitam a oportunidade para convidar toda a população a prestigiar o show e a toda a programação da 8ª Semana da Cultura Caiçara de Ilhabela. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Equipe de jiu-jitsu de Ilhabela participa de Campeonato Brasileiro

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da secretaria municipal da Juventude, Esporte e Lazer e equipe Prev. de jiu-jitsu de Ilhabela, comandada pelo Mestre Rezende, participará do Campeonato Brasileiro de jiu-jitsu esportivo, que será realizado nos dias entre os dias 16 e 18 de maio, no ginásio Baby Barione, na cidade de São Paulo.
A equipe contará com a presença de 41 atletas, sendo 28 meninos e 13 meninas, entre as categorias mirim, infantil, infanto juvenil, juvenil e master.
Em comparação à última participação da equipe em um campeonato, onde foram conquistadas 31 medalhas, entre ouro, prata e bronze, se espera que essa marca seja repetida desta vez.
Os atletas que se classificarem até o quarto lugar estarão classificados para se inscreverem na fase final do mundial, assim como os classificados em seus estados até a quarta colocação. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Equipe PIACD e PSF de Ilhabela realizam o Dia D na Escola

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e equipe do Plano de Intensificação de Ações de Controle da Dengue (PIACD), promoveu em parceria com a equipe do Programa da Saúde da Família (PSF) da Barra Velha, na última quarta-feira, 14, o Dia D na Escola, na escola municipal Eurípedes da Silva Ferreira.
O objetivo foi alertar as crianças e os pais para o combate à proliferação do Aedes aegypti – mosquito transmissor da Dengue. Para tanto, os agentes abordaram os pais e as crianças dando informações sobre as ações de combate ao criadouro do mosquito como: evitar a acumulação de água em pneus velhos, garrafas, vasos e calhas, colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre fechada ou colocar areia nos vasos com plantas.
Durante o dia inteiro foram realizadas palestras educacionais também fizeram distribuição de material informativo, na intenção de conscientizar a população em relação ao controle da doença.
Para o coordenador da equipe do PAICD, Mario Otavio de Carvalho, "o combate ao mosquito da dengue, deve ser feito o ano inteiro, diariamente e ter a ajuda da população”, afirma.
O prefeito Manoel Marcos em declaração solicitou a colaboração dos moradores no sentido de exterminar com todos os criadouros existentes as residências, pois cada um fazendo a sua parte a situação estará sob controle, evitando desta forma a proliferação do mosquito Aedes aegypti e conseqüentemente a epidemia de Dengue. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

CAM oferece novos serviços para a população

Ilhabela - A partir do próximo dia 19, o Centro de Apoio ao Munícipe (CAM) contará com dois novos atendimentos, são eles: elaboração de ofícios diversos e recursos de multas.
Com o objetivo de atender a população sebastianense, o Centro de Apoio ao Munícipe, criado em 2007, tem como principal objetivo atender toda a comunidade.
O CAM conta com profissionais especializados na área psicológica, além de orientadores para elaboração de currículos, cartas, e acesso à Internet.
O Centro está funcionando todos os dias, das 9h às 17h, no prédio histórico, localizado em frente à Igreja Matriz de São Sebastião. Para fazer o cadastro no CAM, basta apresentar o RG e preencher a ficha de inscrição.
Segundo a coordenadora do CAM, a psicóloga Aline Mota, os novos serviços vão ao encontro da necessidade dos moradores.
"As pessoas vinham procurar o serviço para a elaboração de ofícios, mas não estava disponível. Logo que o CAM foi implantado, a idéia era colocar mais atendimentos e isso está sendo possível com o decorrer do tempo", explica.
Além dos serviços, a psicóloga ressalta que as palestras são ministradas no plenário da Câmara, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o mercado de trabalho e entrevista de emprego. "Muitas pessoas sentem dificuldades para se comunicar durante a entrevista, então, através das palestras, a idéia é trabalhar a motivação focando a segurança pessoal", concluiu. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Transpetro promove palestra sobre Plano de Emergência do Tebar em São Sebastião

São Sebastião - A Transpetro promove, nesta quinta, 15/05, às 19h30, a palestra "Plano de Emergência do Terminal Aquaviário de São Sebastião", que será ministrada por Gilmar Souza Ribeiro, técnico sênior de segurança da empresa, no Tebar Praia Clube, Praça Almirante Barroso, 2, Centro de São Sebastião. O encontro é parte do Programa de Ações de Cidadania da Transpetro, organizado pela Fundespa - Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas - e aberto à comunidade, a profissionais da área, professores, estudantes.
Todas as instalações que manipulam petróleo e derivados precisam elaborar Planos de Emergência para combate de derrames de óleo no mar, incêndios, vazamentos. Os participantes da palestra poderão conhecer o trabalho de prevenção realizado pela Transpetro no Terminal Aquaviário de São Sebastião, o maior e mais movimentado do Brasil. Também terão a oportunidade de debater as ações praticadas para diminuir as conseqüências de acidentes.
O Programa de Ações de Cidadania da Transpetro está sendo realizado por meio da apresentação de seis palestras em cada cidade do Litoral Norte. Os encontros acontecem em esquema de revezamento e vão até setembro de 2008. As atividades são gratuitas. No final de cada uma há um coffee-break. Quem participa dos eventos tem direito ainda a um certificado da Transpetro-Fundespa.

Nova estação de transbordo será discutida na Topolândia

São Sebastião - A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de São Sebastião realiza hoje, às 18h30 no Centro Comunitário da Topolândia, uma reunião técnica do Plano de Comunicação e Participação da Comunidade ao Licenciamento Ambiental da Nova Estação de Transbordo, que deverá ser construída na avenida Remo Correa da Silva, na região da Topolândia. O encontro faz parte do processo de obtenção da licença ambiental para construir o empreendimento.
A Semam quer ouvir a comunidade que reside no entorno da área e além da reunião marcada para sexta-feira, na última semana foi aplicado um questionário com 450 moradores da Topolândia e Varadouro para colher a opinião dos munícipes sobre a instalação da nova estação.
“Os dados estão sendo tabulados e os resultados serão apresentados à comunidade nesta reunião”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Teo Balieiro. “A nova estação é essencial para a qualidade ambiental da região e a participação dos moradores é muito importante para que eles possam conhecer os benefícios do projeto”, conclui. (Fonte: Imprensa Livre)

Operação conjunta demole construções e apreende armas usadas para caça em Barra do Una

São Sebastião - A operação integrada entre a Polícia Ambiental, a Fundação Florestal e a prefeitura, demoliu mais duas construções irregulares, nesta quarta-feira, dia 14, que serviam como ponto para a prática do crime de caça, em Barra do Una, na Costa sul do município.
Uma equipe composta por dois monitores do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) de São Sebastião, três da Fundação Florestal e mais oito da prefeitura seguiram para a Barra do Una com quatro viaturas. O primeiro rancho media cerca de 35 metros quadrados e estava instalado na cota 160 do PE. Neste local, foram apreendidas duas armas de caça, sendo uma cartucheira calibres 28 e 36 com dois canos, além de munição com 15 cartuchos.
Segundo informações do diretor do PE, Edson Lobato, o Fredê, no rancho havia vestígios de uso constante por parte dos caçadores com utensílios domésticos, camas, entre outros objetos típicos de uma estrutura montada para a caça.
No mesmo bairro, porém, na altura da cota 120, uma casa de alvenaria de 48 metros quadrados, abandonada e com vestígios de corte de palmito no entorno da residência também foi demolida. “Eles fazem isso nas madrugadas e essa cota é considerada zona intangível do Parque - é a mais importante do PE onde não pode ter nem passagem de pessoas, muito menos para a prática de crime ambiental”, enfatiza Fredê.
“Faremos uma repressão a esses crimes em Barra do Una. Os caçadores sabem que a fauna está lá e vão atrás da caça. Agora nós é que vamos caçá-los”, complementa. “Vamos acabar com essa cultura, Estão previstos plantões da polícia Ambiental em Barra do Una. Além disso, estamos montando uma base do PE nesta região. Por enquanto, estamos minando as estruturas, mas a idéia é prender os criminosos”, finaliza. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura entrega re(Fonte: Imprensa Livre) Canto do Mar na próxima quarta-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Obras e Planejamento e Educação, entrega na próxima quarta-feira (21/5), às 16h30, a reforma da EM Canto do Mar. Além de melhorias na infra-estrutura do prédio, como pintura e construção de uma sala para os materiais de Educação Física, a quadra da escola também passou por reformas e recebeu cobertura. Nesta semana, a secretária de Esportes, Raquel Buzi, fez uma vistoria no local.
Somados, o investimento na reforma da EM e da quadra poliesportiva ultrapassa a marca dos R$ 600 mil. As melhorias incluem ainda reforma na cozinha, revisão hidráulica e elétrica, instalação de corrimãos e construção de uma fossa completamente adequada aos padrões de qualidade técnica. Já a quadra poliesportiva recebeu além da reforma e cobertura, novos aparelhos (tabela, traves).
Reunião Comunitária - Na mesma quarta-feira, às 18h30, a EM Canto do Mar será sede da 60ª Reunião Comunitária, onde os munícipes terão a oportunidade de apresentar sugestões e tirar dúvidas com o prefeito Dr. Juan Garcia e seu secretariado. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião se prepara para Challenge Day (Dia do Desafio)

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), começou os preparativos para o Challenge Day, o “Dia do Desafio”, campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas, em benefício à saúde e bem-estar promovidos por meio de ações da comunidade, comemorado em 28 de maio.
A Seesp realizará reuniões com alguns segmentos (escolas, comércio, Secretarias da Prefeitura e outros) com o objetivo de formar parcerias para obter sucesso na realização do evento.
O Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem durante 15 minutos consecutivos qualquer tipo de atividade física. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar envolver a maior porcentagem de participantes nas atividades. Neste ano, São Sebastião vai disputar com a cidade de Colón do México.
Em 2007, o evento movimentou mais de R$ 17 mil pessoas na cidade e o município saiu vitorioso do confronto com a cidade mexicana de Jiquipilco. São Sebastião participou de 10 edições do Challenge Day, vencendo por seis vezes. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura realiza triagem para o Projeto Bem-Te-Vi

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), em parceria com a Associação dos Profissionais de Saúde (APS), realiza nesta sexta-feira (16/5), a partir das 14h, no Centro Odontológico de Especialidades, localizado no Centro de Saúde “Josiane Pereira de Jesus”, na Topolândia, uma triagem de crianças com faixa etária entre 7 e 14 para o Projeto Bem-Te-Vi. A seleção, que faz parte do curso de aperfeiçoamento de dentistas e fonoaudiólogos, visa atender 100 crianças em 36 meses com patologias que façam parte do cronograma da capacitação.
De acordo com Sonia Monteiro, dentista e vice-presidente da APS, o desenvolvimento do projeto será importante para toda a população. “Além de complementar as ações de dentistas e fonoaudiólogos, o Bem-Te-Vi auxiliará na resolução de muitos problemas das crianças. Apenas algumas capitais e grande cidades tinham esses sistema e agora, com a implantação do projeto, São Sebastião mostra estar avançada na área de saúde”, destaca. O Projeto Bem-Te-Vi foi apresentado aos membros do Conselho de Saúde (Comus) e aprovado em reunião extraordinária, no dia 9 de outubro de 2007. Já o curso de aperfeiçoamento de dentistas e fonoaudiólogos é desenvolvido há mais de oito meses no município. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Inscrições para vestibulinho do curso técnico em Logística da Etec terminam na sexta-feira

São Sebastião - Termina nesta sexta-feira (16/5), o prazo de inscrições para o vestibulinho do curso “Técnico em Logística” da Escola Técnica (ETEC) do Centro Paula Souza. As aulas têm previsão para iniciar a partir do segundo semestre de 2008 no município.
Para concorrer a uma das 80 vagas, os interessados devem efetuar a inscrição com taxa de R$ 20 (em dinheiro), até sexta-feira, na EM Henrique Botelho, localizada na rua Ítalo Nascimento, 366, Porto Grande, das 8 às 12h e das 14 às 20h. No local, o candidato poderá adquirir o manual com todas as informações sobre o vestibulinho, ao custo de R$ 5.
O interessado também pode realizar a inscrição pela internet através do site www.vestibulinhoetec.com.br até às 12 horas (horário de Brasília) da sexta-feira (16/5). Outras informações sobre o curso pelo telefone (12) 3892-1424, na secretaria do Centro Paula Souza. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Litoral Dance Festival agita São Sebastião neste mês

São Sebastião - São Sebastião promete entrar no cenário da dança entre os dias 29 e 31 de maio e 1º de junho, com a 11ª edição do Litoral Dance Festival, pela segunda vez consecutiva no município. O evento, realizado pela Allegro Studio em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), é considerado um dos maiores festivais de dança do Cone Leste Paulista e deve receber centenas de bailarinos de todo o Brasil. As apresentações serão exibidas no Tebar Praia Clube e Teatro Municipal.
Além das mostras competitivas, vão ocorrer atividades paralelas como apresentações na Casa do Menor, Lar Vicentino, escolas e aulas abertas para a 3ª Idade, fazendo com que a Dança alcance aqueles que muitas vezes não têm oportunidade de assistir aos espetáculos apresentados.
O evento terá também sua função social e promete ajudar várias pessoas a partir da doação do público. Durante os quatro dias de espetáculo serão arrecadados alimentos e agasalhos para serem repassados ao Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião. A organizadora do evento, Mathilde Mathias ressalta a importância da ação. “Queremos que a dança seja um veículo transformador de vidas. A cidade se transformará num belíssimo palco aberto para a Dança e vale a pena conferir”.
Segundo a Allegro Studio, a novidade para esse ano é a divisão dos espetáculos concorrentes. As apresentações de Abertura e dos Solos, Pás de Deux, Duos, Trios e Quartetos, serão no Teatro Municipal e as mostras dos conjuntos serão no Tebar Praia Clube, em um palco especialmente montado para o festival. Já estão confirmados cinco Estados brasileiros: Sergipe, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Ao todo serão mais de 130 coreografias competindo em 10 modalidades em cinco categorias.
O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, afirma que o Litoral Dance Festival será mais uma atração para a baixa temporada. “Será a segunda vez consecutiva que São Sebastião recebe o evento e para nós é ótimo que o município tenha essa atração na área da dança. São Sebastião é uma cidade totalmente aberta para esta modalidade cultural”, disse.
Outras informações sobre o Litoral Dance Festival pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Alunos desenvolvem trabalhos de cerâmica no Museu de Arte Sacra

São Sebastião - O Museu de Arte Sacra de São Sebastião, localizado no Centro Histórico do município, realiza até o dia (17/5), a “Oficina Módulo Santeira”. O evento acontece dentro da Semana Nacional de Museus, promovida pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan) do Ministério da Cultura.
Na tarde da última quarta-feira (14/5), participantes das Oficinas Culturais de Cerâmica e alguns pacientes do Centro de Apoio Psicossocial (Caps), desenvolveram imaginários de barro e reproduções de algumas artes sacras.
A ação é desenvolvida numa parceria entre a Prefeitura, ONG ALNorte e a Cooperativa de Artesanato de São Sebastião e a oficina prossegue até sábado (17/5). O Museu de Arte Sacra está aberto à visitação das 13 às 17h. Outras informações pelo telefone (12) 3892-3532. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura abre em junho inscrições para o 4o Arraiá Caiçara

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), abre no início do mês de junho as inscrições para o “4o Arraiá Caiçara” que será realizado entre os dias 4 e 20 de julho, na Praça de Eventos da Rua da Praia.
A festa que já se tornou tradição na cidade, promete agitar o público presente com o tradicional Festival de Quadrilhas, barracas, comidas típicas e shows com artistas de renome nacional: Banda Calypso (5/7), Renato Teixeira (12/7), César Menotti e Fabiano (19/7), além de artistas locais.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, haverá cerca de 50 barracas destinadas às entidades da região, como igrejas, escolas, projetos sociais e Sociedades Amigos de Bairros, além de um palco ao ar livre para a realização de shows musicais. “O nosso compromisso é apoiar e realizar as festas tradicionais do município. Com o Arraiá Caiçara queremos divertir e envolver a comunidade em uma grande festa”, destaca Buzi.
Além dos shows, o destaque da festa fica por conta do concurso da barraca mais enfeitada e os Festivais Sertanejo e de Quadrilhas. Qualquer pessoa pode participar dos festivais, para isso deve adquirir o regulamento e a ficha de inscrição que estará disponível no início de junho, na sede da Sectur, localizada na Rua da Praia. Informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Pescadores pedem apoio à Assembléia Legislativa para a suspensão do projeto das APA’s

Ubatuba - Um grupo de pescadores e o vereador ubatubense Jairo dos Santos foram recebidos, na tarde da última quarta-feira, por autoridades estaduais, que fazem parte da Câmara Técnica de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa.
O objetivo do encontro foi levar aos deputados de São Paulo o repúdio do setor pesqueiro ao projeto da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que pretende criar três grandes Áreas de Proteção Ambiental, no litoral paulista.
Apesar dos esclarecimentos, do próprio secretário Xico Graziano, garantindo que a proposta não apresenta qualquer tipo de restrição, a não ser a pesca de parelha, as garantias do Estado não foram suficiente para tranqüilizar os pescadores e outros setores envolvidos na náutica da região. Os trabalhadores aproveitaram a oportunidade para esclarecer, aos deputados estaduais, as preocupações do setor pesqueiro em relação ao andamento do processo das APAs.
Segundo o vereador que acompanhou a comunidade, Jairo dos Santos, a maioria dos integrantes da Câmara de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, se sensibilizou com o manifesto dos pescadores e o temor de que a proposta seja o início de uma lei que, mais pra frente, possa estabelecer diversas outras restrições.
“Muitos deputados entenderam a preocupação do setor e, por isso, está marcada uma reunião oficial, sobre o assunto, para o próximo dia 28, aqui na capital. Este encontro também definirá se os deputados apoiarão, também, o pedido de anulação do processo, feito pelos trabalhadores ubatubenses”, explica Jairo dos Santos, lembrando que, no encontro de ontem, foi protocolado um oficio, junto aos deputados, pedindo a suspensão do processo e a não assinatura do decreto, por parte do Governador José Serra.
“Na reunião de ontem, até o próprio diretor da Fundação Florestal admitiu que, a elaboração da proposta das Áreas de Proteção, foi deficitária e não contou com a participação do setor pesqueiro”, completa o vereador ubatubense, lembrando que, os pescadores não confiaram na promessa do Estado, que garantiu representatividade de todos os envolvidos com a náutica paulista, nas futuras determinações a serem inseridas no projeto da APA- Litoral Norte. (Fonte: Imprensa Livre)

Obra paralisada

Ubatuba - A obra de revitalização da Praça Alberto Santos, na região central de Ubatuba, no bairro do Itaguá, está paralisada.
O motivo da suspensão dos trabalhos é a falta de repasse financeiro por parte do Governo Estadual, que é parceiro no projeto, junto com a administração municipal. Segundo o responsável pelos trabalhos, o chefe de Serviços da Prefeitura, Ibiapara Nunes, a primeira parcela do pagamento estadual, no valor de pouco mais de R$ 80 mil, não foi efetuada e, por isso, a obra está suspensa por tempo indeterminado.
A presidência da Endurb, empresa licitada para realizar a obra, prometeu divulgar mais detalhes sobre a falta de recursos por parte do Governo Paulista. Entretanto, até o fechamento desta edição, a responsável pela empresa municipal não retornou a ligação da reportagem, para esclarecer os problemas que estão impedindo a transferência do recurso aos cofres municipais. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba recebe Unidade Móvel de Atendimento Pré-Hospitalar
A viatura possibilitará o resgate às vítimas de acidentes e demais emergências médicas

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar assinou, na tarde desta quarta-feira, 14, um convênio com a Polícia Rodoviária Federal, que ajudará a salvar vidas no município. A solenidade aconteceu no Paço Municipal, com a presença de diversas autoridades e representantes da sociedade civil. A partir desta assinatura, a população de Ubatuba e os turistas da cidade passam a contar com uma viatura para atendimento pré- hospitalar móvel e resgate às vítimas de acidentes e demais emergências médicas.
Segundo o prefeito Eduardo Cesar, esta é uma conquista que vem sendo batalhada há muitos anos. “Esta é uma fase em que estamos comemorando o grande esforço que temos feito para melhorar a segurança e o atendimento médico em nosso município. Em breve, inauguraremos a nossa Brigada de Incêndios e então, teremos dois mecanismos de resgate para atender às emergências da população. Ubatuba é uma cidade turística, por isso, precisamos estar em condições de atender todas as eventualidades.”
O secretário de Saúde, Clingel Frota, afirma que é uma grande satisfação presenciar este momento em que grandes avanços vêm acontecendo. “Nós somos motivados por uma grande vontade de construir uma nova realidade de saúde. Não é uma tarefa fácil, quando os recursos são poucos e todos os pólos são emergenciais, pelo fato de estarmos lidando com vidas.”
Representando a Polícia Rodoviária Federal, o inspetor-chefe e comandante, Roberto Felício, afirma que este convênio não é uma ação meramente política. “O convênio com Ubatuba está assinado pela Procuradoria Geral da República e é merecido, por toda a luta que empreendemos para que isso fosse possível. Agora, a Polícia Rodoviária, em parceria com a prefeitura poderá desenvolver um trabalho importantíssimo, com seriedade e eficiência.”
A Câmara Municipal também esteve representada pelo seu presidente, Ricardo Cortes e o vereador Osmar de Souza. Cortes, que é médico, afirma que este é um grande marco na história da saúde no município. “Esta é uma ferramenta que realmente fará a diferença entre a vida e a morte de muitas pessoas. Há muitos anos,esperamos que isto aconteça e desejamos que outras entidades, como a Polícia Rodoviária venha somar esforços conosco, no sentido de proporcionar um atendimento médico cada vez melhor para a população ubatubense.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Mulheres ubatubenses recebem mutirão de mamografia

Ubatuba - Acontece em Ubatuba, de 17 a 28 de maio, um mutirão de mamografia, que pretende atingir cerca de 1.200 mulheres. Os exames, que têm por objetivo prevenir o câncer de mama, serão realizados na Clínica Imagem, pelo médico Marcelo Hilário, inclusive nos fins de semana. O mutirão é resultado de uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde. As mulheres que já fizeram este exame devem levar consigo o exame anterior.
O público-alvo desta ação é formado por mulheres acima de 40 anos, as que nunca fizeram este tipo de exame ou as que fizeram há mais de um ano e aquelas que já possuem um histórico de problemas na mama. As inscrições já foram encerradas, mas as mulheres que tiverem pedidos feitos por seus médicos podem comparecer à clínica para tentar uma vaga. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Atletas de Ubatuba participam do Brasileiro de Jiu Jitsu

Ubatuba - Os atletas da Escolinha Municipal de Jiu Jitsu participarão, neste final de semana, do Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu Esportivo. Ubatuba levará 25 atletas para o campeonato, sendo que 10 são da Escolinha Municipal.
O evento, que acontecerá no ginásio Baby Barioni, em São Paulo, reunirá cerca de 1500 lutadores de todas as categoria. Os atletas que se classificarem até o quarto lugar, estão habilitados para se inscreverem na fase final do Mundial. Os não classificados poderão se inscrever na fase seletiva do Mundial /2008.
Confira o cronograma do evento:
Sexta-Feira: Adulto Branca, Master Branca, Senior Branca (Masculino e Feminino).
Sábado: Infantil, Infanto Juvenil, Juvenil Branca, Juvenil Azul, Adulto Azul. Master Azul e Senior Azul e Absolutos (Masculino e Feminino).
Domingo: Adulto Roxa, Master Roxa, Senior Roxa, Adulto Marrom, Master Marrom, Senior Marrom, Preta Adulto, Preta Master, Preta Senior, Absolutos (Masculino e Feminino).
Mundial - O Campeonato Mundial de Jiu Jitsu será realizado de 17 a 20 de julho, no Ginásio do Ibirapuera. Ubatuba terá pelo menos 12 atletas na competição devido aos bons resultados obtidos no campeonato estadual de 2008. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Vôlei feminino de Ubatuba vence torneio da melhor idade

Ubatuba - O Ginásio de Esportes Tubão recebeu no último sábado, 10, o “5º Torneio de Vôlei Adaptado”, que reuniu atletas da melhor idade dos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, Taubaté, Caçapava e São José dos Campos.
No torneio feminino, Ubatuba conquistou o primeiro lugar, ao vencer, de virada, a equipe de Taubaté, por 2 sets a 1 (7/15, 15/12 e 15/7). Na disputa pelo terceiro lugar, Caraguá se deu melhor, ao derrotar São José, também por 2 a 1 (15/4, 16/17, 17/16).
Na competição masculina, o primeiro lugar ficou com a equipe de Taubaté, que venceu São José na final por 2 sets a 0 (15/10, 15/7). Ubatuba ficou com a terceira posição ao vencer Caraguá também por 2 a 0 (15/13, 15/11). (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cinema: SEMANA DE 16/05 A 21/05/2008

"HOMEM DE FERRO"
Lançamento e sucesso Mundial
ás 16:30 - 18:50 - 21:10hs
Última semana.

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Dos direitos

Toda criança
deveria ter direito
a um rio com cachoeira
a um quintal
com árvore fruteira
a um pedaço de capoeira
a uma ilha ancestral
mesmo que seja a casa do avô
rodeada pelo bananal.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Sobre o curso de hortas suspensas

Gostaríamos de esclarecer a sra. Maria Paula que a exemplo dos 15 cursos de hortas suspensas que já foram realizados pela Prefeitura de Ubatuba através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, a metodologia utilizada é a mesma: primeiro abrimos as inscrições e, de acordo com o número de interessados e horários disponíveis, fechamos a turma e divulgamos a todos os inscritos a data de realização do curso. Portanto, a publicação que foi feita sobre o curso de hortas suspensas não foi de maneira alguma em vão, pelo contrário, é agindo dessa forma, que vamos detectar as demandas existentes e organizar sua realização.
E gostaríamos também de informar à senhora em primeira mão, que acabamos de fechar uma nova turma e o curso será realizado no dia 27 de maio, às 14 horas, na Escola Anchieta. De qualquer forma, a senhora será avisada por telefone também.
Atenciosamente,

Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento
Prefeitura Municipal de Ubatuba
www.ubatuba.sp.gov.br

Ainda Sobre O "Penicaço" em Itamambuca

Minha família e eu conhecemos Ubatuba em 1978 e logo nos encantamos, principalmente, com a beleza da Mata Atlântica e com as águas limpas de suas praias. Decidimos construir uma casa no bairro do Itaguá, pelas maravilhas que muito bem soube descrever Conrado Becker.
 Alguns anos depois, em 1990, resolvemos deixar aquela praia, tendo em vista a poluição de suas águas, cujos sinais já se faziam sentir. Por sorte, tivemos condições de escolher e construir em Itamambuca, onde nunca poderíamos imaginar que viesse a ser notícia pela poluição de suas águas. Já era notícia sim, mas pelos campeonatos de surfe que aqui se realizavam.
Nosso raciocínio era que praia de surfista jamais viria a se tornar poluída. Aliás, quando em 1995 Ubatuba passou a deter o título de "Capital do Surfe", proposto pelo então vereador Eduardo César, isso reforçou ainda mais a certeza de que a escolha por Itamambuca tinha sido mais do que acertada, pois esta praia, cujas ondas foram sempre elogiadas pelos surfistas, certamente muito teria contribuído para a adoção desta frase-símbolo. A lógica indicava que Itamambuca passaria a merecer especial atenção da prefeitura, no tocante particularmente às condições de sua balneabilidade, sem o que ficaria prejudicada a realização, em suas águas, dos famosos campeonatos de surfe, tanto os nacionais quanto os mundiais.
O tempo passou e, quando menos esperávamos, começamos a observar a presença de bandeira vermelha da Cetesb junto à foz do Rio Itamambuca e, desde então, não sentíamos mais seguros quanto à qualidade das águas do mar, visto ser impossível que o Rio Itamambuca fosse desaguar em outra praia. Recentemente veio à tona a verdade pura e crua: as águas do mar em Itamambuca estão poluídas e, portanto, impróprias para o banho. O que mais temíamos aconteceu!
Bem, passaram-se trinta anos desde nosso primeiro encanto por Ubatuba e, apesar de tudo isso, nosso encanto continua, principalmente pela beleza da Mata Atlântica e pelas águas ainda limpas de algumas de suas praias. Mas Itamambuca perdeu um pouco ou bastante de sua graça, que era poder sair de casa e ir a pé até a praia e pisar em suas águas cristalinas. E esta triste realidade tende a se alastrar para outras praias. Se não, vejamos: antes era somente a praia do Cruzeiro, depois a praia do Itaguá, depois a de Santa Rita, e agora, se não outras no meio, a de Itamambuca. Congela-se o bairro aqui, congela-se o bairro ali e, portanto, a Prefeitura já fez o que pode. A Sabesp também já fez o que está ao seu medíocre alcance, pois já trata o esgoto de algumas centenas de casas que lhe garantam retorno financeiro. A Cetesb também já faz o que pode, o de apontar onde está a poluição. Eu também faço o que posso: mantenho minha fossa dentro das normas sanitárias e até participei do recente "penicaço" em Itamambuca, dando-lhe um toque musical, com minha cuica. Portanto, parece que todos já fizemos o que está ao nosso alcance.
Escrevo esta carta aos sessenta e cinco anos e gostaria de desfrutar o tempo que me resta voltando a pisar em águas cristalinas da praia de Itamambuca, em toda sua extensão. Isto agora será um sonho? Com a palavra os responsáveis pela poluição. Uns dizem que são os lá de cima, outros dizem que são os daqui debaixo. E há os que dizem que são os do lado de lá, enquanto eles dizem que são os do lado de cá.
Enquanto isso, quem deveria fazer alguma coisa, para acabar com a poluição, diz que já fez o que deveria ser feito. Eis o grande dilema:
todos fizeram a sua parte e algo terminou errado. Um verdadeiro enigma!
Que nossos descendentes e as novas gerações continuem a lutar contra a poluição de nossas praias, com "penicaço" e outros meios ao seu alcance, sem que tenham que procurar por outras praias não poluídas.
Estas certamente haverá, se não em Ubatuba, pelo menos em outros pontos da imensa costa brasileira. Mas que não abram mãos de nossas praias que, apesar de poluídas, continuam sendo as mais lindas do mundo.

Márcio de Oliveira Naves
Morador e eleitor da Praia de Itamambuca

APPPPAAAAA

É assunto de alta prioridade, não se está considerando sua importância e não se está informando a sociedade de maneira clara sobre as intenções ou eventualmente o que está se pretendendo fazer. Mesmo aqueles que no momento tem outras preocupações não serão poupados, dificilmente o governo de um município que é dono de somente 20% do seu território e não tem o mando de seu mar conseguirá ser mais que medíocre. Os agentes sociais têm estratégias que só raramente estão assentadas em uma verdadeira intenção estratégica - Bordieu Teve quem disse que foi enrolado, enganado e ludibriado, mas em nota declarou que não existiam pesquisas no âmbito da secretaria de Meio Ambiente dos plásticos oxi-biodegradaveis. Assim fica difícil entender ou eventualmente explicar, como que se veta uma proposta sem conhecimento e parecer técnico.
O secretário justifica a criação das APAs pela necessidade imperiosa de combater a pesca predatória e proteger o ecossistema marinho, fica a pergunta; quais as pesquisas que a secretaria possui sobre essas regiões ou repete-se aqui a estória dos oxi-biodegradaveis?
Alexander Turra do Instituto Oceanográfico da USP "é preciso investir em pesquisas cientificas sobre essas regiões para que, no futuro, possamos realizar uma análise da efetividade da criação das APAs..."
O secretário Xico Graziano afirma que o decreto que cria as APAs deverá ser assinado pelo governador José Serra em 08 de junho havendo impasse ele irá arbitrar. (23/04)
Em Nota Oficial de Esclarecimento do Governo do Estado de São Paulo a Secretaria de Meio Ambiente declara estar propondo a criação de APAs. (13/05)
O decreto existe e será assinado mesmo que tiver que arbitrar ou há uma proposição para se criar uma APA? Qual das alternativas é válida? O secretário fala em Conselho Gestor com a participação da comunidade para discutir a regulamentação das atividades marítimas, pesca artesanal profissional e amadora, o mergulho, laser e turismo, entre outras (provavelmente o banho de mar), mas na nota de esclarecimento o secretario diz que a pesca amadora, artesanal e esportiva continuarão desde que continuem respeitando a legislação vigente.
Para que criar um Conselho Gestor para discutir a regulamentação da pesca se já existe legislação? E nessa estória aparece o diretor da Fundação Florestal de São Paulo, José Amaral Neto, culpando a desinformação pública pelos protestos e combate a nova legislação do espaço marinho paulista, qual sua expectativa depois de tantas declarações conflitantes?
O público a que faz menção o que seria, cidadãos de terceira categoria ou os quase 100.000 moradores, eleitores e pagadores de impostos que moram na APA norte? Quando a secretaria fala "respeitando e preservando os direitos das comunidades tradicionais e dos pescadores artesanais" volto ao Núcleo Picinguaba onde foi restaurada a Casa da Farinha com a intenção de preservar o saber local com a produção artesanal da farinha de mandioca e incentivar alternativa econômica, cogitou-se a criação de cooperativa, mas como não é permitido plantar no Núcleo nada aconteceu. Pescador artesanal navega com canoa, canoa é feita com um pau só, mas como não pode cortar árvore não tem canoa assim como não tem farinha. Substitutivo para a canoa seria uma Ferreti e para a farinha, caviar.
Fazer o que dizemos além de proporcionar credibilidade e respeito ajuda a construir uma relação melhor. A sociedade resolve seus problemas sem a necessidade de intervenção de áreas de proteção ou conselhos gestores, mas precisa do apoio do Poder Público que tem que fazer sua parte.

Ezio Pastore Jr.
Ubatuba, SP

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Pescador do Itaguá  © Emilio Campi

Pescador do Itaguá
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor