Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 20 de Maio de 2008 - Nº 1974 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
Estado recua e adia APA no litoral
Pescadores apontam vitória da categoria
Secretário planeja ação em praias poluídas
Procon alerta sobre golpe na cobrança de título de clubes


Caraguatatuba
Apresentação na Virada Cultural resulta em mais de 300 pacotes de leite para o Fundo Social
Caraguá promoveu competição de Tênis de Mesa no final de semana
Atletismo de Caraguá continua brilhando na região
Caraguá é destaque na última etapa do Paulista de Karatê
Cia Caraguatá apresenta novo conto infantil do projeto Letras de Luz em escolas de São Sebastião e Caraguá
Retornam os projetos que constavam na pauta

Ilhabela
PROERD forma primeira turma de 2008
Semana da Cultura Caiçara agita final de semana em Ilhabela
Ilhabela e AMEC promovem seleção para professores

São Sebastião
Caramujo africano se prolifera em casa abandonada na Costa Norte
Seduc e Instituto Apae realizam o primeiro módulo do curso Processos e Estratégias de Ensino
Festa do Pastel reúne comunidade do bairro de São Francisco
Vereador pede urgência na capina e limpeza de terrenos baldios em São Sebastião
Câmara de São Sebastião vai analisar criação do Conselho do Programa Bolsa Família
Seduc encerra o curso de Pró-Letramento de Matemática
Aventuras de Peter Pan é atração do feriado no Teatro Municipal
Investimento e apoio à Vela rendem homenagem
Nova diretoria da Ampo toma posse e propõe ações
Maratona de Revezamento Bertioga-Maresias promete reunir 1.500 atletas

Ubatuba
Ubatuba comemora com pescadores recuo de Xico Graziano
Surfista de Ubatuba é vice-campeão em etapa do Super Surf
Aciu traz para Ubatuba palestras do Sebrae sobre Iniciação Empresarial
Campeonato de futebol da categoria fraldinha de Ubatuba começa dia 7
Cidade Saudável leva cidadania ao bairro Taquaral
Festa da Tainha na Maranduba acontece no próximo final de semana
Natação de Ubatuba brilha novamente no Paulista de Maratonas Aquáticas
Matéria da Revista Saber Viver

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Estado recua e adia APA no litoral


Publico presente ontem no salão da Igreja São Francisco, em Ubatuba

Litoral Norte - Sob pressão de pescadores de Ubatuba, o governo do Estado recuou e prorrogou o prazo para a assinatura do decreto de criação das APA's (Áreas de Proteção Ambiental) no Litoral Norte.
A assinatura do decreto de criação daz zonas especiais de preservação marinha, que deveria ocorrer no próximo dia 8, só sairá após 30 dias de debate sobre o tema.
O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto, durante reunião realizada ontem no salão da Igreja São Francisco, que reuniu 700 pescadores --incluindo comitivas da Baixada Santista.
O projeto, anunciado pelo Estado no mês passado, prevê que os principais arquipélagos do Litoral Norte ganhem proteção contra a pesca predatória com a criação de três APAs marinhas que contemplarão São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba. Os pescadores temem que o projeto imponha restrições à pesca.
CONSULTAS- O assunto foi discutido em três consultas públicas, sendo a última realizada em Ilhabela no último dia 13. Ubatuba, que tem na pesca a segunda principal economia do município, cobrou a presença do secretário para mais esclarecimentos sobre o assunto.
Em clima tenso, sob os olhares atentos dos policiais militares, representantes de ONG'S (Organizações Não Governamentais) e do setor pesqueiro apresentaram documentos com as principais reivindicações (veja texto nesta página).
"Nosso foco é a pesca dos grandes navios, das parelhas, a pesca industrial, que utilizam redes enormes. Não queremos atingir as comunidades de pescadores tradicionais, porque estas em geral também estão interessadas na preservação", afirmou Graziano.
Além de prorrogar o prazo para a assinatura do decreto, assim como assumir o compromisso de ampliar as discussões com os pescadores, Graziano afirmou que irá retirar a criação das Arie's (Áreas de Relevante Interesse Ecológico) do decreto. "Vou retirar a criação das Arie's, avaliei que é melhor deixar para outra fase discutir antes com as comunidades. Também não iremos transformar a Ilha Anchieta em Parque Marinho por enquanto", afirmou.
DECRETO - A nova minuta do decreto para criação das APA s estará disponível no site da Secretaria do Meio Ambiente, www.ambiente.sp.gov.br , a partir da próxima segunda-feira. (Fonte: ValeParaibano)

Pescadores apontam vitória da categoria

Litoral Norte - A reunião pública de ontem foi classificada como positiva pelas principais lideranças do setor pesqueiro no Litoral Norte. O anúncio da prorrogação da assinatura do decreto para a criação das APA's, bem como a retirada da implantação das Arie's, acalmou os ânimos dos mais de 700 pescadores presentes. "Isso já foi uma vitória para nós, mas não adianta só ele (secretário) falar, queremos ver tudo isso no papel, ter certeza que no final não seremos prejudicados", afirmou o presidente da Colônia Z-10 de Ubatuba, Joedis Teixeira da Silva. (Fonte: ValeParaibano)

Secretário planeja ação em praias poluídas

Litoral Norte - O governo do Estado lançou um projeto de avaliação de todas as praias do Litoral Norte. O objetivo é identificar os principais problemas de saneamento básico na região.
O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto, que esteve reunido ontem com o prefeito de Ubatuba, Eduardo César (DEM), pouco antes da reunião com o setor pesqueiro sobre a criação das APA's (Áreas de Proteção Ambiental) no litoral paulista.
Graziano afirmou que a agenda do Meio Ambiente inclui um projeto de levantamento, praia a praia, para detectar os principais fatores da poluição no litoral. "Estamos levantando o porquê das bandeiras vermelhas no Litoral Norte para avaliar caso a caso os fatores de poluição para atuar sobre eles", disse o secretário.
Já o prefeito Eduardo César afirmou que em alguns casos, como o da praia de Itamambuca, o município não irá esperar pela atuação do governo. "Itamambuca não poderá esperar até 2010 e o município irá assumir o papel que seria do Estado para minimizar as questões relacionados ao saneamento básico", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Procon alerta sobre golpe na cobrança de título de clubes

Litoral Norte - O Procon (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor) de São Sebastião alerta os moradores do município contra um suposto golpe na cobrança de títulos de clubes da empresa Solemar.
Segundo informações do órgão, quem receber alguma correspondência, telefonema ou contato da empresa Solemar, deve imediatamente comunicar o Procon, antes de assumir qualquer compromisso de pagamento para a referida empresa.
O suposto golpe funciona da seguinte forma: a pessoa recebe uma cartinha da empresa com a cobrança de parcelas de um título remido antigo.
O Procon está investigando informações junto aos advogados da empresa e confirmou a existência da tentativa de estelionato. Segundo informações do órgão, o nome da empresa está sendo usado indevidamente por outros na cobrança irregular.
Desta forma, o Procon faz um alerta à população para o não pagamento desses boletos por conta da suspeita de fraude.
A empresa Solemar, reconhecida na década de 80 por vendas de títulos de clubes para a hospedagem com descontos na rede de hotéis, campings e pousadas conveniadas à empresa, ainda possui contatos distribuídos pelo Brasil. Nos tempos de sucesso, a empresa prestava esse serviço e vendia títulos mediante sorteio. Porém, até hoje, muitas vítimas de golpes não sabem se a Solemar ainda sobrevive no setor de negócios turísticos.
De acordo com informações do advogado da Solemar, dados confirmam o processo de falência da empresa, que ainda atua no ramo hoteleiro, mas não trabalha mais com a questão dos títulos de clubes. Procuramos uma suposta “cobradora” dos títulos, conhecida pelo primeiro nome de Fabiana, mas o número indicado não existe.
Na linguagem jurídica, “o golpe do título supervalorizado demonstra uma agilidade na manipulação dos valores absorvidos com as mecânicas ilícitas que dificilmente permitirá resgate pleno ou significativo dos retirados do patrimônio dos lesados”.
Há 5 anos, a estudante de Barueri, Danielly Santos, caiu no golpe da Solemar Hotéis. Na época, a empresa distribuía cupons para as pessoas e depois entrava em contato dizendo que as mesmas foram sorteadas e ganharam uma viagem com estadia por três dias sem despesas adicionais. No recado, a representante da empresa apressava o consultado para comparecer o quanto antes no endereço citado por eles. Caso contrário, perderia o prêmio.
Quando chegava no local, o “contemplado”, tinha que pagar as despesas de transporte e alimentação para se hospedar na rede de hotéis e chalés da Solemar.
Na assinatura do contrato, o pagamento de quatro parcelas de R$ 160 para ficar sócio e adquirir o plano vitalício remido. Dias depois, a empresa convocava o “contemplado” para uma assembléia ordinária com mais uma dívida de R$ 820, que deveria ser paga pelos associados. Feito o golpe, a empresa sumia do endereço. Qualquer dúvida, entrar em contato com o Procon, que fica na Sebastião Silvestre Neves, 152, no Centro. O telefone para contato é o (12) 3892.1639. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Apresentação na Virada Cultural resulta em mais de 300 pacotes de leite para o Fundo Social
Mais de 300 pessoas contribuíram com o Fundo Social de Solidariedade, doando um pacote de 400 gramas de leite em pó, que podia ser trocado pelo ingresso para o espetáculo da Cia. Cisne Negro. A contribuição voluntária vai ajudar as famílias carentes de Caraguá

Caraguatatuba - Um das atrações da Virada Cultural, que em Caraguá começou às 18h do dia 17 de maio, foi o espetáculo "Vem Dançar", da Companhia Cisne Negro de Dança, que aconteceu no Teatro Mario Covas, com o apoio da Prefeitura Municipal e FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.
No dia da apresentação, o público da cidade foi convidado a assistir ao Cisne Negro, participando do projeto ingresso-solidário da FUNDACC.
O principal objetivo do ingresso-solidário é oferecer cultura por um valor acessível a quem vai assistir. Assim, para ver o espetáculo "Vem Dançar", o público contribuiu trocando o ingresso por um pacote de leite em pó (400gramas).
Segundo a diretora da Assistência Social, Cilce Fabrete, que esteve no Teatro Mario Covas no dia 17, ocasião em que representou o Fundo Social de Solidariedade, a doação repassada pela FUNDACC ao Fundo Social será de grande importância para o município.
"Recebemos no Teatro Mario Covas 315 pacotes de leite em pó e essa doação nós repassaremos a famílias que estão passando necessidade, e que estão cadastradas pelas assistentes sociais que atuam com as pessoas carentes de nossa região".
É importante destacar que a troca do leite em pó pelo ingresso, conforme explicou a FUNDACC durante a divulgação da Virada Cultural era espontânea, podendo a pessoa assistir ao espetáculo da Cia Cisne Negro mesmo sem o donativo.
A estimativa é de que 650 pessoas tenham ido ao espetáculo de dança, uma vez que foram colocadas cadeiras avulsas no auditório do teatro Mario Covas, que possui capacidade para 600 espectadores. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá promoveu competição de Tênis de Mesa no final de semana

Caraguatatuba - Foi realizado no último sábado, com organização da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, no Ginásio do Barranco Alto, o 2º Campeonato Aberto de Tênis de Mesa.
A cidade de Caraguatatuba, que tem se destacado na modalidade, recebeu atletas do Litoral Norte e do Vale do Paraíba. Segundo Cícero Alberto dos Santos, responsável pela equipe do município, 98 mesa tenistas estiveram presentes.
O 2º Aberto foi disputado nas categorias, duplas, Sub-15, Sub-18 e Livre, no masculino e feminino. Caraguá conquistou três medalhas de ouro, três de prata e três de bronze.

Confira a classificação:

Livre feminino
1º Larissa Kaori (Pindamonhangaba)
2º Thais Mioni (Caraguatatuba)
3º Lara Gouvêa (Pindamonhangaba)

Livre Misto
1º Alex Tanaka (Pindamonhangaba)
2º Rafael Cases (Caraguatatuba)
3º Mayara Cardim (São Sebastião)
4º Rodrigo Santos (Caraguatatuba)

Sub-15 Masculino
1º Clayton Silva (Caraguatatuba)
2º Paulo Henrique (São Sebastião)
3º Jorge André (Caraguatatuba)
4º Lucas Celestino (Caraguatatuba)

Sub-18 Masculino
1º Felipe Celestino (Caraguatatuba)
2º Carlos Eduardo (São Sebastião)
3º Thiago Moreira (Caraguatatuba)

Duplas femininas
1º Thais Mione / Renata Castilho (Caraguatatuba)
2º Larissa Kaori / Lara Gouvêa (Pindamonhangaba)
3º Bruna Todechini (Caraguatatuba) / Mayara Cardim (São Sebastião)

Duplas Masculinas
1º Alex Tanaka / Thales Santana (Pindamonhangaba)
2º Rafael Cases / Rodrigo Santos (Caraguatatuba)
3º Carlos Eduardo / Pedro Henrique (São Sebastião) (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Atletismo de Caraguá continua brilhando na região
Em duas competições diferentes no último final de semana, os corredores da cidade, em diversas categorias, foram destaques

Caraguatatuba - A equipe de Atletismo da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, Filhos do Vento, participou no sábado com brilhantismo da 1ª Etapa da Liga Coneleste, em Jacareí. Outros atletas caraguatatubenses competiram na prova Coorpore Terra e Mar, em Ilhabela.
Orientado pelo técnico Adão Dias Durval e o voluntário Carlos Eduardo de Freitas, a equipe caraguatatubense foi para o Vale do Paraíba com 25 atletas, de 10 até 17 anos de idade.
Os atletas competiram nas provas de 100m, 60, 75m, 400m, 1500m, lançamento de dardo, da pelota, revezamento 4x400 e revezamento medley. Diversas cidades experientes na modalidade, como São José dos Campos, Pindamonhangaba, Taubaté, entre outras, estiveram na disputa.
A atleta Natasha Bento Fortunato Durval foi a principal destaque por parte das caraguatatubenses, conquistando a primeira colocação nos 1500m, menor. A segunda posição também ficou com uma corredora da cidade, Marícia Carbone Onofre.
No mesmo dia, competindo em Ilhabela, a Equipe A, formada por Lino do Carmo Mendes e Damiana Coimbra Reges, foi campeã, na categoria entre 30 e 39 anos. Pela Equipe B, Daniel Luiz do Prado ficou em quinto lugar.
O professor Adão agradeceu o apoio da SECER, Secretaria de Educação, Fundação Mar, Carlos Eduardo, Loja Loula, Madeireira Rezende e todos os alunos participantes.
No dia 24 de maio, os atletas de 14 a 18 anos, de Caraguá, irão para Pindamonhangaba disputar os Jogos Abertos da Juventude. No último dia do mês, São Sebastião e Caraguatatuba se unirão para disputarem o revezamento Bertioga - Maresias.
Confira a classificação dos atletas de Caraguá da Liga Coneleste:
Irlan Luiz da Silva - 3º -400m - menor
Jéssica F. da Silva - 2º - 100m - menor
Jéssica F. da Silva - 2º - 400m - menor
Leandro da S. Ramos - 3º - 75m - mirim
Thais de S. Moura - 3º - lançamento de dardo - mirim
Jaqueline F. da Silva - 2º - 1000m - mirim
Rayssa L. Rocha Silva - 3º - salto em distância - mirim
Rayssa L. Rocha Silva - 4º - 75m - mirim
Maiquele de Jesus - 4º - 400m - menor
Alessandra O. Dias - 5º - 400m - menor
Alan Leite - 6º - 1500m - menor
Maiquelane de Jesus - 4º - 600m - pré-mirim
Natasha B. F. Durval - 4º - lançamento de dardo - menor
Irlan Luiz da Silva - 4º - 100m - menor
Jaqueline Felix da Silva - 6º - 75m - mirim
João Felipe, Daniel, Leandro e Igor - 2º - revezamento medley - mirim
Jaqueline, Luana, Rayssa e Thais - 2º - revezamento medley - mirim
Alan, Luiz, Jonathan, Gustavo e Irlan - 3º - revezamento 4 x 400 - menor
Maiquele, Marícia, Natasha e Alessandra - 2º - revezamento 4 x 400 - menor (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá é destaque na última etapa do Paulista de Karatê

Caraguatatuba - Os karatecas da equipe do professor Edson Mendes do Amaral (Edinho), de Caraguatatuba, que tem o apoio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, disputaram com muito brilho no último domingo, em Valinhos, a 5ª Etapa do Campeonato Paulista.
Além de professor, Edinho também é técnico e atleta. O lutador deu exemplo aos seus discípulos e se sagrou campeão na categoria Máster, na modalidade Shiai (luta).
A karateca Junior, que competiu com atletas de idade entre 18 e 20 anos, Aline Maria Ferreira, também conquistou o título no Shiai, conseguindo ir mais além e trazendo a medalha de prata no Kata (luta imaginária).
Estevão de Jesus, na categoria de 10 a 11 anos, Kata, ficou com a segunda colocação. A jovem Jéssica Maria Ferreira também fez bonito nessa etapa do Paulista, ficando com o terceiro lugar no Shiai, de 16 a 17 anos.
Edinho se mostrou satisfeito com o resultado obtido pela equipe caraguatatubense. "É muito difícil ganhar medalhas no Campeonato Paulista, pois é uma região que conta com ótimos atletas. Tivemos um bom desempenho, que merece ser destacado", falou o professor, técnico e atleta, lembrando que mais de 800 karatecas estiveram em Valinhos.
As finalíssimas acontecerão até o final deste ano, ainda sem data marcada, sendo realizadas em dias diferentes para cada categoria. Caraguatatuba, no mês de abril, foi sede da 2º Etapa do Campeonato Paulista de Karatê. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Cia Caraguatá apresenta novo conto infantil do projeto Letras de Luz em escolas de São Sebastião e Caraguá
O conto infantil "O Rei que ficou cego", de Ricardo Azevedo será o segundo conto a ser apresentado pela Cia Caraguatá de Teatro, neste ano, dentro do Projeto Letras de Luz. As escolas de São Sebastião e Caraguá receberão apresentações dias 21 e 27 de maio, respectivamente

Caraguatatuba - O projeto de incentivo à leitura Letras de Luz, realizado por meio de uma parceria entre a Energias do Brasil e a Fundação Victor Civita, com o apoio da Prefeitura de Caraguá e FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realiza em maio as apresentações do segundo conto de 2008, em São Sebastião, na Escola Municipal Verena de Oliveira Dória, na Topolândia, em São Sebastião, e na EMEF Luiz Ribeiro Muniz, na Martim de Sá, em Caraguá.
O conto infantil "O rei que ficou cego", de Ricardo Azevedo, narra a história de um poderoso rei que ficou cego, e que, foi avisado por um vulto, que para recuperar sua visão deveria lavar os olhos com as águas de uma fonte, da qual era dono um gigante, morador do país do 'Quem-vai-lá-não volta'.
A Cia de Teatro Caraguatá, formada pelos atores Adbailson Cuba, Ângelo Pereira, Cássia Bueno, Daniel Rodrigues, Jaqueline Rodrigues, Jefferson Izidoro, Lala Machado, Rita Brugnerotti, Rafael Andrade, Rosana de Castro e Talita Olivieri, encena contos do projeto Letras de Luz desde o início do projeto, que foi implantado em fevereiro de 2007.
Neste novo conto, sob a direção de Adbailson Cuba, o grupo passa a trabalhar somente com escolas, tendo como público-alvo estudantes do ensino fundamental. "Além de ser o público que mais precisamos atingir, para incentivar ainda mais o trabalho com a literatura brasileira, estamos fazendo contato antecipado com as escolas onde apresentaremos, e fornecendo o conto para que seja possível trabalhar previamente com os alunos", disse Cuba.
Para o diretor da EMEF Luiz Ribeiro Muniz, na Martim de Sá, Rubens Antônio de Castro, a iniciativa de trazer a apresentação teatral para dentro da unidade escolar é louvável. "Como professor acho a iniciativa do Letras de Luz bastante positiva, principalmente nesta nova fase, de trazer os contos literários, transformados em peças teatrais para espaços alternativos. Isso desperta a curiosidade e o interesse pelas artes cênicas, aproximando a criança da literatura de uma forma contextualizada", disse o diretor.
A Cia Caraguatá apresenta o conto "O rei que ficou cego", na próxima terça-feira, dia 20, em São Sebastião, às 16h, e em Caraguá, na EMEF Martim de Sá, no dia 27, também às 16h, com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, FUNDACC e Sectur - Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de São Sebastião. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Retornam os projetos que constavam na pauta
Propostas não foram inseridas devido a votação das contas de 2004

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira - 20 de maio, a partir das 19h30, a sua 16ª Sessão Ordinária semanal, com projetos que já constavam na Ordem do Dia da sessão anterior, porém não foram incluídos devido a votação das Contas de 2004. A sessão estava marcada para a semana anterior e não ocorreu.
A Ordem do Dia tem 5 projetos, todos de autoria do Legislativo e assim distribuídos; 2 de autoria do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT) e o restante dos Vereadores Wilson Agnaldo Gobetti (PDT), Omar Kazon (PR) e Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB).
Do Vereador e Presidente do Legislativo, Wilson Gobetti, projeto que altera a Lei de Uso do Solo - Lei 200/92, permitindo a venda da gás engarrafado no bairro do Rio do Ouro; Do Vereador Lobinho disciplinando a atuação dos Agentes de Trânsito (Marronzinhos), na cidade; Do Vereador Omar Kazon isentando de taxa de pavimentação e limpeza pública os imóveis localizados nas marginais que sirvam de via expressão para o trânsito intermunicipal.
Finalizando, de autoria do Vereador Carlinhos da Farmácia, projetos que revogam a Faixa para Prefeito e Presidente da Câmara e que concede Título de Cidadão Caraguatatubense para o Capitão César Eduardo Ferreira - Comandante da 2ª Cia. do 20º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar/Interior).
A Câmara realizou no dia 15 de maio - quinta-feira, no período da tarde, a sua 4ª Sessão Extraordinária do ano, mas por motivos de falta de energia elétrica, discutiu, votou e aprovou apenas 2 proposituras.
De autoria do Executivo foi aprovada Lei que trata dos Resíduos Sólidos e que denomina o Banco de Alimentos, recentemente inaugurado e instalado no bairro do Poiares de Maria Marques Burihan - tradicional empresária, hoje aposentada, do ramo de gastronomia. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

PROERD forma primeira turma de 2008

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da secretaria municipal de Educação em parceria com a Polícia Militar através do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), formou 234 alunos de 4ª série do ensino fundamental e APAE, que participaram do programa durante três meses.
A cerimônia foi realizada na última sexta-feira, 16, no prédio da Escola Municipal Ana Leite Julião Torres, e contou com a presença do Major Evandro Rogério Góes, Sub Comandante da Polícia Militar do Interior; o Tenente Alexandre Candido de Lima, Comandante do Pelotão de Ilhabela; a Tenente Patrícia Felix de Souza, Coordenadora do PROERD do Litoral Norte de São Paulo; o Soldado Egberto Jascinto dos Santos, instrutor do PROERD de Ilhabela; o secretário municipal de Educação, Profº Antônio Cornélio de Morais Filho; o vereador Presidente da Câmara de Ilhabela, Profº Joadir Capucho, os vereadores José Jorge Pereira (Zeca) e Luiz Antônio dos Santos; professores; alunos e pais.
O PROERD ( Programa Educacional de Resistência às Drogas e À violência), tendo como modelo o DARE ( Drugs Abuse Resistence Education), desenvolveu-se no Brasil, com objetivo primordial de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes.
O Projeto desenvolvido por um grupo composto por psicólogos, psiquiatras, policiais e pedagogos, na sua implantação, obteve sucesso em todos Estados Norte Americano, como em mais de 60 paises conveniados ao Pograma . No Brasil o DARE Chegou em 1992, através da Policia Militar do Rio de Janeiro , e em 1993 pela Policia Militar do Estado de São Paulo, recebendo o nome em Português de PROERD
Na área do Vale do Paraíba e Litoral Norte, durante o ano de 2007, foram formadas aproximadamente 34 mil crianças, superando a expectativa que era de 31mil. Na área do 20º batalhão foram formados quase 4000 crianças em 2007.
O PROERD é aplicado em parceria nas escolas e é direcionado para crianças de 09 a 12 anos. Durante 10 semanas, com uma aula ministrada por semana, ao longo de um trimestre letivo, os instrutores PROERD, que são policiais militares fardados, auxiliados pelo livro PROERD, contam com a ativa participação dos professores, os quais atuam como divulgadores das idéias do programa para as demais salas de aula e, também, a participação dos pais, levando o programa para a família.
O PROERD veio para Ilhabela com a iniciativa do Tenente Alexandre Candido de Lima e as aulas são ministradas pelo Soldado Egberto Jascinto dos Santos.
Para o Soldado Egberto o programa PROERD é mais importante que o combate às drogas, pois ele trabalha a prevenção.
As lições objetivam o desenvolvimento da auto-estima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre a Escola, a Família e a Polícia.
Participam deste projeto as escolas: APAE, Sebastião Leite, Derci Andrade de Castro, Maria Tereza de Freitas Vidal, Ophélia Reale Montanhesi e Drº Salvador Arena. O Programa inicia em novas escolas e há a intenção da PM em estendê-lo às 6ª séries do ensino fundamental.
“O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência atua brilhantemente no sistema de prevenção às crianças e jovens quanto ao uso de drogas, e faz com que elas sejam multiplicadores desse programa, levando os conhecimentos adquiridos para pais, familiares e colegas”, declarou o secretário municipal de Educação, Profº Antônio Cornélio de Morais Filho.
Segundo o Tenente Alexandre Candido de Lima o PROERD hoje é indispensável no sistema de combate a drogas porque ele atua na prevenção. “Ao longo do tempo esse programa se tornou prioritário na Polícia Militar, devido aos resultados que alcançou. Hoje já existe adulto formado pelo PROERD que traz o retorno do mesmo para a sociedade”, ressaltou o Tenente.
“Diante do crescente poder de atração das drogas , que ilude e engana crianças, jovens e adultos, as organizações governamentais e não governamentais, relacionadas direta e indiretamente a segurança pública , têm se empenhado, de várias formas, com investimentos altíssimos, a fim de coibir as ações criminosas, neste sentido, as quais, conforme os indicadores, vêm de forma assustadora destruindo nossa sociedade . Todas estas ações, têm representado um efeito positivo, porém , não bastam, pois toda a sociedade deve trabalhar em conjunto no combate e prevenção as drogas”, declarou o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Semana da Cultura Caiçara agita final de semana em Ilhabela

Ilhabela - A programação do final de semana da 8ª Semana da Cultura Caiçara, realizada pela Prefeitura de Ilhabela por meio da secretaria municipal da Cultura e Fundação Arte e Cultura de Ilhabela, atraiu multidão e agitou Ilhabela.
As festividades do final de semana começaram na sexta-feira, com o levantamento do Mastro, que marca o inicio da Festa de São Benedito – A Congada. Após o levantamento do Mastro foi servida a “consertada”, uma bebida típica de Ilhabela, feita com pinga, folhas de laranjeira, açúcar, canela e cravos socados. Logo após teve a apresentação da Congada Mirim, que é formada por crianças do município e participam filhos ou netos de Congueiros, conhecedores do enredo de representação desde pequeninos. No termino da apresentação foi distribuído o bolo de São Benedito.
Ainda na sexta-feira foi apresentado pelos alunos da Oficina de Ballet da FUNDACI, trechos do Ballet de Repertório “O Quebra Nozes”. É um dos mais famosos “ballets” de todos os tempos e vários de seus trechos servem como peças de concertos. E o grupo “Samba no Pé” com repertório de sambas da velha guarda e chorinhos, encerrou a noite.
Sábado e domingo foram marcados pela apresentação da Congada de São Benedito, que tomou conta das ruas do Centro da cidade. Seguindo a tradição, pela manhã os congueiros saíram com a imagem de São Benedito para a realização da Meia Lua e logo depois apresentaram a Congada e em seguida foi realizada a Ucharia no Esporte Clube Ilhabela. No domingo pela manhã foi realizada a tão tradicional Missa Afro, que na ocasião homenageou a historiada Dona Dedé.
A noite de sábado contou com o show musical “Pedro & Thiago” que atraiu multidões, lotando a Rua São Benedito e arredores e a noite de domingo contou com procissão, missa festiva e show musical com a Banda Mídia.
“Conforme nosso plano de governo apresentado na última eleição, desde de 2001, assumimos o compromisso de resgatar a cultura caiçara e mais uma vez minha administração mostrou para o povo de Ilhabela que compromisso assumido é compromisso cumprido”, declarou o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela e AMEC promovem seleção para professores
Inscrições vão de 19 a 21 de maio

Ilhabela - Estão abertas as inscrições para processo seletivo na prefeitura de Ilhabela. Há vagas para professor de Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências Físicas e Biológicas, Inglês, Espanhol, Educação Física e Educação Artística. A seleção será feita em parceria com a Associação Módulo de Educação e Cultura.
As provas serão realizadas dia 15 de junho em dois locais: na Escola Municipal Prof. José Antonio Verzegnassi e na Escola Municipal Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira. O local da prova depende do cargo concorrido.
O processo seletivo terá validade de até um ano, prorrogável por mais um.
As inscrições serão recebidas de 19 a 21, das 8h30 às 11h e das 13h às 15h, na sede da secretaria de Educação de Ilhabela. Mais informações pelo telefone (12) 3896-2250. (Fonte: UniMódulo)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Caramujo africano se prolifera em casa abandonada na Costa Norte

São Sebastião - A espécie Achatina fulica, vulgo caramujo africano, continua causando transtornos para a população de São Sebastião. No bairro da Enseada, na rua Poços de Caldas, uma casa à venda se transformou em reduto do molusco. Depois das chuvas, os caramujos infestam todo o terreno, sobem os muros e os portões da casa atingindo a rua e as casas vizinhas.
A informação partiu da leitora, Juliana Gomes, que enviou um e-mail ao jornal relatando o fato de um problema que parece persistir no município.
“Essa casa é um perigo para a saúde dos moradores da Enseada, pois é um ninho de caramujos venenosos. Existe mato por todo lado e também é um foco da dengue. A prefeitura já foi avisada e nada foi feito”, dizia parte da carta da moradora.
A convivência nada saudável com o caramujo africano que representa, atualmente, a segunda maior causa de perda de biodiversidade no Planeta e só perde para os desmatamentos, transmite doenças e compete por espaços com outros moluscos da fauna nativa, podendo levá-los à extinção.
Segundo a moradora, nos períodos matutino e noturno, os moluscos caminham livremente pela rua. “Os caramujos são gigantes e chegam até em casas distantes da rua. Imagino como devem estar as casas coladas a ela. Esta situação não pode mais continuar!
Tanta preocupação com a dengue e o pessoal da prefeitura nem ao menos aplica “remédios” nesta casa para prevenir tanto a dengue quanto os malditos caramujos que atraem doenças graves também”, desabafa.
Em 2007, o jornal noticiou reclamações de moradores das costas norte e sul do município. Representantes da Sociedade Amigos dos bairros, também afirmam que os caramujos africanos são vistos na região há pelo menos 4 anos e que muitas pessoas mal informadas entram em contato com o molusco sem prever os riscos à saúde.
O caramujo africano fica escondido no quintal das casas, em cantos dos muros, locais com restos de poda, folhas, madeiras, entulhos, entre outros locais úmidos e saem de seus esconderijos na época das chuvas. Durante a seca, o caramujo sobrevive por baixo da terra guardando o corpo dentro da concha que produz uma película protetora. A cada dois meses ele põe 200 ovos e, após cinco meses, os filhotes viram adultos e começam a se reproduzir.
Sobras de construções, plantações abandonadas e terrenos baldios são os alvos preferidos dessa espécie.
Segundo dados do Museu de Zoologia da USP, o molusco sem predador está inserido na Mata Atlântica, portanto, em todo o litoral paulista.
Em Caraguatatuba, por exemplo, o controle do molusco é feito por meio de uma parceria com o Ibama. Diversas cidades do estado paulista já fazem essa prática, que consiste em treinar funcionários das áreas da saúde, educação e meio ambiente da prefeitura e mobiliza a população por meio de divulgação e workshops. Durante o projeto, é proposto o Dia C, que é uma data escolhida para o combate do caramujo. A data da ação prática é repetida a cada dois meses, período de acasalamento da praga, para uma ação mais efetiva.
A prefeitura de São Sebastião sempre responde que o controle deve ser feito pelos proprietários desses imóveis ou terrenos. Existe uma lei municipal que trata do assunto. A Lei nº 1644 é de 2003, e trata sobre as infrações decorrentes da inadequada conservação de imóveis.
Em seu artigo 1º, afirma que o proprietário tem o dever de conservar o imóvel e mantê-lo permanentemente limpo e roçado. A falta de capina, que traz a presença de detritos orgânicos, vegetais ou animais resulta em multa no valor de R$ 750.
Diz também que o proprietário, possuidor ou titular do imóvel será notificado a sanar a irregularidade no prazo de 30 dias da data da ocorrência por parte da prefeitura. Em caso de descumprimento, o dono do imóvel deve corrigir o problema em até 90 dias.
No artigo 5º, “fica autorizada a entrada da fiscalização de Meio Ambiente e da Saúde em imóveis fechados, com a presença de testemunhas, em campanhas que visam eliminar focos de agentes transmissores de doenças”.
Como se livrar do Caramujo Africano - Para coletar os caramujos, as mãos devem estar protegidas com luvas ou sacos plásticos para evitar o contato da sua secreção com a pele humana. Os caramujos deverão ser colocados em sacos plásticos, amassados e enterrados com cal virgem jogados nos latões de lixo ou, depois de amassados, enterrados com cal virgem. O cal evita a contaminação do solo e do lençol freático.
De acordo com a cartilha do Ibama, enterre-os em valas de 80 cm e cubra com terra. Essas valas devem ficar distantes de poços ou cisternas. Para evitar que os caramujos africanos presentes em propriedades vizinhas cheguem ao seu terreno, prepare uma mistura de sabão em pó e água, formando uma calda forte, e espalhe sobre o muro. Refaça esse procedimento a cada 3 semanas ou após cada chuva.
Antes de ingerir folhas e frutos, observe se estão inteiros. Despreze os vegetais que tiveram contato com os caramujos. Deixe as verduras, frutas e legumes mergulhados em uma mistura contendo uma colher (sopa) de água sanitária para um litro de água, durante trinta minutos e enxague bem antes de comer. (Fonte: Imprensa Livre)

Seduc e Instituto Apae realizam o primeiro módulo do curso Processos e Estratégias de Ensino

São Sebastião - Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino participaram no sábado (17/5), na EM Henrique Botelho, localizada na região central, do primeiro módulo do curso “Processos e Estratégias de Ensino – Aprendizagem na área das deficiências”. O curso é realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Apae.
O curso tem carga horária de 8h diárias, aos sábados, com certificação total de 80 horas e contou nesse primeiro módulo com uma palestra ministrada pelo médico educador, Sérgio Klabin, que abordou o tema “Estudos globais do desenvolvimento do altismo”, apontando como o professor enxerga o altista e como trabalhar dentro da sala de aula. “O professor precisa obter alternativas, técnicas e recursos com a atenção à diversidade para desenvolver o trabalho com o altista no ambiente escolar”.
A secretária de Educação, Marilene Ramachotti, esteve presente na ocasião e ressaltou a preocupação em proporcionar cursos para aperfeiçoar o profissional. “É de extrema importância que o professor adquira conhecimentos fundamentais e específicos sobre a inclusão da pessoa com deficiência intelectual na rede regular de ensino”, afirma.
No dia 31 de maio os participantes encerram o primeiro módulo com discussões sobre o tema do curso e em junho os participantes começam o segundo módulo do curso que vai tratar sobre "Deficiência Física". A capacitação está prevista para terminar em agosto com o quinto e último módulo. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4717. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Festa do Pastel reúne comunidade do bairro de São Francisco

São Sebastião - O grupo da Pastoral da Juventude da Igreja Católica realizou a 1ª Noite do Pastel no último sábado (17/5) na Paróquia Nossa Senhora do Amparo. O objetivo foi angariar fundos para serem investidos nos jovens da comunidade. O público também conferiu muita música de qualidade com o grupo "Papo de Samba".
A ação teve o apoio da Prefeitura de São Sebastião. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Vereador pede urgência na capina e limpeza de terrenos baldios em São Sebastião

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Mario Augusto Coutinho (PSDB) apresentou um requerimento ao prefeito Juan Garcia solicitando, com urgência, o cumprimento da Lei 177/76, que dispõe sobre capina e limpeza de imóveis na zona urbana do município.
De acordo com o vereador, a manutenção e a limpeza dos terrenos vazios em áreas urbanas são de responsabilidade do proprietário que, se não cumpre com a ordem pública, poderá ser penalizado com multas e outros custos por serviços executados pela Prefeitura.
"O terreno deve ser mantido limpo e roçado. O local deve estar livre de entulhos, de lixo orgânico, podas de árvores e animais mortos para evitar que a área se torne viveiro de insetos, ratos e outros transmissores de doenças. Mesmo sendo repetitivo, é bom lembrar que o Aedes Aegypti transmissor da dengue se reproduz em água parada e limpa, afirma Coutinho.
De 1997 até fevereiro de 2008, os vereadores de São Sebastião apresentaram 71 indicações solicitando limpeza em terrenos baldios.
A moradora do bairro Canto do Mar, Elizabeth Marcondes, convive diariamente com o fato de ter um terreno baldio em frente à sua residência.
O terreno não é capinado há tempo e o mato toma conta do local, impedindo a inspeção dos fiscais da dengue e causando transtorno aos moradores, que convivem com presença de insetos e outros animais nocivos à saúde.
"A gente teme que no local possa existir criadouro do mosquito da dengue. O meu irmão já ligou na Prefeitura, os agentes foram até o local, mas não conseguiram entrar porque o mato está muito alto e o terreno é cercado por arame farpado", explica.
Atualmente, São Sebastião tem 26 casos de dengue confirmados, desde o bairro da Enseada até Cambury, sendo que 196 exames estão no Instituto Adolpho Lutz, em São Paulo para serem analisados. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara de São Sebastião vai analisar criação do Conselho do Programa Bolsa Família

São Sebastião - Na pauta da sessão de Câmara de São Sebastião, que será realizada amanhã, dia 20, às 18h00, consta a leitura de três Projetos de Leis.
Um deles é o Projeto de Lei nº. 23/08, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a celebrar um Termo de Cooperação Mútua com a companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP.
O Projeto de Lei, que vai ser lido e encaminhado para análise das comissões legislativas, visa à execução, em parceria, das obras de infra-estrutura dos Sistemas de Esgotos Sanitários nos Bairros Barra de Una e Engenho, na costa sul.
Também será feita a leitura do Projeto de Lei nº. 24/08, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Controle e Participação Social do Programa Bolsa Família.
De acordo com o prefeito Juan Garcia, o objetivo do Conselho será contribuir para a construção e manutenção de um cadastro qualificado, garantindo o cadastramento das famílias mais vulneráveis na cidade.
Além disso, visa apoiar a identificação de potenciais beneficiários do Programa Bolsa Família, sobretudo populações tradicionais (isoladas e indígenas) e em situação de extrema pobreza.
Também será competência do Conselho fiscalizar a transparência e a adequação dos registros e das atividades, articulando-se com a Rede Pública de Fiscalização (Ministério Público, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União).
Consta que o mandato dos membros do Conselho será de 2 anos, permitida uma única recondução para o mandato subseqüente, além disso, a atividade dos conselheiros será considerada de relevante interesse social e não remunerada.
O Conselho não contará com estrutura administrativa própria, devendo o município garantir infra-estrutura e condições materiais adequadas à execução plena das competências do Conselho.
De acordo com o Projeto de Lei, o Conselho do Programa Bolsa Família será constituído por 10 membros titulares, acompanhados de seus respectivos suplentes.
Por parte do Poder Público, haverá um representante da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano, da Secretaria de Saúde, da Secretaria da Educação e da Secretaria de Governo.
Por parte sociedade civil, haverá um representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Municipal de Assistência Social, do Conselho Municipal da Saúde, do Conselho Municipal da Educação, dos beneficiários do Programa moradores da região Costa Norte e Centro e outro da Costa Sul.
Os vereadores também vão fazer a leitura do Projeto de Lei nº. 25/08, de autoria da vereadora Solange Ramos (PPS), que dispõe sobre alteração de denominação de via pública.
O projeto será encaminhado às comissões para emitirem seus pareceres, mas caso seja aprovado será alterada para Marco Antonio dos Santos toda extensão da via pública denominada atualmente de Alameda Água Branca, em Maresias, na costa sul.
A pauta da sessão de Câmara ainda pode ser alterada. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Seduc encerra o curso de Pró-Letramento de Matemática

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), realizou no último sábado (17/5), na Escola Municipal Henrique Botelho, a última aula do Programa de Formação Continuada de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental (Pró-Letramento) na área de matemática.
O curso teve duração de 120 horas e foi destinado a professores de 1a a 4a séries, visando uma melhoria na qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática.
As aulas, ministradas pelo professor Franklin Roberto Vieira Diniz, davam aos educadores diversas formas de tratar assuntos comuns a situações matemáticas como tratamento das informações, espaço e forma, frações, números naturais, grandezas e medidas, entre outros. “É uma parceria muito boa entre o Estado e a Prefeitura, que reflete de forma positiva na educação matemática no município. Há um entendimento muito significativo por parte do aluno”, opinou Diniz.
De acordo com a professora Ângela Maria de Souza Cabral, com as aulas foi possível aprender como expor o conteúdo para os alunos com mais facilidade dentro da sala de aula. “Com esses métodos podemos desmistificar que a matemática é um bicho de sete cabeças”, disse.
A professora Sandra Santos da Paixão, acredita que agora a matemática pode ser ensinada de forma lúdica. “Ela tem que ser associada ao dia-a-dia para ser mais fácil de compreende-la”, conclui. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Aventuras de Peter Pan é atração do feriado no Teatro Municipal

São Sebastião - A Cia Realce – Núcleo Irarte com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), promove na quinta-feira (22/5), feriado de Corpus Christi, a partir das 16h, no Teatro Municipal, a peça “As aventuras de Peter Pan”, com o preço de R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia - válida para estudantes, aposentados e funcionários públicos).
A censura da peça é de 3 anos e conta a história de Peter Pan, o menino que não queria crescer. Peter vai visitar Wend e seus irmãos acompanhado da Fada Sininho, voam para a Terra do Nunca, um lugar onde tudo deveria ser lindo para qualquer criança, se não fosse a presença do terrível Capitão Gancho e seus piratas.
A Cia Realce afirma que a história de Peter Pan, permanece sempre atual por mostrar seus anseios e objetivos identificáveis com toda criança. Além disso, a importância do amor à família e aconchego do lar, bem como a amizade, companheirismo e solidariedade são claramente expressos nesta montagem artística.
Os ingressos podem ser adquiridos no Teatro Municipal, que fica localizado na Rua Dr. Altino Arantes, número 2, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4489. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Investimento e apoio à Vela rendem homenagem

São Sebastião - O apoio à realização de eventos ligados à Vela assim como o Projeto Ventos &Velas realizado pela Prefeitura de São Sebastião rendeu uma homenagem, nesta segunda-feira (19/5), ao prefeito Dr. Juan Garcia.
Mário de Sousa Oliveira, o percussor do esporte na cidade, e a artista plástica Jacira Camilo de Oliveira, entregaram a Garcia uma escultura com imagem de um barco simbolizando o agradecimento pelo trabalho.
“Durante vários anos, os investimentos e apoio à Vela ocorriam a pedido. Hoje, a gente vê que o prefeito quer a vela na cidade e apoio a participação dos alunos e do esporte na região”, disse Oliveira. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Nova diretoria da Ampo toma posse e propõe ações

São Sebastião - A nova diretoria da Associação do Portal da Olaria (Ampo), tomou posse na última quinta-feira, (15/5), no Clube Portal da Olaria, e já definiu algumas ações que serão realizadas durante o biênio 2008/2010.
De acordo com o presidente Marcelo Corte, em comemoração ao dia mundial do Meio Ambiente, a associação realizará um plantio de mudas, recuperação e remediação das áreas verdes.
Ainda segundo Corte outros assuntos foram questionados como a questão da segurança no bairro, além dos problemas ambientais existentes nos bairros.
A próxima reunião está agendada para o dia 29/5, ás 19h, no Clube Portal da Olaria. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Maratona de Revezamento Bertioga-Maresias promete reunir 1.500 atletas

São Sebastião - A coragem e a resistência serão palavras-chaves no dia 31 de maio com a 4ª Maratona de Revezamento Bertioga-Maresias. Nesta edição, a prova promete desafiar mais de 1.500 atletas e promover disputas na categoria Survivors (solo) ou em equipes de três, seis ou nove integrantes.
Com saída às 8h do Forte de Bertioga, o percurso da competição será de 75 km. Durante o trajeto, os corredores passarão por trechos de areia junto ao mar e partes de asfalto até a badalada praia de Maresias, localizada na Costa Sul de São Sebastião. A prova será dividida em nove trechos, com distâncias que variam entre 5,5 e 11 km, e oito postos de controle (onde são feitas as trocas). O tipo de solo também muda. Em algumas partes, o atleta tem que correr com água pelo joelho. Já os 21 km finais são os mais difíceis, pois todas as equipes deverão contar com carro de apoio, que será fundamental ao transporte dos participantes no revezamento.
De acordo com o organizador, Célio Balieiro, da Cia de Eventos, o grande diferencial da competição é aliar o esporte com o turismo. “A corrida cresceu muito e tem atraído cada vez mais atletas porque proporciona além da competição, a oportunidade que eles têm de aproveitar os principais pontos turísticos das cidades de São Sebastião e Bertioga”, disse.
Em 2008, a novidade é que o revezamento terá duas etapas: a primeira, que será realizada no dia 31 de maio e a segunda, prevista para o dia 4 de outubro.
Em busca do Tri - Além de sediar a chegada da Maratona, São Sebastião também terá representantes nas disputas. A equipe da cidade deve oferecer dificuldade aos concorrentes e buscar o tri-campeonato na categoria para nove competidores.
Nesta edição, os integrantes sebastianenses serão: Antônio Domingos Ramos (capitão), Evaldo de Jesus Souza, Lino do Carmo Mendes, Damiana Coimbra Reis, Giuliano Lucio dos Santos, Higinio Iran Miranda, Jonis Vieira Silva e Fabio Nunes. “Nossa equipe deve competir com muita força, porque foram selecionados os melhores atletas. Sem falar, que queremos manter a posição que conquistamos”, destaca Antônio Domingos Ramos.
Em 2006, quando o grupo levantou o primeiro troféu, o tempo total de atingido foi de 5h18min8s. Já em 2007, com o bi-campeonato, o tempo foi de 4h44min46s.
Além da categoria para nove esportistas, São Sebastião também estará presente na prova para seis atletas. Os representantes serão: Gilmar da Silva (capitão), Daniel Luis do Prado, Paulo Fernandes da Silva, Evandro Antônio dos Santos, Vital Antônio Vieira e Odilon de Jesus Leandro.
Para a secretária de Esportes, Raquel Buzi, a prova deve repetir o sucesso dos anos anteriores. “O Revezamento Bertioga-Maresias proporciona a vinda de um público diferenciado, que gosta de aventura. Isso é bom para o nosso turismo, para o comércio e para o nosso esporte”, ressalta Raquel
Inscrições - As inscrições estão abertas e todas as informações sobre valores e prazos estão no site www.ciadeeventos.com.br ou pelos telefones (11) 2577-8855 ou 5585-3241. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail cia@ciadeeventos.com.br.
A 4ª Maratona de Revezamento Bertioga-Maresias é uma realização da Cia. de Eventos, com patrocínio de Santa Constância e Flets, além do apoio das Prefeituras de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp) e Bertioga, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Polícia Rodoviária. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Prefeito de Ubatuba comemora com pescadores recuo de Xico Graziano
Graças à intervenção do prefeito Eduardo Cesar e a união do setor pesqueiro, o secretário Xico Graziano esteve em Ubatuba para prestar esclarecimentos e dar soluções relativas à criação das Áreas de Proteção Ambiental

Ubatuba - O secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, esteve em Ubatuba na tarde desta segunda-feira, em uma audiência com o setor pesqueiro. O objetivo do encontro foi discutir sobre a criação das Áreas de Proteção Ambiental (APA’s) e Áreas de Relevante Interesse Ecológico (AIRE’s). Primeiramente, a pedido de Xico Graziano, uma reunião com as principais lideranças do litoral norte aconteceu na Secretaria Municipal de Educação. Depois, aproximadamente mil pessoas compareceram à audiência, no Salão da Igreja São Francisco, entre representantes das quatro cidades do Litoral Norte, bem como de outras regiões que seriam atingidas pelo decreto.
A principal solicitação dos pescadores era a participação na formulação do decreto, para que seus direitos fossem assegurados. Como resultado das três audiências anteriores e esta de Ubatuba, que foi uma das audiências com maior representatividade, o secretário Xico Graziano decidiu suspender o decreto e propôs abrir as portas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para uma nova discussão junto aos setores interessados, para formulação de uma nova minuta de decreto.
Equívocos e soluções - Graziano afirma que a minuta do decreto foi feita para ser discutida nas audiências. “Nós imaginamos uma coisa e aconteceu outra. Admitimos que houve erros na formulação da minuta e estamos dispostos a discutir e reformular o decreto. Não levarei ao governador Serra nada que seja contra os interesses das comunidades envolvidas.”
O secretário esclareceu ainda que o objetivo do decreto é atingir as embarcações industriais e estrangeiras, que praticam a pesca predatória. “Não abriremos mão de acabar com este tipo de pesca que está esgotando nossos estoques pesqueiros, mas só assinaremos o decreto quando tivermos estrutura para fiscalizar os nossos mares. Então, enquanto adequamos a proposta e ouvimos os setores interessados, abriremos as licitações para compra de lanchas e faremos a especialização de 90 homens para atuarem nesta área.”
Xico garantiu que a partir da próxima segunda-feira, 26, uma nova minuta de decreto estará disponível no site do Governo Estadual, já considerando as observações feitas durante as audiências e aceitando novas sugestões e críticas. O prefeito Eduardo Cesar colocou à disposição dos pescadores os computadores da Prefeitura para que eles possam conhecer o teor do novo documento.
O poder da união - A secretária de Agricultura Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, afirma que esta é uma grande vitória do setor pesqueiro. “O dia de hoje foi um marco para nós. A mobilização dos nossos pescadores, aliada ao empenho do prefeito Eduardo Cesar, teve o poder de reverter um quadro importante no cenário estadual. Espero que o processo seja realmente reiniciado, contando com a participação de todos os setores envolvidos. Agora, cabe aos pescadores se unirem novamente para opinar e fazer valer os seus direitos.”
O prefeito Eduardo Cesar afirma que ficou muito feliz por ver tamanha participação e organização por parte do setor pesqueiro. “Esta é a verdadeira face da democracia, que deve ser reconhecida. Estamos ao lado dos nossos pescadores nesta luta e prestaremos todo o apoio necessário para que os seus direitos sejam assegurados.”
Composição da mesa - A mesa foi composta pelos representantes do setor pesqueiro, Joedes Teixeira de Silva (Colônia Z-10); Maurici Romeu da Silva (Associação dos Pescadores de Ubatuba – APU); os deputados estaduais, Ana do Carmo e Mozart Russomano; José Neto, o diretor da Fundação Florestal; prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar; a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, Major Rego, representando a Polícia Ambiental e pelo secretário Xico Graziano. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Surfista de Ubatuba é vice-campeão em etapa do Super Surf

Ubatuba - A ubatubense Suelen Naraisa ficou atrás apenas da tri-campeão brasileira Tita Tavares, na etapa do Super Surf encerrada ontem em Porto de Galinhas (PE). Com o resultado, Suelen assume a 3ª colocação no ranking do circuito e vem confiante para as duas últimas etapas que serão realizadas no Litoral Norte.
“Não consegui me achar na bateria, parece que todas as ondas boas vinham só para a Tita, mas estou feliz com o segundo lugar e vou com tudo agora para as próximas etapas. Maresias e Ubatuba são dois lugares que sempre me dou bem e vamos ver o que vai acontecer”, falou Suelen, que barrou a índia Diana Cristina na semifinal, acabando com os 100% de aproveitamento dela no Super Surf, pois a paraibana tinha vencido as duas únicas etapas da Divisão Principal do Circuito Brasileiro que participou.
Já no masculino, uma final catarinense abriu a temporada em Florianópolis e o fato se repetiu na Praia do Cupe, que ficou lotada no último dia para vibrar com a decisão nordestina vencida pelo paraibano Jano Belo, novo vice-líder no ranking brasileiro que continua com William Cardoso na frente.
O catarinense foi barrado por Wilson Nora numa semifinal emocionante que só foi definida nos últimos segundos.
Os próximos desafios na briga pelos títulos brasileiros agora terão como palco o Litoral Norte de São Paulo.
A terceira etapa será nos dias 11 a 15 de junho na Praia de Maresias, em São Sebastião, com a quarta marcada para os dias 9 a 13 de julho na Praia de Itamambuca, em Ubatuba.

Ranking do Super Surf após duas etapas:

Masculino:
1: William Cardoso (SC) – 1.730 pontos
2: Jano Belo (PB) – 1.610
3: Jean da Silva (SC) – 1.470
4: André Silva (CE) – 1.340
5: Wilson Nora (BA) – 1.260
6: Danilo Costa (RN) – 1.220
7: Odirlei Coutinho (SP) – 1.130
8: Flávio Costa (BA) – 1.050
9: Beto Fernandes (SP) – 1.000
9: Gustavo Fernandes (RJ) – 1.000
9: Ricardo Ferreira (SP) – 1.000
12: Marco Polo (SC) – 930
13: Hizunomê Bettero (SP) – 900
13: Lucinho Lima (CE) – 900
13: Adilton Mariano (CE) – 900
13: Davi de Jesus (SC) - 900

Feminino:
1: Tita Tavares (CE) – 1.860 pontos
2: Diana Cristina (PB) – 1.730
3: Suelen Naraisa (SP) – 1.470
4: Andréa Lopes (RJ) – 1.460
5: Krisna de Souza (RN) – 1.340
6: Bruna Schmitz (PR) – 1.110
6: Cláudia Gonçalves (SP) – 1.110
6: Taís de Almeida (RJ) – 1.110
6: Juliana Quint (SC) – 1.110
6: Nathalie Martins (PR) – 1.110
6: Monik Santos (PE) – 1.110 (Fonte: Imprensa Livre)

Aciu traz para Ubatuba palestras do Sebrae sobre Iniciação Empresarial

Ubatuba - A Aciu- Associação Comercial de Ubatuba em mais uma parceria com o Sebrae trará desta vez para a cidade, um programa específico sobre “Iniciação Empresarial”.
Serão três palestras com os seguintes temas: “Planeje sua Empresa”, “Desenvolva sua Empresa” e “Habilidades para Gerenciar um Empreendimento”.
Todas as palestras terão início às 19h00, serão ministradas na sede da Aciu, situada à Rua Dr. Esteves da Silva, 51 - Centro, e terão aproximadamente três horas de duração.
As palestras são gratuitas e podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto. A Aciu ressalta que para obter um melhor aproveitamento é interessante participar das três, já que uma é continuação da outra.
As palestras:
- Planeje sua empresa- 26/05- 2ª feira- 19h00
- Objetivo Geral: Sensibilizar os participantes para identificar e analisar as oportunidades de negócio e iniciar o processo de Planejamento de uma empresa.--Principais Indicadores: Levantar idéias e oportunidades de negócio e identificar informações para o planejamento de uma empresa.
- Desenvolva sua empresa - 27/05- 3ª feira- 19h00
- Objetivo Geral: Sensibilizar os participantes para conhecer o mercado em que atua e integra a empresa e seus setores.
- Principais Indicadores: Conhecer o ciclo de vida das empresas, reconhecer a integração dos setores da empresa e agir estrategicamente com foco no mercado.
- Habilidades para gerenciar um empreendimento - 28/05- 4ª feira- 19h00
- Objetivo geral: Sensibilizar os participantes para identificar as principais habilidades para a boa condução na gestão de uma empresa.
- Principais Indicadores: Identificar as habilidades para uma boa conduta gerencial, estimular o comportamento e as principais características gerenciais e conhecer dicas para uma boa gestão de negócios.
Para mais informações entre em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445. Falar com Alexandra ou Eduardo ou acesse o nosso site: www.aciubatuba.com.br.  Nele você encontra inúmeras informações muito úteis para o seu estabelecimento. ACIU

Campeonato de futebol da categoria fraldinha de Ubatuba começa dia 7

Ubatuba - Começa no próximo dia 7 de junho o Campeonato Municipal de Futebol da Escolinha Rubens Salles, categoria Fraldinha. O torneio vai movimentar 10 equipes formadas por garotos de 7 a 9 anos, que atuam nas Escolinhas de Futebol mantidas pela Prefeitura de Ubatuba, totalizando aproximadamente 200 alunos. As partidas serão disputadas aos sábados pela manhã no campo da Marconi, no Jardim Carolina
A cerimônia de abertura do campeonato começa às 8h e contará com desfile das equipes. Logo em seguida acontece a rodada de abertura. Confira os jogos:
08h30 - Tio Sam X Marconi; 09h30 - Irmãos Ribeiro X Ismael Comida Caseira; 10h30 Rest. Baleia Branca X Varejão Santa Rita; 11h30 - Tio Sam II X Smidi Calçados; 12h30 - Rossi Calçados X Mercado 24 horas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cidade Saudável leva cidadania ao bairro Taquaral
O prefeito Eduardo Cesar também esteve presente ao evento, ouvindo sugestões de moradores e tirando dúvidas

Ubatuba - A parte alta do bairro Taquaral recebeu no sábado, 17, o programa da prefeitura “Cidade Saudável”, que leva atividades de cidadania e conscientização ambiental aos bairros de Ubatuba. A mobilização foi grande e contou com a presença de representantes das mais diversas secretarias, bem como moradores do bairro, entre crianças e adultos. O prefeito Eduardo Cesar também esteve presente ao evento, ouvindo sugestões de moradores e tirando dúvidas.
Durante toda a parte da manhã, moradores e funcionários da prefeitura realizaram a limpeza do bairro, retirando lixos e capinando o mato. Ruas de terra receberam tratamento, com máquinas niveladoras. Também foram plantadas diversas árvores nativas, próprias para áreas urbanizadas.
O estudante Dejanir Pinheiros, de 9 anos, afirmou que gostou muito de participar da ação, juntamente com seus amigos. “Eu achei muito legal, porque estamos ajudando a acabar com o mosquito da dengue. Também é bom para a gente aprender a não jogar lixo no chão.”
A agente de Saúde da Família, Heidi Góes, que é tia de Dejanir, afirma que convidou um dos sobrinhos e todos quiseram participar. “Eles acordaram cedo e vieram. Eu acho importante eles aprenderem que se cada um fizer a sua parte, não vamos mais ter epidemia de dengue. Eles estão conhecendo de perto a realidade e vendo que não são todas as pessoas que colaboram. Quem não teve dengue, não sabe o que é.”
O prefeito Eduardo Cesar explica que esta é uma forma de unir população e prefeitura, com o objetivo de tornar os bairros mais bonitos e agradáveis para se viver. “O objetivo maior do programa “Cidade Saudável” é melhorar a qualidade de vida e estimular a participação dos moradores neste processo. Estamos colhendo bons resultados, uma vez que as próprias crianças estão aderindo ao programa e aprendendo a diferença que faz não jogar lixo no chão.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Festa da Tainha na Maranduba acontece no próximo final de semana
O carro chefe da festa será a tainha assada servida na telha; evento ainda terá apresentações de grupos musicais e de dança

Ubatuba - A Abamvitur (Associação da Baía do Mar Virado para o Turismo da Região Sul de Ubatuba) promoverá de 22 a 24 de maio a 5ª Festa da Tainha. Neste ano o evento ainda contará com a apresentação de shows de artistas locais e regionais, além de exibições de grupo de capoeira, dança country e quadrilhas. Uma praça de alimentação será montada, onde associações da Região Sul estarão participando com barracas que comercializarão quitutes típicos e caipiras, além de barracas de brincadeiras tradicionais de festas juninas. O carro chefe da festa será a tainha assada, servida na telha e acompanhada de arroz, farofa e maionese.
A 5ª Festa da Tainha será realizada na Praça de Eventos da praia da Maranduba, no km 76,5 da rodovia Ubatuba-Caraguá. O evento tem o apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da secretaria de Turismo e da Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba). (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Natação de Ubatuba brilha novamente no Paulista de Maratonas Aquáticas
A equipe de Ubatuba venceu a prova curta e sete atletas locais subiram ao lugar mais alto do pódio

Ubatuba - A equipe de Ubatuba venceu a prova curta (de 850m) da quarta etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas 2008 / 39ª Travessia de Ubatuba, disputada no último domingo, 18, na praia do Cruzeiro em Ubatuba.
Cerca de 800 atletas de 42 academias do Estado participaram da etapa, onde a equipe da casa somou 829 pontos, deixando o Tênis Clube Paulista/Sanches, na segunda posição, com 474 pontos.
Na classificação geral, o atleta Rômulo Ayron Cabral dos Santos foi o segundo colocado, com o tempo de 11’54”, apenas três segundos atrás do vencedor, Thales Cardoso, da Associação Esportiva União Jundiaí.
Entre os atletas de Ubatuba, sete subiram ao lugar mais alto do pódio em suas categorias: Anne Lise B. Carvalho e Rafael Vaz de Campos ( Infantil I), Letícia G. Costa (Juvenil I), Rômulo A.C. Santos ( Juvenil II), Wolter E. Nillsen (Máster E), Delmar S. Correa (Máster H) e Maria da Graça Botan (Máster I). Na segunda posição, Ubatuba também emplacou sete atletas: Matheus R. Silva ( Petiz I), Kiane L. Lobão (Petiz II), Gustavo P. Mendes (Infantil I), Ricardo M. Gouveia ( Junior I), Lucas S. Azevedo ( Sênior), Marco A. Congilio (Máster C), Nadir de Moura Carvalho (Máster H) e Carlos Alberto Barreto (Máster I). Seis atletas de Ubatuba concluíram a prova na terceira posição: Maria L. Vieira e Ian P. Barreto (Petiz II), Abner M. França (Infantil II), Caio C. Prado (Juvenil I), Daniel F. Conceição (Máster A), Henrique P. Meyer (Máster F).
Média/longa - A equipe de Ubatuba terminou em sexto lugar a prova média/longa, somando 41 pontos. A prova foi vencida pela equipe do Circulo Militar / 4 Fit, que totalizou 313 pontos.
Na categoria Infantil II, Kauê de Matos terminou a prova na terceira posição, mesmo resultado obtido por Igor Mathey, na categoria Máster B.
Os atletas Ramadan Mohamed El Ali (2º) e Fábio Planas (3º) subiram ao pódio da categoria Triathlon. A quarta etapa do Campeonato Paulista de Maratonas Aquáticas é uma realização da Federação Aquática Paulista e Igor de Souza Eventos Promoções, com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Matéria da Revista Saber Viver
Livro Flash, você sabe o que eu tenho - Editora Parentese - Livraria Nobel - Ubatuba

Ubatuba - Em seu livro de memórias, Silmara Retti define o profissional de saúde que, na sua opinião, consegue uma boa adesão ao tratamento anti-retroviral: “é aquele que fala a linguagem do paciente, que joga limpo com ele, que é verdadeiro e claro, sem se tornar rude. É aquele que compreende as "dores" do paciente e que, mesmo sem sentir, é solidário a ele, respeitando o momento dele.” Para a escritora, que é soropositiva, "esse profissional não precisa ser o coordenador, o enfermeiro ou o médico. Precisa ser o amigo de todas as horas, disposto a ouvir, orientar e acalentar, muitas vezes sem saber se vai ser compreendido ou correspondido, mas com a convicção de que procurou fazer o seu melhor”, descreve.
Nas suas palavras, Silmara alude à adesão do profissional de saúde ao tratamento dos pacientes. O ponto de vista dela, como paciente, dá uma idéia da pressão a que esses profissionais estão sujeitos dia a dia. Além de problemas a curto prazo insolúveis, como um salário insatisfatório, as condições precárias da saúde pública e o fato de a aids não ter cura, há que se lidar com uma demanda de afeto comparável, apenas, à da criança pequena – que tudo pede aos pais ou responsáveis. A Saber Viver Profissional de Saúde perguntou a quatro médicos como eles conseguem aderir ao tratamento de seus pacientes, apesar de tudo isso. As respostas formam um conjunto de
boas dicas para o dia-a-dia de todos.
“Eu me coloco no lugar dele”
“Conquisto a confiança dos meus pacientes, humanizando o atendimento. Sempre me coloco no lugar deles, pensando como seria se aquilo estivesse acontecendo comigo. Se eu estivesse ali, como gostaria de ser tratado pelo meu médico? Escuto o que me dizem com atenção, me interesso pela vida deles. Não me detenho apenas nos sintomas da infecção. Fora isso, estou sempre sorrindo e não faço grosserias. Acho que levanto o astral deles, falando positivo. Procuro levar esperança, sem mentir ou esconder nada.” Gustavo Magalhães, infectologista.
“O eixo da adesão está no paciente”
“Sabemos, a cada dia mais e com mais evidências, que a correta adesão ao tratamento é o alicerce da luta contra a aids. Mostrar ao paciente que ele é o personagem principal dessa história é fundamental para que alcancemos a adesão desejada e eficaz. Só conseguimos isso se o vínculo que estabelecemos com o paciente for forte. Então conseguiremos a adesão perfeita ou próxima disso. Assim, não importam as condições da Saúde Pública no Brasil, tampouco os baixos salários, o eixo da adesão está no paciente e não na equipe, por mais humilde e sem instrução que ele seja, devemos tentar”.
Amigos, também estou no jornal A TRIBUNA DA MOOCA -
www.atribunadamooca.jor.br  - É só conferir!

Cinema: SEMANA DE 16/05 A 21/05/2008

"HOMEM DE FERRO"
Lançamento e sucesso Mundial
ás 16:30 - 18:50 - 21:10hs
Última semana.

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Dos direitos

Toda criança
deveria ter direito
a um rio com cachoeira
a um quintal
com árvore fruteira
a um pedaço de capoeira
a uma ilha ancestral
mesmo que seja a casa do avô
rodeada pelo bananal.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Coqueiros na praia de Boiçucanga

Ola bom dia!
Como bem já estamos vendo que a orla da praia de boiçucanga está iluminda. Mas gostaria de saber se tem algum projeto como organizar e fazer uma plantação de coqueiros nos espaços vazios que tem na beira da praia, e que possam tambem construir pelos menos 03 quiosque. neste espaços. Como tem bastante pousadas e condominios residenciais. E que cada um deles possa coloborar com uma muda de coqueiro, não seria uma boa para Boiçucanga?
Qual a sua opinião a respeito?
Aguardo retorno.

Marcia Oliveira
Praia de Boiçucanga

APAs?
Ave Ronaldo! Rara Avis in Terris


Perfeito, quod erat demonstrandum. A SMA recorda não só criança esperneante como também cachorrão de chácara que não come verdura não sai de perto e não deixa ninguém comer.
Essa estória é um pouco esquisita, as sacolas plásticas que matam 1 milhão de pássaros, 100 mil mamíferos, infinidade de peixes por ano provocam enchentes e inundações etc, etc poderiam ter sido proibidas e substituídas por sacolas de plástico oxi-biodegradavel.Esse senhor que aparece subitamente e quase que do nada ostentando a bandeira da preservação do meio ambiente foi contra e junto com o governador Serra vetou o projeto. Não acredito que alguém preocupado com meio ambiente fosse contra uma projeto desses e agora pretende deixar toda a fauna e flora do arquipélago de Alcatrazes fora da APA e a mercê do bang bang.
Quando você fala em pesquisar, levantar dados, planejar e avaliar, desde o começo deste imbróglio tocam o mesmo disco gente da área de oceanografia e biologia agora o próprio diretor da Fundação Florestal afirma ser deficitária a elaboração da proposta da criação das APAs.
Se isso, a mobilização e indignação popular não forem suficientes para dar um fim nessa estória pode contar que aí tem dente de coelho e a única solução será o uso do argumentum baculinum.

Ezio Pastore Jr.
Ubatuba, SP

Uma aliança com a força da verdade PTB/PSDB


Ismael, Rogério Frediani, Sergio Caribé, Tato E Charles Medeiros

No último dia 5 de maio, segunda-feira, no diretório municipal petebista, foi firmada aliança entre os dois maiores partidos de Ubatuba – PTB e PSDB. Na ocasião e diante de membros de destaque dos dois partidos, os presidentes, Tato e Frediani ressaltaram a importância da união, mesmo antes das convenções de cada partido e unificaram o discurso dizendo que “esta aliança nasce coroada de verdades e que, com a verdade, ninguém pode”.
Sete dias após a confirmação da aliança, no dia 12 de maio, já no hotel São Charbel, os dois partidos reencontraram-se para uma confraternização entre diretorias executivas, membros dos diretórios e pré-candidatos. Durante o evento, que contou com presença expressiva de membros de cada partido, Tato, como pré-candidato a vice-prefeito e presidente do PTB de Ubatuba, entregou ao pré-candidato a prefeito pelo PSDB, Sergio Caribé, o Plano de Governo do Partido Trabalhista Brasileiro. A intenção no ato é participar com o PSDB na elaboração de um só programa, que atenda a todos os cidadãos com justiça e igualdade.
Uma nova política está se consolidando.

Partido Trabalhista Brasileiro
Ubatuba – SP
Mais fotos: www.ptbubatuba14.blogspot.com
ptb14ubatuba@hotmail.com

A todas (os), para conhecimento e reflexão

Abaixo segue cópia do e-mail recebido de uma amiga, esposa de médico, que teve que ir embora antes do tempo de Ubatuba. Esqueçam a questão partidária que ela coloca e sintam a impressão que ela levou de nossa cidade. Será só uma questão de saúde, e do paciente em particular? ou será que tem implicações no turismo e na economia do município? Quantos turistas levam a mesma impressão de Ubatuba? E quantos sabendo dessa realidade, sequer nos visitam? Para pensar bem......
Boa semana,

Maurício Moromizato
Ubatuba, SP

---------- Início da mensagem original -----------
De: "roseress" roseress@uol.com.br
Para: "mauriciomoromizato" mauriciomoromizato@uol.com.br
Cc:
Data: Mon, 19 May 2008 09:30:36 -0300
Assunto: ROSE

Oi!

Mauricio estive com a família ontem em Ubatuba no aquário. Foi muito legal mas a Serena ficou mal, vomitando e tivemos que conhecer o Pronto Socorro- Socorro ....
Desejo muito que na prefeitura de Ubatuba tenha um prefeito petista para agir a favor do povo e valorizar os mais carentes.
Amigo o que é aquilo. Um pronto socorro repleto de REGRAS e a urgência como fica?
Quero conversar muito contigo sobre ESTRUTURA.
Um abraço forte e amigo, Rose.

Profª Rosângela Dias da Ressurreição
Professora e Coordenadora do Curso de História
Faculdades Integradas Módulo

__________ NOD32 3110 (20080519) Information __________

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Puxada de Rede  © Emilio Campi

Puxada de Rede
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor