Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 27 de Maio de 2008 - Nº 1976 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
III Olimpíada Brasileira de Matemática


Caraguatatuba
Frente Parlamentar faz audiência pública sobre APAS em Caraguá
Corrida do Batom
Corpo de Baile de Caraguatatuba ganha segunda colocação no 19º Festidança na cidade de São José dos Campos.
Instituto Supereco e Secretaria de Esportes firmam parceria para o Dia do Desafio
11º Festival do Camarão teve record de público atraindo mais de 35 mil pessoas
Praça 1º Centenário Batista em Caraguá recebe reforma
Caraguá recebe verbas do PAC
Caraguá terá representante na final dos Jogos Abertos da Juventude
Rio do Ouro conquista o título da Copa Máster
Cia Controvérsias estréia a peça "Folia do Homem-Diabo" em Caraguá nesta sexta-feira 30
Moradores do bairro Cidade Jardim recebem prefeito Aguilar para comemorar melhorias
Instituição Federal oferece 200 vagas para cursos técnicos gratuitos
Projetos continuam na pauta
Gobetti cede Câmara para Frente Parlamentar discutir APA
Baduca Filho quer liberação de Banheiro do Museu

Ilhabela
Aviso da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer
SEBRAE de Ilhabela planeja quatro cursos de capacitação a empresários no mês de Junho
Ilhabela promoverá atividades para o dia do desafio
Ilhabelenses se destacam no Ilhabela Corpore Terra & Mar

São Sebastião
Robson Ceará questiona falta de assessor portuário na Prefeitura de São Sebastião
Wagner quer cópia de laudo de área contaminada no Itatinga
Câmara de São Sebastião aprova parceria entre Sabesp e a Prefeitura
Vereadora denúncia indícios de maus tratos no Hospital de Clínicas de São Sebastião
Câmara de São Sebastião analisa convênio para construção de pista de skate
Provinha Brasil será aplicada para 1,5 mil alunos sebastianenses
Prefeitura divulga programação da 2ª Festa do Migrante da Costa Norte
Prefeitura aquece o inverno sebastianense com várias atrações
EM Iraydes ganha nova quadra coberta nesta terça-feira
Sistema Integrado de Monitoramento recebe a visita de alunos da Apae
Vôlei feminino sebastianense perde em casa, mas vence em São José dos Campos

Ubatuba
Ubatuba participa do III Avistar em São Paulo
EE. Profª. Aurelina Ferreira dá um show de criatividade
Festa do Chocolate acontecerá no próximo mês em escola de Ubatuba
Fundart promove mais um Curso de Fotografia Digital
Futsal feminino de Ubatuba conquista “Copa Vale Histórico sub-18”
Ubatuba agora possui um Centro de Referência da Saúde da Mulher
Ciclista de Ubatuba pretende percorrer 10 mil quilômetros
Prefeitura de Ubatuba realiza audiência pública na próxima quarta-feira
Aciu traz para Ubatuba palestras do Sebrae sobre Iniciação Empresarial
Comece Certo: série para empresários iniciantes

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Litoral Norte na III Olimpíada Brasileira de Matemática
A Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba comemora sucessos de alunos da rede estadual na III Olimpíada Brasileira de Matemática

Litoral Norte - Na Olimpíada de Matemática, realizada em todo o Brasil nas escolas públicas, o Litoral Norte marcou presença e ganhou medalhas de bronze, com o feito de seus alunos: Angela Caroline de Araújo, da 8ª. Série, da EE. Maria Ester das Neves Dutra, de Caraguatatuba e Danilo Alves Barreto do Ensino Médio, da E.E. Idalina do Amaral Graça, no Ipiranguinha em Ubatuba.
A entrega das medalhas será no dia 24, em São Paulo, no Memorial da América Latina,num grande evento que contará com a presença das autoridades e dos alunos premiados. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Frente Parlamentar faz audiência pública sobre APAS em Caraguá

Caraguatatuba - Uma audiência pública sobre a APAs - Áreas de Preservação Ambiental aconteceu nesta segunda-feira, 26, na Câmara Municipal de Caraguatatuba. A iniciativa foi da Frente Parlamentar, que foi representada pelos Deputados Estaduais, Padre Afonso Lobato, Carlinhos de Almeida e Mozart Russomanno. O objetivo da audiência foi o de ouvir os pescadores da região sobre a proposta da Secretaria Estadual de Meio Ambiente sobre a criação da APAS.
Na ocasião, estiveram presentes os secretários de Meio Ambiente Agricultura e Pesca de Caraguá, Auracy Mansano Filho e de Agricultura, Pesca e Abastecimento, de Ubatuba, Valéria Gelli, além de vereadores e secretários de outras pastas de Caraguá.
De acordo com os deputados, todas as propostas levantadas pelos pescadores serão levadas para o Secretario Estadual de Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto. O deputado Padre Afonso Lobato destacou que os pescadores do litoral estão passando por um momento difícil, pois dependem da pesca para sobreviver.
Segundo o Deputado Mozart Russomanno é importante colher todos os dados para levar ao secretário e que todas as secretarias estejam envolvidas para fazer algo pelos pescadores. De acordo com Carlinhos de Almeida foi uma surpresa e indignação a proposta do governo sobre a delimitação das áreas de pesca e que a proposta não foi discutida democraticamente.
Os deputados enfatizaram que a proposta tem que ser discutida em conjunto com os pescadores da região e que antes de definir essas áreas tem que se pensar no ser humano. Segundo eles a proposta tem que levar em conta o crescimento econômico e pessoas que vivem da pesca.
O prefeito José Pereira de Aguilar agradeceu aos deputados da Frente Parlamentar pelo apoio dado aos pescadores e enfatizou que esse trabalho desenvolvido pela frente é inédito na região. Aguilar acredita que esse apoio dá uma garantia maior e valoriza o poder legislativo na assembléia. "Tenho certeza que toda essa discussão vai chegar em um acordo que beneficie os pescadores, que tem a vida pautada na pesca", disse e acrescentou ainda que, "é possível preservar o meio ambiente e dar oportunidade para essa classe trabalhadora que tem o apoio do poder executivo e da assembléia para defender essa causa", concluiu o prefeito.
Os pescadores e representantes de colônias de pescadores, marinas e comunidade em geral expuseram suas opiniões e sugestões. Os deputados garantiram todas as idéias e reivindicações serão levadas para o Governo do Estado, para serem analisadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Corrida do Batom

Caraguatatuba - Aconteceu no último domingo em Caraguatatuba, A Corrida do Batom de Kart. Uma competição envolvendo 11 pilotos femininos no kartódromo de Caragua no bairro do Tinga, teve a participação de mulheres de Caragua, São Sebastião e São Paulo. Essa etapa foi a primeira de várias que vão acontecer, já que as pilotos estão dispostas a dar seqüência a uma temporada de competições. São mulheres que descobriram na velocidade, mais uma paixão. A próxima etapa do campeonato da Corrida do Batom acontece no próximo dia 08 de junho (domingo), sempre à partir das 10 da manhã no kartódromo de Caraguá com realização da Marirraphi Marketing e apoio dos comerciantes da cidade que patrocinam e apóiam, além do Albertinho do kart que é um dos ícones desta modalidade esportiva na cidade de Caraguá.

Corpo de Baile de Caraguatatuba ganha segunda colocação no 19º Festidança na cidade de São José dos Campos

Caraguatatuba - O Corpo de Baile Municipal de Caraguatatuba destacou-se mais uma vez, em menos de 12 dias o CBMC recebeu mais um troféu, ontem 19 na cidade de São Jose dos Campos.
O 19º FESTIDANÇA terá em um total mais de dois mil bailarinos de todas as regiões do país sendo o segundo maior festival de dança do Brasil.
Sob a direção da coreógrafa e bailarina Cristina Neves, o CBMC levou a segunda colocação na categoria contemporânea com a apresentação do duo "Por um fio".
"Esse festival tem grande importância e os grupos são selecionados sendo de nível profissional ter obtido essa colocação foi um grande prêmio para o Corpo de Baile de Caragua", afirmou o bailarino Cristian Rocha.
A Fundacc se orgulha e parabeniza o seu Corpo de Baile por mais essa vitória. (Fonte: Fundacc)

Instituto Supereco e Secretaria de Esportes firmam parceria para o Dia do Desafio
Proposta é que os moradores da região sul do município aliem a importância da atividade física com o ambiente saudável

Caraguatatuba - O projeto “Água de Beber, de Comer, de Usar e Conservar... Ciclos Contínuos”, uma iniciativa do Instituto Supereco com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental, preparou uma série de atividades que irá integrar o Dia do Desafio (28 de maio), em Caraguatatuba.
As atividades serão divididas em duas etapas. No primeiro momento, os moradores do bairro Porto Novo, participantes do projeto “Água de Beber”, a comunidade escolar da região e 520 alunos do CIEF do Porto Novo conhecerão a origem do Dia do Desafio e a causa do projeto “Água de Beber”, que tem como foco contribuir para a recuperação e conservação do rio Juqueriquerê - localizado na região sul de Caraguá.
Após a apresentação, os participantes realizarão atividades de aquecimento e alongamento, conduzidos por profissionais da Secretaria de Esportes e depois do preparo físico, farão a caminhada na beira do rio Juqueriquerê com o intuito de observar os elementos presentes, com especial atenção ao lixo. Os materiais que podem ser reciclados serão coletados com a utilização de luvas e acondicionados em sacos plásticos.
O grupo também terá a oportunidade de assistir a “A Lenda do Arco-Íris”, uma peça teatral apresentada em forma de esquete com duração de 10 minutos. “Será contada uma lenda adaptada sobre o surgimento do arco – íris. De forma lúdica e sutil abordaremos questões sobre equilíbrio ecológico, o ciclo da água e o fenômeno da decomposição da luz”, afirma Andréa Bossi, educadora ambiental do projeto Água de Beber.
O público contará ainda com muita brincadeira composta por mímica de animais da mata atlântica que provocam sensações como preguiça, alegria e astúcia.
As atividades serão realizadas em parceria com a Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal da Estância Balneária. “O evento será uma ótima oportunidade para provocar no público um novo olhar sobre o rio Juqueriquerê em especial o residente do bairro do Porto Novo, além de incentivar a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e bem-estar da comunidade”, diz Andréa.
O evento conta com o apoio da Associação dos Pescadores do Porto Novo, da Cooperativa de Catadores da Região Sul - Ecomar, do CIEF Porto Novo, da Santos & Yoshimoto Papelaria LTDA e da SABESP, que fará a distribuição de copos de água.
Dia do Desafio - Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio é uma competição envolvendo duas cidades do mesmo porte. O objetivo é que os moradores dessas localidades façam pelo menos 15 minutos de exercício físico entre zero hora e 21 horas no dia da prova. Vence a cidade que mobilizar o maior número de pessoas. Neste ano Caraguá está competindo com Huamantla, no Estado do Tlaxcala, no México.
O Dia do Desafio surgiu em 1983 no Canadá, quando numa determinada noite o prefeito de uma pequena cidade sugeriu aos moradores que saíssem de suas casas para uma caminhada de 15 minutos. No ano seguinte a experiência foi partilhada em outra cidade e desde então não pára de crescer a quantidade de participantes em todo o mundo.
A entidade que coordena o evento no continente americano é o SESC SP e as Prefeituras são responsáveis pela inscrição e mobilização dos participantes de seus municípios.

11º Festival do Camarão teve record de público atraindo mais de 35 mil pessoas

Caraguatatuba - O 11º Festival do Camarão que aconteceu na praia do Camaroeiro de 21 a 25 de maio, atraiu mais de 35 mil pessoas.
Com 28 barracas de comida típica caiçara, recreação infantil, apresentações culturais das oficinas da FUNDACC e muita música o Festival do Camarão superou as expectativas.
O Festival do Camarão cumpre um papel muito importante dentro das
Comunidades de pescadores artesanais é uma alavanca para a venda de seus produtos e uma forma de revitalizar e perenizar sua identidade cultural. A festa resgata a cultura caiçara junto aos pescadores de Caraguatatuba.
Um dos atrativos da festa foi a tradicional Casa Caiçara, casa feita de pau a pique, construída especialmente para o festival pela equipe da Fundacc, fazendo parte das tradições culturais em seu encerramento a animação também ficou por conta da Corrida de Canoa.
Uma grande festa que alegrou adultos e crianças, a Fundacc agradece a presença de todos que prestigiaram esse grande Festival. (Fonte: Fundacc)

Praça 1º Centenário Batista em Caraguá recebe reforma

Caraguatatuba - Entre as diversas obras que estão sendo executadas em Caraguá, está a Praça 1º Centenário Batista, localizada no bairro Jardim Jaqueira, próximo à rodoviária.
A reforma trará melhorias para toda a população, além dos moradores do bairro e adjacências, que trafegam todos os dias pelo local. A obra está custando cerca de R$ 130 mil para os cofres públicos.
A praça está sendo urbanizada, com pavimentação em bloquetes, área de passeio, estacionamento entre outras melhorias. A previsão é que a obra fique pronta até o mês de junho.
Para o prefeito José Pereira de Aguilar, a praça é um dos locais da cidade que estava necessitando de melhorias. Além disso, é um local que tem um grande número de pessoas transitando, já que fica próximo à rodoviária. "Estamos trabalhando de norte a sul da cidade com obras necessárias para a população. Em todos os bairros que a administração está trabalhando, estamos procurando fazer serviço de qualidade, porque essas obras estão sendo feitas com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento do município, já que a cidade está em ascensão", disse o prefeito. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá recebe verbas do PAC

Caraguatatuba - Caraguá é uma das cidades paulista que irá receber verbas do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador de São Paulo, José Serra assinaram no dia 20, quarta-feira, contratos para as obras na capital Paulista. O município receberá 6 milhões para a construção de 160 moradias.
Na ocasião, o Governo do Estado ainda firmou convênios com do FNHIS - Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social entre CDHU e Caixa Econômica Federal. Dez municípios foram beneficiados e entre ele Caraguá, o único do Litoral Norte.
Com as moradias, a Prefeitura de Caraguá vai beneficiar 70 famílias que residem em área de risco e o restante das casas será destinado para a população de baixa renda. As residências desocupadas pelos beneficiados residentes em áreas de risco serão demolidas e o local recuperado pela prefeitura. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá terá representante na final dos Jogos Abertos da Juventude
Novamente a equipe Filhos do Vento se destacou em competição na região

Caraguatatuba - O atleta Diego Alves Botelho, da equipe de Atletismo da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação (Filhos do Vento) garantiu vaga para a finalíssima dos Jogos Abertos da Juventude, em São Manuel, interior de São Paulo, no mês de agosto.
Para conseguir o feito, Diego conquistou o primeiro lugar nas categorias salto em altura (1,80m) e salto em distância (6,03m). Além dele, Jéssica Felix da Silva, que ficou em segundo, nos 400m, também poderá representar Caraguatatuba na grande final.
A jovem revelação de Caraguá aguardará índice dos resultados, e precisa ficar entre as seis melhores colocadas do Estado de São Paulo para ir a São Manuel.
Os resultados foram obtidos no último sábado, em Pindamonhangaba, em competição para atletas de 14 a 18 anos de idade, no masculino e feminino, que puderam disputar provas de pista e campo (100m, 200m, 400m, salto em distância, salto em altura, lançamento de dardo).
A equipe Filhos do Vento vem a cada competição se destacando, prova disso, é que a comissão técnica de São José dos Campos se mostrou interessada em alguns atletas caraguatatubenses, que tiveram ótimo desempenho nos Jogos Abertos da Juventude.
No dia 31 de maio, os caraguatatubenses participarão da Prova Pedestre Soldado Paulino, em Ubatuba. Diversas categorias estarão em disputa. No mesmo dia, alguns corredores tentarão o primeiro lugar no Revezamento Bertioga Maresias, em parceria com atletas de São Sebastião.
A equipe da SECER é orientada pelo voluntário Carlos Eduardo e pelo técnico Adão Dias Durval, que agradece o apoio da Prefeitura de Caraguá, Loja Loula, Madeireira Rezende e a todos os atletas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Rio do Ouro conquista o título da Copa Máster

Caraguatatuba - Em uma grande partida no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), o time do Rio do Ouro derrotou a forte equipe do Indaiá A por 1 a 0, e se sagrou campeão neste domingo, da XIV Copa Máster de Futebol de Campo - 35 anos.
Titã marcou o gol do título, que acabou com a esperança do rival em conquistar o bicampeonato, já que o Indaiá A venceu a última edição dessa competição.
Na decisão do terceiro lugar, o Poiares levou a melhor sobre o Cruzero / Pitiko, na decisão por pênaltis, 6 a 5, após empate em 1 a 1 no tempo normal, com gols de Jorge e Tequila.
Até a última rodada da Copa Máster, que tem a organização da LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol) e apoio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, a briga era boa pela artilharia e o posto de goleiro menos vazado da competição.
Cadu, do Casa Branca, balançou as redes nove vezes durante o certame e terminou a Copa Máster como artilheiro. O arqueiro Paulo Rogério do Rio do Ouro foi peça fundamental na conquista do título, sofrendo apenas três gols durante todo o campeonato, sendo o goleiro menos vazado. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Cia Controvérsias estréia a peça "Folia do Homem-Diabo" em Caraguá nesta sexta-feira 30
A estréia da peça "Folia do Homem-Diabo", da Cia Controvérsias (Pindamonhangaba), sob a direção geral de Adbailson Cuba, acontecerá no Teatro Mario Covas. As apresentações acontecerão nesta sexta-feira e sábado. O valor do ingresso é 1kg de alimento, que deve ser trocado com antecedência na FUNDACC

Caraguatatuba - A Cia Controvérsias, de Pindamonhangaba, estréia nesta sexta-feira e sábado, dias 30 e 31 de maio, a peça teatral "Folia do Homem-Diabo", com direção de Adbailson Cuba, que em Caraguá já dirigiu espetáculos como "Rosa de Cabriúna", "O Pequeno Príncipe" e "A Paixão de Cristo".
As apresentações do grupo de Pindamonhangaba acontecerão no Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, graças ao apoio e incentivo da FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.
Segundo Cuba, o espetáculo é a terceira e última montagem resultante de uma pesquisa que a Cia Controvérsias iniciou em 2002, sobre os autos sacro-profanos da cultura popular brasileira, se apropriando dos pontos de vista: estético e semiótico.
"Essa montagem nada mais é que uma tentativa de recontar, de forma sincrética e grotesca, a jornada do homem, desde a criação do mundo, em busca da explicação mítica da sua existência", destacou o diretor, que com as duas montagens anteriores da Cia Controvérsias (Bumba Meu Boi e Num Meio Dia de Fim de Primavera), desta mesma linha da peça Folia do Homem-Diabo, já ganhou inúmeros prêmios nos diversos festivais que participou.
A peça traz no elenco Mauro Morais, Duda Macedo, Mateus Corrêa, Thatiane Lopes, Rafael Bicudo, Ellontt Bonani, Marcelo Prudente, Denílson Campos, Euzélia Gomes, Karina Costa, Keli d' Arc, Danilo Riva, Anderson Souza e Rosana Castro, além da percussão de Almir Luz e Mateus Corrêa.
A peça tem censura 16 anos e cada apresentação comporta um público total de 210 pessoas. Para assistir à estréia de Folia do Homem-Diabo basta levar 1kg de qualquer alimento não-perecível à FUNDACC e trocar pelo ingresso. Teatro é Cultura. Prestigie! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Moradores do bairro Cidade Jardim recebem prefeito Aguilar para comemorar melhorias

Caraguatatuba - Os moradores do bairro Cidade Jardim, em Caraguatatuba, estiveram reunidos com o prefeito José Pereira de Aguilar na manhã desta segunda-feira, 26, para comemorar as melhorias recebidas. No encontro, o prefeito entregou aos moradores a pavimentação e prolongamento da Alameda dos Ipês, que foi ligada à Avenida Siqueira Campos, além de duas lombadas e iluminação na rua José Amador Galvão.
No café da manhã, oferecido ao prefeito pela AMOCIJA - Associação de Moradores do Cidade Jardim, os presentes agradeceram a atenção dada ao bairro e aproveitaram a oportunidade para solicitar mais benfeitorias.
De acordo com o presidente da AMOCIJA, Orlando Ramos Siqueira, a associação se reuniu no final do ano passado com o prefeito e foram reivindicadas obras e serviços de melhorias no bairro como, tratamento de esgoto, pavimentação na Avenida José Amador Galvão, transformação do campo de areia para um playgroud, iluminação das margens do rio Guaxinduba e diversos pontos do bairro, guias e sarjetas em algumas ruas, entre outros. "Esta obra que o prefeito está nos entregando aqui, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores beneficiará também o comércio local. As lombadas darão mais segurança para os nossos pedestres. O prefeito está nos atendendo de acordo com suas possibilidades", disse.
Segundo Siqueira, essa aproximação da população com o poder público pode trazer inúmeros benefícios para a comunidade. "Acreditamos que, população e poder público, juntos, trabalhando com seriedade e respeito trarão desenvolvimento social para o bairro", completou.
Para o prefeito Aguilar, que esteve acompanhado de alguns secretários, essa parceria entre a administração municipal e associação de moradores trará benefício não só para a população, mas também para a administração. "Estamos entregando uma obra de extrema importância para a população. Essa parceria que temos com a AMOCIJA vem somar, pois a população é quem sabe as obras necessárias para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Vamos continuar trabalhando juntos. A prefeitura fará tudo que estiver ao alcance para trazer benefícios necessários para todos os bairros do município", enfatizou o prefeito.
Os moradores aproveitaram a oportunidade para mostrar ao prefeito Aguilar e aos presentes as obras da sede da associação, fundada em 1997. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Instituição Federal oferece 200 vagas para cursos técnicos gratuitos

Caraguatatuba - A unidade de Caraguatatuba do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo está oferecendo 200 vagas para cursos técnicos nas áreas de Construção Civil, Informática e Gestão Empresarial, com o início das turmas para o segundo semestre de 2008 e poderão concorrer a essas vagas, jovens e adultos que tenham concluído o Ensino Médio ou a 1a Série do Ensino Médio.
O ingresso do aluno é feito através de vestibular e os cursos oferecidos, nesse semestre, são: Técnico em Construção Civil com Habilitação em Planejamento e Projetos (40 vagas tarde e 40 vagas noite), Técnico em Programação e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas tarde), Técnico em Operações Administrativas (40 vagas tarde) e Técnico em Operações Comerciais (40 vagas noite).
O período de inscrição será de 26 de maio a 04 de junho de 2008, nas agências credenciadas do Banco Caixa Econômica Federal ou pela internet no endereço www.primafaceconcursos.com.br.
Para maiores informações sobre o processo seletivo - vestibular, os interessados poderão ligar para 0800.772.4465 ou visitar a Unidade de Caraguatatuba.
Histórico do CEFET-SP - UNIDADE CARAGUATATUBA - O CEFET-SP é uma instituição federal de ensino, pública, ligada diretamente ao Ministério da Educação, especializada na oferta de educação tecnológica, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, com atuação prioritária na área tecnológica e supervisionada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação - SETEC.
Atualmente, em suas atuais 10 unidades no Estado de São Paulo, o CEFET-SP ministra cursos das diversas modalidades da Educação: Ensino Médio, Cursos Técnicos de Nível Médio, Cursos Superiores (Tecnológicos, Licenciaturas, Engenharias, Pós-Graduação), e cursos de qualificação básica. Tem como missão "Ser agente no processo de formação de cidadãos capacitados e competentes para atuarem nas diversas profissões, pesquisas, difusão e processos que contribuam para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social da Nação".
Em seus 99 anos de história, o CEFET-SP registra diversas fases: Iniciou suas atividades como Escola de Aprendizes e Artífices, alterando-se para Liceu Industrial de São Paulo em 1937, para Escola Técnica Federal de São Paulo em 1959, para Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo em 1999 e, em breve, será transformado em Instituto Federal - IFET, conforme aprovação do recente Decreto Federal n 6095, para fins de constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
A Unidade de Caraguatatuba teve suas atividades iniciadas em janeiro de 2007 e como campus do IFET/SP oferecerá educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando profissionais para os diversos setores da economia, em estreita articulação com os setores produtivos e a sociedade, e estimulando a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico.
Mais informações: (12) 3887-5823.

Cursos Oferecidos no 2 semestre 2008

Técnico em Construção Civil com Habilitação em Planejamento e Projetos
(Duração - 4 semestres)
O técnico em Construção Civil elabora projetos de arquitetura e instalações prediais como instalações elétricas, hidro-sanitárias, gás, incêndio, por meio da interpretação de normas técnicas e uso de softwares específicos. Executa o detalhamento de desenhos de fundação, de estruturas de concreto armado e metálicas, planeja obras, elabora orçamentos e cronogramas físico-financeiros, dimensiona equipes de trabalho. O profissional pode atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, empresas de engenharia e de arquitetura, escritórios de projetos, imobiliárias e construtoras.
O curso tem duração de 04 semestres/módulos e ao final do 3 módulo, quando aprovado, terá direito de receber o Certificado de qualificação em "Desenhista de Construção Civil". E após a conclusão de todos os módulos, com as horas de estágio cumpridas, e o Ensino Médio completo, receberá o Diploma de Técnico em Construção Civil.
com Habilitação em Planejamento e Projetos.

Técnico em Operações Comerciais
(Duração - 3 semestres)
O técnico em Operações Comerciais aplica métodos de comercialização de bens e serviços, visando à competitividade do mercado e atendendo as diretrizes organizacionais. Comunica previsões e demandas aos fornecedores. Efetua controle quantitativo e qualitativo de produtos e procede a sua armazenagem no estabelecimento comercial. Operacionaliza planos de marketing e comunicação, logística, recursos humanos e comercialização. O profissional pode atuar em instituições públicas, privadas, de terceiro setor e comércio.
O curso tem duração de três semestres/módulos e no final dos 1 , 2 e 3 módulos, quando aprovado, o aluno terá direito a receber respectivamente Certificados de Qualificação em "Assistente Administrativo", "Assistente de Marketing" e de "Assistente Financeiro Contábil". E após a conclusão de todos os módulos e o ensino médio completo, o aluno receberá o Diploma de Técnico em Operações Administrativas.

Técnico em Operações Administrativas
(Duração - 3 semestres)
O técnico em operações administrativas executa as funções de apoio administrativo em organizações. Executa e controla os procedimentos organizacionais. Arquiva e organiza contas a pagar, executa operações bancárias, controla estoques, cadastra fornecedores e alimenta planilhas de informação. Opera o sistema de informação gerencial da folha de pagamento, executa cálculos referentes à concessão de benefícios, preenche formulários de admissão e demissão. Utiliza ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais. O profissional pode atuar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor.
O curso tem duração de três semestres/módulos e no final dos 1 , 2 e 3 módulos, quando aprovado, o aluno terá direito a receber respectivamente Certificados de Qualificação em "Assistente Administrativo", "Assistente de Marketing" e de "Assistente Comercial de Vendas". E após a conclusão de todos os módulos e o ensino médio completo, o aluno receberá o Diploma de Técnico em Operações Comerciais.

Técnico em Programação e Desenvolvimento de Sistemas
(Duração - 4 semestres)
O técnico em Programação e Desenvolvimento de Sistemas desenvolve programas em linguagens comercialmente utilizadas como ferramentas de apoio à gestão administrativa de uma organização, utilizando redes de computadores. As competências desenvolvidas por esse profissional são: interpretar e analisar dados, colaborar no levantamento de informações junto aos usuários, participando da elaboração de anteprojetos de sistemas, desenvolver e manter programas, participar da implementação e manutenção de sistemas, desenvolver testes e simulações, gerando os arquivos necessários, analisar os resultados dos programas, identificando desvios e realizando correções. O profissional apresentará habilidades para utilizar softwares para interpretar dados, efetuar levantamento da melhor linguagem de programação para atender aos usuários, registrar informações sobre o desenvolvimento dos programas.
O curso tem duração de quatro semestres/módulos e ao final do 2º, 3º e 4º módulos, quando aprovado, o aluno terá direito a receber respectivamente Certificados de Qualificação de "Programador de Sistemas", "Desenvolvedor de Sistemas" e de "Administrador de Redes". E após a conclusão de todos os módulos, com as horas de estágio cumpridas, e ensino médio completo, receberá o Diploma de Técnico em Informática com Habilitação em Programação e Desenvolvimento de Sistemas.

Projetos continuam na pauta
Propostas da Ordem do Dia figuram desde a semana anterior

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira - 27 de maio, a partir das 19h30, a sua 17ª Sessão Ordinária semanal, com projetos que já estavam na Ordem do Dia desde a semana anterior e não foram votados. A sessão é pública e os contribuintes tem a obrigação de comparecer, como forma de cidadania.
A Ordem do Dia tem 4 projetos, todos de autoria do Legislativo e assim distribuídos; 2 de autoria do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT) e o restante dos Vereadores Omar Kazon (PR) e Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB).
Do Vereador Lobinho Projeto de Lei disciplina a atuação dos Agentes de Trânsito (Marronzinhos), na cidade; Do Vereador Omar Kazon isentando de taxa de pavimentação e limpeza pública os imóveis localizados nas marginais que sirvam de via expressão para o trânsito intermunicipal.
Finalizando, de autoria do Vereador Carlinhos da Farmácia, projetos que revogam a Faixa para Prefeito e Presidente da Câmara e que concede Título de Cidadão Caraguatatubense para o Capitão César Eduardo Ferreira - Comandante da 2ª Cia. do 20º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar/Interior). (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Gobetti cede Câmara para Frente Parlamentar discutir APA
Presidente faz mensagem de Boas Vindas aos Deputados

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba atendeu ofício da Frente Parlamentar de Deputados Estaduais que representam o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira e cedeu o plenário na manhã desta segunda-feira, para uma reunião com os Pescadores. O motivo foi a discussão da APA (Área de Proteção Ambiental) na região.
Estiveram presentes ao encontro os Deputados Estaduais Carlinhos de Almeida (PT), Afonso Lobato (PV) e Mozart Russomano (PP), além dos representantes dos Deputados Antonio Carlos da Silva (PSDB) e Said Murad (PDT). O Prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar (DEM), também esteve presente e acompanhado dos Secretários Municipais Auracy Mansano (Meio Ambiente) e Augusto Antunes (Planejamento).
A Sociedade Civil Organizada e as entidades ligadas a Pesca e aos Pescadores também se fizeram presente, além dos Vereadores Celso Pereira - Celsinho e Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira, ambos do DEM, bem como Germino de Souza (PPS) e os Pedetistas Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho e Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia.
A discussão girou em torno da criação das APA (Áreas de Proteção Ambiental), com os devidos prós e contras e suas conseqüências. O Decreto que cria a APA está suspenso por 30 dias, por ordem do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, devido a reações contrárias por parte de Pescadores e entidades ligadas a Pesca.
O Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti encaminhou através de sua assessoria direta, uma mensagem de boas vindas. "...O Legislativo de Caraguatatuba se coloca a disposição para o que for preciso em prol dos Pescadores, de melhores condições para o pescado e de um consenso entre o que é liberdade para trabalhar e dever de preservar", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Baduca Filho quer liberação de Banheiro do Museu
Vereador pede em Requerimento que sanitário seja liberado ao público

Caraguatatuba - O Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PDT) elaborou Requerimento ao Prefeito José Pereira de Aguilar (DEM), solicitando que os sanitários do Museu Adaly Coelho Passos sejam liberados ao público. Em caso negativo o Parlamentar pede que seja construído um outro banheiro.
O Vereador formulou o Requerimento, baseando-se no fato das diversas reclamações de usuários e pedestres, quanto a negativa de usar o banheiro do museu. Segundo os reclamantes, os sanitários eram permitidos ao uso público mas depois de uma data, foram proibidos, sendo usados apenas por funcionários.
Segundo funcionários do Museu Adaly Coelho Passos os banheiros do prédio foram praticamente depredados pelos usuários, que não contentes na depredação, furtavam peças do local. Para o Vereador, uma maneira de evitar estes problemas seria a de acionar a vigilância lá existente para monitorar a situação dos sanitários.
Ainda sobre o Requerimento do Parlamentar, Baduca Filho argumenta que se não for dada a liberação, que o Executivo apresente a alternativa de construir outros banheiros públicos, seja no próprio Museu ou em outra localidade do centro da cidade.
Para o Vereador os contribuintes descentes não podem ser prejudicados devido a ação de vândalos. "Alguma providência deve ser tomada. O que não pode acontecer é gente de bem, que necessita do banheiro público, ficar a mercê da ação de vândalos, bagunceiros e depredadores e para isso, conto com a visão comunitária e humana do Prefeito Aguilar", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Aviso da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer

Ilhabela - A Prefeitura e Ilhabela por meio da secretaria municipal da Juventude, Esporte e Lazer comunica que na próxima quarta-feira, 28, haverá uma reunião a respeito do Campeonato Municipal de Futsal categorias de base.
Devem comparecer todos os responsáveis pelos times inscritos, o não comparecimento acarretará na desclassificação do time.
A reunião será ás 17 horas, na sede da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, que fica na rua Bartolomeu de Gusmão, 140, Pequeá. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

SEBRAE de Ilhabela planeja quatro cursos de capacitação a empresários no mês de Junho

Ilhabela - A Prefeitura Municipal por meio da secretaria municipal de Turismo e Fomento e Posto SEBRAE de Atendimento ao Empreendedor de Ilhabela em parceria com a Associação de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Ilhabela, Associação Comercial e Industrial de Ilhabela, Associação Ilhabela Receptivo Hotelaria e Receptivo e SEBRAE-SP, abre abre inscrições para quatro cursos de capacitação a empresários e empreendedores em potencial no mês de Junho.
Trata-se dos cursos “Como avaliar o mercado e buscar novas oportunidades” que será realizado de 02 a 06 de junho, das 18h30 às 22h30 (Inscrições até 28/05/08); “Vendas externas é visitando que se vende”, de 09 à 13 de junho (segunda à quinta feira), das 18h30 às 22h30 (Inscrições até 31/05/08); “Vendas no balcão: sua empresa de portas abertas para o lucro”, de 16 à 20 de junho (Segunda à Quinta feira), das 18h30m às 22h30 (Inscrições até 07/06/08) e “Qualidade máxima no atendimento ao cliente”, de 23 à 27 de junho (Segunda à Quinta- feira), das 18h30 às 22h30 (Inscrições até 14/06/07).
Segundo o Agente de Desenvolvimento Eduardo Nascimento, a inscrição para cada curso corresponde a um investimento de R$50,00, os cursos serão ministrados por facilitadores credenciados pelo SEBRAE-SP e os participantes receberão um certificado do SEBRAE-SP, é muito importante também uma atenção aos prazos de inscrição, pois caso não haja o numero mínimo de participantes o curso é cancelado.
Para efetivar as inscrições ou obter mais informações é necessário que o interessado entre em contato com a Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela pelos telefones: (12) 3895-8607 ou 3895-8523.
Os cursos serão ministrados no novo espaço para treinamentos e reuniões da secretaria municipal de turismo e fomento.
Segundo o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, o Posto SEBRAE de Atendimento ao Empreendedor de Ilhabela planeja muitas ações até o final de 2008 por meio de seus parceiros, além de orientar empresários e candidatos a empresários que procuram orientações empresariais.
Para obter mais informações do Posto SEBRAE de Atendimento ao Empreendedor de Ilhabela o interessado pode entrar em contato pelos telefones: (12) 3895-7259 ou 38957248, ou ainda pelo e-mail: pae@ilhabela.sp.gov.br . (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela promoverá atividades para o dia do desafio

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da secretaria municipal da Juventude, Esporte e Lazer irá promover na próxima quarta-feira, 28, no Perequê, aos arredores do Hotel Pelicano, atividades em comemoração a 26ª edição do Dia do Desafio. As atividades acontecerão no período da manhã das 9 ás 11 horas, e na parte da tarde das 14 ás 16 horas.
Os monitores das escolinhas de atividades da secretaria municipal da Juventude, Esporte e Lazer estarão presentes promovendo recreação para a população que comparecer ao desafio.
Qualquer um pode participar, sendo o dia do desafio um estímulo para a pratica de exercícios físicos. “Este evento foca a importância do exercício físico para a saúde e qualidade de vida”, segundo Marcos Antonio de Jesus Lins, profissional de educação física. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabelenses se destacam no Ilhabela Corpore Terra & Mar

Ilhabela - A equipe ilhabelense de atletismo conquistou a 6ª colocação entre 136 inscritas na 8ª edição do Ilhabela Corpore Terra & Mar, que aconteceu no último dia 17 de maio. Cerca de 1035 atletas participaram da competição.
Segundo o treinador e corredor da equipe, Wilson Gomes de Jesus, em 2007 a equipe foi campeã, e vinha para conquistar o bi-campeonato, no entanto, três atletas do time se machucaram, sendo substituídos.
“Nossos três melhores corredores de rua tiveram que ser substituídos, e também a nossa nadadora. Mesmo assim, cada um deu o melhor de si”, conta.
A equipe ilhabelense contou com oito atletas, seis titulares e dois reservas. A equipe percorreu um trecho de 107,35 quilômetros, com níveis de dificuldade que vão do fácil ao radical. Cada atleta percorreu de 20 a 25 quilômetros, e um nadador, que percorreu 2,8 quilômetros de mais 2,8 quilômetros de natação.
A largada aconteceu no bolsão da Secretaria de Turismo de Ilhabela, próximo à escola de vela BL3. Os competidores saíram em grupo a partir das 4h da manhã e percorreram a Ilhabela em toda sua extensão, com destaque para a subida ao topo do Morro do Castelhano. Durante o percurso haviam 16 postos de transição, onde aconteceu o revezamento das equipes.
A equipe de titulares é composta por: Lino, José Paulo, Evaldo, Wilson, Damiana e Fernando.
“Tenho que destacar também o desempenho da nossa equipe B, que conquistou a 7º colocação no quadro geral”, destaca.
A competição é considerada uma das mais importantes disputas de revezamento do país. Todos os participantes que completaram a prova ganharam medalhas.
O time ilhabelense conta com o apoio dos vereadores Luiz Lobo e Beto Campos, João Ilha Materiais para Construção, Hotel Itapemar Turismo, Restaurante Família Manzoli, Restaurante Nova Iorqu’i’, Ilha Imóveis, Ilhabela Adventure e Secretaria de Esportes. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Robson Ceará questiona falta de assessor portuário na Prefeitura

São Sebastião - O vereador Robson Wilson dos Santos "Robson Ceará" está reivindicando ao prefeito, através de requerimento que seja preenchido o cargo de assessor portuário, no porto de São Sebastião.
Ele considera importante a existência do cargo porque favorece a um bom relacionamento com as autoridades portuárias.
Robson lembra que o porto faz parte do plano do governo municipal. "É inegável a importância do porto como fonte geradora de empregos, fator preponderante para o desenvolvimento dos cidadãos que residem em São Sebastião", reconhece o vereador.
O autor do requerimento afirma que o cargo atualmente vago era ocupado por uma mulher, que a seu ver realizava um excelente trabalho. "Ela deixou a função porque voltou ao trabalho anterior no Dersa", justifica.
O parlamentar disse que no município existem pessoas capacitadas e conhecedoras da estrutura e dos problemas que envolvem o porto.
No documento, Robson solicita que o prefeito indique alguém para ocupar a vaga e dar seqüência aos trabalhos já iniciados. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Wagner quer cópia de laudo de área contaminada no Itatinga

São Sebastião - Cópia do laudo elaborado pela empresa Georadar sobre as áreas contaminadas no bairro do Itatinga, na região central de São Sebastião, está sendo solicitado pelo vereador Wagner Teixeira de Oliveira (PV), por meio de requerimento aprovado na última sessão ordinária, dia 20.
O vereador explica que tem sido procurado por moradores do referido bairro, que questionam a demora na divulgação do relatório sobre as áreas contaminadas.
"Faz aproximadamente um ano que foram iniciados os trabalhos de levantamento sobre o tipo de material que contaminou a área e ninguém sabe nada sobre o laudo", justifica.
Wagner disse que os moradores desconhecem a causa da contaminação nas áreas denominadas Vermelhas e Azuis.
No dia 4 de março deste ano, o Tribunal de Justiça de São Paulo ordenou a remoção imediata de oito famílias, que vivem na "área azul", localizada entre as ruas Tancredo Neves, Benedito Pedro dos Santos, Julio Prestes de Albuquerque e avenida Itatinga, no bairro Itatinga, em São Sebastião.
Outra negociação anunciada recentemente pela Petrobras foi à compra de três casas na área limítrofe à área vermelha, onde existe maior concentração de poluentes, e da qual já foram removidas nove famílias. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara de São Sebastião aprova parceria entre Sabesp e a Prefeitura

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião aprovaram na última sessão, dia 20, por unanimidade de votos e em regime de urgência especial, o Projeto de Lei nº. 23/08, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a celebrar um Termo de Cooperação Mútua com a companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP.
O Projeto de Lei visa à execução, em parceria, das obras de infra-estrutura dos Sistemas de Esgotos Sanitários nos Bairros Barra de Una e Engenho, na costa sul.
Consta na minuta do projeto, que as despesas decorrentes da parceria onerarão recursos de dotações orçamentárias, suplementadas se necessário, e que as condições de realização dos serviços autorizados estarão estabelecidas no Termo de Cooperação Mútua a ser assinado entre as partes. Esta Lei vai entrar vigor na data de sua publicação.
Durante a sessão também foi feita à leitura do Projeto de Lei nº. 24/08, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Controle e Participação Social do Programa Bolsa Família.
De acordo com o prefeito Juan Garcia, o objetivo do Conselho será contribuir para a construção e manutenção de um cadastro qualificado, garantindo o cadastramento das famílias mais vulneráveis na cidade.
Os vereadores também fizeram à leitura do Projeto de Lei nº. 25/08, de autoria da vereadora Solange Ramos (PPS), que dispõe sobre alteração de denominação de via pública.
O projeto foi encaminhado às comissões para emitirem seus pareceres, mas caso seja aprovado será alterada para Marco Antonio dos Santos toda extensão da via pública denominada atualmente de Alameda Água Branca, em Maresias, na costa sul. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereadora denúncia indícios de maus tratos no Hospital de Clínicas de São Sebastião

São Sebastião - A vereadora de São Sebastião, Solange Ramos (PPS), utilizou a tribuna da Câmara durante a sessão de ontem, dia 20, para denunciar o possível indício de maus tratos no Hospital de Clínicas.
Com base no Boletim de Ocorrência 1178/2008, a vereadora afirmou que uma idosa teve o ânus tampado com gazes, material usado para fazer curativo, durante o período de internação no Hospital de Clínicas.
Além disso, consta no B.O, que a interna possui hematomas no corpo e que, de acordo com a filha da paciente, os fatos ocorreram durante o período noturno.
A vereadora Solange Ramos explica que foi informada do ocorrida durante uma visita ao Hospital de Clínicas. "As internas me contaram que não tinham conseguido dormir porque uma senhora havia gritado a noite toda", diz.
Ramos conta que procurou a filha da paciente para se informar sobre o ocorrido e ficou sabendo sobre o registro do boletim de ocorrência e a denúncia de maus tratos.
"Eu acho que se pessoa que trabalha no Hospital não está feliz deve pedir demissão, só não pode judiar das pessoas", disse.
O caso também foi comentado pelo vereador e líder do governo, Robson Ceará (PPS), que salientou sobre a necessidade da Prefeitura de fiscalizar os serviços da empresa que administra o Hospital.
"Precisa verificar a denúncia e fiscalizar a empresa que presta serviço no Hospital. Isso é um absurdo", disse.
O presidente da Câmara, vereador Marcos Leopoldino (PTB), parabenizou a vereadora pela coragem em apresentar a denúncia na Câmara e solicitou o apoio da mídia para descobrir o responsável pelos supostos maus tratos.
"Acho importante verificar com o secretário sobre o que está ocorrendo. Ajudem a verificar quem está fazendo isso no hospital porque isso pode acontecer com a mãe de qualquer um de nós", salienta. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara de São Sebastião analisa convênio para construção de pista de skate

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião vão analisar o Projeto de Lei 26/08, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a celebrar convênio com a Secretaria do Estado de Esporte, Lazer e Turismo para a construção de uma pista de skate na cidade.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, o local da construção da pista de skate ainda está sendo analisado.
Além de autorizar a celebração do convênio, o Projeto de Lei, caso aprovado, também vai permitir que a Prefeitura faça termos aditivos visando o recebimento de recursos financeiros para a realização da obra.
Na pauta da sessão também consta à votação de três moções de aplausos e reconhecimento.
A vereadora Solange Ramos (PPS) vai entregar a moção ao atleta Iuri Oliveira Villas Boas, que possui uma academia no bairro Maresias, na costa sul, onde treina uma equipe formada por jovens do bairro.
“O esporte sempre foi a melhor forma de integração de jovens com a sociedade, além de contribuir para a construção coletiva de valores, políticos e éticos, na perspectiva de desenvolvimento de aptidões para a vida social”, explica a vereadora.
O vereador Wagner Teixeira (PV) vai homenagear o atleta Arthur Vargas Bisneto e o professor da equipe Guigo Jiu-Jitsu do Litoral, Alessandro Cerejo.
De acordo com o vereador, a equipe participou de vários campeonatos de alto nível, ultrapassando assim vários obstáculos, levando então o Atleta Arthur Vargas Bisneto ao pódio, conquistando o 1º lugar no Campeonato Brasileiro de 2008 na categoria peso leve, defendendo assim o município sebastianense.
Já o vereador José Cardim de Souza (PP) vai entregar a moção ao Grupo Descendentes de Rua de São Sebastião, pela iniciativa em divulgar a cultura caiçara e os trabalhos desenvolvidos pelos integrantes.
O referido grupo foi campeão da fase Estadual do Mapa Cultural Paulista com a coreografia "O Pescador", uma mistura de dança de rua, teatro e capoeira.
"Foram mais de 50 títulos obtidos em diversas competições pelo país, eles prestam um trabalho sócio-cultural junto aos munícipes, o grupo existe há mais de cinco anos e é formado em sua maioria por moradores do bairro São Francisco", conta Cardim. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Provinha Brasil será aplicada para 1,5 mil alunos sebastianenses

São Sebastião - Nesta terça-feira (27/5), cerca de 1,5 mil alunos do 3º ano da rede municipal de ensino de São Sebastião, mantida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), vão realizar a Provinha Brasil, um instrumento de avaliação da alfabetização elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), do Governo Federal.
A avaliação tem o objetivo de oferecer informações importantes quanto ao nível de alfabetização dos alunos, ainda no início do processo de aprendizagem, permitindo com que eventuais correções sejam feitas ainda na Educação Básica. Nesta primeira edição da Provinha Brasil serão avaliadas habilidades relativas ao processo de alfabetização e letramento inicial dos alunos e, posteriormente, pretende-se incluir as habilidades referentes ao letramento em Matemática.
A Provinha Brasil está prevista no Plano de Metas do Compromisso Todos pela Educação, que reforça a necessidade de alfabetizar as crianças até oito anos de idade. O município de São Sebastião já aderiu ao Compromisso Todos pela Educação no ano passado e cumpre as metas buscando sempre a qualidade no ensino público. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura divulga programação da 2ª Festa do Migrante da Costa Norte

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião divulgou nesta semana a programação da Festa do Migrante da Costa Norte, que será realizada entre os dias 13 e 15 de junho, na Avenida Machado de Assis, em frente ao Projeto Garoçá, no bairro do Jaraguá, a partir das 18h. Em três dias, o evento promete grandes atrações com shows com artistas locais e de renome nacional como o cantor Amado Batista, além das apresentações de alunos das escolas municipais da Costa Norte e do Projeto Garoçá. A estrutura contará também com 19 barracas de comidas típicas e bebidas.
As apresentações estudantis e estão previstas para o dia 13/6 a partir das 21h e visam homenagear os moradores da região e as pessoas que vieram de todo o Brasil e hoje moram na Costa Norte. A EM Maria Alice Rangel (Jaraguá) vai apresentar a região Norte do país; o Nordeste ficará a cargo dos alunos da EM Canto do Mar. A região Sul será representada pelo Núcleo Educacional da Enseada, o Sudeste com os alunos da rede municipal da Maria José da Penha Frúgoli e Centro-Oeste com os estudantes da rede estadual desta instituição de ensino. Já o Projeto Garoçá mostrará toda a ginga da Capoeira. Após as apresentações, as bandas Barriga Verde e Banda 40 Graus comandam os shows musicais da noite.
No sábado (14/6) às 23h, o evento recebe o cantor Amado Batista, um dos artistas mais populares do Brasil, com mais de 30 anos de carreira.
E no domingo (15/6), o tradicional “quadrilhão” pretende unir as escolas da Costa Norte. Cerca de 300 alunos das EM’s da Enseada, Canto do Mar, Maria Alice Rangel e Frúgoli (municipal e estadual) prometem uma grande apresentação. Para fechar a festa, a Prefeitura promove shows com o grupo “Raiz Caiçara” e a dupla “João Marcos e Juliano”. Mais informações, pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura aquece o inverno sebastianense com várias atrações

São Sebastião - O inverno começa só no dia 21 de junho, mas a Prefeitura de São Sebastião promete aquecer a cidade de emoção com várias atrações para todos os gostos e idades de forma descentralizada, objetivando a promoção da cultura de forma igualitária.
O bairro do Jaraguá entra em clima de festa em uma grande homenagem aos migrantes da região. A 2ª edição da “Festa do Migrante da Costa Norte”, pretende atrair milhares de pessoas para conferir shows musicais, barracas com comidas típicas além das apresentações estudantis. O evento será realizado entre os dias 13 e 15 de junho reservando o dia 14, às 23h para o show do cantor Amado Batista.
Já o bairro de São Francisco recebe a tradicional “Festa de São Pedro Pescador”, entre os dias 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de junho, sempre a partir das 20h. A grande atração além das barracas de comidas típicas e quadrilhas será um show com o grupo “Demônios da Garoa”, agendado para o dia 28 (sábado).
Para finalizar o mês de junho, a Rua da Praia promete ser palco de grandes emoções com a “Explosão Cultural”, nos dias 27 e 28. Pelo segundo ano consecutivo, o local será um ambiente de confraternização e celebração de várias modalidades ao mesmo tempo em um mesmo espaço de forma ousada.
Em julho a Prefeitura promete muito mais pra população com o “Arraiá Caiçara”, entre os dias 4 e 20/7 na Rua da Praia. Grandes shows já estão confirmados como Banda Calypso (5/7), Renato Teixeira (12/7), Don & Juan (18/7) e César Menotti e Fabiano (19/7). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

EM Iraydes ganha nova quadra coberta nesta terça-feira
Com marcação para tênis, a quadra será o primeiro espaço coberto do município apto para a prática desta modalidade

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Educação e Obras e Planejamento, entrega nesta terça-feira (27/5), às 17h, a nova quadra poliesportiva da EM Profª Iraydes Lobo Vianna do Rego, na Topolândia. Com um investimento na ordem dos R$ 292 mil, o novo espaço foi completamente adequado às medidas oficiais e tem como diferencial a marcação para tênis, o que faz desta quadra o primeiro espaço coberto do município apto para a prática desta modalidade.
Entre as melhorias realizadas está a construção de um muro de arrimo, aterro para adequar as medidas oficiais à quadra, novo piso de concreto, pintura e novos equipamentos (tabelas, traves). A nova quadra poliesportiva da EM Iraydes atende a antigas reivindicações da comunidade. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Sistema Integrado de Monitoramento recebe a visita de alunos da Apae

São Sebastião - Um grupo de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de São Sebastião, realizou na tarde desta segunda-feira (26/5), uma visita ao Sistema Integrado de Monitoramento (SIM). O passeio faz parte do projeto “Interatividade”, que visa o conhecimento por meio da interação. Na semana passada os professores iniciaram trabalhos dentro da sala de aula, onde os alunos estudaram temas relativos ao trânsito.
Os estudantes também fizeram um passeio à Divisão de Tráfego (Ditraf) acompanhados do professor de Educação Física da Apae, Ubiratan Nascimento Mourão, com o intuito de vivenciar as informações passadas em sala de aula “Eles estudaram tudo relacionado ao trânsito e com o passeio tiveram a oportunidade de conhecer tudo de perto, como por exemplo, atravessar a rua respeitando a sinalização”, explicou. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Vôlei feminino sebastianense perde em casa, mas vence em São José dos Campos

São Sebastião - O time de vôlei feminino de São Sebastião entrou em quadra no último feriado dentro das disputas da Liga Máster. As jogadoras, que possuem idade acima de 30 anos, enfrentaram o Ducoco, no ginásio José de Souza Gringo, de São Sebastião na última sexta-feira (23/5), e em São José dos Campos, no sábado (24/2).
Em São Sebastião, o Ducoco ganhou das caiçaras por 3 sets a 1, com parciais 25X19, 22X25, 25X15 e 25X15. Já em São José, as sebastianenses mostraram superioridade, muita vontade de ir em busca de melhores resultados e conseguiram vencer o time adversário por 3 sets a 1, com parciais 25X19, 25X22, 25X22 e 22X25.
O time sebastianense integra o grupo C da competição, ao lado dos clubes Campo Belo, Triangular, Jundiaiense, Santo Américo, Ducoco, Guarulhos e Salete. O próximo desafio será contra a equipe do Santo Américo no dia 1º de junho.
O time de São Sebastião conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Ubatuba participa do III Avistar em São Paulo
O encontro reúne observadores de pássaros de todo o mundo. Ubatuba é uma das cidades que possui maior diversidade de espécies da América Latina

Ubatuba - A cidade de Ubatuba estará representada em um dos mais importantes eventos de observação de aves do mundo. O Avistar 2008 – III Encontro Brasileiro de Observação de Aves acontece de 22 a 25 de maio, em São Paulo, no parque Villa Lobos. Ubatuba é uma das cidades que possui maior diversidade de espécies da América Latina e busca divulgar esta potencialidade turística.
A cidade participará do evento com um stand, contendo folders e fotos. No dia 23, às 10h, haverá uma mesa redonda sobre o “Turismo de observação de aves em diferentes regiões do Brasil”, que contará com a participação do representante ubatubense e observador de aves, Carlos Rizzo.
Em quatro dias de evento, os admiradores das aves poderão participar de congressos, feiras, mostra de arte naturalista, mini-cursos e atividades infantis e culturais. O evento visa divulgar a observação como atividade de lazer, educação e turismo sustentável. No sábado e domingo, as atividades serão abertas ao público do parque, que contará com cursos de observação para iniciantes e workshops de fotografia de aves.
O congresso contará com especialistas de todo o Brasil e convidados internacionais nas palestras e mesas redondas. Diversas saídas de campo e mini cursos completam as atividades. Paralelo ao evento, será exposto o resultado do Concurso Avistar-Itaú BBA de Fotografia "Aves Brasileiras”, que premia imagens de espécies em liberdade. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

EE. Profª. Aurelina Ferreira dá um show de criatividade

Ubatuba - Constando do calendário escolar, a EE.Aurelina Ferreira do Bairro Estufa, em Ubatuba, realizou um evento com alunos, professores e funcionários, no dia 17 de maio, organizado e comandado pelo professor de Arte, Antonio Ebram Junior.
Foram várias apresentações de dança, canto, mímica, pelos alunos de todas as séries, com destaque para o Hino Nacional, num arranjo diferente do Professor Ebran, com acompanhamentos de bumbos, atabaques e outros instrumentos de percussão, além do violão. Um coral muito bem ensaiado, e o acompanhamento de todos os alunos , professores e funcionários presentes também fizeram com que toda a platéia vibrasse com a apresentação do nosso hino.
Respondendo atualmente pela direção da escola, a professora Estela Araújo Lopes Furini de Oliveira, bem como os coordenadores Alaíde das Graças e Edson Soler ficaram muito felizes com um evento grandioso, que movimentou toda escola, sendo tudo realizado dentro da Proposta Curricular, provando assim que é perfeitamente possível realizar projetos com ações relacionadas ao Plano Político Educacional do Governo de São Paulo, visando assim à melhoria da aprendizagem do aluno. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Festa do Chocolate acontecerá no próximo mês em escola de Ubatuba
Tradicional festa da EMEI Maria Alice comemora 11 anos de sucesso

Ubatuba - No próximo dia 7 de junho, a EMEI Maria Alice Leite da Silva, realizará a XI Festa do Chocolate, a partir das 17 horas. A festa que já se tornou tradicional na cidade, oferecerá na barraca do chocolate bolos, tortas, brigadeiros, espetinhos de frutas cobertos com chocolate e os famosos bombons recheados com morango.
Além do chocolate, os visitantes também poderão se deliciar com as barracas de pastel, pizza, churrasco, e ainda participar de brincadeira, sorteio de prêmios e assistir a apresentações de danças. A EMEI Maria Alice está localizada à rua Fernando Alonso, 247, no bairro do Perequê-Açu, próximo ao Estádio Municipal. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Fundart promove mais um Curso de Fotografia Digital

Ubatuba - Acontece, de 29 de maio a 1º de julho, mais uma edição do Curso de Foto Digital, promovido pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) e ministrado pelo fotógrafo Delmar Corrêa. Voltado para iniciantes e amadores, em máquinas fotográficas digital, o curso conta com aulas teóricas às terças e quintas das 19h30 às 22h no prédio da Fundart. O valor do curso é de R$ 120,00 e pode ser parcelado em duas vezes. Ao término das 40 horas de aula, o aluno recebe um certificado e um DVD com o “making off” do curso e com as melhores fotos de cada aluno.
As aulas práticas acontecem aos sábados ou domingos, em dias de bom tempo, nas trilhas, praias, praças e outros cartões postais da cidade. Os temas variam de flores, mirantes, com fotos do pôr-do-sol e noturnas, além de cachoeiras, ilhas e competições esportivas.
Segundo o professor Delmar Corrêa, o curso tem o objetivo de aprimorar o olhar fotográfico e oferecer ao fotógrafo amador, subsídios para fazer boas fotos. “Hoje em dia, muitas pessoas compram máquinas, mas não sabem aproveitar os recursos que elas oferecem. Para fazer uma foto bonita, não basta clicar, é preciso saber observar o enquadramento, a luz, o foco e a composição da foto, ter criatividade nos ângulos e sensibilidade no olhar. Basta um detalhe para mudar todo o contexto.”
Conteúdo programático - O conteúdo do curso inclui manuseio, ajuste de equipamentos e regulagem da máquina nos modos macro, automático, manual, programado, abertura e velocidade. Serão explorados temas de paisagem, noturnos, esportes e pores-do-sol. Serão utilizados os principais tipos e formatos digitais, explorando sensibilidades, composição fotográfica, foco e enquadramento.
Para o programa de tratamento de imagens Photoshop, serão ministradas aulas teóricas sobre as ferramentas, manuseio, acertos de imagens, correção, brilho, contraste, cores, filtros, dupla-exposição. Também serão ministradas aulas sobre Power Point, com apresentação de imagens em slide show, com trilha sonora para TV e computador. Para mais informações, ligue: 3833-7000, ou com o próprio professor Delmar, pelos telefones: 3835-1957, ou (11)9216-0305. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Futsal feminino de Ubatuba conquista “Copa Vale Histórico sub-18”

Ubatuba - Ubatuba conquistou no último final de semana a “Copa Vale Histórico de Futsal Feminino sub-18”, disputada na cidade de São José do Barreiro. Nesta segunda-feira, 26, o técnico Carlos Augusto, o Carlão e o coordenador de futsal, André Paulo, estiveram com o secretário de Esporte e Lazer Bittencurt Jr., que parabenizou o grupo. “A comissão técnica e jogadoras estão de parabéns. O futsal é um trabalho recente, que começou a ser desenvolvido na administração do prefeito Eduardo César. Só temos que comemorar esse resultado, que mostra que o caminho que estamos percorrendo, com essa equipe jovem, poderá ter um belo futuro”, disse Bittencurt.
A campanha - No jogo de estréia, na quinta-feira, 22, Ubatuba goleou a equipe de Lavrinhas por 5 a 1.
No dia seguinte Ubatuba teve dois desafios, venceu Passa Quatro por 4 a 3 e foi derrotada por Cachoeira Paulista por 4 a 2, classificando-se em segundo lugar no grupo.
No sábado pela manhã, já nas semifinais, Ubatuba enfrentou a equipe da casa e mesmo com a pressão da torcida local, venceu a partida por 5 a 3, classificando-se para a final.
A partida final foi disputada contra Cachoeira Paulista, que dessa vez não resistiu à garra das ubatubenses, que venceram por 4 a 3.
“As meninas demonstraram superação ao derrotar Cachoeira Paulista na final”, comentou o treinador Carlão. A artilheira do torneio foi a ubatubense Fernanda, que marcou quatro gols na competição. Na equipe de Ubatuba estava também a jogadora revelação do torneio: Aline.
A equipe do técnico Carlão contou com as atletas Fernanda, Ayulle, Marina, Leslie, Maralina, Caleilane, Giovana, Helen, Joice, Paula, Aline, Carol e Amanda. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba agora possui um Centro de Referência da Saúde da Mulher
Esta unidade, criada pela Prefeitura, centralizará em um só ambiente todos os atendimentos necessários à saúde da mulher, desde ginecologia e obstetrícia, até nutrição, assistência social e psicologia

Ubatuba - A partir de agora, as mulheres ubatubenses, de todas as idades, poderão contar com uma atenção especializada de saúde, nos mais diversos assuntos. Além de oferecer serviços especializados, esta unidade ajudará a desafogar o atendimento na Santa Casa. A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde, inaugurou, no último sábado, 23, o Centro de Referência da Saúde da Mulher. A solenidade de inauguração foi acompanhada por profissionais da saúde, representantes da comunidade, secretários municipais, vereadores e pelo prefeito Eduardo Cesar, com a sua esposa, Denise Cesar.
O Centro disponibilizará serviços relacionados à gestação de alto risco, gestação em adolescentes, climatério (transição para menopausa), ginecologia geral, patologia cervical, ambulatório de mama, planejamento familiar, patologias uterinas e uroginecológicas e ovarianas, além de atendimentos psicológicos e nutricionais.
Avanços e Humanização - Para o prefeito Eduardo Cesar, este é momento que marca o avanço na área da saúde . “A saúde da mulher merece uma atenção especial, pois é ela quem gera a vida. Por esta razão, seu organismo necessita de cuidados diferenciados e constantes. O Centro de Referência da Mulher tem o objetivo de centralizar todas as necessidades das mulheres em um só ambiente, com atendimento de qualidade. Este mais um salto, somado a tantas outras ações, que está tornando Ubatuba uma cidade melhor para se viver.”
O secretário de Saúde, Clingel Frota, afirma que o Centro de Referências é mais uma inovação, que vem para somar, no ideal de proporcionar um atendimento de saúde mais digno à população ubatubense. “Estamos buscando humanizar cada vez mais o atendimento, considerando que as obras de concreto não são nada, diante do carinho e da atenção que os pacientes precisam. É preciso ter empatia para com a pessoa que está debilitada fisicamente. Por isso, é muito bom perceber que temos em nossa equipe profissionais competentes e preparados para acolher e cuidar dessas pessoas.”
Representando a Câmara Municipal, estiveram presentes os vereadores Claudinho Gulli e Luciana Machado. Eles parabenizaram a iniciativa do prefeito Eduardo Cesar. Para Luciana, “este programa demonstra a preocupação e a valorização da mulher e da comunidade, como um todo.” Claudinho ressaltou as realizações em todo o município. “Apesar das dificuldades que a saúde enfrenta, em nível nacional, estamos vendo grandes transformações em todos os cantos de Ubatuba.”
Serviço - Entre os procedimentos clínicos oferecidos pelo Centro de Referência da Saúde da Mulher, destacam-se: a coleta de preventivo, inserção de Dispositivo Intra-Uterino (DIU), teste de captura híbrida (para detectar tipos de HPV associados ao câncer), colposcopia, cauterização, biópsia, punção de cistos de mama, biópsia de colo uterino, cirurgia para retirada de pólipos; ultrasson e cardiotocografia, que estuda a biofísica do feto, permitindo avaliar o bem-estar fetal.
O Centro de Referências da Mulher já está funcionando na Rua Gastão Madeira, 120, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ciclista de Ubatuba pretende percorrer 10 mil quilômetros

Ubatuba - O ciclista Adriano de Jesus Pinto, morador de Ubatuba, está programando quebrar o recorde brasileiro de maratona ciclística, percorrendo 11 estados brasileiros, passando por mais de 600 cidades. Segundo Adriano, o recorde atual é de seis estados e 340 cidades.
O objetivo é partir de Ubatuba e percorrer os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Espírito Santo, totalizando aproximadamente 10 mil quilômetros. “Minha expectativa é concluir o percurso em no máximo 200 dias”, comenta o ciclista, que ainda não possui experiência em provas longas. “Essa será a minha primeira maratona ciclística, mas pretendo pedalar em torno de 150 km por dia”, diz Adriano, que planeja pedalar das 6h às 17h todos os dias. Adriano tentaria o desafio com um colega, que desistiu do sonho. “Infelizmente não temos como dividir essa viagem, mas mesmo assim, irei, pois sei que Deus irá comigo e tenho muita garra e determinação para vencer”, diz Adriano.
Apoio - Adriano esteve reunido com o secretário de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba, Bittencurt, Jr, que torce pelo sucesso do ciclista. “Estamos estudando uma forma de ajudá-lo nessa empreitada e torcemos muito para que ele alcance seu objetivo”, disse Bittencurt.
Por enquanto Adriano tem o apoio da Academia RH Positivo e ainda procura patrocinadores. “Os interessados em me apoiar nesse desafio podem entrar em contato pelo telefone (012) 9752 5590”. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura de Ubatuba realiza audiência pública na próxima quarta-feira

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba realiza na próxima quarta-feira, 28, às 19 horas, na Câmara Municipal, audiência pública para prestação de contas do 1º quadrimestre de 2008. A explanação sobre todas as receitas e despesas da Administração será feita pela Secretaria Municipal de Fazenda. A prestação de contas por meio de audiências públicas é uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Aciu traz para Ubatuba palestras do Sebrae sobre Iniciação Empresarial

Ubatuba - A Aciu- Associação Comercial de Ubatuba em mais uma parceria com o Sebrae trará desta vez para a cidade, um programa específico sobre “Iniciação Empresarial”.
Serão três palestras com os seguintes temas: “Planeje sua Empresa”, “Desenvolva sua Empresa” e “Habilidades para Gerenciar um Empreendimento”.
Todas as palestras terão início às 19h00, serão ministradas na sede da Aciu, situada à Rua Dr. Esteves da Silva, 51 - Centro, e terão aproximadamente três horas de duração.
As palestras são gratuitas e podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto. A Aciu ressalta que para obter um melhor aproveitamento é interessante participar das três, já que uma é continuação da outra.
As palestras:
- Planeje sua empresa- 26/05- 2ª feira- 19h00
-Objetivo Geral: Sensibilizar os participantes para identificar e analisar as oportunidades de negócio e iniciar o processo de Planejamento de uma empresa.--Principais Indicadores: Levantar idéias e oportunidades de negócio e identificar informações para o planejamento de uma empresa.
- Desenvolva sua empresa - 27/05- 3ª feira- 19h00
-Objetivo Geral: Sensibilizar os participantes para conhecer o mercado em que atua e integra a empresa e seus setores.
-Principais Indicadores: Conhecer o ciclo de vida das empresas, reconhecer a integração dos setores da empresa e agir estrategicamente com foco no mercado.
- Habilidades para gerenciar um empreendimento - 28/05- 4ª feira- 19h00
-Objetivo geral: Sensibilizar os participantes para identificar as principais habilidades para a boa condução na gestão de uma empresa.
-Principais Indicadores: Identificar as habilidades para uma boa conduta gerencial, estimular o comportamento e as principais características gerenciais e conhecer dicas para uma boa gestão de negócios.
Para mais informações entre em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445. Falar com Alexandra ou Eduardo ou acesse o nosso site: www.aciubatuba.com.br . Nele você encontra inúmeras informações muito úteis para o seu estabelecimento. (Fonte: ACIU)

Comece Certo: série para empresários iniciantes
PAE de Ubatuba disponibiliza série editorial que desvenda os principais cuidados necessários na abertura de um negócio

Ubatuba - O “Comece Certo” é uma espécie de “livrinho” desenvolvido pelo Sebrae que apresenta a estrutura legal e tributária da atividade empresarial escolhida, demonstrando custos típicos e formatos de gestão apropriados. O desafio é preparar o empresário para os aspectos importantes da montagem e do desenvolvimento do empreendimento.
Segundo a analista técnica do Sebrae de São José dos Campos, Maria Aparecida Medeiros, o objetivo do Sebrae é transmitir conhecimento ao empresário utilizando-se de várias ferramentas e o Comece Certo é uma delas.
O PAE de Ubatuba informa que as edições estão sendo atualizadas, mas os interessados encontram o conteúdo completo no site: www.sebraesp.com.br acessando o link “abrindo seu negócio”.
Os exemplares tratam de um único tema nas seguintes áreas:

No comércio são eles:
Açougue
Bar e lanchonete
Bomboniere
Cafeteria
Cibercafé
Comércio atacadista de lingerie
Comércio de água mineral
Comércio de alimentos congelados
Comércio de embalagens
Comércio de produtos de informática
Comércio de produtos de limpeza
Comércio de tintas
Drogaria
Farmácia
Floricultura
Livraria
Loja de acessórios de motos
Loja de armarinhos
Loja de artigos esotéricos
Loja de artigos para festas infantis
Loja de autopeças
Loja de bijuterias
Loja de brinquedos
Loja de cd's
Loja de confecção
Loja de cosméticos
Loja de embalagens para presentes
Loja de ferragens
Loja de Hidráulica
Loja de produtos eletrônicos
Loja de R$1,99
Loja virtual
Minimercado
Ótica
Padaria
Papelaria
Pet Shop
Pizzaria
Restaurante self service e por kilo
Revistaria
Sorveteria
Videolocadora

Na área de serviços:
Academia de ginástica
Agência de empregos
Agência de serviços de tele marketing
Agência de viagens e turismo
Auto-escola
Buffet
Casa lotérica
Clínica de fisioterapia
Clínica veterinária
Copiadora
Consultoria
Cursos livres pela internet
Editora
Empresa de cobrança
Empresa de comunicação visual
Empresa de desenvolvimento de home page
Empresa de trabalho temporário
Escola de futebol
Escola de idiomas
Escola infantil
Escola de informática
Funilaria e pintura
Imobiliária
Instalação de cortinas e carpetes
Lan house
Marcenaria
Oficina de costura
Oficina mecânica
Pousada
Prestação de serviços motoboy
Promoção e organização de eventos
Salão de Beleza
Serralheria
Serviços de limpeza e conservação
Transporte rodoviário de cargas
Transporte turístico e fretamento

E na indústria:
Fábrica de doces
Fábrica de brindes
Fábrica de calçados
Fábrica de vassouras
Fábrica de velas
Fábrica de pão de queijo
Indústria de bijuterias
Indústria de confecção
Indústria de etiquetas
Usina de reciclagem

Para mais informações entre em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445. Falar com Alexandra ou Eduardo ou acesse o nosso site: www.aciubatuba.com.br . Nele você encontra inúmeras informações muito úteis para o seu estabelecimento. (Fonte: ACIU)

Cinema: SEMANA DE 22/05 A 05/06/2008
Lançamento Mundial
Um filme da Lucas Fim , dirigido por Steven Spielberg com Harryson Ford
Indiana Jones e o reino da caveira de cristal.
'as 14,30hs - 17,00hs - 19,30hs - 22,00hs
cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Dos direitos

Toda criança
deveria ter direito
a um rio com cachoeira
a um quintal
com árvore fruteira
a um pedaço de capoeira
a uma ilha ancestral
mesmo que seja a casa do avô
rodeada pelo bananal.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Pescadores, abram os olhos!

A Comunidade de Picinguaba vem alertar os diversos segmentos da sofrida e explorada classe pesqueira que a Secretaria do Meio Ambiente (aquela que não representa as comunidades tradicionais) por intermédio de sua “subsidiaria integral” a Fundação Florestal está publicando as Atas das Consultas Publicas do litoral Sul, Centro e Norte para questionamento em seu site. As observações devem ser feitas no link apa@fflorestal.sp.gov.br . Quanto à nova minuta do Decreto que esta disponibilizada tem 30 dias para manifestação.
Logo de cara o que chama atenção é o desaparecimento da ARIE do texto do decreto, que aparece camuflada no artigo 8 da minuta.
Sugerimos em caráter de urgência que as comunidades pesqueiras e a população interessada se manifestem a respeito destes documentos, pelo link acima, principalmente se o que esta nas ATAS é reprodução fiel do que aconteceu in loco e realmente declarando posição sobre se estão favoráveis ou não à criação desta APA e ARIE.
Prestem atenção e comparem a ATA do Litoral Sul, Centro e Norte. Vejam que no Sul todos aplaudem a iniciativa da SMA, mas só que a maioria dos presentes que se manifestaram pertencem à própria Secretaria ou a ONGs ambientalistas que querem agora ditar regras sobre a principal atividade econômica da população tradicional. Enquanto que na do Centro e Norte as comunidades se mobilizaram e declaram sua posição começando a incomodar o “establishment” ambiental que tenta se instalar agora no mar.
O importante é que fique documentada uma posição “contraria” ou a “favor” da população sobre esta aventura oceânica dos ambientalistas da SMA e ONGs nacionais e internacionais, que após a proibição da caça e da agricultura de subsistência em 80% do território de Ubatuba tentam regrar de forma pouco clara a pesca delegando esta arbitrariedade a um Conselho de representatividade questionável.
Façam chegar ao site da SMA e FF, seus posicionamentos sobre estas ATAS e Decreto e cobrem resposta. O Estado tem a obrigação legal de responder e é um direito de qualquer cidadão peticionar. E principalmente guardem suas posições, ou salvas em seus computadores ou impressas.
Temos que ressaltar também que a consulta via internet não substitui a consulta popular, pois nem todos dispõem de computador para ter acesso ás informações e transparência se dá com a certeza que todos os interessados poderão se manifestar.
Vale lembrar que nova minuta de decreto implica em nova consulta publica, pois a proposta anterior, ao que parece, pelo posicionamento do Centro e do Norte foi rejeitada. Também não esta clara a base legal para um governo estadual exercer este tipo de jurisdição em área de competência constitucional da União e também não esta clara qual a base legal para uma policia estadual exercer fiscalização sobre área marítima da União sem lei federal que lhe atribua esta competência.

Miguel Bechara Junior
Diretor Jurídico da SABP
Vila de Picinguaba - Ubatuba

Companheiros(as) !!

Estou reproduzindo neste email, uma preocupação da SORG NACIONAL com os prazos de desincompatibilização para os que pretendem ser candidatos(as) neste eleição.
Este sábado (5) é o prazo final para desincompatibilização ou afastamento para concorrer ao cargo de Vereador nas próximas eleições municipais, excetuando-se os casos de servidores públicos e dirigentes sindicais.
Leia abaixo as instruções sobre o assunto elaboradas pela Assessoria Jurídica do DN/PT:
Afastamento e Desincompatibilização:
Excetuando-se os casos de afastamento de servidores públicos e dirigentes sindicais, cujo prazo é comum (3 e 4 meses, respectivamente), nos demais casos o prazo de desincompatibilização ou afastamento para concorrer às eleições municipais é diferenciado conforme o cargo a ser disputado:
a) para Vereador, seis meses: 05 de abril de 2008.
b) para Prefeito/Vice-Prefeito, quatro meses: 05 de junho de 2008.
Dirigentes sindicais:
- O prazo de afastamento é comum para qualquer eleição a ser disputada e os candidatos devem se afastar 4 meses antes do pleito (sugerimos que o pedido de afastamento seja apresentado até 04/06/2008, portanto, o dia 05/06 é a data a partir da qual o candidato já deve estar afastado).
- São os dirigentes que ocupam cargo ou função de direção, administração ou representação em entidades representativas de classe, mantidas, total ou parcialmente, por contribuições impostas pelo poder público ou com recursos arrecadados e repassados pela Previdência Social (Resolução nº 18.019/92).
- Dirigente ou representante de associação profissional não reconhecida legalmente como entidade sindical e que não receba recursos públicos não há necessidade de afastamento (Resolução n.º 20.590/00)
- Dirigente ou representante de entidade municipal, estadual ou nacional, mesmo que não receba imposto sindical ou qualquer outro tipo de recurso público deve se desincompatibilizar do cargo (Resolução n.º 20.590/00).
Servidores públicos:
- O prazo de afastamento é comum para qualquer eleição a ser disputada e os candidatos devem se afastar 3 meses antes do pleito (devem solicitar o afastamento até 04/07/2008, portanto, o dia 05/07/08 é a data a partir da qual eles já devem estar afastados);
- São os servidores estatutários ou não, dos órgãos ou entidades da administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, inclusive das fundações mantidas pelo poder público, garantido o direito à percepção dos seus vencimentos integrais.
- Os servidores que ocupam cargos em comissão (de livre nomeação) também devem se afastar no mesmo prazo e a Administração deverá exonerar o servidor candidato a partir de 05/07/08. Nesse caso, não basta o protocolo do pedido do candidato na data limite, mas é preciso que o ato de exoneração seja expedido até 05/07. Os efetivos que exercem cargos em comissão serão exonerados do cargo em comissão e afastam-se do cargo efetivo com direito à remuneração.
- Servidores do fisco devem se afastar no prazo de seis meses antes do pleito para ambos os cargos e não fazem jus ao afastamento remunerado. Não precisa se afastar o servidor do fisco que exerça suas atribuições em município diverso do qual pretende concorrer (Res. 22.627/07).
- Servidor público efetivo municipal de município limítrofe ou da mesma região metropolitana não precisa se afastar do cargo, ou seja, servidor municipal de município diverso daquele do qual pretenda se candidatar não precisa se afastar do cargo (Resolução n.º 20.590/00).
- Servidor público efetivo da União, do Estado, sem atuação no município em que será candidato a vereador ou a Prefeito ou vice, não precisa se afastar (Resolução n.º 20.590/00).
- Funcionário que exerce cargo comissionado em gabinete parlamentar em Brasília deve ser exonerado no prazo de três meses antes do pleito (Resolução n.º 21.615/04).
- Servidores de empresas públicas e sociedades de economia mista devem se afastar no prazo de três meses antes do pleito (Resolução n.º 18.160/92).
- Gozo de licença-prêmio ou de férias de servidor público estatutário pode ser considerado como afastamento (Resolução n.º 18.208/92). Não vale para os cargos em comissão, quando há necessidade de afastamento definitivo (exoneração) até três meses antes do pleito.
- Diretores e vice-diretores de escola pública. Afastamento definitivo nos três meses anteriores ao pleito e se detentor de cargo efetivo na administração pública terá direito à percepção dos vencimentos durante o período do afastamento (Resolução n.º 21.097/02).
Prefeitos:
- Prefeito reeleito não pode se candidatar ao cargo de vice-prefeito para mandato consecutivo no mesmo município, pois estaria configurando o exercício de um terceiro mandato sucessivo.
- Para concorrer a outro cargo, o Prefeito deve renunciar ao respectivo mandato até seis meses antes do pleito.
- Para concorrer a Prefeito em outro município, deve renunciar ao mandato até seis meses antes do pleito e satisfazer as exigências de filiação partidária e domicílio eleitoral no município em que pretenda concorrer, pelo menos um ano antes do pleito, desde que o município não tenha sido criado por desmembramento, incorporação ou fusão daquele onde ocupou o cargo.
Vice:
- O Vice-Presidente, o Vice-Governador e o Vice-Prefeito poderão candidatar-se a outros cargos, preservando os seus mandatos respectivos, desde que, nos últimos 6 (seis) meses anteriores ao pleito, não tenham sucedido ou substituído o titular.
- Vice-Prefeito reeleito pode se candidatar ao cargo do titular, ainda que o tenha sucedido ou substituído no curso do mandato, por um único mandato subseqüente (Resolução n.º 21.382, de 22.04.03).
Parentes:
- São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos 6 (seis) meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.
- O cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do prefeito são inelegíveis para sua sucessão, salvo se este, não tendo sido reeleito, se desincompatibilizar seis meses antes do pleito.
- São inelegíveis ao cargo de vice-prefeito no mesmo município, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do prefeito reeleito.
- São inelegíveis ao cargo de vereador no mesmo município, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do prefeito reeleito ou não, salvo se renunciar até 6 meses antes do pleito.
- A dissolução da sociedade conjugal no curso do mandato não afasta a inelegibilidade.
Ministros e Secretários de Estado ou Município:
Devem se afastar definitivamente dos cargos (6 meses para o cargo de vereador e 4 meses para o cargo de Prefeito ou Vice-Prefeito):
- Os Ministros de Estado; os chefes dos órgãos de assessoramento direto civil e militar da Presidência da República; o chefe do órgão de assessoramento de informações da Presidência da República;
- O Consultor-Geral da República;
- Os presidentes, diretores e superintendentes de autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas e as mantidas pelo poder público;
- Secretários de Estado e Secretários da Administração municipal ou membros de órgãos congêneres. Como membros de órgãos congêneres, citamos, por exemplo, os Administradores Regionais; Diretor de Departamento, com cargo equivalente a Secretário da Administração; Diretor de Departamento Jurídico da Prefeitura, quando não houver Secretaria de Assuntos Jurídicos.
Obs: Secretário Municipal de município diverso do qual pretende se candidatar não precisa se afastar do cargo (Resolução n.º 20.590/00).
Militares:
O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições:
se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da atividade;
se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.
- O militar, enquanto em efetivo serviço, não pode estar filiado a partidos políticos. A Resolução n.º 21.787/04 estabelece que ao militar da ativa que pretenda concorrer a cargo eletivo não é exigível a filiação partidária como condição de elegibilidade, bastando-lhe o pedido de registro da candidatura, após a prévia escolha em Convenção partidária. Do registro da candidatura até à diplomação do candidato ou regresso às Forças Armadas, o candidato é mantido na condição de agregado (Resolução n.º 17.845 e Acórdão 11.314/90).
- O militar da reserva remunerada deve ter filiação partidária deferida um ano antes do pleito (art. 16, § 2º da Res. 22.717/08).
- O militar que passar à inatividade após o prazo de um ano para filiação partidária, mas antes da escolha e convenção, deverá filiar-se a partido político no prazo de 48 horas após se tornar inativo (Resolução n.º 20.615/00).
- O Diretório Municipal do Partido, após o deferimento do registro da candidatura do militar candidato, deverá encaminhar cópia da decisão imediatamente à autoridade a que o militar estiver subordinado, cabendo igual obrigação ao Juiz Eleitoral do Município.
Outros casos de afastamento (6 meses para o cargo de vereador e 4 meses para o cargo de Prefeito ou Vice-Prefeito):
Afastamento definitivo dos cargos:
- Os presidentes, diretores e superintendentes de autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações públicas e as mantidas pelo poder público.
- Os magistrados da União, dos Estados e do Distrito Federal, os membros dos Tribunais de Contas e os do Ministério Público (exceto os membros do Ministério Público que tenham optado pelo regime de garantias e vantagens instituído antes da Constituição. Federal de 1988) e que estão dispensados de cumprir o prazo de um ano de filiação partidária, devendo satisfazer tal condição de elegibilidade até seis meses antes da eleição, para o cargo de vereador e até 4 meses antes do pleito para o cargo de prefeito.
- Os diretores de órgãos estaduais ou sociedades de assistência aos Municípios. Prefeito que é presidente de associação de municípios, pessoa jurídica de direito privado, que recebe contribuições não obrigatórias de municípios associados de um mesmo estado, para concorrer à reeleição, deve desincompatibilizar-se definitivamente da função no prazo de quatro meses (Resolução 21.772/04).
Afastamento não definitivo:
- Os que tiverem competência ou interesse, direto, indireto ou eventual, no lançamento, arrecadação ou fiscalização de impostos, taxas e contribuições de caráter obrigatório, inclusive parafiscais, ou para aplicar multas relacionadas com essas atividades.
- Os que hajam exercido cargo ou função de direção, administração ou representação em pessoa jurídica ou em empresa que mantenha contrato de execução de obras, de prestação de serviços, ou de fornecimento de bens com órgão do poder público ou sob seu controle, salvo no caso de contrato que obedeça a cláusulas uniformes.
- Chefe da Delegacia de Polícia Rodoviária Federal. Ao lado da Polícia Federal, da Polícia Ferroviária Federal, das Polícias Civis, das Polícias Militares e do Corpo de Bombeiros, a Polícia Rodoviária Federal foi incluída pela Constituição no rol dos órgãos responsáveis pela segurança pública. Seus integrantes exercem função policial, estando sujeitos ao prazo de desincompatibilização. (Acórdão 14.358, de 25/02/97)
- Autoridades policiais civis ou militares com exercício no município devem se afastar do cargo (4 meses pra Prefeito ou vice e 6 meses para Vereador).
- O conselheiro tutelar do município deve desincompatibilizar-se (6 meses para vereador e 4 par Prefeito ou Vice -Acórdão n.º 16.878/00) Também necessário o afastamento do Conselho Tutelar previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.
OBS: Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, previsto na Lei n.º 8.069/90, art. 88, II, não há necessidade de afastamento (Resolução n.º 14.265/94).
- Conselho Municipal de Saúde. Desincompatibilização. Necessidade nos três meses antes do pleito (Acórdão n. 22.493/04).
- Assessor especial de Ministro. Afastamento três meses para ambos os cargos (Resolução n.º 20.172/98).
- Médico do SUS e do INSS. Afastamento três meses para ambos os cargos (Resoluções n.º 21.143/03 e 20.611/00).
- Funcionário do Banco do Brasil. Afastamento três meses para ambos os cargos (Resolução n;º 16.595/00).
Dúvidas, estamos à disposição.

Mauricio Moromizato
Ubatuba, SP

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Pescadores  © Emilio Campi

Puxada de Rede
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor