Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 28 de Maio de 2008 - Nº 1977 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
Pescador protesta na Assembléia
Minuta do decreto de criação das APAs Marinhas já pode ser consultada via internet
No Dia Nacional da Mata Atlântica, região tem muito a comemorar
UNITAU abre inscrições para mostra cinematográfica


Caraguatatuba
Deputados discutem APAs com pescadores de Caraguatatuba
Moradores pedem mais melhorias durante entrega de pavimentação
A peça Folia do Homem Diabo será a próxima apresentação no teatro Mário Covas.
Canto na quinta com o Água Viva Coral no Martin de Sá
EE. Bernardino, no bairro do Tinga em Caraguatatuba realiza exposição literária
Show nos Bairros acontece no Morro do Chocolate neste sábado 31
Nota de falecimento
Sebrae promove palestra de sensibilização sobre Central de Negócios no dia 5 de junho
Campeonato de Braço de Ferro foi realizado em Caraguá
Instituição Federal Oferece 200 Vagas para Cursos Técnicos Gratuitos
Ciclismo de Caraguá conquista 10 medalhas no último final de semana
Caraguá se prepara para enfrentar cidade mexicana no Dia do Desafio
Campanha do Agasalho e Bazar da Solidariedade aquecem Caraguatatuba
Vereadores recebem alunos do Unimódulo

Ilhabela
Prefeitura de Ilhabela realiza 4ª Edição da Ação Cidadania
Cidade é escolhida para capacitar agentes de viagens da Argentina e Uruguai
Nossa Ilha Mais Bela lança projeto Educação para o Voto
Vereadores aprovam cinco projetos
Canoístas de Ilhabela conquistam as primeiras colocações na Corrida de Canoas em Caraguá
Vereador faz Moção de Apelo ao Governo do Estado para a revisão da proposta que cria as APA’s
Secretária de Cultura e sua equipe recebem homenagem na Câmara

São Sebastião
Leopoldino sugere criação de Política de Mudanças Climáticas em São Sebastião
Representantes de Sindicatos portuários entregam reivindicações à Prefeitura
Abramt consegue depósitos em juízo contra “citygates”
Companhias Marítimas aprovam São Sebastião para parada de navios
Transpetro inicia curso de educação ambiental no município

Ubatuba
Em meio a impasse sobre APAs, Estado inicia revisão da lei de gerenciamento costeiro
EE.Capitão Deolindo de Oliveira Santos (Ubatuba) recebe Promotor da Vara da Infância e Juventude
Ubatuba tem arte na cidade
Palestra “Cirurgia da Obesidade”
Políticas Públicas em debate durante a Semana do Meio Ambiente em Ubatuba
Miltinho, do Jô, ministra workshop em Ubatuba
Reunião acerta detalhes para Prova Pedestre Soldado Paulino
Fundart promove cursos de tecelagem
Esportes coletivos de Ubatuba conhecem adversários da fase regional dos Jogos da Juventude

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Pescador protesta na Assembléia

Litoral Norte - Pescadores do Litoral Norte prometem repetir os protestos contra a criação das APAs (Áreas de Proteção Ambiental) marinhas durante audiência pública marcada para as 16h de hoje na Assembléia Legislativa.
A intenção do setor pesqueiro, que conta com o apoio dos deputados estaduais da Frente Parlamentar em Defesa do Vale do Paraíba, é pressionar o Estado para rever o projeto, que restringiria a atividade.
Apenas de Ubatuba deverão participar da audiência mais de 200 pescadores, segundo o presidente da Colônia Z-10, Joedis da Silva Teixeira.
Segundo Teixeira, o setor pesqueiro não concorda com a forma que o secretário estadual de Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto, vem conduzindo o processo de criação das APAs.
"A Secretaria de Meio Ambiente colocou uma nova minuta à disposição para debates na internet, só que isso não faz parte da realidade dos pescadores que nem sequer têm computadores", afirmou.
Além disso, segundo o deputado Mozart Russomanno (PP), de Caraguatatuba, já existe um decreto estadual de 2004 que estabelece o Gerenciamento Costeiro do Estado de São Paulo, que terá que ser revisado pelo governo paulista no ano que vem. (Fonte: ValeParaibano)

Minuta do decreto de criação das APAs Marinhas já pode ser consultada via internet

Litoral Norte - A minuta do decreto que criará as APAs (Áreas de Proteção Ambiental) do Litoral de São Paulo já foi disponibilizada para consulta pública, via internet, por 30 dias, a partir de ontem, no endereço http://www.ambiente.sp.gov.br/notadeesclarecimento.php 
O novo prazo foi dado pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, após encontro com lideranças da pesca artesanal, moradores tradicionais e ONGs representativas do setor náutico, em Ubatuba, no dia 19.
Graziano entendeu que as três Consultas Públicas realizadas em Iguape, São Vicente e Ilhabela, para apreciação da minuta apresentada por técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), foram insuficientes para incorporação das sugestões e críticas dos setores envolvidos com a regulamentação proposta.
Para o secretário do Meio Ambiente de São Paulo, a criação das APAs do Litoral Sul, Centro e Norte tem como foco garantir o desenvolvimento sustentável, favorecendo a pesca artesanal e combatendo a pesca predatória, nociva para todos.
Graziano lembrou que a criação das APAs se dará com o reforço da ação da Polícia Ambiental no combate à pesca irregular, principalmente a pesca profissional de arrasto com parelhas. Para tanto, será criada uma unidade especial de policiamento marítimo, formada por 90 policiais treinados para ações no mar e equipados com seis lanchas, que permitirão a abordagem de pesqueiros de grande porte, que atuem irregularmente.
De acordo com o Governo do Estado, a criação das APAs litorâneas visa combater a exploração desordenada e predatória dos recursos marinhos, que vêm sofrendo uma redução na oferta do pescado. Se não houver uma forma de uso sustentável dos recursos naturais do mar, é consenso que se terá a perda da diversidade biológica e cultural, e empobrecimento e marginalização das comunidades tradicionais costeiras. (Fonte: Imprensa Livre)

No Dia Nacional da Mata Atlântica, região tem muito a comemorar

Litoral Norte - Ontem, dia 27 de maio, comemorou-se o Dia Nacional da Floresta Atlântica ou da Mata Atlântica e, o Litoral Norte possui o maior remanescente dessa vegetação, segundo a diretora do parque de Ilhabela, Carolina Bio Poletto. “Estamos na região que tem o maior corredor ecológico em relação a outras regiões. Também é o local que tem mais áreas protegidas com unidades de conservação permanente”, afirma Poletto.
De fato, o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), criado em 1977, tem cerca de 315 mil hectares, numa extensão que vai desde a divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro até Itariri, no Sul do Estado, passando por toda a faixa litorânea, que abriga a maior quantidade de Mata Atlântica do Brasil e um grande patrimônio de biodiversidade.
No Litoral Norte, o PESM fica próximo a maior metrópole do Brasil, do Porto mais importante do País, no eixo Rio-São Paulo, abriga o pólo industrial de Cubatão e, mesmo assim, forma um corredor ecológico, que interliga a Serra da Bocaina, no Rio de Janeiro até a Juréia, no litoral Sul paulista, no Vale do Ribeira, se estendendo até o Paraná.
Na região, os Núcleos do PESM em cada cidade litorânea ocupam uma área muito maior que a faixa habitada pela população. Para se ter uma idéia, em São Sebastião representa cerca de 75% da área; em Caraguatatuba (70%), em Ubatuba (80%) e Ilhabela (85%).
Portanto, o Litoral Norte pode ser considerado privilegiado por possuir as encostas da Serra do Mar cobertas pela Mata Atlântica. Grande parte dessa paisagem forma esse conjunto de natureza, que pertence aos Núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar.
No dia nacional em comemoração a uma das ferramentas mais importantes da biodiversidade, o pesquisador científico do Instituto Florestal e diretor do Parque Estadual de Caraguatatuba, Ivan Suarez da Mota, ressalta a importância do tema.
“A mata atlântica do Litoral Norte é a maior em proporção preservada do Estado de São Paulo. É a maior biodiversidade do planeta, maior até que a Amazônia. Lá vivem espécies que não existem em outros locais”, disse. Porém, ele alerta para a questão da prática dos crimes ambientais que ainda devem ser combatidos. “Os maiores problemas ainda são a caça e a extração de palmito indiscriminada, que gera o risco de extinção das espécies”, ressalta. Segundo ele, a mata atlântica no Litoral Norte também é a mais populosa do trecho de São Paulo. “É um grande desafio preservar e proteger este patrimônio”, ressalta.
A mesma opinião é compartilhada pelo diretor do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) de São Sebastião, Edson Lobato, o Fredê. “A gente em parte o que comemorar e, em parte, não. Embora tenham estudos para monitorar o avanço da regeneração da Mata Atlântica, aqui no Litoral Norte existe um resgate da mata em termos de vegetação. Por isso, a gente comemora, mas as atividades ilegais de caça e retirada de palmito, ainda não avançamos”, disse Fredê.
Segundo ele, existe maior consciência sobre a mata atlântica, mas uma situação de distância quando a envolve a caça e a extração de palmito, considerados problemas crônicos. “Cerca de 70 animais dependem da cadeia alimentar do palmito e a “indústria do palmito” – intitulou a atividade que prejudica a mata – traz a perda da fauna”, relata.
Os Núcleos
Em Caraguatatuba ,a área passou a ser um Núcleo do Parque Estadual da Serra do Mar em agosto de 1977, o primeiro do Litoral Norte e um marco na história da preservação da Mata Atlântica na região. Nos cerca de 88 mil hectares, inclui os limites do PESM nos municípios de São Sebastião, Paraibuna, Salesópolis e Natividade da Serra.
Em Ilhabela, 27,025 hectares do Parque englobam 85% do município, a Ilha de São Sebastião, sede do município, as ilhas dos Búzios, da Vitória, entre outras formações que compõem o arquipélago.
O Núcleo Picinguaba faz a ligação entre o Parque Estadual da Serra do Mar (cerca de 315 mil hectares) com o Parque Nacional da Serra da Bocaina (80 mil ha) e com a Área de Proteção Ambiental - APA do Cairuçu, no Estado do Rio de Janeiro (30 mil ha), formando um grande corredor para uma fauna diversificada, infelizmente ameaçada de extinção.
Com uma área de abrangência de 47 mil hectares, inserido no município de Ubatuba, do Núcleo fazem parte a Vila Picinguaba, uma aldeia de pescadores na Praia do Cambury, e um agrupamento de pequenos posseiros no sertão da Fazenda Picinguaba.
Nos últimos 30 anos, houve uma grande pressão ambiental, a partir da construção da Rio-Santos e do desenvolvimento turístico. A migração da mão-de-obra desses investimentos passou a se estabelecer e foram invadindo a floresta até a cota do Parque Estadual.
Este ano, o governo José Serra priorizou, pelo menos oficialmente, a Serra do Mar dentro dos 21 projetos estratégicos criados pela secretaria. Junto com as secretarias, está desenvolvendo um sistema para a desocupação dos chamados bairros cota (das áreas invadidas na Serra do Mar na região de Cubatão). As prefeituras tomaram consciência e iniciaram o processo de regularização de áreas já recuperadas com a retirada dos invasores, como é o caso de São Sebastião. Ilhabela aprovou um projeto que deve determinar o início desse processo no município.
Outro crescimento importante na história recente do PESM foi a criação do Plano de Manejo, elaborado em 2005 e aprovado em 2006, com ações previstas para os próximos cinco ou 10 anos, incluindo a produção e o uso do PESM por meio da implantação de grandes trilhas dentro de áreas do estado com uma entrada controlada.
A floresta atlântica também é classificada cientificamente como floresta ombrófila densa. Segundo especialistas da área, embora represente apenas 7% da floresta original que outrora cobria cerca de 100 milhões de hectares praticamente contínuos, ainda é um vasto território, equivalente ao espaço da França e Espanha juntas. A Floresta Atlântica, com cerca de 1,5 milhão de km² estende-se praticamente por todo o litoral brasileiro.
De acordo com o site Ambiente Brasil, a Floresta Atlântica é a mais rica entre as florestas tropicais úmidas do planeta, considerada o santuário ecológico e corresponde a um dos ecossistemas mais ameaçados no mundo. Ela reúne 15% de todas as formas de vida animal e vegetal do mundo.
Em fevereiro de 1993, um novo decreto regulamentou a exploração da Floresta Atlântica. O decreto aumentou a área de dimensão da Floresta Atlântica a ser preservada, antes restrita à faixa litorânea. Ao contrário da legislação anterior, que praticamente proibia qualquer forma de utilização econômica da região, considerando a área intocável, o texto atual permite que as comunidades locais mantenham a exploração tradicional de algumas culturas por uma economia de subsistência. Além disso, prevê que os estados, municípios e Organizações Não-Governamentais (ONGs) também participem da fiscalização do ecossistema.
No aniversário do PESM, em agosto do ano passado, a gerente de unidades de conservação da Fundação Florestal, responsável pelas unidades do Vale do Paraíba, região metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira e Litoral Norte, Adriana de Queiros Mattoso, disse uma frase interessante: “para defender o Meio Ambiente é preciso ter amor, sentir e viver a natureza criando um elo e uma conexão mais forte, porque observar a natureza é entender um pouco sobre a evolução da vida na Terra”. (Fonte: Imprensa Livre)

UNITAU abre inscrições para mostra cinematográfica

Litoral Norte - A Universidade de Taubaté (UNITAU) está com inscrições abertas para a 1ª Mostra de curta-metragem das regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. O evento, promovido por meio de uma parceria da Universidade com o Centro Acadêmico do Departamento de Ciências Sociais e Letras, será realizado no dia 15 de agosto.
Poderão ser inscritos filmes de, no máximo, 15 minutos. O tema das obras é livre, mas apenas os filmes do gênero de ficção poderão concorrer ao prêmio. Os interessados em participar da Mostra devem submeter uma obra e pagar uma taxa de R$ 10. As inscrições serão encerradas no dia 1º de julho.
Haverá premiações nas categorias de melhor filme, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante e melhor atriz coadjuvante. Os três primeiros colocados da Mostra receberão troféus e prêmios de acordo com sua classificação. Os classificados do quarto ao décimo colocado em cada categoria receberão medalhas de participação.
A comissão julgadora do concurso será composta por dois jornalistas profissionais, um ator teatral, um professor de Literatura, um professor universitário de comunicação e um convidado especial. A divulgação dos 10 primeiros lugares de cada categoria será no dia 16 de agosto, sábado, mas a ordem de classificação só será anunciada no dia 13 de setembro, durante a semana pedagógica do departamento.
A ficha de inscrição e o regulamento da Mostra estão disponíveis na página http://www.unitau.br/eventos/2008/1a-mostra-cinematografica. Os interessados podem efetuar a inscrição no Diretório Central dos Estudantes (DCE), localizado na Rua 4 de março, nº 497, ou no Museu da Imagem e do Som de Taubaté, que fica na rua Tomé Portes Del Rey, 761, no bairro Jardim Ana Emília.
Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails: cleberbianchi@hotmail.com  e ca.xx.set.2008@hotmail.com  (Fonte: UNITAU)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Deputados discutem APAs com pescadores de Caraguatatuba

Caraguatatuba - Uma audiência pública sobre a APAs (Áreas de Preservação Ambiental) aconteceu anteontem, na Câmara Municipal de Caraguatatuba. A iniciativa foi da Frente Parlamentar, que foi representada pelos Deputados Estaduais, Padre Afonso Lobato, Carlinhos de Almeida e Mozart Russomanno.
O objetivo da audiência foi o de ouvir os pescadores da região sobre a proposta da Secretaria Estadual de Meio Ambiente sobre a criação da APAs.
Na ocasião, estiveram presentes os secretários de Meio Ambiente Agricultura e Pesca de Caraguá, Auracy Mansano Filho e de Agricultura, Pesca e Abastecimento, de Ubatuba, Valéria Gelli, além de vereadores e secretários de outras pastas de Caraguá.
De acordo com os deputados, todas as propostas levantadas pelos pescadores serão levadas para o Secretario Estadual de Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto. O deputado Padre Afonso Lobato destacou que os pescadores do litoral estão passando por um momento difícil, pois dependem da pesca para sobreviver.
Segundo o deputado Mozart Russomanno, é importante colher todos os dados para levar ao secretário e que todas as secretarias estejam envolvidas para fazer algo pelos pescadores. De acordo com Carlinhos de Almeida foi uma surpresa e indignação a proposta do governo sobre a delimitação das áreas de pesca e que a proposta não foi discutida democraticamente.
Os deputados enfatizaram que a proposta tem que ser discutida em conjunto com os pescadores da região e que antes de definir essas áreas tem que se pensar no ser humano. Segundo eles a proposta tem que levar em conta o crescimento econômico e pessoas que vivem da pesca.
O prefeito José Pereira de Aguilar acredita que esse apoio dá uma garantia maior e valoriza o poder legislativo na assembléia. “Tenho certeza que toda essa discussão vai chegar em um acordo que beneficie os pescadores, que tem a vida pautada na pesca”, disse e acrescentou ainda que, “é possível preservar o meio ambiente e dar oportunidade para essa classe trabalhadora que tem o apoio do poder executivo e da assembléia para defender essa causa”, concluiu o prefeito.
Os pescadores e representantes de colônias de pescadores, marinas e comunidade em geral expuseram suas opiniões e sugestões. Os deputados garantiram todas as idéias e reivindicações serão levadas para o Governo do Estado, para serem analisadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente. (Fonte: Imprensa Livre)

Moradores pedem mais melhorias durante entrega de pavimentação

Caraguatatuba - Os moradores do bairro Cidade Jardim, em Caraguatatuba, estiveram reunidos com o prefeito José Pereira de Aguilar na manhã de ontem. O prefeito entregou aos moradores a pavimentação e prolongamento da Alameda dos Ipês, que foi ligada à Avenida Siqueira Campos, além de duas lombadas e iluminação na rua José Amador Galvão.
Mesmo com estas melhorias, a Associação de Moradores do Cidade Jardim (Amocija) aproveitaram a oportunidade para solicitar mais benfeitorias.
De acordo com o presidente da Amocija, Orlando Ramos Siqueira, a associação se reuniu no final do ano passado com o prefeito e foram reivindicadas obras e serviços de melhorias no bairro como, tratamento de esgoto, pavimentação na Avenida José Amador Galvão,
transformação do campo de areia para um playgroud, iluminação das margens do rio Guaxinduba e diversos pontos do bairro, guias e sarjetas em algumas ruas, entre outros. “Esta obra que o prefeito está nos entregando aqui, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores beneficiará também o comércio local. As lombadas darão mais segurança para os nossos pedestres”, disse.
Segundo Siqueira, essa aproximação da população com o poder público pode trazer inúmeros benefícios para a comunidade. “Acreditamos que, população e poder público, juntos, trabalhando com seriedade e respeito, trarão desenvolvimento social para o bairro”, completou.
Para o prefeito Aguilar, que esteve acompanhado de alguns secretários, essa parceria entre a administração municipal e associação de moradores trará benefício não só para a população, mas também para a administração. (Fonte: Imprensa Livre)

A peça Folia do Homem Diabo será a próxima apresentação no teatro Mário Covas

Caraguatatuba - Com toda magia, com todo feitiço, com todo encantamento, vem ai: "Folia do Homem-Diabo", o novo espetáculo da Cia. Teatral "Controvérsias", adaptado do "Auto de Nossa Senhora da Luz".
O espetáculo é a terceira e última montagem resultante de uma pesquisa que a Cia. "Controvérsias" iniciou em 2002 sobre os autos sacro-profanos da cultura popular brasileira, se apropriando dos pontos de vista: estético e semiótico.
Essa montagem nada mais é que uma tentativa de recontar, de forma sincrética e grotesca, a jornada do homem, desde a criação do mundo, em busca da explicação mítica da sua existência.
O espetáculo tem a Direção Geral de Adbailson Cuba. A estréia do espetáculo acontece no Teatro Mário Covas nos dias 30 e 31 de Maio às 21h em Caraguatatuba.
O evento está sendo realizado pela FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, com apoio da Prefeitura Municipal.
Os ingressos para as duas apresentações devem ser trocados antecipadamente, na FUNDACC ou na bilheteria do Teatro Mário Covas, por 1 (um) quilo de alimento não-perecível. Os alimentos arrecadados serão doados ao Fundo Social de Solidariedade.
O espetáculo tem censura para menores de 16 (dezesseis) anos e ingressos limitados: apenas 210 lugares por apresentação. (Fonte: Fundacc)

Canto na quinta com o Água Viva Coral no Martin de Sá

Caraguatatuba - A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) e o Água Viva Coral, convida todos os moradores do bairro da Martim de Sá e região, para prestigiar o projeto "Canto na Quinta" na EMEI/ EMEF "Luis Ribeiro Muniz", no bairro da Martin de Sá, dia 29 às 19h00.
Canto na Quinta é um projeto que tem como objetivo aproximar as pessoas da música, toda última quinta-feira de cada mês o Água Viva Coral se apresenta nas escolas Municipais de Caraguatatuba.
Como em um grande ensaio ao ar livre todos os alunos e moradores acompanham as técnicas e o repertório do coral.
O Água Viva Coral é composto por profissionais das mais diversas especialidades e estudantes, sob a regência da maestrina Eliana Bañeza. (Fonte: Fundacc)

EE. Bernardino, no bairro do Tinga em Caraguatatuba realiza exposição literária

Caraguatatuba - Na semana passada, os alunos do Telecurso- 2º.Grau da E.E. Antonio Bernardino, organizaram uma exposição sobre as épocas literárias no Brasil e em Portugal.
Foram horas de cultura em um bairro carente, onde a escola é sempre o ponto de encontro da comunidade
O professor Kaio Ferreira da Silva orientou os alunos nas distribuições dos vários trabalhos de épocas do Brasil e de Portugal. E à professora Mareci Gazzi coube a supervisão do evento, sendo ela a responsável pelo Telecurso no Litoral Paulista. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Show nos Bairros acontece no Morro do Chocolate neste sábado 31
Além do sorteio de diversos brindes, o Show nos Bairros terá concurso de karaokê, apresentações musicais da dupla João Marcos e Juliano, DJ Juca Bala e convidados e outras atrações. Tudo isso em frente ao centro comunitário do Jardim Santa Rosa

Caraguatatuba - O Show nos Bairros, que agitará a comunidade da região Norte de Caraguatatuba neste sábado, 31 de maio, terá muitas novidade. O evento terá uma programação variada, com início às 18h, em frente ao Centro Comunitário do Jardim Santa Rosa, bairro mais conhecido por todos como Morro do Chocolate.
Toda a população do bairro está convidada ao local para assistir às apresentações, recreação, o concurso de karaokê e aos shows da dupla João Marcos e Juliano, DJ Juca Bala e convidados. Além de todas essas atrações, será realizado o sorteio de vários brindes para o público presente.
Vale lembrar que o Show nos Bairros tem como principal objetivo garantir às comunidades mais distantes o acesso ao lazer e entretenimento para todas as idades. "Essa foi a maneira que encontramos de descentralizar os eventos, levando atrações artísticas para toda a população, lembrando que o Show nos Bairros é um evento para toda a família", destacou o prefeito José Pereira de Aguilar.
O Show nos Bairros acontecerá neste sábado, 31 de maio, no Morro do Chocolate, às 18h. Compareça, leve toda sua família e participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Nota de falecimento

Caraguatatuba - Faleceu na última sexta-feira, dia 23, aos 64 anos, o professor de inglês de Caraguatatuba, José Camilo de Oliveira.
Nascido em Tupã, interior de São Paulo, Camilo, como era conhecido por seus amigos e alunos, era técnico em comércio básico, técnico em contabilidade e estava cursando o 3º semestre de Letras no Unimódulo.
Apaixonado por livros históricos e de literatura inglesa, Camilo ministrava aulas gratuitas de inglês para cerca de 200 alunos no curso Conection Free da UMES - União dos Estudantes Secundaristas de Caraguá.
Camilo deixa saudades aos amigos, alunos e familiares. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Sebrae promove palestra de sensibilização sobre Central de Negócios no dia 5 de junho
O Programa Central de Negócios é uma metodologia desenvolvida pelo Sebrae Nacional, que visa fortalecer pequenos grupos de empreendedores. Nesta quinta-feira, dia 5, haverá uma palestra gratuita sobre o assunto na sede da ACE

Caraguatatuba - O PAE - Posto de Atendimento ao Empreendedor/ Sebrae, de Caraguatatuba, que funciona por meio de uma parceria com a SECAD - Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal, está com inscrições abertas para uma nova palestra, que acontecerá no dia 5 de junho, quinta-feira.
A palestra de sensibilização do programa "Central de Negócios - Bares, Restaurantes e Lanchonetes", será realizada na sede da ACE - Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, no dia 5, às 19h.
O programa Central de Negócios é uma metodologia desenvolvida pelo Sebrae Nacional que tem como principal objetivo estimular o fortalecimento da cultura de cooperação, visando fortalecer pequenos grupos de empreendedores ou empresários de um mesmo segmento de atuação no município.
De acordo com o Posto de Atendimento ao Empreendedor, as ações desse programa têm como meta a organização desses grupos de empresários, para que possam efetuar compras em conjunto, vendas em conjunto, além da contratação de serviços especializados, realização de ações de marketing, entre outros. Ações realizadas dessa forma, de acordo com o programa, permitem ganhos de escala e maior participação no mercado, aumentando sua competitividade e também o acesso a produtos, serviços e mercados, que, isoladamente, seriam inviáveis.
Vale lembrar que a as vagas são limitadas e as inscrições gratuitas. Para mais informações, basta comparecer ao PAE, que fica na rua Siqueira Campos nº 44, no Centro, ou ligar para os telefones (12) 3897-8198 e 3897-8160. Participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Campeonato de Braço de Ferro foi realizado em Caraguá
Caraguatatubense conquistou o primeiro lugar na categoria leve

Caraguatatuba - O bairro Olaria, em Caraguatatuba, recebeu no último domingo, 24, o I Circuito Municipal de Braço de Ferro, com o apoio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, que contou com a presença de 21 atletas, vindos de Ubatuba e São José dos Campos.
Essa, que foi a terceira etapa, valeu classificação para o 8º Homem de Aço, que acontecerá em junho deste ano, em Caraguá, e segundo B. A. Oliveira, responsável técnico do Braço de Ferro na cidade, foi de grande importância para o fortalecimento da modalidade.
Segundo ele, o principal objetivo dessa competição, realizada de Norte a Sul, era que tivesse oportunidade de descobrir novos talentos. "Com essas descobertas nos bairros, tivemos atletas que mostraram muita determinação e garra", falou Oliveira.
O caraguatatubense Kadu Davoli se sagrou campeão na categoria leve, que teve Sérgio Ricardo, também de Caraguá, em terceiro lugar. Já na categoria Batan, Rinaldo A. Júnior e Nilo Galdino ficaram com a segunda e terceira colocação, respectivamente.
Entre os médios, Ricardo Boiadeiro, que também representou Caraguatatuba, ficou com a segunda posição. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Instituição Federal Oferece 200 Vagas para Cursos Técnicos Gratuitos

Caraguatatuba - A unidade de Caraguatatuba do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo está oferecendo 200 vagas para cursos técnicos nas áreas de Construção Civil, Informática e Gestão Empresarial, com o início das turmas para o segundo semestre de 2008. Poderão concorrer a essas vagas, jovens e adultos que tenham concluído o Ensino Médio ou a 1ª Série do Ensino Médio.
O ingresso do aluno é feito através de vestibular e os cursos oferecidos, nesse semestre, são: Técnico em Construção Civil com Habilitação em Planejamento e Projetos (40 vagas tarde e 40 vagas noite), Técnico em Programação e Desenvolvimento de Sistemas (40 vagas tarde), Técnico em Operações Administrativas (40 vagas tarde) e Técnico em Operações Comerciais (40 vagas noite).
As inscrições vão até 4 de junho de 2008, nas agências credenciadas do Banco Caixa Econômica Federal ou pela internet no endereço www.primafaceconcursos.com.br
Para mais informações sobre o processo seletivo - vestibular, os interessados poderão ligar para 0800.772.4465 ou visitar a Unidade de Caraguatatuba.
Histórico do CEFET-SP - Unidade Caraguatatuba
O CEFET-SP é uma instituição federal de ensino, pública, ligada diretamente ao Ministério da Educação, especializada na oferta de educação tecnológica, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, com atuação prioritária na área tecnológica e supervisionada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação - SETEC.
Atualmente, em suas atuais 10 unidades no Estado de São Paulo, o CEFET-SP ministra cursos das diversas modalidades da Educação: Ensino Médio, Cursos Técnicos de Nível Médio, Cursos Superiores (Tecnológicos, Licenciaturas, Engenharias, Pós-Graduação), e cursos de qualificação básica. Tem como missão "Ser agente no processo de formação de cidadãos capacitados e competentes para atuarem nas diversas profissões, pesquisas, difusão e processos que contribuam para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social da Nação".
Em seus 99 anos de história, o CEFET-SP registra diversas fases: Iniciou suas atividades como Escola de Aprendizes e Artífices, alterando-se para Liceu Industrial de São Paulo em 1937, para Escola Técnica Federal de São Paulo em 1959, para Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo em 1999 e, em breve, será transformado em Instituto Federal - IFET, conforme aprovação do recente Decreto Federal n° 6095, para fins de constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
A Unidade de Caraguatatuba teve suas atividades iniciadas em janeiro de 2007 e como campus do IFET/SP oferecerá educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando profissionais para os diversos setores da economia, em estreita articulação com os setores produtivos e a sociedade, e estimulando a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico. Mais informações: (12) 3887-5823. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Ciclismo de Caraguá conquista 10 medalhas no último final de semana

Caraguatatuba - A equipe de Ciclismo de Caraguá, apoiada pela SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, participou com sucesso no último sábado e domingo, de competições da modalidade, em Santa Catarina, Vale do Paraíba e Litoral Sul de São Paulo.
No dia 24, pelo Campeonato Colegial, em Santos, o caraguatatubense Rafael Alves, da EEPG Alcides de Castro Galvão, sagrou-se campeão na categoria infantil. O ciclista Thiago Alves, da E.E Thomas Ribeiro de Lima, disputou pelo infanto - juvenil e terminou a prova em quarto lugar.
Em Caçapava, no dia 25, foi realizada a 4ª Etapa do Campeonato Valeparaibano de Ciclismo, com a participação de mais de 350 atletas de todo o estado.
Caraguá foi para a disputa com 24 ciclistas, divididos em nove categorias. Rafael Alves provou novamente porque é um dos grandes talentos da atualidade, ao vencer com folga a etapa, pelo infantil.
Na categoria Sub-30, Roberto Krob, após abrir vantagem do pelotão com mais três atletas num ritmo muito forte, conseguiu sagrar-se campeão após um sprint disputado.
Pela Sênior A, Ivan Arrivabene, em grande disputa, conseguiu a terceira colocação. Na Dente de Leite, Daniel Ornelas por pouco não venceu a prova e acabou terminando em segundo. Na categoria Feminino, Sabrina ficou também com a segunda posição. Sandra Domiciano terminou em terceiro e Camila Jarra em quinto lugar.
Também no domingo, o atleta Carlos Gasparini largou em uma das mais difíceis provas de resistência do país, o Internacional Iron Man Brasil, em Florianópolis, com mais de 1.330 atletas de 40 países, e ficou em 25º na categoria de 50 a 54 anos.
O competidor nadou 3.800 metros em 1h e 30min, pedalando 180 km em 6h e correndo 42 km em 6h e 31min totalizando 13h e 1min.
A equipe de Ciclismo conta com o apoio da SECER, AMEC, J-Bike, ACC, Geomater, Beach Energy, Pont Motos, Power Bar, Body Fit Academia, Lima letras, Auto Posto Mareli, Vídeo Shopping, Cine Caraguá, Zimmerman odontologia, Niponet, JPR auto peças, Rádio Oceânica e Café Eletrônico. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá se prepara para enfrentar cidade mexicana no Dia do Desafio

Caraguatatuba - O Dia do Desafio acontecerá nesta quarta-feira, e Caraguatatuba já se prepara para enfrentar a cidade de Huamantla, no Estado do Tlaxcala, no México. Essa será a 12ª participação de Caraguá no evento, somando seis vitórias e quatro derrotas.
O objetivo da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, que coordena o evento na cidade, é mobilizar toda a população para a prática de 15 minutos de qualquer atividade física.
Qualquer pessoa pode participar do Dia do Desafio. Para ajudar Caraguá a vencer, basta praticar 15 minutos de atividade física, da meia-noite até às 21h e ligar para a Secretaria de Esportes informando a atividade e o número de participantes pelo telefone 3888-4110 ou 3887-1165.
A responsabilidade da organização do Dia do Desafio é do SESC - Serviço Social do Comércio. De acordo com o órgão, o princípio do trabalho é voltado ao coletivo, à somatória e à união, em firme propósito de desenvolver laços comunitários sempre consistentes. O compromisso com o fomento e a ampliação das atividades físicas na vida cotidiana de cada cidadão, portanto, é marca imprescindível no caminho da melhoria da qualidade de vida e do bem estar.
Pensando em estimular a população, a SECER reunirá durante o dia, na Praça de Eventos, um palco para atividades, como ginástica e aeróbica, que serão ministradas por profissionais da área esportiva.
O que é o Dia do Desafio:
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA - Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos. Com um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde.
Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio, e propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes. Na verdade, a competição é apenas um estímulo à participação. Nesse desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.
Os princípios básicos que orientam a realização do Dia do Desafio são: Acessibilidade, Envolvimento, Diversão, Diversidade, Confiabilidade, Segurança, Benefícios para a comunidade e Benefícios para a saúde.
Informações no www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/diadodesafio (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Campanha do Agasalho e Bazar da Solidariedade aquecem Caraguatatuba
15.100 peças de roupas foram arrecadadas na campanha no último dia 17, mas ainda dá tempo de participar da Campanha do Agasalho 2008. Separe em sua casa peças de roupa em bom estado que possam agasalhar pessoas carentes neste inverno, e entregue sua doação nos pontos de coleta espalhados por toda a cidade

Caraguatatuba - A Campanha do Agasalho "Quanto Mais Gente Mais Quente", realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Sabesp, em parceria com a Prefeitura de Caraguá (Fundo Social de Solidariedade) e voluntários, foi uma verdadeira ação solidária em Caraguatatuba.
No dia 17 de maio, a carreata com inúmeros voluntários percorreu as ruas da cidade e arrecadou 15.100 peças de roupas. Ainda dá tempo de participar da campanha do Agasalho; as escolas municipais, repartições públicas e agências bancárias estão recebendo as doações.
O Bazar Solidário da SABESP e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Assistência Social, realizado no dia 23, na Praça Dr. Cândido Motta, levou grande público a adquirir artigos a preços simbólicos. Mais de 600 itens que compuseram o Bazar, foram doados pelos funcionários da Sabesp. O valor mínimo das prendas foi de R$ 0,50.
Participam também do Bazar Solidário os projetos: Quiosque das Artes, Feito Aqui Feito por Nós (cursos de geração de renda do CRAS-Sul), Projeto Tempero Caiçara e Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil (CREAS). Toda a renda arrecadada com o Bazar Solidário será revertida em itens necessários para que o Fundo Social de Solidariedade auxilie famílias de baixa renda e entidades beneficentes durante o inverno, com leite em pó, cobertores, fraldas descartáveis, entre outros.
"As roupas e outros itens estavam em ótimo estado e o bazar foi um sucesso. Também ganhamos calças jeans novas que foram vendidas a preços baixíssimos. Muita gente adquiriu roupas muito boas e saiu contente do bazar. Contamos com toda a comunidade para continuar a campanha do agasalho em Caraguá" - comenta a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar.
As famílias que quiserem receber as doações devem passar por uma triagem na Assistência Social ou diretamente no CRAS-Sul que fica na avenida José Herculano nº 9.600, no Porto Novo, em Caraguá.
Faça sua parte, separando peças que possam ser doadas a famílias carentes e entidades beneficentes e entregue sua doação num posto de coleta de agasalhos mais próximo de sua casa e participe! Ajude a cidade a ter um inverno mais solidário em 2008. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Vereadores recebem alunos do Unimódulo
Estudantes reclamaram da Grade Curricular e Infra-estrutura

Caraguatatuba - Os Vereadores Wilson Agnaldo Gobetti (PDT), Omar Kazon (PR) e Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (DEM), da Câmara Municipal de Caraguatatuba, receberam na noite de terça-feira, no gabinete da Presidência, uma comissão de alunos do Unimódulo (Centro Universitário Módulo), que teceram críticas a entidade, quanto a Grade Curricular e Infra-estrutura. Os Vereadores querem ter ciência da situação antes de tomar qualquer providência.
Cerca de 30 alunos do Unimódulo - Centro Universitário Módulo, na sua maioria do curso de Direito, estiveram na sede do Parlamento Municipal na noite de terça-feira, com a intenção de assistir a votação de uma Moção de Repúdio contra a entidade de Ensino Superior. A Moção foi elaborada pelo Vereador Omar Kazon, que também é aluno do Unimódulo.
Os alunos em comissão reclamaram aos Vereadores quanto a situação da Grade Curricular da instituição e da Infra-estrutura do Campus Martin de Sá, que abriga cerca de 9 (nove) cursos e 2 mil alunos nos períodos matutino e noturno.
O assunto gerou discussão também fora da sala da Presidência. Logo no início da sessão o caso foi ventilado e os Vereadores teceram comentários criticando a ação da entidade de ensino e pedindo providências de forma conjunta, de todos os Parlamentares.
Ao final do encontro os Vereadores decidiram conversar com o Reitor do Unimódulo, Professor Doutor Daniel Carreira Filho, sobre o assunto, antes de tomar qualquer atitude.
Para o Presidente Gobetti a situação é delicada. "Os alunos chegaram até nós com sérias críticas e reclamações. Quero ouvir o Reitor do Unimódulo para conhecer o outro lado da história e a partir daí, tomar as providências necessárias", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Prefeitura de Ilhabela realiza 4ª Edição da Ação Cidadania

Ilhabela - Ilhabela terá mais uma edição da Ação Cidadania. Numa realização da Prefeitura Municipal, sob coordenação da secretaria municipal de Administração, a quarta edição do Ilhabela Ação Cidadania será realizado no próximo domingo, 01, na escola municipal Leonardo Reale, no bairro da Armação, costa norte do município, em parceria com a Caixa Econômica Federal, Sabesp, Cartório de Registro Civil e Associação Comercial de Ilhabela.
Durante a realização do evento será oferecido à população, gratuitamente, serviços como: emissão de RG, CPF e da Carteira do Trabalhador de Ilhabela – CITI; aferição de pressão arterial, controle de glicemia e vacinação do idoso; solicitação de tarifa social da Sabesp; Procon; atendimento do Banco do Povo para microempreendimentos; acesso gratuito à internet; transferência, passe escolar, matrículas do EJA e demais modalidades escolares municipais; recreação infantil e casamento comunitário.
Nesta edição o Ilhabela Ação Cidadania terá inicio às 14h00 e término as 18h00 com a cerimônia do casamento comunitário, onde serão beneficiados seis casais de baixa renda triados pela secretaria municipal de Assistência Social.
O prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira na oportunidade convida toda a população para prestigiar a 4ª edição da Ação Cidadania e desde já agradece a dedicação de todas as pessoas envolvidas no evento. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Cidade é escolhida para capacitar agentes de viagens da Argentina e Uruguai

Ilhabela - Agentes de viagens da Argentina e Uruguai receberão de profissionais brasileiros treinamento específico para comercialização de pacotes turísticos para os municípios de Ilhabela, Guarujá e São Paulo em países do Mercosul. A ação tem apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).
Os agentes argentinos e uruguaios receberão material de divulgação, aulas de conhecimentos básicos, geográficos e da história desses três municípios brasileiros. A qualificação profissional é necessária, pois nem todos os operadores conhecem os destinos que comercializam.
As palestras serão ministradas em Montevidéu nos próximos dias 2 e 3 de junho, no hotel Radisson, e nos dias 4, 5 e 6 em Buenos Aires, na Embaixada do Brasil. Estarão representando os municípios Eduardo Espiaut, da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento de Ilhabela; Ricardo Andrés Roman Junior, presidente do Guarujá Convention & Visitors Bureau; e Luciana Canto, da SPTuris (São Paulo Turismo). A previsão é de que ao menos 180 operadores argentinos e 60 uruguaios participem dos seminários.
“Iremos realizar uma apresentação com datashow com imagens de Ilhabela, esclarecer uma série de dúvidas que os agentes poderão ter sobre a cidade e entregaremos material gráfico de divulgação e DVDs. Vamos promover um encontro de conhecimento”, explica Espiaut.
Segundo ele, essa ação faz parte dos programas implementados pela Secretaria de Turismo até o final deste ano para incrementar a ocupação hoteleira de Ilhabela, principalmente na baixa temporada. A idéia é estender a ação a operadores de Santiago, no Chile, e das cidades de Córdoba e Rosário, na Argentina, em julho deste ano.
Os turistas argentinos, uruguaios e chilenos adquirem os pacotes por meio de diversas operadoras. Eles desembarcam no Aeroporto Internacional de Guarulhos e pernoitam em São Paulo. No dia seguinte, seguem para as cidades do litoral paulista e fluminense e ficam hospedados em hotéis já pré-determinados e que fazem parte do programa. Os pacotes são comercializados, em média, a US$ 800, para períodos que variam de sete a oito dias. (Fonte: Imprensa Livre)

Nossa Ilha Mais Bela lança projeto Educação para o Voto

Ilhabela - O Movimento Nossa Ilha Mais Bela vai apresentar para a população de Ilhabela os resultados da pesquisa Voto Consciente no próximo dia 31 de maio às 17h no Centro de Convenções do Ilha Flat Hotel, no bairro do Perequê.
Na ocasião, os eleitores Ilhabelenses vão poder responder perguntas sobre democracia, cidadania e a importância do voto.
A pesquisa faz parte do projeto Educação para o Voto que foi idealizado por voluntários do movimento e será dividido em três etapas: pesquisa de percepção, sensibilização e nova pesquisa.
A primeira etapa, realizada pelo Instituto de pesquisa IPSOS, trará o retrato do eleitor de Ilhabela. A fase de sensibilização deve levar quatro meses, e contará com a entrega de 6 mil Guias do Voto Consciente, além de palestras e atividades lúdicas sobre Cidadania e Democracia.
A terceira etapa acontecerá após as eleições e consiste de nova pesquisa de percepção dos eleitores sobre o processo eleitoral no município.
O objetivo do projeto é sensibilizar para a importância do voto consciente. Segundo o coordenador do projeto, José Valério Macucci, o projeto é destinado à população moradora, mas como inclui, ações de sensibilização em espaços públicos e de grande circulação, deve beneficiar também veranistas e visitantes.
Este projeto está inserido na iniciativa de Educação para a Cidadania do Movimento Nossa Ilha Mais Bela em 2008 e faz parte de um conjunto de atividades que buscarão informar e conscientizar o eleitor para a importância de sua participação ativa no processo político como parte fundamental do exercício da cidadania. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereadores aprovam cinco projetos

Ilhabela - Os vereadores da Câmara Municipal de Ilhabela aprovaram em sessão ordinária na última sessão (26/05) cinco projetos sendo dois projetos de lei e três de decreto legislativo.
Micro empresas e empresas - O Projeto de Lei nº 10/2008, aprovado pelos vereadores, dispõe sobre normas gerais conferindo tratamento diferenciado e favorecido às micro empresas e empresas de pequeno porte. De acordo com o projeto, que é de autoria do Executivo, o tratamento diferenciado se refere aos benefícios fiscais dispensados às micro e pequenas empresas; à preferência nas aquisições de bens e serviços pelo Poder Público; à inovação tecnologia e à educação empreendedora; ao associativismo e às regras de inclusão; ao incentivo à geração de empregos e ao incentivo à formalização de empreendimentos.
O Vereador Beto Campos apresentou duas emendas ao Projeto de Lei. A emenda nº 01/2008 foi aprovada pela Câmara e modifica seis artigos na proposta do Executivo para adequação à Lei Nacional do Simples. E foi reprovada pelos vereadores a emenda nº 02/2008, também de autoria do Vereador Beto, que suprimiria um dos artigos do projeto. O projeto foi reprovado por conter um erro de redação e a alteração no projeto será, segundo o vereador, reparado por meio de um Projeto a ser apresentado em breve.
Desconto no IPTU - Também foi aprovado pelos vereadores, o Projeto de Lei nº 54/2008 que autoriza o Poder Executivo a conceder aos servidores públicos municipais concursados, desconto de 10% no valor do IPTU pago até o mês de julho de cada ano. A proposta é de autoria do Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), o Carlinhos.
Segundo o autor, o início de cada ano é sempre acompanhado de muitas contas para pagar, não apenas em razão das compras efetuadas por ocasião do Natal e final de ano, mas, principalmente, em conseqüência dos inúmeros impostos devidos como IPVA, IPTU, entre outros.
“Como não conseguem efetuar os pagamentos em parcela única, os servidores públicos municipais optam por parcelar os impostos, perdendo o desconto, que no caso do IPTU somente é concedido para os pagamentos efetuados nos meses de janeiro e fevereiro, passando o restante do ano pagando as prestações, o que, na maioria das vezes, compromete a renda da família”, justifica o Vereador Carlinhos.
Cidadãos Honorários – Os vereadores aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo nº 010/2008, que concede o título de “Cidadão HHHHHonorário de Ilhabela” para o deputado estadual Antonio Carlos da Silva (PSDB). O deputado iniciou sua trajetória política em 1992 quando se candidatou pela primeira vez a prefeito de Caraguatatuba, cargo que viria a ocupar quatro anos depois.
“Atuante e bem articulado tornou-se um grande líder político e um expoente da política municipal, sendo reeleito em 2000 com 64% dos votos válidos. Competente e comprometido com os ideais da população, foi considerado pela revista “Isto é” o quarto melhor prefeito do Estado de São Paulo. Em 2006 elegeu-se Deputado Estadual com 95 mil votos, conquistados em 280 cidades do estado de São Paulo. A sua contribuição ao Litoral Norte, e, principalmente para Ilhabela, sempre se fez sentir, ombreando-se na luta dos políticos locais para melhorar a qualidade de vida da população residente e visitante” justifica o autor do projeto, o presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, Professor Joadir Capucho (PTB).
Já o Projeto de Decreto Legislativo nº 07/2008, também aprovado na sessão de hoje, concede o título de “Cidadã HHHHHonorária de Ilhabela” para a Maria Elizabeth Padilla Nassif.
O autor do título é o Vereador Zeca do São Pedro (PTB). A professora Beth, como é mais conhecida, veio para Ilhabela em 1978, é mãe de Giancarlo Padilla (Popoto) e Luiz Eduardo (Duda), e também avó de Lucas. Foi a primeira professora de Educação Física do município, deu aulas nas escolas: Gabriel Ribeiro dos Santos, Anna Leite Julião Torres, Waldemar Belizário e Eva Esperança Silva formando assim vários alunos durante seus 25 anos de magistério na cidade.
Foi técnica de Natação da Prefeitura de Ilhabela nos anos de 1982 a 1985 quando ainda era uma pequena Diretoria de Esportes. Foi criadora da primeira escola infantil dentro do município, a “Escola Infantil Pingo de Luz” que funcionou de 1985 a 1990. Logo após, a Professora Beth fundou a primeira escola de Natação de Ilhabela que funcionou de 1991 a 1996 onde junto com seu filho Popoto formaram as equipes de Natação que tanto trouxeram títulos para o município. No ano de 2000 foi convidada pelo Colégio São João para criar e desenvolver aulas de Natação dentro da escola, trabalho que realizou até o ano de 2002. Hoje a professora continua ensinando várias pessoas a nadar no Colégio São João.
Paralelamente ao trabalho, Beth continuou competindo e defendendo as cores de Ilhabela, conquistando os seguintes títulos: Campeã Paulista, Campeã Carioca, Campeão Sul-Sudeste, Campeão Norte-Nordeste, Campeão Sul-Americana e 6º lugar no Mundial do Rio de Janeiro. Devido a esses títulos, seu filho Popoto criou a Prova Natatória Beth Padilla que teve sete edições na cidade. Esta competição trazia cerca de 400 atletas e em 2004 chegou a entrar para o Calendário Oficial da cidade.
“Hoje, como reconhecimento ao seu trabalho, sua dedicação e por suas ações que tanto benefícios trazem para a comunidade, a Professora Beth Padilla merece, em nome do povo de Ilhabela, o reconhecimento desta Casa de Leis através deste título”, diz o Vereador Zeca.
Outro título aprovado na sessão da noite de hoje, por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 09/2008, é para Maria Silvia Doria do Amaral. Natural da capital paulistana, é neta de Carlos Augusto do Amaral, pioneiro no desenvolvimento urbano e social de Ilhabela, diretamente envolvido na implantação da balsa, avenida principal, entre outros.
Freqüentadora assídua de Ilhabela, participa ativamente da vida da comunidade, destacando-se por sua atuação nos projetos sociais e culturais, em especial os que realiza em parceria com a Polícia Militar. Através da Fazenda Barreiros implantou a preservação das áreas de reserva da mata atlântica. Ombreou-se com a Associação dos Amigos da Praia do Pinto na implementação do projeto de recolhimento e tratamento de esgoto da região.
“Sempre disposta a contribuir para o progresso de Ilhabela e de seu povo tem como objetivo imediato a área de educação ambiental, onde pretende contribuir de forma significativa”, afirma o presidente da Câmara, Joadir Capucho, na justificativa de seu projeto que concede o título de Cidadã Honorária de Ilhabela. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Canoístas de Ilhabela conquistam as primeiras colocações na Corrida de Canoas em Caraguá

Ilhabela - A equipe de Ilhabela, coordenada por Ari Antonio de Carvalho, formada pelos canoístas Manoel, Adilson, Renato, Luciano, Dito, João, Alexandre, Luiz Rafael e Pedrinho foi destaque na Corrida de Canoas da11º Festa do Camarão, em Caraguatatuba, no último domingo dia 24 de maio.
Na categoria Dois Remos Típica, a dupla Manoel e Pedrinho conquistou a primeira colocação e a dupla Dito e João obteve o segundo lugar. Na categoria Regata, Luiz Rafael e Renato conseguiram o primeiro lugar e a dupla Adilson e Alexandre, segundo lugar. Renato garantiu a primeira colocação e Luciano a segunda, na categoria Regata de Um Remo. E na categoria de Um Remo Típica, Pedrinho obteve o primeiro lugar e Dito, segundo.
Patrocínio: Centro Náutico Ilhabela.
Mais informações com Manoel pelo telefone: 9107-7217. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador faz Moção de Apelo ao Governo do Estado para a revisão da proposta que cria as APA’s

Ilhabela - A Câmara de Ilhabela aprovou ontem, 26, por unanimidade, durante a sessão ordinária, a Moção de Apelo 35/2008, de autoria do vereador Luiz Lobo (PSDB), que solicita ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, a revisão da proposta de criação das Apa’s (Área de Proteção Ambiental) e das Arie’s (Áreas de Relevante Interesse Ecológico), com consulta à sociedade.
O autor da Moção, Luiz Lobo, conta que esteve com o presidente da Colônia dos Pescadores de Ilhabela, Roberto Lourdes do Nascimento, o Timbada, e a ex-secretária Municipal de Meio Ambiente, Maria Inês Fazzinni, para pedir pessoalmente para que os principais segmentos atingidos com o projeto fossem ouvidos.
“O primeiro passo o secretário Estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, já deu. Não vai assinar o decreto em 8 de junho. Queremos agora é que ele ouça as idéias dos principais atingidos, os nossos pescadores artesanais”, declara.
De acordo com o vereador, sua principal preocupação dentro da minuta decreto, são os artigos 3º, que segundo ele, pode restringir mais ainda a pesca artesanal, e o 8º, que diz: APA e ARIE do Litoral Norte terão um Conselho Consultivo, a ser regulamentado por resolução do Secretário do Estado de Meio Ambiente.
“Eu acredito na intenção do secretário, no entanto, com esse texto, o projeto torna-se um ‘cheque em branco’, para que o próximo possa fazer o que bem entender”, explica.
Lobo afirma ainda não ser contrário à proposta, já que tem como foco o fim da pesca industrial e alega realmente ser necessário que a área de marinha fosse modificada e fiscalizada, citando o Parque Estadual como exemplo.
“Em 1977, quando foi criado o Parque Estadual, tinha-se um medo do que isso representaria à comunidade, entre outras preocupações. No entanto, se isso não acontecesse, talvez nós caiçaras nem existíssemos mais e muito menos teríamos conhecido esses recursos naturais”,diz.
Já o vereador José Roberto de Campos (PV), o Beto, acrescentou que o primeiro ponto que se deve tomar cuidado, em relação ao decreto, é que se deve criar um conselho deliberativo com três representantes de Ilhabela.
“Não adianta nada ter representantes que não tenham poder de decisão em um conselho, como acontece no consultivo, que atende as reivindicações dos integrantes se quiser”, defende.
A moção de apelo também foi defendida pelo Presidente da Câmara, Joadir Capucho (PTB), que afirmou ter estudado a minuta do decreto, já que atinge aos pescadores artesanais de Ilhabela.
“Por isso, no próximo dia 6 de junho, aqui na Câmara, realizaremos uma audiência pública para discutir esse assunto”, encerra. (Fonte: Assessoria do Vereador Luiz Lobo)

Secretária de Cultura e sua equipe recebem homenagem na Câmara

Ilhabela - O vereador Luiz Lobo (PSDB), prestou uma homenagem durante a sessão ordinária da Câmara de Ilhabela, ontem, 26, à secretária Municipal de Cultura, Maria Sônia Ferreira Dias e sua equipe, pelo desempenho a frente da pasta que coordena, com a Moção de Louvor 37/2008.
O ponto de partida para a Moção foi o empenho da Secretaria durante a Semana da Cultura Caiçara de Ilhabela, onde acontecem paralelamente a Ucharia de São Benedito e a apresentação da Congada. Luiz Lobo relembrou também que a secretária foi sua professora quando ele tinha onze anos de idade e estudava no Eva Esperança.
“Ela, uma caiçara tão quanto eu, continua com o trabalho de manter a nossa identidade, coordenando essas comemorações culturais com a sua equipe”, diz.
Ainda de acordo com o vereador, a festa de São Benedito, é uma das que mais reúne caiçaras, e proporciona a todos o orgulho de sê-lo e ver na tradição a expressão de sua identidade, ver o esforço de cada um ser perpetuado na realização da manifestação em nome da cultura e memória do povo.
Para a secretária, receber a Moção é uma honra, diante da luta diária para que Ilhabela tenha um lugar relevante na cultura.
“Uma cidade que tem cultura, tem educação, o que conseqüentemente torna um local com menos drogas, menos violência, um lugar mais feliz. Receber essa moção representa neste momento, que se tem uma cultura mais sólida”, declara. (Fonte: Assessoria do Vereador Luiz Lobo)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Leopoldino sugere criação de Política de Mudanças Climáticas em São Sebastião

São Sebastião - O presidente da Câmara de São Sebastião, vereador Marcos Leopoldino (PTB), sugere ao prefeito Juan Garcia (PPS), por meio da indicação 1168/08, que seja feito um Projeto de Lei para instituir uma política municipal de mudanças climáticas na cidade.
O objetivo é coordenar as medidas adotadas pela Administração Pública Municipal que estimulem a redução e o seqüestro das emissões de gases de efeito estufa.
"Essas medidas podem ser aplicadas com o incentivo ao uso de tecnologias mais limpas, a conscientização ambiental, o estímulo a práticas empresariais que visem à redução ou seqüestro dos gases de efeito estufa, a compatibilização do desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente e a realização da justiça social, a promoção de pesquisa e a disseminação do conhecimento acerca das mudanças climáticas", explica o presidente.
O vereador argumenta que a iniciativa vai ao encontro do objetivo proposto na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima e do protocolo de Quioto no território nacional, pelo qual se estabelece metas de redução de gases de efeito estufa para os países.
"É a oportunidade de a Administração Pública de São Sebastião participar do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), na forma estabelecida pelo artigo 12 do Protocolo de Quioto, e beneficiar-se de divisas externas mediante a realização de projetos que reduzam ou seqüestrem gases com efeito estufa", explica o presidente da Câmara.
De acordo com a minuta do Projeto de Lei enviado ao prefeito, anexada à indicação, as ações empreendidas no âmbito da Política Municipal de Mudanças Climáticas serão orientadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável, da prevenção, da precaução, e do acesso às informações ambientais, entre outros.
Consta na minuta do Projeto de Lei que, para alcançar o objetivo, a Política Municipal de Mudanças Climáticas vai utilizar incentivos econômicos e financeiros para alteração de matrizes energéticas.
Além disso, poderá estabelecer padrões ambientais para construção civil, disponibilizar linhas de crédito e financiamento para alterações e construções de edificações sustentáveis.
O vereador também sugere a criação de um Fundo Municipal de Mudanças Climáticas (FMMC), que será composto dos recursos de dotações orçamentárias provenientes da União, Estado e do Município e recursos resultantes de doações, valores, bens móveis e imóveis, que venha a receber de pessoas físicas e jurídicas, sejam de direito público ou privado.
O Fundo Municipal será gerido pelo Conselho Gestor, sediado no Gabinete da Prefeitura Municipal de São Sebastião e que a composição e funcionamento Conselho Gestor do Fundo Municipal de Mudanças Climáticas serão definidos por Decreto. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Representantes de Sindicatos portuários entregam reivindicações à Prefeitura

São Sebastião - Representantes dos Sindicatos dos Estivadores, Conferentes e Arrumadores se reuniram com o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, nesta terça-feira (28/5) para apresentar um documento solicitando que o prefeito indique um nome para assumir o cargo de assessor portuário que atualmente se encontra vago na administração.
Justificando o pedido, os Reinaldo Alves Moreira (Conferentes), Juan Francisco de Oliveira (Arrumadores) e o vereador Robson Ceará, que também responde pelo Sindicato dos Estivadores, explicaram ao prefeito que com o advento das obras de ampliação do porto, bem como os demais investimentos que vão fazer do Litoral Norte a rota do futuro energético do país, é importante que os trabalhadores portuários avulsos tenham participação nesse processo.
Os representantes agradeceram o empenho e dedicação da administração municipal nas questões portuárias, e o prefeito por sua vez, reiterou que a atividade portuária é fundamental para o desenvolvimento do município e disse que vai estudar a viabilidade da solicitação dos portuários. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Abramt consegue depósitos em juízo contra “citygates”

São Sebastião - Pelo menos quatro municípios que pleiteavam o repasse dos royalties da Petrobras tiveram os depósitos efetuados em juízo. Essa foi uma reivindicação da Associação Brasileira dos Municípios com Terminais Marítimos, Fluviais e Terrestres de Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural (Abramt) apresentada em Tribunais Federais para evitar prejuízos futuros às cidades que fazem parte da entidade. A decisão foi publicada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), no Relatório de Acertos realizados na distribuição de Royalties para o mês de maio.
O resultado foi apresentado pelo procurador judicial da Prefeitura de São Sebastião, Alessandro Mauro Thomaz de Souza, durante a reunião ordinária da Abramt, realizada na última segunda-feira (26/5), no Centro de Convenções do Banco Santander, em São Paulo. Estiveram presentes o presidente da entidade, prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia e a Assessora da Secretaria da Fazenda, Cristina Acciaris; o prefeito de Tramandaí (RS), Edegar Munari Rapach e procurador judicial Sílvio Airton Contino; a prefeita de Madre de Deus (BA) Eranita de Brito Oliveira, o secretário de Fazenda, Jerolino Mascarenhas Santana e assessor especial de Assuntos Jurídicos, Milton de Cerqueira Pedreira; Paulo César, secretário de Finanças e Geovalte Lopes de Freitas, procurador judicial de São Mateus (ES); além do vice-presidente da área de Governos e Instituições do Banco Santander, Sérgio Gonçalves, e Oswaldo Maceron Filho, gerente de Governos e Instituições da Regional do Vale do Paraíba.
Os depósitos judiciais foram efetuados por contas de ações nas quais são parte os municípios de Pacatuba e Pirambu; de General Maynard e de Laranjeiras, todos em Sergipe. O resultado positivo ocorreu após os procuradores judiciais Alessandro de Souza e Márcia Ione terem ido ao Nordeste despachar com juízes das Varas Federais de Sergipe e Pernambuco, ambas do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, para pedir a revisão dos processos. Eles solicitaram a inclusão dos municípios nas ações, suspensão dos pagamentos e, preventivamente, o depósito judicial para que no final da ação quem ganhar não correr o risco de não receber. “Mesmo o presidente do TRF se mostrou solícito e achou justa as nossas reivindicações”, disse Souza.
Com base nas decisões do TRF, um mandado de segurança será impetrado contra outros municípios e pleiteiam o repasse dos royalties, hoje assegurado a 19 cidades brasileiras com Terminais Marítimos, Fluviais e Terrestres de Embarque e Desembarque de Petróleo e Gás Natural.
O presidente da Abramt e prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, disse que essa é uma vitória importante para os municípios que estão mais sujeitos sofrerem com possíveis acidentes ambientais por conta das movimentações de petróleo em suas áreas. “A Abramt entende que é preciso interromper essas petições pois esses municípios que são os mais prejudicados.”
Ainda durante da reunião da entidade foram apresentadas as contas dos últimos meses, aprovadas sem ressalvas, e definido o dia 28 de julho, às 15h, como a data da próxima reunião ordinária da Abramt, também em São Paulo, provavelmente no mesmo local. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Companhias Marítimas aprovam São Sebastião para parada de navios

São Sebastião - A apresentação de São Sebastião como alternativa para a parada de navios de cruzeiros foi vista como positiva pelos representantes das companhias marítimas que atuam no Brasil. Na última segunda-feira (26/5), eles participaram de um evento, em São Paulo, onde foram mostrados o que o município pode oferecer aos milhares de turistas que hoje viajam de navios.
De imediato, a opção de fundear no Canal de São Sebastião com “suffle” para a Praia da Aventura, foi uma das mais apreciadas pelos presentes. Também foi proposta a parada no Porto de São Sebastião já como uma escala para a temporada 2008-2009. Os representantes mostraram interesse em conhecer as instalações “in loco” para viabilizar as paradas.
Para o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, o município está preparado para receber os turistas, várias obras de infra-estrutura foram executadas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores e dar mais opções para os freqüentadores, e até mesmo os comerciantes estão investindo para atender seus clientes.
Ele ressaltou que o Porto não tem nenhum contraponto com a questão turismo. Desafio que se impõe o município antes que perca o controle sobre a atividade portuária. Também é um grande atrativo que se coloca para as operadoras de turismo.
“É uma atividade que vai beneficiar toda o Litoral Norte uma vez que as cidades estão bem organizadas com seus Conselhos de Turismo, Convention Bureau. É a iniciativa privada andando em parceria com o governo. Precisamos que vocês, empresários do ramo, somem com a gente porque quando as coisas começam, elas já podem começar bem. Vamos fazer porque é importante para o município, para a região, para o Estado.”
Nessa linha de concepção, o coordenador de Turismo do Estado de São Paulo, Luiz Flaviano Furtado, ressaltou que é importante manter os turistas paulistas descobrindo o que tem de bom e bonito no Estado. “Essa iniciativa vem em boa hora, Santos não suportava mais tantos cruzeiros e o Rio de Janeiro quer abocanhar esse mercado. Vamos garantir um turismo melhor para São Paulo.”
Segundo René Hermann, diretor presidente da Costa Cruzeiros, é importante conversar mais adiante para que o projeto se torne uma verdade. “Todos nós queremos mais um destino para levar os navios porque Ilhabela, Búzios, Ilhéus e Maceió já estão abarrotados.”
Adrian Ursilli, diretor comercial da MSC Cruzeiros, disse ter ficado impressionado com o que foi exposto e ressalta que o turismo é feito dessas iniciativas. “A porta de entrada deve ser a escala e a idéia da Praia da Aventura é muito importante.”
Marco Cardoso, especialista na área de cruzeiros marítimos e consultor da RMR ,fez a apresentação e disse que como sempre há navios extras a possibilidade da cidade receber cruzeiros já nessa temporada é grande. “O mais importante foi mostrarmos que São Sebastião tem condições e atrativos para atender a demanda de passageiros”, disse.
Junto com a escala, foi apresentado o projeto de construção do Terminal de Embarque e Desembarque de Passageiros. São duas áreas sugeridas: uma no Porto e outra próxima, mas que pode ser anexada para ser alfandegada. O projeto prevê prédio de dois pavimentos num total de 2.534,53 metros quadrados de construção. Além de todo espaço necessário para a operação de embarque, desembarque, check in, alfândega, área de alimentação, o espaço também contaria com área de contemplação da cidade e do porto.
Para Frederico Bussinger, presidente da Companhia Docas, responsável pela administração do Porto de São Sebastião, há uma sinergia entre a empresa que a Prefeitura no sentido de melhorar o desenvolvimento da região. Ele explicou que dentro de um mês deve ser apresentado o projeto dos contornos de São Sebastião e Caraguatatuba e a licitação para o início das obras sai ainda este ano. Com isso, a malha viária urbana tende a melhorar, facilitando ainda mais o acesso à cidade. Ele também ressaltou as belezas naturais da cidade. “Temos um porto bonito e não tem praias mais bonitas do que as de são Sebastião. Assim como há uma gama de turismo tanto histórico como de aventura que pode ser apreciada pelos visitantes.” (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Transpetro inicia curso de educação ambiental no município

São Sebastião - A Transpetro iniciou um curso de educação ambiental para os professores da rede municipal do ensino de Ilhabela na manhã de ontem, na E.M José Antônio Versegnassi. Cerca de 30 professores estão participando do curso que é ministrado pelo Fundespa (Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticos) e terá duração de 36 horas no total.
A iniciativa faz parte de um projeto de ‘Sustentabilidade e Educação Ambiental’ desenvolvido pela empresa ligada à Petrobras, com a finalidade de informar e conscientizar a sociedade.
Ilhabela foi a segunda cidade a receber o curso que vai ser ministrado nas quatro cidades do Litoral Norte.
O coordenador do projeto, Leonardo Mansor, disse que todas as secretarias de Educação do litoral receberam propostas para receber esse curso. “Nós discutimos com os quatro municípios uma agenda para que o conteúdo fosse ministrado. A intenção é se aproximar das comunidades, faz parte da política da empresa ir até a sociedade”, falou na apresentação inicial do curso.
Leonardo ressaltou a importância de se fazer um trabalho como esse com os educadores. “Os educadores têm papel fundamental porque eles formam os cidadãos do futuro”, afirmou. O curso já teve início em São Sebastião e está previsto para acontecer em Caraguatatuba no mês de junho e em Ubatuba no mês de agosto.
Os professores receberam um fichário com uma coleção que agrega o conhecimento da Transpetro e do Fundaspa sobre os assuntos ligados ao meio ambiente e ainda vão ter orientações de uma bióloga, um oceanógrafo, um geólogo e uma analista de marketing que vão dividir os assuntos nos seguintes temas: sustentabilidade, ecossistemas costeiros, biodiversidade, recursos hídricos, resíduos sólidos e uso e ocupação da zona costeira.
Para a bióloga da secretaria de Educação, Rafaela Nery, esse curso vai contribuir com a formação da consciência ecológica dos alunos da rede municipal. “É a partir dos professores que os alunos vão receber essa consciência ecológica na sala de aula e também fomenta os projetos já existentes na rede”, conclui.
Paralelamente ao curso, também são desenvolvidas palestras abertas à população, em parceria com a secretaria do Meio Ambiente. No total serão seis palestras, das quais quatro já foram realizadas. A próxima esta marcada para o próximo dia 5 de junho, no Ilha Flat Hotel, às 19:30 e vai falar sobre “Sistema informatizado de apoio à emergências”, com o palestrante Nelson Barbosa, coordenador de contingência. De acordo com a analista de marketing, Thais Nóbrega, a pessoa que fizer o curso pode receber o certificado de participação pelo correio. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Em meio a impasse sobre APAs, Estado inicia revisão da lei de gerenciamento costeiro

Ubatuba - O Decreto Estadual 49.215 de 2004, que estabelece o Gerenciamento Costeiro do Estado de São Paulo, terá de ser revisado, pelo governo paulista, até o início do ano que vem. A revisão é uma determinação do próprio texto da lei, que prevê uma adequação do documento, em no mínimo cinco anos, após a divulgação oficial do Decreto.
O objetivo é avaliar o gerenciamento costeiro da região, no que diz respeito ao zoneamento e regulamentação de atividades em toda costa terrestre e marítima do litoral de São Paulo. Até o momento, entre os pontos levantados pelo colegiado de representantes do Gerco, a lei não receberá muitas alterações. A principal mudança, praticamente definida, é a liberação do arrasto manual nas praias do litoral.
Entretanto, o trabalho em Ubatuba deverá contar com mais propostas. A prefeitura, que contem quatro cadeiras no Gerenciamento Costeiro do Estado de São Paulo, está convocando os setores envolvidos na questão, a participar do debate por meio das instituições representativas (entidades, associações, sindicatos, ONGs e outras ). O integrante ubatubense do Gerco, Hugo Gallo, ressalta que, os interessados em realizar sugestões devem apresentar justificativas e estudos suficientes para embasar as alterações sugeridas.
A análise e discussão das propostas serão feitas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, pasta que ainda tem os esforços concentrados na criação das Áreas de Proteção Ambiental do litoral paulista.
A implantação das APAs vem gerando muitos impasses com as comunidades locais e ONGs defensoras da pesca amadora e turismo náutico.
Na tarde de amanhã, técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente deverão comparecer na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, para tentar convencer os deputados e a população presente, que, a regulamentação das APAs ainda não está definida e as comunidades locais terão representatividade nas futuras decisões sobre estas áreas. Mesmo com as garantias já feitas e as alterações realizadas na nova minuta da lei, os pescadores e outros setores ainda apresentam rejeição em relação à assinatura do decreto e, caso o impasse continue, alguns deputados da oposição, que apoiaram as manifestações contrárias, ameaçam entrar com ações de inconstitucionalidade, para trazer a discussão das APAs, para a Assembléia Legislativa, alterando o texto, de decreto, para um projeto de lei. Em meio a este debate, que já gerou certo desgaste ao Governo Estadual, a Secretaria de Meio Ambiente também terá que ter habilidade para evoluir nas adequações do Gerenciamento Costeiro do Estado de São Paulo.
Representantes de Ubatuba ficaram indignados por não terem sido consultados na elaboração das APA’s e, agora, exigem uma maior participação no processo de revisão da lei do Gerco, que vigora desde 2004. (Fonte: Imprensa Livre)

EE.Capitão Deolindo de Oliveira Santos (Ubatuba) recebe Promotor da Vara da Infância e Juventude

Ubatuba - No dia 21 de maio próximo passado o Promotor da Infância e Juventude, Dr. Percy José C. Kuster realizou uma palestra aos professores, pais de alunos, equipe gestora e funcionários, sobre o comportamento dos alunos jovens e adolescentes, priorizando a parceria entre família e escola.
Foi um grande momento, onde os pais, professores e coordenadores pedagógicos puderam esclarecer fatos e relatos do cotidiano escolar.
Assim o Dr.Percy continua atuando firme direto nas escolas, no sentido de organizar ações para que possamos diminuir o nível de violência nos estabelecimentos de ensino, conseqüentemente, também em nossas cidades.
Outras unidades escolares serão visitadas pelo Promotor da Infância e Juventude assim que possível, pois o Dr. Percy colocou em reunião, na EE.Aurelina Ferreira com a Dirigente de Ensino, sua disposição em resolver pessoalmente todos os casos relacionados com violência e ajudar desta maneira a diminuir a evasão escolar. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Ubatuba tem arte na cidade

Ubatuba - Alunos do Ensino Médio da EE.Cap. Deolindo, ocuparam espaços na cidade, para tomarem conhecimento do Patrimônio Cultural e fazerem registros com fotos e portifólios com a finalidade que todos conheçam a história, e saibam dos potenciais turísticos que o município pode oferecer.
A Professora Dária Praxedes foi a orientadora do evento que aconteceu no mês de maio, contando com músicas, poesias de Idalina Graça, a mais famosa poetisa da cidade, e toda história da FUNDART.
Pessoas que passavam, tanto pela FUNDART, como pela Igreja-Matriz "Exaltação à Santa Cruz" no dia 14 de maio, no horário das apresentações, puderam participar do evento que teve a finalidade de conhecer, valorizar e proteger os bens de valor histórico da comunidade.
Outros grupos da Escola farão o mesmo trabalho, para que os bens culturais possam ser mantidos, respeitados e apreciados por esta e futuras gerações. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Palestra “Cirurgia da Obesidade”
Você tem um encontro marcado com a qualidade de vida

Ubatuba - A Clínica VIVA light é uma clínica médica multidisciplinar, especializada nas doenças do aparelho digestório e no tratamento cirúrgico da obesidade. A equipe é composta por parceiros nas especialidades de Endocrinologia, Cardiologia, Pneumologia, Psiquiatria, Anestesiologista, Psicologia e Nutrição. Coordenada pelo Dr. José Estéfano de Oliveira, CREMESP número 22321, médico, graduado pela Faculdade de Medicina de Taubaté em 1974, cirurgião geral especializado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia (CBC) onde é membro Titular, bem como é também Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Bariatrica (SCBC). Especialista em cirurgia laparoscópica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica (SOBRACIL) e membro da Associação Brasileira de Estudos para Obesidade (ABESO).
A missão da Clínica VIVA Light é auxiliar todas as pessoas com queixas digestivas e/ou excesso de peso a se comprometerem com um novo estilo de vida mais saudável e obtendo o tratamento mais adequado para viver com mais qualidade e alegria.
Convidamos os interessados no assunto a assistir à Palestra “Cirurgia da Obesidade”, a ser realizada no dia 06 de junho (6ª feira), às 19h30, no auditório da Associação Comercial de Ubatuba- Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro.
A palestra é proferida pelo Dr. Estéfano e para participar basta levar 1kg de alimento não perecível.
Confirmar a presença na Assessoria de Comunicação da ACIU pelo telefone (12) 3834 1449, no horário comercial, de segunda a sexta-feira. (Fonte: ACIU)

Políticas Públicas em debate durante a Semana do Meio Ambiente em Ubatuba

Ubatuba - Nos dias 2, 3 e 4 de junho acontecera a III edição do Seminário 'Políticas Públicas, Alternativas Sustentáveis para o Desenvolvimento e Participação Social do Litoral Norte Paulista', que será realizado no Auditório da Universidade de Taubaté / Campus Ubatuba, das 18 às 22 hs.
O Seminário busca propiciar a democratização ao acesso a informações referentes ao desenvolvimento do Litoral Norte do Estado de São Paulo, envolvendo questões relacionadas ao planejamento e políticas públicas existentes, a propostas sustentáveis para o desenvolvimento da região e à participação da sociedade.
Neste ano o Seminário enfocará o saneamento básico, o uso sustentável e a gestão do ambiente marinho, bem como a participação social em Associações, Entidades Ambientalistas, Movimentos Sociais e Conselhos do Litoral Norte.
Segundo Alexander Turra, do Instituto Oceanográfico da USP, um dos organizadores do evento 'a compreensão dos impactos ambientais que um paradigma desenvolvimentista causou na região nas últimas décadas e das iniciativas governamentais e não governamentais de gestão costeira é fundamental para que a comunidade compreenda a situação atual em que o Litoral Norte se encontra e possa se mobilizar para promover as mudanças necessárias para o desenvolvimento econômico, social e ambiental'.
Ainda segundo Turra 'os caminhos e as instâncias de participação popular e as alternativas sustentáveis de desenvolvimento devem ser divulgados para que boas práticas ambientais e de cidadania possam ser replicadas'.
O Seminário é uma realização conjunta do Instituto Oceanográfico-USP, da Universidade de Taubaté / Campus Ubatuba, da Agenda 21 de Ubatuba, do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte de São Paulo, do Instituto Costa Brasilis – Desenvolvimento Sócio-Ambiental e da Associação Socioambientalista Somos Ubatuba – ASSU. E conta com o apoio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação, da CETESB e da Fundação Florestal.
Local:
Auditório da Universidade de Taubaté, Av. Castro Alves, 392, Itaguá, Ubatuba.
Data e Horário:
Dias 02 à 04 de junho, das 18:00 às 22:00 hs.
Programação:
2 de junho
Políticas Públicas
Tema: Saneamento
18:00 - Inscrições
18:30 - Abertura do evento
19:00 – Planos Municipais de Saneamento e Perspectiva de Investimentos Denise Maria E. Formaggia – CT San
19:30 – Movimento de indivíduos não governamentais de alerta a poluição das praias– Regina Teixeira
20:00 – Programa de Microbacias – Antonio Marchiori - CATI
20:30 – Atribuições e Competências- Drª. Elaine Taborda
21:00 – Mesa Redonda.
3 de junho
Estratégias sustentáveis de desenvolvimento para o Litoral Norte
Tema: Uso Sustentável do Mar
18:00 - Inscrição
18:30 – Turismo Náutico - Eduardo Cardoso
19:00 - Maricultura/ Pesca - SMAPA
19:30 – GT Marinas - João Carlos de Carvalho Milaneli
20:00 – Gestão Participativa da APA de Guaraqueçaba - ICMBio Geraldo Ottoni
20:30 – Mesa Redonda
4 de junho
Participação Social e Educação Ambiental
Tema: Participação Social, Conselhos e Comitês do Litoral Norte
18:00 - Inscrição
18:30 – Diagnóstico dos conselhos participativos do Litoral Norte – Gestora Ambiental Caroline Ykuta - Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo
19:00 – Diagnóstico das entidades sócio-ambientalistas do Litoral Norte – Bióloga Milena Pinto Rodrigues de Sousa - Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo
20:00 – Diagnóstico das associações de moradores de bairro do Litoral Norte – Oceanóloga Priscilla Bosa - Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo
20:30 – Educação Ambiental formal e as parcerias com a sociedade civil - Secretaria Municipal de Educação
Projeto Cuidágua na Escola - Henrique Luís de Almeida (ASSU)
21:00 – Mesa Redonda
22:00 - Encerramento do evento
Maiores informações:
Por tel: 3832 4066 (UNITAU), 11 3091 6594 (Instituto Oceanográfico/USP)
Por e-mail: instituto@costabrasilis.org.br 

Miltinho, do Jô, ministra workshop em Ubatuba

Ubatuba - Miltinho, instrumentista do Sexteto do programa Jô Soares Onze e Meia, da Rede Globo, estará em Ubatuba nesta sexta-feira, 30 de maio, ministrando um workshop sobre música no auditório da Unitau, localizada no bairro do Itaguá. O evento, que terá início às 19h30, deverá ter aproximadamente duas horas de duração, onde o percussionista irá passar algumas dicas de técnicas musicais e conversar sobre música e carreira.
O workshop é fruto do trabalho do músico Elias Batista, monitor do projeto social Música na Escola, mais conhecido como Escolata e que funciona da EM Maestro Pedro Alves de Souza atendendo mais de 300 crianças. O convite pode ser retirado na sede da Secretaria Municipal de Educação em troca de um quilo de alimento não perecível, exceto sal e açúcar. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Reunião acerta detalhes para Prova Pedestre Soldado Paulino
Evento reunirá atletas de toda a região; prova será disputada em 11 categorias

Ubatuba - Uma reunião entre os organizadores da “11ª Prova Pedestre Soldado Paulino” definiu os últimos detalhes para a realização da prova, que acontece neste sábado, 31. Presentes à reunião João Lopes de Moura Filho, do departamento de eventos da Secretaria de Esporte, Marlon Lopes, do setor de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba, Luiz Carlos de Carvalho, comandante da Guarda Municipal de Ubatuba e Vinicius Brito, representando a Polícia Militar. “Acertamos detalhes sobre a segurança no percurso e como vai funcionar o trânsito na região da prova”, disse João Lopes.
A prova deve receber atletas de toda a região. “Já recebemos confirmação de atletas do Vale do Paraíba e Sul Fluminense, além de confirmações de corredores das cidades do Litoral Norte. Um casal proveniente de Tóquio ficou sabendo da prova e já se inscreveu. Acho que já podemos classificar a prova como ‘internacional”, brincou João.
Percurso - O percurso da prova, que tem 8 Km, terá como base o bairro do Itaguá, e haverá batedores e sinalização em todo o trecho. A saída acontecerá em frente ao quartel da Polícia Militar, no Parque Vivamar, perfazendo o seguinte trecho: Rua João Ramalho, Rua Marília, Av. Carlos Drummond de Andrade (Av. Brasil), Av. Nove de Julho, Av. Leovigildo Dias Vieira, (com retorno no cais), Av. Leovigildo Dias Vieira, Av. nove de Julho, Av. Carlos Drummond de Andrade, Rua Maria Regina (Portão dos fundos do Quartel).
Os interessados podem se inscrever no quartel da Polícia Militar, na Rua Maria Regina, 02, até o dia do evento, às 9 horas. As equipes com mais de cinco atletas deverão enviar as inscrições antecipadamente para eventos.smel.ubatuba@hotmail.com .
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3833-3818 ou 3832-3598.
Categorias - A prova será disputada em 11 categorias masculinas e femininas: Masculino – mirim (até 11 anos); infantil (de 12 a 14); juvenil (de 15 a 17); adulto (de 18 a 39); veterano (de 40 a 59); veteraníssimo (mais de 70 anos) e Polícia Militar. No Feminino: infanto-juvenil (até 18); adulto (de 19 a 27); master (de 28 a 39) e veterano (acima de 40 anos).
As categorias mirim e infantil terão percurso de 2 Km e as demais percorrerão 8 Km.
Os três melhores classificados em cada categoria receberão troféus e todos os competidores serão contemplados com medalhas de participação.
A “11ª Prova Pedestre Soldado Paulino” é uma realização da Polícia Militar de Ubatuba e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e organização da Secretaria de Esporte e Lazer. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Fundart promove cursos de tecelagem
Os requisitos necessários para transformar a matéria-prima em arte são apenas a sensibilidade, a criatividade e a paciência

Ubatuba - A tecelagem é uma arte milenar que resiste ao tempo pela beleza e utilidade de seus produtos. Promovido pela Fundação de Arte e Cultura (Fundart) e ministrado pela tecelã, fiadeira e tingideira Débora Barocas, o curso de tecelagem acontece no antigo Fórum, nas segundas, quartas e sextas, das 14 às 18h. Os requisitos necessários para transformar a matéria-prima em arte são apenas a sensibilidade, a criatividade e a paciência.
Para quem se interessa pela atividade milenar de tecer fios, essa é uma boa oportunidade. Segundo Deby, esta arte também está sendo utilizada para promover o entrosamento social, desenvolver as habilidades manuais, gerar renda e elevar a auto-estima, entre outras possibilidades. “Os alunos escolhem as peças que desejam produzir e eu os oriento. O resultado são peças bonitas, que podem ser usadas, vendidas ou dadas de presente. O frio está chegando, então, este curso é uma ótima pedida!”
A professora ensina técnicas de tecelagem e fiação para o desenvolvimento da criatividade pessoal e a possibilidade de geração de uma outra fonte de renda. Os alunos podem produzir cachecóis, estolas, cangas, bolsas, faixas, cintos, caminhos de mesa, jogos americanos e muitas outras peças. O curso também orienta sobre aproveitamento de materiais naturais como algodão e fibra de bananeira, retalhos nobres como a seda e a lã.
O curso tem carga horária semanal de 4 horas, a um custo de R$ 60,00 mensais. É preciso levar os fios que serão utilizados, além de fita métrica, tesoura, agulhas de crochê e de tapeçaria, além de caderno e caneta.
A professora afirma ser um prazer muito grande dividir o conhecimento com as alunas. “É muito bom poder compartilhar essa arte milenar, que se transforma facilmente em uma paixão, com infinitas possibilidades e cores”.
Cursos nos bairros - O curso de tecelagem também está sendo utilizado para alunos com dificuldade de aprendizado e para alunos com necessidades especiais, gratuitamente. Na Escola Municipal Padre Anchieta, acontece um curso junto ao Ensino para Jovens Adultos (EJA) e na Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, existe uma sala para alunos com deficiências auditivas.
Na Escola Municipal Silvino Teixeira Leite, no bairro Marafunda, o curso é gratuito e voltado para toda a comunidade, com técnicas e ferramentas acessíveis. Para este, ainda há vagas. Basta comparecer à escola às quintas feiras das 10h às 16h30.
Mais informações: (12) 3833-6184 e 9769-8223, ou (12)3033-7000 / 7001 (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Esportes coletivos de Ubatuba conhecem adversários da fase regional dos Jogos da Juventude

Ubatuba - As equipes de futebol e vôlei de Ubatuba conheceram seus adversários da fase regional dos Jogos Abertos da Juventude. A primeira equipe a estrear será o vôlei feminino, que enfrentará Taubaté, no Ginásio de Esportes Tubão, no dia 4, às 20 horas. O jogo de volta acontecerá dia 11, no ginásio da AMETRA, em Taubaté. Também fazem parte do grupo as equipes de Piquete, Lorena e São José dos Campos.
O vôlei masculino estréia no dia 11, contra o time de Pindamonhangaba, na casa do adversário. O jogo de volta acontece no dia 13, no Tubão, às 19 horas. Ubatuba ainda enfrentará as equipes de Lorena, Cruzeiro e São José dos Campos.
O futebol masculino começa sua participação na fase regional, enfrentando São José, no dia 7, no Vale do Sol, em São José dos Campos. A partida de volta acontecerá no dia 12, às 15 horas, no Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cinema: SEMANA DE 22/05 A 05/06/2008
Lançamento Mundial
Um filme da Lucas Fim , dirigido por Steven Spielberg com Harryson Ford
Indiana Jones e o reino da caveira de cristal.
'as 14,30hs - 17,00hs - 19,30hs - 22,00hs
cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Sesta de Rei

Porque era domingo,
dia de preceito;
porque era após o almoço,
horário de guardar o leito;
porque teve pirão de garoupa,
peixe de respeito;
o silêncio se abateu
no nosso pedaço de mundo,
que nem passarinho piava,
e toda a família descansou,
como nem Salomão descansava.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Apelo ao Sr. Prefeito Eduardo Cesar

Em Novembro de 2007, a Prefeitura de Ubatuba, assinou dois convênios com a Secretaria de Habitação do estado, visando a pavimentação dos conjuntos Habitacionais do Bairro do Taquaral e Vila Sumaré. Após estranha demora na entrega da documentação (a Prefeitura de Ubatuba, chegou a ser intimada via diário oficial, através de sua edição de 12 de março, seção l, pág. 41, a entregar imediatamente a documentação dos convênios, sob pena de nulidade), os recursos foram liberados, porém, até o momento, as obras não se iniciaram. Também no último dia 16, na cidade de Itapetininga, o Senhor prefeito assinou mais 3 convênios com esta Secretaria, visando a pavimentação e a construção de uma praça no conjunto Habitacional do Parque dos Ministérios e um Centro de Convivência no Conjunto Habitacional do Bairro do Taquaral.
Sabe-se que conforme orientação da Procuradoria Geral do Estado, reproduzindo parte do pronunciamento do Min. Gilmar Mendes, destaca-se " NÃO BASTA A MERA CELEBRAÇÃO DO CONVÊNIO OU A FORMALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PRELIMINARES; É INDISPENSÁVEL A SUA EFETIVA EXECUÇÃO FÍSICA, ANTES DO PERIODO DE VEDAÇÃO DA LEI ELEITORAL, conclui-se que, se estas obras não se iniciarem ate 5 de Julho, estas famílias continuarão comendo poeira até o final do ano.
Quero crer que pelo fato do PTB de Ubatuba ter sido o responsável pela interlocução junto ao governo do Estado, para liberação destes recursos, este não seja o motivo para o não início imediato destas obras. Acredito que o Senhor Prefeito Eduardo César seja um DEMOCRATA, como alias é o nome de seu partido, e saiba separar o trato da causa pública, com questões políticas eleitorais, excluindo a população de lutas ideológicas.
O PTB de Ubatuba tem um plano de governo pronto para ser discutido com todos os segmentos da sociedade e manterá os debates no campo das idéias, por isso neste momento faz um apelo ao Senhor prefeito “INICIE ESTAS OBRAS ANTES DA DATA LIMITE”, não puna estas famílias carentes, mostre agilidade e competência, é o que nós, munícipes de Ubatuba, esperamos do Senhor.

Anderson José Rodrigues – TATO
Presidente do PTB de Ubatuba

Publicidade Enganosa

Observamos alguns painéis de propaganda, elaborados pelos homens no poder, e espalhados por todo o município de Ubatuba. Tivemos a impressão de alguém ter pedido o juízo, o senso de análise crítica e o respeito à inteligência da população.
Ficamos surpresos ao tomar conhecimento do parecer favorável do DD. Promotor de Justiça, Dr. Percy José Cleve Küster. Imaginamos tenha sido enganado pelos ocupantes do poder e, após análise, a posteriori, venha a reconsiderar seu parecer.
Os painéis são publicidade indevida, neste momento, e agridem a verdade dos fatos e da realidade vivida pelo município de Ubatuba.
Neste comentário nos ateremos, apenas, aquele que leva o título de: "Congelamento e regularização de núcleos habitacionais". Painel retratado, no "DE OLHO EM UBATUBA", da revista virtual, "O GUARUÇÁ", dia 26 -05-08.
Áreas foram congeladas. São de todos conhecidos os problemas causados pelos processos de congelamento e a gritaria e protestos de setores da população. Já a regularização de núcleos habitacionais está deixando a desejar. Tanto que, a DD. Promotora Pública do Meio Ambiente, Dra. Elaine Taborda D´Ávila, que não pode ser considerada opositora ao Sr. Eduardo de Souza César, assim se manifestou: "A Prefeitura precisa, com urgência, de uma melhor política habitacional e de um corpo maior e mais eficaz de fiscais deste setor. Não adianta nada dizer que congelou diversas áreas, se não dá seqüência ao processo de regularização destas comunidades e ainda se omite quanto à expansão imobiliária irregular nestes locais". (SIC) (Correio Ubatubense. Ano I. N° 03. pg. 05).
As frases constantes, no painel, são de uma inverdade gritante. Assim consta:
"GARANTIA DE MORADIAS DIGNAS E DIREITO À TERRA REGULARIZADA".
"CONSTRUÇÃO DE 48 MORADIAS PARA AS FAMÍLIAS QUE MORAM HOJE NA ÁREA DE RISCO".
Quem recebeu moradias dignas e direito a terra regularizada?. Onde se encontram esses felizardos?. Onde se encontram as "48 moradias para as famílias que moram HOJE na área de risco"?.
Em reunião com vinte funcionários municipais efetivos, de diversas secretarias e da Câmara, perguntei se alguém conhecia as 48 moradias do painel. Ninguém sabia. "Isso é mais uma mentira de Eduardo!". "Nestes três anos e cinco meses nenhuma casa foi construída ou entregue!" "As últimas foram entregues, no Taquaral-Vila Suré-, por Paulo Ramos".
A conclusão a que podemos chegar é: "Famílias que moram hoje nas áreas de risco" vão continuar lá por muito tempo se dependerem das "dignas moradias" do Sr. Eduardo de Souza César. Isso se não derrubarem as que atualmente ocupam e os colocarem na rua da amargura. O burgomestre gosta construir casas localizadas "NA RUA DOS BOBOS, NÚMERO ZERO", como poetizou o grande Vinícius de Moraes.
VIVA UBATUBA!. Sem dengue e sem caluniadores.
Hoje poderíamos acrescentar: Sem enganadores e mentirosos.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Bom Dia Perequê!  © Mario Trindade

Bom dia Perequê!
© Mario Trindade

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor