Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 29 de Maio de 2008 - Nº 1978 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
Minuta do decreto de criação das APAs Marinhas já pode ser consultada via internet


Caraguatatuba
Ibama embarga obras em Caraguá
Caraguá celebrará o mês de Santo Antônio
Educação superior: uma análise sobre a evolução do ensino no município
Iniciação Científica: Programa do Unimódulo oferece bolsa aos alunos e enriquece sua formação
Rodoviária de Caraguá recebe reforma para melhorar atendimento aos usuários
Curso técnico de Karatê Shotokan em Caraguatatuba
Caraguá faz campanha contra Hepatite C
PAT de Caraguá tem 15 novas vagas de emprego nesta semana
Calçadão Nove de Julho interliga praças no centro de Caraguá
Unimódulo tem Campeão Brasileiro de Jiu-Jitsu
Fundacc e Circuito Cultural Paulista apresentam o espetáculo "Fábrica", dia 01 de junho, no teatro Mário Covas.
Paulo Bijos recebe Título de Cidadão na sexta
Câmara rejeita Projetos da Pauta

Ilhabela
Ilhabela já se prepara para receber a Portimão Global Race
Velejadores da classe hobbie cat conquistam bons resultados
Apesar do vento baixo velejadores de Ilhabela conseguem boa colocação
Equipe de jiu-jitsu repete bom desempenho em campeonato
Canoeiros de Ilhabela conquistam bons resultados em Corrida de Canoas
Câmara aprova projeto que beneficia somente servidores, mas pode ser vetado pelo prefeito
Prefeitura de Ilhabela realiza 4ª Edição da Ação Cidadania
Prefeitura de Ilhabela investe mais R$ 152 mil em Transporte Escolar
O Dia do Desafio agitou Ilhabela
Equipe da Escola Prefeito Eurípedes recebe Moção de Louvor do Vereador Márcio

São Sebastião
Litoral Dance Festival começa hoje
Maresias abre o Paulista Universitário de Surf
Coral Municipal recruta novas vozes
Alunos de “Governança Hoteleira” visitam pousada e aprimoram conhecimentos
Vereadora quer instalação de câmeras em escola
Câmara aprova moções de aplausos por trabalhos sociais em São Sebastião
Convênio para construção de pista de skate será analisado pelas Comissões Parlamentares
Futuros Agentes Comunitários e de Endemias devem fazer curso preparatório
Prefeitura entrega quadra poliesportiva na EM Iraydes Lobo Vianna do Rego
Mutirão da Cidadania chega ao Canto do Mar na próxima sexta-feira
Projeto Cultural Siri na Lata promove Batalha de B.Boys
Corpo Docente de qualidade: Prefeitura investe pesado em cursos de capacitação
Mais de 2 mil árvores são plantadas em São Sebastião
Dia do Desafio leva saúde e qualidade de vida em São Sebastião
Prefeitura fornece 13,4 mil kits de uniformes escolares para alunos da rede pública

Ubatuba
Estado altera APA e Greeenpeace anuncia apoio ao projeto
Pássaros silvestres são apreendidos pela Polícia Ambiental
AUS abre as portas para filiação
Estudantes de artes visuais incentivam uso de sacolas retornáveis em Ubatuba
Estufa I recebe Caravana da Saúde e Cidade Saudável neste sábado
Entidade de Ubatuba participa do Dia Mundial de Combate às Drogas
Reunião discute futuro do futsal feminino de Ubatuba
Ubatuba comemora o Dia Internacional do Brincar

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Minuta do decreto de criação das APAs Marinhas já pode ser consultada via internet

Litoral Norte - A minuta do decreto que criará as APAs (Áreas de Proteção Ambiental) do Litoral de São Paulo já foi disponibilizada para consulta pública, via internet, por 30 dias, a partir de ontem, no endereço http://www.ambiente.sp.gov.br/notadeesclarecimento.php 
O novo prazo foi dado pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, após encontro com lideranças da pesca artesanal, moradores tradicionais e ONGs representativas do setor náutico, em Ubatuba, no dia 19.
Graziano entendeu que as três Consultas Públicas realizadas em Iguape, São Vicente e Ilhabela, para apreciação da minuta apresentada por técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), foram insuficientes para incorporação das sugestões e críticas dos setores envolvidos com a regulamentação proposta.
Para o secretário do Meio Ambiente de São Paulo, a criação das APAs do Litoral Sul, Centro e Norte tem como foco garantir o desenvolvimento sustentável, favorecendo a pesca artesanal e combatendo a pesca predatória, nociva para todos.
Graziano lembrou que a criação das APAs se dará com o reforço da ação da Polícia Ambiental no combate à pesca irregular, principalmente a pesca profissional de arrasto com parelhas. Para tanto, será criada uma unidade especial de policiamento marítimo, formada por 90 policiais treinados para ações no mar e equipados com seis lanchas, que permitirão a abordagem de pesqueiros de grande porte, que atuem irregularmente.
De acordo com o Governo do Estado, a criação das APAs litorâneas visa combater a exploração desordenada e predatória dos recursos marinhos, que vêm sofrendo uma redução na oferta do pescado. Se não houver uma forma de uso sustentável dos recursos naturais do mar, é consenso que se terá a perda da diversidade biológica e cultural, e empobrecimento e marginalização das comunidades tradicionais costeiras. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Ibama embarga obras em Caraguá

Caraguatatuba - o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) embargou ontem as obras realizadas pela prefeitura no Morro Santo Antônio, em Caraguatatuba.
A administração foi autuada em R$ 10 mil por supostamente ter realizado modificações não previstas pelo órgão.
O local, um dos importantes pontos turísticos do município por ser utilizado para saltos de asa-delta, está recebendo infra-estrutura da prefeitura para se
tomar ainda um ponto turístico cultural e religioso.
Uma imagem de Santo Antônio, padroeiro da cidade, está sendo construída no topo do morro.
De acordo com a assessoria do Ibama, o local é protegido pela legislação por ser área de preservação permanente e estar inserido na Mata Atlântica.
Apesar do embargo das obras, saltos de asa-delta ou visitações ao morro continuam autorizados pelo órgão. ACORDO- Para melhorar a estrutura de apoio ao turismo na área, a Prefeitura de Caraguatatuba firmou uma acordo com o DPRN (Departamento de Proteção dos Recursos Naturais) do Estado, incluindo obras licenciadas de pavimentação e drenagem, assim como a recuperação de parte da vegetação afetada, a instalação de banheiros químicos e controle de acesso de visitantes.
No entanto, de acordo com o Ibama, durante vistoria no local realizada na semana passada foi verificado que o pacto não estaria sendo cumprido.
OUTRO LADO - O secretário de Obras do município, Raul Pesci Júnior, afirmou na noite de ontem que ainda não havia sido comunicado oficialmente sobre a determinação do Ibama.
A prefeitura informou ainda que irá recorrer para liberar os serviços no local e reverter a multa aplicada pelo órgão federal.
Segundo o secretário, a administração municipal pretende cumprir todos os itens do acordo celebrado com o DPRN conforme o andamento das obras.
"O acordo está sendo cumprido sim, só que alguns itens serão cumpridos só após o acabamento das obras, como a instalação de banheiros químicos", disse o secretário de Obras. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá celebrará o mês de Santo Antônio
Segundo a paróquia, são aguardadas cerca de mil pessoas por dia na quermesse; estrutura recebeu melhorias em relação ao último ano

Caraguatatuba - As comemorações do padroeiro de Caraguatatuba começarão neste sábado, 31, às 18h, na Praça Cândido Motta, em frente à Matriz, com a tradicional quermesse e bingo para angariar fundos, visando as benfeitorias na Paróquia Santo Antônio. O encerramento acontecerá no dia 15 de junho.
Além da festa, será realizada uma procissão no dia 8, às 8h até o mirante. A missa será feita pelo bispo diocesano Dom Altieri, às 10h e terá o acompanhamento da defesa civil, jipe clube, GAC e escoteiros. Já no dia 13, data do padroeiro, acontecerá o casamento comunitário, com 23 casais, às 11h, também no morro Santo Antônio.
Também no dia 13, haverá uma procissão, a partir das 18h30, saindo da Matriz, e dando a volta na cidade. Em seguida está marcada a missa, com a benção dos pães.
A festa de Santo Antônio já é tradição em Caraguá e reúne famílias e pessoas de todas as idades, que podem deliciar comidas típicas, com música ambiente.
Neste ano, 13 barracas estarão montadas na Praça Cândido Motta, que deverá receber em média, por dia, mil visitantes. De acordo com os organizadores, a estrutura no local recebeu melhorias consideráveis em relação aos anos anteriores, oferecendo mais mesas e espaço ao público.
Paralela a quermesse, terá o grande bingo, nos 16 dias de evento, no salão da Paróquia Santo Antônio, próxima a Praça. Em jogo, estarão diversos prêmios, como dinheiro, bicicletas, fogão, televisão, tv de plasma, e o mais esperado, o carro 0km, na noite do dia 14.
A Paróquia espera dobrar a arrecadação de dinheiro em relação a 2007, e projeta a construção de um salão e salas de catequeses para evangelização ao lado da igreja.
Todas as noites, quem quiser, poderá doar alimentos não-perecíveis para a distribuição nas comunidades de Caraguatatuba, destinando as famílias carentes. A Paróquia acredita receber cerca de 2mil kg. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Educação superior: uma análise sobre a evolução do ensino no município

Caraguatatuba - Em meio a boatos sobre a insatisfação de alunos com o Centro Universitário Módulo – Unimódulo – e até uma possível manifestação na Câmara solicitando uma moção de repúdio contra a reestruturação da instituição, que no final de 2007, passou para a mantenedora da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), um especialista faz uma análise da educação superior em Caraguatatuba.
Os municípios e regiões que ascenderam à hierarquia da riqueza e fortaleceram o tecido social firmaram compromissos de médio e longo prazo com a melhoria do perfil educacional superior de seus cidadãos, tendo a universalização da educação básica e a erradicação do analfabetismo como premissas essenciais para realizar a transformação de uma sociedade mais justa e organizada.
Segundo o Prof. Ricardo Zöllner Holmo, pesquisador em desenvolvimento econômico regional, um fator de extrema relevância deve ser dada a educação superior, que “se faz responsável não apenas pela tarefa de prover os meios para que sejam logrados êxitos na melhora sócio-econômico do município, mas também a de colocar cidades e regiões na vanguarda sustentável do desenvolvimento”, disse.
O Prof. Holmo aponta que além da geração de conhecimentos, a educação superior é capaz de oferecer a um município, como Caraguatatuba, e a região, profissionais socialmente críticos e tecnicamente capacitados para atuar como agentes que tem pela frente o desafio constante de promover o crescimento econômico com a redução da pobreza e das desigualdades sociais.
No entanto, alerta Holmo, não se trata apenas de formar profissionais em número suficiente e tecnicamente habilitados para o desempenho de suas funções específicas, mas também capacitá-los para atuar em contextos sociais e produtivos extremamente adversos.
Apesar de não existir trabalhos consistentes na região que evidenciem se as demandas do setor produtivo de Caraguatatuba e do Litoral Norte por mão-de-obra qualificada estariam sendo adequadamente contempladas pela oferta de pessoal de nível superior, algumas inferências podem ser feitas a partir da análise dos dados relativos aos concluintes dos cursos de graduação.
Para isso, o especialista em cenários prospectivos criou dois gráficos que demonstram o número de alunos matriculados freqüentando, efetivamente o estabelecimento de ensino, 30 dias após o ano letivo e, o número de alunos que cursaram e completaram com aprovação o ensino superior.
Segundo a análise do professor, é perceptível uma evolução na taxa do número de matrículas ao longo do tempo (figura 1). Esta mesma percepção é feita no que diz respeito aos alunos concluintes, apesar de bastante pequeno em relação à população no período de 1998 a 2001.
“Se, por um lado, a dimensão e o perfil dessa oferta de profissionais podem resultar de demandas de mercado e do nível de atividade econômica, há também que se considerar a capacidade de oferta das instituições de ensino e os interesses econômicos que condicionam a expansão do sistema da educação superior.
Dentro deste contexto, uma universidade deve responder ao município “qual o valor que ela agrega na comunidade” e minimizar a postura de uma organização privada, que pode se utilizar do mercado local, enviando lucros para fora do município e afastando o compromisso com os alunos e com o desenvolvimento da cidade e região”, alega.
Segundo ele, o acesso à educação superior, no Litoral Norte, ainda é bastante restrito, quando comparado ao de outras regiões. O caráter seletivo e excludente desse nível de formação teve início muito antes dos exames seletivos (vestibulares), a começar pelo fato de que quase a metade dos estudantes que iniciam a primeira série do ensino fundamental não consegue concluí-lo, em virtude dos altos índices de reprovação e repetência, que culminam com a evasão escolar.
Por sua vez, dos poucos que concluem o ensino médio, pré-requisito de acesso à educação superior, a maioria não dispõe de condições mínimas para disputar uma vaga com os que cursaram a educação básica em condições mais favoráveis. Por fim, parcela considerável dos concluintes da educação básica o faz em idade avançada, o que os leva a não prosseguir nos estudos devido à necessidade de ingressar no mercado de trabalho. (Fonte: Imprensa Livre)

Iniciação Científica: Programa do Unimódulo oferece bolsa aos alunos e enriquece sua formação
Inscrições vão até 14 de junho pelo site da Instituição

Caraguatatuba - Com o objetivo de incentivar a vocação científica e colaborar com a formação acadêmica e profissional dos alunos, o Unimódulo abriu na ultima segunda-feira, 27, as inscrições para o Programa de Iniciação Científica.
O Programa permite introduzir os estudantes de graduação na pesquisa cientifica em diversas áreas do conhecimento.É a possibilidade de colocar o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-lo em pesquisa com um apoio teórico e metodológico.
10 bolsas estão sendo oferecidas - Estão sendo disponibilizadas 10 bolsas integrais com validade de 12 meses para os alunos selecionados, que devem se enquadrar nas normas da Política Institucional de Iniciação Científica.O básico necessário é que haja bom rendimento acadêmico e que o aluno esteja cursando, no máximo, o penúltimo semestre do curso de graduação do Unimódulo.
As inscrições são pelo site do Unimódulo. Os interessados devem se inscrever e enviar seus projetos até 14 de junho, juntamente com os dados do professor-orientador do quadro docente da Instituição.Os projetos serão julgados e selecionados por uma comissão de professores indicada pela reitoria do Centro Universitário entre 16 e 30 de junho. A divulgação dos resultados ocorrerá até 12 de julho no site www.modulo.br.
Mais informações ligue: 3897-2030, com Iara Roza. Ou consulte o edital do programa no site do Unimódulo.
Sobre o Unimódulo - Fundado em 1998, o Centro Universitário Módulo é a maior e mais tradicional instituição de ensino superior do Litoral Norte de São Paulo. Oferece 17 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação e de extensão. Os campi Centro e Martim de Sá reúnem mais de 3 mil alunos, 100 professores e 100 funcionários. Integra o Grupo Educacional Cruzeiro do Sul, também formado pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL (São Paulo-SP) e Centro Universitário do Distrito Federal - UniDF (DF), e que tem como objetivo formar um grupo de instituições de ensino superior reconhecido por sua excelência acadêmica, comprovada pelos indicadores oficiais.
Visite: www.modulo.br
Sobre a Unicsul - Há 35 anos atuando no ensino superior, a Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) conta com 23 mil alunos, 500 funcionários e 600 professores distribuídos pelos campi Anália Franco, Liberdade e São Miguel e Pinheiros. É reconhecida por sua forte atuação na área social e pela metodologia pedagógica institucional "Aprender na Prática". A UNICSUL é destaque em vários indicadores oficiais dos Ministérios da Educação e Ciência e Tecnologia. Integra o Grupo Educacional Cruzeiro do Sul, também formado pelo Centro Universitário Módulo - UNIMÓDULO (Caraguatatuba - SP) e Centro Universitário do Distrito Federal - UniDF (DF), e que tem como objetivo formar um grupo de instituições de ensino superior reconhecido por sua excelência acadêmica, comprovada pelos indicadores oficiais.
Visite www.unicsul.br

Rodoviária de Caraguá recebe reforma para melhorar atendimento aos usuários

Caraguatatuba - O Terminal Rodoviário Aldo Navarro Magalhães de Caraguatatuba está passando por reformas. O objetivo é proporcionar mais conforto e comodidade para as pessoas que utilizam diariamente o terminal.
O local receberá novo piso; reforma dos banheiros, que receberão portas de alumínio, piso porcelanado, troca de azulejos. O banheiro feminino tem 6 sanitários e dos homens 5 com 4 mictórios, todos obedecendo a lei de acessibilidade. Os bancos de cimento existentes serão substituídos por cadeiras.
De acordo com a empresa Riêra Empreendimentos e Administração LTDA, que administra o Terminal Rodoviário, as lanchonetes existentes também receberão reformas; o muro está sendo pintado com diversos desenhos de espécies marítimas, além de recapeamento no asfalto. "Estamos fazendo uma reforma geral para levar mais conforto e comodidade às pessoas que utilizam o terminal rodoviário. A previsão é que até setembro a obra esteja concluída, disse o gerente do terminal", Edwards Carvalho Ferreira.
Desde o início de 2007 o município viu a necessidade de ampliação e reforma do terminal, devido o desenvolvimento da cidade. O local teve ampliação de aproximadamente 20m por 70m. Foram construídas também uma área de embarque e desembarque e uma passarela coberta, que possibilita o acesso ao ponto onde passam os ônibus urbanos, que ganhou assentos e cobertura. Visando a segurança, foi feito um muro na parte frontal do Terminal. Os taxistas também foram beneficiados, com a mudança do ponto de táxi, que trouxe benefícios aos motoristas, que comemoraram a reforma. "Com essa reforma, melhorou em 100% para nós. Foi ótima a cobertura feita. Não tomamos mais chuva e os passageiros passaram a ter muito mais comodidade", disse Bajas Fernandes, que opera no Terminal há 17 anos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Curso técnico de Karatê Shotokan em Caraguatatuba

Caraguatatuba - Aconteceu na última semana, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), o curso técnico e exame de troca de faixas do estilo Shotokan, com o mestre Edson Nakama, 6º Dan (CBK/FPK), onde mais de 70 atletas participaram.
Segundo a sensei Maria do Carmo de Oliveira, 2º Dan, o Centro de Artes Marciais Silvio Marques Rodrigues - Potoca é o resultado de um sonho, que graças ao prefeito José Pereira de Aguilar e ao secretário de esportes Wenceslau Souza Neto (Lelau) foi realizado, onde todos podem praticar uma arte marcial com qualidade.
Prova disso é que os alunos já estão colhendo os primeiros frutos, conquistando sete classificações para as finais do Campeonato Paulista de Karatê com apenas oito atletas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá faz campanha contra Hepatite C
A campanha acontece dia 5 de junho, das 8h às 14h e está aberta a toda a população. Em caso de resultado positivo o paciente sairá com consulta agendada

Caraguatatuba - Com o objetivo de identificar pessoas que possam ter a Hepatite C e não sabem, a prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde/UAMI (Unidade de Atendimento de Portadores de Moléstias Infectocontagiosas) realizará no dia 5 de junho, das 8h às 14h a campanha Procura C.
A iniciativa visa tratar todas as pessoas que possam ter contraído a doença, que só apresenta sintomas quando está em estado avançado. "O índice de pessoas com a doença no município é de 30%. Na campanha o resultado sai na hora. Em caso de positivo, a pessoa já sai do local com uma consulta agendada para início do tratamento, em caso de negativo, ela é orientada sobre como prevenir a doença", disse a médica coordenadora do programa de Hepatite no município, Érika Lanzillo.
De acordo com a dra Lanzillo a pessoa pode contrair a doença de várias formas, como, por exemplo, manicure, tatuador, colocação de piercing, quando os materiais usados não são esterilizados adequadamente, entre outros. "Qualquer pessoa pode participar da campanha. A nossa expectativa é de que pelo menos 100 pessoas compareçam a UAMI para fazer o teste", completou.
Além da campanha Procura C a UAMI tem o programa Porta Aberta, onde a pessoa pode, todos os dias, ir ao local para fazer testes de doenças infectocontagiosas, como HIV/ AIDS, entre outras.
A campanha Procura C tem a parceria do Laboratório Roche e está aberta a toda a população.
A UAMI fica na Avenida Pernambuco, 740, Indaiá. Informações pelo telefone 3883-1373. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

PAT de Caraguá tem 15 novas vagas de emprego nesta semana

Caraguatatuba - Para candidatar-se a uma das ofertas de emprego basta comparecer ao Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá com os documentos pessoais e a carteira de trabalho e participar de uma entrevista
O PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador, que funciona por meio da SECAD - Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguá, está com novas ofertas de emprego disponíveis à população.
Nesta quarta-feira, 28 de maio, novas oportunidades estão sendo oferecidas para serviços de açougueiro, ajudante de cozinha, cabeleireiro, carpinteiro de carretas, cozinheiro, digitador, esteticista, garçom, manicure, motoboy, operador de patrol, publicitário, relações públicas, soldador e técnico de refrigeração.
Para candidatar-se a uma das ofertas de emprego basta comparecer ao Posto de Atendimento ao Trabalhador e participar de uma entrevista, que é realizada com o objetivo de identificar as habilidades específicas do trabalhador.
É importante lembrar que, para fazer parte do banco de dados do PAT é necessário levar documentos pessoais, além do comprovante de residência e carteira de trabalho.
O Posto de Atendimento ao Trabalhador fica na rua Taubaté nº 520, no bairro Sumaré, em Caraguá. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Calçadão Nove de Julho interliga praças no centro de Caraguá

Caraguatatuba - A Praça Cândido Motta, no centro de Caraguatatuba, que era dividida em duas áreas pela rua Nove de Julho, será interligada. A obra custará aos cofres públicos mais de R$ 55 mil.
O calçadão seguirá o padrão das duas praças existentes com pavimentação em mosaico. O local também receberá obra de drenagem de águas pluviais e obedecerá a lei de acessibilidade.
No total serão construídos 430 metros quadrados de calçadão e a obra está sendo executada pela empresa Bocato Engenharia e Construção Ltda. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Unimódulo tem Campeão Brasileiro de Jiu-Jitsu
Osieo Hecher se prepara para o Sulamericano da modalidade

Caraguatatuba - O Centro Universitário Módulo tem novos motivos para comemorar. O bom desempenho do atleta Bolsa Esporte Osieo Hecher rendeu frutos e, no último final de semana, sagrou-se campeão brasileiro de Jiu-Jitsu.
A próxima competição de Hecher será o Sulamericano, dia 22 de julho. O atleta se prepara, ainda para o Mundial, que também será em julho. "Agradeço aos amigos e colaboradores pelo apoio", disse. (Fonte: UniMódulo)

Fundacc e Circuito Cultural Paulista apresentam o espetáculo "Fábrica", dia 01 de junho, no teatro Mário Covas

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e a Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba apresentam "Omstrab" com o espetáculo Fábrica.
"Omstrab" é um exercício em forma de movimento e uma dança em forma de exercício, que passeia pela mistura gestual que é o homem brasileiro hoje.
O "Repente Nordestino" se junta com o "Rap", o "Maracatú" com o "Rock", sem folclorismos com humor vistos sob o prisma de trabalhadores que migraram das regiões das secas para grande cidade: suas necessidades, amores e inseguranças numa sociedade que impõe estereótipos masculinos de comportamento. Essa movimentação vai se transformando numa dança e essa dança numa marcha.
O espetáculo Fábrica tem trilha sonora original composta especialmente para a performance e executada ao vivo pelos intérpretes. A intenção é transformar o Espaço Cênico num grande espaço sonoro, extraindo som também de seus materiais e estruturas. Na trilha destaca-se também uma reinterpretação da evolução dos ritmos brasileiros e de algumas influências musicais ao longo da história desses trabalhadores.
A apresentação acontecerá no teatro Mário Covas, dia 01 de junho às 19h a entrada é franca. (Fonte: Fundacc)

Paulo Bijos recebe Título de Cidadão na sexta
Engenheiro da Petrobrás recebe honraria na quinta

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza Sessões Solenes nesta quinta e sexta-feira, dias 29 e 30 de maio, a partir das 19h30 em seu plenário. Recebem a honraria o Engenheiro Jurandir do Amaral Silva, da Petrobrás e o empresário Paulo Roberto Gatto Bijos, Presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba).
Respectivamente será a terceira e quarta Sessões Solenes do ano. Estão previstas mais 4 Sessões com a entrega de pelo menos 6 honrarias de Cidadão Caraguatatubense.
Nesta quinta-feira - 29 de maio quem recebe a honraria é o Engenheiro Jurandir do Amaral Silva, da Petrobrás, por intermédio de Projeto de Decreto Legislativo de autoria do Vereador Aurimar Mansano (PTB). O profissional tem trabalhado exaustivamente na concepção da Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba - Base Monteiro Lobato e devido a isso, recebe a honraria das mãos do Parlamentar. Jurandir do Amaral já recebeu em 2007 o Título de Gratidão Caiçara, baseado nos mesmos relevantes serviços.
Jurandir do Amaral Silva é Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro com diversos cursos de especialização em áreas correlatas.
No dia seguinte sexta-feira - 30 de maio é a vez do empresário e Presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba), Paulo Roberto Gatto Bijos, a receber a honraria de Cidadão Caraguatatubense, desta vez das mãos do Vereador e Presidente da Câmara Municipal, Wilson Agnaldo Gobetti (PDT).
Paulo Bijos é Advogado formado pela Faculdade de Direito do Vale do Paraíba, em 1972, mas em Caraguatatuba enveredou no ramo do comércio, atuando em diversos setores e atualmente preside a entidade representativa dos comerciantes do município pelo segundo mandato. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara rejeita Projetos da Pauta
Apenas as urgências foram aprovadas

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba reuniu-se nesta terça-feira - 27 de maio, a partir das 19h30 para realizar a sua 17ª Sessão Ordinária semanal. Diferente das outras sessões, nenhum projeto constante da Ordem do Dia foi aprovado.
A Ordem do Dia da Sessão Ordinária semanal da Câmara de Caraguatatuba tinha 4 Projetos de Lei, todos de autoria dos Vereadores e que já figuravam para votação mas devido as proposituras em Regime de Urgência, não havia tempo hábil para sua discussão em plenário.
A sessão desta terça-feira não foi diferente em um aspecto. Uma dupla de Projetos em Regime de Urgência deu entrada e os mesmos, aprovados. De autoria do Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PDT), proposta que institui a frase símbolo do município: "Caraguá - Capital do Vôo Livre" e do Executivo, abertura de Crédito Especial no valor de R$ 137 mil.
O aspecto diferente desta sessão, em comparação as anteriores, foi o fato de que os Projetos constantes da Ordem do Dia que foram a discussão e votação, foram todos rejeitados. Do Vereador Agostinho Lobo de Oliveira - Lobinho (PSDB), que disciplina a atuação dos "Marronzinhos", os Agentes de Fiscalização de Trânsito; Do Vereador Omar Kazon (PR) que isenta da taxa de pavimentação e limpeza pública os imóveis localizados nas marginais que sirvam como via expressa nas rodovias e do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), que revoga a Lei que criou a Faixa para o Prefeito e o Presidente da Câmara Municipal.
No Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 8 Projetos de Lei, assim como foram votados e aprovados 1 Requerimento e uma Moção. Não houve leitura de Indicações durante o intervalo da sessão. A única movimentação ficou por conta de uma comissão de alunos do Unimódulo - Centro Universitário Módulo, que foram até a sede do Legislativo pedir o apoio dos Parlamentares em virtude dos problemas de infra-estrutura e na grade curricular daquela entidade de ensino superior. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Ilhabela já se prepara para receber a Portimão Global Race

Ilhabela - Há cinco meses da largada da regata Portimão Global Ocean Race, na cidade de Portimão, em Portugal, o município de Ilhabela já está organizando uma mega estrutura para receber os velejadores, que aportarão no arquipélago em março do ano que vem. Ilhabela foi escolhida pela Global Ocean Sailing Ventures, com sede em Marblehead, em Massachussets (EUA), como sede sulamericana e porto de parada da flotilha. Trata-se de uma das mais importantes regatas disputadas com velejadores solitários ou em duplas.
A maior estrutura será montada na Vila (centro da cidade), onde funcionará a Race Village. Nela haverá um espaço coberto para a realização de palestras, Media Press, salas para a organização e estande de informações sobre a competição. O píer da Vila será ampliado e terá 40 metros de flutuante, permitindo a atracação das embarcações participantes. A prefeitura já está iniciando também o cadastramento de interessados em trabalhar no evento, como seguranças, técnicos de iluminação e som, entre outros.
Uma parceria com a associação de hotéis de Ilhabela possibilitará a hospedagem dos velejadores e equipes. Para facilitar a locomoção das tripulações e turistas, a Secretaria Municipal de Turismo e Fomento deverá estar viabilizando a edição de guia turístico. A imprensa terá embarcações à disposição para acompanhar a chegada e largada dos barcos. Estão sendo programados um jantar de boas vindas e um almoço de despedida das tripulações.
As escolas de Ilhabela também serão protagonistas da competição. Cada uma irá escolher uma embarcação para fazer sua torcida. Os alunos irão acompanhar todo o percurso da regata até a chegada em Ilhabela. Como “prêmio” pela torcida, as unidades educacionais receberão a visita dos tripulantes ou navegador solitário para ministrar uma palestra sobre a competição e contar as suas aventuras. Os alunos também terão direito de visitar os veleiros.
Os velejadores estrangeiros terão a oportunidade de estar diante de uma das bebidas que, na opinião deles, são as mais exóticas do planeta. Eles participarão da “Academia da Caipirinha”, onde receberão dicas de como preparar a bebida. Quem participar do curso terá direito até mesmo ao certificado de conclusão.
A Portimão Global Ocean Race é patrocinada pela prefeitura da cidade portuguesa de Portimão e reunirá velejadores solitários ou em duplas em veleiros monocascos Open 40 e 50 pés.
A regata será disputada durante dez meses, período em que os velejadores irão disputar as cinco etapas, totalizando cerca de 30 mil milhas nos cinco continentes.
A flotilha largará em 12 de outubro em Portimão, com previsão de chegada em 15 de novembro em Cape Town, na África do Sul. Os barcos seguirão para Wellington, na Nova Zelândia, onde deverá chegar em 17 de janeiro de 2009. Ilhabela receberá os veleiros em 16 de março de 2009, que permanecerão na cidade até o dia 5 de abril, quando largará para Charleston, no estado da Carolina do Sul, Estados Unidos, retornando a Portimão. As datas são estimadas.
Praticamente metade dos veleiros que deverão competir nesta regata de volta ao mundo será a Classe 40, prevê André Homem de Mello, um dos responsáveis pela vinda da competição ao país e precursor da categoria no país.
A flotilha fica em cada porto ao menos três semanas, quando as equipes aproveitam para realizar a manutenção dos barcos e para participar de atividades extra-regata. Ao menos 20 embarcações já estão inscritas, segundo Bryan Hancock, diretor de Comunicação da competição. Entre elas há tripulações formadas desde mãe e filha até marido e ex-mulher.
“Será uma regata muito competitiva e dinâmica, na qual os velejadores terão de enfrentar duras condições climáticas, entre outras dificuldades, mas onde a vontade de ganhar será enorme”, disse Hancock, que tem no currículo participações em três edições da Whitbread Round the World Race, hoje Volvo Ocean Race. (Fonte: Imprensa Livre)

Velejadores da classe hobbie cat conquistam bons resultados

Ilhabela - Os velejadores de Ilhabela venceram a 1ª etapa do Campeonato Paulista da Classe Hobbie Cat 16, realizado entre os dias 22 e 25 de maio, na Represa Guarapiranga, em São Paulo. Além da dupla vencedora, outras duas duplas também tiveram boas colocações na competição.
Cláudio Teixeira e Danielle Cardial venceram quatro das oito regatas realizadas, além de terem obtido um segundo lugar, dois quartos lugares e uma menor colocação que foi descartada, já que após a quinta regata os velejadores têm a opção de descartar sua pior colocação. Com esses resultados, a dupla consagrou-se campeã da 1ª etapa do Paulista.
A dupla Bruno Frey e Ronion Silva conquistaram a terceira colocação, e Marcelo Lopes e Leonardo Rocha ficaram em sexto lugar.
A classe Hobbie Cat 16 é velejada em dupla, tendo o timoneiro, que comanda o barco e fica no leme, e o proeiro, que faz assistência para o timoneiro.
Ilhabela será sede da 2ª etapa do Campeonato Paulista da Classe Hobbie Cat 16, que será realizada no mês de julho. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Apesar do vento baixo velejadores de Ilhabela conseguem boa colocação

Ilhabela - Os velejadores do Clube Municipal de Iatismo de Ilhabela conquistaram bons resultados no Campeonato Brasileiro de Holder, que aconteceu no Saco da Ribeira em Ubatuba, entre os dias 22 e 24 de maio.
Nos dois primeiros dias do Campeonato os ventos oscilaram entre 0 e 4 nós, vento considerado baixo, tendo apenas uma regata de três possíveis. “A instabilidade do vento prejudicou o andamento dos atletas na regata”, ressaltou o técnico da equipe, Ivan da Silva Carvalho.
No último dia, a primeira regata também teve apenas vento fraco, sendo as duas últimas regatas as melhores do campeonato, com ventos entre 5 e 6 nós, onde a equipe de Ilhabela se destacou nas melhores colocações.
A velejadora Mariana Matheus, que era esperança de vitória por Ivan, foi a campeã pela categoria feminino, e ficou em 3º lugar na classificação geral. Além dela, outros atletas tiveram bons resultados: João Paulo conquistou o 2º lugar na categoria B; na categoria A, o velejador José Vicente, que foi campeão no ano passado, ficou em 2º lugar e Caio Teisen em 3º.
Na classificação geral por equipe, Ilhabela ficou em 2º lugar.
Os velejadores têm o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Equipe de jiu-jitsu repete bom desempenho em campeonato

Ilhabela - A equipe Prev. de Jiu-Jitsu de Ilhabela conquistou bons resultados no Brasileiro de Jiu-Jitsu Esportivo, que foi realizado entre os dias 16 e 18 de maio, no Ginásio Baby Barione, em São Paulo. Comandados pelo Mestre Rezende, dos 41 atletas que participaram 31 conquistaram medalhas, sendo 11 de ouro, 14 de prata e 6 de bronze.
O resultado positivo foi repetido assim como no Campeonato Estadual, realizado no final de abril.
A equipe Prev. Ilhabela de Jiu-Jitsu tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Canoeiros de Ilhabela conquistam bons resultados em Corrida de Canoas

Ilhabela - A equipe de Ilhabela de Canoagem foi destaque na Corrida de Canoas da 11ª Festa do Camarão, em Caraguatatuba, no último domingo, 24.
A equipe é formada pelos canoístas Manoel, Adilson, Renato, Luciano, Dito, João, Alexandre, Luiz Rafael e Pedrinho.
Na categoria Dois Remos típica, a dupla Manoel e Pedrinho conquistou a primeira colocação, e a dupla Dito e João o segundo lugar. Na categoria Regata, Luiz Rafael e Renato conseguiram o primeiro lugar, e Adilson e Alexandre o segundo. Já na categoria de Um Remo Renato garantiu a primeira colocação e Luciano a segunda. E na categoria Um Remo típica Pedrinho obteve a primeira colocação e Dito a segunda.
A equipe tem o patrocínio do Centro Náutico Ilhabela e o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Câmara aprova projeto que beneficia somente servidores, mas pode ser vetado pelo prefeito
Projeto prorroga o prazo para pagamento com desconto no IPTU

Ilhabela - Os vereadores aprovaram, durante a sessão da última segunda-feira, o projeto de lei que prorroga o prazo para pagamento com desconto no IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano. O benefício valeria apenas aos 668 servidores públicos concursados da prefeitura.
A proposta prevê desconto de 10% no imposto para pagamentos efetuados até julho de cada ano. Hoje, o desconto só é concedido para quitações até fevereiro. Segundo o autor do projeto, vereador Carlinhos, o início de cada ano é sempre acompanhado de muitas contas a pagar, não apenas em razão das compras de Natal e final de ano, mas, principalmente, em função dos impostos devidos como IPVA, IPTU, entre outros.
“Como não conseguem pagar à vista, os servidores municipais optam por parcelar os impostos, perdendo o desconto e passando o restante do ano pagando as prestações, o que, na maioria das vezes, compromete a renda da família”, justifica Carlinhos.
Mas para o secretário de Finanças, Osvaldo Julião, o projeto pode ser vetado pelo Executivo. “Ainda não tive acesso ao projeto, mas, pelas informações que recebi, ele é inconstitucional, pois fere princípios de isonomia ao privilegiar uma classe em detrimento do restante da população”, aponta o secretário.
Ele ainda entende que não compete ao vereador apresentar esse tipo de projeto, uma vez que interfere no orçamento do município. “Existe a questão da renúncia de receita. O projeto deveria prever uma contrapartida de como suprir os recursos que deixariam de ser arrecadados”, explica Julião.
O secretário informa que orçamento de Ilhabela para este ano foi de R$ 73,9 milhões. A arrecadação prevista com a cobrança de IPTU é de R$ 9,6 milhões, o que representa 13% do orçamento da cidade.
Carlinhos defende o projeto alegando que não há qualquer comprometimento no orçamento já que não altera o valor do desconto. Quanto ao fato do projeto não contemplar o contribuinte que não é servidor, Carlinhos admite que o benefício pode ser estendido. “Fui procurado pelos funcionários da prefeitura e por isso enviei o projeto. Se for o caso, podemos apresentar uma nova proposta para os demais contribuintes também”, argumenta o vereador.
Reações - O Sindicato dos Servidores de Ilhabela comemorou a aprovação do projeto. “O sindicato vê com bons olhos essa iniciativa. O servidor recebe metade do 13° salário em julho, e por isso já teria como pagar o IPTU sem perder o desconto”, declara o presidente da entidade, Ivan de Moura.
No entanto, a notícia não foi bem recebida pelos contribuintes ouvidos pela reportagem. “Por que só vale para uns, e outros não? Teria que ser para todos. Não acho justo. Todo mundo tem dificuldade para pagar as contas de começo de ano, não é só servidor não”, opina a dona de casa Rosineide Souza, moradora da Barra Velha. Ela revela que optou pelo pagamento parcelado do IPTU, sem desconto, pois não teria como pagar até fevereiro os R$ 1,5 mil do imposto referente a seu imóvel. “Se tivesse a oportunidade de pagar com desconto até julho com certeza faria uso desse benefício”, afirma Rosineide.
Lei deve beneficiar pequenas e micro empresas - Na sessão desta segunda-feira, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 10/2008, que dispõe sobre normas gerais conferindo tratamento diferenciado e favorecido às micro empresas e empresas de pequeno porte.
De acordo com o projeto, que é de autoria do Executivo, o tratamento diferenciado se refere aos benefícios fiscais dispensados às micro e pequenas empresas; à preferência nas aquisições de bens e serviços pelo Poder Público; à inovação tecnologia e à educação empreendedora; ao associativismo e às regras de inclusão; ao incentivo à geração de empregos e ao incentivo à formalização de empreendimentos.
O vereador Beto Campos apresentou duas emendas ao Projeto de Lei. A emenda nº 01/2008 foi aprovada pela Câmara e modifica seis artigos na proposta do Executivo para adequação à Lei Nacional do Simples e, foi reprovada pelos vereadores a emenda nº 02/2008, também de autoria do mesmo vereador, que suprimiria um dos artigos do projeto. O documento foi reprovado por conter um erro de redação e a alteração será, segundo o vereador, reparado por meio de um projeto, que deve ser apresentado posteriormente. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura de Ilhabela realiza 4ª Edição da Ação Cidadania

Ilhabela - Ilhabela terá mais uma edição da Ação Cidadania. A quarta edição do Ilhabela Ação Cidadania, realizado pela prefeitura, será no próximo domingo, dia 1, na escola municipal Leonardo Reale, no bairro da Armação, Costa Norte do município, em parceria com a Caixa Econômica Federal, Sabesp, Cartório de Registro Civil e Associação Comercial de Ilhabela.
Durante a realização do evento será oferecido à população, gratuitamente, serviços como: emissão de RG, CPF e da Carteira do Trabalhador de Ilhabela – CITI; aferição de pressão arterial, controle de glicemia e vacinação do idoso; solicitação de tarifa social da Sabesp; Procon; atendimento do Banco do Povo para microempreendimentos; acesso gratuito à internet; transferência, passe escolar, matrículas do EJA e demais modalidades escolares municipais; recreação infantil e casamento comunitário.
Nesta edição, o Ilhabela Ação Cidadania terá inicio às 14h e término as 18h com a cerimônia do casamento comunitário, onde serão beneficiados seis casais de baixa renda triados pela secretaria municipal de Assistência Social. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura de Ilhabela investe mais R$ 152 mil em Transporte Escolar


Ilhabela recebe ônibus que atenderá os alunos da rede pública municipal

Ilhabela - Na última terça-feira, 27, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira e o secretário municipal de Educação, Profº Antônio Cornélio de Morais Filho, entregaram mais um ônibus escolar para a população. Com a aquisição de mais este veiculo, a secretaria de Educação de Ilhabela passa a ter sete veículos de uso único e exclusivo para o transporte escolar.
O ônibus irá atender os alunos da rede pública municipal de ensino, de 1ª a 4ª séries.
Adquirido com recursos próprios, através da dotação orçamentária da secretaria municipal de Educação, repassados pelo FUNDEB, Fundo da Educação Básica. O veiculo zero km, ano 2008, modelo W9 Escolar, marca Volare, tem capacidade de atender 31 crianças com mais uma vaga para monitor, e motorista.
A compra se deu por processo licitatório, onde a vencedora foi empresa Marco Pólo S.A., que apresentou o menor preço global. O investimento foi de R$ 152.350,00 (cento e cinqüenta e dois mil trezentos e cinqüenta reais).
Na oportunidade vale ressaltar toda a frota de transporte escolar. A secretaria de Educação possui um microônibus escolar Volare V6 que foi doado pela Secretaria Estadual de Educação e tem capacidade para atender 22 alunos, mais monitor e motorista; duas kombis escolares, doada pelo Governo Federal, pelo Ministro da Educação, Paulo Renato, com capacidade para 13 crianças, mais monitor e motorista; uma Ducato adquirida com verba própria da secretaria municipal de Educação que suporta 17 passageiros, mais monitor e motorista; um microônibus Volare V6 comprado com verba da secretária municipal de Educação e abriga um laboratório de informática itinerante, com a finalidade de visitar as escolas da rede municipal, fazendo aprendizagem de informática, o micro tem capacidade para 12 mesas de computadores, ligados a internet.
Vale ressaltar a aquisição do ônibus escolar Volare w8, adaptado para portadores de necessidades especiais, adquirido com verba própria da secretaria municipal de Educação, além de espaço para dois cadeirantes, com cinto de segurança, saída de emergência no teto e nas laterais, tem capacidade para mais 21 crianças, mais monitor e motorista. O ônibus dispõe de sistema pneumático, Low Entry, que permite o rebaixamento da parte traseira do veiculo escolar, possibilidade de rebaixamento ao mesmo nível da calçada facilitando embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Este sistema é comandado pelo motorista e o processo pode ser realizado em menos de 15 segundos e, quando necessário existe ainda uma rampa de acesso que será operada pelo monitor de alunos. Equipado para o uso escolar, conforme exigências do código nacional de transito, o ônibus atende também o portador de deficiência visual com corrimão tátil, perfis transversais (em relevo) no piso do corredor interno para finalizar e facilitar o acesso, e conta ainda com dispositivos sonoros para auxiliar seu deslocamento no interior do veiculo.
A frota atende as crianças da rede pública municipal, de norte a sul, indo do Jabaquara até o Sepituba, e, também a região central, atendendo todas as escolas da rede. Todos os oito motoristas são qualificados com curso de transporte escolar.
“A partir de 2007 priorizamos a utilização de recursos para o transporte escolar e hoje temos alto suficiente para atender a demanda de crianças nas escolas. O transporte evita sob maneira a evasão escolar, pois os alunos são transportados de casa para a escola e da escola para casa, não dando oportunidade do aluno burlar a freqüência na escola”, declarou o secretário municipal de Educação, Profº Antônio Cornélio de Morais Filho.
O prefeito Manoel Marcos, disse que é um imenso prazer entregar mais um veículo trazendo muito mais conforto para as crianças de Ilhabela. “São momentos como este, que fazem o trabalho valer a pena, enquanto alguns criticam, eu continuo trabalhando e trazendo melhorias e benefícios para a população da nossa região”. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

O Dia do Desafio agitou Ilhabela

Ilhabela - O Dia Desafio, que é comemorado em várias cidades do mundo, e em Ilhabela não poderia ser diferente. A Prefeitura Municipal por meio da secretaria da Juventude, Esporte e Lazer realizou na última quarta-feira, 28, na praia do Perequê, nas escolas estaduais e municipais o Dia do Desafio e agitou todos que estavam presentes.
Crianças das escolinhas de atividades da secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, alunos da APAE e outras crianças participaram.
A idéia foi integrar o indivíduo nas comemorações do evento, que visa estimular a saúde através dos exercícios corporal e esportivo.
O Dia do Desafio foi coordenado pela secretaria municipal da Juventude, Esporte e Lazer e envolveu cerca de 3500 pessoas, entre crianças e adultos.
Diversas atividades foram realizadas, como, vôlei, futebol, vela, taco, frescobol, ping-pong e jiu jitsu.
O Dia do Desafio (Challenge Day) é uma competição saudável que envolve 3.482 cidades, de 22 países, dos cinco continentes. Este ano ele expande sua presença em todo o mundo, com uma proposta simples: fazer com que as pessoas interrompam sua rotina diária durante, pelo menos, 15 minutos consecutivos, para a prática de alguma atividade física. Duas ou três cidades do mesmo porte são sorteadas para concorrerem entre si, tentando mobilizar o maior percentual de participantes, em relação ao número oficial de habitantes. Este ano Ilhabela enfrentou a cidade de Porto Rico.
O Dia do Desafio surgiu em 1983, idealizado pela ParticipAction, entidade esportiva canadense, e difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (Tafisa), de origem alemã. O Serviço Social do Comércio (Sesc) é o responsável pela organização do evento no Continente Americano. O Brasil é um dos países com maior participação.
“Ilhabela não poderia ficar de fora do Dia do Desafio, alias todos os dias devem ser considerados Dia do Desafio, pois a pratica de exercício físico, nem que seja de 15 minutos diários, é de extrema importância para a saúde e qualidade de vida”, declarou o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Equipe da Escola Prefeito Eurípedes recebe Moção de Louvor do Vereador Márcio

Ilhabela - O Vereador Márcio Garcia (PTB) entregou na última sessão ordinária (26/05), uma Moção de Louvor a Esther da Silva Batista, diretora, e aos funcionários da Escola Municipal Prefeito Eurípides Ferreira da Silva, pelos serviços prestados ao município: Beatriz Schegel Bello – Professora; Juliana Sálvia Gomez – Professora; Maria Marli Coritya, Professora; Rita de Cássia Alves Moura da Silva - Professora; Rosana M. Miguez Gonzalez – Professora; Vera Lúcia Aparecida F. da Silva – Professora; Bruno Ricardo Gomes da Silva – Monitor; Heloisa Borges – Auxiliar de Secretaria; Maria Helena Dias – Auxiliar de Serviços Gerais; Maria Lúcia do Nascimento Santos – Auxiliar de Serviços Gerais; Marilza Pereira de Souza – Auxiliar de Serviços Gerais; Regina Célia da Silva Carvalho – Auxiliar de Serviços Gerais.
Segundo o vereador, a Diretora Esther e sua equipe de profissionais vêm desempenhando um brilhante trabalho com as crianças da rede municipal. “Profissionais competentes e apaixonados pelo que fazem, são exemplos a serem seguidos, mesmo porque, são também pessoas íntegras e de boa conduta que dedicam parte de sua vida à profissão”, comenta o vereador. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Litoral Dance Festival começa hoje
Evento terá 151 coreografias de 41 grupos de dança

São Sebastião - O 11º Litoral Dance Festival promete agitar toda a cidade a partir desta quinta-feira, dia 29, com as mostras competitivas e eventos paralelos em São Sebastião. A abertura será realizada no Teatro Municipal, a partir das 20h, com a Companhia de Dança Faces Ocultas e o grupo sebastianense “Descendentes de Rua”, vencedor do Mapa Cultural Paulista.
O evento é uma realização da Allegro Studio em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo e deve reunir 151 coreografias, divididas entre 41 grupos participantes de 21 cidades e cinco Estados.
Além das mostras competitivas, vão ocorrer atividades paralelas como apresentações na Casa do Menor, Lar Vicentino, escolas e aulas abertas para a Terceira Idade, fazendo com que a Dança alcance aqueles que muitas vezes não têm oportunidade de assistir aos espetáculos apresentados.
A organização do festival também terá sua função social, uma vez que pretende ajudar várias pessoas com a doação do público. Durante os quatro dias de espetáculo os ingressos poderão ser trocados por um quilo de alimento ou um agasalho, que serão repassados ao Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião. Os convites devem ser trocados no mesmo dia da apresentação, mas com antecedência, na bilheteria de cada local.
O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, afirma que o Litoral Dance Festival será mais uma atração para a baixa temporada. “Será a segunda vez consecutiva que São Sebastião recebe o evento e para nós é ótimo que o município tenha essa atração na área da dança. São Sebastião é uma cidade totalmente aberta para esta modalidade cultural”, disse.

Programação

Dia 29 de Maio
20h – Espetáculo Faces Ocultas Cia de Dança e Descendentes de Rua (Teatro Municipal)
Dia 30 de Maio
10h – Curso de Contemporâneo (Sala de Dança do Tebar)
15h – Mostra Paralela e Entretenimento Cultural (EM Machado Rosa)
17h – Abertura com Ballet da Cidade de Taubaté e espetáculos concorrentes nas Categorias: Solos – Pás de Deux / Duos – Trios – Quartetos (Teatro Municipal)
20h – Concorrentes nas Categorias: Conjuntos (Tebar Praia Clube)
31 de Maio
10h – Workshop de Dança de Salão para Melhor Idade (pátio da Sectur)
10h – Curso de Ballet Clássico (Sala de Dança do Tebar)
14h – Curso de Contemporâneo (Sala de Dança do Tebar)
15h – Apresentação de Clássicos (Casa da Criança e do Adolescente)
16h30 – Concorrentes nas Categorias: Solos- Pás de Deux / Duos - Trios – Quartetos (Teatro Municipal)
20h30 – Concorrentes nas Categorias: Conjuntos (Tebar Praia Clube)
Dia 1º de Junho
10h – Apresentação de Clássicos (Lar Vicentino)
10h – Curso de Jazz (Sala de Dança do Tebar)
16h – Concorrentes nas Categorias: Solos – Pás de Deux/Duos/Trios e Quartetos (Teatro Municipal)
18h30 – Concorrentes nas Categorias: Conjuntos (Tebar Praia Clube) (Fonte: Imprensa Livre)

Maresias abre o Paulista Universitário de Surf
Badalada praia da Costa Sul de São Sebastião inicia a 10ª edição do campeonato e promete receber mais de 80 surfistas

São Sebastião - O surf volta a ser destaque em São Sebastião com a 1ª etapa do 10º Circuito Paulista Universitário de Surf, que será realizada no próximo fim de semana, na badalada praia de Maresias, localizada na Costa Sul do município. Mais de 80 competidores devem marcar presença na abertura do campeonato, considerado pioneiro e o principal da categoria no país.
Na comemoração dos 10 anos do evento, novidades devem agitar os surfistas e adeptos como, por exemplo, a inclusão da categoria Formados, exclusiva para atletas que concluíram o Ensino Superior em qualquer universidade do Estado de São Paulo. Além disso, a disputa promete permanecer acirrada nas categorias Masculino Open (voltada para os surfistas que moram e estudam fora da Grande São Paulo), Masculino SP (para os que estudam e residem na Grande São Paulo), Feminina, Tag Team (disputa entre as instituições de ensino) e Expression Session (melhor manobra).
Em 2007, São Sebastião recebeu a 2ª etapa da competição e fez bonito nas disputas da categoria Feminina Open, que teve a terceira posição da atleta Patrícia Oliveira, a Ticinha, estudante de turismo da Universidade Braz Cubas (UBC), de Mogi das Cruzes. A vitoriosa foi Rose Santana, bi-campeã brasileira universitária e campeã paulista de 2006. Já na Masculino Open, o campeão foi René Oliveira, estudante de Oceanografia da Unimonte, que nasceu em São Sebastião e também faturou o título de sua categoria no mesmo período.
A 10ª edição do Circuito também promoverá ações beneficentes. Os atletas que participarão da etapa sebastianense deverão fazer doações de agasalhos. Na segunda etapa, prevista para os dias 13 e 14 de setembro na praia de Itamambuca, em Ubatuba, serão arrecadados 1 kg de alimento não-perecível, e na terceira, marcada para os dias 22 e 23 de novembro, na praia das Pitangueiras, no Guarujá, serão recolhidos brinquedos infantis. As doações serão revertidas para entidades assistenciais parceiras da Associação Paulista de Surf Universitário (ASPU).
A 1ª etapa do 10º Circuito Paulista Universitário de Surf é uma realização do Instituto Brasileiro de Surf (Ibrasurf) em parceria com ASPU e Federação Paulista de Surf (FPSurf), além da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), e Associação de Surf de São Sebastião (ASSS). (Fonte: Imprensa Livre)

Coral Municipal recruta novas vozes

São Sebastião - Criado há 20 anos, através de um decreto lei no ano de 1988, o Coral Municipal de São Sebastião, no momento, conta com 16 componentes; mas, segundo o regente, Marco Câmara, ainda não é o suficiente.
Marco lembra que, quando foi fundado pelo maestro Sinésio Pinheiro, o grupo tinha uma outra formação e que, no momento, já existe uma atual com inspirações musicais completamente ecléticas, que vão desde músicas populares até clássicas.
“Quero apelar para que as pessoas se interessem pelo Coral, porque o grupo representa o município”, ressalta Marco.
O regente acredita o Coral precisa ser visto com um valor cultural, como uma terapia ocupacional e até, segundo ele, uma maneira de obter melhor qualidade de vida. “Participar do Coral também é uma forma de prestigiar a cultura de São Sebastião”, completa o maestro.
Lá, de acordo com ele, os integrantes aprendem a cantar até mesmo em outros línguas; havendo assim, um enriquecimento cultural muito grande de acordo com a avaliação do professor.
Interessados podem se dirigir à sala do Coral, ao lado da Sectur, no Centro Histórico, às 2ª, 4ª e 6ª, das 19 às 22h. (Fonte: Imprensa Livre)

Alunos de “Governança Hoteleira” visitam pousada e aprimoram conhecimentos

São Sebastião - Cerca de 30 alunos do curso de “Governança Hoteleira”, promovido pelo Centro Integrado Profissionalizante (CIP), órgão ligado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano de São Sebastião (Setradh), visitaram nesta terça-feira, dia 27, a Pousada do Fort, localizada no bairro do Pontal da Cruz.
Durante a visita, os estudantes puderam aprimorar, na prática, os conhecimentos passados no CIP da Topolândia.
O proprietário da Pousada, Eduardo Cimino, mostrou o interior do prédio para os participantes e destacou os investimentos no turismo sebastianense e que refletem nos hotéis e pousadas da cidade. “Os investimentos estão chegando e o município vai mostrar o potencial em pouco tempo com navios de cruzeiros marítimos, que vai refletir também na rede hoteleira”, destacou Cimino.
A aluna Valquíria Scapucini, 48 anos, achou muito importante à visita técnica. “Nós pudemos tirar nossas dúvidas sobre o dia-a-dia de uma Pousada. Gosto muito do curso, é bem informativo e é o segundo que faço no CIP”, disse a aluna.
O módulo prático do curso também será na pousada, está previsto para os dias 16 e 18 de junho. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereadora quer instalação de câmeras em escola

São Sebastião - A vereadora Solange Rodrigues de Araújo Ramos (PPS) enviou um requerimento ao prefeito, Juan Garcia, solicitando a instalação de câmeras de segurança na escola municipal Edileuza Brasil, em Maresias, costa sul de São Sebastião.
De acordo com a vereadora, os pais dos estudantes estão preocupados com a integridade física dos alunos e com os bens patrimoniais que o estabelecimento de ensino possui.
"Muitos atos de vandalismo têm ocorrido no local e as câmeras vão ajudar a identificar as pessoas que destroem o bem público", comenta.
No documento, Solange questiona se há possibilidade do serviço ser atendido. Ela ainda quer saber a data de previsão da instalação e o valor que a administração irá gastar.
Oficina Cultural - Em outra propositura, a parlamentar reivindica a ampliação dos horários dos trabalhos desenvolvidos através das oficinas culturais na escola Edileuza Brasil.
Ela justifica que em virtude dos excelentes trabalhos feitos, a procura por vagas tem sido maior que a demanda.
Solange afirma que as aulas acontecem nos finais de semana, no período da manhã.. No requerimento, ela indaga se as mesmas podem ser estendidas para o período da tarde, ampliando para oito horas.
A vereadora quer saber a data de início do novo horário. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara aprova moções de aplausos por trabalhos sociais em São Sebastião

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião aprovou na sessão do último dia 27, duas moções de aplausos e reconhecimento para moradores que fazem trabalho social na cidade.
A vereadora Solange Ramos (PPS) entregou a moção ao atleta Iuri Oliveira Villas Boas, que possui uma academia no bairro Maresias, na costa sul, onde treina uma equipe formada por jovens do bairro.
"O esporte sempre foi a melhor forma de integração de jovens com a sociedade, além de contribuir para a construção coletiva de valores, políticos e éticos, na perspectiva de desenvolvimento de aptidões para a vida social", explica a vereadora.
O vereador Wagner Teixeira (PV), que reside na costa sul, também parabenizou o atleta pela dedicação aos jovens. "O Iuri tem talento e utiliza esse dom para o trabalho social", disse.
O atleta agradeceu a homenagem. "Vou retribuir tudo o que o esporte tem feito por mim no trabalho com as crianças", explica.
O vereador José Cardim de Souza (PP) entregou a moção de aplausos e reconhecimento ao Grupo Descendentes de Rua de São Sebastião pela iniciativa em divulgar a cultura caiçara e os trabalhos desenvolvidos pelos integrantes.
O grupo foi campeão da fase Estadual do Mapa Cultural Paulista com a coreografia "O Pescador", uma mistura de dança de rua, teatro e capoeira.
"O grupo começou dançando na rua, no bairro São Francisco, e hoje é campeão estadual do Mapa Cultural Paulista, mas não tem apoio da administração. A secretaria de Cultura precisa olhar mais para aqueles que elevam o nome da cidade. É fácil fazer faixas de homenagens, mas o grupo precisa de mais apoio", disse.
A vereadora Solange Ramos (PPS) e o vereador Dalton da Silva (PR) parabenizaram a iniciativa do vereador Cardim.
O vereador Robson Ceará (PPS) cobrou mais sensibilidade dos secretários municipais para com os jovens da cidade. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Convênio para construção de pista de skate será analisado pelas Comissões Parlamentares

São Sebastião - O Projeto de Lei 26/08, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a celebrar convênio com a Secretaria do Estado de Esporte, Lazer e Turismo para a construção de uma pista de skate, foi apresentado na sessão de ontem, dia 27, da Câmara de São Sebastião, e encaminhado para análise das Comissões Parlamentares.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, o local da construção da pista de skate ainda está sendo analisado.
Além de autorizar a celebração do convênio, o Projeto de Lei, caso aprovado, também vai permitir que a Prefeitura faça termos aditivos visando o recebimento de recursos financeiros para a realização da obra.
Consta na minuta do projeto que as despesas decorrentes desta Lei correrão por conta de créditos especiais a serem abertos posteriormente. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Futuros Agentes Comunitários e de Endemias devem fazer curso preparatório

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião inicia este mês o curso introdutório para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias que passaram no último Concurso Público.
Os futuros profissionais serão convocados, posteriormente, para comparecerem à Prefeitura e participarem das aulas que terão duração de uma semana. Serão chamados os 130 ACS que passaram nas vagas correspondentes aos bairros e os 80 de agentes de Combate à Endemias.
Ainda em junho será realizada a prova prática para motoristas, além da homologação do concurso. Mais de 19,8 mil pessoas se inscreveram para o concurso que visa o preenchimento de 456 vagas. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura entrega quadra poliesportiva aos alunos da EM Iraydes Lobo Vianna do Rego

São Sebastião - Na última terça-feira (27/5), a Prefeitura de São Sebastião fez a entrega oficial da nova quadra poliesportiva aos alunos da Escola Municipal Iraydes Lobo Vianna do Rego, localizada no bairro Itatinga, região da Topolândia. A inauguração do espaço contou com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Mota, secretários municipais, funcionários e estudantes da escola e comunidade em geral.
Além da reconstrução do espaço, que possui medidas oficiais, a Secretaria de Educação adquiriu novos aparelhos (tabelas de basquete, cestas, traves, etc). O local também é o primeiro a oferecer a modalidade de tênis, que poderá ser praticado pela comunidade fora do horário de aula, conforme cronograma estabelecido pela direção da escola.
A diretora da unidade, Natália de Lima Delgado Pertucci, agradeceu o investimento da atual administração, que chega a R$ 290 mil, e disse que a nova quadra é motivo de alegria para os alunos. “Quando assumi a direção me entristecia ver que as crianças não podiam jogar na quadra porque o piso era áspero, além de não ter cobertura. A obra ficou belíssima”, disse. Ela também destacou outras benfeitorias que escola vem recebendo, além de equipamentos pedagógicos que contribuem para a melhoria do ensino.
Para a secretária de Educação, Marilene Ramachoti, a construção da nova quadra é uma maneira da atual gestão mostrar que é possível investir em melhorias ao longo do município. “É mais uma quadra que a secretaria da Educação recebe nos últimos anos”, lembra.
De acordo com o prefeito, todas as quadras das escolas municipais estão recebendo cobertura. “A partir de 2009 será possível a realização de competições regionais na cidade porque os espaços esportivos construídos pela Prefeitura têm dimensões oficiais”, afirma. “Esse espaço é um ganho para a comunidade escolar do bairro Itatinga”, completa.
O investimento da Prefeitura agradou pais e alunos. “A quadra ficou muito bonita, bem legal. Agora a gente tem onde brincar no recreio e praticar educação física”, avalia a estudante do 5º ano, Letícia Santos de Queiroz, 9 anos. “Achei a obra bem interessante. A reforma foi bem feita e a quadra está bem equipada. Espero que ela seja conservada pelos alunos”, completou o vigia Carlos dos Santos, 27 anos, pai de um aluno da escola.
Após a cerimônia de inauguração, um amistoso de futebol de salão foi realizado entre os estudantes. O pontapé inicial foi dado pelo prefeito Dr. Juan Garcia, que entregou medalhas a todos que participaram do jogo. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Mutirão da Cidadania chega ao Canto do Mar na próxima sexta-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realiza na próxima sexta-feira (30/5), a partir das 9h, o Mutirão da Cidadania no Canto do Mar, Costa Norte do município. Promovido pela Secretaria do meio Ambiente em parceria com as pastas de Administração, Saúde, Subprefeituras e Governo, a ação visa orientar e conscientizar os moradores em relação aos cuidados com o meio ambiente e a importância de manter o bairro limpo. O Mutirão aborda ainda temas relacionados a Agenda 21, maneira correta de acondicionar o lixo e a sucata, entre outras questões voltadas a área ambiental. Além disso, os funcionários envolvidos ouvem as reivindicações dos moradores para, posteriormente, elaborar um diagnóstico do bairro com o propósito de facilitar o planejamento da Prefeitura. Informações pelo telefone (12) 3892.6000, na Secretaria de Meio Ambiente. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Projeto Cultural Siri na Lata promove Batalha de B.Boys

São Sebastião - O projeto cultural Siri na Lata, de São Sebastião, promove no próximo dia 31/5, a partir das 17h, a Batalha de B.Boys. Os interessados em participar devem levar um quilo de alimento não perecível e se inscrever no local. Haverá premiação para os três primeiros colocados e sorteio de brindes doados pelo comércio local. Já estão confirmadas presenças de B.Boys da Capital, Baixada Santista, Vale do Paraíba e demais cidades do Litoral Norte.
Os alimentos arrecadados serão repassados à Asapc-Vida (Associação Sebastianense de Apoio à Pessoa com Câncer). Mais informações pelos telefones (12) 9718.2307/9127.8582.
É o Projeto Cultural Siri Na Lata, contribuindo para a ação social no município. Venha prestigiar o maior evento de B.Boys do Litoral Norte e traga um quilo de alimento não perecível! (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Corpo Docente de qualidade:
Prefeitura investe pesado em cursos de capacitação

Desde o início da administração foram várias capacitações oferecidas pela Seduc

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), investe pesado no aprimoramento e capacitação dos profissionais que preparam os alunos para o futuro: os professores. Para isso desde 2005 foram realizados diversos cursos de formação continuada visando a melhor atuação dos educadores na sala de aula e o desenvolvimento profissional.
Os cursos são ministrados por meio de convênios e parcerias com empresas e instituições sérias e preocupadas com a melhoria da educação além da busca por melhores resultados. São exemplos a Transpetro/Petrobras, Ministério da Educação (MEC), Centro de Estudos e de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Lego, Some/Objetivo, Bandeirante Energia, entre outras. Os participantes ministram aulas desde creches e Educação Infantil até ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Em 2005, o grande evento que movimentou o Teatro Municipal e reuniu cerca de 400 diretores e coordenadores, foi o 1º Seminário de Inclusão Étnico-Cultural do Litoral Norte. As Secretarias de Educação das quatro cidades do Litoral assumiram o compromisso de oferecer suporte para que o professor possa trabalhar a questão da inclusão étnico-cultural na sala de aula.
Além disso, logo no primeiro ano de administração, a Seduc investiu em um ciclo de palestras para cerca de 200 participantes, entre equipe gestora e professores da rede municipal, abordando diversos temas de interesses pedagógicos. A Seduc intensificou também as orientações quanto ao ensino e história da África. Cerca de 800 educadores lotaram o Tebar Praia Clube na palestra do escritor Rubem Alves.
Em 2006, a Prefeitura realizou vários eventos que registraram grande participação do corpo docente sebastianense: Cerca de 800 professores nas palestras “Distúrbio na aprendizagem e respiração” e “Mestre dos Mestres”; 200 nas capacitações da Educação Infantil; 120 no programa “Letra e Vida”; 250 no 2º Seminário de Inclusão Étnico-Cultural e 40 no “Grubhas”.
Já em 2007, com as novas apostilas do Sistema Objetivo Municipal de Ensino (Some), a instituição treinou e integrou 200 professores com as apostilas da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental. Outras capacitações e palestras que merecem destaque são as palestras ministradas pela Seduc e o Instituto Idéia (600 participantes); “Leitura e Escrita – Desafio de Todos” (200); Pró-Letramento de Português e Matemática (40); Projeto Letras de Luz (33); e “Monitor de Sítio Arqueológico” (20).
O 17º Fórum Estadual da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) no início de 2008, beneficiou cerca de 200 professores que tiveram suas inscrições gratuitas, em razão de São Sebastião ser sede do evento. Para isso, foram enviados informativos para que as escolas selecionassem seus professores e não provocassem prejuízos nas aulas dos alunos nos dias do evento.
Neste ano, além do Projeto Brincar, que beneficiou mais de 10 professores e pajens e o Pró-Letramento em Matemática com 40 pessoas, vários cursos estão em andamento com os docentes da rede municipal, como por exemplo: Progestão (80 participantes), Educação Ambiental (40), Leitura e Escrita (180) e Processos e Estratégias de Ensino (70).
De acordo com informações da Seduc, mais cursos serão disponibilizados para os professores da rede. Outras informações pelo telefone (12) 3892-4717 ou no site www.saosebastiao.sp.gov.br

Mais de 2 mil árvores são plantadas em São Sebastião

São Sebastião - Balanço divulgado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), mostra que o município teve entre 2005 e o início de 2008 mais de 2 mil mudas de árvores plantadas. A arborização de vias públicas e a realização de projetos de reflorestamento foi um dos destaques com cerca de 1.300 plantas.
Durante o período também foram plantados 150 coqueiros no bairro de Barra do Una, na Costa Sul, em parceria com o Iate Clube do bairro; 120 mudas nas margens do Rio Perequê-Mirim, no bairro São Francisco, plantadas por alunos da EE Profª Nair Ferreira Neves, 40 pelos estudantes da EM Profº Walfrido Maciel Monteiro e 20 por crianças da Emei Chapeuzinho Vermelho, Pingo de Gente e Dona Laurinda; 178 espécies plantadas em praças e áreas verdes, através do Mutirão da Cidadania, além de mais de 160 mudas colocadas na Rua da Praia, Centro e Enseada, na Costa Norte.
Segundo a engenheira ambiental e chefe da divisão de agricultura e abastecimento da Semam, Joyce Michelucci, o plantio é realizado de acordo com as características ambientais da cidade. “Todas as espécies plantadas durante esses anos foram escolhidas de acordo com as características da cidade. Em regiões em que o solo é pobre, por exemplo, foram selecionadas mudas de plantas mais rústicas e resistentes”, explica.
Joyce ainda ressalta que o bom trabalho de arborização no município se deve aos projetos realizados em parcerias com as escolas, pois mais de 600 alunos estiveram envolvidos. “Trabalhar com a criança é fundamental, pois conseguimos auxiliar na formação da consciência ambiental de cada uma. Nas escolas, a iniciativa de plantio faz com que a manutenção do meio ambiente fosse muito mais eficaz”, afirma.
O índice alcançado também está relacionado a conclusão das recuperações do Morro do Centro de Convenções da Praia Grande e o enriquecimento florestal nas matas ciliares de Boiçucanga e Juquehy.
Hortas comunitárias - Outra ação da Semam durante 2005 e 2008 são as atividades de implantação de hortas comunitárias, realizadas em parceria com escolas municipais e estaduais e sociedades de amigos de bairros. O objetivo é produzir alimentos orgânicos para o estímulo de uma alimentação saudável e aplicação dos princípios de sustentabilidade.
Os locais em que foram trabalhadas as hortas são: as EMs Henrique Botelho, Josefa de Santana Neves, Enseada e Dulce César Tavares, feitas por cerca de 120 alunos, além do Centro Comunitário do Jaraguá, através dos participantes do projeto Valorizando a pessoa idosa, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) e Centro Comunitário da Topolândia, por funcionários públicos municipais.
Reflorestamentos licenciados - Nos próximos meses, o município contará com projetos de reflorestamento licenciados por órgãos como Ibama para execução de obras de novos empreendimentos e regularizações de áreas de interesse social, como a recuperação do Morrote do Parque de Valorização de Resíduos Urbanos; reflorestamento e enriquecimento da Vila Tropicanga; enriquecimento da Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Cambury e projetos de reflorestamentos na orla da barra do rio Boiçucanga e Vila Queiroz Galvão. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Dia do Desafio leva saúde e qualidade de vida em São Sebastião
Campanha mundial de combate à inatividade contou com atrações para várias faixas etárias no município. Também foram realizadas ações preventivas de saúde e ambientais.

São Sebastião - Apesar de ser um bom tempo para a realização de exercícios físicos, 15 minutos foi pouco para a alegria e disposição dos moradores de São Sebastião que participaram do Dia do Desafio. Na comemoração da 26ª edição da campanha mundial de combate a inatividade realizada nesta quarta-feira (28/5), diversos atrativos movimentaram a população e levaram saúde e qualidade de vida para jovens, adultos e a melhor idade.
O roteiro de atividades começou bem cedo, na Praça do Coreto, localizada na região central do município, com ginástica laboral, alongamentos, atividades recreativas e dança. Já na Rua da Praia, a quadra de tênis e a pista de skate foram o palco para as maratonas das respectivas modalidades esportivas.
Segundo Jefferson Carvalho, 14 anos, morador do bairro do Itatinga e que pratica tênis há um ano, a modalidade incluída na programação do Dia do Desafio estimula a mobilização dos adeptos do esporte. “A campanha é muito interessante e até poderia ser realizada mais vezes ao ano, pois desse modo todos poderiam participar mais”, disse.
Para Noriovaldo dos Santos, 67 anos, a participação “rejuvenesce” a melhor idade. “O evento faz com que possamos estar mais integrados as pessoas de outras faixas etárias. É uma grande festa”, comemorou.
O Dia do Desafio em São Sebastião prosseguiu no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz, com a maratona de natação, que atraiu mais de 30 crianças. “A natação é uma ótima opção para quem busca melhorar ou manter uma boa saúde, e especialmente para as crianças, o esporte representa a educação para uma vida mais sadia”, explicou a professora de educação física, Estela Orselli. O complexo esportivo teve muito mais que exercícios dentro d’água. Os interessados em conferir se a saúde estava em dia puderam fazer o Índice de Massa Corpórea (IMC), medida internacional que calcula a obesidade em jovens e adultos e aferição de pressão arterial. Já no CAE da Vila Amélia a diversão foi a característica principal da integração entre as modalidades de vôlei e tênis de mesa.
Costas Norte e Sul - Além da região central, o Dia do Desafio movimentou os sebastianenses nos bairros da Costa Norte e Sul da cidade. O CAE do Jaraguá contou com atividades de recreação para crianças com brincadeiras populares e caminhada, mesmo exercício desenvolvido pelos alunos do projeto Garoçá. Já na Costa Sul, além da prática de alongamentos e caminhadas, a consciência ambiental foi destaque para os alunos do Núcleo Educacional de Barra do Una, que compreende a EM Profª Sebastiana Costa Bittencourt, EM Profª Maria Virgínia Silva e Emei Pirlim Pim Pim, com coleta de lixo.
De acordo com a secretária de Esportes, Raquel Buzi, as atividades conseguiram atender a população e serviram como combate ao sedentarismo. “Com os exercícios pudemos perceber que a mobilização dos moradores foi muito grande. Isso comprovou que o esporte é um dos potenciais da cidade, no entanto, acreditamos que o mais importante é a busca pela qualidade de vida”, salientou.
Neste ano, São Sebastião enfrentou pela terceira vez um município do México. Desta vez, a cidade de Cólon, de pouco mais de 51 mil habitantes é a concorrente. Já em 2007, São Sebastião venceu Jiquipilco, outra cidade mexicana que movimentou 6,17% de sua população (pouco mais de 3.500 pessoas) contra 30,33%, que representou uma participação total de mais de 17 mil sebastianenses. Nesta edição, o Dia do Desafio contou com 22 países envolvidos e 3.483 cidades inscritas. Só em 2007, a comemoração atingiu a marca de mais de 55 milhões de participantes em 25 nações envolvidas. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura fornece 13,4 mil kits de uniformes escolares para alunos da rede pública

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), divulgou um balanço que mostra o investimento de R$ 802.943,40 para a compra de 13.404 kits de uniformes escolares para distribuição entre os alunos que estudam na rede municipal de ensino.
As crianças das Creches, Educação Infantil e Fundamental (1º ao 5º ano) receberam um kit composto por duas camisetas de manga curta, uma regata, uma calça comprida, uma jaqueta, uma bermuda ou short saia, dois pares de meia e um par de tênis. Foram comprados 2.993 kits para os alunos que estão nas Creches, somando um valor de R$ 168.655,55, e 5.551 kits para o Fundamental, em um total de R$ 312.798,85. O valor unitário de cada kit é de R$ 56,35.
Já os alunos que estudam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, foram contemplados com duas camisetas manga curta, uma calça comprida, uma jaqueta, uma bermuda, dois pares de meia e um par de tênis. Foram adquiridos 4.860 kits, com valor unitário de R$ 66, 15, totalizando R$ 321.489,00.
A medida cria a identificação dos alunos e prepara os mesmos para as diversas estações do ano como inverno e verão. Os uniformes são uma antiga reivindicação dos pais que agora vêem o sonho realizado graças aos esforços da atual administração. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Estado altera APA e Greeenpeace anuncia apoio ao projeto

Ubatuba - O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, divulgou a nova minuta do decreto de criação das Áreas de Proteção Ambiental do litoral paulista. As mudanças foram acrescidas no texto do projeto, após grande mobilização dos setores pesqueiro e náutico, que chegaram a realizar manifestações nas ruas de Ubatuba e também levaram a questão ao conhecimento dos deputados estaduais, pedindo intervenção do legislativo.
O novo texto divulgado pelo governo apresenta diversos pontos solicitados pelos pescadores e ONGs envolvidas na discussão.
A principal conquista dos manifestantes foi a inclusão de um único artigo, garantindo a continuidade de diversas atividades exercidas na costa paulista. Segundo o novo Artigo 2º, ficam asseguradas, no perímetro da APA, as atividades de pesquisa científica e educação ambiental relacionadas à conservação da biodiversidade; manejo sustentado de recursos marinhos; pesca artesanal, esportiva e demais modalidades, desde que garantida sua sustentabilidade; moradia e extrativismo necessário à subsistência familiar; ecoturismo, mergulho e demais formas de turismo marítimo. Além das garantias especificadas, o governo do Estado também recuou e resolveu descentralizar as futuras regulamentações a serem implantadas nas áreas determinadas.
Anteriormente, o Artigo 3º dava total autonomia ao Secretário Xico Graziano, na elaboração de resoluções específicas sobre o gerenciamento das APAs. Entretanto, a centralização de poder foi muito criticada durante as consultas públicas e a nova minuta do decreto avisa que, o secretário de Meio Ambiente só poderá criar as resoluções, mediante proposta do Conselho Gestor da APA, ouvidos, em especial, o Instituto de Pesca da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. O próprio Conselho gestor da APA, uma promessa inicial da secretaria de Meio Ambiente, também só conseguiu oficialidade com a nova minuta, que, determina a criação de um grupo deliberativo composto paritariamente por representantes do Poder Público e da sociedade civil organizada, incluindo os pescadores artesanais e entidades de defesa do mar de forma a promover sua gestão integrada e participativa.
Discussão na Assembléia e apoio do Greenpeace - A nova minuta do decreto pretende, além de conquistar o apoio da sociedade civil envolvida, também convencer os deputados da Assembléia Legislativa de São Paulo que, o decreto pode ser assinado pelo Governador José Serra, sem a necessidade de se tornar um projeto de lei, tendo que ser discutido e votado na Assembléia.
Alguns deputados já anunciaram apoio às manifestações populares contrárias às APAs e definirão, na tarde de hoje, o posicionamento final da casa, em relação ao assunto. Enquanto os deputados decidem qual será a atuação do legislativo no caso, o Greenpeace Brasil se apressou em apoiar o projeto da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, ainda mais, com as mudanças inseridas no texto da lei.
A coordenadora da campanha de oceanos da organização, Leandra Gonçalves, acredita que, a criação das Áreas de Proteção Ambiental do litoral paulista trará benefícios à região. “É preciso ressaltar que a APA não proíbe nada. O decreto cria uma espécie de plano de uso sustentável dos recursos naturais no litoral de São Paulo.
As decisões sobre o que poderá ou não ser feito serão tomadas democraticamente, contando com a participação dos diferentes setores envolvidos”, completa a ambientalista Leandra Gonçalves, explicando que a desinformação foi a culpada pelas manifestações contrárias de pescadores e ong´s de turismo náutico, que consideraram a criação da APA um pacote de restrições e não um trabalho de gerenciamento. (Fonte: Imprensa Livre)

Pássaros silvestres são apreendidos pela Polícia Ambiental

Ubatuba - Um dia depois da comemoração do Dia Nacional da Mata Atlântica, a Polícia Ambiental apreendeu seis pássaros silvestres em uma casa no bairro da Marafunda, em Ubatuba, durante um patrulhamento.
Diante de algumas denúncias, já havia pistas sobre criação ilegal de animais no lugar. No dia 26 de maio, a polícia encontrou o local e verificou que os pássaros estavam em uma gaiola nos fundos do quintal da residência.
A polícia ainda não informou sobre os dados do infrator, mas ressaltou que, agora, ele responderá por crime ambiental, porém não ficará preso. A Polícia Ambiental também explica que, caso não seja reincidente na mesma infração, poderá realizar algum benefício para a sociedade – seja através da doação de cestas básicas ou pela prestação de serviços sociais – para pagar pelo dano causado.
A Lei de Crimes Ambientais (9605/98) considera crime contra a fauna a manutenção de animais silvestres em cativeiro sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. No caso específico de fauna silvestre entende-se como autoridade competente o Ibama. Em seu artigo 7º, o autor terá uma pena restritiva, ou seja, neste caso, a prestação de serviços à comunidade, que consiste na atribuição ao condenado de tarefas gratuitas junto a parques e jardins públicos e unidades de conservação, e, no caso de dano da coisa particular, pública ou tombada, na restauração desta.
As circunstâncias que atenuam a pena, conforme a legislação, são o baixo grau de instrução ou escolaridade do agente; arrependimento do infrator, manifestado pela espontânea reparação do dano, ou limitação significativa da degradação ambiental causada. (Fonte: Imprensa Livre)

AUS abre as portas para filiação

Ubatuba - A Associação Ubatuba de Surf está com uma fantástica promoção para você que quer se filiar ou fazer sua refiliação.
Além de super descontos nos fieis parceiros “amigos do surf”, você de quebra ainda leva a nova carteirinha na cor preta e uma camiseta da novíssima coleção Long Island – AUS. A camiseta institucional promete fazer o maior sucesso entre os sócios.
A filiação pode ser feita das 9 às 17 horas na sede da AUS localizada na Rua Conceição, 120, loja 16 no Ubatuba Praia Shopping.
A taxa de filiação é de apenas R$ 30,00 e pode ser paga no local.
Não perca tempo e aproveite esse grande oportunidade. (Fonte: AUS)

Estudantes de artes visuais incentivam uso de sacolas retornáveis
Além de serem ecológicas, as sacolas retornáveis também são artísticas e valorizam a cultura popular regional. Elas serão distribuídas em troca de alimentos não-perecíveis, em frente a um grande supermercado da cidade

Ubatuba - Você sabia que deixando de consumir uma sacola plástica por dia, economizará cerca de quatro quilos de plástico por ano e, nos próximos dez anos, a indústria de petróleo deixará de extrair 4,14 toneladas de petróleo para atender você? Foi pensando nisso que um grupo de estudantes de artes visuais de Ubatuba idealizou um projeto interessante. No próximo dia 7, sábado, a partir das 10h, eles estarão no pátio do Supermercado Rosado (rua Thomaz Galhardo, em frente a Praça 13 de Maio), trocando sacolas retornáveis por três quilos de alimentos não-perecíveis.
O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Ubatuba e com diversas empresas simpáticas à causa. Ao todo, serão distribuídas 250 sacolas e os alimentos recebidos serão doados a famílias carentes, por meio da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social. A distribuição das bolsas retornáveis é um dos eventos que acontecerão na cidade, em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
Cultura e ecologia - Além de serem ecológicas, as sacolas retornáveis, feitas de tecido, também são artísticas e valorizam a cultura popular regional. Os alunos fizeram pesquisas sobre os artistas locais e estão fazendo releituras de suas obras nas bolsas, utilizando fotos, desenhos e trechos de músicas, entre outros elementos.
Uma das idealizadoras do projeto, Adriana Dias, afirma que a idéia é promover a mudança de hábitos, utilizando a arte e a beleza como incentivo. “Não há consciência ambiental que resista a algo feio, por isso, nós desenvolvemos diversos modelos de bolsas, com variedade de cores e tamanhos. Estamos apostando no apoio dos supermercados para esta mudança de hábitos da população. Antigamente, não existiam sacolas descartáveis, isso significa que podemos viver sem elas. As sacolas de pano são nossas grandes aliadas para colaborar com o planeta.”
Pragas plásticas - Uma família de quatro pessoas de classe média utiliza cerca de mil sacolas por ano em supermercados, padarias e outros comércios. As sacolas descartáveis levam um segundo para serem produzidas, 20 minutos de uso e 500 anos para se decompor, poluindo o planeta, contaminando rios e oceanos, matando animais que as ingerem, confundindo com alimentos. Um dos casos mais chocantes já conhecidos ocorreu em 2002, quando uma baleia minke foi encontrada na costa da Normandia, com cerca de 800 kg de sacos de plástico encravados no estômago.
Segundo o Programa Ambiental das Nações Unidas, existem 46 mil fragmentos de plástico em cada 2,5 quilômetros quadrados da superfície dos oceanos. Isso significa que a substância já responde por 70% da poluição marinha por resíduos sólidos.
Os parceiros - Os alunos que se dispuseram a realizar este projeto são estudantes da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) – Pólo de Ubatuba. Os parceiros são: Prefeitura de Ubatuba; Supermercado Rosado; Casa Nova Materiais de Construção; Freeway Dedetizadora; Mar Azul Turismo; Cunhã Artesanato; Com Carinho Presentes; Funerária Litorânea; Mercado Bom Preço; Cati; STTR; Quiosque Patropi e Rei do Camarão. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Estufa I recebe Caravana da Saúde e Cidade Saudável neste sábado
Dois importantes projetos da Prefeitura estarão no bairro Estufa I atendendo a comunidade local a partir das 8 horas

Ubatuba - O Bairro Estufa I será contemplado com dois grandes eventos neste sábado, 31. A Prefeitura de Ubatuba levará a Caravana da Saúde e a Cidade Saudável para o bairro, oferecendo diversos atendimentos de saúde e realizando atividades de cidadania, em parceria com a comunidade. Ambos os eventos têm como sede a Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Dinorah Pereira de Souza, a partir das 8h.
Para os interessados em colocar a saúde em dia, a Caravana disponibilizará diversos atendimentos médicos, como ginecologia, pediatria e clínica geral. Também será possível fazer triagens e agendamentos para o Programa de Esterilização de Cães e Gatos e para tratamentos de saúde bucal. Durante este evento, é possível fazer aferimento de pressão, de glicemia e índice de massa corpórea, além de instruções sobre alimentação saudável e prevenção de doenças diversas.
Cidade Saudável - Já o Programa Cidade Saudável tem como proposta unir esforços com a comunidade para deixar o bairro mais bonito. Com medidas simples, como plantio de árvores e limpeza do bairro, moradores e funcionários da prefeitura tornam o bairro mais agradável para se viver. Os moradores que quiserem participar devem comparecer à escola às 8h, para formar equipes que se distribuirão por todo o bairro.
Na semana que antecede as atividades, representantes da prefeitura se reúnem com os moradores adultos e também com as crianças, buscando detectar os problemas e necessidades do bairro e mostrando a importância de se preservar o meio ambiente. Depois do evento, uma nova reunião acontece, para mostrar os resultados das atividades realizadas em parceria. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Entidade de Ubatuba participa do Dia Mundial de Combate às Drogas
Evento reunirá diversas entidades e será um grande encontro de discussão e atividades voltadas para a temática da dependência química

Ubatuba - Membros da Casa de Recuperação Missão Jesus é Luz, entidade parceira da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento da Prefeitura de Ubatuba, participarão no dia 26 de junho, do Dia Mundial de Combate às Drogas. O evento acontecerá no Museu da Bíblia, na cidade de Barueri, e reunirá diversas entidades e será um grande encontro de discussão e atividades voltadas para a temática da dependência química.
No local, haverá estandes com a exposição de trabalhos realizados pelas entidades com os pacientes, além de palestras sobre o assunto e depoimentos de ex-dependentes. “Levaremos o material que temos produzido em nossos momentos de Terapia Ocupacional (trabalhos em jornal e madeira), e um dos nossos internos dará um depoimento, no período da tarde”, disse José Carlos da Silva, presidente da entidade.
Segundo José Carlos, eventos como esse servem para troca de experiências. “Já nos reunimos mensalmente na sede da Sociedade Bíblica do Brasil para discutir novas técnicas de atuação no tratamento de dependentes de drogas psicoativas. Esse novo encontro, em Barueri, ajudará a mostrar nossos avanços na área para outras comunidades terapêuticas, jovens em recuperação e seus familiares”
O evento faz parte do programa “Ação social pela paz” e é promovido pela a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em parceria com a COMTER (Comunidades Terapêuticas em Rede). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3245-8999.
Cronograma
8h30 – Abertura
8h45 – Apresentação institucional – secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert
9h15 – Apresentação musical
9h45 – Palestra: “Os reflexos das drogas na família: a co-dependência” – proferida pela psicóloga, Eleni Rodrigues Mendes Rangel, especialista em dependência química e professora do Centro de Treinamento da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT)
10h15 – Depoimentos (Comunidade Terapêutica Casa filho Pródigo/ Comunidade Terapêutica GAAF)
11h20 - A importância do COMAD nos municípios – COMAD Barueri
13h30 – Palestra: “Os efeitos e conseqüências causados pelo uso abusivo de drogas nos aspectos físico, psíquico e social” – ministrada pelo médico legista e especialista no assunto, João Nazareno Pedroso de Oliveira, que atua como professor de Medicina Legal, Criminologia, Sociologia da Violência e do Crime, da Academia da Polícia Civil (ACADEPOL), além de trabalhar no DIPE (Divisão de Prevenção e Educação), que pertence ao DENARC (Departamento de Investigações sobre Narcóticos).
14h30 – Depoimentos (Comunidade Terapêutica Missão Desafio Jovem Jesus Liberta / Casa de Recuperação Missão Jesus é a Luz)
15h00 – Apresentação da peça teatral de prevenção ao uso abusivo de drogas “ACORDA PAI!” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Reunião discute futuro do futsal feminino de Ubatuba

Ubatuba - O secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencurt Jr. participou de uma reunião com equipe de Futsal Feminino sub 18 de Ubatuba, que conquistou no último final de semana a “Copa Vale Histórico de Futsal Feminino sub-18”, disputada na cidade de São José do Barreiro. Participaram também da reunião, que contou com a presença dos pais das atletas, André Paulo Aliste, coordenador de futsal e Carlos Augusto, treinador da equipe. “Precisávamos passar aos pais detalhes sobre as competições, planejamento e cronograma de atividades. Além de tudo queríamos ouvir também sugestões e opiniões dos pais. Creio que saímos desse encontro com perspectivas ainda melhores para o futsal feminino de Ubatuba”, disse Bittencurt.
Para o secretário, os resultados obtidos podem ser considerados muito bons. “Até 2005 o futsal não existia em Ubatuba. Mesmo assim levamos uma equipe aos Regionais. Não desanimamos e continuamos a investir na modalidade. Em 2007 o prefeito Eduardo César construiu as primeiras quadras oficiais de futsal na cidade, permitindo que a modalidade viesse a treinar em um lugar apropriado”, declarou Bittencurt. “Agora os resultados começam a aparecer. Temos uma equipe jovem que ainda pode dar muitas alegrias ao esporte local”..
O coordenador de futsal, André Paulo, disse que a equipe deve disputar outros torneios antes dos Jogos Regionais. “Temos propostas de três competições antes da disputa dos Jogos Regionais. Estamos estudando a viabilidade de participar em algumas competições, para que possamos deixar a equipe mais acostumada com jogos decisivos”, disse André. “No segundo semestre deveremos promover um torneio regional em Ubatuba”, completou o coordenador. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba comemora o Dia Internacional do Brincar
Casa do Brinquedo comemorou o dia com programação especial. No próximo sábado a unidade sede completa dois anos de funcionamento com uma grande festa para as crianças

Ubatuba - A Casa do Brinquedo em Ubatuba comemorou nesta quarta-feira, 28 o Dia Internacional do Brincar. A data é festejada em todo o planeta, nos mais diferentes países e com as mais variadas diversidades culturais. Em Ubatuba, durante todo o dia crianças da rede municipal de ensino puderam desfrutar de um local totalmente pensado e montado para elas, com brinquedos e brincadeiras destinados às suas idades, acompanhados de monitores especialmente treinados e ainda puderam se deliciar com a farta distribuição de pipoca e algodão doce. “É no brincar que a criança tem a oportunidade de viver, de fazer amigos, de compartilhar, de sonhar, e é muito gratificante podermos fazer parte deste momento tão importante na vida de uma criança, proporcionando a essa criança que desfrute a infância em sua plenitude”, diz Renata Ramos Martins, coordenadora da Casa do Brinquedo.
Aniversário da Casa do Brinquedo - No próximo sábado, 31 de maio, a unidade sede da Casa do Brinquedo completará dois anos de atividade e programou uma grande festa com as crianças. Bolo, pipoca e algodão-doce além dos brinquedos e brincadeiras são as atrações desta festa que será aberta ao público infantil, das 16h30 às 18h30.
Existem ainda três unidades fixas que funcionam na Santa Casa, no Centro de Saúde do Centro, mais especificamente, na Unidade Materno Infantil e uma no PSF – Programa de Saúde da Família do bairro do Perequê-Açu. Existe ainda uma unidade itinerante, a primeira a ser criada em Ubatuba, que uma vez por semana atende às escolas municipais.
Durante a semana são atendidas as unidades escolares, sendo pública ou particular, contanto que haja um agendamento da visita. Aos sábados, a Casa do Brinquedo é aberta ao público, e funciona das 16h30 às 18h30. Crianças menores de cinco anos devem estar acompanhadas de um responsável.
A Casa do Brinquedo é um projeto da Prefeitura Municipal de Ubatuba, realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Fundo Social de Solidariedade, que funciona desde 2005. A unidade sede está localizada na rua Salvador Corrêa, 276, no centro. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cinema: SEMANA DE 30/05 A 12/06/2008
Lançamento Mundial
Um filme da Lucas Fim , dirigido por Steven Spielberg com Harryson Ford
Indiana Jones e o reino da caveira de cristal.
ás 16:30 - 18:50 - 21:10hs
cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Recado dos tuins

Estevan Félix, meu avô,
estava trançando timbopeva
para fazer balaio,
quando seus ouvidos de caiçara
escutaram o falatório dos tuins
vindo das grotas
do Rio Perequê-Mirim
e, corretamente (o futuro provaria),
traduziu os seus trinados:
"os passarinhos estão dizendo
que tem cambucá no mato,
amanhã vou lá e cato"

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Crianças trabalhando pela segurança e um Orelhão protegido pelo Meio Ambiente, na Região Sul de Ubatuba

A partir do momento que tomei consciência do que realmente significa a expressão cidadania, passei a observar melhor, tudo de errado que vem acontecendo no nosso município, principalmente em nossa Região Sul. Acidentes, como carros caídos em valetas nos bairros do Lázaro e Saco da Ribeira, são comuns. Agora, o que não dá para ignorar é o total descaso das autoridades públicas, em relação à segurança das crianças que estudam nos bairros. O abandono é tanto que as próprias crianças, temerosas do perigo que correm, resolveram, com as próprias mãos, sinalizar o trânsito. Na Rodovia Rio-Santos, bem em frente a um ponto de ônibus e a Avenida que dá acesso à Escola Municipal, elas escreveram com giz a palavra PARE, no asfalto. A preocupação ainda é maior no período noturno quando os alunos, além do risco de atropelamento, correm risco de assalto e outros abusos, por causa da completa falta de iluminação no local. Além de tudo isso, os moradores dos bairros ainda torcem para que os ônibus circulares cumpram seus horários, sem contar que não há orelhões suficientes. Na realidade são dois. Um dentro da marina do Saco da Ribeira e outro, nas imediações do trevo que dá acesso ao bairro. Este último, não dá para saber se funciona ou não, uma vez que ele está sob uma forte preservação do ambiente em que vivemos: o matagal. As fotos foram tiradas há aproximadamente 5 dias. Hoje, com o mato mais alto, não se enxerga nem o teto do orelhão.
Thiago de Oliveira Vitureira
Marinheiro
Ubatuba, SP

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Caraguá  © Emilio Campi

Caraguá
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor