Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 30 de Maio de 2008 - Nº 1979 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
Polícia Ambiental começa campanha “Soltar Balão não é Legal, é Crime Ambiental
Mozart Russomanno participa de audiência e defende pescadores


Caraguatatuba
Vereador é acusado de racismo contra porteiro da Santa Casa
Ibama multa prefeitura de Caraguá por irregularidades em obra no morro Santo Antônio
Transpetro promove palestra e treinamento para agentes ambientais voluntários em Caraguatatuba
CGU aponta falhas em 27 contratos de Caraguá
Agenda Cultural de Caraguatatuba - Junho 2008
Fundacc e Circuito Cultural Paulista apresentam o espetáculo "Fábrica", dia 01 de junho, no teatro Mário Covas.
Bairro Getuba em Caraguá ganha creche, unidade de saúde, complexo esportivo e centro comunitário
Caraguá terá programação em comemoração à Semana do Meio Ambiente
Sebrae oferece curso "Aprender a Empreender" gratuito no mês de junho em Caraguá
Caraguá joga neste fim de semana pela Taça São Paulo de Basquete
Caraguá bate cidade mexicana no Dia do Desafio

Ilhabela
Vereador pede que áreas não abrangidas pelo Parque sejam excluídas de APA e ARIE
Vereador quer que Juiz Titular possa ter permanência ampliada
Prefeitura Municipal leva inclusão digital para as escolas de Ilhabela
Prefeitura traz o espetáculo teatral Fábula da Criação para Ilhabela
Prefeitura disponibiliza mais um serviço de desburocratização para os munícipes
Divisão de Fiscalização de Ilhabela entrega mais de 3 mil mercadorias para o Fundo Social de Solidariedade do Municipal

São Sebastião
“Policiamento na Costa Sul é insatisfatório”, segundo Conselho de Segurança
Amadores querem curtir belezas naturais neste sábado na 4ª Maratona de Revezamento Bertioga-Maresias
Vereadora de São Sebastião denuncia condomínio de Maresias
Projetos Sociais atendem mais de 1,3 mil crianças e adolescentes desde 2005
Prefeitura ouve ambulantes para elaborar Código de Posturas na próxima segunda-feira
Centro Comunitário do Jaraguá passa por reforma para ampliar atendimento
Batalha de B. Boys agita o sábado na Rua da Praia
Prefeito de São Sebastião está entre os 100 melhores das Américas
São Sebastião realiza cerca de 450 mil procedimentos odontológicos nos últimos três anos

Ubatuba
Equipe da Funasa fica 14 h refém de índios em Ubatuba
Grupo recebe almoço e rede para dormir
PF é avisada para garantir integridade
Após manifestações contra poluição das praias, município abre discussão sobre saneamento básico
Ubatuba quer usar kits para combater poluição de praias
Reunião acerta detalhes para Prova Pedestre Soldado
DVD Luau Ubatuba
Caminhada pela preservação do Meio Ambiente
Agência da Receita Federal do Brasil em Ubatuba
Prefeitura de Ubatuba realiza serviços de podas de árvores
Bocha é esperança de medalha para Ubatuba nos Jogos do Idoso
Ubatuba vai à Assembléia Legislativa para, mais uma vez, dizer não às APAs
Ubatuba será a 1ª cidade à receber seccional da escola de pais no Brasil

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Polícia Ambiental começa campanha “Soltar Balão não é Legal, é Crime Ambiental

Litoral Norte - Em 2007, o Corpo de Bombeiros registrou 65 ocorrências de incêndios no Estado, que tiveram como forma de ignição os balões. Neste ano, entre outros casos, a PM Ambiental deteve quinze pessoas flagradas soltando balão, resultando na aplicação de 73 mil reais em multas.
Nos meses de junho e julho, agrava-se a situação, em razão das condições climáticas que tornam o ar mais seco, criando condições favoráveis à propagação de incêndios, principalmente florestais. Infelizmente, apesar dos esforços dos órgãos de segurança, anualmente são noticiados grandes incêndios que tiveram como causa a queda de balões.
O objetivo da campanha também é alertar que esta prática é tipificada como crime na Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9605/98), sendo que o infrator está sujeito a uma pena de um a três anos de detenção, além de estar sujeito a uma multa de até R$ 5.593,99 por balão apreendido.
A PM conta com o apoio da população e aguarda denúncias deste crime através do Disque Meio Ambiente, 0800 11 35 60, ou do telefone 190. (Fonte: Imprensa Livre)

Mozart Russomanno participa de audiência e defende pescadores

Litoral Norte - Em audiência coordenada pelo deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) nesta quarta-feira, 28/5, na Assembléia Legislativa, pescadores, políticos, jornalistas do segmento de náutica e entidades de turismo e pesca recreativa participaram da discussão da criação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Litoral Norte.
Enquanto os representantes da Secretaria do Meio Ambiente defendem a criação dessa APA através de decreto, a grande maioria dos presentes não quer a criação dessa área, motivados principalmente pela atitude daquela secretaria de formular a minuta desse decreto sem consultar os setores interessados, principalmente os pescadores.
Wagner Neto, representante do secretário Xico Graziano, do Meio Ambiente, mostrou à audiência as mudanças que a secretaria fez nos itens mais polêmicos, mas não conseguiu convencer os pescadores, que permaneceram relutantes em aceitar o decreto, mesmo após as modificações oferecidas.
Entre as mudanças propostas está a ampliação do prazo para edição do decreto, que só ocorrerá após as visitas a todas as colônias de pescadores, feitas por membros da Secretaria do Meio Ambiente.
Sucederam-se em críticas dezenas de oradores ligados aos setores envolvidos que temem uma regularização excessivamente restritiva a determinados tipos de pesca, prejudicando práticas tradicionalmente utilizadas por gerações de pescadores. Alguns representantes dos pescadores lembraram que o prejuízo ao meio ambiente vem principalmente dos esgotos que são lançados ao mar, sem nenhum tipo de tratamento.
Ficou claro, ao final da audiência pública, que uma abordagem mais democrática da necessidade de proteção ao meio ambiente pode ter mais sucesso em conseguir a adesão das diversas colônias de pescadores que estiveram presentes no evento, bem como dos representantes dos segmentos de náutica. Os envolvidos querem que as autoridades responsáveis pela elaboração da nova minuta ouçam todas as partes e, a partir de suas experiências, elaborem uma regulação que respeite as necessidades e as características dos trabalhos desenvolvidos pelas populações caiçaras.
Para o Deputado Mozart Russomanno o ideal seria a revisão da Lei de Gerenciamento Costeiro, prevista para acontecer no próximo ano e não a criação de novas áreas sem a participação das comunidades envolvidas. “O Litoral Norte foi a primeira e única região a regulamentar a Lei de Gerenciamento Costeiro, a qual já estabelece as áreas de preservação ambiental. Seria muito mais produtivo adequarmos estas áreas na revisão prevista para acontecer no próximo ano, com a participação de toda a comunidade do que unilateralmente o estado estabelecer novas áreas. Vivemos no meio ambiente e não para o meio ambiente. Sabemos e o pescador mais do que ninguém sabe, que deve preservá-lo para que amanhã nada falte.”, disse.
Os deputados presentes, Cido Sério (PT), João Barbosa (DEM), Mozart Russomanno (PP), Fernando Capez (PSDB), Conte Lopes (PTB), Ana do Carmo (PT), Olímpio Gomes (PV), Samuel Moreira (PSDB) e Afonso Lobato (PV), entre outros, apoiaram a causa dos pescadores e se comprometeram a contribuir para que a questão chegue a bom termo.


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Vereador é acusado de racismo contra porteiro da Santa Casa

Caraguatatuba - O porteiro Paulo Pereira de Souza, da Santa Casa de Caraguatatuba, prestou queixa na Delegacia Central contra o vereador Germino de Souza, que o teria ofendido com palavras racistas.
O incidente ocorreu na manhã de anteontem, quando o vereador, acompanhado da esposa, teria tentado entrar sem autorização em uma ala reservada do hospital.
“Ta me tirando neguinho? Sou o vereador Germino”, teria dito o parlamentar ao ser barrado. “Ele me chamou bastantes vezes de ‘neguinho’ e ainda xingou uma mulher que tentou intervir”, conta Souza. “Ele ainda disse que um cara como eu não poderia estar na portaria”, acrescenta. “Quando estava explicando para a esposa dele porque não podia entrar, ele disse ‘você discute comigo que vai ver o que é homem’”, afirma o porteiro.
Souza relata que não respondeu às ofensas do vereador: “Fiquei quieto, esperei ele esfriar a cabeça”. Depois Germino teria conseguido entrar no local por uma outra porta, exclusiva para médicos e pacientes internados. Ao sair, o vereador ainda teria ironizado o porteiro: “Ta vendo aí. Você não deixou entrar aqui, entrei por lá”. Incentivado pelas pessoas que presenciaram a discussão, Souza decidiu registrar queixa na delegacia por racismo e injúria. “Nunca me senti tão humilhado”, lamenta.
Procurado pela reportagem do Imprensa Livre, Germino negou que tenha discutido com o funcionário. “O rapaz estava exaltado, mas eu nem prestei atenção nele”. O vereador conta que foi visitar um parente e teve autorização para entrar. Ao saber das palavras atribuídas a ele pelo porteiro, Germinou gargalhou: “Não houve nada disso. Eu também sou negro e me orgulho da cor que tenho”.
Depois, em tom mais sério, disse que vai processar o porteiro por danos morais. “Vou processar todos que denegrirem meu nome porque ninguém tem provas. Nunca usei meu poder de vereador para forçar passagem em nenhum lugar”.
Informado que o caso teria sido registrado na delegacia, Germino disparou: “A polícia de Caraguá tem um complô contra minha pessoa. Tudo o que chega lá contra mim eles aceitam de imediato”, declara. Germino finalizou dizendo que “isso é coisa da oposição”, e completa: “A cruz que estou carregando é pesada depois que vesti a camisa de Antonio Carlos da Silva”.
Inquérito - O delegado seccional Múcio Alvarenga informa que para que seja instaurado um inquérito a vítima deve representar a ocorrência. Alvarenga não entende que o caso seja de racismo, mas sim de injúria qualificada, cuja pena varia de 1 a 3 anos de prisão. “Para caracterizar racismo, a ofensa deve ser direcionada à raça negra como um todo, e não somente a uma pessoa desse grupo”, justifica o delegado.
Mas para o presidente da Acubalin – Associação de Cultura Banto do Litoral Norte –, ONG que combate a discriminação racial, o caso é sim de racismo. “Se fosse branco, o vereador não teria essa reação agressiva. Lamentável esse tipo de atitude ainda mais se tratando de um homem público que deve ter recebido muitos votos de negros também”, opina Ataualpa de Figueiredo Neto.
Ele espera que o exemplo do porteiro, em denunciar o fato, seja seguido por outras pessoas que se sentirem discriminadas. “Essas coisas têm que vir a público e não podem ficar impunes”, conclui o presidente da ONG. (Fonte: Imprensa Livre)

Ibama multa prefeitura de Caraguá por irregularidades em obra no morro Santo Antônio

Caraguatatuba - O Ibama autuou a prefeitura de Caraguatatuba em R$19 mil, por irregularidades em uma obra no morro Santo Antônio. A área é protegida pela legislação por fazer parte da Mata Atlântica e ser considerada de preservação permanente.
A área embargada fica na parte mais alta do morro Santo Antonio, a 360 metros de altura. As obras foram paralisadas na semana passada por ordem do Ibama. Segundo o instituto, a prefeitura tinha autorização do DPRN (Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais) apenas para pavimentar o acesso, fazer a drenagem e melhorar a infra-estrutura no trecho. Mas uma denúncia do Ministério Público Estadual revelou alterações no projeto inicial. Uma imagem de Santo Antônio com 15 metros de altura foi construída no topo do morro. Além disso, foi feito um muro de arrimo próximo à rampa.
”A gente entendeu que era recomendável a precaução e pela sensibilidade da área que a gente executasse a autuação e o embargo imediato”, explica Leonardo Teixeira, chefe do Ibama.
Desde a década de 70, o morro Santo Antônio é utilizado para saltos de asa-delta e pára-gliders. O maior movimento é registrado durante os fins de semana, com uma média de duzentos saltos. Mesmo com o embargo, a rampa vai continuar aberta e poderá ser utilizada.
Auraci Manzano, secretário de Meio Ambiente de Caraguatatuba diz que não há irregularidades, mas reconhece, por exemplo, que a imagem não deveria estar no local.
”A autorização da imagem de Santo Antônio está no platô 1, a imagem está no platô 2. Nosso departamento jurídico está tomando todas as medidas cabíveis e vamos depender da Justiça”, explica o secretário, que afirmou que a prefeitura recorreu da decisão do Ibama, solicitando o desembargo da obra.
Para Leonardo Teixeira, algumas situações poderão ser regularizadas, já o que estiver em situação ilegal será retirado da área de preservação.
”Nós entendemos que o que está previsto em lei poderá ser regularizado. O que não há precedência legal, o Ministério Público junto com o Ibama vai solicitar que seja retirado do local e seja recuperado plenamente a área de preservação”, ressalta. (Fonte: VNews)

Transpetro promove palestra e treinamento para agentes ambientais voluntários em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A Transpetro promove, neste sábado (31/5), a partir das 9h, atividades teóricas e práticas de limpeza de áreas afetadas por vazamentos de petróleo. As palestras e demonstrações acontecerão na FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), na rua Santa Cruz, 396, Centro,
A bióloga Clarice Leão Lopes, doutora em Oceanografia Biológica pela USP, falará sobre "Técnicas de limpeza de áreas afetadas por vazamentos", no auditório da fundação. Serão apresentadas as melhores técnicas e ações mais eficientes de limpeza utilizadas para minimizar os impactos ambientais de acidentes com petróleo e acelerar os processos de recuperação das áreas atingidas.
Logo após a palestra, equipes do Centro de Resposta a Emergências da Transpetro demonstrarão como funcionam os equipamentos de limpeza e como as ações de combate a emergências são realizadas nas praias. Os interessados podem se cadastrar como agente ambiental voluntário, para, em caso de necessidade, ser acionados pelas Secretarias de Meio Ambiente de cada município do Litoral Norte.
O evento é gratuito e faz parte do Programa de Ações de Cidadania da Transpetro, organizado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (Fundespa). As vagas são limitadas e a inscrição deverá ser feita pelo telefone (12) 3891-4651. Mesmo quem tiver interesse apenas nas palestras pode participar. As atividades são abertas à comunidade, aos profissionais da área, professores e estudantes.
O Programa de Ações de Cidadania da Transpetro é realizado em cada cidade do Litoral Norte. Quem participa dos eventos recebe pelo correio um certificado emitido pela Transpetro e Fundespa. (Fonte: TRANPETRO)

CGU aponta falhas em 27 contratos de Caraguá
Auditoria contesta gastos em merenda; Aguilar nega irregularidade

Caraguatatuba - A CGU (Controladoria-Geral da União) detectou indícios de irregularidade ou improbidade administrativa em 27 diferentes ações de governo mantidas pelo prefeito de Caraguatatuba, José Pereira Aguilar (DEM), entre 2005 e 2006.
Segundo a auditoria, realizada entre 1º de agosto e 14 de setembro de 2007, os problemas incluem de vícios em licitações a contagem irregular de alunos da rede pública, totalizando R$ 16 milhões empregados incorretamente pela prefeitura.
Entre os programas supostamente irregulares, segundo a CGU, estaria a compra de gêneros alimentícios para o fornecimento de merenda escolar à rede pública da cidade.
Segundo o relatório, a cotação de preços, assim como a escolha dos fornecedores, teria sido feita de forma equivocada, o que poderia indicar o favorecimento à empresa Verdurama.
A prefeitura teria cometido as irregularidades na concorrência pública 01/2005, que consumiu R$ 2,1 milhões e repetiu o procedimento no certame 10/2006, na qual a Verdurama foi declarada novamente vencedora, por R$ 6,6 milhões, para 36 meses de contrato.
A oposição na Câmara de Caraguá tentou abrir uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) no ano passado para apurar as inrregularidades no fornecimento de merenda escolar, mas o episódio não foi esclarecido.
"Nós não tivemos acesso a nada disso. A prefeitura não nos informa e como a Câmara tem maioria do governo, as coisas também ficam difíceis, mas, de posse dessa informação, a gente vai pedir informações à prefeitura novamente", disse o vereador Germínio de Souza (PPS), autor do pedido de CEI.
Entre outras irregularidades também, a prefeitura não teria comprovado a aplicação de sua parcela de contrapartida na utilização do programa de incentivo à vigilância em saúde --que incluiria o combate à dengue. O valor do repasse neste programa foi de R$ 198 mil.
Caraguatatuba foi sorteada para receber a auditoria da CGU. O resultado do relatório é meramente consultivo, mas foi remetido à Câmara e ao Ministério Público da cidade para eventuais providências.
OUTRO LADO - Por meio de sua assessoria de imprensa, o governo José Pereira Aguliar negou a existencia qualquer tipo de improbidade administrativa nos contratos e afirmou que, preventivamente, já enviou justificativas aos apontamentos ao Ministério Público em Caraguá, que está analisando as informações. (Fonte: ValeParaibano)

Agenda Cultural de Caraguatatuba - Junho 2008

Música no Coreto - Apresentação Musical na Praça do Coreto toda sexta-feira, às 20h30 com Nhô Vair e convidados - música raiz sertaneja.
Banda Municipal Carlos Gomes - Apresentação na Praça Dr. Cândido Motta aos sábados, às 20h30.
2ª Mostra de Violões - No auditório da Fundacc, dias 21 e 22 às 19h00 com apresentação de grupos de alunos das oficinas culturais.
Multiação - Dia 14 na Emei /Emef Professora "Aída A.C. Grazioli - Rio do Ouro".

Pólo Cultural:
Exposição no MACC
- 20 de abril a 29 de junho - "O Japão é Aqui".

Videoteca Lúcio Braun: filmes de 5ª a domingo às 20h00.
Projeto História Oral - Transcrição e edição em vídeo e DVD de depoimentos compondo o processo histórico-cultural do município de Caraguatatuba.

Aniversário - 05 anos de Pólo Cultural dia 12 de junho.
12/06 - Comemoração dos seis anos do Museu:
· oficina de dobraduras com alunos da rede de ensino;
· exposição dos seis anos de MACC.
18/06 - Comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil:
· Uma gueixa estará recepcionando e entregando uma lembrança aos visitantes.

Show nos Bairros - Dia 14 às 18h00 no Pegorelli.

Teatro Mário Covas:
Dia 01 às 21h00 - Omstrab apresenta o espetáculo Fábrica, pelo Circuito Cultural Paulista.
O espetáculo Fábrica tem trilha sonora original composta especialmente para a performance e executada ao vivo pelos intérpretes. A intenção é transformar o Espaço Cênico num grande espaço sonoro, extraindo som também de seus materiais e estruturas. Na trilha destaca-se também uma reinterpretação da evolução dos ritmos brasileiros e de algumas influências musicais ao longo da história desses trabalhadores.
Dia 13 às 21h - Peça Balaio de Gatos
Dia 21 às 21h00 - Grupo Tapa: O Ensaio.
Dia 25 às 08h00 - Jogos Regionais -Secretária de Esportes.
Dia 28 às 21h00 - Ameríndios (Fonte: Fundacc)

Fundacc e Circuito Cultural Paulista apresentam o espetáculo "Fábrica", dia 01 de junho, no teatro Mário Covas.

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e a Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba apresentam "Omstrab" com o espetáculo Fábrica.
"Omstrab" é um exercício em forma de movimento e uma dança em forma de exercício, que passeia pela mistura gestual que é o homem brasileiro hoje.
O "Repente Nordestino" se junta com o "Rap", o "Maracatú" com o "Rock", sem folclorismos com humor vistos sob o prisma de trabalhadores que migraram das regiões das secas para grande cidade: suas necessidades, amores e inseguranças numa sociedade que impõe estereótipos masculinos de comportamento. Essa movimentação vai se transformando numa dança e essa dança numa marcha.
O espetáculo Fábrica tem trilha sonora original composta especialmente para a performance e executada ao vivo pelos intérpretes. A intenção é transformar o Espaço Cênico num grande espaço sonoro, extraindo som também de seus materiais e estruturas. Na trilha destaca-se também uma reinterpretação da evolução dos ritmos brasileiros e de algumas influências musicais ao longo da história desses trabalhadores.
A apresentação acontecerá no teatro Mário Covas, dia 01 de junho às 19h a entrada é franca. (Fonte: Fundacc)

Bairro Getuba em Caraguá ganha creche, unidade de saúde, complexo esportivo e centro comunitário
Mais de R$ 2,6 milhões estão sendo investidos em obras que visam atender as necessidades da população, como saúde, educação, esporte e lazer

Caraguatatuba - Obras prioritárias para o desenvolvimento dos bairros e ao mesmo tempo, que atendam as necessidades da comunidade estão sendo feitas em diversos bairros de Caraguatatuba. Exemplo disso é que no bairro Getuba estão sendo construídas obras que atenderão os setores de Educação, Saúde, Esporte e Lazer. Mais de R$ 2,6 milhões estão sendo investidos no bairro.
Um Complexo Esportivo de 2.174m² já está sendo construído. O local terá quadra coberta com arquibancada, piscina semi-olímpica, vestiários, banheiros, depósito de materiais de competição e administração. A obra custará R$ 1.655.521,47 mil para os cofres públicos e atenderá todos os moradores da região norte.
Próximo ao Completo Esportivo também está sendo construído um campo de Beach Soccer, que terá além da área de competição, área de jardim, bicicletário, bancos, iluminação entre outros. A obra está custando R$ 123 mil à Prefeitura e tem 1.200m².
Um centro comunitário também está em obras no Getuba. A área construída é de 490m². Os moradores do bairro e adjacentes poderão usufruir de um salão com palco, vestiários, cozinha, banheiros. O custo da obra é de R$ 288.507,77.
Um CEI (Centro de Educação Infantil) também está com os trabalhos acelerados. A previsão é de que, quando estiver em funcionamento, a unidade atenda cerca de 140 crianças da região. O local conta com três salas de atividades, berçário, refeitório, banheiros, sala de higienização, pátio coberto, playgroud, além de uma cozinha. O valor da obra é de R$ 306.184,42 e a área construída é de 490m².
A UBS (Unidade Básica de Saúde) terá 371m² de construção, e tem como objetivo dar mais comodidade aos moradores. O local terá recepção, dispensário de medicamentos; consultórios de preventivo, pré e pós consulta, odontológico; salas de curativo, reunião, aferição de pressão arterial, coleta de exames, vacinação, esterilização, entre outros. O valor da obra é de 254.678,83.
Para a administração municipal, todas as obras que estão em andamento no município e as que ainda estão em processo licitatório visam levar mais conforto à população porque são obras de extrema importância para melhorar a qualidade de vida das pessoas. "Caraguatatuba está em ascensão e estamos fazendo trabalhos que, além de necessários, acompanharão o crescimento do município. A creche, por exemplo, vai dar oportunidade da dona de casa trabalhar fora, pois terá um lugar seguro para deixar seu filho; com a unidade de saúde, vamos evitar que o paciente se desloque a outros bairros para fazer uma consulta ou coletar exames. Estamos fazendo essas obras pensando nas pessoas, no bem estar e na qualidade de vida.", enfatizou o prefeito, José Pereira de Aguilar.
Todas essas obras estão em andamento. De acordo com a secretaria de Obras Públicas, a previsão é de que até o final do mês de junho os trabalhos estejam concluídos para que seja feita e entrega deste pacote de melhorias para a população. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá terá programação em comemoração à Semana do Meio Ambiente

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente realiza entre os dias 2 e 6 de junho a programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A data, comemorada desde 1972, foi criada na Assembléia Geral da ONU -Organização das Nações Unidas e marcou a abertura da Conferência sobre Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, capital da Suécia. Outra resolução, na mesma data, criou o Programa de Meio Ambiente da ONU.
A Semana do Meio Ambiente em Caraguá tem início dia 2 de junho, com inúmeras ações como trilhas ecológicas, palestras, plantio de mudas, apresentações de teatro e fantoches, entre outras.
No dia 2, às 9h30 abrindo a programação, acontece a realização de uma Trilha com alunos da Rede Municipal de Ensino no Parque Estadual da Serra do Mar. Já no dia 3, a partir das 16h30, no Auditório do Centro Cultural Maristela de Oliveira, sede da Fundacc, haverá reunião aberta ao público com autoridades da Secretaria de Meio Ambiente do Estado e Municípios. No dia 4 a partir das 9h30, está previsto plantio de mudas de árvores na EMEF Profª Elma Mansano, no Indaiá. A ação ambiental continua no dia 5, no Teatro Mario Covas, com início às 9h e no dia 6, às 13h30, ambos os dias com uma programação com palestra do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Auracy Mansano Filho, seguida de apresentação de fantoches do Instituto Supereco e Teatro do João Ecológico.
No dia 6 acontecem plantios de mudas nas margens do Rio Juqueriquerê; às 9h o plantio será realizado no trecho do bairro Porto Novo, já a partir das 14h é a vez do trecho no bairro do Morro do Algodão. Participe da programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Sebrae oferece curso "Aprender a Empreender" gratuito no mês de junho em Caraguá
Direcionada a donos de negócios tanto no segmento formal como no informal, a capacitação "Aprender a Empreender" será gratuita e acontecerá entre os dias 16 e 21 de junho em Caraguá

Caraguatatuba - O PAE - Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae, que em Caraguá atende os pequenos e micro empresários, com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da SECAD - Secretaria de Administração, está oferecendo um novo curso no mês de junho.
A capacitação "Aprender a Empreender" acontecerá de 16 a 21 de junho, das 8h às 12h30 ou das 18h30 às 22h30, e será gratuita aos participantes.
De acordo com o PAE, o público-alvo do "Aprender a Empreender" é composto por donos de negócio formal ou informal, futuros empreendedores que estão abrindo um pequeno negócio, profissionais liberais, membros de cooperativas e pessoas que aspiram ter seu próprio negócio.
A carga horária total do curso é de 24 horas e o conteúdo programático inclui os seguintes temas: O que é um Empreendedor; O mercado; Os números da empresa; Plano de Negócios, entre outros.
Para obter mais informações sobre o "Aprender a Empreender", que acontecerá na sede da ACE - Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, basta comparecer ao Posto de Atendimento ao Empreendedor Sebrae, que fica na rua Siqueira Campos nº 44 (no prédio da SECAD) ou ligar para os telefones (12) 3897-8198 e 3897-8155. Participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá joga neste fim de semana pela Taça São Paulo de Basquete

Caraguatatuba - O time de Basquete da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação entrará em quadra no domingo, 1 de junho, contra o Clube Penha, às 16h, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
A partida será válida pela segunda rodada da Taça São Paulo de Basquete - 2008, pela categoria cadete. Caraguatatuba buscará sua primeira vitória na competição, já que em sua estréia, foi derrotada por Pindamonhangaba por 65 a 52.
A equipe sub-21 de Caraguá também participa do campeonato. No primeiro jogo, em Itanhaém, contra o time da casa, os caraguatatubenses venceram por 79 a 51. O segundo confronto foi contra Alumínio, e dessa vez os atletas do Litoral Norte perderam por 49 a 45.
No dia 14, a equipe de Caraguatatuba voltará a atuar, e pela primeira vez na competição, jogará no CEMUG, contra Diadema. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá bate cidade mexicana no Dia do Desafio

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba parabeniza toda a população da cidade, que direta ou indiretamente contribuíram para a vitória no Dia do Desafio de 2008.
Em sua 12ª participação, Caraguá superou a cidade de Huamantla, no Estado deTlaxcala, no México. 44,72% dos moradores do município deixaram a preguiça de lado e fizeram algum tipo de exercício.
De 77.076 mexicanos de Huamantla, 7.580 praticaram alguma atividade, o que corresponde a 9,83%.
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA - Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos. Com um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde.
Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio, e propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes. Na verdade, a competição é apenas um estímulo à participação.
Nesse desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.
Os princípios básicos que orientam a realização do Dia do Desafio são: Acessibilidade, Envolvimento, Diversão, Diversidade, Confiabilidade, Segurança, Benefícios para a comunidade e Benefícios para a saúde. Informações no www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/diadodesafio

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Vereador pede que áreas não abrangidas pelo Parque sejam excluídas de APA e ARIE

Ilhabela - O Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), Carlinhos, apresentou na última sessão da Câmara de Ilhabela uma Moção de Apelo ao Governador do Estado de São Paulo, José Serra, e ao Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Chico Graziano, para que as áreas de terra não abrangidas pelo Parque Estadual de Ilhabela sejam excluídas da APA (Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte) e da ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico do Litoral Norte).
O anúncio pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo da criação de um mosaico das ilhas e áreas marinhas protegidas do Litoral Paulista formado por três Áreas de Proteção Ambiental (APAs), entre elas a APA do Litoral Norte, gerou grande apreensão na população, segundo o vereador Carlinhos.
“Embora importante para a proteção dos recursos naturais a criação da APA e da ARIE precisa ser precedida de estudos complementares, a fim de que a pretendida proteção ao meio ambiente não aniquile direitos igualmente importantes dos moradores da região. A criação da APA e da ARIE é justificada pela necessidade de compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de seus recursos naturais. Releva notar que o desenvolvimento econômico, sem a degradação do meio ambiente, traduz-se num dos maiores desafios do homem. Os limites para o desenvolvimento sustentável sem a degradação do meio ambiente, entretanto, revelam-se difíceis de serem demarcados, variando de uma região para outra”, explica.
O vereador Carlinhos ainda acrescenta que o grau de dificuldade na demarcação desses limites é ainda maior em Ilhabela, que devido a sua peculiar geografia tem mais de 27 mil hectares do seu território constituído de Parque Estadual e que a análise do mapa relativo à demarcação das áreas protegidas do Litoral Norte Paulista demonstra que elas se estendem de São Sebastião da Ilha Montão de Trigo até a Ilha Comprida em Ubatuba. De acordo com o parlamentar, somente em Ilhabela abrange áreas de terra, englobando várias residências situadas fora da área do Parque Estadual, além das comunidades tradicionais.
Ele ainda ressalta que Ilhabela já se encontra devidamente protegida, não se justificando, portanto, as limitações constantes da APA a ser criada: “Embora importantes para a preservação dos recursos naturais ambientais, a APA e a ARIE devem compatibilizar a preservação do meio ambiente com as reais necessidades da população local, especialmente, sem aniquilar ou mesmo limitar seu direito de propriedade, razão pela qual apresentamos a Moção de Apelo”, declara.
Para vizualizar o mapa com as Áreas Marinhas Protegidas do Litoral Norte acesse :
http://www.ambiente.sp.gov.br/uploads/arquivos/consultapublica/consultapublica_apa_lit_norte.pdf

Vereador quer que Juiz Titular possa ter permanência ampliada

Ilhabela - O Vereador Zeca do São Pedro (PTB) enviou um requerimento ao Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Roberto Antonio Vallim Bellocchi, solicitando informações sobre a possibilidade de ser nomeado um Juiz Titular que possa ter a sua permanência na Vara Distrital de Ilhabela ampliada.
A justificativa é o grande volume de processos em curso e a insuficiência de funcionários para atender a demanda que tornam a prestação jurisdicional lenta e deficitária.
Segundo o vereador, a permanência reduzida dos juízes e promotores na vara distrital agrava ainda mais o problema, pois impede a efetividade do processo.
“A grande rotatividade de juízes tem prejudicado o andamento dos processos, pois, na maioria das vezes, eles não permanecem na Vara o tempo suficiente para solucioná-los, o que impede a realização da justiça. A permanência de um Juiz Titular na Vara Distrital de Ilhabela, com certeza, imprimirá maior presteza e agilidade na solução dos conflitos postos em juízo, sem dilações de tempo indevidas, que tantos transtornos e prejuízos causam aos cidadãos”, afirma o edil em seu requerimento. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Prefeitura Municipal leva inclusão digital para as escolas de Ilhabela

Ilhabela - Na última quarta-feira, 28, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, e o secretário municipal de Educação, Profº Antônio Cornélio de Morais Filhos estiveram presentes na escola municipal Profº José Antônio Verzegnassi para a aula inaugural do microônibus Laboratório de Informática Itinerante.
Na ocasião foi realizada uma palestra de apresentação do laboratório móvel para os alunos do EJA, que estavam presentes.
O laboratório de informática móvel irá atender todas as escolas da rede pública municipal, em todos os períodos. Inicialmente atenderá os alunos da escola municipal Profº José Antônio Verzegnassi, em aulas de informática básicas para turmas de 12 pessoas, uma vez que o laboratório possui 12 computadores.
Na oportunidade o prefeito Manoel Marcos declarou está feliz e satisfeito, pois está finalizando o seu mandato deixando uma escola, uma creche e um posto de saúde em cada bairro. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura traz o espetáculo teatral Fábula da Criação para Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura apresentará no próximo sábado, 31, a partir das 16h00 no Galpão das Artes, o espetáculo teatral “A Fábula da Criação – Cia. Bonecos Urbanos, com entrada franca, dando prosseguimento à programação do Circuito Cultural Paulista 2008.
Ilhabela está entre os 50 municípios no Estado contemplados pelo Programa “Circuito Cultural Paulista”, uma iniciativa do Governo do Estado, onde serão realizados mais de 700 espetáculos de dança, música, teatro e circo que se revezam nos palcos das cidades que participam do projeto.
As apresentações têm como objetivo investir na formação cultural por meio de uma programação regular durante o ano todo, e Ilhabela receberá um espetáculo pelo menos uma vez no mês.
“A Fábula da Criação” é um espetáculo agradável para ser montado com um grupo como a “Cia. Bonecos Urbanos”. Isso porque possibilita à direção buscar e tentar explorar muito da versatilidade desses atores, bonequeiros, mímicos, palhaços, músicos e malabaristas entre outras atividades em que eles se atiram com toda disposição, coragem e competência.
Um grupo muito habituado a desenvolver seus espetáculos baseados no teatro de animação, utilizando bonecos de diferentes técnicas (vara, manipulação direta, fantoches…) se coloca agora exposto à atuação com a cara “quase” limpa. Quase porque, embora assumidamente caracterizados de palhaços, vivem personagens muito próximos do universo popular brasileiro, o ser do povo, esperto, que se vira para sobreviver às agruras da vida.
O malandro do Rio de Janeiro, o caipira do interior, o Simão do nordeste são representados aqui como dois palhaços bem brasileiros (Eduardo Alves e Rubinho Louzada) que são levados a ajudar “Deus” em sua busca pela criação do ser perfeito. Deus aqui é representado por uma mulher (Cátia Pires) que não age de maneira feminina e nem masculina. Um Deus sem sexo, forte em vários momentos e fraco e inseguro em outros, assim como os seres criados por ele.
Os elementos que compõem o espetáculo reforçam a linha seguida, baseada em festas populares, como a riqueza e variação de ritmos, das músicas a coreografias especialmente compostas para o espetáculo.
Para a secretária municipal de Cultura, Maria Sônia Ferreira Dias, é de grande importância participar do Circuito Cultural Paulista, e a parceria Estado-Município, vem somar aos trabalhos e atividades culturais que a secretaria municipal de cultura vem realizando. Na oportunidade aproveitou para convidar toda a população para prestigiar o espetáculo.
O prefeito Manoel Marcos declarou que ao ser inserida neste projeto do Governo do Estado, Ilhabela estará proporcionando mais uma opção de lazer de qualidade aos moradores locais e ao publico que nos visita.
Informações: O “Galpão das Artes” é um Espaço Cultural destinado a apresentação de espetáculos e abriga as Oficinas Culturais da FUNDACI, que atualmente atende gratuitamente cerca de 1000 alunos, além de contar com uma Unidade da Biblioteca Pública Municipal, para cadastramento de usuários e empréstimos de livros, e também uma cantina para uso de alunos, professores e visitantes.
Mais detalhes sobre as atividades do Galpão das Artes e da Cultura de Ilhabela, visite o espaço ou acesse o site www.culturailhabela.com.br  (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura disponibiliza mais um serviço de desburocratização para os munícipes

Ilhabela - A Prefeitura por meio da secretaria de municipal de Administração está disponibilizando mais um serviço de desburocratização para os munícipes de Ilhabela.
Atualmente, o contribuinte que vai ao Paço Municipal para buscar informação sobre processos é recebido no balcão da recepção onde um funcionário, com a ajuda de um computador, realiza uma pesquisa e verifica o seu andamento, informando ainda em qual Divisão encontra-se o documento. Com este dado, o contribuinte pode dirigir-se ao local para obter melhor informação sobre o processo. “Antes, o munícipe precisava se encaminhar ao Protocolo para esta verificação, agora, com este serviço, está mais fácil e ágil para o cidadão”, ressalta a secretária de administração, Raquel Navarro Pagliarini.
Para o prefeito Manoel Marcos, desburocratizar é colocar a administração pública a serviço do cidadão. “Este é mais um trabalho da Administração na busca pela melhoria constante dos serviços prestados para os cidadãos”.
O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Divisão de Fiscalização de Ilhabela entrega mais de 3 mil mercadorias para o Fundo Social de Solidariedade do Municipal

Ilhabela - Na última quarta-feira, 28, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da divisão municipal de Fiscalização, entregou 3.713 itens, entre roupas, peças íntimas, bijuterias, bolsas, bonés, óculos, peças em madeira, entre outras coisas, para o Fundo Social de Solidariedade do Município de Ilhabela (FUSSMI), conforme determina o código de postura do município.
Os produtos doados foram apreendidos pela divisão de Fiscalização que seriam distribuídos de maneira informal, prejudicando o comércio local.
Na ocasião a presidente do FUSSMI, e também secretária municipal de Assistência Social, Célia H. Reale Ferreira, estava presente e declarou que as mercadorias serão destinadas para o bazar do FUSSMI e a verba arrecadada vai para a compra de cestas de Natal e brinquedos que serão entregues nas comunidades tradicionais de Ilhabela. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

“Policiamento na Costa Sul é insatisfatório”, segundo Conselho de Segurança

São Sebastião - O Conselho de Segurança (Conseg) da Costa Sul entrará com um pedido para que o policiamento no lugar seja reforçado. Segundo o membro do Conselho Fiscal do Conseg e policial civil aposentado, João Batista Nunes Marques, João Bombeirinho, desde 1977 só existem duas viaturas para fiscalizar as 17 praias da Costa Sul, de Toque Toque Pequeno a Boracéia.
“Eles não têm condições humanas para este serviço. Só neste final de semana, ocorreram quatro roubos e um furto no banco. Aqui, dependemos do turista. Se ele vem e é roubado, dirá para o seu ciclo de amigos que aqui não é bom e, além disso, não voltará mais”, destaca Bombeirinho. Ele informa que o Conseg reivindicará junto ao Governo do Estado uma companhia policial, que é composta por 90 homens no lugar do pelotão, integrado por 35 policiais.
Outro pedido também será feito ao Departamento de Estradas e Rodagens para que, na entrada da cidade –divisa com Boracéia, seja instalado um portal, onde possa haver um policiamento no local por 24h nos feriados prolongados e durante a temporada.
Conforme afirmou o delegado do 2ºDP, Paulo Castilho, em entrevista ao Imprensa Livre no dia 08 de maio, os turistas são alvo preferido da ação de criminosos, especialmente em feriados prolongados.
Para o delegado, a ação dos bandidos é facilitada pelo descuido das vítimas. “O turista não toma a cautela que costuma adotar em São Paulo, por exemplo. Claro que em nossa região os riscos são muito menores do que numa grande cidade, mas também exige cuidados”, avalia o delegado.
“Deve-se olhar a rua, verificar se não têm suspeitos antes de estacionar o carro”, recomenda. Ele conta que ocorreram casos em que, para não levar as chaves dos carros para o mar, surfistas deixaram sobre os pneus e, quando voltaram, o carro havia sido furtado.
Castilho também avalia que a proximidade com a Baixada Santista acaba atraindo criminosos desta região. É o caso da quadrilha de assaltantes, presa no mês passado, que veio do Guarujá para praticar roubos em Juquehy.
O delegado acredita que as áreas de difícil acesso e matagais da Costa Sul tornam o ambiente propício para quem deseja se esconder. Mas, apesar dos últimos roubos registrados na região, Castilho garante que houve um declínio no índice.
“Já teve época em que a Costa Sul registrava 15 roubos num dia. Hoje este número caiu bastante”, declara.
A Prefeitura de São Sebastião, quando indagada sobre esta questão, destacou que a segurança pública é dever do Governo do Estado. (Fonte: Imprensa Livre)

Amadores querem curtir belezas naturais neste sábado na 4ª Maratona de Revezamento Bertioga-Maresias

São Sebastião - Crescendo cada vez mais, as maratonas de revezamento caíram no gosto dos corredores, sobretudo os amadores, que têm a oportunidade de competir em equipe, se divertir e completar grandes desafios.
Neste sábado, último dia do mês, mais de mil atletas disputarão a 4ª Maratona de Revezamento Bertioga-Maresias, uma prova com 75 km de percurso, variando entre areia de várias praias, trilhas e estrada, inclusive, com a subida da temida Serra de Maresias. Tudo cercado de muita natureza e belezas naturais.
A maioria dos inscritos é formada por atletas amadores, muitos de assessorias esportivas da capital paulista. Eles estarão divididos em equipes de três, seis ou nove integrantes e terão nove trechos, com distâncias variando entre 5,5 e 11 km, e oito postos de controle (onde são feitas as trocas). Apesar de não terem a corrida como meio de vida, todos têm em comum a vontade de garantir boas atuações.
De preferência se divertindo e curtindo os visuais que o trajeto oferece.
A administradora de empresa Vanessa Sacchetto de Góes, 32 anos, corre desde 2005 e competirá na prova de revezamento pela segunda vez. “Foi demais. Além da emoção de correr em equipe, tive uma surpresa com a beleza do percurso. Corri do PC2 ao 3, que incluía uma praia paradisíaca, um trecho breve de trilha e uma subida pela estrada. Foi inesquecível”, afirmou.
“A prova de 2007 me motivou tanto, que passei a treinar quatro vezes por semana. Espero melhorar um pouco o meu tempo, mas o meu maior objetivo é a diversão”, frisou Vanessa, que competirá numa equipe de nove atletas pela MPR. Outra participante da mesma assessoria será a médica Patrícia Homsi Nemoto, 35 anos, e corredora há três.
Assim como Vanessa, ela atuará pelo segundo ano seguido e encara a prova como treinamento para a sua estréia em maratonas, na emblemática prova de Chicago, em outubro. “A Maratona de revezamento é uma prova diferente, com outro astral e sem aquela rotina de provas de rua, com o concreto ao redor. O visual é lindo, alto-astral e a chance de conhecer outros corredores na formação das equipes”, afirmou.
“O objetivo é sair da rotina e fazer da prova uma grande festa”, complementou Patrícia. Também empolgado com as belezas naturais de todo o caminho, o professor de Educação Física, Márcio Galeno de Souza, 32 anos, 12 de corrida, quer concluir bem a prova.
No ano passado, ele se lesionou, mas mesmo assim conseguiu completar prova, enfrentando o trecho mais tudo, a subida de Maresias. “Foi bem difícil, pois é uma prova muito técnica, com subidas. Este ano, estou preparado, mas o que importa, na verdade, é terminar a prova, curtir mais uma vez todo o visual que o Litoral Norte nos proporciona”, relatou.
TECIDO OFICIAL – Para que o atleta desempenhe bem suas atividades durante o trajeto, é importante ressaltar a alimentação balanceada antes da prova, hidratação, treinos com acompanhamento de um preparador e o uso do vestuário adequado. Pensando nisto, a Santaconstancia Tecelagem, patrocinadora oficial da disputa, vestirá todas as equipes participantes com camisetas de tecidos tecnológicos, confeccionadas pela Flets, outra parceira do evento.
O produto escolhido para a confecção é o Leggerissimo Pro (que significa “levíssimo” em italiano), nome que já ressalta uma das principais características do tecido. Outro importante fator considerado para essa escolha é o equilíbrio térmico proporcionado pelo produto, ou seja, os microporos do tecido conferem secagem rápida, com a imediata transferência de calor e umidade do corpo para o ambiente através do tecido.
Isso significa que o atleta terá durante seu trajeto o conforto necessário, evitando o desagradável efeito úmido/colante e o gasto de energia para manter o corpo em temperatura equilibrada (por volta de 32°C). O Leggerissimo Pro foi testado com outros 10 tecidos encontrados no mercado no Ishirt Test® ou Teste da Camiseta Inteligente.
O experimento liderado pelo Dr. Turíbio Leite de Barros Neto (membro do CEMAFE) visava encontrar o produto mais adequado para a prática de atividades de alta performance, como é o caso do revezamento. O resultado foi que as camisetas confeccionadas com o Leggerissimo Pro e o Bioskin tiveram menor variação térmica. Isto é, não ficaram muito quentes (caso do poliéster), nem encharcaram (algodão).
“Não há melhor laboratório que provas, como a Maratona de Revezamento Bertioga–Maresias. Os praticantes conseguem vivenciar os atributos do tecido e o quanto o vestuário adequado interfere no seu desempenho”, ressaltou Luca Pascolato, diretor da tecelagem.
Os kits aos atletas inscritos podem ser retirados na sexta-feira, das 16 às 20h, na área de largada, ao lado do Forte, próximo à Balsa. O congresso técnico será feito às 17h no mesmo local. No sábado, a entrega do chip será feita das 6h45 às 7h45 e a largada às 8h. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereadora de São Sebastião denuncia condomínio de Maresias

São Sebastião - A vereadora de São Sebastião, Solange Ramos (PPS), solicita à Prefeitura informações sobre a construção do condomínio residencial Água Branca, no bairro de Maresias, na costa sul da cidade.
De acordo com a vereadora, o condomínio foi construído sem a autorização da Prefeitura e do DPRN (Departamento de Proteção de Recursos Naturais e Secretaria de Meio Ambiente), além de não possuir registro no Cartório de Imóveis de São Sebastião.
"Este condomínio, de propriedade da empresa Paulista S.A. Comércio, Participações e Empreendimentos, está ocupando e usufruindo do solo de maneira irregular, bem como, praticando infrações ao meio ambiente", afirma a parlamentar.
No requerimento enviado na última terça-feira à Prefeitura, a vereadora afirma que os imóveis foram construídos em área de preservação permanente, tendo em vista a existência de curso d'água no local.
Além disso, Solange Ramos também salienta que os imóveis não obedecem à legislação ambiental vigente, pois foram construídos a menos de 30 metros da margem do curso dá água.
"Sabe-se que as vendas iniciaram-se em meados de abril de 2001 e, até o momento, 15 unidades foram vendidas. Houve venda de fração ideal através de contrato de posse, pois até o presente momento, não houve o parcelamento do solo para que as unidades pudessem ser vendidas de maneira correta e individualizadas", explica.
De acordo com a vereadora, não há perante a Prefeitura Municipal de São Sebastião e perante o cartório de registro de imóveis local qualquer pedido de parcelamento de solo, incorporação e constituição de condomínio. "Tem-se conhecimento de uma única escritura do imóvel sem haver qualquer desmembramento ou divisão", conclui.
Diante destas informações, a parlamentar questiona se a Prefeitura tem conhecimento desta obra e se já houve algum tipo de fiscalização por parte dos órgãos competentes. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Projetos Sociais atendem mais de 1,3 mil crianças e adolescentes desde 2005

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), aumentou em 77% o número de atendimento a crianças e adolescentes em projetos sociais nos últimos três anos. Desde 2005, a Prefeitura vem realizando diversos trabalhos com os Projetos Viração, Cidadão Criança e Garoçá.
Em 2004, o Projeto Viração era desenvolvido na Praia Grande e os participantes, todos moradores do bairro da Topolândia, Itatinga e Olaria precisavam de condução para participar das atividades. Em 2005 a atual administração percebeu a necessidade de trazer o projeto para perto da comunidade e com a reforma do Centro Comunitário da Topolândia, localizado na região central, a Prefeitura atende hoje 300 crianças, com faixa etária entre 7 e 14 anos, matriculadas no Ensino Fundamental. No início o atendimento era de 150 crianças.
No Viração, que é considerado o maior projeto social do município, os participantes desenvolvem diversas atividades culturais, como artesanato, capoeira e reforço escolar, além de atividades esportivas, como karatê, judô e futebol.
O investimento mensal é de mais de R$ 7mil, provenientes da Prefeitura e da Transpetro, ambos aprovados pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Na Costa Norte, no bairro do Jaraguá, o Projeto Garoçá que hoje atende cerca de 150 alunos, no início era realizado em uma casa pequena com diversos problemas de infra-estrutura. A Prefeitura disponibilizou uma casa maior com uma maior estrutura física e ampliou o número de atendimentos, bem como o aumento de funcionários.
O Projeto oferece aos participantes reforço escolar, oficinas circenses, capoeira, educação física, reciclagem de materiais e artesanato. No ano passado os investimentos no projeto ficaram em torno dos R$ 250 mil, vindos de repasse feito pela Prefeitura à entidade e um convênio firmado com o Governo do Estado de São Paulo. Este ano, a Petrobras também firmou convênio com a entidade e repassará cerca de R$ 170 mil.
O Projeto Cidadão Criança desenvolvido no bairro São Francisco, já atendeu entre os anos de 2005 e 2007, mais de 200 crianças com idades entre 7 e 11 anos. Este ano passou por reformulações das propostas e adotou uma nova política de atendimento às famílias e crianças do bairro.
Atualmente cerca de 40 crianças participam do projeto, que conta com uma programação intensa de atividades. Os participantes têm aulas de educação física, capoeira, reforço escolar, entre outros. Com o "Cidadão Criança", os usuários ficam longe das ruas e dividem seu tempo com os estudos.
Além dos já existentes, em 2007 a Prefeitura implantou mais dois novos projetos: o Cidadão do Futuro e Marceneiro. Juntos os programas atenderam no ano passado cerca de 70 jovens com idades a partir de 16 anos inseridos nos programas Bolsa Família, Renda Cidadã, entre outros, além de jovens em atendimento na rede de serviços sócio-assistenciais.
No Programa Cidadão do Futuro foram passados ensinamentos nas áreas da cidadania, segurança no trabalho, cultura e turismo, educação ambiental, informática e saúde, além de aulas de inglês e Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). Já o Marceneiro que teve convênio assinado entre a Prefeitura e Petrobras, totalizando cerca de R$ 200 mil em investimentos, os jovens produzem diversas peças em madeira bem como a sua preparação e arte do objeto. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura ouve ambulantes para elaborar Código de Posturas na próxima segunda-feira

São Sebastião - Está agendado para a próxima segunda-feira (2/6), às 14h na Praça Pôr-do-Sol em Boiçucanga, Costa Sul de São Sebastião, a primeira reunião entre Prefeitura, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e ambulantes cadastrados na municipalidade para discutir o Código de Posturas do Município. A idéia da Sefaz é rever as leis de regulamentação das várias posturas municipais, em sua maioria, muito antigas e algumas até impraticáveis, bem como regulamentar as ainda não contempladas em um único documento.
Os encontros terão o seguinte formato: elucidação do projeto, distribuição de formulários e agendamento de segunda reunião. No segundo contato, haverá o recebimento dos formulários e abertura para explanações.
Neste primeiro momento, serão ouvidas as sugestões e apontamentos dos ambulantes cadastrados já convidados pela Prefeitura, atuantes em Maresias, na Costa Sul. Posteriormente, os encontros serão realizados com representantes das Sociedades Amigos de Bairro. “Queremos ouvir todos os segmentos para elaborar um documento consensual”, afirma a diretora de Receita da Sefaz, Márcia Lucia Avramidis.
Entre as atividades que serão regulamentadas pelo Código de Posturas estão o comércio ambulante, feira livre, táxi, alvará, uso e ocupação do espaço público, publicidade ente outros. Mais informações pelo telefone (12) 3891.2034 ou pelo e-mail: codigoposturas@saosebastiao.sp.gov.br 

Centro Comunitário do Jaraguá passa por reforma para ampliar atendimento

São Sebastião - Espaço por onde passam mais de 500 pessoas por mês dentro das mais de 15 atividades oferecidas à comunidade, o Centro Comunitário do Jaraguá (CCJ), na Costa Norte de São Sebastião, passa por reforma para ampliar seu espaço físico. O projeto compreende a construção de dois pavimentos onde serão locadas 10 salas, sendo uma adequada para as aulas de dança e outra para a prática de artes marciais, além de ampliação da sala de informática para implantar um telecentro. O investimento da Prefeitura na realização desta obra ultrapassa os R$ 690 mil e a previsão de conclusão dos trabalhos é de dois meses.
Mesmo com a reforma, as atividades não foram interrompidas. De acordo com informações da coordenadora do CCJ, Andréia Barcellos, algumas atividades foram realocadas no CAE (Centro de Apoio Educacional) do Jaraguá, outras, como o atendimento do Programa de Saúde da Família (PSF) e as aulas do Brasil Alfabetizado estão sendo realizadas provisoriamente na Capela Santa Rosa de Lima.
A única atividade que foi momentaneamente suspensa são as aulas de informática, mas os monitores e alunos continuam em atividade, realizando a construção de um “computador gigante” com materiais reciclados. “Com esse projeto, os monitores não perdem o vínculo com os alunos”, explica Andréia, que anuncia mais um serviço implantado no Centro Comunitário: a elaboração de currículos, recadastramento do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), segunda via de contas, impressão de boletos e afins. “Nosso objetivo é oferecer cada vez mais serviços em prol da comunidade”, ressalta.
Todas as atividades no CCJ são realizadas por intermédio do Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Prefeitura de São Sebastião. O espaço oferece aulas de damas, tênis de mesa, capoeira regional, capoeira de angola, judô, karatê, ginástica, teatro, balé, dança de rua, de ritmos, violão, cerâmica, informática, Brasil Alfabetizado para idosos e bolsistas do Pead (Programa Emergencial de Auxílio ao Desemprego), além do atendimento do PSF, com atividades de caminhada e pesagem da Pastoral da Criança.
Para conhecer o trabalho, participar das atividades ou obter informações, ligue: (12) 3892.4991. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Batalha de B. Boys agita o sábado na Rua da Praia

São Sebastião - A Praça de Eventos da Rua da Praia, na região central de São Sebastião, será palco de um evento que promete reunir um grande público do Litoral Norte e de outras localidades. No sábado (31/5), a partir das 17h, será realizada a “Batalha de B. Boys”, promovida pelo projeto cultural Siri na Lata, com apoio da Prefeitura de São Sebastião.
Os interessados em participar devem levar um quilo de alimento não perecível e se inscrever no local. Haverá premiação para os três primeiros colocados e sorteio de brindes doados pelo comércio local. Já estão confirmadas presenças de B.Boys da Capital, Baixada Santista, Vale do Paraíba, além do Litoral Norte.
Os alimentos arrecadados serão repassados à Asapc-Vida (Associação Sebastianense de Apoio à Pessoa com Câncer). Informações pelos telefones (12) 9718.2307/9127.8582. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeito de São Sebastião está entre os 100 melhores das Américas

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, recebeu na noite da última quarta-feira (28/5), em Brasília (DF), o prêmio “Brasil Américas” - Certificado Internacional Município e Cidadania, em razão do crescimento econômico do município quanto à arrecadação de ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) e do Valor Adicionado do ICMS (Imposto sobre Circulação e Mercadorias e Serviços), sendo revertida em investimentos na área social. Com isso, ele está entre os 100 melhores prefeitos das Américas.
O prêmio foi concedido pela entidade “Brasil Américas”, em parceria com o Jornal do Brasil e Associação Nacional dos Municípios Produtores (Anamup). A solenidade contou com a presença do senador Maguito Vilela e dos deputados federais Vitor Penido, Frank Aguiar e Arnaldo Jardim.
Dr. Juan Garcia esteve no evento acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Rosa Mota, e do secretário municipal da Fazenda, Amin Nossabein. Os vereadores Robson Ceará e Solange Ramos também assistiram à entrega do prêmio no Senado Federal. “É uma justa homenagem por desenvolver o sistema público do município”, disse o senador Maguito Vilela.
A premiação do prefeito de São Sebastião representa o compromisso com as questões sociais e econômicas da cidade. A avaliação e indicação foram feitas pela Anamup (Associação Nacional dos Municípios Produtores) após análise dos balanços orçamentários. "
O secretário da Fazenda, Amin Nossabein, salienta que desde o início da atual gestão o município desenvolve um trabalho sistemático para melhorar a arrecadação e evitar a sonegação. Os resultados aparecem a cada ano, conforme apontam os balanços da Secretaria da Fazenda. Em 2004, o município recebeu cerca de R$ 10 milhões em ISS. No primeiro ano desta gestão, em 2005, houve um crescimento de 30%, passando para R$ 13 milhões: no ano seguinte para R$ 15 milhões e em 2007 a arrecadação saltou para R$ 23,6 milhões. “Fizemos mudanças estruturais que contribuíram para o aumento da receita do município”.
Entre as mudanças registradas está a implantação do ISS Digital, onde os contadores fazem a declaração pela internet e por meio desse dispositivo é possível ter o cruzamento de dados, evitando assim a sonegação.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, ressalta que com as finanças estabilizadas, o município consegue investir melhor em infra-estrutura para atender toda a comunidade e melhorar a ação junto aos mais necessitados por meio dos programas sociais, como os voltados aos portadores de necessidades especiais, à terceira idade, crianças e jovens. O município também repassa recursos para entidades assistenciais que trabalham com a comunidade e são devidamente cadastradas junto à Secretaria do Trabalho e do desenvolvimento Social (Setradh). “Fico feliz pelo prêmio, mas mais ainda por conseguir melhorar a qualidade de vida da população. Em São Sebastião o dinheiro público é bem aplicado em melhorias que todo mundo vê e sente a diferença”, concluiu. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião realiza cerca de 450 mil procedimentos odontológicos nos últimos três anos

São Sebastião - Em relatório divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura de São Sebastião, o município realizou aproximadamente 450 mil procedimentos odontológicos ao longo da atual administração pública. O atendimento é feito em 12 unidades de Saúde, além de nove consultórios dentários instalados nas escolas da rede municipal de ensino.
No início da gestão, o Programa de Saúde Bucal começou o processo de habilitação do Centro Odontológico em Centro de Especialidades Odontológicas (CEO II), do Programa Brasil Sorridente. A inauguração ocorreu em 14 de dezembro de 2006, com incentivo financeiro de R$ 50 mil para a sua implantação e de mais R$ 105 mil para o seu custeio.
Segundo os dados da Sesau, a especialidade de prótese dentaria confecciona ao mês cerca de 50 dentaduras, além de oferecer serviço de reembasamento e conserto de peças protéticas que possam ser reaproveitadas.
Durante a Semana da Saúde Bucal de 2005, houve o levantamento de lesões bucais em mais de 200 trabalhadores, além de curso de capacitação em saúde bucal e ações educativas e preventivas nas escolas da rede pública, entre outros. No ano seguinte, equipes de ACD’s (Auxiliares de Cirurgiões Dentistas) realizaram a Campanha do Sorriso percorrendo as unidades escolares com apresentação de teatro de fantoches sobre a Saúde Bucal. Já em 2007, a Prefeitura instalou tenda na Praça do Coreto com distribuição de panfletos informativos e orientações sobre o tema. Outras ações como instalação de consultório odontológico em Barequeçaba junto à unidade do Programa de Saúde da Família; compra e implantação de dois novos consultórios na Unidade Básica de Saúde de Boiçucanga; troca de equipamentos na Escola Iraydes Logo Vianna do Rego, no bairro do Itatinga; aumento da equipe de prótese do CEO, com a contratação de mais um protético; parceria com a Secretaria de Educação (implantação e ampliação da escovação após a merenda escolar); campanha da saúde do idoso (prevenção de câncer bucal) em todos os anos da atual administração; levantamento de lesões bucais e risco de cárie na população acima de 65 anos também foram executadas pela Prefeitura ao longo dos anos. Além disso, aconteceram mutirões de atendimento odontológicos nas unidades escolares como a Escola João Gabriel, em Toque Toque Grande (2006), e a Escola Municipal Abras do Una, em Barra do Una (2007), ambas localizadas na Costa Sul do município. Em tais ocasiões, foram desenvolvidas ações preventivas e curativas, exames clínicos, restaurações traumáticas com cimento ionômetro de vidro, remoção de tártaro, exodontias de dentes decíduos e escovações supervisionadas.
Em 2006, a cidade ficou em primeiro lugar dentre as 12 cidades da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte em relação ao total de idosos examinados proporcionalmente aos vacinados.
Cursos - Os profissionais da área, de acordo com o relatório da Secretaria de Saúde, fizeram vários cursos de atualização como ionômetro de vidro na rede pública; saúde bucal em bebês; diagnóstico em patologia bucal; calibração em levantamento epidemiológico; antimicrobiano na Clínica Odontológica e Pediatria; capacitação em técnica de higiene bucal para os ACD’s e em crescimento e desenvolvimento craniofaciais e má-oclusões; além de reciclagem em cirurgia oral menor.
Ao longo dos anos, a Secretaria de Saúde também participou de projetos sociais com palestras e eventos sobre educação em saúde bucal.
As ações desenvolvidas pelas equipes de saúde bucal elevam as condições de saúde da população, já que dados revelam uma redução de 2.59 em 2004 para 1.21 em 2007, sendo considerado o menor índice do Litoral Norte. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Equipe da Funasa fica 14 h refém de índios em Ubatuba
Comunidade tupi-guarani consegue obra de saneamento após acordo no final da noite

Ubatuba - Seis representantes da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) foram mantidos reféns por mais de 14 horas ontem durante todo o dia por índios tupi-guaranis na aldeia Renascer, próxima à praia Dura, em Ubatuba. A comunidade reivindicava melhorias no tratamento de água e esgoto.
A Polícia Militar acompanhou toda a movimentação, mas não interferiu. Dos seis funcionários, cinco são da unidade do Rio de Janeiro e um de São Paulo --o grupo foi ao local com o objetivo de fazer uma análise da qualidade da água consumida nas aldeias Renascer e Boa Vista, também em Ubatuba.
O grupo chegou às 8h30 à aldeia e foi recebido pelo cacique Awá. Logo em seguida, os funcionários foram informados pelo cacique que seriam feitos reféns para obrigar a Funasa a atender às reivindicações.
Para garantir a permanência dos servidores na aldeia, os índios tomaram as chaves das duas caminhonetes do grupo.
O cacique Awá, então, entrou em contato por telefone com a coordenadoria da Funasa em São Paulo e informou que os funcionários ficariam detidos na aldeia até que a entidade apresentasse uma solução.
O cacique autorizou que os funcionários do Rio também entrassem em contato com a coordenadoria para informar o que havia ocorrido e avisar familiares.
A equipe da Funasa não sofreu nenhum tipo de represália por parte dos indígenas --somente um deles estava armado com arco e flexa. Os funcionários puderam circular livremente pela aldeia e também receberam alimentação (leia texto nesta página).
PEDIDOS - A comunidade Renascer reivindicava a instalação de uma caixa d'água, melhorias na fossa séptica e a construção de mais quatro banheiros. No ano passado, a Funasa teria gasto R$ 80 mil com uma caixa d'água para a aldeia, no entanto, com problemas de vazamento, ela nunca funcionou.
"Os índios já estão cansados de promessa. A equipe da Funasa vai ficar aqui até que a gente tenha uma garantia de que as nossas reivindicações serão atendidas", afirmou o cacique.
As negociações transcorreram durante todo o dia e as partes só chegaram a um acordo por volta das 22h50, quando os reféns foram libertados.
O acordo foi fechado com o chefe de saúde da coordenadoria indígena da Funasa, Paulo Sellera. Por e-mail, ele enviou um documento à aldeia garantindo o início das obras na próxima segunda-feira. Em seguida, os seis representantes da Funasa foram liberados pelos indígenas.
Nenhum representante da Funai (Fundação Nacional do Índio) e nem da Funasa esteve no local durante todo o tempo em que o grupo permaneceu no local.
RAIO-X - A Renascer foi fundada em 1999 e abriga 55 índios tupi-guaranis. Os índios sobrevivem da venda de artesanato e da plantação do palmito pupunha. A aldeia possui escola e posto de saúde. O núcleo é formado por 14 casas, possui energia elétrica, computador e antena parabólica. (Fonte: ValeParaibano)

Grupo recebe almoço e rede para dormir

Ubatuba - A equipe da Funasa foi surpreendida pela manifestação dos índios. Apesar de os funcionários terem sido bem tratados, dois servidores passaram mal quando se viram reféns.
Os funcionários chegaram a Ubatuba no dia anterior e pretendiam deixar a cidade por volta das 12h. "Fomos chamados para ajudar o pessoal de São Paulo e acabamos reféns", disse o chefe da equipe da Funasa do Rio de Janeiro, Sebastião Marcos de Werneck, 48 anos.
Junto com ele, foram feitos reféns os funcionários Paulo Eduardo Vieira da Motta Cortez, 53 anos, Wellington dos Santos Paes, 53 anos, Antonio Rodrigues Faria, 45 anos, Robson Zalles Marriel, 30 anos. De São Paulo, está José de Jesus Silva, 55 anos.
Todos trabalham há mais de 20 anos na Funasa e disseram nunca terem passado por situação semelhante. A equipe foi alimentada pelos índios, que providenciaram marmitex com arroz, feijão e frango. O lanche da noite foi pão, presunto, queijo e refrigerante.
À noite, os servidores usaram redes da aldeia para descansar, até serem libertados. Para Werneck, apesar de a reivindicação da comunidade indígena ser justa, não haveria necessidade de o grupo ter sido feito refém. (Fonte: ValeParaibano)

PF é avisada para garantir integridade

Ubatuba - A assessoria da Funasa em Brasília informou ontem, em nota, que ao tomar conhecimento de que uma equipe de funcionários da entidade havia sido feita refém da comunidade Renascer, em Ubatuba, comunicou o fato à Polícia Federal.
Segundo a entidade, o procedimento visou "garantir a integridade física dos funcionários". No decorrer do dia, a coordenadoria regional da Funasa em São Paulo manteve contato com os técnicos e recebeu a informação de que todos estavam bem.
A entidade informou ainda que estabeleceu um canal de contato com o cacique da aldeia. Segundo a assessoria, nenhuma reivindicação formal havia sido enviada à Funasa.
Segundo a fundação, a aldeia Renascer possui água tratada e coleta de esgoto por meio de fossa. A assessoria informou que os técnicos da entidade foram ao núcleo para tratar de medidas e ações para melhorar as condições de saneamento e saúde da comunidade local que, segundo a entidade, reúne em torno de 150 pessoas.
A Funai (Fundação Nacional do Índio) foi procurada ontem pelo valeparaibano para se manifestar mas, até as 22h30, a entidade não havia se pronunciado sobre o fato.
Índios protestam no PA, MG e MT - Além da ação em Ubatuba, outro funcionário da Funasa, Raimundo Jorge Freire, foi feito refém ontem à tarde numa reunião com índios tembés, depois foi levado para a aldeia em Capitão Poço (PA). Os tembés querem que a fundação pague dívidas que eles contraíram no comércio da cidade, por meio da verba de um convênio com uma ONG que está suspenso por irregularidades. Eles também querem a reforma de um posto de enfermagem na aldeia. Em Cuiabá (MT), índios irantxe e mynky invadiram o prédio do órgão. Em Carmésia (MG), pataxós mantêm dois caminhões com tubos de aço da mineradora MMX parados. (Fonte: ValeParaibano)

Após manifestações contra poluição das praias, município abre discussão sobre saneamento básico

Ubatuba - Após ser palco de duas manifestações populares contra a poluição das praias da cidade por coliformes fecais, o município de Ubatuba será sede, nesta primeira quinzena de junho, de dois seminários sobre a situação do saneamento básico da cidade e as conseqüências causadas ao meio ambiente local, pela a falta de investimento no setor.
No início da próxima semana, nos dias 2, 3 e 4 de junho acontecerá a III edição do Seminário ’Políticas Públicas, Alternativas Sustentáveis para o Desenvolvimento e Participação Social do Litoral Norte Paulista, que será realizado no Auditório da Universidade de Taubaté, no Campus Ubatuba.
Nesta terceira edição do encontro, o enfoque do debate será o saneamento básico, o uso sustentável e a gestão do ambiente marinho, bem como a participação social em Associações, Entidades Ambientalistas, Movimentos Sociais e Conselhos do Litoral Norte. De acordo com um dos organizadores do Seminário, o biólogo Alexander Turra, o objetivo do encontro é democratizar o acesso a informação, sobre a situação de cada cidade do Litoral Norte.
“O Seminário não tem uma previsão concreta de desdobramento, mas, algumas entidades e órgãos envolvidos, como o Comitê de Bacias Hidrográficas, poderão assimilar os pontos discutidos e cobrar dos poderes públicos, políticas mais eficientes para o combate à falta de saneamento e a poluição das águas no Litoral Norte”, ressalta o professor do Instituto Oceanográfico da USP, Alexander Turra, prevendo, que, a solução do problema será complicada e um tanto demorada. “Mesmo com os investimentos anunciados pela Sabesp e com a atuação, competente, do Comitê de Bacias, acredito que, a região só apresentará um quadro aceitável sobre saneamento básico, daqui duas décadas.
É preciso lembrar que a demanda de atendimento, em constante crescimento, ainda é muito superior ao nível previsto de melhorias”, completa o biólogo Alexander Turra, lembrando que a “invasão” dos turistas e a migração de mão de obra para o Litoral Norte Paulista, deixam o problema de hoje cada vez mais longe de uma solução, no futuro. Além do evento em nível regional, os ubatubenses também poderão debater a questão do saneamento com o enfoque especial sobre o município.
No dia 7 de junho, a Câmara dos Vereadores realizará o II Fórum de Saneamento Básico de Ubatuba. O legislativo municipal também se mostra preocupado com a questão, tanto que criou uma comissão especial para acompanhar a situação do município, em relação à captação e tratamento de água e esgoto doméstico. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba quer usar kits para combater poluição de praias

Ubatuba - Como forma de reduzir a curto prazo o índice de poluição nas praias, a Prefeitura de Ubatuba pretende implantar até o final do ano kits individuais de tratamento de esgoto.
Os equipamentos de tratamento parcial de água serão instalados nas casas localizadas nos pontos mais críticos, como Itamambuca. Ubatuba possui apenas 26% do esgoto tratado.
A prefeitura criou uma comissão que irá apontar os locais mais críticos que devem utilizar o aparelho, levantar o custo e analisar qual será o melhor sistema para ser implantando.
Terminado esse processo, a administração vai recorrer ao Estado e ao Ministério Público para viabilizar o projeto.
De acordo com o secretário de Obras, João Paulo Rolim, o kit é um sistema de passagem que irá tratar parcialmente a água utilizada nas casas. "A água utilizada na casa cai no kit e passa por um tratamento e o esgoto sai da casa menos poluído", afirmou o secretário.
DANOS- Segundo ele, a medida é imediata e visa reverter os danos causados ao meio ambiente. "A idéia foi lançada ontem [quarta-feira] e é para atender a necessidade da cidade. Já que a Sabesp que está aqui há 30 anos e só tem planos de ampliar a rede de esgoto em 2010", disse.
Dois eventos vão discutir o saneamento básico em Ubatuba. O seminário promovido pela Unitau (Universidade de Taubaté) entre os dias 2, 3 e 4 de junho e um fórum no dia 7 na Câmara. (Fonte: ValeParaibano)

Reunião acerta detalhes para Prova Pedestre Soldado

Ubatuba - Uma reunião entre os organizadores da “11ª Prova Pedestre Soldado Paulino” definiu os últimos detalhes para a realização da prova, que acontece neste sábado.
Presentes à reunião João Lopes de Moura Filho, do departamento de eventos da Secretaria de Esporte, Marlon Lopes, do setor de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba, Luiz Carlos de Carvalho, comandante da Guarda Municipal de Ubatuba e Vinicius Brito, representando a Polícia Militar. “Acertamos detalhes sobre a segurança no percurso e como vai funcionar o trânsito na região da prova”, disse João Lopes.
A prova deve receber atletas de toda a região. “Já recebemos confirmação de atletas do Vale do Paraíba e Sul Fluminense, além de confirmações de corredores das cidades do Litoral Norte. Um casal proveniente de Tóquio ficou sabendo da prova e já se inscreveu. Acho que já podemos classificar a prova como ‘internacional”, brincou João.
Percurso - O percurso da prova, que tem 8 Km, terá como base o bairro do Itaguá, e haverá batedores e sinalização em todo o trecho. A saída acontecerá em frente ao quartel da Polícia Militar, no Parque Vivamar, perfazendo o seguinte trecho: Rua João Ramalho, Rua Marília, Av. Carlos Drummond de Andrade (Av. Brasil), Av. Nove de Julho, Av. Leovigildo Dias Vieira, (com retorno no cais), Av. Leovigildo Dias Vieira, Av. nove de Julho, Av. Carlos Drummond de Andrade, Rua Maria Regina (Portão dos fundos do Quartel).
Os interessados podem se inscrever no quartel da Polícia Militar, na Rua Maria Regina, 02, até o dia do evento, às 9 horas. As equipes com mais de cinco atletas deverão enviar as inscrições antecipadamente para eventos.smel.ubatuba@hotmail.com .
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3833-3818 ou 3832-3598.
Categorias - A prova será disputada em 11 categorias masculinas e femininas: Masculino – mirim (até 11 anos); infantil (de 12 a 14); juvenil (de 15 a 17); adulto (de 18 a 39); veterano (de 40 a 59); veteraníssimo (mais de 70 anos) e Polícia Militar. No Feminino: infanto-juvenil (até 18); adulto (de 19 a 27); master (de 28 a 39) e veterano (acima de 40 anos).
As categorias mirim e infantil terão percurso de 2 Km e as demais percorrerão 8 Km.
Os três melhores classificados em cada categoria receberão troféus e todos os competidores serão contemplados com medalhas de participação. (Fonte: Imprensa Livre)

DVD Luau Ubatuba

Ubatuba - Nesta última quarta-feira, Ostinho, músico e um dos produtores do DVD Luau Ubatuba esteve em reunião com o Sr. prefeito Eduardo César, onde o mesmo manifestou seu apoio pessoal a iniciativa e o envolvimento na pós produção dos trabalhos de finalização do DVD.
A partir da semana que vem será possivél conferir um pout-pourri de imagens do DVD Luau UBATUBA na internet. O vídeo estará disponível nas páginas www.myspace.com/dvdluaubatuba e www.myspace.com/seriedvdluau, não deixem de conferir as imagens e os áudios disponibilizados!
O Festival "Do pop ao Clássico realizado pela FUNDART e Prefeitura de Ubatuba, possibilitou uma espetacular apresentação da banda JAN K BELOCO, formada por Luba no baixo, Charles na guitarra, Oberdã na bateria e Jan no Vocal, foi uma das poucas bandas que apresentou repertório próprio e abordou questões atuais do município com foco nas causas tão negligenciadas pelas últimas administrações municipais, temas polêmicos sustentados por uma sonoridade moderna e impecável incluindo uma versão sofisticada de "Ubatuba Sim" levou o público antenado ao delírio e causou polêmica no festival. A organização do evento informou que o conteúdo está disponível na recém inaugurada TV FUNDART , segundo a organização 1000 CDs promocionais eternizarão o acontecimento - Vale a pena conferir!
Nós da assessoria de imprensa do DVD Luau Ubatuba achamos legítima a manifestação de reivindicação das bandas locais, para que a organização de eventos municipais dêem preferência em contratar bandas da cidade, e não bandas de fora. Isso por que acreditamos no potencial musical de Ubatuba. Apoiar o artista local é ter respeito pela cidade, auxiliar em seu próprio desenvolvimento, é acreditar que a nossa cultura merece viver para sempre.

Caminhada pela preservação do Meio Ambiente

Ubatuba - No próximo dia 05 de junho- quinta-feira, alunos, pais, professores e funcionários da EMEI "Idalina Graça", farão uma caminhada pela Preservação do Meio Ambiente. Esse evento é feito há 3 anos para que conscientize a criança e através dela, seus pais tomem consciência do quanto é importante uma vida saudável em nosso Planeta.
No ano de 2007, foi colocado uma lixeira no calçadão e os alunos distribuíram panfletos pedindo a colaboração da população para que se coloque o lixo no lixo. Neste ano, o trabalho continua voltado na questão do lixo e desta vez, haverá distribuição de bolsas aos pais participantes da caminhada para que conheçam uma nova maneira de fazer compras ecologicamente correta, com o uso de sacolas de tecido e assim evitando o uso de plástico que muito contribui para poluir. Preparar a criança, conscientizando-a dos cuidados com o meio ambiente, a educação ambiental e social, faz com que seja um adulto mais preparado para enfrentar os problemas que surgirão com a poluição das praias, água, ar e tudo que o cerca.
Participem dessa idéia, afinal, O PLANETA ESTÁ EM NOSSAS MÃOS!!! (Fonte: ACIU)

Agência da Receita Federal do Brasil em Ubatuba

Ubatuba - Nesta sexta-feira, dia 30, às 15h será a Inauguração Oficial da Agência da Receita Federal do Brasil em Ubatuba.
Instalada na Av. Dona Maria Alves, 548 – centro – Fone: 3832 7157
Já estão confirmadas as presenças do Superintendente da 8ª Região da Receita Federal do Brasil, Dr. Edmundo Rondinelli Spolzino, Dr. Hailton de Paula (Delegado da Receita Federal do Brasil de Taubaté, além dos Agentes Chefes das agências da região.
Estão por confirmar a presença o Prefeito Municipal, Presidente da Câmara, os Juízes e Promotores da Comarca de Ubatuba, outras autoridades e personagens da imprensa falada e escrita.
Apesar de estar funcionando há um mês prestando o atendimento ao público, somente agora a agência reúne todas as condições para a realização de suas inauguração oficial.

Prefeitura de Ubatuba realiza serviços de podas de árvores

Ubatuba - Ás terças e quintas-feiras os funcionários do departamento de conservação de vias públicas e praças da Secretaria de Obras da Prefeitura de Ubatuba realizam podas de árvores em vários pontos da cidade, de acordo com a prioridade. “Realizamos podas em árvores que apresentam galhos secos, árvores muito inclinadas, com infestação de pragas ou que tenham galhos que se desprendam facilmente. Qualquer munícipe que se sinta ameaçado pela queda de uma árvore sobre sua propriedade poderá solicitar nossos serviços”, explica Leila Famadas, chefe do departamento.
Quando se trata de poda em árvores muito altas, robustas ou que estejam com risco de queda, o departamento de conservação aciona a Defesa Civil para dar apoio ao trabalho. Árvores que estejam envolvidas em fios, a solicitação de poda deve ser feito junto à Elektro. A Prefeitura pode realizar a poda de árvores ou corte em espaços públicos. No caso de particulares, o proprietário deve solicitar a autorização junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Nessa época de tempo mais seco estamos realizando muitas podas de ervas de passarinhos, que acabam muitas vezes prejudicando o desenvolvimento das árvores. Para solicitar o serviço, o munícipe deverá ligar para a Secretaria de Obras: (12) 3833-7227. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Bocha é esperança de medalha para Ubatuba nos Jogos do Idoso
Dupla que foi prata no JORI quer conquistar bons resultados em competição estadual

Ubatuba - Uma das esperanças de Ubatuba para a 12ª Final Estadual dos Jogos Regionais do Idoso que ocorrerá em São José dos Campos de 11 a 15 de junho, é a equipe de Bocha.
A dupla formada por José Julio Neto, de 70 anos e Luiz de Souza Alves, de 62 anos, tem treinado diariamente, visando ficar entre as melhores duplas do estado.
“Acredito que poderemos conquistar um bom resultado, e se possível, repetir o desempenho do JORI, onde conquistamos a medalha de prata”, disse Julio.
A dupla começou a jogar em 2007, nos Jogos da Melhor Idade de Ubatuba, quando obteve classificação para o JORI. “Temos treinado forte diariamente, visando a conquista de um bom resultado em São José. Se a medalha vier será bem-vinda”, comentou Luiz. Neste domingo a dupla disputa partidas amistosas em São Sebastião, visando adaptação às quadras sintéticas.
O secretário de Esportes e Lazer de Ubatuba, Bittencurt Jr., lembra que a bocha é um esporte novo na cidade. “A bocha era um esporte que não existia em Ubatuba, até, que o prefeito Eduardo Cesar determinasse a construção das canchas para os Jogos Regionais em 2007. Agora trabalhamos para fortalecer a prática do esporte no município e mostrar que a bocha é um esporte para todos: jovens, idosos, homens e mulheres. O primeiro fruto já foi colhido, com a prata no JORI”, afirmou Bittencourt.
Segundo Bittencurt, a cancha tem ajudado a melhorar os relacionamentos. “Muitas amizades tem nascido através da prática da bocha, que tem como lema ‘O esporte que faz amigos’ ”, completa o secretário.
O atleta Julio concorda com o secretário. “Jogar aqui é uma grande festa. Todas as noites são animadas. Este local acabou virando ponto de encontro do pessoal”.
A competição de bocha da Final Estadual dos Jogos do Idoso será disputada nas canchas da ADC da GM entre os dias 12 e 14 de junho. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba vai à Assembléia Legislativa para, mais uma vez, dizer não às APAs

Ubatuba- Uma comitiva ubatubense, formada por cerca de 170 pessoas, entre pescadores, representantes da prefeitura e vereadores, participou da Audiência Pública na Assembléia Legislativa, nesta quarta-feira, 29, para mais uma discussão sobre o decreto do secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, que prevê a criação de Áreas de Proteção Ambiental (APAs) no Litoral Norte.
Representando o prefeito Eduardo Cesar, a secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli esteve presente e, juntamente com os pescadores, mais uma vez, disse não às APAs. Este posicionamento vem sendo adotado em todas as audiências públicas que já aconteceram até o momento: São Vicente, Ilhabela, Ubatuba e Caraguatatuba. O setor pesqueiro teme que a criação de novas áreas ambientais venha a prejudicar seriamente suas atividades.
Um dos principais resultados desta audiência na Assembléia Legislativa foi a criação de uma comissão de representantes do setor pesqueiro, composta por colônias, associações, prefeituras e parlamentares, que irá discutir com o secretário Xico Graziano a suspensão definitiva do decreto, em uma audiência com data a ser definida.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Pioneira no Litoral Norte, Ubatuba será a 1ª cidade à receber seccional da escola de pais no Brasil

Ubatuba - Preocupados com a situação da educação familiar frente aos problemas do mundo atual, uma comissão de educadores da rede municipal busca novas formas de ajuda na educação doméstica que possam contribuir de maneira efetiva na educação formal de nossas crianças e adolescentes. Todos sabem que vivemos uma crise ética dos valores que interferem significativamente no modo de vida familiar que se reflete na escola e na vida social, gerando conflitos e dificuldades no processo de ensino aprendizagem de nossas crianças. A iniciativa de buscar novas estratégias na busca de soluções para os famosos problemas educacionais é uma necessidade urgente, principalmente nesta parceria família e escola.
Inicialmente através da Seccional de Mogi das Cruzes, foi feito uma explanação do trabalho em março com o palestrante Ivan Fernandes dos Santos no Salão São Francisco e logo após foi formada uma comissão composta por: : Solange Barros- Diretora da EM.Prefeito Silvino, Mizailda Martins - Vice Diretora da referida escola, Carmem Pereira- Diretora da EM. Marina Salete, Daniel Pereira- Vice Diretor da Rede Estadual, Maria Aparecida Spin e Aline Vendrusculo da Equipe Multidisciplinar da Rede Municipal, Juliana Cursino e Ana Tereza - professora da EM. Prefeito Silvino e Pedrina educadora, que estiveram presentes no 45º Congresso Nacional da Escola de Pais no Brasil dia 24 deste mês no Colégio Santa Cruz em Pinheiros em São Paulo, a princípio o objetivo desta comissão era conhecer e aprender mais sobre este movimento, o que se ampliou com uma reunião reservada entre a comissão de Ubatuba e os diretores Regional e Nacional da Escola de Pais que percebendo no grupo a vontade de contribuir com o município no âmbito da educação na família, propuseram a implantação de uma seccional em Ubatuba, o que foi anunciado em plenário, frente á média de mais de 1000 participantes de 15 Estados do Brasil, distribuídos em 100 seccionais.
A Escola de Pais no Brasil vem justamente com a missão de ajudar pais, futuros pais e agentes educadores a formar verdadeiros cidadãos, é um movimento particular, voluntário, gratuito, que está aberto a pais e educadores de qualquer raça, condição social, credo político, religioso ou nível intelectual, é filiada à Federation International Pour L'Education des Parents, com sede em Paris e é participante da Federação Latino Americana de Escolas de Pais, reconhecida de utilidade pública federal, estadual, com registro no MEC. Ela busca, dentro da escola nova, de maneira participativa e criativa, conduzir os pais á reflexão sobre o problema educacional e á mudança de comportamentos pedagógicos desaconselháveis, atualizando os pais no sentido de se auto-educarem para melhor educarem seus filhos. O trabalho da Escola de Pais, comprovadamente melhora o relacionamento familiar e , consequentemente, os problemas dos alunos diminuem, promovendo um maior entrosamento entre escola e família, conscientizando os pais da necessidade de trabalharem em conjunto com os professores na educação de seus filhos. Neste ano os temas tratados no Congresso foram:
" Pais e Filhos, prevenir ou remediar?;
" Definindo limites na perspectiva dos pais e dos filhos;
" A família educando para a tolerância e a solidariedade;
" Grupos de interesses enfocando os problemas do mundo atual e a posição da família frente á educação de seus filhos.

Cinema: SEMANA DE 30/05 A 12/06/2008
Lançamento Mundial
Um filme da Lucas Fim , dirigido por Steven Spielberg com Harryson Ford
Indiana Jones e o reino da caveira de cristal.
ás 16:30 - 18:50 - 21:10hs
cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Preparativos

No mês de maio,
o pé de maracujá
anuncia a época das festas,
pois, primeiro oferece flores,
depois frutos
e, por fim, as borboletas.

Caso de marinheiro

Em uma noite escura
a traineira taurus
puxava a rede de esgaravatar
o fundo do mar
e trouxe à tona
um enorme peixe-lua
que o mestre do barco
tratou logo de soltar.
Pouco tempo depois,
na borda do horizonte,
a lua põe-se a brilhar,
em formato de quarto crescente,
como o gigante do mar.

Coisas do coração

Do quintal de casa à beira da estrada
do porto de Ubatuba,
a principal porta de entrada
pra quem chegava de viagem,
ou ponto de partida
para embarcar em navios de cabotagem,
morava o menino Benedito
que acompanhava com os olhos
quem partia e quem chegava.
Logo, o coração acompanhou os olhos,
o destino assinou o veredito
e o bendito menino
é hoje o marinheiro Benedito.

Malasartes mercantilistas

Das profundezas ao redor da Ilha Vitória
os caiçaras pescavam a caçoa,
tiravam o fígado,
extraíam o óleo
que depois era vendido
para um comerciante que,
com incomprensível alquimia,
o mudava em genuíno óleo de bacalhau,
e em outras praças o revendia.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Associação dos Aposentados

Quem deu o ar da graça no baile comemorativo dos 17 anos da Associação dos Aposentados de Ubatuba, no último dia 17 de maio, pôde constatar que a moçada experiente não mediu esforços para realizar um evento pra lá de especial.
A convite da diretoria, eu tive a honra de ser o mestre de cerimônias pelo terceiro ano consecutivo. É sempre uma alegria estar junto daqueles que trabalham voluntariamente em prol de outros, principalmente dos que já contribuíram com o Brasil por meio de suas profissões.
Como organizador do cerimonial, fui informado que o prefeito de Ubatuba não poderia estar presente por ter outro compromisso. Mesmo assim, como manda o bom senso, separamos uma mesa, para a possibilidade de um representante oficial do governo municipal resolver prestigiar tão relevante data. Como a festa foi colocada em segundo plano na agenda do prefeito, convidamos o nosso amigo Tato, presidente do PTB de Ubatuba e pré-candidato a vice-prefeito na chapa com Sérgio caribe do PSDB, para ocupar a mesa juntamente com o Sr. Adilson, membro da diretoria executiva do PTB. As pessoas certas, nos lugares certos, na hora certa.
Durante seu pronunciamento, nossa amiga Miquelina Eichhorn, presidente da instituição, desabafou sua indignação e mágoa pelos ataques que a Associação dos Aposentados de Ubatuba vem recebendo de pessoas que outrora pareciam amigas. Tais ataques são reclamações à justiça de que os eventos estariam causando transtornos à vizinhança. Segundo Miquelina, algumas dessas pessoas, que fizeram ou fazem parte da associação, deveriam ter mais responsabilidade nos atos, pois estão prejudicando 1.000 associados apenas porque não concordam com certas decisões ou porque não participam da diretoria. Como membros do PTB, Tato e eu colocamo-nos à disposição para colaborar com a Associação dos Aposentados na busca do entendimento pacífico sobre a questão.
Enfim, ausências inaceitáveis, porém justificadas, a festa aconteceu com toda pompa e casa cheia. Todas as mesas foram ocupadas por gente bonita, elegante e visivelmente feliz. Isso é fruto de idéias que deram certo: Abrir as portas a todos de todas as idades; oferecer cursos e palestras em várias modalidades; firmar convênios com descontos no comércio e realizar eventos sociais de alto nível.
Parabéns à nossa comunicadora Miquelina, que junto à sua diretoria, vem realizando uma administração notável e vanguardista. Há menos de dois anos à frente da associação, a receita cresceu substancialmente e novas obras de ampliação do edifício já foram iniciadas. Ano que vem, já na maioridade, nossa Associação dos Aposentados de Ubatuba terá muito que comemorar! Saudações petebistas.

Jorge Lee
Arte.Cultura.Marketing.Eventos
Membro do Diretório do PTB de Ubatuba

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Barcos na Maranduba  © Luciano Cancelier

Barcos na Maranduba
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor