Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 03 de Junho de 2008 - Nº 1981 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
Vereadores da região entregam mais de 100 moções em 4 meses
Litoral tem operação pente-fino
Programação da Semana Meio Ambiente


Caraguatatuba
Justiça barra votação de contas em Caraguá
Gobetti afirma ter derrubado liminar e que votação acontece hoje
Caraguá A Gosto: alunos do Unimódulo apresentam projeto de decoração para o evento
Alunos do ensino fundamental de Caraguá participam do programa "Jovens Empreendedores" do SEBRAE
Tenistas de Caraguá esbanjam talento em competição no Vale
Caraguá conquista medalha na Final do Paulista de Karatê
Skate de Caraguá competiu em São José
Tarde Festiva acontece na EMEF do Jaraguazinho neste sábado 7

Ilhabela
Assaltante frustrado: perde o fruto do roubo e é linchado
Presidente do Legislativo propõe mudanças no Código de posturas
Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela ganha mais de 3 mil em mercadorias
Vereador pede que população participe nas discussões sobre a APA
Com a interrupção da travessia Prefeitura de Ilhabela auxilia a população
Ilhabela é contemplada pelo projeto de “Incentivo à vigilância e prevenção de doenças e agravos não transmissíveis”
Prefeitura implanta o Projeto de Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia da Família

São Sebastião
Maresias recebe 61ª Reunião Comunitária nesta terça-feira
São Sebastião domina a Maratona de Revezamento Bertioga-Maresias
Barra do Una conquista categoria Master do Municipal na Costa Sul
Palestras marcam comemorações da Semana do Meio Ambiente
Universitário de Surf reúne mais de 50 atletas em Maresias
Candidatos ao cargo de motorista do Concurso Público participam de prova prática
Lei de Diretrizes Orçamentária volta à pauta da Câmara de São Sebastião
Sindicatos do Porto de São Sebastião assinam contrato de trabalho para operação Mexilhão
Curso de Transporte de Produtos Radioativos

Ubatuba
Vítima de afogamento na praia da Sununga ainda não foi localizada
Inaugurado mais um empreendimento sob orientação do PAE de Ubatuba
Ubatuba confirma 3 navios na temporada
Unidade de Saúde do Bairro Estufa I passa a funcionar em imóvel próprio
Estufa I recebe atendimentos médicos com a Caravana da Saúde
Ubatuba comemora centenário da imigração japonesa
3º Festival de Inverno “Sol e Mar” da Região Sul de Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Vereadores da região entregam mais de 100 moções em 4 meses
Ilhabela lidera as estatísticas; atletas e funcionários públicos formam a maioria dos homenageados

Litoral Norte - Dentre as proposituras mais apresentadas pelos vereadores, as moções ocupam papel de destaque durante as sessões nas câmaras municipais do Litoral Norte. Rara é uma sessão que não tenha na pauta a entrega de uma moção. Foram 101 até o final de maio, ou seja, quatro meses considerando que janeiro não são realizadas sessões devido ao recesso parlamentar.
Para quem não está habituado com os termos legislativos, moção nada mais é do que uma homenagem que o vereador faz a algum cidadão, a um grupo de pessoas ou entidade. Em Caraguá e Ubatuba é chamada “Moção de Congratulações, em São Sebastião recebe o nome de “Moção de Aplausos e Reconhecimento”, e em Ilhabela é denominada “Moção de Louvor”. Há também as moções de repúdio, de apoio ou de pesar, mas são as que prestam homenagens as preferidas dos parlamentares.
Dos 39 vereadores da região, apenas oito não apresentaram esse tipo de propositura neste ano. Ilhabela foi a Câmara com maior ocorrência de moções: 30 no total. O número é ainda mais expressivo levando em conta que a cidade possui um vereador a menos em relação às outras três cidades. Além disso, Ilhabela realizou 12 sessões ordinárias, contra 16 de Ubatuba e Caraguá, e 17 de São Sebastião.
Sozinho, o presidente da Câmara de Ilhabela, Joadir Capucho, responde por 40% (12 moções) do total entregue no arquipélago. O número, até o momento, já é superior a todo o ano de 2007, quando Joadir prestou 11 homenagens.
“A quantidade de moções é reflexo do bom trabalho dos profissionais, das equipes ou das associações de diversos segmentos da cidade. Todos os homenageados são merecedores.
É um estímulo para estas pessoas”, argumenta Joadir. Ele acrescenta ainda que o número de moções é proporcional à quantidade de proposituras que apresentou nos últimos dois anos. “Assim como entreguei muitas moções, também enviei muitos projetos e requerimentos”, afirma.
Já o vereador Lobinho, de Caraguá, é um dos poucos que ainda não apresentaram nenhuma moção em 2008. “Na minha opinião, isso atrapalha os trabalhos da Câmara e toma tempo de proposituras mais importantes para a população. Não sou de apresentar moção, mas respeito quem o faça”, comenta Lobinho.
Um ex-vereador de São Sebastião, sob a condição de anonimato, admitiu que a maioria das moções é usada como forma de conseguir votos. “É a chance do vereador fazer uma média com o homenageado e a classe que ele representa, e assim trazer essas pessoas para o seu lado numa futura eleição, seja visando votos ou apoio financeiro”, revela o ex-vereador. “Claro que há exceções, mas geralmente é pura politicagem”, define.
Preferências - De acordo com o levantamento feito até o final de maio, duas classes concentram a maior parte das homenagens: atletas e funcionários públicos das áreas de Educação e Saúde. Políticos também costumam receber moções. É o caso do prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos, homenageado pelo presidente da Câmara de Ubatuba, Ricardo Corte. Também em Ubatuba, o vereador Claudinho Gulli homenageou o deputado estadual, Jorge Caruso, colega de partido.
Em Ilhabela, uma moção chamou a atenção. O vereador Marcio Garcia apresentou uma “Moção de Louvor” aos juizes, delegados, peritos e policiais envolvidos na investigação do assassinato da menina Isabella Nardoni. “Num momento em que predomina o descrédito nas instituições, inclusive no Judiciário, a prisão preventiva dos acusados de um crime tão bárbaro vem reacender a esperança de que o Estado alcance efetivamente os seus fins”, justifica o vereador no texto na moção.
Cerimônias - Moções são lidas e votadas como qualquer outra propositura. A diferença é que a aprovação sempre ocorre por unanimidade, já que ninguém quer se indispor com o homenageado. Unanimidade que nem sempre acontece com requerimentos e projetos.
Somente Caraguá não realiza uma cerimônia de entrega de moção. Existem casos esporádicos de vereadores que entregam pessoalmente ao homenageado, mas, em geral, a moção caraguatatubense é encaminhada via correio. Nas outras cidades da região, o homenageado recebe a moção no plenário da Câmara, com direito a usar a tribuna.
Os mimos são diferentes. Em Ilhabela é entregue uma simples folha de sulfite dentro de um envelope com o texto da homenagem. Já em Ubatuba, a sulfite é enquadrada e emoldurada. O mesmo ocorre em São Sebastião, mas com um papel de formato maior e que recebe uma arte especial. (Fonte: Imprensa Livre)

Litoral tem operação pente-fino

Litoral Norte - O secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, lança hoje em Ubatuba a operação 'Pente-Fino Ambiental' com o objetivo de esclarecer a população sobre questões ambientais.
A operação tem início às 9h30 de hoje na escola municipal Salete Nepomuceno do Amaral, no Perequê-Açu, em Ubatuba. Na parte da tarde, a programação segue para a escola municipal Nativa Fernandes Faria, no Sertão da Quina.
Já na parte da tarde, será a vez de Caraguatatuba debater as questões ambientais com a comitiva comandada pelo secretário. O evento acontece às 16h30, na Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba).
Já amanhã, o evento segue para Ilhabela, às 9h30, no Esporte Clube Ilhabela, e às 14h, no Teatro Municipal de São Sebastião.
Graziano estará acompanhado de representantes da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), Polícia Ambiental, CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
Além do Litoral Norte, a operação, que faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, acontece na próxima sexta-feira, no Parque Natural Chico Mendes, em Sorocaba (SP). (Fonte: ValeParaibano)

Programação Semana Meio Ambiente

Litoral Norte - Estabelecemos, usualmente, algumas parcerias para atividades durante a Semana. A programação abaixo não esgota todas as iniciativas, mas reflete as ações em que o CBH-LN está mais diretamente envolvido.
Dias 03 e 04 teremos a presença do Secretário Estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, que fará o lançamento da ação Pente Fino no LN, quando atenderá à população em geral em encontros nas 4 cidades.

03/06
Ubatuba
09:30 - Escola Municipal Marina Salete Nepomuceno do Amaral
R. Raposo Tavares, 16 - Perequê Açu
13:30 - Escola Municipal Nativa Fernandes Faria
R. José Pedro, 80 - Sertão da Quina
Caraguatatuba
18:30 - Auditório da FUNDACC
R. Sta. Cruz, 396 - Centro

04/06
Ilhabela
09:30 - Esporte Clube Ilhabela
Av. Força Expedicionária Brasileira, 75 - Vila
São Sebastião
14:00 - Teatro Municipal
Av. Prof. Altino Arantes, 2 - Centro
Outros eventos
02 a 04/06 - 3º Seminário de Políticas Públicas - iniciativa do Instituto Oceanográfico e UNITAU, parceria com CBH-LN
18:00 às 22:00 - Auditório da UNITAU - Av. Castro Alves, 392 - Itaguá - Ubatuba

03/06
São Sebastião
10:00 - Palestra sobre água e CBH-LN
Fernando Parodi - Coordenador da CT-PAI - Iniciativa Prefeitura de São Sebastião
04/06
Ubatuba
10:00 às 16:00 - Doação de mudas/sementes e material informativo - Calçadão
Iniciativa Prefeitura de Ubatuba com diversos parceiros

05/06
São Sebastião
15:30 - Palestra sobre água e CBH-LN
Fernando Parodi - Coordenador da CT-PAI - Iniciativa Prefeitura de São Sebastião
Ilhabela
19:00 - Palestra sobre Ecossistema de Manguezal e Legislações Pertinentes
Marcio José dos Santos - Assistente da Secretaria Executiva do CBH-LN
Iniciativa da ONG Sementes do Futuro

06/06
Palestras na Escola Municipal Tancredo Neves com os órgãos ambientais - Ubatuba
Iniciativa e organização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Prefeitura de Ubatuba
08:30 - Rosa Maria Mancini - Coordenadoria de Recursos Hídricos
11:00 - Lucila Pinsard Vianna - Fundação Florestal
11:30 - João Carlos Milanelli - Agência Ambiental de Ubatuba/CETESB

10/06
Curso Transporte de Produtos Radioativos
Ministrado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e gerido técnica e administrativamente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Também é associado à Universidade de São Paulo (USP) para fins de ensino, pesquisa e pós-graduação.
14:00h às 18:00h.
Local: FASS - Faculdade de São Sebastião
Rua Agripino José do Nascimento, nº 177 - Vila Amélia - Centro - São Sebastião

11/06
08:30 - Oficina sobre Sistemas de tratamento de esgotos
Capacitação com João Carlos Milanelli, da Agência Ambiental de Ubatuba/CETESB
Iniciativa da CT-SAN
Auditório da Unimódulo
Av. Frei Pacífico Wagner, 653 - Caraguatatuba (Fonte: CBH-LN)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Justiça barra votação de contas em Caraguá

Caraguatatuba - A Justiça concedeu parecer favorável ao pedido de liminar em mandado de segurança preventivo impetrado pelo ex-prefeito de Caraguatatuba Antonio Carlos da Silva (PSDB). A decisão suspende a sessão de julgamento das contas do ex-prefeito, marcada para hoje na Câmara. A sessão, que deveria ter ocorrido há 15 dias, já fora adiada mediante apresentação de um atestado médico do tucano, que sofreu uma cirurgia em maio. Para ele, não há razões para responder à Câmara já que o próprio Tribunal de Contas, que havia rejeitado as contas referentes ao final de seu mandato em 2004, suspendeu a decisão e irá marcar uma nova data para a sua defesa. (Fonte: ValeParaibano)

Gobeti afirma ter derrubado liminar e que votação acontece hoje

Caraguatatuba - Em entrevista às rádios de Caraguatatuba nesta manhã, o presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Wilson Agnaldo Gobetti, afirmou que o jurídico da casa conseguiu derrubar na manhã de sábado o pedido de liminar impetrado pelo ex-prefeito Antonio Carlos da Silva na sexta-feira, que impedia a sessão de julgamento das contas em seu exercício.
Gobetti declarou que irá cumprir a Constituição Federal, que neste caso determina que seja julgado as contas quando rejeitada pelo Tribunal de Contas.
A sessão de hoje da Câmara Municipal de Caraguatatuba deverá ser muito concorrida, prevendo lotação do plenário.

Caraguá A Gosto:
Alunos do Unimódulo apresentam projeto de decoração para o evento

Centro Universitário terá quatro cursos envolvidos na organização do maior festival gastronômico doLlitoral Norte

Caraguatatuba - A decoração do Caraguá A Gosto de 2008 terá toque especial. Alunos de Design de Interiores do Unimódulo estão divididos em equipes em um concurso que dará a oportunidade destes estudantes ambientarem o Teatro Mario Covas para a festa de abertura do evento.
A apresentação foi feita na última semana no auditório da Associação Comercial de Caraguá. Estiveram presentes o presidente da casa, Paulo Bijus, o presidente da Fundacc, Ricardo Gaspar, a diretora do TMC, Cristina Neves, e o secretário de Turismo e professor do Unimódulo, Ricardo Ribeiro.
Os alunos foram orientados pela professora Tatiane Roselli. A idéia veio da secretaria de Turismo de Caraguá, que esse ano contará ainda com a participação de três outros cursos do Unimódulo na organização do evento: Jornalismo, Turismo e Pedagogia. (Fonte: UniMódulo)

Alunos do ensino fundamental de Caraguá participam do programa "Jovens Empreendedores" do SEBRAE
O curso visa preparar o aluno para enfrentar os desafios futuros do mercado de trabalho e ajudá-lo a dar os primeiros passos rumo ao sucesso profissional

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria da Educação, aplicará nas escolas municipais do município o programa "Jovens Empreendedores - Primeiros Passos", que visa preparar crianças e jovens, de 7 a 14 anos do ensino fundamental, para os desafios futuros do mercado de trabalho.
O curso é desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), e tem por objetivo disseminar a cultura empreendedora entre os jovens e ensiná-los a como dar os primeiros passos rumo ao sucesso profissional.
Na última semana, professores e coordenadores participaram de uma capacitação para início da aplicação do projeto nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) da cidade.
Inicialmente, as EMEFs Prof. Oswaldo Ferreira; Prof.ª Aída de Castro Grazioli, Rio do Ouro; Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, Tinga; Prof. João Batista Gardelin, Poiares; e Prof.ª Maria Aparecida Ujio, Porto Novo aplicarão o programa com os alunos durante as aulas.
O tema proposto para cada série é adequado à faixa etária: Alunos do 2º ano vão vivenciar o processo de montagem de uma loja de balas, conhecendo o empreendedorismo e as etapas de um Plano de Negócios.
As crianças do 3º ano participarão da montagem de uma Oficina de Divertimentos, onde os brinquedos, elaborados com material reciclável, serão vendidos.
Já para o 4º ano, o projeto tem como pano de fundo a educação ambiental, tendo em vista um desenvolvimento sustentável (uso adequado da natureza sem agredi-la).
Por fim, os alunos do 5º ano terão a oportunidade de vivenciar o processo de planejamento e o efetivo funcionamento de uma empresa.
Usando recursos lúdicos como ferramenta de envolvimento e fixação de conceitos, os cursos geram interesse sobre o mundo dos negócios. As aulas se utilizam de jogos, dinâmicas de grupo, exercícios e pesquisas intra e extra classes.
De acordo com o secretário da educação, Humberto César Bernardo, o tema "Empreendedorismo" será o eixo norteador do 3º Congresso de Educação de Caraguatatuba, que será realizado no 2º semestre.
O secretário finalizou dizendo que "durante o ano, o Programa 'Jovens Empreendedores - Primeiros Passos' será ampliado gradativamente para as demais EMEFs de Caraguá, despertando na população escolar a iniciativa em buscar possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio da criação de seus próprios negócios." (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Tenistas de Caraguá esbanjam talento em competição no Vale
Três atletas de Caraguatatuba já garantiram vaga na semifinal

Caraguatatuba - De oito partidas disputadas por caraguatatubenses, que entraram em quadra no último sábado, em Jacareí, no Aberto de Tênis 2008, sete tiveram a vitória de tenistas que representam à cidade.
O garoto Kidinho atuou duas vezes neste fim de semana. No primeiro duelo, na categoria de 11 a 12 anos, o tenista de Caraguá venceu Mateus com duplo 6/0. Em seguida, bateu Paulo por 6/2 e 6/2, entre os jovens de 13 a 14 anos.
Pela 5ª classe, nas duplas, Dedê e Danilo bateram Stecconi e Marcelo por 2 a 0 (6/1 e 6/2). Izaías e Ratinho fizeram o principal jogo do dia, contra Antonio Felix e Orlando Paulo. Os caraguatatubenses, depois de muita luta, saíram com a vitória por 2 a 1, vencendo o primeiro set por 6/4, perdendo o segundo por 3/6 e fechando no tie break, 10/8.
Um dos grandes nomes de Caraguá no Tênis, Marquinhos derrotou Moacir com duplo 6/1, pela 4ª classe A, que também teve o caraguatatubense Devanil batendo pelo mesmo resultado o atleta vale paraibano Reinaldo.
Na categoria 4ª classe B, Dedê fez um grande jogo e venceu Adriano por 2 a 0, parciais de 6/1 e 6/3. A única derrota de Caraguatatuba no final de semana, na competição, aconteceu na partida entre Izaias e Luis Figueiredo, o rival levou a melhor no tie break.
A cidade de Caraguatatuba já conta com três tenistas classificados para as semifinais do Aberto de Tênis de Jacareí 2008. Gianni, Ratinho e Marquinhos esperam o adversário para os jogos, que poderão dar a vaga na final. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá conquista medalha na Final do Paulista de Karatê

Caraguatatuba - A equipe de Karatê do professor Edinho, de Caraguatatuba, que conta com o apoio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, participou com brilho da final do Campeonato Paulista de Karatê Boys, realizado no último domingo, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
O atleta faixa roxa Rafael Pigozzi da Silva conseguiu a medalha de bronze, ficando em terceiro lugar, na modalidade kumite 64, categoria de 10 a 11 anos até 40kg.
Lutando no kumite 92, de 14 e 15 anos, até 70kg, o faixa marrom Juan Freire Louredo fez um ótimo campeonato e terminou o Paulista na oitava colocação.
A principal competição do Estado de São Paulo recebeu na final 850 atletas de 5 a 15 anos de idade, que lutaram por medalhas aos olhos de mais de 5 mil torcedores que compareceram ao Ibirapuera.
O professor Edinho, responsável pela equipe de Caraguá, ficou satisfeito com o resultado obtido e valorizou o nível dos atletas que estiveram presentes na final.
"Essa é uma competição muito difícil. O nível do Karatê cresceu muito no país, por isso considero um bom resultado para a cidade", disse o professor, atleta e técnico, que sabe o que faltou para os resultados serem ainda melhor.
"Acho que era preciso ter mais intercâmbio, experiências em competições, talvez isso tenha pesado em nossos atletas", concluiu Edinho.
Aproximadamente 10 karatecas de Caraguá irão para São Paulo no dia 21 de junho, onde disputarão a finalíssima do Campeonato Paulista das categorias infantil e infanto-juvenil, de 16 a 17 anos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Skate de Caraguá competiu em São José

Caraguatatuba - Garotos e garotas do Skate de Caraguatatuba estiveram em São José dos Campos no último final de semana e voltaram com a sensação de dever cumprido, após mais uma competição.
O mascote mirim Daniel Vitor, de apenas 8 anos de idade, se apresentou e surpreendeu a todos com uma ótima exibição, e acabou em décimo lugar. A skatista Tamarys (Gardenal) ficou com a quarta colocação.
Pelo iniciante, Walfrido (Bob) terminou a competição em quinto. Douglas Roveram Bambam em sétimo, David Castilho em oitavo e José Carlos de Lima (Nego Boy) em nono lugar.
A equipe de Skate de Caraguatatuba, que já vem se preparando para os Jogos Regionais 2008, conta com todo o apoio da Prefeitura Municipal, através da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Tarde Festiva acontece na EMEF do Jaraguazinho neste sábado 7
Haverá apresentações da FUNDACC, atividades recreativas para as crianças, além de cortes de cabelo gratuitamente, a toda população de Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, realizará neste sábado, dia 7 de junho, a "Tarde Festiva", na EMEF Jorge Passos, no bairro Jaraguazinho, na região central da cidade.
O evento, que acontecerá das 13h30 às 17h, contará com várias atrações para agradar todas as idades.
A população poderá comparecer à unidade escolar e usufruir de diversos serviços, ou participar de atividades gratuitamente. Haverá cortes de cabelo, recreação para crianças, e ainda, apresentações da FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.
Segundo a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, que estará presente na "Tarde Festiva", juntamente com o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, além das apresentações e serviços à comunidade, haverá um bazar do Fundo Social, com distribuição de agasalhos para proteger as famílias neste inverno.
Compareça e leve sua família. A EMEF Jorge Passos fica na rua Oziel Egídio de Faria s/nº, no Jaraguazinho. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Assaltante frustrado: perde o fruto do roubo e é linchado

Ilhabela - Durante tentativa de assalto a um mercado, no bairro Água Branca, H.X., 22 anos, que portava uma pistola nove milímetros, foi agredido e detido por populares na última sexta-feira à noite.
Segundo a polícia, ele teria disparado um tiro contra o segurança que não foi deflagrado. A partir daí, de acordo com a PM, o segurança teria conseguido retirar a arma das mãos do bandido e, neste momento, populares tentaram linchar o assaltante.
Quando a Polícia Militar chegou ao local, uma bolsa com R$164,00, que estava com o bandido, foi recuperada.
Ele e um outro homem que o aguardava do lado de fora do mercado em uma moto, M., foram presos. (Fonte: Imprensa Livre)

Presidente do Legislativo propõe mudanças no Código de posturas

Ilhabela - O Presidente da Câmara de Ilhabela, Professor Joadir Capucho (PTB), pretende apresentar um Projeto de Lei que modifica um dos artigos do Código de Posturas.
De acordo com a Lei 529/2007, que institui o Código, para ser expedido o Alvará de Licença, o estabelecimento deverá ser previamente vistoriado pela Divisão de Fiscalização Municipal e a apresentação do Habite-se do prédio. A proposta do presidente do Legislativo é excetuar da exigência do Habite-se os estabelecimentos que já possuíam Alvará de Licença provisório.
Segundo Joadir, existe uma grande dificuldade de regularizar imóveis em Ilhabela, que em sua maioria foram adquiridos através da posse.
“Por essa razão, embora muitos estabelecimentos possuam Alvará de Licença e Funcionamento Provisório que se renova há muitos anos, nem todos possuem o Habite-se, tendo em vista que o processo de expedição do referido documento, em alguns casos, pode ser muito lento e trabalhoso”, explica.
O Projeto de Lei deverá ser apresentado na próxima sessão ordinária, hoje, segunda-feira. (Fonte: Imprensa Livre)

Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela ganha mais de 3 mil em mercadorias

Ilhabela - Na semana passada, a divisão municipal de fiscalização de Ilhabela apreendeu 3.713 ítens, entre roupas, peças íntimas, bijuterias, bolsas, bonés, óculos, peças em madeira, entre outros, que foram doados ao Fundo Social de Solidariedade do Município de Ilhabela (FUSSMI), conforme determina o código de postura do município.
A presidente do FUSSMI, e também secretária municipal de Assistência Social, Célia H. Reale Ferreira, declarou que as mercadorias serão destinadas para o bazar do FUSSMI e a verba arrecadada vai para a compra de cestas de Natal e brinquedos que serão entregues às comunidades tradicionais de Ilhabela. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereador pede que população participe nas discussões sobre a APA

Ilhabela - Preocupado com a proposta de criação das Áreas de Proteção Ambiental (APAs), entre elas a APA do Litoral Norte, anunciada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, o Vereador Zeca do São Pedro (PTB) pede que toda a população se empenhe em participar das discussões quanto ao assunto.
O vereador explica que, se as áreas de terra não abrangidas pelo Parque Estadual de Ilhabela não forem excluídas das áreas de proteção propostas pela Secretaria de Meio Ambiente, Ilhabela pode ser muito prejudicada em um futuro não muito distante.
“Os terrenos que fazem parte desta área futuramente poderão gerar muitos empregos para a população. Nestes locais provavelmente serão construídas casas de alto padrão, devido à própria localização, que poderão garantir em longo prazo o trabalho para caseiros, jardineiros, domésticas, profissionais da área de segurança e de manutenção”, comenta.
O Vereador Zeca lembra que amanhã (04/06), às 9h30, será realizado o “Pente Fino Ambiental” com atendimento à população de Ilhabela pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente com a presença do Secretário Xico Graciano, no Esporte Clube Ilhabela. E, na próxima sexta-feira, dia 06 de junho, às 19 horas, haverá uma audiência pública especificamente sobre APA do Litoral Norte.
Segundo o vereador a presença da população é fundamental para a discussão e para o futuro da cidade. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Com a interrupção da travessia Prefeitura de Ilhabela auxilia a população

Ilhabela - Na última sexta-feira, 30, a travessia da balsa entre Ilhabela e São Sebastião esteve interrompida por cerca de 12 horas por causa dos ventos fortes, e, a Prefeitura de Ilhabela, por meio das Divisões de Defesa Civil, Trânsito, Transporte e Gabinete do Prefeito e através das secretarias de Assistência Social e Saúde, juntamente com a Polícia Militar, deu total assistência aos usuários que aguardavam o retorno dos serviços do DERSA.
A operação teve inicio às 15h00 e permaneceu até a volta dos serviços da balsa, que ocorreu às 21h00. Durante a operação, mais de 450 lanches e chocolate quente foram distribuídos, uma ambulância também ficou a disposição na balsa para atendimentos médicos. Além da disponibilização de um ônibus para abrigar do vento e transportar, aqueles que preferiram, para o abrigo do Centro Comunitário, que já estava sendo preparado com colchões, para abrigar as pessoas que precisassem pernoitar na cidade.
“Devemos tratar as pessoas com respeito, por isso, mesmo estando do lado de São Sebastião, me preocupei em prestar atendimento a todos que estavam em Ilhabela e no continente”, declarou o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela é contemplada pelo projeto de “Incentivo à vigilância e prevenção de doenças e agravos não transmissíveis”

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da secretaria municipal de Saúde informa que Ilhabela foi contemplada, pelo Edital nº 4 do Ministério da Saúde de 24 de outubro de 2007 entre os municípios do país, em processo que escolheu 200 Projetos de “Incentivo à Vigilância e Prevenção de Doenças e Agravos não Transmissíveis” com ênfase às ações voltadas as praticas corporais e atividades físicas com recursos para implantação.
Entre os dias 02 e 04 de junho, a responsável pelo projeto, enfermeira Arlene Balague T. de Oliveira, estará representando Ilhabela em Brasília no Curso de Avaliação de Projetos de Atividade Física.
O projeto visa atuar na população de faixa etária entre 20 e 40 anos, que é o maior índice do município, para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis que compreendem principalmente as pessoas com probabilidade e risco de ter doenças como obesidade, hipertensão arterial, diabetes, males que acometem tabagistas e sedentários, entre outros. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura implanta o Projeto de Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia da Família

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da secretaria municipal de Saúde e da Coordenação do Programa da Saúde da Família (PSF) e Núcleo de Educação em Saúde (NES), firmou como meta para 2008 a Adesão ao Projeto de Avaliação para Melhoria da Qualidade da estratégia da Família (AMQ), proposta pelo Ministério da Saúde “para a institucionalização da avaliação da Atenção Básica”.
O Município de Ilhabela tem cobertura de 100% em PSF, constando de 09 (nove) equipes de saúde da família. Iniciaremos o Projeto com uma equipe, estendendo-se às demais gradativamente.
“Nosso objetivo é identificar, através de diretrizes técnicas do Ministério da Saúde, os pontos críticos que impedem o crescimento qualitativo das ações de prevenção em saúde para nossa população, implicando em propostas de implementação para melhoria dos serviços de saúde na atenção primária”, declarou o diretor municipal de Saúde, Márcio Tenório.
Para o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, a implantação deste projeto vem de encontro com o trabalho da administração, que é a melhoria na qualidade de vida para a população. E para completar declarou: “Fico feliz e satisfeito em finalizar a minha gestão, deixando praticamente um posto de saúde básica em cada bairro”. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Maresias recebe 61ª Reunião Comunitária nesta terça-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realiza nesta terça-feira (3/6), às 18h30, na Escola Municipal Edileuza Brasil, localizada no bairro de Maresias, na Costa Sul do município, a 61ª Reunião Comunitária. O encontro é uma oportunidade para que a comunidade possa apresentar suas sugestões e tirar dúvidas com o prefeito e secretários municipais em relação aos serviços executados pela administração municipal.
Esta é a terceira vez que o grupo vai ao bairro que desde o início da atual administração recebeu uma série de benfeitorias. Atualmente, a Prefeitura trabalha na construção da nova creche e da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei). O investimento chega a quase R$ 2 milhões e está em fase de acabamento. A entrega oficial aos moradores deve ocorrer em breve.
Uma outra melhoria que está na etapa final é a edificação das três quadras poliesportivas cobertas. Além disso, a Prefeitura trabalha na pavimentação das principais ruas que dão acesso às unidades escolares. São elas: Rua do Forno, Projetada, Nova Iguaçu e Olímpio Romão César. O investimento é de pouco mais de R$ 2,3 milhões.
O bairro recebeu ainda outras benfeitorias como a implantação de mais de 160 luminárias e a transformação de dois núcleos congelados em Zona de Especial Interesse Social (Zeis). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião domina a Maratona de Revezamento Bertioga-Maresias
Com a participação de mais de 1 mil atletas e percurso de 75 km, quarta edição do evento teve duas equipes de São Sebastião no lugar mais alto do pódio

São Sebastião - A coragem e a resistência foram as principais características da 4ª Maratona de Revezamento Bertioga-Maresias, realizada no último sábado (31/5). Em meio a mais de 1 mil atletas de diversas localidades do Estado, o destaque ficou para as equipes de São Sebastião que conquistaram o tetra-campeonato nas categorias Força Livre Mista (para nove componentes) e Aberta Masculina (para seis integrantes)
Formado pelos atletas Antônio Domingos Ramos, Evaldo de Jesus Souza, Lino do Carmo Mendes, Damiana Coimbra Reis, Giuliano Lúcio dos Santos, Higinio Iran Miranda, Jonis Vieira Silva e Fábio Nunes, o time da categoria Força Livre Mista largou no Forte de Bertioga e percorreu por 75 km com trechos de areia junto ao mar e asfalto. Além disso, os integrantes enfrentaram a serra de Boiçucanga-Maresias, com três quilômetros de subida e outros três de descida até a chegada, localizada na badalada praia da Costa Sul. O tempo total foi de 4h58min01s, mais de 30 minutos de vantagem sobre a equipe Sandra Marcondes, que terminou o percurso na segunda posição com o tempo de 5h28min55s. O terceiro lugar ficou com a Unilever Latitude com o tempo de 5h49min08s.
De acordo com o Antônio Domingos Ramos, capitão da equipe, a conquista consagrou o trabalho desenvolvido pelos esportistas no município. “Nesses quatro anos de Maratona vencemos todas as edições. Não é fácil chegar até aqui, mas com esforço conquistamos mais um título para a nossa cidade”, ressaltou.
O ilhabelense Evaldo de Jesus Souza afirmou que a união foi a arma para atingir o resultado. “Todos fizeram seu papel na prova com muito empenho. Estou muito feliz por fazer parte desse grupo”, salientou.
Já o grupo sebastianense que representou a cidade na categoria Aberta Masculina também teve os mesmos desafios. Formado pelos corredores Gilmar da Silva, Daniel Luís do Prado, Paulo Fernandes da Silva, Evandro Antônio dos Santos, Vital Antônio Vieira e Odilon de Jesus Leandro, o time chegou na linha de chegada com o tempo de 4h37min24s, suficiente para garantir o primeiro troféu de campeão na competição.
Segundo Gilmar da Silva o resultado serve de estímulo para os próximos campeonatos. “A prova não foi fácil porque o tempo estava muito ruim e a maré muito avançada. Esperamos que essa força nos acompanhe em outras competições”.
O primeiro - Apesar das condições irregulares do tempo e do solo, o competidor Joseildo Ferreira do Nascimento, da equipe Costa Hirota, de Bertioga, foi um dos destaques, pois foi o primeiro a cruzar a linha de chegada após 4h25seg51s de maratona.
Com vinte anos de carreira, Joseildo também conquistou seu quarto caneco. “Ganhei três vezes na categoria Absoluto e neste ano decidi mudar para a Força Livre Masculina. Acredito que fiz a escolha certa, pois terminei com mais um título”.
Para Célio Balieiro, da Cia de Eventos, a disputa foi positiva e reafirmou sua importância no cenário de esportes de aventura. “O clima no fim de semana estava bem pesado, com chuva e mar muito revolto. No entanto, percebemos que os atletas se prepararam mais e conseguiram passar pelos obstáculos com poucos problemas”.
Já para a secretária de Esportes, Raquel Buzi, a maratona representa o potencial do município para os esportes de aventura. “O Revezamento Bertioga-Maresias é uma dos eventos mais conhecidos no Estado para os atletas que buscam aliar o esporte e a natureza. Sem falar que é muito especial para a cidade, já que nossas equipes obtiveram bons resultados nas quatro edições realizadas”, concluiu.
A 4ª Maratona de Revezamento Bertioga-Maresias é uma realização da Cia. de Eventos, com patrocínio de Santa Constância e Flets, além do apoio das Prefeituras de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp) e Bertioga, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Polícia Estadual Rodoviária.
Classificação:
Solo Masculino
Agnaldo Sampaio
Solo Feminino
Patrícia Lucindo
Trio Masculino
Buteras Assessoria
Trio Feminino
Cia Fitness
Aberta Masculina
São Sebastião
Aberta Feminino
Educa Guarujá
Aberta Master
Antílope
Aberta Mista
PN Treinamento
Força Livre Masculina
Costa Hirota
Força Livre Feminina
Butterfly
Força Livre Mista
São Sebastião (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Barra do Una conquista categoria Master do Municipal na Costa Sul

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), realizou no fim de semana (31/5 e 1º/6) mais uma rodada do Campeonato Municipal. O principal resultado foi o título da categoria Master na Costa Sul para a equipe do Barra do Una, após a vitória sobre o Boiçucanga por 3 a 0.
A partida foi realizada no campo do bairro de Boiçucanga e teve os gols dos jogadores Daniel e Dílson, que marcou em duas oportunidades. Na disputa por pontos corridos, a vitória rendeu três pontos para os visitantes, que somaram 10 na tabela de classificação contra 9 dos anfitriões. “O nosso grupo jogou muito bem, principalmente no setor de ataque, que deu trabalho para o goleiro adversário”, comentou Benedito Nascimento, volante do Barra do Una.
Já na Veteranos, em jogo realizado no campo de Boiçucanga, o time da casa derrotou o Pau Brasil por 1 a 0 e o Boiçucanga venceu o Gaivota por W.O. Com os resultados, o Boiçucanga se classificou em 1º do grupo B, com 10 pontos, e enfrenta o Vila Baiana, 2º colocado do grupo A, com 8 e o Cambury, 1º do grupo A, com 11 pontos, encara o União de Maresias, 2º lugar no grupo B, com 7 pontos. Os confrontos serão promovidos no próximo domingo (8/6), a partir das 10h, no campo de Boiçucanga.
Adiamento - Devido as fortes chuvas, a rodada que decidiria os campeões das categorias master e veteranos na Costa Norte foi adiada. Os confrontos entre Sebastianense e Guarani, pela master, e Sebastianense e Grêmio de Barequeçaba, pela veteranos, também serão realizados no domingo, a partir das 9h, no Estádio Otoniel Santos. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Palestras marcam comemorações da Semana do Meio Ambiente

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias do Meio Ambiente (Semam) e Educação (Seduc), iniciou nesta segunda-feira (2/6) as comemorações da Semana do Meio Ambiente, com o tema “Por um Planeta Sustentável”, por 2008 ser o Ano Internacional do Planeta Terra.
Logo na abertura, na sede da Fundação Pública “Deodato Santana”, no Centro Histórico, a chefe de Divisão de Educação Ambiental, Christiane Cruz Silva de Morais, falou do objetivo da semana que é sensibilizar de forma vivencial as pessoas para as questões ambientais.
“O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho e precisamos conscientizar as pessoas que o cuidado deve ser diário, precisamos praticar de forma sistêmica e continuada”, explica.
Em seguida a oceanógrafa do Instituto Terra & Mar, Shirley Pacheco, deu início às palestras e falou para os presentes sobre os mamíferos aquáticos do Litoral Norte.
Depois foi a vez do biólogo marinho, Luciano Corrêa de Aquino, que falou sobre a importância do manguezal. “O homem causa um impacto muito grande nos manguezais. Possuímos um ecossistema muito rico e precisamos conscientizar as pessoas da importância de preservá-lo”.
Ainda pela manhã os alunos participaram de mais duas palestras com as divisões de Pesca e de Educação Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente (Semam).
Já na parte da tarde, foi a vez da Polícia Ambiental, Sabesp, Equipe Dengue da Secretaria de Saúde e Divisão de Educação Ambiental, da Semam, darem continuidade às palestras.
Além disso, os alunos participam de diversas atividades como exposições, jogos, brincadeiras, peças teatrais e oficinas.
Na quinta-feira (5/6), às 17h, haverá a solenidade comemorativa à data com a entrega de certificado aos participantes do Programa de Coleta Seletiva em Condomínios. O evento será às 17h, no Teatro Municipal, e contará com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia, secretários municipais e alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos). Na ocasião, o secretário do Meio Ambiente, Teo Balieiro, fará uma palestra para os presentes.
Já para a peça de teatro do dia 7 de junho os expectadores devem levar uma garrafa PET vazia e limpa (2 litros) como ingresso. O material, posteriormente, será transformado em mobiliários como cadeiras, poltronas, pufe, entre outros.
Confira abaixo a programação da Semana

3/6 - Terça-feira
9 às 17h - Exposição "Planeta Sustentável"
9h às 9h30 - Palestra com Fundespa
9h30 às 10h - Palestra com Fundação Florestal
10 às 10h30 - Palestra com Divisão de Recursos Hídricos, da Secretaria do Meio Ambiente
10h30 às 11h - Palestra com Divisão de Educação Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente
14 às 14h30 - Palestra com Divisão de Agricultura da Secretaria do Meio Ambiente.
14h30 às 15h - Palestra com Fundação Animália.
15 às 15h30 - Palestra com Equipe Dengue da Secretaria da Saúde.
15h30 às 16h - Palestra com Divisão de Educação Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente
Local: Antigo Fórum

4/6 - Quarta-feira
9 às 17h - Exposição "Planeta Sustentável"
9 às 17h - Atendimento de Órgãos Ambientais e exposição de fotos do CBH-LN
19 às 19h45 - Palestra: "Como prevenir a Dengue", com Equipe Dengue da Secretaria da Saúde
19h45 às 20h30 - Palestra "Coleta Seletiva de Lixo, como posso ajudar", com Divisão de Educação Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente.
Local: Antigo Fórum

5/6 - Quinta-feira
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
9 às 17h - Exposição "Planeta Sustentável"
9 às 9h30 - Palestra com Cemin, da Secretaria da Saúde
9h30 às 10h- Palestra com Equipe Dengue da Secretaria da Saúde
10 às 10h30- Palestra com Divisão de Educação Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente
10h30 às 11h - Palestra: "Agenda 21"
14 às 14h30 - Palestra: "Agenda 21"
14h30 às 15h - Palestra com a empresa Ecobus
15 às 15h30 - Palestra com Divisão de Pesca, da Secretaria do Meio Ambiente.
10h30 - Palestra com Divisão de Recursos Hídricos, da Secretaria do Meio Ambiente
Local: Antigo Fórum
17h - Solenidade de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, com entrega de certificados aos participantes do Programa de Coleta Seletiva em Condomínios no Teatro Municipal, com a presença do Prefeito, Secretários e participação de estudantes do EJA.
Palestra com o secretário do Meio Ambiente, Teo Balieiro.
Local: Teatro Municipal

6/6 - Sexta-feira
8h30 - Apresentação da Peça Teatral "Páginas e Aventura"
10h30 - Apresentação da Peça Teatral "Páginas e Aventura"
14h - Apresentação da Peça Teatral "Páginas e Aventura"
16h- Apresentação da Peça Teatral "Páginas e Aventura"
Local: Teatro Municipal

7/6 - Sábado
16h- Apresentação da Peça Teatral "Páginas e Aventura".
Local: Teatro Municipal

9/6 - Segunda-feira
17h - Palestra "Água" para professores em HTPC, da EMEI Mundo Encantado/Creche Diva Bernardino, no Canto do Mar

10/6 - Terça-feira
9h - Mutirão da Cidadania, com conscientização, orientação e limpeza do bairro
Local: Centro Histórico

11/6 - Quarta-feira
8 e 14h - Palestra para pais de alunos da EMEI Reino da Alegria sobre o Programa de Coleta de Óleo de Cozinha Usado

13/6 - Sexta-feira
9 às 12h - Mutirão da Cidadania, com conscientização, orientação, limpeza do bairro e plantio de mudas
Local: Maresias (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Universitário de Surf reúne mais de 50 atletas em Maresias

São Sebastião - Com ondas fortes e muita gente bonita, a praia de Maresias, localizada na Costa Sul de São Sebastião, foi no fim de semana (31/5 e 1º/6), o placo da 1ª etapa do 10º Circuito Paulista Universitário de Surf. Mais de 50 competidores marcaram presença na abertura do campeonato, considerado pioneiro e o principal da categoria no país.
Na categoria Masculino Open (principal e voltada para os surfistas que moram e estudam fora da Grande São Paulo), o campeão foi o estudante Maurício Pelé, da União de Ensino Sudoeste do Paraná (Unisep), após conquistar 12,75 pontos na bateria, contra 10 pontos do surfista João Gabriel, 7,50 de Rafael Rocha e 6,65 do atleta Marcio Pelo.
Na Feminino Open, a ganhadora foi Fernanda Infanti, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), que obteve 8,75 pontos na bateria final e derrotou as atletas Luara Munholi, com 8,50, Lívia Lopes, com 5 e Geórgia Paschoal, com 1,90. “A vitória é um sonho pra mim, vou batalhar para chegar mais longe ainda”, afirmou Fernanda.
A novidade desse ano ficou para a inserção da categoria Formados (para os atletas que terminaram o Ensino Superior. A vitória ficou com o surfista Sérgio Petroni.
Para a secretária de Esportes, Raquel Buzi, a competição mostra o desenvolvimento da modalidade no município. “O campeonato é muito importante para São Sebastião, pois alia o estudo ao esporte e contribui para o surgimento de novos surfistas”, comentou.
A 1ª etapa do 10º Circuito Paulista Universitário de Surf foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Surf (Ibrasurf) em parceria com ASPU e Federação Paulista de Surf (FPSurf), com patrocínio da Star Point, Crocs e UOL e apoiado pela William Woo, Reaction Surfboards, Ocean Minded, Band Sports, além da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), e Associação de Surf de São Sebastião (ASSS). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Candidatos ao cargo de motorista do Concurso Público participam de prova prática

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realizou no último domingo (1º/6), na garagem municipal, o exame prático para os 100 primeiros candidatos ao cargo de motoristas que passaram na prova teórica do Concurso Público.
As provas buscaram avaliar a capacidade de adequação funcional dos candidatos, para desenvolver as atividades referentes a função.
De acordo com informações do Departamento de Recursos Humanos (DRH), da Secretaria da Administração, a prova prática é de caráter eliminatório e o candidato não aprovado ou que não compareceu para a realização da mesma, será automaticamente eliminado, conforme o Edital 01/2008 do Concurso Público.
Ainda segundo o DRH, a data prevista para a divulgação do edital com o resultado final da prova prática será no dia 17 de junho nos sites da Prefeitura ( www.saosebastiao.sp.gov.br ) e do Instituto Cetro ( www.institutocetro.org.br ). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Lei de Diretrizes Orçamentária volta à pauta da Câmara de São Sebastião

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião devem votar hoje, dia 3, o parecer conjunto da Comissão de Justiça e Finanças ao Projeto de Lei 21/08, de autoria do Poder Executivo, que estabelece as diretrizes a serem observadas na elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2009.
Após a votação do parecer das Comissões, o projeto será encaminhado à ordem do dia da próxima sessão.
Os vereadores também devem votar o parecer da Comissão de Justiça ao Projeto de Lei 24/08, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Controle e Participação Social do Programa Bolsa Família.
De acordo com o prefeito Juan Garcia, o objetivo do Conselho será contribuir para a construção e manutenção de um cadastro qualificado, garantindo o cadastramento das famílias mais vulneráveis na cidade.
Além disso, visa apoiar a identificação de potenciais beneficiários do Programa Bolsa Família, sobretudo populações tradicionais (isoladas e indígenas) e em situação de extrema pobreza.
O parecer da Comissão de Justiça ao Projeto de Lei 26/08, que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com a Secretaria do Estado de Esporte e Lazer para construção de uma pista de skate também será votado na próxima sessão.
Moções - O vereador Wagner Teixeira vai entregar homenagear com a entrega de moção de aplausos e reconhecimento os atletas Arthur Vargas Bisneto e Thiago Camarão.
A pauta da Câmara de São Sebastião pode ser alterada. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Sindicatos do Porto de São Sebastião assinam contrato de trabalho para operação Mexilhão

São Sebastião - Os sindicatos ligados ao Porto de São Sebastião assinaram hoje, às 10h00, um contrato de trabalho com a empresa CLB - Operadores Portuários e Serviços Marítimos Ltda, responsável pelo embarque dos tubos que serão enviados para a plataforma do Campo de Mexilhões.
O contrato foi assinado pelo presidente do Sindicato dos Estivadores, vereador Robson Ceará (PPS); presidente do Sindicato dos Arrumadores, Juan Francisco de Oliveira; diretor do Sindicato dos Conferentes, Sérgio Luiz Barbosa, e o presidente diretor da CLB.
De acordo com o vereador Robson Ceará, o embarque dos tubos está previsto para iniciar no dia 15 de junho e, além dos funcionários do Dersa, 175 funcionários avulsos serão contratados para atuar nesta operação, cujo prazo de duração será de 7 meses, no mínimo.
"Esse contrato estabelece as regras de trabalhos e estava sendo aguardado pelos funcionários", conta o vereador.
O porto de São Sebastião será a base logística de envio de suprimentos para a implantação do Projeto Mexilhão da Petrobras.
Do local sairá toda a linha do gasoduto marítimo, composta por cerca de 12 mil tubos de 34 polegadas de diâmetro, além dos equipamentos, combustíveis e gêneros alimentícios necessários à operação. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Curso de Transporte de Produtos Radioativos

São Sebastião - O Curso Transporte de Produtos Radioativos ministrado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) é vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e gerido técnica e administrativamente pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Também é associado à Universidade de São Paulo (USP) para fins de ensino, pesquisa e pós-graduação. Informando que este curso é parte integrante do processo de formação oferecido aos do integrantes do GTEAR (Grupo de Trabalho em Emergências ambientais), do CBH-LN.
Data: 10/06/2008
Horário: das 14:00h às 18:00h.
Local: FASS - Faculdade de São Sebastião localizada a Rua Agripino José do Nascimento, nº 177 - Vila Amélia - Centro - São Sebastião
Favor enviar comunicação de participação até o dia 06/06/08 para o e-mail cbhlnorte@gmail.com, com nome completo, endereço de e-mail, instituição e telefone.
Contato para dúvidas: S.E do CBH-LN (12)3832.3816 com Lenina, Marcio ou Tânia. (Fonte: CBH-LN)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Vítima de afogamento na praia da Sununga ainda não foi localizada

Ubatuba - Um homem, vítima de afogamento na tarde de sábado, às 18h20, na praia da Sununga, ainda não foi encontrado pelo Salvamar de Ubatuba. Segundo informações do Copisalvamar do Guarujá, o mar no local estava revolto há uma semana e ele teria entrado no mar sozinho.
Até às 19h de ontem, botes, motos aquáticas e guarda-vidas tentavam localizá-lo. Hoje, as buscas seriam retomadas a partir das 7h, de acordo com o Copisalvamar.
Outros detalhes sobre a vítima não serão fornecidos pelo Salvamar, enquanto ele não for localizado. O que já se sabe é que ele não era morador de Ubatuba. A família já foi avisada e aguarda notícias.
Vítima de afogamento na praia da Sununga ainda não foi localizada. (Fonte: Imprensa Livre)

Inaugurado mais um empreendimento sob orientação do PAE de Ubatuba

Ubatuba - No último dia 26, foi inaugurado na cidade mais um empreendimento sob orientação do Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba, o “Solução- Prestação de Serviços em Cobranças”.
Patrícia Alves Vieira Dias, gerente de crédito e responsável por este empreendimento contou que os serviços oferecidos pela “Solução” vão desde a cobrança amigável de títulos extrajudiciais, como por exemplo, cheques, notas promissórias e duplicatas, podendo até, se for de interesse do cliente, providenciar a cobrança judicial.
O Sebrae dispõe de uma série de ferramentas que abordam em cada atividade empresarial as questões mais importantes para quem decide montar seu próprio negócio. Em linguagem fácil, orienta sobre os aspectos de gestão do negócio e da legislação pertinente.
Segundo um dos agentes de desenvolvimento do PAE de Ubatuba, Alexandra Carvalho, o empreendedor recebe orientações gratuitas desde plano de negócios, investimento inicial, custos e despesas até preços de vendas, atração de clientes e apuração de resultados. “O atendimento varia conforme o negócio, no caso desse empreendimento, o atendimento teve a duração de aproximadamente uns quatro meses, pois o planejamento deste tipo de serviço costuma ser um pouco mais moroso”, explicou a agente.
Patrícia afirmou que a orientação do Sebrae foi de extrema importância para viabilizar a abertura de seu negócio. “Fiquei bastante satisfeita com o atendimento do PAE de Ubatuba. Os agentes são altamente qualificados e me ajudou muito. Foram mais de quatro meses de conversas, reuniões e orientações. Inaugurei meu estabelecimento preparada e sem nenhuma dúvida”, contou.
Para obter mais informações sobre este novo empreendimento entre em contato pelo telefone 3833 6553, ou através do e-mail: solucaocobranca@hotmail.com 
O Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Ubatubaestá situado à Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro- (no prédio da Associação Comercial de Ubatuba) e além de possuir dois agentes de desenvolvimento para o atendimento, possui várias cartilhas, materiais impressos, fôlderes, livros, que auxiliam nos atendimentos pessoais realizados no local.
O atendimento do PAE é realizado de 2ª à 6ª-feira, das 9h00 às 18h00. (Fonte: ACIU)

Ubatuba confirma 3 navios na temporada

Ubatuba - Ubatuba entrou oficialmente no roteiro dos transatlânticos para a próxima temporada. A empresa Island Cruises confirmou três escalas no município, entre os meses de janeiro a março. O Island Escape havia feito duas paradas na cidade em caráter de teste no início do ano. "Estamos aguardando a confirmação de outras empresas que deverão fazer paradas experimentais em Ubatuba no início de 2009", afirmou o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe Azevedo. As escalas do Island Escape serão nos dias 22 de janeiro, 19 de fevereiro e 5 de marco. (Fonte: ValeParaibano)

Unidade de Saúde do Bairro Estufa I passa a funcionar em imóvel próprio
A unidade agora funciona onde era o antigo templo da Seicho No Ie, um espaço cedido pela prefeitura. Com a construção do novo templo, as antigas instalações foram transformadas na Unidade de Saúde da Família

Ubatuba - A comunidade do Bairro Estufa I recebeu, na última sexta-feira, 29, uma grande conquista. O bairro agora possui uma Unidade de Saúde da Família com sede própria, totalmente estruturada para o atendimento à população. Graças a esta realização da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, os moradores desta região não precisarão mais se deslocar para o centro da cidade para receber atendimento.
A unidade agora funciona onde era o antigo templo da Seicho No Ie, que era um espaço cedido pela prefeitura. Com a construção do novo templo, as antigas instalações voltaram para a posse da prefeitura e foram transformadas na Unidade de Saúde da Família do Bairro Estufa I.
O ex-vereador João Mazieiro, representando a Seicho No Ie, afirmou que foi uma grande luta para transformar o espaço em Unidade de Saúde e entregá-lo à comunidade. “Foram meses reunindo documentos para conseguirmos esta vitória. Felizmente, o prefeito Eduardo Cesar teve a sensibilidade de perceber este anseio da comunidade da Estufa e agora nós temos uma unidade no bairro, em imóvel próprio. Isto é muito gratificante.”
Respeito ao cidadão - A presidente da Associação do Bairro Estufa (Sabe), Esmeralda Paiva, afirma que a Unidade instalada no próprio bairro trará maior conforto à comunidade. “Esta é uma conquista muito importante para nós, porque até então, as mulheres grávidas, senhoras e pessoas com dificuldade de locomoção tinham que se deslocar até o centro para receber atendimento. Agora, ficou tudo mais fácil.”
O prefeito Eduardo Cesar esteve na solenidade de inauguração e afirmou estar muito feliz com mais esta melhoria realizada no bairro da Estufa. “Fico orgulhoso ao perceber que Ubatuba respira hoje novos ares, em todos os sentidos. Isso só é possível quando se trabalha com seriedade. Não se transforma uma cidade sem coragem e transparência. Foi com esta atitude que conseguimos assumir a Santa Casa, retirar o parque da Avenida Iperoig, implantar o sistema cicloviário, trazer os navios para Ubatuba e construir o Corpo de Bombeiros, entre tantas outras coisas que já fizemos e as que estão por vir.”
O secretário de Saúde, Clingel Frota, afirma que a área da saúde vislumbra novas expectativas. “Estamos construindo novas unidades, como no Araribá, Sesmarias e Rio Escuro. Em breve, inauguraremos também a Farmácia Popular e o ambulatório para pequenas cirurgias. Isso tudo só é possível quando colocamos o coração à frente da administração.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Estufa I recebe atendimentos médicos com a Caravana da Saúde
Além dos atendimentos, cerca de cem guardas-mirins participaram de uma palestra sobre saúde bucal e assistiram a um teatro de fantoches sobre a prevenção e tratamento da tuberculose

Ubatuba - O bairro Estufa I, na região central de Ubatuba, foi o mais recente contemplado com o projeto Caravana da Saúde. No último sábado, 30, centenas de pessoas estiveram na Emei Dinorah Pereira de Souza em busca de orientações e atendimentos em diversas especialidades, como ginecologia, pediatria, nutrição e clínica geral. Também foram realizados agendamentos para esterilização de cães e gatos e para atendimentos odontológicos. A equipe de combate à dengue participou, prestando orientações sobre a luta contra o Aedes Aegipty.
Ana Maria Ribeiro Cavalcante, que é diabética e moradora da Estufa I há mais de 20 anos, realizou o exame de glicemia: “este evento da prefeitura facilita muito, pois fica muito mais fácil sermos atendidos em nosso próprio bairro. É a primeira vez que vejo um evento como este aqui e quero dizer que fui muito bem atendida”.
A gestante Genivalda Pedroso também aprovou: “é muito bom termos estes atendimentos aqui no bairro; é algo que ajuda bastante, pois se diagnosticamos algum problema aqui, recebemos orientação para procurarmos os atendimentos especializados”, disse Genivalda, que também levou o filho para marcar uma consulta odontológica.
Além dos atendimentos, cerca de cem guardas-mirins participaram de uma palestra sobre saúde bucal, com a dentista Maria das Graças Gil Mattos e assistiram a um teatro de fantoches sobre a prevenção e tratamento da tuberculose.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, esteve presente: “Nossa intenção é promover a saúde através da prevenção e da orientação e a Caravana da Saúde é um projeto que tem dado ótimos frutos, levando atendimentos aos mais diversos bairros e facilitando a vida do munícipe que tem dificuldade de se locomover até o centro para ter uma consulta médica”. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba comemora centenário da imigração japonesa
Programação terá atrações culturais, culinária típica e shows; evento será realizado na Avenida Iperoig

Ubatuba - De 13 a 15 de junho Ubatuba participará das comemorações do Centenário da Imigração Japão-Brasil. A Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ubatuba, a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) e a Associação Nipo Brasileira de Ubatuba (Anibra) elaboraram uma programação com atrações culturais, culinária típica e shows. O evento será realizado na Avenida Iperoig, no centro de Ubatuba.
Na sexta-feira, 13, às 19h30 acontece a abertura do evento, com a execução dos hinos nacionais do Brasil e do Japão e a realização de cerimônias típicas japonesas. A primeira será a cerimônia Kagami Wari, onde a quebra do barril de saquê é feita pelas autoridades presentes desejando a todos o sucesso da festa. Na seqüência, haverá a cerimônia Mochitsuki, onde o locutor da festa falará do significado do moti (bolinho de arroz). O pilão para o preparo do moti estará em uma tenda próxima ao palco e ao descer do palco as autoridades se dirigiram até a tenda para experimentarem o moti.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, diz que para a cidade é uma honra participar dessa comemoração centenária. “Fizemos questão de incluir Ubatuba nessa comemoração dos 100 da imigração japonesa porque eles também fazem parte da nossa história, com muitas famílias japonesa hoje instaladas aqui em nossa cidade”, disse o prefeito.

Dia 13, a programação será a seguinte:
20 horas – Apresentação de Odori - ANIBRA
20h30 – Apresentação de dança – Escola Dominique
21 horas – Apresentação de dança japonesa individual
21h20 – Apresentação de dança – Academia da Jerusa
21h30 - Apresentação da ESCOLATA
22 horas – Apresentação da Dança da Fita

Dia 14 – Sábado
19h30 – Apresentação de Katá
20 horas – Apresentação de Taikô
20h30 – Apresentação de Odori
21h00 – Apresentação da Escolata
21h20 – Apresentação da Academia da Jerusa
21h30 - Apresentação de dança individual japonesa
22 horas – Apresentação de Taikô

Dia 15 – Domingo
O restaurante estará aberto a partir das 17 horas
17 horas – Música japonesa ambiente
18 horas – Apresentação de Odori
19 horas – Apresentação de dança individual japonesa
Nos intervalos de cada apresentação haverá música ambiente japonesa

Exposição na Fundart - De 12 a 22 de junho acontece na Fundart a exposição de peças do acervo das famílias da Anibra. Poderão ser vistos durante a exposição roupas, medalhas, bonecos, espadas, utensílios domésticos, fotos, leques, entre outros objetos que retratam a cultura japonesa. A exposição fica aberta ao público das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas de segunda a sexta-feira e aos sábados e domingos das 18 às 22 horas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

3º Festival de Inverno “Sol e Mar” da Região Sul de Ubatuba

Ubatuba - Promovido pela Prefeitura Municipal de Ubatuba em parceria com a ABAMVITUR – Associação da Baia do Mar virado para o Turismo da Região Sul, SETUR e FUNDART, o 3º Festival de Inverno “Sol e Mar”, que conta com a abertura no dia 04/07 sexta - feira com sucesso total, sed estendendo ao longo de todos os finais de semana, o Evento conta com muita cultura e arte.
Neste ano a novidade será a 1ª Feira da Nações da Região Sul, nos dias 16, 17, 18 e 19 de julho, com uma maravilhosa Praça de Alimentação das Associações da Região Sul.
Com muitas apresentações de cultura e arte, sempre a partir das 20 horas, na Praça de Eventos da Praia da Maranduba.

Cinema: SEMANA DE 30/05 A 12/06/2008
Lançamento Mundial
Um filme da Lucas Fim , dirigido por Steven Spielberg com Harryson Ford
Indiana Jones e o reino da caveira de cristal.
ás 16:30 - 18:50 - 21:10hs
cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Sinais humanos

Que risos riam,
que choros choravam,
que tristezas guardavam,
que alegrias externavam,
que cirandas bailavam,
que jongos jogavam,
os homens, as mulheres,
os escravos e patrões
dos séculos passados?
Quem quiser saber
que vá perguntar
às árvores e cipós
que abraçam as ruínas
das paredes e colunas
da Fazenda Lagoinha.

Pássaros de minha terra

Qualquer um pode escutar,
mas onde achar
o pássaro alma de gato
no meio do mato?
Qualquer sabe olhar,
mas quem há de acompanhar
o risco do vôo
do passarinho beija-flor?
Qualquer um pode sentir,
mas quem poderá explicar
a melancolia do canto do Sem-Fim
e tanto sentimento
em um só passarim?

Pássaros de minha terra

Qualquer um pode escutar,
mas onde achar
o pássaro alma de gato
no meio do mato?
Qualquer sabe olhar,
mas quem há de acompanhar
o risco do vôo
do passarinho beija-flor?
Qualquer um pode sentir,
mas quem poderá explicar
a melancolia do canto do Sem-Fim
e tanto sentimento
em um só passarim?

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Bagulho na Calcinha

A matéria de tráfico de entorpecentes ocorrida na Rua Affonso Pena, em Caraguatatuba, seria algo corriqueiro, se não fosse o 'modus operandis' do traficante: ele se fantasiava de travesti para fazer tráfico...a droga(crack) estava na calcinha...

Milton Ribas
104,9 FM - Caraguatatuba, SP

A Solidão de um Paraíso

Nem sempre criar proibições é a maneira mais eficaz para se preservar, ou educar qualquer comportamento, sem criar soluções. Não é apenas ditar regras à base de repressão, como é o caso do Meio Ambiente, em Ubatuba.
Todos nós temos consciência da necessidade de se preservar o mar, a terra e o ar, mas, sem causar a miséria que, com certeza, é a maior inimiga do Meio Ambiente.
Ubatuba já teve seus tempos áureos, com a exploração do granito verde, atividade que, hoje, está proibida. Mas, sem nenhuma alternativa de trabalho aos profissionais do setor. Alguns tiveram de se adaptar em outras profissões e outros passam por dificuldades, até hoje.
Estas lembranças nos transportam também, para outras atividades que foram, uma a uma, sendo aniquiladas pelos ambientalistas de plantão, em nome da Natureza, que alguns deles, só ouviram falar, pois vivem entre as quatro paredes de seus gabinetes.
Quem não se lembra das plantações de hortaliças do nosso Município que, em época de entressafra, representava 50 por cento dos produtos comercializados no CEAGESP de São Paulo e proporcionava em Ubatuba, emprego certo. Mas, o prejuízo não fica só aí. A audácia do Meio Ambiente foi sem precedente. Pararam as construções civis, o trabalho dos areeiros, dos barreiros, motivo de grandes transtornos, que chegaram a tal ponto, que a própria Prefeitura, vive impedida de fazer manutenção nas ruas, por falta de material. Acabaram também, com a música nososques, além de outras atividades. Corre ainda, um processo na Justiça para fechar a fábrica de gelo, equipamento imprescindível e vital no apoio à pesca e no desenvolvimento social do pescador. Não há como se ter outra visão. A santa inquisição ambiental decretou o embargo econômico do Município. Ubatuba acabou se transformando em um grande campo de concentração de desempregados e, o que é o pior, sem qualquer perspectiva.
O setor pesqueiro também vem, há muito, sofrendo pressões por parte dos órgãos ambientais. Mas, tem resistido a duras penas, embora, estas tais pressões já fizeram com que algumas pessoas desistissem da atividade e outras se encontram à beira da miséria. Agora, vem a Secretaria do Meio Ambiente querendo empurrar goela abaixo do pescador, a criação de mais uma grande dificuldade, a APA, que poderá acabar com a pesca.
Ao contrário do que esclareceu o secretário Xico Graziano, que a criação da APA possibilitaria maior eficácia na fiscalização das embarcações industriais e de bandeiras estrangeiras, com a aquisição de lanchas e homens treinados, isso não é verdade, posso assegurar. Quem de nós não sabe que as embarcações de grande porte, de bandeira brasileira, que são as que pertencem às grandes indústrias, estão 100 por cento documentadas e farão suas atividades fora da zona de APA a ser criada e do zoneamento costeiro já existente? Portando, só perde o artesanal. As embarcações estrangeiras, também documentadas, têm convênio com o governo brasileiro para atuarem em nossas águas. Além do mais, elas devem ter equipamentos de navegação e licença que, é bem capaz, que os nossos órgãos fiscalizadores desconheçam. É importante que tomem cuidado, porque correm risco de ser presos no ato da fiscalização, ou de provocar uma crise diplomática entre países. A quem será que querem enganar?
Existe muito mais coisa a ser comentada, mas vejo que já dá para se ter uma idéia da dificuldade que Ubatuba e o seu povo vêm passando, por falta de clareza em relação às atitudes que são tomadas, sem ao menos ouvir a população.
Quero aqui, deixar minha contribuição a favor da pesca e um NÃO a APA, que não vai proteger nada, apenas criar confusão e prejudicar aqueles que menos podem.

Minhas sugestões são as seguintes:
1º - Extinguir o convênio com embarcações estrangeiras.
2º - Mudar o defeso existente.
3º - Preservar os manguezais que ainda existem.
4º - Que todos os navios façam a limpeza dos porões antes de desatracar dos terminais, principalmente, os petroleiros.
5º - Investir no saneamento básico.
6º - Acabar com o Pato d'água ou Biguá, em nosso Município.
7º - Proibir o uso de equipamentos de alta tecnologia na localização de cardumes.

Pequenas mudanças, certamente, devem contribuir muito com o Meio Ambiente, porque, por enquanto, por causa das atitudes ditatoriais, continuo achando que:
"O ½ ambiente é um vírus em mutação - provoca falência múltipla do povo".

Antonio Epifânio
Ubatuba, SP

 

Assista a TV Litoral Virtual
Clique na tela abaixo para iniciar a transmissão

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Garça  © Emilio Campi

Garça
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor