Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 10 de Junho de 2008 - Nº 1986 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
Cetesb da região continua parada e licenciamentos podem atrasar
Ubatuba e Ilhabela devem receber esta semana totens para indicar a qualidade da água


Caraguatatuba
Cerca de 4 mil participaram da missa em homenagem a Santo Antônio
Acalento corre o risco de fechar e pede apoio do empresariado local
Alunos do ensino fundamental participam do programa “Jovens Empreendedores”
Caraguá espera visita de Lula no dia 17
Município pode virar uma ilha até 2100, apontam estudos
Comunidade do Pegorelli recebe "Show nos Bairros" neste sábado 14
Equipe de Atletismo de Caraguá é destaque em competição no final de semana
Judô e Karatê de Caraguá conquistaram medalhas no último final de semana
Tenistas de Caraguá vencem seus jogos em competição no Vale
Caraguá vai participar da 9ª "Gincana da Solidariedade"
Fundo Social distribui 1.500 peças de roupa na Tarde Festiva do Jaraguazinho
Gobetti faz Moção de Repúdio ao Consórcio do Gás
Executivo e Vereadores dividem Pauta da Câmara

Ilhabela
Cuide de Ilhabela Brincando
Município cria programação especial para o meio ambiente durante todo o mês de junho
Audiência Pública discute atuação dos Conselhos Municipais

São Sebastião
São Sebastião restaura dez prédios históricos
Prefeitura e Fiesp defendem instalação de estaleiro em São Sebastião
Associação dos Servidores promove feira de roupas e sapatos
Funcionários do Hospital e do Pronto Socorro recebem treinamento sobre higienização
AMPO realiza plantio de árvores em comemoração ao Dia do Meio Ambiente
Prefeitura consegue licença para instalar Parque de Valorização de Resíduos Urbanos
E.M. Antônio Luiz Monteiro realiza projeto de preservação ao meio ambiente
Emoção e agradecimento marcam lançamento das obras do Hospital de Clínicas

Ubatuba
Sebrae desenvolverá curso para pequeno produtor em Ubatuba
"Saiba Mais" Empresário
Mesmo sem feriados prolongados, setor hoteleiro revela otimismo com segundo semestre
Bolsas retornáveis fazem sucesso em Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Cetesb da região continua parada e licenciamentos podem atrasar

Litoral Norte - Os funcionários da Cetesb da região continuam em greve por tempo indeterminado assim como a categoria em todo o Estado. Segundo o gerente da Cetesb, no Litoral Norte, João Milanelli, somente ele está trabalhando. Não há atendimento ao público, nem protocolo está sendo emitido. “Apenas emergência funciona”, disse Milanelli, que não descartou atrasos em emissões de licenciamentos, que se encontram sendo analisados no setor.
Os trabalhadores da Cetesb aprovaram na assembléia realizada na manhã de ontem a manutenção da greve. A empresa não apresentou nenhuma proposta até o momento. Uma nova assembléia será realizada às 10h na segunda-feira, em frente à Sede da Companhia, em São Paulo. A greve tinha sido decidida em assembléia no dia 29 de maio, quando os trabalhadores da Cetesb decidiram paralisar as atividades a partir do dia 4 de junho.
Segundo o Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente) do Estado de São Paulo, entre os pontos de discordância na proposta da empresa estão: mudanças no Plano Médico, no auxílio-doença, exclusão do convênio livraria/papelaria e a exclusão da liberação dos delegados sindicais, além do reajuste salarial. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba e Ilhabela devem receber esta semana totens para indicar a qualidade da água

Litoral Norte - De acordo com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), as cidades de Ubatuba e Ilhabela devem receber esta semana, pelo menos, um dos equipamentos novos que estão sendo instalados para informar se a praia está própria ou imprópria para o banho. As sinalizações feitas por bandeiras com as cores verde e vermelha, que informam a qualidade da praia para o banho de mar, começaram a ser substituídas por totens luminosos, na semana passada, já em algumas praias do estado de São Paulo.
Com quatro metros de altura, dotados de sistema de comunicação remota e alimentados por energia solar, os totens divulgarão on-line a qualidade das praias através de sistemas de led´s com as cores verde e vermelha. Os seis primeiros totens entraram em funcionamento, num total de 155 que serão instalados em 134 praias da Baixada Santista, em pontos hoje monitorados pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). A entrega oficial do equipamento foi na praia de Pitangueiras, no Guarujá.
Outros cinco totens também entrarão em operação nas praias de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Ilha Comprida e Iguape.
O Litoral Norte está no cronograma e Ubatuba e Ilhabela devem receber pelo menos um equipamento já nesta semana, segundo a Cetesb. Até o final de 2008, as demais praias deste trecho do litoral também serão beneficiadas. Os painéis luminosos terão mensagens variáveis para segurança rodoviária e divulgação de informações públicas.
Segundo o engenheiro da diretoria de Engenharia e Tecnologia e Qualidade Ambiental, Mauro de Souza Teixeira, em Ubatuba está prevista a colocação de totens em 26 pontos da rede, 12 em Ilhabela, 15 em Caraguatatuba e 29 em São Sebastião.
“O que vai mudar é a forma de gerar essa informação (monitoramento), tendo esses dados em mãos, técnicos da Cetesb circulam pelo litoral para trocar essas bandeiras. Com o tóten solar iluminado, esse trabalho não será necessário, porque o painel opera com energia solar e a transmissão de dados é feita por tecnologia de telefonia celular de banda larga”, exemplificou o engenheiro.
Segundo dados da Cetesb, a empresa monitora 230 quilômetros de praias, o que resulta em um ponto a cada 1,6 quilômetro, em média. Atualmente, o monitoramento continua sendo por meio de coletas semanais de água do mar, as quais são encaminhadas para análises microbiológicas para a determinação de enterococos (que servem de indicadores de poluição fecal). São feitas aproximadamente 600 análises mensais, número que se eleva para 900 nos meses de verão, totalizando 8 mil análises anuais.
A partir dos resultados é impresso boletim semanal com a classificação das praias quanto à sua qualidade em termos de balneabilidade, e realizada a sinalização dos locais monitorados por meio de bandeiras. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Cerca de 4 mil participaram da missa em homenagem a Santo Antônio
O prefeito Aguilar subiu até o mirante a pé, ao lado da população, logo após inaugurar a pavimentação e drenagem do morro

Caraguatatuba - Muitas famílias caraguatatubenses tiveram uma manhã especial no último domingo, participando da missa em homenagem ao padroeiro da cidade no topo do morro Santo Antônio, onde reuniu aproximadamente 4 mil pessoas, que assistiram a cerimônia feita pelo bispo diocesano Dom Altieri e contou com a presença dos Padres Marcos (Santo Antônio) e Alessandro (Divino Espírito Santo).
O prefeito José Pereira de Aguilar chegou ao mirante a pé, ao lado da primeira dama, Rasângela Leite Carrijo de Aguilar, e fez questão de acompanhar a população na data tão especial. "Essa cerimônia foi com certeza uma das mais importantes que Caraguá já teve. Um fato que ficará marcado e que muito me emocionou", frisou Aguilar.
"Essa missa de hoje (domingo) tem um significado especial, devido a expectativa que se gerou em torno da dificuldade em se ter a imagem de Santo Antônio em cima do morro. Acredito que Deus escreve certo por linhas tortas, e essa benção de Deus foi providencial", disse o Padre, lembrando também do resgate não só religioso, mas também histórico.
"Não podemos esquecer que graças a Matriz Santo Antônio, Caraguá foi emancipada e também através da Matriz, a cidade renasceu, já que com a catástrofe, muitas crianças foram salvas e tiveram abrigos e ajuda de freis e de outros membros da igreja. A cidade estava deserta depois da enchente, ninguém queria vir para cá, com medo, mas depois, muitos voltaram para agradecer e Caraguá foi reestruturada", lembrou.
O esforço do prefeito do município em construir a imagem de Santo Antônio no mirante foi reconhecido pelo Padre. "O Aguilar foi de grande importância para essa data especial. O prefeito trouxe a verdade histórica. Lutou por isso. Agradecemos de coração o Aguilar por ter colocado essa imagem", comentou.
Na década de 50 foi construído um monumento de Morro Santo Antônio que foi depredado entre os anos 80 e 90. Desde então, havia um compromisso com a população de se fazer uma nova imagem do padroeiro.
Como parte do evento, uma réplica de Santo Antônio desceu de asa delta e foi levada para a igreja Matriz.
Para a ida até o topo do Morro Santo Antônio, jipeiros de Caraguá e a SESEP (Secretaria de Serviços Públicos) ajudaram com o transporte. A Secretaria de Turismo organizou a estrutura no mirante e disponibilizou frutas e água para a população que compareceu em peso a missa.
A manhã especial de domingo começou com a inauguração do acesso ao morro, que leva o nome do padroeiro de Caraguatatuba, comemorado no dia 13 de junho.
Os 2 km de estrada, agora pavimentada e com drenagem, ganhou o nome do ex-vereador Ivan Ferreira Fonseca, um dos responsáveis em abrir a estrada, na década de 50 e que marcou história em Caraguatatuba, sendo também secretário da Prefeitura Municipal.
A viúva, dona Jandyra, junto com os filhos e netos compareceu à cerimônia de inauguração.
Aguilar afirmou que com a obra, o turismo terá muito a ganhar. "Essa pavimentação vai favorecer o turismo religioso, ainda mais com a conclusão do monumento e também o turismo esportivo, já que contamos com as rampa de Vôo Livre. Sem contar com a vista geral que temos da orla marítima da cidade, uma das mais bonitas, sem dúvida nenhuma, de nossa região", destacou o prefeito.
Durante a cerimônia, Aguilar comunicou a conclusão do monumento de Santo Antônio, a partir do desembargo da obra, através da Justiça Federal. Assim, dia 13, acontecerá a inauguração do monumento e da iluminação da imagem do padroeiro de Caraguá. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Acalento corre o risco de fechar e pede apoio do empresariado local

Caraguatatuba - Os desafios impostos pela doença às crianças e adolescentes vítimas de erros médicos durante o parto, são tão grandes quanto a abnegação de quem se dispõe a ajudá-las. Um exemplo é a Ong Acalento (Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano), que trabalha com voluntários e uma equipe multidisciplinar na reabilitação de crianças com paralisia cerebral, jovens, adultos e idosos que se tornaram portadores de deficiência e deixaram de experimentar as possibilidades, que um simples ato de se mover pode oferecer.
Com cerca de 3 anos de funcionamento, a Acalento só não corre o risco de fechar, porque conta com a solidariedade de sua equipe composta por fisioterapeutas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, psicólogas, pedagogas e assistentes sociais. Eles se mobilizaram na busca de recursos para a única instituição do gênero, que atende pacientes do Litoral Norte e oferece hidroterapia, equoterapia e dançaterapia. Localizada numa área de 13 mil m2, no bairro Porto Novo, em Caraguatatuba, conta apenas com a ajuda dos empresários daquele município, mas mantém suas portas abertas três vezes por semana (segunda,quarta e sexta) para novos pacientes. Atualmente, a Acalento atende cerca de 80 pessoas na equoterapia e 50 nas aulas de dançaterapia.
“O Felipe foi nosso primeiro paciente. Ele mora em Ilhabela, é vítima de erro médico durante o parto, ficou com paralisia cerebral e nos visita uma vez por semana. Na primeira sessão de equoterapia, ele levantou a cabeça”, conta emocionada a Terapeuta Ocupacional, Cíntia Regina dos Santos, uma das pioneiras no trabalho de equoterapia – um método terapêutico reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina, em 1997.
Outro caso que chama atenção é do Tiago, um menino de 5 anos também com paralisia cerebral – uma doença que retira toda a mobilidade física. Os pais vivem de forma simples, em Ubatuba, tem mais dois filhos e trazem o menino uma vez por semana, que está há dois meses em tratamento.
Há 3 anos, a menina Nádia, moradora de São Sebastião, chegou na Acalento sem controle de tronco, magra e com complicações respiratórias. “Ela não tinha comunicação facial”, disse a fisioterapeuta, Roberta Beghini Santos. Neste caso, Nádia nasceu normal, porém, um câncer cerebral benigno foi descoberto e, durante a cirurgia de retirada do tumor, outro erro médico causou a paralisia parcial de todos os movimentos. “Agora ela já sorri, chora e consegue sustentar a cabeça”, contou a fisioterapeuta.
“O que parece pouco para muitos; para nós é um enorme avanço no desenvolvimento das capacidades dessas crianças”, explica a fisioterapeuta, Mariana Gomes Alves.
Para o perfeito funcionamento de suas instalações e pagamento dos profissionais, a Ong necessitaria de um recurso 300% maior do que o valor arrecadado atualmente.
“Nós fazemos um trabalho social, educacional e de saúde. Cerca de 40% dos pacientes são das demais cidades do litoral”, comenta a assistente social da entidade, Luzia Ozório Gonçalves, referindo-se ao fato de possuir ajuda apenas do empresariado de Caraguatatuba.
De fato, a Ong Acalento atua na reabilitação física, mental e social de crianças, jovens e adultos.
No aspecto estrutural, a entidade procura parceiros que possam colaborar com a aquisição de coberturas para a piscina e a pista dos cavalos – um equipamento imprescindível para as aulas de hidroterapia e equoterapia no inverno e em dias chuvosos.
A Acalento também recebe cavalos doados, que devem ser mais velhos, dóceis e obedecer aos comandos dos profissionais.
O ideal, segundo a técnica em veterinária, Daniela de Moraes, seria obter um potro sem raça definida para treiná-lo em doma racional - o adestramento baseado no princípio da não violência. Dos quatro cavalos adquiridos, a Shantala nasceu com o talento para a equoterapia – uma égua misturada com a raça árabe, que tem passos longos e uma postura elegante. “A doação só não pode ser de cavalos doentes, com problemas nas articulações e mal domados”, disse Moraes. Para conhecer melhor o trabalho da Acalento, visite o site www.acalento.org ou entre em contato pelo e-mail acalento@acalento.org
Serviço
Local: A Acalento fica na avenida Miramar, 6980, no bairro Porto Novo, em Caraguatatuba.
Informações pelos telefones: (12) 3887-9043 ou 9793-0012 com Luzia Gonçalves
Visitação: Toda segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 17h
Doações: As doações podem ser feitas pessoalmente no local ou via depósito na agência do Banco Itaú: 0248 – Conta corrente nº: 45843-2. É importante lembrar, que as doações são espontâneas e a entidade não autoriza ninguém a pedir dinheiro em nome da Acalento. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá espera visita de Lula no dia 17

Caraguatatuba - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aguardado em Caraguatatuba no próximo 17 para visitar as obras da UTG (Unidade de Tratamento de Gás) da Petrobras.
A comitiva presidencial deve comparecer à antiga Fazenda Serramar, onde funcionará a base da estatal, às 11h.
Lula deverá estar acompanhado do presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e de ministros de Estado.
Antes, o presidente visitará Cubatão. Após a passagem por Caraguá, o petista deverá se deslocar para Angra dos Reis (RJ).
Integrada ao projeto Mexilhão, a UTG terá o nome de Monteiro Lobato, em homenagem ao escritor nascido em Taubaté.
Na unidade haverá a separação do gás, do condensado e a produção do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). O gás natural será transportado por gasoduto até a estação de Taubaté, que se interliga com outro, o Campinas-Rio.
O condensado de gás natural será enviado ao Tebar, em São Sebastião. Já o GLP será distribuído ao mercado consumidor.
AGENDA- Desde que assumiu a presidência da República, em janeiro de 2003, Lula esteve no Vale do Paraíba em oito oportunidades.
A última incursão pela região foi em agosto do ano passado, quando ele prestigiou em São José a solenidade de assinatura de contrato de fornecimento de jatos da Embraer para com a empresa BRA, hoje em processo falimentar. (Fonte: ValeParaibano)

Alunos do ensino fundamental participam do programa “Jovens Empreendedores”

Caraguatatuba - A Secretaria da Educação de Caraguatatuba aplicará nas escolas municipais do município o programa “Jovens Empreendedores – Primeiros Passos”, que visa preparar crianças e jovens, de 7 a 14 anos do ensino fundamental, para os desafios futuros do mercado de trabalho.
O curso é desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e tem por objetivo disseminar a cultura empreendedora entre os jovens e ensiná-los a como dar os primeiros passos rumo ao sucesso profissional.
No inicio deste mês, professores e coordenadores participaram de uma capacitação para início da aplicação do projeto nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) da cidade.
Inicialmente, as EMEFs Prof. Oswaldo Ferreira; Prof.ª Aída de Castro Grazioli, Rio do Ouro; Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, Tinga; Prof. João Batista Gardelin, Poiares; e Prof.ª Maria Aparecida Ujio, Porto Novo aplicarão o programa com os alunos durante as aulas.
O tema proposto para cada série é adequado à faixa etária: Alunos do 2º ano vão vivenciar o processo de montagem de uma loja de balas, conhecendo o empreendedorismo e as etapas de um Plano de Negócios.
As crianças do 3º ano participarão da montagem de uma Oficina de Divertimentos, onde os brinquedos, elaborados com material reciclável, serão vendidos.
Já para o 4º ano, o projeto tem como pano de fundo a educação ambiental, tendo em vista um desenvolvimento sustentável (uso adequado da natureza sem agredi-la).
Por fim, os alunos do 5º ano terão a oportunidade de vivenciar o processo de planejamento e o efetivo funcionamento de uma empresa.
Usando recursos lúdicos como ferramenta de envolvimento e fixação de conceitos, os cursos geram interesse sobre o mundo dos negócios. As aulas se utilizam de jogos, dinâmicas de grupo, exercícios e pesquisas intra e extra classes.
De acordo com o secretário da Educação, Humberto César Bernardo, o tema “Empreendedorismo” será o eixo norteador do 3º Congresso de Educação de Caraguatatuba, que será realizado no 2º semestre.
O secretário finalizou dizendo que “durante o ano, o Programa ‘Jovens Empreendedores – Primeiros Passos’ será ampliado gradativamente para as demais EMEFs de Caraguá, despertando na população escolar a iniciativa em buscar possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio da criação de seus próprios negócios.” (Fonte: Imprensa Livre)

Município pode virar uma ilha até 2100, apontam estudos

Caraguatatuba - O município de Caraguatatuba poderá virar uma ilha até 2100. O prognóstico foi apresentado durante o evento da ONG SOS Mata Atlântica, Viva a Mata, que aconteceu no inicio deste mês, no parque Ibirapuera, zona Sul de São Paulo.
Pesquisadores simularam em mapas possíveis elevações do nível dos oceanos nos próximos séculos, provocadas por mudanças climáticas como o aquecimento global.
A simulação foi feita nos municípios de Caraguatatuba, em São Paulo, e Niterói, no Rio de Janeiro, por serem áreas de planície litorânea.
Em Caraguatatuba, cerca de 60% da área de praia ficará submersa se o oceano subir apenas 66 cm. Caso a elevação chegue a seis metros, mais de 16 quilômetros quadrados de área urbana e 0,2 quilômetros quadrados de mata atlântica serão inundados, apenas a parte central da cidade ficará acima do nível da água. O estudo abrange 320 km2 dos 484 quilômetros quadrados do município.
Caraguatatuba é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional, além do município adquirir o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
Caraguá está localizado entre o oceano Atlântico e a Serra do Mar, onde nascem os principais rios que deságuam nas praias e onde se situa o Parque Estadual da Serra do Mar.
A população aferida na contagem de 2007, pelo IBGE, foi de 88.815 habitantes, distribuídos por uma área 484 km², o que resulta numa densidade demográfica de 183,52 habitantes por km².
De acordo com o secretário de turismo, Ricardo de Lima Ribeiro, esta verba destinada ao município, por ser uma estância balneária, pode ser destinada apenas para obras e investimentos de infra-estrutura da cidade. “Uma das benfeitorias feita com esta verba foi a ciclovia que hoje chega até o bairro do Porto Novo, estruturando toda a orla marítima”, disse o secretário que sugeriu um estudo feito através de recifes artificiais, que são estruturas submersas auxiliando na reconstituição da flora e fauna marinha, incentivando o desenvolvimento do turismo ecológico subaquático, o aumento da conservação da biodiversidade marinha, recuperação de lugares, degradados das zonas costeiras, além de protegê-las. “Mas esses estudos os órgãos federais ainda não liberaram, o que seria muito interessante até para esta questão do avanço do mar”, afirmou Ricardo alegando ainda que uma medida tomada pela prefeitura é a fiscalização de construções próximas às encostas e às praias.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Auracy mansano Filho, em Caraguá existem duas situações, uma é a questão do aumento do nível do mar causado por emissão de gases, o que é um problema mundial e a outra situação é a questão da erosão no mar, um problema que existe na cidade, que é a onda do mar vindo até as margens e carregando areia. “Preocupada com os estudos apontados a respeito do aumento do nível do mar, a prefeitura solicitou ao governo estadual, através do departamento de geologia do Instituto Oceanógrafo de São Paulo, um estudo a respeito do assunto e como proceder neste caso. Ainda sem o estudo, o que podemos pensar em recomposição de praias, colocando areia, retirada do fundo do oceano, como aconteceu em Copacabana, no Rio de Janeiro; ou então a colocação de recifes artificiais, no intuito de utilizá-los, em determinados casos, como barreiras no processo de erosão, mas isso é apenas um estudo e depende da liberação de órgãos federais”, declarou Mansano, alegando que uma solução futura pode ser também a colocação de dicks de contenção, em toda a orla de Caraguá, funcionando como uma muralha, sendo aberta em maré baixa e fechada em maré alta. “Mas enquanto nada é, de fato, colocado em prática, o que podemos fazer é mudarmos nosso comportamento com relação ao meio ambiente, mudando nossos hábitos e nos conscientizando, como mudarmos a utilização de carros com combustíveis fósseis e usarmos os veículos com combustíveis naturais, como o álcool, por exemplo”, desabafou e secretário, afirmando ser uma visão particular. (Fonte: Imprensa Livre)

Comunidade do Pegorelli recebe "Show nos Bairros" neste sábado 14
O Show nos Bairros acontecerá no campo de futebol ao lado das casas populares do Pegorelli. Além do concurso de karaokê haverá atrações como a dupla João Marcos e Julaino, DJ Juca Bala, MC JB, e ainda sorteio de muitos brindes

Caraguatatuba - O Show nos Bairros, promete ser a boa pedida para a região Sul nesta semana. No sábado, dia 14 de junho, será a vez do Pegorelli receber o evento, a partir das 18h, no campo de futebol ao lado das casas populares.
Toda a população do bairro está convidada a comparecer ao local para assistir às apresentações de dança e teatro da FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), recreação, concurso de karaokê e outras atrações como a dupla João Marcos e Juliano, o DJ Juca Bala, MC JB, entre outros.
Além de todas essas atrações, será realizado o sorteio de vários brindes para o público presente, e haverá certificado de participação a todos os participantes do concurso de karaokê.
Vale lembrar que o Show nos Bairros tem como principal objetivo garantir aos moradores de todas as idades, de bairros mais distantes, lazer e diversão.
O Show nos Bairros foi uma proposta do prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, implantada em 2007 visando descentralizar os eventos, e conseqüentemente, levar atrações artísticas para toda a população, em um evento para toda família.
O Show nos Bairros acontecerá neste sábado, 14 de junho, no campo de futebol, ao lado das casas populares, no Pegorelli, às 18h. Compareça, leve toda sua família e participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Equipe de Atletismo de Caraguá é destaque em competição no final de semana

Caraguatatuba - A cidade de São José dos Campos foi sede no último domingo da 3ª Etapa da Liga Coneleste de Atletismo (categoria adulto). Os atletas da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), da equipe Filhos do Vento, conseguiram ótimos resultados.
No 4x400, Maiquele de Jesus, Marícia Carbone Onofre, Natasha Bento Fortunato Durval e Jéssica Felix da Silva representaram muito bem Caraguatatuba e trouxeram o primeiro lugar.
A atleta Natasha repetiu o bom desempenho nos 800m, e também ficou com a primeira colocação. Jéssica Felix da Silva, nos 400m, terminou a prova em segundo lugar, mesma posição que conquistou no salto em distância.
A equipe Filhos do Vento, que é orientada pelo técnico Adão Dias Durval e conta com a ajuda do voluntário Carlos Eduardo, agradece o apoio da Prefeitura Municipal, da SECER, Madeireira Rezende e Secretaria de Educação.
De acordo com Adão, essa prova serviu como preparação para os Jogos Regionais, e assim detectar os erros para poder melhorar em determinados aspectos.
No dia 29 de junho, a equipe Filhos do Vento participará da 3ª Corrida Contra a Fome, organizada pelo Colégio Tableau. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Judô e Karatê de Caraguá conquistaram medalhas no último final de semana

Caraguatatuba - As equipes de Judô e Karatê de Caraguatatuba, que contam com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), viajaram e voltaram para o Litoral com ótimos resultados.
Os judocas, comandados pelo professor Arthur Zumbano, disputaram em São José dos Campos, no sábado, os Jogos da Juventude. Competindo com lutadores de todo o Vale do Paraíba, Caraguá foi representado por cinco atletas.
No meio médio até 81kg, Hallmancio Reis de Oliveira terminou o campeonato em terceiro lugar. No super ligeiro até 55kg, Anderson Quintino dos Santos ficou em segundo e levou a medalha de prata. A mesma colocação teve a judoca Giuliana Pereira Nunes, categoria médio até 70kg.
Já no domingo, em Arujá, os alunos do Centro de Artes Marciais, juntamente com a professora Maria do Carmo de Oliveira, participaram do XII Torneio da Amizade de Karatê.
Caraguá conquistou seis medalhas na competição. O principal nome foi Maria do Carmo que venceu nas modalidades Kata e Shiai. Arnaldo Toshio Hamaguti competiu nas duas modalidades e ficou em segundo lugar.
As atletas Ana Maria Ramos Vieira e Vanessa Argentim, disputaram no Kata e ambas ficaram com a terceira colocação. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Tenistas de Caraguá vencem seus jogos em competição no Vale

Caraguatatuba - A cidade de Caraguatatuba viajou com quatro atletas para Jacareí, no sábado, onde aconteceu partidas pelo Aberto de Tênis. Os atletas caraguatatubenses mostraram suas forças e venceram todos os seus jogos.
O tenista Dedê, pela 4ª Classe B, venceu Luis F. por 2 a 0, 6/3 e 6/4 e agora enfrentará o também atleta de Caraguá, Marquinhos, nas semifinais, que bateu Ricardo Cegui com duplo 6/2.
Os dois jogadores estão juntos na categoria dupla livre, e em um grande jogo, derrotaram Bruno e Fabio por 2 a 1 (2/6, 6/2 e 9/4). Dedê e Marquinhos já estão na semi.
Ainda pelas oitavas-de-finais, Dedê, na 4ª Classe C, ganhou de Junior Arruda por 2 a 0, 6/3 e 6/3. Já na 5ª Classe, pelas quartas, Ratinho e Izaías mostraram formar uma excelente dupla ao bater Milton e R. Oliveira com duplo 6/4.
Izaías também mostrou sua força na 4ª Classe B, individual, ao vencer Carlos por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá vai participar da 9ª "Gincana da Solidariedade"
O evento promovido pela Rede Vanguarda, que movimenta, todos os anos, milhares de estudantes, chega a sua 9ª edição e terá a participação dos estudantes de Caraguá

Caraguatatuba - Conhecida como uma das maiores ações de solidariedade da região, a "Gincana da Solidariedade" movimenta milhares de estudantes em todo o Vale do Paraíba. E este ano, os alunos de Caraguá também vão participar do evento, visando ajudar entidades assistenciais.
A 9ª "Gincana da Solidariedade" acontece entre agosto e setembro. Ao todo, são 12 cidades que participam da competição, representadas por uma escola.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof.ª Antonia Antunes Arouca, representante de Caraguá, está na Chave 2, junto com mais três escolas dos municípios de Caçapava, Pindamonhangaba e Taubaté.
A primeira etapa da Chave 2 será no dia 15 de agosto, no Centro Esportivo João do Pulo, em Pindamonhangaba. A segunda será no dia 04 de setembro, na Associação Esportiva de Taubaté.
Nos dois encontros, haverá brincadeiras e tarefas, além da entrega dos alimentos arrecadados. De cada chave se classificam as duas cidades com a maior pontuação, somando as duas etapas.
Por meio de uma ação conjunta entre a Rede Vanguarda, escolas, diretores, professores e comunidade, a Gincana já arrecadou 1 milhão 289 mil quilos de alimento nas oito edições anteriores, ajudando a mais de 600 instituições.
O secretário da educação, Humberto Cesar Bernardo, acredita que esse projeto pode trazer importantes conceitos de cidadania para todas as crianças da cidade, além de ser um importante incentivo de empenho nos estudos. "Durante as etapas, os alunos devem realizar uma apresentação artística e participam de gincanas de conhecimentos gerais (português, história, geografia, atualidades), que valem pontos para a escola. Isso tudo demanda preparação antecipada e aquisição de conhecimentos", explica o secretário Humberto.
A Gincana da Solidariedade é um projeto social, cultural, educativo e de cidadania, que promete modificar o comportamento de milhares de jovens e adolescentes e mobilizar toda a cidade de Caraguá. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Fundo Social distribui 1.500 peças de roupa na Tarde Festiva do Jaraguazinho


Além de proporcionar muita diversão aos participantes, a Tarde Festiva, realizada pelo Fundo Social, desta vez no bairro Jaraguazinho, ofereceu cerca de 115 cortes de cabelo gratuitamente, além de 1.500 peças de roupa por meio do Bazar Social

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, realizou com grande sucesso neste sábado, dia 7 de junho, a Tarde Festiva, na EMEF Jorge Passos, no bairro Jaraguazinho, na região central da cidade.
O evento foi realizado em parceria com a AMMA - Associação de Moradores do Morro do Algodão, FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e Secretaria de Educação, e contou com a presença de cerca de 500 pessoas.
Durante toda a tarde de sábado, moradores do Jaraguazinho tiveram um evento descontraído, com muito entretenimento para todas as idades. Entre as atrações, os destaques ficaram para as apresentações de dança e teatro da FUNDACC.
Segundo a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, a Tarde Festiva foi uma boa oportunidade de distribuir agasalhos para proteger as famílias carentes neste inverno. "Nós já temos distribuído roupas que foram arrecadadas durante a Campanha do Agasalho, e aproveitamos a Tarde Festiva para distribuir mais agasalhos através do Bazar Social. A prova de que o evento foi um grande sucesso, é que distribuímos 1.500 peças de roupas às famílias do Jaraguazinho e imediações", explicou.
Além dos agasalhos, foram distribuídas balas, doces e pipoca às crianças presentes, e a Associação de Moradores do Morro do Algodão, que participou da Tarde Festiva com os cabeleireiros voluntários, registrou um total de 115 cortes de cabelo. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Gobetti faz Moção de Repúdio ao Consórcio do Gás
Grupo de Empresas não está contratando mão de obra local

Caraguatatuba - O Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Wilson Agnaldo Gobetti (PDT) elaborou Moção de Repúdio ao Consórcio que está construindo a UTGCA - Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba - Monteiro Lobato. O grupo de empresas não está contratando mão de obra local.
Caraguatatuba é a maior cidade do Litoral Norte de São Paulo e sua economia é voltada, na sua maioria, para a Prestação de Serviços e Turismo e por causa disso, sofre com a sazonalidade e as intempéries da economia para manter estável a sua força de trabalho contratada.
A vinda da Base de Gás da Petrobrás, antes de ser o elo da mudança e do desenvolvimento, é o portal de entrada para novos empregos, principalmente para os moradores locais que não tem conhecimento técnico mas tem aprendizado em serviços como o de pedreiro, ajudante, marceneiro etc......
Segundo informações, o número de empregos diretos e indiretos com a Base de Gás é grande e a esperança, é que boa parte deles seja ocupada por moradores locais, o que não vem acontecendo. Diariamente na Câmara são vários os trabalhadores, principalmente da Construção Civil, que reclamam não terem sido chamados, mas sim, trocados por empregados do mesmo ramo e outras cidades.
Vendo que isto afeta a economia local e a massa trabalhadora o Vereador Wilson Gobetti elaborou a Moção de Repúdio ao Consórcio de Empresas que está construindo a Base de Gás. "Podem encarar a Moção como um ato de Corporativismo. O que eu desejo é emprego para os Caiçaras e moradores locais que padecem o ano todo e sonharam em trabalhar na Base de Gás para melhorar as condições em seus lares. Não concordo com as contratações de empregados de outros municípios, pois defendo a idéia que a mão de obra de Caraguá seja utilizada. Espero que depois desta Moção o Consórcio enxergue com outros olhos a questão dos trabalhadores de Caraguatatuba", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Executivo e Vereadores dividem Pauta da Câmara
Prefeitura doa áreas; Legislativo concede honrarias

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba reúne-se nesta terça-feira - 10 de junho, para a realização da sua tradicional Sessão Ordinária semanal - a 19ª do ano, a partir das 19h30, com transmissão ao vivo pela rádio AM local. Na pauta Executivo e Legislativo dividem os projetos a serem discutidos e votados.
O Executivo vem com 2 projetos. O primeiro para doar área destinada a implantação e construção do CDP (Centro de Detenção Provisória), na zona sul da cidade. O segundo projeto também é autorizativo e versa sobre desafetação de área da classe de bem público de uso comum para a classe de bem patrimonial do município, relativo a doação para a construção de uma igreja evangélica.
Da parte dos Vereadores Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT) apresenta Projeto de Decreto Legislativo que concede Título de Cidadão Caraguatatubense para o Capitão da Polícia Militar, César Eduardo Ferreira, Comandante da 2ª Cia. Do 20º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar/Interior) e o Parlamentar Juarez Pardim (DEM) que autoriza o Executivo a declarar de Utilidade Pública a Associação Civil "Fraternidade Ninho de Amor".
A Sessão Ordinária semanal é transmitida ao vivo pela Rádio Oceânica - 670 Khz e pelo site da emissora na Internet, bastando digitar www.radiooceanica.com.br  e por conseguinte na janela "Rádio On Line". (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Cuide de Ilhabela Brincando

Ilhabela - Dando continuidade a programação do Mês do Ambiente, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente realizou no último sábado, 7, na Escola Municipal Leonardo Reale no bairro da Armação, o Projeto de Educação Ambiental, “Cuide de Ilhabela Brincando”.
O evento consistiu em atrair as crianças com brincadeiras feitas com material reciclável, mostrando que é possível reaproveitar o que seria jogado no lixo, após as brincadeiras é realizada uma conversa com os participantes falando sobre a importância da separação correta do lixo em orgânico e reciclável. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Município cria programação especial para o meio ambiente durante todo o mês de junho

Ilhabela - A semana do meio ambiente já passou, mas para comemorar o tema, Ilhabela destaca alguns eventos que ocorrerão durante todo o mês. Confira adiante, o cronograma completo, transcrito de acordo com as informações da assessoria de imprensa de Ilhabela.
Haverá plenárias da Agenda 21, nesta segunda-feira, na Escola Estadual Eva Esperança Silva, no bairro Água Branca e no dia 18 de junho no Espaço Azimuth, na Vila. Todas terão início às 19h.
Nos dias 10, 12, 17, 19, 24 e 26 de junho, visitas monitoradas ao Parque Municipal da Cachoeira R. José Bonifácio, s/n, na Água Branca, das 09 às 16h.
Uma oficina de brinquedos com material reciclável foi realizada ontem, já hoje e no dia 13 haverá uma oficina de papel reciclável. Ambas ocorrerão na sede da Agenda 21, av. Pedro Paula de Morais, 1181, no bairro Engenho D’Água, às 15h.
Na próxima quarta-feira, dia 11, uma oficina de móveis com material reciclável ocorre no Centro Comunitário em Barra Velha e no dia 23 de junho, uma oficina de Compostagem, também no Centro Comunitário, ambas às 19h.
Palestras ocorrerão na Sede do Parque Estadual de Ilhabela, na Praça Coronel Julião, na Vila, às 19h. No dia 12 de junho, o tema será Consumo; no dia 19, Mata e Água e no dia 26, Poluição.
Já no dia 15 de junho, haverá um Mutirão de Limpeza em Itaquanduba, a partir das 08h. A concentração será na Escola Waldemar Belizário.
Do dia 16 a 20 de junho, interessados podem trocar 1kg de alimento não perecível por uma muda de espécies nativas, na sede da Agenda 21, av. Pedro Paula de Moraes, 1181, no Engenho D´Água, das 9 às 16h.
Haverá também um plantio em áreas municipais degradadas, no bairro da Feiticeira no dia 16 de junho; na Escola Leonardo Reale, na Armação, no dia 20 e, no dia 25, o plantio será próximo à Ponte da Barra Velha. Todos os plantios ocorrerão a partir das 9h.
Produtos de limpeza podem ser adquiridos a cada 2 litros de óleo descartados de cozinha doados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A Secretaria do Meio Ambiente fica na rua José Bonifácio, s/n, no bairro da Água Branca.
No dia 28 de junho, no encerramento oficial da programação, haverá premiações de poesias, desenhos e frases de impacto das Escolas Municipais, na Escola Eurípedes, na Barra Velha, às 9h. (Fonte: Imprensa Livre)

Audiência Pública discute atuação dos Conselhos Municipais

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela realiza hoje uma Audiência Pública com o objetivo de apresentar, discutir e encaminhar propostas que possibilitem o fortalecimento dos Conselhos Municipais.
Segundo o vereador Beto Campos (PV), que propôs a audiência, o objetivo da audiência é que os conselhos tenham uma atuação cada vez mais efetiva, de modo a contribuir com o Poder Executivo, auxiliando na elaboração e aplicação de políticas públicas voltadas ao interesse da população e do município.
O ofício que convoca os conselheiros municipais para a audiência também solicita a eles uma avaliação da estrutura de funcionamento e dos trabalhos desenvolvidos pelo conselho do qual é membro, além de propostas no sentido de aprimorá-los.
A audiência acontece no dia 10 de junho, próxima terça-feira, às 19 horas, na Câmara Municipal, à Rua Benedito Cardeal Sobrinho, 39 – Vila. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

São Sebastião restaura dez prédios históricos
Trabalhos terão participação de alunos de oficina escola

São Sebastião - São Sebastião lançou um projeto para intensificar as ações de proteção e promoção ao patrimônio cultural do município. O antigo Recanto Batuíra, por exemplo, irá abrigar o Núcleo de Arqueologia até o final deste ano.
O projeto, coordenado pelo Departamento de Patrimônio Histórico da prefeitura, pretende restaurar cerca de dez prédios históricos do município até 2009. "Iremos restaurar cerca de dez prédios conforme um cronograma", disse o chefe da Divisão de Patrimônio Histórico, Claylton Galdino.
Segundo ele, o cronograma prevê a restauração de três prédios ainda este ano --o antigo Recanto Batuíra (localizado no bairro de São Francisco), a Capela do Senhor Bom Jesus da Enseada e a Casa do Artesão-- com os trabalhos já realizados no último mês de maio.
"O projeto será desenvolvido com a participação de 20 alunos da oficina escola Fundação Deodato Santana", disse.
O Núcleo de Arqueologia de São Sebastião, segundo Galdino, será um centro de referência com atividades de pesquisa, museu, parcerias com a comunidade e apoio administrativo. Além disso, no mesmo bairro, há plano para reurbanizar a via histórica, com valorização urbanística, fiação elétrica subterrânea e pavimentação. "Será uma obra importante para o município", disse. Galdino não informou o custo do projeto.
Já a Capela do Senhor Bom Jesus da Enseada contará com a instalação de um museu e centro educacional, com ênfase nas técnicas tradicionais de artesanato e pesca. No entorno do prédio, segundo ele, será construído um centro de convivência com equipamentos de lazer.
Outra obra que deverá ser entregue ainda este ano, de acordo com Claylton Galdino, é a Casa do Artesão que abrigará exposições dos artistas locais. O cronograma de recuperação do patrimônio da cidade também inclui o restauro da Casa da Light --primeiro posto de geração de eletricidade de São Sebastião e a implantação da Casa dos Idosos em dois imóveis do século 18.
A nova Biblioteca Municipal, também prevista nos planos da prefeitura, será instalada nos arredores do Museu de Arte Sacra. O objetivo é transformar o local em um centro integrado de educação e cultura, com exposições, cursos e pesquisa bibliográfica.
ARQUEOLOGIA - Na área da arqueologia, o Sítio Arqueológico São Francisco ganhou destaque com a elaboração de um CD-ROM em parceria com a Petrobras. O programa conta com recursos multimídia sobre o contexto cultural do Sítio Arqueológico, que também ganhou um site em fase de finalização.
Segundo a prefeitura, a idéia é que na página da internet sejam disponibilizadas informações sobre o contexto cultural, fotos, notícias e agendamento para o público estudantil, cientistas e turistas. (Fonte: ValeParaibano)

Mais de uma década de atraso: Graziano promete sede para o PESM

São Sebastião - Durante a reunião do “Pente Fino Ambiental”, uma das atividades da Semana do Meio Ambiente organizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em que o secretário Xico Graziano transferiu a sua equipe de auxiliares e responsáveis pelas instituições e órgãos vinculados e de apoio à SMA ao Litoral Norte, na última quarta-feira, dia 4, para discutir e analisar pedidos sobre questões ambientais, o secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, prometeu uma sede para a equipe do Parque Estadual da Serra do Mar, do núcleo de São Sebastião – o único do Litoral Norte a trabalhar sem local próprio há 14 anos, segundo o diretor do núcleo, Edson Lobato, o Fredê.
Poucos minutos antes de retornar de helicóptero para São Paulo, Graziano ouviu o pedido do Roberto Bleier do Instituto Gondwana e membro do conselho do parque, que apontou a necessidade de uma sede. “Isso estava previsto. É uma prioridade!”, disse Bleier. A nova sede está prevista para ser montada numa área da Sabesp, em que existe um termo que deverá ser renovado.
Além disso, Bleier ainda exaltou o êxito das operações integradas dentro da área do Parque Estadual com base na contratação dos “vigilantes” pelo estado. “Nossos vigilantes são os guarda-parques. Esse é o único núcleo que mantém profissionais com formação técnica, que saem sozinhos na mata identificando, preventivamente, os ranchos irregulares”, disse Fredê.
Apesar da falta de um local apropriado, o diretor da Fundação Florestal, José Vagner Amaral Neto, elogiou o posicionamento do núcleo e o considerou como referência no Litoral Norte. Ele teria dito, que a equipe faz milagres, quando se trata de ações do PESM. “O que existe é uma grande parceria entre a prefeitura, a Fundação Florestal e a Polícia Ambiental. Os guarda-parques cobraram a contratação de mais profissionais, porém, o secretário teria desconversado alegando que não poderia aumentar o número de funcionários públicos nesse setor.
“Durante o projeto Mata Atlântica, um consórcio estabelecido entra Brasil e Alemanha, 30 milhões de marcos alemães foram investidos nos núcleos. O de São Sebastião detém 75% dos remanescente da mata atlântica, mas não tem um metro de domínio do Estado, por conta das terras devolutas”, disse Fredê, que adiantou que a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), deverá concluir, até o final deste ano, o cadastro das pessoas inseridas no PESM e cruzar os documentos de estudos fundiários, que envolve sesmarias e capitanias hereditárias (loteamentos de terras brasileiras na época do império). “A partir disso, muitos que se intitulam donos, podem perder esses espaços para o Estado”, disse Fredê. Segundo ele, o mapeamento está sendo feito no núcleo Picinguaba, em Ubatuba; e de Pedro de Toledo até Bertioga.
Segundo o Fredê, os demais núcleos obtiveram suas sedes, porque já eram áreas do Estado. O PESM nasceu em 1998 sem estrutura, porque não havia o domínio territorial. “O núcleo nasceu de baixo para cima. São Sebastião tem o histórico invertido nesse sentido, mas fomos construindo as ações com os parceiros do setor turístico, empresários, ONGs, prefeitura e o apoio da sociedade. Por isso, está mais do que na hora do núcleo ter estrutura. O PESM é estadual, mas o patrimônio é local”, finalizou Fredê. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura instala iluminação igual a da Rua da Praia em avenida da Topolândia
Ao todo são 27 postes com fiação subterrânea na avenida Itatinga, o que irá valorizar ainda mais o bairro. Obra será entregue oficialmente à comunidade na inauguração do Centro de Esporte e Lazer do Itatinga, no dia 2 de julho, às 20h30.

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento, trabalha na instalação do novo sistema de iluminação da avenida Itatinga, na Topolândia, região central da cidade. Ao todo são 27 postes com luminárias e fiação subterrânea, o que irá valorizar ainda mais o bairro.
O investimento é de aproximadamente R$ 150 mil. Cada poste tem cerca de 20 metros de altura, semelhantes aos instalados em toda a extensão da Rua da Praia (Centro) com a obra de revitalização entregue no ano passado.
De 2005 até o mês de abril, a Prefeitura já havia totalizado 1.101 luminárias instaladas em toda a cidade. “Temos investido na infra-estrutura urbana dos bairros e a colocação de luminárias é uma antiga reivindicação de moradores, sem contar que representa mais segurança para a população”, salienta o prefeito da cidade, Dr. Juan Garcia.
A nova iluminação da avenida Itatinga representa mais segurança para a comunidade, que em 2006 ganhou as câmeras do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), instaladas em diversos pontos da Topolândia/Itatinga. De acordo com a Secretaria de Obras e Planejamento, a obra será entregue oficialmente aos moradores no dia 2 de julho, às 20h30, quando será inaugurado o Centro de Esporte e Lazer do Itatinga.
O complexo esportivo conta com campo de futebol oficial, pista de skate de 642m², parque infantil, campo de beach soccer, área para jogos de mesa, calçadão para caminhada, jardins e quadra poliesportiva. Tanto o campo de futebol quanto o campo de beach soccer e a quadra poliesportiva contam com refletores para jogos noturnos. A área também ganhará iluminação ornamental. “São obras que valorizam ainda mais a região da Topolândia, que no ano passado ganhou o Centro de Saúde ‘Josiane Pereira de Jesus’, o maior do Litoral Norte. O Centro de Lazer do Itatinga era uma antiga reivindicação da comunidade que, até então, não contava com nenhum espaço de esporte e lazer. Já a iluminação reforça o investimento em segurança, sendo que a Topolândia já havia recebido as câmeras de monitoramento, que também serão instaladas agora no Centro de Lazer. Todos estes investimentos da Prefeitura são frutos dos impostos pagos pela comunidade, que recebe de volta em melhoria da qualidade de vida”, enfatizou o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia.
Ele ressaltou que a região da Topolândia ganhará ainda este ano outro complexo esportivo, o Centro de Lazer da Olaria, também com quadra, pista de skate, campo de areia e parque infantil. A obra encontra-se em fase estrutural e deve ser concluída no 2º semestre. No final do mês passado, a Prefeitura entregou a reforma e cobertura da quadra poliesportiva da E.M. Iraydes Lobo Viana, no Itatinga.
Atualmente, grande parte das quadras poliesportivas da escola passa por reforma e instalação de cobertura metálica. Nesta terça-feira (11/6), às 17h30, a Prefeitura entrega a obra da E.M. Maria Alice Rangel, no Jaraguá, Costa Norte de São Sebastião. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião participa de evento voltado ao setor de cruzeiros marítimos
Município vai expor do Cruise Day as estruturas para receber os turistas e projeto do terminal de embarque e desembarque

São Sebastião - São Sebastião participa na próxima sexta-feira (13/6), em São Paulo, de mais uma edição do Cruise Day, evento de negócio dirigido exclusivamente, para os agentes de viagens e que tem por objetivo divulgar e incrementar as vendas de cruzeiros marítimos, no Brasil e no Exterior. Essa é a primeira vez que o município participa dessa feira tradicional uma vez que está entrando no mercado de escala e parada de navios.
O Cruise Day 2008 é organizado pela Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar) e será dedicado à atualização de informações e uma oportunidade única para os agentes de viagem adquirirem novos conhecimentos sobre este segmento que tem demonstrado ser um dos mais rentáveis da atualidade e dos mais promissores para gerar receitas, em futuro próximo.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de São Sebastião, Júlio Buzi, o município estará com um estande na feira onde vai apresentar o que tem a oferecer a seus visitantes além de fazer contato com as operadoras de navios de cruzeiros que atuam no Brasil.
Além da visita a feira, o evento terá ainda palestras com profissionais da área como Maria Sastre, vice-presidente Internacional de Vendas e Marketing da Royal Caribbean Internacional e Celebrity Cruises e representantes de empresas marítimas.
De acordo com a Abremar, na temporada 2007/2008, cerca de 400 mil pessoas embarcaram em cruzeiros na costa brasileira, um crescimento de mais de 32% em relação à temporada anterior, enquanto a OMT (Organização Mundial do Turismo) afirma que o crescimento médio anual do mercado mundial é de 8%.
Hoje, o setor de cruzeiros marítimos já é promovido por Ilhabela, que deve receber mais de 100 escalas na próxima temporada, e Ubatuba, que recebeu um veículo este verão e outros três foram confirmados para 2008/2009.
Recentemente, São Sebastião fez uma apresentação a representantes do setor, com o objetivo de apresentar o município como mais uma opção de escala. O prefeito Dr. Juan Garcia e o Porto de São Sebastião avaliam áreas onde pode ser construído o futuro terminal de embarque e desembarque de passageiros. A cidade também se movimenta para receber passageiros que optam por esse tipo de turismo.
O Cruise Day será realizado no Renaissance Hotel São Paulo, das 8 às 18h. Mais informações pelo site www.cruiseday.com.br. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Copinha Interna de Futsal reúne 100 crianças e revela novos talentos
Abertura do evento, realizado no CAE da Vila Amélia, contou com goleadas e belos lances.

São Sebastião - A garra e a habilidade de 100 crianças da categoria sub-12 de oito escolinhas esportivas de São Sebastião foram as principais características da abertura da 2ª Copinha Interna da modalidade. Os primeiros lances do evento, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), em parceria com a Ong ALNorte começaram no último sábado (7/6), no Centro de Apoio Educacional (CAE) da Vila Amélia, na região central, despertando a atenção de familiares e comunidade local para os novos talentos no esporte.
A cerimônia de abertura contou com a entrada dos times dos bairros do Jaraguá, São Francisco, Vila Amélia, Topolândia, Barequeçaba, Maresias, Boiçucanga e Barra do Una, além dos juramentos dos árbitros e atletas.
Em seu pronunciamento, a secretária de Esportes, Raquel Buzi, destacou a importância dos campeonatos para o desenvolvimento esportivo no município. “Fazemos os festivais de acordo com a faixa etária que pretendemos atingir e, com isso, além de estimular as crianças, promovemos a integração, ferramenta fundamental para o crescimento de qualquer atleta”, afirmou.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, também prestigiou o torneio e ressaltou a participação da população. “Temos que agradecer aos pais e aos moradores, pois estimulam as crianças e contribuem para que não sejam formados apenas esportistas, mas sim cidadãos”, salientou.
1ª Rodada - A primeira rodada da Copinha foi o palco de várias figuras que disputam pela primeira vez uma competição do gênero. Kaike Mateus Bittencourt, 12 anos, foi um dos exemplos. O garoto da equipe de Barra do Una começou a jogar aos sete anos e nunca mais parou. “Sempre gostei de futebol e no campeonato quero mostra o que aprendi durante as aulas”, disse.
Em contrapartida, para a lateral da escolinha do Jaraguá, Tamires Fernanda de Oliveira Santos, 12 anos, única garota inscrita na Copinha, essa é a sua segunda experiência em um campeonato. “Comecei a jogar por causa do meu irmão e nunca mais parei. O que eu quero fazer é ajudar o meu time com muitos gols”.
Com a bola em quadra, a disputa começou quente com a partida entre São Francisco e Topolândia, que terminou empatado por 4 a 4. Os gols foram de Rafael Borges, Wesley Prado e Nilton César, que balançou as redes duas vezes para o São Francisco, enquanto Yuri Lima, Mickael Candes e João Paulo Silva, também em duas oportunidades, marcaram para a Topolândia.
No jogo entre Vila Amélia e Barequeçaba, a equipe da casa perdeu para os visitantes por 4 a 2, com gols de Carlos Henrique, Igor Amorim e Caio Ribeiro, duas vezes. Já Vitor e Cauê foram os artilheiros da Vila Amélia.
A terceira partida do dia foi entre Jaraguá e Maresias. E o time da Costa Norte goleou a equipe da Costa Sul da cidade por 7 a 1. O destaque ficou para os jogadores João Pedro, Lucas e Guilherme, que marcaram dois gols, além da lateral Tamires, que balançou a rede uma vez para o Jaraguá. Já Igor Ângelo fez o gol de honra para o time da badalada praia de São Sebastião.
Por fim, Boiçucanga e Barra do Una promoveram o último confronto e belos lances para as duas torcidas. No entanto, Barra do Una venceu o jogo pelo placar de 6 a 3. Os gols do Boiçucanga foram feitos pelos jogadores Kaike Fernando, três vezes, Mateus Monreal em duas oportunidades, além do gol de Wesley Silva. Já Kaike Bittencourt, duas vezes, e Igor Bruno foram os responsáveis pelos gols de Barra do Una.
Com as vitórias, Barequeçaba, Jaraguá e Barra do Una somaram 3 pontos, São Francisco e Topolândia ficaram com 1 e Vila Amélia, Maresias e Barra do Una permanecem com 0. A segunda rodada está marcada para o próximo sábado (14/6), também no CAE da Vila Amélia. A decisão está prevista para do dia 5 de julho. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura entrega reforma de escola e promove a 62ª reunião comunitária no Jaraguá nesta quarta

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião entrega oficialmente nesta quarta-feira (11/6), às 17h30, a reforma da E.M. Maria Alice Rangel e a cobertura de sua quadra poliesportiva, no Jaraguá, na Costa Norte. Em seguida, às 18h30, no Centro Comunitário do Jaraguá, que também passa por obra de ampliação, haverá a 62ª Reunião Comunitária, na qual os moradores podem apresentar reivindicações, queixas e sugestões à administração municipal.
A entrega da reforma e cobertura da quadra da E.M. Maria Alice Rangel faz parte do pacote de inaugurações e lançamentos previstos para os meses de junho e julho (programação completa no site: www.saosebastiao.sp.gov.br). No último dia 6, a Prefeitura abriu a programação com a inauguração da reforma da E.M. Machado Rosa, que também ganhou quadra coberta, e o lançamento da obra de ampliação do Hospital de Clínicas, que terá mais 65 leitos.
Reunião Comunitária - Logo após a inauguração da reforma da E.M. Maria Alice Rangel nesta quarta-feira (11/6), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Governo, promove a reunião comunitária. Na ocasião, o prefeito Dr. Juan Garcia e todos os secretários municipais respondem às perguntas da comunidade.
Desde 2005 já foram realizadas 61 reuniões comunitárias, sempre em espaços públicos, como escolas municipais ou centros comunitários. A última ocorreu em Maresias, na Costa Sul, onde grande parte dos moradores agradeceu à Prefeitura pelas melhorias no bairro.
No Jaraguá, atualmente, encontram-se em andamento obras de pavimentação de ruas e ampliação do Centro Comunitário. O bairro que abriga desde 2006 o primeiro Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade receberá ainda este ano uma nova unidade de saúde. A Prefeitura também tem investido em iluminação pública no Jaraguá e em breve serão instalados os refletores do campo de futebol. (Fonte: Imprensa Livre)

Sebastianense é campeão das categorias master e veteranos do Municipal na Costa Norte

São Sebastião - O Esporte Clube Sebastianense sagrou-se campeão das categorias master e veteranos da divisão da Costa Norte do Campeonato Municipal no domingo (8/6), no Estádio Otoniel Santos. Com os resultados, o time do Centro de São Sebastião garantiu o passaporte para as decisões gerais das categorias.
Na master, desenvolvida no sistema de mata-mata, o Sebastianense venceu o Guarani por 2 a 0, com gols do centro-avante Joares e aguarda agora, a definição da data da final da categoria contra o Barra do Una, campeão da Costa Sul. Já pela veteranos, disputada no modelo de pontos corridos, a equipe derrotou o Grêmio de Barequeçaba pelo placar de 3 a 1, com destaque para os dois gols do artilheiro Zulu e um do atacante Silvoca, que levaram o time aos 12 pontos, três a mais que o adversário. “O jogo foi complicado no início, porque o Grêmio marcava forte e individualmente, que impossibilitava a criação das jogadas. No entanto, com o primeiro gol, conseguimos desestruturar o setor e ampliar o marcador”, disse o zagueiro Marcio Ribeiro, o Buja, do time da veteranos.
Além do jogo no Estádio Otoniel Santos, a categoria veteranos teve as semifinais da divisão da Costa Sul. No campo de Boiçucanga, o Cambury superou o Unidos de Maresias por 2 a 0 e o Vila Baiana venceu o Boiçucanga por 3 a 2 nas disputas por pênaltis, após o empate em 0 a 0 no tempo normal.
Com as vitórias, Cambury e Vila Baiana decidem a divisão da Costa Sul. A data e o local também serão definidos pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp) e Liga Municipal Sebastianense de Futebol (Limsef), organizadoras da competição. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Apaes da região treinam em São Sebastião para os Jogos Estaduais da entidade

São Sebastião - As Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) das cidades de Taubaté, Lorena, Jacareí, Caraguatatuba e Ubatuba se reuniram no último sábado (7/6), em São Sebastião, para o primeiro treinamento coletivo para a 16ª edição dos Jogos Estaduais da entidade. A iniciativa reuniu cerca de 60 pessoas e teve como objetivo preparar os alunos para a competição.
Entre as modalidades que fizeram parte dos treinamentos estiveram: o futebol, handebol, atletismo, tênis de mesa, natação e futsal (voltado para os portadores da Síndrome de Down), promovidos no Estádio Otoniel Santos, Ginásio José de Souza Gringo e no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz.
De acordo com João Carlos de Oliveira Teixeira, assessor esportivo da Federação Regional das Apaes, a idéia também teve como intuito a integração dos municípios. “É a primeira vez que realizamos esse treinamento e acreditamos que essa oportunidade contribuirá para a adaptação de cada aluno nos jogos, pois eles já terão a idéia de como é o ambiente do evento”, disse.
O 16º Jogos Estaduais das Apaes está previsto para a segunda quinzena de agosto, em Atibaia (SP). São Sebastião será representada nas modalidades de futsal, atletismo, natação e tênis de mesa. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Sebastianense conquista 1º lugar em torneio de damas

São Sebastião - O município marcou presença no domingo (8/8), em Pindamonhangaba, no 3º Torneio Carlos Lobato de Damas. O destaque ficou para o atleta Jonathan Oliveira Paulino, que garantiu o 1º lugar na categoria sub-18 entre mais de 40 competidores de cidades como Taubaté, São José dos Campos, Lorena, Tremembé, Jacareí e Ubatuba.
Além de Jonathan, São Sebastião também foi representada por Cristiano Silva de Jesus, Letícia Correia, Milena Silva de Jesus, Alessandro Mendes, Julio Weber e André de Oliveira. “O campeonato foi uma oportunidade para que os atletas pudessem treinar, conhecer outros damistas e aperfeiçoar suas técnicas para os Jogos Regionais”, comentou o treinador Orlando Batista Costa.
O próximo desafio da equipe, que tem o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), será no dia 22 de junho, em Ubatuba, no Campeonato Valeparaibano da modalidade. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

3a Etapa do Super Surf agita Maresias NESTA semana

São Sebastião - A Praia de Maresias, localizada na Costa Sul de São Sebastião, recebe NESTA semana, de 11 a 15 junho, a 3a Etapa do Super Surf. A competição vai reunir a elite do surf nacional e entre os atletas confirmados estão o potiguar Danilo Costa, o paulista Odirlei Coutinho, o ubatubense Renato Galvão, o carioca Marcelo Trekinho, o paranaense Peterson Rosa e o sebastianense Wagner Pupo.
Já no feminino, a cearense Tita Tavares e a paraibana Diana Cristina, a Tininha, que venceram as primeiras etapas da temporada, com a Tita sendo finalista nas duas, prometem esquentar o clima na praia mais badalada do Litoral Norte.
A competição distribuirá R$ 160 mil em prêmios, sendo R$ 24 mil para o campeão da categoria masculina e R$ 7 mil para a vencedora da feminina.
O atual líder da categoria masculina é o surfista Willian Cardoso, de Santa Catarina, com 1.730 pontos conquistados com um primeiro lugar na primeira etapa, realizada em março, em Florianópolis e uma terceira posição, obtida em Porto de Galinhas. Em seguida, está o paraibano Jano Belo, campeão da segunda etapa com 1.610 e o terceiro lugar está o catarinense Jean da Silva, com 1.470 pontos.
Pela feminina, a líder é Tita Tavares, com 1.860 pontos, seguida pela paraibana Diana Cristina, com 1.730 e pela paulista Suelen Naraisa, com 1.470 pontos na tabela de classificação.
O Super Surf 2008 é organizado pela Divisão Principal do Circuito da Associação Brasileiro de Surf Profissional (Abrasp), com apresentação da Volkswagen e Nova Skin, co-patrocínios da Nescau, Gillette, GOL Linhas Aéreas Inteligentes e Nicoboco, além do apoio da Revista Fluir e da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura promove festival de atletismo no Jaraguá

São Sebastião - Com o objetivo de popularizar modalidades não tão conhecidas no município no ano olímpico, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), promove nesta quinta-feira (12/6), a partir das 9h, no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Jaraguá, o 1º Festival de Atletismo da Costa Norte.
O evento é aberto para toda a comunidade e terá as modalidades de salto em distância, salto em altura, corrida de obstáculos, revezamento 4x4, lançamento de vara e lançamento de peso.
Segundo o professor Ricardo Santos, responsável pelo evento, o local será adequado para a realização das modalidades. “Toda a área do local terá atividades do atletismo. Para isso, colocaremos a disposição uma estrutura apropriada para cada tipo de esporte”, explica.
È a segunda vez que o CAE do Jaraguá recebe um evento voltado para modalidades não tão difundidas no Brasil. No dia 25 de abril, a Prefeitura promoveu no local o 1º Festival de Jogos de Taco e Raquete, que movimentou mais de 300 pessoas. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Festival Esportivo do E.C. Nova Guará reúne times sebastianenses no Campo da Enseada

São Sebastião - O Esporte Clube (E.C.) Nova Guará, localizado no bairro do Canto do Mar, promoveu no último fim de semana, no Campo da Enseada, um Festival Esportivo. O evento foi realizado com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp) e reuniu diversos times de futebol da cidade.
O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Mota, e dos secretários de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, e Esportes, Raquel Buzi, prestigiou o último dia do Festival e deu o pontapé inicial da “prova de honra”, com o jogo entre Maresias e Nova Guará, que terminou em 4 a 2 para o time da Costa Sul.
Na sexta-feira (6/6), quando ocorreu a abertura do evento, os veteranos de Barequeçaba venceram o Nova Guará por 3 a 2. Já no sábado (7/6), o Cachoeira de Maresias venceu nos pênaltis o Boys do Canto do Mar por 5 a 4, após o empate por 4 a 4 no tempo normal. No mesmo dia, o Real Master goleou o Canto do Mar por 6 a 2.
No domingo (8/6), o Unidos do Olaria perdeu do Nova Guará por 3 a 1 seguido por Pau Brasil, que venceu por 3 a 0 o Porto Grande, e o Sindserv que arrancou uma vitória do União de Maresias por 7 a 4.
Os times participantes receberam troféus ao fim dos jogos. Foi também sorteada uma bicicleta, que ficou com o jogador Luís Felipe, de Barequeçaba. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Sebrae desenvolverá curso para pequeno produtor em Ubatuba

Ubatuba - Na tarde do último dia 06, estiveram reunidos no plenário da Câmara Municipal, o vereador Charles Medeiros, o professor Edson Chagas e o Gerente Regional do Sebrae Mauro Medeiros. A visita trata-se da resposta à solicitação ao Sebrae sobre o Programa Qualidade Total Rural-QTR. O pedido foi através do Requerimento nº 90/08 do vereador Charles Medeiros, que prevê o atendimento aos pequenos produtores rurais de Ubatuba. Mantendo a linha do QTR, Mauro Medeiros propôs a aplicação do Programa de Organização, Gestão, Mercado e Produção que é desenvolvido em quatro módulos e não terá custos ao produtor. O Gerente Regional informa que trata-se na realidade de um preparatório para o QTR e possui uma linguagem muito simples e própria para o produtor rural. Um consultor será enviado ao município para visitar as localidades e analisar a linha de trabalho a ser desenvolvida.
Em relação ao turismo, o Sebrae está em fase de finalização do Programa Mapa do Turismo Regional, que terá lançamento entre julho e agosto próximo e prevê uma série de ações de capacitação, treinamento, preparação e divulgação de nossos atrativos e produtos turísticos, com investimentos por volta de 1 Milhão Reais. O Sebrae possui ainda o Programa caminhos de Anchieta, onde Ubatuba encontrava-se fora da programação e através da solicitação do vereador Charles hoje o município está incluído neste importante programa de turismo histórico e cultural. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

"Saiba Mais" Empresário
Além da série “Comece Certo”, o Sebrae disponibiliza também de uma outra série editorial chamada “Saiba Mais” para empresários

Ubatuba - O “Saiba Mais” tem por objetivo abordar assuntos de interesse do universo da pequena empresa nas mais diversas áreas: Finanças, Marketing, Organização Empresarial, Comércio Exterior, Jurídica, Informática e Produção, de forma rápida, clara e objetiva.
O "Saiba Mais" não apresenta todas as soluções para os problemas que ocorrem nas empresas, mas mostra ao público os diversos desdobramentos desses problemas: conseqüências futuras, possibilidades de soluções e caminhos alternativos, com uma visão motivadora, fazendo o empresário refletir e buscar a capacitação necessária para superar suas dificuldades.
O PAE de Ubatuba informa que as edições estão sendo atualizadas, mas os interessados encontram o conteúdo completo no site: www.sebraesp.com.br acessando o link “abrindo seu negócio”.
Administração de Pessoal
Contratação de profissional para vendas em domicílio
Formação de equipes de vendas
Terceirização de serviços
Comércio Exterior
Documentos utilizados na exportação
Elaboração do preço de exportação
Formas de pagamento utilizadas no Comex
Finanças
Apuração do lucro líquido no comércio
Custos na pequena indústria
Custos na prestação de serviços
Custos no comércio
Fluxo de caixa
Gestão financeira
Margem de contribuição
Os efeitos dos custos na indústria
Preço de Venda na Prestação de Serviços
Preço de Venda no Comércio
Estratégia Empresarial
Como adquirir uma empresa funcionando
O início de um novo negócio
Informática
A escolha do software para informatização da empresa
Jurídico
Cooperativa
Contrato de locação
Contratos de trabalho
Contrato social no Novo Código Civil
Inadimplência: Como evitar e resolver
Legalização de Empresas: Guia do Empreendedor
Locação comercial
O Simples Federal
O Simples Paulista
Vigilância sanitária
Marketing
A boa divulgação da sua empresa
Atenção com a qualidade
Atendimento a Clientes
Avaliação da eficácia do seu anúncio
Identificação das oportunidades
Pesquisa de mercado
Promoção de vendas
Para mais informações entre em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445. Falar com Alexandra ou Eduardo ou acesse o nosso site: www.aciubatuba.com.br . Nele você encontra inúmeras informações muito úteis para o seu estabelecimento. (Fonte: ACIU)

Mesmo sem feriados prolongados, setor hoteleiro revela otimismo com segundo semestre

Ubatuba - O sindicato de hotéis e pousadas do Litoral Norte está otimista com a expectativa do movimento turístico da região, para o segundo semestre deste ano. A posição do Sindicato é surpreendente, tendo em vista que, alguns empresários dos ramos, imobiliário, náutico e gastronômico de Ubatuba lamentaram o fato de que, em 2008, os feriados tradicionais do segundo semestre cairão, com exceção do natal, durante os fins de semana, impedindo uma folga prolongada dos trabalhadores.
Os feriados de independência (07 de setembro), Nossa Senhora de Aparecida (12 de outubro) e finados (02 de novembro) cairão no domingo, enquanto, a data comemorativa sobre a proclamação da república do país (15 de novembro), neste ano, será no sábado. Apesar do desânimo de alguns empresários quanto ao restante do calendário de 2008, o diretor do Sindicato de Hotéis e Pousadas do Litoral Norte, José Carlos, vê vantagens para a região, com a falta dos chamados “feriadões”.
“Claro que o feriado prolongado é sempre bom para todos que operam com o turismo, entretanto, a falta deles não significa que as pessoas deixarão de viajar, principalmente, nos dias de hoje, onde a rotina de vida e trabalho é, geralmente, muito desgastante. Partindo deste pressuposto, o litoral paulista leva vantagem com as coincidências das datas de 2008, pois, o turista buscará destinos mais próximos. Nossa região está localizada a menos de 3 horas de viagem dos grandes centros urbanos do Estado”, explica o diretor José Carlos, acrescentando que, a falta de feriadões também deverá diminuir os impactos da sazonalidade.
“Sem os feriados prolongados, os turistas deverão variar as datas de visitação às praias, o que também pode ser positivo para nossa região. Além de poder oferecer um melhor serviço de receptivo aos visitantes, sem aquela lotação costumeira de verão, as cidades praianas não ficarão tão dependentes das condições climáticas previstas para uma data específica”, ressalta o diretor do Sindicato de Hotéis e Pousadas do Litoral Norte, José Carlos, anunciando ainda a criação de um portal eletrônico da região, que terá o objetivo de divulgar as atrações dos municípios para o segundo semestre.
“Se não temos a motivação do feriadão, temos que criar atrativos para chamar os turistas e isso só depende das administrações municipais e do empresariado local”, completa José Carlos. (Fonte: Imprensa Livre)

Bolsas retornáveis fazem sucesso em Ubatuba
Além de ecológicas, as bolsas que retratam a cultura caiçara e os artistas locais, foram trocadas por alimentos e ajudarão dezenas de famílias

Ubatuba - O projeto surgiu, primeiramente, da necessidade de diminuir o uso de sacolas plásticas, para contribuir com o meio ambiente. Depois, veio a idéia de valorizar os artistas locais. Para completar, a boa-vontade de ajudar famílias carentes. O resultado foi a criação de bonitas bolsas retornáveis de supermercados, que foram trocadas por alimentos não-perecíveis, no último sábado, 7.
A troca das bolsas foi um verdadeiro sucesso. Em apenas uma hora e vinte minutos, foram distribuídas 250 bolsas, que foram revertidas em 550 kg de alimentos. Os alimentos serão doados ao Fundo Social de Solidariedade, que cuidará de repassá-los para quem necessita. O projeto foi idealizado por alunos do 3º semestre de Artes Visuais da Universidade Metropolitana de Santos – Pólo Ubatuba, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba e diversas empresas locais.
Cultura e consciência ambiental - Da Motta, Bigode, João Teixeira Leite, Seo Ricardo, Julinho Mendes, Mário Gato, entre outros. Artistas tradicionais na história ubatubense foram retratados, dando um colorido especial às bolsas. A cultura caiçara também foi homenageada, com trechos de cantigas, receitas de pratos típicos, imagens de congadas, rabecas e bois de conchas.
Segundo uma das idealizadoras do projeto, Adriana Dias, pelo sucesso do evento, foi possível perceber que as pessoas estão dispostas a deixar de usar as sacolinhas plásticas. “Com este projeto, nós saímos do plano das idéias e vimos que é possível mudar este hábito. Conseguimos uma boa aceitação, porque são peças bonitas, artísticas e acessíveis à população. Tão importante quanto a questão ambiental, foi resgatar um pouco da nossa cultura e valorizar os nossos artistas locais.”
Os parceiros - Os parceiros dos estudantes da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) – Pólo de Ubatuba são: Prefeitura de Ubatuba; Supermercado Rosado; Casa Nova Materiais de Construção; Freeway Dedetizadora; Mar Azul Turismo; Cunhã Artesanato; Com Carinho Presentes; Funerária Litorânea; Mercado Bom Preço; Cati; STTR; Quiosque Patropi e Rei do Camarão. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cinema: SEMANA DE 30/05 A 12/06/2008
Lançamento Mundial
Um filme da Lucas Fim , dirigido por Steven Spielberg com Harryson Ford
Indiana Jones e o reino da caveira de cristal.
ás 16:30 - 18:50 - 21:10hs
cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Retrato da juventude

Minha bisavó
foi a moça mais rica
com colares e anéis
pra mais de um conto de réis.

Minha bisavó
foi a moça mais alegre
que já teve uma camarinha
com uma paisagem marinha.

Minha bisavó
foi a moça mais bonita
que já posou em preto e branco
em um vestido de chita.

Universo pararelo

Crédulos de tudo,
as crianças e os poetas
ousam tocar as cores
do arco-íris;
embarcar em viagens
sem sair de casa;
trocar panelas
por maçãs do amor;
conversar ou rir,
aparentemente sozinhos,
mas, com atenção,
ouve-se as asas dos anjinhos
(ou foram os passarinhos?).

Alma multicolorida

Aqueles que não crêem
que em nosso corpo opaco
brilha uma alma de luz,
aqueles que não acreditam
em ressurreição,
precisam aprender
a lição das borboletas,
que não nascem,
mas surgem em vestes reais
rompendo um fato indigente,
renascendo, extraordinariamente.

No continente da noite

O guarda-noturno
que é a coruja,
faz a ronda dos campos
e basta seus pios,
com reputação de aziagos,
para devolver o silêncio
ao mundo dos notívagos.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Já chegamos ao Cume?

A máxima, de que "gosto não se discute" deve ( ?) ser respeitada! Sem falsos moralismos mas, respeito é bom e tanto eu, como muita gente por aqui, ainda gosta. O conteúdo do (folhetim) informativo de Ubatuba, que circula por aí, pasmem, com patrocinadores (co -responsáveis) é uma verdadeira apologia ao absurdo e, a estupidez. Retrato, revelado, do futuro que nos espera. Com a palavra o Secretario de Turismo, os patrocinadores e todos aqueles que se sentem "atingidos" mas, que permanecem, pelo menos até o momento, silentes. Será que eu estou, novamente, enxergando "sinais" ou já chegamos ao CUME?

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Alerta aos auxiliares de serviços infantis

Na eleição anterior alguns já usaram vocês, como bucha de canhão, prometendo mundos e fundos. De novo, agora, sem nada ter feito, em quatro anos, mesmo pendurados nas tetas do poder, os convocam para reunião. Abram os olhos!. Não permitam que os usem para promessas de "papais-noeis eleitorais". Observem o tratamento que tem recebido nestes quatro anos. Fizeram alguma coisa para resolver seu problema? Não! Os confinaram em três creches desrespeitando suas opções preenchidas em concurso de remoção? Sim! Falaram mal de vocês e os culparam pelo deficiente funcionamento das creches? Também e bastante! Privatizaram parte dos serviços de seus cargos deixando de chamar colegas aprovados em concurso? A realidade está ai para prova-lo!
Cabe lembra-los que por iniciativa de quem agora os convoca, em 29-09-04, foi aprovada pela Câmara Municipal, lei inconstitucional, proposta sem o autor ter autoridade para faze-lo e, em período proibido pela Lei Eleitoral. Alguns de vocês, enganados por falsos profetas, estiveram lá batendo palmas. O Sr. Eduardo de Souza César, como vereador, votou na aprovação de Lei Inconstitucional e na derrubada do veto interposto pelo prefeito em exercício. Em janeiro de 2005, o mesmo Sr. Eduardo de Souza César, já Prefeito, entrou com "Ação Direita de Inconstitucionalidade" - (ADIN). A lei não foi aplicada. Vocês foram envergonhados. Não deixem que isso aconteça de novo. Votem com consciência em quem tenha credibilidade.
Para seu consolo e conforto posso afirmar que, qualquer prefeito sério e preocupado com o funcionalismo público, terá que resolver seu problema e incorpora-los ao Quadro do Magistério. Houve mudanças na legislação federal e recomendam essa integração. Proposta, nesse sentido, já faz parte do programa de ação e das reivindicações da CHAPA 1, do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Ubatuba, com eleição marcada para o dia 03-07-08.
VIVA UBATUBA! Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba, SP


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba Noturno  © Dr. Fumagalli

Ubatuba Noturno
© Dr. Fumagalli

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor