Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 11 de Junho de 2008 - Nº 1987 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
-


Caraguatatuba
Prefeitura consegue desembargo de obras no Morro Santo Antônio
Secretaria Municipal de Educação desenvolve projeto de reciclagem
Caraguá faz moção de repúdio ao consórcio
Mascote dos Jogos Regionais precisa de um nome
Campanha de Vacinação contra a poliomielite acontece neste sábado em Caraguá
Confira os pontos de vacinação no dia 14, sábado
Associação de Combate ao Câncer realiza Mega Bazar de Inverno no dia 19
Canoagem de Caraguá é vice-campeã em Parati
Associação dos Moradores do Morro do Algodão promove festa junina
Bikers de Caraguá trazem medalhas do Rio de Janeiro
Caraguá Surf Aqui!
Cia.de Dança de São José dos Campos, dia 14 de junho, no teatro Mário Covas.
Pólo Cultural Profª. Adaly Coelho Passos comemora seu aniversário com atrações.
Câmara realiza Audiência Pública

Ilhabela
Profª Elaine Gubani assume a Secretaria de Educação de Ilhabela
Funcionário tenta furtar a própria loja em que trabalha e é preso
Emendas de Lobo a LDO são aprovadas na Casa de Leis
Frente Alternativa lançará candidato
Lideranças do PR lançam pré-candidatura de Simões em Ilhabela
Campanha Nacional de Multivacinação Infantil
Prefeitura de Ilhabela concede descontos no IPTU
Equipe de Ilhabela se classifica para a semi final da Copa Zito
Vereadores aprovam parecer contrário a PL que obriga candidatos a prefeito e vice a apresentarem Plano de Governo
Ilhabelenses participam de discussão sobre a PEC 333 em Brasília

São Sebastião
Super Surf começa nesta quarta-feira em Maresias
Famílias pedem remoção de área contaminada
Guarda Civil é colocada armada para patrulhar nas ruas da cidade
Ambulantes da região central discutem Código de Posturas
Dois foragidos da Justiça são encontrados pela PM no final de semana
Prefeitura retira mais de 33 mil litros de óleo de cozinha do Meio Ambiente
Aulas práticas de manutenção industrial começam em julho no galpão do CIP
Prefeitura adverte para consumo impróprio na Bica de Barequeçaba
Projeto de terminal de navio de cruzeiro recebe apoio de comerciantes
Moradores e Comerciantes do Centro Histórico recebem orientação do Mutirão da Cidadania
Festa do Migrante inicia nesta sexta-feira na Costa Norte
Prefeitura realiza Campanha de Multivacinação no próximo sábado

Ubatuba
Governo estadual anuncia Acessa São Paulo em Ubatuba
Deputado Clodovil não apóia aliança do PR com ex-prefeito Paulo Ramos
Rodovia que corta município ganha painel eletrônico informativo
Quilombola tenta evitar demolição de casa na Caçandoca
Assaltante é detido pela própria vítima em Itaguá
Menor é apreendido por traficar na avenida Iperoig
Irmãos Ribeiro e Marconi saem na frente do campeonato fraldinha de Ubatuba
Prefeitura e lideranças da pesca discutem sobre Gerenciamento Costeiro
Equipe de Ubatuba vence segunda etapa do Circuito de Águas Abertas
Nadador ubatubense vai à final nos Jogos da Juventude

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

-


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Prefeitura consegue desembargo de obras no Morro Santo Antônio

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba conseguiu o desembargo das obras no Morro de Santo Antonio, no final da sexta-feira, através de uma ação cautelar, que permite a prefeitura continuação das obras de recolocação da imagem do santo padroeiro.
De acordo com a desembargadora federal, Salete Nascimento, que concedeu a liminar para a Prefeitura de Caraguá, o embargo foi uma medida extrema por parte do Ibama, já que a prefeitura tinha autorização dos órgãos estaduais competentes para a realização das obras. Em documento a desembargadora explica que é uma ação cautelar, que é o mesmo que liminar, objetivando a suspensão dos efeitos do auto de infração e do termo de embargo e interdição lavrados em desfavor da prefeitura; sendo assim, a prefeitura, por enquanto, possui a liminar que suspende o pagamento da multa, no valor de R$ 10 mil reais e poderá dar continuidade às obras no morro de Santo Antonio.
Para o secretário de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Auracy Mansano Filho, este é um ponto turístico de grande relevância para a cidade, e esta liminar dá respaldo a continuar as obras que já estão licenciadas por órgãos competentes do Estado de São Paulo, “eu acho que não precisava ter chegado a este extremo de embargo das obras, mas a gente respeita os órgãos ambientais e o Ministério Público. Sabemos que é uma liminar e aguardamos que a decisão judicial definitiva venha positiva e que consigamos, de vez, acabar com este capítulo, proporcionando a nossa comunidade um símbolo turístico ao Município, que se torne referência, assim como Taubaté, Rio de Janeiro e outras cidades”, disse Mansano, enfatizando que durante as obras não foi feita nenhuma supressão de vegetação na área, fora da autorização, “aliás, nós suprimimos menos vegetação do que o proposto no projeto original; o platô 01, nós nem iremos mais urbanizar, vamos recuperar e mantê-lo, para termos mais área verde, pois é uma área muito sensível e muito bonita também; portanto, a proposta é preservar aquela área de forma ambiental, cultural e turística”, relatou o secretário que confirma a continuação das obras.
Segundo o representante regional do Ibama de Caraguatatuba, Leonardo Ribeiro Teixeira, a notificação da liminar que suspende o embargo ainda não chegou em suas mãos, portanto o órgão ambiental não pode se manifestar enquanto não receber nenhum documento. “Mas é importante lembrar que esta área do morro de Santo Antonio, é uma área muito sensível e o que a prefeitura está fazendo, a maneira como está conduzindo as obras não tem previsão legal. Já com relação à decisão judicial do desembargo, levaremos ao jurídico do Ibama em São Paulo para analisar as medidas a serem tomadas, porém respeitaremos qualquer decisão judicial que nos seja imposta”, alegou Teixeira, enfatizando que o embargo da obra da imagem do Santo não tem motivação religiosa alguma, tão pouco política, é apenas uma prevenção ambiental, “gostaria que a população soubesse disso, nós não temos cunho religiosos ou político algum, apenas nos preocupamos e cuidamos do Meio Ambiente”, finalizou. (Fonte: Imprensa Livre)

Secretaria Municipal de Educação desenvolve projeto de reciclagem

Caraguatatuba - A Secretaria Municipal de Educação, de Caraguatatuba, junto com o Fundo Social de Solidariedade, está desenvolvendo um projeto de Reciclagem na cidade. O projeto chama-se Lixomania, e tem como objetivo incentivar a separação do lixo e a reutilização, enviando para a Cooperativa Arte de Viver (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Caraguatatuba).
A princípio a intenção do projeto era conscientizar a população de que é necessário reduzir o lixo. “Falta refletir sobre nossos hábitos em relação ao lixo que produzimos”, diz a Coordenadora do Projeto, Rosana Albuquerque.
Segundo Rosana, as pessoas não gostam de ter que limpar o lixo para separá – lo, mas se esse lixo não é limpo, junta bicho e mau cheiro ficando inutilizável.
O projeto tem todo um trabalho de conscientização com alunos da rede pública. Esses alunos aprendem que é preciso separa o lixo em casa e levá–lo limpo à escola.
A coordenação do projeto criou um mascote que incentivasse as crianças com o projeto, o Lixotinho.
A iniciativa de recolher esse lixo nas escolas partiu do trabalho de alguns pais de alunos, que vivem da Cooperativa Arte de Viver.
Esse grupo de trabalhadores é formado por 17 catadores que vivem da coleta de lixo, que é reciclado e vendido para empresas que o reutilizam. Os cooperados são apoiados pela prefeitura, que colabora com divulgação e ajuda de custo com materiais e transporte para a coleta. Segundo a coordenadora do Projeto Rosana Albuquerque, o prefeito da cidade criou uma lei que obriga todas as Secretarias Municipais a reciclarem o lixo, retirado por uma empresa de Reciclagem cadastrada na Prefeitura. A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Caraguatatuba é uma delas.
“Mas esse trabalho ainda é pouco perto do que precisa ser feito. Falta divulgação. As pessoas esquecem com muita facilidade que é preciso reciclar. A reciclagem deveria ser uma rotina em nossas vidas”, diz Rosana.
A Cooperativa Arte de Viver recolhe os materiais recicláveis (Lixo Seco). O restante é retirado pelo caminhão da coleta comum, como os resíduos orgânicos (lixo úmido) e sobras de alimentos e rejeitos (guardanapos engordurados, toalhas e lenços de papel usados, fraldas descartáveis, absorventes higiênicos, espelhos, fotografias). (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá faz moção de repúdio ao consórcio

Caraguatatuba - O presidente da Câmara de Caraguatatuba, Wilson Gobetti (PDT), fez uma "moção de repúdio" ao Consórcio que constrói a Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba. Segundo ele, o grupo não estaria dando preferência para a contratação de mão-de-obra local. A prefeitura informou que não há nenhum contrato formal que estabeleça a contratação de mão-de-obra local. O diretor do Sindicato dos Empregados da Construção Civil, Antônio Carlos Silveira Monteiro, afirmou que desconhece que o Consórcio esteja dando tal preferência. A Petrobras não comentou o assunto. (Fonte: ValeParaibano)

Mascote dos Jogos Regionais precisa de um nome

Caraguatatuba - A Comissão do 52º Jogos Regionais selecionou quatro nomes para a Lagosta, mascote do evento. Joreca, Carama, Douradinha e Lilo são as opções a serem votadas a partir desta terça-feira, 10.
Além do site da Prefeitura Municipal, www.caraguatatuba.sp.gov.br, que apresenta a enquete para a escolha do nome, os alunos das escolas municipais de ensino fundamental e dos núcleos esportivos da cidade ganharão uma cédula para votar.
A votação irá até o dia 20 de junho, e segundo a SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, no dia 23 será divulgado o nome escolhido.
Para chegar às quatro opções, crianças da rede pública tiveram a oportunidade de criar a alcunha da Lagosta. O estudante que deu o nome vencedor ganhará uma bicicleta.
"Queremos mostrar que a democracia existe na administração do prefeito José Pereira de Aguilar e gostaríamos da participação de todas as crianças", falou Wenceslau Souza Neto (Lelau), secretário de Esportes de Caraguatatuba. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Campanha de Vacinação contra a poliomielite acontece neste sábado

Caraguatatuba - Acontece no sábado, dia 14, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Caraguá já se prepara para vacinar todas as crianças com idade entre zero e cinco anos do município. Todas as UBSs - Unidades Básicas de Saúde e algumas escolas municipais estarão atendendo das 8h às 17h.
Além das UBS e das escolas, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica ainda montarão postos volantes. No período da manhã, a vacinação volante estará na Fazenda Serramar, CIEC - Centro Integrado de Educação e Cidadania (Casa do Menor) e Casa de Saúde Stella Maris. No período da tarde, a equipe estará atendendo no Massaguaçu. No bairro Poço das Antas uma equipe volante estará atendendo durante todo o dia.
A expectativa da VE - Vigilância Epidemiológica é que a meta de 95%, estipulada pelo Ministério da Saúde seja atingida. "Temos mais de 7.500 crianças com idade entre zero e cinco anos no município e alertamos para que os pais compareçam a uma unidade de saúde mais próxima de sua casa, para vacinar seus filhos e não esquecer de levar a carteira de vacinação da criança, disse Carla Aparecida Pereira, responsável pela V.E .
A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença grave, causada por um vírus que ataca crianças e resulta na paralisia de todo o corpo. Nos casos mais graves, ela pode ser permanente e até fatal.
A Paralisia Infantil está extinta no Brasil desde 1989, porém casos da doença aconteceram recentemente em países da América Central e África, o que deixa o país em alerta para manter a proteção coletiva e imunidade das crianças.

Confira os pontos de vacinação no dia 14, sábado

Região Sul
Perequê-Mirim:UBS Perequê-Mirim - Av. José da Costa Pinheiro Júnior, 1.527 e E.E. Vereador Benedito Paes Sobrinho - Av. José da Costa Pinheiro Júnior, 2.161
Pegorelli: Centro Cultural - Rua Shibata, 10
Porto Novo: UBS Porto Novo - Av. José Herculano, 8.550 e CIEFI Profª Maria Aparecida Ujio - Av. 1º de Maio, 285
Praia das Palmeiras: EMEF da Praia das Palmeiras - Rua Aldo Marcucci, 300
Morro do Algodão: UBS Morro do Algodão - Rua Antônio dos Santos, 27

Região Centro
Centro - UBS Centro - Av. Anchieta, 485
Jardim Califórnia - EMEF Profª Antônia Ribeiro da Silva - R. Alcides Alves Pereira, 140
Jaraguazinho: UBS Jaraguazinho - Rua Benedito Silveira Santana, 57 e Supermercado Shibata - Av. Presidente Campos Salles, 297
Indaiá: EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, 1.101
Tinga: Rua Antônio dos Santos s/n
Poiares: EMEF João Bastista Gardelin - Av. José da Silva Xavier, 180
Rio do Ouro: Profª Aída A. C. Grazioli - Rua Francisco Ribeiro, 80 e EMEF Bernardo Ferreira Louzada - R. Horto Florestal s/n
Canta Galo: EMEI João Timóteo do Rosário - Estrada do Canta Galo s/n
Ipiranga: EMEI Messias Mendes de Souza - Av. Brasil, 1.350
Martin de Sá: EMEF Profº Luiz Ribeiro Muniz, 355

Região Norte:
Massaguaçu: UBS Massaguaçu - R. Itália Basse Magni, s/n
Casa Branca: UBS Jardim Casa Branca - R. José Pedro O. Barbosa, 7
Olaria: UBS Olaria - R. Marginal Ipiranga, 17
Jetuba: UBS Jetuba - R. Vinte a Quatro s/n
Tabatinga: UBS Tabatinga - R. Manoel Pereira dos Santos, s/n (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Associação de Combate ao Câncer de Caraguá realiza Mega Bazar de Inverno no dia 19
No Bazar estarão disponíveis roupas semi-novas com preços acessíveis. Entre os produtos estão paletós masculinos e femininos, além de roupas de inverno. A renda do Bazar será revertida em benefício das pessoas ajudadas pela Associação de Combate ao Câncer de Caraguá

Caraguatatuba - A ACCC - Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba, que atua na cidade com o apoio da Prefeitura Municipal, realizará com a ajuda de seus voluntários mais um evento em prol dos pacientes com câncer cadastrados pela entidade.
No dia 19 de junho, quinta-feira, a partir das 10 horas, será realizado o "Mega Bazar da ACCC", na sede da entidade, com peças de roupas semi-novas, com preços bastante acessíveis.
Entre as peças que estarão à venda, encontram-se roupas de inverno variadas, além paletós masculinos e femininos.
De acordo com a presidente da Associação de Combate ao Câncer de Caraguá, Carmelinda Silva Carlota, o Mega Bazar será aberto a toda população. "As pessoas que quiserem participar não se arrependerão, pela qualidade das peças de roupa, e porque ao adquirir uma das peças do bazar, a pessoa estará contribuindo com a entidade, que auxilia os pacientes cadastrados com fornecimento de medicamentos, leite em pó e outros itens", disse.
É importante destacar que a Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba atua no município desde 2004 e conta com mais de 200 pacientes cadastrados. A instituição trabalha de maneira voluntária, angariando fundos por meio de bingos, eventos, gincanas, além de ações como este Mega Bazar que será realizado no dia 19, das 10h até às 19h.
A ACCC fica na Avenida Maranhão, nº 107, no Jardim Primavera. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3881-2556. Seja solidário... Participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Canoagem de Caraguá é vice-campeã em Parati

Caraguatatuba - Os atletas da ACALINO - Associação de Canoagem do Litoral Norte estiveram no domingo, dia 8, em Mambucaba em Parati, Rio de Janeiro, onde participaram da 1ª etapa da Copa Brasil Eletronuclear de Canoagem Oceânica e conquistaram o vice campeonato da competição.
A equipe caraguatatubense conquistou 126 pontos. A primeira colocada foi a ECOAR de Angra do Reis com 130 pontos e em terceiro ligar ficou a equipe Remo de Santos com 40 pontos. Os atletas de Caraguá disputaram as Classes I, II e III em diversas nas categorias Duplo Sênior, Sênior, Júnior, Máster, Super Máster, e Open.
Na classe I - Duplo Sênior, os atletas Edneder Soares e Pedro Paulo ficaram em 2º lugar; na Júnior, Eric Oliveira também ficou com o 2º lugar; na Sênior, Antônio Silva sagrou-se campeão, seguido pelo companheiro de equipe Fernando Lima em 2º; na Máster e na Super Máster, os atletas Humberto Santana e Toninho Baguinha também subiram no lugar mais alto do pódio, respectivamente.
Na Classe II, Open, Rogério Ricardo foi o campeão e Anderson Silva o 3º colocado e na Classe III, Open, Luiz Fernando sagrou-se campeão, Antônio Agripino foi o 5º colocado e Rodrigo José o 6º.
A ACALINO conta com o apoio da Prefeitura de Caraguá, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Associação dos Moradores do Morro do Algodão promove festa junina

Caraguatatuba - A AMMA - Associação dos Moradores do Morro do Algodão promove nos dias 13, 14 e 15 o Arraia da AMMA. O evento acontecerá no estacionamento do Multiclube Ilha Morena, a partir das 18h, com barraca de comidas e bebidas típicas, além de muita diversão.
A festa, que conta com o apoio da Prefeitura, terá no dia 13, sexta-feira, a apresentação da Orquestra de Violeiros Estrela de Ouro. Neste dia, quem passar pelo evento poderá ouvir o contador de Histórias Valdir Marino. No dia 14, sábado, a dupla João Marcos e Juliano se apresentará com o melhor da música sertaneja. No dia 15, domingo e último dia de festa, o cantor Wilton alegrará os presentes e haverá também apresentação de Rufinos Projetos e Eventos Musicais e Telão, levando muita diversão aos presentes. Todos os dias haverá bingo com diversos prêmios.
De acordo com a presidente da AMMA, Valdirene Marcos, todo o dinheiro arrecadado com a festa será revertido para nos projetos de geração de renda da associação.
O Multiclube Ilha Morena fica na Avenida Guilherme de Almeida, no Morro do Algodão. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Bikers de Caraguá trazem medalhas do Rio de Janeiro

Caraguatatuba - O esporte de Caraguá está cada vez mais atraindo mulheres em diversas modalidades, e com sucesso. No domingo, dia 8, uma equipe de Ciclismo, com 7 atletas, esteve no Rio de Janeiro para disputar a Copa JJG de Ciclismo, válida pelo ranking Brasileiro e as duas atletas que viajaram com a equipe de Caraguá Sandra Domiciano e Cleonice Faustino conquistaram medalhas para o município.
As atletas disputaram a categoria Feminino. Após 40 minutos de prova, Sandra Domiciano chegou em 3º lugar e Cleonice Faustino chegou na 5ª posição, sendo as duas únicas atletas de Caraguá a subir ao pódio.
A prova contou com 200 competidores, que percorreram um circuito de 2.100 metros. Outros atletas de Caraguá também conquistaram boas posições na competição.
Na categoria Open masculino José Joaquim terminou a disputa em 9° lugar; na Elite, Victor Mantalvão ficou em 7° lugar, Ivair Alves em 9°, Tadeu Alves ficou em 12° e Jefferson Bonifácio 13° lugar.
De acordo com o técnico, com o resultado foram conquistados vários pontos para o ranking nacional por equipes no masculino e feminino e disse ainda que a prova serviu como preparação para os Regionais.
Nos dias 21 e 22 de junho a equipe participará do Interestadual de pista em Caieiras.
A equipe de Caraguá conta com o apoio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação; loja J.Bike; Geomater - Farmácia de Manipulação; Beach Energy; Pont Motos; Power Bar; Body Fit Academia; Lima letras; Auto Posto Mareli; Vídeo Shopping; Cine Caraguá; Zimmerman Odontologia; Niponet; JPR Auto Peças; Rádio Oceânica e Café Eletrônico. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá Surf Aqui!
Municipal de surf abre janela de espera das ondas para a primeira etapa

Caraguatatuba - Caraguá surf aqui! Este é o lema da associação de surf de Caraguatatuba para o circuito municipal de 2008, que tem abertura com janela de espera das ondas a partir desse final de semana para a realização da primeira etapa do municipal de surf. Essa que seria a 3ª etapa do ano passado que acabou sendo transferida para esse ano e transformada na 1ª etapa de 2008 e conta com os mesmo patrocinadores e apoiadores do ano passado. Com o apoio da SECER (secretaria de esportes e recreação de Caraguatatuba) a etapa promete dar a largada para uma nova faze do surf caraguatatubense que vem revelando talentos e formando profissionais, como Alexandre Moliterno, Luciano Brulher e Marcus Cardoso e o atleta estudante do Unimódulo Marcio Steinhauser o “Pelo”, que é o grande favorito para essa etapa na Open e universitária. Vice na open ano passado e campeão na universitária "Pelo" vem de dois bons resultados no paulista amador e final no universitário paulista. Outro destaque é Igor Silva, campeão open 2007, que esse ano também disputará a categoria universitária. Além de “Pelo” e Igor a Open tem a volta do veterano Ari Gandola as competições, recuperado de um período de contusão que o tirou das disputas em 2007, "Gandola" é o mais antigo competidor caraguatatubense na ativa até hoje. Sem contar que também corre por fora; Jonas Machado e Cristiano Andrade. Na categoria junior colegial o favorito é Vitor Cardoso que deve travar uma disputa a parte com Igor Paladini o “Pouca Sombra”. Na feminino, Aline Patrícia “a Patty, que também volta as competições e anda treinando para fazer bonito no municipal para fazer páreo a Ubatubense Nina Santinho campeã 2007. Na longboard o grande favorito mais uma vez é Everton Oliveira campeão 2007, deve travar mais uma vez, uma disputa acirrada com Fernando Santos O “Tom Pool”, Luiz Alexandre o Tio Luiz” e Giglison “Olaria”. A Associação de surf de Caraguá, apesar das dificuldades para fechar os patrocínios para as outras etapas essa ano, não deixa a "prancha embicar" (leia-se peteca cair) para continuar promovendo o esporte na cidade. "Estamos aguardando confirmação do UNIMÓDULO que foi nosso parceiro nos anos anteriores doando bolsas universitarias para os campeões do nosso circuito. apesar das mudanças na instituição estamos confiantes nessa parceria para continuar engrandecendo nosso campeonato". disse Luciano Sant'anna, presidente da associação de surf de Caraguá, formado em ed.Física e ex aluno da instituição.
O municipal de surf em Caraguá terá janelas de espera a partir do próximo final de semana 13 de junho e as inscrições já podem serem feitas na sede da associação de surf de Caraguá na travessa Miguel Varlez 59, Indaiá mais informações pelo cel 12-9743.1018 com Luciano Sant’anna. e custão 25 reais para atletas associados na Associação de surf de Caraguá e para atletas não associados o valor é de 35 reais e podem serem feitas nos dias que antecedem a etapa ou na praia, caso tenha vagas. O atleta terá direito a uma camiseta pela inscrição.
O municipal de surf Universitário e colegial é um movimento pelo fundo artificial em Caraguatatuba e tem a apresentação: do Vereador Baduca Filho e UNIMÓDULO. Patrocínio: da Água do mar surf shop, Company surf shop, SKS surf wear, Spray confcções e Tom Pool Board shop. O co-patrocínio: Sport Life surf Wear, Tribo Caiçara surf wear, litoral Tintas, Moai ocean Guardian, digital Lan House. Colaboração: de Atletas de Cristo, Bola de Neve Church, academia Linha D’Água, loja Século XXI, quiosque Canto Bravo, loja Prancha & Cia, Brisa Flat apart hotel. Cobertura: do site www.paginasurf.com (Fonte: ASC)

"Cia.de Dança de São José dos Campos", dia 14 de junho, no teatro Mário Covas

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e a Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba apresentam "Cia. de Dança de São José dos Campos".
A Cia. de Dança de São José dos Campos foi criada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo no final de 2005 e desenvolve seu trabalho contando com profissionais reconhecidamente competentes, estimulando e impulsionando a arte do Ballet Clássico e da Dança Contemporânea, tanto na cidade como fora dela.
Apesar de ter sido criada há pouco tempo, a excelência do trabalho da Cia. de Dança de São José dos Campos tem projetado o grupo para palcos de todo o país.
Neste sábado (14) de junho você não pode perder esse grande espetáculo que serve como exemplo de intercâmbio cultural entre as cidades do Vale e Região. Com coreografias clássicas e contemporâneas o espetáculo pretende surpreender!
A Fundacc sempre engajada em projetos que abrangem a questão cultural e social traz o espetáculo dessa conceituada Cia. através do ingresso solidário, onde os alimentos serão doados para Fundo Social de Solidariedade.
A apresentação acontecerá no teatro Mário Covas, dia 14 de junho às 21h, os convites devem ser trocados na sexta-feira (13) das 9h00 às 17h00 no Teatro Mário Covas e sábado a partir das 10h00 a entrada será 1(um) quilo de alimento não-perecível.
Serviços:
Cia.São José dos Campos apresenta.
Local: Teatro Mário Covas
Endereço: Avenida Goiás, 187 - Indaiá.
Cidade: Caraguatatuba/SP
Tel.: (12) 3881-2623
Horário: 21h Data: 14 /06/08
Entrada: 1 kg de alimento não-perecivel.
Sobre o espetáculo: Coreografias
Sempre em dois - A coreografia apresenta a necessidade de estarmos próximos, um corpo no outro, num sentimento de afeto humano, independente de qual seja a relação. Pode ser amor, amizade ou fraternidade: necessitamos do toque.
Coreógrafo: Ricardo Scheir
Chamas de Paris - É um "grand pas de deux" de repertório clássico, inspirado na revolução parisiense. A música é de Assafiev.
Coreógrafo: Vasily Vainonen
Ad Aternun - Do latim PARA SEMPRE, faz uma leitura das relações entre homem e mulher envolvendo o espectador numa história singular.
Coreógrafa: Andrea Pivatto
Boys - Com música da dupla americana Cocorosie, a coreografia retrata a juventude e suas nuances, mostrando características como virtuosismo e força, aliadas à sutileza dos movimentos.
Coreógrafo: Ricardo Scheir
Catarse - A coreografia representa a entrega total dos bailarinos, independentemente das interpretações e situações que o trabalho pode oferecer, criando um desafio com suas próprias limitações de corpo e mente. Com foco nessa "entrega", a descoberta da verdade a ser dançada torna-se muito mais intensa e particular ao corpo em movimento, tanto quanto aos olhos do público.
Coreógrafo: Eduardo Menezes (Fonte: Fundacc)

Pólo Cultural Profª. Adaly Coelho Passos comemora seu aniversário com atrações


Pólo Cultural Adaly Coelho Passos na Praça Cândido Mota

Caraguatatuba - O "Pólo Cultural Adaly Coelho Passos" foi inaugurado em 12 de junho de 2002, onde se instalou no antigo prédio do Grupo Escolar de Caraguatatuba, na Praça Candido Mota.
Nele está integrado o Arquivo Público do Município, a Videoteca "Lúcio Braun", a Biblioteca de Artes "Leopoldo Ferreira Louzada" e o Macc - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, que tem como objetivo principal preservar a memória da cidade, os costumes e tradições culturais do povo caiçara.
Essa semana o Pólo Cultural Profª. Adaly Coelho Passos comemora seu aniversário com algumas atrações entre elas uma palestra que será realizada amanhã (11) na Videoteca Lúcio Braun a partir das 18h sendo ministrada pelo Dr.Gilvan Barbosa Lopes que abordará temas como dengue, cuidados com o corpo, dicas de saúde e estética.
Já no dia 12 de junho durante todo o dia na comemoração o Museu acontecerá oficina de dobraduras e exposição dos seis anos do Macc e no dia 18 de junho acontecerá uma comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil, onde uma gueixa estará recepcionando e entregando uma lembrança aos visitantes.
Serviços:
Comemoração Aniversário - 06 anos de Pólo Cultural
11/06 - Palestra Dr.Gilvan Barbosa Lopes
12/06 - Oficina de dobraduras com alunos da rede de ensino;
Exposição dos seis anos de MACC.
18/06 - Comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil:
· Uma gueixa estará recepcionando e entregando uma lembrança aos visitantes.
Local: Pólo Cultural Adaly Coelho Passos
Endereço: Praça Cândido Mota, nº72 - Centro.
Cidade: Caraguatatuba/SP
Tel.: (12) 3883-9980
Entrada: Gratuita (Fonte: Fundacc)

Câmara realiza Audiência Pública
Parlamentares debatem alteração na Lei de Uso do Solo

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na segunda-feira - 9 de junho e realizará nesta quinta-feira - 12 de junho, sempre às 16 horas, no plenário do Parlamento Municipal, Audiência Pública para alteração da Lei de Zoneamento e Uso do Solo, através de Projeto de Lei de autoria dos Vereadores. As Audiências Públicas são obrigatórias com base na Lei Orgânica Municipal e no Regimento Interno do Legislativo.
De acordo com a Lei Orgânica Municipal (LOM) toda vez que houver alteração no Código Sanitário, Código Tributário, Orçamento ou a Lei de Uso do Solo e Zoneamento, são necessárias no mínimo 2 (duas) Audiências Públicas com diferença de pelo menos 48 horas uma da outra, para discussão, juntamente com a Comunidade sobre a proposta de alteração. Somente após as Audiências Públicas é que a propositura poderá ser encaminhada ao plenário da Câmara para votação.
As propostas apresentadas tem a autoria dos Vereadores Celso Pereira (DEM), que altera categoria de uso C5, permitindo venda de gás engarrafado na rua Irmã Lucila, no bairro do Massaguaçu, zona norte da cidade e do Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PDT), permitindo Prestadores de Serviço do tipo Salão de Festas e Eventos na Alameda José Franciscone, no bairro do Porto Novo, na zona sul da cidade.
Nas Audiências Públicas participam a população, a Sociedade Civil Organizada, Entidades de Classe, Prefeitura e a Câmara Municipal, podendo haver perguntas para sanar dúvidas. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Profª Elaine Gubani assume a Secretaria de Educação de Ilhabela

Ilhabela - A professora Elaine Gubani assumiu, em cerimônia de posse, nesta segunda-feira, 09, o cargo de secretária municipal de Educação, pasta que era ocupada anteriormente pelo profº Antônio Cornélio de Morais Filho, na função desde 2000.
O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, esteve na secretaria durante a cerimônia para dar as boas vindas a nova secretária, acompanhados pelo ex-secretário, Antônio Cornélio de Morais Filho; os vereadores José Roberto de Campos (Beto) e José Jorge Pereira (Zeca); os secretários municipais João Marques da Costa Nesto (Obras), Raquel Navarro (Administração), Cleuza Maciel (Turismo e Fomento). Na oportunidade o prefeito ressaltou necessário ter muita responsabilidade e conduzir a educação pelo caminho certo.
Elaine foi indicada pelos próprios funcionários da secretaria e o ex-secretário não deixou de comentar a vasta experiência da nova secretária, como fator fundamental para o desenvolvimento da secretaria.
Em seu discurso de posse, a secretária declarou estar entusiasmada com a nova função e irá dar continuidade ao trabalho desempenhado durante os últimos anos.
"É um privilégio assumir a pasta em um momento em que existem trabalhos que trouxeram um novo paradigma para educação ilhabelense", ressaltou Elaine. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Funcionário tenta furtar a própria loja em que trabalha e é preso

Ilhabela - J.P.S., 29 anos, ajudante geral de uma loja de material de construção civil na Barra Velha, foi surpreendido pela Polícia Militar de Ilhabela furtando peças de madeira do tipo Ipê e Peroba Rosa no local, que fica na rua Minas Gerais na tarde de sábado. Segundo a polícia, o proprietário do lugar observou o furto e acionou imediatamente os policiais que chegaram ao comércio ainda a tempo de deter J.P.S.
Conforme o ajudante geral informou em seu depoimento, segundo a polícia, ele já tinha um comprador certo para o material e venderia tudo por R$ 500. J.P.S. foi preso e permanece à disposição da Justiça, de acordo com informações da Polícia Militar. (Fonte: Imprensa Livre)

Emendas de Lobo a LDO são aprovadas na Casa de Leis

Ilhabela - Na sessão ordinária da Câmara de Ilhabela, ontem, 09, todas as emendas à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2009, de autoria do vereador Luiz Lobo (PSDB), foram aprovadas por unanimidade.
O Projeto de Lei do Executivo de número 67/2008 que define a LDO foi apresentada aos vereadores na sessão do dia 26 de maio, e elaborada em Audiência Pública realizada pela Secretaria de Administração em 9 de maio, na Casa de Leis.
Segundo Luiz Lobo, seu intuito com as emendas aditivas é favorecer a população, melhorando a qualidade de serviços a ela prestado e dinamizar as ações do Executivo em 2009.
A primeira das emendas votada e aprovada foi a de número 09/2008, que cria o Departamento de Comunicação.
Logo em seguida, a emenda de número 10/2008, para a criação do Departamento de Pesca, que para Lobo, a necessidade deste pôde ser melhor notada com as discussões sobre as APA’s (Área de Preservação Ambiental) e as ÁRIE’s (Áreas de Relevante Interesse Ecológico).
“É urgente que o setor pesqueiro possua um representante legal para trabalhar em prol dos pescadores artesanais ilhabelenses, ou seja, um representante da Prefeitura Municipal”, diz.
Já as emendas 11, 12, 13 e 14/2008, prevêem as construções de Centro de Educação Infantil (Creche), nos bairros Bexiga e Armação, de um Centro Cultural no bairro Praia Grande, da Casa do Caiçara, de Unidade Básica de Saúde no alto do bairro da Barra Velha, incluindo também um Mini-Pronto Socorro junto à Unidade Básica de Saúde da região Sul de Ilhabela, respectivamente.
Em relação às creches, Lobo justifica que os prédios atuais são alugados, ou seja, não estão devidamente adaptados à uma unidade de ensino.
Já sobre o Centro Cultural da Praia Grande, Luiz Lobo conta que já existe um projeto pronto na Prefeitura, para a construção deste, no local da antiga escola Municipal Ana Leite. “O Centro já tem até um nome: José Julião dos Santos”, afirma.
Ainda dentro da preocupação com a cultura ilhabelense, a Casa do Caiçara, de acordo com o vereador, é uma forma de preservar as raízes caiçaras. “Seria um local de visitação, onde ficarão expostos equipamentos utilizados pelos caiçaras, como a casa de pau-a-pique, a máquina de fazer farinha de mandioca, entre outros”, esboça.
Saúde - A emenda 14/2008, que prevê a construção de uma Unidade Básica de Saúde no alto do bairro da Barra Velha, e um Mini-Pronto Socorro junto à Unidade Básica de Saúde da região Sul de Ilhabela, para Lobo, é uma forma de ‘desafogar’ as consultas mensais do Hospital Mário Covas.
Para Lobo, as construções desses dois prédios poderiam favorecer tanto os médicos quanto a população. “Às vezes é uma medicação básica, e a pessoa tem que se deslocar lá do Sul para o Mário Covas, por exemplo. Com essa Unidade, ela não precisa pegar um ônibus e vir, dando a vaga no hospital para reais emergências”, finaliza. (Fonte: Assessoria do Vereador Luiz Lobo)

Frente Alternativa lançará candidato

Ilhabela - Na última sexta-feira, 06, os representantes dos partidos PSDB, PDT, PMDB e PV, a chamada Frente Alternativa, entraram em acordo para defender um mesmo candidato ao cargo majoritário do Executivo e seu vice, para as eleições municipais de 2008, em Ilhabela.
Durante a reunião, que contou com a presença de três pré-candidatos a prefeito do Arquipélago, Luiz Antonio dos Santos, o Luiz Lobo (PSDB), Carlos Alberto Oliveira Pinto, o Carlinhos de Nilo (PMDB) e Rogério Ribeiro de Sá, o professor Catolé (PV), ficou decidido que o resultado das pesquisas encomendadas pelos partidos, definirão o candidato e seu vice, partindo da Frente Alternativa.
"Se nós estivermos juntos, nos fortaleceremos e a probabilidade de vencer as eleições para fazer o melhor por Ilhabela, será muito maior", garantiu Carlinhos de Nilo.
Já o professor Catolé, disse que o PV possui restrições em algumas possíveis coligações. "No entanto, se os líderes (candidato a prefeito e vice-prefeito), saírem da Frente Alternativa, o partido continua com ela", conta.
Luiz Lobo garantiu que a Frente deve deixar outras preocupações de lado, e seguir unida, montando seu planejamento de ações. "Depois que nos definirmos, o que vier é pra somar, no sentido de novas parcerias. Nós resolvemos como caminharemos, se algum outro partido que estiver de fora da Frente, compartilhar da nossa decisão, que venha! Pois aqui, neste grupo, está um jeito novo de governar Ilhabela", dispara.
Outras opiniões - O presidente do PDT, Vinícius Julião, acredita que a Frente está imbuída no sentido de melhorar a qualidade de vida da população. "Temos pessoas de caráter e dignidade neste grupo, com história, que pensam em Ilhabela. Portanto, todos estão dividindo os mesmos ideais, devemos permanecer unidos".
A presidente do PSDB, Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza, a Gracinha, afirma que a reunião consolidou a Frente Alternativa, que enfim entrou em um acordo. "Essa parceria é formada por grandes lideranças, pessoas idôneas, honestas e competentes para administrar o município", disse.
Para o presidente do PV, Nuno Gallo, de todas as reuniões esta foi a melhor, no entanto, o partido precisa se reunir com seus membros para discutir o assunto. "Nós continuamos na Frente, porque desta algumas pessoas da reunião não descartaram o apoio de outros pré-candidatos a prefeito e principalmente, que não se espera o apoio da atual administração, a qual somos oposição (PV), para alguma definição".
Para o ex-prefeito Roberto Fazzini, é necessária a definição já que estão a véspera de uma convenção. "Precisamos dar nossa contribuição para se fazer uma administração séria, pois vemos que a 'sem-vergonhice' se enraizou no Brasil. E sem dúvidas, é nos municípios que se iniciam as mudanças", ressalta.
Segundo a coordenadora regional e membro da executiva estadual do PSDB, Maria Inez Fazzini Biondi, todos voltarão a se reunir no máximo em uma semana para analisar as pesquisas e chegar a decisão. "Eu vejo neste grupo uma esperança, e as pessoas nas ruas o vêem com bons olhos. Não podemos adiar mais nossa posição, já que o prazo para as convenções que definem candidatos é até o dia 30 de junho, e para as coligações até o dia 05 de julho", encerra.

Lideranças do PR lançam pré-candidatura de Simões em Ilhabela
Mais de duas centenas de pessoas aclamaram o vice-prefeito e presidente do Partido da República, no último sábado, dia 7 de junho

Ilhabela - Foi uma tarde de grande festa em Ilhabela. As mais importantes lideranças do Partido da República, estiveram presentes durante o evento que lançou a pré-candidatura do vice-prefeito de Ilhabela Antônio Cajado Simões às eleições majoritárias do próximo dia cinco de outubro. O Encontro foi no Hotel Pelicano, no último sábado, dia 7 de junho.
O vice-prefeito já conta com apoio de nove partidos, que deverão compor a coalizão em busca de uma vitória expressiva nas próximas eleições municipais. Todos os dirigentes dos partidos aliados, estiveram presentes para confirmar esse arco de aliança que terá a bandeira do PR em busca de mudanças significativas na administração da linda Ilhabela.
O secretário Geral do partido José Renato abriu o evento, que contou com os discursos do presidente estadual José Thadeu Candelária, Deputada Federal Luciana Costa, vice-presidente nacional Egerferson Craveiro, Ademar (vice-prefeito de Santa Isabel), Ana Barone (presidente do PR em Ubatuba), a jornalista Meg, assessora do deputado federal Clodovil Hernandes, dentre muitas outras autoridades que referendaram essa importante decisão do partido. Esteve presente ainda, pré-candidatos de várias cidades, vereadores, presidentes de câmaras municipais, assessores e representantes de políticos.
OTIMISMO EM BUSCA DA VITÓRIA - O palestrante Dr. Jorge Lordello, elogiou a perseverança e a garra com que Simões vem encarando essa fase de pré-campanha, ressaltando a importância da futura primeira-dama Janeide nesse momento, durante e após todo o processo eleitoral.
A presidente do PR em Ubatuba Ana Barone, também lembrou esse fenômeno: “a Janeide é uma mulher de fibra, uma pessoa doce, receptiva e que fará a grande diferença durante a caminhada de nosso colega Simões rumo à cadeira do Executivo Municipal de Ilhabela”.
Simões que rompeu com o prefeito nos primeiros meses de mandato, não deixou de trabalhar em defesa da população de sua cidade. O vice-prefeito implantou uma espécie de gabinete itinerante e atende à todos, encaminhando seus anseios e necessidades ao setores competentes da municipalidade.
O mesmo ocorreu com Ademir de Santa Isabel. Ao romper com o chefe do Executivo na cidade, o vice-prefeito iniciou atendimento em um trailler na feira-livre do município e até hoje não mede esforços para levar ao seu eleitorado toda atenção necessária, mantendo a postura de um grande político.
Vários nomes do partido que disputarão cargos majoritários em diversos municípios do Estado foram anunciados durante o evento, que mais uma vez marcou a preocupação do Partido da República com seus pré-candidatos, filiados e dirigentes municipais.
PALESTRA - Durante o encontro brilhou mais uma vez a estrela do delegado Jorge Lordello, que acompanha esse tipo de evento e promove palestras e auto-ajuda, com uma desenvoltura que contagia à todos. Em Ilhabela, o Dr. Lordello promoveu a palestra “Conquistando Objetivos”, quando demonstrou a importância do otimismo, perseverança e objetividade com que o ser humano deve encarar cada etapa de seu dia-a-dia, na busca do sucesso, em qualquer segmento. O conferencista é formado pela PUC-SP, delegado de polícia na capital paulista por onze anos e é vereador pelo PR em Suzano; consultor empresarial e pesquisador criminal, ele ainda acumula as atividades de articulista em diversos jornais e revistas do Brasil, além de conferencista e escritor internacional.
O PR sempre inova em seus encontros, levando a seus dirigentes, filiados e simpatizantes, personalidades que promovem uma série de palestras importantes para o enriquecimento político e social dos convidados. Hoje o PR é o partido que mais cresce no Brasil. (Fonte: Jornalista José Magalhães)

Campanha Nacional de Multivacinação Infantil

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, estará realizando no próximo sábado, 14, a primeira etapa da Campanha Nacional de Multivacinação Infantil. Neste dia deverão ser vacinadas todas as crianças menores de cinco anos contra a paralisia infantil.
Em Ilhabela, a vacinação acontecerá das 08h às 17h, em postos fixos e volantes nas regiões norte e sul do município (conforme tabela). Nas comunidades tradicionais, a campanha acontecerá em dias variados.
A Secretaria Municipal de Saúde estará disponibilizando quatro novos postos fixos este ano, nos bairros do Perequê (Supermercado do Frade), Green Park (Bar da Dona Joana), Creche do Itaquanduba e Barra Velha (Praça Alan Kardec).
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que nos Postos de Saúde, além da “gotinha”, também serão aplicadas as demais vacinas que estiverem em atraso, por isso é importante a apresentação da caderneta de vacinação da criança.
A poliomielite ou paralisia infantil, como é conhecida, é uma doença viral aguda, que atinge geralmente os membros inferiores, podendo levar ao óbito. Somente a prevenção, por meio da vacina, garante que a pessoa fique livre da doença.

POSTOS FIXOS – Das 08h às 17h

- PAS Armação
- Centro de Saúde (Vila)
- PSF Itaquanduba
- Supermercado do Frade (Perequê)
- EMEI Salvador Arena (Barra Velha – Gleba II)
- PSF Barra Velha
- PSF Água Branca
- Galeria Bela Vista – Próximo ao Mercado Colina (Barra Velha)
- Bar da Dona Joana (Green Park)
- Creche do Itaquanduba
- Praça Alan Kardec

POSTOS VOLANTE

VOLANTE SUL
8h30: Início Ponta da Sepituba
09h às 09h15: Ponta do Frade
09h20 às 09h45: Borrifos
10h às 10h15: Itapecirica (em frente à Escola)
10h20 às 11h15: Taubaté (ponto de ônibus)
11h20 às 11h30: Ponta da Sela - Condomínio
11h40 às 12h30: Praça do São Pedro
12h35 às 12h50: Cambaraú
13h00 às 13h25: Veloso
14h30 às 14h45: Bexiga
14h50 às 15h00: Praia Grande
15h20 às 16h40: Praça do Portinho
16h50 às 17h00: Ponto do ônibus do Ilhote

VOLANTE NORTE
09h00 às 13h30: Jabaquara, Furnas, Pacuíba e Ponta das Canas
14h30 às 16h00: Arrozal, Rua Albertina de Barros e Silva, Siriúba, Rua Leonor Amaral, Viana e Barreiros
16h00 às 16h45: Morro Santa Tereza (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela concede descontos no IPTU
Contribuinte que optar pela anistia terá cinco opções de pagamento

Ilhabela - Os contribuintes de Ilhabela que se encontram inadimplentes com impostos municipais podem regularizar a situação por meio de lei aprovada pela Câmara Municipal e homologada na última segunda-feira, 09, pelo prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Finanças, promove até o dia 30 de setembro de 2008 uma Anistia Fiscal que abrange os tributos municipais: IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza), ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), entre outras taxas, dispensando o recolhimento dos juros e das multas na liquidação de débitos.
O contribuinte que optar pela anistia terá cinco opções de pagamento. Nos pagamentos à vista, receberão 100% de desconto nas multas e juros. Em casos parcelados existem várias opções de redução, tais como, de 90% no valor das multas e dos juros para parcelamento em até 03 vezes; de 80% no valor das multas e dos juros para parcelamento em até 06 vezes; de 70% no valor das multas e dos juros para parcelamento em até 12 vezes e de 50% no valor das multas e juros para parcelamento em até 24 vezes.
Para se beneficiar da “Anistia Fiscal”, o contribuinte deverá estar em dia com suas obrigações para com a Fazenda Municipal, relativas às parcelas vencidas do exercício de 2008 sobre qualquer tributo.
Ainda segundo a Lei, o parcelamento será concedido através de requerimento que o contribuinte ou seu representante legal deverá protocolar no setor de protocolo, onde será levado ao setor de Receita para que possa ser lavrado o termo de Compromisso e Confissão da Dívida, na forma da legislação em vigor.
É importante ressaltar que o atraso no pagamento de três parcelas consecutivas ocasionará a perda dos benefícios desta Lei e o cancelamento automático do respectivo acordo, voltando assim ao seu valor original.
Segundo o diretor municipal de Divisão de Receita, José Messias dos Santos, os benefícios desta Lei abrangerão também os acordos firmados anteriormente nas parcelas não quitadas.
Para o prefeito Manoel Marcos esta Lei tem como objetivo recuperar débitos tributários, muito importantes para aplicação de melhorias na cidade, como pavimentação de vias e investimentos nas políticas públicas. “Além de dar oportunidade aos contribuintes de regularizarem sua situação perante a administração”.
Serviço:
Setor de Protocolo – Paço Municipal: Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 86 – Perequê
Mais informações: Prefeitura Municipal – Divisão de Receitas
Tel. 3896 9200 – Ramal 9231 (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Equipe de Ilhabela se classifica para a semi final da Copa Zito

Ilhabela - A equipe de Ilhabela venceu mais um jogo na Copa Zito, e se classificou para as semi-finais da competição. A partida foi contra o time Associação, de Cunha, no último sábado, 07, em Roseira.
Ilhabela ganhou por 3 a 1, com dois gols de Tiago e 1 de Junior Piquinha. O próximo jogo do time da Ilha será dia 21 de junho, valendo vaga para a final da competição, contra o vencedor do jogo entre Potim e Lavrinhas.
A equipe de Ilhabela tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Vereadores aprovam parecer contrário a PL que obriga candidatos a prefeito e vice a apresentarem Plano de Governo

Ilhabela - Ainda na última sessão os edis aprovaram cinco projetos, sendo quatro de denominação de rua e um que modifica a Zona Azul
O Parecer Contrário, da Comissão de Justiça e Redação, ao Projeto de Lei nº 55/2008, de autoria do Vereador Luiz Antonio dos Santos – o Luiz Lobo (PSDB) - foi aprovado pelos vereadores na sessão ordinária de ontem (09/06).
O projeto dispõe sobre a obrigatoriedade dos candidatos ao cargo de Prefeito e Vice-Prefeito do município a apresentarem um Plano de Governo contendo suas metas e prioridades. Conforme o PL, os candidatos ao cargo de Prefeito e Vice-Prefeito em Ilhabela deverão entregar um Plano de Governo na Câmara Municipal, até o dia 20 de julho do ano em que se realizarem as eleições. O projeto também prevê que o candidato que não entregar o Plano não poderá participar dos debates políticos que se realizarem na cidade.
Ele justifica sua propositura afirmando que a elaboração de um Plano de Governo pelos candidatos a Prefeito e Vice-Prefeito possibilitará aos eleitores o conhecimento prévio das metas e prioridades dos referidos candidatos e que a exigência permitirá que os eleitores possam exigir dos eleitos o cumprimento de suas propostas, para que não fiquem apenas na promessa.
Segundo a análise técnica da Procuradoria Jurídica da Câmara, a propositura revela-se inconstitucional pois a competência privativa para legislar sobre direito eleitoral é atribuída à União e não cabe à lei municipal estabelecer critérios para o exercício da atividade político partidária.
“Ao determinar obrigações e impor sanções aos candidatos aos cargos de
Prefeito e Vice-Prefeito do Município, o Projeto de Lei invade a seara
eleitoral, matéria reservada pela Carta Magna à União”, informa a procuradora jurídica da Câmara, Dra. Ivone Lopes Granado.
Mudanças na Zona Azul - De autoria do Vereador Guilherme Maia (PMDB), foi aprovado o PL 38/2008 que “Modifica a Lei nº 559/2007, que regulamenta o inciso III do artigo 488 do Código Tributário Municipal – Lei nº 156, de 20 de dezembro de 2002, instituindo o sistema de estacionamento remunerado de veículos em vias e logradouros públicos por tempo limitado e dá outras providências”.
O projeto acrescenta um parágrafo único ao artigo 1º da Lei nº 559/2007 prevendo que a exploração do estacionamento em vias e logradouros públicos não poderá ser feita por parquímetro.
A proposta também modifica o artigo 2º da Lei 559 que determina que as vias e logradouros públicos destinados ao estacionamento remunerado de veículos serão fixadas por lei do Executivo, aprovada após a realização de audiência pública.
Ainda conforme ao PL aprovado ontem serão delimitadas vagas com sinalização indicativa em frente às residências localizadas na Vila, ficando seus moradores isentos do pagamento da taxa.
“A matéria é fruto da realização de audiência pública e visa facilitar o sistema de operacionalização e diminuir a carga tributária”, explica o autor do projeto, o Vereador Dr. Guilherme.
O projeto teve o voto contrário do Vereador Ricardo Fazzini (PMDB) e a abstenção do Vereador Beto Campos (PV).
Denominações de Rua - A pauta da Ordem do Dia da sessão de ontem ainda contou com mais quatro projetos de Lei que dispõem de denominação de rua. Todos foram aprovados por unanimidade:
O Projeto de Lei 44/2008, de autoria do Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB) o Carlinhos -, propõe que seja denominada de “Rua Fidelcinio Rodrigues de Souza” a travessa localizada na altura do nº 231 da Rua Virgilio Basílio da Silva, no bairro da Barra Velha.
O Projeto de Lei 45/2008, de autoria do Presidente do Legislativo, o Professor Joadir Capucho (PTB), propõe o nome de “Praça Márcio da Silva Santos”, o logradouro localizado na altura do nº 2.222 da Avenida Leonardo Reale, no bairro do Viana.
O Projeto de Lei 49/2008, também de Capucho, propõe a denominação de “Servidão de Passagem Antonio Gomes de Almeida”, o logradouro público localizado no final da Rua Alzira Simões Bertini, lado par, estendendo-se até a altura do nº 31 da Rua José Lucas da Silva, no Itaquanduba.
E, por fim, o Projeto de Lei 52/2008, de autoria do Vereador Beto Campos (PV), propõe que seja denominada de “Rua Anacleto José de Souza” a via pública que tem início na altura do nº 55 da Rua Teotino Lopes de Oliveira, no Perequê. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Ilhabelenses participam de discussão sobre a PEC 333 em Brasília

Ilhabela - O Presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, Professor Joadir Capucho (PTB), e o Diretor Financeiro do Legislativo, José Marcos da Silva, embarcam hoje para Brasília para participar do Encontro Nacional de Vereadores e Servidores.
O objetivo é participar das discussões junto aos senadores sobre a PEC (Projeto de Emenda Constitucional) nº 333/2.004 que aumenta o número de vereadores e diminui os repasses orçamentários das Câmaras Municipais de todo o Brasil.
O diretor alerta que, se o Senado não modificar o texto da PEC, a Câmara Municipal de Ilhabela sofrerá um corte de mais de 50% do seu orçamento previsto para exercício de 2009, sendo que passará a receber a quantia 3,5% das receitas tributárias do município: “Atualmente a Câmara recebe 8% destas receitas. Se o Senado aprovar a proposta apresentada pelos Deputados Federais, teremos enormes dificuldades para manter a Câmara funcionando de acordo com suas necessidades básicas, todos serão atingidos, inclusive os novos vereadores que serão eleitos para próxima Legislatura. Concordo que as Câmaras Municipais precisem diminuir seus gastos, porém cortar mais de 50% destes gastos inviabiliza os trabalhos apresentados pelo Poder Legislativo de qualquer cidade deste país”, explica. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Super Surf começa nesta quarta-feira em Maresias
Conhecida pelas fortes ondas e gente bonita, a praia da Costa Sul de São Sebastião recebe o evento pelo oitavo ano consecutivo

São Sebastião - A partir desta quarta-feira (11/6), a praia de Maresias, localizada na Costa Sul de São Sebastião, será o cenário das manobras dos principais nomes da elite do surfe nacional. Trata-se da 3ª etapa do Super Surf 2008, o circuito brasileiro profissional, previsto até domingo (15/6) e que promete muita disputa entre os atletas na busca pelo título mais importante da modalidade.
No mar, o público poderá conferir a briga entre os surfistas da categoria masculina, como o potiguar Danilo Costa, vencedor da etapa de Maresias em 2007; o paulista Odirlei Coutinho; o ubatubense Renato Galvão, bicampeão no ano passado; o carioca Marcelo Trekinho; o paranaense Peterson Rosa e o sebastianense Wagner Pupo, um dos competidores mais experientes no Brasil. Na feminina, a disputa também promete ser acirrada com a paulista Suelen Naraisa, a brasiliense Tais de Almeida e a cearense Tita Tavares, que também venceu a etapa de Maresias em 2007 e garantiu por antecipação o seu tricampeonato.
Além do troféu e mil pontos no ranking de classificação, os vencedores podem comemorar uma grande premiação em dinheiro, pois o campeão da categoria masculina ganhará R$ 24 mil e a vencedora na feminina receberá R$ 7 mil. Ao todo, serão distribuídos mais de R$ 160 mil em prêmios.
Nota 10 - Maresias sempre teve destaque dentro do circuito. Desde 2000, a praia sebastianense foi o palco de várias notas 10 entre os atletas profissionais. O recordista é Marcelo Trekinho com três notas máximas só em 2002. No entanto, o pioneiro nessa façanha foi o surfista do Rio Grande do Norte, Marcelo Nunes, que atingiu a marca no primeiro ano do evento. Entre as mulheres, a cearense Tita Tavares é a única que arrancou a nota 10 duas vezes na história do campeonato, sendo que em 2003, a marcar foi alcançada em Maresias.
Já no ano passado, o catarinense Pedro Norberto fez uma das maiores pontuações na soma das duas melhores ondas, com 18,67 pontos e a paranaense Nathalie Martins conquistou a maior somatória entre as mulheres, com 16,17 pontos.
Na edição 2008, o atual líder da categoria masculina é o surfista Willian Cardoso, de Santa Catarina, com 1.730 pontos conquistados com um primeiro lugar na primeira etapa, realizada em março, em Florianópolis e uma terceira posição, obtida em Porto de Galinhas. Em seguida, está o paraibano Jano Belo com 1.610 e o terceiro lugar está o catarinense Jean da Silva, com 1.470 pontos. Pela feminina, a líder é Tita Tavares, com 1.860 pontos, seguida pela paraibana Diana Cristina, com 1.730 e pela paulista Suelen Naraisa, com 1.470 pontos na tabela de classificação.
Atrações - Para o público que busca adrenalina com a disputa entre os surfistas dentro da água, a 3ª etapa do Super Surf também oferecerá diversas atrações que prometem esquentar a semana.
A cervejaria Schincariol levará para o local o “Espaço Nova Schin”, que vai oferecer bebidas e salgadinhos, além de um telão dentro do camarote para que os convidados acompanhem tudo o que acontece na água. A Volkswagen oferecerá frutas frescas, sanduíches, água, açaí e um Luau no fim de tarde de sábado (14/6). Já os patrocinadores Nescau, Nicoboco, Gillette e Gol Linhas Aéreas Inteligentes farão a distribuição de brindes.
De acordo com a secretária de Esportes, Raquel Buzi, a cada ano, o evento tem um maior influência sobre o desenvolvimento do setor. “Com a vinda do Super Surf para São Sebastião conseguimos destacar a praia de Maresias com um dos principais pólos mundiais para a prática da modalidade e, isso incentiva o aperfeiçoamento dos nossos atletas, que passam a levar o nome de São Sebastião em outros eventos do gênero”, explica.
Já para o secretário de Cultura e Turismo, Julio Buzi, a competição contribui para o crescimento comercial, além de uma maior divulgação da cidade. “O campeonato tem uma grande dimensão na mídia e possibilita com que a movimentação de turistas na baixa temporada aumente o desempenho do comércio local”, complementa.
Previsão - No primeiro dia do evento, o mar deve estar em boas condições. De acordo com informações do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-Impe), as ondas devem permanecer com a média de 1 metro de altura e os ventos em torno de 13 a 19 nós (24 a 34 km/h, aproximadamente).
O Super Surf 2008 é organizado pela Divisão Principal do Circuito da Associação Brasileiro de Surf Profissional (Abrasp), com apresentação da Volkswagen e Nova Schin, co-patrocínios da Nescau, Gillette, GOL Linhas Aéreas Inteligentes e Nicoboco, além do apoio da Revista Fluir e da Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Esportes (Seesp) e Cultura e Turismo (Sectur). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Famílias pedem remoção de área contaminada

São Sebastião - Moradores do bairro Itatinga, região central de São Sebastião, fizeram um manifesto na tarde de ontem contra a Petrobras. São famílias que vivem em áreas que foram contaminadas por hidrocarboneto (óleo de petróleo) na década de 60, quando utilizada como depósito de resíduos do Terminal Almirante Barroso da Petrobras.
A Petrobras negocia atualmente a remoção de 76 famílias que residem em uma das áreas contaminadas, chamada de "Área Azul".
Os moradores pedem mais agilidade da Petrobras em relação ao caso. "Resolvemos fazer um protesto já que por enquanto tudo isso fica só na conversa, queremos que as famílias sejam removidas logo. Temos hortas e plantações no local e nem podemos usar com medo de contaminação", afirmou o comerciante Wilson Gomes, 51 anos, que há 16 anos mora no local.
De acordo com o advogado Marcelo Luis de Oliveira, representante de um grupo de moradores, no ano passado nove famílias foram removidas pela Petrobras de um local conhecido como "Área Vermelha". O local, segundo o advogado, é considerado cancerígeno.
OUTRO LADO - A assessoria de imprensa da Petrobras, informou que a empresa vai retirar moradores de 76 casas da "Área Azul" e que o cadastramento das famílias foi iniciado em março passado. A empresa informou ainda que os órgãos competentes definirem sobre a necessidadade de remoção de outras moradias.
Segundo a assessoria, no ano passado, a Petrobras removeu 15 famílias de uma área classificada como "vermelha" e que tem adotado as medidas necessárias para remoção dos resíduos oleosos. (Fonte: ValeParaibano)

Guarda Civil é colocada armada para patrulhar nas ruas da cidade

São Sebastião - A Secretaria de Segurança Urbana apresentará oficialmente na próxima sexta-feira, dia 13, às 11h30, na Praça Major João Fernandes (Praça do Coreto), no Centro Histórico, a Guarda Civil Municipal. São 65 agentes de segurança nas ruas da cidade, além de comandante, sub-comandante e três inspetores-chefe.
Entre as atribuições da Guarda Municipal estão: atuar em colaboração com órgãos estaduais e federais, mediante solicitação, assim como atender situações excepcionais; atender a população em eventos danosos, em auxílio às operações da Defesa Civil e autoridades competentes no município; participar de maneira ativa nas comemorações cívicas de feitos e fatos programados pelo município, destinados a exaltação do patriotismo; vigilância, preservação e defesa, diurna e noturna das vias e logradouros públicos, dos próprios municipais e supletivamente da propriedade privada, do bem estar social, da ordem pública, sob o regime de policiamento preventivo em geral dentro dos limites da competência municipal.
Para o secretário de Segurança Urbana, Erwin Edson Aparecido da Mota, trata-se de um grande ganho para a população. “Apesar da segurança ser obrigação do Estado, há muito tempo o município vem complementando, seja com investimentos na própria polícia ou ainda com outras medidas como o Sistema Integrado de Monitoramento”. A Prefeitura apóia as polícias com aluguéis de imóveis, combustível para viaturas, contas de telefone, água e energia, alojamento para os policiais na operação verão e em feriados prolongados, reformas de imóveis, contratação de bombeiros durante a temporada, entre outros.
A Guarda Civil Municipal será armada. O concurso público foi realizado em outubro de 2007 e, a partir da aprovação, os agentes já iniciaram a fase de treinamento, que durou cerca de oito meses, incluindo ações como a cobertura do Carnaval 2008. Em março, ainda como alunos, os novos agentes foram apresentados na cerimônia de aniversário da cidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Ambulantes da região central discutem Código de Posturas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião discute amanhã, a partir das 14h, com os ambulantes do Centro à Praia Preta, que são titulares da licença concedida pela Sefaz, o Código de Posturas do município.
Na semana passada, a prefeitura iniciou a série de reuniões em todo o município, na praça Pôr-do-sol, com a participação de mais de 20 ambulantes do bairro de Maresias. Todas as pessoas que possuem comércio ambulante, assim como as Sociedades Amigos de Bairro (SAB’s), serão chamadas pela prefeitura por meio de convites.
Segundo a chefe de Divisão de Fiscalização de Posturas, Cristiane Maria Silva, a reunião foi bem produtiva. “Eles entenderam a iniciativa da administração, que visa melhorar as leis de regulamentação das várias posturas municipais. A mudança será boa para atualizarmos a legislação”, afirma Cristiane.
Os encontros promovidos pela prefeitura terão o seguinte formato: elucidação do projeto, distribuição de formulários e agendamento de segunda reunião. No segundo contato, haverá o recebimento dos formulários e abertura para explanações.
Entre as atividades que serão regulamentadas pelo Código de Posturas estão o comércio ambulante, feira livre, táxi, alvará, uso e ocupação do espaço público, publicidade entre outros. (Fonte: Imprensa Livre)

Dois foragidos da Justiça são encontrados pela PM no final de semana

São Sebastião - Dois procurados pela Justiça foram encontrados neste final de semana pela Polícia Militar de São Sebastião. Um deles, E.S., 24 anos, foi localizado no bairro da Enseada, na avenida Brasil, no sábado à noite, por volta das 21h.
Segundo a polícia, ele foi visto em atitude suspeita, por ficar apreensivo com a chegada da viatura. Durante revista pessoal e pesquisa de antecedentes criminais, policiais constataram que E.S. era procurado pela Justiça pelo crime de furto pela 2ª Vara de São Sebastião.
E.S., de acordo com a PM, é morador da Enseada e trabalha na construção civil. Ele foi preso e está à disposição da Justiça.
Outro procurado encontrado foi J.S.S., 38 anos. Ele foi visto em atitude suspeita, pela Polícia Militar de São Sebastião, durante patrulhamento na avenida Odisseu, no bairro Canto do Mar.
Em consulta aos seus antecedentes criminais, policiais constataram que J.S.S. era foragido da Justiça da Bahia. Conforme a Polícia Militar, ele fugiu de uma prisão em Ilhéus no período de indulto, tempo em que a Justiça permite a saída de alguns prisioneiros nas épocas festivas. J.S.S. também foi preso e está à disposição da Justiça. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura retira mais de 33 mil litros de óleo de cozinha do Meio Ambiente

São Sebastião - No mês em que se comemora a defesa do Meio Ambiente, a Prefeitura de São Sebastião, através da Secretaria de Administração (Secad) festeja a retirada de 33,8 mil litros de óleo de cozinha usados que poderiam poluir os rios, praias e solo. Esse produto também ajudou dezenas de famílias que hoje vendem os subprodutos.
Levantamento realizado pela Divisão de Encargos Gerais, da Secad, aponta que desde agosto de 2007, quanto teve início o trabalho, foram recolhidos 33.805 litros de óleo, sendo que a maior quantidade foi de 7.600, no mês de janeiro. Esse material é enviado para a empresa Giglio, em São Paulo, que transforma a maior parte em biodiesel e outra retorna para o município sabão em pedaço, detergente, entre outros. Desde agosto, foram 10.130 produtos entregues para o Fundo Social de Solidariedade que fez o repasse para entidades cadastradas.
Além da coleta direta nos 106 estabelecimentos comerciais cadastrados no município, como restaurantes, padarias, bares, pizzarias, a Prefeitura possui ainda pontos de coletas na Creche Dona Laurinda (Morro do Abrigo), Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei´s) Reino da Alegria (Topolândia), Chapeuzinho Vermelho (São Francisco) e Branca de Neve (Juquehy) e nas Escolas Municipais (EM) Edileusa Brasil (Maresias) e Canto do Mar.
De acordo com o diretor de Administração, Osmar Teodoro, a população também pode levar seu óleo para o Fundo Social, localizado na rua Sebastião Silvestre Neves, 128, das 8 às 17h. “Pode levar mesmo dentro de garrafa PET porque esse material vai ajudar nos projetos sociais desenvolvidos pelo Fundo”.
O Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) é uma das entidades beneficiadas. Os pacientes fazer o Sabão Ecológico como forma de terapia e ao mesmo tempo geração de renda. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Aulas práticas de manutenção industrial começam em julho no galpão do CIP

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano, prevê que as aulas práticas dos cursos de manutenção industrial em andamento no Centro Integrado Profissionalizante (CIP), na Topolândia, sejam iniciadas no mês de julho. Para isso, a obra do galpão que irá abrigar os equipamentos necessários para as aulas entra em fase de acabamento.
Ao todo, 240 pessoas participam dos cursos, iniciados em março com as aulas teóricas do módulo de “Preparação para o Trabalho”. Os cursos de manutenção industrial são oferecidos por meio de parceria entre Prefeitura de São Sebastião, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Transpetro/Petrobras. “Desde 2005 que a gente tentava trazer estes cursos para São Sebastião e hoje já são realidade para 240 cidadãos. Não tenho dúvida que terão mais chance no mercado de trabalho com esta qualificação”, destaca o prefeito.
Os cursos profissionalizantes são oferecidos nas áreas: carpinteiro de formas, pedreiro, maçariqueiro, introdução à soldagem, soldador eclético, montador de andaimes, montador encanador e pintor industrial. No dia 18 de junho, a Prefeitura de São Sebastião inaugura a nova unidade do CIP, em Boiçucanga, na Costa Sul, com cursos voltados ao setor turístico. Desde 2005, mais de 2,5 mil pessoas se formaram no Centro Integrado Profissionalizante. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura adverte para consumo impróprio na Bica de Barequeçaba

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), instalou nesta semana uma placa de advertência na bica de Barequeçaba, informando que a água do local é imprópria para o consumo humano. A bica fica localizada na praia de Barequeçaba, no lado direito, ao “pé do morro”.
De acordo com informações da Vigilância em Saúde, ao constatar que as pessoas consumiam a água da bica, foi realizado uma análise no Pró Água, programa do Sistema Único de Saúde que prevê a vigilância e controle da qualidade de água fornecida à população e de posse do resultado, instalou-se a placa de advertência. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Projeto de terminal de navio de cruzeiro recebe apoio de comerciantes

São Sebastião - Os comerciantes que participaram da reunião realizado na última segunda-feira (9/6), na Associação Comercial e Industrial de São Sebastião, ficaram animados com a apresentação do projeto que visa a construção de um terminal de embarque de passageiros de navios de cruzeiros assim como trazer uma escala já para a temporada de verão 2008/2009.
Durante cerca de duas horas o prefeito Dr. Juan Garcia e o especialista na área de cruzeiros marítimos e consultor da RMR, Marco Cardoso, explicaram aos presentes sobre todo o processo para trazer pelo menos um navio para a cidade, os contatos com as operadoras que representam as companhias de transatlânticos e o que o município já tem para oferecer aos mais de dois mil passageiros, por embarcação, que podem passar pelo Porto de São Sebastião antes de embarcarem.
Eles também ouviram sobre o que isso pode implicar no comércio local e de que forma também podem ser beneficiados com esse movimento extra. “Estamos fazendo nossa parte, a Prefeitura entende que o turismo de navios de cruzeiros é um filão que deve ser explorado e o município tem todas as características para conseguir trazer essas embarcações e movimentar mais a cidade”, explicou o prefeito Garcia.
Ainda conforme ele, turismo de passageiro e turismo de negócio são duas vertentes que devem se firmar para que a cidade cresça cada vez mais nesse setor. Dr. Juan Garcia ponderou ainda que nos últimos três anos e meio todo o trabalho desenvolvido no município foi no sentido de fomentar ainda mais o turismo. “Hoje as pessoas começam a entender porque tivemos que mexer em várias áreas, em obras diversas, porque agora elas se complementam”, explicou ao se referir à Rua da Praia, à urbanização de várias Praias, à Praia da Aventura, ao Centro de Convenções, revitalização das ruas do Centro Histórico e mesmo a cursos de qualificação, entre outros.
Marco Cardoso explicou aos comerciantes o que as companhias de cruzeiro querem quando escolhem um destino de parada ou escala. “A preocupação delas é que seus hóspedes estejam sempre em primeiro lugar e é em cima dessa campanha que estamos promovendo São Sebastião”.
Nessa área de atendimento, o comerciante no setor de restaurantes, Iraclis Kastristscas perguntou sobre os cursos de qualificação especializados que podem ser desenvolvidos. O prefeito adiantou que há um estudo de demanda e conforme a necessidade, eles são aplicados pelo Centro Integrado Profissionalizante (CIP), sempre em parcerias com instituições competentes como Senai, Petrobras.
O secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, disse que já está em estudos trazer um curso de Coquetelaria e outros podem vir, conforme a necessidade e o interesse dos comerciantes e participantes. Nessa linha, foi apontada a necessidade dos atendentes saberem falar pelo menos o básico de uma segunda língua, como o inglês, por exemplo, para melhor se comunicar com os turistas.
Comerciantes da Costa Sul perguntaram de que forma a região seria beneficiada com o advento dos navios de cruzeiros, caso do dono de pousada Paulo Costa. Foi explicado que quando a cidade tem um terminal de embarque, a tendência é os passageiros chegarem com pelo menos um ou dois dias de antecedência, isso pode ser vendido pelas operadoras de turismo. Dessa forma passeios às praias da Costa Sul, hospedagens, podem ser vendidos para antes do dia do embarque ou mesmo após o retorno da viagem de navio.
No final de julho, o representante de uma companhia de transatlântico deve fazer uma visita técnica às áreas de Sebastião que podem receber o terminal ou servir para a escala. A data ainda não foi definida. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Moradores e Comerciantes do Centro Histórico recebem orientação do Mutirão da Cidadania

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realizou nesta terça-feira (10/6), o Mutirão da Cidadania nas ruas do Centro Comercial e do Centro Histórico, dentro da programação da Semana de Meio Ambiente. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com as pastas da Administração, Saúde, Subprefeituras e Governo, cujo objetivo é orientar e conscientizar os moradores em relação aos cuidados com o ambiente em que vivem e a importância de manter os bairros limpos.
De acordo com a chefe da Divisão de Educação Ambiental, Christiane Cruz Silva de Morais, o maior problema identificado com o mutirão foi a falta de conscientização por parte dos moradores e comerciantes de separar o lixo corretamente e principalmente a falta de colocação do lixo nos horários corretos de coleta. “Aqui no Centro Histórico a coleta acontece duas vezes por dia, não há a necessidade dos comerciantes e moradores deixarem acúmulo de lixo em frente aos estabelecimentos e residências”, afirma.
Para a comerciante Elizabete Aquino, a ação da Prefeitura é muito válida. “O Mutirão tem que ser bem criterioso, principalmente com a questão do lixo. Temos que ter a consciência de manter a frente dos nossos estabelecimentos bem limpos”, disse.
Na próxima sexta-feira (13/6), é a vez da comunidade de Maresias, na Costa Sul, receber a ação do Mutirão da Cidadania. O Mutirão da Cidadania abordou 81 pessoas em 131 comércios e residências. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Festa do Migrante inicia nesta sexta-feira na Costa Norte

São Sebastião - O bairro do Jaraguá, na Costa Norte, promete ser palco de grandes atrações, a partir desta sexta-feira (13/6), dentro da 2ª Festa do Migrante que será realizada em frente ao Projeto Garoçá, localizado na avenida Machado de Assis. O evento, que abre a programação cultural de inverno, é promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com as Sociedades Amigos de Bairro (SAB’s) e entidades da Costa Norte.
A estrutura tem aproximadamente 5 mil metros quadrados, onde serão instaladas 20 barracas destinadas às entidades da região como igrejas, escolas e projetos sociais. Durante o período da festa, que será entre os dias 13 e 15 de junho, às 20h, a avenida Machado de Assis ficará interditada para o trânsito de veículos.
Além de um show de cultura, a educação também promete ser destaque nesta edição. As apresentações estudantis, previstas para sexta-feira (13/6), a partir das 21h, vão homenagear os moradores da região e as pessoas que vieram de todo o Brasil e hoje residem na Costa Norte.
A EM Maria Alice Rangel (Jaraguá) vai apresentar a região Norte do país; o Nordeste ficará a cargo dos alunos da EM Canto do Mar. A região Sul será representada pelo Núcleo Educacional da Enseada; o Sudeste com os alunos da rede municipal da Maria José da Penha Frúgoli e Centro-Oeste com os estudantes da rede estadual desta instituição de ensino. Já o Projeto Garoçá mostrará toda a ginga da Capoeira. Após as apresentações, a banda 40 Graus comanda o show musical da noite.
No sábado (14/6), a festa promete ser agitada com a apresentação do músico goiano Amado Batista, que traz um show comemorativo aos mais de 30 anos de carreira e divulgação do CD/DVD "Perdido de Amor", que traz 14 canções inéditas.
E no domingo (15/6), o tradicional "quadrilhão" pretende unir as escolas da Costa Norte. Cerca de 300 alunos das EM's da Enseada, Canto do Mar, Maria Alice Rangel e Frúgoli (municipal e estadual) prometem uma grande apresentação. Para fechar a festa, a Prefeitura promove shows a dupla "João Marcos e Juliano".
O presidente da Sociedade Amigos do Jaraguá, Jair Pires, destacou a importância do evento para a comunidade. “Representa um ganho muito grande para as entidades dos bairros da Costa Norte que conseguem lucrar a partir deste evento. Por isso é que deixamos apenas as entidades da região norte fiquem na Festa, para que os ganhos fiquem em nossa comunidade”, explicou Pires.
Outras informações do evento podem ser obtidas pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura realiza Campanha de Multivacinação no próximo sábado

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) realiza neste sábado (14/6), a partir das 8h, a Campanha de Multivacinação. A meta é vacinar 95% das crianças menores de cinco anos no município. Hoje os registros da Sesau apontam 6.739 crianças. Serão oferecidas doses de vacinas Sabin (19 mil) BCG, (1 mil), Rotavírus (400), Tetravalente (2,1 mil), DTP (2,7 mil), Dupla adulto (1,8 mil), Hepatite B (2,9 mil) e SCR (3,6 mil).
Toda a equipe da Secretaria de Saúde estará mobilizada a cumprir a meta de vacinação e a Sesau montou um cronograma com postos fixos e volantes para facilitar o acesso dos munícipes. Os postos fixos funcionarão das 8 às 17h, já os volantes terão horários diferenciados, conforme cronograma abaixo. “Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas, mesmo que já tenham tomado a vacina”, enfatiza Márcia Saavedra, diretora da Vigilância em Saúde.
Em 2007, a Sesau conseguiu a cobertura vacinal de 92,69% das crianças menores de cinco anos do município. Confira abaixo o cronograma dos Postos Fixos e Volantes:

Postos Fixos – Sábado (14/6) das 8 às 17h
PSF do Jaraguá
PSF Enseada II
Centro Comunitário do Jaraguá
PSF Canto do Mar
UBS Morro do Abrigo
EE Profª. Nair F. Neves
PSF Pontal da Cruz
Centro de Saúde – Centro –
PSF Centro
Centro de Saúde “Josiane Pereira de Jesus” – Topolândia –
PSF Maresias II –
EM Profª. Dulce César Tavares (Edileuza Brasil)
Igreja do Evangelho Real contato com Deus
PSF Boiçucanga
Antiga EMEI Alegria das Crianças
PSF Cambury
EM Sertão do Cambury
PSF Barra do Sahy
PSF Juquehy
Mercearia José Argemiro
PSF Barra do Una
PACS Boracéia
Reserva Indígena

Postos Volantes – Sábado (14/6)
Limeira (Jaraguá) – 9 às 12h
Cigarras (Costa Norte) – 13 às 17h
Ginásio José de Souza Gringo “Gringão” (Varadouro) – 9 às 12h
Praia Preta (Região Central) – 13 às 16h
Pitangueiras (Região Central) – 8 às 9h30
Guaecá (Região Central) – 10 às 12h30
Toque Toque Grande – 13 às 14h30
Calhetas (Costa Sul) – 15 às 16h30
Toque Toque Pequeno (Costa Sul) – 8 às 11h
Santiago “Mercadinho” (Costa Sul) – 11 às 13h
Paúba “Bar do Gaúcho” (Costa Sul) – 13 às 16h
Estrada Praia Brava (Costa Sul) – 9h
Beira Rio: Bar do Chicão (Costa Sul) – 10h
Dazio, Porteira, Rua da Paz (Costa Sul) – 11h30/14h/14h30
Sítio Boa Esperança (Costa Sul) – 15h30
Piavú (orelhão) – km 2800 – 8h30
Piavú B, Tipiti, Posto de Gasolina, Canaxue, Barreira, Caju, Vila Débora, Areião (Costa Sul) – 9h30/10h/11h/12h/13h
Rua das Flores (Costa Sul) –14h30
Lobo Guará (Costa Sul) – 15h
Baleia (Costa Sul) – 9 às 10h30
Baleia Verde (Costa Sul) – 11 às 12h30
Praia Preta (Costa Sul) – 14 às 15h30
Escola Fazenda Abras do Una (Costa Sul) – 8h
Bar Jurubeba (Costa Sul) – 10h15
Vila Mineiro (Costa Sul) – 10h40
Sítio Velho (Costa Sul) – 13h
Zé Mineiro (Costa Sul) – 15h
Juréia/Bezerra (Costa Sul) 15h30 (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Governo estadual anuncia Acessa São Paulo em Ubatuba

Ubatuba - O governo paulista anunciou no último dia 09 (segunda) a implantação do Acessa São Paulo em Ubatuba. O Programa Acessa São Paulo é o programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo. Oferece à população acesso democrático às novas tecnologias da informação (TICs), em especial à Internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos paulistas. O programa atende principalmente pessoas em situação de maior vulnerabilidade social. Trata-se de jovensentre 15 e 24 anos, com Ensino Fundamental e Médio, pertencentes a famílias com renda de 1 a 4 salários mínimos.
Unidades do Acessa São Paulo estão instaladas em 353 municípios do Estado, contabilizando 404 postos em funcionamento e 1 milhão e 67 mil usuários cadastrados. Em Ubatuba, a terceira pessoas a receber o sistema, o posto do Acessa São Paulo vai funcionar na Avenida Dona Maria Alves, 890-Centro e atenderá cerca de 2.880 pessoas por mês.
Em fevereiro deste ano, o vereador Charles Medeiros encaminhou Requerimentos 41 e 42 solicitando a intermediação do Deputado Antonio Carlos junto ao Secretario de Gestão Pública do Estado de São Paulo, Sr. Sidney Beraldo na implantação do Programa no Município. Para o vereador trata-se de importante programa à nossa população, já que muitos municípies não possuem acesso a estas novas tecnologias da informação. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Deputado Clodovil não apóia aliança do PR com ex-prefeito Paulo Ramos

Ubatuba - A política irá conseguir algo que muitos considerariam uma missão impossível. Durante as eleições municipais deste ano o ex-apresentador de TV Clodovil Hernandes não irá expressar sua opinião ao público. Nesta segunda-feira, o PR de Ubatuba, partido do deputado federal Clodovil, praticamente definiu a coalizão com o ex-prefeito e pré candidato pelo PDT, Paulo Ramos. A posição do diretório municipal não agrada Clodovil, justamente em relação ao cargo majoritário. Ainda na época de apresentador de TV, Clodovil recebeu o então recém eleito a prefeito, Eduardo Cesar, e não poupou críticas as administrações anteriores, que incluía a gestão, do agora aliado do PR, Paulo Ramos.
A diferença entre os dois políticos fez com que o deputado federal anunciasse a neutralidade, durante a disputa para a prefeitura deste ano.
O PT, de Maurício Moromizato, já tinha conseguido o apoio de Clodovil, mas a aliança foi vetada a nível federal, quando o presidente do PR, Waldemar da Costa Neto, confiou na escolha da liderança do diretório municipal do partido, que ainda estudava as melhores opções.
Nesta segunda, o partido finalizou as conversas com o PDT de Paulo Ramos e deve fazer o anúncio oficial da coligação ainda esta semana. Desta forma, o deputado federal, Clodovil Hernandes continuará com a posição de isenção em relação a política de Ubatuba. O relações públicas do Partido, José Magalhães, explica que, a opção feita pelos líderes do PR Ubatubense, divergindo da preferência anunciada de Clodovil, foi fundamentada junto ao presidente Nacional em Brasília. “Nós mostramos ao Waldemar que a aliança com o PT não conseguiria um coeficiente suficiente para vereador e não tinha grandes perspectivas em relação à disputa para a prefeitura.
Com o Paulo, temos boas chances de formar uma oposição forte a atual administração, além de formar uma coligação com mais de 6 partidos”, argumenta o filiado ao PR José Magalhães, descartando totalmente um aliança com o PT no município, caso as conversas não evoluam. “Não existe possibilidade do PR apoiar o Maurício Moromizato ou qualquer petista para prefeito. Aconselho o PT formar conosco está coligação de oposição e lançar um nome forte para a Câmara dos Vereadores”, completa o relações públicas do PR, José Magalhães.
Com o PT sem forças políticas para lançar chapa própria e o PSDB internamente rachado, a disputa, em Ubatuba, fica cada vez mais bi polarizada entre o atual prefeito Eduardo Cesar e o ex, Paulo Ramos. (Fonte: Imprensa Livre)

Rodovia que corta município ganha painel eletrônico informativo

Ubatuba - A rodovia federal BR 101, que corta toda a região central e norte da cidade de Ubatuba, irá contar, a partir do mês que vem, com um painel eletrônico informativo. O equipamento será instalado na altura do km 46 (ainda no trecho urbano ubatubense) e terá a função de alertar os motoristas sobre as condições momentâneas da estrada e do fluxo de veículos na região.
Segundo o DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura em Transportes), a melhoria faz parte do programa federal Pró Sinal, que visa o aperfeiçoamento da sinalização, nas rodovias gerenciadas pela União. O Painel Informativo será utilizado de forma conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, com o objetivo de intensificar as recomendações de tráfego e de segurança nas rodovias.
De acordo com os funcionários do DNIT, as mensagens, passadas aos motoristas, serão de diversos tipos. “Poderemos passar informações online, em tempo real, comunicando acidentes de veículos, quedas de barreira, ou qualquer tipo de ocorrência que possa interferir na viagem de quem trafega pela rodovia”, explica o funcionário do Departamento Nacional de Infra-Estrutura em Transportes, que irá operar o sistema, assim que o painel for definitivamente ligado.
Até o momento, os testes com o equipamento foram realizados com a energia provida de um gerador. A falta de um ponto fixo de energia elétrica é a última ação a ser feita, para que o painel possa, então, estar à disposição da Polícia Rodoviária e dos motoristas que utilizam a via, tanto no dia a dia, como também nos feriadões e alta temporada.
Devido ao grande movimento de veículos na época de férias e o aumento natural do fluxo, durante finais de semana, muitos motoristas lerão mensagens de precaução ao volante, que também serão levadas aos viajantes pelo painel. “Algumas coisas são importantes de passar aos motoristas, principalmente na praia, como a utilização do cinto de segurança em todos os ocupantes do veículo e o não consumo de bebidas alcoólicas, caso esteja responsável pela condução de um carro”, avisa o funcionário do DNIT.
A assessoria de imprensa do Departamento Nacional de Infra-Estrutura em Transportes acrescenta que, um trabalho de reformulação da sinalização de placas na BR 101 foi realizado anteriormente, completando os incentivos previstos pelo programa do governo federal Pró Sinais. (Fonte: Imprensa Livre)

Quilombola tenta evitar demolição de casa na Caçandoca

Ubatuba - O morador tradicional do quilombo da Caçandoca, Benedito Antunes de Sá, pediu o apoio do legislativo ubatubense e tentará levar, ao Ministério Público Federal, o caso que envolve a demolição de sua casa, dentro do espaço ocupado pela comunidade quilombola. Segundo o vereador Jairo dos Santos a nova construção foi realizada no sentido de proteger e amparar os moradores mais antigos, os levando para um local de fácil acesso e, conseqüentemente, os deixando mais perto das unidades de saúde que atendem a região, como é o caso de Benedito Antunes de Sá e sua esposa Constantina.
Mesmo com a alegação dos quilombolas, a prefeitura moveu uma Ação de Execução de Obrigação de Fazer (Processo nº. 297/2007) contra o proprietário da construção, pela falta de documentação legal da obra. Como Benedito Antunes de Sá não apresentou defesa e nem recorreu à sentença, o caso transitou julgado e já existe ordem para demolição do imóvel. Mesmo com a derrota jurídica, os moradores, junto ao vereador Jairo dos Santos, pretendem encontrar uma solução em nível federal.
Os representantes do quilombo Mário Gabriel do Prado e Neide Antunes de Sá estiveram no Ministério Público Federal, solicitando assistência junto ao processo. A esperança é de que exista uma intervenção federal no caso, já que, em junho de 2005, o Incra publicou o reconhecimento comunidade de Quilombo da Caçandoca (Edital nº 23 de maio de 2005). O mesmo documento prevê que a área destinada aos quilombolas é de 890 hectares, abrangendo o local em questão. O jornal Imprensa Livre não conseguiu o contato com a Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social e não obteve informações sobre qualquer iniciativa da pasta, em solucionar a questão da demolição do imóvel. (Fonte: Imprensa Livre)

Assaltante é detido pela própria vítima em Itaguá

Ubatuba - I.M.S., fisioterapeuta, vítima de uma tentativa de roubo na avenida Guarani, no bairro Itaguá, deteve um dos assaltantes depois de verificar que os três homens que anunciavam assalto com as mãos embaixo da camisa, simulavam um revólver. A tentativa de roubo ocorreu no último domingo, por volta das 2h. Segundo a Polícia Militar, o fisioterapeuta informou que, quando percebeu que não havia nenhuma arma, segurou um deles, A.R.S., jardineiro, 23 anos, até a chegada da polícia.
Os outros dois, de acordo com informações da polícia, fugiram. A Polícia Militar compareceu ao local e A.R.S. foi preso na Cadeia Pública de Ubatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Menor é apreendido por traficar na avenida Iperoig

Ubatuba - Um menor de 17 anos foi apreendido pela Polícia Militar de Ubatuba, acusado de traficar entorpecentes na avenida Iperoig no Centro da cidade. Segundo a polícia, ele foi abordado no momento em que vendia drogas no local.
Policiais militares de Ubatuba contam que avistaram um indivíduo em atitude suspeita e, feita a abordagem, encontraram no bolso do menor três gramas de maconha, dois gramas de cocaína e R$40.
Ainda de acordo com a polícia, o menor ficará provisoriamente apreendido na Delegacia de Ubatuba até que a Justiça decida se ele vai para uma Unidade de Internação Provisória. (Fonte: Imprensa Livre)

Irmãos Ribeiro e Marconi saem na frente do campeonato fraldinha de Ubatuba

Ubatuba - Um bom público prestigiou no último sábado, 7, a abertura do Campeonato Municipal de Futebol da Escolinha Rubens Salles, categoria Fraldinha. A rodada, que aconteceu no campo da Marconi, no Jardim Carolina, teve cinco jogos e foi marcada por partidas bem disputadas e três empates. A equipe do Irmãos Ribeiro é a líder do torneio no saldo de gols, seguida pelo time da Marconi. O jogador Thiago Sant’Anna, do Esquina das Modas, marcou dois gols e lidera a lista de artilheiros.
Homenagem - Antes da partida, o secretário de esportes de Ubatuba, Bittencurt Jr., entregou uma homenagem ao presidente do Centro Esportivo e Recreativo Itamambuca (CERE), Antonio Luiz Pereira dos Santos. “Esse homem é um dos grandes incentivadores do esporte em Ubatuba. Batalhador incansável, faz jus a essa lembrança”, declarou o secretário de Esportes Bittencurt Jr.
A próxima rodada acontece no sábado, dia 14, à partir das 8h15. Confira os jogos:
Tio Sam X Irmãos Ribeiro; Baleia Branca X Marconi; Tio Sam II X União do Litoral; Rossi Calçados X Varejão Santa Rita; Smidi Calçados X Esquina das Modas.
Confira os resultados da primeira rodada: Tio Sam 1 X 2 Marconi; Irmãos Ribeiro 3 X 1 União do Litoral; Baleia Branca 1 X 1 Varejão Santa Rita; Tio Sam II 1 X 1 Smidi Calçados; Rossi Calçados 2 X 2 Esquina das Modas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura e lideranças da pesca discutem sobre Gerenciamento Costeiro
O Gerenciamento Costeiro será revisado em 2009 e os setores já estão se organizando para que as suas reivindicações sejam inclusas no decreto

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, realizou, no último dia 9, em sua própria sede, uma reunião com as principais lideranças de pesca do município, para discutir sobre o Gerenciamento Costeiro (Gerco). Foram discutidos diversos assuntos relacionados e ficou acordado que as quatro principais entidades participantes (Colônia de Pesca Z-10, Associação dos Pescadores de Ubatuba (APU), Associação dos Pescadores da Enseada (APE) e Associação dos Pescadores da Maranduba) se reunirão com seus associados para trazer, no próximo dia 20, as principais reivindicações do setor para alteração do Gerco, que será revisado em 2009.
Os principais pontos abordados foram as áreas de fundeadores, equipamentos de infra-estrutura para apoio à pesca, como: fábrica de gelo, estaleiros, piers, bombas de abastecimento e ranchos de pesca. Também foram abordadas as áreas de preservação e de restrição de pesca. Na ocasião, segundo a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, a intenção é abrir a discussão também para as áreas de agricultura e maricultura nas próximas semanas. “Esta é uma forma democrática de trabalho. Nós estamos ouvindo os setores interessados e afetados pelo decreto 49215, para que suas necessidades e anseios sejam levados em consideração e inclusos no decreto.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Equipe de Ubatuba vence segunda etapa do Circuito de Águas Abertas

Ubatuba - Mais uma vez a equipe de natação de Ubatuba foi ao topo do pódio, dessa vez na segunda etapa do “12º Circuito Ubatuba de Águas Abertas”, realizado no último domingo, 8, na Praia da Maranduba. A equipe totalizou 439 pontos, contra 171, da Thermas do Vale/SJC, que ficou na segunda posição. A academia Anjos D’água, de Jacareí ficou na terceira posição, com 117 pontos.
A prova principal do evento (3000 metros) foi vencida por Rômulo Ayron Cabral dos Santos, de Ubatuba no masculino e Ariane Elias Santiago, da Associação Esportiva São José, no feminino. A próxima etapa acontecerá no dia 28 de setembro, na praia do Lázaro.
O 12º Circuito Ubatuba de Águas Abertas é promovido pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, e teve o apoio da Sabesp, Quiosque Toca da Coruja, Quiosque Aconchego dos Amigos, Quiosque Valerine, Marina Porto Vitória, Ski Banana do Caiçara, Iate Clube, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Polícia Ambiental, Secretaria de Saúde, Secretaria de Obras, Guarda Municipal.
Confira os cinco melhores da prova principal:
Masculino
1º - Rômulo Ayron Cabral dos Santos - Ubatuba
2º - Anderson Dutra – Noctiluca
3º - Ruan Silva Dias – Noctiluca
4º - Gabriel Andrade Ferraz – Noctiluca
5º - Leandro Silvério pereira - Thermas do Vale/SJC
Feminino
1º - Ariane Elias Santiago - Associação Esportiva São José
2º - Ana Rosa Rangel Silva – Guarda Mirim / SEL Guaratinguetá
3º - Rubia Suelen farias - Thermas do Vale/SJC
4º - Letícia de Góis Costa - Ubatuba
5º – Kátia Regina da Silva - Anjos D’água - Jacareí (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Nadador ubatubense vai à final nos Jogos da Juventude

Ubatuba - O atleta Rômulo Ayron Cabral dos Santos conquistou, no último sábado, a vaga para a final estadual dos Jogos Abertos da Juventude, ao vencer a prova dos 400 metros livre, na piscina do Centro Esportivo João do Pulo, em Pindamonhangaba. O ubatubense venceu a prova com o tempo de 4 minutos e 24 segundos. Agora, ele espera a final estadual, que acontecerá em Praia Grande.
O secretário de esportes, Bittencurt Jr., crê em novas conquistas para o atleta. “O Rômulo é um ótimo atleta, que vem sendo lapidado por nossos técnicos e os bons resultados têm sido freqüentes em sua carreira. É mais um fruto das atividades promovidas em nossas escolinhas de esportes. Acredito que ele ainda trará muitas alegrias e dará muito orgulho ao município”, disse o secretário. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cinema: SEMANA DE 30/05 A 12/06/2008
Lançamento Mundial
Um filme da Lucas Fim , dirigido por Steven Spielberg com Harryson Ford
Indiana Jones e o reino da caveira de cristal.
ás 16:30 - 18:50 - 21:10hs
cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Retrato da juventude

Minha bisavó
foi a moça mais rica
com colares e anéis
pra mais de um conto de réis.

Minha bisavó
foi a moça mais alegre
que já teve uma camarinha
com uma paisagem marinha.

Minha bisavó
foi a moça mais bonita
que já posou em preto e branco
em um vestido de chita.

Universo pararelo

Crédulos de tudo,
as crianças e os poetas
ousam tocar as cores
do arco-íris;
embarcar em viagens
sem sair de casa;
trocar panelas
por maçãs do amor;
conversar ou rir,
aparentemente sozinhos,
mas, com atenção,
ouve-se as asas dos anjinhos
(ou foram os passarinhos?).

Alma multicolorida

Aqueles que não crêem
que em nosso corpo opaco
brilha uma alma de luz,
aqueles que não acreditam
em ressurreição,
precisam aprender
a lição das borboletas,
que não nascem,
mas surgem em vestes reais
rompendo um fato indigente,
renascendo, extraordinariamente.

No continente da noite

O guarda-noturno
que é a coruja,
faz a ronda dos campos
e basta seus pios,
com reputação de aziagos,
para devolver o silêncio
ao mundo dos notívagos.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

"Cultura Brasileira" E haja cultura! Pasmem!

Domingo, 8 de Junho : O Programa " Fantastico " da Globo mostra a seguinte cena: Meia duzia de senhores, todos com mais de 60 anos,alguns vestindo camisetas com os dizeres "Baloeiros Sim Senhor" dando uma entrevista confirmando que participam ativamente da confeccao e soltura de baloes nos ceus do Rio de Janeiro.
Alguns destes baloes chegam a ter a altura de um predio de seis andares, carregam " apendices" com milhares de bombas e rojoes e sao "soltos" nas noites de Junho. Semana retrasada um desses baloes caiu num aeroporto ao lado de um jato que estava reabastecendo e seus rojoes explodiram. So nao morreu ninguem por milagre. Todo santo dia esses baloes sao responsaveis por inumeros incendios nas cidades e nos campos. Ha uma Lei que proibe isso! Ontem uma mulher foi hospitalizada no Rio com queimaduras graves pois um balao menor entrou pela janela de seu apartamento e os rojoes anexos ao balao tambem explodiram. Ha numeras historias verdadeiras de criancas mortas, animais queimados e parques devastados por causa desses baloes.
AGORA PRESTEM ATENCAO! Um desses senhores e um coronel reformado do exercito que disse alto e em bom tom que: NAO RECONHECEMOS ESTA LEI!POIS ELA E LEGAL!"
O outro, um brigadeiro reformado da Aeronautica disse: Essa Lei e contra a cultura brasileira!
Isso mesmo! Este senhor chama soltar baloes de " cultura". FAZER O QUE?? ACREDITAR NO BRASIL? DEPOIS DE VER DUAS PESSOAS QUE PRESUMIMOS SEJAM PESSOAS PELO MENOS MINIMAMENTE INFORMADAS JA QUE UM E CORONEL E O OUTRO E BRIGADEIRO,ACREDITAR? COMO????
A IMBECILIDADE QUE GRASSA NESTE PAIS E ENORME! O QUE MAIS ASSUSTA E DESALENTA E QUE ESTA IMBECILIDADE ESTA ENRAIZADA NAQUILO QUE SE CHAMA AQUI DE " CLASSE MEDIA DE CIDADAOS SUPOSTAMENTE BEM EDUCADOS".
Agora dizem que vao processar estes "senhores" por apologia ao crime. Bela merda! Nao vao pagar mais do que algumas cestas basicas, se tanto, a alguma instituicao de caridade.
EU ME PERGUNTO: E AS MAIS ALTAS AUTORIDADES DO EXERCITO OU DA AERONAUTICA... PORQUE NAO CORTAM POR PELO MENOS UNS CINCO ANOS AS APOSENTADORIAS DESTES VERDADEIROS IDIOTAS? AI SIM, TALVEZ PENSASSEM DUAS VEZES ANTES DE SIMPLESMENTE " NAO RECONHECER A LEI"
Mas deixa pra la, eu como " gringo" tenho mais que calar minha boca e aplaudir estes senhores, exemplos tipicos da "cultura" nacional.
E vamo que vamo!

Hans Duerrich
Taubaté, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ubatuba Noturno  © Dr. Fumagalli

Ubatuba Noturno
© Dr. Fumagalli

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor