Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 18 de Junho de 2008 - Nº 1992 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
Prefeituras recebem verba do Estado para investir em saneamento
Ilhabela é a única cidade da região a atingir a meta na vacinação das crianças
Ideb: com exceção de Caraguá, municípios do Litoral Norte melhoram o desempenho
PM abre vagas para soldado temporário
Universitários do Programa Escola da Família realizam seminário de Turismo e Hotelaria


Caraguatatuba
Jovem biker de Caraguatatuba vence etapa Regional em Jacareí
Educadores dos Centros de Educação Infantil de Caraguá participam de capacitações
Projeto “Água de Beber” se une ao PSF em Caraguatatuba
Moradores do Pegorelli reclamam por falta de manutenção em rua
AIDS e drogas são temas de peça no Teatro Mário Covas
Veleiro é resgatado na Ilha do Tamanduá
Caraguá se garante em todas as finais do Aberto de Tênis de Jacareí

Ilhabela
Cássia Redó assume Secretaria de Meio Ambiente
Cidade recebe Hemocentro de Taubaté em campanha de doação de sangue
Handycam é bicampeão do Warm Up em Ilhabela
Campanha do Agasalho 2008
Campeonato da segunda divisão já está em sua segunda fase
Semifinal da Copa Zito será neste final de semana

São Sebastião
Genro que incendiou casa do sogro é indiciado pela polícia
São Sebastião conquista 1º lugar na Copa São Paulo de Mountain Bike
Tetracampeã brasileira de surf realiza palestra em Maresias
Sebastianense conquista oito medalhas em Vitória
São Sebastião valoriza cultura japonesa com homenagem e exposição
São Sebastião pode ser Unidade Regional do Museu Nacional do Mar
Prefeitura retoma Ginástica Laboral no Paço
São Sebastião confirma 59 casos de Dengue
Prefeitura e Cress-SP realizam palestra sobre trabalho do Assistente Social e SUAS
Arraiá do Projeto Atividade promove alegria para idosos e pacientes do Caps
Procurador sebastianense é eleito representante regional do Procon
Sefaz discute Código de Posturas com ambulantes da Costa Sul
1º Concurso Garoto & Garota Estudantil arrecada alimentos para o Fundo Social
Prefeitura de São Sebastião vai reformar escola do Estado
Ciama já forneceu mais de 223 litros de leite para cidades da região desde 2005
Prefeitura inaugura piscina da Apae nesta quinta-feira
Prefeito de São Sebastião receberá prêmio “Prefeito Amigo da Criança” da Fundação Abrinq em Brasília

Ubatuba
PR de Ubatuba lança pré-candidatura majoritária de Ana Barone
Paulo Ramos tem candidatura sob ameaça

Clodovil comemora absolvição em crime ambiental, mas casa do deputado ainda pode ser demolida
Ubatuba com força total
Comemorações do centenário da imigração japonesa lotam Avenida Iperoig em 3 dias de festa
Prefeitura realiza encontro turístico e cultural
Ubatubenses marcam presença na Bahia
Long Island e AUS fecham parceria
ONG ASSU realiza atividades durante o mês do Meio Ambiente
Memorial homenageia ex-prefeito Ciccillo
Ubatuba realizará censo das aves aquáticas
Escolas municipais promovem festas no próximo sábado

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Prefeituras recebem verba do Estado para investir em saneamento

Litoral Norte - Os representantes do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN) aprovaram o financiamento de R$ 204,5 mil, a ser liberado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), para que as quatro cidades do Litoral Norte – São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba – elaborem cada um Plano Municipal de Saneamento. Em contrapartida, elas devem investir R$ 52.366. A aprovação foi feita durante a reunião plenária realizada nesta segunda-feira, no Teatro Municipal de São Sebastião.
De acordo com o representante da Prefeitura de São Sebastião no CBH-LN, Fernando Parodi, caso os municípios não tenham seu plano até 2010, correm o risco de perder recursos de outros órgãos, principalmente federais. Além de tratar questões como a água e o esgoto, deve-se observar outras áreas como destinação de resíduos urbanos e drenagem. Para isso, os técnicos terão orientação da Fundação Casemiro Montenegro Filho, ligada ao Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).
Também foram aprovados repasses para a Prefeitura de Caraguatatuba fazer a implantação da rede coletora do bairro Casa Branca; Prefeitura de Ilhabela para o abastecimento no bairro São Pedro; Sociedade Amigos da Praia do Puruba, em Ubatuba, para implantação do sistema de esgoto na Bacia 3, e para a Polícia Ambiental que vai implantar na região o projeto de Consciência Ambiental.
Conforme o sargento Henrique Cardoso, responsável pela a implantação do projeto, a meta é atingir cerca de 3,5 mil alunos da 7ª série com ações ambientais na sala de aula e fora dela. “Já temos uma trabalho em andamento, mas agora vamos adotar uma metodologia a ser aplicada em parceria com a Diretoria de Ensino da região”, adiantou. (Fonte: Imprensa Livre)

Ilhabela é a única cidade da região a atingir a meta na vacinação das crianças

Litoral Norte - O município de Ilhabela foi o único a atingir a meta de vacinação das crianças de zero a cinco anos no Litoral Norte, segundo as assessorias de imprensas das quatro prefeituras. A meta do Ministério da Saúde era de 95%. Ilhabela conseguiu vacinar 96,4%.
Segundo a Secretaria de Saúde de Ilhabela, foram vacinadas 2.222 crianças. A Campanha de Multivacinação continua em Ilhabela, até sexta-feira, 20, nas unidades de saúde.
Já as demais cidades da região não atingiram a meta. Em São Sebastião, a campanha de vacinação atingiu 85,8% das crianças. Este número representa a imunização em 5.783 crianças menores de cinco anos, o equivalente 85,8%. O índice ficou abaixo das 6.402 (95%) esperadas, por isso, a campanha prossegue até a próxima sexta-feira.
Os pais ou responsáveis pelos menores podem comparecer à unidade de saúde mais próxima de sua residência levando a caderneta de vacinação. A diretora da Vigilância em Saúde, Márcia Saavedra, alerta que as duas gotinhas da vacina Sabin são fundamentais para afastar o risco de paralisia. Em Caraguatatuba, a Secretaria de Saúde vacinou 94,22% das crianças, prorrogando a campanha até o final de junho. Na cidade foram imunizadas 7.136 crianças.
De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica de Caraguatatuba, faltaram cerca de 50 crianças para bater a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. “Prorrogamos a vacinação até o final do mês para que todos os pais possam levar os seus filhos para receber a dose. Com isso o nosso objetivo é imunizar todas as crianças de até 5 anos do município”, disse a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Carla Aparecida Pereira, e acrescentou ainda que “Caraguá conta com mais de 7.500 crianças de zero a cinco anos. A segunda etapa da campanha acontece no dia 9 de agosto e todas as elas deverão tomar a vacinação”, completou.
Ubatuba atingiu 75% das crianças de zero a cinco anos, referente a 5.344 vacinas dadas. Na cidade a vacinação também continua.
A Secretaria de Estado da Saúde indicou a prorrogação da Campanha de Vacinação nos 645 municípios paulistas até a próxima quinta-feira, 19 de junho. No último sábado, 2,73 milhões de crianças menores de cinco anos, ou seja, 88,34% da população alvo da campanha foi vacinada no Estado de São Paulo. A meta da secretaria é imunizar 2,9 milhões de crianças menores de cinco anos.
A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença grave, causada por um vírus que ataca crianças e resulta na paralisia de todo o corpo. Nos casos mais graves, ela pode ser permanente e até fatal.
A Paralisia Infantil está extinta no Brasil desde 1989, porém casos da doença aconteceram recentemente em países da América Central e África, o que deixa o país em alerta para manter a proteção coletiva e imunidade das crianças. (Fonte: Imprensa Livre)

Ideb: com exceção de Caraguatatuba, municípios do Litoral Norte melhoram o desempenho

Litoral Norte - Na semana passada, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb) relativo ao período de 2005 a 2007 e apontou que alunos na faixa de 7 a 14 anos de idade, tiveram melhor desempenho, em detrimento do ensino médio. Portanto, as metas para 2008 e 2009 estabelecidas, foram alcançadas pelos alunos do ensino fundamental.
O Ideb para cada nível de ensino é calculado com base nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), da Prova Brasil e das taxas de aprovação, repetência e evasão escolar coletadas pelo Censo Escolar.
Este é o segundo ano que MEC divulga os índices do Ideb e fixou em 6.0, a meta para 2022, média de países desenvolvidos.
Numa escala de 0 a 10, as quatro primeiras séries do ensino fundamental pularam de 3,8, em 2005, para 4,2, no ano passado. No mesmo período, as quatro últimas séries desse nível de ensino passaram de 3,5 para 3,8. Já o ensino médio passou de 3,4 para apenas 3,5, entre 2005 e 2007.
O problema continua no ensino médio, que conta atualmente com 9 milhões de alunos na faixa etária de 15 a 17 anos. No Litoral Norte, Caraguatatuba foi o único município que não apresentou alteração em seu desempenho e continuou no 4,4. Ilhabela, foi a cidade litorânea a ter o melhor desempenho em 2005, 5,0, agora passou para 5,1. São Sebastião e Ubatuba tiveram os mesmos índices 4,1 para 4,2, nos anos de 2005 e 2007, respectivamente. Desta forma, apesar de Caraguatatuba ter estabilizado no mesmo índice, ainda assim, está a frente de São Sebastião e Ubatuba.
Na semana passada, quando os resultados do ideb foram disponibilizados pelo MEC, o ministro da pasta, Fernando Haddad, comentou que o Brasil acertou no investimento nas séries iniciais e que deverá “olhar” mais para o ensino médio. É fato que o resultado mostrou exatamente a opinião dos especialistas em educação, que o melhor caminho é valorizar a educação básica, já que as quatro séries iniciais representam a base da educação e a alfabetização o passo inicial para o desenvolvimento da criança. (Fonte: Imprensa Livre)

PM abre vagas para soldado temporário

Litoral Norte - A Polícia Militar do Estado está com 3.586 vagas de soldado temporário. No Vale do Paraíba são 142 vagas, 75 delas para São José dos Campos.
Os interessados em concorrer aos postos, chamados oficialmente de serviço auxiliar voluntário, devem se inscrever entre os dias 17 e 20, somente pela internet. A taxa de inscrição ao processo seletivo é de R$ 8,18. O candidato deverá ter entre 18 e 23 anos, estatura mínima de 1,65 metro (masculino) e 1,60 metro (feminino) e possuir certificado de conclusão de ensino fundamental ou equivalente.
Outros requisitos são: estar em situação de desemprego, não ser beneficiário de outro programa assistencial, não possuir antecedentes criminais e comprovar boa saúde. A aptidão física será verificada por meio de testes realizados na Polícia Militar.
O contrato desses soldados é de um ano podendo ser renovado por mais um ano. O salário é de R$ 830. As provas de seleção serão realizadas na cidade de São Paulo, bem como cidades do interior a serem definidas.
Os locais de aplicação de prova serão divulgados no site www.polmil.sp.gov.br  no período de 21 a 26 de julho de 2008.
Inscrições: de 17 a 20 de junho, no site www.nossacaixa.com.br 
Informações: Disque PM 0800 0555 190 - www.polmil.sp.gov.br 

Universitários do Programa Escola da Família realizam seminário de Turismo e Hotelaria

Litoral Norte - No dia 07 de junho foi realizado na E.E. Maria José da Penha Frúgoli, em São Sebastião, o I Seminário de Turismo e Hotelaria. A iniciativa foi de uma ex universitária do PEF(Programa Escola da Família) Ligia Moraes da Silva Almeida, com a colaboração dos alunos do curso de Hotelaria e Turismo da Faculdade de São Sebastião.
Participaram do evento: Professor André Meireles Fida, que discorreu sobre a história do turismo. A Professora-Coordenadora Sandra Rousiê Lima da Silva, falou sobre o tema "Educação Turística como responsabilidade social", Isacc de Oliveira Melo abordou o tema "Excelência e qualidade na hotelaria"; o evento contou ainda com a presença do secretario de turismo da cidade de São Sebastião Julio César Elias Buzi.
Os alunos da FASS e o público participante puderam enriquecer seus conhecimentos com as palestras de alto nível apresentadas pelos palestrantes convidados. A coordenadora do Programa Escola da Família , Janette Mara Ferraz Procópio, contou com a colaboração da diretora da escola, prof. Virgínia, alunos da escola, alunos e professores da Faculdade de São Sebastião e outros para a realização deste evento, que marcou de um modo especial o currículo da EE. Maria José da Penha Frúgoli. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Jovem biker de Caraguatatuba vence etapa Regional em Jacareí
Matheus Prazeres busca este ano o Pentacampeonato

Caraguatatuba - Matheus Augusthus Prazeres, venceu a 2º etapa da 22º edição do Campeonato Jacareiense de Bicicross 2008, Matheus é Tetracampeão do Campeonato e este ano luta pelo Pentacampeonato.
A prova aconteceu no ultimo domingo, 14 de Julho, e foi organizada pelo Jacareí Bicicross Clube e apoio da Associação Paulista de Bicicross.
Matheus disputa o campeonato na categoria 9 a 10 anos, e com esta vitoria, disparou na liderança do campeonato, pois também foi o vencedor da etapa anterior, sendo que agora restam apenas 3 etapas para o encerramento do Campeonato.
A próxima prova a ser disputa acontecerá no próximo dia 22 de junho, aonde será disputada a 4ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross.
A sua participação só foi possível graças ao apoio do Caragua BMX Clube, do colégio Anglo-Modulo, PSYCOPATH (fabrica de quadros dos Estados Unidos) e da TVPEDIVELA (site especializado em BMX).

Educadores dos Centros de Educação Infantil de Caraguá participam de capacitações

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC) e do Instituto Mamulengo Social, tem promovido uma série de cursos e capacitações aos educadores dos Centros de Educação Infantil (CEI) de Caraguá, a fim de enriquecer a formação do funcionário e a qualidade de ensino.
Na última semana, o Departamento de Educação Infantil da SEDUC realizou uma capacitação com os 73 professores dos CEIs do município, onde se estudaram temas ligados as legislações que embasam o atendimento das crianças de 0 a 5 anos e fundamentos norteadores que vão apoiar os educadores na prática e planejamento dos conteúdos.
A psicóloga Maria Wânia Martins de Carvalho, supervisora de ensino em Caraguá, foi a responsável pela aplicação do curso e informou que haverá mais encontros no decorrer do ano. "Neste encontro, foi dada ênfase na organização dos ambientes dos CEIs, que também servem como educadores", informou Maria Wânia. "Se o ambiente é enriquecido, estimulante, aconchegante e adequados às faixas etárias, a criança vai aprender e se desenvolver melhor", explicou a psicóloga.
O Instituto Mamulengo Social está preparando, também, três palestras sob o tema "Inclusão Digital", com o objetivo de incluir a informática como forte aliada da educação dentro dos CEIs. "A capacitação visa mostrar para o docente o enriquecimento que os recursos podem trazer, e o quanto eles podem acelerar os planos de trabalho", explicou Marilis Goulart, coordenadora pedagógica do Instituto.
Cursos para a comunidade - Além das capacitações, no começo deste mês, a oficineira Maria Zilda Faria ministrou oficinas de artesanato para a comunidade, dentro dos CEIs. Os pais que participaram das oficinas poderão usar as técnicas aprendidas como um auxílio para geração de renda.
Todos os cursos e capacitações são aplicados em horário diferente das aulas, para que não seja interrompido o atendimento às crianças.
Informações sobre os projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Educação podem ser obtidas pelo telefone 3897-7000. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Projeto “Água de Beber” se une ao PSF em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A saúde será o tema priorizado durante a construção do Biomapa, amanhã(18/06), na Unidade Básica de Saúde do bairro de Porto Novo. Os integrantes do “Água de Beber, de Comer, de Usar e Conservar... Ciclos Contínuos” conhecerão as áreas de ação dos agentes comunitários do PSF a fim de desenvolver atividades conjuntas que beneficiem a comunidade local.
Durante o encontro, serão definidas as ações de parceria entre o “Água de Beber” e o PSF a partir da identificação dos problemas causados pela deficiência de saneamento básico, que engloba a qualidade da água, esgoto sanitário e lixo.
O principal propósito do Programa Saúde da Família é reorganizar a prática da atenção à saúde e substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto das famílias e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
Sobre o Projeto - Água de Beber, de Comer, de Usar e Conservar... Ciclos Contínuos é uma iniciativa do Instituto Supereco com o patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras Ambiental. Tem como foco de atuação a região do Porto Novo, na bacia do Rio Juqueriquerê, um dos principais abastecedores de água doce de Caraguatatuba e São Sebastião, e é desenvolvido a partir das demandas e oportunidades identificadas pela comunidade local em duas frentes principais de trabalho: educomunicação socioambiental e alternativas de geração de trabalho e renda – apresentando a educação ambiental como eixo transversal. (Fonte: Supereco)

Moradores do Pegorelli reclamam por falta de manutenção em rua

Caraguatatuba - Cerca de dez famílias do bairro Pegorelli, em Caraguatatuba, se reuniram na manhã desta segunda-feira, 16, para reclamarem da falta de manutenção nas manilhas colocadas na Rua Sebastião Francisco da Silva, antiga rua seis.
De acordo com os moradores desta rua, há cerca de seis anos a prefeitura instalou manilhas para servir como “esgoto”. Porém, desde a data da colocação dessas manilhas, a prefeitura não voltou mais para fazer a manutenção e atualmente elas estão entupindo e fazendo o refluxo da água invadir as casas.
Segundo o morador Carlos Vanderlei de Jesus, há cinco meses os moradores estão fazendo contato com a prefeitura para solicitarem uma solução, “nós estamos pedindo para que venham fazer a limpeza dessas manilhas, mas o que acontece é que eles vêm, abrem o buraco na direção da manilha, não limpam e deixam o buraco aberto, juntando bicho, larva da dengue, fora o mau cheiro, que em dia de sol forte, fica insuportável”, desabafou.
Com relação à rede de esgoto, os moradores alegam que a prefeitura já fez toda a estrutura de tubulação, através de uma empresa contratada para este tipo de serviço, aguardando apenas para ligar às casas, “a prefeitura já tentou jogar a culpa na empresa que cuida da elevação, a qual fez toda a parte de tubulação debaixo do asfalto, porém esta empresa não tem culpa de nada, pelo contrário, quando chamamos a elevação para ver o que estava acontecendo, nos atenderam rapidamente e o que era problema deles logo foi solucionado”, relatou o morador Carlos.
A moradora Maria Elisa Alvarenga disse que os próprios moradores já tentaram desentupir as manilhas, visando evitar que a água suja voltasse para dentro das casas, porém os moradores não conseguiram e também não têm equipamento próprio para isto. “Assim como outros vizinhos, eu tenho em casa dois netos, um de um ano e outro de três anos, que moram comigo, e tenho que ficar falando para não brincarem próximo da água suja.
Como podemos controlar isto? O pessoal da dengue já esteve aqui na rua e nos orientam a colocar areias em vasos de plantas, a não deixar água parada, enfim, tudo que sabemos; mas e a prefeitura, abrindo buraco e não fechando, deixando com que essas valas transbordem, voltando água para dentro de casa e empoçando na rua, juntando a larva do mosquito da dengue, como fica?” Indagou Maria, que contou ainda, que na semana passada, representantes da prefeitura estiveram no local, após serem chamados, e disseram que tinha que entrar em contato com a empresa que fez a tubulação do esgoto, pois alegaram ser problema da empresa. Porém, o morador Carlos de Jesus rebate, dizendo que a elevação já resolveu a parte dela e o problema está mesmo na prefeitura, que não realiza a limpeza e manutenção das manilhas colocadas por eles mesmos.
Para o morador Manoel Batista, a situação é crítica, pois quando chove ou quando as valas estão muito entupidas, a água retorna para a casa fazendo com que a família fique até mesmo sem tomar banho, “a água volta também, além de outros ralos, pelo ralo do banheiro, daí temos que parar de tomar banho e esperar que baixe a água para limparmos a casa e tomar nossa rotina”, disse Batista, que tem dois filhos, um de três anos e outro de oito meses, que engatinha e acaba indo para a água suja, que empoça no quintal.
Já a moradora Sueli Souza diz ter pegado dengue e entrou em contato com a prefeitura e nada foi resolvido, “minha casa, em dia de chuva, alaga, a água chega a ficar pela canela, pois esta água suja da vala volta tudo pra dentro de casa; minhas crianças já ficaram até sem poder ir à escola por conta de um dos alagamentos, pois meu quintal era só água suja, com coliformes fecais e muito mau cheiro”, contou Sueli que disse que o marido, nesta ocasião procurou a prefeitura mas não obteve resposta.
Os moradores dizem estar insatisfeitos e cansados do descaso por parte da prefeitura, alegando que já foram pedir solução e apoio, mas o que acontece é que quando os servidores chegam, abrem o buraco, mexem um pouco na vala, para desentupir e deixa aberto exalando mau cheiro e acumulando bicho e lama, o que provoca entupimento novamente.
Prefeitura
De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Antônio Carlos Roberti Costa, o sistema de esgoto no local foi feito por empresa contratada pela prefeitura, porém este sistema já está defasado. “O que fazemos, com freqüência, é mandar caminhão hidro para fazer a desobstrução das manilhas, porém nesta limpeza retiramos absorvente, roupas íntimas, chinelos, enfim uma série de material que deveria ser jogado em lixo adequado; então a população também deve tomar consciência e cuidar mais do bairro, evitando jogar coisas que possam ajudar a entupir as manilhas”, relatou Roberti Costa, alegando que o problema será solucionado, de fato, quando a Sabesp assumir o sistema de esgoto daquele bairro, “isso o prefeito está tentando junto a Sabesp, que deverá assumir o bairro daqui uns seis meses ainda”, contou Roberti Costa, confirmando que mandará um caminhão hidro na quinta-feira, dia 19, para fazer a desobstrução das manilhas. “Por enquanto o atendimento ainda será um pouco precário, melhorando mesmo a partir do momento que a Sabesp assumir o sistema de rede de esgoto deste bairro, que é o único em Caraguá que ainda não é atendido pela Sabesp”, finalizou. (Fonte: Imprensa Livre)

AIDS e drogas são temas de peça no Teatro Mário Covas

Caraguatatuba - O grupo de teatro do bairro Casa Branca apresenta a peça “Alerta”, hoje, às 19h30, no Teatro Mário Covas. O objetivo da apresentação é alertar a população sobre DST/AIDS e drogas.
Com apoio do PSF – Programa de Saúde da Família – da Secretaria de Saúde de Caraguá, o grupo apresenta a peça nas escolas municipais e esta é a primeira vez que é levada ao público. “Nós trabalhamos com a diversidade e em reunião, que tem a participação de integrantes do grupo, decidimos levar essa peça ao público, como forma de orientação sobre os problemas com as drogas e orientação sobre DST/AIDS. A apresentação tem duração de cerca de duas horas”, disse Glauce Aparecida Marcondes, coordenadora de Redução de Danos da Secretaria de Saúde.
O ingresso será um quilo de alimento não perecível ou um agasalho e poderá ser trocado no dia e horário da peça. Toda a arrecadação será doada para famílias carentes do município. (Fonte: Imprensa Livre)

Veleiro é resgatado na Ilha do Tamanduá

Caraguatatuba - Um veleiro com quatro pessoas foi resgatado no último domingo nas proximidades da Ilha do Tamanduá. De acordo com o Salvamar, a embarcação teve problemas mecânicos devido ao mal tempo e ficou à deriva por quase oito horas. Segundo informações do Salvamar, o veleiro, Madria, de 40 pés é de Ilhabela.
O resgate conta que o barco parou desde 12h de anteontem e pediu por socorro às 18h. O proprietário, G.F.C.O.F. e mais três pessoas foram resgatados, às 20h do último domingo, pela embarcação de resgate dos bombeiros Comandante Cianciulli com a tripulação do 2ºsargento PM Daniel e outros seis tripulantes. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá se garante em todas as finais do Aberto de Tênis de Jacareí

Caraguatatuba - Os tenistas de Caraguatatuba se destacaram mais uma vez neste final de semana, pelo Aberto de Tênis de Jacareí 2008. A ótima campanha garantiu Caraguá em todas as decisões da competição, nas categorias que teve representante.
Entre as duplas principiantes, Kidinho e Euclides venceram Onório e Eduardo por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/2, garantindo vaga na final, contra Celso e Marcos.
O garoto Kidinho também está na finalíssima da categoria 11 a 12 anos. No sábado, o caraguatatubense venceu dois jogos. No primeiro, fez 2 a 0, com duplo 6/0 em Rafael Tosetto. Na segunda partida, novamente 2 a 0, contra André, 6/0 e 6/2.
Nas duplas 5ª classe, Dedê e Danilo não tiveram sorte e perderam para Rafael e Rafael A, 6/7 e 4/6. Dedê e Marquinhos, ambos de Caraguá, se enfrentaram na semifinal, na categoria 4ª B, e Dedê levou a melhor, vencendo por 7/6 e 7/5.
Pela 4ª C, Dedê atropelou Farinassi, 2 a 0, com parciais de 6/2 e 6/1. Em seguida, o caraguatatubense voltou a quadra para enfrentar o também tenista da cidade, Clayton, e foi derrotado por 2 a 1, parciais de 7/5, 6/7 e 9/7.
Marquinhos, pela 4ª A, fez duplo 6/3 em Lideberto e está na final, assim como o garoto Kidinho, que se garantiu na sua terceira decisão do Aberto deste ano ao bater Lucas por 2 a 0, 6/3 e 6/1.
No próximo sábado, dia 21, Ratinho, Izaias, Gianni e Devanil também poderão se garantir para mais quatro finais. Dedê e Marquinhos, dois dos grandes nomes do Tênis de Caraguatatuba, jogarão juntos pela categoria dupla livre contra Massari e Rodrigo, e se vencerem, também disputarão a decisão. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Cássia Redó assume Secretaria de Meio Ambiente

Ilhabela - A advogada especializada em gestão ambiental, Cássia Duarte Redó, assumiu na última sexta-feira o cargo de secretária municipal de Meio Ambiente, pasta que era ocupada anteriormente por Maria Inês Fazzini Biondi.
A ex-secretária não deixou de comentar a vasta experiência de Cássia, dizendo que a mesma é uma amante do meio ambiente e que Ilhabela só ganha com a sua administração. Na oportunidade, Maria Inês ressaltou as conquistas alcançadas pela sua gestão, e relembrou que elas tiveram início com a Cássia, quando a mesma ocupou o cargo de secretária na primeira gestão do prefeito Manoel Marcos.
Em seu discurso de posse, Cássia declarou estar entusiasmada com a nova função e agradecida pelo apoio e confiança, mas, principalmente pela lembrança de seu trabalho desempenhado anteriormente. “Meio ambiente é uma paixão que carrego comigo e, com essa proposta, irei dar continuidade ao trabalho desempenhado durante os últimos anos”, ressaltou Cássia.
O prefeito Manoel Marcos esteve na Secretaria durante a cerimônia para dar as boas vindas à nova secretária. Na oportunidade, o prefeito ressaltou a responsabilidade em conduzir a Secretaria que trata de uma das prioridades de sua administração. “Como um dos resultados dessa prioridade, tornamos realidade o fim do aterro sanitário, o lixão, buscando melhor qualidade de vida da população”.
Manoel Marcos ainda anunciou a assinatura de contrato com a FECOP (Fundo Estadual de Prevenção e Controle de Poluição) para a liberação da verba no valor de R$ 160 mil que ampliará a estrutura e cobertura do Centro de Triagem de Materiais Recicláveis.
Participaram do evento também o presidente da Câmara, Joadir Capucho; os vereadores Zeca do São Pedro e Luiz Lobo; o vereador de São Sebastião, Marcos Leopoldino; as secretárias Raquel Navarro (Administração), Elaine Gubani (Educação), Osvaldo Julião (Finanças); a dirigente Regional de Ensino, Edina Teixeira; e a diretora do Parque Estadual de Ilhabela, Carolina Biopoleto. (Fonte: Imprensa Livre)

Cidade recebe Hemocentro de Taubaté em campanha de doação de sangue

Ilhabela - Os ilhabelenses vão poder doar sangue no próximo mês de agosto. A cidade vai receber uma equipe de técnicos do Hemocentro de Taubaté, referência de Ilhabela, para fazer a coleta de sangue dos doadores.
De acordo com o secretário de Saúde de Ilhabela, Arquimedes Hipólyto, a idéia de fazer uma campanha de doação de sangue surgiu em uma reunião do macrocolegiado do SUS, um grupo de 39 municípios entre Vale do Paraíba e Litoral Norte, quando um técnico do Hemocentro de Taubaté pediu para que as cidades fizessem essas campanhas porque estão preocupados com a diminuição de doadores de sangue. “Em algumas épocas do ano existe esta diminuição, mas são sazonais.
A preocupação do técnico é a diminuição fora dessas épocas que dificulta a coleta de reserva do sangue”, explica.
Ilhabela não tem uma agência de transfusão e por isso não faz captação do sangue. A cidade conta apenas com um Banco de Sangue que recebe de Taubaté. Atualmente, o município utiliza cerca de 30 bolsas de sangue por mês que são repostas à medida que vão se esgotando.
Segundo Arquimedes, existe uma série de fatores que impossibilitam a manutenção de um local que faça a coleta do sangue em Ilhabela. Para ele, a cidade não tem demanda em conseqüência do número de habitantes, local, não só físico, mas de recursos humanos, como uma equipe especializada e equipamentos específicos. “Por isso nós temos referência na cidade de Taubaté que supre todas as necessidades do município”, disse. O sangue recebido é levado para o Hospital Municipal Mário Covas Júnior. E é dividido entre a parte vermelha que tem validade de 31 dias, se armazenado corretamente em uma temperatura de 2º a 8ºC e a parte fluída que chega a um ano congelada a -30ºC.
Atualmente os doadores de sangue precisam se deslocar até Taubaté para conseguir fazer a coleta. O tema foi abordado em um requerimento do vereador Zeca do São Pedro que solicita a criação de um posto de coleta para doação de sangue. O vereador argumenta que o fato do município não possuir um posto para coleta de sangue dificulta a doação pelos munícipes, já que atualmente eles precisam de se deslocar até os municípios vizinhos. “Doar sangue é dar algo que não nos traz prejuízo, mas pode ser a única esperança de quem esta beirando a morte”, ressalta. (Fonte: Imprensa Livre)

Handycam é bicampeão do Warm Up em Ilhabela

Ilhabela - Um ponto de vantagem sobre o Touché/Safra e apenas dois segundos à frente do Loyal/Red Nose. Estas pequenas diferenças garantiram o bicampeonato do Handycam, na classe ORC Internacional, do Warm Up da Semana Internacional de Vela de Ilhabela. O veleiro de 42 pés, comandado por Marcos Ferrari, ficou em terceiro lugar na regata deste domingo e conquistou o título da terceira etapa da Copa Mitsubishi Motors 2008, último treino antes da Rolex Ilhabela Sailing Week, marcada para o período de 6 a 12 de julho. A regata deste domingo foi vencida pelo Touché/Safra, que terminou a competição com 15 pontos perdidos, um a mais do que o campeão.
A entrada do vento sul animou a comissão de regatas do Yacht Club de Ilhabela a montar a raia da única regata do dia no Canal de São Sebastião. O domingo estava com sol e calor e o público da cidade pôde acompanhar a regata que largou próximo à praia da Armação e seguiu para a outra bóia na altura do Pequeá. Os veleiros procuraram fugir da correnteza velejando mais próximos de Ilhabela e não tinham muitos problemas, pois o vento era médio, em torno de 12 nós.
A chegada da frente fria, no meio da tarde, porém, mudou drasticamente o panorama e os ventos chegaram a ter rajadas de até 32 nós. Com isso, alguns barcos foram obrigados a desistir, com avarias nas velas e nos cabos, embora nenhum apresentasse problemas mais graves.
O Touché/Safrra, de 47 pés, comandado por Ernesto Breda, que era um dos favoritos da terceira etapa da Copa Mitsubishi fez uma regata perfeita e conquistou a terceira vitória. Em segundo chegou o Asa Alumínio, de Mário Martinez. O terceiro colocado foi o Handycam que vinha liderando a competição e precisava exatamente desta posição para garantir o título, que quase escapou, pois venceu o Loyal/Red Nose por apenas dois segundos. Se o Handycam terminasse em quarto o título ficaria com o Touché/Safra.
Eufórico com o bicampeonato, o comandante Marcos Ferrari garantiu que seu time trabalhou muito para chegar a este resultado.
“Fizemos vários ajustes, tiramos 400 kg de dentro do barco e colocamos na quilha, mudamos três tripulantes. Tudo isso para melhorar a performance do Handycam, que agora está andando muito, tanto que vencemos adversários fortíssimos como o Touché/Safra e Asa Alumínio”, explicou.
Assim que a frente fria passar e os ventos diminuírem, o Handycam volta para o Guarujá para os últimos ajustes antes da Rolex Ilhabela Sailing Week. O barco retorna para Ilhabela somente dentro de 15 dias para mais alguns treinos. “Agora a responsabilidade aumentou ainda mais. Somos a referência e o barco a ser batido na Rolex. Por isso, precisamos melhorar para chegar a um bom resultado no torneio que consideramos como a nossa olimpíada”, acrescentou Ferrari, que comanda o barco que já venceu quatro vezes a competição mais importante da América Latina. Em 2007, Ferrari ganhou o Warm Up com um veleiro de 40 pés, também chamado de Handycam.
Nas demais classes também houve bastante equilíbrio. Na ORC 600, o Realizado, de José Luís Apud, e o Kawabunga, de Alberto Gaidys Jr., revezaram-se na frente, com pequena vantagem para o primeiro, que ficou com o título com diferença de dois pontos. Na ORC 700, três barcos destacaram-se: Max(Anderson Baixon), Tango II(Haroldo Monteiro de Oliveira) e Oxigênio(Sebastian Menendez). Max venceu a etapa após garantir quatro primeiros lugares.
Na RGS-A, Jambock (Guilherme Cara) e Atmosphera (Paulo Diamante) fizeram uma bela disputa até a última regata, com vantagem para o Jambock por um ponto.
Na RGS-B, o Fandango, de Ladislau Alfons Deutsch, foi absoluto com cinco vitórias. Por fim, a HPE também mostrou muita disputa, com vantagem para o Aventura, de José Vita. (Fonte: Imprensa Livre)

Campanha do Agasalho 2008

Ilhabela - Na última sexta-feira, 13, o Fundo Social de Solidariedade do Município de Ilhabela, recebeu da Cia. De Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP Gerencia Ilhabela, 4000 peças de roupas arrecadadas durante a Campanha de Agasalho 2008, promovida pela empresa, entre os seus funcionários.
O destino dessas peças será para famílias carentes do município, em especial, as comunidades tradicionais.
A campanha do agasalho continua, e as doações deverão ser entregues na sede do Fundo Social de Ilhabela, no Centro Comunitário da Barra Velha. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Campeonato da segunda divisão já está em sua segunda fase

Ilhabela - O Campeonato Municipal de Campo, segunda divisão, já está na sua segunda fase, e conta com 8 times classificados, divididos em duas chaves.
Foram classificados os primeiros e segundos colocados de cada chave da primeira fase. Esta segunda fase terá três rodadas, que classificarão os times para a semifinal da competição.
Na última segunda-feira, 16, aconteceram os jogos da primeira rodada, no Campo do Portinho e no Estádio Municipal “Ferreirão”.
Na próxima quinta-feira, 19, acontecerão os jogos referentes à segunda rodada. No Portinho ás 19 horas jogam Água Branca e Nacional do Morro, e ás 21 horas o 21 Caiçara enfrenta o Palmopolitano. No Estádio, ás 19horas, Juventude e Paulista se enfrentam, e ás 21 horas a partida é entre MAC e Estrada do Camarão.
O Campeonato Municipal de Campo, segunda divisão, é uma realização da Prefeitura Municipal de Ilhabela por meio da Secretaria Municipal da Juventude, esporte e Lazer. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Semifinal da Copa Zito será neste final de semana

Ilhabela - A equipe de Ilhabela de futebol de campo fará o jogo da semifinal da Copa Zito de Futebol amador contra a equipe de Potim. A partida será dia 21, próximo sábado, ás 15 horas, na cidade de Roseira.
O outro jogo da semifinal será entre Silveiras e Juventude, dia 22, domingo, também em Roseira.
A final entre os vencedores destas duas partidas será dia 29 de junho, em Roseira.
O time de Ilhabela tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Genro que incendiou casa do sogro é indiciado pela polícia

São Sebastião - W.A.R., de 29 anos, que incendiou a casa do sogro na madrugada do último domingo, dia 15, foi indiciado ontem, por incêndio doloso, ou seja, que tem a intenção do crime, pelo delegado do 4º DP de Juquehy, Luiz Antônio Cunha dos Santos.
De acordo com informações da polícia, ele se entregou nesta segunda-feira e admitiu o crime. Apesar disso, o delegado afirmou que W.A.R. não foi preso, porque não teve flagrante.
Porém, sendo doloso, a pena pode chegar a 6 anos.
W.A.R. confessou à polícia, que durante o ato criminoso tinha consumido drogas e bebida alcoólica. A raiva do sogro, que acabou se tornando vítima da briga entre o genro e a filha, foi porque ele teria denunciado W.A.R., no ano passado, pelo roubo de uma TV. Ele teria ficado preso por 45 dias.
Na madrugada do último domingo, ele deu o “troco” e incendiou a casa do sogro, que foi totalmente destruída, segundo relato dos bombeiros, que chegaram no local, mas não conseguiram conter as chamas antes da destruição.
Segundo a polícia, W.A.R, brigou com a esposa, foi até a casa do sogro, onde estava uma moça de 20 anos com seus dois filhos gêmeos, de 2 anos, e ateou fogo no sofá, que se alastrou pela casa. W.A.R. sabia da presença da moça e seus dois filhos, mas fingiu não dar atenção.
O caso ocorreu às 5 horas do domingo, quando B. saiu de casa para socorrer a filha que era agredida pelo marido. O sogro tentou conter o genro, que entrou no banheiro e acabou fugindo.
W. foi à casa de B., naquele momento de distração, e iniciou o incêndio. A Polícia Militar e os bombeiros foram acionados, mas não conseguiram impedir que as chamas destruíssem tudo. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião conquista 1º lugar na Copa São Paulo de Mountain Bike

São Sebastião - A Associação de Ciclismo de São Sebastião (ACSS) disputou no último domingo, em Santa Isabel (SP), a 3ª etapa da Copa São Paulo de Mountain Bike. Entre mais de 400 competidores, o destaque da equipe foi o atleta Julio César Rosa, que conquistou o 1º lugar na categoria Pró-Expert.
O ciclista, que reside na cidade de Itajubá, sul do Estado de Minas Gerais, está na equipe sebastianense há cerca de um ano e teve de passar por um trajeto de 62 km, com dificuldades naturais, como raízes e fortes trechos de subidas e descidas técnicas.
Além de Julio César, São Sebastião obteve a sexta e sétima posições na Pró-Expert, com os atletas Felipe e Fabrício Borges, respectivamente. Na categoria Master, Luis Carlos “Pistão” foi o sexto; na Master Pró, Raul Garcia foi o terceiro e na categoria Feminino, Joana Angélica ficou com a quinta posição.
O próximo desafio da ACSS, que conta com o patrocínio da Domínio dtvm, Pró Shock, Litoral Tintas, além do apoio WT e da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), será a Prova Internacional 9 de julho, que será realizada no autódromo de Interlagos, em São Paulo. A competição também servirá como treinamento para os 52º Jogos Regionais, marcado para os dias 15 e 31 de julho, em Caraguatatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Tetracampeã brasileira de surf realiza palestra em Maresias

São Sebastião - Um evento promovido pela AntiQueda terá como atração a palestra motivacional com a tetracampeã brasileira profissional, Andréa Lopes. Ícone do surf feminino nacional, Andréa passou a ser patrocinada pela marca este ano e será apresentada aos profissionais de venda durante o encontro realizado no Hotel Tambayba, na Praia de Maresias, em São Sebastião, hoje e amanhã.
Na ocasião, Andréa abordará toda a sua vida, sua trajetória vitoriosa e também as barreiras vencidas. Ela dará ênfase a cinco etapas de sua carreira, o início, o Circuito Mundial aos 17 anos, a parada obrigatória, em função da anorexia, a vitória na etapa do WCT, em 99 (o melhor momento até hoje) e o tetracampeonato nacional em 2006, culminando com a capa da Revista Playboy. “Em cima disso, ressaltarei o meu aprendizado, dando destaque à disciplina, comprometimento, parceria, crescimento, inteligência, honestidade, humildade, paz, foco e meta”, ressaltou a atleta..
Com 21 anos de história no surf, Andréa Lopes é pioneira no surf feminino e, aos 17 anos ingressou no Circuito Mundial Profissional, quando no Brasil a categoria ainda “engatinhava”. Sua prioridade é igualar, no profissional, a marca de cinco títulos nacionais conquistados como amadora.
O diretor de marketing da marca de surfwear, Paulo Sérgio Nogueira Lopes, destacou a importância da participação de Andréa Lopes no encontro.
“Ela é um grande exemplo de vida, de vitória e seu depoimento será de grande valia para todos”, afirmou Paulinho. “Sempre realizamos o nosso meeting de verão em Maresias, sem dúvida um lugar que tem tudo a ver com o surf”, afirmou. (Fonte: Imprensa Livre)

Sebastianense conquista oito medalhas em Vitória

São Sebastião - A atleta de São Sebastião Márcia de Pinho Tamasiro disputou entre os dias 9 e 14 de junho, no Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), na cidade de Vitória (ES), o 3º Jogos Brasileiros de Polícias e Bombeiros. Entre representantes de entidades militares, civis e federais de seis Estados do país, a sebastianense obteve destaque com a conquista de oito medalhas.
Nas provas de atletismo, como corrida de 400 e 800 metros livres e 5 km, a competidora conseguiu seis premiações, sendo cinco de ouro e uma de prata. Na natação, nas modalidades de revezamento 4 x 50 e 50 metros crawl, a esportista conquistou duas medalhas, sendo uma de ouro e outra de bronze.
Em 2007, Márcia, que tem o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), foi destaque após a conquista da medalha de prata para o município na marcha atlética, modalidade disputada nos 51º Jogos Regionais, realizados em Ubatuba.
O 3º Jogos de Polícias e Bombeiros foi promovido pela Confederação Brasileira de Esportes das Polícias e Bombeiros do Brasil (CBEPB). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião valoriza cultura japonesa com homenagem e exposição

São Sebastião - O Brasil comemora nesta quarta-feira (18/6) o centenário da imigração japonesa ao país. Para lembrar de forma especial os nipônicos que contribuíram para o crescimento de São Sebastião, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), realiza a partir das 18h desta quarta-feira, no pátio da Sectur, uma cerimônia para homenagear a colônia japonesa do município.
O evento, realizado em parceria com o Clube Atlântico, também vai abrir uma exposição com mais de 50 fotos dos imigrantes que estão em São Sebastião. A idéia é de que a mostra fique em exposição neste mês e retorne durante o 3º Festival Matsuri, que será realizado em setembro, na Rua da Praia.
O secretário de Cultura e Turismo de São Sebastião, Júlio Buzi, disse que a proposta de valorizar a colônia japonesa vem desde a primeira edição do Matsuri, em 2006. Buzi ressalta que o município não poderia ficar fora das comemorações alusivas ao centenário. “A proposta da atual administração é valorizar os migrantes e imigrantes. Prova disto foi a realização da Festa e da Feira do Migrante nas Costas Norte e Sul, além do Festival Matsuri”, explica.
O centenário da imigração japonesa é comemorado devido a um grupo de homens e mulheres que atravessou oceanos para chegar ao Brasil, objetivando ganhar dinheiro nas lavouras de café e retornar ao Japão o mais breve possível, já que o Japão era uma nação explosiva populacionalmente e pelos gastos provocados por guerras recentes, o índice de desemprego era dramático. Famílias tinham suas terras confiscadas por falta de pagamento de impostos. Foi essa situação que "obrigou" em 1908, camponeses, carpinteiros, pequenos comerciantes e donos de pequenas fábricas à beira da falência, a imigrar para o Brasil. Muitos japoneses chegaram a voltar para a terra natal. O restante ficou para sempre no Brasil e ajudou a construir a história da segunda geração de japoneses no país. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião pode ser Unidade Regional do Museu Nacional do Mar

São Sebastião - A comunidade pesqueira de São Sebastião faz parte do patrimônio local. Há redutos no bairro São Francisco, na Região Central, e em Toque Toque Pequeno, Boiçucanga, Barra do Una, entre outros. Por conta dessa tradição, o município pode vir a receber uma das Unidades Regionais do Museu Nacional do Mar. A indicação é feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com base no projeto “Barcos do Brasil”.
Na última segunda-feira (16/6), o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, e a presidente da Fundação Pública Deodato Santana, Paula Teston, estiveram em Brasília para participar de uma reunião que tratava da preservação do Patrimônio Naval Brasileiro. Conforme o IPHAN, há anos o órgão vem empreendendo esforços para identificar e aprofundar os conhecimentos existentes sobre esse patrimônio e as medidas necessárias para o seu reconhecimento e valorização.
Com base nesta pesquisa, o IPHAN pretende lançar em setembro, dentro do Salão Náutico de São Paulo, o projeto “Barcos do Brasil”, que tem como patrono o velejador Amyr Klink. Um dos objetivos desse projeto é o tombamento nacional de alguns barcos brasileiros de referência cultural como as canoas bordadas de São Sebastião, os cúters maranhenses, as jangadas nordestinas, as baleeiras catarineses, os saveiros baianos, as canoas de tolda do rio São Francisco, entre outros.
Como parte da divulgação do projeto, prevê-se a construção de barcos tradicionais em praça pública nos Estados referenciais do Patrimônio Naval do Brasil. O objetivo é preservar as técnicas de carpintaria naval e correlatas, com as de pintura e calafetagem. São Sebastião seria palco da canoa bordada.
Para o secretário Júlio Buzi, a participação do município no projeto é um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido nessa área. Ele ressaltou, durante a reunião, que São Sebastião procura resgatar algumas tradições e mantém as festas religiosas como a de São Pedro Pescador, Padroeiro, recuperação das capelas caiçaras, corridas de canoa, entre outras. “Mostramos que mesmo com o desenvolvimento pelo qual a cidade passa, sendo hoje uma das principais matrizes energética do país, a tradição é preservada”.
Buzi ainda convidou os coordenadores do projeto para visitar o município no próximo final de semana quando tem a regata de canoa e a procissão marítima em homenagem ao padroeiro dos pescadores.
O município tem interesse em receber o Museu do Mar e até sugeriu a área onde vai funcionar o Entreposto de Pesca do bairro São Francisco para ser a base”, adiantou Júlio Buzi. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura retoma Ginástica Laboral no Paço

São Sebastião - Com o objetivo de levar orientações sobre os cuidados com a saúde e mais qualidade de vida aos funcionários, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), em parceria com a Divisão de Segurança do Trabalho da Secretaria de Administração (Secad), retoma nesta quarta-feira (18/5), a partir das 8h30, a Ginástica Laboral no Paço Municipal.
As atividades duram em média 15 minutos e oferecem uma série de alongamentos, relaxamentos musculares, além da flexibilidade das articulações em grandes grupos musculares, como ombros, troncos e pernas, de acordo com a função de cada pessoa.
Ministrada pelo professor especialista em fisiologia e terceira idade, José Iran Peppe de Paula, a Ginástica Laboral ainda tem como finalidade a diminuição das Lesões por Esforço Repetitivo (LER), ocasionadas no dia-a-dia pela rotina de repetição de movimentos de membros do corpo. Mais informações pelo telefone da Divisão de Segurança do Trabalho (12) 3891-2084. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião confirma 59 casos de Dengue

São Sebastião - A Secretaria da Saúde de São Sebastião divulgou um novo boletim com os casos confirmados de Dengue no Município. Ao todo são 59 casos, sendo seis deles importados (três do Rio de Janeiro, um da Bahia, um do Ceará e um de Pernambuco). Já os autóctones foram confirmados nos bairros da Olaria, Topolândia, Itatinga, Maresias, Cambury, Centro, São Francisco, Enseada, Canto do Mar, Reserva du Moulin, Praia Deserta e Pontal da Cruz. Dos 332 casos suspeitos, 115 já foram negativados e outros 148 aguardam resultados do Instituto Adolfo Lutz. A Divisão de Vigilância em Saúde ressalta que os casos confirmados foram notificados em abril. Ocorre que os resultados dos exames sofrem atraso, pois são feitos no único instituto responsável pelos diagnósticos da doença em todo o país.
Em São Sebastião, medidas estão sendo tomadas para controlar os locais de maior incidência da larva, como nebulização e fumacê nos bairros, além de visita casa a casa. Vale destacar que a participação da população na luta contra o mosquito é fundamental, no sentido de atentar sempre para os cuidados básicos, como não deixar água limpa parada em utensílios e vasos de plantas, tampar caixas d’água, entre outros. A Secretaria da Saúde de São Sebastião trabalha atualmente com 28 agentes de combate à Dengue. Em 2007, a cidade registrou 132 casos da doença. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura e Cress-SP realizam palestra sobre trabalho do Assistente Social e SUAS nesta quinta-feira

São Sebastião - "O trabalho do assistente social na concretização de direitos no âmbito do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)" será o tema da palestra proferida pela conferencista e assistente social, Dra. Maria Carmelita Yazbek, nesta quinta-feira (19/6), às 14h, no Tebar Praia Clube. O evento é realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), em parceria com o Conselho Regional de Serviço Social (Cress-SP).
A palestra é destinada aos assistentes sociais do Litoral Norte e Vale do Paraíba, em comemoração ao Dia do Assistente Social, lembrado no dia 15 de maio. Devido a agenda da palestrante, não foi possível a visita da mesma para as discussões.
As inscrições são gratuitas, limitadas em 120 vagas, e podem ser feitas pelo telefone (12) 3945-0011. Segundo informações da Setradh, cerca de 100 pessoas já se inscreveram para a palestra.
Outras informações pelo telefone (12) 3892-2844. O Tebar Praia Clube fica na Praça Almirante Barroso, no Centro, próximo ao Teatro Municipal.
Palestrante - A Dra. Maria Carmelita Yazbek possui mestrado e doutorado em Serviço Social pela PUC de São Paulo, além de pós-doutorado no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), no âmbito dos Fundamentos Políticos das Idéias Contemporâneas. Atualmente, ela é professora de pós-graduação em Serviço Social da PUC.
Maria Carmelita tem experiência nos temas: serviço social, política social, assistência social e pobreza. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Arraiá do Projeto Atividade promove alegria e integração para idosos e pacientes do Caps

São Sebastião - Vovôs e Vovós do Projeto Atividade de São Sebastião se integraram numa super festa junina promovida pelo Fundo Social de Solidariedade na última segunda-feira (16/6). Participaram do evento também, integrantes do projeto Valorizando a Pessoa Idosa, núcleo da Topolândia e pacientes do Centro de Apoio Psicossocial (Caps). A Presidente do Fundo Social, Rosa Mota, prestigiou a festa, acompanhada do prefeito Dr. Juan Garcia. O secretário de Governo, Thirso Júnior, e a vereadora Solange Ramos também foram ao “arraiá” marcado pela alegria, descontração e figurinos exóticos.
Entre quitutes típicos e muita música, o evento registrou ainda a presença de familiares que foram prestigiar os pais, avós, ou amigos na grande e animada quadrilha. Destaque também para a quadrilha só de mulheres do projeto Valorizando a Pessoa Idosa.
“Essa festa é maravilhosa, o projeto é maravilhoso, me sinto muito feliz aqui”, afirmou Josefa Moreira, 70 anos, integrante do projeto Atividade.
Além da injeção de ânimo e descontração dos presentes, figurinos caipiras fashions e exóticos transitavam pelo salão do Tebar Praia Clube. Os vovôs e vovós soltaram a criatividade na mistura de laços, flores, fitas coloridas, saias de retalhos, calças customizadas e galochas, fazendo do local um verdadeiro cenário de bailes caipiras, com direito a brincadeiras, como a “dança da vassoura” e até mesmo a tradicional cena do buquê da noiva, que muito disputado, terminou nas mãos da caipirinha Rosalina Duarte.
Agora as atenções estão voltadas para o Arraiá Caiçara, que começa no dia 4 de julho onde a quadrilha do Atividade deve se apresentar novamente. A intenção é formar uma grande quadrilha, com participação dos integrantes do Projeto Valorizando a Pessoa Idosa e os pacientes do Caps. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Procurador sebastianense é eleito representante regional do Procon

São Sebastião - O procurador do Procon de São Sebastião, Christian Emmanuel Pinto Abendroth, foi eleito o representante da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte na Fundação Procon do Estado. Nos próximos dois anos, Abendroth será o responsável por ligar as reivindicações do Litoral Norte e Vale do Paraíba à procuradoria estadual do Procon. Entre os planos do procurador sebastianense está a ampliação do atendimento do órgão nas cidades que ainda não são contempladas com esse serviço.
Em maio, o Procon de São Sebastião registrou 625 atendimentos. Os assuntos mais procurados foram os relacionados aos financeiros (cobradoras, cartão de crédito), serviços essenciais (telefonia, água) e produtos. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Sefaz discute Código de Posturas com ambulantes da Costa Sul

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), realizou na segunda-feira (16/6), na Praça Pôr do Sol em Boiçucanga, uma reunião com os ambulantes atuantes entre Toque-Toque Grande, Paúba e Boiçucanga, para discutir o Código de Posturas do Município. Na reunião que contou com a presença do secretário da Fazenda, Amin Nossabein, os ambulantes receberam explicações com relação à iniciativa da administração em melhorar as leis de regulamentação e receberam formulários para preenchimento de sugestões.
De acordo com o secretário, existem leis muito antigas que não acompanham o crescimento da cidade. “Por isso o intuito é elaborar um Código de Posturas que em uma lei só, tenha todas as atividades incluídas”.
Ainda conforme Nossabein, em um segundo momento, com os formulários preenchidos em mãos, as mudanças serão debatidas. “Faremos um Código o mais democrático possível”, afirma.
Para o ambulante de Toque-toque pequeno, Jorge de Matos, a iniciativa de incluir os ambulantes na discussão é muito bacana. “Somos os principais interessados nessas mudanças e a Prefeitura abrir esse espaço para nós mostra o interesse da administração de que a mudança seja para melhor”.
A próxima reunião será realizada nesta quarta-feira (18/6), na Associação dos Servidores e Empregados Públicos Municipais (Aspem), para a Sociedade Amigos Costa Norte. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

1º Concurso Garoto & Garota Estudantil arrecada alimentos para o Fundo Social

São Sebastião - O Ginásio José de Souza Gringo, o Gringão, localizado no bairro Varadouro, recebe no dia 29 de junho (domingo), às 16h, o 1º Concurso Garoto & Garota Estudantil 2008, organizado pela agência MESS – Modelos e Eventos, com o apoio da Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss) e da Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Esporte (Seesp), Cultura e Turismo (Sectur) e Educação (Seduc).
Os ingressos antecipados podem ser adquiridos por R$ 3 mais um quilo de macarrão ou um litro de leite integral. No local e hora do evento, os alimentos também devem ser doados além de mais R$ 5. Os convites podem ser adquiridos na Rua Capitão Luiz Soares, 212, apto 2, no Centro de São Sebastião. Todos os alimentos arrecadados serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade do município.
O evento vai contar ainda com shows das bandas “Plus On Day” e “Anonimus”. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4314 ou no site www.modeloseeventos.com.br. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura de São Sebastião vai reformar escola do Estado

São Sebastião - A Escola Estadual Profª Nair Ferreira Neves, localizada no bairro São Francisco, na região central de São Sebastião, será reformada pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Educação (Seduc). O Estado vai repassar R$ 560 mil para a execução de diversos serviços na unidade escolar.
De acordo com o assessor de Departamento da Seduc, Osvaldo Teodoro Alves, o prédio onde está localizado a escola está bastante deteriorado e o município sempre vem fazendo a manutenção, independente do repasse de recursos por parte do Estado.
No início do ano, o prefeito Dr. Juan Garcia conversou com a secretária da Educação do Estado, Maria Helena Guimarães de Castro, e expôs a situação do prédio. Ele ficou de estudar e este mês houve a assinatura do convênio para o repasse da verba. O município foi representado pelo assessor da Seduc e pelo procurador judicial Alessandro Mauro Tomaz Souza, representando o prefeito.
Segundo explicações de Osvaldo Alves, o prédio vai passar por uma reforma geral com revisão do telhado, da parte elétrica e hidráulica, ampliação e reforma dos banheiros, construção de um novo espaço para a cantina, troca do piso externo, adaptação de acordo com a Lei de Acessibilidade.
A previsão é que as reformas tenham início no segundo semestre, após concluída a licitação para a escolha da empresa que vai executar o serviço. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ciama já forneceu mais de 223 litros de leite para cidades da região desde 2005

São Sebastião - O Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno de São Sebastião (Ciama) desenvolve diversas ações educativas visando a saúde de gestantes, mães e filhos recém-nascidos do município. O Ciama, órgão ligado à Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura de São Sebastião, também mantém um Banco de Leite Humano, que já forneceu entre 2005 e 2007, mais de 223 litros de leite para os municípios de Ilhabela, Jacareí e Caraguatatuba.
Entre as atividades assistenciais do Ciama foram registrados 13.932 atendimentos individuais em 2005, 14.211 em 2006 e 12.997 em 2007. Os dados mostram um aumento em relação a 2004, quando o número foi de 10.588. Quanto aos atendimentos em grupo, o Ciama fez 1.070 em 2005, 1.073 em 2006 e 1.114 em 2007. Também foram realizadas desde 2005, mais de 2.430 visitas domiciliares.
O Ciama também estreitou as relações com o setor educacional com a realização da Semana de Amamentação, além de ter ganhado menção honrosa em 2005 e ficado entre os 21 municípios selecionados no país ao prêmio “Bibi Vogel”. O órgão participou da 1ª Expogest - Mostra Nacional de Vivências Inovadoras de Gestão no Sistema Único de Saúde, formação de mais de 40 turmas do curso de “Gestantes” e “Mães Orientadoras”, implantação do curso “Baby Yoga” para mães e bebês, além da exportação de bonecas que amamentam para a Inglaterra.
O Ciama fica no Centro de Saúde Josiane Pereira de Jesus, localizado na Topolândia. Mais informações pelo telefone (12) 3892-5381. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura inaugura piscina da Apae nesta quinta-feira

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião inaugura nesta quinta-feira (19/6), às 14h30, no bairro do Pontal da Cruz, na região central do município, a piscina da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A obra era uma antiga reivindicação da entidade e passará a beneficiar cerca de 130 alunos, que poderão realizar tratamentos e atividades de hidroterapia.
De acordo com Francisco Chagas Almeida, presidente da instituição, a entrega da piscina contribuirá para o desenvolvimento do corpo dicente. “Para realizar exercícios na água, tínhamos de levá-los para outros locais. Agora com a piscina na nossa sede, conseguiremos aproveitar melhor as atividades, com mais conforto e acessibilidade. Com essa conquista, não ganham apenas os alunos, mas sim toda a comunidade”, destaca.
O espaço terá as dimensões de 8 metros de comprimento por 5,5 de largura e 1,2 metros de profundidade. A obra teve início em março deste ano e investimento em torno de R$ 175 mil.
Além da piscina da Apae, o Pontal da Cruz ganhará na sexta-feira (20/6), a partir das 17h, a segunda fase do Centro de Apoio Educacional (CAE) do bairro. O complexo que já conta com a primeira piscina semi-olímpica da cidade, passará a contar com pista de skate e quadra poliesportiva coberta. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeito de São Sebastião receberá prêmio “Prefeito Amigo da Criança” da Fundação Abrinq em Brasília
Dr. Juan Garcia receberá ainda o “Troféu do Mérito Municipalista” da Associação Brasileira de Municípios (ABM) por criação das ZEIS. Ele já havia recebido prêmios “Brasil Américas” por arrecadação de ISSQN e “Sentidos” pelos investimentos em acessibilidade

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, receberá no próximo dia 26 de junho, às 14h, em Brasília (DF), o prêmio “Prefeito Amigo da Criança”, concedido pela Fundação Abrinq aos municípios que desenvolvem ações voltadas aos Direitos da Criança e Adolescente. A cerimônia de premiação será realizada no Auditório Petrônio Portella, no Senado Federal.
O prêmio se deve ao fato da Prefeitura priorizar recursos voltados à criança e ao adolescente com relação à saúde, educação e proteção social. Atualmente, o município conta com 14 projetos sociais em atividade. A Prefeitura investiu em ações como a construção de novas escolas, abertura de creches, instalação de parques infantis e complexos esportivos nos bairros, entre outros.
Apenas cinco municípios da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte foram premiados. Além de São Sebastião, também receberão o prêmio “Prefeito Amigo da Criança” as cidades de Ubatuba, São José dos Campos, Lorena e Jacareí. “Este é o reflexo do compromisso que temos não só com as crianças e adolescentes, mas todos os cidadãos. Investimos desde o berçário até a Melhor Idade, buscando sempre a melhoria da qualidade de vida”, destaca o prefeito.
Troféu Mérito Municipalista - Um dia antes, no dia 25 de junho, às 17h20, no Quality Lake Side Hotel, também em Brasília, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, recebe o “Troféu do Mérito Municipalista”, oferecido pela Associação Brasileira de Municípios, com apoio da Caixa Econômica Federal, Governo Federal, Petrobras, Banco do Brasil, Sebrae, Eletrobrás, entre outras instituições. O prêmio se deve ao desenvolvimento de políticas públicas e responsabilidade social, no caso de São Sebastião, ao projeto de regularização de núcleos congelados por meio das ZEIS – Zonas de Especial Interesse Social. “Este é o maior projeto social da história de São Sebastião, no qual mais de 22 mil pessoas passam a ter direito à moradia e a muitas melhorias que até então não podiam receber, já que viviam em áreas irregulares, como rede de água, energia elétrica, rede de esgoto, entre outras. Com a ZEIS, o morador passa a ter um endereço”, enfatizou o prefeito.
Outros prêmios - Recentemente, Dr. Juan Garcia esteve em Brasília para receber o prêmio “Brasil Américas”, em razão da arrecadação de ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) e Valor Adicionado do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Isto colocou o município entre os 100 melhores das Américas.
A avaliação e a indicação foram feitas pela Anamup (Associação Nacional dos Municípios Produtores) após análise dos balanços orçamentários, com apoio do Jornal do Brasil. A cidade já havia conquistado em 2007 o “Prêmio Sentidos” pelo investimento em acessibilidade. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

PR de Ubatuba lança pré-candidatura majoritária de Ana Barone
Filiados deverão indicar o nome da empresária durante a convenção do próximo dia 22 e já procuram um nome para compor a chapa de vice, que deverá sair de um dos partidos da composição do arco de aliança

Ubatuba - Nessa segunda-feira (16.06), filiados, simpatizantes e principalmente os pré-candidatos proporcionais (vereador) do Partido da República - PR, que deverão disputar as eleições do próximo dia 5 de outubro, convocaram uma reunião extraordinária com a executiva do partido, objetivando buscar uma solução para o impasse gerado por negociações com outras legendas para formar um arco de aliança visando a disputa do pleito deste ano.
Durante o encontro, foram colocadas preocupações dos pré-candidatos a vereador, em relação a uma definição concreta sobre o apoio de uma determinada chapa majoritária.
Após sentar com alguns partidos, sem uma perspectiva de acordo concreto, o grupo que está unido e com muito apetite para sair às ruas à partir de julho próximo, resolveu estabelecer um caminho para levar ao eleitorado republicano uma definição rumo ao pleito de 2008. Portanto, durante a reunião, os presentes resolveram por unanimidade abraçar candidatura própria. Aclamada por todos, a empresária Ana Barone recebeu a tarefa de abraçar a causa em nome da independência do PR.
“A sorte está lançada. Agora vamos buscar uma forma de agregar outras legendas ao nosso objetivo, na busca de um nome para compor a chapa de vice-prefeito e caminhar a passos firmes e constantes em direção a uma vitória significativa em cinco de outubro”, falou contente Edílson Félix, vereador do PR e líder do partido na Câmara Municipal de Ubatuba.
“Na eleições de 2004, o então PL venceu as eleições majoritárias e a foi na Região Sul (base eleitoral da empresária e presidente do partido) que aconteceu a diferença de votos entre o primeiro e o segundo colocado nas urnas, dando a vitória ao partido, que pela primeira vez elegeu um prefeito na região”, completou Vanderlei Binato, pré-candidato a vereador, com base no Saco da Ribeira, Perequê-Mirim e Lázaro.
Para Ana Barone “essa indicação é uma grande honra para mim. Estarei à disposição dos meus companheiros, no entanto deixo aberta uma lacuna para outros nomes que possam ser indicados até a convenção”, disse com humildade, apesar da exigência de todos para que o seu nome seja indicado para assumir a pré-candidatura majoritária.
Barone ressaltou ainda a disposição de sentar com outras legendas para a soma de idéias e ideais, visando a criação de um projeto comum para os interesses da cidade. “Temos partidos como o PTC, PMN, PSB, PSL, PT e outros que podem somar conosco para que, juntos, possamos transformar Ubatuba em uma cidade mais humana e mais dígna de se viver, proporcionando ao seu povo melhor qualidade de vida e receptividade calorosa para seus visitantes”, concluiu a presidente. (Fonte: Jornalista José Magalhães)

Paulo Ramos tem candidatura sob ameaça

Ubatuba - O ex-prefeito de Ubatuba Paulo Ramos de Oliveira (PDT), pré-candidato ao cargo para as próximas eleições, foi condenado pela Justiça local por improbidade administrativa cometida durante sua última gestão --entre 2001 a 2004.
Paulo Ramos recorreu ao Tribunal de Justiça e, caso tenha sua apelação negada, poderá ficar inelegível.
O processo foi iniciado em 2006, quando o Ministério Público apresentou uma ação civil pública apontando supostas irregularidades na administração do ex-prefeito.
"Foram duas ações, a primeira pelo não cumprimento dos investimentos mínimos nos setor de Educação e a segunda pelo excesso de recursos destinados à contratação de funcionários", afirmou o promotor de Justiça de Ubatuba, Alexandre Petry Helena, responsável pela ação.
Segundo o promotor, Ramos teria perdido o prazo estipulado para o recurso pelo não-pagamento das despesas judiciais.
OUTRO LADO- O ex-prefeito afirmou que havia solicitado à Justiça para que o recurso seguisse sem o pagamento das custas. "Acabamos deixando ultrapassar o prazo porque ainda estávamos esperando a resposta da Justiça. No dia seguinte, tudo foi pago de imediato".
"Vou recorrer até o fim, não vou abandonar a minha candidatura", disse o pedetista.
Além de Paulo Ramos, o atual prefeito, Eduardo César (DEM), deve disputar o pleito, buscando novo mandato em Ubatuba. (Fonte: ValeParaibano)

Clodovil comemora absolvição em crime ambiental, mas casa do deputado ainda pode ser demolida

Ubatuba - O deputado federal Clodovil Hernandes concedeu, neste final de semana, uma entrevista exclusiva ao Imprensa Livre. Durante a conversa, o deputado falou sobre diversos assuntos, como arte, política e sexualidade. Entretanto, o principal tema da entrevista foi a recente vitória dele na Justiça, em uma ação movida pela promotoria regional de meio ambiente do Litoral Norte, que o acusava de crime ambiental, durante a construção e reforma de sua casa, no Sertãozinho do Leo, região norte de Ubatuba.
O processo, que transitava na comarca de Ubatuba, chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) porque Clodovil ganhou foro privilegiado ao ser eleito deputado, em 2006. No STF, o ex-apresentador de TV foi absolvido por unanimidade pelos ministros. Os juristas alegaram que, “embora tenham sido comprovadas a autoria e a materialidade do delito, a pequena extensão da área desmatada não justifica a imposição de uma sentença penal condenatória, uma vez que, a atividade não afetou significativamente o meio ambiente”.
Ao receber a notícia, Clodovil comemorou a decisão e relatou que a justiça estava sendo feita e que a ação movida contra ele, só existiu por desavenças particulares com a promotora Regional do Meio Ambiente, Elaine Taborda. A promotora foi procurada pela reportagem e não quis comentar a decisão do Supremo. Entretanto, Elaine Taborda lembrou que o deputado federal só foi absolvido do processo criminal, porém, ele ainda responde por duas ações cíveis que podem resultar na demolição de sua residência em Ubatuba.
De acordo com a promotora, o ex-apresentador de TV foi condenado em ambos os processos, inclusive com recursos negados pelo Tribunal de Justiça, na capital paulista. Segundo Elaine Taborda, em relação ao muro construído no local da residência, o processo já voltou para a comarca de Ubatuba e a ordem de demolição deverá sair em pouco tempo.
Apesar da possibilidade de demolição do imóvel, Clodovil se mostrou seguro e tranqüilo durante a entrevista Imprensa Livre. Acompanhe os principais trechos da conversa realizada na casa do deputado federal, em Ubauba, eleito com mais de meio milhão de votos.

Imprensa Livre - Como o deputado analisa a decisão do Supremo Tribunal Federal, que o absolveu do processo de crime ambiental em Ubatuba?

Clodovil - A justiça foi feita! Uma decisão por unanimidade, dentro do alto comando judiciário do país, mostra que, estes processos não têm a mínima procedência. Apenas uma pessoa acha que eu estou degradando o meio ambiente aqui em Ubatuba. Você (se dirigindo ao repórter) entrou e viu como a casa é cheia de verde, com um aspecto muito natural.

IL - A “única pessoa” que o senhor se refere é a Promotora de Justiça Elaine Taborda?

Clodovil - Sim. Está claro que ela só moveu estas ações por questões particulares.

IL - O senhor sabe quais são estas questões particulares?

lodovil - Existem dois tipos de pessoas neste mundo. Os que causam e os que morrem de inveja. Eu me vejo como alguém que causa e ela o outro tipo. Tenho essa casa aqui em Ubatuba a mais de 30 anos e nenhuma destas leis ambientais existia na época. Ela (promotora Elaine Taborda), claramente, não é preparada para promover a justiça dentro da sociedade. Ninguém sabe, mas, esta casa que ela luta pra destruir, em breve servirá como a sede de um instituto social para mulheres. Esta casa é e será cada vez mais do Brasil!

IL - Sobre política. O senhor realmente ficará isento nas eleições municipais deste ano? E Ubatuba não estaria perdendo com a sua ausência no debate?

Clodovil - O que tiver de acontecer vai acontecer. Eu só não irei manifestar apoio às pessoas que não me agradam, como o ex-prefeito Paulo Ramos e o atual Eduardo Cesar. Eu cheguei a chorar quando o Eduardo assumiu a prefeitura de Ubatuba, pensando que ele seria o começo de uma salvação para o município. Entretanto, ele foi picado pela mosca azul do poder, antes de começar a realmente trabalhar.

IL - Você gosta de ser político?

Clodovil - (Faz uma cara de dúvida) O artista é o melhor político. O bom é que temos mais chances de ajudar as pessoas. Por isso, pretendo me lançar ao senado federal, nas próximas disputas para cargos em Brasília.

IL - Hoje, você é uma pessoa feliz?

Clodovil - Não tem esse negócio de plenitude. As pessoas precisam alternar entre alegria e tristeza. É uma condição natural do ser humano. As respostas estão todas dentro de nós.

IL - Na época de artista, o Clodovil ficou bem conhecido também por expor naturalmente sua opção sexual. Mas pouco ouvi sobre relacionamentos. A pergunta é: o Clodovil já amou alguém?

Clodovil - Nunca! Eu não acredito no amor entre homossexuais. É engraçado porque a pessoa que mais mexeu comigo, me ligou há algum tempo, após anos de distância, e me disse que eu fui a pessoa que ele mais amou na vida. Mas não adianta, falta um encaixe. É como se o relacionamento acontecesse com duas pessoas separadas por barras de ferro.
A Promotora Elaine Taborda também não quis comentar as palavras de Clodovil, em ralação aos processos e os motivos pelos quais, na opinião do deputado, eles foram movidos pelo Ministério Público. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba com força total

Ubatuba - Tradicional palco de campeonatos de surf, a praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP), recebe neste fim de semana (21 e 22/6) os principais talentos da nova geração para a primeira etapa do Hang Loose Surf Attack, o circuito paulista amador.
O time ubatubense, comandado por Alberto Jacob, aproveita a vantagem de competir em casa na abertura do circuito. Entre os destaques da equipe estão Filipe Toledo e Davi Toledo, filhos do bicampeão brasileiro Ricardo Toledo; Tamae Bettero, irmão de Hizunomê, brasileiro melhor posicionado no ranking do WQS deste ano; Wesley Dantas, irmão caçula de Wiggolly Dantas e Suelen Naraísa; além de Marco Aurélio, Lucas Santos, Phellipe Chagas, Alex Sandro Santos e Giovanni Ferreira.
De acordo com Alberto Jacob, responsável pela escola municipal (de surf) há 13 anos, competir em casa tem suas vantagens, principalmente em relação ao conhecimento do pico. "Hoje treinamos lá (em Itamambuca) e havia altas ondas. No entanto, isso não garante a vitória. O Guarujá é nosso principal adversário e vem com uma equipe superforte. Mas, sem dúvidas vamos brigar por bons resultados em nosso quintal", reforça Jacob.
No ano passado, Ubatuba perdeu a disputas por cidades para o Guarujá, que conquistou o bicampeonato. "Sem dúvidas, vamos lutar pelo tetracampeonato por cidades (prêmio extra criado pela Federação Paulista de Surf)", reforça o técnico.
Segundo Jacob, neste ano o trabalho da escolinha municipal está mais bem estruturado. "Temos uma turma de 40 atletas focada em treinamento, desde o Davi Toledo (de oito anos) até a profissional Suelen Naraisa (atleta do SuperSurf). Durante toda a semana, estes alunos contam com atividades que incluem a simulação de baterias, aulas de natação, preparação física em academia (sob os cuidados de Ricardo Toledo) etc. Tivemos bons momentos antes, mas hoje posso afirmar que o trabalho técnico está bem redondo", destaca Jacob.
Além dos talentos ubatubenses, também estão confirmados na etapa: Sidney Guimarães, de Peruíbe, Ian Gouveia, pernambucano radicado em Santa Catarina; os guarujaenses Vitor Bernardo, campeão Petit do ano passado, e Nathan Brandi; bem como os catarinenses Luan Wood e Lucas Silveira; e Gabriel Medina, de São Sebastião.
Em disputa estão as categorias Júnior (até 18 anos), Mirim (no máximo 16), Iniciantes (limite de 14), Grommets (até 12) e Petit (abaixo dos 10 anos). Além da briga pelos cobiçados títulos paulistas, os atletas também batalham pela 'atraente' premiação distribuída no circuito. Nesta primeira etapa os vencedores de cada categoria ganham aparelhos de DVD portáteis. Ao final do circuito, os campeões estaduais nas categorias Júnior e Mirim levam passagens aéreas para Fernando de Noronha, facilitando a participação na etapa do WQS de nível seis estrelas - também patrocinada pela Hang Loose.
Surf & Saúde - O Hang Loose Surf Attack conta ainda com diversas atrações fora da água. Entre elas está o espaço de condicionamento físico comandado por Tiago Ferrão, que reúne uma tenda de aquecimento e alongamento e oferece avaliações física e nutricional, técnicas de alongamento e relaxamento, além de orientações sobre a performance e alimentação. O objetivo é motivar os atletas a se prepararem para a carreira competitiva, com um trabalho preventivo. Entre uma bateria e outra, os garotos se divertem ainda na área de lazer que conta com pebolim, cama elástica e frescobol.
O Hang Loose Surf Attack - 22ª edição do circuito Paulista de Surf Júnior, Mirim, Iniciante, Estreantes e Petit tem co-patrocínio das lojas Bleat, Central Surf, Hot Water, Overboard, Star Surf, Surf Store, Sthill e Star Point. Apoio da revista Fluir, site Waves.Terra, Fibratur e Rhyno Foam. A etapa tem a colaboração da Prefeitura Municipal de Ubatuba e organização da Federação Paulista de Surf (FPS).

Ranking 2007

Júnior
1 Miguel Pupo (São Sebastião/SP) - 2.810
2 Alex Ribeiro (Praia Grande/SP) - 2.800
3 Magno Pacheco (Guarujá/SP) - 2.556
4 Peterson Crisanto (Matinhos/PR) - 1.986

Mirim
1 Peterson Crisanto (Matinhos/PR) - 2.810
2 Gabriel Medina (São Sebastião/SP) - 2.366
3 Lucas Santos (Ubatuba/SP) - 2.140
4 Miguel Pupo (São Sebastião/SP) - 2.092

Iniciantes
1 Gabriel Medina (São Sebastião/SP) - 3.000
2 Victor Valentim (Ilha do Mel/PR) - 2.556
3 Caio Ibelli (Guarujá/SP) - 2.366
4 Sidney Guimarães (Peruíbe/SP) - 2.195

Estreantes
1 Filipe Toledo (Ubatuba/SP) - 3.000
2 Deivid Silva (Guarujá/SP) - 2.610
3 Wesley Santos (Peruíbe/SP) - 2.556
4 Wesley Dantas (Ubatuba/SP) - 2.285

Petit
1 Victor Bernardo (Guarujá/SP) - 2.900*
2 Wesley Dantas (Ubatuba/SP) - 2.900
3 Alex Sandro Santos (Ubatuba/SP) - 2.520
4 Higor Moraes (São Sebastião/SP) - 2.144
*Desempate pelo 4º resultado

Comemorações do centenário da imigração japonesa lotam Avenida Iperoig em 3 dias de festa

Ubatuba - A convivência harmoniosa entre japoneses e brasileiros durante os últimos cem anos foi traduzida em três dias de festa, que lotaram a Praça de Eventos, na Avenida Iperoig. A festa promovida pela Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a Anibra (Associação Nipo-Brasileira de Ubatuba), foi um grande sucesso entre os dias 13 e 15 de junho, introduzindo os visitantes no universo oriental japonês, com sua culinária, música, dança e costumes.
O prefeito Eduardo Cesar prestigiou o evento e participou da abertura das festividades, inclusive fazendo parte do Kagami Wari, onde a quebra do barril de saquê é feita pelas autoridades presentes, desejando a todos o sucesso da festa. “Para mim é motivo de grande orgulho estar aqui comemorando o centenário da imigração japonesa. A alegria é ainda maior por este povo que colabora e fez a diferença na nossa cidade”, disse o prefeito. “Sabemos o quanto é importante esta fusão de culturas, que engrandece todo o nosso país e nos faz perceber que a receptividade com o que os japoneses foram acolhidos é traduzida hoje, na total harmonia entre os dois povos”, acrescentou.
O presidente da Anibra, Nelson Assai, falou sobre a homenagem: “A Anibra está homenageando várias gerações de antepassados que lutaram com muito amor e dedicação, superando as dificuldades. Nosso objetivo é promover a cultura japonesa em Ubatuba, com atividades sociais e culturais, com ênfase na união da família, no respeito ao idoso e na educação às crianças”, disse Assai.
Atrações - A festa foi recheada de atrações e grandes performances que remetiam às grandes artes japonesas, como o taikô, o tai-chi-chuan, o odori, o katá, o kung fu e diversas danças. Misturando as artes japonesas às brasileiras houve também apresentações do coral da Escola Dominique, da Banda Escolata, com o grupo de hip-hop Art’Manos e da Jê Academia.
Uma das maiores atrações de festa foi a culinária japonesa. O espaço dedicado para servir as delícias orientais esteve lotado, servindo muito yakisoba, tempura, guioza, sushi e sashimi. Edson Roberto Fernandes, que estava visitando a cidade e aproveitou para curtir a festa, aprovou: “Me surpreendi com esta festa maravilhosa, que nos mostrou a riqueza dos costumes do povo japonês. Aproveitei para jantar e a comida estava deliciosa. Ubatuba está de parabéns por esta festa incrível”, disse o rapaz.
Todo o tipo de badulaques, enfeites, bonecos, roupas e lembranças japonesas estavam sendo vendidos em diversas barracas, proporcionando a oportunidade de o visitante poder levar para casa um pouco do que foi mostrado nestes três dias de festa. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura realiza encontro turístico e cultural

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba realiza hoje, às 19h30, no auditório da Unitau, um encontro com empresários, comerciantes, artistas e todos os interessados no desenvolvimento sócio-econômico e cultural do município. Serão convidadas autoridades e representantes dos segmentos que tenham relevância na condução do turismo e de negócios de Ubatuba.
“A nossa cidade está evoluindo a passos rápidos, graças à concretização de projetos e ações que irão conduzir Ubatuba a uma evolução significativa. Mas é necessário apresentar estes projetos, sensibilizar as pessoas para a importância destes assuntos e solicitar a colaboração de todos que desejam transformar Ubatuba em uma destinação turística profissional”, afirma o prefeito Eduardo César.
Dentre os tópicos que serão apresentados, destaque para o Centro de Convenções, para a implantação de cursos profissionalizantes na cidade como o ETEC, Senai e o restaurante-escola e também o Centro do Professorado.
Durante o evento, haverá uma palestra com o vice-presidente da Fiesp, Dagmar Cupaiolo, que além de sua importante função junto ao mercado empresarial brasileiro, também é proprietário de um dos mais visitados empreendimentos turísticos de Ubatuba, a Pousada das Cachoeiras. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatubenses marcam presença na Bahia

Ubatuba - Um campeonato diferenciado num lugar paradisíaco vai marcar o Billabong Surf Eco Festival, que estréia oficialmente nessa terça-feira na Praia do Forte, em Mata de São João, no litoral norte da Bahia. Será o primeiro evento a ser realizado em praia com fundo de coral no Brasil e os surfistas aproveitaram o último dia de treinos livres para conhecer Papa Gente, a praia escolhida para sediar as etapas com nível 5 estrelas do WQS masculino e feminino que serão disputadas nessa semana na Praia do Forte.
A primeira chamada para o início da competição foi marcada para as 7:30 horas desta terça-feira e as meninas vão inaugurar o Billabong Surf Eco Festival, que até domingo vai distribuir um total de 140.000 dólares nas duas categorias. O campeão brasileiro Renato Galvão foi um dos surfistas que estavam treinando na segunda-feira em Papa Gente e já tinha conhecido a Praia do Forte anos atrás.
“Aqui é muito show! Eu já tinha surfado aqui e com certeza os organizadores escolheram um ótimo lugar para fazer o campeonato, bem melhor do que as praias de fundo de areia. Tem uma direita perfeita quebrando hoje e a esquerda também fica boa conforme a mudança da maré. Parece uma maquininha, a correnteza te joga pro canal que leva de volta até o pico, entra uma onda atrás da outra e dá pra fazer umas manobras iradas, vai ser muito legal esse campeonato”. Comentou Galvão
O surfista de Ubatuba que já venceu uma etapa do WQS na Inglaterra anos atrás é um dos cabeças-de-chave que só entram na segunda e última rodada de 24 baterias do Billabong Surf Eco Festival na Bahia. Ele e o também ubatubense Odirlei Coutinho estrearão logo depois da primeira apresentação do quarto melhor surfista do mundo em 2008, o paulista Adriano de Souza, junto com o baiano Bruno Galini.
O paulista Wiggolly Dantas, o Guigui, 18, chegou à praia do Forte na tarde do domingo e não perdeu tempo. Fez umas três horas de treino e saiu da água perto de escurecer. Umas das grandes apostas do surfe brazuca, Dantas também não poupou elogios a qualidade das ondas do local.
“É um lugar com grande potencial. Além de perfeitas, as ondas são fortes. A ASP e os organizadores estão de parabéns por colocar o campeonato neste lugar”, revela Guigui, que está escalado para competir na sexta bateria da primeira fase, contra os baianos Lalo Giudice e Marco Fernandez e o americano Sterling Spencer.
Estão ainda escalados para competir, Diego Santos (foto), que encara que encara Jorge Spanner e Michel Roque na primeira bateria do evento, Odirlei e Renato Galvão, que dividem espaço na segunda bateria da segunda fase.
Hizunomê Bettero, que está na disputa direta pela liderança no ranking do WQS, está escalado contra os norte-americanos Patrick Gudauskas e Austin Ware na 5ª bateria do 2º round junto com o vencedor da última etapa do Super Surf, Marco Pólo.
O evento rola na Praia do Forte, na Bahia entre os dias 16 e 22 de junho. (Fonte: AUS)

Long Island e AUS fecham parceria

Ubatuba - A empresa Long Island, há 19 anos no segmento de surfwear acaba de fechar parceria com a Associação Ubatuba de Surf.
A parceria tem como objetivo alavancar o circuito municipal e realizar ações importantes na área do meio ambiente.
Os frutos dessa parceria já estão sendo colhidos. Recentemente, foram instaladas na Praia Vermelha do Centro, placas com o objetivo de instruir o visitante com relação aos cuidados e respeito com a praia que freqüentam.
Outra ação que está gerando um ótimo resultado é a contratação de um funcionário para a sede da entidade. A partir de agora, a sede estará aberta das 9 às 17 horas para atender as necessidades dos sócios.
A Long Island colocou no mercado uma coleção completa exclusiva da AUS que já está disponível nas melhores surf shops do país.
A criação de uma camiseta exclusiva para os sócios também está sendo vista com bons olhos.
Segundo Paulo Motta, presidente da Associação Ubatuba de Surf, “a parceria vem em momento oportuno, colaborando para a transparência e
credibilidade que a AUS conquistou. Creio que instiui-se uma parceria sólida e duradoura de uma empresa em crescimento no mercado do Surfwear, que investe no esporte e certamente colherá bons os frutos deste investimento”. Concluiu Motta
Com a nova parceria, a AUS terá condições de realizar um circuito municipal forte e com grande qualidade. (Fonte: AUS)

ONG ASSU realiza atividades durante o mês do Meio Ambiente

Ubatuba - O projeto Cuid'água na Escola, durante o mês do meio ambiente, vem realizando diversas ações de educação ambiental dentro das escolas municipais, com o foco no estudo da qualidade da água, além do uso racional, reutilização e preservação dos recursos hídricos.
Ao longo do mês de junho pretende-se realizar 06 oficinas temáticas com professores, e mais 03 junto aos alunos das escolas: EMEF Nativa Fernandes Farias, no Sertão da Quina, EMEF Maria Josefina Giglio, na Estufa II e no EMEF Iberê, na Picinguaba.
Segundo a educadora ambiental Débora Olivato, "as oficinas estão gerando resultados positivos, pois os grupos estão aprofundando conhecimento sobre o uso e a gestão da água na escola e na comunidade, por meio de mapas, textos, dinâmicas de grupo etc. Pretende-se que os envolvidos no projeto, sintam-se empreendedores em prol da melhoria da qualidade da água nos seus bairros e na cidade.
O projeto prossegue com oficinas destinadas aos alunos, sendo desenvolvidas atividades ligadas à sensibilização e o aperfeiçoamento do conhecimento sobre a temática da água. A primeira oficina visa diagnosticar o conhecimento das crianças sobre estas questões.
As demais escolas da rede municipal receberão, ao longo deste mês, o 'Código de Ética pelas Águas do Ensino Fundamental de Ubatuba'. O documento trás uma síntese de - princípios, ações e valores humanos - que visam orientar a comunidade escolar no cuidado e a gestão da água no seu meio.
Foi elaborado por representantes das escolas municipais de Ubatuba, no evento de lançamento do projeto Cuidágua na Escola - Cuidado e Gestão das Águas: Da Minha Escola ao Litoral Norte (no dia 22 de abril de 2008).
Em conjunto com este documento, foi enviada uma carta-convite aos professores da rede municipal que atuam com alunos de 1ª. a 4ª. série, a colaborarem na elaboração de um Conjunto de Materiais Didáticos sobre a "Água" (o Kit Cuidágua na Escola).
Os interessados devem encaminhar suas sugestões de atividades (exercícios, textos, músicas, experimentos, projetos, trabalhos de campo etc.) sobre o tema Água, voltado a estudantes de 1ª. à 4ª. série; especificando: nome do autor, escola que leciona contato telefônico/email; para o email: cuidagua@gmail.com , ou entregue na sede da ONG ASSU, na R: dos Pescadores, n° 35 - das 9h às 12h. Importante escrever – Assunto: Cuid'água na Escola. (Fonte: ASSU) 

Memorial homenageia ex-prefeito Ciccillo

Ubatuba - No próximo dia 27, sexta-feira, às 18h00, será inaugurado o memorial “Ciccillo Matarazzo” nas dependências da Biblioteca Municipal, na Praça 13 de maio, prédio que foi construído em 1967 para atender como sede da Prefeitura.
O prédio, com 40 anos, foi parcialmente restaurado com troca de piso, telhado e sanitários e abrirá suas portas para os usuários da biblioteca com nova distribuição de espaços e visual, além de novas estantes.
O memorial, idealizado pela Prefeitura e executado pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart, terá como objetivo documentar importante período da história política do município, a partir de 1948, iniciando com a galeria dos ex-prefeitos eleitos a partir dessa data. Os retratos ficaram a cargo do pintor Rogério Contrera Ramos, vencedor do 5º Salão Nacional de Belas Artes de Ubatuba – 2007, na Categoria Pintura Acadêmica, promovido pela Fundart e ABAU – Associação de Belas Artes de Ubatuba.
Segundo os autores do projeto, a idéia do memorial vai além da documentação da história política e deverá abranger fatos marcantes como a rebelião da Ilha Anchieta, a epopéia do telégrafo, telefonia, energia elétrica, saneamento, artesanato, folclore, futebol, carnaval, os nossos escritores e poetas, enfim, a lembrança de fatos e personagens dignos de registro.
Para o prefeito Eduardo Cesar, “estamos homenageando o industrial e mecenas, criador da Bienal de São Paulo, cuja única experiência política foi a Prefeitura de Ubatuba. A passagem de Ciccillo marcou uma nova fase de progresso com o planejamento municipal e a apresentação da cidade para o mundo”, diz o prefeito.
Nesta primeira fase, o visitante terá acesso, via arquivo digital, a fotos e entrevistas dos ex-prefeitos bem como de pequena biografia. Os prefeitos substitutos também constarão do memorial. Os móveis do gabinete original de Ciccillo foram restaurados visando a fiel reconstituição do local de trabalho do ex-prefeito. Coleção de jornais da época, documentos pessoais, artigos assinados por contemporâneos de Ciccillo bem como um trabalho acadêmico realizado por alunos do curso de História, da Unitau, estarão à disposição do público. De acordo com os autores do projeto, serviram como fonte de informação os ex-prefeitos ou seus familiares, Câmara e Prefeitura Municipal. (Fonte: Fundacc)

Ubatuba realizará censo das aves aquáticas
Neste mês Ubatuba recebeu a confirmação para a participação no censo; a primeira contagem acontecerá no próximo mês

Ubatuba - Pela primeira vez Ubatuba deverá participar do censo das aves aquáticas promovido pela Wetlands International e coordenado no Brasil pelo professor João O. Menegueti, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente credenciaram a participação de Ubatuba neste ano. A inscrição do município foi realizada no mês passado e neste mês de junho Ubatuba recebeu a sua aprovação para a participação. A primeira contagem de inverno acontecerá no próximo mês.
O programa “Censo Neotropical de Aves Aquáticas, CNAA” acontece desde 1990 simultaneamente na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela e envolve mais de 750 voluntários realizando contagens no verão e no inverno de cada ano.
Do cais até a barra - Neste primeiro momento é impossível a realização do censo em toda a extensão de Ubatuba e, para viabilizar a participação, foi escolhida a Baía de Ubatuba, desde o cais do porto até a Barra dos Pescadores, já que, além de ser uma área representativa, possibilitou a parceria do Instituto Argonauta e do Aquário de Ubatuba.
Carlos Rizzo, funcionário da Secretaria de Meio Ambiente e também observador de pássaros, lembra que antes mesmo da polêmica com a provável superpopulação dos cormorões em Ubatuba, já estava envolvido na busca de uma solução. “A questão não é só a eventual superpopulação de uma espécie de ave. Têm outras que estão sumindo e outras que estão reaparecendo. As aves são sinalizadoras do uso dado ao ambiente e a leitura isenta dessas mudanças nos dá condições de tomar atitudes responsáveis com o ambiente que vivemos. Devemos evitar atitudes movidas pelo sentimento impondo culpa nessa ou naquela espécie de ave, senão corremos o risco de incitar o extermínio criminoso da conseqüência sem resolver a verdadeira causa dos problemas”, explica o observador.
“Daí a importância do levantamento populacional das aves aquáticas em Ubatuba, pois quando comparado com outros ambientes servirá de base para trabalhos específicos como é o caso recente com o cormorão biguá, considerando que qualquer que seja a ação a ser empreendida demandará critérios científicos e suporte financeiro”, finaliza Rizzo. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Escolas municipais promovem festas no próximo sábado

Ubatuba - No próximo sábado, 21 de junho, a Escola Municipal Richard Juarez Gobbi, do Taquaral estará promovendo sua festa junina. Salgados, doces e brincadeiras estão programadas para acontecer a partir das 18 horas.
Já para os moradores da região norte, a EM Iberê Ananias Pimentel, na Picinguaba, estará realizando a partir das19 horas, a sua 5ª edição da Festa da Cultura. Além das barracas de comidas típicas, estão programadas apresentações de danças e bandas, além de um sorteio de prêmios.
Festa de São João na Capela do Itaguá - De 21 a 23 de junho será realizada a tradicional Festa de São João, na capela Nossa Senhora das Dores, no bairro do Itaguá. Na programação, missa, procissão, apresentações de dança da fita, quadrilha infantil do Itaguá, além de barracas de doces, salgados e pescaria. Na segunda-feira, 23, uma procissão percorrerá algumas ruas do bairro do Itaguá e seguirá até a Capela, onde uma missa encerrará a programação religiosa da Festa. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cinema: SEMANA DE 13/06 A 19/06/2008
Cine Porto 3833 2066

"Speed Racer"
Ação!!!! Aventura!!!!Dublado!!!!
ás 16:30 e 19:00hs

"Um Plano Brilhante"
Drama!!!!
com Demi Moore e Michael Caine
ás 21:30hs
cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Votos

Desejo
que os prolegômenos de sua vida
seja como a alvorada
da praia em que nasci:
o negro torna-se gris,
o gris vira azulado
pintalgado com os pincéis
do amarelo e dourado,
as cores despertam no céu,
o mistério e a escuridão
mergulham nas profundezas do mar
e após essa cerimônia real
ergue-se o sol
do berço oriental.
E, no momento de fenecer,
após uma provecta existência,
desejo que seu anoitecer
seja como o poente
que acontece em minha terra,
no piemonte da paliçada da Serra:
com as galinhas cacarejando
no terreiro do dia
e os outros viventes exercendo
a vida com energia,
o astro principal
tropeça no obstáculo
da elevada escarpa
e sem maiores delongas,
estende-se sobre o mundo
o manto frio das sombras.

O una e o tinga

O preto
do húmus da mata atlântica
do Rio Paraibuna,
com o branco
do calcário dos mares de morros
do Rio Paraitinga,
fundem suas cores
na paleta do Rio Paraíba
e vão desenhando
vales, banhados,
campos e descampados
até esquecerem-se
do nascedouro roceiro
e perderem-se nos descaminhos
do Rio de Janeiro.

Refúgio dos fustigados

Porque sei que em casa
tem sempre um fogão quentinho,
com um café fresquinho,
com banana da terra
e uma cuia de farinha,
é que me atrevo
a sair para pescar
neste junho, quase julho,
com este frio, com este mar.

Oração

Quisera eu
ter uma caneta
que escrevesse as palavras,
não com tinta ordinária,
mas com cintilâncias de luz,
para que a claridade
contagiasse meu escrito,
para renovar a esperança,
para alumiar o espírito,
como a divina pena
de N.S. Jesus Cristo.


Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Abandono do ex-cine Iperoig

O ex-cine Iperoig é, hoje, propriedade da Secretaria Municipal de Educação. Decreto n° 4.652, de 28 de dezembro de 2006, o declarou de utilidade pública para fins de desapropriação amigável ou litigiosa. Finalidade: Construir no local: "Centro do Professorado Municipal de Ubatuba".
Posteriormente, para adquiri-lo com verba da Secretaria Municipal de Educação, foi alterado o Plano Plurianual, da Secretaria, pela Lei, n° 2.921, de 29 de março de 2007. Desde aquela época está totalmente abandonado.
Sobre as supostas ilegalidades, da finalidade apontada, no Decreto e na Lei, nos manifestamos em: ASSALTO À EDUCAÇÃO, -04-01-07 e CAMINHOS TORTUOSOS PODEM LEVAR A EDUCAÇÃO À FALÊNCIA, de 10-04-07.
Considerando a presa, afoiteza, temeridade e ousadia, na aquisição de um imóvel decrépito, caindo aos pedaços, em ruínas e já vários anos sem uso, era de supor que, o Sr. Eduardo de Souza César, tivesse projeto pronto e devidamente discutido e aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, assim como parecer jurídico avalizando a empreitada. A decepção foi geral. O prédio ficou abandonado, as portas sendo quebradas, janelas, paredes, vigas, caibros e ripas apodrecendo e oferecendo, à comunidade, a imagem, de caos e abandono, da administração municipal, presidida pelo Sr. Eduardo de Souza César. Imagem que se repete em outros imóveis da municipalidade, neste momento, e que grandes prejuízos vem ocasionando à Educação Municipal. Quem duvidar do que estamos relatando pode observa-lo, in loco, na PRAÇA DA MATRIZ..
Agora, quando já não há tempo para nada fazer e a lei proíbe iniciar obras desse porte, o Sr. Eduardo de Souza César, convoca reuniões de professores, em diversos locais, e de empresários, no auditório da UNITAU, para apresentar projeto a ser executado. O projeto pode ser belíssimo mas.... quem vai executa-lo? Quando isso vai ocorrer e ser realidade? Não será mais um artifício para desviar dinheiro da EDUCAÇÃO para a FUNDART, como já vem sendo feito com ginásios, piscinas e veículos para os esportes?. Quem vai ser responsabilizado por gastos e prejuízos causados pelo desleixo e o abandono do ano e meio, já passado, desde a publicação do Decreto, n° 4.652/2006?
Será isso prioridade para o desenvolvimento e a melhor qualidade da educação de nossas crianças e jovens?. Os educandos não estão sendo postergados para atender interesses políticos com propagandas mentirosas, enganosas e apresentando o que não foi realizado como já feito? Está na hora de nossos homens públicos cuidar da cidade, não gastar o dinheiro em propagandas mentirosas e até insultantes da cidadania e da inteligência.
VIVA UBATUBA!. Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

Edital de Convocação PSB

O Presidente do Diretório Municipal do Partido Socialista Brasileiro - PSB de Ubatuba, em atendimento às disposições estatutárias, convoca todos os seus filiados, de acordo com as normas previstas nos arts. 61 e 63 do Estatuto Partidário para participarem da Convenção Municipal do PSB, a realizar-se em 20 de junho, a partir das 18h30min, na Câmara Municipal de Ubatuba.
Pauta:
a) Deliberar sobre assuntos de interesse partidário;
b) Deliberar sobre as alianças ou coligações para as eleições municipais de 2008 com outros partidos;
c) Indicar e aprovar os candidatos a Prefeito, Vice-prefeito e Vereadores e seus respectivos números;
d) Deliberar sobre a Constituição do comitê financeiro;
e) Deliberar sobre o limite máximo de gastos para cada eleição.
Ubatuba, 07 de junho de 2008.

Jairo Felipe Félix dos Santos
Presidente do Diretório Municipal do PSB
UBatuba, SP

Manifesto APAs Litoral Norte

Caros companheiros,
Segue abaixo, documento que será lido nesta quarta-feira, 18, na plenária do CONSEMA-SP, sobre a proposta governamental de criação das APAs Marinhas no Estado de São Paulo.
O documento segue com 21 assinaturas das ONGs locais e algumas regionais e o apoio da Conservation International CI-Brasil.
A nossa mobilização aconteceu concomitantemente com a manifestação da RMA, RBMA, Rede Avina, porém neste documento contemplamos anseios e demandas do movimento local e damos condicionantes para o apoio.
Esperamos sensibilizar ainda mais o governo e tentar corrigir rumos em relação às demandas que estão sendo criadas e o passivo ambiental das UCs já existentes.
Os Parques que comporão o mosaico, ou não possuem seus planos de manejo ou estão com eles defasados a anos, sem perspectiva e prazos já vencidos para a implementação; não têm estrutura administrativa, com poucos funcionários e recursos para o dia a dia e tampouco para investimentos em programas.
A comunidade vê as UCs como inimigas e o governo propõe criar mais uma, sem dizer claramente como acontecerá a gestão desta área, que estrutura será montada, de onde virão os recursos, pessoal, etc.
Não queremos mais uma UC de papel, não é só de fiscalização que as UCs carecem. As lanchas que estão sendo adquiridas para a Policia Ambiental servem para um programa da APA e das outras UCs, mas e os outros programas, como os de Educação Ambiental?
Ainda mais, não temos o Plano de Ação do Gerenciamento Costeiro do Litoral Norte, decretado em 2004! E ai? Está para ser decretado o Gerco da Baixada Santista e o do LN decretado a anos e está a tanto tempo sem reuniões e sem ações.
Saudações Ambientalistas

Beto Francine
Ubatuba, SP

Ao
Governador do Estado de São Paulo
Sr. José Serra
Ao
Presidente do Conselho Estadual do Meio Ambiente de São Paulo
Sr. Francisco Graziano
Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo


Manifestação das ONGs sócio-ambientalistas sobre a proposta de criação das Áreas de Proteção Ambiental - APAs no Litoral de São Paulo.

As organizações não governamentais que assinam este manifesto tornam público seu posicionamento quanto à proposta de criação das Áreas de Proteção Ambiental - APAs do Litoral Norte, Litoral Centro e Litoral Sul, que segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC em seu artigo 15º "tem como objetivos básicos, proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.", apresentadas à população pelo Governo do Estado de São Paulo no mês de maio de 2008.

Aproveitam também esta oportunidade para apresentar propostas para a continuidade dos processos de criação destas unidades de conservação - UCs, ao que condicionam seu apoio.

Inicialmente, cabe ressaltar que a proposta de criação de unidades marinhas e costeiras no Estado de São Paulo merece destaque no cenário nacional, uma vez que estes ecossistemas são os menos protegidos do país e carecem de maior atenção por parte do Estado. Unidades de Conservação são ferramentas essenciais para a conservação da biodiversidade e para o uso sustentável dos recursos naturais destes ambientes, constituindo uma visão inovadora na gestão destes territórios de domínio público.

Entretanto, como já reconhecido pelo próprio governo, os que aqui subscrevem entendem que ocorreram sérias falhas no processo de discussão pública para criação destas UCs que precisam, em tempo, serem corrigidas. Entre as falhas detectadas, destacam-se:

1) Carência de uma rodada prévia de compartilhamento de informações sobre os objetivos e conseqüências da criação destas APAs, especialmente com os pescadores, operadores de turismo e serviços náuticos e ambientalistas, que figuram entre os principais beneficiários da implementação destas unidades, que irá gerar dificuldades na implantação e posterior gestão das mesmas;
2) Falta de interlocução e diálogo prévio entre os diferentes órgãos do próprio governo do Estado, havendo posicionamentos públicos diferenciados, que trouxeram confusão e incertezas para a população;
3) Ausência de concatenação da proposta das APAs com outras iniciativas de ordenamento espacial da região, em especial o Gerenciamento Costeiro - GERCO, que já possui Conselhos Gestores e Zoneamento Ecológico-Econômico concluído no Litoral Norte e em fase de conclusão na Baixada Santista;
4) Falta de discussões mais aprofundadas sobre os limites propostos para as APAs, com base em conhecimentos técnicos que ainda não foram incorporados nos processos de criação;
5) Inexistência de compromissos e propostas claras do Estado para a implementação destas UCs, incluindo metodologias para elaboração dos planos de manejo, composição e formato de operação dos conselhos gestores, recursos humanos e financeiros previstos para sua gestão;

Considerando os pontos aqui expostos, os membros da sociedade civil organizada, aqui representados, entendem que os seguintes passos são fundamentais para que o processo de criação destas APAs torne-se mais legítimo e passe a contar com o apoio do setor:

1) Criação de uma força-tarefa para dialogar diretamente com pescadores, operadores de turismo e serviços náuticos e ambientalistas de todo o litoral do Estado, explicando o que são Áreas de Proteção Ambiental, seus objetivos, benefícios e restrições para estes usuários;
2) Integração dos órgãos do governo, inclusive as instituições de pesquisa, sobre o processo de criação das APAs;
3) Interlocução direta entre os processos de criação das APAs e o Gerenciamento Costeiro do Estado, definindo claramente a relação entre ambas iniciativas, implementando o Plano de Ação do GERCO para subsidiar o Plano de Manejo das APAs;
4) Realização de reuniões técnicas com pesquisadores, organizações não governamentais e órgãos governamentais com atuação direta na área marinha e costeira do estado para uma discussão mais aprofundada dos limites da unidade de conservação e sobre a proposta inicial de zoneamento, inclusive discutindo a pertinência de áreas terrestres não costeiras nas APAs marinhas;
5) Apresentação pelo estado de um Plano para implantação das APAs contendo:
a. proposta de composição e forma de operação dos conselhos gestores;
b. metodologia para elaboração dos planos de manejo e do zoneamento das APAs, adequada à sua escala e capaz de considerar os diferentes interesses existentes em sua área;
c. recursos humanos, inclusive com profissionais da área marinha;
d. recursos financeiros previstos para sua gestão, incluindo fontes e prazos para alocação destes recursos;
e. esclarecimentos públicos sobre a interferência da criação destas UCs na vida das populações tradicionais e pescadores artesanais.

Entendemos também que o atendimento prioritário aos itens acima carecerá de mais tempo para esclarecimentos, discussões e debates. Considerando ainda a proximidade das eleições municipais, quando o uso da proposta de criação das APAs para interesses diversos se exacerbará, recomendamos que a criação destas unidades seja prevista para após este período.

Na expectativa de que os pontos aqui propostos contribuam para o processo, tornando-o mais legítimo dos interesses da sociedade, despedimo-nos.

Atenciosamente,

Ambiental Litoral Norte - ALNORTE
Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta - ACIA,
Associação Sócio-ambientalista Somos Ubatuba - ASSU,
Associação Ecojuréia - AEJ,
Associação Onda Verde - AOV,
Associação Mantenedora do Aquário de Ilhabela - AMAI,
Caá-Oby - Santos e Baixada,
Centro de Estudos para a Conservação Marinha - CEMAR,
Espaço Cultural Pés no Chão - ECPC,
Fundação Pró-TAMAR - Ubatuba,
Ilhabela.org,
Instituto Ambiental Ponto Azul - IAPA,
Instituto Argonauta para a Conservação Marinha e Costeira - IACMC,
Instituto Bicho Preguiça - IBP,
Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental - PROAM,
Instituto Costa Brasilis - ICB
Instituto de Ecovilas e Permacultura da Mata Atlântica - IPEMA,
Instituto Educabrasil - IE,
Instituto Gondwana - IG,
Movimento em Defesa de Ubatuba - MDU,
Movimento de Preservação de São Sebastião - MOPRESS

Apoio:
Conservation International - CI-Brasil,


Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Marisco  © Lucinao Cancelier

Marisco
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor