Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 23 de Junho de 2008 - Nº 1995 Edições Anteriores

Maré Legal Sítio Solaris

Região
Relatório da Cetesb aponta: condição das praias melhorou
Sabesp defende mais inovação no serviço
Unimódulo reúne empresários e discute desenvolvimento do Litoral Norte


Caraguatatuba
Secretário de Caraguá defende balneabilidade
DEM de Caraguá ameaça denunciar vereador por crime eleitoral
Questionada na Justiça, Sabesp apresenta cronograma de obras para prefeitura
Mais de 2kg de maconha são encontrados com traficantes
Caraguá marca presença em assinatura de convênio no valor de R$ 14 mil para geração de renda
Embora com epidemia controlada, cidade continua registrando casos de dengue
Casa Cor: inspiração na prática para os alunos do Unimódulo
Caraguá vence pela Taça SP de Basquete e lidera
Caraguá recebe verba do FEHIDRO para implantação de rede coletora de esgoto do bairro Casa Branca
Caraguá alerta moradores sobre os cuidados com a Dengue
Fundação Volkswagen presenteia Caraguá com Baú Itinerante do Livro
Matheus Prazeres busca este ano o Pentacampeonato

Ilhabela
Travessia de balsa gera polêmica no litoral
Manoel Marcos vai a São Paulo e traz mais de R$ 1,6 milhão em Recursos
Divisão de Habitação realiza reunião com moradores da Barra Velha

São Sebastião
Maresias terá primeiro mini resort gay
Região aprova novo filão de turismo
Oposição escolhe Wagner para ser vice de Ernane
Reunião pedagógica reúne 200 funcionários de creches no Teatro Municipal
Mutirão da Cidadania atinge 550 pessoas no Canto do Mar

Ubatuba
TJ acolhe recurso de Paulo Ramos e garante direitos políticos do ex-prefeito
Prefeitura inaugura Memorial Ciccillo Matarazzo na próxima semana
Projeto Cuidar/Nestlé acontecerá na próxima semana em Ubatuba
Ubatuba terá farmácia popular a partir do próximo mês
Ubatuba participa da Campanha do Agasalho 2008
Secretaria de Educação de Ubatuba promove concurso de receitas
Encontro reúne profissionais de salas especiais

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Relatório da Cetesb aponta: condição das praias melhorou
Números oficiais mostram que apenas 3% das praias poluídas durante todo o ano em 2007

Litoral Norte - A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) divulgou no dia 12 de junho um relatório anual de qualidade das águas das praias. Os dados divulgados se referem a 2007.
As informações servem como diagnósticos da evolução da questão ambiental no Estado de São Paulo e possibilitam o direcionamento das ações de controle e fiscalização.
No ano passado, 3% das praias do Litoral Norte paulista permaneceram próprias o ano todo, com classificações anuais de ótima e boa em relação à balneabilidade.
As que tiveram situação mais crítica, com classificação anual de péssima, também representam 3% do total.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) se baseia na quantidade de bactérias fecais encontradas na água nas 52 amostras do ano, e classificou que 61% dessas praias não oferecem risco acentuado de se contrair doenças.
O gerente do Departamento de Tecnologia de Águas Superficiais e Efluentes Líquidos da Cetesb, Eduardo Mazzolenis de Oliveira, afirma que o relatório envolveu as praias de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.
A rede de monitoramento avalia as condições de balneabilidade das praias em cada uma das 52 semanas do ano, ao longo de 30 anos. "De acordo com a pesquisa, a situação das praias melhorou, pois tivemos na região 25% a mais de praias próprias o ano todo em 2007 do que 2006", disse.
Oliveira ressalta ainda a importância da atuação constante das prefeituras municipais em relação à preservação das praias, e também destaca a participação da população.
Para ele, entre outras medidas as prefeituras devem mobilizar a população para fazer a ligação da rede domiciliar à rede pública de esgoto, quando existente, constituir equipes caça-esgoto para regularizar as ligações clandestinas e promover as ligações na rede de esgotos.
Além desses cuidados, a fiscalização da situação do saneamento de hotéis, pousadas e condomínios também são importantes, bem como evitar a ocupação de áreas irregulares.
"É preciso ter cuidado com as áreas de preservação permanente e no Parque Estadual da Serra do Mar, regularizar as existentes, disciplinar os usos da orla da praia evitando impactos, evitar animais no local, esgoto e lixo dos quiosques, e promover a adequada disposição final dos resíduos sólidos."
PERSONAGEM - De acordo com Emanuel Terra, 49 anos, proprietário de uma pousada na praia Massaguaçú, em Caraguatatuba, as más condições da água das praias sempre interfere negativamente no setor hoteleiro.
"O público que vem para essa região se procupa muito com isso, então quando a praia é poluída eles não vêm, e buscam outra, normalmente quando a Cetesb coloca as bandeirinhas vermelhas", disse.
Segundo Emanuel, os turistas costumam ficar inibidos quando há divulgação de que determinada praia está imprópria para banho.
"Com certeza isso afugenta o turista daquela praia, e os hotéis acabam sofrendo as consequências disso, porque as pessoas irão evitar se hospedar naquela região."
Para a dona de casa Maria Aparecida Sanches Marcondes, 59 anos, se informar sobre as condições oferecidas pela praia é fundamental. "Quando vou ao litoral sempre busco praia limpa, e acho que todo turista deveria se importar com isso", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Sabesp defende mais inovação no serviço

Litoral Norte - A assessoria de imprensa da Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo) informou que procura cada vez mais soluções inovadoras para utilizar da melhor maneira possível os materiais resultantes do tratamento do esgoto, que consiste na remoção de poluentes do esgoto. O método a ser utilizado sempre irá depender das características físicas, químicas e biológicas do efluente, e o método por lodos ativados costuma ser o mais utilizado para tratamento de esgotos domésticos e industriais. (Fonte: ValeParaibano)

Unimódulo reúne empresários e discute desenvolvimento do Litoral Norte

Litoral Norte - Empresários de Caraguatatuba encontraram-se na manhã da última quinta-feira, 19, com o reitor do Centro Universitário Módulo. Durante agradável café eles discutiram propostas e parcerias para o desenvolvimento da região.
O reitor do Unimódulo, Prof. Daniel Carreira Filho, mostrou aos convidados um panorama municipal da educação e como pretende intervir na sociedade com ações culturais e educacionais de forma sustentável. Logo após o pró-reitor Acadêmico, Prof. Maurício Ribeiro da Silva, deu aos empresários conhecimento mais amplo de como são as atividades pedagógicas do Unimódulo.
Um dos projetos apresentado por Silva que chamou a atenção dos empresários foi o executado pelos alunos de Administração para o Trabalho de Conclusão de Curso. Nele os estudantes são levados a conhecer a fundo a realidade de uma empresa por meio de pesquisa. Com o diagnóstico eles apresentam soluções para os problemas da empresa, que vão desde estratégias de marketing a fluxo de caixa.
A gerente de marketing da Center Trevo, Milena Silva, interessou-se pela iniciativa e já inscreveu sua empresa para participar do projeto. "É muito válida a iniciativa de vocês e estou totalmente disposta a participar", disse. O mesmo fez o proprietário da Nelplac, Fabio Rodrigues.
Novos encontros - O Unimódulo irá promover novos encontros com o empresariado tanto de Caraguá, quanto de todo o Litoral. A idéia é não só ampliar as atividades acadêmicas dos alunos, como gerar uma aproximação positiva com esses que são importantes agentes de transformação social. (Fonte: UniMódulo)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Secretário de Caraguá defende balneabilidade

Caraguatatuba - O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Caraguatatuba, Auracy Mansano Filho, afirma que os índices de balneabilidade das praias da cidade variam entre ótimo, bom, ruim e péssimo, e as praias que apresentam hoje as piores condições para uso são a Indaiá e a Praia do Centro. "A Prefeitura realiza cobranças intensivas junto ao governo e a Sabesp, em relação à rede coletora de esgoto", disse. O secretário afirma que em locais onde há tratamentos adequados de esgoto e em praias onde há menos freqüentadores, as águas estarão sempre em melhores condições. (Fonte: ValeParaibano)

DEM de Caraguá ameaça denunciar vereador por crime eleitoral

Caraguatatuba - A presidente do Diretório Municipal do Partido Democratas (DEM), Maria Luiza Baracat, entrará com uma denúncia no Ministério Público, contra o vereador Germínio de Souza (PPS), de Caraguatatuba, na próxima segunda-feira, por propaganda antecipada e crime eleitoral.
Ontem, uma Kombi toda adesivada estava transitando pelo município. No adesivo estava o número do pré-candidato a vereador, Germínio de Souza, mesmo antes de a convenção acontecer. “Como pode o vereador lançar o número antes da convenção? Isso é proibido, é crime”, alegou a presidente do Democratas, que registrou as fotos em cartório.
Na Kombi aparece ainda uma foto do vereador abraçado com o pré-candidato a prefeito, Antonio Carlos da Silva. Porém, a assessoria do pré-candidato afirma que é um equívoco e que jamais autorizou o vereador a vincular sua imagem antes da convenção.
“O Antonio Carlos nem sabe que esta Kombi saiu nas ruas de Caraguá. Ele discorda completamente desta ação, pois sabe que se trata de um crime eleitoral”, disse o assessor do pré-candidato, André Procópio.
De acordo a Lei Eleitoral é permitido qualquer propaganda após o dia 6 de julho, mesmo assim com as contas desta propaganda toda regularizada. A reportagem tentou contato com o vereador, mas não obteve sucesso. Na Câmara não foi encontrado nenhum assessor do vereador e seu celular estava desligado. (Fonte: Imprensa Livre)

Questionada na Justiça, Sabesp apresenta cronograma de obras para prefeitura

Caraguatatuba - Após a ação civil pública impetrada pela Prefeitura de Caraguá, no início de 2006, a Sabesp apresentou, nesta sexta-feira, um cronograma de obras, para atender todo o município.
Desde quando a Prefeitura entrou com a ação e a Sabesp notificada, começou uma negociação em cronograma entre as partes. Em audiência marcada pelo judiciário, em meados de 2007, superintendentes da Sabesp apresentaram um cronograma ao jurídico da Prefeitura, que analisou para inserir considerações relevantes ao Município. Após várias conversas e adaptações, hoje chegou ao fim, com a apresentação do cronograma de ações, pela Sabesp, que deve se concluir no ano de 2015.
Segundo o superintendente da Unidade de Negócios da Sabesp, no Litoral Norte, Benedito Felipe Oliveira Costa, 100% do sistema de abastecimento de água do município já está concluído nas áreas regulares; explicando ainda, que as áreas irregulares são áreas de proteção ambiental, como núcleos isolados por exemplo.
O superintendente afirma ainda que 38% do sistema de esgoto está concluído na cidade, “só não temos um número maior por falta de conscientização da população, que não faz a ligação de suas casas nas redes de esgotos já prontas em alguns bairros, o que prejudica a própria comunidade, que acabam tendo problemas com as fossas e valas, poluindo inclusiva as praias”, relatou Costa, que alegou que este comportamento dos moradores, se dá também por conta do custo do esgoto que vem cobrado mensalmente nas contas residenciais, o que provoca o aumento da conta no dobro do valo habitual, que é apenas na distribuição da água.
Este número, segundo o superintendente, subiria para 48%, caso os moradores dos bairros, já com o sistema de esgoto, tivessem feito a ligação, “são seis mil imóveis com a rede de esgoto, porém sem a conexão”, lamentou. Para fazer a conexão, o morador deve solicitar à Sabesp, que irá até a residência e faz a ligação da casa ao esgoto.
No cronograma apresentado pela Sabesp, a ação acontecerá em três etapas, sendo a primeira atendendo os bairros do Barranco Alto e Tabatinga Velha, até o final deste ano e o Travessão no ano de 2009; A segunda etapa começa no primeiro semestre de 2010 com os bairros atendidos: Rio do Ouro, Perequê Mirim, Jardim do Sindicato, Pontal Santa Marina e parte do Aruã; Já no segundo semestre os bairro serão: Canta Galo, Morro do Algodão, Jardim Britânia e Praia das Palmeiras, concluindo do final de 2010 70% do sistema de esgoto coletado e tratado no município. De 2011 a 2015, serão atendidos mais nove bairros da cidade, finalizando então os 100% de esgoto coletado e tratado.
Benedito Costa afirmou ainda que no final deste mês o bairro Porto Novo terá todo o sistema de esgoto, beneficiando cerca de 25 mil pessoas, com um investimento de R$ 33 milhões em redes coletoras.
De acordo co prefeito José Pereira de Aguilar, a Sabesp já tinha um cronograma de obras com o município, devido o empréstimo concedido a Sabesp, ainda na gestão passada, no valo de R$ 20 milhões, porém nada do que foi acordado estava sendo realizado, além das cobranças da comunidade e constatação de obras paradas.
“Por estes motivos resolvi entrar com uma ação civil, cobrando providências da Sabesp, para que ela cumprisse com seu compromisso no município”, disse Aguilar, que assinou o cronograma apresentado pela Sabesp, concordando com o mesmo. Este acordo será apresentado em audiência, à justiça, na próxima terça-feira, tornando-se um acordo judicial e a Sabesp tendo que cumpri-lo. (Fonte: Imprensa Livre)

Mais de 2kg de maconha são encontrados com traficantes

Caraguatatuba - Dois traficantes foram presos pela Polícia Civil da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), na manhã de ontem, por volta das 8h no Morro do Algodão. Após dois meses de investigações, policiais compareceram a uma casa da rua Salustiano Rodrigues Ferreira com um mandado policial e encontraram L.P.M.R., 27 anos, vigilante.
Durante vistoria no local, foram localizados 26 porções de maconha, uma pistola, uma balança digital, artefatos para embalagem de drogas, celulares e R$ 40. De acordo com policiais civis, L.P.M.R. foi preso e, durante interrogatório, indicou onde havia guardado o resto da droga em um local do bairro Barranco Alto.
Ao chegar no lugar, a polícia avistou J.C.S., 54 anos, caseiro, morador do bairro, correndo para se esconder dentro de uma residência que não era a sua. J.C.S. foi então localizado por policiais na rua Cândida de Souza.
Durante a revista pessoal, com ele foram encontrados dois tijolos de maconha, que, de acordo com a polícia, pesavam, em média, 1kg cada. Tanto L.P.M.R. quanto J.C.S. foram presos por tráfico de entorpecentes. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá marca presença em assinatura de convênio no valor de R$ 14 mil para geração de renda
A Assinatura do convênio aconteceu na sede do Fundo Social, na Capital Paulista. A primeira dama de Caraguá garantiu um repasse de R$ 14 mil à cidade, que será investido na compra de equipamentos de costura para o projeto de geração de renda "Feito Aqui, Feito por Nós"

Caraguatatuba - A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, acompanhada do prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, esteve em São Paulo, na sede do Fussesp (Fundo Social de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo), nesta quarta-feira, dia 18, onde firmou um convênio no valor de R$ 14 mil, que beneficiará o projeto de geração de renda "Feito Aqui, Feito por Nós".
Estiveram presentes no encontro com a presidente do Fussesp, Mônica Serra e cerca de 106 representantes de municípios paulistas, para assinar o convênio que tem como principal objetivo investir ainda mais em projetos de geração de renda na área de costura.
Segundo a presidente do Fundo Social de Caraguá, a assinatura desse repasse será muito benéfica para Caraguá. "Nós já temos curso de costura dentro de nossos projetos de geração de renda, mas esse valor de 14 mil irá auxiliar a compra de mais equipamentos, o que conseqüentemente beneficiará mais alunos", finalizou Rose Aguilar. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Embora com epidemia controlada, cidade continua registrando casos de dengue

Caraguatatuba - Os trabalhos de prevenção da dengue continuam em todos os bairros de Caraguatatuba na ação em todas as casas. Mesmo com o trabalho intenso das equipes, o município está com 106 casos confirmados da doença. A prefeitura alerta a população sobre os cuidados que se devem ter para evitar os criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença.
O alerta da Secretaria de Saúde/CCZ – Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura é que os moradores devem ficar atentos a qualquer objeto que possa acumular água limpa e parada no quintal; caixa d’água sem tampa; vaso de planta, entre outros objetos.
De acordo com o biólogo Ricardo de Souza, coordenador dos trabalhos com a dengue em Caraguá, está sendo feito um trabalho preventivo e educativo em preparação para o próximo verão, já que o período de epidemia foi até o mês de maio. “Pedimos aos munícipes que continuem eliminando qualquer objeto que possa servir de criadouro. O trabalho de prevenção à dengue acontece o ano inteiro”, disse ele, que completou ainda que o trabalho de combate é feito diariamente pelos mais de 160 agentes comunitários de saúde; os bloqueios mecânicos (orientação) e químico (aplicação de inseticida) pelos 30 agentes de zoonoses nos locais onde são notificados casos suspeitos, além do município contar com o apoio da Sucen – Superintendência de Controle de Endemias.
No trabalho realizado pelo CCZ, este ano, mais de 22 mil imóveis já foram trabalhados e mais de 2.500 casas foram nebulizados. Caraguatatuba tem 881 casos notificados da doença, sendo que destes, 106 são positivos, 453 negativos e 322 casos estão aguardando resultado.
Segundo levantamento do CCZ, o bairro que apresentou o maior número de casos da doença foi o Olaria com 60% dos casos, o que corresponde a 60 pessoas que contraíram a doença; em seguida estão os bairros Indaiá e Jaraguazinho com 9% dos casos cada um (9 pessoas doentes) e o bairro do Tinga, com 4% (4 pessoas com dengue). Os outros 18% dos casos confirmados da doença estão distribuídos nos demais bairros do município.
Em 2002, Caraguatatuba fechou o ano com 333 casos, em 2003 com 32, em 2004 com 416. Em 2005 o município não teve nenhum caso da doença, já em 2006, 84 pessoas contraíram a doença e em 2007 a cidade teve uma epidemia com 861 casos confirmados. Em 2008, até o mês de maio 106 pessoas já contraíram a dengue e no mês de junho, oito casos foram notificados, porém ainda sem resultado do exame. (Fonte: Imprensa Livre)

Casa Cor: inspiração na prática para os alunos do Unimódulo
Estudantes conferiram as tendências do morar contemporâneo

Caraguatatuba - Alunos de Arquitetura e de Design de Interiores do Centro Universitário Módulo saíram da sala de aula para um universo totalmente requisitado pelos profissionais da área: o maior evento de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina, o Casa Cor São Paulo 2008. A viagem aconteceu dia 13 de julho.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Casa Cor foi sediado no Jockey Club. Lá os profissionais mais consagrados do mercado atual apresentaram as novas tendências sob o tema "Villa de Casas", alusão às charmosas vilas paulistanas. Sustentabilidade e acessibilidade também estiveram na pauta.
Contando com alunos universitários, são esperadas mais de 110 mil pessoas nos 54 dias da mostra que, segue até 9 de julho. O evento conta com mais de 69 ambientes diferentes desenvolvidos por mais de 86 profissionais, entre nove espaços, divididos entre casas e estúdios, além de um casarão.
Os 40 alunos do Centro Universitário Módulo foram acompanhados por cinco professores: Tatiane Roselli, Giselle Bahiense, Leonardo Cunha, Cesar Abboud e Rinaldo Santos. "Foi ótimo porque houve integração com alunos de todos os semestres dos cursos" disse a professora Tatiane Roselli. (Fonte: UniMódulo)

Caraguá vence pela Taça SP de Basquete e lidera

Caraguatatuba - O time de basquete de Caraguatatuba bateu Diadema por 62 a 42 no último final de semana, na quadra do CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), pela Taça São Paulo de Basquete Sub-21 e se garantiu na liderança da competição, com três vitórias e uma derrota.
Para chegar ao resultado, a equipe que conta com o apoio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação teve a inspiração do jogador Nenê, que terminou a partida como cestinha, com 23 pontos.
Oswaldo Neto, treinador do time, se mostrou confiante após mais uma vitória na Taça São Paulo. "Nossa equipe está muito bem. Essa nossa base foi montada faz tempo e estamos colhendo os frutos agora. Queremos o título", comentou o técnico, que lembrou da aproximação dos Jogos Regionais, que será realizado em Caraguatatuba.
"Estamos aproveitando essa competição para treinar também para os Regionais. O time está forte para ficar com o título. No último ano fomos o quarto colocado e agora, em casa, queremos ser campeões", finalizou o otimista treinador. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá recebe verba do FEHIDRO para implantação de rede coletora de esgoto do bairro Casa Branca

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba foi contemplada pelo FEHIDRO - Fundo Estadual dos Recursos Hídricos com o valor de R$ 60.883,93 para que seja investido na implantação de Rede Coletora de Esgoto no bairro Jardim Casa Branca.
O projeto foi enviado ao FEHIDRO por meio da Secretaria de Meio Ambiente e a previsão é que a obra seja iniciada no primeiro semestre de 2009. A rede coletora será implantada na Avenida Marginal do Córrego Ipiranga e tenderá 26 domicílios e contribuirá, junto com a parte implantada pela SABESP, para atender 100% do bairro.
Caraguá oferecerá de contrapartida R$ 20.294,64 reais para a implantação da Rede Coletora do Casa Branca, que segundo informou a Secretaria de Meio Ambiente, é uma exigência do FEHIDRO que o autor do projeto invista entre 20 e 50% do valor recebido.
O FEHIDRO ainda destinou uma verba no valor de R$ 225 mil para que as 4 cidade dos Litoral Norte (Caraguá, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela ) possam elaborar os seus Planos Municipais de Saneamento. De acordo com a lei 11.445 de 5 de janeiro de 2007, os municípios terão que ter plano de saneamento. A partir de 2010 o município que ainda não estiver com o plano elaborado não receberá verbas federais para investimentos na área de saneamento. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá alerta moradores sobre os cuidados com a Dengue

Caraguatatuba - Os trabalhos de prevenção da dengue continuam em todos os bairros de Caraguatatuba na ação casa a casa. Mesmo com o trabalho intenso das equipes, o município está com 106 casos confirmados da doença e alerta a população sobre os cuidados que se deve ter para evitar os criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença.
O alerta da Secretaria de Saúde/CCZ - Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura é que os moradores devem ficar atentos a qualquer objeto que possa acumular água limpa e parada no quintal; caixa d'água sem tampa; vaso de planta, entre outros objetos.
De acordo com o biólogo Ricardo de Souza, coordenador dos trabalhos com a Dengue em Caraguá, está sendo feito um trabalho preventivo e educativo em preparação para o próximo verão, já que o período de epidemia foi até o mês de maio. "Pedimos aos munícipes que continuem eliminando qualquer objeto que possa servir de criadouro. O trabalho de prevenção a Dengue acontece o ano inteiro", disse ele, que completou ainda que o trabalho casa á casa é feito diariamente pelos mais de 160 agentes comunitários de saúde; os bloqueios mecânico (orientação) e químico (aplicação de inseticida) pelos 30 agentes de zoonoses nos locais onde são notificados casos suspeitos, além do município contar com o apoio da SUCEN - Superintendência de Controle de Endemias.
No trabalho realizado pelo CCZ, este ano, mais de 22 mil imóveis já foram trabalhados e mais de 2.500 casas foram nebulizados. Caraguá tem 881 casos notificados da doença, sendo que destes, 106 são positivos, 453 negativos e 322 casos estão aguardando resultado.
Segundo levantamento do CCZ, o bairro que apresentou o maior número de casos da doença foi o Olaria com 60% dos casos, o que corresponde a 60 pessoas que contraíram a doença; em seguida estão os bairros Indaiá e Jaraguazinho com 9% dos casos cada um (9 pessoas doentes) e o bairro do Tinga, com 4% (4 pessoas com dengue). Os outros 18% dos casos confirmados da doença estão distribuídos nos demais bairros do município. "A prevenção ainda é o melhor remédio. Se todos se conscientizarem que, para controlar a dengue no município, é necessária a colaboração de todos, poderemos conseguir resultados satisfatórios, por isso pedimos sempre a ajuda da população, cada um fazendo sua parte, só assim poderemos ter um próximo verão sem dengue", enfatizou Souza.
Em 2002 Caraguá fechou o ano com 333 casos, em 2003 com 32, em 2004 com 416. Em 2005 o município não teve nenhum caso da doença, já em 2006, 84 pessoas contraíram a doença e em 2007 a cidade teve uma epidemia com 861 casos confirmados. Em 2008, até o mês de maio 106 pessoas já contraíram a dengue e no mês de junho, 8 casos foram notificados, porém ainda sem resultado do exame. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Fundação Volkswagen presenteia Caraguá com Baú Itinerante do Livro
Por meio do programa Entre na Roda, um projeto de estímulo e orientação a leitura, Caraguá foi agraciada com um Baú Itinerante do Livro, que será apresentado durante um Chá Literário

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria da Educação, promove na próxima terça-feira, dia 24, um Chá Literário para o lançamento do Baú Itinerante do Livro. O encontro será na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Tereza de Souza Castro, no Jetuba.
O Baú Itinerante do Livro foi uma doação da Fundação Volkswagen e, conforme explicou a tutora Cida Alves, passará por todas as escolas da cidade. "O Baú vai levar conhecimento a todas as escolas municipais, ficando por cerca de um mês em cada uma", informou Cida.
Durante o chá literário, haverá apresentações de dança, roda de leitura e poesias, além da entrega do Baú Itinerante do Livro, que contém cerca de 250 livros direcionados à educação infantil e 100 obras para o ensino fundamental.
O encontro faz parte do programa "Entre na Roda", aplicado aos professores da rede municipal de ensino, que visa fomentar uma cultura de valorização da leitura na escola e em outras instituições e espaços públicos da comunidade, com a formação de orientadores de leitura que, por meio de atividades diversificadas, estimulem em crianças, jovens e adultos o gosto pela leitura e sua competência enquanto leitores.
Por meio de uma iniciativa da Fundação Volkswagen e com o apoio do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), o curso é também aplicado em Caraguatatuba para aproximadamente 50 professores, sob orientação das tutoras Cida Alves e Janaina Saturnino.
No chá literário, representantes da Fundação Volkswagen e CENPEC estarão presentes para acompanhar o andamento do projeto e entregarem oficialmente o Baú Itinerante do Livro à cidade de Caraguá.
Mais informações sobre os projetos aplicados pela Secretaria da Educação podem ser obtidas pelo telefone (12) 3897-7000. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Matheus Prazeres busca este ano o Pentacampeonato
Jovem biker de Caraguatatuba vence etapa Regional em Jacareí

Caraguatatuba - Matheus Augusthus Prazeres, venceu a 2º etapa da 22º edição do Campeonato Jacareiense de Bicicross 2008, Matheus é Tetracampeão do Campeonato e este ano luta pelo Pentacampeonato.
A prova aconteceu no ultimo domingo, 14 de Julho, e foi organizada pelo Jacareí Bicicross Clube e apoio da Associação Paulista de Bicicross.
Matheus disputa o campeonato na categoria 9 a 10 anos, e com esta vitoria, disparou na liderança do campeonato, pois também foi o vencedor da etapa anterior, sendo que agora restam apenas 3 etapas para o encerramento do Campeonato.
A próxima prova a ser disputa acontecerá no próximo dia 22 de junho, aonde será disputada a 4ª etapa do Campeonato Paulista de Bicicross.
A sua participação só foi possível graças ao apoio do Caragua BMX Clube, do colégio Anglo-Modulo, PSYCOPATH (fabrica de quadros dos Estados Unidos) e da TVPEDIVELA (site especializado em BMX).

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Travessia de balsa gera polêmica no litoral
Prefeito de Ilhabela critica sistema operado pelo Estado, mas Dersa não admite problemas fora da temporada

Ilhabela - Moradores e turistas de Ilhabela são reféns de um sistema arcaico, que compromete a rotina de todos. Trata-se da travessia de balsas no canal que liga o município a São Sebastião.
A afirmação é do prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos (PTB), que teceu severas críticas à empresa Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.)-- responsável pela travessia litorânea e subordinada à Secretaria de Transportes do Estado. "Pessoas e veículos são transportados piores do que animais", afirmou o prefeito ao valeparaibano.
O sistema de travessia, segundo ele, já não comporta a grande demanda de usuários que necessitam atravessar o canal diariamente. Só a população de Ilhabela gira hoje me torno de 30 mil habitantes.
"São moradores, trabalhadores, estudantes e turistas que ficam sem escolha, reféns do sistema, já que não existe outro meio de travessia", disse.
Há cerca de 15 dias, os sistema chegou a ficar quase 12 horas parado. Ninguém conseguiu concluir a travessia do canal, já que os ventos estavam acima do indicado como seguro pela Capitania dos Portos-que é de até 25 nós (equivalente a 46,3 quilômetros por hora). Alguns moradores optaram por dormir em hotéis (veja texto nesta página).
Para o prefeito, os equipamentos "sucateados" comprometem à qualidade do transporte. "Se tivéssemos balsas modernas, com capacidade para transportar um número maior de passageiros, além de aguentar ventos mais fortes, certamente evitaria todo esse caos que vivemos hoje", afirmou.
No ano passado, disse ele, a Dersa adquiriu uma balsa mais moderna, com capacidade para 100 passageiros-um investimento de cerca de R$ 9,5 milhões. "Depois de poucos meses, a balsa já estava em constante manutenção".
O valor cobrado não é compatível com o serviço oferecido pelo transporte, segundo Manoel Marcos. Veículos comuns, por exemplo, pagam R$ 11 em dias comuns e R$ 16,40 em finais de semana e feriados-o mesmo preço para moradores (veja quadro nesta página). "Ao contrário do que muitos pensam, o dinheiro arrecado vai todo para a Dersa", disse.
OUTRO LADO - O gerente das Travessias Litorâneas da Dersa, Wagner de Jesus Fernandes, não reconheceu a existência do problema fora da alta temporada. "Não temos problemas fora de temporada. As filas na travessia entre São Sebastião e Ilhabela aumentou ultimamente em função das obras na Ilha. É uma quantidade enorme de caminhões fazendo a travessia".
Segundo ele, o sistema no local dispõe de um total de 5 balsas. "Pelo menos uma sempre tem que estar em manutenção", afirmou.
Para o gerente, o Litoral Norte segue os mesmos padrões em termos nacionais. "As balsas são as mesmas, ou até em melhores condições, dos que as usadas no país. Não temos propostas para novos investimentos, pelo menos agora", afirmou. (Fonte: ValeParaibano)

Manoel Marcos vai a São Paulo e traz mais de R$ 1,6 milhão em Recursos

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, esteve no inicio desta semana em São Paulo para participar de diversas reuniões e encontros com o intuito de angariar recursos para o município.
Entre os diversos compromissos, o prefeito assinou 11 convênios que totalizaram R$ 1.615.642,55.
Entre os convênios, R$ 50.000,00 para a Reurbanização da Praça da Bíblia; R$ 111.175,58, sendo R$ 100.000,00 verba do DADE, para Reurbanização da Praça Ângelo Fazzini; R$ 91.806,35 para Reurbanização da Praça Alfredo Oliane; R$ 73.213,31 para Reurbanização Rotatória da Barra Velha; R$ 105.131,71, sendo R$ 100.000,00 verba do DADE, para Acessibilidade da Rua da Padroeira; R$ 280.704,62 para Reurbanização Praia do Perequê; R$ 95.425,92 para Belvedere (passeio sobre o mar) Pedras Miúdas; R$ 178.881,78, sendo R$ 150.000,00 verba do DADE, para Pavimentação José Bonifácio, de acesso ao Parque das Cachoeiras; R$ 147.303,28 para Acessibilidade Barra Velha; R$ 350.000,00 para Monitoramento de Câmeras e R$ 132.000,00 para Iluminação Pública.
Segundo o prefeito Manoel Marcos, enquanto a oposição critica sua administração, ele, trabalha cada dia mais, para trazer recursos e melhorias para o município, melhorando a qualidade de vida da população. “Comecei minha administração fazendo obras e vou terminar meu mandato realizando obras”, ressaltou o prefeito. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Divisão de Habitação realiza reunião com moradores da Barra Velha

Ilhabela - No dia 17 de junho de 2008 às 19h a Arquiteta Lucia Chamarelli Rondon junto a sua equipe da Divisão de Habitação realizou a sua primeira reunião com os moradores do Bairro Barra Velha – Núcleo localizado à Rua João Julião Leite dos Santos (Buraco do Morcego).
A reunião aberta a todos os interessados, teve a finalidade de apresentar à população local a equipe técnica que estará a frente dos trabalhos que serão realizados pelo Programa “Teto Legal”, bem como esclarecer os objetivos do mesmo.
Estavam presentes na ocasião a chefe da divisão de Habitação, Lucia Rondon, o Presidente da Câmara de Ilhabela, vereador Profº Joadir Capucho; o vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (Carlinhos) e os moradores locais. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Maresias terá primeiro mini resort gay
Iniciativa pioneira no Litoral Norte deve estar funcionando na próxima temporada de verão

São Sebastião - O verão 2008/2009 ganhará um reforço que promete deixar a praia de Maresias, na costa sul de São Sebastião, ainda mais colorida na próxima estação.
A pousada Ilhas Helênicas, pioneira no atendimento ao público GLS na região, passa por reforma para aumentar suas instalações e assim virar uma espécie de mini resort gay, segundo o descendente de grego Georges Efstathiou, dono do empreendimento. "Proporcionamos paz, lazer, conforto e segurança ao turista nos momentos de descanso para que ele possa se desconectar da correria do dia-a-dia", disse.
Ele explica que o projeto surgiu para desmistificar a máxima de que Maresias é somente escolhida por "playboys heterossexuais", além de fortalecer a praia como destino turístico a este segmento.
O local, bastante aconchegante, tenta simular a idéia ao hospede de aportar na ilha grega de Skorpios, que era de propriedade da família do milionário grego Aristóteles Onassis. "Uma ilha com emoções para poucos privilegiados", comentou Georges.
Referências aos costumes gregos estão por todos os lados em objetos de decoração, fotos, esculturas e painéis de mosaicos. Predominam tonalidades diferentes da cor azul das ilhas gregas.
A área é rodeada por Mata Atlântica. O terreno possui aproximadamente 2.000 metros de área útil distribuídos num total de 12 apartamentos mobiliados com capacidade para até seis pessoas. Pelo projeto, uma das novidades é a área privativa destinada a homens ou mulheres em dias separados conforme a demanda.
De acordo com o proprietário, neste setor, a entrada só será permitida usando roupa íntima. "Em outro ponto pretendemos criar área para nudismo e sauna a vapor".
Há pomar com árvores frutíferas, área para churrasco, bar, restaurante, piscina, ducha, sala de descanso, guarita, recepção, loja e, como define Georges, o chamado 'beco da perdição': "onde a pessoa entra e faz o que quiser", brincou. Também é permitida a entrada de animais de cães e gatos.
FESTA - A festa de reabertura está programada para o dia 27 de setembro, fechada a convidados, mas o grego não descarta a possibilidade de venda de convites. Por conta disso, haverá uma área VIP. O uso de máscaras será obrigatório até 1h da madrugada.
A divulgação será feita na imprensa especializada, incluindo a revista "G Magazine", que produziu os ensaios do vencedor do Big Brother Brasil 1, Kleber Bam Bam, e do modelo carioca Filipe Iecker na pousada.
O calendário de festas e finais de semana temáticos termina no mês de março. Aos sábados, na temporada, o bar e restaurante funcionará 24 horas. Se depender apenas da vontade de Georges Efstathiou, será montada uma tenda na areia para oferecer serviço de praia aos hospedes e "marcar território", disse ele.
Mais informações na Internet em www.ilhashelenicas.com.br  ou pelo telefone (12) 3865-5074. (Fonte: ValeParaibano)

Região aprova novo filão de turismo

São Sebastião - Para o presidente do Conselho de Turismo de São Sebastião, Eduardo Cimino, o investimento de empresários voltados ao público gay é proveitoso para o turismo no município. Segundo ele, são turistas de alto poder aquisitivo e comum hoje em dia. "Basta ver o movimento de milhões na Parada Gay de São Paulo". Assim como Cimino, o secretário municipal de Turismo Julio Buzi considera a iniciativa interessante. Na temporada 2007/2008, o público gay também já pôde aproveitar bares em Caraguatatuba. Em Ilhabela, existe pousada semelhante por[em mista, para gays e heterossexuais.
Boate paulista lança cruzeiro gay para 2009 - A rede de boates The Week, reduto da elite GLS em São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina lançará o projeto "The Week - On Board" no verão 2009/2010. Segundo a assessoria de imprensa, será o primeiro navio cruzeiro gay que percorrerá pontos da costa brasileira em viagem de quatro dias com muita diversão de alto nível, característica da casa paulistana, liderada pelo empresário André Almada. Em fevereiro, André Almada desceu a serra para comemorar seu aniversário de 35 anos com amigos em festa particular na danceteria Sirena ficando hospedado na pousada Ilhas Helênicas. Para Almada, a praia de Maresias tem grande potencial turístico. (Fonte: ValeParaibano)

Oposição escolhe Wagner para ser vice de Ernane

São Sebastião - O vereador Wagner Teixeira (PV) deverá ser o candidato a vice-prefeito na chapa do comerciante e empresário Ernane Primazzi, que é pré-candidato a prefeito de São Sebastião, pelo PSC.
A dobradinha está para ser confirmada nas convenções partidárias dos dois partidos amanhã. A escolha de Wagner foi um consenso entre os 15 partidos que formam a frente oposicionista que apóia Ernane. “A escolha se deu em virtude de um conjunto de fatores, entre eles a liderança de Wagner e a sua performance nas pesquisas”, afirmou o pré-candidato do PSC. “Temos tudo para vencer esta eleição. O Município pode ter e merece ter uma administração verdadeiramente caiçara, com a cara da cidade”, disse Wagner. (Fonte: Imprensa Livre)

Reunião pedagógica reúne 200 funcionários de creches no Teatro Municipal

São Sebastião - Com o tema “Educar e Cuidar”, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou na manhã desta sexta-feira (20/6), uma reunião pedagógica para 200 pessoas, entre pajens, serventes, auxiliares de educação e equipe gestora das creches municipais, além de professores que atuam nas Escolas de Educação Infantil.
O encontro teve a presença da secretária de Educação, Marilene Ramachotti Leite e foi proferido pela Profª. Drª. da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Neide Noffs, que abordou a mudança de perfil na educação das crianças. “Há alguns anos, as creches eram vistas como uma instituição que apenas oferecia cuidados como banho e alimentação. Hoje o panorama mudou, é preciso educar e socializar as crianças desde cedo”, explicou a palestrante.
Para a professora Claudia Regina Cutrin Souza, 35 anos, da creche Maria Leonarda, do bairro da Enseada, a reunião possibilitou a integração entre os profissionais e a oportunidade de um maior conhecimento para ser aplicado no trabalho. “Com a reunião, a Prefeitura realiza um papel muito importante, a de atualizar os que trabalham nesse meio e assim, melhorar a qualidade de ensino”, disse.
Já para o auxiliar de limpeza da creche Adriana Vasques Fernandes, da Topolândia, Augusto Alves da Silva, 58 anos, a iniciativa contribuiu para os cuidados dentro das instituições. “No meu caso, a reunião vale como uma reciclagem sobre como atuar no meu meio de trabalho e garantir mais segurança aos que convivem nele”.
Devido a reunião e mediante aviso prévio dos pais, todas as creches do município não realizaram o atendimento, com exceção das conveniadas. Atualmente, a cidade conta com 1.800 atendimentos contra 700 vagas oferecidas em 2005. (Fonte: Imprensa Livre)

Mutirão da Cidadania atinge 550 pessoas no Canto do Mar

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião realizou nesta sexta-feira (20/6) mais uma edição do Mutirão da Cidadania, no Canto do Mar, na Costa Norte. A ação envolveu os funcionários da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) que levaram conscientização aos moradores em relação aos cuidados com o ambiente em que vivem e a importância de manter o bairro limpo.
De acordo com a Semam, foram visitadas 262 casas e abordadas 550 pessoas. A chefe de Divisão de Educação Ambiental, Christiane Cruz Silva de Moraes, fez uma avaliação do evento. “Foi um bom resultado, com extensa participação popular. A equipe foi bem recebida e orientamos principalmente as pessoas a não jogar lixo no chão”, disse Christiane.
O próximo Mutirão da Cidadania será no bairro do Jaraguá, na próxima sexta-feira (27/6), a partir das 9h. Mais informações pelo telefone (12) 3892-6000. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

TJ acolhe recurso de Paulo Ramos e garante direitos políticos do ex-prefeito

Ubatuba - O PDT de Ubatuba, por meio de seu departamento jurídico, anunciou, nesta sexta-feira, que o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo suspendeu os efeitos da sentença e a condenação contra o ex-prefeito Paulo Ramos, por improbidade administrativa durante a administração passada.
O processo tramitou na comarca de Ubatuba e teve o transito em julgado, sendo definida a condenação de Paulo Ramos e a conseqüente perda dos direitos políticos por 8 anos, que o deixaria de fora da disputa municipal de outubro.
Entretanto, o ex-prefeito ubatubense entrou com recurso no Tribunal de Justiça Estadual, que acolheu o pedido e concedeu uma liminar, garantindo os direitos políticos de Paulo Ramos.
Segundo o diretório municipal do PDT, o problema durante o desenvolvimento do processo em Ubatuba foi o atraso no recolhimento de uma taxa judicial, que teria impedido a manifestação do réu, sobre a decisão tomada na Comarca Ubatubense. Todas as informações foram passadas pelo departamento jurídico do PDT de Ubatuba.
O Jornal Imprensa Livre tentou, durante toda semana, o acesso ao andamento do processo no Tribunal de Justiça, porém o site do TJ apresentou problemas no campo de pesquisas processuais. Em contato com o promotor que moveu a ação em Ubatuba, Alexandre Percy, a reportagem também não conseguiu a confirmação da decisão do Tribunal de Justiça. “Ainda não recebi nenhum comunicado oficial sobre o caso, mas o efeito suspensivo é uma possibilidade que existe”, explicou o promotor Ubatubense.
O departamento jurídico do PDT também salientou que a sentença ainda não foi publicada, porém, confirmou a informação de liminar concedida. Em carta, o diretório municipal minimizou a questão, comemorou a vitória judicial e confirmou a pré candidatura de Paulo Ramos para as próximas eleições municipais. Até o momento já são quatro pré-candidaturas confirmadas, Eduardo Cesar (atual prefeito), Paulo Ramos (ex-prefeito), Ana Barone (PR) e Maurício Moromizato (PT). (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura inaugura Memorial Ciccillo Matarazzo na próxima semana
Memorial funcionará na Biblioteca Municipal. Vida e trajetória do político poderão ser vistos no novo espaço

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), inaugura no próximo dia 27 de junho, às 18 horas, o Memória Ciccillo Matarazzo, que funcionará nas dependências da Biblioteca Municipal. Ciccillo Matarazzo foi prefeito de Ubatuba de 1964 a 1969.
Para abrigar o memorial o local foi totalmente reformado. Toda a estrutura do telhado foi trocada, os banheiros, masculino e feminino, foram adaptados para portadores de necessidades especiais, o saguão de entrada ganhou uma iluminação diferenciada e o piso original, de taco de peroba, foi revitalizado. As obras foram executadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb).
Além do acervo da Biblioteca Municipal o local contará também com sala de leitura e o Tele Centro. O prédio foi construído em 1967 pelo renomado arquiteto Oswaldo Arthur Bratke para ser a sede da Prefeitura de Ubatuba.
O Memorial Ciccillo Matarazzo - O memorial será composto por uma galeria de 11 ex-prefeitos eleitos de Ubatuba, a partir de 1948. Num terminal digital poderá ser consultado o histórico de cada prefeito. Na galeria estão retratos desses ex-prefeitos que foram produzidos pelo pintor Rogério Contrera Ramos, vencedor do 5ª Salão Nacional de Belas Artes de Ubatuba. Fotos inéditas de Ciccillo Matarazzo foram cedidas pelo Arquivo Histórico Wanda Svevo, da Fundação Bienal de São Paulo. Além disso, o memorial ainda abrigará as mesas de gabinete e de reuniões de Ciccillo enquanto prefeito. Documentos da época como decreto, leis, jornais e outros também poderão ser vistos no memorial. Além da vida e trajetória de Ciccillo o memorial também contará fatos da história política de Ubatuba.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo César, afirma que por meio de Ciccillo Matarazzo Ubatuba foi projetada para o mundo. “Podemos dizer que Ciccillo foi um dos prefeitos mais importantes da história de Ubatuba. Por meio dele Ubatuba se tornou conhecida em o mundo. Era um homem ligado às artes e por isso sempre inovador”, lembra o prefeito.
Telecentro - O telecentro entrará em funcionamento no mês de agosto. Serão dez computadores e o mesmo número de monitores que auxiliarão os usuários e será instalado em Ubatuba por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba e o Governo Federal. Trata-se de um programa de inclusão digital, instalado em espaço público, com utilização gratuita de computadores ligados à internet, destinados especialmente àquelas parcelas da comunidade local que não têm contato com as tecnologias da informação no trabalho ou na escola. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Projeto Cuidar/Nestlé acontecerá na próxima semana em Ubatuba

Ubatuba - Dias 26 e 27 de junho acontecerá o terceiro módulo do projeto Cuidar/Nestlé em Ubatuba, na escola municipal Padre José de Anchieta. O Cuidar é um programa da Fundação Nestlé do Brasil que visa contribuir com a promoção da sustentabilidade sócio-ambiental, trabalhando a disseminação dos conceitos relacionados à preservação do meio ambiente juntamente com a reciclagem de detritos.
Os módulos visam capacitar professores e diretores da rede pública de ensino no desenvolvimento e conscientização das crianças e adolescentes sobre a importância da reciclagem e a conservação do ambiente buscando a implantação da coleta seletiva nas escolas. Além disso, acontece em sincronia, o Projeto Cempre/Nestlé e Prefeitura Municipal que trabalham na implementação de uma cooperativa de catadores para que haja uma destinação correta dos resíduos sólidos.
A secretária municipal do Meio Ambiente, Cristiane Gil, ressalta a qualidade técnica do projeto e o envolvimento consciente dos professores. “Prova disso é o interesse dos professores envolvidos marcando presença constante nos módulos já ocorridos e a rica troca de experiências nos relatos das atividades e dos projetos voltados ao tema que as escolas já desenvolvem”, afirmou a secretária. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba terá farmácia popular a partir do próximo mês
A Farmácia Popular de Ubatuba funcionará na Rua Coronel Domiciano, 280, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h

Ubatuba - Ubatuba inaugura no próximo dia 3 de julho, às 17h, a Farmácia Popular, programa do Governo Federal que oferece medicamentos básicos com preço muito mais acessível, ampliando o acesso da população aos remédios considerados essenciais.
Qualquer pessoa pode adquirir os medicamentos na Farmácia Popular, com valor de até 90% abaixo do mercado, desde que possua a receita médica. São 107 medicamentos disponíveis.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa, adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado e disponibiliza nas Farmácias Populares a baixo custo. Um dos objetivos do programa é beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldade para realizar o tratamento por causa do custo do medicamento.
Os medicamentos - A Farmácia Popular oferece medicamentos que tratam das doenças com maior incidência no país. Estão disponíveis, também, preservativos masculinos cuja utilização é importante para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses, são exemplos de doenças para as quais são encontrados medicamentos. Além dessas, estão disponíveis produtos com indicação nos quadros de cólicas, enxaqueca, queimadura, inflamações e alcoolismo, além dos anticoncepcionais.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, “a vinda da Farmácia Popular para Ubatuba é mais uma importante conquista do cidadão ubatubense, que passará a pagar muito menos por aqueles medicamentos que, muitas vezes, são indispensáveis para sua saúde. Desta forma, as pessoas poderão investir o valor antes pago em remédios em outras necessidades, como alimentação e lazer”.
A Farmácia Popular de Ubatuba funcionará na Rua Coronel Domiciano, 280, Centro. O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h. Os interessados em saber quais medicamentos estarão disponíveis na Farmácia Popular podem entrar no site www.saude.gov.br e clicar no link Farmácia Popular e depois em elenco de medicamentos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba participa da Campanha do Agasalho 2008
Meta do Fundo Social é arrecadar mais de 20 mil peças; doações podem ser feitas até o dia 3 de julho

Ubatuba - O Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Ubatuba espera arrecadar, até o dia 3 de julho, 20 mil peças de roupas e cobertores na Campanha do Agasalho 2008. São cerca de 35 postos de arrecadação espalhados pelo município, entre escolas, estabelecimentos comerciais, Sabesp, Associação Comercial, Prefeitura de Ubatuba e outros, onde os doadores poderão depositar suas contribuições. Todo o material arrecadado será encaminhado para a secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social que fará a distribuição.
“Sabemos que o povo de Ubatuba é solidário. Então mais uma vez conto com a colaboração de todos para levarmos roupas e cobertores para aqueles que mais necessitam”, declarou a primeira dama do município e presidente do Fundo Social, Denise Cesar.
A Campanha do Agasalho 2008 “Quanto mais gente, mais quente”, é uma iniciativa do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Secretaria de Educação de Ubatuba promove concurso de receitas
Poderão participar merendeiras da Rede Municipal e Estadual de Educação

Ubatuba - A Secretaria de Educação da Prefeitura de Ubatuba desenvolverá um concurso de receitas, direcionado especificamente aos profissionais da alimentação da rede municipal e estadual de ensino. O concurso está em consonância com os Oito Objetivos do Milênio, que idealizou o projeto Quatro Estações, que enfoca fatores como: Educação Alimentar, Qualidade de vida, Cuidados com a Saúde e Relações Humanas no local de trabalho.
Cada escola poderá inscrever uma equipe e duas receitas inéditas, uma doce e uma salgada. As receitas deverão ser elaboradas exclusivamente com alimentos utilizados na merenda escolar, ou matéria-prima da região, com aproveitamento integral dos alimentos.
As inscrições estarão abertas até o dia 23 de junho no Setor de Expediente da Secretaria Municipal de Educação, onde deverá ser preenchido um formulário a ser entregue junto a duas cópias de cada uma das receitas.
Julgamento em julho - O julgamento será realizado por uma equipe formada por membros das Associações de Pais e Mestres, sociedade civil, membros da Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, professores, membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar e por representantes da empresa Verdurama.
As receitas serão julgadas durante a Semana da Educação, que acontecerá em julho, no auditório da Escola Municipal Padre José de Anchieta, na presença dos participantes do concurso.
Com essa proposta a Secretaria pretende oferecer melhor qualificação a estes profissionais, aprimorando os serviços já exercidos pelos mesmos, incentivando a criatividade e possibilitando descobertas. A meta é também propiciar alternativas de cardápios, resgatando os hábitos alimentares das crianças, além de estabelecer uma relação de respeito e reconhecimento do papel desses profissionais no ambiente escolar. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Encontro reúne profissionais de salas especiais
Secretaria de Educação promoveu um espaço para discussões de boas práticas pedagógicas com alunos portadores de necessidades especiais

Ubatuba - Professores, gestores, supervisores escolares e membros da Equipe Multidisciplinar da Secretaria de Educação, se reuniram na manhã desta sexta-feira, 20 de junho, para uma troca de experiências e práticas pedagógicas em salas que atendem alunos com necessidades especiais da rede municipal. O encontro aconteceu no Salão de reuniões da Secretaria de Educação onde os professores puderam além de trocar experiências, discutir sobre os caminhos a serem percorridos pela educação especial.
A educação especial vem sendo trabalhada de maneira diferenciada nas escolas municipais há cerca de três anos. Professores capacitados e o acompanhamento de uma equipe formada por psicólogas e fonoaudióloga têm apresentado resultados nunca antes obtidos com esses alunos, como no caso da sala especial da EM Tancredo de Almeida Neves. O projeto de trabalho com animação em massinha com esse alunos acabou por lhes proporcionar a exibição de um dos vídeos produzidos no Anima Mundi, que acontecerá mês que vem em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Outra prática que merece destaque é a oficina de confecção de papel reciclado que a professora Mirna Pedro, também da EM Tancredo, realiza com seus alunos. Neste caso, a professora e os alunos são monitores que ensinam e auxiliam alunos de outras escolas a confeccionarem o papel. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cinema: SEMANA DE 20/06 A 26/06/2008
Cine Porto 3833 2066

"As crônicas de Nárnia - Principe Caspian"
Aventura!!!! Dublado !!!!!
Ás 16:00 - 18:40 - 21:20 hs.

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Coqueiro caiçara

Uns dizem que foi
por causa da ventania,
outros põem a culpa
na fraqueza da palmeira,
eu, porém,
sou da opinião que foi
para melhor ofertar seus cocos,
por excesso de gentileza,
que o coqueiro se inclinou
no quintal de Tia Teresa.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Campanha dos 100 anos da ABI (Associação Brasileira de Imprensa).

A vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere.

Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.

Pode ser autoritária.
Aceito, obrigado.
Aceito obrigado.

Pode criar heróis.
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.

E vilões.
Esse, juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto.

Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.

Uma vírgula muda tudo.

ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

De olho em Ubatuba

Gosto de festas, de ver as pessoas alegres. No meu entendimento, uma convenção é um evento que culmina em congraçamento... e, conseqüentemente, em festa, portanto, na sexta-feira (20), eu “participei” de duas convenções: do PSB (Partido Socialista Brasileiro) e do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira).
Por volta das 16h45, cheguei, com um amigo curioso, ao local onde se realizava a convenção do PSDB. O clima estava tenso... e pesado. Não gostei. “Sapeei” bastante e como a hora prevista para o término era 21h00, achei melhor dar um pulinho na Câmara Municipal, distante uns 800 metros, onde se realizaria a do PSB.
De modo oposto, no plenário da Casa de Leis ubatubense, encontrei um ambiente festivo. Observei, em pouco tempo, a passagem de Anderson José Rodrigues (Tato), Benedito Moreira dos Santos (Ditinho), Casemiro Galvão, Mauricio Moromizato, Paulo Ramos de Oliveira, presidentes de partidos diversos e “prefeitável”, prestigiando a convenção comandada por Jairo dos Santos. Até ouvi uma brincadeira envolvendo o símbolo do PSB e a futura coligação com o partido de Paulo Ramos. (Uma pomba com um “ramos” no bico.)
A convenção do PSB nem sequer havia iniciado quando trouxeram a informação de que a vitória de Pedro Tuzino encerrara a do PSDB. Rapidamente fui até lá. Uma viatura policial estacionava em frente ao imóvel. Aquele clima “tenso... e pesado” piorara. Conversando com algumas pessoas constatei a veracidade da informação e, para não comprometer meu “astral”, retornei ao prédio da Câmara Municipal.
Um magnífico luar iluminava a praia do Cruzeiro (Iperoig), no Centro.
Presenciei o encerramento da convenção do PSB. Depois, não perdi a oportunidade de perguntar ao Tato o que havia sucedido com a “amizade” daquele pretenso radialista que vivia encostado nele e, de uma hora para outra, o transformara em inimigo. Desculpem-me, mas o que ele respondeu e a denúncia (envolvendo o nome de um politiqueiro local) que uma senhora me apresentou, ainda naquele recinto, vai ficar para próximas.
Indo para casa deparei-me com Pedro Tuzino e companheiros na porta do Bucaneiros. Conversamos sobre a convenção do PSDB e educadamente agradeci, mas recusei seu convite para jantar. (Não havia alegria nos olhos dos “vencedores”.)

Luiz Moura
UbaWeb
Ubatuba, SP

*
- Estão todos vendidos..
- Não entendi.
- Vão fazer corpo mole nessas eleições. Perdendo, enquanto um fica com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos o sócio é nomeado para a Secretaria Municipal de Arquitetura e Planejamento Urbano. Já a Administração Regional Sul vai para quem entregou o Partido. E tem mais...
- Você tem certeza?
- Escreva o que estou te falando!

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Manhã de inverno  © Emilio Campi

Manhã de inverno
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor