Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 01 de Julho de 2008 - Nº 1999 Edições Anteriores

Maré Legal Sítio Solaris Caragua.com.br

Região
Litoral Norte vive temporada de pinguins
Após ser reabilitado Albatroz é solto hoje
Projeto “Leitura e Escrita” discute relatos e práticas da produção de textos
UNITAU prorroga inscrições para mostra cinematográfica


Caraguatatuba
Alencar será vice de Aguilar em Caraguá
Caraguá teve blitz para identificar caminhões com cargas perigosas
EMEF do Indaiá faz festa julina neste sábado
Produtora presenteia casais com DVD do Casamento Comunitário
Tenistas de Caraguá conquistam título em Jacareí
Final da 4ª edição do Concurso Visual Class de Caraguá
Futsal de Caraguá é vice dos Joguinhos
“Meia Amazonia Não”
Festa Julina do SINDSERV

Ilhabela
Ilhabela comemora o sexto ano de existência do Hospital Municipal ‘Governador Mário Covas Junior’
Bonete em Obras
Eva Esperança e Garrafão sagram-se campeões do Futsal em Ilhabela
Recepção jogadores da Seleção da Ilha
Seleção de Ilhabela é vice campeã da Copa Zito 2008

São Sebastião
Após crise, PSDB lança nome em São Sebastião
4º Arraiá Caiçara terá vários eventos na Rua da Praia
Comissão do Código de Posturas se reúne com ambulantes de Juquehy
São Sebastião perde de Jundiaí, mas vence Campo Belo na Liga de Vôlei Master
Escola de Vela recebe curso de aprimoramento de “Gerentes de Regatas”
“Explosão Cultural” reúne mais de mil pessoas na Rua da Praia
Festival do Agasalho reúne mais de 350 pessoas no CAE do Jaraguá

Ubatuba
Charles Medeiros concede Moção à comunidade de Talagante
Câmara Municipal de Ubatuba aprova 48 Emendas na LDO de 2009.
Solenidade emocionante marca inauguração de Memorial em Ubatuba
Ubatuba participou de evento sobre combate às drogas
Final de semana terá várias festas julinas

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Litoral Norte vive temporada de pinguins
Em uma semana apareceram 25 pinguins; especialistas pedem que moradores evitem colocar animal no gelo

Litoral Norte - Em apenas uma semana, 25 pinguins foram resgatados em praias do Litoral Norte e da região sul do Rio de Janeiro. Especialistas alertam que os animais estão recebendo tratamento inadequado por desinformação.
O Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha alerta que o animal não deve ser colocado no gelo, um erro comum cometido pela maioria das pessoas que resgata o animal na praia.
Segundo a veterinária e presidente do Instituo Argonauta, Paula Baldassin, a forma de acondicionamento até a chegada do resgate é fundamental para a sobrevivência dos pinguins, que são encontrados nas praias com hipotermia (baixa temperatura), cansaço, magreza e anemia.
"Ao contrário do que a maioria acredita, esses animais estão com frio e precisam ser aquecidos. Jamais devem ser colocados no gelo e sim em caixas de papelão, protegidos em toalha ou jornal para esperar o resgate", disse.
Os pinguins, afirmou a veterinária, são aves marinhas com o corpo adapatado para viver na água. Não voam e têm suas asas modificadas para nadadeiras. São animais com aproximadamente 70 centímetros de altura. Apresentam uma plumagem preta no dorso e branca no ventre e pescoço, bem distintas após a primeira troca de penas --que ocorre quando eles completam um ano.
Segundo Paula, esta espécie de pinguim vive em uma zona de clima temperado, podendo sofrer variações na temperatura do ambiente de 7ºC a 35ªC. "Quando são resgatados, os pinguins já perderam a camada de gordura natural. Daí a necessidade de serem aquecidos", disse.
No Litoral Norte, afirmou a veterinária, as praias que registraram maior incidência de pinguins foram Enseada e Cambury, em Ubatuba.
Já em São Sebastião, quatro espécies foram resgatadas entre as praias de Paúba e Barequeçaba. Lá os animais foram resgatados pela Polícia Ambiental e encaminhados à Fundação Animália, que irá transferí-los ao Centro de Reabilitação do Instituto Argonauta.
TEMPORADA - Especialistas do Instituto Argonauta e do Aquário de Ubatuba, instituições licenciadas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para o resgate de aves e mamíferos marinhos na região, acreditam que será uma temporada de pinguins bastante intensa no litoral.
De acordo com o diretor do Aquário de Ubatuba, o oceanógrafo Hugo Gallo, que também é fundador do Instituto Argonauta, acredita-se que o aparecimento dos pinguins esteja ligado ao regime de correntes oceânicas na costa brasileira.
Os Pinguins de Magalhães (Spheniscus magellanicus), como são conhecidos, são encontrados na Patagônia Argentina e na Chilena, em grandes colônias chamadas de "pinguineiras". "Muitos desses animais migram em busca de alimentos e se perdem", afirmou a veterinária Paula.
AJUDA - O Creta (Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Aquáticos), inciativa do Instituto Argonauta com o apoio do Ibama e patrocínios do Aquário de Ubatuba e Petrobras, busca recursos para a estruturação do projeto (informações 12-3832-1382 ou www.institutoargonauta.org.br ). (Fonte: ValeParaibano)

Após ser reabilitado Albatroz é solto hoje

Litoral Norte - O Instituto Argonauta realiza hoje, às 8h, nas proximidades da Ilha Anchieta, em Ubatuba, a soltura de um Albatroz Negro (Phoebetria fusca), que aportou na Praia das Toninhas há cerca de 2 meses. Trata-se de uma espécie raramente observada no Brasil, segundo a veterinária do Instituto, Paula Baldassin, que cuidou da reabilitação do animal. O Albatroz Negro, segundo ela, se reproduz em ilhas do Atlântico Sul e do Índico. O Instituto Argonauta e o Projeto Albatroz estão iniciando uma parceria com o objetivo de desenvolver a reabilitação, pesquisa e educação ambiental voltada para a conservação de aves marinhas. (Fonte: ValeParaibano)

Projeto “Leitura e Escrita” discute relatos e práticas da produção de textos

Litoral Norte - Cerca de 160 professores do grupo escola das redes municipais de São Sebastião, Caraguatatuba e Peruíbe participaram nesta segunda-feira (30/6) de mais uma edição do curso “Leitura e Escrita – Desafio de Todos”. Os educadores discutiram temas relacionados ao currículo, espaços de aprendizagem, além de relatos e práticas na produção de textos.
A partir desses relatos, os participantes vão elaborar uma publicação que será apresentada no último encontro e seminário final do Projeto, agendado para o dia 15 de setembro (segunda-feira). O evento vai reunir as escolas participantes, pais e alunos.
O Projeto Leitura e Escrita é desenvolvido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em parceria com a Fundação Volkswagen. Outras informações pelo telefone (12) 3892-4717. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

UNITAU prorroga inscrições para mostra cinematográfica
A Universidade de Taubaté (UNITAU) prorrogou, até o dia 22 de julho, as inscrições para a 1ª Mostra de curta-metragem das regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.

Litoral Norte - O evento, promovido pela Universidade em parceria com o Centro Acadêmico do Departamento de Ciências Sociais e Letras, será realizado no dia 15 de agosto e tem por objetivos divulgar a arte cinematográfica, revelar possíveis talentos e aguçar o interesse da comunidade pelo cinema. “Decidimos prorrogar o prazo para inscrições devido ao pedido de muitas pessoas que queriam participar da Mostra, mas não conseguiriam finalizar os filmes até a primeira data que havíamos estipulado”, explica o aluno Cléber Bianchi, presidente do Centro Acadêmico e organizador da Mostra.
Poderão ser inscritos filmes de, no máximo, 15 minutos. O tema das obras é livre, mas apenas os filmes do gênero de ficção poderão concorrer ao prêmio. Os interessados em participar da Mostra devem submeter uma obra e pagar uma taxa de R$ 10.
Haverá premiações nas categorias de melhor filme, melhor ator, melhor atriz, melhor ator coadjuvante e melhor atriz coadjuvante. Os três primeiros colocados da Mostra receberão troféus e prêmios de acordo com sua classificação. Os classificados do quarto ao décimo colocado em cada categoria receberão medalhas de participação.
A comissão julgadora do concurso será composta por dois jornalistas profissionais, um ator teatral, um professor de Literatura, um professor universitário de comunicação e um convidado especial. A divulgação dos 10 primeiros lugares de cada categoria será no dia 16 de agosto, sábado, mas a ordem de classificação só será anunciada no dia 13 de setembro, durante a semana pedagógica do Departamento.
A ficha de inscrição e o regulamento da Mostra estão disponíveis no site www.unitau.br . Os interessados podem efetuar a inscrição no Diretório Central dos Estudantes (DCE), localizado na rua Quatro de Março, 497, ou no Museu da Imagem e do Som de Taubaté (Mistau), que fica na rua Tomé Portes Del Rey, 761, no bairro Jardim Ana Emília. Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails: cleberbianchi@hotmail.com  e ca.xx.set.2008@hotmail.com  (Fonte: UNITAU)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Alencar será vice de Aguilar em Caraguá

Caraguatatuba - O advogado Álvaro Alencar Trindade (PMDB) será o candidato a vice na chapa do prefeito José Pereira Aguilar (DEM), que disputará a reeleição em Caraguatatuba. O nome do peemedebista foi referendado ontem à noite. O deputado estadual Antônio Carlos da Silva (PSDB), que governou a cidade entre 97 e 2004, lançou sua candidatura e terá seu filho, Antônio Carlos Júnior, como vice. O PSOL também deverá lançar candidato, mas o valeparaibano não localizou até as 23h representantes da legenda na cidade. VALE

Caraguá teve blitz para identificar caminhões com cargas perigosas
A operação contou com diversos órgãos municipais e estaduais, visando a segurança e a saúde dos motoristas que circulam pelas estradas do Litoral Norte

Caraguatatuba - A Polícia Rodoviária, em parceria com a GT-EAR (Grupo de Trabalho em Emergências Ambientais Rodoviários) e outros órgãos, promoveu na última sexta-feira, na Base Operacional da Polícia Rodoviária, na Rodovia dos Tamoios, Caraguatatuba, uma operação para verificar as condições dos caminhões e motoristas que circulam pelo Litoral Norte.
O trabalho, que já existe há um ano, contou também com a presença e participação da Defesa Civil, IBAMA, Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, PAC Florestal, Instituto Florestal de Ilhabela, DER, CETESB, Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião e Saúde do Estado de São Paulo.
A blitz foi considerada o ponto de partida para o grupo fazer mais operações durante o ano. Segundo o Sargento Abreu, da Polícia Rodoviária, o resultado foi satisfatório. Em aproximadamente seis horas de trabalho, 36 caminhões foram parados e 19 autuações feitas, sendo 13 por motivos de produtos perigosos.
Após pararem os veículos, os caminhoneiros e ajudantes eram convidados a fazer um breve check-up, junto a membros da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, que mediram a pressão arterial, auscuta cardíaca pulmonar, glicemia capilar e um breve exame físico.
A medida, de acordo com o Sargento Abreu, visa à segurança dos motoristas que circulam pelas estradas não só do Litoral Norte, mas de todo o país, já que muitos acidentes não são ocasionados apenas por problemas nos veículos, mas também pela falta de saúde dos condutores.
Além disso, o estresse, por estar muitas vezes carregando uma substância de risco, acaba prejudicando o bem estar do trabalhador. Segundo números da Vigilância Sanitária, o problema existe e preocupa. Em 31 atendimentos feitos, a maioria não pratica nenhum tipo de exercício e não faz exames periódicos.
Claudia Ruiz, presidente da Defesa Civil de Caraguatatuba, disse que a operação serviu não só para cuidar e prevenir acidentes, como também mapear quais produtos circulam pela cidade. A CETESB informou que aproximadamente 800 caminhões, em um período de oito horas, circulam pela Rodovia dos Tamoios e SP-55, estradas que cortam a cidade de Caraguá. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

EMEF do Indaiá faz festa julina neste sábado

Caraguatatuba - Com muitas barracas de comidas típicas, com doces, pastéis, pipoca e um delicioso churrasco, a EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues realiza sua festa julina dia 5 de julho, sábado, a partir das 18 horas.
Com um concorrido bingo e muitas apresentações de quadrilhas e danças, realizadas pelos alunos para animar o arraiá, a comunidade do Indaiá já tem um local para se divertir neste fim-de-semana.
A entrada é franca. A EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues está localizada na av. Pernambuco, 1.101, no bairro do Indaiá. Participe e leve toda a família. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Produtora presenteia casais com DVD do Casamento Comunitário

Caraguatatuba - A Litoral Virtual Produções Multimídia está entregando a cada um dos 27 casais, que participaram do casamento comunitário, realizado no dia 13 de junho, na Igreja Matriz de Santo Antonio, um DVD com o registro do evento.
A celebração realizada pelos padres Alessandro Henrique Coelho e Marcos Vinícius Rosa já se tornou uma tradição em Caraguatatuba, sendo Santo Antonio, o padroeiro da cidade.
Os DVD's começaram a ser entregues na última quinta-feira, dia 26, data em que foram finalizadas a edição e gravação das mídias. Os casais que ainda não retiraram o DVD devem entrar em contato pelo telefone 38839494.
"Esse é um presente que a Litoral Virtual Produções Multimídia está oferecendo aos casais, que se uniram neste último dia 13 de junho, como forma de eternizar esse momento tão importante em suas vidas" finaliza o empresário Emílio Campi. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Clique na seta abaixo e assista a cerimônia do Casamento Comunitário realizado em 13/06/2008


Tenistas de Caraguá conquistam título em Jacareí

Caraguatatuba - As finais do Aberto de Tênis de Jacareí foram realizadas no último sábado, na cidade do Vale do Paraíba. Em cinco decisões neste fim de semana, Caraguatatuba fez bonito e teve três campeões.
Na categoria 4ª Classe B, o tenista Dedê bateu Ildeberto por 2 sets a 1, em uma grande partida, decidida apenas no tie break. O caraguatatubense ganhou o primeiro por 6/4, perdeu o segundo, 4/6, e conquistou o título fazendo 9 a 7.
Pela 5ª Classe acima de 39 anos, Ratinho, também em um jogo muito disputado, derrotou Lizardo por 2 a 1, com parciais de 7/5, 6/7 e 9/7 no tie break, trazendo mais um título para Caraguá.
O tenista Kidinho, na categoria de 13 a 14 anos, foi uma das grandes revelações da cidade na competição, que reuniu vários atletas do Vale do Paraíba e Alto Tietê. Na final, o garoto bateu Rodrigo por 2 sets a 0.
Já na 4ª Classe A, Marquinhos, de Caraguatatuba, enfrentou Rafael e acabou derrotado por 2 a 1 ( 4/6, 6/3 e 9/7), ficando com o segundo lugar do Aberto de Tênis, mesma posição do caraguatatubense Claiton, que perdeu por 2 a 0 para Luis Fernando, na Classe C, com parciais de 6/0 e 6/4.
Além de Dedê, Kidinho e Ratinho, Caraguatatuba teve Euclides Neto campeão na categoria de 11 a 12 anos. O garoto também levou o título nas duplas principiante, jogando ao lado de Euclides Marcondes.
Nas semanas anteriores, Caraguá ficou com dois vices-campeonato. Na dupla 5ª Classe, Ratinho e Isaias perderam, assim como Dedê e Marquinhos nas duplas livre.
Os tenistas de Caraguá que participaram do campeonato em Jacareí, se preparam agora para o Aberto de Tênis do CTA, em São José dos Campos, no mês de agosto, que deverá reunir grandes forças da região. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Final da 4ª edição do Concurso Visual Class de Caraguá
Com muita tradição no Concurso Internacional Visual Class, Caraguá realiza hoje, 1º de julho, a etapa municipal classificatória para a fase internacional

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Educação realiza amanhã, terça-feira, 1º de julho, a final da 4º edição do Concurso de criação de aulas multimídia Visual Class "Caraguá Educação Digital: A evolução começa aqui".
O concurso estimula o interesse e a participação dos alunos com recursos tecnológicos, além de promover uma maior interação entre alunos, professores, monitores, e também, entre as escolas.
Durante o mês de junho, cada escola municipal escolheu um projeto representante, feito por alunos dos 4º e 5º anos com a ajuda de professores e monitores de informática.
O vencedor da etapa municipal vai participar do Concurso Internacional Visual Class, que será realizado na Feira do Saber, na cidade de São Paulo, no mês de setembro.
Caraguá tem tradição no Concurso Internacional, ficando com o título nos anos de 2005 e 2006 e com o 2º lugar em 2007.
Visual Class
O Visual Class é um software para criação de projetos com recursos multimídia. Com ele o usuário pode criar aulas, apresentações, cursos de ensino a distância, catálogos eletrônicos, CDs institucionais e sites na Internet.
O sistema abre telas em branco onde podem ser inseridos imagens, textos, vídeos, animações, sons e vários tipos de exercícios como testes de múltipla escolha, perguntas dissertativas, arrastar-soltar, seleção de figuras, quebra-cabeças, palavras-cruzadas.
Além do Brasil, este software é usado na Angola, Argentina, Estados Unidos, Japão e Peru. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Futsal de Caraguá é vice dos Joguinhos

Caraguatatuba - Os times feminino e masculino de Futsal sub-18 de Caraguatatuba foram derrotados por São José dos Campos, na última sexta-feira, no Ginásio Vila Maria, na final dos Jogos da Juventude do Estado 2008.
Após empate em 3 a 3 no primeiro duelo da decisão, em Caraguá, as caraguatatubenses precisavam de uma vitória simples para sair com o título, mas foram surpreendidas pela equipe adversária, que fez 3 a 0.
Entre os homens, Caraguatatuba, que já havia perdido o primeiro confronto para São José, em casa, tinha a tarefa mais difícil, e não conseguiu impor o seu jogo, sendo derrotado por 6 a 0.
Ambos os times já estão trabalhando forte para conseguir um bom resultado nos Jogos Regionais, que acontecerá no segundo semestre de julho, em Caraguatatuba. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

“MEIA AMAZONIA NÃO”
Exposição itinerante do Greenpeace mostrará no ECOADVENTUR LN/2008 em Caraguatatuba os impactos do desmatamento na Amazônia

Caraguatatuba - Durante o ECOADVENTUR LN/2008 que acontece de 10 a 13 de julho em Caraguatatuba, o Greenpeace estará presente com a exposição “Meia Amazônia Não” para mostrar a realidade dos impactos do desmatamento na Amazônia para o público presente.
O visitante poderá observar em painéis fotográficos e fotos a evolução do desmatamento no Brasil, desde 1986 até os dias de hoje, com projeção para o ano de 2050, caso nada seja feito para impedir a destruição da Amazônia.
O público também poderá preencher o abaixo-assinado em defesa da floresta e interagir em um espaço que conta com um baú repleto de objetos pela metade. A mensagem é que, assim como esses objetos pela metade perdem o seu valor, se a floresta amazônica perder 50% de sua cobertura, também não exercerá plenamente suas funções.
SERVIÇO:
5º ECOADVENTUR LITORAL NORTE-SP/2008
De 10 a 13 de julho de 2008
Praça de eventos - Av. Dr. Arthur Costa Filho (Avenida da Praia) - Caraguatatuba – SP
Entrada gratuita
http://www.ecoadventur.com.br

Festa Julina do SINDSERV

Caraguatatuba - No dia 03 de Julho de 2008 a partir das 18h00min, na sede do SINDSERV, situado na Rua União das Américas, 380, Jardim Aruã, Caraguatatuba/SP, acontecerá a "1ª Festa Julina" organizada pela Policia Militar do Litoral Norte.
O evento contará com várias diversões para crianças e adultos, barracas com comidas e bebidas típicas e um bingo que terá prendas como: Videoke, bicicleta, dentre outros.
A entrada será um kilo de alimento não perecível por família, que será doado para entidades de Assistência Social dos municípios do Litoral Norte. Venha participar! (Fonte: 20BPM)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Ilhabela comemora o sexto ano de existência do Hospital Municipal ‘Governador Mário Covas Junior’

Ilhabela - Neste 1º de julho, o Hospital Municipal de Ilhabela “Gov. Mário Covas Jr.” completa seis anos de funcionamento. Em comemoração ao aniversário do hospital, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, programou para esta quarta-feira, 02, a realização de uma Missa em Ação de Graças, às 17h30, no estacionamento do local.
O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira comemora a data e esclarece que o Hospital Municipal conta com uma equipe de profissionais de primeira linha e uma estrutura física excelente para seu funcionamento, no atendimento à população. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Bonete em Obras

Ilhabela - Na última segunda-feira, 30, a Prefeitura de Ilhabela enviou para o Bonete, uma embarcação carregada com materiais de construção que serão usados para reformar duas pontes na Comunidade. O diretor municipal de Obras, Valter Duarte de Souza e o encarregado de pessoal, Nelson dos Santos foram acompanhar e vistoriar a realização das obras. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Eva Esperança e Garrafão sagram-se campeões do Futsal em Ilhabela

Ilhabela - A final do Campeonato Municipal de Futsal de Ilhabela, nas categorias Feminino e Veterano, agitou o ginásio municipal Gilson Gomes Pinna, na última sexta-feira, 27.
A equipe do Eva Esperança foi campeã pela categoria Feminino, vencendo o Ilhabela por 2 a 1. No veterano, Garrafão venceu a Prainha por 4 a 3, sagrando-se campeão.
No torneio foram destaques: o jogador Eduardinho, artilheiro na categoria veterano da equipe campeã Garrafão, com 29 gols; a jogadora Fabileide, da equipe Eva Esperança, foi a artilheira com 16 gols; o goleiro menos vazado foi Antoniel dos Santos, da Portuguesa e a goleira menos vazada foi a atleta Josefa, da equipe Eva Esperança.
Na ocasião foram entregues os troféus para os campeões e segundo lugar, com a presença do secretário municipal de Esportes, José Roberto de Jesus (Beto de Mazinho); do assessor de Coordenação Política, Norberto Batista e do vereador Jadiel Vieira (Keko).
O Campeonato Municipal de Futsal foi uma realização da Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Recepção jogadores da Seleção da Ilha

Ilhabela - No último domingo, 29, a equipe de futebol de Ilhabela, vice-campeã da Copa Zito foi recepcionada pelos vereadores Ricardo Fazzini e Jadiel Vieira (Keko) e pelo presidente da Câmara Joadir Capucho, quando chegavam na cidade. Na oportunidade foram parabenizados pelos vereadores pelo troféu conquistado. Na foto os vereadores, e os jogadores Juninho, Douglas, João Carlos, Ricardo e Eduardinho e o técnico Wilson. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Seleção de Ilhabela é vice campeã da Copa Zito 2008

Ilhabela - No domingo, 29, a Seleção de Ilhabela esteve na cidade de Roseira para competir a final da Copa Zito. Mesmo com a melhor campanha, Ilhabela ficou com o vice campeonato, perdendo a partida contra o Juventude por 2 a 0.
Cerca de cem pessoas de Ilhabela compareceram no Estádio Municipal de Roseira para incentivar e torcer pela equipe ilhabelense.
Na disputa do torneio, o time de Ilhabela chegou na final invicta, com cinco vitórias e dois empates, com um saldo de 15 gols. O atacante ilhabelense Tiago Sampaio foi o artilheiro da Copa, com 10 gols.
O evento é uma competição de Futebol de Campo Regional, que homenageia o ex-jogador de futebol de Roseira, José Ely de Miranda o Zito (Bi-Campeão Mundial)
A equipe de Ilhabela contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Após crise, PSDB lança nome em São Sebastião

São Sebastião - Após um racha interno que resultou em disputa judicial, o PSDB de São Sebastião indicou Roberto Magiolino, ex-presidente do diretório municipal, como candidato a prefeito, e a jornalista Carla Cecília Lourenço, a vice. A chapa dissidente promete recorrer da decisão. O empresário Ernani Primazzi (PSC), que terá o vereador Wagner Teixeira (PV) como companheiro de chapa, e o atual prefeito Juan Pons Garcia (PPS), que escolheu sua mulher Rosa Motta como candidata a vice, também participarão da disputa eleitoral em 5 de outubro. (Fonte: ValeParaibano)

4º Arraiá Caiçara terá Concurso de Quadrilhas, Festival de Calouros Sertanejos e shows musicais na Rua da Praia
Banda Calypso, Renato Teixeira, Don & Juan e César Menotti & Fabiano são dos destaques dessa edição

São Sebastião - Bandeirinhas, pau de sebo, barraquinhas, comidas típicas, quadrilhas e shows musicais. Esta é a mistura cultural do 4º Arraia Caiçara que será realizado entre os dias 4 e 20 de julho na Praça de Eventos da Rua da Praia, na região central. A festa que une as tradições caipiras e caiçaras promete reunir um grande público para aquecer o inverno em São Sebastião.
Serão 50 barracas de entidades de São Sebastião como escolas, creches, agremiações de samba, projetos sociais, entre outros, que vão oferecer pastel, pizza, quentão, vinho quente, refrigerante, bolos e tortas para agradar os paladares mais exigentes. Além da venda de produtos, as barracas concorrem ao título de “Barraca melhor enfeitada”, que será dado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
Para o agito das noites do Arraiá Caiçara, a Prefeitura programou shows com grandes nomes da música brasileira como Banda Calypso (5/7), Renato Teixeira (12/7), Don & Juan (18/7) e César Menotti & Fabiano (19/7). Nos outros dias do evento, artistas locais se revezam na mesma estrutura para as apresentações dos grupos de renome nacional.
Os novos talentos da música também prometem soltar a voz e mostrar talento dentro do Festival da Calouros Sertanejos, que já é referência na região. A Prefeitura também programou dentro do evento o Concurso de Quadrilhas, que reúne crianças, jovens, adultos e também a “melhor idade”.
O 4º Arraia Caiçara é uma realização da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Sectur e Secretaria das Subprefeituras (Sesub). Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Comissão do Código de Posturas se reúne com ambulantes de Juquehy

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Comissão do Código de Posturas, da Secretaria da Fazenda (Sefaz), se reuniu nesta segunda-feira (30/6) com os ambulantes cadastrados para atuar na praia de Juquehy, na Costa Sul do município. O encontro contou com a participação de aproximadamente 20 profissionais da área e foi realizado na Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga.
“O intuito da reunião é ouvir a comunidade sebastianense com relação à legislação”, disse a presidente da Comissão, Márcia Lucia Avramidis. De acordo com ela, outras categorias como taxistas e feirantes também serão ouvidos. Na ocasião, os ambulantes receberam formulários para a categoria dar a sua opinião. A Prefeitura também irá distribuir modelos aos proprietários de estabelecimentos comerciais para obter opiniões sobre o Código de Posturas.
“Achei a iniciativa surpreendente. Trabalho no ramo há oito anos e nunca fomos ouvidos sobre nossos problemas. De uns tempos para cá a situação deu uma melhorada. É muito bom poder contribuir com sugestões”, declarou o ambulante Raimundo Antônio Cavalcante, 49 anos. “A idéia da Prefeitura é boa porque poderemos opinar sobre a lei e assim expor os nossos pontos de vista, principalmente em relação ao que achamos que deve ser feito”, acrescentou Vivaldo Inocêncio dos Santos, 35 anos. “Sou nova na área, mas acho que dessa maneira vamos poder ajudar a melhorar a lei, que está certa em proibir a realização de fritura na praia”, completou Sônia Maria de Assunção, 51 anos.
Segundo o secretário da Fazenda, Amin Nossabein, a intenção da administração é melhorar as leis de regulamentação. “Existem leis muito antigas que não acompanham o crescimento da cidade. Por isso, o objetivo é elaborar um Código de Posturas que em uma lei só tenha todas as atividades incluídas”, explica.
Os ambulantes de Juquehy têm até o dia 1º de setembro de 2008 para enviar sugestões relacionadas à legislação. Nesta data, às 14 horas, será realizada, também na Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, a segunda reunião com a categoria, que poderá explanar sobre suas idéias referentes ao tema.
Segundo Márcia, em algumas praias os profissionais estão se reunindo entre eles para debater o assunto e assim propor idéias para auxiliar a Prefeitura. A praia de Juquehy, de acordo com a Comissão, tem 40 ambulantes cadastrados. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião perde de Jundiaí, mas vence Campo Belo na Liga de Vôlei Master

São Sebastião - A equipe de vôlei feminino entrou em quadra no último fim de semana dentro das disputas pela Liga Máster da modalidade. No Ginásio José de Souza Gringo, o “Gringão”, as atletas perderam de Jundiaí por três sets a zero no último sábado (28/6), mas venceram Campo Belo, em São Paulo, por três sets a um no domingo (29/6).
Em casa, o time perdeu de Jundiaí, em uma partida equilibrada, com parciais 25/18, 26/24 e 25/23. Já na capital, as sebastianenses obtiveram uma boa vitória sobre a equipe do Campo Belo com parciais 20/25, 25/21, 25/21 e 25/20. Em razão dos Jogos Regionais, a equipe sebastianense volta a enfrentar os adversários do grupo C no dia 3 de agosto, em São Paulo, contra a equipe de Salete, e no dia 9 contra Jundiaí novamente.
O grupo é formado pelas jogadoras Margareth, Ana Flávia, Claudia Siri, Claudia Madeira, Hanna, Boto, Luciana, Shirley, Lourdes, Ana Lucia, Cristina, Sandra e Xanda. "A nossa meta é vencer os próximos jogos. Faltam sete jogos para o término da primeira fase, ou seja, estamos na metade do campeonato e queremos melhorar nosso desempenho", comenta a batedora de ponta Margareth.
O time de São Sebastião conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Escola de Vela recebe curso de aprimoramento de “Gerentes de Regatas”

São Sebastião - A Escola de Vela de São Sebastião que abriga o Projeto “Ventos e Velas” recebeu no último fim de semana o curso de “Gerentes de Regatas”, ministrado pelo juiz internacional Cláudio Ermel Ferraz, com material didático fornecido pela ISAF (International Sailing Association) e patrocinado pela CBVM (Confederação brasileira de Vela e Motor).
Foram selecionados 12 alunos que já atuam como auxiliares de arbitragem, com o objetivo de tornar a cidade independente e de não estar sujeita a convocação de juízes de outras cidades.
O chefe de Divisão de Esportes Náuticos, Rafael Mendes, fez uma avaliação do curso. “Foi muito importante a iniciativa da Confederação Brasileira de Vela e Motor, pois são cursos importantíssimos para as cidades que investem no desenvolvimento de grandes eventos, e a confederação reconheceu o empenho da nosso município. Nunca se investiu tanto em eventos de Vela e com certeza é uma visão futurista e de planejamento no sentido de colher os frutos daqui em diante”, destacou.
O Projeto “Ventos e Velas” é desenvolvido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp) com o patrocínio do Unibanco. Outras informações pelo telefone (12) 3892-2106. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

“Explosão Cultural” reúne mais de mil pessoas na Rua da Praia

São Sebastião - A Rua da Praia se transformou no palco de grandes talentos no último final de semana (27 e 28/6), com a realização da segunda edição do “Explosão Cultural”, que reuniu mais de mil pessoas na Rua da Praia, para prestigiar as mais de 200 atrações culturais do Litoral Norte realizadas ao mesmo tempo e no mesmo espaço. O evento foi promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).
A abertura do Explosão Cultural aconteceu na sexta-feira, na Praça de Eventos com a agitação do “Universo Hip Hop”, exibindo muito break e grafitagem, manifestações afros (capoeira, jongo e puxada de rede) e um espaço reservado para as artes plásticas. Além disso, houve apresentações de balé clássico, sapateado e jazz das oficinas culturais e academias da região. Ainda na sexta-feira uma Roda de Capoeira com alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), abrilhantou o evento.
Outra atração do “Explosão Cultural” foi o laboratório de música em frente a sede da Sectur, além de exposições e informações importantes sobre a vida cultural de São Sebastião e uma oficina para confecção de panelas de barros com a Cooperativa de Artesanato de São Sebastião (Cooperartess).
No sábado ainda aconteceu a apresentação de grandes grupos como a Banda Marcial Municipal de São Sebastião (Bammuss), Banda Jovem Sectur, além de teatro balé, street dance e contemporâneo das Oficinas Culturais. A aluna de teatro das oficinas culturais, Fernanda Antunes, destaca a importância do evento. “É muito gratificante participar de uma produção como esta. É uma forma bem bacana dos alunos mostrarem na prática o que aprenderam ao longo das aulas”.
"A Sectur nos possibilita cada vez mais espaço para nos apresentarmos e neste evento mostramos toda a nossa arte", disse o professor de teatro das oficinas culturais, Nil Moraes.
De acordo com o diretor de Cultura, Gleivison Gaspar, o evento que reuniu ousadia e inovação no município, contou com trabalhos desenvolvidos por monitores das oficinas culturais além da participação de vários talentos da região. “A explosão Cultural nada mais é que a celebração de todo um trabalho que é desenvolvido no dia-a-dia no município”.
Ainda segundo Gaspar a estrutura da Secretaria está cada vez melhor, o que possibilitou em dois dias mostrar de forma abrangente tudo o que está sendo realizado na área cultural. “Espero que o “Explosão Cultural” volte em uma terceira edição e quem sabe entre para o calendário cultural do município”.
O encerramento do evento contou com a participação das bandas vencedoras do Festival Estudantil da Canção (FEC) e a Banda Marcial Municipal de São Sebastião (Bammuss). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Festival do Agasalho reúne mais de 350 pessoas no CAE do Jaraguá

São Sebastião - O CAE (Centro de Apoio Educacional) do Jaraguá, na Costa Norte de São Sebastião, foi palco de muito esporte, cidadania e solidariedade no último fim de semana (28 e 29/6), por conta do Festival do Agasalho, evento que marcou o fim de arrecadações da segunda campanha promovida pelo projeto Aprenda Brincando. Durante dois dias, cerca de 350 pessoas praticaram esportes, seja no futebol, vôlei ou até mesmo na roda de capoeira regional, e exerceram solidariedade e cidadania, doando agasalhos. A estimativa da organização é de que este ano, o projeto arrecade mais de mil peças, superando a marca da campanha passada.
No futebol, 18 equipes em categorias Masculino, Feminino e Sub 12 concorreram a troféus, com destaque para o Sub 12 do Aprendo Brincando, que fez a “prova de honra” da tarde de sábado contra o Massaguassú (Caraguatatuba) e venceu a partida por 1 a 0. Muitos pais compareceram ao CAE para conferir a “performance” dos pequenos talentos.
O voleibol também reuniu muitos adeptos, mas o diferencial da tarde ficou por conta da apresentação da roda de capoeira regional do grupo “União Caiçara”, liderado pelo mestre Maurício, que também ministra aulas da modalidade no Centro Comunitário do Jaraguá. A roda foi composta por mestres e contra-mestres da cidade de Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São José dos Campos.
Além da bela exibição, os capoeiristas apresentaram sua cultura, ressaltando a filosofia de vida que os une. Nas palavras emocionadas do mestre Maurício, uma lição de cidadania: “Muitos me perguntam por que eu ainda pratico a capoeira, mesmo com problemas nos joelhos e na coluna: Para não deixar meus alunos desamparados, aqueles que acreditam em mim, no meu trabalho e naquilo em que eu acredito”.
Já no domingo, clássicos do futebol sebastianense encerraram o Festival. Destaque para o confronto entre Estrela do Mar (São Sebastião) e Fortaleza, (Caraguatatuba) e para a “prova de honra” entre a seleção Sub 17 da Escolinha da Prefeitura da Costa Norte e o Guarani, da Enseada.
Para o professor Ricardo Santos, organizador do Festival, a missão foi cumprida. “Conseguimos unir esporte e cidadania. As pessoas doaram agasalhos e dessa forma vamos ajudar aqueles que precisam. Não posso deixar de agradecer a todos que contribuíram durante esse mês inteiro em que buscamos as arrecadações”, declarou.
De acordo com ele, além das doações durante o Festival, o projeto Aprenda Brincando contou com a colaboração de moradores da Costa Norte, Morro do Abrigo e das cidades de Caraguatatuba e Ilhabela. Após a contagem de todas as peças arrecadadas, os agasalhos serão destinados à famílias da Enseada, Jaraguá e Canto do Mar e ao Fundo Social de Solidariedade.
O Festival do Agasalho contou com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Charles Medeiros concede Moção à comunidade de Talagante

Ubatuba - Na noite da última terça-feira, 24, o vereador Charles Medeiros entregou uma Moção de Congratulação à comunidade de Talagante, cidade da região metropolitana de Santiago, Chile, pela recente visita a Ubatuba. A comissão chilena teve a presença de o vereador Rafael Calderon, o vice-prefeito Domingos José Mardones; o secretário de Assuntos Internacionais de Milipilla e consultor internacional de Talagante, Wanderley Dias de Souza e a secretária de finanças de Talagante, Edith Namur.
Durante a entrega da Moção, o ver. Charles Medeiros destacou a presença e a importância de a delegação chilena nesta Casa de Leis. Medeiros disse ainda que é um povo cujo seu Governo valoriza o ser humano, haja vista, os dizeres no ônibus, que os transportava:
"Aqui vá o que há de mais importante em Talagante, a sua gente". "Isso demonstra o quanto àquele governo de Talagante representa o povo de sua cidade".
O vice-prefeito de Talagante Domingos José Mardones no uso da palavra cumprimentou a todos e gostaria de apresentar a delegação de Talagante, Chile, que estão realmente muitos surpreendidos e agradados com o calor humano de o povo deste lindo lugar. Mardones saudou o povo de Ubatuba em nome de a prefeita regular Rosa Éster Costa Reyes.
Talagante
A cidade de Talagante foi fundada oficialmente por Decreto Supremo nº 423 de dezembro de 1837 e encontra-se situada num Vale Central a 38 km, ao sudeste de Santiago sobre antigo caminho a San Antonio. Pesquisas arqueológicas realizadas em Talagante dão conta da presença de antigas civilizações Incas. Neste território encontram-se diferentes culturas cuja data remonta a 2000 anos, como as tradições, Bato e o Complejo cultural Llolleo. CM

Câmara Municipal de Ubatuba aprova 48 Emendas na LDO de 2009

Ubatuba - Na ultima Sessão de Câmara antes do Recesso Parlamentar, o Vereador Charles Medeiros PSDB, com o apoio de ampla maioria dos companheiros da Casa, conseguiu aprovar suas 48 Emendas á Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2009.
As Emendas á Lei de Diretrizes foram Sancionadas pelo Executivo, Lei 3097/08 e discorrem sobre diversos temas importantes á comunidade local. Diversos segmentos foram atendidos, saúde, segurança, esporte, turismo, meio ambiente, cultura, infra-estrutura, lazer entre outros.
Segue abaixo a relação das Emendas do vereador Charles Medeiros a LDO.
*Cria Política de Proteção as Mulheres, *Programa de Proteção as Comunidades Tradicionais, *Semana da Solidariedade e Semana das Artes, *Melhorias de Infra-estrutura para Atendimento as Comunidades na Regional Norte e Sul, *Pró-labore á Policia Militar, *Monitoramento com Câmeras nas Praças, Avenidas e Portais de acesso ao Município, *Implantação de Distrito Policial na Região Sul, *Medicina Preventiva nas Escolas, *Programas Educação para Vida, Prevenção da Gravidez na Adolescência, Educação Financeira e Semana da Leitura, *Educação ambiental, *Sistema de Monitoramento com Câmeras nas Escolas Municipais, *Valorização da Semana Hans Staden e Gastão Madeira, *Programas de Incentivo ao Turismo Rural, Incentivo a Produção de Biomassa de Banana Verde e Fortalecimento do Uso dos Produtos Rurais e Pesqueiros na Alimentação Escolar, *Programa Social de Capacitação e Geração de Renda, de Volta para Minha Terra e Casa de Passagem, *Eco Vilas e Sinalização de Parques, *Passe Atleta e Veículo Apropriado para Transporte às Competições, *Programa de Inventario Turístico Histórico e Cultural, *Programa de Despoluição dos Rios, Tavares, Grande, Acaraú e Maranduba.
Dentre os temas abordados nas Emendas, diversos são Leis de autoria do vereador Charles Medeiros, e acrescenta-las a LDO foi uma forma de garantir os benefícios das mesmas aos cidadãos de Ubatuba. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Solenidade emocionante marca inauguração de Memorial em Ubatuba
Tapete vermelho, carros antigos e a presença de vários ex-prefeitos de Ubatuba, acompanhados de seus familiares, deram um charme a mais à inauguração do Memorial Ciccillo Matarazzo

Ubatuba - Centenas de pessoas se emocionaram na noite da última sexta-feira, 27, durante a inauguração do Memorial Ciccilo Matarazzo, em Ubatuba. Idealizado pelo prefeito Eduardo Cesar e construído numa parceria entre a Fundart e a Emdurb, o novo espaço de Ubatuba foi aberto com pompa e circunstância. Além da presença de vários dos 11 ex-prefeitos eleitos de 1948 até os dias de hoje, que compõem a galeria do memorial, o evento foi prestigiado por seus familiares e autoridades do município. A Banda Lira Padre Anchieta ficou responsável pela trilha sonora do evento, que também foi enriquecido com a presença de carros antigos do colecionador Eugênio Camargo e de um tapete vermelho para recepção dos convidados.
Em clima solene, os presentes puderam conhecer um pouco da história de Ciccillo Matarazzo, contada por pessoas que conviveram com ele, como o seu sobrinho Giannadrea Matarazzo. Depois dos discursos, a galeria foi aberta e os presentes puderam conferir também a nova Biblioteca Municipal, que foi totalmente reformulada, para atender às necessidades da população.
Homenagem merecida - Segundo o prefeito Eduardo Cesar, “a idéia do memorial é valorizar pessoas que deram o máximo de si para melhorar a condição de vida da população ubatubense. Criamos este espaço, propositalmente, dentro de um ambiente freqüentado por estudantes de todo o município, para que os jovens tenham contato com a história, mantendo-a viva. Ao mesmo tempo, enaltecemos a memória deste que foi um ícone na política do nosso município”.
Giannadrea Matarazzo agradeceu, em nome da família, a construção do memorial: “ficamos felizes por esta magnífica homenagem que honra a memória eterna do prefeito Francisco Matarazzo Sobrinho. Ele foi um cidadão digno, patriota exemplar e mecenas das artes no Brasil, conhecido e louvado em todo o mundo. A Prefeitura de Ubatuba faz bem em preservar a sua ação e sua história, neste notável memorial idealizado pelo jovem e dinâmico prefeito Eduardo Cesar, em parceria com a Fundart”.
O presidente da Fundart e ex-prefeito, Pedro Paulo Teixeira Pinto, afirmou que a homenagem é merecida, uma vez que Ciccillo Matarazzo foi uma figura importante, não só para o desenvolvimento do município, mas também do Brasil. “Sinto-me profundamente honrado por estar representado nesta galeria, junto ao ilustre Ciccillo Matarazzo e todos os outros ex-prefeitos que marcaram a nossa história. Quando Ciccillo governava em Ubatuba, Eduardo Cesar nascia. Agora, temos este prefeito, que valoriza o nosso patrimônio histórico e cultural.”
Biblioteca Atheneu Ubatubense - Juntamente com o Memorial, também foi entregue a revitalização da Biblioteca Municipal Atheneu Ubatubense. O prédio foi totalmente reformado. Toda a estrutura do telhado foi trocada, os banheiros, masculino e feminino, foram adaptados para portadores de necessidades especiais, o saguão de entrada ganhou uma iluminação diferenciada e o piso original, de taco de peroba, foi revitalizado.
Além do acervo da Biblioteca Municipal o local contará também com sala de leitura e o Tele Centro, que, a partir de agosto, oferecerá acesso gratuito á internet, através de 10 computadores. O prédio foi construído em 1967 pelo renomado arquiteto Oswaldo Arthur Bratke para ser a sede da Prefeitura de Ubatuba, durante a gestão do prefeito Ciccillo Matarazzo (1964 a 1969).
O Memorial Ciccillo Matarazzo - O memorial é composto por uma galeria de 11 ex-prefeitos eleitos de Ubatuba, a partir de 1948. Num terminal digital o visitante pode consultar mais detalhes da biografia e das ações de cada prefeito. Na galeria estão retratos desses ex-prefeitos que foram produzidos pelo pintor Rogério Contrera Ramos, vencedor do 5ª Salão Nacional de Belas Artes de Ubatuba. Fotos inéditas de Ciccillo Matarazzo foram cedidas pelo Arquivo Histórico Wanda Svevo, da Fundação Bienal de São Paulo. Há também uma exposição com dezenas de medalhas e condecorações recebidas por Ciccillo pela sua importante contribuição à arte brasileira.
A sala que Ciccillo ocupou enquanto prefeito foi reproduzida, com mesas de gabinete e de reuniões. Documentos da época como decreto, leis, jornais e outros também podem ser vistos no memorial. Além da vida e trajetória de Ciccillo, o memorial também conta fatos da história política de Ubatuba. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba participou de evento sobre combate às drogas
Evento aconteceu em Barueri no Dia Mundial de Combate às Drogas e reuniu comunidades terapêuticas, ex-dependentes, profissionais da área e prefeituras

Ubatuba - Uma delegação com cerca de 15 pessoas representou Ubatuba nas atividades do Dia Mundial de Combate às Drogas, promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em parceria com a COMTER (Comunidades Terapêuticas em Rede), no ultimo dia 26, em Barueri.
Cerca de 300 pessoas, entre membros de comunidades terapêuticas, profissionais da área, ex-dependentes e seus familiares, ouviram atentamente as palestras dos especialistas convidados, entre eles a psicóloga Eleni Rodrigues Mendes Rangel, que abordou a questão do tratamento ao co-dependente. “Muitas pessoas se preocupam com o dependente químico, mas a eficácia do tratamento dele está ligada à participação da família no tratamento, e isso exige também a mudança no comportamento de todos os familiares”, disse a psicóloga.
O professor de Medicina Legal, João Nazareno Pedroso de Oliveira, que atua junto ao DIPE / DENARC (Divisão de Prevenção e Educação / Departamento de Investigações sobre Narcóticos), falou sobre as principais drogas da atualidade: as drogas sintéticas.
Além de falar sobre o ecstasy e o crack, ele alertou sobre uma nova droga que está chegando ao mercado, o GHB.
“O GHB é um líquido, incolor e inodoro que, misturado a bebidas, até mesmo refrigerantes, causa um efeito anestésico prolongado, que dura de sete a oito horas. A vítima fica paralisada física e mentalmente durante o efeito da droga e depois não se lembra de nada do que aconteceu. Com isso pode ficar à mercê de violências sexuais, roubo e até acidentes graves. Cuidado com o que lhes dão para beber em bares e festas”, alertou o professor.
O presidente do COMAD de Barueri, Dídimo de Freitas, falou sobre a importância dos Conselhos no contexto municipal. Segundo ele, “ os Conselhos Municipais acabam criando redes para compartilhar os problemas e necessidades, unindo forças na prevenção ao uso indevido de drogas. É importante também que os conselhos estejam ligados à secretaria de saúde, pois o tratamento dos dependentes é uma questão de saúde pública, e não administrativa”, completou Dídimo.
Interesse do municipio na questão - A prefeitura de Ubatuba esteve presente ao evento com Fernando Hidalgo e Marli Serra Martinez, funcionários da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social; José Carlos da Silva, presidente da casa de recuperação Missão Jesus é Luz, internos da casa de recuperação, além de alguns acompanhantes.
Para Marli Martinez, é importante a participação dos municípios na questão do acompanhamento aos dependentes químicos. “Para Ubatuba foi muito bom participar de um evento como esse, que reuniu 50 comunidades terapêuticas, 15 igrejas e apenas duas prefeituras. Isso mostra o quanto estamos interessados na questão da recuperação do ser humano. Espero que no próximo ano mais prefeituras estejam conosco nesta luta”, disse Marli.
“Pudemos ver o trabalho desenvolvido em outras comunidades terapêuticas e compartilhar experiências sobre nosso trabalho, que tem atingido um grande êxito. Quero aproveitar e agradecer a prefeitura de Ubatuba que tem nos ajudado muito a obter ótimos resultados na recuperação de nossos internos, graças à parceria, que inclui entre outras coisas, os cursos de geração de renda”, disse José Carlos.
Os trabalhos desenvolvidos pela casa de recuperação Missão Jesus é Luz, foram apresentados em um stand no local e chamou a atenção dos participantes do encontro.
Ao final todos assistiram a encenação da peça “Acorda Pai”, de autoria e interpretada por agentes multiplicadores da DIPE - DENARC SP que fala da necessidade do diálogo, da amizade e de como não permitir que as drogas possam chegar aos lares. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Final de semana terá várias festas julinas
Várias escolas municipais deixaram para promover suas festas folclóricas nesse início de inverno

Ubatuba - Neste primeiro final de semana de julho, o que não vai faltar são opções de festas julinas para esquentar esse início de inverno. No dia 5 de julho, sábado, várias escolas municipais promoverão suas festas. Escolha a mais próxima da sua casa e aproveite esta última chance de se deliciar com as comidas, bebidas e brincadeiras típicas desta época do ano.

16 horas:
EM Judith Cabral dos Santos
Rua Benedito Henrique, s/n° - Pereque-Mirm

17 horas:
EMEI Idalina do Amaral Graça
Av. Rio Grande do Sul, 190 – Centro

18 horas:
EMEI Bessie Ferreira Osório de Oliveira
Rua Rodrigues de Abreu, 414 – Itaguá
EM Agostinho Alves da Silva
Rodovia SP 55, KM 72,5 – Lagoinha
EM Padre José de Anchieta
Rua Amazonas, 595 – Sumaré

19 horas:
EM João Alexandre
Estrada Municipal UBT – 253, 240 - Sesmaria (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cinema: SEMANA DE 27/06 a 03/07/2008
Cine Porto 3833 2066

"WALL - E"
Desenho !!!!! Dublado !!!!! - Produção Disney - Pixar
Lançamento Mundial - Ás 15:30 - 17:30 - l9:30 - 21:30hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

O menino malasartes

Um menino levado
acertou uma pedrada
na casa do marimbondo
no pé de jabuticaba
e o inseto furibundo
de raiva com o mundo
picou quem viu na frente -
coitadinho do narizinho
da menina Maristela,
era tão bonitinho
e ficou uma batata,
uma batata rosada
com um ferrão no meio
um ferrão de marimbondo
marimbondo aperta-goela
que morreu, acho que de susto,
com o berro da Maristela.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

"Litorânea inaugura nova linha de ônibus de Caraguá ao Aeroporto de Guarulhos"

Adorei esta noticia!
Agora meus eventuais hóspedes poderão chegar em Guarulhos e vir em confortavel onibus direto até Caraguá!!!
E eu em contato com o mundo!!!
Saibam todos esta novidade...
Abraços

Nilvia
Caraguatatuba, SP

Amordaçados

Registramos, em "AÇÕES AMALUCADAS", papelório desrespeitoso, ignorante e maluco encaminhado, à Câmara Municipal, para não responder aos questionamentos dos "Pedidos de Informação" e negar, dos representantes do povo, direito a informações que, por determinação constitucional, deveriam ser do conhecimento de todos os cidadãos, Nossos homens no poder não podem esquecer que, O POVO, é o verdadeiro dono dos recursos gastos em obras e serviços do município de Ubatuba e merece respeito e veracidade na publicidade e informações.
É lamentável constatar que o Artigo 37 da Constituição Federal é pisoteado e vilipendiado.Impressão dá não obrigarem, a nossos atuais governantes, as determinações nele constantes. Abaixo registramos algumas:
"A administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE E EFICIÊNCIA e...."(CF, Artigo 37-Grifo nosso).
"A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridade ou servidores públicos".(CF, Artigo 37 $ 1°)
Contrariando esses princípios fundamentais da democracia, os PODERES MUNICÍPAIS, comportam-se como se o povo não tivesse direito à informação verdadeira e isenta e, cinicamente, falando em transparência, publicam mentiras, informações truncadas e agridem a inteligência dos cidadãos com promessas e delírios que não realizaram, em quatro anos, e, das quais, não se conhece a necessidade e/ou a utilidade para o município.
Quando alguém os questiona, critica, levanta dúvidas, comprova ilegalidades, denúncia superfaturamentos,.... servem-se dos recursos públicos para pagar "laranjas" e meios de comunicação e insultar, caluniar, perseguir, ameaçar, processar e desmoralizar. Em síntese: "colocar mordaças para que ninguém abra a boca nem quando vai ao dentista".
A situação é vergonhosa, intolerável, de truculência, acintosa aos cidadãos, e indica desvios comportamentais que tornam os que a praticam indignos de representarem o povo.
É necessário não se deixar intimidar e responder, com dignidade, aos que querem usurpar nossos direitos e postergar o bem do município aos seus interesses. Assertiva popular é categórica: "Governante, que não respeita a Constituição que jurou cumprir, criará decadência, imoralidade, opressão e fraude na instituição que governa". Estaremos já nesse ambiente?.
VIVA UBATUBA!. Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba, SP

Eleições Sindicais

Para o próximo dia, 03-07-08, (Quinta feira) estão marcadas as eleições para nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Ubatuba. Concorrem duas chapas. A CHAPA 01, na qual participo como candidato à Vice-Presidência, pretende a renovação e dinamização das atividades sindicais, após ouvir os anseios dos filiados. Aproveitando as realizações existentes, em dezessete anos de existência do Sindicato, pretendemos avançar, criar novos rumos e progredir, sempre pensando nos FUNCIONÁRIOS. Aqueles que acompanharam nossas atividades sindicais, em tempos passados, sabem que não os decepcionaremos. O sindicato será independente e respeitoso, nas suas reivindicações, com os cidadãos que ocuparem o poder. Sindicato pelego, atenta contra os trabalhadores e perde o sentido de sua existência. Agora, com tempo disponível, será mais fácil fazer um trabalho construtivo, independente e livre de pressões, em pró dos filiados.
Colega filiado e eleitor, conto com seu voto. Vote CHAPA 01.
VIVA UBATUBA! Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Moitão de Escuna  © Luciano Cancelieri

Moitão de Escuna
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor