Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 03 de Julho de 2008 - Nº 2001 Edições Anteriores

Maré Legal Sítio Solaris

Região
Projeto Marinas certificará empresas do setor
Proerd completa 11 anos no Litoral Norte
Frente Parlamentar se reúne com Xico Graziano


Caraguatatuba
Grande festa julina neste sábado no Indaiá
Caraguá aumenta salário de médicos e contrata mais profissionais
Representante de Caraguá na etapa internacional do Visual Class será a EMEF Prof. Oswaldo Ferreira
Pescadores e comunidade fazem reivindicações em apresentação da Petrobras
PMDB decide apoiar Aguilar à reeleição
Prefeitura de Caraguá assina mais um convênio com o DADE
Equipe de Caraguá enfrentará Seleção Brasileira de Beach Soccer
Primeiras modalidades dos Jogos Regionais já estão definidas
7ª Etapa do Campeonato Paulista de Rally a Pé será realizada em Caraguatatuba durante o ECOADVENTUR LN/2008
Agenda Cultural de Caraguatatuba - Julho 2008

Ilhabela
Cachoeira do Gato ganha fiscalização

Equipe de atletismo ilhabelense disputa vaga para o Sul-Americano
Ilhabela espera 80 mil turistas neste mês com a Semana Internacional de Vela
Prefeitura em parceria com a Policia Ambiental realiza o Projeto Consciência Ambiental
Encerramento do Mês do Meio Ambiente 2008
Menino espera há duas semanas tratamento odontológica em UBS da região Sul

São Sebastião
São Sebastião obtém escritura para entreposto

“Bombeiro Sangue Bom” dá lição de cidadania em São Sebastião
Fundo Social recebe doação de agasalhos do projeto “Aprenda Brincando”
Educadores encerram curso de Progestão e avaliam avanço na Educação
Centro Integrado Profissionalizante de Boiçucanga realiza aula inaugural
Funcionários do Hospital, PS e PA participam do 6o Módulo do curso de "Gestão do Novo Líder"
Prolongamento da rede de esgoto será iniciado em duas ruas de Boiçucanga
Prefeitura e Estado entregam casas populares nesta sexta
Creche São Sebastião visita o Corpo de Bombeiros
Teatro diverte e leva culinária brasileira para alunos da creche São Sebastião
EMA Remake vai comemorar 10 anos de Corridas de Aventura passando por São Sebastião
Justiça concede direito de resposta ao presidente da Câmara de São Sebastião

Ubatuba
Frente parlamentar entrega reivindicações do Litoral Norte relativa às APAs
PM prende acusado de furto e estelionato

Clodovil lança assessora para vereadora, mas continua neutro na disputa pela Prefeitura
Prefeitura inaugura escola de surf junto aos remanescentes de quilombo na praia do Camburi
Prefeitura de Ubatuba inaugura Farmácia Popular nesta quinta
Capitão Deolindo realiza viagem a Paraty

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Projeto Marinas certificará empresas do setor

Litoral Norte - A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ligada à Secretaria do Meio Ambiente do governo de São Paulo, lançou um projeto de fiscalização e adequação ambiental, direcionado aos estabelecimentos que lavam ou consertam veículos auto-motores no Litoral Norte.
A iniciativa tem o objetivo de verificar como o óleo e outros resíduos poluentes, gerados pelos automóveis, são administrados nestes locais. A idéia da Cetesb é dar seqüência aos trabalhos realizados na área náutica, com o Projeto Marinas.
“Tivemos avanços importantes nesta semana por meio de reuniões com as prefeituras. Estamos emitindo as cartas de cadastramento das empresas, iates clubes, oficinas mecânicas, que terão 30 dias para fazer um auto-diagnóstico para que a Cetesb comece com as vistorias”, disse o gerente regional da Cetesb, João Carlos Milanelli.
Segundo ele, as vistorias serão iniciadas a curto prazo para orientar as empresas nas melhorias que elas terão de fazer de despoluição e de controle ambiental de suas atividades.
Por isso, será um trabalho planejado para a estratégia de certificação ambiental dessas empresas para se adequarem ambientalmente. De acordo com dados da Cetesb, o Litoral Norte possui, atualmente, entre 300 a 400 fontes fixas geradas por empresas desse setor.
“Então esse trabalho prevê vários projetos em paralelo: educação ambiental, a conscientização, a certificação ambiental , o subprojeto projeto do lixo do mar em que vamos trabalhar junto aos pescadores, que vão ajudar na remoção do lixo e buscamos auxílio dos pescadores numa parceria para reciclar esse lixo”, adianta Milanelli. Segundo ele, a retirada será com as redes de pesca e a proposta é dimensionar os barcos e implantar no convés gaiolas par a retirada do lixo. Em troca, os pescadores ganhariam um vale diesel - uma contribuição da iniciativa privada, que está sendo buscada pela Cetesb. Uma delas e a mais viável, segundo Milanelli, seria a Petrobras. “Além disso, após a remoção do lixo do mar, a cadeia produtiva continua por meio da família dos pescadores, que trabalhariam numa cooperativa de reciclagem”, complementa.
O projeto Marinas deve adequar as empresas do setor na poluição do ar, do solo e da água. Critérios para pavimento, de pátio de barcos, sistema de drenagem de água e lavagem da embarcação deverão ser implantados pelos prestadores de serviço náutico.
“É um trabalho de parceria, não é um trabalho imposto. O projeto é de parceria com as empresas. A que se adequar, será certificada e terá uma credencial ambiental do Estado através de um selo ambiental, que terá vários níveis. Esses vários patamares serão galgados pela empresa até chegar num padrão ambiental”, explica o gerente regional da Cetesb.
Segundo ele, as empresas estão recebendo muito bem a proposta e todas se mostraram disponíveis.
Histórico - O projeto Marinas começou em 2005, quando a Cetesb foi acionada pelo Ministério Público sobre a poluição causada pelos estabelecimentos de apoio náutico. A constatação foi a de que a contaminação do solo e de recursos hídricos por diversos tipos de poluentes, como óleo e tinta, são graves no Litoral Norte.
O Projeto Marinas teria sido viabilizado após uma operação em conjunto com as administrações locais. A Cetesb não tem um corpo humano suficiente para realizar o trabalho de fiscalização, por isso, a Companhia ofereceu uma capacitação aos fiscais das prefeituras e estes devem realizar o trabalho de visitação às empresas, com já explicou João Carlos Milanelli.
Tanto na área náutica como nos novos projetos, em relação aos lava-rápidos e mecânicas, a Cetesb pretende realizar as ações por etapas, começando com um processo informativo e de cadastramento e concluindo com uma certificação aos estabelecimentos que seguirem as exigências da Companhia. (Fonte: Imprensa Livre)

Proerd completa 11 anos no Litoral Norte

Litoral Norte - O Programa Educacional de Resistência às Drogas, conhecido popularmente como Proerd completa 15 anos no Estado de São Paulo e 11 anos atendendo as crianças e jovens das quatro cidades do Litoral Norte. No último dia 25, cerca de oito mil pessoas compareceram no Ginásio Ibirapuera em São Paulo para comemorar o aniversário do programa.
Uma caixinha de dúvidas nas mãos e muitos olhinhos ansiosos observando, esse foi o cenário que o soldado da Polícia Militar, Egberto dos Santos encontrou na manhã de ontem na 4ª série da E.M. Pref Leonardo Reale, em Ilhabela. Antes de começar mais uma lição da apostila do Proerd, o policial responde perguntas que retira de uma caixinha. As perguntas são elaboradas pelos próprios alunos que não precisam se identificar. Falar a ‘língua’ dos jovens é especialidade dos policiais militares que participam do Proerd. Esse é o caso de Egberto que ministra os cursos do programa em todas as escolas municipais de Ilhabela. Para Egberto o principal objetivo do Proerd é trabalhar com a prevenção das crianças que ainda não tiveram esse contato com a droga. “A maior parte de relatos de pessoas que são usuárias de drogas acontece muito cedo, até com crianças de 10 anos”, conta. O soldado que é amigo da criançada fala sobre a gratificação em trabalhar no programa. “O retorno a gente vê no carinho. O próprio amor que eles têm com a gente. Eu tenho 3 mil cartinhas na minha casa de crianças que fizeram esse curso”, diz.
O Proerd é um programa de caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar, junto aos alunos do 5º ano que estão na faixa etária de 9 a 12 anos de idade e dos adolescentes do 6º ano, de 12 a 14 anos. O programa é aplicado nas escolas da rede de ensino público e privado, com a parceria entre Polícia Militar, escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que oferecem para as crianças e jovens informações sobre o mal que a droga pode causar,e ajudando a preparar o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania.
Atualmente o programa conta com 2.048 policiais instrutores, atualizados pedagógica e tecnicamente, para aplicar o Proerd para alunos de 4ª e 6ª série. O curso é ministrado em dez semanas e aborda aspectos como reforço da auto-estima, a pressão de colegas, grupos violentos, resolução de conflitos sem recorrer à violência, entre outros.
No Litoral Norte existem seis policiais dedicados ao programa que trabalham nas escolas de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba. De acordo com o Coronel Pousa o resultado do Proerd nessas quatro cidades é positivo. “Nós temos notícias de que as crianças que fazem esse curso dificilmente entram no mundo das drogas”, diz. O coronel ainda fala da participação dos pais. “Os alunos cobram dos pais até o consumo de álcool e cigarro que são drogas lícitas e os pais estão sempre presentes nas formaturas”, conta. (Fonte: Imprensa Livre)

Frente Parlamentar se reúne com Xico Graziano
Da pauta, minuta de criação da “APA”

Litoral Norte - Os Deputados Mozart Russomanno, Carlinhos Almeida, Luiz Carlos Gondim e João Bosco, integrantes da Frente Parlamentar em defesa da pesca, estiveram reunidos na última terça-feira - 01, com o Secretário de Meio Ambiente Sr. Francisco Graziano, momento em que entregaram uma minuta com propostas de alteração do decreto que criará a “APA” Litoral Norte – (Área de Proteção Ambiental).
Os parlamentares foram acompanhados do Sr. Auracy Mansano Filho, Secretário de Meio Ambiente de Caraguatatuba, da Sra. Valeria Gelli, Secretária de Pesca de Ubatuba, do Sr. Joedis Teixeira Silva, presidente da Colônia Z10 - Ubatuba e do Sr. Maurici Romeu Silva, presidente da Associação de Pescadores de Ubatuba.
A minuta apresentada ao Secretário, foi fruto do trabalho realizado por uma equipe técnica formada por lideranças de pescadores e representantes das quatro prefeituras do Litoral Norte e objetiva atender as reivindicações da classe.
Após a forte polêmica estabelecida com a divulgação da criação da APA Litoral Norte, pescadores de toda a região se insurgiram contra a proposta a qual poderia prejudicar em muito, as comunidades tradicionais e os pescadores.
Reconhecendo erros por parte da Secretaria no processo de criação das ”APA´s”, o Secretário Xico Graziano se comprometeu a elaborar um novo decreto e apresentá-lo em quinze dias. Ainda segundo Graziano a maioria das reivindicações deverão ser atendidas.
Para o Secretário de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Auracy Mansano e a Secretária de Pesca de Ubatuba, a criação da Frente Parlamentar em defesa da pesca e a forte atuação dos Deputados nas negociações, permitiram que o processo acontecesse de forma democrática com a participação de todos os interessados.
Já os representantes dos pescadores de Ubatuba, Sr. Joedis e Sr. Maurici, que inicialmente se mantinham radicalmente contra a criação da APA e não participaram da câmara técnica, admitiram que é inevitável a sua criação e que o melhor caminho foi o da negociação. “Vamos acompanhar atentamente a nova proposta que será apresentada, mas temos certeza que nossas reivindicações serão atendidas”, disse Joedis.
Reconheceram ainda a importância da Frente Parlamentar no processo, bem como elogiaram as atuações das prefeituras através dos Secretários Auracy Mansano e Valéria Gelli.
Para o Deputado Mozart Russomanno, que coordenou os trabalhos da câmara técnica e disponibilizou sua equipe jurídica para a elaboração da minuta, o mais importante foi o exercício da democracia e o resultado final. “Claro que não conseguimos agradar a todos, mas foi graças a participação ativa dos Deputados, bem como das lideranças dos pescadores e técnicos das prefeituras, que pudemos elaborar este trabalho que acredito seja exemplo a ser seguido no futuro. A Frente Parlamentar veio para ajudar um segmento historicamente esquecido e tenho certeza que novas conquistas virão. Os pescadores podem contar conosco.”, concluiu o parlamentar. (Fonte: Assessoria Dep. Mozart Russomano)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Grande  festa julina neste sábado no Indaiá

Caraguatatuba - Com muitas barracas de comidas típicas, com doces, pastéis, pipoca e um delicioso churrasco, a EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues realiza sua festa julina dia 5 de julho, sábado, a partir das 18 horas.
Com um concorrido bingo e muitas apresentações de quadrilhas e danças, realizadas pelos alunos para animar o arraiá, a comunidade do Indaiá já tem um local para se divertir neste fim-de-semana.
A entrada é franca. A EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues está localizada na av. Pernambuco, 1.101, no bairro do Indaiá. Participe e leve toda a família. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá aumenta salário de médicos e contrata mais profissionais

Caraguatatuba - A prefeitura de Caraguá está contratando médicos para atuarem no PSF - Programa de Saúde da Família. Para atrair os profissionais para o município, a administração municipal aumentou o salário, que era de R$ 6.019 mil para R$ 6.700 mil mensais por uma carga horária de 40h semanais.
O município está com vagas para contratação de oito médicos para início imediato. O programa de Saúde da Família em Caraguá é coordenado pela SPDM-UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo e os profissionais interessados devem procurar a coordenação, que fica na sede da Secretaria de Saúde.
De acordo com a diretora de Assistência a Saúde, Heliene Maria de Lima Santos, as UBSs (Unidades de Saúde da Família) que estão com falta de médico são: Porto Novo e Tinga que faltam 3 médicos para cada unidade; Perequê-Mirim e Massaguaçu com falta de 1 médico para casa unidade. "Os novos salários começaram a vigorar a partir do dia 1º de julho e este é o maior do Litoral Norte", disse e acrescentou que, "os profissionais pediram demissão por motivos particulares. Temos no município 20 equipes, sendo que 8 estão incompletas", completou.
As equipes do PSF ficam três no Perequê-Mirim, sendo uma incompleta; quatro no Porto Novo, com três incompletas; duas completas no Jaraguazinho; quatro no Tinga com três incompletas; uma no Casa Branca, uma no Olaria e uma no Getuba todas completas, duas no Massaguaçu, sendo uma incompleta. O bairro Tabatinga é atendido por uma equipe do Massaguaçu em dois dias da semana. O Centro da cidade é atendido pelo PAC - Programa de Agente Comunitário que também está completo.
A prefeitura de Caraguá conta com 42 médicos especialistas e 12 médicos generalistas.
A Secretaria de Saúde fica na Avenida Rio Branco, 955, bairro Indaiá. Maiôs informações pelo telefone 3897-2120. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Representante de Caraguá na etapa internacional do Visual Class será a EMEF Prof. Oswaldo Ferreira
A etapa municipal contou com a participação de 13 escolas e 39 estudantes, todos presenteados com um MP4. A EMEF Prof. Oswaldo Ferreira foi a escolhida para representar o município na etapa internacional

Caraguatatuba - Caraguá já tem seu representante para o Concurso Internacional Visual Class. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Oswaldo Ferreira, do bairro Casa Branca, foi a escolhida para representar o município na etapa internacional, que será realizada no Congresso do Saber, em São Paulo.
A escolha aconteceu no dia 1º de julho, na final municipal do Concurso de criação de aulas multimídia Visual Class "Caraguá Educação Digital: A evolução começa aqui", com muito envolvimento e emoção no Teatro Mário Covas.
Foram 13 escolas participantes da final, que abordaram temas como a imigração japonesa, inclusão social, leitura e poesia, tecnologia, jogos olímpicos, entre outros. Ao todo, 39 crianças participaram de encenações e explicaram sobre o tema escolhido do projeto e sobre o software Visual Class.
A EMEF Prof. Oswaldo Ferreira abordou o tema "Violência X Um Mundo Melhor", visando identificar diferentes tipos de violência e valorizar ações positivas.
Sob a coordenação da professora Valéria Ferreira Macedo, o projeto procurou mostrar que ainda há esperança, que todos podem lutar por um mundo melhor. "A violência é muito comum hoje, só se fala sobre isso. Será que ainda temos esperanças? O que será do futuro?", comentou a professora.
O projeto teve a participação dos alunos Ezequiel Pires Santos, Geisiane da Silva Gomes e Jayne Coupertine da Nóbrega, e a colaboração da monitora de informática Andréia Vieira de Souza.
A professora Macedo disse também que foi uma grande surpresa para todos terem sido escolhidos. "Tivemos apenas uma semana para ensaio, mas são ótimos alunos que participaram ativamente na pesquisa, produção e criação das telas do projeto", informou.
Este ano, os 39 alunos participantes ganharam um MP4 e uma viagem no fim do ano. Os professores e monitores participantes também ganharão um MP4.
A etapa internacional acontece entre os dias 18 e 20 de setembro, como parte da programação do Congresso do Saber, no Espaço Imigrantes, em São Paulo. Caraguatatuba tem tradição no Concurso Multimídia Visual Class, ficando com o título nos anos de 2005 e 2006 e com o 2º lugar em 2007.
Visual Class - O Visual Class é um software para criação de projetos com recursos multimídia. Com ele o usuário pode criar aulas, apresentações, cursos de ensino a distância, catálogos eletrônicos, CDs institucionais e sites na Internet.
O sistema abre telas em branco onde podem ser inseridos imagens, textos, vídeos, animações, sons e vários tipos de exercícios como testes de múltipla escolha, perguntas dissertativas, arrastar-soltar, seleção de figuras, quebra-cabeças, palavras-cruzadas.
Além do Brasil, este software é usado na Angola, Argentina, Estados Unidos, Japão e Peru.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


Pescadores e comunidade fazem reivindicações em apresentação da Petrobras

Caraguatatuba - A reunião pública que aconteceu nesta segunda-feira, 30, no teatro municipal Mário Covas, em Caraguatatuba, proposta pela Petrobras, foi marcada por questionamentos e reivindicações de pescadores da região e da comunidade do município.
A apresentação foi voltada para explicações da instalação da estrutura do trecho marítimo do Projeto Mexilhão, nome dado ao projeto de instalação da UTGCA – Unidade de Tratamento de Gás. Cerca de 200 pessoas estavam presentes no teatro, entre lideranças da comunidade, autoridades e pescadores, que assistiam atentamente à apresentação.
O gerente de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) do ativo de produção Norte, Loir Fabian Lorusso, explanou todas as fases de instalação, desde a plataforma de Mexilhão, que está dimensionada para processar, previamente, até 15 milhões de metros cúbicos por dia de gás, até o escoamento da produção, que será na UTGCA, que ficará instalada dentro da fazenda Serra Mar, em Caraguatatuba. Este escoamento se dará através de um gasoduto com aproximadamente 145 quilômetros de extensão e 34 polegadas de diâmetro.
O canteiro de obras, da fase de instalação, está atrelado à licença de instalação para a profundidade acima de 50 metros. “A finalidade é facilitar o lançamento e enterramento do gasoduto na parte da praia e em águas rasas”, disse.
A duração de permanência das instalações do canteiro de obras, segundo a Petrobras, está prevista para 12 meses, até a execução dos testes que garantirão a integridade do duto.
Uma das questões levantadas por Loir Lorusso, é a preocupação com os pescadores, que serão diretamente afetados na fase de instalação dos dutos. “Voltado aos pescadores a Petrobras está implantando o PCAP – Plano de Compensação da Atividade Pesqueira, que é um projeto de cunho social, visando minimizar o impacto das interferências com as atividades pesqueiras”, explicou.
Além deste projeto, outros foram apresentados, inclusive na cidade de Caraguatatuba, local diretamente afetado com as obras; porém na cidade, voltado para a questão ambiental e para a comunidade, só existe um projeto na área do rio Juqueriquerê, que visa identificar e acompanhar as possíveis alterações no ambiente. Porém, ainda de acordo com Lorusso, outros projetos estão em andamento, mas é desenvolvido dentro das obras, com seus colaboradores, e são integrados com ações de prevenção e educação ambiental.
A moradora do bairro Jardim Britânia, em Caraguatatuba, Ana Cecília, questionou a Petrobras sobre a segurança na colocação dos dutos, no bairro, já que é um bairro residencial. Já o pescador, de São Sebastião, Guilmer Cássio, reivindicou que a Petrobras não dá a devida importância aos pescadores, afirmando que a obra vai impactar diretamente a pesca e que os dependem disso.
Lorusso respondeu que será feito um estudo de risco junto ao órgão ambiental, que será apresentado algumas soluções para minimizar o risco. “Hoje, com as novas tecnologias envolvidas e o tipo de duto, poso garantir que o risco é mínimo, administrável e controlável”. Ele complementa dizendo que o compromisso será firmado com os pescadores, pois já existem estudos e projetos voltados para este setor. “Existem comissões dentro da Petrobras, que estuda caso a caso e ressarci o dano, com certeza”.
Outro morador a reivindicar foi o Sr. Sidnei Lima, de Caraguatatuba, que alertou ao palestrante que a Petrobras deveria primeiro buscar saber onde estava chegando, pois colocaram na porta do teatro uma ambulância, para uma possível ocorrência, porém, a 300 metros está a santa casa, “com certeza, neste momento, algumas pessoas precisaram de ambulância e não tinha para locomovê-las; o que proponho é que a empresa perceba, de fato, a necessidade da comunidade onde ela está se instalando e repasse, pelo menos 1% do seu lucro, para esta população”.
O gerente de comunicação e segurança da informação da unidade de negócios da Bacia de Santos, Sérgio Pereira dos Santos, afirma que a Petrobras não é uma empresa que defende o assistencialismo, afirmando ainda que seus projetos estão muito claros e dentro das diretrizes da empresa e que ainda, a Petrobras não tem obrigação de fazer política pública, mas sim política de relacionamento institucional, buscando atender toda a comunidade. (Fonte: Imprensa Livre)

PMDB decide apoiar Aguilar à reeleição

Caraguatatuba - Na última segunda-feira, data final em que os partidos poderiam definir seus candidatos e coligações, o PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) realizou sua convenção e definiu o vice junto ao DEM (Democratas).
A convenção durou todo o dia, no Central Paria Shopping, segundo piso, onde circularam várias pessoas da comunidade, líderes e membros de partidos, todos em conversação, negociação e votação.
Ao final da convenção, por volta das 22h, já estava definido o candidato a vice-prefeito, juntamente com José Pereira de Aguilar (DEM), o advogado, Álvaro de Alencar (PMDB).
Álvaro de Alencar já foi candidato ao executivo, em outras eleições, e nesta resolveu unir forças com o atual prefeito e candidato a reeleição, Aguilar.
Ainda nesta convenção, foram feitas as coligações entre os partidos que ainda faltavam, e todos fizeram coligação com o DEM; são eles: PMDB, PHS (Partido Humanista da Solidariedade), PDT (Partido Democrático Trabalhista), PSDC (Partido Social Democrático Cristão), PRB (Partido Republicano Brasileiro), PT do B (Partido Trabalhista do Brasil) e PSC (Partido Socialista Brasileiro). (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura de Caraguá assina mais um convênio com o DADE

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba assinou na tarde desta quarta-feira, dia 2 de julho, um convênio com o DADE - Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, no valor de R$ 3 milhões para investimento no município.
A verba será destinada a obras de reurbanização da orla do bairro Tabatinga e iluminação do trecho da Rio/Santos que vai do bairro Getuba até o Capricórnio. Outro trecho que também será beneficiado é o que vai do CEMUG - Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves até a divisão com São Sebastião.
As obras devem ser iniciadas no segundo semestre e concluídas até o final do ano. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Equipe de Caraguá enfrentará Seleção Brasileira de Beach Soccer

Caraguatatuba - O time caraguatatubense terá um duro e ao mesmo tempo prazeroso jogo treino neste sábado (5 de julho), às 9h, em Copacabana, no Rio de Janeiro, contra os atuais bicampeões mundiais de Beach Soccer.
Marcado para acontecer no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira da modalidade, o amistoso servirá como preparação para a Seleção do Brasil, que visa a disputa da Copa do Mundo, na cidade de Marselha, na França, a partir do dia 17 deste mês.
A competição mundial será a despedida do atleta Junior Negão, que durante anos colecionou gols e títulos com a camisa verde e amarela.
Os caraguatatubenses, que contam com Vitor Gaúcho como treinador e que também é o auxiliar técnico da Seleção Brasileira e técnico da Seleção Paulista se preparam para a disputa do 52º Jogos Regionais, de 15 a 27 de julho, em Caraguá.
A equipe de Beach Soccer de Caraguatatuba conta com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação, da Federação Paulista e da Confederação Brasileira da modalidade. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Primeiras modalidades dos Jogos Regionais já estão definidas

Caraguatatuba - A 52º edição dos Jogos Regionais terá o pontapé inicial no dia 16 de julho (quarta-feira), às 8h, já com disputas de diversas modalidades, em seis locais diferentes, de norte a Sul de Caraguá, cidade sede do evento.
No início da competição, o CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves) será palco das partidas de Malha, Tênis de Mesa, Tênis e Futsal, que também acontecerá no Ginásio de Esportes Alcides Crepaldi, no Morro do Algodão, Ginásio Márcio Augusto Fleury de Azevedo (Massaguaçu) e no Ginásio José Francisco Prates, no Perequê-Mirim.
A quadra do CEMUG, assim como o Ginásio Luiz Cláudio Prado, no Tinga terão as partidas de Basquete. Todas as modalidades estão divididas em masculino e feminino, nas categorias, sub-21 e livre.
Os jogos de Vôlei de Praia também terão seu início no dia 16, no mesmo horário, em duas arenas montadas na Avenida Geraldo Nogueira da Silva, no Indaiá. Cruzeiro e Francisco Morato, pelo masculino e Jacareí e São Sebastião, no feminino, serão os dois primeiros duelos da modalidade nos Jogos Regionais de 2008.
Os campeões de Vôlei de Praia serão conhecidos já no dia 18 (sexta-feira), quando diversas modalidades estarão definindo os classificados para as próximas fases.
Neste ano, a organização dos Jogos promoverá um regulamento inédito, dividindo as cidades em duas divisões, baseada no ranking de 2007, onde a competição foi realizada em Ubatuba.
Caraguatatuba, que sediará pela terceira vez os Jogos Regionais, contará com 22 modalidades oficiais (Atletismo, Basquete, Biribol, Bocha, Capoeira, Ciclismo, Dama, Futebol, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Karatê, Malha, Tênis, Tênis de Mesa, Vôlei, Vôlei de Praia, Natação, Tae Kwon Do e Xadrez).
Além dessas, mais 14 extras estarão em disputa, mas sem contar pontos para a classificação geral, sendo: Beach Soccer, Futevôlei, Futebol de Mesa, Jiu Jitsu, Vôo Livre, Hap Ki Do, Trekking, Kung Fu, Surfe, Skate, Gateball, Bicicross, Canoagem e Supino. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

7ª Etapa do Campeonato Paulista de Rally a Pé será realizada em Caraguatatuba durante o ECOADVENTUR LN/2008
Visitantes do evento a partir de 10 anos poderão participar da competição

Caraguatatuba - Quem visitar o 5º ECOADVENTUR LN/2008 que acontece entre os dias 10 e 13 de julho em Caraguatatuba, também poderá participar da 7ª Etapa Paulista do Rally a Pé que será realizada no domingo, dia 13. Para participar não precisa ser atleta, basta ter condicionamento físico e disposição para agüentar uma caminhada um pouco mais puxada e ter mais de 10 anos de idade.
O percurso varia entre 6 a 8 km, com duração de 3 horas e meia. Cada equipe poderá ter de 3 a 6 pessoas, divididas em duas equipes: iniciantes e praticantes. O check-in começa às 8h30, logo em seguida, às 9hs a aula para os iniciantes e a largada às 10hs. Caso algum competidor não possua o material técnico para utilizar durante a prova, a organização emprestará. As três melhores equipes das categorias iniciantes e praticantes receberão troféu.
A inscrição custa R$ 15,00 reais por pessoa (até dia 08/07), R$ 25,00 reais até dia 11/07 e R$ 35,00 reais para quem se inscrever no dia da competição. Para mais informações sobre as inscrições é só acessar o site www.rallyape.com.br.
Para Beni Becker, organizador da competição e presidente da Confederação Brasileira de Rally a Pé a prova tem tudo a ver com o evento. “O Rally a Pé mostra dinamicamente tudo que é falado nas palestras, afinal reúne esporte, natureza e conscientização, pois durante o percurso os competidores também recolhem lixos encontrados na natureza”.
O Rally a Pé é considerado um esporte de caminhada ecológica e pedagógica, onde os participantes têm como objetivo manter-se na velocidade média estipulada em planilha, velocidade de caminhada, vencendo obstáculos naturais e técnicos, desde terrenos variados, água, mato até cálculos e bússola, um jogo de estratégia. http://www.ecoadventur.com.br

Agenda Cultural de Caraguatatuba - Julho 2008

Música no Coreto - Apresentação Musical na Praça do Coreto toda sexta-feira, às 20h30 com Nhô Vair e convidados - música raiz sertaneja.

Banda Municipal Carlos Gomes - Apresentação na Praça Dr. Cândido Motta aos sábados, às 20h30.

Videoteca Lúcio Braun: SESSÃO PIPOCA
Local: Praça do Caiçara, atrás do museu Horário: 15H00.
15/07- terça-feira - FILME (TÁ DANDO ONDA) - DUBLADO LIVRE
16/07- quarta-feira - FILME (FAMÍLIA DO FUTURO) - DUBLADO LIVRE
17/07- quinta-feira - FILME (SHREK 3) - DUBLADO LIVRE
18/07- sexta-feira - FILME (RATATOUILLE) - DUBLADO LIVRE
22/07- terça-feira - FILME (AS TARTARUGAS NINJAS) - DUBLADO LIVRE
23/07- quarta-feira - FILME (AS FÉRIASA DE MR. BEAN) - DUBLADO LIVRE.
24/07 - quinta-feira - FILME (BEE MOVIE) DUBLADO LIVRE
25/07- sexta-feira - FILME (DEU A LOUCA NA CINDERELLA) - DUBLADO LIVRE

Apresentações da Fundacc no Projeto Revelando São Paulo
Abertura dia 09 às 12h00 no Parque da Cidade em São José dos Campos.
Dia 10 às 19h00 apresentação Orquestra de Violeiros de Caraguá.
Dia 12 Apresentação da Folia de Reis e Bonecões.
Dia 13 Apresentação Moçambique. Inverno Quente - Praça Dr. Cândido Motta aos sábados e domingo às 20h30. Dia 12 - Baile no Coreto.
Dia 19 - Clube da Música.

Pólo Cultural: Exposição - "6ª Mostra de Arte Cerâmica de Caraguatatuba" - 05 de julho a 17 de agosto. Videoteca Lúcio Braun: filmes de 5ª a domingo as 20h00. Sessão Pipoca de 15 a 18 e de 22 a 25 às 15h00.
Projeto História Oral - Transcrição e edição em vídeo e DVD de depoimentos compondo o processo histórico-cultural do município de Caraguatatuba.


Teatro Mário Covas:
Dia 05 às 21h - Espetáculo Zona de Guerra.
Sinopse: Zona de Guerra conta a história de Smitty, um rapaz que se emprega em um cargueiro da marinha mercante que contrabandeia munição dos Estados Unidos para a Inglaterra em plena Primeira Guerra Mundial. Quando entram na Zona de Guerra, a tripulação suspeita que ele seja um espião a serviço dos alemães. A suposição é baseada numa misteriosa caixa preta em poder do rapaz.
Serviços:
ZONA DE GUERRA -Circuito Cultural Paulista
Local: Teatro Mário Covas
Endereço: Av. Goiás, 187 - Indaiá.
Cidade: Caraguatatuba/SP
Tel.: (12) 3881-2623 Horário: 21h Data: 05/07/08 Entrada: Franca
Dia 18 e 19 às 21h - Nerso da Capitinga
Dia 26 às 21h00 - Musical Elis por Elas
Dia 27 às 19h00 - O amor Venceu

Aproveite e acesse nossa site e saiba mais sobre a Fundacc pelo www.fundacc.com.br

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Cachoeira do Gato ganha fiscalização

Ilhabela - Projeto de Ecoturismo irá capacitar moradores para o serviço de monitoramento na trilha da Cachoeira do Gato, na praia de Castelhanos, em Ilhabela. O programa, que será iniciado em outubro próximo, irá beneficiar diretamente cerca de 100 pessoas da comunidade local.
O projeto, desenvolvido numa parceria entre a ONG (Organização Não Governamental) Instituto Ilhabela Sustentável, Prefeitura de Ilhabela e Secretaria Estadual de Meio Ambiente-por meio do Parque Estadual de Ilhabela--, visa melhorias na infra-estrutura da Cachoeira do Gato.
"O objetivo é garantir um turismo com segurança aos visitantes", afirmou o coordenador do setor de Ecoturismo da Secretaria de Turismo do município, Valdir de Arruda Barbosa Júnior.
A Cachoeira do Gato é a maior de Ilhabela, com cerca de 80 metros de altura. A água escorre de um paredão rochoso quase vertical, e numa segunda queda, de cerca de 15 metros, cai reta sobre um grande poço. Para chegar ao local, há uma trilha que sai da ponta esquerda da praia de Castelhanos, e leva aproximadamente 25 minutos para ser percorrida (veja texto nesta página).
Segundo ele, a iniciativa funcionará como um projeto-piloto em Ilhabela. "A intenção é agregar valores aos atrativos, gerando renda e emprego às comunidades", disse.
Neste caso, afirmou ele, a Comunidade do Gato-que vive nas proximidades da cachoeira-será beneficiada com diversas oportunidades que surgirão após o investimento. "Além da capacitação para formação de monitores, surgirão vagas em setores como segurança, primeiros-socorros e restaurante", disse.
Barbosa Júnior acrescentou que os moradores da praia de Castelhanos e da Cachoeira do Gato poderão ainda aproveitar a oportunidade para comercializar seus artesanatos. A comunidade, disse, vive basicamente da pesca e do turismo. "Vamos realizar diversas reuniões com os moradores nos próximos dias para que possamos programar as palestras de capacitação".
Além da qualidade do atendimento, os visitantes do local também serão beneficiados com as melhorias previstas no acesso à cachoeira, como a estruturação da trilha, implantação de pontes e adequações. "Este acesso à cachoeira, do lado leste da Ilha, é hoje pouco estruturado. Será um benefício enorme para todos", afirmou o coordenador.
BENEFÍCIOS - Para a secretária de Turismo e Fomento, a radialista Cleuza Maciel, o projeto beneficiará os moradores locais, possibilitando a oportunidade de uma renda extra.
"Além dos turistas visitarem o local completamente estruturado, o projeto também beneficiará a comunidade, possibilitará a geração de emprego e renda aos moradores", afirmou.
Após a Cachoeira do Gato, em Castelhanos, a prefeitura pretende lançar um projeto voltado à praia do Bonete. "Nossa próxima meta será a praia do Bonete, onde o acesso só permitido por barco ou uma trilha que leva cinco horas de caminhada", disse.
Cachoeira é a maior do arquipélago - De acordo com a Secretaria de Turismo de Ilhabela, com cerca de 80 metros de altura, a Cachoeira do Gato é a maior do arquipélago. O acesso ao local é possível por uma trilha que sai da ponta esquerda da praia, levando aproximadamente 25 minutos para ser percorrida. Mesmo localizada no meio da mata fechada, pode ser vista do mar, pelos barcos que passam na baía de Castelhanos, no lado leste de Ilhabela. A força da água, que desce do alto do paredão rochoso, é enorme. Abaixo da queda principal há pelo menos outras cinco pequenas quedas, com poços de águas cristalinas, excelentes para um mergulho. (Fonte: ValeParaibano)

Equipe de atletismo ilhabelense disputa vaga para o Sul-Americano

Ilhabela - No dia 06 de julho, a equipe ilhabelense de atletismo disputará vagas para a prova Sul-Americana de Corrida de Montanha no Chile, participando da 5a etapa do Circuito Caixa Brasileiro de Montanhas que acontecerá na cidade de Atibaia, interior do Estado de São Paulo.
Cerca de 700 atletas disputarão uma das provas mais concorridas do atletismo. Serão 12 quilômetros de muita aventura sob morros e adversidades do solo.
Segundo o técnico e atleta, Wilson Gomes de Jesus, a equipe intensificou os treinos, visando ganhar a competição. "Nós temos grandes chances de conquistar essa vaga com o Evaldo, no geral, a Damiana, no feminino e com Everton ou Osnir, no juvenil", garante.
De acordo com o treinador, outros atletas do time disputarão o Circuito, no entanto, devido a experiência, acredita que os corredores citados, estarão no páreo em relação aos seus adversários.
"O Evaldo, atualmente, é um dos melhores do Brasil em corrida de montanha. A Damiana, no ano passado ficou apenas um minuto atrás da grande adversária sem treinar corrida de montanha, agora com o treino puxado, quero ver esta menina ganhar dela. E em relação ao juvenil, Osnir e Everton tem se destacado em todas as competições", descreve.
Para Wilson, conquistar duas vagas no Sul-Americano já será um grande sucesso para o time. "Nós fazemos tudo isso, sem ter apoio. São duas lutas, uma para conseguir patrocínio para uma equipe com grandes vitórias, e a outra é conquistar mais um campeonato", afirma.
O técnico relata que isso causa um grande desgaste e que não passa os problemas aos seus atletas para que possam se concentrar somente nos treinos e competições. "Eu concentro tudo isso em mim, para que eles não sofram os reflexos da derrota de não conseguir apoio" finaliza.
Competirão no Circuito pela equipe, os atletas: Evaldo, Wilson, Damiana, Johny, José Paulo, Everton, Osnir, Giovani, José Geraldo, João, Diego, Fabrício, Wanderson, Renato e Juliano.
O time de atletismo de Ilhabela conta com o apoio do vereador Luiz Lobo. (Fonte: Assessoria do Vereador Luiz Lobo)

Ilhabela espera 80 mil turistas neste mês com a Semana Internacional de Vela

Ilhabela - A cidade de Ilhabela, conhecida como a “Capital da Vela”, espera um público estimado em 80 mil pessoas nas férias de julho. A maior parte deverá prestigiar a 35ª Semana Internacional de Vela, que neste ano estará sendo disputada entre os dias 6 a 12 de julho.
A maior festa náutica do país reunirá cerca de 200 veleiros e quase 1,6 mil velejadores de 6 a 12 de julho no Yacht Club de Ilhabela, organizadora do evento. Até a última segunda-feira, dia 23 de junho, ao menos 152 embarcações já estavam escritas.
De acordo com a secretária municipal de Turismo e Fomento, radialista Cleuza Maciel, a Semana de Vela é um importante evento que proporciona um aquecimento do turismo no município na baixa temporada, beneficiando o trade e comércio local.
O evento faz parte do circuito dos mais importantes torneios de vela internacionais como Rolex Farr 40 World Championship, Maxi Yacht Rolex Cup, Rolex Swan Cup, Rolex TP 52 Global Championship, Rolex Sydney Hobart Yacht Race. Na América Latina, já faz parte deste grupo o Circuito Atlântico Sul Rolex Cup e Offshore Race Rolex Buenos Aires - Rio de Janeiro.
Vela - Os veleiros brasileiros vão tentar recuperar a hegemonia na competição, perdida nos últimos dois anos. Em 2006, a vitória foi do barco uruguaio “Memo Memulini” e no ano passado o vencedor foi o argentino “Personal”. Barcos campeões estão confirmados com destaque para “Mitsubishi Motors/Gol”, do comandante Eduardo Souza Ramos; “Handycam”, de Marcos Ferrari, o Pará; “Loyal”, de Marcelo Massa; além de “Touché Super Banco Safra” e “Asa Alumínio”, projetos modernos de 46 pés do estaleiro Bottin & Carkreck, entre outros.
A Argentina deverá, mais uma vez, ser representada por uma flotilha forte. A organização espera a participação de pelo menos 15 veleiros. “Matrero” e “MSC Tango”, por exemplo, foram os primeiros a garantir presença no evento. “Matrero” é o atual pentacampeão da classe ORC Club.
A Semana Internacional de Vela de Ilhabela terá novamente apoio da Marinha do Brasil, que terá seguinte flotilha: uma fragata (apoio no primeiro dia de regatas); um navio patrulha, (apoio à Regata Alcatrazes por BE); um helicóptero (apoio aéreo na primeira regata); e um médico embarcado em um bote da organização (para dar apoio médico todos os dias).
As inscrições devem ser feitas pelo site www.risw.com.br. Os interessados precisam preencher o formulário e gerar um boleto bancário, que terá de ser impresso e o pagamento realizado direto na rede bancária até a data estipulada no documento. Os estrangeiros também devem preencher a ficha de inscrição, imprimi-la e enviá-la por e-mail para a Secretaria do Evento (sec@svilhabela.com.br), e depois acertar uma forma de pagamento, definida caso a caso.
“O evento tem tudo para ser um sucesso novamente”, disse José Nolasco, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela (YCI). “A competição é muito tradicional e mesmo antes da abertura das inscrições já havíamos sido consultados por muitos velejadores. Vamos fazer uma grande festa e novamente realizaremos concomitantemente o Sul-Americano das Classes ORC Internacional e ORC CLUB, assim como Campeonatos Brasileiros das Classes BRA-RGS, Delta 32 e Skipper 21.”
A Semana de Vela será palco da 2ª etapa do 12º Campeonato Sul-Americano de ORC Internacional e ORC Club, organizado em conjunto com o Yacht Club Argentino e o Iate Clube de Punta del Este, que realizaram a primeira etapa do evento em janeiro, no balneário uruguaio. Para incentivar a participação, os veleiros que disputaram a competição em janeiro têm 50% de desconto agora na Rolex Ilhabela Sailing Week.
“A integração da vela de Oceano na América do Sul está ocorrendo de fato e para 2009 é esperada maior presença de veleiros brasileiros em Punta del Este, tanto em função da proximidade como do alto nível competitivo deste evento”, comentou. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura em parceria com a Policia Ambiental realiza o Projeto Consciência Ambiental

Ilhabela - Na última terça-feira, 01, a Prefeitura de Ilhabela por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente promoveu no auditório do Paço Municipal, uma reunião de apresentação do Projeto de Educação Ambiental aprovado em 1º lugar pelo Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH-LN), pelo Sargento Henrique do 3º Batalhão da Policia Ambiental.
O projeto Consciência Ambiental consciste basicamente em aplicar a alfabetização Ecológica, ou seja, colocar os alunos em contato com seus problemas locais a fim de que possam buscar soluções e coloca-las em prática.
Ficou acordado durante a reunião que o próximo passo para a aplicação do projeto no Município é a chegada do material didático para dar inicio aos grupos de trabalho.
A reunião contou com a presença da secretaria de municipal de Meio Ambiente, Cássia Redó e representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Escola Estadual Maria Gema. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Encerramento do Mês do Meio Ambiente 2008

Ilhabela - No último sábado, 28 de junho, a Prefeitura de Ilhabela por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente realizou, na escola municipal Eurípides da Silva Ferreira, a cerimônia de Encerramento das atividades em comemoração ao Mês do Meio Ambiente 2008.
O evento consistiu na Premiação dos trabalhos realizados pelos alunos da Rede Municipal de Ensino. A secretária municipal de Meio Ambiente, Cássia Redó, parabenizou todos os alunos participantes, agradeceu o apoio da secretaria municipal de Educação, e, também a equipe da Secretaria de Meio Ambiente pela realização dos eventos durante o mês de junho e a Ex-Secretária de Meio Ambiente a Sra Maria Inez Fazzini que deu inicio a este projeto e compareceu para prestigiar o evento.

Os alunos e as categorias premiadas foram:

Colagem (Educação Infantil)
1º Lugar:Malu Oliveira (Escola Municipal Eurípides da Silva Ferreira).
2º Lugar:Lucas Gomes Dias (Escola Municipal Iracema França).
3º Lugar:Estefany Caroline(Escola Municipal Severino Barbosa).

Comunidades Tradicionais

Desenho
1º Lugar: Micael Rodrigues dos Santos (Escola Municipal do Bonete).
2º Lugar: César Augusto dos Santos (Escola Municipal do Porto do Meio).

Poesia
1º Lugar: Joyce Tenório (Escola Municipal Porto do Meio).
2º Lugar: Lucas Vieira dos Santos (Escola Municipal do Bonete).

Desenho-1ª e 2ª séries
1º Lugar: Mariana de Carvalho (Escola Municipal Dercy de Andrade).
2º Lugar: Ana Clara Veiga (Escola Municipal Leonardo Reale).
3º Lugar: Denise Pereira (Escola Municipal Eurípides da Silva Ferreira).

Poesia-3ª e 4ª séries
1º Lugar: Carolina Collabona (Escola Municipal Eurípides da Silva Ferreira).
2º Lugar: Ana Cecília e Fabiana Coutinho (Escola Municipal José Benedito).
3º Lugar: Karina Veiga e Willian Santos (Escola Municipal Leonardo Reale).

Obs. Os trabalhos premiados serão expostos na Sede da Agenda 21 na Av. Pedro Paula de Moraes 1181- Engenho D’água. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Petrobrás realiza reuniões públicas sobre trecho marítimo do “Projeto Mexilhão” em Ilhabela

Ilhabela - Nesta quinta-feira, 3, a Petrobrás realizará reunião pública com o objetivo de informar a comunidade do Litoral Norte de São Paulo sobre a fase de instalação do trecho marítimo do Projeto Mexilhão.
O Projeto, de grande importância para o suprimento de gás no país, visa à produção do Campo de Mexilhão, localizado no litoral do Estado de São Paulo.
O encontro será realizado às 14 horas, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, localizada à Rua Dr. Carvalho, 234 - Centro. Na ocasião, haverá transporte gratuito até o local. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Menino espera há duas semanas tratamento odontológica em UBS da região Sul

Ilhabela - Os moradores da parte Sul de Ilhabela, que dependem de tratamento odontológico pela a UBS (Unidade Básica de Saúde), reclamam por falta de material e medicamentos. É o caso de Pedro Paulo de Almeida, de 14 anos, que está há duas semanas com um problema de cárie e não encontra assistência. Seu pai, Caetano de Almeida, disse que ligou para a UBS, para falar da situação de seu filho, mas recebeu como resposta a informação de que a unidade de saúde não tinha material para fazer qualquer tipo de tratamento.
“Falei com uma auxiliar da médica. Ela me disse que só estavam atendendo casos de emergência. Meu filho está com um buraco no dente, que pode ser visto a olho nu, tenho receio que o problema possa piorar com o passar do tempo”, comentou Caetano. Ele ainda acrescentou, que a auxiliar médica afirmou que o caso só poderia ser considerado uma emergência, se a pessoa estivesse sentindo dor. “Ainda que meu filho estivesse nessa situação, eles apenas teriam remédio para tirar a dor, mas não de tratar do buraco”, lamenta Caetano, aproveita para denunciar a falta de material odontológico no atendimento.
“Me disseram que, não tem nem como fazer se quer uma obturação para tapar o buraco no dente. Isso é um absurdo! Graças a Deus meu filho não está com dor, mas existe o incômodo e constrangimento na escola, pois o problema é nos dois dentes da frente. E se estivesse com dor, apenas iam fazê-lo não sentir mais, o buraco continuaria aberto”, reclama o pai indignado.
Segundo Caetano, não há previsão para o fim desse dilema. “Para completar, não há, de acordo com a auxiliar, medicamentos faz tempo e também não existe previsão para quando irá chegar”, disse o pai do adolescente.
O diretor de Saúde, Márcio Tenório, disse que visita constantemente todas as UBS do município e não tem relatos de qualquer problema de abastecimento de medicamentos. “Verifiquei com o enfermeiro chefe da UBS da região Sul e com a encarregada do almoxarifado central e não procede a informação que as unidades sofrem com a falta abastecimento de medicamentos”, disse o diretor de Saúde. “Para dizer que não falta nada, apenas um tipo de anticoncepcional zerou na segunda-feira, mas já está sendo providenciado. As demais unidades estão assistidas de todos os medicamentos”, acrescenta Tenório. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

São Sebastião obtém escritura para entreposto

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião obteve a escritura definitiva da área onde será construído o Entreposto de Pesca, no bairro São Francisco. O documento permitirá investimentos no local, a partir do próximo ano, beneficiando mais de 500 pescadores.
O processo de desapropriação da área foi iniciado em 2005, de acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Teo Balieiro. "É uma questão antiga, desde 2005 a prefeitura vinha tentando regularizar a área do Entreposto de Pesca. Só agora conseguimos", afirmou.
Segundo ele, o local possui uma faixa de Marinha, sendo assim é necessário que o antigo proprietário repassasse o direito de uso --concedido pela Secretaria do Patrimônio da União-- à Prefeitura de São Sebastião.
VENDA - Balieiro afirmou ainda que os novos investimentos possibilitarão que os pescadores vendam o produto diretamente ao consumidor final. "Eles terão infra-estrutura para vender o produto direto ao consumidor", disse.
Com o domínio definitivo da área, segundo a prefeitura, o Entreposto de Pesca do São Francisco poderá ganhar investimentos como píer, boxes, câmera frigorífica, estaleiro e sala para o SIF (Serviço de Inspeção Federal). A estimativa do custo total da obra é de R$ 4 milhões.
O pescador Júlio Manoel Serpa, comemorou a conquista da escritura. "Até que enfim temos algo concreto de um projeto que apoiamos", disse. (Fonte: ValeParaibano)

“Bombeiro Sangue Bom” dá lição de cidadania em São Sebastião

São Sebastião - A 11ª Corporação dos Bombeiros, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e o Hemonúcleo de Taubaté, promoveu nesta quarta-feira (2/7), em sua sede, localizada na região central do município, a campanha “Bombeiro Sangue Bom”. Durante todo o dia, a ação, que comemorou a data em homenagem ao profissional, recebeu várias pessoas para doações de sangue.
Além dos próprios bombeiros, a campanha contou com a participação do efetivo do 17º Grupamento, o Salvamar, além da comunidade local, como a moradora do Itatinga Maria de Fátima dos Santos, 45 anos. “Eu sempre fiz doações e acredito que com essa ação, poderei contribuir para a saúde de muitas pessoas”, explicou.
Cerca de 20 alunos do curso de restauro da Oficina Escola da Fundação Pública Deodato Santana, com idades entre 18 e 25 anos também contribuíram para a iniciativa. “O Bombeiro Sangue Bom despertou o interesse de um grande número de pessoas. Isso mostra que a campanha também influencia na formação da cidadania”, contou o instrutor Alexandre Gilberto do Rego.
Já o tenente do 11º Grupamento dos Bombeiros, Felipe Rodrigues Paes, destacou que a estrutura da sede foi adaptada com espaço para a espera, atendimentos e coleta do material sanguíneo para que a campanha repetisse o sucesso alcançado em 2007. “A participação em 2007 foi muito boa, pois conseguimos recolher 100 bolsas de sangue, e nesta edição, mobilizamos uma quantidade satisfatória de pessoas”.
Insuficiência - De acordo com informações do Ministério da Saúde, o adequado seria a doação de 3% da população brasileira por ano, ou a coleta de 5, 5 mil bolsas de sangue por dia. No entanto, esse índice não é atingido.
Segundo Sônia Andrade, assistente social do Hemonúcleo de Taubaté, instituição responsável pelo abastecimento de cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte, a quantidade de doações ainda é menor em períodos de férias e comemorações, em que as pessoas esquecem desse ato. “No Brasil ainda não se tem o hábito de realizar essas doações voluntariamente. O que precisamos é a conscientização da sociedade para o problema”, contou.
Sônia ainda salientou que o Bombeiro Sangue Bom alerta sobre a necessidade de doações regulares para a manutenção de vidas em toda a região. “São muitos os municípios que precisam desse material. Por isso, a iniciativa tem papel fundamental como forma de incentivo à comunidade”.
Após recolhido, o sangue será processado (fracionado, testado e passado por exames obrigatórios), para depois ser distribuídos aos hospitais. Os requisitos básicos para doar sangue são: estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação), apresentar documento original com foto (RG, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Passaporte). Pessoas que tiveram Malária, Hepatite após os 10 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Hepatite B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas ao vírus HTLV I e II e doença de Chagas e aquelas que fazem uso de drogas ilícitas injetáveis não podem ser doadores. Mulheres grávidas também são impedidas de doar sangue. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Fundo Social recebe doação de agasalhos do projeto “Aprenda Brincando”

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade recebeu nesta quarta-feira (2/7), no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Jaraguá, localizado na Costa Norte de São Sebastião, a doação de diversas peças de roupas e agasalhos arrecadadas com o projeto “Aprenda Brincando”.
De acordo com o coordenador do projeto, Ricardo Santos, foram arrecadados cerca de 1.500 peças com a colaboração de moradores da Costa Norte, Morro do Abrigo e das cidades de Caraguatatuba e Ilhabela. “Estou muito feliz com o resultado, pois conseguimos superar a marca da campanha passada, quando foram arrecadadas mil peças”.
Ainda segundo Santos, todos que participaram do projeto exerceram solidariedade e cidadania, doando agasalhos. “Só tenho a agradecer aos que contribuíram com a nossa campanha, aquecendo o inverno da população carente.”
Para finalizar a campanha, o projeto Aprenda Brincando promoveu no último fim de semana (28 e 29/6) um Festival Esportivo com partidas de futebol, voleibol e roda de capoeira, evento que registrou a participação de mais de 350 pessoas e a doação de quase 400 peças de roupas e agasalhos.
De acordo com informações do Fundo Social, as roupas doadas foram encaminhadas à sede da Promoção Social, que fica localizada na rua Machado de Assis, ao lado do Projeto Garoçá, que fará a distribuição das peças para as famílias da Costa Norte. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Educadores encerram curso de Progestão e avaliam avanço na Educação

São Sebastião - Mais de 80 educadores da Rede Municipal de Ensino terminaram na última terça-feira (1º/7) o Programa de Capacitação à Distância para Gestores Escolares (Progestão). Com duração de um ano, o curso teve 10 módulos incluindo um introdutório para passar noções de gestão democrática escolar. Na cerimônia de encerramento foi feita uma avaliação sobre o avança da Educação desde o início da atual gestão.
Toda a reformulação feita na educação esteve em pauta durante as considerações do prefeito Dr. Juan Garcia que ressaltou o papel fundamental que o educador tem para o desenvolvimento de seus alunos. “Vamos ter um outro perfil do jovem daqui a quatro, cinco anos, porque nossas crianças estão tendo novos valores na sala de aula”, disse.
Ele avaliou ainda que o que está sendo feito na Educação já tem reflexos positivos como a melhoria na avaliação do Ideb, no Saresp. “São mudanças progressivas mas que vai fazer a educação de São Sebastião dar um salto de qualidade e depois que uma política de Estado estiver definida, a gente espera que se cristalize para, posteriormente, ser lapidada conforme a necessidade, mas com uma base educacional já sólida”.
A diretora pedagógica da Secretaria da Educação (Seduc), Genoveva Pons Garcia, analisou com os diretores, vice-diretores e coordenadores que é possível chegar mais longe porque os profissionais têm competência, habilidade e domínio para garantir essa base na educação.
Na avaliação de Roseli Lopes Costa Marchioni, diretora da Escola Municipal Luiz Helena, em Barequeçaba, o curso foi muito proveitoso porque houve uma troca de experiência entre os educadores. A coordenadora da unidade escolar, Darcisa Helena Silva Alves, complementou que já é possível ver resultados práticos e mais animados. “Acho que foi válido e muito mais motivacional.”
Rodyge Sleman de Negreiros, diretor da E.M. Walfrido Maciel Monteiro, no Morro do Abrigo, lembrou dos bons resultados no Ideb e que por meio do curso foi possível conhecer um pouco da realidade de cada escola, fazer uma reflexão porque isso se reflete nos alunos e também junto à comunidade.
Além da Seduc, o Progestão foi viabilizado a partir de um convênio com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), através da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Foram cerca de 300 horas de capacitação.
O curso é uma proposta inovadora no campo da formação continuada de dirigentes escolares desenvolvida pelo Consed, em parceria com um grupo de Secretarias de Educação e apoio da Fundação Ford, Universidad Nacional de Educación a Distancia (Uned) além da Fundação Roberto Marinho. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Centro Integrado Profissionalizante de Boiçucanga realiza aula inaugural

São Sebastião - O Centro Integrado Profissionalizante (CIP) de Boiçucanga, localizado na Costa Sul de São Sebastião, realizou nesta quarta-feira (2/7) a aula inaugural dos cursos oferecidos na unidade. A iniciativa do órgão, que é ligado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) da Prefeitura, contou com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia, secretários de Governo e das Subprefeituras, Thirso Silveira Junior e José Carlos Moreno, respectivamente, além engenheiro da Subprefeitura da Costa Sul, Augusto Terada.
Segundo o chefe da Divisão de Formação Profissional, Fábio Marcelo Pereira, o local oferece mais de 200 vagas entre os cursos de informática (64), telefonia (18), jardinagem (20), formação de empregada doméstica (60) e camareira/copeira (60), cuja carga horária é de 80 horas/aula.
De acordo com a Setradh, a prioridade dos cursos é para os usuários de programas de transferência de renda dos governos municipal, estadual e federal, como o Bolsa Família, Renda Cidadã e Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (Pead), os quais já foram selecionados. Entretanto, nada impede que pessoas da comunidade em geral possam realizar a sua matrícula.
Nesta quarta-feira, o CIP promoveu uma dinâmica de grupo motivacional com o objetivo de apresentar os professores e o local de estudo aos alunos já matriculados. A meta da unidade é, de acordo com Pereira, atender a demanda com a realização de cursos em diversos setores e conforme a necessidade da região.
"Este é um espaço para qualificar profissionalmente os trabalhadores da Costa Sul. Um local que tem como finalidade o preparo das pessoas para atuar no mercado de trabalho. Espero que a unidade seja um ponto de crescimento e um lugar onde surjam propostas", disse o prefeito Dr. Juan Garcia. Segundo ele, os cursos serão programados de acordo com as solicitações dos cidadãos.
O CIP de Boiçucanga foi inaugurado no último dia 18 de junho e está situado na rua Sargento Felisbino, 200, no prédio onde funcionou a Escola Municipal de Educação Infantil Alegria das Crianças. Informações pelo telefone (12) 3865.1527. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Funcionários do Hospital, PS e PA participam do 6o Módulo do curso de "Gestão do Novo Líder"

São Sebastião - A Organização Social (OS) Pró-Saúde, responsável pela administração do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), Pronto Socorro Central (PS) e Pronto Atendimento (PA) de Boiçucanga, por meio de convênio com a Prefeitura, realizou na última terça-feira (1/7), no auditório das Faculdades São Sebastião (Fass), o sexto módulo do curso de "Gestão do Novo Líder".
A aula foi ministrada pelo professor, psicólogo e consultor da OS, Armando Siqueira, e voltada para coordenadores e enfermeiros das respectivas unidades de saúde.
Na ocasião, os participantes realizaram várias discussões sobre o tema "Avaliação do Desempenho", onde trocaram informações e conhecimentos.
"A cada módulo o curso torna-se mais construtivo e eficaz suprindo as nossas expectativas de trabalho. Temos que aproveitar essa oportunidade, que é indispensável para o nosso crescimento profissional", disse a enfermeira Samira Stela de Souza.
O curso é realizado a cada 20 dias sob a responsabilidade do NEE (Núcleo de Educação Permanente) da OS, com previsão de término em setembro. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prolongamento da rede de esgoto será iniciado em duas ruas de Boiçucanga

São Sebastião - Na próxima segunda-feira (7/7), a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) inicia o prolongamento da rede de esgoto na rua Tropicanga e travessa Cascavel, ambas localizadas no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião.
Segundo o gerente da agência com sede no município, José de Oliveira Paula, o serviço deve ser concluído dentro de aproximadamente 10 dias. A melhoria irá beneficiar imediatamente cerca de 30 famílias. Ao todo serão pouco mais de 800 metros lineares de tubulação a serem implantados nas vias.
De acordo com Paula, os moradores que serão beneficiados devem se informar com os profissionais que estarão atuando no local qual a forma correta para construir a caixa de esgoto de suas residências. Após instalação da mesma, a ligação do esgoto precisa ser solicitada diretamente na Sabesp, que está situada na avenida Guarda Mor Lobo Viana, 1.163, bairro Porto Grande, no Centro. Os cidadãos devem apresentar um comprovante de endereço referente ao imóvel, além de um documento (CPF e RG) do proprietário. A ligação é gratuita.
O gerente da Sabesp também informou que o Departamento de Superintendência da concessionária realiza estudos para a implantação do sistema de água e esgoto na outra parte da Vila Tropicanga. A área, conforme explica, apresenta problemas operacionais que precisam ser sanados para que o benefício (água e esgoto) seja levado à comunidade. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura e Estado entregam casas populares nesta sexta

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, em parceria com o Governo do Estado, entrega nesta sexta-feira (4/7), às 11h, as 30 casas populares no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul do Município.
As unidades serão destinadas aos moradores de área de risco na Vila Tropicanga. O local conta com infra-estrutura adequada e agora, em área regularizada.
As casas foram destinadas à população da Vila Tropicanga que morava em área de risco, atendendo a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público. O terreno para a construção do conjunto habitacional foi doado pela Prefeitura.
A ZEIS (Zona de Especial Interesse Social) da Vila Tropicanga é ocupada por 268 famílias e a Prefeitura pretende investir R$ 2 milhões em obras de infra-estrutura urbana e saneamento.
E o Conjunto Habitacional da Vila Tropicanga terá uma justa homenagem. Receberá o nome de Marques Dias de Souza, um líder comunitário da Costa Sul que faleceu aos 41 anos, vítima de acidente de trânsito.
A cerimônia contará com a presença de mutuários, da família do homenageado e do secretário de Habitação do Estado, Lair Krähenbühl. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Creche São Sebastião visita o Corpo de Bombeiros

São Sebastião - Cerca de 80 alunos dos níveis jardim (3 a 4 anos) e pré (5 e 6) da Creche São Sebastião, entidade conveniada com a Prefeitura, por meio das Secretaria de Educação (Seduc), estiveram nesta quarta-feira (2/7), na sede do 11º Grupamento dos Bombeiros, localizado na região central da cidade. A visita teve o objetivo de homenagear o órgão em sua data de comemoração.
No encontro, promovido anualmente pela instituição de ensino, os alunos tiveram a oportunidade de conversar com os bombeiros e até conhecer, acompanhados dos profissionais, os veículos da corporação. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Teatro diverte e leva culinária brasileira para alunos da creche São Sebastião

São Sebastião - A animação tomou conta de mais de 50 alunos da creche São Sebastião na manhã desta quarta-feira (2/7), na região central do município. A entidade, conveniada à Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realizou uma peça teatral sobre a culinária e levou para as crianças os sabores da gastronomia brasileira.
De forma didática, a peça mostrou a rotina de um programa de televisão e preparou “ao vivo” o arroz doce, um prato típico das festas juninas e julinas. Já no último dia 20 de junho, a peça levou a receita do amendoim, outro sabor da comemoração caipira.
De acordo com a diretora Márcia do Nascimento a atividade foi idéia dos próprios funcionários e tem agradado os alunos e aos familiares. “A iniciativa foi feita de modo simples, mas gerou muito interesse por parte das crianças. Elas até pedem para os pais fazerem os pratos em suas casas”. A próxima peça está marcada para o dia 16 de julho. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

EMA Remake vai comemorar 10 anos de Corridas de Aventura passando por São Sebastião
Evento será realizado entre os dias 1º e 3 de agosto; Nos dias 2 e 3, São Sebastião e Ilhabela recebem Caloi Adventure Camp

São Sebastião - Para comemorar com muita emoção, adrenalina, espírito de equipe e competição, o Litoral Norte vai receber entre os dias 1º e 3 de agosto o “EMA Remake”, evento comemorativo aos 10 anos de Corridas de Aventura no Brasil, que promete envolver modalidades como mountain bike, canoagem, orientação e trekking. A realização é da empresa Adventure Camp em parceria com a Sociedade Brasileira de Corridas de Aventura e apoio da Prefeitura de São Sebastião.
A competição vai envolver os municípios de Paraibuna, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, em um percurso de 230 km, objetivando divulgar e fomentar a prática de esportes com ampla conscientização ambiental, além de movimentar a economia local nos setores: hoteleiro, esportivo, gastronômico e turístico, já que haverá um grande fluxo de atletas, familiares, apoios, organização e imprensa, envolvendo cerca de 500 pessoas.
As equipes serão mistas, masculinas ou femininas em três integrantes que vão largar de Paraibuna e vão passar por Caraguatatuba, São Sebastião e vão chegar a Ilhabela, em um percurso a ser divulgado ainda pela organização. As inscrições das equipes podem ser feitas através do site www.adventurecamp.com.br/remake. Outras informações pelo telefone (11) 3772-0578.
Caloi Adventure Camp - Também com o apoio da Prefeitura, nos dias 2 e 3 de agosto, ocorre em São Sebastião e Ilhabela o Circuito Caloi Adventure Camp, que chega em sua terceira etapa no Litoral Norte. O evento dura dois dias e tem por objetivo habilitar pessoas que gostam de aventura a praticá-la com diversão e segurança.
No primeiro dia ocorrem as Clínicas, onde os participantes aprendem e treinam todas as modalidades envolvidas em uma corrida de aventura nas modalidades: mountain bike, trekking, canoagem, orientação e técnicas verticais. No segundo dia ocorre a largada da corrida, onde todos colocam em prática as técnicas adquiridas.
A competição envolve adultos, crianças e adolescentes em uma animada aventura. As provas do Circuito Adventure Camp são de curta duração e percurso, sendo necessário somente que a pessoa tenha espírito de aventura e seja amante da natureza. Pessoas experientes participam das provas como um aprimoramento, enquanto outros, que nunca tiveram nenhum contato com corridas de aventura, têm a certeza de estarem em uma competição de alto nível técnico.
A programação completa do Adventure Camp, incluindo locais de chegada e saída ainda será divulgada. No entanto as inscrições já estão abertas pelo site www.adventurecamp.com.br  Outras informações pelo telefone (11) 3772-0578. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Justiça concede direito de resposta ao presidente da Câmara de São Sebastião

São Sebastião - O juiz da 1ª Vara Civil de São Sebastião, em decisão judicial proferida nos autos do processo 132/2008, concedeu direito de resposta ao presidente da Câmara de São Sebastião, Marcos Aurélio Leopoldino dos Santos, contra a rádio Litoral Norte Ltda, devido à notícia divulgada no jornal A Voz do Povo, no dia 24 de janeiro, sobre a emenda feita à Lei Orçamentária.
A Rádio Litoral Norte Ltda protocolou ontem, dia 30, data da publicação da sentença, às 15h00, um ofício no gabinete do presidente da Câmara estabelecendo o prazo inferior a 24h00 para que o chefe do Legislativo se apresentasse na rádio, em horário por eles agendado, no sentido de lhe ser garantido o direito de resposta.
O ofício foi encaminhado ao procurador jurídico do legislativo, Samir Toledo da Silva, que recomendou ao Gabinete da Presidência que determine a viabilização do agendamento em dia e horário possíveis ao presidente a fim de que seja oficiada a Rádio Litoral Norte Ltda, vencida no processo judicial, para que possa prevalecer-se do direito de resposta na forma da lei.
"A oferta do tempo de fala não é de fato um benemérito ou concessão da vencida, mas um dever do cumprimento à ordem judicial, portanto, o chefe do Legislativo não está sujeito aos seus horários, suas exclusividades, dentre outras prerrogativas operacionais. Trata-se de uma decisão judicial cuja execução deve obedecer regular andamento dentro de limites e condições racionais de forma a ser garantida a eficácia da decisão judicial proferida", afirma o procurador jurídico do Legislativo, Samir Toledo da Silva.
A notícia divulgada na rádio e que levou a abertura de processo judicial afirmava que a justiça de São Sebastião, o juiz Dr. Antônio Carlos Martins, havia rejeitado um recurso da Câmara, acatado uma liminar solicitada pela Prefeitura e mantido o repasse do valor do duodécimo sem qualquer alteração. Ainda durante essa edição do jornal, o prefeito Juan Garcia, em entrevista ao vivo, também afirmou que a Câmara havia tentado derrubar a liminar, mas não teve sucesso.
No entanto, ao contrário do que foi divulgado pelo locutor e pelo prefeito, a Câmara Municipal de São Sebastião não "tentou derrubar liminar alguma", simplesmente porque sequer havia sido citada para se manifestar no processo naquela ocasião.
A Lei do Orçamento, com suas emendas, foi aprovada por unanimidade de votos e sancionada pelo prefeito, sem qualquer oposição de veto, ao contrário da afirmação do prefeito na entrevista ao jornal quando disse (transcrição) "eu falo a verdade, se é irregular eu veto, se o meu veto não resolve eu vou à justiça".
O prefeito sancionou a Lei e em seguida decidiu ingressar com ação na justiça para não efetuar o repasse correto que havia sido aprovado. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Frente parlamentar entrega reivindicações do Litoral Norte relativa às APAs

Ubatuba - A frente parlamentar que foi criada para dar apoio aos pescadores do estado de São Paulo esteve reunida com o secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, na última terça-feira, 1º de julho. O objetivo da reunião foi levar ao secretário uma nova minuta para o decreto que prevê a criação de Áreas de Proteção Ambiental (APAs). O documento entregue pela frente contém considerações formuladas por representantes do setor pesqueiro e do poder público dos quatro municípios do Litoral Norte.
Durante a reunião, o secretário Xico Graziano reafirmou a segurança da pesca artesanal, prometendo que o decreto não afetará suas atividades. Em vista disso, o setor pesqueiro, finalmente, aceitou a formulação do decreto. Representantes da Colônia Z-10 e da Associação dos Pescadores de Ubatuba preferiram analisar a terceira minuta, que ficará pronta no próximo dia 15, já com as considerações dos setores náutico e ambiental, além das da frente parlamentar da pesca.
A secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, afirmou que uma das grandes reivindicações é a participação do setor pesqueiro no conselho gestor das APAs e que este conselho seja deliberativo. “Ressaltamos também ao secretário Xico Graziano, que dentro deste conselho gestor, quem deve representar o setor pesqueiro são os próprios pescadores.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

PM prende acusado de furto e estelionato

Ubatuba - A Polícia Militar de Ubatuba prendeu em flagrante na manhã de anteontem, um jovem pelo crime de furto, receptação e estelionato na região central do município. Com R.D.F., 24 anos, a polícia encontrou comprovantes de compras com cartão de crédito, que teria acabado de passar pelo comércio local. A polícia retornou aos estabelecimentos comerciais e comprovou que, além de utilizar o cartão de crédito pertencente à vítima P.S.O., o jovem estaria realizando compras com cheques furtados. O suposto infrator foi levado para depoimento na Delegacia de Ubatuba e encaminhado à Cadeia Pública de Caraguatatuba. (Fonte: ValeParaibano)

Clodovil lança assessora para vereadora, mas continua neutro na disputa pela Prefeitura

Ubatuba - O deputado Clodovil Hernandes confirmou, nesta terça feira, que continua isento em relação ao apoio a qualquer candidato para prefeitura de Ubatuba, nas próximas eleições. No entanto, o ex-apresentador de TV, não ficará totalmente de fora da corrida eleitoral deste ano. Isso porque, a assessoria do deputado confirmou que, a amiga e assessora parlamentar de Clodovil, a jornalista Meg Ramos, deve aceitar o convite para disputar uma vaga na Câmara Municipal de Ubatuba.
Meg já tinha sido sondada, pelo próprio Clodovil, sobre a possibilidade de se lançar candidata a Prefeita, mas a proposta não vingou. Agora, a assessora do deputado foi convidada para formar uma candidatura proporcional (vereadora), pelo candidato a prefeitura pela coligação PSDB-PR, Pedro Tuzino.
O tucano terá como vice na chapa, a empresária Ana Barone, presidente do diretório municipal do PR em Ubatuba, mesmo partido de Clodovil. O engenheiro Pedro Tuzino confirmou ao Jornal imprensa Livre que considera importante a participação do deputado na próxima disputa pelo executivo. “Agora é o momento de formatar o quadro político e montar uma equipe para a campanha, no entanto, é claro que buscaremos conversar com figuras políticas de peso, que possam nos ajudar nas eleições e na busca de melhorias para a cidade, como é o caso do deputado Clodovil e também do deputado Antônio Carlos”, revela o candidato tucano Pedro Tuzino, elogiando toda a interferência pessoal e política realizada na cidade, pelo ex-apresentador de TV.
Apesar dos elogios e do convite feito a Meg Ramos, a assessoria do deputado lembra que, Clodovil não manifestou qualquer atitude no sentido de mudar a atual posição de isenção, em relação à disputa pela prefeitura ubatubense. “O único nome que o deputado tem certeza que vai apoiar é o meu”, completa Meg Ramos, confirmando que deve mesmo aceitar o convite para disputar uma das vagas para vereança municipal. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura inaugura escola de surf junto aos remanescentes de quilombo na praia do Camburi

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba inaugurou no último sábado, 28, mais um núcleo da Escola Municipal de Surfe. A praia do Camburi, na divisa com o estado do Rio de Janeiro, é a sede da mais nova escolinha de surfe de Ubatuba, em uma das regiões mais bonitas de Ubatuba, reconhecida pelos governantes como remanescente de quilombo.
A nova escolinha foi oficializada com uma grande festa para a garotada, com a presença da comunidade local, de diversas autoridades e com distribuição de diversos presentes e materiais de surfe, doados pelo Issan e Central Surf. Todo o equipamento necessário para a prática do esporte, como pranchas, cordinhas e parafina foram oferecidos pela Prefeitura de Ubatuba.
O primeiro passo para o crescimento do surfe no bairro e para o incremento da cidadania das crianças do local, foi dado pelo surfista Zecão, junto com amigos que moram e freqüentam aquela região. “Sempre freqüentei o Camburi pela qualidade de suas ondas e sua beleza natural. Passei a desenvolver um trabalho parecido com a escolinha da Itamambuca, onde visamos, além do surfe, proporcionar mais alegria e diversão às crianças carentes da região, transformando-as em verdadeiros campeões de cidadania”, conta Zecão.
“A comunidade sempre me tratou muito bem nessa região e foi um processo natural para tudo isso acontecer e com o apoio da prefeitura, a qualidade desse projeto só vai melhorar”, acrescentou o surfista. “O surfe de Ubatuba só tem a ganhar e a prefeitura deu mais um passo certo para o desenvolvimento e a prática do esporte, visando principalmente uma melhor qualidade de vida a todos os moradores do Camburi”. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura de Ubatuba inaugura Farmácia Popular nesta quinta

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde inaugura, nesta quinta-feira, 3, às 17h, a primeira Farmácia Popular do Litoral Norte. Numa parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Ubatuba, a Farmácia Popular funcionará na Rua Coronel Domiciano, 280, Centro.
Com a vinda deste projeto, serão disponibilizados medicamentos para a população, a preços simbólicos. Qualquer pessoa poderá adquirir os medicamentos na Farmácia Popular, com valor de até 90% abaixo do mercado, desde que possua a receita médica. São 107 medicamentos disponíveis.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa, adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado e disponibiliza nas Farmácias Populares a baixo custo. Um dos objetivos do programa é beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldade para realizar o tratamento por causa do custo do medicamento.
O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h. Os interessados em saber quais medicamentos estarão disponíveis na Farmácia Popular podem entrar no site www.saude.gov.br, clicar no link Farmácia Popular e depois em elenco de medicamentos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Capitão Deolindo realiza viagem a Paraty
Estudos sobre o patrimônio e espaços culturais

Ubatuba - Os professores da E.E. Capitão Deolindo de Oliveira Santos, através das aulas de Arte, Dária, Marcela, Estênio, Afonso, Regina e Joe Ribeiro levaram, sexta-feia (20/06/2008), os alunos do primeiro ano do Ensino Médio, que tiveram a oportunidade de visitar o Centro Cultural desse município histórico e assistir à Dança Paraty 2008, em continuidade aos estudos sobre Patrimõnio e Espaços Culturais..
Foi uma viagem muito proveitosa,pois, muitos ainda não conheciam a cidade de Paraty no Estado do Rio de Janeiro, e ficaram encantados com sua história, bem como, com sua beleza secular, e os conhecimentos adquiridos serão sempre de grande valia para todos.
Mais Capitão DeolindO: Revelando talentos artísticos em aulas de Educação Física
E também dentro da nova proposta curricular, as aulas de Educação Física vêm descobrindo novos talentos dentro do rítmo e da arte. A professora Isis Castilho, no desempenho de suas aulas com muita dedicação tem mostrado aos seus alunos a importância da desenvoltura e do
Rítmo e através dos "clips musicais" elaborados pelos próprios alunos, podemos observar que novos talentos vão se revelando. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Cinema: SEMANA DE 27/06 a 03/07/2008
Cine Porto 3833 2066

"WALL - E"
Desenho !!!!! Dublado !!!!! - Produção Disney - Pixar
Lançamento Mundial - Ás 15:30 - 17:30 - l9:30 - 21:30hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Manuéis e Isabéis

Ai que saudade que dá,
o tempo em que a canoa
era o principal meio de transporte
e tocar a rabeca
era a suprema arte;
do tempo em que as tainhas
se alvoroçavam no mar
e os caiçaras benziam-se
ao sair para pescar;
do tempo em que as crianças
eram batizadas
de Antonios, Joaquins, Manuéis,
Marias, Eugênias, Isabéis.
Ai que saudade que dá!

Oração do pescador

São Pedro, santo pescador,
cuide para que eu continue
sempre católico apostólico ubatubano,
para sempre me lembrar
de pedir vossa bênção,
antes de dar partida
na minha embarcação.
Dê-me um pedacinho
de seu imenso mar,
para eu poder pescar
a mistura para o pirão,
o sustento de minha família
e da cultura caiçara,
pois tudo está junto
na mesma seara.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

2º Grande Festa Julinha em Paúba

Olá pessoar. Tô Chamando o c pra 2ª Grande Festa Julina em Paúba!!
Dia 12 de Julho
Que horas? As 20h Uai
Que local? Na praça da igreja Uai
Vc e mais todo mundo são nosso covidados especial Uai
VAi ter bolo, torta, salgado, pipoca, quentão, vinho quenti, pastel, canjica, milho, chocolate, CERVEJA uai, refrigerante, churrasco, Até àgua!
Bingo! Sorteios!
Correio Eleganti e deseleganti Uai
Quadrilha (talvez). O pessoar ta com preguissa de ensair! Vê se pode!
Pescaria!
Fogos!
Esse ano tem até banda de forró au vivu uai!
Tire uma foto com um espantalho! (leve a maquinha engraçadinho)
Vamo repetir o sucesso du ano passado. veja as fotos do ano passado em nosso arbum!
Não perde não! Leva dinheiro também! Faz beim!! UAI!!
Liberte esse caipira FANFARRÃO que tem em vc UUUAAIIIIIII !!!!

Victorio Gallo De Paúba
São Sebastião, SP

Reunião do CONSEG em Juquehy

O CONSEG - Conselho de Segurança da região onde o nosso bairro se encontra fará reunião em Juquehy, na sede da SAMJU, no dia 4 de julho, às 19 horas. Às reuniões do CONSEG costumam comparecer as polícias Civil, Militar e Ambiental, a Prefeitura e outros órgãos convidados. São tratados principalmente questões de segurança, mas também temas urbanos como iluminação de ruas, abandono de praças, problemas com coleta de lixo e etc. A presença de moradores e veranistas é muito importante. É o lugar certo para suas reclamações e para obter informações.A presidência do CONSEG costuma fazer rodízio das reuniões: desta vez será em nosso bairro. Esperamos você.

Luiz Carlos Frayse David
Presidente SAMJU
São Sebastião, SP

Em tempo: A SAMJU está reformando a Delegacia de Polícia - o 4o. DP. Já foi feita uma nova sala e agora estaremos reparando o telhado. Se você ainda não sabe, o aluguel da Delegacia de Polícia é pago pela SAMJU, que também equipou o imóvel e agora está fazendo a manutenção do prédio. Tudo - é claro - com as contribuições dos associados. Conte para seus vizinhos e amigos e peça para que entrem para o nosso quadro de sócios. Quanto maior o número de associados melhor e mais poderemos fazer pelo nosso bairro.

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ilha Anchieta  © Luciano Cancelier

Ilha Anchieta
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor