Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sábado, 05 de Julho de 2008 - Nº 2002 Edições Anteriores

Maré Legal Litoral Virtual Caragua.com.br

Região
Peça gigante é transportada para a Revap
Índios do Litoral Norte ganham a posse permanente de suas terras
Frente Parlamentar se reúne com Xico Graziano para discutir sobre a minuta de criação da APA


Caraguatatuba
Sabesp adia inauguração em Caraguá
Praia das Palmeiras recebe obra em 2010
Caraguá vai revitalizar a Tabatinga
Vôo Livre estréia nos Jogos Regionais
Skate de Caraguá vem forte nos Regionais
Caraguá estréia em diversas modalidades no primeiro dia de Jogos Regionais
Caraguá aposta em jovens talentos da Natação nos Jogos Regionais
Projeto Água de Beber promove educação ambiental no Ecoadventur
Projeto Água de Beber organiza a 1ª Feira de Artesanato do Ecoadventur e reúne diversidade de produtos
Associação de Combate ao Câncer cria feijoada solidária em Caraguatatuba

Ilhabela
Ex-terrorista italiano é preso em Ilhabela
Prisão tem destaque em jornais na Itália
Suspeito nega envolvimento com homicídios
Estrada do Camarão é campeão do Campeonato Municipal da 2ª Divisão
Hospital Municipal Governador Mario Covas Junior comemora 6 anos com missa de Ação de Graças

São Sebastião
Morte de 30 pinguins surpreende morador de praia de São Sebastião
São Sebastião faz acordo com estatal
Sequência de furtos de cabos telefônicos em São Sebastião tira sossego de moradores e comerciantes
Prefeitura de São Sebastião homologa concurso público
Pais de alunos denunciam violência dentro de ônibus escolar
Costa Norte ganha Terminal de Integração, ruas pavimentadas e canal de drenagem
Famílias da Vila Tropicanga assinam contrato com CDHU
São Sebastião terá “Plano de combate à Dengue no inverno”
Topolândia ganha creche para atender mais 100 crianças
Casas populares de Boiçucanga são entregues pela Prefeitura
Prefeitura inicia campanha educativa quanto ao trânsito na Capitão Luiz Soares
Judoca de São Sebastião é vice-campeã mundial master
Mais de 130 casas da Vila Tropicanga são visitadas pelo Mutirão da Cidadania
Dr. Juan inaugura comitê "Espaço 23" nesta segunda em Boiçucanga e já prepara comícios

Ubatuba
Ubatuba sedia evento com ultraleves hoje
Câmara Municipal de Ubatuba aprova 48 emendas na LDO de 2009
Pescadores de Ubatuba, em São Paulo, contestam mais uma vez a criação da APA.
Impasse na Caçandoca
Ubatuba recebe primeira Farmácia Popular do Litoral Norte
Prefeitura inicia obra de reurbanização na orla da Praia Grande
Prefeitura comemora com pescadores ubatubenses novas conquistas para o setor
Solenidade de inauguração da Base de Bombeiros de Ubatuba emociona autoridades e público presente
Tradicional Festa da Mandioca começa no próximo dia 10, no Sertão do Ubatumirim
Alunos do Rio Escuro participam de Gincana das Artes
Escolas de Ubatuba visitam a Feira Literária Internacional de Paraty
SuperSurf 2008 chega a Ubatuba com disputa de título
Ubatuba vem com força total
Cooperativa de reciclagem de Ubatuba recebe equipamentos para agilizar o trabalho

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Peça gigante é transportada para a Revap

Litoral Norte - Uma equipe de 100 pessoas estará mobilizada a partir das 22h da próxima segunda-feira no Porto de São Sebastião para o transporte de uma peça gigante até a Revap (Refinaria Henrique Lage), em São José dos Campos. A peça, com 12 metros de altura e 6 metros de largura, veio do Japão e será utilizada em um dos fornos da refinaria para a produção de gasolina. A peça ficará no bairro da Enseada na terça-feira, seguindo à noite em um veículo especial ao posto da Polícia Rodoviária Estadual em Caraguá e depois seguirá pela SP-99 (rodovia dos Tamoios) até a Revap. O tráfego no perímetro urbano só é permitido à noite. (Fonte: ValeParaibano)

Índios do Litoral Norte ganham a posse permanente de suas terras

Litoral Norte - O Ministro da Justiça, Nelson Jobim assinou, no último dia 30 de junho, a portaria de número 1236 ampliando e declarando a posse permanente das terras de grupos indígenas da região do Litoral Norte. A área de 948 hectares passou a ser de 8.500 hectares, beneficiando cinco aldeias e cerca de 380 índios. Essa portaria atinge as cidades de Bertioga, São Sebastião e Salezópolis. O diretor regional da Funai (Fundação Nacional do Índio), Márcio José Alvim, disse que a portaria assinada pelo ministro da Justiça é uma seqüência do trabalho da fundação. “Com essa portaria, os índios têm uma garantia de suas terras de forma permanente. Na verdade estamos devolvendo a eles uma área que era deles por direito”, declara Márcio.
De acordo com o presidente da Funai, a questão de área indígena no Litoral Norte não está totalmente resolvida. “Existem duas tribos em Ubatuba que esperam o mesmo processo”, disse Marcio. Ele explica que uma delas, a tribo da Terra da Boa Vista, passou por um estudo de identificação com ampliação de seus limites, agora espera um parecer da Funai que será encaminhado ao Ministério da Justiça para estabelecer o mesmo beneficio que ocorreu com os índios de São Sebastião, Bertioga e Salezópolis.
Em segunda estância, essas áreas passarão por uma demarcação administrativa, que é a colocação de marcos e placas de identificação de área federal e terra indígena. Após isso, o espaço indígena será totalmente regularizado e homologado pelo Presidente da República. Marcio também aponta a situação da tribo Renascer, em Ubatuba, que ainda começará os primeiros passos para a realização do estudo de identificação da área com a ampliação de limites. “Não existe uma data prevista para consolidar a posse permanente dos índios da tribo Renascer nem da Terra da Boa Vista, que está adiantada no processo de regularização da área”, afirma o diretor. (Fonte: Imprensa Livre)

Frente Parlamentar se reúne com Xico Graziano para discutir sobre a minuta de criação da APA

Litoral Norte - Os Deputados Mozart Russomanno, Carlinhos Almeida, Luiz Carlos Gondim e João Bosco, integrantes da Frente Parlamentar em defesa da pesca, estiveram reunidos nesta semana, com o Secretário de Meio Ambiente Sr. Francisco Graziano, momento em que entregaram uma minuta com propostas de alteração do decreto que criará a APA Litoral Norte – (Área de Proteção Ambiental).
Os parlamentares foram acompanhados de Auracy Mansano Filho, Secretário de Meio Ambiente de Caraguatatuba, da Secretária de Pesca de Ubatuba, Valeria Gelli, do presidente da Colônia Z10 de Ubatuba, Joedis Teixeira Silva, e de Maurici Romeu Silva, presidente da Associação de Pescadores de Ubatuba. A minuta apresentada ao Secretário foi fruto do trabalho realizado por uma equipe técnica formada por lideranças de pescadores e representantes das quatro prefeituras do Litoral Norte e objetiva atender as reivindicações da classe.
Após a forte polêmica estabelecida com a divulgação da criação da APA Litoral Norte, pescadores de toda a região questionaram a proposta a qual poderia prejudicar em muito, as comunidades tradicionais e os pescadores.
Reconhecendo erros por parte da Secretaria no processo de criação das APAs, o Secretário Xico Graziano se comprometeu a elaborar um novo decreto e apresentá-lo em quinze dias. Ainda segundo Graziano a maioria das reivindicações deverão ser atendidas.
Para o Secretário de Meio Ambiente de Caraguatatuba, Auracy Mansano e a Secretária de Pesca de Ubatuba, a criação da Frente Parlamentar em defesa da pesca e a forte atuação dos Deputados nas negociações, permitiram que o processo acontecesse de forma democrática com a participação de todos os interessados.
Já os representantes dos pescadores de Ubatuba, Joedis e Maurici, que inicialmente se mantinham radicalmente contra a criação da APA e não participaram da câmara técnica, admitiram que é inevitável a sua criação e que o melhor caminho é o da negociação. “Vamos acompanhar atentamente a nova proposta que será apresentada, mas temos certeza que nossas reivindicações serão atendidas”, disse Joedis. Eles reconhecem ainda a importância da Frente Parlamentar no processo, bem como elogiaram as atuações das prefeituras através dos Secretários Auracy Mansano e Valéria Gelli. Para o Deputado Mozart Russomanno, que coordenou os trabalhos da câmara técnica e disponibilizou sua equipe jurídica para a elaboração da minuta, o mais importante foi o exercício da democracia e o resultado final. “Claro que não conseguimos agradar a todos, mas foi graças a participação ativa dos Deputados, bem como das lideranças dos pescadores e técnicos das prefeituras, que pudemos elaborar este trabalho que acredito seja exemplo a ser seguido no futuro. A Frente Parlamentar veio para ajudar um segmento historicamente esquecido e tenho certeza que novas conquistas virão. Os pescadores podem contar conosco.”, concluiu o parlamentar. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Sabesp adia inauguração em Caraguá

Caraguatatuba - A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) adiou a inauguração da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Porto Novo, em Caraguatatuba, prevista para o último dia 30, pela dificuldade de agendamento do governador José Serra (PSDB). O investimento, equivalente a R$ 33 milhões, irá beneficiar cerca de 25 mil pessoas.
O superintendente da Unidade de Negócios da Sabesp no Litoral Norte, Benedito Felipe de Oliveira Costa, afirmou que o adiamento da cerimônia --que ainda será remarcada-- não irá comprometer o cronograma de funcionamento do projeto.
"A Estação de Tratamento do Porto Novo irá beneficiar inúmeros bairros da região, obedecendo o cronograma já apresentado à Prefeitura de Caraguatatuba. A cerimônia de inauguração não irá interferir em nada no funcionamento previsto", afirmou.
Segundo Costa, os bairros serão beneficiados conforme a implantação das estações de bombeamento. O primeiro bairro a ser contemplado, disse, será o próprio Porto Novo. "A previsão é que na próxima semana, a estação de bombeamento do Porto Novo já esteja em funcionamento", disse.
Em seguida, segundo ele, serão beneficiados os bairros do Barranco Alto e Travessão. A ETE do Porto Novo atenderá ainda os bairros Pontal Santa Marina, Perequê-Mirim, Praia das Palmeiras, Jardim dos Sindicatos e Jardim Britânia.
CRONOGRAMA - A Estação de Tratamento do Porto Novo faz parte do cronograma da Sabesp, de obras em saneamento básico que serão executadas no município até 2015, apresentado à Prefeitura de Caraguatatuba há cerca de 15 dias. O investimento atinge R$ 60 milhões.
O cronograma é resultado de uma ação civil pública movida pela prefeitura em 2005, referente a um empréstimo de R$ 25 milhões feito pelo Executivo ao Governo do Estado, por meio da concessionária. A Sabesp foi obrigada pela Justiça a apresentar o cronograma.
De acordo com o superintendente da concessionária no litoral, a meta é que, dos atuais 38% de esgoto coletado e tratado atualmente, o sistema pule para 70% até 2010 e 100% até 2015. "Caraguatatuba chegará a 100% de saneamento básico até 2015", disse.
ETAPAS- Até o final de 2008, o cronograma apresentado pela concessionária prevê investimentos em saneamento básico nos bairros de Barranco Alto e Tabatinga-beneficiando cerca de 6 mil pessoas.
Para 2009, estão previstos investimentos em bairros como Travessão e Aruã. (Fonte: ValeParaibano)

Praia das Palmeiras recebe obra em 2010

Caraguatatuba - Para 2009, os investimentos no tratamento de esgoto anunciados pela Sabesp em Caraguatatuba irão contemplar o bairro do Travessão. No primeiro semestre de 2010, o cronograma irá atender os bairros Rio do Ouro, Perequê-Mirim, Jardim do Sindicato, Pontal Santa Marina e Aruã. Já no segundo semestre, de acordo com o cronograma, o projeto abrange o Canta Galo, Morro do Algodão e Praia das Palmeiras. De 2011 a 20015, mais nove bairros serão contemplados-chegando a 100% de coleta e tratamento de esgoto em Caraguatatuba. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá vai revitalizar a Tabatinga

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba assinou convênio com o Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) para obras de calçamento e iluminação em determinados pontos do município. Os investimentos somam cerca de R$ 3,1 milhões.
De acordo com a prefeitura, parte da verba será destinada a obras de reurbanização da orla do bairro de Tabatinga. "Será feito o calçamento de nove ruas do bairro Tabatinga, além de um calçadão e muretas na rua da praia. Será um benefício para moradores e turistas", afirmou a chefe de gabinete da prefeitura, Malú Baracat.
Com o investimento, segundo ela, Caraguatatuba passará a ter apenas duas praias sem projeto de calçadão à beira-mar. "Apenas a Mococa e parte da Massaguaçu ainda não terão calçadão".
Outro investimento anunciado pela prefeitura será a iluminação do trecho da rodovia Rio/Santos, que vai do bairro Getuba até o Capricórnio. "Falta mais iluminação naquele trecho", afirmou. (Fonte: ValeParaibano)

Vôo Livre estréia nos Jogos Regionais

Caraguatatuba - Pela primeira vez na história, os praticantes de Asa Delta e Parapente poderão participar da competição, que fará parte das modalidades extras do evento, marcado para começar no dia 15 de julho, em Caraguatatuba.
Além de Caraguá, as cidades de Caçapava, Biritiba Mirim, Guaratinguetá, Guarulhos, Jacareí, Lorena, Mogi das Cruzes, Paraibuna, Penedo, São José dos Campos, Taubaté e Ubatuba já confirmaram presença no 52º Jogos Regionais.
Romero de Freitas, responsável pela ACVL (Associação Caraguatatuba de Vôo Livre), afirma que Caraguá conta com uma boa equipe e acredita na possibilidade de conseguir boas colocações. Atualmente, segundo Romero, que também é o técnico de Caraguatatuba, a modalidade deixou de ser taxada como um esporte de risco e passou a chamar a atenção de pessoas de diversas idades.
“O Vôo Livre sempre foi visto como esporte radical e com isso havia preconceito. Hoje nós vemos crianças de 6 anos a idosos de 80 voando.
O esporte está atraindo cada vez mais praticantes, são empresários, médicos, delegados, que procuram nesse esporte amenizar o estresse do dia a dia”, revelou.
De acordo com o técnico, muitos dos atletas que competirão nestes Jogos são conhecedores e praticantes assíduos de Vôo Livre em Caraguá, que já é conhecido nacionalmente como um dos principais locais para a prática do esporte.
A Asa Delta e o Parapente têm como ponto de partida o Morro Santo Antônio, que recentemente recebeu pavimentação, facilitando o acesso ao mirante. Os pousos acontecem na Praia do Centro. (Fonte: Imprensa Livre)

Skate de Caraguá vem forte nos Regionais

Caraguatatuba - Os skatistas Marcio Castilho e David Castilho pelo sub-18 e, Douglas Fabrício e Rodrigo Ribeiro na categoria livre serão os responsáveis em representar Caraguatatuba no 52º Jogos Regionais, que acontecem de 15 a 27 de julho.
Caraguá, que já contou com dois campeões na competição, em 2004 e 2005, conheceu seus representantes no último mês, através de uma seletiva. Douglas, que também é o representante da equipe de Skate, vê potencial nos atletas caraguatatubenses.
“Temos possibilidade de vencer nas duas categorias. Os atletas que competirão saíram de uma seletiva, que deu oportunidade para os melhores serem escolhidos”, falou o skatista, ressaltando alguns pontos fortes do Skate de Caraguá e já considerando o grupo vitorioso.
“A nossa equipe tem muita garra e agora terão a oportunidade de mostrar o que sabem. Vencer, eles já venceram, só de ter tido a chance de se organizar e fazer uma seletiva para escolher os melhores. Isso já é uma vitória”, comentou.
Além de Marcio, David, Douglas e Rodrigo; Danilo Castilho pelo sub-18 e Walfrido (Bob), no livre, foram os suplentes escolhidos, caso ocorra algum contratempo com alguns dos skatistas.
Os principais adversários de Caraguatatuba nesses Jogos Regionais, segundo o atleta e responsável pela equipe da cidade, serão São José dos Campos e Pindamonhangaba.
As disputas do Skate acontecerão no dia 18 de julho, na Pista ao lado da Praça Ton Ferreira, no Centro de Caraguá. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá estréia em diversas modalidades no primeiro dia de Jogos Regionais

Caraguatatuba - A cidade estará em festa a partir do dia 15 de julho, quando abrirá oficialmente o 52º Jogos Regionais, que será realizado no município pela terceira vez. Já no dia 16, data de início dos confrontos, Caraguatatuba jogará em sete oportunidades.
Logo às 10h30, pelo Vôlei de Praia feminino, Caraguá enfrentará Cruzeiro, na Quadra 2, da Arena da Praia, na avenida Geraldo Nogueira da Silva. Às 14h30, a dupla voltará a atuar, dessa vez contra Ubatuba. Na Quadra 1, pelo masculino, o adversário será Suzano, às 15h30.
O Tênis de Mesa de Caraguá fará sua estréia frente à Aparecida, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), às 14h. No mesmo local, às 18h, as meninas do Basquete sub-21 enfrentarão Franco da Rocha.
As equipes de Futsal também estrearão no primeiro dia de competição no Centro Esportivo Municipal. Pelo feminino sub-21, Caraguatatuba jogará contra Caieiras, às 19h30. Na partida seguinte, marcada para às 20h30, o time masculino, também sub-21, entrará em quadra para bater Redenção da Serra.
O time de Basquete masculino até 21 anos fará o seu primeiro jogo nos Regionais no dia 17 (quinta-feira), contra Taubaté, ás 18h, na quadra do CEMUG.
Também no segundo dia de Jogos, no Centro Esportivo, Caraguá estreará contra São Sebastião, na disputa de Malha. O confronto está marcado para às 15h15.
É importante a presença da torcida para não só prestigiar, mas também incentivar Caraguatatuba neste 52º Jogos Regionais. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá aposta em jovens talentos da Natação nos Jogos Regionais

Caraguatatuba - Conquistar resultados á longo prazo. Esse é o objetivo da Natação de Caraguatatuba, que contará no 52º Jogos Regionais com 17 atletas, todos vindo da categoria de base.
A equipe comandada pela professora Juliana Aparecida de Oliveira conta com a média de idade baixa. Indynara Cristina Ribeiro e Giovana Rubião Fini completaram 12 anos em 2008.
"Temos uma equipe muito nova, atletas que competirão com nadadores bem mais experientes", disse a técnica, lembrando que a consagrada Fabiola Molina, uma das melhores nadadoras do país, estará presente no evento.
Juliana Aparecida crê em um futuro promissor de seus pupilos. "Tenho certeza que vamos colher os frutos em dois ou três anos. Esses atletas são dedicados, esforçados. Faça chuva, faça sol, eles estão sempre aqui treinando", comentou.
Caraguatatuba contará também com três atletas deficientes físicos, que nadarão em suas categorias. Fabiano Freitas Daniel, o mais velho do grupo com 28 anos, já tem experiência em Regionais, onde já conquistou uma primeira colocação.
A melhor posição da Natação da cidade na competição foi o quinto lugar, conquistado nos anos de 2001 e 2005. Embora os nadadores sejam bem jovens, a técnica acredita que poderá colocar Caraguá entre os oito melhores, resultado que renderia pontos ao município na classificação geral dos Jogos Regionais.

Lista de atletas confirmados para o 52º Jogos Regionais:

Giovana Rubião Fini
Indynara Cristina Ribeiro
Lucas Mendonça Abel
Fabiano Freitas Daniel
Vitor da Silva
Ana Beatriz Guimarães
Alessandra Góis
Guilherme de Oliveira Campos
Paloma Michaele Leite
Denis Rodrigo Almeida Silva
Jennifer Ester Gomes da Silva
Ana Paula Carvalho
Fernando Henrique Gonçalves
Ulisses Morais Mello
Matheus de Oliveira
Danilo de Oliveira
Thiago Fernandez

 (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Projeto Água de Beber promove educação ambiental no Ecoadventur
Teatro, exposições e apresentações trazem múltiplas lições sobre meio ambiente para público de todas as idades

Caraguatatuba - O projeto Água de Beber, de Comer, de Usar e Conservar... Ciclos Contínuos – uma iniciativa do Instituto Supereco com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental -, preparou uma programação especial aos participantes da 5ª edição do ECOADVENTUR LN-SP, que acontece de 10 a 13 de julho, na cidade de Caraguatatuba. Entre os destaques estão a peça teatral “A lenda do arco-íris”, a dinâmica “Salve-se com um abraço – cooperando com os muriquis” e o lançamento do calendário “No Ritmo das Águas”.
As atividades serão conduzidas pela equipe do “Água de Beber” e as ações do projeto ficarão expostas no “Pavilhão da Ecologia”, espaço organizado pela Petrobras e destinado às ONG’s com atuação no Litoral Norte.
A peça teatral “A Lenda do Arco-Íris” será apresentada no segundo dia do evento em forma de enquete com duração de 10 minutos. “Será contada uma lenda adaptada sobre o surgimento do arco – íris. De forma lúdica e sutil abordaremos questões sobre equilíbrio ecológico, o ciclo da água e o fenômeno da decomposição da luz”, afirma Andréa Bossi, educadora ambiental do projeto Água de Beber.
Outra ação de educação ambiental voltada para todas as idades (agendada para o dia 13), é a dinâmica “Salve-se com um abraço – cooperando com os muriquis”. Durante a atividade, o público conhecerá a história do macaco muriqui - espécie existente apenas no Brasil e em áreas de Mata Atlântica, ameaçada de extinção, que vive em grupos e, quando se sente ameaçada, abraça seus companheiros, formando verdadeiros cachos de macacos nas árvores. “A atividade estimula o trabalho de cooperação, de amizade, de igualdade, da união entre as pessoas por um mesmo objetivo e a importância do verdadeiro abraço por uma causa”, afirma a coordenadora do projeto Água de Beber, Márcia Nunes.
Já o lançamento do calendário “No Ritmo das Águas”, previsto para o sábado (12), tem por objetivo convidar a todos para se envolverem nas ações do projeto Água de Beber, junto com o grupo Ciclos Contínuos - um grupo formado por representantes da comunidade em prol do rio Juqueriquerê e que participa do projeto.
O Instituto Supereco vai expor também as suas outras iniciativas, como os artesanatos da Comunidade Produtiva, projeto que propõe alternativas de geração de renda a partir do reaproveitamento das florestas de eucalipto para as comunidades que vivem em situações de risco social no entorno das fábricas da Suzano Papel e Celulose, em Biritiba Mirim, no interior de São Paulo, e em Helvécia e São José de Alcobaça, ambas na Bahia.
Outras Organizações Não Governamentais apresentarão seus Projetos no pavilhão da ecologia com o objetivo de sensibilizar os visitantes para a importância de sua participação na preservação ambiental e no desenvolvimento sócio-econômico sustentável. (Fonte: Supereco)

Projeto Água de Beber organiza a 1ª Feira de Artesanato do Ecoadventur e reúne diversidade de produtos

Caraguatatuba - O projeto “Água de Beber, de Comer, de Usar e Conservar... Ciclos Contínuos” - uma iniciativa do Instituto Supereco com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental -, inscreveu seis Instituições de artesanato, da cidade de Caraguatatuba, na 1ª Feira de Artesanto do Ecoadventur, com o objetivo de fortalecer a geração de local. Cerca de 20 barracas serão representadas por mais de 60 artesãos, entre eles, o Grupo Ciclos Contínuos –- um grupo formado por representantes da comunidade de Porto Novo, em prol do rio Juqueriquerê, e que participa do projeto.
Os Interessados em conhecer o trabalho dos artistas vão encontrar, durante os quatro dias do evento, opções em roupas, calçados, bijuterias, artigos infantis e decoração. A Feira de Artesanato, que se encontra em sua primeira edição pela iniciativa do Instituto Supereco, viabiliza preços acessíveis. (Fonte: Supereco)

Associação de Combate ao Câncer cria feijoada solidária em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba (ACC) realiza neste mês de julho mais um evento em benefício dos pacientes com câncer cadastrados pela entidade. No próximo dia 13 de julho, das 13 às 15h, a entidade faz a “Deliciosa Feijoada da ACC”. Adquirindo um cupom, pelo valor de R$ 10,00, o participante ajuda a entidade e saboreia uma ótima refeição, com sabor de solidariedade.
A entidade tem um papel importante no município, uma vez que possui mais de 200 pacientes cadastrados a quem presta auxílio com mantimentos, medicamentos e outros itens necessários durante o tratamento da doença, com o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
Para contribuir com a feijoada basta doar algum ingrediente e adquirir o cupom.
A festa da “Deliciosa Feijoada” será na rua Benedito Zacarias Nepomuceno nº 713, no bairro Estrela D’Alva, na região central de Caraguatatuba. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3881-2556 e 3883-1952. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Ex-terrorista italiano é preso em Ilhabela
Foragido há 26 anos, acusado de sequestro e mortes é dono de pousada e distribuidora de bebidas no litoral

Ilhabela - O italiano Pierluigi Bragaglia, 47 anos, procurado pela Justiça de seu país por ligação com um grupo terrorista de extrema direita, foi preso em Ilhabela anteontem em operação da Polícia Federal. Ele, que utilizava uma identidade falsa, teria envolvimento em roubos, sequestros, porte abusivo de armas e munições e na morte de dois policiais italianos.
Foragido havia 26 anos, Bragaglia era proprietário de uma pousada --a Chalés do Paolo-- e de uma distribuidora de bebidas em Ilhabela, onde vivia sem levantar suspeita, usando o nome Paolo Luigi Rossini Lugo. Condenado na Itália a 12 anos e 11 meses de prisão, ele integrava o NAR (Nuclei Armati Rivoluzionari), que atuou entre 1977 e 1981.
A ação de captura contou com o auxílio da Interpol e da polícia italiana. Nascido em Roma e filho de uma família rica, ele teria se envolvido com o NAR, que defendia ideais de extrema direita. A prisão do acusado foi destaque em renomados jornais na Itália, onde Bragaglia foi chamado de terrorista e neofascita (leia texto nesta página).
Em 17 de junho de 1988, a Corte de Apelação de Roma, em caráter irrevogável, condenou Bragaglia a uma pena de 12 anos e 11 meses de reclusão, acrescida de 3 anos de liberdade vigiada, em razão de uma série de crimes --bando armado, assalto, seqüestro, porte abusivo de armamento de guerra e munição, além do envolvimento na morte de dois policiais.
A prisão aconteceu por volta das 15h, no momento em que o italiano estava em uma padaria. Os policiais cumpriram um mandado de prisão para extradição expedido pelo Supremo Tribunal Federal.
Durante a operação, Bragaglia também foi preso por porte ilegal de arma e uso de documentos falsos. Ele estava no Brasil desde 1984 e chegou a Ilhabela dois anos depois, com um passaporte venezuelano.
PRISÃO - Há cerca de um ano, a polícia da Itália suspeitou que o foragido estivesse no Brasil e manteve contato com a PF. Com auxílio de policiais italianos e da Interpol, a PF iniciou há 15 dias uma série de diligências na tentativa de localizar Bragaglia.
Na quarta-feira policiais da PF de São Paulo seguiram para Ilhabela, onde receberam o apoio da delegacia federal de São Sebastião. Cerca de dez policiais participaram da abordagem.
"Os policiais tinham informações e fotos, além de uma lista com locais em que o foragido poderia estar. Ao avistarem ele em uma padaria, resolveram abordá-lo", disse o delegado federal José Roberto de Macedo, da delegacia de São Sebastião, um dos responsáveis pela captura.
"Não ofereceuesistência. Inicialmente, se apresentou como Paolo. Só que quando questionado se ele não era o Pierluigi ele não negou", afirmou Macedo.
ARMA - O italiano informou que tinha uma arma --revólver calibre 38, sem registro-- em sua pousada. A PF foi ao local e apreendeu a arma, além de documentos no nome de 'Paolo'.
Bragagli foi levado para a delegacia de São Sebastião, onde prestou depoimento, e seguiu para a Superintendência da PF de São Paulo na madrugada de ontem, onde aguardará o término do processo de extradição.
"Vai responder pelos crimes praticados aqui enquanto o processo de extradição está em andamento", disse o delegado. (Fonte: ValeParaibano)

Prisão tem destaque em jornais na Itália

Ilhabela - A prisão de Pierluigi Bragaglia, 47 anos, ex-membro do NAR (Nuclei Armati Rivoluzionari), foi destaque ontem na imprensa italiana.
'Terrorista' foi a palavra mais utilizada pelos jornais da Itália para se referir a Bragaglia, que no Brasil usava o nome Paolo Luigi Rossini Lugo.
A versão eletrônica do jornal 'Corriere Della Sera' noticiou o caso e apresentou o preso como 'uma das lideranças' do NAR, grupo terrorista italiano de extrema direita que atuava na capital italiana.
A reportagem informou que a organização foi responsável por agressões e intimidações a parlamentares de esquerda entre 1977 e 1981.
"Condenado na Itália por associação subversiva, quadrilha armada, roubo e sequestro", diz trecho do texto.
SITES - O site do jornal 'La Repubblica' também se referiu a Bragaglia como o 'terrorista'. O l'Unitá chamou o italiano de 'neofascista' e destacou que o preso deve ser extraditado para a Itália.
O 'L'Unione Sarda' trouxe na manchete de sua página na internet 'Brasil: preso o terrorista Pierluigi Bragaglia'.
Os sites 'La Voce di Itália' e 'Ultimenotizie' também deram destaque à ação da Polícia Federal que culminou na prisão do acusado em Ilhabela. (Fonte: ValeParaibano)

Suspeito nega envolvimento com homicídios

Ilhabela - Em depoimento à Polícia Federal de São Sebastião, o italiano Pierluigi Bragaglia, 47 anos, apontado como ex-terrorista de extrema direita, confirmou o envolvimento com o grupo, mas negou ter participado de 'crimes de sangue'.
De acordo com informações repassadas à PF pela Interpol, o acusado teria envolvimento na morte de dois policiais italianos, entre outros crimes.
"Ele [Bragaglia] disse que participava de um grupo de extrema direita quando era jovem, que teve envolvimento em alguns atos criminosos, mas que jamais se envolveu em 'crimes de sangue', a expressão que usou aos crimes de assassinato", disse ontem o delegado da PF José Roberto de Macedo, responsável pela prisão.
A advogada Maria Fernanda Carbonelli Muniz, responsável pela defesa de Bragaglia, não foi localizada ontem para comentar o assunto. Por telefone, o valeparaibano procurou a advogada no número do escritório e também em seu celular, mas não conseguiu contato. (Fonte: ValeParaibano)

Estrada do Camarão é campeão do Campeonato Municipal da 2ª Divisão

Ilhabela - A final do Campeonato Municipal da 2ª divisão de Ilhabela agitou o Estádio Municipal Ferreirão, na última quinta-feira, 03.
A equipe do Estrada do Camarão foi campeão, vencendo o Juventude por 2 a 1, com os gols de Reinaldo e Douglas pelo Estrada do Camarão e um gol do jogador Álvaro da equipe do Juventude.
A disputa foi acirrada. Durante a partida foram dados sete cartões amarelos, cinco do time da Estrada do Camarão e dois do Juventude, e quatro jogadores foram expulsos, dois do Estrada do Camarão e dois do Juventude.
No campeonato foram destaques: o jogador Thiago Bolivar, do MEC (Morrão Atlético Clube), artilheiro com 15 gols e o atleta Wagner (Ganá), do Juventude, o goleiro menos vazado, sofrido apenas quatro gols.
Durante o campeonato o Estrada do Camarão realizou dez partidas, com seis vitórias, dois empates, duas derrotas, 20 gols a favor e sofreu 14 gols. O goleador da equipe foi o atleta Reinaldo com oito gols.
Na ocasião foram entregues os troféus para o campeão e segundo lugar, com a presença do secretário municipal de Esportes, José Roberto de Jesus (Beto de Mazinho); do diretor municipal de Esportes, Luiz Carlos do Nascimento (Magrão); do Presidente da Câmara Municipal, vereador Prof° Joadir Capucho e os vereadores Ricardo Fazzini e Márcio Garcia.
O Campeonato Municipal da 2ª Divisão contou com 22 equipes inscritas com mais de 500 atletas e foi uma realização da Prefeitura Municipal de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Hospital Municipal Governador Mario Covas Junior comemora 6 anos com missa de Ação de Graças

Ilhabela - Em comemoração ao sexto aniversário do Hospital Municipal Governador Mário Covas Junior, na última quarta-feira, 2, a Prefeitura de Ilhabela por meio da equipe da Secretaria Municipal de Saúde organizou uma Missa em Ação de Graças, rezada pelo Padre Léo, no estacionamento do próprio Hospital.
A função básica da instituição hospitalar consiste em proporcionar à população, assistência médica sanitária completa, tanto curativa como preventiva, desenvolvendo a promoção à saúde.
O conceito de hospital, entretanto, tem sofrido uma mudança radical. Ocorreram investimentos em atendimento e, hoje, o usuário sente-se cada vez mais cliente e menos paciente. Também a melhoria de qualidade de vida dos pacientes durante o período de internação passou a ser prioritária. É claro que, quanto aos hospitais públicos, esta realidade ainda não está totalmente aplicada, devido às dificuldades de gestão do sistema SUS, porém, em Ilhabela, é prioridade a melhora da qualidade da instituição pública.
De 2002, ano de inauguração, até abril de 2008, o Hospital Mário Covas atendeu em seu Pronto Socorro, 389.146 pacientes; realizou 6.758 cirurgias de várias especialidades e nasceram 2.402 crianças.
Para o secretário municipal de Saúde, Dr. Arquimedes Hyppólito, na qualidade de gestor, os princípios éticos devem nortear as demais ações, tais como, formação de pessoal, manutenção das instalações, aquisição de novas tecnologias e incentivo a pesquisas, sem comprometer a preservação da vida e o aliviar da dor.
“Hoje é uma data que deve ser comemorada com festa e nós, da secretaria municipal da Saúde, particularmente estamos muitos felizes. Nesta data há seis anos atrás, a Prefeitura de Ilhabela realizava um dos maiores sonhos de sua população, a inauguração do nosso hospital geral”, declarou o diretor municipal de Saúde, Márcio Tenório.
Na oportunidade, Márcio Tenório agradeceu ao prefeito municipal, Manoel Marcos de Jesus Ferreira por todo empenho e compromisso assumido para garantir a qualidade de atendimento prestado nesta unidade; ao secretário de Saúde, Dr. Arquimedes Hyppólito; a todo corpo clínico do hospital; ao Dr. Carlos, diretor Clínico, aos médicos; a equipe de enfermagem pela dedicação e respeito ao próximo, ao setor de Recursos Humanos; ao setor de Administração; as equipes de apoio, enfim a todos os funcionários que fazem parte dessa secretaria.
O prefeito Manoel Marcos reconheceu e agradeceu todos os secretários de Saúde, desde Antônio Colucci até Dr. Arquimedes Hyppólito, pelo trabalho e empenho e também o diretor municipal de Saúde, Márcio Tenório, pela bela tarefa que vem realizando da administração da saúde do município.
Emocionado, o prefeito relembrou da morte de seu pai, seis meses antes de se tornar prefeito pela primeira vez. “Quando assumi, a saúde de Ilhabela era precária. Encontrei a obra do hospital iniciada, mas não acabada, porém o projeto já iniciado não era suficiente para atender a população e visitantes. Então lutei pela ampliação do projeto, acrescentando uma maternidade e leitos de internação”, ressaltou Manoel Marcos.
“Não medi esforços para ver meu maior desejo realizado, o resgate da cidadania, a possibilidade das crianças nascerem novamente na Ilha, como eu nasci. Comprometi outros setores, mas não me arrependo de ter investido mais de 3 milhões e meio de reais nesta obra que é o maior orgulho da minha administração” enfatizou o prefeito.
Manoel Marcos lembrou ainda, das pessoas que trabalham no hospital, uma equipe de primeira linha para um bom atendimento aos munícipes. “É preciso muito além da estrutura física para o hospital funcionar. A dedicação profissional é importante e eu acredito, profundamente, nos profissionais que aqui trabalham, aproveito o momento para destacar o trabalho e a dedicação do diretor de Saúde, Marcio Tenório, sempre pronto para atender e resolver os problemas relacionados a Saúde”.
Estavam presentes na ocasião, os (as) secretários (as) municipais, Dr. Arquimedes Hyppólito (Saúde), Célia Reale H. Ferreira (Assistência Social), Raquel Navarro (Administração), Cleuza Maciel (Turismo e Fomento), Cássia Redó (Meio Ambiente); os (as) diretores municipais, Márcio Tenório (Saúde), Dr. Carlos Deslandes (Clínico Hospital), Sandra Maria Macedo (Administrativa Hospital), Waldinéia Vanderstappen (Administrativa Turismo), José de Assis Figueira (Materiais), Shirley Cunha Leite (Divisão Administrativa da Assistência Social), José Martinez (Transportes); o presidente da Câmara Municipal, Profº Joadir Capucho; o vereador Ricardo Fazzini Dias; funcionários da secretaria municipal da Saúde e hospital Mário Covas Junior. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

Morte de 30 pinguins surpreende morador de praia de São Sebastião
Especialistas avaliam que fadiga pode ter provocado a morte das aves

São Sebastião - Moradores da praia de Toque-Toque Pequeno, na costa sul de São Sebastião, foram surpreendidos na manhã de ontem com a presença de 30 pingüins mortos espalhados ao longo da praia. Especialistas acreditam que os animais não tenham conseguido sobreviver à fadiga da própria viagem, já que migraram de países vizinhos.
A presença de pingüins é comum no Litoral Norte nesta época do ano. De acordo com o Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha, acredita-se que a ocorrência da espécie esteja ligada ao regime de correntes oceânicas na costa brasileira.
Os Pingüins de Magalhães (Spheniscus magellanicus) são encontrados na Patagônia Argentina e Chilena, em grandes colônias chamadas de "pinguineiras". "Muitos desses animais migram em busca de alimentos e se perdem", afirmou a veterinária e presidente do Instituo Argonauta, Paula Baldassin.
Há pouco mais de uma semana, 25 pingüins foram resgatados em praias do Litoral Norte e do sul do Rio de Janeiro.
De acordo com a Defesa Civil de São Sebastião, que foi acionada pelos moradores, a maioria dos animais estava sem manchas de óleo e sem ferimentos. No entanto, uma pequena parcela chegou à areia com sinais de decomposição.
Para a bióloga Valéria Hadel, do Cebimar (Centro de Biologia Marinha), a morte foi possivelmente ocasionada em função do frio da água e do ar, além das própria debilidade física do animal. "Os pingüins que fazem o percurso na costa brasileira sofrem devido ao fato de serem novos, com idade entre 1 e 2 anos. Além disso, não possuem boa alimentação, o que os deixa sem camada de gordura para encarar o frio e as fortes correntezas marítimas", afirmou.
RECOMENDAÇÃO - Especialistas recomendam que os pingüins jamais sejam colocados no gelo e sim em caixas de papelão, numa toalha ou jornal e esperar o resgate chegar. Informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3832-1382 - Instituto Argonauta. (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião faz acordo com estatal

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião e a Sabesp assinaram, no último dia 30, um convênio para a implantação do sistema de tratamento de esgoto que irá contemplar cinco bairros da costa sul --Paúba, Barra do Sahy, Baleia, Barra do Una e Engenho. O projeto total, com um investimento de R$ 32,6 milhões, deverá ser entregue até 2010.
De acordo com a prefeitura, as obras vão levar melhorias para as comunidades e garantir a bealneabilidade das praias. "É um projeto que estava abandonado e conseguimos fazer com que fosse feito o contrato com a Sabesp. Serão três estações na costa sul", afirmou o prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS).
Segundo ele, a primeira obra a ser entregue será a ETE de Paúba, prevista para o início do próximo ano. Já as obras de Barra do Sahy/Baleia e Barra do Una/Engenho estão previstas para funcionamento até 2010.
O investimento para a obra de Paúba é de R$ 5,3 milhões, dos quais R$ 3,2 milhões do estado e R$ 2,1 milhões do município. Serão 124 ligações de esgoto.
O sistema Una/Engenho compreende um investimento de R$ 14,5 milhões, sendo 69% investidos pela Sabesp e o restante pelo municípío. Serão 464 ligações domiciliares. (Fonte: ValeParaibano)

Sequência de furtos de cabos telefônicos em São Sebastião tira sossego de moradores e comerciantes

São Sebastião - Desde 2005 que os moradores do bairro Cigarras sofrem com problemas nas linhas telefônicas. No último mês foram registrados 11 furtos de cabos telefônicos. Os últimos, ocorreram numa seqüência fenomenal: numa sexta-feira, no domingo e na segunda-feira, dias 27, 29 e 30 de junho.
A situação se tornou tão evidente, que os moradores desistiram de registrar o Boletim de Ocorrência, mas continuam reclamando para a empresa, que repõe os cabos, mas são furtados na mesma noite.
“Já faz uns 15 dias que isso acontece. Eu já fui pelo menos cinco vezes na Telefônica, registrei as reclamações e eles falam que os cabos foram furtados e a demora para o conserto é de 24 a 48 horas”, disse Carlos Barreto Prado, morador de São Paulo, que vem para o litoral todos os finais de semana.
Na saída para o Flat Hotel, na Cigarras, na curva da SP-55, logo após o posto do bairro, os cabos são colocados por este trecho dentro da mata e são desviados até o posto de gasolina. É neste local de difícil acesso, na mata, que os ladrões agem e prejudicam o bairro inteiro, que fica sem ligações telefônicas e internet.
“Eu perco 50% do meu faturamento, que é feito todo com os cartões de débito e crédito”, relata Marcelo Pires, proprietário do posto. Na última sexta-feira, dia 27, a reportagem esteve no local por três horas e constatou a perda de abastecimento de pelo menos 22 veículos.
A rede de postes e a prefeitura - Depois de tanta reclamação, a Telefônica implantou uma rede de postes ao longo da rodovia para solucionar o problema. Porém, a prefeitura embargou a instalação mediante a lei municipal 1793, de 2005, que dispõe sobre o uso de vias públicas e espaço aéreo e subterrâneo.
Em seu artigo 1º, a lei afirma que o executivo autoriza por permissão a título precário o ônus, ou seja, a cobrança de taxas para o uso de vias públicas e dos espaços aéreos e subterrâneos. A lei diz que a instalação, implantação e passagem de equipamentos urbanos destinado a prestação de serviços de infra-estrutura por entidades de direito público e privado, precisa necessariamente da autorização da prefeitura.
No parágrafo único do artigo 1º, a lei define o que é equipamento urbano - são todas as instalações de infra-estrutura urbana tais como: abastecimento de água, energia elétrica, rede telefônica, entre outros de interesse público.
“É lógico que vamos embargar”, disse o secretário da Fazenda, Amin Nossabein. “Qualquer tipo de obra dentro do município tem que passar por autorização da prefeitura. No caso da Telefônica, ela tem que pagar as taxas. A lei prevê isso. Eles tem que entender que não podem fazer nada sem autorização. Assim como a pessoa física tem que pagar, a Telefônica também. Eles não são melhores que os outros”, afirma o secretário da Fazenda do município.
Caso se repete há 6 meses - Há cerca de seis meses que os postes da Telefônica estão na via a espera do cabeamento, que resolveria o problema do bairro num acordo do simples pagamento dessa conta. Porém, com a falta de manutenção, tudo está apodrecendo. “A atuação dos ladrões é a seguinte: eles soltam o cabo na altura do morro, ele cai no chão, os técnicos da telefônica fazem a emenda do cabo e depois ocorre mais um furto. Nos últimos 15 dias, em menos de 24 horas, os cabos são furtados”, conta o morador Reginaldo Silva, que já foi até o local e registrou os fatos. “Os criminosos contam com a falta de fiscalização da polícia e, no mesmo local, retiram a capa dos fios e desovam num bambuzal bem próximo da rodovia. O furto tem dia e hora marcados: sempre entre às 16: 35 e 17:20, ou seja, antes de escurecer. Mas, nos últimos furtos, eles foram mais ousados e retiraram os cabos durante a noite a madrugada”, fala indignado Silva.
Polícia - Diante das evidências, o chefe de investigadores da Seccional, André Araújo Maciel, afirmou que em termos de investigação, existe um trabalho de inteligência no local. O perfil de quem furta, segundo ele, é praticado por um grupo e não uma única pessoa. “A gente faz campana no local e estamos observando para pegar outros suspeitos. A dificuldade hoje é que a região é de difícil acesso. Estamos no local, já recebemos denúncia do transporte dos cabos e estamos investigando. Não vamos descansar, enquanto não pegarmos os envolvidos”, encerra o chefe dos investigadores.
Telefônica - Em nota divulgada pela assessoria de imprensa, a Telefônica informou após a seqüência de furtos, que assim que é detectada a anormalidade, a operadora mobiliza equipes para repor os cabos no menor prazo possível. Segundo a empresa, no ano passado foram furtados 4,6 mil quilômetros de cabos telefônicos no Estado de São Paulo, prejudicando o funcionamento de 2 milhões de terminais. De janeiro a maio deste ano, a empresa contabilizou 1,4 mil quilômetros de cabos furtados em todo o Estado. Só no Litoral (sul e norte) são 30,1 quilômetros, neste mesmo período.
Em relação à falta de pagamento das taxas da prefeitura, a Telefônica informou que o jurídico da empresa vai analisar a lei municipal e prometeu uma resposta sobre o caso nesta semana. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura de São Sebastião homologa concurso público

São Sebastião - Na última quinta-feira, a Prefeitura de São Sebastião divulgou o edital de homologação final referente ao concurso público 01/2008, que foi aplicado no mês de abril para o preenchimento de 456 vagas, grande parte delas voltadas às áreas da Saúde e Educação.
Segundo o documento, apenas para o cargo de médico 40 horas, nas especialidades geriatria, oncologia e reumatologia não houve nenhum candidato inscrito.
De acordo com o Departamento de Recursos Humanos, órgão ligado à Secretaria de Administração (Secad), os candidatos aprovados no concurso devem aguardar futuras convocações que serão publicadas no jornal de circulação na cidade. As chamadas dos classificados serão de acordo com a necessidade de cada área da prefeitura.
O concurso público é válido por dois anos, prorrogável por mais dois. Os cargos concorridos foram para agente comunitário de saúde, agente de combate à endemias, motorista, agente fiscal de saúde pública, assistente administrativo, auxiliar de cirurgião-dentista, auxiliar de enfermagem, fiscal de posturas municipais, protético, técnico em enfermagem, assistente social, biólogo, dentista, enfermeiro, engenheiro, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, veterinário, médico cardiologista, além de especialistas nas áreas de cirurgia geral, pediátrica e vascular, dermatologia, infectologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, pediatria, psiquiatria, urologia e clínico geral, além dos que não houve inscrições (geriatria, oncologia e reumatologia).
As vagas disputadas também foram para professor de educação artística, português, história, matemática, geografia, ciências, inglês e educação física. Os salários variam de R$ 625,40 a R$ 4.342,46, conforme a função. (Fonte: Imprensa Livre)

Pais de alunos denunciam violência dentro de ônibus escolar

São Sebastião - Pais dos alunos da escola Henrique Botelho reclamam a falta de estrutura dos ônibus escolares que vão do Centro para a Topolândia. Na tarde da última quinta-feira, J.O.R.R, de 11 anos, foi prensada contra o ferro de apoio do ônibus e chegou em casa, 40 minutos depois, com fortes dores na cabeça e vômito, conta a mãe da pré-adolescente, Alcinéia Ramos Rodrigues.
A estudante foi encaminhada para o Pronto Socorro, onde ficou em observação por 1h30. “Não é a primeira vez que isso acontece. Já acertaram a cabeça dela com pedra e prensaram outras meninas também”, reclama a mãe Alcinéia Rodrigues.
Segundo ela, houve uma redução no número de linhas na última quarta-feira. “Só tinham três linhas, que vinham lotadas. Quando minha filha desceu do ônibus, já estava passando mal”, reclama.
De acordo com relatos da mãe, desde que iniciaram as aulas, as agressões têm sido constantes. “Já espancaram uma aluna dentro do ônibus, o grupo agressor tem meninos e meninas, quase todos da mesma idade. É a briga dos mais fortes, contra os mais fracos, a agressão ocorre nos menores, que são mais frágeis. As crianças morrem de medo de entrar no ônibus”, conta.
Alcinéia afirma que existe apenas um fiscal no percurso de ida até a escola. “Ele fica lendo jornal e não faz nada. As crianças se matam dentro do ônibus e ele fica sentado. Muitos exibem camisinhas dentro do ônibus, trocam beijos na boca e até fumam dentro do ônibus”, denuncia.
A adolescente contou como tudo aconteceu. “A gente estava esperando a turma da bagunça para ver em que ônibus eles iriam entrar, mas como não tinha outro, a gente teve que pegar aquele. A gente estava em sete meninas e eles (disse em relação ao conhecido “grupo da bagunça”) são maiores que a gente e sempre fazem isso”, relata a menina agredida.
Ela acrescenta que não é a primeira vez que acontecem agressões dentro do ônibus. “Já me machucaram mais de uma vez. Um menino desceu do ônibus e tacou uma pedra em mim. Eles se juntam na hora do recreio na escola para combinar a briga que vão fazer dentro do ônibus”, explica.
A secretária Jéssica Cristina Leite também teve problemas com a sua filha. “Eu procurei a direção da escola e conversei com os alunos que estavam gerando problemas com a minha filha”, conta a secretária.
De acordo com a assessoria de imprensa, a empresa Ecobus acredita que a forma mais adequada para conter atos de vandalismo e agressão dentro do ônibus é por meio de projetos educativos que visam conscientizar o jovem sobre o seu papel na sociedade.
Em nota, a empresa afirma que não tem medido esforços para promover campanhas, projetos, treinamento e capacitação dos motoristas e fiscais e, com isso, o vandalismo nos ônibus e os atos de agressão diminuíram 80%.
A Ecobus informa que até a tarde de ontem ainda não havia tomado conhecimento do caso relatado pela mãe do aluno da escola Henrique Botelho e solicita que para sugestão ou esclarecimentos entrem em contato pelo telefone 0800 77 10 507 (gratuito) ou 3892- 1022 (24 horas).
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Assessoria de Imprensa, informa que cerca de 40 pessoas entre pais e pessoas da comunidade fazem um serviço voluntário para fiscalizar a ação dos alunos no transporte complementar.
A escola Henrique Botelho informou que dispõe de cinco ônibus para atender os alunos do período da manhã e dez para os estudantes da tarde. Mais de 6,8 mil alunos da rede municipal de ensino utilizam o transporte em toda cidade.
A reportagem procurou a Secretaria de Educação do município, mas o expediente já havia encerrado. Em função disso, a assessoria de imprensa da prefeitura prometeu uma resposta no início da semana. (Fonte: Imprensa Livre)

Costa Norte ganha Terminal de Integração, ruas pavimentadas e canal de drenagem

São Sebastião - Andar mais de ônibus e pagar menos. Esta vai ser a realidade dos moradores da Costa Norte de São Sebastião a partir dos próximos dias, pois a Prefeitura entregou oficialmente na última quinta-feira (3/7), o primeiro Terminal de Integração de Ônibus da cidade, além da pavimentação e o canal de drenagem da avenida Netuno, e o calçamento das avenidas Proteu, Nereu e Penélope, no Canto do Mar.
A cerimônia de entrega das obras contou com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia, dos Secretários Thales (Obras e Planejamento) e Alberto Carlini (Administração), do gerente geral da Ecobus, empresa concessionária do transporte público na cidade, Luiz Fernando Geniolli, do gerente operacional da Ecobus, Jair de Souza, dos vereadores Dalton Silva e Solange Ramos, do presidente da Sociedade Amigos do Canto do Mar (Sacamar), Ari Moreira, demais secretários e diretores municipais e muitos moradores, ansiosos por obter mais informações sobre o funcionamento do terminal e novos itinerários de ônibus.
O presidente da Sacamar, aniversariante na data, disse que não só ele, mas toda a comunidade estava ganhando um enorme presente, sendo esta apenas uma das ações que estão sendo feitas por esta administração a fim de recuperar os mais de 20 anos de abandono da Costa Norte.
No uso da palavra, o prefeito fez um retrospecto do transporte coletivo em São Sebastião, que passava por uma crise quando assumiu a Prefeitura em 2005, e, após três anos, as mudanças já refletem resultados positivos, como a implantação do Terminal da Costa Norte e em mais dois meses, os Terminais do Centro e Boiçucanga. “Esta obra é o resultado de muito trabalho e planejamento, assim como tudo o que fazemos na Costa Norte e no município. Mudamos o sistema de transporte de São Sebastião e isso vem pra melhorar cada vez mais a qualidade de vida oferecida à população”. Dr. Juan lembrou ainda que toda mudança traz transtornos no início, mas após o período de adaptação, será possível reconhecer o ganho para todos os lados.
A novidade vai facilitar e muito, a vida de várias pessoas, como a de Margarida Base Garcia, residente na Enseada. Ela conta que costuma vir de bicicleta até a rodovia para pegar um ônibus. “Agora, além da tarifa ser mais barata, o ônibus vai passar em frente à minha casa. É uma maravilha, estou muito feliz”.
Antes de inaugurar o terminal, o prefeito fez uma caminhada pela avenida Netuno, uma das vias que recebeu pavimentação e ganhou também canal de drenagem. A melhoria vai refletir diretamente na vida de pessoas que sofriam com alagamentos, como a moradora Eva Santos, que reside há 12 anos no Canto do Mar. “Com o canal, não vamos mais sofrer alagamentos e minha casa, que é de esquina, já conta com uma rua pavimentada. Agora é só continuar pavimentando as outras e sei que devagar chegaremos lá”, declarou.
Mais horários, menos tempo de espera - O gerente operacional da Ecobus, Jair Souza, explicou aos presentes como será o funcionamento do novo sistema e acrescentou que no período de adaptação, a empresa vai contar com funcionários em cada ponto de ônibus, para esclarecer dúvidas e distribuir materiais explicativos.
Com os novos itinerários, a população local poderá transitar entre Canto do Mar, Jaraguá e Enseada pagando apenas R$ 1,20. Para ir até a cidade, o usuário precisará descer no Terminal e migrar para outro ônibus, complementando a passagem (R$ 1,00). Os vales-transporte e escolares continuarão sendo válidos e neste caso, ao entrar no ônibus, o passageiro vai receber um vale-integração para continuar sua viagem ao descer no Terminal.
Além de ganhar na redução do custo de passagem, o usuário vai ficar menos tempo nos pontos de ônibus: a cada 15 minutos haverá ônibus para os residentes no Canto do Mar, Enseada e parte baixa do Jaraguá e os passageiros que utilizam a linha “Escolinha” vão contar com viagens a cada 25 minutos. A melhoria também será implantada no trajeto Costa Norte-Centro, com saídas a cada 5 minutos nos horários de “pico”.
Outro ganho da comunidade são os itinerários Barequeçaba, Guaecá e Toque-Toque com tarifa única (R$ 2,20). Hoje, para chegar a essas localidades, os moradores da Costa Norte precisam pegar dois coletivos e com a implantação do Terminal, com apenas uma passagem será possível chegar a esses bairros nos horários estipulados. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Famílias da Vila Tropicanga assinam contrato com CDHU

São Sebastião - Na última quinta-feira (3/7), as 30 famílias que residem em área de risco na Vila Tropicanga, localizada em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, assinaram o contrato com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do Estado de São Paulo para ocupar as casas populares construídas no bairro. O acordo ocorreu na Escola Municipal Guiomar Aparecida da Conceição Souza, onde os representantes da companhia realizaram o sorteio dos imóveis aos mutuários e contou com a presença da chefe da Divisão de Habitação da Prefeitura, Claudia Lima Pereira de Castro.
Antes do sorteio das casas, o líder do Núcleo de Atendimento Habitacional de Taubaté, Augusto Radames Martins de Souza, explicou todo o processo realizado para a construção do empreendimento, que foi desenvolvido em parceria com a administração municipal, além dos deveres e direito de cada proprietário. A retribuição mensal (prestação) de cada casa, de acordo com ele, será de R$ 62,25 para o mutuário, ou seja, 15% do salário mínimo vigente federal. O valor do imóvel é de R$ 41.950,80. Além da prestação, os beneficiados terão de pagar taxas de água e esgoto, luz, telefone e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). “O imóvel não poderá ser emprestado, alugado ou vendido. Se isso acontecer, o mutuário perde o direito a moradia”, afirmou. As casas, informou ele, também possuem seguro contra danos físicos como, por exemplo, desmoronamento e incêndio.
O engenheiro civil da CDHU, Cláudio Carvalho, também prestou alguns esclarecimentos com relação ao que cada proprietário pode realizar no local.
Já a chefe de Habitação da Prefeitura lembrou que o destino das casas populares para as famílias da Vila Tropicanga foi uma luta da atual administração. Ela avisou que os selecionados serão removidos a partir da próxima semana. De acordo com ela, assim que a mudança for feita os imóveis desocupados serão imediatamente demolidos em obediência ao Termo de Ajuste de Conduta firmado com o Ministério Público. “As áreas onde as famílias ocupavam serão recompostas pela Prefeitura e ninguém poderá construir no local”, explica. Claudia também disse que a remoção de outras famílias que estão em área de risco será feita em outra oportunidade.
A primeira casa sorteada ficou para o casal Crispiniano da Cruz, 48 anos, que atua como servidor público municipal (braçal), e Maria Helena Santana dos Santos, 42 anos, auxiliar de limpeza, naturais do Estado da Bahia. “Estou muito feliz. Meu sonho era ter uma casa com tudo legalizado”, declarou Maria Helena. “A situação agora será melhor porque pelo menos estaremos em um local fixo para morar”, complementou Cruz. Já o operador de máquina, Milton Santana, 27 anos, também nascido na Bahia e morador em Boiçucanga há 10 anos, elogiou o trabalho da Prefeitura em olhar para aqueles que precisam de ajuda. “Estou contente porque vou sair de um lugar que não oferecia condições de moradia. Lá não podia chover que todos ficavam preocupados com desmoronamentos”, completa. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião terá “Plano de combate à Dengue no inverno”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), dá início na próxima segunda-feira (7/7) ao Plano de Combate à Dengue no Inverno. O primeiro bairro a receber o “Arrastão contra a Dengue” será o Morro do Abrigo. Posteriormente, a equipe vai passar pelos bairros São Francisco, Pontal da Cruz, Centro, Topolândia, Olaria e Itatinga. O objetivo da ação é aproveitar o período de baixa incidência da doença para adotar ações de prevenção e bloqueio, protegendo o município para a época do verão e das chuvas.
De acordo com informações da diretora de Vigilância em Saúde da Sesau, Márcia Saavedra, o programa integra as atividades do Plano Estadual para “atacar” a Dengue no inverno, lançado no último dia 2/7 pelo Governo do Estado. “É muito importante que a população colabore, no sentido de permitir a entrada dos agentes em suas residências, e se conscientize quanto à eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti”, salienta.
Para executar o plano de combate, a Secretaria de Saúde vai trabalhar com três equipes com seis agentes de campo cada, uma equipe de telagem de caixas d’águas e uma de nebulização. A partir do dia 8/7, a Sesau vai ganhar o reforço de 26 pessoas inscritas no programa de Frente de Trabalho do Governo do Estado, para trabalhar auxiliando a equipe municipal de combate à Dengue.
Atualmente São Sebastião registra 90 casos positivos da doença, sendo sete importados – Rio de Janeiro (4), Ceará (1), Bahia (1) e Pernambuco (1) – e 83 autóctones. Dos casos notificados este ano, 125 já foram negativados e outros 124 aguardam resultado do Instituto Adolpho Lutz. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Topolândia ganha creche para atender mais 100 crianças

São Sebastião - A região da Topolândia, na área central de São Sebastião, foi beneficiada com a entrega do anexo da creche Meire Vasques dos Santos, que vai atender mais 100 crianças. Com isso, o número de vagas oferecidas pelo município chega a cerca de 2.500, ou seja, 1.800 a mais desde o início da administração.
Durante a cerimônia de entrega, as crianças da unidade escolar fizerem uma apresentação da “Puxada de Rede”, um clássico do cotidiano caiçara. A unidade levou 15 dias para ficar pronta e foi aberta após reivindicação da comunidade e avaliação da demanda no complexo Topolândia, Itatinga e Olaria e chega a mais de 100 vagas.
A conclusão da reforma da casa alugada pela prefeitura foi elogiada pela secretária de Educação, Marilene Ramachotti, diante da necessidade de ter mais um espaço para atender as mães que necessitam trabalhar.
Caso da balconista Maria de Jesus Silva, 28 anos, que precisa deixar o filho João Pedro Silva da Guarda, 2 anos, em uma entidade. “Acho muito importante que tenha mais vagas porque é uma forma de ajudarmos dentro de casa”.
O novo espaço conta com seis salas, banheiros e sala de banho, cozinha e refeitório, além de muito espaço para as crianças brincarem. Ele está localizado na rua das Mangueiras e será administrado pela diretora da creche Meire Vasques dos Santos e EMEI Beija-flor, Maria do Carmo Sangiorgi Silva.
Com a entrega do prédio, o prefeito Dr. Juan Garcia ressaltou que a região passa agora a contar com 360 vagas para crianças de 1,5 ano e 3 anos, mais da metade do que o município tinha quando assumiu a administração há três anos e meio.
Ele ainda ressaltou o trabalho da equipe da Seduc e lembrou que após a conclusão da unidade escolar a ser construída na Topolândia, será feito um complexo para abrigar as três unidades de creches existentes na região. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Casas populares de Boiçucanga são entregues pela Prefeitura
Conjunto Habitacional foi destinado às famílias que viviam em área de risco e recebeu o nome de “Marques Dias de Souza”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião e a Secretaria de Estado de Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), entregaram oficialmente nesta sexta-feira (4/7) os 30 sobrados às famílias que residem nas áreas de risco da Vila Tropicanga, localizada no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul do município. A entrega simbólica das chaves contou com a presença do prefeito Dr. Juan Garcia, da diretora da CDHU, Rosália Bardaro, que representou o secretário de Habitação, Lair Krähenbühl, secretários municipais, vereadora Solange Ramos, representante do Corpo de Bombeiros e comunidade em geral. O padre Jairo Dias de Oliveira e o representante da Assembléia de Deus, pastor Luizinho, também participaram da cerimônia.
O conjunto habitacional foi destinado aos moradores da Vila Tropicanga em atendimento a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a administração municipal e o Ministério Público. O local recebeu o nome de Marques Dias de Souza, um líder comunitário da Costa Sul que faleceu aos 41 anos, vítima de acidente de trânsito. Max, como era conhecido, saiu do Piauí em busca de um lugar onde pudesse erguer sua casa com dignidade e cidadania. Além de ativista cultural e ambientalista, o homenageado foi militante dos movimentos estudantis e político.
Em seu discurso, o prefeito Dr. Juan falou da luta da atual administração em relação a situação dos moradores da Vila Tropicanga (268 famílias), que por uma sentença judicial deveriam ser removidos do local. “A Vila Tropicanga foi um trabalho extremamente especial para o governo. Resistimos e conseguimos reverter a decisão da justiça, através de um Termo de Ajuste de Conduta, para que as famílias não deixassem o local”, conta. Ele disse ainda que o município está iniciando o fim do sofrimento das pessoas que residem em áreas irregulares. Ao longo dos próximos anos, explica o prefeito, outras famílias serão removidas, mas o local começará a receber intervenções da Prefeitura como, por exemplo, obras de infra-estrutura urbana, saneamento básico e adequação de área, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos que permanecem na localidade. Entretanto, ele ressaltou que os moradores da Vila Tropicanga devem respeitar o TAC para que a administração não tenha problemas com o Ministério Público. “Estou muito feliz porque isso é a resposta àqueles que tentaram atrapalhar de todas as maneiras os projetos do atual governo, que realiza um trabalho sério e tem compromisso com a população”, destaca.
De acordo com o prefeito, a luta pela regularização fundiária em São Sebastião é reconhecida a nível nacional até porque recebeu um prêmio em função da lei que criou as Zonas de Especial Interesse Social (Zeis), com o objetivo de fazer justiça social e proporcionar moradia legalizada a mais de 20 mil pessoas.
Estado - Segundo a representante do secretário de Habitação, Rosalia Bardaro, o governo estadual reconhece a importância da questão fundiária, tanto é que criou uma divisão específica para tratar de assuntos jurídicos. “Parabenizo o prefeito e sua equipe pela guerra jurídica travada, que reverteu a situação em benefício das famílias”, declarou.
O padre Jairo, após realizar a benção dos imóveis, quebrou o protocolo e como eleitor e cidadão comum agradeceu a Prefeitura pelos inúmeros trabalhos realizados ao longo do município. “Isso aqui é uma grande conquista. Eu avalio o mandato pelo que vejo de bom para a população. Temos muito a agradecer a atual administração”.
A moradora Elizabete Guedes da Conceição, uma das mutuárias, disse que sentia muito feliz com a entrega da casa. “Moro na Vila Tropicanga há 13 anos e é muito sofrimento. Em dias de chuva, para ir trabalhar, cheguei a cair. Tudo é muito difícil”, revelou.
A família do homenageado também se fez presente a cerimônia de entrega. A viúva Elizabeth da Silva Duarte declarou sentir muita emoção. “Gostaria que vocês também se sentissem homenageados porque o Marques morou aqui e sofreu com toda a comunidade. Se esse conjunto não tivesse o nome deveria se chamar dignidade porque o Max foi digno a vida inteira. A nossa casa é tudo que tem a nossa volta. Também somos parte da natureza e temos que preservar o que é nosso”.
Após descerramento da placa, a primeira moradora da Vila Tropicanga, Maria Conceição de Moura, leu uma carta ao prefeito Dr. Juan em reconhecimento ao trabalho realizado para que os moradores não tivessem de deixar suas casas.
O conjunto - Com 48,48 metros quadrados de área construída as novas casas possuem dois quartos, sala, cozinha e banheiro. O projeto permite ampliação para até três dormitórios. O investimento foi de R$ 1,1 milhão, por meio do Programa Núcleo Habitacional por Empreitada. Os mutuários terão até 300 meses para quitar o financiamento, com prestações subsidiadas pelo governo do Estado. Famílias que ganham entre um e três salários mínimos pagam uma prestação equivalente a 15% da renda. Em Boiçucanga, 96,67% dos beneficiados se enquadram nessa faixa e pagarão, por mês, uma prestação de pouco mais de R$ 62. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura inicia campanha educativa quanto ao trânsito na Capitão Luiz Soares

São Sebastião - A partir desta sexta-feira (4/7), a Secretaria de Segurança Urbana (Segur), por meio da Divisão de Tráfego (Ditraf) iniciou uma campanha que visa orientar os motoristas que trafegam pela rua Capitão Luiz Soares, no Centro, sobre a proibição do estacionamento do lado ímpar (esquerdo) da via. Para isso serão distribuídos vários panfletos avisando sobre a medida.
Com a implantação da nova linha urbana, a rua será transformada em corredor de ônibus. Segundo a Ditraf, a via já foi sinalizada, mas o trabalho de panfletagem está previsto para ocorrer até quarta-feira (9/7). Após esta data, a Ditraf vai fazer uma fiscalização intensa visando sempre a segurança e o melhor fluxo dos veículos.
Na rua Capitão Soares estão concentrados o Hospital de Clínicas, Supermercado e também já recebe alguns ônibus que vêm da Costa Sul sentido Norte. Para mais informações, o telefone da Ditraf é o (12) 3892-1540. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Judoca de São Sebastião é vice-campeã mundial master

São Sebastião - A judoca sebastianense Rogéria Cozendey deixou sua marca no 1º Campeonato Mundial de Judô Master 2008, realizado entre os dias 23 e 30 de junho, na cidade de Bruxelas, na Bélgica. Entre mais de 1400 competidores de 52 países, a atleta conquistou o vice-campeonato na categoria pesado F1/F2 (voltada para atletas entre 30 e 39 anos).
Além disso, Rogéria também obteve a medalha de prata por equipe, juntamente a mais de 40 judocas que integraram a delegação brasileira e o bronze na absoluto. “Devido a maciça participação dos países, o campeonato teve um nível técnico muito forte. Foi um resultado que ficará marcado na minha carreira”.
Não é a primeira vez que a sebastianense volta para volta para casa com bons resultados. No Mundial de 2001, ela obteve o título por equipe e a medalha de prata na classe pesado, na Irlanda do Norte. Já em 2004, no Japão, trouxe mais um vice-campeonato. “Essas medalhas são frutos do apoio dos meus amigos e familiares, que em nenhum momento fizeram que eu desistisse desse objetivo”, agradeceu Rogéria.
Atualmente, além de integrar a equipe de judô de São Sebastião, a atleta é responsável pelo Projeto Judô na Escola, desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Seduc) e que atende mais de 60 alunos da E.M. da Enseada e Emei Pônei Azul, na Costa Norte, além de ser instrutora do Projeto Garoçá. Agora, Rogéria retorna aos treinamentos para a disputa da 52ª edição dos Regionais, marcado para os dias 15 e 27 de julho, em Caraguatatuba e se prepara para o Sul-Americano Master, previsto para agosto, em Porto Alegre (RS). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Mais de 130 casas da Vila Tropicanga são visitadas pelo Mutirão da Cidadania

São Sebastião - O Mutirão da Cidadania visitou nesta sexta-feira (4/7) na Vila Tropicanga, localizada no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, 134 casas, além de entrevistar 323 pessoas. A ação é organizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), em parceria com as pastas da Administração (Secad), Saúde (Sesau), Subprefeituras (Sesub) e Governo (Segov), com o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre a manutenção de um espaço limpo para a qualidade de vidas das pessoas.
A iniciativa recebeu aprovação dos moradores. “Acho o trabalho muito bom e importante. Isso mostra que a Prefeitura se preocupa com a comunidade”, disse a balconista Maria Adriana de Assis, 30 anos.
O mutirão aborda ainda temas relacionados a Agenda 21, maneira correta de acondicionar o lixo e a sucata, entre outras questões voltadas a área ambiental. Além disso, os servidores municipais envolvidos ouviram as reivindicações da comunidade, que serão utilizadas no planejamento da administração municipal.
Informações sobre a ação podem ser obtidas pelo telefone (12) 3892.6000, na Secretaria de Meio Ambiente. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Dr. Juan inaugura comitê "Espaço 23" nesta segunda em Boiçucanga e já prepara comícios
Primeiro comício da Coligação "São Sebastião não pode parar" será na quinta-feira (10/7) no Morro do Abrigo, seguido de Bairro de São Francisco (sexta dia 11/7), Enseada (sábado dia 12/7) e Barequeçaba (domingo dia 13/7)

São Sebastião - O candidato à reeleição pela Coligação "São Sebastião não pode parar" (PPS, PSB, PMN, PCB, PC do B, PR, PTN e PHS), Dr. Juan Garcia (PPS), inaugura na próxima segunda-feira, às 19h30, no bairro de Boiçucanga, o comitê eleitoral da Costa Sul. Trata-se do "Espaço 23", que concentrará as atividades de campanha eleitoral na região sul do município.
A festa de inauguração nesta segunda-feira contará com a presença do candidato Dr. Juan Garcia e dos 40 candidatos a vereador. Na semana passada, a candidatura a reeleição de Dr. Juan Garcia, com Rosa Mota vice foi oficializada em convenção. Presidente do PPS, Dr. Juan tem o número 23.
Segundo ele, sua campanha será baseada nas realizações de seu governo e nos novos projetos previstos para o município. "Fizemos uma administração que mudou São Sebastião, com investimentos em todos os setores. A população sentiu a mudança".
O primeiro comício da Coligação "São Sebastião não pode parar" será na quinta-feira (10/7) no Morro do Abrigo, seguido de Bairro de São Francisco (sexta dia 11/7), Enseada (sábado dia 12/7) e Barequeçaba (domingo dia 13/7), sempre a partir das 21h.
O "Espaço 23" de Boiçucanga fica na avenida Walkir Vergani (rodovia SP-55), na área comercial do bairro. Já na região central, o Diretório Municipal do PPS e Comitê Eleitoral está localizado na avenida Guarda Mor Lobo Viana, nº 50.

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Ubatuba sedia evento com ultraleves hoje

Ubatuba - Ubatuba irá sediar hoje e amanhã, a partir das 9h, no Aeroporto Gastão Madeira, o 1º Encontro Regional de Ultraleves - Ubatuba Voa 2008. O evento é promovido pela Prefeitura de Ubatuba, em parceria com a Abul (Associação Brasileira de Ultraleves). Até ontem diversos aeroclubes já havia confirmado presença, e dependendo das condições do tempo, mais de 50 aeronaves prometem colorir o céu de Ubatuba. O evento contará ainda com a palestra dos pilotos Mike Buser e Fernando Tavares, que viajaram durante cinco meses: subiram a Groenlândia, cruzaram o Mar do Norte, passaram pela Islândia, desceram a Europa até a África e terminaram a aventura na África do Sul. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara Municipal de Ubatuba aprova 48 emendas na LDO de 2009

Ubatuba - Na última Sessão de Câmara antes do recesso parlamentar, o vereador Charles Medeiros PSDB, com o apoio de ampla maioria dos vereadores da Casa, conseguiu aprovar suas 48 Emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano de 2009.
As Emendas à Lei de Diretrizes foram sancionadas pelo Executivo, Lei 3097/08 e discorrem sobre temas importantes para a comunidade local. Diversos segmentos foram atendidos: saúde, segurança, esporte, turismo, meio ambiente, cultura, infra-estrutura, lazer entre outros. Segue abaixo a relação das emendas do vereador Charles Medeiros a LDO.
* Cria Política de Proteção das Mulheres,
* Programa de Proteção das Comunidades Tradicionais,
* Semana da Solidariedade e Semana das Artes,
* Melhorias de Infra-estrutura para Atendimento das Comunidades na Regional Norte e Sul,
* Pró-labore para Polícia Militar,
* Monitoramento com câmeras nas praças, avenidas e portais de acesso ao município,
* Implantação de Distrito Policial na Região Sul,
* Medicina Preventiva nas Escolas,
* Programas Educação para Vida, Prevenção da Gravidez na Adolescência, Educação Financeira e Semana da Leitura,
* Educação ambiental,
* Sistema de monitoramento com câmeras nas escolas municipais,
* Valorização da Semana Hans Staden e Semana Gastão Madeira,
* Programas de Incentivo ao Turismo Rural, Incentivo a Produção de Biomassa de Banana Verde e Fortalecimento do Uso dos Produtos Rurais e Pesqueiros na Alimentação Escolar,
* Programa Social de Capacitação e Geração de Renda, Programa de Volta para Minha Terra e Casa de Passagem,
* Eco vilas e sinalização de parques,
* Passe Atleta e veículo apropriado para transporte às competições,
* Programa de Inventário Turístico Histórico e Cultural,
* Programa de Despoluição dos rios Tavares, Grande, Acaraú e Maranduba e Combate a Prostituição e Trabalho Infantil.
As emendas são frutos de solicitações da comunidade e diversas são Leis de autoria do vereador Charles Medeiros, acrescentá-las à LDO foi uma forma de garantir os benefícios aos cidadãos de Ubatuba. (Fonte: Assessoria Charles Medeiros)

Pescadores de Ubatuba, em São Paulo, contestam mais uma vez a criação da APA.

Ubatuba - Na companhia do vereador Jairo dos Santos, PSB, os representantes da comunidade pesqueira de Ubatuba, Maurici Romeu da Silva, Joédes Teixeira e Jerri Eduardo Morais estiveram na Secretaria Estadual do Meio ambiente, no dia 1º de julho, em São Paulo.
A reunião, com a presença do secretário do Meio Ambiente, Francisco Graziano Neto, dos representantes da Frente Parlamentar, do Executivo municipal de Ubatuba e Caraguatatuba e dos pescadores, teve o objetivo de discutir a elaboração da terceira e última minuta do decreto de criação da APA E ARIE, em todo o Litoral Paulista. O deputado Mozart Russomano informou aos presentes que conseguiu reunir um grupo de trabalho no Litoral Norte, com exceção de Ubatuba - que é contra a criação da APA - para introduzir algumas reivindicações no documento do Governo. Um dos itens seria a criação de um grupo gestor para acompanhar os trabalhos. O clima tornou-se meio tenso, quando Russomano disse que já tinha cumprido sua participação dentro do processo e que, segundo ele, de forma democrática, tinha satisfeito os anseios dos munícipes em relação ao decreto. José Roberto Pereira Antunes, assessor parlamentar da deputada Ana do Carmo, questionou a colocação de Russomano, dizendo que o processo não teria sido muito democrático, uma vez que Ubatuba ainda se posiciona de forma contrária e que a criação da ARIE aparece maquiada dentro do projeto. José Roberto sugeriu que o grupo gestor proposto deva ser deliberativo, envolvendo Governo do Estado, Sociedade Civil Organizada e as comunidades pesqueiras de todo o litoral paulista, num total de 24 membros, oito em cada grupo.
Xico Graziano não concordou com o assessor parlamentar, argumentando que, onde há muita gente, não há trabalho. "Muita gente mandando, não sai nada que preste", concluiu o secretário. Em relação às decisões do grupo gestor, Graziano foi categórico. Disse que ele mesmo deliberaria.
O pescador Maurici lembrou que, nos considerandos da minuta, as ilhas estão colocadas como área de relevante interesse, que "pode, inclusive, ser de proteção integral, onde o ser humano poderá não ter acesso". E, para resguardar as atividades pesqueiras, ele sugeriu que se fizesse prevalecer o GERCO até a implantação do plano de manejo do Decreto, que pode levar até dois anos para ser elaborado. O secretário prometeu inserir a sugestão de Maurici logo no ato de assinatura do Decreto.
Joédes Teixeira, presidente da Colônia Z-10 quis saber da possibilidade de implantar recifes artificiais para a recomposição da fauna marinha nas áreas de preservação do GERCO. Contrariando as opiniões dos representantes do Executivo de Caraguatatuba e Ubatuba que consideram a iniciativa como de impacto ambiental, pois, segundo eles, poderia afetar as correntes marítimas, Xico Graziano achou a idéia interessante. No final da reunião, o secretário Estadual do Meio Ambiente disse que a terceira minuta estaria pronta e disponível em 15 dias e logo em seguida seria marcada a assinatura do Decreto. (Fonte: Assessoria do Vereador Jairo dos Santos)

Impasse na Caçandoca

Ubatuba - O PRONERA, Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, estendido às comunidades tradicionais, foi implantado em apenas um lado da região da Caçandoca, por causa do impasse entre as duas Associações Comunitárias existentes. Nem mesmo depois do acordo selado, em São Paulo, de praticar ações conjuntas, visando o bem dos moradores da região, a questão foi resolvida. Em abril deste ano, diante de representantes do INCRA, da Fundação Palmares, da SPU - Secretaria do Patrimônio da União, do Procurador Geral da República, Walter Claudius Rothenberg e da empresária de Comunicação, Nélia Cristina de Carvalho Santos, os responsáveis pelas Associações se comprometeram a dividir tarefas e benefícios, em partes iguais. Dessa forma, tudo estaria perfeito se o acordo fosse realmente respeitado. Mas, infelizmente, não é o que acontece, segundo Neide Antunes de Sá, vice-presidente da Associação dos Remanescentes do Quilombo da Caçandoquinha, Raposa, Saco das Bananas e Frade. O prédio da Escola Municipal é utilizado por apenas uma Associação, que proíbe a entrada dos associados da outra. Hoje a escola funciona para armazenar cordas e redes. Os livros e os computadores, sem uso, ficam mofando e apodrecendo. As consultas pediátricas que eram realizadas no local, agora são feitas até sobre uma mesa de bilhar, cedida por dona Maria da Caçandoca. Agora, o INCRA, através do PRONERA, Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, está estendendo o projeto para as comunidades tradicionais. No quilombo da Caçandoca, o Programa pretende atender jovens que não tenham cursado da primeira a quarta séries. Mas, devido ao impasse entre as entidades comunitárias, os associados da Associação dos Remanescentes do Quilombo da Caçandoquinha, Raposa, Saco das Bananas e Frade nem chegaram a ser informados do projeto do INCRA. "Foi por acaso que fiquei sabendo. Vi a Escola aberta, com um grupo reunido, entrei. Foi aí que tomei conhecimento que estavam dando curso de formação para professores que vão ministrar as aulas para os jovens. Achei isso muito injusto, porque no acordo feito em São Paulo, ficou decidido que tudo seria dividido entre as duas associações. Até na questão dos professores. Se dois fossem necessários, teria de ser um de cada Associação. E não foi isso que ocorreu", desabafou Neide, que não perdeu tempo e chamou os responsáveis pelo curso na Caçandoca para uma reunião a ser realizada na Escola. Assim, na terça-feira, dia 1º de julho, Mário Gabriel do Prado, presidente da Associação, Jaqueline do Prado, Neide de Sá, dona Maria da Caçandoca, entre outros associados, compareceram para o encontro que acabou sendo transferido para um espaço na Praia, porque a Escola estava fechada. Márcia Aparecida Lima Vieira, Coordenadora do Curso Pedagógico e Francisco Negrini Romero, Coordenador da Extensão da Universidade, ambos da UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba, responsáveis pelo projeto na Caçandoca, demonstraram desconhecimento sobre o atrito entre as associações e se colocaram à disposição para explicar o objetivo do Governo Federal em estender o programa às comunidades tradicionais. Márcia informou que um grupo de estagiárias da Universidade está dando apoio aos professores dos locais e que essa atividade seria de total responsabilidade da UNIMEP. E, para resolver a questão desta comunidade que ficou de fora, Márcia orientou que a Associação enviasse um ofício à Universidade, com um pedido de inclusão no projeto que está em andamento. De acordo com Nélia Santos, que esteve também presente na reunião, o projeto deve ser estendido para outras comunidades, como o quilombo do Cambury, onde "a população é esquecida e muito carente, principalmente desse tipo de atividade", conclui Nélia. (Fonte: Assessoria do Vereador Jairo dos Santos)

Ubatuba recebe primeira Farmácia Popular do Litoral Norte
Com a vinda deste programa, qualquer pessoa poderá adquirir medicamentos com valores até 90% abaixo do mercado, desde que possua a receita médica

Ubatuba - A população ubatubense conquistou mais um ganho que promete melhorar as condições de saúde e de economia no município. Foi inaugurada, na noite desta quinta-feira, a primeira Farmácia Popular do Litoral Norte, que disponibilizará 95 tipos de medicamentos, a preços até 90% mais baratos que nas farmácias particulares. O programa é uma parceria entre a prefeitura e o governo federal.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus), Nelson Camargo, esteve presente na inauguração e se disse muito feliz por mais esta conquista do município. “Conheci a Farmácia Popular há cinco anos, em São Paulo e achei a idéia sensacional. Quando vim para Ubatuba, pensei que seria ótimo que este programa fosse implantado aqui também. Qual não foi minha surpresa quando, um mês depois, recebemos o projeto com esta proposta. Não preciso nem dizer que foi aprovado por unanimidade.”
Na opinião do secretário de Saúde, Clingel Frota, este programa é fundamental, pois atende as pessoas mais carentes. “A Farmácia Popular dá a todos a oportunidade de fazer seus tratamentos, sem que estes pesem no bolso. Para quem toma remédios de uso contínuo a diferença é marcante.”
A Farmácia Popular - Com a vinda deste projeto, serão disponibilizados medicamentos para a população, a preços simbólicos. Qualquer pessoa poderá adquirir os medicamentos na Farmácia Popular, com valor de até 90% abaixo do mercado, desde que possua a receita médica.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa, adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado e disponibiliza nas Farmácias Populares a baixo custo. Um dos objetivos do programa é beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldade para realizar o tratamento por causa do custo do medicamento.
A representante da Fundação Oswaldo Cruz, Elen Cavalcanti, que esteve em Ubatuba para a inauguração, afirma que o programa foi implantado em 2004 e conta com 91% de aprovação. “O bom atendimento é o forte desta instituição, que é um avançado estabelecimento de saúde. Acredito neste programa e o vejo como um sonho realizado . Deixo agora, a Farmácia Popular de Ubatuba, nas mãos desta equipe, que terá a missão de cuidar bem da população, em especial, os idosos.”
Serviço - A Farmácia Popular funciona na Rua Coronel Domiciano, 280, Centro. O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 12h. Os interessados em saber quais medicamentos estarão disponíveis na Farmácia Popular podem entrar no site www.saude.gov.br , clicar no link Farmácia Popular e depois em elenco de medicamentos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura inicia obra de reurbanização na orla da Praia Grande

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, iniciou, durante esta semana, a obra de reurbanização da orla da Praia Grande. Realizada em parceria com o Governo do Estado, através do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), a principal benfeitoria da obra é a pavimentação da rua que margeia a praia, com colocação de calçadas e guias, além de paisagismo, com ajardinamento.
No momento, está sendo realizado o rebaixamento do leito para receber a pavimentação. A obra atende um antigo anseio, não só dos moradores locais, como dos freqüentadores da Praia Grande, uma das mais movimentadas de Ubatuba. Além disso, a obra faz parte de um grande projeto de reurbanização da orla central do município, que já passou pela Avenida Iperoig e pela Avenida Abreu Sodré, no Perequê-Açu. Outro local que também será reurbanizado em breve é a Avenida Leovigildo Dias Vieira, no Itaguá. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura comemora com pescadores ubatubenses novas conquistas para o setor
No mesmo dia, foram inaugurados: a nova sede da Colônia Z-10, na Ilha dos Pescadores e o primeiro rancho de pesca regularizado do país, situado na Praia do Perequê-Açu

Ubatuba - A manhã desta sexta-feira, 4, foi mais um marco para o setor pesqueiro de Ubatuba. No mesmo dia, foram inaugurados: a nova sede da Colônia Z-10, na Ilha dos Pescadores e o primeiro rancho de pesca regularizado do país, situado na Praia do Perequê-Açu. A partir de agora, os pescadores poderão resolver suas questões burocráticas sem precisar sair da Ilha e os pescadores da Praia Perequê-Açu têm um lugar seguro para guardarem seus apetrechos de pesca.
Para a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, as duas inaugurações representam a valorização do setor, considerando a sua importância para o município. “O setor pesqueiro é a segunda maior economia de Ubatuba e movimenta, direta ou indiretamente, mais de 10 mil pessoas. Desde o início da nossa gestão, temos desenvolvido diversas ações no sentido de promover o desenvolvimento sustentado desta atividade. É uma grande alegria poder contribuir para a melhoria de condições de trabalho e de qualidade de vida dos pescadores e de suas famílias.”
O presidente da Colônia Z-10, Joedes Teixeira, mais conhecido como Chacrinha, afirma que é uma grande alegria ter a sede dentro da Ilha dos Pescadores. “É aqui que os pescadores estão, este é o lugar ideal para abrigar a Colônia. É uma satisfação muito grande saber que o nosso setor tem sido ouvido e atendido em suas reivindicações. O rancho dos pescadores é uma luta de 12 anos, que agora alcança o seu resultado. Vamos continuar batalhando para que os outros 40 ranchos de pesca existentes em Ubatuba também sejam regularizados.”
Colônia Z-10 - A Colônia Z-10, totalmente reformada, voltará a funcionar na Ilha dos Pescadores, dando maior conforto e melhores condições de atendimento aos pescadores. A sede foi reformada por meio de um convênio com a prefeitura, dentro do Programa de Manejo Sustentado da Pesca, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura, pesca e Abastecimento (Smapa).
Rancho dos pescadores - O rancho dos pescadores, na Praia do Perequê-Açu, é o primeiro rancho do país reconhecido e autorizado pelo Serviço de Patrimônio da União. Ele foi construído por meio de uma parceria entre os pescadores locais, a Colônia Z-10 e a prefeitura, atendendo a uma solicitação de mais de 10 anos. O objetivo deste rancho é dar apoio aos pescadores artesanais da região. Ao todo, são oito boxes que abrigarão canoas e apetrechos de pesca e beneficiarão 16 famílias. A posse dos boxes é hereditária, não podendo ser vendida ou alugada. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Solenidade de inauguração da Base de Bombeiros de Ubatuba emociona autoridades e público presente
Obra beneficiará não só os moradores como também os milhões de turistas que freqüentam o município todos os anos

Ubatuba - Esta sexta-feira, 4 de julho, ficará marcada na história de Ubatuba. Um antigo sonho foi realizado, na intenção de suprir uma enorme necessidade do município: foi inaugurada, com uma bela solenidade, a base da Brigada de Incêndio do Corpo de Bombeiros de Ubatuba.
A obra, resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Ubatuba, beneficiará diretamente os cerca de 80 mil moradores e a população flutuante que visita a cidade todos os anos, oferecendo atendimento emergencial rápido, confiável e eficiente. O evento contou com a presença da banda da Polícia Militar, que entoou os hinos nacional e dos bombeiros, em interpretações emocionantes.
Participação decisiva - “Hoje vemos um antigo sonho da população e deste Comando do Corpo de Bombeiros, com a ampliação do serviço para mais um município do Litoral Norte, se tornando realidade”, manifestou o Tenente Coronel PM Antonio Fernando Chester, comandante do 11º Grupamento de Bombeiros. “Trago nossos sinceros agradecimentos a prefeitura de Ubatuba que, no objetivo de oferecer melhores condições de segurança à população, realizou os estudos e a construção desta base e disponibilizou todo o mobiliário necessário, forneceu uma viatura leve para transporte de pessoal e a complementação do efetivo por meio da Guarda Municipal e da Defesa Civil”, acrescentou Chester.
Parceria - O comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Cel PM Manoel Antonio da Silva Araújo disse ter tido uma recepção muito calorosa em Ubatuba e lembrou de quinze anos atrás, quando esteve no município para averiguar um terreno que pudesse abrigar a Base de Bombeiros. “Hoje vemos a realização de um ideal, que estava sendo aguardado há muitos anos. Tenho um vínculo muito forte com este lugar e por isso está sendo muito importante participar desta inauguração. Agradeço especialmente a prefeitura, que trabalhou muito para que esta obra fosse realizada. E se hoje estamos aqui é graças á parceria entre a Prefeitura de Ubatuba, o Estado e a população, que ouviu o clamor, abraçou a causa e participou. Espero que possamos retribuir o anseio da população”, afirmou o comandante.
Funcionamento - O convênio para a criação de uma base do Corpo de Bombeiros em Ubatuba foi assinado em 1982. Desde então, o município aguardou a concretização da obra e toda vez que era necessário um resgate emergencial ou um atendimento a incêndio, precisava-se esperar a chegada dos bombeiros, vindo de Caraguatatuba, o que, por vezes, dificultava a solução do problema e até acabava em perda de vidas.
Agora, com a entrega das obras, a guarnição da Base será composta por 13 bombeiros estaduais e 15 bombeiros municipais, que já receberam um curso básico e irão receber o treinamento completo na Escola de Bombeiros, em Franco da Rocha.
Além do atendimento operacional, funcionará na Base um Núcleo de Atividades Técnicas, que disponibilizará a comunidade local serviço descentralizado de realização de análises e vistorias de edificações. Será desenvolvido o Programa de Bombeiros Mirins, procurando transmitir aos jovens conhecimentos de civismo, respeito às instituições, educação física, além das noções de combate a Incêndio, salvamento e resgate.
O Estado disponibilizou uma viatura de combate a incêndio, uma viatura de resgate, um chassis de caminhão para montagem de uma viatura de combate a incêndio, salvamento e resgate, além do efetivo necessário para operacionalizar o funcionamento da Base. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Tradicional Festa da Mandioca começa no próximo dia 10, no Sertão do Ubatumirim

Ubatuba - O Sertão do Ubatumirim sedia, entre os dias 10 e 13 de julho, a oitava edição da Festa da Mandioca, um grande evento, que a cada ano tem reunido mais pessoas para prestigiar e apreciar os diversos quitutes elaborados à base da mandioca, tais como os bolinhos com recheios variados, o caldinho de mandioca com carne seca, mandioca frita, e a tradicional vaca atolada.
Além da gastronomia tipicamente caiçara, quem comparecer ao evento terá a oportunidade de ouvir boa música, com shows de artistas da cidade e apresentações folclóricas, com uma grande homenagem à cultura popular. Participe! (Fonte: Assessoria de Comunicação – (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Alunos do Rio Escuro participam de Gincana das Artes
Escola Municipal promove série de provas e brincadeiras com os alunos do Ensino Fundamental

Ubatuba - A EM Maria das Dores Santos Carpinetti, do Rio Escuro, promoveu uma Gincana das Artes, com os quase 200 alunos matriculados na escola. A gincana, que teve apoio total da direção e do corpo docente da escola, foi dividida em dois dias. A primeira etapa aconteceu no dia 26 de junho e a segunda no dia 2 de julho.
Os alunos foram divididos em dois grupos distintos, sendo que no período da manhã participaram os alunos do Ciclo II e à tarde os alunos do Ciclo I. As tarefas, no entanto, foram as mesmas para as duas turmas, subdivididas em grupos menores. As provas consistiam em trabalhar o meio ambiente, e o desenvolvimento artístico e intelectual da criança.
Ao final de cada prova, o grupo vencedor era premiado com um brinde confeccionado com material reutilizável, como garrafas pet, jornal e madeira.
O trabalho com a sucata - Uma das características do trabalho artístico da monitora Singoala Maria Pereira, é a criatividade. As atividades são ministradas em horário contrário ao da aula do ensino regular. Singoala vem desenvolvendo um projeto, junto aos alunos, de construção de brinquedos e armadilhas para o mosquito transmissor da dengue.
Com garrafas pet, jornais velhos, pedaços de madeira e um pouco de tinta, os alunos da EM Carpinetti vem construindo carrinhos, petecas, jogos como trilha e damas, trabalho que além de desenvolver a criatividade, transforma-se em importante aliado no combate à poluição do meio ambiente. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Escolas de Ubatuba visitam a Feira Literária Internacional de Paraty
Escolas Marina Salete e Iberê Ananias e Honor Figueira levam alunos para conhecerem a FLIP em Paraty

Ubatuba - Na quinta-feira, 3 de julho, aproximadamente 100 alunos das escolas municipais de ensino fundamental, Marina Salete, do bairro do Perequê-Açu, Honor Figueira, do Itamambuca e Iberê Ananias, da Picinguaba, foram à Paraty, para participarem da VI Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP, mais especificamente da FLIPINHA, um evento que acontece simultaneamente à FLIP mas que é dirigida às crianças, alfabetizadas ou não.
No centro histórico, foi montada uma estrutura cujo espaço foi dividido entre exposições de produção de alunos das escolas de Paraty em homenagem à Machado de Assis - o tema da FLIP deste ano -, um local para leitura, um espaço para desenho, e um palco para receber vários nomes consagrados da literatura e ilustração infantil.
Na manhã de quinta-feira, os alunos de Ubatuba puderam conferir de perto as histórias da autora Eva Furnari e do ilustrador Odilon Moraes, na palestra “Os Desenhos e as Histórias”. Eva Furnari é autora de dezenas de livros, mas torno-se especialmente conhecida por sua personagem “A Bruxinha”, que ilustra muitas de suas obras.
Além da FLIPINHA, os alunos puderam ainda dar um passeio pelo centro histórico de Paraty, e conhecer mais de perto um pouco da história do Brasil, através das conservadas ruas e construções da cidade. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

SuperSurf 2008 chega a Ubatuba com disputa de título
A Praia de Itamambuca volta a receber a elite do surfe brasileiro na próxima semana para a disputa da quarta etapa do SuperSurf, o campeonato brasileiro profissional da modalidade, que acontece entre os dias 9 e 13.

Ubatuba - A cidade de Ubatuba é a única da história do SuperSurf que nunca saiu do calendário desde o ano 2000 e mais uma vez, as ondas de Itamambuca podem coroar um campeão: no feminino a cearense Tita Tavares já pode conquistar o tetracampeonato por antecipação, dependendo da combinação dos resultados. No masculino é hora de definir os candidatos ao título, já que as etapas anteriores tiveram vencedores diferentes: o paraibano Jano Belo que lidera o ranking e os catarinenses William Cardoso e Marco Polo.
O atleta de Ubatuba melhor classificado no ranking é Odirlei Coutinho, que ocupa a nona posição, 580 pontos atrás de Jano Belo ( 2110 pontos contra 1530). Renato Galvão (24º), Saulo Jr. (33º) e Hizunomê Bettero (44º), completam a lista dos atletas de Ubatuba no ranking Geral.
No feminino, a ubatubense Suelen Naraísa ocupa a terceira posição, com 2200 pontos (680 atrás de Tita Tavares); Luana Coutinho ocupa a décima terceira posição.
Finais em casa - Alguns atletas de Ubatuba tiveram o prazer de disputar o título da etapa em Itamambuca. O primeiro foi Tadeu Pereira, em 2000, vencendo a bateria contra Guga Arruda. Em 2001, Francisca Pereira ficou com o vice-campeonato entre as mulheres.
Suelen Naraísa também foi vice em 2003, mas em 2005 conseguiu o título com uma emocionante vitória sobre a cearense Silvana Lima.
Em 2006 Odirlei Coutinho conquistou a etapa, batendo o paranaense Jihad Kohdr e em 2007 Suelen Naraísa voltou ao topo do pódio, desta vez vencendo Titã Tavares na final.
A quarta etapa do SuperSurf tem o patrocínio de Volkswagen e a Nova Schin, co-patrocínio da Nescau, Gillette, GOL Linhas Aéreas Inteligentes, Nicoboco, além de apoio da Revista Fluir, da Prefeitura Municipal de Ubatuba, da Federação Paulista de Surf (FPS), Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Rádio 89 FM.

Confira o ranking do SuperSurf 2008, após três etapas:

Masculino

1: Jano Belo (PB) – 2.110 pontos
2: William Cardoso (SC) – 2.050
3: André Silva (CE) – 1.950
4: Marco Polo (SC) – 1.930
5: Wilson Nora (BA) – 1.760
6: Beto Fernandes (SP) – 1.730
7: Gustavo Fernandes (RJ) – 1.610
8: Danilo Costa (RN) – 1.540
9: Odirlei Coutinho (SP) e Messias Félix (CE) – 1.530
11: Jean da Silva (SC) – 1.470
12: Flávio Costa (BA) – 1.450
13: Davi de Jesus (SC) – 1.400
14: Angelino Santos (CE) – 1.330
15: Ricardo Ferreira (SP) – 1.320
15: Diego Rosa (SC) – 1.320
15: Márcio Farney (CE) – 1.320

Feminino

1: Tita Tavares (CE) – 2.860 pontos
2: Diana Cristina (PB) – 2.590
3: Suelen Naraisa (SP) – 2.200
4: Andréa Lopes (RJ) – 1.960
5: Bruna Schmitz (PR) – 1.840
5: Taís de Almeida (RJ) – 1.720
5: Monik Santos (PE) – 1.720
8: Cláudia Gonçalves (SP), Juliana Quint (SC), Nathalie Martins (PR) e Gabriela Teixeira (RJ) – 1.610 (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba vem com força total

Ubatuba - Com todas as vagas preenchidas, a segunda etapa do Okdok Paulista de Surf 2008 rola neste final de semana (5 e 6/7), na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP).
Ubatuba vem com força total para a etapa que acontece "em casa".
Ao todo, Ubatuba conseguiu colocar 29 atletas que estarão na briga direta pelo título da etapa.
Ricardo Toledo será um dos grandes destaques da etapa. Por toda a sua história no surf nacional, por toda a sua trajetória no próprio Okdok Paulista e por estar competindo “em casa”, o ubatubense Ricardo Toledo não pode deixar de ser citado como um dos grandes nomes na disputa.
O atleta de 40 anos de idade aparece como cotado nas três categorias masculinas (é o único a competir – e bem – em todas). Bicampeão brasileiro em 1991 e 95, ele chegou a ficar afastado das competições por algum tempo e retornou à ativa justamente com a chegada do patrocínio da Okdok ao circuito paulista, em 2004.
Naquele ano já mostrou sua vontade, atuando na categoria Open, na qual foi o campeão do ranking, na Master, que sempre foi a sua prioridade e ficou com o vice, e nos pranchões, competindo mais por diversão.
No ano seguinte, repetiu a dose, sendo o campeão Master e vice na Longboard. Em 2006, repetiu o vice na Master e foi o quarto na Longboard e no ano passado voltou a faturar um título. Desta vez nos pranchões.
Nesta temporada, a história pode se repetir. Na etapa inicial, com ondas de mais de 3 metros, ele chegou à final da Master, garantindo uma grande atuação.
“Surf é minha vida. Tudo o que consegui, foi através do esporte. Meus filhos já são competidores e pretendo dar trabalho por um bom tempo. Minha prioridade fica para a Master, mas se bobear chego junto nas outras”, diz Ricardinho.
Além de Ricardo Toledo, Ubatuba conseguiu colocar mais 28 atletas que estarão na briga direta pelo título da etapa.
O circuito terá três etapas, com a decisão na praia de Pitangueiras, Guarujá (SP), nos dias 4 e 5 de outubro.
Em cada etapa, os finalistas das quatro categorias dividem uma premiação de cerca de R$ 8 mil, sendo R$ 4,75 mil em dinheiro, depositados em cadernetas de poupança. Os vencedores também ganham pranchas RipWave.

Cooperativa de reciclagem de Ubatuba recebe equipamentos para agilizar o trabalho
Foram doados uma prensa, uma balança e itens para proteção individual, totalizando cerca de R$ 18 mil em equipamentos

Ubatuba- A cooperativa de reciclagem de lixo Cooperuba-tuba recebeu na tarde desta quarta-feira, 2, uma prensa hidráulica, uma balança e equipamentos de proteção individual (capacetes, luvas e fones de ouvido). O material foi doado através de uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba, a Nestlé e a Ong Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem).
Para a entrega oficial dos equipamentos, estiveram presentes diversas autoridades municipais, como a secretária de Meio Ambiente, Cristiane Gil, o administrador da Regional Sul, César Góes e representantes da sociedade civil organizada.
“Este equipamento vem para facilitar o nosso trabalho. A prensa diminui bastante o volume de material, fazendo com que possamos produzir mais, dentro do mesmo espaço”, explica a presidente da Cooperuba-tuba, Maria Vitória Cordeiro de Oliveira.
Emocionada, a presidente da cooperativa de reciclagem falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos catadores: “já passei por muitas coisas por defender a reciclagem, mas agora tudo está caminhando para dar ainda mais certo”, disse Vitória, que agradeceu o apoio de todos da Prefeitura de Ubatuba.
Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Gil, “É um trabalho que está começando e nos faz atentar para o fato de cada um de nós fazermos nossa parte, separando o lixo em casa, pois a questão ambiental é de interesse de todos. este é um momento de muita importância, pois estamos dando mais um passo importante para a questão ambiental e social no município.
Cooperuba-tuba - A Cooperuba-tuba funciona no bairro Sertão da Quina, desde setembro do ano passado. São 20 cooperados, que trabalham na triagem do lixo, separando materiais como papel, alumínio, vidro e plástico, que são vendidos, gerando renda para a família.
Os catadores trabalham com coleta nas escolas e em condomínios, como é o caso da Vermelha do Sul, que apóia totalmente o projeto, mas há pretensão de que este trabalho seja estendido para outras regiões do município.
Cempre - O Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) é uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo. Fundado em 1992, o Cempre trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo através de publicações, pesquisas técnicas, seminários e bancos de dados.
Em Ubatuba, o Cempre trabalha com enfoque para os catadores de lixo reciclável, disponibilizando apoio técnico e maquinário para o desenvolvimento da cooperativa de reciclagem. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cinema: SEMANA DE 27/06 a 03/07/2008
Cine Porto 3833 2066

"WALL - E"
Desenho !!!!! Dublado !!!!! - Produção Disney - Pixar
Lançamento Mundial - Ás 15:30 - 17:30 - l9:30 - 21:30hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

O meu Amor pelo meu bairro

Andei pelo meu bairro
Que se chama Perequê - Mirim
Tenho um Amor por ele
Esse Amor é sem fim

Mas neste pequeno passeio
Eu também senti tristeza
Porque nas ruas e casas
Eu vi o que é pobreza

Por isso tive uma idéia
Que agora vou contar
O estudo nas escolas
Nós temos que melhorar

Felipe Pedro dos Santos Ferreira - 10 anos
Jovem Poeta Caiçara do Perequê - Mirim

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Unidade de Tratamento de Gás/Petrobrás

Percebo que na última reunião ocorrida no Teatro Mario Covas entre a comunidade local e a Petrobrás, pairou uma inequívoca tentativa de convencimento por parte da Petrobrás no sentido de que as obras de instalação e depois a operacionalização da UTGCA, não deverá afetar significativamente a vida dos moradores, pescadores e o meio ambiente.
Isto é balela, pois sabemos que os impactos de uma obra dessa magnitude vão alterar a vida humana e animal (marinha), isto sem pensarmos em acidentes, porque se isto acontecer, é imensurável o dano humano e ecológico!!!!
A população do Litoral Norte deveria repensar este modelo de desenvolvimento, se assim pode ser chamado, pois quem vai "pagar a conta" dos impactos advindos dessa ativiadade altamente lucrativa e impactante é esta mesma população que está desprovida de orientação técnica imparcial e autônoma sobre os efeitos de tal atividade em sua vidas.
Ora, o que é mais interessante? Você ter um comércio local forte por conta dos empregos que surgirão, ou ter um litoral preservado, limpo e desprovido desse estorvo econômico justificado por técnicos da Petrobrás e alguns políticos que sequer residem em Caraguatatuba!!!!!!!!!!!!!
Pensem comigo: por quê "eles" não propôem que essa UTG seja implantada em outro litoral ou até, mais perto da casa deles?
Certamente estas pessoas que incialmente tiveram a brilhante idéia, não residem por aqui e por isso mesmo não estão preocupadas com o impacto a ser causado.
O pessoal que fica no seu gabinete decidindo estas coisas, certamente não comprará um imóvel em Caraguatatuba, só se forem loucos.
Acredito que a comunidade local e os pescadores devam cobrar dos políticos locais uma posição séria, contrária a esta instalação, ou que pelo menos ela seja realizada em outras bandas!!
Devemos nos perguntar: a quem interessa a instalação dessa enorme fonte poluidora e passível de uma eventual explosão em nossa Caraguatatuba, vamos preservar a natureza e não este chamado progresso inescrupuloso!
Pensem bem, Caraguatatuba é um oásis, não temos poluição, não temos problemas maiores, até a criminalidade é baixa, nossas praias ainda são limpas e lindas, a vegetação é exuberante!
Proponho um amplo debate sério e sem vícios, com uma explanação abrangente sobre todos os riscos que essa obra contém e poderá proporcionar e que seja proibida a sua instalação até que se esgotem todas as discussões inerentes ao seu impacto negativo!
Leiam matéria onde abordo o assunto neste mesmo periódico há 3 anos:
http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2006/05/30.html#carta

Prof.Dr. Ricardo Henri Rodrigues Destéfano
Mestre e Doutor em Agronomia
Engenheiro Agrônomo/UNICAMP
Prof.Dr./UNIANCHIETA
Docente de Ecologia Aplicada
Campinas, SP

Transporte público

Por não querer provocar nenhum acidente e por uma absoluta falta de habilidade - tenho certeza que até um carrinho de bebê fica mais seguro com o bebê conduzindo do que eu - não dirijo carro, nem moto e nem ando de bicicleta, assim, acredito que a humanidade está mais segura e eu também. Esta é uma das razões pela qual optei por utilizar o transporte público para me locomover pelo nosso querido município. Ta certo que a empresa de ônibus não colabora comigo e nem com a vida de todos os seus usuários, haja visto o descaso, a sujeira e o abandono do terminal, no centro; o despreparo de seus funcionários em bem atender ao cidadão, os horários restritos de circulação e o lamentável estado de conservação de sua frota, mas, nesta semana conseguiram superar qualquer descalabro com que têm conduzido o serviço oferecido a população até agora, simplesmente, sem aviso prévio ou qualquer comunicado aos interessados mudaram os horários para determinados bairros, suprimiram horários, mudaram roteiros e não avisaram o principal interessado, ou seja, quem utiliza o transporte público para trabalhar, estudar, passear ou simplesmente circular pelo município. Quando se pergunta aos encarregados ou motoristas, que, diga-se de passagem, permitindo o trocadilho, são os que salvam esta empresa, ninguém sabe informar os motivos que ocasionaram as mudanças, a encarregada do terminal no dia 26/06 só fazia um muxoxo e dizia que era a empresa e não ela a responsável, lindo né.
Os horários para alguns bairros simplesmente deixaram de existir ou viraram algo surreal; como exemplo vamos citar alguns horários para os Bairros de Maranduba e Tabatinga: Primeiro ônibus: 4:30 horas, próximo 5:00 horas - (intervalo de trinta minutos); próximo 5:45 horas – Sertão do Ingá - (intervalo de quarenta e cinco minutos); próximo 6:00 horas - (intervalo de quinze minutos), próximo 7:30 horas - (intervalo de uma hora e trinta minutos), próximo 8:50 horas - (intervalo de uma hora e vinte minutos), próximo 9:20 horas (intervalo de trinta minutos); próximo 10:40 - (intervalo de uma hora e vinte minutos) e por ai vai; só andando com os horários em mãos, isso é, se a empresa não mudar tudo de uma hora para outra, ou retirar o horário, ou o ônibus quebrar, ou, ou, ou,... Pensar em algo alternativo que pudesse melhorar o atendimento para a população tal como ônibus circulando de vinte em vinte minutos pela Rodovia Rio Santos e embarque para os bairros mais populosos na Rodovia, nem pensar, vai aumentar a despesa; não aumenta não, vai economizar o tempo e combustível, (pode fazer as contas); ou então circular percorrendo o Itaguá, Centro e Pereque Açu, também não. Os usuários que se virem; quem quiser ir para o Itaguá que fique a mercê dos horários que servem ao Pereque Mirim, e os do Pereque Açu que se virem nos horários que servem aos bairros da região norte, que também foram reduzidos. Já o ônibus que serve ao Horto, e que passou a circular no Ipiranguinha a partir das 23:10 horas, poderia ser estendido para todos os horários, o ônibus entraria no bairro todas as vezes que viesse para a cidade e todas as vezes que fosse para o Horto, só que ai, teria que aumentar os horários durante o dia para o Horto e acertar os horários do período noturno, por que temos um ônibus às 21:20 e o próximo, pasmem caros usuários, só vai sair as 23:10 horas e o último as 23:50 horas, quem tiver ou precisar ficar até mais tarde na cidade, que se vire.
Sei, sei, sei que estamos num momento delicado, ano de eleições, pressões de todos os lados, etc e tal, mas, tudo isso passa logo e mudanças são necessárias para termos um transporte público de qualidade, que trate o usuário com o respeito e a dignidade que ele merece.

Maria Antônia Pereira
Ubatuba, SP

Concurso Público

Atenção Cidadão Ubatubense!
Alô, Alô Senhores vereadores!
Alô, Alô Ministério Público!

A Câmara de Ubatuba promoveu recentemente, concurso público para preenchimento de diversos cargos, que sempre eram “loteados”, entre os vereadores, no início de cada gestão. Interessante promover um concurso público sem prever vagas para portadores de necessidades especiais e sem o conteúdo pragmático. Por estes motivos tiveram que se justificar perante o Ministério Público e adiar o concurso que deveria ter ocorrido no ano passado.
Alguém poderia esclarecer:
1º - Onde foi parar o cargo de diretor da Câmara? Houve o Concurso? Se Houve quem foi o 1º colocado?
2º - Por que a pessoa classificada em primeiro lugar para o cargo de Técnico Legislativo II - Secretaria Parlamentar é o sobrinho do Vereador Marquinhos Demos, que não vai mais concorrer para vereador, e dessa maneira vai permitir a um membro de sua família um bom emprego, concursado e com estabilidade até se aposentar.
3º- Por que o cargo de Técnico Legislativo III - Recursos Humanos teve como primeira colocada à pessoa que já ocupa o cargo há anos e todos sabemos que é a protegida do vereador Gerson de Oliveira, e, que na prova para Técnico Legislativo I – Administrativo ficou em sexto lugar.
4º - Por amor a ética, a transparência e impessoalidade como o primeiro colocado no Auxiliar Legislativo II – Técnico de Operação de Áudio e Som é filho de um dos membros da Comissão de concurso público da Câmara Municipal, isso não gera um conflito moral e ético?
5º O vereador Charles Medeiros poderia explicar porque o primeiro colocado no cargo de Procurador Jurídico é quem ocupa o cargo indicado por ele?
6º -Se o primeiro colocado no cargo de Técnico Legislativo III – Contabilidade, não é a mesma pessoa já contratada, juntamente com seu esposo para prestar serviços de contabilidade para a nossa Casa de Leis há anos e que moravam em outra cidade e só recentemente, quando foi aberto o concurso se mudaram para o nosso município.
Não se questiona a capacidade das pessoas, que tiveram notas altíssimas (sic), mas que é no mínimo falta de transparência, ah, isso é mesmo.
Cadê, as vagas para portadores de necessidades especiais? Cadê, Cadê?
Senhores vereadores deixem de achar que a população pode ser tratada como um bando de despreocupados com o trato da coisa pública.
Será que o povo aceitará que tratem da Câmara Municipal com tamanho descaso? O concurso público, deveria ter dado oportunidade igual para todos os cidadãos e não beneficiado os protegidos de sempre. Lembrem-se que concurso público pode ser anulado e seus mandatos acabam. Vocês foram eleitos, para representar o povo, não para os afrontar com atitudes vergonhosas.

Maria Antônia Pereira
Ubatuba, SP

Chapa 1 vence as eleições sindicais de 2008

No dia 03 de Julho de 2008 o Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública de Ubatuba, realizou sua eleição a qual 02 chapas participaram.
A Chapa 1, encabeçada pela servidora Professora Elizabeth Teixeira Isnard Santos venceu com mais de 56% dos votos válidos. A chapa 1 é totalmente contrária a forma que a Prefeitura vem sendo conduzida pela atual administração. O funcionário Público mostrou nas urnas que sua insatisfação está transparente. A chapa 1 vem representar os anseios que o funcionalismo tem em relação a sua vida funcional. A vitória só demonstra o que irá acontecer em outubro porque os trabalhadores são multiplicadores e juntos daremos um basta em promessas impossíveis de serem cumpridas. O Sindicato na pessoa da Presidente Gláucia Gomes da Silva agradece a todos filiados que votaram e participaram, e em especial a Central Única dos Trabalhadores que participaram da grande vitória.

A DIRETORIA
Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública de Ubatuba

Sobre as eleições sindicais

Como anunciado anteriormente, no passado dia três, (quinta feira), foram realizadas eleições para a diretoria do SINDICATO DOS TRABALHADORES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE UBATUA, triênio 2008-2011. Transcorreram em clima de respeito mútuo e serenidade democrática.
Nas urnas foram depositados 631 (seiscentos e trinta e um) votos válidos. Desse número 358 (trezentos e cinqüenta e oito) ou 56.73% referendaram a chapa, n° 01, como vencedora.
Oportunamente, o Sindicato, publicará todos os detalhes da eleição.
Agradecemos todos os filiados, independentemente da chapa em que votaram, pelo seu comparecimento as urnas e sua participação cívica e ordeira, no pleito. Passadas, as febres e calores eleitorais, convidamos, todos os funcionários, filiados e não filiados, a se unirem à chapa eleita, e, todos juntos, sem partidarismos e divisões tendenciosas, trabalhar-nos em pró do funcionalismo municipal de Ubatuba e na defesa de seus direitos e dignidade.
A eleição transmitiu algumas lições. Não sabemos se todos as captaram. Desde nosso minarete de observação constatamos:
- Os funcionários querem SINDICATO INDEPENDENTE DO PODER; quaisquer que seja seu ocupante.
- Não toleram enganações, falsas promessas e pressões ou ameaças dos governantes ou de seus áulicos.
- Detestaram, ostensivamente, a presença de comissionados e gratificados, não integrantes de chapa, fazendo boca de urna, pressionando e intimidando para votarem na chapa que se apresentava como "CHAPA BRANCA", enquanto deveriam estar trabalhando e prestando os serviços que o município, regiamente, lhes paga. Alguns deles mostrando comportamento agressivo, reprovado pelos integrantes da chapa que apoiavam.
- Os funcionários querem união de todos, sem exclusões, em torno do Sindicato. Querem um SINDICATO DE PORTAS ABERTAS, para acolhe-los, nas suas dúvidas, angustias, dificuldades e problemas funcionais.
Sintonizados, os Diretores da Chapa Eleita, com essas vontades e vibrações, gostaríamos, congregar todos, em harmonia, concórdia e paz para uma vivência sindical fraternal. O Sindicato não é da Diretoria. É a casa de todos os filiados. Os diretores são, apenas, os servidores abnegados dos filiados.
Pessoalmente agradeço: Sidney Borges, Luiz Roberto de Moura e Emílio Campi pela divulgação das eleições e a preservação de ataques caluniosos, mentirosos e fora de momento.
VIVA UBATUBA!. Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

Sul Lamentável

Gostaria de solicitar que realizassem uma matéria de cunho social, em prol da comunidade da Praia do Curral na cidade de Ilhabela.
Desculpa se o meu português é um pouco atrapalhado mais acredito que com essas palavras os senhores entenderão; E também por esta escrevendo para todos ao mesmo tempo mais é por não saber ao certo a quem encaminhar este e-mail.
Bem, vou tentar ser objetivo: “Sou neto de caiçaras morador e comerciante da praia do Curral, e pela primeira vez venho exercer meu direito como cidadão de cobrar dos governantes através do maior poder que o povo tem A Imprensa”.
O assunto é que lamentavelmente a parte sul da ilha bela esta esquecida por muitos anos pelos poderes públicos, do município, exemplo disso e a matéria recentemente publicada sobre nosso posto de saúde.
O bairro se quer tem calçadas de pedestres e o que dizer das paradas de ônibus do bairro, o mais preocupante é que o turista tem como referência esta localidade da ilha.
O sul da Ilha esta abandonado e o pior desunido o que acarreta numa falta de perspectiva de melhora o que é lamentável"
Sendo assim venho pedir o apoio denunciando o descaso com a população do sul da Ilha bela.
Não se trata de apenas criticar o poder público mais e no intuito de orientar e cobrar a todos aqueles que pretendem se eleger neste ano.
Não sei quem disse: “ O mal de quem não se interessa por política, é ser governado por quem se interessa “.
Infelizmente não tenho fotos da nossa Avenida José Pacheco do Nascimento, que apesar de ser a principal esta abandonada. Por último os veículos na sua maioria de carga trafegam em velocidade altíssima sem nenhum tipo de fiscalização ou redutores de velocidade.
Desculpem novamente pelo desabafo, é que vejo tanta gente usufruindo de poder sem fazer nada que não posso ficar calado.
Contanto com a vossa compreensão, desde já agradeço e fico a disposição para maiores esclarecimentos.

Renato Abreu
Praia do Curral
Ilhabela, SP

Fui assaltado em Ubatuba

Ao sair do serviço, depois de quase 12 horas de trabalho, aproximadamente às 20h30 fui assaltado bem no centro de Ubatuba. Agora, sou mais um em meio a milhões de brasileiros que tem tirados a força, não simplesmente objetos pessoais, como no meu caso, documentos, cartões de banco, alguns trocados e um celular velho, mas sim tem roubados a esperança em um País melhor, uma cidade digna, governada por pessoas sérias, realmente comprometidas com um crescimento ordenado e com políticas sociais eficientes e não apenas interessados em ganhar mais uma eleição com base em políticas assistencialistas eleitoreiras. Pensar em nossa cidade não apenas para quatro anos mas para no mínimo quatro gerações. Hoje fui eu, amanhã será você, e esses índices tendem a piorar, pois não adianta novas praças na cidade, se os pais de família e os jovens que deveriam estar ou ingressar no mercado de trabalho partem para a marginalidade, muitas vezes a única alternativa que lhes resta. Precisamos mudar o foco, trocar as lentes. Um exemplo próximo é o município de São Sebastião. Lá as câmeras servem para monitorar todo o centro da cidade e alguns bairros com maiores índices de criminalidade. Enquanto isso, cá em nossa cidade, servem apenas para propaganda. Se fosse voltada para atrair novos turistas, palmas. Mas infelizmente, com o pretexto de prestar contas, serve apenas para criar um falsa ilusão do que a população vive no dia a dia. Não sou, nem me considero, uma personalidade do calibre das que aparecem no final dos vídeos convidando as pessoas para virem à Ubatuba, mas me coloco a disposição para a próxima campanha. E como profissional de comunicação, já criei até o conceito e a frase para o próximo vídeo:
“Vem para Ubatuba ser Assaltado”
E por favor não me venham com a velha desculpa de que isso é intriga da oposição pois não pertenço a nenhum grupo político. Sou apenas um cidadão alertando para mais um dos graves problemas que nossa cidade enfrenta. Antes de me criticarem, acordem a “Alice” e digam a ela que isso aqui não é o pais das maravilhas.

Allan Ricardo Benetti
Cidadão e radialista
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Um tucano no meu quintal  © Junior Plácido

Tucano no quintal
© Junior Plácido

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor