Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 11 de Julho de 2008 - Nº 2004 Edições Anteriores

Terra Caiçara Maré Legal

Região
Continuam as buscas ao helicóptero desaparecido na Serra do Mar
CDP de Caraguá irá abrigar presos de outras regiões, afirma Estado
Ongs ambientalistas criam manifesto contra a APAs no Litoral Norte
SOS Mata Atlântica disponibiliza R$ 200 mil para projetos de conservação das zonas costeira e marinha
Ecoadventur Litoral Norte começa em Caraguatatuba
Agenda 21 apresenta Plano Regional de Desenvolvimento Sustentável
Escolas têm até 31 de outubro para repor todas as aulas perdidas durante a greve
Segundo usuários, serviço da Telefônica ainda não se normalizou


Caraguatatuba
CDP de Caraguá é inaugurado com lotação comprometida
Moradores temem pela segurança
Abertura do Festival da Tainha em Caraguá atraiu cerca de duas mil pessoas
Abertura dos Jogos Regionais terá atrativo para todos os gostos
Meninas com a bola no pé têm objetivos diferentes nesses Regionais
Atletismo e Ciclismo esperam manter ascensão
Caraguá foca o título no Futevôlei
Futebol de Mesa quer manter bom retrospecto nos Regionais
5º Ecoadventur começa com muitas atrações e atividades para o público
Debate será no dia 17 de setembro, em Caraguatatuba
PM faz doação de alimentos a Associação de Combate ao Câncer de Caraguá
Pacientes e familiares do CAPS ganham festa Junina
Nerso da Capitinga é a atração de julho do Teatro Mario Covas
Muito som e solidariedade no 3º Litoral Loud Rock
Motociclista descarrega pistola em ajudante geral no Massaguaçu
Ladrões são presos enquanto pulavam muro para fugir
Eleições 2008 - Propostas dos Candidatos
Saneamento básico: um desafio para o próximo prefeito

Ilhabela
Mitsubishi Motors Sailing Week é lançada em Ilhabela
Homem tenta invadir casa e é morto a facadas
Eleições 2008: Propostas dos Candidatos
Educação, investimentos no futuro da cidade
Município tem 3,5 mil novos eleitores

São Sebastião
São Sebastião é a capital nacional do motociclismo neste sábado
Notícias da Câmara de São Sebastião
Prefeitura premia alunos vencedores do concurso “Revolução de 32”
Seesp encerra 1º semestre das escolinhas de Vôlei e Basquete na Costa Norte
CAE do Pontal da Cruz recebe Encontro de Atividades Físicas
São Sebastião conta com 10 nadadores nos Regionais
Renato Teixeira é atração deste fim de semana no 4º Arraiá Caiçara
Defesa Civil de São Sebastião combate incêndio na Praia Grande
PM flagra menores com droga em S. Sebastião
Fogo atinge mata em São Sebastião
Eleições 2008: Propostas dos Candidatos

Ubatuba
Polícia Rodoviária Federal já realizou 3 prisões com ajuda do bafômetro
Dupla é presa com armas em Ubatuba
Ubatuba em Rede colhe resultados
I Seminário sobre a Criação do Programa Lixo Zero
Comllurb divulga balanço de vistorias em vários bairros da cidade
Unir realiza tradicional Festa Julina
Corpo de Bombeiros de Ubatuba já atendeu 17 ocorrências
Ubatuba atinge o marco de 500 espécies de aves registradas
Ubatuba participa do Censo de Aves Aquáticas neste sábado, 12
Festa do Divino começa hoje em Ubatuba
Pedro Bismarck volta a Ubatuba, com o espetáculo “Neversário do Nerso”
Eleições 2008: Propostas dos Candidatos
A sazonalidade do Turismo e o desemprego da baixa temporada

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Continuam as buscas ao helicóptero desaparecido na Serra do Mar

Litoral Norte - A Força Aérea Brasileira (FAB) ainda não obteve sucesso nas buscas pelo helicóptero do piloto Antônio Luiz de Freitas, 39 anos, que viajava de Atibaia para Ubatuba e desapareceu no último sábado.
De acordo com a assessoria de comunicação da FAB, as equipes de buscas foram acionadas no domingo à noite, e desde segunda-feira, a procura pelo helicóptero tem se concentrado na Serra do Mar, entre Caraguatatuba e Ubatuba.
Ontem, as buscas começaram às 10h27 e acabaram com o pôr do sol, segundo informa a assessoria. Desde segunda-feira, ainda de acordo com a FAB, o trabalho começa com o nascer do sol, quando as condições do tempo são favoráveis, e se encerram no fim da tarde. (Fonte: Imprensa Livre)

CDP de Caraguá irá abrigar presos de outras regiões, afirma Estado


Litoral Norte - Diferente do que foi discutido por quase dez anos, sobre a instalação de um CDP (Centro de Detenção Provisória) na região, que abrigaria somente presos do Litoral Norte como forma de evitar que parentes de presos distantes se instalassem nos municípios, o Governo do Estado informou, por meio do site ontem, que o centro, que será inaugurado hoje, manterá, além dos presos da região, detentos de Cachoeira Paulista, Cruzeiro, Guaratinguetá, Jacareí, Lorena e Taubaté, cidades que fazem parte do Vale do Paraíba. Com capacidade de 768 pessoas, número que corresponde menos do que os presos do Litoral Norte espalhados por outras cadeias, o CDP já inaugurará com superlotação.
Uma das condições para que o Litoral Norte abrigasse um “cadeião” era que o local teria somente detento das quatro cidades.
Com o passar dos anos e a imigração, a região se tornou uma das que mais cresceu no Estado, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e a população carcerária acompanhou. A primeira vez que se falou na necessidade de um “cadeião” na região foi quase há dez anos. Na época, o então secretário de Segurança Pública, Marco Vinício Petreluzzi, revelou a idéia de se construir um centro no litoral.
Desde então, diferentes autoridades políticas, policiais e judiciais que passaram pela região defenderam a necessidade de um CDP, já que as cadeias dos distritos e delegacias, não suportavam mais a superlotação, com constantes registros de fugas e rebeliões. As celas da Polícia Civil de São Sebastião e Caraguatatuba sofreram interdição judicial, devido a precariedade dos prédios. Que era necessário o CDP todos concordavam, mas onde seria era a pergunta. Prefeitos que passaram não queriam abrigar um centro deste porte.
Há quatro anos, o prefeito de Caraguatatuba, recém eleito, José Pereira de Aguilar, concedeu uma área, na Estrada do Rio Claro, distante do centro, que era uma das exigências também. Hoje o Centro está pronto e será inaugurado amanhã, acabando a problemática carcerária que perdurou por anos na região. Porém, ele deve movimentar as rodovias locais com escoltas. Por serem detentos provisórios, continuarão respondendo pelos crimes nos Fóruns das cidades de origem, devendo ser levados em viagens para audiências.
O CDP será chamado de “Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira”. Segundo o Governo do Estado em seu site oficial, a nova unidade homenageia postumamente o Dr. Mariz pelos seus préstimos ao sistema penitenciário de São Paulo.
Com 10.559,11 metros quadrados de construção, segundo o Governo do Estado, o CDP está mais seguro, pois foi projetado de maneira que os raios, onde se encontram as celas, tenham a capacidade de 96 presos e sejam isolados entre si pela galeria de acesso. O controle de cada raio é feito através de gaiolas de acesso e a localização da muralha e das torres de vigia possibilita perfeita visualização da unidade.
O mesmo isolamento através de galerias ocorre com os pavilhões de trabalho e a cozinha, que é a grande novidade dos modelos de CDP da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária). Normalmente, nos CDPs, a alimentação vem de fora da unidade (terceirizada ou de outro presídio). Com a cozinha, os próprios detentos vão preparar as refeições na unidade, sob a supervisão de funcionários, como acontece nas penitenciárias e demais modelos de unidades da SAP.
A obra custou R$ 19,9 milhões e gerou 260 empregos diretos. O Centro de Detenção está localizado na Estrada Pirassununga, 500 – Bairro Porto Novo, conhecida como Estrada de Rio Claro.
Com a inauguração, a Secretaria da Administração Penitenciária entrega 1.536 novas vagas, uma vez que, em 27 de junho, foi inaugurado o CDP de Serra Azul, com capacidade para 768 presos. Tratam-se ações do Governo do Estado de São Paulo para ampliação de vagas no Sistema Prisional. (Fonte: Imprensa Livre)

Ongs ambientalistas criam manifesto contra a APAs no Litoral Norte

Litoral Norte - Pelo menos 21 organizações não governamentais do litoral paulista criaram um manifesto contrário a proposta de criação das Áreas de Proteção Ambiental (APAs), na última reunião do Conselho Estadual de Meio ambiente (Consema), na segunda quinzena de junho.
Os ambientalistas afirmam que o decreto fere a legislação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC em seu artigo 15º, que “tem como objetivos básicos, proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais”, apresentadas à população pelo Governo do Estado de São Paulo no mês de maio de 2008.
O manifesto foi enviado para o secretário de Estado do Meio Ambiente, Xico Graziano, e ao governador, José Serra, com o objetivo de colaborar também, com propostas à criação de unidades marinhas e costeiras no Estado de São Paulo, considerando a importância das unidades de conservação como ferramentas essenciais para a conservação da biodiversidade e para o uso sustentável dos recursos naturais.
O documento agrega a opinião compartilhada pelos profissionais do setor, de que não houve diálogo prévio entre os envolvidos (pescadores, turismo, serviços náuticos e ambientalistas). Essa carência resultou na incerteza posteriormente concretizada nas consultas públicas sobre a APAs no litoral paulista.
Outro ponto descrito no manifesto foi a ausência de equilíbrio do decreto de acordo com o Gerenciamento Costeiro, que já possui Conselhos Gestores e Zoneamento Ecológico-Econômico concluído no Litoral Norte e em fase de conclusão na Baixada Santista.
A falta de metodologia para a implementação das unidades de conservação com base nos planos de manejo e opinião dos conselhos gestores dos parques, também foi alvo de críticas. “O plano de manejo que vai ser compatibilizado com essas outras esferas, o gerenciamento costeiro e a lei de uso e ocupação do solo”, comenta o vice-presidente da Associação Cunhambebe, Roberto Francine, que espera uma resposta do governo.
“Ainda não recebemos nenhuma informação”, comenta o ambientalista, que defende há quase uma década a expansão dos limites do Parque Anchieta, em Ubatuba, com o objetivo de regulamentar a visitação de escunas, barcos de mergulho e atividades marinhas no entorno da Ilha - o que obrigatoriamente passa pela área marinha e esbarra na questão da APAs.
Segundo ele, no decreto atual foram inclusas as áreas terrestres em Ubatuba, que vai até a divisa do sertão do Ubatumirim até o Parque Estadual da Serra do Mar. Como a APA é uma área marinha, dificulta quem deve fazer a gestão dessa área, revelou ele em relação ao projeto de ampliação do Parque.
Francine também lembrou da questão de Alcatrazes. Existe um artigo que libera a atuação da Marinha na Ilha de Alcatrazes – uma das maiores “brigas” dos profissionais, contra o bombardeio constante na ilha. Se a APAs for criada, eles vão pedir a adequação desse artigo para proteger, definitivamente, essa ilha usada considerada o berçário das aves marinhas no Litoral Norte.
Mais pontos polêmicos - Pelo Instituto Educar Brasil, entidade integrante do Coletivo de Entidades Ambientalistas representada pelo advogado ambiental e membro do Consema, Eduardo Hipólito, a manifestação discutiu pontos polêmicos. “O manifesto pelo Instituto Educar foi em relação aos mangues, que estão fora do decreto, o Centro de Biologia Marinha (Cebimar), que também não é citado como a única fonte de pesquisa do Litoral Norte”, diz ele, já que as ASPEs – Áreas Sob Proteção Especial - foram criadas por Resolução da Secretara de Meio Ambiente por conta da necessária conservação e também para fins de pesquisa.
A sinalização da entidade seria transformar as ASPES em ARIES - Áreas de Relevante Interesse Ecológico. “Outro questionamento forte e perdeu o sentido, foi a retirada (ÁRIE) Área de Relevante Interesse Ecológico – elas foram retiradas da nova minuta sem nenhuma explicação e foram transformadas em área de futuras viabilidades”, debocha Hipólito.
Segundo ele, a proposta de criação das APAs Marinhas apresenta uma relação de 11 manguezais no Litoral Norte. Todavia, deixa de incluir dois dos maiores e mais importantes desses biomas, que sequer constam de legendas ou indicação nos mapas: o mangue do Araçá, o último remanescente desse ecossistema no Canal de São Sebastião, e o mangue da Enseada/Canto do Mar, na costa norte do município. Segundo o documento, ambos representam a manutenção da vida marinha para os recursos marinhos adjacentes e são alvo de pesquisas pela comunidade acadêmica. Por outro lado, estão fortemente ameaçados por contaminações de esgotos domésticos. Garantir o estoque pesqueiro, foco do decreto, depende justamente da proteção dos mangues.
As seis embarcações anunciadas por Xico Graziano também não agradou o instituto. “Divididas em toda a extensão costeira paulista, significam duas lanchas para o Litoral Norte para fiscalizar uma área com até 20 milhas náuticas na projeção paralela à costa” – o que na opinião da entidade é insuficiente.
“A proposta das APAs é uma antiga reivindicação da comunidade ambientalista. Mas sua criação está intimamente ligada ao bom funcionamento do aparelho fiscalizatório e não pode gerar um desequilíbrio ainda maior no setor”, diz o documento em relação a falta de efetivo da Polícia Ambiental na região.
O manifesto foi assinado pelas seguintes entidades: Ambiental Litoral Norte; Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta; Associação Sócio-ambientalista Somos Ubatuba; Associação Ecojuréia; Associação Onda Verde; Associação Mantenedora do Aquário de Ilhabela; Caá-Oby – Santos e Baixada; Centro de Estudos para a Conservação Marinha; Espaço Cultural Pés no Chão; Fundação Pró-Tamar de Ubatuba; Greenpeace Brasil; Ilhabela.org; Instituto Ambiental Ponto Azul; Instituto Argonauta para a Conservação Marinha e Costeira; Instituto Bicho Preguiça; Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental; Instituto Costa Brasilis; Instituto de Ecovilas e Permacultura da Mata Atlântica; Instituto Educabrasil; Instituto Gondwana; Mongue Proteção ao Sistema Costeiro; Movimento em Defesa de Ubatuba e Movimento de Preservação de São Sebastião. (Fonte: Imprensa Livre)

SOS Mata Atlântica disponibiliza R$ 200 mil para projetos de conservação das zonas costeira e marinha

Litoral Norte - A Fundação SOS Mata Atlântica abriu inscrições para o II Edital do Fundo Costa Atlântica – um programa para a conservação das zonas costeira e marinha, que disponibilizará até R$ 200 mil reais para projetos novos ou em andamento de criação e consolidação de Unidades de Conservação Marinhas Públicas.
Os interessados, segundo informações da assessoria da entidade, devem apresentar suas propostas até 31 de julho e ter a anuência de uma ONG em parceria com o poder público interessado.
O I Edital Costa Atlântica, lançado em 2007, disponibilizou R$ 180 mil, vindos do Fundo Costa Atlântica, aos cinco projetos selecionados que estão sendo desenvolvidos em seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Ceará e Piauí.
“No primeiro edital pudemos perceber que as demandas para uma boa gestão das Unidades de Conservação (UCs) Marinhas são as mais variadas possíveis, desde apoio para estudos que subsidiem a criação de novas unidades até atividades de educação ambiental. Além disso, o baixo número de propostas de criação de novas UCs demonstra os desafios em se aumentar a representatividade das Áreas Marinhas Protegidas (AMPs) no Brasil.
O lançamento do II Edital surgiu para apoiar a criação e consolidação de UCs Marinhas e difundir junto a sociedade a importância dessas áreas como estratégia de conservação da biodiversidade marinha - instrumento de gestão pesqueira e atividades de ecoturismo.
“Nossa expectativa é receber um maior número de boas propostas de criação de novas UCs Marinhas e projetos que atendam demandas relevantes para a efetiva gestão das UCs já existentes”, explica Fabio Motta, coordenador do Programa Costa Atlântica da SOS Mata Atlântica.
O foco do edital, conforme dados da SOS Mata AtlÂntica, é especialmente as Unidades de Conservação que tenham seus limites abrangendo em grande parte ambientes marinhos submersos como estuários, recifes rochosos, recifes de coral e coluna d’água.
O edital vai apoiar a realização de diagnósticos e estudos estratégicos ou complementares que visem o fechamento da proposta de criação de uma nova UC ou ainda a elaboração de Planos de Uso Público em Unidades de Conservação compatíveis com a atividade turística (ex. Parques Nacionais), infra-estruturas para planos de fiscalização, apoio a atividades de pesquisa (diretamente aplicadas ao manejo da Unidade de Conservação) e educação ambiental.
A costa brasileira é uma das maiores do mundo (cerca de 7500 km), constituída por uma variedade de ambientes marinhos e costeiros em grande parte margeados pelo Bioma Mata Atlântica, um dos mais ricos em biodiversidade e ameaçados do planeta. Embora mais da metade da população brasileira esteja concentrada no litoral, usufruindo dos serviços ambientais prestados pelos ecossistemas ali presentes, os ambientes marinhos e costeiros ainda são pouco valorizados no que se refere a sua conservação.
A costa brasileira também abriga uma das maiores áreas de manguezais bem conservadas de todo o mundo. Cerca de 50% desses ambientes estão associados à Mata Atlântica e apresentam fundamental importância para processos ecológicos marinhos, incluindo o seu uso como áreas de reprodução, alimentação e abrigo para várias espécies, muitas com destacado valor econômico e social.
Além dos impactos previstos como efeito das mudanças climáticas globais, tais como o aumento da erosão costeira, a alteração das áreas úmidas e os riscos aos recifes de coral, a biodiversidade marinha e costeira vem sendo comprometida há décadas pela sobrepesca, devastação da Mata Atlântica, turismo predatório, ocupação desordenada, poluição, entre outras atividades conduzidas sem planejamento, controle e fiscalização.
A criação de Áreas Marinhas Protegidas vem ganhando força mundialmente nos últimos anos como forma de conservar a biodiversidade, ordenar a pesca e incrementar a prática do ecoturismo. No Brasil, menos de 0,5% da sua Zona Econômica Exclusiva (ZEE) está protegida sob a forma de alguma categoria de Unidade de Conservação. Além da baixa representatividade, a maioria das AMPs existente ainda necessita de melhores condições de infra-estrutura para fiscalização, monitoramento e outras atividades.
O Programa Costa Atlântica é constituído por dois Fundos, o Fundo Costa Atlântica e o Fundo pró-Unidades de Conservação Marinhas. O Fundo Costa Atlântica foi criado para apoiar projetos que visam o desenvolvimento regional na zona costeira; já o Fundo pró-Unidades de Conservação Marinhas foi estabelecido para garantir a proteção, gestão e sustentabilidade das áreas marinhas protegidas existentes, cujo projeto-piloto está sendo desenvolvido na Reserva Biológica Marinha do Atol das Rocas, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Ecoadventur Litoral Norte começa em Caraguatatuba

Litoral Norte - A 5ª edição do Ecoadventur Litoral Norte começou ontem e se estende até domingo, em Caraguatatuba, na praça de eventos da rua da Praia. A Petrobras em parceria com a Unesp (Universidade do Estado de São Paulo) apresentará o Show de Energia que terá um laboratório de ciências ao ar livre para mostrar na prática os processos da física, química e biologia ligados à energia. A atividade tem como objetivo estimular o interesse em experiências científicas aos jovens. Diversas Ong’s estarão participando do evento, que traz atrações para todas as idades.
A exposição “Meia Amazônia Não”, do Greenpeace, mostrará a realidade dos impactos do desmatamento na Amazônia para o público presente. O público também poderá preencher o abaixo-assinado em defesa da floresta e interagir em um espaço que conta com um baú repleto de objetos pela metade. A mensagem é que, assim como esses objetos pela metade perdem o seu valor, se a floresta amazônica perder 50% de sua cobertura, também não exercerá plenamente suas funções.
A terceira edição da Exposição de Produção Responsável e Consumo Sustentável, Redução, Reuso e Reciclagem de Resíduos, a Rexpo 2008, acontecerá simultaneamente ao Ecoadventur. As organizações da Rexpo e do Ecoadventur decidiram unir os eventos fisicamente, pois visam o mesmo público-alvo e porque acreditam que unificados tornarão o debate sobre desenvolvimento sustentável mais rico na região. Uma das expectativas da união entre os eventos é ajudar Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba a definirem planos municipais de resíduos próprios. A Rexpo 2008 também contará com oficinas que farão intercâmbios entre artesãos que trabalham com materiais recicláveis e novos interessados na técnica.
Quem visitar o Ecoadventur poderá também praticar diversos esportes de aventura durante os quatro dias do evento. As atividades são gratuitas e profissionais de cada modalidade darão orientações para que o público possa entender e saber mais sobre o esporte de aventura. Entre as atrações: circuito de arvorismo, parede de escalada de 12 metros e tirolesa de 150 metros.
Para os pequenos também tem atividades. As crianças de 2 a 10 anos poderão praticar atividades de aventura no Playground Radicalzinho, sempre acompanhadas por monitores especializados.
Desafio de Canoagem Oceânica, Clínica de Canoagem Para Iniciantes, Vôo Livre, III Gincana de Aventura e Rally a Pé são outras atrações de aventura no evento, que tem também mostras informativas de fotos, filmes e vídeos, que terão como objetivo estimular a preservação ambiental e cultural de todo o Litoral Norte de São Paulo. Estas Mostras visarão também à conscientização do público sobre a necessidade, e urgência de compatibilizar a sustentabilidade do imenso patrimônio ecoturístico da região com a prática de esportes e atividades de aventura na natureza. (Fonte: Imprensa Livre)

Agenda 21 apresenta Plano Regional de Desenvolvimento Sustentável

Litoral Norte - A Agenda 21 do Litoral Norte apresenta no próximo sábado (12/7), às 15h, a primeira proposta do Plano Regional de Desenvolvimento Sustentável elaborado pelas agendas locais das quatro cidades (São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela). O evento, com entrada franca, integra a programação da Ecoadventur e será realizado no Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Escolas têm até 31 de outubro para repor todas as aulas perdidas durante a greve

Litoral Norte - A Secretaria de Estado da Educação definiu a reposição de aulas perdidas por causa de greve de professores, assim como seu respectivo pagamento. Tal procedimento atende decisão do Tribunal Regional do Trabalho na última sexta-feira, que acertou o fim da greve desde que a Secretaria apresentasse estas normas.
As reposições de aulas deverão acontecer até 31 de outubro, em calendário definido pelas escolas. As unidades de ensino deverão agendar as aulas de reposição para o contra-turno (de segunda a sexta-feira), sábados ou última semana do recesso de julho, de acordo com a necessidade.
Até 17 de julho as Diretorias de Ensino terão de homologar o calendário indicado pelas escolas. A seguir a reposição poderá começar. Os professores que aderiram à greve receberão pagamento pela reposição de aulas e, assim, terão suas faltas originais anuladas, não prejudicando benefícios como bônus, qüinqüênio e licença-prêmio. As aulas que foram dadas por docentes substitutos não serão repostas.
Os professores terão as faltas de junho descontadas no pagamento de agosto. Já as de julho receberão desconto em setembro. O pagamento de reposição seguirá o mesmo padrão, acontecendo dois meses à frente.
De acordo com a Apeoesp no Litoral Norte, cerca de 25% dos professores da região aderiram o movimento até o último dia.
O Estado conta com cerca de cinco milhões de estudantes e aproximadamente 5.500 escolas estaduais. Só no Litoral Norte existem 44 unidades de ensino. (Fonte: Imprensa Livre)

Segundo usuários, serviço da Telefônica ainda não se normalizou

Litoral Norte - A pane ocorrida na semana passada em todo o Estado de São Paulo com os usuários da Telefônica parece que acabou. Algumas pessoas da região estão se queixando do serviço Speedy .
O dentista Antonio Colucci, morador de Ilhabela, disse que desde o problema ocorrido em São Paulo, o serviço não voltou ao normal. “Na semana passada ficamos dois dias sem internet, depois mais três, e quando o serviço voltou, estava lento e não era possível abrir o correio eletrônico. Apenas ontem, consegui acessar a rede como de costume”, comenta Colucci.
Outro assinante da região, morador do bairro de Juquehy, em São Sebastião, Ricardo Oliveira Faustino, reclama de problemas de acesso ao serviço Speedy há um mês. “Há quase um mês estou com problemas de acesso à internet em função. É o sinal que vive oscilando ou simplesmente que não chega ao modem por várias horas, e até dias”, disse Ricardo.
Ele acrescenta que em contato com a Telefônica, foi informado de que um técnico seria enviado à sua residência, para verificar o problema, o que não ocorreu até a data de ontem. “Foram três ligações. O detalhe é que o atendimento chega a ultrapassar 30 minutos. Em uma das ocasiões, pedi a mudança do tipo de Speedy contratado, o Light, que não é mais comercializado pela prestadora de serviços, para um superior, o de dói megabites. Segundo a atendente, com a alteração eu não teria mais problemas”, explica o consumidor indignado que questiona: “Seria uma maneira de forçar o cliente a migrar? Pois bem, aceitei a migração no dia 21 de junho e não posso desistir do contrato pelo período de 18 meses, ou terei que pagar multa”, reclama.
Ricardo Faustino disse ao Imprensa Livre que o serviço não foi instalado até o dia de ontem. “Tenho inclusive o número do protocolo, mas até o momento a alteração não foi realizada” desabafa.
A reclamação foi encaminhada para a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O consumidor também levou o caso ao Procon de São Sebastião, que acionou a empresa para as devidas providências. “Enquanto isso, continuo pagando por um serviço que não funciona e sem acesso a alguns sites como, por exemplo, o G-mail, e MSN. Aliás, a empresa ficou de enviar um link para o meu e-mail de acesso ao novo Speedy, o que também até hoje não aconteceu. É lamentável. Se alguém estiver com problema parecido, por favor, registre sua reclamação no Procon e informe à Anatel para que a Telefônica repare na insatisfação de seus clientes, que pagam muito caro pelos serviços oferecidos”, afirma Ricardo.
De acordo com a assessoria da Telefônica, todos os serviços foram normalizados após a pane ocorrida em todo o Estado de São Paulo, no último dia 2 , inclusive o sistema de internet Speedy. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

CDP de Caraguá é inaugurado com lotação comprometida
Pelo menos 700 presos devem ser transferidos para a unidade do Litoral Norte a partir de hoje

Caraguatatuba - Com capacidade para 768 presos, o CDP (Centro de Detenção Provisória) "Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira", em Caraguatatuba, será inaugurado hoje com, pelo menos, 700 transferências confirmadas.
O número de detentos a serem transferidos a partir de hoje já deixa a unidade próxima de sua capacidade máxima e gera preocupação junto à comunidade local.
O CDP vai abrigar, inicialmente, os presos provisórios do Litoral Norte que serão transferidos das unidades de Taubaté, Suzano e Mogi das Cruzes.
"Só com essas transferências de presos do litoral que já estão abrigados em unidades da região, o CDP de Caraguá já deve ser inaugurado com cerca de 700 presos", afirmou o delegado da Seccional de São Sebastião-Litoral Norte, Múcio Mattos.
Para o delegado da Seccional, a unidade trará benefícios significativos à Justiça. "Os processos certamente serão agilizados, favorecendo à Justiça."
Segundo ele, o novo CDP também trará mais segurança a toda a região. "Ao contrário do que muitos pensam, a presença do CDP é sinal de mais segurança, já que evita que tenhamos que transferir os presos de um lado para o outro."
SIGILO - A SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) não confirmou o número de transferidos. De acordo com a assessoria de imprensa da SAP, a data exata da transferência dos detentos será mantida em sigilo por medida de segurança.
Com a inauguração do CDP, a idéia é desativar as carceragens de distritos policiais da região. A unidade de Caraguá continua gerando polêmica entre a população. Moradores da proximidade do CDP temem serem vítimas dos detentos no caso de fugas da unidade prisional (leia texto nesta página).
Com 10.559,11 metros quadrados de construção, a nova unidade foi projetada de maneira que os raios, onde se encontram as celas, tenham a capacidade de 96 presos e sejam isolados entre si pela galeria de acesso.
O CDP de Caraguá é uma homenagem ao ex-diretor adjunto de Atendimento e Promoção Humana da Funap (Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso), José Eduardo Mariz de Oliveira. Ele se formou pela Faculdade Paulista de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1976. Ele nasceu em São Paulo em 1953 e faleceu no dia 21 de junho de 2007.
TREMEMBÉ - A SAP deve iniciar a construção ainda em 2008 de uma nova Penitenciária Feminina em Tremembé, com 550 vagas. Quando a nova unidade estiver pronta, a previsão é de desativação da Penitenciária Feminina Santa Maria Eufrásia Pelletier, bem como as demais cadeias femininas da região. (Fonte: ValeParaibano)

Moradores temem pela segurança

Caraguatatuba - Mesmo com a implantação do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Caraguatatuba concretizada, o assunto ainda gera polêmica, já que pessoas que moram nas proximidades da unidade temem pela sua segurança.
Um exemplo é a dona-de-casa Maria dos Santos, 40 anos, que mora no bairro do Travessão.
"Todo mundo do bairro está comentando que não teremos mais segurança. Dá medo mesmo de que haja uma fuga e eles entrem nas nossas casas", disse a dona-de-casa.
A mesma opinião tem o vendedor Hudson Máximo, 29 anos, que mora e trabalha no bairro do Porto Novo.
"Não adiantou nada a população ter sido contra a implantação desta unidade aqui. Acredito que 90% dos moradores que moram nos bairros próximos do CDP não queriam esta unidade aqui. Vai acabar com a nossa tranqüilidade", afirmou Máximo.
Ainda há quem defenda a instalação do CDP, caso do tapeceiro Pedro Álvaro Martins de Souza, 20 anos. Para Souza, que também mora e trabalha no Porto Novo, o CDP de Caraguá não deverá comprometer a qualidade de vida dos moradores.
"Os presos vão ficar distantes do bairro, não tem motivo para os moradores ficaram com medo. A rotina do bairro não vai mudar em nada. O pior é um monte de bandido solto." (Fonte: ValeParaibano)

Abertura do Festival da Tainha em Caraguá atraiu cerca de duas mil pessoas
O Festival acontece até domingo, dia 13, com pratos à base de tainha, artesanato, passeio pelo Rio Juqueriquerê, educação ambiental, com o Instituto Supereco, recreação infantil e shows musicais

Caraguatatuba - A abertura oficial do 5º Festival da Tainha em Caraguá aconteceu na quarta-feira, dia 9, com a presença de autoridades. Cerca de duas mil pessoas estiveram presentes para prestigiar o evento, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, e Associação dos Pescadores Artesanais da Zona Sul. A noite foi animada pela Orquestra de Violeiro de Caraguá.
Já tradicional no município, o Festival da Tainha acontece até domingo dia 13, das 12h à meia noite no entreposto de pesca do Porto Novo. A abertura contou com a participação do Secretário de Turismo, Ricardo de Lima Ribeiro, e do Presidente da Associação dos Pescadores Artesanais, Denis Garcia.
Na ocasião, o carpinteiro naval, Raul Ramos da Silva e os pescadores Mauro Crispim, Gregório Crispim dos Santos e Adelazir José Alves foram homenageados. "Todos os anos homenageamos pessoas importantes para a nossa comunidade", disse Garcia que aproveitou a oportunidade para agradecer a presença de todos e as pessoas que contribuíram para a realização da festa e disse ainda que o primeiro dia do evento superou as expectativas dos organizadores.
De acordo com o secretário de Turismo, Ricardo de Lima Ribeiro, o Festival da Tainha tem crescido ano a ano e a prova disso é que, na primeira edição da festa, foram vendidas três toneladas do produto e no ano passado foram vendidas dez toneladas e meia do pescado. "É um prazer investir em um evento que vem crescendo a cada ano. Investimos em cursos de culinária para melhorar a qualidade dos pratos", completou Ribeiro.
O Festival da Tainha conta com 10 barracas com comida típicas à base do pescado, duas barracas de doces típicos da culinária caiçara, um espaço de exposição do Instituto Supereco, que faz um trabalho de revitalização no Rio Juqueriquerê, além de atrações culturais, musicais e brincadeiras recreativas. Outra atração para quem visitar o festival é o tradicional passeio de barco no Rio Juqueriquerê, que contará com uma embarcação especial para quem desejar subir o rio, onde a maré é baixa.
Além da ampliação das barracas e artesanatos, que conta com 20 artesãos, e da área de alimentação, as crianças ganharam além da recreação infantil, brinquedos como tobogã, cama elástica e piscina de bolinha.
De acordo com a associação, a quantidade de barracas foi aumentada de 20 para 35 e o espaço da área de alimentação ganha mais 50 mesas, o que corresponde a mais 200 pessoas acomodadas.

Confira a programação musical da festa que vai até domingo, dia 13

Sexta-feira 11/07/08
12h - Zé Rodrigues
14h30- Antônio Carlos
19h30 - Breno Lagreca
22h - Sandra Santos

Sábado 12/07/08
12h - Grupo Vem Comigo
14h30- Ivan Domingues
19h30 - Israel e Banda
22h - Banda Arcis

Domingo 08/7/07
12h - Johny e Banda
14h30 - Ana Luiza e Trio
19h30 - Tribo Caiçara
22h - Pacelli (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Abertura dos Jogos Regionais terá atrativo para todos os gostos

Caraguatatuba - Cerimônia tradicional, música, apresentação teatral, dança, enfim, a Praça de Eventos será palco de muita emoção e alegria na próxima terça-feira, dia 15, a partir das 19h, quando acontecerá a abertura oficial da 52ª edição dos Jogos Regionais.
Aproximadamente 8 mil pessoas estão sendo esperadas para acompanhar a cerimônia. Uma arquibancada em forma de ferradura será construída no local. Além disso, um segundo palco e a pira terão lugar na Praça de Eventos.
De acordo com a diretora cultural da FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), Cássia Bueno, 450 cadeiras serão disponibilizadas para as 41 delegações, que além da chefia, terá cada cidade representada por 10 atletas. Barracas de alimentação também serão montadas no local.
A abertura solene terá o hino nacional e o de Caraguatatuba. Em seguida será apresentado um vídeo com imagens dos Jogos Regionais já realizados no município.
O público presente poderá acompanhar o desfile das delegações e, em seguida, assistir a apresentação do Corpo de Baile, que fará três coreografias já premiadas, prometendo agitar, emocionar e contagiar a todos.
Sem esquecer das raízes caiçaras, a FUNDACC preparou também apresentações folclóricas como a "puxada de rede" e o "maculelê". Além disso, haverá demonstração de Tai Chi Chuan e Street Dance.
"A nossa idéia é mostrar todas as culturas e também não esquecer dos japoneses, que comemoram os 100 anos de imigração", explicou Cássia.
Assim como a Secretaria de Esportes que priorizou os atletas caraguatatubenses na disputa dos Jogos Regionais, a FUNDACC tem investido nos talentos do município. "É importante valorizar os nossos artistas, quem é da nossa gente", diz.
O encerramento da cerimônia de abertura, que acontecerá pela primeira vez na Praça de Eventos, terá o show de "Elis por Elas", espetáculo que lotou o Teatro Mário Covas no aniversário de Caraguá.
Durante o evento, a pira, que terá forma da Lagosta Douradinha, mascote do 52º Jogos Regionais, será acendida. A tocha passará nas mãos de três gerações de atletas de Caraguatatuba, a nadadora Giovana Rubião Fini, o jogador de Futebol Glauco e o professor e técnico de Vôlei Ernesto Nardi. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Meninas com a bola no pé têm objetivos diferentes nesses Regionais

Caraguatatuba - Na areia, na grama e na quadra, todas obviamente querem a medalha de ouro. Mas cientes das dificuldades da competição, os treinadores de Beach Soccer, Futebol de Campo e Futsal feminino almejam metas diferentes.
Em comum, as equipes possuem atletas somente de Caraguatatuba e que jogarão outras modalidades, fator, que segundo o técnico Marcelo Aldo, será importante na conquista dos objetivos.
"Termos jogadoras da cidade é de grande importância. Essa união que existe ajuda muito", falou o treinador, que dirige os times de Futebol e Beach Soccer.
No campo, Aldo projeta estar entre os primeiros, mas não descarta a medalha de ouro. "Temos grandes talentos com possibilidade de chegar. Será difícil levar o título, mas não impossível. Acho que pela união do grupo, temos possibilidade de lutar por esse sonho", comentou o técnico de Caraguá, que terá Taubaté e Pindamonhangaba no grupo.
O Beach Soccer feminino da cidade foi o primeiro campeão paulista da Federação do Estado. Com a base do Futebol de Campo, Aldo quer a todo custo o título na areia. "Iremos forte e vamos buscar o título. Temos conjunto, com atletas acostumadas com a areia. A força física e a parte técnica do time são incríveis", diz.
Em 2007, o Beach Soccer de Caraguatatuba foi quarto colocado nos Jogos Regionais de Ubatuba. Além do título paulista, a equipe conta também com Tatinha, que foi a artilheira da competição.
Márcio Soares, técnico do Futsal feminino desde 2004, confia no trabalho que está sendo feito no time da cidade para um futuro próximo. Portanto, a meta nesses Regionais é permanecer na 1ª divisão, mas claro, sem deixar de sonhar.
"Com o regulamento novo, pegaremos as melhores equipes, por isso a idéia é ficar na primeira, medalha será conseqüência", diz. "Estamos trabalhando á médio prazo. Nossa atleta mais velha tem 18 anos. A base vem desde o ano passado e poderá surpreender mais para frente. Com certeza daremos muitas alegrias", concluiu Soares. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Atletismo e Ciclismo esperam manter ascensão

Caraguatatuba - Competir com forças da região não será tarefa fácil nesse 52º Jogos Regionais. Mesmo assim, com o desempenho do Atletismo e do Ciclismo de Caraguatatuba nos últimos meses, a cidade pode ter esperança de medalha nas modalidades.
O maior exemplo da crescente é a ciclista Sumaia Ali, que atualmente defende Pindamonhangaba. A atleta foi primeira colocada e a responsável pela primeira medalha de Caraguá em Jogos Abertos. O feito aconteceu em 2007, em Praia Grande.
No último ano, nos Regionais de Ubatuba, o Ciclismo masculino terminou em quinto e o feminino em quarto. Ciente das dificuldades, o técnico Neno almeja as quatro primeiras posições entre os homens e espera superar 2007, ficando entre as mulheres, pelo menos em terceiro para comprovar a ascensão.
O treinador lembrou que todas as cidades contam com atletas estrangeiros contratados para a competição. "São José dos Campos, Pindamonhangaba e Suzano vêm forte na busca do título com ciclistas que disputaram o Pan-Americano, Campeonato Brasileiro e estão entre os três do ranking brasileiro", diz.
Diferente dos rivais, Caraguá virá com atletas caraguatatubenses. O Atletismo do técnico Adão usará também os talentos da cidade, que assim como o Ciclismo, tem rendido bons frutos.
Após os Jogos Regionais, o atleta Diego disputará as provas de Salto em Altura e Salto em Distância nos Jogos Abertos da Juventude, em São Manoel, interior do Estado. O direito de estar na competição foi conquistado após ótimo resultado nos Joguinhos, com municípios da região.
Outro destaque do Atletismo de Caraguatatuba é a adolescente Jéssica Felix da Silva, vencedora da última São Silvestrinha, realizada no último mês de dezembro, em São Paulo.
"Temos esperança em conquistar medalhas nos Regionais deste ano. Além da Jéssica, temos força também nos 4x400m, Acredito que possamos pontuar", falou Adão, que acredita no futuro de seus atletas.
"Nossa equipe é unida e trabalha em equipe. São jovens da cidade, que já são atletas de grande nível", finalizou o treinador. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá foca o título no Futevôlei

Caraguatatuba - Resistência e regularidade. Com essas virtudes, as duplas Thiago e Marquinhos e, Xandão e Erik vão buscar o primeiro lugar no Futevôlei, na 52ª edição dos Jogos Regionais.
Em 2008 será a quinta participação de Caraguatatuba na modalidade e sonhar alto é privilégio dos atletas, já que em três oportunidades, Caraguá teve a dupla campeã.
Além disso, os caraguatatubenses Thiago e Carioca são os atuais campeões paulista.
Thiago, que formará dupla este ano com Marquinhos, considera que Evandro e Pastel, atletas cariocas contratado por São Sebastião, serão os principais adversários de Caraguá na busca do quarto título de Futevôlei nos Regionais.
A competição da modalidade acontecerá no dia 20 de julho, na Arena da Praia, na avenida Geraldo Nogueira da Silva, no bairro Indaiá. Mais de 20 duplas estarão engrandecendo o evento. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Futebol de Mesa quer manter bom retrospecto nos Regionais

Caraguatatuba - Campeão em 2005 e duas vezes terceiro colocado em cinco anos que disputa os Jogos Regionais. Em 2007, a equipe caraguatatubense de Futebol de Mesa não foi bem e quer este ano voltar ao lugar mais alto do pódio.
"Nosso objetivo é ter a melhor classificação possível, e se Deus quiser ser campeão", diz o professor Toninho, que além de técnico da equipe, será o jogador na categoria individual.
O treinador afirmou que lutará para que o Futebol de Mesa, que hoje é modalidade extra nos Regionais, se torne oficial. De acordo com ele, no mínimo 12 cidades estarão disputando o ouro na modalidade.
Toninho acredita que os atletas de Ubatuba serão os principais adversários de Caraguá na competição, que será realizado nos dias 19 e 20 de julho, no Unimódulo. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

5º ECOADVENTUR LN-SP/2008 começa nesta quinta-feira com muitas atrações e atividades para o público

Caraguatatuba – Passar as férias no Litoral Norte de São Paulo aproveitando as praias maravilhosas é sempre uma grande oportunidade de estar em contato direto com natureza. Porém, se as pessoas que freqüentam as cidades da região não se conscientizarem que precisam preservar e praticar com responsabilidade o ecoturismo e as atividades de aventura na natureza, esse cenário de imensas belezas naturais pode ter seus dias contados. E para que isso não aconteça, o ECOADVENTUR LITORAL NORTE – SP/2008 chega a sua quinta edição para mais uma vez provocar a conscientização da necessidade e das possibilidades de desenvolvimento sustentável e inclusão social na região como um todo. O evento que acontece em Caraguatatuba de 10 a 13 de julho terá uma grande programação de eventos e atrações.

SHOW DE ENERGIA - A Petrobras em parceria com a UNESP apresentará o Show de Energia que terá um laboratório de ciências ao ar livre para mostrar na prática os processos da física, química e biologia ligados a energia. A atividade tem como objetivo estimular o interesse em experiências científicas aos jovens.

EXPOSIÇÃO DO GREENPEACE – A exposição “Meia Amazônia Não” mostrará a realidade dos impactos do desmatamento na Amazônia para o público presente. O público também poderá preencher o abaixo-assinado em defesa da floresta e interagir em um espaço que conta com um baú repleto de objetos pela metade. A mensagem é que, assim como esses objetos pela metade perdem o seu valor, se a floresta amazônica perder 50% de sua cobertura, também não exercerá plenamente suas funções.

REXPO - A terceira edição da Exposição de Produção Responsável e Consumo Sustentável, Redução, Reuso e Reciclagem de Resíduos, a REXPO 2008, acontecerá simultaneamente ao Ecoadventur de 10 a 13 de julho. As organizações da REXPO e do Ecoadventur decidiram unir os eventos fisicamente, pois visam o mesmo público-alvo e porque acreditam que unificados tornarão o debate sobre desenvolvimento sustentável mais rico na região. Uma das expectativas da união entre os eventos é ajudar Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba a definirem planos municipais de resíduos próprios. A REXPO 2008 também contará com oficinas que farão intercâmbios entre artesãos que trabalham com materiais recicláveis e novos interessados na técnica.

ÁREA ADRENALINA – Quem visitar o ECOADVENTUR LN-SP/2008 poderá também praticar diversos esportes de aventura durante os quatro dias do evento. As atividades são gratuitas e profissionais de cada modalidade darão orientações para que o público possa entender e saber mais sobre o esporte de aventura. Entre as atrações: circuito de arvorismo, parede de escalada de 12 metros e tirolesa de 150 metros.

PLAYGROUND RADICALZINHO - Para os pequenos também tem atividades. As crianças de 2 a 10 anos poderão praticar atividades de aventura no Playground Radicalzinho, sempre acompanhadas por monitores especializados. Entre as atrações está uma parede de escalada de 3 metros.

DESAFIO DE CANOAGEM OCEÂNICA E CLÍNICA DE CANOAGEM PARA INICIANTES (DIA 11 E 13) - A competição faz parte das diversas atividades e demonstrações de esportes de aventura do FERA- Festival de Ecoturismo, Esportes Radicais e de Aventura, um dos eixos do ECOADVENTUR LN-SP/2008. Na sexta-feira, dia 11, das 14h00 às 16h00 acontece a clínica de canoagem para iniciantes e no domingo das 14h00 às 17h00 as provas para amadores e profissionais. As inscrições já podem ser feitas no site do evento www.ecoadventur.com.br. Como as inscrições são gratuitas, é preciso ser rápido para garantir uma vaga na competição. A organização do evento disponibilizará caiaques e coletes salva-vidas.

VÔO LIVRE (DIAS 12 E 13) – no sábado e domingo, a partir das 13h00 um grupo de atletas realizará uma revoada de vôo livre com pouso programado na Praia do Centro aonde estará acontecendo o evento.

III GINCANA DE AVENTURA (DIA 12) - A Gincana é uma adaptação de uma corrida de aventura. Terá cerca de 12 km e terá modalidades como: caminhada, tirolesa, canoagem, navegação, escalada e teste especial – uma espécie de tarefa surpresa. As inscrições para a disputa serão gratuitas e já estão abertas no site www.ecoadventur.com.br. A largada da III Gincana de Aventura será dada às 14h00 do dia 12 de julho, a competição poderá durar até 3 horas e os vencedores receberão brindes dos patrocinadores do evento.

RALLY A PÉ (DIA 13) – A prova será a 7ª Etapa do Campeonato Paulista de Rally a Pé. A competição está ligada à programação do IV FERA, Festival de Ecoturismo, Esportes Radicais e de Aventura. Para participar não precisa ser atleta, basta ter condicionamento física para agüentar uma caminhada mais puxada. A inscrição custa R$ 15,00 reais por pessoa (até dia 08/07), R$ 25,00 reais até dia 11/07 e R$ 35,00 reais para quem se inscrever no dia da competição. Para mais informações sobre as inscrições é só acessar o site www.rallyape.com.br .

MOSTRA ECOADVENTUR DE FOTOS, CINE E VÍDEO - Mostras informativas de fotos, filmes e vídeos, que terão como objetivo estimular a preservação ambiental e cultural de todo o Litoral Norte de São Paulo. Estas Mostras visarão também à conscientização do público sobre a necessidade, e urgência de compatibilizar a sustentabilidade do imenso patrimônio ecoturístico da região com a prática de esportes e atividades de aventura na natureza.

ECOADVENTUR EXPO - Feira de Serviços, Produtos e Equipamentos - A área de exposição contará com empresas industriais e comerciais, além de entidades que atuam em praticamente todos os segmentos relacionados com turismo e atividades de aventura, estarão presentes: veículos esportivos/off-road; embarcações de muitos tipos; hotelaria, material de construções; vestuário e complementos; calçados; veículos de comunicação; serviços de saúde; medicamentos; escolas e faculdades; serviços bancários; telefonia; locação de veículos, agências e operadoras de ecoturismo, cidades e regiões ecoturísticas etc.

PALESTRAS - Acontecerão palestras sobre as mais importantes questões do ecoturismo e "esporturismo de aventura" no Litoral Norte, bem como suas correlações com a preservação ambiental. Também está sendo previsto o início da constituição de uma entidade de caráter regional, para aglutinar, normatizar e promover o desenvolvimento sustentável do mercado de “Esporturismo de Aventura” no Litoral Norte de São Paulo.

NESTLÉ AGITA O ECOADVENTUR COM STREET BALL  - A Nestlé, patrocinadora oficial do ECOADVENTUR, está agitando o evento. A ação mais expressiva fica por conta de uma divertida área de Street Ball, assinadas pelas marcas jovens e ligadas aos esportes radicais, NESCAU e Neston. Animados pelo som do HipHop, tocado por um DJ, os participantes podem assistir a apresentação de Street dance e de jogadas espetaculares por uma equipe de Street Ball, degustar produtos como NESCAU 2.0, Neston 3 Cereais, Neston Vitaminas e Neston Aveia Plus e também participar dos jogos de Street Ball.

ROBSON CARECA APRESENTA SUA ONG NO ECOADVENTUR - Surfista especial participa de fórum e leva equipamentos desenvolvidos por ele próprio.
Desistir jamais. Com esse lema, o surfista de 38 anos, Robson Jerônimo de Souza, tornou-se exemplo de superação e força de vontade por viver. Ao voltar do litoral Norte de São Paulo, em 1988, sua vida mudou. O atleta foi vítima de um acidente de carro que acabou o deixando paraplégico. Mas graças a sua luta e determinação, Careca, como é conhecido, passou por cima das dificuldades e não desistiu de seu esporte favorito. Atualmente, trabalha com o surf como inclusão social para portadores de necessidades especiais, promove palestras e ainda participa de variados eventos pelo Brasil.
O surfista está presente no ECOADVENTUR com sua ONG Surf Especial e o Projeto Mão na Borda e ainda participará do fórum sobre qualidade de vida e responsabilidade social no esporte em contato com natureza.
“Esse evento é muito importante, pois as atividades realizadas na natureza, os portadores de necessidades especiais ganham qualidade de vida e resgatam a auto-estima, o que desenvolve o espírito de união e companheirismo. Será uma oportunidade de trocar idéias sobre esportes adaptados como o arvorismo, rapel, tiroleza, surf adaptado, turismo especial receptivo e remada oceânica em pranchas”, explica.
Além da ONG Surf Especial e o Projeto Mão na Borda, o público conhecerá equipamentos desenvolvidos pelo próprio Robson Careca, como pranchas adaptadas para os portadores de necessidades especiais. “A intenção é levar conhecimentos e técnicas do esporte e formar novos adeptos e educadores nessa modalidade de lazer e diversão”, afirma o surfista.
No seu estande são distribuídos materiais de divulgação como folders, sacolas oxibiodegradáveis e chaveiros. Há também banners com informações do trabalho do atleta, apresentação de vídeo promocional, além da presença de educadores no local para atender o público interessado.
Além do Mão na Borda, Careca possui o projeto Clube de Surf, que oferece aulas de surf e remadas adaptadas à diversos portadores de necessidades especiais, na Praia da Baleia, em São Sebastião (SP). Atualmente, o clube conta com grupos de atletas masculino, feminino e infantil, que recebem o acompanhamento de monitores, professores, instrutores e voluntários.

PROJETO ÁGUA DE BEBER PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ECOADVENTUR - Teatro, exposições e apresentações trazem múltiplas lições sobre meio ambiente para público de todas as idades
O projeto Água de Beber, de Comer, de Usar e Conservar... Ciclos Contínuos – uma iniciativa do Instituto Supereco com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental, preparou uma programação especial aos participantes da 5ª edição do ECOADVENTUR LN-SP. Entre os destaques estão a peça teatral “A lenda do arco-íris”, a dinâmica “Salve-se com um abraço – cooperando com os muriquis” e o lançamento do calendário “No Ritmo das Águas”.
A peça teatral “A Lenda do Arco-Íris” será apresentada no segundo dia do evento em forma de enquete com duração de 10 minutos. “Será contada uma lenda adaptada sobre o surgimento do arco – íris. De forma lúdica e sutil abordaremos questões sobre equilíbrio ecológico, o ciclo da água e o fenômeno da decomposição da luz”, afirma Andréa Bossi, educadora ambiental do projeto Água de Beber.
Outra ação de educação ambiental voltada para todas as idades (agendada para o dia 13), é a dinâmica “Salve-se com um abraço – cooperando com os muriquis”. Durante a atividade, o público conhecerá a história do macaco muriqui - espécie existente apenas no Brasil e em áreas de Mata Atlântica, ameaçada de extinção, que vive em grupos e, quando se sente ameaçada, abraça seus companheiros, formando verdadeiros cachos de macacos nas árvores. “A atividade estimula o trabalho de cooperação, de amizade, de igualdade, da união entre as pessoas por um mesmo objetivo e a importância do verdadeiro abraço por uma causa”, afirma a coordenadora do projeto Água de Beber, Márcia Nunes.
Já o lançamento do calendário “No Ritmo das Águas”, previsto para o sábado (12), tem por objetivo convidar a todos para se envolverem nas ações do projeto Água de Beber, junto com o grupo Ciclos Contínuos - um grupo formado por representantes da comunidade em prol do rio Juqueriquerê e que participa do projeto.
O Instituto Supereco vai expor também as suas outras iniciativas, como os artesanatos da Comunidade Produtiva, projeto que propõe alternativas de geração de renda a partir do reaproveitamento das florestas de eucalipto para as comunidades que vivem em situações de risco social no entorno das fábricas da Suzano Papel e Celulose, em Biritiba Mirim, no interior de São Paulo, e em Helvécia e São José de Alcobaça, ambas na Bahia.

Confira a programação dos dois dias do Fórum de Estruturação do Mercado de “Esporturismo de Aventura” no Litoral Norte no FERA:

10/7 – Quinta Feira
9h30
- Carta Aberta 2006: O que realizamos em relação ao mercado de Turismo de Aventura e Ecoturismo até hoje?
- Turismo de Aventura – Uma visão geral com a professora Gisele Maria Schwartz da UNESP
10h15
Painel: Turismo de Aventura no Litoral Norte – cenário atual, reflexões e perspectivas. A moderadora será a professora Juliana Bussolotti da UNITAU
- Inventário /Diagnóstico do Potencial de Turismo de Aventura e Ecoturismo do Litoral Norte – Secretarias de Turismo
11h30
Painel: Turismo de Aventura e na natureza: oportunidades ou ameaças para a conservação da biodiversidade? A moderadora será Lúcia Valente da Haryia
- Edson Lobato – Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo S. Sebastião (20’)
- Ivan Suarez – Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguá (20’)
- Viviane Buchianeri – Parque Estadual da Ilha Anchieta (20’)
Tempo para Perguntas (15’)
14h30
Painel: Transformando sonhos em Negócios
- SEBRAE e o Turismo (20´) – Marco Aurélio Rosas
- Financiamentos e linhas de crédito – Urbano Webber - Banco do Brasil (20´)
Tempo para Perguntas (15’)
15h30
Painel: Cases Operadoras/ Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura.
- Alaya Bozo D´Agua– Marco Orlando (Brotas), Green Way Brasil – Liza Monteleone (S. Sebastião), Harpya – Lúcia Valente (Santos), Adventure Camp – Sérgio Zolino, Mar e Serra – Bruno Oliveira (Ubatuba) e Rally a pé - Beni Becker

13/07 – Domingo
09h30
Painel: Segurança e prevenção de acidentes
- Dr Clemar Correa – segurança e prevenção de acidentes
- Capitão Natale – segurança e prevenção em corridas de aventura (20´)
- Marcelo Vazzoler – Gerenciamento de Riscos (20´)
Tempo para Perguntas (15´)
11hs
Painel: Programa Aventura Segura – Oportunidades de Qualificação e Certificação do Turismo de Aventura no Brasil
- Israel Waligora – Presidente ABETA ( 20´)
Tempo para Perguntas (10’)

SERVIÇO:
5º ECOADVENTUR LITORAL NORTE-SP/2008
De 10 a 13 de julho de 2008
Praça de eventos - Av. Dr. Arthur Costa Filho (Avenida da Praia) - Caraguatatuba – SP
Entrada gratuita
http://www.ecoadventur.com.br

Debate será no dia 17 de setembro, em Caraguatatuba

Caraguatatuba - Aconteceu na noite de 7 de julho, a primeira reunião com os assessores dos candidatos a prefeitura de Caraguatatuba. O encontro foi realizado na Igreja Santo Antonio com o objetivo de formalizar o convite aos candidatos para participar do Debate a ser realizado no mesmo lugar, no dia 17 de setembro. Compareceram os assessores dos candidatos Antonio Carlos da Silva (PSDB) e Jose Pereira de Aguilar (DEM) e o próprio candidato, Sidnei Lima (PSOL).
Aos presentes foi explicada a dinâmica do encontro, seus objetivos e expectativas. Coordenado pelo casal Rodrigues e Amáble, da Pastoral Fé e Política, com assessoria do Pe. Leonildo Ferreira Junior, os debates contarão com o apoio das paróquias em sua realização.
Em Caraguatatuba a previsão é de que 500 pessoas acompanhem o debate de dentro do salão onde somente estarão convidados, a maioria leigos e o clero. Também esta prevista a colocação de um telão e som na Praça Candido Mota. A imprensa terá acesso ao salão do debate, mas deverá credenciar-se junto a assessoria de imprensa da Diocese de Caraguatatuba com até um dia de antecedência. O mesmo deve acontecer nas demais cidades do Litoral Norte com relação a participação da imprensa.
Hoje,8 de julho, a reunião aconetecrá na Paróquia São Sebastião. Dia 9 em Ilhabela, Paróquia N Sra d´Ajuda e no dia 10, em Ubatuba, para o acertos finais. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

PM faz doação de alimentos a Associação de Combate ao Câncer de Caraguá

Caraguatatuba - A população de Caraguatatuba se envolve e participa mais uma vez de campanhas em favor dos menos favorecidos. Desta vez foi a Polícia Militar que se organizou e arrecadou cerca de 200 quilos de alimentos na festa julina da corporação, realizada no último dia 3. A entrada foi um quilo de alimento não perecível.
Em contato com o Fundo Social, o capitão César Eduardo soube do trabalho realizado e das necessidades da ACC - Associação de Combate ao Câncer e esta foi a instituição escolhida para receber os alimentos arrecadados.
Na manhã de quinta-feira, 10, na sede da Polícia Militar, aconteceu a entrega dos alimentos com a presença do capitão César Eduardo, da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, da diretora de Assistência Social, Cilce Fabrete e a assistente do Fundo Social, Hydde Aparecida de Souza Lima; da presidente da ACC, Carmelinda Silva Carlota, da vice-presidente da ACC, Vicentina Barbieri, e outros integrantes da instituição.
"Foi muito importante essa doação da PM, pois atendemos cerca de 90 famílias mensalmente com cestas de alimentos diferenciados. A instituição tem 258 famílias cadastradas, mas nem todas necessitam de ajuda em alimentação. Alguns que não precisam de alimentos saem de lá ao menos com um sorriso. Nossa luta é em favor da vida. Agradecemos a D. Rose pela intermediação desses alimentos e também ao capitão, por ajudar a amenizar o sofrimento dos pacientes" - comentou a presidente. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Pacientes e familiares do CAPS ganham festa Junina

Caraguatatuba - A tarde da última terça-feira, 7, foi muito divertida para os pacientes do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial com a festa junina, que contou a presença dos familiares e amigos, a maior parte vestidos a caráter. Com o salão todo decorado e comidas típicas, o bingo animou os presentes.
Com a participação dos alunos do Colégio Tableau, a festa teve um brilho diferente. Eles fizeram as maquiagens dos presentes e ajudaram a distribuir os alimentos. Sidnei dos Santos, enfermeiro e coordenador do CAPS, conta que essas festas são muito importantes para os pacientes, pois fazem a integração e resocialização com a família.
Estiveram presentes na festa e participaram das brincadeiras a diretora de Assistência a Saúde, Heliene Maria de Lima Santos, e a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar. A Prefeitura Municipal foi responsável pela doação das prendas para a realização do bingo e brincadeiras para os pacientes.
O que é o CAPS - O CAPS tem um modelo alternativo de tratamento de saúde mental. Os pacientes chegam por meio de encaminhando médico e passam por uma triagem para ver qual o tipo de atendimento que vão receber. Conforme suas necessidades, participam de aulas de pintura, costura, tai-chi-chuan, caminhadas, artesanato, entre outras.
O CAPS conta com uma equipe de multiprofissionais; Sidnei dos Santos, coordenador e enfermeiro, Cristiane de Paula Ávila, enfermeira, mais dois auxiliares de enfermagem, assistente social, biomédico, educadores, psiquiatra, auxiliar administrativo, faxineiro e motorista, mais voluntários, todos envolvidos pelo resultado positivo dos pacientes.
Quem quiser conhecer o trabalho realizado no CAPS pode visitar o local - Rua União das Américas, 91 no Jardim Aruan, em Caraguá. Mais informações pelo telefone (12) 3888 3880. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Nerso da Capitinga é a atração de julho do Teatro Mario Covas
A produtora Flor de Nan, que mensalmente traz uma peça teatral com atores de renome no cenário nacional, está completando 1 ano de trabalho em Caraguá. A festa ficará por conta das apresentações de Nerso da Capitinga, no Teatro Mario Covas, em julho

Caraguatatuba - O Teatro Mario Covas, administrado pela FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), apresenta em julho, em curta temporada o comediante Pedro Bismarck com o show humorístico "Neversário do Nerso".
A iniciativa é da produtora Coletivo de Arte Flor de Nan, que está comemorando um ano de atuação em Caraguatatuba, para onde tem trazido todo mês um espetáculo teatral com atores de renome do cenário nacional.
"Neversário do Nerso" será apresentado em Caraguá nos dias 18 e 19 de julho, às 21h, em comemoração aos 20 anos de carreira de Bismarck, que ficou conhecido pelo personagem Nerso na Capitinga.
A concepção do show, com a garimpagem dos novos "causos" e a seleção das melhores piadas de sua carreira, ficou a cargo do próprio artista e da diretora do espetáculo, Lúcia Martins. Nos intervalos, enquanto o artista se prepara para dar vida a cada um dos personagens, o público terá a oportunidade de assistir num telão de vídeo às confusões e trapalhadas em que Nerso e o primo Gervásio se metem na tentativa de fazer um bolo de aniversário. O filme conta com as participações especiais de Tarcísio Santos, como o primo Gervásio e de Toninho Dutra como o dono do Armazém da Capitinga.
Para garantir o ingresso antecipadamente basta fazer contato com o Coletivo Flor de Nan pelo Disk-Ingresso (12) 8154-1952. Mais informações poderão ser obtidas também na bilheteria do Teatro Mario Covas a partir do dia 14 de julho. Prestigie! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Muito som e solidariedade no 3º Litoral Loud Rock

Caraguatatuba - No próximo domingo, na praça Tom Ferreira, na avenida da praia de Caraguatatuba, acontece a terceira edição do Litoral Loud Rock. O evento é um projeto cultural, que tem o objetivo de promover a musica na Região, divulgando e valorizando o trabalho de novas bandas. Além disso, o evento arrecada alimentos não perecíveis que são doados a instituições que promovem ação social e solidariedade na região. “Sabemos da necessidade de ajudar instituições sem fins lucrativos. Organizamos esse projeto com bandas sensibilizadas”, disse Bendito Aparecido Leite, organizador da programação.
Este ano, o Litoral Loud Rock contará com a participação de bandas de todo o Litoral Paulista, além de grupos da capital e do Rio de Janeiro. Os estilos passam por todas as variações do Rock and Roll.
Histórico de Sucesso
Na primeira edição, realizada em janeiro do ano passado, o Litoral Loud Rock conseguiu arrecadar 283 unidades de alimentos não perecíveis e R$ 39,45 que foram entregues a ACC (Associação de Combate ao Câncer) de Caraguatatuba. Já na segunda edição, feita em novembro de 2007, o projeto arrecadou 397 unidades de alimentos.
A convidada especial para o evento é a carioca Avec Tistesse com seu estilo Dark Metal. O rock progessivo fica por conta das bandas Metal Jam de Santos e dos paulistanos Andragonia.
Dynamu´s - Grupo de Caraguá é o único a trazer o White Metal (Música Gospel) para o evento
Zoró – Hard Rock de Caraguatatuba
Atração Surpresa-. Traz o estilo do Power Metal direto da capital
Over Rage - Grupo de São José dos Campos, e tem como marca o Trash Metal;
Inima - Vem do Vale do Paraíba para fazer o New Metal
Direto de São José dos Campos a Lockfist 669 traz para o Litoral Norte o Death Metal. (Fonte: Imprensa Livre)

Motociclista descarrega pistola em ajudante geral no Massaguaçu

Caraguatatuba - Um motociclista, ainda não identificado, descarregou uma pistola, calibre 380, no ajudante geral Rodrigo Terra, de 21 anos, na noite de terça-feira. O crime aconteceu na frente da casa da vítima na rua Geraldo Estevan de Matos, no bairro Massaguaçu. Terra morreu na hora.
A autópsia revelou que o ajudante foi atingido por nove tiros, sendo quatro na cabeça e o restante no tórax, braço e costas. A mãe da vítima, que não teve o nome revelado, chegou a ver a moto que se aproximou do filho e gritou ao ouvir os disparos. Antes de fugir, o atirador ainda atirou contra a mulher, mas os tiros atingiram somente o muro da casa.
Segundo a polícia, a vítima teria passagens pela polícia por roubo e seria usuária de drogas, o que pode ter motivado o crime, por desavenças com traficantes. O homicídio foi atendido pela Polícia Militar e registrado na delegacia, onde o setor de investigação apura a autoria. O enterro de Terra está previsto para hoje, no Cemitério Bela Vista Parque de Caraguatatuba.
Segundo a última estatística da Secretaria de Segurança Pública, divulgada em maio passado, ao contrário das três cidades do Litoral Norte, que diminuíram os casos de homicídios, Caraguatatuba revelou crescimento nos assassinatos. De seis casos registrados nos três primeiros meses de 2007, este ano subiu, no mesmo período, para oito homicídios. Segundo a polícia, mais de 90% dos casos, as vítimas tinham envolvimento com crimes e em muitos aconteciam após briga de bar. (Fonte: Imprensa Livre)

Ladrões são presos enquanto pulavam muro para fugir

Caraguatatuba - No momento em que furtavam uma casa na avenida Costa Filho, no Centro, G.B.S.F., 21 anos e D.B.S., 18 anos foram presos pela Polícia Militar de Caraguatatuba na última terça-feira. Em patrulhamento pelo local, policiais foram avisados sobre dois indivíduos que furtavam uma casa naquele momento.
De acordo com a polícia, os dois foram presos ainda dentro da residência, no instante em que pulavam o muro. Segundo policiais, os ladrões entraram pelo telhado e chegaram a furtar uma televisão, uma bicicleta, uma bolsa, um conversor de UHF, entre outros objetos. Segundo a PM, a proprietária da casa viu tudo de fora e chamou a polícia antes de entrar no local. No momento do furto, não havia ninguém na casa.
G.B.S.F. e D.B.S. foram presos e autuados por furto. (Fonte: Imprensa Livre)


PROPOSTAS DOS CANDIDATOS - CARAGUATATUBA


Antonio Carlos (PSDB)

“Para falar de saneamento, é necessário que se tenha a sensibilidade com relação ao assunto, e isto é o que sempre tive e sempre dei como prioridade nos meus oito anos de governo em Caraguá”, afirmou o candidato, lembrando do empréstimo que fez à Sabesp, na ordem de R$ 20 milhões, para que a mesma realizasse obras de tratamento de esgoto na cidade. Antonio Carlos afirma ainda que, quando deixou a prefeitura, o município já tinha as quatro estações de tratamento de esgoto prontas e que houve um atraso muito grande nesses últimos três anos, também por parte da própria empresa, que não priorizou as obras nos bairros já selecionados em administração passada.
“Hoje se pode perceber obras pela cidade, nos bairros do Porto Novo, Travessão, Perequê-Mirim, Pontal Santa Marina, entre outros. Isso graças ao empréstimo que minha administração fez à Sabesp e a preocupação que tivemos, pois essa obra para o saneamento completo da cidade influencia na saúde pública, meio ambiente e turismo”. A proposta futura para o saneamento é acelerar o prazo que a Sabesp estabeleceu. “Acho que 2015 é muito tempo para finalizar todos os bairros. A idéia é cobrar a empresa para agilizar o serviço, visando o término e totalizando os 100% de saneamento em 2010, no máximo. Com certeza isso é possível”.

José Pereira de Aguilar (DEM)

“A atual administração sempre cobrou do estado e da Sabesp os investimentos necessários para que o município, que vive e depende do turismo, tivesse concluídas as obras de saneamento básico necessárias e prometidas.
Em 2004 a cidade contava com apenas 26% de suas moradias atendidas com coleta e tratamento de esgoto. Em 2000, a prefeitura havia emprestado R$ 25 milhões para a Sabesp, com a promessa de que as obras de saneamento básico seriam agilizadas, mas isso não ocorreu. A falta de saneamento provocava a poluição das praias, prejudicando o comércio e principalmente, a saúde de nossa população.
A Administração decidiu em 2006 mover uma ação civil pública contra a empresa cobrando as obras necessárias. A justiça deu ganho de causa à prefeitura e a Sabesp assinou recentemente um TAC(Termo de Ajustamento de Conduta) se comprometendo a concluir as obras até 2015, investimento estimado em R$ 60 milhões.
A medida, além de garantir melhor qualidade de vida aos moradores da cidade, também evitará a poluição de nossas praias. A prefeitura irá fiscalizar os prazos e o cronograma das obras”.

Sidnei Lima (PSOL)

“Tenho uma posição que pretendo discutir com a população de Caraguá, pois não precisamos da Sabesp”, afirma o candidato, lembrando que a cidade tem técnicos profissionais e mão-de-obra competentes, que podem ser treinadas para assumir todos os desafios necessários no que diz respeito ao saneamento básico, municipalizando este serviço.
O candidato afirma ainda que a idéia é valorizar pagamento para os trabalhadores deste serviço, colocando taxas de cobrança mais adequadas à realidade da comunidade, municipalizando o serviço e assumindo os desafios. IMP

Saneamento básico: um desafio para o próximo prefeito

Caraguatatuba - O superintendente da Unidade de Negócios da Sabesp no Litoral Norte, Benedito Felipe Oliveira Costa, afirma que 100% do sistema de abastecimento de água do município de Caraguatatuba já está concluído nas áreas regulares. Ele explica que as áreas irregulares são áreas de proteção ambiental, como núcleos isolados, por exemplo.
O superintendente afirma ainda que 38% do sistema de esgoto está concluído na cidade. “Só não temos um número maior por falta de conscientização da população, que não faz a ligação de suas casas nas redes de esgotos já prontas em alguns bairros, o que prejudica a própria comunidade, que acabam tendo problemas com as fossas e valas, poluindo inclusive as praias”, relatou.
Oliveira Costa alega que este comportamento dos moradores se dá também por conta do custo do esgoto que vem cobrado mensalmente nas contas residenciais, o que provoca o aumento da conta no dobro do valor habitual, que é apenas na distribuição da água. Este número, segundo o superintendente, subiria para 48%, caso os moradores dos bairros, já com o sistema de esgoto, tivessem feito a ligação. “São seis mil imóveis com a rede de esgoto, porém sem a conexão”, lamentou. Para fazer a conexão, o morador deve solicitar à Sabesp, que irá até a residência e faz a ligação da casa ao esgoto.
O gerente da Cetesb na região, João Carlos Milaneli, afirma que o desafio é conjugar ação de implantação e adequação do sistema de esgoto, por parte da Sabesp, com ação de controle e manutenção pela prefeitura. “A Sabesp deve estabelecer prioridades de implantação de novas redes coletoras no município, e o Poder Público deve manter e controlar este desenvolvimento”, opina.
Cronograma
No cronograma apresentado pela Sabesp, a ação de saneamento e esgoto de 100% no município acontecerá em três etapas. A previsão é que esse índice seja alcançado somente em 2015. Veja nas metas abaixo onde e quando serão implantadas as redes de esgoto:
Final de julho – Porto Novo
Final de 2008 – Barranco Alto e Tabatinga Velha
2009 – Travessão
1º semestre de 2010 – Rio do Ouro, Perequê Mirim, Jardim do Sindicato, Pontal Santa Marina e parte do Aruã
2º semestre de 2010 – Canta Galo, Morro do Algodão, Jardim Britânia e Praia das Palmeiras
2011 a 2015 – Golfinho, Gaivotas, Cidade Jardim, Terralão, Jardim Adalgiza, Jaraguazinho, Jardim Guaxinduba, Mar Azul e Recanto do Sol (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira

Mitsubishi Motors Sailing Week é lançada em Ilhabela

Ilhabela - O Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha anunciou ontem o lançamento da segunda edição da Mitsubishi Motors Sailing Week – XX Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina, o maior evento náutico do sul do país. O evento acontece de 11 a 14 de fevereiro no Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, em Jurerê, Florianópolis. O anúncio aconteceu em Ilhabela, durante a premiação da regata Eldorado Alcatrazes, da Rolex Ilhabela Sailing Week.
A principal novidade para 2009 é a retomada de três importantes regatas que sairão do Rio Grande do Sul, Santos e Argentina em direção à Florianópolis. “Cada clube dará a largada para a sua flotilha e todos se encontrarão para o início da Mitsubishi Motors Sailing Week”, explica Alexandre Back, vice-presidente do clube de Santa Catarina.
A primeira flotilha a largar rumo ao arquipélago brasileiro será a de Olivos, Argentina, no dia 01 de fevereiro. De lá partirão veleiros argentinos, chilenos e uruguaios, para uma competição de 780 milhas náuticas.
No dia 03 de fevereiro os barcos gaúchos partem para uma jornada de 380 milhas e no dia 07 será a vez dos barcos do sudeste paulista navegarem 240 milhas até a capital catarinense. A chegada de todos os barcos está prevista para dia 10, com uma grande festa de premiação e abertura do Circuito. “Estamos resgatando a história da vela”, comenta Julio Labandera, diretor náutico do Yacht Club Olivos.
Os encantos de Jurerê - A praia de Jurerê, onde está localizada a sede náutica do Iate Clube de Santa Catarina, é uma das maiores raias do Brasil e encanta pela beleza natural. O mar de coloração verde, ondas calmas e temperatura amena, fazem de Jurerê um dos lugares mais agradáveis para velejar. “O lugar é lindo e as regatas são excelentes. Em 2009 estaremos lá”, comenta Ernesto Breda, comandante do Touchè Banco Safra. (Fonte: Imprensa Livre)

Homem tenta invadir casa e é morto a facadas

Ilhabela - Um homem foi morto por facadas na noite da última terça-feira, dia 8 no bairro da Barra Velha em Ilhabela. De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Civil o caso foi registrado como lesão corporal seguida de morte.
O B.O foi registrado por A.E.B.S o próprio responsável pelas facadas que mataram A.L.S. Segundo o autor o boletim, A.L.S teria invadido seu quintal e forçado a entrada em sua casa às 23h da noite. Se recusando a deixá-lo entrar, A.E.B.S em legítima defesa teria lutado com o invasor que caiu no sofá e foi atingido por uma faca que estava nas mãos do proprietário da casa.
Depois de atingir A.L.S, o autor do B.O pediu para que um vizinho ligasse para a Polícia Militar, que atendeu o chamado e encaminhou para a Delegacia de polícia Civil. Até o momento ninguém foi preso. (Fonte: Imprensa Livre)


PROPOSTAS DOS CANDIDATOS - ILHABELA

Toninho Colucci (PPS)

“Com relação à Educação, não podemos deixar de reconhecer que houve avanços significativos, principalmente no acesso das crianças em idade escolar e na questão estrutural. Porém há correções a serem feitas e melhorias a serem aprofundadas”, avalia Toninho.
Ele afirma que vai priorizar a valorização dos profissionais da Educação (professores, gestores,coordenadores e funcionários ) através da revisão, atualização e efetivação do Plano de Carreira do Magistério. “Para isto, vamos intensificar e tornar permanente a formação dos profissionais, inclusive com a criação de um Centro Municipal de Educação para a Sustentabilidade”.
O candidato propõe criação de cursos técnicos profissionalizantes voltados à juventude, numa parceria com os governos estadual e federal. “Pretendemos, junto ao Conselho Municipal de Educação, acrescentar ao currículo da rede municipal, conhecimentos específicos sobre a historia e a cultura de Ilhabela, noções básicas de turismo e informática, conservação de florestas tropicais e ensino de inglês e espanhol”, revela. “Vamos promover práticas esportivas e culturais (destacando a cultura caiçara) dentro das escolas municipais, com promoção de olimpíadas e festivais inter-escolares”, acrescenta.
Toninho diz que vai trabalhar intensamente para o fortalecimento de todos os Conselhos Municipais com a criação, da Casa dos Conselhos, promovendo maior democratização da gestão educacional, no sentido de uma Educação Cidadã para todas as crianças. Construção de novas escolas e reforma e adequação à acessibilidade nas já existentes são outras propostas do candidato para a Educação.

Luiz Lobo (PSDB)

O candidato tucano destaca como prioridades a valorização do plano de carreira do magistério com progressão funcional e salarial; qualificação dos professores da rede municipal na formação continuada; e ampliação da equipe pedagógica com um coordenador da área em cada unidade escolar.
Ele defende a manutenção da municipalização do ensino com renovação do convênio em 2010 do ensino de 1ª a 4ª série com a Secretaria Estadual da Educação, além da criação do ensino de nove anos (1ª a 9ª série), em Ilhabela. Lobo ainda propõe a sustentação das bolsas de estudo e auxílio universitário, proporcionando ao estudante avanço na cultura a nível superior.
“Devemos assistir, ampliar e desenvolver educação nas comunidades tradicionais. Levarei atendimento a alunos com dificuldades de aprendizagem por especialistas que farão parte do quadro de funcionários”, garante Lobo.
O candidato também pretende manter total apoio com as escolas da rede estadual, além de melhoria no transporte escolar e assistência aos alunos especiais (APAE). Entre outras propostas, ele ressalta: merenda escolar de qualidade; e parceria através de convênio com a Associação Creche de Ilhabela (ACRI), Pastoral da Criança (Saci), e São Vicente de Paula (Profic).

Simões (PR)

O candidato entende que a área educacional de Ilhabela possui um orçamento privilegiado, com muitos recursos e poucos alunos. “Sobra verba para a Educação. As administrações anteriores fizeram apenas a obrigação de gastar o que é constitucional. É preciso utilizar os recursos do Fundeb – Fundo do Desenvolvimento da Educação Básica – com critério”, afirma.
Em relação às creches, o candidato propõe que sejam atendidas por três Secretarias: Promoção Social, Educação e Saúde. “As crianças nas creches permitem um acompanhamento fácil pelo setor da Saúde”, comenta. “Na educação infantil devemos investir em estrutura. Em relação a 1ª e 4ª série onde possuímos uma rede pequena e muito dinheiro para investir, farei escolas estruturadas em condições inclusive de criar em cada unidade um centro de informática. Nos dias de hoje devemos preparar as pessoas para a inclusão digital”.
No ensino de 5ª a 8ª série Simões defende a municipalização. “As escolas estaduais são boas, entretanto, os governos Serra e Lula têm estimulado a municipalização”, argumenta. “Já no ensino médio tenho uma enorme preocupação. Os jovens daqui da Ilhabela necessitam de uma habilitação profissional. Eles ficam perdidos depois de concluir o ensino médio e não conseguem trabalho”. O candidato propõe convênios com escolas técnicas estaduais, Senac e Senai.
“Tudo isso é possível com o apoio dos professores de Ilhabela. Não há nenhum projeto que se sustente sem a devida valorização dos profissionais de ensino. Com os recursos orçamentários que temos, é possível, fazer mais e melhor”, conclui.

Professor Joadir (PTB)

A Educação é prioridade nacional para o PTB. Direito de todos, como assegura a Constituição, é dever do Estado, a quem cabe proporcionar o ensino em todos os níveis, na escola pública, de qualidade, laica e gratuita.
Levando-se em consideração essa prioridade partidária, a Coligação Preservando Ilhabela também considera a Educação como prioridade municipal.
A erradicação do analfabetismo e a melhoria das condições de vida e trabalho dos professores, além da melhoria da qualidade do ensino são fatores fundamentais para a Coligação.
Joadir ressalta ainda que dará atenção especial ao transporte e merenda escolar, além de investimentos na manutenção e ampliação da rede pública municipal. (Fonte: Imprensa Livre)

Ilhabela: Educação: investimentos no futuro da cidade

Ilhabela - A Educação municipal de Ilhabela de 1ª à 4ª série esse ano ficou acima da média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para a atual secretária de Educação, Elaine Gubany, além de aumentar esse índice até o 6, média dos países desenvolvidos, a próxima administração vai precisar investir na formação dos jovens no município.
Atualmente a maior parte da mão de obra ilhabelense não é qualificada, os jovens que terminam o ensino médio e têm condições de estudar procuram cursos em outras cidades. Mas são poucas as pessoas que podem pagar uma faculdade ou até mesmo um curso técnico fora do município, o que dificulta a inserção desses jovens no mercado de trabalho.
“Um desafio também seria manter a qualidade de atendimento dos profissionais da educação, porque a formação em serviço é fundamental para qualquer área, não só em educação”, explica. De acordo com Elaine a equipe de coordenadoras faz encontros semanais de formação com todos os professores da rede. Para ela, esse foi um dos pontos chave que garantiu a qualidade e o resultado no Ideb.
O próximo prefeito também vai ter que dar continuidade a uma proposta por parte do Governo Federal que é ampliar a jornada de aula do aluno.
A idéia é garantir uma maior permanência do aluno na escola, atendendo uma questão social e educativa. “Quem entrar o ano que vem o mais coerente seria ampliar isso para outras áreas como espanhol, inglês e outras atividades fora do horário para que esse aluno possa ser atendido o maior número de horas possíveis dentro do ambiente escolar”, salienta. A rede municipal conta hoje com cerca de 200 professores que atendem 3.300 alunos entre infantil e fundamental até 4ª série. Ilhabela tem 21 escolas, sendo 8 em comunidades tradicionais, com acesso pelo mar. (Fonte: Imprensa Livre)

Ilhabela: Município tem 3,5 mil novos eleitores

Ilhabela - Um total de 19.058 eleitores estão aptos a votar nas eleições de 3 de outubro em Ilhabela. O número representa um aumento de 22,6% ou 3.517 novos eleitores em relação ao ano de 2004. Nas últimas eleições, estavam cadastradas no cartório eleitoral 15.541 pessoas.
Esse acréscimo do contingente de eleitores fez com que a Justiça Eleitoral ampliasse o número de seções de votação. Nas últimas eleições o número era de 355, passando a 419 este ano. A 312ª Zona Eleitoral de São Sebastião, que responde também por Ilhabela, contabilizou 51 seções (urnas). Em 2004 eram apenas 39.
Uma das causas desse aumento se deve aos jovens que tiraram seu primeiro título eleitoral. É o caso de Julia Nascimento, de 17 anos. “A gente se sente mais importante, mas não acredito que o meu voto vá mudar alguma coisa. Acho que na minha idade a gente começa a amadurecer e ver o lado crítico para debater sobre a política. Tirei meu título antes de completar 18 anos porque senão ia ter que esperar mais quatro anos para exercer minha cidadania”, declara Julia.
“Já escolhi meu candidato a prefeito, mas para vereador ainda não sei. Com o meu voto vou procurar dar a chance para as pessoas fazerem algo melhor por Ilhabela”, completa a nova eleitora que vota na Escola José Antônio Verzegnassi, na Água Branca.
Barra Velha lidera
A Barra Velha continua sendo a maior zona eleitoral, com 29% do eleitorado da cidade, um total de 5.539 pessoas. O bairro conta também com o maior número de seções, 14, distribuídas em três escolas. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

São Sebastião Basfibra

São Sebastião é a capital nacional do motociclismo neste sábado
Os amantes da velocidade terão a oportunidade de conferir de perto alguns dos melhores pilotos do País

São Sebastião - O “circo” está armado e São Sebastião, no litoral norte paulista, se torna o centro das atenções do motociclismo nacional neste sábado, dia 12. A cidade recebe a quinta etapa do Arena Cross, competição que é válida pelo Campeonato Brasileiro da categoria.
Os amantes da velocidade terão a oportunidade de conferir de perto alguns dos melhores pilotos do País. Serão 80 competidores de 12 estados divididos em cinco categorias: 50cc, para pilotos com idade entre 5 e 9 anos; 65cc, para competidores de 8 a 13 anos; 85cc, destinada a jovens com idade entre 12 e 15 anos; MX2, para motos de 125cc a 250cc (4 tempos) e; MX1, onde competem as grandes feras e as grandes máquinas, motos de 250cc a 450cc.
Um dos pilotos que está confiante na vitória na MX1 é Leandro Silva, atual campeão do Arena Cross e vice-líder da temporada. "Vou entrar na pista para assumir a liderança do Arena", prometeu o paranaense. Seu principal concorrente na disputa do título, o colega de equipe Wellington Garcia, não poderá correr. Ele sofreu uma queda na sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, em Sonora (MS), teve uma fratura no pé esquerdo e terá de passar por uma cirurgia. A previsão de recuperação do piloto é de 60 a 90 dias.
Os interessados em assistir a corrida devem se apressar. Boa parte dos 7.500 ingressos disponibilizados pela organização já foram trocados por 2 kg de arroz na Cavec (Concessionária Yamaha em Caraguatatuba), Universo Honda (Concessionária Honda em São Sebastião e Caraguatatuba), Supermercados Pão de Açúcar (em São Sebastião) e Mercado Canto do Mar. Caso ainda restem ingressos, eles também poderão ser trocados no dia do evento. Os alimentos arrecadados serão encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade do Município.
Além das provas, programadas para começar às 19 horas, o público também poderá assistir os treinos livres a partir das 13h e os treinos cronometrados, que definem os lugares no grid de largada e dão um ponto extra ao primeiro colocado às 16 horas. Um dos ingredientes desta temporada é, sem dúvida, a disputa entre as equipes de fábrica, com destaque para Honda, Yamaha, KTM e Suzuki. Times privados como a Pro Tork e a Dunas Race também fazem parte do cenário.
O patrocínio é Honda e Gol; co-patrocinio da Yamaha, Peels capacete, Metzeler e Consorcio Nacional Honda. O apoio é da Prefeitura de São Sebastião e radio Morada.

Notícias da Câmara de São Sebastião

Lombada Eletrônica - No primeiro semestre de 2008, o vereador Luiz Antonio Santana Barroso (DEM), o Coringa, apresentou à Prefeitura um requerimento solicitando a instalação de redutor de velocidade, tipo lombada eletrônica, na avenida Dario Leite Carrijo, no bairro da Enseada, próximo ao Posto de Saúde e a Escola Poney Azul. Na ocasião, o vereador afirmou que a medida era necessária porque já havia ocorrido acidente envolvendo crianças devido à alta velocidade dos veículos. Por meio do ofício 436/2008, a Prefeitura de São Sebastião informou que a avenida é de jurisdição do DER (Departamento de Estrada e Rodagem), que precisa autorizar a implantação da lombada eletrônica. Caso a obra seja autorizada, a Prefeitura afirma que vai instalar o equipamento, após a conclusão do asfaltamento da via.

Consulta Médica - A vereadora Solange Ramos (PPS) apresentou em junho um requerimento questionando porque os pacientes não são avisados previamente sobre a alteração de datas das consultas médicas marcadas nos Postos de Saúde da cidade. Na ocasião, a vereadora citou como exemplo o caso de uma moradora de Maresias, na costa sul, com pouca condição financeira para se deslocar até o centro da cidade, que somente foi informada que o médico havia faltado e que a sua consulta seria remarcada , após chegar ao Posto de Saúde no Centro. Por meio do ofício 440/2008, a Prefeitura respondeu à vereadora que quando há tempo hábil os pacientes são sistematicamente desmarcados. No caso em questão, de acordo com o órgão, o médico não comunicou com antecedência sua ausência, impossibilitando que a consulta fosse remarcada.

Pista de Skate - O vereador Carlos Augusto Senatore (PMDB) apresentou um requerimento, em junho, perguntando se existe data previsto para o início e término da construção da pista de skate no bairro de Juquehy, que havia sido motivo vários abaixo-assinados no município. A Prefeitura informou que o projeto está em análise, portanto sem previsão de início.

Vila Carioca - O vereador Carlos Augusto Senatore (PMDB) questionou a Prefeitura se existe previsão para o descongelamento de áreas na Vila Carioca, localizada no bairro de Juquehy, afirmando que os moradores tinham necessidade de estruturar melhor suas moradias. A Prefeitura de São Sebastião informou que não existe previsão para a regularização da área e para que isso seja viável, por meio da Zeis (Zona de Especial Interesse Social) é preciso realizar o levantamento planialtimétrico. De acordo com o órgão, já fez o levantamento sócio econômico e devido ao grande número de núcleos existentes no município, a prioridade serão aqueles que possuem riscos altos. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Prefeitura premia alunos vencedores do concurso “Revolução de 32”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), premiou na última quarta-feira (9/7), no pátio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), os alunos vencedores do concurso “Revolução de 32” realizado nas escolas municipais em atendimento à lei municipal 1625/2003. A data é comemorada em razão da derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e a instituição de um regime constitucional.
Foram premiados 15 alunos nas categorias “melhor texto” e “melhor desenho”, divididos entre Ensino Fundamental e Educação Infantil. A cerimônia contou com a presença do secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, e da secretária de Educação, Marilene Ramachotti Leite.
O secretário Júlio Buzi disse que é uma honra participar e ceder o espaço da secretaria para a premiação do concurso. “A Revolução é uma data importante para resgatar a história e a cultura dos combatentes. Os grandes vencedores são os alunos que estudaram o fato”, ressaltou Buzi.
Já Marilene disse que é o quarto ano consecutivo em que a administração faz o concurso. “A educação vem comemorando grandes feitos e o envolvimento de todas as unidades no concurso que visa o resgate da história é muito importante”, destacou.
A aluna Letícia Santos, do 6º ano do Ensino Fundamental da E.M Prof.ª Sebastiana Bittencourt (Barra do Una), que ganhou em 1º lugar na categoria “melhor texto”, ficou feliz com a premiação. “Foi a primeira vez que participei do concurso e não esperava vencer. Fazer o texto não foi difícil porque gosto muito de redigir textos e principalmente poesias”, disse. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Seesp encerra 1º semestre das escolinhas de Vôlei e Basquete na Costa Norte

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), promoveu na última quarta-feira (9/7) na quadra poliesportiva da EM Enseada, um torneio de integração para marcar o encerramento das atividades das escolinhas de vôlei e basquete da Costa Norte. Sob o comando do professor Fernando Flávio de Carvalho, os alunos puderam colocar em prática as noções e técnicas aprendidas durante o primeiro semestre do ano, com direito a medalhas de participação para todas as equipes.
De acordo com Carvalho, cerca de 90 crianças e adolescentes com idades entre 8 e 18 anos desenvolvem as atividades semanalmente no CAE (Centro de Apoio Educacional) do Jaraguá. “Mesmo que muitos não sigam o esporte como profissão, essa atividade tem o cunho social e isso também é muito importante”, destaca.
Em quadra, muita disputa nas categorias por idade e exemplos de integração com alunos mais velhos jogando junto aos mais novos, nas partidas “livres”. A atleta Letícia Teles, 12 anos, perdeu o jogo, mas afirma que ganhou experiência. “Perder faz parte, eu amo jogar vôlei e quero ser jogadora quando crescer”. O mesmo objetivo tem Thiago Fortunato Santana, 11 anos. “Gosto de jogar como líbero e meu ídolo é o Giba”, revela o pequeno atleta, praticante da modalidade há quatro anos.
Segundo o assessor da Costa Norte, Ricardo Santos, as escolinhas de vôlei e basquete do CAE do Jaraguá retomam em 1º de agosto e a intenção é oferecer a prática das modalidades, incluindo o futsal, também na quadra da EM Enseada. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

CAE do Pontal da Cruz recebe Encontro de Atividades Físicas

São Sebastião - O Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz, localizado na região central de São Sebastião, recebe neste sábado (12/7), a partir das 8h, o Encontro de Atividades Físicas. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), será válida como encerramento do 1º semestre das modalidades voltadas para a qualidade de vida e a saúde e pretende reunir mais de 150 adeptos de todo o município.
Entre os exercícios que serão desenvolvidos no dia estão: o Lien Ch’i (atividade composta por oito movimentos que visam o relaxamento do corpo); alongamentos; caminhada; ginástica localizada e terapêutica, além da yoga (filosofia originária na Índia, que envolve exercícios físicos e mentais). As modalidades são gratuitas e podem ser realizadas por todas as idades. Mais informações pelo telefone (12 ) 3892-2116 e 3892-3338. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião conta com 10 nadadores nos Regionais

São Sebastião - Entre as 24 modalidades sebastianenses que marcam presença no 52º Jogos Regionais, que ocorrem entre os dias 15 e 27 de julho, em Caraguatatuba, a natação será uma das que mais cresceu em número de atletas. Ao contrário do ano passado, em Ubatuba, quando a equipe contou com quatro competidores, nesta edição, a cidade terá a participação de 10 nadadores com faixa etária entre 15 e 33 anos.
Os representantes serão Margareth Nonato (100 metros livres), Regina Nonato (50 metros borboleta), Denis Sarak (100 metros borboleta), Mariana Sanchez e Felipe Sarak (50 metros livre) Clébson Bernardino (100 metros peito), Juliano Santos (200 metros livre) e Giuliano Lúcio (100 metros peito). A novidade fica por conta dos atletas André Acorde e Robson Jerônimo, que disputarão os 100 metros livre e 4 por 50, respectivamente, nas provas voltadas para Pessoas Portadoras de Deficiências (PPD).
Segundo o técnico Vinícius Barbosa, a expectativa é grande, já que o grupo foi renovado, mas possui bastante experiência nas piscinas. “Durante o primeiro semestre deste ano fizemos treinamentos fortes, com trabalhos específicos em todos os setores do esporte. Dessa forma, teremos condições de buscar medalhas para a cidade”, acredita.
A equipe de natação de São Sebastião conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp) e participa das provas de PPD no dia 20 de julho. Já as disputas convencionais serão disputadas nos dias 21 e 22/7. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Renato Teixeira é atração deste fim de semana no 4º Arraiá Caiçara

São Sebastião - O músico Renato Teixeira será o segundo cantor de renome nacional a se apresentar neste sábado (12/7), dentro da quarta edição do Arraiá Caiçara, promovido pela Prefeitura de São Sebastião. A atração terá entrada franca e inicia a partir das 23h, na Praça de Eventos da Rua da Praia.
O show promete rever mais de 40 anos de estrada do cantor que nasceu em Santos, mas se firmou na música caipira do Vale do Paraíba. Será uma boa atração também para os apaixonados, já que o mais recente CD/DVD ao vivo do artista faz uma retrospectiva do melhor da carreira com clássicos como “Um violeiro toca”, “Amanheceu”, “Peguei a viola”, “Frete”, “Tocando em frente”, “Amora” e “Romaria”, além das mais recentes “Êta mundo bão” e “Encostada na varanda”.
Sobre sua carreira Renato Teixeira afirma que seu projeto de vida é dar continuidade ao sonho de divulgar e difundir a música caipira. “Esse universo cultural oferece um grande potencial para que a música brasileira avance em direção ao futuro, coerente com a evolução e naturalmente moderna”, destacou.
Também passam pelo palco da Rua da Praia dentro do Arraiá Caiçara a dupla Don & Juan (18/7) e César Menotti & Fabiano (19/7), sempre a partir das 23h. Nos outros dias do evento, o palco recebe os artistas locais, com apresentação prevista para as 22h. Outras informações pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Defesa Civil de São Sebastião combate incêndio na Praia Grande

São Sebastião - Os agentes da Defesa Civil da Prefeitura de São Sebastião, ligado à Secretaria de Segurança Urbana, combateram na tarde desta quinta-feira (10/7) um incêndio ocorrido na costeira da Praia Grande, local da futura Praia da Aventura, na região central da cidade. A suspeita é que o fogo tenha sido provocado por pescadores.
A ação dos agentes ocorreu após populares terem ligado para o Sistema Integrado de Monitoramento (SIM). Eles levaram cerca de 20 minutos para controlar as chamar e evitar que mais parte da vegetação fosse atingida. Moradores também ajudaram no combate ao fogo.
O chefe da Defesa Civil, Paulo Galeano, explicou que embora a mata não estivesse seca, o incêndio se propagou e também colocou em risco a fauna e a flora existente na área. “As pessoas devem se conscientizar para não provocar um risco maior ao meio ambiente.” (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

PM flagra menores com droga em S. Sebastião

São Sebastião - A Polícia Militar de São Sebastião apreendeu anteontem, às 17h40, no bairro Topolândia, entorpecentes com três adolescentes. Durante revista nos menores A., 15 anos, M., 16 anos, e E., 15 anos, foram localizadas duas 'trouxinhas' de maconha. A PM então efetuou uma busca no interior da residência do adolescente A., com autorização e acompanhamento da mãe do menor, onde foram encontrados mais 28 trouxinhas de maconha e um tijolo da droga, assim como 17 papelotes de cocaína. Os adolescente prestaram depoimento e foram liberados. (Fonte: ValeParaibano)

Fogo atinge mata em São Sebastião

São Sebastião - Um incêndio atingiu um trecho de mata na praia Grande, em São Sebastião, na tarde de ontem. O fogo foi controlado por agentes da Defesa Civil.
O chefe da Defesa Civil, Paulo Galeano, explicou que embora a mata não estivesse seca, o incêndio se propagou e também colocou em risco a fauna e a flora existente na área.
"As pessoas devem se conscientizar para não provocar um risco maior ao meio ambiente", disse Galeano.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio foi de pequenas proporções e não houve a necessidade da intervenção da polícia, pois os agentes conseguiram controlar rapidamente o fogo, que teria sido causado por pescadores. (Fonte: ValeParaibano)


PROPOSTAS DOS CANDIDATOS - SÃO SEBASTIÃO

João Amorim (PSOL)

O representante do PSOL na corrida pela prefeitura observa a ampliação do porto com muita cautela. Ele entende que o processo é irreversível. Para João Amorim, a criação de estratégias para o desenvolvimento e escoamento de produção são imprescindíveis. A grande preocupação do candidato é a geração de emprego para os moradores da cidade, diante da modernização dos portos e da automação dos serviços. O candidato não acredita na municipalização do porto, pois afirma que a cidade não dará conta da gestão.
“O desenvolvimento de São Sebastião não pode ser visto apenas em uma perspectiva financeira, mas deve ser visto com a perspectiva no aumento da qualidade de vida da população”, afirma. Amorim defende a participação e acompanhamento de todo o projeto, pela comunidade e o desenvolvimento sustentável, inclusive sobre o destino da baía do Araçá, que segundo ele merece atenção de todos.

Juan Garcia (PPS)

O candidato do PPS é a favor da ampliação do porto e não encara a questão viária como um problema, uma vez que, segundo ele, houve um comprometimento do governo do Estado com o município para a construção do contorno de São Sebastião e Caraguá. “Entendo que a ampliação do porto só é compatível com a construção deste anel viário”, afirma Juan, que apóia a municipalização do porto, salientando a participação pioneira da cidade no conselho fiscal da Companhia Docas. Quando o assunto é o aterramento da baía do Araçá, o candidato entende que a pauta deve ser discutida com a comunidade e a proposta só deve seguir, se for tratada de forma sustentável.
Segundo o atual prefeito, as ações complementares do desenvolvimento do porto, nas áreas da saúde, educação e habitação não geram nenhuma mudança no planejamento do município, uma vez que, segundo ele, a cidade já tem investimentos previstos nesses setores.

Ernane Primazzi (PSC)

O candidato pelo PSC é favorável ao desenvolvimento do Porto de São Sebastião, desde que a mão de obra local seja aproveitada, juntamente com um projeto viário que suporte a nova demanda sem causar impactos negativos ao meio ambiente.
Ernane acredita que isso só é possível com parceria do Governo do Estado e Federal. “O município não pode carregar sozinho o ônus de uma transformação de tamanha magnitude”, declara. Ele acrescenta que a municipalização do porto é desnecessária, pois demandaria muito investimento e prejudicaria outras áreas. O candidato entende que a principal medida a ser tomada com a ampliação do porto é a criação de um plano diretor direcionado para o desenvolvimento sustentável.
A utilização da baía do Araçá é vista por Ernane como um problema, porém ele acredita que São Sebastião irá ganhar com o projeto, “pois habitações irregulares no local, que já estão aterrando o Araçá com esgoto, serão regularizadas”. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ubatuba Topo

Restaurante Solar das Águas Cantantes ACIU

Polícia Rodoviária Federal já realizou 3 prisões com ajuda do bafômetro
Polícial agora tem a orientação de uso contínuo do bafômetro nas operações de fiscalização das estradas

Ubatuba - A Polícia Rodoviária Federal, que fiscaliza a BR 101, no trecho que passa por Ubatuba, já realizou três prisões e apreensões de carteiras de motoristas, que foram flagrados no Etilômetro (bafômetro), após a entrada em vigor da chamada “Lei Seca”. Até o momento a corporação, que faz a patrulha neste trecho da rodovia, conta com dois aparelhos capazes de medir o nível de consumo alcoólico de uma pessoa. Um terceiro bafômetro deve chegar na próxima semana.
De acordo com o inspetor Roberto Felício, após a regulamentação da lei, o etilômetro se tornou um equipamento obrigatório na ronda das viaturas pela estrada. “Nossa equipe está orientada a levar o bafômetro e, caso exista alguma suspeita de embriaguez, o motorista, certamente, terá que se submeter ao teste”, explica o Inspetor da polícia rodoviária federal de Ubatuba, acrescentando que, além da prisão em flagrante, o motorista terá a carteira apreendida e, se não houver outro motorista apto a conduzir o veículo, o carro também será recolhido.
O número de três prisões feitas nestes últimos dias deverá aumentar consideravelmente daqui pra frente. Isso porque, segundo o inspetor Felício, a polícia já está programando operações com o uso específico do etilômetro. Ou seja, nos próximos meses, os policiais deverão realizar blitz focadas na fiscalização do consumo de bebidas alcoólicas, por parte dos motoristas que estiverem conduzindo os veículos pela região. “Existe sim uma programação específica de uso do bafômetro e pretendemos realizar um trabalho de conscientização, com o objetivo de tornar natural, dentro da sociedade, o ato de não dirigir quando for beber”, argumenta o policial rodoviário federal, porém, admitindo que espera mais problemas com a chegada das férias de verão e do movimento de temporada na cidade.
Apesar da preocupação com os turistas, os próprios moradores já começaram a mostrar insatisfação com a nova lei. “Ubatuba é uma cidade que fica quase toda nas margens da rodovia. Se eu quiser tomar uma cerveja no final do expediente e depois ir pra casa, corro o risco de ser presa. Chega a tirar nossa liberdade”, reclama Soraya Gomes, que mora no bairro do Ipiranguinha, mas trabalha no Itaguá, região central da cidade e, mesmo reclamando, promete usar a bicicleta nos dias de festa. O Jornal Imprensa livre foi questionado, por um dos entrevistados, se o motorista poderia se recusar a realizar o “teste do bafômetro”. A reportagem procurou o presidente da OAB de Ubatuba, Vagner Andreotti, que explanou o seu entendimento sobre a situação. “No meu ver, caso o motorista seja obrigado a soprar o aparelho, a polícia estará ferindo um principio constitucional do cidadão, onde ninguém produz prova contra si mesmo”, completa o advogado. (Fonte: Imprensa Livre)

Dupla é presa com armas em Ubatuba

Ubatuba - A Polícia Ambiental de Ubatuba efetuou ontem, às 6h, na estrada do Sertão do Puruba, a prisão em flagrante de dois indivíduos por porte ilegal de arma. Um menor, filho de um dos acusados, foi liberado. Durante patrulhamento, os policiais se depararam com M.C., 59 anos, G.F.B., 36 anos, e J.A.B., 14 anos, filho de G. De acordo com os policiais, os dois adultos carregavam mochilas com espingardas. Além disso, foram encontrados munição calibre 32 e outros equipamentos de caça. Os homens foram presos por porte ilegal e levados à Cadeia Pública. (Fonte: ValeParaibano)

Ubatuba em Rede colhe resultados
A persistência dos participantes já começa a dar os primeiros resultados

Ubatuba - Foram elaborados projetos de inclusão digital e encaminhados a várias instituições, tendo a AFUBESP (Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp) doado dois computadores e uma impressora para a Comunidade de Serviço Emaús de Ubatuba. O próximo passo é conseguir a instalação da internet.
O Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, elaborado pela Agenda 21, será apresentado no próximo sábado, dia 12/07, às 15 horas, no ECOADVENTURE, em Caraguatatuba. Suas análises e propostas, serão encaminhadas aos candidatos para subsidiarem os planos de governo.
A Agenda 21 também está colocando seu novo espaço, no antigo prédio da Elektro, na Rua Acre, à disposição das entidades para reuniões. Também está disponibilizando uma biblioteca especializada em questões sócio-ambientais.
A coleta de óleo usado, evitando a contaminação do meio ambiente também prossegue, tendo os fundos sidos revertidos para a Sociedade de Apoio ao Paciente com Câncer de Ubatuba (Sapo-Uba) e para a PASTORAL DA CRIANÇA.
Essa coleta também possibilitou a expansão das oficinas de produção de sabão artesanal como uma alternativa de geração de renda às famílias atendidas pela Pastoral. O sabão está sendo vendido na Pastoral da Criança e na Sapo-uba.
Para colaborar com o projeto, as orientações são: aguardar o esfriamento do óleo, armazená-lo em uma garrafa ou recipiente plástico e levar até a sede da Sapo-Uba. Também poderão ser encaminhados potes vazios de margarina de 500 e 250 gramas.
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 17h30 na rua Cunhambebe, nº 703 fundos - fone 3836-2408. .
Se você quiser atuar como voluntária(o) ou receber mais informações, entre em contato conosco:
Sonia Bonfim - sonia107@itelefonica.com.br  - 3832 4598
Patrícia Maciel - patcavile@gmail.com  3833 3010
Rui Alves Grilo - ragrilo@terra.com.br


I Seminário sobre a Criação do Programa Lixo Zero
Arquitetura Sustentável, Energia Renovável, no âmbito do Município de Ubatuba

Ubatuba - "O Programa Lixo Zero, Arquitetura Sustentável, Energia Renovável trabalha com o reaproveitamento de todos os resíduos descartados pós-consumo e estruturas de terra crua (taipa de pilão) em novas construções limpas, educando a população para a sustentabilidade total. Um sistema que visa promover novas políticas públicas, principalmente no que tange ao reuso de todo o lixo transformado em novos elementos construtivos".
Palestrantes : arquitetos Márcia Macul e Sérgio Prado
Local: Câmara Municipal de Ubatuba
Data : 14 / 07 / 08 - segunda-feira, das 17:00 às 19:00 horas

Comllurb divulga balanço de vistorias em vários bairros da cidade
Órgão é responsável pela limpeza de lotes no município

Ubatuba - A Comllurb (Comissão Municipal de Limpeza de Lotes Urbanos) da Prefeitura de Ubatuba, nos meses de janeiro a abril deste ano vistoriou 805 lotes, sendo que desse total 760, foi realizado diretamente pelos fiscais da Comissão e 45 por meio de denúncias da população. Na região Oeste foram vistoriados os bairros Jardim Carolina, Jardim Samambaia, Marafunda e Ipiranguinha. No lado Sul do município os fiscais estiveram nos bairros do Lázaro, Lagoinha e Maranduba. Na região central de Ubatuba as vistorias ocorreram no Itaguá, Perequê-Açu, Sumidouro, Ressaca, Praia Grande, Toninhas, Enseada e ruas do centro. A Região Norte ainda está em fase de vistoria. Do total de lotes vistoriados 60% das intimações já foram atendidas e 40% ainda estão dentro do prazo para execução.
A notificação - Após receber a notificação pela prefeitura, o proprietário do terreno tem 30 dias para proceder à limpeza e se nesse prazo a situação não for regularizada, o mesmo receberá uma multa entre R$ 300,00 e R$ 500,00. Após o recebimento da multa, o proprietário do lote tem mais 30 dias para entrar com recurso, justificando a não limpeza do terreno. Se ainda assim o problema persistir, a prefeitura realiza a limpeza do local, que custará R$ 1,77 por metro quadrado limpo, mais taxas municipais. Além da limpeza, a Comllurb também poderá autuar o proprietário caso o terreno não seja cercado por muro ou gradil e também onde não houver calçada (para os locais onde existam guias e sarjetas). Esses requisitos são itens exigidos pela Lei Municipal 1691/98.
Como utilizar a Comllurb - Os munícipes podem utilizar a Comllurb para fazer reclamações e denúncias, já que a comissão realiza atendimentos pessoais e por telefones referentes a serviços de limpeza de terrenos baldios. A identidade do denunciante é preservada e, em até quinze dias após a reclamação, ele recebe um retorno da prefeitura quanto à identificação do lote e notificação do proprietário.
A prefeitura alerta que a limpeza deve ser, preferencialmente, feita pelo proprietário do terreno, já que é economicamente mais viável para o munícipe se ele mesmo proceder com a limpeza de seu lote. A Comllurb atende no telefone 3834-1066, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Unir realiza tradicional Festa Julina

Ubatuba - A Unidade Integrada de Reabilitação (Unir), órgão ligado à prefeitura pela Secretaria de Saúde realizará, no próximo dia 11, sexta-feira, a partir das 14h, sua tradicional Festa Julina. O evento, organizado por funcionários, usuários e familiares, contará com quadrilha, bingo e comidas típicas, além do forró da Banda Praieira e da banda Pé de Pano. A festa não visa lucro, pois tudo é viabilizado pela equipe, pelos próprios usuários e familiares e pela colaboração da comunidade e comércio local.
Serão instaladas barracas de bambu para as comidas típicas, como quentão, milho verde, pinhão, canjica, arroz doce, pé de moleque, paçoca, bolos, pipoca, algodão doce, salgados, cachorro quente e sanduíche de pernil, bem como para as de brincadeiras como pescaria, argola e boca de palhaço.
Segundo a coordenadora da Unir, Sueli Nogueira de Souza, o objetivo do evento é promover a socialização entre pacientes, familiares e funcionários. “Nossa intenção é fazer com que estas pessoas troquem experiências, vivendo momentos de lazer e diversão. Este movimento social favorece a inclusão no contexto da nossa realidade, criando condições para uma melhor qualidade de vida e resgatando assim, a autonomia, a auto-estima e a inserção social.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Corpo de Bombeiros de Ubatuba já atendeu 17 ocorrências
O cidadão deve ligar para o número 193 em casos de acidentes de trânsito, atropelamentos, acidentes domésticos, quedas, queimaduras, envenenamentos, choques elétricos, intoxicações e partos; desde que haja potencial risco de vida

Ubatuba - A Base dos Bombeiros de Ubatuba já está funcionando a todo vapor. Menos de uma semana depois da inauguração, 17 ocorrências já foram atendidas. De acordo com o comandante da Base de Bombeiros de Ubatuba, 2º Sargento Meirelles, o combate a incêndio ainda é a mais tradicional ocasião quando o cidadão deve acionar os bombeiros, porém, destas 17 ocorrências, a maioria foi acidentes domésticos, derivados de quedas, inclusive com casos de fraturas graves.
“Se a base de Ubatuba ainda não estivesse em funcionamento, estas emergências teriam que esperar o atendimento vir de Caraguá ou então acabariam sendo utilizados meios de transporte inadequados”, afirma Meirelles. “Desde 1990, os bombeiros vêm se adequando às necessidades e por isso temos atendimento de emergência médica, como no caso de acidentes de trânsito, atropelamentos, acidentes domésticos, queimaduras, envenenamentos, choques elétricos, intoxicações, e até partos. Mas a pessoa deve ter a consciência de que nosso trabalho deve ser requisitado em casos que tenham potencial risco de vida”, alerta o comandante.
193 - O cidadão que se encontrar em uma destas situações, deve ligar para o número 193 e informar sobre o que se trata a ocorrência. A ligação é atendida em Caraguatatuba, onde é feita uma triagem das ocorrências e passado o chamado para a base de Ubatuba.
A Base de Bombeiros de Ubatuba conta com 28 homens que compõem o efetivo, além do apoio de oficiais e sargentos, como efetivo flutuante, para realizar vistorias em estabelecimentos comerciais. Este serviço de vistorias ainda não está funcionando por enquanto, mas, de acordo com o comandante, em breve estará em plena atividade.
A Base de Bombeiros conta com uma viatura de resgate e outra de combate a incêndio e salvamento. A viatura de resgate conta com todo o equipamento necessário para primeiros-socorros, desde reanimação cardíaca até imobilização de fraturas. “A gente não quer que precisem de nós, mas, se precisarem, queremos estar nas melhores condições para atender e prestar o melhor serviço possível”, diz Meirelles. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba atinge o marco de 500 espécies de aves registradas

Ubatuba - A cidade de Ubatuba é conhecida como um dos melhores pontos de observação de aves da América Latina, por sua grande biodiversidade e pela preservação da natureza. Nesta semana, o município atingiu uma marca histórica. O número de aves avistadas e registradas por especialistas chegou a 500, com a espécie gavião caranguejeiro (Rostrhamus sociabilis), avistado e fotografado na Praia Grande, pelos observadores de aves, Rick Simpson e Carlos Rizzo.
Segundo Rizzo, o primeiro checklist das aves de Ubatuba foi feito em 1996, com o registro de 186 espécies. “Desde lá, o número só aumentou. Em 2002, registrávamos 380 espécies, em 2006, saltamos para 476, com a inclusão das aves marinhas e agora, chegamos a 500. O número é mágico, não conheço outro município que tenha a mesma marca. Esta pequena porção do nosso imenso território brasileiro abriga cerca de 30% de todas as aves do Brasil e mais de 5% de todas as aves existentes no planeta!”
O levantamento está sendo realizado pelo Grupo Ubatuba Birds, formado por pesquisadores, observadores, fotógrafos de aves, entre outras pessoas interessadas. Aos poucos, a atividade de observação de aves em Ubatuba está sendo reconhecida por empresários e associações como um importante filão turístico, com potencial para atrair um público seleto ao município.
Investindo no mercado - Os proprietários de um hotel na Praia Itamambuca tiveram a idéia de registrar o número de aves no entorno, incluindo o rio e a praia. Foram três anos de levantamento, em que foram identificadas 184 aves. Em todo o hotel, existem fotos das aves encontradas na região. Foram instalados comedouros em diversos pontos estratégicos, o que facilitou a aproximação e a procriação das aves no local. Eles montaram até mesmo um barco elétrico, que não produz ruído e nem poluição, para subir o rio e fazer estudos do meio, com os clientes a bordo.
Segundo o gerente do hotel, Denis Dreux Junior, Ubatuba tem grande potencial, devido à biodiversidade local. “Esta atividade é bastante comum na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, é recente, mas vem crescendo e é um mercado promissor. Geralmente, os observadores de aves são um público de poder aquisitivo alto, que viaja bastante e possui estabilidade financeira. No nosso caso, estamos apresentando a atividade aos clientes e despertando o interesse pela preservação. A união dos empresários é fundamental neste processo, pois os pássaros da região norte são diferentes dos encontrados na região sul. Desta forma, podemos criar roteiros que satisfaçam a este público.”
O desenvolvimento desta atividade em Ubatuba conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, que tem investido em capacitações do receptivo, formação de monitores e educação ambiental das crianças. O projeto também conta com a parceria do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores) que, inclusive, patrocinará a ida de um representante ubatubense para o encontro mundial Bird Fair, que acontecerá na Inglaterra, no mês de agosto. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba participa do Censo de Aves Aquáticas neste sábado, 12
A contagem em Ubatuba está marcada para acontecer em dois períodos:
na parte da manhã, das 7h às 10h e à tarde, das 15h às 18h


Ubatuba - Ubatuba participará, pela primeira vez em sua história, do Censo Neotropical de Aves Aquáticas, (CNAA) promovido pela Wetlands International e coordenado no Brasil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O programa acontece desde 1990, simultaneamente, na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, envolvendo mais de 750 voluntários realizando contagens no verão e no inverno de cada ano. A contagem em Ubatuba está marcada para o dia 12 de julho de 2008 (sábado) em dois períodos: na parte da manhã, das 7h às 10h e à tarde, das 15h às 18h.
Os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente credenciaram a participação de Ubatuba neste ano. A inscrição do município foi realizada no mês passado e neste mês de julho Ubatuba recebeu a sua aprovação para a participação.
O levantamento populacional das aves aquáticas em Ubatuba é importante para realizar uma comparação com outros ambientes, que servirá de base para trabalhos específicos, uma vez que essas espécies são úteis indicadoras do estado de conservação e da saúde das áreas úmidas.
Do cais até a barra - Um dos funcionários da Secretaria, que também é observador de pássaros, Carlos Rizzo, explica que, para esta primeira contagem, será impossível realizar o censo em toda a extensão de Ubatuba. “Para viabilizar a participação, foi escolhida a Baía de Ubatuba, desde o cais do porto até a Barra dos Pescadores, já que, além de ser uma área representativa, possibilitou a parceria do Instituto Argonauta e do Aquário de Ubatuba.”
O Censo - Iniciado em 1967, no noroeste da Europa, o Censo Internacional de Aves Aquáticas foi e segue sendo implementado como resposta às notícias alarmantes sobre destruição e degradação dos ambientes aquáticos. Estatísticas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e de outras entidades internacionais confiáveis, dão conta de que as perdas de áreas úmidas do planeta atingem a 50%. Além disso, o programa visa melhorar o conhecimento atual sobre a distribuição e abundância das populações de aves aquáticas, bem como determinar o estado de conservação de seus respectivos habitats. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Festa do Divino começa hoje em Ubatuba

Ubatuba - A 142ª Festa do Divino Espírito Santo começa nesta sexta-feira, 11, em Ubatuba, na praça Exaltação à Santa Cruz, no centro da cidade. Além da programação religiosa, a festa também contará com shows musicais, barracas de doces, salgados, entre outras. A tradicional festa faz parte do calendário anual de eventos da cidade e neste ano será encerrada no dia 20 de julho.
No último dia da festa acontecerá o tradicional sorteio de prêmios, que costuma reunir milhares de pessoas. Para este ano, além de outros prêmios, está um veículo Gol 0 km, geração 4, na cor vermelha. A 142ª festa do Divino Espírito Santo tem o apoio da Prefeitura de Ubatuba. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Pedro Bismarck volta a Ubatuba, com o espetáculo “Neversário do Nerso”
O espetáculo acontece no dia 20. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos no Supermercado Paulista do Centro e nas lojas Kipé Calçaldos e Com Carinho Presentes, na Avenida Thomas Galhardo

Ubatuba - Ao completar um ano de existência no Litoral Norte, a produtora Flor de Nan traz de volta o primeiro espetáculo promovido em Ubatuba. O ator Pedro Bismarck promete divertir o público com a peça “Neversário do Nerso”, na qual o artista conta piadas e incorpora diversos personagens, desenvolvidos ao longo de sua carreira. As apresentações acontecerão nos dias 18 e 19, às 21h, no Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba e no dia 20 de julho, às 19h, no Ginásio de Esportes Tubão, em Ubatuba, com apoio da Fundart.
Os ingressos antecipados, em Ubatuba, podem ser adquiridos no Supermercado Paulista do Centro e nas lojas Kipé Calçaldos e Com Carinho Presentes, na Avenida Professor Thomas Galhardo. O valor do ingresso é R$ 20. Estudantes e aposentados pagam meia. Com apresentação do flyer que está sendo amplamente distribuído na cidade, também é possível garantir um lugar pela metade do preço. Em Caraguá, a inteira é R$ 30 e a meia, R$ 15.
Formando platéias no Litoral Norte - Ao analisar o primeiro ano da produtora Flor de Nan, os produtores afirmam que o investimento maior foi na formação de platéia, visando criar no público o hábito de freqüentar o teatro. “Neste primeiro ano, nós procuramos trazer um espetáculo por mês para o teatro Mario Covas, em Caraguá, atendendo ao público de todo o Litoral Norte. Com isso, entramos na rota das peças nacionais, atraindo artistas consagrados. Nossa intenção é expandir este trabalho para as outras cidades, principalmente Ubatuba. A partir de agora, vamos nos empenhar em trazer mais diversidade de estilos, sem ser comédia, pra atender a diversos públicos”, afirma uma das produtoras, Rita Zahra.
Neversário do Nerso - A peça comemora duas décadas de carreira de Pedro Bismarck. Ao longo destes anos, muitos personagens surgiram, como o travesti irreverente ‘Neiva Zelina’, o bêbado ‘Pudim de Cachaça’ e sua eterna implicância com as sogras, além da lavadeira Marieta e sua simplicidade de mulher do povo e o romântico conquistador Astolfo, sem falar do ingênuo e simpático caipira Nerso da Capitinga, seu mais famoso personagem. Alguns desses personagens participaram de todos os shows de Pedro Bismarck, outros fizeram parte apenas de alguns deles.
A concepção do show, com a garimpagem dos novos “causos” e a seleção das melhores piadas de sua carreira, ficou a cargo do próprio Pedro e da diretora Lúcia Martins. O show conta ainda com trilha sonora de Sérgio Leite e figurino de Lúcia Sobreira. A produção e supervisão geral ficaram a cargo de Geraldo Magela Lauro.
Nos intervalos do espetáculo, enquanto o artista se prepara para dar vida a cada um dos personagens, o público terá a oportunidade de assistir num telão de vídeo as confusões e trapalhadas em que Nerso e o primo Gervásio se metem na tentativa de fazer um bolo de aniversário. O filme conta com as participações especiais de Tarcísio Santos, como o primo Gervásio e de Toninho Dutra como o dono do Armazém da Capitinga. Para sua realização foram criados especialmente cenários e locações que envolveram vários profissionais da cidade, do projeto à execução.
Só uma coisa não mudou ao longo desses 20 anos: o carisma e a extraordinária capacidade de fazer rir deste mineiro hoje querido pelo Brasil inteiro. Para quem procura diversão, nada melhor do que se juntar a Pedro Bismarck para soprar estas 20 velinhas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)


PROPOSTAS DOS CANDIDATOS - UBATUBA

Pedro Tuzino

O candidato tucano não quer que a Prefeitura se torne um “cabide de emprego” e aponta o empresariado, como o principal empregador. Pedro Tuzino propõe um Programa de Geração de Emprego, dando incentivo ao empresário, aumentando as linhas de crédito frente ao Banco do Povo, incentivando a pesca e o artesanato local. Ele também quer implantar o Programa Primeiro Emprego, promovendo a entrada dos jovens no mercado de trabalho. Além disso, Tuzino quer captar mais recursos junto aos governos do Estado e Federal, com o objetivo de realizar mais obras públicas, empregando mais cidadãos ubatubenses. Com isso, o tucano visualiza uma melhor infra-estrutura local, aquecendo também o turismo da cidade.

Maurício Moromizato

O candidato petista acredita que a saída para a falta de empregos no município requer a criação de um plano de desenvolvimento para o turismo, pesca e agricultura, buscando então, recursos para as medidas a serem adotadas. No turismo, investir na promoção contínua de Ubatuba, pelo País e exterior. Na agricultura, estimular produção orgânica e com valor agregado. E na pesca, andar ao lado do ministério da pesca na promoção da maricultura, na recuperação dos sítios pesqueiros e na valorização do pescador. Para Maurício Moromizato é fundamental que exista crescimento salarial e de vagas de trabalho, para que exista desenvolvimento real da sociedade.

Eduardo Cesar

O atual prefeito considera o desemprego, junto com a falta de saneamento básico, um dos principais problemas de Ubatuba. Eduardo César acredita que a solução para o problema está, principalmente, no combate mais efetivo da sazonalidade turística. O candidato pelo Democratas espera continuar fortalecendo o turismo, por ser um dos principais setores em relação a captação de recursos e geração de empregos. Ele ressalta que é preciso investimentos na profissionalização do receptivo turístico e destaca a construção do Centro de Convenções e do Centro do Professorado, visando que a cidade também possa receber visitantes de novos segmentos turísticos, como o de negócios e o cultural.

Paulo Ramos

O candidato do PDT aponta o fortalecimento do empresariado local como principal ferramenta contra o desemprego. Segundo Paulo Ramos, é preciso investir de fato no turismo receptivo, para a melhorar as condições daqueles que investem em Ubatuba, como proprietários de Pousadas e Hotéis e outros estabelecimentos que atendem os visitantes e moradores da cidade. O ex-prefeito também ressalta a atenção a outros setores geradores de empregos, como o Turismo de Negócios, além de incentivar o comercio local, para que seja competitivo como as grandes redes. Ele também propõe uma atuação intensa na educação profissionalizante com o objetivo de inserir cada vez mais os jovens no mercado de trabalho. (Fonte: Imprensa Livre)

A sazonalidade do Turismo e o desemprego da baixa temporada

Ubatuba - “O resultado parcial de um estudo elaborado pelo Conselho Municipal Antidrogas de Ubatuba aponta números preocupantes do desenvolvimento social na cidade. A pesquisa, realizada em parceria com o Programa Saúde da Família, revela índices altos de consumo de drogas e desemprego no município”. Esta notícia foi divulgada pelo Imprensa Livre no final da alta temporada de verão, em Ubatuba. Segundo a pesquisa, na época, 52,4% dos entrevistados estavam desempregados e a grande maioria também não realizava nenhuma atividade escolar.
O número de pessoas ociosas chega a ser assustador, se levado em conta que os questionários foram preenchidos ainda na alta temporada, onde a oferta de postos de trabalho é muito grande nas cidades litorâneas. A pesquisa feita no município confirma os dados disponibilizados pelo Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – que traça um perfil detalhado dos municípios, considerando apenas os empregos formais, registrados em carteira de trabalho. Entre as quatro cidades da região, Ubatuba obteve o pior resultado, com saldo negativo de - 422.
Esse também foi o maior déficit registrado na cidade no 1º trimestre dos últimos nove anos. O auditor fiscal do Ministério do Trabalho, Cláudio Tarifa, revela que, as estatísticas do Caged não levam em conta uma atividade comum na temporada de verão: os empregos temporários e informais. Quanto aos sucessivos déficits apresentados ao longo dos anos pelas cidades da região, Tarifa entende que esta é uma tendência. “Apesar de retratar somente os empregos formais celetistas o quadro deixa visivelmente claro o efeito que a temporada causa na região, ou seja, nem todos contratados para atender a demanda conseguem conservar seu emprego, e pior, o quadro demonstra que ultimamente está havendo mais demissões do que contratações após a temporada”.
Para a comerciante Elza Teixeira Leite, que também reduziu o quadro de funcionários após a temporada, a equação é simples: “Nós não ficamos com nenhum temporário após o verão, simplesmente, porque o movimento reduz drasticamente. É compreensível que exista uma redução natural após a temporada, mas, em Ubatuba, a diferença é muito grande.
O que parece é que dependemos apenas do sol e das férias e que não existe nenhum planejamento turístico para o resto do ano”, desabafa a lojista, sugerindo que, o poder público e as empresas privadas do setor hoteleiro busquem alternativas para atrair os visitantes durante todo o ano.
A redução no movimento e a conseqüentemente falta de empregos acaba gerando outro problema social, também apontado como grave, pelas pesquisas feitas no município. A ociosidade dos cidadãos sem atividade remunerada, geralmente, resulta no crescimento da violência e do consumo de drogas. (Fonte: Imprensa Livre)

Cinema: SEMANA DE 11/07 a 17/07/2008
Cine Porto 3833 2066

"WALL - E"
Em 1º lugar entre os filmes mais assistidos!!!!!!!!
ás 15:30 e 19:30hs

"Agente 86"
Comédia!!!!!
ás 17:30 e 21:30 hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

No ritmo muar

Há um século
o Brasil avançava
a passos de mulas,
que transportavam
desde o rei café
até ao plebeu feijão,
contornando os barrancos,
transpondo as serras
aos trancos e solavancos,
sob as ordens de rudes tropeiros,
com suas cargas e suas sinas
a pesar nos jacás.
E o relógio do mundo
por pouco não voltava atrás.

As voltas do mundo

Que produto singular
o resultado que surge
das voltas que o mundo dá:
o marinheiro que se afoga
no balcão de um bar
pode muito bem ser herdeiro
do último Rei de Zanzibar;
um orgulhoso banqueiro
pode ter por bisavô
um humilde palafreneiro;
um rematado capitalista,
baluarte do pensamento liberal
foi membro do partido comunista;
um cidadão ajuizado e pai exemplar
pode descambar para a poesia.
São voltas que o mundo dá.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Drogaria 13 de Maio

A Drogaria 13 de Maio, em resposta à carta do leitor, carta "Insegurança no centro", vem respeitosamente informar que em nenhum momento teve a intenção de negar qualquer cuidado ou atenção. Acontece que no momento em que as duas meninas que entraram na farmácia, mal tivemos tempo de apurar os fatos e as mesmas já saíram correndo desnorteadas.

A Direção
Ubatuba, SP

Mais um helicóptero desaparecido no Litoral Norte

Somando com o do Sr. Verdi Avibras são dois helicópteros desaparecidos em menos de 3 meses. Tivemos também o acidente com o bi-turbina Agusta Power, decolando do Condomínio Laranjeiras, Paraty, Litoral Sul do Estado do Rio de Janeiro. São 3 acidentes aeronáuticos em menos de 3 meses.
Nada bem se especularem que o aumento expressivo no numero de acidentes dá-se pelo aumento da frota. Mas a frota no litoral norte vai aumentar e muito, muito mais. Como também o numero de movimentações aéreas.
É necessário e extremamente urgente que forças militares, civis e políticas interfiram nessa situação.

Eloisa Helena Catanio
Via e-mail

Bicicros nos Jogos Regionais de Caraguatatuba 2008

Acompanhe o bicicross nos jogos regioanis de Caraguatatuba Edição 2008
Acesse http://www.tvpedivela.com.br/jregionais2008
Mais informações sobre o mundo do bicicross acesse www.tvpedivela.com.br

Marcus Prazeres
Caraguatatuba, SP

Conseqüências do monopólio

As recentes alterações operacionais e administrativas implantadas pela Kaybee, colocaram a descoberto uma forma arbitrária e truculenta de gestão, que só é possível graças ao monopólio que aquela empresa detém nos serviços de TV. a cabo em nosso município.
Os assinantes sentem-se em seus direitos pois através de artimanhas jurídicas e administrativas a kaybee simplesmente ignorou suas responsabilidades constantes nos contratos em vigor.
A programação foi redimensionada de forma a permitir que os assinantes passassem a ter acesso a uma quantidade menor de canais e ainda sofressem um aumento no valor das mensalidades, um porcentual superior ao constante dos contratos.
A Kaybee ainda tem a ousadia de afirmar, através de sua área de atendimento, que a mensalidade não sofreu alteração, o que alterou foi o valor da manutenção dos pontos adicionais--- será que alguém engoliu essa farsa?
Exemplificando - meu caso especifico.
- Antes das alterações
52canais- dois pontos adicionais - R$ 54,00 mensais
- Apos as alterações
35 canais - dois pontos adicionais - R$ 61,00 mensais
Como o Procon não se considera em condições de resolver a questão, acredito que nossos vereadores e principalmente a promotoria pública deveriam intervir a favor da nossa população.

Waldyr dos Santos
Ubatuba, SP

Segunda Análise

Repetiremos, análise realizada, sobre a construção, do Ginásio e da Piscina, do bairro do Perequê-Açu, também sobre a construção, do Ginásio e da Piscina, da EM Nativa Fernández Faria, no Sertão da Quina.
Entre elas existe grande paralelismo. Foram financiadas com recursos da Educação Municipal, tiveram termos aditivos de preço e prazo nas mesmas datas e em idênticas proporções e concluídas receberam nomes diferentes das escolas para dedicá-las a serviços extra-escolas. Para as escolas ficaram os pagamentos de manutenção e dos profissionais contratados sem concurso, prova seletiva ou procedimentos legais, para desenvolver programas comunitários, de cunho político, eleitoreiros e, supostamente, coordenados pela Secretaria de Esportes e Lazer. Algo que agride a Lei n° 9394/96 e surrupia recursos da Educação.Procedamos à análise:
- Empresa contratada: Gama Construções Civis, Engenharia, Incorporações e Comércio Ltda. A mesma que construiu a Praça Treze de Maio. Está sediada em Caraguatatuba.
- Início da obra: 21-06-06. Término: 20-02-07. De acordo com a Placa de Obra.
- Valor inicial: R$ 631.938,34 (seiscentos e trinta e um mil e novecentos e trinta e oito reais e trinta e quatro centavos).
Registramos que em 06-10-2006 denunciamos em: "PLACA DO TESTEMUNHO" que a obra não tinha sido iniciada. Esse dado é interessante para entender o que virá depois.
- Primeiro Termo Aditivo: 13 de novembro de 2006 (a mesma data do reajuste do Perequê-Açu). Justificativas: "Período de chuvas"(sic). "Paralisação da obra em 08 de julho de 2006, visando a promoção de estudos no sentido de adequar o projeto as necessidades do Município, o qual será sede dos Jogos Regionais de 2007"(sic). A Educação pagando os Jogos Regionais e o que viria depois. Valor aditado: R$ 42.988,70 (quarenta e dois mil e novecentos e oitenta e oito reais e setenta centavos) ou 6,79% sobre o contrato inicial. O contrato inicial passa para R$ 674.927,04 (seiscentos setenta e quatro mil novecentos e vinte sete reais e quatro centavos).
- Segundo Termo Aditivo: 18 de maio de 2007. Aditamento de prazo de 30 (trinta) dias, vencendo-se em 18-06-07. Aditamento de valor R$ 113.643,47 (cento e treze mil e seiscentos e quarenta e três reais e quarenta e sete centavos) ou 17,98% do contrato inicial e totalizando 24,77% do contrato inicial. O contrato passou a ser de R$ 788.570,87 (setecentos oitenta e oito mil e quinhentos e setenta reais e oitenta e sete centavos). Não há justificativa plausível para esse reajuste.
- Terceiro Termo Aditivo: 18 de junho de 2007. Prorroga o prazo por 60 (sessenta dias) vencendo-se em 17-08-07.
- Quarto Termo Aditivo: 18 de agosto de 2007. Prorroga o prazo por 60 (sessenta dias) vencendo-se em 16-10-2007.
Na data acima, a PISCINA, estava em processo inicial de impermeabilização. Não sabemos o que aconteceu depois. Houve outros termos aditivos de prazo e preço? Correu solta a violação do prazo? O leitor pode verificar que tudo é possível. Sabemos que, a Piscina, só pode ser inaugurada em maio de 2008. Sabemos também que questionada, a Prefeitura: "Qual a data prevista para o término da obra?" A resposta foi: "PREJUDICADA"(sic) Assina: Assessor de Expediente de Gabinete. Salário R$ 4.016,17. Não seria o caso da Administração Municipal poupar a Câmara e a sociedade de tanta ignorância nomeando pessoas mais instruídas?. VIVA UBATUBA! Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Escuna  © Luciano Cancelier

Escuna
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor