Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 04 de Agosto de 2008 - Nº 2008 Edições Anteriores

Candidato, tenha sua página na internet! Maré Legal

Região
Chuva eleva umidade do ar nas cidades da região
Começa inscrição dos alunos das instituições de ensino superior para o Enade 2008
Minc lança mapa sobre riscos ambientais na Bacia de Santos
Litoral Norte recebe mais de 200 pinguins
Gelo é erro frequente em 'salvamento'
EMA Remake premia hoje os vencedores
Centros não deixam turistas "perdidos" no Litoral Norte


Caraguatatuba
Supino de Caraguá segue para o Rio de Janeiro onde participa do Campeonato Brasileiro
Município leva o programa “Criança Segura” às escolas municipais
Pacientes de Caraguá recebem aparelhos auditivos
Caraguá amplia bicicletários no centro da cidade
De Caraguá para Nicarágua

Ilhabela
Gastos com campanha para prefeito podem ultrapassar R$ 1,9 milhão
Prefeitura realiza encontro de Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde
Fundo Social de Solidariedade do Município de Ilhabela abre inscrições para o 2º Jogos dos Idosos de São Sebastião

São Sebastião
Ventos interrompem travessia da balsa em São Sebastião
Velejadores sebastianenses são homenageados por desempenho na Rolex Ilhabela Salling Week
Ladrão assalta ônibus com uma chave de fenda
Mangue do Araçá ganha projeto de recuperação vinculado ao Parque de Valorização de Resíduos Urbanos
Prefeitura realiza estudos ambientais na barra do Rio Boiçucanga
Prefeitura alerta população da Topolândia para o risco de aumento de casos de Dengue

Ubatuba
Procurado pela Justiça é encontrado com uma faca no Perequê-Açu
Motorista portando 4kg de cocaína é preso por embriaguez
Assaltante tenta enganar vítima com mãos embaixo da camisa e é agredido
Quase trezentas unidades de entorpecentes são localizados pela PM na Olaria
ACIU e PAE oferecem palestra “Motivando sua empresa para o sucesso”
Novidades no centro de visitantes do Projeto Tamar, em Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Chuva eleva umidade do ar nas cidades da região
Bem-vinda para amenizar a estiagem que durou mais de um mês em São Paulo, a chuva que começou por volta de 23h de sábado (2) e se prolongou até a manhã deste domingo (3) elevou a umidade relativa do ar.

Litoral Norte - De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o índice variou de 80% a 93%, percentual considerado bom. No sábado, ao meio-dia, ele estava em 36%. deste domingo (3), havia chovido na capital 14,2 mm, mais um índice positivo, já que em agosto do ano passado não choveu nenhum dia, segundo o meteorologista do Inmet Marcelo Schineider. O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura (CGE) também confirmou a informação de estiagem, mas mediu o índice pluviométrico em 8,7 mm.
A média de chuva em agosto de 2007 foi de 37,3 mm. A chuva do fim de semana é provocada por uma frente fria. A previsão é de que a segunda-feira (4) tenha céu bastante encoberto por nuvens, mas só volte a chover na terça-feira (5), em função da entrada de mais uma frente fria no estado. Até as 10h30, as temperaturas registradas na capital (no Mirante de Santana, Zona Norte) haviam variado entre 14,1 ºC e 19ºC. (Fonte: VNews)

Começa inscrição dos alunos das instituições de ensino superior para o Enade 2008

Litoral Norte - Começou nesta sexta-feira, dia 1º de agosto, o prazo para que as instituições de ensino superior informem ao Ministério da Educação (MEC) os nomes dos alunos ingressantes e concluintes nos cursos superiores que serão avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2008. Portanto, as instituições de ensino superior têm até o dia 31 de agosto para inscrever seus alunos habilitados, que estejam em situação regular. Os estudantes ingressantes e concluintes em situação irregular nas edições anteriores do Enade deverão regularizar a situação participando do exame este ano.
De acordo com informações da assessoria de imprensa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) enviará às instituições de ensino as instruções e os instrumentos necessários para cadastrar os alunos habilitados a fazer o exame. Até o dia 26 de setembro, o Inep divulgará a lista dos alunos selecionados para o Enade.
Segundo consta, a participação no Enade é decidida por um sorteio realizado pelo Inep, que separa estudantes entre ingressantes e concluintes das instituições de ensino superior. Quem foi sorteado tem que comparecer ao local de prova. Caso não realize o exame, poderá ter o diploma retido.
Os alunos que não forem selecionados na amostra definida pelo Inep poderão participar do exame como voluntários. As instituições devem informar a opção dos estudantes até o dia 3 de outubro.
Dentro do cronograma, até o dia 20 de outubro o Inep divulgará os locais de prova. O exame será aplicado no dia 9 de novembro, a partir das 13h (horário de Brasília).
Este ano serão avaliadas as áreas de arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química. Também serão analisados os cursos superiores de tecnologia em: construção de edifícios, alimentos, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.
De acordo com o Inep, serão considerados ingressantes os estudantes que até o dia 1º de agosto tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária do curso; os concluintes são os que até esta mesma data tiverem concluído pelo menos 80% da grade curricular mínima do curso. O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é a forma de avaliar o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos ensinados em sala de aula, suas habilidades e competências. A aplicação do exame em cada área ocorre a cada três anos. Em 2004 e 2007, foram avaliados os cursos de ciências agrárias e saúde.
Em 2008, os cursos analisados serão os das áreas de engenharias e licenciaturas, que fizeram o Enade pela primeira vez em 2005. Já em 2009, os cursos de ciências sociais aplicadas e jurídicas, que participaram do exame em 2006, farão novamente o Enade. Em São Sebastião, cerca de 100 universitários da FASS (Faculdades São Sebastião) farão a avaliação nos cursos de Pedagogia e Letras, mas a administração da instituição lembrou, que o número exato de alunos ainda será concluído, já que a faculdade está em fase de matrículas. Em Caraguatatuba, a expectativa é de mais de 100 universitários da Unimódulo (Centro Universitário Módulo) escalados para a prova. No ano passado, 173 alunos participaram da amostra. A Unital de Taubaté, mas que mantém alunos em Ubatuba, também participará da edição de 2008 do Enade. (Fonte: Imprensa Livre)

Minc lança mapa sobre riscos ambientais na Bacia de Santos

Litoral Norte - Ao lançar ontem no Rio o “Atlas de Sensibilidade Ambiental ao Óleo da Bacia Marítima de Santos”, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, admitiu que a atividade petrolífera na costa brasileira ainda é de alto risco ambiental, mas afirmou que as medidas de prevenção estão sendo intensificadas com a investigação de “vulnerabilidades”. O trabalho mapeou os riscos da atividade de prospecção e transporte de petróleo na região que vai do município fluminense de Cabo Frio até a cidade catarinense de Laguna.
“As atividades não têm 100% de segurança, mas têm mais segurança do que antes. Há mais cuidado”, afirmou. O Atlas faz parte da série de coletâneas de Cartas de Sensibilidade ao Óleo que está sendo elaborada pelo Ministério para ajudar no planejamento de ações de emergência em casos de acidentes como vazamentos de óleo em regiões oceânicas ou em escala regional, como o que aconteceu na baía de Guanabara, no Rio, em 2000. Um milhão de litros de óleo foram despejados, afetando a pesca e a vegetação de manguezal.
O ministro defendeu a mudança de paradigmas na indústria do petróleo. “Não se faziam (no passado) as coisas corretas, e depois alguém tinha que correr atrás para tirar as aves banhadas de óleo”, disse Minc. “Não se previne apenas com bóia de contenção, mas mudando a tecnologia, os itinerários, a escolha das localizações (de empreendimentos). Felizmente, a defesa da vida está se tornando parte do planejamento estratégico de uma atividade econômica tão importante para o País”.
Entre as informações dos mapas, estão a definição do tipo de espécies animais e vegetais de ecossistemas marinhos e costeiros, as atividades socioeconômicas da região e a dinâmica das correntes marítimas, que pode ajudar na contenção de manchas de óleo. “Não podemos e não queremos chorar o óleo derramado. É o caminho necessário da prevenção, da responsabilidade. Se tivéssemos esse trabalho há mais tempo, algumas atividades não teriam se localizado onde estão”, disse o ministro, citando o terminal de carga e descarga da Petrobras na Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ), considerada um santuário ecológico.
Em 2004, já havia sido elaborado o “Atlas da Bacia do Ceará e Potiguar”, mas a Bacia de Santos é considerada a região mais importante em relação ao risco ambiental por causa da concentração da atividade de perfuração de poços e da diversidade de ecossistemas. Devem ficar prontas até 2009 as cartas das bacias de Sergipe-Alagoas/Pernambuco-Paraíba, do Sul da Bahia, do Espírito Santo, da Foz do Amazonas, do Pará-Maranhão-Barreirinhas, de Pelotas e a de Campos (RJ), outra região que concentra grande atividade de prospecção e transporte de óleo.
Minc afirmou que, além do que já existe no Rio, o Ministério abrirá outro escritório para a área de Petróleo e Gás no Nordeste. O ministro disse ainda que as medidas que permitirão a redução pela metade dos prazos para a concessão de licenciamento ambiental para empreendimentos também tornaram as exigências maiores. “É possível ser mais ágil e muito mais rigoroso”, afirmou. (Fonte: Imprensa Livre)

Litoral Norte recebe mais de 200 pinguins
Biólogos tentam salvar aves, que chegam fracas e doentes

Litoral Norte - Desde o dia 23 de junho, mais de 200 pinguins apareceram nas praias do Litoral Norte de São Paulo e do Sul Fluminense, número esse que aumenta a cada dia.
As aves, carregadas pelas correntes marítimas vindas da Argentina, chegam com hipotermia (temperatura abaixo do normal), cansadas, magras e famintas, além de trazerem parasitas no estômago.
Cerca de 30% já chegam mortos ou acabam morrendo na beira da praia, por não resistirem à viagem. Menos de 10% dos que são salvos sobrevivem.
Segundo a bióloga do Cebimar (Centro de Biologia Marinha) da USP, em São Sebastião, Valéria Flora Hadel, neste ano, os pinguins estão chegando em maior quantidade e alcançando distâncias ainda maiores, como alguns que apareceram nos estados de Sergipe e Bahia.
A bióloga acredita que existe um ciclo de reprodução, que a cada quatro anos apresenta condições melhores para a reprodução dos pinguins. "Como a atividade pesqueira na Argentina, país de origem destas aves, está avançando, não sobra comida para eles, que ficam fracos e acabam sendo levados pelas correntes marítimas para o litoral brasileiro", disse.
Já o veterinário e técnico responsável da Fundação Animália, em São Sebastião, José Mauro Dias, disse que não existe uma explicação concreta sobre o que acontece para que os pinguins cheguem até o Brasil, somente que eles entram nas correntes marítimas e não conseguem sair delas.
Para o veterinário, as aves chegam aqui em estado de emagrecimento, perdem muita gordura, apresentam baixa energia e muitos parasitas, os quais coloboram para que alguns não suportem e venham a morrer.
COMIDA - Além dos parasitas, alguns do pinguins chegam com lixo em seus estômagos. "Nós encontramos muito lixo dentro deles. Como estão atrás de alimento, eles comem o lixo que está nos mares pensando que é alimento", disse Paula Baldassin, veterinária e presidente do Instituto Argonauta de Ubatuba. (Fonte: ValeParaibano)

Gelo é erro freqüente em 'salvamento'

Litoral Norte - Na maioria das vezes, quando as pessoas encontram pinguins no litoral brasileiro, a primeira atitude delas é colocar as aves no gelo. Os especialistas advertem que essa é uma atitude errada e ajuda os pinguins, fracos e desnutridos, a não sobreviverem.
Segundo Valéria Flora Hadel, bióloga do Cebimar (Centro de Biologia Marinha) de São Sebastião, o brasileiro está acostumado a ligar pinguins com as regiões polares, por isso quando encontra um acaba colocando no gelo. "Nunca consegui salvar um pinguin de Magalhães que foi colocado no gelo. Eles estão acostumados a temperaturas entre 6ºC e 32ºC", disse.
Para Maria Cristina Cergole, analista ambiental do Ibama de Caraguatatuba, as pessoas devem tomar muito cuidado ao tentar pegar na ave, tentando proteger principalmente aos mãos e os braços, porque o pinguin pode ter bicar a pessoa. Além disso, deve providenciar uma caixa de papel, forrar o fundo com jornal e manter o animal bem aquecido.
Para resgatar os pinguins, as pessoas podem acionar a Defesa Civil e os Bombeiros, ou entregar diretamente ao Ibama ou à Polícia Ambiental.
Depois que todos os primeiros procedimentos para salvar as aves forem realizados, elas são encaminhadas para o Ibama, que fica responsável de entregá-las para o Instituto Argonauta, em Ubatuba. O instituto possui um local apropriado para a reabilização dos pinguins encontrados nas praias do Litoral Norte, o 'Pinguinário'. (Fonte: ValeParaibano)

EMA Remake premia hoje os vencedores
Atletas da Expedição Mata Atlântica começaram a chegar ontem em Ilhabela, após percorrerem 235 km

Litoral Norte - Após cumprirem um percurso de 235 quilômetros entre Paraibuna e Ilhabela, cheios de obstáculos naturais como buracos, rios e morros da Serra do Mar, começaram a chegar ontem em Ilhabela os primeiros atletas das 30 equipes que participam da EMA (Expedição Mata Atlântica) Remake 2008.
De acordo com a assessoria de imprensa da organização do evento, a primeira equipe a completar todo o percurso foi a Quasar-Lontra, de São Paulo.
Durante o trekking os atletas tiveram que pedalar muito, além de remarem no trecho de travessia da represa de Paraibuna.
Os integrantes da equipe finalizaram a prova por volta das 9h40, quando chegaram à praia do Perequê, no centro de Ilhabela, ponto final da prova.
A segunda a finalizar o percurso foi a Ecosenso, também de São Paulo, por volta das 12h. A terceira, a Kalunga, de Brasília, chegou às 15h26.
Segundo a assessoria da organização da prova, a equipe enfrentou problemas técnicos durante o percurso, mas conseguiu fechar a sua participação na competição entre os primeiros.
A previsão da organização é que somente no final da noite de ontem e na madrugada de hoje todas as equipes participantes completem o trajeto da prova.
A equipe Grillo, patrocinada pelo valeparaibano, chegou a Ilhabela para cumprir a etapa final na ilha por volta das 11h30, segundo informações do pessoal de apoio aos atletas. A previsão é que o grupo chegaria ao ponto final da prova no final da noite de ontem.
DIFÍCIL - A largada da competição aconteceu anteontem, em Paraibuna. Os cerca de 90 atletas percorreram 18 quilômetros de trilhas até a represa, onde percorreram cerca de 32 quilômetros na canoagem -o equivalente a seis a oito horas de remadas.
Em seguida, os competidores retomaram suas bikes e seguiram em direção a Ilhabela. Segundo os organizadores, não houve parada para descanso e os atletas tiveram que pedalar a noite toda.
A EMA Remake é uma prova comemorativa aos 10 anos da corrida de aventura no Brasil. A organização resgatou o percurso da EMA 98, primeira prova do gênero realizada no país.
Hoje, haverá uma outra prova, mas com percurso menor, de 40 quilômetros, na própria Ilhabela. Também hoje ocorre a premiação das equipes primeiras classificadas. (Fonte: ValeParaibano)

Centros não deixam turistas "perdidos" no Litoral Norte
Rede de informações turísticas garante melhor aproveitamento dos passeios na região

Litoral Norte - Não é por falta de informação que o turista deixa de aproveitar as belas praias e os passeios por paisagens cinematográficas do Litoral Norte.
As quatro cidades da região possuem uma ampla e estruturada rede dos chamados Centros de Informação Turística que oferece informações a todos os tipos de turistas, desde aqueles que buscam aventura e ecoturismo até os que buscam apenas descanso, tranquilidade ou passeios mais românticos.
Nesses centros é possível obterinformações sobre opções de hospedagem, trilhas, roteiros gastronômicos, eventos culturais, esportivos e de lazer, paseios em terra ou pelo mar, entre muitas outras informações.
Os funcionários --geralmente estagiários do curso de Turismo-- são treinados para esclarecer qualquer dúvida de visitantes brasileiros e estrangeiros.
"Lugares como este (Centro de Informação) são indispensáveis em uma região turística. Fomos atendidos e em cinco minutos tivemos noção do nosso trajeto", disse em bom português o turista francês Bruno Quintezel, 43 anos. Ele passa férias com a família pelo segundo ano em Ilhabela.
Satisfeito junto à esposa e quatro filhos adolescentes, o francês deixou o CIT da Barra Velha, na saída da balsa, já sabendo os horários e qual ônibus deveria pegar para prosseguir o passeio.
"O inverno brasileiro é como o verão na Europa, para nós, o frio do Brasil tem temperaturas amenas é muito bom", disse o turista.
ILHA - No arquipélago desde 2005, os três pontos de informação destinados a receber turistas passaram por reestruturação recebendo mobílias, folder, panfletos, mapas, nova pintura e computadores; além de uma sala para cursos de capacitação profissional no setor como barman e barista.
Os cursos são oferecidos na unidade da praia da Feiticeira, ao sul de Ilhabela, que também promove aulas de inglês e espanhol, terças e quintas-feiras das 19h às 21h. No local deve começar a funcionar em breve uma biblioteca com livros disponíveis no idioma catalão.
"Fornecemos informação de como se locomover para qualquer ponto da ilha, mas neste CIT trabalhamos mais o lado sul", explicou a atendente Pedrina Cardoso, 22 anos. Este centro é mantido pela Associação Ilhabela Receptivo, Hotelaria e Gastronomia do Sul da ilha.
Para o jovem ator paulistano Guilherme Castro, 24 anos, que sempre que pode deixa a metrópole para descansar na praia "os centros de informação são fundamentais ao turista que visita as cidades pela primeira vez".
Não há estimativas sobre o número de turistas que buscam o serviço dos CITs em Ilhabela. O diretor de operações turísticas da Secretaria de Turismo do município, Rafael Oliveira Moraes, não foi localizado para comentar o assunto.
Os centros de informação turística de Ilhabela funcionam de segunda a domingo das 9h às 17h durante a baixa temporada e, durante o verão, o horário de funcionamento passa a ser das 8h às 22h. Segundo os funcionários, nos feriados de Réveillon e no Carnaval o horário é estendido até a meia-noite.
Em Caraguatatuba, o CIT está sendo reformado e a obra deve ser concluída em setebro. VALE

Caraguá entre obra do CIT em setembro - O secretário de Turismo de Caraguatatuba, Ricardo Ribeiro, afirmou que a reforma no CIT (Centro de Informações Turísticas) do município deve estar concluída até o final de setembro. A obra, segundo ele, começou atrasada e por isso ainda não foi concluída.
O CIT de Caraguatatuba, que funciona anexo ao prédio da Secretaria de Turismo, na praça Diógenes Ribeiro de Lima, na região central, está sendo reformado com verba do Ministério do Turismo.
De acordo com o projeto que está sendo executado pela administração municipal, o CIT vai ganhar um terminal para consultas on-line com dados úteis sobre hotéis e pousadas, e ainda serão instalados novos aparelhos de ar-condicionado e TV a cabo. Também estão sendo realizadas obras para recuperação do telhado e reforma dos banheiros.
"O centro ficará menos rústico e mais moderno, dando mais conforto ao turista", disse o secretário de Turismo.
Na última temporada, foram realizados pelo CIT pelo menos 200 atendimentos de turistas chilenos, argentinos e paraguaios, além dos turistas de diversas cidades brasileiras. Durante o período da reforma, o atendimento aos turistas é feito no centro de informações do terminal rodoviário. VALE

Ubatuba distribui calendário anual -  A Prefeitura de Ubatuba distribui o calendário anual de eventos no Centro de Informações Turísticas, na avenida Iperoig, no centro. Os destaques de agosto trazem as quartas edições do Festival Gastronômico, que começou na última sexta-feira e segue até o dia 30, além do Festival de Cultura Popular Caiçarada, entre os dias 15 e 17. Segundo dados do CIT, a maioria dos turistas que procuram o CIT de Ubatuba, cerca de 87%, é brasileira da região Sudeste, e cerca de 15% são turistas estrangeiros como chilenos, argentinos, e paraguaios. VALE

São Sebastião tem 2 centros para turista - Na cidade de São Sebastião funcionam dois Centros de Informação ao Turista --um na praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, costa sul, e outro na Rua da Praia, próximo do centro histórico. Ambos são administrados pela prefeitura por meio da Secretaria de Turismo. Assim como nas demais cidades da região, no CIT de São Sebastião, o visitante também recebe informações úteis para uma boa estada. "Todo material tanto o institucional quanto de hospedagens, passeios, mapas é distribuído gratuitamente", conta o assistente do departamento de turismo Itakuice Soeiro. (Fonte: ValeParaibano)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá Site de Esportes de Ricardo Mazzei

Supino de Caraguá segue para o Rio de Janeiro onde participa do Campeonato Brasileiro

Caraguatatuba - O Campeonato Brasileiro de Supino acontece neste sábado, e Caraguá será representada por 13 atletas. A competição será no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, e é organizado pela CONBRAFA (Confederação Brasileira de Atletas de Força).
De acordo com o competidor B.A. Oliveira, essa disputa é de extrema importância para os atletas federados, pois recordistas de marcas conquistarão uma bolsa-atleta do Ministério do Esporte. “Caraguá conta com três atletas que têm preparação técnica e física em suas categorias para serem recordistas e conquistar a bolsa”, enfatizou Oliveira.
Representarão o município no Campeonato Brasileiro os atletas Ronan Alves, Silvano Souza, Lucas Delgado, Antonio Mauro (Montanha), B.A Oliveira, Honório Muniz, David Barbosa, Rafael Muniz, Ricardo dos Santos, Marcel Pires, Benedito Paulo e as atletas Maura Paschoal e Berenice Silva. (Fonte: Imprensa Livre)

Município leva o programa “Criança Segura” às escolas municipais

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Educação lançou na última semana, o programa “Criança Segura na Escola”, que passará a ser aplicado nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) e também nos Centros de Educação Infantil (CEI), atingindo todas as idades.
Com o objetivo de criar condições para que as crianças possam crescer e se desenvolver seguras e saudáveis, o programa oferecerá às crianças atividades divertidas e reflexivas que as façam perceber os perigos que estão à sua volta e de que forma se proteger.
Para a implantação do programa, foi desenvolvida uma coleção de materiais didáticos e educacionais com informações e atividades que permitem uma reflexão sobre a questão e são de auxílio para que o professor possa ajudar os alunos.
O programa foi feito como uma das estratégias para disseminar a informação da prevenção de acidentes de forma a reduzi-las efetivamente.
A escola é um ambiente extremamente propício para essa discussão, porque envolve não apenas as crianças, foco da ação, como também aqueles que mais diretamente estão ligados a elas: os pais e os educadores. A “Criança Segura” é uma instituição sem fins lucrativos dedicada à prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos. No Brasil, acidentes são a principal causa de mortes de crianças de 1 a 14 anos. Todos os anos, milhares delas são vítimas em decorrência de falta de informação e de cuidados no dia-a-dia. Atropelamentos, acidentes de carro, afogamentos, quedas, entre outros, podem ser evitados em até 90% dos casos com simples atitudes de prevenção. O Programa Criança Segura na Escola teve início no Brasil em 2001 e já atingiu mais de 43.000 crianças e 800 professores. (Fonte: Imprensa Livre)

Pacientes de Caraguá recebem aparelhos auditivos

Caraguatatuba - Mais seis pacientes das UBSs - Unidades Básicas de Saúde de Caraguatatuba receberam aparelhos auditivos. Os mesmos estavam à espera dos aparelhos e foram contemplados na quinta-feira, dia 31 de julho. A entrega foi feita pela equipe técnica do setor de reabilitação auditiva da SESAU - Secretaria de Saúde da Prefeitura.
Segundo a Assistente Social da SESAU, que compõe a equipe técnica, Nilza Maria dos Santos Figueiredo, os pacientes contemplados com os aparelhos terão acompanhamento até se adaptarem. "Eu e a Noemi Kamyama, que é fonoaudióloga fazemos o acompanhamento, até que eles estejam adaptados com o aparelho. Uma equipe de fonoaudiólogo do fornecedor do aparelho também prestará atendimento, para que a pessoa tenha uma adaptação rápida, melhorando a sua qualidade de vida", disse.
De acordo com a Assistente Social, no momento em que a pessoa recebe o aparelho, ela é orientada de como se deve proceder com a higienização e os cuidados de preservação. Segundo ela o aparelho tem duração de seis anos preconizados pelo Ministério da Saúde e que, após o período, o paciente terá que voltar ao especialista para fazer o exame de audiometria e para que seja feito um novo exame e solicitado um novo aparelho. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá amplia bicicletários no centro da cidade

Caraguatatuba - A Ditran - Divisão de Trânsito de Caraguatatuba está instalando mais bicicletários na Praça Cândido Motta e em torno do Pólo Cultural Adaly Coelho Passos, na região central da cidade, ampliando mais 142 vagas de estacionamento para bicicletas. O trabalho conta com a parecia da rede bancária do local. Até a próxima semana, os trabalhos já estarão concluídos.
Os novos bicicletários estão sendo implantados na rua Paul Harris, ao lado do Pólo Cultural; ao lado do quiosque da APAE (próximo à igreja Matriz); no Calçadão Santa Cruz, esquina com a Avenida Anchieta; no Santander/ Banespa; no Novo Calçadão (em frente ao Pólo Cultural). Os já existentes que ficam próximo à Igreja Matriz (Casas Bahia), ao Pólo Cultural e ao Banco Itaú, já em operação, foram reformados e ampliados.
Com a instalação dos novos bicicletários, as vagas foram ampliadas de 186 para 328, o que corresponde um aumento de 75% das vagas. Com esta ação, o objetivo da Divisão de Trânsito é evitar o estacionamento em postes e árvores, o que prejudica a circulação de pedestres na região central.
Segundo a Ditran, essa iniciativa se fez necessária devido à alta ocupação dos bicicletários já existentes e disse ainda que para a instalação dos estacionamentos foram procurados os locais com maior necessidade, constatado pelo número de bicicletas estacionadas e de forma que não prejudica a circulação do pedestre.
A Divisão de Trânsito de Caraguá vem dando ênfase aos ciclistas, promovendo ações educativas, como o programa Trânsito Legal, além do apoio e incentivo ao uso da bicicleta, o que, segundo informou a divisão, é uma tendência mundial. A Ditran informou ainda que, a cultura de que o ciclista merece a devida atenção está consolidada, pois se pode observar os espaços e bicicletários em estabelecimentos comerciais, bancos, terminal de ônibus, igrejas, além de logradouros públicos e vagas de veículos transformados em espaços regulamentados para o estacionamento de bicicletas, como uma ação do poder público em tratar com a mesma atenção os pedestres, o sistema viário, pois a bicicleta é um dos importantes elementos que integram o trânsito, em seu mais amplo sentido. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

De Caraguá para Nicarágua

Caraguatatuba - Os atletas Luciano Brulher e Marcio Pelo de Caraguatatuba, partiram nesse dia 1º de agosto junto com o fotografo e cinegrafista do site www.paginasurf.com Thiago Muller para uma surf trip na Nicarágua, na américa central, aonde estarão surfando picos como: Popoyo, Santana, Rosada, Madeira entre outros dos muitos points desse país aonde o vento terral rola quase o ano todo, entre direitas e esquerdas alucinantes. Para Brulher, essa é a primeira experiência internacional aonde ele pretende treinar sua linha de surf nas boas ondas de lá. Já “Pelo” está indo para a sua segunda viagem internacional atrás das ondas, a primeira foi no Peru, no início do ano. Agora serão mais 15 dias na américa central. Se Deus quiser, esperamos trazer um material para nossos patrocinadores e apoiadores. Disseram os atletas que contam com o apoio da Up drop, Shaper Renato Casemiro e do site Paginasurf.com. Na próxima semana, quem se unirá a equipe será o shaper, surfista e cinegrafista Fernando Santos o “Tom Pool”, levando a bordo uma câmera com caixa estanque para registrar as imagens de dentro d’água. Cara eu gosto muito de viajar,
Conhecer outras culturas e principalmente de registrar imagens dos picos e lugares que eu passo. Brother não tem como viajar e não registrar os picos, você conta para os amigos e os “caras” não acreditam, assim a gente vai, filma, surfa e se diverte muito depois assistindo com a galera (risos) disse: o Shaper Fernando Santos. Os caraguatatubenses pretende surfar durante duas semanas as ondas Nicaragüenses e fincar a bandeira caraguatatubense no topo do surf internacional. (Fonte: ASC)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira Candidato, tenha sua página na internet!

Gastos com campanha para prefeito podem ultrapassar R$ 1,9 milhão

Ilhabela - Os quatro candidatos à Prefeitura de Ilhabela pretendem gastar R$ 1,98 milhão na campanha. Os valores variam de R$ 300 mil do candidato do PTB, Professor Joadir, a R$ 750 mil de Simões (PR).
“Como a nossa coligação tem 55 candidatos a vereador, é natural que a previsão de gastos seja superior às outras que contam com menos candidatos ao Legislativo”, argumenta Simões. Segundo ele, deverão ser realizados eventos visando arrecadação de fundos, mas nenhum foi agendado até o momento. “Minha campanha está tranqüila, ainda não foi para a rua, pois não há necessidade de correr”, entende o candidato, e completa: “Estamos abertos à colaboração de doadores que quiserem apoiar nossa candidatura”.
O candidato da coligação “Ilhabela tem remédio”, Toninho Colucci (PPS), estima gastar R$ 430 mil na campanha. “Estou estimando esse valor, mas pode ser menos”, afirma. Ele revela ter feito um empréstimo no banco para o que chamou de “arrancada inicial”.
Colucci pretende realizar um jantar na próxima sexta-feira para impulsionar a arrecadação de recursos. “Vamos oferecer um caldo verde até porque tem a ver com um dos partidos que compõe nossa coligação”, brincou Colucci, referindo-se ao Partido Verde, do vice Nuno. O evento será realizado na Vila, na sede do Diretório Municipal do PPS, localizado na Rua da Padroeira. Os convites custam R$ 30. Colucci espera vender cerca de 200 ingressos.
Já o Professor Joadir não pretende realizar nenhum evento específico para recolher contribuições, informou o coordenador da campanha, Irineu Rodrigues Filho. “Estamos fazendo na raça mesmo. Dependendo da ajuda dos amigos, de doações. Estamos numa luta porque são bem poucos recursos”, admite Rodrigues Filho.
Ele conta que o valor foi definido na convenção do partido. Apesar de ter uma previsão de gastos mais modesta que os adversários, o coordenador da campanha do Professor Joadir acredita que isso não vai interferir no resultado da eleição. “Estamos conseguindo um bom material de campanha, de qualidade, graças às pessoas que estão nos apoiando”, finaliza.
O candidato da coligação “Ilhabela melhor”, Luiz Lobo (PSDB) estipulou teto de R$ 500 mil para a campanha. Porém, o tesoureiro do Comitê, Adão de Souza, afirmou que os gastos serão bem menores. “Esse valor é apenas para ter uma segurança jurídica já que a lei não permite que se gaste acima do valor declarado”, explica Souza. “Nossa campanha é bem modesta”.
De acordo com ele, os principais custos são com confecção de material de propaganda (santinhos, folders, banners) e aluguel de veículos. A coligação de Lobo estuda a possibilidade de se realizar algum evento para angariar fundos para a campanha.
A primeira prestação de contas determinada pela Justiça Eleitoral acontece na próxima quarta-feira. A previsão de gastos de campanha para prefeito e vereador podem ser consultados no site do TSE – Tribunal Superior Eleitoral ( www.tse.jus.br ).
Comitês financeiros - Todas as coligações são obrigadas a constituir um comitê financeiro. Entre as atribuições do Comitê estão as de arrecadar e aplicar recursos de campanha, distribuir aos candidatos os recibos eleitorais, fornecer aos candidatos orientação sobre os procedimentos de arrecadação e de aplicação de recursos e sobre as prestações de contas.
Além disso, o Comitê deve encaminhar ao juízo eleitoral a prestação de contas do candidato a prefeito, de seu vice e também a dos vereadores, caso eles não o façam diretamente.A norma aprovada pelo TSE para as eleições 2008 estabelece a obrigatoriedade de o candidato e o comitê abrirem conta bancária específica para registrar todo o movimento financeiro da campanha.
Os recursos próprios dos candidatos e os originados na comercialização de produtos e realização de eventos também devem ser registrados. A conta bancária, que não pode ser pré-existente, deve ser obrigatoriamente vinculada à inscrição do Comitê no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Coligação “Preservando Ilhabela”
(PTB, PMDB, PP e PHS)
Professor Joadir (prefeito)
Ricardo Fazzini (vice)
Previsão de gastos: R$ 300 mil

Coligação “Ilhabela tem remédio”
(PPS-PV-PCdoB-PTN-PTC-PRP)
Toninho Colucci (prefeito)
Nuno (vice)
Previsão de gastos: R$ 430 mil

Coligação “Ilhabela melhor”
(PSDB-PDT-DEM)
Luiz Lobo (prefeito)
Zé Brandão (vice)
Previsão de gastos: R$ 500 mil

Coligação “Ilhabela de todos nós”
(PR-PSL-PSDC-PRB-PMN-PT-PSC-PSB)
Simões (prefeito)
Nenê (vice)
Previsão de gastos: R$ 750 mil (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura realiza encontro de Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo de Educação em Saúde, coordenado pela Enfermeira Arlene Balague Trallero de Oliveira, reuniu-se na última quinta-feira, 31 no Paço Municipal com os Enfermeiros do Programa de Saúde da Família (PSF).
Na ocasião foram formados grupos de estudos voltados para a capacitação dos profissionais em desenvolver Grupos de Gestantes objetivando a adesão ao pré-natal e preparo para o parto preferencialmente normal e principalmente o incentivo ao aleitamento materno, seguindo uma programação que culminará com a Semana Municipal de Aleitamento Materno que acontecerá na terceira semana de outubro.
Durante o encontro a Coordenadora do PSF Enfermeira Marly Aparecida Fornaziero, realizou uma capacitação com os Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde a respeito de uma pesquisa sobre a alimentação no primeiro ano de vida de todas as crianças que participarão da 2ª etapa de Vacinação Contra a Poliomielite, que acontecerá no dia 09 de agosto próximo.
Na oportunidade, a Secretaria Municipal da Saúde, convida todas as gestantes para procurarem suas unidades de saúde de referência para estarem participando dos Grupos de Gestantes que acontecerão a partir da 1ª Semana de Agosto. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Fundo Social de Solidariedade do Município de Ilhabela abre inscrições para o 2º Jogos dos Idosos de São Sebastião

Ilhabela - O Fundo Social de Solidariedade de Ilhabela, abre inscrições para o 2º JISS – Jogos dos Idosos de São Sebastião.
Os interessados devem ter a idade acima de 54 anos e podem participar das seguintes modalidades: Bocha Misto, Coreografia, Damas, Dança de Salão, Dominó, Malha, Miss e Mister, Natação Masculino e Feminino, Sinuca, Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Tranca e Xadrez.
Mais informações pelo telefone 3895.8833 ou 3895.1141 com Márcia. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Candidato, tenha sua página na internet! Basfibra

Ventos interrompem travessia da balsa em São Sebastião

São Sebastião - A travessia da balsa entre São Sebastião e Ilhabela foi interrompida às 6h de hoje devido aos fortes ventos no canal de São Sebastião.
As balsas voltaram a funcionar às 7h40. Agora, o tempo de espera é de 20 a 30 minutos. (Fonte: VNews)

Velejadores sebastianenses são homenageados por desempenho na Rolex Ilhabela Salling Week

São Sebastião - Foi realizada na manhã dessa sexta-feira, na sede da Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Sebastião (Seesp), uma homenagem aos velejadores que participaram da Rolex Ilhabela Salling Week. Na competição, realizada entre os dias 6 e 12 de julho em Ilhabela, os sebastianenses fizeram bonito e conquistaram boas posições para o município.
Ao todo, foram 10 atletas homenageados: os alunos do Projeto Ventos & Velas Sivaldo Batista (2º lugar na categoria B da classe Holder), Samuel Solano e Roberto Pontes (2º e 3º colocados, respectivamente, na categoria Iniciante da Holder), Givalgo Pontes e Luan Nascimento (8º e 10º lugares na Optimist Iniciante), Samuel Ferreira (3º colocado na categoria Iniciante da classe Dingue), além de Pedro Paulo Grangeiro e Erick Sensi (2º e 3º lugares na categoria Geral da Byte). Já Michael Louzada (1º na categoria Geral da Byte) e Ubiratan Matos (1º na Laser Standart) foram os instrutores agraciados.
De acordo com Michael Louzada as conquistas incentivam a continuidade dos treinamentos e a busca por melhores resultados. “O nível dos atletas de São Sebastião está muito alto. A cada campeonato mostramos o nosso crescimento. Queremos continuar neste ritmo e trazer novos troféus para a cidade”, contou o velejador, que também conquistou o Brasileiro de Byte, promovido entre os dias 1º e 4 de maio, em São Sebastião.
Para a secretária de Esportes, Raquel Buzi, os resultados obtidos comprovam o aperfeiçoamento técnico dos atletas. (Fonte: Imprensa Livre)

Ladrão assalta ônibus com uma chave de fenda

São Sebastião - Um ônibus da Empresa Ecobus foi assaltado por um homem ainda não identificado que fingiu usar uma arma embaixo da camisa, quando, na verdade, segundo o delegado Osmany Pinheiro, portava uma chave de fenda. De acordo com o boletim de ocorrência registrado pelo motorista do veículo, C.L., 46 anos, o ônibus circulava no sentido Topolândia-Canto do Mar, nesta última quinta-feira por volta das 22h, quando um passageiro fez sinal e subiu anunciando assalto.
Neste instante, segundo C.L., ele parou o ônibus e o assaltante teria levado R$100,00. O motorista conta que, por distração do ladrão, ficou claro que ele portava uma chave de fenda e, quando se deu conta disso, o assaltante fugiu por dentro do ônibus, pulando a catraca e, ao chegar na porta traseira, deu vários chutes, quebrou um dos vidros e fugiu.
De acordo com a Polícia Militar de São Sebastião, ainda não existem pistas sobre o ladrão.
O gerente de tráfego da Ecobus, Egno Oliveira Santos, informou que, infelizmente, este é um tipo de acontecimento esperado. “Estes são imprevistos normais hoje em dia, um risco que todos nós corremos. Agora cabe à polícia tomar todas as medidas necessária para identificar o assaltante”, afirma. Segundo a assessoria de imprensa da Ecobus, o assaltante não chegou a agredir ninguém.
O motorista informou na Delegacia que o suspeito é um rapaz de cor parda, com aparência de uns 30 anos, físico forte, bigode ralo, voz grossa, falava gírias; trajava boné azul, blusa escura, bermuda e chinelos. (Fonte: Imprensa Livre)

Mangue do Araçá ganha projeto de recuperação vinculado ao Parque de Valorização de Resíduos Urbanos

São Sebastião - Recentemente, a prefeitura de São Sebastião obteve a Licença de Instalação, que permite a implantação do Parque de Valorização de Resíduos Urbanos e, dentro do projeto, que deve começar até setembro, estão previstas medidas mitigadoras para o mangue do Araçá.
“Nós fizemos uma audiência pública em função do licenciamento ambiental do Parque de Resíduos Sólidos e tivemos algumas contribuições. Uma delas foi a questão da recuperação do mangue do Araçá. Então desenvolvemos dois projetos: um de reflorestamento do morrote (pequeno morro) da praia do Deodato e de recuperação de um trecho do mangue do Araça, que vai do Deodato até o Topovaradouro”, explica o secretário de Meio Ambiente, Teo Balieiro.
“A partir daí, porque tem um costão rochoso no meio, fizemos um levantamento ali e propusemos esses dois projetos, que foram licenciados e partimos para a contratação da primeira fase da implantação do parque”, complementa Balieiro.
Segundo ele, a primeira parte será a construção da estrutura e da parte de engenharia do parque com verba do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social) e, pela prefeitura, será feito o reflorestamento do morrote e a recuperação do Araçá, que envolve a limpeza dos resíduos sólidos ali depositados, a manutenção e a continuidade da fiscalização do lançamento de esgoto.
“Foi um projeto que começou a ser discutido em 2005, quando nem se falava em Companhia Docas e aterro do mangue do Araçá. O licenciamento saiu no começo de 2007 e aí que veio a discussão do governo. O início das obras, que provavelmente se iniciarão na segunda quinzena de agosto ou 1ª quinzena setembro, começarão com a recuperação do mangue e o reflorestamento do morrote, que está a vinculado ao parque de valorização”, confirma Teo. “Queremos dar condição para a regeneração natural daquele local”, complementa.
Portanto, a compensação ambiental do plano inclui a recuperação do manguezal, incrementar o programa de caça esgoto, a limpeza do mangue e a sensibilização da comunidade.
O aterro do mangue do Araçá virou alvo de duras críticas dos ambientalistas na ocasião do anúncio do plano de desenvolvimento do porto. Pelo menos 12 entidades ambientais vinculadas a RealNorte, protocolaram junto ao Ibama, uma lista de assinaturas contra esse crime e elaboraram um manifesto de repúdio.
“Na minha opinião, essas ações não garantem efetividade de que o mangue vai se recuperar. Se o caça-esgoto não for feito com muito dinheiro, esse trabalho ficará aquém, porque é preciso ter um Raio X do Córrego Maria Isabel, o nosso Tietê Sebastianense, que lança muita carga orgânica no mangue. Por isso, é preciso muita seriedade no levantamento de todos os lançamentos de esgoto até o bairro da Olaria. É uma tarefa árdua!”, opina o advogado ambientalista, Eduardo Hipólito.
Ele acredita que a prioridade para o mangue é a introdução de mudas. “O mangue toma “banho” duas vezes por dia quando a maré sobe. As aves vão em busca de alimento e a presença deles indica que existe vida. O mangue está vivo, por isso, vale a pena esse esforço da prefeitura, mas acredito num esforço ainda maior com a participação do Estado, do Cebimar enquanto instituto de pesquisa, da instituição de ensino superior e da validação da Cetesb”, conclui Hipólito.
Expectativa de recuperação - De acordo com o biólogo, André Rossi, da Fundação Animália, é possível a recuperação do mangue. “Todos os biomas são recuperáveis e o que existe hoje em São Sebastião são manchas de mangue, mas se tiver um esforço de recomposição, vai pra frente”.
Segundo ele, é preciso romper o ciclo de erosão e permitir o desenvolvimento da planta do mangue. Para isso, ele sugere, como peça fundamental, o tratamento da água em primeiro lugar. “A ação de tratamento da água é fundamental. Nas manchas de mangue é preciso fazer um corredor ecológico, porque o grande problema em qualquer bioma é ter a fragmentação”, exemplifica o biólogo em relação a “quebra” desses corredores no Araçá. “Deve haver embasamento de conservação muito forte, porque não adianta fazer nada estético no Araçá. A área tem que ter proteção especial, destinação definitiva e irreversível inclusa dentro de uma legislação e sugere: seria interessante o Ministério Público “bater na tecla” em defesa do mangue”, conclui.
Uma pesquisa recente feita pelo Instituto Scripps de Oceanografia da Califórnia, EUA, e publicada na revista científica “PNAS”, apontou que os manguezais do mundo podem valer muito dinheiro para o bolso e para a biodiversidade. Cada hectare de manguezal traz dividendos de pesca equivalentes a US$ 40 mil por ano, afirmam os pesquisadores - cerca de 600 vezes mais do que o valor geralmente pago pelas empresas ou especuladores imobiliários. A captura pesqueiras é sempre diretamente proporcional à quantidade de manguezais intactos.
Portanto, a preservação do manguezal é a garantia para o equilíbrio do lucro e da biodiversidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura realiza estudos ambientais na barra do Rio Boiçucanga

São Sebastião - A Divisão de Pesca da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de São Sebastião iniciou uma série de estudos e investigações na barra do Rio Boiçucanga – também chamado de Grande, localizado no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul do município, com o objetivo de verificar a possibilidade de reurbanizar o local. O trabalho será realizado ao longo de 18 meses em parceria com a empresa Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (Fundespa), com sede em São Paulo.
Até o momento, o estudo sobre as características sedimentares da praia de Boiçucanga e da calha do rio foi desenvolvido quatro vezes, sendo que o primeiro levantamento ocorreu entre os dias 25 a 27 de abril de 2008. Os servidores da Semam foram capacitados pela Fundespa para dar continuidade à ação.
O monitoramento da dinâmica sedimentar visa indicar questões críticas ou favoráveis à implantação do empreendimento na área, considerando temas do conhecimento ambiental. “Os estudos vão servir para comprovar se a obra existente no local gera algum tipo de impacto ambiental”, diz o chefe da Divisão de Pesca, Álvaro Augusto Santos Moura, o Guto, se referindo à implantação de um muro de pedra na barra do rio, para evitar o assoreamento e possibilitar a navegação de embarcações.
Segundo ele, a atividade consiste na coleta de dados em oito pontos ao longo da praia referentes aos perfis topográficos e realização de batimetria (medição de profundidade) em 14 pontos no fundo do rio, além de coletar água, para analisar a qualidade, e areia, com objetivo de realizar estudos de mineralogia. Guto conta ainda que o trabalho em campo está sempre condicionado a época da lua cheia. “Porque é quando a maré fica com maior variação, o que dá maior chance de acertos e assim diminuir erros”, informa.
Em outras palavras, as ações do estudo abrangem levantamento criterioso de informações de base, reuniões de direcionamento, vistorias de campo, elaboração de relatórios temáticos preliminares, nova rodada de encontros de coordenação e emissão do parecer final.
O primeiro relatório foi baseado na visita de campo e nas informações secundárias, mapeamentos e dados ambientais disponíveis do meio físico, marinho e terrestre, além de outros aspectos de especial interesse para o julgamento da vocação ou compatibilidade da área com o empreendimento. Os demais relatórios terão a evolução dos dados iniciais explorados no primeiro documento, como mecanismo para se observar à transformação e/ou mudança e a tendência das características ambientais da área de implantação do projeto.
O trabalho conta com uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais qualificados nas áreas de geologia, meteorologia, oceanografia, entre outras. São técnicos da Fundespa, professores da Universidade de São Paulo, além de profissionais com reconhecimento, capacitação e experiência em suas áreas de atuação, inclusive com vasta habilidade empresarial e em atividades nos órgãos estaduais de controle ambiental. A próxima ação, que geralmente acontece o dia inteiro, será realizada nos dias 19 e 20 de agosto. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura alerta população da Topolândia para o risco de aumento de casos de Dengue

São Sebastião - Com as ações do Plano de Combate à Dengue neste inverno, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realiza um trabalho de orientação e conscientização junto à população. Nesta sexta-feira (1º/8), a equipe de agentes realizou o segundo dia do “Arrastão da Dengue”, no bairro da Topolândia, região central do município.
De acordo com a agente de saúde pública, Andréa Maria Ferreira, devido ao tempo seco não são encontradas muitas larvas, mas o mosquito da Dengue deixa depositado os ovos nos recipientes, o que gera uma grande preocupação para quando voltar a chover. “Por isso pedimos à população que colabore com a nossa equipe e permita que as vistorias sejam feitas em suas casas.”
Segundo dados da Sesau, atualmente há 63 casos suspeitos no bairro da Topolândia e 28 confirmados, sendo um importado do Rio de Janeiro.
Para a dona-de-casa Ângela Soares Nascimento, a ação é muito válida e todos deveriam colaborar. “Sempre atendo os agentes que vêm na minha casa. Acho que se todos fizerem a sua parte a nossa cidade fica livre desse mosquito. Mas é uma pena que nem todos pensem assim”, afirma.
Além do trabalho de orientação os agentes também recolhem diversos materiais que servem como criadouro do inseto e fazem telagem de caixas d’águas nas residências.
O Plano de Combate à Dengue teve início no dia 7 de julho e já passou pelo Morro do Abrigo, São Francisco, Pontal da Cruz, Porto Grande e Centro.
Dos 343 casos notificados este ano em São Sebastião, 91 foram confirmados, sendo 84 autóctones e sete importados – Rio de Janeiro (4), Ceará (1), Bahia (1) e Pernambuco (1). Outros 131 foram negativados e 121 aguardam resultado do Instituto Adolpho Lutz. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Notícias de Ubatuba Topo

Candidato, tenha sua página na internet! ACIU

Procurado pela Justiça é encontrado com uma faca no Perequê-Açu

Ubatuba - Em patrulhamento pela rua do Sol, no Perequê-Açu, a Polícia Militar de Ubatuba prendeu na última quarta-feira O.D.S., 34 anos, que foi localizado portando uma faca no local. Já havia uma denúncia sobre um homem que estava com uma faca e a polícia conseguiu encontrá-lo dentro de uma construção.
Depois de verificar os antecedentes criminais, policiais constataram que ele era procurado pela Justiça e já tinha passagem criminal por furto. (Fonte: Imprensa Livre)

Motorista portando 4kg de cocaína é preso por embriaguez

Ubatuba - O motorista H.P.S., 38 anos, foi preso por embriaguez e autuado por porte de entorpecentes pela Polícia Militar de Ubatuba no momento em que fazia manobras perigosas pela rua Servidão no Centro da cidade, na última quarta-feira à noite.
Segundo a PM, policiais abordaram um gol conduzido por ele e localizaram 4kg de cocaína, no mesmo instante em que detectaram forte cheiro de álcool vindo do motorista. O bafômetro da Polícia Rodoviária Federal foi solicitado e chegou a constatar cerca de 1,43 mg/l.
Diante dos fatos, segundo a PM de Ubatuba, H.P.S. foi preso em flagrante, mas liberado após o pagamento de R$305,00 pela fiança. (Fonte: Imprensa Livre)

Assaltante tenta enganar vítima com mãos embaixo da camisa e é agredido

Ubatuba - M.C., 26 anos, tentou fazer um assalto forjando uma arma com as mãos embaixo da camisa em uma pousada da rua Peixe do Mar, na Praia Grande e acabou sendo agredido fisicamente pela vítima, E.R.M., 34 anos. M.C. tentou fugir, mas foi detido por pessoas que passavam pela rua em frente ao local, na madrugada na última quinta-feira, por volta da 1h. A vítima, E.R.M., 32 anos, informou a policia que trabalhava no balcão da pousada, no momento em que foi abordado por M.C. e, quando percebeu que ele não estava armado, iniciou uma briga para detê-lo até a chegada da polícia. A Polícia Militar compareceu ao local e, diante dos fatos, M.C. foi preso em flagrante delito por tentativa de roubo. (Fonte: Imprensa Livre)

Quase trezentas unidades de entorpecentes são localizados pela PM na Olaria

Ubatuba - Um grupo de seis pessoas foi localizado pela Polícia Militar de Ubatuba envolvido com tráfico de drogas no bairro da Olaria, nesta última quinta-feira de madrugada durante patrulhamento da PM pela Travessa Benedito Roque.
Policiais estavam pelo local, no momento em que avistaram duas pessoas F.V.N., 26 anos e uma outra que fugiu. F.V.N. foi abordado e levou a polícia até uma casa onde F.F.L.N., 28 anos, E.S.S., 23 anos, J.C.R.B., 19 anos, W.F.S., 27 anos e um adolescente de 17 anos estavam embalando vários tipos de drogas. Ao todo, segundo registros da PM, foram apreendidos 183 pedras de crack, 17 porções de maconha, 72 cápsulas de cocaína, R$1.400, seis celulares, um MP3 e vários objetos utilizados para embalar os entorpecentes.
O grupo foi preso em flagrante delito por tráfico de drogas na Cadeia Pública e o menor liberado para seus familiares. (Fonte: Imprensa Livre)

ACIU e PAE oferecem palestra “Motivando sua empresa para o sucesso”

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba- ACIU em parceria com o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas- Sebrae- trazem para Ubatuba a palestra gerencial “Motivando sua empresa para o sucesso”.
O evento será realizado no dia 11 de agosto (2ª feira), às 16h00, na sede administrativa da ACIU- (R. Dr. Esteves da Silva, 51- Centro).
A palestra tem como objetivo sensibilizar os empresários e empreendedores quanto a importância do bom relacionamento e integração com seus colaboradores, com o objetivo de alcançar o sucesso de seu empreendimento.
A palestra é gratuita e podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto.
Para mais informações entre em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445. Falar com Alexandra ou Eduardo. ou acesse o nosso site: www.aciubatuba.com.br . Nele você encontra inúmeras informações muito úteis para o seu estabelecimento. (Fonte: ACIU)

Novidades no centro de visitantes do Projeto Tamar, em Ubatuba

Ubatuba - O Projeto Tamar é uma parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Fundação Pró-Tamar, patrocinado pela Petrobras e vem realizando desde 1980, atividades de pesquisa e conservação, educação ambiental e programas de inserção social junto às comunidades de pescadores, com o objetivo de preservar as tartarugas marinhas, que continuam ameaçadas de extinção.
Instalada desde 1991 no litoral norte de São Paulo, a Base do Tamar em Ubatuba recebe apoio da Arcor do Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba para desenvolver suas atividades. O Tamar apresenta um Centro de Visitantes que vem se consolidando como um dos principais atrativos turísticos da cidade, recebendo anualmente cerca de 100 mil visitantes, que a paartir deste mês de julho poderão apreciar novas atrações. O destaque fica para o novo sistema de tanques que compõe 100 mil litros de água marinha, com visores de vidro para observação das tartarugas marinhas submersas, uma praia artificial que enriquece o ambiente dos animais e um deck que possibilita a visão panorâmica deste complexo. Com a ampliação de 600m2, a área total de visitação passou a 1.800m2.
A réplica do fóssil do Archelon, a maior tartaruga marinha conhecida com 4 metros de comprimento e a nova programação visual de toda a exposição, que inclui legendas em português-inglês, complementam as novidades do Centro de Visitantes para estas férias!
Exposição Vidas no Azul
Além das novidades que vieram pra ficar, Base de Ubatuba está apresentando também a Exposição Fotográfica Itinerante "Vidas no Azul", um conjunto de 33 fotos submarinas de espécies de grandes peixes pelágicos (que vivem em alto mar), como atuns, espadartes, barracudas e tubarões, além de golfinhos e tartarugas marinhas.

Cinema: SEMANA DE 01/08 a 07/08/2008
Cine Porto (12) 3833-2066

"Kung Fu Panda"

Desenho!!!! Dublado!!!!
ás 15:30 - 19:30hs

"Viagem ao centro da Terra"
Aventura!!!
ás 17:30 - 21:30

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

No período IV Würm-Wisconsin

A Ilha Vitória
a quatro horas de remo,
tão distante de nós,
há pouco tempo atrás,
no relógio de Deus,
era um monte que dominava
a planície da bacia ubatubana,
habitat de gliptodontes,
mastodontes,
megatérios
e outros antediluvianos
mistérios.

Lição de fotografia na praia

Sebastião Salgado
quando andou por aqui,
procurou em sete praias
até encontrar
um pescador e sua canoa,
elementos necessários
para uma foto sair boa.

Foto antiga

A praia é da Fortaleza,
o mar está mais limpo,
os pescadores mais humildes,
meu avô e outros pescadores
puxam da praia
os cabos de uma rede
que já não existe
e tamanha quantidade de peixes
na alvorada da luz,
parecendo a rede de São Pedro
abençoada por Jesus.

Milagres no mar

Homens do mar
não esquecem de rezar
ao sair para pescar,
não são abusados
e não morrem afogados.
E mesmo quando estão
pela cãimbra entrevados
(Seu Higino da Barra Seca);
pelas ondas vergastados
(Mano Grande da Praia Brava);
pelos recifes ameaçados
(Tia Aninha da Fortaleza),
sempre haverá
o Bom Deus e Nossa Senhora
para os escutar
e os botos para os salvar.

Félix Cabral
Ubatuba, SP

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Visita a Sociedade Cazuza

Olá, tudo bem? O meu nome é Silmara Retti, sou escritora e trabalho no Programa de DST / Aids de Ubatuba, onde também sou paciente de Hiv há 10 anos.
Recentemente lancei o romance de auto-ajuda Flash, Você sabe o que eu tenho? - Editora Parentese - cujo prefácio foi escrito pela Coordenadora Estadual do Programa de DST/Aids.Os temas abordados são: - qualidade de vida, adesão ao tratamento, saúde mental, lipodistrofia, diferença entre HIV e Aids , alegria de viver, entre tantos outros.A linguagem é simples e a história emocionante.Estive na Sociedade Viva Cazuza, Rio de Janeiro, a convite da Coordenadora de Projetos Christina Moreira.O objetivo principal da visita foi entregar alguns exemplares do livro para à mãe de Cazuza e presidente da Sociedade. Fui acompanhada pelo Secretário de Saúde de Ubatuba, Clíngel Frota, e pelo vice-presidente da Ongasp( Ong de apoio aos soros positivos de Ubatuba), Sergio Rossi. "Para o Secretário de Saúde, o tema da Aids precisa ser amplamente discutido com a comunidade e contatos como esses ajudam o Poder Público e as Ongs a observarem o que pode ser feito para que a comunidade se envolva na discussão do tema.Destacou que o trabalho da servidora Silmara Retti é o ícone em nossa cidade, sendo que a proposta da Secretária de Saúde é difundir tal obra, elevando o município ao cenário nacional.É através desse trabalho que pretenderemos atingir a classe jovem nas escolas, propiciando uma campanha de conscientização sem precendentes, concluiu".
O livro está sendo usado como material de apoio em diversas escolas de Ubatuba, onde também dou palestra sobre o tema.Você teria interesse em fazer uma matéria?
Um abraço,

Silmara Retti
(12) 9123-8534
silmararetti@yahoo.com.br

Invadiram sua praia

Prezado (a) Senhor(a),
Venho solicitar que realizem uma matéria de cunho social, em prol da defesa do meio ambiente, e toda sociedade, por isso denunciar atos ilícitos na praia do curral na cidade de Ilha Bela/SP.
Bem, vou tentar ser objetivo: “Sou neto de caiçaras, morador da praia do Curral, e pela primeira vez venho exercer meu direito como cidadão de cobrar dos governantes através do maior poder que o povo tem A Imprensa”.
O assunto é que infelizmente não tenho fotos do local, que apesar de ser a principal atração turística a parte sul da Ilha bela esta abandonada por muitos anos pelos poderes públicos, do município, estado e órgãos federais.
Sendo assim venho pedir o apoio denunciando o descaso comprimento das leis, e destruição do eco sistema da cidade Ilha bela.
Não se trata de apenas criticar o poder público, mas cobrar ações concretas, coibindo agressões a natureza, e também no intuito de orientar a todos aqueles que pretendem se eleger neste ano.
Não sei quem disse: “ O mal de quem não se interessa por política, é ser governado por quem se interessa “ .
O principal fato é que lamentavelmente informamos a autoridade federal da região, (Ibama) sobre ocupação irregular na praia do curral, onde esta sendo feita construção na areia da praia; Ainda se não bastasse o total abuso na ocupação de uma àrea pública, o mesmo realizou a cercamento da praia construindo prédios a beira mar etc...
Os impactos ambientais dizem esta sendo calculado, só que oque todos comentam que esta, porém de outra forma para os bolsos daqueles que deveriam proibir que atos de agressão ao meio ambiente fazendo vistas grossa para aqueles de poder aquisitivo alto...
Se trata de mais um desrespeito a legislação brasileira, que proprietário do hotel www.dpnybeach.com.br, um estrangeiro alemão comete, esse ato não somente é um tapa na cara de todos os cidadãos que cumprem as leis nesse país, além afrontar cidadão de bem e as autoridades que desejariam fazer cumprir a lei.
Desculpem novamente pelo desabafo, é que vejo tanta gente usufruindo de poder sem fazer nada que não posso ficar calado.
Contanto com a vossa compreensão, desde já agradeço e fico a disposição para maiores esclarecimentos.

Renato Abreu
Praia do Curral
Ilhabela, SP

Frase da Semana:
 

"Na natureza nada se cria,
nada se perde, tudo se transforma.
Cana dá álcool, álcool dá cana."

 

Lei Seca:

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Mocóca  © Edson Del Rio

Praia da Mocóca
© Edson Del Rio

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor