Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 12 de Agosto de 2008 - Nº 2013 Edições Anteriores

Vai Casar? Clique Aqui! Maré Legal

Região
Estado divulga locais de prova para concurso de secretários de escola
Abertas inscrições para bandas interessadas em concurso musical do Estado
Estado adia lançamento do Programa Onda Limpa


Caraguatatuba
Educadora de Caraguá é co-autora do "LIVRO DE TODOS" que será lançado na 20ª Bienal Internacional do Livro
Campanha Cultural: 120 anos de Abolição é prorrogada até domingo em Caraguá
Prorrogada a segunda fase da Campanha de Multivacinação em Caraguá
Formaturas do programa "Trânsito Legal" começam nesta semana em Caraguá
Karatecas de Caraguá faturam medalhas
Juramento à Bandeira acontece em Caraguá nesta quinta-feira 14
Câmara discute denominação de rua

Ilhabela
Ilhabela recebe o maior combate de paintball da América Latina
Subir o Pico Baepi é sinônimo de superação
Trilha pede roupa leve e tênis especial
Vento forte gera colisão entre balsa e barcos de pesca

São Sebastião
Núcleo Educacional de Barra do Una homenageia alunos pelo Dia do Estudante
São Sebastião recebe inscrições para Cena Musical – Iª Mostra Paulista de Bandas Emergentes
Prefeitura realiza palestra para maricultores em Boiçucanga
Prefeitura encerra ciclo de audiências públicas para discussão da LOA
CIP inicia dois cursos de manutenção industrial após módulo introdutório
São Sebastião marca presença na 6ª etapa do Arena Cross em Indaiatuba
Prefeitura prossegue com campanha de vacinação contra paralisia infantil
São Sebastião terá prova de pedestres

Ubatuba
ACIU e PAE oferecem palestra “Motivando sua empresa para o sucesso”

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Estado divulga locais de prova para concurso de secretários de escola

Litoral Norte - A Secretaria de Estado da Educação definiu os locais de prova para o concurso de secretário de escola, que ocorre no próximo dia 17 de agosto. São 2.545 vagas com remuneração de R$ 921,86 mensais.
O edital de abertura de inscrições foi divulgado no final de maio no Diário Oficial do Estado e cerca de 160 mil pessoas se inscreveram para o concurso. Os locais de prova foram selecionados conforme indicação feita pelos candidatos no ato de inscrição.
O concurso será realizado em dois dias, divididos em prova objetiva e prova dissertativa respectivamente, porém, o candidato que faltar em um dos dois dias estará automaticamente eliminado. Com duração de 4 horas, a primeira fase é a prova objetiva, que começa às 8h30. A segunda fase será no dia seguinte com a parte dissertativa, no período da tarde, a partir das 14h30. A consulta pode ser feita no site: www.educacao.sp.gov.br/Arquivos/EDITALP8.doc
O gabarito e as questões da prova objetiva serão divulgados a partir do dia 19 de agosto. O candidato que não for notificado sobre o concurso até o terceiro dia que antecede a aplicação da prova, deve consultar o site www.educacao.sp.gov.br .
Pela Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba estarão disponíveis três escolas, cada uma com 10 salas para a realização das provas.
Entre as atribuições do profissional divulgadas pela pasta estão: exercer a coordenação das atividades concernentes à secretaria da escola; conhecer e aplicar os princípios e normas que regem a administração escolar; desempenhar as ações e competências previstas na legislação pertinente ao cargo; articular ações, integrar a equipe, fortalecer autonomia e responsabilidade dos que trabalham na secretaria, desenvolvendo a cultura de participação e de transparência; conhecer as normas e procedimentos relativos à escrituração da vida escolar dos alunos e à regularização da vida funcional dos servidores da escola, mantendo atualizados os sistemas de informação da Secretaria da Educação; participar, em conjunto com a equipe escolar, da formulação e implementação da Proposta Pedagógica da escola; elaborar e providenciar a divulgação de editais, comunicados e instruções relativas às atividades escolares; dominar conhecimentos de redação oficial para elaborar e instruir expedientes, fundamentando o parecer conclusivo na legislação específica e dando o correto encaminhamento e contribuir para a integração escola-comunidade.

Confira os endereços

E.E. Thomaz Ribeiro de Lima
Av. Frei Pacífico Wagner 757 , Centro Das letras A até E

E.E. Dr. Eduardo Correa da Costa Junior
Av. Elvira Perpetua Santana s/n, bairro Tinga - Das letras E até M

E.E. Antonio Alves Bernardino
Av. Marechal Deodoro da Fonseca 755, bairro Tinga - Das letras M até Z (Fonte: Imprensa Livre)

Abertas inscrições para bandas interessadas em concurso musical do Estado

Litoral Norte - A Secretaria de Estado da Cultura convoca grupos de todos os gêneros musicais para participar do Cena Musical Independente – I Mostra Paulista de Bandas Emergentes 2008, que será realizado nas cidades de Araçatuba, Bauru, Piracicaba e São Sebastião, de outubro a dezembro.
As inscrições para o processo seletivo começaram no dia 4 de agosto e terminam no dia 12 de setembro nas cidades que serão sede do evento, no caso de interessados da região, elas podem ser feitas na Secretaria de Cultura e Turismo, na avenida Dr. Altino Arantes, 174, Centro.
O Cena Musical pretende localizar, identificar e difundir o trabalho de bandas e grupos musicais emergentes do cenário musical independente do Estado de São Paulo. Serão selecionados dez grupos em cada edição regional. Os dez vencedores de cada edição receberão R$ 4 mil e terão a inclusão de uma música de sua autoria em um dos quatro CDs de coletânea que serão gravados ao vivo e distribuídos em bibliotecas, centros culturais, emissoras de rádio, sites de música e entre os próprios grupos vencedores.
“A mostra pretende ser um canal para que grupos talentosos do Estado possam mostrar seu trabalho e se tornar conhecidos do grande público”, afirma André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural (UFDPC) da Secretaria da Cultura. Poderão se inscrever bandas ou grupos em processo de profissionalização, que ainda não tenham seu trabalho distribuído comercialmente por selos ou gravadoras.
O espaço da música independente no Brasil e no mundo tem crescido desde os anos 1990. “Hoje, bandas e grupos independentes são regra no mercado, participando ativamente de todas as etapas do processo criativo, produtivo e de distribuição de seus trabalhos”, explica Marcos Ribeiro de Moraes, que participa da coordenação.
Cada edição do Cena Musical contará com três dias de muita agitação. A programação das edições é composta pelos shows das bandas selecionadas e de duas bandas de renome da cena musical independente, como Nação-Zumbi, Cachorro Grande, Lobão e Autoramas. Nos locais haverá também espaço para interação entre os selecionados, as bandas convidadas e o público, com a realização de encontros e bate-papos. Os shows serão em Araçatuba (10, 11 e 12 de outubro), Bauru (31 de outubro, 1º e 2 de novembro), Piracicaba (28, 29 e 30 de novembro) e São Sebastião (12, 13 e 14 de dezembro).
As inscrições são gratuitas, sem limite de idade e abertas a músicos brasileiros natos ou naturalizados, residentes no estado de São Paulo. As bandas devem inscrever duas músicas inéditas, gravadas em CD ou DVD (apenas áudio). Na inscrição deverá ser apresentado formulário preenchido (disponível no site www.cultura.sp.gov.br), duas cópias da mídia com as músicas originais, currículo da banda, ficha técnica das músicas inscritas, cópia da letra impressa (quando existir) e declaração de que o grupo possui os direitos autorais das composições inscritas. Os participantes deverão escolher uma das quatro sedes para efetuar a inscrição e o envio da documentação, por Sedex ou carta registrada. Serão aceitos os materiais postados até o dia 12 de setembro de 2008. (Fonte: Imprensa Livre)

Estado adia lançamento do Programa Onda Limpa

Litoral Norte - O mau tempo e as fortes chuvas registrados nos últimos dias fizeram com que a Secretaria de Saneamento e Energia do Estado adiasse o lançamento do Programa Onda Limpa Litoral Norte. O evento estava programado para ocorrer às 14h30 da última sexta-feira, em Caraguatatuba. Segundo o Estado, também foi adiada a inauguração da ETA (Estação de Tratamento de Esgoto) no bairro do Porto Novo, também programada para a tarde ontem. A assessoria de imprensa do Secretaria de Saneamento e Energia do Estado informou que ainda não há data marcada para o lançamento do Onda Limpa, nem para a inauguração da ETA. Quando confirmada, segundo o Estado, a data será anunciada. (Fonte: ValeParaibano)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá

Educadora de Caraguá é co-autora do "LIVRO DE TODOS" que será lançado na 20ª Bienal Internacional do Livro
A educadora de Caraguá é uma das co-autoras do projeto "Livro para Todos", organizado pelo escritor Moacir Scliar, que será laçado pela editora Imprensa Oficial, na 20ª edição da Bienal do Livro, neste sábado, 16 de agosto

Caraguatatuba - A educadora de Caraguatatuba, Profª Wanderly Alves de Araújo, que sempre foi uma grande incentivadora da leitura, da literatura e da escrita, participou da redação do "Livro de Todos". O projeto de elaboração do livro, que será lançado pela Imprensa Oficial na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, teve o propósito de divulgar a 20ª edição do evento e incentivar as pessoas, principalmente os jovens, a escrever.
Iniciado pelo renomado escritor Moacir Scliar, o texto foi sendo elaborado com a participação de centenas de internautas. Para a professora Wanderly, participar do projeto foi uma experiência enriquecedora, e uma estratégia sensacional de marketing para incentivar a escrita elaborada. "Fiquei entusiasmada em participar do trabalho, porque vejo nisso uma grande possibilidade para qualquer rede de ensino ou grupo de escolas que queiram desenvolver a escrita prazerosa e instrumental em seus alunos.
Escrever não é privilégio de alguns, é exercício que amplia as possibilidades de avanço em todas as áreas. E hoje, com a tecnologia da informação presente e viável em qualquer escola, os alunos podem se beneficiar com projetos similares e tornarem-se autores, e ainda, quem sabe, descobrirem-se não só como usuários da escrita, mas como destaques na arte da criação literária.", destacou a educadora de Caraguá.
O "Livro de Todos" será lançado na Bienal no dia 16 de agosto, no espaço da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, com a participação de co-autores do Brasil inteiro, incluindo a professora Wanderly. Das 362 pessoas que enviaram textos, 173 tornaram-se co-autores da obra literária, inclusive o escritor Roberto Shinyashiki.
Para as escolas e educadores, vale lembrar que a 20ª Bienal Internacional do Livro acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi de 14 a 24 de agosto, em São Paulo, com muitas e interessantes atrações na área da Educação, incluindo espaços participativos, palestrantes renomados e material literário diversificado.
Para saber mais sobre o projeto Livro de Todos acesse o site http://www.livrodetodos.com.br/ 

Campanha Cultural: 120 anos de Abolição é prorrogada até domingo em Caraguá

Caraguatatuba - A Campanha Cultural: 120 anos de Abolição sob o tema "Racismo: se você não fala quem vai falar?" está prorrogada até domingo, dia 17, em Caraguá. Coordenada pela Zambô de Movimento Negro no município, a campanha é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Em Caraguá, as urnas e o papel-carta estão disponíveis na FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba; no MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, Adaly Coelho Passos; no Banco Nossa Caixa Nossa Banco; no Central Shopping, no Supermercado Formigão e no CRAS - Zona Sul - Centro de Referência de Assistência Social.
Para participar da campanha, o interessado terá que escrever uma carta no formulário próprio, relatando sua experiência com a descriminação e depositar nas urnas espalhadas pela cidade.
Os 120 melhores textos escolhidos por uma comissão de consultores serão publicados em um livro que marcará as ações da Secretaria da Cultura, nas comemorações do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro.
De acordo com a presidente da Zambô, Terezinha Oliveira Marciano Costa, as cartas dos municípios participantes serão devolvidas em forma de livro, para que fique na cidade e sirva como material de consulta para a população. Ela informou ainda que o objetivo desse projeto é ter um diagnóstico dos principais tipos de discriminação e a realidade de cada município. "É muito importante que as pessoas participem, quem sabe uma das cartas de Caraguá seja escolhida para compor o livro, que ficará na Secretaria de Estado da Cultura", disse. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Prorrogada a segunda fase da Campanha de Multivacinação em Caraguá

Caraguatatuba - A segunda fase da Campanha de Multivacinação, contra a poliomielite, para crianças com idade entre zero e cinco anos, foi prorrogada até o dia 29 em Caraguá. No sábado, dia 9, aconteceu a campanha e 6.310 crianças receberam a dose, o que corresponde a 83% da população em idade de vacinar.
De acordo com a Secretaria de Saúde/Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% das crianças do município, como a meta não foi atingida, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estarão aplicando a gotinha até o dia 29, para que todas as crianças sejam imunizadas.
"Atualmente temos 7.573 crianças com idade entre zero e cinco anos. Os pais que ainda não levaram seus filhos para vacinar, ainda têm tempo de fazê-lo. É muito importante que todas as crianças sejam imunizadas, por isso prorrogamos a campanha", disse Carla Aparecida Pereira, responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica.
Campanha para Eliminação da Rubéola:
No mesmo dia em que aconteceu a campanha de Multivacinação, as pessoas com idade entre 20 e 39 anos puderam receber a dose da campanha para a Eliminação da Rubéola, que acontece até o dia 12 de setembro, inclusive no dia 30 de agosto, quando as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para atender a população.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica um grande número de pessoas recebeu a dose da vacina no sábado. "Ficamos surpresos com a quantidade de pessoas que procurou os pontos de vacinação para receber a vacina. Somente neste primeiro dia de campanha 10.744 pessoas receberam a dose, o que corresponde a 32% da população na faixa etária", disse Pereira.
A dose da vacina para a Eliminação da Rubéola está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do município até o dia 12 de setembro, incluindo o dia 30 de agosto, sábado, quando as unidades estarão abertas para atender toda a população. A Vigilância alerta que homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos devem receber a dose, mesmo que já tenham sido vacinados ou o que já tenham tido a doença. A meta é vacinar 95% da população na faixa etária entre 20 e 39 anos, o que corresponde a 32 mil pessoas. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Formaturas do programa "Trânsito Legal" começam nesta semana
O Programa "Trânsito legal", que visa conscientizar e mostrar as responsabilidades de cada um no trânsito, realiza cerimônias de formatura para mais de mil crianças em Caraguá

Caraguatatuba - A Secretaria da Educação, em parceria com a Divisão de Trânsito de Caraguatatuba (Ditran), inicia nesta semana as formaturas de mais de mil estudantes que participaram do programa "Trânsito Legal 2008", no primeiro semestre do ano. A primeira cerimônia acontece nesta terça-feira, dia 12 de agosto, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Geraldo de Lima, Perequê Mirim.
Serão quatro dias de formatura. Nesta primeira cerimônia, os alunos das EMEFs Prof.ª Edna Maria Nogueira Ferraz, Prof. Geraldo de Lima e Masako Sone vão receber seus certificados.
No dia 13, as crianças das EMEFs Prof. João Benedito Marcondes e Prof. Alaor Xavier Junqueira participam da cerimônia, que será realizada na EMEF Prof. João Benedito Marcondes, Barranco Alto.
No dia 14, a formatura será na EMEF Prof.ª Maria Aparecida Ujio, Porto Novo, com os estudantes da própria unidade escolar e também da EMEF Carlos Altero Ortega.
Por fim, no dia 18, a cerimônia de formatura será na EMEF Lúcio Jacinto dos Santos, Tinga, onde participam, além dos alunos da escola, as EMEFs Dr. Carlos de Almeida Rodrigues e Prof. João Baptista Gardelin.
O programa "Trânsito Legal" é realizado anualmente nas escolas municipais e particulares de Caraguá e desde sua implantação já atendeu cerca de 12 mil estudantes. Somente neste semestre, mais de mil alunos participaram das aulas, iniciadas em março.
Os professores, que são os próprios agentes de trânsito, usam simulações, dramatizações e atividades lúdicas como metodologia de ensino, ensinando os direitos e deveres do pedestre, do ciclista e do motorista e fazendo das aulas teóricas e práticas uma lição de cidadania.
Para o segundo semestre, outras doze escolas municipais participam do programa, totalizando um atendimento a 100% das crianças dos 4º anos de Caraguá.
Para o fim do ano, todas as salas de aula formadas pelo "Trânsito Legal" vão participar de uma Mostra Cultural, onde as crianças poderão mostrar o que aprenderam por meio da arte e criatividade. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Karatecas de Caraguá faturam medalhas

Caraguatatuba- O município de Caraguatatuba foi muito bem representado no último dia 8, na final do Paulista de Karatê, nas categorias adulto e veterano, em Santos, onde conquistou três medalhas de bronze.
A competição aconteceu no Clube Portuários. Caraguá foi representada pelos atletas do Centro de Artes Marciais "Silvio Marques Rodrigues - Potoca".
Sidneia Alves e Valdenir dos Santos terminaram o campeonato com a terceira colocação. A sensei Maria do Carmo de Oliveira, também levou a medalha de bronze, e agora se prepara para a final do Paulista, na modalidade Katá, que acontecerá no dia 20 de setembro, em Pirassununga, valendo vaga para o Brasileiro, no mês de novembro. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Juramento à Bandeira acontece em Caraguá nesta quinta-feira 14
A cerimônia acontecerá na Praça Ton Ferreira, com a participação de 800 a 1000 jovens de Caraguá, dispensados do Serviço Militar

Caraguatatuba - Acontece em Caraguatatuba nesta quinta-feira, dia 14 de agosto, a cerimônia de Juramento à Bandeira, realizada pela Junta Militar do município.
De acordo com o diretor do órgão, o sr. Everaldo Tavares, neste ano devem participar da cerimônia de 800 a 1000 jovens que residem em Caraguá e estão dispensados da prestação de serviços ao Exército Brasileiro.
O evento acontecerá na praça Ton Ferreira, na Avenida da Praia, às 10h, ocasião em que os participantes receberão a carteira de reservista. Toda a população está convidada a prestigiar o Juramento à Bandeira. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Câmara discute denominação de rua
Esta é a segunda sessão pós-recesso no Período Eleitoral

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira, como faz tradicionalmente, a partir das 19h30, a sua 23ª Sessão Ordinária semanal, no plenário da sua sede. Na pauta destaque para as denominações de rua. Esta é a segunda sessão pós-recesso de Julho, dentro do período eleitoral.
Apenas 4 (quatro) projetos figuram na Ordem do Dia da sessão semanal do Legislativo, sendo todas de autoria dos Vereadores.
O Vereador Omar Kazon (PR) apresenta projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade de atendimento pela Secretaria de Saúde a pacientes encaminhados por médicos particulares.
Já o Vereador Germino de Souza (PPS) coloca em votação projeto que denomina de Rua Clara de Carlos Freitas a atual Rua D, localizada no Bosque dos Guarandis, no bairro do Travessão.
Denominação de via pública também é o tema do projeto do Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PDT), que altera a atual Rua 17, no bairro da Tabatinga para Rua Fábio de Oliveira.
Além das proposituras com votação em turno único há o projeto do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), com votação em 2 (dois) turnos, alterando o artigo 206 da Lei Orgânica Municipal, garantindo a gratuidade no transporte coletivo urbano aos maiores de 60 (sessenta) anos.
Devido ao período eleitoral as Sessões Ordinárias semanais não estão sendo transmitidas pela rádio local. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira Candidato, tenha sua página na internet!

Ilhabela recebe o maior combate de paintball da América Latina
Cerca de 400 jogadores vão reproduzir na paradisíaca Ilhabela o “Dia D” da invasão da Normandia, em 1944. No lugar de “armas”, marcadores de tinta. Jogo promete muita adrenalina.

Ilhabela - Determinação, inteligência, perspicácia e muita adrenalina. Esses serão os principais ingredientes para a grande “batalha” do Paintball in Island, o maior combate do gênero na América Latina, que será disputada em Ilhabela. Cerca de 400 jogadores estarão participando da competição, segundo a organização, com um público estimado em 2 mil pessoas nos dois dias de evento.
O tipo de jogo que será disputado em Ilhabela é chamado “Big Game”, na modalidade “Cenário”, onde todos os jogadores se espelham em histórias fictícias com objetivos a serem cumpridos durante a missão. No caso de Ilhabela, os organizadores irão reproduzir o “Dia D” da invasão da Normandia, ocorrida em 6 de junho de 1944, quando iniciou a libertação do continente Europeu da ocupação nazista durante a 2ª Guerra Mundial.
“A estrutura do jogo possibilitará que o público possa assistir o combate bem de perto, já que normalmente isso não é possível”, destaca Varlei Rodrigues Barbato, um dos organizadores do evento. Quem puder acompanhar o Paintball in Island terá a sensação de estar diante de uma batalha real, já que os jogadores são paramentados, com os marcadores (que fazem lembrar armas de verdade), roupas camufladas e trocarão muitos “tiros”, no caso, balas de tinta.
“Este será o maior o maior combate de paintball da América Latina, já que nesse continente não há paintball cenário”, explica Rafael Moraes, outro organizador do Paitball in Island. O local será cercado por bosques de vegetação fechada e sapé.
Mas nem tudo será competição. A adrenalina dará lugar à diversão aos competidores e ao público que estará prestigiando o Paintball in Island. A organização programou um luau com show de rock, ponche e frutas à vontade na praia do Perequê, na região central de Ilhabela, com direito a show pirotécnico.
No lugar de projéteis, tinta
O paintball é um esporte que surgiu na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá, onde lenhadores marcavam com uma pistola de tinta as árvores que deveriam ser derrubadas. Depois do trabalho, os lenhadores brincavam de acertar uns aos outros com os marcadores de tinta. Mas o esporte só teve seu real início quando após alguns anos, um norte-americano conseguiu encapsular uma tinta atóxica, solúvel em água e que, quando disparada a uma certa pressão, estourava ao encontrar uma superfície.
Existem também muitos tipos de equipamentos extras, como repetidores e recarregadoras eletrônicas.
Diferente do que muitas pessoas imaginam, o paintball não tem nada a ver com violência. Apesar dos marcadores de tinta lembrarem armas, na verdade o principal objetivo desse esporte é desenvolver o espírito de equipe e buscar o sentimento de liderança dentro do grupo. “Praticar paintball é como jogar xadrez, só que em uma velocidade acelerada e com muita adrenalina. A estratégia dentro da equipe é a que move o esporte. Sem esquecer que a boa comunicação entre os membros do time pode ser a chave para o sucesso”, explica Varlei Barbato.
Outro detalhe é que neste esporte, diferente de muitos outros, a idade e o tamanho do participante não interfere no desempenho. Crianças podem praticar sem desvantagem num jogo com adultos. Dentre os praticantes não existe o termo “matar” um jogador. Quando ele é atingido pela tinta, é eliminado do jogo e não “morto”. As categorias vão desde o Speedball, que como o próprio nome sugere, é uma maneira mais rápida de jogar, até Big Games, onde diversos participantes jogam ao mesmo tempo.
Serviço:
Evento: Paintball in Island
Quando: Dias 16 e 17 de agosto de 2008
Horário: 9h (Dia 16) e 7h (Dia 17)
Local: Morro Cubata, bairro Barra Velha – Ilhabela, litoral norte de SP (haverá placas de sinalização a partir do terminal de balsas)
Inscrições: Até dia 10 de agosto pelo site www.paintballinisland.com 
Informações: (0xx12) 9775-2969 ou pelo e-mail contato@paintballinisland.com 

Subir o Pico Baepi é sinônimo de superação
Escalada em Ilhabela desafia limites do corpo mas recompensa todo o esforço

Ilhabela - A escalada ao pico do Baepi, o segundo mais alto de Ilhabela, desafia os limites do corpo humano. São aproximadamente 1.048 metros de altura até chegar ao cume da montanha. A subida é avaliada pelos guias turísticos como difícil podendo ser concluída em até três horas de caminhada, dentro da mata fechada, em terreno acidentado. O desafio começa saindo do bairro Itaquanduba, próximo do atracadouro das balsas, rumo à ladeira que leva ao Morro da Cruz. É a única parte do trajeto que pode ser feita de jipe, depois só a pé.
Antes de entrar na mata densa caminha-se 40 minutos entre os sapezais. A primeira parada no mirante da Cruz antecipa a "visão do paraíso" reservada para o fim da aventura; conquistar o pico do Baepi está entre os melhores passeios do Litoral Norte Paulista.
O corpo sente a dificuldade imposta pela natureza. "A trilha do Baepi é uma das mais pesadas de Ilhabela. Exige preparo. Quem freqüenta Ilhabela um dia tem que subir", disse o guia Fabrício de Oliveira. Segundo ele, ao ser oficializada a trilha recebeu degraus, corrimão e demais aparatos para melhorar sua infra-estrutura. O investimento, cerca de R$ 12 mil, integrou campanha promovida pela Natura.
DESAFIOS - Aos 'pés' da montanha, as árvores já encobrem a luz do sol. A temperatura cai e, no caminho, varia entre 14 e 22 graus. Durante todo o percurso, sem a energia dos raios solares, o cansaço é inevitável. A altitude faz com que os olhos lacrimejem e ainda gera sensação de surdez. O suor também é excessivo. O ritmo da caminhada é forte.
O praticante da trilha precisa de técnica e vontade para passar por pedras, cipós e imensas formações rochosas. Um exercício de Tarzan. As únicas companhias, além do cansaço, são os bichos: o canto dos pássaros, o barulho das folhas, e a assustadora presença de cobras, lagartos, sapos e outros animais endêmicos --espécies que só vivem neste local (leia texto abaixo).
SUPERAÇÃO - "Foi um desafio, pois em certo momento achei que não fosse conseguir chegar. Tinha feito algumas outras caminhadas longas na mata, mas aqui [no Baepi] é diferente já que as subidas são mais puxadas. É um misto de superação e surpresa", disse a estudante do último ano de Direito de São Sebastião, Milena Moraes, 23 anos, que concluiu a trilha ao lado do namorado Thiago dos Santos Fonseca, 25 anos, e mais 13 amigos. "A trilha do Baepi exige subida o tempo todo, é 100% íngreme; requer força", comentou Thiago, que é instrutor de musculação. (Fonte: ValeParaibano)

Trilha pede roupa leve e tênis especial

Ilhabela - Para fazer a trilha, o interessado, além de estar preparado, deve usar roupas leves e tênis com solado antiderrapante. A ingestão de bastante água e energéticos é fundamental. Na trilha, é aconselhável intercalar alimentos salgados e doces; junto com barras de cereais e frutas --para que o corpo tenha energia para concluir o percurso.
Todo o esforço é recompensado ao longo de toda a trilha, em meio à vegetação e animais silvestres. Quando o trilheiro ultrapassa os 800 metros uma surpresa inexplicável: passar por entre nuvens, quase como que um grande 'algodão doce' de gotículas de água. A nebulosidade e o frio aumentam. As nuvens avisam que o fim está próximo. A chegada ao pico é comemorada com palmas, gritos e assovios.
DESCIDA - Como para baixo todo santo ajuda, a descida pode ser feita em aproximadamente 2 horas e 30 minutos. A velocidade é maior do que na subida.
Porém, os cuidados e a atenção devem ser redobrados para garantir a segurança. O turista deve estar atento, principalmente, a eventuais tropeços e acidentes --o que não é suficiente para diminuir a vontade de uma segunda escalada. De acordo com os guias, se o desempenho do grupo foi bom na descida pode optar pelo atalho existente pela trilha da cachoeira do Bananal.
Por ela, ao invés de descer a ladeira do Morro da Cruz, de concreto, anda-se aproximadamente 50 minutos também pela mata saindo no bairro Perequê, próximo da balsa. (Fonte: ValeParaibano)

Vento forte gera colisão entre balsa e barcos de pesca

Ilhabela - Uma rajada de vento vinda do Sul causou um acidente que resultou na destruição de três barcos de pesca, outras duas embarcações foram danificadas. A balsa FB 25 fazia a travessia entre São Sebastião e Ilhabela, por volta das 5h20, quando se chocou com as outras embarcações. Segundo a Dersa, no momento do acidente, havia aproximadamente cinco carros a bordo. Não houve registro de feridos.
O marinheiro que conduzia a embarcação já estava no meio do caminho, quando recebeu a informação de que deveria parar a balsa devido ao vento com velocidade de 37 nós (70 km/h). A norma da Capitania dos Portos estabelece a velocidade máxima do vento permitida para navegação da FB 25 de 21 nós (39 km/h).
Segundo o comandante da Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião, Carlos Eduardo Pessoa, o condutor da balsa tentou atracar, mas não conseguiu. Por causa do vento, a embarcação girou e ficou na Praia da Barra Velha, em frente ao píer da FB 14, outra balsa que faz a travessia entre a ilha e o continente. O marinheiro teria conseguido fazer uma manobra com um cabo para não deixar a balsa à deriva.
Os passageiros só conseguiram desembarcar após a normalização do vento, que aconteceu cerca de 20 minutos depois do acidente.
A assessoria de imprensa da Dersa informou que a responsabilidade de reparação dos danos causados aos pescadores é da concessionária Internacional, que opera no sistema de travessias. Contatados por nossa reportagem, a Internacional não retornou as ligações para explicar o caso.
Os pescadores deverão registrar hoje um boletim de ocorrência. Um inquérito será feito através da Delegacia da Capitania dos Portos, que irá apurar como aconteceu exatamente o acidente. No momento da batida, pescadores de dois barcos afundados estavam presentes no local, uma terceira pessoa esteve no local após do acidente e afirma que sua embarcação afundou devido à colisão.
O comandante Carlos Eduardo desconhece o fato dos barcos estarem em local irregular. “Nunca soube que as embarcações, naquele local, prejudicariam as manobras da balsa, mas isso será observado no inquérito”, afirma.
Ele aproveita a situação para ressaltar a importância da obediência das normas de paralisação das balsas devido à velocidade do vento. “Isso foi só o prenúncio de algo que poderia ter acontecido. A população precisa entender que quando a balsa para, é porque realmente não existem condições de navegação”, explica o comandante.
A balsa foi interditada pela Capitania dos Portos, até que a investigação seja concluída. A FB 25 é a maior em operação na região, com capacidade para 100 veículos. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Candidato, tenha sua página na internet! Basfibra

Núcleo Educacional de Barra do Una homenageia alunos pelo Dia do Estudante

São Sebastião - O Núcleo Educacional de Barra do Una, que inclui a EMEI Pirlim Pim Pim, E.M Profª Maria Virgínia e a E.M Sebastiana Costa Bittencourt, comemorou nesta segunda-feira (11/08) o “Dia do Estudante” com diversas atividades recreativas.
A programação começou com um estímulo ao resgate das brincadeiras antigas, como a corrida do saco. Em seguida ocorreram jogos de handebol e futebol no Centro de Apoio Educacional (CAE) do bairro. Finalizando o evento, os melhores estudantes de cada turma receberam certificados de honra ao mérito pelo desempenho durante o primeiro semestre do ano.
Para animar ainda mais a data, foi feito um bolo, servido como sobremesa após a merenda. Os alunos não escondiam a satisfação pelas atividades promovidas pela unidade. “Achei muito legal, queria que sempre a gente pudesse comemorar o Dia do Estudante”, comentou Letícia de Moraes, 12 anos.
Os estudantes Jéssica Borges, 12 anos, e Rodrigo Silva, 16 anos, também aprovaram a festividade. “Eu curti muito. Foi legal porque a escola inteira se reuniu”, disse. “Gostei de tudo, foi muito divertido, principalmente na hora de cantar os parabéns para nós, os homenageados. Temos que fazer de novo”, finalizou.
A diretora do Núcleo Educacional de Barra do Una, Sílvia Rodrigues, explicou que o motivo da comemoração também se deve ao desempenho na avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “Neste ano conseguimos preparar uma surpresa para os estudantes, afinal o IDEB do núcleo mostrou que a comemoração é merecida. Temos que incentivá-los a ser cada dia melhores”, concluiu. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião recebe inscrições para Cena Musical – Iª Mostra Paulista de Bandas Emergentes

São Sebastiãoo - Os interessados em participar do projeto Cena Musical Independente – Iª Mostra Paulista de Bandas Emergentes, podem retirar a ficha de inscrição na Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião (Sectur) até o dia 12 de setembro para participar do evento que promete movimentar o cenário da música independente em todo o Estado, com quatro edições, de outubro a dezembro, nas cidades de Araçatuba, Bauru, Piracicaba e São Sebastião. Lançado oficialmente no município na última sexta-feira (8/8), o evento é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura.
De acordo com Lívia Maria Paes Gonçalves, uma das coordenadoras do Cena Musical, não há limite de idade para participar, desde que o músico seja brasileiro, nato ou naturalizado e resida no Estado. O interessado pode retirar a ficha de inscrição e optar por participar em qualquer uma das cidades-sedes do Evento, mas só será permitida a participação em uma das quatro edições. Além de retirar a ficha de inscrição nas Secretarias de Cultura das respectivas cidades, há ainda a possibilidade de encontrá-la no hotsite da Cena Musical, disponível na homepage oficial da Secretaria de Estado da Cultura: www.cultura.sp.gov.br .
Além da Ficha de Inscrição, duas cópias da mídia (CD) com duas músicas inéditas, currículo (release) da banda, ficha técnica das músicas concorrentes e declaração de direitos autorais das referidas composições completam a lista de material necessário para se inscrever. Tudo deve ser remetido via sedex ou carta registrada com AR (Aviso de Recebimento) para a cidade em que deseja participar. No caso de São Sebastião, o endereço é: Sectur – Secretaria de Cultura e Turismo – Cena Musical Independente – A/C Sra. Fernanda Tanaka; Av. Dr. Altino Arantes, nº 174 Centro, Cep. 11600-000 São Sebastião – SP. Os endereços das demais cidades estão disponíveis no hotsite do evento.
A expectativa é de que pelo menos 500 bandas e grupos musicais se inscrevam em cada região. A partir daí, haverá um processo de seleção para chegar aos 12 finalistas de cada edição. Em São Sebastião, a Cena Musical será realizada entre os dias 12 e 14 de dezembro, na Rua da Praia. Além da apresentação das bandas selecionadas, o evento trará contará com a exibição de bandas independentes de reconhecimento médio e nacional e tendas-lounges onde serão promovidas reuniões de integração e palestras sobre o movimento emergente para os participantes e convidados.
De acordo com Lívia, a idéia é consolidar o evento como parte do calendário oficial das realizações da Pasta Estadual de Cultura e a Cena Musical seria realizada também anualmente nessas quatro cidades (Araçatuba, Bauru, Piracicaba e São Sebastião). Ainda conforme explicou, a escolha dos municípios se deu pela localização geográfica, representatividade universitária e estrutura para receber eventos.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Julio Buzi, além de dar oportunidade às bandas e grupos independentes da cidade e da região, a Cena Musical tem outra vertente importante: a do turismo, já que vai divulgar São Sebastião em todo Estado e será realizado bem no início da temporada de verão. “Mais uma vez, São Sebastião só tem a ganhar”, conclui.
Mais informações: (12) 3892.2620. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura realiza palestra para maricultores em Boiçucanga

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), realiza nesta quarta-feira (13/8), a partir das 14h, no Centro Integrado Profissionalizante (CIP) de Boiçucanga, uma reunião voltada para os maricultores da região. O objetivo é apresentar e discutir o Plano Local de Desenvolvimento da Maricultura (PLDM), que visa demarcar áreas para o cultivo da pesca e outros organismos marinhos.
A palestra será ministrada pelo Dr. Elcio Masques, pesquisador e responsável pelo PLDM, que abordará o processo de implantação do projeto e os benefícios aos profissionais do setor. O CIP de Boiçucanga fica na Rua Sargento Filisbino, 200. Mais informações pelo telefone (12) 3892-6000, ramal 5. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura encerra ciclo de audiências públicas para discussão da LOA

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião encerrou as edições de audiências públicas para discutir a LOA – Lei Orçamentária Anual – na última sexta-feira (8/8) em encontro realizado na Creche Maria Leonarda, na Enseada (Costa Norte). Ao todo, três audiências foram promovidas nas regiões Norte, Sul e Central do município com o objetivo de ouvir a comunidade sobre as prioridades a serem apontadas na proposta orçamentária do ano de 2009. Agora, conforme informações da Secretaria da Fazenda, os dados serão avaliados e incorporados ao projeto de Lei que será remetido à Câmara para votação até o dia 30 de setembro.
Além de opinar sobre as áreas a serem investidas na cidade, quem participou das audiências públicas pôde conferir informações sobre o andamento das receitas municipais. De acordo com a explanação do secretário da Fazenda, Amin Nossabein, em 2004, último ano da gestão anterior, a receita orçada foi de R$ 201 milhões e a Prefeitura arrecadou R$ 187 milhões, gerando assim, um déficit de R$ 14 milhões. Já em 2005, primeiro ano desta administração, houve um superávit de R$ 12 milhões, pois estava previsto uma arrecadação de R$ 190 milhões e o valor chegou a R$ 202 milhões. E o quadro se repetiu em 2006 e 2007, com saldos positivos de R$ 9 e R$ 15 milhões, respectivamente.
Este ano, a previsão orçamentária é de R$ 268 milhões, e a Prefeitura já arrecadou até julho, R$ 139 milhões, o que representa 50% do previsto para 2008. “Esse resultado positivo não vem de graça, vem com muito trabalho em cima de arrecadações. É fruto de uma administração séria que preza o bom trato do dinheiro público”, avaliou o secretário.
O investimento em secretarias também foi citado na explanação da Fazenda, como por exemplo, o orçamento da Educação, que inicialmente era de R$ 64,8 milhões e recebeu suplementações nestes cinco meses, passando a ter uma receita de R$ 70 milhões. A Saúde, tinha um orçamento previsto de R$ 49 milhões e com as suplementações feitas nos últimos meses, o valor está em R$ 53 milhões.
Para 2009, o orçamento previsto gira em torno de R$ 280 milhões, sem os recursos do Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Públicos Municipais (FAPS). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

CIP inicia dois cursos de manutenção industrial após módulo introdutório

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Transpetro, inicia nesta segunda-feira (11/8) o curso “Carpintaria de Formas”, que terá duração de 100 horas e será ministrado para 20 pessoas na Transpetro, a partir das 19h.
Na última sexta-feira (8/8), 20 alunos da 1ª turma de “Introdução à Soldagem” começaram as aulas na sede do Centro Integrado Profissionalizante (CIP), localizado no bairro da Topolândia. No total, 60 pessoas divididas em três turmas vão fazer o curso.
A secretária da Setradh, Ana Margarida Freire, destacou que em breve os outros cursos do convênio serão disponibilizados para os alunos que passaram no processo seletivo e entrevista com as assistentes sociais da Prefeitura. Isto porque o galpão do CIP da região central entrou em fase final de acabamento e a previsão de entrega da obra, segundo a empresa que executa os serviços, é para o final de agosto.
Os cursos profissionalizantes são oferecidos nas áreas carpinteiro de formas, pedreiro, maçariqueiro, introdução à soldagem, soldador eclético, montador de andaimes, montador encanador e pintor industrial.
Mais informações pelo telefone (12) 3892-2844. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião marca presença na 6ª etapa do Arena Cross em Indaiatuba

São Sebastião - O piloto de São Sebastião Pedro Moreira, 9 anos, participou no último sábado (9/8), em Indaiatuba (SP), da 6ª etapa do 10º Arena Cross. Na principal competição do motociclismo nacional, o sebastianense teve dificuldades com o tempo chuvoso e terminou a prova com a 14ª colocação na categoria 50 cilindradas.
A etapa de Indaiatuba foi a segunda participação do sebastianense no evento. Na 5ª etapa, realizada no último dia 12 de julho, em São Sebastião, o piloto fez bonito dentro de casa e conquistou o 9º lugar. Além disso, o atleta que conta com o patrocínio da LEM Motor, Colégio Progresso e CCAA, obteve a 5ª posição nas somatórias da categoria C da 5ª e 6ª etapas do Campeonato Brasileiro de Minicross, disputados nos dias 26 e 27 de julho e o bicampeonato da Copa Paraibuna, promovido no dia 20 do mesmo mês. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura prossegue com campanha de vacinação contra paralisia infantil
Até 12 de setembro, homens e mulheres com idades entre 20 e 39 anos devem se vacinar contra rubéola

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Vigilância Epidemiológica, órgão ligado à Secretaria de Saúde (Sesau), prorrogou o prazo da vacinação contra a paralisia infantil ou poliomelite por tempo indeterminado. A campanha realizada no último sábado (9/8), em diversos postos fixos e volantes em todo o município, imunizou 4.539 crianças menores de 5 anos, o que equivale a 67 % desta população. De acordo com dados da Sesau, o índice ficou abaixo do esperado, pois a meta era atingir 95%. A forte chuva que caiu no fim de semana impediu que muitos pais saíssem de casa com seus filhos, sendo assim, a campanha foi prorrogada até que o índice seja atingido.
Segundo a enfermeira Lais Fernandes Moura, é muito importante que as mães levem seus filhos para tomar a vacina, pois a eficácia do combate ao vírus é justamente todos tomarem juntos e ao mesmo tempo. “A paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, causada pelo vírus poliovírus e que se manifesta de diversas formas. Embora a doença esteja erradicada desde 1989, o vírus da paralisia infantil ainda está presente em muitos países”, explica.
Já a Campanha de eliminação da rubéola, destinada a homens e mulheres com idades entre 20 e 39 anos, teve início no sábado e prossegue até o dia 12 de setembro. No primeiro dia da campanha, 7 mil pessoas tomaram a vacina, o que representa 25% da população alvo. “Espero que as pessoas procurem os postos de saúde para tomar a vacina”, disse Laís.
Para o empresário Luiz Carlos Dias, 34 anos, tomar a vacina é um ato social. “Acho que todos deveriam cumprir com suas obrigações. Temos que pensar no coletivo para afastar a hipótese de uma epidemia”.
No dia 30 de agosto (sábado), a Secretaria de Saúde pretende realizar mais um mutirão com o intuito de vacinar o maior número de pessoas possível.
Bebê Clínica - A divisão de odontologia da Secretaria de Saúde realizou no sábado (9/8), durante a Campanha de Vacinação contra a paralisia infantil, o programa Bebê Clínica em alguns pontos ao longo do município. O objetivo foi realizar atendimento odontológico desde o nascimento para incentivar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade.
Na ocasião, os pais receberam orientações sobre alimentação após o 6º mês de vida para evitar o uso de açúcar, além de limpeza das gengivas, aplicação de flúor com dosagem adequada para bebê e agendamento de consultas.
De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal, Eliete Tourinho, a ação foi muito positiva e possibilitou identificar algumas crianças que precisam de tratamento e que passarão a participar do programa. O trabalho foi desenvolvido por equipes compostas de cirurgiões dentistas e auxiliares de consultório dentário. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião terá prova de pedestres

São Sebastião - Estão abertas as inscrições para a 24ª edição da Prova Pedestre 7 de Setembro, em São Sebastião. O percurso da prova será de oito quilômetros para a categoria adulto e de dois quilômetros para a categoria infantil. As inscrições podem ser feitas na sede da Seesp (Secretaria de Esportes de São Sebastião), localizada à rua Euclides de Mattos, 220, no bairro Varadouro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. As inscrições custam R$ 15 para atletas de outras cidades. Já os moradores de São Sebastião devem levar apenas um litro de leite para fazer a inscrição. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3892-2116. (Fonte: ValeParaibano)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Candidato, tenha sua página na internet! ACIU

ACIU e PAE oferecem palestra “Motivando sua empresa para o sucesso”

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba- ACIU em parceria com o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas- Sebrae- trazem para Ubatuba a palestra gerencial “Motivando sua empresa para o sucesso”.
O evento será realizado no dia 11 de agosto (2ª feira), às 16h00, na sede administrativa da ACIU- (R. Dr. Esteves da Silva, 51- Centro).
A palestra tem como objetivo sensibilizar os empresários e empreendedores quanto a importância do bom relacionamento e integração com seus colaboradores, com o objetivo de alcançar o sucesso de seu empreendimento.
A palestra é gratuita e podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto.
Para mais informações entre em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445. Falar com Alexandra ou Eduardo ou acesse o nosso site: www.aciubatuba.com.br  . Nele você encontra inúmeras informações muito úteis para o seu estabelecimento. (Fonte: ACIU)

Os ossos da baleia

Cinema: SEMANA DE 08/08 a 14/08/2008
Cine Porto (12) 3833-2066

"Kung Fu Panda"

Desenho Dublado
ás 15:00hs.

"Batman - O Cavaleiro das Trevas"
Ação!!!!Dublado
ás 16:30 - 19:10 - 21:50hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Milagre de mãe
Por Felix Cabral

Certa vez,
Nosso Senhor Jesus Cristo
gastou suas energias
curando doentes,
convertendo descrentes
e voltou para casa
cansado e faminto.
Abriu a porta da cozinha,
levantou as tampas das panelas
para ver o que tinha,
louvou ao Pai, beijou sua Mãe:
era quiabo com galinha.

Fiat lux
Por Félix Cabral

Quando conheci as cores
do outono francês
é que compreendi,
que antes de Cézanne,
Renoir, Monet e extensa lista,

Deus já era impressionista.

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

O Professor Está Sempre Errado

Quando... É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia".
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta ao Colégio, é um "Caxias".
Precisa faltar, é "turista".
Conversa com os outros professores, está "malhando" os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama a atenção, é um grosso.
Não chama a atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances do aluno.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a língua do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, deu mole.
É, o professor está sempre errado, mas se você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele.

Rui Alves Grilo
Ubatuba, SP

Quer conhecer um amigo?!... Dê-lhe o poder

Máxima relacionada à história de um jovem humilde que migrou para a Província no firme propósito de conquistar sucesso e qualidade de vida, porque sua terra natal, infelizmente, não propiciava menor condição para que evoluísse no campo pessoal e profissional, portanto, é dali que buscará incessantemente o poder, mas, sem nunca perder suas principais virtudes: astúcia (habilidade em enganar; manha, ardil - Michaelis), inconfidente (aquele que é desleal, que revela os segredos que lhe confiaram - Michaelis), foi com estes atributos que conseguiu cumprir seus objetivos, e tudo tem início com aparição do primeiro emprego como ajudante de cozinha, ato seguinte o de garçom, onde com esmero especializou-se em servir e servir-se, e com estas qualidades, administradas com tanta desenvoltura na política, acreditou ter alcançado seus objetivos políticos ao eleger-se Supremo Mandatário da Província com ideário de ser Reconduzido ao cargo, ledo engano, porque agora o binário do "muito honesto" começa a ruir como um castelo de areia atingido pela maré alta. Isso é o que faz crer os amigos esquecidos, alocados a segundo plano quando assume o poder, e os representados da Província que traduziram nas recentes pesquisas um crescente desprezo ao governo do Supremo Mandatário, que levantou, mas sem jamais oferecer menor sustentabilidade, a bandeira do "SOCIAL" com exclusiva finalidade do "politicamente correta" tentando cunhar os fundamentos da moralidade, impessoalidade e capacitação na administração pública - obrigação de todo dirigente - porém, o que assistimos é uma enxurrada de denúncias, inclusive algumas tem como patrono o Vice-Mandatário, sobre a malversação do dinheiro público, com obras e compras superfaturadas em diferentes Repartições da Província, com destaque para Educação, Saúde e Obras Públicas, capitaneadas pela Confraria da Licitação, por definição a Zona Franca de onde se leiloa o dinheiro do povo, como contra partida, segundo comentários na Província, observa-se os acréscimos patrimoniais dos asseclas e familiares, infelizmente, sob o manto da legalidade, quando colocam em nome de ingênuos os bens adquiridos, frutos dos desvios de verbas públicas que fatalmente farão falta aos provincianos, em particular os menos favorecidos.
Por tudo isso, cabe ao Supremo Mandatário, uma profunda reflexão quando peregrinar a "Caminho de Santiago", e exerça o cargo sem o destreza do maquiavelismo político (sistema do político florentino Maquiavel baseado na astúcia e má-fé - Michaelis), por conseguinte, mais próximo dos indivíduos com boa formação moral, intelectual e caráter incorruptível, o que no momento falta-lhe inteiramente, e pior, fica patente sua incapacidade de administrar e omissão política quando não pune com rigor auxiliares corruptos.

Ricardo W. Tavares
Caraguatatuba, SP

Alucinados e Desvairados

A Constituição Federal fixa como pétreos, inamovíveis e imutáveis, entre outros, os princípios a seguir:
"São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material e moral decorrente de sua violação". (CF 5° -X)
"Ninguém será considerado culpado até o transito em julgado de sentença penal condenatória". (CF 5° -LVII)
Nos últimos anos, em todo o Brasil e, particularmente, em nosso município, vivemos a impressão da não existência desses dispositivos constitucionais. Autoridades alucinadas e desvairadas atendendo a advogados, supostamente, descontrolados e atacados por paranóias e interesses particulares, pretendem passar o rolo compressor de fanatismos, aparentemente moralizadores, sobre direitos individuais de todos os cidadãos e de supostos opositores políticos. Situação de todo lamentável e aterrorizante. Que o digam aqueles que foram ou estão sendo vítimas dessas perseguições, truculências e desatinos dos que, nem a Constituição respeitam e pretendem iludir o Poder Judiciário com falácias e chicanas. Manolo Ìnsula denunciou várias vezes a situação e suas conseqüências deletérias para a sociedade. Ultimamente o fez em : "COMISSÕES PROCESSANTES". A situação tornou-se tão grave, em nível nacional, que o Supremo Tribunal Federal -STF- teve que intervir para exigir respeito à Constituição e aos direitos dos cidadãos.
Na decisão do STF prevaleceram os princípios constitucionais e a "presunção de inocência" evitando assim que autoridades e candidatos mal intencionados, contando com o apoio ou descuidos de promotores e juizes de Primeira Instância, promovessem abertura artificial de processos contra adversários, com pedidos de liminares e, se concedidas, ampla divulgação caluniosa e difamatória na imprensa. Todos os cidadãos de bom senso estavam preocupados, com o fato possível, de que, um ou outro, desses processos tivesse êxito. Manolo Ínsula já tinha detectado indícios desses acontecimentos. Só não disse os locais onde estariam sendo praticados. Alertou também para o fato, radicalmente reprovável, de misturar Justiça com eleições, partidarismos políticos, ideologias e crenças religiosas. Para ELE esse não é o caminho de fazer justiça, promover a paz social e construir uma democracia estável e duradoura. A JUSTIÇA deve seguir seu curso normal e julgar com a serenidade e a parcimônia que lhe são peculiares.
Após as manifestações do STF e, estabelecida "súmula vinculante", esperamos que, alucinados, desvairados e comissões processantes, preguem suas velas, respeitem candidatos e cidadãos, parem de caluniar e inventar supostos delitos; deixem que as eleições ocorram em clima de paz e todos (candidatos, eleitores e cidadãos) sejamos respeitados e possamos usufruir das garantias constitucionais.
VIVA UBATUBA!. Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

Nova Moeda:

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Sapatinho  © Sueli Clarice

Sapatinho
© Sueli Clarice

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor