Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 13 de Agosto de 2008 - Nº 2014 Edições Anteriores

Vai Casar? Clique Aqui! Maré Legal

Região
AC media transformação de Guará em estância turísitca
Abertura da Olimpíada Estudantil reúne 14 escolas do Litoral Norte
Polícia Civil entra em greve amanhã em todo o Estado
Ensino Fundamental de nove anos será implantado na rede estadual a partir de 2009
Manutenção das empresas deixará bairros de São Sebastião e Caraguá sem água e luz


Caraguatatuba
Comerciantes se sentem ameaçados com freqüência de assaltos
Roubo praticado em 2006 é solucionado pela Polícia Civil
Educadora de Caraguá é co-autora do "LIVRO DE TODOS" que será lançado na 20ª Bienal Internacional do Livro
Caraguá vacina 4.500 animais na primeira semana de vacinação anti-rábica
Estudantes do Massaguaçu saem às ruas e despertam espírito solidário em toda a comunidade
SECER abre inscrições para competição de Futsal

Ilhabela
Grupo de Teatro da Fundaci “Maembipe” apresenta peça “Para Quem Quer Ficar”
Campanha Nacional de Multivacinação em Ilhabela atingiu mais de 83% das crianças
Painel da última sessão ordinária da Câmara de Ilhabela

São Sebastião
São Sebastião avalia comércio à beira-mar
Pescador teme a retirada dos barcos de pesca depois de acidente com FB 25
Prefeitura conclui demolição de moradias na Vila Tropicanga, em Boiçucanga
Prefeitura inicia corte na rodovia SP-55 para interligar canal da avenida Netuno
Pró-Saúde homenageia pacientes e funcionárias em comemoração ao Dia dos Pais

Ubatuba
Coligação Ubatuba Sim é deferida

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

AC media transformação de Guará em estância turística
Berço de Frei Galvão recebe por mês quase o mesmo número de moradores

Região - Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, deve se tornar estância turística para melhor receber os visitantes em busca de conforto espiritual na terra de Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro. Em reunião para discutir a pauta, o deputado estadual Antonio Carlos indicou ao governo medidas emergenciais para o desenvolvimento da região.
O encontro aconteceu terça-feira, 12, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado, em São Paulo, com o secretário da Casa Civil Aloysio Nunes. Participaram também o ex-prefeito de Guará, Nelson Matides, o prefeito Júnior Filippo e o vereador João Pita. O objetivo foi reivindicar agilidade no processo de transformação para estância turística da cidade de Guaratinguetá.
Terra natal do primeiro santo brasileiro, Frei Galvão, o município de pouco mais de 100 mil habitantes recebe, a cada mês, cerca de 80 mil turistas. "É importantíssimo para Guaratinguetá", disse o assessor de comunicação Orville Teixeira. "O deputado Antonio Carlos sabe disso e sempre nos apoiou", disse. "É com essa vontade, com essa união política que se constroem grandes cidades".
Além da transformação, AC indicou também ao governo que recuperasse com recapeamento, drenagem, sinalização e segurança na estrada que liga Guará a Cachoeira Paulista, passando por Canas, bem como dotá-la de ciclovia. AC quer ainda que a estrada chame-se Estrada da Peregrinação.
Todo processo está em tramitação e o secretário da Casa Civil, Aloysio Nunes, já se prontificou em dizer que, independente do resultado final, o governo do estado está disposto a colaborar com o que for possível para o desenvolvimento do Turismo em Guará e região. (Fonte: Assessoria Dep. Antonio Carlos da Silva)

Abertura da Olimpíada Estudantil reúne 14 escolas do Litoral Norte

Litoral Norte - Foi realizada na tarde de segunda-feira (11/8), no Colégio Objetivo, a abertura da V Olimpíada Estudantil de São Sebastião. A cerimônia do evento, realizado pela instituição de ensino em parceria com a Prefeitura, por meio das Secretarias de Esportes (Seesp) e Educação (Seduc), reuniu 14 escolas do Litoral Norte e animou mais de 300 pessoas, entre alunos e professores.
Participaram da abertura as escolas municipais Plínio Gonçalves de Oliveira Santos e Maria Francisca de Moura Tavolaro; as escolas estaduais Profª Maísa Theodoro da Silva, Nair Ferreira Neves, Josepha de Santanna Neves, Walkir Vergani e Maria José da Penha Frúgoli, de São Sebastião, e Dr. Eduardo e Colônia dos Pescadores, de Caraguatatuba; além do Colégio Mestre e Colégios Objetivo de São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba.
De acordo com o professor de educação física e organizador, Murilo Merlin, a grande participação dos alunos se deve à credibilidade obtida nas quatro edições anteriores. “Hoje em dia, a Olimpíada Estudantil é muito aguardada pelos alunos, pois é uma ferramenta de integração e desenvolvimento esportivo”, explica Merlin.
Já para a secretária de Esportes, Raquel Buzi, o evento contribui para o crescimento do esporte no município. “A competição é uma grande vitrine para o esporte em São Sebastião porque incentiva a prática de diversas modalidades e revela novas promessas”.
Após a cerimônia, a bola rolou para o Walkir Vergani e Colégio Objetivo São Sebastião. Em partida válida pelo futsal, a escola da Costa Sul saiu de quadra com a vitória por 5 a 4. A V Olimpíada Estudantil de São Sebastião ainda contará com jogos nas modalidades de vôlei, tênis de mesa, basquete, xadrez e damas.

Confira os jogos desta quarta-feira (13/8)

Vôlei Feminino – Colégio Objetivo
14h: Maísa X Nair
14h30: Obj. São Sebastião X Obj. Caraguá
15h: Walkir X Frúgoli
15h30: Josepha X Mestre

Futsal Masculino – Ginásio José de Souza Gringo
14h: Mestre X Maísa
14h30: E.M. Plínio X Maria Francisca
15h: E.E. Plínio X Maísa
15h30: Obj. Caraguá X E.M. Plínio
16h: Mestre X E.E. Plínio (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Polícia Civil entra em greve amanhã em todo o Estado

Litoral Norte - Todas as categorias da Polícia Civil do Estado de São Paulo irão entrar em greve a partir de amanhã, por tempo indeterminado. A principal razão apresentada para a paralisação é reajuste salarial. A reivindicação dos policiais civis é de um ganho de 200% nos salários.
De acordo com o delegado sindical, o investigador aposentado João Batista Nunes Marques, do Sindicato dos Investigadores da Polícia do Estado (Sipesp), seccional São Sebastião, há 14 anos não existe um aumento salarial. “O último foi no governo Fleury, que na época nos deu 100%. Se não fosse isso ganharíamos metade do que recebemos atualmente”, disse João Nunes.
Ele acrescenta que durante a paralisação, só haverá atendimento das ocorrências graves e flagrante delito. Por lei, em situação de greve, 30% do corpo de policiais civis tem que estar em operação. “Só será possível fazer simples plantões, nada a mais que isso”, afirma Nunes. Ele acrescenta que desta vez a paralisação da categoria contará com apoio também dos delegados e só terá fim quando o governador se pronunciar sobre o reajuste.
Segundo Nunes, a Polícia Civil do Estado é a segunda pior em condições salariais, perdendo apenas para o Piauí.
Em Ubatuba, no dia 17 do mês passado, representantes do Sindicato dos Investigadores (Sipesp), Sindicato dos Delegados e Sindicato dos Escrivães compareceram no município, para trazerem medidas que estão sendo tomadas com relação à greve desta quarta-feira. De acordo com o Sipesp, todos os policiais da região estão engajados ao movimento de greve. Em todo o Litoral Norte, Nunes fala que existem cerca de 240 policiais civis.
Ainda no mês passado, na capital, houve uma manifestação, que começou na Praça da Sé e terminou no Lago São Francisco. O protesto contou com 1000 participantes e foi a primeira grande manifestação deste ano da categoria. Apesar da manifestação e o anuncio de greve, até o momento o governo do Estado não se pronunciou. (Fonte: Imprensa Livre)

Ensino Fundamental de nove anos será implantado na rede estadual a partir de 2009

Litoral Norte - A Secretaria de Estado da Educação começa a implantar o Ensino Fundamental de nove anos já a partir de 2009. É o que determina publicação no Diário Oficial do Estado. No Litoral Norte, de acordo com a supervisora de ensino da Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba, Mareci Rodrigues Gazzi, todas as escolas estaduais da região deverão se adaptar.
Ela lembra que 100% das escolas municipais de Caraguatatuba e São Sebastião já implantaram o ensino de nove anos desde o ano passado. De acordo com a supervisora, a maioria das particulares também já faz parte deste processo. Mareci explica que o Conselho Estadual da Educação, ao publicar a deliberação 73/2008, impõe que a obrigatoriedade do ensino fundamental seja de nove anos. A partir daí, a matrícula deve ser antecipada para todos os que tiverem seis anos completos até o dia 30 de junho de 2009.
Mareci ressalta que, com o ensino de nove anos, a criança estará na creche de zero a três anos; depois passará para a pré-escola, onde permanece dos quatro aos cinco anos e, a partir dos seis anos deve freqüentar as aulas do ensino fundamental, onde fica por mais nove anos.
A supervisora informa que esta mudança ocorre através de uma parceria do Estado com os municípios e as escolas particulares devem se adaptar, seguindo as normas vigentes.
Ela ressalta que toda a rede estadual da região passa, no momento, por um processo de adaptação ao novo modelo, organizando suas propostas pedagógicas e seus regimentos escolares. “A população só tem a ganhar com esta mudança e há um esforço por parte de todas as autoridades visando atender 100% da demanda”, avalia Mareci.
Já para a diretora estadual do Sindicato do Ensino Oficial dos Professores do Estado de São Paulo (Apeoesp), Edna Penha, este novo processo só será visto como uma melhoria na educação, se for seguido da qualidade no ensino. “A criança permanecerá na escola por mais tempo, mas deve receber este ensino com mais qualidade também, com uma escola que proporcione ao professor condições de trabalho”, avalia a diretora.
Ela destaca que uma das principais reivindicações da categoria no momento volta-se voltada para o piso salarial. De acordo com Edna, o piso nacional é de R$950 por 40 horas semanais, valor muito além do recebido pela rede estadual, segundo ela. “Aqui no Estado de São Paulo, o nosso piso é inferior a isso e está em torno de R$740 por 40 horas semanais para o professor de Educação Básica I”, informa.
Segundo o Secretaria de Estado da Educação, até o fim de 2010, a rede estadual estará seguindo a determinação do Ministério da Educação no que diz respeito aos noves anos de Ensino Fundamental por completo.
Em todo o Estado, após o período de matrícula antecipada no sistema público estadual e municipal, 27 de agosto a 29 de setembro, será possível averiguar qual a demanda das escolas por crianças de seis anos de idade. De acordo com a demanda de cada cidade, a Secretaria e a prefeitura local irão “distribuir” os alunos em escolas estaduais e municipais.
Os pais ou responsáveis devem se dirigir a qualquer escola pública estadual ou municipal (ensino fundamental ou médio) para inscrever os filhos. Os alunos que já estão em rede pública têm matrícula automática. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, além de facilitar as inscrições, a matrícula antecipada tem o objetivo de auxiliar a Estado no planejamento para que toda a demanda na rede para o ano letivo de 2009 seja atendida.
Durante este cadastramento, todas as escolas estaduais e municipais serão “transformadas” em postos de cadastramento. Os pais ou responsáveis podem ir a qualquer unidade e indicar a que preferem para seu filho, o que será avaliado por Estado e municípios.
A matrícula antecipada é válida para qualquer criança ou adolescentes a partir de seis anos, que já curse o ensino infantil ou que estão fora das redes estaduais e municipais.
A Lei 11.274, de 6 de fevereiro de 2006, prevê em seu artigo 5º que municípios, Estados e o Distrito Federal terão prazo até 2010 para implementar a obrigatoriedade do ensino fundamental de nove anos em toda sua rede educacional. (Fonte: Imprensa Livre)

Manutenção das empresas deixará bairros de São Sebastião e Caraguá sem água e luz

Litoral Norte - A Bandeirante, distribuidora de energia elétrica do grupo Energias do Brasil, precisa, eventualmente, interromper o fornecimento de eletricidade em algumas localidades de sua área de concessão para a realização de serviços de melhoria na rede. Embora o fornecimento esteja interrompido, como medida de segurança, os clientes deverão considerar energizados todos os seus equipamentos durante o período do serviço.
Para chamadas de emergência, deve-se ligar 0800-721-0123.
Em São Sebastião, serão realizados serviços nas seguintes localidades: Hoje, em algumas ruas do bairro Juquehy, das 11h30 às 16h30; amanhã, em Guaecá, das 8h30 às 13h30; dia 14, das 8h30 às 13h30, também em Guaecá; e das 10h às 13h30, no bairro Barequeçaba. Dia 15, das 9h30 às 13h, a interrupção de energia acontece no bairro Jaraguá.
Para maior comodidade dos clientes que possuem acesso à internet, a Bandeirante publica também em suas páginas na web a relação das localidades onde realizará serviços de melhoria na rede, por município e com atualização semanal. O site da empresa é www.bandeirante.com.br.
Água - A Sabesp informa que hoje irá realizar os serviços de manutenção preventiva nas instalações do sistema de abastecimento Guaxinduba, na região central de Caraguatatuba. Trata-se de uma operação de rotina que tem por objetivo garantir a qualidade do produto distribuído à população.
Para realização dos serviços será necessário paralisar o sistema, das 8h às 12h, podendo ocorrer: baixa pressão nos bairros: Centro e Sumaré; e, desabastecimento nos bairros: Cantagalo; Martin de Sá; Olaria; Querosene e Prainha. A paralisação para execução dos serviços afetará cerca de 20.000 pessoas.
A Sabesp recomenda que, durante o período de realização de desabastecimento, a água armazenada nas caixas residenciais seja utilizada de forma racional, evitando-se desperdícios. Os casos de emergência serão atendidos pela Central de Atendimento 195. A ligação é gratuita. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo

O Guaruçá

Comerciantes se sentem ameaçados com freqüência de assaltos

Caraguatatuba - Os comerciantes da região central de Caraguatatuba estão inseguros e com medo. As lojas têm sido alvos de bandidos que agem durante o período da noite e em alguns casos durante o dia, com assaltos a mão armada. Eles arrombam portas, destroem grades e entram até pelo telhado.
Todas as manhãs, a comerciante Rukéia Monjardim abre o comércio que tem na avenida Altino Arantes, no centro. Mas há 15 dias, ela faz isso com medo de ter surpresas desagradáveis. Na noite do dia 24 de julho o estabelecimento foi furtado. O ladrão entrou pelo telhado, quebrou o forro e levou todo o dinheiro do caixa.
“O centro da cidade está complicado. Não só esse quarteirão, como os outros também. Só na minha loja levaram cerca de R$ 130”. reclama Rukéia.
O salão de beleza, vizinho ao comércio de Rukéia, foi assaltado na mesma noite e do mesmo jeito. A porta de entrada também foi o telhado, por cima do banheiro.
“Dá muito receio de vir trabalhar e não ter nada aqui. A gente sempre está comprando tudo de novo. Estamos colocando as coisas dentro de uma caixa e levando embora todos os dias”. Lamenta Agnilda Gomes da Silva , proprietária do salão de beleza.
Os comerciantes contam que, pelo menos, 19 lojas foram furtadas na região do Centro, e em um único quarteirão, 10 lojas foram alvos dos assaltantes. Oito delas, nos últimos 20dias.
No comércio da dona Aracelis Tedesco, os bandidos já invadiram o local três vezes, sendo duas pelo telhado e uma vez pela porta da frente. “Por conta do alarme, não tiveram tempo de roubar dinheiro, porém levaram mercadorias pequenas que ainda não dá para mensurar”. Desabafa a empresária que conta que já gastou cerca de R$ 4 mil em equipamentos de segurança e novas instalações para a loja, tentando minimizar as ações dos ladrões.
O comerciante da rua Dr. Altino Arantes, no Centro de Caraguá, Wilson Varro desabafa: “Sou morador de São Sebastião e possuo comércio em Caraguá, onde já fui assaltado duas vezes em um mês, assim como inúmeros comerciantes também foram (fora os arrombamentos nos estabelecimentos nas madrugadas). Sendo que quando vou para São Sebastião e vejo os vários bloqueios da PM e a guarda Civil Municipal acabo ficando com um sentimento de inveja”.
Os comerciantes do Centro de Caraguá estão estudando alguma possibilidade para intimidar e evitar os assaltos, pois até a mão armada os bandidos já agiram no comércio durante o dia. “Uma das soluções é nos unirmos e pagarmos segurança particular para no proteger, pois já demos a idéia de instalar câmeras pelo Centro, mas até agora nada foi resolvido”, sugere a comerciante Rukéia, que alega ser de grande valia uma Guarda Civil Municipal na cidade.
Nos registros da Polícia Civil constam 15 furtos em comércios na região central nos meses de maio, junho e julho. A polícia precisa destes registros para traçar as estratégias de investigação.
“É muito importante que a vítima de furto faça o boletim de ocorrência. Sem esses dados, a gente não pode fazer o mapeamento e conseqüentemente a investigação que é feito através deste cruzamento de dados”, explica o delegado Wanderley Fernandes Martins Junior, em uma entrevista dada à imprensa no início deste mês.
O Comandante da Polícia Militar, Capitão César Eduardo Ferreira, afirma que há policiamento freqüente no Centro, como medida preventiva, além de uma base comunitária móvel e motocicletas. “O centro da cidade é o mais policiado, é onde trabalhamos efetivamente”. (Fonte: Imprensa Livre)

Roubo praticado em 2006 é solucionado pela Polícia Civil

Caraguatatuba - Ontem pela manhã, duas pessoas procuradas pela prática de roubo, C.C.O.S., 42 anos, conhecido como Jacaré e R.J.R., 21 anos, conhecida como Re, foram presos pelo setor de investigação gerais da delegacia de polícia de Caraguatatuba.
De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu no dia 20 de janeiro de 2006, na avenida Jundiaí, no bairro Sumaré, em Caraguatatuba, em uma loja de materiais de construção. Policiais contam que dois indivíduos, um menor, 17 anos e R.J.R., namorada do menor, entraram armados e anunciaram um assalto. Um dos assaltantes, teria efetuado disparos de arma de fogo e atingido duas vítimas, uma no ombro e outra no braço. Ambas foram socorridas no Pronto Socorro e sobreviveram.
Segundo a polícia, C.C.O.S. ficou encarregado de guardar o local do lado de fora da loja enquanto o roubo era realizado e, ao final, facilitaria a fuga do grupo.
A Polícia Civil informa que, no decorrer das investigações, todos os autores do crime foram identificados, sendo os maiores presos temporariamente por 30 dias e devidamente indiciados, em 2006 e estavam respondendo em liberdade. Em março deste ano a prisão de R.J.R. e C.C.O.S. estava decretada e, desde então, ambos estavam foragidos.
De acordo com a polícia, R.J.R. e C.C.O.S. foram encontrados em suas residências atuais. C.R.M.M., hoje com 19 anos, foi encaminhado para a Fundação Casa (antiga Febem) logo depois do assalto e, segundo a policia, ainda permanece lá.
Agora, com a prisão processual de C.C.O.S. e de R.J.R., a Polícia Civil considera o caso finalmente encerrado. (Fonte: Imprensa Livre)

Educadora de Caraguá é co-autora do "LIVRO DE TODOS" que será lançado na 20ª Bienal Internacional do Livro
A educadora de Caraguá é uma das co-autoras do projeto "Livro para Todos", organizado pelo escritor Moacir Scliar, que será laçado pela editora Imprensa Oficial, na 20ª edição da Bienal do Livro, neste sábado, 16 de agosto

Caraguatatuba - A educadora de Caraguatatuba, Profª Wanderly Alves de Araújo, que sempre foi uma grande incentivadora da leitura, da literatura e da escrita, participou da redação do "Livro de Todos". O projeto de elaboração do livro, que será lançado pela Imprensa Oficial na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, teve o propósito de divulgar a 20ª edição do evento e incentivar as pessoas, principalmente os jovens, a escrever.
Iniciado pelo renomado escritor Moacir Scliar, o texto foi sendo elaborado com a participação de centenas de internautas. Para a professora Wanderly, participar do projeto foi uma experiência enriquecedora, e uma estratégia sensacional de marketing para incentivar a escrita elaborada. "Fiquei entusiasmada em participar do trabalho, porque vejo nisso uma grande possibilidade para qualquer rede de ensino ou grupo de escolas que queiram desenvolver a escrita prazerosa e instrumental em seus alunos. Escrever não é privilégio de alguns, é exercício que amplia as possibilidades de avanço em todas as áreas. E hoje, com a tecnologia da informação presente e viável em qualquer escola, os alunos podem se beneficiar com projetos similares e tornarem-se autores, e ainda, quem sabe, descobrirem-se não só como usuários da escrita, mas como destaques na arte da criação literária.", destacou a educadora de Caraguá.
O "Livro de Todos" será lançado na Bienal no dia 16 de agosto, no espaço da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, com a participação de co-autores do Brasil inteiro, incluindo a professora Wanderly. Das 362 pessoas que enviaram textos, 173 tornaram-se co-autores da obra literária, inclusive o escritor Roberto Shinyashiki.
Para as escolas e educadores, vale lembrar que a 20ª Bienal Internacional do Livro acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi de 14 a 24 de agosto, em São Paulo, com muitas e interessantes atrações na área da Educação, incluindo espaços participativos, palestrantes renomados e material literário diversificado.
Para saber mais sobre o projeto Livro de Todos acesse o site http://www.livrodetodos.com.br

Caraguá vacina 4.500 animais na primeira semana de vacinação anti-rábica

Caraguatatuba - Na primeira semana da Campanha da Vacinação Anti-rábica, as equipes do CCZ - Centro de Controle de Zoonoses de Caraguá já imunizaram 4.500 animais, sendo 3.950 cães e 550 gatos.
Todos os bairros da região norte da cidade já receberam as equipes e a campanha segue até o dia 12 de setembro. Nesta semana a região central recebe as equipes. As pessoas que residem nos locais onde as equipes já estiveram e não vacinaram seus animais podem procurar o CCZ de segunda a sexta-feira das 9h às 11h30h e das 13h30 às 16h para aplicar dose no animal.
Segundo CCZ é importante que todos os animais sejam vacinados. O animal infectado com a doença poderá transmitir o vírus ao ser humano, por meio de ferimentos e mucosas de pessoas, através de mordidas, arranhões ou lambidas. "Com a vacinação dos animais estamos preservando a saúde pública, porque os cães e gatos são os principais transmissores da raiva para o ser humano", afirmou Guilherme Garrido, responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses.
Nesta quarta-feira, dia 13, o bairro Jaraguazinho terá dois pontos de vacinação, próximo ao Posto de Saúde e na rua Sebastião M. César (próximo à Igreja Evangélica), das 8h às 12h nos dois locais. Na Ponte Seca, uma equipe estará atendendo das 8h ás 12h no Centro Comunitário; no Jardim Jaqueira o atendimento acontece na Praça do Terminal Rodoviário, das 13h30 às 17h e no Indaiá/Tinga, a vacinação será no final da Avenida Brasília/esquina com a Quadra de Esportes das 13h30 às 17h.
O bairro Indaiá receberá as equipes de vacinação na quinta-feira, dia 14. das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, os animais devem receber a dose na sede da Secretaria de Saúde; das 8h às 12h uma equipe estará atendendo próximo ao quiosque 32/33 e das 13h30 às 17h os agentes estarão na Diretoria Regional de Ensino.
Na sexta-feira, dia 15, a vacinação acontece das 8h às 12h e das 13h30 às 17h na Praça do CEO - Centro de Especialidade Odontológica e próximo ao Posto de Saúde; no Jardim Itaúna, uma equipe estará atendendo das 8h às 12h no ponto final do ônibus e das 13h30 às 17h o atendimento acontecerá no Tinga/Jardim Gaivotas das 13h30 às 17h na rua Pica-Pau.
Não esqueça da carteira de vacinação do animal. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Estudantes do Massaguaçu saem às ruas e despertam espírito solidário em toda a comunidade

Caraguatatuba - A comunidade do Massaguaçu foi surpreendida, nesta semana, por uma caminhada solidária. Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof.ª Antonia Antunes Arouca foram às ruas do bairro para incentivar a prática da solidariedade e induzir as pessoas a colaborarem.
A passeata, que ocorreu nesta segunda-feira, contou com a participação de mais de 300 crianças durante o dia, que foram de casa em casa explicando sobre a importância de ser solidário e pedindo a colaboração para a Gincana da Solidariedade com a doação de arroz.
A EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca é a escola representante de Caraguá na 9ª edição da "Gincana da Solidariedade, promovida pela Rede Vanguarda.
A gincana é um projeto social, cultural, educativo e de cidadania que promete modificar o comportamento de milhares de jovens e adolescentes em todo o Vale do Paraíba.
Até o dia 14 de agosto, todos os munícipes podem colaborar nesta ação conjunta entre a Rede Vanguarda, escolas, diretores, professores e, principalmente, comunidade, fazendo suas doações de arroz e auxiliando no combate à fome.
A 9º "Gincana da Solidariedade" acontece entre agosto e setembro. Ao todo, são 12 cidades que participam da competição, representadas por uma escola.
Para fazer sua doação ou adquirir mais informações sobre a "Gincana da Solidariedade", basta entrar em contato com a Secretaria da Educação no telefone 3897-7000, ou procurar qualquer escola municipal. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

SECER abre inscrições para competição de Futsal

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação abriu as inscrições para as equipes que desejam participar do Campeonato Municipal de Futsal 2008.
Os interessados podem obter os formulários no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG), localizado na Avenida José Herculano, 50, Jardim Britânia. Na ficha, deverá contar o nome completo dos atletas, R.G., data de nascimento, assinatura do jogador, do técnico ou responsável pelo time.
A competição será realizada em quatro categorias, sendo: sub-09 (nascidos em 1999/2000), sub-11 (1997/1998), sub-13 (1995/1996) e para os adultos na categoria livre. Os menores de 18 anos precisarão de autorização dos pais ou responsável.
A SECER informa que as fichas de inscrições deverão ser entregues até o dia 25 de agosto, às 19h, no CEMUG, durante o congresso técnico da categoria livre. Já as demais categorias deverão levar os formulários no dia 26 de agosto, também no CEMUG, às 18h. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Portal da Palmeira Candidato, tenha sua página na internet!

Grupo de Teatro da Fundaci “Maembipe” apresenta peça “Para Quem Quer Ficar”

Ilhabela - De 12 à 15 de agosto, às 20h, a Secretaria Municipal de Cultura, através do Grupo de Teatro da Fundaci (Fundação Cultural de Ilhabela) “Maembipe”, apresentará no Galpão das Artes, localizado no bairro Cocaia, a peça teatral “Para Quem Quer Ficar”, de Adriana Lira.
O espetáculo fala sobre os caminhos que devemos passar e as escolhas que devemos fazer. “A vida nos guia e nos leva a diversas ilusões, mas todos, um dia terão que caminhar e decidir para onde ir”, é um dos temas da peça.
O espetáculo trata do assunto de maneira não realista, ou seja, falando através de símbolos e personagens imaginários. Tudo acontece dentro de uma grade simbolizando a prisão em que nos sentimos diante de tudo que exigem de nós. A peça foi escrita para instigar a todos que preferem ficar a caminhar.
O texto e direção é de Adriana Lira. No elenco, David San Miguel, Ludi Rodrigues, Carol Alves, Ariela, Victor Assis e Diana Teixeira; sonoplastia Adriana Lira; figurinos Adriana Lira e David San Miguel; cenário Equipe Cultura; luz, Flávio Gonçalves. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Campanha Nacional de Multivacinação em Ilhabela atingiu mais de 83% das crianças

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, juntamente com o diretor de Saúde, Marcio Tenório deram início à Campanha de Multivacinação contra a Poliomielite e Rubéola, às 8 horas do último sábado, 09, no Posto de Saúde da Água Branca.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, através do departamento de Vigilância em Saúde a 2ª Fase da Campanha de Vacinação contra Poliomielite em crianças menores de 5 anos alcançou a cobertura de 83,42%, sendo vacinadas 1923 crianças. A campanha continuará até que a meta de crianças seja alcançada.
Durante todo o dia, a Campanha contou com a presença do Zé Gotinha e sua turma, animando a criançada e fazendo distribuição de balões coloridos.
Além da vacinação em crianças, teve início também a Campanha de Vacinação contra a Rubéola em adultos de 20 a 39 anos vacinou neste sábado um total de 3164 pessoas, correspondendo a 31,64%, sendo que a campanha continua até o dia 12 de setembro conforme cronograma abaixo:
11 a 15 de agosto - Estacionamento do Supermercado do Frade das 16:00 as 19:00h
18 a 22 de agosto - Supermercado Ilha da Princesa das 16:00 as 19:00h
25 a 29 de agosto - Supermercado Colina das 16:00 as 19:00h
30 de agosto - Todas as unidades de Saúde das 08:00 as 17:00h
01 a 05 de setembro - Ponto de Ônibus da Balsa das 10:00 as 16:00h
Obs. Em 03/09 funcionará o Centro de Saúde na Vila, das 09:00 as 14:00h. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Painel da última sessão ordinária da Câmara de Ilhabela
Vereadores votam três vetos, seis Projetos de Lei, um Projeto de Decreto Legislativo e um Projeto de Resolução

Ilhabela - Durante a sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal de Ilhabela ontem (11/08) os vereadores derrubaram um veto do Executivo, aprovaram dois e aprovaram oito projetos.
APROVADO VETO A MUDANÇAS NA ZONA AZUL - O Veto ao Projeto de Lei nº 38/2008 foi aprovado com dois votos contrários da Vereadora Nanci Zanato (PPS) e Vereador Dr. Guilherme Maia (PMDB) – autor do projeto. O PL acrescentaria um parágrafo único ao artigo 1º da Lei nº 559/2007 prevendo que a exploração do estacionamento em vias e logradouros públicos (Zona Azul) não poderá ser feita por parquímetro.
A proposta também modificaria o artigo 2º da Lei 559 que determina que as vias e logradouros públicos destinados ao estacionamento remunerado de veículos serão fixadas por lei do Executivo, aprovada após a realização de audiência pública.
Ainda conforme o projeto seriam delimitadas vagas com sinalização indicativa em frente às residências localizadas na Vila, ficando seus moradores isentos do pagamento da taxa. Quando aprovado, na sessão de 9 de junho último, o projeto teve o voto contrário do Vereador Ricardo Fazzini (PMDB) – que à época substituía o Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB) que estava licenciado - e a abstenção do Vereador Beto Campos (sem partido).
Conforme a justificativa do prefeito Manoel Marcos, ele decidiu vetar o Projeto porque este impõe uma obrigação de fazer ao Executivo totalmente inviável e inadequada, desatendendo, inclusive aos preceitos consignados no Código Brasileiro de Trânsito.
“O referido projeto implica numa obrigação de fazer ao Executivo, havendo interferência de poderes. Desta forma, há vicio de iniciativa, sendo claro que as regras que dizem respeito à iniciativa reservada são normas de observância obrigatórias pelos Estados-membros”, explana o prefeito.
APROVADO VETO À DENOMINAÇÃO DE RUA – Também foi aprovado pelos vereadores o veto do Executivo ao Projeto de Lei nº 45/2008, do presidente da Câmara Joadir Capucho (PTB). O projeto que prevê a denominação de “Praça Márcio da Silva Santos” a praça localizada na altura do nº 2.222 da Av. Leonardo Reale, no Bairro do Viana.
Segundo a justificativa do veto do prefeito, a localização da rua constante no projeto encontra-se equivocada: “Na verdade a rua inicia-se na altura do numero 2.271 da Av. Leonardo Reale, Bairro Viana, e não na altura do número 2.222 como consta no projeto”.
DERRUBADO VETO À DENOMINAÇÃO DE RUA- Os vereadores reprovaram o veto ao Projeto de Lei nº 52/2008 que dá o nome de “Rua Anacleto José de Souza”, à via pública que tem início na altura do nº 55 da Rua Teotino Lopes de Oliveira, no Bairro do Perequê.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Serviços Públicos esta denominação já foi destinada à praça localizada na Praia Santa Tereza – conforme a Lei 987/2000. “Desta forma, o Projeto em referência decerto ocasionará verdadeira confusão quanto à localização de logradouros públicos”, argumenta o prefeito. CMI
Empresas que comercializam sucatas deverão comprovar procedência de mercadorias - Foi aprovado por unanimidade entre os pares presentes na sessão, o Projeto de Lei nº 40/2008 que prevê a comprovação de procedência das mercadorias comercializadas por empresas de depósito de sucata ou ferro velho, desmanche, comércio de peças usadas e congêneres estabelecidas em Ilhabela. O autor do projeto é o Vereador Professor Joadir Capucho (PTB), Presidente da Câmara.
Conforme a propositura, à cada compra realizada a empresa deverá preencher um formulário numerado seqüencialmente, em que conste o nome, endereço, número de documento de identidade e do Cadastro de Pessoa Física do Ministério da Fazenda, bem como declaração de origem do produto.
O não cumprimento da lei sujeitará o infrator à multa no valor de mil reais e suspensão do alvará de licença e funcionamento concedido à empresa por até trinta dias, com interdição do estabelecimento após o decurso desse prazo se a irregularidade não for sanada.
O projeto também prevê que as empresas do ramo, que comprovadamente comercializarem mercadorias de origem ilícita, tenham o alvará de funcionamento cassado e não seja autorizada a concessão de uma nova licença de localização e funcionamento, no mesmo endereço e local, pelo período de três anos, contados da cassação do alvará.
Para Joadir, o aumento da criminalidade em Ilhabela tem assustado a população que clama por segurança. Ele lembra que em audiência pública realizada na Câmara ficou evidenciada a necessidade do poder público adotar medidas urgentes para combater e inibir a criminalidade no município.
“Dentre os crimes que aumentam a cada dia encontra-se a receptação que pressupõe a prática de outros delitos ainda mais graves como o latrocínio, roubo, furto, estelionato, etc. A comprovação da procedência das mercadorias comercializadas pelas empresas do setor pode ser um instrumento eficaz na prevenção e repressão da receptação e conseqüentemente de outros crimes”, explica o presidente do Legislativo.
APROVADO PL 58/2008 - De autoria do Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), o Carlinhos, o projeto propõe que seja denominada de “Rua Martim Ferreira de Medeiros” a via pública que tem seu início na altura do número 42 da Rua do Zabumba, no bairro da Barra Velha. Os edis aprovaram a propositura por unanimidade.
APROVADO PL 75/2008 - De autoria do Vereador José Jorge Pereira (PTB), o Zeca do São Pedro, o Projeto de Lei nº 45/2008 propõe que seja denominada de “Rua José Leite do Vale” a via pública que tem o início na altura do número 490 da Rua Silvina Gonçalves de Freitas, no bairro do Curral. O projeto foi aprovado.
APROVADO PL 76/2008 - De autoria do Vereador Carlinhos, o projeto prevê a denominação de “Rua das Bananeiras” a via pública que tem o seu início na altura do número 109 da Rua Antonio Carlos dos Reis, localizada no Morro do Cantagalo, Centro. Os vereadores aprovaram a propositura.
APROVADO PL 78/2008 – De autoria do Vereador Zeca, o projeto dá o nome de “Rua do Sertão” à via pública que tem início na altura do número 436 da Rua Antonia Silva Santana, no bairro do Portinho. O PL foi aprovado.
APROVADO PL 88/2008 - Os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei nº 88/2008, de autoria do Executivo, que revoga o parágrafo 1° do Artigo 119 da Lei 339/2005 que dispõe sobre a reorganização do regime de previdência social dos servidores públicos, cria o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Ilhabela.
Segundo informações do Executivo, os recursos previdenciários do extinto Fundo de Pensão de Ilhabela tiveram sua titularidade alterada, passando a serem geridos pelo Instituto de Previdência de Ilhabela - o Ilhabela Prev - assumindo, este, todos os ativos e passivos do Fundo, sendo que toda a contabilidade foi incorporada ao Instituto. “A Lei 339/2005, além de criar a autarquia extinguiu o Fundo de Pensão, razão pela qual não há necessidade de mantermos a contabilidade dos recursos permanentemente separada, obrigando-se a duas contabilizações. Como bem orientou o auditor do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, em recente auditoria, a revogação do parágrafo se faz necessária por ter o Ilhabela Prev, quando de sua constituição, assumido todos os encargos com o pagamento de proventos de aposentadoria e pensão”, afirma o prefeito Manoel Marcos na justificativa que acompanha o projeto.
VEREADOR CARLINHOS RECEBERÁ TÍTULO DE CIDADÃO – O Projeto de Decreto Legislativo nº 15/2008 foi aprovado por unanimidade na última sessão.
De autoria do Vereador Beto Campos (sem partido), o projeto concede o Título de Cidadão Honorário de Ilhabela ao Vereador Carlinhos.
Nascido em Cabo Frio, cidade do Rio de Janeiro, o vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, popularmente conhecido como Carlinhos, chegou ao arquipélago no ano de 1973, quando tinha nove anos de idade, é filho de Maria Helena de Oliveira Pinto e Benedito Azevedo Pinto, este nascido em Ilhabela. É divorciado tem uma filha de 12 anos.
Estudou na Escola Estadual Eva Esperança Silva, quando ainda era no Bairro do Perequê, e cursou o colegial na Escola Estadual Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos, formando-se Técnico em Contabilidade no ano de 1983.
Trabalhou por quinze anos na Fábrica Yachtingear onde coordenou o setor de decoração náutica. Foi presidente do Pequeá Futebol Clube por seis anos quando conquistou por seis vezes o título de campeão do time principal.
Entrou na política em 1992 filiando-se ao PMDB para concorrer eleição a Vereador alcançando naquele pleito 93 votos. Esteve na Câmara por quatro anos durante o mesmo período da gestão do então prefeito Dr. Roberto Fazzini. Reeleito em 1996 com 161 votos foi vereador durante a gestão da então Prefeita Nilce Signorini. Reeleito mais uma vez em 2000 foi o segundo vereador mais votado com 344 votos.
Disputou a eleição da Mesa Diretora, sendo eleito presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, e já no primeiro ano de trabalho mudou as instalações da Câmara Municipal para o endereço atual melhorando sensivelmente as condições de trabalho dos funcionários da Casa, dos vereadores e dos munícipes que vem à Casa assistir às sessões e às audiências públicas ou mesmo procurar pelos vereadores.
Foi eleito presidente do PMDB em 21 de outubro de 2001 até 31 de outubro de 2003, e obteve sucesso no pleito de 2004. Em 2006, foi eleito presidente da Executiva Municipal do partido.
Nas últimas eleições municipais, em 2004, obteve 573 votos, sendo o vereador mais votado da história de Ilhabela.
Atualmente, Carlinhos dedica-se exclusivamente à política e à qualidade de vida dos moradores de Ilhabela, participa de duas associações de amigos de bairro: a da Água Branca, como membro, e presidindo a Associação que abrange os bairros Ponta das Canas, Pacuíba, Furnas, Jabaquara e Fome. Preocupado com o Meio Ambiente, representa a Câmara no Conselho Consultivo do Parque Estadual de Ilhabela.
A entrega deste e de outros títulos de Cidadão Honorário de Ilhabela está prevista para o dia do aniversário da cidade, em 3 de setembro, em sessão solene.
PROJETO DE RESOLUÇÃO É APROVADO - O Projeto de Resolução nº 06/2008, de autoria do Vereador Joadir, modifica o artigo 230 da Resolução 02/91 que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara de Ilhabela determinando que a fixação dos subsídios dos vereadores deve ocorrer por resolução e não mais por lei como prevê o regimento.
“Tendo em vista a manifestação do Tribunal de Justiça de São Paulo sobre a inconstitucionalidade formal de lei municipal que fixava subsídios aos vereadores, sob o fundamento de que a Resolução é o instrumento adequado a essa finalidade, e por tratar-se de matéria específica desta Casa de Leis, entendemos que a matéria deve ser regulada por Resolução”, justifica o autor da matéria.
A próxima sessão ordinária acontecerá no dia 25 de agosto, às 18 horas. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Candidato, tenha sua página na internet! Basfibra

São Sebastião avalia comércio à beira-mar

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião recolhe sugestões de moradores e comerciantes sobre as atividades comerciais na beira da praia. O objetivo da prefeitura é criar um Código de Posturas que irá unificar as leis municipais referentes às atividades comerciais às margens das praias. Para garantir a participação da população, a administração iniciou uma série de reuniões com os comerciantes. Na última segunda-feira, foi realizada um encontro com os ambulantes de Barra do Una, Boracéia e Praia Preta, localizados na Costa Sul do município. (Fonte: ValeParaibano)

Pescador teme a retirada dos barcos de pesca depois de acidente com FB 25

São Sebastião - A edição de ontem do Imprensa Livre noticiou um acidente entre a balsa FB 25 e cinco barcos de pesca por causa de uma rajada de vento vinda do Sul. A balsa que fazia a travessia entre São Sebastião e Ilhabela é a maior na região, com capacidade de até 100 carros e se chocou com as embarcações por volta das 5h20.
O marinheiro que conduzia a embarcação já estava no meio do caminho, quando recebeu a informação de que deveria parar a balsa devido ao vento com velocidade de 37 nós (70 km/h). A norma da Capitania dos Portos estabelece a velocidade máxima do vento permitida para navegação da FB 25 de 21 nós (39 km/h).
O pescador Milton João disse que assistiu tudo acontecer e segundo ele não foi um acidente. “A balsa não bateu, ela encalhou e o condutor não parava o motor. A balsa podia encostar nos barcos que não ia acontecer nada, mas forçaram o motor e destruíram os barcos”, disse.
Milton contou que seu barco não foi atingido por pouco.
O pescador que deixa sua embarcação há mais de 20 anos no local, teme que com esse acidente os pescadores sejam obrigados a retirar os barcos. “Agora vão querer tirar a gente daqui e nós não temos culpa de nada”, conta.
O vereador Beto Campos que já tem um longo histórico de desentendimento com a Dersa informou que há dois meses enviou requerimento à empresa pedindo uma lista com nome e formação dos funcionários que operam a balsa, mas segundo ele não recebeu resposta. “Vou enviar novamente, agora também para a Internacional Marítima, para a Capitânia dos Portos dando conhecimento ao Ministério Público, porque alguma coisa está errada. Será que precisa esperar acidentes acontecerem para perceber isso?”, questiona. O vereador acredita que esse é um sintoma de despreparo. “Isso mostra que eles não têm critérios, conseguem ficar parados durante 10h de dia e de madrugada cometem uma imprudência dessas”, comenta.
De acordo com o Comandante da Capitânia dos Portos em São Sebastião, Pessoa Monteiro os pescadores já registraram boletim e um inquérito foi aberto. Ao ser questionado se houve imprudência do condutor da balsa o comandante afirmou que não pode dar nenhuma informação antes da conclusão do inquérito que vai descobrir de quem foi o erro.
Na edição de ontem, a Dersa declarou que a responsabilidade de reparação dos danos causados aos pescadores é da concessionária Internacional, que opera no sistema de travessias. De acordo com a assessoria de imprensa da Internacional se for reconhecido erro da empresa depois da conclusão do inquérito os pescadores serão ressarcidos. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura conclui demolição de moradias na Vila Tropicanga, em Boiçucanga

São Sebastião - Na última semana, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria das Subprefeituras (Sesub), concluiu a demolição das 30 moradias que estavam em uma das áreas de risco situada na Vila Tropicanga, em Boiçucanga, na Costa Sul da cidade. A medida atende ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público.
A próxima etapa, de acordo com a chefe da Divisão de Habitação da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), Claudia Lima Pereira de Castro, é a recuperação ambiental total da área onde o moradores viviam, que ultrapassava a cota 40 e o acesso era feito por meio de uma trilha na mata. Antes, porém, a Secretaria de Meio Ambiente vai retirar todo o entulho do local, cujo serviço será realizado na próxima quinta-feira (14/8). O material deverá ser utilizado no próprio bairro.
O secretário de Meio Ambiente, Teo Balieiro, explica que na área haverá o plantio de mudas, a demarcação da cota 100 – onde está o Parque Estadual da Serra do Mar, além da proteção da mata para que ela tenha condições de se regenerar naturalmente.
Outras famílias que ainda se encontram em área de risco na Vila Tropicanga serão, posteriormente, removidas do local.
Os imóveis demolidos eram ocupados por pessoas que mudaram, desde o dia 1º de agosto, para as casas populares do Conjunto Habitacional Marques Dias de Souza, localizado no início da rua Tropicanga, em Boiçucanga. O serviço contou com a ajuda dos servidores da Administração Regional de Boiçucanga, divisão ligada à Subprefeitura da Costa Sul, que disponibilizou um caminhão e uma kombi para realizar o transporte dos móveis e demais pertences das famílias beneficiadas neste momento. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura inicia corte na rodovia SP-55 para interligar canal da avenida Netuno

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), iniciou nesta terça-feira (12/8) o corte da rodovia SP-55 para interligar as duas extremidades do canal da avenida Netuno, localizado na Costa Norte da cidade. A obra está sendo executada com autorização do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), já que o trecho pertence ao órgão estadual, e deve ser concluída dentro de duas semanas.
Durante a realização do trabalho, o trânsito será desviado pelas marginais.
O canal, que possui 480 metros de comprimento, cinco metros de largura e 1,5 metro de profundidade, será responsável pelo escoamento das águas pluviais dos três bairros da região – Canto do Mar, Enseada e Jaraguá, e foi construído para solucionar um problema que aflige os moradores há vários anos: o alagamento no período das chuvas aliado à maré alta, causado pelo nivelamento das ruas ao mesmo nível do mar.
O investimento faz parte do pacote de obras de pavimentação de 14 ruas e avenidas na Costa Norte orçado em aproximadamente R$ 14 milhões. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Pró-Saúde homenageia pacientes e funcionárias em comemoração ao Dia dos Pais

São Sebastião - A Organização Social Pró-Saúde, que administra o Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), o Pronto Socorro Central (PS) e o Pronto Atendimento (PA) de Boiçucanga, por meio de um convênio firmado com a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, realizou na última sexta-feira (8/8) uma homenagem aos pais nos três locais de atendimento, em comemoração ao Dia dos Pais, que aconteceu no último domingo (10/8).
Na ocasião, diversas canetas e mensagens foram entregues para funcionários e pacientes que estavam internados no momento da homenagem. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

Candidato, tenha sua página na internet! ACIU

Coligação Ubatuba Sim é deferida

Ubatuba - A juíza da 144ª Zona Eleitoral de Ubatuba, Roberta Layaun Chiappeta deferiu o pedido de candidatura da coligação majoritária (PSDB-PR), Pedro Vicente Tuzino Leite prefeito, Ana Barone Clarassoti vice-prefeita para as eleições 2008. Segundo a sentença nº 094/2008, expedida no último dia 31 de julho foram preenchidas todas as condições legais para o registro. Pedro Tuzino e Ana Barone tiveram suas candidaturas confirmadas e estão aptos a disputarem as eleições municipais.

Os ossos da baleia

Cinema: SEMANA DE 08/08 a 14/08/2008
Cine Porto (12) 3833-2066

"Kung Fu Panda"

Desenho Dublado
ás 15:00hs.

"Batman - O Cavaleiro das Trevas"
Ação!!!!Dublado
ás 16:30 - 19:10 - 21:50hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Grito ancestral

Se o grito que ouvi lá fora
quando o sol começava a raiar
não foi de um caçador tupinambá,
o que está fazendo
aquela paca assustada
debaixo do pacová?

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

-

Nova Moeda:

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Sapatinho  © Sueli Clarice

Sapatinho
© Sueli Clarice

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor