Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 19 de Agosto de 2008 - Nº 2017 Edições Anteriores

Vai Casar? Clique Aqui! Anuncie

Região
Litoral Norte é campeão do Aberto de Tênis da Granja Viana
Índia fará parto em hospital na região


Caraguatatuba
Adolescente vítima de acidente no Morro do Santo Antônio está em coma
Vacinação anti-rábica segue na próxima semana em Caraguá
Desfile cívico de 7 de setembro fará homenagem ao Hino à Bandeira
Dia a Multiação totalizou 21.451 atendimentos à comunidade do Perequê-Mirim
O bairro Perequê-Mirim foi um dos mais beneficiados pelo Dia da Multiação. A população local recebeu 21.451 atendimentos em dois mutirões, realizados em setembro de 2007, e agora, em agosto de 2008
Caraguá vence pela Liga Paulista de Basquete
Fim de semana teve rodada do Campeonato da LICAF
Pró–Vocação é realizado em Caraguá
Legislativo aprova apenas um Crédito do Executivo
Câmara discute assuntos diversos

Ilhabela
Gospel é presença garantida na programação de aniversário da cidade
Prefeitura de Ilhabela amplia equipes de Saúde Bucal

São Sebastião
Acidente entre ônibus fere 14 na Rio-Santos
Teatro de São Sebastião Apresenta peça de Teatro “Medeia”

Ubatuba
Justiça eleitoral indefere debate da ACIU
Palestras e cursos movimentam a ACIU
E o Festival Gastronômico continua...
Adultos devem se vacinar contra rubéola até o próximo dia 12

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia




Notícias da Região Topo

Litoral Norte é campeão do Aberto de Tênis da Granja Viana
Mais uma vez o nome do Litoral Norte brilhou no tênis.

Litoral Norte -Neste final de semana aconteceram as finais do Aberto de Tênis da Academia Tennis Hill, na Granja Viana, uma das mais renomadas do Brasil,o tenista Euclides Marcondes Neto, conhecido como Kidinho Doma ,12 anos, se tornou campeão pela terceira vez consecutiva de uma etapa do campeonato paulista de tênis,organizado pela Federação Paulista de Tênis (FPT),que conta com os melhores do ranking estadual de sua categoria .
Foram disputadas quatro partidas neste final de semana, no sábado pela manhã enfrentou o tenista Daniel dal Fabro de Campos,atleta do Esporte Clube Pinheiros,vencendo por 2x0 sets, parciais de 6x0 e 6x2, nas quartas de final,sábado à tarde fez seu jogo mais difícil ,enfrentando o 7 do ranking estadual ,Rafael Ielo Pinho ,venceu 2x0 sets,parcias 6x4 e 6x4,num difícil e emocionante jogo, nas semifinais,domingo pela manhã, venceu Lucas Almeida ,do Esporte Clube Pinheiros,2x0 sets,parciais 6x1 e 6x2,fez a final no domingo à tarde ,com o jogador Rafael Nakadaira,do Clube Paineiras do Morumbi, tido como favorito a levantar a taça, mas Kidinho Doma não se abateu e venceu fácil com 2x0 e parciais 6x3 e 6x1 ,com mais esse torneio vencido Kidinho, nosso prodígio continua invicto na Federação Paulista de Tênis ,algo nunca antes acontecido ,são três torneios abertos disputados e os três vencidos ,no Clube Esperia, Clube dos Inglesse e Granja Viana.

Índia fará parto em hospital na região
Estado escolhe unidades em Ubatuba e S. Sebastião para atendimento diferenciado, como entrega da placenta

Litoral Norte - As índias do Litoral Norte terão atendimento diferenciado nos hospitais públicos durante o parto para garantir seus costumes e tradições. Um dos procedimentos será a entrega da placenta para que as índias guaranis possam realizar seus rituais após o nascimento do filho.
A medida foi adotada pela Secretaria de Estado da Saúde, em 10 hospitais de municípios com a presença de reservas indígenas em todo o Estado.
A ação faz parte do projeto de resgate da medicina tradicional da população indígena, desenvolvido pelo governo estadual.
Os hospitais participantes do projeto, como a Santa Casa de Ubatuba e a Irmandade Sagrado Coração de Jesus, em São Sebastião, vão oferecer às parturientes uma alimentação baseada em frango novo, arroz, mingau, milho e derivados e arroz, conforme preconiza a tradição indígena.
Segundo Augusta Sato, coordenadora de Saúde do Povo Indígena da Secretaria de Estado da Saúde, a parturiente guarani tem por costume enterrar a placenta após o nascimento do bebê, por isso, nos hospitais, a placenta será entregue à mãe em um saco branco leitoso para que ela leve o material para a aldeia e faça o ritual.
Os índios acreditam que a colocação da placenta na terra interfere no ritmo de vida do recém-nascido.
A medida foi aprovada pela maioria das famílias indígenas de Ubatuba e São Sebastião.
São Paulo é o único Estado do país que oferece um programa de atendimento especializado às índias gestantes para que suas tradições sejam mantidas.
Em estudos realizados no Estado, identificou-se que a maioria das índias não procura atendimento hospitalar por não ter a garantia do respeito às tradições.
Cerca de 80% das mulheres indígenas têm os filhos nas próprias tribos, fato que gera um alto grau de risco para as crianças e para as mães.
"Os partos nos hospitais só são realizados se for de interesse das gestantes e dos dirigentes das aldeias. Além disso, as parteiras podem acompanhar a mulher durante o parto", afirmou Augusta Sato.
A maioria das índias tem dificuldade por não falar o português e a presença da parteira facilita o entendimento na hora do parto.
RESERVAS - Atualmente, cerca de 700 índios das etnias guarani e tupi-guarani vivem entre três aldeias no litoral --Boa Vista, no bairro Prumirim, e Renascer, no Corcovado (próximo à praia Dura), ambas em Ubatuba, e Ribeirão Silveira, em Boracéia, na costa sul de São Sebastião.
O Estado de São Paulo tem cerca de 2.500 índios vivendo em 15 tribos --60% dessa população é formada por mulheres.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do Estado, os 10 hospitais foram escolhidos de acordo com a proximidade das tribos guaranis. (Fonte: ValeParaibano)


Notícias de Caraguatatuba Topo

Anuncie Noroeste News

Adolescente vítima de acidente no Morro do Santo Antônio está em coma

Caraguatatuba - Após dois dias de internação na Casa de Saúde Stella Maris, N.G.A., 16 anos, precisou ser transferida para o Hospital Regional de Taubaté no último sábado. A assessoria de imprensa do hospital informou que o estado de saúde da adolescente ainda é muito grave. Internada na UTI, N.G.A. está sedada, em coma induzido (procedimento padrão em casos de trauma para facilitar a recuperação, de acordo com a assessoria) e respira por aparelhos.
De acordo com o hospital, N.G.A. sofreu um pequeno trauma de crânio e na coluna; mas ainda é muito cedo para afirmar se ela ficará com seqüelas ou não. Ontem pela manhã a adolescente recebeu visitas, mas nossa equipe de reportagem não conseguiu saber se foi dos pais ou não.
N.G.A. foi uma das vítimas de um acidente de bicicleta vivenciado por ela e a amiga A.G.S., 14 anos, no momento em que as duas desciam o Morro do Santo Antônio, após subirem com um grupo de amigos para comemorar o aniversário de A.G.S..
Segundo a Polícia Civil de Caraguatatuba, elas perderam o freio na descida e se chocaram com um barranco. A.G.S. não resistiu e faleceu na hora por traumatismo de crânio encefálico.
Ainda de acordo com policiais, o grupo de adolescentes teria consumido bebidas alcoólicas no estabelecimento de L.C. que já foi indiciado por fornecer bebida a menores de 18 anos. Segundo a delegada responsável pelo caso, Arlete Neves, ainda não se pode divulgar o conteúdo do interrogatório de L.C..
A mãe de A.G.S., A.L.G., afirmou em entrevista exclusiva ao Imprensa Livre que a filha nunca bebeu, mas não quis prolongar muito o assunto. “Este é um momento de muita dor, espero que entendam, não quero mexer com isso. Peço desculpas”, afirmou a mãe depois de questionada sobre a hipótese levantada pela polícia de que a filha teria ingerido bebida alcoólica momentos antes do acidente.
Adolescente e álcool: O que dizem os especialistas?
Para a psicóloga da Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo (AAESP) de São Sebastião, Benvinda Tavolaro, explica que geralmente o adolescente começa a ingerir bebida alcoólica para se desinibir, já que às vezes quer paquerar e não tem coragem. “A bebida dá mais euforia e diminui a censura - uma espécie de barreira existente em nossos cérebros, que bloqueia pensamentos e desejos que não são ditos nem satisfeitos. Por isso é que quem está alcoolizado fala o que normalmente não fala e realiza vontades escondidas”, avalia Benvinda. Ela lembra que se começa pela bebida, mas com o passar do tempo, já não se satisfazendo mais, passa-se para a maconha e o crack.
A psicóloga afirma que, por parte dos pais, para se evitar este contato do adolescente com a droga, um dos pontos principais é o desenvolvimento da auto-estima desde cedo. “É importante desenvolver a auto-estima da criança para que ela se sinta valorizada. Isso pode ser feito através de elogios quando ela faz alguma coisa correta”, observa Benvinda.
Ela também ressalta a importância da prevenção, tendo-se a atenção voltada para o dia-a-dia do adolescente, aos amigos e às mudanças repentinas de comportamento. A psicóloga conclui avaliando a fase e dá um alerta: “Na adolescência, tudo o que já foi vivido será retomado: autoridade dos pais, valores, identidade sexual e todos os dependentes alcoólicos que atendemos aqui iniciaram o contato com a bebida quando adolescentes”, ressalta.
O administrador do AAESP, Jairo Alves da Cruz, os pais também devem ficar atentos aos síntomas do contato com a bebida como voz trêmula, falta de coordenação motora e afirma que até a mudança nos tipos de roupa indica uma mudança de comportamento que deve ser observada. “Faltas na escola, lugares em que esteve durante estas faltas, mudanças de horários, tudo isso deve ser visto”, informa Cruz.
Ele conta que já atendeu um jovem de 14 anos, que havia sido encaminhado pelo Conselho Tutelar e já estava na fase de tomar até álcool. “Ele bebia desde os sete anos. Ao que tudo indica, não tinha pai e começou a beber com a mãe. Ficou conosco durante seis meses e uma vez por semana passava pelo psicólogo. Durante o tratamento na casa, a aparência dele mudou, mas depois foi para outra cidade e não tivemos mais notícias”, lembra o administrador.
A psicóloga ainda destaca que o alcoolismo é uma doença crônica e compulsiva; mas é lenta. “Começa-se bebendo aos finais de semana em festas, daqui a pouco já se bebe todo dia antes de trabalhar, segundo informa a Organização Mundial de Saúde (OMS)”, completa Benvinda.
Ela também observa que para o tratamento, não há remédio; mas sim acompanhamento psicoterápico, às vezes internação e participação em grupos de mútuo-ajuda. Benvinda também relata que no AAESP toda a assistência ao dependente é realizada de forma gratuita. (Fonte: Imprensa Livre)

Vacinação anti-rábica segue na próxima semana em Caraguá

Caraguatatuba - A Campanha de vacinação anti-rábica, para cães e gatos, segue na próxima semana em Caraguá. Os agentes de zoonoses estarão em diversos pontos da região sul da cidade imunizando os animais contra a raiva. Moradores das regiões norte e central já receberam as equipes.
Segundo CCZ – Centro de Controle de Zoonoses é importante que todos os animais sejam vacinados. O animal infectado com a raiva poderá transmitir o vírus ao ser humano, por meio de ferimentos e mucosas de pessoas, através de mordidas, arranhões ou lambidas. “Com a vacinação dos animais estamos preservando a saúde pública, porque os cães e gatos são os principais transmissores da raiva para o ser humano”, afirmou Guilherme Garrido, responsável pelo setor.
O CCZ informa que todos os cães e gatos devem tomar a vacina e explica que o animal deve ser levado para receber a dose com coleira e guia, os gatos em gaiolas e os animais bravos devem portar focinheira. O proprietário do animal deve levar a caderneta de vacinação do animal para agilizar o atendimento.

Confira os locais de vacinação da próxima semana:
18/08 Segunda-feira
Poiares - Centro Comunitário 8h às 12h – 13h30 às 17h
Jd. Gaivotas - Rua Uirapuru (esquina Av. Garça) 8 às 12h
Jd. Aruan - Rotary Club 13h30 às 17h
Serramar - Fazenda Serramar (volante) 13h30 às 17h
Praia da Lagoa - Próximo ao Bar Renascer 13h30 às 17h

19/08 Terça-feira
Pontal Sta. Marina - Posto Asa Delta Esso 8h às 12h
Balneário. Golfinho / Jd. das Palmeiras - Rua Carioca (próx. Mercearia do Francisco) e volante 13h30 às 17h
Praia das Palmeiras - Farmácia das Palmeiras 8h às 12h – 13h30 às 17h
Jd. Britânia e volante - Próximo ao quiosque 42 / 43 13h30 às 17h

20/08 Quarta-feira
Morro do Algodão - Praça do Cruzeiro 8h às 12h – 13h30 às 17h
Morro do Algodão - Ilha Morena 8h às 12h – 13h30 às 17h
Morro do Algodão - Próx. CIEF – CEI 13h30 às 17h

21/08 Quinta-feira
Porto Novo - Praça. Isaias de Souza (torre Sabesp) 8h às 12h
Porto Novo - Rua Ernesto Albuquerque (próx. Padaria da Praia) 8h às 12h
Jd. Sindicato - CIEF P. Novo (Av. 1° de Maio) 13h30 às 17h
Jd. Sindicato - Rua Isabel F. Nardi esq. Isamira Pinto Santana (próx. ao mercado N. Sra. Aparecida) 13h30 às 17h

22/08 Sexta-feira
Barranco Alto - Próx. ao CIEF 8h às 12h – 13h30 às 17h
Barranco Alto - Próx. Av. Ismael Iglesias esq. Av. Manoel Severino de Castro 8h às 12h – 13h30 às 17h
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Desfile cívico de 7 de setembro fará homenagem ao Hino à Bandeira
Tradicional em Caraguá, o desfile cívico comemorativo a 7 de setembro acontecerá na Avenida da Praia, homenageando Hino à Bandeira

Caraguatatuba - Acontece em Caraguatatuba no dia 7 de setembro (domingo), o tradicional desfile cívico comemorativo ao Dia da Independência, a partir das 9h.
Neste ano, a Secretaria da Educação da Prefeitura Municipal está organizando o evento com uma homenagem ao Hino à Bandeira, sob o tema “Querido Símbolo da terra, da amada terra do Brasil”, da qual participam 1.500 alunos da rede, fora os demais participantes, de escolas estaduais, particulares, entidades, entre outros.
No ano passado, 5 mil participantes desfilaram o tema "Revivendo a história - Planejando o futuro", abordado na publicação dos 150 anos de Caraguá, lançada no aniversário da cidade, em 20 de abril, quando comemorou-se o "Sesquicentenário".
No dia 7, às 8h, haverá Hasteamento dos Pavilhões na Praça Diógenes Ribeiro de Lima (praça da Setur), e às 9h o Desfile Cívico, na Avenida Geraldo Nogueira da Silva, no Indaiá, entre os quiosques 30 e 34.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Dia a Multiação totalizou 21.451 atendimentos à comunidade do Perequê-Mirim
O bairro Perequê-Mirim foi um dos mais beneficiados pelo Dia da Multiação. A população local recebeu 21.451 atendimentos em dois mutirões, realizados em setembro de 2007, e agora, em agosto de 2008

Caraguatatuba - O Dia da Multiação foi realizado com grande sucesso no Perequê-Mirim, na EMEF Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, neste sábado, dia 16 de agosto, durante todo o dia.
Foram 21.451 atendimentos somados nas duas vezes em que aconteceram o Dia da Multiação no bairro, em setembro de 2007, e agora, em agosto de 2008. No ano passado, foram realizados 14.044 atendimentos, e neste final de semana, o Dia da Multiação registrou 7.407 atendimentos.
Este que é considerado o maior mutirão social de toda a região, presta serviços variados, gratuitamente à população, graças à iniciativa da Prefeitura de Caraguá, por meio da SECAS – Secretaria de Assistência Social e parceiros voluntários da iniciativa pública e privada do município.
Em 2008, foram realizados mutirões nos bairros Casa Branca, Travessão, Rio do Ouro e Perequê-Mirim totalizando mais de 31 mil atendimentos ao munícipe.
No Perequê-Mirim, neste último sábado 16, foram diversos os serviços prestados, com destaque para a Sabesp, com 2.034 atendimentos, 402 cortes de cabelo feitos pelos cabeleireiros da AMMA (Associação de Moradores do Morro do Algodão), 450 atendimentos no Bazar Social do Fundo Social de Solidariedade, 930 confecções de Registro Geral pela Polícia Civil, 133 serviços de fotografia para documentos, além de 605 atendimentos na área de recreação pela Secretaria de Esportes, e 652 orientações na área da Saúde.
É importante destacar que são vários os voluntários que contribuem para o sucesso do Dia da Multiação, entre eles as Secretarias de Assistência Social, Educação, Esportes, Urbanismo, Comunicação, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Gabinete, Divisão de Informática, Ditran, Fundo Social de Solidariedade (com o Bazar Social) Procon, Banco do Brasil, Advogados Voluntários, Cabeleireiros Voluntários, Serviços de Foto 3x4, PAT/SINE, INSS, Cartório de Registro Civil, SABESP, Defesa Civil, Conselho Tutelar, GAC – Grupo de Apoio Civil Albatroz, Polícia Militar, Associação Comercial, FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), Associação Matinata, entre outros.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá vence pela Liga Paulista de Basquete

Caraguatatuba - O time caraguatatubense da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação derrotou no último domingo, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), a equipe do Apage Guarulhos, por 63 a 55.
A partida foi válida pela categoria Cadete masculino, da Liga Paulista de Basquete, um dos principais torneios que Caraguá disputa, já que conta com a participação de grandes forças da região. Com a vitória, os caraguatatubenses assumiram a terceira colocação.
No próximo sábado, em Caraguatatuba, o time da SECER voltará à quadra do CEMUG para encarar Itanhaém. No mesmo local, o sub-21 de Caraguá tentará manter a liderança também contra a cidade do Litoral Sul. Os horários ainda não foram definidos.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Fim de semana teve rodada do Campeonato da LICAF

Caraguatatuba - O Campeonato Municipal de Futebol de Campo da LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol), da primeira e segunda divisão, que está ainda no início, já mostrou que será disputado e apresentará grandes duelos até o final do certame.
Neste final de semana, nove jogos esquentaram os gramados da cidade, com partidas equilibradas. A rodada começou na sexta-feira, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), com a vitória do Brasileirinho sobre o Primavera por 2 a 0, pela divisão principal.
A rodada continuou no domingo. Pela segundona, o São José empatou em 1 a 1 com o Tabajara, no Centro Esportivo. No Campo do Indaiá, o Gaivotas perdeu para o União do Litoral, por 2 a 1. Na partida seguinte, o Tabatinga foi derrotado por 1 a 0 pelo Força Jovem.
Nos jogos realizados no Ciase, no Travessão, o Pegorelli bateu o Caputera por 2 a 0, mesmo resultado da vitória do Barcelona sobre o Santa Cruz.
Pela primeira divisão, no CEMUG, o Estrela do Morro fez 1 a 0 no Brasília. Já o Grêmio ganhou de 2 a 1 do Indaiá. Fechando a rodada da divisão principal, o Fortaleza venceu o Poiares por 2 a 0.
Nesta terça-feira 19, pela segundona, a equipe dos Tourinhos encara o Casa Branca, às 20h15, no CEMUG. No mesmo local e horário, na quinta-feira, o Águia Dourada enfrentará o time do Riza.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Pró–Vocação é realizado em Caraguá

Caraguatatuba - Aconteceu neste final de semana, em Caraguatatuba, com o apoio da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, o Pró–Vocação, evento da igreja católica, que reuniu paróquias de diversas cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba.
Os esportistas tiveram a oportunidade de competir em duas modalidades, Beach Soccer e Skate. Além dessas atividades, foram realizados eventos culturais, como dança, música e teatro.
No Beach Soccer, na categoria feminino, a Paróquia Ilhabela se sagrou campeã ao bater São Sebastião na final. A Igreja Santo Antônio, de Caraguá, ficou em terceiro lugar.
Pelo sub-17, o título ficou com o Paes Sobrinho, que derrotou a Renascer, de Ilhabela na decisão. A terceira colocação ficou com o Divino Espírito Santo, de Caraguatatuba.
A Nossa Senhora de Fátima, de Ubatuba, ficou com o primeiro lugar no masculino livre. A Paróquia Ilhabela foi vice-campeã. Jovens Resgate, do Travessão, terminou em terceiro.
A competição de Skate foi realizada em duas categorias. No infantil, o vencedor foi Ariel Marcelino de Castro, do bairro Massaguaçu. Kalany Maiton Tomazzi, do Centro, ficou em segundo lugar e a terceira posição foi de Gledson da Silva, também do Centro de Caraguá.
Entre os mirins, Renan de Oliveira, do bairro Jardim Jaqueira, levou a melhor e se sagrou campeão. Islan Soares da Silva (Massaguaçu) e Gustavo de Jesus (Massaguaçu) terminaram o campeonato em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Legislativo aprova apenas um Crédito do Executivo
Projetos não foram votados na última Extraordinária

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou a sua 9ª Sessão Extraordinária do ano nesta segunda-feira – 18 de agosto, no período da tarde. Na pauta apenas os 2 (dois) Projetos do Executivo que foram adiados na Extraordinária de 14 de agosto. No saldo final um projeto aprovado e o segundo rejeitado.
A sessão durou cerca de 50 (cinqüenta) minutos e foi marcada pela renúncia do Vereador Juarez Pereira Pardim (DEM) da Liderança do Prefeito no Legislativo. Provavelmente na Sessão Ordinária desta terça-feira o Prefeito José Pereira de Aguilar (DEM) deverá apresentar o novo líder.
Outro destaque ficou para o pedido de afastamento do Vereador Germino de Souza (PPS), que protocolou ofício pedindo licença médica de 15 (quinze) dias.
Na pauta apenas as proposituras de autoria do Executivo, sobre Abertura de Crédito Especial no Orçamento, que foram adiadas por 1 (uma) sessão na última Extraordinária, realizada em 14 de agosto.
O primeiro projeto apresenta valores de R$ 3.278.813,65 e foi aprovado. A segunda propositura, do mesmo teor, tem valor de R$ 934.635,16 e foi rejeitado pelos Vereadores.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara discute assuntos diversos
Bolsa de Estudos, Nome de Rua e Transporte Coletivo são os assuntos discutidos.

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira – 19 de agosto, a partir das 19h30 a sua tradicional Sessão Ordinária semanal no plenário da Casa de Leis. Na pauta apenas três proposituras.
O Vereador Omar Kazon (PR) apresenta Projeto que suprime o artigo 2º da Lei Municipal 1086, de 28 de janeiro de 2004, que estabelece a concessão de Bolsa de Estudo para os filhos dos Servidores Municipais. O artigo relaciona a concessão do benefício a disponibilidade financeira e orçamentária.
O Vereador Celso Pereira – Celsinho (DEM) denomina de Rua Victor Moises Kfouri a atual Rua 1, localizada no Loteamento Villagio Verde Maré, no bairro de Massaguaçu, na zona norte da cidade.
Finalizando, Projeto do Vereador Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PDT), que altera o artigo 206 da Lei Orgânica Municipal, garantindo a gratuidade no transporte coletivo urbano para os maiores de 60 (sessenta) anos. Este projeto já constava na pauta e não foi votado devido ao horário na sessão anterior.
Por estarmos no período Eleitoral as Sessões Ordinárias semanais não estão sendo transmitidas pela rádio local, bem como as Sessões Solenes não estão sendo realizadas. Excetuando-se o já citado o protocolo das Sessões Ordinárias acontece normalmente.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Mazzei

Gospel é presença garantida na programação de aniversário da cidade
“Toque no Altar” e “Ao Cubo” se apresentam no Campo do Galera no dia um e dois de setembro

Ilhabela - O Vereador Márcio Garcia (PTB) desde o início de sua legislatura tem empenhado esforços para garantir o lazer dos evangélicos e dos apreciadores do Hip Hop. Articuladas pelo vereador, uma apresentações de uma banda evangélica e um grupo de Hip Hop farão parte da programação de shows no aniversário de Ilhabela neste ano.
“Ilhabela tem um público imenso de apreciadores do estilo hip hop e do estilo gospel e eles merecem ter seu lazer garantido durante a programação festiva de aniversário da cidade. Há anos venho tentando trazer estes shows para a cidade. Desta vez tivemos sucesso e o público evangélico e a galera do hip hop poderá desfrutar do talento destes artistas tão conhecidos em todo o Brasil”, comenta Márcio Garcia.
Dentro da programação de aniversário da cidade, o show de Hip Hop do grupo “Ao Cubo” acontece no próximo dia primeiro de setembro, segunda-feira, às 21h30. E o espetáculo musical gospel da banda “Toque no Altar” acontece no dia 2 de setembro, às 21h30. Ambos os shows serão abertos ao público e serão realizados no Campo do Galera, no Bairro da Água Branca.
“Realmente será um marco pois é a primeira vez que a programação de aniversário de Ilhabela traz um show gospel prestigiando assim toda a comunidade evangélica. O Toque no Altar é um grupo renomado e com certeza trará uma mensagem de fé e de paz aos moradores de Ilhabela que tem um grande e atuante público fiel a este estilo musical”, explica a Secretária Municipal de Cultura de Ilhabela, a Professora Maria Sônia Ferreira Dias.
A secretária ainda informa que antes do show, às 18h30, será realizado um culto em que grande parte das igrejas evangélicas e católicas da cidade estará representada.

TOQUE NO ALTAR - O grupo Toque no Altar surgiu em 2002 em um projeto que começou com quatro pessoas e, atualmente, possui 17 músicos que se dedicam às canções inspiradas no Evangelho.
É liderado pelo Pastor Marcus Gregório da Igreja Evangélica Ministério Apascentar e hoje tem seis CDs e dois DVDs no mercado.
Conhecido e apreciado por multidões em todo o Brasil no ano passado o grupo realizou 130 shows no país e diversas viagens internacionais para o Japão, Portugal, Bélgica, Suíça, Itália e Espanha. Neste ano o grupo vai para a Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos.

AO CUBO - Formado em 2003, o grupo de hip hop gospel “Ao Cubo” traz letras que narram o contexto de centros urbanos, abordando temas como desemprego, respeito e dignidade com Jesus.
De ideologia cristã, o nome da banda faz alusão à trindade de Deus constituída por “Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo”. O grupo é formado por Feijão, Cleber e Dj Fjay. A banda já participou de diversos eventos de hip hop e de prevenção às drogas. Dentre as letras mais irreverentes, a canção “Fora quem USA” vem com uma letra recheada de criticas à mentalidade consumista que tem sido intensamente pregada pelos meios de comunicação e ainda sobra espaço para alfinetar o panorama social e político do país.
Abrindo as comemorações de aniversário da cidade no dia do show do grupo, dia 01/09, às 14 horas, será promovida uma Oficina de Hip Hop, no campo da creche da Barra Velha. E, pouco antes do show, acontecerão as apresentações de grupos de Hip Hop da região: Espírito de Rua, Apartheid, Ponto 40 e Êxodo.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Ilhabela tem “Dia Municipal do Hip Hop”

Ilhabela - A Lei 523/2007, de autoria do Vereador Márcio Garcia (PTB), instituiu o Dia Municipal do Hip Hop a ser comemorado anualmente, no último sábado do mês de maio com apresentação de grupos do movimento Hip Hop, palestras educativas, oficinas culturais e eventos que contribuam para propagar, desenvolver e incentivar o movimento no município.
Ainda de acordo com a lei, o Dia Municipal do Hip Hop faz parte do calendário cultural do Município, devendo ser divulgado, juntamente com outros eventos promovidos pela Prefeitura.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela amplia equipes de Saúde Bucal

Ilhabela -  A Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou de seis para oito equipes de Saúde Bucal Modalidade 1 cadastradas no SIAB (Sistema de Informação de Atenção Básica) do Programa de Saúde da Família de Ilhabela.
Agora Ilhabela conta com mais as Equipes Água Branca (2a equipe), com um Dentista e um auxiliar e Equipe Barra Velha (2A equipe), com um dentista e um auxiliar. Entretanto os moradores já se beneficiavam com as equipes da USF Armação/ Comunidades; do CSII Centro; da USF Itaquanduba; da USF Água Branca; da USF Barra Velha e da USF Costa Sul. Cada equipe é composta por um dentista e um auxiliar.
Além das equipes, o quadro completo da saúde bucal conta ainda com 3 Agentes de Saúde Bucal e mais 3 cirurgiões dentistas que trabalham 20 horas semanais e são concursados.
Com estas novas equipes haverá um aumento no recebimento das verbas do governo federal uma vez que para cada equipe aprovada há uma verba anual de aproximadamente R$ 20 mil, mais R$ 6 mil para aquisição de equipamentos e instalações conforme declara o Diretor Municipal de Saúde, Márcio Tenório.
“Tecnicamente este aumento de equipes se faz necessário, pois houve aumento considerável da população e também aumento do número de equipes médicas no Programa de Saúde da Família que hoje são nove equipes”, afirma Dr. Henrique Cavalli Torres, Coordenador da Equipe de Saúde Bucal.
Estas novas equipes estão respectivamente nas Unidades Barra Velha e Água Branca que passaram a ter 2 equipes de saúde bucal cada unidade. Com estas alterações é possível equilibrar a demanda nestas unidades, modernizar e adquirir novos equipamentos odontológicos e também capacitar e atualizar os profissionais.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Acidente entre ônibus fere 14 na Rio-Santos

São Sebastião - Ao menos 14 pessoas ficaram feridas após uma colisão traseira envolvendo dois ônibus no km 119 da SP-55 (Rio-Santos), próximo à praia das Cigarras em São Sebastião, às 17h55 de ontem. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, as vítimas foram encaminhadas para Pronto-Socorros de Caraguatatuba e São Sebastião. Um ônibus era da empresa Litorânea, que fazia a linha Caraguatatuba/São Sebastião, e o outro, fretado. Até as 20h20 de ontem, a polícia não soube informar o estado das vítimas. Não houve congestionamento no local. (Fonte: ValeParaibano)

Teatro de São Sebastião Apresenta peça de Teatro “Medeia”

São Sebastião - O Quarteto D... Produções Artísticas é uma entidade de cunho cultural e social que surgiu em 2005, formada por quatro artistas locais que tinham o sonho e o objetivo de melhorar o acesso da população à cultura trazendo espetáculos artísticos à cidade e região a preços populares e provar ao público o potencial artístico encontrado por aqui.
Como trabalhos já realizados podemos citar o drama “Valsa nº. 6” de Nelson Rodrigues, a comédia “Como Enlouquecer você mesmo”, cujo texto nasceu de uma adaptação de um livro com o mesmo nome, e o monólogo “Lá”, apresentado no início de 2007 em São Sebastião.
Mantendo da formação inicial apenas dois integrantes, que são Didi Moreira e Caio Rocha, e agregando novos talentos à sua equipe, contanto hoje com 11 pessoas engajadas no mesmo ideal de quando o Quarteto D... nasceu. São elas além das já citadas: Joana Carvalho, Lya Fantoni, Tiago Cimino, Matheus Cecílio, Diego dos Santos, Monique Margarido, Marcelo Barbosa, Leo Silva e Zelo Magno.
Este ano, o grupo tem como projeto a peça “Medeia”, de Eurípedes, que teve sua estréia em 19 de Janeiro de 2008, preenchendo cerca de 90% dos acentos do teatro e tendo excelente crítica dos espectadores. Pela grande aprovação que se obteve do público, vimos à oportunidade de levar este espetáculo para outras faixas etárias, atraindo os estudantes a experimentar manifestações culturais mais rebuscadas, que na era helênica contribuíram para a formação da filosofia e da moral grega que nos influencia até hoje. Esta apresentação está marcada para dia 23 de agosto de 2008.
O espetáculo, “Medeia”, tem censura livre e duração aproximada de 1 hora e 30 minutos. Trata-se de um texto clássico, do gênero Tragédia Grega que tem como função não só emocionar pela narrativa contada, mas apresentar aos espectadores um novo universo de linguagem e costumes, praticados antigamente na Grécia. O texto também tem cunho educacional, pois aborda Literatura Clássica e História. Trata-se de uma narrativa sobre Medeia, feiticeira bárbara que se apaixona por Jasão, líder dos Argonautas, e que foge com ele para Corinto, terra onde se vê longe da família, com dois filhos e traída pelo marido, que se casa com a filha do rei destas terras, Creonte. O texto aborda a temática do amor ferido de uma mulher que por este motivo, consegue praticar atos inimagináveis em função de uma vingança contra o homem amado. O mote da peça é “Qual é o limite de uma mulher traída?” que retrata com perfeição o principal drama do espetáculo.
Esta apresentação conta com debate no final incentivando a participação critica do publico que o grupo tenta resgatar ao teatro nessa pequena cidade.
Outro diferencial é que a peça começa antes da entrada do publico enquanto eles procuram seus acentos são trazidos a Grécia antiga por menções a costumes da época para tal procuramos alem de encenar, provocar outros sentidos alem da visão conquistando um publico que fique dentro do espetaculo.

 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Justiça eleitoral indefere debate da ACIU

Ubatuba - A Justiça Eleitoral do Estado de São Paulo- Juizo da 144ª Zona Eleitoral - Ubatuba indeferiu o pedido da Associação Comercial de Ubatuba em realizar um debate no próximo dia 19 de agosto.
De acordo com a conclusão da Juíza Eleitoral, Doutora Roberta Layaun Chiapetta e da chefe de cartório eleitoral Cecília Regina Marques Bórnia, o artigo 46 da Lei 9504/97 somente prevê debates realizados por emissoras de rádio e televisão.
A ACIU informa que está estudando um meio de a entidade promover legalmente um evento para ouvir e comparar as propostas dos candidatos.
(Fonte: ACIU)

Palestras e cursos movimentam a ACIU

Ubatuba - Diversas palestras gratuitas e cursos já foram realizados no decorrer deste ano na Associação Comercial de Ubatuba.
De janeiro à agosto, a entidade com várias parcerias, já promoveu 15 palestras e 9 cursos.
São eles:
Palestras realizadas
Palestra “Administração do Capital de Giro”, 17 de março;
Palestra “Gerenciando o Fluxo de Caixa com Eficiência”, 07 de abril;
Palestra “Como Atrair Clientes”, 16 de abril;
Palestra “Prepare sua Loja para Vender Mais”, 23 de abril;
Palestra “Central de Negócios”, 25 de abril;
Palestra “Como evitar reclamações trabalhistas”, 28 de abril;
Palestra “Como estimular suas vendas”, 30 de abril;
Palestra “Aumentando suas vendas com criatividade”, 21 de maio;
Palestra “Planeje sua empresa”, 26 de maio;
Palestra “Desenvolva sua empresa”, 27 de maio;
Palestra “Habilidades para gerenciar um empreendimento”, 28 de maio;
Palestra “Como analisar o mercado”, 16 de junho;
Palestra “Plano de Negócios”, 17 de junho;
Palestra “Lidando com a inadimplência”, 14 de julho;
Palestra “Motivando sua empresa para o sucesso”, 11 de agosto;

Cursos realizados
Curso “Aprender a Empreender”- dias 25 à 29 de fevereiro;
Curso para dentisras “Terapias Fotônicas” – 15 de março;
Curso “Garçom nota 10” de 18 de março à 07 de maio;
Curso “Aprender a Empreender”- de 24 à 28 de março;
Curso “Juntos Somos Fortes” – dias 15, 16 e 17 de maio;
Curso “Sebrae Ideal Políticas Públicas”- de 28 de maio à 06 de agosto;
Curso “Aprender a Empreender” – de 23 à 28 de junho;
Curso “Aprender a Empreender” – de 11 à 16 de agosto;
Curso “Garçom nota 10” de 18 de agosto à 19 de setembro;

Segundo o presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat, todos esses eventos priorizaram a qualificação e capacitação de empresários e munícipes. “Procuramos sempre trazer temas de diferentes segmentos e com estes eventos atingimos um grande público que sempre sai motivado a alavancar os seus negócios com medidas criativas e eficazes”, diz.

Próximos eventos da ACIU
- Curso: Como desenvolver liderança e estimular a motivação (Dias 08 à 12 de setembro (2ª à 6ª feira)- das 18h30 às 22h30- R$ 50,00;
- Palestra: Administrando estoques e processos adequadamente (Dia 23 de setembro- (3ª feira)- 16h00- Gratuita;
- Curso: Qualidade máxima no atendimento ao cliente (Dias 06 à 10 de outubro (2ª à 6ª feira)- das 18h30 às 22h30- R$ 50,00;
- Palestra: O marketing de relacionamento da conquista e manutenção de clientes (Dia 27 de outubro (2ª feira)- 16h00- Gratuita;
- Curso: Estratégia de Marketing: O sucesso de vendas da sua empresa (Dias 03 à 07 de novembro (2ª à 6ª feira)- das 18h00 às 22h00- R$ 50,00;
- Palestra: Entendendo custos, despesas e preço de venda (Dia 10 de novembro (2ª feira)- 16h00- Gratuita.

As inscrições podem ser feitas no Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba- PAE, que está localizado no prédio da ACIU- Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro.
Para obter mais informações entre em contato através do telefone 3834 1445.
(Fonte: ACIU)

E o Festival Gastronômico continua...
Ainda não participou? Não se preocupe, até o dia 31 tem várias palestras e oficinas para você se deliciar...

Ubatuba - Programação Oficinas Gastronômicas
Evento gratuito. As oficinas serão realizadas no Laboratório de Alimentos e Bebidas da Unitau- Campus Ubatuba. As turmas são limitadas a 20 pessoas por oficina. Os interessados devem fazer sua inscrição através do telefone (12) 3833 1750 das 14h00 às 18h00.

Dia 20/08 Quarta – Feira

10h00 - Restaurante Peixe com Banana – Cozinha Caiçara
14h30 - Restaurante Spaghetto – Linguine com Marisco e Brócolis

Dia 21/08 Quinta – Feira
10h00 - Restaurante Malibu – Camarão Malibu
14h30 - Restaurante Ubatuba Palace – Salmon Martinez

Dia 22/08 Sexta – Feira
10h00 - Restaurante Bucaneiros - Kibe do Mar
14h30 - Restaurante Donana – Donana

Dia 26/08 Terça – Feira
10h00 - Restaurante Pedra Azul - Hotel Recanto das Toninhas – Camarão Beira Mar

Dia 27/08 Quarta – Feira
10h00 - Restaurante Mar Virado – Polvo a Mar Virado
14h30 - Restaurante Cajú – Cavala do Caju

Dia 28/08 Quinta – Feira
10h00 - Restaurante Jangada - Camarão com Pequi
14h30 - Félix Pizzaria – Pizza Félix

Dia 29/08 Sexta – Feira
Cozinha do Restaurante Oásis - Canto esquerdo da Praia Grande
14h30 – Marinado a Oásis

Programação das Palestras
Também gratuitas, as palestras serão realizadas sempre às 19h30 no auditório da Unitau e podem participar até 250 pessoas. Os interessados devem fazer sua inscrição através do telefone (12) 3833 1750 das 14h00 às 18h00.

Dia 19/08 – terça-feira
Unitau – campus Ubatuba
“Maricultura na Região”
Alexandre Baldassin Gomes Novaes – Biólogo, mitilicultor, vice presidente da Associação dos Maricultores do Estado de São Paulo

Dia 20/08 – quarta-feira
Unitau – campus Ubatuba
“Gastronomia Italiana e sua adequação brasileira”?
Bruno Stippe- Executive Chef e Sommelier Internacional. FIC -
Federazione Italiana Cuochi -Presidente da FIC Brasile e FIC América Latina

Dia 21/08 – quinta-feira
Hotel Ubatuba Palace
“Vinhos e Harmonizações”
Luis Fernando- Sommelier da Vinícula Miolo

Dia 22/08 – sexta-feira
Hotel Ubatuba Palace
“Culinária Caiçara” - lançamento do livro homônimo
Vito D’Alessio - Coordenador da editora Dialeto, fotógrafo e jornalista

Dia 26/08 – terça-feira
Unitau – campus Ubatuba
"A história e a evolução da cerveja"
Vitor Buzzo - Consultor Ambev

Dia 27/08 – quarta-feira
Unitau – campus Ubatuba
“Alta Empregabilidade no Mercado de Gastronomia”
Marcio Moraes - Professor do SENAC Campos de Jordão durante 7 anos, responsável pela revista “Quem Indica”

Dia 29/08 – sexta-feira
Unitau – campus Ubatuba
“Aplicabilidade de Revenue Menagement em Hotéis e Restaurantes”
Fernando Ferreira Santiago - Turismólogo, MBA em Gestão Empresarial, longa experiência na rede Accor.
Acesse: www.visiteubatuba.tur.br . (Fonte: ACIU)

Adultos devem se vacinar contra rubéola até o próximo dia 12

Ubatuba - A vacinação contra rubéola, voltada para adultos em idade fértil, de 20 a 39 anos, continua acontecendo em todos os postos de saúde de Ubatuba, até o dia 12 de setembro. O próximo dia 30, sábado, será o Dia D da Campanha, mas a vacina pode ser tomada em qualquer dia da semana. As pessoas que se enquadram nesta faixa etária devem procurar os postos de saúde mais próximos de suas residências, munidos de algum documento de identificação. A meta é atingir 100% da população desta faixa etária, para erradicar o vírus que pode atingir mulheres grávidas e causar más formações diversas nos bebês.
A Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola está sendo considerada a maior campanha de imunização realizada no mundo. A meta do Ministério da Saúde é vacinar aproximadamente 70 milhões de pessoas em todo o Brasil, até 12 de setembro. Esta campanha faz parte de uma ação preventiva contra a disseminação da doença, que em sua forma mais grave pode gerar surdez, diabetes, autismo, cegueira e degeneração do sistema nervoso central em fetos, principalmente se a mulher contraí-la no primeiro trimestre da gestação.
As contra-indicações são apenas para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez. As mulheres lactantes ou menstruadas podem ser vacinadas normalmente. As mulheres que pretendem engravidar devem aguardar um mês após a vacinação. Os homens também precisam ser vacinados.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cinema: SEMANA DE 15/08 a 21/08/2008
Cine Porto (12) 3833-2066

"Batman - O Cavaleiro das Trevas"
Ação!!!!Dublado!!!!!!
ás 15:50 - 18:30 - 21:25 hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Anuncie

Lição do caiçara

Pelo tempo gasto
não se queixe,
paciência é uma ciência
que o pescador
aprende com o peixe.

Anúncio da primavera

O mundo inteiro
(até o velho mundo)
remoça e revigora
com o milagre da ressurreição
no começo da primavera.

Que venha o sol

Toda a bagunça
que o vento sul
fez no mar e na vida
dos pescadores de Ubatuba
foi consertada pelo sol
que voltou a brilhar
apesar da tormenta
que, naturalmente,
insiste em nos atormentar.

Pedido

Jardineira,
cuide da roseira,
adube o jasmim,
replante o lírio,
dê nova vida à
kaempferia rotunda
(ou flor da ressurreição),
traga-me a primavera
junto ao seu coração.


Busca

Em que maré,
em que onda,
em que praia
foi parar o caiçara
com o covo,
com o puçá,
com o picaré,
com a sua boa
e antiga fé?

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Ídolos, a evolução do surf
Por Fabrício Fernandes

Era uma sexta-feira, por volta das 15h30, no final do mês de março.
No trabalho mesmo, dei um check nas árvores e vi que o vento tinha parado por completo.
Fugi do escritório pensando em um mar lisinho para fazer a cabeça no fim de tarde.
Saí rodando de bike por vários picos na frente de casa e para minha decepção apesar de liso, não tinha onda nenhuma em Ipitanga.
Quando olhei para o lado, vi um pontinho descendo uma onda bem longe.
Será que o Aleluia tinha onda? (Pensei!). Quando cheguei no pico quase não acreditei. Tinha um metrão muito liso, e o melhor, com apenas duas cabeças na água.
Quem surfa no Aleluia, como em Scarreef, Farol de Itapuã e outros picos desse tipo sabe que é quase impossível pegar um mar bom sem crowd. Nesses lugares é algo muito raro!
Mas em um daqueles sortilégios da vida, o swell havia acabado de encaixar e de Itapuã até Villas, só tinha onda lá.
Voltei para casa voando, coloquei as quilhas da prancha e fui correndo para o pico.
Logo que cheguei, passei a arrebentação e vi que já tinham mais umas seis cabeças entrando no mar.
Desci a primeira e percebi que na pressa esqueci de passar a parafina e a bóia estava escorregando. Comentei com um amigo, quando de repente um cara que eu não conhecia me falou que se eu quisesse ele tinha deixado a dele na barraca e que eu poderia pegar.
Agradeci e perguntei o nome dele, muito satisfeito com aquele tipo de comportamento.
O Cristiano me falou que era de Villas e que não acreditava naquilo, porque lá não tinha nada e que seu amigo do Rio de Janeiro estava amarradão de pegar aquelas ondas ali.
Sergio Noronha, você conhece? Perguntou ele...
Tá de sacanagem, o Fedelho??? Como não vou saber quem é?
De repente ele se aproxima e bastante sorridente, me cumprimenta.
Entre uma onda e outra conversamos bastante. Falei da carreira dele, dos bons resultados e que acompanhava o seu surf desde o famoso Hang Loose Pro, na Joaquina, em 86. O Cristiano sorriu e falou que achava que nem mesmo o Noronha sabia tanto da vida dele quanto eu.
Demos boas risadas e em um clima de camaradagem cada um pegava sua onda.
Estava muito feliz com aquilo e quando voltava de mais uma onda boa, vi o Fedelho descendo uma linda direita e com muito estilo aplicar um round house cut back perfeito!
Esse cara aperfeiçoou muito o seu estilo de uns anos para cá, comentei com o Vitor, um garoto de 18 anos que mora por ali. E ele me perguntou quem era o cara. Sergio Noronha eu falei. Ao que ele me respondeu que nunca tinha ouvido falar.
Fiquei pensando sobre o que muitas vezes discuto em sala com meus alunos, que um dos grandes problemas do Brasil é a nossa falta de memória e conseqüente falta de identidade, ou seja aculturação e também tendo como conseqüência a dominação por parte de uma minoria.
Mas o caso em questão é: - Como desenvolver um esporte onde as raízes são esquecidas?
Sergio Noronha estava sempre nas cabeças nos anos 80. Top 16 da Abrasp e sempre top Carioca.
Na volta do circuito mundial ao Brasil, em 1986, no Hang Loose Pro, na Joaquina, o pequeno Fedelho varou as triagens não só chegando ao então chamado main event, o que era uma grande batalha, mas também chegando as quartas de final e terminando na quinta posição enchendo a nação verde amarela de orgulho.
No Mormaii, de 88, em Garopaba, considerado o campeonato com as maiores ondas no Brasil, chegou às finais junto com nomes como Marcos Brasa e Otaviano Bueno (o Taiu).
Hoje aos 41 anos, sempre sorridente, Sergio agora é um corretor de imóveis, seguidor da filosofia budista, e claro continua competindo em algumas etapas da categoria Master dando um calor na galera!

Perfil - Fabrício Meneses Fernandes tem 36 anos e reside em Ipitanga, Salvador (BA).
É graduado em Turismo pela Unyahna (BA) e Pós-graduado em Docência do Ensino Superior, pela ABEC (BA).
É também graduando em Administração de Empresas pela Unyahna.
É formado e pós-graduado em Inglês, tendo no seu currículo cursos em diversas áreas como Editoração Gráfica, Webdesign e Marketing de Varejo.
Atua por mais de 10 anos na área de vendas e marketing em informática. E leciona em instituições técnicas e de ensino superior.
Atuou também em agenciamento de viagens, onde descobriu sua paixão por esportes de aventura.

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Caraguá © Emilio Campi

Tabatinga
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor