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Sexta-feira, 29 de Agosto de 2008 - Nº 2021 Edições Anteriores

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Região
Caraguatatuba e São Vicente confirmam presença nas últimas vagas para 2º JISS
Vale da Fartura Off Road Adventure Tour: Show 4x4 do começo ao fim.


Caraguatatuba
Câmara aprova pauta na totalidade
Debate em Ubatuba não foi homologado pelo Cartório Eleitoral da cidade.
Caravana da Petrobras Ambiental estará em Caraguatatuba no mês de setembro
Oficinas gratuitas de Educomunicação em Caraguatatuba
“Gincana da Solidariedade” movimenta toda a cidade e promete arrecadação recorde em Caraguá
Grande loja está fazendo seleção para contratar auxiliares de venda e segurança pelo PAT
PAT abre inscrições para nova turma do Time de Emprego de 1 a 9 de setembro
Caraguá A Gosto supera expectativas em sua terceira edição
Caraguá terá representante no Brasileiro de Dardo
DER aguarda contrato para iniciar construção de passarela e ciclovia sobre o rio Juqueriquerê
Coordenador de campanha de Aguilar sofre atentado
Polícia não descarta crime político em assassinato de candidato


Ilhabela
Vereador apóia Justiça na ação da Dersa
Presidente da Câmara reforça ação da Travessia da Balsa
Vereadores aprovam 10 projetos em sessão ordinária
Prefeitura de Ilhabela combate o tabagismo
Taxa de iluminação terá como prioridade a compra de luminárias para praças e ruas
Princípio de incêndio impede saída da balsa na travessia pela segunda vez em dois dias

São Sebastião
Câmara aprova concessão de passe livre as pessoas portadoras de deficiência
Vereador solicita linha de ônibus São Sebastião - Aeroporto de Cumbica
3º São Sebastião Matsuri movimenta Rua da Praia de quinta a domingo
Nota de Informação/Sugestão de Pauta: Obras no Centro Histórico
Prova Pedestre 7 de Setembro recebe inscrições até a próxima semana
São Sebastião define Miss e Mister “Melhor Idade” para disputa do 2º JISS

Linha turística de São Sebastião vai atender comerciantes regularizados

Ubatuba
ACIU sedia Seminário Regional- Foco SCPC Circuito de Negócios
Cia. Del Mar de Ubatuba ganha segundo lugar no XII New Fest Dance em Campos do Jordão
Tamar na Adventure Sports Fair 2008
Próximo sábado, 30, é Dia D para vacina contra rubéola

Empresários se organizam para desenvolver turismo internacional em Ubatuba
Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba supera metas


Seções
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Notícias da Região Topo

Caraguatatuba e São Vicente confirmam presença nas últimas vagas para 2º JISS

Litoral Norte - Caraguatatuba e São Vicente confirmaram presença e vão ocupar as duas últimas vagas para participar do 2º Jogos do Idoso de São Sebastião – JISS –, que vai agitar o município entre 18 e 21 de setembro. O evento é uma realização do Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes, com participação das Secretarias de Educação e de Cultura e Turismo e apoio das pastas de Saúde, Segurança, Governo e Subprefeituras e deve reunir pelo menos 500 idosos.
Bertioga, Ilhabela, Praia Grande, Suzano, Itaquaquecetuba, São José dos Campos, Ubatuba, Cubatão e Mogi das Cruzes já haviam confirmado presença no 2º JISS, que nesta edição contará com 18 modalidades: Vôlei e Basquetebol adaptado, Keimagol, Bocha, Malha, Sinuca, Tranca, Dominó, Damas, Xadrez, Pesca, Peteca, Natação, Tênis de Mesa e de Campo, Miss e Mister “Melhor Idade”, Coreografia e Dança de Salão.
Entre os destaques da programação, está a palestra com a psicóloga Clarice Leal, que contagiou o público com sua irreverência durante o 17º Fórum da Educação, promovido pela Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) e pela Prefeitura em março passado, ao discursar sobre o tema “Magna – cabeça, coração e coragem”. Outro ponto alto da festa, muito esperado por todos os idosos, é o tradicional baile, que este ano terá como atração “Renato e seus Blue Caps”, grupo de renome nacional que fez muito sucesso durante a Jovem Guarda.
Os jogos por equipe, Natação, Desfile, Dança de Salão, Cerimônia de Abertura e o tradicional baile serão realizados no CAE (Centro de Apoio Educacional) do Pontal da Cruz. Já as provas de pesca e peteca terão como cenário a Praia da Aventura. O Ginásio José de Souza Gringo, o “Gringão”, a quadra de Tênis da Rua da Praia e o Clube Amigos da Malha também receberão algumas competições. O palco do Teatro Municipal recebe a prova de Coreografia.
Assim como no ano passado, a Sectur vai promover no mesmo período do 2º JISS, a quinta edição do Encontro de Carros Antigos na Rua da Praia. Mais informações (12) 3891.4991.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

VALE DA FARTURA OFF ROAD ADVENTURE TOUR: Show 4x4 do começo ao fim.

Litoral Norte - Dia 23/8 a Fazenda Boa Esperança, localizada no Vale da Fartura (Paraibuna/SP) recebeu a 3ª. Etapa do IV Circuito Mata Atlântica 4x4. O resultado foi: todas as dependências lotadas, comida caipira de excelente qualidade, local paradisíaco, trilha perfeita. Esta combinação consagrou o evento como “o melhor dos últimos 4 anos” segundo a Organização. Tudo aconteceu conforme o programado, todos os horários cumpridos e o carro zero liberou a trilha vinte minutos antes da largada, tempo suficiente para um cafezinho caipira. A trilha foi parte em trecho de mata fechada, trecho em rios, valetas e atoleiros. Num dado momento, um “labirinto” deixou navegador de marcha-ré. A trilha com 35 kms., 3:48 hs de duração atravessou fazendas, vales, contou com um mirante a 986 mts de altitude e passou pelo “Divisor de Águas dos Rios Tietê e Paraíba do Sul” onde do lado o Tietê, ali começa um alimentador que termina em Mar del Plata e do Paraíba em S. João da Barra (RJ). Outro fator importante é a história da Fazenda que começa com antes de 1.600 com Afonso de Camargo e ainda hoje está na posse de seus sucessores. A Casa sede está intocada e é objeto de estudos de nacionais e estrangeiros. O Contur de Paraibuna enviou seis estagiários que fizeram segundo Fiscal de Trilha, inclusive a Suzi, Presidente. Estiveram presentes as equipes Jipeiros de Diadema, Kakinalama4x4, Corin4x4, AGORA4x4, Rancho Vale do Sol4x4, Distração4x4, Caveirinha, Tamoios e Pátria Off Road. A Organização contou com cinco carros de apoio da Mecânica Corin e do AGORA. Os FTs, todos mototrails, foram da Rancho Vale do Sol. Apuração e Premiação da MacroSoft/Compass. Filmagem e fotografias do estúdio Litoral Virtual ( www.litoralvirtual.com.br ). O que valorizou o evento foi o seu caráter cultural, sócio e ambiental. Estriveram presentes para receber a ação social os idosos do Lar Vicentino de Paraibuna que comemorou 70 anos de existência e foi fundado pelo bisavô de Eduardo Neves, atual proprietário da Fazenda Boa Esperança. Foi lançada, também, a pedra fundamental do “Projeto Mata Off Road” no qual o CMA – Instituto Sócio Ambiental, presidido pelo Dr. Antonio S.Pereira Neto, liderará o plantio de 10 milhões de árvores em cinco anos numa cadeia nacional e internacional de off roaders. Uma compensação justa de taxa de carbono fazendo assim do off road uma ação sustentável. Parabéns aos Organizadores, aos Participantes, aos Parceiros e aos Patrocinadores. Saiba mais pelo site www.cma4x4.com.br e acompanhe o calendário dos próximos eventos.
 


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Câmara aprova pauta na totalidade
Projetos tiveram rápida discussão

Caraguatatuba - A 25ª Sessão Ordinária semanal da Câmara Municipal de Caraguatatuba, realizada nesta terça-feira – 26 de agosto, no período noturno, teve a sua pauta aprovada na totalidade. Os 3 (três) projetos apresentados tiveram rápida discussão e aprovação.
O Projeto do Vereador Omar Kazon (PR), que suprime o artigo 2º da Lei Municipal 1086, de 28 de janeiro de 2004, sobre a concessão de Bolsa de Estudo para filhos de Servidores Municipais tem a dependência da disponibilidade financeira e orçamentária para a sua concessão e o projeto do Parlamentar termina com esta dependência.
A proposta do Vereador Francisco Carlos Marcelino – Carlinhos da Farmácia (PDT) obriga os bancos instalados no município e colocar funcionários ou estagiários para o atendimento dos clientes em seus respectivos caixas eletrônicos.
E novamente o Vereador Kazon, apresentando propositura que insere no Calendário Oficial do Município o evento “Caraguá Tuning Show”.
No Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 2 Projetos de Lei, bem como foram aprovados 14 Requerimentos. Foram encaminhadas também 67 Indicações.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Debate em Ubatuba não foi homologado pelo Cartório Eleitoral da cidade.

Caraguatatuba - Depois do sucesso da realização do debate com os candidatos da Ilhabela, a Pastoral Fé e Política dá continuidade aos trabalhos, agora com a organização do próximo encontro que será em São Sebastião, no salão da Igreja Matriz, dia 11 de setembro. O evento também será transmitido para um telão que será instalado na lateral externa da igreja e pela internet, no site da Diocese de Caraguatatuba – www.diocesecaraguatatuba.com.br  com o apoio da Niponet. Aproximadamente 300 pessoas, lideranças da cidade e das paróquias receberão convites para acompanhar o encontro do salão paroquial. Em São Sebastião o encontro com candidatos não terá o perfil de debate, mas de perguntas sobre o programa de governo a partir dos apontamentos da própria comunidade apresentados nos Fóruns Sociais realizados nas 3 paróquias da cidade. O evento já foi homologado pela Justiça Eleitoral, diferentemente de Ubatuba, onde o debate não foi autorizado pela Dra Roberta Layaun Chiapetta. Para o Pe. Leonildo Ferreira Junior, assessor da Pastoral Fé e Política e B. Rodrigues, coordenador diocesano, uma perda para a cidade de Ubatuba: "A Diocese de Caraguatatuba já realizou outros momentos como este, em pleitos anteriores, sempre com muita responsabilidade e tendo como único objetivo a conscientização da população para o voto responsável e consciente. Depois do sucesso alcançado com o debate em Ilhabela, da homologação de São Sebastião, não entendemos o porque desta decisão já que a negativa não veio acompanhada de uma explicação". A Pastoral Fé e Política deu entrada na homologação na semana passada com o aval de todos os candidatos ao pleito de Ubatuba.
(Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Caravana da Petrobras Ambiental estará em Caraguatatuba no mês de setembro

Caraguatatuba - Estão sendo realizadas em todo o país as Caravanas Ambientais para esclarecimentos sobre o Programa Petrobras Ambiental 2008-2012. Nesses eventos, técnicos da Companhia explicarão as regras do Programa, quais são as linhas de atuação e como devem ser elaborados os projetos, a partir de um roteiro básico desenvolvido pelos técnicos da área de Programas Ambientais da Petrobras. A idéia é orientar os interessados na formatação das propostas. Em Caraguatatuba, a Caravana acontece no dia 04 de setembro, a partir das 10h, no Jangada Flat Service. O evento é destinado para proponentes jurídicos do terceiro setor.
A Petrobras lançou a nova etapa do Programa Petrobras Ambiental para o período 2008-2012, com a destinação de R$ 500 milhões a ações estratégicas, que incluem patrocínios, fortalecimento das organizações ambientais e suas redes e disseminação de informações sobre o desenvolvimento sustentável.
O Programa Petrobras Ambiental tem como tema "Água e clima: Contribuições para o desenvolvimento sustentável", o que representa uma ampliação em relação à fase anterior, cuja temática abrangia a água e sua biodiversidade. A mudança teve como objetivo adequar o programa ao cenário ambiental atual e previsto para os próximos anos. A seleção pública 2008, que contemplará os projetos a serem patrocinados até 2010, já está com inscrições abertas pela internet ( www.petrobras.com.br ).(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Oficinas gratuitas de Educomunicação em Caraguatatuba

Caraguatatuba - Estão abertas, até o dia 08 de setembro, as inscrições para as oficinas de educomunicação promovidas pelo projeto Água de Beber, onde os alunos aprendem a desenvolver produtos de comunicação (programas de rádio, blog na internet e jornal-mural) sobre questões que envolvem o meio ambiente, cultura e educação no município de Caraguatatuba.
O programa incentiva os alunos a participarem do “Grupo de Repórteres da Rede do Juqueriquerê”, com a produção de programas de rádio sobre educação ambiental e cultura caiçara, para serem veiculados numa emissora local e em rádios comunitárias.
Segundo a educomunicadora do projeto Água de Beber, Débora Menezes, o objetivo é minimizar a fragilidade de intervenções pontuais voltadas para a divulgação de iniciativas e denúncias de problemas ambientais, mantendo de forma mais contínua e permanente a troca de informações e comunicação na comunidade, junto à imprensa e aos órgãos responsáveis pela fiscalização e manutenção do equilíbrio ambiental.
As oficinas, voltadas para moradores, professores, estudantes (crianças e adultos), agentes de saúde e educadores ambientais, acontecerão a partir do dia 10 de setembro e com duas opções de horários: das 09h30 às 12h30 ou das 14h00 às 17h00.
Os interessados devem entrar em contato com o Instituto Supereco pelo telefone (12)3883-2978 ou por e-mail: supereco_lnorte@supereco.org.br
O programa é um dos eixos do projeto “Água de beber, de Comer, Usar e Conservar… Ciclos Contínuos”, desenvolvido
no entorno do Rio Juqueriquerê pelo Instituto Supereco, com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras
(Fonte: Supereco)

“Gincana da Solidariedade” movimenta toda a cidade e promete arrecadação recorde em Caraguá

Caraguatatuba - Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof.ª Antonia Antunes Arouca não estão poupando esforços para a próxima etapa da “Gincana da Solidariedade”. Com muito empenho, estão aproveitando todas as oportunidades possíveis para difundir um espírito solidário e arrecadar feijão.
No sábado, dia 23 de agosto, estudantes foram ao Supermercado Semar e passaram o dia divulgando a campanha. Com o apoio do supermercado, que deu desconto no preço do feijão aos clientes que faziam doações, foram arrecadados 278 kg.
Durante esta semana, alguns alunos vão ficar nos Supermercados Semar, Shibata e Moby Dick, no bairro Massaguaçu, durante o dia, acompanhados de educadores. Além de promoverem o espírito solidário, eles estarão recebendo doações de feijão. No próximo sábado, dia 30, haverá um pula-pula no Supermercado Semar, onde todas as crianças poderão brincar ao contribuir com 1 kg de feijão.
Além da iniciativa de arrecadação e do apoio dos supermercados locais, a EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca realizará uma grande festa na sexta-feira, dia 29, na própria Unidade Escolar, com a participação do DJ Juca Bala e muito agito. Para participar, basta trocar o ingresso por 1 kg de feijão.
Já no dia 02 de setembro, será realizado o bingo de uma bicicleta, também na EMEF Arouca. Para participar, basta trocar um 1 kg de feijão por sua cartela.
O comportamento e a motivação dos jovens e adolescentes de Caraguá neste projeto social, cultural, educativo e de cidadania, prometem mobilizar ainda mais a população do município.
Participe você também da 9ª edição da “Gincana da Solidariedade”, promovida pela Rede Vanguarda. Para fazer suas doações, basta comparecer em um dos supermercados colaboradores onde os estudantes estarão, ou entrar em contato com qualquer escola municipal. Mais informações podem ser obtidas, também, na Secretaria Municipal da Educação ou no telefone 3897-7000.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Grande loja está fazendo seleção para contratar auxiliares de venda e segurança pelo PAT

Caraguatatuba - O PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, que na cidade funciona por meio de uma parceria com a SECAD – Secretaria da Administração da Prefeitura de Caraguatatuba, está com novas oportunidades de emprego abertas à população.
Além das vagas de emprego atualizadas nesta quinta-feira, dia 28, uma grande loja que está se instalando em Caraguá, está selecionando por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador trabalhadores para os cargos de auxiliar de vendas e auxiliar de segurança.
Nesta semana, outras oportunidades de emprego oferecidas são para auxiliar de escrituração fiscal, engenheiro civil, professor de administração e contabilidade, psicólogo, técnico de radiologia, nutricionista, médico do trabalho, enfermeiro e técnico em segurança do trabalho.
Para candidatar-se a uma das vagas de emprego basta comparecer ao PAT com a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), documentos pessoais e comprovante de residência, e efetuar um cadastro, passando por uma entrevista, pela qual é possível direcionar o trabalhador para a vaga de emprego apropriada, de acordo com suas habilidades e seu currículo.
O PAT fica na rua Taubaté nº 520, no bairro Sumaré, próximo ao ponto final da empresa de transportes coletivos Praiamar (Praça Ulisses de Paula).
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

PAT abre inscrições para nova turma do Time de Emprego de 1 a 9 de setembro

Caraguatatuba - O Time de Emprego – um programa da SERT – Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba por meio do PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador finalizou suas duas primeiras turmas com grande sucesso no município.
De acordo com o PAT, o programa está sendo de grande importância para as pessoas que estão desempregadas e precisam retornar ao mercado de trabalho. Prova da eficiência deste trabalho está nos altos índices de recolocação profissional das turmas do Time de Emprego, iniciadas em abril deste ano. A primeira turma teve uma recolocação de 56% e a segunda chegou a 70%.
O programa Time de Emprego tem como principal objetivo ajudar os participantes cadastrados no PAT a obter um emprego que seja compatível com suas preferências e habilidades, instruindo-os a elaborar o próprio currículo, dando dicas de como se apresentar e se expressar nas entrevistas.
Segundo as facilitadoras do Time de Emprego, Daniela Aparecida dos Santos e Renata Aparecida Soares, com este trabalho, cada participante tem a possibilidade de se conhecer melhor, interagir e compartilhar experiências, resgatando a auto-estima e criando perspectivas de vida e de retorno ao mercado de trabalho.
Para o participante da última turma do Time de Emprego, Aristides Camargo Prado, estar no programa foi uma grande experiência. “Daqui pra frente depende de mim, ou melhor, de cada um de nós, pois o essencial para vencer as dificuldades, as barreiras, e os nãos, foi transmitido com muita qualidade pelo Time de Emprego”. Explicou Prado.
O PAT informa que de 1 a 9 de setembro, abrirá inscrições para a terceira turma do Time de Emprego.
O programa é composto por 16 encontros, realizados sempre uma vez por semana, com três horas de duração. Podem participar deste curso, trabalhadores desempregados maiores de 16 anos que estejam cadastrados no Posto de Atendimento ao Trabalhador. As aulas terão início no dia 11 de setembro (sexta-feira). Para se inscrever ou obter mais informações sobre o Time de Emprego, basta comparecer ao PAT de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Taubaté nº 520, no Sumaré, em Caraguá.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá A Gosto supera expectativas em sua terceira edição

Caraguatatuba - O Caraguá A Gosto, que já se tornou um dos maiores eventos gastronômicos da região, ainda não chegou ao fim, mas já foi considerado pelos participantes um grande sucesso.
A terceira edição do evento começou no dia 1º de agosto e termina neste domingo, dia 31. Ainda dá tempo de conferir deliciosos pratos que neste ano competem neste concurso, que a cada final de semana tem atraído mais turistas para a cidade.
De acordo com a Secretária de Turismo, a primeira edição do evento em 2006 teve grande aprovação do público, e a segunda ficou dentro do esperado.
Neste ano, o Caraguá A Gosto ainda não acabou, mas é possível registrar um aumento de visitantes à cidade de cerca de 25%, no mesmo período no ano passado.
Em 2006, foram preenchidas 4.700 cédulas, e recebidos turistas de 7 cidades do Estado de São Paulo e outros 15 municípios de 11 estados brasileiros. Em 2007, foram preenchidas 5.700 cédulas por turistas de 95 cidades paulistas e mais 24 de outros 10 estados brasileiros, sem contar os moradores de Caraguá, que anualmente prestigiam o evento.
O concurso gastronômico elegerá Apresentação do prato, Apresentação do petisco, Sabor do prato, Sabor do petisco, Melhor Serviço e Melhor Ambiente, oferecendo troféus aos vencedores e prêmios ao público que saboreou os pratos e participou da votação. Serão sorteados 1 note book para o cliente que consumir petisco e 1 moto YBR para o cliente que consumir prato, além de 20 jantares – um em cada estabelecimento participante do Caraguá A Gosto.
Para o proprietário do Restaurante Ostra e Ouriço, André Mariano, que participa pela terceira vez do concurso, neste ano o Caraguá a Gosto superou novamente as expectativas. “O Caraguá A Gosto incentiva o cliente a visitar o restaurante. A grande mídia relacionada ao evento atrai turistas e pessoas que às vezes ficam muito tempo sem vir à nossa casa. Desta forma, o concurso fortaleceu nosso segmento, unindo empresários e valorizando nosso mercado de modo geral”, explicou Mariano.
Outro estabelecimento que tem atraído grande número de clientes é o Bar do Hélio. Segundo o proprietário Hélio Gomes, a cada ano, o evento foi crescendo mais. “O Caraguá A Gosto foi excelente neste ano para nossa casa, em termos de participação do público. O evento já pegou, e prova disso foi o aumento de 20 a 30% de turistas nesta época, que antigamente era considerada baixa temporada”.
Entre os participantes do evento está também a Colônia Sinthoresp – Sindicato dos Trabalhadores de Hotéis e Restaurantes do Estado de São Paulo. De acordo com o administrador do local, Cristiano Farias de Oliveira, esta é a primeira vez que a Colônia Sinthoresp participa do evento. “Antigamente atendíamos apenas nosso público interno e por isso, participar do Caraguá A Gosto foi um duplo desafio, porque além de estar no concurso também estamos abrindo nossas portas ao público externo, composto por moradores da cidade e turistas que não são necessariamente nossos hóspedes. No nosso balanço final, nos sentimos vitoriosos, porque melhoramos nosso atendimento e ampliamos nossos serviços, além de divulgar o Porto Novo”, destacou Oliveira.
Conforme explicou o presidente da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Paulo Bijos, o crescimento do Caraguá a Gosto, em relação ao ano passado, foi fantástico. “O evento virou uma grande marca do nosso turismo em termos de repercussão. A cidade tem ficado lotada todo final de semana e soube de restaurantes em que as cédulas já estavam acabando. Além disso, trata-se de uma competição saudável entre restaurantes, bares e pizzarias, porque os comerciantes se uniram para promover a cidade, trocando informações e melhorando seu atendimento para receber bem o cliente. Estamos bastante satisfeitos com o resultado deste concurso que já se consolidou em Caraguá e promete ser melhor a cada ano”, finalizou Bijos.
Vale lembrar que o maior concurso gastronômico do Litoral Norte tem como patrocinadores: Jornal Valeparaibano, ACE- Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Cavec Yamaha, Bohemia, Unimódulo, Village Parahybuna, Ceratti, Mastercard, Château La Cave.
Neste ano, participam do Caraguá a Gosto: Guaruçá, Ostra e Ouriço, Golfinhos, Golfinho Azul, Caiçara´s, Colônia Sinthoresp, Toca da Garoupa, Al Badah Beach, Água Doce Cachaçaria, Akebono, Zanfredo, Pizzaria Ilhote, Officina das Pizzas, Pizzaria do Neno, Pizza 1, Parodi Pizzaria, Bar do Hélio, Bar do Japa, Garage Bar e Bar do Japonês.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 10 de setembro, às 20h, no Teatro Mario Covas, em Caraguá.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá terá representante no Brasileiro de Dardo

Caraguatatuba - O atleta de Caraguatatuba, Anderson Soares (Bill), representará a cidade no Campeonato Brasileiro de Dardo, que acontecerá no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7 de setembro.
Para chegar a competição nacional, o caraguatatubense fez boa campanha no Campeonato Paulista da modalidade, onde terminou em sexto lugar, após nove etapas. A última, realizada no Clube Nacional, em São Paulo, no último final de semana, Bill ficou com a sexta colocação.
Segundo o atleta, ele poderia ter alcançado uma melhor posição e culpou o nervosismo por isso. “Acho que eu podia ter ido melhor nesse Paulista. Cometi alguns vacilos, fiquei nervoso. Mesmo assim, considero que peguei uma boa colocação”, diz.
Bill será o primeiro representante de Caraguá no Campeonato Brasileiro de Dardo. O objetivo do atleta é terminar a competição entre os quatro primeiros para conseguir uma vaga no Mundial da França, em 2009.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

DER aguarda contrato para iniciar construção de passarela e ciclovia sobre o rio Juqueriquerê

Caraguatatuba - O DER (Departamento de Estradas e Rodagem), órgão da Secretaria Estadual de Transporte, aguarda a assinatura de contrato com a empresa vencedora da licitação para construção da passarela e ciclovia sobre o rio Juqueriquerê, no km 109 da SP-55, em Caraguatatuba. Conforme a asssessoria de imprensa do DER, as obras devem começar até o final deste mês. O valor é de R$ 1,1 milhão.
Além desta melhoria no Litoral Norte, a SP-55 também terá outros pontos em construção como o trecho entre Praia Grande e Monguaguá, no Litoral Sul, que receberá recuperação e recapeamento, incluindo melhorias na drenagem, entre os km 292 e 305, com extensão total de 13,8 km; recuperação de quatro passarelas e implantação de outras quatro, além da recuperação de quatro pontes. Estas obras estão calculadas em RS 43,5 milhões.
Ainda no Litoral Sul, o DER investe no acesso Peruíbe/Itariri, com o recapeamento de pista e pavimentação de acostamentos, no valor de R$ 6,4 milhões. E por fim, o DER prepara a execução do projeto para o trecho Peruíbe/Pedro de Toledo/Miracatu, com recapeamento de pista, pavimentação dos acostamentos e faixas adicionais e obras de contenção de taludes. Esta obra está calculada em R$ 35 milhões.
(Fonte: Imprensa Livre)

Coordenador de campanha de Aguilar sofre atentado

Caraguatatuba - Um dos coordenadores de campanha da coligação do atual prefeito, José Pereira de Aguilar (DEM), foi baleado na noite de ontem por volta das 20h, por um motociclista, em frente a sua casa, no bairro Porto Novo. É o segundo atentado em menos de 24 horas. Na noite de terça-feira, o candidato a vereador Cosme Tavares da Silva (PDT), foi assassinado com 12 tiros, ao sair do trabalho. Isaias de Souza Neto, 58 anos, é presidente da Sociedade Amigos de Bairro do Porto Novo e coordenava a pintura dos muros na zona Sul da cidade, na campanha de Aguilar.
A coligação “Caraguá é do povo” está preocupada com os atentados e não descarta a possibilidade de um crime político. Segundo a presidente do DEM, Maria Luiza Baracat, já foi feito um pedido informal ao Ministério Público, que será protocolado hoje, para que a Promotoria acompanhe o caso da execução do candidato Cosme Tavares, assim como a tentativa de homicídio de Isaías. “Vamos pedir para que a Promotoria acompanhe também a campanha eleitoral, pois diante dos fatos não podemos descartar a hipótese de um crime político”, informou.
Segundo testemunhas do crime, uma pessoa dirigia uma moto vermelha e abordou Isaías, pelo nome. Em seguida, houve cinco disparos em direção a vítima, porém apenas um o atingiu.
Isaias mora na Rodovia Rio-Santos, próximo à ponte do Rio Juqueriquerê, sentido São Sebastião. Segundo as pessoas que presenciaram o crime, após os disparos, o motociclista atravessou a pista e seguiu em direção à praia.
A vítima foi socorrida pelo Resgate e encaminhada consciente para a Casa de Saúde Stella Maris. Segundo o Corpo de Bombeiros, Isaias conversou com os socorristas até a chegada ao hospital reclamando de fortes dores e disse que não era possível identificar o autor dos disparos, pois o criminoso estava de capacete.
Familiares e amigos não quiseram se identificar para a imprensa pois temem pela segurança e acreditam que o crime tem relações com a política. “Estamos com muito medo”, disse um dos parentes.
Os bombeiros não puderam dar informações sobre o quadro clínico de Isaias. O médico que atendeu a vítima não pôde falar com a reportagem, pois estava em cirurgia para extração da bala, que ficou alojada no corpo da vítima. Até o fechamento da edição Isaías permanecia na sala de cirurgia. A partir de hoje, a polícia começa as investigações do crime.
(Fonte: Imprensa Livre)

Polícia não descarta crime político em assassinato de candidato

Caraguatatuba - Mesmo com receio de se identificarem, amigos e familiares do candidato a vereador, Cosme Tavares da Silva, executado com 12 tiros, na noite da última terça-feira, acreditam que o crime aconteceu por motivos políticos. “Tenho quase certeza de que isso foi crime eleitoral, pois existe um boletim de ocorrência de ameaça que o Cosme fez contra seguranças do adversário político, candidato a prefeito”, contou uma senhora, que não quis se identificar.
Durante o velório, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, cerca de mil pessoas passaram pelo cemitério. O enterro aconteceu às 11h.
Segundo o cunhado da vítima, Edgar Freire da Silva, este é o tipo de crime que assusta, pois pode ser um crime político, mas não existem provas e nem certeza de nada. “Cosme era uma pessoa que falava tudo que vinha na cabeça, ele não levava desaforo pra casa, mas era um homem sensacional, íntegro e muito verdadeiro. De repente pode ter sido até esse jeito dele que provocou esta tragédia”, disse.
De acordo com o presidente da Câmara, Wilson Gobetti, Cosme era um amigo pessoal, independente da política, já há muitos anos. “É um amigo que se foi novo e com uma vida inteira pela frente, deixando mulher e filhos, e de repente, com uma carreia política bem sucedida. É uma perda muito triste”, lamentou.
Já o sobrinho da vítima, Erik Emilio Rios, 26 anos, conta muito emocionado que esteve com o tio na manhã do crime. “Ele era meu melhor amigo, um companheirão mesmo. Ele parceiro e batalhador, tinha sua oficina de funilaria, tinha um Aras, prestava serviços para a prefeitura e ajudava a comunidade como podia. Ele não merecia isso”, desabafa Erik.
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Caraguatatuba, Maria Regina Rapoli Correa, alega que é um fato lamentável e que não acredita ser um crime político. “De repente, o fato de se ter um B.O. de ameaça na delegacia, pode ser uma infeliz coincidência, porém se alguém tiver provas e evidências, pode levar à OAB que tomaremos alguma atitude”, afirmou

O crime
Cosme Tavares Leite, de 33 anos, era candidato a vereador pela primeira vez. Filiado ao PDT, ele era dono de uma funilaria que fica na entrada de Caraguatatuba, no bairro Ponte Seca, às margens da Rodovia dos Tamoios.
Por volta das 19h20 de terça-feira, dia 26, saía de sua funilaria, no bairro Ponte Seca, quando, ao engatar a marcha ré, de sua caminhonete Ford, F-250, um motociclista encostou na janela do motorista, que estava aberta, e fez os disparos contra o candidato.
No automóvel estavam mais duas pessoas com Cosme, porém, de acordo com o Boletim de Ocorrência, feito às 23h30, do dia 26, as testemunhas, ao perceberem os disparos, saíram correndo pela porta do carona.
Das duas testemunhas, apenas uma compareceu na delegacia para prestar depoimento. De acordo com a testemunha, Carlos Roberto da Silva, não viu nada, apenas ouviu o barulho da moto encostar no carro e em seguida os disparos. Já a outra testemunha, saiu correndo no momento dos disparos e não retornou para prestar esclarecimentos, e até o momento a polícia ainda não localizou esta pessoa.
Pouco depois da morte do candidato a vereador, um suspeito chegou a ser detido, mas foi liberado em seguida por que, segundo a polícia, não tinha envolvimento com o assassinato.
Segundo o delegado assistente e responsável pelo caso, Wanderley Martins Junior, uma das linhas de investigação será a de um crime político, porém nada pode ser afirmado no momento. “Era um candidato a vereador, não podemos excluir nenhuma hipótese e a investigação já está sendo feita”, diz o delegado, que acredita que a ausência da outra testemunha pode ser motivada por medo de represálias.
Com relação ao Boletim de Ocorrência sobre a ameaça, feito pelo candidato, o delegado confirma que foi feito no dia 15 de agosto, porém não pôde mostrar à reportagem, alegando que poderia atrapalhar as investigações.
Wandeley afirma ainda que, Cosme Tavares não tinha antecedentes criminais e que o Instituto Médico Legal (IML) está elaborando um laudo, que deve sair em 30 dias, e que foram verificadas 12 perfurações no corpo da vítima.
Segundo a polícia, os disparos foram feitos por uma pistola semi-automática, calibre 380 e até o momento não se tem nada de concreto nas investigações.
O delegado alerta ainda que as testemunhas que viram o ocorrido podem entrar em contato com polícia, através do disk denúncia: 197. “As pessoas não precisam se identificar, mas podem colaborar com as investigações”, enfatizou o delegado.
(Fonte: Imprensa Livre)
 

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Vereador apóia Justiça na ação da Dersa

Ilhabela - O Vereador Zeca do São Pedro (PTB) apresentou, na última sessão ordinária (25/08) uma Moção de Apoio à decisão da Justiça que dá prazo para que o Dersa e Internacional Marítima melhorem as condições de operacionalização travessia do Canal de São Sebastião
A decisão foi tomada pela Justiça de São Sebastião, através do Juiz Antonio Carlos Martins, que acatou a Ação Civil Pública promovida pelo PROCON de São Sebastião.
Em sua decisão, o Juiz Antonio Carlos determinou que o tempo de espera de veículo na fila da balsa não supere o prazo de uma hora, sob pena de multa por carro que aguarde no valor de R$ 100,00.
Segundo o Vereador decisão foi muito bem recebida pelos munícipes de Ilhabela e pelos usuários da balsa, que há anos reclamam dos serviços prestados pela Dersa e das más condições de administração das balsas.
“As condições geográficas e climáticas, assim como, a demanda local, já são conhecidas há muito tempo pelo Dersa, que já deveria ter adequado o serviço às situações”, finaliza Zeca.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Presidente da Câmara reforça ação da Travessia da Balsa

Ilhabela - O Presidente da Câmara de Ilhabela, o Vereador Joadir Capucho (PTB). Apresentou, na última sessão ordinária (25/08), uma Moção de Apelo para a melhoria da qualidade dos serviços da travessia marítima entre São Sebastião – Ilhabela.
Na semana passada, a Justiça de São Sebastião determinou ao Dersa e a Internacional Marítima, empresa terceirizada que opera a travessia, que providenciem a adequação da quantidade e qualidade das balsas empregadas no serviço no prazo máximo de 30 dias. Na decisão, que partiu de uma Ação Civil Pública do Procon de São Sebastião, o juiz Antonio Carlos Martins determina ainda que o tempo de espera de veículo na balsa não supere o prazo de uma hora sob pena de multa por carro que aguarde prazo superior a uma hora, no valor de R$ 100.
“Os atrasos das embarcações e, em especial, o número reduzido de balsas em operação, têm ocasionado inúmeros transtornos, muitas vezes com sérias consequências à população, que não consegue cumprir os mais diversos tipos de compromissos, sejam de ordem profissional, de saúde, educação entre outros”, explica o Vereador.
Joadir acrescenta que nos últimos dias, a retirada de três balsas do serviço de travessia foi responsável pela instalação de um verdadeiro caos, com a formação de filas intermináveis nos dois lados do Canal e espera de até quatro horas, causando indignação e grande revolta com um serviço que há muito não atende adequadamente às necessidades da população.
Segundo Joadir que apóia a decisão da Justiça não é concebível que um município com economia movida essencialmente pelo turismo, cujo acesso só é possível através de balsas, fique refém de um serviço de qualidade incompatível com as tarifas pagas pelo cidadão.
“A travessia marítima entre São Sebastião - Ilhabela, há anos, tornou-se, para milhares de usuários do sistema, um verdadeiro suplício”, finaliza o Presidente do Legislativo de Ilhabela.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereadores aprovam 10 projetos em sessão ordinária

Ilhabela - Os vereadores da Câmara Municipal de Ilhabela aprovaram todos os projetos constantes na pauta da Ordem do Dia na última sessão ordinária, realizada ontem (25/08).
CONVÊNIO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL COM ENTIDADES – Foi aprovado o Projeto de Lei nº 70/2008, do Executivo Municipal, que autoriza a celebração de convênios entre o município, através da Secretaria Municipal de Assistência Social com entidades ou organizações de Assistência social para execução descentralizada do Programa de Proteção Social Básica.
O programa será executado através de Plano de Trabalho composto por planilhas específicas contidas no Plano Municipal de Assistência Social.
Suas principais ações estão focadas para atenção a famílias vulnerabilizadas pela pobreza e atenção a crianças, adolescentes e jovens provenientes de famílias de baixa renda, excluídas das políticas sociais básicas: educação, saúde, lazer, esporte e cultura.
REPRESENTANTES DO CONSELHO DE TURISMO - De autoria do Presidente do Legislativo Municipal, o Professor Joadir Capucho (PTB), o Projeto de Lei 71/2008 foi aprovado pelos vereadores, modificando a alínea ‘c’ do artigo 2º da Lei 684/1997, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Turismo de Ilhabela.
A alteração proposta visa corrigir um dos artigos da Lei 684/97 que mencionava quatro representantes da Associação Comercial e Industrial de Ilhabela, mas, somente indicava três. Além desta alteração, o PL ainda acrescentou um representante do setor de marinas, um dos iates clubes, um representante do setor de bares e restaurantes filiado à Associação Comercial e Industrial de Ilhabela e um representante do setor de lojas e serviços.
COMBATE À DENGUE - De autoria do Vereador Guilherme Henrique Maia Vieira (PMDB), o PL 72/2008 foi aprovado por unanimidade. A propositura dispõe sobre medidas e procedimentos administrativos visando impedir a presença de criadouros de ‘aedes aegypti’, bem como de outros vetores em residências, indústrias e estabelecimentos.
De acordo com o projeto, os órgãos competentes da Secretaria Municipal da Saúde efetuarão a fiscalização das condições das edificações em geral quanto à existência de focos do mosquito Aedes Aegypti.
“O objetivo é prevenir os munícipes e veranistas com relação à dengue que tem se agravado excessivamente em todos os municípios. É também uma forma de controlar a criação de larvas e criadouros, bem como proporcionar a prevenção da saúde dos moradores, evitando os sérios problemas que vem acontecendo diariamente em relação a esta doença”, explica Dr. Guilherme.
O projeto prevê que os proprietários, locatários ou imobiliária responsáveis pelas edificações em geral, que não cumprirem as determinações emanadas das autoridades sanitárias para o combate à dengue, ficam sujeitos à advertência, intimação ou multa; interdição total ou parcial do estabelecimento, local do utensílio ou recipiente e multa de 1 a 100 UFMs (Unidades Fiscais Municipais) conforme a gravidade.
SERVIÇOS DE ILUMINAÇÃO - Com dois votos contrários - da Vereadora Nanci Zanato (PPS) e do Vereador Luiz Lobo (PSDB) - o PL 80/2008 foi aprovado pelos vereadores.
De autoria do Vereador Joadir Luiz Capucho, o projeto modifica o parágrafo único do artigo 7º da Lei nº 500/2007 que institui no município de Ilhabela a contribuição para custeio dos serviços de iluminação pública prevista no artigo 149-A da Constituição Federal.
A instituição da contribuição para custeio dos serviços de iluminação pública teve como finalidade a arrecadação de recursos para instalação, manutenção, melhoramento e expansão da rede de iluminação pública do Município, mas, principalmente, para iluminação dos logradouros públicos.
“Embora arcando com o custo da contribuição, muitos munícipes sofrem com a falta de iluminação nas ruas onde residem ou, mesmo naquelas onde são obrigados a transitar durante a noite. Para que a contribuição efetivamente se justifique é preciso que todos os logradouros públicos sejam iluminados, o que somente será possível se os recursos oriundos da cobrança da referida contribuição forem destinados prioritariamente para essa finalidade”, explica Joadir.
De acordo com o projeto aprovado, deverão ser destinados todos os recursos arrecadados com a CIP para a compra de luminárias para iluminação dos logradouros públicos, e o saldo, se houver, nos demais serviços.
DENOMINAÇÕES DE RUAS – Quatro projetos sobre denominações de rua foram aprovados pelos vereadores. Todos são de autoria do Vereador Zeca do São Pedro (PTB):
- O PL 93/2008 propõe que seja denominada de “Rua João de Oliveira Pereira”, a via pública que tem seu início na altura do nº 221 da Rua Nagib Pombo, no bairro do Bexiga.
- O PL 94/2008 propõe que seja denominada de “Rua das Jabuticabeiras”, a antiga Rua Projetada 140, existente na travessa da Alameda Dona Leonor do Amaral, no bairro da Siriúba.
- O PL 95/2008 propõe que seja oficializada a via pública atualmente denominada de “Alameda Dona Leonor do Amaral”, localizada no bairro da Siriúba.
- E o PL 96/2008 propõe que seja oficializada a via pública atualmente denominada de “Avenida Carlos Augusto do Amaral”, localizada no bairro da Siriúba.
SUBSÍDIOS DOS SECRETÁRIOS – O PL 98/2008, de autoria da Mesa Diretora do Legislativo, foi aprovado fixando os subsídios dos Secretários Municipais de Ilhabela para a gestão 2009/2012. O projeto fixa em R$ 8.000,00 mensais o subsídio dos Secretários Municipais vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória.
“A par do atendimento da legislação vigente, especialmente a Constituição Federal, a fixação dos subsídios pautou-se nos princípios basilares da Administração, especialmente, os da moralidade, impessoalidade e transparência. O valor dos subsídios também foi fixado em face do grande volume de trabalho, da complexidade e, principalmente, da importância das atividades desenvolvidas pelos Secretários Municipais”, justificam os vereadores autores da propositura Joadir Capucho (PTB), Jadiel Vieira, o Keko (PTB), Beto Campos (sem partido) e Zeca do São Pedro (PTB).
SUBSÍDIO DOS VEREADORES – Foi aprovado o Projeto de Resolução nº 05/2008, também de autoria da Mesa Diretora do Legislativo, que fixa em R$ R$ 3.700,00 os subsídios do Presidente e Vereadores da Câmara para a Legislatura 2009/2012. A fixação do subsídio dos vereadores pode ocorrer em cada legislatura para a subseqüente e deve obedecer ao limite remuneratório determinado pela Constituição Federal, que utiliza como parâmetro os subsídios dos Deputados Estaduais.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela combate o tabagismo

Ilhabela - Dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo e a Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convida a todos os interessados em parar de fumar a procurar o CAPS (Centro de atenção Psicossocial), para se cadastrarem para participar do tratamento antitabagismo.
Neste mês de agosto, uma parte da equipe de saúde mental de Ilhabela, participou de capacitação realizada em São Paulo, no CRA TOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas), objetivando implantar o tratamento para parar de fumar em nosso município. Hoje, o tabagismo é percebido como um problema de saúde pública. O estado de São Paulo possui 6 milhões de fumantes e, no Brasil, 23 pessoas morrem por hora, em decorrência de doenças associadas ao tabaco.
Em Ilhabela foi promulgada, desde janeiro de 2002, a Lei Municipal N°. 084/2002, que: "Proíbe o uso de cigarros, charutos, cigarrilhas ou cachimbo em locais públicos fechados e repartições públicas municipais", deve-se agora, "chamar a atenção da população quanto da importância do cumprimento à legislação, principalmente nos ambientes promotores de saúde (UBS, Hospital Municipal, etc.)", ressalta o Diretor Municipal de Saúde, Márcio Tenório.
O município de Ilhabela elaborou algumas estratégias para o enfrentamento da questão do tabagismo tais como, a colocação de faixas alusivas ao dia nacional do combate, para efeito de sensibilização da população sobre a questão; cadastramento dos interessados em participar do tratamento antitabagismo; aplicação de questionários a fim de realizar levantamento de dados epidemiológicos que darão suporte ao projeto e ao trabalho e, orientação à população.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Taxa de iluminação terá como prioridade a compra de luminárias para praças e ruas

Ilhabela - Com dois votos contrários - da Vereadora Nanci Zanato e do Vereador Luiz Lobo o projeto de lei que modifica a lei 500/2007 que cria a contribuição para custeio dos serviços de iluminação pública (CIP) foi aprovado pela Câmara. De autoria do presidente do legislativo Joadir Luiz Capucho, o projeto modifica o parágrafo único do artigo 7º. Agora os recursos arrecadados com a CIP deverão ser destinados prioritariamente para a compra de luminárias para iluminação dos logradouros públicos, e não para custear os serviços de iluminação pública como prevê a lei.
Segundo justificativa de Joadir, a instituição da contribuição para custeio dos serviços de iluminação pública teve como finalidade a arrecadação de recursos para instalação, manutenção, melhoramento e expansão da rede de iluminação pública do município, mas, principalmente, para iluminação dos logradouros públicos.
“Embora arcando com o custo da contribuição, muitos munícipes sofrem com a falta de iluminação nas ruas onde residem ou, mesmo naquelas onde são obrigados a transitar durante a noite. Para que a contribuição efetivamente se justifique é preciso que todos os logradouros públicos sejam iluminados, o que somente será possível se os recursos oriundos da cobrança da referida contribuição forem destinados prioritariamente para essa finalidade”, explica Joadir.
O vereador Luiz Lobo explica que acha justo que a iluminação chegue até essas pessoas, mas conta que votou contra porque não concordou com a redação do projeto. O PL diz que as luminárias serão custeadas pela arrecadação da taxa. Segundo Lobo a prefeitura não tem arrecadação. “O valor que a Elektro arrecada já é descontado das contas de iluminação pública e esse dinheiro não vem para os cofres da prefeitura. Não existe esse repasse, a redação do projeto estava induzindo os vereadores ao erro”, disse.
Já a vereadora Nanci disse que votou contra, pois já tinha rejeitado o projeto inicialmente. Ela não concorda com a cobrança de mais taxas para população. “Por menor que seja o valor, sempre mexe no bolso da população”, disse. Além disso, explicou a vereadora, não existe um fundo para este recurso, que fica com a Elektro, portanto o dinheiro não se destina à prefeitura.
Até o dia 30 de junho deste ano o valor arrecadado pela concessionária de energia foi de R$ 262.869, 90, deste valor foi compensado R$ 129.846,88 relativos as contas de iluminação pública. Esses valores foram cedidos pela advogada Maria Fernanda Carbonelli, autora de uma ação que pediu o cancelamento da taxa. Ela acredita que essa arrecadação é inconstitucional por ser progressiva, ou seja, quanto maior o consumo, maior a taxa. O principal questionamento da advogada é se esse valor está custeando apenas as vias e logradouros públicos ou também as contas de energia dos prédios públicos. Segundo ela o ofício encaminhado pela Elektro que informou os valores citados acima ainda relata que foi repassado ao município o valor de R$ 119.266,36 depositados na conta corrente da prefeitura.
Na ocasião a assessoria de imprensa do Executivo respondeu que a prefeitura não recebeu nada da empresa e que a lei determina que os recursos arrecadados sejam destinados a pagamentos da taxa de iluminação pública de ruas, avenidas e praças, bem como a manutenção, melhoramento e extensão da rede de iluminação em logradouros públicos.
(Fonte: Imprensa Livre)

Princípio de incêndio impede saída da balsa na travessia pela segunda vez em dois dias

Ilhabela - Quem depende da balsa para fazer a travessia entre Ilhabela e São Sebastião, onde diariamente são transportados cerca de 3.500 veículos e 4mil passageiros, vive uma saga diária. Ontem, por volta das 13h30, a balsa Valda II estava cheia quando um dos equipamentos teria tido um princípio de incêndio. A informação partiu de alguns usuários, que aguardavam a travessia naquele momento.
De acordo com informações da assessoria de imprensa da Dersa, o cano por onde passa o óleo da máquina teria partido e pingado na máquina quente – o que teria ocasionado a fumaça. “A embarcação estava saindo de São Sebastião carregada, quando o óleo pingou na máquina. Não foi incêndio”, teria afirmado a assessoria. Por volta das 19h, uma nota da Dersa afirmava, que houve um curto circuito na parte elétrica da Valda II, que não teria trazido risco para os passageiros. “A fumaça foi prontamente controlada e a balsa passará pela vistoria da Capitania dos Portos. A FB-25, 17 e 02 estão fazendo a travessia desde ontem.
Anteontem, por ironia, a FB-14 foi resgatada pela Valda II. Uma pane no motor danificou os sistemas elétrico e de comando. O problema mecânico teria parado a balsa a partir das 21h e a Dersa teria prometido a manutenção.
A matemática é simples: a balsa ficou mais cara desde o dia 17 deste mês, porém, a travessia continua com problemas. Em menos de um mês, entre duas e três balsas “substitutas” fazem a travessia diariamente. Quando uma retorna; a outra quebra e a Dersa desloca de outra localidade mais uma das 31 balsas para atender a população.
Sandro Freitas, que mora em São Sebastião e trabalha em Ilhabela, é usuário da balsa há 20 anos. “Os problemas estão se agravando agora”, disse ele. “Essa balsa FB-02 é muito pequena. Não cabe nada nela. É um desrespeito com o passageiro e é constrangedor, porque o serviço é péssimo, o preço é altíssimo e não existe outro meio”, acusa o usuário.

Tropeços
Desde o início do mês, já passaram pela revisão: as FB-14, 15, 17, 18, 20 e 25. A balsa FB-20 está fora de operação desde o dia 12 de agosto. A embarcação foi conduzida até o estaleiro em Guarujá para manutenção preventiva e renovação do Certificado de Segurança de Navegação (CSN), de acordo com determinação da Capitania dos Portos. A FB-20, que deverá ficar por 90 dias em reforma, tem capacidade para transportar 48 veículos. Entre os serviços citados pela empresa, estão substituições de chapas que apresentaram desgaste e de motores, revisões nos reversores, eixos propulsores, hélices e lemes. Também ganhará nova pintura geral, conforme informações da Dersa. Com a retirada da FB-20, o tempo médio de espera subiu de 30 para 50 minutos.
Um dia depois, a FB-25, que possui capacidade para 100 lugares, parou para aguardar a conclusão de um inquérito aberto por pescadores que perderam seus barcos quando a balsa colidiu com as embarcações no domingo anterior. Naquela data, a Valda II também foi paralisada pela Capitania dos Portos por problemas de manutenção.
Para terminar, a FB-18, com capacidade para 36 carros, já estava fora de operação há mais de um mês. A embarcação se encontra no estaleiro da empresa em Santos, a espera da reforma, que deve durar cerca de três meses. A assessoria de imprensa do órgão explicou que a Dersa travessia tem ao todo 31 embarcações, que atuam em sistema de rodízio. No lugar da FB-18, veio a FB-17, que tem capacidade de 50 lugares.
Se levarmos em conta as trocas eventuais da Dersa, é possível constatar que, ontem, em função da nova intervenção da Capitania dos Portos, apenas a FB-17 continuava a operar. No mês passado, quatro embarcações operavam, além da FB-17 estava a 14, 20 e Valda II. As três últimas em manutenção.

Capitania dos Portos
O comando da Capitania dos Portos liberou o uso da Valda II, mas havia alertado que embora tenham solucionado o mais grave, foram acertadas exigências à Dersa para que não houvesse prejuízos aos usuários.
A boa notícia anunciada no último dia 22, em que a justiça de São Sebastião, resultado de uma ação civil pública do Procon de São Sebastião, com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, determinou um prazo de 30 dias para que as duas empresas responsáveis pelo serviço providenciem adequações para aumento do número de balsas, manutenção e a qualidade dos serviços, sob pena de multa por carro no valor R$ 100, se houver atrasos por mais de uma hora.
A nova proposta pode “morrer na praia”, já que a Dersa informou que deve entrar com recurso judicial para impedir a nova decisão, que traria benefícios aos usuários.
Na tarde de ontem, o comandante da Capitania dos Portos, Pessoa Monteiro, informou que a decisão judicial envolve a parte comercial – o que a Marinha considera fugir das atribuições do órgão. “O ofício sobre esta questão foi encaminhado pela justiça e está sendo respondido pela Capitania dos Portos”, afirma Monteiro.
Em relação a manutenção da balsa, o comandante enfatiza que as inspeções estão sendo efetuadas. “Fazemos as inspeções em cima das tarefas da Capitania dos Portos, ou seja, a verificação sobre as seguranças da vida humana, da navegação, a poluição, entre outros. Isto está sendo feito com freqüência”, exemplifica.
“Estamos retirando a Valda II hoje (ontem), porque está causando risco de segurança. A decisão é até que a Dersa sane as deficiências”, declara o comandante.
E finaliza: “Como agente da autoridade marítima, não posso fazer “vistas grossas”. Paramos a FB-14, a 17 e a Dersa colocou a FB-02 para suprir essa necessidade”. Segundo ele, pela ordem, as inspeções são feitas, as intervenções pontuadas e depois a Dersa deve sanar o problema e convocar a Capitania dos Portos para posterior avaliação. “Enviamos o nosso pessoal para a balsa toda vez que um problema ocorre. Fazemos a inspeção, mas a Dersa deve dar o “OK” para que possamos fazer nova vistoria”, declara.
O usuário que precisa de orientação pode ligar para os telefones (11) 3702-8131/32/33 da Ouvidoria e serviço on-line atualizado, através do site www.dersa.sp.gov.br , conforme informações da própria Dersa.
(Fonte: Imprensa Livre)

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Câmara aprova concessão de passe livre as pessoas portadoras de deficiência

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião aprovaram ontem, dia 26, o Projeto de Lei 34/08, de autoria do vereador José Cardim de Souza (PP), que prevê a concessão de passe livre as pessoas com deficiência física.
O projeto obteve as assinaturas para entrar na pauta em regime de urgência, na semana passada, mas não foi para votação do plenário porque o vereador Modesto Koji Ono (PPS), o Kotian, demonstrou dúvida com relação ao artigo 28, parágrafo único, onde consta que as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que se utilizam do benefício do vale transporte não poderão fazer jus ao benefício do passe livre, e pediu vista do projeto.
O vereador Cardim explica que a isenção da tarifa tem o objetivo oferecer melhores condições para a integração social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
"A intenção é incentivar o deficiente físico a evitar o isolamento e a se locomoveram em busca de atividades que possam enriquecer a sua existência, facilitando, inclusive, a busca pela reabilitação, de forma a cooperar, o quanto possível, para que continuem a produzir e participar das atividades na sociedade", explica.
De acordo com o presidente da Adef (Associação dos Deficientes Físicos de São Sebastião), Mônico Santos Silva, essa não é a primeira vez que a cidade busca regulamentar o passe livre aos deficientes físicos.
Em 2002, foi aprovada a Lei 1565/02, de autoria do ex-vereador Marquinho Souza; e, em 2005, foi aprovada a Lei 1789/05, do vereador Modesto Koji Ono, o Kotian.
"A curiosidade é que as duas leis foram vetadas, primeiro pelo ex-prefeito Paulo Julião e depois pelo prefeito Juan Garcia, e promulgadas pelos ex-presidentes da Câmara, na época, José Luiz Ribeiro e Wagner Teixeira", conta Silva.
O presidente da Adef explica que o novo Projeto de Lei tem o objetivo de estabelecer critérios para a concessão do passe livre, seguindo a tabela CID 10, que também serve como parâmetro na cidade de São Paulo e algumas cidades do Vale do Paraíba.
Com a aprovação do Projeto de Lei, para obter o passe livre o deficiente físico vai precisar assinar um termo de responsabilidade e, caso cometa uma infração, como emprestar a carteirinha para terceiros, poderá responder civil e criminalmente.
Além disso, hoje em caso de perda ou extravio da carteirinha, não existe um critério para a retirada da 2ª via do documento, mas agora, caso isso ocorra, o usuário deverá registrar um boletim de ocorrência e pode ter que pagar uma multa equivalente a 20 tarifas de ônibus.
Outra mudança vai ocorrer na regra que estabelece o direito ao passe livre aos deficientes físicos com idades acima de 65 anos, que passarão a ter direito a um acompanhante.
Por outro lado, o deficiente físico que já recebe o vale transporte não terá mais direito ao passe livre. "A Associação não acha justo", disse Santos.
O presidente da Adef afirma que atualmente 534 pessoas utilizam o benefício do passe livre para deficientes físicos.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Vereador solicita linha de ônibus São Sebastião - Aeroporto de Cumbica

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Robson Ceará (PPS), apresentou um requerimento na sessão de Câmara realizada ontem, dia 26, solicitando a empresa de ônibus Litorânea, que inicie a viagem até o aeroporto internacional de Cumbica a partir do Terminal Rodoviário de São Sebastião e não de Caraguatatuba, como ocorre hoje.
"Essa mudança será muito importante e vai beneficiar os profissionais que atuam no porto da cidade, que faz uso desse serviço com regularidade", explica o vereador.
A linha de ônibus Caraguatatuba - Aeroporto Internacional, que é feita pela empresa Litorânea, foi inaugurada no dia 27 de junho.
Com o serviço, os passageiros economizam no tempo de viagem, cerca de 2 horas e 45 minutos, gastam menos com o valor da passagem e evitam o stress de mudar de veículo. Os ônibus contam com 46 poltronas, suspensão a ar, banheiro e ar-condicionado.
São quatro horários de ida e mais quatro de retorno. As saídas de Caraguá acontecem às 5h30, 10h30, 15h30 e 19h30 e os horários de retorno no Aeroporto de Guarulhos são 7h, 12h, 15h e 21h30.(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

3º São Sebastião Matsuri movimenta Rua da Praia de quinta a domingo

São Sebastião - Tudo pronto para a terceira edição do São Sebastião Matsuri, a festa japonesa com influência caiçara que visa homenagear uma das colônias mais organizadas do município. De 28 a 31 de agosto, a Praça de Eventos na Rua da Praia vai se transformar num pedacinho do Japão, com apresentações nipo-brasileiras, comidas típicas e exposições temáticas sobre a cultura milenar oriental.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Júlio Buzi, o diferencial deste ano são algumas apresentações tipicamente brasileiras, como grupos de samba. “A idéia é mesclar as culturas oriental e brasileira, priorizando a japonesa, em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil, mas mostrar também um pouco das tradições brasileiras”, explica.
Durante os quatro dias de festa, sempre a partir das 18h, o público poderá conferir atrações como o show de taiko (tambores japoneses), karaokê e shows de pop rock, samba e com a cantora Gabriela Nader, uma das participantes da 3ª edição do programa Fama, da Rede Globo de Televisão.

Programação
A abertura, marcada para as 18h da quinta-feira (28/8) terá como destaque a coroação da Rainha da festa. Em seguida, shows com karaokê prometem animar os presentes.
Na sexta-feira (29/8), a partir das 20h, o destaque fica por conta das apresentações de karaokê e do cantor sertanejo Mauricio Miya.
No sábado (30/1), a programação reserva apresentações de karaokê, taiko, show com Gabriela Nader, Chilli Cats (pop rock nacional) e Vem Sambar (grupo de samba).
Domingo (31/8), último dia do evento, estão previstas apresentações em karaokê, taiko e shows com a cantora Karen Ito e com o grupo de samba Mais Encanto.
O 3º São Sebastião Matsuri é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Clube Atlântico e a Associação Miyagui Kenjinkay do Brasil. Mais informações pelo telefone (12) 3892.2620.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Nota de Informação/Sugestão de Pauta: Obras no Centro Histórico

São Sebastião - Tiveram início nesta semana as obras de revitalização das Ruas do Centro Histórico. Os trabalhos começaram com a Rua São Gonçalo e Travessa Manoel Ladislau de Matos, onde o asfalto foi removido para a colocação de pavimento intertravado como o da Rua da Praia. Em virtude das intervenções, o trânsito de veículos na Rua São Gonçalo bem como a passagem de pedestres na Travessa Manoel Ladislau de Matos está interrompido. Mais informações: (12) 3891.2096/3891.2033.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prova Pedestre 7 de Setembro recebe inscrições até a próxima semana

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), informa que as inscrições para a Prova Pedestre 7 de Setembro serão realizadas até o próximo dia 3/9 para inscrições na sede da Seesp ou 4/9 para inscrições via internet ( www.ciadeeventos.com.br ). A competição, que chega a sua 24ª edição, é uma das mais tradicionais do atletismo no município e espera receber cerca de 300 atletas.
Os interessados devem procurar a sede da Seesp, que está localizada na Rua Euclides de Mattos, 220, no bairro Varadouro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, ou na Divisão de Esportes da Costa Sul, que fica na antiga Padaria da Ponte, no bairro de Boiçucanga. Já para os que preferem confirmar a presença através da internet, é necessário acessar o site www.ciadeeventos.com.br  até o dia 4 de setembro. A taxa para os atletas que moram na cidade é um litro de leite longa vida e o valor para os que residem em outros municípios é R$ 15.
O percurso da prova será de 2 km para os participantes da categoria Infantil, com saída às 15h no Clube Portal da Olaria, e 7 km para os competidores das categorias Adulto Masculino e Feminino, com largada às 16h na Rua da Praia. A chegada será feita em frente ao Convento Nossa Senhora do Amparo, no bairro São Francisco.
Os três melhores colocados de Adulto Masculino e Feminino recebem troféus, mas as quantias de R$ 200 (1º lugar), R$150 (2º) e 100 (3º). Mais informações pelos telefones (12) 3892-2116, 3892-3338 e 3865-3824.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião define Miss e Mister “Melhor Idade” para disputa do 2º JISS

São Sebastião - São Sebastião já deu a largada para selecionar os atletas que vão representar o município na segunda edição do JISS (Jogos do Idoso de São Sebastião) que será promovido pelo Fundo Social de Solidariedade em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, com a participação das Secretarias de Educação e de Cultura e Turismo e apoio das pastas de Saúde, Segurança, Governo e Subprefeituras entre os dias 18 e 21 de setembro. Na última segunda-feira (25/8), o projeto Atividade promoveu uma seletiva para definir o casal que concorrerá na categoria “Miss e Mister Melhor Idade”.
O desfile, para uma bancada de jurados formados por funcionários públicos municipais e pessoas da comunidade, contou com concorrentes integrantes do projeto que atende mais de 300 idosos no município. O casal Thiago Fortunato, 63 anos, e Ziva Almeida, 68, foram os vencedores, seguidos de Guilherme da Silva, 74, e Ercy Filipis, 67, como segundo casal.
“Estou há apenas quatro meses no projeto, canto no coral municipal, por isso não participo de todas as atividades, mas adoro isso aqui e gostei muito de participar dessa seletiva”, afirmou Ercy.
Guilherme Silva também é fã do Atividade e vai participar dos Jogos do Idoso em outras modalidades. “É uma satisfação muito grande poder participar dessa festa”, destaca.
Thiago Fortunato, “Mister” eleito, disse que o resultado foi surpresa, pois entrou na seletiva pela “farra e insistência dos amigos, mas agora que ganhei farei de tudo para representar bem a minha cidade”. A mesma opinião partilha a “Miss” sebastianense, Ziva Almeida, uma das primeiras integrantes do projeto Atividade. “Eu mesma não me inscrevi, meus amigos que insistiram, agora que ganhei vou fazer de tudo para agradecer os votos que ganhei, vou representar São Sebastião com o melhor de mim porque minha cidade merece”, garante.
Neste ano, o JISS vai contar com 12 cidades. Estima-se que pelo menos 500 idosos participem dessa grande festa, movimentando e contagiando São Sebastião com a alegria e vitalidade características da classe. No 2º JISS, os “vovôs” e “vovós” vão disputar medalhas em 18 modalidades e a animação do tradicional baile ficará a cargo de “Renato e seus Blue Caps”.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Linha turística de São Sebastião vai atender comerciantes regularizados


São Sebastião - Os comerciantes interessados em aderir à Linha Turística – Beach Tour, prevista para começar a circular na segunda quinzena de dezembro, devem procurar o Jucelei, no Centro de Informações Turísticas (CIT), localizado na Rua da Praia, no Centro de São Sebastião, ou falar pelo telefone (12) 3892.2620, ramal 4. Estar regular ou ter Alvará Simples é um requisitos fundamentais para aderir ao projeto.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

ACIU sedia Seminário Regional- Foco SCPC Circuito de Negócios

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba- ACIU recebeu em seu clube, nos dias 25 e 26 de agosto, o Seminário Regional “Foco SCPC – Circuito de Negócios”.
Organizado pela regional administrativa 6 da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo- Facesp, o evento que foi direcionado aos funcionários, gerentes e diretores das associações comerciais do Vale do Paraíba, abordou temas importantes que fazem parte do dia-a-dia da área operacional e de serviços das entidades.
Com o objetivo de difundir o conhecimento sobre os produtos e serviços da Associação Comercial de São Paulo, o encontro pôde propiciar às associações comerciais da região, o entendimento na interpretação de consultas de Pessoa Física e Jurídica e identificar a que melhor atende à sua necessidade, compartilhar informações sobre concessão de crédito e aprimorar o processo decisório nas empresas visando a maximização dos resultados e minimização dos riscos de inadimplência e fraudes.
Segundo o presidente da ACIU, Ahmad Khalil Barakat, foi um grande prazer receber um seminário tão importante onde todas as entidades da região puderam tirar dúvidas, trocar idéias e experiências para melhor atender seus associados.
(Fonte: ACIU)

Cia. Del Mar de Ubatuba ganha segundo lugar no XII New Fest Dance em Campos do Jordão

Ubatuba - O grupo de Flamenco Cia Del Mar de Ubatuba ganhou segundo lugar no Festival de Dança XII New Fest Dance no sábado que passou em Campos do Jordão.
O evento reuniu cerca de 5 mil bailarinos no Auditório Cláudio Santoro.Segundo a organização do festival, o evento de 2008 teve participação de mais de 25 grupos, academias e Cias de dança de todo o Brasil, se consolidando como um dos maiores festivais de dança do País.
A mesa de jurados foi composta por personalidades da dança nacional e internacional. Entre os destaques estavam Sergei Alexandrov - Rússia, Olga Dolganova - Rússia, Yoko Okada - Japão, Roberto Amorim - Brasil - Andrea Pivatto - Brasil, Kiko - Brasil.
O grupo ganhou a nota 8.5 da coreógrafa Andrea Pivatto. Estava em sua crítica que o grupo teve um bom trabalho de mãos e uma boa evolução.
A Cia del Mar concorreu na categoria de Flamenco Avançado por causa da idade e teve no geral, a nota 8.23 com o tema "Olé Sevilla", coreografia de Luciana Chaer.
"Eu não esperava que as meninas conseguiriam tal colocação porque a maioria delas só tem um ano de flamenco e concorreram na categoria de Flamenco Avançado por causa da idade. Mas acho que elas conquistaram os jurados e a platéia com a energia e alegria com que dançaram! Nem pareciam as mesmas medrosas da cochia. Além do que, ninguém tinha pretensão de chegar a tanto; são todas mães, com suas profissões e foram dançar pra poder ter a experiência do palco. Estou orgulhosa. Queria ter um grupo assim em Ubatuba!"
Luciana Chaer tem uma vasta experiência com dança e já foi vencedora de vários festivais: 1º lugar Campos do Jordão, 2º lugar Festival Nacional de Flamenco, 2º lugar ENDA – Encontro Nacional da Dança, 2º. Lugar Prêmio Imprensa, entre outros.
Os cursos de flamenco em Ubatuba, são ministrados naEscola de Samba do Itaguá, Rua Saturno, s/no e informações pelo número (12) 9137 5007.

Tamar na Adventure Sports Fair 2008

Ubatuba - A Base do Projeto Tamar de Ubatuba, vem participando, ininterruptamente desde 2003, da Adventure Sports Fair, a maior feira de esportes e aventura da América Latina, que acontece de 4 a 7 de setembro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Neste ano, o estande do Tamar terá uma área de 60 m², onde estarão expostas cinco réplicas em tamanho real das espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, com destaque para a réplica da tartaruga-gigante medindo 3,10 x 2,80 m. Completam a exposição 15 painéis foto-explicativos mostrando as atividades de conservação de tartarugas marinhas no Brasil e a loja Tamar, com uma linha completa de artigos, desde bonés e camisetas a bolsas e mochilas esportivas. O estande terá um amplo espaço para recreação infantil, onde as crianças poderão participar de brincadeiras, desenhos, dobraduras, entre outros, sempre acompanhados por monitores especializados. Haverá distribuição para as crianças do chocolate tortuguita Tamar. O Projeto Tamar é uma parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Fundação Pró-Tamar, patrocinado pela Petrobras e em São Paulo recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba e da Arcor do Brasil.
(Fonte: Tamar)

Próximo sábado, 30, é Dia D para vacina contra rubéola
Homens e mulheres devem se vacinar, para evitar o risco da rubéola congênita, que afeta seriamente os fetos, gerando crianças com deficiências diversas

Ubatuba - No próximo sábado, 30, o Brasil inteiro estará vivendo um dia de mobilização contra o vírus da rubéola. Em Ubatuba, não será diferente. Todos os postos de saúde estarão abertos para a vacinação contra rubéola, voltada para adultos em idade fértil, de 20 a 39 anos. Homens e mulheres devem se vacinar para evitar o risco da rubéola congênita, que afeta seriamente os fetos, gerando crianças com deficiências graves e diversas.
Se não for possível tomar a vacina no Dia D, o munícipe pode comparecer aos postos até o próximo dia 12, quando a campanha termina. As pessoas que se enquadram nesta faixa etária devem procurar os postos de saúde mais próximos de suas residências, munidos de algum documento de identificação. Mesmo quem já se vacinou ou já teve a doença deve comparecer aos postos de saúde para tomar a vacina. A meta é atingir 100% da população desta faixa etária, para erradicar o vírus que pode atingir mulheres grávidas e causar más formações diversas nos bebês.
As contra-indicações são apenas para mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez. As mulheres lactantes ou menstruadas podem ser vacinadas normalmente. As mulheres que pretendem engravidar devem aguardar um mês após a vacinação. Os homens também precisam ser vacinados.

Números
A Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola está sendo considerada a maior campanha de imunização realizada no mundo. A meta do Ministério da Saúde é vacinar aproximadamente 70 milhões de pessoas em todo o Brasil, até 12 de setembro. Esta campanha faz parte de uma ação preventiva contra a disseminação da doença, que em sua forma mais grave pode gerar surdez, diabetes, autismo, cegueira e degeneração do sistema nervoso central em fetos, principalmente se a mulher contraí-la no primeiro trimestre da gestação.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Empresários se organizam para desenvolver turismo internacional em Ubatuba
Grupo de profissionais estrangeiros estiveram em Ubatuba conhecendo o potencial do município para a prática de turismo de aventura

Ubatuba - Nesta quarta-feira, 27, um grupo de profissionais estrangeiros, entre operadores e jornalistas de turismo, estiveram em Ubatuba conhecendo um pouco das belezas naturais do município. Além de Ubatuba, a expedição ainda percorrerá vários outros pontos da Mata Atlântica para conhecer os melhores roteiros de turismo de aventura nos estados do Rio e São Paulo e também de outros 15 roteiros nacionais organizados pela Embratur.
Serão 10 dias de pé na estrada, antes do evento Adventure Travel World Summit–América do Sul (ATWS-SA), o maior encontro mundial de especialistas ligados ao turismo de aventura, e que será realizado pela primeira vez fora da América do Norte. O evento acontecerá em São Paulo, entre os dias 3 a 7 de setembro e irá reunir 600 líderes do mercado global de aventura e natureza vindos de vários países da América do Norte, Central e do Sul, Caribe, Europa e Ásia, que irão se somar aos mais de 70 mil visitantes da tradicional Adventure Sports Fair que acontece na mesma data e local do evento, no Pavilhão Imigrantes. A ATWS está sendo organizada pela Adventure Travel Trade Association (ATTA) e pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA)
Com o tema "Turismo de Aventura e Natureza como fator chave de desenvolvimento sustentável", Ubatuba não só participa do evento recepcionando os profissionais estrangeiros ligados ao turismo como também estará com um stand na tradicional feira. A participação de Ubatuba na ATWS se dará através das agências de receptivo "Omnimare" e "Mar e Serra", que perceberam a importância de incluir Ubatuba neste filão e não pouparam esforços para se fazerem presentes e na Adventure Sports Fair através do Circuito Litoral Norte pelos representantes das Secretarias de Turismo dos quatro municípios.
Para o presidente do CMT – Conselho Municipal de Turismo, Pedro Paulo Orabona, a vinda destes profissionais estrangeiros oriundos do Canadá e Estados Unidos a Ubatuba significa um grande avanço rumo à profissionalização do turismo e principalmente na atração de turistas internacionais para o município.
Na visita que o grupo de profissionais fez a Ubatuba (Fam tour), os estrangeiros puderam conhecer a Ilha das Couves, no extremo norte de Ubatuba, onde praticaram mergulho e fizeram uma trilha entre as duas praias da ilha, além da ilha do Promirim e das praias do Félix, Prumirim, Poruba, Ubatumirim, e Almada. Ainda está no programa visitar a Casa da Farinha e o Núcleo Picinguaba.
Segundo Orabona, os profissionais ficaram "extasiados" com as belezas de nossa região. Nas declarações dos visitantes notava-se a surpresa e superação das expectativas, eles não imaginavam que tão próximo aos grandes centros urbanos podia ainda existir tanta beleza e floresta tão preservada. Que certamente estariam incluindo este roteiro nos produtos oferecidos para os seus clientes, pois além das belezas naturais, reconheceram o profissionalismo e qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas que colaboraram para a viabilização do Fam Tour. A visita também contou com a presença do assessor direto da presidência da EMBRATUR, o Sr. Nei, que ainda, segundo Orabona, disse "maravilhas para o pessoal de Brasília" do seu celular lá na Ilha das Couves.
Participaram da organização do Fam Tour a Cia Eco de São Paulo que preparou o roteiro completo e em Ubatuba a Omnimare ofereceu o passeio de barco, os mergulhos e a trilha, a hospedagem ficou por conta da Pousada Casa Milá, o almoço aconteceu no Restaurante Jangada na Almada e o jantar oferecido pela Pousada Santa Martha das Pedras em Picinguaba.

Fam Tours
Cibele Moulin, coordenadora de Promoção e Comercialização da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura- ABETA, explica que os Fam Tours promovidos pela ABETA fazem parte do programa Caravanas Brasil da EMBRATUR. "Há um modelo deste projeto, mas temos liberdade para fazer as adaptações necessárias para atender às necessidades específicas do segmento. Neste modelo, convidamos todas as operadoras internacionais do nosso banco de dados e do banco da EMBRATUR", ressalta.
Já são 70 operadoras internacionais confirmadas. "São operadoras de mais de 10 países, entre eles estão: EUA, Canadá, França, Alemanha, Itália, Espanha, Inglaterra, Equador, Uruguai, Argentina e Romênia.", comemora Cibele.
A coordenadora ressalta a importância desta iniciativa para o segmento: "essa é a primeira vez que serão realizados Fam Tours e encontros de negócios especializados em ecoturismo e turismo de aventura com esta dimensão".
Os destinos do Fam Tour são: Amazônia, Chapada Diamantina (Trekking no Vale do Paty), Chapada Diamantina com Costa do Cacau, Chapada Diamantina e Salvador, Chapada dos Veadeiros, Estrada Real, Fernando de Noronha e Recife, Florianópolis e Praia do Rosa, Foz do Iguaçu, Litoral de São Paulo ao Rio de Janeiro, Jalapão, Lençóis Maranhenses, Pantanal Norte e Savana brasileira e Península de Maraú. Para alguns roteiros já não há mais vagas.
(Fonte: ACIU)

Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba supera metas
A meta era de 20% de aumento, mas o Posto de Ubatuba atingiu 77%

Ubatuba - Inaugurado no dia 28 de novembro de 2007, o Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba- PAE está superando as expectativas segundo o escritório regional do Sebrae e a Associação Comercial de Ubatuba- ACIU.
Essa conclusão foi tirada na última reunião do Conselho Gestor do PAE realizada no último dia 14 de agosto, onde os conselheiros fizeram uma espécie de fechamento dos primeiros nove meses de trabalhos do Sebrae em Ubatuba.
De acordo com os agentes de desenvolvimento do PAE, desde sua inauguração, já foram realizados cerca de 400 atendimentos até o final desse mês de agosto. De novembro à junho, o número de atendimentos ficava em torno de 35 por mês.
Na reunião do Conselho Gestor realizada no inicio de julho, a gerente regional do Sebrae de São José dos Campos, Marimar Guidorzi informou que estipulou à todos os PAE's da região que tivessem um aumento de 20% nos atendimentos.
O vice-presidente da ACIU, Marcos Velloso, que também faz parte do Conselho Gestor do PAE, disse que nos meses de julho e agosto os números subiram consideravelmente. "Para a nossa satisfação, da média de 30 atendimentos realizados até o mês de junho, fomos para 53 atendimentos no mês de julho e 62 no mês de agosto. O resultado atingido foi muito bom e superou a meta que havia sido traçada. Isso só mostra que o PAE de Ubatuba funciona e que nossos agentes estão totalmente preparados.", disse o vice-presidente.
Só neste ano, o PAE de Ubatuba em parceria com a ACIU, já promoveu 15 palestras e 9 cursos. Os agentes de desenvolvimento do PAE informaram que até o final deste ano o posto ainda conta com 5 cursos, 3 palestras e 2 oficinas que já estão agendadas.
Marcos Velloso acrescentou que o trabalho do posto de Ubatuba além de estar de parabéns pela forma empreendedora e participativa para viabilizar os serviços, ainda estendeu os agradecimentos ao Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Ubatuba e à Associação dos Engenheiros que são as entidades parceiras.
O PAE de Ubatuba que foi destaque do Sebrae-SP em seu informativo de julho de 2008 recebe mais uma vez os cumprimentos das Gerências Regionais e Estaduais do Sebrae.

Serviço
Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor – PAE de Ubatuba está localizado na Sede Administrativa da Associação Comercial de Ubatuba (Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro). Telefone: (12) 3834 1445.
(Fonte: ACIU)

Cinema: SEMANA DE 29/08 a 04/09/2008
Cine Porto (12) 3833-2066

"Jogo de Amor em Las Vegas"
Comédia!!!!! ás 15:40 hs e 19:40 hs

" A Mumia" - Tumba do Imperdor Dragão"
Ação!!!!! ás 17:30 hs e 21:30:00 hs


cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

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Frente fria
 
No extremo sul
da América do Sul
uma tempestade se ergueu
escureceu o dia
varreu a costa
e uma onda de frio
atingiu certa catarinense
no litoral do Brasil.


Félix Cabral

Carta do Leitor
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1 – SEDE DA SECRETARIA
Dando continuidade a “PRESTANDO CONTAS- 2001-2004” transcrevemos o que foi relatado sobre a Sede da Secretaria de Educação.

“Encontramos a sede da Secretaria em situação deplorável tanto no prédio, nos seus arredores, nos pátios internos, nos equipamentos e materiais e no funcionamento de alguns dos serviços a serem prestados através dele. Foi um impacto negativo. Procuramos supera-lo gradativamente resolvendo a problemática aos poucos.
Não podíamos aceitar aquela situação. Para nós a Sede da Secretaria deveria ser o coração, o pulmão, o cérebro de toda a estrutura educacional e, esse centro, precisaria ser bonito, elegante, confortável, acolhedor, humano e que, no visual, indicasse que a Educação era tratada com respeito, com carinho, com grandeza por ser o serviço mais importante a ser prestado por uma administração.
Mesmo que por razões como o prédio estar parcialmente ocupado por outras secretarias e por falta de tempo e recursos, não tenhamos conseguido realizar tudo o que desejaríamos, a Sede da Secretaria foi reformada, urbanizada, enfeitada e equipada com novos novéis e recursos necessários a seu bom funcionamento. Cabos e terminais de informática e telefonia foram instalados em todas suas salas.
Os novos ocupantes da Secretaria Municipal de Educação encontrarão em seu interior:
a) Auditório mobiliado e equipado para atender as constantes reuniões que nele são realizadas;
b) Oficina pedagógica para atender professores e funcionários;
c) Sala de Informática para treinamento;
d) Móveis novos em todas as salas;
e) Nova central telefônica;
f) Computadores novos em todas as repartições da Secretaria (Oficina Pedagógica, Sala da Secretaria, Administração, Supervisão, Conselho Municipal de Educação, Manutenção, Transportes, Merenda , etc);
g) Notebook, Filmadora, Máquinas de fotografias digitais, Multimídia, TV, Vídeo, DVD, Equipamentos para transportar esses materiais para eventos fora da Secretaria, etc.
h) Uma Parati, Um Gol e uma Saveiro para uso da Secretaria e dos serviços próprios de seus funcionários.
Todos esses recursos, a preocupação de todos e cada um para que nada faltasse e que prejudicasse a realização dos serviços, criou um ambiente de amizade, entrosamento, colaboração de uns com outros, alegria e satisfação por estar trabalhando para a educação, e fizeram da Secretaria e de todos que trabalhamos, no prédio, uma família extensa, vivendo em clima de paz, harmonia e preocupação constante para produzir serviços de qualidade e atendimento a todos com delicadeza, simpatia e um sorriso nos lábios. As escolas foram contagiadas por esse ambiente de simpatia e alegria. Um banner na recepção dá as boas vindas a todos e os convida a olharem no espelho e sorrirem”. (SIC) Clima da Secretaria. Ano 2004.
VIVA UBATUBA!. Sem dengue e sem caluniadores.
 

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba, 29 de agosto de 2008.

 

AS ELEIÇÕES ESTÃO AÍ. TEREMOS AMIGOS OU INIMIGOS?

Amigo é pra se guardar debaixo de sete chaves... assim falou a canção que na América se ouviu...
Dizem que família não se escolhe. Alguns dizem o contrário: escolhemos onde vamos nascer. Outros dizem que os amigos verdadeiros são a família que não escolhemos mas que nos acolheram...
Sem delongas sobre o que a família o é ou sobre o que o amigo o é, quero reportar-me ao momento do “pisar em ovos” em que vivemos atualmente nos mais recônditos reentrões brasileiros.
É... é tempo de campanha política. De vermos homens, “os candidatos” (em sua grande maioria porque nós, mulheres, ainda estamos “encapsuladas”) dando longas gargalhadas nas esquinas, nos cafés, reaparecendo nas propagandas que a lei eleitoral permite aos carros que trafegam pelas ruas e avenidas ou...nos famosos afagos.
Dá-lhes ombro para serem dolorosamente amarfanhados por mãos que vêm de estranhos necessitados de nosso “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”. Ombros que não foram sequer tocados anteriormente pelos que hoje os tocam porque não os víamos. Onde estavam? Não necessitaram de nossos cumprimentos ou de nossos ombros nos anos não eleitorais? Onde estavam?
É... para eles e para nós o tempo urge. Faltam poucos dias para que o povo brasileiro decida quais serão seus representantes: exatos 42 dias. Quase o tempo em que as antigas parturientes ficavam em resguardo (quarentena) após parirem seus esperados (ou não?) filhos queridos. Comiam canja de galinha que, diziam, fortalecia o corpo da nova mãe para que tivesse “sustância” ao amamentarem o novo rebento. As galinhas eram escolhidas a dedo nos antigos terreiros; não...não podia ser qualquer uma não. Minha mãe, dona Gabriela (que Deus a tenha), dizia que aquelas que demoravam a subir nos troncos de nossa velha laranjeira, lá na distante Sumaré de minha meninice, para se acocorarem ao anoitecer, eram muito fracas para que a canja fosse forte o bastante. Estas, não se matavam; deixava-as para que nos dessem ovos; escolhia-se outras: mais ágeis, menos preguiçosas.
Será estranha a comparação entre o momento por nós vivido e por aqueles que minhas lembranças que ora, minha mente divaga gostosamente? Acho que não.
Seja no Executivo ou no Legislativo, teremos que fazer nossas escolhas. Acho terrível não termos opções; não irmos às urnas; anularmos nosso voto; votarmos no menos pior; “no que rouba mas faz”. Não termos a consciência de que a democracia é o momento ímpar de exercermos nossa cidadania. De que ao votarmos estaremos nos compromissando com os nossos conterrâneos menos esclarecidos podendo lhes dar a oportunidade de serem felizes na terra em que nasceram ou que escolheram como se sua fosse. De terem a oportunidade de que nossos representantes façam valer, através de nós, os direitos que nos foram outorgados através da Constituição Brasileira.
Doce hora que a democracia nos proporciona. Momento instantâneo em que nossas famosas urnas eletrônicas, ao serem tocadas por nossos dedos, decidirão se teremos ao nosso lado amigos ou inimigos ao longo de ...longos e... longos anos. Dedos que se frágeis e indecisos porque analfabetos das mentes que os conduzirão; ficarão inimigos de sua própria indecisão. Dedos que se aptos e sapientes porque sabedores na razão de que tocarão teclas frias mas decisivas como amigas de sua decisão conosco se irmanarão.
Democracia...governo do povo; soberania popular. Votar; hora das escolhas; de podermos olhar nos olhos de cada candidato e de vermos sua verdade. Alguns se concentram em ridículos slogans; outros utilizam a lengalenga das melhorias nas áreas da educação, da saúde, da segurança...da... da...Cada vez mais, eleição após eleição, estamos tendo acesso a menos educação de qualidade; a menos saúde traduzidas em macas de corredores hospitalares de Norte a Sul; a mais muros altos e mais cercas elétricas que enfeiam nossos lares mas que se tornam necessários.
É hora já tardia de conhecermos a fundo as propostas de nossos candidatos. De tentarmos enxergar nas entrelinhas se o que nos dizem ou apresentam no papel (dizem que papel aceita tudo) é de fato; fato. De conhecermos seu passado e sua história de vida porque o presente... este já sabemos: querem vencer nas urnas e se tornarem nossos representantes.
Temos, num outubro tão próximo, sabermos se queremos cuidar de abelhas em nossos ouvidos durante quatro anos lhes dando mel ou se sugaremos o mel de nossas “abelhas” que colocarão a nosso dispor sua sabedoria, humildade, fino trato aos que lhes procuram e mais: segurança em suas decisões porque estas reverterão em qualidade de vida aos cidadãos brasileiros. Que saibam que seus salários e suas decisões são arduamente pagos por nós, contribuintes, através dos impostos que, diga-se, um dos mais caros do mundo, ao comprarmos cada quilo de açúcar, cada pacote de arroz. Que tenha muita ...muita noção do que seja decoro parlamentar. Que não podem e não devem usar assuntos sérios como artífices para efêmeros momentos de campanha ou de... poder.
O povo brasileiro não quer mais ser transformado em simples fantoche. Não quer mais hienas o representando. Não quer mais “galinhas frágeis” que demoram a subir em galhos os mais diversos, mas sim aquelas que lhes dê saborosas “canjas” que se transformarão em leis sérias que o fará cada vez mais feliz e digno e, portanto, cumpridor da mesma.
Que esta eleição confirme ou revele-nos grandes amigos de nosso povo. Que excretemos os inimigos e ensejemos boas vindas aos amigos sejam da família ou não. Que dêem sempre “canjas” não hospitalares mas familiares num papo, numa prosa ou num tocar de ombros sincero neste tão aguerrido mas sofrido povo brasileiro.
 

LOURDES MOREIRA
Profª da Rede Municipal e Estadual de Ubatuba

 

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