Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 01 de Setembro de 2008 - Nº 2022 Edições Anteriores

Anuncie

Região
6ª Semana Elpídio dos Santos
São Sebastião é a cidade da região que mais cresceu no último ano, segundo IBGE


Caraguatatuba
Forró termina em morte, em Caraguatatuba
Nova Diretoria na AHPC
Secretaria de Turismo convida comerciantes para elaboração de Roteiro Gastronômico
Caraguá homenageia Hino à Bandeira no dia 7 de setembro
Motorista reclama de mau atendimento no CIRETRAN
Caravana da Petrobras Ambiental estará em Caraguatatuba no mês de setembro


Ilhabela
Ilhabela tem quase o dobro de habitantes do que há 10 anos e pouca estrutura para atendê-los
Maternidade recebe aparelho de respirador neonatal

São Sebastião
Guindaste com capacidade para 40 mil toneladas vai atrair novos negócios para o Porto de São Sebastião
Duas mulheres são presas por tráfico no Centro

Ubatuba
Up Drop investe no surf Ubatubense

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

6ª Semana Elpídio dos Santos
A Semana Elpídio dos Santos é realizada anualmente no pequeno município de São Luiz do Paraitinga que fica situado no interior do Estado de São Paulo, à beira da rodovia Osvaldo Cruz, entre Taubaté e Ubatuba, na região do Vale do Paraíba.

Região - A cidade, de cerca de dez mil habitantes vem se firmando como destino turístico, devido ao seu importante conjunto arquitetônico do século XIX e também por suas numerosas manifestações populares, em especial as festas religiosas, como a do Divino Espírito Santo, além do Carnaval e da Festa do Saci.
A musicalidade é uma das características da cidade. Ela se expressa através da banda - Corporação Munical São Luiz de Tolosa, de duas fanfarras com prêmios regionais e estaduais, de grupos musicais, entre eles o grupo Paranga coordenado por Negão Santos, filho de Elpídio que vem divulgando a música da região em shows, rádio e TV desde os anos 70.
É nesse contexto que surgiu a Semana Elpídio dos Santos, instituída através de Projeto de Lei pela Câmara Municipal e organizada pelo Instituto Elpídio dos Santos, ONG sem fins lucrativos que tem como objetivo divulgar as obras musicais da região do Vale do Paraíba, em especial a produção artística de Elpídio dos Santos.
A Semana conta com o apoio da Prefeitura Municipal e, em 2007 ganhou o apoio muito representativo da classe dos músicos locais que participa ativamente da programação do evento.
Para quem quiser conferir a musicalidade de São Luiz do Paratinga e conhecer um pouco mais sobre Elpídio dos Santos é só acompanhar a nossa programação que é gratuita e acontece em locais públicos:

Programação 2008

03 de Setembro - quarta feira
19h00
Missa com o Coral Municipal da Estância Turística de São Luiz do Paraitinga
Local: Igreja Matriz
20h00
Abertura da Semana Elpidio dos Santos pela Orquestra de Violões Santa Cecília
Inauguração da Exposição "Elpidio dos Santos 99"
Local - Espaço da Cultura Caipira

04 de Setembro - quinta feira
Das 10h00 as 17h00
Exposição Elpidio dos Santos 99"
Local - Espaço da Cultura Caipira
19h00 - Projeção do Filme de Mazzaropi "O chofer de praça"
Local - Espaço da Cultura Caipira
20h30 - Sarau "Os Arteiros"
Local - Espaço da Cultura Caipira

05 de Setembro - sexta feira
Das 10h00 as 17h00
Exposição Elpidio dos Santos 99"
Local - Espaço da Cultura Caipira
19h00 - Show do Cia da Terra
Local - Coreto Elpídio dos Santos
22h30 - Seresta com o Grupo de Seresteiro de São Luiz do Paraitinga
Saída do Espaço da Cultura Caipira

06 de Setembro - sábado
Das 10h00 as 21h00
Exposição Elpidio dos Santos 99"
Local - Espaço da Cultura Caipira
21h00 - Show do grupo Paranga
Participação especial de Juca & Jonca, Salgado e Thar & Mayara Ferreira
Local - Coreto Elpidio dos Santos

07 de Setembro - domingo
Das 10h00 as 18h00
Exposição Elpidio dos Santos 99"
Local - Espaço da Cultura Caipira
18h00 - Famig - Fanfarra Municipal Monsenhor Ignácio Gioia
Local - Coreto Elpidio dos Santos
20h00 - Corporação Musical São Luiz de Tolosa
Local - Coreto Elpidio dos Santos

São Sebastião é a cidade da região que mais cresceu no último ano, segundo IBGE

Litoral Norte - Com o índice de crescimento estimado em 7,2% em julho de 2008, São Sebastião, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados ontem, é a cidade que mais cresceu no último ano no Litoral Norte. Na seqüência, está Ilhabela, com uma estimativa de crescimento em torno de 6,9%, seguida de Caraguatatuba, com 6,5% e Ubatuba com 6,4%.
Os dados são baseados nas estimativas das populações residentes nos 5.565 municípios brasileiros em 1º de julho de 2008. Esta divulgação é feita anualmente e, de acordo com o instituto, o levantamento é fundamental para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos, e divisão das quotas relativas ao Fundo de Participação de Estados e Municípios, de acordo com o dispositivo constitucional, feitas pelo Tribunal de Contas da União.
Marcela de Macedo Messias, 25 anos, professora de geografia e web designer foi uma das pessoas que contribuíram com o crescimento populacional estimado para São Sebastião neste ano. Nascida na capital em 1982, com um ano de idade mudou-se para Atibaia, onde morou até fevereiro deste ano, quando optou por viver em São Sebastião. “Eu venho para cá desde os 19 anos. Ficava sempre em algumas pousadas nas praias da Costa Sul. Gostei e vim com a cara e a coragem. Consegui emprego depois de um mês e não me arrependo da mudança”, lembra Marcela.
Dados e administração municipal - De acordo com dados divulgados pelo IBGE, em São Sebastião, atualmente, moram 72.236 pessoas; sendo que pela contagem populacional realizada em campo pelo instituto em 2007, a cidade possuía 67.348 habitantes. Da mesma forma, a pesquisa estima que Ilhabela tem hoje 25.550 habitantes e em 2007 houve a contagem de 23.886. Caraguatatuba, em 2008, teve a população estimada em 94.598 e em 2007 o total de habitantes chegou a 88.815. Com menor crescimento, Ubatuba registrou uma estimativa de 79.834 em 2008 e foi representada por um total de 75.008 moradores em 2007.
A assessoria de imprensa de São Sebastião destaca que recorreu junto ao IBGE em 2007 por ocasião da divulgação dos dados populacionais do município, por acreditar que o número seria inferior ao que realmente existe na cidade. A Prefeitura acredita que hoje o número esteja em torno 75 mil habitantes e que o crescimento ocorreu em função dos investimentos que já começam a surgir no município, relacionados à ampliação do Porto e às empresas que se estabelecem na região por conta da construção da Plataforma de Gás. Segundo a Prefeitura, este crescimento não tem ocorrido de maneira desordenada como antigamente e que a cidade está acompanhando esse desenvolvimento sem comprometer a qualidade de vida de seus moradores.
A assessoria ainda destaca que partindo do princípio de que há 50 mil eleitores registrados no Cartório Eleitoral da cidade e, em função dos números apresentados com os censos escolares, é possível assegurar que a população sebastianense esteja em aproximadamente 75 mil habitantes. Sendo assim, a prefeitura irá entrar novamente com recurso junto ao IBGE por acreditar que mais uma vez os números apresentados não representam a realidade de São Sebastião.
O IBGE, informa que o critério usado para aplicar a estimativa, realizada nos anos em que não há contagem populacional, é uma variável da tendência do crescimento, analisada por meio dos últimos censos oficiais 1980, 1991, 1996, 2000 e 2007, quando os recenseadores foram em cada casa contar os moradores. O resultado da variável é aplicado para os próximos anos, levando a uma projeção anual. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo

Anuncie Noroeste News

Forró termina em morte, em Caraguatatuba

Caraguatatuba - Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas na madrugada deste domingo na saída do Forró do Paraíba, no bairro Perequê-Mirim, que fica em Caraguatatuba, mas faz divisa com São Sebastião.
Segundo a Polícia Militar, houve uma discussão na porta da casa de forró e uma pessoa começou a atirar. Um homem morreu. Ele já tinha passagem pela polícia e era de São Sebastião.
Um homem e uma mulher também ficaram feridos. (Fonte: VNews)

Nova Diretoria na AHPC

Caraguatatuba - A Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba elegeu e empossou sua nova diretoria no final do mês de agosto, ficando assim constituída:
DIRETORA PRESIDENTE:
Francisca Ferreira Alves do FRANCIS HOTEL, da Tabatinga
DIRETOR VICE-PRESIDENTE:
Antonio Izaias dos Santos do HOTEL VITÓRIA - do Centro
DIRETORA SECRETÁRIA:
Anna Tereza Bonacelli de Oliveira do CARASOL RESIDENCE HOTEL da Martin de Sá
DIRETOR TESOUREIRO:
Luiz Vicente Tammaro de Oliveira da POUSADA PORTAL DA TABATINGA da Tabatinga
DIRETORES SOCIAIS:
Anselmo Domingos Salles Costa do HOTEL GUANABARA do Centro
Rodrigo Tavano do HOTEL POUSADA VIVENDA DO MAR da Cocanha.
O objetivo da equipe é desenvolver um trabalho conjunto com a Secretária de Turismo e outros orgãos governamentais, abordando os seguintes itens:
1-Campanha em pról dos hotéis e pousadas legalizados, combatendo os que, mesmo não pagado impostos, colocam enormes placas de propaganda e fazem concorrência desleal de preços;
2- Inserir a nossa cidade no site oficial brasileiro de turismo, de onde estamos ausentes, e em outros portais de turismo nacionais e internacionais;
3- Fortalecer a idéia de que somos um maravilhoso destino turístico e que precisamos de um aeroporto, mesmo que seja doméstico para recebermos, também, os turistas internacionais (inclusive pensando na copa do mundo de 2014.);
4- Buscar soluções para nos adaptarmos a uma visão mais ampla de hotelaria, tendo em vista as novas perspectivas do turismo na região (como por exemplo estudo de línguas, sites bilígues e melhor preparo da estrutura física e humana);
5- Trabalhar a inclusão de outros segmentos turísticos, alem de sol e mar, que são o TURÍSMO RELIGIOSO, com o morro Santo Antonio e o ECOTURISMO que faz parte do projeto Ecoadventur patrocinado pela Nestlé e na última edição, também pela PETROBRÁS.

Secretaria de Turismo convida comerciantes para elaboração de Roteiro Gastronômico
O convite é feito a proprietários de bares, restaurantes, pizzarias e quiosques de Caraguá. A reunião será realizada na sede da Associação Comercial

Caraguatatuba - A Setur - Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal está convidando proprietários de bares, restaurantes, pizzarias e quiosques para uma reunião que acontecerá no dia 16 de setembro, terça-feira, na sede da ACE - Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba.
De acordo com a Secretaria de Turismo, o encontro está sendo promovido visando a elaboração do Roteiro Gastronômico de Caraguatatuba. A Associação Comercial fica na rua Engenheiro João Fonseca nº 484, no Centro da cidade. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Turismo pelo telefone 3882-6190. Participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá homenageia Hino à Bandeira no dia 7 de setembro
As comemorações do Dia da Independência em Caraguá terão como tema o Hino à Bandeira. No domingo, dia 7 acontecerá o hasteamento de pavilhões às 8h na praça do MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba) e em seguida o desfile cívico na Avenida da Praia

Caraguatatuba - Acontece em Caraguatatuba no dia 7 de setembro (domingo), o tradicional desfile cívico comemorativo ao Dia da Independência. Neste ano, a Secretaria da Educação da Prefeitura Municipal está organizando o evento com uma homenagem ao Hino à Bandeira, sob o tema "Querido Símbolo da terra, da amada terra do Brasil", da qual participam 1.500 alunos da rede, fora os demais participantes, de escolas estaduais, particulares, entidades, entre outros.
Assim como em 2007, a média de participantes é de 5 mil pessoas, que estarão divididas em 81 grupos, passando pelos batedores, escolas infantis, particulares, entidades e outras instituições.
No ano passado, 5 mil participantes desfilaram o tema "Revivendo a história - Planejando o futuro", abordado na publicação dos 150 anos de Caraguá, lançada no aniversário da cidade, em 20 de abril, quando comemorou-se o "Sesquicentenário".
No dia 7, às 8h, haverá Hasteamento dos Pavilhões na praça do MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba) que fica no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, e em seguida, às 9h, o Desfile Cívico na Avenida Geraldo Nogueira da Silva, no Indaiá, entre os quiosques 30 e 34. Prestigie!

Confira os participantes:

1. Abertura - "Querido símbolo da terra, da amada terra do Brasil"
2. Banda Municipal Carlos Gomes
3. Grupo de Escoteiros Gideões
4. Grupo de Escoteiros Caraguá
5. Batedores
6. 20º Batalhão da Polícia Militar
7. 11º Grupamento de Bombeiros
8. DER
Associação Anjos Vermelhos
9. Bombeiros Mirins - SOS Resgate da Cidadania
10. 17º Grupamento de Bombeiros Salvamar
11. 3º Batalhão da Polícia Militar Ambiental
12. 4º Pelotão da Polícia Rodoviária
13. GAC - Grupo de Apoio Civil Albatroz
14. GAC - Grupo de Apoio Civil Mirim
15. APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
16. ACCC - Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba
17. Asilo Pró + Vida
18. Educação Continuada da Terceira Idade
19. CPP - Centro do Professorado Paulista
20. CTTI - Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar
21. Creche MEIMEI
22. Creche Santo Antônio
23. Casulo
24. AMA
25. Arco-Íris
26. CEI - Centro de Educação Infantil (Mamulengo)
27. EMEI Maria de Lourdes Lucarelli Peres
28. EMEF Pedro João de Oliveira - Tabatinga
29. EMEF Antônia Antunes Arouca - Massaguaçu
30. EMEF Oswaldo Ferreira - Casa Branca
31. EMEF Maria Elma Mansano - Indaiá
32. EMEF Benedito Inácio Soares - Massaguaçu
33. EMEF Luiz Ribeiro Muniz - Martim de Sá
34. EMEF João Thimóteo do Rosário - Canta Galo
35. EMEF Benedita Pinto Ferreira - Casa Branca
36. EMEF Maria Thereza Souza Castro - Getuba
37. EMEF Antonia Ribeiro da Silva - Jardim Califórnia
38. EMEF Aída de Almeida Castro Grazioli - Rio do Ouro
39. EMEF Lúcio Jacinto dos Santos - Tinga
40. Fanfarra Lúcio Jacinto dos Santos
41. EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues - Indaiá
42. EMEF Carlos Altero Ortega - Morro do Algodão
43. EMEF Ricardo Luques Sammarco Serra - Praia das Palmeiras
44. EMEF Bernardo Ferreira Louzada - Rio do Ouro
45. EMEF João Baptista Gardelin - Poiares
46. EMEF Jorge Passos - Jaraguazinho
47. EMEF Geraldo de Lima - Perequê-Mirim
48. EMEF Maria Aparecida Ujio - Porto Novo
49. EMEF Edna Maria Nogueira Ferraz
50. EMEF Masako Sone
51. EMEF Alaor Xavier Junqueira
52. Fanfarra Alaor Xavier Junqueira
53. EMEF João Benedito Marcondes - Barranco Alto
54. CIASE - Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas (Travessão)
55. E.E. Alcides de castro Galvão
56. E.E. Thomaz Ribeiro de Lima
57. E.E. Vereador Paes Sobrinho
58. E.E. Ismael Inglesias
59. E.E. Angelo Barros de Araújo
60. E.E. Benedito Miguel Carlota
61. E.E. Maria Esther Dutra Damásio
62. Colégio Nova Geração
63. Colégio Módulo
64. Colégio Objetivo
65. Colégio Sigma
66. Colégio Universitário
67. CEFET
68. CETEP
69. Microlins
70. Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba
71. FUNDACC
72. Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba
73. Pastoral da Criança
74. Batedores da DITRAN
75. Frota Municipal
76. SABESP
77. Moto Clube Tamoios
78. Moto Clube Abutres (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Motorista reclama de mau atendimento no CIRETRAN

Caraguatatuba - A promotora de vendas Magda Carine Starling, reclama de mau atendimento no CIRETRAN, alegando que os atendentes são maus educados e não passam informações de forma correta, prejudicando as pessoas que querem regularizar suas documentações.
De acordo com a moradora, há cerca de um mês, tenta emplacar seu carro zero km, e não consegue, pois os atendentes não dão informações completas e não dão orientações sobre o procedimento de documentação para fazer o emplacamento. “Quando fui ao CIRETRAN pela primeira vez, eles me deram um papel, onde constavam os documentos que eu tinha que juntar. Muito bem, comprei a ficha na papelaria, preenchi, paguei as guias no banco, para o primeiro emplacamento, juntei tudo e levei no CIRETRAN”, disse.
Segundo Magda, no departamento, foi informada de que os procedimentos foram corretos. Mas a partir daí, começou um longo caminho burocrático, que segundo ela, já vai para quase um mês. “Todos os dias eu tinha que ir ao CIRETRAN para resolver um documento que faltava ou que estava incorreto. Não entendo a razão de dar informações em prestações”, lamenta. Ela aproveita para denunciar o descaso de uma funcionária. “A atendente disse que não poderia ficar passando informação sobre a documentação de emplacamento porque se algum despachante visse ia reclamar com ela. Como pode isso? Quer dizer que se eu não quiser fazer a documentação com o despachante serei prejudicada? O que eles têm com os despachantes de Caraguá?”, questiona.
Magda Starling alega ainda que não é a única a reclamar sobre o órgão de trânsito, e que já presenciou várias pessoas saindo do CIRETRAN frustradas e aborrecidas. “Tenho até testemunha de que vou todos os dias para tentar resolver meu problema, que disse inclusive que pode testemunhar em qualquer lugar que eu denuncie”, disse a moradora, afirmando.
A questão de Magda se agrava pelo fato de ter que comparecer na repartição com seu filho recém-nascido. “Onde já se viu, estou com meu filho recém nascido, sem ter com quem deixar, e ninguém me atende direito. Lá não temos o mínimo de respeito. Não é justo pagar alguém por fora, para fazer o que consigo e sou capaz. Já tenho toda a documentação em mãos”, reclama.
A promotora de vendas afirma ter conversado com o responsável pela vistoria, pedindo que a ajudasse. “Falei com o Rogério, responsável pelas vistorias, que afirma ser filho da delegada, e pedi para que ele me ajudasse no processo Ele me encaminhou para o Vanderlei, para me ajudar. Eu fiz, falei, mas até agora nada foi resolvido, muito pelo contrário, quando fui pegar os documentos, achando que finalmente iria emplacar meu carro, a atendente disse que eu tinha que pagar uma multa por ter passado do prazo. Isso me deixou realmente furiosa. Isso é brincar com a pessoa, isso não é ter respeito pelo próximo”, contou Magda, que está mandando um e-mail para a corregedoria do DETRAN , por orientação do Fórum de Caraguá, expondo todos os problemas. “Até onde fui informada, o CIRETRAN de Caraguá será notificado”.
O Ciretran - A delegada de trânsito, Arlete Neves, afirma que a reclamação é um fato novo e garante que ainda não recebeu nenhuma reclamação da comunidade sobre o assunto. “Não temos distinção de pessoas, não interessa se é via despachante, ou se é a própria pessoa que irá resolver a documentação, nós atendemos da mesma maneira”, alegou a delegada, orientado os que têm algum tipo de reclamação, devem procurá-la para procure obter mais esclarecimentos. (Fonte: Imprensa Livre)

Caravana da Petrobras Ambiental estará em Caraguatatuba no mês de setembro

Caraguatatuba - Estão sendo realizadas em todo o país as Caravanas Ambientais para esclarecimentos sobre o Programa Petrobras Ambiental 2008-2012. Nesses eventos, técnicos da Companhia explicarão as regras do Programa, quais são as linhas de atuação e como devem ser elaborados os projetos, a partir de um roteiro básico desenvolvido pelos técnicos da área de Programas Ambientais da Petrobras. A idéia é orientar os interessados na formatação das propostas. Em Caraguatatuba, a Caravana acontece no dia 04 de setembro, a partir das 10h, no Jangada Flat Service. O evento é destinado para proponentes jurídicos do terceiro setor.
A Petrobras lançou a nova etapa do Programa Petrobras Ambiental para o período 2008-2012, com a destinação de R$ 500 milhões a ações estratégicas, que incluem patrocínios, fortalecimento das organizações ambientais e suas redes e disseminação de informações sobre o desenvolvimento sustentável.
O Programa Petrobras Ambiental tem como tema "Água e clima: Contribuições para o desenvolvimento sustentável", o que representa uma ampliação em relação à fase anterior, cuja temática abrangia a água e sua biodiversidade. A mudança teve como objetivo adequar o programa ao cenário ambiental atual e previsto para os próximos anos. A seleção pública 2008, que contemplará os projetos a serem patrocinados até 2010, já está com inscrições abertas pela internet (www.petrobras.com.br). (Fonte: Supereco)

Notícias de Ilhabela Topo

Mazzei

Ilhabela tem quase o dobro de habitantes do que há 10 anos e pouca estrutura para atendê-los

Ilhabela - A população de Ilhabela aumentou quase 100% nos últimos dez anos, segundo dados do IBGE. Crescimento desordenado que reflete no meio ambiente, no trânsito e no dia-a-dia de quem vive na ilha.
Há dez anos, eles eram 12.810, hoje são 25.550.: quase o dobro de moradores. Quem nasceu na ilha percebe a diferença.
"Aqui tem bastante trânsito", disse uma moradora.
A auixiliar de cabeleireira veio de Minas Gerais e trouxe na bagagem quatro filhos.
"Só minha irmã que morava aqui, mas apareceu a oportunidade e eu acabei ficando", disse a moradora de Ilhabela.
Essa migração do continente para a ilha fez do crescimento desordenado, o maior problema da cidade. Pelo menos 16 núcleos de construções foram identificadas até agora pelo município.
A malha viária já não comporta a quantidade de carros. A cidade tem uma frota de 7.500 veículos. Desde o começo do ano, a prefeitura passou a limitar a entrada de veículos. Em feriados prolongados e na alta temporada eles não podem passar dos 10 mil.
As praias de Ilhabela já não são mais as mesmas. Naquelas que estão no canal de São Sebastião não é difícil encontrar o alerta vermelho da Cetesb que indica que o trecho para o banho de mar não é recomendado. A poluição da água está diretamente ligada à falta de tratamento de esgoto.
Apenas 5% dos resíduos são tratados, o menor índice de todo Litoral Norte. Em Ubatuba, 30% recebem tratamento; em São Sebastião, 44% e em Caraguatatuba, 36%.
Desafios que poder público e moradores terão que enfrentar juntos para preservar a ilha. (Fonte: VNews)

Maternidade recebe aparelho de respirador neonatal

Ilhabela - A maternidade do Hospital Mário Covas em Ilhabela recebeu na manhã de ontem, um aparelho respiratório infantil. O investimento de R$ 25 mil ficou a cargo da prefeitura da cidade e vai dar melhor qualidade no atendimento primário tanto para recém-nascidos quanto no uso pediátrico para crianças com até 50 quilos.
Segundo os pediatras do hospital, com esse aparelho a maternidade que não tem UTI vai poder melhorar ainda mais a taxa de mortalidade infantil na cidade. Cerca de 45 crianças nascem todo mês no Hospital de Ilhabela, desse número uma média de 5% apresentam problemas como os respiratórios. “Com esse aparelho vamos poder dar atendimento para que o bebê seja transferido com mais segurança, é um recurso a mais para oferecer”, conta Alfredo Rosmaninho.
O aparelho antigo não podia ser utilizado no atendimento de crianças porque era de uso adulto e a proporção do pulmão de um adulto não pode ser comparada à de um bebê. De acordo com os médicos, o aparelho não é o melhor do mercado, mas atende à todas as necessidades de uma cidade pequena. “Aqui não temos o interesse de ter o melhor do mercado, até porque como não é utilizado sempre e com certeza acabaria estragando antes do tempo. Esse que temos agora vai servir por muitos anos”, conta Tim Muller, também pediatra.
Para o prefeito Manoel Marcos a aquisição desse recurso garante que a cidade pode diminuir significativamente o número da mortalidade infantil. “Esse aparelho também vai dar maior tranqüilidade para os médicos terem condições de fazer com que as crianças que nascerem com problemas sobrevivam, além de levar alegria para uma família diminuindo o risco de perder um bebê”, disse.
A mortalidade infantil em Ilhabela está em torno de 10.4%, abaixo do Estado que apresenta um índice de 14.3%. Mas de acordo com os pediatras nas cidades pequenas como Ilhabela, um óbito aumenta muito os índices. Eles esclareceram ainda que também estão dentro da taxa de mortalidade infantil as mortes de crianças até um ano de idade e não só os recém-nascidos.
O tratamento na maternidade de Ilhabela, que existe desde 2002, é referência no Litoral Norte e para os profissionais que atuam na área o diferencial está no tratamento que as gestantes recebem. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Guindaste com capacidade para 40 mil toneladas vai atrair novos negócios para o Porto de São Sebastião

São Sebastião - Um guindaste completo foi a nova aquisição de uma operadora do porto, empresa em franca expansão, com 2 anos e meio de vida, composta por três sócios, entre eles empresários da cidade, que trarão uma nova perspectiva estratégica para que o Porto de São Sebastião atraia novas cargas e negócios.
A idéia ousada é buscar clientes do Vale do Paraíba, que atualmente utilizam o Porto de Santos aumentando seus custos e concorrer com as maiores “fatias” do mercado de movimentação de cargas.
De acordo com um dos sócios, Luiz Felipe da Costa Santana, o guindaste fará um diferencial nos serviços do porto. “Começamos a trazer equipamentos para o Porto de São Sebastião, iniciamos a compra do um guindaste no valor de R$ 3,5 milhões, que já está pago, mas ainda não tinha sido trazido para cá por falta de espaço”, explica Santana. A queda dos armazéns na beira do cais teria promovido essa condição e a partir da próxima semana, o guindaste poderá, inclusive, ser utilizado pelo projeto Mexilhão, conforme informações de Santanna.
De acordo com o técnico de equipamento portuário da empresa italiana, que leva a marca do aparelho, Antônio Salsano, o guindaste é composto por uma casa de máquina, uma torre e uma lâmina, que dão acesso ao movimento giratório de 36 graus. “Na cabine existe um controle que alcança a carga em longas distâncias”, afirma Salsano. Segundo ele, o grande diferencial é ser um guindaste móvel e completo que agiliza as movimentações. “Os outros são compostos em partes e demoram cerca de 2 horas para serem montados. Esse vai em até cinco minutos”, declara.
“Estamos fazendo a montagem do guindaste, que deverá ficar pronto neste final de semana. Da patola até a ponta da lança, temos em torno de 50 metros de altura”, disse Luiz Santanna. Chamado de azulão, referência a cor do novo equipamento, deve ser visto de qualquer parte da cidade, já que o guindasteiro vai trabalhar a 16 metros de altura.
Multifuncional, o guindaste móvel de cais tem aptidão para granéis sólidos e está apto a operar cargas de contêineres e projetos de um modo geral como é o caso de Mexilhões. Esse guindaste é usado em outros portos modernos. Terminais privados de Santos, Porto de Paranaguá, terminal de Itajaí e Roterdã, são alguns exemplos.
O presidente da empresa, Jonny Kaniak, atua há mais de 30 anos com a atividade portuária e trabalhou como consultor em outros portos brasileiros. Com espírito empreendedor, ele começou a participar de licitações e criações de novos portos. “São Sebastião vinha de uma inércia grande. Não tem carga, porque não tem estrada, mas eu vejo um potencial na região e resolvi apostar. Um equipamento desse já é um fator inovador. Ele é versátil, porque pode operar tanto carga geral; como contêiner e granel sólido”, confirma Kaniak.
Você já viu o filme: “Os Deuses devem estar loucos?”, questionou. “Pela janela do avião um passageiro joga uma garrafa de coca-cola, que cai num local distante onde só viviam tribais no meio da África. Eles começaram a usar a garrafa para todas as utilidades domésticas, adornos, até que chegaram ao ponto de brigar pela garrafa, que não tinha nenhuma utilidade até ela surgir”, conta o presidente da empresa para explicar o fator de atração das novas cargas e a agilidade de operação no porto.
Segundo ele, atualmente o navio demora cinco dias para descarregar. Com o novo guindaste, ficarão um dia e meio. “Vai gerar mais trabalho, dará um up-grade para o porto. Assim como eu, existem muitos empresários, mas as pessoas tem medo do novo. A minha forma de atuar é quase que individual, porque empresas com muitos acionistas tem mais dificuldade de lidar com a novidade. A expectativa agora é dobrar a movimentação do porto no próximo ano de 500 mil toneladas para mais de um milhão em 2009”, complementa Kaniak. Em termos de investimentos, a empresa já aplicou R$ 6 milhões em equipamentos e, nas próximas semanas terão mais duas reachsteacker (semelhante a empilhadeiras) para movimentação de contêiner.
O novo guindaste deve incentivar a viabilização da duplicação da Tamoios e acelerar as obras do anel-viário, acreditam os sócios, que enfatizam nova dinâmica para a região. “ O porto deve fazer uma licitação em 2009 e seremos um dos candidatos. Até hoje eu nunca perdi uma licitação. Espero que não surja nenhum mais louco que eu”, disse o presidente da empresa, que acredita na cultura de ganhos para todos os envolvidos. (Fonte: Imprensa Livre)

Duas mulheres são presas por tráfico no Centro

São Sebastião - M.A.L.S., 53 anos, balconista e C.R.S., 24 anos, auxiliar de serviço, foram flagradas pela Polícia Civil embalando drogas em uma casa na rua da Saudade, ao lado do Cemitério no Centro, anteontem por volta das 17h50.
Depois de 15 dias de investigações baseadas em denúncias anônimas, policiais civis da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecente (Dise), com um mandado de busca domiciliar, surpreenderam M.A., conhecida como Baixinha e C.R. dentro de uma residência no mesmo local com um prato em cima de uma mesa separando e embalando a droga.
Segundo a polícia, foram apreendidos 16 papelotes de prontos de cocaína; por volta de 100gramas do entorpecente, embalagens e material para misturar a droga.
Ainda de acordo com policiais, ambas trabalham na rua Amazonas. M.A. já tinha várias passagens pela polícia, chegando a ser presa. Ela cumpriu pena e saiu da cadeia no início do ano.
As duas mulheres foram levadas para a Cadeia Pública de Ubatuba. O trabalho foi realizado por policiais civis da Dise sobre o comando do delegado José Lamartine Fagundes. (Fonte: Imprensa Livre)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Up Drop investe no surf Ubatubense

Ubatuba - A empresa do segmento de parafinas, Up Drop, responsável pelo lançamento da primeira parafina em bastão do mundo vem com outra inovação. Depois de apostar na fabricação das parafinas em bastão, a empresa agora aposta suas fichas no circuito municipal de Ubatuba.
Essa parceria que já vem de outros anos, terá sua continuidade na 2ª etapa do municipal marcada para os dias 5, 6 e 7 de Setembro na Praia da Itamambuca.
Entre os atletas locais que participam do evento estão; Saulo Junior, campeão profissional da primeira etapa, Camila Cássia, José Lucas, Lucas Santos e Diego Charleaux.
Os atletas interessados em participar da segunda etapa do 31ª Circuito Ubatuba de Surf poderão fazer suas inscrições na sede da Associação Ubatuba de Surf, situada na rua Conceição, 120, loja 16, Centro, das 9:00 hs ás 12:00 hs e das 14:00 hs ás 17:00 hs.
Todos os atletas deverão pagar a taxa de filiação taxa de filiação de R$ 30,00 no ato da inscrição.
Caso já seja filiado, deve apresentar carteira de sócio da AUS no ato da inscrição ou recibo comprovante de pagamento da filiação.
As inscrições terão os valores:
- R$ 50,00 para categoria Profissional masculino e;
- R$ 30,00 para as demais categorias
Os atletas com idade até 18 anos deverão entregar no ato da inscrição:
- Comprovante de matricula escolar do ano corrente e;
- RG ou outro comprovante de idade.
Os atletas das categorias Máster, Gran Máster, Long Máster, Long Veterano deverão entregar no ato da inscrição:
- RG ou outro comprovante de idade.
Informações pelo fone 12 3833 2649 ou pelo e-mail falecom@aus.org.br
A segunda etapa do 31° Circuito Ubatuba de Surf 2008 conta com o patrocínio da Long Island, co-patrocínio da Marmot, Vila Buca, Restaurante Perequim e Restaurante Senzala, apoio da X-Flex, Rhino Foam, Itamambuca Eco Resort, Wave Star, Mar Aberto, ubatubasurfcam.com.br, Up Drop, Varejão Santa Rita, Hotel Xaréu, Empório Cerealista, Modena Fiat, Craft Fin, Pousada do Sol, Adriano Art, Natural Surf Store e Associação Comercial de Ubatuba.
Divulgação: woohoo e Super Session.
O evento conta com a realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba e Organização da Associação Ubatuba de Surf com Supervisão da Federação Paulista de Surf.

Cinema: SEMANA DE 29/08 a 04/09/2008
Cine Porto (12) 3833-2066

"Jogo de Amor em Las Vegas"
Comédia!!!!! ás 15:40 hs e 19:40 hs

" A Mumia" - Tumba do Imperdor Dragão"
Ação!!!!! ás 17:30 hs e 21:30:00 hs


cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Anuncie

Bem pertinho

O que os aventureiros vão procurar
na selva amazônica,
nas alturas do Everest,
no gelo polar,
Tia Aninha conseguiu encontrar
em oração na capela de São João
de frente para o mar.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Distribuidora Coca Cola do Litoral Norte de São Paulo

Boa Noite senhores comerciantes do Litoral Norte de São Paulo.
Sou cliente da Coca-Cola antes mesmo de se tornar FEMSA. Antes eu vendia Coca-Cola e Coca Light. Hoje em dia, comercializo e vou continuar comercializando vários produtos da Coca-Cola.
Porém, tive um problema com um vendedor, Sr. Ronaldo, que ficou inconformado em ver dois abacaxis em uma das geladeiras da Coca Cola, onde solicitou através da Companhia a retirada dos equipamentos que se encontravam no meu estabelecimento. Estranhamente o mesmo vendedor já havia autorizado a colocar produtos que não fossem da concorrência.
Tenho certeza de que a arrogância e o destempero deste vendedor não é o que a distribuidora prega antes deles saírem às ruas para abordarem seus clientes.
Já comprei tantos produtos da empresa, que dois abacaxis ou um vendedor despreparado não é o motivo para desentendimento ou o rompimento de uma parceria de 13 anos. O que me deixa estarrecido é que o chefe imediato deste vendedor, Sr. Cury, acata a ordem do vendedor, sem ao menos ouvir o seu fiel cliente de longas datas. Certamente deve ser outro desqualificado para o cargo que exerce.
Eu costumo tratar meus clientes de modo cordial e com extrema educação, não causando-lhes nenhum constrangimento e tampouco desconforto.
Outro fato que gostaria de deixar registrado, que incomoda e atrapalha o bom desempenho profissional é a presença de vários vendedores de várias firmas de bebidas ao mesmo tempo. Os vendedores da Ambev de Caraguatatuba, tanto da Skol, quanto da Brahma, aproveitam a carona com os vendedores da Coca Cola e chegam todos juntos nos estabelecimentos comerciais e promovem a verdadeira balbúrdia de feira das bebidas.
A gente acaba presenciando até discussões entre os vendedores sobre preços, metas e de quem chegou primeiro. Sugiro a proibição de vários vendedores de Companhias diferentes em um mesmo veículo ofertando seus produtos. Muitas vezes não compramos alguns produtos no intuito de acabar logo com alvoroço em nossos estabelecimentos.
Outro fato que denegri a imagem de uma empresa e com certeza faz ruir a mais rica e sólida estrutura é a chantagem emocional/comercial. Alguma das vezes que não queria comprar algum produto eu ouvia: por favor, me ajuda, preciso bater minha meta ou preciso introduzir pelo menos um item de lançamento e, quantas vezes sem precisar dos produtos, só para ajudar o assalariado do vendedor eu comprava.
Gostaria de advertir a FEMSA de Caraguatatuba que eu, como muitos comerciantes do Litoral Norte de São Paulo, temos outras opções de atacadistas que comercializam produtos da Coca-Cola e que além de preços menores, conseguimos prazos muito superiores praticados por vocês. Não precisamos nem sair de nossos estabelecimentos para comprar e receber os produtos. Caso continuem a dar liberdade para alguns subalternos tratarem de forma radical e agressiva seus clientes, certamente será prejudicial e afugentará seus clientes.
Algumas empresas aparecem dando geladeira, guardas-sol, mesas e cadeiras e cobram a mais de 15% à 30% pelos produtos de suas marcas e ainda querem mandar em nossos estabelecimentos exigindo exclusividade.
Vai aí a dica aos comerciantes de alguns atacadistas com preços e prazos melhores que a Femsa e Ambev de Caraguatatuba: Sam´s Club, Spani, MK, tenda, dentre outros. Vale a pena conferir.

Anuar Rafic Chaar
Quiosque Cantão
+55 (12) 3835-1687
Ubatuba, SP

Posse do Ministro da Cultura

Olá a todos!
Já chegamos lá!
Quilombo Caçandoquinha na posse do Ministro da Cultura!
Para uma Associação na qual diziam que não conseguria nada, ontem apertei a mão do Presidente Lula, e lhe disse!
"Muito prazer sou Mário Presidente da Comunidade Quilombo Caçandoquinha,excluida da desapropriação do Quilombo Caçandoca!"
Assusta esbugalhou os olhos, e continuou a comprimentar as pessoas que lá estavam, diversos ministro como da educação, planejamento, esporte, seppir, Dilma Russef da Casa Civil, entre diversos artista como Sandra de Sá, Mamberti e outros.
Após cerimonia no Palácio do Planalto, fomos a Funarte, na sala Cassia Eller, para discurso de posse do novo Ministro.
Fica a lição para quem não acreditou no povo simples e humilde da Caçandoca, que na hora do aperto sabe tambem se defender e buscar seus direitos, e muito mais vem por aì, e ainda veremos a justiça sendo feita para o nosso povo, que lutou e resistiu até hoje, sem apoio nenhum do governo.
Com certeza o Presidente ficou com uma pulga atrás da orelha, e deverá querer saber o que está acontecendo e para nós o importante é que estamos sendo ouvidos e chegando aonde pensavam que nunca chegaríamos.

Mário Gabriel
Ubatuba, SP

Recursos Humanos na Educação Municipal - 2001-2004

"Iniciamos 2001 com apenas 15 (quinze) escolas organizadas como unidades de despesa e possibilidade de possuir diretor. O número de alunos atendidos pela Secretaria era de 7.300 (sete mil e trezentos). Encerramos 2004 com 13.000 (treze mil) alunos atendidos, 32 (trinta e duas) escolas organizadas como unidades de despesa e com seus gestores nomeados em plena atividade.
Providências as mais diversas tiveram que ser tomadas para acompanhar o crescimento com soluções urgentes e viáveis. Entre elas podemos citar:
a) Municipalização de professores da Rede Estadual que ficavam adidos com a municipalização dos alunos. Municipalizamos 65(sessenta e cinco), ao todo, e desse número, estão trabalhando 54 (cinqüenta e quatro). Nove aposentaram e dois solicitaram a desvinculação da Secretaria.
b) Nomeação de alguns professores (11 -onze) remanescentes do concurso realizado em 1998, e nomeação, em fevereiro de 2001, de PEB II para os cargos oferecidos em 2000, ao apagar as luzes da administração anterior.
c) Criação de 150 (cento e cinqüenta) funções de Professores Adjuntos e legislação apropriada para sua contratação.
d) Criação de 80 (oitenta) cargos de PEB I, 15 (quinze) cargos de Educação Física PEB II e 15 (quinze) cargos de Educação Artística PEB II.
e) Criação de 5 (cinco) cargos de Diretor de Escola e 5 (cinco) cargos de Vice-Diretor de Escola.
f) Realização de concurso em 2001 para Professor de Educação Básica I -PEB I e chamamento dos aprovados até o n° 159.
g) Realização de prova seletiva para adjuntos, em 2002, tanto para PEB I, como para PAEB II de todas as disciplinas do Núcleo Comum e do Ensino Profissionalizante e chamamento dos classificados.
h) Realização de concurso, em 2004, para o cargo de Auxiliar de Serviços Infantis.
i) Realização de concurso, em 2004, para os cargos de Educação Física, PEB II, Educação Artística, PEB II e Geografia, PEB II.
j) Convocação de número igual de classificados que de vagas existentes para escolha de seus cargos em novembro de 2004, após concurso de remoção, de PEB I, PEB II, de Educação Artística, Geografia e Auxiliar de Serviços Infantis.
Todos os profissionais aqui relacionados tiveram cursos de formação em serviços -PEC- de 72 (setenta e duas) horas por ano nos exercícios de 2002,2003, e 2004, que bastante influenciaram na qualidade de ensino e no aperfeiçoamento dos processos educacionais e nos procedimentos pedagógicos.
O treinamento de Diretores, Vice Diretores e Supervisores foi realizado em ambiente retirado para que os profissionais não ficassem dispersos com outros afazeres ou preocupações.
Dirigentes, Professores e Auxiliares de Serviços Infantis, foram treinados por professores especialistas da UNITAU, da Fundação ORSA e por outros especialistas, professores e doutores em recursos humanos.
A todos aqueles que conosco trabalharam contribuindo para o sucesso dos programas educacionais e das ações da Secretaria deixamos aqui nosso agradecimento pessoal e o testemunho de que as coisas só dão certo quando todos e cada um cumprimos com nosso dever profissional e de cidadania".
VIVA UBATUBA!. Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praça da Matriz © Emilio Campi

Praça da Matriz
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor