Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 02 de Setembro de 2008 - Nº 2023 Edições Anteriores

Anuncie

Região
Prefeituras se preparam para Desfile Cívico de 7 de Setembro
Cerca de sete mil estudantes fazem prova do Enem na região
Clima de confraternização embala Local Motion SP Contest 08
Resultados da primeira etapa do Circuito Local Motion SP Contest 08


Caraguatatuba
Justiça Eleitoral autoriza realização do encontro com candidatos em Caraguatatuba

Combater concorrência desleal e inserir cidade no site do turismo brasileiro são propostas da Associação de Hotéis
Passeata pela paz reúne centenas de pessoas na rua da Praia
Briga em forró termina com uma morte e duas pessoas baleadas
Câmara discute Veto Parcial sobre LDO


Ilhabela
Ilhabela comemora 203 anos
Caiçara festeja aniversário da Ilha
Programação de Aniversário de Ilhabela
Aberto o XXXI Salão de Artes Plásticas Waldemar Belizário
Autoridades de Ilhabela presentes na cerimônia de Hasteamento do Pavilhão Nacional
Mais de cem moradores comparecem para Campanha de Doação de Sangue
Câmeras vão monitorar ruas em Ilhabela
Programação esportiva no aniversário da cidade

São Sebastião
São Sebastião ficará sem água nesta terça-feira (2/9)
Trio invade pousada em Juquehy e rouba proprietário e hóspedes
Pontos turísticos de São Sebastião agradam representante da MSC Cruzeiros

Ubatuba
Corpo de homem nu e sem documentos é encontrado em mato no Monte Valério
Ubatuba abre prazo de matrícula nas escolas
Palestra do Sebrae na ACIU: “Administrando estoques e processos adequadamente”
ACIU e Sebrae oferecem curso “Como Desenvolver Lideranças e Estimular a Motivação”

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Prefeituras se preparam para Desfile Cívico de 7 de Setembro

Litoral Norte - As prefeituras de São Sebastião e Caraguatatuba se preparam para o Desfile cívico Sete de setembro em comemoração ao Dia da Independência. Em São Sebastião, as atividades começam a partir das 8h na Rua da Praia, região central do município. Na Costa Sul, a solenidade será realizada no dia 6, a partir das 8h, na Av. Walkir Vergani, em Boiçucanga. Corporações, Escolas, Projetos Sociais, Entidades e Oficinas culturais estão na lista de convidados a prestar suas homenagens cívicas.
A abertura dos desfiles será feita pela Banda Municipal “Maestro Manoel Ladislau de Mattos”. Em seguida, as corporações da Marinha, Exército, Polícias Civil e Militar (Rodoviária, Ambiental, Corpo de Bombeiros, Salvamar Paulista) apresentam os seus desfiles. A Guarda Civil Municipal (GCM) também vai marcar presença.
Na seqüência, estão programadas as apresentações de entidades assistenciais e projetos, entre eles a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Projeto Atividade e Grupo de Escoteiros. As escolas do município – municipais, estaduais e particulares – também são esperadas para integrar o evento, bem como Clube dos Carros Antigos, Oficinas Culturais, Motoclube Cavalo Marinho e a BAMUSS – Banda Marcial Municipal de São Sebastião, entre outros.
Caraguá - Em Caraguatatuba, neste ano, a Secretaria da Educação da Prefeitura Municipal está organizando o evento com uma homenagem ao Hino à Bandeira, sob o tema “Querido Símbolo da terra, da amada terra do Brasil”, da qual participam 1.500 alunos da rede, fora os demais participantes, de escolas estaduais, particulares, entidades, entre outros.
Assim como em 2007, a média de participantes é de 5 mil pessoas, que estarão divididas em 81 grupos, passando pelos batedores, escolas infantis, particulares, entidades e outras instituições.
No ano passado, 5 mil participantes desfilaram o tema “Revivendo a história - Planejando o futuro”, abordado na publicação dos 150 anos de Caraguá, lançada no aniversário da cidade, em 20 de abril, quando comemorou-se o “Sesquicentenário”.
No dia 7, às 8h, haverá Hasteamento dos Pavilhões na praça do MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba) que fica no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, e em seguida, às 9h, o Desfile Cívico na Avenida Geraldo Nogueira da Silva, no Indaiá, entre os quiosques 30 e 34. (Fonte: Imprensa Livre)

Cerca de sete mil estudantes fazem prova do Enem na região

Litoral Norte - Testar os conhecimentos ou garantir uma boa nota para facilitar o acesso a uma faculdade foram opções de alguns estudantes que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ontem, no Instituto São Sebastião, no Centro de São Sebastião, que recebeu o maior número de alunos – 840 - das escolas da cidade. No Litoral Norte, foram mais de sete mil. O exame começou às 13h e terminou às 18h, e para muitos, pareceu um típico dia de vestibular.
Alan dos Santos Archas, de 17 anos, é aluno do 3ª ano do Cene, e garantiu que tinha se preparado para prova, que está fazendo pela primeira vez. “Estudei bastante”, disse. O aluno, que pretende estudar no ITA, informou que fazia a prova apenas para testar os conhecimentos e se familiarizar com este tipo de prova, já que a faculdade que pretende estudar não utiliza nota do Enem.
Já Camila Nascimento Ramos, de 17 anos, e também aluna do Cene tenta obter uma boa nota para ajudar na faculdade de psicologia que pretende estudar. Era a primeira vez que fazia o Enem. “Estou preparada, mas um pouco nervosa”, admite.
Mas o Enem também conta com velhos conhecidos. Bruna Maiara Miranda Muniz, de 20 anos, faz sua terceira prova. Ela, que terminou o Ensino Médio no ano passado, quer conseguir nota para ajudar na faculdade. “Das outras vezes fiquei na média nacional. Não acho o teste difícil. Precisa apenas de muita atenção. Muitas vezes a resposta está na pergunta”, explica. Para ela, este exame tem que ser feito com calma, lendo atenta as questões. Para Bruna, que quer fazer biologia ou pedagogia, a redação deve ser a primeira a ser feita. Aline Aparecida de Oliveira, de 18 anos, que terminou no ano passado e pretende estudar jornalismo, faz o teste pela segunda vez. Ela também não achou o teste anterior difícil.
Camila Ferreira de Souza, de 17 anos, queria fazer medicina, mas por considerar uma faculdade de difícil acesso, pretende tentar jornalismo. Ela estava fazendo o exame pela segunda vez para ajudar na nota e acredita que foi bem no primeiro, acertando pelo menos a metade. “De 64 questões acertei 30”, pondera.
Além dos fiscais e organizadores que trabalhavam na unidade, na frente um outro prestador de serviço ganhava dinheiro com a oportunidade. O ambulante Sebastião Lúcio dos Santos Filho, com um carrinho, vendia pipoca, batata, água e outras mercadorias. E água é o que mais vendeu. Nos 40 minutos que esteve na frente da unidade, foram cerca de 30 garrafinhas. “É o que mais eles querem nestas horas”, justificou Sebastião que iria ficar até o término do exame quando os alunos, mais relaxados, comem pipoca, batata e bebem refrigerantes.
Em todo o país, foram mais de quatro milhões de estudantes – o que representa um aumento de 14,3% em relação aos 3,5 milhões participantes em 2007. Segundo Celso Alex, um dos coordenadores do Enem no Litoral Norte, este ano a região também contou com um maior número de alunos participantes. Esta é a quarta vez que trabalha na prova, que considera ser sempre tranqüila. “Os problemas mais comuns são de alunos que esquecem os documentos”, explica.
O exame é um dos requisitos para o estudante concorrer a uma bolsa no ProUni (Programa Universidade para Todos) e é aceito por mais de 500 instituições que utilizam o resultado do Enem como critério de seleção. No Litoral Norte, a FASS (Faculdades São Sebastião) e o Unimódulo (Centro Universitário Unimódulo), são as instituições de Ensino Superior vinculadas ao ProUni.
O principal objetivo do Enem, em sua 11ª edição, é sempre avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica. Como exame individual e optativo é oferecido anualmente aos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. A prova possibilita uma referência para auto-avaliação, a partir das competências e habilidades que estruturam o exame. (Fonte: Imprensa Livre)

Clima de confraternização embala Local Motion SP Contest 08
O último dia de competição rolou com boas ondas em Maresias

Litoral Norte - O Circuito Local Motion SP Contest 08 foi encerrado com chave-de-ouro neste domingo, dia 31 de agosto. O mar abaixou em relação ao dia anterior, melhorando as condições na praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. O sol apareceu, começando com ondas de 1m a 1,5m, diminuindo de tamanho nas finais. Além dos títulos em cinco categorias foi formada a equipe da Zona Norte. O SP Trials, divisão de acesso ao Confronto Final, também teve seus campeões.
A primeira final do dia disputada entre os moradores da Zona Norte foi na categoria Longboard. Danilo Silva, 30 anos, achou as melhores ondas para sair do mar como grande campeão. Morador do bairro Parque dos Chaves, ele era só alegria. "O campeonato foi show e esse é o meu primeiro pódio. Agora, vamos para o próximo e ver o que vai acontecer", disse o comerciante da área metalúrgica.
Em seguida, foi a vez da turma com idade acima dos 35 anos. Dois amigos disputaram a primeira e segunda colocação da categoria Master ZN. Douglas Fiorant, 36 anos, saiu na frente e não deu chances para Antônio Carlos Fonseca, o Tão, 37. "Maresias é minha casa nos finais de semana. Eu conheço bem essas ondas e estou feliz de ter participado", comemorou Fiorant, vendedor de automóveis e surfista há 20 anos.
Para Tão, presidente da Associação de Surf da Grande São Paulo, a primeira etapa foi um sucesso. "Começamos com o pé direito. Nos dois dias deram altas ondas, a galera compareceu em peso e desejamos que este circuito dure por mais de dez anos", celebrou o proprietário da Glasser, empresa de pranchas que investe no evento desde a sua criação, em 2002.
Na categoria Open ZN, a briga foi acirrada. Alexandre Amparo, do bairro de Santana, assumiu a ponta na metade da bateria e vinha administrando a vantagem até Eduardo Maia encontrar uma onda salvadora. Precisando de uma nota mediana, 4,61, Maia marcou 6,7, a maior de toda a bateria. "Quando dropei, sabia que precisava de uma nota média. Graças a Deus, na hora que dei a primeira batida, ela subiu e proporcionou mais manobras. Eu não esperava por isso", vibrou o surfista morador da Freguesia do Ó.
Sobre o evento, Maia elogiou. "A Local Motion está de parabéns. Eles investiram mesmo. Essa primeira etapa mostrou que o circuito vai ser um sucesso e a galera está com o nível altíssimo. Não é porque moramos longe da praia que não pegamos onda". Além do título, Eduardo Maia registrou a maior nota de todo o evento (8 pontos) entre os atletas da Zona Norte e faturou a premiação da Melhor Onda Surf Team. Já Amparo, parabenizou o amigo. "O Eduardo mereceu, ele achou uma onda e soube aproveitar bem".
A equipe da Zona Norte que irá representar a região no Confronto Final ficou formada pelos oito melhores da categoria Open: Eduardo Maia, Alexandre Amparo, Fabrício Parra, Hugo Leonardo, Marcelo Castro, Juliano Franco, Raoni Del Pérsio e Victor Lage. No Longboard, os quatro finalistas: Danilo Silva, Michel Asfo, Carlos Cardilho e Jair Vilela. E a Master com Douglas Fiorant e Antônio Carlos Fonseca. O confronto está agendado para os dias 06 e 07 de dezembro, na praia de Itamambuca, em Ubatuba.
Nessa primeira etapa, surfistas das demais regiões da Grande São Paulo também participaram do evento no SP Trails, divisão de acesso ao Confronto Final, que classificará os oito melhores do ranking na categoria Open, mais os quatro na Longboard.
Em Maresias, outra disputa apertada aconteceu na Open Trials. Pedro Oliveira, da Zona Sul, tirou a alegria de Ricardo Cersosi, ao marcar em sua última onda, a maior nota da bateria. Ele estava em quarto e precisava de 5,9 para passar em primeiro. Nos últimos minutos, Oliveira arriscou tudo em uma esquerda e levou 6,7 pontos, revertendo o resultado.
"Estava acreditando todo o tempo e sabia que se viesse uma onda, poderia tirar a nota porque estou surfando bem", comemorou Pedro e dedicou a vitória a sua prancha. "Eu tinha quebrado quando estava treinando no sábado de manhã, com ondas de dois metros, mas tive a chance de consertar aqui em Maresias. Surfei com ela na final, conseguindo a vitória".
Presente em todas as edições, Oliveira, 31 anos, morador do bairro Mirandópolis, está feliz com o retorno do circuito. "Desejei bastante que esse campeonato voltasse. Gosto muito de participar. Parabenizo a Local Motion que acreditou no evento, chegando com força total".
Glebson Siqueira, 37 anos, de Santo André e ex-judoca profissional, também comemorou sua vitória na categoria Longboard Trials. "Maresias é a onda, e ganhar aqui tem um sabor especial. Apesar de ser uma onda difícil de surfar". Sobre o campeonato, ele acredita que durará por várias temporadas. "São Paulo não pode ficar sem esse evento, a galera já sente falta. E agora com o retorno, não pára mais, pode ter certeza. Ele vai ficar por muitos anos", afirmou o representante comercial.
Para Ricardo Batanero, responsável pelo marketing da Local Motion, apostar no circuito voltado para a Grande São Paulo reforça a proposta da marca. "Sabemos que esses atletas amam surfar, pois mesmo morando longe do mar, eles não deixam de pegar onda. Este é o espírito e queremos incentivar cada vez mais". Na etapa, o atleta da Local Motion Rodrigo Generik, freesurfer especializado em aéreos, esteve presente e distribuiu autógrafos.
Eduardo Nascimento, da Event Tools, empresa organizadora do evento, comemorou o sucesso da etapa inaugural. "Fomos premiados, primeiro com o investimento da Local Motion e das demais empresas, que juntas, estão trazendo o circuito de volta. E começar a sétima edição em Maresias, com altas ondas, vendo os atletas felizes em um clima de confraternização, amizade e fortes disputas, não tem preço".
A próxima seletiva será destinada aos moradores da Zona Leste, nos dias 27 e 28 de setembro, na Praia Grande, em Ubatuba. O Confronto Final será disputado nos dias 06 e 07 de dezembro, também em Ubatuba, na praia de Itamambuca, reunindo as equipes de cada região, incluindo as categorias Feminino e Junior. O ranking final define os atletas que representarão a Grande São Paulo nos Circuitos Paulistas de Surf Amador, em 2009.
Com a apresentação da Tent Beach, o Circuito Local Motion SP Contest 08 conta com o patrocínio da Local Motion. Apoio: FreeSurf Wetsuit e BHS. Board Sponsor: Glasser Future Surfboards. Divulgação: Waves.Terra. Organização: Event Tools Promoções e Eventos Ltda. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo; Associação de Surf de São Sebastião; Associação de Surf de Maresias; Federação Paulista de Surf; Governo do Estado de São Paulo; Secretaria do Esporte, Lazer e Turismo; Deputado Willian Woo e Prefeitura de São Sebastião.

Resultados da primeira etapa do Circuito Local Motion SP Contest 08:

Open Zona Norte
1 - Eduardo Maia - Freguesia do Ó
2 - Alexandre Amparo - Santana
3 - Fabrício Parra - Horto Florestal
4 - Hugo Leonardo - Lauzane Paulista

Longboard Zona Norte
1 - Danilo Silva - Parque dos Chaves
2 - Michel Asfo - Freguesia do Ó
3 - Carlos Cardilho - Santana
4 - Jair Vilela - Vila Hebe

Master Zona Norte
1 - Douglas Fioranti - Jardim São Paulo
2 - Antonio Carlos Fonseca - Santana

Open SP Trials
1 - Pedro Oliveira - Zona Sul
2 - Ricardo Cersosi - Zona Sul
3 - Sergio Leite - Zona Oeste
4 - Henrique Scaff - Zona Sul

Longboard SP Trials
1 - Glebson Siqueira - ABC
2 - Paulo Menezes - Zona Leste
3 - Rodmilson Scheurer - ABC
4 - Ricardo Teixeira - ABC

Melhor Onda Surf Team - Eduardo Maia (8 pontos)

Calendário:
2ª etapa - Seletiva Zona Leste - 27 e 28/09 - Praia Grande - Ubatuba
3ª etapa - Seletiva Grande ABC - 11 e 12/10 - Píer de Agenor de Campos - Mongaguá
4ª etapa - Seletiva Zona Sul - 01 e 02/11 - Praia de Juquehy - São Sebastião
5ª etapa - Seletiva Zona Oeste - 22 e 23/11 - Guarujá
6ª etapa - Confronto Final - 06 e 07/12 - Praia de Itamambuca - Ubatuba (Fonte: Fama Assessoria)


Notícias de Caraguatatuba Topo

Anuncie Noroeste News

Justiça Eleitoral autoriza realização do encontro com candidatos em Caraguatatuba

Caraguatatuba - O Cartório Eleitoral de Caraguatatuba homologou natarde desta segunda-feira,1, a realização do encontro com os candidatos de Caraguatatuba. O evento, organizado pela Pastoral Fé e Política com o apoio das sete paróquias da cidade pretende reunir, no salão paroquial, cerca de 350 lideranças das paróquiase comunidades. Todos receberão convites que serão entregues pelos párocos e segundo os critérios de cada paróquia. Na Praça Candido Motta um telão será instalado para que os munícipes possam acompanhar as propostas de cada um dos candidatos.
O objetico da realização deste encontro é o de poder contribuir com o discernimento de cada cidadão, especialmente os católicos, na hora do voto, segundo os valores da Igreja.
O encontro será realizado no dia 17 de setembro a partir das 19 horas. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

Combater concorrência desleal e inserir cidade no site do turismo brasileiro são propostas da Associação de Hotéis

Caraguatatuba - Fazer uma campanha em prol dos hotéis e pousadas legalizados, combatendo os que, mesmo não pagado impostos, colocam enormes placas de propaganda e fazem concorrência desleal de preços e, inserir Caraguatatuba no site oficial brasileiro de turismo, e em outros portais de turismo nacionais e internacionais. São algumas das propostas da nova diretoria da Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba, que tomou posse na semana passada.
Dentro das propostas a diretoria ainda quer fortalecer a idéia de que a cidade é um maravilhoso destino turístico e que precisa de um aeroporto, mesmo que seja doméstico para receber, também, os turistas internacionais (inclusive pensando na Copa do Mundo de 2014.).
Buscar soluções para se adaptar em uma visão mais ampla de hotelaria, tendo em vista as novas perspectivas do turismo na região (como por exemplo, estudo de línguas, sites bilíngues e melhor preparo da estrutura física e humana), trabalhando a inclusão de outros segmentos turísticos, além de sol e mar, que são o turismo religioso, com o morro Santo Antonio e o Ecoturismo, que faz parte do projeto Ecoadventur patrocinado pela
Nestlé e na última edição, também pela Petrobras. Estas são mais propostas da nova diretoria.
Fazem parte da Associação agora os seguintes diretores: Francisca Ferreira Alves, presidente; Antonio Izaias dos Santos, vice-presidente; Anna Tereza Bonacelli de Oliveira, secretária; Luiz Vicente Tammaro de Oliveira, tesoureiro. Diretores sociais: Anselmo Domingos Salles Costa, Rodrigo Tavano. O objetivo da equipe, explica a presidente, é desenvolver um trabalho conjunto com a Secretária de Turismo e outros orgãos governamentais, abordando as propostas da nova diretoria. (Fonte: Imprensa Livre)

Passeata pela paz reúne centenas de pessoas na rua da Praia

Caraguatatuba - Com um único objetivo, de promover a paz, centenas de moradores foram às ruas na manhã de sábado em uma caminhada pela paz, organizada pela ONG Olho Vivo. Até por conta dos dois atentados, um homicídio e uma tentativa, que aconteceram na semana passada, a população decidiu se manifestar pacificamente. O prefeito Antônio Pereira de Aguilar também participou do evento, que segundo os organizadores, não tinha cunho político.
Para o prefeito, a presença foi acima do esperado. “As pessoas querem paz, amor e respeito à vida”, disse Aguilar. A moradora Ângela Maria dos Santos, participante da caminhada, disse que a cidade precisava de um evento deste. “Não somente hoje, mas tem que ter paz todos os dias”, destacou.
Para o presidente da ONG, João Lúcio Teixeira, a passeata mostrou que as pessoas estão a fim de lutar pela paz. Teixeira acredita que cerca de 400 pessoas participaram do movimento, que teve a finalidade de alertar autoridades quanto à violência em Caraguatatuba. “É um pedido de socorro”, disse Teixeira.
Conforme o presidente da ONG, são muitos homicídios acontecendo. “A velocidade com que a violência vem se instalando tem deixado famílias inquietas”, explica. Teixeira pretende provocar uma reflexão nas autoridades.
A passeata contou com pessoas de diferentes idades e partes da cidade, com roupas brancas simbolizando a paz. Teixeira explica que começou com um cordão, com os participantes de mãos dadas. “Fizemos um minuto de silêncio e depois teve uma salva de palmas, iniciando a caminhada, que durou uns 35 minutos”, completou. As pessoas andavam em silêncio, tendo apenas um carro de som com músicas com temas de paz.
A caminhada passou por várias ruas do Centro até a praça Cândido Mota, onde terminou com homenagens. Teixeira espera que as autoridades se sensibilizem. “Se não houver resposta para inibir a violência, faremos outras passeatas”, comentou. Caraguatatuba chegou a ser considerada em uma pesquisa como a mais violenta do Estado e registrou maior número de criminalidade no Litoral Norte, na estatística da Secretaria de Segurança Pública, divulgada no mês passado. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara discute Veto Parcial sobre LDO
Projeto é à base do Orçamento 2009

Caraguatatuba - O Legislativo de Caraguatatuba reúne-se tradicionalmente nesta terça-feira - 2 de Setembro, a partir das 19h30 para a sua costumeira Sessão Ordinária semanal. Será a 26ª sessão do ano que além dos projetos do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), terá a discussão do Veto Parcial a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Ao todo são 87 Emendas a serem discutidas.
A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) é a ponte, o meio de ligação entre o PPA (Plano Plurianual), no caso 2005/2009 e o Orçamento de 2009. Este projeto foi aprovado pela Câmara Municipal de Caraguatatuba com 87 Emendas feitas pelos Vereadores para os mais diversos fatores. Todas as Emendas foram Vetadas Parcialmente pelo Prefeito José Pereira de Aguilar (DEM), que necessita de maioria absoluta, ou seja, 6 (seis) votos para manter o Veto. A mesma contagem também rejeita o Veto dado pelo Chefe do Executivo.
Ainda quanto a Ordem do Dia, o Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), apresenta proposta instituindo no Calendário Oficial do Município o "Dia Municipal do Esperanto". Em junho deste ano o médico Maurício Monken ministrou palestra na Tribuna Livre da Câmara a respeito do assunto.
O último projeto a ser discutido e votado também tem a autoria do Vereador Francisco Carlos Marcelino e altera o artigo 206 da Lei Orgânica Municipal, garantindo a gratuidade no transporte coletivo urbano aos maiores de 60 (sessenta) anos.
Devido ao período eleitoral as Sessões Ordinárias semanais não estão sendo transmitidas pela rádio local, sendo necessário ao contribuinte que desejar assistir as sessões, comparecer a sede do Parlamento Municipal, localizado na Avenida Frei Pacífico Wagner, 830, no centro de Caraguatatuba. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Mazzei

Ilhabela comemora 203 anos

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela preparou uma agenda repleta de atividades esportivas, religiosas e culturais para comemorar, no próximo dia 3, o aniversário de 203 anos de emancipação político-administrativa da cidade. A grande atração ficará por conta do cantor Daniel, que irá se apresentar às 21h, no Campo do Galera, no bairro Água Branca.
Além de entregas de obras por toda a cidade, a programação de aniversário contará com atividades diárias que vão até o próximo domingo, dia 14. Segundo a prefeitura, todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Para o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos (PTB), a população tem motivos de sobra para comemorar com o crescimento do município que vem se firmando a cada ano. "Nos últimos anos, Ilhabela elevou seus índices relacionados à qualidade de vida da população, incluindo principalmente questões relacionadas à educação, saúde, meio ambiente e turismo", disse.
O prefeito aproveitou a oportunidade para convidar a todos para as festividades de aniversário da cidade. "Teremos inúmeras atividades durante todo o mês. Esperamos contar com a presença de toda a população", afirmou.
PROGRAMAÇÃO - A agenda festiva de hoje começa às 9h, na Praça de Eventos Roberto Fazzini (antigo Campo da Aviação), com a Copa de Futvolei 'Ilhabela 203 Anos'. Já às 10h, na Praia do Perequê, o público poderá conferir o Torneio de Malha e Bocha e ainda a Prova de Canoa Caiçara. Logo após, às 11h, terá a inauguração da Pista de Skate da Praça de Esportes.
No período da tarde, às 16h, acontece a 32º Prova Pedestre de Ilhabela, com largada da rotatória do Bairro Barra Velha. Já às 20h, na sede da Secretaria Municipal da Cultura, acontece a abertura oficial do 31ª Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário, com a apresentação da Orquestra Popular de Ilhabela.
As atividades de hoje serão encerradas às 21h30, no Campo do Galera, no bairro Água Branca, com show musical com a banda Forró Maré.
ANIVERSÁRIO - No dia 3, aniversário da Ilha, a programação começa às 8h, na Praça das Bandeiras, na Vila, com Hasteamento de Bandeiras. Em seguida, às 9h, na Rua Dr. Carvalho, na Vila, acontecem os desfiles Militar, Cívico e Estudantil.
Na parte da tarde, às 16h, no Estádio Municipal "Ferreirão", no bairro Itaquanduba, o Amistoso de Futebol de Campo estará agitando a cidade. Já às 18h, no Galpão das Artes, no Cocaia, está marcada Sessão Solene de Câmara, com a participação do Coral Municipal Celina Pellizzari.
Para encerrar a noite de atividades da data de aniversário, o cantor Daniel estará se apresentando, às 21h, no Campo do Galera. A festa termina com show pirotécnico, às 23h30, no mesmo local. (Fonte: ValeParaibano)

Caiçara festeja aniversário da Ilha

Ilhabela - Muitos moradores de Ilhabela acreditam que os 203 anos da cidade realmente devem ser comemorados com muita festa. É o caso de dona Helena Izebel dos Santos Conceição, natural da Ilha, e que comemorou 70 anos de idade ontem. De família tradicional caiçara, dona Helena é conhecida na cidade principalmente por desfilar como baiana na escola de samba Unidos do Garrafão. Para ela, o crescimento da cidade só favorece os moradores. "Ainda me lembro quando tínhamos que andar muito a pé por aqui, só depois chegaram os ônibus", ressaltou. A cidade, disse, ganhou inúmeros benefícios com o progresso. (Fonte: ValeParaibano)

Programação de Aniversário de Ilhabela

Ilhabela - Em comemoração aos 203 de Emancipação Político –Administrativa de Ilhabela a Prefeitura realiza nesta terça-feira, 02, às 15 horas a entrega à população da Reforma e Ampliação da E.M Sebastião Leite da Silva e Inauguração da Sala do Telecentro Comunitário José Leite dos Passos "Pupuíra", na Rua João Leite dos Santos, 333 - bairro Bexiga.
As 18h30 é a vez da inédita Noite de Louvor em Ilhabela e logo depois as 21h30 o Show Gospel com a Banda "Toque no Altar", no Campo do Galera - bairro Água Branca.
As 19 horas é a vez da programação esportiva com a final da Copa Beach Soccer "Ilhabela 203 Anos" nas categorias Principal, Veterano e Feminino, na Praça de Eventos Pref. Roberto Fazzini (antigo Campo da Aviação). (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Aberto o XXXI Salão de Artes Plásticas Waldemar Belizário

Ilhabela - Dando continuidade a programação em comemoração ao 203º aniversário de Emancipação Político –Administrativa de Ilhabela, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e FUNDACI - Fundação Arte e Cultura de Ilhabela, realizou a cerimônia de premiação e abertura do XXXI Salão de Artes Plásticas Waldemar Belizário, na noite do último domingo, 31.
O evento que contou com a presença do prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira e da 1a. Dama e secretaria de Assistência Social, Célia H. Reale Ferreira; da secretária de Cultura Maria Sonia F. Dias; da diretora municipal de Eventos Culturais, Simone Di Fonzo; da secretária municipal de Administração, Raquel Navarro; da secretária municipal de Meio Ambiente, Cássia Redó; do diretor municipal de Turismo, Eduardo Espiaut; da diretora de divisão de Turismo, Waldinéia Vanderstappen; da diretora municipal de Serviços Sociais, Rosangela Cardial; dos expositores e convidados, em sua abertura apresentou a performance da Orquestra Popular de Ilhabela.
Entre os muitos artistas participantes, o corpo de jurados formado por O corpo de jurados foi formado por Leice Novaes, de Lorena, SP; Maria Nilze Foltran Pazim, de Cruzeiro, SP; e Teresa Mitchell, de Lorena. Os jurados no dia 23, sábado, estiveram em Ilhabela, avaliando todas as obras inscritas num total de 90 e deliberaram pela seguinte premiação: Categoria Pintura Acadêmica: medalha de Ouro para Sossego das Águas de Lourdes Furtado de Ilhabela; medalha de Prata para Capela na Ilhabela de Virginia Costa de São Jose dos Campos; medalha de Bronze para Rio da Muricana de M. Amato de Ubatuba. Categoria Pintura Contemporânea: Medalha de Ouro para Arrumando a Casa de Sdond de Ilhabela; Medalha de Prata para Minha Terra tem Palmeiras... de Marisilda Gasbarro de Ilhabela; Medalha de Bronze para Consciente Primitivo de Capella de Ilhabela. Categoria Escultura: Medalha de Ouro para Alone de Ilza Ravanelli de São Paulo; Medalha de Prata para Transformação de Rodolpho de Ilhabela; Medalha de Bronze para Metamorfose de Cristiano R. Gonçalves de São Sebastião. Categoria Desenho: Medalha de Ouro para Reflexão de Edna Mattos de São Sebastião; Medalha de Prata para Presente de Henrique Marin de São Paulo; Medalha de Bronze para Convento Nossa Senhora do Amparo de Bianca dos Santos de São Sebastião. Categoria Aquarela: Medalha de Ouro para Pescadores I de Regina Pugliese de Caraguatatuba; Medalha de Prata para Garoupa de Marcos Ruman de São Paulo; Medalha de Bronze para Canto do Jardim de Edna Mattos de São Sebastião. Categoria Fotografia (Esta Categoria da o cumprimento a Lei 587/2008 que institui e inclui no calendário oficial de datas e eventos do município o “Concurso de Fotografia Cidade de Ilhabela”): Medalha de Ouro para Praia do Portinho de Dival de São Sebastião; Medalha de Prata para Isso Será Necessário? de Marcel Schurman de Ilhabela; Medalha de Bronze para Engenho D´Agua de Hector Romero da Argentina.
O Júri deliberou conceder, na categoria Pintura Contemporânea Menção Honrosa para a obra Surpresa, de Ursula Molhöff, de Ilhabela; para a obra Ilha, de Ângela Ponzio, de Ilhabela e para obra O Comício de Pituca de Ilhabela.
O Troféu Waldemar Belisário 2008 foi para a Obra “Minha Terra tem Palmeiras...”, de Marisilda Gasbarro, de Ilhabela.
A secretária de Cultura Maria Sonia, falou do carinho com que sua equipe organizou o Salão Waldemar Belizário e declarou “Estou a frente da cultura de Ilhabela há seis anos e os frutos estão aí, resultado de muito trabalho. A cultura teve um leque muito grande durante esse período. Me uni com pessoas que Deus me mandou com capacidade, compromisso e vontade de fazer o melhor”.
“Sinto-me muito feliz ao ver pessoas que ao longo desses seis salões Waldemar Belisário, estiveram junto com a gente. Fizemos o que podíamos e mais, fizemos com muito prazer, muita dedicação, para que os artistas de Ilhabela fossem valorizados”, enfatizou a secretária.
Em seu pronunciamento o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, ressaltou que em sua administração as festas culturais e religiosas foram resgatadas, crianças tiveram a oportunidade de participar de oficinas culturais, pois não há nada melhor do que investir nelas.
Segundo o prefeito, a realização do Salão de Artes Plásticas Waldemar Belizário insere-se na política cultural da Secretaria municipal da Cultura, que tem como um de seus objetivos incentivar e apoiar a Arte em geral. “Agradeço e parabenizo todos os artistas, pois aprendi com o meu pai, que assumiu o compromisso de valorizar os artistas locais e atrair os de fora. E para finalizar quero agradecer do fundo do meu coração a população pelo respeito e a oportunidade de poder administrar cidade onde nasci, cresci, casei e constitui a minha família”, declarou o prefeito.
O Salão estará aberto para visitação até dia 31 de setembro, de segunda à quarta-feira, das 09 às 18 horas, de quinta, sexta e domingo, das 10 às 22 horas e aos sábados das 14 às 22 horas, na Secretaria Municipal de Cultura, Rua Dr. Carvalho, 80 – Vila. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Autoridades de Ilhabela presentes na cerimônia de Hasteamento do Pavilhão Nacional

Ilhabela - Fazendo parte da programação do aniversário de Ilhabela, e em comemoração a Semana da Pátria, o prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira, realizou cerimônia de hasteamento do Pavilhão Nacional, localizado no morro do Engenho D´Água. A cerimônia contou com a apresentação musical da BAMMIB (Banda Marcial Municipal de Ilhabela), com a regência de Daniel Arruda para os hinos de Ilhabela e Nacional
Em sua fala, o prefeito ressaltou que uma das cerimônias mais importante quando se inicia a comemoração do aniversário de Ilhabela e o início da Semana da Pátria é o Hasteamento do Pavilhão Nacional, que representa um símbolo do nosso país.
O prefeito também agradeceu a todos os secretários, diretores e funcionários presentes e principalmente a população de Ilhabela por ter dado a oportunidade de administrar a cidade onde nasceu, cresceu, casou e tive suas filhas. Agradeceu e relembrou do seu pai, Sr. Eurípides da Silva Ferreira, que quando prefeito de Ilhabela foi o protagonista do hasteamento do Pavilhão Nacional.
“Deixo de ser prefeito, pois no momento estou prefeito, mas continuo sendo aquele Mané, simples e humilde, com a certeza de que em nenhum momento mudei pelo fato de ter o poder de administrar uma cidade. E obrigado pelos quase oito anos que estivemos aqui juntos e espero que o próximo prefeito seja melhor do que eu fui e faça mais do que eu fiz”, finalizou Manoel Marcos.
O evento contou com a presença do chefe de gabinete, José Donizette; dos secretários municipais Célia Reale Ferreira, Assistência Social; Raquel Navarro, Administração; Maria Sonia Ferreira Dias, Cultura; Cleuza Maciel, Turismo; Cássia Redó, Meio Ambiente; Elaine Gubani Sampaio, Educação; diretores municipais Márcio Tenório, Saúde; Rafael de Oliveira Morais, Operações Turísticas; Simone Di Fonzo, Eventos Culturais; Waldinéia Vanderstappen; Divisão de Turismo; Terezinha Dias Souza, técnica-pedagógica; Laudelino Carlos de Souza Dias, Divisão de Trânsito; Valter Duarte de Souza, Obras; ex-prefeito de Tremembé, Lucio Varejero; o pastor Pedro da Igreja Batista; professores da Rede Municipal de Ensino e funcionários públicos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Mais de cem moradores comparecem para Campanha de Doação de Sangue

Ilhabela - A Secretaria Municipal de Saúde de Ilhabela realizou, na última semana, no Hospital Municipal Governador Mário Covas Júnior, a Campanha de Doação de sangue que contou com a participação da equipe de coleta externa do Hemonúcleo de Taubaté, composta por oito pessoas. Compareceram no hospital 112 possíveis doadores, porém, 33 candidatos não puderam doar, finalizando um total de 79 doadores, ou seja, 79 bolsas de sangue.
Cada bolsa coletada será testada e o doador receberá em sua residência a carteirinha de doador com tipagem sanguínea. Aquele que não receber, terá uma carta do Hemonúcleo de Taubaté, onde será explicado o motivo do não recebimento como alguma alteração, problemas técnicos na coleta ou no processamento da bolsa, entre outros motivos.
Segundo o diretor municipal de Saúde, Márcio Tenório, a porcentagem de aproveitamento das bolsas coletadas foi muito boa e logo será marcada uma nova campanha.
A equipe da saúde de Ilhabela e, principalmente a equipe do Hospital ficou muito satisfeita com a sensibilidade da população em ajudar na campanha. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmeras vão monitorar ruas em Ilhabela

Ilhabela - A segurança em Ilhabela será reforçada. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, está implantando um sistema de monitoramento urbano, com a instalação de nove câmeras de segurança.
O investimento é de R$ 394.508,35 e o sistema deverá entrar em funcionamento no prazo de 15 dias. O projeto é da empresa Erival Telecomunicações Com. E Represent. Ltda, contratada através de processo licitatório, e prevê a criação de uma central de monitoramento, através de um circuito fechado de tv, interligando câmeras específicas instaladas nas vias públicas à esta Central que será localizada no prédio da Diretoria de Divisão de Trânsito, no bairro Barra Velha, e terá a cooperação da Polícia Militar.
As câmeras serão instaladas nos seguintes locais: entrada da cidade (saída da balsa); Praça da Rotatória (Barra Velha); Av. Princesa Isabel – Rua Benedito A. Sampaio (Fórum); Av. Princesa Isabel – Rua Dois Coqueiros (Posto Hudson); Av. Princesa Isabel – Rua Irene R. Barbosa (Supermercado Frade); Av. Almirante Tamandaré – Av. Dos Bandeirantes; Av. Pedro P. De Moraes – Rua Ubatuba; Rua Dr. Carvalho – Rua Washington Luis); Rua da Padroeira – Rua São Benedito.
Com esse sistema, as ações integradas serão intensificadas e a identificação de veículos e pessoas em atitudes suspeitas agilizada. As nove câmeras espalhadas pelo município irão permitir o monitoramento 24 horas, as imagens serão gravadas e a capacidade de alcance é de 400 metros. “Com estas câmeras de vigilância estaremos aumentando a segurança e auxiliando no controle do trânsito da cidade”, ressaltou o prefeito. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Programação esportiva no aniversário da cidade

Ilhabela - Foi intensa a programação esportiva em comemoração aos 203 anos de emancipação político-administrativa de Ilhabela, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esportes e Lazer.
Entre as atividades, destacamos Prova Pedestre, Copa Jiu Jitsu, as Copas Futvoley e Voley de Praia e a Prova da Canoa Caiçara .
A programação teve início no sábado com a Copa Jiu Jitsu, no ginásio municipal de Esportes. Às 10h, teve início a Copa Vôlei de Praia, no Centro de Eventos Pref. Roberto Fazzini (Campo da Aviação), com a participação de seis duplas no total, sendo três de Ilhabela e três de São Sebastião. Foram disputadas 18 partidas, mesmo debaixo de chuva.
No domingo, a programação teve início às 10h, com a Copa Futvoley que contou com oito duplas participantes e 16 partidas, com atletas de Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião. Em seguida, foi realizada a XX Prova de Canoa Caiçara "Antônio Carlos dos Reis" (categoria adulto), com largada no Perequê (em frente ao Hotel Pelicano) e chegada na Barra do Samba (Vila), as demais categorias largavam da Barraca do Samba, iam até uma bóaia mais ao fundo e retornavam até a Barraca.
A premiação da Canoa Caiçara foi feita com troféus, medalhas e bicicletas. Participaram da premiação o secretário da Juventude, Esporte e Lazer José Roberto de Jesus, o Diretor de Esportes Luiz Carlos do Nascimento, a Delegada do Cartório Fátima Aparecida de Jesus, a proprietária da Barraca do Samba, Lurdinha, o Presidente da Associação dos Moradores do Bairro Saco da Capela, o Diretor de Finanças Edilson e D. Cida.
A programação do fim de semana foi encerrada com a XXXII Prova Pedestre, que contou com 69 atletas inscritos, sendo que, apenas cinco não concluíram o percurso. A largada foi na rotatória da Barra Velha, com chegada na Barraca do Samba, na Vila.
Participaram da premiação o secretário da Juventude, Esporte e Lazer José Roberto de Jesus, o diretor de Esportes Luiz Carlos do Nascimento, a delegada do Cartório Fátima Aparecida de Jesus e a proprietária da Barraca do Samba Lurdinha.
A Regata Aniversário da Cidade e o Torneio de Malha e Bocha foram adiadas devido ao mau tempo e serão remarcadas para uma nova data.

Confira os resultados:

Prova Pedestre
Categoria Masculino A (15 a 17 anos)


Classificação numeração cidade tempo
1° Gean da Silva 3683 Ilhabela 24:19
2° Juliano Alves da Silva 3682 Ilhabela 25:55
3°Fabrício Julião de Souza 3681 Ilhabela 26:27

Categoria Masculino B (Livre 18 a 29 anos)
1° Rildo Ribeiro dos Santos 3614 Seser Ubatuba 22:28
2° Everton F. Santos Cruz 3622 Ilhabela Bela Vista MS 22:17
3° Juliano Vicencio da Silva 3604 Ilhabela 23:00

Categoria Masculino C ( acima de 30 anos)
1° Evaldo de Jesus Souza 863 Ilhabela 21:11
2° Wilson Gomes de Jesus 867 Ilhabela 22:48
3° Eduardo Salinas 866 Ilhabela 25:42

Categoria Masculino D (acima de 40 anos)
1° Antonio Domingos Ramos 1904 São Sebastião 24:54
2° Joaquim Gonçalves da S. Filho 1901 Fotografia Planstel /Ubatuba 25:05
3° Acácio Borges 1903 Ilhabela 25:51

Categoria Masculino E (acima de 50 anos)
1° Pedro Amaral Filho 2993 Caraguatatuba 28:28
2° Manoel Benedito Carvalho 2994 Ilhabela 32:38
3° Gilberto da Silva 2991 Takeda / Curitiba 32:39

Categoria Feminino B ( 18 a 29 anos)
1° Janine Seibel da Silva 885 Ilhabela 34:17
2° Isabel Oliveira 884 Ilhabela 36:52

Categoria Feminino C (acima de 30 anos)
1° Tânia Aparecida Barbosa 882 Ilhabela 27:40
2° Suely Aparecida Barros 881 Sec.de Esportes de Ubatuba 30:01

Categoria Feminino D (acima de 40 anos)
1° Maria de Pinho Tamasiro 883 Centro de estética auxiliadora 31:36
e WT / São Sebastião

Copa Futvoley
1° Marcos e Kleber - Ilhabela
2° Guariba e Guaribinha - São Sebastião
3° Xandão e Edino - Caraguatatuba
4° Peruíbe e Edilson - São Sebastião

Copa Voley de Praia
Resultado Final:

1° Carlos e Drestes - São Sebastião
2° Diego e Doeli - São Sebastião
3° Lucas e Alexandre - São Sebastião

Canoa Caiçara " Antonio Carlos dos Reis"

Categoria A infantil 2 remos (até 11 anos)
1° Luan e Felipe - Ilhabela / Vila e Armação
2° Hamilton e Paulo Henrique - Ilhabela / Vila
3° João Henrique e Daniel - Ilhabela / Armação

Categoria B infantil 1 remo
1° Alexandre - Ilhabela / Prainha
2° Lucas - Ilhabela / Vila
3° Geovani - Ilhabela / Saco da Capela

Categoria C Feminino 2 remos
1° Elisangela e Márcia - Ilhabela
2° Adriana e Ana Claudia - Ilhabela
3° Marisa e Maria Inês - Ilhabela

Categoria D infantil 2 remos
1° Rafael e Cristian - São Sebastião / Paúba
2° José Luiz e Caíque - Ilhabela / Vila
3° Bruno e Jhonathan - Ilhabela / Vila

Categoria Adulto

Categoria D 1 remo típica
1° Jefferson Cohen - Ilhabela / Praia do Pinto

Categoria E 2 remos típica
1° Manoel e Pedro - Ilhabela / Reino
2° João e Dito - Ilhabela / Armação
3° Alexandre e Rogério - Ilhabela / Vila
4° Giovane e Cauê - Ilhabela / Saco da Capela

Categoria F 3 remos típica
1° Marcelo, Flávio e Gustavo - Ilhabela / Saco da Capela
2° Edinho, Luizinho e Ricardo - Ilhabela / Saco da Capela

Categoria G 1 remo regata
1° Ditinho Vargas - São Sebastião / Paúba

Categoria H 2 remos regata
1° Luciano e Fabrício - Ilhabela / Vila
2° Valter e Davi - Ilhabela / Vila (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

São Sebastião ficará sem água nesta terça-feira (2/9)

São Sebastião - A Sabesp informa que nesta terça-feira, 2/9, das 3 às 16h vai interromper o abastecimento de água para 16 bairros de São Sebastião para execução dos serviços de manutenção preventiva nas instalações elétricas da Estação de Tratamento de Água Porto Novo, em Caraguatatuba, e limpeza e desinfecção dos reservatórios.
Esta Estação de Tratamento de Água é responsável pelo abastecimento de importantes bairros da região sul de Caraguatatuba e das regiões norte e centro de São Sebastião, produzindo água para cerca de 80 mil pessoas.
Com a interrupção, os técnicos da Sabesp colocarão em funcionamento o sistema de bombeamento, denominado do Booster Arpoador, com investimento de R$ 740 mil, que ampliará a vazão de água para o município de São Sebastião.
De acordo com a Sabesp, manutenções preventivas em todas as suas instalações são rotineiras e importantes para se manter a regularidade, a qualidade e a quantidade da água distribuída à população.
Em São Sebastião, a interrupção vai atingir os bairros Praia Deserta, Porto Grande, Vila Amélia, Centro, Topolândia, Topovaradouro, Praia Grande, Pontal da Cruz, Reserve Du Moulin, Arrastão, Portal do Olaria, São Francisco, Morro do Abrigo, Praia das Cigarras, Enseada e Jaraguá.
A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Saneamento e Energia do Governo do Estado de São Paulo, recomenda que durante o período de realização dos serviços a água armazenada nas caixas residenciais seja utilizada de forma racional, evitando assim desperdícios.
Os casos de emergência serão atendidos pela Central de Atendimento 195. A ligação é gratuita. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Trio invade pousada em Juquehy e rouba proprietário e hóspedes

São Sebastião - Um trio invadiu na noite de sábado uma pousada na avenida Mãe Bernarda, bairro Juquehy, na Costa Sul, roubando o dono A.V.M., de 38 anos, e quatro hóspedes.
Os três assaltantes entraram encapuzados e todos armados. Eles pegaram vários pertences das vítimas como celulares, dinheiro e documentos, fugindo com o carro de A.V.M., localizado abandonado no mesmo bairro.
A Polícia Militar foi chamada, fazendo patrulhamento pelo bairro, mas sem encontrar o suspeito. O roubo foi registrado no 2º Distrito Policial, em Boiçucanga. (Fonte: Imprensa Livre)

Pontos turísticos de São Sebastião agradam representante da MSC Cruzeiros

São Sebastião - A diretora de Operações da MSC Cruzeiros, Márcia Leite, esteve nesta segunda-feira (1º/9) em São Sebastião para conhecer o roteiro turístico, especialmente o histórico, além da infra-estrutura para receber os navios de cruzeiros na Praia da Aventura e no Porto. Mais informações pelo telefone (12) 3891.2096. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Debate dos candidatos à Prefeitura de Ubatuba
Band Vale promove, dia 4, debate com os candidatos ao cargo de Prefeito de Ubatuba

Ubatuba - Na próxima quinta-feira, dia 4 de setembro, os candidatos à Prefeitura de Ubatuba, Eduardo Cesar, Mauricio Moromizato, Paulo Ramos e Pedro Tuzino estarão debatendo propostas de governo na tela da Band Vale, a partir das 22 horas. Cada candidato terá tempo suficiente para expor suas idéias e você poderá tirar suas conclusões.
Não perca, antes de votar é preciso conhecer o que pretendem os postulantes ao maior cargo da cidade. (Fonte: O Guaruçá)

Corpo de homem nu e sem documentos é encontrado em mato no Monte Valério

Ubatuba - O corpo de um homem que estava nu e sem documentos foi localizado na tarde de ontem em um matagal do bairro Monte Valério. Pessoas teriam entrado na mata para pegar banana e acabaram deparando com o cadáver, que aparentava estar morto há dois dias, chamando a Polícia Militar. O local é escuro e de pouca moradia.
A vítima tinha ferimento na nuca e foi identificada por familiares como sendo Paulinho. Ele seria morador no mesmo bairro e estaria desaparecido há dois dias. Os parentes não souberam informar o que pode ter acontecido com ele. O caso foi registrado na delegacia da cidade como encontro de cadáver. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba abre prazo de matrícula nas escolas

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba recebe entre os dias 3 e 26 de setembro inscrições para novos alunos interessados em vagas em creches, educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de educação. Os interessados devem procurar as escolas mais próximas de suas residências, munidos de uma cópia e original de certidão de nascimento da criança, carteira de vacinação, comprovante de residência, e RG do pai ou da mãe ou do responsável legal. As escolas atenderão das 8h às 11h e das 13h30 às 17h, de segunda a sextas-feira. (Fonte: ValeParaibano)

Palestra do Sebrae na ACIU: “Administrando estoques e processos adequadamente”

Ubatuba - Esta palestra visa sensibilizar os empresários quanto à importância da boa administração de estoques para manter a saúde financeira de seu empreendimento.
Público-alvo: empresários e empreendedores dos segmentos de indústria, comércio e prestação de serviço.
Conteúdo programático: porque planejar e controlar estoques; principais objetivos; planejamento dos estoques com visão estratégica; como gerenciar estoques - roteiro; classificação ABC dos estoques; parâmetros: estoque minímo (reposição contínua), estoque máximo (reposição periódica); sistemas de gestão de estoques.
Duração: aproximadamente 2 horas.
Data: 23 de setembro (3ª feira)
Horário: 16h00
Local: Associação Comercial de Ubatuba- Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro.
Palestra Gratuita
As inscrições podem ser feitas no Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba- PAE, que está localizado no prédio da ACIU e devem ser realizadas até o dia 22 de setembro.
Para obter mais informações entre em contato através do telefone 3834-1445. (Fonte: ACIU)

ACIU e Sebrae oferecem curso “Como Desenvolver Lideranças e Estimular a Motivação”

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba- ACIU está com inscrições abertas para o curso “Como Desenvolver Lideranças e Estimular a Motivação”, direcionado a empresários de micro e pequenas empresas. As aulas serão ministradas de 08 a 12 de setembro, das 18h30 às 22h30.
O curso possui 30 vagas disponíveis e será realizado na sede da Associação Comercial de Ubatuba, na Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro.
O objetivo do curso é desenvolver competências para a liderança de equipes participativas, criando ambiente propicio e necessário para o melhor desenvolvimento dos grupos.
O conteúdo programático do treinamento aborda cinco tópicos: “Trabalhar com a mudança na empresa”; “Identificar o verdadeiro líder”, “Tornar-se um verdadeiro líder”; “Liderar equipes motivadas e unidas” e “Atuar em um ambiente participativo”.
O investimento é de apenas R$ 50, com direito a certificado do Sebrae e apostilas.
As inscrições podem ser feitas no Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba- PAE, que está localizado no prédio da ACIU e devem ser realizadas até o dia 01 de setembro.
Para obter mais informações entre em contato através do telefone 3834-1445. (Fonte: ACIU)

Cinema: SEMANA DE 29/08 a 04/09/2008
Cine Porto (12) 3833-2066

"Jogo de Amor em Las Vegas"
Comédia!!!!! ás 15:40 hs e 19:40 hs

" A Mumia" - Tumba do Imperdor Dragão"
Ação!!!!! ás 17:30 hs e 21:30:00 hs


cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Anuncie

São Tomé

Quem precisa ouvir para crer
venha a Ubatuba escutar
no início da primavera
o canto do sabiá.

Historinha

Quando a escolinha
agrupada do primeiro grau
da praia da Fortaleza
era no sopé do morro,
no meio do bananal,
uma cobra caninana
foi se enrodilhar
entre os caibros do telhado
para aprender o beabá.
Mas acabou sendo expulsa,
tão logo foi notada,
porque não estava inscrita
no livro de chamada.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Convite da Colônia Z-10 à população de Ubatuba

A Colônia Z-10, a Associação dos Pescadores, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ubatuba e a CATI, convidam toda a população do município, para uma assembléia, no próximo dia 4 de setembro, à partir das 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal. O objetivo do encontro é discutir a última minuta do Decreto Estadual da APA Marinha e terrestre do Litoral Norte de São Paulo.

Colônia Z-10
Ubatuba, SP

Programações Pedagógicas - Educação 2001-2004

"Uma das grandes preocupações da Secretaria desde o primeiro momento foi com a qualidade de ensino e o bom atendimento aos alunos em todos os níveis de ensino ministrados pela Prefeitura de Ubatuba.
Visando a qualidade foram desenvolvidas ações em várias frentes. De contato direto com os alunos umas e outras em contatos indiretos ou de preparação do pessoal, dos materiais e dos ambientes para o processo pedagógico.
Antes mesmo de assumirmos a Secretaria já preparamos o terreno para desenvolver ações a partir do início das aulas. Esses contatos foram realizados pela Secretaria ou por outros coordenadores e técnicos.
Para o desenvolvimento das ações pedagógicas tanto Supervisores, Diretores, Coordenadores como Professores e Auxiliares de Serviços Infantis foram, constantemente, treinados por técnicos contratados pela Secretaria ou por instituições conveniadas a exemplo da Fundação ORSA e da Universidade de Taubaté - UNITAU.
Orientados pelos Coordenadores da Secretaria e dos professores das instituições acima citadas, os Sres. Professores escolheram temas transversais indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para desenvolver a cada semestre e serem trabalhados com os alunos.
Paralelamente a Secretaria teve que se preparar para fornecer os materiais pedagógicos necessários a cada tema e a preparação das feiras pedagógicas realizadas como encerramento de cada tema transversal, nos oito semestres dos quatro anos de administração. Temas como "Poupando Energia", com apoio de, Furnas Centrais Elétricas, e concluído com a "Caravana da Energia", movimentaram toda a cidade e conscientizaram alunos e pais sobre a necessidade de poupar energia.
O tema "Meio Ambiente" teve desenvolvimento surpreendente e, ao final da programação, a publicação da cartilha: "Ambiente Vivo", da escritora Ubatubense Silmara Torres Retti, que tanto tem ajudado os alunos e professores e divulgado o nosso município, no Brasil e no exterior.
Os alunos apresentaram, com orgulho, os trabalhos elaborados em cada semestre e desfilaram, com os melhores, no Desfile Cívico do Aniversário da Cidade que tanto brilhantismo teve nos quatro anos de administração -2001 - 2004.
As feiras eram acompanhadas pelos pais dos alunos que, em certos momentos, se emocionavam com a criatividade de seus filhos em temas como: "Trabalho e Consumo", "Ética e Cidadania", "Higiene e Saúde", etc."
As programações pedagógicas foram enriquecidas por inúmeros programas. Citamos apenas os nomes de alguns deles:
- Programa de alfabetização: "ALFA E BETO";
- Projeto IPI de teatro, dança e ginástica rítmica;
- Projeto de pintura artística;
- Projeto de Informática;
- Revitalização de fanfarra;
- Programa: "Lego-Dacta";
- Criação de classes para atender crianças com necessidades especiais;
- Programa de Alfabetização Solidária em convênio com a UNITAU. Este programa alfabetizou, em três anos e meio, mais de dois mil alunos adultos e, nosso município teve a grande satisfação, em 2003, de receber o prêmio de melhor redação de todo o país. A aluna premiada foi Maria das Neves Santos, do Rio da Prata.
- Outro programa de grande interesse pedagógico e social foi: "IDENTIDADE E CIDADANIA" que, em convênio com o "POUPA TEMPO", de São José dos Campos, entregou o RG a 8.100 (oito mil e cem) alunos da Rede Municipal de Educação.
"As Semanas da Educação realizadas todos os anos, no mês de julho, foram um retrato de todas as ações pedagógicas realizadas pela Secretaria e pelas escolas e o canal para a manifestação criativa dos alunos nas apresentações culturais nelas realizadas". Outros momentos ímpares foram os encerramentos de todos os anos letivos.
VIVA UBATUBA! Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

São Paulo restringe a venda de... pamonha!

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Construção Histórica © Thomaz

Construção Histórica
© Thomaz

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor