Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 03 de Setembro de 2008 - Nº 2024 Edições Anteriores

Anuncie

Região
Google revela seu browser Chrome
Começa no Litoral Norte Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE
População envelhece em Caraguatatuba e número de homens em Ilhabela é maior que as demais cidades, revela Fundação Seade


Caraguatatuba
Petrobras recebe licenças para início das obras do gasoduto em Caraguá
Reunião define convênio entre ONG´s do Litoral Norte e Petrobras para acompanhamento das obras da UTGCA
Ciretran explica reclamação de mau atendimento na unidade
Tarde Festiva acontece na E.E. Benedito Paes Sobrinho no Perequê-Mirim
Xadrez de Caraguá conquista bons resultados
A Câmara e os números de Agosto


Ilhabela
Câmara de Ilhabela realiza sessão solene nesta quarta-feira
Com investimento de quase R$ 400 mil, cidade ganha câmeras de monitoramento
Hospital recebe doação de um computador
Prefeito Manoel Marcos entrega Pista de Skate de Ilhabela a população
Alguns programas que a Ilhabela oferece

São Sebastião
Porto de São Sebastião vai dobrar capacidade
Foragido acusado de 4 homicídios é preso
Vacinação contra a raiva em São Sebastião começa no dia 15 de setembro

Ubatuba
Após terceira minuta, pescadores ainda temem criação das APAs-LN
Morte de criança se transforma em guerra judicial entre família e prefeitura
Vacinação anti-rábica chega à região Sul
APASU reraliza jantar na Lagoinha
II Fórum "Temas da Atualidade": Energia
Reposição de aulas de forma inusitada acontece na EE. Prof.ª Aurelina Ferreira

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Google revela seu browser Chrome
Google confirma estréia de navegador próprio em código aberto para 100 países.

Litoral Norte- Nesta terça-feira (02/09) o Google estreou um navegador projetado para lidar de forma mais veloz com programas online complexos, desafiando outros browsers originalmente criados para dar suporte a textos e gráficos.
Funcionários do gigante das buscas confirmaram a chegada do Google Chrome ao mercado, no post de um blog da empresa, após dar detalhes do novo software para um outro blog, chamado Blogoscoped.com.
Segundo a empresa, o produto representa um “revigoramento dos browsers” e uma versão de teste pública para usuários do Windows, da Microsoft, estará disponível a partir de hoje. Outras informações podem ser encontradas no endereço: http://www.google.com/chrome/index.html?hl=pt-BR&brand=CHMG&utm_source=pt-BR-hpp&utm_medium=hpp&utm_campaign=pt-BR
O Google está trabalhando em versões para usuários do Macintosh, da Apple, e do Linux, afirma o post.
O Google Chrome foi estruturado com base em diferentes projetos open-source, incluindo o WebKit, da Apple, e o Firefox, navegador da Mozilla. Todo o código do novo browser será aberto para desenvolvedores.
“Nos demos conta de que a web evoluiu de um conjunto de textos para aplicativos interativos e mais complexos, por isso precisamos repensar completamente como seria um browser adequado", disse o vice-presidente de gerenciamento de produto do Google, Sindar Pichai, e o diretor de engenharia, Linus Upson, no blog de ambos.
Fonte: http://info.abril.com.br:80/aberto/infonews/092008/02092008-0.shl )


Começa no Litoral Norte Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE

Litoral Norte - A Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) começou a ser realizada em Caraguatatuba, na semana passada. O trabalho é promovido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e tem o objetivo de analisar a composição dos gastos e do consumo das famílias segundo as classes de rendimento. O que permite verificar, na comparação com as pesquisas anteriores, algumas mudanças expressivas nas despesas e nos hábitos dos brasileiros.
De acordo com a supervisora da pesquisa na região, Nádia Maria Barreto Alves, a intenção é mapear o consumo e rendimentos da família brasileira. “A pesquisa também traz informações que avaliam o desemprego e o grau de escolaridade da população”, disse Nádia. Ela acrescenta que esses dados servem para diversas partes do governo, como o Ministério da Saúde, que utiliza informações dadas pela pesquisa, como as informações relacionadas à nutrição das famílias.
Para o trabalho no Litoral Norte, o IBGE conta, além da supervisora, um agente que faz a pesquisa em campo. “No próximo trimestre estaremos realizando a pesquisa na cidade de Ubatuba”, disse Nádia. Em cada município será feito em média 15 entrevistas, para avaliar o consumo das famílias.
“Este estudo investiga os orçamentos familiares e as condições de vida das famílias brasileiras”, conclui Nádia.
A pesquisa que durará 12 meses, tem uma projeção nacional, e foi iniciada em abril deste ano em outras regiões do País. Os dados preliminares sairão no mês de julho do ano que vem. (Fonte: Imprensa Livre)

População envelhece em Caraguatatuba e número de homens em Ilhabela é maior que as demais cidades, revela Fundação Seade

Litoral Norte - A Fundação Seade (Fundação Estadual de Análise de Dados) mapeou os municípios do Estado Paulista. A diversidade de números mostram as informações em cima das pesquisas da Fundação e os censos demográficos do IBGE. O trabalho divulga dados inéditos sobre a taxa de crescimento anual da população no período de 2000 a 2008; o índice de envelhecimento; o número da população com menos de 15 anos e com mais 60, além do número de homens e mulheres nos municípios do Litoral Norte.
A cidade que mais cresceu no Litoral Norte foi São Sebastião com uma taxa de 4,58, seguida de Ilhabela (3,79); Caraguatatuba (3,26) e Ubatuba (3,02). A metodologia, segundo dados da Seade, foi expressa em termos percentuais em cima do crescimento médio da população no período de 8 anos (de 2000 a 2008).
Sobre o índice de envelhecimento, o órgão adotou o critério de corte etário da população idosa em 60 anos, de acordo com Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa) e a 25ª Conferência Sanitária Pan-Americana da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), referindo-se a 1º de julho de cada ano. O mapeamento da Fundação Seade sobre a taxa de crescimento e suas vertentes, aponta uma realidade que já foi divulgada pelo órgão no ano passado: acredita-se que nas próximas décadas haverá um aumento sensível da proporção de pessoas nas faixas etária adulta e idosa, o que se fará necessário a ampliação da oferta de serviços públicos dirigidos a esses segmentos populacionais.
No ano passado, as tendências apontadas pela Fundação Seade, mostraram um aumento de 117,6% no índice de envelhecimento da população do Estado, calculado a partir da relação entre o número de pessoas com 60 anos e mais por 100 indivíduos com idade igual ou inferior a 14 anos.
Portanto, dentro desta proporção, o índice maior foi em Caraguatatuba, que apresentou 34,74%, ou seja, o crescimento da população com mais de 60 anos está concentrada no município. São Sebastião ficou em último com 24,24%. Os municípios de Ilhabela e Ubatuba tiveram 27,41% e 25,32%, respectivamente.
Segundo dados do IBGE, os municípios paulistas menos populosos sempre apresentam estruturas demográficas marcadas pela maior participação de pessoas consideradas idosas (com idade superior a 60 anos). No Litoral Norte, a proporção da população acima de 60 anos em relação ao total da população também vem crescendo ao longo dos anos. O último dado de 2006, demonstrou que cerca de 7% da população do Litoral Norte fazia parte desta faixa etária.
Já o crescimento populacional do público com menos de 15 anos no Litoral Norte, foi maior em Ubatuba. A taxa ficou em 27,78; com uma pequena diferença das demais: São Sebastião (26,12), depois para (25,61) em Ilhabela e (25,01) em Caraguatatuba.
O economista, Ricardo Holmo, afirmou que o Litoral Norte ainda desfruta de uma alta proporção de jovens e adultos em idade ativa sobre a população de idosos - o que ajuda no desenvolvimento econômico. O principal desafio, segundo ele, é evitar que o crescimento lento da força de trabalho, combinado com o envelhecimento da população, emperre o crescimento do Litoral Norte.
No caso da população acima de 60 anos as diferenças foram mínimas. A maior taxa foi a de Caraguatatuba (8,69), seguida de Ubatuba (7,03); Ilhabela (7,02) e São Sebastião (6,33).
Quando o índice é referente ao número de homens para cada 100 mulheres na população residente em cada cidade, os números apontaram algo curioso: Ilhabela teve maior índice 106,65. Ubatuba e São Sebastião tiveram 101,35 e 101, 43, respectivamente. Caraguatatuba teve o menor índice de 100,22. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo

Anuncie Noroeste News

Petrobras recebe licenças para início das obras do gasoduto em Caraguá
A Petrobras recebeu nesta semana licenças para a implantação do gasoduto Caraguatatuba-Taubaté. A obra corresponde a 67km de Caraguá a São José, dos quais 5m serão construídos por túneis, e mais 27km de São José a Taubaté

Caraguatatuba - A Petrobras informou à Prefeitura Municipal que está iniciando os serviços de implantação do Gasoduto Caraguatatuba-Taubaté, após ter recebido as últimas licenças de instalação e de supressão de vegetação, ambas expedidas pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
Junto às licenças foi emitida também a autorização de construção do Gasoduto pela ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
De acordo com a Petrobras, o Gasoduto vai escoar o gás processado na Unidade de Tratamento de Gás em Caraguá para a cidade de Taubaté.
A empresa responsável pela implantação da obra é a Gastau, que construirá 67km de extensão do Gasoduto, de Caraguá a São José dos Campos, sendo 5km deste trecho serão por túneis - especificamente no trecho que atravessa o Parque Estadual da Serra do Mar. O outro trecho da obra, que corresponde a 27km de extensão, entre São José dos Campos e Taubaté, será construído pela empresa GDK.
Segundo informações da Petrobras, a implantação do Gasoduto inicia-se esta semana, com obras de topografia na área do parque estadual. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Reunião define convênio entre ONG´s do Litoral Norte e Petrobras para acompanhamento das obras da UTGCA

Caraguatatuba - A reunião que aconteceu na sexta-feira passada, no período da tarde, em São Sebastião, entre o comitê de diálogo, que compõe a Real Norte, que é um conjunto de 12 ONG´s do Litoral Norte, a Petrobras e a Unisantos, definiu local e início dos trabalhos do comitê, através de um convênio, visando a sustentabilidade.O início da reunião se deu com a apresentação de representantes da Petrobras, a respeito das obras da UTGCA – Unidade de Tratamento de Gás – onde foram apresentadas as fases de implementação e licenciamentos já concedidos e em andamento.
De acordo com o arquiteto e membro do comitê, Paulo André Ribeiro, todos os estudos foram feitos e medidas mitigadoras e compensatórias foram tomadas. Afirmando ainda que, com relação a licenciamento, não há nenhuma irregularidade. “Há dois anos estamos acompanhando o desenvolvimento das obras, através de questionamentos e observações, sempre buscando verificar as ações, por parte da Petrobras, sobre medidas mitigatórias e compensatórias. Por conta de todo este trabalho e desenvolvimento firmamos um convênio, em julho deste ano, visando a sustentabilidade regional”, contou Paulo André.
Após a assinatura deste convênio, em julho, esta foi a primeira reunião para definir o início dos trabalhos e o local onde será implantado o centro de apoio para estes trabalhos, que deverão ser realizados pelo comitê.
Ainda de acordo com o arquiteto, foi definida a cidade de São Sebastião para instalação do centro experimental de desenvolvimento sustentável, onde funcionará também um sistema de informação, objetivando passar para a comunidade e imprensa todos os acontecimentos e desenvolvimento das obras.
A previsão para início dos trabalhos é para ainda este mês. “Esse convênio foi discutido durante os dois anos e hoje é fato, já no momento de iniciar os trabalhos, que têm o objetivo de garantir a sustentabilidade regional com relação aos empreendimentos, não somente da Petrobrás, como também de outros que virão para a região. Com isso, a gente espera que tudo que está no convênio seja desenvolvido com resultados positivos, tanto por nossa parte, que é garantir a sustentabilidade e o bem estar da população e, por parte da Petrobras, na questão de responsabilidade social”, finalizou o ambientalista, confirmando que o local, que será instalado o centro experimental de sustentabilidade, em São Sebastião, está em fase de escolha. (Fonte: Imprensa Livre)

Ciretran explica reclamação de mau atendimento na unidade

Caraguatatuba - Em resposta a matéria publicada no Imprensa Livre no último final de semana, sobre a reclamação de uma moradora com relação ao mau atendimento e demora na emissão de documentos, o Ciretran explica o que aconteceu com a motorista, que estava tentando licenciar um veículo de outro município em Caraguatatuba.
De acordo com um comunicado da delegada de trânsito, Arlete Neves, o Ciretran confirma que Magda Starling adquiriu seu veículo zero na Barra Funda em São Paulo, no dia 8 de julho, retirando o veículo da loja três dias após a compra. As taxas referentes ao registro, licenciamento e emplacamento do veículo foram pagas somente no dia 5 de agosto. Por orientação da Ciretran local, foi providenciado junto à concessionária onde o carro foi comprado, uma errata da Nota Fiscal em 11 de agosto, já que a nota constava o endereço de Magda na cidade de Guarulhos, e por Lei, a mesma teria de registrar seu veículo naquela cidade.
A delegada afirma que a vistoria foi realizada no dia 20 de agosto, quando Magda protocolou seu processo junto a Ciretran local, tendo sido o mesmo devolvido no dia 21 de agosto, por haver discrepância, falta do comprovante de residência e a multa de averbação, pois desde a aquisição do veículo já havia passados 43 dias. Magda retirou o processo da Ciretran e o regularizou, pagando multa de averbação no dia 27 de agosto. Forneceu comprovante de residência e protocolou sua entrada novamente no dia 28 de agosto. Com pendências sanadas, o referido documento foi expedido na data de 29 de agosto, sexta-feira passada, estando disponível para retirada.
Quanto ao atendimento prestado junto à população de Caraguatatuba, a delegada afirma que, os atendentes da Ciretran, funcionários cedidos pela prefeitura local, não têm autorização ou poder de fazer conferência do processo de qualquer tipo de serviço realizado pela Ciretran, apenas recebendo a documentação e encaminhando aos conferentes responsáveis da Secretaria de segurança Pública.
“Insatisfação existe em qualquer órgão público ou em qualquer relação entre pessoas. O que não podemos deixar de fazer é expôr nossas insatisfações e reclamações nos locais apropriados para tal, e nunca recorrer de forma inconseqüente às repartições ou órgãos, não observando escalas de hierarquias”, enfatizou a delegada, Arlete Neves, orientado ainda que, as pessoas que estiverem com algum problema, reclamação ou orientação a respeito de qualquer serviço prestado pela polícia civil do município, que a procure na delegacia, na Avenida Maranhão, 341, Jardim Primavera. (Fonte: Imprensa Livre)

Tarde Festiva acontece na E.E. Benedito Paes Sobrinho no Perequê-Mirim
Haverá atividades recreativas para as crianças, além de cortes de cabelo gratuitamente, atendimento na área da saúde, bazar social e muito mais, para toda a população de Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, realizará no dia 13 de setembro (sábado), a "Tarde Festiva", na E.E. (Escola Estadual) Vereador Benedito Paes Sobrinho, no Perequê-Mirim, na região sul do município.
O evento, que acontecerá das 13h30 às 17h, contará com várias atrações para agradar todas as idades.
A população poderá comparecer à unidade escolar e usufruir de diversos serviços, ou participar de atividades gratuitamente. Haverá cortes de cabelo, recreação para crianças, e ainda, apresentações da FUNDACC - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e atendimento da Secretaria de Saúde (aferição de pressão e outros serviços).
Além das apresentações e serviços à comunidade, haverá um bazar do Fundo Social, com distribuição de agasalhos para proteger as famílias neste inverno.
Vale lembrar que logo após o encerramento da Tarde Festiva será realizada, pela equipe da escola, a Festa da Primavera, com um grande bingo, cuja renda será revertida em melhorias para a própria escola. Compareça e leve sua família. A E.E. Vereador Benedito Paes Sobrinho fica na rua José da Costa Pinheiro Junior nº 2161, no Perequê-Mirim. Participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Xadrez de Caraguá conquista bons resultados

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Biblioteca Cecília Meireles, realizou no último domingo, dia 31 de agosto, a entrega das premiações do III Campeonato de Xadrez Caraguá Vale, disputado em quatro cidades do Vale do Paraíba, por 16 atletas.
As cidades de Campos do Jordão, São José dos Campos, Lorena e São Sebastião sediaram os embates, que teve como campeão o jogador Alessandro Ribeiro de Souza, de São Sebastião, e como vice-campeão, Willem Fiedler, de Caraguatatuba.
Outros dois jogadores de Caraguá também conquistaram bons resultados. Carlos Alberto Neres dos Santos e José Fernando Barbosa foram terceiro e quarto lugares, respectivamente, na colocação geral.
O Campeonato Caraguá Vale é realizado anualmente pelo Clube de Xadrez da Biblioteca Cecília Meireles, com o apoio da Secretaria Municipal da Educação e do monitor voluntário José Rodrigues da Silva. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

A Câmara e os números de Agosto
Período Eleitoral acentua queda nos índices

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba através de sua Assessoria de Imprensa divulga os índices de Produção Legislativa para o mês de Agosto. Estando em período eleitoral e cada vez mais próximo do pleito de outubro a queda nos índices fica mais acentuada.
Foram protocolados no mês de Agosto 82 (oitenta e dois) documentos, assim distribuídos: 14 Projetos de Lei, 1 Moção, 8 Requerimentos e 59 Indicações.
Quanto aos atendimentos foram computadas 496 pessoas, com uma média de 49,6 pessoas/Vereador ou 23,6 pessoas/dia para um mês com 21 dias úteis.
As presenças na Câmara também foram reduzidas. No total foram 60 pessoas distribuídas entre as 4 Sessões Ordinárias e 2 Sessões Extraordinárias.
Os baixos índices refletem nitidamente o período eleitoral, onde os Vereadores estão a campo buscando sua reeleição, além da proibição da transmissão das Sessões Ordinárias semanais pela rádio local. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Mazzei

Câmara de Ilhabela realiza sessão solene nesta quarta-feira

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela realizará uma sessão solene na próxima quarta-feira, dia 3 de setembro, em comemoração aos 203 anos de emancipação político-administrativa de Ilhabela.
Durante a sessão serão entregues títulos de cidadão honorário e diplomas de reconhecimento de representatividade econômica.
Serão outorgados com o Título de Cidadão Honorário de Ilhabela Norberto Batista, o Pastor Paulo Alves Corrêa, Maria Silvia Doria do Amaral, Antonio Carlos da Silva, Wolfgang Ingo Napirei, Luiz Alberto de Faria e o Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB).
O Diploma de Representatividade Econômica será entregue ao Restaurante Nova Iorqu “I”, ao DPNY Beach Hotel, a empresa Auto Viação e Turismo Ilhabela Ltda, ao Yacht Clube de Ilhabela, a empresa “Barra Do Piúva – Porto Hotel”.
A sessão solene será realizada nesta quarta-feira (03/09), às 18h00, no Galpão das Artes, Rua da Cocaia, n° 720 - Cocaia. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Com investimento de quase R$ 400 mil, cidade ganha câmeras de monitoramento

Ilhabela - A segurança em Ilhabela será reforçada. A prefeitura está implantando um sistema de monitoramento urbano, com a instalação de nove câmeras de segurança. O investimento é de R$ 394.508,35 e o sistema deverá entrar em funcionamento no prazo de 15 dias.
O projeto é da empresa Erival Telecomunicações Com. E Represent. Ltda, contratada através de processo licitatório, e prevê a criação de uma central de monitoramento, através de um circuito fechado de tv, interligando câmeras específicas instaladas nas vias públicas à esta central que será localizada no prédio da Diretoria de Divisão de Trânsito, no bairro Barra Velha, e terá a cooperação da Polícia Militar.
As câmeras serão instaladas nos seguintes locais: entrada da cidade (saída da balsa); Praça da Rotatória (Barra Velha); Av. Princesa Isabel – Rua Benedito A. Sampaio (Fórum); Av. Princesa Isabel – Rua Dois Coqueiros (Posto Hudson); Av. Princesa Isabel – Rua Irene R. Barbosa (Supermercado Frade); Av. Almirante Tamandaré – Av. Dos Bandeirantes; Av. Pedro P. De Moraes – Rua Ubatuba; Rua Dr. Carvalho – Rua Washington Luis); Rua da Padroeira – Rua São Benedito.
Com esse sistema, as ações integradas serão intensificadas e a identificação de veículos e pessoas em atitudes suspeitas agilizada. As nove câmeras espalhadas pelo município irão permitir o monitoramento 24 horas, as imagens serão gravadas e a capacidade de alcance é de 400 metros. “Com estas câmeras de vigilância estaremos aumentando a segurança e auxiliando no controle do trânsito da cidade”, ressaltou o prefeito. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Hospital recebe doação de um computador

Ilhabela - Na manhã desta terça-feira, dia 02, o Hospital Municipal Gov. Mário Covas Jr., de Ilhabela, recebeu a doação de um computador, concedido pelo empresário Adílio Lenzolari de Oliveira, na presença do diretor municipal de Saúde, Márcio Tenório.
O equipamento será usado na recepção do Hospital, para agilizar o atendimento dos pacientes. De acordo com o diretor Tenório, os computadores permanecem ligados 24 horas por dia e a vida útil do equipamento é reduzida, sendo necessária manutenção e troca periódica. “Quando há uma efetiva parceria entre os setores públicos e privados, quem ganha é o munícipe, e esse tipo de contribuição nos dá a chance de trabalhar ainda mais, e melhor, visando sempre a satisfação de todos os usuários dos serviços de saúde do município de Ilhabela, nos ajudando a cumprir nossa missão de salvar vidas”, afirma Tenório.
Para o diretor esta doação é fruto de reconhecimento do desempenho do serviço prestado pela recepção, bem como de toda a equipe do Hospital.
Também estava presente na ocasião, Dr. Ricardo de Ângelo Stortti, médico ortopedista e plantonista da Unidade. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeito Manoel Marcos entrega Pista de Skate de Ilhabela a população

Ilhabela - Em comemoração ao 203° aniversário de Ilhabela, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira; o secretário Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, José Roberto de Jesus e a secretária municipal de Turismo e Fomento, Cleuza Maciel inauguraram, oficialmente, a Pista de Skate da Praça de Esportes Eng° Manoel Marcos de Jesus Ferreira, na manhã do último domingo, 31. Após o término da cerimônia foi realizado o primeiro Campeonato de Skate de Ilhabela.
Estiveram presentes na ocasião o Chefe de Gabinete, José Donizette da Silva; o secretário de Assuntos Jurídicos, Dr. Odair Barbosa; a secretária municipal de Cultura, Maria Sonia Ferreira Dias; a secretaria municipal de Administração, Raquel Navarro; a secretária municipal de Meio Ambiente, Cássio Redó; o diretor municipal de Turismo, Eduardo Espiaut; a diretora municipal de Eventos Culturais, Simone De Lucca Moraes Di Fonzo; diretora municipal de divisão do Turismo, Waldinéia Vanderstappen; Presidente do COMTUR, Karel Vanderstappen e moradores locais.
Segundo o secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer, José Roberto de Jesus, é um enorme prazer presenciar mais uma entrega de mais um benefício para a população. A entrega da pista de Skate é uma conquista, dando oportunidade para os jovens e crianças praticarem esporte e lazer. O secretário finalizou dizendo: “o próximo prefeito terá um desafio muito grande, o de fazer ainda mais do que Manoel Marcos fez”.
Em seu pronunciamento o prefeito Manoel Marcos declarou que foi exatamente naquela redondeza, onde está localizada a Praça de Esporte, que nasceu, cresceu e viveu sua infância juntamente com seus 10 irmãos e irmãs e estar ali era uma felicidade e a realização de um sonho e felicidade maior ainda por aquele local possui seu nome.
“Desapropriei essa área e se não tivesse feito isso, esse local não pertenceria mais a população e hoje podemos dizer que esse ambiente é do povo e trata-se de mais um compromisso cumprido. Nunca nenhum prefeito fez tanto por Ilhabela como eu fiz, foram construídas escolas, creches, postos de saúde, pista de skate e muito mais”, disse o prefeito.
O prefeito finalizou pedindo para os jovens, crianças e todos que utilizarem da pista que cuidassem do espaço, não deixando ninguém destruir o que por direito pertence a população.”E reivindiquem do próximo prefeito a cobertura da pista de skate, para que ela possa ser aproveitada tanto em dias de sol como de chuva. Eu não posso prometer que vou fazer pois sei que não será possível, então é melhor dizer um não verdadeiro do que um sim mentiroso”, enfatizou Manoel Marcos.
Logo após o término da inauguração, foi realizado o primeiro Campeonato de Skate “Ilhabela 203 anos” com o apoio da Loja Alana’Skates. A competição contou com 28 participantes divididos em três categorias: iniciante I (até 10 anos), iniciante II (de 10 a 17 anos) e open (acima de 17 anos).
Os primeiros colocados ganharam um skate completo e troféu; os segundos colocados receberam shapes e medalhas, os terceiros colocados ganharam rodas e os quartos colocados receberam medalha de participação.

Confira a premiação:

Categoria Iniciante I
1° Matheus Silva
2° Leonardo Campos
3° Luiz Fernando
4° Matheus Inácio

Categoria Iniciante II
1° Filipe Santos
2° Bilola Ramos
3° Jonatas Santos
4° Rafael Silva

Open
1° Bruno Araújo
2° Walfrido Bob
3° Eduar Carvalho
4° Paulo Victor PMI

Alguns programas que a Ilhabela oferece

Ilhabela - Passar o dia na praia Jabaquara, a 15 km do centro, no sentido norte. Parte da estrada é de terra, mas sempre bem conservada. Praia nota 10, com restaurantes e bares na areia para você ficar largadão o dia todo. Não esqueça o repelente.
Caminhada e banho de cachoeiras na Trilha da Água Branca, dentro do Parque Estadual de Ilhabela, mata Atlântica exuberante e várias opções de banho ao longo da trilha. Trilha com infra estrutura para levar a família, bancos, mesas para piquenique, painéis interpretativos e torre de observação de pássaros. Fica na estrada de acesso à Praia de Castelhanos, junto à guarita de entrada do Parque, 03 km de terra a partir do bairro da Água Branca. Não esqueça o repelente.
Ja para ir a Praia de Castelhanos de carro próprio, é melhor você consultar as condições da estrada pelo telefone (12) 3896-2660
A ilha é uma perdição para quem gosta de frutos do mar, camarões, lulas, mexilhões, polvos, peixes e etc. Iniciar a peregrinação pelos bares e restaurantes da Praia do Curral, local de paquera e cerveja bem gelada.
Para a galera jovem, a pedida são as Praias da Armação e do Pinto, no norte da ilha, point de gente bonita, esportes náuticos. Um ótimo local para você saber o que vai rolar a noite na ilha.
Ver o por do sol nas praias do sul da ilha, em especial, Praia Grande, Curral e do Julião, o sol, no verão se poe no mar. Privilegio somente para quem está numa ilha. Ainda na direção sul, quem quiser andar um pouquinho mais, siga até o fim da estrada e curta o visual.
A praia de Castelhanos é considerada uma das 10 mais belas do Brasil, uma hora de carro 4X4, atravessando a ilha pelo Parque Estadual. Uma dica é a opção de ir de Jeep ou de barco porque a estrada é muito ruim. Bares e Restaurantes na beira do mar não vão deixar você com fome. Não esqueça, de jeito nenhum, de levar o repelente e trazer seu lixo de volta,
Para a galera mais radical, 04 horas de caminhada até a Praia do Bonete. Seguir até o extremo norte da ilha, Ponta da Sepituba(final da estrada) local particular para estacionamento de veículos. É legal passar a noite no Bonete, tem acomodações em Pusada ou mesmo em casas de caiçaras. Dependendo das condições do mar, você pode voltar em canoa caiçara.
Para quem gosta, mergulho em naufrágios, são mais de 30 ao longo da costa sul da ilha. Para mergulhadores iniciantes, o cargueiro Aymoré, afundado próximo a Praia do Curral, é uma boa opção devida a baixa profundidade e próximidade da costeira. Outro lugar legal para mergulhar é o Parque Marinho Municipal ao redor da Ilha das Cabras, em frente á praia das Pedras Miúdas, em ambos os locais, basta mascara, pé de pato e snorkel.
Passear pela vila, no inicio da noite, tomar um café, saborear um sorvete, curtir uma pizza com um chopp gelado e compras básicas nas lojas dos vários shoppings existentes.
Bike: se você curte, traga a sua. Vários trechos da ilha, entre o Perequê e a vila, possue ciclovia. Uma boa pedida é um passeio a partir da vila em direção ao norte, passando por praias maravilhosas até a Ponta das Canas(30 min.) em asfalto e a partir daí em terra até a praia da Pacuiba e Jabaquara(+ 30 min.). O mesmo percurso pode e deve ser utilizado para caminhadas, se cansar, ônibus circulares de hora em hora.
Um grande abraço da EQUIPE MARDEONDAS

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Porto de São Sebastião vai dobrar capacidade
Novo guindaste comprado por R$ 3,5 milhões visa evitar 'fuga' de embarques de produtos para Santos e reduzir tempo de descarga

São Sebastião - O Porto de São Sebastião ganhou um guindaste de 50 metros de altura que vai dobrar o movimento de cargas para o próximo ano. O equipamento, que custou R$ 3,5 milhões, pertence à Pólo Operadores Portuários.
De acordo com o vice-presidente da empresa, Luiz Felipe da Costa Santana, o objetivo é atrair novos clientes, principalmente do Vale do Paraíba. "Hoje, muitos utilizam o Porto de Santos", afirmou.
O guindaste, segundo ele, contribui para o processo de modernização do porto, que estava em desvantagem em relação aos demais portos do país nesse tipo de equipamento. "Esse guindaste já existe há muito tempo no Porto de Santos", disse.
Santana disse que a estimativa é que o novo equipamento dobre o movimento de cargas em São Sebastião já no próximo ano. Hoje, o porto movimenta cerca de 450 mil toneladas de carga por ano.
Entre as vantagens, o equipamento possibilitará maior agilidade na movimentação das cargas. Um navio que demora normalmente cinco dias para descarregar, por exemplo, levará um dia e meio.
O equipamento era aguardado havia quase um ano no porto. "Só agora conseguimos receber o guindaste, pois havia dois armazéns que atrapalhavam a passagem", disse.
Além disso, os sócios da empresa acreditam que o investimento deverá incentivar a duplicação da rodovia dos Tamoios, beneficiando ainda mais a região. (Fonte: ValeParaibano)

Foragido acusado de 4 homicídios é preso

São Sebastião - A Polícia Civil de São Sebastião prendeu um fugitivo da cadeia do Paraná, acusado de quatro homicídios. C.G.D., de 20 anos, vivia havia dois anos em Barra do Una, na costa sul, onde foi preso no último domingo. Ele estava trabalhando como pintor e segurança na região. C.G.D. foi localizado por meio de escutas telefônicas e investigações da polícia paranaense. Ele foi preso durante uma força-tarefa realizada entre as polícias de São Sebastião e Paraná. Ele foi transferido no próprio domingo para a cadeia de onde fugiu, no Paraná. (Fonte: ValeParaibano)

Vacinação contra a raiva em São Sebastião começa no dia 15 de setembro

São Sebastião - A Campanha de Vacinação contra a Raiva, em São Sebastião, terá início no próximo dia 15 de setembro e prossegue até 6 de outubro. A meta da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e Centro de controle de Zoonoses, é imunizar cerca de 14 mil animais, sendo 10.116 cachorros e 3.988 gatos. Para realizar essa cobertura serão disponibilizadas equipes em diversos postos volantes cobrindo todo o município. Qualquer cão e gato com mais de três meses de vida deve tomar a vacina, que é gratuita e não apresenta efeito colateral.
A raiva é uma doença letal, transmitida ao homem pela mordedura, arranhadura ou até mesmo através da saliva de animais domésticos (cães e gatos) e silvestres (morcegos, macacos e raposas). É causada por um vírus Rhabdovirus que atinge o sistema nervoso do indivíduo contaminado.
A doença é classificada em três tipos: Furiosa, Muda e Intestinal. Os sintomas variam de perturbações nervosas de origem cerebral e medular, com excitação, depressão, paralisia e finalmente a morte do animal. No ser humano, os sintomas são basicamente os mesmos, sendo os mais comuns a “aerofagia” – sensação de estrangulamento e falta de ar – e a “hidrofobia” – horror a água, além de angústia, insônia e hipersensibilidade.
Vale ressaltar também que o cão que atacar uma pessoa precisa ser observado por 10 dias para que sejam procurados sintomas da doença.

Confira abaixo o cronograma de postos e horários da vacinação:

Equipe Costa Sul

Data Horário Local
15/9 8 às 17h Boracéia – Escola
16/9 8 às 12h Juréia – Condomínio
16/9 13 às 17h Sítio Velho
17/9 8 às 12h Barra do Una – Posto de Gasolina
17/9 13 às 17h Barra do Una – Posto Escola
18/9 8 às 12h Abras do Una – QG
18/9 13 às 17h Abras do Una – Escola
19/9 8 às 17h Juquehy – PSF
22/9 8 às 17h Cambury – Praça
23/9 8 às 12h Cambury – Sertão do Cacau
23/9 13 às 17h Cambury – Sertão do Piavú
24/9 8 às 12h Vila Baiana – entre ruas 1 e 2
24/9 13 às 17h Barra do Sahy – Escola
25/9 8 às 17h Boiçucanga – Subprefeitura
26/9 8 às 12h Boiçucanga – Beira Rio
26/9 13 às 17h Boiçucanga – Cascalho
29/9 8 às 12h Maresias – Rua do Forno
29/9 13 às 17h Maresias – Praça dos Bombeiros
30/9 8 às 12h Paúba – Escola
30/9 13 às 17h Santiago e Calhetas (volante)
1º/10 8 às 12h Toque Toque Pequeno
1º/10 13 às 17h Toque Toque Grande
2/10 8 às 12h Guaecá – Posto Policial
2/10 13 às 17h Pitangueiras
3/10 8 às 17h Barequeçaba
6/10 8 às 17h Varadouro – Posto de Gasolina

Costa Norte/Centro:

Data Horário Local
15/9 8 às 17h Canto do Mar
16/9 8 às 17h Jaraguá – Escolinha
17/9 8 às 17h Jaraguá – Área de Lazer
18/9 8 às 17h Enseada
19/9 8 às 12h Cigarras
19/9 13 às 17h São Francisco – Convento
22/9 8 às 17h São Francisco – Convento
23/9 8 às 17h Morro do Abrigo – PSF
24/9 8 às 12h Portal da Olaria
24/9 13 às 17h Arrastão – Praça
25/9 8 às 17h Pontal da Cruz – Igreja
26/9 8 às 12h Porto Grande – Praça Rotary
26/9 13 às 17h Praia Deserta
29/9 8 às 17h Centro – Coreto
30/9 8 às 17h Vila Amélia – Praça
1º/10 8 às 17h Itatinga – antigo Mercado Danjú
2/10 8 às 17h Topolândia – Praça da Bíblia
3/10 8 às 17h Topolândia – Praça da Bíblia (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Após terceira minuta, pescadores ainda temem criação das APAs-LN

Ubatuba- A Secretaria Estadual do Meio Ambiente, já colocou em discussão com a sociedade a terceira minuta do projeto de lei que cria a Área de Proteção Ambiental no Litoral Norte Paulista (APA-LN). No entanto, parte dos pescadores ubatubenses, setor que organizou uma passeata contra a iniciativa estatal, ainda se encontra temerosa e contrária à alguns pontos inseridos no texto do projeto.
O Diretor da Associação dos Pescadores de Ubatuba, Maurici Romeu da Silva vai mais longe ao dizer que nada de concreto foi alterado, em relação à proposta inicial. “Da primeira minuta pra cá, foram feitas diversas reuniões, mas não adianta só mudar as palavras do texto e não mudar o sentido da lei. É um decreto de procedimentos muito subjetivos, não oferece segurança para o pescador. Quando as regras não são claras, ficamos sujeitos a muitas possibilidades de mudanças que possam prejudicar o setor no futuro”, ressalta o diretor da Associação de Pescadores de Ubatuba revelando ainda que, neste último documento, foi constatada a intenção do Governo do Estado incluir nas APA`s partes terrestres da praia do Puruba e do Ubatumirim, na região norte do município.
A Colônia Z-10, a Associação dos Pescadores, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ubatuba e a CATI, convidam toda a população do município, para uma assembléia, no próximo dia 4 de setembro, à partir das 14 h, no Plenário da Câmara Municipal. O objetivo do encontro será, justamente, discutir a última minuta do Decreto Estadual da APA Marinha e terrestre do Litoral Norte de São Paulo. (Fonte: Imprensa Livre)

Morte de criança se transforma em guerra judicial entre família e prefeitura

Ubatuba - A morte de Luan da Silva Rocha de 1 ano e 3 meses de idade, no último dia 18 de agosto, se transformou em uma disputa judicial, que parece estar só começando. A criança morreu no dia 18 de agosto de 2008 após sofrer uma parada cardiorrespiratória, devido a um quadro de infecção generalizada. A mãe de Luan se mostrou indignada com o atendimento prestado pelos médicos e enfermeiros da unidade de saúde do bairro do Ipiranguinha, no dia do óbito do menino.
De acordo com Ana Paula Pereira da Silva, que chegou a organizar um protesto neste domingo, houve omissão de socorro, na segunda-feira passada, por parte dos profissionais que trabalham no posto de atendimento do Ipiranguinha.
Ela relata que levou o pequeno Luan à Unidade de Saúde logo no início da manhã do dia 18. No entanto, de acordo com a mãe da criança, os responsáveis pelo atendimento alegaram que não havia médico no local e pediram que Ana Paula voltasse na parte da tarde. Ainda segundo relatos da mãe de Luan, ela chegou a solicitar que fosse chamada a ambulância municipal, para transferir o bebê à Santa Casa de Ubatuba, já que, aparentemente, o estado do menino parecia ser grave. Ana Paula disse que, mesmo após a solicitação, seu pedido não foi atendido e a orientação de um retorno mais tarde continuou sendo a resposta anunciada pelos enfermeiros da unidade de saúde. Sem conseguir o atendimento, Ana Paula relata que voltou para a casa e, cerca de duas horas depois (11h), a criança estava deitada na cama sem apresentar pulso. A mãe acrescenta que Luan da Silva Rocha já tinha sido internado, duas semanas antes, na Santa Casa, devido a uma pneumonia. Ana Paula Pereira da Silva ressalta que, na ocasião, seu filho teria entrado em contato com uma criança que estava com catapora.
A mãe completa o testemunho ao jornal, dizendo que Luan apresentou os primeiros sintomas da doença contagiosa, o que deve ter prejudicado na recuperação da pneumonia. Tendo em vista o depoimento de Ana Paula Pereira, o advogado da família, Vicente Pagliuso, anunciou a adoção de três iniciativas. “Primeiro será movido um processo administrativo, junto ao CRM. Em seguida daremos prosseguimento à ação criminal, que acusará os médicos e a gestão municipal e, por último, o processo indenizatório pela perda da família”, ressalta o advogado Vicente Pagliuso.
Resposta da prefeitura - Antes mesmo de qualquer medida por parte da família, a prefeitura já se mobilizou e também pretende levar o caso à justiça. De acordo com o secretário de Saúde, Clingel Frota, as acusações feitas por Ana Paula são mentirosas. Ele ainda a acusa de negligência com a saúde do filho morto. Clingel Frota alega que no dia 18 a mãe de Luan só compareceu ao posto de saúde do Ipiranguinha, com a criança já em óbito e garante que não houve nenhuma negação de atendimento ao menino.
Ele acrescenta que, segundo relatos dos profissionais que atendiam o menino no posto do Ipiranguinha, a mãe, aparentemente, não ministrava corretamente os remédios recomendados para a recuperação do quadro de pneumonia, o que acabou agravando a situação de saúde de Luan. Clingel Frota faz questão de ressaltar que, no local, um clínico geral permanece por 12 horas todos os dias da semana, descartando a acusação de falta de médicos na unidade. O secretário ainda revela que a prefeitura irá mover um processo pedindo que Ana Paula, mãe de Luan, apresente provas sobre as acusações que ela anunciou em panfletos, neste último domingo, durante um protesto contra a morte do filho. Clingel Frota acredita que a mãe de Luan e o caso estão sendo utilizados eleitoralmente. (Fonte: Imprensa Livre)

Vacinação anti-rábica chega à região Sul
Este sábado seria o último da campanha, mas a equipe voltará para cobrir a região oeste no sábado, 13. Quem ainda não levou seu animal para vacinar pode fazê-lo na sede da Superintendência de Proteção à Saúde

Ubatuba - Em sua penúltima semana, a Campanha de Vacinação Anti-rábica em Ubatuba, chegará ao extremo Sul, neste sábado, 6. No próximo sábado, 13, as equipes de vacinação voltarão à região Oeste, onde a campanha foi adiada devido às fortes chuvas ocorridas no dia programado. As pessoas de outras regiões que ainda não levaram seus animais de estimação para vacinar ainda podem fazê-lo na sede da Superintendência de Proteção à Saúde, no Centro, também no sábado.
O horário de vacinação é das 8h30 às 16h30. Confira a programação completa, no fim do texto. Até agora, foram vacinados 7.706 cães e 1.118 gatos. A meta é atingir 13 mil cães e 4 mil gatos ou seja, cerca de 90% da população de animais. A imunização, promovida pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Superintendência de Proteção à Saúde.
Não haverá prorrogação - A fiscal de Saúde Pública, Mônica Domaradzki afirma que a vacinação não será prorrogada e que, portanto, os donos de animais devem aproveitar a oportunidade. “Quem não vacinar seus animais agora, terá que pagar um veterinário para fazê-lo.”
“A raiva é uma doença séria, sua evolução é aguda e leva a óbito 100% das pessoas e animais contaminados. Ela é transmitida através da saliva, ou seja, pela mordida de um animal infectado. É muito importante vacinar os gatos, pois eles estão mais susceptíveis à contaminação.”, adverte a veterinária Cláudia Ferraz, do Centro de Controle de Zoonoses.
Orientações aos donos - Todos os cães e gatos, a partir dos três meses de idade, devem ser vacinados. A equipe de vacinação orienta que os animais sejam conduzidos aos postos com coleira, guia, e acompanhados por um adulto, portando a carteirinha de vacinação do animal. No caso de raças consideradas agressivas, é obrigatório o uso de focinheira.
Os postos volantes percorrem as ruas dos bairros, vacinando os animais de rua em rua, no caso dos bairros mais distantes. Nestes casos, é preciso que uma pessoa responsável fique aguardando os agentes, no dia programado para o seu bairro.
Confira a programação do dia 6. Se você mora em algum desses bairros, não deixe de levar seu bichinho de estimação para ser vacinado. A vacina é gratuita!
Postos volantes: Vila Mariana, Vila Sossego, Recanto Lagoinha, Lagoinha, Monte Valério, Sertão das Cotias, Caçandoca, Caçandoquinha, Praia do Pulso, Saco da Raposa, Araribá, Rio da Prata, Tabatinga, Sertão do Ingá, Pedra Preta
Postos Fixos: Maranduba (Unidade Mista e Polícia Militar) Sertão da Quina (PAS, Rio Escuro e EM Maria das Dores S. Carpinetti), Vila Santana e Centro - Vigilância Sanitária (Rua Alfredo de Araújo)
Dia 13:
Posto Volante: - Mato Dentro, Jardim Carolina, Jardim Samambaia, Ipiranguinha - EMAUS/Vale do Sol, Parque dos Ministérios, Morro das Moças, Cachoeira dos Macacos, Horto, Figueira, Morro do Pipoca, Sitieto, Colônia de Férias e Pé da Serra
Postos Fixos: Bela Vista (EMEI), Marafunda (PAS), Ipiranguinha (Polícia Militar e Emei) e Centro - Vigilância Sanitária. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

APASU reraliza jantar na Lagoinha

Ubatuba - A APASU – Associação Protetora dos Animais da Região Sul de Ubatuba, através de sua diretoria, tem o prazer de informar aos leitores deste conceituado Guia Informativo que acontecerá no dia 04 de Setembro o 2º JANTAR DA APASU, Associação essa, que tem a finalidade de ajudar animais abandonados com o trabalho de voluntários, como moradores, turistas, políticos e simpatizantes que apóiam a causa.
Objetivando alcançar o mesmo sucesso do primeiro jantar que se deu no dia 03 de julho deste ano, convidamos que venham participar de mais esse agradável evento, adquirindo seu convite pelo Tel. (12) 3849-8060.
JANTAR
Opções:
Strogonoff de Frango
Filé ao molho Madeira
Talharini c/ brócolis Alho e Óleo
Dia 04/09/2008 – 19,30 hs.
Restaurante Mar Virado
Rua Colonial, 342- Lagoinha- Frente p/ a Rodovia Ubatuba Caragua
MÚSICA AO VIVO

II Fórum "Temas da Atualidade": Energia

Ubatuba - Trabalhando o projeto da Secretaria Estadual da Educação, "Apoio À Continuidade de Estudos", a EE. Capitão Deolindo, em Ubatuba, promoveu nos dias 28 e 29 de agosto de 2008 o II Fórum "Temas da Atualidade", com enfoque voltado para Energia, num trabalho intenso dos alunos dos terceiros anos do EM, com o apoio dos professores, coordenadores e direção da escola.
Foram dois dias de palestras e debates envolvendo toda a comunidades escolar e contando com palestrantes de alto nível: professores Sandro Andrade Gonçalves, Fernanda Jacob, Afonso Henriques F.C.Ricca, Liliam Umgeher Taborda, Rogério Estevenel de Oliveira e o engenheiro ambiental e sanitarista Diogo Costa.
Dentro do tema "Energia", foram debatidos vários assuntos como: Energia-Fontes e Desenvolvimento Tecnológico, O Mercúrio, A energia e os seres vivos,Biocombustível, Geração de energia no Rio São Francisco e Matriz Energética e uso sustentável.
Toda a comunidade escolar, familiares e amigos da escola participaram deste evento voltado para o apoio à continuidade dos estudos. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Reposição de aulas de forma inusitada acontece na EE. Prof.ª Aurelina Ferreira

Ubatuba - A Coordenação e os Professores da EE. Profª Aurelina Ferreira em Ubatuba organizaram uma reposição de aulas durante o mês de agosto de uma forma diferente e muito proveitosa: cada semana foi escolhido um tema de uma área e desenvolvido de vários modos, todos muito atraentes, pelos alunos e professores da unidade escolar.
No último sábado do mês o tema escolhido foi o Folclore, e dentre as atividades desenvolvidas merecem destaque a construção de pipas pelos alunos nas aulas de Matemática, o trabalho com ervas medicinais em Ciências e Biologia, brincadeiras regionais em Educação Física e Geografia e, ainda, lendas, parlendas, literatura de cordel em Língua Portuguesa e mitologia em História e Filosofia.
Como as atividades foram programadas com antecedência e bem divulgadas, a freqüência dos alunos foi excelente. Segundo os professores, os alunos participaram efetivamente das atividades propostas e aprenderam de modo fácil, simples e brincando. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Cinema: SEMANA DE 29/08 a 04/09/2008
Cine Porto (12) 3833-2066

"Jogo de Amor em Las Vegas"
Comédia!!!!! ás 15:40 hs e 19:40 hs

" A Mumia" - Tumba do Imperdor Dragão"
Ação!!!!! ás 17:30 hs e 21:30:00 hs


cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Anuncie

São Tomé

Quem precisa ouvir para crer
venha a Ubatuba escutar
no início da primavera
o canto do sabiá.

Historinha

Quando a escolinha
agrupada do primeiro grau
da praia da Fortaleza
era no sopé do morro,
no meio do bananal,
uma cobra caninana
foi se enrodilhar
entre os caibros do telhado
para aprender o beabá.
Mas acabou sendo expulsa,
tão logo foi notada,
porque não estava inscrita
no livro de chamada.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Manutenção e ampliação da rede física escolar - Educação 2001 - 2004

O item que desenvolveremos a seguir é bastante amplo e exigirá vários artigos. Neste primeiro artigo falaremos de: "Manutenção e pequenas reformas".
"Recebemos a rede física de prédios escolares bastante deteriorada, carente de ambientes adequados e com 1.200 alunos matriculados e sem teto escolar, sem carteiras, materiais escolares ou equipamentos. Partindo da realidade que encontramos propusemos uma agenda positiva e dois tipos de soluções: a) Soluções emergentes e b) Soluções definitivas e de longo alcance".
a) Soluções emergentes.
"Para atender os 1.200 alunos sem teto recorremos a todos aqueles que nos podiam ajudar e nos propusemos a fazer nossa parte. Neste ponto foi de grande importância a colaboração da Diretoria Regional de Caraguatatuba que disponibilizou salas de aula, nas escolas estaduais, para atender alunos municipais. Foi assim que com habilitação de novas classes e o fornecimento de móveis por parte da Prefeitura, em 2001, atendemos alunos municipais nas escolas estaduais:
Florentina Martins Sanches, no Perequê Mirim.
Aurelina Ferreira, na Estufa II".
Colocamos em três períodos diurnos a Escola Municipal Madre Maria da Glória, no Parque dos Ministérios.
Alugamos e adaptamos dois prédios, na Estufa II. Estes foram mobiliados e equipados com todos os materiais necessários ao atendimento dos alunos e ao serviço da merenda escolar.
Concluímos com urgência a EM João Alexandre, na Sesmaria, que tinha deixado inacabada a administração anterior. Também esta teve que ser mobiliada e equipada.
Adaptamos o Terminal Turístico, do Perequê Açu, para atender as necessidades emergentes de 2001. Este, posteriormente, seria ampliado, modificado em toda sua estrutura interna e denominado como: EM Marina Salete Nepomuceno do Amaral que tão bons serviços tem prestado à educação do bairro, nestes quatro anos e deverá prestar, no futuro".
Este processo estava encerrado em 15 de março de 2001 com a chegada de um grande lote de cadeiras, carteiras e equipamentos escolares.
Com essas providências além de atendermos todas as crianças de 1ª a 4ª séries de Ensino Fundamental, naquele momento responsabilidade da Prefeitura, conseguimos aumentar o número de crianças matriculadas em Educação Infantil em mais de 250 (duzentas e cinqüenta)".
Nota: A EM Marina Salete Nepomuceno do Amaral foi transferida, em 2006, para novo prédio, na rua Raposo Tavares, no Perequê Açu. O ambiente dedicado à escola, no Terminal Turístico, é ocupado, hoje, pela Guarda Municipal.
VIVA UBATUBA!. Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

Vote nos Candidatos do PMUB:

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Banana Boat © Edson Del Rio

Banana Boat
© Edson Del Rio

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor