Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 04 de Setembro de 2008 - Nº 2025 Edições Anteriores

Anuncie

Região
PM centraliza missão de escolta de presos em Caraguatatuba


Caraguatatuba
Caraguá será sede do Motocross Independência
Bairros de Caraguá recebem até o fim de setembro projeto "Cinema nos Bairros"
Caraguá tem vagas para médicos generalistas
Base de Gás pode ser marco na economia do município
Competição de Futebol Amador teve rodada no final de semana
Vereadores rejeitam Veto Parcial do Prefeito


Ilhabela
Daniel fará show nesta quinta-feira
Palco desaba e fere 20 pessoas durante show gospel em Ilhabela
Em 7 anos, 15 hectares em área de preservação foram invadidos, aponta estudo do Inpe

São Sebastião
Inadimplência gera corte de água e vira caso de polícia em Toque Toque Pequeno
Morador constrói muro de pedra e rampa no leito do Rio Una
Festa das Regiões do Brasil inicia nesta quinta-feira

Ubatuba
Debate reúne candidatos de Ubatuba
Pescadores e moradores de Ubatuba rejeitam APA
Ilha Anchieta descarta ampliação de parque e buscará eco-turismo sustentável
Sexta-feira, 5, é dia de mutirão contra a dengue no Bairro Estufa II

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

PM centraliza missão de escolta de presos em Caraguatatuba

Litoral Norte - O tenente coronel da Polícia Militar, comandante Milton Pouza Júnior, em resposta ao requerimento do vereador de São Sebastião, Dalton José da Silva, negou que houve desvio de policiais para trabalhar no CDP (Centro de Detenção Provisória), em Caraguatatuba.
De acordo com o comandante, o que ocorreu foi a centralização das missões relativas à escolta (planejamento operacional, emprego dos policiais, apoio logístico, dentre outros assuntos) diretamente na 2ª Cia PM (Caraguatatuba) para agilizar e aumentar a eficiência do serviço.
Atualmente a escolta dos presos do Centro de Detenção Provisória é feita por uma equipe de onze policiais militares, dos quais quatro pertenciam ao efetivo do município de São Sebastião, quatro de Ubatuba, além de 3 de Caraguatatuba.
O comandante afirma, no ofício enviado à Câmara, que não houve perda de policiais porque recentemente São Sebastião recebeu outros quatro policiais militares que já estão desempenhando suas funções no município.
Além disso, diz o comandante que a mudança não causa prejuízo ao serviço desenvolvido nos quatro municípios abrangidos pelo 20º BPM/I visto que as escoltas (principalmente para a capital e outros municípios) já eram realizadas pela PM e, a partir de agora, o agrupamento de policiais militares empregados na função continuará normalmente suas missões, no entanto, sediado em Caraguatatuba.
Requerimento - No requerimento, o vereador afirmou ter sido procurado por munícipes que relataram casos de policiais militares que estão lotados em São Sebastião, mas foram transferidos para trabalharem no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Caraguatatuba.
Silva questionou, na ocasião, se a informação sobre a transferência estava correta e, em caso positivo, qual o motivo e a previsão de reposição desses policiais na cidade. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)


Notícias de Caraguatatuba Topo

Anuncie Noroeste News

Caraguá será sede do Motocross Independência

Caraguatatuba - O Terminal Turístico do Porto Novo receberá nos dias 6 (sábado) e 7 (domingo) de setembro o Motocross Independência, evento organizado pelo grupo Velopraia, com apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba.
As categorias em disputa são: Nacional A, Nacional B, Força Livre Nacional, 50cc, 65cc, 80cc, 150cc, Importada, MX1, MX2, MX3, Over35, Over 40, Importada 2 tempos, Todas CRF 230 e Força Livre Importada.
Segundo Degmar Moreira Fernandes, organizador da Velopraia, a corrida receberá aproximadamente 300 pilotos de mais de 50 municípios de todo o país, que disputarão as provas em uma pista de 1200m, com saltos de até 16m.
Esse será o quarto evento de Motocross realizado pelos organizadores em Caraguá e a cada edição tem crescido. "Tudo começou com uma brincadeira, com um mini evento somente para pilotos de Caraguá. O último realizado em junho foi um sucesso, teve mais de 200 corredores, que vieram de diversos estados brasileiros", contou Fernandes.
De acordo com o organizador, que espera muito mais do Motocross Independência, o intuito é promover o esporte radical na cidade, além de dar oportunidade para os caraguatatubenses acompanharem o show, assim como os turistas que vêm ao município.
A corrida contará com transponder, cronometragem eletrônica, que permite dar o tempo preciso de cada volta dada pelos pilotos em suas motos, através de um chip, como é feito em carros da Fórmula 1.
O público que comparecer ao Terminal Turístico nos dois dias de evento, participará de sorteios de prêmios, como capacetes, camisetas, óleos para a moto, cortador de gramas, entre outros.
A competição começará no sábado. Das 13h às 17h acontecerá o treino livre, que continuará no domingo, das 8h às 10h30. Em seguida, será dada a largada para a corrida, que premiará com troféus os 11 primeiros colocados de cada categoria.
Além da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, o Universo Honda, Óleo Ypiranga, Fase Veículos, Caraguá Maquinas, Móveis Casa Nova e SM Materiais para construção apóiam o evento. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Bairros de Caraguá recebem até o fim de setembro projeto "Cinema nos Bairros"

Caraguatatuba - Até o fim de setembro, diversos bairros de Caraguatatuba receberão o projeto “Cinema nos Bairros”.
Nesta edição do projeto serão exibidos os filmes: “Penélope”, “Duro de Matar 4”, “Alvin e os esquilos” e “O invisível”.
As exibições acontecem sempre a partir das 19h em escolas, centros comunitários e espaços culturais dos bairros.
Mais informações podem ser obtidas pelo site da Fundação Cultural de Caraguatatuba. (Fonte: VNews)

Caraguá tem vagas para médicos generalistas
Os médicos generalistas serão contratados para trabalhar no PSF - Programa Saúde da Família, por meio da Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

Caraguatatuba - Caraguá oferece oportunidade de trabalho a médicos que queiram residir na cidade.
As vagas disponíveis são para médicos generalistas e a atuação será no PSF - Programa Saúde da Família, de Caraguá. A avaliação de currículos, seleção e contratação de profissionais será feita pela SPDM - Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.
Médicos interessados em trabalhar em no município devem enviar currículo para eline.lourenco@unifesp.br  ou entrar em contato com Eline ou Patrícia pelo telefone (11) 5904-6300, ramais 345 e 412. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Base de Gás pode ser marco na economia do município

Caraguatatuba - Marco no desenvolvimento econômico em Caraguatatuba. Assim está sendo considerada a construção da Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba – UTGCA – que integra o Pólo Mexilhão, do projeto da bacia de Santos, da Petrobras.
A expectativa é que o município, atualmente com um orçamento anual de cerca de R$ 100 milhões e considerado até então um balneário de economia frágil por causa da sazonalidade do turismo, encorpe os cofres do município, com os royalties e impostos como ICMS e ISS, em mais R$ 150 milhões.
O impacto, afirma o prefeito da cidade, José Pereira de Aguilar, será notado pelos cerca de 95 mil moradores que terão mais empregos e ações concretas nas áreas de educação, saúde e infra-estrutura. A perspectiva é que em três anos a UTGCA esteja operando. “O que desejamos é o máximo de aproveitamento da mão-de-obra local. Acreditamos que apenas a mão-de-obra de alta qualificação na área petrolífera deverá vir de outras localidades”, afirma o prefeito de Caraguatatuba.
Segundo o ambientalista e arquiteto, Paulo André Ribeiro, um comitê formado por 12 ONG´s do Litoral Norte, está acompanhando o desenvolvimento das obras, afirmando que a parte marítima já tem 20 quilômetros de dutos, instalados em profundidade e a parte terrestre está em fase de estacamento e aterro.
De acordo com a assessoria de Comunicação da Petrobras, que cuida das obras da UTGCA, os vários projetos abrangidos por mexilhão estão sendo implementados em ritmo acelerado, estando inseridos no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) e no Plangás (Plano de Antecipação da Produção de Gás). A maior plataforma fixa de gás natural do país está em construção no estaleiro Mauá, em Niterói (RJ), com uma altura total de 227 metros (o equivalente a dois campos de futebol do Maracanã).
A plataforma de Mexilhão (PMXL-1), que será instalada a 140 quilômetros da costa de Caraguatatuba, em águas rasas de 170 metros, deverá produzir, em seu pico, 15 milhões de metros cúbicos por dia de gás e 20 mil barris por dia de condensado. Trata-se de um empreendimento estruturante, pois Mexilhão também vai receber a produção de gás de Uruguá e Tambaú, e ainda do projeto piloto de Tupi, localizado no Pólo Pré-sal da Bacia de Santos.
O gás produzido nos três campos e no projeto piloto de Tupi será escoado da plataforma de Mexilhão para a UTGCA por meio de um gasoduto de 145 quilômetros. A UTGCA, que ocupará 450 mil metros quadrados de uma área total de 1 milhão de metros quadrados, teve suas obras iniciadas no final de 2007 e deverá estar concluída entre o final de 2009 e o início de 2010. Sua capacidade inicial foi ampliada por uma unidade de Ajuste de Ponto de Orvalho (DPP), alugada pela Petrobras, com capacidade para processar 3 milhões de metros quadrados por dia e que deverá entrar em operação até janeiro de 2010.
Com isso, a UTGCA terá uma capacidade instalada nominal de 18 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, podendo processar até 20 milhões por dia. O gás tratado na UTGCA será transportado pelo gasoduto Gastau, que ligará a unidade de Caraguatatuba a Taubaté, onde se interligará ao gasoduto Campinas - Rio de Janeiro, que integra a malha sudeste de transporte de gás natural.

Campo de Mexilhão

• Produção diária:
De 8 a 9 milhões de m³ de gás, no final de 2009
• Capacidade de produção:
15 milhões de m³ de gás/dia, produzidos entre 2010 e 2011.
• Investimento:
US$ 2 bilhões
• Altura da PMXL-1:
230 m de estrutura metálica, sendo 182 m a altura da jaqueta (a mais alta da América Latina).
• Gasoduto:
145 km, compreendendo dutos com diâmetro de 34”
• Profundidade dos poços de gás:
Lâmina d’água entre 320 m e 550 m, estando os poços a cerca de 20 km da PMXL-1. (Fonte: Imprensa Livre)

Competição de Futebol Amador teve rodada no final de semana

Caraguatatuba - O Campeonato Municipal, organizado pela LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol), com o apoio da SECER - Secretaria de Esportes e Recreação - contou com onze jogos e muitos gols nos gramados de Caraguá.
A rodada começou na sexta-feira, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves). Em partida válida pela primeira divisão, o Brasileirinho somou seis pontos na competição ao bater o Poiares por 3 a 1, que segue sem pontuar.
Após estrear com derrota, o atual campeão Pedrinho fez 3 a 2 no Barranco Alto, no Campo do XV de Novembro, que também teve a vitória do Cruz de Malta sobre o Fluminense, 1 a 0.
A tarde de domingo foi recheada de grandes duelos, no CEMUG. O Primavera ganhou do Brasília por 3 a 2. O Fortaleza conquistou seis pontos em dois jogos no campeonato, ao derrotar o Grêmio por 2 a 1. No último confronto do dia, o Indaiá fez 3 a 1 no Estrela do Morro.
No domingo, no Campo do Indaiá, pela segundona, Barcelona e Tabatinga ficaram no 0 a 0. No jogo seguinte, o Juventus foi goleado pelo Casa Branca, 6 a 2. Já o Cruzeiro, no CEMUG, bateu por 2 a 1 o Rio do Ouro.
O Águia Dourada manteve 100% de aproveitamento ao bater o União do Litoral por 3 a 0, no Campo do CIASE. No mesmo local, o Força Jovem perdeu para o Santa Cruz, 3 a 2. Na terça-feira, 02, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, o Gaivotas enfrentará o A.A. Riza. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Vereadores rejeitam Veto Parcial do Prefeito
Emendas da LDO foram mantidas pelos Parlamentares

Caraguatatuba - Os projetos constantes da Ordem do Dia da 26ª Sessão Ordinária semanal da Câmara Municipal de Caraguatatuba, realizada nesta terça-feira - 2 de setembro foram discutidos, votados e aprovados. Exceção apenas para o Veto Parcial sobre as emendas da LDO que foram rejeitadas pela maioria dos Parlamentares.
A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) é a meia de ligação entre o PPA (Plano Plurianual), no caso o vigente é o 2005/2009 e o Orçamento Municipal, neste caso o de 2009. Em resumo, no PPA o Prefeito insere todas as obras e investimentos que deseja fazer durante 4 (quatro) anos, separando posteriormente o que fará em cada ano através da LDO, que na verdade, trata-se de um pré-Orçamento para o ano seguinte.
As 87 Emendas dos Vereadores foram aprovadas em junho e o Prefeito José Pereira de Aguilar (DEM) devolveu o projeto no início do mês passado com base em Veto Parcial.
Todas as Emendas foram votadas numa única vez, com os Parlamentares rejeitando o Veto por 6 votos a 4.
Os Vereadores aprovaram também o Projeto de autoria do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), que inclui no Calendário Oficial do município o Dia Municipal do Esperanto. A votação foi acompanhada pelo grupo que difunde a mais antiga língua falada no mundo na cidade.
Acompanhamento também houve de aposentados, pensionistas e membros da Terceira Idade, para a votação de outro Projeto de Lei de autoria do Vereador Carlinhos da Farmácia (PDT), que altera a Lei Orgânica Municipal (LOM), no seu artigo 206, garantindo a gratuidade no Transporte Coletivo Urbano para maiores de 60 (sessenta) anos.
Durante o Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes apenas 1 (hum) Projeto de Lei, além da aprovação de 7 (sete) Requerimentos e o encaminhamento de 16 Indicações. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Mazzei

Daniel fará show nesta quinta-feira

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela transferiu para hoje, às 21h, no Campo do Galera, no bairro Água Branca, o show com o cantor Daniel. O evento, que deveria ter acontecido ontem -dia do aniversário da ilha- foi transferido para hoje em função da queda do palco anteontem.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Ilhabela, o show gospel que iria acontecer após o incidente, foi transferido para amanhã, às 18h30, no mesmo local.
O incidente não atrapalhou às festividades de aniversário dos 203 anos de emancipação político-administrativa de Ilhabela, que segue com uma agenda repleta de atividades até o próximo domingo.
Segundo a prefeitura, além da entrega de reformas e obras, a população poderá conferir amanhã, às 18h, no Paço Municipal, a inauguração da Galeria dos Prefeitos de Ilhabela "Benedito Santana de Moraes.
Já no sábado, às 20h, na Praça das Bandeiras, a agenda conta com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Mogi Mirim.
No domingo, a partir das 18h30, no Esporte Clube Ilhabela, acontece a premiação do 5ª Concurso de Poesia da Biblioteca Pública Municipal "Dr. Renato Lopes Corrêa".
A programação da festa em comemoração aos 203 anos de Ilhabela pode ser conferida no site da prefeitura: www.ilhabela.sp.gov.br . (Fonte: ValeParaibano)

Palco desaba e fere 20 pessoas durante show gospel em Ilhabela
Testemunhas contam que local abrigava número de pessoas muito acima da capacidade

Ilhabela - Cerca de 20 pessoas ficaram feridas na noite de anteontem, por volta das 21h30, no Campo do Galera, no bairro Água Branca, em Ilhabela, com o desabamento de parte do palco montado para as festividades promovidas pela prefeitura pelos 203 anos de emancipação do município, comemorados ontem. Não houve registro de vítimas graves.
O incidente aconteceu durante a 1º Noite do Louvor, que culminaria com um show gospel. Os eventos foram transferidos para outras datas.
Segundo a Prefeitura de Ilhabela, a causa do incidente está sendo investigada pela polícia técnica.
No entanto, segundo a assessoria, o palco teria sido planejado para comportar cerca de 80 pessoas, mas no momento do incidente estaria com "um pouco acima de sua capacidade máxima".
Participantes do evento que não quiseram se identificar afirmaram ao valeparaibano que o palco deveria comportar no máximo 20 pessoas e, no momento da queda, mais de 80 pessoas estavam no local.
Segundo eles, pastores evangélicos ligados à organização do evento, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos (PTB) e duas secretárias da administração estariam em cima do palco no momento do desabamento.
O valeparaibano não conseguiu localizar o prefeito ontem. Segundo sua assessoria, ele cumpria agenda de eventos em vários pontos da cidade em razão do aniversário de Ilhabela.
Um dos pastores, disseram testemunhas, teria convocado todos os membros de sua igreja --que estariam de blusa amarela-- para subir no palanque. Seguranças teriam tentado impedir a invasão, sem sucesso, já que o palco caiu praticamente no mesmo instante.
POLÍCIA - De acordo com o BO (Boletim de Ocorrência) registrado na Delegacia de Ilhabela, a Polícia Militar foi acionada por volta das 21h30, quando parte da estrutura do palco já havia cedido.
A polícia técnica realizou imediatamente perícia no local, mas resultado será divulgado em data a ser definida.
Segundo a polícia, o trânsito também foi facilitado para socorrer as pessoas feridas. Todos tiveram ferimentos leves e foram liberados após atendimento médico.
O Boletim de Ocorrência não indentifica a quantidade de pessoas que estava no palco no momento do acidente e nem a sua capacidade. Também não há registro de possíveis causas da queda.
Apesar do incidente, as festividades em comemoração ao aniversário de Ilhabela continuam até o próximo domingo, dia 14. Segundo a Prefeitura de Ilhabela, todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. (Fonte: ValeParaibano)

Em 7 anos, 15 hectares em área de preservação foram invadidos, aponta estudo do Inpe

Ilhabela - Com 83% de seu território encravado numa área protegida de Mata Atlântica, Ilhabela vive do turismo ecológico. Porém, precisou de um plano diretor com regras mais restritivas para impedir a expansão dos condomínios de luxo e políticas públicas com o congelamento, que está em fase de projeto, para conter a ocupação irregular.
Em 7 anos, 15 hectares em área de preservação foram invadidos, aponta estudo do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) realizado em 2007.
Vítima da urbanização da década de 90, assim como as demais cidades do Litoral Norte, na última década, afirma o estudo, a população do município cresceu 12% ao ano, índice que caiu em 2008 para 3,79%, ainda maior que a média de 1,48% do Estado, segundo dados da Fundação Seade.
O crescimento desordenado está intimamente ligado a questão do saneamento básico, já que os cursos d’água poluídos pelo esgoto doméstico desembocam nos afluentes do mar e os investimentos podem ser ainda maiores, caso as invasões cresçam - um círculo vicioso que destrói as praias e a preservação ambiental de Ilhabela. De acordo com dados do Inpe, dos 347 km² de Ilhabela, 90% deles são formados por mata nativa, incluindo 14 quilômetros de praias e 369 cachoeiras.
Das 12 praias monitoradas pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), 10 ficam impróprias nos meses de janeiro e fevereiro, que recebem 16 mil turistas somados aos 24 mil habitantes. Na semana passada, por exemplo, mesmo sem chuvas, seis praias estavam sem condições para contato humano.
Nesse ritmo, Ilhabela praticamente esgotou seus espaços, restam pelo menos 7% de terrenos onde ainda se pode construir e com a nova era da sustentabilidade. O termo está sendo bem empregado por grandes construtoras que prometem o luxo aliado a qualidade de vida em construções que não saem por menos de R$ 1 milhão. Ou seja, estrutura de esgoto e água tratados, além de viabilizar “pedaços” de verde na planta original, na cidade onde 80% dos terrenos são de posse.
Com a nova expectativa de conquista do saneamento básico, as invasões e seus esgotos deixarão de poluir os roteiros das cachoeiras da Toca, dos Cegos, do Buraco Fundo, da Cocaia, da Água Branca e o Córrego dos Camarões - mananciais que carregam esgoto às praias do norte e da região central da ilha, as mais poluídas, segundo dados da Cetesb. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Inadimplência gera corte de água e vira caso de polícia em Toque Toque Pequeno

São Sebastião - A Associação de bairro criada por iniciativa de moradores em Toque Toque Pequeno (Sapeque), apropriou-se de parte do espaço público e há mais de um ano viabilizou a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETE).
A água, portanto, deixou de ter uma captação irregular, para torna-se um bem comum em que todos colaboram com seus custos. Segundo estimativas da presidente da Sapeque, Cristiane Lara de Oliveira, foram investidos R$ 300 mil na obra, que possui caixas com capacidade para 200 mil litros de água e tecnologia avançada.
Na manhã de ontem, porém, contrários a taxa de pagamento, alguns moradores se mobilizaram e acionaram a polícia, que registrou um boletim de ocorrência de desentendimento. “Eu moro aqui há 26 anos e usava a água da cachoeira”, disse Lilian de Matos Moraes, que pagou, em 2004, o equivalente a R$ 164 parcelado em três vezes, somente para a instalação das mangueiras, que fazem a captação da água do rio em pelo menos dez casas da rua Eleodor Marcelino de Matos, local onde está instalada a ETE. “Eu acho que a opção não é boa. Eu não tenho caixa d’água, moro sozinha, não lavo roupa em casa, então não acho justo”, complementa a moradora.
Em abril, a nova presidente Cristiane de Oliveira, assumiu a Sapeque, perdoou a dívida dos inadimplentes até maio deste ano e tornou mais eficiente a cobrança após esse período. “ Mais de 80% dos moradores fazem o pagamento da taxa, porque se conscientizaram da importância. Na verdade, pagamos o tratamento e não a água”, declara. Mas, segundo ela, 20 moradores com casas construídas fora dos condomínios se recusam a pagar a taxa, que varia conforme o imóvel: R$ 35 por casa em condomínio, R$ 25 para as demais residências, R$ 70 para o comércio e R$ 100 para as pousadas.
“Acho que o hidrômetro é mais justo!”, disse a moradora, Vanusa Ferreira dos Santos, durante a averiguação policial. Ela é uma das mais enfáticas. Vive há 3,5 anos em Toque Toque Pequeno e possui uma pequena mercearia num trecho da estrada. Vanusa não quer pagar o valor de R$ 70 pela água do comércio. Apoiada por outros moradores e parentes, admitiu à reportagem que pagaria o hidrômetro só para ter certeza que o valor é mais correto.
Por outro lado, a presidente da Sapeque afirma que possui uma outorga do Estado e mostrou o documento, que dá amplos poderes a entidade de captar, tratar e distribuir a água, segundo critérios legais obedecendo a legislação estadual (997) e a federal (Código Florestal - lei 4771/65).
“Essa minoria quer a cobrança via Sabesp. Sabe porque não queremos a Sabesp aqui? Porque sempre falta água na temporada e é muito mais vantajoso em termos de valor e qualidade”, disse ela que a colocação de hidrômetro é cara e teria de ser cobrada dos moradores. “Por isso, nós vamos resistir enquanto pudermos”, declara a presidente da Sapeque.
Segundo ela, o tratamento da água custa ao bolso dos condôminos e comerciantes, cerca de R$ 11 mil por mês e todos teriam recebido, em junho deste ano, uma carta confirmando o recebimento de um boleto com os valores. “Nós estamos tendo problemas com isso e já fomos ameaçados”, conta Cristiane de Oliveira, que defende a cobrança não somente para o tratamento da água; como também da troca e manutenção das peças existentes.
Uma empresa privada foi contratada para fazer a coleta da água em seis pontos do bairro. A Cetesb emite um laudo sobre a qualidade da água e uma parte desse custo é arcado pelos condomínios. “Foi feita assembléia em janeiro deste ano, mas poucos compareceram. Porém, tudo isso foi aprovado”, lamenta Oliveira.
No mês passado, a Sapeque fez um boletim de ocorrência de ameaça contra moradores, que intimidaram o funcionário, que faz a manutenção da ETE. Ontem, foi a vez dos acusados emitirem novo boletim. Na presença da reportagem, todos manifestaram desejo num acordo. Porém, na prática, os dois lados não voltaram a conversar até a tarde de ontem. A polícia recomendou cautela e elaborou boletim de desentendimento. (Fonte: Imprensa Livre)

Morador constrói muro de pedra e rampa no leito do Rio Una

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Wagner Teixeira, apresentou um requerimento solicitando informações a Prefeitura sobre a obra realizada no leito do rio localizado no Bairro Barra do Una, costa sul de São Sebastião.
De acordo com os moradores que procuraram o vereador para fazer a denúncia, no local foi construído muro e rampa, sem autorização dos órgãos competentes.
O vereador questionou a Prefeitura se a obra mencionada obteve autorização para construção e, em caso negativo, quais providências serão tomadas no sentido de reparar o estrago feito por conta da construção no rio Una.
O prefeito de São Sebastião, Juan Garcia, no ofício 536/2008, informou que os funcionários da Divisão de Fiscalização de Agressões Ambientais fizeram uma vistoria no rio Una e confirmaram a denúncia, verificando a existência de uma rampa de concreto e uma mureta de pedra e argamassa nas laterais, medindo 10m / 4m.
Conforme consta no ofício, o caseiro do imóvel informou que o objetivo da obra seria possibilitar o acesso de embarcações.
A Prefeitura explica que a obra foi construída em área de preservação permanente e o responsável não apresentou nenhuma espécie de autorização dos órgãos ambientais, no momento da fiscalização.
Por conta disso, a administração municipal informou que foi lavrado um auto de demolição número 20143 para que o dono do imóvel providencie a remoção imediata dos materiais empregados, sujeitando-se também a novas medidas reparadoras e penalidades previstas em lei.
Rio Una - O Rio Una está localizado no canto norte da praia de Barra do Una. A origem o nome é Guarani e foi escolhido devido a cor escura da água, resultado da decomposição de material orgânico.
A flora e a fauna na margem do rio são bastante diversificadas. Existem mais de 800 espécies de árvores, algumas ainda não identificadas. Além disso, centenas de pássaros que vivem no local, como Tiê, Martim Pescador, Guaxé e Garça.
Além dos pássaros, outros animais vivem na mata que envolve o rio, como a paca, cotia, guaxinim, saruê e tatu.
Por isso, o rio é dos passeios mais procurados por pessoas que desejam estar em contato com a beleza natural da cidade.
Por ser navegável, o rio Una também é rodeado de hotéis e marinas, que proporcionam aos turistas passeios de lancha pelas ilhas da região: Montão de Trigo, Couves, Gatos, As Ilhas e Alcatrazes. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Festa das Regiões do Brasil inicia nesta quinta-feira

São Sebastião - As entidades assistenciais de São Sebastião promovem a partir desta quinta-feira (4/9) a 1ª Festa das Regiões do Brasil. O evento será na tenda montada na Praça de Eventos da Rua da Praia, na região central e começa às 19h nos dias 4 e 5 (quinta e sexta-feira) e 12h nos dias 6 e 7 de setembro (sábado e domingo).
Qualquer prato típico custa R$ 8 e as bebidas serão vendidas a R$ 2. Todo o dinheiro arrecadado será dividido entre as entidades participantes. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Pescadores e moradores de Ubatuba rejeitam APA

Ubatuba - Foi unânime a rejeição à 3ª minuta do Projeto das Áreas de Proteção Ambiental Marinhas. Todas os representantes das instituições presentes – Prefeitura Municipal de Ubatuba, Câmara Municipal de Ubatuba, Associação dos Pescadores de Ubatuba, Colônia dos Pescadores, Cati, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e que fizeram uso da palavra consideraram que o Sr. Secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, não cumpriu o que havia sido prometido e não levou em consideração as solicitações do município. Por isso decidiram três encaminhamentos: 1)solicitar aos quatro municípios do Litoral Norte que encaminhem uma moção de repúdio ao Sr. Secretário do Meio Ambiente; 2) entrar com uma medida cautelar contra o ato do Sr. Governador José Serra; 3) solicitar ao Sr. Beto Francine, conselheiro do Consema que solicite a não-aprovação da APA tal como está, por falta de maiores esclarecimentos e da violência que tal medida representa contra população.
O que mais provocou a revolta é que a 3ª minuta ampliou a APA para áreas terrestres em quase todo o litoral do Estado de São Paulo. Enquanto a Câmara Municipal, aprovou recentemente a agricultura familiar de relevante interesse social, o Projeto da APA praticamente extingue as áreas de cultivo.
O Sr. Reinaldo Mateus, liderança do Sertão do Ubatumirim, foi muito aplaudido ao afirmar que não se pode defender o meio ambiente excluindo o homem que nele vive, condenando-o à fome e à miséria.
A Sra. Naides Borel, do Sindicato Rural, disse que a competência do município para legislar sobre o uso do solo vai até a cota 100; se a APA for instalada, cada vez mais o município vai perdendo sua autonomia permitindo ao Estado legislar sobre território municipal. A mesma linha de raciocínio foi desenvolvido pelo engenheiro agrônomo Marchiori, da CATI, e pelo Sr. Rafael Irineu Ricciardi, da Secretaria de Arquitetura e Urbanismo que ressaltaram a necessidade do município gerenciar seus recursos.
Para o vereador Jairo, não há necessidade de criação das APAs porque o Gerenciamento Costeiro – GERCO – já regula o uso desse território.
O pescador Jerry, muito emocionado, diz que não dá para acreditar que depois de tanto esforço, de indas e vindas, o secretário continue com essa atitude. Que se necessário for defenderão seu ganha pão até com sua vida; que sente vontade de abandonar tudo e ir embora de Ubatuba.
O Vereador Charles Medeiros, se referindo ao Jerry, disse que não pode morrer na praia. É necessário manter o movimento unido apesar da traição e que se não lutarem “essa porcaria vai ser assinada”. Disse que foi muito triste ver um homem como o Maurici chorar em plenário na defesa de seu trabalho.

Debate reúne candidatos de Ubatuba

Ubatuba - A TV Band Vale realiza hoje, em parceria com o valeparaibano, o primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Ubatuba. O programa será transmitido ao vivo, a partir das 22h.
O confronto na TV reunirá o prefeito Eduardo César (DEM), que disputa a reeleição no pleito de 5 de outubro, o ex-prefeito Paulo Ramos (PDT), o engenheiro Pedro Tuzino (PSDB) e Maurício Moromizato (PT).
O programa será mediado pelo editor-chefe das rádios do Grupo Bandeirantes no Vale, Cláudio Nicolini, e contará com a participação de jornalistas convidados.
O debate será dividido em cinco blocos, com previsão de duas horas de duração.
No primeiro, os candidatos responderão a perguntas formuladas pela população e gravadas com antecedência.
No segundo e no quarto blocos, os candidatos farão perguntas entre si. No terceiro e no último, responderão às perguntas dos jornalistas.
Na última parte do encontro, os postulantes à Prefeitura de Ubatuba também terão a oportunidade de fazer suas considerações finais.
"Com esse debate, a população de Ubatuba terá a oportunidade de conhecer as propostas dos quatros candidatos e como eles se comportam, o que ajudará os eleitores a decidir seu voto. Até agora, os debates têm cumprido seu objetivo", disse a editora-chefe da TV Band Vale, Simone Menocchi.
SÉRIE - Já foram realizados 7 dos 12 debates programados pela TV Band Vale em parceria com o valeparaibano. A série teve início em 17 de julho último e terminará em 2 de outubro.
Na próxima quinta-feira, será exibido o programa, em rede, com os candidatos a prefeito de São Paulo.
Também estão previstos novos encontros entre os postulantes aos governos de São José e Taubaté e com os candidatos de Lorena.
OPORTUNIDADE - O debate na TV BandVale pode ser a única oportunidade para que os eleitores de Ubatuba acompanhem um duelo entre os candidatos a prefeito da cidade. Dois outros debates, planejados pela Diocese de Caraguatatuba e pela Associação Comercial, foram indeferidos pela Justiça Eleitoral. (Fonte: ValeParaibano)

Ilha Anchieta descarta ampliação de parque e buscará eco-turismo sustentável

Ubatuba - A responsável pelo Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEA), Viviane Buchianeri, afirmou ontem que o Governo do Estado não pretende dar prosseguimento ao projeto de ampliação do parque marítimo ao entorno do arquipélago, medida que coibiria a pesca em um raio maior de abrangência, tomando como referência a parte terrestre da ilha. Atualmente, a responsável pelo Parque e o conselho consultivo do PEA estão concentrados em fortalecer a atividade de turismo, com a conscientização de preservação do meio ambiente.
Nesta primeira etapa, o grupo do Parque Estadual está divulgando a idéia de que as belezas naturais do arquipélago podem ser exploradas por visitantes de forma organizada e que garanta a manutenção do ecossistema local. Ontem, a direção do PEA se encontrou com os integrantes da Associação de Empresas Náuticas do Litoral Norte, com o objetivo de aperfeiçoar a parceria com o setor. Segundo, Viviane Buchianeri, a intenção é transformar todos os usuários do mar e cidadãos ubatubenses em multiplicadores do potencial de desenvolvimento sustentável que a Ilha Anchieta pode proporcionar ao município.
Neste último encontro, já ficou acertado que a Associação das Empresas Náuticas dará todo o apoio e estrutura no sentido de tráfego e ancoragem de embarcações no entorno do arquipélago. Os representantes particulares do setor já se propuseram a fornecer material e equipe para a instalação de bóias e raias que servirão de base para o processo de desembarque de passageiros. “Ainda é um trabalho inicial, mas o projeto de desenvolvimento do turismo ecológico da Ilha é bem mais completo. Nós pretendemos demarcar as áreas para mergulho, inclusive com uma trilha subaquática próxima ao costão. Além disso, o objetivo é fortalecer também o passeio terrestre na Ilha Anchieta, com trilhas e observação da fauna e flora do local”, completa a responsável pelo Parque Estadual da Ilha Anchieta, lembrando que uma organização maior permitirá ainda a redução de acidentes durante as épocas de maior movimentação turística no arquipélago. (Fonte: Imprensa Livre)

Sexta-feira, 5, é dia de mutirão contra a dengue no Bairro Estufa II
Este será o primeiro de muitos mutirões que acontecerão durante o segundo semestre de 2008. A idéia é mobilizar a população para eliminar criadouros, antes que o período de chuvas se inicie

Ubatuba - Um grande mutirão de combate ao mosquito da dengue acontecerá no Bairro Estufa II, nesta sexta-feira, 5. O objetivo da ação é reforçar a prevenção neste início de período de calor e chuvas, retirando o máximo de criadouros. A estratégia é entrar em todos os terrenos e casas do bairro, em busca destes objetos que acumulam água, além de esclarecer a população. A ação, promovida pela Prefeitura de Ubatuba, contará com o apoio da Associação de bairro, das escolas e da comunidade. A concentração acontecerá às 8h30, na sede da Sociedade Amigos da Estufa (Sabe), situada na Praça Maracanã.
A orientação para os moradores é que juntem os objetos que não têm mais serventia e coloquem para fora de casa, para que o caminhão da prefeitura passe recolhendo. Também é importante receber bem os agentes de endemias, permitir que eles vistoriem o imóvel e escutar as suas orientações de prevenção. As equipes atuarão com escadas, vistoriando calhas, lajes e caixas d’água e imóveis fechados. Os moradores que quiserem participar do mutirão, serão bem-vindos.
Durante todo o ano - Segundo dados da Superintendência de Proteção à Saúde, desde o início do ano até julho, foram visitadas cerca de 48 mil imóveis, em ações diversas. Somente em arrastões, foram 31.042 imóveis, atingindo 58 bairros. O coordenador do setor de Controle de Endemias, Antenor Benetti, afirma que as ações de combate ao mosquito vêm acontecendo ininterruptamente em toda a cidade. “Precisamos intensificar s as ações agora, já que entraremos em período de chuvas e assim, evitarmos um risco de contágio na temporada, quando a cidade recebe pessoas de diversas regiões do país. Para isso, precisamos do apoio da população.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Cinema: SEMANA DE 29/08 a 04/09/2008
Cine Porto (12) 3833-2066

"Jogo de Amor em Las Vegas"
Comédia!!!!! ás 15:40 hs e 19:40 hs

" A Mumia" - Tumba do Imperdor Dragão"
Ação!!!!! ás 17:30 hs e 21:30:00 hs


cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Anuncie

Neurose

No alto da Serra,
na nuvem cúmulo-nimbo,
o relâmpago estalou,
o trovão ribombou
como bomba que estourou,
e abalou o velho expedicionário
e seu recorrente pesadelo
da batalha do monte castelo.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Rotary

Segue e-mail que recebi do Rotary Internacional.
Mais uma boa notícia p/ a nossa cidade.

Francis - AHPC
Caraguatatuba, SP

Caraguatatuba, 2 de setembro de 2008

À Francisca Ferreira Alves
M.D. Presidente da Associação de Hoteis e Pousadas de Caraguatatuba SP

Prezada senhora

Com satisfação, comunico-lhe que o Governador do Distrito 4600 do Rotary International, Antonio Sergio Ferri da Silva, houve por bem designar oficialmente como sede da próxima Conferencia do Distrito 4600, a cidade de Caraguatatuba, a realizar-se nos dias 29, 30 e 31 de maio de 2009
Este evento deverá congregar nesta cidade, aproximadamente 1300 participantes. Assim sendo será necessária uma boa acolhida por parte da rede hoteleira.
Com a finalidade da direção da Conferência divulgar os locais de hospedagem existentes, solicitamos a V.S. que forneça o nome e o endereço dos estabelecimentos que poderão hospedar os participantes, para o EGD.Orvile Kairalla Riemma , Rua Bolívia, 289 – Jardim das Nações – 12030-290 Taubaté SP ou pelo e mail orvilekr@terra.com.br .
Agradecendo sua colaboração, receba nossa cordial saudação.

EGD. Carlos Eduardo Corrêa da Costa

Morte de criança

Lamentável o posicionamento do secretário da saúde, Clingel Frota, em relação ao caso do menino Luan. Precisava ele ter chamado a mãe da criança de mentirosa e negligente? É bem provável que ele nunca tenha precisado levar um filho à Santa Casa, muito menos a um posto de saúde, para poder fazer uma afirmação dessas num momento tão delicado, tão difícil, tão doloroso, sobretudo para uma mãe. Se algum dia ele tivesse procurado o nosso sistema de saúde, poderia facilmente constatar que a negligência está lá. Que outra palavra poderia ser usada para classificar aquele tipo de atendimento em que o médico pergunta à mãe qual é a queixa da criança que está prostrada à sua frente, ardendo de febre, e lhe prescreve um medicamento sem nem sequer olhar sua garganta? Relatos assim existem aos montes, basta ouvir a população. Já soube de uma gestante que foi fazer ultra-sonografia, com um pedido de Raio X. Quem não tem um plano de saúde decente ou não pode correr para São José dos Campos ou São Paulo corre o risco de perder um ente querido, como no caso dessa mãe, e ainda ter de engolir um descalabro desses. Essa declaração é uma afronta a todos nós, munícipes, que vira e mexe precisamos dos serviços da saúde pública. Que falta de sensibilidade! Que falta de humanismo! Vamos respeitar a dor dessa mãe. Vamos parar de atribuir tudo às eleições.

Laura Monteiro
Ubatuba, SP

Movimento de Hip Hop de Ubatuba ganha reconhecimento

Dia 06/09 acontece no Capão Redondo a gravação do 2º dvd 100% FAVELA a participação dos mais importantes representantes do HIP HOP paulista: Mano Brown, dos Racionais, TRIF, Ferréz, Negredo, Detentos do Rap, Facção Central, Ice Blue...
Para participar dessa festa, foi convidado o Grupo PRIORIDADE FAVELA do Ipiranguinha, liderado pelo rapper Bob. Juntos, deverão participar o rapper Tatu, o Quinho, dj do HK, e o Jonathan, da Terapia do Gueto, de Ribeirão Preto, mas que, atualmente está em U batuba.
Na segunda, o grupo deverá participar da gravação do “Programa Minos e Minas” da TV Cultura, a convite do apresentador Rappin Hood, que esteve na Cooperativa Educacional Ubatuba, quando fez o convite ao Bob.
O Movimento de Hip Hop ganhou força com a realização das oficinas organizadas pela Fundação Alavanca, patrocinada pela Petrobras.
O pessoal do Capão Redondo, que tem dado a maior força para a organização do Movimento Hip Hop de Ubatuba, estabeleceu essa parceria a partir da apresentação do Ferréz, em 2004, nas Escolas Estaduais Idalina Graça e Deolindo de Oliveira Santos. Posteriormente, esteve no Hip Hop da Paz em 2006 e deverá estar no próximo Hip Hop da Paz, que está sendo organizado para acontecer em 08/11/08 com o apoio da Fundação Alavanca e do Movimento Ubatuba em Rede.
O que é Ubatuba em Rede?
É uma rede de entidades que se uniu, para democratizar informação melhorar a articulação e viabilizar ações e projetos, que proporcionem a melhoria de qualidade de vida em Ubatuba.
Comerciantes e pessoas físicas que quiserem patrocinar a ida do grupo à São Paulo e o Hip Hop da Paz podem entrar em contato com :


Sonia Bonfim
Fundação Alavanca
sonia107@itelefonica.com.br 

Rui Alves Grilo
Comunicação
ragrilo@terra.com.br

Corretor de imóveis, profissão em destaque na mídia

No último dia 27 de agosto, os corretores de imóveis de todo o País comemoraram o Dia Nacional da categoria com boas conquistas. Em 46 anos de regulamentação da profissão, através da lei 4.116/62, os profissionais do segmento imobiliário confirmaram o respeito e a credibilidade por parte da sociedade, ganhando cada vez mais espaços nas questões habitacionais do País.
Além disso, a fiscalização exercida pelos Conselhos Regionais tem se intensificado, evitando a atuação de pseudocorretores e moralizando o mercado.
De maneira inédita, a data comemorativa deste ano serviu para que a categoria fosse significativamente prestigiada por importantes veículos de comunicação, que dedicaram páginas inteiras de suas publicações à história da profissão e a homenagens aos corretores.
O CRECI-SP, por sua vez, falou à mídia a respeito de toda a evolução por que passa o mercado imobiliário no País, comentando as reivindicações da classe que têm sido atendidas, como os benefícios advindos da redução de juros e do aumento de prazos dos financiamentos, e, indiscutivelmente, o financiamento de 100% do valor do imóvel para propriedades usadas até R$ 130 mil.
Além disso, importantes imobiliárias também publicaram seus anúncios em reconhecimento ao esforço dos profissionais que fazem parte de seus quadros de funcionários, confirmando-os como os principais responsáveis pela realização dos sonhos de centenas de famílias.
Para o presidente do CRECI-SP, José Augusto Viana Neto, a categoria passa por uma nova fase, voltando sua atenção para o aprimoramento profissional e para a educação continuada. "Temos percebido um grande interesse por parte dos corretores de imóveis nos cursos, palestras e atividades culturais oferecidas pelo Conselho. Há um número cada vez maior de inscritos cursando o PROECCI, tanto na Capital quanto no Interior e no Litoral. E acredito que é isso que a sociedade realmente espera de todos nós: ser atendida por profissionais capacitados, que atuem com ética e honestidade. Peço a todos os colegas que reflitam sobre essa realidade e que não façam de sua remuneração o objetivo final de seu negócio, mas que coloquem a satisfação de seus clientes como ponto principal de seu trabalho, fazendo com que os honorários sejam conseqüência dessa dedicação diária."

Ozéias Amaro de Oliveira
Coordenador de Pesquisa
ozeias@creci.org.br

Soluções Definitivas - Educação, 2001/2004

"A partir desse momento (acomodados os 1200 alunos sem teto) fomos providenciando, já com maior planejamento, os atendimentos de emergência que todos os dias aparecem nos 50 (cinqüenta) prédios de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e outras ações que exigiam mais tempo, maiores recursos e processos demorados.
Todos os prédios escolares receberam manutenção permanente e estiveram e estão em boas condições de uso para atender os alunos, professores e funcionários.. Alguns deles, além da manutenção, foram reformados, ampliados, trocados seus telhados e adaptados às novas realidades. Na data que escrevemos estas linhas (dezembro de 2004) os prédios escolares estão em condições satisfatórias de uso e isso poderá ser verificado por quem duvidar de nossa afirmativa.
Os prédios que tiveram reformas e ampliações mais amplas são os a seguir relacionados:
1 - EM Virgínia Melle da Silva Lefreve - Maranduba - Reforma geral e ampliação da cozinha, do refeitório e construção da Diretoria e Secretaria.
2 - EM Thereza dos Santos - Sertão da Quina - Reforma e adaptação do prédio superior. Reforma geral com troca do telhado do prédio inferior. A escola foi denominada na atual administração com o nome indicado pela comunidade.
3 - EMEI do Rio Escuro. Pequena reforma para dar-lhe condições de funcionamento. Construção do poço artesiano para abastecimento d´agua. Está prevista, no orçamento, a construção de prédio novo. O atual não aceita reformas que permitam atender nossos conceitos qualitativos e espaciais.
4 - EM do Corcovado. Foi murado o terreno, construída mais uma sala de aula, novos banheiros e reformada a cozinha.
5 - EM Ernesmar de Oliveira. Praia Dura. Construída uma sala de aula, novos banheiros e ampliada a cozinha e a despensa. Foi desapropriado o terreno do lado esquerdo de quem olha para a escola para amplia-la e criar instalações esportivas.
6 - EM Maria das Dores Santos Carpinetti. Rio Escuro. Totalmente reformada e melhorada, ampliada em duas salas de aula, duas baterias de sanitários, nova Secretaria, novo pátio interno revestido de piso cerâmico PI-5 e poço artesiano para o abastecimento d´agua.
7 - EM Maria da Cruz de Oliveira. Sertão do Perequê Mirim. Reforma geral da escola, novas janelas, no berçário, piso cerâmico no pátio interno e reforma completa da cozinha. Na inauguração foi denominada com o nome atual.
8 - EM Judith Cabral dos Santos. Perequê Mirim. Ampliação em quatro salas de aula, duas baterias de banheiros, refeitório, sala dos professores e ambientes externos. Na inauguração foi denominada com o nome atual.
9 - EMEI da Estufa II. Desapropriação da casa onde está instalada e reforma total para adapta-la à nova realidade. A área coberta da casa foi duplicada. Atende 50 (cinqüenta) crianças de quatro meses a três anos.
10 - EMEI Bessie Ferreira Osório de Oliveira. Itaguá. Foi cercada com muro de alvenaria, totalmente reformada, teve a cozinha e as áreas de serviço ampliadas e todas suas salas de aula dotadas de solário. Parque e jardins também foram reformados. Na inauguração foi denominada.
11 - EM Pe José de Anchieta. Centro. Foi totalmente reformada interna e externamente e teve seus telhados trocados. Foi criado espaço para horta escolar.
12 - EM Olga Ribas de Andrade Gil. Centro. Foi totalmente reformada interna e externamente e construída nova cozinha e novo pátio coberto.
13 - EM Prof Joaquim Luis Barbosa. Bela Vista. Totalmente reformada e ampliada em duas salas de aula e sala de diretoria. Na inauguração foi colocado o nome do Prof. Joaquim Luis Barbosa.
14 - EM Maria Alice Alves Pereira. Marafunda. Além de pequenas reformas e da manutenção constante foi ampliada em duas salas de aula. Nesta escola convivemos com a escola estadual do mesmo nome em direção compartilhada. O prédio é de propriedade da Prefeitura Municipal. (Em 2005, com a inauguração da EM Silvino Teixeira Leite, ficou a serviço da educação estadual).
15 - EMEI-CRECHE Irmã Sofia Rodrigues de Lima. Ipiranguinha. Além da manutenção constante recebeu ampla reforma que bastante melhorou suas instalações.
16 - EM José Celestino Aranha. Horto Florestal. Ampliada em uma sala de aula e constante manutenção do prédio. É um prédio velho, bastante precário e necessita ampla reforma. Também neste prédio convivemos com a escola de Estado do mesmo nome e essa convivência terá que continuar no próximo ano.
17 - EM Richard Juarez Gobbi. Taquaral. A escola foi murada e teve ampliado seu pátio coberto, reformado o telhado e trocados seus forros por material PVC mais higiênico e resistente.
18 - EM José Belarmino Sobrinho. Poruba. Foi denominada na atual administração e ampliada em três salas de aula e totalmente reformada e murada. Também sua quadra de esportes foi reformada.
19 - ECOI do Ipiranguinha. Com repasse de verba da Prefeitura e apoio técnico da Equipe de Manutenção foi reformada e ampliada a casa onde funciona a ECOI do Ipiranguinha.
20 - EMEI Terezinha Fernandes Rossi. Pedreira. Construído muro de arrimo, urbanizada, construídas duas novas salas de aula , diretoria, nova cozinha e reforma do prédio velho. Na inauguração foi registrado o nome da patrona.
21 - Outras pequenas reformas foram realizadas em quase todos os prédios para mantê-los em condições de atender bem às crianças. Poços artesianos foram furados nas escolas: Iberê Ananias Pimentel. Picinguaba e Fortaleza, no bairro do mesmo nome. O grave problema do abastecimento d´agua naqueles bairros, assim como no Rio Escuro, ficou resolvido em definitivo.
Deixamos claro que todos os projetos de implantação e executivos destas reformas foram realizados pelos Engenheiros: Virgílio José Guatura e Sebastião Ferreira de Carvalho Júnior (Romão) e os recursos para sua execução retirados da verba da Educação da Prefeitura Municipal de Ubatuba. Os recursos bem administrados, rendem bastante e geram obras, compras e serviços. Prédios confortáveis são um primeiro passo para a educação de qualidade".
VIVA UBATUBA!. Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

Achou a Fé:

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Periquito na Maranduba © Thomaz

Periquito na Maranduba
© Thomaz

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor