Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 08 de Setembro de 2008 - Nº 2027 Edições Anteriores

Anuncie

Região
Litoral Norte tem 13 praias impróprias
Onda Limpa começa em Caraguá


Caraguatatuba
Caraguá vira referência na cultura
Sucesso garante nova temporada
Caraguá quer fiscalizar hotéis clandestinos
Caraguá vai lançar Roteiro Gastronômico
Projeto é aceito pelos hoteleiros
Cetesb multa prefeitura por falta de adequação no transbordo
Caraguá conta com escolinhas de Futebol
Comediante Ary Toledo é a atração do próximo sábado no Teatro Mario Covas


Ilhabela
Esqueleto humano datado de 2 mil anos é descoberto em sítio arqueológico
Meninas da Ilha, Santa Tereza e 21 Caiçara sagram-se campeões da Copa Beach Soccer “Ilhabela 203 anos”
Prefeitura de Ilhabela encerra vazadouro Municipal

São Sebastião
Homem é preso por furtos no litotal
Vereador quer transparência e sugere publicação das contas da prefeitura e Câmara em portal na internet
Estação Meteorológica completa 4 anos de pesquisas na região

Ubatuba
Mulher é presa ao tentar atirar na cunhada
Clodovil está internado com embolia pulmonar
Cetesb confirma fechamento do lixão municipal
Abertas inscrições para creche, educação infantil e ensino fundamental

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Litoral Norte tem 13 praias impróprias

Litoral Norte - O Litoral Norte está com 13 praias impróprias para banho, segundo o mais recente boletim de balneabilidade divulgado pela Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental). Estão impróprias as praias de Viana, Saco da Capela, Itaguaçu e Perequê, em Ilhabela. Em Caraguatatuba, cinco praias que devem ser evitadas --Centro, Indaiá, Pan-Brasil, Porto Novo e Tabatinga. Já em São Sebastião, a balneabilidade das praias Deserta, Pontal da Cruz, Porto Grande e São Francisco foi avaliada como imprópria pela Cetesb. (Fonte: ValeParaibano)

Onda Limpa começa em Caraguá

Litoral Norte - O Programa Onda Limpa Litoral Norte será lançado na segunda-feira às 15h na Estação de Tratamentos de Esgoto do bairro Porto Novo em Caraguatatuba. No evento serão anunciadas as primeiras obras previstas pela iniciativa.
O investimento é uma parceria da Secretaria de Saneamento e Energia do Estado com a Sabesp e pretende aumentar a coleta e tratamento dos esgotos da região litorânea dos atuais 30% para 85% Os investimentos previstos alcançam R$ 240 milhões.
Na ocasião, será inaugurada a Estação de Tratamento de Esgotos Porto Novo, em Caraguá."Essa Estação é muito importante para Caraguá e região, após concluída, ela vai contribuir para coleta e tratamento de esgoto da região mais populosa da cidade", disse o secretário de Meio Ambiente de Caraguá, Araucy Mansano.
Será ainda anunciado o início da licitação para as obras do Sistema de Esgotamento Paúba, em São Sebastião e o lançamento do edital das obras do Sistema de Esgotamento de Ubatuba. (Fonte: ValeParaibano)


Notícias de Caraguatatuba Topo

Anuncie Noroeste News

Caraguá vira referência na cultura

Caraguatatuba - Artistas da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) sobem a serra e ganham destaque em outras regiões. Conquistas que atraem cada vem mais adeptos às inúmeras oficinas oferecidas pela entidade.
Para quem pensa que só de sol e mar vive Caraguatatuba, engana-se: eventos culturais a cada dia ganham espaço entre a população, e até mesmo turistas, que já descobriram um novo atrativo no município. "A população já começou a perceber que cultura é para todos", afirmou o presidente da Fundacc, Ricardo Gaspar.
Segundo ele, a entidade vem investindo na valorização dos artistas locais. Além disso, inúmeros eventos gratuitos vem sendo oferecidos em parceria com o governo do Estado. "O caminho para a juventude está na parceria educação, cultura e esporte. Acreditamos no pessoal daqui", disse.
E, acreditando nos artistas locais, a Fundacc comemora este ano inúmeros prêmios com a dança. "O Corpo de Baile Municipal venceu três dos quatro espetáculos que participou este ano", afirmou.
No último mês de maio, o Corpo de Baile levou a primeira colocação no 25ª Festival Nacional de Dança do Rio de Janeiro. Sob a direção da coreógrafa e bailarina Cristina Neves, venceu na categoria estilo livre com a coreografia "Em Seu Lugar".
Também no início do ano, o grupo conquistou a segunda colocação do 19ª Festidança, em São José dos Campos, com a apresentação do duo "Por um Fio", na categoria contemporânea.
No mês passado, na capital, o Corpo de Baile recebeu duas premiações no 27ª Enda (Encontro Nacional de Dança). Ficou em primeiro lugar com a coreografia "Mutação", na modalidade contemporâneo amador, e em segundo lugar com a coreografia "Em Seu Lugar", na modalidade livre amador.
"Essas premiações renderam ao grupo a possibilidade de retomar à capital para uma noite de gala no Teatro Sérgio Cardoso, nos próximos dias 6 e 7 de outubro", disse Gaspar.
O Grupo de Dança de Rua de Caraguá também recebeu, no último dia 24, duas premiações no 12º New Fest Dance de Campos do Jordão. O primeiro lugar ficou para a coreografia "Quando os Bonecos Criam Vida", na categoria júnior 2, e o terceiro lugar com "Fazendeiros", categoria infantil.
A Cia. de Teatro de Areia de Caraguatatuba também vem ganhando destaque, inclusive com o espetáculo "Pequeno Príncipe", em cartaz este mês na capital (leia nota abaixo).
OFICINAS - A Fundacc oferece inúmeras oficinas culturais à população, desde teatro, música e dança, com o objetivo de descobrir novos talentos e despertar o interesse da população.
Além de atividades na sede da entidade, região central, existem programações específicas oferecidas nos bairros. Informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3883-3737 (Fonte: ValeParaibano)

Sucesso garante nova temporada

Caraguatatuba - O espetáculo "Pequeno Príncipe", da Cia. Teatro de Areia de Caraguatatuba foi, no ano passado, no município, aclamado por mais de 9.000 pessoas. O sucesso rendeu ao grupo o convite para estrear uma temporada de dois meses, até o final de setembro, no Teatro Arthur Azevedo, em São Paulo. Agora, o grupo começa os preparativos para o espetáculo "Pinóquio", que será exibido em Caraguá no próximo mês, em função do Dia das Crianças. "O convite para se apresentar em São Paulo foi uma surpresa, mas vem de encontro ao que almejamos", disse o coordenador de Teatro da Fundacc, Adbaílson Cuba. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá quer fiscalizar hotéis clandestinos
Nova diretoria da Associação dos Hotéis defende mais rigor contra estabelecimentos irregulares

Caraguatatuba - A nova diretoria da Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba, empossada na semana passada, anunciou projetos que visam incrementar o setor já na próxima temporada de verão. Estabelecimentos irregulares e a falta de divulgação do turismo local estão entre as principais queixas dos hoteleiros.
A entidade apontou algumas metas que deverão ser trabalhadas até o final do ano. As propostas foram elogiadas pelos hoteleiros (veja texto nesta página). "Nossa intenção é correr para conseguir bons resultados já na próxima temporada", disse o diretor social, Rodrigo Tavano, do Hotel Pousada Vivenda do Mar, na Cocanha.
Segundo ele, a principal meta é intensificar a fiscalização junto aos estabelecimentos irregulares, entre pousadas e hotéis, que cresceram na cidade no último ano. "Com os empreendimentos da Petrobras, aumentou muito o número de pousadas ilegais na cidade", disse.
A estimativa da entidade é que atualmente tenham cerca de 80 estabelecimentos ilegais espalhados por Caraguá. "A ilegalidade pode implicar em falta de segurança e até mesmo das devidas condições sanitárias. É prejudicial não só aos estabelecimentos legais, que pagam os impostos, mas à cidade", disse.
Para o diretor, é necessário uma fiscalização intensa com o apoio da prefeitura para legalizar tal situação. "Também estaremos investindo em novos associados", disse.
Além disso, Tavano afirmou que a entidade pretende organizar um abaixo-assinado a ser encaminhado ao Ministério do Turismo solicitando a divulgação de Caraguatatuba no site oficial do Governo. "Se você entrar no site oficial do Ministério do Turismo, vai achar Ubatuba e Ilhabela, mas absolutamente nada de Caraguatatuba", disse.
A entidade, acrescentou ele, pretende investir junto à Secretaria de Turismo local para aprimorar a divulgação do município, inclusive de olho no turismo internacional. "Não temos que pensar somente em turistas da região e de São Paulo, mas termos infra-estrutura adequada para recebermos bem o turista estrangeiro".
INFRA-ESTRUTURA - Outra meta apontada pelo diretor é fortalecer a idéia de que Caraguá precisa de um aeroporto, mesmo que para receber vôos domésticos. Além disso, disse o diretor, buscar soluções para nos adaptarmos a uma visão mais ampla de hotelaria. "Temos que visar novas perspectivas do turismo na região, como o estudo de línguas, sites bilíngues e melhor preparo da estrutura física e humana", disse.
Por fim, a entidade pretende contribuir para a inclusão de outros segmentos turísticos, além de sol e mar. "Temos o turismo religioso, agora com a imagem no morro Santo Antônio, além de projetos voltados ao ecoturismo. "Temos que cada vez mais investir em alternativas turísticas que não fiquem restritas ao sol e mar", disse.
Problemas como saneamento básico e água também foram destacados pelo diretor da Associação de Hotéis e Pousadas. "Vamos acompanhar de perto os investimentos anunciados para questões como saneamento básico e água", afirmou.
SUCESSO - Mesmo antes de chegar ao fim, o concurso gastronômico 'Caraguá A Gosto', foi considerado um sucesso por grande parte dos participantes.
O evento, que termina hoje, já registra um acréscimo de 25% de visitantes à cidade, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretaria de Turismo.
Para o presidente da Associação Comercial de Caraguatatuba, Paulo Bijos, o evento foi superior ao ano passado. "O evento virou uma grande marca do nosso turismo em termos de repercussão. A cidade tem ficado lotada todo final de semana", disse.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 10 de setembro, às 20h, no Teatro Mário Covas, em Caraguá. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá vai lançar Roteiro Gastronômico

Caraguatatuba - A Secretaria de Turismo de Caraguatatuba irá lançar um 'Roteiro Gastronômico' do município. Para a elaboração do projeto, a secretaria agendou um encontro entre os comerciantes da cidade para o próximo dia 16, na sede da Associação Comercial. Devem participar proprietários de bares, restaurantes, pizzarias e quiosques, assim como demais estabelecimentos. A Associação Comercial de Caraguá fica localizada à Rua Engenheiro João Fonseca nª 484, no Centro da cidade. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Turismo, pelo telefone 3882-6190. ntes, pizzarias e quiosques, assim como demais estabelecimentos. (Fonte: ValeParaibano)

Projeto é aceito pelos hoteleiros

Caraguatatuba - As propostas apresentadas pela Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba foram bem recebidas pelos hoteleiros.
Um exemplo é o proprietário da pousada Arpoador, Emanuel Terra, que acompanha os trabalhos da entidade desde 1986. "Com certeza é preciso mais fiscalização junto a essas pousadas ilegais. Não queremos atrapalhar ninguém, mas é necessário que todos trabalhem de forma correta para que ninguém saia prejudicado", disse.
Segundo ele, a ilegalidade pode inclusive comprometer a própria segurança dos hóspedes, assim como o turismo de negócios que vem se fortalecendo no município. "Quem estiver trabalhando de forma irregular deve procurar se legalizar primeiro."
Outro hoteleiro que também é favorável à maior fiscalização do setor, assim como novos investimentos em prol do turismo de Caraguatatuba, é o proprietário da Pousada Sol de Verão, Herman Vanderstappen.
"É preciso aumentar a fiscalização junto às pousadas, já que há muita gente por aqui trabalhando totalmente irregular. Isso não pode acontecer", afirmou.
COBRANÇA - Os investimentos no setor, como o apoio na divulgação do turismo local, também foram bem vistos pelo empresário. "A divulgação de Caraguá só vem nos beneficiar. Além disso, se o Ministério do Turismo divulga outros municípios do Litoral Norte, por que não Caraguatatuba?. Devemos sim cobrar mais divulgação." (Fonte: ValeParaibano)

Cetesb multa prefeitura por falta de adequação no transbordo

Caraguatatuba - A Cetesb multou, no mês de agosto, a Prefeitura de Caraguatatuba, no valor de R$ 28,460 mil justificando falta de atendimento de uma advertência dada no mês de janeiro, solicitando adequações no transbordo do lixo.
Segundo a engenheira sanitarista, Nadia Azevedo de Almeida, da Cetesb, no mês de janeiro deste ano foi aplicada uma advertência na prefeitura pedindo adequações no transbordo do lixo e impermeabilização do solo, pois no transporte e descarte dos resíduos na área de descarga, drena um líquido conhecido como chorume, o que ambientalmente é agressivo.
O prazo dado na advertência para resolver este problema foi de 30 dias. “Em inspeções feitas durante o primeiro semestre foi verificado que a prefeitura não tinha tomado as devidas providências, e no mês de julho, quando aconteceu a última inspeção, percebemos que ainda nada tinha sido feito. Então foi aplicado uma multa, com prazo de 120 dias para a solução e adequação, que seria a impermeabilização do solo e transporte adequado do lixo”.
Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Caraguá, a prefeitura, todas as vezes que a Cetesb notifica, regulariza as advertências.
Com relação a advertência dada em janeiro deste ano, a prefeitura informou que notificou a empresa que faz o transporte do lixo até a área do transbordo, que já fez as devidas adequações. Sobre a impermeabilização do solo, o município já está tomando providências e também, as devidas adequações.
A área de transbordo fica no bairro Gaivotas, e há cerca de um ano, o lixo de Caraguatatuba é transportado para um aterro sanitário da cidade de Santa Isabel, no Vale do Paraíba
Ainda de acordo com a assessoria, a área de transbordo recebe cerca de 100 a 120 toneladas de lixo por dia, e gasta cerca de R$ 120 mil por mês. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá conta com escolinhas de Futebol

Caraguatatuba - Os adolescentes de 12 a 17 anos que tiverem interesse em praticar Futebol, poderão fazer parte das escolinhas, gratuitamente, no Campo do Brasília, no bairro Porto Novo e no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
O professor responsável Éden Pimenta Júnior treinará a garotada toda terça-feira e sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, no Campo do Brasília. Já no CEMUG, o treino ocorrerá segunda-feira, quarta-feira e quinta-feira, nos mesmos horários.
Além do Futebol, Caraguá conta também com diversas outras modalidades. Nos sete núcleos espalhados pelo município são dadas a oportunidade para a prática de Basquete, Futsal, Vôlei, Handebol, Ginástica e Tênis de Mesa.
No CEMUG são realizadas as aulas de Natação, Hidroginástica e Tênis.
De acordo com a Secretaria de Esportes, os interessados devem se dirigir ao Centro Esportivo Municipal, aos núcleos mais próximos de suas casas, ou ligar para (12) 3887 1165. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Ary Toledo é a atração do próximo sábado no Teatro Mario Covas
O espetáculo "A Todo Vapor" promete arrancar gargalhadas da platéia em Caraguá. De acordo com a produção, os ingressos podem ser adquiridos no valor de meia-entrada, em uma promoção especial que termina na sexta-feira, dia 12

Caraguatatuba - O Teatro Mario Covas recebe no próximo sábado, dia 13 de setembro, o show "A Todo Vapor", do comediante Ary Toledo. O espetáculo acontecerá em sessão única, às 21h, e tem censura 14 anos. De acordo com a produção Flor de Nan, o público poderá assistir ao comediante pagando meia-entrada. Para garantir a promoção, é necessário adquirir o ingresso antecipadamente, no valor de R$ 20,00, até sexta-feira, tanto em Caraguá como em São Sebastião, por onde Ary Toledo passará também neste final de semana.
Após sexta-feira, o convite fica em R$ 40,00 por pessoa, com desconto de 50% somente para estudantes, aposentados, idosos, professores, funcionários públicos e clientes Porto Seguro.
O espetáculo é dirigido ao público adulto e traz textos certos, aliados a um humor personalíssimo. É um show que diverte e muito a platéia com duração de 1h30.
Conforme a produção local o show é realmente uma fábrica de riso, e está dividido em quatro etapas: Política, Sogra, Crianças e Raças, além das "Piadas de Português", que são as que mais dão resultado.
Não esqueça, no próximo sábado, a boa pedida é conferir o comediante Ary Toledo em Caraguá. Prestigie!
Serviço
13 de setembro de 2008
Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba
Ingressos: R$ 20,00 até sexta-feira - na Nice Calçados e Himpacto Fashion, no Caraguá Praia Shopping
14 de setembro de 2008
Teatro Municipal de São Sebastião
Ingressos: R$ 20,00 até sexta-feira - na Ótica Ponto de Vista e na Drogaria Nossa Senhora Aparecida, na praça Antonio Argino (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Mazzei

Esqueleto humano datado de 2 mil anos é descoberto em sítio arqueológico

Ilhabela - Recentemente a arqueóloga Cintia Bendazzoli que coordena as atividades do Instituto Histórico, Geográfico e Arqueológico de Ilhabela da Secretaria Municipal da Cultura, escavou um sítio arqueológico do tipo sambaqui, deixado como remanescente da ocupação de um povo que desapareceu da costa muito antes da chegada dos colonizadores.
Neste sítio arqueológico foi encontrada um sepultamento humano de um membro desse povo, enterrado em meio a conchas e ossos de animais dentro de um abrigo rochoso em Furnas, no Norte da Ilha. A análise desse esqueleto revelou que se trata de um homem de aproximadamente 45 anos de idade, e existem evidências nos ossos de diferentes tipos de infecção, uma delas bastante avançada e que poderia tê-lo levado à morte.
Uma amostra do osso desse indivíduo foi enviada a um laboratório em Miami, EUA e o resultado da análise que acabou de chegar revela que este homem viveu há 2 mil anos, sendo até agora o mais antigo habitante já conhecido deste arquipélago.
Este é o primeiro sepultamento humano retirado em contexto de sítios arqueológicos deste município, e sua datação revela a ancestralidade da ocupação de Ilhabela, que antes desse achado era inferida com base em uma datação de outro município.
Este achado inédito poderá ser visitado pelo público a partir do dia 9 de setembro quando ocorrerá a inauguração da exposição arqueológica Fragmentos do Tempo. A inauguração será às 20h no Instituto Histórico, Geográfico e Arqueológico de Ilhabela, avenida Princesa Isabel, 1682, no bairro Perequê.
A exposição revela através dos objetos arqueológicos uma parte ainda pouco conhecida da história e da pré-história de Ilhabela. Os artefatos expostos foram encontrados em locais onde outrora viveram os antigos habitantes deste litoral, e foram por eles utilizados há muito tempo. São fragmentos do passado que sobreviveram ao longo dos séculos e mostram hoje a riqueza daquelas culturas que um dia foram soberanas em todo este litoral.
Para a arqueóloga Cintia Bendazzoli, neste mesmo lugar
pode haver outros esqueletos humanos, mas poucos, já que este é um sítio pequeno. “No entanto, em outros sítios similares em Ilhabela com certeza tem”, afirma Cíntia. Ela explica que estes sítios são localizados sempre em áreas litorâneas. Provavelmente, foram construídos por um povo justamente com a intenção de utilizá-los para sepultamento. Todos estes sítios foram montados a partir do acúmulo de conchas e restos de animais em um mesmo lugar.
A arqueóloga informa que a escavação foi do tipo amostral, com a retirada de apenas um pouco de material. “No futuro, estudaremos outros sítios em Ilhabela para termos uma idéia do panorama de ocupação regional e, a partir daí, reescrevermos a vida dos antepassados”, ressalta Cíntia. (Fonte: Imprensa Livre)

Meninas da Ilha, Santa Tereza e 21 Caiçara sagram-se campeões da Copa Beach Soccer “Ilhabela 203 anos”

Ilhabela - As finais da Copa de Beach Soccer “Ilhabela 203 anos” nas categorias Feminino, Veterano e Principal, agitaram a Praça de Eventos Pref. Roberto Fazzini, na última terça-feira.
A equipe Meninas da Ilha foi campeã pela categoria Feminino, vencendo o Meninas do Litoral por 8 a 2. No veterano, o Santa Tereza venceu o Canarinho por 6 a 2, sagrando-se campeão. Na categoria principal quem se consagrou foi a equipe do 21 Caiçara que venceu a equipe Pavilhão 9 por 5 a 2.
Na copa foram destaques: a jogadora Thayane, artilheira na categoria feminino da equipe campeã Meninas da Ilha, com 5 gols; a goleira menos vazada foi a atleta Vanessa, também da Meninas da Ilha; o atleta Bugaia da equipe Santa Tereza foi o goleiro menos vazado da categoria Veterano; os jogadores Bili e Ivanildo foram os artilheiros com 04 gols cada, ambos da equipe Santa Tereza; na categoria principal o atleta Mauricio da equipe 21 Caiçara foi o artilheiro com 10 gols e o goleiro menos vazado foi Edelzio do Pavilhão 9.
Na ocasião foram entregues os troféus para os campeões e segundo lugar, com a presença do secretário municipal de Esportes, José Roberto de Jesus (Beto de Mazinho).
A Copa Beach Soccer “Ilhabela 203 anos” foi uma realização da Prefeitura em comemoração aos 203 anos de Emancipação Político-Administrativo de Ilhabela. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura de Ilhabela encerra vazadouro Municipal

Ilhabela - Por 18 anos a área do “antigo lixão” – depósito de resíduos sólidos a céu aberto - acumulou cerca de 100 mil toneladas de resíduos que foram comprometendo a qualidade solo e do lençol freático de Ilhabela, além de causar problema ambientais e de saúde pública, devido as diversidades de vetores existentes no local. Além da presença de diversos animais como, urubus, moscas, ratos e cachorros, muitos adultos e crianças permaneciam no vazadouro.
Em junho de 2004 a Prefeitura Municipal por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente, encerrou as atividades do lixão e passou a enviar os resíduos produzidos para a cidade de Tremembé, para um aterro sanitário adequado, licenciado pela CETESB.
Com o inicio do transbordo a secretaria municipal de Meio Ambiente apresentou ao CBH – LN (Comitê de Bacias Hidrográfica do Litoral Norte) o projeto de readequação, encerramento e recuperação do atual vazadouro, que contou com verba do FEHIDRO e em sua primeira fase desenvolveu um estudo do passivo ambiental (contaminação do solo e lençol freático) e a readequação da área para disposição de resíduos específicos.
A segunda fase correspondeu a compactação dos resíduos existentes, com aterro e taludamento da área; a implantação dos sistemas de drenagem de água pluviais; do chorume, que hoje conta com canaletas que o conduzem ao um tanque de aço, que demonstra quando está próximo de atingir o volume máximo, possibilitando a retirada através de um caminhão apropriado que o conduz a uma ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) e a construção de uma estação de transbordo.
No inicio se transportava 476 toneladas ao mês, hoje se transporta 630 toneladas ao mês, sendo que durante a temporada esse número chega a duplicar.
Hoje o lixo produzido na cidade não tem contato com o solo, quando recolhido é diretamente despejado em carreta que realiza o transbordo. Na área se encontra melhorias significativas, o local ganhou outro aspecto por não conter mais “populações de urubus e moscas” nem mais exala o mau cheiro que antes incomodavam a população vizinha. Hoje com a contemplação do projeto de readequação e encerramento do vazadouro viabilizou melhorias para o solo, além da qualidade de vida para a população.
E na próxima terça-feira, 09, a Prefeitura de Ilhabela fará a entrega do encerramento e visitação do Vazadouro Municipal, a partir das 17h30, no local.
Segundo a moradora do bairro da Água Branca, Ana Helena de Siqueira Fiaquer, a remoção do lixão de Ilhabela beneficiou a todos, mais especialmente os residentes do bairro Água Branca, que convivia com a constante fumaça, moscas e urubus. “O lixo é um mal inevitável que produzimos diariamente. Com o passar do tempo e o frenético crescimento da população, o lixão além de desagradável, consistia em grave ameaça á nossa saúde”, concluiu a moradora.
Segundo o prefeito de Ilhabela, Manoel a execução do transbordo é de suma importância para a comunidade, pois visa solucionar os diversos problemas ambientais e de saúde pública que eram gerados pelo lixão, além de proporcionar a realização da coleta diferenciada gerando renda através da triagem de materiais recicláveis. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Homem é preso por furtos no litotal

São Sebastião - Um homem foi preso na madrugada de ontem acusado de praticar diversos furtos em residências e estabelecimentos comerciais da avenida Brasil, em São Sebastião. Segundo a Polícia Militar, Erandir de Souza, 34 anos, estava foragido também por furtos cometidos anteriormente e foi surpreendido quando tentava cometer um novo delito. Em São José, um homem foi preso na madrugada de ontem por porte ilegal de arma na região central. Segundo a PM, o acusado não soube explicar o porquê andar armado. Ele está preso no 1º Distrito Policial, mas será encaminhado amanhã para o CDP (Centro de Detenção Provisória). (Fonte: ValeParaibano)

Vereador quer transparência e sugere publicação das contas da prefeitura e Câmara em portal na internet

São Sebastião - “Não tem motivação política”, disse o vereador Robson Ceará sobre o projeto 37/08 que institui o Portal da Transparência para disponibilizar acesso do cidadão das contas públicas da Câmara e prefeitura. “A lei orgânica do município prevê isso. Entramos com o requerimento do projeto em março deste ano”, explica Ceará, que não é candidato a reeleição. “Com o portal, Câmara e prefeitura demonstrarão os gastos, inclusive detalhando as contas do gabinete”, sugere o vereador no texto original do projeto. Segundo ele, já existe esse sistema em algumas cidades do interior.
Marcos Leopoldino, atual presidente da Câmara Municipal, é favorável ao projeto. “Acho muito importante, porque dará maior transparência nas contas. Sou favorável ao projeto na íntegra”, disse. Leopoldino considera positivo o efeito do documento. “Hoje tudo parece ser suspeito nas constas do legislativo e executivo. Com o projeto, tudo vai ficar mais claro!”, ressalta.
No executivo, as contas são disponibilizadas no site da prefeitura de São Sebastião, mas o secretário da Fazenda, Amim Nossabein, considera o projeto uma boa idéia. “Tem que ser transparente mesmo. Se acordarem isso, faremos com todo prazer. O dinheiro público tem que se tratado de forma correta”, disse. Segundo ele, atualmente, a prefeitura faz as publicações das contas no site e nos editais no jornal. “Todo cidadão pode consultar as contas públicas. Inclusive, existem determinações legais. O projeto é uma redundância no caso da prefeitura, mas achamos saudável”, comenta Nossabein, que acredita servir como mais um instrumento para o executivo.
O projeto que deve gerar transparência na máquina pública e maior segurança à população a medida que conhecem os gestores que atuam em seus municípios, também organiza os dados sobre a aplicação adequada dos recursos nos municípios.
Portanto, mais que um instrumento de fiscalização, o sistema também pode servir como ferramenta de orientação aos órgãos legislativo e executivo de São Sebastião.
Porém, os moradores divergem na opinião: “eu acho importante ficar a disposição, porque assim agente vai aprendendo”, disse a dentista Gisele Cunha, que tem dificuldade de entender as contas expostas no site da prefeitura.
Para a digitadora Talita Santos, de 23 anos, é bom saber o que acontece nas contas públicas. “É difícil saber onde está sendo gasto o dinheiro. A gente vê nas placas das obras, mas não sabe se é aquilo mesmo”.
Já para o profissional autônomo, Cláudio Lopes, de 38 anos, é difícil acreditar em transparência mesmo com a iniciativa sugerida. “Primeiro acho interessante tirar a foto das notas autenticadas, porque são dados que a gente não tem como comparar. Precisa ter uma maneira de comprovar as contas. Precisamos saber se os números são mesmo verídicos”, desconfia o cidadão sebastianense.
TCE já tem acesso às contas públicas dos municípios
Em novembro do ano passado, fruto da Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos (Audesp), sistema pelo qual são enviadas e analisadas as informações contábeis dos municípios, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), impôs a prestação de contas pela internet dos 644 municípios do estado com acompanhamento em tempo real apenas do TCE. Na época, alguns prefeitos admitiram que a mudança vinha acompanhada por dificuldade de adaptação.
O município de Sorocaba, por exemplo, já serve como modelo para o desenvolvimento do sistema. Lá, a prefeitura, a Câmara Municipal, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a Fundação de Saúde e a Fundação de Previdência, compartilham o mesmo modelo de transmissão de dados, desenvolvido pela Consultoria em Administração Municipal (Conam) - empresa que presta assessoria a algumas administrações públicas de São Paulo e de outros Estados.
A utilização da tecnologia para agilizar a análise de dados serve não somente para uma melhor avaliação das finanças, mas também dos resultados sociais dos municípios. No caso de Sorocaba, a vontade política em unificar as informações em uma base de dados possibilitou, que virassem exemplo de base no projeto-piloto do Tribunal de Contas. (Fonte: Imprensa Livre)

Estação Meteorológica completa 4 anos de pesquisas na região

São Sebastião - O Instituto Educa Brasil (IEB), entidade ambientalista que monitora dados da bacia hidrográfica do Ribeirão da Fazenda, em São Sebastião, está comemorando quatro anos de leituras em sua estação meteorológica. Desde setembro de 2004 o IEB monitora dados 24 horas por dia, fornecendo dados para a etapa de climatologia do Projeto financiado pelo FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
A estação registra a quantidade de chuvas, temperatura (mínima e máxima), pressão atmosférica, ponto de orvalho, direção e velocidade dos ventos, umidade relativa do ar, e sensação térmica.
Para o Coordenador do Projeto e Diretor Jurídico do IEB, Eduardo Hipólito do Rego, as informações coletadas tornarão possível a identificação da curva meteorológica da bacia hidrográfica pesquisada, subsidiando dados para novos estudos sobre o clima e atividades de educação ambiental. Ele explica que o IEB tem sua sede em São Sebastião, mas seu campo de atuação são as quatro cidades da região do Litoral Norte.
Para ele, apesar de realizar um trabalho diário e uma série de planilhas importantes, falta interesse de parceiros, como a Defesa Civil, “que depende de informações sobre o acumulado de chuvas em suas atividades, e sofre com a falta de pluviômetros confiáveis”.
Apesar disso, o Instituto Educa Brasil pretende manter a estação meteorológica em funcionamento e ampliar seus pontos de monitoramento com auxílio de outras parcerias.
Dados que o IEB registrou - Alguns dados sobre a chuva já permitem que o IEB trace um perfil desses últimos quatro anos de registro. No dia 24 de março de 2005 houve a maior quantidade de chuva num mesmo dia (173 milímetros), o que fez daquele mês o recordista até agora em acumulado (364 mm). O ano de 2005 e 2006 empataram em dias de chuva (113), o que corresponde a 30,9% do ano chovendo. No ano passado esse número caiu para 108 dias (29,5% do ano) e até agora, em 2008, estamos com 87 dias de chuva no ano (35%). Ainda em 2007 tivemos o mês de agosto como o que choveu menos até o momento (apenas 2,4 milímetros), seguido de perto de julho deste ano, com 3 milímetros de chuva.
Sobre as temperaturas (mínimas e máximas), também é feito um comparativo com as médias dos meses, até para a conferência relativa às questões de aquecimento global. Fevereiro tem sido o mês mais quente nas médias gerais, e em 2007 registrou seu maior valor: 32,5ºC. Apesar disso, foi no dia 24 de janeiro de 2006 o dia mais quente até agora marcado: 38,30ºC. Em comparação este ano, o dia mais quente foi no dia 2 de março (37,8ºC). E com relação às médias de temperaturas mínimas, julho aparece como o mês de menores registros, sendo julho de 2007 o campeão até agora: média de 17,2ºC. Curiosamente, foi no dia 5 de setembro de 2006 que a estação registrou o dia mais frio: 11,6ºC. Em 2008, o dia 17 de junho foi o mais frio do ano: 14,4ºC.
Sobre os ventos também há dados interessantes, que não permitem afirmar que existe um mês com ventos mais fortes que outros, até porque as maiores marcas ficaram esparsas ao longo dos anos. No ano em que o instituto surgiu o vento mais forte foi em 17/10, com 53,6 quilômetros por hora (direção sudoeste), já no ano seguinte, em 2005, o dia 25/01 registrou 50,4 quilômetros por hora (oeste), em 2006 foi a vez de junho (26) com 53,3 quilômetros por hora (oeste), e o recordista dos quatro anos até agora, em 2007, com 60,1 quilômetros por hora no dia 21 de outubro (oeste).
É importante lembrar que a Capitania dos Portos interrompe a travessia de balsas entre São Sebastião e Ilhabela com ventos de 16 nós (24,5 km/h) para embarcações pequenas, e 21 nós (38,9 km/h) para as grandes.
Outros dados coletados também são importantes para o conhecimento da curva meteorológica da Bacia Hidrográfica em estudo, como a umidade relativa do ar, o ponto de orvalho, pressão atmosférica e a sensação térmica. “Todos os dados serão compilados em um único trabalho. E será disponibilizado para pesquisas sobre o clima da região” completa Hipólito. (Fonte: Imprensa Livre)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Mulher é presa ao tentar atirar na cunhada

Ubatuba - Uma mulher sofreu tentativa de homicídio na noite deste sábado (06), no bairro de Maranduba, em Ubatuba. Segundo a Polícia militar, o autor dos disparos é uma mulher (cunhada da vítima), que atirou quatro vezes, mas não acertou nenhum dos tiros.
O motivo da tentativa do crime seria briga familiar.
A vítima não se feriu e a mulher que disparou foi presa em flagrante e encaminhada para a Cadeia de Ubatuba por tentativa de homicídio. (Fonte: VNews)

Clodovil está internado com embolia pulmonar

Ubatuba - O deputado Clodovil Hernandes (PR-SP), de 72 anos, está internado no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, por causa de uma embolia pulmonar. Na quinta-feira, o parlamentar sentiu-se mal em sua casa, em Ubatuba, e foi para o hospital à noite. Nessa sexta feira, ele foi transferido da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para um quarto.
Segundo a assessoria do deputado em Brasília, ele não tem previsão de alta e deve ficar internado no hospital pelo menos por mais cinco dias. (Fonte: Imprensa Livre)

Cetesb confirma fechamento do lixão municipal

Ubatuba - Agora é oficial. Os técnicos da Agência da Cetesb do Litoral Norte já encaminharam um documento à diretoria da Companhia, pedindo que se tome providências quanto a continuidade do lançamento de lixo, no aterro sanitário de Ubatuba. Segundo o gerente da Agência Ambiental do Governo do Estado no Litoral Norte, João Carlos Milanelli, o parecer, da última vistoria feita no local, solicita o encerramento imediato do aterro sanitário ubatubense, em cumprimento ao termo de ajustamento de conduta assinado pelas autoridades locais, que deu prazo limite de uso do espaço, até o dia 1 de setembro de 2008.
O prazo estabelecido já expirou e, caso a diretoria da Cetesb acate o parecer regional, em poucos dias o lixão será fechado e o lançamento de resíduos suspenso.
A decisão dos agentes locais foi questionada pela prefeitura que pediu uma reconsideração do parecer, tendo em vista as melhorias realizadas no espaço e a paralisação da poluição no Rio Grande. Mesmo com o apelo, o gerente da Cetesb, João Milanelli ressalta que o termo básico para o acordo judicial foi o fechamento do local e tal determinação não pode ser dispensada. “Temos que reconhecer o bom trabalho da prefeitura no que diz respeito ao plano de encerramento do local.
O lixo está coberto, existe dreno de gás e as obras de estrutura do transbordo estão acontecendo. Porém, essas medidas são necessárias para que o local seja fechado causando o mínimo de dano ambiental possível. Portanto, o TAC prevê melhorias para o encerramento do local e não para a continuidade do despejo de lixo”, explica o gerente da Agência Ambiental do Governo Paulista no Litoral Norte, João Milanelli, acrescentando que não existe uma previsão para a resposta da diretoria da CETESB, em São Paulo, para o caso do aterro sanitário de Ubatuba.
João Milanelli apenas revela que o documento foi enviado com solicitação de urgência de análise. Sendo assim, ainda neste mês o futuro do Lixão deverá ser definido pelo Estado. No debate da TV Band Vale, nesta quinta feira, o prefeito Eduardo César admitiu que o espaço será inutilizado e que a opção adotada pela prefeitura, após o encerramento do lixão, será a do transbordo do lixo. (Fonte: Imprensa Livre)

Abertas inscrições para creche, educação infantil e ensino fundamental

Ubatuba - Até o dia 26 de setembro estarão abertas as inscrições para novos alunos interessados em uma vaga na creche, educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de educação.
Os interessados devem procurar as escolas mais próximas de suas residências, munidos de uma cópia de cada documento a seguir: certidão de nascimento da criança, carteira de vacinação, comprovante de residência, e RG do pai ou da mãe ou do responsável legal.
As escolas estarão atendendo das 8 horas às 11 horas, e das 13h30 às 17 horas, de segundas às sextas-feiras.
No período de 16 de outubro a 21 de novembro, deverão retornar para verificação e confirmação de matrícula. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Poesia Topo

Anuncie

Reparos

Tem muito falastrão por aí,
sem eira nem beira,
querendo reformar o mundo,
mas não conserta nem goteira.
Já Tio Tonico é diferente,
sem fazer alarde,
no ofício de carpinteiro,
às vezes conserta até gente.

Historinha

A cobra caninana,
aquela que se aninhou
entre as ripas do telhado
da escola agrupada
da Praia da Fortaleza,
para aprender o beabá,
achou muito fácil
fazer o eme, o esse e o ó.
Mas, ora, tenham dó,
não a expulsem,
ela bem que quis
só não conseguiu fazer o xis.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Morte de criança

É dever cívico congratular-se e dar-lhe os parabéns à Senhora Laura Monteiro pelo sábio, sensível e humano desabafo sobre a "MORTE DE CRIANÇA" publicado na imprensa virtual (Litoral Virtual, O´Guaruçá e Ubatuba Víbora, aos 04-09-08"). Certamente está faltando sensibilidade e humanidade aos nossos homens públicos. Também não podemos descartar a ausência de qualificação técnica e humana para a ocupação de certos cargos públicos. O princípio fundamental que deve guiar todo funcionário público é definido pelo conceito: "SERVIDOR PÚBLICO". Esse conceito parece desterrado pela atual administração e substituído por beligerância jurídica para amordaçar a população e impedir, quaisquer manifestação, contra os desmandos ou deficiências existentes na Administração Municipal de Ubatuba.
Para não ser processado, mais uma vez, ou caluniado, me atribuindo delitos que não pratiquei, cito as palavras do Sr. Clingel Frota, Secretário de Saúde, sobre o caso em apreço:
"O Secretário ainda revela que a Prefeitura irá mover um processo pedindo que Ana Paula, mãe de Luan, apresente provas sobre as acusações que ela anunciou em panfletos, neste último domingo, durante um protesto contra a morte do filho. Clingel Frota acredita que a mãe de Luan e o caso estão sendo utilizados eleitoralmente" (SIC).(Fonte: Litoral Virtual de 03-09-08, citando Imprensa Livre).
A citação acima não exige explicações. Todas as mães de Ubatuba que sofrem com as deficiências da Saúde Pública devem ter sentido uma espada cravada em seu coração e um medo apavorante a se manifestar ou reivindicar assistência a que teriam direito.
Reitero minhas congratulações e meus parabéns, à Senhora Laura Monteiro, pela oportunidade de suas manifestações de repúdio e pela sensibilidade humana e feminina ante o sofrimento de uma mãe. Sofrimento elevado à enésima potência pela truculência dos representantes do poder público.
VIVA UBATUBA! Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba, SP

Merenda Escolar - Educação 2001/2004

"A SEÇÃO DE MERENDA ESCOLAR teve tratamento diferenciado desde o primeiro dia de mandato.
Recebemos com herança, da administração anterior, uma Seção completamente desestruturada, com estoques zero e um contrato draconiano que consumiria toda a verba de investimentos da Prefeitura, no exercício de 2001. O contrato, cheio de irregularidades, tinha sido assinado, aos 12 de setembro de 2000, com a "Empresa Santa Helena-Comércio de Alimentos Ltda", da cidade de Jacareí. A primeira providência foi rescindir o contrato, sem ônus para a Prefeitura, e providenciar outros caminhos legais, à compra de alimentos necessários ao fornecimento da merenda às crianças. Os dois primeiros meses foram difíceis, mas a merenda foi servida todos os dias em todas as escolas.
A partir de abril de 2001, o cardápio foi divulgado, todos os dias, na Rádio Costa Azul, reorganizado o Conselho de Alimentação Escolar, abertos canais de reclamação através da rádio e dos telefones da Secretaria Municipal de Educação e de todas as escolas. Essas providências permitiram a toda a sociedade estar informada do funcionamento da distribuição de merenda, de sua qualidade e da idoneidade e competência das pessoas responsáveis por todo o processo.
A merenda foi e continua (dezembro de 2004) a ser servida, diariamente, em todas as escolas municipais, nas escolas estaduais (exceção feita da EE CAP. Deolindo de Oliveira Santos que só possui Ensino Médio e não tem direito ao fornecimento de merenda) e nas entidades conveniadas que atendem crianças e adolescentes. Ao todo distribuída em 65 (sessenta e cinco) pontos diferentes, do Camburi ao Araribá e da Praia ao Horto Florestal. Nas escolas estaduais que atendem Ensino Médio e na EM Tancredo de Almeida Neves é servida para todos os alunos, quaisquer que seja seu nível de ensino.
Para atender a crescente demanda por merenda e a qualidade, foram tomadas todas as providências necessárias. Informatizamos o estoque, reformamos o almoxarifado, compramos veículos novos e de fácil carga e descarga, equipamentos, utensílios, treinamos funcionários e merendeiras e facilitamos seu trabalho quanto foi possível. As crianças podem repetir quantas vezes desejem. Em algumas escolas foi implantado o auto-serviço. São distribuídas 23.000 (vinte e três mil) merendas dia.
Para coordenar com eficiência e qualidade essa imensa rede de pequenos, médios e grandes restaurantes, facilitamos a participação dos responsáveis em congressos de alimentação escolar, feiras de alimentos e programas de orientação organizados pelos governos estaduais e federais. A Secretaria esteve sempre aberta e atenta à participação de tudo o que poderia contribuir para melhorar a qualidade da merenda.
Nesse espírito aberto a conseguir o melhor para nossas crianças participamos do "Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar" e recebemos certificado de "Apoio à Fome Zero do Governo Federal" que foi entregue pelo Exmo. Sr. Presidente, Luis Ignácio Lula da Silva, ao Exmo. Sr. Prefeito de Ubatuba,.....................aos 16 de setembro de 2004.
Crianças e adultos elogiam a qualidade e quantidade da merenda. (Estamos falando de 2004). Na campanha eleitoral quando um ou outro candidato criticou a merenda teve crianças gritando: "Dr. pára com isso, não fala mentira, hoje comenos nhoque". Outros falaram em "Risoto de camarão", "carne com batatas", dependendo do dia da crítica.
A preocupação da equipe da Seção de Merenda foi, constantemente, com a qualidade e para que nada faltasse em nenhum dos pontos de distribuição. Merecem nossos parabéns, nossos agradecimentos e de toda a sociedade". (sic)

NOTA: Após transcrever este relatório, para termos memória histórica e registrar a qualidade da merenda e o ambiente de cordialidade e eficiência entre os funcionários, causa tristeza ouvir do Prefeito atual que eram servidas bolachas com suco. Esquece o Exmo. Que, a última vez que ele teve contrato indevido em escola municipal foi, em janeiro de 2000, quando pediu demissão por estar em desacordo com a Lei Orgânica do Município de Ubatuba e medo.....
Quanto ao preço da merenda, ontem e hoje, não se discute. É só verificar as importâncias gastas com a rubrica: "Merenda Escolar" na administração 2001 - 2004, (inclusos os R$ 158.000,00 da famosa acerola) com os gastos de 2005 e os repasses feitos mensalmente à Empresa Verdurama, nos exercícios de 2006, 2007 e 2008. Os leitores encontrarão valores astronômicos e qualidade da merenda duvidosa. Como dito acima, todos os dias, publicávamos o cardápio e, todos os meses, as contas. Quais as razões de não faze-lo agora?
VIVA UBATUBA!. Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

Tobby entrevista - Gil Perto Gil:

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Motocross no Porto Novo © Emilio Campi

Motocross no Porto Novo
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor