Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 15 de Setembro de 2008 - Nº 2031 Edições Anteriores

Pousada Astrorei

Região
Confusão Eleitoral
Litoral Norte premia 8 bombeiros
Bombeiros viram heróis no litoral
Um olhar para as altas habilidades


Caraguatatuba
Homem é morto com um tiro na cabeça no bairro Getuba
Implantação do Projeto Mexilhão inicia novas etapas
Vacinação anti-rábica atinge a meta, mas continua em Caraguá
Curso Aprender a Empreender
Câmara rejeita pauta do Executivo


Ilhabela
Travessia da balsa entre Ilhabela e São Sebastião funciona normalmente nesta 2ª feira
Maria do Frade será “Cidadã Honorária de Ilhabela”
Vereador quer que não seja mais cobrada taxa de guincho de veículos envolvidos em acidentes

São Sebastião
-

Ubatuba
Site de consultas da ACIU está de cara nova
Atleta alcança novos títulos
Cooperativa promove curso gratuito de orientação familiar para a prevenção de álcool e drogas
Jovens e álcool mistura perigosa
Mutirão contra a dengue no Bairro Estufa II será no próximo dia 19

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Confusão eleitoral
TREs adotam regras diferentes para propaganda na web
por Marina Ito

A menos de um mês das eleições municipais, as regras para propaganda eleitoral na internet ainda são uma incógnita. Rápida pesquisa sobre o tema mostra que os Tribunais Regionais Eleitorais têm adotado entendimentos distintos sobre o que é permitido ou não na rede. O Tribunal Superior Eleitoral resolveu se manifestar apenas nos casos concretos que lhe chegarem. Enquanto isso, as decisões sobre um mesmo assunto têm sido divergentes nos tribunais do país.
A confusão é tamanha quando o assunto é propaganda na internet que, questionada sobre o que pode ou não no meio digital, uma procuradora eleitoral respondeu que a dúvida não era apenas da revista Consultor Jurídico, mas do Brasil inteiro.
Posição segura é cumprir à risca a restrição do TSE sobre o assunto: propaganda eleitoral na internet só é permitida no site oficial de campanha e, com a recente mudança na Resolução 22.718/08 que trata do assunto, nas páginas do partido. Sites de notícias ou outros não podem fazer propaganda de candidatos. Mas não é bem assim que os TREs têm entendido.
Para que não haja insegurança jurídica, explica o advogado Francisco Dirceu Barros no livro Prática das ações eleitorais, só há uma regra a ser seguida: “tudo o que não é permitido pela Resolução 22.718/2008, é vedado”. O advogado Renato Ventura lembrou que quem vai dar a última palavra é sempre o TSE. Quando as questões chegarem no TSE, explica, os ministros podem entender que as posições regionais não estão certas.
Questionada sobre as regras da propaganda na internet, a advogada Ana Amélia Castro Ferreira, presidente da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação do Instituto dos Advogados Brasileiro, responde com outra pergunta: “Em que estado o candidato está?”
Para a advogada, os candidatos ficam numa “zona cinzenta”, de insegurança jurídica, quando não há respostas das práticas permitidas e vedadas quanto à propaganda eleitoral na internet. Segundo a advogada, apesar de o TSE ser referência mundial em termos de sistema informatizado, não há uma compreensão do que sejam os meios eletrônicos. Para ela, o tribunal deu um “del” na internet.

Canal de exposição

Ana Amélia foi a responsável por assessorar o deputado federal José Fernando de Oliveira na Consulta 1.477, que pretendia obter informações sobre as regras da propaganda por e-mail, banner, blog, link patrocinado, entre outras ferramentas da internet. Em junho, o tribunal esquivou-se da pergunta e rejeitou a Consulta. Para Ana Amélia, o tribunal decidiu não decidir.
Segundo a advogada, a preocupação com a manutenção da isonomia entre os candidatos pode acabar por limitar a possibilidade de eles fazerem campanhas efetivas mesmo que seus recursos sejam limitados. “A internet é o único meio pelo qual o candidato com poucos recursos pode ter a mesma oportunidade de exposição do que aquele que tem dinheiro”, afirma. “Na mídia digital, candidato que não reza uma cartilha baseada no marketing de permissão, dá um tiro no próprio pé. Ninguém gosta de receber spam”, completa.
Para Renato Venutra, o problema não é a propaganda, mas o que chama de “antipropaganda”. De acordo com ele, ainda que possa parecer pouco democrática, a postura do Tribunal Superior Eleitoral é prudente, já que a web oferece o benefício de criticar o concorrente de forma anônima.
Ventura lembrou que não se pode confundir propaganda com manifestação de opinião, ainda que a linha entre as duas seja tênue. Os juízes têm feito a diferenciação. Ele explica que nos sites de relacionamentos, pode ter uma comunidade de apoio ao candidato. Mas, alerta, a comunidade não pode se apresentar com um pedido de voto. Uma comunidade que expresse, por exemplo, “amamos o candidato tal”, avalia, não é considerada propaganda. Já uma que diga “vote no candidato tal” tem vínculo com a eleição.

Salada mista

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, por meio da Portaria 2/2008 (Clique aqui para ler), permite aos candidatos fazer propaganda em páginas destinadas exclusivamente à campanha. Além da página com terminação can.com, os candidatos podem ter perfil em sites de relacionamento, como Orkut, e ter seus próprios blogs.
Não é permitida a veiculação de propaganda paga em outros sites. Também é proibido o envio de mensagens não solicitadas, spam, e torpedos. A portaria não faz referência a vídeos, como links para o YouTube, mas os sites dos candidatos a prefeito possuem mecanismos de interatividade com o usuário da web.
Já em São Paulo, as decisões revelam discussões sobre a caracterização ou não de propaganda. Pelos votos dos juízes eleitorais, é possível constatar que a propaganda eleitoral em sites de relacionamentos não é permitida. O que não significa que os candidatos não possam ter seu perfil no Orkut, por exemplo.
“Consta na página pessoal do recorrido apenas sua qualificação pessoal; mensagens encaminhadas por amigos e parentes; além de fotos suas ao lado de amigos e personalidades políticas. Impossível vislumbrar nesse procedimento a intenção de captar o eleitorado”, escreve o juiz Paulo Alcides, em decisão no Recurso 28.922. (Clique aqui para ler)
Em outro julgamento, no Recurso 27.208 (Clique aqui para ler), o juiz lembrou que, além de a página do Orkut não trazer elementos que comprovem a propaganda eleitoral, deve ficar comprovado que o candidato tinha conhecimento anterior da comunidade ou perfil criado no site de relacionamentos.
Para o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, a Resolução do TSE, ao estabelecer uma página a ser utilizada pelo candidato, de fato, exclui outras. Logo, o candidato deve escolher se deseja ter um perfil em site de relacionamento Orkut ou uma página própria com sua candidatura ou um blog. Segundo a advogada Ana Amélia, o candidato pode enviar mensagens por e-mail, desde que esteja devidamente identificado e traga a possibilidade de a pessoa excluir caso não queira receber mais nenhum texto.
Em decisão recente, no Rp 85 (Clique aqui para ler), a juíza Vanderlei Teresinha Kubiak considerou que é possível o candidato fazer propaganda em outra página que não tenha terminação can.br. No caso concreto, além de não ter constatado a existência de outra página mantida pelo candidato, também não há prova de que o mesmo sabia da comunidade no Orkut em seu benefício.
Os juízes do Paraná têm entendido que os candidatos devem fazer campanha apenas em suas páginas. “Propaganda eleitoral na internet somente é permitida em páginas eletrônicas de candidatos, destinadas exclusivamente às campanhas eleitorais”, diz a ementa do RE 33.773 e do RE 4.759. Também é proibido o uso de banners com propaganda do candidato.
Em Mato Grosso do Sul, a Resolução 386 especifica o que são consideradas as páginas do candidato na internet: páginas com terminação can.com ou com outras terminações, blogs e as de site de relacionamento. Já a Resolução 388 vai além, pois permite a publicação de propaganda paga em forma banner em site jornalístico, desde que seja estático, ou seja, não tenha um link com outra página e não seja feito em forma de pop up. (Clique aqui para ler a Resolução 388).
Ana Amélia explica que, no Rio Grande do Norte, também é possível aos candidatos terem mais de uma página de campanha, como blogs e em site de relacionamento. Mas é proibido o envio de mensagens não solicitadas. No Ceará, o candidato pode ter mais de uma página e enviar e-mails desde que seja por endereço oficial. Em Mato Grosso, os candidatos estão proibidos de enviar mensagens com propagandas para os e-mails de servidores públicos.
(Fonte: Revista Consultor Jurídico, 13 de setembro de 2008)

Litoral Norte premia 8 bombeiros

Litoral Norte - O 4ª Supgrupamento de Bombeiros do Litoral Norte premiou, na semana passada, com láureas do mérito pessoal, oito bombeiros que se destacaram em ocorrências operacionais e serviços administrativos: 1ª sargento Adir Barbosa, 2ª sargento Célio Dias Rodrigues, 2ª sargento Maciel Macedo Meireles, e soldados Sidney Fagundes, Valtencir Saraiva dos Santos, Anderson Ferreira de Souza, Marcos Antônio de Souza, Gerson Luiz dos Santos e Joaquim Geraldo de Souza Filho. Os bombeiros premiados estão distribuídos entre as bases de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba, as principais cidade do Litoral Norte. (Fonte: ValeParaibano)

Bombeiros viram heróis no litoral

Litoral Norte - Oito bombeiros do 4ª Supgrupamento de Bombeiros do Litoral Norte foram premiados com medalhas, na semana passada, pelos serviços de destaque nas áreas operacional e administrativa. As medalhas, chamadas de láureas do mérito pessoal, fazem parte da valorização profissional dos militares.
Os bombeiros, que fazem parte do quadro da Polícia Militar, também recebem até 5 láureas durante a carreira. "As láureas são conquistadas de acordo com uma ocorrência de destaque, seja na área operacional ou administrativa, e colocadas na farda do policial. Representa uma valorização", disse o comandante do 4ª Subgrupamento do Litoral Norte, capitão José Eduardo Stanelis.
Segundo ele, no caso dos bombeiros do litoral, as medalhas foram merecidas pelos mais diversos fatores, desde ocorrências envolvendo acidentes a projetos administrativos.
A corporação do litoral conta atualmente com 90 bombeiros, sendo 35 na base de Caraguatatuba, 26 em São Sebastião e 29 em Ubatuba-dos quais 14 militares e 15 municipais. "A inauguração da base em Ubatuba em julho passado foi uma enorme conquista para nós, antes tínhamos que nos deslocar de Caraguá para lá", afirmou o comandante.
E a facilidade de acesso principalmente nas principais rodovias do Litoral Norte é justamente o que poderá fazer a diferença na hora de salvar uma vida. "Hoje, trabalhamos com motos que vão à frente abrindo caminho pelas ruas ou rodovias e nos comunicando qual o melhor acesso até à ocorrência. Além disso, as motos contribuem para os primeiros socorros", disse.
A lista de ocorrências no litoral, segundo ele, é liderada por resgates, principalmente acidentes de trânsito envolvendo motos. "Temos ainda um número grande de acidentes envolvendo bicicletas. O ciclista esquece que deve obedecer às leis de trânsito da mesma maneira do que o motorista", disse.
Segundo Stanelis, o número de ocorrências chega a dobrar na alta temporada. "Atendemos cerca de 25 ocorrências por mês no litoral, o número dobra na alta temporada", afirmou.
Dos principais acidentes envolvendo vítimas fatais no litoral, o comandante destacou os que aconteceram na rodovia dos Tamoios. "Lembro bem de um acidente na Tamoios em 96, quando um caminhão explodiu", disse.
ORGULHO - Para o 2ª sargento Célio Dias Rodrigues, 40 anos, da corporação do Litoral Norte, a profissão de bombeiro é gratificante. "São 20 anos como policial militar, dos quais 11 como bombeiro", disse.
O sargento Rodrigues conquistou na semana passada sua segunda láurea, dessa vez pelo desenvolvimento de um projeto de modernização para análises de vistorias técnicas. "Ser bombeiro é aprender a cada dia e poder ajudar à população. É gratificante. Mas, na verdade, todos do agrupamento merecem reconhecimento", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Um olhar para as altas habilidades

Litoral Norte - A Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba ofereceu aos Professores-Coordenadores da Rede Estadual no último dia 12/09/2008, (sexta-feira), uma capacitação orientando-os na identificação de alunos com altas habilidades, bem como oferecendo estratégias para elaboração de propostas de enriquecimento curricular visando maximizar o potencial de cada um deles.
A Professora Ida Cristina Dias, PCOP da Educação Especial e Maria de Lourdes Pace Barros, Supervisora apresentaram nesta capacitação informações sobre a educação dos alunos com altas habilidades, principalmente como identificá-los, com base em diferentes autores como: Delou, Guenter, Renzulli & Reis, etc.
Segundo a Profª. Ida Cristina, o professor em sala de aula precisa do auxílio do PC tanto no reconhecimento, quanto no desenvolvimento de talentos e na realização do potencial desses alunos. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)


Notícias de Caraguatatuba Topo

Anuncie Noroeste News

Homem é morto com um tiro na cabeça no bairro Getuba

Caraguatatuba - Na noite deste domingo (14), um homem foi morto com um tiro na cabeça, no bairro Getuba, em Caraguatatuba.
Segundo a Polícia Militar, a vítima tinha 44 anos, foi encontrada ainda com vida e levada ao pronto-socorro da cidade, mas morreu no hospital.
Ele já tinha passagem pela polícia por furto. Até o momento, ninguém foi preso pelo crime. (Fonte: VNews)

Implantação do Projeto Mexilhão inicia novas etapas
A implantação do Projeto Mexilhão segue com novas etapas nas diversas obras relacionadas ao projeto, no Litoral Norte de São Paulo.

Caraguatatuba - A partir do dia 10 de setembro, o canteiro de obras do projeto, instalado na Praia das Palmeiras, em Caraguatatuba (SP), fechou uma faixa de areia entre a rua e o mar. A área está sendo isolada para a instalação do cofferdan, que permitirá o enterramento no trecho próximo à praia do gasoduto que ligará a plataforma de Mexilhão à Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba (SP). O cofferdan é uma estrutura de aço que permite que o duto seja enterrado na areia com menor impacto ao meio ambiente.
Para que os pedestres possam ter acesso de forma segura ao outro lado da praia, foi montada uma passagem, no trecho próximo à rua. O canteiro está sinalizado e duas pessoas estão no local, até o final do mês, das 9h às 16h, orientando e informando os transeuntes.
No mar, o lançamento do gasoduto entre o trecho acima de 20 metros de profundidade e o local onde será instalada a plataforma de Mexilhão segue sendo realizado pela embarcação Acergy Piper, da empresa Acergy, contratada pela Petrobras. Até o momento, o Acergy Piper já lançou mais de 56 quilômetros de duto, de um total de 114 previstos. As operações do Acergy Piper devem ser realizadas até o final de setembro.
Encerrado o fluxo de caminhões transportadores de areia - No último dia 5 de setembro foi encerrado o transporte da areia necessária à fase de terraplanagem da obra da Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba (SP), o que proporcionou o fim do grande fluxo de caminhões de areia nas rodovias Tamoios e BR 101. A terraplanagem está em fase final, com término previsto para o mês de outubro.
A Petrobras reforça que uma Central de Atendimento está disponível para receber sugestões e esclarecer dúvidas da comunidade por meio do telefone 0800 77 00 112 e do e-mail comunica.unbs@petrobras.com.br . O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h horas. Para emergências ambientais, o número fica disponível 24 horas, todos os dias.

Vacinação anti-rábica atinge a meta, mas continua em Caraguá

Caraguatatuba - A campanha de prevenção a raiva terminou no último sábado e vacinou 21.200 animais, atingindo as expectativas do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), em Caraguatatuba.
Segundo o responsável pelo CCZ, Guilherme Garrido, é importante todos os cães e gatos do município tomarem a vacina, já que infectado com a raiva, o animal pode transmitir o vírus ao ser humano, seja por meio de ferimentos e mucosas de pessoas ou através de mordidas, arranhões ou lambidas.
Visando a saúde dos donos de cães e gatos, e também da população em geral, o Centro de Controle de Zoonoes estará no próximo sábado em seis pontos da cidade, para aplicar a vacina anti-rábica.
Os agentes de saúde estarão das 9h às 14h no Perequê-Mirim, na praça do bairro, na praça do Travessão, na Praça do Cruzero, no Morro do Algodão, na praça da Rodoviária, na UBS do Tinga e no Massaguaçu, na rua Pedro Leandro, número 22, próximo a pista de Skate.
Os proprietário de cachorros ou gatos que não aproveitaram a campanha terão a chance de levar o seu animal, devendo comparecer com coleira ou em gaiolas. Os mais bravos devem portar uma focinheira. Além disso, Guilherme recomenda que os proprietários levem a carteirinha de vacinação.
De acordo com a CCZ, são esperados aproximadamente 500 animais neste sábado. Para mais informações e outros serviços do Centro de Controle de Zoonoses, o interessado deve ligar no 3887-6888 ou se dirigir até a Avenida Dílson Funaro, 115, Jardim Britânia. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Curso Aprender a Empreender

Caraguatatuba - O Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Caraguatatuba comunica a realização do curso Aprender a Empreender, que será realizado nos dias 22,23,24,25,26 e 27/09/2008 Turma Manhã: 8h30 as 12h30 ou Turma Noite 18h30 às 22h30
Carga Horária: 24h
Valor: GRATUITO
Público Alvo: donos de negócios formal e informal, futuros empreendedores que estão abrindo um pequeno negócio, profissionais liberais, membros de cooperativas e pessoas que aspiram ter seu próprio negócio.
Conteúdo Programático:
- O Empreendedor: O que é um Empreendedor, um país de Empreendedores, a Educação Empreendedora, uma nova Ordem Mundial, as Características do Comportamento Empreendedor;
- O Mercado: Consumidor, Concorrente, Fornecedor, Marketing, os 4P's do Marketing;
- Os Números da Empresa: Custo Fixo, Custo Variável, Margem de Contribuição, Ponto de Equilíbrio, Calculando o Lucro e Prejuízo, Conhecendo o resultado da Empresa, Capital de Giro e Fluxo de Caixa, Plano de Negócios;
Local: Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba. (Rua Engenheiro João Fonseca, 484 Centro). VAGAS LIMITADAS

Câmara rejeita pauta do Executivo
Sessão durou cerca de 90 minutos

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou em 90 minutos na quinta-feira - 11 de setembro, no início da noite a sua 10ª Sessão Extraordinária do ano com a presença de todos os Vereadores. Na pauta apenas Projetos do Executivo que foram rejeitados por maioria absoluta.
O primeiro projeto outorga, em Regime de Concessão a operação do Teleférico no município, precedida de obras em logradouro público.
O segundo e último projeto da pauta dispõe sobre abertura de Crédito Especial ao Orçamento do município, na ordem de R$ 1,4 milhões.
Estes projetos foram rejeitados por maioria absoluta pelos Vereadores. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Mazzei

Travessia da balsa entre Ilhabela e São Sebastião funciona normalmente nesta 2ª feira

Ilhabela - A travessia da balsa entre Ilhabela e São Sebastião ficou interrompida neste domingo por quase três horas devido os fortes ventos.
Segundo a Capitania dos Oortos, as rajadas chegaram a 46 km/h.
Na manhã desta segunda-feira (15), a Dersa informa que três balsas operam normalmente a travessia entre as cidades. (Fonte: VNews)

Maria do Frade será “Cidadã Honorária de Ilhabela”

Ilhabela - O Vereador Dr. Guilherme Maia (PMDB) apresentou na última sessão ordinária (08/09) um Projeto de Decreto Legislativo que concede o Título de Cidadã Honorária a Maria Conceição dos Santos, conhecida como “Maria do Frade”.
Maria nasceu em São Paulo, onde viveu sua infância e ao completar 13 anos, resolveu mudou-se para Ilhabela, onde vive há 29 anos.
Nas palavras de Dr. Guilherme Maria é um ser de luz, que veio pra nos transmitir algo, ela tem o dom da palavra, orienta-nos nos caminhos de luz e irradia tanta espiritualidade e verdade, que só quem está preparado para ouvir, consegue entender suas mensagens”.
Ainda consta na justificativa do projeto, “Maria do Frade é uma divindade, um presente de Deus para Ilhabela e quem a conhece e já recebeu suas mensagens, sabe do verdadeiro significado de cada palavra dita por ela“.
Dr. Guilherme destaca também a espiritualidade de Maria, seu voluntariado em cuidar de cães de rua, sua determinação e otimismo. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador quer que não seja mais cobrada taxa de guincho de veículos envolvidos em acidentes

Ilhabela - O Vereador José Jorge Pereira, mais conhecido como Zeca do São Pedro (PTB), pretende enviar um requerimento ao Delegado Titular Doutor Jorge Luiz Tibiriçá, responsável pelo 306º Ciretran questionando se existe a possibilidade de serem tomadas providências em relação à cobrança de guinchos de veículos envolvidos em acidentes.
Zeca também indaga qual a razão que impede que estas providências sejam tomadas.
Segundo ele, munícipes o procuram freqüentemente reclamando quanto ao assunto. “Pois quando seus veículos sofrem algum tipo de acidente o guinchamento até o local apropriado é cobrado, sendo que existe uma Lei que diz que os veículos envolvidos em acidentes devem ser levados para o pátio da cidade gratuitamente”, explica o vereador que pede urgência nessa reivindicação. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

-
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Site de consultas da ACIU está de cara nova

Ubatuba - Desde o início de setembro, a página oficial de consultas da Associação Comercial de Ubatuba está de cara nova. Mais moderno prático e funcional, o site foi remodelado com objetivo de facilitar aos usuários a navegação para a realização das consultas.
Todos os procedimentos, como consultas, inclusões, exclusões e emissão de relatórios, podem ser feito via internet, através do endereço da Aciu, ( www.aciubatuba.com.br ) 24 horas por dia, de segunda a domingo e também nos feriados.
Para fazer consultas, basta acessar nossa página e clicar em consultas online, no canto superior esquerdo, informar código e senha e acessar o tipo de consulta desejada. (Fonte: ACIU)

Atleta alcança novos títulos

Ubatuba - O atleta Joaquim Gonçalves, de Ubatuba, começou o segundo semestre deste ano com vitórias, e em agosto e setembro foi o 3º colocado em São José dos Campos e vice-campeão em Ilhabela e em São Sebastião. As duas últimas provas foram em comemoração à Independência do Brasil.
“Foram corridas em que o nível estava bastante elevado, e Deus me honrou”, disse Joaquim. “Principalmente nas duas provas do Litoral Norte, quando atingimos o nosso objetivo de subir no pódio. Superou as minhas expectativas”, completou.
Joaquim comentou que reduziu o número de competições este ano, mas aumentou o nível competitivo. Tem perseverado nos treinos, diariamente, o que tem lhe dado bons resultados: “Aproveito para agradecer aos meus patrocinadores, Planstel e Fotografi, e ao meu técnico, Luiz Claúdio ‘Jarrão’. Graças a Deus trouxemos bons resultados para o esporte da cidade”, completou Joaquim.

Cooperativa promove curso gratuito de orientação familiar para a prevenção de álcool e drogas

Ubatuba - A Cooperativa Educacional de Ubatuba realiza, nos dias 15, 16 e 17 de setembro, um curso de orientação familiar para a prevenção e recuperação da dependência de álcool e drogas. O evento é aberto a toda a comunidade e o ingresso equivale a 1 kg de alimento. As doações serão encaminhadas à APAF (Associação Promocional de Apoio ao Farmacodependente), comunidade terapêutica que visa a recuperação e reinserção social de dependentes químicos.
O curso será dado pelo presidente da APAF, Marco Antonio Almeida Goulart (Bob), com a participarão do Dr. Lavoisier Pereira Leite, de profissionais da Unidade de Saúde Mental do Município e de representantes do Conselho Municipal Anti-Drogas, do Conselho Municipal de Assistência Social e da Pastoral da Sobriedade.
Será fornecido um certificado de conclusão de curso.
A dependência química é uma patologia reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que merece atenção redobrada, por afetar o indivíduo nas dimensões biológica, psíquica e social. O programa de recuperação da APAF baseia-se na ciência e na auto-ajuda. A entidade está em Ubatuba há 10 anos e é filiada da FEBRACIT (Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas).
SERVIÇO
Curso de Orientação Familiar para a Prevenção e Recuperação da dependência de álcool e drogas
Data:15,16 e 17 de setembro
Horário: 19h15 às 21h15
Local: Cooperativa Educacional de Ubatuba
Av. Carlos Drummond de Andrade, 516 - Itaguá
Público: comunidade, familiares e educadores
Ingresso: 1 Kg de alimento não perecível

Jovens e álcool mistura perigosa

Em qualquer idade, o alcoolismo é uma tragédia. Na maioria dos casos, ele destrói o indivíduo, desequilibra a família e traz um custo imenso para a sociedade. Quando atinge pessoas jovens, no entanto, ganha cores ainda mais dramáticas. Pesquisa da Secretaria Nacional Antidrogas – Senad, em parceria com a Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, mostra que os adolescentes participam de forma cada vez mais expressiva da estatística do alcoolismo no País e já correspondem a 10% da parcela de brasileiros que bebem muito, somando um total de 3,5 milhões de jovens.
A pesquisa da Senad e Unifesp envolveu 2,6 mil entrevistas com pessoas de 14 anos ou mais, em 129 municípios. Além de apresentar a parcela de jovens que abusam do álcool, o estudo mostra que, pela primeira vez, as meninas estão bebendo quase tanto quanto os meninos. A idade média em que os adolescentes começam a beber é de 14 anos.
Muito se especula sobre as razões que estão levando os jovens a beber tanto. Há alguns motivos conhecidos. Entre a turma, a bebida é uma ferramenta de socialização. Um dos grandes problemas é perceber quando se está passando do limite. Afinal, porres são comuns na juventude. Mas é possível ter alguns indícios de que a situação está fugindo ao controle. Entre eles, estão bebedeiras diárias ou nos finais de semana, desinteresse em festas que não tenham álcool, agressividade, isolamento e escolha de amigos que só saem para beber.
É importante saber distinguir o consumo normal do preocupante para que o adolescente de hoje não se torne um dependente de álcool. Há 19 milhões de brasileiros nessas condições. Na vida dessas pessoas, a bebida transformou-se num motor de destruição.
Os prejuízos não se limitam à vida pessoal do indivíduo. Uma das mais terríveis conseqüências do alcoolismo são os acidentes de trânsito. Anualmente, 35 mil pessoas morrem nas estradas brasileiras devido ao uso abusivo de álcool. Aproxima-se do total de homicídios - 48 mil por ano, segundo a Organização dos Estados Ibero-Americanos.
Na esfera do comportamento, os especialistas recomendam maior rigor. "Adolescente não tem de beber. Festa de 16 anos não pode servir cerveja. A sociedade precisa ter uma participação mais crítica", afirma Ilana Pinksy, professora da Unifesp. O psiquiatra Ronaldo Laranjeira, também da Unifesp, defende ações preventivas mais contundentes. "É fundamental priorizar a prevenção para que aqueles que não bebem não adotem o hábito", diz.
Autoria: Revista ISTOÉ - Fonte: OBID (Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas)

Mutirão contra a dengue no Bairro Estufa II será no próximo dia 19

Ubatuba - O grande mutirão de combate ao mosquito da dengue, que estava marcado pra acontecer no início de setembro, acontecerá na próxima sexta-feira, 19. O evento teve que ser adiado, devido à chuva. A ação, promovida pela Prefeitura de Ubatuba, contará com o apoio da Associação de bairro, das escolas e da comunidade. A concentração acontecerá às 8h30, na sede da Sociedade Amigos da Estufa (Sabe), situada na Praça Maracanã.
A estratégia é entrar em todos os terrenos e casas do bairro, em busca destes objetos que acumulam água, além de esclarecer a população. O objetivo da ação é reforçar a prevenção neste início de período de calor e chuvas, retirando o máximo de criadouros das casas e terrenos. Desde já, a população pode tomar esta atitude, cuidando de seus imóveis e retirando todos os objetos que possam acumular água limpa e parada.
Segundo dados da Superintendência de Proteção à Saúde, desde o início do ano até julho, foram visitadas cerca de 48 mil imóveis, em ações diversas. Somente em arrastões, foram 31.042 imóveis, atingindo 58 bairros.
O coordenador do setor de Controle de Endemias, Antenor Benetti, afirma que as ações de combate ao mosquito vêm acontecendo ininterruptamente em toda a cidade. “Precisamos intensificar as ações agora, já que entraremos em período de chuvas e assim, evitarmos um risco de contágio na temporada, quando a cidade recebe pessoas de diversas regiões do país. Para isso, precisamos do apoio da população.”
Prevenir é a solução - A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é preciso acabar com os lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito, os chamados "criadouros". Para diminuir a incidência do mosquito, ou até mesmo, eliminá-lo, é importante não deixar água acumulada em nenhum recipiente. Até mesmo uma tampa de refrigerante pode servir de criadouro para o mosquito da dengue.
Confira algumas dicas e mantenha sua família protegida contra a dengue:
- Misture uma colher de chá de água sanitária com um litro de água e borrife nas plantas de sua casa. A mistura não faz mal às plantas e mata o mosquito da dengue. Mas preste atenção: esse tratamento deve ser feito uma vez por semana, senão, não resolve.
- Para as plantas que, geralmente, sobrevivem na água, uma boa solução é utilizar a gelatina vegetal. Ela é bastante durável e decorativa, encontrada em diversas cores.
- Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou bucha para eliminar completamente ovos de mosquitos. outra boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos.
- O inimigo pode estar escondido acima do alcance dos olhos. Por isso, é bom sempre vistoriar e limpar calhas e lajes das casas. Mantenha as caixas d´água, poços, latões e filtros bem fechados
- Lave bebedouros dos animais de estimação com escova ou bucha e troque a água todos os dias.
- Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo, em local abrigado. Fure latas e pneus. Este último é um de seus lugares preferidos, por ser escuro e poroso, proporciona condições ideais para a postura de ovos.
- Mantenha seu quintal livre de copos descartáveis, tampinhas de garrafas e tudo o que possa acumular água. O lixo deve ficar o tempo todo fechado. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Programação Cine Porto
Semana de 12/9 a 18/9/2008

"O Procurado" - Um filme de ação para marcar época!!!!!!
com Angelina Jolie - Morgan Freeman - Terence Stamp.
ás 16:40 - 19:00 - 21:20 hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Anuncie

Terra prometida

Pai Abraão partiu de Ur,
com todos seus pertences,
com todos seus parentes,
rumo à terra prometida,
até encontrar o mar,
bem distante de Pindorama,
porque só contava com os próprios pés.
Ah, se soubesse navegar!
Ah, se tivesse o cajado de Moisés!

Receita de primavera

Misture no quintal
amoreira, flor de laranjeira,
o sol do mês de setembro
e, logo, uma mistura de cores
amarelas, azuis e pretas
voarão no céu
nas asas das borboletas.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Absurdos Acontecem

Aos 05-09-08 recebi, via correio, comunicado de multa do meu veículo. O comunicado é, no mínimo, curioso. Segundo as informações do comunicado a infração de transito foi praticada no cruzamento das ruas, THOMAZ GALHARDO X MARANHÃO, às 16:15 H do dia 08 - 08 - 08. Por coincidência o mesmo dia que"supers", "inhos" e "ao" estavam lá dando "MAU EXEMPLO", em horário de serviço. Lendo atentamente o comunicado a coincidência deixa de parecer estranha e passa a ser coisa de aloprado. Daqueles aloprados para os quais alertávamos o Sr. Prefeito, aos 04-12-07. em "ALOPRADOS CRIANDO PROBLEMAS". Reza o comunicado:
Infração cometida na rua PROF THOMAZ GALHARDO X MARANHÃO (sic)
AMPARO LEGAL: Artigo 183 do Código de Transito. Texto do Artigo 183: "Parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança do sinal luminoso" (sic). Infração média.
Penalidade - multa (sic). Nenhuma outra disposição nesse artigo.
Ocorre que no cruzamento das ruas PROF THOMAZ GALHARDO X MARANHÃO não existe sinal luminoso.
Tem mais. Existe, na notificação, a observação: "CONDUTOR AUSENTE" (sic). É hilário. Como veículo sem condutor pode invadir "a faixa de pedestres na mudança do sinal luminoso"?. Piada de mau gosto! Coisa de macunaíma!.
Não consta identificação do agente de transito. Apenas o n° 912856.
Entrei com "defesa-recurso". Espero que a Junta Administrativa de Recursos de Infrações" tenha bom senso, cancele a multa, identifique o aloprado que elaborou a multa, cobre dele os gastos com processamento e postagem e comunique ao Sr. Prefeito esse absurdo desrespeito à cidadania, ao bom senso, à vida pacífica em sociedade, aos princípios mais elementares de administração pública e ao uso do dinheiro público com responsabilidade.
Não é essa a única perseguição que estamos sofrendo. Não somos também os únicos que estamos sendo perseguidos. As autoridades de segurança devem estar atentas ao fenômeno.
Os eleitores também. Esperamos que, o Sr. Prefeito elimine os aloprados do serviço público.
VIVA UBATUBA! Sem dengue, sem caluniadores e sem perseguidores aloprados.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba, SP

Congresso Naturista:

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Manhã na Lagoinha ©Thomaz

Manhã na Lagoinha
© Thomaz

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor