Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 16 de Setembro de 2008 - Nº 2032 Edições Anteriores

Pousada Astrorei

Região
Eleição virtual
Imagens do satélite desenvolvido no Inpe são disponibilizadas gratuitamente na internet


Caraguatatuba
Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
Zoonoses de Caraguá faz campanha para a adoção de cães
Competições de Futsal seguem em Caraguá
Atletismo de Caraguá competiu no fim de semana
PAT de Caraguá tem novas ofertas de emprego
Cinco anos do Programa Escola da Família
Câmara discute Veto Total


Ilhabela
Uma tonelada de lixo é retirada das praias de Ilhabela na primeira etapa do Dia Mundial de Limpeza de Praia
Velejadores de Ilhabela conquistam vitórias na V semana de Vela de São Sebastião
Campanha de Vacinação Anti-Rábica é prorrogada
Atriz Elisa Lucinda encanta público com a peça “Parem de Falar Mal da Rotina”
Projeto Marinas chega ao Bonete
Grupo de Teatro Maembipe da FUNDACI apresenta a peça Rei Lear

São Sebastião
Forças Armadas invadem São Sebastião
Grupo divulga programa 'Amazônia Azul'
Câmara deve homenagear moradores de São Sebastião com moções de aplausos

Ubatuba
TRE absolve Paulo Ramos em processo de impugnação

Eduardo Cesar sofre pedido de cassação por propaganda irregular 
Chuva e domingo ofuscam feriado da Paz de Iperoig
Acidente na rodovia Rio-Santos deixa uma pessoa ferida
Programa Escola da Família realiza 3º Torneio de Tênis de Mesa
Ubatuba ganhou “Programa Atendimento Nota 10” para garçons

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

Eleição virtual
Site de candidato não é empresa de comunicação

Litoral Norte - Na esteira das eleições de 2008, as decisões sobre propaganda eleitoral na internet vêm se apresentando como as cobaias para futuras regulamentações do colendo Tribunal Superior Eleitoral. Dizemos isso, do epicentro do furacão eleitoral da mídia, juízo que reage às provocações entre as coligações adversárias soprando tudo que está ao seu redor quando se fala em internet.
Assim está sendo nos juízos eleitorais que tratam com rigor a questão da permissibilidade exclusiva da propaganda eleitoral no site oficial do candidato (artigo 18, da Resolução 22.718, TSE). Dessa forma, se firmando o entendimento de que quaisquer fotos, notícias ou lembretes, direta ou indiretamente, de candidato pela representação proporcional no site da majoritária estão proibidos e vice-versa.
Entretanto, se há ressalvas até nas vedações impostas a partidos políticos e coligações, na propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão (parágrafo 8°, artigo 28, da Resolução 22.718, TSE), por que não haveria de haver na propaganda eleitoral nas páginas dos candidatos?
Indubitavelmente, é inócua a solução encontrada pelos juízes eleitorais, relativamente ao valor da multa aplicada pela suposta irregularidade encontrada no site oficial do candidato, quando escolhem proibir qualquer tipo de referência de propaganda eleitoral de candidato majoritário em site da representação proporcional.
Ao nosso entender, site oficial de candidato não é empresa de comunicação social na internet, e evidentemente, não se aproxima das vedações impostas às emissoras de rádio e televisão, considerando a inteligência do artigo 21, parágrafo 5°, da Resolução 22.718, do TSE, c/c Lei 9.504/97.
Art. 21. A partir de 1º de julho de 2008, é vedado às emissoras de rádio e televisão, em sua programação normal e noticiário (Lei 9.504/97, artigo 45, caput):
§ 5º As disposições deste artigo aplicam-se às páginas mantidas pelas empresas de comunicação social na Internet e demais redes destinadas à prestação de serviços de telecomunicações de valor adicionado (Lei 9.504/97, artigo 45, parágrafo 3º).
Além do que, as vedações impostas neste artigo não tratam de referências específicas à candidatura por outro sistema, a exemplo de fotos em comícios, onde o candidato da proporcional está ao lado do candidato da coligação majoritária; e notícias relatando a presença do candidato no palanque da majoritária.
Ainda que os esforços de juízes eleitorais sejam respeitados para entender o contexto da grande rede, entrementes, não seria a melhor opção aplicar ao candidato uma multa destinada às empresas de comunicação social na internet, na importância entre R$ 21.282,00 a R$106.410,00, e duplicada em caso de reincidência (artigo 21, parágrafo 4°, da Resolução 22.718, do TSE).
Ao que nos parece, site oficial de candidato é temporário, não aufere lucros regularmente como as emissoras de rádio, televisão e empresas de comunicação social na internet, que recebem valores ao mesmo tempo em que cometem irregularidades. Portanto, se um valor tão alto assim for aplicado a um candidato, este fato destoará da razoabilidade e da proporcionalidade constitucional, não conferindo condições deste continuar com sua campanha eleitoral.
Que em último caso, se aplicasse analogicamente o disposto no artigo 13, parágrafo 1º, da citada resolução referente à propaganda eleitoral, considerando a internet, como um bem cujo uso dependa de cessão ou permissão do poder público (via Embratel); ou ainda, como um bem virtual de uso comum da população, onde não se vislumbra limites físicos/territoriais, tornando-se assim, impossível de compará-la aos meios de comunicação normalmente utilizados na propaganda eleitoral, mesmo que sejam mídias pagas ou gratuitas.
Por fim, a moderação seria o melhor caminho a seguir, consubstanciando-se no uso da página dedicada, exclusivamente, à campanha do candidato na Internet. Que ao menos, a divergência quanto à aplicação de uma multa no âmbito da grande rede fosse concebida dentro de um parâmetro razoável, sem que a comparação com emissoras e empresas de comunicação social na internet, fosse permitido.

Jurisprudência do TSE, ainda aplicável ao caso:
RECURSO ESPECIAL. PROPAGANDA ELEITORAL IRREGULAR. SITE DA INTERNET. RESPONSABILIDADE. Não há previsão legal para a imposição de multa a candidato, com base no artigo 45 da Lei nº 9.504/97, que dirigido tão-somente às emissoras de rádio e televisão e as empresas de comunicação social que mantém sítios na internet. Resp conhecido e provido parcialmente.“ – n° 16004 (07.10.99)
(Fonte: Alisson Taveira Rocha Leal - Revista Consultor Jurídico, 13 de setembro de 2008)

Imagens do satélite desenvolvido no Inpe são disponibilizadas gratuitamente na internet
As primeiras imagens de alta resolução captadas pelo satélite CBERS-2B já estão disponíveis na internet.

Litoral Norte - Trata-se de uma galeria de imagens em alta resolução do CBERS (Satélite Sino-brasileiro de Recursos Terrestres) disponível para download. O satélite é capaz de fotografar grandes áreas com boa resolução.
Ao acessar a página do Inpe, é possível visualizar e baixar imagens de todas as capitais brasileiras e de algumas áreas de países da América do Sul, além das primeiras imagens produzidas por uma câmera especial instalada no satélite CBERS-2B, em órbita há um ano. A câmera produz imagens de uma faixa de 27 km de largura com resolução espacial de 2,7 metros , em uma região espectral pancromática única.
O satélite produz também fotos em preto e branco, que podem mostrar mais detalhes. Um exemplo é poder visualizar os aviões parados no pátio do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.
Segundo o coordenador do Programa de Sensoriamento Remoto do Inpe, essas imagens em alta resolução podem ajudar em projetos de planejamento urbano.
Até agora, foram distribuídas mais de 30 mil fotos pela internet. As imagens são gratuitas e podem ser acessadas por empresas e interessados. A vantagem hoje é que o país dispõe também do satélite CBERS-2D, que está em órbita há cinco anos e continua em funcionamento. (Fonte: VNews)


Notícias de Caraguatatuba Topo

Anuncie Noroeste News

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Caraguatatuba - A ACAJU - ASSOCIAÇÃO CAIÇARA DO JUQUERIQUERE - constituída em maio de 2000 tem como objetivo principal preservar a cultura caiçara e o meio ambiente litorâneo, em especial o Rio Juqueriquerê que constitui a maior bacia hidrográfica da região.
Entre as muitas ações desenvolvidas pela ACAJU destacam-se mutirões permanentes de limpeza do rio e conscientização ambiental nas escolas e na comunidade local.
Desde 2001 a ACAJU coordena o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias em Caraguatatuba. Este ano o dia acontecerá no dia 20 de setembro de 2008, das 9h às 12 hs.
Estão envolvidos no Dia Mundial às praias da Cocanha, das Palmeiras, do Romance e Flecheiras. Os parceiros são: Associação dos Maricultores (Praia da Cocanha), o CIEFI do Porto Novo, o Projeto Resgate ao Mar (Dirso), Escola Integração (Praia das Palemiras) e moradores da zona sul de Caraguatatuba.
Para maiores informações entrar em contato com Pedro na rua Izamira Pinto Santana, 560 - Porto Novo/Caraguatatuba ou pelo telefone (12 ) 3887-6037/ 7935 ou e.mail tudapaes@ig.com.br com Silvia Paes.
Dada a importância do evento, convidamos a todos para participarem.
Coordenador Regional: ASSU (ASSOCIAÇÃO SOCIOAMBIENTALISTA "SOMOS UBATUBA")
Coordenador Local: ACAJU (Associação Caiçara Juqueriquerê)
Patrocinadores: Mundial: Coca Cola - Local: SABESP, Supermercado Formigão, Marina Porto do Rio, Marina Caçula, Supermercado Porto Novo e Mercado Real Porto Novo. (Fonte: ACAJU)

Zoonoses de Caraguá faz campanha para a adoção de cães
O Centro de Controle de Zoonoses dispõe de vários animais para adoção. Nesta semana em especial, quatro cães precisam de um novo lar, entre eles um casal de Fila, um Dog Alemão e um mestiço de Pastor Alemão

Caraguatatuba - O CCZ - Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Caraguá está realizando uma campanha para incentivar moradores a adotarem animais de estimação.
De acordo com o veterinário e diretor do órgão, Guilherme Garrido, vários animais estão no local aguardando novos donos, e quatro deles em especial, já adultos, vêm de situações especiais, como atropelamento e maus tratos, e agora, já recuperados, aguardam um novo lar.
"Os casos são bastante diferentes. Tivemos um Dog Alemão que foi atropelado na rodovia, próximo à ponte do Porto Novo, e nos foi trazido com o apoio do DER. Outro cão abandonado em uma casa no Massaguaçu, sem água, nem comida, foi resgatado com o apoio da Polícia Ambiental, que sempre é nossa parceira nesse sentido. Agora que os animais já estão tratados gostaríamos de encontrar novos donos, já que são cães adultos e muito dóceis", disse o diretor do CCZ.
Além dos casos de abandono e atropelamento, o CCZ está colocando também para a adoção um casal da raça Fila, adulto. Esses dois animais, segundo Garrido, devem ser adotados juntos, pois conviveram desta maneira desde que nasceram.
De acordo com o CCZ é necessário alertar à população de que ter um animal de estimação é uma responsabilidade que pode durar muitos anos, e por isso, é preciso pensar antes de adotar um animal, para que o mesmo não seja abandonado, como muitos cães e gatos que hoje encontram-se no Centro de Controle de Zoonoses, precisando de um novo lar.
Para quem não tem ainda um animal de estimação, uma das dicas do CCZ é adotar aqueles que estão em abrigos públicos e privados ao invés de comprar, e claro, zelar por sua saúde psicológica dando atenção, carinho e ambiente adequado a ele.
O CCZ está aberto à visitação e os interessados em adotar um dos quatro cães adultos que procuram um novo dono devem comparecer ao Centro de Controle de Zoonoses, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, ou entrar em contato pelo telefone (12) 3887-6888. Adote você também um animal! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Competições de Futsal seguem em Caraguá

Caraguatatuba - A garotada e os marmanjos de Caraguatatuba continuam agitando as quadras. Na última sexta-feira teve rodada pelo Campeonato Municipal de Futsal Livre 2008, e no final de semana foi a vez dos jogadores das categorias sub-9, sub-11 e sub-13 mostrarem seus talentos.
No sábado, quatro jogos esquentaram a tarde no Ginásio de Esportes Benedito Lippi, no Poiares. Pelo sub-9 masculino, o A.A. Corinthians não tomou conhecimento do time Nelsinho e goleou por 9 a 0. O Projeto Integração, em uma partida equilibrada, empatou em 2 a 2 com o Gelaf.
Na disputa do sub-11, os meninos do Nelsinho venceram o A.A. Corinthians por 5 a 3. No duelo seguinte, o Gelaf derrotou o Brasília por 2 a 1. A competição contou com jogos no Ginásio de Esportes Luiz Cláudio Prado, no Tinga. O sub-9 do Exército de Cristo bateu o Massaguaçu por 6 a 0.
Pelo sub-11, o Quiosque Ponto 8 fez 5 a 2 na equipe do Massaguaçu. O Olaria A enfrentou o Exército de Cristo e perdeu por 7 a 1. Já o Olaria B foi goleado por 12 a 0 pelo União das Palmeiras. No único jogo do sub-13 no sábado, o Massaguaçu ganhou de 3 a 0 do Nelsinho.
O Campeonato Municipal das categorias de base seguiram no domingo com mais seis jogos na Quadra do Poiares. Pelo sub-9 masculino, a equipe Gardelin foi derrotado pelo Brasília por 4 a 2, mesmo resultado que o time sub-11 perdeu para o Projeto Escola Família. No sub-13, o Olaria A fez 6 a 5 no Exército de Cristo e o Ismael 4 a 3 no Projeto Integração.
O Futsal feminino também tem espaço na competição. Jogando na categoria sub-13, o Rio do Ouro bateu por 4 a 3 o Projeto Integração. As meninas do Exército de Cristo golearam o Gardelin por 7 a 0.
Na Quadra do Tinga, os garotos do sub-13 balançaram as redes por diversas vezes. O A.A. Corinthians B enfrentou o A.A. Corinthians A e perdeu por 6 a 4. A equipe Colônia A tomou um chocolate do União das Palmeiras, 11 a 0. Já o A.A. Corinthians C foi derrotado pelo time Garoto Bom de Bola por 3 a 2.
Dois jogos realizados no CEMUG agitaram o Campeonato Municipal Livre em Caraguá. Pelo grupo I, o Teletabs Lost fez 7 a 4 no Rio do Ouro. No último confronto da noite, o Caputera bateu o A.D.A por 5 a 3.
A competição dos adultos continua. Nesta segunda-feira 15, às 20h15, no Tinga, jogam Amigos e Brasília. Às 21h, o time da OAB enfrenta o Estrela Vila. No CEMUG, o Barcelona encara o Adil Car, às 20h15. Já às 21h, é a vez do Corinthians Promoções jogar contra a Samesp. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Atletismo de Caraguá competiu no fim de semana

Caraguatatuba - A equipe de Caraguatatuba Filhos do Vento, comandada pelo professor Adão Dias Durval e pelo voluntário Carlos Eduardo Fuenzalida, participou no ultimo sábado, dia 12, do Pró-Atletismo, realizado em Lorena, que contou com a participação de outras cidades da região como Pindamonhangaba, Lorena, Jacareí, Taubaté, São José dos Campos e Ubatuba.
Jéssica Felix da Silva conquistou o primeiro lugar no salto em distância, categoria D. Pela C, Igor Dejair Gomes também saiu vencedor, levando a prova dos 100m rasos.
Os atletas que ficaram com o primeiro lugar, estão garantidos na fase final estadual do 18° Pró-Atletismo, que será realizado entre os dias 28 e 30 de novembro de 2008, em Sertãozinho, os demais aguardam o resultado dos índices para também garantirem presença na final.
Também no sábado, a atleta Damiana Coimbra Reges (SPORTMAR) e Lino do Carmo Mendes, juntos com outros atletas de Ilhabela, fizeram bonito no revezamento coorpore e Bike 142 Km. A jovem caraguatatubense correndo pela equipe A foi campeã do geral. Lino venceu na categoria mista.
No próximo domingo, os atletas de Caraguá disputarão a Prova Pedestre da Independência, marcada para acontecer no Ciase, no bairro do Travessão, com a participação de varias categorias desde os 5 anos até acima de 60 anos de idade.
No último domingo de setembro, os alunos da equipe Filhos do Vento com idade entre 5 e 17 anos irão competir no 10° torneio de Atletismo "Correndo para o Futuro", que será realizado na pista Icaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo.

Resultados de atletas de Caraguá:

Categoria B - Masculino
Salto em Distância - Juan Marco Mendes - 3° Lugar
75m - Juan Marco Mendes - 3° Lugar

Categoria C - Feminino
1000m - Jaqueline Felix da Silva - 2° Lugar
100m rasos - Maiquelaine de jesus Santos - 3°Lugar

Categoria C - Masculino
Salto em Altura - Elionai Costa Vieira - 2° Lugar

Categoria D - Masculino
Salto em altura - Maike Antonio dos Santos - 2° Lugar

Categoria D - Feminino
Revezamento 4X100mts - Jéssica, Taciane, Maria, Maiquele - 2° Lugar

Salto em Altura - Jessica Felix - 3° Lugar
100m rasos - Jessica Felix - 3° Lugar
 (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

PAT de Caraguá tem novas ofertas de emprego
De arquiteto a serralheiro, o Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá está com 31 oportunidades de emprego variadas para a população. Para concorrer a uma das vagas, basta comparecer com os documentos no PAT

Caraguatatuba - O PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador, que funciona em Caraguá por meio de uma parceria entre a SERT - Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho e o governo municipal, está com novas oportunidades de emprego disponíveis para os moradores da cidade.
De acordo com a direção do PAT, na nova listagem de empregos enviada nesta segunda-feira, dia 15, há uma grande variedade de oportunidades, incluindo 31 novas ofertas.
Os cargos oferecidos nesta semana são para acabador de mármore e granito, arquiteto, azulejista, encanador, bombeiro, cabeleireiro, costureira, depilador, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro mecânico, farmacêutico, marteleiro, mecânico de máquina pesada, médico do trabalho, médico psiquiatra, professor de administração, professor de ensino profissionalizante, professor contabilista, tosador de animais, vidraceiro, açougueiro, arquiteto paisagista, assistente social, carpinteiro, chaveiro, churrasqueiro, cozinheiro, operador de carregadeira, operador de escavadeira, serralheiro e topógrafo.
Para se candidatar a uma das vagas basta comparecer ao Posto de Atendimento ao Trabalhador com documentos pessoais, CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social e comprovante de residência para realização do cadastro. O PAT fica na rua Taubaté nº 520 no Sumaré, próximo ao fórum de Caraguá. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Cinco anos do Programa Escola da Família

Caraguatatuba - A EE. Colônia dos Pescadores em Caraguatatuba foi o palco das comemorações dos cinco anos do Programa Escola da Família no Litoral Norte, no domingo passado (14/09/2008). São quatorze as escolas onde o programa foi implantado pela Diretoria Regional de Ensino- Caraguatatuba e, em todas com grande sucesso.
A programação constou de apresentações artísticas com muitas atrações, além várias iguarias que foram degustadas por todos. As escolas montaram estandes exibindo seus trabalhos que são confeccionados nos finais de semana.
Além dos gestores, professores e alunos estiveram presentes todos os educadores profissionais, universitários, voluntários, parceiros e toda a comunidade o que conferiu mais uma vez a grande aceitação da "Escola da Família" na nossa região. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Câmara discute Veto Total
Gratuidade do Transporte Coletivo será discutido em segundo turno

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira - 16 de setembro, a partir das 19h30 a sua 28ª Sessão Ordinária semanal. Na pauta Veto Total do Prefeito Aguilar para com projeto do Vereador Germino de Souza e o segundo turno da gratuidade no transporte coletivo.
O Projeto do Vereador Germino de Souza (PPS), que trata da proibição a instalação, utilização, manutenção, locação, guarda ou depósito de máquinas caça-níqueis no município, recebeu Veto Total do Prefeito José Pereira de Aguilar (DEM) e irá a votação hoje.
Já o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal (Pelom), de autoria do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT) sobre a gratuidade no transporte coletivo aos 60 (sessenta) anos na cidade vai a votação em segundo turno.
Devido a redução no volume de propostas durante o período eleitoral, as sessões têm durado em torno de 2 horas, com término entre 21 e 21h30. Ainda sobre o período eleitoral as sessões ordinárias não estão sendo transmitidas pela rádio local. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Mazzei

Uma tonelada de lixo é retirada das praias de Ilhabela na primeira etapa do Dia Mundial de Limpeza de Praia

Ilhabela - Em todo Litoral Norte, as quatro cidades se preparam para participar do Dia Mundial de Limpeza de Praia. Comemorado todo ano no terceiro sábado de setembro, a data é um dos programas internacionais de meio ambiente em que voluntários e ambientalistas se reúnem para realização de uma limpeza massiva mundial do meio ambiente.
Ilhabela, que participa do evento pela 7ª vez, optou por promovê-lo, neste ano, em duas etapas. A primeira delas já foi realizada ontem e atingiu as praias da Barra Velha, Perequê, Itaguassu, Itaquanduba, Engenho D’Água, Pequeá e Praia da Vila. Segundo o presidente da Associação Sementes do Futuro, Marcos Aurélio Alves Nascimento, 38 anos, que coordenou o evento em Ilhabela, mais de 100 pessoas participaram da coleta ontem pela manhã, das 7h às 12h e estima-se que por volta deu uma tonelada de lixo já tenha sido retirada. “Em termos de volume, ainda não sabemos quanto foi retirado, já que nada foi pesado por enquanto; mas obtivemos um caminhão cheio de lixo, o que daria em torno de uma tonelada de detritos”, observou o coordenador ontem à noite em entrevista exclusiva ao Imprensa Livre.
O evento contou com o apoio da Embarcação Cianciulli do Corpo de Bombeiros, que, de acordo com o capitão Cianciulli, também apoiou nos últimos dias a Semana de Vela de São Sebastião. “O apoio foi dado pelo mar, através da nossa embarcação. Nosso trabalho foi somente de apoio mesmo”, afirma o capitão.
Além do Corpo de Bombeiros, o evento foi apoiado pela Polícia Ambiental, pelo Exército Brasileiro da Amazônia Azul, que esteve presente falando sobre o projeto Amazônia Azul com a participação de um capitão e três sargentos, segundo Marcos.
Os pontos de concentração das atividades foram a Escola Estadual Ana Leite Julião Torres, no sul da Ilha, onde as atividades na praia não ocorreram por conta da chuva. “As crianças que compareceram ouviram palestras dentro da escola. Já na parte central da Ilha, como a chuva deu uma trégua, fizemos ações na foz do rio Castelhanos e na foz do rio Quilombo, localizado no Perequê”, lembra o coordenador.
Além disso, houve também a coleta pelo mergulho, com o suporte dos bombeiros e encabeçado pelo Projeto Azmuth, coordenado pelo mergulhador Marcos Cardeal e Arturo. “No mergulho, retiramos uma grande quantidade de garrafa pet e encontramos também muitos cacos de vidro e garrafas de vidro. Ao todo, foram 8 kg de garrafas e cacos de vidro em 500 m de mergulho. Além disso, encontramos também alguns objetos curiosos como a ferragem de uma mesa escolar, muitas pilhas, tecidos e calçados em uma quantidade incrível”, destaca Marcos.
Ele observa que o principal objetivo do Dia Mundial de Limpeza de Praia é promover a educação ambiental e avalia que a meta foi atingida, mediante as reuniões e encontros promovidos durante a preparo e a realização do evento até aqui. (Fonte: Imprensa Livre)

Campanha de Vacinação contra Rubéola é prorrogada em Ilhabela

Ilhabela - A Secretaria da Saúde de Ilhabela, por meio do departamento de Vigilância em Saúde informa que a Campanha de Vacinação contra Rubéola alcançou a cobertura de 90,15% das 9.951 pessoas com idade entre 20 a 39 anos, faixa etária alvo da campanha, ficando próxima da meta do Estado que é de 95%. As pessoas que ainda não receberam a vacina terão até sexta-feira, dia 19/09 para dirigirem-se a Unidade de Saúde mais próxima de suas residências. Até o dia 19 todas as Unidades Básicas de Saúde estarão vacinando das 07h às 17horas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Velejadores de Ilhabela conquistam vitórias na V semana de Vela de São Sebastião

Ilhabela - Atletas de Ilhabela participaram da V Semana de Vela de São Sebastião, nos dias 13 e 14 de setembro, e conquistaram boas colocações. No total participaram 20 velejadores, sete do Clube Municipal de Iatismo (CMI), seis do Projeto Navegar, três da Flotilha do Grêmio de Vela, além de duas duplas.
Entre os velejadores do CMI, seis velejaram na classe Holder e um na classe Byte, que estavam sendo disputadas dentro da Semana de Vela de São Sebastião, mas valendo pelo Campeonato Paulista. Na classe Holder na categoria A, Caio Teisen ficou com o primeiro lugar, e João Paulo da Silva em segundo. Na categoria B o campeão foi Gabriel Silva, e o segundo colocado foi Mateus Santos. E na categoria iniciante Silas Garcia foi o vencedor. O velejador José Vicente de Melo, que velejava de Holder, velejou na categoria Byte, e foi o campeão!
Na categoria Hobie Cat 16 a dupla Mario Sérgio de Jesus Junior e Denis Tassone foram os vencedores, ficando a dupla Ronion Silva e Paulo Henrique com a segunda colocação.
Pela Flotilha do Grêmio de vela, onde os atletas velejam na classe Optimist, Amauri Gonçalves ficou com a primeira colocação na categorial geral e juvenil e Julia Pessini com a segunda colocação do feminino juvenil.
E do Projeto Navegar, ainda de Optimist, Murilo Rodrigues ficou com a primeira colocação na categoria de Projetos, que disputaram a regata em raia separada, e Giovani Mariano conquistou a segunda colocação.
Os velejadores de Ilhabela têm o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Campanha de Vacinação Anti-Rábica é prorrogada

Ilhabela - A Secretaria Municipal de Saúde informa que a Campanha de Vacinação Anti-rábica em cães e gatos vacinou 63% da meta do Instituto Pasteur de São Paulo para cães e 43% da meta para os gatos. Até o próximo dia 19 uma equipe volante estará percorrendo novamente as ruas do município em busca de animais que ainda não foram vacinados. Desde o dia 15, os proprietários de cães e gatos que não foram vacinados poderão dirigir-se ao Posto Fixo montado no prédio da Secretaria da Saúde, na Avenida Princesa Isabel, 2320 – Barra Velha, das 07h30 as 12h30.
Para mais informações os interessados deverão entrar em contato com a Secretaria da Saúde através do telefone 3895-1532 das 08h as 17horas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Atriz Elisa Lucinda encanta público com a peça “Parem de Falar Mal da Rotina”

Ilhabela - Apesar do frio de 17ºC registrado na noite do último domingo, o público compareceu e ficou encantado com a performance da atriz Elisa Lucinda, que apresentou o espetáculo “Parem de Falar Mal da Rotina”, uma peça que reuniu histórias vividas e ouvidas pela atriz, como “observadora” do cotidiano. A apresentação, realizada no Galpão das Artes fez parte das comemorações de aniversário da cidade e da programação do Circuito Cultural Paulista, em conjunto entre a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundaci (Fundação de Cultura de Ilhabela); e pela Secretaria de Estado da Cultura.
A capixaba Elisa mesclou a apresentação da peça com declamações de poemas de sua autoria. Ela é autora de diversos livros do gênero. A atriz, que atuou nas novelas “Mulheres Apaixonadas” (2003) e “Páginas na Vida” (2006), chegou a se emocionar ao declamar um poema, com a presença de uma criança de um ano e meio no palco, filho de um casal que estava na platéia. “Nunca declamei um poema com a presença de uma criança no palco”, disse ela, recebendo aplausos em seguida.
A peça é resultado de dezenas de personagens que ela interpreta para questionar o conceito de rotina, que, para ela, é um personagem fictício criado pela sociedade. “Na verdade, temos o poder da mudança. Nós somos os diretores, atores, produtores e, principalmente, roteiristas das nossas próprias vidas”, conta. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Projeto Marinas chega ao Bonete
Cetesb, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Fiscalização Municipal fazem vistoria conjunta

Ilhabela - A Cetesb, na pessoa do Gerente Regional João Carlos Milanelli, juntamente com a secretaria municipal de Meio Ambiente, nas pessoas da secretária Cássia Redó, Ariela Ferreira da Silva e Valdemir Oliveira Almeida, da equipe Técnica e a Fiscalização Municipal representada pelos fiscais, Edgar Araújo Gubany e Moacir Pinto Moraes Junior, estiveram no ultimo sábado em vistoria conjunta no Bonete para orientação e adoção de medidas adequadas em relação ao Projeto Marinas, na CETESB.
A equipe vistoriou a Garagem Náutica do Nema, acompanhada do responsável, Luis Peixoto “Luba”, que se prontificou a proceder as ações elencadas por Milanelli (CETESB), para que este empreendimento voltado às atividades náuticas possa funcionar de forma adequada, para minimizar os impactos ambientais no local.
Milanelli fez uma reunião com os moradores locais, ocasião em que os orientou sobre o recolhimento do óleo, no momento da troca e também os orientou sobre o procedimento para o lixamento e pintura das canoas.
Neste encontro, a secretaria municipal de Meio Ambiente se pronunciou sobre a separação dos materiais recicláveis e sua retirada.
A comunidade do Bonete foi muito receptiva e entendeu que as ações a serem empreendidas visam a melhoria do meio ambiente local, o que se traduz em qualidade de vida de seus moradores.
A secretaria municipal de Meio Ambiente, concluiu que a ação foi muito positiva, pois pela primeira vez um representante da CETESB foi visitar a comunidade para orienta-la sobre as medidas preventivas a serem adotadas para melhoria das condições ambientais e esclarecimentos sobre as duvidas que foram levantadas pelos participantes.
“Assim, com a união do Estado, Município e Comunidade temos certeza de que estamos trilhando o caminho certo para garantirmos um futuro melhor”, declarou a secretária municipal de Meio Ambiente, Cássia Redó. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Grupo de Teatro Maembipe da FUNDACI apresenta a peça Rei Lear

Ilhabela - Na última sexta-feira, ainda como parte da programação de aniversário de Ilhabela, a Fundaci apresentou a peça “Rei Lear”, também no Galpão das Artes, cujas instalações ficaram lotadas. A peça, dirigida por Adriana Lira, se passa em uma história de traição, vingança e paixão.
O espetáculo retrata a efervescência do poder desmedido, acima do bem e do mal, em seu misto de arrogância, paixão, loucura, cegueira de valores, ineficácia de julgamento e demandada de carência. Trata também de um exemplo do sofrimento de um pai que cobra a atenção de sua filha mais amada. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Forças Armadas invadem São Sebastião
500 militares começam hoje simulado de defesa no porto e terminal marítimo; operação segue até dia 26

São Sebastião - Cerca de 500 militares do Exército, Marinha e Aeronáutica chegaram ontem em São Sebastião para participar da Operação Combinada "Atlântico", um exercício de guerra realizado pelo Ministério da Defesa.
O simulado acontece a partir de hoje no Porto de São Sebastião e na base do Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso). A operação, liderada pelo Comando de Operações Navais, segue até o próximo dia 26.
Ao todo, o exercício de guerra envolve 10.000 militares das Forças Armadas. Os demais militares estarão distribuídos entre o litoral do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Atlântico Sul.
O objetivo do simulado é a preparação para a defesa da área da Bacia de Campos e da infra-estrutura de petróleo e gás de toda a região sudeste do país.
Segundo a assessoria de comunicação da Operação Atlântico, a região foi escolhida por abranger uma área de extrema importância econômica para o Brasil, assim como concentrar parcela significativa da infra-estrutura portuária, de Indústria Naval e da Marinha mercante brasileira.
"Os militares estarão participando de simulações de ataque e defesa dessas áreas, consideradas pontos sensíveis frente a ameaças provenientes do mar", disse o capitão do Exército Lenilson Silva, que participa do exercício.
INÉDITO - Segundo ele, é a primeira vez que São Sebastião participa de um exercício de guerra reunindo as três Forças Armadas. "Até então, eram feitos adestramentos apenas com a Marinha", disse
No exercício, o chamado figurativo inimigo, composto por elementos da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil, simularão ataques aéreos e ações de sabotagem contra as instalações.
A base logística e o centro de comando e controle dos efetivos militares que atuarão na defesa da área foram montados na Delegacia da Capitania dos Portos, na rua da Praia, região central do município.
Segundo capitão Silva, as ações do treinamento em São Sebastião serão executadas por fuzileiros navais da Marinha do Brasil, integrantes do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra, com sede no Rio de Janeiro, assim como militares da Brigada de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro, sediada no Guarujá.
SAÚDE - Além das atividades essencialmente militares, a Operação Atlântico contará com ações sociais em diversos municípios para prestar assistência à população.
Os serviços prestados pelos militares das Forças Armadas incluem atendimentos médicos e odontológicos, assim como reformas em escolas e prédios de utilidade pública.
Além disso, serão ministradas aulas de primeiros socorros e higiene. De acordo com Silva, a operação busca ainda divulgar a importância da "Amazônia Azul" --área que abrange todo o litoral brasileiro.
"O nosso litoral, chamado de Amazônia Azul, é de igual importância que a Amazônia Verde. Assim como os exercícios praticados na selva, nosso objetivo é divulgar o que também vem sendo feito para garantir a defesa do nosso país pelo mar", disse o capitão do Exército. (Fonte: ValeParaibano)

Grupo divulga programa 'Amazônia Azul'

São Sebastião - Além da Operação Atlântico, as Forças Armadas Brasileira tem como objetivo divulgar o programa 'Amazônia Azul' para alertar a população sobre a importância estratégica e econômica do litoral brasileiro.
De acordo com a assessoria da Operação Atlântico, o Brasil pleiteia na CLPC (Comissão de Limites da Plataforma Continental) e na CNUDM (Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar) a extensão dos limites de sua Plataforma Continental, além das 200 milhas náuticas --370 quilômetros-- correspondente a uma área de 963 mil quilômetros quadrados.
Após serem aceitas as recomendações da CLPC pelo Brasil, os espaços marítimos nacionais poderão atingir aproximadamente 4,5 milhões de quilômetros quadrados, o que corresponde à metade do território terrestre nacional ou a uma nova Amazônia.
É o que a Marinha vem chamando de Amazônia Azul. Pelo mar, circulam aproximadamente 95% do comércio exterior --importações e exportações--, cujo valor total deve alcançar neste ano US$ 170 bilhões em negócios.
"As Forças Armadas defendem e protegem esse rico patrimônio e o queremos que a população seja nossa aliada nessa luta", afirmou o capitão do Exército, Lenilson Silva, que participa da Operação Atlântico em São Sebastião. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara deve homenagear moradores de São Sebastião com moções de aplausos

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião vai entregar moções de aplausos e reconhecimento na próxima sessão, que será realizada na terça-feira, dia 16, às 18h00, a diversos moradores da cidade.
O presidente Câmara, vereador Marcos Aurélio Leopoldino dos Santos (PTB), vai homenagear com moção de aplausos e reconhecimento o policial civil e ex-vereador, Carlos Antonio de Souza Borba, e o delegado do Ciretran - São Sebastião, Dr. José Lamartine Fagundes.
"Vivemos hoje um momento histórico de grande importância, quer pelas transformações da sociedade, nesse início de século, quer pelas alterações político, econômico, financeira vivenciadas pelo país. Por ajudar os munícipes que procuram o Ciretran, com simpatia e carinho, presto a homenagem ao Borba, e pela competência em administrar esse departamento de inteira importância para o nosso município, homenageio o Dr. José Lamartine Fagundes", explica o presidente.
O vereador Robson Ceará (PPS) vai homenagear com moção de aplausos e
reconhecimento a médica Renata Ferreira Liborio, que é formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora e veio morar em São Sebastião em dezembro de 2003, onde trabalha há mais de dois anos no PSF (Posto de Saúde da Família) do Centro.
"Por valorizar o ser humano e pelo trabalho solidário prestado em nosso município, eu acredito que a médica mereça essa homenagem", disse o vereador. .
O vereador Félix Geléia (DEM) vai entregar a moção de congratulações e reconhecimento ao atleta sebastianense que participou do Campeonato Paulista Iniciantes de Muay Thai Boxe Thailandes Undergrude, Keidy Alves Mendes. "Apesar de todas as dificuldades apresentadas durante as competições, o atleta jamais desistiu, chegando ao tão esperado resultado, entre eles a Segunda Colocação no campeonato", afirma o vereador.
O vereador Dalton José da Silva (PR) vai homenagear a dupla sertaneja Luciano e Lourival.
Nascidos na cidade de Senges - MG, os irmãos se mudaram para a cidade de São Sebastião em 1985 e hoje residem no Morro do Abrigo. Em 2005, venceram o campeonato do Arraia Caiçara.
"A dupla Luciano e Lourival sempre é convidada para animar festas e bailes, sendo hoje reconhecida pelo município, principalmente, por manter a tradição da musica sertaneja e suas raízes", explica o vereador.
A pauta da Câmara ainda pode ser alterada. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

TRE absolve Paulo Ramos em processo de impugnação

Ubatuba - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo deu provimento ao recurso do candidato e ex-prefeito Paulo Ramos (PDT), no processo em que o pedetista foi impugnado pela justiça local, por irregularidades na prestação de contas publicas. Por 2 votos a 1, os juízes do TRE decidiram aceitar o registro eleitoral de Paulo Ramos.
No começo de agosto, a juíza de Ubatuba aceitou o pedido de impugnação da promotoria local, alegando que Paulo Ramos teve as contas rejeitadas durante sua administração do executivo municipal. Entretanto, com o provimento do recurso pelo Tribunal Regional, a sentença de impugnação é suspensa, mas o ex-prefeito continua disputando sub-júdice, pois a coligação "Novo Tempo", de Eduardo Cesar, já apresentou recurso ao TSE.
No entanto, a situação de Paulo Ramos agora é muito mais confortável. Mês passado, o pedetista teve três derrotas na justiça local, uma referente a coligação e esta outra sobre a candidatura pessoal, ambas ameaçavam seu registro de candidatura. Além disso, na mesma época, sua vice Dra. Haydée Guimarães também foi impugnada pela comarca ubatubense.
Agora, com os casos levados e analisados pelo TRE, a chapa da coligação "Sou Mais Ubatuba" reverteu a situação e conquistou a vitória judicial nos três processos. Apesar do recurso da Coligação Novo Tempo, já protocolado no Tribunal Superior Eleitoral, o candidato e ex-prefeito Paulo Ramos se diz tranqüilo.
"Eles podem levar para onde for que vamos comprovar que é justo o direito de me candidatar. Só não entendo porque ele (Eduardo Cesar) está com tanto medo que eu entre na disputa, se a pesquisa que ele comemorou o coloca com mais de 50% das intenções de voto", ressalta o pedetista, completando que o prefeito tem de se preocupar mais com os próprios erros, ao invés de se preocupar com o erro dos outros. (S.G.) (Fonte: Imprensa Livre)

Eduardo Cesar sofre pedido de cassação por propaganda irregular

Ubatuba - Um candidato a vereador de Ubatuba pelo Partido Social Liberal entrou com uma representação na Justiça local pedindo a cassação do prefeito Eduardo Cesar (DEM) por propaganda política irregular em bens e serviços comunitários, com o objetivo de promover a campanha eleitoral de reeleição.
A Justiça acolheu a representação do político do PSL e ordenou a remoção imediata da propaganda dos locais indicados no processo (a propaganda já foi removida). Além disso, a comarca local dará prosseguimento ao caso, para decidir se haverá e quais serão as punições referentes à propaganda em questão. No registro oficial do processo 138/08, os vistos do Juiz eleitoral de Ubatuba apontam que: "Da análise da exordial e das fotografias a eles acostadas, verifica-se a veiculação de propaganda partidária pelo representado (Eduardo Cesar), através de painéis e faixas, em locais onde se situam ou prestam-se serviços comunitários".
O advogado de Eduardo Cesar, Marcelo Mourão, acredita que o processo não causará a condenação ou a cassação do atual prefeito. Ele relata que a propaganda estava em terreno particular e pertencia a um candidato a vereador da coligação.
Desta forma, Mourão garante que o prefeito não tinha conhecimento da iniciativa. Quanto à presença de propaganda em locais de serviços ou prédios públicos, o advogado da coligação argumenta: "O que houve, por um curto espaço de tempo, foi a presença de um posto móvel de castração de animais que, por esse período de alguns dias, prestou serviços próximo ao cartaz em questão. No entanto, é preciso lembrar que o terreno onde estava propaganda era particular e não público e que também o trailer ficou pouco tempo no local, pois é um posto volante, tanto que há poucos dias houve um acidente rodoviário com o veículo" explica o advogado, ressaltando que ainda é cedo para falar em um desfecho do caso, sendo que nem o Ministério Público divulgou qualquer parecer sobre o processo.
A propaganda em questão foi citada em outra ação judicial, na qual o prefeito e o candidato Silvio Brandão foram condenados a pagar uma multa de R$ 5,2 mil pela afixação de placa em grande avenida de circulação, com tamanho superior ao permitido (4m²). Neste processo, a coligação Novo Tempo também já sofreu derrota no TRE. (Fonte: Imprensa Livre)

Chuva e domingo ofuscam feriado da Paz de Iperoig

Ubatuba - O dia da Paz de Iperoig, feriado comemorado em 14 de setembro na cidade de Ubatuba, neste ano, foi pouco lembrado pelos munícipes. Além da chuva, que impediu a missa campal, como a realizada em 2007, o dia da Exaltação a Santa Cruz também caiu no domingo neste ano, fato que colaborou para a data passar quase despercebida na cidade.
Muitos comerciantes abriram seus estabelecimentos e a maioria ouvida pela reportagem do Imprensa Livre não tinha conhecimento que ontem, dia 14, era feriado municipal em Ubatuba.
O mesmo aconteceu quando a pergunta foi feita aos pedestres, como a universitária da capital, Lia Maria. “Não vi em nenhum lugar dizendo deste feriado e quando passei pelo centro parecia um domingo qualquer”, relata a universitária, que, quando soube da história referente ao feriado, lamentou a falta de prestígio local com a data.
Apesar do “esquecimento”, o dia da Paz de Iperoig, marca um dos fatos históricos mais importantes da cidade. A data de 14 de setembro celebra o primeiro tratado de paz firmado entre índios e colonizadores brancos da história das Américas, firmado em 1563. A história começa quando os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta são incumbidos pelos portugueses de fazer as pazes com os índios fronteiriços da nação Tupinambá, que habitavam Iperoig, atual centro de Ubatuba.
A missão era fundamental, já que os nativos, na época, se organizaram junto aos franceses, com o objetivo de combater a hegemonia do território português no sudeste do Brasil. Os índios Tupinambás não suportavam mais os maus tratos promovidos pelos invasores portugueses, que separavam suas famílias e os escravizavam para os trabalhos nos engenhos de cana de açúcar na região.
Comandados pelo chefe Cunhambebe, os índios formaram uma confederação, abrangendo quase todo litoral, com grande poderio de guerra. Entretanto, a presença do padre José de Anchieta surtiu efeito, evitando certamente uma tragédia histórica.
Após uma lenta e difícil missão de diálogo com os nativos , no dia 14 de setembro de 1563, enfim se estabeleceu a paz entre colonizadores e índios, com a assinatura do Tratado de Paz do Iperoig. Neste ano, a única celebração da data foi realizada pela Paróquia municipal, que celebrou, na noite de ontem, uma missa na Igreja Matriz. (Fonte: Imprensa Livre)

Acidente na rodovia Rio-Santos deixa uma pessoa ferida

Ubatuba - Três carros se envolveram em um acidente na madrugada desta segunda-feira (15) na rodovia Rio - Santos, em Ubatuba.
Um carro foi ultrapassar e colidiu frontalmente com o outro que vinha no sentido contrário, que perdeu o controle e atingiu um terceiro que passava na hora.
Uma pessoa ficou levemente ferida. O acidente não complicou o trânsito no local. (Fonte: VNews)

Programa Escola da Família realiza 3º Torneio de Tênis de Mesa

Ubatuba - Programa Escola da Família da E.E. Capitão Deolindo de Oliveira Santos em Ubatuba realizou no dia 07 de setembro o 3º Torneio Aberto de Tênis de Mesa do Litoral Norte e Pindamonhangaba. O evento aconteceu no Ginásio de Esportes Tubão em Ubatuba., contou com a participação de atletas de Caraguatatuba, São Sebastião, Pindamonhangaba e Ubatuba.
A tabela foi dividida em várias categorias, com entrega de troféus e medalhas. O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Ubatuba e algumas Parcerias do comércio local.
A iniciativa do evento foi da voluntária do Programa Escola da Família Heide Machado, do Educador Profissional Manoel Chagas e da Professora Coordenadora Beth, e o
evento contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas.

A classificação geral ficou assim:

Categoria - 12 a 13 anos - Masculino
1º lugar: Ericles Fernando Vaccari de Araújo
2º lugar: Adolfo Gomes Pereira Neto
3º lugar: Paulo Henrique Santiago Silvestre de Lima

Categoria - 14 a 15 anos - Masculino
1º lugar: Gabriel Moreira da Silva
2º lugar: Clayton Francisco
3º lugar: Thiago Augusto Portes dos Santos

Categoria - 16 a 17 anos - Masculino
1º lugar: Pietro D'Angelo Gianchette Andreotti
2º lugar: Wagner da Silva Moura
3º lugar: Arthur Carlos

Categoria - Acima de 18 anos - Masculino
1º lugar: Anderson Tanaka
2º lugar: Pedro Marzlia Zaniboni
3º lugar: Rafael Cases

Categoria - 12 a 13 anos - Feminino
1º lugar: Allana Lika Seino
2º lugar: Mayara de Oliveira Mesquita
3º lugar: Elizene dos Santos Pinheiro

Categoria - 14 a 15 anos - Feminino
1º lugar: Thais dos Reis e Souza
2º lugar: Roberta Oliveira
3º lugar: Érika Coutinho dos Santos

Categoria - Acima de 16 anos - Feminino
1º lugar: Thaissa Mayumi Assai
2º lugar: Paula Sanches
3º lugar: Ana Beatriz DRE

Ubatuba ganhou “Programa Atendimento Nota 10” para garçons

Ubatuba - A Aciu- Associação Comercial de Ubatuba em parceria com o Senac- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e com patrocínio da Coca-Cola Brasil trouxe gratuitamente para Ubatuba o “Programa Atendimento Nota 10 para garçons”.
O programa que foi desenvolvido para a capacitação de garçons, é ministrado em 40 horas e é composto de uma programação especialmente desenvolvida pelo Senac para atender às práticas e às exigências do mercado. O conteúdo provê conhecimento, atualização profissional e qualifica em atendimento, contemplando aspectos comportamentais e técnicos da função de garçom.
Participaram do curso cerca de 120 pessoas, divididas em quatro turmas, entre garçons e proprietários de restaurantes, bares e similares que receberam uma certificação emitida pelo Senac e pela Coca-Cola/FEMSA. No final do curso, os participantes visitaram a FEMSA- Cerveja Brasil que está localizada em Jacareí- SP. (Fonte: ACIU)

Programação Cine Porto
Semana de 12/9 a 18/9/2008

"O Procurado" - Um filme de ação para marcar época!!!!!!
com Angelina Jolie - Morgan Freeman - Terence Stamp.
ás 16:40 - 19:00 - 21:20 hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Anuncie

Baú de tesouro do menino Régis

Pião, linha de pipa,
carrinhos, gibis,
bola de futebol
e moedas de ouro
de um galeão espanhol.

Festa no quintal

Com vitória ou derrota
do time de casa,
o quintal da Cida lavadeira
amanhecia em festa,
toda segunda-feira.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Amigo Emilio,

Por seu intermédio quero cumprimentar o leitor Mário Trindade por seu magnífico e muito oportuno texto "No tempo da ditadura". Como crítica é perfeito, sereno, divertido e não deixa dúvidas quanto à seriedade de sua motivação. Parabéns!!!!!!!
Um abraço,

Renato Nunes
Ubatuba, SP

Despesa com lixo em Ubatuba passa para mais de R$ 4 milhões

De acordo com o secretário municipal de obras e infra-estrutura, Ubatuba deverá enviar o lixo para Tremembé. Como as carretas não sobem a Oswaldo Cruz, será uma distância de 192km. Na alta temporada serão 10 carretas cheias de lixo por dia circulando nas estradas e isto tem um custo, considera o secretário João Paulo Rolim.
Vocês já imaginaram, na época da temporada as carretas de lixo obstruindo a estrada e o trânsito parado ?? Será que é esse tipo de programa que os turistas querem?
A administração municipal afirma que precisa defender o meio ambiente para aumentar o turismo. Como acreditar nisso se não teve o devido cuidado na questão de saneamento?
O acréscimo nos custos com o lixo será superior a R$ 4 milhões por ano. “Atualmente, com o depósito no aterro, gastamos R$ 26 por tonelada de lixo, já com o transporte dos resíduos, o calculo está estimado em R$ 180. Na relação anual, podemos ver realmente o que significa essa diferença, com um salto de, R$ 702 mil nos dias de hoje, para R$ 4.800 milhões Ou seja, a prefeitura terá que realizar alguma manobra orçamentária daqui pra frente, para suprir o aumento nos gastos com o lixo”, avisa o secretário João Paulo Rolim. Mesmo com o aumento na taxa do lixo, os recursos previstos na arrecadação ainda não serão suficientes para arcar com as despesas.
O que isso quer dizer?
De algum lugar deverá sair o dinheiro. Haverá menos dinheiro para melhorar a saúde, para calçamento das ruas, construção de quadras poli-esportivas... Se a cidade foi a campeã do desemprego e os empregos terceirizados para firmas com sede em outro município, menos dinheiro girou na cidade.
A administração jamais deveria ter ficado esperando a implantação do aterro regional em Caraguatatuba, porque é um processo demorado e há e haverá muita resistência da população de lá. A administração também não investiu para mudar os hábitos da população no sentido de reduzir, reciclar, re-utilizar e repensar suas atitudes de consumo. Com essa omissão, perdeu a chance de criar empregos e diminuir os gastos com o lixo.
Quem ficará com o lucro do aumento das despesas para transporte desse lixo para fora de Ubatuba?
Os lixões e aterros sanitários paulistas são avaliados com base no Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR), criado pela Cetesb e cujas “notas” vão de zero a 10. O IQR atribuído ao lixão de Ubatuba em 2007 foi de apenas 3,3, e, o que é pior, a “nota” caiu em relação às avaliações anteriores.
Em março último, a prefeitura de Ubatuba assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), no qual se comprometeu – preto no branco, junto à Cetesb e ao Ministério Público do Estado de São Paulo – a encerrar, no prazo de seis meses, as atividades do lixão.
Apesar da falta de opções das autoridades municipais, o gerente da agência da Cetesb no Litoral Norte, João Carlos Milanelli afirmou que a companhia está irredutível quanto ao prazo final para encerramento do aterro sanitário de Ubatuba. “Já foi um esforço tremendo conseguir adiar por seis meses o fechamento. Agora, a Cetesb não tem mais o que fazer, a não ser esperar que o TAC assinado em março seja cumprido. Caso o depósito de lixo continuar após 1 de setembro, a única alternativa será a interdição policial do local”, avisa o gerente da CETESB-LN, João Carlos Milanelli.
Fonte: Canal Aberto 77 – 050908 e Imprensa Livre

Rui Alves Grilo
Ubatuba, SP

Incentivar o turismo, no litoral do estado de São Paulo

A Associação dos Aposentados e outras Associações da cidade de Santos e Guaruja foram em várias agências de TURISMO, procurar uma Excursão de Ônibus, para ficar um, dois ou três dias em cada cidade, incluindo Viagem, Hospedagem, Passeios, Alimentação etc.etc. para o "LITORAL DO ESTADO DE SÃO PAULO".
Em todas as Agências de Turismo, a resposta foi sempre a mesma "NÃO TEMOS ESSE TIPO DE EXCURSÃO". Iria insentivar fora da temporada, os Hoteis, Pousadas, Restaurantes, Lanchonetes, Turismo, Lojas, Comercio em Geral etc. etc.
No Norte e no Sul do Brasil tem muito. Conhecer e passear nas belas Praias e cidades como: Bertioga, Santos, São Vicente Guarujá, São Sebastião, Ilha Bela, Maresias, Caraguatatuba, Ubatuba, Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá, Peroibe, etc. etc.
Somente no Litoral Paulista, ainda não pensaram nisso.

João Luiz
via e-mail

Líder Latino:

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Enseada ©João Batista Antunes

Enseada
© João Batista Antunes

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor