Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 18 de Setembro de 2008 - Nº 2034 Edições Anteriores

Pousada Astrorei

Região
São Sebastião está em em guerra
DRE participa do "VI Diálogo Interbacias de Educação Ambiental mm Recursos Hídricos" em Avaré (SP)
Professsores do Ciclo II são capacitados nos moldes do "Letra e Vida" em HTPC
Policiais civis do Litoral Norte aderem à greve atendendo somente emergência


Caraguatatuba
Polícia prende empresária suspeita de tráfico de mulheres em Caraguá
Conclusão das obras da Fundação Casa estão previstas para novembro
Sebrae de Caraguá realiza curso Aprender a Empreender
Mega Festa Jovem Pan Oceânica 670
Câmara discute apenas Urgências


Ilhabela
Exposição “Fragmentos do Tempo” exibe o passado e as origens do arquipélago
Comunidade Tradicional recebe orientações sobre Projeto Marinas da Cetesb
Vereador solicita entrega de correspondência na Rua Idalina Rodrigues de Carvalho
Prefeitura lança a pedra fundamental da unidade básica de saúde do Alto da Barra Velha
Fiscalização entrega 617 Cd’s e DVD’s apreendidos a Polícia

São Sebastião
Militares vivem dia de guerra em São Sebastião
Megaestrutura mantém 500 homens na cidade
São Sebastião atinge 72,94% de vacinados na campanha contra a Rubéola
Presidente da Câmara questiona contratação de empresa de lixo na véspera da eleição
Câmara analisa repasse à Confederação Nacional de Município

Ubatuba
Justiça multa Eduardo Cesar, mas descarta pedido de cassação por propaganda irregular
Prestação de contas de Eduardo Cesar aponta arrecadação e gasto muito superiores a adversários
Projeto Marinas
Sebastianense disputa evento em Ubatuba
Ubatuba inicia ação de combate à dengue
Aciu e Sebrae oferecem curso “Qualidade máxima no atendimento ao cliente”

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia


Notícias da Região Topo

São Sebastião está em em guerra

Litoral Norte - O clima foi de guerra ontem em São Sebastião, no terceiro dia da Operação Combinada Atlântico, quando foram iniciados os primeiros treinamento prático em defesa do Porto e instalações da Petrobras.
As áreas, com vigilância 24 horas, foram tomadas pelos cerca de 500 militares do Exército, Marinha e Aeronáutica que vivenciam a simulação de um ataque inimigo na cidade.
O exercício aplicado em São Sebastião tem o objetivo de proteger as áreas petrolíferas em uma suposta guerra.
O objetivo da operação é a defesa da área da Bacia de Campos e da infra-estrutura de petróleo e gás do sudeste do país. Ao todo, 10.000 militares atuam na simulação entre o litoral do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Atlântico Sul desde o último dia 12. (Fonte: ValeParaibano)

DRE participa do "VI Diálogo Interbacias de Educação Ambiental mm Recursos Hídricos" em Avaré (SP)

Litoral Norte - Este é o Ano Internacional do Planeta Terra e do Saneamento, de acordo com decretos da ONU e UNESCO, e, em Avaré/SP foi realizado mais um Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos de 2/09 à 05/09/2008 com a participação de mais de 500 educadores.
O tema deste ano foi "Água e Saneamento" e nesse encontro discutiu-se como a Gestão da Água pode contribuir para o conhecimento dos efeitos das mudanças climáticas na água e a realização de ações que minimizem ou evitem estes efeitos.
Foram realizadas várias Mesas Redondas e Conferências sobre o assunto, com enfoque especial voltado para o ensino e aprendizagem e os grandes temas relacionados ao meio ambiente, preparando os educandos para os desafios da Educação Ambiental.
A Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba participou do evento através das professoras: Ludmila Sadokoff e Simone Regiane de Almeida Cuba. Durante o encontro, ambas tiveram a oportunidade de apresentar o trabalho realizado pelos alunos da EE. Ismael Iglesias "Projeto Juqueriquerê...O rio Pede Socorro" com a finalidade de conscientizar os habitantes do bairro Barranco Alto em Caraguatatuba, e de toda a comunidade litorânea, em geral, da importância do rio, sua recuperação e preservação. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Professsores do Ciclo II são capacitados nos moldes do "Letra e Vida" em HTPC

Litoral Norte - A equipe do CICLO I, da Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba objetivando proporcionar aos professores do CICLO II, de todas as áreas, uma formação contínua em Língua Portuguesa, vem trabalhando no sentido de repassar em HTPCs as Orientações Técnicas recebidas em São Paulo e Jacareí pelas equipes de formação da CENP.
Num primeiro momento o foco tem sido Leitura, Tipologia Textual e Gêneros do Discurso, visando melhorar significativamente os resultados da leitura e produção textual dos alunos do Ensino Fundamental, Ciclo II.
As escolas são visitadas por professores responsáveis pelo Ciclo I da Oficina Pedagógica, em horários de HTPC, preferencialmente aqueles que recebem um número maior de professores, levando orientações que proporcionam a todos, independente de sua área, sua formação específica a condição de desenvolver um trabalho voltado para as dificuldades não solucionadas de alfabetização e também uma reflexão sobre a prática na sala de aula.
Assim, a "Formação Continuada" é uma preocupação da Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba, que mesmo não tendo o ciclo I, pois no Litoral Norte a municipalização foi total, mantém duas Professoras Coordenadoras na Oficina Pedagógica e uma Supervisora para os trabalhos com os municípios parceiros, e agora com todo o Ensino Fundamental, Ciclo II, no sentido de contribuir para um crescimento na formação de seus professores. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Policiais civis do Litoral Norte aderem à greve atendendo somente emergência

Caraguatatuba - A Polícia Civil iniciou novamente um movimento de greve ontem desde às 8h. Nas Delegacias do Litoral Norte, de acordo com policiais civis, o trabalho, a partir de agora, será baseado na Operação Padrão, que se volta apenas ao atendimento de emergências, como homicídios, roubos seguido de morte, morte violenta e casos em que a perícia técnica precise ir ao local imediatamente. Segundo policiais, a orientação é que sejam feitos somente os flagrantes e visitas aos locais do crime.
Na região do Vale do Paraíba, interior de São Paulo, a greve da Polícia Civil cancelou o atendimento às famílias de presas da cadeia feminina de Caçapava. Os parentes são obrigados a entregar o material de higiene pessoal e alimentos um dia antes da visita, marcada para toda quarta-feira. Mas na manhã de ontem, os familiares foram surpreendidos pela ausência de carcereiros para receber o chamado ‘jumbo’. Sacolas e mais sacolas ficaram nas calçadas e os parentes esperaram por mais de três horas.
“Fomos pego de surpresa, ninguém avisou nada e estamos aqui esperando. A gente entende que eles queiram aumento, mas nós não temos nada a ver com isso”, disse a doméstica Adriana Sobrinho, que visitava a irmã detida na cadeia. O aposentado Mário Alves do Amaral, que tirou a manhã para levar mantimentos e produtos de higiene para a filha, estava revoltado. “Isso é uma humilhação pra gente que tem que viajar pra chegar aqui e ficar esperando tanto tempo.”
Na mesma região, estão em greve os policiais de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí e Caçapava, onde apenas os serviços de emergência estão sendo realizados. Em Jacareí, por exemplo, são quase duzentos servidores, entre delegados, investigadores e escrivãs de polícia. Na manhã de ontem, os funcionários usaram nariz de palhaço e saíram às ruas em um apitaço.
Na Baixada Santista, litoral Sul de São Paulo, o movimento ganha força entre os policiais. “Estamos fazendo o que a cartilha manda, seguindo a lei de greve e só atendendo flagrantes”, disse o presidente do Sindicato dos Funcionários da Polícia Civil do Estado de São Paulo na Região de Santos (Sinpolsan), Décio Couto Clemente. Segundo ele, a adesão na região, que já estava “ótima”, melhorou ainda mais com as informações de que o movimento está muito forte também no interior e agora na capital paulista. “O sindicato nem tem feito mais nada, está todo mundo consciente”, explicou.
Há uma semana, os policiais começaram as manifestações exigindo do governo do Estado de São Paulo melhores salários e condições de trabalho. O sindicato diz que a categoria está sem reajuste há 12 anos e as perdas nos rendimentos chegam a 60%. Anteontem, houve nova tentativa de negociação, mas o aumento de 7% proposto até agora não foi aceito pelos policiais. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo

Anuncie Noroeste News

Polícia prende empresária suspeita de tráfico de mulheres em Caraguá
Vítimas viriam do Alagoas para trabalhar como massagista em casa de prostituição

Caraguatatuba - Policiais civis prenderam na madrugada de ontem a proprietária de uma casa de prostituição que funcionava sob a fachada de "casa de massagem" no bairro Pontal de Santa Marina, em Caraguatatuba. A casa foi fechada pela polícia.
Natural de Alagoas, Mônica Souza dos Santos, 29 anos, foi presa e será indiciada por exploração de prostituição e tráfico de mulheres. A empresária estaria morando no Litoral Norte há cerca de seis anos e já teria antecedentes criminais por tráfico de mulheres.
Segundo o delegado Wanderley Martins, Mônica é suspeita de trazer mulheres de Alagoas, com a promessa de arranjar emprego e moradia em Caraguá, para que elas trabalhassem numa suposta "casa de massagem".
Na verdade, revelou o delegado, a residência era usada como casa de prostituição e as mulheres acabavam enganadas pela acusada, que teve a prisão temporária decretada ontem e está detida na Cadeia Pública de Ubatuba.
Na casa, após a operação da Polícia Civil, foram encontradas duas mulheres que teriam vindo de Alagoas para trabalhar com Mônica. Ouvidas pela polícia, elas alegaram trabalhar como massagistas. Ambas foram liberadas após testemunhar.
Martins informou que a polícia recolheu pertences da casa de Mônica para investigar as ramificações da operação de prostituição. Acredita-se que a acusada usava um aparelho celular para marcar os programas na casa.
O telefone foi apreendido e será periciado. A polícia espera encontrar outros cúmplices do esquema de tráfico de mulheres e prostituição.
O Código Penal prevê pena de reclusão, de dois a cinco anos, para o crime de "favorecimento da prostituição" e "casa de prostituição" e reclusão de reês a oito anos para "tráfico interno de pessoas".
DEPOIMENTO - Em depoimento, Mônica negou que a casa sirva como ponto de prostituição. Ela alegou que só seriam realizadas massagens na residência. Testemunhas ouvidas pela polícia, contudo, comprovariam as atividades ligadas ao comércio sexual. (Fonte: ValeParaibano)

Conclusão das obras da Fundação Casa estão previstas para novembro

Caraguatatuba - A nova unidade da Fundação Casa, antiga Febem, em Caraguatatuba, deve ficar pronta no final de novembro, conforme informações da assessoria do próprio órgão.
De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação, as obras estão em andamento, na fase de construção de lajes, pavimentação, redes externas e cobertura da quadra poliesportiva em fase final de execução. Com o prazo previsto para sua conclusão no dia 30 de novembro. “Já a data que será realizada a inauguração não foi pré-determinada ainda, já que depende de um agendamento, o qual ainda não está confirmado”, afirmou a assessora de imprensa Cláudia Teixeira.
Em termos estruturais, segundo dados da assessoria da Fundação, as casas serão compostas por três pavimentos: o primeiro formado pelas salas de aula, refeitório e salas de cursos profissionalizantes. O segundo piso contará com 14 dormitórios - cada um com capacidade para quatro adolescentes. O terceiro e último pavimento terá uma quadra poliesportiva coberta.
A assessoria de imprensa explica ainda que, o projeto arquitetônico, similar ao de uma escola, foi desenvolvido com objetivo de permitir que os internos tenham atividades como esportes, além de oficinas de artes e culturas, também de cursos profissionalizantes e o ensino formal. “Este novo sistema tem todo um trabalho pedagógico com jovens, pois o aluno interno é obrigado a estudar, com um melhor atendimento, buscando orientar e minimizar a questão de fugas e rebeliões”, afirmou a assessora Cláudia Teixeira.
Dentro da filosofia da Fundação Casa, a nova unidade Caraguatatuba terá capacidade para atender 56 adolescentes, sendo 40 em regime de internação e 16 em sistema de internação provisória.
Segundo informações do órgão, os menores infratores serão todos da região, preferencialmente jovens de Caraguatatuba. Conforme dados do mês de julho da Fundação Casa, atualmente, cerca de 295 adolescentes cumprem o sistema de internação no Vale do Paraíba, mas isso não significa que todos pertencem à região do Litoral Norte.
Em termos de ocorrência, a Fundação divulgou que, cerca de 40% cometem o crime de roubo e, outros 25,42% por tráfico de drogas. As menores ocorrências são de roubo simples (7,8%), latrocínio (6,4%), homicídio doloso (6,4%) e furto, que ficou em último com 3,05%.
Apesar da negativa da comunidade e do poder público de Caraguatatuba, no ano passado, quando se cogitou a instalação da nova unidade, o mito das grandes rebeliões da antiga Febem estão sendo todas derrubadas, porque a nova forma de gerir a entidade prevê unidades menores, gestão descentralizada e a participação da família neste contexto.
A assessoria de imprensa afirma ainda que, a Fundação vem trabalhando dentro de parâmetros do Sinase – Sistema Nacional de Atendimento Sócio-educativo. Esse sistema vem trazendo parâmetros de atendimento ao adolescente que cometem atos infracionais no país, o que vem unificar muito do que já está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A idéia da atual gestão é justamente inserir o menor infrator na comunidade local de forma gradativa. “Abrimos as portas da Fundação Casa e das unidades para uma série de organizações que já fazem o gerenciamento. Além disso, cada unidade mantém um Conselho gestor com representantes da família, dos adolescentes e da sociedade civil organizada”., conclui Cláudia Teixeira. (Fonte: Imprensa Livre)

Sebrae de Caraguá realiza curso Aprender a Empreender
O curso tem como público-alvo donos e futuros donos de negócios. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas

Caraguatatuba - O Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor - PAE - está com inscrições abertas para o curso Apreender a Empreender que será realizado de 22 a 27 de setembro na Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba.
O curso, que terá carga horária de 24 horas, é gratuito e tem como público-alvo empreendedores com negócios formal ou informal, profissionais liberais, membros de cooperativas e pessoas que aspiram ter sua própria empresa.
Em seu conteúdo programático, o aluno aprenderá noções de mercado, empreendedorismo, além de números da empresa.
As vagas são limitadas e as inscrições deverão ser feitas no próprio Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor, no prédio da Secretaria de Administração. Rua Siqueira Campos, 44 - Centro. Mais informações pelos telefones (12) 3897 8198 e 3897 8155. Participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Mega Festa Jovem Pan Oceânica 670

Caraguatatuba - Acontece neste sábado dia 20 de Setembro na praça de eventos no centro de Caraguatatuba a Mega festa da Jovem Pan Oceânica 670.
A partir da 14:00 Horas com Shows musicais em super estrutura no palco da praça de eventos , também distribuição de : pipoca, algodão doce e refrigerantes.
Apresentação do projeto bombeiro mirim, do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba, PROERD da Policia Militar .
Atividades culturais: Grupos de dança e esportivos exposição de carros
Sorteios de brindes aos participantes que doarem 1 kilo de alimento não perecível que será doado a instituições de caridade
14:00HS ABERTURA / APRESENTAÇÃO ;AGRADECIMENTOS
14:15 BANDA : NOSSO RITMO - ESTILO (MPB;INSTRUMENTAL;JAZZ)
15:30 APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE DANÇA DE RUA: RP (FUNDACC)
15:40 BANDA: MOLEQUE PRAIEIRO: ESTILO( FORRO REGGAE)
16: 40 SORTEIO: BRINDE ESPECIAL
16:45 APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE DANÇA DE RUA: RP (2 PARTE)
16:55 BANDA: MARA AMARAL E BANDA ESTILO: MPB;SAMBA;ETC..
17:55 SORTEIO DE BRINDE ESPECIAL ( PRESENÇA DA EQUIPE DE PERNA DE PAU NA ÁREA DO EVENTO)
18: 00 BANDA: LEANDRO ZAMBIANCHI (ESTILO POP ROCK)
19:30 : BANDA: CONEXÃO CENTRAL: (MPB/POP ROCK)
20:45: SORTEIO DE BRINDE ESPECIAL
20: 50 BANDA: AMPLITUDE VALVULADA: (BLUES/ROCK)
22: 15 HS SORTEIO DE BRINDE ESPECIAL - ENCERRAMENTO (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Câmara discute apenas Urgências
Projetos da pauta não foram votados

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discutiu e votou apenas os Projetos em Regime de Urgência durante a 28ª
Sessão Ordinária semanal, realizada na terça-feira - 16 de setembro, na sua sede. Das propostas apresentadas uma foi rejeitada e a outra aprovada.
A proposta em Regime de Urgência que foi rejeitada trata da abertura de Crédito Especial no Orçamento da Câmara, na ordem de mais de R$ 265 mil e que seria destinada ao pagamento de pessoal civil.
Já a proposta aprovada, também em Regime de Urgência, tem a autoria do Vereador Germino de Souza (PPS) e obriga a Concessionária do Transporte Coletivo Urbano na cidade, a empresa Praiamar Transportes Ltda. a contratar e manter em seus carros a figura do cobrador.
Após a votação dos projetos em Regime de Urgência a sessão foi encerrada pelo Presidente da Câmara, Vereador Wilson Gobetti (PDT), deixando de votar os projetos da Ordem do Dia, como o Veto Total sobre o projeto do Caça-Níqueis, de autoria do Vereador Germino de Souza e a alteração na Lei Orgânica Municipal sobre a gratuidade no transporte coletivo urbano.
Durante o Expediente foram lidos e encaminhados às Comissões Permanentes 5 Projetos de Lei, além de aprovar 7 Requerimentos. Não haviam Moções na pauta do Expediente, bem como Indicações para leitura durante o intervalo. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo

Mazzei

Exposição “Fragmentos do Tempo” exibe o passado e as origens do arquipélago

Ilhabela - Inaugurada durante as comemorações de aniversário de Ilhabela pelo prefeito Manoel Marcos de Jesus Ferreira e pela secretária municipal de Cultura, Maria Sônia Ferreira Dias, a exposição arqueológica “Fragmentos do Tempo” está aberta ao público no Instituto Histórico Geográfico e Arqueológico de Ilhabela. Ela foi idealizada e elaborada com o objetivo de trazer até a população informações a respeito de seu passado e de suas origens, e dessa forma contribuir para o fortalecimento dos valores culturais da comunidade local.
Para os organizadores, a aproximação da comunidade ilhabelense dos vestígios arqueológicos e o acesso a informações antes direcionadas apenas a comunidade cientifica, incentivam a proteção, valorização e democratização do patrimônio arqueológico, histórico e cultural.
A exposição arqueológica “Fragmentos do Tempo” conta a história da ocupação de Ilhabela como uma linha do tempo que une o passado remoto das primeiras populações sambaquieiras, passando pela ocupação dos índios ceramistas, ao período colonial das produções nos engenhos e grandes fazendas.
Os vestígios deixados por estas diferentes ocupações estão expostos ao lado de textos explicativos que remetem ao panorama geral da ocupação no litoral norte, e especificamente ao arquipélago de Ilhabela.
O homem do sambaqui, que viveu há 2.000 anos, foi totalmente reconstituído e encontra-se exatamente na mesma posição em que foi descoberto no sítio arqueológico. Os artefatos de pedra polida e lascada produzidos pelos sambaquieiros e os fragmentos de potes cerâmicos confeccionados pelos índios horticultores, também podem ser visitados na exposição. Os remanescentes do período histórico como louças e outros utensílios de uso doméstico finalizam esta viagem através do tempo.
A exposição revela por meio de objetos arqueológicos uma parte ainda pouco conhecida da história e da pré-história de Ilhabela. Os artefatos expostos foram encontrados em locais onde viveram os antigos habitantes de Ilhabela e foram por eles utilizados há muito tempo.
O Instituto - O Instituto Histórico Geográfico e Arqueológico de Ilhabela foi inaugurado em 2006 pela secretária de Cultura, Maria Sônia Ferreira Dias, e desde 2007, está sob a coordenação da arqueóloga Cíntia Bendazzoli. Idealizado como centro atividades científicas, educativas e culturais, o Instituto concentra uma série de atividades. Além da pesquisa científica, o órgão também atua como auxiliar no gerenciamento, crescimento urbano e preservação do patrimônio histórico, arqueológico e cultural.
Promove e fomenta a educação, conhecimento, e cultura por meio da realização de atividades culturais e educativas direcionadas a professores, alunos e também para a comunidade em geral. Essas atividades consistem na realização de palestras e cursos voltados para o ensino de temáticas como Arqueologia, Pré-História de Ilhabela, O trabalho do Arqueólogo, entre outras. Oficinas arqueológicas para crianças também fazem parte da programação de atividades, oficinas cerâmicas, onde os alunos aprendem as técnicas de confecção dos vasilhames; Oficinas de escavação, onde os alunos aprendem as técnicas de trabalho de campo do arqueólogo.
Cabe ainda, dentro dos projetos educativos do Instituto, a produção de livros, cartilhas e exposições temáticas, resultantes das pesquisas arqueológicas desenvolvidas na região. (Fonte: Imprensa Livre)

Comunidade Tradicional recebe orientações sobre Projeto Marinas da Cetesb

Ilhabela - Os moradores do Bonete, Comunidade Tradicional de Ilhabela receberam a visita do Gerente Regional da Cetesb, João Carlos Milanelli, da secretária municipal do Meio Ambiente, Cássia Redó e de fiscais da prefeitura que fizeram vistorias e orientaram a população quanto à adoção de medidas adequadas em relação ao Projeto Marinas, da Cetesb.
O projeto visa adequação ambiental das atividades náuticas, gerando benefícios para os empresários e usuários do sistema bem como a recuperação da qualidade da zona costeira da região. Com o projeto a abrangência de fiscalização aumenta, além de ser potencializada, isso porque, antes a Cetesb contava apenas com quatro funcionários para fiscalizar toda a Costa do Litoral Norte, mas através das parcerias com os municípios o número de agentes fiscalizadores chega a 100.
De acordo com o gerente regional da Cetesb , o projeto é amplo e completo. Além do controle da poluição, estão inclusos outros objetivos, como educação ambiental em escolas e também para as comunidades e boas práticas de manejo, que tem como objetivo a mudança de postura do setor para o procedimento náutico.
Os pescadores também estão assistidos pelo Projeto Marinas.
A equipe vistoriou a Garagem Náutica do Nema, acompanhada do responsável, Luis Peixoto “Luba”, que se prontificou a proceder as ações programadas por Milanelli para que o empreendimento voltado às atividades náuticas possa funcionar de forma adequada, para minimizar os impactos ambientais no local.
Milanelli fez ainda uma reunião com os moradores locais, onde fez orientações sobre o recolhimento do óleo, no momento da troca e também sobre o procedimento para o linchamento e pintura das canoas.
Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Ilhabela, a comunidade do Bonete foi receptiva e entendeu que as ações a serem empreendidas visam a melhoria do meio ambiente local, o que se traduz em qualidade de vida de seus moradores.
Para Cássia Redó a ação foi positiva, pois pela primeira vez um representante da CETESB foi visitar a comunidade para orientá-la sobre as medidas preventivas a serem adotadas para melhoria das condições ambientais e esclarecimentos sobre as duvidas que foram levantadas pelos participantes. “Assim, com a união do Estado, Município e Comunidade temos certeza de que estamos trilhando o caminho certo para garantirmos um futuro melhor”, comentou. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereador solicita entrega de correspondência na Rua Idalina Rodrigues de Carvalho

Ilhabela - O Vereador Zeca do São Pedro (PTB) apresentou na última sessão ordinária (08/09) um requerimento solicitando aos Correios a entrega domiciliar de correspondências na Rua Idalina Rodrigues de Carvalho, no bairro da Barra Velha.
Segundo Zeca que tem recebido inúmeras reclamações, os moradores da rua ficam com suas contas atrasadas, uma vez que não há o serviço de entrega domiciliar no local. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Prefeitura lança a pedra fundamental da unidade básica de saúde do Alto da Barra Velha

Ilhabela - Na próxima sexta-feira, 19, às 14 horas, na Rua da Cachoeira, 96, Alto da Barra Velha, a Prefeitura de Ilhabela por meio da secretaria municipal de Saúde, realizará o lançamento da Pedra Fundamental da Unidade Básica de Saúde “Maria da Silva Pinto de Albuquerque ‘Dona Izanil’”. A cerimônia faz parte da programação em comemoração aos 203 anos de Emancipação Político-Administrativa de Ilhabela. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Fiscalização entrega 617 Cd’s e DVD’s apreendidos a Polícia

Ilhabela - Na última sexta-feira, 12, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da divisão municipal de Fiscalização, entregou a Delegacia de Polícia 617 CD’s e DVD’s, conforme boletim de ocorrência nº 2141/08, acompanhado do auto de exibição e apreensão. Os produtos entregue foram apreendidos pela divisão de Fiscalização em uma operação realizada em setembro deste ano. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Militares vivem dia de guerra em São Sebastião
Forças Armadas dão início ao exercício prático de defesa do porto

São Sebastião - O clima foi de guerra ontem em São Sebastião, no terceiro dia da Operação Combinada Atlântico, quando foram iniciados os primeiros treinamentos práticos em defesa do Porto e instalações da Petrobras.
As áreas, com vigilância 24 horas, foram tomadas pelos cerca de 500 militares do Exército, Marinha e Aeronáutica que vivenciam a simulação de um ataque inimigo na cidade.
O exercício aplicado em São Sebastião tem o objetivo de proteger as áreas petrolíferas em uma suposta guerra, segundo o almirante de esquadra Álvaro Luiz Pinto, comandante da Força Combinada da Operação Atlântico.
"Temos sim que nos preparar para não sermos surpreendidos no futuro", afirmou o almirante. Segundo ele, na "vida real" as Forças Amadas não têm um inimigo a destacar.
O objetivo da operação é a defesa da área da Bacia de Campos e da infra-estrutura de petróleo e gás do sudeste do país. Ao todo, 10.000 militares atuam na simulação entre o litoral do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Atlântico Sul desde o último dia 12.
"São Sebastião foi escolhida justamente pela sua importância econômica. A medida em que o país cresce, a 'Defesa' tem que estar preparada para garantir a soberania, proteger o país", disse o almirante.
No entanto, o comandante afirmou que a estrutura das Forças Armadas hoje ainda deixa a desejar. "Na Marinha, por exemplo, faltam recursos financeiros. De 25 navios prontos, temos apenas 14 operando e, mesmo assim, com restrições", disse.
OPERAÇÃO - Mas quando o assunto é guerra, no caso em São Sebastião, o problema é outro: o ataque inimigo. Na simulação, tudo acontece de imprevisto, obrigando os militares envolvidos a se revezarem na vigilância da área.
O mau tempo atrapalhou a simulação de combate que estava sendo aguardada para a tarde de ontem. Segundo a assessoria de imprensa da operação, os supostos ataques são imprevisíveis. Por motivos de segurança, as simulações não contaram com munições.
Os 500 militares que participam da Operação Atlântico foram alocados em três bases --o cais do Porto, o Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso) e a Delegacia da Capitania dos Portos, onde foi montada a base logística e o centro de comando e controle.
SEGURANÇA - Na entrada do Porto, por exemplo, foi montado um rígido esquema de segurança, com revistas feitas por militares armados.
"A segurança é ainda reforçada em outros pontos, como na água onde temos dois barcos percorrendo o local. A intenção é coibir a possível ação de mergulhadores de combate", afirmou comandante do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais da operação, Marcel Andrade Garcia.
Outro ponto estratégico foi montado no Morro do Araçá, onde foi instalado um moderno radar-Saber M 60 do Exército Brasileiro, com capacidade de alcance de até 60 quilômetros.
No mesmo local, foi instalado um dos seis lança-mísseis portáteis russos 'IGLA 9k 38' já espalhados ao redor da cidade. Os mísseis russos podem alcançar o inimigo no espaço aéreo num raio de até cinco quilômetros.
Dessa vez, os mísseis, capazes de "destruir" qualquer aeronave, serão utilizados sem munição. (Fonte: ValeParaibano)

Megaestrutura mantém 500 homens na cidade

São Sebastião - A Operação Combinada Atlântico foi montada em São Sebastião com o intuito de não interferir no dia-a-dia da cidade. Uma megaestrutura irá garantir a estadia dos 500 militares até o próximo dia 24.
Mesmo sem o intuito de não interferir na rotina da população, é praticamente impossível passar desapercebido pelos acampamentos e veículos militares que trafegam pela cidade. Nem mesmo os acampamentos camuflados conseguem esconder tantos soldados.
A rotina vivenciada pelas tropas segue o clima de guerra, diante de um suposto ataque inimigo podendo surgir a qualquer momento. Para dormir, as tropas se revezam. Os quartos são barracas, sem qualquer conforto.
Para as refeições, também há revezamento e, para quem não pode deixar o posto, a comida fica por conta da chamada "ração de emergência" --uma espécie de kit de sobrevivência. Já os banhos, são feitos em banheiros químicos.
O aspecto psicológico das tropas também é levado em consideração. Quando não estão 'a postos', os militares se distraem em uma área de lazer montada no acampamento, com jogos e televisão. Eles têm ainda acesso à internet e demais meios de comunicação.
Tudo é planejado para manter o 'equilíbrio' necessário para se ganhar guerra. E, mesmo em tempo de treinamento, a ordem é dormir com "um olho aberto e outro fechado". (Fonte: ValeParaibano)

São Sebastião atinge 72,94% de vacinados na campanha contra a Rubéola

São Sebastião - Ainda dá tempo para homens e mulheres entre 20 e 39 anos se imunizarem contra a Rubéola em São Sebastião. Balanço divulgado nesta terça-feira (16/9) pela Secretaria de Saúde do município mostra que das 26.499 pessoas da população alvo, foram vacinadas até a última sexta-feira (12/9) 19.329 moradores, sendo 9.947 mulheres e 9.382 homens. A cobertura vacinal atingiu 72,94%, sendo que a meta do município é de 95%.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Márcia Saavedra, a participação da população até o período foi satisfatória. “Apesar de ainda não superarmos a meta, a procura dos moradores pela vacina tem sido boa. No entanto, ainda temos tempo para chegarmos ao índice estipulado e, para isso, estamos com toda a nossa equipe à disposição da comunidade”.
A campanha do Ministério da Saúde foi prorrogada por tempo indeterminado. Em São Sebastião, as pessoas enquadradas no perfil precisam comparecer em qualquer Unidade Básica de Saúde de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Presidente da Câmara questiona contratação de empresa de lixo na véspera da eleição

São Sebastião - O presidente da Câmara Municipal de São Sebastião, Marcos Aurélio Leopoldino dos Santos (PTB), apresentou um requerimento na sessão ordinária realizada ontem, 16, questionando à administração sobre a circulação de caminhões da empresa Monte Azul, que estaria executando os serviços de limpeza urbana no município.
Leopoldino afirma que foi publicado um edital de concorrência no jornal local para contratação de empresa para os serviços, onde cita que a abertura dos envelopes será no dia 22 de setembro.
No requerimento aprovado por unanimidade de votos, Marcos Leopoldino afirma que os serviços de coleta de lixo eram feitos pela empresa ENOB há 7 anos e sem informação nenhuma, os serviços foram assumidos pela firma Monte Azul.
Marcos Leopoldino indaga no documento enviado ao prefeito, se existe contrato referente ao objeto licitado em vigor, a resposta sendo positiva, ele quer o nome da empresa e cópias reprográficas do contrato e processo administrativo inicial.
O presidente da Câmara também quer saber o vínculo contratual existente entre a municipalidade e a empresa Monte Azul.
Ele questiona o motivo da realização de licitação às vésperas do início de uma nova administração e requer informações sobre os nomes das empresas que adquiriram o edital para a contratação da nova empresa de coleta de lixo.
"Eu acho muito estranho o fato da Prefeitura abrir concorrência para contratação de empresa de lixo na véspera da eleição", diz.
Ainda no documento, Leopoldino reivindica o encaminhamento de cópia do inteiro teor do contrato com as empresas ENOB e Monte Azul.
Marcos Leopoldino argumenta que há restrições e normas pertinentes na gestão da despesa pública, principalmente as das leis de Responsabilidade Fiscal e Licitação e Contratos Administrativo. "É função do Poder Legislativo fiscalizar os atos do prefeito, atendendo ao cumprimento regular da aplicabilidade da norma jurídica, sob pena de respondermos por prevaricação ou improbidade administrativa."
Não é a primeira vez que o presidente da Câmara de São Sebastião questiona a postura da administração municipal com relação à contratação de empresa para a coleta de lixo na cidade
Há pouco tempo, Leopoldino liderou uma comissão de vereadores para discutir com o prefeito Juan Garcia e o secretário da Administração, Alberto Carlini, sobre um eventual contrato emergencial assinado com a ENOB, até então, empresa que presta o serviço de coleta de lixo na cidade.
A comissão foi resultado de um "acerto político" feito em plenário, em meio às discussões de um requerimento de Leopoldino, que denunciava que o antigo contrato com a Enob já estaria sendo alvo de questionamentos no Tribunal de Contas do Estado. Diante da formação da comissão, o presidente da Câmara retirou o requerimento da pauta do Legislativo.
No requerimento, o presidente do Legislativo questionava qual a situação atual do contrato da Enob com a prefeitura; por que a municipalidade pretendia fazer contrato emergencial com uma empresa que estava sendo denunciada pelo Tribunal de Contas; e se existia previsão para abertura de nova licitação para o serviço de limpeza urbana na cidade.
"Agora o contrato terminou e precisamos saber o que está acontecendo. Já há várias reclamações no município quanto à péssima coleta de lixo, além de questionamentos do Tribunal de Contas", afirmou o presidente da Câmara.
O contrato da Prefeitura de São Sebastião com a empresa Enob foi firmado na gestão anterior e venceu no mês de março de 2007. A prefeitura fez um contrato de emergência, autorizado por lei, pelo período de 180 dias, visando garantir a continuidade do serviço à população até que a empresa vencedora da licitação comece a operar o serviço de coleta e disposição do lixo.
Pelo serviço de coleta de lixo e limpeza urbana (varrição de rua), a prefeitura paga em torno de R$ 1 milhão por mês à Enob. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara analisa repasse à Confederação Nacional de Município

São Sebastião - Na sessão da Câmara de São Sebastião realizada ontem, dia 16, foi lido o parecer favorável da Comissão de Justiça e Finanças da Câmara de São Sebastião ao Projeto de Lei nº. 33/08, que autoriza o Poder Executivo a contribuir mensalmente com a Confederação Nacional de Município (CNM), entidade nacional de representação dos municípios do Estado de São Paulo.
De acordo com o Projeto, o objetivo é assegurar a representação institucional do município de São Sebastião nas diversas esferas administrativas da União, junto ao Governo Federal e os diversos Ministérios, Congresso Nacional e demais órgãos normativos, de execução e de controle.
O Projeto de Lei foi encaminhado à ordem do dia da próxima sessão para votação do plenário e, caso seja aprovado, o município contribuirá financeiramente com a entidade em valores mensais a serem estabelecidos na Assembléia Geral anual da mesma.
Durante a sessão também foi aprovado, por unanimidade de votos, o Projeto de Lei nº 36/08, de autoria do vereador Wagner Teixeira (PV), que dispõe sobre alteração de denominação da via pública Passagem de Servidão Itaberaba, em Boiçucanga, na costa sul, para Rua Catarina Vicente.
Moção - O presidente Câmara, vereador Marcos Aurélio Leopoldino dos Santos (PTB), homenageou com a entrega de moção de aplausos e reconhecimento o policial civil e ex-vereador, Carlos Antonio de Souza Borba, e o delegado do Ciretran - São Sebastião, Dr. José Lamartine Fagundes.
"Essa moção veio em um momento muito importante, quando a Polícia Civil do Estado de São Paulo está em greve, com o pior salário do Brasil, mas mesmo assim a gente faz um trabalho com dignidade", disse Borba.
O delegado José Lamartine Fagundes agradeceu a homenagem e aproveitou a ocasião para criticar o posicionamento do governo do Estado com a Polícia Civil. "Hoje eu coordeno cinco delegacias e apesar da falta de reconhecimento do Estado é gratificante perceber que a comunidade e a Câmara, por meio desta moção, reconhecem o meu trabalho", afirma.
O vereador Félix Geléia (DEM) vai entregar a moção de congratulações e reconhecimento ao atleta sebastianense que participou do Campeonato Paulista Iniciantes de Muay Thai Boxe Thailandes Undergrude, Keidy Alves Mendes.
"Agradeço por essa moção e pelo apoio dos vereadores", disse o atleta. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Justiça multa Eduardo Cesar, mas descarta pedido de cassação por propaganda irregular

Ubatuba - A Justiça local negou o pedido de cassação de candidatura do prefeito Eduardo Cesar (DEM), por prática irregular de propaganda eleitoral. Um candidato a vereador de Ubatuba pelo Partido Social Liberal entrou com uma representação na Justiça ubatubense, pedindo a cassação da candidatura à reeleição, em função de um outdoor colocado em um terreno vizinho ao local de atendimento prestado pelo posto móvel de castração de animais do município.
Segundo a acusação do vereador, o ato é considerado propaganda política irregular em bens e serviços comunitários. No entanto, a Justiça considerou que a falha citada não previa a procedência de um processo de cassação de candidatura e decretou apenas uma multa de 1.500 UFIR.
O advogado da coligação Novo Tempo, Marcelo Mourão, relatou que já foi protocolado o recurso à sentença de multa. O advogado da equipe de Eduardo Cesar lembra que não existe mais a possibilidade de cassação da candidatura a reeleição do atual prefeito.
Marcelo Mourão argumenta que a oposição perdeu o prazo para recorrer à decisão. "No documento oficial está claro que o prazo estabelecido, para o recurso, expira 24 horas após a publicação da sentença. Portanto, o tempo acabou às 14 horas de hoje (ontem) e eu acabei de sair do cartório e nada foi protocolado sobre o caso", acrescenta o advogado, comemorando também a vitória em outro caso judicial, sobre o funcionamento do site oficial da prefeitura.
A justiça local considerou improcedente o pedido feito pela Coligação do candidato Maurício Moromizato (PT). O petista adiantou que também já apresentou recurso ao Tribunal Regional Eleitoral, contra a decisão da comarca ubatubense. (S.G.) (Fonte: Imprensa Livre)

Prestação de contas de Eduardo Cesar aponta arrecadação e gasto muito superiores a adversários

Ubatuba - A prestação de contas parcial dos candidatos às eleições municipais em Ubatuba revelou uma diferença acentuada entre os valores arrecadados e gastos na atual campanha eleitoral pelos quatro políticos que almejam a prefeitura da cidade. Na análise dos documentos apresentados ao Tribunal Superior Eleitoral pelos candidatos, é possível observar a grande distância financeira das campanhas no município.
O líder disparado em gastos é o atual prefeito Eduardo Cesar que, na busca pela reeleição, já empenhou R$ 155.039. O valor representa 15 vezes o recurso utilizado pelo candidato tucano Pedro Tuzino, R$ 10.674. Já o petista Maurício Moromizato, declarou seus gastos de campanha na ordem de R$ 38.270, mesmo maior que Tuzino, o valor é cinco vezes menor do montante utilizado, até agora, pelo atual prefeito.
Nos registros de arrecadação de recursos a diferença continua grande entre Eduardo Cesar e seus adversários. O atual prefeito anuncia uma captação de R$ 143.792, enquanto seus adversários permanecem abaixo da casa dos R$ 40 mil. Mauríco Moromizato é o único que ainda está com as contas no azul e arrecadou (R$ 39.877) mais do que gastou (R$ 38.270).
A prestação de contas detalhada dos candidatos no site do TSE ainda revela algumas curiosidades sobre as finanças dos políticos nestas eleições. Por exemplo, 90% dos R$ 143.792 arrecadados por Eduardo César, foram obtidos por meio de doações. O valor de doações do tucano Pedro Tuzino (R$ 1.240) representa 1% do valor doado à campanha do atual prefeito (R$ 130.340). Já quanto aos recursos partidários o PT fez a jus a força da legenda e o candidato Maurício Moromizato foi o que mais ganhou desta fonte. O Partido dos Trabalhadores disponibilizou R$ 20 mil ao político ubatubense, montante que representa a maior arrecadação da campanha de Moromizato, até agora.
Nos registros virtuais do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.gov.br), os quais o Imprensa Livre pesquisou as informações, apenas a prestação de contas do ex-prefeito Paulo Ramos não está presente na lista dos candidatos ubatubenses. A reportagem também não conseguiu falar com a assessoria do candidato, para que fosse passado um número aproximados das arrecadações e gastos do ex-prefeito nesta campanha. (S.G.)
Considerações dos candidatos sobre os valores:
Eduardo Cesar: A explicação para que os valores da nossa campanha sejam maiores que os dos outros candidatos é muito simples e fico muito à vontade para falar sobre isso. Primeiro porque no meu caso é tudo rigorosamente declarado, então, obviamente o valor é maior.
Além disso, há que se levar em conta que somos a maior coligação, com 12 partidos e temos o maior número de candidatos a vereador (74). Portanto, nada mais natural que o valor declarado seja proporcional ao número de pessoas envolvidas na campanha. Ainda vale lembrar que o limite de gastos de cada candidato é informado pelo partido no momento do registro de candidatura.
Pedro Tuzino: Os valores da minha campanha são pequenos, pois não tenho rabo preso com empreiteira, empresa de ônibus e com a firma da merenda. Não tem gasto, porque não tem arrecadação.
Maurício Mormizato: Consegui, via diretório Estadual do PT, cerca de R$ 23 mil para a campanha. Já sobre a diferença entre os números do atual prefeito e os demais, ela deixa claro o abuso de poder econômico por parte desta equipe sobre os munícipes, o que prejudica a livre escolha do eleitor no dia da votação. (Fonte: Imprensa Livre)

Projeto Marinas

Ubatuba - A Associação das Empresas Náuticas do Litoral Norte demonstrando o comprometimento das marinas instaladas em Ubatuba com práticas de convivência harmoniosa e não agressivas ao meio ambiente, bem como, o total apoio ao "Projeto Marinas", promoveu na última semana, reunião entre o Gerente Regional da CETESB - Sr. João Carlos de Carvalho Milanelli, proprietários de marinas e membros da associação de marinheiros, visando esclarecer dúvidas, trocar experiências e ouvir sugestões de melhores práticas para o segmento.
Durante a reunião, realizada na Marina Porto Timoneiro, no Saco da Ribeira, Milanelli proferiu uma palestra onde abordou de maneira geral o projeto, esclareceu e orientou sobre o uso de materiais alternativos que podem ser utilizados sem agredir ao meio ambiente, financiamentos disponíveis e prazos para adequação das instalações e que o projeto também prevê ações de gestão em conscientização e educação ambiental com o propósito de boas práticas ambientais a serem incorporadas por todos os envolvidos, resultando na efetiva melhora da qualidade ambiental da região.
Milanelli informou que está sendo elaborado pela CETESB material educacional voltado para adultos e crianças e que o mesmo poderá ser distribuído nas marinas e garagens náuticas. Falou também da certificação que será fornecida a todas as empresas náuticas que se enquadrarem dentro de requisitos previstos no projeto, com escala em 3 níveis de qualidade.
O presidente da Associação das Empresas Náuticas do Litoral Norte Senhor Armando Afonso Arnoni, da Marina Porto Timoneiro, comentou que uma marina implica em um conjunto de serviços especializados e facilidades aos usuários e não pode ser confundida com simples atracadouro e ou ancoradouro. Que as marinas sempre tiveram uma postura pro-ativa e que em sua grande maioria, estão sempre envolvidas neste processo, evitando a poluição do mar, cuidando para que o meio em que estão instaladas não seja degradado, atendendo desta maneira os seus clientes e turistas e praticando ações de gestão, de conscientização e educação ambiental, com o propósito das boas praticas ambientais serem incorporadas por todos os envolvidos no seu dia a dia, mostrando uma "real" preocupação em preservar o meio ambiente.
A Associação das Empresas Náuticas do Litoral Norte pretende dar continuidade ao ciclo de palestras, conscientização, comprometimento e parcerias com a Prefeitura, Secretaria de Meio Ambiente, Parque Estadual de Ilha Anchieta, Fundação Florestal, CETESB e demais órgãos responsáveis pela preservação do meio ambiente.

Sebastianense disputa evento em Ubatuba

Ubatuba - Os longboarders Alex Leco, Carlos Bahia, Jefson Silva, Alexsandro Abolição e Wenderson Biludo estarão entre os dias 19 e 21 de setembro, na Praia Grade em Ubatuba para as disputas do 1º Festival Aberto de Longboard de Ubatuba. O evento será válido pelos circuitos paulista e brasilerio de longboard profissional.
Com exeção de Wenderson que estreiou na categoria profissional esse ano, todos outros representantes da cidade chegam a competição com chances reais de conquistar o título. Principalmente Carlos Bahia, atul campeão paulista. Já Leco, Abolição e Jefson, figuram entre os melhores do brasil na categoria além da qualidade técnica possuem uma boa experiência em competições. Foto: Alex Leco - Por Marcos Vitorino / www.penobico.com.br

Ubatuba inicia ação de combate à dengue

Ubatuba - Ubatuba realiza hoje, das 8h às 12h, a primeira etapa do Fórum de Integração na Saúde, voltado ao combate à dengue. O evento, que acontece no auditório da Unitau, reunirá cerca de 200 profissionais da rede pública de saúde, entre médicos, enfermeiros, auxiliares, agentes comunitários de saúde e de endemias. Visando o combate ao mosquito transmissor, a prefeitura também começa amanhã, pelo bairro Estufa 2, uma série de mutirões para esclarecer a população e retirar recipientes que acumulem água. Ubatuba enfrentou uma epidemia no ano passado, com mais de 1.500 casos. (Fonte: ValeParaibano)

Aciu e Sebrae oferecem curso “Qualidade máxima no atendimento ao cliente”

Ubatuba - A ACIU - Associação Comercial de Ubatuba já está com as inscrições abertas para o curso “Qualidade máxima no atendimento ao cliente”.
Direcionado aos empresários e profissionais da cidade que mantêm contato direto com clientes, as aulas serão ministradas entre os dias 06 a 10 de outubro, das 18h30 às 22h30, na sede da Aciu-Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro.
O curso possui somente 30 vagas disponíveis e o investimento é de apenas R$ 50,00 com direito a certificado do Sebrae e apostilas.
A partir da análise de situações reais de atendimento, o objetivo do curso é abordar estratégias que contribuam para o aumento da qualidade do atendimento ao cliente.
O conteúdo programático do treinamento aborda cinco tópicos: “identificar situações críticas de atendimento”; “conhecer técnicas de atendimento”; “conhecer o perfil do profissional de atendimento”; “avaliar o atendimento prestado” e “atender e entender o cliente”.
As inscrições podem ser feitas no Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba- Pae, que está localizado no prédio da Aciu e devem ser realizadas até o dia 01 de outubro.
Para obter mais informações entre em contato com o Pae de Ubatuba através do telefone 3834 1445. (Fonte: ACIU)

Programação Cine Porto
Semana de 19/9 a 25/9/2008

"Mais do que voce imagina"
Comédia !!!! com Meg Ryan e Antonio Banderas .
ás 17:00 e 19:00hs

"O Procurado"
Muita ação!!!! com Angelina Jolie - Morgan Freeman - Terence Stamp
ás 21:00hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Anuncie

Nomes e sobrenomes

Será mesmo
que o contém e cerceia
o ímpeto dos oceanos
é só a frágil areia?
É só uma casca de ovo
a tampa da panela de pressão
que retém no interior do planeta
as rochas em ebulição?
E que braço toca a manivela
que põe a girar
os sóis e seus séquitos de planetas
e os planetas regirando
em um movimento sem fim?
O que os homens de ciência desconhecem,
Tia Aninha disse para mim,
com o nome e todos os sobrenomes,
que é obra de Iavé Adonai El Shadai Elohim.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

O marketing da boataria!

Nem bem se iniciou o processo democrático no qual devemos escolher aqueles que nos representarão na Câmara Municipal e na Administração da nossa cidade,e já se tem claro que este não será um período marcado pela ética. A postura honrosa que deveria nortear todos os candidatos, falta justamente naqueles que deveriam ser os seus precursores,já que representam a cidade, num cenário bem diferente do que tem sido até hoje pintado pelo discurso oficial. Não me refiro aos ziguezagues dos discursos inflamados, que são em boa medida, episódios dirigidos a tomadas de decisão e a afirmação de projetos. O que chama a atenção é a dimensão política de um fato novo usado como arma: o boato.
O espaço político,sobretudo aquele que deveria ser usado para projetar idéias e ações futuras para beneficiar diretamente o município e os que nele vivem, não alcançam a abrangência que o momento requer. Estamos hoje em busca de propostas reais e de folhas de serviços prestados. É verdade que o brilhantismo da administração passada torna difícil qualquer comparação com o modelo atual, por maior boa vontade que se tenha. Na falta de volume de trabalho para mostrar, usa-se a boataria para espalhar mentiras e fofocas como : "Ele tá muito doente", "Ele vai morrer" (Claro que vai! Todos nós vamos morrer um dia. Mas posso assegurar que "ele" não pretende fazer isso tão cedo...) "Ele está inelegível", "Vai deixar o vice no lugar dele e pular fora" e coisas assim que nos fazem ficar a mercê de zumbidos fomentados por desocupadas luluzinhas.
O que o povo quer e precisa ouvir, são propostas de governo, são compromissos que assumidos deverão ser cumpridos. O eleitor já não é tão inocente. Vai longe o tempo do "Zé Promessinha" que pactuava com todos, sabendo de antemão que não poderia honrar a palavra. Como é que alguém pode governar com isenção se está comprometido, de rabo preso com todo mundo?!!!
Idéias em geral proliferam sem cessar. Mas idéias e ideais que possam ser cumpridos e se converter em compromissos de governo são mais difíceis de apresentar. Em outras palavras, carecemos de projetos novos e arrojados, de ações estruturadas, de proposições a respeito do que somos e do que pretendemos ser, algo com que cimentar um novo modelo de gestão, uma nova idéia de desenvolvimento, um novo arranjo que proporcione saúde para todos e uma nova proposta social. Uma reforma democrática do que foi semeado anteriormente e ainda restou.
Temos hoje a nítida sensação de que nada foi feito nestes últimos anos em matéria de criatividade, nada a apresentar, nada que seja um modelo novo e que não tenha sido esboçado na administração anterior. Algumas ações podem até ter sido nobres, sem dúvida, mas foram insuficientes para movimentar a mola do progresso. Há quatro anos essa mesma mola que ainda fornece oxigênio ao governo, mantem-se firmemente agarrada ao seu criador. Não se tem qualquer indicação de um novo rumo para Caraguá, caso o eleitor vacile e troque o seu voto por um litro de gasolina, uma cesta básica ou alguma promessa que nem sabe se será cumprida. Nada para nos acalentar, só uma fatalidade intransponível, dessas que fazem o futuro imediato ficar suspenso no ar.
Não se trata aqui de julgar o governo, mas de constatar que as forças que o apóiam não se mostraram até agora, qualificadas para anexar o progresso planejado, de extensão mais ampla e mais generosa para com a sociedade. A esse leque de forças falta um projeto maior, uma idéia com que galvanizar a opinião pública. Falta disposição política para dar um destino melhor á Caraguá.
Estamos em uma hora de decisão. Não de meras atitudes de confronto, negação e atrito, mas de uma firme e lúcida articulação, que funcione como efetivo contraponto em favor da cidade que tanto amamos, dos mais fragilizados e dos menos favorecidos.
É hora de acreditar no futuro, mais uma vez!

Selma Gallo
Jornalista
Caraguatatuba, SP

Perseguições e Processos

"NUNCA ANTES", UBATUBA viveu, na história dos últimos trinta e cinco anos, clima eleitoral tão agressivo e carregado de fluidos negativos e aterrorizantes. Impressão existe de pairar, uma "ESPADA DE DÉMOCLES", sobre a cabeça de todos aqueles que adotam posicionamento político ou, simplesmente, manifestam inconformismo sobre o abandono da cidade, as inúmeras carências da saúde pública, da educação, dos cuidados das ruas e logradouros públicos, dos prédios abandonados (exemplo o antigo cinema Iperoig), das obras que não são concluídas nos prazos do contrato, dos supostos ou reais superfaturamentos, das repetidas promessas não cumpridas, (Centro de Convenções, Centro do Professorado Municipal, Centro de Triagem, Casas populares, Centro da Terceira Idade, na Praça 13 de Maio, etc) e outras inúmeras mazelas que complicam a vida dos cidadãos, os obrigam a emigrar ou os afastam da cidade. A cidadania está acuada. É proibido discordar.
Estou sentindo esses fluidos na própria pele. Mesmo afastado do pleito eleitoral e da procura de cargos (esta por motivos óbvios e de todos conhecidos) recebo constantemente avisos dos perigos que estou correndo, recomendações de amigos e de não tão amigos, para ter cuidado. Outros avisos chegaram, já como supostas perseguições.
Será que esqueceram os princípios pétreos da Constituição Federal?:
"É livre a manifestação de pensamento, sendo vedado o anonimato"(CF 5° IV).
"São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas..."(CF 5° X).
"Ninguém será considerado culpado até transito em julgado de sentença penal condenatória" (CF 5° LVII).
Entre outros muitos que poderíamos citar e que são diuturnamente violados por aqueles que deveriam cuidar de seu respeito. Sobre isso já nos manifestamos em diversas oportunidades e de modo especial em "RESGATE DO NUNCA ANTES"(08-09-06). Todos os eleitores, perseguidos ou não, devem meditar sobre esse resgate do ódio e o desrespeito aos princípios mais sagrados da Constituição. Quem assim procede não é digno de governar um povo.
VIVA UBATUBA!. SEM DENGUE E SEM CALUNIADORES.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba, SP

Paródia de um comercial de TV:

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Cinza Ubatuba  © Emilio Campi

Cinza Ubatuba
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor