Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 19 de Setembro de 2008 - Nº 2035 Edições Anteriores

Pousada Astrorei

Região
INPE disponibiliza imagens do satélite gratuitamente na internet
Correios podem ter nova greve


Caraguatatuba
Super Verão Caraguá quer trazer Ivete Sangalo para cidade
Aguilar e Antonio Carlos aproveitam sabatina para lembrar realizações
Cerca de 1,2 mil pessoas acompanham evento por telão
Caraguá comemora Dia Mundial de Limpeza das praias com mutirões na Tabatinga e Praia das Palmeiras
APONEC dá prova de humanidade
Investigação aponta mais suspeitos Caraguatatuba
Candidatos pedem paz em vídeo exibido pela Diocese


Ilhabela
Câmara estuda projeto que revoga lei que limita o ingresso e circulação de veículos na cidade

Prefeitura Municipal inaugura Galeria dos Prefeitos de Ilhabela
Posto SEBRAE de Atendimento ao Empreendedor de Ilhabela realiza palestra gratuita
Município dá início ao “Programa Cidade Legal”, beneficiando 15 núcleos habitacionais
Ilhabelense se prepara para o 3º Campeonato de Wushu Tradicional

São Sebastião
Militares vivem dia de guerra em São Sebastião
Megaestrutura mantém 500 homens na cidade
São Sebastião atinge 72,94% de vacinados na campanha contra a Rubéola
Presidente da Câmara questiona contratação de empresa de lixo na véspera da eleição
Câmara analisa repasse à Confederação Nacional de Município

Ubatuba
Eduardo Cesar processa site que coloca sob suspeita as contas do candidato
Cesar pede anulação de multa por propaganda irregular e abre brecha para oposição pedir nova cassação de candidatura
Homem é preso por tentar furtar latas de alumínio no Perequê Açu

Igreja lamenta veto ao debate em Ubatuba
UNITAU lança curso para gestores de Educação Básica em Ubatuba
Cursos Gratuitos promovidos pelo STTR-Ubatuba/FETAESP/Senar

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

INPE disponibiliza imagens do satélite gratuitamente na internet

Litoral Norte - O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) concluiu, recentemente, uma pesquisa sobre o Perfil dos Usuários das Imagens do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS) – sistema gratuito de imagens de satélite pela internet.
A pesquisa foi aplicada a 15.007 usuários e finalizada com uma amostra efetiva de 3.471 participantes. O erro amostral calculado foi de 1,5% para mais ou para menos, com um nível de confiabilidade de 95% sobre os resultados obtidos. Atualmente, foram distribuídas mais de 30 mil fotos pela internet. As imagens são gratuitas e podem ser acessadas por empresas e interessados.
As primeiras imagens de alta resolução captadas pelo satélite CBERS-2B já estão disponíveis na internet a partir do site www.obt.inpe.br/catalogo .
De acordo com informações do INPE, é uma galeria de imagens em alta resolução do CBERS disponível para download, que podem ajudar em projetos de planejamento urbano.
Segundo dados do INPE, ao acessar a página é possível visualizar e baixar imagens de todas as capitais brasileiras e de algumas áreas de países da América do Sul, além das primeiras imagens produzidas por uma câmera especial instalada no satélite CBERS-2B, em órbita há um ano.
O satélite produz também fotos em preto e branco que podem mostrar mais detalhes. Um exemplo é poder visualizar os aviões parados no pátio do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, segundo informações do órgão.
De acordo com informações da Divisão de Geração de Imagens (DGI), com a política de dados gratuitos adotada pelo INPE em 2004, o Programa CBERS fez do Brasil o maior distribuidor de imagens de satélite do mundo. Apenas pelo Brasil já foram distribuídas cerca de 450 mil imagens CBERS para aproximadamente 15 mil usuários de várias instituições públicas e privadas, comprovando os benefícios econômicos e sociais da oferta gratuita de dados.
A política de distribuição das imagens pelo INPE, já contribui, há quatro anos, com governos e organizações na África no monitoramento de desastres naturais, desmatamento, ameaças à produção agrícola e riscos à saúde pública.
A novidade, é que neste mês, o INPE atingiu a marca de meio milhão de imagens de satélite distribuídas gratuitamente pela net. Deste total, 430 mil são do CBERS, que fez do Brasil o maior distribuidor de imagens de satélite do mundo.
“Nós temos câmeras de alta resolução com 2,5 metros, para acompanhamento do crescimento urbano nas cidades. As cenas são distribuídas gratuitamente. Além disso, estamos monitorando o Litoral Norte e, futuramente, visualizaremos derramamento de óleo em toda costa”, disse Ivan Márcio Barbosa, da Divisão de Geração de Imagens, afirmando que o serviço ainda não foi operacionalizado, mas existe expectativa do INPE nesse sentido.
Resultados da pesquisa:
• Mais de 3/4 dos respondentes (76%) consideram as imagens CBERS de qualidade boa ou excelente;
• Mais de 3/4 dos respondentes (77%) conseguem obter suas imagens em até 10 minutos após o pedido;
• 90% das respostas consideram que a facilidade de busca de imagens CBERS no catálogo é boa ou excelente;
• 80% das respostas consideram que o atendimento eletrônico do INPE é bom ou excelente;
• Quase metade (44%) dos respondentes tem interesse em cursos de formação avançada em Sensoriamento Remoto e Geoinformática feitos a distância;
• Mais da metade (55%) dos respondentes declararam ter tido conhecimento inicial da disponibilidade de imagens CBERS através de outros profissionais, amigos, e/ou congressos e simpósios;
• Quase dois terços (57%) dos respondentes disseram que não utilizavam imagens de satélites antes de ter acesso às imagens CBERS do INPE. (Fonte: Imprensa Livre)

Correios podem ter nova greve
Categoria inicia movimento por reajuste e ameaça paralisar agências no Vale e Litoral

Litoral Norte - Os funcionários dos Correios decidiram ontem deflagrar estado de greve a partir de hoje em toda a região. A definição aconteceu após assembléias simultâneas nas sedes dos Sindicatos de São José dos Campos e Taubaté na noite de ontem.
Segundo as lideranças do Sintect (Sindicato dos Trabalhadores de Correios e Telégrafos do Vale do Paraíba e Litoral Norte) uma greve pode acontecer nos próximos dias caso a empresa insista em não negociar a proposta referente à campanha salarial 2008.
A proposta apresentada pelos Correios no último mês previa reajuste salarial e de benefícios de 6,37% com base no IPCA (Indice de Preços ao Consumidor Amplo).
Os trabalhadores reivindicam aumento de 7,22% baseados na inflação do período 2007/2008, 35% sobre as perdas salarias decorrentes do Plano Real entre 1994 e 2007, além de R$ 200 de aumento real.
Caso os trabalhadores não sejam atendidos, há possibilidade de greves no setor. O prazo dado pela classe aos Correios foi o dia 13 de outubro. Se a greve for confirmada, deve ter início no dia 15.
Hoje, a empresa conta com 1.265 funcionários na região distribuídos em 39 cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Só em São José dos Campos, são 305 funcionários.
RECLAMAÇÃO - "A empresa precisa respeitar os trabalhadores, toda vez que tentamos negociar é o mesmo descaso, eles insistem no reajuste de 6,37% e nós não vamos aceitar", afirmou Sidnei Cerutti, um dos diretores do sindicato e carteiro há cinco anos.
Entre outras reivindicações, que devem entrar em pauta de discussão, estão também a revisão do Plano de Cargos e Salários. O grupo também não quer mais que haja banco de horas.
O salário de um carteiro hoje é de R$ 603. "O salário que recebemos com os descontos normais que existem em folha de pagamento é muito baixo. Não dá para viver com dignidade", disse Valtencir Diniz, carteiro há 14 anos e diretor de comunicação do sindicato.
As assembléias terminaram ontem após as 20h. Neste horário, o valeparaibano não conseguiu localizar ninguém da ECT (Empresa de Correios e Telégrafos) para comentar o assunto.
Neste ano, os funcionários dos Correios já fizeram uma greve entre 1º e 21 de julho. (Fonte: ValeParaibano)


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Super Verão Caraguá quer trazer Ivete Sangalo para cidade

Caraguatatuba - O Super Verão Caraguá foi lançado oficialmente à imprensa nesta quarta-feira, nas dependências do Espaço 700, no Centro da cidade.
Estiveram presentes os realizadores do evento, Wagner Blasio e Fernando Nunes, da Opção Eventos, o diretor de Marketing e Eventos da Sunshine, José Ricardo Oliveira, o gerente de Eventos do Grupo Schin, Glaudius Juvele, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Paulo Bijos, o Secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro e a presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba, Francis Alves.
Segundo a prefeitura de Caraguatatuba, neste ano, a segunda edição do Super Verão, que possui novos apoiadores e trará atrações de grande porte a cidade, com o objetivo de tornar o evento uma referência em termos de verão.
De acordo com Wagner Blasio, da Opção Eventos, além de ingressos com preços acessíveis, a agenda de shows promete agradar todos os gostos. “O Super Verão aconteceu em Caraguá e volta a acontecer novamente porque a cidade foi receptiva. Eu tinha este sonho de fazer um projeto de verão e conseguimos realizar com sucesso, podendo agora fazê-lo numa estrutura maior, com capacidade para 15 mil pessoas”, disse.
Entre as atrações já previstas estão: Chiclete com Banana, Jammil, Jorge Aragão, Daniel, entre outros.
Ao ser perguntado sobre a possibilidade de trazer a cantora Ivete Sangalo, Blasio declarou que, com o apoio da Nova Schin, está viabilizando a negociação com a cantora baiana e que há 80% de chance de Ivete ter agenda para vir a Caraguá. Para o Secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro, o Super Verão é muito bem vindo à cidade. “Desde que assumimos o Turismo, no primeiro ano, em 2005, tentamos reduzir os investimentos no verão e com a vinda do Super Verão, conseguimos atingir nosso objetivo, uma vez que o evento é viabilizado pela iniciativa privada, e que a prefeitura entra como parceira, na questão logística. Trata-se de um evento que não onera o município e reforça o nome da cidade como referência para turistas e moradores”, concluiu.
De acordo com a Opção Eventos, outros artistas de renome entrarão na agenda do Super Verão. Esses nomes serão divulgados até o mês de novembro. Além disso, a empresa afirma que o evento terá uma capacidade de público de 15 mil pessoas em uma área de 10 mil metros quadrados.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Caraguá, no local haverá praça de alimentação, oficina de esportes, shows variados, espaço para crianças, arena para atividades culturais, lan house e muitas novidades. Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.superverao.com.br

Agenda de shows:

26/12 – Chiclete com Banana
27/12 – Jorge e Mateus
28/12 – Jeito Moleque
29/12 – Jammil
30/12 – Revelação
01/01 – Bamdamel
02/01 – Banda Eva
03/01 – César Menotti e Fabiano
04/01 – Inimigos da HP
08/01 – Chimarruts
09/01 – Jorge Aragão
10/01 – Daniel
15/01 - Ponto de Equilíbrio
16/01 - Gilmelândia e Harmonia do Samba
17/01 – Strike
22/01 – Planta e Raiz
24/01 – O Teatro Mágico
29/01 – Papas na Língua
30/01 – Tribo de Jah
07/02 – Andrew Tosh (atração internacional)
*Esta grade está sujeita a alterações de data (Fonte: Imprensa Livre)

Aguilar e Antonio Carlos aproveitam sabatina para lembrar realizações

Caraguatatuba - A sabatina promovida pela Diocese de Caraguatatuba, na noite de quarta-feira, na Matriz Santo Antonio, reuniu os três candidatos na corrida pela prefeitura. Aguilar (DEM) e Antonio Carlos (PSDB) aproveitaram a ocasião para ressaltar suas realizações à frente da prefeitura. Sidnei Lima (PSOL), fez críticas aos seus adversários, porém não houve discussões polêmicas durante a noite.
“Esses dois candidatos pertencem a partidos que não têm interesse nenhum em consultar a população. São árvores estrondosas que estão apodrecidas e não geraram bons frutos. Esses homens não têm o mínimo cuidado com o funcionalismo. Cadê os médicos nos postos? Os professores como são tratados? Que qualidade de ensino temos nas escolas? Temos que dar um basta, 50 neles!”, criticou Sidnei.
Previsto inicialmente para ser um debate, os organizadores mudaram o formato do evento, não permitindo que os candidatos fizessem perguntas entre si. O objetivo, segundo informou a Diocese, foi o de “manter o nível do encontro”.
Nem mesmo os gritos do público que acompanhava o evento do lado de fora inflamou o ânimo dos candidatos. A tranqüilidade era tanta que houve até quem tirasse um cochilo em meio à platéia de cerca de 400 pessoas.
Ao ser indagado sobre projetos para os idosos, Aguilar destacou as ações da prefeitura visando a terceira idade: “Demos um aumento significativo para as entidades que trabalham com idosos. Incentivamos a prática do esporte para os idosos. Construímos também um Centro de Referência da melhor idade, que vai ter uma piscina aquecida, quadra coberta...”.
Antonio Carlos não deixou por menos quando questionado sobre Educação, e lembrou da época em que governou a cidade: “Essa área foi prioridade no meu governo. Em 1997 tinham três mil alunos na rede municipal, depois de oito anos tinham 16,3 mil alunos. Caraguá ganhou prêmio de merenda. Implantamos laboratório de informática em 80% das escolas”.
Parabéns - O tom dos discursos ficou bem distante dos que foram ouvidos nos palanques e propagandas de rádio até então. Aguilar chegou a parabenizar Antonio Carlos pelo trabalho desenvolvido na área da Cultura. “Quero cumprimentar o Antonio Carlos que valorizou bastante a Cultura em Caraguá. E dei continuidade”, disse Aguilar antes de citar algumas propostas: “Vamos ampliar o projeto ‘Teatro para todos’; construir a escola de arte no centro da cidade; criar pequenos auditórios nas regiões norte e sul; incentivar grupos e manifestações folclóricas”.
Porém, perguntado sobre o funcionalismo público, Aguilar deixou escapar uma crítica ao antecessor, e comparou: “O servidor ficou tantos anos sem ter aumento de salário, com muitas reclamações quando assumimos. Demos 27,5% de aumento, vamos continuar valorizando esse funcionário”.
Já Antonio Carlos concentrou a maioria de suas propostas para a Saúde, na qual ele acredita que existe um “problema de gestão”: “Vamos municipalizar o pronto-socorro, não apenas subsidiar. Faremos uma gestão municipal, que hoje é feita pelas irmãs”. Em seguida, o candidato tucano prometeu a construção de um novo hospital: “Tou impressionado com o interesse da iniciativa privada em apoiar esse projeto. Temos demanda para isso. Vai ser um hospital regional, e vamos destinar 25% do orçamento para a Saúde”.
Polêmico, Sidnei Lima contou o que propõe para combater a prostituição: “Aqui todo mundo se mete na vida de todo mundo, mas se acontece um fato relevante as pessoas se omitem. Esse é o principal problema, as pessoas são omissas. A prostituição está sendo vista e ninguém se manifesta, todo mundo finge que não viu. Em primeiro lugar temos que mobilizar as pessoas para que resolvam sua responsabilidade coletiva. Todo mundo tem que tomar vergonha na cara e começar a assumir seu papel social”.
Sobre o impacto no fluxo de veículos causado pela ampliação do porto, Aguilar foi enfático, e garantiu: “Não vamos deixar o Governo do Estado ampliar o Porto de São Sebastião sem duplicar a Tamoios”.
Depois, Aguilar revelou o desejo de municipalizar trechos da rodovia. “Do Centro da cidade até a divisa com São Sebastião, e do Centro até a Casa Branca. Faz três anos que estamos reivindicando a municipalização, já pedimos para alguns deputados, mas não tivemos resposta. Quando municipalizar esses dois trechos, aí sim seremos responsável e vamos disciplinar o trânsito como estamos fazendo no centro da cidade”, reforça o candidato à reeleição.
Questionado sobre lazer para os jovens, Antonio Carlos foi conceitual. “Lugar de jovem é na escola, no esporte, na cultura. Precisamos de políticas públicas voltadas para o jovem. Discutir com a família o que é melhor para o seu filho”, discursou.
Candomblé - Antonio Carlos propôs também a construção de 2 mil moradias para famílias de baixa renda, além de distribuir mil cestas básicas. “Serão 500 para a Igreja Evangélica e 500 para a Católica, para que nos ajude a levar a quem realmente precisa”, justificou o candidato. Sidnei Lima, não perdeu a deixa: “Antonio Carlos colocou uma cota de mil cestas básicas, mas esqueceu do pessoal do candomblé, e outras crenças”.
Nas considerações finais, os adversários ensaiaram um tímido embate na questão do orçamento, quando Antonio Carlos considerou que mesmo com um orçamento menor fez mais pela cidade. “Hoje o município tem orçamento 70% maior do que deixei”, alega.
Na sua vez, Aguilar respondeu: “Pelo fato de termos criatividade de oferecer alguma coisa de bom para os investidores nós aumentamos o orçamento e administramos muito bem”, avaliou o prefeito que guardou as críticas mais contundentes ao adversário para o encerramento de sua participação. “Mas tivemos muitos desafios quando se via todos os prefeitos jogando lixo aqui na serra, e aquele chorume correndo pelo rio e poluindo nossas praias. E depois não sabia porque chegava a 20% a mortalidade infantil em Caraguá. Retiramos o lixo daqui, levamos para outra cidade.
Outro desafio, a Saúde que estava literalmente morta, hoje parece que está na UTI, então ressucitou”, afirmou Aguilar.
Já Sidnei Lima se despediu pregando a “renovação”. “Chega desse lenga-lenga, vamos fazer mudança radical, começar a por médico no posto de saúde, assumir nossos problemas, tomar conta daquilo que é nosso. Não admitam entregar a chave da casa de vocês para pessoas com problemas judiciais”, concluiu.  (Fonte: Imprensa Livre)

Cerca de 1,2 mil pessoas acompanham evento por telão

Caraguatatuba - De acordo com a Polícia Militar, cerca de 1,2 mil pessoas assistiram a sabatina por meio de um telão instalado na Praça Cândido Mota. Apesar das vaias, provocações e gritos de guerra, os cabos eleitorais de Aguilar e Antonio Carlos estavam organizados e separados. Mesmo com a proximidade entre ambos os grupos, não houve tumultuo.
Enquanto os apoiadores de Antonio Carlos gritavam “Uh, uh, é ladrão!”, se referindo a Aguilar; os correligionários do atual prefeito retrucavam com “Fora cabeção, Aguilar é a solução!”.
Um dos espectadores, o advogado Rodrigo Fernando Henrique de Oliveira, de 24 anos, conta que vota no Aguilar porque ele criou oportunidades de empregos, fez inúmeras escolas, reformas em várias creches, além de ter investido no social. “Com certeza Aguilar fez muito mais, e é um homem de caráter”.
Para a dona de casa, Maria Alice Vieira, de 59 anos, o candidato à reeleição é honesto e tem uma vida pública de 25 anos honrada e sem sujeiras. “Ele é um homem de família, é amoroso. Seja a hora que for ele nos atende, inclusive em sua casa. Fora que ele é um homem de palavra, o que ele fala, cumpre”.
Por outro lado, a auxiliar administrativa, Cláudia Garcez, de 36 anos, vota em Antonio Carlos, alegando que ele é o melhor. “Acredito nos projetos dele, além de ser um homem sério e empreendedor. Ele sabe o que faz”. Já o caseiro, André Luiz Paiva, de 30 anos, afirma que vota em Antonio Carlos porque ele trouxe muitas melhorias para a cidade. “Ele mudou Caraguá e é o melhor para o povo”.
Após o evento, Antonio Carlos foi o primeiro a sair, ao lado do filho candidato a vice, Antonio Carlos Junior. Em meio à multidão, ganhou abraços e cumprimentos antes de entrar em um carro e sair do local. Aguilar também saiu acompanhado do candidato a vice, Álvaro de Alencar. Ambos foram erguidos e carregados nos ombros até o coreto, onde festejou com os populares que gritavam: “Essa é a nossa pesquisa”.  (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá comemora Dia Mundial de Limpeza das praias com mutirões na Tabatinga e Praia das Palmeiras
O Dia Mundial de Limpeza das Praias terá a participação de alunos das escolas municipais dos bairros Tabatinga e Praia das Palmeiras. Os mutirões acontecerão a partir das 9h, lembrando que a população também está convidada a participar da ação

Caraguatatuba - Caraguá comemora o Dia Mundial de Limpeza de Praias, nesta quinta-feira, 19 de setembro. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, a data em que se comemora o Dia Mundial de Limpeza das Praias cairia neste sábado, dia 20, por isso, o mutirão foi antecipado para sexta-feira, ocasião em que podem participar da mobilização alunos da rede municipal.
A ação acontecerá simultaneamente em dois lugares diferentes, a partir das 9h. Na Praia das Palmeiras, participam do mutirão cerca de 40 pessoas, entre alunos e professores da EMEF Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra.
Na praia da Tabatinga, participarão do Dia Mundial de Limpeza das Praias (também às 9h) alunos e professores da EMEF Pedro João de Oliveira, com um total de 92 pessoas entre professores e estudantes.
Conforme a Secretaria de Meio Ambiente, que organiza o evento junto com a Secretaria da Educação, a população também está convidada a participar da iniciativa. Nos locais de mutirão serão distribuídas luvas e sacos plásticos e vale lembrar que todo o lixo retirado das praias será pesado e enviado à cooperativa de catadores Catatudo. Ajude a manter nossas praias limpas. Participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

APONEC dá prova de humanidade

Caraguatatuba - O dia nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado em 21 de setembro, mas a APONEC (Associação de Portadores de Necessidades Especiais de Caraguatatuba) abre diariamente suas portas para a integração e a superação daqueles que procuram a entidade.
Com mais de 40 associados, a instituição, que comemora 10 anos de existência no final de 2008, conta com o Projeto "Ultrapassando Barreiras", um trabalho sócio-educativo, que conta com apoio da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá.
A APONEC recebe todos os dias em sua sede deficientes físicos, auditivo e visual, que aprendem e desenvolvem trabalhos de artesanato. "Eles usam isso como terapia e, futuramente, quem sabe, como geração de renda também", disse Teresinha de Oliveira Marciano Costa, coordenadora da casa.
Na semana de comemoração do seu dia, os portadores de necessidades especiais ganharam a oportunidade de praticar gratuitamente esportes adaptados, como a Natação, Basquete e Atletismo, de segunda, quarta e sexta-feira, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves).
Dessa forma, o "Ultrapassando Barreiras" ajuda os deficientes a explorarem aquilo que tem de bom, com o objetivo da inclusão social, já que essas pessoas, de certa forma, sofrem com racismo.
"Infelizmente o preconceito existe porque a sociedade não está preparada para isso. Colocam que o normal são aqueles que andam, não quem fica na cadeira. Nosso trabalho é para que os que sofrem de algum problema, não achem que o mundo acabou e possam explorar o que tem condições de fazer", afirmou a coordenadora, lembrando que ninguém pode prever o dia de amanhã.
"O preconceito ficou enraizado na maior parte das pessoas. Hoje eu não sou, mas quem garante que amanhã não serei?", questionou ela, acreditando ser esse um problema cultural.
A vice-presidente da APONEC, Michele Castilho de Oliveira, sofre de distrofia desde os 12 anos de idade. Ela conta sobre a dificuldade em se viver sem a colaboração da sociedade em geral.
Segundo ela, em Caraguatatuba, a acessibilidade é o maior problema existente para esses portadores de necessidades especiais. "Sinto que já houve um progresso na cidade, como a Avenida Anchieta, que já foi adaptada, mas ainda sofremos muito quando vamos a qualquer lugar público como: cinema, bares, baladas. Temos dificuldades com o transporte também", falou Oliveira, que amarga a falta de oportunidade de emprego e recorda o não cumprimento da legislação brasileira.
"A gente sofre com o mercado de trabalho. Você pode estudar, ser capacitado, mas não consegue nada". "As normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) dizem que empresas com mais de 100 funcionários precisam dar emprego a um deficiente, e isso não acontece", comentou a vice-presidente.
"Muitos não conhecem a lei. Passamos por situações constrangedoras. Não só a falta de acessibilidade, mas também a sensibilidade das pessoas", ressaltou a deficiente visual, Maria Rosa Rodrigues.
Ana Soares, que ficou paraplégica após uma lesão na medula causada por esquistossomose, também diz sofrer com a acessibilidade do município, mas procurou ressaltar a importância do prazer à vida, principalmente quando está na APONEC.
"Aqui nós aprendemos muito. Aprendemos e ensinamos. A gente dá e recebe. É importante a junção do físico, visual e daqueles que não têm nenhuma deficiência", revelou Soares, que diferente da maioria dos deficientes, conseguiu se formar pedagoga, casou e tem uma filha.
Para Maria Rosa Rodrigues, diversos deficientes estão em casa porque não acreditam na sua capacidade. "Muitas vezes estamos isolados e não há essa troca de informação, e o convívio com as pessoas que sofrem de algo é rico. O que é desconhecido acaba virando motivação. Valoriza mais a vida."
Para a coordenadora da APONEC, todo o esforço feito voluntariamente em favor dessas pessoas é recompensado quando se conquista a confiança e o faz entender que a vida precisa ser seguida.
"Vale muito a pena quando vemos e pegamos uma pessoa que, de repente, passa a sofrer de algum problema e acha que a vida acabou. Nós conversamos e depois vemos que eles estão confiando na gente, e passam a explorar o que tem condições de fazer. Esse crescimento na vida deles é legal. É muito gratificante", concluiu Teresinha.
Nesta semana, estudantes de Arquitetura de Caraguá estiveram com os portadores de necessidades especiais passeando pela cidade, visando projetos para melhorar a condição de vida de todos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Investigação aponta mais suspeitos Caraguatatuba

Caraguatatuba - O Setor de Investigações Gerais da Polícia Civil de Caraguatatuba iniciou ontem as investigações em busca de outros cúmplices do esquema de tráfico de mulheres e prostituição na cidade, que resultou na prisão de Mônica Souza dos Santos, 29 anos, na última terça-feira.
A polícia concentrou as investigações no paradeiro da irmã de Mônica, que seria a proprietária da casa de massagem, no bairro Pontal Santa Marina, supostamente utilizada como fachada no esquema de prostituição. A irmã teria viajado a Alagoas, por motivos doença na família.
De acordo com o delegado Wanderley Martins, Mônica é suspeita de trazer mulheres de Alagoas, com a promessa de arranjar emprego e moradia em Caraguá, para que elas trabalhassem na casa de massagem.
Na casa, antes da prisão de Mônica, os policiais encontraram duas mulheres que teriam vindo de Alagoas. No entanto, ouvidas pela polícia, elas alegaram que trabalhavam como massagistas.
Segundo Martins, pelo menos seis garotas estariam participando do esquema. "Nenhuma menor de idade até agora", afirmou.
A casa foi lacrada após a prisão da empresária que teve a prisão temporária decretada por exploração de prostituição e tráfico de mulheres. Ela está presa na cadeia de Ubatuba. (Fonte: ValeParaibano)

Candidatos pedem paz em vídeo exibido pela Diocese

Caraguatatuba - A Diocese de Caraguatatuba aproveitou o encontro entre os candidatos à prefeitura da cidade para pedir 'paz' durante o processo eleitoral. A ação foi motivada por causa do clima acirrado na campanha entre os postulantes ao cargo de chefe do Executivo no município.
O encontro, anteontem, aconteceu no salão paroquial da Igreja Matriz de Santo Antônio. A Diocese exibiu de um vídeo no qual os candidatos Antônio Carlos da Silva (PSDB), Sidnei Lima (PSOL) e José Pereira de Aguilar (DEM), que tenta a reeleição, pediam para a população manter a tranquilidade durante as eleições.
"Foi uma iniciativa para que nenhum tipo de briga pudesse tirar o verdadeiro foco durante o evento, que era de dar oportunidade aos candidatos apresentar suas propostas", afirmou o padre Leonildo Ferreira Junior (Padre Léo), da Pastoral Fé e Política da Diocese.
Segundo o pároco, a mesma solicitação foi feita nos demais debates promovidos no Litoral Norte. "Tivemos uma preocupação maior com Caraguá justamente por esse clima acirrado entre os candidatos."
O encontro, em formato de sabatina, encerrou o ciclo de debates promovido pela Diocese, que teve duas rodadas: no dia 22 de agosto em Ilhabela e, em 11 de setembro, em São Sebastião.
Ontem, os candidatos ressaltaram a importância de o processo transcorrer sem incidentes. "Pedimos tranquilidade durante a campanha", disse Antonio Carlos.
Aguilar destacou, por meio de sua assessoria, que o vídeo ressaltou que a democracia é feita de liberdade, igualdade e participação. O candidato Sidnei Lima não foi localizado.
CRIMES - No mês passado, o candidato a vereador Cosme Leite, 32, foi morto com dez tiros quando chegava em sua oficina. No dia seguinte, o líder comunitário e cabo eleitoral Isaías de Souza, 58, levou dois tiros.
As autoridades locais descartaram envolvimento políticos. Os crimes continuam sob investigação policial. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Câmara estuda projeto que revoga lei que limita o ingresso e circulação de veículos na cidade

Ilhabela- Está tramitando na Câmara de Ilhabela um projeto de lei de autoria do vereador Beto Campos, para revogar a lei municipal que limita o número de veículos que entram e circulam na cidade. O PL foi apresentado em abril deste ano, mas ainda não entrou na pauta de nenhuma sessão. Segundo o autor do projeto a idéia era fazer uma audiência pública antes da votação, mas como o processo eleitoral atrapalhou os planos do legislativo, é provável que a audiência aconteça depois do dia cinco de outubro.
O vereador acredita que essa lei é impraticável e que na verdade não existe. “A lei não existe, porque para existir nós teríamos que fazer um convênio com a Dersa e isso não acontece. Só serviu para fazer um efeito psicológico negativo nos turistas”, contesta. Em sua justificativa, ele alega que embora necessária, a limitação de ingresso de veículos em Ilhabela, não foi precedida de estudos que indicassem a efetiva capacidade da malha viária municipal e nem de logística para apontar soluções para problemas como locais para os turistas deixarem os carros. “A incerteza do ingresso, agravada pela falta de locais para estacionamento de seus veículos, tem afastado os turistas de Ilhabela, gerando prejuízos para a economia do município”, acredita.
Para Beto, a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), já é um mecanismo eficiente para qualificar o turismo na cidade. “Sou mais um entusiasta da TPA, acho que devíamos encontrar mecanismos como aumentar o valor nas épocas de carnaval e ano novo para controlar a entrada de veículos”, sugere.
O autor da proposta tem esperança de que seu projeto seja aprovado porque esse é um interesse que envolve todo o mercado turístico de Ilhabela. “Precisamos discutir com as pessoas diretamente envolvidas no turismo, como a associação comercial e se for um pleito dos comerciantes a gente tem que aprovar”, finalizou. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura Municipal inaugura Galeria dos Prefeitos de Ilhabela


Ilhabela - Na última quarta-feira, 17, ainda como parte da programação de aniversário de Ilhabela, a Prefeitura Municipal por meio da secretaria municipal de Cultura e FUNDACI – Fundação Arte e Cultura de Ilhabela, realizou a cerimônia de inauguração da Galeria dos Prefeitos de Ilhabela “Benedito Santana de Morais – Biditinho”.
A Galeria dos Prefeitos foi idealizada pelo historiador Nivaldo Simões e tem como objetivo resgatar a história e homenagear os homens políticos que dedicaram parte de suas vidas ao crescimento e desenvolvimento sócio econômico do município.
Na galeria estão dispostos 13 prefeitos, Amadeu Fazzini; Paulo Barbosa Ribeiro; Ângelo Fazzini; Benedito Carlos de Oliveira; Benedito Santana de Moraes; Giorgio Storace; Geraldo Augusto Procópio da Cunha Junqueira; Leonardo Reale; Eurípedes da Silva Ferreira; Roberto Fazzini; Gilson Tangerino Fraciscone; Nilce Signorine e Manoel Marcos de Jesus Ferreira. Mas existem lacunas entre eles. O estudo realizado foi baseado em registros encontrados na Câmara Municipal e no Cartório de Registro do município e em um livro de transição de cargos, encontrado na Garagem Municipal. No entanto durante a história político-administrativa da cidade, passaram muito mais prefeitos, mas os registros se perderam com o passar do tempo.
Alguns familiares dos homenageados participaram dos descerramentos dos quadros: Iracema França Lopes Correa “Dona Dedé”, em nome do Sr. Amadeu Fazzini, in memorian; Terezinha Fazzini, em nome do Sr. Ângelo Fazzini, in memorian; Adroaldo de Oliveira Moraes “Dadaco”, em nome do Sr. Benedito Santana de Moraes, in memorian; Cibele Ramos de Lemos, representando o Sr. Geraldo Augusto Procópio da Cunha Junqueira, in memorian; Hélio Reale, em nome do Sr. Leonardo Reale, in memorian; Maria Leonor Fazzini, representando o Sr. Roberto Fazzini; Gilson Tangerino Fransiscone Junior, em nome do Sr. Gilson Tangerino Fransiscone, in memorian; Célia H. Reale Ferreira, em nome do atual prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira. O descerramento do quadro do prefeito Eurípedes da Silva Ferreira foi marcado com a presença emocionante da viúva Terezinha de Jesus Ferreira, e seus filhos, Maria Sônia, Amilton e Manoel Marcos.
Segundo a secretária municipal de Cultura, Maria Sônia Ferreira Dias, durante os cinco anos que esteve à frente da secretaria de Cultura, trabalhou, juntamente com a sua equipe, para resgatar e registrar a história de Ilhabela, e isso, com muito esforço, foi realizado.
Para o historiador Nivaldo Simões, é muito difícil escrever a história de Ilhabela, pois muita coisa foi perdida, mas graças ao esforço da secretária Sônia e do prefeito Manoel Marcos, muita coisa foi recuperada e a prova disso é o Instituto Arqueológico e Geográfico, que registra um pouco da história da cidade.
Em seu pronunciamento o prefeito Manoel Marcos, declarou que a inauguração da Galeria dos Prefeitos era um dos momentos mais importantes da sua vida política, deixando registrado um pouco que cada uma daquelas pessoas fizeram por Ilhabela. “Fico feliz pela oportunidade de como prefeito idealizar esta galeria. Este momento entra para a minha vida política e deixo registrado um pouco da história de Ilhabela retratada nesta galeria”.declarou Manoel Marcos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Posto SEBRAE de Atendimento ao Empreendedor de Ilhabela realiza palestra gratuita

Ilhabela - A Prefeitura Municipal por meio da secretaria municipal de Turismo e Fomento e Posto SEBRAE de Atendimento ao Empreendedor de Ilhabela em parceria com a Associação de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Ilhabela, Associação Comercial e Industrial de Ilhabela, Associação Ilhabela Receptivo Hotelaria e Receptivo e SEBRAE-SP, realizará no dia 24 de setembro, quarta-feira, das 18h30 às 22h30 uma palestra gratuita de “como evitar reclamações trabalhistas e contratos de trabalho alternativo”, no espaço para treinamentos e reuniões da secretaria municipal de Turismo e Fomento.
O palestrante é o Consultor Jurídico do Sebrae-SP João Carlos Loureiro Gomes. O Objetivo dessa palestra será informar quais os principais fatores que ocasionam o processo trabalhista, os riscos jurídicos e prejuízos do processo trabalhista para a empresa. Aprofundarão os conceitos sobre legislação trabalhista, as formas de contratação, os contratos de trabalho. A sazonalidade da atividade, como forma de planejar as contratações, sindicato, banco de horas, a hipótese em que se forma o vínculo de emprego, a contratação de serviços x mão-de-obra. Ainda, a redução dos custos com empregados, a organização administrativa da empresa e do seu pessoal, o registro de empregados, e por fim, segurança e medicina do trabalho.
O Posto SEBRAE de Atendimento ao Empreendedor de Ilhabela fica na nova sede da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento. As inscrições para a palestra são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones: (12) 38957259 e (12) 38967248 ou presencialmente até o meio dia do dia 23 de setembro. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Município dá início ao “Programa Cidade Legal”, beneficiando 15 núcleos habitacionais

Ilhabela - A Divisão de Habitação de Ilhabela recebeu nesta semana, a equipe da Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS) para iniciar os trabalhos de implantação do Programa Cidade Legal, que irá atender 15 núcleos habitacionais da cidade. Em julho, a prefeitura celebrou um convenio com Secretaria de Habitação do Estado, objetivando a colaboração com vista à implementação do Programa Estadual de Regularização de Núcleos Habitacionais – Cidade Legal, destinado a implementar auxílio a municípios mediante a orientação e apoio técnicos nas ações locais de regularização de parcelamentos do solo e de núcleos habitacionais, públicos ou privados, para fins residenciais, localizadas em área urbana ou de expansão urbana, assim definidas por legislação municipal.
A Companhia Paulista de Obras e Serviços é empresa contratada pelo Estado para executar os trabalhos técnicos e levantamentos de dados dos núcleos. Com a vinda da equipe para a cidade, foi realizada uma reunião com o corpo técnico da divisão municipal de Habitação – Teto Legal e logo após foi dado inicio aos trabalhos, pesquisas e vistorias técnicas nos núcleos Morro do Cantagalo, Estrada de Castelhanos, Estrada do Camarão, Buraco do Morcego e Reino. Ainda serão vistoriados na próxima visita, os núcleos, Morro dos Mineiros, Buraco Fundo, Portinho, Bexiga, Rodamonte, Engenho Novo, Costa Bela, Senzala, Cubata e Santa Tereza.
No final das vistorias, os técnicos do Programa Cidade Legal deram orientações para a divisão de Habitação na preparação de documentos para o seguimento dos trabalhos. Para o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, a celebração deste convênio vai fortalecer ainda mais o poder de regularização, agilizando os procedimentos, que muitas vezes atrasavam as ações.
Programa Cidade Legal - No Programa, são atribuições da Secretaria da Habitação do Estado prestar assessoria, orientação e apoio técnico e administrativo, visando colaborar e auxiliar na implementação de regularização de parcelamentos do solo e núcleos habitacionais promovidos pelos municípios além de mobilizar e coordenar as atividades dos órgãos estaduais envolvidos na regularização dos núcleos habitacionais, zelando pelos prazos e comunicação entre os mesmos.
Cabe ao município, promover a regularização dos parcelamentos de solo, de conjuntos habitacionais, condomínios residenciais e a reurbanização de assentamentos precários e favelas. Nesse sentido, os municípios deverão integrar as secretarias e órgãos municipais envolvidos na aprovação, fornecer toda a documentação necessária à regularização e obter anuência dos órgãos federais e estaduais, quando for o caso. Outra atribuição municipal é a criação de leis e regulamentações que viabilizem a execução do programa. Ao final do processo de regularização, as prefeituras deverão enviar toda a documentação ao Cartório de Registro de Imóveis para a averbação do parcelamento ou empreendimento. (Fonte: Imprensa Livre)

Ilhabelense se prepara para o 3º Campeonato de Wushu Tradicional

Ilhabela - O atleta de Ilhabela Roque Neto, campeão pan-americano de Kung Fu 2008, se prepara para participar do 3º Campeonato de Wushu Tradicional, que acontecerá em novembro, na China. No próximo dia 26, Roque embarca para São Paulo, onde ficará em período intensivo de treinamento por 30 dias com o técnico Thomaz Chan Hon Kit, introdutor do Wushu moderno no Brasil e técnico da Seleção Brasileira. No dia 26 de outubro, o atleta viaja para a China.
Para Roque, esta é uma competição importante para sua carreira desportiva. “As categorias de competição do Campeonato de Wushu Tradicional não exigem o mesmo grau de eficiência física que as categorias do Campeonato Mundial de Wushu, para o qual estou me preparando desde o início do ano, mas os competidores e árbitros são os mesmos. Vou ter uma boa idéia de como estou evoluindo dentro do meu esporte”, ressalta. Segundo o atleta, a expectativa é de alcançar o ouro em pelo menos uma modalidade. Aproveitando a viagem para a China, Roque participará mais uma vez da temporada de treino da Universidade de Esportes de Pequim. “Treinar na China é um privilégio que poucos atletas já tiveram no Brasil e só posso fazê-lo graças à parceria firmada com o Laboratório Neo Química”, destaca. Ele acredita que, daqui até o Mundial, que vai acontecer no próximo ano em Toronto, no Canadá, há tempo suficiente para aperfeiçoar a sua performance técnica.
O anapolino Roque Neto é atleta titular da Seleção Brasileira desde 2007. É tetra-campeão goiano, bicampeão brasileiro, campeão sul-americano 2007, campeão pan-americano 2008 e está entre os 10 melhores do mundo em sua modalidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

5º Encontro de Autos Antigos acontece neste fim de semana

São Sebastião - Carros importados, nacionais, diversos modelos, peças originais e muita história. Trata-se do 5º Encontro de Autos Antigos em São Sebastião, que será realizado neste fim de semana na cidade. Serão esperados cerca de 150 carros, vindos de diversos lugares do País. O único critério para a exposição é de os carros estarem com no mínimo 30 anos e em bom estado de conservação.
A programação, acontece na Rua da Praia e será aberta ao público no sábado a partir das 10h, e terá durante todo o evento a Radio Vitrola, com músicas da década de 60 e 70, comandado pelo DJ Ricardo Vasconcelos, ex-locutor de várias rádios da região e também de São José dos Campos. No domingo, último dia da exposição, as atividades serão das 9 às 14h.
Os organizadores do evento no município são cinco amigos, Edson Duarte, Roberto Sampaio, José Aparecido Medeiro, Roberto Leite Santana e Luiz Barbosa Nogueira. Em comum, uma paixão, carros antigos.
Um de seus organizadores, Edson, contou que o evento também comemorará os 50 anos da indústria automobilística brasileira, que se iniciou em 1956, e teve como seu maior incentivador o então presidente Juscelino Kubitschek.
Os carros virão da capital, Taubaté, Santos, Caraguá, entre outras cidades. “Um carro, modelo DKW, virá de São João da Boa Vista, cerca de 400 quilômetros daqui”, contou Edson.
O famoso carro americano Ford ‘Bigode’ de 1929 será uma das atrações do evento. Há também um jipe, também americano de 1942, utilizado na 2º Guerra Mundial. Mas o evento não se limita aos modelos americanos, quem for à exposição poderá conferir de perto o modelo alemão da BMW, a Isetta 300, de 1959. Este modelo foi também foi construído no Brasil, mas teve seu nome alterado, onde ficou conhecido no mercado nacional como a Romisetta.
O 5º Encontro de Autos Antigos irá expor também modelos nacionais que contam um pouco da história do País. É o caso do DKW Belca Rio, construído em 1965 em comemoração aos 400 anos do Rio de Janeiro.
Os organizadores e proprietários das raridades de veículos, que serão expostos, serão recepcionados na sexta-feira noite com um coquetel de abertura em um hotel da cidade. Para os mesmos, no sábado à noite está reservado um jantar no salão paroquial da Igreja Matriz, que contará com a musica ao vivo do Clube da Música. “Fizemos questão de receber nossos convidados mostrando a qualidade dos músicos de nossa região”, disse Edson. A exposição também terá um cunho social. Todas as pessoas podem doar cinco quilos de alimentos não perecíveis que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade da cidade.
O grande orgulho que todos os organizadores fazem questão de divulgar é o fato de todas as peças dos veículos são originais. (Fonte: Imprensa Livre)

Militares reformam escolas públicas em São Sebastião

São Sebastião - Os militares envolvidos na Operação Combinada "Atlântico" começaram ontem a reformar escolas públicas em São Sebastião. A medida é prevista nas chamadas ações cívico-sociais, que serão desenvolvidas na cidade.
A atividade, paralela aos exercícios de treinamento de guerra, contou ainda com um trabalho de orientação sobre higiene bucal, realizado com mais de 100 estudantes.
O treinamento de guerra segue até o próximo dia 24 e reúne 500 militares do Exército, Marinha e Aeronáutica. A Operação Atlântico foi lançada pelo Ministério da Defesa no último dia 12.
O objetivo do exercício é a preparação para a defesa da área da Bacia de Campos e da infra-estrutura de petróleo e gás da região sudeste do país. Em São Sebastião, os trabalhos são feitos no porto e nas instalações da Petrobras.
OFENSIVA - Toda a ofensiva envolve 10.000 militares das Forças Armadas, sendo 500 em São Sebastião e os demais no litoral do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Atlântico Sul. O simulado é liderado pelo Comando de Operações Navais.
São Sebastião foi escolhida por abranger uma área de extrema importância econômica para o Brasil, assim como concentrar parcela significativa da infra-estrutura portuária, de Indústria Naval e da Marinha Mercante brasileira. (Fonte: ValeParaibano)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Eduardo Cesar processa site que coloca sob suspeita as contas do candidato

Ubatuba - O candidato à reeleição Eduardo Cesar (DEM) entrou com uma representação contra a revista eletrônica "O Guaruçá", contra sua redatora Adriana de Moura e também contra a empresa Ubaweb "por difundir opinião contrária a sua pessoa, denegrindo sua imagem de candidato através de publicação com informações distorcidas e equivocadas, veiculadas em artigo publicado no referido site". De acordo com o assessor jurídico do candidato, Marcelo Mourão, "o texto, por meio de uma manifestação de opinião pessoal, induz a erro o leitor e, de forma maliciosa influencia o eleitor divulgando conceito deturpado acerca da pessoa do representante, o que torna a matéria de cunho nitidamente eleitoral".
O artigo foi publicado na última segunda-feira, sob o título "Dúvidas da 'enredada' campanha eleitoral de 2008", onde comenta os valores arrecadados na campanha de Eduardo Cesar. Ainda segundo o advogado, a matéria omite a informação de que qualquer pessoa tem possibilidade de acesso às declarações e prestações de contas de campanha do candidato. "Pior, distorce a figura jurídica das doações de campanha, para induzir o eleitor ao entendimento de que o candidato estaria obtendo 'investimentos' que virão a ser restituídos com 'taxa de juros' e 'correção monetária' após ser reeleito", alega Mourão.
Segundo o advogado, as restrições que impedem a prática de veicular propaganda política ou difundir opinião favorável ou contrária a candidato, se aplicam àquele veículo de comunicação conforme já decidido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado, em julgamento de outra representação proposta contra a "Ubaweb".
O candidato Eduardo Cesar é contundente: "Lamento que, mais uma vez, meus opositores empreguem mecanismos desrespeitosos contra minha pessoa e candidatura, desrespeitando inclusive o eleitor e insistam em descumprir a legislação eleitoral. Serei veemente na defesa de meus direitos, assim como sempre fui na defesa dos interesses públicos da população de Ubatuba". Na representação, Eduardo Cesar pede à Justiça que condene os representados ao pagamento de multa no valor de R$ 21,2 mil a R$ 106,4 mil, duplicada em caso de reincidência. (Fonte: Imprensa Livre)

Cesar pede anulação de multa por propaganda irregular e abre brecha para oposição pedir nova cassação de candidatura

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar, que concorre à reeleição em Ubatuba, já tinha sido absolvido pela comarca ubatubense da pena de cassação de candidatura, em um processo sobre propaganda política irregular no município.
No entanto, apesar de se livrar da cassação, o candidato do Democratas sofreu uma punição em forma de multa. O caso se encerraria aí, já que a parte que acusa, um candidato do PSL, teria perdido o prazo hábil para a oficialização do recurso à decisão.
Entretanto, o setor jurídico da Coligação Novo Tempo, de Eduardo César, protocolou um recurso, pedindo a suspensão da multa. Esta iniciativa abriu uma brecha jurídica para a oposição insistir na sugestão de cassação de candidatura, já negada pela Justiça Local.
O candidato a vereador, que recebe auxílio jurídico de parte das coligações de oposição ao atual prefeito, conseguiu protocolar um recurso adesivo ao recurso da Coligação Novo Tempo, que pedia a anulação da multa.
O juiz recebeu ambos recursos e deve encaminhar também ambos à instância superior (Tribunal Regional Eleitoral). Agora, no TRE, os desembargadores julgarão os dois pedidos, um sobre o cancelamento da penalidade por multa e outro solicitando, além da multa, a cassação da candidatura de Eduardo Cesar.
O advogado da coligação Novo Tempo, que busca a reeleição do atual prefeito relatou que o novo pedido de cassação de candidatura, por meio de recurso adesivo, não tem fundamento, pois não faz referência à matéria original (sentença de multa). (Fonte: Imprensa Livre)

Homem é preso por tentar furtar latas de alumínio no Perequê Açu

Ubatuba - A.A.M., 22 anos, foi preso pela Polícia Civil depois de tentar furtar latinhas de alumínio de um comércio na rua Padre Manoel da Nóbrega no Perequê Açu. No momento em que tentava realizar o furto, ele foi flagrado dentro do estabelecimento por policiais militares que passavam pelo local e foi levado à delegacia.
Na delegacia, A.A.M. confessou que estava ali para tentar levar as latas e ficou preso. Ele chegou a arrombar a porta do estabelecimento enquanto um outro homem que participava com ele do furto, tentava passar pelo telhado. Vizinhos do comércio acionaram a Polícia Militar depois de terem visto a invasão. Com a chegada dos policiais, o outro suspeito conseguiu fugir.
Segundo a Polícia Civil, independente do objeto alvo da tentativa de furto, quem responde por este crime pode cumprir de um a quatro anos de prisão. O horário da ação e as condições com as quais a mesma foi realizada também interferem na definição da pena. Como exemplo, tentativas de furto cometidas durante a madrugada aumentam a pena; da mesma forma, o furto qualificado, através do arrombamento de portas e abuso de confiança. Este tipo de furto pode levar o autor a cumprir de dois a oito anos de prisão. (Fonte: Imprensa Livre)

Igreja lamenta veto ao debate em Ubatuba

Ubatuba - A Pastoral Fé e Política, da Diocese de Caraguatatuba, organizadora dos encontros com candidatos a prefeito das quatro cidades do Litoral Norte, lamenta a decisão da Justiça Eleitoral de Ubatuba que não homologou o debate que aconteceria na última segunda-feira.
Na conclusão, assinada pela juíza eleitoral Roberta Layaun Chiapetta, em 1º de setembro, alega que o debate é uma forma de propaganda eleitoral e deve ser feita nos estritos limites da Lei 9504/97 e respectivas Resoluções do TSE. "E tais ordenamentos, em momento algum, afirmam que a atividade possa ser realizada livremente. Assim, não podendo ser realizados os debates ao bel prazer de quem quer que seja, e não havendo previsão legal de homologação em casos em que não haja transmissão por meios de comunicação, o indeferimento se impõe", sentenciou a juíza.
A Diocese lembra que os candidatos assinaram o pedido de homologação. Também no documento, é declarado que o encontro dos candidatos seria transmitido por um telão, em área pública e aberta. Além disso, com a presença da imprensa e a transmissão, em tempo real, pela Internet, considerando-se que são estes meios eficientes de comunicação já que não houve manifestação de interesse de nenhuma rádio local.
Para a coordenação, é algo histórico e lamentável. "Já em eleições passadas, nunca houve problema. A Igreja tem por objetivo, ouvir as propostas dos candidatos e a eles apresentar também as suas, baseadas em trabalhos realizados pelos fóruns sociais e nas diretrizes da própria Igreja em defesa da vida e da comunidade. Ouvindo, as lideranças poderão ter consciência do voto. Este é o nosso público alvo, mas não poderíamos nos fechar e por isso a proposta, repetida de anos anteriores, de colocar um telão em local público", explica a assessoria da Diocese. Para o coordenador Benedito Rodrigues, a negativa dada empobrece a democracia. (Fonte: Imprensa Livre)

UNITAU lança curso para gestores de Educação Básica em Ubatuba

Ubatuba- A Universidade de Taubaté (UNITAU) lança o curso de aperfeiçoamento “Gestão e processo de formação na Educação Básica”, neste sábado, 20 de setembro, no campus de Ubatuba. O curso é resultado de uma parceria entre a UNITAU e a Prefeitura de Ubatuba, que tem como objetivo capacitar gestores de educação para a atuação local qualificada.
Criado para atender especificamente as necessidades da área de Educação do município de Ubatuba, o curso será realizado, inicialmente em caráter de aperfeiçoamento. Após a conclusão do primeiro módulo, o curso passa para a categoria de especialização lato sensu, com aproveitamento das disciplinas ministradas no primeiro módulo.
A primeira turma do curso abrange 30 alunos, entre eles o secretário de Educação de Ubatuba, Prof. Arnaldo da Silva Alves.
A solenidade de lançamento do curso será as 19h, no auditório do campus de Ubatuba, e contará com a presença da Reitora da UNITAU, Profa. Dra. Maria Lucila Junqueira Barbosa. Durante o evento, será realizada uma apresentação do Sexteto de Cordas da Fundação Artística e Cultural (FUNAC) da Universidade de Taubaté.
SERVIÇO
Lançamento do curso “Gestão e Processo de Formação na Educação Básica”
Dia: 20/09/2008
Horário: 19h
Local: Campus da Universidade de Taubaté em Ubatuba - Av. Castro Alves, 392 – Itaguá – Ubatuba.
Mais informações: (12) 3832-2460 (Fonte: UNITAU)

Cursos Gratuitos promovidos pelo STTR-Ubatuba/FETAESP/Senar

Ubatuba - O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ubatuba (STTR), com apoio da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) está com inscrições abertas para cursos e treinamentos.
São 20 vagas cada, as quais podem ser reservadas com até 15 dias de antecedência.
O participante deve ser alfabetizado e levar Xerox do RG e do CPF (CIC) no ato da inscrição.
As inscrições podem ser feitas na CATI-Ubatuba (Casa da Agricultura), na Ilha dos Pescadores (ao lado do Mercado de Peixe), fone: 3832.1253 ou na sede do STTR, rua Maranhão, 139 - centro; fone: 3832.1721.
Os cursos têm duração de oito horas/dia (das 8h às 17h), com café e almoço no local e serão ministrados na CATI-Ubatuba, onde há possibilidade de alojamento.
HIDRÁULICA - Instalações de água e esgoto em propriedades rurais (prática) Noções de saneamento e tratamento da água.
Módulo I: dias 27, 28, 29 e 30 de setembro (terça à sexta).
Módulo II: dias 14, 15, 16 e 17 de outubro (terça à sexta).
JARDINEIRO - como instalar e conservar um jardim, preparação das mudas, etc.
Módulo I: dias 4, 5, 6 e 7 de novembro.
Módulo II: dias 18, 19, 20 e 21 de novembro.
ELETRICISTA - Noções básicas de instalações de baixa tensão.
Dias 10, 11, 12, 13 e 14 de novembro.
PROCESSAMENTO ARTESANAL de CARNE de PEIXE - Transformar a carne de peixes em embutidos e defumados por meio de técnicas artesanais para o consumo familiar.
Dias: 8 e 9 de novembro, em local a ser definido.

Programação Cine Porto
Semana de 19/9 a 25/9/2008

"Mais do que voce imagina"
Comédia !!!! com Meg Ryan e Antonio Banderas .
ás 17:00 e 19:00hs

"O Procurado"
Muita ação!!!! com Angelina Jolie - Morgan Freeman - Terence Stamp
ás 21:00hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Anuncie

Vento leste

O pescador Rogé
pelo vento lestado,
pela cachaça tocado,
pela solteirice condenado,
sempre fundeava no porto
a sotavento adernado.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Embratur dá destaque às aves de Ubatuba

Faço questão de dividir com vocês o folheto anexado em PDF. Caminhamos a passos largos na divulgação da nossa maior riqueza turística que é a exuberante natureza que emoldura a nossa cidade.
Este folheto foi uma reivindicação feita no ultimo Avistar Brasil, temos a necessidade de dizer ao mundo o nosso potencial de turismo de observação e a Embratur caprichou!
A Embratur é responsável pela divulgação do turismo no Brasil no exterior e este folheto estará presente em todos os eventos, todas as feiras, todas as embaixadas e consulados. Onde houver o nome do Brasil lá estará este folheto para divulgar, e junto, o nome de Ubatuba.
Que me desculpem pela ignorância, mas não conheço nenhum outro material que tenha levado o nome de Ubatuba de maneira tão positiva a tantos milhões de pessoas.
Baixem o arquivo em PDF e vejam o primor do trabalho, a qualidade do material e a importância do nome de Ubatuba estar destacada no mapa do Brasil e no destino "Floresta Atlântica".

Carlos Rizzo
Ubatuba, SP

Cemitério da Maranduba

Gostaria de perguntar aos vereadores, que estão sempre a postos no cemitério da Maranduba: o que fizeram neste tempo todo que estamos questionando a esdrúxula situação em que o cemitério se encontra?
Dando continuidade aos trabalhos de bairros começados na Maranduba, sobre cemitérios, fui a uma reunião na prefeitura de Ubatuba, onde estavam diversos secretários, vereadora, Cetesb, Funerária, (11 pessoas) e todos foram unânimes na construção de um novo cemitério e de providência urgente no antigo. O Secretário de Arquitetura e Urbanismo, encarregou-se de enviar naquele mesmo dia, ofício a CETESB, dando início a estudos sobre o novo.
Marcou também outra reunião para conhecer a realidade do velho cemitério, como de fato veio, viu e ficou horrorizado, prometendo a diversas pessoas presentes no local, que faria 60 gavetas para ossuário, por ser a situação mais prática em face da urgência presenciada por ele. Esta seria a primeira providência a ser tomada com relação ao velho cemitério.
Todos os presentes, ouviram, concordaram e tenho certeza, acreditaram nas palavras do secretário, que não as cumpriu.
Procurando notícias sobre a situação, um mês depois, a Cetesb, ainda não havia recebido nenhum documento. Igualmente o Encarregado de Cemitérios, não tinha conhecimento de novos fatos, não sendo ele procurado para nada, por parte do secretário.
A situação até agora, que eu saiba, não mudou em nada. Os enterros em covas alheias continuam e o que o secretariado endossou era tudo uma mentira. Talvez por isso só eu, do povo, estivesse presente àquela reunião.
Enfatizo que a vereadora, interessada, acompanhou estas conversas com a prefeitura, mas parece que nada mais foi feito por ela também, e o caso está esquecido. Eu, presidente da Associação de Moradores, que está correndo atrás desta situação, não sei de mais nada. Não sei se outras o sabem.
Estas atitudes só comprovam que o povo não tem nenhum valor, a não ser na hora do voto.

Maria Chagas Cancellier
Ubatuba, SP

Charge:

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Bom Dia Ubatuba!  © Emilio Campi

Bom Dia Ubatuba!
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor