Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 22 de Setembro de 2008 - Nº 2036 Edições Anteriores

Pousada Astrorei

Região
Litoral terá Cidade Legal
Após tratamento, pinguins poderão 'voltar para casa'
Grupo cuida de animais debilitados


Caraguatatuba
Antônio Carlos lidera a corrida eleitoral em Caraguá, diz pesquisa
Governo de Aguilar é aprovado por 58%
Artesãos de Caraguá participam de vídeo institucional da SUTACO


Ilhabela
Vereador de Ilhabela se reúne com Delegado Seccional em SS
Prefeitura realiza curso de Incentivo ao Aleitamento Materno
Ilhabela oferece curso de “Técnica e Forma de Organização Comunitária”

São Sebastião
São Sebastião é alvo de ataque aéreo
Câmara de São Sebastião estuda adotar Portal da Transparência

Ubatuba
No rádio, oposição acentua críticas à Saúde
Faltando duas semanas para as eleições, oposição descarta união de candidaturas
Ubatuba inicia ação de combate à dengue
Últimos dias de inscrições para creche, educação infantil e ensino fundamental
Vacinação anti-rábica termina em Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Litoral terá Cidade Legal

Litoral Norte - A Secretaria de Habitação do Estado firmou parceria com as prefeituras de Ilhabela e São Sebastião para a implantação do "Programa Cidade Legal". O objetivo é facilitar a regularização fundiária nos municípios.
A parceria é feito por meio da Companhia e Obras e Serviços, empresa contratada pelo Estado para executar os trabalhos técnicos e levantamentos de dados dos núcleos que serão beneficiados.
A Prefeitura de Ilhabela firmou um convênio, em julho passado, com Secretaria de Habitação do Estado, para a implementação do "Programa de Regularização de Núcleos Habitacionais". O objetivo, segundo a prefeitura, é justamente implementar auxílio, orientação e apoio técnico nas ações municipais de regularização de parcelamentos do solo e de núcleos habitacionais-no caso, os 15 núcleos que serão beneficiados inicialmente pelo programa.
SÃO SEBASTIÃO - De acordo com a coordenadora do programa de Zeis (Zonas Especiais de Interesse Social) da Secretaria de Obras e Planejamento de São Sebastião, Cláudia Chagas, o Programa Cidade Legal serve como um complemento aos projetos municipais desenvolvidos junto aos núcleos-áreas provenientes de ocupação de terra--que participam de projetos habitacionais da cidade.
"No caso de São Sebastião, 14 núcleos que já receberam total infra-estrurura da prefeitura já entraram no Cidade Legal, ou seja, moradores que irão poder obter a documentação de suas casas", disse. (Fonte: ValeParaibano)

Após tratamento, pinguins poderão 'voltar para casa'
Litoral Norte fará soltura de 40 animais para regresso para a Patagônia

Litoral Norte - Dos 100 pinguins resgatados nas praias do Litoral Norte desde o último mês de junho, cerca de 40 serão soltos no fim do mês. Será a primeira soltura da espécie realizada no litoral paulista. A data e o local ainda serão definidos.
Os pinguins de magalhães (Spheniscus magellanicus), como são conhecidos, invadiram as praias do litoral brasileiro no meio do ano. A visita da espécie no período de inverno é comum, no entanto, este ano a quantidade de pinguins resgatados foi dada como recorde pelos especialistas.
No Litoral Norte, não foi diferente: aproximadamente 100 pinguins encontram-se hoje em processo de reabilitação no Creta (Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Aquáticos), do Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha, em Ubatuba. O local sobrevive principalmente com o apoio da Petrobras e do Aquário de Ubatuba (leia texto nesta página).
De acordo com a veterinária e presidente do Instituo Argonauta, Paula Baldassin, os pinguins passaram por uma triagem e os considerados totalmente aptos poderão 'voltar para casa'.
A megaoperação de soltura montada no Litoral Norte também estará acontecendo paralelamente com os pingüins resgatados na Baixada Santista. "Não podemos soltar os animais que não estiverem totalmente reabilitados, em condições de sobreviverem sozinhos", disse Paula.
Infelizmente, segundo a veterinária, boa parte dos pinguins que chegaram ao Litoral Norte estava muito debilitada. "Muitos tiveram suas asas amputadas ou sofreram outras cirurgias. Estes não poderão ser soltos", afirmou ela.
As espécies que não passaram pela triagem serão distribuídas entre aquários e demais instituições ambientais. "E ainda continuam chegando pingüins por aqui. Hoje (ontem) mesmo recebemos mais um."
VIAGEM - Todo inverno, as aves, vindas da Patagônia, passam perto da costa brasileira em busca de alimento. A causa da visita à costa brasileira ainda está em estudo, mas a maioria dos especialistas acredita que a ocorrência da espécie esteja ligada ao regime de correntes oceânicas na costa brasileira.
Para a operação de soltura das aves, segundo Paula, o Instituto Argonauta contará com parceiros, como a Petrobras, Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espacias) e Ibama (Instituo Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis). "A Petrobras já nos forneceu uma embarcação para a soltura que será realizada em alto mar", disse.
O Instituto Argonauta, segundo ela, busca agora o apoio para a aquisição de radares por satélites, que se implantando em algumas espécies poderão contribuir para as pesquisas da espécie. "Os pingüins soltos serão 'anilhados', permitindo a identificação, mas com radares poderíamos monitorá-los", disse.
RECADO - Segundo a veterinária, a forma de acondicionamento até a chegada do resgate é fundamental para a sobrevivência dos pingüins, que são encontrados nas praias com hipotermia, cansaço, magreza e anemia.
"Ao contrário do que a maioria acredita, esses animais estão com frio e precisam ser aquecidos. Jamais devem ser colocados no gelo e sim em caixas de papelão, numa toalha ou jornal e esperar o resgate chegar." (Fonte: ValeParaibano)

Grupo cuida de animais debilitados
Informações pelo telefone (12) 3832-1382 ou pelo site www.institutoargonauta.org

Litoral Norte - O Creta (Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Aquáticos), do Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha, em Ubatuba, promove a reabilitação e triagem de animais aquáticos encontrados encalhados ou debilitados no Litoral Norte.
O trabalho já é realizado desde 1998 pelo Instituto Argonauta em parceria com o Aquário de Ubatuba. Os pesquisdores e voltuntários contam ainda com o apoio do Ibama e patrocínios do Aquário de Ubatuba e da Petrobras.
De acordo com o diretor do Aquário de Ubatuba, o oceanógrafo Hugo Gallo, que também é fundador do Instituto Argonauta, já foram atendidos desde aves marinhas, como pingüins, gaivotas e atobás, até mamíferos de médio e grande portes, como lobos, elefantes marinhos e até baleias.
"Hoje, sem dúvida, a maioria dos animais que estão em reabilitação é pinguim", disse o oceanógrafo. (Fonte: ValeParaibano)


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Antônio Carlos lidera a corrida eleitoral em Caraguá, diz pesquisa
Tucano conquista 47,7% das intenções de voto; em 2º lugar aparece Aguilar (DEM), com 32,9%

Caraguatatuba - O deputado estadual e ex-prefeito de Caraguatatuba Antônio Carlos da Silva (PSDB) lidera a corrida pelo governo da maior cidade do Litoral Norte, revela pesquisa valeparaibano/Brasmarket.
O tucano, que administrou o município por dois mandatos (1997-2004) e atualmente é deputado estadual, obteve 47,7% das intenções de voto na pesquisa estimulada, na qual foi apresentado um cartão aos entrevistados com os nomes dos três candidatos à chefia do Executivo.
O prefeito José Pereira Aguilar (DEM), que disputa a reeleição, recebeu 32,9% das indicações, enquanto o funcionário público Sidnei Lima (PSOL) foi o preferido de 3,7% dos eleitores do município.
Outros 13,9% informaram que não sabem em quem votarão em 5 de outubro (veja quadro nesta página).
A duas semanas do pleito, é a primeira sondagem sobre o cenário eleitoral de Caraguá. A Brasmarket ouviu 438 pessoas de todas as regiões da cidade entre os dias 12 e 16 deste mês --Caraguá possui atualmente 65.735 eleitores.
O levantamento foi registrado sob o número 03/2008 no cartório da 206ª Zona Eleitoral de Caraguá.
De acordo com o instituto, a pesquisa tem nível de confiança de 95,5% e a margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.
ESPONTÂNEA - A pedido do valeparaibano, a Brasmarket também realizou pesquisa espontânea para prefeito, na qual os moradores consultados citam o nome do candidato de sua preferência.
Nesse cenário, Antônio Carlos também lidera com 35,8% das indicações contra 25,1% de Aguilar e 1,1% de Lima. Outros quatro nomes foram citados pelos eleitores que responderam ao questionário.
Na pesquisa espontânea, 36,5% das pessoas entrevistadas afirmaram que não sabem ou não decidiram em quem votarão no pleito de 5 de outubro (veja quadro nesta página).
REJEIÇÃO - O instituto também sondou os eleitores de Caraguá sobre o índice de rejeição aos três postulantes ao governo municipal.
Lima obteve a maior reprovação (29,2%). Já 21,9% afirmaram que 'não votariam de jeito nenhum' em Aguilar e 11,2% rejeitaram Antônio Carlos.
"A vantagem do Antônio Carlos é relativamente confortável e só algum tropeço na reta final da campanha poderá mudar esse quadro eleitoral", afirmou o diretor-superintendente da Brasmarket, Sidney Kuntz.
COMEMORAÇÃO - Antônio Carlos comemorou o resultado da pesquisa valeparaibano/Brasmarket.
"Fico feliz com o reconhecimento da população de Caraguá ao meu trabalho, mas vamos manter o ritmo de campanha e ampliar o corpo-a-corpo com o eleitorado nessa reta final de campanha", disse o tucano.
"Para você ter uma idéia, temos 12.000 eleitores de Caraguá que são veranistas, o que representa 20% do eleitorado. Eu tenho 100% desses votos", completou o deputado.
CONFIANÇA - Já Aguilar demonstrou confiança em reverter a vantagem de 14,8 pontos percentuais de seu adversário nas últimas duas semanas de campanha.
"Eu já esperava esse resultado porque a campanha do Antônio Carlos tem muito mais dinheiro e está mais recheada de propaganda na comparação com a minha. Mas ainda temos 20 dias para trabalhar", afirmou o prefeito.
"A pesquisa mostra que há um grande número de indecisos. Vamos tentar conquistá-los nessa reta final mostrando as realizações do nosso mandato e as novas propostas."
Lima não foi localizado pelo valeparaibano para comentar o assunto nem retornou as ligações da reportagem. (Fonte: ValeParaibano)

Governo de Aguilar é aprovado por 58%

Caraguatatuba - A administração do prefeito de Caraguatatuba, José Pereira Aguilar (DEM), tem a aprovação direta de 58% dos moradores da cidade, revela a pesquisa valeparaibano/Brasmarket.
A sondagem mostra que para 13,5% dos entrevistados a administração de Aguilar é 'ótima'. O levantamento aponta ainda que 33,3% das pessoas consultadas consideraram o governo 'bom'.
Para 11,2% dos pesquisados, o prefeito tem realizado uma gestão 'regular positiva', enquanto 20,1% consideraram que a administração tem desempenho 'regular'.
REPROVAÇÃO - De acordo com a sondagem, a reprovação é de 19,9%. Desse total, Aguilar tem feito um governo 'regular negativo' para 4,3%.
Já 4,3% afirmaram que a gestão é 'ruim' e 11,2% a consideraram 'péssima'. Do universo consultado, 2,1% disseram não saber avaliar o governo.
No levantamento, foram consultados 438 eleitores entre os dias 12 e 16 deste mês. A pesquisa tem nível de confiança de 95,5% e a margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos.
"Fico feliz com o resultado da pesquisa, que mostra que a população está satisfeita e reconhece nosso trabalho", disse Aguilar. (Fonte: ValeParaibano)

Artesãos de Caraguá participam de vídeo institucional da SUTACO

Caraguatatuba - O Superintendente da SUTACO - Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades, Valmir Madázio, esteve em Caraguatatuba, nesta sexta-feira, dia 19, com uma equipe de Comunicação para filmar imagens do artesanato local, para ser usado na atualização do vídeo institucional da entidade, que será levado para feiras e exposições de artesanatos fora e dentro do estado.
De acordo com Madázio, o vídeo existente no órgão está defasado e a assessoria de comunicação da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, onde a SUTACO é vinculada, está produzindo um novo material.
Estarão participando do vídeo, os artesãos Anestor, que trabalha com taboa, junco, apuí e ratan, e Paulo Messias, que trabalha com papel reciclável e bambu.
Os artesãos foram escolhidos pela própria SUTACO, pelo trabalho desenvolvido e a participação nas feiras. "Infelizmente não dá para participar todos os credenciados na SUTACO, então foram escolhidos dois profissionais de técnicas diferentes, para representar o município no vídeo", disse Elmar Soares de Farias Ferreira (Ká), diretora do PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá.
De acordo com o Superintendente da SUTACO, o vídeo deve estar pronto para ser utilizado na Feira Brasileira de Artesanato Nossas Mãos, que acontecerá na Bienal, em São Paulo, entre os dias 12 e 21 de dezembro. O evento contará com a participação de 27 Estados do país. "Estamos coletando imagem de artesanato raiz de todo o Estado e já filmamos no Vale do Ribeira, Cunha, São Sebastião, Capital e agora em Caraguá", finalizou Madázio. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Vereador de Ilhabela se reúne com Delegado Seccional em SS

Ilhabela - O Vereador José Jorge Pereira (PTB), mais conhecido como Zeca do São Pedro, esteve reunido na tarde da última quinta-feira (18/09) com o Delegado Seccional de Polícia de São Sebastião, Dr. Múcio Mattos Monteiro Alvarenga.
O objetivo da reunião foi tratar da possibilidade da implantação de uma Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) em Ilhabela. Segundo Zeca, esta é uma antiga reivindicação da população que solicita um tratamento diferenciado para atender a mulher vítima da violência doméstica e de outras formas de discriminação.
O delegado contou sobre a atual situação do Litoral Norte em relação à segurança pública, falou da importância da preocupação do vereador em relação à DDM, e disse que Ilhabela poderá ter, porém, em longo prazo, uma Delegacia da Mulher, e que a prioridade atual é o investimento nas delegacias, recursos humanos e infra-estrutura já existentes. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Prefeitura realiza curso de Incentivo ao Aleitamento Materno

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através no Núcleo de Educação em Saúde (NES) está realizando treinamento nos dias 17 e 24 de setembro, das 08 às 17 horas.
O curso de Incentivo ao Aleitamento Materno possui quatro módulos, totalizando 16 horas, e é ministrado pelos profissionais do CIAMA, “Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno”, coordenado pela enfermeira Carla Maria Bruço Silveira, Dra. Flávia Martinelli, Pediatra, Paula Sampel, psicóloga e Maria Aparecida Pinheiro Piedade, assistente social.
Segundo o diretor municipal de Saúde, Márcio Tenório, o curso tem por objetivo a capacitação e atualização das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e da Maternidade do Hospital Municipal Gov. Mário Covas Jr., no que diz respeito à atenção ao aleitamento materno e importância deste para a mãe e o bebê, além de contribuir para o alcance do selo de “Hospital Amigo da Criança”, tornando-se referência na região em amamentação.
O selo mencionado indica que o Hospital apóia e orienta as mães para o sucesso da amamentação desde o pré-natal até o pós-parto, aumentando dessa forma os índices de aleitamento materno exclusivo e continuado, mantendo os excelentes indicadores de morbimortalidade materna e infantil no município de Ilhabela.
O curso está sendo ministrado na Sala “Carmem Silvia Monteiro Martinelli” do Núcleo de Educação em Saúde, recém inaugurada no dia 08 de setembro. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela oferece curso de “Técnica e Forma de Organização Comunitária”

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) realizará o curso de Técnica e Formas de Organização Comunitária.
O curso acontecerá entre os dias 17 e 19 de outubro, das 8:00 às 17:00 horas. A alimentação será por conta do SENAR e o curso será ministrado no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com vagas limitas (20 vagas).
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Antiga Usina da CESP), e o interessado deverá levar cópia do CPF e RG e ter mais de 16 anos de idade. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

São Sebastião é alvo de ataque aéreo

São Sebastião - São Sebastião viveu ontem o primeiro ataque antiaéreo desde o início da Operação Combinada 'Atlântico', na última segunda-feira. A simulação contou com três caças supersônicos A1 da FAB (Força Aérea Brasileira), que não conseguiram passar desapercebidos pela população.
Os fuzileiros navais também tiveram bastante trabalho ontem, segundo os militares, que conseguiram conter os inimigos nas simulações ocorridas no cais do Porto e do Tebar (Terminal Marítimo Almirante Barroso) --principais áreas de proteção no exercício de guerra no município.
O objetivo da Operação Atlântico, que envolve cerca de 10 mil militares das Forças Armadas, é a preparação para a defesa da área da Bacia de Campos e da infra-estrutura de petróleo e gás da região Sudeste do país. Na ação, os militares envolvidos simulam situações reais de guerra e ataque de tropas inimigas. Toda a operação tem chamado a atenção dos moradores.
Em São Sebastião, aproximadamente 500 militares estarão diretamente envolvidos na operação, com duração até o próximo dia 24. Os demais militares estão distribuídos entre o litoral do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Atlântico Sul. O exercício é liderado pelo Comando de Operações Navais.
As ações do treinamento estão sendo realizadas por fuzileiros navais da Marinha do Brasil, integrantes do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra, com sede na cidade do Rio de Janeiro, assim como militares da Brigada de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro, sediada no Guarujá.
SAÚDE - Dentre as atividades cívico-sociais, paralelas aos exercícios de guerra, os militares 'de folga' participarão hoje de um mutirão de saúde realizado pelas Forças Armadas em parceria com a Prefeitura de São Sebastião. (Fonte: ValeParaibano)

Câmara de São Sebastião estuda adotar Portal da Transparência
Projeto tramita na Casa e pode ser implantado também na prefeitura; objetivo é acesso a informações

São Sebastião - Um projeto de lei que determina a implantação de um Portal da Transparência nos sites dos poderes Executivo e Legislativo tramita na Câmara de São Sebastião. A proposta é permitir à população o acesso detalhado a informações sobre gastos públicos.
De acordo com o autor do Projeto de Lei 37/08, o vereador Robson Wilson dos Santos (PPS), o Robson Ceará, a idéia é implantar na Prefeitura e Câmara de São Sebastião um portal nos mesmos moldes que já existem na Câmera e Senado federais. O projeto está sendo analisado pelas comissões parlamentares.
"Não se trata de um portal que demonstrará apenas algumas coisas, como editais que já são obrigatórios por lei, mas um link dentro das páginas que divulgará todo o movimento financeiro, pagamento feito tanto pela prefeitura como pela Câmera de São Sebastião", disse.
Caso o projeto seja aprovado, segundo o vereador, cada um dos poderes deverá instituir seu próprio Portal de Transparência contendo descrição da despesa através do movimento de caixa, com relatório de pagamentos por ordem cronológica.
TRANSPARÊNCIA - Além disso, segundo o vereador, o projeto prevê que no relatório deva constar o nome do favorecido, o número do processo que originou o referido pagamento, o valor pago e o número do documento contábil de despesa.
"Tudo que for gasto pelos vereadores, assim como pelos secretários e prefeito deverá ser demonstrado no portal", disse.
De acordo com Ceará, caso o projeto seja aprovado, os poderes Executivo e Legislativo serão obrigados a disponibilizar a informação no site até o quinto dia após a ocorrência do pagamento das despesas.
"Tudo em linguagem simples, de forma a possibilitar ao cidadão acesso amplo, entendimento fácil e identificação transparente dos gastos realizados".
Entre as informações que deverão ser disponibilizadas estão, por exemplo, os dados sobre os imóveis locados pelos órgãos municipais, disponibilizando desde o nome das partes e fotos do imóvel alugado, assim como o endereço do imóvel e a finalidade da locação. Além disso, o órgão que o aproveita e o respectivo valor da locação, indicando, ainda, o período da contratação da locação.
SANÇÃO - Mesmo aprovado pelo Legislativo, o Portal da Transparência só poderá virar realidade se sancionado pelo prefeito Juan Pons Garcia (PPS).
A inciativa de implantar o Portal da Transparência, apesar de bem vista pelo prefeito Juan Garcia, foi classificada como "exagerada" pelo chefe do Executivo.
"A proposta que visa transparência dos gastos públicos lógico que é sempre muito bem-vinda. Mas, no caso da prefeitura, em São Sebastião nós já publicamos os gastos no site oficial do município. Acho o projeto um pouco exagerado, mas de qualquer forma será avaliado e poderá ser aprovado sim, caso seja considerado que isso deve ser feito", afirmou o prefeito. (Fonte: ValeParaibano)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

No rádio, oposição acentua críticas à Saúde

Ubatuba - A propaganda eleitoral no rádio vem "esquentando", conforme a aproximação do dia 5 de outubro. Faltando pouco mais de duas semanas para as eleições municipais, os candidatos ubatubenses vêm, gradativamente, abandonando as propostas e, no caso da oposição, intensificando as críticas à atual Administração.
O candidato do PSDB, Pedro Tuzino, gastou todo seu tempo de propaganda no rádio, contando a história de um cidadão ubatubense de 89 anos que não teria recebido atendimento adequado na Santa Casa. Foram veiculados depoimentos de familiares, mostrando a indignação em relação ao funcionamento do hospital. Pedro Tuzino ainda ironizou o slogan de campanha do atual prefeito e alterou o sentido da frase, transformando a oração em interrogativa (Agora você conhece. Nele você pode confiar?).
 
Já o petista Maurício Moromizato, também abordou os problemas da Santa Casa, e apresentou algumas idéias de gestão que melhorariam o atendimento do hospital. Assim como Tuzino, o candidato do PT também utilizou depoimento popular sobre a demora de atendimento na Santa Casa. A propaganda colheu relatos de uma mãe reclamando do tempo de espera para atendimento do filho de 6 anos. A propaganda de Maurício ainda utilizou falas do candidato Eduardo Cesar durante o debate da TV Band Vale, onde o prefeito garantia que o tempo médio para atendimento no hospital era de 20 minutos. Em seguida o programa contradizia a declaração de Cesar, colocando a opinião da mãe que, segundo ela, teve de esperar por algumas horas até conseguir a assistência médica ao filho.

O ex-prefeito Paulo Ramos abriu o programa no mesmo tom de críticas. Ele disparou contra a terceirização da merenda escolar e o alto custo da licitação com a empresa responsável pelas refeições servidas nas escolas municipais. O ataque continuou e se intensificou quando foi citado o Tribunal de Contas e as contestações feitas pelo órgão, em relação a algumas irregularidades na prestação de contas do município.

Isolado, o prefeito Eduardo Cesar, que tem o maior tempo na propaganda de rádio, procurou desviar dos ataques, utilizando o espaço para fazer uma homenagem e convocar as mulheres ubatubenses a participarem de uma caminhada pela reeleição.
Além disso, o atual prefeito continuou na mesma linha de apresentar e ressaltar as melhorias realizadas durante sua gestão, entretanto, assim como os adversários, Eduardo Cesar "esqueceu" das propostas e apenas sinalizou a tendência de continuidade desta administração, para os próximos quatro anos. Finalizando, o candidato do Democratas seguiu veiculando depoimentos aprovando a sua gestão e pedindo o voto do ubatubense para a reeleição. (S.G.) (Fonte: Imprensa Livre)

Pedro Tuzino


Maurício Moromizato


Paulo Ramos


Eduardo Cezar

Faltando duas semanas para as eleições, oposição descarta união de candidaturas

Ubatuba - Os candidatos de oposição ao atual prefeito Eduardo Cesar, praticamente, descartaram a possibilidade de união de candidaturas para a disputa das próximas eleições municipais. No início da campanha, os candidatos Pedro Tuzino e Paulo Ramos admitiram a possibilidade de união política para a tentativa de bipolarizar a disputa com o prefeito, que lidera a pesquisa realizada pela Toledo & Associados no início do mês.
Apesar do alinhamento aparente no início da campanha, faltando 15 dias para as eleições, os candidatos oposicionistas dizem estar mais confiantes e descartaram a possibilidade de desistência. Pedro Tuzino deixou claro que não existe mais a possibilidade do PSDB abrir mão da candidatura.
"Não tem mais como, agora é cada um por si até o dia das eleições. Não temos como desistir de uma candidatura que está sendo bem recebida pelo povo", ressalta o tucano, revelando que não acredita também na desistência de Paulo Ramos (PDT) ou Maurício Moromizato (PT).
O petista foi o único que descartou desde o início qualquer outra possibilidade de aliança em que o PT não disputaria o cargo majoritário. Entretanto, o candidato admitiu que aceitaria o apoio dos adversários que representam oposição ao atual prefeito.
Na realidade, toda a incerteza quanto às candidaturas se dava, principalmente, pelo fato do ex-prefeito Paulo Ramos ter sido impugnado pela justiça local. Entretanto, quando os processos subiram para o Tribunal Regional Eleitoral, o ex-prefeito conseguiu a absolvição em todos e, conseqüentemente, o direito de registro político.
Menos preocupado com os problemas na Justiça, que poderiam tirá-lo da disputa (ainda existe a possibilidade de condenação no TSE), o candidato Paulo Ramos intensificou a campanha. O Imprensa Livre não conseguiu contato com o candidato, porém, por meio de sua assessoria, recebeu a informação que, no momento, o ex-prefeito continua trabalhando forte na campanha de rua e satisfeito com a recepção do povo. Sendo assim, com a esperança de vitória presente em todas as campanhas, a disputa em Ubatuba apresentará, realmente, quatro opções para prefeito. (S.G.) (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba inicia ação de combate à dengue

A Prefeitura de Ubatuba iniciou na última sexta-feira a campanha de verão contra o mosquito do dengue. O município, que sofreu epidemia no ano passado, não registrou nenhum caso este ano. Segundo o coordenador do Controle de Endemias da prefeitura, Ricardo Benetti, o primeiro mutirão ontem percorreu o bairro Estufa 2. Benetti afirmou que a campanha está concentrada na retirada de materiais das casas, que possam servir de criadouro. "No primeiro semestre, trabalhamos mais com orientações", disse. A campanha foi lançada agora em função da proximidade com o verão. (Fonte: ValeParaibano)

Últimos dias de inscrições para creche, educação infantil e ensino fundamental

Ubatuba - Continuam abertas, até o dia 26 de setembro, as inscrições para novos alunos interessados em uma vaga na creche, educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de educação.
Os interessados devem procurar as escolas mais próximas de suas residências, munidos de uma cópia da certidão de nascimento da criança, uma cópia do comprovante de residência e do RG do pai ou da mãe ou do responsável legal. As escolas estarão atendendo das 8 horas às 11 horas, e das 13h30 às 17 horas, de segunda à sexta-feira.
No período de 16 de outubro a 21 de novembro, os pais deverão retornar a escola para verificação e confirmação de matrícula. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Vacinação anti-rábica termina em Ubatuba

Ubatuba - A vacinação anti-rábica terminou em Ubatuba, neste sábado, 13. A última região percorrida foi a Oeste. Ao todo, foram vacinados 12.204 cães e 1.798 gatos em todo o município. Ficaram faltando apenas as praias que dependem de embarcação para chegar. Nestes casos, a vacinação será agendada com as próprias comunidades ou equipes do Programa de Saúde da Família. É o caso das praias Sete Fontes, Flamengo, Flamenguinho e Bonete.
A veterinária do Centro de Controle de Endemias, Cláudia Ferraz, afirma que, de um modo geral, a campanha atingiu o objetivo. “A vacinação de cães atingiu a meta e a de gatos foi um pouco menor do que o esperado. Agora, infelizmente, os donos de animais terão que levá-los ao veterinário, de forma particular, para vaciná-los.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Programação Cine Porto
Semana de 19/9 a 25/9/2008

"Mais do que voce imagina"
Comédia !!!! com Meg Ryan e Antonio Banderas .
ás 17:00 e 19:00hs

"O Procurado"
Muita ação!!!! com Angelina Jolie - Morgan Freeman - Terence Stamp
ás 21:00hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Anuncie

Vento leste

O pescador Rogé
pelo vento lestado,
pela cachaça tocado,
pela solteirice condenado,
sempre fundeava no porto
a sotavento adernado.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Instituto da Árvore colhe o que plantou

Meu nome é Rui e sou professor do Deolindo. Preocupado com a falta de apoio e de divulgação das coisas boas que acontecem em Ubatuba, passei a fazer parte do UBATUBA EM REDE, movimento cujo objetivo é democratizar informações, melhorar a articulação entre as entidades e viabilizar ações e projetos, que proporcionem a melhoria de qualidade de vida em Ubatuba.
Uma das entidades é o Instituto da Árvore, que mantém um viveiro de produção de mudas de plantas nativas, em terreno cedido pelo Maurício em frente ao Camping Usina Velha.
Como era prática freqüente a caça e até os maus tratos aos pássaros, a Nalva e a Lucrécia, começaram a discutir com um grupo de crianças e jovens, a relação dos pássaros com as árvores, como multiplicadores e conservadores das florestas, espalhando as sementes. Desenvolveram a observação de pássaros e de árvores, a coleta, a germinação e o acondicionamento das mudas em saquinhos. Também realizaram oficinas de produção de papel artesanal, jogos e cartões decorados com plantas secas.
Hoje, 21 de setembro, esse trabalho completou seu primeiro aniversário, comemorado com uma festa, cujo maior prêmio pelo esforço era a alegria e a participação dos jovens e crianças.
Além do apoio do Maurício, foi muito importante a inauguração da sede, um barracão doado pelo marceneiro Cury do Ipiranguinha.
Se você quiser participar, estamos precisando de telas para sombreamento do viveiro.
Contato: institutodaarvore@hotmail.com  - fone (12) 3835-4017.

Rui Alves Grilo
Ubatuba, SP

Charge:

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Admirando a paisagem  © Emilio Campi

Admirando a paisagem
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor