Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 23 de Setembro de 2008 - Nº 2037 Edições Anteriores

Pousada Astrorei

Região
Acidente fecha pista da Tamoios de manhã
Alunos estaduais com deficiência auditiva ganham professores atualizados em linguagem de sinais
Polícia Ambiental homenageia mães que deram a luz no Dia da Árvore


Caraguatatuba
Caraguá conquista medalhas no Paulista de Karatê
Congresso de Educação de Caraguatatuba discute o empreendedorismo como base para uma sociedade sustentável
PM prende dois com cocaína em Caraguá


Ilhabela
Prefeitura lança a Pedra Fundamental do Alto da Barra Velha
Ilhabela comemora o Dia da Árvore
Prefeitura de Ilhabela promoveu Viagem Literária
Ilhabela em Obras
Acidente com veleiro deixa mulher ferida

São Sebastião
Maresias pode ter lombadas em pontos estratégicos
Grupo planta 1.200 mudas na costa sul
Acidente deixa seis feridos na costa sul
“Eu sei que sou um mosquito diante de Titãs”, disse um dos moradores do Itatinga durante reunião com a Petrobras
Visitantes 5º Encontro de autos antigos fazem viagem no tempo

Ubatuba
Clodovil apóia candidato do PT
Pauta da Sessão da Câmara de Ubatuba para 23/09

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Acidente fecha pista da Tamoios de manhã

Litortal Norte - Um acidente envolvendo um caminhão e um veículo de passeio, na manhã de ontem, no km 48,6 da Rodovia dos Tamoios, em Paraibuna, deixou uma vítima grave. Segundo o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), um caminhão que trafegava sentido São José teria sido atingido frontalmente por um Gol que viajava no sentido contrário. De acordo com o DER, a vítima foi transferida ao Pronto-Socorro de São José. A Delegacia de Paraibuna não informou detalhes do Boletim de Ocorrência. A faixa adicional sentido São José chegou a ficar parcialmente interditada até o final da tarde, quando um guindaste removeu o caminhão. (Fonte: ValeParaibano)

Alunos estaduais com deficiência auditiva ganham professores atualizados em linguagem de sinais

Litortal Norte - A Secretaria de Estado da Educação inicia neste mês de setembro a última fase do projeto que pretende atualizar todos os professores estaduais que lecionam para alunos com deficiência auditiva. Cerca de 720 educadores começam agora curso sobre a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), exatamente com o objetivo de conhecer novos sinais e procedimentos.
Serão cerca de 30 horas de curso, até dezembro deste ano. Além de atualização nos sinais, a iniciativa pretende proporcionar fluência e agilidade aos professores. Os 720 professores são de 18 Diretorias de Ensino, incluindo a do Litoral Norte, com sede em Caraguatatuba. Outros 2.360, de 59 Diretorias, já foram capacitados neste ano, em encontros presenciais.
A Secretaria atende cerca de 5.200 alunos com deficiência auditiva no Ensino Fundamental e Médio em todo o Estado. Estes serão beneficiados pelo programa de atualização de professores da Secretaria.
“O treinamento dos professores é uma medida fundamental para inclusão dos alunos. É um passo decisivo para melhorarmos a aprendizagem dos estudantes portadores de deficiência”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. (Fonte: Imprensa Livre)

Polícia Ambiental homenageia mães que deram a luz no Dia da Árvore

Litortal Norte - Este ano, a Polícia Militar Ambiental da região comemorou o Dia da Árvore de uma forma diferente. Além dos tradicionais plantios de mudas e palestras de conscientização ambiental, os policiais ambientais foram criativos e homenagearam mães que deram a luz no dia 21 de setembro, através da campanha “Nasce uma vida, plante uma vida”.
As mães dos recém-nascidos no Litoral Norte foram homenageadas com flores, uma mensagem afetiva e um certificado, entregues pelos próprios soldados. A presença da PM, em uma maternidade chamou a atenção dos visitantes do Hospital de Clínicas de São Sebastião. As pessoas que estão acostumadas com a associação da imagem de policiais com rostos sérios e atitudes enérgicas, analisavam a situação curiosa dos PMs com ramalhetes de flores, comovidos com os nascimentos de Geovana e Yuri, que haviam nascido há apenas algumas horas.
“Este é um gesto simbólico, estamos homenageando os bebês que nasceram hoje, mas desejamos muitas felicidades para todas as mães que estão aqui”, disse o soldado Santos na sala da maternidade.
No dia 24 de setembro será realizado, na sede do terceiro Companhia de Polícia Ambiental, responsável pelo policiamento ostensivo de proteção aos recursos naturais, nos municípios do Litoral Paulista, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira, o plantio de árvores em número correspondente ao número de nascidos no Litoral Norte, no Dia da Árvore.
Segundo Davi de Sousa Silva, 1º Tenente PM e Comandante interino da terceira Companhia, o desenvolvimento dessas atividades tem por objetivo principal sensibilizar a sociedade da importância do meio ambiente na qualidade de vida, mobilizando e integrando a comunidade com a polícia na preservação da fauna, flora e mananciais, despertando a consciência e responsabilidade de cada um para com o meio ambiente.
Aminadabe Tertuliano da Silva Cunha, 37 anos, mãe de Yuri, nascido às 9h07 de domingo, achou a iniciativa interessante e válida para a conscientização ambiental. Mãe pela segunda vez, ela foi uma das homenageadas e disse que o parto foi antecipado. “A previsão de nascimento do Yuri era para o final do mês, fico feliz por ele ter nascido nesta data importante”, contou.
O pai do bebê, Iuri Cunha, foi incumbido de guardar o certificado, que segundo ele, ficará guardado para mostrar ao menino quando crescer. “Achei isso muito legal”, afirmou orgulhoso.
J.S.A.S., 17 anos, também recebeu as homenagens da Polícia Militar Ambiental. Mesmo amamentando sua filha Geovana, ela agradeceu aos policiais e demonstrou apoiar o gesto de preservação ambiental.
A Polícia Militar Ambiental durante o período que vai de 11 até o dia 30 de setembro está desenvolvendo campanhas educativas junto às escolas das redes públicas e privada, visando despertar nas crianças, jovens e comunidade, o espírito de preservação do meio ambiente, em comemoração ao mês da árvore, através do projeto “Consciência Ambieltal”.
Anualmente, no dia 21 de setembro comemora-se em todo território nacional, o dia da árvore, consagrado ao estímulo da conservação das florestas e importância das árvores no bem estar da coletividade. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Caraguá conquista medalhas no Paulista de Karatê

Caraguatatuba - A cidade de Caraguatatuba foi muito bem representada na final do VIII Campeonato Paulista de Kata Individual, realizado no último domingo, em Pirassununga, interior de São Paulo.
Mais de 415 atletas estiveram na disputa. Caraguá contou com nove lutadores, divididos em oito categorias diferentes e ficando com a prata em duas oportunidades.
Estevão de Jesus e Silva, da categoria 10 e 11 anos - acima da faixa verde, ficou em segundo lugar e garantiu presença no próximo Campeonato Brasileiro, de 28 a 30 de novembro, que acontecerá em São Paulo.
Também na categoria 10 e 11 anos, mas até a faixa verde, a caraguatatubense Pietra Baccarin D´Ávila levou a medalha de prata. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Congresso de Educação de Caraguatatuba discute o empreendedorismo como base para uma sociedade sustentável

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Educação, realiza, entre os dias 23 e 26 de setembro, no Teatro Mário Covas, o III Congresso de Educação de Caraguatatuba, com o tema "Um cidadão empreendedor para uma sociedade sustentável - o aluno que aprende e a escola que ensina".
A terceira edição do Congresso de Educação de Caraguatatuba visa discutir as condições básicas e fundamentais para que as metas de ensino-aprendizagem possam ser alcançadas com objetividade, efetividade e profissionalismo, e analisar o empreendedorismo como estratégia de desenvolvimento pessoal capaz de auxiliar o aluno-cidadão a buscar alternativas de empregabilidade e participação na sociedade.
Entre os palestrantes e oficineiros convidados para esta edição estão Ulisses Ferreira de Araújo, Luiz Guilherme Brom, Mônica Spegiorin, Prof. César Nunes e Dr. Içami Tiba.
As palestras acontecem no Teatro Mário Covas nos dias 23, 24 e 26. Na quinta-feira, dia 25, serão ministradas 13 oficinas na EMEF Prof. Ricardo Luques Samarco Serra e haverá o encontro dos congressistas no Loft Beach, no Camaroeiro, a partir das 22h.
Mais informações e inscrições estão disponíveis no site www.congresso.caraguanet.com.br ou no telefone (12) 3897-7000. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

Cronograma

23/09/08 - Terça-feira
Credenciamento: 18h
Abertura Oficial: 19h30
Palestra: Educação, protagonismo juvenil e a construção da justiça social
Palestrante: Ulisses Ferreira de Araújo

24/09/08 - Quarta-feira
Credenciamento: 17h
Início da primeira palestra: 18h
Palestra: Um cidadão empreendedor para uma sociedade sustentável - o aluno que aprende e a escola que ensina
Palestrantes: Luiz Guilherme Brom e Mônica Spegiorin

25/09/08 - Quinta-feira
Mini-cursos
Local: EMEF Prof. Ricardo Luques Samarco Serra
Endereço: R. Aldo Marcucci, 300 - Praia das Palmeiras
Horário da manhã: 9h às 12h.
Horário da tarde: 14h às 17h
Encontro dos Congressistas
Local: Loft Beach - no Camaroeiro
Horário: 22h

26/09/08 - Sexta-feira
Credenciamento: 18h
Apresentação Cultural: 18h30
Início da Palestra: 19h30
Palestra: Ensinar Aprendendo: Novos Paradigmas na Educação
Palestrante: Dr. Içami Tiba (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

PM prende dois com cocaína em Caraguá

Caraguatatuba - A Polícia Militar de Caraguatatuba prendeu dois homens por tráfico de drogas no último domingo. Segundo informou a Polícia Militar, os acusados estavam de moto no bairro Porto Novo, na costa sul do município, e se comportavam de maneira suspeita. Na abordagem, os policiais encontraram 18 invólucros de cocaína prontos para venda. De acordo com a PM, os dois foram levados para a delegacia da cidade para registro do boletim de ocorrência e deveriam ficar presos, já que o crime de tráfico de drogas e inafiançável. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Prefeitura lança a Pedra Fundamental do Alto da Barra Velha

Ilhabela - Dando continuidade à programação em comemoração aos 203 anos de Ilhabela, na última sexta-feira, 19, o prefeito municipal Manoel Marcos de Jesus Ferreira, juntamente com o secretário municipal de Saúde, Dr. Arquimedes Hyppólito, efetuou o lançamento da Pedra Fundamental da Unidade Básica de Saúde do Alto da Barra Velha “Maria da Silva Pinto de Albuquerque ‘Dona Izanil’” que será construída na Rua da Cachoeira, e atenderá cerca de 4.500 pessoas que pertencem à região.
A cerimônia tem como objetivo eternizar por meio de uma cápsula do tempo, os acontecimentos divulgados a nível Internacional, Nacional e Municipal através de jornais do dia de hoje, inclusive juntando livros, revistas e fotos que registram importantes momentos da cultura de Ilhabela. E, principalmente, o evento, marca a fase inicial da obra a ser realizada.
A homenageada, Maria da Silva Pinto de Albuquerque ‘Dona Izanil’, muito fez pela saúde em Ilhabela, herdou de sua mãe, Eva Esperança, que era parteira o dom de cuidar e se dedicar aos seus semelhantes. Não estudou mas aprendeu com o tempo e se dedicou muito, trabalhando em vários setores como pronto socorro, obstetrícia, pediatria, enfermeira e principalmente no berçário que foi sua grande paixão. Ao se aposentar não ficou com a sensação de dever cumprido, mas uma firme convicção que poderia continuar fazendo e ensinando muito mais, passando para os que iniciam na profissão, saberes que estão em seu coração, pois como ela mesma diz, todo ser humano que trabalha na área da saúde tem que ter muito mais amor, dedicação e compromisso com o próximo.
Segundo o diretor municipal de Saúde, Márcio Tenório, o próximo prefeito de Ilhabela deverá ter o mesmo compromisso que Manoel Marcos teve durante esses quase oito anos de administração, e que possa idealizar este projeto que dará a comunidade um acesso de forma mais digna. “O espaço interno será construído conforme a necessidade local que será passada pelas equipes de trabalhos”, afirmou Tenório.
Para o secretário municipal de Saúde, Dr. Arquimedes Hyppolito, este momento é a materialização de uma idéia que já fazia parte do plano de governo do prefeito e que hoje se idealiza com a aquisição do espaço físico para a construção da UBS. “Esse projeto aumentará a auto confiança da população, dando comodidade e conforto”, declarou o secretário.
Em seu pronunciamento o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos, declarou que a homenageada faz parte de sua vida, pois sua mãe, Dona Eva, o colocou no mundo.
“Há quatro anos atrás estive aqui fazendo um comício, e assumi em palanque a construção de uma UBS e hoje me sinto feliz em poder dar inicio a essa importante obra que atenderá a terceira equipe do Programa Saúde da Família. Infelizmente não conseguirei entregar essa UBS, mas hoje damos o primeiro passo, o espaço já existe, e fica aqui um compromisso para o próximo prefeito, de realizar esse projeto”, declarou Manoel Marcos.
Estavam presentes, Márcio Tenório, diretor municipal de Saúde; Raquel Navarro Pagliarini, secretária municipal de Administração; Elaine Gubany Sampaio, secretária municipal de Educação; Raquel Julião, diretora municipal de Desenvolvimento Administrativo; José Martinez Junior, diretor municipal de Transportes; Alessandra Cristiva do Vale, diretora municipal de Recursos Humanos; Sandra Maria Macedo, diretora municipal Administrativa do Hospital Governador Mário Covas; Antônio Alexandre Lopes, Comodoro do Pindá Iate Clube; a homenageada, Maria da Silva Pinto de Albuquerque ‘Dona Izanil’ e seus familiares. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela comemora o Dia da Árvore

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou o plantio na divisa do Vazadouro Municipal dando cumprimento ao TAC (Termo de Ajuste de Conduta) existente entre Prefeitura Municipal, DEPRN (Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais) e Ministério Publico.
Este TAC foi assumido quando da aprovação do Projeto e obtenção do Licenciamento Ambiental para a execução das obras de Readequação do Antigo “Lixão”.
Outro evento para comemorar o Dia da Arvore e a chegada da Primavera, é a revitalização da Praça Cel. Julião Moura Negrão- da Vila- que está sendo realizada por funcionários do Aroeira – Viveiro Municipal de Mudas - e funcionários da equipe de Limpeza Pública do setor Norte.
Dessa forma, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente inicia seu Programa de ofertar o “Verde” para Ilhabela e em conseqüência beleza e qualidade de vida para a população.
O Programa _ “Doando Verde” incluirá arborização urbana e a equipe da Secretaria de Meio Ambiente precisará da ajuda de todos para que as plantas possam sobreviver. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela promoveu Viagem Literária

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da secretaria municipal de Cultura e Biblioteca Pública Municipal de Ilhabela, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura promoveu na última sexta-feira, 19, no Galpão das Artes o 2º bate-papo com o escritor Moacyr Scliar.
Moacyr Scliar - Moacyr Scliar é autor de 80 livros em vários gêneros: romance, conto, ensaio, crônica, ficção infanto-juvenil. Suas obras foram publicadas nos Estados Unidos, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Inglaterra, Japão, Argentina, Canadá e outros países, com grande repercussão crítica. É detentor dos seguintes prêmios, entre outros: Prêmio Jabuti (1988, 1993, 2000 e 2007), Prêmio José Lins do Rego (Academia Brasileira de Letras, 1998), Prêmio Mário Quintana (1999). É colunista de importantes jornais e têm textos adaptados para o cinema, teatro, tv e rádio, inclusive no exterior. Ocupa a cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela em Obras

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da secretaria municipal de Obras está realizando a construção da ponte da Costa Bela que dá acesso ao bairro do mesmo nome. A ponte que existia no local era feita de madeira e a nova será construída de concreto. A obra será entregue no próximo dia 10 de outubro, mas a passagem só será liberada a partir do dia 10 de novembro, pois é necessário aguardar o cimento secar para que os veículos passem com segurança no local. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Acidente com veleiro deixa mulher ferida

Ilhabela - Um acidente entre uma lancha e um veleiro, na tarde do último sábado, por volta das 14h30, em Ilhabela, causou ferimentos graves em uma turista de Porto Alegre. Segundo a Polícia Civil, J.E.V.C., 75 anos, estava em um veleiro, conduzido por seu filho, M.C.K., 48 anos, quando foram atingidos por uma lancha. Segundo a polícia, a colisão teria ocorrido porque as duas embarcações manobraram para o mesmo lado ao tentar evitar o acidente. Ela foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Ilhabela com traumatismo craniano. No mesmo dia, ao apresentar um quadro estável, foi transferida para o hospital São Luís em São Paulo. A Capitania dos Porto investiga a causa do acidente. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Maresias pode ter lombadas em pontos estratégicos

São Sebastião - Em resposta ao requerimento 312/08, de autoria da vereadora Solange Ramos (PPS), a Prefeitura de São Sebastião informou que tem os croquis das lombadas que serão instaladas no bairro de Maresias, na costa sul.
O requerimento da vereadora atende a um pedido feito pelos moradores do bairro que estão preocupados com os motoristas que circulam em alta velocidade nas ruas pavimentadas recentemente, como Nova Iguaçu, Forno, Olimpio Romão César e Silvério A. Santos.
Também em resposta ao requerimento da vereadora, 313/ 08, a Prefeitura respondeu que em breve vai executar do ponto de ônibus situado na avenida Francisco Loup, no mesmo bairro.
Com relação à reforma das paredes de apoio da ponte localizada na Rua Nova Iguaçu, ainda em Maresias, questionada pela vereadora, no requerimento 318/08, a Prefeitura informou que já está sendo executado projetos estruturais para as reformas de pontos.
Cambury - Para atender a um requerimento da vereadora Solange Ramos, a Prefeitura informou que enviou um ofício a Bandeirante Energia S.A solicitando a instalação de quatro luminárias nos postes localizados na Rua das Flores, bairro de Cambury.
A iluminação, de acordo com a vereadora, vai contribuir para garantir maior segurança aos moradores.
Topolândia - A vereadora Solange Ramos afirma que foi procurada por moradores da Travessa Rosalina, no bairro Topolândia, região central, que relataram que, em dias de chuva, o canal que passa na rua transborda e a água invade as residências, deixando alguns moradores em situação muito desconfortável.
Em requerimento enviado a Prefeitura, a vereadora afirma que, durante a reunião comunitária realizada no bairro, a administração pública se prontificou em ajudar esta comunidade e questiona se o canal será fechado ainda este ano.
A Prefeitura responde que ainda está estudando o serviço adequado ao local.
Jaraguá - Em resposta ao requerimento 320/08, de autoria da vereadora Solange Ramos, a Prefeitura informou que a contratação de empresa para executar os serviços de recapeamento da avenida Daria Leite Carrijo, no bairro do Jaraguá, costa norte, é de exclusiva responsabilidade do Governo do Estado. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Grupo planta 1.200 mudas na costa sul

São Sebastião - Cerca de 1.200 mudas de árvores nativas foram plantadas na tarde de ontem na vila Tropicanga, em Boiçucanga, costa sul de São Sebastião. A iniciativa faz parte de um projeto de reflorestamento promovido pela prefeitura.
O plantio da mudas, que contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas, foi feito numa área próxima ao Parque Estadual da Serra do Mar. "Uma área de preservação ambiental antes ocupada por 30 casas. Com o programa de transferência dessas famílias, começamos o reflorestamento do local", afirmou o secretário de Meio Ambiente do município, Teo Balieiro.
Segundo ele, as famílias foram removidas no meio do ano para um conjunto habitacional no próprio bairro. A Vila Tropicanga está inserida no programa de Zeis (Zonas de Especial Interesse Social).
"Foi feito um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público, que previa também o reflorestamento do local. Aproveitamos o Dia da Árvore no domingo e o início da Primavera hoje (ontem)", disse.
O plantio das mudas, incluindo araçá, jequitibá, pau-viola, pintanga e outras, contou com o apoio das crianças do Projeto Buscapé e representantes das polícias Militar e Ambiental e Conseg (Conselho de Segurança) da costa sul. (Fonte: ValeParaibano)

Acidente deixa seis feridos na costa sul

São Sebastião - Seis pessoas ficaram feridas em um acidente ocorrido domingo, por volta das 10h, no km 158 da rodovia Rio-Santos, no trecho de Maresias, costa sul de São Sebastião. De acordo com a polícia, um veículo Pólo que seguia em direção à costa sul teria perdido o controle em uma curva e colidido de frente com uma Kombi que trafegava no sentido contrário. As vítimas foram resgatadas e encaminhadas ao pronto-socorro de Boiçucanga. Segundo a polícia, elas teriam sofrido apenas escoriações leves e sido liberadas em seguida. O Boletim de Ocorrência foi registrado na 2º DP (Distrito Policial) de Boiçucanga. A causa do acidente será investigada. (Fonte: ValeParaibano)

“Eu sei que sou um mosquito diante de Titãs”, disse um dos moradores do Itatinga durante reunião com a Petrobras

São Sebastião - Na noite desta quinta-feira, dia 18, moradores da área azul e representantes da prefeitura e Petrobras, estiveram reunidos no salão social do Tebar Clube para atualizar informações sobre os trabalhos de Meio Ambiente na área vermelha onde foram retiradas as nove famílias.
Por cerca de meia hora, o engenheiro de Meio Ambiente da Petrobras, Fernando Melo, mostrou as divisões das áreas no bairro e mapas comprovando estudos da empresa e Cetesb desde a década de 70. “A empresa desenvolveu um estudo da área com análises químicas em 3.390 pontos de sondagens ambientais e isso não é pouco!”, afirmou o engenheiro ambiental. “Em termos de amostragem de água subterrânea, foram 30 pontos. No total, foram realizadas 1.472 análises químicas do solo e 52 análises químicas de água”, apontou Melo.
Segundo ele, as análises mostraram que a concentração dos compostos não representa riscos à saúde humana – maior preocupação dos moradores, que tem agora um médico disponível no Posto de Saúde do bairro, segundo informações da assessoria de imprensa. “Na situação em que se encontra o material, não apresenta riscos à saúde”, reafirma o engenheiro, mas admite que existe odor do material explicando que é a mesma situação do gás de cozinha. “O gás não tem cheiro, mas colocam um produto para que o cheiro seja forte e ruim para chamar atenção da pessoa caso esteja vazando”. O engenheiro comparou a situação do Itatinga a uma camisa manchada por molho de tomate. “Você retira o molho, mas a mancha continua lá. Uma das análises demonstra o que é solo contaminado e o que é resíduo. O mapa indica material oleoso em todo solo, mas a determinação da Cetesb é que se removam as manchas”, confirma Melo, afirmando que os locais alvos de atuação são as ruas Tancredo Neves, Benedito Pedro dos Santos, Julio Albuquerque e avenida Itatinga.
Mas o engenheiro admitiu, que a prefeitura e Cetesb pediram que se fizesse um estudo complementar incluindo novas residências na rua Tancredo Neves.
“Conseguimos retirar os últimos dois imóveis da área vermelha e cumprindo uma determinação da Cetesb iniciamos os testes para a logística de remoção do solo”, confirma o engenheiro de Meio Ambiente da Petrobras, que mobilizou equipes para o exercício no último dia 9 deste mês.
Durante a apresentação, um vídeo com os testes foram mostrados aos moradores. “A base de segurança foi de 7 metros de distância das casas. Colocamos sensores ao redor da área para ver se saía vapor e verificamos o controle de poeira. Foi feito um quadrado de 4 X 4 com 1,5 de profundidade e, inclusive, com a presença de um morador autorizado que acompanhou os testes de monitoramento”, exemplificou Melo.
Para finalizar a apresentação, a assessoria de imprensa presente no evento declarou, que os imóveis já foram cadastrados. O próximo passo será a realização de um levantamento socioeconômico dos moradores. Concluídos os levantamentos, a Petrobras negociará diretamente com os proprietários dos imóveis dentro de uma proposta do mercado imobiliário de São Sebastião. Só após a retirada dos moradores é que os imóveis serão demolidos. “ Essas são as etapas previstas, mas é impossível dizer quando vai acontecer isso tudo”, disse o assessor.
Prefeitura e Cetesb
A certa altura da reunião, o biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, André Gama, chegou para explicar didaticamente as etapas: “é preciso retirar as pessoas para depois retirar o solo. Isso é uma coisa! Eu sempre vou ter pessoas vizinhas ao local onde está sendo removido o resíduo”, disse explicando que o poder de polícia de meio ambiente é da Cetesb, que propõe medidas de segurança. “Esse teste é a Cetesb que está pedindo. É importante para saber até que ponto a gente se expõe ao risco ou não”. Para finalizar, Gama pediu à Petrobras agilidade na negociação com os moradores.
O posicionamento da Cetesb é o mesmo: que os trabalhos avancem por parte da Petrobras na negociação com os moradores e na remoção das residências para a retirada efetiva dos resíduos identificados. Além disso, a Cetesb autorizou os testes da Petrobras, porque não quer impedir nenhuma etapa dos trabalhos.
A proposta de intervenção original apresentada pela Cetesb é justamente de desocupar toda a área do polígono onde se encontra a massa de resíduos detectados. “Essa desocupação é necessária para a remoção desses resíduos, a estratégia de remediação apresentada, tende ao que foi anteriormente definido pela Cetesb, a remoção total”, disse o gerente regional da Cetesb, João Milanelli, na ocasião da divulgação do último relatório.
”A proposta de intervenção apresentada pela Petrobras à Cetesb é de desocupar toda a área onde se concentra a massa de resíduos. Para tanto, os imóveis localizados na chamada “área azul” já foram cadastrados e avaliados”, este foi o texto da nota enviada pela assessoria de imprensa da Petrobras no mês de julho – o que reforça o posicionamento dos dois lados na história, já que Cetesb e Petrobras admitem o mesmo procedimento.
Promotoria e Advogados
Apesar da afirmativa da empresa e da Cetesb sobre a autorização e o licenciamento para os testes na área vermelha, os advogados de alguns moradores entraram com o pedido de uma liminar no último dia 09 de setembro, impedindo os testes, porque entendem que a Petrobras está contrária a determinação do Tribunal de Justiça, que condicionou a remoção dos moradores quando da realização dos trabalhos de retirada dos resíduos, relativamente ao agravo de instrumento (proc. 763.470.5/7-00), em fevereiro de 2008, afirmando que os trabalhos de retirada do solo só poderiam ser feitos com a remoção das famílias.
No entanto, a Promotoria de Meio Ambiente do Litoral Norte deu um parecer favorável à Petrobras. A promotoria entendeu que a questão da paralisação ou não dos trabalhos realizados dependia de prova técnica, que esclareceria ou não a conveniência à proteção ao meio ambiente. Pela necessidade dessa análise, por ora, optou pelo indeferimento do pedido.
“Esta é um fase preliminar do efetivo início dos trabalhos para remoção dos resíduos, afirmou um dos advogados do escritório, Marcelo Luis de Oliveira, questionando um ensaio de 30 dias – o que está previsto no cronograma da Petrobras e registrado no auto de constatação da oficial de Justiça expedido no último dia 9 deste mês, conforme informações do escritório.
“Por que estes testes devem durar 30 dias no mínimo? Quais as conseqüências relacionadas à saúde dos moradores nesse período? A Cesteb vai autorizar o procedimento por escrito?, essas foram as perguntas dos advogados, que vão recorrer ao Tribunal de Justiça sobre a ocorrências, nos autos do Agravo de Instrumento, pois entendem que a Petrobras está desobedecendo as condicionantes da liminar concedida. “Se o próprio engenheiro admite que tem problemas, porque não interrompe esses testes?”, disse o advogado Oliveira, que também não obteve resposta para a seguinte dúvida: Com as chuvas, qual será a atitude mediadora da Petrobras durante os testes para evitar o transbordo dos resíduos?. Ninguém conseguiu responder.
Bate-boca - Um dos moradores da Tancredo Neves, reforçou o posicionamento da promotora de Meio Ambiente, Elaine Taborda, de que a Petrobras não poderia atuar na área sem a retirada das famílias. Assessor da empresa garante autorização da Cetesb.
“Eu queria que a Petrobras tivesse consciência dos fatos. Se quiser passar um rolo compressor sobre a gente, não vai ficar bom pra Petrobras. Eu sei que sou um mosquito diante de Titãs. Isso não importa! Escavação ali só depois de retirar todas as famílias”, disse o morador José Monteiro Malafaia.
“Estamos monitorando todos os compostos voláteis”, responde o engenheiro da Petrobras, Fernando Melo. “Não vamos fazer nada que coloque em risco a vida de vocês”.
“Convido vocês para irem até em casa. Devido a escavação, a criança de 4 meses ficou doente. A única coisa que separa os trabalhos da minha casa é só uma parede”, alega Adailton Lucas da Silva.
“Vamos pedir novamente para que uma equipe vá avaliar essa situação. Falo novamente: esses trabalhos vão ser monitorados por uma equipe geotécnica”, disse o engenheiro.
“Há dois anos que tem essa polêmica. Resolve logo. Vocês declararam que as casas já estão avaliadas. Se for muito número (faz sinal de dinheiro), então eu espero mais um ano”, debocha um dos moradores.
“Não é fácil retirar 72 famílias. São 72 negociações. Nós temos prazos a cumprir”, alega o assessor da Petrobras. (Fonte: Imprensa Livre)

Visitantes 5º Encontro de autos antigos fazem viagem no tempo

São Sebastião - Aproximadamente 3 mil pessoas foram até a Rua da Praia para conferir as raridades automotivas expostas no 5º encontro de autos antigos, realizado entre os dias 19 e 21 de setembro. O evento reuniu além dos admiradores de carros antigos, ação social. Mais de 100 quilos de alimentos foram arrecadados e entregues ao Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião.
O clima era de nostalgia, a rádio Vitrola, comandada pelo DJ Ricardo Vasconcelos, tocou além de músicas antigas, comerciais da década de 60 e 70, que empolgaram os visitantes.
Segundo a organização do evento, cerca de 130 carros foram expostos no local. E quem pensa que o encontro reuniu apenas carros se engana. Uma moto Harley Davidson de 1971 era uma das atrações que atraía o olhar de quase todos os visitantes, além das bicilcetas e lambretas da década de 50.
O encontro teve direito também ao cover de Mazzaropi, com a presença de uma caminhonete original usada em um de seus filmes.
Roberto Leite, um dos organizadores do evento levou seu histórico triciclo de 1930, que apesar da idade, está em perfeito estado de conservação, assim como todos os veículos do evento.
Uma das exigências para inscrição do encontro era a idade mínima dos veículos de 30 anos além do bom estado de conservação. O resultado disso foi uma incrível reunião de nacionais e importados, que traziam junto com suas carrocerias, muita história.
Uma das áreas da exposição foi destinada para homenagear os 50 anos da indústria automotiva brasileira. O charme do evento ficou por conta dos diversos proprietários, que permaneceram na exposição e forneciam informações sobre suas raridades. Como no caso de Roberto Sampaio, 50 anos, morador de Ilhabela e dono do Jipe Willys Overland de 1942, participante da 2º Guerra Mundial, adquirido pelo seu primeiro proprietário através de leilão. “O Exército fez leilão de vários veículos depois que começou a fazer os próprios jipes de sua frota”, explicou o colecionador, dono de outras cinco antiguidades. Dentro do veículo, vários acessórios originais da época da guerra, dentre eles, a caixa de primeiros socorros, com ampolas de xilocaína. “O extintor de incêndio também é original”, mostrou Sampaio.
Vários carros exibiam placas preta, que denunciavam uma idade já avançada. “Um carro para ter a placa preta precisa ter mais de 30 anos e ter no mínimo 85% de originalidade”, explicou Edson Duarte, outro organizador do evento.
O Imprensa Livre teve a oportunidade de participar de um test drive em um BMW. O carro com design arrojado, pode ser considerado sem dúvida, um veículo econômico e compacto. O modelo em questão é a famosa Romisetta, originada da Isetta, que sofreu alterações de sua fabricante no Brasil, a Romi.
A Romisetta é uma atração por onde passa. Nas ruas da cidade é observada e apontada por outros motoristas e pedestres. Pergunto ao proprietário do veículo, o comerciante José Aparecido Medeiros, se ele costuma ser notado quando saí nas ruas, a resposta foi rápida: “Você vai ver só!”, e de fato, a popularidade do charmoso carro que recebe seus passageiros pela porta frontal, é realmente incrível.
Seu câmbio fica na lateral esquerda e em seu painel, nada de conta giros, computador de bordo e afins, apenas um velocímetro que mostra sua velocidade com ponteiros que evoluem no sentido anti-horário e são capazes de registrar a marca máxima do carro que é de 60 km/h. O posto de gasolina é pouco visitado pelo dono da relíquia, que bebe um litro após 23 km rodados.
A economia é explicada pelo fato do carro ter um motor BMW 280. “É um motor de moto”, disse Medeiros.
Além da Romisetta, o comerciante exibe juntamente com sua esposa, o seu Mini Morris GT 1275, conhecido como “Carro do Mr. Bean”, de um seriado britânico, exibido na televisão.
Para Edson Duarte, o patrocínio é fundamental para a realização do encontro, que chegou a ser interrompido por alguns anos por falta de apoio.
“Estamos felizes por a Fragatas Turismo ter nos patrocinado, sem esse auxílio fica difícil”, explicou Edson, que avaliou o encontro como um sucesso de público.
“Mesmo com chuva, recebemos o prestígio das pessoas que gostam de carros antigos, foi um sucesso”, concluiu. (Fonte: Imprensa Livre)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Clodovil apóia candidato do PT

Ubatuba - O deputado federal Clodovil Hernandes (PR) declarou ontem seu apoio ao candidato a prefeito de Ubatuba Maurício Moromizato (PT). O ex-apresentador firmou a aliança em caminhada ao lado do petista, seguindo lado a lado pelo calçadão e principais ruas da região central do município. O apoio de Clodovil ao candidato já havia sido declarado anteriormente. "O apoio de Clodovil só tende a fortalecer nossa campanha", disse Moromizato. Em plena reta final na corrida eleitoral, o petista comemorou a novidade. "Saímos em caminhada agora à tarde (ontem) e, além disso, ele (Clodovil) gravou seu apoio no horário eleitoral que está sendo veiculado nas rádios." (Fonte: ValeParaibano)

Pauta da Sessão da Câmara de Ubatuba para 23/09

Ubatuba - Ordem do Dia da 28ª Sessão Ordinária, a realizar-se no dia 23 de setembro de 2008, às 20h00, na Câmara Municipal de Ubatuba, rua Hans Staden, 467 – Centro
01 - Substitutivo ao Projeto de Lei nº 54/08, do Ver. Charles Medeiros - PSDB, que dispõe sobre o Programa TÁXI-TOUR e dá outras providências.
02 - Projeto de Lei nº 63/08, do Ver. Charles Medeiros - PSDB, que dispõe sobre a apresentação de Relatório de Conformidade de Radiação Eletromagnética pelas empresas que operem, no âmbito do município, com estações de radiobases e equipamentos afins de rádio, televisão, telefonia e telecomunicações em geral.
03 - Projeto de Lei nº 80/08, do Ver. Ricardo Cortes - DEM, que altera e acrescenta dispositivos na Lei nº 2299, de 02 de janeiro de 2003.
04 - Moção nº 55/08, do Ver. Ricardo Cortes - DEM, de congratulação aos atletas da equipe feminina da modalidade Ginástica Artística (até 14 anos), que participaram dos Jogos Regionais, neste ano, realizados em Caraguatatuba.
05 - Moção nº 56/08, do Ver. Ricardo Cortes - DEM, de congratulação aos atletas da equipe feminina da modalidade Damas Misto, categoria até 21 anos que participaram dos Jogos Regionais, neste ano, realizados em Caraguatatuba.
06 - Moção nº 62/08, do Ver. Ricardo Cortes - DEM, de congratulações à atleta medalhista de Ubatuba, Natália Blanco Mara de Oliveira.
07 - Moção nº 63/08, do Ver. Edílson Félix - PR, de congratulações aos formandos da 1ª Turma de Tecnologia em Gestão Pública, formados pela UNINTER, em Ubatuba, SP.
08 - Pedido de Informação nº 63/08, Ver. Edílson Félix - PR, sobre o transporte escolar em veículos da Prefeitura e distribuição de vales transportes para os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino.
09 - Requerimento nº 205/08, Ver. Claudinho Gulli - PMDB, à Casa Civil do Estado, suspensão da cobrança de R$ 10,00 (dez reais) por turista na visita da Ilha Anchieta, e reavaliada a Portaria FF nº 61/2008 do órgão estadual da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. (Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Programação Cine Porto
Semana de 19/9 a 25/9/2008

"Mais do que voce imagina"
Comédia !!!! com Meg Ryan e Antonio Banderas .
ás 17:00 e 19:00hs

"O Procurado"
Muita ação!!!! com Angelina Jolie - Morgan Freeman - Terence Stamp
ás 21:00hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Anuncie

Onda sísmica

O marinheiro Benedito
não tinha reparado
que a terra tremeu
que até a parede
da escolinha fendeu,
afinal, de tão acostumado
com o balanço do mar,
sem se precatar,
somente deu uma gingada
e deixou a onda passar.
 


Pergunta do menino Victor

O dia passa mais rápido
quando sopra o vento leste?
 


Fenômeno meteorológico

Hoje o sol nasceu
igual a um obus
e traçou durante o dia
uma parábola de luz,
porque o canhão da trovoada,
coisa rara de acontecer,
disparou de madrugada.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Ubatuba: linda e abandonada

Por força de trabalho, paro pouco na cidade, em constantes indas e vindas, estou mais tempo na estrada e em São Paulo, do que apreciando as nossas belas paisagens. Desta vez, vim pela nova Imigrantes, grande obra do governo do Estado. Entrei por Santos, atravessei a balsa para o Guarujá, fui a Bertioga, São Sebastião, Caraguá e finalmente Ubatuba. Pude constatar o que já sabia, somos o “HAITI” do litoral norte ou talvez de todo o litoral do nosso Estado. A falta de infra-estrutura de Ubatuba é vergonhosa. Esgoto sem tratamento sendo despejado nos nossos rios, uma imensidão de ruas sem pavimentação, jardins e praças cobertos pelo mato, praias abandonadas, sem a mínima infra-estrutura para o turismo, sem falar do péssimo serviço de saúde e da falta de planejamento nas atividades educacionais, além do vergonhoso lixão, que nunca me deixa esquecer seu cheiro, pois moro na rota de seus ventos. É claro que estes problemas são crônicos, oriundos de um passado temeroso, mas o que mais me impressiona é que apesar de estarmos vivendo um grande momento de desenvolvimento, com cidades recebendo um grande volume de recursos, Ubatuba continua a catar migalhas, e pior, conformando-se com pouco. Pergunto: “Onde estão os deputados que tiraram votos em Ubatuba? Porque não apresentam emendas possibilitando a vinda de recursos para a cidade?” O que veio para Ubatuba vindo destes parlamentares não chegou a 10% do que foi mandado para alguns municípios como Cubatão, Bertioga e Praia Grande. Rezo para que a crise que afetou o sistema financeiro dos EUA, não afete o nosso desenvolvimento e os governos possam continuar investindo nos municípios e enfim, Ubatuba ACORDE e faça merecer o papel de destaque que sempre teve, como a cidade mais linda de São Paulo e merecedora de receber o mesmo desenvolvimento que observo em todo Estado.

Eng. Guaracy Fontes Monteiro Filho
Ubatuba, SP

Manifesto pelo transporte público de Ubatuba
Aumentando a qualidade de vida da comunidade e buscando mitigar o Aquecimento Global

As entidades ambientalistas e sócio-ambientalistas abaixo assinadas estão fazendo este manifesto para sensibilizar a população, o atual prefeito e os candidatos que postulam este cargo nas próximas eleições além dos gestores públicos em geral. Este manifesto pretende alertar e sugerir uma nova forma de lidar com o transporte público de Ubatuba para estimular as pessoas a deixarem seus carros em casa e valorizarem a utilização de ônibus e bicicletas como forma de combate ao Aquecimento Global.
Após a divulgação do relatório do IPCC (sigla em inglês de Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), ficou evidente que é a ação humana que esta provocando estas mudanças no clima. Tem-se que mudar hábitos rapidamente para que as futuras gerações possam desfrutar de um mundo parecido com o que se conhece hoje, inclusive corre-se o risco de comprometer a vida no planeta.
Um dos comportamentos humanos responsável pelo aquecimento global é o consumo de combustíveis fósseis (gasolina, óleo diesel, gás natural veicular e de cozinha - o GLP). O grande volume de consumo é das empresas, porém o consumo com o transporte individual é muito significativo e a opção em utilizar transporte público poderá contribuir para a diminuição de emissão de gases, este é um hábito que se deve e pode mudar.
Hoje, encontra-se um transporte público no município com problemas no planejamento dos horários nas rotas e interligação entre linhas. Por exemplo: em vários momentos do dia, o cidadão fica por vezes mais de 40 minutos aguardando um veículo e depois passam três, quatro ônibus seguidos. Algumas rotas se sobrepõem e algumas linhas andam uma atrás da outra. O cidadão não consegue ir do sul ao oeste ou ao Norte sem ter que pegar dois ônibus e pagar duas passagens, ou vice versa. Para que a maioria da população possa utilizar o transporte coletivo com qualidade e para estimular o uso de bicicletas como meio de transporte com mais segurança, deve-se levar em consideração algumas propostas e sugestões:
A instalação de ciclovias amplas e seguras ligando o centro aos bairros mais próximos;
Criação e destinação de algumas linhas de ônibus para que trafeguem somente na rodovia e liguem o Centro ao Sul, Centro ao Norte, Centro ao Oeste. A ligação do Sul ao Norte e ao Oeste com freqüência de ônibus de 10 em 10 minutos nos horários de pico (6h às 8h, 17h às 19h e 22h às 23h30) e de 15 em 15 minutos no restante do dia e mais dois horários na madrugada
Interligações da pista até os sertões com bilhete de integração (como o bilhete único em São Paulo) para os cidadãos pagarem somente uma passagem, as catracas eletrônicas nos ônibus já estão implantadas;
Bolsões de estacionamento de bicicletas nos bairros, próximo à rodovia, facilitando o deslocamento do sertão até a pista para pegar um ônibus que passaria rapidamente e possibilitando guardar as bicicletas com segurança, dariam autonomia para o cidadão ir e vir com facilidade utilizando um transporte ecologicamente mais correto e saudável;
As variações de horários e os horários de ônibus ou vans, que iriam da pista para os bairros onde o sertão é mais longe, com linhas integradas por bilhete único, se daria de acordo com pesquisas feitas pela empresa concessionária e sempre readequadas ao aumento certo da demanda pelo transporte público;
Aumento gradativo da frota dos ônibus e vans, modificada para veículos movidos a combustível renovável (bio-combustíveis);
Criação de Taxa Ambiental (a despeito de Ilhabela) para entrada de veículos e motos na cidade, gerando recursos que subsidiem o transporte público barateando as tarifas podendo chegar ao transporte público gratuito como forma de desestimular o uso de veículos particulares e auxiliar no combate ao Aquecimento Global;
Desenvolver estudos e pesquisas para a implantação do transporte náutico ligando sul-centro-norte do município;
Arborização das vias públicas.
Estas são apenas algumas das várias alternativas que podem ser implementadas. Entende-se que medidas fortes de comprometimento do poder público com os tratados internacionais de redução de emissão de gases do efeito estufa e que tenham ao mesmo tempo um apelo popular e social, favorecendo em um primeiro momento os mais desprovidos e depois atendendo a toda a população que ficará estimulada a utilizar o transporte público ao invés do particular, será de grande sucesso e poderá pleitear recursos internacionais para aprimorar a implementação delas.
Visite o site: http://www.salveubatuba.org.br/transporte/  dê sua opinião!

Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta
Associação de Defesa do Povo Caiçara
Associação Sócio-ambientalista Somos Ubatuba
Centro de Estudos para a Conservação Marinha
Fundação Pró TAMAR
Instituto Argonauta para Conservação Marinha e Costeira
Instituto Bicho Preguiça
Instituto Costa Brasilis
Instituto Gondwana
Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica
Movimento em Defesa de Ubatuba
SUNUNGA.com.br

Todos pela educação

Em 1971, no primeiro dia em que pisei na Escola Municipal “Dr. Miguel Vieira Ferreira”, próxima ao Autódromo de Interlagos, e onde o Rubinho Barrichello estudou, uma freira apareceu para perguntar quem queria dar aulas do MOBRAL, em uma favela. Para mim, foi uma experiência fundamental para toda a minha vida e aprendi muito com aquelas senhoras e senhores que, depois de uma jornada estafante de trabalho, ainda encontravam forças para estudar à noite.
A bem da verdade é necessário dizer que, muitos deles, só receberiam uma cesta básica se freqüentassem a escola. E para conseguirem sobreviver, faziam esse sacrifício. E muitos conseguiram melhores condições de vida e se tornaram meus amigos. De certa maneira, estava na mesma situação deles, me adaptando à cidade grande e às duras condições de vida.
Naquela época, não podia imaginar que um dia iria trabalhar na equipe de Paulo Freire, experiência da qual muito me orgulho.
Quando abri o site “Todos pela Educação”, o que me chamou mais a atenção era o índice de analfabetismo de Ubatuba: 14,5 % em 2005. Na pesquisa eleitoral da Toledo, divulgada pelo Imprensa Livre, eles apontaram o índice de 18%. Provavelmente deve ser mais.
Dá para pensar no turismo como um fator de geração de emprego e renda com um nível tão alto de analfabetismo? Se queremos atrair turistas não só do Brasil como de outros países, o mínimo que se espera é o conhecimento de conhecimentos básicos de inglês.
A experiência tem mostrado que sol e praia não são suficientes para garantir um fluxo turístico que mantenha a economia local. Para se ter um turismo de qualidade durante o ano todo é necessário investir no turismo cultural e isso requer um melhor índice de alfabetização.
As análises que tem sido feitas sobre o desempenho educacional tem apontado como um dos fatores do melhor desempenho o nível de envolvimento da família. É lógico que os pais que são analfabetos terão muito mais dificuldade para poderem ajudar e acompanhar os estudos de seus filhos.
A nossa própria experiência tem mostrado que, devido às condições de vida e de trabalho, realmente há uma grande evasão dos cursos de adultos e que é necessário metodologia adequada, maior flexibilidade e oferta de horários e, de preferência, no próprio bairro onde moram.

Rui Alves Grilo
Assessor de Educação Popular
Associação das Escolas Católicas - AEC


 

Novela - A Preterida

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Anchieta não está só  © Emilio Campi

Anchieta não está só
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor