Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 24 de Setembro de 2008 - Nº 2038 Edições Anteriores

Pousada Astrorei

Região
Com cornetas, apitos e nariz de palhaço, policiais civis do Litoral Norte saem às ruas para pedir melhorias
Roupas, isopor e embalagens plásticas são retirados na limpeza das praias
Frio fora de época deve continuar, informa serviço de meteorologia
“Região é um dos locais que abastece a rota de tráfico de mulheres que passa pela Dutra”, afirma ONG


Caraguatatuba
MP apura denúncias de irregularidades no IML
Dia mundial recolhe meia tonelada de lixo nas praias
Ciclista de Caraguá sobe no pódio em São José dos Campos
Novas oportunidades de emprego estão abertas no PAT
Bairro Massaguaçu em Caraguá recebe 2º Campeonato de Skate
Câmara discute Veto e Transporte Coletivo
Pesquisa Vox Populi aponta empate técnico entre Antonio Carlos e Aguilar
Mulheres são as mais interessadas por política


Ilhabela
Manoel Marcos tem suas contas de 2006 aprovadas pelo Tribunal de Contas
Ilhabela oferece curso de “Técnica e Forma de Organização Comunitária”
Câmara realiza sessão extra para votar PL que institui programa de saúde animal
Vereadores aprovam três projetos de lei na última sessão
Ilhabela recebe dois grandes eventos da Vela em Outubro
Grávida passa mal no Bonete e é socorrida pelos bombeiros
Município poderá ter uma Delegacia de Defesa da Mulher

São Sebastião
Vento forte pára balsa por 4 horas no litoral
Chega ao fim treino das Forças Armadas
Exercício de segurança no Porto encerra a Operação Atlântico no município
Colisão entre veleiro e lancha causa traumatismo craniano em senhora de 65 anos

Ubatuba
PM prende procurado por roubo em Piquete
Em nova pesquisa, Eduardo Cesar mantém vantagem sobre Paulo Ramos
Clodovil abandona neutralidade e entra na campanha de Moromizato
Homem tenta invadir casa, xinga bombeiro e é preso por dirigir embriagado
Padrasto é preso por abusar de enteada de 11 anos e das crianças vizinhas
Adolescente usa jovem para invadir casa no Centro
MP encerra polêmica sobre Praça Alberto Santos e confirma continuação das obras
Ubatuba faz alerta sobre e-mail falso
Grupo pede menos carros em Ubatuba

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Com cornetas, apitos e nariz de palhaço, policiais civis do Litoral Norte saem às ruas para pedir melhorias

Litoral Norte - A greve da Polícia Civil de São Paulo entrou nesta terça-feira no seu oitavo dia. A categoria cruzou os braços na última terça-feira, dia 16, e pressiona o Governo do Estado por um acordo.
Os agentes do Litoral Norte, a exemplo da classe em outros municípios do Estado e Capital, fizeram um ato de manifestação, através de uma passeata pelas ruas do centro de Caraguatatuba, que reuniu cerca de 150 pessoas, entre investigadores, delegados, escrivães, auxiliares de necropsia, agentes de telecomunicação e papilocopista, com faixas e nariz de palhaço, reivindicando aumento salarial e incorporação de benefícios ao salário, beneficiando assim, além dos efetivos, os aposentados da categoria.
De acordo com a delegada titular de Caraguatatuba, Arlete Neves, sua participação na passeata é para manifestar apoio a todos os policiais do Estado, reivindicando melhores salários e condições que beneficiem os aposentados também. “O Governo tem dado gratificações, não aumentando os salários. Fora que estas gratificações não são incorporadas no salário, não sendo assim repassadas aos aposentados, que acabam não tendo direito às gratificações”.
Já o delegado do Sindicato dos Investigadores da Polícia do Estado de São Paulo (Sinpesp), João Batista Nunes Marques, afirma que esta manifestação foi realizada porque o Governo do Estado está empurrando os problemas, inclusive querendo colocar os policiais militares para realizarem os boletins de ocorrências. “Quem tem competência para elaborar o B.O. (Boletim de Ocorrência) é o escrivão da polícia civil”, disse Nunes, alegando que o governo está fazendo pressão na polícia civil, ameaçando que a PM irá tomar o lugar dos agentes.
O delegado do Sinpesp conta ainda que há 16 anos a polícia civil está sem aumento, perdendo até para os Estados da Paraíba e Piauí. “E olha que o Estado de São Paulo é o que mais arrecada, e não temos aumento salarial. Isso provoca que, mesmo proibido por Lei, o policial civil faça “bicos”, pois os mesmos precisam comer, sustentar sua família e a sobreviver. Para tanto, o Governo tem que tomar alguma providência”, disse Nunes, afirmando que esta greve não tem dia para acabar, enquanto um acordo não for feito e aceito.
Ainda de acordo com Nunes, o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo está em contato permanente com o Governo do Estado, mas até agora não obtiveram nenhuma resposta a contento, apenas ameaças de punição.
Outra reivindicação é a questão do Deinter (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), onde os agentes prestam concurso em São José dos Campos e são transferidos para o Litoral Norte. “A remuneração dos agentes é de R$ 1.200, o que não dá para os que vêm transferidos, sobreviverem, pois o custo de vida do Litoral Norte é muito alto. Então, a pessoa estuda, passa no concurso, trabalha com dedicação e ganha mal, isso não é justo!”, desabafou o delegado do Sindicato, João Nunes, alegando que a reivindicação é que se tenha o Deinter no Litoral e o concurso seja voltado para as pessoas desta região.
Segundo o delegado titular de Ubatuba, Fausto Cardoso, o apoio ao movimento de manifestação é para melhoria salarial. “A polícia melhor remunerada, com certeza irá melhorar ainda mais o atendimento a população, não que o atendimento seja ruim, mas o aumento demonstra valorização e motivação ao funcionário do Estado”.
Já o aposentado da Polícia Civil, Leopoldo Roberto Alves, 64 anos, enfatiza que a manifestação não foi somente para os da ativa, mas sim para os aposentados também. “O Governo do Estado está deixando os aposentados de lado, e já há 12 anos estamos sem aumento salarial, pois as gratificações que vêm para os da ativa não são incorporadas ao salário, não beneficiando o aposentado. Além de que, o Governo Federal, através de um projeto, retirou a aposentadoria especial dos Policiais Civis, deixando apenas para a Polícia Militar. E os servidores que trabalham com insalubridade têm direito a aposentadoria especial”.
A passeata que passou pelas ruas do centro de Caraguatatuba, parou na Praça Cândido Mota, onde os manifestantes anexaram as faixas no coreto da praça e cantaram o Hino Nacional, voltando em seguida, ao ponto de saída, que foi em frente ao Ciretran. (Fonte: Imprensa Livre)

Roupas, isopor e embalagens plásticas são retirados na limpeza das praias

Litoral Norte -A mobilização em razão do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, neste ano, contou com a participação de diversos setores da sociedade ubatubense. Não foram só os estudantes e ambientalistas que participaram da coleta de resíduos que poluem as águas ubatubenses. Entre as entidades que apoiaram a iniciativa no município, estavam presentes também o grupo de surfistas, Surf Clube Social, a empresa Johnson & Johnson, o Grupo de Escoteiros Iperoig e também a Associação das Empresas Náuticas do Litoral Norte.
A participação deste último setor ainda colaborou para que a limpeza das águas fosse mais eficaz. As marinas orientaram e divulgaram a campanha entre seus clientes, pedindo aos donos das embarcações que recolhessem qualquer lixo em alto mar. Além da abrangência no oceano, algumas marinas também forneceram caiaques, para a remoção do lixo nas margens dos rios mais estreitos, onde estes deságuam na costa ubatubense.
Nestes locais, foram encontrados diversos resíduos, desde roupas até embalagens plásticas e de isopor. Só na foz do rio Acarau, no Itaguá, foi retirado material suficiente para encher dois sacos grandes de lixo. A iniciativa em Ubatuba ainda deve continuar hoje, pois, algumas escolas municipais, que aderiram ao projeto, não conseguiram realizar o mutirão de limpeza na sexta-feira e adiaram a realização da campanha para o próximo dia de aula. (Fonte: Imprensa Livre)

Frio fora de época deve continuar, informa serviço de meteorologia

Litoral Norte - Os moradores que pensavam guardar os casacos na primavera terão que esperar mais um pouco. É que o frio que atinge a região, neste início de estação, deve permanecer nos próximos cinco dias, segundo o meteorologista Luiz Souza, do Cepetec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais). Conforme Souza, uma circulação marítima em razão da baixa pressão no mar tem provocado esta temperatura baixa, somado a um ciclone no oceano, trazendo ventos.
O meteorologista explica que esta situação começou com uma frente fria no último final de semana. “Logo em seguida veio outra, não dando tempo para esquentar”, disse. O deslocamento do ar está lento, persistindo o frio na região, esclarece Souza. Outra razão apontada pelo meteorologista para explicar o clima é a alta pressão atmosférica que impede a nebulosidade e mantêm o tempo “firme”, deixando o frio retido na região. Já o ciclone, embora esteja bem afastado da costa, traz esta umidade no ar.
De acordo com o meteorologista, por conta desta situação, a temperatura não deve subir nos próximos cinco dias, permanecendo este frio com chuvas isoladas. A temperatura máxima para os próximos dias oscilará entre 23 e 24 graus e a mínima, 16 e 18 graus. Para Souza, é comum esta temperatura amena no começo da primavera, quando os termômetros começam a subir gradativamente. (Fonte: Imprensa Livre)

“Região é um dos locais que abastece a rota de tráfico de mulheres que passa pela Dutra”, afirma ONG

Litoral Norte - Ontem, ONGS e autoridades envolvidas na defesa da mulher, do adolescente e da criança lembraram o Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Mulheres, Adolescentes e Crianças. Em entrevista exclusiva ao Imprensa Livre, a jornalista e ativista da Ong Serviço à Mulher Marginalizada (SMM), Priscila Siqueira, falou sobre o panorama atual de tráfico de mulheres no país.
A Polícia Civil de Caraguatatuba fechou uma zona de prostituição, que funcionava sob a fachada de casa de massagem há duas semanas. O lugar, localizado na rua Benedito Roque dos Santos Filho, no Pontal Santa Marina, abrigava meninas trazidas de Alagoas, com a promessa de emprego e moradia em troca do trabalho em um instituto de beleza como massagistas. Segundo a polícia, ao chegarem na cidade elas tinham sua liberdade restrita, sem permissão nem para fazer suas refeições, que eram realizadas em marmitas. Sem dinheiro para retornar, as garotas eram obrigadas a se prostituírem. Durante a operação, M.S.S., 29 anos, foi presa por ser suspeita de trazer estas mulheres, com as falsas promessas. A Polícia Civil de Caraguatatuba informa que as investigações sobre o caso prosseguem.
De acordo com Priscila Siqueira, Pesquisa do Tráfico (Pestraf), realizada em 2003, liderada pela Ong Cecria (Centro de Referência de Estudos de Crianças e Adolescentes) da Universidade de Brasília, mostra que há uma rota de tráfico entre Rio de Janeiro e São Paulo que passa pela Dutra e se abastece de crianças do Litoral Norte de São Paulo, do Sul de Minas Gerais e Vale do Paraíba.
“O Litoral Norte já é mapeado há muito tempo, por um mapa nacional feito pelo Governo Federal com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, como uma região onde se buscam meninas e mulheres para o tráfico”, avalia ao lembrar que o caso acima é específico já que se trata da vinda de mulheres para cá. Priscila destaca que o Brasil é o maior exportador de mulheres e meninas; local de trânsito, já que latino-americanas que vão para a Europa passam um tempo trabalhando aqui e, no momento, tornou-se um país também recebedor; já que, em fevereiro deste ano, recebeu uma “importação” de mulheres da Coréia para atender os coreanos do Bom Retiro. “Então, quando falamos em tráfico de mulheres, no Brasil temos uma situação muito complexa, pois além da ‘exportação’ e ‘importação’, temos também o tráfico interno”, avalia.
De acordo com Priscila, pela Pestraf, mulheres que são levadas para fora têm em torno de 15 a 30 anos e há uma preferência pelas afro-descendentes e jovens; já para o tráfico interno, crianças. “No filme ‘Anjos do Sol’, um homem comprava uma menina não pela idade, mas pelo tanto de carne que tinha para morder e beliscar. É uma coisa muito perversa. Aliás, a ONU considera o tráfico como o maior desrespeito ao ser humano, porque você perde sua capacidade de ser gente e vira uma mercadoria. Você quer uma coca-cola ou um guaraná? Você quer uma mulata ou uma menina loira do Sul do Brasil?”, enfatiza a jornalista.
Por esta razão, ela considera este tipo de agressão contra mulher muito maior do que a violência doméstica, já que alguém comprou estas meninas e elas passam a ser como um carro, que não pode ser roubado, ou algo que tem que dar lucro. “Por isso a violência cometida contra elas é muito grande”, conclui. Quanto às regiões que mais abastecem o tráfico, ela destaca o nordeste brasileiro e o Centro Oeste, pelo biotipo das mulheres de lá, que lembram índias. No entanto, a maioria delas passa por São Paulo e sai pelo Aeroporto de Guarulhos. A classe social mais vulnerável é a que está atrás de emprego e não encontra oportunidades. “Nem toda prostituta que vai para fora vai traficada. Só somos contra a perda da liberdade. Temos um material que dá dicas quanto a isso: não deixe seu passaporte com ninguém; aprenda um pouco da língua do país em que você vai; não perca o contato com a sua família e nem com o Consulado Brasileiro. Para ela poder se defender em alguma situação extrema. Porque é como a polícia diz: ‘Elas são maiores de idade e tem passaporte, nós não temos como impedir’”, observa Priscila.
Ainda de acordo com ela, a Ong Internacional Unânima mostrou em uma pesquisa que uma garota levada gratuitamente do Rio de Janeiro ou de São Paulo até Madri, precisa pagar as despesas obtidas com 4.500 programas sexuais para poder sanar suas dívidas. “Sem condições de se pagar isso em uma semana, um mês ou um ano, somando-se ainda as despesas deixadas no lugar; torna-se um trabalho escravo igual ao do homem da fazenda que só permite que seus trabalhadores consumam na vendinha do local”, destaca Priscila. A jornalista destaca que a Ong realiza trabalho de prevenção contra este o tráfico de mulheres, crianças e adolescentes em escolas, mas lamenta que este é um tipo de crime ainda muito pouco divulgado pela mídia em geral. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

MP apura denúncias de irregularidades no IML

Caraguatatuba - Entidades representantes da sociedade civil de Caraguatatuba, ligadas aos direitos humanos e a defesa de crianças, mulheres e adolescentes, entraram com uma representação no Ministério Público reclamando do atendimento prestado pelo Instituto Médico Legal do município(IML). O Conselho da criança e do adolescente, Conselho da condição feminina, o Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) foram os responsáveis pelas denúncias feitas através de um relatório, contendo fotos e reclamações de usuários e a solicitação de melhorias no atendimento e infra-estrutura.
Além do MP, as denúncias foram encaminhadas ao Núcleo de Perícias Médico Legal, em São Paulo e José dos Campos.
De acordo com a vice-presidente do Conselho da condição feminina, Rita de Cássia, as reclamações apontam a necessidade do aumento do efetivo do Estado, como médicos legistas, bem como recursos para sede estruturada e pessoal de apoio. “Não podemos deixar que o “Posto” feche, devemos dedicar nossos esforços para que o IML possa, efetivamente, atender a demanda dignamente, tornando o órgão um braço do processo investigatório na busca de justiça a quem comete crime”, enfatiza Rita.
Segundo a psicóloga e membro do Conselho dos direitos da criança e do adolescente, Rejane Galvão de Carvalho, a denúncia partiu de atendimentos e acompanhamentos em exames de corpo delito de crianças, adolescentes e mulheres, no Creas, onde a psicóloga também faz atendimentos. “O exame acontece em local inadequado. Não tem um espaço para as pessoas aguardarem atendimento,além de ficarem expostas ao tempo”, afirma.
Ela relata os constrangimentos vividos pelas mulheres no local. “As mulheres vitimizadas são tratadas de forma grosseira. Já ouvimos reclamações de vítimas de abusos sexuais, que contam que existe um auxiliar no IML, que chega na fila de espera e fala: quem é exame sexológico aguarde no final da fila. Isso é muito complicado, pois a vítima já está ali constrangida, e de repente fica exposta, é chato. Portanto estamos reivindicando uma qualidade melhor no atendimento e um espaço apropriado para isso, pois na porta da sala, onde é realizado o exame, tem uma janela de vidro, por onde é possível enxergar o que acontece dentro da sala”, denuncia Rejane.
No documento enviado às autoridades, as entidades sugerem ainda que no local fique anexado um número de telefone de uma ouvidoria, para que a comunidade possa entrar em contato, mesmo para fazer alguma reclamação ou sugestão.
A psicóloga conta um dos vários casos que passaram por atendimento: “Uma moça que teve a orelha cortada, o braço quebrado, por espancamento causado pelo marido, compareceu ao IML de Caraguá, para realizar o exame. A moça foi tirar a camisa, para mostrar os machucados, e segundo ela, o médico disse que não precisava, pois ele alegou, que já havia visto tudo. Então, percebe-se que o médico não examinou todo o corpo dela, o que pode prejudicar num processo”, relata Rejane, que prossegue com as reclamações. “Se a violência sexual ocorre num dia, e o exame é feito apenas dois ou três dias depois, não adianta mais, pois a vítima toma banho e as marcas vão sumindo, acabando com as provas”, diz.
Os representantes da sociedade civil reivindicam por mais horários de atendimento do IML. “Só atendem três vezes por semana, e mesmo assim, duas vezes na semana no período da manhã e uma vez na semana, no período da tarde”, reclama a membro do Conselho dos direitos da criança e do adolescente.
De acordo com a promotora, Maria Cristina Tadeu Garcia, o ofício das entidades chegou no Ministério Público no final de agosto, e logo a promotoria encaminhou uma autuação para a vara da infância e juventude, visando um processo para pedido de providências. Um ofício também foi encaminhado para o secional de polícia, solicitando informações sobre o atendimento realizado no IML de Caraguatatuba. O MP solicitou mais detalhes sobre as denúncias ao Creas. (Fonte: Imprensa Livre)

Dia mundial recolhe meia tonelada de lixo nas praias

Caraguatatuba - A Acaju (Associação Caiçara Juqueriquerê) arrecadou, no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, comemorado no último dia 20, 500 quilos de lixo. “Constatamos diminuição de lixo nas praias em relação aos anos anteriores. Este fato deve-se ao aumento de conscientização da população e as campanhas de reciclagem, que utilizam garrafa pet, papelão, plástico em geral, latas e vidros nas cooperativas do litoral”, disse Silvia Regina Paes, representante da Ong Acaju e uma das coordenadoras do evento.
Cerca de 400 pessoas trabalharam oficialmente na ação nas praias Porto Novo, Flecheira, Palmeiras, Boca da Barra, Martim de Sá, Cocanha e Rio Juqueriquerê.
No litoral, as Ongs coordenadoras do evento foram o Instituto Terra e Mar, em São Sebastião e a Assú, em Ubatuba. Comerciantes locais, estudantes e maricultores, apoiaram o Dia Mundial. (Fonte: Imprensa Livre)

Ciclista de Caraguá sobe no pódio em São José dos Campos

Caraguatatuba - Cinco atletas da equipe de Ciclismo de Caraguá estiveram no último domingo, dia 21, em São José dos Campos, onde participaram da 5ª etapa do Campeonato Municipal e o atleta Isael Nunes conquistou o 4º lugar.
A corrida aconteceu na Chácaras Reunidas e o dia foi marcado pela constante chuva, que prejudicou os mais de 250 competidores que participaram da etapa.
Nunes disputou na categoria Open, que teve um forte ritmo devido à presença de atletas de grandes equipes, como Suzano, Pindamonhangaba e a anfitriã São José dos Campos. A disputa foi decidia no sprint final, onde o atleta de caraguá conseguiu a quarta posição.
A equipe de Ciclismo de Caraguá conta com o apoio da loja J.Bike, Geomater - Farmácia de Manipulação, Beach Energy, Pont Motos, Power Bar, Body Fit Academia, Lima letras, Auto Posto Mareli, Vídeo Shopping, Cine Caraguá, Zimmerman odontologia, Niponet, JPR auto peças, Rádio Oceânica e Café Eletrônico. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Novas oportunidades de emprego estão abertas no PAT
Nesta semana, o Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá está com 22 novas oportunidades de emprego disponíveis à população. Para candidatar-se a uma das vagas basta comparecer ao PAT com documentos pessoais e carteira de trabalho

Caraguatatuba - O PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba, que funciona por meio da SERT - Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, do Governo do Estado, com o apoio do município, está com novas ofertas de emprego para a população local.
De acordo com o órgão, as vagas oferecidas nesta semana são para lubrificador de máquinas, controlador de qualidade, topógrafo, nivelador, carpinteiro, serralheiro, recepcionista de hotel, conferente, promotor de vendas com moto, operador de escavadeira, motorista de caminhão, motorista carreteiro, mecânico naval, auxiliar de contabilidade, alinhador, eletricista de máquinas pesadas, marteleiro, pizzaiolo, garçom, lancheiro, empregada doméstica e cozinheiro(a).
Para concorrer a uma das oportunidades de trabalho basta comparecer ao Posto de Atendimento ao Trabalhador com documentos pessoais, comprovante de residência e CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social para realizar o cadastramento no sistema. No PAT, o trabalhador passa também por uma entrevista, que tem como objetivo direcionar a pessoa para a oportunidade de emprego que esteja de acordo com suas habilidades pessoais.
O PAT fica na rua Taubaté n° 520, no bairro Sumaré, próximo ao Fórum de Caraguá. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Bairro Massaguaçu em Caraguá recebe 2º Campeonato de Skate

Caraguatatuba - A pista de Skate do bairro Massaguaçu, região norte de Caraguatatuba, será palco de manobras radicais no dia 27, sábado, a partir das 9h. O local receberá o 2º campeonato de Skate Park Massagua´s. Serão disputadas as categorias Infantil, Mirim e Iniciantes e as inscrições podem ser feitas no local.
Para participar da competição, o atleta da categoria Infantil contribuirá com o valor de R$ 5, na Mirim R$ 7 e na Iniciante R$ 10, mais um quilo de alimento não perecível para todas as categoria.
O evento tem como objetivo incentivar à prática do esporte e a solidariedade, segundo informou o organizador da competição, Paulo César Melo.
De acordo com os organizadores do evento, o valor da inscrição será utilizado para a construção de mais obstáculos na pista, já o alimento será doado para o Fundo Social de Solidariedade, que se encarregará de repassar para as entidades do município.
"A expectativa é que o campeonato receba entre 50 e 80 inscrições. Vale lembrar que o evento é aberto para atletas de todo o Litoral Norte e de outras cidades da região, onde o maior foco é da escolinha de skate de Caraguatatuba", disse Paulo César Melo.
O evento conta com o patrocínio da Company Surf Shop, Freedomfog, New Skate e FOTON skateboard, co-patrocínio e colaboração da iniciativa privada do município e é realizado por Paulinho Paraty.
A pista do bairro Massaguaçu fica localizada na Praça José Marcos de Melo. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Câmara discute Veto e Transporte Coletivo
Projetos já constavam da pauta na semana anterior

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira - 23 de Setembro, a partir das 19h30 a sua 29ª Sessão Ordinária semanal do ano. Na Ordem do Dia apenas os projetos que já constavam na semana anterior.
Os Vereadores discutem Veto Total ao projeto do Vereador Germino de Souza (PPS), que proíbe a instalação, utilização, manutenção, locação, guarda ou depósito de máquinas caça-níqueis dentro do município de Caraguatatuba.
Os Parlamentares votam em segundo turno, Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal de autoria do Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), que altera o artigo 206 da Lei Orgânica Municipal, garantindo a gratuidade no transporte coletivo urbano aos maiores de 60 (sessenta) anos. Esta proposta já foi aprovada em primeiro turno.
Esta Assessoria de Comunicação ressalta que devido ao período eleitoral as Sessões Ordinárias semanais não estão sendo transmitidas pela rádio local. Devido a isso, todo aquele que desejar acompanhar o trabalho dos Vereadores deverá se dirigir a sede do Legislativo, situado a avenida Frei Pacífico Wagner, 830 - centro de Caraguatatuba. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Pesquisa Vox Populi aponta empate técnico entre Antonio Carlos e Aguilar

Caraguatatuba - Em pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi o candidato Antonio Carlos (PSDB) lidera com 40% das intenções de voto, seguido de perto por José Pereira de Aguilar (DEM) que obteve 35%. Considerando a margem de erro da pesquisa (4,9%), a corrida eleitoral para a Prefeitura de Caraguá está tecnicamente empatada. Sidnei Lima (PSOL) foi citado por 1% dos entrevistados. Indecisos somam 16%. Quando questionados se a escolha é definitiva, 77% responderam que sim; 23% confessaram que ainda pode mudar.
Na pesquisa espontânea – aquela em que os eleitores manifestam sua preferência antes de ler a lista de candidatos – Antonio Carlos amplia ligeiramente sua vantagem, mas persiste o empate técnico. Nesse modelo, o candidato tucano aparece com 36% contra 29% de Aguilar. Já Sidnei Lima recebeu 1% das intenções de voto.
Já no item que mede a rejeição dos candidatos (aquele que o eleitor jamais votaria), um novo empate técnico. Sidnei Lima teve o maior índice com 21%, seguido por Aguilar (18%) e Antonio Carlos (15%).
A atual Administração recebeu conceito positivo de 42% dos entrevistados; 35% consideraram regular; e 20% avaliaram como negativa. Foram entrevistados 400 eleitores nos dias 15 e 16 de setembro. A pesquisa está registrada na 206ª Zona Eleitoral de Caraguatatuba, sob número 004/2008.
No próximo sábado o Imprensa Livre publica a pesquisa realizada pelo Instituto Toledo & Associados, contratada pelo jornal. (Fonte: Imprensa Livre)

Mulheres são as mais interessadas por política

Caraguatatuba - O levantamento Vox Populi mediu também o interesse pela política dos eleitores de Caraguá. O grupo que compõe a opção “mais ou menos interessado” soma 35%. Outros 29% se disseram “muito interessados”, enquanto que 13% são “pouco interessados”, e 23% “nada interessados”.
As mulheres são as que dedicam maior atenção para as questões que envolvem a política. As que declararam ser muito ou mais ou menos interessadas somam 69%, enquanto que entre os homens esse número fica em 59%.
A pesquisa mostra ainda que o interesse é maior entre os que possuem maior renda familiar. Apenas 22% dos que ganham até um salário mínimo disseram-se muito interessados pela política. Já entre os que recebem de 5 a 10 salários mínimos esse índice atinge 39%. (H.R.). (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Manoel Marcos tem suas contas de 2006 aprovadas pelo Tribunal de Contas

Ilhabela - Na última terça-feira, 09, na 26ª Seção Ordinária da segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, foi emitido parecer favorável a aprovação das contas prestadas pelo prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, no exercício de 2006. As contas foram aprovadas pelos votos dos conselheiros Robson Marinho, relator do processo; Renato Martins Costa e Carlos Alberto de Campos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ilhabela oferece curso de “Técnica e Forma de Organização Comunitária”

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) realizará o curso de Técnica e Formas de Organização Comunitária.
O curso acontecerá entre os dias 17 e 19 de outubro, das 8:00 às 17:00 horas. A alimentação será por conta do SENAR e o curso será ministrado no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com vagas limitas (20 vagas).
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Antiga Usina da CESP), e o interessado deverá levar cópia do CPF e RG e ter mais de 16 anos de idade. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Câmara realiza sessão extra para votar PL que institui programa de saúde animal

Ilhabela - O Substitutivo do Projeto de Lei nº 17/2008 foi apresentado pelo Executivo na sessão ordinária realizada ontem (23/09). O PL 17 havia sido entregue à Câmara pelo prefeito Manoel Marcos em fevereiro deste ano.
No mês seguinte houve uma Audiência Pública promovida pelo Legislativo para discutir a proposta. Na ocasião, diversos munícipes e profissionais da área se manifestaram descontentes com a propositura em relação a alguns aspectos técnicos e para uma profunda análise do tema, foi formada uma Comissão Técnica para adequar o projeto.
Fizeram parte da comissão diversos médicos veterinários que atuam na cidade, além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Assuntos Jurídicos, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, organizações não governamentais, e do Legislativo – no caso representado pela Vereadora Nanci Zanato (PPS) e pelo Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, o Carlinhos (PMDB).
A proposta elaborada pelos membros da comissão foi entregue, no último dia 5 de agosto, tanto para o Executivo como para o Legislativo.
A matéria foi apresentada pelo Executivo na sessão ordinária de ontem (22/09) na presença de diversos munícipes e profissionais da área de saúde animal que compareceram à Câmara especialmente para acompanhar o trâmite do projeto.
Os vereadores presentes decidiram realizar uma sessão extraordinária para votar a propositura amanhã, quarta-feira (24/09), às onze horas da manhã. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereadores aprovam três projetos de lei na última sessão
Todos os projetos são de autoria do Vereador Beto Campos, um deles confere gratuidade de transporte para universitários que comprovarem falta de recursos financeiros

Ilhabela - O Projeto de Lei n°103/2008 foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária da Câmara de Ilhabela realizada na última segunda-feira (22/09). Apresentado pelo Vereador Beto Campos (sem partido), o projeto confere gratuidade para alunos do terceiro grau que comprovarem falta de condições financeiras para o trajeto de ida e volta para o Ferry Boat.
De acordo com o projeto fica concedida gratuidade, para alunos do terceiro grau que comprovarem “hipossuficiência financeira” para pagar as passagens de ida e volta para o Ferry Boat (balsa), cabendo ao Conselho Municipal de Educação a decisão de quem receberá esse benefício.
Segundo o vereador, a proposta é embasada em decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que garantiu a constitucionalidade da lei que prevê a gratuidade do transporte para certos grupos da sociedade.
De acordo com a proposta do vereador Beto, nenhum trajeto ou horário poderá ser mudado em virtude da nova lei, sob pena de rescisão do contrato.
Cidade Limpa – A câmara também aprovou o Projeto de Lei nº 106/2008, de autoria do Vereador Beto, que modifica dispositivos da Lei Complementar nº 611, de 15 de julho de 2008, que acrescenta um capítulo e renumera o Capítulo VI e seus artigos da Lei Complementar nº 529, de 13 de novembro de 2007, que institui o Código de Posturas do Município de Ilhabela.
Dentre as modificações da Lei Complementar nº 611/2008 - que combate a poluição visual e ficou conhecida como “Cidade Limpa” como na capital paulista - foi acrescida a medida máxima de sessenta centímetros quadrados para as placas de rua – informação que antes não era especificada. Assim como as lixeiras das calçadas que não tinham seu tamanho definido pela lei anterior e deverá medir no máximo sessenta centímetros quadrados, conforme a modificação no parágrafo quinto do artigo 204.
Outra modificação proposta por Beto é a alteração da data para a adequação à nova legislação que anteriormente estava previsto para 31 de abril de 2008 e foi alterada para 15 de outubro deste ano.
Lei reforça limite de dois andares nas construções da Ilha - O Projeto de Lei nº 114/2008, também de autoria do vereador, foi aprovado por seus pares e acrescenta o § 1º e renumera o parágrafo único do artigo 174 da Lei nº 421/2006 que dispõe sobre a instituição do Plano Diretor de Desenvolvimento Socioambiental.
O projeto prevê que todas as edificações da cidade deverão obedecer ao limite máximo de dois andares e que a utilização de pilotis deverá obedecer a altura máxima de três metros e meio contidos nos 8 metros de altura da construção.
“Tendo em vista que a limitação do número de pavimentos em Ilhabela traduz a vontade da população, apresentamos a presente propositura que inclui no Plano Diretor a matéria antes tratada indevidamente na Lei Orgânica”, explica Beto em sua justificativa do projeto. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Ilhabela recebe dois grandes eventos da Vela em Outubro

Ilhabela - As raias de Ilhabela ficarão agitadas no mês de Outubro. A BL3 Armação será palco do Campeonato Brasileiro de Tornado (catamarans) de 08 a 11 do próximo mês. Além de sediar também o Sul Americano de Formula Windsurf e Campeonato Sudeste de Formula Experience nos dias 17, 18 e 19 de Outubro.
No Campeonato Brasileiro de Tornado as Classes Convidadas são:
Tornado
Hobie Cat 16
Nacra
Local:
BL3 Armação
Organização e Realização:
Prefeitura Municipal de Ilhabela, Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, Escola de Vela BL3 e FEVESP - Confederação Brasileira de Vela e Motor.
Inscrições:
Serão aceitas até as 11h do dia 08, na secretaria do evento.
Será cobrada a taxa de R$ 100,00 para a Classe Tornado e R$ 60,00 para as classes Hobie Cat 16 e Nacra.
Para mais informaçõeso telefone é (12) 3896-1271, ou acesse www.bl3.com.br 

Grávida passa mal no Bonete e é socorrida pelos bombeiros

Ilhabela - C.S.K., grávida de seis meses, foi resgatada pela embarcação Capitão Cianciulli, do Corpo de Bombeiros, depois de passar mal, no último domingo na Praia do Bonete. Segundo os bombeiros, eles foram solicitados pelo tio de C.S.K., H., por volta das 5h30.
“C.S.K. estava sentindo fortes dores e necessitava de um resgate urgente”, lembra sargento Ronaldo, participante da operação. De acordo com os bombeiros, a vítima recebeu os primeiros socorros na embarcação e foi deixada no Píer da Petrobras, onde uma viatura a transportou ao Pronto Socorro de São Sebastião. Segundo informações do Hospital, a vítima foi atendida e, logo depois, liberada.
O trabalho foi realizado pelo sargento Ronaldo, cabo Maran, soldado Nobre, soldado Albuquerque e soldado Alberto.
Naufrágio
Outra operação realizada pela embarcação Cianciulli foi o resgate de um barco, chamado Mateus, que, com 22,5 m, comportava 13 tripulantes e estava prestes a afundar na Praia do Jabaquara, norte de Ilhabela na semana passada. Segundo os bombeiros, o barco já estava sendo invadido pela água e, durante o pedido de socorro, as vítimas solicitavam uma bomba de aspiração para a retirada de águas do porão. Quando o barco já estava nas proximidades do farol da Ponta das Canas, a ponto de afundar, a embarcação Comandante Cianciulli, comandada pelo tenente Zenerato, conseguiu chegar a tempo no lugar e, com uma bomba com capacidade para retirar 100 litros por minuto, o barco pôde ser resgatado e rebocado até o cais da Dersa.
Segundo os bombeiros, não houve vítimas e a operação foi realizada com sucesso. (Fonte: Imprensa Livre)

Município poderá ter uma Delegacia de Defesa da Mulher

Ilhabela - O Delegado Seccional de Polícia de São Sebastião, Dr. Múcio Mattos Monteiro Alvarenga recebeu o pedido de implantação de uma Delegacia da Mulher em Ilhabela. O pedido partiu do vereador José Jorge Pereira. Segundo ele a iniciativa surgiu da necessidade de muitas mulheres que não se sentem a vontade em procurar a polícia e contar seus problemas à policiais homens.
Segundo Zeca, esta é uma antiga reivindicação da população que solicita um tratamento diferenciado para atender a mulher vítima da violência doméstica e de outras formas de discriminação.
O delegado contou sobre a atual situação do Litoral Norte em relação à segurança pública, falou da importância da preocupação do vereador em relação à DDM, e disse que Ilhabela poderá ter, porém, em longo prazo, uma Delegacia da Mulher, e que a prioridade atual é o investimento nas delegacias, recursos humanos e infra-estrutura já existentes.
A Organização das Nações Unidas consideram violência contra mulher qualquer ato de violência baseado na diferença de gênero, que resulte em sofrimentos e danos físicos, sexuais e psicológicos da mulher; inclusive ameaças de tais atos, coerção e privação da liberdade seja na vida pública ou privada.
Mas, segundo o Delegado, antes de pensar em uma Delegacia da Mulher na cidade, ainda tem muita coisa a ser feita na cidade. “Estou suprindo o básico, e delegacia de Ilhabela tem carência de funcionários e manter uma delegacia aberta 24h não é fácil”, explica. Dr. Múcio contou que a cidade já teve uma Delegacia da Mulher quando trabalhavam dois delegados, sendo uma mulher.
Ele conta ainda que depois do período eleitoral vai procurar ir até à Câmara Municipal de Ilhabela explicar todo o funcionamento de uma delegacia, as prioridades e recursos. “Quanto mais as pessoas entenderem a polícia e como ela funciona a hora que forem pedir vão saber o que pedir”, conta. Mas ressalta que não quer fazer isso nesse período porque tudo está muito tumultuado. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Vento forte pára balsa por 4 horas no litoral

São Sebastião - A balsa que faz a travessia entre São Sebastião e Ilhabela esteve interrompida por mais de quatro horas entre a tarde e começo da noite de ontem. Segundo a Capitania dos Portos, a paralisação do trabalho aconteceu às 14h45 por conta da velocidade do vento acima do normal. A velocidade indicada para navegação é abaixo de 21 nós --ultrapassada essa marca, a travessia seria perigosa. A atividade voltou a ser realizada normalmente às 19h05. O imprevisto não chegou a causar grandes filas de espera pela travessia, segundo a Capitania dos Portos. (Fonte: ValeParaibano)

Chega ao fim treino das Forças Armadas

São Sebastião - Os 500 militares das Forças Armadas, Exército, Marinha e Aeronáutica, participam hoje do último dia de atividades da Operação Combinada 'Atlântico', iniciada em São Sebastião no último dia 15. O programa possibilitou exercícios de guerra com simulações em defesa do Porto e instalações da Petrobras. A Operação Atlântico foi lançada pelo Ministério da Defesa no último dia 12. O objetivo é a preparação para a defesa da área da Bacia de Campos e da infra-estrutura de petróleo e gás da região Sudeste do país. O exercício é liderado pelo Comando de Operações Navais. No Litoral Norte, 10 mil militares participam da atividade. (Fonte: ValeParaibano)

Exercício de segurança no Porto encerra a Operação Atlântico no município

São Sebastião - Na tarde de ontem, 28 tripulantes fizeram um exercício de segurança no Terminal do Porto de São Sebastião utilizando o navio patrulha Gravataí – construído na Alemanha e sediado em Salvador. Desde o dia 14 de setembro, oficiais e praças estão a bordo do Gravataí para a Operação Atlântico, que envolve Marinha, Exército e a Força Aérea numa operação combinada no litoral dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo e no Atlântico Sul, com a coordenação do Ministério da Defesa.
O Gravataí está dentro da classe de navios pequenos, com 46, 5 metros de comprimento e atinge velocidade máxima de 24,3 nós. “A Operação Atlântico é uma só com dois braços: no Espírito Santo e em São Sebastião. As operações são distintas tendo em vista realidades diferentes em cada região. A missão aqui é defender as instalações portuárias do Terminal Almirante Barroso (Tebar) e as instalações do Porto de São Sebastião”, disse o capitão-de-fragata, comandante, Arthur Fernando Bettega Corrêa.
Durante o exercício de segurança foi feita uma operação aérea com uso do helicóptero. “Ele vai simular um figurativo inimigo e vai fazer um ataque sobre os navios. Vamos presenciar a reação da tripulação nas duas ocasiões. Ele vai ser amigo e inimigo”, revela o comandante Bettega.
Segundo ele, o Gravataí tem condições de prestar auxílio médico à tripulação de outra embarcação e fazer inspeção naval. Do lado de fora, dois canhões de 300 quilos cada um compõe a estrutura de defesa da tripulação.
Em três tentativas, o helicóptero se aproxima da Corveta Imperial Marinheiro, usada para socorro e salvamentos, que pertence ao 5º distrito naval. O helicóptero primeiro simula uma necessidade. Ele fica sob a polpa da Corveta e arria uma bolsa com um guincho. Essa simulação é chamada de “pick up”, explicou o comandante. Num segundo momento, o helicóptero simula ataques de foguetes. Com manobras sobre as duas embarcações. A tripulação toca uma sirene de aviso de ataque e a tripulação cobre o rosto com uma malha e cada um fica em um posto. Dois praças seguem para os canhões distribuídos em cada lado do Gravataí e apontam as metralhadoras para o helicóptero.
A Corveta Imperial, por sua vez, possui outro canhão de 76 milímetros na proa e quatro metralhadoras de 20 milímetros. A bandeira amarela asteada significa que está em operação aérea. “É uma corveta distrital.
A de esquadra é um navio grande de guerra com 2 mil toneladas. Essa corveta é antiga, tem 53 anos e são usadas para socorro e salvamento para patrulha naval no meio distrital. Tem capacidade de rebocar navios marcantes, porque na polpa corre um cabo de reboque, que permite salvar navios”, exemplifica o comandante.
Sucateamento da frota - A situação de sucateamento da frota naval da Marinha brasileira pode colocar o País em estado de alerta. Ainda mais agora com as descobertas das reservas de petróleo e gás natural do campo de Júpiter e da área de pré-sal no campo de Tupi, na bacia de Santos.
O tema foi discutido durante o exercício de ontem, já que existe a constatação dessa realidade confirmada pelo próprio Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Álvaro Luiz Pinto, que está no comando da Operação Atlântico. “A defesa de um país é muito cara, e se você não tiver recursos, fica complicado. O problema não é só recurso técnico e humano, o importante é juntar os dois. O homem e a máquina que fazem a eficácia de uma defesa. Então todo o recurso é necessário para a modernização dos nossos meios, para os nossos equipamentos e para a modernização do nosso pessoal principalmente”, avalia.
A Marinha vem operando em alguns casos com apenas 4% de seu poder naval. No quadro “Situação atual dos meios da esquadra brasileira”, afirma que dos 23 aviões A-4 que possui, 22 estão encostados e só um funciona.
Quando o assunto é helicóptero, somente 15 dos 68 existentes estão voando e ainda operam com restrições. Cinqüenta e três estão quebrados. No mesmo relatório está escrito que dos 25 navios que a Marinha de Guerra do Brasil tem, somente 14 estão operando e com restrições. Pelo menos 11 estariam imobilizados.
No ítem submarinos, antiga reivindicação dos estrategistas em defesa marítima, três operam “com restrições”. O Brasil possui cinco unidades e dois não têm condições de patrulha ou pesquisa.
“Existe uma necessidade para nós exercemos a nossa soberania no mar. Mostramos ao governo a necessidade de novos equipamentos. O que existe hoje é pouco para o que temos a patrulhar, mas o comandante da Operação Atlântico tem mais autoridade para falar sobre este assunto. Eu estou muito abaixo nessa escala”, disse o comandante Arthur Bettega, que coordenou a simulação de ontem.
Quanto aos recursos à Marinha, o comando acredita que sejam necessários pelo menos R$ 2,8 bilhões por ano, praticamente o dobro do orçamento oferecido atualmente pelo Governo Federal, de R$ 1,5 bilhão.
Histórico - Durante a operação que termina hoje, informações compiladas do Centro de Comando, na Rua da Praia, fluíram por um sistema operacional próprio que segue via satélite até o Comando de Operações Navais do Rio de Janeiro. As instalações deste Centro de Comando foram montadas como parte do exercício e as antenas do sistema pertencem à Estação Tática Terrestre (ETT) do Ministério da Defesa. Em São Sebastião, 500 soldados de tropas participaram da operação.
De acordo com o comando da operação, São Sebastião foi escolhida pela importância econômica que representa para o país com o Tebar, que recebe o combustível e petróleo que segue para as refinarias de São Paulo. A operação militar incluiu simulações de defesa, ataque e até visitas em escolas. (Fonte: Imprensa Livre)

Colisão entre veleiro e lancha causa traumatismo craniano em senhora de 65 anos

São Sebastião - J.E.V.C., de 65 anos, passeava no veleiro pelo canal de São Sebastião no último sábado, por volta das 14h30, quando virou vítima de um acidente quase fatal. De acordo com informações da Polícia Civil, que investiga o caso, a Polícia Militar teria sido acionada para ocorrência de colisão entre o veleiro e uma lancha. M.C.K., que conduzia o veleiro declarou à polícia que a lancha veio em velocidade e passou por cima da embarcação danificando tudo e atingindo a mãe dele, de 65 anos.
Por sua vez, o condutor da lancha, A.M.C., afirmou à polícia, que teria tentado desviar do veleiro, porém, ambos teriam feito a manobra para o mesmo lado até que colidiram.
As embarcações, segundo informações da Polícia Civil, ficaram em poder dos proprietários. A Capitania dos Portos está investigando o caso e deve programar uma vistoria nas embarcações. Segundo consta, o condutor da lancha era habilitado e prestou socorro logo após o acidente. A senhora, maior vítima do acidente, foi levada para o Hospital Mário Covas, em Ilhabela, com traumatismo craniano, considerado grave conforme o neurocirurgião que a atendeu. J.E.V.C, foi transferida para São Paulo, onde mora. (Fonte: Imprensa Livre)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

PM prende procurado por roubo em Piquete

Ubatuba - A Polícia Militar prendeu na madrugada de sábado, durante patrulhamento na rua Treze, bairro Maranduba, E.C.S., de 35 anos. Por apresentar atitude suspeita na presença da polícia, ele foi revistado. Uma pesquisa dos antecedentes criminais revelou que E. é procurado pela Justiça de Piquete por roubo. Ele foi conduzido à delegacia, onde permaneceu preso na cadeia pública local. (Fonte: Imprensa Livre)

Em nova pesquisa, Eduardo Cesar mantém vantagem sobre Paulo Ramos

           

Ubatuba -Em pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Brasmarket, o prefeito e candidato à reeleição Eduardo Cesar, segue liderando, com 54,3% das intenções de voto. Paulo Ramos aparece em segundo lugar com 17,7%. Mauricio Moromizato (10,6%) e Pedro Tuzino (3,9%) completam a lista. A sondagem ainda revela que 10,3% estão indecisos. Brancos e nulos somam 3,2%.
Em relação à pesquisa anterior, realizada pelo Instituto Toledo & Associados entre os dias 29 e 31 de agosto, a vantagem de Eduardo César se manteve praticamente a mesma sobre Paulo Ramos. O atual prefeito subiu 3,1%, enquanto o ex-prefeito teve uma ascensão de 2,9%. Porém, o maior crescimento foi de Mauricio Moromizato (5,2%), que agora ocupa a 3ª posição na corrida eleitoral.
Na pesquisa espontânea - aquela em que os eleitores manifestam sua preferência antes de ler a lista de candidatos, a vantagem de Cesar se mantém confortável. Nesse modelo 37,3% mencionaram Eduardo Cesar (46,2% na pesquisa anterior), 7,1% disseram Paulo Ramos (10,2% na anterior), 5,2% citaram Moromizato (3,5% na anterior), e 1,2% optaram por Tuzino (4,1% na anterior).
Avaliação do governo - O prefeito Eduardo Cesar segue com maioria de aprovação de sua Administração (64,7%), embora com ligeira queda em relação à pesquisa da Toledo & Associados, quando 69% fizeram menções positivas ao atual governo.
Rejeição - Nos números de rejeição (em quem o eleitor jamais votaria), há equilíbrio entre três candidatos. Paulo Ramos aparece com 22%. Logo atrás vem Eduardo Cesar (19,4%) e Pedro Tuzino (17,2%). Nesse quesito, Moromizato continuou sendo o candidato menos rejeitado com 9,1%.
Quando - A pesquisa consultou 407 eleitores entre os dias 12 e 16 de setembro, com margem de erro de 5% e intervalo de confiança de 95,5%. A pesquisa está registrada na 144ª Zona Eleitoral de Ubatuba, sob número 02/2008. (Fonte: Imprensa Livre)

Clodovil abandona neutralidade e entra na campanha de Moromizato

Ubatuba - O deputado federal Clodovil Hernandes (PR) desistiu de se manter isento durante as eleições de Ubatuba deste ano e decidiu tornar público o apoio ao candidato do PT Maurício Moromizato. Antes do início oficial da campanha eleitoral, o Imprensa Livre anunciou, com exclusividade, a aproximação entre os dois políticos. (Fonte: Imprensa Livre)

Homem tenta invadir casa, xinga bombeiro e é preso por dirigir embriagado

Ubatuba - Na tarde de sábado, a Polícia Militar foi acionada para apoiar o bombeiro R.O.B., de 29 anos, que estava de serviço na praia do Tenório. Ele teria detido dois homens, flagrados pulando o muro de uma residência.
Os suspeitos A.R.F.S., de 23 anos, e P.C.S., de 26 anos, ainda xingaram o bombeiro e tentaram fugir de carro, mas foram impedidos. Os policiais militares conduziram os suspeitos à delegacia, onde foi solicitada a presença de um policial rodoviário federal para a utilização do bafômetro. O aparelho confirmou a embriaguez e os dois ficaram presos, acusados também de desacato contra o bombeiro. IMP

Padrasto é preso por abusar de enteada de 11 anos e das crianças vizinhas

Ubatuba - O marinheiro D.A.C., de 57 anos, foi preso na última semana, acusado de abusar e estuprar a enteada de 11 anos. A DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Ubatuba pediu a prisão temporária do suspeito, após investigar o caso que veio à tona no último dia 18, quando a diretoria de uma escola, no bairro Sertão da Quina, periferia da cidade, procurou à delegacia para denunciar.
Uma professora da unidade escolar foi quem tomou conhecimento do crime por meio de suas alunas. Além da enteada, D. ainda teria abusado de outras alunas, que são amigas e vizinhas da vítima. Segundo a polícia, o abuso já estaria ocorrendo faz um tempo, pelo menos há cinco anos, desde que o padrasto veio morar com a família, segundo depoimento da menina à polícia.
A vítima ainda em seu relato na delegacia contou detalhes do que a polícia considera ato libidinoso. Segundo o depoimento, ele mandava a menina tirar a roupa e esfregava os órgãos genitais na enteada, além de outros atos, como colocar vídeos pornográficos para que assistisse com ele. Os abusos eram constantes e envolviam também amigas da enteada. Segundo elas, o marinheiro dava R$ 1 e R$ 2 para que elas se oferecessem a ele e também fazia ameaças para que nada contassem.
A mãe da vítima, A.S.R., de 30 anos, que alegou ser dona de casa, também foi ouvida na DDM. A. alegou na polícia ficar em casa a maior parte do tempo e apenas na temporada é que fica fora por um período maior, pois cuida de um quiosque. Ela ainda disse que nunca percebeu os abusos do marido, com quem manteria um relacionamento “normal”, embora já tenha o traído uma vez. Com o marinheiro, que trabalha eventualmente no cais, A. não tem filhos, mas além da vítima, moram juntos mais um filho, de 10 anos, e outra menina, de sete anos, que também teria sido molestada.
Segundo depoimento na polícia, algumas vezes o menino participaria dos atos, também abusando das meninas junto com o padrasto. A prisão de D. foi decretada por 30 dias. A polícia ainda irá ouvir depoimentos de outras testemunhas, além de mais supostas vítimas do padrasto, que não tinha passagens pela polícia. (Fonte: Imprensa Livre)

Adolescente usa jovem para invadir casa no Centro

Ubatuba - Uma casa foi furtada na madrugada de ontem pelos suspeitos F.B.O., 20 anos e um menor de 16 anos no Centro. Segundo a Polícia Militar, policiais foram chamados para atender uma ocorrência de furto em andamento na rua Paraná e, ao chegar no local, sinais de arrombamento e alguns objetos já separados para serem levados foram encontrados na casa.
F.B.O. e o menor foram localizados logo depois, próximo ao local, depois que policiais foram informados de que havia dois suspeitos pelo lugar.
Ao serem abordados, com os dois supostos envolvidos a polícia encontrou uma televisão, duas bicicletas, um celular, uma aparelho de som, entre outros objetos.
Os dois foram levados à Delegacia, onde F.B.O. foi preso, dizendo que só estava ajudando o menor. Já o menor, de acordo com a polícia, confessou o crime e foi liberado para a mãe que ficou responsável por levá-lo ao Fórum. (Fonte: Imprensa Livre)

MP encerra polêmica sobre Praça Alberto Santos e confirma continuação das obras

Ubatuba - O secretário de obras e infra-estrutura urbana de Ubatuba, João Paulo Rolim, confirmou ao Jornal imprensa Livre que o Ministério Público local não dará prosseguimento ao processo movido pela Sociedade de Amigos do Bairro do Itaguá e Acaraú (Sabia), pedindo alterações no projeto de reurbanização da Praça Alberto Santos. O local, que está sendo reformado com recursos do Governo do Estado e Prefeitura, fica na Avenida Leovigildo Dias Vieira, uma das vias mais movimentadas da cidade.
O documento enviado ao Ministério Público pela Sociedade de Bairro apresentava oposição a algumas mudanças estabelecidas no projeto inicial de reurbanização. Entre as principais reivindicações estavam, a não construção de vagas de estacionamento ao longo da Praça, não remoção do monumento homenageando o aviador Santos Dumont, e até uma reclamação sobre um possível crime ambiental, em razão de alterações em área de proteção permanente.
No entanto, a Prefeitura de Ubatuba enviou ao Ministério Público um documento com argumentações sobre as reclamações feitas pelos integrantes da Sabia. Após a análise de ambos os ofícios, a promotoria entendeu que a obra deveria continuar. Acompanhe um trecho das argumentações feitas pela Prefeitura e aceitas pelo Ministério Público sobre a reurbanização da Praça Alberto Santos: “Com relação aos questionamentos elencados na inicial podemos comentar que novo espaço de lazer foi criado, muito mais agradável urbanisticamente e passará a ser mais freqüentado pela população. Portanto o autor do projeto previu o estacionamento para facilitar o acesso das pessoas que vem de automóvel.
Será que estas poucas vagas alterariam o quadro de um dia em plena temporada, onde circulam milhares de carros? E que, diga-se de passagem, trazem ou turistas que são à base de nossa economia. Quanto à transgressão ao uso de área do patrimônio da União e conseqüente desrespeito aos 33 metros (faixa presumida), podemos lembrar que o espaço público que está passando por reforma, não teve qualquer acréscimo de área, respeitou a vegetação protegida por lei (jundú) e não terá qualquer edificação.”
O secretário de obras, João Paulo Rolim, que participou da elaboração das respostas da Prefeitura, ainda relata que a demolição do monumento em homenagem ao aviador tem fundamento, pois, no espaço, será montado um esqueleto da baleia jubarte que encalhou em Ubatuba há alguns anos. (Fonte: Imprensa Livre)

Ubatuba faz alerta sobre e-mail falso

Ubatuba - A Aciu (Associação Comercial de Ubatuba) lançou uma campanha de alerta sobre falsas notificações de entidades de proteção ao crédito encaminhadas por e-mail. Segundo a entidade, muitas das mensagens utilizam inclusive a marca do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) ligadas a nomes de empresas. A associação está alertando quanto aos riscos destas mensagens, que na maioria das vezes contêm vírus e podem ocasionar prejuízos. Com leitores de teclado, os farsantes conseguem informações sigilosas dos usuários. A orientação é deletar a mensagem. (Fonte: ValeParaibano)

Grupo pede menos carros em Ubatuba

Ubatuba - Entidades ambientalistas de Ubatuba irão apresentar amanhã na Câmara um manifesto com propostas de melhorias no transporte público do município. A idéia é incentivar o uso de ônibus e bicicletas pela população, diminuindo o tráfego de carros na cidade e, conseqüentemente, combatendo o aquecimento global.
De acordo com o vice-presidente da Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta, Beto Francine, que participa da reivindicação, o documento tem como objetivo sensibilizar a população, assim como representantes do Executivo e Legislativo.
"Iremos apresentar a proposta também aos candidatos, para que incluam nossas sugestões em seus planos de governo", disse.
Segundo ele, não adianta incentivar a população para que deixe os carros em casa se a prefeitura não oferece condições de transporte, assim como também aos próprios ciclistas.
Outras informações, assim como um abaixo-assinado, estão disponíveis no site www.salveubatuba.org.br .
ENTIDADES - Participam do projeto as entidades Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta, Associação de Defesa do Povo Caiçara, Associação Sócio-ambientalista Somos Ubatuba, Centro de Estudos para a Conservação Marinha, Fundação Pró Tamar, Instituto Argonauta para Conservação Marinha e Costeira, Instituto Bicho Preguiça, Instituto Costa Brasilis, Instituto Gondwana, Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica e Movimento em Defesa de Ubatuba. (Fonte: ValeParaibano)

Programação Cine Porto
Semana de 19/9 a 25/9/2008

"Mais do que voce imagina"
Comédia !!!! com Meg Ryan e Antonio Banderas .
ás 17:00 e 19:00hs

"O Procurado"
Muita ação!!!! com Angelina Jolie - Morgan Freeman - Terence Stamp
ás 21:00hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Anuncie

A Besta Humana

Como é triste ver a árvore frondosa
Ser abatida sem dó sem compaixão
Como é triste ver a seiva derramada
Seu próprio sangue se espalhando pelo chão

Como é triste ver os pássaros sem ninhos
E a bicharada vagando pelo chão
Tendo a frente a morte que os espreitam
Sob o sol abrasador da imensidão

Como é triste ver o homem sem remorso
Aniquilando todo o verde do sertão
Inconseqüente sem pensar que a natureza
Irá cobrar-lhe na mesma proporção

E nesta hora ajoelhado em terra
Mãos estendidas a implorar perdão
Sem água fresca e sem sombra amiga
E a mesa limpa a lhe faltar o pão

São cruéis, insensatas e monstruosas
As atitudes desta Aberração
A Besta existe e sei que ela é Humana
Sem caráter, em amor, sem coração

Se Deus ouvisse o meu pedido agora
Talvez seria esta a solução
Expurgar da terra todos estes homens
Antes que ele a leve à destruição

E lá no fundo dos infernos a se queimarem
A boca seca e o fel no coração
E o seu dinheiro em cinzas, transformado
E a eterna noite a lhes surgir então.

Semião Leôncio Verneque
Ubatuba, 20 de Setembro de 2008
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Reflexões sobre o passado

Durante quarenta e quatro meses convidamos os cidadãos a refletirem sobre assuntos administrativos municipais que considerávamos descaminhados, problemáticos e prejudiciais aos interesses do município de Ubatuba. O fizemos sem interesse particular. Só para defender a ética e o bom senso. As perseguições, calúnias e difamações que sofremos todos conhecem. Para entender a lisura e os princípios éticos que animavam nossas intenções recomendamos a leitura, novamente, de artigos publicados sobre a problemática, polêmica e nociva, para o município de Ubatuba, "terceirização da merenda". Foram artigos publicados em 2005 e 2006. Todos, antes de acontecer o desastre e já o prevendo. Peço especial favor para as revistas virtuais que os publicaram fazerem um LINK ou publica-los de novo. Lembranças históricas podem ser úteis para programar o futuro.
Os artigos são os a seguir relacionados:
"TERCEIRIZAÇÃO DA MERENDA" E "QUADRAS E QUADROS" (março de 2005).
"INFORMAÇÕES REVELADORAS" (17 de janeiro de 2006).
"AUDIÊNCIA PÚBLICA?. NÃO!. MONÓLOÇA PROMOCIONAL?. SIM!"(fevereiro de 2006).
"VERDADES IGNORADAS" (março de 2007).
Tivessem sido atendidos os reclamos que, como cidadão, fizemos, não teríamos assistido à destruição da sólida estrutura que a SEÇÃO DE MERENDA possuía, complicação do funcionamento das escolas e aos repasses para a VERDURAMA de, aproximadamente, R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de reais). São as informações que circulam a boca pequena. Caso os números e os fatos estejam errados poderia, a Prefeitura, publicar os números exatos dos repasses feitos, mês a mês, desde março de 2006, para a VERDURAMA. Afinal de contas temos direito de saber o que acontece com o dinheiro público.
VIVA UBATUBA!. Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba, SP

Charge

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Pôr do Sol na Tabatinga  © Renata Pardini Vallada

Pôr do Sol na Tabatinga
© Renata Pardini Vallada

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor