Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 25 de Setembro de 2008 - Nº 2039 Edições Anteriores

Pousada Astrorei

Região
Petrobras confirma descoberta de óleo leve e gás em Júpiter
Transpetro promove palestra sobre Plano de Emergência do Tebar em Ubatuba
Dia Nacional do Trânsito se resume em palestras às crianças


Caraguatatuba
Estudo aponta erros em meios de acessibilidade no município
“A palavra impossível pra mim nunca existiu!”, afirma a cadeirante, Micheli de Oliveira
Cocaína, crack, maconha e êxtase são apreendidos pela Polícia Civil no Ipiranga
Homem carbonizado é localizado dentro de carro no Massaguaçu


Ilhabela
Duas pessoas caem da balsa durante embarque em mais um dia de caos
Animais na praia, procriação livre e maus tratos serão extintos com nova lei
Homem é preso por tráfico em Itaquanduba
Prefeitura de Ilhabela abre inscrições para o Torneio de Futebol de Campo
Grupo Dança de Rua é Arte completa 10 anos
Parque Municipal das Cachoeiras recebe visita de alunos de Escola Estadual

São Sebastião
Por ciúmes, ex-namorado atira quatro vezes contra ex-companheira
Câmara de São Sebastião rejeita denúncia de morador contra prefeito

Ubatuba
Após reunião com pescadores, assinatura da APA é novamente adiada
Sarau dos músicos neste sábado
Tavares fatura 1º Festival Aberto de Longboard

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Petrobras confirma descoberta de óleo leve e gás em Júpiter

Litoral Norte - A Petrobras informou ontem que o consórcio que opera em conjunto com a Galp Energia (com participação de 20%) para exploração do bloco BMS- 24, em águas ultraprofundas da Bacia de Santos, concluiu a perfuração do poço 1-BRSA- 559A-RJS (1-RJS-652A), localizados na área de Júpiter. Segundo comunicado, as operações confirmam a ocorrência de uma grande jazida de gás natural e óleo leve no pré-sal - cuja descoberta foi anunciada em 21 de janeiro.
Com relação à estimativa dos volumes de óleo e gás, a estatal afirma que ainda é preciso aguardar as análises das amostras de fluidos recuperados no poço e a perfuração de novos poços.
O poço está localizado a 290 km da costa do Estado do Rio de Janeiro e a 37 km a leste da área do Tupi, em lâmina d’água de 2 187 metros. A profundidade final atingida foi de 5.773 metros a partir da superfície do mar.
Com o aprofundamento do poço foi constatado a continuidade dos reservatórios de gás natural e óleo leve, e de elevado teor de gás carbônico (CO2). Diversas amostras de petróleo foram enviadas para análise no Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES). “O consórcio dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a verificação das dimensões da nova jazida, assim como das características dos reservatórios”, acrescenta a empresa em comunicado. Além disso, um plano de avaliação será enviado à ANP, conforme previsto no contrato de concessão. (Fonte: Imprensa Livre)

Transpetro promove palestra sobre Plano de Emergência do Tebar em Ubatuba

Litoral Norte - A Transpetro promove, nesta quinta, 25/09, às 19h30, a palestra "Plano de Emergência do Terminal Aquaviário de São Sebastião", que será ministrada por Gilmar Souza Ribeiro, técnico sênior de segurança da empresa, no Hotel Ubatuba Palace, na rua Coronel Domiciano, 500, Centro. O encontro é parte do Programa de Ações de Cidadania da Transpetro, organizado pela Fundespa - Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas - e aberto à comunidade, a profissionais da área, professores, estudantes.
Todas as instalações que manipulam petróleo e derivados precisam elaborar Planos de Emergência para combate de derrames de óleo no mar, incêndios, vazamentos. Os participantes da palestra poderão conhecer o trabalho de prevenção realizado pela Transpetro no Terminal Aquaviário de São Sebastião, o maior e mais movimentado do Brasil. Também terão a oportunidade de debater as ações praticadas para diminuir as conseqüências de acidentes.
O Programa de Ações de Cidadania da Transpetro está sendo realizado por meio da apresentação de seis palestras em cada cidade do Litoral Norte. Os encontros acontecem em esquema de revezamento desde setembro de 2007 e terminam este mês. As atividades são gratuitas. No final de cada uma há um coffee-break. Quem participa dos eventos recebe pelo correio um certificado da Transpetro-Fundespa. (Fonte: TRANSPETRO)

Dia Nacional do Trânsito se resume em palestras às crianças

Litoral Norte - Hoje é comemorado o Dia Nacional de Trânsito, juntamente com a Semana Nacional do Trânsito, que acontece anualmente, entre os dias 18 e 25 deste mês, desde que foi instituído o Código de Trânsito Brasileiro, em 1997. A comemoração é obrigatória para todos os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, que devem criar eventos e promover campanhas educativas em todo o território nacional. Mas isto não é a nossa realidade na região, pelo menos neste ano eleitoral. A maiorias das cidades resumem a celebração da data de hoje a palestras para as crianças nas escolas.
Em Caraguatatuba e Ilhabela, as divisões de trânsito se manifestaram através das assessorias de comunicações das prefeituras, e apesar de municípios diferentes, a iniciativa é a mesma: palestras com alunos da rede pública.
Durante a Semana Nacional de Trânsito, o foco nas crianças durante período de aula é a única atitude comemorativa. Em Caraguá, através do trabalho ‘Trânsito Legal’, e em Ilhabela, três palestras por dia até o dia 26.
Em São Sebastião, os trabalhos relacionados à Semana do Trânsito, iniciaram nas escolas municipais no dia 22 de agosto e se estenderá até o dia 15 de dezembro. As ações envolvem 13.355 alunos, sendo 3.140 da Pré-escola e 10.215 do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). O tema desse ano é “A criança no trânsito”. Em 2008, a Divisão de Tráfego leva aos estudantes da pré-escola e do Ensino Fundamental (1ª a 5ª série) a mini-cidade do trânsito, que tem uma pista para os alunos simularem que estão nas vias públicas da cidade, com a presença de semáforos para veículos e pedestres, faixas para pedestres, além de terem aulas práticas em triciclo ou bicicleta.
Os estudantes também têm palestras educativas de trânsito, seguidas de vídeo educativo sobre leis e regras no trânsito e distribuição de material educativo. Somente os alunos do 6º ao 9º ano não participam da mini-cidade de trânsito.
Em Ubatuba, o responsável pela Divisão Municipal de Trânsito, Marlon Lopes Morais, disse que o município também não fará nenhuma atividade especial em relação às datas. “Estamos em véspera de eleições, qualquer evento tem conotação política”, afirmou. Ele acrescentou que as comemorações, referentes à Semana Nacional de Trânsito, serão feitas após o dia 5 de outubro. “Estamos planejando passeio ciclístico, palestras, além de orientarmos sobre as novas regras do Código Nacional de Trânsito”, disse Marlon.
De acordo com ele, qualquer atividade em alusão ao Dia Nacional de Trânsito, será realizado entre os dias 10 e 12 do próximo mês. Para Marlon, os problemas no sistema viário na cidade se concentram em dois pontos. “A primeira, é a questão do trânsito na temporada. Em um município que se estrutura para 25 mil automóveis, o número cresce para 120 mil no verão”, afirmou. O segundo ponto crítico é a fiscalização. “Temos um número reduzido para fiscalizar uma cidade de 114 Km de extensão”, disse. Existe ainda, em Ubatuba, a realidade do Transporte Alternativo, mas segundo Marlon, a prefeitura já está tomando medidas administrativas para resolver esta situação no município.
Sem Carro - No início desta semana, na segunda-feira, foi o Dia Mundial Sem Carro, comemorado em todas as capitais e em quase todos os municípios do País, mas no Litoral Norte, apenas noticias através das mídias de comunicação.
A idéia central era refletir sobre os problemas causados pelo uso massivo de automóveis e incentivar formas e alternativas de locomoção, como a bicicleta. A iniciativa busca a conscientização popular em relação ao trânsito. Mas a data de hoje, como a Semana Nacional do Trânsito, não alterou a rotina no sistema viário da região. Um administrador de empresas, que não quis se identificar, disse que o problema também é o serviço de transporte público oferecido. “Sabia da data, mas tinha de ir ao Centro e não confio no transporte público”, afirmou. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Estudo aponta erros em meios de acessibilidade no município

Caraguatatuba - Alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Unimódulo e integrantes da Associação de Portadores de Necessidades Especiais de Caraguatatuba (APONEC) fizeram uma avaliação a respeito da infra-estrutura de mobilidade e acessibilidade urbana no trecho que abrange a Praça Candido Mota e quarteirões de entorno.
Durante o diagnóstico, o grupo constatou deficiências nas instalações públicas como na Igreja Matriz e no Museu, além de alguns comércios da região central.
Segundo o professor de infra - estrutura urbana, arquiteto e urbanista, Paulo André Ribeiro, os alunos identificaram problemas de mobilidade e acessibilidade nos trechos urbanos mais movimentados dos quatro municípios do Litoral Norte, para o desenvolvimento de propostas de adequação e adaptação. “Foram identificados inadequações nos trechos onde o poder público identifica como acessível, como por exemplo, rampas de calçadas fora de normas e faixas de pedestre com vários obstáculos no acesso, como postes, lixeiras e orelhão nas passagens; além de piso em desconformidade com as normas, falta de sinalização como piso tátil e avisos sonoros para deficientes visuais, além de irregularidades nas calçadas desde o tipo de piso com degraus e desníveis, dimensionamentos inadequado, vagas sem rampas e sem a passagem do cadeirante entre os carros e vários outros”, contou Paulo André, afirmando ainda que, vale destacar os acessos ao Museu em Caraguá com rampa acima das normas, onde o cadeirante só tem acesso com ajuda de terceiros. Além da entrada da Igreja Matriz que possui rampa sinalizada acima da declividade e com degrau na porta de entrada.
O professor enfatiza ainda a questão das rampas executadas nos municípios da região, que apresentam problemas, além da inclinação irregular, o acumulo de água pluvial no acesso onde cadeirante se suja ao ter que, obrigatoriamente, passar pela água. “Os municípios precisam sem dúvida aplicar políticas públicas que garantam acessibilidade e mobilidade urbana atendendo as legislações”, disse Paulo André, que forneceu alguns números. “Dados do IBGE 2000 têm 24,5 milhões de portadores de necessidades especiais no Brasil, número mais que suficiente para não cometermos mais injustiças”, concluiu.
Para a vice-presidente da Aponec, Micheli Castilho de Oliveira, 26 anos, e também cadeirante, a questão da acessibilidade é muito importante, pois os deficientes também compram, consomem e querem ter os mesmos direitos de ir e vir, do que uma pessoa que não tem nenhum tipo de deficiência física. “Sabemos que por lei temos esse direito, e alguns estabelecimentos, além de vias públicas, não respeitam, o que acaba nos deixando limitados, pois em alguns casos temos que depender de estranhos para nos ajudar a ter acesso a algum lugar, ou até mesmo a uma calçada”, finalizou.
A Prefeitura - Segundo o secretário de urbanismo, habitação e trânsito, Leandro Borella Barbosa, realmente ainda existem alguns locais na cidade que ainda necessitam adaptação, porém, deve ser destacado que a cidade encontra-se, em sua grande parte, adaptada. “Além de calçadas, e próprios locais municipais que já se encontram adaptados, estamos sendo atendidos por vários comerciantes que estão, gradativamente, adaptando seus comércios em toda a cidade”, explicou.
Com relação aos locais apontados pelas reclamantes, o secretário irá verificar pessoalmente a acessibilidade apresentada para responder. “Adianto dizendo que são muito pontuais e não correspondem à realidade da grande maioria dos locais públicos da cidade”, finaliza Borella. (Fonte: Imprensa Livre)

“A palavra impossível pra mim nunca existiu!”, afirma a cadeirante, Micheli de Oliveira

Caraguatatuba - A cadeirante e também vice- presidente da Aponec (Associação de Portadores de Necessidades Especiais de Caraguatatuba), Micheli Castilho de Oliveira, 26 anos, conta que aos 10 anos de idade apareceu em seu organismo uma doença genética chamada distrofia, que significa a falta de uma proteína, causando fraqueza nos músculos.
Dos 10 aos 12 anos Micheli foi resistindo, ainda andando, porém sem saber ao certo que tipo de doença seu corpo tinha. “Nem o médico e nem meus pais queriam me contar que tipo de doença eu tinha, com medo da minha reação, e de afetar meu pscicológico.
Então aos 13 anos fui estudar minha doença, descobri que era progressiva e aprendi lidar com ela sozinha. Nunca deixei ninguém me ver triste, quando tinha algum tipo de frustração, chorava sozinha e me recuperava sozinha, sem que ninguém participasse dos meus sofrimentos. E hoje posso afirmar que não tenho nenhum problema psicológico. A palavra impossível pra mim não existe!”, relata Micheli, alegando que ninguém é obrigado a aceitar sua condição, e no seu caso, aprendeu a conviver com sua deficiência e leva a vida da melhor forma possível. “Posso estudar, trabalhar, namorar, casar, ter filhos, enfim, tudo o que uma pessoa normal faz. Nada me impede”, conta a cadeirante, que afirma inclusive, já ter saltado de paraglider e já está planejando realizar um mergulho. “Aceitar esta condição e viver bem, torna a vida mais fácil”, finalizou. (Fonte: Imprensa Livre)

Cocaína, crack, maconha e êxtase são apreendidos pela Polícia Civil no Ipiranga

Caraguatatuba - Quase 100 pedras de crack; 200 gramas de cocaína; uma porção e mais dois tabletes de maconha e cinco comprimidos de êxtase foram apreendidos por policiais do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Polícia Civil de Caraguatatuba na avenida Brasil no bairro do Ipiranga na tarde de ontem, por volta das 15h.
Policiais foram até o local, depois que uma denúncia anônima informava sobre um foragido que vivia em um cortiço naquele endereço. Chegando lá, J.F.S., 21 anos, sem profissão, foi visto, através de uma janela, embalando crack dentro de uma das casas do lugar. Surpreendido pelos policiais, que entraram logo em seguida na residência, J.F.S. não teve tempo de fugir ou reagir. Além do crack, o flagrante de tráfico foi caracterizado pelas outras drogas já embaladas; por uma balança também localizada na casa, por dinheiro trocado e outros produtos de procedência duvidosa encontrados no lugar, como celulares, correntes de prata, aparelhos eletrônicos, entre outros.
J.F.S. já tem passagem pela polícia por outros tráficos e roubos, sendo já conhecido nos meios policiais. Ele prestou depoimento na Delegacia Sede de Caraguatatuba ontem à tarde e assumiu que a droga era dele. J.F.S. ficará preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caraguatatuba.
A operação foi coordenada pelo delegado do SIG de Caraguatatuba, Wanderley Martins.
Ainda segundo policiais, apesar da denúncia avisar sobre um foragido, no momento, J.F.S. não era foragido da polícia. (Fonte: Imprensa Livre)

Homem carbonizado é localizado dentro de carro no Massaguaçu

Caraguatatuba - O corpo de um homem carbonizado foi encontrado dentro de um carro que também havia sido carbonizado na estrada Sertão dos Tourinhos, próximo ao Sítio do Jamil, no Massaguaçu. Por volta das 7h da manhã de ontem, a Polícia Civil recebeu informações sobre um carro, Fiat Uno Branco, carbonizado no local.
O homem ainda não foi identificado e, até o momento, segundo a polícia, a única pista para se chegar ao proprietário do veículo é o chassi. No entanto, de acordo com o delegado seccional Mucio Alvarenga, o carro já foi vendido diversas vezes e isso tem dificultado as investigações.
A polícia também informa que não tem nenhum registro de pessoas desaparecidas nos últimos dias e aguarda que familiares ou amigos da vítima passem a procurá-lo. (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Duas pessoas caem da balsa durante embarque em mais um dia de caos

Ilhabela - Balsas sucateadas, acidentes e falta de preparo: essas são as principais críticas em relação aos serviços de travessia da balsa entre São Sebastião e Ilhabela. Anteontem, as balsas deixaram de fazer o trajeto original por três vezes durante todo o dia.
Usuários acompanharam o drama de duas pessoas (um homem e uma mulher), que caíram da balsa FB-17 e foram salvas pelos portuários. O acidente, segundo testemunhas, foi por volta das 19h15. Apesar de não querer o nome revelado, a mulher afirmou que no momento da queda faltava iluminação e ela teria caído num vão aberto entre a parte terrestre e a embarcação. “Estava muito escuro. Não dava para enxergar. Só não caiu mais gente, porque eles viram a gente na água e ficaram parados”, disse com a certeza do perigo pelo qual passou.
“Ficamos aproximadamente 4h parados na balsa, sendo que as condições do mar eram visivelmente aceitáveis para navegação causando irritação tanto do lado de São Sebastião, onde eu estava; quanto em Ilhabela, onde o tumulto foi maior com a invasão do flutuante, por pedestres e veículos”, confirma Marcelo Torres, que escreveu uma carta ao jornal afirmando também que os funcionários do Dersa debochavam dos usuários durante o fato.
Depois do acidente, todos foram removidos para a FB-25, que veio de São Sebastião resgatar os pedestres e demais veículos e motocicletas. “Ontem (anteontem) foi a gota d’água. Eles pararam a balsa por um longo período. O pessoal do tráfego chamou a polícia e o Dersa liberou a entrada de pedestres na FB-17, que não oferece condições, por volta das 18h52. Não era nem balsa de pedestres!. Depois enviaram a FB-25 e os pedestres mudaram de balsa”, confirma Gilson Furtado Leite, que faz a travessia há 18 anos e sugere uma alternativa pelo menos para os pedestres, que ele considera os mais prejudicados. “Sou usuário de carteirinha da balsa e sei que com boa vontade tudo se resolve”, comenta ele sobre a falta de condições das balsas e despreparo dos funcionários. “Em temporada a coisa funciona, principalmente, para os veículos com hora marcada, que pagam mais que o dobro do valor”, sugere.
Considerada a segunda mais movimentada do Estado, atrás apenas de balsa entre Guarujá e Bertioga, está em primeiro lugar quando o assunto é o valor pago pelo serviço. Em dias úteis, R$ 11,60 e, nos finais de semana, R$ 17,40. A travessia neste trecho recebe 3.187 veículos por dia e 4.697 pedestres.
Sem responder sobre o acidente, a nota enviada pela assessoria de imprensa da Dersa nesta terça-feira, dia 22, alegava que os ventos fortes no canal de São Sebastião causaram a interrupção no sistema de travessia São Sebastião / Ilhabela, por ordem da Capitania dos Portos, nos seguintes horários: na parte da manhã entre 9h20 e 9h35; à tarde, das 12h40 até as 14h50 e novamente das 15h50 até as 18h45. Para o canal de São Sebastião, diz a nota, “as normas determinam paralisação parcial do Sistema Operacional, quando os ventos forem superiores a 16 nós (embarcações pequenas com dois motores) e paralisação total com ventos superiores a 21 nós (embarcações grandes)”.
Assembléia e Procon - Os constantes problemas com o serviço da balsa já chegaram a Assembléia Legislativa do Estado. O atual prefeito, Manuel Marcos, já se reuniu mais de uma vez com membros da Frente Parlamentar das Hidrovias, presidida pelo deputado João Caramez (PSDB) pedindo soluções.
No último dia 9 deste mês, o deputado Marcos Martins (PT), recebeu relatório sobre problemas técnicos da balsa. Ele teria solicitado uma audiência à Comissão de Transporte para encontrar alternativas. Além disso, ele aventou a possibilidade de solicitar audiências com o Dersa e a Secretaria dos Transportes. “Não podemos aceitar que o governo do Estado feche os olhos para o problema”, teria salientado o deputado na ocasião.
O Tribunal de Justiça deferiu a liminar favorável para o Dersa. O relator entendeu que existem outras vertentes a serem analisadas. Desta forma, o diretor do Procon de São Sebastião, Christian Emmanuel Pinto Abendroth, autor da ação, entrou no TJ com um agravo regimental, ou seja, ele tenta junto aos demais desembargadores julgar em conjunto se o relator teve razão em sua decisão final favorecendo o Dersa. “Estou entrando com o agravo regimental para reverter a decisão do relator. Essa liminar é uma decisão provisória”, lembra Abendroth.
Capitania dos Portos - Neste mês, as FB-18 e 20 estão em Santos fazendo reparos. A FB-25 foi para manutenção no dia 16 e retornou três dias depois. A Valda foi retirada no dia 27 e voltou no dia 5 de outubro, mas permanece algumas deficiências, confirma o comando da Capitania dos Portos, que determina prazos para saná-los.
“Sempre que ocorre avaria, um inspetor naval da Capitania dos Portos faz vistoria e retira de tráfego levando em consideração o problema de segurança da navegação. Isso está nas normas e procedimentos da Capitania”, disse o capitão-de-fragata, Carlos Eduardo Pessoa Monteiro. “Desde o início do ano, nós já fizemos 21 notificações contra o Dersa. Então nós estamos fazendo a nossa parte”.
Segundo ele, as balsas pequenas FB-02 e a 14, operam até 16 nós de ventos. Já a 17, a 25 e a Valda, as maiores, operam em até 21 nós de ventos. Anteontem, na data do acidente, o Dersa pediu autorização à Capitania para operar a FB-17 com pedestre. “No certificado de segurança dela não se pode operar com passageiros, apenas com carros.
Quando ocorre a paralisação dessas embarcações menores, a Capitania solicita o uso da FB-17 e pede a separação por cones de uma faixa para os pedestres. No entanto, é importante dizer que a balsa tem capacidade inclusive para ter coletes salva-vidas aos pedestres. Ela não tem proteção, assim como a FB-02”, admite o comandante, que considera o acidente de responsabilidade do Dersa e da polícia.
Segundo ele, o problema será resolvido quando as FBs 18 e 20, que operam entre 16 e 21 nós de intensidade de ventos, retornam para São Sebastião, mas não informou a data.
“A situação meteorológica tem mudado bastante e a balsa tem parado muito, mas também não temos tido registro de tantos ventos quanto este ano e as normas devem ser cumpridas. A FB-25, no dia dos pais, sofreu acidente, porque operou com rajadas de ventos em 37 nós. Então as normas devem ser cumpridas”, revela.
“Eu sei que as pessoas vão reclamar, mas as informações estão no meio do canal por anemômetros (que medem a intensidade dos ventos) instalados nos píeres. Nós não chegamos ao “bel prazer” e paramos a balsa. Nós temos informações dos ventos que vem desse aparelho”, admite o comandante Pessoa Monteiro. Para quem ainda não sabe, o Dersa tem um canal de comunicação com o usuário insatisfeito. A Ouvidoria está nos telefones (11) 3702-8131/32/33 ou pelo e-mail ouvidoria@dersa.sp.gov.br  (Fonte: Imprensa Livre)

Animais na praia, procriação livre e maus tratos serão extintos com nova lei

Ilhabela - Os vereadores aprovaram nesta quarta-feira, com três emendas, o Substitutivo do Projeto de Lei nº 17/2008 que institui o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos em Ilhabela e cria o Conselho de Bem Estar Animal.
O projeto é fruto dos trabalhos realizados pela comissão instituída pela Câmara Municipal, em razão da Audiência Pública formada por representantes da sociedade, da classe veterinária e da administração pública (Secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Assuntos Jurídicos).
O projeto institui o programa de controle populacional de cães e gatos, além de criar o Conselho de Bem Estar Animal, visando solucionar o problema relativo ao excesso de animais de rua através de um controle de procriação com a castração, atendendo as legislações vigentes e punindo os maus tratos.
Emendas - A três emendas apresentadas durante a sessão extraordinária também foram aprovadas por unanimidade entre os vereadores presentes. A de nº 27/2008, de autoria do Presidente da Câmara Professor Joadir Capucho (PTB), corrige alguns erros de redação no texto do projeto. As modificações propostas visam uma melhor compreensão do texto, segundo a justificativa do presidente do Legislativo.
A Emenda nº 28/2008, do Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), visa adequar o Projeto de Lei às necessidades para sua execução. A maior parte das modificações propostas pela emenda do vereador corrige erros de redação, porém uma das alterações aumenta de três para quatro representantes do setor governamental no Conselho Municipal de Saúde e Bem-Estar Animal. O projeto original previa, além de três representantes da prefeitura, um representante de associações ou movimentos sociais de proteção aos animais, um representante das associações comunitárias e um representante da Classe Médica Veterinária. Com a emenda aprovada, aumenta de um para dois representantes de médicos veterinários.
Outra emenda – a de nº 29/2009 - também de Carlinhos, acrescenta um inciso ao artigo 34 do Substitutivo determinando a Secretaria do Meio Ambiente “participar em sua área de competência na elaboração e na implantação de programas de controle de populações animais, com ênfase no controle suportivo do ambiente que enseje a permanência de animais sem controle”. A mesma emenda ainda muda o artigo 36 que fica assim redigido: “As competências da Secretaria Municipal de Educação serão regulamentadas posteriormente”.
Preocupados com o tema, diversos cidadãos acompanharam a votação do projeto na sessão extraordinária que começou por volta das onze horas e terminou 14h55. (Fonte: Imprensa Livre)

Homem é preso por tráfico em Itaquanduba

Ilhabela - W.A.S., 25 anos, foi preso pela Polícia Militar de Ilhabela depois de ser flagrado com 26 gramas de cocaína localizadas dentro de pinos de plástico. Cada pino continha, em média, um grama da droga. O flagrante ocorreu na rua Alexandre Beirão da Punicena em Itaquanduba. Ele foi visto por policiais que, durante patrulhamento, o viram realizando tráfico de entorpecentes pelo local na última terça-feira por volta das 11h30.
A polícia conta que, ao avistar a viatura, W.A.S. abandonou o local, deixando uma sacola com os pinos de cocaína dentro. Ele foi localizado e com ele a polícia encontrou mais R$20. Havia ainda uma suspeita de que W.A.S. tivesse ingerido entorpecentes e por isso, antes de ir para a delegacia, ele chegou a ser levado ao Pronto Socorro do Hospital Mário Covas, onde passou por uma lavagem estomacal. O Hospital não pôde nos informar se o suspeito havia ou não ingerido a droga.
Depois de sair do P.S., ele prestou depoimento e foi preso na Cadeia Pública. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura de Ilhabela abre inscrições para o Torneio de Futebol de Campo

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da secretaria municipal da Juventude, Esporte e Lazer comunica que a partir de 24 de setembro as inscrições para o Torneio de Futebol de Campo em comemoração ao Dia das Crianças estão abertas, nas categorias 95-96, 97-98 e 99-00.
As inscrições poderão ser realizadas até dia 1º de outubro, na Sede da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, no Pequeá, no Centro Esportivo da Barra Velha e no Ginásio Municipal de Esportes, no Itaquanduba. A devolução das fichas deverá ser feita somente no Centro Esportivo da Barra Velha, impreterivelmente até ás 17h do dia 1º.
Para mais informações entrar em contato através dos telefones 3896-1765 / 3896-6737 / 3896-2655 / 3895-7464. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Grupo Dança de Rua é Arte completa 10 anos
O grupo é mantido pela FUNDACI

Ilhabela - Neste final de semana o Grupo “Dança de Rua é Arte” estará comemorando os seus 10 anos de existência apresentando dois espetáculos nos dias 27 e 28 (sábado e domingo) às 19h00, no Galpão das Artes – Cocaia, e os ingressos poderão ser adquiridos no local.
O Grupo Dança de Rua é Arte iniciou sua história em 1998 quando o professor e coreógrafo Kleber Moreira começou a trabalhar na cidade de Ilhabela.
No início o grupo treinava na Diretoria de Esportes, e depois passou a treinar na Escola Estadual Maria Gemma, e desde o ano de 2000 o grupo é mantido pela FUNDACI – Fundação Arte e Cultura de Ilhabela, praticando a modalidade no Espaço Cultural “Arte no Sul” – Bairro Bexiga e no Galpão das Artes – Cocaia.
Nestes anos o Dança de Rua é Arte, foi um dos melhores nomes na dança de toda região, trazendo para Ilhabela vários prêmios em diversos festivais dentro e fora da cidade.
“Montar este espetáculo, para mim, está sendo um prazer, pois no último 23 de agosto de 2008, completei 18 anos na área da dança, e em todos estes anos passei por muitas alegrias e dificuldades, mas como todo artista, os obstáculos são enfrentados com amor pela cultura. Chegamos até aqui e não vamos parar. Agradeço a todos os pais e alunos que fazem parte deste sonho que se tornou realidade, a Prefeitura Municipal e a Fundação Arte e Cultura de Ilhabela”, declarou o professor e coreógrafo, Kleber Moreira.
O grupo Dança de Rua é Arte é mantido pela Prefeitura de Ilhabela por meio da secretaria municipal de Cultura e FUNDACI (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela).
Coreógrafos:
· Kleber Moreira
· Marcos Miranda
· Camila Gertrudes
· Fábio Henrique
· Felipe de Souza
· Anderson Rodrigues
· Doeli Fernando
· Fabiana Aparecida
Mais informações: (12) 3896-1747 / 3896-1571. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Parque Municipal das Cachoeiras recebe visita de alunos de Escola Estadual

Ilhabela - Na última segunda-feira, 22, em comemoração ao Dia da Árvore, foi realizada uma visita pelos alunos da Escola Estadual Eva Esperança Silva, ao Parque Municipal das Cachoeiras.
A visita dos alunos das 5ª séries A e B teve o acompanhamento das funcionárias da secretaria municipal de Meio Ambiente, Magda da Silva Santos e Vanda Estela de Santanna Barroso, que os conduziram por um passeio pelo Museu da Antiga Usina de Fornecimento de Energia Elétrica, trilha e o Viveiro Municipal de Mudas “Aroeira”.
Os estudantes também receberam orientações sobre a correta disposição dos resíduos sólidos e no final da visita, trocaram 26 kg de alimentos não perecíveis por 26 mudas de espécies nativas que serão plantadas na própria escola. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Por ciúmes, ex-namorado atira quatro vezes contra ex-companheira

São Sebastião - A doméstica S.F.S., 31 anos, moradora do bairro da Enseada, foi vítima de uma tentativa de homicídio na madrugada de ontem, por volta das 5h, na rua Manuel Eduardo de Moraes. Ela levou dois tiros, um na altura do quadril e outro no pescoço, disparados por seu ex-namorado, A.M.S., 34 anos, carpinteiro que chegou a efetuar quatro disparos, mas um não atingiu a vítima. “Eu não tinha a intenção de matá-la, queria apenas que ela ficasse aleijada para não fazer com outro o que fez comigo”, afirmou A.M.S. à polícia, ao justificar o atentado.
Ainda segundo policiais, ele teria dito que não admitia a separação e efetuou os disparos depois de ficar sabendo que S.F.S. já estava com um outro homem. De acordo com a Polícia Civil, o casal chegou a morar junto por quatro anos e há um ano estava separado. A.M.S. continuava morando no mesmo bairro em uma casa quase vizinha a de S.F.S..
Até o final desta edição, S.F.S. estava internada no Hospital de Clínicas de São Sebastião, em observação e seu estado era estável. Segundo informações do Hospital, a bala do quadril já foi retirada, mas a outra permanece alojada no pescoço da vítima.
Já A.M.S. foi preso, por volta das 7h30 de ontem, assim que vizinhos acionaram a polícia, depois de ouvirem os disparos. Em ronda pela área, a Polícia Militar localizou o suspeito no bairro Canto do Mar. Depois de confessar o crime, ele foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caraguatatuba, onde ficará preso. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara de São Sebastião rejeita denúncia de morador contra prefeito

São Sebastião - Em sessão tumultuada realizada ontem, dia 23, a Câmara de São Sebastião rejeitou a denúncia apresentada pelo engenheiro Manoel Corte, que solicitava abertura de CEI (Comissão Especial de Inquérito) para apurar suposta irregularidade em processos de obras públicas, que teriam beneficiado o prefeito Juan Garcia e os secretários municipais de Administração, Alberto Carlini, e de Obras, Thales Carlini.
Na denúncia, o engenheiro acusa os representantes da administração municipal de enriquecimento ilícito por terem aprovado obras sem o projeto básico.
Além disso, apresenta um levantamento de valores dos bens do prefeito Juan Garcia, que não corresponderia aos valores apresentados à Câmara e a Justiça Eleitoral.
A denúncia foi apresentada na sessão de ontem com a presença dos vereadores Dalton da Silva (PR), Solange Ramos (PPS), Kotian (PPS), José Cardim de Souza (PP), Robson Ceará (PPS), Luis Antônio de Santana Barroso (DEM), o Coringa, e Félix Geléia (DEM).
No entanto, antes da votação da denúncia, que iniciaria o pedido de CEI, os vereadores Coringa e Félix Geléia saíram do plenário.
Com a ausência dos dois vereadores e tendo cinco pessoas no plenário, a denúncia foi votada, rejeitada e, portanto, arquivada.
A decisão de votar a denúncia foi do presidente em exercício, Dalton da Silva, que assumiu os trabalhos da Casa Legislativo no lugar do presidente da Câmara, Marcos Leopoldino (PTB), que estava ausente.
A vereadora Solange Ramos fez uso da tribuna da Câmara para explicar o motivo de ter votado contra a denúncia apresentada pelo engenheiro Manoel Corte.
"O processo já entrou no fórum e eles já perderam na justiça. Se nada tivesse sido esclarecido, eu teria votado a favor da CEI. Acho que uma CEI para dar início nesta Casa precisa ser honesta", disse.
Ao tomar conhecimento do ocorrido, o presidente Marcos Leopoldino afirmou que a votação não poderia ocorrer por falta de quorum, o que afronta o Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município. De acordo com o presidente, para que a votação fosse válida, seria necessário ter seis vereadores no momento da votação da denúncia, o que não ocorreu.
O resultado da votação será apresentado ao autor da denúncia, o engenheiro Manoel Corte, para que tome a iniciativa que considerar necessária. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Após reunião com pescadores, assinatura da APA é novamente adiada

Ubatuba - O setor da pesca do litoral paulista esteve anteontem em São Paulo para um encontro com representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. O objetivo da reunião foi mais uma vez a discussão sobre a criação da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Paulista (APA). O projeto, que já foi diversas vezes alterado, está agora em sua terceira minuta, que, durante o último encontro, já recebeu novas propostas de mudanças, por parte dos trabalhadores da pesca.
O setor sempre ofereceu resistência ao projeto, argumentando que o texto da lei não garantia a participação dos pescadores nem se suas necessidades seriam levadas em conta durante o processo de conservação do patrimônio marinho do Estado. Apesar das divergências, nesta segunda-feira, o encontro entre os trabalhadores e as autoridades estaduais foi mais produtivo na comparação feita às negociações realizadas até o momento.
No próprio local do encontro, os pescadores e as demais entidades envolvidas no processo de debate da APA, elaboraram um documento para ser integralmente inserido no texto da lei. Entre as alterações, o setor pesqueiro exige garantias totais aos diretos já existentes ao pescador da região, como a autorização de pesca e ancoragem nas Ilhas da região.
Os pescadores sinalizaram que caso o documento seja realmente inserido no corpo do decreto, o setor deve suspender o estado de manifestação contrária a iniciativa. No entanto, o documento elaborado anteontem pelos pescadores ainda será analisado por técnicos da Secretária do Meio Ambiente de São Paulo e também pelo próprio secretário, Xico Graziano. A assessoria de imprensa da pasta adiantou que não existe prazo para a análise completa das propostas feitas anteontem e garantiu que comunicará aos órgãos de imprensa da região, caso decidido pelo Governo do Estado uma data oficial para a assinatura do decreto. (Fonte: Imprensa Livre)

Sarau dos músicos neste sábado

Ubatuba - Estará acontecendo neste sábado agora, dia 27 de setembro, em frente à antiga câmara de Ubatuba, o Sarau dos Músicos e Artistas de Ubatuba. Você que toca algum instrumento, ou manifesta qualquer tipo de arte, venha fazer parte deste movimento que reinvidica do nosso município, mais apoio e atenção à cultura, e à realização de bons eventos. O sarau contará coma presença de músicos como Charles Prado, Julinho Mendes, Ostinho, Badeco, Lênin, entre outros.
Local : Antiga Câmara de Ubatuba - Avenida Iperoig
Data: Sábado – 27 de setembro
Horário: 20:30
Podemos viver mais felizes desenvolvendo e ensinando as habilidades artísticas que nasceram com a gente. Quanto mais envolvimento, mais possível isso se torna.

Tavares fatura 1º Festival Aberto de Longboard

Ubatuba - Uma final simplesmente alucinante, entre o paulista Jaime Viudes e o carioca Marcelo Freitas, encerrou as competições do 1 Festival Aberto de Longboard Paulista, na Praia Grande em Ubatuba.
Jaime e Marcelo fizeram literalmente um duelo de “Titãs”, na grande final, apresentando um nível altamente técnico num mar com ondas de 1,5 metros em média, mas muito mexido. No final da bateria Marcelo Freitas ficou precisando trocar uma nota 7,20, porem a onda não apareceu e Jaime Viudes pode comemorar essa grande vitória com uma performance espetacular.
Na primeira semi-final, Marcelo Freitas enfrentou seu conterrâneo Jeremias “Mica” da Silva, numa batalha onde Mica, não vendeu fácil sua derrota! Mas como o próprio Mica diz, Marcelo estava “iluminado”.
Na segunda grande semi-final, o atleta da nova geração e atual campeão brasileiro, Roger Barros, enfrentou um Jaime Viudes impossível Onde o placar apertado deu a vitória ao paulista.
Assim Jeremias da Silva e Roger Barros foram os terceiros colocados do evento.
Os outros campeões do evento foram: na categoria Legends, vitória do grande shaper Luiz Juquinha, já na Super-Master, vitória de Fontonelle Roberto.
Fabio Tavares faturou a Open, na Junior, o carioca Rodrigo Souza e na Feminino a local Renata foi a campeã.
No domingo rolou uma competição de Stand-Up, onde Picuruta Salazar, Leco Salazar, Luiz Juquinha e Carlos Bahia, fizeram a grande final. Bahia levou a melhor, seguido por Juquinha, Picuruta e Leco.
O evento contou com apoio das empresas de Ubatuba como Bruzzyboards, EdGlass, BSTayls, Oásis, Bucaneiros, Come-se bem, Maraberto entre várias outras de São Paulo e outros estados como a SFI CO do Espírito Santo, o Festival distribuiu R$ 10 mil para a categoria profissional e mais R$ 10 mil em prêmios entre as categorias amadoras.

Programação Cine Porto
Semana de 26/9 a 02/10/2008

Atenção : Toda quarta feira preço único R$ 4,00

"O Reino Proibido"
Aventura !!!!! com Jackie Chan e Jet Li !!!!
ás 15:00 - 19:00hs

"Quebrando Regras"
Muita Ação!!!!!
ás 17:00 - 21:00hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Anuncie

A Besta Humana

Como é triste ver a árvore frondosa
Ser abatida sem dó sem compaixão
Como é triste ver a seiva derramada
Seu próprio sangue se espalhando pelo chão

Como é triste ver os pássaros sem ninhos
E a bicharada vagando pelo chão
Tendo a frente a morte que os espreitam
Sob o sol abrasador da imensidão

Como é triste ver o homem sem remorso
Aniquilando todo o verde do sertão
Inconseqüente sem pensar que a natureza
Irá cobrar-lhe na mesma proporção

E nesta hora ajoelhado em terra
Mãos estendidas a implorar perdão
Sem água fresca e sem sombra amiga
E a mesa limpa a lhe faltar o pão

São cruéis, insensatas e monstruosas
As atitudes desta Aberração
A Besta existe e sei que ela é Humana
Sem caráter, em amor, sem coração

Se Deus ouvisse o meu pedido agora
Talvez seria esta a solução
Expurgar da terra todos estes homens
Antes que ele a leve à destruição

E lá no fundo dos infernos a se queimarem
A boca seca e o fel no coração
E o seu dinheiro em cinzas, transformado
E a eterna noite a lhes surgir então.

Semião Leôncio Verneque
Ubatuba, 20 de Setembro de 2008
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Isto é incrível!

Estamos sempre a procura do melhor. O melhor trabalho, o melhor carro, a melhor casa, a melhor companhia, a melhor condição social e também a melhor administração para a nossa cidade, mas essa competição que deveria ser benéfica, salutar, acaba transformando algumas pessoas em indivíduos sem nenhum valor moral.
Sufocados pela necessidade de crescer, esquecem os compromissos assumidos e na primeira oportunidade viram as costas aos amigos e cospem no prato que comeram. Isso já mostra a que vieram. São na verdade, pessoas doentes em seus sentimentos. São invejosos e traiçoeiros, fragilizados nas suas ações, entregues aos seus medos, de não conseguir, de não alcançar os objetivos, de serem taxados de perdedores.
A receita do sucesso não passa pelo caminho da mesquinhez, da traição, passa sim, por valores como honra, dignidade, comprometimento e caráter. E esses valores, ou a pessoa tem, ou não tem. Não existe meio termo.
Caraguatatuba é uma cidade diferenciada, povoada por gente de boa fé, que acredita no amanhã, que não teme o trabalho e que merece ter uma qualidade de vida melhor.
Na gestão do prefeito Antonio Carlos, os valores do nosso povo foram conservados, seus recursos foram bem aplicados e seus compromissos foram cumpridos. A cidade se transformou. Agora temos novamente a oportunidade de colocar Antonio Carlos no comando da nossa cidade.
Devemos ter em mente que no amor, na guerra e na política, vale tudo, pelo menos para aqueles cujos parâmetros morais são mais estreitos. Esses, não temos dúvidas, tudo farão para alcançar seus objetivos, mesmo que para isso precisem se valer de recursos insólitos como se se aliar a inimigos políticos. São pessoas cujo crivo moral torna-se visível através de pseudo-informativos apócrifos que, lançados nas ruas irão poluir até o esgoto.
Nada mais triste. Nada mais rasteiro do que nublar a honra das pessoas através de infundadas redes de boataria na qual vomitam infâmias. É vergonhoso um procedimento dessa natureza.
Sabemos bem a altura moral das pessoas que já nos mostraram a sua competência administrativa, já comprovamos no dia a dia da nossa cidade, o alcance das ações e obras que alçaram nossa cidade a ser o centro do litoral norte, parceira insubstituível dos nossos municípios vizinhos e irmãos. Uma cidade da qual hoje, todos se orgulham.
Que o nosso voto seja lógico, coerente e racional, para retomarmos o crescimento da nossa cidade. E que haja o devido respeito á nossa inteligência. Não se pode subestimar a vontade popular contando estórias da carochinha, acusando e mentindo sem comprovar nada seguidamente. A verdade é absoluta. Até um cego pode ver. E aí está para quem quiser conferir.

Selma Gallo
Jornalista
Caraguatatuba, SP

Clodovil: embaixador de Ubatuba

Todos nós somos seres políticos, mesmo aqueles que detestam essa palavra, no convívio natural da vida, acabam usando da articulação política para resolver as questões que os conflitam no dia-a-dia. O deputado federal Clodovil Hernandes, sempre esteve a frente de seu tempo. Polêmico, mas sincero nas suas opiniões, as vezes, causando espanto para muitos, porém, sempre coerente com relação ao que pensa e aos seus ideais. Esta semana, assumiu uma candidatura em Ubatuba e mesmo debilitado caminhou com seu candidato, tirou fotos e fez comício. Clodovil fez o seu papel. Como ser político expôs a sua opinião, que tenho certeza ser sincera, pois se continua morando em Ubatuba e se preocupa com o destino desta cidade é porque a ama e deseja o seu progresso. O deputado, conhecido internacionalmente e detentor de milhares de votos em todo o estado, poderia simplesmente esquecer Ubatuba e se voltar para as grandes cidades, onde por certo, teria condições de vôos mais altos. Não o fez, continua ao lado de Ubatuba, assim, cabe ao nosso futuro prefeito, seja ele quem for, aproveitar esta força e trazer mais recursos para a cidade. Chega de preconceito idiota, precisamos ampliar o nosso desenvolvimento e transformar investimentos em emprego, saúde e educação de qualidade para todos. Por isso, só me resta dizer: PARABÉNS DEPUTADO, UBATUBA PRECISA DE VOCÊ. VOCÊ É O NOSSO EMBAIXADOR!

Eng. Guaracy Fontes Monteiro Filho
Ubatuba, SP

Candidatos Desprezíveis:

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Ilha do Tamanduá  © Renata Pardini Vallada

Ilha do Tamanduá
© Renata Pardini Vallada

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor