Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 29 de Setembro de 2008 - Nº 2041 Edições Anteriores

Pousada Astrorei

Região
Vitória para o setor pesqueiro da região
Unidade de Quimioterapia facilita vida de pacientes com câncer da região
Apreensão de palmito “in natura” na região tem uma queda de 85% no primeiro semestre deste ano


Caraguatatuba
Associação de Hotéis promove encontro com setor de hospedagem para garantir sucesso na temporada
Abertas inscrições para Oficina de Modelagem em Cerâmica no Getuba
Jovem é preso dirigindo embriagado no Centro
Mulher tenta passar com droga na visita de preso do CDP
Cartas estimulam o prazer de ler e escrever


Ilhabela
Prefeitura de Ilhabela e Associação Comercial trazem capacitação empresarial para o dia das crianças

São Sebastião
“Tiozinho” é preso por tráfico de maconha em Maresias

Ubatuba
Improbidade pode afastar Eduardo Cesar do cargo
No rádio, Eduardo Cesar fala em boa relação com o governo Lula; petista rebate
Clodovil recorre à decisão que impede de atuar em campanha de Moromizato e participa hoje de comício
Pedro Tuzino e Paulo Ramos
Turista morre afogado ao surfar na praia de Toninhas
Animais cada vez mais perto das cidade

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Vitória para o setor pesqueiro da região

Litoral Norte - O Litoral Norte possui cerca de 4 mil pescadores em toda a costa, mas 50% se concentra em Ubatuba. Essa comunidade pesqueira, que representa a maior produção de pescado do Litoral Norte está na terceira posição no Estado e teve também maior participação nas discussões do setor durante este ano.
Algumas solicitações foram encaminhadas para os Ministérios de Pesca e do Meio Ambiente em 2006, ainda na época da ministra Marina Silva e, além da recém conquista do retorno do defeso conjunto das três espécies de camarão (rosa, sete-barbas e branco), o setor também evoluiu em questões antes esquecidas pelos órgãos decisores, conforme informações da secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba, Valéria Gelli, que participou ativamente e foi interlocutora dos pescadores nas reivindicações junto aos órgãos oficiais.
“Pedimos novas licenças do camarão- sete-barbas. Só para Ubatuba saíram 90 licenças”, disse sobre o atraso de uma década para esta solução. Segundo ela, a pesca de tainha também foi normatizada. “Antes não existia regulamentação para a tainha. Agora padronizaram”, revela.
Além dessas novidades, a região de Ubatuba, especificamente, também teve outra nova conquista: as algas marinhas (Kappaphicus), vindas da Indonésia e adaptadas à região, não podiam ser cultivadas por falta de autorização para licença ambiental. “Ela está introduzida no Rio de Janeiro e no Estado de São Paulo, mas em São Paulo era usada apenas para pesquisa. Agora torna-se alternativa econômica e poderá ser produzida em larga escala”, revela Gelli, confirmando que as algas tem várias utilidades nas indústria cosmética, alimentícia e outras.
A alga é uma gelatina retirada das águas (a carragena). Atualmente quase 95% desse produto é importado. Se for produzida na região vai gerar recursos, já que a substância é de extrema importância para a indústria.
Outra questão resolvida na última reunião dos setores de pesca, em Santa Catarina, onde foi colocado um ponto final na decisão sobre o defeso dos camarões, foi a mudança para o mapa de bordo. “Os nossos produtores são pequenos e as embarcações deles não preenchem mapa de bordo. Com uma nova decisão, o mapa será adaptado para que o pescador possa preenchê-lo”, afirma Gelli. O mapa, segundo ela, diz a quantidade de peixe pescado anualmente e esses dados podem auxiliar na negociação de verbas para programas voltados para isso. “O Ibama exige o mapa de borbo para obter licenças. Graças a essa força do setor junto com a política local, a gente conseguiu todas essas vitórias”, comemora a secretária, em relação a legislação referente a tainha; a mudança do defeso do camarão – uma briga de 5 anos; a adaptação do mapa de bordo e a alga existente há pelos menos 10 anos no Estado sem produção por falta de licença ambiental.
“A vontade política foi fator importante para que o pescador e o meio ambiente estejam em sintonia. Então tivemos bons parceiros, o Ibama, a prefeitura, a Colônia de Pesca e a Petrobras, que veio como conseqüência num projeto participativo junto ao setor”, afirma a Secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba, Valéria Gelli, sobre a preocupação recente da empresa em relação a pesca.
“Atendeu as expectativas do Litoral Norte e os pescadores participaram ativamente de todas as etapas com o Ibama”, finaliza a analista ambiental de pesca do Ibama em Caraguatatuba, Maria Cristina Cergole. (Fonte: Imprensa Livre)

Unidade de Quimioterapia facilita vida de pacientes com câncer da região

Litoral Norte - Há menos de um ano, pacientes diagnosticados com câncer e necessitados de fazer quimioterapia tinham que viajar para o Vale do Paraíba. O Litoral Norte não tinha um centro que fornecesse esta medicação. Este ano, a inauguração de uma unidade em São Sebastião facilitou a vida dos pacientes.
É o caso de E.A., de 71 anos, há um ano diagnosticado um câncer no seio, a paciente, moradora do Centro de Caraguatatuba, realizou sua segunda sessão de quimioterapia em busca da cura na tarde de ontem na Unidade de Quimioterapia do Hospital de Clínicas de São Sebastião. Compartilhando a sala com outros dois pacientes, M.F.V.R., 64 anos, do bairro Gaivota em Caraguatatuba e A.V., 30 anos, morador da Topolândia em São Sebastião, E.A. conta que, em 2007, passou a sentir que o peito esquerdo estava muito inchado, mas demorou para buscar o tratamento por medo de preocupar os filhos. Assim, não procurou ajuda até que o tumor estourou. “Quando estourou eu ainda pensei: ‘Ai, meu Deus do céu, agora eu sarei. Agora eu vou sarar e o meu filho não vai nem ficar sabendo! Daí em diante passei a fazer o curativo eu mesma, já que ficou um buraco muito grande. Ia na farmácia muitas vezes e comprava muito algodão. Até que o farmacêutico contou para o meu filho, desconfiado de que estava acontecendo alguma coisa comigo. Foi só aí que eu comecei a me tratar”, lembra E.A. emocionada por agora sentir que o pior já passou e constrangida por ter escondido o problema no início.
A enfermeira Tábata Martins conta que este é o segundo ciclo de quimioterapia de E.A. e relembra o caso da paciente: “O tumor dela começou bem pequeno há um ano, mas por este medo de falar, ele foi crescendo. Com isso as células cancerígenas se acumularam muito no seio dela, até que estouraram”.
Já M.F.V.R., com um tumor maligno no útero, é vítima do câncer pela segunda vez. Ela conta que já realizou uma cirurgia para retirada do mesmo tumor também no útero, mas, com o tempo, sentiu que a mesma região que já havia passado pela cirurgia estava “endurecida” novamente. Ontem, em sua primeira sessão de quimioterapia desta nova fase da doença, disposta a conversar, depois de resumir toda sua história, desafaba: “Cada um tem mesmo é que carregar a sua própria cruz. Quando o médico me disse o que estava acontecendo, eu pensei comigo mesma: ‘eu sirvo um Deus poderoso e o que Ele quiser fazer de mim será feito’”.
A.V., curado de um linfoma na altura do tórax depois de uma série de sessões de quimioterapia relata que já está curado e agora passa pelo acompanhamento na Unidade depois de descobrir o problema há um ano também. “No começo foi muito difícil, mas graças a Deus e o apoio da minha família eu consegui. Porque quem não tem este acompanhamento acaba tendo recaídas fortes, que fazem com que a doença progrida ainda mais”, ressalta o paciente.
Depois de passar por todo o tratamento e alcançar a cura, A.V. lembra aqueles que ainda passam por isso que se deve encarar todo o processo de cabeça erguida e, se existe o tratamento, “faça”, destaca. Quanto às lições de vida retiradas de sua história pessoal, o paciente ressalta que aprendeu a cuidar mais de si. “A gente senti uma dorzinha aqui outra ali e não cuida. Até que uma hora o corpo fala mais alto!”.
Unidade de Quimioterapia
Desde julho deste ano, São Sebastião conta com uma Unidade de Quimioterapia no Hospital de Clínicas da cidade. No momento, a unidade realiza doze sessões por sexta-feira, sendo que cada um dos 30 pacientes de todo Litoral Norte atendidos pelo trabalho intercalam suas sessões de quimioterapia conforme a prescrição médica.
Segundo os organizadores, futuramente, com a ampliação do Hospital, a unidade também será ampliada. Para o médico oncologista responsável pelo atendimento, Eduardo Abrão, a grande vantagem alcançada agora pelos pacientes do Litoral Norte foi em termos de locomoção, já que antes todos deveriam viajar até Jacareí para realizar as sessões: “Fazendo onde mora ou o mais perto possível, o conforto conta muito; já que a maioria dos pacientes passa mal depois da quimioterapia”, explica Abrão. Ele lembra que o trabalho do grupo é feito através da prescrição, que indicará o tipo de medicamento a ser utilizado pela oncologia química; se há ou não a necessidade da quimio e que droga deverá ser utilizada. “Quem tem um diagnóstico maligno ou benigno ainda não sabe o que vai acontecer e é nisso que determinamos o que vai ser feito”, completa o médico.
Eduardo Abrão conta que já realiza consultas em São Sebastião desde 2006, sendo que o trabalho de quimioterapia era feito em Jacareí. “Hoje tanto as consultas quanto à quimio são realizadas aqui na cidade. Estas drogas induzem ao enjôo e ao mal-estar. A viagem era extremamente penosa”, observa Abrão ao comemorar o trabalho da nova Unidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Apreensão de palmito “in natura” na região tem uma queda de 85% no primeiro semestre deste ano

Litoral Norte - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente declarou guerra ao consumo e produção do palmito ilegal. A campanha “Consuma palmito sustentável”, lançada, na última semana, no Parque Villa-Lobos, zona Oeste da Capital, objetiva orientar e conscientizar a sociedade com relação aos cuidados para o consumo do produto.
A Polícia Militar Ambiental apreendeu 36.310 unidades de palmito juçara “in natura”, em 2007. Em 2008, até o mês de agosto, já foram apreendidas 20.169 unidades. A região de Sorocaba foi a que registrou o maior número de apreensões de palmito juçara “in natura” realizado pela Polícia Ambiental no primeiro semestre de 2008. No Litoral Norte constatou-se queda representativa, de menos 85%, das apreensões no primeiro semestre de 2008 em comparação com o mesmo período de 2007.
No início do ano passado, foram apreendidas na região cerca de 7 mil unidades de palmito juçara “in natura” e, em 2008, aproximadamente 1 mil unidades. Com a campanha, a fiscalização será intensificada, com o objetivo de combater a extração ilegal.
Estruturada em três pilares: conscientização, fiscalização e fomento, a campanha contou com a adesão do artista plástico Eduardo Srur, que construiu um painel confeccionado com vidros de palmitos apreendidos pela Polícia Militar Ambiental em suas ações de combate aos palmiteiros que atuam, ilegalmente, em áreas de Mata Atlântica.
O palmito pode ser extraído do caule de três espécies de palmeiras: juçara, pupunha e açaí. A primeira é nativa da Mata Atlântica e as demais são originárias da Amazônia. A diferença entre as palmeiras é que a espécie juçara nasce de uma semente constituindo um único tronco, enquanto as demais formam touceiras. Assim, ao se extrair o palmito, a palmeira juçara é sacrificada, enquanto a pupunha e o açaí possuem “filhotes” que brotam com o corte do tronco principal.
Outra diferença é que a juçara demora de 8 a 12 anos para produzir um palmito de qualidade, enquanto o pupunha pode ser extraído após 18 meses do plantio. Por esse motivo que a juçara encontra-se em risco de extinção.
Para o secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, a população deve ficar alerta e consciente. “Sem saber a origem, as pessoas não devem consumir o palmito”, destacou. Envolvido com a questão por conta da obra, Eduardo Srur passou a lição adiante. “Todas as pessoas que participaram na montagem da obra já aprenderam a não consumir juçara”, declarou.
Com a finalidade de promover a recuperação florestal, principalmente com a utilização de espécies ameaçadas de extinção, Graziano assinou a Resolução SMA nº 68 que estabelece regras para a coleta e utilização de sementes oriundas das Unidades de Conservação do Estado e determina que as mesmas sejam destinadas à recuperação de áreas de preservação permanente, reservas legais e outras áreas degradadas, entre outros usos.
A campanha visa, também, preservar a saúde pública, alertando que o palmito clandestino, oferecido em vidros, é produzido sem as necessárias condições sanitárias podendo apresentar a bactéria causadora do botulismo, doença que pode levar à morte. A campanha orienta que antes de comprar um vidro de palmito, o consumidor observe no rótulo a espécie de palmeira da qual foi extraído e o número de registro do produto no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA e na Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Os palmitos comercializados “in natura” em beiras de estrada são, geralmente, de origem ilegal, coletados por palmiteiros em áreas de Mata Atlântica. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Associação de Hotéis promove encontro com setor de hospedagem para garantir sucesso na temporada

Caraguatatuba - A Associação de Hotéis, Pousadas e Similares promove um encontro acontecerá no dia 1º de outubro, às 14h30 no Hotel Jangada Flat, com o setor de hospedagem de Caraguatatuba. O objetivo é apresentar as inúmeras e importantes conquistas da associação e convidar todos os meios de hospedagem a se associarem, lembrando que estabelecimentos associados, além de serem mais fortes para fazer reivindicações, oferecem maior credibilidade para o hóspede que está fazendo uma reserva.
Segundo a presidente da entidade, Francis Alves, a Associação é sólida e está completando dez anos de existência, com muita luta em prol dos associados. Dentre as inúmeras conquistas possibilitadas pela união dos hotéis, pousadas e similares se destacam: Participação, anualmente, em 11 feiras nacionais e internacionais, com espaço cativo nos stands, oferecido pela secretária de turismo; parcerias com prefeitura, Setur, Contur, Sebrae e Associação Comercial para a concretização de eventos e divulgação do destino Caraguatatuba; confecção de folder com todos os associados para distribuição em feiras, eventos e informações turísticas; parcerias para hospedagem nos hotéis e pousadas da Associação.
De acordo com Alves, para fim de 2008 e início de 2009 já estão acertadas parcerias com as Faculdades Módulo - cursos de especialização em odontologia, com o mega evento Super Verão Caraguá e com a 38ª conferência do distrito 4600 do Rotary Internacional, eventos que trarão muita gente para a cidade.
A entidade também tem compras cooperadas (colchão, cama box, roupas de cama, banho e mesa, tv, frigobar, sabonetes etc.) com preços sem concorrência; anúncios cooperados (preços mais baixos para publicidade); anúncios de publicidade bancados pela associação (revistas e tv.); site posicionado na primeira páginas do google; inclusão dos estabelecimentos associados no site da Prefeitura de Caraguatatuba; reivindicações e conquistas para a segmentação turística, além de sol e mar, morro Santo Antonio) e turismo “in door” (mercado municipal); placas indicativas padronizadas para os estabelecimentos associados; inserção da rota de hospedagem no projeto caminhos de Caraguatatuba, da secretaria de turismo; conquista para melhoria na infra-estrutura de recepção ao turista que chega de ônibus (reforma da rodoviária e parceria com associação de taxistas); crescimento de 22% a mais na taxa de ocupação dos estabelecimentos associados, nos dois últimos anos.
Na ocasião ainda será feita uma breve explanação pelo convidado especial, professore Ricardo Ribeiro, secretário de Turismo - sobre o projeto “Caminhos de Caraguatatuba”. A associação aproveitará também para comentar a lei geral do turismo que, dentre outras coisas, institui o cadastro nacional obrigatório dos meios de hospedagem, visando o combate à informalidade. (Fonte: Imprensa Livre)

Abertas inscrições para Oficina de Modelagem em Cerâmica no Getuba

Caraguatatuba - A Fundacc (Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba) informa que estão abertas as inscrições para a oficina de Modelagem em Cerâmica. As inscrições podem ser feitas de segunda à sexta, das 9h às 17h, na Fundacc, que está localizado à Rua Santa Cruz, nº. 396 Centro - Caraguatatuba.
O curso de Modelagem em Cerâmica ensina a cerâmica artística como uma opção de trabalho e renda. Esta oficina pretende passar alguns conhecimentos sobre argila, preparação das pastas de cerâmica, modelagem, torno esculturas, pinturas e queima.
A oficina também visa mostrar a importância da reciclagem seja com as sobras de cerâmicas ou de outros materiais que serão usados no curso. (Fonte: Imprensa Livre)

Jovem é preso dirigindo embriagado no Centro

Caraguatatuba - O condutor I.P.G., de 28 anos, de um Celta, de São José dos Campos, foi preso na manhã de sábado, apor ser parado em um bloqueio da Polícia Militar, por embriaguez.
Segundo a polícia, I. estava no carro com M.C.R.F., de 22 anos. Os policiais desconfiaram da conduta de ambos, moradores em São José dos Campos, além do forte cheiro de bebida alcoólica. Foi solicitada a presença da Polícia Rodoviária para realizar o teste do bafômetro, que confirmou o estado de embriaguez.
I. foi levado à delegacia, onde se registrou o crime e a fiança estipulada em R$ 500. Sem dinheiro no momento, I. permaneceu detido na polícia. (Fonte: Imprensa Livre)

Mulher tenta passar com droga na visita de preso do CDP

Caraguatatuba - K.C.S., de 37 anos, foi presa na manhã de sábado, quando visitava o companheiro F.P.S., que está preso no CDP (Centro de Detenção Provisória). Dentro do canal vaginal, ela escondia 150 gramas de maconha.
Segundo a polícia, ao ser revistada, a agente penitenciária desconfiou, encontrando a droga, que somente foi retirada na delegacia pela própria presa. Antes disso, a polícia cogitava ir até o hospital, mas a mulher decidiu cooperar.
Moradora de Ilhabela, K. foi indiciada por tráfico de entorpecentes e seria recolhida na cadeia feminina de Ubatuba. Segundo a polícia, ela já tem passagens no mesmo crime. O CDP foi inaugurado este ano e recebe presos provisórios de todo Litoral Norte. Com capacidade para 768 detentos atualmente ele estaria abrigando uma quantidade um pouco inferior a lotação. (Fonte: Imprensa Livre)

Cartas estimulam o prazer de ler e escrever
Correspondência trocada entre alunos de Caraguá e São Luís do Paraitinga ajuda estudantes a buscar conhecimento

Caraguatatuba - Aprender a ler e escrever nunca foi tão satisfatório para os alunos do 4ª ano da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professor Luiz Ribeiro Muniz, no Martin de Sá, em Caraguatatuba. Por meio do Projeto Cartas, 50 crianças enriquecem o vocabulário e podem adquirir conhecimento cultural.
O trabalho é desenvolvido com os estudantes, que escrevem e recebem cartas de crianças de outros colégios. Neste ano, as correspondências estão sendo trocadas com alunos de São Luís do Paraitinga. Nos dois últimos anos foram com duas escolas de São José.
A idéia foi da professora Clélia da Silva Gomes, 54 anos, que leciona no ensino fundamental da escola em Caraguá. Ela contou que o objetivo é incentivar que os alunos escrevam mais e tomem gosto pela leitura. "É um trabalho às vezes cansativo, pois eles escrevem as cartas, depois leio uma por uma para fazer a correção ortográfica e depois eles reescrevem. Mas o resultado é muito positivo", afirmou Clélia.
MOTIVAÇÃO - As cartinhas acabaram motivando os alunos a participarem da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, programa do MEC em parceria com Fundação Itaú Social. Cada criança escreveu uma poesia e os primeiros ganhadores concorrem a medalhas, microcomputadores, impressoras e viagens para capitais brasileiras.
No final de agosto, os alunos de Caraguá tiveram outra surpresa. A escola organizou uma excursão para São Luís do Paraitinga, para que eles pudessem conhecer pessoalmente os amigos das cartas. "Fomos até São Luís, conhecemos a cidade, os pontos turísticos, os aspectos culturais, a comida típica. Foi muito interessante", contou Clélia.
Para Felipe Gomes Cabral, 9 anos, o passeio foi uma atividade diferente, que vai deixar saudades. Ele pretende continuar se correspondendo com Mirele e na próxima carta vai agradecer a recepção. "Vou escrever convidando minha amiga para vir para cá agora, conhecer minha escola, a cidade e a praia", afirmou Felipe.
Camila Vicentini Pinheiro, 30 anos, diretora da Emeif no Litoral Norte, confirmou o empenho dos alunos neste projeto. "Este projeto atinge o ponto principal da educação que é desenvolver a leitura e a escrita. Além de fazer um resgate também deste meio de comunicação, meio esquecido por causa da internet", disse Camila.
VIAGEM - A coordenadora da Emef Coronel Domingues de Castro, de São Luís, Darlise Salgado de Souza, disse que pretende realizar em novembro a viagem dos estudantes para Caraguatatuba. Ele observou que, a partir da troca de correspondências, houve uma melhora na escrita dos alunos.
"Os alunos daqui estavam apresentando dificuldades na hora de escrever, mas agora com as cartas eles estão se dedicando mais. Vamos incentivar esta troca, pois é muito válida tanta na parte pedagógica quanto para os relacionamentos entre eles", afirmou Darlise.
Para a psicopedagoga Gislene Angélica Conceiçao, 40 anos, psicopedagoga, na era da internet, as crianças adquirem muitos vícios da linguagem e ao escrever a carta, além melhorar a escrita, ela também desenvolve uma relaçao afetiva. "As escolas deve fazer projetos que seja uma aprendizagem pra toda vida, não so momentânea, mas um aprender com significado", afirmou Gislene. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Prefeitura de Ilhabela e Associação Comercial trazem capacitação empresarial para o dia das crianças

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da secretaria municipal de Turismo e Fomento e Posto SEBRAE de Atendimento ao Empreendedor de Ilhabela em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ilhabela e SEBRAE-SP, realizará no dia 30 de setembro, terça-feira, a palestra “Como atrair Clientes”. Trata-se de uma ação que integra o “Programa Venda Melhor: Dia das Crianças”, uma iniciativa do SEBRAE-SP, SENAC e FECOMERCIO para que empresas da área do varejo possam se preparar para a data comemorativa de 12 de Outubro.
A palestra “Como atrair Clientes” será ministrada pelo consultor do SENAC Marcelo de Souza Martins, e tem como objetivo orientar como divulgar a empresa destacando as principais estratégias, ferramentas e veículos mais adequados à micro e pequena empresa.
A palestra será realizada no auditório da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento, os empresários poderão se inscrever nos seguintes locais ou pelos seguintes telefones/e-mails:
- Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela – endereço: Avenida Princesa Isabel, 3039-loja2, Barra Velha, tel: 12-38957102 ou 3895-8607, e-mail: acilhabela@acilhabela.com.br ou Rua Benedito dos Anjos Sampaio, 52 loja 2- Barra Velha, tel: 3895-8523.
- Secretaria Municipal de Turismo e Fomento: Praça Ver. José Leite dos Passos (praça da rotatória da balsa), 14, Barra Velha, tel: 12-38957248, 38957220, 38957259. e-mail: pae@ilhabela.sp.gov.br.
As inscrições deverão ser realizadas até segunda-feira, 29, e caso não haja o número mínimo de 15 inscritos haverá cancelamento.
O Posto SEBRAE de Atendimento ao Empreendedor de Ilhabela, em parceria com a Associação Comercial ainda divulga o curso “Estratégias de Marketing: o sucesso de vendas para a sua empresa”, a ser realizado em Ilhabela de 06 a 10 de Outubro, as inscrições poderão ser realizadas na própria Associação Comercial presencialmente ou por telefone até o dia 30 de Setembro, o curso tem um investimento de R$ 50,00 e tem como conteúdo: Levantar informações para planejar as estratégias de marketing; Definir metas e estratégias de marketing, Estabelecer estratégias de produto e preço, Estabelecer estratégias de comunicação e distribuição e Implementar e Avaliar. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

“Tiozinho” é preso por tráfico de maconha em Maresias

São Sebastião - O “tiozinho” J.C.O., de 61 anos, foi preso na madrugada de sábado, por tráfico de drogas. Ele estava em atitude suspeita na frente da casa na rua Colombo, no bairro Maresias, na Costa Sul, junto com outra pessoa, quando passou uma viatura da Polícia Militar.
Os dois entraram na casa e foram seguidos pelos policiais que em revista no “tiozinho” encontraram duas porções de maconha no bolso da calça. Revistando a casa, os policiais encontraram mais 50 porções, além de três tabletes da mesma droga, totalizando 150 gramas. A maconha estava dentro de um pote em uma prateleira em cima do fogão.
A pessoa que conversava com o suspeito conseguiu fugir pulando o muro da casa. A polícia suspeita que seja um viciado que estava comprando o entorpecente. Na casa do “tiozinho” que seria caseiro do local, a polícia também apreendeu duas piteiras (que seriam usadas para fumar a droga), um cigarro de maconha pronto para o fumo e uma folha da mesma droga, além de R$ 105.
J.C.O. foi conduzido ao plantão do 2º Distrito Policial, onde se registrou o tráfico de entorpecentes. O “tiozinho”, que não tinham antecedentes criminais, foi recolhido no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Caraguatatuba. Participaram da ocorrência os soldados Silas, Edmilson, Alexandre e Claudinei. (Fonte: Imprensa Livre)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Improbidade pode afastar Eduardo Cesar do cargo

Ubatuba - Segundo o advogado Vicente Malta Pagliuso, o vereador e candidato a vereador Jairo Felipe Félix dos Santos (PSB), com o testemunho e fotografias de moradores do Camburi, transportados da região norte até os portões da Prefeitura Municipal de Ubatuba em ônibus destinado a uso exclusivo da Secretaria Municipal de Educação, para reunião política, apresentou na última sexta-feira, 26, representação contra o prefeito e candidato a reeleição Eduardo de Souza Cesar.
A representação requer que a cassação do registro de candidato e a sanção de inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos próximos 3 (três) anos, sejam atribuídas a Eduardo de Souza Cesar, pela interferência do poder econômico e abuso ímprobo do cargo de prefeito. Aplicação de medidas eficazes no sentido de inviabilizar a utilização de dinheiro, bens, serviços e servidores públicos, para fins eleitoreiros, em favor do prefeito, também é requerida da Justiça.
Clique aqui para fazer o download da representação. O arquivo está no formato Adobe PDF e tem 116 KB de tamanho. (Fonte: O Guaruçá)

No rádio, Eduardo Cesar fala em boa relação com o governo Lula; petista rebate

Ubatuba - Faltando pouco mais de uma semana para as eleições municipais, os novos números das pesquisas e a entrada oficial de Clodovil na campanha de Maurício Moromizato (PT) modificaram o ritmo da disputa entre os candidatos. No rádio, o prefeito Eduardo César (DEM) continuou ressaltando as realizações de sua administração em boa parte do horário gratuito.
No entanto, na parte final do programa, o candidato à reeleição fez questão de ressaltar sua boa relação com o presidente Lula e com o Governo Federal, garantindo que existe parceria administrativa entre a prefeitura ubatubense e a União. Minutos após as declarações de Cesar sobre a participação federal no município, o petista Moromizato utilizou seu programa para anunciar a proximidade e o apoio que ele tem dos líderes do PT.
"Eu sou o candidato do presidente Lula em Ubatuba", afirmou, em alto tom, no programa de rádio o candidato Maurício Moromizato, acrescentando que o partido do atual prefeito faz ferrenha oposição às políticas do presidente em Brasília. Moromizato também criticou a pesquisa do Instituto Toledo & Associados que aponta a liderança de Eduardo Cesar, e falou do apoio do deputado Clodovil Hernandes, citando reportagem do Imprensa Livre.

Clodovil recorre à decisão que impede de atuar em campanha de Moromizato e participa hoje de comício

Ubatuba - A assessoria parlamentar do deputado federal pelo Partido da República, Clodovil Hernandes, confirmou que o departamento jurídico do ex-apresentador de TV já entrou com recurso contra a decisão da Justiça local, que proibiu a participação do deputado na propaganda eleitoral gratuita do candidato a prefeito Maurício Moromoizato.

A liminar parcial, que impede a expressão pública de Clodovil em favor do petista, foi concedida após processo movido pela Coligação Novo Tempo, do prefeito Eduardo césar, que alega incompatibilidade partidária do deputado Federal (PR), com Maurício Moromizato (PT), levando em conta ainda a candidatura da empresária Ana Barone, do mesmo partido de Clodovil e presidente municipal do PR, na chapa de Pedro Tuzino (PSDB).


A assessoria parlamentar do ex-apresentador de TV garante que o recurso à sentença local já foi encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Mesmo com a proibição judicial, o deputado federal Clodovil Hernandes não pretende retirar sua participação do processo eleitoral ubatubense. O ex-apresentador de TV deverá participar hoje de um comício do candidato do PT Maurício Moromizato, no bairro da Maranduba, sul ubatubense. No entanto, a assessoria parlamentar do deputado ressalta: "O Clodovil não irá falar no microfone". (Fonte: Imprensa Livre)

Pedro Tuzino e Paulo Ramos

Ubatuba - Os outros dois candidatos seguiram com apresentação de propostas e também continuaram com algumas críticas à atual administração. Tuzino agradeceu o comparecimento dos eleitores nos comícios realizados no bairro do Lázaro e região, aproveitando para convocar a população para outros comícios da campanha tucana, que já estão agendados.
Além disso, o candidato do PSDB voltou a garantir a implantação do programa Bolsa Família Municipal, prometendo um aporte de R$ 150 por parte da prefeitura, às famílias que já recebem o mesmo benefício do Governo Federal.
Já o pedetista Paulo Ramos, utilizou o horário eleitoral no rádio para comparar a atual administração com o seu último governo municipal. O ex-prefeito citou os setores da habitação e saúde que, segundo ele, já passaram por situações melhores que as atuais, durante sua última gestão. (Fonte: Imprensa Livre)

Turista morre afogado ao surfar na praia de Toninhas

Ubatuba - O turista conhecido apenas como Rafael, de 27 anos, morreu afogado na manhã de sábado, quando surfava com amigos na praia de Toninhas.
Morador em Jacareí, Rafael estava com mais dois amigos, quando teria se desgarrado do grupo, vindo a perder a prancha e levado pela correnteza. Os bombeiros chegaram a ver a vítima se debatendo, indo ao local com jet ski.
Rafael foi retirado da água, sendo socorrido até o pronto-socorro, mas não resistiu vindo a morrer. (Fonte: Imprensa Livre)

Animais cada vez mais perto das cidade

Ubatuba - Uma espécie de gambá fêmea foi vítima de atropelamento esta semana em pleno bairro do Itaguá, região central de Ubatuba. A fêmea não conseguiu resistir aos ferimentos e os 7 filhotes que estavam sendo carregados pela mãe, agarrados em seu corpo, estão em reabilitação.
Poderia ser mais um episódio de desenho animado se não fizesse parte da crescente estatística de animais silvestres atropelados em ruas e avenidas movimentadas. Segundo especialistas, estes animais estão cada vez mais próximos dos centros urbanos.
No Litoral Norte não é diferente: são bichos-preguiças, gambás, capivaras, tamanduás, lontras e até jaguatiricas que, de repente, cruzam o caminho de veículos e pedestres em regiões centrais. "Recebemos uma média de 5 animais por mês vítimas de algum tipo de acidente", afirmou a veterinária Paula Baldassin, que é presidente do do Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha, em Ubatuba.
Os animais, segundo ela, recebem os primeiros-socorros no Creta (Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Aquáticos), do Instituto Argonauta, que promove a reabilitação e triagem de animais aquáticos encontrados encalhados ou debilitados no Litoral Norte.
Os animais silvestres são posteriormente encaminhados ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que os distribui entre instituições especializadas. Já os animais aquáticos, como os pingüins de magalhães que todo os anos chegam ao litoral, permanecem em reabilitação no Creta (veja texto nesta página).
CADA UM NA SUA - Para o oceanógrafo Hugo Gallo, diretor do Aquário de Ubatuba e fundador do Instituto Argonauta, a crescente aproximação destes animais com os centros urbanos é um fator preocupante. "São na maioria espécies em extinção e que cada vez mais acabam sendo vítimas dessa aproximação com os centros urbanos", disse.
No caso de Ubatuba, exemplificou o ambientalista, ainda hoje há invasões de terra próximas ao Parque Estadual da Serra do Mar. "Na verdade, é o ser humano que invade primeiro o habitat deles. É preciso mais atenção por parte do governo do Estado em relação a essas invasões que ainda continuam", disse.
Segundo ele, o Litoral Norte está entre as principais regiões do Estado em migração. "O que começou há anos com a construção da Rio-Santos, ocasionando num grande fluxo migratório, continua agora com a falsa idéia de que os novos empreendimentos do Litoral Norte estão gerando oportunidades de emprego", disse.
Sem casa e sem dinheiro, disse Gallo, muitos desses migrantes que chegam em busca de oportunidades continuam invadindo áreas de preservação ambiental. "Geralmente, ele se acomodam próximos às matas e têm por exemplo a prática de caçar, causando um desequilíbrio na natureza".
Por outro lado, segundo ele, os animais silvestres acabam cada vez mais próximos das casas em busca de alimentação. "É comum ver um gambá atrás do lixo de uma casa. O que muitas vezes resulta na morte do animal pelo homem ou mesmo pelos animais domésticos, como cães e gatos". (Fonte: ValeParaibano)

Programação Cine Porto
Semana de 26/9 a 02/10/2008

Atenção : Toda quarta feira preço único R$ 4,00

"O Reino Proibido"
Aventura !!!!! com Jackie Chan e Jet Li !!!!
ás 15:00 - 19:00hs

"Quebrando Regras"
Muita Ação!!!!!
ás 17:00 - 21:00hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Anuncie

Azul telúrico

Sabe daquele azul desbotado,
daquele azul desmaiado?
Depois que veio a trovoada,
que foi lavado pela chuva
e sacudido pelo vento,
ressurgiu revigorado
em azul especial,
bem na hora que Gagárin
espiou pela janela
de sua nave espacial.


Bendito

Bendito seja
quem arranja tempo
para cultivar um jardim;
quem semeia flores,
borboletas e colibris;
quem planta pomares,
balanços e crianças.
Mesmo sendo
um jardineiro amador
será chamado
parceiro do criador.


Milagre no quintal de casa

O bom Deus
que concedeu ao profeta Elias
uma cuia de farinha
que nunca findava
e uma medida de azeite
que nunca acabava,
abençoou nossos rios
que despejam noite e dia
milhões de litros no mar
sem a água acabar.

Félix Cabral
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Ratoeira
História usada na Consultoria Gente Competente, em reuniões sobre 'trabalho em Equipe'.


'Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote.
Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali.
Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado.

Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos :
- Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa!
A galinha, disse: - Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me incomoda.

O rato foi até o porco e lhe disse: - Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa !
- Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar.
Fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas preces.

O rato dirigiu-se então à vaca. Ela lhe disse:
- O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não!
Então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro.

Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima.
A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia caído na ratoeira.
No escuro, ela não viu que a ratoeira havia prendido a cauda de uma cobra venenosa.
E a cobra picou a mulher... O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital.

Ela voltou com febre.
Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha.

O fazendeiro pegou seu cutelo e foi providenciar o ingrediente principal.
Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la.

Para alimentá-los o fazendeiro matou o porco.

A mulher não melhorou e acabou morrendo.
Muita gente veio para o funeral.
O fazendeiro então sacrificou a vaca para alimentar todo aquele povo.

Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito lembre-se :
"Quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco".

Enviado por
Alexandre Antonakis
Caraguatatuba, SP

Edição falsa do Correio Ubatubense

Sofremos muito com a ditadura e quando achávamos que tudo havia acabado, o Jânio Quadros foi eleito prefeito de São Paulo e instalou um clima de terror na Prefeitura, processando e perseguindo milhares de funcionários. Para dividir a categoria, estimulou um grupo de puxa-sacos a formar uma nova associação, em oposição ao sindicato, cobrindo-a de favores. Achávamos que nunca mais veríamos essas arbitrariedades, mas é com tristeza que verificamos que essa forma de governar ainda permanece.
Há mais de vinte anos conheci Ubatuba e decidi vir morar aqui, mas só pude realizar esse desejo em 2004, depois de me aposentar da Prefeitura de São Paulo. Mesmo antes de morar aqui procurei desenvolver algumas atividades educativas e culturais. Na Fundart, dei início ao FUNDART JOVEM, que depois, com a participação da Paula Turra e do Ballio, se transformou no SARAU, que existe até hoje. Também reativei o CINECLUBE e participei ativamente como assessor de comunicação da Agenda 21, na equipe de elaboração das propostas do Plano Diretor nas seguintes áreas: educação, saneamento básico, cultura, criança e juventude, meio ambiente. Fui um dos coordenadores do Distrito Centro para elaboração da Lei de Uso e Ocupação do Solo. Portanto, sempre procurei participar de forma positiva para a melhoria da qualidade de vida de Ubatuba; por isso me preocupa a forma como a cidade vem sendo dirigida, e pela forma como a campanha eleitoral vem sendo desenvolvida, com o cerceamento da expressão das tendências divergentes da atual administração.
É preocupante que, ao se aproximar as eleições, tenha sido distribuído uma edição falsa do Correio Ubatubense. Para quem conhece o Miguel Angel, responsável pelo jornal, sabemos que ele jamais se prestaria a esse tipo de coisa, ainda mais para prejudicar pessoas do seu círculo de amigos.
Toda vez que há um crime, a primeira pergunta que se faz é: quem teria motivos para “matar” a vítima, que no caso é a Coligação Ubatuba de Cara Nova.
Quem conhece o Maurício sabe que ele jamais tomaria uma decisão tão importante como decidir o seu secretariado sem consultar um amplo grupo de colaboradores, dos mais diferentes grupos sociais. Também sabe que um dos principais eixos de seu programa é a valorização da cultura, portanto não há o mínimo interesse em destruir o que há de positivo na atuação da Fundart. Nas reuniões com diferentes grupos de artistas e de cidadãos, o que se quer é que a Fundart deixe de ser um cabide de empregos e centre a sua atuação na formatação e captação de recursos para as atividades culturais, de maneira eqüitativa, permitindo o desenvolvimento de todas as formas de expressão artística. É por isso que, entre seus apoiadores, há muitos artistas das mais variadas formas de expressão.
Se o cachorro estivesse morto, ninguém iria chutá-lo. Se há uma tentativa de criar um ambiente desfavorável às novas propostas, semeando o medo e inverdades, é porque essa propostas vem ganhando cada vez mais a adesão da população e de líderes como o Clodovil, cuja fala vem sendo cerceada.
Não podemos nos calar.

Rui Alves Grilo
Ubatuba, SP

A Educação Que Gostariamos Ter

Fala-se e discute-se educação em todos os níveis de governo. No "verbo" e nas "promessas futuras" é prioridade. Dizemos no "verbo" e nas "promessas futuras". O "verbo" não se traduz em realidade. As "promessas futuras" nunca são cumpridas.
Contrariando "verbo" e "promessas futuras", a educação, é desviada de suas finalidades primordiais, profissionais pouco ou nada respeitados e valorizados, programas novidadeiros e inconsistentes são criados para iludir incautos. Já a estrutura fundamental, abrangente e encaminhada a resolver os problemas básicos é esquecida.
Não é essa a educação que gostaríamos ter. O município exige dos poderes públicos criarem estruturas e condições para atender todas as crianças e jovens, de seis meses a dezesseis anos, em escolas de qualidade que os encaminhem para a vida profissional.
Estamos longe desse desiderato, em Ubatuba. Mesmo assim, bem administrados os recursos da educação, poderá ser conseguido em curto prazo.
Implantado o alicerce do atendimento universal, as circunstâncias sociais exigem investimentos sólidos na alimentação escolar de qualidade nutricional, quantidade satisfatória e acessibilidade econômica para o município. Sem mentiras e ou propagandas enganosas. Sem terceirizações. Os recursos devem que circular aqui. Não podem subir a serra.
Simultaneamente deve-se partir para a formação profissional naqueles campos para os quais o município parece estar mais necessitado. Formação profissional bem estruturada e de bom nível. Tanto em se tratando de cursos de curta duração como daqueles com maiores exigências de formação acadêmica e especialização profissional.
Temos que nos convencer que a educação não se desenvolverá com promessas futuras, inconsistentes e descoladas da realidade. Promessas de: FATEC, SENAI, SENAC ou RESTAURANTE ESCOLA. Essas instituições serão bem vindas. Mas... a educação só progredirá e poderá dar um salto de qualidade e quantidade o dia que essas prestigiadas escolas estejam instaladas em prédios adequados, com professores competentes contratados e alunos matriculados e, para eles alunos, sendo ministrados os cursos profissionais. Promessas de futuro nada resolvem. Delas, Ubatuba, está cansada. Queremos realidades e a UNITAU funcionando a pleno vapor.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba, SP

III Festival de Observação de Aves de Ubatuba

Desde 2004 quando da criação do dia municipal da ave e a designação do tangará-dançador como a ave símbolo, a avifauna de Ubatuba tem recebido o merecido destaque. Ano a ano pudemos verificar a evolução da utilização da observação de aves seja como ferramenta para a Educação ambiental envolvendo nossas crianças, ou o constante aprimoramento do receptivo turístico já oferecendo emprego e renda. Em 2008 alcançamos importantes destaques:
A nossa palestra no Avistar Brasil, nossa presença na Bristish Bird Fair, o destaque dado pela Embratur no folheto "Ajourney through the land of birds" divulgando Ubatuba para o mundo todo como importante destino do turismo de observação e a recente matéria do "Globo Repórter" em rede nacional, apresentaram Ubatuba para o Brasil e o mundo de maneira positiva. Podemos dizer, com certeza, que agora temos uma boa opção de turismo fora da temporada de verão.
Chegamos na terceira edição do Festival com muitas razões para festejar e muitas possibilidades que devem surgir neste futuro imediato.
A abertura do Festival se dará no dia 04 de outubro, sábado, às 19 horas no Ubatuba Palace Hotel com uma exposição de trabalhos com o tema "aves" São mais de 100 fotografias de 19 fotógrafos, desde crianças até fotógrafos internacionais que clicaram nossas aves com técnica e oportunidade; Três gravuristas como homenagem (in memoriam) a dona Amélia Olaio; Dois artistas com óleo sobre tela; cinco artesãos locais com destaque ao trabalho de Julinho Mendes.
Dia 07 haverá o I Encontro Ubatubabirds onde teremos a palestra "Perspectivas do turismo de observação para Ubatuba" ministrada por Pedro Paulo Orabona será a grande oportunidade de apresentar aos novos amigos das aves todos aqueles que trabalharam com seriedade e dedicação nestes últimos quatro anos. Estamos agendando mais palestras e breve divulgaremos a lista completa.
Dia 08 teremos a contagem municipal de aves com o tema "bem-te-vi". Este evento está definitivamente vinculado com o evento mundial promovido pela Bird Life International, envolvendo crianças e todos os amigos das aves de Ubatuba.
O Festival conta ainda com diversas saídas para observação oferecidas a iniciantes e experientes além da novidade com saídas onde se falará somente a língua inglesa. Promoção de estadias em diversos hotéis de Ubatuba, passeios com saídas de São Paulo para Ubatuba e também haverá uma palestra sobre as aves de Ubatuba em Campos do Jordão.
Confira a programação completa, as instruções para a contagem e o formulário de contagem no arquivo PDF em anexo.
E seja sempre bem vindo ao encantamento e às belezas das aves de Ubatuba.

Carlos Rizzo
Ubatuba, SP

Esporte: Fica Ronaldo

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Bela Caraguá!  © Emilio Campi

Bela Caraguá!
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor