Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 01 de Outubro de 2008 - Nº 2042 Edições Anteriores

Pousada Astrorei

Região
-


Caraguatatuba
Corrida do Batom foi neste domingo em Caraguá
Caraguá tem Rei e Rainha Congos coroados no Revelando São Paulo
Artista plástico de Caraguá expõe no MACC obras doadas ao Fundo Social
Grupo ajuda alunos no 1º emprego
Empresa oferece aula grátis para pedreiros
Caraguá tem bons resultados em competição de Atletismo
Caraguá é a campeã da "Gincana da Solidariedade" 2008
Leilão de 8 animais acontece em Caraguá nesta quinta-feira 2
Atletas de Caraguá conquistam o 3º lugar no Campeonato Bigbiker
Ciclista de Caraguá conquista vitória por atencipação
Banco de Alimentos de Caraguá recebe doação da Gincana da Solidariedade
Canoagem de Caraguá sagra-se campeã em Bertioga e 4º lugar em Santos
Morro do Algodão recebe mutirão de limpeza na próxima semana


Ilhabela
Prefeitura de Ilhabela alerta a população para recadastramento de veículos
Prefeitura realiza audiência para apresentação da Lei Orçamentária Anual de 2009
Instituto Sou da Paz lança IV Prêmio Polícia Cidadã

São Sebastião
Membro do PCC é preso em São Sebastião
Executivo sanciona lei de passe livre para deficientes nos ônibus
Postura de presidente da OAB é criticada por advogados
Câmara promove palestra para o projeto "Valorizando a Pessoa Idosa"
Ecobus entrega mais 3 ônibus adaptados às normas de acessibilidade em São Sebastião

Ubatuba
Município realiza terceiro Festival de Observação de Aves
Homem é encontrado no forro de sua casa depois de atirar contra jovem
Palestra gratuita do Sebrae na Aciu
Curso gratuito de artesanato
Canto do Baguary encerra segunda etapa do Local Motion SP Contest 08
A ASSU prossegue com as atividades em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2008

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

-


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Corrida do Batom foi neste domingo em Caraguá

Caraguatatuba - Aconteceu no último domingo, (28/09) o GP de Kart do Batom e Peter Perfeito no kartódromo de Caraguá pilotos mulheres disputaram a Corrida do Batom, que neste fim de semana contou com a presença da chuva o que tornou a corrida mais emocionante, assim, debaixo de chuva as meninas deram um show de pilotagem.
Aconteceu também a Corrida Masculina que leva o nome do namorado do desenho animado Penélope Charmosa: Peter Perfeito com mais de 20 pilotos disputando também um lugar ao pódio, em duas categorias Máster e Livre como na corrida feminina.
A realização e organização foi da Marirraphi Marketing e Comunicação.

Caraguá tem Rei e Rainha Congos coroados no Revelando São Paulo

Caraguatatuba - Mais uma vez, Caraguatatuba tem seu Moçambique coroado durante o Revelando São Paulo, evento que reúne a cultura e gastronomia tradicional de todos os municípios do Estado de São Paulo, no Parque da Água Branca durante o mês de setembro.
A Cia de Moçambique, do mestre Angolinha, teve o prazer de receber o título de Rei e Rainha Conga 2008. Já é a segunda vez que isso acontece: em 2002, também trouxe para Caraguatatuba os mantos e coroas na finalização do evento.
Segundo Angolinha, os reis são coroados mediante sorteio durante o Encontro de Congos, reunindo grupos e cias. de moçambique e congadas. Este ano, o encontro aconteceu no domingo, 21, com a presença de mais de 30 grupos.
Os Reis da Cia de Moçambique de Caraguatatuba são Adenilda Briani e seu filho, Ricardo Briani, que são os responsáveis pelo estandarte da cia. durante as apresentações, portanto são Rei e Rainha do grupo.
"No domingo, em São Paulo, chovia muito, mas não nos impediu de fazer uma bela apresentação" - conta Mestre Angolinha. Foi uma grande satisfação trazer esse título novamente, não só para o grupo, mas para Caraguatatuba. É emocionante ver que o Moçambique foi revitalizado através do meu trabalho, junto ao mestre de Moçambique, Zé Novo, do Jaraguá, hoje já falecido".
Segundo Angolinha, no início da década de 80, ele ainda criança assistia às apresentações do grupo de Moçambique na Praça do Travessão, que logo acabou por falta de apoio. Em 2003, já como professor de capoeira na Fundacc, Angolinha foi pesquisar o Moçambique com "seu" Zé Novo e conseguiu que ele ajudasse-o a desenvolver um grupo novo de Moçambique na cidade. Com essa dedicação, conseguiu que "seu" Paulo Carvalho, outro remanescente do Moçambique participasse também de seu grupo. "Devo tudo ao falecido Zé Novo" finaliza emocionado, o mestre Angolinha.
Terezinha, da Zambô Movimento Negro, que acompanhou o grupo ao evento Revelando São Paulo e participou da solenidade de coroação dos Reis e Rainhas Congos, vê o fato como um reconhecimento cada vez maior do trabalho realizado pelo mestre Angolinha. "Foi sorte termos sidos sorteados, porém, é um prêmio por tanta dedicação desse grupo" finaliza.
Outra boa notícia, é que o grupo foi convidado para a abertura do Encontro Internacional de Capoeira em Niterói, no Rio de Janeiro.
Hoje Angolinha ministra aulas de capoeira, Moçambique, Maculelê, Puxada de Rede, Samba de Roda e Marabaxo, uma dança afro com maculelê. Os interessados em participar devem entrar em contato com a Fundacc - Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba pelos telefones: (12) 38833737 ou 3883 7555.

Artista plástico de Caraguá expõe no MACC obras doadas ao Fundo Social
O arista plástico Ennio Angelo, morador de Caraguá há 11 anos, fará no dia 8 de outubro a abertura de sua exposição Novos Olhares, com 46 telas. A venda dos quadros será em prol das ações do Fundo Social de Solidariedade

Caraguatatuba - O artista plástico Ennio Angelo fará no dia 8 de outubro (quarta-feira), a partir das 20h, a abertura da exposição Novos Olhares, com telas variadas que prometem agradar os gostos mais exigentes.
O artista, nascido em Assis, trabalhou com desenho e pintura ao longo de sua vida, e foi inclusive ilustrador da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas do Estado, desenhando para livros didáticos e materiais diversos. Angelo foi professor de desenho em séries do ginásio e colegial e, paralelo a isso, sua carreira como pintor o permitiu fazer várias exposições entre elas no exterior, no Sesc-Rebouças e também no aniversário dos 150 anos de Caraguá.
O artista, acostumado a trabalhos sociais, ao expor na Alemanha, teve a renda da venda de seus quadros revertida para as crianças abandonadas de São Paulo. Novamente, um gesto de solidariedade, volta a fazer caridade com suas obras, doando 46 telas da exposição Novos Olhares para o Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba. "Os quadros que estou colocando em exposição estão com preços acessíveis. Com a venda deles, o valor será repassado ao Fundo Social, que tem feito um ótimo trabalho com as famílias mais carentes. É uma forma de ajudar e ao mesmo tempo divulgar a arte".
A abertura da exposição será no dia 8, às 20h, e vale lembrar que os quadros estarão expostos até 7 de dezembro, na sala de exposições do MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba, que fica no Pólo Municipal Profª Adaly Coelho Passos, de terça a domingo, das 10h às 18h.
Aulas de pintura gratuitas - O artista plástico Ennio Angelo, além de doar suas obras para o Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, dá oportunidade a moradores de aprender um pouco da arte de pintar.
Angelo ministra gratuitamente sempre às terças-feiras, das 14h às 16h, na Casa da Agricultura (em frente Centro de Artes Marciais), aulas Criatividade, mesclando isso à técnica aplicada à pintura em geral. Os interessados em participar devem comparecer ao local no dia da aula. As vagas são limitadas. Participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Grupo ajuda alunos no 1º emprego

Caraguatatuba - O Centro Universitário Módulo de Caraguatatuba lançou o programa 'De olho no futuro', com o objetivo de contribuir para a capacitação de estudantes da rede pública para o mercado de trabalho. A primeira fase do projeto irá beneficiar 80 alunos do 3º ano do ensino médio.
Segundo o reitor do Módulo, Daniel Carreira Filho, a iniciativa visa atender a uma carência na capacitação dos jovens do litoral para o mercado de trabalho.
"O programa é justamente fruto de uma pesquisa realizada com 1.200 alunos do ensino médio, quando foram apontadas as mais diversas dificuldades para a conquista do primeiro emprego", disse.
A capacitação, com duração de cerca de dois meses, será realizada por alunos do Módulo que já receberam treinamento para atuarem junto aos jovens. "Inicialmente 12 alunos já estão sendo preparados e irão desenvolver o programa", disse.
Os jovens estudantes, segundo o reitor, serão capacitados para o ingresso no mercado, desde orientações sobre expressão oral e escrita e matemática financeira à informática e noções de empreendedorismo.
O programa conta ainda com o apoio da prefeitura, Delegacia Regional, CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e Associação Comercial e Empresarial. (Fonte: ValeParaibano)

Empresa oferece aula grátis para pedreiros

Caraguatatuba - A empresa ArcelorMittal realiza hoje, no Centro de Distribuição, no bairro Indaiá, em Caraguatatuba, um treinamento gratuito de capacitação na área de construção civil. O programa tem como objetivo a reciclagem e a capacitação de mestres-de-obra e pedreiros, focando temas como técnicas construtivas, armação, concreto, alvenaria e segurança, entre outros. O curso será ministrado em dois períodos. A participação é gratuita e não exige diploma de escolaridade, basta o aluno ser alfabetizado e ter no mínimo 18 anos. O programa atenderá um total de 25 alunos. O Centro de Distribuição fica localizado à Rua Olímpio José de Oliveira, 10, Indaiá. (Fonte: ValeParaibano)

Caraguá tem bons resultados em competição de Atletismo

Caraguatatuba - A equipe Filhos do Vento de Caraguatatuba esteve no último domingo no Ibirapuera, em São Paulo, onde disputou o 10º Torneio de Atletismo Dio & Campioni, nas distâncias de 100m, 200m, 400m e 800m rasos.
Orientados pelos professores Adão Dias Durval e Carlos E. Fuenzalida, 29 atletas caraguatatubense correram e representaram bem Caraguá na competição.
Pelos 800m masculino, Irlan Luiz da Silva conseguiu a segunda colocação, indo ao pódio e recebendo a medalha de prata. Também nos 800, pela prova feminina, Maiquele de Jesus ficou em terceiro.
A atleta Maiquelane de Jesus Santos terminou na terceira colocação, nos 200m para mulheres. Leandro da Silva Ramos, nos 400m masculino também ajudou a representar bem Caraguatatuba, com a conquista do terceiro lugar. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá é a campeã da "Gincana da Solidariedade" 2008

Caraguatatuba - Pela primeira vez em nove edições, Caraguatatuba ficou com o título de grande campeã da "Gincana da Solidariedade". A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof.ª Antonia Antunes Arouca, que representou o município, arrecadou 25.551 toneladas de açúcar na final, realizada no último sábado, dia 27, na Associação Esportiva São José, e trouxe para o município o troféu de campeão.
A etapa do açúcar, fase final da gincana, teve a participação de seis cidades da região: Caraguatatuba, Atibaia, Cruzeiro, Taubaté, Jacareí e Lorena. Além da arrecadação, todas participaram de brincadeiras e apresentações artísticas.
A arrecadação total da Gincana deste ano foi de 208 toneladas de alimentos, sendo 80 toneladas de arroz, 34 toneladas de feijão e 94 toneladas de açúcar. A 9ª edição da "Gincana da Solidariedade - Uma brincadeira que alimenta de verdade" foi a que mais arrecadou alimentos.
Todos os alimentos angariados pelas cidades participantes serão distribuídos nas entidades assistenciais dos próprios municípios.
A "Gincana da Solidariedade" é promovida pela Rede Vanguarda, numa ação conjunta entre escolas, diretores, professores, alunos, televisão e comunidade, e é reconhecida como o maior evento de solidariedade e responsabilidade social da região.
Trajetória de Caraguá - A 9º "Gincana da Solidariedade" aconteceu entre agosto e setembro. Ao todo, 12 cidades participaram da competição, representadas por uma escola.
A primeira participação da EMEF Prof.ª Antonia Antunes foi no dia 15 de agosto, no Centro Esportivo João do Pulo, em Pindamonhangaba. Foram arrecadadas 80 toneladas de arroz na primeira etapa.
A segunda etapa foi a do feijão. Foram 34 toneladas de feijão angariadas.
A etapa do açúcar e grande final contou com a participação das seis cidades melhores classificadas nas duas primeiras fases. Foram arrecadadas 94 toneladas de açúcar e Caraguá ficou com a primeira colocação angariando 25.551 toneladas.
Durante todas as etapas, os alunos realizaram apresentações artísticas e participaram de gincanas de conhecimentos gerais (português, história, geografia, atualidades).
Um projeto social, cultural, educativo e de cidadania, que modificou o comportamento de milhares de jovens e adolescentes e mobilizou toda a cidade de Caraguá. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Leilão de 8 animais acontece em Caraguá nesta quinta-feira 2
O leilão de eqüinos machos e fêmeas acontecerá no local destinado às hastas públicas, no bairro Jaraguazinho. O valor inicial para arremate é de R$ 228,47. Para participar é necessário se inscrever com antecedência no Centro de Controle de Zoonoses

Caraguatatuba - Acontece em Caraguá, no dia 2 de outubro (nesta quinta-feira), às 11h, o leilão de animais, conforme o edital nº 18/08 da Secretaria de Saúde, publicado no Informativo Oficial do município, no dia 24 último.
O leilão será realizado no local destinado às hastas públicas, na rua Benedito Silvério Santana nº 889, no bairro Jaraguazinho, na região central de Caraguatatuba.
De acordo com a Secretaria de Saúde, os animais que serão levados a leilão de venda e arremate, foram apreendidos sob os números de autos: 2390, 2391, 2392, 2393, 2394, 2395, 2396, 2397 e 2398.
São eles: eqüino macho de pelagem pampa; eqüino macho de pelagem rosilha com uma marca na anca traseira direita e pata dianteira branca; eqüino fêmea de pelagem castanha, com uma pinta branca na cara e com as duas patas traseiras e dianteira direita brancas; eqüino fêmea de pelagem castanha com uma pinta na cara e patas dianteira esquerda e traseira direita brancas; eqüino macho, garanhão, de pelagem tordilha clara; eqüino macho de pelagem branca; eqüino macho, pônei, de pelagem branca; eqüino macho, de pelagem baia, com uma listra branca na cara e com a crina branca.
Os interessados em participar do leilão de animais devem comparecer com antecedência ao CCZ - Centro de Controle de Zoonoses de Caraguá para a realização de uma inscrição, comprovando possuir área para deixar o animal arrematado por meio do leilão. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3887-6888. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Atletas de Caraguá conquistam o 3º lugar no Campeonato Bigbiker

Caraguatatuba - A 4ª e última etapa do Campeonato Bigbiker de MTB Maratona aconteceu no domingo, dia 28, em São Luiz do Paraitinga e dois atletas de Caraguá conquistaram o 3º lugar ao pódio.
Na categoria Sport Feminino Sub-35, Elisângela Theodoro Cruz foi vice-campeã da etapa e 3º lugar na classificação final. O biker Márcio Bordello, que disputou a categoria Sub-55, também ficou com o 2º lugar na etapa e 3ª colocação na final.
Outros atletas de Caraguá também disputaram a etapa, porém não conquistaram lugar ao pódio no campeonato. Humberto foi o 6º lugar; Rosana Aparecida 14º; Marco Antônio Galdino 10º; Alexandre Magno 14º; Pascoal Martinez 31º; Jefferson Luiz 61º; Odjeir de Mello 67º, Douglas Farias 23º e o atleta Luiz Trilha foi o 5º colocado na categoria Turismo.
De acordo com o atleta Pascoal Martinez, o campeonato premiou os três primeiros colocados de cada categoria. "Ficamos felizes pelos dois troféus de terceiro lugar que os atletas da equipe trouxeram para Caraguá", comemorou Martinez. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Ciclista de Caraguá conquista vitória por atencipação

Caraguatatuba - O atleta Caraguatatubense Rafael Alves, que tem sido destaque na equipe da ACC - Associação de Ciclistas de Caraguá pelas suas conquistas, garantiu antecipadamente o título de campeão do Campeonato Valeparaibano de Ciclismo, na categoria Infantil. A decisão aconteceu no domingo, 28, em São José dos Campos na 6ª etapa da competição. Resta mais uma etapa para o fim do campeonato, que acontece no dia 19 de outubro em Caraguá.
Segundo informou a ACC, Alves foi campeão de todas as etapas dos Campeonatos Valeparaibano e Municipal de Ciclismo em sua categoria. Das quatro etapas do Campeonato Paulista foi campeão em três e quarto colocado em uma.
Participaram da 6ª etapa cerca de 300 bikers e Caraguá foi representada por 12 competidores. Na categoria Elite, onde o ritmo foi muito forte devido à presença das principais equipes como São José, Suzano, Guarulhos e Pindamonhangaba, a prova foi decidida no sprint final e o biker Isael Nunes terminou em 6° lugar; na Feminino Elite, Cleonice Faustino sagrou-se campeã.
Na Sênior A, Luiz Souza ficou em 6° e conquistou valiosos pontos para o rank individual, onde o atleta estava em 7°. Na categoria Sênior B, Gilson Francisco também sagrou-se campeão e na Máster A, Carlos Gasparini ficou em 5° lugar.
A equipe de Caraguá conta com o apoio da J. Bike, Geomater - Farmácia de Manipulação; Beach Energy; Pont Motos; Power Bar, Body Fit Academia; Lima Letras; Auto Posto Mareli; Vídeo Shopping; Cine Caraguá; Zimmerman Odontologia; Niponet; PR auto peças; Rádio Oceânica e Café Eletrônico. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Banco de Alimentos de Caraguá recebe doação da Gincana da Solidariedade

Caraguatatuba - O Banco de Alimentos "Maria Marques Burihan" foi uma das entidades a receber doação dos alimentos arrecadados na "Gincana da Solidariedade", idealizada pela Rede Vanguarda, que teve a participação da EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca, que sagrou-se campeã, após arrecadar 208 toneladas de alimentos, sendo 80 toneladas de arroz, 34 de feijão e 94 de açúcar.
Foram doados para o órgão 7 toneladas de arroz e feijão e 28 toneladas de açúcar. Os alimentos serão doados para as entidades assistenciais cadastradas no Banco e para as mil famílias que recebem doação mensal.
De acordo com o coordenador do Banco de Alimento, Marcos Jacinto, os alimentos arrecadados servirão para complementar as sacolas doadas às famílias atendidas e também as doações feitas para as entidades cadastradas.
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba está em funcionamento desde abril deste ano e atende 15 entidades assistenciais e cerca de 3 mil famílias cadastradas. O órgão trabalha com doações feitas pelos Supermercados Shibata, Silva Indaiá e Cruzeiro, que doam hortifruti e também conta com doações de voluntários, que fazem todos os tipos de doações.
Para ser um sócio-doador do Banco de Alimentos, basta procurar a O Bando de Alimentos, que fica na Rua Marechal Floriano Peixoto, 35, Poiares, e realizar o cadastro. Já as pessoas que querem receber as doações, têm que procurar a igreja, a Associação Amigos de Bairros ou alguma ONG do seu bairro e realizar o cadastro. Qualquer pessoa ou empresa pode contribuir com qualquer tipo de doação. Os cadastrados nos bairro para receber os alimentos serão avaliados pela Assistência Social e receberão o atendimento necessário pelo Banco de Alimentos.
O que é o Banco de Alimentos: O Banco de Alimentos é uma instituição pública, sem fins lucrativos. Ele é gerido por um Conselho Gestor formado por representantes do poder público, empresários, entidades e organizações sociais. Seu objetivo principal é arrecadar alimentos e distribuí-los a entidades, associações e organizações que atendam pessoas em risco alimentar, ou seja, que não têm condições de garantir seu direito básico à alimentação. Também faz parte do trabalho do Banco desenvolver atividades educativas sobre técnicas nutricionais e de eliminação dos desperdícios, normas sanitárias no uso de alimentos e campanhas de conscientização social para o combate à fome. O Banco de Alimentos é, portanto, uma rede solidária e organizada de combate à fome e também ao desperdício de alimentos, com gestão participativa de toda a sociedade e atua por meio de parcerias. Ele faz parte do Programa de Segurança Alimentar de Caraguatatuba, criado em abril 2006, que coloca em prática as políticas municipais do Projeto Fome Zero e é mais um instrumento de construção da cidadania.
Mais informações sobre doações, entrar em contato pelo telefone 3887-2431. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Canoagem de Caraguá sagra-se campeã em Bertioga e 4º lugar em Santos
As duas cidades do Litoral Sul de São Paulo foram o palco da ótima atuação da canoagem de Caraguatatuba representada pela Acalino

Caraguatatuba - A Acalino - Associação de Canoagem do Litoral Norte fez bonito representando a cidade de Caraguatatuba em duas competições no Litoral Sul de São Paulo, neste último final de semana, dias 27 e 28 de novembro.
A primeira participação foi no campeonato na cidade de Santos, com percurso de 10 km, onde a equipe ficou em 4º lugar no geral, conquistando 6 medalhas de ouro, 3 de prata e 6 de bronze, 15 no total.
Já a segunda competição ocorreu no rio Itanhaú, da cidade de Bertioga, com um percurso de 25 km. Caraguá, por meio da Acalino, sagrou-se campeã por equipe.
A Associação conta com o apoio do quiosque Prainha.

Resultados Individuais do sábado, dia 27 (Santos)

Classe I - Duplo Misto: 2º Lugar com a dupla Duda e Evelin
Classe I - Duplo Júnior: 2º Lugar com Otávio Poletti e Alexandre Ricardo
Classe I - Individual Masculino Máster: 1º lugar com Edneder Soares
Classe I - Individual Sênior: 3º Lugar com Luiz Fernando
Classe III - Junior: 3º Lugar com Anderson Silva e 4º com Rodrigo José
Classe III - Sênior: 1º Lugar com Taffarel Soares
Classe III - Feminino Open: 1º Lugar com Jeane Caetano e 3º com Carol Bastos
Classe Surfinho (12-13 anos) Masculino: 1º Lugar para Reinaldo Caetano e 3º para Dener Mattos
Classe Surfinho (10-11 anos) Feminino: 1º com Camila Bastos, 2º Andressa Pereira e 3º Adrielle Pereira
Classe K1 Escola Menor Feminino: 3º Lugar para Larissa Mattos
Classe K1 Escola Infantil Feminino: 1º Lugar com Jeane Caetano

Resultados Individuais do dia 28 (Bertioga)

Classe I - Individual Masculino Máster: 1º lugar com Edneder Soares
Classe I - Individual Sênior: 2º Lugar com Luiz Fernando
Classe I - Duplo Máster: 1º Lugar com a dupla Duda e Antonio Agripino
Classe III - Sênior: 1º Lugar com Taffarel Soares
Classe III - Feminino Open: 1º Lugar com Evelin Fernandes
Classe III - Masculino Sênior: 4º Lugar com Anderson Silva (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Morro do Algodão recebe mutirão de limpeza na próxima semana

Caraguatatuba - Conscientizar à população em relação ao lixo e suas conseqüências e danos ao Meio ambiente. Este é o objetivo do Mutirão de Limpeza, que acontece na próxima semana (09/10), das 14h às 16hs, na Rua Santo Agostinho, localizada no bairro Morro do Algodão (próxima do Rio Juqueriquerê) – Caraguatatuba. A ação será promovida pela comunidade que luta em prol do Rio Juqueriquerê por meio do projeto “Água de Beber, de Comer, de Usar e Conservar... Ciclos Contínuos”, em parceria com a ONG Acaju/Associação Caiçara Juqueriquerê, Sabesp e DILURB/Divisão de Limpeza Urbana.
Segundo a educadora ambiental do projeto, Andréa Bossi, a iniciativa visa chamar a atenção dos moradores e orientá-los para a importância do cuidado com o meio ambiente, focado na manutenção da higiene e na coleta seletiva. “Gostaríamos de contar com a colaboração de todos os moradores para que possamos recolher um grande volume de lixo e conseqüentemente deixar o bairro com uma qualidade de vida melhor”, explica Andréa.
O projeto Água de Beber é uma iniciativa do Instituto Supereco com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental, foi lançado no dia 15 de dezembro de 2007 e tem como objetivo contribuir para a conservação e recuperação do Rio Juqueriquerê - um dos principais abastecedores de água doce de Caraguatatuba. (Fonte: Supereco)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Prefeitura de Ilhabela alerta a população para recadastramento de veículos

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela informa à população que os veículos de residentes e domiciliados no Município ou prestadores de serviços inicialmente cadastrados e que adquiriram chip/tags devem ser recadastrados até o próximo dia 15 de outubro, junto a secretaria municipal de Turismo e Fomento através dos funcionários designados para operacionalização da Taxa de Preservação Ambiental.
Para efetuar o recadastramento a população deverá apresentar cópias da documentação referente ao veículo; do documento de identidade do proprietário do veículo ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH e do comprovante de residência do proprietário do veículo.
A não realização do recadastramento dos veículos até a data limite estipulada acarretará no pagamento da TPA correspondente ao veículo utilizado, até que o usuário regularize seu cadastro. E a tentativa de passagem pelo posto de arrecadação sem o pagamento da TPA, implicará em multa de trânsito, tipificada no 209 do CTB – Código de Trânsito Brasileiro.
Mais informações pelo telefone 12 3895 1209.
Taxa de Preservação Ambiental - A TPA visa proteger, preservar e conservar o meio ambiente. A cobrança incide sobre todos os veículos que utilizam a malha viária de Ilhabela, havendo exceções para alguns veículos. Na área de embarque dos veículos, no terminal da balsa existem dois guichês onde é cobrado os valores para carros e motos (R$ 2), caminhonetes (R$ 3), vans (R$100), microônibus (R$ 200) e ônibus (R$ 300). Os recursos obtidos através da cobrança da TPA são destinados para projetos de educação ambiental, limpeza e conservação das áreas ambientais protegidas e, são depositados na conta do Fundo Municipal do Meio Ambiente. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura realiza audiência para apresentação da Lei Orçamentária Anual de 2009

Ilhabela - Na última, sexta-feira, 26, cumprindo os prazos determinados pela Lei Orgânica do Município, a Prefeitura de Ilhabela por meio da secretaria municipal de Administração realizou audiência pública para apresentação da LOA – Lei Orçamentária Anual, referente ao ano de 2009.
A abertura da audiência foi feita pela secretária municipal de Administração, Raquel Navarro Pagliarini que, em seu discurso, destacou a importância da realização desta audiência pública como forma de transparência com que o atual governo administra Ilhabela.
A Lei Orçamentária Anual (LOA) traduz em números, as metas e prioridades de cada secretaria estabelecidas na LDO, conforme prevê a Lei 610/08, englobando os gastos para a manutenção da máquina pública.
Com a realização da LOA 2009, a Prefeitura de Ilhabela objetiva manter o desenvolvimento de um trabalho voltado para a eficiência do serviço público e o bem estar da população, evidenciando um modelo de crescimento da cidade ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.
Durante a ocasião o secretário de Finanças, Osvaldo Julião, apresentou o projeto que será enviado para a Câmara Municipal para aprovação da Lei Orçamentária do Município para o exercício de 2009, com o valor estimado de mais de R$ 84 milhões, representando um acréscimo de 8% em relação a projeção do valor arrecadado do atual exercício. Foi colocado ainda que, para o ano seguinte, Saúde e Educação continuarão sendo prioridades da administração, prevendo um orçamento de R$20.010.000,00 para Educação e R$ 20.520.000,00 para Saúde.
As secretarias de Educação, Saúde, Turismo e Fomento, Assistência Social, Meio Ambiente, Obras, Esporte e Cultura, apresentaram todas as realizações durante esses quase oito anos e também as principais metas para 2009.
Quanto as ações previstas para o próximo ano, destacam-se em Educação, construção de Centros Educacionais Infantil, construção de Centro Técnico Profissionalizante, projetos de informática nas escolas e ampliação da frota para o transporte escolar; em Saúde, a construção da Unidade Básica de Saúde do Alto da Barra Velha, reaparelhamento das Unidades de Saúde, criação de dois leitos de semi-UTI, implementação do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, implementação do Programa de Saúde do Trabalhador e criação da Central Médica de Regulação de Vagas; em Turismo, a construção do Centro de Convenções; em Assistência Social, construção da sede própria para abrigar a secretaria, Fundo Social e programas desenvolvidos; em Meio Ambiente, saneamento básico, despoluição e recuperação das cachoeiras, implantação do sistema definitivo de transbordo, ampliação da sede do Centro de Triagem e aquisição de veículo tipo basculante e prensa; em Obras, 100% de pavimentação, iluminação pública para os locais não assistidos e reurbanização de praças; em Esportes, construção do Complexo Esportivo da Barra Velha, construção da Pista de Atletismo e manutenção dos núcleos esportivos para desenvolvimento das atividades; em Cultura, construção do Centro Cultural da Praia Grande, criação do Espaço Cultural do Norte da Ilha, criação de Oficinas Culturais para a 3ª idade e reforma e ampliação da Biblioteca.
Ainda para o exercício de 2009 está previsto o acréscimo de 10% no salário dos funcionários públicos e implantação do beneficio do plano de saúde para os funcionários efetivos.
Segundo o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, esses benefícios correspondente ao plano de saúde só não foi repassado aos funcionários efetivos neste exercício, por restrições a legislação eleitoral, ficando firmado compromisso para o ano de 2009.
A segurança foi item que mereceu destaque neste ano de 2008 e que permanecerá para o próximo ano, no tocante ao pagamento de pró-labore aos policiais militares do município, bem como a disponibilização de recursos de hospedagem do aumento do efetivo de policiais na temporada.
Para a secretária municipal de Administração, Raquel Navarro Pagliarini, encerrou-se o exercício de 2008 com sentimento de dever cumprido perante o município de Ilhabela, no que se refere as meãs estabelecidas no Plano de Governo da atual administração, tendo cada secretaria trabalhado no intuito de prestar contas a comunidade de maneira objetiva e transparente. “Estabelecemos prioridades em conjunto com a comunidade, no que diz a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2009, sempre de encontro a realidade do orçamento previsto para o próximo ano”, finalizou a secretária.
“Fizemos muitas coisas durante estes quase oito anos de administração, mas, muitas coisas precisam ser feitas e com o planejamento orçamentário de metas para 2009, a população poderá cobrar do próximo prefeito a conclusão dos projetos previstos”, declarou Manoel Marcos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Instituto Sou da Paz lança IV Prêmio Polícia Cidadã

Ilhabela - O Instituto Sou da Paz está lançando a IV edição do Prêmio Polícia Cidadã. O Prêmio tem como objetivo reconhecer e valorizar boas práticas policiais que sejam eficazes na solução de um problema de segurança pública. Podem concorrer policiais militares, civis e técnico-científicos da cidade de São Paulo, Região Metropolitana, Baixada Santista, São José dos Campos e região, Campinas e região e Litoral Norte. As ações premiadas receberão R$ 6 mil ou bolsas de estudo integrais de formação em tecnólogo na Faculdade IBTA.
Em suas três primeiras edições, o projeto premiou 150 policiais das 39 cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Este ano, serão 139 municípios participantes, o que significa uma importante expansão. “Ampliamos a área de abrangência do Prêmio porque o interesse dos policiais de outras cidades era muito grande. Agora, o projeto vai atingir mais de 70 mil policiais em todo o Estado”, conta Denis Mizne, diretor executivo do Instituto Sou da Paz. ”Além disso, vale ressaltar que o Prêmio Polícia Cidadã é a única iniciativa em que o trabalho policial é avaliado e reconhecido pela sociedade civil e não pela própria corporação”, explica Denis.
As inscrições para o IV Prêmio Polícia Cidadã podem ser feitas pelo site www.soudapaz.org/premiopolicia2008 até o dia 6 de outubro. Depois, as ações serão avaliadas por uma comissão - formada por conceituados especialistas em segurança pública e policiais de outros estados - que definirá a lista de finalistas. “A partir deste momento inicia-se uma nova fase. Os policiais integrantes das ações finalistas enviam material complementar com mais detalhes das ações, bem como de seus impactos. Em seguida, cada uma das ações é visitada por um grupo independente, que verificará o andamento, as características das atividades e fará entrevistas com a comunidade e parceiros. Do resultado das visitas e da análise da comissão avaliadora, saem as ações vencedoras”, explica Elizabete Albernaz, coordenadora do Prêmio Polícia Cidadã.
Importante lembrar que o público também poderá escolher sua ação preferida, através da categoria Escolha Popular. A Escolha Popular é aberta logo após a divulgação das ações finalistas e a votação poderá ser feita através do site do Prêmio. Os vencedores receberão um reconhecimento público, não-financeiro, no dia da cerimônia de premiação, que deve acontecer em março de 2009.
“O Prêmio Polícia Cidadã é um projeto importante porque joga luz sobre o trabalho dos bons policiais, dando visibilidade às ações que são desenvolvidas com inteligência e com base no respeito à lei e ao cidadão” afirma Elizabete. “Dessa forma, reconhecendo as boas práticas, é possível disseminá-las na corporação, possibilitando que elas se multipliquem”, conta. “E como resultado, muitos policiais vencedores acabam levando suas experiências para outros bairros ou mesmo inspirando colegas a desenvolver suas próprias ações”, finaliza.
São parceiros do Prêmio Polícia Cidadã em São Paulo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, as Polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, a Faculdade IBTA e o banco Nossa Caixa. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Membro do PCC é preso em São Sebastião

São Sebastião - Um dos integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), N.F.A.M., 30 anos, conhecido como Nino, foi preso na madrugada de ontem, por volta da 1h30, em um bar no Areião em Cambury, depois de ser investigado pela Polícia Civil do 2ºDP de Boiçucanga.
De acordo com os policiais, ele veio da Baixada Santista para Cambury, onde estabeleceu em torno de sete pontos de venda de drogas. Desde janeiro deste ano, N.F.A.M. é foragido da Cadeia de Tremembé, onde já havia condenado há uma pena de dois anos e oito meses por porte de arma.
Além disso, o foragido respondia judicialmente um processo por ocultação de cadáver, sendo acusado de matar e enterrar a própria vítima no Sertão de Camburi; por dois homicídios, um em Praia Grande, no Litoral Sul de São Paulo e outro em São Sebastião, por tráfico. Nino já tinha também passagem pela polícia por porte de entorpecentes.
Segundo a polícia, no bairro de Cambury, onde morava com esposa e um filho de seis meses, ele era temido pelo seu jeito violento e pelo seu passado no mundo do crime.
Em seu depoimento ele não disse nada e foi preso no Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba.
A operação foi feita pelos policiais civis Ricardo, Julimar e Paulo e o boletim de ocorrência foi elaborado pelo delegado do 2ºDP Jairo Luis Pinto Pontes. (Fonte: Imprensa Livre)

Executivo sanciona lei de passe livre para deficientes nos ônibus

São Sebastião - A prefeitura sancionou a lei 1917/08, que prevê acesso livre aos deficientes nos ônibus de São Sebastião. Portanto, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida passam a ter o direito de utilizar o transporte público de graça.
O presidente da Adef (Associação das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida de São Sebastião), Mônico Santos Silva, encabeçava a luta pela alteração da lei existente desde agosto do ano passado. “A lei anterior estava ampla e suscetível a erros de usos indevidos. Fizemos várias reuniões junto as secretarias e depois de uma reavaliação, chegou-se ao consenso”, disse. “Para a entidade é uma grande vitória. Agora podemos contar com o apoio da atual administração para que pudéssemos atender as pessoas do município dando assim, amplo direito pela utilização do benefício ampliando também, o atendimento de maior número de usuários”, complementa o presidente da Adef.
Algumas diferenças apontadas por Silva modificam o quadro anteriormente estabelecido, inclusive, com a cobertura de eventuais falhas. “Agora o passe será obrigatoriamente opcional às pessoas que ganham vale-transporte. Ele pode solicitar o recebimento do vale ou optar pelo passe livre”, explica ele, que era contrário a duplicação do benefício.
A lei aprovada, segundo o presidente da Adef, é fruto de um projeto apresentado pela própria associação e baseado numa antiga reivindicação da associação desde a gestão passada.
Com a nova lei, a Tabela do Código de Doenças (CID-10), será adotada para cumprir os critérios determinantes do decreto federal 5296/04 no aspecto de quem é considerado usuário. Ela determina as deficiências de quem deve ou não usar o transporte e quais as doenças em que um acompanhante deve estar presente.
O passe livre também será destinado a pessoas portadoras de deficiência a partir dos 65 anos. O Estatuto do Idoso prevê essa cláusula, porém, o município poderia optar por estender o benefício a partir dos 60 anos.
Não é a primeira vez que a cidade busca regulamentar o passe livre aos deficientes físicos. De acordo com informações da assessoria de imprensa da Câmara, em 2002, foi aprovada a Lei 1565/02, de autoria do ex-vereador Marquinho Souza; e, em 2005, foi aprovada a Lei 1789/05, do vereador Modesto Koji Ono, o Kotian e, no dia 12 de agosto, o vereador José Cardim de Souza, apresentou novo projeto de lei, que se aproximava das cláusulas defendidas pela Adef.
Segundo consta, as duas leis teriam sido vetadas pelos ex e atual prefeitos e promulgadas pelos ex-presidentes da Câmara, na época, José Luiz Ribeiro e Wagner Teixeira. Numa reviravolta, o prefeito Juan Garcia, aprovou o conteúdo desejado pela categoria.
Atualmente, segundo dados da Adef, cerca de 600 usuários sendo 250 acompanhantes, fazem uso do passe livre. Ele acredita, que os ajustes na lei poderão aumentar o número de beneficiados com o passe em São Sebastião.
A carteirinha com foto consta o número do usuário, o endereço e a data de emissão. Ontem, três ônibus adaptados foram entregues pela Ecobus – o que validará ainda mais a lei e fornecerá melhores opções às pessoas portadores de deficiência.
Diante da legislação federal, consideram-se portadores de deficiência, pessoas que possuem limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades, que se enquadram nas seguintes categorias: deficiência física (alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano), acarretando o comprometimento da função física, além das deficiências auditivas, visual, mental e múltipla.
Sanções da lei - Com a nova lei, para obter o passe livre o deficiente físico vai precisar assinar um termo de responsabilidade e, caso cometa uma infração, como emprestar a carteirinha para terceiros, poderá responder civil e criminalmente.
• Dentro das sanções da lei estão: uso por terceiros (suspensão de 6 meses e um ano no caso de repetir o uso indevido);
• A comercialização do cartão magnético, que deve circular a partir de 2009, na primeira ocorrência a suspensão é por um ano, na segunda, por dois anos;
• Roubo, furto, perda ou extravio serão perdoados nas primeira e segunda ocorrência mediante o registro de um Boletim de Ocorrência. Na terceira vez, a suspensão será por seis meses;
• O uso indevido ou abusivo do benefício terá suspensão de seis meses a um ano a partir da repetição da infração pela segunda vez. Além disso, o usuário terá de pagar 20 tarifas vigentes à prefeitura e solicitar nova credencial à secretaria da Saúde. (Fonte: Imprensa Livre)

Postura de presidente da OAB é criticada por advogados

São Sebastião - Ainda paira no ar o clima de insatisfação por parte dos advogados da OAB de São Sebastião em relação à elaboração de documento, por parte do presidente, Luiz Tadeu de Oliveira Prado, que foi alvo da convocação de assinatura de candidatos a prefeito da cidade.
O documento, intitulado “Compromisso Ambiental Para Agenda Mínima Local Município de São Sebastião”, gera polêmica na instituição, pois advogados reivindicam participação na elaboração do mesmo. Segundo Luiz Tadeu, o documento foi assinado pelos candidatos João Amorim e por Ernane Primazzi. Enquanto que o candidato Valdeir José, também presente à reunião de segunda-feira, recusou-se a assinar e o prefeito Juan Garcia justificou sua ausência no final da tarde de segunda, afirmando que tinha outros compromissos.
Ontem ao final da manhã, na sede da OAB, 15 profissionais da ordem compareceram a uma reunião convocada na última segunda-feira, depois que uma confusão marcou o momento em que candidatos teriam sido convocados para a assinatura do documento. Com a ausência do presidente nesta reunião, o advogado Cristian Manuel Pinto desabafa: “O presidente não passou o documento para nenhum dos advogados, nós gostaríamos de ter acesso à este compromisso antes, dar as nossas proposta e aí sim passá-la aos candidatos. O que não foi feito. E hoje, este momento só reafirma o fato de que o nosso presidente usa a OAB para objetivos políticos, pois ele não está presente. Sendo que convocamos esta reunião para que juntos estabeleçamos as reivindicações do grupo para passarmos aos candidatos”, diz.
Quanto à posição do grupo em relação ao conteúdo do documento, o advogado informa que eles não se posicionam contra as questões ambientais e afirma que, ao contrário disso, a preocupação do grupo é com as intenções do documento que ainda não é do conhecimento deles. “Precisamos ter ciência do teor deste documento, que todos aqui desconhecem. Se ele tivesse vindo aqui, era a nossa chance”, afirma outro advogado presente Sérgio Ronald.
O advogado Rodrigo Miranda Salles completa ressaltando que como entidade de classe, o grupo respeita o plano de governo de qualquer candidato e vai contra qualquer tipo de imposição. “Este órgão não tem que querer impor, influenciar, modificar ou comprometer o plano de governo de um candidato seja no aspecto ambiental, seja no aspecto que for. O que me causa curiosidade, é que ele fez este documento para São Sebastião e essa subsecção da OAB representa tanto Ilhabela quanto São Sebastião e para Ilhabela não foi feito nenhum documento neste sentido”, avalia Salles.
Ao final da reunião, os presentes concluíram que marcarão uma assembléia com o presidente, na qual formularão as reivindicações da classe que serão levadas ao próximo prefeito e, além disso, aproveitarão a ocasião para reivindicar e decidir questões voltadas ao andamento da instituição.
Em entrevista exclusiva ao Imprensa Livre, o presidente da OAB, Luiz Tadeu de Oliveira Prado afirma que não compareceu à reunião das 12h de ontem, já que, segundo ele, foram convidados para o evento somente os advogados da Prefeitura de São Sebastião. “Eu acho que nenhum advogado foi convidado, com exceção daqueles que trabalham na prefeitura. Que eu saiba, nenhum outro foi convidado”, desabafa.
Quanto ao documento, ele afirma tratar-se de um documento técnico, elaborado pelas comissões da OAB e os quatro candidatos foram convidados para aderi-lo ou não. “É portanto sim unilateral já que foi a OAB que elaborou”, ressalta o presidente.
Em relação à reivindicação dos advogados presentes na reunião e à participação dos mesmos na formulação do documento, o presidente ressalta: “Se nossas comissões tivessem que ouvir a classe a cada projeto realizado, eu não faria outra coisa senão isso. A partir do momento em que fomos legitimamente eleitos para representar a todos - e não estamos tomando nenhuma atitude política, eu não vejo nenhum mal nisso. Já que é apenas um documento técnico, onde solicitamos que o prefeito eleito, seja ele quem for se comprometa a criar, manter e valorizar os órgãos do sistema municipal do meio ambiente. Para isso existe a eleição, para que nós possamos (quando falo nós é qualquer subseção) representar os colegas.
Quanto à época da sugestão de assinatura do compromisso, uma semana antes das eleições, Luiz Tadeu afirma que na outra eleição o processo foi o mesmo. “Naquela época, com um documento semelhante a este falando do meio ambiente, os candidatos estiveram presentes (o atual prefeito Juan, o ex-prefeito Paulo Julião e Ernane). Todos foram convidados e não houve nada, nenhum tipo de descontentamento da classe”, lembra.
O presidente destaca que em nenhuma outra ocasião durante o ano, houve esse tipo de impasse entre os participantes da OAB. Quanto à reunião das 18h, ele afirma que não estava sabendo e, ainda segundo Luiz Tadeu, para a reunião da última segunda-feira, foi enviado um e-mail pela secretária da OAB na quinta e na sexta-feira da última semana avisando sobre o evento.
À noite, na reunião das 18h, Luiz Tadeu também não compareceu e cerca de 10 advogados estiveram presentes. O advogado Eid de Paula Ferreira falou à reportagem e afirmou que se sentiu menosprezado pelo fato do presidente não estar presente sem nem ao menos ter dado alguma satisfação.
Na reunião de segunda-feira, o presidente da entidade lembra que foi obrigado a levar o documento do lado de fora da OAB já que, segundo Luiz Tadeu, os candidatos teriam sido impedidos de entrar para participar da reunião sede da OAB por advogados contratados pela prefeitura. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara promove palestra para o projeto "Valorizando a Pessoa Idosa"

São Sebastião - A Câmara de São Sebastião, por meio do Centro de Atendimento ao Munícipe (CAM), promoveu hoje, dia 29, uma palestra sobre Ética e Cidadania no Poderes Legislativo e Executivo aos integrantes do Projeto "Valorizando a Pessoa Idosa", núcleo da Topolândia, região central.
A palestra ocorreu no Plenário, às 14h00, e foi ministrada pela psicóloga Aline Leopoldino Mota . "O objetivo é complementar um trabalho educacional que já está sendo realizado no projeto, com o objetivo de possibilitar a inclusão social", explica.
Ainda nesta semana, quando se comemora o Dia do Idoso, a palestra será ministrada aos integrantes do Projeto, dos núcleos de Boiçucanga (31/09) e Juquehy (01/10), na costa sul; e Jaraguá (02/10), na costa norte.
O Projeto "Valorizando a Pessoa Idosa" é ligado a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano, e atende idosos com idade superior a 60 anos. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Ecobus entrega mais 3 ônibus adaptados às normas de acessibilidade em São Sebastião

São Sebastião - A empresa de ônibus Ecobus vai entregar amanhã, dia 30, às 9h00, em frente à Prefeitura de São Sebastião, na região central, mais três ônibus adaptados às normas de acessibilidade para atender pessoas com dificuldade de locomoção ou com alguma deficiência física.
Com a entrega dos veículos, a frota de ônibus adaptado da empresa sobe para sete. Até o início de 2009, de acordo com o gerente geral da Ecobus, Jair de Souza Inácio, outros três ônibus especiais estarão circulando na cidade.
Hoje os quatro ônibus que circulam no município percorrem a linha Jaraguá (2) e Costa Sul (1), sendo um veículo de reserva. Os novos ônibus adaptados vão circular pelas linhas Guaecá (1), Costa Sul (1) e Rua do Cascalho, em Boiçucanga (1).
Os ônibus que vão ser entregues amanhã foram adaptados pela equipe de mecânicos da Ecobus, com elevadores e rampas de acesso.
Em 2 anos em São Sebastião, a Ecobus aumentou a frota de veículos, que passou de 88 para 94, sendo que 30% dos ônibus que circulam no município são novos e ecologicamente corretos, possuem um sistema de alta tecnologia para oferecer mais segurança e conforto ao passageiro.
“A meta da empresa é que todos os novos ônibus tenham plataforma de acessibilidade para deficientes físicos ou pessoas com dificuldade de locomoção”, explica o gerente geral da Ecobus, Jair de Souza Inácio.
Certificação - A Ecobus obteve na sexta-feira, dia 26, a Certificação das Normas de Qualidade ISO 9001: 2000. Para obter essa certificação, desde o mês de abril a empresa vinha intensificando o número de treinamentos e promovendo auditorias em todos os setores.
A ISO é uma organização não-governamental, fundada em 1947, com sede em Genebra, na Suíça, que visa estabelecer normas que representem e traduzam o consenso dos diferentes países do mundo.
O objetivo da ISO 9001:2000 é fornecer um conjunto de requisitos que, bem implementados, dão mais confiança de que a organização é capaz de fornecer regularmente produtos e serviços que atendam às necessidades e as expectativas de seus clientes, e que estão em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.
“A certificação garante a qualidade dos serviços que prestamos aos munícipes” , explica o gerente geral da Ecobus, Jair de Souza Inácio.
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Município realiza terceiro Festival de Observação de Aves

Ubatuba - No próximo final de semana, a cidade de Ubatuba será palco mais uma vez do Festival de Observação de Aves, que chega em 2008, a sua terceira edição. Desde 2004, quando foi criado o Dia Municipal da Ave, a avifauna de Ubatuba tem recebido maior destaque.
Ano a ano, os especialistas municipais no setor, como Carlos Rizzo, consideram que a observação de aves apresentou significativa evolução, seja como ferramenta para a Educação Ambiental, ou como constante aprimoramento do receptivo turístico, já oferecendo emprego e renda aos munícipes que se interessarem em trabalhar neste setor.
Além disso, a cidade também esteve presente no Avistar Brasil e na Bristish Bird Fair. Os destaques da mídia também revelam tal evolução, como o reconhecimento da Embratur no folheto “Ajourney through the land of birds”, divulgando Ubatuba para o mundo todo, como importante destino do turismo de observação e, por fim, a recente matéria divulgada por uma das maiores emissoras de televisão, em rede nacional, apresentando a iniciativa de Ubatuba para o Brasil.
A abertura do Festival será no próximo sábado, dia 4, às 19 horas, no Ubatuba Palace Hotel com uma exposição de trabalhos com o tema “aves”.
Mais de 100 fotografias de 19 fotógrafos, desde crianças até fotógrafos internacionais que clicaram nossas aves com técnica e oportunidade; três gravuristas como homenagem (in memoriam) a dona Amélia Olaio; dois artistas com óleo sobre tela e cinco artesãos locais.
No dia 7, haverá o I Encontro Ubatubabirds onde haverá a palestra “Perspectivas do turismo de observação para Ubatuba”, ministrada por Pedro Paulo Orabona.
No dia 8, será realizada a contagem municipal de aves com o tema “bem-te-vi”. Este evento está definitivamente vinculado a ação mundial promovida pela Bird Life International, envolvendo crianças e todos os amigos das aves de Ubatuba.
O Festival contará ainda com diversas saídas para observação oferecidas a iniciantes e experientes além da novidade com saídas onde se falará somente a língua inglesa. (Fonte: Imprensa Livre)

Homem é encontrado no forro de sua casa depois de atirar contra jovem

Ubatuba - O pedreiro A.R., 44 anos, foi preso em flagrante por tentativa de homicídio depois de atirar na perna esquerdo do estudante R.O.S., 18 anos na Travessa 13 do bairro Estufa II. Depois de ouvir o disparo, vizinhos acionaram a Polícia Militar que chegou logo depois do incidente e localizou A.R. no forro de sua casa na última segunda-feira, por volta das 19h.
R.O.S. foi socorrido no Pronto Socorro, de onde foi liberado logo depois para ir até a Delegacia prestar depoimento. Segundo a polícia, a vítima conta que o tiro foi disparado ainda de dentro da casa de A.R. que, depois de atirar, saiu da residência portando a arma do crime.
Depois de prestar depoimentos, A.R. foi preso na Cadeia Pública.
A Polícia Civil não nos forneceu detalhes sobre o depoimento do suspeito e a arma do crime ainda não foi localizada. (Fonte: Imprensa Livre)

Palestra gratuita do Sebrae na Aciu

Ubatuba - “O marketing de relacionamento da conquista e manutenção de clientes” é o tema da próxima palestra a ser ministrada na Associação Comercial de Ubatuba.
O evento será realizado no dia 27 de outubro (segunda-feira) às 16h00 na sede administrativa da Aciu, à Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro.
A palestra tem duração de cerca de duas horas e abrange a definição de Marketing Direto, suas ferramentas principais e os aspectos de uma campanha de fidelização de clientes.
Discutirá sobre o atendimento que os clientes principais de uma empresa devem receber, caracterizar os benefícios que estes clientes devem ter na empresa, e o conteúdo dos benefícios a serem trabalhados e disponibilizados ao cliente fiel.
Podem participar todas as pessoas acima de 16 anos interessadas no assunto.
Para mais informações entre em contato com o Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba através do telefone (12) 3834 1445. Falar com Alexandra ou Eduardo ou acesse o nosso site: www.aciubatuba.com.br . Nele você encontra inúmeras informações muito úteis para o seu estabelecimento. (Fonte: ACIU)

Curso gratuito de artesanato

Ubatuba - Transforme suas horas vagas em uma lucrativa profissão e monte seu próprio negócio
Aprenda a fazer:
- Velas decorativas, ornamentais, perfumadas para Natal, Casamentos, Piscinas, Formaturas, Eventos em geral, frutas porcelanizadas e técnicas para comercialização.
Inicio do curso: 07 de outubro (serão ministradas 06 aulas em 06 dias)
Local: Rua Salvador Correa, 170- entre a loja Sthill e Sincovat
Horários: das 8h00 as 10h30
das 15h00 as 17h30
das 19h00 as 21h30
Posto de Inscrições e informações: Portaria do Supermercado Rosado
Faça já sua inscrição! São apenas dois quilos de alimentos não perecíveis (exceto sal)- leve sua identidade. Os participantes recebem certificado e ficam com parte das peças feitas durante o curso
Cursos profissionalizantes ministrados por professores da Belas Art´s Belo Horizonte-MG. (Fonte: ACIU)

Canto do Baguary encerra segunda etapa do Local Motion SP Contest 08
Seletiva define equipe da Zona Leste e registra a primeira nota 10 do campeonato

Ubatuba - Encerrou no último domingo, dia 28 de setembro, a segunda seletiva do Circuito Local Motion SP Contest 08. Com ondas de até dois metros de altura no canto do Baguary, na praia Grande, em Ubatuba (SP), foi definida a equipe da Zona Leste nas categorias Open, Longboard e Master. Novos campeões do SP Trials, divisão de acesso ao Confronto Final, foram conhecidos com direito a nota máxima na Open.
Apesar da definição do time da Zona Leste, que representará a região nos dias 06 e 07 de dezembro, para as disputas dos títulos da temporada na praia de Itamambuca, em Ubatuba, o destaque da segunda seletiva ficou por conta de Alexandre Miranda. Morador do bairro de Alphaville, na Zona Oeste, ele correu nas duas categorias do Trials, Open e Longboard.
No sábado, quando foi realizada as três primeiras fases da Open SP Trails, Miranda já tinha registrado a maior nota entre todos os competidores (8,25). Classificado para a final no domingo, ele competiu ao lado de Pedro Regatiere, bicampeão do Circuito, Carlos Tizon e Flavio Boca, seu companheiro de trabalho. Boca, abriu a bateria decisiva com uma onda 6,5 pontos e se manteve na frente por um bom tempo.
Com um mar difícil e ondas grandes, a sorte de achar uma abrindo era o caminho para garantir o título. Regatiere, da Zona Oeste, teve essa sorte e em uma direita, surfou bem para arrancar 6 pontos dos juízes. Mas sua liderança foi substituída por Alexandre Miranda, terceiro colocado, que precisava de 5,01 para ser o líder. Em sua quarta onda, ele remou em uma esquerda e com total controle e precisão, deu três ótimas batidas, o suficiente para registrar um marco na história do campeonato.
Por unanimidade, recebeu 10 pontos dos juízes, levando o público ao delírio. "Há sempre um pouco de sorte, mas eu acabo me destacando quando as ondas estão maiores. Não tenho muito o que falar, estou sem palavras, é muita emoção", disse o surfista que dedicou a vitória para os seus filhos. Nos segundos finais, Tizon, da Zona Sul, e Pedro Regatiere até encontraram boas ondas, mas não o suficiente para superar o campeão.
Miranda ainda competiu na Long SP Trials, mas a comemoração ficou por conta de Danilo Silva, da Zona Norte. Campeão Longboard de sua seletiva, realizada no final do mês de agosto, na praia de Maresias, Silva atacou as direitas para conquistar seu segundo título neste ano. "Tem bastante onda e o canto está bem forte, dificultando um pouco para pegá-las, mas como costumo treinar aqui no Baguary, acabei me dando bem mais uma vez".
Já entre os surfistas da Zona Leste, Paulo Menezes garantiu o título em duas categorias, Master, para surfistas com 35 anos em diante, e Longboard. "Estou na batalha há muito tempo, desde o começo do circuito. Já fiz várias finais e tive algumas vitórias. É muito gratificante estar neste evento com outros atletas de bom nível e conseguir um resultado expressivo", disse o primeiro campeão Master do SP Contest, de 2004.
Além dos títulos, Menezes, morador do bairro da Penha e proprietário de uma fábrica de pranchas, marcou a maior nota entre os surfistas da Zona Leste. O feito ocorreu na bateria final da Master e em uma direita, ele ganhou 7,75 pontos, tirando a premiação da Melhor Onda Surf Team das mãos de Jefferson Paiva, que tinha registrado 7 pontos, na primeira fase da categoria Open ZL.
Nesta categoria, a festa foi toda de Higor Inaba. Morador de Itaquera, no bairro Cidade Líder, o surfista de 26 anos encontrou a onda da vitória nos minutos finais, saindo do terceiro lugar para ser o campeão. Ao lado de uma grande torcida, ele comemorou. "Vieram os meus familiares, minha noiva, vários amigos. Foi a maior vibe. Até o pessoal mandou mensagens pela internet passando uma energia positiva".
A equipe da Zona Leste ficou formada pelos oito melhores da Open, composta por Higor Inaba, Ricardo Saheli, Marcos Vinicius, Jefferson Paiva, Adriano Degasperi, Jonathan Paiva, Felipe Freire e Claudemir Santos. Na Longboard encontra Paulo Menezes, Jefferson Paiva, Juliano Iaco e Jonathan Paiva. A Master será representada por Paulo Menezes e Eduardo Gatz.
Salva Surf - A segunda seletiva do Circuito Local Motion SP Contest 08 recebeu durante os dois dias de competição a importante participação do Salva Surf de Ubatuba. Responsável pela segurança aquática do evento, a equipe estava formada por surfistas treinados com cursos de primeiro socorros e salva-vidas.
Infelizmente, um dos competidores, Michel Cestarolli, acabou sendo atendido pela equipe, depois de sofrer uma torção no joelho esquerdo. "Ajudamos a retirá-lo do mar, já que ele estava na beira sinalizando dor e dificuldade para andar. Trouxemos para a barraca e chamamos a ambulância do Corpo de Bombeiros, que o levou para o hospital", disse Claudinei Jardim.
Com oito anos de experiência nas praias de Florianópolis, a ONG Salva Surf Resgate Brasil aproveita a prática do surf para treinar e capacitar surfistas voluntários com ensinamentos básicos de primeiros socorros e salvamento aquático. Desde 2000, cinco mil voluntários já passaram pelo curso e cerca de duas mil vidas foram salvas.
ABC - A próxima seletiva será realizada nos dias 11 e 12 de outubro, no Pier Agenor de Campos, em Mongaguá, litoral sul. A região que formará a equipe será a do Grande ABC. O Confronto Final está previsto para os dias 06 e 07 de dezembro, na praia de Itamambuca, em Ubatuba, e definirá os campeões do Local Motion SP Contest 08, incluindo as categorias Junior e Feminino.
Os melhores colocados no ranking final irão representar a Grande São Paulo nos Circuitos Paulista de Surf Amador de 2009. Além disso, uma premiação especial está reservada. Os cinco campeões passarão uma semana no Peru e toda viagem será filmada para a produção de uma matéria para TV.
Com a apresentação da Tent Beach, o Circuito Local Motion SP Contest 08 conta com o patrocínio da Local Motion. Apoio: FreeSurf Wetsuit e BHS. Melhor Onda: Surf Team. Prancha Oficial: Glasser Future Surfboards. Divulgação: Waves.Terra. Organização: Event Tools Promoções e Eventos Ltda. Realização: Associação de Surf da Grande São Paulo; Associação Ubatuba de Surf; Federação Paulista de Surf; Governo do Estado de São Paulo; Secretaria do Esporte, Lazer e Turismo; Deputado Willian Woo e Prefeitura de Ubatuba.

Resultados da segunda seletiva - Zona Leste

Open ZL
1 - Higor Inaba
2 - Ricardo Saheli
3 - Marcos Vinicius
4 - Jefferson Paiva

Longboard ZL
1 - Paulo Menezes
2 - Jefferson Paiva
3 - Jonathan Paiva
4 - Juliano Iacovantuono

Master ZL
1 - Paulo Menezes
2 - Eduardo Gatz

Open SP Trials
1 - Alexandre Miranda - Zona Oeste
2 - Pedro Regatiere - Zona Oeste
3 - Flavio Boca - Zona Oeste
4 - Carlos Tizon - Zona Sul

Long SP Trials
1 - Danilo Silva - Zona Norte
2 - Alexandre Miranda - Zona Oeste
3 - Maurício Barros - Zona Sul
4 - Allan Gregory - ABC

Melhor Onda Surf Team - Paulo Menezes (7,75)

Calendário:

3ª etapa - Seletiva Grande ABC - 11 e 12/10 - Píer de Agenor de Campos - Mongaguá
4ª etapa - Seletiva Zona Sul - 01 e 02/11 - Praia de Juquehy - São Sebastião
5ª etapa - Seletiva Zona Oeste - 22 e 23/11 - Guarujá
6ª etapa - Confronto Final - 06 e 07/12 - Praia de Itamambuca - Ubatuba (Fonte: Fama Assessoria)

A ASSU prossegue com as atividades em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2008

Ubatuba - O " Clean Up The World" conhecido como International Coastal Clean Up (ICC) promovido mundialmente pela ONG americana a Ocean Conservancy em 120 países, chegou a sua 15ª edição no dia 20 de Setembro, como responsável pela maior mobilização de voluntários em todo o mundo por uma causa ambiental.
A equipe de educadores ambientais do Projeto Cuid'água na Escola pertencente a ONG ASSU, está coordenando atividades educativas e de sensibilização com alunos e professores de Ubatuba.
Em Setembro, os professores têm trabalhado com o tema do lixo e preparando cartazes para realizar uma passeata juntamente com a coleta de lixo, como aconteceu nas escolas EMEF Nativa Fernandes Farias no Sertão da Quina e EMEF Maria Josefina Giglio, na Estufa II.
Os alunos foram divididos em grupos e cada um teve uma função: coletar o lixo munidos de luvas especiais concedidas pela SABESP, carregar o saco, levar a prancheta com a planilha e anotar o tipo de material recolhido, e levar cartazes.
Segundo Alessandra Panza, uma das educadoras do Projeto, dar continuidade a dinâmica do Dia Mundial de Limpeza de Rios é primordial, pois a coleta de lixo sensibiliza os participantes e os ajuda a verificar como é grande a quantidade de materiais impróprios jogados em locais inadequados e o quanto pode ser exaustivo apanhar esse lixo.
"Com dados apanhados na coleta, pode-se realizar muitos trabalhos interdisciplinares em sala de aula, como gráficos e tabelas do montante recolhido, confecção de peças de sucatas estimulando o reuso de materiais, a interpretação da planilha utilizada,organizar rodas de conversa sobre a origem dos lixos encontrados, entre outros." acrescenta Alessandra
É objetivo da equipe do Projeto Cuid'água na Escola conscientizar, sensibilizar, educar e promover o cooperativismo entre alunos e professores. Faz parte do trabalho fortalecer o conceito 5 R´s: Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar.
O professor Isaias Barrosda do E.M. Profª Maria Josefina Giglio, diz que um projeto como este é de suma importância para a sociedade. "Do ponto de vista prático o resultado é imediato, já que o bairro se torna mais limpo. Mas o grande valor desse evento está sobretudo no campo educacional. Não só com relação à comunidade, mas principalmente na formação do aluno como um cidadão consciente e participativo. Estou certo de que as escolas e as organizações não governamentais, estão exercendo as suas funções no sentido de melhorar o nosso mundo. Cabe agora, a outros setores da sociedade tomarem consciência de suas responsabilidades e promoverem programas que tenham o mesmo objetivo."
O próximo mutirão da limpeza acontece no dia 30/09 na escola do Camburi, pertencente ao EMEF Iberê, na Picinguaba por volta de 12hs. (Fonte: ASSU)

Programação Cine Porto
Semana de 26/9 a 02/10/2008

Atenção : Toda quarta feira preço único R$ 4,00

"O Reino Proibido"
Aventura !!!!! com Jackie Chan e Jet Li !!!!
ás 15:00 - 19:00hs

"Quebrando Regras"
Muita Ação!!!!!
ás 17:00 - 21:00hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Anuncie

O menino Régis e seus assuntos de céu e terra

Aquela brancura
no meio do manguezal
é só por causa dos socós,
ou no meio tem anjos
querendo se esconder de nós?


Cosmoruídos

Nas calmas madrugadas invernais,
na praia das pessoas normais,
todos dormindo o sono dos justos,
tanto as gentes quanto os animais,
ouve-se entre a sinfonia dos grilos
e o rumor das ondas,
o antiquissimo ruído de fundo,
medido pelos astrônomos,
da cosmogonia do mundo.


Criaturas de Deus

O lobo de São Francisco,
os peixinhos de Santo Antônio,
o cachorro de São Roque,
o cordeirinho de São João,
o jumento que conduziu Jesus,
a burrinha de balaão,
a pombinha de noé,
são todos criaturas de Deus
que dão testemunhos de fé.

Félix Cabral
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Política em Ubatuba... ou será em Ilhéus?

Esta semana o caldo esquentou em Ubatuba. Vimos atitudes desesperadas, que deixariam constrangidos os mais rígidos coronéis da Velha República. Capangas armados intimidando pessoas humildes, jornais clonados nomeando secretários fictícios, brigas de cabos eleitorais pela cidade, enfim, um completo desrespeito aos eleitores. Se estivesse vivo, Jorge Amado poderia escrever outro grande sucesso, pois esta eleição está demonstrando que Ubatuba ainda vive uma política parecida como a da cidade de Ilhéus, no começo do século passado. Não faltam tocaias nem coronéis. Porém, esquecem que Ubatuba é maior que toda essa gente, não é curral eleitoral de ninguém e não aceita o cale-se, tem um povo humilde, porém soberano, que não aceita manipulação nem intimidação. Dia 5 de outubro, o povo irá às urnas decidir o futuro da cidade, de maneira livre e pacífica, afinal, não precisamos da tutela de nenhum capitão-do-mato e não somos o quintal de nenhuma outra cidade. Que vença o melhor!

Engº Guaracy Fontes Monteiro Filho
Ubatuba, SP

Renúncia de Candidatura

Venho à público comunicar minha desistência a candidatura ao cargo de Vereador de nossa cidade. Agradeço àqueles que porventura pretendiam me agraciar com seu voto, mas na verdade nunca concorri.
Desisti cerca de uma semana após a oficialização do meu nome pelo PSDB.
O motivo da desistência foi o mesmo que me levou a pensar nela: Ajudar.
Foi me dada a oportunidade de colaborar com a saúde municipal através do meu trabalho na Santa Casa de Ubatuba e tenho sido muito feliz em perceber que participo das mudanças que vêem ocorrendo no nosso hospital.
Ao mesmo tempo me entristece perceber como as pessoas que não participam do nosso dia-a-dia, se arvoram no direito de criticar e ofender. Parece-me que a memória coletiva se esquece de COMO ERA a Santa Casa, já que nossos pacientes diariamente nos parabenizam pelas mudanças realizadas.
Aqueles que realmente utilizam a Santa Casa sabem como mudou, e são eles que nos mantém confiantes no trabalho que estamos realizando.
Se me expresso no coletivo, é porque assim que me sinto; parte de um coletivo que diariamente se supera enfrentando as dificuldades herdadas. Não posso mais me comunicar no singular.
Agradeço muito a todos os funcionários da Santa Casa.
A nossa convivência tem me ensinado muito.

Maria de Loreto Campos Oliveira - Enfª Loreto
Ubatuba, SP

Democracia

A Democracia jamais ficará livre do poder econômico, das pressões, repressões, retaliações e das compras de voto.
Não ficará livre também do Jornalismo tendencioso, das mentiras e boatos.
Mas estes também jamais ficarão livres da Liberdade do Pensamento, da Observação e do Discernimento das pessoas.
A frase mais feliz da campanha do TSE na nossa humilde opinião foi:
“ASSIM COMO AS CRIANÇAS SE PARECEM COM SEUS PAIS”,
"AS CIDADES TEM A CARA DE SEUS GOVERNANTES”
Naqueles 15 segundos, em frente à urna eletrônica faça com que à vontade de seu coração seja igual a da razão, assim Você estará “naqueles quinze segundos” livre da “Lei de Gerson”.
“Vote Consciente, Vote Certo”.

Fernando Pedreira
Ubatuba, SP

Outras reflexões sobre o passado

Tendilhão da Feira Hippie - Por falta de planejamento, precipitação, desrespeito à legislação vigente e açodamento, a atual administração, ocasionou sério e vultoso prejuízo ao Município de Ubatuba, com a tentativa absurda e agressiva ao meio ambiente da cobertura da FEIRA HIPPIE. Alguns detalhes indicaram o nível ético da administração. Entre eles a remoção de amendoira centenária após laudo mentiroso e fraudulento de engenheiro contratado pela Prefeitura, agressões a repórteres e cidadãos e desrespeito aos cidadãos que eram contrários àquela excrescência, na Av. Iperoig. Esses fatos e o dinheiro enterrado nos alicerces não podem ser esquecidos. É um de tantos fatos gravíssimos para ser jogado no saco do olvido. Registramos a gravidade desse procedimento em: "ASSIMILEMOS A LIÇÃO" (04-09-06) após conhecimento do Ofício, n° 416 / 2006, de 28 de junho de 2006, da Secretaria do Patrimônio da União, Regional de São Paulo.
Desapropriação e posterior abandono do CINE IPEROIG - A desapropriação do antigo CINEMA IPEROIG, Decreto n° 4.652, de 28 de dezembro de 2006, e o abandono em que se encontra até o dia de hoje é outro exemplo de desperdício e de uso indevido do dinheiro público. Neste caso a gravidade aumenta por tratar-se de recursos da EDUCAÇÃO. Comentamos o fato em: "ASSALTO Á EDUCAÇÃO" (o4-01-07) e "CAMINHOS TORTUOSOS PODEM LEVAR A EDUCAÇÃO A FALÊNCIA" de (16-04-07). O abandono tem sido registrado em vários: "De olho em Ubatuba".
A falta de material de limpeza nas escolas, denunciado no último BOLETIM SINDICAL, pg. 02, pode ter sua origem nesse e noutros supostos assaltos à EDUCAÇÃO.
Centro de convenções, na rua dos bobos n° 0 - Durante quatro anos fomos bombardeados com a promessa da imediata construção do "CENTRO DE CONVENÇÕES". Diversas datas foram determinadas para início e conclusão. Maquete foi publicada, à pg. 18, de "AVANÇANDO 20 ANOS EM 4". Revista promocional da atual administração questionada como propaganda indevida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, como registramos em: "AUTOPROMOÇÃO DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO" aos 15-04-08. O Centro de Convenções não foi construído, só existe, na rua Dos Bobos n° 0. Também nesse assunto nos manifestamos diversas vezes. Entre elas: "Centro de Convenções? Para Quando?".
São reflexões sobre o passado. Reflexões para lembrar, aos cidadãos, dos prejuízos que Ubatuba tem sofrido e que, se atendidas em tempo, poderiam ter sido evitados. Para evitar outras piores, o tempo e a hora, estão para acontecer. O voto é livre e secreto. Cidadão amigo vote consciente.
VIVA UBATUBA!. SEM DENGUE E SEM CALUNIADORES.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba, SP

E o asfaltamento da avenida Yoshio Tozaki?

Gostaria de obter informações sobre o asfaltamento da avenida Yoshio Tozaki, no bairro do Corcovado, em Ubatuba. No início do ano, li, na imprensa local, que a antiga Estrada do Corcovado receberia asfalto novo, do tipo da Rio-Santos, com faixas laterais e sinalização completa. De acordo com a reportagem, as obras seriam iniciadas em maio. Passados quase 150 dias, gostaria de saber se a promessa foi cumprida. Resido em São Paulo. Estive naquele local em fevereiro passado. A situação estava deplorável. Muitos buracos na pista e nenhuma segurança. Quando voltar à cidade, em janeiro do próximo ano, terei a alegria de encontrar a avenida Yoshio Tozaki totalmente asfaltada?

Silviano Floriano Filho
silvianoff@hotmail.com

Retirado por Determinação Judicial


Alterado as 14h35 de 03/10/2008

Ref. carta de
Washington Moreira Mourão

Ubatuba, SP

Os rumos de Ubatuba em nossas mãos

Ano eleitoral é sempre um período que pode ser considerado como um vestibular que avalia nossos conceitos de cidadania e altera nossos destinos por um determinado período de tempo.
As semelhanças entre as faculdades para as quais prestaremos o vestibular e a escolha entre candidatos são muito maiores.
No início do ano pensamos em cursar as melhores faculdades do país;
No início do período eleitoral brincamos de Diógenes e procuramos única e exclusivamente candidatos íntegros, honestos e sem qualquer tipo de mácula em sua vida;
No meio do ano já consideramos a hipótese de prestarmos vestibular em faculdades de um ótimo conceito mas não tão procuradas;
No meio do período eleitoral chegamos a conclusão que o candidato ideal não existe ou se existe o mesmo não possui possibilidades de ser eleito. Passamos, assim, a procurar uma segunda opção;
Às vésperas do término das inscrições para os diversos concursos de vestibular chegamos a conclusão de que não estamos tão bem preparados e que o mais importante é termos um diploma e iniciarmos nossa vida profissional o mais rápido possível. Percebemos, também, que deveríamos ter iniciado nossa preparação para o vestibular há pelo menos 03 anos atrás;
No final do período eleitoral percebemos que as propostas são absurdas e inexeqüíveis. Os candidatos a reeleição alegam que necessitam de mais tempo para concluir suas realizações (os mesmos deveriam nos ter avisado sobre essa possibilidade de falta de tempo na eleição anterior)
No final acabamos nos inscrevendo para mais ou menos uma dúzia de faculdades das mais diversas áreas. Gostaríamos de ter cursado Medicina, Direito ou Engenharia mas somos aprovados em gastronomia e em uma faculdade totalmente desconhecida. Como não temos segurança que o curso e a faculdade escolhidos nos propiciarão os conhecimentos necessários, para a obtenção de um bom emprego, fazemos inúmeros cursos paralelos. Ao final muitos desses profissionais tornam-se grandes chefes de cozinha e com uma renda bem superior à que poderiam ter nas profissões anteriormente pensadas.
Infelizmente as semelhanças terminam aqui pois, no final do período eleitoral insistimos em votar em quem não tem chance de se eleger. Temos consciência de que a situação atual está péssima e irá piorar e não nos unimos para enfrentar o problema.
Atualmente em Ubatuba não estamos elegendo um novo Prefeito ou novos Vereadores no intuito de que todos os problemas do município sejam resolvidos. O intuito dos cidadãos que acreditam em uma Ubatuba melhor é o de banir da vida pública àqueles que administram o município através de:
perseguições e ameaças aos que não concordam com suas idéias;
utilização dos cargos e da máquina pública indevidamente;
falta de respeito à legislação vigente;
nepotismo;
improbidade administrativa;
vista grossa aos comerciantes que não recolhem ISS;
vista grossa aos comerciantes que não pagam alvará de funcionamento;
vista grossa aos ambulantes que não ambulam;
desvio de verbas do SUS;
obras sem licitação;
ameaças de processos que nunca são cumpridas;
Tenham a certeza de quando nos tomarmos essa atitude os atuais "administradores" deixaram o município pois perceberão que não haverá mais espaço para pessoas que agem única e exclusivamente em benefício próprio.
Não se esqueçam que outros municípios já expurgaram esses seres nefastos (vide Ilha Bela ou Cubatão).

Marcos Leopoldo Guerra
Ubatuba, SP

Perguntar não ofende



Nas fotos colhidas na noite de ontem, dia 30 de setembro, aparece um ônibus da Educação transportando moradores do Sertão do Perequê-Mirim para a Câmara de Ubatuba. Finalidade: fazer lobby em um projeto que acabou sendo adiado. Isso não seria crime eleitoral? Lembrem-se que é apenas uma dúvida. É crime ou não é? Se é, alguém vai ser punido?

Sidney Borges
Ubatuba, SP

Não se chuta cachorro morto

Sofremos muito com a ditadura e quando achávamos que tudo havia acabado, o Jânio Quadros foi eleito prefeito de São Paulo e instalou um clima de terror na Prefeitura, processando e perseguindo milhares de funcionários. Para dividir a categoria, estimulou um grupo de puxa-sacos a formar uma nova associação, em oposição ao sindicato, cobrindo-a de favores . Achávamos que nunca mais veríamos essas arbitrariedades, mas é com tristeza que verificamos que essa forma de governar ainda permanece.
Há mais de vinte anos conheci Ubatuba e decidi vir morar aqui, mas só pude realizar esse desejo em 2004, depois de me aposentar da Prefeitura de São Paulo. Mesmo antes de morar aqui procurei desenvolver algumas atividades educativas e culturais. Na Fundart, dei inicío ao FUNDART JOVEM, que depois, com a participação da Paula Turra e do Ballio, se transformou no SARAU, que existe até hoje. Também reativei o CINECLUBE e participei ativamente como assessor de comunicação da Agenda 21, na equipe de elaboração das propostas do Plano Diretor nas seguintes áreas: educação, saneamento básico, cultura, criança e juventude, meio ambiente. Fui um dos coordenadores do Distrito Centro para elaboração da Lei de Uso e Ocupação do Solo. Portanto, sempre procurei participar de forma positiva para a melhoria da qualidade de vida de Ubatuba; por isso me preocupa a forma como a cidade vem sendo dirigida, e pela forma como a campanha eleitoral vem sendo desenvolvida, com o cerceamento da expressão das tendências divergentes da atual administração.
É preocupante que, ao se aproximar as eleições, tenha sido distribuído uma edição falsa do Correio Ubatubense. Para quem conhece o Miguel Angel, responsável pelo jornal, sabemos que ele jamais se prestaria a esse tipo de coisa, ainda mais para prejudicar pessoas do seu círculo de amigos.
Toda vez que há um crime, a primeira pergunta que se faz é: quem teria motivos para “matar” a vítima, que no caso é a Coligação Ubatuba de Cara Nova.
Quem conhece o Maurício sabe que ele jamais tomaria uma decisão tão importante como decidir o seu secretariado sem consultar um amplo grupo de colaboradores, dos mais diferentes grupos sociais. Também sabe que um dos principais eixos de seu programa é a valorização da cultura, portanto não há o mínimo interesse em destruir o que há de positivo na atuação da Fundart. Nas reuniões com diferentes grupos de artistas e de cidadãos, o que se quer é que a Fundart deixe de ser um cabide de empregos e centre a sua atuação na formatação e captação de recursos para as atividades culturais, de maneira eqüitativa, permitindo o desenvolvimento de todas as formas de expressão artística. É por isso que, entre seus apoiadores, há muitos artistas das mais variadas formas de expressão.
Se o cachorro estivesse morto, ninguém iria chutá-lo. Se há uma tentativa de criar um ambiente desfavorável às novas propostas, semeando o medo e inverdades, é porque essa propostas vem ganhando cada vez mais a adesão da população e de líderes como o Clodovil, cuja fala vem sendo cerceada.
Não podemos nos calar.

Rui Alves Grilo
ragrilo@terra.com.br

Ubatuba, SP

Edital de convocação das eleições para diretoria executiva e conselho fiscal – AEUU 2009

Ubatuba, 30 de setembro de 2008.
O presidente da diretoria executiva, Alex Ismael dos Santos, no uso de suas atribuições estatutárias convoca os associados em dia com suas responsabilidades junto a Associação dos Estudantes Universitários de Ubatuba para participarem da eleição que definirá a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal para o ano de 2009. O processo eleitoral ocorrerá no dia 30 de novembro de 2008, na sede da A.E.U.U. sito a Rua Gastão Madeira, 68, centro, Ubatuba, SP, entre 10:00h e 17:00h.
Conforme dispõe o Estatuto Social, a forma de eleição, tanto da Diretoria Executiva, quanto do Conselho Fiscal consistirá na apresentação em separado, os quais deverão conter os cargos, os nomes completos dos candidatos correspondentes, acompanhados de número do documento de identidade pessoal.
As chapas serão compostas pelos seguintes cargos na Diretoria Executiva: Presidente, Vice-Presidente, Primeiro Secretário, Segundo Secretário, Primeiro Tesoureiro e Segundo Tesoureiro, Diretor de Transporte e Diretor Cultural. O Conselho Fiscal será composto por: 05 (cinco) membros titulares e 02 (dois) suplentes.
As inscrições das chapas concorrentes à Diretoria Executiva, deverão ser feitas mediante expediente dirigido ao presidente da AEUU até o dia 10 de outubro de 2008, às 16:00h, para concorrer à eleição, os candidatos ao Conselho Fiscal deverão inscrever-se individualmente dispensado a apresentação de chapa até a mesma data estipulada para Diretoria Executiva.
Podem compor as chapas de candidatos, tanto à Diretoria Executiva, quanto ao Conselho Fiscal, todos os associados que se enquadrem nas condições previstas no Capítulo VI do Estatuto, desde que em pleno gozo de seus direitos estatutários e legais diante das legislações vigentes.
A eleição, tanto da Diretoria Executiva, quanto do Conselho Fiscal, será feita por voto universal, direto e por escrutínio secreto, somente podendo exercer essa prerrogativa o Associado no gozo de seus direitos e deveres estatutários.
Não será permitido, em qualquer hipótese, o voto por procuração.
São inelegíveis para quaisquer cargos da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, os condenados à pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargos públicos, ou por crime falimentar, de prevaricação, suborno, concussão, peculato ou contra a economia popular e a fé pública.

Alex Ismael dos Santos
Presidente da Associação dos Estudantes Universitários de Ubatuba

Grand Prix Ubatuba

- Amigos da rede Blobo, estamos aqui no autódromo de Coaquira, em Ubatuba, para mais um grande prêmio de Fórmula 0. Teremos uma emocionante final, que pela força do poder parece estar definida, mas quem realmente decidirá é o povo.
- Reginardo Treme, seus comentários, por favor.
- Bom dia Garvão Bueiro, bom dia amigos da Blobo, leitores d’O Guaruçá. Mais uma belíssima final nesse generoso autódromo de Coaquira, um autódromo velho e sofrido, mas veloz como vento noroeste e, como tal, nunca deixa a mãe morrer de sede e que parece um grande estábulo de vaca leiteira.
- Pega leve, Reginardo! Fale sobre os corredores e suas máquinas.
- Pois não, Garvão! Temos quatro grandes e corajosos pilotos, dois deles extremamente experientes e habilidosos. Um tem experiência só em concorrer, parece com o Rubinho Barriquelo, só anda em marcha lenta, e temos ainda um novato oriental que pode ser a surpresa nessa corrida.
- Reginardo, você acha que a experiência vai ganhar?
- Não sei, Garvão, a chance é grande, mas de experiente e de cobra criada o povo tá cheio.
- Reginardo, vamos passar aos tele-leitores d’O Guaruçá um traçado de cada piloto.
- Beleza, Garvão, vamos lá então! Eu falo dos pilotos, você fala das máquinas.
- Antes, enquanto os motores se aquecem, vamos à propaganda eleitoral gratuita. Amigos da Blobo, não saiam daí! Ouçam as baboseiras dos candidatos a vereador. Voltamos já!
Plim – Plim.
- Coligação PE-MALAZARTE:
- Caros eleitores, eu sou o Ricardão Nabo, do partido verdolengo, perdendo ou não ganhando, o nabo vai entrar. Vote em mim, n° 5200000, de trás pra diante. Com Dudu dos Tijolinhos.
- Coligação pP-pQ-pP:
- Meu nome é Mariazinha da Catraca. Antes de votar venha em meu co-mi-tê. Vote pra gozar. Meu n° é 2100000, de trás pra frente e de frente para trás. Com Paulo Rambos.
- Coligação P-SOL-P-LUA:
- Aí meu, tá nervoso, vote em Eu. Eurico Tranquilo, n° 3100000. Com Maurício Desmorono e Desato para prefeito.
- Coligação Rio Pedrense, 51 e Tatuzinho:
- Irmão cachaceiro, se você gosta de uma manguaça, está aqui o seu candidato. Ditinho do Mé. n° 5400000, com Pedro Tossindo.
- Encerra-se aqui a propaganda eleitoral gratuita.
Plim – Plim.
- Amigos da Blobo, voltamos ao autódromo de Coaquira, em Ubatuba. Reginardo, vamos então falar dos pilotos e de suas máquinas.
- Valeu Garvão, você viu aí a propaganda gratuita? Que titica?
- É Reginardo, estamos numa roubada! Mas vamos ao que interessa.
- Pois bem, Garvão e amigos da Blobo-Guaruçá News. Estamos diante de quatro visionários ao pódio. O garoto do PêTê é um jovem sonhador. Mauricio Desmorono e Desato é o nome dele, pretende dar cara nova e renovar a corrida de Fórmula 0 em Ubatuba, é um piloto de descendência japonesa, fiel, determinado e se não cortarem o seu belíssimo rabinho de cavalo, poderá ganhar essa corrida. Você agora, Garvão!
- Tem razão Reginardo. A grande força desse piloto está no rabinho de cavalo, podemos dizer que é um cavalo a mais em seu motor PT; motor PT que foi desenvolvido pelo então sindicalista Luiz Ignácio que hoje tá sendo o melhor motor do mercado e aceito por todos os brasileiros. Luiz Ignácio quando fabricou este motor chegou até a perder um dedo. Pra mim Reginardo, se o motor do Desmorono não desmoronar na curva do espigão ensaboado, vai ser o campeão. Você, Reginardo!
- É isso aí, Garvão, vamos torcer que a rosca do motor desse japonês não espane. Garvão, o piloto Pedro Tossindo é outro oriental, chegou aqui de pára-quedas, era do PT, mas como gosta de voar pulou nas costas dos tucanos e está aí feito surucuá esperando a hora de levar outra pelotada no peito. Você, Garvão!
- É, Reginardo, passarinho que muito voa, vive magro e morre seco. Reginardo e amigos da Blobo, o motor de Pedro Tossindo, é um motor de avião Kamikaze da II Gerra Mundial, foi de seu bisavô que por duas vezes jogou o avião contra a parede. Já é um motor fundido, ou como se diz no japão: PHUDYDO. Tem um detalhe, Reginardo, esse motor japonês usa “saquê” como combustível, mas como Pedro Tossindo anda com o saquê furado, resolveu usar cachaça ubatubana. Você, Reginardo!
- Éééé, Galvão, %*&?#§ estamos nós! O outro piloto é Paulo Rambos, piloto macaco velho, já correu no Kart, na Fórmula Indy e até em Corrida de Jegue o cara já correu. Tem muita experiência nesta pista. Só não pode chover, senão o bicho se escorrega todo, pois anda com pneus carecas e desalinhados. Sua equipe de prova, por causa do tutu do Dudu, descambou pro lado de lá. Tá correndo apenas com o nome, com o carisma e simpatia. Você, Garvão!
- É, Reginardo, será que se Paulo Rambos ganhar essa corrida, o cardume de traíra volta de novo? Fica aí a pergunta. Mas vamos falar do motor. Paulo Rambos tem um motor potente que é movido a gás metano, seus correlegionários, já há um mês vêm comendo sopa de saquaritá. Vamos aproveitar Reginardo, e passar aos nossos tele-leitores da rede Blogo-Guaruçá News, os ingredientes e preparo da sopa de saquaritá. Papel e lápis na mão: 12 kg de saquaritá (de preferência da costeira da Boca da Barra), 13 kg de cebola, 45 kg de repolho, 25 rodelas de chuchu, 5 sementes de picão do roxo e sal grosso a gosto. Preparo: coloque tudo dentro de um panelão e em vez de água, 50 litros de refrigerante gaseificado. Cozinhe em fogo brando por 5 dias e sirva a vontade. Pronto! Taí, Reginardo, o segredo da máquina de Paulo Rambos. Gás metano.
- Deu até fome, Garvão, me passe aí suas rosquinhas. Vamos então falar do piloto Dudu dos Tijolinhos. Também veterano, experiente, cauteloso e agora é considerado o homem da mala. Pra conseguir o bicampeonato, contratou toda equipe técnica do campeão Paulo Rambos, seus conselheiros são ex-campeões, têm como chefe de equipe o “Ron Dennis” de Barueri, Gil Aranha. Você, Garvão!
- Ééééé, Reginardo! Tomara que fure o pneu. Mas vamos falar da máquina de Dudu. É uma máquina feita de tijolinhos “paver” e tem um motor turbinado totalmente vegetariano: funciona a base de verdurama. É uma máquina poderosa projetada para correr na chuva, no sol e até em dias de lua cheia. O destaque dessa máquina é a aerodinâmica que usa uma capa voadora igual do super-man; prova disso é que o cara já tá poli position. É isso aí, Garvão, vamos ver no que vai dá!
- Valeu, Reginardo. Como diz o ditado: “Os urtimos serão os primeiros”. Você tele-leitor eleitor da rede Blobo-Guaruçá News, o sinal ainda está vermelho – pare e pense. Sinal amarelo – atenção, não entre numa fria de novo. Sinal verde – você decide o destino dessa corrida e dessa cidade.
Plim – Plim.
- Acorde!

Julinho Mendes
Ubatuba, SP

3º Jantar da APASU

Convidamos todos os leitores deste informativo a participarem desse evento.
Dia 03 de Outubro próximo será realizado o 3º jantar da APASU- Associação Protetora dos Animais da Região Sul de Ubatuba, com a finalidade de angariar fundos para ajuda aos animais abandonados da região, sempre contando com o trabalho de voluntários, moradores,turistas, políticos e simpatizantes que apóiam a causa.
A partir das 19,30 hs.
LOCAL – Restaurante Oasis
Praia Grande Ubatuba
Buffet = Caneloni – Rondelli – Pescada Grelhada, saladas e outros.
Música ao vivo.
Convites pelo Tel. 12-3849-8060

Wilson Roberto Cheachirini
Ubatuba, SP

Charge

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Filhote de rolinha  © Luciano Cancelier

Filhote de rolinha
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor