Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 02 de Outubro de 2008 - Nº 2043 Edições Anteriores

Pousada Astrorei

Região
Google reúne serviços sobre eleições
Projeto Guri abre processo seletivo para coordenadores de pólos
Dirigentes de ensino reúnem-se em Caraguatatuba
Inscrições abertas para programa de bolsas mestrado e doutorado
Prazo final para matrícula antecipada é prorrogado
Policiais da região poderão participar do prêmio Polícia Cidadã do Instituto Sou da Paz
Pescadores de SP compram barcos com crédito do Pronaf


Caraguatatuba
Promessa de cesta básica leva juiz a cassar registro de tucano em Caraguá
Tucanos são pegos de surpresa
Antonio Carlos é candidato à prefeitura de Caraguá
AHPC realiza palestra com hoteleiros
Acidente em Caraguá termina com um morto


Ilhabela
Prefeito entrega reforma e ampliação da Escola Municipal Pref. Leonardo Reale
Sebrae realiza capacitação empresarial para atrair clientes nas vendas do Dia das Crianças
Audiência Pública

São Sebastião
Câmara aprova subsídio dos vereadores e agentes políticos do Executivo para 2009 a 2012

Ubatuba
Justiça suspende publicação de carta sobre Eduardo Cesar na internet
No último dia no rádio, todos os candidatos falam em vitória no domingo
Promessa é dívida

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Google reúne serviços sobre eleições
O Google reuniu suas ferramentas que podem ser usadas para acompanhar as eleições municipais deste ano.

Litoral Norte - No endereço Google Eleições, o usuário vê links para orkut, Google Maps, YouTube e Google Notícias. Uma parceria entre o gigante das buscas e a TV Bandeirantes oferece, no canal www.youtube.com.br/eleicoes, vídeos sobre a campanha eleitoral e a votação que ocorrerá no domingo (5).
O canal também recebe vídeos com perguntas de eleitores que são encaminhadas pela Band aos candidatos e, eventualmente, respondidas também na TV aberta.
Já o Google Maps pode ser usado para identificar zonas eleitorais. Este serviço, no entanto, só está disponível nas capitais.
Um aplicativo desenhado pelo Google também pode ser adicionado ao perfil dos usuários do orkut. O widget oferece informações sobre as eleições e enquetes sobre os candidatos que concorrem a cargos majoritários. (Fonte: Info)

Projeto Guri abre processo seletivo para coordenadores de pólos

Litoral Norte - A Associação Amigos do Projeto Guri, organização social de cultura, em parceria com a Fundação Conesul, instituição de desenvolvimento em Recursos Humanos, abre processo seletivo para contratação de coordenadores de pólos em período parcial (20 e 30 horas semanais).
As inscrições começam no dia 5 e vão até 12 de outubro para 326 vagas, em 297 cidades do Estado. No Litoral Norte, as cidades de Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba terão uma vaga para cada município.
Os interessados devem ter experiência profissional comprovada em trabalho sociais com crianças ou adolescentes (escola, projetos sociais, conselho tutelar, etc.), segundo grau completo, conhecimento de ferramentas de internet e ser morador do mesmo município em que existe a vaga. O regulamento também está disponível nos site www.conesul.org e as inscrições somente serão feitas no site da Conesul .
O Projeto Guri foi criado pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado. Desde 2004 é administrado pela Associação Amigos do Projeto Guri, qualificada como Organização Social de Cultura. O objetivo do trabalho é promover a inclusão sociocultural de crianças e adolescentes por meio do ensino musical. Para isto, são oferecidas aulas gratuitas de instrumentos de cordas, cordas de arco, sopros, percussão e canto coral.
Vagas no Litoral Norte
Cidade Pólos Endereços Carga Horária
•Ilhabela Ilhabela Rua Pernambuco, 391 20h
•Ubatuba Quilombo Camburi BR 101 Km 1, Rua Principal s/n 20h
•Ubatuba Fazenda da Caixa BR 101 Km 11 20h
•São Sebastião SS Rua Expedicionário Brasileiro, 240 20h (Fonte: Imprensa Livre)

Dirigentes de ensino reúnem-se em Caraguatatuba

Litoral Norte - No último dia 1º. de outubro de 2008, os Dirigentes de Ensino do Vale do Paraíba e Litoral Norte reuniram-se na Diretoria de Ensino de Caraguatatuba para um dia inteiro de reflexões sobre as várias ações da rede programadas para este final de ano.
A anfitriã foi a Dirigente do Litoral Norte, Edina Paula Roma Teixeira, que recebeu os dirigentes: de Guaratinguetá, Sr. Fernando José Moreira; de Taubaté, Carmem Lúcia Machado Passarelli; de São José, Adriani Carvalho Toledo Rigotti; de Jacareí, Ana Cláudia Maia e de Pindamonhangaba, Giceli de Paiva Giudici.
Vários assuntos como o SARESP, que será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, a Recuperação Paralela, Educação Especial, A rede aprende com a rede e muitos outros de caráter pedagógicos e administrativos foram tratados e mereceram demoradas reflexões pelos presentes.
Reuniões de Dirigentes de Ensino acontecem regularmente nos PÓLOS, quando um Dirigente é chamado à Secretaria da Educação do Estado, em São Paulo, e depois tem a incumbência de repassar os assuntos tratados aos outros dirigentes de regiões próximas, como aconteceu nesse encontro da Sra. Edina Paula Roma Teixeira, da Diretoria de Caraguatatuba com os Dirigentes das localidades do Vale, lembrando que Diretoria de Ensino de uma cidade, geralmente tem sob sua jurisdição todas as escolas da rede estadual de vários outros municípios, como exemplo, a DE-Caraguatatuba é responsável pelas unidades escolares estaduais de Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, além de Caraguatatuba.
Segundo os participantes o encontro foi muito proveitoso e ofereceu a oportunidade aos Dirigentes de Ensino presentes de uma reflexão profunda sobre aspectos que favorecem a uma melhor qualidade de ensino, principalmente na troca de experiências do que vem dando certo em suas Diretorias. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Inscrições abertas para programa de bolsas mestrado e doutorado

Litoral Norte - A Secretaria de Estado da Educação (SEE) abriu ontem, inscrições do programa de bolsas mestrado ou doutorado. O benefício no valor de R$ 790,00 será concedido por 24 meses para quem vai fazer o mestrado e, por 48 meses, para o doutorado.
Segundo dados da SEE, cerca de 130 mil professores efetivos da rede, além dos mais de 5 mil supervisores e 1.200 supervisores da rede, poderão se inscrever até o dia 31 de outubro, desde que seguidas as regras do programa.
No projeto Bolsa Mestrado, a pasta determinou que as inscrições ocorram em maio, junho, novembro e dezembro - excepcionalmente neste ano, conforme informações da assessoria de imprensa, serão de 1º a 31 de outubro.
Todos os educadores da rede estadual que estiverem matriculados em cursos de especialização como mestrado ou doutorado podem concorrer, desde que outras regras sejam seguidas: não pode haver acúmulo de cargo ou recebimento de outro tipo de incentivo por meio de bolsa (de qualquer órgão). Os interessados devem ter projeto aprovado pela universidade, na área de sua atuação na rede estadual (por exemplo, estatística para professores de matemática), e pela Secretaria. É preciso ser membro do Quadro do Magistério e ser efetivo e estável (ter passado pelo estágio probatório) e estar distante de aposentadoria por 5 anos (para mestrado) e 9 anos (para doutorado).
O cadastramento será via internet, com link no site da Secretaria: www.educacao.sp.gov.br. O candidato terá de formalizar sua inscrição encaminhando sedex ou indo pessoalmente à Diretoria de Ensino de sua escola. Será preciso apresentar: cópia da ficha cadastral preenchida na internet, cópia de RG e CPF, cópia do último holerite, declaração de tempo de efetivo e distância da aposentadoria, declaração de horários de trabalho e local de exercício, declaração da instituição de ensino superior que o curso é reconhecido pela Capes, declaração de aprovação no processo da instituição de ensino e cópia do termo de compromisso disponível no site.
Inicialmente são 700 vagas disponíveis. O tempo dedicado pelo servidor ao mestrado ou doutorado deve ser mantido em seguida na rede estadual: se o professor, por exemplo, estudar por dois anos, deve ficar na rede por pelo menos dois anos após a conclusão.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) avaliará os projetos dos candidatos. O servidor que conseguir o benefício deve concluir o mestrado em até 24 meses, prorrogáveis por mais seis. A bolsa de doutorado tem a validade de 48 meses, prorrogáveis por mais seis. (Fonte: Imprensa Livre)

Prazo final para matrícula antecipada é prorrogado

Litoral Norte - O processo de matrícula antecipada para o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série), que terminou nesta semana, foi estendido pela Secretaria de Estado. Quem perdeu o prazo não precisa se preocupar: basta procurar qualquer escola e pedir a inscrição.
Cerca de 425 mil crianças já garantiram vaga, de acordo com balanço prévio da Secretaria de Estado da Educação. Quem procurou as escolas nesta terça-feira, dia 30, não entrou no grupo dos já inscritos - por isso os alunos poderão ficar em escolas mais longe de casa, por exemplo, mas nenhuma corre o risco de ficar sem escola, conforme informações da pasta.
No processo de matrícula (antecipada ou não), os pais ou responsáveis de crianças que estão fora da rede pública de ensino devem se dirigir a qualquer escola pública estadual ou municipal (ensino fundamental ou médio) para inscrever os alunos. Aqueles que já estão em rede pública têm matrícula automática.
A matrícula é válida para qualquer criança ou adolescente a partir de 6 anos, que cursa o ensino infantil ou que está fora das redes estaduais e municipais. A partir dos 15 anos os interessados podem se inscrever na Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltada ao ensino fundamental.
Para que as informações sejam precisas é aconselhável a apresentação de certidão de nascimento ou RG do aluno e comprovante de endereço. De outubro a novembro deste ano serão organizados os dados de demanda e oferta de vagas, com responsabilidades compartilhadas entre Estado e municípios, além de efetivada cada matrícula.
As relações com os nomes de todos os alunos de 1a série que participaram da matrícula antecipada serão divulgadas nas escolas públicas a partir de novembro. Além das listagens, a Secretaria de Estado da Educação enviará correspondência para os inscritos que não fizeram pré-escola na rede pública, ou seja, que vieram de pré-escola particular em 2008, ou para os que não freqüentaram escola em 2008.
No momento da matrícula o registro dos alunos será on-line no Sistema de Cadastro de Alunos do Estado de São Paulo, com a emissão automática de comprovante. Para o caso de problemas de conexão será preenchida uma ficha cadastral, posteriormente incluída no sistema. (Fonte: Imprensa Livre)

Policiais da região poderão participar do prêmio Polícia Cidadã do Instituto Sou da Paz

Litoral Norte - O Instituto Sou da Paz lançou o projeto Prêmio Polícia Cidadã. É a primeira vez que o prêmio vem para o Litoral Norte. O prazo regular de inscrições vai até 6 de outubro para que as boas ações de policiais desenvolvidas em Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, sejam inscritas.
O prêmio, que está na quarta edição, tem por objetivos reconhecer e difundir boas práticas policiais que frente a um problema de segurança pública buscaram soluções pautadas pelos princípios da legalidade, eficiência e da promoção do bem comum, objetivando a prevenção e redução da violência e da criminalidade.
Podem concorrer policiais militares, civis e técnico-científicos da cidade de São Paulo, Região Metropolitana, Baixada Santista, São José dos Campos e região (onde o Litoral Norte está incluído), Campinas e região.
As ações premiadas receberão R$ 6 mil ou bolsas de estudo integrais de formação em tecnólogo na Faculdade IBTA.
Em suas três primeiras edições, o projeto premiou 150 policiais das 39 cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Este ano, serão 139 municípios participantes - o que significa uma importante expansão. “Ampliamos a área de abrangência do Prêmio, porque o interesse dos policiais de outras cidades era muito grande. Agora o projeto vai atingir mais de 70 mil policiais em todo o Estado”, conta Denis Mizne, diretor executivo do Instituto Sou da Paz. “Além disso, vale ressaltar que o Prêmio Polícia Cidadã é a única iniciativa em que o trabalho policial é avaliado e reconhecido pela sociedade civil e não pela própria corporação”, explica Denis.
As inscrições para o IV Prêmio Polícia Cidadã podem ser feitas pelo site www.soudapaz.org/premiopolicia2008 até o dia 6 de outubro. As ações serão avaliadas por uma comissão - formada por conceituados especialistas em segurança pública e policiais de outros Estados - que definirá a lista de finalistas. “A partir deste momento inicia-se uma nova fase. Os policiais integrantes das ações finalistas enviam material complementar com mais detalhes das ações, bem como de seus impactos. Em seguida, cada uma das ações é visitada por um grupo independente, que verificará o andamento, as características das atividades e fará entrevistas com a comunidade e parceiros. Do resultado das visitas e da análise da comissão avaliadora, saem as ações vencedoras”, explica Elizabete Albernaz, coordenadora do Prêmio Polícia Cidadã.
Importante lembrar que o público também poderá escolher sua ação preferida, através da categoria Escolha Popular. Ela será aberta logo após a divulgação das ações finalistas e a votação poderá ser feita através do site do Prêmio.
Os vencedores receberão um reconhecimento público não-financeiro, no dia da cerimônia de premiação, que deve acontecer em março de 2009.
“O Prêmio Polícia Cidadã é um projeto importante, porque joga luz sobre o trabalho dos bons policiais, dando visibilidade às ações que são desenvolvidas com inteligência e com base no respeito à lei e ao cidadão” afirma Elizabete. “Dessa forma, reconhecendo as boas práticas, é possível disseminá-las na corporação, possibilitando que elas se multipliquem”, conta. “E como resultado, muitos policiais vencedores acabam levando suas experiências para outros bairros ou mesmo inspirando colegas a desenvolver suas próprias ações”, finaliza.
São parceiros do Prêmio Polícia Cidadã em São Paulo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, as Polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, a Faculdade IBTA e o banco Nossa Caixa. (Fonte: Imprensa Livre)

Pescadores de SP compram barcos com crédito do Pronaf

Litoral Norte - A possibilidade de comprar um barco mudou a vida de Silvana Rosa Barros Lemes, 31 anos, e de outros pescadores do município de Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo. Com a utilização do crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), os pescadores estão se tornando donos do próprio negócio.
Mãe de três meninos, a pescadora conta que, em outubro do ano passado, acessou o crédito de R$ 30 mil, com prestações de R$ 330,00, a serem pagas em oito anos. Com esse recurso, Silvana e o marido, André dos Santos Silva, 31 anos, conseguiram triplicar a renda familiar. Com a venda de peixes e camarões, ela revela que chegam a faturar R$ 1,8 mil por semana, cerca de R$ 7,2 mil ao mês.
O patrimônio da família também aumentou, neste curto espaço de tempo. O casal já comprou uma rede para camarão, no valor de R$ 4 mil, e outra de fundo, que custa R$ 12 mil, tudo pago com o lucro do pescado. Além disso, adquiriu um automóvel para que Silvana possa fazer entregas nos quiosques da redondeza.
"Meu marido tinha o sonho de ter um barco, mas havia o medo do financiamento. Eu procurei me informar, já que outros pescadores tinham acessado o Pronaf. Não tem coisa melhor do que trabalhar para si. A mercadoria é sua e você vende pelo preço que quer", argumenta.
Colônia de Pescadores - O trabalho da Colônia Z-8 Benjamin Constant, em Caraguatatuba, tem sido fundamental para o acesso dos pescadores ao Pronaf. Em conjunto com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, a secretária da Colônia, Maria Helena dos Santos Souza, conhecida como "Leninha", auxilia os pescadores na obtenção da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e também no contato com o agente bancário.
A DAP, documento necessário à obtenção do crédito, é emitida apenas por entidades credenciadas pelo MDA. Além desta declaração, o financiador exige a apresentação de um projeto, no valor do crédito solicitado, que deve ser elaborado em conjunto com um órgão de assistência técnica.
Leninha diz que os pescadores começaram a acessar o crédito em 2004. De lá para cá, 30 pessoas utilizaram o Pronaf para aquisição e reformas de embarcações, compra de motor e maricultura (cultivo de mexilhões). "Não existe inadimplência. O crédito é individual, porém são formados grupos de três pescadores, sendo um avalista do outro. Desta forma, eles cuidam para manter as prestações sempre em dia", assegura.
Outras Experiências - O pescador Caetano Teixeira Leite, 47 anos, comprou, há dois anos, uma embarcação no valor de R$ 18 mil. Assim como outros pescadores, ele era meeiro, situação em que o pescador trabalha para o dono de uma embarcação e o resultado da venda da pesca é dividido entre as partes, porém a um preço definido pelo proprietário do barco.
"Se não fosse o Pronaf nunca teria o dinheiro para pagar a embarcação à vista. Com o crédito, é diferente. Além disso, é uma prestação acessível, que dá para pagar", diz Caetano, que paga R$ 203,00 mensais pelo barco, com financiamento pelo prazo de sete anos. Segundo ele, que pesca camarões, a renda dobrou com a aquisição da embarcação.
Linhas de crédito menores do Pronaf, também têm sido acessadas, principalmente por maricultores. É o caso de José Roberto Carlota, presidente da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, que pegou R$ 3,06 mil para compra de corda, linha (fios para confecção de redes de maricultura) e meias tubulares. "A vantagem é que eu pude comprar o que eu precisava de uma vez só", conclui o maricultor.
Crédito Pronaf - O Pronaf é um programa de crédito da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF/MDA). Criado em 1995, é voltado a agricultores familiares, quilombolas, assentados da reforma agrária, pescadores artesanais e aqüicultores, extrativistas, silvicultores, ribeirinhos e indígenas.
Em 1º de julho, o programa passou por simplificações, com redução de taxas de juros e a extinção dos grupos C, D e E, constituindo uma única categoria intitulada Agricultura Familiar. Para os financiamentos de custeio (até R$ 30 mil) as taxas passaram a variar entre 1,5% e 5,5% ao ano, conforme o grupo contratado. Já nas operações de investimento (até R$ 36 mil), os juros caíram entre 1% e 5 % anuais.
Temos fotos disponíveis. Favor entrar em contato com a Assessoria de Comunicação do MDA/SP (11) 3823-8585. (Marina)


Notícias de Caraguatatuba Topo


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Promessa de cesta básica leva juiz a cassar registro de tucano em Caraguá
Justiça diz que prática equivale a compra de votos; Antonio Carlos recorre ao TRE e diz que medida consta do plano de governo

Caraguatatuba - A Justiça Eleitoral de Caraguatatuba determinou ontem a cassação do registro da candidatura do deputado estadual Antonio Carlos da Silva (PSDB), que disputa o comando da prefeitura, e de seu filho, Antonio Carlos da Silva Júnior (PSDB), candidato a vice-prefeito. A Justiça considerou que tucano prometeu doar cestas básicas a igrejas visando à obtenção de votos.
O processo foi julgado pelo juiz eleitoral Fernando Augusto Andrade Conceição, que acatou parecer do Ministério Público com base em representação movida pela coligação "Sou Mais Caraguá", dos partidos PDT e PRB, da base de apoio do prefeito José Pereira de Aguilar (DEM), candidato à reeleição. Além de ter o registro cassado, o tucano foi condenado a pagar multa de 1.000 Ufirs --o equivalente a R$ 1.060.
Na sentença, o juiz considerou procedente a denúncia de que Antonio Carlos teria promovido a captação de sufrágio (compra de votos) ao prometer 1.000 cestas básicas, sendo 500 para a Igreja Católica e 500 para a Igreja Evangélica. A promessa teria sido feita em sabatina promovida pela Diocese de Caraguatatuba, no último dia 17. O evento contou com cerca de 500 pessoas dentro do salão e aproximadamente 2.000 do lado de fora, que acompanharam o evento por um telão instalado na praça.
De acordo com o juiz, constitui captação de sufrágio o ato do candidato doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, como o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro de candidatura até o dia da eleição.
"Ora, ao se dirigir para uma multidão de eleitores aglomerada no Salão Paroquial, oferecendo cestas básicas para católicos e evangélicos, fica evidente que o candidato incidiu na proibição prevista no artigo 41-A da Lei Federal", afirma a setença.
O juiz Fernando Conceição não se manifestou ontem sobre o assunto.
O candidato Antonio Carlos afirmou que não houve nenhum tipo de captação de votos, sendo a distribuição de cestas básicas às igrejas uma proposta já inserida em seu plano de governo (veja texto nesta página).
RECURSO - A coligação de Antônio Carlos recorreu da decisão ontem à tarde à Justiça local e ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Enquanto o resultado é aguardado, a campanha eleitoral em Caraguatatuba continua transcorrendo normalmente até as eleições, dia 5, e o tucano poderá concorrer sub judice.
A cassação de Antônio Carlos foi comemorada pelo advogado da coligação responsável pela representação, Ricardo Romera. "Ficou clara a intenção de captação de votos dele (Antônio Carlos). Foi enviada uma fita da gravação da sabatina, que pôde ser analisada pelo juiz", disse.
Já Aguilar optou pela cautela. "Só posso comemorar vitória depois do resultado das eleições", afirmou o prefeito. (Fonte: ValeParaibano)

Tucanos são pegos de surpresa

Caraguatatuba - A sentença de cassação da candidatura de Antônio Carlos pegou os tucanos de surpresa na tarde ontem. A coligação "Caraguá Melhor" imediatamente recorreu à decisão da justiça local.
Para o candidato Antônio Carlos, houve um erro de interpretação do juiz. "Não prometi cestas básicas com o intuito de ganhar votos. Estava falando sobre a minha proposta de governo", afirmou o tucano.
Segundo ele, quando indagado sobre seus projetos sociais, teria respondido que dentre os trabalhos realizados no setor de assistência social, a prefeitura faria uma parceria com as igrejas católica e evangélica para que, com os devidos critérios técnicos, fossem distribuídas 1.000 cestas básicas-500 para cada.
"Trata-se um projeto, uma proposta de governo com os devidos critérios técnicos. Tudo está gravado . Foi um erro de interpretação", disse.
"Já entramos com recursos tanto na Justiça local como no TRE", afirmou o advogado Sidnei de Oliveira Andrade. (Fonte: ValeParaibano)

Antonio Carlos é candidato à prefeitura de Caraguá

Caraguatatuba - A sentença dada pelo juiz eleitoral Fernando Conceição cassando a candidatura de Antonio Carlos à prefeitura de Caraguá, segundo sua assessoria, não produz efeitos definitivos no pleito do próximo domingo, 5 de outubro. A decisão em primeira instância ainda está sujeita a dois julgamentos: segunda instância, do tribunal Regional, e instância especial, do Tribunal Superior Eleitoral. Dessa forma, Antonio Carlos continua candidato a prefeito de Caraguá, com nome e número na urna eletrônica. Os votos serão computados e válidos.

Pergunta formulada ao candidato Antonio Carlos na sabatina da Cúria Diocesana de Caraguá:
Todo crescimento especialmente desequilibrado pressupõe intenções extremas entre o Poder, a ordem pública e a civilidade. Se eleitor for o que pretende fazer para que a cidade de Caraguatatuba cresça com infra-estrutura para turistas e para a população local?

Resposta do candidato Antonio Carlos da Silva:
"Puxa vida! Caraguatatuba tem uma infra-estrutura que nós planejamos. Profissionais hoje aqui. Nós temos que dar continuidade. Nós com a vinda da Petrobrás, se de um lado Caraguá presta um serviço grande ao país em questão energética, vai ser produzido aqui 70% do gás que vem da Bolívia. É... de um lado tem que ter uma ação do Poder Público para que haja um desenvolvimento, se preserve a qualidade de vida de todos nós. Você vai a Macaé hoje 70% a 80% de Macaé é formado por favelas. Quando tem favela no Município o culpado é Poder Público que não oferece às pessoas políticas habitacionais compatíveis com o seu salário. E ao contrário do que as pessoas pensam, uma pessoa que está numa favela morando dessa maneira cidadãos dignos, famílias maravilhosas, religiosos que estão lutando para um dia melhor, o que nós temos que ter em Caraguá é um planejamento que possa preservar todas as nossas belezas naturais, nossa qualidade de vida, que haja um desenvolvimento sustentável. Fundamental que Caraguatatuba, e nós vamos iniciar no ano que vem a construção de 2000 moradias para família de baixa renda, renda familiar de 1 a 3 salários mínimos. Vamos fazer residência com CDHU, Caixa Econômica Federal e vamos propor a igreja católica e evangélica para que a gente faça parceria. A Prefeitura dá o terreno, dá o projeto aprovado, dá o Kit material daquela construção para atender aquele projeto em sistema mutirão. A gente possa estender dentro do seu projeto, primeiro pessoas que estejam morando aqui há mais de 10 anos, com mais de 60 anos. E a gente estender isso aí com parceria. A igreja católica pode estar atenta que nós não iremos propor só isso. Vamos, queremos, o ano que vem distribuir 1.000 cestas básicas, 500 para a igreja evangélica e 500 para a católica. Parceria para que a gente possa ganhar uma cesta básica, não quem é amigo de um vereador ou de um funcionário da Secretaria, para que vocês nos ajude com critérios a chegar ação da Prefeitura a quem realmente precisa. E dessa maneira fortalece também essa família. É... Eu estou dizendo isso, você fala de infra-estrutura, mas estou dizendo também de uma questão social que vai acontecer, habitação, saneamento, urbanização, plano diretor que contemple todo desenvolvimento sustentável com qualidade de vida é o que nós vamos fazer." (Fonte: Assessoria do Candidato Antonio Carlos da Silva)

AHPC realiza palestra com hoteleiros


Ana Tereza (secretária) e Francis (presidente) da AHPC em palestra no Hotel Jangada Flat

Caraguatatuba - A Associação de Hotéis, Pousadas de Caraguatatuba promoveu, na tarde de ontem, no Hotel Jangada Flat, uma palestra com a rede de hospedagem do município para divulgar seu trabalho. O principal objetivo foi associar um maior número de estabelecimentos para fortalecer, ainda mais, a AHPC.
Inúmeros proprietários de hotéis e pousadas estiveram presentes.
A presidente Francis Ferreira Alves abriu a palestra agradecendo a presença de todos e destacando que o resultado positivo da AHPS se deve a atuação de todos os presidentes e diretorias anteriores que muito trabalharam nesses dez anos de existência da entidade. Lembrou à todos que estabelecimentos associados, além de se tornarem mais fortes para fazer reivindicações, oferecem maior credibilidade para o hóspede que está fazendo uma reserva.
Destacou várias conquistas tais como a participação em cerca de 11 feiras anuais, nacionais e internacionais, divulgando juntamente com a Secretária de Turismo a cidade de Caraguatatuba e os estabelecimentos associados; As várias parcerias com a prefeitura, SETUR, CONTUR, SEBRAE E ACE para a concretização de eventos; A confecção de folders para distribuição em feiras, eventos e informações turísticas; As parcerias para hospedagem nos hotéis e pousadas associados; As compras e os anúncios cooperados com descontos significativos para os associados; O investimentos em publicidade em revistas e TV feitos pela AHP; O site posicionado nas primeiras páginas do Google; A inclusão dos estabelecimentos associados no site da prefeitura, nos folders e no furgão de informações turística; A luta pela segmentação do turismo além de sol e mar: (Morro Santo Antonio, com o turismo de aventuras e o religioso) e criação de atrativos “in door”(Mercado Municipal); As placas indicativas padronizadas para os estabelecimentos associados; As conquistas na melhoria da infra-estrutura de recepção ao turista que chega de ônibus (reforma da rodoviária e parceria com os taxistas); Inserção do Guia de Hospedagem no Projeto “Caminhos de Caraguatatuba”, da Secretaria de Turismo e por último o resultado das ações desenvolvidas que foi o crescimento de 22% na taxa de ocupação, nos últimos dois anos.
A Palestra contou com a presença do Prof. Ricardo Ribeiro - Secretário de Turismo – que fez uma explanação sobre a importância do Projeto “Caminhos de Caraguatatuba”, que criará atrativos “in door”, organizados e sinalizados contribuindo na ajuda de receptivos ao turista.
A AHPS aproveitou, também, para comentar a LEI GERAL DO TURISMO, sancionada pelo presidente Lula em 17/09/2008 , institui o cadastro nacional obrigatório dos Meios de Hospedagem, visando o combate a informalidade
A receptividade dos convidados foi excelente e resultou em um grande número de novos associados para a AHP. Destacamos o Hotel Fazenda Três Poderes, representado pela Érica, O Casa Grande Pousada Hotel, representado pelo Júlio César, A Pousada Capitães de Fragata, representada pela Rosane, o Sojo Apart Hotel, representado pelo Gesuil e a Pousada das Águas, representada pela Cleonice.

Acidente em Caraguá termina com um morto

Caraguatatuba - Uma pessoa morreu e outra ficou ferida em um acidente envolvendo uma moto e um carro às 22h05 da noite da última terça-feira na rodovia SP-55 (Rodovia Manoel Hipólito do Rego), que liga São Sebastião a Caraguatatuba. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual, o acidente aconteceu nas proximidades do km 105, já no trecho de Caraguá. O nome das vítimas não foi divulgado pela polícia. O ferido foi encaminhado em estado grave para a Santa Casa da cidade. O estado da vítima não foi informado ontem. (Fonte: ValeParaibano)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Prefeito de Ilhabela entrega reforma e ampliação da Escola Municipal Pref. Leonardo Reale

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, juntamente com a secretaria municipal de Educação, Elaine Gubani Sampaio, cumprindo a programação do 203º. Aniversário de Ilhabela, fez a entrega à população da reforma e ampliação da Escola Municipal Prefeito Leonardo Reale, na última terça-feira, 30.
A escola passou por reforma e readequação de seu espaço físico. Além da nova pintura, na escola foram construídos um pátio com palco, banheiro para a secretaria, despensa e almoxarifado.
A escola Prefeito Leonardo Reale, localizada na Armação, tem como gestora Yeda Cristina e atende ensino infantil, fundamental 1 ª a 4ª série e EJA educação de jovens e adultos.
Segundo a secretária de Educação, Elaine Gubani Sampaio, nesses quase oito anos de administração, o prefeito Manoel Marcos, investiu com muito carinho e dedicação na educação de Ilhabela. “E hoje, o município, tem os melhores índices de educação de toda a região e posso me orgulhar em fazer parte dessa equipe”, ressaltou a secretária.
“Lutei e luto por uma educação melhor em Ilhabela. A educação sempre foi e sempre será prioridade e os resultados já estão aí. Fico muito feliz em saber e que hoje Ilhabela está entre os melhores IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Brasil. Tudo isso é graças ao trabalho desenvolvido pela equipe da educação, juntamente com as gestoras e professores e já para 2009 a educação de Ilhabela terá um orçamento de mais de R$ 20 milhões”, declarou o prefeito Manoel Marcos.
“E estarei prefeito até 31 de dezembro e até lá ainda existem muitos compromissos com a educação de Ilhabela e aproveito o momento para agradecer toda a confiança que a população depositou em mim. Deixo a administração com a cabeça erguida, pois melhoramos e muito a qualidade de vida do povo de Ilhabela”, finalizou o prefeito.
Estavam presentes a secretária municipal de Educação, Elaine Gubany Sampaio; o secretário municipal de Obras, João Marques; a diretora municipal Técnica Pedagógica, Maria Teresinha Dias Souza; a gestora da escola Leonardo Reale, Yeda Cristina; gestoras da rede municipal; o diretor municipal de Trânsito, Laudelino Carlos Dias; o filho do Prefeito Leonardo Reale, Helio Reale; o aluno mais antigo do EJA, Antônio Sacramento; pais e alunos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Sebrae realiza capacitação empresarial para atrair clientes nas vendas do Dia das Crianças

Ilhabela - A Secretaria Municipal de Turismo e Fomento de Ilhabela e o Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor em parceria com a Associação Comercial e Industrial do município realizaram, anteontem, a palestra: “Como atrair Clientes”. A ação integra o “Programa Venda Melhor: Dia das Crianças”, uma iniciativa do Sebrae-SP, Senac e Fecomercio com o objetivo de incentivar empresas da área de varejo na preparação para o Dia das Crianças (12 de Outubro).
A palestra “Como atrair Clientes” foi ministrada pelo consultor do Senac Marcelo de Souza Martins, para orientar como divulgar a empresa destacando as principais estratégias, ferramentas e veículos mais adequados à micro e pequena empresa.
A palestra foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento e os empresários se inscreveram na Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela e na Secretaria Municipal de Turismo e Fomento.
O Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Ilhabela, em parceria com a Associação Comercial ainda divulga o curso “Estratégias de Marketing: o sucesso de vendas para a sua empresa”, que deve ser realizado em Ilhabela, de 6 a 10 de outubro.
As inscrições também poderão ser realizadas na própria Associação Comercial presencialmente ou por telefone até o dia 30 de setembro. O curso tem um investimento de R$ 50. No conteúdo, informações para planejar as estratégias de marketing; definição de metas de marketing, estratégias de produto e preço, de comunicação e distribuição. (Fonte: Imprensa Livre)

Audiência Pública

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela convida a população para a Audiência Pública para demonstração do cumprimento das Metas Fiscais do segundo quadrimestre de 2008 dos Poderes Executivo e Legislativo, de conformidade com a Lei Complementar n° 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal.
Data: 03/10/2008
Horário: 16 horas
Local: Câmara Municipal
Câmara Municipal da Estância Balneária de Ilhabela
Rua Benedito Cardeal Sobrinho, 40 - Centro - Ilhabela - SP
CEP: 11630-000 - Fone/Fax (012) 3896-9600 - Fax: (12) 3896-9622

Notícias de São Sebastião Topo

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Câmara aprova subsídio dos vereadores e agentes políticos do Executivo para 2009 a 2012

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião aprovaram na sessão de ontem, dia 30, o Projeto de Resolução 02/08, que fixa os subsídios dos parlamentares, e o Projeto de Lei 44/08, que fixa os subsídios dos agentes políticos do Executivo.
A iniciativa está prevista na Emenda Constitucional nº 25, de 14 de fevereiro de 2000, (Artigo 1º, inciso VI), que prevê que o subsídio deve ser fixado antes da realização das eleições municipais. Caso isso não seja feito prefeitos, secretários e vereadores não terão salários definidos para a gestão 2009-2012.
Legislativo - De acordo com o Projeto de Resolução 02 /2008, a partir de 1º de janeiro de 2009, o subsídio dos parlamentares passará dos atuais R$ 3.800,00 para R$ 4954,00.
O Projeto de Resolução foi apresentado à Mesa Diretora da Câmara pelas Comissões de Finanças e Orçamento e de Justiça, Legislação e Redação.
O reajuste foi calculado com base no inciso "VI", do artigo 29 "V", da Constituição Federal e no artigo 10 da Lei Orgânica do Município.
Consta que os Vereadores que não comparecerem às sessões ordinárias, não farão jus ao subsídio referente à respectiva reunião do Legislativo, salvo motivo justificado de conformidade com a Lei.
O valor do subsídio dos vereadores também foi fixado de acordo com a Constituição Federal, que determina que nos municípios de 50.001 a 100.000 habitantes, como é o caso de São Sebastião, o valor máximo pago aos vereadores poderá ser de até 40% do subsídio dos deputados estaduais.
Como os parlamentares estaduais recebem atualmente R$ 12.384,06, os próximos vereadores sebastianenses podem receber até R$ 4.954,00.
Executivo - O Projeto de Lei 44/2008, que dispõe sobre a fixação dos subsídios dos Agentes Políticos do Executivo para a legislatura, de 2009 à 2012, também foi aprovado por unanimidade e encaminhado à sanção do prefeito Juan Garcia.
Com isso, caso seja sancionado, os subsídios mensais do prefeito municipal passará de R$ 11 mil para R$ 15.680,00; o vice-prefeito passará de R$ 3,8 mil para R$ 8.650,00 e os secretários municipais passarão de 5,8 mil para R$ 8.650,00.
De acordo com o projeto, o vice-prefeito fará jus à diferença apurada de seu subsídio e do prefeito quando assumir a titularidade do cargo nos casos de afastamento ou ausência autorizada do prefeito municipal.
Já os secretários municipais farão jus a percepção do décimo terceiro subsídio anual e férias.
Segundo consta no projeto, os subsídios foram fixados de acordo com o estabelecido no artigo 39, §4º, da Constituição Federal, que prevê a exclusão de qualquer outra espécie remuneratória aos agentes políticos do executivo.
Histórico - Em 2004, a Mesa Diretora da Câmara apresentou um Projeto de Lei Substitutivo, que fez com que não fossem alterados os subsídios pagos ao prefeito, vice-prefeito e secretários municipais.
Na ocasião, também foi aprovado o Projeto de Lei 071/2004, que não previu nenhum tipo de aumento no subsídio dos vereadores para a legislatura 2005/2008. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

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Justiça suspende publicação de carta sobre Eduardo Cesar na internet

Ubatuba - A justiça local deferiu parcialmente uma liminar que determina a suspensão da publicação de uma carta de autoria de Washington Mourão, referente ao prefeito Eduardo César sob pena diária de R$ 20 mil. O texto é uma mensagem escrita pelo identificado maçom Washington Moreira Mourão, na qual ele agradece o prefeito Eduardo César pela permanência de um monumento, na Avenida Iperoig, que representa a maçonaria (foto).
No entanto, a reivindicação feita pela justiça, quanto à publicação do documento, faz referência ao trecho da carta em que o autor chama o prefeito de "irmão maçon". Segundo os advogados da coligação Novo Tempo, a expressão utilizada não representa a verdade quanto aos atos religiosos e a rotina pessoal do prefeito e cidadão Eduardo César, o que poderia resultar em uma propaganda política negativa ao candidato, ainda mais, levando em conta que o chefe do executivo é conhecidamente freqüentador de uma igreja evangélica do município. Marcelo Mourão, que coordena a campanha de Eduardo César deixa claro que o prefeito respeita a liberdade de escolha da fé e religiosidade de todos os munícipes.. (Saulo Gil) (Fonte: Imprensa Livre)

No último dia no rádio, todos os candidatos falam em vitória no domingo

Ubatuba - Na despedida do horário eleitoral no rádio, os candidatos a prefeito pediram o apoio da população e disseram estar confiantes na vitória para o próximo domingo. Apesar das únicas duas pesquisas, registradas no cartório eleitoral da cidade, apontarem uma larga vantagem do atual prefeito Eduardo Cesar sobre seus três adversários, os políticos que formam a oposição ubatubense ressaltaram que a campanha de rua reflete outro cenário para o dia da votação.
A última propaganda no rádio começou com uma polêmica. O prefeito Eduardo César obteve direito de resposta, devido às declarações do deputado federal pelo PR, Clodovil Hernandes, durante o espaço reservado ao petista Maurício Moromizato, na semana passada.
A justiça concedeu o tempo de argumentação ao prefeito, que utilizou o direito de resposta para criticar a atuação de Clodovil na disputa política local. Segundo Cesar, o parlamentar federal não trouxe nenhum benefício à cidade nestes últimos anos de mandato como deputado. "Ele em nada acrescentou à cidade e só apareceu para tumultuar o processo eleitoral", afirmou o prefeito, ressaltando as vitórias na justiça, onde foram obtidos três direitos de resposta, um para cada programa dos adversários.
Após o direito de resposta do prefeito, o petista Maurício Moromizato começou seu tempo no rádio ressaltando o seu aparente crescimento nas ruas, colocando-o como a principal alternativa de oposição à atual administração municipal. O petista ressaltou algumas propostas do seu plano de governo e lembrou dos apoios que recebe de políticos influentes do governo federal, como os senadores Mercadante e Suplicy.
Moromizato também fez questão de ressaltar sua parceria com o deputado Clodovil Hernandes. Finalizando o espaço destinado à coligação Ubatuba de Cara Nova, o petista completou dizendo "Eu vou ganhar estas eleições", creditando a confiança da vitória na receptividade das pessoas visitadas na campanha de rua, além de citar sua participação no debate da TV Band Vale, como divisora de águas na disputa.
Em seguida veio o ex-prefeito Paulo Ramos mantendo a posição de comparação e críticas ao atual prefeito. O candidato do PDT lembrou dos investimentos feitos no setor da saúde durante sua última gestão e comparou com os tempos atuais, os quais ele cita diversos problemas, como a situação da Santa Casa. Em um tom mais direto, o ex-prefeito criticou a administração de Eduardo César e acusou o prefeito de ter realizado um governo com obras hiperfaturadas e merenda escolar com um preço muito alto. Paulo Ramos encerrou pedindo o voto dos eleitores e também confiante na vitória nas urnas.
Com o maior tempo no rádio, o prefeito Eduardo César relembrou os números do último levantamento feito na cidade e registrado no cartório Eleitoral, que aponta a reeleição do atual prefeito com mais de 50% dos votos em Ubatuba. César também utilizou depoimentos de figuras políticas e pessoas bastante conhecidas na cidade. No restante do espaço, ele convocou a população para o último ato de campanha nas ruas, uma caminhada no Ipiranguinha e finalizou ressaltando suas realizações na cidade e pedindo o voto de confiança para a continuidade dos trabalhos na Prefeitura.
Por último, apareceu Pedro Tuzino que abriu seu programa com um longo texto pedindo a reflexão e o voto consciente do eleitor ubatubense. O tucano pediu à população que não troque o voto por benefícios particulares ou por objetos distribuídos na campanha de rua.
Pedro Tuzino cobrou uma consciência coletiva e a análise das propostas de cada candidato. Com uma metáfora dizendo que espera "um novo amanhecer no dia 6 de outubro", o candidato do PSDB também finalizou o programa com uma frase demonstrando confiança na eleição para prefeito: ?Vou sair vitorioso", ressaltou Tuzino sobre a disputa, completando a lista dos quatro candidatos que estão confiantes em assumir a cadeira de prefeito da cidade, no ano que vem. (Fonte: Imprensa Livre)

Promessa é dívida
Veja o que os candidatos prometeram ao longo da campanha eleitoral e saiba o que você poderá cobrar da próxima Administração.

Pedro Tuzino

- Trazer a Fatec, Faculdade de Tecnologia para a cidade
- Implantar o Programa do Primeiro Emprego
- Criação de centros esportivos
- Ciração da secretaria municipal de saneamento básico
- Coleta, tratamento e disposição adequada para o esgoto doméstico em 100% da cidade
- Programa de despoluição das Praias
- Fortalecer o Programa Saúde da Família
- Construir um Hospital Municipal
- Implantar Programa Morar Feliz e construir 5 mil casas
- Criar e instalar o COI - ?Centro de Operações Integradas? entre as autoridades estaduais e municipais
- Instalar câmeras de vídeo para monitorar espaços estratégicos da cidade
- Substituir as luminárias urbanas de mercúrio por vapor de sódio
- Implantação do bilhete único

Eduardo Cesar

- Bilhete único
- Continuação do processo de Congelamento de bairros, com ocupações irregulares
- Revisão do contrato de Saneamento básico com a Sabesp
- Continuidade do sistema ciclo viário
- Plano Municipal de Saneamento Básico
- Continuidade e prosseguimento dos projetos municipais ligados à Educação
- Captação de recursos junto aos Governos Federal e Estadual, destinados a reduzir a dívida da Santa Casa
- Criação de ala exclusiva para a maternidade
- Implantar a escala de urologia e gastroentereologia
- Criar uma escola técnica para formação de profissionais da saúde, vinculada à Santa Casa
- Implantar o sistema de monitoramento via câmeras nas principais ruas do centro
- Ronda escolar nas escolas onde foi identificado maior perigo de tráfico de drogas
- Continuidade nos projetos de Esporte e Habitação

Maurício Moromizato

- Ampliação da Educação de Jovens e Adultos - EJA, através da criação do MOVA (Movimento de Alfabetização)
- PRO-UNI Ubatuba
- Revisão do contrato de infra-estrutura de saneamento básico com a Sabesp
- Reativar o Conselho gestor da Santa Casa
- Retirar os Convênios da Santa Casa
- Implantação do bilhete único no transporte viário
- Suspensão do atual processo de congelamento de bairros e financiamento habitacional
- Monitoramento com câmaras nos locais de maior movimento
- Implantar casas de apoio às vítimas de maus tratos
- Promover mutirões de calçamento com bloquetes
- Estabelecer um calendário esportivo da cidade, alavancando o turismo
- Iluminação de quadras e campos

Paulo Ramos

- Controle das verbas da Educação pelo Conselho Municipal de Educação
- Merenda Escolar fornecida diretamente pela Prefeitura
- Retomar as negociações com a UNITAU para a manutenção dos cursos atualmente existentes
- "Obrigar" a Sabesp a cumprir os contratos de melhorias na rede de água e esgoto da cidade
- Colocar em funcionamento o Serviço de UTI da Santa Casa
- Informatizar o Serviço de Saúde para que haja acesso aos exames
- Suspensão do atual modelo de congelamento de bairros em áreas de risco
- Criar os CCRs - Centros Comunitários das Regionais - nas Regionais Sul, Oeste e Norte
- Construir a nova via de acesso à Região Sul do Município, interligando a SP-125 à Praia Dura (Fonte: Imprensa Livre)


Programação Cine Porto
Semana de 03 a 09/10/2008

Atenção : Toda quarta feira preço único R$ 4,00

Semana de 03 a 09 de outubro de 2008
"Zohan - O Agente Bom de Corte"
com Adam Sandler - Comédia!!!!!!
As 19:20 - 21:20hs

"Projeto Va ao Cinema"
Filmes Nacionais Preço único R$ 2,00
Sómente neste Sabado e domingo(Dias 4 e 5)
"Os Porraloquinhas"
Infantil!!!!!
as 15:30hs

"Noel - Poeta da Vila"
Drama!!!!as 17:30hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

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Exposição a céu aberto

Tem gente que procura esculturas
só em museu e ateliê
e passa pelas artes da natureza
sem delas se aperceber.
Na Praia do Frade, por exemplo,
tem um frade que vigia o mar,
desconhecendo-se a finalidade,
desde o começo da eternidade.
Diante da foto daquela obra de arte
esculpida pelo mar,
já vi gente grande se admirar e debater
se o estilo é Rodin ou Victor Brecheret.


Um cavalo de nome Abstêmio

Trotando mais de légua
por trilha estreita e perigosa
que leva à praia isolada
com a carga vacilante
de seu dono embebedado
na carraspana domingueira,
contornando obstáculos,
equilibrando-se nas pirambeiras,
lá vai o cavalo abstêmio
uma cavalgadura mais ajuizada
do que seu dono boêmio,
que lhe deu esse nome
por pura caçoada.


Félix Cabral
 

Carta do Leitor
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Novamente Multado

Desde jovem meus professores de literatura e orientadores de comunicação escrita transmitiram-me o conselho de Élio Antônio de Nebrija (1.444 a 1.522), grande humanista, professor das universidades de Salamanca e Alcalá de Henares e outor da primeira "Gramática de la Lengua Castellana": "NA COMUNICAÇÃO ESCRITA NÃO CABEM A INDIGNAÇÃO E A VEEMÊNCIA DE CARÁTER".
Vivendo circunstâncias criadas, mais uma vez, pelos agentes públicos de transito e segurança pública, supostamente, para indignar, aumentar a pressão arterial, desequilibrar, incomodar, complicar a vida e agredir, manteremos, também mais uma vez, a serenidade e seguiremos os conselhos de Nebrija.
Novamente, o veículo Renault-Clio, de minha propriedade, foi multado por, supostamente, estar estacionado sobre faixa de pedestres, na rua Prof. Thomaz Galhardo, n° 974-oposto, às 16, 35, do dia 10-09-08.
As circunstâncias de tempo, local e estado de ânimo dos agentes de transito após vergonha sofrida, podem esclarecer o episódio. Comentamos, a primeira multa, naquele mesmo local, em: "ABSURDOS ACONTECEM" (11-09-08) e, como previsto naquele artigo, o recurso interposto foi acolhido e a multa cancelada pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações. Motivo: AIT IRREGULAR E INCONSISTENTE. Data do julgamento, 10-09-08. Nesse mesmo dia foi lavrada a nova multa. Também de forma "irregular" e "inconsistente".
O fracasso da primeira, explica o absurdo da segunda. Haja paciência com esse padrão de funcionários públicos. O problema é sério. A ética e a moral pública, na Ubatuba de hoje, estão no fundo do poço. Temos que nos unir contra essa depravação.
As irregularidades e inconsistências não param por ai. O impresso da notificação está prevendo como prova de procedência da infração: "Identificação da Equip/Instrumento de aferição"(sic). Nada consta. A multa não pode ser aferida, no pára-brisas do carro, como seria dever do agente, já que o carro lá não se encontrava.
"Data, Verificação do Equip/Instrumento de aferição"(sic). Nada consta e nada poderia constar.
"Identificação da autoridade ou Agente Autuador"(sic). N° 912856 . Não consta o nome e as credenciais do Agente Autuador. Quem será? A quem acusa de delitos ou transgressões cabe o ônus da prova. O que preocupa é que o transito de Ubatuba, sem provas documentais vai distribuindo multas e incomodando os cidadãos de bem. Sr. Prefeito, isso não pode continuar. Providências urgentes são exigidas das autoridades superiores.
Como da outra vez confiamos no bom senso da "Junta Administrativa de Recursos de Infrações". Ela corrigir alguns erros absurdos não é suficiente. É necessário acabar com o desrespeito, a irracionalidade, os disparates e tolices praticadas por agentes políticos indignos. Dia 05-10-08 teremos oportunidade ímpar de dar resposta a todos os que não respeitam a Constituição Federal que, nesse dia, completa 20 anos.
VIVA UBATUBA!. Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

Carta aberta aos funcionários da Santa Casa de Ubatuba

Prezados funcionários,
Nas últimas semanas acompanhei pela imprensa (Jornal A CIDADE) inúmeras matérias de apoio e de indignação face a demissão do Dr. Sóstenes.
Creio que vocês estejam a par do afastamento da funcionária que publicou uma das matérias acima citadas. É de fundamental importância que vocês conheçam seus direitos constitucionais de liberdade de expressão e pensamento.
Não podemos permitir que a administradora da Santa Casa (Mara Cibele) tome esse tipo de atitude e permaneça impune. A atitude desta "sra." é extremamente grave e demonstra como são desqualificadas de princípios éticos e morais as pessoas que apóiam Eduardo César.
O nome técnico para a atitude da "sra. Mara Cibele é assédio moral. Após a intervenção da prefeitura na Santa Casa os funcionários passaram a ser considerados como agentes públicos e assim sendo podem ser processados por improbidade administrativa.
O cidadão comum é obrigado a cumprir as leis e não está obrigado a fazer ou deixar de fazer aquilo que não conste em norma legal. O funcionário público, agente público e todo aquele que possui uma função pública só pode fazer o que a Lei determina.
Vocês não devem ter medo das ameaças pois a liberdade de expressão é um direito constitucional e o emprego de vocês pode ser garantido através de medidas liminares.
Lembrem-se que no dia 5 é quando poderemos nos livrar desses que governam a cidade e dirigem empresas através de ameaças. Não se curvem diante de pessoas sem escrúpulos, ética e moral. A maior parte das ameaças não são cumpridas. Continuo até hoje aguardando o processo que a "sra." Mara Cibele prometeu, na imprensa, mover contra minha pessoa (nem para isso ela serve).
A disposição para maiores esclarecimentos.

Marcos Leopoldo Guerra
ac.tributaria@uol.com.br
Ubatuba, SP

Ubatuba prossegue com as atividades em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias 2008

Conhecido como International Coastal Clean Up (ICC), é promovido mundialmente pela ONG americana a Ocean Conservancy em 120 países,e chegou a sua 22ª edição no dia 20 de Setembro como responsável pela maior mobilização de voluntários em todo o mundo por uma causa ambiental.
A equipe de educadores ambientais do Projeto Cuid'água na Escola pertencente a ONG ASSU, continua as atividades educativas e de sensibilização com alunos e professores de Ubatuba.
Em Setembro, os professores têm trabalhado com o tema do lixo e de resíduos com foco na questão das bacias hidrográficas a fim de ampliar a percepção ambiental das crianças.
Levantaram-se discussões sobre a interferência negativa dos resíduos junto aos corpos d'água e no mar, como: o problema do lixo nas redes de pesca, o aumento da ocorrência de animais marinhos sufocados por ingerirem plástico, ou a disseminação de doenças devido ao entupimento de bueiros que causa alagamentos.
Atrelado a outras atividades, prepararam cartazes para realizar uma passeata juntamente com a coleta de lixo, como ocorreu nas escolas EMEF Nativa Fernandes Farias no Sertão da Quina e EMEF Maria Josefina Giglio, na Estufa II.
Os alunos foram divididos em grupos e cada um teve uma função: coletar o lixo munidos de luvas especiais concedidas pela SABESP, carregar o saco, levar a prancheta com a planilha e anotar o tipo de material recolhido.
Durante a atividade, as crianças preencheram planilhas com a quantidade de lixo encontrada, e simultaneamente faziam a coleta dos recicláveis, que são destinados, com prioridade às cooperativas ou para coleta seletiva da prefeitura.
Segundo Alessandra Panza, uma das educadoras do Projeto, dar continuidade a dinâmica do Dia Mundial de Limpeza de Rios é primordial, pois a coleta de lixo sensibiliza os participantes e os ajuda a verificar como é grande a quantidade de materiais impróprios jogados em locais inadequados e o quanto pode ser exaustivo apanhar esse lixo.
"Com dados apanhados na coleta, pode-se realizar muitos trabalhos interdisciplinares em sala de aula, como gráficos e tabelas do montante recolhido, confecção de peças de sucatas estimulando o reuso de materiais, a interpretação da planilha utilizada, organizar rodas de conversa sobre a origem dos lixos encontrados, entre outros." acrescenta Alessandra
É objetivo da equipe do Projeto Cuid'água na Escola conscientizar, sensibilizar, educar e promover o cooperativismo entre alunos e professores. Faz parte do trabalho fortalecer o conceito dos 5 R´s: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar.
O professor Isaias Barrosda do E.M. Profª Maria Josefina Giglio, diz que um projeto como este é de suma importância para a sociedade. "Do ponto de vista prático o resultado é imediato, já que o bairro se torna mais limpo. Mas o grande valor desse evento está sobretudo no campo educacional. Não só com relação à comunidade, mas principalmente na formação do aluno como um cidadão consciente e participativo. Estou certo de que as escolas e as organizações não governamentais, estão exercendo as suas funções no sentido de melhorar o nosso mundo. Cabe agora, a outros setores da sociedade tomarem consciência de suas responsabilidades e promoverem programas que tenham o mesmo objetivo."

Andressa Derencius
Coordenadora de Comunicação
ASSU - www.assu.org.br
(11)8141-2559 /(12)3833-6701

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Editor: Emilio Campi

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