Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 08 de Outubro de 2008 - Nº 2046 Edições Anteriores

Anuncie Aqui

Região
URGENTE - ENCEJA - Exames Supletivos 2008
Eleitores têm 60 dias para justificar o não-comparecimento às urnas


Caraguatatuba
Metade da Câmara deve ser de oposição
Caraguá é uma das 100 cidades paulistas com avaliação de alunos em novembro
30ª Exposição de Orquídeas acontece neste fim-de-semana em Caraguá
II Congresso de Saúde Bucal acontece de 22 a 24 de outubro em Caraguá
Competições de Futsal agitam Caraguá
Diocese lança logomarca celebrativa dos 10 anos de sua criação
A Câmara e os números de Setembro


Ilhabela
Toninho Colucci fala sobre sua vitória nas urnas
Câmara é renovada nas eleições 2008
Prefeito de Ilhabela Manoel Marcos sanciona Lei Cidade Limpa
Prefeitura de Ilhabela realiza audiência para demonstração orçamentária
Vereadores aprovam seis projetos de denominação de rua

São Sebastião
Em seu primeiro discurso após eleição, Ernane avisa para ninguém se preocupar
"Pretendo disputar a prefeitura em 2012", disse Juan
Ernane deve ter ampla maioria na Câmara
Integrante do Projeto São Sebastião tem alma, Teresa Aguiar, é homenageada pelo presidente Lula
Vila Carioca é a primeira Zeis decretada em Juquehy
Dia do Professor em São Sebastião é transferido para 17 de outubro
Fatec e Etec de São Sebastião abrem inscrições para cursos de nível técnico e superior
E.M da Enseada recebe apresentações de dança em comemoração à Semana da Criança

Ubatuba
Falha no sistema do TRE foi responsável pelo o atraso na divulgação do resultado final
Eduardo César poderá ter o apoio de todos os vereadores no próximo mandato

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

URGENTE - ENCEJA - Exames Supletivos 2008

Litoral Norte - As inscrições para as provas do Exame Supletivo de 2008 (ENCEJA) abriram ontem (06/10/2008) e irão até o dia 31/10/2008, contudo, um problema para acessar a página do site da Educação está impedindo inscrições online neste momento. Reparos já estão sendo feitos e a partir do dia 10/10/2008 os interessados poderão entrar no site da educação(www.educacao.sp.gov.br). No momento as inscrições estão sendo feitas pelo Correio, onde já estão disponibilizadas as fichas que os candidatos deverão preencher e enviar.
As provas serão realizadas nos dias 13 e 14 de dezembro de 2008 e os candidatos podem ter acesso aos conteúdos programáticos: Matriz de Competências e Habilidades de cada disciplina/área de conhecimento, no site da SEE www.educacao.sp.gov.br e no site do INEP.
Respondendo pelos Exames Supletivos na Diretoria Regional de Ensino de Caraguatatuba, a Supervisora Mareci Gazzi coloca-se à disposição de todos para maiores informações. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Eleitores têm 60 dias para justificar o não-comparecimento às urnas

Litoral Norte - Quem não votou e nem justificou a ausência num local de votação nas eleições municipais do último domingo tem 60 dias para regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral. A justificativa de voto deve ser apresentada pelo eleitor perante o juiz da zona eleitoral onde está inscrito, com documentos que comprovem o motivo do não-comparecimento.
É importante lembrar que quem não votou no primeiro turno pode votar normalmente no segundo, se for o caso do seu município. Também é necessária uma justificativa para cada turno, se o cidadão deixar de comparecer s urnas nas duas ocasiões, já que as duas votações são independentes.
O eleitor que não votar nem justificar a ausência no prazo dado pela Justiça Eleitoral deve pagar uma multa. Caso não tenha a prova de votação, da justificativa ou do pagamento da multa, o eleitor não pode se inscrever em concurso público, ser investido ou tomar posse em cargo ou função pública, tirar passaporte ou carteira de identidade.
Também não é possível renovar matrícula em escola pública, obter empréstimo ou financiamento em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, institutos e caixas de previdência social.
O eleitor também não poderá participar de concorrência e praticar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou imposto de renda. Quem deixar de votar em três eleições consecutivas, não justificar ou pagar a multa tem seu título de eleitor cancelado. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Metade da Câmara deve ser de oposição

Caraguatatuba - Dos 10 vereadores eleitos em Caraguatatuba, seis foram reeleitos. A reportagem procurou cada um para saber quais as expectativas para a próxima gestão e a sensação pós a vitória nas urnas. Por enquanto, é cedo para afirmar a situação política da Casa de leis, mas de acordo com o atual quadro e as coligações de Aguilar e Antonio Carlos, acredita-se que cinco vereadores devem ser de oposição à próxima administração.
Aurimar Mansano (PTB): “Uma das minhas principais propostas é a municipalização da Santa Casa. Inclusive tentei com a atual administração, construir um hospital público e privado, com o apoio de empresários, onde a prefeitura entraria apenas com o terreno, e neste hospital 60% do atendimento seria para o Sistema Único de Saúde (SUS). Mas como não foi possível, irei levar esta proposta ao Antonio Carlos. Além de encaminhar propostas para trabalhar efetivamente nos postos de saúde dos bairros”.
Baduca (PDT): “Devido ao grande problema com relação à saúde, iremos fiscalizar todas as ações, principalmente a Santa Casa, por conta do Pronto Socorro. Também pretendo trabalhar em conjunto com a Polícia Militar, visando mais segurança para o município. Em se tratando de ser oposição ou não, é muito cedo para falar. O que posso manifestar, são meus agradecimentos a Deus, em primeiro lugar, depois à minha família e amigos, mas principalmente ao prefeito Aguilar, que muito me ajudou a ser reeleito. Já com relação ao prefeito eleito, espero que Deus dê serenidade e sabedoria para que faça o melhor para Caraguá”.
Wilson Gobetti (PDT): “Pretendo continuar com os trabalhos que já foram iniciados há sete anos e meio. Quero acima de tudo, que Caraguá tenha um perfil ordenado. Que a Petrobras não traga nada além de benefícios à cidade. Com isso, nosso maior trabalho é desenvolver projetos que coíbam um crescimento populacional desordenado. Falando em oposição, acredito que existem dois tipos: aquela insensata, que não visa o bem comum, apenas em criticar e ser do contra; e aquela oposição coerente, que irá prestar atenção nas ações positivas, visando sempre o benefício ao município”.
Prof. Silmara (DEM): “Meu objetivo inicial não era ser vereadora, pois sou professora e educadora, e desta forma fui galgando meu espaço, com muito esforço e trabalho; até que cheguei a ser secretária da Educação, onde tive e oportunidade, de em conjunto, melhorar o índice do Ideb no município. Depois dessas ações, fui convidada para ser candidata e completar legenda. Mas na realidade, trabalhei muito e de forma didática para apresentar a política às pessoas. Nessa minha caminhada, compreendi que há 24 anos fui educadora e vivi somente neste meio da educação, mas na verdade, pude perceber que o mundo é muito mais que isso. E minha proposta principal é a geração de renda, através de cursos de qualificação profissional, além do projeto primeiro emprego, onde os jovens poderão ter oportunidade de trabalhar, porém estudando. A saúde também é uma área onde devemos trabalhar com dedicação, fortalecendo esta área, através de recursos.”.
Vilma Teixeira (PSDB): “Tenho um projeto que é criar o Lar dos Idosos, onde eles poderão passar o dia inteiro, bem tratados, com acompanhamento médico, atividade física, alimentação. Como se fosse uma creche para idosos. O que irá ajudar muito os filhos também, pois poderão ir trabalhar com tranqüilidade, e saberão que seus pais estarão seguros neste Lar”.
Lobinho (DEM): “Meu principal objetivo é municipalizar o hospital da cidade e cobrar melhorias na saúde, como a rede de esgoto e pavimentação do Jardim Gaivotas e um Posto de Saúde no Bairro Rio do Ouro. Estamos vendo a dificuldade da saúde e Antonio Carlos assumiu um compromisso com esta área e nós vamos cobrar. Com relação a oposição, creio que não teremos este problema na Câmara, pois acredito que ela irá se alinhar e trabalhar por Caraguá”.
Celso Pereira e Omar Kazon, preferiram não se pronunciar neste momento, alegando estarem resolvendo alguns compromissos firmados nas campanhas Já o Neto Bota, e Pedro Ivo não foram localizados até o fechamento desta edição. (Fonte: Imprensa Livre)

Caraguá é uma das 100 cidades paulistas com avaliação de alunos em novembro

Caraguatatuba - Cem cidades paulistas, dentre elas Caraguatatuba, irão avaliar seus alunos em novembro. Todos estes municípios fecharam participação no Saresp, a avaliação de aprendizagem criada pela Secretaria de Estado da Educação, que neste ano resolveu abrir para as Prefeituras.
Em 2007, somente a rede estadual de Educação participou do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Além dos 100 municípios, outras 13 escolas privadas aderiram à mais completa avaliação de aprendizagem do Estado.
Prefeituras e escolas particulares deverão arcar com os custos de geração e aplicação das provas, processamento de resultados e boletins. Após preenchimento de proposta no site da Secretaria, o contrato é fechado diretamente com a Fundação Cesgranrio, contratada pela Secretaria para prestação de serviços no Saresp. As redes ou escolas que aderirem terão de aplicar a avaliação nas séries definidas pela Secretaria, em todos os alunos dos períodos manhã, tarde e noite.
O Saresp voltou a ser aplicado pelo governo do Estado em 2007, após não acontecer em 2006. Neste ano avaliará, em 25 e 26 de novembro, todos os alunos de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da rede estadual, sempre em língua portuguesa, matemática e ciências da natureza (esta última é novidade - não foi avaliada em 2007).
“Todo o processo de elaboração será da Secretaria de Estado da Educação. Estamos ampliando a possibilidade de utilização do Saresp. As escolas municipais, por exemplo, poderão criar metas a partir dos resultados dos alunos”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
Em 2007 a Secretaria possibilitou que o Saresp fosse comparado ao Saeb (avaliação federal da Educação). Neste ano o Saresp poderá ser comparado a ele mesmo, ou seja, ao Saresp 2007. Desta forma será possível verificar se houve evolução dos estudantes e das escolas. (Fonte: Imprensa Livre)

30ª Exposição de Orquídeas acontece neste fim-de-semana em Caraguá
O evento que reúne orquidófilos de diversas cidades é fator de importância para o combate da sazonalidade

Caraguatatuba - A Exposição de Orquídeas, que chega a sua a 30ª edição e é realizada pela AOLN - Associação dos Orquidófilos do Litoral Norte - com o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, terá sua abertura na sexta-feira dia 10, às 20h, no auditório Caraguatatuba do Hotel Litoral Norte, que fica localizado na Av. Dr. Arthur Costa Filho - avenida da praia.
Estão confirmadas as presenças de expositores de diversas cidades como São Paulo, Pindamonhangaba, Jaguariúna, São José dos Campos, Franco da Rocha, Guarujá, Ilhabela e Belo Horizonte.
A exposição, que geralmente atraí um público de 5 mil pessoas, é muito importante para a cidade por atrair vários turistas em uma época de baixa temporada. "Estamos combatendo a sazonalidade por meio desse evento, atraindo um público diferenciado pra Caraguá" explica o secretário municipal de turismo, Ricardo Ribeiro de Lima.
"Já realizamos exposições nas outras cidades do Litoral Norte", conta a presidente da AOLN, Vera Lúcia Gonzalez. A Associação, fundada há 32 anos, com sede em Caraguá conta com 45 associados.
Os horários da exposição são: sábado, dia 11, das 9 às 22h das 9 às 17h no domingo. Prestigie! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)


II Congresso de Saúde Bucal acontece de 22 a 24 de outubro em Caraguá
O encontro tem como principal objetivo abordar uma visão atualizada de Saúde Bucal. As inscrições estão abertas e as palestras acontecerão de 22 a 24 de outubro, no Auditório do Módulo

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da divisão de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, realizará de 22 a 24 de outubro o II Congresso de Saúde Bucal de Caraguatatuba.
O principal objetivo deste encontro de profissionais da odontologia do Litoral Norte, é abordar uma visão atualizada sobre a saúde bucal, proporcionando uma atualização científica e tecnológica com temas pertinentes, incluindo desde Políticas Públicas de Saúde Bucal até as mais modernas técnicas de assistência odontológica.
De acordo com a Dra. Maria Aparecida de Assis Siqueira e com o Dr. Sérgio de Albuquerque, responsáveis pela organização do II Congresso de Saúde Bucal, essa será uma boa oportunidade de intercâmbio entre as universidades, associações de classe e os serviços de saúde, já que renomáveis mestres e doutores estarão participando também para informar e atualizar os participantes. "Hoje o mercado está cada vez mais exigente, e por isso é preciso competência e principalmente atualização constante", explicou a Dra. Maria Aparecida.
O evento é organizado pela Prefeitura de Caraguá, por meio da Divisão de Saúde Bucal, com o apoio da APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, Módulo Centro Universitário, Universidade Cruzeiro do Sul, Tanara Beauty Esthetic Center e Dental Litorânea.
Para informações e inscrições no II Congresso de Saúde Bucal basta ligar para os telefones (12) 3897-2119 e 3897-2126.
Confira a programação:
22/10
8h - Abertura
8h30 - Palestrante: Prof. Dr. Luís Carlos Guimarães - Endodontia com o uso de microscópio
14h - Palestrante: Prof. Dr. José Alberto Benetton - Saúde Coletiva: Uma abordagem multidisciplinar
16h - Palestrante: Prof. Dr. André Aguiar - Suporte Básico de Vida para Profissionais de Saúde
23/10
8h - Palestrante: Prof. Dr. Wilson Galvão Naressi - Marketing em Odontologia. O que é? Como funciona?
10h - Palestrante: Prof. Dr. Vladen Vieira - Recursos Humanos em Odontologia/Humanização na Assistência
10h (sala 30) - Palestrante: Prof. Dr. Wilson Galvão Naressi - Manutenção de Equipamentos Odontológicos/Biossegurança
14h - Palestrante: Prof. Dr. Alexandre Deitos - Reorganização da Atenção em Saúde Bucal, Gestão e Serviço
16h - Palestrante: Prof. Dr.Denis Clay Lopes dos Santos - Respiração Bucal: Uma visão multidisciplinar
24/10
8h - Palestrante: Profª. Dra. Simone Helena Gonçalves de Oliveira - Anatomia relacionada à Implantologia
10h - Palestrante: Dr. Alberto Alvarenga de Oliveira - Metal Free: Facetas laminadas - Inlays/Onlays - Coroas ocas - próteses parciais fixas
14h (sala 30) - Palestrante: Dra. Cristiane Yumi Koga Ito - Biossegurança
16h - Palestrante: Dra. Lucilene Hernandes Ricardo - Estética em Periodontia (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Competições de Futsal agitam Caraguá
A semana começou repleta de partidas nas cinco competições de Futsal que ocorrem na cidade

Caraguatatuba - Os campeonatos de Futsal que ocorrem na cidade de Caraguá, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, estão a todo vapor. Ao todo são cinco competições disputadas.
Campeonato Municipal de Futsal Livre 2008:
Os times participantes já disputam a primeira rodada da segunda fase. Nesta última, segunda-feira, dia 6, na quadra do CEMUG - Centro Municipal Ubaldo Gonçalves, aconteceram duas disputas. No primeiro jogo, realizado às 20h15 o time do Rio do Ouro venceu o Lion Zeladoria, com placar de 2 x 0.
Já às 21h o Juventus enfrentou e venceu o Bola Murcha com um placar final de 5 x 1.
Mais uma partida acontecerá nesta terça-feira, às 20h15, no mesmo local, entre os times Naja e Vitória Futsal.
1ª Copa Comerciaria de Caraguá Futsal 2008:
Nesta terça, às 21h, o jogo entre os times Shibata A e Seller, será realizado no Ginásio de Esportes Benedito Lippi, no bairro do Poiares.
Campeonato Municipal de Futsal Sub-09, Sub-11 e Sub-13:
As partidas foram realizadas neste último sábado, dia 4, durante o dia todo no Ginásio de Esportes Benedito Lippi. Os resultados jogos do sub-9 foram Gelaf 4 x 1 Massaguaçú pelo grupo A e Nelsinho 0 x 2 Gardelin pelo grupo B.
Na sub-11 a partida do grupo A o resultado foi Nelsinho 3 x 4 Garoto Bom de Bola, grupo B Gelaf 3 x 2 Gardelin e no grupo C empate entre União das Palmeiras 2 x 2 Quiosque Ponto 8 e W.O no jogo entre Porto Novo e Olaria B.
O sub-13 apresentou os seguintes resultados, no grupo A União das Palmeiras 5 x 3 A.A. Corinthians C, no grupo sub-13 C A.A. Corinthians B 5 x 3 Colônia B e no grupo D Gelaf 6 x 3 E.C. Brasília e Olaria A 5 x 4 E.C. Brasília. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Diocese lança logomarca celebrativa dos 10 anos de sua criação

Caraguatatuba - Criada pela Para João Paulo II em 1º de maio de 1999, a Diocese de Caraguatatuba esta se preparando para comemorar seus 10 anos.
Uma comissão, formada por padres e leigos, esta preparando uma série de eventos que marcam este tempo festivo. Uma das primeiras iniciativas é o lançamento da logomarca comemorativa, escolhida a partir de um concurso(veja baixo). Os vencedores, os jovens Richard Lippi e Mayara Cristina Peixoto. Por 12 meses a logomarca deverá constar de todos os institucionais e timbrados diocesanos e paroquiais.
Além da Romaria diocesana que aconteceu no final de setembro, reunindo cerca de 800 diocesanos na Basílica de Aparecida e em visita ao Seminário Beato Jose de Anchieta, em Taubaté, outros eventos bastante significativos devem acontecer ainda neste mês de outubro.
O primeiro deles, agendado para 20 de outubro e por ocasião do Dia do Médico, é o encontro do bispo diocesano Dom Altieri com os profissionais de medicina de todo o Litoral Norte. Esta será a segunda vez que isso acontece e se repetirá com a presença do padre Leocir Pessini, camiliano, atualmente Superintendente da União Social Camiliana, Vice-Reitor do Centro Universitário São Camilo em São Paulo e no Espírito Santo, Membro do conselho - Revista Acta Bioethica. Autor de diversos livros, doutor em Teologia Moral, atuando principalmente nos temas ligados a bioética, eutanásia, distanásia, saúde e ética. Pe. Léo vem falar aos profissionais de medicina sobre "Bioética e saúde: o desafios éticos na fronteira dos avanços tecnocientíficos ( células tronco). A participação é aberta e inclui profissionais que se interessem pelo tema.
Já no dia 21 de outubro, em comemoração ao Dia do Professor, um presente aos educadores. O professor Gabriel Chalita fará uma palestra no Teatro Municipal Mario Covas, em Caraguatatuba. Chalita é escritor, membro da Academia Paulista de Letras e da União Brasileira de Escritores, autor de 45 livros, a maioria nas áreas de educação, filosofia, ética, direito, biografias. É doutor em Comunicação e Semiótica e doutor em Filosofia do Direito. É mestre em Ciências Sociais e mestre em Direito. É professor dos programas de graduação e pós-graduação da PUC e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Como homem público, foi Secretario de Estado da Educação e nesta eleição, o vereador mais votado de São Paulo com mais de 100 mil votos. Ex-aluno de Dom Altieri, acolheu o pedido para vir falar aos educadores sobre "Pedagogia da Amizade". Uma reflexão sobre os riscos provocados pelo "bullying". Os dois grandes eventos estão marcados para as 19 horas.
Descritivo da logomarca:
A Logomarca tem por objetivo registrar a partir de traços simples e objetivos o tempo festivo/celebrativo e de evangelização a partir da criação da Diocese de Caraguatatuba, comemorando assim seus 10 anos.
O semi-circulo na cor azul simboliza o céu e o manto de Nossa Senhora para a qual a Diocese foi dedicada recentemente.
A cor amarela, nos associa aos raios de Nossa Senhora das Graças e ao sol que ilumina as praias do Litoral Norte.
Ao centro, o formato em branco nos reporta a Eucaristia, centro da nossa vida e da vida da Diocese.
No alto o algarismo 10 refere-se ao tempo celebrativo. A cor vermelha e a pomba fazem referência ao Espírito Santo, padroeiro da Diocese.
As ondas estilizam o mar a mata atlântica nos tons azul e verde.
A cruz, ´sinal do cristão e de um Litoral Norte em constante evangelização.
Fechando, o nome da Diocese e a marca do tempo comemorativo. (Fonte: Diocese de Caraguatatuba)

A Câmara e os números de Setembro
Mais uma vez o período Eleitoral influenciou a produção

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba através de sua Assessoria de Imprensa divulga os números de sua Produção Legislativa no mês de Setembro de 2008. Os números atestam a influência do período eleitoral nos afazeres diários do Parlamento Municipal.
Foram protocolados em setembro 74 documentos assim distribuídos: 52 Indicações, 9 Projetos de Lei, 12 Requerimentos e 1 Moção.
No âmbito das Presenças foram registradas 150 pessoas em 4 Sessões Ordinárias semanais, com uma média de 37,5 pessoas/sessão. Já o atendimento registrou 275 pessoas, com médias que vão de 13,875/dia, para um mês com 20 dias úteis ou 27,5 pessoas/Vereador.
O baixo número de documentos protocolados mostra que no período eleitoral o Vereador está mais concentrado na busca de sua reeleição do que nos afazeres da Câmara. Já o aumento das Presenças se deve a falta de transmissão pela rádio local das Sessões Ordinárias semanais do Legislativo e em contrapartida, o pequeno número de atendimentos retrata que o Vereador pouco permaneceu nos seus gabinetes. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Toninho Colucci fala sobre sua vitória nas urnas

Ilhabela - Antes mesmo do cartório eleitoral de São Sebastião liberar o resultado da apuração as ruas de Ilhabela foram tomadas pelos correligionários da coligação “Ilhabela Tem Remédio” (PPS/PV/PC do B/PRP/PTN/PTC), que elegeu Toninho Colucci com 45,57% dos votos, o que corresponde a 7.012 votos.
Toninho acompanhou toda a apuração em seu comitê localizado no Centro. “Sou grato a Deus porque nos guiou nesse caminho, agora tenho um compromisso com o povo, principalmente com a população mais humilde que precisa de atenção do prefeito”, afirmou.
O prefeito eleito garantiu que agora todos vão tirar a roupa dos partidos e vestir a roupa de Ilhabela. “Vamos montar uma equipe qualificada com as melhores cabeças para administrar a cidade”, prevê.
Para ele, a vitória não foi uma novidade. “Fizemos um planejamento e tudo deu certo. Sabíamos que estávamos começando em situação desfavorável, mas traçamos um rumo que foi seguido até o fim”, declarou.
Colucci fez questão de agradecer o apoio do candidato Luiz Lobo e de todos os vereadores da coligação “Ilhabela Melhor”.
Para finalizar ele confessou que está muito cansado, mas feliz. “Vou descansar alguns dias e montar a equipe de transição. Espero que a atual administração entenda esse processo que deve ser pacífico”, disse. (Fonte: Imprensa Livre)

Câmara é renovada nas eleições 2008

Ilhabela - Para o próximo ano a Câmara de Ilhabela vai estar renovada. Nessas eleições municipais a população ilhabelense resolveu mudar o quadro, deixando apenas três vereadores da atual gestão. São eles Carlos Alberto de Oliveira Pinto, o Carlinhos, Jadiel Vieira, o Keko e o vereador Márcio Garcia. Seis novos nomes conquistaram a confiança dos eleitores e venceram as eleições. São eles, professor Valdir, Catolé, Roberto Timbada, Marinho, Jove e Erick.
Carlinhos de Nilo (PMDB): Para Carlinhos, vereador mais votado que está indo para o seu 5º ano de mandato, essa renovação mostra o descontentamento das pessoas com relação ao resultado dos trabalhos dos vereadores. “O povo mostra através das uras o sentimento”, disse. O parlamentar fala ainda da expectativa para o próximo mandato é a de continuar trabalhando. Quanto ao novo prefeito Toninho Colucci, adversário da coligação “Preservando Ilhabela” da qual Carlinhos fez parte, ele afirma que não vai se declarar posição nem oposição. “O que for de interesse da população vai ter meu voto, o que for incoerente jamais vai ter meu apoio. Agora temos que nos unir pelo bem do município”, declarou.
Valdir (PPS): Segundo o vereador mais votado com 496 votos, o eleitor teve consciência política e que não adianta mais fazer promessas infundadas. “Aqueles que usam a política como profissão estão acabando. Infelizmente existe alguns que tentam voltar o assistencialismo, mas o povo está querendo se organizar em associações de bairros e ONGs”, diz. Valdir citou o trabalho do Instituto Ilhabela Sustentável. “Esse instituto ajudou a população a ter consciência política e com isso estamos vencendo no processo democrático”, comenta.
Catolé (PV): Rogério Ribeiro de Sá, também vai fazer parte do time de vereadores eleitos para 2009 e confessa que acreditava na sua vitória. “Eu trabalhei para ter 400 votos e tive 452 foi muito bom”, diz. Sobre a renovação ele fala que esperava mais mudança. “Pensei que apenas dois vereadores voltariam, mas tivemos a vitória da cidadania porque o eleitor está mais exigente”, contou. Para ele a meta é se dedicar às políticas sociais e ajudar o prefeito cumprir o seu plano de governo. “Sou comprometido com esse plano de governo porque participei da elaboração”, ressaltou.
Roberto Timbada (PDT): O vereador já é antigo na Casa. Já foi eleito em 1996 e ficou na suplência nos anos anteriores. Ele pretende legislar em parceria com a administração municipal. Para Timbada, os votos dos moradores das comunidades tradicionais são o que fizeram a diferença para se eleger. “Sempre fiz um trabalho social para eles”, disse.
Márcio Garcia (PTB): Márcio Garcia completa o quadro de vereadores reeleitos e declara que ficou surpreso com o resultado, mas não deixou de acreditar que voltaria para a Câmara. “Tem que ter fé, se você não acreditar em você mesmo então ta na roça”, brincou. Segundo ele a intenção agora é continuar trabalhando. “Em primeiro lugar fiquei pela vontade de Deus e vamos continuar trabalhando desde agora”, acrescentou.
Marinho (PV): “Eu tive 325 votos, mas umas 800 pessoas já me cumprimentaram falando que votaram em mim”, disse um dos candidatos mais novos, o Marinho. Ele acredita que a mudança era um pedido da população que estava cansada de não ter projetos e apenas moções de louvor. “A expectativa é trabalhar muito. Como sou professor de teatro a cultura vai ser de extrema importância para mim e vamos alavancar o turismo de Ilhabela”, completou.
Keko (PTB): Jadiel Pereira, o Keko, vai para o 3º mandato e aproveitou para desabafar. “Passei por várias situações, as pessoas querendo denegrir minha imagem com vídeos. Mas os eleitores me conhecem, e foi isso que me levou à reeleição”, disse. Para ele, que também estava na coligação “Preservando Ilhabela”, a partir do dia 5 de outubro não existem mais adversários políticos. “Se a intenção de todos é o melhor de Ilhabela tenho certeza que vou estar junto com esse pessoal”, afirmou.
Jove (PR): Jove disse que já esperava a vitória e que foi maravilhosa. Agora é pensar no coletivo porque o povo tem muitos problemas que precisam ser resolvidos”, acredita.
Erick Pinna Desimoni (PR): Erick começou a concorrer para o legislativo na eleição passada, quando teve 197 votos, ficando na suplência. Desta vez, ele entrou com 251 votos e acredita que a maioria foi de jovens, já que realiza um trabalho junto a esta faixa etária, incentivando para o esporte e educação. Erck pretende ser parceiro com a prefeitura, “desde que seja para o bem da cidade”. Dentre seus projetos, há a criança do Banco de profissionais, com cadastro para cursos profissionalizantes, “o que quero é tirar as crianças da rua, para que aprendam e não tenham ociosidade”, explicou. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeito de Ilhabela Manoel Marcos sanciona Lei Cidade Limpa

Ilhabela - Prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, sancionou na manhã desta terça-feira, 07, a Lei Complementar nº 656/2008 do Código de Postura do Município, “Projeto Cidade Limpa”, de autoria do vereador José Roberto de Campos (Beto).
A Lei Complementar acrescenta um capítulo no Código de Posturas do Município de Ilhabela prevendo regras e restrições para anúncios externos, com o objetivo de combater a poluição visual em todo o arquipélago.
As propagandas veiculadas por meio de faixas, cartazes, placas, painéis e letreiros são os principais responsáveis pela poluição visual que agridem a paisagem aos olhos da sociedade, além de alterar as características naturais e arquitetônicas do lugar.
Segundo o vereador Beto, autor da Lei, a degradação violenta das paisagens, em seus diversos aspectos, mediante a destruição ou desfiguração do patrimônio de valor histórico, artístico, monumental ou paisagístico, que até bem pouco tempo era notada apenas nos grandes centros demográficos também já começa a se fazer sentir em Ilhabela, revelando a necessidade de adoção de medidas efetivas para interromper este processo. “As disposições referentes aos letreiros e anúncios publicitários, contidas no Código de Posturas, revelaram-se inadequadas para essa finalidade e por isso foram revogados todos os artigos que tratam da matéria”, declarou o vereador.
O vereador Beto diz que os critérios adotados para disciplinar as novas regras foram amplamente discutidos com os comerciantes e os empresários do setor em audiências públicas realizada na Câmara.
Para o prefeito Manoel Marcos a poluição visual existente no município tornou-se agressiva aos olhos de moradores e turistas e, principalmente, ao meio ambiente. “Não terminaria o meu mandato sem sancionar e aplicar as medidas contidas na lei”, ressaltou. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela realiza audiência para demonstração orçamentária

Ilhabela - Na última, sexta-feira, 03, a Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria de Finanças, realizou na Câmara Municipal uma audiência pública para demonstração do cumprimento das metas fiscais do exercício 2008 dos Poderes Executivo e Legislativo. A reunião se deu em conformidade com a Lei Complementar nº 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal.
A audiência contou com as presenças do secretário municipal de Finanças, Osvaldo José dos Santos Julião, do diretor financeiro da Câmara Municipal, José Marcos da Silva, funcionários da Secretaria de Finanças e demais munícipes.
Na ocasião, o secretário Osvaldo Julião apresentou a situação orçamentária municipal referente ao segundo quadrimestre de 2008, sobre a receita estimada e realizada no período. Em sua fala, Julião destacou a importância da realização das audiências públicas como forma de transparência com que o atual governo administra Ilhabela.
Dentre as metas apresentadas é relevante citar a aplicação dos recursos na Saúde – R$ 12.409.997,88 (53,51%) e Educação – R$ 8.104.508,66 (35%), superando os recursos fixados pela Constituição, que são 25% e 15%, respectivamente.
De acordo com o prefeito Manoel Marcos, para o ano seguinte Saúde e Educação continuarão sendo prioridades da administração, prevendo um orçamento de R$ 20.010.000,00 para Educação e R$ 20.520.000,00 para Saúde. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Vereadores aprovam seis projetos de denominação de rua

Ilhabela - Os vereadores de Ilhabela aprovaram na última sessão ordinária realizada na noite de segunda-feira (06/10) seis projetos de lei que dão denominação de ruas, sendo dois do presidente do Legislativo, Joadir Capucho (PTB), dois do Vereador Márcio Garcia (PTB), um do Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), o Carlinhos, e um do Vereador Zeca de São Pedro (PTB).
O Projeto de Lei nº 116/2008, de autoria do presidente, dispõe sobre denominação de logradouro público propondo que seja denominada de “Praça Márcio da Silva Santos” o logradouro público localizado na altura do nº 2.271 da Avenida Leonardo Reale, no bairro do Viana, ao norte da Ilha.
De autoria do Vereador Carlinhos, o Projeto de Lei nº 117/2008 dispõe sobre denominação de logradouro propondo que seja designada de “Rua Alexandre Fernandes de Jesus” a via pública que tem seu início na altura do nº 186 da Via Panorâmica, no bairro do Itaguaçu.
O Projeto de Lei nº 118/2008, que partiu de do Vereador Zeca propõe que seja designada de “Travessa das Pedras” a via pública que tem seu início na altura do nº 653 da Rua Joaquim José da Silva, no bairro do Itaquanduba.
De iniciativa do Professor Joadir, o Projeto de Lei n° 119/2008 propõe que seja denominada de “Servidão de Passagem Guilherme Pinheiro Mortensen” o logradouro que tem seu início na altura do nº 124 da Rua José Feliciano da Silva, no bairro do Itaquanduba.
Já o Projeto de Lei nº 120/2008, de autoria do Vereador Márcio, propõe que seja denominada de “Rua 25 de Junho” a via pública que tem seu início na altura do nº 282 da Rua dos Carijós, localizada no bairro da Barra Velha.
Também de Márcio, o Projeto de Lei nº 121/2008 propõe a denominação de “Rua das Araras” a via pública que tem seu início na altura do nº 71 da Rua Helena Alves Carvalho, localizada no bairro do Portinho.
Título de Cidadão Honorária - O Projeto de Decreto Legislativo nº 16/2008, de autoria do Vereador Guilherme Vieira (PMDB), que também constava na pauta da Ordem do Dia da sessão foi retirado e, com o pedido de vistas feito pelo Vereador Beto Campos (sem partido), a votação foi adiada por uma semana devido à falta de quórum.
O projeto concede o Título de Cidadão à Maria da Conceição dos Santos, a “Maria do Frade”, e deverá ser votado na próxima sessão no dia 13 de outubro. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Em seu primeiro discurso após eleição, Ernane avisa para ninguém se preocupar

São Sebastião - Ernane Primazzi, do PSC, é o novo prefeito eleito de São Sebastião, com 54,43% (21.114 votos), contra 42,57% (16.511 votos) do atual prefeito Juan Garcia, PPS. Após saber de sua vitória nas urnas, o prefeito eleito de São Sebastião, Ernane Primazzi, fez ontem à noite o seu primeiro discurso após a vitória. "Quero avisar para ninguém se preocupar.
Você que nesta eleição estava de outra cor, trabalharemos para conquistar seu voto", disse Ernane em festa na Rua da Praia. De acordo com ele, as pessoas que não aderiram ao verde nessas eleições, não precisam temer. "Não haverá qualquer tipo de retaliação, fique despreocupados. Isso é democracia", afirmou.
Ernane estava em cima de um carro de som, e já fez sua primeira promessa. "Voltaremos a ser a rainha do Litoral Norte", anunciou, acrescentando que trará desenvolvimento para o município. O vice-prefeito, Wagner Texeira, também discursou. "A partir de agora está decretado, todo 5 de outubro será o 'Dia da Liberdade'. Livre de qualquer ditadura" anunciou. Ele acrescentou ainda que todos os que ontem depositaram sua confiança em seu trabalho podem ficar seguros. "Ninguém se arrependerá. Eu prometo!", disse convicto.
Aplaudido, o novo vice-prefeito, a partir de 2 de janeiro do próximo ano, Wagner, desceu do carro de som, junto com Ernane, comprimentou, abraçou e festejou com todos os que estavam presentes na Rua da Praia manifestando seu apoio ao novo candidato eleito. (Fonte: Imprensa Livre)

"Pretendo disputar a prefeitura em 2012", disse Juan

São Sebastião - Em entrevista na noite de ontem, o prefeito Juan Garcia, derrotado nas urnas, adiantou que entre seus planos políticos futuros está a disputa novamente da prefeitura em 2012, pois "quero ver a felicidade da minha cidade". Ele descartou uma possível candidatura para deputado estadual daqui a dois anos. Juan disse sair feliz. "Cumpri minha missão", analisou o prefeito.
Para Juan, a população não entendeu a necessidade de governar com austeridade. "Apliquei mais administração no lugar de política", disse o prefeito completando que está contente com as realizações que fez. "Fiz o que queria. Deixei minha marca na cidade e saio de cabeça erguida". Sobre a transição na prefeitura, Juan disse que deve ocorrer normalmente. "A cidade não pode ser afetada", acrescentou se referindo a disputas políticas. (Fonte: Imprensa Livre)

Ernane deve ter ampla maioria na Câmara

São Sebastião - No que depender da Câmara para aprovar seus projetos, o prefeito eleito, Ernane Primazzi, não deve ter dificuldades. Dos 10 vereadores que vão assumir as cadeiras no Legislativo sebastianense, seis subiram no palanque de Ernane durante a campanha (Artur Balut, Ernaninho, Paulo Henrique, Coringa, Marcos Tenório e Marcos Jorge).
Além disso, há grandes chances dessa maioria ser ampliada. O nome mais forte de oposição nesse momento é Solange Ramos.
A vereadora foi reeleita com a maior votação da história da cidade (1.307), batendo o recorde que pertencia a Wagner Teixeira (1.181) Solange foi uma das pilastras de sustentação da base governista que o prefeito Juan Garcia teve na Câmara, e por muitas vezes bateu de frente com a oposição.
A vereadora ainda terá que dividir a bancada com um de seus maiores desafetos, o vice-prefeito Paulo Henrique Santana. Já os demais vereadores eleitos pela coligação de Juan, Amilton Pacheco, José Reis e Mauricio Silva não possuem histórico de enfrentamentos políticos o que facilita a aproximação com a próxima Administração.
Ter maioria na Câmara garante a governabilidade. Na sabatina realizada pelo Imprensa Livre, Juan se queixou das resistências que encontrou ao longo do mandato, já que sofreu baixas em sua base governista. O atual prefeito, que teve apenas dois vereadores de sua coligação eleitos em 2004 (Robson Ceará e Coringa), conseguiu desarticular a oposição ainda no primeiro ano de mandato, trazendo para seu grupo os vereadores Dalton, Kotian, Guto, Solange e Marcelo Mattos.
O afastamento de Marcelo Mattos foi a primeira baixa no grupo, já que o suplente, Félix Geléia, se posicionou na oposição. Embora o prefeito continuasse com maioria na Câmara, não era uma margem segura para evitar que manobras políticas dificultassem a aprovação de projetos enviados por Juan. Zeis, Estatuto do Servidor, Lei de Uso e Ocupação do Solo e Plano Diretor foram alguns dos principais pivôs de confrontos entre oposição e situação.
Posteriormente houve também troca de lados envolvendo os vereadores Coringa e Cardim. O primeiro nunca se fixou, de fato, como um vereador da base governista. Coringa inclusive votou contra a reforma no estatuto do servidor proposta por Juan. Já Cardim deixou a oposição neste último ano de mandato. Posteriormente foi Guto que seguiu os mesmos passos de Coringa para reforçar a oposição. Atualmente o prefeito conta com apenas quatro vereadores (Robson Ceará, Solange, Dalton e Kotian). Deste, somente Solange conseguiu a reeleição.
Outro fator importante para o prefeito ter um bom relacionamento com o Legislativo é colocar alguém de seu grupo na Presidência da Câmara. Na atual gestão, Wagner Teixeira e Marcos Leopoldino se revezaram no cargo, o que dificultou o entendimento entre os dois Poderes.
É preciso lembrar ainda que já vigora a questão da fidelidade partidária, que impede o vereador trocar de partidos como foi corriqueiro no atual mandato. Resta saber como os vereadores de partidos que formaram a coligação de Juan vão lidar com isso no caso de optarem em apoiar Ernane. Como reagiria, por exemplo, o PPS que tem Juan como presidente do diretório municipal, no caso de Solange ou Mauricio, ambos do PPS, passarem para a base governista? São dúvidas e conjecturas que ainda vão render muitas matérias nos próximos meses. (Fonte: Imprensa Livre)

Integrante do Projeto São Sebastião tem alma, Teresa Aguiar, é homenageada pelo presidente Lula

São Sebastião - A diretora teatral Teresa Aguiar recebe hoje das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva um diploma da Ordem do Mérito Cultural do Brasil. A homenagem é um reconhecimento do Estado ao papel dos artistas e intelectuais na construção de uma sociedade mais justa. “O convite para Teresa ingressar na Ordem do Mérito Cultural é uma justa homenagem que o país prestará por sua relevante contribuição à cultura”, afirma o ministro da Cultura, Juca Ferreira.
Teresa, em entrevista ao Imprensa Livre, minutos antes de embarcar para o Rio de Janeiro, onde a homenagem será feita no Theatro Municipal, ressaltou que se sente emocionada, sim, mas divide o mérito com todos aqueles que trabalharam com ela no decorrer destes anos. “Estou emocionada, como todo mundo ficaria nesse momento, mas como isso é em função do meu trabalho no teatro e do projeto social “São Sebastião tem alma”, estou dividindo está comenda com pessoas que eu trabalhei durante a minha vida”, lembra a diretora.
Quanto ao diferencial de seu trabalho, ela afirma que a durabilidade de seus projetos responde tudo: “’São Sebastião tem alma’ faz 20 anos em 2009; o grupo teatral Rotunda tem 40 anos e a Casa de Espetáculo Teatro de Arte e Ofício tem 25 anos. Isso mostra que as coisas que faço são pra valer”, observa.
Questionada sobre o que pretende conversar com o presidente Lula, ela diz que, caso tenha essa oportunidade, pretende destacar a importância da pesca e do teatro comunitário: “Pelo projeto ‘São Sebastião tem alma’, pude ver que a pesca é uma das soluções para fome no Brasil e no mundo. Esta conclusão foi tirada pela Internacional da Pesca que fica na Índia. Já em relação ao teatro, vou lembrar o presidente da relevância das casas de espetáculo pequenas, que deveriam ser espalhadas pelos bairros e dos grupos de teatro comunitário”.
Teresa Aguiar - Teresa nasceu em São Paulo, mas desenvolveu grande parte de sua carreira em Campinas, onde recebeu o título de Cidadã Campineira e a medalha Carlos Gomes, em reconhecimento ao seu trabalho na região. Desde agosto deste ano ela é integrante da Academia Campineira de Letras e Artes, ocupando a cadeira Cacilda Becker.
Mestre em artes pela Usp, Teresa também se formou em Direito, mas atua na cena teatral brasileira há mais de 40 anos. Em 1967 fundou em Campinas o grupo Rotunda, primeiro grupo teatral profissional do interior do Estado de São Paulo.
Neste percurso, vários atores e atrizes já passaram por seus cuidados, entre eles, Regina Duarte, que foi sua aluna em São Paulo. Ao longo de sua carreira, dirigiu mais de 40 espetáculos teatrais, além de documentários e programas para televisão, como a série ‘TV Povos do Mar’.
O trabalho de Teresa Aguiar pode ser acompanhado pelos sites www.grupotao.org.br  e www.saosebastiaotemalma.povosdomar.com.br 

Vila Carioca é a primeira Zeis decretada em Juquehy

São Sebastião - O primeiro núcleo congelado a ser transformado em Zona de Especial Interesse Social (Zeis) no bairro de Juquehy, localizado na Costa Sul de São Sebastião, foi a Vila Carioca. O decreto foi assinado no dia 17 de setembro de 2008 pelo prefeito Dr. Juan Garcia. A medida possibilita levar à comunidade serviços públicos e de infraestrutura básica (iluminação, água encanada, esgoto, telefonia, Correios, etc). Uma das primeiras iniciativas do prefeito logo após a publicação do decreto, foi a oficialização de duas vias públicas existentes no local.
A área, que têm 108 moradores, 33 famílias e 40 imóveis, perfaz um total de 15.509,20 metros quadrados e perímetro de 691,51 metros. Integram o decreto: levantamento planialtimétrico, com respectivo memorial descritivo, cadastro sócio-econômico e plano de urbanização, contendo medidas para garantir a sustentabilidade urbanística, social e ambiental do espaço ocupado. Os terrenos não edificados situados no perímetro e no entorno da Zeis são de interesse público para fins de desapropriação com o objetivo de promover a implantação de áreas verdes, de lazer, institucionais e produção de habitação de interesse social.
A iniciativa atende a lei complementar 81/07, além do artigo 182 da Constituição Federal, Estatuto da Cidade, Resolução 369 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), Lei Orgânica Municipal, Resolução 34 do Conselho das Cidades. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Dia do Professor em São Sebastião é transferido para 17 de outubro

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião publicou e disponibilizou em seu site oficial  www.saosebastiao.sp.gov.br o Decreto 4285/2008 que “transfere o feriado do Dia do Professor para 17 de outubro”.
Com isso, considerando o disposto no decreto n.º 52.682, de 14 de outubro de 1963, que declara como feriado escolar o dia 15 de outubro, consagrado a todos os professores e que a aproximação dos feriados nos dias de fim de semana visa o melhor aproveitamento das atividades pedagógicas, econômicas e sociais, no âmbito das repartições públicas municipais, o Dia do Professor em São Sebastião será comemorado na próxima sexta-feira (17/10) e não na quarta-feira (15/10), como é lembrado em todo o país.
O decreto ainda estabelece que no dia 17 não haverá aulas nas unidades escolares do município, porém o expediente será normal nas demais repartições públicas municipais. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4717. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Fatec e Etec de São Sebastião abrem inscrições para cursos de nível técnico e superior
Inscrições também podem ser realizadas na secretaria do Centro Paula Souza

São Sebastião - Iniciaram nesta semana as inscrições para o vestibular da Faculdade de Tecnologia (Fatec) e também para o vestibulinho da Escola Técnica (Etec) de São Sebastião, que ficam localizadas na Rua Ítalo Nascimento, 366, no bairro do Porto Grande. Para a Fatec haverá o curso de “Gestão Empresarial”, com 80 vagas divididas nos períodos da tarde e noite. Já a Etec oferecerá três cursos técnicos como “Ensino Médio” (80 vagas), “Administração” (40 vagas) e “Logística” (40 vagas).
Para as inscrições da Fatec, a taxa custa R$ 70 e as mesmas ocorrem exclusivamente via internet até às 14h do dia 20 de outubro pelo site www.vestibularfatec.com.br. O exame será aplicado no dia 7 de dezembro (domingo), às 13h30 em local a ser definido pela coordenação do vestibular.
Já para a Etec as inscrições seguem até o dia 17 de outubro pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. A taxa é de R$ 20 e o manual do candidato com as informações e cronograma geral pode ser adquirido por R$ 5. O vestibulinho dos cursos técnicos será realizado no dia 16 de novembro (domingo) às 13h30.
Mais informações sobre os cursos oferecidos tanto pela Fatec quanto pela Etec pelo telefone da secretaria do Centro Paula Souza, localizada no prédio da E.M Henrique Botelho, que é o (12) 3892-1424. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

E.M da Enseada recebe apresentações de dança em comemoração à Semana da Criança

São Sebastião - Após a conquista do 2º lugar no “4º Festival da Cidadania de São Vicente”, 15 alunas que fazem parte do grupo “Ballet da E.M da Enseada” apresentaram nesta terça-feira (7/10), na quadra do Núcleo Educacional da Enseada, a coreografia vencedora do campeonato. No mesmo evento, as bailarinas do “Sintonia, Corpo e Arte”, do Centro Comunitário do Jaraguá, obtiveram o 3º lugar e também exibiram a performance vencedora para os alunos.
A direção da escola aproveitou a ocasião para entregar certificados para as alunas integrantes do projeto de balé. A professora voluntária Michelle Nunes, que recebeu um troféu da equipe gestora, destacou que os prêmios dos grupos de dança foram conseqüência do trabalho realizado na Costa Norte com as alunas. “É fruto do trabalho de três anos de ensaios, amizades e responsabilidades. O nosso maior prêmio é a experiência e a sociabilização”, disse.
Para a diretora do Núcleo da Enseada, Maria Aparecida Folter, foi muito gratificante a premiação das alunas. “Temos muito orgulho de ter um grupo de dança que se apresenta dentro e fora do município”, destacou.
Mais informações sobre os grupos de dança pelo telefone (12) 3861-1785. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Falha no sistema do TRE foi responsável pelo o atraso na divulgação do resultado final

Ubatuba - A chefe do cartório eleitoral de Ubatuba, Cecília Regina Marques Bórnia, afirmou, ontem, que uma falha no sistema de recebimento de dados do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo causou a demora para a divulgação do resultado final das eleições ubatubenses.
Os números do municipio só foram oficializados pelo Juiz da comarca local a 1h30 da madrugada de ontem. Segundo a chefe do cartório, em um período da noite deste domingo, o sistema do TRE apresentou um problema que impediu a transmissão dos dados de todas as cidades do Estado. “Foi um problema regional. O que posso afirmar é que todas as informações das eleições na cidade de Ubatuba foram enviadas ao TRE às 19h45 do domingo.
No entanto, devido a uma falha técnica, uma parcela muito pequena dos dados ubatubenses ficou retida em São Paulo, fato que impediu de divulgarmos o resultado final.
Apesar dos problemas, ressalto que todos que trabalharam no processo em Ubatuba realizaram seus deveres da melhor forma, tanto que, pela internet, foi possível saber o candidato eleito para prefeito desde cedo (por volta das 20h), as comemorações nas ruas comprovaram isso”, explica a chefe do cartório de Ubatuba Cecília Regina Marques Bórnia. A expectativa mesmo ficou por parte dos candidatos a vereança municipal, que tiveram de esperar até a madrugada de domingo para confirmar os nomes que iriam compor a Câmara de Ubatuba nos próximos 4 anos. No cartório, um misto de comemoração e decepção. O vereador Claudinho Gulli esteve presente até o anúncio final do juiz e lamentou a não reeleição. O vereador do PMDB foi o sétimo candidato mais votado na cidade, porém não conseguiu garantir a cadeira na Câmara devido aos números de legenda. (Fonte: Imprensa Livre)

Eduardo César poderá ter o apoio de todos os vereadores no próximo mandato

Ubatuba - Tomando por base a eleição dos vereadores, quanto aos partidos e as coligações, o tucano Rogério Frediani foi o único candidato eleito em Ubatuba que não faz parte do grupo político de apoio ao prefeito Eduardo César. Entretanto, em entrevista ao Jornal Imprensa Livre, o futuro vereador pelo PSDB admitiu a possibilidade de uma boa relação com o executivo, mesmo não estando no grupo que participou da campanha de reeleição do atual prefeito.
Rogério Frediani ressaltou que sua atuação no legislativo não será baseada na formação política, mas sim, em seus princípios. “O que eu achar bom pra cidade voto a favor e o que for ruim voto contra, é simples”, explica o tucano, lembrando que ainda é cedo para se definir uma posição política quanto à futura formação da Câmara Municipal.
“Por ser o único que não faz parte da coligação do Eduardo, temos que esperar para ver como serei recebido na Casa, mas acredito que tudo será muito tranqüilo... (som de buzina), olha lá, acabou de passar um pessoal do prefeito me cumprimentado”, ressalta o candidato do PSDB, que recebeu 1.324 votos, já sinalizando uma possível união e formação de única base governista no legislativo municipal. Na atual gestão, o prefeito Eduardo também tem a maioria na casa, mas a situação deve ficar ainda melhor, tendo em vista que os três principais vereadores de oposição(Edilson Félix, Jairo dos Santos e Charles Medeiros ) não conseguiram a reeleição.
Acompanhe as considerações dos candidatos eleitos:
Americano (PPS): Agradeço a Deus e minha equipe por esta campanha e pelo resultado obtido. Acredito que a minha eleição reflete o trabalho político de quatro campanhas e mais de 12 anos de tentativa. Meu foco no legislativo será o fomento ao setor turístico da cidade, que é nossa principal ferramenta de desenvolvimento.
Rogério Frediani (PSDB): Agradeço a todos que participaram desta campanha e que me escolheram como representar na Câmara Municipal. Ressalto que, por ser presidente do PSDB, partido do nosso governador, pretendo atuar como a principal ligação entre o município e o Estado de São Paulo. Desta forma, pretendo realizar um trabalho efetivo, principalmente, na questão do saneamento básico de nossa cidade.
Gerson Biguá (PMDB): Agradeço a toda população que votou em mim. Em especial aos companheiros da Igreja e da Prefeitura Municipal. Prometo continuar trabalhando em prol de toda comunidade ubatubense.
O objetivo é continuar atendendo e ouvindo a população e atuar onde observarmos maior necessidade. Ressalto também que a eleição é o reconhecimento ao nosso trabalho, já que estamos no quinto mandato como vereador.
Dr. Ricardo (DEM): Ainda estou no clima de euforia e o telefone não para de tocar. Mas ressalto que estou muito satisfeito com o andamento desta campanha e da renovação do poder legislativo com a eleição de seis novos vereadores. Quanto ao futuro, espero que continuemos evoluindo nas negociações dentro da câmara, para que o legislativo possa ser determinante no crescimento e desenvolvimento de nossa cidade.
Prof. Adilson Lopes (PPS): Agradeço especialmente a Deus, aos meus familiares, amigos e eleitores. Realizamos uma campanha simples, porém sincera e honesta.
O resultado reflete a aceitação popular quanto a minha participação, principalmente na região oeste, no bairro do Ipiranguinha, onde sou líder comunitário há 10 anos. Pretendo, no legislativo, atuar na questão social, no esporte e, como professor, na educação de Ubatuba.
Pastor Claudinei Bastos (PSC): Primeiramente agradeço a deus e a todos os evangélicos de Ubatuba que tenho a convicção que foram os meus principais eleitores.
O resultado mostra que a igreja evangélica deseja ser representada na Câmara de Ubatuba. Pretendo realizar um trabalho específico para os moradores de rua e para as famílias que apresentam filhos envolvidos com drogas. Basicamente, ampliar o trabalho que já realizamos na Igreja.
Maurão(PSC): Agradeço as pessoas que confiaram na gente. A nossa meta de trabalho será focada na educação e no turismo. Além disso, me comprometo, desde já, a lutar pela criação de um centro de educação para crianças com necessidades especiais. Quanto ao setor financeiro, é preciso trazer mais empresas para a cidade.
O Jornal imprensa Livre não conseguiu o contato com os futuros vereadores Romerson de Oliveira (Mico), Silvinho Brandão e Osmar. (Fonte: Imprensa Livre)

Programação Cine Porto
Semana de 03 a 09/10/2008

Atenção : Toda quarta feira preço único R$ 4,00

Semana de 03 a 09 de outubro de 2008
"Zohan - O Agente Bom de Corte"
com Adam Sandler - Comédia!!!!!!
As 19:20 - 21:20hs

"Projeto Va ao Cinema"
Filmes Nacionais Preço único R$ 2,00
Sómente neste Sabado e domingo(Dias 4 e 5)
"Os Porraloquinhas"
Infantil!!!!!
as 15:30hs

"Noel - Poeta da Vila"
Drama!!!!as 17:30hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Anuncie

Julgamento

Qual deve ser o castigo
para quem perseguiu
e apedrejou Santo Estevão
o primeiro mártir de Cristo?
Quem escolheu olho por olho
e dente por dente
não aprendeu a lição
daquele que derrubou Saulo
e o reergueu como Paulo.

Outra história de Juruquivi

Como uma diva que se exercita,
a cigarra entoa as primeiras notas
e faz uma pausa,
para então recomeçar
com tom crescente
de fazer silenciar os ruídos da mata
até estacar de repente.
O índio Juruquivi, muito curioso,
foi assuntar o acontecido
e só viu a casca vazia do bichinho
que chega a se arrebentar
no ofício de cantar.


Félix Cabral
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Eleições em Ubatuba

Gostaria de saber se vcs tem noticia do que aconteceu nessas eleições, todos com quem eu converso estão indignados pois muita gente votou no Paulo Ramos, gente suficiente p colocá-lo pelo menos no 2º lugar, estão reclamando. E com certeza seria difícil o Eduardo ganhar com 60% dos votos, como aconteceu.
Vcs sabem se está tendo averiguação desse caso.
Grata desde já.

Vanessa Zamlutti
Ubatuba, SP

Filosofando

Perguntar não ofende. Com nossas perguntas não pretendemos ofender nem incriminar ninguém. Apenas filosofar. Pensar como cidadão que se sente agredido, assaltado, estuprado...Reivindicar direitos constitucionais.
Disse a Constituição Federal: "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza......" (CF 5°).
No último pleito, em Ubatuba, mais de treze mil eleitores tiveram seu voto anulado. Eles não sabem a causa. Não praticaram nenhum ato irregular, delituoso, punível em lei ou sujeito a sanções. Votaram em candidatos que estavam registrados nas urnas e, dos quais, a Justiça Eleitoral, não tinha comunicado, previamente, a existência de impugnações. Verificaram a existência do candidato na urna e confirmaram. Votaram de boa fé. Sem terem cometido nenhum delito foram violentamente punidos. Privados de seu sagrado direito de "igualdade perante a lei". Como perguntar não ofende, perguntamos:
Caso o candidato ou coligação estivesse impugnado, a Justiça Eleitoral de Ubatuba, não teria, dever de ofício, de retirar seu nome das urnas?
Não teria a obrigação, de ofício, de colocar o aviso da impugnação em todas as seções eleitorais e divulga-lo por todos os meios de comunicação de massa?
Estando em processo de julgamento, não deveriam ser contabilizados os votos e esperar a decisão final da Justiça? Se não estiver mal informado, em Recife, o Prefeito eleito, já não primeiro turno, está nessa situação.
Mais de treze mil cidadãos podem ter, impunemente, desrespeitada sua cidadania e seus votos serem jogados no escuro?
Quem reparará a frustração e a descrença, na Justiça Eleitoral, desses milhares de eleitores de votos tungados?
Esses mais de treze mil votos anulados não tornam nula a eleição, em Ubatuba?
Com esses votos emitidos a outro candidato não teria a possibilidade de serem alterados os resultados?
A ética, a lógica e o respeito a esses mais de treze mil cidadãos não exigem proceder a nova eleição?
São perguntas. Apenas perguntas de um cidadão, entre os mais de treze mil frustrados.
Temos alertado, como cidadão, para fatos surpreendentes que vem acontecendo em Ubatuba. Até quando teremos que sofrer perseguições e desrespeitos?
VIVA UBATUBA! Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

Os polêmicos votos de Paulo Ramos em Ubatuba

A idoneidade da Justiça Eleitoral é questionada quando, a exemplo do ocorrido no pleito de último dia 5 de outubro, em Ubatuba, o candidato ao cargo majoritário pelo PDT, Paulo Ramos, teve seus votos computados juntamente com os nulos porque segundo informações prestadas pelo Cartório Eleitoral, o candidato está "sub judice".
Ocorre que, por conta de um processo instaurado contra o registro de sua candidatura, que, em 2ª instância obteve decisão favorável, por 5 votos a 1, ainda está para ser reapreciado pelo STE em função de recurso interposto pela Procuradoria do Ministério Público baseado no único voto vencido.
Vale salientar que apesar de não transitar em julgado, dificilmente a decisão será reformada. Antes tarde do que nunca, Paulo Ramos terá o registro de sua candidatura finalmente deferido depois das eleições. A morosidade do Judiciário traz conseqüências irreparáveis em determinadas situações como essa.
Os eleitores que votaram no candidato Paulo Ramos e tiveram seus votos considerados "nulos" estão indignados com tamanha afronta ao exercício da democracia e cidadania. Não lhes interessa se o seu candidato, aquele escolhido está "sub judice" ou coisa parecida, se ele está concorrendo ao pleito em igualdade com os demais candidatos, a quantia de voto recebida deve constar quando encerrada a apuração. Se assim não fosse, então porque o candidato concorreu? Se de fato não pudesse concorrer, se de fato sua candidatura estivesse impugnada, a Justiça Eleitoral não permitiria que figurasse seu nome e número nas urnas... A Justiça Eleitoral deveria avaliar as conseqüências antes de adotar procedimentos como o constatado nas eleições de Ubatuba.
A situação atípica que se verifica só serve para alimentar ainda mais a famosa indústria de boatos que ganhou forças nesse período eleitoral, culminando no próprio dia da eleição, onde até ouvia-se pelas ruas que o candidato Paulo Ramos teria sido preso. Absurdos como esse denigrem a imagem e a moral daquele que tem idoneidade. Jogo sujo e desonesto de quem a inicia com o fim de confundir o eleitorado, de ludibriar o povo levando-o a votar em outro para não "perder o voto".
Além desta, outra indignação dos eleitores é com o número de mesários coincidentemente funcionários públicos comissionados. Ora, não é proibido por lei (!?!) onde estava o Poder Judiciário que não fiscalizou a ofensa ao Código Eleitoral (!?!) O Juiz não teria a obrigação legal de fiscalizar a ofensa à lei, cometida pelo próprio Cartório Eleitoral na hora da escolha dos integrantes das mesas ????
Por que os funcionários comissionados da prefeitura (ou do prefeito) esqueceram de registrar o grande número de ocorrências de problemas nas urnas eletrônicas que não foram solucionadas pelos responsáveis no momento da votação? Quem já não ouviu pelo menos uma vez desde domingo (dia 05) que, ao digitar o número do seu candidato viu a foto de outro, não viu nenhuma foto ou pior, apareceu a foto do Presidente da República? E antes que se adiantem, pouquíssimos foram os registros de ocorrências por parte dos Presidentes de Seção. Os indignados, não em pouco número, estão procurando seus candidatos e relatando por escrito fatos inaceitáveis para um processo que se intitula idôneo, seguro e confiável (mas que nem o Paraguai confiou em utilizar as urnas brasileiras).
O tempo, senhor da razão, confirmará essas assertivas, mas a que preço? Quatro anos não são quatro dias...

Melissa Schirmanoff
Ubatuba, SP

Declaração de Paulo Ramos a Ubatuba

Estou muito indignado com a forma que a Justiça Eleitoral de Ubatuba vem tratando os representantes da Coligação Sou Mais Ubatuba pois não estamos obtendo uma resposta para a pergunta: "O porquê dos meus votos não estarem sendo computados da mesma forma que estão sendo os votos de candidatos de outros municípios que encontram-se também sub judice?"
Será que esta injustiça acontece somente em Ubatuba? Estou sendo execrado por algumas pessoas por um erro, por uma falha que não é minha e sim da inJustiça que está me condenando antes de uma sentença definitiva, de um processo que tramita em instância superior.
Por que em algumas cidades pelo Brasil, candidatos na mesma situação "jurídica" que a minha, possuem votos computados e não nulos? O Cartório Eleitoral de Ubatuba só soube responder para mim e para a população que o questiona até o presente momento "não sei" e sequer adota alguma providência no sentido de reverter a imagem deturpada e negativa que a própria Justiça Eleitoral criou. E quanto aos relatos de erro das urnas ocorridos no dia das eleições? Que providências efetivamente adotaram buscando um esclarecimento ao candidato e aos seus eleitores?
Aos eleitores, aos meus eleitores, à todos os amigos, companheiros que depositaram seu voto nas urnas só me resta fazer um agradecimento especial que se estende a todos os cidadãos de nossa querida Ubatuba, onde perfizemos aproximadamente 12 mil votos. São doze mil votos de esperança de mudança e principalmente de crescimento de uma cidade adormecida onde famílias inteiras estão ao relento, o turismo relegado a terceiro plano, uma saúde inexistente, uma Santa Casa falida, educação comprometida com terceirizações, enfim, nossa cidade está diante de um verdadeiro campo minado. Por tudo isso minha proposta vinha de encontro a esses desmazelos. Tenho certeza que poderei colocá-la em prática em outro momento pois acredito na cidade mas não nos homens, empreiteiras e terceirizados que irão governá-la por mais quatro anos!

Paulo Ramos
Candidato a Prefeito
Ubatuba, SP

Obrigado Ubatuba!! A luta continua!!

Em nome da coligação “UBATUBA DE CARA NOVA!”, agradecemos a expressiva votação obtida e a grande vitória política que nos foi proporcionada pela população de Ubatuba. Não medimos esforços para construir uma candidatura que respondesse aos anseios de mudança que nossa cidade respira. Elaboramos um programa de governo que apontou a solução dos problemas de maneira clara e objetiva e mais, fizemos uma campanha limpa, ética e que buscou todo o tempo, através de nossas propostas, entrar no coração e na mente das pessoas.
Dialogamos com os mais diversos setores da sociedade, tais como a Associação dos Aposentados e de quiosques, corretores de imóveis, pastoral da criança, Igreja católica, evangélicos e espíritas, SAPOUBA, jovens, mulheres, afrodescendentes, pescadores e marinheiros, quilombos, índios, EMAÚS, e tantos outros. Percorremos a cidade da Tabatinga ao Cambury, do Centro ao Pé da Serra e nessas andanças conhecemos melhor ainda a cidade e seus habitantes. Fomos sempre muito bem recebidos. Nosso compromisso com Ubatuba tornou-se ainda mais forte.
O crescimento que nossa coligação conquistou, a adesão da população às nossas propostas e as manifestações populares antes, durante e depois da eleição nos deram a certeza de que ganhamos. No domingo, após a promulgação do resultado veio a decepção e o desapontamento. Na Segunda-Feira, as manifestações populares de indignação e denúncias de irregularidades diversas indicaram que a luta não poderia terminar.
Há denúncias de problemas com as urnas (ausência de foto dos candidatos, foto de outro candidato), de funcionários comissionados atuando como mesários, fiscais da coligação do prefeito também comissionados, impedimento aos presidentes das mesas para que acompanhassem as urnas do local de votação até o local da apuração, o “não” registro das ocorrências durante a votação, suspeita de abusos de poder econômico (durante a campanha e no dia da eleição – compra de votos) e por fim, o desconhecimento dos eleitores quanto ao fato de que um dos candidatos a prefeito tinha o nome e número para votar, mas que na apuração não teve os votos totalizados por estar “impugnado”. Esses fatos, juntos, com certeza impediram que o sentimento de mudança expresso pelo eleitorado fosse desrespeitado.
Em respeito aos votos que obtivemos, em respeito aos votos obtidos pelos outros candidatos de oposição, e principalmente, em respeito à cidade e aos seus habitantes, a coligação “Ubatuba de Cara Nova” não pode, não deve e não reconhece o resultado das urnas. Ingressamos com pedido de anulação da eleição pelos motivos acima e também com pedido de investigação na Promotoria.
Se você souber de algum problema com ausência ou troca de foto na urna eletrônica, de evidência ou prova de compra de votos ou de funcionários comissionados trabalhando como mesários, por favor, entre em contato com Hércules ou Nadia, pelo 3832-2663.
Um forte abraço, e um muito obrigado pelo seu envolvimento, pelo seu voto e pelo respeito e carinho com que fomos tratados durante toda a campanha. As pessoas que conhecemos e os lugares visitados tornaram a campanha inesquecível para nós e você é parte dessa lembrança.
A luta continua!!!

Mauricio Moromizato
Candidato a Prefeito
Tato
– Vice-prefeito
Candidatos a Vereadores:
Gérson Florindo; Marisa Mattos; Rozze; Mestre Portes; Irineu Júnior; Marcília; Claudinei de Jesus; Beth Mourão; Jó; Rogério Malaquias; Paraíba do Sertão; Manoel Marques; Dr. Paschoal; Luciana PM; Estela Maris; Prof. Juba; Jorge Lee;Dr. Ivair; Edilson Ceará; Wilson do Taquaral
Ubatuba, SP

Declaração da Coligação Novo Tempo - Ubatuba

"A Coligação Novo Tempo, que reelegeu o atual prefeito Eduardo Cesar com maioria absoluta dos votos, vem a público manifestar repúdio e indignação às afirmações mentirosas que vêm circulando nos dois últimos dias, na tentativa de derrubar a legitimidade das eleições.
É necessário que a população tenha conhecimento da verdade e não se deixe enganar por tentativas desesperadas de desrespeitar a vontade do povo, que foi expressa nas urnas no último domingo.
Primeiramente, é preciso deixar claro que a não divulgação do número de votos obtidos pelos candidatos Paulo Ramos (para prefeito), Marcília e Dr. Paschoal (para vereadores), se deve ao fato de que todos estes estão com seus registros de candidatura "sub judice". Ocorre que, mesmo que venham ter confirmado o deferimento de suas candidaturas, o cômputo de seus votos não alterarão os resultados das eleições para prefeito ou para vereador. Tal fato pôde ser facilmente constatado pela Coligação Novo Tempo, que zelou, através de seus fiscais de seções, em obter todos os boletins de urna, pelos quais podem ser somados os votos obtidos por aqueles candidatos. Ao invés de realizarmos boca de urna, como tantos outros candidatos, optamos por fiscalizar o andamento das eleições, ato totalmente legítimo e por isso conseguimos a soma real dos votos do candidato Paulo Ramos e os demais não.
Também vale lembrar que o mesmo aconteceu em outras cidades, inclusive em outras quatro da nossa região (Caçapava, Campos do Jordão, Cruzeiro e Lorena). Portanto, não cabe à Coligação Ubatuba de Cara Nova ou a outra qualquer questionar a postura de conduta do TSE, absolutamente legal e normal ao bom andamento do pleito eleitoral que passamos.
Repudiamos toda e qualquer caluniosa afirmação de que houve ação da Coligação Novo Tempo no sentido de fraudar ou lesar o eleitor. Durante nossa campanha sempre respeitamos a população, os eleitores e nossos adversários. Infelizmente o desespero destes últimos macula a manifestação democrática dos primeiros, desrespeitando tanto o Poder Judiciário em suas mais honrosas expressões, como nossa Coligação e candidatos eleitos ou não e, principalmente, toda população de Ubatuba.
Chega de mentiras! Chega de boatos! Ubatuba decidiu: EDUARDO CÉSAR REELEITO!
Houvessem os nossos ex-adversários pautado seus trabalhos e campanhas nas duas pesquisas oficiais, registradas em cartório e realizadas por empresas com respeito e credibilidade, que já apontavam mais de 50% da preferência do eleitor pelo candidato Eduardo Cesar, poderiam talvez ter direcionado melhor os seus esforços, sem gerar falsas expectativas em seus filiados e simpatizantes, os quais respeitamos e congratulamos pela salutar disputa eleitoral na qual toda Ubatuba sagrou-se vencedora.
É mentirosa, pífia, desnecessária e totalmente inverossímel qualquer alegação de tentativa de fraude no processo eleitoral. O silêncio daqueles que perderam seria manifestação mais honrosa para o reconhecimento de suas capacidades e valores.
Parabéns a todos! Ubatuba venceu!"

Assessoria 2008
assessoria2008@uol.com.br

Nota do Editor: Cabe esclarecer que o prefeito Eduardo Cesar não se reelegeu com a maioria absoluta dos votos como alegado acima.

Vitória Absoluta

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Tranquilidade a vista  © Edson Del Rior

Tranquilidade a vista
© Edson Del Rio

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor