Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 10 de Outubro de 2008 - Nº 2048 Edições Anteriores

Anuncie Aqui

Região
Após meses de discussão, Estado assina criação das APAs Marinhas
60% dos bancários do LN mantém greve nesta sexta-feira


Caraguatatuba
Trabalhadores alegam que base de gás não contrata mão-de-obra local


Ilhabela
Dispensa Militar
Prefeitura de Ilhabela programa atividades para o Dia das Crianças
Prefeitura abre inscrições para curso do SENAR

São Sebastião
Cofre de caixa eletrônico é roubado no Canto do Mar
Prefeitura integra Projeto Viração e famílias da Topolândia em ação alusiva ao Dia das Crianças

Ubatuba
Manifestantes pedem nova eleição em Ubatuba
Palestra com o hipnólogo Fábio Puentes
Ubatuba inicia os preparativos para receber etapa do Mundial de Surfe
Reunião sobre controle da dengue não atrai setor imobiliário e marinas
Máquinas Caça-Níqueis são apreendidas no Maranduba
Fundart prorroga inscrições para Concurso Literário 2008
Semáforos serão desligados por 20 minutos na próxima quarta-feira
Vôlei infantil feminino de Ubatuba na semifinal da liga regional
Prefeitura de Ubatuba firma parceria com o Senai e dois cursos são ministrados na cidade

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Após meses de discussão, Estado assina criação das APAs Marinhas

Litoral Norte - O governo de São Paulo, após meses de intensas discussões com o setor pesqueiro e náutico do Estado, transformou o litoral paulista em Unidades de Conservação marítimas de uso sustentável. O decreto publicado ontem no diário oficial cria o Mosaico de Ilhas e Áreas Marinhas Protegidas do litoral paulista, formado pelas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Litoral Sul, Litoral Centro e Litoral Norte.
Os decretos assinados pelo governador José Serra têm como objetivo proteger e conservar a biodiversidade marinha, frear o processo de degradação ambiental, e recuperar a capacidade de produção pesqueira da Costa paulista. A proposta estadual só conseguiu ser concluída após diversas reuniões e concessões exigidas pelos trabalhadores da pesca e náutica regional, que temiam a proibição das atividades em locais tradicionais da costa paulista.
A Área de Proteção Ambiental é uma modalidade de Unidade de Conservação de Desenvolvimento Sustentável cuja principal finalidade é harmonizar a proteção da natureza com as atividades econômicas. No entanto, os pescadores da região questionavam o texto da lei, justamente, quanto às garantias aos trabalhadores do mar. Sendo assim, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente acrescentou um artigo ao decreto assegurando, literalmente, as atividades produtivas como a pesca profissional e esportiva, a moradia, o extrativismo, o eco-turismo e o manejo desde que sustentável e harmonizado com a proteção dos recursos marinhos.
A criação do Mosaico se dá juntamente com o estabelecimento de uma nova unidade da Policia Militar Ambiental que será formada por 90 policiais dedicados exclusivamente a fiscalizar o mar paulista. Para isso, a corporação contará com mais seis embarcações especialmente equipadas para atuar tanto em alto mar como nas áreas próximas das praias e costões.
Cada uma das novas APAs sediará duas das embarcações. Segundo o decreto assinado, a gestão das novas Unidades de Conservação se dará por conselhos formados por representantes da sociedade civil, prefeituras e do Estado. Foi implantado também um programa permanente de pesquisa dos recursos marinhos, voltado à ampliação do conhecimento da biodiversidade e à melhoria da produtividade pesqueira.
O Mosaico de Ilhas e Áreas Marinhas do Litoral Paulista é formado por três APAs e duas Áreas de Relevante Interesse Ecológico (ARIEs) totalizando uma área de 1.124.164,30 hectares. A divisão das APAs ao longo dos quase 700 quilômetros de extensão da Costa paulista acompanhou as três sub-unidades: Litoral Norte, Baixada Santista e o Litoral Sul. A APA Litoral Norte compreende os municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião. É formada por três setores, Cunhambebe, Maembipe e Ypautiba e uma ARIE, composta também por três setores Cebimar, Costão do Navio e Boiçuganga. Sua área total é de 316.844,42 hectares. (Fonte: Imprensa Livre)

60% dos bancários do LN mantém greve nesta sexta-feira

Litoral Norte - Bancários da região entraram hoje no segundo dia de paralisação. Segundo o sindicato da categoria, no Litoral Norte, a estimativa é que 60% dos bancários permanecem em greve nesta sexta-feira.
De acordo com o diretor do sindicato dos bancários de São José dos Campos e região, Sérgio Evaristo dos Santos, a greve dos bancários teve uma queda, mas a categoria continua de braços cruzados.
Segundo Sérgio dos Santos, estão totalmente em greve os bancos: Nossa Caixa Nosso Banco, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil; Já os bancos Santander, Unibanco e Itaú estão parcialmente em greve, ou seja, 50% dos funcionários estão em atendimento ao público.
“A greve continua porque até o momento não houve negociação”, disse Santos. Ainda de acordo com o sindicato, não há previsão de uma nova negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Trabalhadores alegam que base de gás não contrata mão- de- obra local

Caraguatatuba - Há cerca de 10 meses, alguns mestres de obras de Caraguatatuba pleiteiam vagas de empregos nas obras da base de gás da Petrobrás, através do consórcio, mas alegam que foram orientados a terem uma indicação, ao invés de cadastro no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Desempregados reclamam do fato da maior parte da mão-de-obra ser contratada fora da cidade. Segundo denúncias feitas ao Imprensa Livre, muitas pessoas vêm de outros Estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
De acordo com alguns mestres de obras entrevistados, as tentativas de vagas de emprego foram frustradas. “Primeiro tentei direto no consórcio, que me orientou ir ao PAT fazer um cadastro; desde então fiz o cadastro junto com outro colega e até o momento não fomos chamados. Isso já faz uns 10 meses”, relatou Nelson Dias dos Santos.
O construtor Jorge dos Santos Lopes, 48 anos, disse que desde 1967 trabalha no ramo de obras em Caraguatatuba, podendo, inclusive, comprovar seu profissionalismo em carteira de trabalho.
“Além da carteira de trabalho, posso também comprovar através de portifólio das obras realizadas não só em Caraguá, como também em outras cidades da região, como São Sebastião e Ilhabela”, conta o mestre de obras, alegando que também já foi ao PAT há alguns meses, fez o cadastro, mas até agora não foi chamado. “Engraçado, que na mesma época que fiz o cadastro no PAT, meu filho Wagner de Souza Lopes, 26 anos, também fez como mestre de obras; e para ele saiu uma vaga, mas para trabalhar na cidade de Ibitinga, em Minas Gerais.
Isso gera indignação, pois um profissional da cidade foi deslocado para trabalhar em outro Estado, e pessoas de fora estão conseguindo vagas aqui”, desabafa Lopes, enfatizando ainda que possui outra reclamação. “De que adianta um curso que qualifica, mas não te dá incentivo, pois o tempo que a pessoa está assistindo às aulas não consegue trabalhar, pois as aulas são dadas em período integral, das 8h às 17h.
Como que nós vamos conseguir sustentar nossa família desta forma?”, indagou o construtor.
Já o construtor e mestre de obras, Nelson Dias dos Santos, 51 anos, afirma que tem alguns conhecidos que fizeram o curso profissionalizante, mas não conseguiram nenhuma vaga nas obras. “Já fiz várias tentativas pelo PAT e até direto com o responsável pelo consórcio, e dele ouvi que eu deveria ter uma indicação. Mas como isso? Se a orientação é colocar mão de obra local nas obras, que estejam cadastradas no PAT e comprovem qualificação. Este é o meu caso, pois posso comprovar em carteira de trabalho e também com portifólio de obras que já realizei”, disse Santos.
O construtor relatou que em uma ida sua a um bingo, onde foi surpreendido por pessoas que estão trabalhando nas obras e são de fora, de outros Estados, como Minas Gerais, Rio de Janeiro e até Rio Grande do Sul, além de alguns contratados do Vale do Paraíba.
“Conversei com alguns desses contratados, neste bingo, e eles me contaram que só foi transferir o título de eleitor para Caraguá e logo conseguiram a vaga”, contou indignado, afirmando que na luta de se conseguir uma vaga, pode perceber várias pessoas trabalhando nas obras, que vieram de outras localidades, fora do Litoral Norte. “Vejo que não adianta comprovar a qualificação, porque as pessoas que estão sendo contratadas são de fora, e os que estão aqui, e são daqui, estão desempregados, mesmo tendo qualificação profissional para os cargos, como é meu caso. Diante disso, só posso lamentar”, finalizou.
Consórcio afirma que 60% dos contratados são de pessoas da região - Segundo a assessoria do consórcio, as contratações são realizadas através do PAT de Caraguatatuba, onde os interessados devem fazer o cadastro e aguardar a triagem de acordo com a disponibilidade de vagas. “Até o mês de setembro, o consórcio está com 581 contratados efetivos, sendo que, 60% desse número é de mão-de-obra local, que foi encaminhada ao consórcio pelo PAT. Os outros 40% são pessoas especializadas, de fora, já com cursos específicos de qualificação”, afirmou a assessoria, que disse não estar havendo contratação de efetivos neste momento, afirmando ainda que é uma inverdade a contratação de pessoas por indicação, já que as obras exigem qualificação para ocupação das vagas.
PAT orienta que pessoas busquem cursos de qualificação - Segundo a assessoria de comunicação do PAT, as pessoas desempregadas, ou interessadas em alguma vaga, devem ir até um Posto de Atendimento ao Trabalhador para preencher uma ficha de cadastro, a qual será vinculada com o perfil das vagas disponibilizadas pela empresa, que no caso solicita ao PAT que faça uma triagem dos profissionais. “O profissional que melhor se adequar à vaga solicitada pela empresa, passa pela triagem e é encaminhado para uma entrevista na própria empresa solicitante”, afirmou a assessoria, que orienta aos profissionais que busquem um curso de qualificação, para melhor se adequarem às vagas solicitadas e disponibilizadas no PAT.
De acordo com a assessoria do PAT , existe o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), que tem o objetivo qualificar ou reciclar o trabalhador para aumentar suas chances de empregabilidade, atendendo às novas exigências do mercado de trabalho. Isso será feito por meio de cursos gratuitos, que abordarão habilidades específicas e também matérias de reforço do ensino fundamental (português, matemática, conhecimentos gerais e cidadania). (Fonte: Imprensa Livre)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Dispensa Militar

Ilhabela - Cerca de 200 jovens moradores de Ilhabela participaram na manhã de ontem da cerimônia de compromisso com a Bandeira Nacional e entrega dos Certificados de Dispensa de Incorporação. A solenidade aconteceu no salão do Esporte Clube Ilhabela sob a coordenação do secretário da Junta Militar da cidade, Cláudio de Souza, e contou com a presença de familiares dos jovens e do Secretário da 7ª Delegacia do Serviço Militar.
A cerimônia foi conduzida pelo delegado da 7ª Delegacia de Serviço Militar, tenente Abel Monteiro da Silva Filho. A maioria dos jovens que se alistaram entre janeiro e abril deste ano foi dispensada e passa a ficar à disposição do Exército Brasileiro para eventuais convocações, como em casos de calamidade pública. O certificado militar é valido até os 45 anos de idade e, embora seu porte não seja obrigatório, é uma exigência para tirar passaporte, inscrição em instituições de ensino superior e concursos públicos. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura de Ilhabela programa atividades para o Dia das Crianças

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, através da Secretaria Municipal de Cultura e Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), programou atividades especiais em comemoração ao Dia das Crianças, com espetáculos teatrais e salão de artes.
No sábado, 11, no Galpão das Artes, no bairro Cocaia, às 18h, acontecerá a apresentação da peça “Alice no País das Maravilhas”, um clássico da literatura infantil, uma fantástica aventura por um mundo de pura imaginação.
No domingo, 12, será realizada a abertura oficial do Salão de Artes Plásticas Infanto-Juvenil, na Secretaria Municipal da Cultura, às 14h. Ainda no domingo, às 16h30, no Galpão das Artes – Cocaia, acontece o espetáculo Brincadeira – Acrobáticos Fratelli (Circo). Genuinamente brasileiro, o espetáculo conta com uma trupe de artistas que busca resgatar um pouco de poesia, em meio à correria das ruas das grandes cidades. “A magia do circo se mantém nesse espetáculo encantando crianças, adultos e idosos”, ressalta a secretária municipal da Cultura, Maria Sônia Ferreira Dias.
Serviço:
Galpão das Artes
Rua da Cocaia, nº 720 – Bairro Cocaia - Tel. (12) 3896 3971.
Secretaria Municipal da Cultura – Rua Dr. Carvalho, nº 80 – Centro – Tel.: (12) 3896 1747. (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura abre inscrições para curso do SENAR

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está com inscrições abertas para o curso de Viveirista, desenvolvido pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
Os interessados no curso deverão se cadastrar até o dia 17 de outubro, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no bairro Água Branca (antiga Usina da CESP), de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Para participar o candidato deve ser maior de 16 anos e apresentar, no ato da inscrição, cópia do CPF e RG. As vagas são limitadas.
O curso de qualificação será realizado nos dias 24, 25 e 26 de outubro, (módulo I) e dias 28, 29 e 30 de novembro (módulo II). A aulas serão ministradas das 8h às 17h, no auditório da Secretaria de Meio Ambiente, com direito a alimentação.
Mais informações na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, nos telefones (12) 3896 3832 ou 3896 37 57, com Ariela. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Cofre de caixa eletrônico é roubado no Canto do Mar

São Sebastião - Um cofre do caixa eletrônico do Banco do Brasil foi roubado no bairro Canto do Mar. O caixa eletrônico, localizado dentro do Mercadão Canto do Mar, na avenida Odisseu, foi arrombado no início desta semana por indivíduos que ainda não foram localizados.
O proprietário do mercado, Maurício Silva, afirma que durante o assalto, havia um funcionário no mercado que foi rendido. “Eles o amarraram nas mãos e nas pernas com sacolas plásticas. Além do cofre, levaram também alguns pacotes de cigarro e garrafas de bebidas”, afirma Maurício.
Ele conta também que, depois do assalto, a polícia esteve no local, liberou o funcionário e acionou o Banco do Brasil. A agência de seguros do banco já realizou a vistoria, mas o local não foi restituído ainda. De acordo com a Polícia Civil, ainda não existem suspeitos. No local, além deste caixa eletrônico, existe também um do Bradesco. (T.F). (Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura integra Projeto Viração e famílias da Topolândia em ação alusiva ao Dia das Crianças

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), promove nesta sexta-feira (10/10), a partir das 9h, o “Dia das Crianças com as famílias” da Topolândia. A ação visa envolver os alunos do Projeto Viração e as famílias inseridas nos cursos de “Customização” e “Cabeleireiro”, realizados no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado nas dependências do Centro Comunitário da Topolândia.
O evento terá um desfile de roupas customizadas com crianças do projeto que serão arrumadas pelas famílias participantes do curso de “cabeleireiro”. Segundo a Setradh, a proposta é integrar as famílias que participam de programas de transferência de renda como o Bolsa Família, Renda Cidadã e Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (Pead).
Informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3892.5285 ou diretamente no Centro Comunitário da Topolândia, que fica na Rua Antônio Pereira da Silva, 170. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Manifestantes pedem nova eleição em Ubatuba

Ubatuba - Na manifestação ocorrida na tarde ontem, 09/10/2008, em Ubatuba (SP), na frente do cartório eleitoral, a população protestou alegando irregularidades nas urnas eleitorais utilizadas no pleito que reelegeu Eduardo Cesar. Clique na seta, no centro da imagem abaixo, para assistir um vídeo.


Caso não consiga assistir via YouTube, tente o Videolog

Palestra com o hipnólogo Fábio Puentes

Ubatuba - Para reconhecer a importância das micro e pequenas empresas e valorizar os que ajudam a construir uma economia forte, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo- Sebrae-SP, criou uma programação especial de atividades voltadas aos empresários e futuros empreendedores - o Mês do Empreendedor.
Outubro foi escolhido por uma causa muito especial: no dia 5 de outubro de 1999 foi promulgada a lei nº 9841, mais conhecida como o Estatuto da Micro e Pequena Empresa, primeiro passo para garantir o tratamento diferenciado dos pequenos negócios brasileiros.
Para celebrar a data, o Sebrae programou uma série de atividades especiais, como eventos, seminários, palestras e cursos em todo o Estado. O mês também é especial porque no dia 9 a entidade comemora 36 anos de atuação.
Já para o evento de encerramento deste mês, o Sebrae traz uma palestra com o hipnólogo Fábio Puentes.
A palestra será realizada no dia 30 de outubro, às 19h00. Como o evento será realizado em São José dos Campos, o Sebrae disponibilizará transporte gratuito para levar à palestra todos os interessados de Ubatuba. Sendo assim, a Associação Comercial de Ubatuba, solicita à todos os interessados em participar do evento, que entrem em contato com o Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba, (Rua. Dr. Esteves da Silva, 51- Centro. Telefone: 3834 1445) até a próxima 3ª feira, dia 14 de outubro. O retorno pode ser também para o e-mail: imprensa@aciubatuba.com.br
Fábio Puentes
Formado em Hipnose Clínica na Espanha com mais de 30 anos na especialidade, Fábio Puentes é especialista e showman em hipnose a nível nacional e internacional, atuando como hipnólogo desde os onze anos de idade.
Ao longo desses anos, Puentes tem trabalhado com mais de 66 empresas conceituadas, em eventos corporativos e privados. Já realizou mais de 430 apresentações na televisão brasileira e 85 internacionais, hipnotizando 46 mil pessoas com sucesso.
Em suas palestras atua como hipnólogo nas áreas: clínica, terapêutica, forense (auxílio à polícia), esportivas. É também assessor de saúde mental e consultor de motivação empresarial, ministrando cursos de auto-hipnose para estresse, vendas, auto-estima e motivação.
É autor dos livros: “Auto-hipnose: manual do usuário”, “Hipnose, marketing das religiões”. Além disso, possui dois livros em fase de finalização e três publicações com DVD’s e CD’s.
Interagindo sempre com o público, Fábio Puentes demonstra de forma explicita e interativa como, mediante sugestões naturais e uma excelente técnica de comunicação, as pessoas podem desbloquear sua imaginação, deixando despertar seu lado criativo naturalmente.
Nessas demonstrações, os participantes aprenderão a usar essas técnicas de forma prática e objetiva, objetivando uma melhor comunicação para, assim, atingir metas e mudanças de hábitos nos comportamentos negativos. (Fonte: ACIU)

Ubatuba inicia os preparativos para receber etapa do Mundial de Surfe

Ubatuba - Ubatuba começa a se preparar para a etapa do Onbongo Pro Surfing, evento que encerra a fase sul americana do World Qualifying Series (WQS), de 21 a 26 de outubro.
Uma reunião entre as secretarias municipais envolvidas no evento (Esportes, Obras e Saúde), definiu o cronograma de trabalho. Na próxima segunda-feira, 13, os braçais começam os serviços de manutenção no bairro e acessos à praia e a estrutura do palanque começa a ser montada no dia 15. Os atletas do exterior devem começar a chegar na cidade no final de semana.
Quem será o próximo Rei da Praia?
“Who will be the next King?” – essa é a pergunta que está no cartaz de divulgação do Onbongo Pro Surfing. O evento, que vai coroar o “Rei da Praia”, distribui 125 mil dólares em premiação, define o melhor surfista da América do Sul em 2008 e deve contar com 144 participantes. O campeão fica com o prêmio de 15 mil dólares, 2.500 pontos no ranking da Association of Surfing Professionals (ASP) e o nobre título de Rei da Praia.
Os surfistas brasileiros tentarão manter a hegemonia do país. O Brasil chegou ao topo do pódio nas duas últimas competições em Ubatuba. Em 2007, Adriano de Souza, o “Mineirinho”, recebeu a coroa enquanto Renan Rocha foi o campeão em 2006. Em 2005, o torneio foi disputado em Santa Catarina, e o vencedor foi o cearense Heitor Alves.
A praia de Itamambuca recebe o torneio desde 2006 e mais uma vez deverá receber um grande público para acompanhar as manobras dos atletas que buscam vaga para o WCT em 2009. “Estamos preparando mais uma grande festa. Tudo é feito com muito carinho. Esse campeonato é estratégico para os brasileiros, porque depois os atletas vão para o Havaí, onde as dificuldades são maiores.
Aqui, eles encontram mais facilidade, porque estão na nossa terra”, comentou o empresário Mauro Ribeiro, proprietário da marca Onbongo.
O Onbongo Pro Surfing 2008 tem a colaboração da Prefeitura Municipal de Ubatuba e Governo do Estado de SP. Apoio: Itamambuca Eco Resort, Pousada Canto de Itamambuca, Sociedade Amigos de Itamambuca (SAI) e Areia Summer House. (Fonte: Imprensa Livre)

Reunião sobre controle da dengue não atrai setor imobiliário e marinas

Ubatuba - A coordenadoria de Controle da Dengue de Ubatuba convocou os representantes das 70 imobiliárias e 40 marinas de Ubatuba para reuniões, com o objetivo de traçar estratégias para evitar que a dengue volte a acontecer no município. No entanto, as reuniões contaram com a adesão de apenas um representante das imobiliárias e dois de marinas.
A coordenadora educativa do Controle da Dengue, Denize Terra, afirma que a razão de convocar esses dois setores específicos reside no fato de serem dois pontos frágeis e susceptíveis no combate à dengue. “No caso das imobiliárias, elas têm acesso fácil aos imóveis fechados, que estão à venda ou para alugar. As marinas são pontos que costumam positivar a presença de larvas dos mosquitos, por conta de barcos que ficam ao relento.”
O superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, afirma que é lamentável a omissão da sociedade em relação a um assunto tão importante quanto este. “Infelizmente, o desinteresse e a falta de comprometimento faz com que o combate à dengue no município fique prejudicado. Precisamos da adesão de todos os setores da sociedade, para que a dengue não volte a acontecer em Ubatuba. Por que caso isso aconteça, todos, sem exceção, serão prejudicados.”
Novos grupos, como igrejas e associações diversas serão convocados a participar da luta contra o mosquito da dengue. Os interessados em contribuir podem entrar em contato com a Superintendência de Proteção à Saúde para organizar reuniões. (Fonte: Imprensa Livre)

Máquinas Caça-Níqueis são apreendidas no Maranduba

Ubatuba - Três máquinas caça-níqueis foram apreendidas pela Polícia Militar na avenida Marginal, do bairro Maranduba na última quarta-feira por volta das 21h. Elas foram encontrados no comércio de A.S.S., 50 anos.
Questionado sobre as máquinas, ele informou que apenas as guardava no lugar e que o verdadeiro proprietário seria L.C.F.
Diante dos fatos, o proprietário do estabelecimento e as máquinas foram conduzidos à delegacia, onde A.S.S. prestou depoimento e foi liberado. L.C.F compareceu posteriormente e também prestou depoimento, sendo liberado logo depois. (Fonte: Imprensa Livre)

Fundart prorroga inscrições para Concurso Literário 2008
Contos, teatro e poesia fazem parte deste concurso que já é tradição em Ubatuba

Ubatuba - Foram prorrogadas as inscrições para o Concurso Literário de Ubatuba, promovido pela Fundação de Arte e Cultura (Fundart). Até o próximo dia 10 de outubro, sexta-feira, os escritores ubatubenses, amadores ou profissionais poderão fazer suas inscrições para o XXI Concurso de Poesia Idalina Graça, para o XV Concurso de Contos Washington de Oliveira ou para o VII Concurso de Textos Teatrais Profª. Heloisa Salles Teixeira.
Segundo o presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto, estes concursos já se tornaram tradição na história da Fundart e de Ubatuba. “É uma forma de envolver a comunidade, despertar vocações e homenagear gente que fez e faz a história de nossa cidade. Ao longo dos anos, nossos concursos têm revelado respeitados autores que abordam os mais variados temas com muita criatividade.”
Poderão participar todos os interessados do Litoral Norte Paulista e Vale do Paraíba, exceto funcionários da Fundart e componentes da Comissão Organizadora do Concurso. A temática é livre e os trabalhos deverão ser inéditos. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na sede da Fundart, situada na Rua Félix Guisard Filho, nº 06 – Centro. Informações pelos telefones: (12) 3833 7000 / 3833 7001. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Semáforos serão desligados por 20 minutos na próxima quarta-feira

Ubatuba - A Coordenadoria de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba comunica que no próximo dia 15, quarta-feira, os semáforos da avenida Dona Maria Alves, rua Hans Staden e avenida Professor Thomaz Galhardo serão desligados das 5h10 até às 5h30. O desligamento será necessário para manutenções no sistema elétrico realizadas pela Elektro. A Coordenadoria solicita aos motoristas cuidado redobrado durante o período do desligamento dos semáforos. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)

Vôlei infantil feminino de Ubatuba na semifinal da liga regional

Ubatuba - A equipe de vôlei infantil feminino de Ubatuba entra em quadra neste domingo, 12, para a disputa das semifinais da Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (LIVOVALI). A partida entre Ubatuba e a equipe Taubaté/ADCFord/LTV/DEL, acontece às 16h30, no Ginásio de Esportes Tubão.
Na fase de classificação ocorreu um tríplice empate, entre as equipes de Ubatuba, Taubaté e Atleta Cidadão, de São José dos Campos, todas com 13 pontos. O primeiro lugar ficou com o Atleta Cidadão no critério Ponto Average, onde a equipe de São José ficou com saldo de 1.532. Taubaté ficou em segundo com 1.285 e Ubatuba em terceiro, com 1.206. No confronto direto contra a equipe de Taubaté, Ubatuba venceu por 3 sets a 2, jogando na casa do adversário.
A semifinal é disputada em melhor de três partidas e o segundo jogo está marcado para o dia 28, no ginásio da AMETRA, em Taubaté. Em caso de necessidade, a terceira partida acontece dia 1º de novembro, também em Taubaté.
As equipes Atleta Cidadão e SEJEL Pinda/FAEEP disputam a outra semifinal. Os jogos acontecem na mesma data e a equipe de São José tem a vantagem de decidir em casa. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Prefeitura de Ubatuba firma parceria com o Senai e dois cursos são ministrados na cidade
Cursos de Informática Básica e Conserto e Manutenção de Bicicletas já estão com suas turmas formadas e tendo aulas em Ubatuba

Ubatuba - Uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Educação, e o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, está proporcionando a 98 moradores de Ubatuba, entre adolescentes e adultos, a oportunidade de freqüentarem um curso básico em Informática.
Nesta parceria, o Senai capacitou um professor da rede municipal de educação para ensinar os alunos de Ubatuba, e estará certificando os diplomas ao final do curso. Já a Secretaria de Educação está cedendo a sala e os computadores, além do próprio professor.
O curso está acontecendo na escola municipal Mario Covas Júnior, no bairro do Ipiranguinha e é ministrado pelo professor Marcos Antonio Flausino Santos. Os alunos foram divididos em turmas que freqüentam duas aulas semanais. Esse primeiro curso deverá encerrar no final do mês de novembro e novas turmas estão previstas para o próximo ano.
Aula inaugural - A primeira aula deste curso de Informática Básica aconteceu no último dia 22 de setembro, com uma abertura solene com a presença do secretário municipal de Educação, Arnaldo da Silva Alves, do assessor de Assuntos Comunitários, Dênio Abrahão Nunes, e do coordenador do Senai de Taubaté, Flávio Groh.
Após a abertura, todos puderam conhecer o local das aulas e um aluno matriculado prestou um depoimento, ressaltando a importância da implantação de novos cursos em Ubatuba.
Essa parceria com o Senai já está gerando outros frutos. Em parceria com a Assessoria de Assuntos Comunitários, o Senai também está oferecendo um curso de Manutenção e Conserto de Bicicletas, que está acontecendo no Terminal Turístico do Perequê-Açu.
Nesta parceria, a Prefeitura de Ubatuba cedeu o local, e o Senai trouxe os equipamentos e o professor que estará ensinando aproximadamente 15 jovens a trabalhar com o meio de transporte mais utilizado em Ubatuba.
Tanto no curso de Informática, quanto no de manutenção de bicicletas, as vagas já estão todas preenchidas. Para o próximo ano, Prefeitura e Senai já estão estudando outras possibilidades de implantação de novos cursos, além da continuação desses que já estão sendo ministrados. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Programação Cine Porto
Semana de 10 a 16/10/2008

Projeto Escola
"O Guerreiro Didi e a Ninja LIli"
Comedia as 15:30 hs
Para este filme preço unico R$ 2,00.
"Chega de Saudade"
Comedia Dramatica as 17:30hs
Para este filme preço único R$ 2,00

Programação Normal
"Zohan O Agente bom de corte"

as 19:20h
"Hellboy O Excercito Dourado"
Ação ás 21:20hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Anuncie

Deus no mar

Esses luxos de descrença em Deus
é só para quem mora na cidade,
para quem tem ouvidos mas não ouvem
as conversas das criaturas,
para quem tem olhos mas não vêem
as estrelas que piscam
avisando do vento
no alto do firmamento.
Em todo esse mar sob o céu
não hão de encontrar
um só pescador incréu.

Félix Cabral
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Política não é para qualquer pessoa

Quando alguma pessoa perde, na maioria das vezes, a culpa sempre é a do outro ou algo que ele não sabe explicar. Mas quando este perdedor é um candidato a cargo público eleitoral, aí, é pior ainda, pois tem dinheiro envolvido, tanto dele como dos outros, existem muitos comprometimentos com várias pessoas E muitos candidatos pensam que são políticos, quando são eleitos, e não são. Muitos candidatos pensam que também são políticos, e também não são.
Vejam, todos dizem a mesma coisa "Eu vou mudar", mudar o que ? ...Tenho que rir.
O político não é feito no ano das eleições, político não se aprende num banco de escola, político tem que ter doutrina e não aqueles que tem "a cara de pau".
Algumas pessoas tiram proveito de sua posição social para se eleger e muitos se aproveitam da fragilidade da ignorância da população dizendo coisas que não são, e não são capazes de fazer. O objetivo é cuidar da cidade, esta... coitada, fica em segundo plano.

Mario Trindade
Ubatuba, SP

O ovo da serpente 2

”É como um ovo de serpente. Através da fina membrana, pode-se ver um réptil inteiramente formado”
(Dr. Hans Vergerus para Abel Rosenberg em “O Ovo da Serpente”, de Ingmar Bergman)


No primeiro texto, vimos que uma das táticas dos ditadores é sufocar qualquer tentativa de discordância, apresentando um bode expiatório, que no caso da Alemanha foram os judeus. Mas também foram perseguidos os homossexuais e ciganos. Além da mobilização das forças policiais oficiais, mobiliza grupos paramilitares que, pelo fato de não usarem uniforme ou não serem cadastrados, fica mais difícil as vítimas se defenderem devido à dificuldade de identificação dos possíveis agressores. Também fica mais difícil o controle da violência e identificação dos autores.
Geralmente os poderosos arregimentam essas milícias entre os grupos miserabilizados pela própria ação de quem detém o poder. Outros grupos que tem sido cooptados são os jovens, devido a sua busca de prazer e de adrenalina em atitudes onde podem demonstrar a sua força, o seu poder e a sua autoafirmação.
Foi esse quadro que vimos na Câmara Municipal de Ubatuba na sessão de 07/10. Como havia sido divulgado que o depudato Clodovil Hernandez iria fazer um pronunciamento, o que vimos foi a manifestação ruidosa de um grupo, tentando impedir a fala do deputado e a favor do prefeito. A Polícia Militar demorou muito tempo a tomar uma atitude contra os manifestantes. A quem interessa isso?
O próprio Tuta, de cabelos brancos, estava do meu lado e usava expressões que podem ser tipificadas como preconceituosas e sujeitas à punições de acordo com a lei. Uma amiga comum admoestou-o a não continuar com essa atitude. Será que é esse tipo de educação que e transmitiu ao filho candidato, que é (ou era) do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente? E se diz que os adolescentes não tem limites... Será que é um problema só dos adolescentes ou de uma sociedade que não prima pela ética e que, dessa maneira molda o comportamento dos adolescentes.
Vale registrar que uma senhora, a Kátia, se manifestava silenciosamente com um cartaz pedindo a anulação das eleições devido às inúmeras irregularidades. Muitas pessoas foram testemunhas da atitude de um candidato que fazia boca de urna ostensiva na Escola Deolindo e que, a polícia não deteve mesmo tendo sido denunciado. Por outro lado, uma senhora que já havia votado solicitou um adesivo à irmã do Maurício, que foi detida ao atender o pedido. Como se vê, houve dois pesos e duas medidas
Grande parte desse grupo era da região norte do município. Pude identificar algumas pessoas do Cambury e do Ubatumirim e muitos funcionários comissionados. Todo mundo sabe da dificuldade que o moradores dessa região tem para se locomover até o centro, principalmente à noite. Quem garantiu o deslocamento desse grupo?
O que o Clodovil fez, educadamente, foi apresentar um balanço de suas ações em favor de Ubatuba e as dificuldades que tem encontrado. Para isso, solicitou a formação de uma comissão para garantir as verbas destinadas à Ubatuba. Entre as ações, está a verba para o saneamento básico do Sesmaria e a duplicação da BR-101, no trecho compreendido entre os trevos da Praia Grande e Indaiá.
Aproveito para solicitar ao Clodovil que, nessa obra, inclua a iluminação (muitas pessoas, pedestres e ciclistas trafegam pelo acostamento e tem sido atropelados); duas circunscrições (balões na linguagem popular) que permitam o acesso mais seguro ao bairro da Pedreira.
Vale lembrar que o executivo municipal, em anos passados, reclamou à direção da Escola Estadual Deolindo de Oliveira Santos pelo fato do professor de Filosofia ter acompanhado seus alunos à Câmara Municipal para se manifestarem sobre o direito ao passe escolar e sobre as condições de transporte, atitude que consta da metodologia da formação do cidadão e amplamente amparada pela Constituição e pela Lei das Diretrizes e Bases da Educação. Como se vê, são dois pesos e duas medidas.
Na internet tem sido divulgado uma mensagem para que não nos esqueçamos do holocausto e do nazismo, para que defendamos os valores democráticos.
Para bom entendedor, meia palavra basta.

Rui Alves Grilo
ragrilo@terra.com.br
Ubatuba, SP

Discursos X Ações

Tudo caminhava muito bem, elegíamos a oposição, dobradinha PR/PT coincidindo com o PT/PR do País.
A elaboração do Plano Diretor, a formatação dos Conselhos, a Descoberta do Gás, a Ampliação do Porto de São Sebastião, os Investimentos em Caraguá, a Duplicação da Tamoios, o Turismo da Ilha Bela, o Turismo em Paraty, o cenário era o mais alentador de todos os tempos.
O discurso do nosso Prefeito era, sem trocadilho, Perfeito, mas e as ações?
Tínhamos a oportunidade de através do Plano Diretor e da Formação dos Conselhos ser exemplo de Administração Participativa e Democrática no País e no Mundo.
De fazer, através dos Conselhos, principalmente os de DESENVOLVIMENTO e o de TURISMO, a melhor gestão de todos os tempos nessa Cidade.
Aproveitar o cenário do redor, a parceria dos partidos coincidentes com dos do Governo Federal para apresentação dos projetos e conseqüente desenvolvimento de nosso Município.
E porque não aconteceu? Porque não quiseram.
Após a formatação e CAPACITAÇÃO, dos conselhos, assistimos os mesmos serem entregues a pessoas para coordenarem, escolhidas a dedo.
Tanto no Conselho de Desenvolvimento quanto no do Turismo, a dissimulação e a inação exatamente para que os Conselheiros se dispersassem era evidente.
O executivo enviando PLs para a Câmara, sem passar pelos Conselhos, numa posição clara de mostrar aos Conselheiros que ali estavam para nada.
O afastamento oficial do Circuito Litoral Norte, projeto elaborado pelo Ministério do Turismo e Sebrae a não participação nas feiras de Turismo promovidas pela Secretaria Estadual de Turismo, gratuitas.
Dois anos para baterem no peito e dizer "AGORA PODEMOS DIZER QUE NOSSA VOCAÇÃO É TURÍSTICA" COMÉDIA, seria como o Ministério dos Esportes tivesse uma verba para aplicar no esporte mais popular do País e tivesse que fazer uma pesquisa de dois anos para saber que é o Futebol.
Meses para elaboração de eleições, meses para formatação dos Regimentos Internos.
Dois anos para elaborar o Plano Municipal de Turismo, e cadê.
Tudo acontecendo de forma antagônica ao discurso que era de desenvolvimento do turismo e da economia local.
Agora reeleito, poderiam pelo menos acertar esta parte, uma vez que não poderão mais ser reeleitos, OU MUDAM-SE OS DISCURSOS, OU MUDAM -SE AS AÇÕES, para serem compatíveis.

Fernando Pedreira
Ubatuba, SP

Mensagem de Agradecimento do Vereador Claudinho Gulli o "Amigo de Todos"

Meus amigos e minhas amigas, estou me dirigindo a vocês para agradecer pelos 1.201 votos dados a mim no dia 05 de outubro.
Fico muito feliz de saber que tenho essa confiança de vocês, agradeço pelo esforço de cada um e pelo empenho na minha campanha.
Agradeço a Deus pela paciência, determinação e esforço de minha esposa Ivete na campanha e principalmente por ela fazer parte da minha vida, agradeço também aos meus filhos Thiago e Josué e toda minha maravilhosa família pela dedicação e carinho de cada um, também não poderia deixar de agradecer aos meus assessores Mauricio, Jeferson e Ailton (zau) que sempre deram o melhor de si para atender a todos que nos procuraram neste quase quatro anos.
Infelizmente não estarei na Câmara Municipal, pois apesar de ter sido o sétimo vereador mais votado não fui eleito, pois minha coligação não alcançou o coeficiente que era necessário para eu ser eleito.
Agradeço também a todos os secretários e funcionários públicos, que sempre me atenderam muito bem, o meu muito obrigado a todos pela amizade e dedicação.
Agradeço também aos meus grandes amigos Adelson e Aguinaldo(Jujú), voluntários, que apesar de não ganhar nenhum real se dedicaram muito na campanha, pintando muros, colocando banner's e divulgando material de campanha.
Enfim, sem deixar ninguém de fora, agradeço a todos vocês, que depositaram este voto de confiança em minha pessoa, junto com minha equipe, DEUS abençoe a cada um de vocês e podem ter certeza disso, estaremos sempre juntos enfrentando os desafios do cotidiano até a próxima eleição, pois sempre acreditei naqueles que acreditam em mim.
Parabenizo ao meu amigo Prefeito Eduardo César pela vitória nas urnas e por ser o único prefeito reeleito na história de nossa cidade, desejando toda sorte para que consiga melhorar ainda mais esta cidade, nestes próximos anos; Parabéns Eduardo, você mereceu, e o povo te reelegeu!
Enfim, termino esta mensagem agradecendo a Deus de todo coração, proclamando todas as suas maravilhas! Eu me alegro e exulto a Ti, pois o Senhor é o motivo da minha vida e Ele sabe o que é melhor para nós. Meu muito obrigado!

Claudinho Gulli
Ubatuba, SP

ELEIÇÃO EM UBATUBA - NÚMEROS FINAIS

TOTAL DE ELEITORES EM UBATUBA 55.967
VOTOS EM FUNÇÃO DO TOTAL DE ELEITORES
EDUARDO CESAR 19.182 - 34,27%
INSATISFEITOS (*) 13.076 -  23,36%
PAULO RAMOS 11.008 -  19,67%
MAURÍCIO MOROMIZATO 10.173 - 18,18%
TUZINO 2.528 - 4,52%
(*) votos nulos, em branco e abstenções

Eduardo Cesar parece ainda não ter aprendido e continua tentando ludibriar os cidadãos de Ubatuba. Falar em maioria absoluta é no mínimo ignorância sobre a realidade. Não admitir a existência de quem optou por mostrar sua insatisfação através de votos nulos, em branco e pela abstenção é uma demonstração de total despreparo para a vida política.
As pessoas que se recusaram a participar do processo de escolha continuam sendo cidadãos. Não querer participar do processo de escolha não significa não querer participar da vida política do município. Políticos sérios deveriam estar extremamente preocupados com o elevado número de pessoas que se recusam a votar em quem quer que seja. Saber os anseios desta camada bastante representativa da sociedade talvez seja o segredo para ganhar qualquer eleição.
Nessa mesma linha de raciocínio encontra-se o TSE. Após as eleições o TSE se mostrou bastante preocupado com a média de 14% de abstenção. Salientou ainda que esse número deveria ser encarado como um sinal vermelho para os partidos políticos.
Sendo assim considero que Eduardo continuará a ocupar a cadeira de prefeito por mais 4 anos em função do apoio da minoria. Não significa que os insatisfeitos ficarão calados e agüentarão seus desmandos.
- Verba do SUS não pode ser desviada;
- Diretor Técnico da Sta Casa tem de estar cadastrado no CRM;
- Diretora Administrativa da Sta Casa não pode praticar assédio moral;
- Secretário da Saúde tem de ser da área de saúde (conforme constituição Estadual);
- Procurador Municipal não assina despacho, apenas fornece parecer;
- Envolvidos com renúncia de receita tem que ser punidos;
- Comissão da Planta de valores Genéricos tem que ter coerência em seus despachos;
- Obras públicas tem que ter licitação e quando há dispensa da mesma a população tem que ser minuciosamente esclarecida sobre o tema;
- Perseguir pessoas que discordam da administração atual é ato de improbidade administrativa;
- Presidente do COMUS que se utiliza do cargo para ter atendimento preferencial é ato de improbidade administrativa;
- Encobrir e não punir é conivência, formação de quadrilha e ato de improbidade administrativa.
Se administrar um município com as regras acima apresentadas ou se a existência de uma ampla maioria que rejeita a administração atual é fator impeditivo para um gestor administrar o município, isso significa que o mesmo não tem capacidade para fazê-lo.

Marcos Leopoldo Guerra
ac.tributaria@uol.com.br
Ubatuba, SP

Ao Sr. Dirceu Cardoso Gonçalves

Venho não concordar com o seu pensamento, pois o Sr. deu motivos e pelos quais não concordo:
1º. O Sr. identificou-se como militar. É um direito seu e não meu.
2º. O Sr. está na contra mão da evolução.
3º. O Sr. não viveu na época em que os militares não tinham direito a voto.
4º. O Sr. tem todo direito de se expressar.
5º. O Sr. tem todo o direito de ouvir também.
6º. O Sr. está vivendo numa DEMOCRACIA, ainda bem!.

Mario Trindade
Ubatuba, SP

Médicos & Cabeleireiros

Há algum tempo escrevi um texto para o jornal A Folha de São Paulo, ainda não publicado, mas que ilustra bem esta situação. Segue abaixo em primeira mão para o Grupo ORL-BR.
- Como está agora?
- Bem melhor.
- Precisa cuidar direitinho. Tome cuidado, ok?
- Pode deixar.
- Te vejo no mês que vem?
- Com certeza.
- Quer deixar marcado?
- Melhor não. Não quero prender seu horário. Depois eu ligo e marco com mais certeza.
- OK. Até lá!
- Até...
Este foi meu último diálogo com um profissional que vejo quase todos os meses. Felizmente, não sofro de nenhuma doença crônica que precise de acompanhamento periódico. Nem tampouco sou hipocondríaco ou faço exames regulares com receio de algum mal maior. Este foi apenas um fragmento de conversa com o profissional com quem corto o cabelo há mais de 10 anos.
Saindo do salão deixei um cheque no valor de R$ 40,00 referentes ao corte e mais 10% de gorjeta, como meu pai me ensinou: 'Filho, estes profissionais ficam bem mais motivados a trabalhar, se você demonstrar satisfação'.
Chegando ao consultório me deparo com uma situação constrangedora onde uma paciente recusava-se fornecer seu cartão do plano de saúde para ser feita a cobrança junto à seguradora, pois alegava que era retorno de consulta, onde ela apenas teria vindo para mostrar os exames que eu pedira há 2 meses atrás. Para contornar a situação, acabei orientando que não fosse feita a cobrança e que a atenderia assim mesmo. Afinal, poderia dar a impressão que eu estaria sendo mercenário ou que minha atitude não era digna de um médico com mais de 20 anos de formado. Ao deitar para dormir à noite, algo me inquietava e afugentava o sono.
Eu pagara R$ 44,00 ao cabeleireiro e, no mesmo dia, tivera recusado pela paciente uma cobrança de R$ 34,00 referentes a uma consulta médica para avaliar alguns exames, que me orientariam na conduta frente a um diagnóstico de câncer e sua possibilidade de cura.
No mês seguinte, voltei ao salão para cortar o cabelo com um pouco menos de entusiasmo. Considerando o investimento em formação técnica e profissional, proporcionalmente, se eu recebo R$ 34,00 por uma consulta, deveria pagar não mais do que R$ 5,00 para cortar o cabelo.
Conversando com o Lúcio, ele me dizia que fizera um curso de 1 ano em escola de cabeleireiros, que vai anualmente a congressos para conhecer novas técnicas, novos produtos e se atualizar nos cortes da moda. Disse que tem que trabalhar até as 20 horas e também aos sábados.
Realmente fiquei orgulhoso em saber que meu profissional é um sujeito atualizado. Novamente a inquietude me tomou de assalto e não pude deixar de me comparar ao Lúcio. Certamente ele não tem curso superior. Nem tampouco pós-graduação. No entanto, isto não o faz uma pessoa menor. Maneja muito bem a tesoura e a máquina e dá o que o cliente quer: satisfação. Valoriza seu trabalho e investe na profissão.
Voltei a pensar em mim. Ele está certo. O que motiva então esta comparação entre um médico e um cabeleireiro? Vejamos: ambos temos clientes. Os dele são mais fiéis do que os meus, pois os meus vieram até mim por intermédio do livrinho do convênio. Os dele são 100% particulares. Nós dois cuidamos da saúde das pessoas, claro que ele cuida dos cabelos e eu do resto. Vestimo-nos de branco impecavelmente. Manejamos a tesoura com habilidade. Está certo que as estruturas que eu corto, normalmente, sangram e doem, mas temos que ter certa habilidade para tanto. Em alguns momentos usamos luvas e máscaras, para nos proteger e até proteger o cliente. Trabalhamos bastante. Às vezes temos que atender em 15 minutos, mas normalmente damos conta do recado, neste período. Precisamos de infra-estrutura como pias, cadeiras, telefone, secretária, agenda, café, revistas, sala de espera, etc. Pagamos impostos sobre o serviço realizado. E quantos...
E nossas diferenças? Bem, fiz a faculdade em 6 anos, após muito estudo para enfrentar um dificílimo vestibular. Diploma em mãos, foi pra gaveta, pois nova prova era necessária para fazer uma especialidade, desta vez com funil ainda mais apertado. Mais 3 anos se foram. Aos meus 27 anos de idade, eu havia passado 1/3 deles na Santa Casa de São Paulo. Daí comecei a trabalhar como plantonista, diarista, funcionário e até professor, para finalmente montar meu próprio consultório. Clientes particulares não existem para médicos pobres mortais da minha geração. Devem estar sendo cuidados pelo IBAMA, para ver se se reproduzem em cativeiro.
O jeito é fazer alguns convênios, pois hoje ninguém que tenha algum recurso financeiro quer ser atendido pelo SUS. E, a julgar pelas moças bonitas e pelos homens de meia idade esbanjando saúde que aparecem nas propagandas, o plano de saúde deve ser uma maravilha. Descobriram a fonte da juventude !
Na outra ponta estamos nós, médicos de meia idade, recebendo valores que variam de R$ 18,00 a R$ 42,00 por consulta para decidir sobre a sua saúde, caro leitor. E não para por aí: se formos falar em cirurgias então, a coisa fica pior. Você pode não saber, mas se o seu plano de saúde te dá direito a quarto coletivo (enfermaria) o médico que faz a sua cirurgia recebe metade do valor combinado. Você deve estar se perguntando porquê? E nós também.
Alguns exemplos: uma cirurgia comum como a amigdalectomia paga entre R$ 60 e R$ 85,00 se for plano enfermaria e, pasme, o dobro disto, se for plano apartamento. Isto você não sabia quando fez o plano, não é ? E por aí vai: apendicectomias, partos, hérnias, histerectomias, tireoidectomias pagam em torno de R$ 300 a R$ 450,00 no melhor plano.
E você achava que seu médico ganhava bem, né ? E os Pediatras, Clínicos, Reumatologistas, Pneumologistas, Cardiologistas que não fazem cirurgias ? Ganham o quê ? Consultas e apenas consultas...
Detalhe importante: cada vez que eu vou ao Lucio, eu pago. Se o paciente voltar em menos de 30 dias, o convênio não paga. Se vier uma ou dez vezes em um mês, o médico recebe apenas uma consulta. E aquela paciente não quis me deixar cobrar uma nova consulta após dois meses, para ver seus exames. Duas consultas por R$ 34,00 sai em média R$ 17,00 cada uma, fora os impostos.
No salão do Lucio também tem manicure e pedicure. Mão e pé sai pela bagatela de R$ 30,00, mas eu não faço lá. As mulheres gastam bem mais em seus cabelos com tinturas, escovas, banhos de óleo, chapinhas, etc e nada disso sai por menos do que..... uma consulta médica. Não que não devam fazer. Acho que devem se cuidar, se enfeitarem e serem vaidosas, com moderação. Apenas quero alertar para o conflito de valores. Nem vou comentar sobre preço de depilação sob pena de entrar em profunda depressão.
Outros serviços, como 'quick massage', tem se popularizado nos shoppings. Meia hora por R$ 30,00. Sem impostos, recibos, notas fiscais, títulos de especialista, vigilância sanitária, conselho regional, associações de classe, sindicatos e convênios. E se voltar no dia seguinte, paga de novo.
Enfim, existe o problema e muitos médicos têm vergonha de falar sobre isto. Alguns querem manter a pose de ricos e bem sucedidos, quando na verdade estão mesmo é falidos. Eu deixei de atender convênios e parei de ter insônia por este motivo. Agora o motivo é outro: como vou fazer para pagar minhas contas, se todos os pacientes querem passar com o 'médico do convênio' ?

Dr. Alexandre Hamam
Médico da Santa Casa de São Paulo

P.S.: aproveito para colocar também outra experiência: telefono para o cara que formata o equipamento da antena parabólica e pergunto quanto ele cobra para fazer o tal serviço. Responde que cobra R$ 60,00. Eu lhe digo que informaram-me que era R$ 30,00. Ele ri e diz que por esse valor nem tira o carro da garagem. Eu lhe digo que eu tinha acabado de fazer uma postectomia (cirurgia da fimose) e que o SUS me pagaria R$ 15,00. Ele ri mais ainda e diz
- Então o sr precisa deixar de ser medico.
E tem razão, ele.
Que diriam as pessoas do governo se lhe perguntassem se eles deixariam que seu filho fosse operado por um cirurgião que receberia tudo isso hein!?!?!?!?...

Enviado por
Antonio Luiz Fumagalli
Ubatuba, SP

Vitória Absoluta

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Tranquilidade a vista  © Edson Del Rior

Tranquilidade a vista
© Edson Del Rio

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor