Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 14 de Outubro de 2008 - Nº 2050 Edições Anteriores

Anuncie Aqui

Região
Polícia Ambiental ganha embarcações para fiscalizar o litoral paulista
Prorrogadas inscrições para seleção pública de projetos sob patrocínio da Petrobras
Ambientalistas protestam contra exclusão do Parque Estadual no projeto Trilhas de São Paulo
Dentistas do Litoral Norte se encontram no II Congresso de Saúde Bucal


Caraguatatuba
Exposição de Orquídeas completa 30 anos e faz sucesso novamente
Mais de 300 pessoas participaram da 4ª Moto–Romaria
Lojas doam brinquedos às escolas
No mês do Empreendedor Sebrae promove cursos e palestras gratuitas
Projeto "De Olho no Futuro"
Aluno da EE. Colônia dos Pescadores participa do Programa Jovens Embaixadores
Voluntários promovem mutirão de limpeza em Caraguatatuba
Projeto Água de beber realiza atividades em escolas da rede pública de Caraguatatuba


Ilhabela
Qualidade do serviço de travessia será tema de audiência pública em Ilhabela
Manoel Marcos veta projeto que autoriza transporte alternativo
Após conquistar 5º mandato, Carlinhos quer a Presidência da Câmara e sonha em ser prefeito
Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Ilhabela realiza Oficinas de Capacitação

São Sebastião
Assaltantes roubam turistas e morador na Costa Sul no final de semana
Campeonato Aprenda Brincando de Futebol Sub-12 estréia com goleadas
Piloto sebastianense conquista 4º lugar no Brasileiro de Minicross
Seduc apresenta Plano de Ações Articuladas para diretores e coordenadores
Prefeitura inicia instalação de cabines telefônicas na Rua da Praia
Comtur realiza adesão de interessados na Linha Turística Beach-Tour na próxima quarta-feira
PAT atualiza vagas de emprego em São Sebastião
Prefeitura inicia atividades da Semana de combate à Hanseníase

Ubatuba
Justiça nega existência de processo para perícia das urnas eletrônicas em Ubatuba
Consultório particular de Moromizato é pichado; petista fala em retaliação política
Sorteio de novas licenças para ambulantes acontece no próximo dia 20
Dois terços das cidades do país estão infestadas pelo mosquito transmissor da dengue
O fim do ano está ai! Não deixe a dengue estragar o seu verão!!!
Música Brasileira – pontoart.br

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Polícia Ambiental ganha embarcações para fiscalizar o litoral paulista

Litoral Norte - Seis novas embarcações foram entregues no último domingo, em Santos, para polícia Militar Ambiental. O objetivo é de melhorar a estrutura de fiscalização em todo o litoral do Estado.
Equipadas com radar, rádio transmissor e sistema AIS, que identifica rumo, velocidade, destino, tamanho, peso, calado, nome e número de identificação, entre outros dados, de qualquer transporte marítimo, as embarcações serão um instrumento na fiscalização das áreas marítimas.
O governador, José Serra, assinou, também na última semana, quatro decretos que transformaram o litoral de São Paulo em Áreas de Proteção Ambiental (APAs), o que torna o cuidado com a fiscalização ainda maior. “Havia assegurado que o decreto só seria assinado quando as embarcações estivessem na água. Só quando o litoral pudesse ser efetivamente protegido”, disse o secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano.
A APA é uma modalidade de Unidade de Conservação de Desenvolvimento Sustentável cuja principal finalidade é harmonizar a proteção da natureza com as atividades econômicas.
No litoral paulista, foi criado o Mosaico de Ilhas e Áreas Marinhas Protegidas, formado pelas Áreas de Proteção Ambiental – APAs, Litoral Sul, Litoral Centro e Litoral Norte. “A criação das APAs foi um processo difícil de negociação e discussão. Foram realizadas quatro audiências públicas, 18 reuniões técnicas, e a minuta foi colocada duas vezes, para consulta, na internet e recebemos 48 sugestões”, informou o secretário.
Essas áreas irão proteger o litoral, mas continuarão asseguradas as atividades produtivas como a pesca profissional e esportiva, a moradia, o extrativismo, o ecoturismo e o manejo sustentável e harmonizado com a proteção dos recursos marinhos.
A criação do Mosaico se dá em conjunto com o estabelecimento de uma nova unidade da Policia Militar Ambiental que será formada por 90 policiais dedicados exclusivamente a fiscalizar os mares paulistas. Cada uma das áreas protegidas contará com duas das embarcações para o trabalho de fiscalização. Em conjunto com a entrega das embarcações foi feita a formatura dos policiais militares ambientais capacitados para atuar, exclusivamente, na área marítima.
O secretário anunciou a realização de um curso de educação ambiental, em março de 2009, para os pescadores e as populações ribeirinhas do estado que contará com módulos para crianças e para adultos, que no final irão receber um certificado de “pescador amigo do meio ambiente”. (Fonte: Imprensa Livre)

Prorrogadas inscrições para seleção pública de projetos sob patrocínio da Petrobras

Litoral Norte - As inscrições para a seleção pública Integração Petrobras Comunidades foram prorrogadas até às 16h30 do próximo dia 31 de outubro. A extensão do prazo, segundo informações da comunicação da empresa, visa ampliar a participação das entidades do terceiro setor na seleção.
A Integração Petrobras Comunidades é uma seleção pública de projetos de patrocínio voltada para comunidades próximas às Unidades da Petrobras. Além dos programas de patrocínio com alcance nacional, agora essas comunidades têm a possibilidade de participar de uma seleção específica para a sua região, situação em que o Litoral Norte está inserido.
No litoral paulista, os municípios participantes são: Bertioga, Cubatão, Caraguatatuba, Guarujá, Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.
A empresa vai contemplar projetos de patrocínio de até R$ 50 mil voltados para a área social com execução prevista no período de até 12 meses com a possibilidade de renovação por igual período.
A verba total da primeira edição da seleção foi de R$ 7 milhões para o biênio 2008-2009, a serem aplicados em propostas nos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Os projetos sociais podem ser criados por ONGs, Núcleos, Oscips e Fundações, e devem seguir linhas de geração de renda e oportunidade de trabalho, educação para a qualificação profissional e garantia dos direitos da criança e do adolescente. Cada instituição pode inscrever apenas um projeto. A divulgação dos resultados da seleção ocorrerá até o final do mês de novembro.
Conforme informações da estatal, a iniciativa reforça o compromisso da Petrobras em contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde atua, além de complementar os processos seletivos de âmbito nacional promovidos pela Companhia, como Desenvolvimento & Cidadania Petrobras, Programa Petrobras Cultural (PPC), Programa Petrobras Ambiental (PPA) e Petrobras Esporte & Cidadania.
Durante o último mês de setembro a Petrobras realizou 14 Caravanas Sociais nos quatro estados, com o objetivo de esclarecer dúvidas das organizações do terceiro setor interessadas em participar da seleção pública. No Litoral Norte, a caravana visitou as quatro cidades do Litoral Norte no mês passado.
A estatal deve investir em projetos sociais (regionais e locais), segundo critérios em iniciativas que promovam a transformação social das comunidades mais excluídas. Além disso, conforme diretrizes da empresa, as idéias devem ser direcionadas ao fortalecimento de redes e organizações sociais com apoio à interação entre os agentes sociais, públicos e privados, a formação de parcerias e alianças, troca de experiências, produção de conhecimento e formulação e debate sobre políticas públicas.
A triagem tem caráter eliminatório. Esta fase é responsável pela verificação do formato de apresentação do projeto, da documentação enviada pela instituição e checagem da área de influência abrangida pelo projeto.
A comissão de seleção composta por dois representantes do sistema Petrobras e um do terceiro setor estará alinhada com a proposta. Eles farão a análise do contexto social da comunidade envolvida; o grau de participação dessa comunidade no projeto; a viabilidade técnica, financeira e operacional do projeto, entre outros aspectos como a interação com as políticas públicas.
Com o projeto “Água de Beber, de Comer, de Usar e Conservar... Ciclos Contínuos”, o Instituto Super Eco, que atua na conservação e recuperação dos recursos naturais na bacia do rio Juqueriquerê, em Caraguatatuba, foi contemplado na última seleção pública da Petrobras em 2006. O projeto de educação ambiental previu não só a qualidade ambiental do rio por meio de monitoramento, replantio de mudas nas margens, mas também fortaleceu outros aspectos direcionados à comunidade como a geração de renda e a produção de conhecimento para a conservação dos ambientes costeiros e marinhos. Até 2009, a equipe do Instituto continuará atuando não só em Caraguatatuba, mas também no Litoral Norte também com ações e programas de edocomunicação socioambiental.
Para efetuar a inscrição, os interessados devem preencher o Formulário para Apresentação de Projetos, disponível no site www.petrobras.com.br/integracaocomunidades e entregar a proposta em um dos locais de inscrição credenciados:
• Caraguatatuba: Escritório Unidade Bacia de Santos - Av. Miguel Varlez, 227, Jardim Primavera
• São Sebastião: Transpetro / Terminal de São Sebastião – Avenida Guarda-Mor Lobo Viana, 1.111, Centro. (Fonte: Imprensa Livre)

Ambientalistas protestam contra exclusão do Parque Estadual no projeto Trilhas de São Paulo

Litoral Norte - No último dia 30 de setembro, profissionais vinculados a RealNorte - entidade ambientalista composta por 17 ONGs ambientalistas - enviaram ao secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano, uma moção de protesto, repúdio e reparação, em relação a exclusão do Parque Estadual da Serra do Mar – núcleo São Sebastião – no programa Trilhas de São Paulo.
Lançado no mês de agosto, o programa selecionou 40 trilhas distribuídas em 19 unidades de conservação do território do Estado de São Paulo.
No Litoral Norte, oito trilhas foram contempladas: as da Cachoeira do Gato e do Baepi, pertencentes ao Parque Estadual de Ilhabela; as trilhas da Praia Brava da Almada e do Corisco, inseridas no Parque Estadual da Serra do Mar do núcleo Picinguaba, ao Norte de Ubatuba; em Caraguatatuba, apenas a trilhas do Poção, que pertencente ao Parque Estadual e, em Ubatuba, as trilhas da Praia do Sul, do Saco Grande e subaquática.
Nesta primeira fase, porém, o Parque de São Sebastião ficou excluído desse processo de investimento do Estado.
Indignados, os ambientalistas alegam que a região está preparada para receber o recurso. Segundo informações da direção do Parque Estadual da Serra do Mar, há 10 anos existe capacitação e articulação com parcerias para implementação do Programa de Ecoturismo em São Sebastião e visitação às trilhas oficiais já implementadas nos limites do Núcleo São Sebastião do PESM.
Com programa instituído na cidade, duas turmas de monitores formados, além de quarda-parques, aguardam a oportunidade de atuarem em suas áreas.
”Fomos feridos pelo seu esquecimento, deixando excluído somente São Sebastião dentre todos os demais núcleos do Litoral Norte. Entendendo que isto só pode ser resultado de um equívoco, vimos respeitosamente a V. Sa. solicitar que determine repará-lo, incluindo imediatamente o Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar no ‘Programa Trilhas de São Paulo’, diz trecho do documento enviado ao secretário da pasta.
“É inaceitável por todos aqueles que trabalham para um desenvolvimento sustentável em nossa região e reconhece que a atividade de ecoturismo é a que mais se harmoniza com a conservação, sermos pioneiros na implementação dessas trilhas já testadas, aprovadas e monitoradas, e agora simplesmente esquecidos”, afirma Roberto Bleier, do Instituto Gondwana.
“A situação da exclusão das trilhas ganhou grande dimensão, porque São Sebastião é o primeiro município que tem programa de ecoturismo implantado com uma linha muito clara com formação e política pública na busca da sustentabilidade”, alega o diretor do PESM, Edson Lobato, o Fredê. Segundo ele, a busca para estruturação das trilhas da praia brava e cachoeira do Itu alcançou até o conhecimento técnico e científico da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP de Piracicaba), que deu suporte às equipes por meio de uma metodologia de manejo de impacto da visitação pública, que é uma das ferramentas mais avançadas nesse setor.
“Essa metodologia foi desenvolvida nas trilhas da cachoeira do Itu e Praia Brava para agregar conhecimento. Nessa busca da difusão da sustentabilidade, sempre divulgamos o ecoturismo como alternativa ao modelo insustentável vigente e buscamos parceria junto a administração pública. Além disso, o plano de manejo aprovado se apresenta como instrumento, que pode alavancar a sustentabilidade por meio do ecoturismo. O conselho do parque debate isso em todas as reuniões”, desabafa Fredê.
Em relação a suposta desculpa da gerência de ecoturismo e visitação pública da fundação Florestal de elaborar um pacote fechado e a especulação do Núcleo de São Sebastião possuir problemas em sua questão dominial, Fredê responde: “Isso é uma farsa, senão Ilhabela não teria sido contemplada se fosse questão de domínio. Agora chegou a vez da retratação. Existem dezenas de pessoas, agências e segmentos que foram diretamente prejudicados e criou uma instabilidade na relação de credibilidade entre o governo do Estado e esses atores, que a gente incentiva e coloca como agentes de um programa de ecoturismo. Então esse hiato mobilizou toda essa cadeia produtiva, que hoje, me perguntam: Por quê São Sebastião não entrou nesse programa?”, fala indignado.
A conselheira do PESM e presidente da Federação Facenorte, Célia Pinto, que congrega as entidades do Topolândia até o Canto do Mar, Célia Pinto, diz: o Estado é uma coisa vaga. É um ente que você não sabe como é. Ele toma decisões sentado numa poltrona e não sabe nem onde fica o município. O Xico “Gracinha” (referência ao secretário de Estado da pasta), veio aqui só fazer pressão. É muita falação! O que eu lamento é que essas secretarias de Estado viraram “cabidaço” de emprego. Estão inchadas de pessoas políticas e não de técnicos. Se houvesse alguém competente, nós estaríamos em melhor situação. Isso foi um despaltério. Isso é de deixar a gente injuriada, porque o município mais que fez a sua parte. São funcionários sentados na cadeira, fumando e jogando paciência no computador, porque quem está lá desconhece o que é PESM e nem sabe no mapa onde fica São Sebastião. As pessoas não falam sério neste país”, finaliza.
Cerca de 20 entidades ambientalistas já assinaram a moção de repúdio contra a exclusão do núcleo de São Sebastião do programa e agora aguardam uma reparação do governo do Estado nesse sentido. (Fonte: Imprensa Livre)

Dentistas do Litoral Norte se encontram no II Congresso de Saúde Bucal

Litoral Norte - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da divisão de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, realizará de 22 a 24 de outubro o II Congresso de Saúde Bucal de Caraguatatuba. O principal objetivo deste encontro de profissionais da odontologia do Litoral Norte, é abordar uma visão atualizada sobre a saúde bucal, proporcionando uma atualização científica e tecnológica com temas pertinentes, incluindo desde Políticas Públicas de Saúde Bucal até as mais modernas técnicas de assistência odontológica.
De acordo com Maria Aparecida de Assis Siqueira e Sérgio de Albuquerque, responsáveis pela organização do II Congresso de Saúde Bucal, essa será uma boa oportunidade de intercâmbio entre as universidades, associações de classe e os serviços de saúde, já que renomáveis mestres e doutores estarão participando também para informar e atualizar os participantes. “Hoje o mercado está cada vez mais exigente, e por isso é preciso competência e principalmente atualização constante”, explicou Maria Aparecida.
O evento é organizado pela Prefeitura de Caraguá, por meio da Divisão de Saúde Bucal, com o apoio da APCD – Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, Módulo Centro Universitário, Universidade Cruzeiro do Sul, Tanara Beauty Esthetic Center e Dental Litorânea.
Programação:
22/10 - 8h – Abertura; 8h30 – Palestrante: Prof. Dr. Luís Carlos Guimarães – Endodontia com o uso de microscópio; 14h – Palestrante: Prof. Dr. José Alberto Benetton – Saúde Coletiva: Uma abordagem multidisciplinar; 16h – Palestrante: Prof. Dr. André Aguiar – Suporte Básico de Vida para Profissionais de Saúde
23/10 - 8h – Palestrante: Prof. Dr. Wilson Galvão Naressi – Marketing em Odontologia. O que é? Como funciona?; 10h – Palestrante: Prof. Dr. Vladen Vieira – Recursos Humanos em Odontologia/Humanização na Assistência; 10h (sala 30) - Palestrante: Prof. Dr. Wilson Galvão Naressi – Manutenção de Equipamentos Odontológicos/Biossegurança; 14h - Palestrante: Prof. Dr. Alexandre Deitos – Reorganização da Atenção em Saúde Bucal, Gestão e Serviço; 16h - Palestrante: Prof. Dr.Denis Clay Lopes dos Santos – Respiração Bucal: Uma visão multidisciplinar
24/10 - 8h - Palestrante: Profª. Dra. Simone Helena Gonçalves de Oliveira – Anatomia relacionada à Implantologia; 10h - Palestrante: Dr. Alberto Alvarenga de Oliveira – Metal Free: Facetas laminadas – Inlays/Onlays – Coroas ocas – próteses parciais fixas; 14h (sala 30) – Palestrante: Dra. Cristiane Yumi Koga Ito – Biossegurança; 16h – Palestrante: Dra. Lucilene Hernandes Ricardo – Estética em Periodontia. (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Exposição de Orquídeas completa 30 anos e faz sucesso novamente
O evento, que acontece fora da alta-temporada, continua a atrair não só turistas, mas também a população da cidade

Caraguatatuba - A 30ª Exposição de Orquídeas, promovida pela AOLN - Associação dos Orquidófilos do Litoral Norte - em parceria com a Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Turismo, teve ótimo resultado como já era previsto.
Durante os três dias de evento, 10, 11 e 12 de outubro, um público estimado de 5 mil pessoas passou pelo auditório Caraguatatuba, localizado no Hotel Litoral Norte (Avenida da Praia) para conferir os mais de 360 vasos expostos.
"Todos os expositores previstos vieram e as pessoas puderam apreciar uma grande variedade de espécies", relata a presidente da AOLN, Vera Lúcia Gonzalez.
O evento que já está previsto no Calendário Oficial da cidade de Caraguatatuba trouxe turistas de diversas cidades e, principalmente, um grande público caraguatatubense. "O investimento da Prefeitura aumentou. A exposição já tem uma tradição no município, afinal, o evento já chegou ao seu número 30", informa o secretário de turismo, Ricardo Ribeiro.
Além da exposição houve também espaço reservado para aqueles que quiseram comprar suas flores. "Agora a tendência é aumentarmos o número de expositores e de vendedores para o evento crescer ainda mais", comemora Vera Gonzalez. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Mais de 300 pessoas participaram da 4ª Moto–Romaria

Caraguatatuba - A IV Moto – Romaria que aconteceu em Caraguatatuba, neste domingo, contou com a participação de mais de 300 pessoas, entre as cidades do Litoral Norte, de acordo com o Diácono Marcelo Thurmann.
O evento é organizado, há quatro anos, pela Paróquia Nossa senhora da Glória, localizada no bairro do Travessão, e conta com a colaboração de vários fiéis de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e São José dos Campos, além de patrocinadores de empresas da região.
A Moto – Romaria teve início às 7h30 com missa na Capela Nossa Senhora Aparecida, no bairro Porto Novo e após a missa, saíram em procissão visitando algumas Paróquias de Caraguatatuba, como a Catedral Divino Espírito Santo, no Indaiá, Santa Terezinha, na Martin de Sá, Santo Antonio, no Centro, São João Batista, no Poiares, São José, no Morro do Algodão e, em seguida terminaram ao 12h com o almoço de confraternização na Paróquia Nossa Senhora da Glória.
De acordo com a Paróquia, este evento já faz parte do calendário Diocesano, com a intenção de que se faça parte do calendário da cidade de Caraguatatuba.
Segundo o Padre Fernando Nascimento, a imagem de Nossa Senhora Aparecida sai em procissão dentro de uma barca afixada no triciclo personalizado (um tipo de moto), e na frente do triciclo, dois agentes do Ditran (Divisão de Trânsito), em seguida os motociclistas, o carro de som, o Pároco e os fiéis de carros. “Cada ano percebemos que participam pessoas novas. Isso é muito bom, pois têm a oportunidade de conhecer, além da nossa Paróquia, outras, por onde passamos”, disse Nascimento, afirmando que este é o primeiro ano que a procissão sai de outra Paróquia, pois nos anos anteriores a concentração era no Travessão. “Durante nossa caminhada, o que mais emociona é a devoção e a concentração do povo, com fé em Nossa Senhora Aparecida”, afirmou.
Antes que os participantes fossem almoçar no salão Paroquial, o Padre, o Bispo e o Diácono realizaram a benção final, com a oração à proteção da Virgem Maria.
O evento contou com a presença do bispo Diocesano Dom Antonio Carlos Altieri, participando pela segunda vez. “É muito emocionante ver no trajeto, as pessoas parando nas ruas, esquinas e demonstrando afeto e amor para com a imagem de Nossa Senhora Aparecida”, disse Dom Altieri, que em todas as Paróquias por onde passava cantava a música “criança feliz”, em homenagem ao também dia das crianças. “Cada um fez sua parte, se não fosse isso, o evento não acontecia. Com essa devoção, faço questão de participar para juntar ainda mais os que estão dispersos”, relatou o bispo, que em passagem pela Paróquia Santo Antonio abençoou e consagrou o batizado de 39 crianças que estava acontecendo no momento.
Já o Diácono Marcelo Thurmann está na Paróquia há nove meses, porém já participou de outras Motos – Romaria, e neste ano foi o organizador, junto com outras pessoas da comunidade. “O mais interessante é a devoção e a mobilidade das pessoas que participam do evento. O povo da nossa Paróquia tem a oportunidade de manifestar e expressar sua devoção, associando outras Paróquias da cidade conosco”, disse Marcelo, que enfatizou a graça de ter coincidido o dia 12 de outubro, num domingo. “em outros anos realizávamos o evento sempre no domingo seguinte do dia 12 e neste ano aconteceu de cair o dia do mês e da semana exatos”, enfatizou o Diácono, fazendo um balanço positivo da procissão, tendo em vista que já é uma tradição, com pretensão de que se faça parte do calendário municipal.
Para a devota e também organizadora do evento, Márcia Vasques Carreira, a idéia é que todos participem. “Minha devoção por Nossa Senhora Aparecida é muito grande, sempre me emociono com suas canções e imagem”, disse Carreira, contando uma experiência, que associa com uma bênção recebida por Nossa Senhora: “No dia 12 de agosto do ano passado meu marido, meus três filhos e minha neta foram fazer uma viagem. Mas eu quis ficar e com o coração apertado e um mau pressentimento, comecei a rezar e a pedir que Nossa Senhora protegesse minha família nesta viagem.
Não demorou muito recebi um telefonema do meu filho pedindo que eu fosse buscá-lo na serra, alegando que o carro havia quebrado. No meio do caminho ele ligou novamente e disse que não precisaria mais, pois tinham conseguido uma carona, então parei no posto da Polícia Rodoviária e fiquei aguardando. Meus filhos e neta chegaram de carona com uma senhora, por nome Maria Aparecida, e meu marido fez questão de vir dirigindo o carro, que não havia quebrado, mas sim tombado. Quando vi fiquei assustada, pois o carro estava todo quebrado, não dava nem para acreditar. Então fomos todos a uma clínica, mandei tirar raios-X de todos par ter certeza de que estava tudo bem, para depois seguirmos para casa. Com certeza, tenho esse fato como a minha mais recente benção”, desabafou Márcia. (Fonte: Imprensa Livre)

Lojas doam brinquedos às escolas

Caraguatatuba - A Escola Municipal de Educação Fundamental Masako Sone, de Caraguatatuba, recebeu cerca de 250 brinquedos doados por conceituadas lojas da cidade. Os brinquedos foram entregues à diretora da unidade, Selma Maria Freitas Alves, juntamente com professores, funcionários, que separaram e distribuíram os brinquedos para as crianças. (Fonte: Imprensa Livre)

No mês do Empreendedor Sebrae promove cursos e palestras gratuitas

Caraguatatuba - Curso -Boas Vendas - Como vender mais e melhor no varejo
O Curso tem a carga horária de 24 horas e acontecerá no período de seis dias, de 27 de outubro a 01 de novembro de 2008, em dois horários das 8h30 as 12h30 e das 18h30 as 22h30.
A capacitação, voltada para empresários e gerentes do segmento varejista, tem como objetivo oferecer aos empresários ferramentas para gerenciar melhor a empresa e alcançar bons resultados nas vendas.
Durante o curso serão abordadas ferramentas específicas do setor, tais como público-alvo, ponto comercial, fornecedores, definição do preço nas vendas, treinamento para os vendedores, atendimento no varejo, fidelização de clientes, concorrência, marketing e gestão financeira. Além disso, a metodologia utilizada no curso é dinâmica, com recursos audiovisuais, exercícios em sala, depoimentos de empresários, troca de experiências e debates.
Palestra - Administração do Capital de Giro
A palestra acontecerá no dia 21 de outubro de 2008 as 19 horas com duração de 2 horas e abordará conceitos básicos para determinação e gerenciamento do capital de giro da empresa.
Curso - Aprender a Empreender
O Curso tem a carga horária de 24 horas e acontecerá no período de seis dias, de 03 a 08 de novembro de 2008, em dois horários das 8h30 as 12h30 e das 18h30 as 22h30.
A capacitação é indicada a quem pretende iniciar seu negócio; a quem quer noções básicas de como gerir um empreendimento; a quem já tem um pequeno negócio e quer iniciar sua capacitação em empreendedorismo e também a quem precisa repensar o seu empreendimento, passando por três pontos sobre empreendedorismo, mercado e finanças. Vagas Limitadas.

Projeto "De Olho no Futuro"

Caraguatatuba - No último dia 10 de outubro de 2008 iniciou mais uma importante parceria com a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, Diretoria Regional de Ensino e Universidade Módulo.
O Projeto: "De Olho no Futuro" - Ensino Médio- Empregabilidade, surgiu de uma pesquisa feita por alunos dos Cursos do Módulo sobre a exigência do Mercado de Trabalho e o perfil dos alunos que terminam o Ensino Médio nas cidades do Litoral Norte de São Paulo.
Foram escolhidas duas escolas da cidade de Caraguatatuba: EE Comendador Mário Trombini e EE Alcides de Castro Galvão num total de 80 alunos, com idade de dezesseis anos ou mais, cursando o Ensino Médio para a participação neste PROJETO PILOTO.
No projeto os alunos participantes são monitorados por alunos dos Cursos de Matemática, Letras e Pedagogia que aprofundarão conceitos e conhecimentos específicos de Matemática e Português, necessários ao Mercado de Trabalho bem como Ética, Motivação e Conhecimentos Básicos de Informática
As aulas são realizadas às sextas-feiras na Diretoria de Ensino, nas salas da Rede do Saber, nos períodos da manhã e à tarde, sob a orientação da Prof. Aracélia Bonfim Alves Pereira e aos sábados, pela manhã, sob a orientação da Profª. Maria Antônia de Lima Ribeiro Furgeri e devem ocorrer até a primeira semana de dezembro. Em 2009 as aulas recomeçarão, com o aprofundamento, com novos conceitos para os alunos que já estão participando, bem como novas turmas, de outras escolas estaduais, estarão iniciando a participação neste projeto inovador que pretende ajudar no combate ao desemprego em nossa região. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Aluno da EE. Colônia dos Pescadores participa do Programa Jovens Embaixadores

Caraguatatuba - Trata-se de um programa que busca beneficiar estudantes brasileiros que são exemplos em suas comunidades - em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica, e conhecimento da língua inglesa. E o aluno João Guilherme A. Farias, da EE. Colônia dos Pescadores foi um dos seis escolhidos do Estado de São Paulo para ser um jovem embaixador, para alegria de seus familiares, professores e amigos.
Tudo começou em agosto do ano passado, quando Ludmila Sadokoff, PCOP e professora efetiva na EE. Colônia dos Pescadores levou ao conhecimento do Diretor Laércio Albarici o programa "Jovens Embaixadores". Já naquele ano, dois alunos foram selecionados na escola, porém o sucesso veio agora com o João Guilherme que participou de um projeto voluntário idealizado pela professora Cristhine Negrão- um curso de inglês nos moldes dos cursos dados pelas escolas de línguas- e graças a este curso, o aluno adquiriu as habilidades necessárias para se comunicar em outra língua e tornar-se apto a enfrentar o desafio de ser um Jovem Embaixador nos EUA, experiência que vai lhe proporcionar a oportunidade de expandir seus conhecimentos.
Até o momento, 142 estudantes brasileiros tiveram a oportunidade de participar com um programa de intercâmbio de duas semanas nos Estados Unidos e, em janeiro de 2009, mais 35 jovens terão essa oportunidade. Também, em colaboração com o Escritório de Consultas Educacionais da Comissão Fulbright, são conseguidas bolsas de estudo em universidades norte-americanas para vários desses jovens. Somente em 2008, o valor total das bolsas oferecidas já supera US$1.6 milhões.
O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com os setores público e privado no Brasil. Dentre os grandes colaboradores encontram-se o Conselho Nacional de Secretários de Educação - CONSED, o Ministério da Educação - MEC e a rede de centros binacionais Brasil - Estados Unidos. Também importantes para a realização desse programa são as Câmaras Americanas de São Paulo e do Rio de Janeiro e empresas com claro compromisso social, dentre elas a Federal Express - FEDEX, a Continental Airlines, a Merck Sharp & Dohme e a Dow do Brasil S.A,assim o Projeto Jovens Embaixadores fortalece os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Voluntários promovem mutirão de limpeza em Caraguatatuba

Caraguatatuba - A união entre os integrantes do projeto Água de Beber e a comunidade preocupada com o meio ambiente resultou na retirada de 23 sacos de lixo da R. Santo Agostinho, no bairro Morro do Algodão, em Caraguatatuba. O mutirão de limpeza ocorreu na última quinta-feira e contou com a colaboração de vinte pessoas, entre elas, a moradora Maura Ribeiro de Lima, que demonstrou indignação com tanta sujeira encontrada no local. “É uma judiação, vi tanto lixo jogado, todos devem ter mais consciência e contribuir de alguma maneira. Eu, por exemplo, sempre recolho o que posso com as minhas sacolinhas”.
A garoa fina e o frio não impediram a reunião do grupo e o compromisso de cada um fez com que até aparelho de televisão fosse achado. “Retirei lixo de todos os tipos, como televisão, sacolas de supermercado, caixas de leite, roupas, entre outros”, afirma a voluntária Claudia Reis.
Já a estudante de gestão ambiental, Cristiane Demarchi, faz um alerta sobre a importância da separação do lixo antes de descartá-lo. “Se cada pessoa separar o seu lixo e descartá-lo corretamente, o meio ambiente será favorecido, pois deixando-o perto do rio, como vimos aqui, com certeza voltará para a própria casa”, diz.
A atividade foi planejada pela equipe do projeto Água de beber em conjunto com o grupo gestor do projeto – Ciclos Contínuos e em parceria com a ONG Acaju/Associação Caiçara Juqueriquerê, Sabesp e DILURB/Divisão de Limpeza Urbana. Segundo uma das idealizadoras do mutirão de limpeza, Ivana Pagnota, o próximo passo será a realização de plantios para a recuperação da mata ciliar em alguns pontos do rio Juqueriquerê. (Fonte: Supereco)

Projeto Água de beber realiza atividades em escolas da rede pública de Caraguatatuba

Caraguatatuba - As educadoras ambientais do projeto Água de Beber em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Caraguatatuba - SEDUC realiza, desde o mês de setembro, atividades com os alunos das escolas CIEFI do Porto Novo, CIEFI do Barranco Alto, CIEFI do Morro do Algodão e CIEFI Casa Branca. Desde então, os alunos e professores dos 5º e 6º anos aprendem quinzenalmente a construir biomapas, analisar estudos do meio e monitorar a qualidade da água do rio Juqueriquerê com os kits didáticos doados pela SABESP, também parceira do projeto.
Em agosto, os diretores e coordenadores das escolas foram convidados a participar de uma oficina de sensibilização para apresentação do projeto Água de beber e da iniciativa. (Fonte: Supereco)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Qualidade do serviço de travessia será tema de audiência pública em Ilhabela

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela promoverá uma audiência pública no próximo dia 20 de outubro, às 19 horas, para discutir e buscar soluções para os problemas enfrentados pelos usuários do serviço de travessia de balsa entre Ilhabela e São Sebastião e quanto à melhoria da qualidade dos serviços prestados pela empresa que opera a travessia, a o Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.).
De autoria do Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), conhecido como Carlinhos, o requerimento que convoca a audiência ainda convida para a discussão o Prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira; o Prefeito de São Sebastião, Juan Manoel Pons Garcia; o Secretário de Transportes do Estado de São Paulo, Mauro Guilherme Jardim Arce; o Diretor Presidente do Dersa, Delson José Amador; todos os vereadores dos municípios de Ilhabela e de São Sebastião e um representante da empresa Internacional Marítima Ltda. que atualmente opera a travessia. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Manoel Marcos veta projeto que autoriza transporte alternativo

Ilhabela - O projeto de lei que dispõe sobre a implantação do serviço de transporte de passageiros alternativo por meio de utilitários foi vetado pelo prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos. De autoria do vereador Márcio Garcia, o PL havia sido aprovado no mês passado pela Câmara, com três votos contrários dos vereadores Guilherme Maia, Luiz Lobo e Nanci Zanato.
Segundo justificativa do autor, a medida é necessária por causa do aumento da população residente e visitante em Ilhabela. De acordo com a proposta, ficaria identificado como serviço de transporte alternativo a condução de passageiros, efetuada por utilitários do tipo Kombi, Topic e similares. Para cada motorista seria permitido o registro de apenas um veículo que deveria ser feito na Secretaria de Finanças.
O permissionário deveria ser autônomo, residente na cidade, ter o veículo emplacado e registrado em Ilhabela, estar em dia com suas obrigações tributárias perante o fisco municipal, ser portador de carteira nacional de habilitação categoria “D” há no mínimo cinco anos, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima no trânsito durante os últimos 12 meses e ser aprovado em curso especializado e em curso de treinamento de prática veicular em situação de risco.
O projeto também aponta para que a tarifa seja igual ou inferior à cobrada nas linhas respectivas do sistema regular de transporte coletivo e que o transporte de pessoas com mais de 60 anos e de portadores de deficiência fossem gratuitos, respeitado o número máximo de dois passageiros por viagem.
Em sua justificativa, o prefeito explicou que vetou integralmente o projeto porque de acordo com o artigo 175 da Constituição Federal este tipo de proposta só pode ser feita por ele, como chefe do poder Executivo. Manoel Marcos comentou ainda que o PL atenta contra a lei 8.666/93 que diz respeito a licitações de concessão ou permissão de serviços públicos. “O projeto cria atribuições a um órgão público do poder Executivo, ferindo o princípio constitucional da independência dos poderes”, dizia a justificativa.
Manoel Marcos salientou ainda que ouviu a divisão de trânsito que informou que o projeto infringe a Resolução 811 do Contran (Conselho nacional de Trânsito) a qual estabelece requisitos de segurança no transporte coletivo de passageiros. Segundo o documento, os transportes como Kombi, Topics e similares estabelecidos no projeto não se prestam ao transporte coletivo.
O prefeito fez referência ainda a uma possível proliferação de veículos desse porte que levaria à um congestionamento inviabilizando o trânsito. “O projeto em destaque não se faz acompanhar de estudo técnico viável para a implantação de transporte coletivo alternativo em Ilhabela. O nosso município conta apenas com uma via de acesso e de grande circulação, que aliás, dá acesso às adjacentes”, enfatizou.
Por último, o chefe do Executivo disse ainda que a classe dos taxistas que trabalham na cidade se manifestaram contrariamente ao projeto, por estarem em dificuldades com o faturamento e um transporte alternativo agravaria esta situação.
Salvatore Massa, de 48 anos vê no táxi o seu único ganha pão e aprovou o veto do prefeito. “Eu acho interessante e boa a posição do prefeito porque é uma maneira de salva-guardar a gente e o nosso sustento”, disse. O taxista conta que fora de temporada faz de três a quatro corridas por semana. “Com o dinheiro da temporada nós pagamos o seguro, prestação do carro e guardamos para passar o resto do ano”, explicou.
Outro taxista que também concordou com a decisão do prefeito foi Rodrigo Xavier de 31 anos. Para ele, a situação dos taxistas em Ilhabela é difícil. “Se não tiver outra atividade e não guardar o dinheiro da temporada morre de fome”, garantiu. Rodrigo também é professor de Educação Física e conta que faz mais de 10 dias que não faz nenhuma corrida.
O veto do Executivo ainda será submetido à votação da Câmara Municipal de Ilhabela. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Após conquistar 5º mandato, Carlinhos quer a Presidência da Câmara e sonha em ser prefeito

Ilhabela - Pela segunda eleição consecutiva, o vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto, ou simplesmente Carlinhos (PMDB), foi o campeão de votos na cidade. Um total de 603 votos lhe assegurou o direito de exercer o quinto mandato na Câmara.
Carlinhos, que já ocupou a Presidência da Casa no biênio 2001/2002, já adianta que concorrerá à cadeira novamente. “Com certeza eu já sou candidato. Quando fui presidente da Câmara fiz um bom trabalho, não tive problemas com a aprovação das minhas contas e ainda devolvi dinheiro para a prefeitura”, conta. Ele lembra ainda que foi em sua administração que o legislativo mudou de endereço. “Fui eu quem trouxe a Câmara para onde ela é hoje, num prédio melhor”.
Em relação ao seu posicionamento quanto ao governo do prefeito eleito Toninho Colucci (PPS), Carlinhos prefere adotar um discurso diplomático. “Pela lógica deveria ser oposição, mas vou procurar ser coerente, não tem como votar contra se a proposta for boa. Não vou prejudicar a população”, afirma.
Sobre a possibilidade de sair candidato a prefeito no próximo mandato, o vereador timidamente revela que como todas as pessoas em suas atuações, também pretende crescer na sua área. “Só o tempo vai dizer, mas gostaria de ter a oportunidade de me candidatar nas próximas eleições”.
Carlinhos acredita que tem eleitores fiéis, mas que em cada eleição uma parcela de seu eleitorado se renova. “A gente sempre perde um pouco e por isso precisamos ter um trabalho contínuo. Tendo saúde temos que trabalhar sempre”.
Para o próximo mandato o vereador tem o objetivo de trabalhar com as associações de bairros, reativando as que estão paralisadas e criando essa representatividade nos bairros que não possuem associações. “Essa é uma maneira de estar mais próximo da população, ouvindo os problemas e tentando solucionar”.
Nascido em Cabo Frio (RJ), Carlinhos chegou ao arquipélago em 1973. Com formações nas áreas de contabilidade e decoração náutica, atualmente dedica-se exclusivamente à política.
O vereador explica que nunca pensou em entrar para a política, mas desenvolvia um trabalho junto à área social e a de esporte. “Como fazia trabalhos nessas áreas os amigos e conhecidos começaram a me incentivar e eu resolvi tentar”. Na primeira eleição Carlinhos ficou como quinto vereador mais votado do partido, ocupando a suplência, mas nesse mesmo ano assumiu porque um vereador acabou se afastando. “Entrei e não saí mais durante os quatro anos. Acho que fui o suplente mais sortudo da história”, brinca. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Ilhabela realiza Oficinas de Capacitação

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da secretaria municipal de Turismo e Fomento através do Posto SEBRAE de Atendimento ao Empreendedor de Ilhabela, estará realizando entre os dias 15 e 17, quarta, quinta e sexta-feira, três oficinas de Iniciação Empresarial para capacitação dos empreendedores da cidade e região.
As oficinas são, Planeje sua Empresa, dia 15, das 15h00 às 18h00; Desenvolva sua Empresa, dia 16, das 15h00 às 18h00 e Habilidades para gerenciar seu Empreendimento, dia 17, das 15h00 às 18h00.
As oficinas serão ministradas pela facilitadora Siamara, credenciada pelo Sebrae-SP.
Segundo o Agente de Desenvolvimento, Eduardo Nascimento, os eventos são gratuitos e para participar dos três eventos é necessário realizar as inscrições apenas uma vez, qualquer empreendedor em potencial e de qualquer atividade comercial, industrial ou de serviços, formais ou informais, podem estar participando das atividades.
As inscrições podem ser realizadas pelos telefones: (12) 38957220, 38957248, 38957259, ou pelo e-mail: pae@ilhabela.sp.gov.br até as 17h30 do dia 14 (terça-feira). (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Assaltantes roubam turistas e morador na Costa Sul no final de semana

São Sebastião - Assaltantes fizeram dois roubos na noite de sábado e manhã de ontem, nos bairros Boiçucanga e Cambury, ambos na Costa Sul. No primeiro, a vítima foi o comerciante e morador da cidade M.R.Z., de 37 anos, e o segundo aconteceu em uma casa onde se hospedavam sete turistas de São Paulo.
Segundo a polícia, M.R.Z. chegou em casa na noite de sábado, na rua Albatrozes, e ao abrir o portão automático, ele apresentou problema. O comerciante saiu do carro para verificar, sendo rendido neste momento por dois desconhecidos, armados de revólveres.
A dupla obrigou o comerciante entrar na casa, de onde levaram vários objetos como filmadora, câmara digital, DVD, TV, notebook, entre outros aparelhos eletrônicos. Para fugir, os assaltantes levaram o carro, uma Mitsubishi Pajero, placas de São Sebastião, que até a tarde de ontem não havia sido localizada.
A Polícia Militar foi avisada na manhã de ontem. O roubo foi registrado no 2º Distrito Policial.
O segundo crime aconteceu por volta das 11h de domingo, na rua Olimpio Faustino. Também dois assaltantes invadiram uma casa fazendo sete pessoas de reféns. Armado de revólver e faca, que um dos comparsas pegou na cozinha da casa, a dupla rendeu as vítimas e fugiu levando, entre outros pertences, o carro, localizado em seguida abandonado no mesmo bairro. Este crime também está registrado no 2º Distrito Policial. (Fonte: Imprensa Livre)

Campeonato Aprenda Brincando de Futebol Sub-12 estréia com goleadas

São Sebastião - O 'Dia das Crianças' teve um sabor especial para os participantes do 1º Campeonato Aprenda Brincando Pré-Mirim de Futebol: as partidas de estréia foram marcadas por goleadas e os jovens talentos da modalidade mostraram muito empenho nas jogadas. Até o dia 22 de novembro, sempre aos sábados a partir das 9h30, o Centro de Apoio Educacional (CAE) do Jaraguá será palco da disputa entre cinco equipes da Costa Norte: Escolas Municipais da Enseada e Canto do Mar, Esporte Clube Guarani e Projetos Garoçá e Aprenda Brincando.
O primeiro jogo, protagonizado entre Guarani e Canto do Mar, terminou em 5 a 3 para os representantes da Escola Municipal, mas o destaque do dia foi a partida entre os alunos do projeto Aprenda Brincando e EM Enseada, que terminou em 10 a 0 para o time anfitrião. O artilheiro da rodada de estréia, Cristiano Ribeiro dos Santos, que defende a camisa do projeto Aprenda Brincando, marcou três gols. “A chuteira nova que ganhei do meu avô deu sorte”, relatou.
De acordo com o organizador, Ricardo Santos, o intuito do evento é estimular as crianças e os adolescentes da Costa Norte a praticar esportes, além de ser uma atração para os moradores da região. “O ponto positivo das partidas de estréias foram a participação da comunidade e dos pais que vieram prestigiar seus filhos”, destacou o professor.
No próximo sábado (18/10), entram em campo Aprenda Brincando e Garoçá, seguidos de Guarani e EM Enseada. As partidas começam sempre a partir das 9h30 no CAE do Jaraguá. Mais informações (12) 3861-1542. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Piloto sebastianense conquista 4º lugar no Brasileiro de Minicross

São Sebastião - O piloto de São Sebastião Pedro Moreira, 9 anos, disputou no último domingo (12/10), na pista do Parque Frei José, em Sananduva (RS), as 7ª e 8ª etapas do Campeonato Brasileiro de Minicross. Entre 19 competidores de diversas regiões do país, o sebastianense obteve o 4º lugar na somatória das duas provas válidas pela categoria 50 cilindradas.
Não é a primeira vez que Moreira, piloto da LEM Motor, consegue destaque em competições da sua categoria. Em julho deste ano, o representante caiçara conquistou o 1º lugar na Copa Paraibuna e a 9ª posição na 5ª etapa do Arena Cross, realizado em São Sebastião.
Agora, o atleta inicia os treinamentos para tentar a disputa da temporada 2009 do Campeonato Brasileiro de Motocross na categoria 65 cilindradas. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Seduc apresenta Plano de Ações Articuladas para diretores e coordenadores

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promove nesta terça-feira (14/10), no Teatro Municipal, a partir das 8h, uma reunião pedagógica com diretores e coordenadores das escolas municipais. Na ocasião, a Seduc vai apresentar aos educadores o Plano de Ações Articuladas (PAR) que é integrante do Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação, do governo federal.
O plano prevê uma série de melhorias para serem cumpridas a partir de 2009 na qualidade de educação básica. Ele tem o compromisso de melhorar indicadores educacionais a partir do desenvolvimento de ações que possibilitem o cumprimento das diretrizes estabelecidas no referido Termo de Adesão do município. Também prevê o alcance das metas estabelecidas para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em que São Sebastião melhorou as notas nas séries iniciais e finais.
Mais informações pelo telefone (12) 3892-4717 ou no site www.saosebastiao.sp.gov.br .

Prefeitura inicia instalação de cabines telefônicas na Rua da Praia

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), começou a instalar esta semana cabines telefônicas (orelhões) na Rua da Praia, localizada no Centro Histórico da cidade. Cada box terá dois aparelhos de telefone com desenho universal de acessibilidade, ou seja, para atender qualquer tipo de pessoa ou a diversidade humana (anão, cadeirante, entre outras necessidades especiais).
De acordo com a diretora do Departamento de Planejamento, Kátia Gomes Severi, o design das cabines foi desenvolvido em atenção à tipologia arquitetônica dos equipamentos urbanos da área. Segundo ela, os telefones devem ser instalados na próxima quarta-feira (15/10). Os antigos “orelhões” foram retirados do local porque a fiação era aérea. “Por ser padrão personalizado a autorização para a fabricação das cabines dependeu de aprovação da Telefônica. Após a aprovação, foi realizada a licitação para a compra dos boxes”, explica a diretora.
As cabines telefônicas custaram aos cofres públicos pouco mais de R$ 25 mil e foram instaladas em três pontos: uma próxima a pizzaria Pachecão e as outras de frente à livraria Satélite e à Receita Federal. No interior de cada uma delas, o usuário poderá obter informações com relação aos pontos turísticos da cidade. Um mosaico com imagens dos locais está sendo elaborado pela Prefeitura. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Comtur realiza adesão de interessados na Linha Turística Beach-Tour na próxima quarta-feira

São Sebastião - O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de São Sebastião promove na próxima quarta-feira (15/10), às 17h, reunião extraordinária para efetuar a adesão de interessados na Linha Turística Beach-Tour. O encontro será realizado na pousada Villa Camboa, situada na Estrada de Cambury, 1.113, no bairro de Cambury, na Costa Sul da cidade.
O Comtur iniciou a discussão sobre o projeto da linha turística no 2º semestre de 2007 em parceria com diversos empresários locais visando contribuir para o desenvolvimento do turismo local. Os interessados em aderir a iniciativa devem entrar em contato o mais breve possível com o colegiado, já que o projeto está previsto para ser implantado na segunda quinzena de dezembro de 2008. “A união de todos os comerciantes que trabalham para um melhor destaque no cenário nacional turístico é que vai alavancar as mudanças necessárias ao desenvolvimento local”, frisa Nelson Correa Roncarati, presidente interino do Comtur em função do afastamento de Eduardo Cimino por 45 dias. Para ele, a Linha Turística Beach-Tour será o começo de uma série de ações planejadas pelo colegiado, que reúne pessoas sérias e dispostas a trabalhar por um benefício comum: o turismo como ferramenta de sustentatibilidade local. Com o projeto implantado, os visitantes terão a comodidade de se deslocar para os diversos atrativos existentes ao longo do município.
Já confirmaram participação os seguintes estabelecimentos: Banco do Brasil, Vistabela Resort, Pizzaria da Villa, Hotel Vila Camboa, Pousada Portau do Cacau, Pousada Vila da Mata, Restaurante Morocco, Sirena, Restaurante Sebastião, Pousada Ilha de Toque Toque, Green Way, Ecodynamic, entre outros.
Qualquer esclarecimento pode ser obtido pelo e-mail comturss@gmail.com .
Abrasel - No início do mês, o Comtur também se reuniu no bairro de Maresias para debater melhorias na área de gastronomia. O encontro contou com a presença de integrantes da Abrasel/SP (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), que atua no mercado há quase 20 anos e está presente em quase todos os Estados brasileiros. Na ocasião, o representante Marcos Henrique Brozinga informou que a entidade pretendia criar um núcleo em São Sebastião. A proposta foi aceita de imediato pelos presentes, que formaram o grupo da cidade. A finalidade da Abrasel é a de aproximar o empresário ao poder público e ajudar na formação de eventos, feiras e festivais grastronômicos. A primeira reunião da Abrasel/núcleo São Sebastião ficou agendada para o dia 22 de outubro, às 17h, no restaurante Barracuda, no bairro de Toque Toque Pequeno, na Costa Sul do município. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

PAT atualiza vagas de emprego em São Sebastião

São Sebastião - O Posto de Serviço ao Trabalhador (PAT), órgão ligado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) da Prefeitura de São Sebastião, atualizou nesta segunda-feira (13/10) as vagas de emprego no município.
As áreas oferecidas são para borracheiro, caseiro, costureira, funileiro de manutenção, marceneiro, mecânico de equipamento pesado, padeiro e serralheiro, entretanto, não há vagas para pessoas portadoras de deficiência física. Os interessados devem procurar a unidade do PAT localizada na rua João Cupertino dos Santos, 245, no Centro, ou no plantão da Costa Sul, que fica no bairro de Boiçucanga, em frente à Polícia Militar. Mais informações pelo telefone (12) 3892-4606 ou 3865-4340. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura inicia atividades da Semana de combate à Hanseníase

São Sebastião - Com o tema “Se toque! Hanseníase tem cura!”, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), iniciou nesta segunda-feira (13/10) a Semana de combate à Hanseníase. O objetivo é promover até sexta-feira (17/10) atividades educativas nas escolas, busca ativa de casos e vigilância dos indivíduos que já realizaram o tratamento da doença.
Várias palestras sobre o tema estão programadas para ocorrer nas escolas do município. Nesta terça-feira (14/10), a iniciativa será realizada na E.M’s Luiza de Helena Barros (Barequeçaba), Verena de Oliveira Dória e Henrique Tavares (Barra do Sahy) às 8h e 19h, respectivamente. Já na quarta-feira (15/10), a palestra será na E.M de Juquehy, às 19h, no dia 16 ocorre às 14h na E.M Frúgoli (Enseada) e, finalizando a programação, na E.E Josepha de Santanna (Topolândia) no dia 17, em horário a definir.
Em 2007 foram notificados 12 casos novos de Hanseníase. Deste número, nove tiveram cura e três ainda estão em tratamento. Este ano São Sebastião registrou 11 casos novos e todos estão em tratamento.
A Hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, causada pelo Mycobacterium Leprae, um bacilo que vive dentro das células e tem preferência por células cutâneas (pele) e por células dos nervos periféricos. Por esse motivo tem grande importância para a saúde pública, devido a sua magnitude e alto poder incapacitante.
A Hanseníase pode se apresentar de diferentes formas clínicas que são agrupadas para fins de tratamento em Paucibacilares ou Multibacilares. Em caso de manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo; área de pele seca com falta de suor; queda de pêlos, mais especialmente nas sobrancelhas; dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, das pernas e pés; úlceras nas pernas e pés e nódulos (caroços) no corpo; um médico deve ser consultado.
Mais informações pelo telefone da Sesau que é o (12) 3892-1744. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Justiça nega existência de processo para perícia das urnas eletrônicas em Ubatuba

Ubatuba - A justiça local descartou a existência de qualquer processo na comarca ubatubense, pedindo a realização de perícia nas urnas de votação, que atenderam o município no último dia 5 de outubro.
Após organizar e participar de duas manifestações contra o resultado das eleições municipais, o candidato petista Maurício Mormizatto divulgou, ontem, um documento digital à população de Ubatuba, dizendo que a chefe do cartório eleitoral da cidade, representando a justiça eleitoral, teria admitido a realização de perícia nas urnas ubatubenses, devido aos relatos recolhidos pela oposição, sobre possíveis falhas eletrônicas durante a votação. “A justiça eleitoral de Ubatuba, publicamente através da Sra. Cecília, chefe do cartório eleitoral aceitou fazer perícia nas urnas... A iniciativa da chefe do Cartório, em permitir a perícia e em anunciar tal medida em público, é muito salutar”, diz o texto enviado pelo candidato derrotado nas últimas eleições, Mauricio Moromizato.
No entanto, o juiz eleitoral de Ubatuba Daniel Otero Pereira da Costa, negou a existência de qualquer processo para a análise da justiça, em relação à perícia de urnas. “Não há nenhum requerimento oficial sobre este tema e tal procedimento só pode ser analisado e autorizado via petição” explicou o juiz eleitoral de Ubatuba.
A chefe do cartório Cecília Regina Marques Bórnia, que foi citada no documento enviado pelo candidato do PT, não foi encontrada para responder as declarações de Maurício Moromizato, sobre a realização da perícia nas urnas.
O petista relatou que também entrou com uma representação junto à promotoria, para que se dê prosseguimento ao processo, pedindo, inclusive, análise técnica da Polícia Federal. Entretanto, assim como a justiça eleitoral, o promotor local negou a existência de qualquer pedido neste sentido.
O candidato petista insistiu e ressaltou que buscará em São Paulo, na procuradoria regional, orientações sobre os procedimentos necessários, para a realização da perícia e também da nulidade das eleições. (Fonte: Imprensa Livre)

Consultório particular de Moromizato é pichado; petista fala em retaliação política

Ubatuba - Na madrugada de sexta para sábado, o consultório odontológico do candidato petista Maurício Moromizatto, no Centro da cidade, foi alvo de atos de puro vandalismo. Derrotado nas últimas eleições municipais para a prefeitura de Ubatuba, o presidente do PT é um dos líderes do movimento oposicionista municipal, que pede a realização de novas eleições na cidade, devido às supostas irregularidades nas urnas eletrônicas que atenderam os eleitores ubatubenses.
Desta forma, Moromizato acredita que a pichação e a quebra de ovos na fachada de seu consultório foram motivadas por questões eleitorais. “A motivação é claramente política e visa pressionar psicologicamente minha pessoa e minha família”, ressaltou o candidato, dizendo que tomou todas as providências cabíveis e não pretende cessar a oposição ao atual prefeito Eduardo César.
“Foi feito Boletim de Ocorrência, perícia policial e estou divulgando o fato, porque é perda de tempo tentar me calar ou me pressionar. É muita injustiça e desrespeito em escolher um local que não é apenas meu e que ficou distante da política partidária por todo o período eleitoral. Tudo isso mostra, enfim, a certeza de que a luta política é válida, pois é justamente esse tipo de prática que combati durante a campanha eleitoral”, acrescentou Mauricio Mormizato, que, com a nulidade dos votos recebidos por Paulo Ramos, ficou com a segunda colocação na disputa municipal, com mais de 30% das intenções votos.
Outro detalhe interessante da ocorrência registrada na polícia, no último final de semana, é o conteúdo da pichação ao consultório, que não traz qualquer ataque ou xingamento ao petista, mas sim, a referência a um trecho da Bíblia Sagrada (Lucas: Capítulo 23; Versículo 34). Nesta passagem do evangelho, a mensagem passada por Lucas é a seguinte: “Jesus, porém, dizia: Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem”. (Fonte: Imprensa Livre)

Sorteio de novas licenças para ambulantes acontece no próximo dia 20

Ubatuba - A Gerência de Tributos Mobiliários da Prefeitura de Ubatuba realizará, no próximo dia 20 de outubro, o sorteio para a expedição de 50 novas licenças para o comércio ambulante. Somente poderá participar do sorteio, o interessado que protocolou o pedido de inscrição no prazo e que esteja com a documentação do processo completa.
“O interessado deverá comparecer na Gerência de Tributos Mobiliários para verificar se o seu processo foi aprovado para o sorteio, e caso haja algum problema com a documentação ainda haverá tempo para resolvê-lo”, explica a gerente de Tributos Mobiliários, Lucilene Maria Pereira Tavares. Desde a semana passada, está afixada na Gerência de Tributos a lista dos participantes do sorteio e das vagas existentes.
O sorteio acontecerá no Ginásio de Esportes (Tubão), às 9h, e será realizado por meio de cédulas nominais e deverá ser acompanhado por dois representantes da Associação dos Ambulantes Autônomos de Ubatuba, um representante da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e por duas pessoas que serão escolhidas entre os presentes.
O sorteado que não estiver presente no momento do sorteio perderá o direito à vaga. No entanto, se o sorteado não estiver no local por motivos de saúde, e enviar um parente, com documentação que comprove o parentesco, mais um atestado médico do sorteado com a data do dia do sorteio, terá direito a vaga”, adverte a gerente de Tributos.
Após o esgotamento das vagas existentes, será realizado um outro sorteio de 50 vagas entre os inscritos, que entrarão em uma lista de espera por ordem de sorteio, para preenchimento de eventual vaga remanescente.
Este é o quarto ano em que a Prefeitura de Ubatuba define as vagas para o comércio ambulante por meio de sorteio. Antes as vagas eram estabelecidas por ordem cronológica de chegada. (Fonte: Imprensa Livre)

Dois terços das cidades do país estão infestadas pelo mosquito transmissor da dengue

Ubatuba - Contabilidade do Ministério da Saúde aponta que cerca de 3.500 dos 5.564 municípios brasileiros (63,9%) estão infestadas pelo mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. O motivo, segundo o ministério, são as condições ambientais favoráveis à proliferação do mosquito.
Com a proximidade da época das chuvas, a situação poderá piorar. Nesta segunda-feira, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, lança um conjunto de medidas a serem tomadas para tentar evitar a propagação da doença o país.
Em portaria publicada na sexta-feira (10), o Ministério da Saúde informa a respeito da circulação dos três sorotipos e ressalta que a situação aumenta a proporção de casos graves e a incidência em menores de 15 anos.
Entre aqueles que mais contribuem para a proliferação do mosquito estão instalações comerciais e industriais, que podem, segundo o ministério, ter relevante potencial para persistência de criadouros do Aedes aegypti.
A portaria traz ainda a recomendação às secretarias municipais e Estaduais de todo país de intervir em ambientes propícios à proliferação do mosquito. Para isso, recomenda que sejam desenvolvidas estratégias para orientar os proprietários ou locatários de imóveis comerciais e industriais, públicos ou privados, para que tomem medidas eficazes na eliminação de criadouros.
Recentemente, uma parceria entre o Creci (Conselho Regional de Corretores) e a Secretaria Estadual da Saúde prevê que corretores vistoriem e combatam focos de dengue em imóveis fechados disponíveis para venda e locação em São Paulo.
O texto estimula ainda que sejam criados mecanismos legais para constatar irregularidades e punições para quem mantiver condições propícias aos criadouros.
Por fim, a portaria cita a necessidade de adoção de procedimentos para o melhor gerenciamento de lixo e vedação de reservatórios, calhas e lajes de imóveis para evitar que a água emposse. (Fonte: Uol)

O fim do ano está ai! Não deixe a dengue estragar o seu verão!!!

Ubatuba - A Associação Comercial de Ubatuba em parceria com o Comitê de Controle da Dengue solicita a colaboração de toda a população de Ubatuba a fim de se evitar o surgimento de novos criadouros do Aedes aegypti- o mosquito da Dengue.
Para tanto, cabe a você e à sua equipe zelar pela correta higienização do estabelecimento, ou imóvel e arredores, tais como lixeiras, guias, sarjetas e afins. Para alcançar o controle permanente no combate à Dengue algumas medidas simples, mas rigorosas, se fazem necessárias em curto espaço de tempo.
A saber:
Pratos de vasos e plantas aquáticas: coloque areia até a borda dos vasos. Bromélias e helicônias são plantas que acumulam água.
Calhas e lajes: mantenha sempre limpas (calhas de box, de janela de correr, etc.). Faça a poda regular de árvores que podem acumular folhas no local.
Caixas d’água: mantenha sempre tampadas e com uma tela fina no ladrão. Cuidado com tampas quebradas.
Piscinas: mantenha a água tratada e limpa.
Embalagens descartáveis: as latas, potes e garrafas devem ser colocados em sacos de lixo para a coleta.
Vasos sanitários: mantenha com a tampa abaixada ou cubra com saco plástico, inclusive as em desuso.
Caixas de descarga: se não tiver tampa, vede a boca com plástico ou filme polietileno.
Ralos internos e externos: se não tiver tampa, cubra-os totalmente.
Canaletas externas: elimine locais com acúmulo de água usando massa de cimento.
Baldes, bacias, garrafas, pneus, equipamentos e objetos em geral: mantenha os objetos que acumulem água secos e com a boca virada para baixo.
Objetos em geral:
barcos
sucatas
entulhos
carros velhos
bebedouros
lixeiras em local aberto
bicicletário de concreto
quadras descobertas com desnível
caixa de distribuição elétrica, evite o acúmulo de água.
Antes de sair da sua casa, apartamento ou estabelecimento, certifique-se que todas as medidas foram adotadas. Você e sua família merecem um verão sem Dengue!
Para pedir o treinamento no combate à contaminação em seu condomínio, empresa ou bairro ligue para o telefone 3833-8580 na Superintendência de Proteção à Saúde (Controle de Endemias) da Secretaria Municipal de Saúde de Ubatuba. (Fonte: ACIU)

Música Brasileira – pontoart.br
O grupo pontoart.br se apresenta dia 17 de outubro, 6ª feira, às 21h, inaugurando o mais novo espaço para espetáculos em Ubatuba, o Auditório do Passeio Santa Fé.

Ubatuba - Envolvido desde 1991 com a pesquisa dos gêneros tradicionais da cultura brasileira, o conjunto já se apresentou em diversos estados brasileiros, levando um repertório com sonoridade atemporal e original.
Formado pelos músicos Eder "O" Rocha, Thomas Rohrer, Henrique Menezes e Renata Amaral, o pontoart.br define seu trabalho como uma "terceira via para o fazer musical", pela qual busca-se eliminar os limites entre cultura erudita e popular, ou quaisquer outras classificações de gêneros. "Por meio de um diálogo entre vertentes da cultura tradicional, propomos que as diferenças estéticas se diluam", afirma Renata.
A sonoridade original atribuída ao conjunto é fruto das experimentações dos ritmos e melodias presentes nas tradições populares, e da combinação entre instrumentos tradicionais e modernos. No show, serão interpretadas músicas de autoria própria, inspiradas nos cantos para os orixás e no maracatu, como Caixas do divino, Caboclo das sete encruzilhadas, Aguerê Yemanjá e Estrela linda.
Com patrocínio da Petrobras, os músicos estão finalizando seu primeiro CD, que deverá ser lançando em 2009. "O nosso álbum terá a participação de grupos e mestres de culturas tradicionais, como Zezé e Anunciação Menezes, Mestre Humberto e Nelson da Rebeca, cujas influências incorporamos ao nosso trabalho", conta Renata.
Em Ubatuba, o espetáculo conta com o apoio da Pousada Recanto das Palmeiras, Félix Pizzaria, FUNDART, Gráfica Artscreem e Passeio Santa Fé. A realização é do N.U.V.E.M – Núcleo de Valorização à Expressão Musical e da OSC Celebreiros Ubatuba.
Ouça no Myspace: http://www.myspace.com/pontoart

Programação Cine Porto
Semana de 10 a 16/10/2008

Projeto Escola
"O Guerreiro Didi e a Ninja LIli"
Comedia as 15:30 hs
Para este filme preço unico R$ 2,00.
"Chega de Saudade"
Comedia Dramatica as 17:30hs
Para este filme preço único R$ 2,00

Programação Normal
"Zohan O Agente bom de corte"

as 19:20h
"Hellboy O Excercito Dourado"
Ação ás 21:20hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Anuncie

Das garoupas e marlins

N
o oceano de possibilidades
há lugar para a garoupa
que vive rente às pedras
nas proximidades de sua toca,
e, também, para o marlim
dos mistérios abissais,
das possibilidades sem fim.
Já os homens são mais complexos:
Drummond foi uma garoupa
com espírito de amplidão,
já Byron foi um marlim,
entocado na escuridão.


Palmeira no asfalto de Ubatuba

Na minha terra tem palmeiras,
pindobas, brejaúvas, jiçaras,
patieiros, indaiás e jerivás.
Mas, de todas, a minha preferida
é a imperial teimosa,
que resiste ao tempo,
ao asfalto que a sufoca,
ao trânsito perigoso,
ferida, mas majestosa,
na Rua Aparecida S. Veloso.


Félix Cabral
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Responsabilidade

Senhores, estive em Juquehy este final de semana. Para eu ir para a praia passo pela ponte que cruza a R. Silvio Borges, e qual não foi a minha surpresa quando percebi o horror que fizeram com o rio. Cortaram a vegetação em volta do rio, ou melhor, detonaram a vegetação, e pior, não tiraram nada do lugar. Tudo que cortaram deixaram dentro do rio.
Se tivessemos uma forte chuva no final de semana teriamos inundação, já que o rio ficou todo obstruido. Perguntei por ali quem foram os responsáveis e disseram que foi a PREFEITURA.
Gostaria muito de saber porque cortaram tanta planta ali. Havia necessidade?
Obrigada.

Marcia Benesi
São Sebastião, SP

Ciclistas

Além de motorista também sou ciclista. O governo gastou investimentos, estudos e trabalhou na construção da ciclovia na ponte de acesso ao bairro Perequê-Açú para que a população pudesse trafegar com segurança. Tenho notado que muitos não estão usando a ciclovia, pondo em risco ele e outros veículos, que muitas vezes são obrigados a desviar.
Nesta oportunidade, venho solicitar dentro das possibilidades ao Comando da Guarda Municipal, a orientação deste ciclistas no local, antes que ocorra graves acidentes.

Mario Trindade
Ubatuba, SP

Sr. Mauricio Moromizato e Sr. Paulo Ramos

Gostaria de apresentar minhas congratulações por estarem efetivamente representando os mais de 25.000 eleitores que a voces confiaram seus votos.

Eloisa Helena Catanio
Ubatuba, SP

S.O.S. Indignação

Ajudem-nos a diminuir a corrupção. Começemos em nosso município, a população está farta de tanto ser enganadas por políticos como o Sr. EDUARDO DE SOUZA CESAR, essas fraudes nas urnas tem que ser esclarecida, e se não temos toda mídia ao nosso lado temos que contar com nossa força da palavra e todos os meios de divulgação. Não nos intimidemos com ameaças, pois isso mostra o caráter do atual Prefeito.

Joana D'Arc Carnevali
Ubatuba, SP

E a Dengue?

Que bom viver uma democracia que nos permite expressar opiniões.
Acompanhei as notícias da mina cidade pelos periódicos virtuais, pois estava estudando em São Paulo para melhor exercer minhas funções de Enfermeira.
Vi todo tipo de manifestação em torno das eleições, mas confesso que fiquei decepcionada ao perceber que NINGUÉM se manifestou a respeito da notícia publicada no Litoral Virtual em 09/10/08: "Reunião sobre controle da Dengue não teve adesão de marinas e imobiliárias - http://www.litoralvirtual.com.br/noticias/2008/10/09.html"
Apenas três dos 110 convidados compareceram às reuniões que visavam traçar estratégias no combate ao mosquito da dengue.
Estamos começando a nos preparar para o Verão, temos uma estória recente de epidemia de dengue no município, uma estória trágica de despreparo na epidemia do Rio de Janeiro, e quando ALGUÉM resolve fazer alguma coisa séria, inteligente e tentando PREVENIR que a dengue volte a aparecer por aqui, não consegue atingir aos mais interessados: A POPULAÇÃO.
Será que vamos precisar começar a registrar casos da doença para que prestem atenção ao perigo?
Um dos maiores problemas no controle da dengue no município é vistoriar casas de aluguel, veleiros e barcos (costumam acumular água que abriga a larva), e aqueles que deveriam colaborar nestes casos simplesmente ignoram as ações preventivas!
Eu tive a sorte de não contrair dengue, mas na minha casa minha mãe, irmão e cunhada contrairam.
E é horrível. Como profissional de saúde que sou venho pedir encarecidamente que aqueles que se dizem interessados no bem estar da população de Ubatuba que façam panelaços e passeatas para pedir apoio no combate ao mosquito. O que estão esperando ? Adoecer para falar que foi mal atendido?
E o comércio local? Será que os nossos comerciantes vão gostar quando os turistas pararem de vir à nossa cidade por medo de contrair dengue?
A hora de pensar na dengue é agora e não quando tivermos nossos parentes doentes!
Sou uma cidadã indignada ao constatar que continua sendo mais fácil falar mal,do que fazer alguma coisa.
Parabéns Neilton e Dr.Clingel, tenho orgulho!

Maria de Loreto C.Oliveira
Enfermeira
Ubatuba, SP

Quilombolas ocupam área em discriminatória

Olá a todos!
A Associação dos Remanescentes da Comunidade de Quilombo Caçandoquinha, Raposa, Saco das Bananas e Frade vem por meio desta confirmar a noticia abaixo:

Quarta-feira, 8 de Outubro de 2008
Quilombolas da Caçandoquinha ocupam terras

A comunidade Quilombola União dos Morros, da praia da Caçandoquinha, em Ubatuba, ocupou, nesta terça-feira, 07 de outubro, parte de seu território, que estava em poder de Sílvio Laganá, pessoa estranha e não pertencente à comunidade.
A atitude dos quilombolas ocorreu depois que Sílvio Laganá colocou as terras à venda, por 5 milhões de reais, através da Imobiliária Pardini. Cerca de 20 famílias acampam no local, aproveitando a ausência do zelador, que saiu para votar em outro município. Por enquanto, a ocupação está sendo pacífica, mas os quilombolas estão preocupados com a reação do zelador que está para retornar.
Neste momento, está tramitando na Justiça Federal de Taubaté, uma Ação Discriminatória sobre a titularidade da área. A comunidade já foi reconhecida pelos governos Estadual e Federal e pela Fundação Palmares, cuja Certidão de Reconhecimento foi publicada no Diário Oficial de 07 de julho de 2008. Fonte: Vereador Jairo dos Santos (PSB).

Comunicamos que até agora nenhum destes órgãos públicos Itesp ou Incra fizeram nada para atender nossas reivindicações, mesmo com nossa comunidade solicitando apoio policial, pois estamos sendo ameaçados de morte por estes grileiros que ocupam nossas areas.
Nossa comunidade esta recebendo apoio de comunidades quilombolas como Brotas e Cafundó, peço aos orgãos publicos se levantem pela causa quilombola e nos apóiem nesta luta.

Mário Gabriel do Prado
Presidente
Fones: (12) 8158-9196 ou 3849-8409
apqcaquilombo@hotmail.com

Espíritos Protetores

Conhecedor de minha alergia a comícios, passeatas e concentração de massas em protestos ou comemorações, um amigo, convidou-me para sofrer, pacientemente, durante quarenta minutos, e assistir o filme da Sessão de Câmara, do dia 07-10-08, quando o nosso Deputado Federal, Clodovil Hernandez, pretendia transmitir mensagem de agradecimento e alerta ao povo de Ubatuba. Aceitei o convite. Assisti horrorizado.
"Nunca antes" tinha visto tamanha baixaria, tantos insultos, discriminações, ignorância, ausência de civilidade e absoluto desrespeito praticado na CASA DO POVO. Casa, na qual, nossas instituições exigem, e as autoridades tem o dever de garantir, o respeito à pluralidade de idéias, opiniões, culturas e crenças. Onde toda discriminação e todo insulto devem ser abolidos.
O filme está correndo o mundo. Leva uma mensagem de fundamentalismo, ignorância e esbórnia. Prova uma realidade: "A CASA DE LEIS, DE UBATUBA, FOI ESTUPRADA POR UMA TURBA IGNARA". Turba devidamente registrada no filme. Cabe, ao Sr. Presidente da Casa, convocar a Polícia Federal para identificar os responsáveis, promotores e financiadores. O fato é demais grave para ficar sem resposta e punição. O banditismo está dominando Ubatuba e fazendo-a chafurdar na lama. A sociedade espera que as instituições de segurança estejam acompanhando o fenômeno e tomando as providências cabíveis.
Frente à esbórnia, o desregramento, o fundamentalismo e a farra da turba ignara, admirei: a educação, serenidade, nobreza, elevação moral e grandeza de espírito, do Exmo. Sr. Deputado Federal, por São Paulo, com domicílio eleitoral em Ubatuba, estilista, Clodovil Hernandez. Como cidadão ubatubense congratulo-me com ELE, por sua paciência e grandeza e lhe peço desculpas pela baixaria praticada por elementos indignos de viver nesta terra abençoada.
Espíritos protetores apoiavam a serenidade e grandeza do Sr. Deputado. Sobre sua cabeça pairavam os espíritos de Coaquira, Cunhambebe, Nóbrega e Anchieta, sussurrando aos seus ouvidos:
Coaquira: "Deputado, esses não são dos nossos. Os nossos gostam de paz, harmonia, amor, integração de culturas e raças".
Cunhambebe: "Não existisse o "Tratado de Paz" e flecharia todos".
O diplomata Nóbrega: "A lei da Igreja exige respeitar e amar nossos inimigos, mesmo sendo mercenários ignorantes a serviço de homens indignos".
Anchieta: "Oremos para que o PAI afaste de Ubatuba este cálice. Deputado, perdoa-lhes. Não sabem o que fazem".
Vi também, cintilando, no plenário da Câmara, os espíritos, dos 500.000 (quinhentos mil) eleitores, que o elegeram Deputado Federal. Todos, contrariados, exigiam respeito.
O Deputado Clodovil foi grande, nobre e de elevado espírito. Parabéns para a SABEDORIA.
A turba ignara chafurdou, Ubatuba, na lama. Pêsames para a IGNORÂNCIA.
VIVA UBATUBA!. Sem dengue, sem caluniadores e sem chafurdeiros de sua honra e da de seu ilustre filho: Deputado Federal, Clodovil Hernandez.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

A produção cultural em zonas de conflito é discutida no ITAÚ

“Promovido em São Paulo pelo Itaú Cultural e pelo Grupo Cultural AfroReggae, o Antídoto - Seminário Internacional de Ações Culturais em Zonas de Conflito reúne convidados internacionais e promove shows, peças, lançamentos de livros, debates e gastronomia
Todo mundo já deve ter ouvido uma história de um sujeito da periferia de um grande centro urbano que, fã de cinema, arrumou uma garagem e começou a exibir filmes para o bairro. Ou de grupo de amigos numa ocupação de sem-teto que, apaixonado por livros, decidiu montar a sua própria biblioteca, disponibilizando para a rapaziada gibis a obras completas de Machado de Assis.”*
De centro financeiro do Brasil, a Avenida Paulista vem se transformando num grande pólo e vitrine da cultura. Lá estão o MASP, Centro Cultural do Sesi e mais de 20 espaços culturais importantes. Há três meses deixamos de realizar uma atividade porque a exibição de um filme para 600 pessoas custava vinte e cinco mil reais. Assim, fazer uma produção na Paulista requer muita articulação porque sempre tem muita repercussão. Veja o que diz Gaspar, do Grupo Z’África:
“Tenho orgulho de ser marginal, mas não sou criminal. Então, no limite da marginalidade e da criminalidade a arte é necessária porque é ela quem mantém o diálogo. É a única forma de’u poder estar aqui na Avenida Paulista, dentro do centro financeiro do Brasil podendo captar e conversar com pessoas que têm acesso aos caras da grana que podem ajudar nossos projetos. Em vez de chegar revoltado, vou dialogar. Então, a arte nos oferece e permite isso. Tenho uma poesia em que falo: “Venho do mocambo para fazer escambo / Quando os homens vêm, eu cambo / Eu volto para o quilombo / (…) / Eu podia estar roubando / Mas estou criando / Criando harmonia por onde estou passando”. Poderíamos estar fazendo coisas piores, mas temos a arte, que é o limite entre a marginalidade e a criminalidade. E, graças a Deus, fui salvo não somente pelo hip hop, mas pela arte.”
Quando olhava para os meus alunos, ao perceber a apatia e a falta de perspectiva, sempre me dava muita tristeza, a sensação de que temos muito pouco tempo para tudo que é necessário fazer. E me dá mais tristeza ainda, quando expressam uma visão determinista de que sempre foi assim e não dá para fazer nada. Para mim, o ensino de língua e literatura só tem sentido se for para a gente se conhecer melhor, conhecer o outro e conhecer o mundo. O conhecimento não pode ser mecânico e com uma visão apenas utilitária, como algo que se adquire para ter um emprego. Há muita gente que se forma e não tem emprego, há gente que tem emprego mas não tem satisfação, não se sente livre, não tem prazer no que faz. Conhecer significa conhecer o prazer, o trabalho, o esforço e a dor. O trabalho no qual a gente aprende e se transforma é gratificante e prazeroso. Para se atingir o orgasmo, gastam-se muitas calorias, esforços e paciência. Em geral, as mulheres não gostam dos “galos” apressadinhos... Converse com elas...
Numa cidade em que há sete quilombos, com três já reconhecidos; com duas aldeias indígenas, com vários grupos folclóricos, com muitos músicos experientes e inúmeros começando, a cidade ainda volta sua costa, ainda despreza a arte como uma força que poderia salvar a cidade e as pessoas. E despreza ainda mais aquela arte que surge da periferia: o hip hop. Ao solicitar o uso de um espaço comunitário para ser utilizado com oficinas de hip hop, esse espaço foi negado. Marquei para dias depois uma reunião para explicar à pessoa os benefícios que a comunidade teria; a pessoa, que não mora na comunidade e que não ajudou a construir aquele espaço se negou a me receber. E é evidente que fui obrigado a dizer, por telefone, o quanto aquela atitude me revoltava pela mais completa falta de sensibilidade e desrespeito humano, ainda mais quando essa atitude foi tomada por alguém que, em princípio deveria dar o seu testemunho de amor ao próximo.
Novembro é o mês da Consciência Negra e logo no começo, teremos o HIP HOP DA PAZ. Vamos ver se o mesmo Itaú que patrocina os eventos da Paulista contribuirá para que Ubatuba seja mais alegre e mais humana, com justiça e solidariedade. Convite que estendemos a todos aqueles que queiram colaborar. E muito axé !
Fonte: *Ricardo Tacioli - www.terra.com.br

Rui Alves Grilo
ragrilo@terra.com.br
Ubatuba, SP

Políticos...

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Maranduba  © Edson Del Rio

Maranduba
© Edson Del Rio

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor