Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quinta-feira, 16 de Outubro de 2008 - Nº 2051 Edições Anteriores

Anuncie Aqui

Região
Véspera de temporada aquece setor de empregos na região
70% dos bancários da região permanecem em greve
Ibama e Instituições de Reabilitação soltam 100 pingüins no litoral de SP
Índios do Litoral Norte são graduados em história pela USP


Caraguatatuba
Baleia de 10 metros é encontrada morta na praia das Palmeiras
Leocir Pessini e Gabriel Chalita realizam palestras gratuitas nesta segunda e terça-feira em Caraguá
Projeto "De olho no futuro" poderá ajudar estudantes a garantirem o primeiro emprego
3º Torneio Aberto do Litoral Norte de Tênis de Mesa acontece em novembro na cidade
Natação de Caraguá faz bonito em campeonato estadual
Novas oportunidades de emprego estão abertas no PAT de Caraguá
Leilão de animais acontece no dia 23 de outubro em Caraguá
Policial Militar recebe Título de Cidadão
Câmara discute cargas no centro
Vilma promete empenho aos Idosos a partir de 2009
Câmara aprova Pauta


Ilhabela
Prefeito de Ilhabela deixa estipulado mais de R$84 milhões para o orçamento municipal em 2009
Câmara de Ilhabela discute problemas da travessia em audiência
Oscilação do dólar e tempo bom geram expectativa no comércio de Ilhabela
Vereadores derrubam veto do prefeito em projeto de denominação de rua
Programa Espaço Amigo realiza 1ª Olimpíadas Vivendo Valores
Prefeito de Ilhabela Manoel Marcos recebe nova diretoria da Sociedade Amigos do Bairro do Bonete
Manoel Marcos se empenha para melhorias em Escola Estadual
Câmara suspende expediente nos dias 27 e 28
Vereador entrega Moção de Louvor a velejadores de Ilhabela


São Sebastião
São Sebastião registra 95 casos de dengue em 2008
Tudo pronto para o 2º Jogos do Idoso de São Sebastião
São Sebastião vai receber navios turísticos na próxima temporada
Resultado das eleições ainda repercute na Câmara
São Sebastião recebe música, teatro, dança e artes visuais em evento do Sesc
Festival de surf agita praia de Guaecá
Inscrições para cursos da Etec terminam na sexta-feira
Mais cinco campos de futebol de São Sebastião ganham iluminação
Comissões Legislativas aprovam abertura de crédito para Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Ubatuba
Treinamento contra incêndio
MSC Cruzeiros aprova condições da cidade e deve realizar uma parada experimental em 2009
Alunos da Escolinha de Surfe de Ubatuba conquistam titulo paulista
Festa do Dia da Criança alegrou domingo do ubatubense
Transporte Ubatuba conquista campeonato Dentinho Ubatuba
Prefeitura de Ubatuba realiza a III Semana Municipal de Alimentação
Secretaria de Educação e UNITAU oferecem pós-graduação em gestão educacional
Jogos Escolares de Ubatuba começam dia 30
Melhor Idade de Ubatuba disputa competição em São Sebastião

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Véspera de temporada aquece setor de empregos na região

Litoral Norte - O verão aquece as diversas atividades econômicas cujos produtos estão ligados diretamente à estação mais quente do ano e aumenta a oferta de empregos.
Para atender a demanda, empresas de vários segmentos aumentam a produção, proporcionando novas vagas no mercado e geração de renda. Nos setores de bebidas, sorvetes, ar-condicionado, cosméticos e até mesmo moda, a alta temporada pode representar até 70% de todo o volume de negócios no ano nas cidades litorâneas.
Por isso, antes do início da temporada, nos meses de outubro e novembro, comerciantes e empresários do setor turístico, que envolve uma cadeia extensa de serviços, já começam a anunciar o aumento do número de oportunidades de emprego.
As funções mais solicitadas nesta época do ano, que completam o quadro na temporada são para auxiliar de serviços gerais, recepcionista de hotel, camareiros, repositor de mercadorias para supermercados, caixas, balconistas de lojas e auxiliares e promotores de vendas ou de produtos.
A constatação dessa oferta é feita pelas Agências do Trabalhador (PAT) das quatro cidades litorâneas, que começam agora a registrar os primeiros pedidos.
No PAT de Caraguatatuba, por exemplo, a oferta de vagas neste mês é para garçom, ajudante de cozinha, cozinheira, camareira, balconista para comércio em geral, copeira, entre outros. A diretora do órgão na cidade, Elmar Soares Farias Ferreira, convive com o movimento de temporada há 14 anos, desde que se vinculou ao órgão. "O movimento de vagas para a temporada já começou, mas ainda tímido. O mês mais forte de vagas é em novembro", calcula Ferreira.
Segundo ela, de janeiro a dezembro de 2007, o PAT de Caraguatatuba registrou 1.370 vagas. Nesse mesmo período, foram 1.203 profissionais recolocados no mercado. O número aumentou em 2008, de janeiro a outubro, foram disponibilizadas 1.929 vagas de emprego e 996 pessoas entraram para o mercado de trabalho. Segundo a diretora, no balanço, não foram computadas as vagas durante o período eleitoral, porque a flutuação era alta.
A diretora afirma que novas empresas na região exigem currículos mais preparados e que a expectativa a partir de novembro é que o número seja maior que no verão passado.
Em São Sebastião, por exemplo, esta semana teve abertura de vagas para borracheiro, caseiro, costureira, funileiro de manutenção, marceneiro, mecânico de equipamento pesado, padeiro e serralheiro. Porém, a diretora do PAT, Elizete Nossabein, afirma que desde o mês de agosto já existe alta procura por profissionais.
"A procura é bem grande, de 80% nas áreas de comércio e hotéis. Os empresários não querem deixar para última hora", confirma Nossabein. Segundo ela, estão em falta profissionais como garçons e camareiras. "Cresceu o investimento e estamos precisando de mais profissionais", disse.
Ela acrescenta que, a cidade já cumpriu a meta anual de empregos no setor. "A gente tem uma meta conforme o número populacional. Cumprimos a meta no mês de setembro. Foram mais de 600 profissionais encaminhados, disse Elizete, num universo médio de mil vagas por ano. "Já tivemos mais de 2 mil vagas este ano. Então a meta foi cumprida.
Os setores de Recursos Humanos continuam fazendo seleção para restaurantes e hotéis", disse Nossabein, que deve divulgar o balanço anual de vagas na próxima semana. O alerta da profissional é justamente que o Litoral Norte ainda precisa formar mão-de-obra para atender a demanda cada vez mais crescente.
Em Ubatuba, o Balcão de Empregos está com poucas vagas, mas segundo informações do órgão, empresários do setor hoteleiro já estão selecionando currículos. (Fonte: Imprensa Livre)

70% dos bancários da região permanecem em greve

Litoral Norte - No Litoral Norte e Vale do Paraíba, 92 agências bancárias estão fechadas para atendimento ao público. Ao todo, segundo o diretor do Sindicato dos Bancários de São José dos Campos e região, Sérgio Evaristo dos Santos, existem 142 agências.
Santos afirma que amanhã, haverá um encontro entre o Tribunal Regional do Trabalho, a Federação Nacional dos Bancários (Fenaban) e o Sindicato dos Bancários para decidir sobre o movimento. A reunião será em São Paulo, na Federação Nacional dos Sindicatos Bancários, onde se centraliza o comando nacional de greve.
Segundo Santos, até o momento, os banqueiros não estão aceitando nenhuma negociação. (Fonte: Imprensa Livre)

Ibama e Instituições de Reabilitação soltam 100 pingüins no litoral de SP

Litoral Norte - Devolução em alto-mar é a primeira experiência do gênero e servirá para coletar informações sobre deslocamentos da espécie.
O Ibama e os aquários do Guarujá, Santos e Ubatuba, o Instituto Argonauta e a ONG Grupo de Resgates de Mamíferos Marinhos - GREMAR realizaram ontem uma operação inédita no Estado de São Paulo e devolveram ao mar cerca de 100 pingüins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) que chegaram debilitados ao litoral paulista nos últimos meses.
A operação contou com o apoio da Marinha do Brasil e da Petrobras na realização do transporte dos animais. Um grupo de pingüins foi solto a cerca de 40 milhas da costa (aproximadamente 64 quilômetros) e outro grupo a cerca de 100 milhas da costa (aproximadamente 160 quilômetros). A soltura nesses pontos foi planejada para que as aves sejam auxiliadas pela dinâmica das correntes marinhas e dos ventos, no seu direcionamento para o Sul, onde se encontram as colônias de reprodução.
A soltura em alto-mar é a primeira experiência do tipo realizada em São Paulo. Nas operações anteriores, os pingüins eram levados de avião até o Rio Grande do Sul para o Centro de Recuperação de Animais Marinhos da FURG, e, de lá, eram lançados de volta ao mar, bem próximo à costa. Agora, eles serão devolvidos ao oceano, no litoral de São Paulo. Um dos objetivos da mudança no procedimento é verificar se as aves conseguem encontrar o caminho de volta, poupando os custos da repatriação e permitindo solturas cada vez maiores desses animais. Segundo o Ibama, espera-se também obter informações sobre a biologia desses animais e aprimorar as técnicas de soltura dessas aves no Estado paulista. Para tornar possível a coleta futura de informações, os pinguins serão soltos em grupos de no mínimo 20 indivíduos, todos já marcados com anilhas (anéis metálicos de identificação), o que permitirá a recuperação dos dados, quando os animais forem reencontrados.
Todos os animais selecionados para o programa de soltura passaram por baterias de exames clínicos para garantir que estariam em boas condições de saúde e aptos para retornar ao habitat natural. A maior parte dos animais que chegam ao Brasil é formada por jovens ou imaturos que se lançam ao mar entre os meses de maio a agosto, após o período reprodutivo, em busca de alimento. A maioria chega às praias debilitada, necessitando de trabalhos de reabilitação, com enfoque no aumento da temperatura corpórea, ganho de peso e hidratação, além de outros tratamentos específicos.
Durante o inverno de 2008, o número de pingüins chegados à costa brasileira ultrapassou a média dos anos anteriores, sendo que somente no estado de São Paulo, mais de 600 animais, a maioria mortos, foram registrados pelas instituições que realizam a recepção e reabilitação dessas aves em nosso litoral. No entanto, ainda não houve tempo hábil para a recuperação de todas as aves recolhidas com vida, neste ano, no litoral paulista.
Só no Aquário de Ubatuba e Instituto Argonauta, são cerca de 80 pingüins que não foram levados para esta primeira soltura, por não apresentarem totais condições de saúde, capazes de enfrentar uma viagem até o sul do continente. De acordo com o diretor do Aquário de Ubatuba, Hugo Gallo, este segundo grupo passará também por uma nova experiência, sendo lançado em alto mar, porém na direção da costa ubatubense, ainda mais distante do principal local de origem da espécie, localizado em Punta Tombo, na Argentina. (Fonte: Imprensa Livre)

Índios do Litoral Norte são graduados em história pela USP

Litoral Norte - Pela primeira vez o Governo do Estado investiu diretamente na formação superior de índios para trabalhos em escolas da aldeia. Agora, esses índios estão aptos a lecionarem em classes indígenas de II ciclo do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
A solenidade de formatura foi realizada segunda-feira ( 13/10/2008), no Memorial da América Latina. Sete professores-índios do Litoral Norte receberam certificados de licenciatura plena, e devem continuar os estudos, agora um novo curso, com foco em sustentabilidade, para aprimoramento profissional.
Em todo o Estado existem 30 aldeias indígenas, sendo que duas estão no Litoral Norte, no município de Ubatuba: Aldeia Renascer e Aldeia Boa Vista. Em cada uma dessas aldeias temos três classes em funcionamento, sendo uma de Educação Infantil, uma de Ciclo I e uma de EJA. Na Educação Infantil temos perto de cinqüenta curumins (pequenos índios). Assim, como em toda a rede estadual, também nas escolas indígenas obrigatoriamente há um professor-coordenador responsável pela nova organização dentro das três áreas do conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências da natureza e ciências humanas e suas tecnologias.
A Supervisora de Ensino, da Diretoria Regional, responsável pelas escolas das aldeias indígenas é Marília Gonçalves Chiappetta, e a PCOP que atende especialmente o Ciclo I é a Profª. Norma Batista de Oliveira. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Baleia de 10 metros é encontrada morta na praia das Palmeiras

Caraguatatuba - Uma baleia Jubarte foi localizada, já em estado avançado de putrefação, dentro da água, na arrebentação, na praia das Palmeiras ontem pela manhã. Ela foi observada por profissionais do Ibama, da Secretaria do Meio Ambiente de Caraguatatuba e pela Polícia Ambiental.
Segundo o Ibama, suas vísceras e parte da boca já estavam espalhadas pela praia. Sua cor era acinzentada, mas já estava alterada pelo seu estado.
Segundo a prefeitura, o animal será enterrado na mesma praia onde foi encontrado. De acordo com especialistas, a baleia Jubarte (Megaptera novaeanglie), também chamada baleia corcunda ou preta, é conhecida por seu temperamento dócil, pelas acrobacias que realiza (saltos, exposição de cabeça e nadadeiras) e por um desenvolvimento de vocalização.
Uma característica marcante da espécie são as nadadeiras peitorais longas, que atingem quase um terço do comprimento total do corpo. As fêmeas, um pouco maiores que os machos, podem alcançar 16 metros de comprimento e pesar 40 toneladas.
Quando em fuga, deslocam-se em uma velocidade de até 27 quilômetros por hora. Elas se reproduzem em regiões tropicais e, no Atlântico Sul Ocidental, a principal área de reprodução da espécie é o Banco dos Abrolhos, no Litoral Sul da Bahia.
Nos meses de julho a novembro, estas baleias procuram as águas quentes, tranqüilas e pouco profundas de Abrolhos para acasalar e dar à luz a um único filhote, que nasce após uma gestação de aproximadamente 11 meses. A caça indiscriminada deste animal reduziu drasticamente quase todas as populações de baleias do planeta. As baleias Jubarte, cuja população mundial, antes da caça, era por volta de 150 mil, hoje estima-se que existam em torno de 25 mil espalhadas em todos os oceanos.
A baleia Jubarte encontra-se na lista oficial de espécies ameaçadas de extinção do Ibama. (Fonte: Imprensa Livre)

Leocir Pessini e Gabriel Chalita realizam palestras gratuitas nesta segunda e terça-feira em Caraguá
Em comemoração ao Dia do Médico e ao Dia do Professor, a Diocese de Caraguatatuba promoverá duas palestras, nesta segunda e terça-feira, com entrada franca. O padre Leocir Pessini falará sobre células-tronco no dia 20, e Gabriel Chalita abordará a "Pedagogia da Amizade", no dia 21

Caraguatatuba - A Diocese de Caraguatatuba realizará na próxima semana dois eventos comemorativos, com entrada franca. Na segunda-feira, 20 de outubro, quando comemora-se o Dia do Médico, será realizada uma palestra dedicada aos profissionais da área, sob o tema "Bioética e Saúde: os desafios éticos na fronteira dos avanços tecnocientíficos (células-tronco)", com o padre Leocir Pessini, às 19h, na Cetadral do Divino Espírito Santo, no Indaiá, em Caraguá.
Na terça-feira, dia 21, recebem um presente da Diocese os professores de Caraguá (pelo Dia do Professor comemorado em 15 de outubro), com a palestra do professor Gabriel Chalita, às 19h, no Teatro Mario Covas, também com entrada franca. O tema que será abordado por Chalita é "Pedagogia da Amizade". Trata-se de uma reflexão sobre os riscos provocados pelo bullying (todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro).
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Diocese de Caraguatatuba, para participar das palestras que serão promovidas gratuitamente a médicos e professores não é necessário inscrever-se. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (12) 3883-6668 e 3883-4888. Participe!
Quem são Leocir Pessini e Gabriel Chalita?
Leocir Pessini é padre, camiliano, atualmente Superintendente da União Social Camiliana, Vice-Reitor do Centro Universitário São Camilo em São Paulo e no Espírito Santo, Membro do conselho - Revista Acta Bioethica. Autor de diversos livros, doutor em Teologia Moral, atuando principalmente nos temas ligados a bioética, eutanásia, distanásia, saúde e ética.
Gabriel Chalita é professor, escritor, membro da Academia Paulista de Letras e da União Brasileira de Escritores, autor de 45 livros, a maioria nas áreas de educação, filosofia, ética, direito, biografias. É doutor em Comunicação e Semiótica e doutor em Filosofia do Direito, mestre em Ciências Sociais e mestre em Direito, além de professor dos programas de graduação e pós-graduação da PUC e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Como homem público, foi Secretario de Estado da Educação e nesta eleição, o vereador mais votado de São Paulo com mais de 100 mil votos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Projeto "De olho no futuro" poderá ajudar estudantes a garantirem o primeiro emprego
O projeto nasceu de uma pesquisa feita por alunos dos cursos do Centro Universitário Módulo, com relação à exigência do mercado de trabalho e o perfil dos estudantes que concluem o Ensino Médio

Caraguatatuba - O projeto "De Olho no Futuro", idealizado pelos alunos do centro universitário Módulo em parceria com a DRE - Diretoria Regional de Ensino, com o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, foi iniciado na última sexta-feira, dia 10.
O trabalho envolverá um total de 80 alunos das escolas estaduais Comendador Mario Trombini (Ponte Seca) e Alcides de Castro Galvão (Ipiranga), neste projeto piloto que tem como principal objetivo empregar jovens que estejam cursando o Ensino Médio, proporcionando-lhes a chance de garantir o primeiro emprego.
De acordo com a Diretoria Regional de Ensino, os alunos participantes do programa têm idade a partir de 16 anos e serão monitorados por alunos dos cursos de Matemática, Letras e Pedagogia, para ampliar conhecimentos nas áreas de Matemática e Português, tão exigidos atualmente no mercado de trabalho.
Segundo o Secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro, que participou do lançamento desta parceria no último dia 10, treinar e capacitar jovens é garantir um futuro com bons profissionais. Conforme explicou Ribeiro, o papel da prefeitura nesse projeto é de incentivo e mediação entre o Módulo, a DRE e a Associação Comercial. "Por meio da Associação Comercial e do CIEE, muitos jovens que estão no 3º colegial e participam do projeto terão a oportunidade de conseguir seu primeiro emprego".
Para o prefeito José Pereira de Aguilar, projetos como este que inicia, são de grande importância para o município. "Isso demonstra o cuidado e a atenção que juntos estão sendo dados à nossa juventude, no que se refere à geração de empregos. Hoje em dia é muito raro adolescentes conseguirem uma oportunidade, e o De Olho no Futuro poderá proporcionar essa chance aos jovens, que são o futuro de Caraguá", finalizou.
Além de Português e Matemática, os participantes do projeto trabalharão temas como ética, motivação e conceitos básicos de informática. As aulas acontecerão às sextas-feiras, na Diretoria Regional de Ensino, nos períodos da manhã e da tarde, nas salas da Rede do Saber. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

3º Torneio Aberto do Litoral Norte de Tênis de Mesa acontece em novembro na cidade

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza no dia 1º de novembro, sábado, o 3º Torneio Aberto do Litoral Norte de Tênis de Mesa na quadra de esportes do Barranco Alto.
O campeonato terá inicio às 9 horas e qualquer pessoa pode participar se inscrevendo, no próprio dia e local, em uma das categorias conforme sua idade.
A premiação será feita por medalhas para primeiro a quarto colocados.
O atleta deverá levar seu material de competição para o torneio. Mais informações podem ser obtidas com o coordenador do evento, professor Beto, pelos telefones 3887 9810 e 8149 2534.
Categorias para inscrição:
Feminino: Sub 13, Sub 17 e Livre
Masculino: Sub 12, Sub 15, Sub 18, Livre e Máster (acima de 40 anos).
Participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Natação de Caraguá faz bonito em campeonato estadual
Foram no total cinco medalhas, duas de ouro e cinco de bronze e premiações até o 8º colocado

Caraguatatuba - Com ótimos resultados, foi assim que a equipe de natação de Caraguatatuba, apoiada pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, voltou para a cidade após participar da final estadual do campeonato "Novos Talentos" realizado pela Federação Aquática Paulista no último dia 11, sábado, em São Paulo.
Os atletas, treinados pela professora Juliana Aparecida de Oliveira, trouxeram para casa cinco medalhas, sendo duas de ouro e três de bronze. A competição foi realizada no Esporte Clube Corinthians Paulista.
Nossas colocações:
1º lugar - 50m livre categoria Juvenil 2 - Ana Beatriz Passos Guimarães
1º lugar - 50m borboleta Juvenil 2 - Ana Beatriz Passos Guimarães
3º lugar - 50m costas, categoria Juvenil 1 - Paloma Michaelle Leite
3º lugar - 50m costas, categoria Juvenil 2 - Matheus de Oliveira Campos
3º lugar - 50m peito, categoria Petiz 1 - Natália Barros dos Santos
4º lugar - 50m peito, categoria Júnior 1 - Vitor Celso Barbosa da Silva
6º lugar - 50m costas, categoria Petiz 2 - Giovanna Rubião Fini
6º lugar - 50m livre, Petiz 2 - Giovanna Rubião Fini
7º lugar- 50m livre, categoria Infantil 1 - Guilherme de Oliveira Campos
8º lugar - 50m costas, categoria Infantil 1 - Jennifer Ester da Silva
8º lugar- 50m livre, Juvenil 2 - Matheus de Oliveira Campos PMC

Novas oportunidades de emprego estão abertas no PAT de Caraguá
Para concorrer a uma das ofertas de emprego do Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá, basta levar documentos pessoais e carteira de trabalho ao PAT e efetuar o cadastramento no sistema

Caraguatatuba - O PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador, que em Caraguá funciona por meio da SERT - Secretaria de Estado das Relações do Trabalho em parceria com a SECAD - Secretaria da Administração da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, está com novas oportunidades de emprego abertas à população.
De acordo com a diretora do PAT, Elmar Soares de Farias, para se candidatar a uma das vagas, é necessário realizar um cadastro, juntamente com uma entrevista, direcionando o trabalhador para a oportunidade de emprego certa, de acordo com suas habilidades pessoais e currículo.
As ofertas de emprego desta semana são para vendedor externo, topógrafo, serralheiro, salgadeira (o), pizzaiolo, padeiro, operador de escavadeira, operador de empilhadeira, marteleiro, marceneiro, garçom, fiscal de loja, empregada doméstica, cozinheiro (a), costureira, copeiro, camareira, balconista, alinhador de carros, ajudante de cozinha, açougueiro, conferente e auxiliar de contabilidade.
O PAT de Caraguá fica na rua Taubaté nº 520, no bairro Sumaré, próximo ao Fórum. Para efetuar o cadastro no sistema de empregos basta levar documentos pessoais e comprovante de residência, além da CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Leilão de animais acontece no dia 23 de outubro em Caraguá
O leilão será realizado no local destinado às hastas públicas. O valor inicial do lance é de R$ 228,47

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio do CCZ - Centro de Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, realizará no dia 23 de outubro, na quinta-feira, um novo leilão de eqüinos, conforme o edital nº 20/08, que veicula nesta semana, no informativo oficial do município.
O leilão acontecerá no local destinado às hastas públicas, na rua Benedito Silvério Santana nº 899, no bairro Jaraguazinho, às 11h.
De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses será levado a público para leilão o animal apreendido sob o auto nº 2399. O valor mínimo para o lance é de R$ 228,47.
Vale lembrar que além do valor final do arremate, será acrescido também o valor das diárias computadas até o dia da retirada do animal.
Para participar do leilão é necessário se inscrever com antecedência no CCZ, comprovando ter local para deixar o animal após o arremate do mesmo no leilão.
O animal a ser leiloado é um eqüino macho de pelagem castanha, com uma pinta branca na cara, com as duas patas traseiras e a dianteira direita brancas.
Mais informações podem ser obtidas no Centro de Controle de Zoonoses, pelo telefone (12) 3887-6888. Participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Policial Militar recebe Título de Cidadão
Capitão PM César Ferreira é homenageado na Câmara

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba se reúne nesta quarta-feira - 15 de outubro - Dia do Professor, para uma Sessão Solene, quando será feita a entrega do Título de Cidadão Caraguatatubense ao Capitão Policial Militar César Eduardo Ferreira - Comandante da 2ª Cia. Do 20º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior). A cerimônia terá início às 19h30 e o autor da honraria é o Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT).
Esta será a 9ª (nona) Sessão Solene do ano e o 21º Título a ser entregue na Câmara Municipal em 2008, além da primeira sessão após o pleito municipal de 5 de outubro.
Este título foi aprovado em junho deste ano mas devido ao período eleitoral, não pôde ser entregue entre o início de julho e o final de setembro.
O autor da honraria é o Vereador Francisco Carlos Marcelino - Carlinhos da Farmácia (PDT), que concedeu ao Capitão PM César Eduardo Ferreira o título em virtude dos relevantes serviços prestados ao município de Caraguatatuba, em razão de seu trabalho em prol da Segurança Pública no município.
O Capitão PM César Eduardo Ferreira nasceu em Campinas em abril de 67 e com 18 anos mudou-se com a família para Caraguatatuba. Aos 21 anos ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, quando se formou Oficial de Polícia, em nível superior, no ano de 1992.
O Capitão César trabalhou na capital até o final de 96, quando foi transferido para o 20º BPM/I, com sede em São Sebastião, quando comandou a Força Patrulha, Força Tática e a 2ª Companhia do Batalhão, com sede em Caraguatatuba, a partir de 2007.
Com passagens nas áreas operacionais e administrativas não só em Caraguatatuba, mas em Ilhabela e São Sebastião o homenageado tem diversos cursos como o de Artefatos Explosivos, Tiro Policial, Gerenciamento de Crise com Reféns, dentre outros.
Para o autor a homenagem é singela para um profissional de tamanha importância em nossa cidade. "O Capitão César é o guardião do nosso sossego, das nossas vidas e da nossa segurança. Ele é o guardião do povo e da nossa cidade", disse Carlinhos da Farmácia. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara discute cargas no centro
Prestação de Contas foi transferida para o dia 21

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba discute nesta terça-feira - 14 de Outubro, na Casa de Leis a sua 32ª Sessão Ordinária semanal, a partir das 19h30. Esta é a segunda sessão após o pleito de 5 de outubro. O Prefeito José Pereira de Aguilar (DEM) transferiu novamente a sua presença na Sessão Especial de Prestação de Contas.
O Vereador Omar Kazon (PR) apresenta para discussão e votação, Projeto de Lei que proíbe o trânsito de caminhões de carga na região central da cidade.
O segundo e último projeto da noite tem a autoria do Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PDT), que denomina de Antonio Marcos Molina a atual Travessa Particular com início na rua Pedrina Borges Arouca, no Loteamento Jardim Poente no Morro do Algodão, na zona sul da cidade.
Devido a compromissos de última hora o Prefeito José Pereira de Aguilar (DEM), transferiu a Sessão Especial de Prestação de Contas para o próximo dia 21, quando irá falar sobre o primeiro semestre de 2008. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Vilma promete empenho aos Idosos a partir de 2009
Parlamentar é oriunda da comunidade de Governador Valadares

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba terá a partir de janeiro de 2009, depois de um vazio de 8 (oito) anos, uma presença feminina em suas fileiras. Trata-se da Vereadora recém-eleita Vilma Teixeira de Oliveira Santos - a Vilma do Posto. No seu plano de trabalho está um melhor atendimento aos Idosos.
Vilma Teixeira de Oliveira Santos - a Vilma do Posto é natural de Governador Valadares, mora na zona sul da cidade, é casada, tem 39 anos e 2 filhos. Sua formação educacional é o Ensino Médio com formação em Técnica de Enfermagem, pois exerceu por 9 anos a função de Agente Comunitário de Saúde, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro do Porto Novo. Está em Caraguatatuba desde 1994 e seu primeiro emprego no município foi no Colégio Objetivo.
Oriunda da maior comunidade mineira instalada em Caraguatatuba e no Litoral Norte, da cidade de Governador Valadares, Vilma do Posto foi eleita pelo PSDB com 1.589 votos para o seu primeiro mandato, mas não é a primeira vez que tenta a carreira política. Nas eleições de 2004 tentou a Vereança sem sucesso, obtendo um pouco mais de 300 votos.
Sua plataforma de trabalho - que terá total apoio do Prefeito eleito Antonio Carlos da Silva (PSDB) - se baseia no apoio ao Idoso, com o projeto de construir um Lar para os Idosos, que seriam atendidos em período integral, com banho, alimentação, lazer, entretenimento e acompanhamento médico, psicológico e educacional.
O projeto de Vilma tem experiência adquirida, dentro de sua própria casa. "Eu sei quanto sofri para cuidar de minha mãe, com problemas de Saúde e ter que trabalhar. O Idoso precisa de acompanhamento diário e lutaremos para que isso aconteça", disse a Vereadora recém-eleita, que recebeu promessa do Prefeito eleito para a construção de 4 (quatro) destes lares, nas zonas sul, norte e centro.
Mas não são apenas os idosos que estão nos planos de Vilma. Postos de atendimento das concessionárias de primeira necessidade, como Sabesp, Bandeirante, Telefônica e dos principais bancos instalados na cidade na zona sul do município estão na lista da Parlamentar, que tem por objetivo dar maior comodidade ao morador deste lado da cidade. Na Saúde, Mutirões para cirurgia de Catarata serão fatores prioritários na sua gestão. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Câmara aprova Pauta
Sessão durou cerca de 60 minutos

Caraguatatuba - A 32ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Caraguatatuba durou cerca de 60 (sessenta) minutos na última terça-feira - 14 de outubro. Na pauta apenas 2 projetos aprovados rapidamente. A rapidez se explica pela falta de proposituras no Expediente.
Foi aprovado Projeto de Lei do Vereador Cristian Alves de Godoi - Baduca Filho (PDT), que denomina Travessa Antonio Marcos Molina a atual Travessa Particular, que tem início na rua Pedrina Borges Arouca, no Loteamento Jardim Poente, no bairro do Morro do Algodão, na zona sul da cidade.
Outro projeto aprovado tem a autoria do Vereador Omar Kazon (PR), proibindo o trânsito de caminhões de carga em locais específicos da região central da cidade. Segundo o Projeto, os caminhões de carga acima de 1.000 (Mil) Quilos estão proibidos de transitar das 8 às 18 horas em vias públicas como a Rua Guarulhos, Oswaldo Cruz até o cruzamento com a Avenida Frei Pacífico Wagner, desta mesma avenida desde o cruzamento com a Rua Oswaldo Cruz até a Rua Engenheiro João Fonseca, da já citada a partir da Frei Pacífico Wagner até a Avenida Anchieta e da última a partir da Rua Engenheiro João Fonseca até a Rua Guarulhos.
A proibição do trânsito fica estendida até às 24 horas nos sábados, domingos e feriados e na temporada de Verão, com início em 15 de dezembro até a Terça-Feira de Carnaval.
A rapidez da sessão se explica devido ao fato de não haver proposituras para leitura e votação no Expediente, composto de Projetos, Moções, Requerimentos e Indicações no intervalo.
Se não houver outro adiamento o Prefeito José Pereira de Aguilar (DEM) deverá estar na Câmara para prestar contas de seus trabalhos no primeiro semestre de 2008, em Sessão Solene Especial. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Prefeito deixa estipulado mais de R$84 milhões para o orçamento em 2009
Manoel Marcos entrega na Câmara Municipal Projeto de Lei que define as prioridades para 2009

Ilhabela - Cumprindo os prazos determinados pela Lei Orgânica do Município, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, entregou pessoalmente, na Câmara o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de autoria do Poder Executivo que define as metas e prioridades das ações para o ano de 2009, para análise e votação da Câmara.
O Projeto de Lei Orçamentária do Município para o exercício de 2009, tem o valor estimado de mais de R$ 84 milhões, representando um acréscimo de 8% em relação a projeção do valor arrecadado do atual exercício. E para o ano seguinte, Saúde e Educação continuarão sendo prioridades da administração, prevendo um orçamento de R$20.010.000,00 para Educação e R$ 20.520.000,00 para Saúde.
No decorrer dos últimos anos, a administração priorizou a incorporação dos anseios da população na elaboração dos instrumentos, a partir de amplo levantamento produzido através de reuniões com a comunidade, refletindo não apenas o elenco das ações, como também o planejamento de diretrizes, visando o ágil atendimento a parte dos problemas identificados.
Para elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias a Prefeitura de Ilhabela realizou, por meio da Secretaria de Administração, audiência pública junto às comunidades regionais, efetivando a aplicação do conceito de orçamento participativo, com a participação da população em geral.
Quanto as ações previstas para o próximo ano, destacam-se em Educação, construção de Centros Educacionais Infantil, construção de Centro Técnico Profissionalizante, projetos de informática nas escolas e ampliação da frota para o transporte escolar; em Saúde, a construção da Unidade Básica de Saúde do Alto da Barra Velha, reaparelhamento das Unidades de Saúde, criação de dois leitos de semi-UTI, implementação do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, implementação do Programa de Saúde do Trabalhador e criação da Central Médica de Regulação de Vagas; em Turismo, a construção do Centro de Convenções; em Assistência Social, construção da sede própria para abrigar a secretaria, Fundo Social e programas desenvolvidos; em Meio Ambiente, saneamento básico, despoluição e recuperação das cachoeiras, implantação do sistema definitivo de transbordo, ampliação da sede do Centro de Triagem e aquisição de veículo tipo basculante e prensa; em Obras, 100% de pavimentação, iluminação pública para os locais não assistidos e reurbanização de praças; em Esportes, construção do Complexo Esportivo da Barra Velha, construção da Pista de Atletismo e manutenção dos núcleos esportivos para desenvolvimento das atividades; em Cultura, construção do Centro Cultural da Praia Grande, criação do Espaço Cultural do Norte da Ilha, criação de Oficinas Culturais para a 3ª idade e reforma e ampliação da Biblioteca.
Ainda para o exercício de 2009 está previsto o acréscimo de 10% no salário dos funcionários públicos e implantação do beneficio do plano de saúde para os funcionários públicos efetivos.
Segundo o prefeito Manoel Marcos, sua administração prima-se pelos princípios de uma gestão democrática e participativa na busca da melhoria da qualidade de vida dos munícipes, por meio de um conjunto de ações voltadas para o bem estar social e que agregue políticas para a geração de empregos e renda, melhoria na rede de saúde e educação, promoção social e incentivo a cultura, esporte e lazer. "Me sinto feliz e com a concepção de dever cumprido. Assumi a prefeitura com um orçamento de um pouco mais de R$ 20 milhões e hoje deixo a prefeitura com um orçamento de mais de R$ 84 milhões", declarou Manoel Marcos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Câmara de Ilhabela discute problemas da travessia em audiência

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela promoverá uma audiência pública no próximo dia 20 de outubro, às 19 horas, para discutir e buscar soluções para os problemas enfrentados pelos usuários do serviço de travessia de balsa entre Ilhabela e São Sebastião e quanto à melhoria da qualidade dos serviços prestados pela empresa que opera a travessia, o Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.).
A iniciativa é do Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), o Carlinhos. Segundo ele, são cada vez mais freqüentes as reclamações e os problemas dos usuários das balsas.
Para a discussão serão convidados o Prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira; o Prefeito de São Sebastião, Juan Manoel Pons Garcia; o Secretário de Transportes do Estado de São Paulo, Mauro Guilherme Jardim Arce; o Diretor Presidente do Dersa, Delson José Amador; todos os vereadores dos municípios de Ilhabela e de São Sebastião e um representante da empresa Internacional Marítima Ltda. que atualmente opera a travessia. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Oscilação do dólar e tempo bom geram expectativa no comércio de Ilhabela

Ilhabela - A temporada de 2009 em Ilhabela é esperada com otimismo tanto para os comerciantes quanto para as pessoas que pretendem conseguir um emprego nesse período. Como a maioria das cidades turísticas praieiras, em Ilhabela, o mercado de trabalho é aquecido entre os meses de dezembro e fevereiro. Este ano, segundo Mário Sérgio Gonçalves, presidente da Associação Comercial, existem dois motivos que trazem expectativas para o turismo local, são eles o aumento do dólar e o tempo bom.
O que para muitos parece ser uma péssima notícia, para o comércio ilhabelense é uma promessa de prosperidade e aumento das vendas. "Se o dólar continuar como está é melhor para o turismo, porque quando ele está em baixa nós perdemos muitos turistas", explica.
Mário conta que já faz aproximadamente cinco anos que o comércio local anda a passos lentos sem superações. "A cada ano estamos vendendo menos. Se esse ano nós conseguirmos igualar ou aumentar 10% em relação ao ano passado vai ser muito bom", comenta.
Para ele, ainda é cedo para falar em lucros, mas acredita que a perspectiva é de dias melhores para os cerca de 190 comércios cadastrados na associação. Além da economia outro fator importante é o tempo bom. "Tudo depende desse tempo, se continuar desse jeito vai melhorar porque nem todo mundo gosta de vir para praia com tempo ruim", diz.
Com a prosperidade dos comércios surgem também as oportunidades de emprego. De acordo com a responsável pelo Balcão de Empregos de Ilhabela, Alda Torres, mesmo antes de começar a temporada já estão surgindo cerca de oito vagas por semana. Mas lamenta que essa fartura de ofertas só aconteça nesses três meses. "Essa é uma característica de toda região que depende do turismo. É difícil a hotelaria manter o funcionário o ano inteiro", comenta. Para ela deveria existir uma política de desenvolvimento que mantivesse o turismo durante todo o ano. "Acredito na possibilidade de estimular o ano inteiro para estabilizar o mercado de trabalho", fala.
A responsável conta ainda que não adianta as vagas aparecerem se as pessoas não tiverem qualificação e segundo ela essa é uma realidade de Ilhabela. "As vezes as vagas demoram para serem preenchidas porque precisam de qualificação e têm necessidade de experiência", diz. Uma das medidas de avanço na qualificação para Alda seria oferecer cursos profissionalizantes como os que estão acontecendo na região Sul do município pelo Centro Paula Souza. "Recentemente nós fizemos uma visita para os alunos, levamos fichas de inscrições para que fiquem registradas em nosso banco de dados", ressalta.
João Carlos Braido tem 31 anos e veio de São Paulo para morar em Ilhabela. O paulista está terminando um curso de monitor de turismo ambiental e tem expectativa de conseguir emprego nesta temporada. "Apesar da concorrência em São Paulo tem emprego o ano inteiro e aqui têm épocas do 'boom' do emprego. É sazonal", diz. O estudante trabalha no ramo de informática, mas afirma que quer migrar para o turismo. "A expectativa para esse final de ano é de muito trabalho. Se Deus quiser vou trabalhar bastante", fala esperançoso.
Já Júlia Nascimento, de 17 anos conta que seu maior problema é com a experiência. A adolescente também está concluindo o curso de monitor de turismo ambiental, mas não se empolga muito com as oportunidades. "Dizem que todos os monitores vão ser empregados nessa temporada, mas como não tenho experiência não sei se é verdade", duvida.
Nesta semana, o PAT está procurando cerca de 30 funções. No setor turístico, as vagas são para ajudante de cozinha, atendente, ajudante de limpeza, balconista para sorveteria, barman, crepeiro, garçom e garçonete, lavadeira, marinheiro, recepcionista bilíngüe (francês e inglês), sorveteiros, entre outros. (Fonte: Imprensa Livre)

Vereadores derrubam veto do prefeito em projeto de denominação de rua

Ilhabela - Na sessão da última segunda-feira estava prevista a votação do projeto que revoga a lei que limita a entrada e circulação de veículos em Ilhabela. Porém, o pedido de vistas do vereador Keko (PTB) adiou a votação, que deve ocorrer somente no dia 29.
Com a retirada do projeto da pauta da sessão, todas as atenções recaíram sobre o veto do prefeito Manoel Marcos (PTB) ao projeto do vereador Marcio Garcia (PTB) que denomina de "Rua João de Oliveira Pereira" uma via pública no bairro do Bexiga.
O que parecia ser apenas mais um dos inúmeros projetos dessa natureza acabou se transformando em um embate entre Câmara e Prefeitura, já que os vereadores não aceitaram o veto.
Em sua justificativa, Manoel Marcos alega que a partir dos primeiros 80 metros, a rua está aberta em área particular. Com isso ela não poderia ser denominada pela Câmara sob pena de "tornar pública uma servidão particular, o que pode resultar em ação de desapropriação indireta, visto que o proprietário sequer fez qualquer doação e transferência da área ao município". O prefeito acrescenta que a Prefeitura acabará tendo que arcar com a correspondente indenização.
No plenário, foram lidos os pareceres das comissões de Justiça, Finanças e Obras. Todos eles foram favoráveis ao veto. Mas na hora da votação, os pareceres foram rejeitados, inclusive pelos próprios vereadores que presidem as comissões - Beto (sem partido), Carlinhos (PMDB) e Keko (PTB).
Na seqüência os vereadores votaram pela derrubada do veto. Já Luiz Lobo (PSDB) se absteve da votação alegando que um projeto de lei de denominação de uma rua no Portinho - que também estaria aberta em área particular - foi aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito.
"Não dá para entender por que o Executivo sanciona um e veta outro, se é exatamente o mesmo caso. Antes das eleições, o prefeito sancionou o projeto da Rua do Sertão porque no local há um grande número de moradores. Passadas as eleições, não interessa ao prefeito sancionar o projeto de denominação desta rua no Bexiga. Só pode ser uma questão eleitoreira", declarou Lobo. (Fonte: Imprensa Livre)

Programa Espaço Amigo realiza 1ª Olimpíadas Vivendo Valores

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da secretaria municipal de Assistência Social e o Programa Espaço Amigo, promoveu na última segunda-feira, 13, a abertura da 1ª Olimpíadas Programa Espaço Amigo - Vivendo Valores, em homenagem a semana da criança.
A abertura foi realizada em duas etapas, no período da manhã e da tarde, onde participaram quatro equipes em cada período. Durante a cerimônia houve o desfile das "delegações", hasteamento das bandeiras, hino Nacional e Municipal e como em toda Olimpíadas, a pira olímpica foi acesa pela tocha olímpica.
O evento é uma réplica das Olimpíadas de Pequim, porém de uma forma adaptada, com toda ornamentação confeccionada pelas próprias crianças e monitores do projeto, desde cartazes e enfeites do salão, além dos troféus.
Serão realizadas atividades como, corrida de revezamento, jogos de equipe, aquapet, dança artística, voleibol gigante, salto em distância, entre outras. Todas as modalidades foram devidamente adaptadas de acordo com a faixa etária e o grau de dificuldade de cada turma.
A finalidade deste evento é a integração das crianças com os acontecimentos do mundo, além da estimulação do entrosamento das equipes, respeito e disciplina.
Na ocasião estavam presentes o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira; a secretária municipal de Assistência Social, Célia H. Reale Ferreira; a diretora de divisão de Programas e Serviços Sociais, Rosângela de Oliveira Cardial; a diretora de divisão Administrativa de Assistência Social, Shirley Cunha Leite; funcionários da Assistência Social e país de alunos do Espaço Amigo.
Segundo o prefeito Manoel Marcos a iniciativa de realizar uma Olimpíada é de extrema importância para contribuir para a formação moral de crianças e jovens tornando-os autônomos e justos de uma verdadeira cidadania.
Cada criança ganhou uma camiseta com o logotipo das Olimpíadas e ao final do evento, que será na próxima sexta-feira, todos serão premiados com troféus de participação. A Olimpíadas Vivendo Valores é coordenado pelo professor Jailson Gomes da Silva, e os monitores Suely, Rasma, Luiz Roberto, Hugo, Alejandra e os estagiários Gustavo e Matheus. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeito de Ilhabela Manoel Marcos recebe nova diretoria da Sociedade Amigos do Bairro do Bonete

Ilhabela - O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, recebeu na última terça-feira, 14, em seu gabinete integrantes da nova diretoria da Sociedade Amigos do Bairro do Bonete, entre elas a presidente Patrícia Rubia e da vice presidente Márcia Souza. Na ocasião, os moradores reivindicaram algumas melhorias para a comunidade, de imediato o prefeito se dispôs a atender. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Manoel Marcos se empenha para melhorias em Escola Estadual

Ilhabela - Na última terça-feira, 14, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, recebeu em seu gabinete a diretora da Escola Estadual Waldemar Belisário, Márcia Fernandes, juntamente com o presidente da Câmara Municipal, Joadir Capucho; a secretária municipal de Educação, Elaine Gubany Sampaio; o secretário municipal de Finanças, Osvaldo Julião; o secretário municipal de Obras, João Marques e o responsável pela obra da escola Waldemar Belisário, Roberto Alves.
O encontro se deu para o repasse oficial da 2ª parcela da verba do Governo do Estado para o reinicio das obras de reforma da escola Estadual Waldemar Belisário, que devido ao período eleitoral foi paralisada.
Na ocasião o prefeito declarou que a escola Waldemar Belisário é de responsabilidade do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação, porém se empenhou para que a obra de reforma se concretizasse e realizou o convênio com o Governo para cumprimento das obras. "É importante ressaltar que a paralisação das obras se deu devido o período eleitoral, quando é proibido o Governo do Estado repassar verba para os municípios", declarou Manoel Marcos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Câmara suspende expediente nos dias 27 e 28

Ilhabela - O Presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, Professor Joadir Capucho (PTB), assinou uma portaria para determinar a suspensão do expediente do Legislativo nos próximos dias 27 e 28 de outubro, em decorrência do feriado do "Dia do Funcionário Público".
As atividades da Cãmara deverão ser reiniciadas no dia 29 de outubro (quarta-feira) quando acontecerá a próxima sessão ordinária, às 18 horas. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador entrega Moção de Louvor a velejadores de Ilhabela

Ilhabela - O Vereador Zeca do São Pedro (PTB) entregou na última sessão ordinária (13/08) uma Moção de Louvor aos atletas ilhabelenses que participaram da "V Semana de Vela de São Sebastião", em setembro, quando conquistaram excelentes classificações.
O campeonato registrou a participação de mais de 150 velejadores, entre eles, o atual vice-campeão olímpico da Classe Star, Robert Scheidt, que participou do evento na Classe Laser. Ilhabela esteve representada por 20 velejadores sendo sete do Clube Municipal de Iatismo, seis do Projeto Navegar, três da Flotilha do Grêmio de Vela e mais duas duplas.
"Os velejadores de Ilhabela, com muita garra e determinação, superaram os diversos desafios que surgiram no decorrer da competição, conquistando ótimas colocações que também valeram para o Campeonato Paulista", justifica o Vereador Zeca.
Os atletas homenageados foram Caio Teisen, 1º Lugar (Classe Holder - Categoria A); João Paulo da Silva, 2º lugar (Classe Holder - Categoria A); Gabriel Silva, 1º Lugar (Classe Holder - Categoria B); Mateus Santos, 2º Lugar (Classe Holder - Categoria B); Silas Garcia, 1º Lugar (Classe Holder - Categoria Iniciantes); José Vicente de Melo Monteiro, 1º Lugar (Classe Holder - Categoria Byte); Mário Sérgio de Jesus Júnior e Denis Tassone, 1º Lugar (Classe Hobie Cat 16); Ronyon Silva e Paulo Henrique, 2º Lugar (Classe Hobie Cat 16), Amauri Gonçalves de Jesus, 1º Lugar (Classe Optimist - Categoria Geral e Juvenil), Julia Pessini, 2º Lugar (Classe Optimist - categoria Feminino Juvenil), Murilo Rodrigues, 1º Lugar (Classe Optimist - Categoria de Projetos) e Giovani Mariano, 2º Lugar (Classe Optimist - Categoria de Projetos). (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

São Sebastião registra 95 casos de dengue em 2008

São Sebastião - A Secretaria da Saúde de São Sebastião (Sesau) divulgou na tarde desta quarta-feira (15/10), um novo boletim com os casos confirmados de dengue no município desde o início do ano. Ao todo, foram 87 casos autóctones e oito importados (cinco do Rio de Janeiro, um da Bahia, um do Ceará e um de Pernambuco).
Entre as pessoas que contraíram a dengue no município, o bairro da Topolândia é o que registra maior número, com um total de 28 casos. Em seguida, estão o Olaria, com 23; Centro, com 14 e Itatinga, com 11 casos confirmados. Os bairros de Maresias, São Francisco, Enseada, Morro do Abrigo, Canto do Mar, Cambury, Reserve Du Moulin, Pontal da Cruz, Praia Deserta e Boiçucanga também figuram na lista.
Ainda de acordo com o balanço da Saúde, até o momento foram 355 casos notificados, sendo que 153 já foram negativados e 107 ainda aguardam resultados no Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo.
A Sesau recomenda que além do trabalho das equipes da Prefeitura, a população também deve fazer parte da luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Tarefas simples, como não deixar água limpa parada em utensílios e vasos de plantas, tampar caixas d'água, entre outros, podem contribuir para que a doença não se prolifere. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Tudo pronto para o 2º Jogos do Idoso de São Sebastião

São Sebastião - A melhor idade das cidades de Praia Grande, Cubatão, Bertioga, São Vicente, Suzano, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião iniciam a partir desta quinta-feira (16/10) a disputa acirrada pelas medalhas válidas na segunda edição dos Jogos do Idoso de São Sebastião (JISS), uma das principais competições regionais que promete reunir mais de 500 "vovôs" e "vovós" em 18 modalidades.
A abertura oficial com entrada das delegações ocorre nesta quinta-feira (16/10), às 19h, no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz, localizado na rua Maria Francisca Tavolaro, na região central do município. Durante a cerimônia será realizada a palestra "Alegria de Viver" com a psicóloga Clarisse Leal. Para finalizar a noite, um corpo de jurados vai eleger a Miss e Mister Melhor Idade do 2º JISS.
Na sexta-feira, iniciam-se as competições. A partir das 9h, o CAE do Pontal da Cruz recebe o voleibol adaptado; a quadra esportiva da Rua da Praia o tênis de campo; o Clube Amigos da Malha a sinuca e malha; e a Praia da Aventura promove a pesca. Às 10h, o CAE da Vila Amélia terá as competições de basquetebol adaptado e tênis de mesa. A dança será o roteiro dos adeptos a partir das 19h no Teatro Municipal com a coreografia.
Após o término das competições, a Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Matos faz uma apresentação especial para os participantes do JISS, às 21h, na Praça de Eventos da Rua da Praia.
Já no sábado outras modalidades estão na agenda do evento. Às 9h, ocorre caminhada na Praça da Vela; seguida por peteca no CAE da Vila Amélia e voleibol adaptado no CAE do Pontal da Cruz (10h).
No período da tarde, a sede da Sociedade Amigos do Pontal da Cruz (Sampoc) terá as competições de xadrez, damas, tranca e dominó, às 14h. Os atletas também vão disputar colocações na piscina do Pontal da Cruz dentro da natação, a partir das 14h.
No período da noite está marcada uma grande festa com a competição de dança de salão e um baile com o grupo "Renato e seus Blue Caps", que pretende levar muita emoção ao ritmo da Jovem Guarda, às 19h, no CAE do Pontal da Cruz.
As competições de bocha e keimagol e o encerramento do evento ocorrem no CAE do Pontal da Cruz no domingo, a partir das 9h.
O 2º Jogos do Idoso de São Sebastião é promovido pela Prefeitura de São Sebastião em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. Em 2007, oito municípios participaram das competições e devido ao sucesso os organizadores resolveram ampliar o número de participantes para este ano.
Mais informações pelo telefone (12) 3892-4991. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião vai receber navios turísticos na próxima temporada

São Sebastião - São Sebastião vai receber navios de cruzeiros a partir da temporada 2009/2010. A informação foi confirmada na tarde desta terça-feira pelos executivos da MSC Cruzeiros, que vieram da Itália para avaliar as condições do município em receber seus turistas. Para o prefeito Juan Garcia, essa foi uma importante conquista para a cidade que foi bem estruturada nos últimos quatro anos para melhor o turismo local com qualidade.
Durante toda a manhã de ontem, o comandante dos cruzeiros, Luigi Pastena, os executivos do Departamento de Excursão da empresa, Martina Pollio e Nicola Cesaro, e a diretora de Operações da MSC Cruzeiros, Márcia Leite, visitaram o Porto de São Sebastião, a Praia da Aventura e o Centro Histórico. No início de setembro, uma comitiva da sede paulista da empresa já havia visitado a cidade e dado parecer favorável.
De acordo com o secretário de Turismo e Cultura, Júlio Buzi, pesou na decisão dos visitantes a estrutura apresentada no município. "Eles ficaram encantados com a Praia da Aventura, que tem espaço e atração para os mais de 2 mil passageiros que viajam em cada navio, assim como nosso Centro Histórico, uma vez que o turismo histórico era uma dos requisitos dos executivos", disse Buzi.
No Porto de São Sebastião, eles foram recepcionados pelo gerente Paulo Rogério, onde conheceram a estrutura oferecida. Na avaliação do comandante Pastena, os 150 metros de cais e 75 de dolfi são adequados para receber os navios da companhia.
Na seqüência, o grupo se dirigiu à Praia da Aventura onde visitaram a futura sede da Fundamar, as áreas de quiosques e churrasqueiras, as quadras de esportes, pistas de bicicross e skate, espaço para canoa havaiana, bem como estruturas de suporte como enfermarias, restaurantes e muito espaço. O próprio Centro de Convenções foi considerado estratégico pelos visitantes.
Já na cidade, os responsáveis pelo Departamento de Excursão da MSC Cruzeiros visitaram a Igreja Matriz, ruas do Centro Histórico e a estrutura oferecida na Rua da Praia. Para eles, o espaço foi visto como fundamental para o acesso de seus passageiros, bem como a estrutura comercial existência tanto do lado urbanizado da Rua da Praia como as proximidades com o Centro Histórico.
Conquista - Para o prefeito Juan Garcia, a aprovação de São Sebastião para recebimento de navios de cruzeiros é uma vitória importante tanto para a população como para os comerciantes. Desde que iniciou a luta para trazer mais essa opção de turismo para o município, Garcia ressaltou a importância que será para a geração de empregos para os sebastianenses devido às várias opções de passeios, compras e visitas a serem feitas pelos turistas.
"Estou feliz por conseguir ver que tudo que fizemos resultou em mais esse êxito para o município. Esperamos que o próximo governo dê continuidade a esse trabalho porque houve uma melhora considerável no município e essa aprovação mostra que São Sebastião está no caminho certo para receber grandes investimentos."
O especialista na área de cruzeiros marítimos, Marco Cardoso, responsável pelo acompanhamento da comitiva, ressaltou que a infra-estrutura oferecida pelo município fui fundamental para a aprovação da parada.
Agora São Sebastião entra na rota de parada dos transatlânticos. A expectativa da atual administração é que até o final do ano seja divulgada a programação de escalas na cidade.
Terminal - Com relação à construção de um terminal de passageiros para embarque e desembarque na cidade, o prefeito da cidade disse que caberá à próxima administração construir a estrutura que poderá incrementar ainda mais esse tipo de turismo em São Sebastião. "O projeto já está pronto e já foi reservado recurso no Orçamento de 2009 para as obras", disse. (Fonte: Imprensa Livre)

Resultado das eleições ainda repercute na Câmara

São Sebastião - Passados 10 dias desde que foram definidos os vencedores das urnas, as eleições ainda repercutem na Câmara. Durante a sessão de ontem, alguns vereadores fizeram questão de comentar o resultado.
O presidente da Casa, Marcos Leopoldino, parabenizou os reeleitos Solange Ramos e Coringa, além de mencionar palavras de apoio ao vereador Dalton José, que não conseguiu se reeleger.
Depois, Leopoldino subiu o tom para criticar a atual Administração. Disse que o novo governo "vai trazer um pouco de paz para São Sebastião" e se queixou que o Legislativo foi desvalorizado pelo prefeito.
"Esses dois anos que se passaram foram os mais difíceis da minha vida. A Câmara foi escangalhada e desmoralizada pelo Executivo que fazia questão de, em todo palanque, dizer que o Legislativo não tinha moral, que não contribuiu com seu governo", reclama Leopoldino.
Segundo argumentou, mais de 80% dos projetos do Executivo foram aprovados. "A Câmara de forma alguma atrapalhou. O governo pode falar de tudo, menos da Câmara", completa o presidente da Casa.
Ao encerrar sua fala, Leopoldino lançou um desafio: "São nesses três meses que vamos ver se as obras foram eleitoreiras ou para atender os anseios da população. Quero ver se as obras continuam ou terminam".
Na seqüência foi a vez do suplente Valdeci Amparo usar a tribuna. Ele está substituindo o vereador Wagner Teixeira, que pediu licença por 30 dias. Valdeci obteve 481 votos e ficou de fora do próximo mandato. "Achei pouco pelo trabalho que vinha fazendo, mas política é assim mesmo. Estou tentando pela quarta vez, mas não vou desistir não", garante.
Candidato que apoiou a eleição de Ernane Primazzi, Valdeci surpreendeu ao elogiar Juan Garcia. "Reconheço que o atual prefeito trabalhou bastante, ninguém pode negar. Tem que tirar o chapéu que ele foi um grande administrador da cidade. Teve erros, mas também acertos", avalia.
Em clima de confraternização, a vereadora Solange também rasgou elogios a Leopoldino. "Você me ajudou dentro do que pôde, foi companheiro". Mas discordou do "companheiro" no relacionamento com o prefeito. "Tive um prefeito maravilhoso que me deu respaldo, me ajudou. Não tenho o que falar dele. Não posso falar do outro (Ernane) porque não conheço o seu trabalho". A vereadora ainda fez um balanço do mandato: "Só Deus sabe o quanto sofri nessa Casa".
Presidência - Quem será o próximo presidente da Câmara? O assunto voltou à tona na sessão de ontem e ganhou destaque após a entrevista concedida por Solange ao Imprensa Livre, na qual a vereadora antecipou seu voto a Coringa.
"Se fosse eleito meu voto para presidente também seria para o Coringa. A Câmara precisa de uma pessoa igual ele na Presidência", entende Valdeci, que ainda deixou escapar uma suposta preferência de Ernane para ocupar o cargo: "O Coringa perdeu a Presidência na eleição passada porque não teve apoio do prefeito. Agora, tenho certeza que Ernane vai dar esse apoio para o Coringa. Eu e o Geléia somos testemunhas que, numa conversa, ele apoiaria o Coringa".
A vereadora Solange reforçou a campanha de Coringa. "Voto no Coringa de coração porque é tão simples quanto eu". Antes de encerrar a sessão, Leopoldino brincou: "É vereador Coringa, faltam quatro". O atual presidente se referiu ao número de votos que o vereador precisa para conquistar a cobiçada cadeira parlamentar. (Fonte: Imprensa Livre)

São Sebastião recebe música, teatro, dança e artes visuais em evento do Sesc

São Sebastião - O Serviço Social do Comércio (Sesc) traz para São Sebastião, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), uma maratona de eventos ligados à música, teatro, dança e artes visuais dentro do Circuito Sesc de Artes que será realizado no dia 25 de outubro (sábado), em diversos horários, na Rua da Praia e Teatro Municipal.
Entre as atrações, que são gratuitas, a população poderá desfrutar dentro das artes visuais o "Risco", uma oficina na sede da Sectur às 9h30 e 14h e o "Na Tábua" que vai distribuir cartazes em vários locais da cidade. Os pequenos também foram lembrados com a peça "Clássicos do Circo", do grupo Parlapatões, às 16h no Teatro Municipal. Os interessados em adquirir os ingressos devem retirar na bilheteria do local uma hora antes do evento, ou seja, às 15h.
Na dança, os mineiros do grupo Movasse apresentam na Praça de Eventos da Rua da Praia, a partir das 19h30, o espetáculo "Um passo a mais". Em seguida, às 20h, o Sesc apresenta "Espiral Brinquedo Meu", um teatro de rua com o ator Helder Vasconcelos (PE). Ao mesmo tempo, o grupo Pulso exibe "Hai Kai" dentro da linguagem "teatro multimídia".
Encerrando a programação, a Praça de Eventos da Rua da Praia recebe a partir das 20h30 o show com a Big Band "Funk Como Le Gusta", de São Paulo. Chamados de "mensageiros do swing", os integrantes do grupo apresentam uma mistura de ritmos como funk, samba-soul, ritmos latinos, chorinho e música eletrônica.
O Circuito SESC de Artes percorre 82 cidades do interior, litoral e capital com o apoio local dos sindicatos do comércio e das prefeituras municipais. São nove roteiros diferentes que apresentam diversas linguagens artísticas. A programação abrangente, democrática e educativa afronta o cotidiano e a mesmice, além de contemplar a diversidade de idéias e as formas de sentir e pensar.
Mais informações pelo telefone (12) 3892-2620. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Festival de surf agita praia de Guaecá

São Sebastião - A Associação de Surf e Poliesportiva do Guaecá (Guasc) promove nos dias 25 e 26 de outubro, na praia localizada na região central de São Sebastião, o 2º Festival Guasc de Surf. O campeonato tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp), e deve contar com a participação de mais de 100 atletas.
As categorias em disputa serão: a Open Local (voltada para os competidores que residem entre os bairros de Guaecá e Canto do Mar), Open, Feminino, Estreantes (para surfistas com até 12 anos), Mirim (atletas com até 16 anos), Master (esportistas com idades acima de 35 anos), Longboard (pranchões) e Legends (restrita para adeptos com no mínimo 45 anos). Como premiação, a organização oferecerá uma prancha e bolsas de estudo aos campeões da Open e Open Local e troféus até a quarta colocação das outras categorias.
De acordo Lucas Magalhães, presidente da Guasc, a expectativa é de repetir o sucesso alcançado na primeira edição do campeonato, realizado nos dias 5 e 6 de julho. "Tivemos uma ótima participação dos surfistas locais na primeira competição. Dessa vez, queremos ter os mesmos resultados para consolidar a associação e promover o esporte na cidade", explicou Magalhães.
As inscrições podem ser feitas no Bar do Jussa, na Topolândia, nas lojas 100% Surf, em Barequeçaba e N'Areia, em Maresias, na sorveteria Açaí Nápoli, na Rua da Praia e na Quiksilver, em Ilhabela.
Além da Prefeitura de São Sebastião, o 2º Festival Guasc de Surf tem apoio da Pronave, Posto Kajiya, colégios Progresso e Mestre, Ombak, Wizard, Água do Mar, Vend Praia, CCAA, Ideal Terraplenagem, Província Tattooing Surf e Skate, Tanara Beauty Esthetic Center, Mega Brinquedos e Papelaria, Serrat, Açaí Nápoli, Restaurante Bem Bolado, Carmela Restaurante, Prefeitura de São Sebastião, Sintonia Social, Litoral Norte Magazine e NS Comunicação, além da supervisão técnica da Federação Paulista de Surf (FPSurf).Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 9732-5155, 9767-9556 e 8143-8037. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Inscrições para cursos da Etec terminam na sexta-feira
Além do Ensino Técnico seguem as inscrições para o curso de "Gestão Empresarial" da Fatec

São Sebastião - Termina nesta sexta-feira (17/10) o prazo de inscrições para os cursos técnicos de "Ensino Médio" (80 vagas), "Administração" (40 vagas) e "Logística" (40 vagas) da Escola Técnica (Etec) do Centro Paula Souza. As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet ( www.vestibulinhoetec.com.br ) ou na sede da Etec, localizada na rua Ítalo Nascimento, 366, no bairro do Porto Grande.
A taxa é de R$ 20 e o manual do candidato com as informações e cronograma geral pode ser adquirido por R$ 5. O vestibulinho dos cursos técnicos será realizado no dia 16 de novembro (domingo) às 13h30. Segundo dados fornecidos pela Etec, mais de 200 pessoas já se inscreveram para as modalidades de ensino.
Encontram-se abertas também as inscrições para o curso de "Gestão Empresarial" da Faculdade de Tecnologia (Fatec), que oferece 80 vagas divididas nos períodos da tarde e noite. As inscrições custam R$ 70 e as mesmas ocorrem exclusivamente via internet até às 14h da próxima segunda-feira (20/10) pelo site www.vestibularfatec.com.br. O exame será aplicado no dia 7 de dezembro (domingo), às 13h30, em local a ser definido pela coordenação do vestibular.
Mais informações e inscrições tanto da Fatec quanto da Etec pelo telefone da secretaria do Centro Paula Souza, localizada no prédio da E.M Henrique Botelho, que é o (12) 3892-1424. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Mais cinco campos de futebol de São Sebastião ganham iluminação

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Obras e Planejamento (Seop) e Esportes (Seesp) conclui a iluminação de cinco campos de futebol no município. Ao todo, os investimentos somam cerca de R$ 780 mil e possibilitarão a melhor utilização dos espaços para eventos e competições.
Os campos que recebem as melhorias são: Toque Toque Grande, Paúba, Cambury e Boiçucanga, localizados na Costa Sul, e Jaraguá, situado na Costa Norte. Desde o início da atual gestão outros, a Prefeitura também já iluminou os campos dos bairros de Boracéia e Enseada, além do Estádio Otoniel Santos, que recebeu a melhoria depois de 26 anos de sua fundação.
Para a secretária de Esportes, Raquel Buzi, a iluminação dos campos reflete na preocupação em incentivar a formação de atletas e lazer para a população. "A iluminação desses locais é uma antiga reivindicação da comunidade, já que antes não era possível utilizá-los no período noturno, quando as pessoas deixavam o trabalho e podiam praticar algum tipo de esporte. Com isso, poderemos ver mais adeptos em diversas modalidades, além de promover mais segurança nos bairros", explicou.
De acordo com a Seop e a Seesp a iluminação dos cincos campos serão entregues até o fim do ano. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Comissões Legislativas aprovam abertura de crédito para Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião aprovaram na sessão de ontem, dia 14, o parecer da Comissão de Justiça e Finanças ao Projeto de Lei 39/08, de autoria do Executivo, que dispõe sobre abertura de crédito adicional especial, no valor de R$ 66 mil, com fim especifico de atender as despesas decorrentes da execução do convênio firmado com o Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
De acordo com o parecer conjunto das Comissões, a matéria está de acordo com a legislação vigente, não apresentando vícios de ilegalidades ou inconstitucionalidades.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) foi criado pela Lei 8.315, de 23 de dezembro de 1991, nos termos do Artigo 62, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, onde previa sua criação nos moldes do Senai e Senac e regulamentado pelo Decreto nº 566, de 10 de junho de 1992.
O objetivo do Senar é organizar, administrar e executar, em todo território nacional, a Formação Profissional Rural (FPR) e a Promoção Social (PS) de jovens e adultos, homens e mulheres que exerçam atividades no meio rural.
As ações do Senar são educativas e visam o desenvolvimento do homem rural, como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.
Na sessão de ontem também foi aprovado o parecer da Comissão de Justiça aos Projetos de Leis 40/08 e 41/08, de autoria da vereadora Solange Ramos (PPS), dispõem sobre alteração de denominação de vias públicas.
Caso sejam aprovados pelos vereadores, a denominação da Travessa Tijuca, situada no Sertão do Cacau, no bairro de Camburi, será alterada para Travessa Benedito Ribeiro.
De acordo com a vereadora, o objetivo da mudança do nome é homenagear a família do de Benedito Ribeiro, caiçara do Bairro de Camburi, que muito contribuiu para o desenvolvimento do local.
Já a Travessa Nº 8, situada no bairro de Maresias, passará a ser denominada de Travessa Sérgio Kellmann, corretor de imóveis e empresário, natural de São Paulo, que residia no bairro de Maresias há muitos anos. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Treinamento contra incêndio

Ubatuba - Será realizado em Ubatuba, no próximo dia 29 de outubro, às nove horas da manhã, na Base do Corpo de Bombeiros - Brigada de Incêndio, um treinamento especifico sobre combate a incêndio em prédio e residência.
O treinamento consiste em noções básicas de utilização de equipamentos (extintores) e os cuidados para evitar o início de um incêndio. É recomendado para proprietários de empresas e funcionários, proporcionando conhecimento para agir de forma correta no combate inicial de uma ocorrência.
Os interessados em participar deste treinamento poderão fazer sua inscrição na sede da Associação Comercial de Ubatuba, à Rua Dr. Esteves da Silva, 51, pelo telefone 3834 1441, falar com Cristiane, ou através do e-mail imprensa@aciubatuba.com.br .
A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas.
Serviço: A Base do Corpo de Bombeiros está localizada na Av. Antonio Carlos Ribeiro, 154, Itaguá. (ao lado do aeroporto) (Fonte: ACIU)

MSC Cruzeiros aprova condições da cidade e deve realizar uma parada experimental em 2009

Ubatuba - Nesta segunda-feira, três representantes da matriz da MSC Cruzeiros estiveram em Ubatuba fazendo uma visita de reconhecimento para estudar a viabilidade de incluir a cidade nos roteiros para a recepção de cruzeiros marítimos da empresa. Um comandante de navio e dois diretores de hotelaria analisaram e aprovaram quase integralmente as condições de desembarque no Píer, o tempo de translado no navio até o Píer e os pontos de visitação em Ubatuba. A única ressalva quanto ao receptivo da cidade ficou por conta das condições estruturais e de segurança do píer escolhido, na praia do Itaguá.
Segundo o operador de receptivo da empresa, Nicola Cesaro, a questão de embarque e desembarque é considerada prioridade na aprovação de uma cidade. O operador de turismo destacou que a segurança dos passageiros precisa estar garantida em todos os locais de paradas dos navios da MSC. Por isso, o secretário municipal de turismo, Luis Felipe Bacelar, explica que o píer e o entorno do local de desembarque, terão de passar por melhorias.
No entanto, Felipe lembra que, no geral, a avaliação de momento dos representantes da empresa foi muito positiva. "É claro que este processo levará algum tempo e a aprovação da cidade ainda demandará outros encontros, no entanto, acredito que depois de hoje, eles puderam ter certeza que Ubatuba está preparada para entrar no mercado e trabalharemos duro para isso. Estou confiante que, ainda em 2008, a MSC confirme, ao menos, uma parada experimental para o ano que vem", ressaltou o secretário municipal de Turismo, Luis Felipe Bacelar.
A MSC Cruzeiros tem sede em Nápoles e também escritórios nas principais cidades italianas de Milão, Gênova, Roma, Palermo e Bari, além de 38 escritórios em todo o mundo. Hoje, a empresa tem uma frota de nove navios de cruzeiro. A Inchcape Shipping Services, líder mundial no agenciamento marítimo, por meio de seu representante em São Sebastião também solicitou informações de Ubatuba para avaliar a possibilidade da chegada de um navio de luxo entre fevereiro e março de 2009.
A Secretaria de Turismo já reuniu todo o material e o encaminhou para a empresa. As respostas das empresas quanto a inclusão do município em seus roteiros devem ser concluídas até dezembro. Até agora, Ubatuba recebeu dois navios de cruzeiros, sendo um no dia 9 de janeiro e outro no dia 13 de fevereiro deste ano. Os navios Island Escape, da empresa Island Cruises, marcaram o ingresso de Ubatuba na rota dos cruzeiros marítimos. (Fonte: Imprensa Livre)

Alunos da Escolinha de Surfe de Ubatuba conquistam titulo paulista

Ubatuba - Os surfistas Filipe Toledo e Wesley Dantas, alunos da Escolinha Municipal de Surfe de Ubatuba, conquistaram o título paulista de surfe, durante a quarta e última etapa do Hang Loose Surf Attack, disputada no ultimo final de semana, na praia do Tombo, no Guarujá
Filipe, que terminou a etapa na quarta posição, somou 2.539 pontos e conquistou o título paulista da categoria Junior, 83 pontos a frente do guarujaense Jessé Mendes. Pela conquista, faturou uma passagem para competir pela etapa do WQS que acontece em Fernando de Noronha (PE), em 2009. Entre os 10 melhores do ano na categoria, outros três, além de Filipe, são de Ubatuba: Tamaê Bettero -7º, Lucas Santos - 9º e Gustavo Araújo - 10º.
Filipe também ficou com o vice-campeonato da categoria Iniciantes, que ainda teve os ubatubenses Wesley Dantas, na quinta posição e Phelipe Chagas na décima.
Na categoria Estreantes, Wesley Dantas, que já havia conquistado o título da Petit por antecipação, chegou à final e ficou com o segundo lugar da etapa, conquistando seu segundo título de 2008. Entre os estreantes, quatro atletas de Ubatuba também ficaram entre os top 10: Alexsandro Santos - 6º, Luiz Antonio - 7º e Phelipe Chagas - 8º.
Já entre os atletas da Petit, David Toledo, em 4º e Gabriel Medeiros, em 7º, figuraram entre os 10 melhores do Estado. Na categoria Mirim, três atletas de Ubatuba figuraram entre os top 10: Giovanni Ferreira - 3º, Filipe Toledo - 6º e Lucas Santos, em 7º.
Confira os campeões paulistas por categoria: Júnior - Filipe Toledo; Estreantes e Petit - Wesley Dantas; Mirim - Gabriel Medina; Iniciantes - Deivid Silva (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)

Festa do Dia da Criança alegrou domingo do ubatubense

Ubatuba - Centenas de crianças participaram da comemoração do "Dia da Criança", promovido pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da equipe de recreação da Secretaria de Esportes e Lazer. A festa, que aconteceu na Praça de Eventos, na Avenida Iperoig, levou animação a crianças de todas as idades no ultimo domingo, 12.
Entre as atrações que mais chamaram a atenção dos pequenos, estava a Casa do Brinquedo, o pula-pula e futebol de sabão. A pintura facial e os bichinhos modelados em bexigas também fizeram sucesso, enquanto a garotada se deliciavam com pipoca e algodão doce.
No palco se apresentaram grupos artísticos das escolas Virgínia Lefèvre, Sr. João Alexandre e Maria Josefina Giglio Silva; grupo de teatro da equipe de recreação da Secretaria de Esportes e Lazer; Sapateado, Dança do Ventre e Dança Salão da Fundart. No encerramento, as crianças se divertiram com os palhaços Leléco e Dedéco.
A Festa do Dia das Crianças contou com apoio da ASPEM, Secretaria de Saúde, Casa do Brinquedo, Sabesp e Escola de Cabeleireiros Maravilha. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)

Transporte Ubatuba conquista campeonato Dentinho Ubatuba

Ubatuba - A equipe do Transporte Ubatuba foi a vencedora do Campeonato Municipal de Futebol Categoria Dentinho (Escolinha Municipal de Futebol Rubens Salles), ao derrotar o time do Chaveiro Ligeirinho por 3 a 0 na final do torneio, disputada no ultimo sábado, 11, no Estádio Municipal Cicillo Matarazzo.
Além do título, o Transporte Ubatuba ainda teve um dos artilheiros da competição, João Antonio, que marcou 17 gols, mesma marca de Pedro Augusto, do 100 Miséria. Na vice artilharia ficaram Victor Dantas (Elétrica Maria Alves) e Andrew (Quatro Patas), com 15 gols cada. Os goleiros menos vazados foram Cleber (Elétrica Maria Alves) e Murilo (Chaveiro Ligeirinho).
Na terceira posição do campeonato ficou a equipe do grupo Smidi, que goleou o Kaju Comercial por 4 a 0.
Outras cinco partidas completaram a rodada: 100 Miséria 3 X 1 Quatro Patas, Revistaria Porto 5 X 1 Engenharia Ratinho; Elétrica Maria Alves 1 X 0 Leme 100%; JR Parafusos 4 X 1 Casa Globo; Ubadesklimp 1 X 0 Calçados Fernandes.
Dente de Leite começa nesta quarta-feira - A primeira rodada do Campeonato Municipal de Futebol categoria Dente de Leite acontece nesta quarta-feira, 15, a partir das 14 horas, no campo da Estufa. São 10 equipes em busca do título da temporada: JR Parafusos, Calçados Fernandes, Engenharia Ratinho, Elétrica Maria Alves, Leme 100%, 100 Miséria, Casa Globo, Ubadesklimp, Quatro Patas, Revistaria Porto.
Confira as partidas da primeira rodada: 14hs - Kaju Comercial X Ubadesklimp; 15hs -Casa Globo X Chaveiro Ligeirinho; 16hs - Transporte Ubatuba x JR Parafusos; 17hs - Revistaria Porto X Calçados Fernandes; 18hs - Elétrica Maria Alves X Grupo Smidi (Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU)

Prefeitura de Ubatuba realiza a III Semana Municipal de Alimentação
Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Agricultura, Pesca e Abastecimento se unem em evento voltado à população

Ubatuba - Até sexta-feira, 17 de outubro, a população poderá obter informações sobre nutrição, em um evento que está acontecendo na Unidade Estratégica de Saúde, no calçadão da Avenida Maria Alves, em comemoração à III Semana Municipal de Alimentação. O acontece diariamente das 9 às 16 horas.
O tema deste ano é "Segurança Alimentar Mundial - os desafios da mudança climática e da bioenergia". Neste evento, as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Agricultura, Pesca e Abastecimento disponibilizarão suas nutricionistas para que durante toda a semana possam instruir a população sobre alimentação, com a realização de oficinas culinárias, exposição de produtos cultivados por produtores locais, ensinando a construir e manter uma horta suspensa, além de degustação de patê de talos e fornecimento de informações sobre a educação nutricional e o cardápio oferecido nas unidades escolares.
Na noite do dia 16, quinta-feira, a partir das 19 horas, o auditório da Escola Municipal Padre José de Anchieta, será palco de uma palestra com o Dr. Odisael Vieira de Siqueira, membro do Conselho Regional de Nutrição. No mesmo local ocorrerá a premiação do 1° Concurso de Receitas de Alimentação Escolar da Rede Pública Municipal e Estadual de Ubatuba. (Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU)

Secretaria de Educação e UNITAU oferecem pós-graduação em gestão educacional
Curso traz para a realidade de sala da aula as possibilidades de trabalhos com novas ferramentas, como a Internet

Ubatuba - A Secretaria Municipal de Educação, em parceira com a Universidade de Taubaté - UNITAU, lançou no mês de setembro o primeiro curso de "Gestão e processo de formação na Educação Básica". O objetivo é oferecer uma formação para que educadores possam melhorar a qualidade dos projetos educacionais e a gestão administrativa e pedagógica, em especial das escolas públicas de ensino fundamental do município.
Todos os diretores de Ubatuba estão recebendo uma formação especialmente direcionada para as características locais, sendo capacitados com conceitos modernos de gestão administrativa, pedagógica e de políticas públicas, com destaque para as novas tecnologias que podem ser incorporadas ao aprendizado, como o uso da internet e da plataforma "Moodle", sistema on line que possibilita a troca de informações entre professores e alunos em tempo real, utilizada pela Universidade para dar maior agilidade aos trabalhos.
A primeira etapa do curso para gestores de educação de Ubatuba está sendo realizada, em caráter de aperfeiçoamento, em um primeiro momento, mas após o primeiro módulo, a formação passa para a categoria de pós-graduação lato sensu (especialização), com previsão de término do curso para o final de 2009.
O curso já obteve o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), e está acontecendo no Campus da UNITAU em Ubatuba, no bairro Itaguá.
"Nossos diretores ganharam um entusiasmo nessa volta aos estudos. Acredito fundamentalmente que a qualidade da educação começa pela qualidade do profissional da área", afirma o Secretário de Educação de Ubatuba, Arnaldo da Silva Alves, que também é um dos alunos do curso. (Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU)

Jogos Escolares de Ubatuba começam dia 30
Evento mobiliza alunos de 38 escolas do município

Ubatuba - A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio das Secretarias de Educação e de Esportes e Lazer, divulgou as modalidades e os locais de competição dos Jogos Escolares de Ubatuba, que começam no próximo dia 30. O evento, que chega à 26ª edição, reúne milhares de jovens dos 7 a 17 anos da rede escolar de Ubatuba em 12 modalidades esportivas.
Para este ano, 38 escolas confirmaram participação, sendo 20 da rede municipal, 11 estaduais e 7 particulares. Entre os destaques está a primeira participação da APAE no evento, disputando as modalidades atletismo e natação.
A cerimônia de abertura acontece no Ginásio de Esportes Tubão, a partir das 9 horas do dia 30.
Modalidades por categoria
Pré-Mini (7 e 8 anos) e mini (9 e 10 anos) - atletismo, futebol society, queimada e ginástica rítmica
Pré-Mirim (11 e 12 anos) - atletismo, basquete, damas, futsal, natação, queimada, surfe, tênis de mesa, vôlei, xadrez e ginástica rítmica
Mirim (13 e 14 anos) e Infantil (15 a 17 anos) - atletismo, basquete, damas, futsal, natação, surfe, tênis de mesa, vôlei, xadrez e ginástica rítmica
Locais de competição
Atletismo – Estádio Municipal Ciccillo Matarazzo
Basquete – Quadra da E.M. Maria Josefina Giglio Silva (Estufa 2)
Damas e Xadrez – E.M. Padre José de Anchieta (Centro)
Futsal masculino - Quadra da E.M. Marina Salete Nepomuceno do Amaral (Perequê Açu)
Futsal feminino - Quadra da E.E Idalina Graça ( Ipiranguinha)
Futebol society – Quadra da Piscina (Centro)
Natação – Piscina Municipal (Centro)
Surfe – Praia Grande
Ginástica rítmica, queimada e tênis de mesa - Ginásio de Esportes Tubão (centro)
Vôlei - Quadra da E.M. José Simeão (Taquaral). (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Melhor Idade de Ubatuba disputa competição em São Sebastião

Ubatuba - A equipe de competição da Melhor Idade de Ubatuba disputa a partir desta quinta-feira, 16, a segunda edição dos Jogos do Idoso de Sãoo Sebastião.
Com uma delegação composta por 50 pessoas (45 atletas), Ubatuba tentará se manter entre os destaques da competição. Em 2007 Ubatuba obteve duas medalhas de ouro, sete de prata e uma de bronze e ao final do evento, os ubatubenses conquistaram e terceira posição por equipes.
“Neste ano a competição será mais difícil, pois aumentou o número de cidades participantes”, comentou Diva do Prado, chefe da delegação de Ubatuba. O evento contará com a participação de 11 cidades, totalizando mais de 500 atletas. Ubatuba terá representantes em 17 modalidades.
A cerimônia de abertura acontece ás 19h, no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz, e logo em seguida acontece a primeira competição, os concursos de miss e mister.
Na sexta, 17, acontecem as disputas de malha, pesca, sinuca, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei adaptado e coreografia. Sábado, 18, tem caminhada, damas, dominó, natação, peteca, tranca, vôlei adaptado, xadrez e dança de salão, com show de Renato e seus Blue Caps.
No domingo, 19, os ubatubenses disputam a medalha da bocha e participam da cerimônia de premiação e encerramento, no CAE. (Fonte: Assessoria de Comunicação PMU)

Programação Cine Porto
Semana de 17 a 23/10/2008

"O Guerreiro Didi e a Ninja Lili"
Comédia!!!!!!ás 16:00hs
Para este filme preço único R$ 2,00

"Era uma vez...."
Drama romântico !!!!! as 18:00hs
Para este filme preço único de R$ 2,00

"Busca Implacável"
Suspense Dramático!!!!! as 19:50 e 21:30hs.

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Anuncie

Das garoupas e marlins

N
o oceano de possibilidades
há lugar para a garoupa
que vive rente às pedras
nas proximidades de sua toca,
e, também, para o marlim
dos mistérios abissais,
das possibilidades sem fim.
Já os homens são mais complexos:
Drummond foi uma garoupa
com espírito de amplidão,
já Byron foi um marlim,
entocado na escuridão.


Palmeira no asfalto de Ubatuba

Na minha terra tem palmeiras,
pindobas, brejaúvas, jiçaras,
patieiros, indaiás e jerivás.
Mas, de todas, a minha preferida
é a imperial teimosa,
que resiste ao tempo,
ao asfalto que a sufoca,
ao trânsito perigoso,
ferida, mas majestosa,
na Rua Aparecida S. Veloso.


Félix Cabral
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Ainda não foi desta vez!

Surpreendi-me com a pequena votação, se comparado o árduo trabalho que tivemos em campanha. Até ganhamos a eleição, fui o mais votado, mas o partido e a coligação não atingiu o quociente eleitoral.
Parece que serei um eterno vereador, ajudando a todos que solicitam o meu trabalho, defendendo os interesses das pessoas mais humildes, porem sem mandato.
Entrarei para a historia como o único candidato que nunca parou de lutar, mas nunca ganhou uma eleição.
É assim mesmo, o jogo da disputa do poder é muito desigual, muita compra de votos, muitas maracutaias nas urnas e muitas armações estratégicas que infrigem diretamente a democracia. E a gente normalmente acaba ficando de fora. Você acha que eles gostariam de ter um Gerson Florindo la na câmara para encher o saco deles, questionando tudo?
Mas a luta continua. Eles me tiram o poder de representar, mas ainda nao tiraram a minha vontade de lutar. Até que alguém me dê um tiro, ainda assim se não me matarem eu continuarei lutando.
Agradeço a sua força e a todos aqueles que votaram em mim.
Um grande abraço!

"De nada adianta você travar a inútil luta contra os galhos,
pois é la no alto do tronco que esta o coringa do baralho"
Raul Seixas

Gerson Florindo
Ubatuba, SP

PTB – Respeito por Ubatuba

O PTB municipal de Ubatuba agradece a todos aqueles que votaram em candidatos do partido e da coligação “Ubatuba de Cara Nova” na eleição de 05 de outubro de 2008.
Conseguimos mostrar que estamos progredindo, estamos crescendo dentro do município e este é o início, pois é na base que está o respaldo de toda estrutura sólida.
O nosso grupo é unido e assim pretende continuar, temos um objetivo que é a melhoria de vida para a nossa população e não vamos descansar enquanto não atingir este objetivo.
Queremos parabenizar a todos que conosco participam deste avanço do partido, somos componentes de um partido sólido e fiel a nossos princípios de progresso organizado, trabalho, expectativa de renda, moradias, melhores condições de saúde e educação.
Precisamos continuar unidos e agregando ao conjunto pessoas que têm também esses objetivos. Foi uma eleição com muito trabalho, poucos recursos, todavia, com muita disposição e satisfatória às pretensões do grupo.
Se olharmos para trás e nos pautarmos naquilo que era o PTB dentro do município e agora o que somos, vamos ver que gradativamente e paulatinamente estamos prosperando, e muito, isso é o que importa.
O PTB já está se reunindo e traçando metas para colaborar naquilo que a população precisar, não somos um partido utilizado apenas em época de eleição, temos um compromisso com o cotidiano da população e isto é de extrema seriedade.
Nada mais nos cabe senão agradecer a você eleitor que depositou em nossos candidatos a sua confiança. Pode ter certeza que a nossa união em breve será recompensada nas urnas, com isso a cidade também receberá de nós petebistas todo o carinho e atenção que merece e temos disposição para dar.
Parabéns aos nossos candidatos a vereadores que juntos obtiveram 1956 votos para o PTB, são eles:
Dr. Ivair Pinto de Moura, Professor Juba, Luciana PM, Edílson Ceará, Manoel Marques, Wilson do Taquaral, Estela Maris, Paraíba do Sertão, Dr. Paschoal e Jorge Lee.
Parabéns também ao TATO que junto do muito honrado candidato a prefeito Dr. Maurício Moromizato, tornaram-se ambos donos de mais de 10.000 votos de confiança.
Parabéns aos demais candidatos que compuseram conosco a coligação “Ubatuba de Cara Nova”, são eles os bravos guerreiros do PT de Ubatuba, agradecemos ainda, sem exceção, aos demais colaboradores da nossa campanha.
Ao Deputado Estadual Campos Machado e ao Deputado Federal Clodovil Hernandez, João Toledo e ao não menos brilhante Dr. Guaracy Fontes Monteiro Filho, nossos sinceros agradecimentos, firmando ainda que estamos prontos para com eles colaborar.
2012 está aí e com esse grupo capacitado que temos só nos resta esperar pela vitória que certamente virá, não vamos nos dispersar.
Abraço cordial a todos.

Diretório Municipal do PTB de Ubatuba

Eleição 2008

Tenho acompanhado de perto o que tem ocorrido em nossa cidade nos últimos dias, com referência aos resultados da eleição, o que as pessoas têm escrito na internet e em jornais e ouvido comentários pelas ruas de nossa cidade. Muita coisa não é novidade como alguns apontam, mas não estamos aqui para julgar ninguém, ou muito menos dizer se houve ou não fraude nas eleições, mas já ouvimos de tudo, inclusive pessoas alegando que a foto deste ou daquele candidato não apareceu nas urnas.
Relatos de erros
Ouvimos dois relatos que nos chamou a atenção: um candidato a vereador que alega que na urna em que ele votou não existiu nenhum voto para ele e outro candidato que alega que na urna que seus pais e irmãos votaram ele não teve o número de votos correspondente aos seus familiares.
Carros e mesários
Quanto aos carros usados pela Justiça Eleitoral, em todas as eleições, o juiz solicita os da prefeitura. Na eleição passada tivemos ainda um fato onde o juiz eleitoral se recusou a usar o Passat importado, que era o carro do prefeito na época à disposição da Justiça Eleitoral, alegando que o carro já tinha causado muita confusão na cidade.
Quanto aos mesários serem funcionários, comissionados ou públicos, não vejo muita diferença das eleições passadas, quando já houve mesários nas mesma condições.
Diferença de eleição
No quesito voto temos várias diferenças, as quais tentaremos mostrar para nossos amigos, e inimigos também, e tentar esclarecer muitos fatos.
Eleição 2004:
Resultados para prefeito, que foram seis candidatos: colégio eleitoral da época 49.786 votos, válidos 39.768, deixaram de votar 10.018. Número de votos por candidato: Eduardo César: 12.109; Paulo Ramos: 11.465; Pedro Tuzino: 10.243; Rogério Frediani: 3.433; Elizabete: 1.349 e Fabrício: 1.169. Eduardo foi eleito com 30,45% dos votos válidos ou 24,32% do eleitorado.
Eleição 2008:
Resultados para prefeito, onde tivemos quatro candidatos, considerando os votos de Paulo Ramos como válidos. Eleitorado: 55.967, comparecimento 46.117, deixaram de votar 9.850, brancos 1.191, nulos 2.035. Número de votos por candidato: Eduardo: 19.182, Paulo: 11.008, Maurício 10.173 e Pedro 2.528. Assim, Eduardo foi eleito com 44,72 % dos votos válidos ou 34,27% do eleitorado.
Fazendo uma análise dos números acima, podemos afirmar que o Prefeito Eduardo Cesar aumentou seu eleitorado, em média,14% dos votos válidos e em 10% do eleitorado total do município.
Mas de forma alguma, a não ser querendo enganar o eleitorado, o prefeito tem a maioria de aprovação de seu governo ou os números oficiais da eleição chegaram próximos ao que ele divulgava em suas pesquisas, quando chegou a informar até 59,86% da intenção de votos. Se desconsiderarmos os votos obtidos por Paulo Ramos, achamos o índice que o prefeito supostamente tinha nas pesquisas.
Em uma pesquisa estimulada, de maio de 2008, a qual não poderia ser divulgada, pois não era registrada, Eduardo aparecia com 33,70%, Paulo Ramos com 31,30%, Mauricio com 2,20%, Caribé com 16,00%, brancos e nulos 6%, indecisos 10,8%. Se analisarmos friamente os números, veremos que o prefeito cresceu em média 10% entre maio e outubro, mas o grande crescimento foi do candidato Maurício e Paulo caiu um pouco. Com a retirada do nome de Caribé para prefeito, o PSDB foi o partido que mais perdeu, pois tinha 16% dos votos e terminou a eleição com outro candidato com média de 5% do eleitorado.
Satisfação de 2004
Diferenças das eleições em 2004: quando acabou a eleição, existiu um clima como não víamos há muitos anos: satisfação geral de mais de 90% da população. Quem não queria Paulo estava satisfeito, pois deu Eduardo; quem não queria Pedro estava satisfeito, pois deu Eduardo; os candidatos Rogério, Elizabete e Fabrício e seus eleitores também ficaram satisfeitos, pois teríamos um novo prefeito. Para quem não se lembra, na segunda-feira após a eleição, apareceu um sol maravilhoso e o único comentário da cidade era como Eduardo tinha ganho a eleição, pois uns falavam que foi na boca de urna, que tinha contratado um monte de gente; outros já diziam que a culpa era do Paulo que ficou com um monte de camisetas guardadas e não usou na eleição, pois com a carreata de dias antes já estaria com a eleição no papo; já outros comentavam que a culpa era do Pedro que estava eleito como prefeito, mas em seus comícios falou muito e acabou perdendo votos. O que é realidade ou invenção, só eles poderiam afirmar. Mas uma coisa era consenso: todos estavam satisfeitos com o resultado da eleição e a cidade viveu clima de festa e de esperança.
Dúvidas de 2008
Já em 2008 as coisas não foram da mesma forma: o sol não abriu na segunda-feira, o clima era pesado, pessoas com denúncias e mais denúncias que fotos de candidatos não apareceram nas urnas, candidatos a vereador e a prefeito insatisfeitos com os votos, povo se manifestando contra o resultado das eleições e na cabeça de todos ainda estava viva a imagem da eleição passada, onde camisetas e bonés brancos com o número 22 mostravam o resultado da eleição. Porém, mais vivos ainda estavam os números 12 e 13 espalhados por todos os cantos da cidade, que nas urnas as pessoas comentavam que o 12 iria ganhar, outros já afirmavam que seria o 13, poucos que falavam pelas ruas no dia da eleição acreditavam no 25; assim, foi se criando uma grande ilusão.
Com a imagem da eleição de 2004, todos já afirmavam que quem ganhasse não seria com uma margem de mais de 2.000 votos entre o primeiro e o terceiro colocado. Decepção após a abertura das urnas: a diferença do primeiro para o segundo colocado passou de 8.000 mil votos. Ninguém se conformava com o resultado, mas ninguém fez pesquisa de boca de urna, nem conversou com aqueles eleitores que entram quietos e saem calados, não sabendo o que passou na cabeça principalmente dos evangélicos que não são de muita conversa. Assim, gostando ou não, o prefeito é Eduardo Cesar que mudou a história política de Ubatuba como sendo o primeiro prefeito reeleito e o primeiro a eleger 90% dos vereadores. Na política dos últimos 20 anos, com certeza, ele está fazendo história.
Rever conceitos
Cabe também ao prefeito e toda a sua equipe fazer uma revisão da administração, pois entendo que ele não tem 35% de aprovação da população em seu governo. Passou há muito tempo a hora de mexer no secretariado, ver onde está acertando e onde está errado, pois bons prefeitos são eleitos com mais de 50% dos votos e ótimos, com mais de 75% dos votos. No caso, nosso prefeito está tendo uma segunda chance e terá mais quatro anos para mostrar que todos que não votaram nele estavam enganados. Portanto, 2009 terá que ser o ano das mudanças.
Muitas são as ofensas rolam pela internet, muitos estão escrevendo várias besteiras. Em uma eleição, não existem perdedores nem ganhadores, pois não é como uma briga onde o mais forte pode levar a melhor. Quem ganha ou perde com a eleição é o povo! Ele, sim, pode ficar melhor ou pior. Dizer que um candidato, por menor que seja o número de votos que teve, que é um derrotado ou um perdedor considero como ofensa, pois todos os candidatos foram muito mais corajosos que a grande maioria que hoje escreve ou critica, foram os que colocaram a cara à tapa. Como sempre acontece muitas vezes de forma injusta, pois um tem uma bicicleta para correr atrás de um voto, porém o outro tem apoio do prefeito, de muitos comissionados e ainda recebe uma investida maior por parte do prefeito e de empresários. Todos os candidatos a vereador, a prefeito ou vice merecem sim, os parabéns de toda a população, não importando se foram ou não eleitos. O importante é que eles tentaram, colocaram a cara à tapa e fizeram parte da democracia que estamos tentando construir neste país. As coisas ainda serão, por muitos e muitos anos, injustas, mas dou os parabéns a qualquer pessoa que tem a coragem para concorrer a qualquer cargo, pois mostra que tem fibra, e não importa se não foi desta vez. O importante é continuar a tentar, é continuar a acreditar e continuar a defender as idéias e os ideais: isto é que importa.
Ídolos
Já imaginaram se um atleta se sentisse derrotado ou perdedor ao ser o último colocado em uma prova? Nunca teríamos campeões, pois qual o atleta que não chegou em segundo ou outra colocação em sua vida? Já imaginaram se ele tivesse desistido?
Um dos maiores ídolos deste país foi Airton Senna! E quantas vezes tive vontade de quebrar a TV, pois ele quebrou o carro, bateu, chegou lá atrás. Mesmo assim, nunca vai deixar de ser um dos maiores ídolos deste país. Se ele tivesse desistido, poderia até estar vivo, mas nunca seria um ídolo ou teria escrito seu nome na história mundial como escreveu.
Falta de democracia
São tantas a besteiras que tenho lido! E uma delas é que os manifestantes insatisfeitos com o resultado da eleição estragaram o gramado da Praça 13 de Maio, na quinta-feira.
Neste caso, o absurdo cabe ao judiciário, pois pela primeira vez na história de todas as eleições que participei, os candidatos não puderam acompanhar a apuração, ninguém podia entrar no cartório eleitoral a não ser os previamente cadastrados pela justiça eleitoral. Em matéria de país que se diz democrata, não foi o que vimos aqui! O que isto tem a ver com o gramado da Praça 13 de Maio? Tudo, pois na noite de domingo milhares de pessoas atolavam na lama em frente ao cartório eleitoral, no gramado, querendo saber o que estava acontecendo, como estavam os votos dos candidatos a prefeito e vereadores. Se alguém tem culpa do gramado estragado é a justiça eleitoral, que nunca deveria ter feito a apuração naquele local pequeno e inapropriado, sem dar o direito dos candidatos a prefeito e vereadores de acompanhar os trabalhos da Justiça Eleitoral. Isto não foi nem um pouco democrático. Não sabemos os motivos que levaram o juiz eleitoral a usar o local, mas que é inapropriado e antidemocrata, é!
Com todo respeito às pessoas que escrevem e chamam de derrotados ou perdedores os candidatos que tiveram coragem de colocar a cara à tapa em uma eleição, nenhum de nós - pois me incluo no meio deles - é perdedor ou derrotado. Somos, sim, vitoriosos, pois tentamos mudar a história desta cidade e deste país. E você? O que já fez, quantas vezes saiu da toca, quantas vezes deu a cara para bater? Sempre ganhou todas na vida, ou só coloca a cara a tapa depois que sabe quem já é o vencedor e quer fazer média? Como vi e ouvi na eleição passada, assim que começou a sair os resultados da eleição, muitas pessoas que estavam em outras candidaturas, ou atrás da moita, começaram a chegar ao comitê ou ligavam. Teve caso de pessoas ligarem depois do resultado, é claro, querendo saber o quanto a campanha tinha de dívida, pois estavam dispostas a pagá-la. Assim são muitas pessoas, que depois se dizem cristãs.
Não, com certeza, você não ganhou todas na sua vida.
Quero aproveitar e agradecer os 176 votos que tive nesta eleição! Continuo podendo olhar para os meus filhos e afirmar que não comprei nenhum voto.
Quero também dar os parabéns a todos os candidatos a todos os cargos, não importando a votação que tiveram. Tenham consciência que somos heróis!
Os parabéns ao prefeito, ao vice-prefeito e aos dez vereadores que irão conduzir os destinos de nossa cidade pelos quatro próximos anos! Que Deus ilumine o caminho deles e da nossa cidade.

Josias Sabóia JIJA
Ubatuba, SP

Políticos...

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Massaguaçú  © Luciano Cancelier

Massaguaçú
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor