Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 17 de Outubro de 2008 - Nº 2052 Edições Anteriores

Anuncie Aqui

Região
Fim de semana com céu núblado e pancadas de chuvas
PM contrata políciais temporários


Caraguatatuba
Ditran de Caraguá finaliza obra de desvio da ciclovia na SP-55
Caraguá ganha unidade das Lojas Americanas nesta sexta-feira 17
Associação de Combate ao Câncer realiza 2ª Festa do Bolo neste domingo 19
Novas oportunidades de emprego estão abertas no PAT de Caraguá
Inscrições para guarda-vidas temporário estão abertas em Caraguá
Programas de rádio feitos por moradores de Caraguatatuba entram no ar nesta segunda-feira


Ilhabela
Câmara convoca população para discutir regras para receptivo de navios
Ilhabela cria regras para limitar propagandas nas ruas e nos comércios
Vereador reivindica cobertura de pontos de ônibus

São Sebastião
Vereadora requer curso profissionalizante na área de segurança
Câmara aprova abertura de crédito para Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
Centro Integrado Profissionalizante inicia novos cursos em Boiçucanga
Inscrições para 160 vagas da Etec São Sebastião terminam nesta sexta-feira
Novo acesso facilita entrada no bairro Porto Grande
Casa com mais de 300 metros quadrados é demolida em Barra do Sahy
São Sebastião recebe programa “Sebrae na Rua” no fim deste mês

Ubatuba
Adeus ao Sr. Mario Cembranelli
Alunos do município de Ubatuba participam do projeto "Pedalando e Aprendendo"
Comércio de Ubatuba não registra aumento significativo nas vendas do "Dia das Crianças"
Maricultores ubatubenses passam por capacitação para cultivar algas
III Festival de Observação de Aves faz sucesso em Ubatuba
Nadadores de Ubatuba disputam a final estadual do Pró-Natação
Campeonato Dente de Leite de Ubatuba começa com muitos gols
Santa Casa de Ubatuba realiza Gincana Motivacional com funcionários
Atletas da Escolinha Municipal de Surfe disputam última etapa do Circuito Petrobras Feminino
Veteranos de Ubatuba entram em campo na “2ª Copa Marconi Futmaster de Futebol Society”

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Fim de semana com céu nublado e pancadas de chuvas

Litoral Norte - Nesta sexta-feira a frente se manterá estacionária na altura do Estado do Rio de Janeiro, mantendo o tempo muito instável sobre nossa região. Segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), o céu deverá ficar com muita nebulosidade, abafado e com ocorrência de pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Hoje também deverá chover forte em algumas localidades. As temperaturas máximas estarão em ligeiro declínio. Máxima de 25ºC no Vale do Paraíba e Litoral Norte e na Serra da Mantiqueira os termômetros marcam até 19ºC.

PM contrata policiais temporários

Litoral Norte - A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo abriu processo seletivo para contratar 1.775 policiais temporários em todo o estado. A remuneração oferecida é de dois salários mínimos. Para concorrer, o interessado deve ter entre 18 e 23 anos até o último dia de inscrição, ter o ensino fundamental completo e estar desempregado. O contrato tem duração de um ano, podendo ser renovado por igual período. As inscrições poderão ser feitas entre 27 e 30 de outubro, apenas por meio do site do banco Nossa Caixa (www.nossacaixa.com.br). A ficha de inscrição estará disponível na internet das 0h do dia 27 até às 16h do dia 30. É cobrada taxa de participação no valor de 0,55 Ufesp, cerca de R$ 8,18, e o boleto é disponibilizado no site após o preenchimento da ficha de inscrição, podendo ser pago em qualquer agência bancária.


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Ditran de Caraguá finaliza obra de desvio da ciclovia na SP-55
Após um estudo técnico da faixa de ciclovia em frente ao Cemitério Municipal, a Ditran de Caraguá iniciou no mês passado, as obras de melhoria no local, incluindo concretagem, jardim, readequação do passeio e sinalização viária, num trecho de 50 metros, para a segurança dos moradores que utilizam a ciclovia diariamente

Caraguatatuba - A Ditran - Divisão de Trânsito da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, está concluindo a última etapa do projeto de contorno da ciclovia, na SP-55, entre o trevo da cidade e o Cemitério Municipal.
Na próxima semana, as obras de melhoria do último trecho - uma faixa de 50 metros em frente ao Cemitériuo será entregue à população. De acordo com o diretor da Ditran, Cel. Celso Rapaci, o estudo técnico para o planejamento da obra foi feito pela agente de trânsito e também arquiteta Beatriz Ambros, que foi responsável também no ano passado, pelo primeiro estudo de contorno da ciclovia, próximo à rotatória.
Segundo Rapaci, a obra foi iniciada há 15 dias e já está em fase final. Isso inclui concretagem, jardim, readequação do passeio e sinalização viária.
"Fizemos esse estudo, para a realização dessas melhorias porque tratava-se de um trecho bastante perigoso para o ciclista, uma vez que o DER, ao fazer a duplicação da SP-55, acabou avançando sobre a ciclovia, obrigando a população a trafegar pela rodovia em frente o Cemitério", disse Rapaci, completando que, "na verdade esta obra seria de competência do Departamento de Estradas de Rodagem, mas o prefeito José Pereira de Aguilar, entendendo que a obra era simples em termos de investimento, mas de grande valor em termos de segurança, autorizou prontamente", concluiu o diretor da Ditran.
A obra é composta por um desvio, localizado atrás do ponto do ônibus, em frente o Cemitério de Caraguá, e com ela o ciclista deixa de se locomover em meio ao tráfego pesado.
É importante destacar que o número de usuários de bicicleta chega a 20 mil, dos quais grande parte utiliza a ciclovia da SP-55, entre Caraguatatuba e São Sebastião. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá ganha unidade das Lojas Americanas nesta sexta-feira 17
Além de gerar empregos a nova unidade das Lojas Americanas, que será inaugurada em Caraguá nesta sexta-feira, dia 17, aumentará a arrecadação do município

Caraguatatuba - Uma nova unidade das Lojas Americanas será inaugurada em Caraguatatuba nesta sexta-feira, 17 de outubro, a partir das 8h. De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, a construção da loja foi iniciada no primeiro semestre deste ano e sua área total é de 1.200m².
"Para a inauguração, itens de diversos departamentos estarão em promoção, possibilitando que os clientes comprem produtos dos mais variados segmentos em um só lugar, em um ambiente que reúne modernidade, conforto e boa sinalização", explica a assessoria de imprensa da Lojas Americanas.
A nova loja, que fica na rua São Benedito, ao lado do antigo Banco do Brasil, teve um investimento de R$ 3,5 milhões deve gerar 110 empregos diretos, além de aumentar a arrecadação do município.
Para o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, receber uma empresa desse porte é um grande presente para o município. "O desenvolvimento da cidade é visto por todos, tanto que os grandes magazines, como as Americanas, estão abrindo novas filiais em nossa cidade. Isto é reflexo de uma administração voltada ao povo", finalizou Aguilar.
Conheça um pouco mais sobre Lojas Americanas: Fundada em 1929, a Lojas Americanas S.A é uma das mais tradicionais redes de varejo do país. O segredo de seu sucesso está na variedade e qualidade dos produtos aliado à disponibilidade de itens sazonais e à política de preços baixos. A primeira loja foi inaugurada na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro e, atualmente, a empresa possui 434 lojas espalhadas por 20 estados, além do Distrito Federal. Com três centros de distribuição nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, a Lojas Americanas comercializa mais de 50 mil itens de quatro mil empresas diferentes, o que faz com que a rede detenha uma grande participação do comércio brasileiro de brinquedos, bomboniére, lingerie, CDs e DVDs, eletrônicos e utilidades domésticas. A empresa atua ainda no comércio eletrônico, por meio da B2W, que compreende os portais Americanas.com, Shoptime e Submarino. Além disso, em 2007, a Lojas Americanas adquiriu a BWU - empresa detentora da marca BLOCKBUSTER® no país - e adicionou, na época, mais 127 lojas à rede, o que equivale a 32 mil m2. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Associação de Combate ao Câncer realiza 2ª Festa do Bolo neste domingo 19
O evento será realizado na Paróquia São João Batista, no Poiares, e toda a renda será revertida em favor dos associados da ACCC

Caraguatatuba - A ACCC - Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba, que atua no município de maneira voluntária, em prol dos pacientes de câncer cadastrados na entidades, está promovendo um novo evento, com o objetivo de angariar fundos para atender os munícipes.
Será realizada neste domingo, dia 19 de outubro, a 2ª edição da Festa do Bolo com muita recreação e sorteios a partir das 15h, na paróquia São João Batista, no Poiares, na região central de Caraguá.
De acordo com a presidente da ACCC, Carmelinda Silva Carlota, para participar da 2ª Festa do Bolo, os interessados podem adquirir o convite na sede da Associação ou mesmo por meio dos voluntários que atuam na ACCC.
A Associação de Combate ao Câncer pede também às pessoas que queiram contribuir com a festa, que doem um bolo confeitado (com recheio e cobertura) para incrementar o evento e melhorar a arrecadação de fundos em prol dos pacientes com câncer que residem em Caraguá.
Vale lembrar que a ACCC trabalha voluntariamente, angariando recursos por meio de bingos, jantares, eventos, gincanas, passeatas, palestras, bazares beneficentes, festas e outras ações. Fora isso, acompanha e orienta pacientes com câncer no que se refere ao direito de benefícios, e faz também visitas e acompanhamentos em residências e hospitais para apoio aos associados.
Para mais informações e aquisição de convites basta comparecer à sede da ACCC, na Avenida Maranhão nº 107, no Jardim Primavera (próximo à Delegacia de Polícia). O telefone da Associação é (12) 3881-2556. Participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Novas oportunidades de emprego estão abertas no PAT de Caraguá
Para concorrer a uma das ofertas de emprego do Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguá, basta levar documentos pessoais e carteira de trabalho ao PAT e efetuar o cadastramento no sistema

Caraguatatuba - O PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador, que em Caraguá funciona por meio da SERT - Secretaria de Estado das Relações do Trabalho em parceria com a SECAD - Secretaria da Administração da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, está com novas oportunidades de emprego abertas à população.
De acordo com a diretora do PAT, Elmar Soares de Farias, para se candidatar a uma das vagas, é necessário realizar um cadastro, juntamente com uma entrevista, direcionando o trabalhador para a oportunidade de emprego certa, de acordo com suas habilidades pessoais e currículo.
As ofertas de emprego desta semana são para vendedor externo, topógrafo, serralheiro, salgadeira (o), pizzaiolo, padeiro, operador de escavadeira, operador de empilhadeira, marteleiro, marceneiro, garçom, fiscal de loja, empregada doméstica, cozinheiro (a), costureira, copeiro, camareira, balconista, alinhador de carros, ajudante de cozinha, açougueiro, conferente e auxiliar de contabilidade.
O PAT de Caraguá fica na rua Taubaté nº 520, no bairro Sumaré, próximo ao Fórum. Para efetuar o cadastro no sistema de empregos basta levar documentos pessoais e comprovante de residência, além da CTPS - Carteira de Trabalho e Previdência Social. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Inscrições para guarda-vidas temporário estão abertas em Caraguá
Estão abertas 60 vagas para o curso que vai preparar civis para atuarem como Guarda-Vidas Temporários no verão 2008/2009

Caraguatatuba - O curso para guarda-vidas temporários, promovido pelo 17ºGrupamento de Bombeiros - Salvamar Paulista, e que tem a finalidade de capacitar civis para o trabalho temporário junto ao Corpo de Bombeiros, está com inscrições abertas que vão de 13 de outubro à 10 de novembro, no Posto de Bombeiros da praia Martim de Sá.
Os selecionados terão um contrato de três meses - dezembro, janeiro e fevereiro - com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Administração, recebendo o salário mais vale-alimentação.
Tanto homens quanto mulheres podem se inscrever; para tanto é necessário ser maior de 18 anos, estar quite com as obrigações militares (sexo masculino), não ter antecedentes criminais de natureza dolosa, ter completado o Ensino Fundamental, ter boas condições físicas e de saúde que deverão ser comprovadas no ato da inscrição mediante apresentação de atestado médico.
Os candidatos deverão levar RG, CPF e carteira de trabalho. Para os que já possuem o diploma do curso de guarda-vidas temporário, é necessário apresentar os documentos citados além da cópia do certificado da conclusão do curso.
A seleção será feita no dia 12 de novembro, às 8h30 no Posto de Bombeiros da praia Martim de Sá e os candidatos passarão pelas seguintes provas: corrida de 1.700 metros na areia em até oito minutos para homens e nove para mulheres (caráter eliminatório) e nado de 500 metros no mar em até 12 minutos (caráter classificatório).
Já o curso será realizado em 16 dias úteis, entre 17 de novembro e 5 de dezembro das 8h30 às 13h com aplicação de matérias de suporte básico da vida, pronto-socorrismo, prática de salvamento aquático, condicionamento físico, prevenção de afogamentos e telecomunicação entre outros.
Serão 60 vagas disponibilizadas para o curso, que tem como responsáveis o capitão Smicelato e o tenente Rapacci. O Posto de Bombeiros da Martim de Sá fica localizado na Av. Aldino Schiavi, 1.200. Mais informações pelo telefone (12) 3883-0625. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Programas de rádio feitos por moradores de Caraguatatuba entram no ar nesta segunda-feira

Caraguatatuba - A partir da próxima segunda-feira, dia 20, os programas “Na Rede do Juqueriquerê” - produzidos por moradores e estudantes da cidade de Caraguatatuba - serão veiculados na Rádio Oceânica AM (670 khz no dial ou na rádio virtual ao vivo – www.radiooceanicaam.com.br). O trabalho é resultado das oficinas de Educomunicação do projeto Água de Beber, de Comer, de Usar e Conservar... Ciclos Contínuos, desenvolvido pelo Instituto Supereco com o patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras Ambiental.
Os repórteres do na “Rede do Juqueriquerê” falam sobre temas que envolvem meio ambiente, cultura e educação no município de Caraguatatuba, como a discussão em torno da separação do lixo e a busca de alternativas para a realização da reciclagem; a investigação sobre a rede de esgoto; a pesquisa sobre a história da cidade. Segundo a jornalista responsável pelas oficinas de Educomunicação, Débora Menezes, o objetivo é gerar uma mudança de atitude frente aos assuntos trabalhados.
A primeira série de programas levará aos ouvintes alguns detalhes sobre o termo “Educomunicação”, com a produção dos alunos do CIEFI Maria Aparecida Ujio do Porto Novo; entrevistas com a Associação de Moradores do Jardim Jaqueira e os primeiros capítulos da radionovela “No Ritmo das Águas”. Haverá também entrevistas com músicos e escritores locais, além de "causos" - relatos de histórias de moradores antigos sobre a Caraguá de antigamente.
Escutem os programas “Na Rede do Juqueriquerê” todos os dias às 9h55 e aos sábados, às 11h45. Dúvidas ou sugestões podem ser enviadas para rededojuqueriquere@supereco.org.br. (Fonte: Supereco)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Câmara convoca população para discutir regras para receptivo de navios
O foco da Audiência Pública será o Projeto de Lei 99/2008 que prevê novas regras para profissionais comercializarem produtos turísticos no receptivo

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela promoverá uma Audiência Pública no dia 22 de outubro, próxima quarta-feira, para discutir o Projeto de Lei 99/2008 que dispõe do receptivo de navios de cruzeiro em Ilhabela, de autoria de Ricardo Fazzini Dias (PMDB), ex-secretário municipal de Turismo.
O projeto foi apresentado em julho por Ricardo durante a suplência do Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (Carlinhos - PMDB). “Ilhabela sempre teve no turismo a sua principal atividade. Porém, o turismo de receptivo foi o que mais cresceu. As belezas naturais, aliadas a um minucioso trabalho de infra-estrutura do receptivo, fizeram de Ilhabela o destino preferido dos passageiros dos navios de cruzeiro. As paradas dos navios ativam a economia local, gerando emprego e renda para o município”, explica o autor do projeto.
Profissionais Habilitados - Na opinião de Fazzini, para que Ilhabela se firme como um porto para os navios de cruzeiro, é imprescindível que o receptivo seja realizado por profissionais habilitados que possam garantir não apenas o conforto, mas também a segurança dos passageiros.
O Projeto de Lei que dispõe sobre o receptivo de navios de cruzeiro em Ilhabela propõe que os veículos e embarcações utilizados na atividade de transporte de passageiros dos navios de cruzeiro portem uma série de documentos como o cadastro obrigatório da empresa; o certificado de propriedade em nome da empresa; o certificado de vistoria; a prova de existência de seguro obrigatório e outros documentos exigidos pela legislação vigente, especialmente pelo Código Nacional de Trânsito.
Veículos utilizados no transporte de passageiros dos navios deverão ter no máximo oito anos de fabricação, bom estado de conservação e deverão ser inspecionados a cada escala de navios quanto à higiene e limpeza.
O requerimento de vaga nos stands montados durante o receptivo dos navios de cruzeiro para a comercialização de produtos turísticos deverá ser acompanhado do contrato social da empresa; do documento de identidade (RG) e inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas do Ministério da Fazenda (CPF) dos proprietários da empresa; inscrição no Cadastro de Pessoa Jurídica; comprovação de que a empresa está sediada em Ilhabela há mais de dezoito meses; certidão de quitação perante a fazenda municipal e registro junto ao Ministério do Turismo.
Processo Democrático - Na última sessão ordinária da Câmara, dia 13 de outubro, o requerimento convocando uma audiência sobre a propositura foi aprovado pelos vereadores por unanimidade.
Na justificativa do requerimento seu autor, o Vereador Carlinhos, explica que a realização da audiência pública se torna importante e fundamental para o aprimoramento da matéria, uma vez que tem como objetivo ouvir a opinião das pessoas que serão diretamente afetadas com as regulamentações propostas.
“Trata-se de um processo democrático para que possamos implantar regras igualitárias e que não prejudiquem o turismo local e a sociedade como um todo”, diz Carlinhos.
A Audiência Pública acontece no próximo dia 22 de outubro, quarta-feira, às 19 horas, na Câmara Municipal de Ilhabela, à Rua Benedito Cardeal Sobrinho, nº 39, Vila. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Ilhabela cria regras para limitar propagandas nas ruas e nos comércios

Ilhabela - É difícil imaginar que em uma das cidades mais bonitas do Litoral Norte exista poluição visual. Mas em Ilhabela, a prefeitura sancionou uma lei que prevê regras e restrições para propagandas em ruas e comércios.
Para quem passa na rua, muitas vezes, elas nem surtem efeito. São tantas propagandas, que juntas não chamam atenção. Mas o cenário está com os dias contados.
As regras - As placas agora só podem ocupar no máximo 20% da fachada dos comércios até o limite de quatro metros quadrados.
Para os supermercados que tem uma área grande, há opção de colocar duas placas com distância de 30 metros entre cada uma. Em estabelecimentos menores será necessário desfazer das propagandas que ficam na praça. E aquelas placas anunciando as ofertas do dia também estão proibidas.
Outro exemplo é o das locadoras que terão que anunciar os filmes de outra forma, pois as vitrines e fachadas de vidro não podem ter adesivos ou cartazes colados. A publicidade deve ficar a 50 centímetros para dentro da loja. As propagandas das lixeiras também não podem exceder o tamanho de 60 centímetros quadrados.
Isso pode - As placas que já existem e podem continuar são as indicativas em cima dos nomes de ruas. Até a prefeitura vai ter que rever seus anúncios. E nada escapa dos fiscais que estão nas ruas para notificar os comerciantes, que terão 15 dias para se adaptar.
“Apenas em caráter cultural e turístico, como a Semana de Velas, é que o município terá uma autorização especial”, explica o vereador, autor do projeto, José Roberto de Campos.
As novas regras que limitam a publicidade em fachadas foram inspiradas na lei ‘Cidade Limpa’ que já foi implantada na capital. O motivo da lei em Ilhabela, é que se chegou a conclusão que tanta poluição visual não combina com um dos cartões postais mais bonitos do litoral.
"Será bom para a cidade, pois as fachadas ficarão limpas. Vai mexer com o nosso bolso, mas será bom para toda a cidade", diz um comerciante.
De acordo com a prefeitura, o levantamento das irregularidades foi concluído hoje e as notificações começam a ser enviadas na próxima semana. (Fonte: VNews)

Vereador reivindica cobertura de pontos de ônibus

Ilhabela - O Vereador Zeca do São Pedro (PTB) apresentou na ultima sessão (12/10) um requerimento solicitando ao Executivo informações sobre a possibilidade de ser realizada uma parceria com empresa de ônibus Auto Viação e Turismo Ilhabela Ltda. para que sejam cobertos todos os pontos de ônibus do município.
Segundo o vereador, esta é uma reivindicação da população. “Muitas regiões do município carecem de cobertura nos pontos de ônibus. Nos pontos sem cobertura, a população fica exposta tanto ao sol, quanto à chuva, o que causa transtornos”, argumenta Zeca que ainda ressalta o caso das crianças que também aguardam o transporte escolar e que são sujeitas a essa situação. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Vereadora requer curso profissionalizante na área de segurança

São Sebastião - A vereadora de São Sebastião, Solange Ramos (PPS), solicita à Prefeitura cursos profissionalizantes na área de segurança.
De acordo com a parlamentar, existem diversos moradores interessados nesta qualificação profissional, além disso, a falta de demanda está fazendo com que empresas da cidade contratem pessoas de outros municípios.
"Os interessados em fazer o curso de segurança não tem condições financeiras para arcar com as despesas de viagem, alimentação e moradia em outra cidade. A Prefeitura poderia oferecer esse curso através da Setradh (Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Humano) para dois grupos, de 60 alunos, a cada ano. Além de pagar as despesas do teste de balística já que o mesmo não pode ser feito no município por falta de espaço adequado", sugere a vereadora.
A vereadora Solange Ramos afirma o assunto já foi discutido em reuniões com autoridades locais, mas nada foi resolvido, por isso, solicitou ao prefeito atual e ao eleito que tomem as providências para atender a essa classe de trabalhadores.
O vereador Luiz Antônio Santana Barroso (DEM), o Coringa, concordou com a parlamentar e destacou a importância dos cursos serem realizados em São Sebastião. "É de extrema importância que esse benefício seja concedido a essas pessoas interessadas em trabalhar, vai ser um incentivo à geração de empregos, vamos acompanhar o resultado disso e lutar para que o município seja contemplado com a iniciativa", conclui. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Câmara aprova abertura de crédito para Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião aprovaram na sessão do último dia 14, o Projeto de Lei 39/08, de autoria do Executivo, que dispõe sobre abertura de crédito adicional especial, no valor de R$ 66 mil, com fim especifico de atender as despesas decorrentes da execução do convênio firmado com o Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) foi criado pela Lei 8.315, de 23 de dezembro de 1991, nos termos do Artigo 62, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, onde previa sua criação nos moldes do Senai e Senac e regulamentado pelo Decreto nº 566, de 10 de junho de 1992.
O objetivo do Senar é organizar, administrar e executar, em todo território nacional, a Formação Profissional Rural (FPR) e a Promoção Social (PS) de jovens e adultos, homens e mulheres que exerçam atividades no meio rural.
As ações do Senar são educativas e visam o desenvolvimento do homem rural, como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.
Na sessão de ontem também foi aprovado o parecer da Comissão de Justiça aos Projetos de Leis 40/08 e 41/08, de autoria da vereadora Solange Ramos (PPS), dispõem sobre alteração de denominação de vias públicas.
Caso sejam aprovados pelos vereadores, a denominação da Travessa Tijuca, situada no Sertão do Cacau, no bairro de Camburi, será alterada para Travessa Benedito Ribeiro.
De acordo com a vereadora, o objetivo da mudança do nome é homenagear a família do de Benedito Ribeiro, caiçara do Bairro de Camburi, que muito contribuiu para o desenvolvimento do local.
Já a Travessa Nº 8, situada no bairro de Maresias, passará a ser denominada de Travessa Sérgio Kellmann, corretor de imóveis e empresário, natural de São Paulo, que residia no bairro de Maresias há muitos anos. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Centro Integrado Profissionalizante inicia novos cursos em Boiçucanga

São Sebastião - O Centro Integrado Profissionalizante (CIP), órgão ligado à Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), iniciou nesta semana uma série de cursos na unidade Boiçucanga, na Costa Sul, como arte de vender, manutenção de jardins, informática básica, recepção hoteleira, garçom, barman, atendimento ao cliente, elétrica e telefonia.
Segundo informações da Setradh, cerca de 300 pessoas da comunidade participam das capacitações que terminam no final deste ano. Os cursos de elétrica, atendimento ao cliente, informática e telefonia são certificados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e os outros pela Prefeitura de São Sebastião.
Os alunos são provenientes da seleção das assistentes sociais, priorizando os que estão inseridos em programas de transferência de renda como Ação Jovem, Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (Pead), Bolsa Família e Renda Cidadã, dos governos Federal, Estadual e Municipal.
De acordo com o chefe de Divisão do CIP, Fábio Pereira, os cursos são frutos de conquistas da comunidade e dos empresários da região. “O mais interessante é que a população pediu os cursos e hoje nós vemos os mesmos serem disponibilizados, visando equilibrar a oferta e a demanda necessária”, disse.
A previsão é de que aproximadamente 500 pessoas se formem no CIP até o fim do ano. Desde sua inauguração, em junho de 2008, a unidade de Boiçucanga capacitou e profissionalizou 200 pessoas que vão receber seus certificados no fim deste mês em data a ser definida pela administração. Mais informações pelo telefone (12) 3865-1527. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Inscrições para 160 vagas da Etec São Sebastião terminam nesta sexta-feira

São Sebastião - Os estudantes interessados em fazer um curso técnico com o padrão do Centro Paulo Souza, unidade de São Sebastião, deve se inscrever até esta sexta-feira (17/10) pelo site da instituição www.vestibulinhoetec.com.br .
São 160 vagas oferecidas, sendo 80 para o ensino médio tradicional (1º ao 3º colegial), e 40 para Administração e mais 40 para Logística, esses, cursos de caráter técnico.
A taxa de inscrição custa R$ 20 e o manual do candidato R$ 5. O vestibulinho dos cursos técnicos será realizado no dia 16 de novembro, às 13h30. São Sebastião foi o primeiro município do Litoral Norte a receber um curso técnico gratuito. Duas turmas de logística já se formaram.
FATEC - Também estão abertas as inscrições para o vestibular da Faculdade de Tecnologia (FATEC) que começa a funcionar a partir de março de 2009 em São Sebastião.
São oferecidas 80 vagas, nos períodos da tarde e noite, para o curso de Gestão Empresarial. As inscrições devem ser feitas exclusivamente via internet até às 14h do dia 20 de outubro pelo site www.vestibularfatec.com.br. A taxa custa R$ 70.
O exame da FATEC será aplicado no dia 7 de dezembro, às 13h30, em local a ser definido pela coordenação do vestibular.
Mais informações pelo telefone da secretaria do Centro Paula Souza, localizada no prédio da E.M Henrique Botelho, (12) 3892-1424. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Novo acesso facilita entrada no bairro Porto Grande

São Sebastião - A implantação de um novo sistema de acesso ao Porto Grande, na região central de São Sebastião, na avenida Guarda Mor Lobo Viana esquina com a rua América, facilitou a vida dos moradores do bairro, assim como quem precisa fazer retorno. No local, foi construída uma rotatória e duas alças de acesso, bem como feito paisagismo e colocada iluminação na área central.
A obra teve início em julho e ficou pronta no final de setembro. De acordo com o prefeito Dr. Juan Garcia, essa era uma antiga reivindicação da comunidade que sentia dificuldade de entrar ou sair do Porto Grande, principalmente nos horários de picos.
O projeto foi elaborado pela equipe do Departamento de Planejamento (Deplan), da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), e compreende o acesso pelo lado esquerdo da via, mantendo o direito para a circulação de carros pela avenida, assim como o acostamento.
Desde o início da atual administração outros dispositivos de segurança foram implantados na Enseada e Reserv du Moulin, após solicitação junto ao DER (Departamento de Estradas de Rodagens), além dos bairros São Francisco, Pontal a Cruz e Arrastão, essas construídas pelo município.
A malha viária de São Sebastião é mais complicada porque a mesma avenida que serve aos moradores também é a única rodovia do município. Em períodos de pico, pela manhã e no final da tarde, e durante a temporada de verão, o acesso aos bairros é complicado, assim como o risco de acidentes. Dessa fora, a Prefeitura vem promovendo as adequações necessárias. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Casa com mais de 300 metros quadrados é demolida em Barra do Sahy

São Sebastião - Na última quarta-feira (15/10), a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), executou a demolição de um imóvel em construção situado no bairro de Barra do Sahy, mais especificamente no Morro do Capucu, na Costa Sul do município. A casa tinha mais de 300 metros quadrados e estava localizada em área embargada judicialmente. A obra foi descoberta durante vistoria da Polícia Ambiental, em conjunto com um oficial de Justiça. Logo em seguida, a construção foi embargada pela fiscalização municipal.
A ação foi realizada em atendimento a solicitação do Ministério Público, que solicitou demolição imediata. O trabalho teve apoio da Guarda Civil Municipal e funcionários da Secretaria das Subprefeituras. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião recebe programa “Sebrae na Rua” no fim deste mês

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) e a Associação Comercial e Industrial de São Sebastião (Aciss), promove entre os dias 27 e 29 de outubro (segunda à quarta-feira) o “Sebrae na Rua”, com oferecimento de vários serviços gratuitos para os micro e pequenos empresários na Praça de Eventos da Rua da Praia.
O lançamento do projeto ocorre no dia 21 de outubro (terça-feira), às 9h, no Teatro Municipal, cujo objetivo é focar o desenvolvimento empreendedor do município.
Segundo o Sebrae de São José dos Campos, foi definida uma série de palestras para São Sebastião nos três dias do programa. No dia 27 (segunda-feira), às 19h, o evento será aberto com “A trajetória do sucesso”. Na terça-feira (28/10) “Como atrair clientes” (10h), o Cine Sebrae com o tema “Motivação” (12h30), a palestra “Como estimular suas vendas” (14h), Cine Sebrae com “Planejamento” (16h30), “Plano de Negócios” (19h) e Cine Sebrae com “Tempos de baixas vendas” (19h).
No dia 29 (quarta-feira), ocorre a palestra “Como desenvolver um layout e tornar sua vitrine atrativa” (9h), Cine Sebrae com “Pós Venda” (11h30), “Controle de desperdício de alimentos” (13h) e o Cine Sebrae com “É possível ganhar mais com menos”.
Mais informações sobre as palestras podem ser obtidas pelos telefones (12) 3892-2620 e 3892-2445. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Adeus ao Sr. Mario Cembranelli

Convidamos os amigos para a celebração da missa, por intenção da alma do Sr. Mário Cembranelli, proprietário da Casa Marim, que faleceu neste último domingo.
A missa será celebrada nesta sexta-feira, dia 17/10/08 às 19h30 na Igreja Matriz Exaltação a Santa Cruz.

Mário Cembranelli Filho

Alunos do município de Ubatuba participam do projeto "Pedalando e Aprendendo"

Ubatuba - A Secretaria de Estado da Educação em parceria com o Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo - FUSSESP, desenvolve o Projeto " Pedalando e Aprendendo", que possui dois componentes de atuação:
- Educação - retenção na escola de crianças do ensino fundamental e capacitação profissional para alunos do ensino médio.
- Geração de Renda - criação de oportunidades para o exercício sustentável de geração de renda para jovens aprendizes.
Dentro do eixo Educação e Geração de Renda, tem como finalidade promover a formação para atividades de montagem e manutenção de bicicletas, a SEE oferece o curso, certificado pelo SENAI, um dos parceiros do projeto.
Foram contempladas quatro escolas do município de Ubatuba para a realização do Projeto, a EE. Cap. Deolindo de Oliveira Santos, EE. Profª. Sueli Aparecida Figueira dos Santos, EE. Idalina do Amaral Graça e EE. Profª. Aurelina Ferreira, perfazendo no total 24 alunos, 12 no período da manhã e 12 no período da tarde.
Enfatizamos que os participantes cursam em período diverso do ensino regular, ou seja, no contraturno. Os critérios para seleção foram: idade de 14 a 17 anos, renda familiar de até dois salários mínimos e assiduidade comprovada.
Essa é a 1ª turma do Projeto que terminará dia 05 de novembro e iniciará a 2ª turma logo em seguida.
O Projeto Pedalando e Aprendendo é mais uma oportunidade profissional para os alunos do Ensino Médio, que têm aulas teóricas e práticas. (Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Comércio de Ubatuba não registra aumento significativo nas vendas do "Dia das Crianças"

Ubatuba - Diferente do que se esperava, em geral, o comércio de Ubatuba não superou as expectativas de vendas na semana que antecedeu a data comemorativa.
De acordo com uma pequena pesquisa realizada pela Associação Comercial de Ubatuba, as vendas em lojas de presentes e departamentos "foram igual ou um pouco melhor que o ano passado".
Alguns comerciantes disseram que apenas no sábado o movimento foi grande, mas nada que surpreendesse.
As únicas lojas pesquisadas que informaram um aumento significativo foram o Magazine Luiza e a Loja Seller.
Marcelo Fernandes, gerente do Magazine Luiza, contou que as vendas foram "ótimas". Segundo ele, o sucesso se deve ao crescimento, quantidade e variedade dos produtos da loja. Fernandes se disse surpreso em relação aos produtos vendidos. "Mesmo estando em um era tecnológica, onde as crianças hoje querem produtos como celulares, video-games, ipods e mp4, nosso produto mais vendido, por incrível que pareça, foram as bonecas", afirmou o gerente.
"Semana do Saco Cheio" - Conhecida como "Semana do Saco Cheio", é a semana que abrange o feriado nacional de 12 de outubro (Dia das Crianças e Feriado de Nossa Senhora Aparecida) e o Dia dos Professores logo no dia 15, dando a oportunidade de boa parte dos estudantes "matarem" essa semana emendando um feriado no outro para viajar com os pais ou com o pessoal da formatura.
Geralmente, as escolas têm aulas normalmente, porém não costumam marcar provas importantes nesse período.
De acordo com José Carlos de Souza, do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Ubatuba, pelo feriado ter caído no domingo, a semana não aumentou o número de hóspedes na cidade, mas aumentou a média de permanência deles.
Já alguns restaurantes e quiosques de praia tiveram um pequeno aumento no movimento devido também ao tempo bom. (Fonte: ACIU)

Maricultores ubatubenses passam por capacitação para cultivar algas
O setor pesqueiro está se preparando para começar a produzir a alga marinha da espécie Kappaphycus alvarezii, de onde é extraída a carragena, utilizada em diversos produtos industrializados

Ubatuba - Cerca de 40 pessoas, entre maricultores, pescadores e técnicos, estiveram no Rio de Janeiro, na última segunda-feira, 13. O objetivo da viagem foi conhecer o cultivo e processamento de algas realizado pela empresa Sete Ondas. A intenção é capacitar os produtores ubatubenses para o cultivo da alga marinha Kappaphycus alvarezii, de onde é extraída a carragena, uma substância amplamente utilizada na indústria de produtos alimentícios, cosméticos, tintas e diversos outros.
A comitiva ubatubense visitou os cultivos marinhos e presenciou todo o processo de plantio das algas. Depois, assistiram a uma palestra sobre a importância da carragena para as indústrias e conheceram o processo de secagem das algas. O próximo passo será uma capacitação em Ubatuba, por meio de uma parceria com o Instituto de Pesca, que doará as cepas (mudas) aos produtores, para o início do cultivo. Primeiramente, serão implantados dois cultivos pilotos, um em Caraguá e outro em Ubatuba.
Segundo a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, a empresa carioca se comprometeu a comprar toda a produção de algas em Ubatuba e Caraguá, uma vez que a demanda é grande. “Se tudo der certo e a nossa produção for volumosa, a empresa implantará aqui, uma estufa de secagem e cuidará da expedição do produto. Nossa grande expectativa é, com mais este projeto, implementar a geração de renda e dar alternativas às famílias que tiram seu sustento do mar. O cultivo de algas é interessante, pois dá para planejar e saber qual será o retorno do trabalho.”
O projeto para cultivo de algas é mais uma proposta do Programa de Fomento à Maricultura, realizado pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), em parceria com o Instituto de Pesca, Ibama, Associação dos Maricultores de São Paulo (Amesp), Serviço de Inspeção Federal do Ministério de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Mapa). A viagem dos produtores ao Rio de Janeiro foi patrocinada pela Petrobrás.
A importância da carragena - A carragena é uma substância química espessante, que tem também a função de aumentar a longevidade de diversos produtos. Todos os anos, o Brasil importa milhões de dólares em algas secas como matéria-prima para a extração de carragena. O preço médio atual do kg da carragena refinada varia entre 10 e 20 dólares. O Brasil produz apenas 10% do que precisa. O restante, o país importa, sendo o Chile um dos principais fornecedores. A importação alcança a marca de 20 milhões de algas por ano.
12 anos de estudo - Para implantar o cultivo de algas marinhas em Ubatuba, o Instituto de Pesca empreendeu uma pesquisa de 12 anos. A espécie é originária das Filipinas e adaptou-se muito bem ao nosso meio ambiente. Segundo o pesquisador do Instituto de Pesca, Ricardo Pereira, a produção da alga traz outros benefícios, além dos financeiros. “A produção da alga é benéfica para o meio-ambiente, pois ela serve de filtro para as impurezas da água, além de transformar o gás carbônico em oxigênio, aumentando a qualidade do ar e da água”, afirma Ricardo. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

III Festival de Observação de Aves faz sucesso em Ubatuba
Ainda há tempo de visitar a Mostra Fotográfica & Artística. São mais de 100 fotografias, quadros, desenhos, esculturas e artesanatos, com o tema “aves”

Ubatuba - A terceira edição do Festival de Observação de Aves de Ubatuba já é sucesso. O Festival teve inicio no último dia 4, data em que se comemora o Dia Municipal do Tangará-Dançador, ave símbolo da cidade, por carregar em suas penas, as cores da bandeira ubatubense. Apesar de ser véspera das eleições municipais, a abertura da Mostra Fotográfica & Artística, no Ubatuba Palace Hotel contou com um grande público.
São mais de 100 fotografias, de 19 fotógrafos juvenis, amadores, profissionais e internacionais, que retrataram as aves de Ubatuba com sensibilidade, emoção e técnica.
Também estão expostos e à venda, trabalhos com o tema “aves” de diversos artistas e artesãos da cidade. A Mostra é aberta à visitação pública todos os dias das 18 às 22h e deverá permanecer até o dia 15 de novembro. O Palace Hotel está oferecendo visitas, durante o dia, às escolas do município, que devem ser agendadas diretamente no hotel.
Encontro de observadores - No último dia 7, aconteceu o primeiro encontro do “Ubatubabirds” com as palestras de Pedro Paulo Orabona, da Agência Omni Mare, falando das perspectivas do turismo de observação de aves para Ubatuba; Martha Argel, representante no Brasil da Wildlife Conservation Society, que falou sobre as aves como ferramenta para a Educação Ambiental, além de Guto Carvalho, coordenador do Avistar Brasil, que explanou sobre as oportunidades de negócios com o turismo de observação.
O evento contou com as presenças ilustres presença do ilustrador de livros sobre aves e vice-presidente da Wildlife International Society, John A. Gwynne, e do jornalista e consultor ambiental, Tim Hirsch, além de professores, guias ambientais e de observação, empresários do receptivo em Ubatuba, e interessados de Paraty, Ilhabela e São Sebastião.
Saídas a campo - No dia 8, foi realizada a contagem municipal de aves da espécie “bem-te-vi”, envolvendo amigos das aves, observadores em geral e escolas do município. No dia 11, foi realizada a primeira saída a campo com visitação no Eco-Resort Itamambuca e, à noite, o encontro com o primeiro grupo de turistas japoneses a observar aves em Ubatuba.
Segundo um dos organizadores do evento, Carlos Rizzo, novas palestras e diversas saídas a campo estão sendo programadas. “A grande novidade desta edição será uma saída a campo em que se falará exclusivamente a língua inglesa. Este evento é destinado tanto à formação de guias bilíngües quanto a alunos dos cursos de inglês da cidade e acontecerá no dia 1º de novembro”, explica Rizzo. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Nadadores de Ubatuba disputam a final estadual do Pró-Natação
Competição reúne os melhores atletas de 9 a 16 anos de todo o estado

Ubatuba - Ubatuba terá três representantes na final estadual do 25º Pró-Natação, que será disputada em Presidente Prudente neste final de semana. Os nadadores Caio Cesar Prado dos Santos (100 metros nado costa e 100 metros nado livre, categoria juvenil 1), Rômulo A.Cabral dos Santos (100 metros nado costa e 100 metros nado borboleta e 200 metros nado medley juvenil 2) e Priscila Rebouças Santos (100 metros nado borboleta juvenil 2), viajam nesta sexta feira, e na manhã de sábado iniciam a luta pelas medalhas da competição, que receberá aproximadamente 1200 pessoas entre atletas e dirigentes de 120 municípios do Estado de São Paulo.
Os atletas de Ubatuba ficarão alojados na EE Profª Maria Luiza Formozinho Ribeiro e retornam no domingo, logo após o encerramento das competições.
O torneio - O Pró-Natação é um evento promovido pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo com o objetivo incentivar a prática da natação no Estado de São Paulo e favorecer a descoberta de novos valores para o esporte. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Campeonato Dente de Leite de Ubatuba começa com muitos gols

Ubatuba - Começaram as emoções do Municipal de Futebol categoria Dente de Leite. A primeira rodada foi disputada na última quarta-feira, 15, no Campo de Futebol Ari Vieira (Estufa II), e teve média de 2,2 gols por partida. A rodada teve apenas dois empates e em uma única partida as redes não balançaram.
Confira os resultados: Kaju Comercial 4 X 3 Ubadesklimp; Casa Globo 0 X 0 Chaveiro Ligeirinho; Transporte Ubatuba 3 x 1 JR Parafusos; Revistaria Porto 1 X 1 Calçados Fernandes; Elétrica Maria Alves 5 X 4 Grupo Smidi.
A segunda rodada do torneio acontece neste sábado, a partir das 8 horas, no Campo Ari Vieira (Estufa II), com as seguintes partidas: Elétrica Maria Alves X Ubadesklimp; Revistaria Porto X Grupo Smidi; Kaju Comercial X Chaveiro Ligeirinho; Casa Globo X JR Parafusos e Transporte Ubatuba X Calçados Fernandes. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Santa Casa de Ubatuba realiza Gincana Motivacional com funcionários

Ubatuba - A administração da Santa Casa encontrou uma forma criativa e descontraída para motivar seus funcionários a terem melhor desempenho nas atividades, influenciando positivamente no atendimento à população. As diversas equipes do hospital estão participando de uma gincana em que o empenho e a observação das normas geram pontos positivos. Por outro lado, atitudes negativas subtraem pontos. A gincana teve início no mês passado e acontecerá até dezembro, quando as três melhores equipes serão premiadas.
As provas a que as equipes estão sendo submetidas são relativas à postura do funcionário dentro da instituição. Portanto, estão sendo levados em conta fatores como: assiduidade e pontualidade; número de advertências; desempenho das atividades; pesquisas de opinião feitas com pacientes; uso de uniforme, crachá e equipamentos de segurança e até mesmo uma avaliação escrita sobre os conhecimentos das equipes em relação às normas do hospital.
Dentro da proposta de captação de recursos, as equipes também arrecadarão alimentos que, em parte, serão utilizados pela própria Santa Casa. Outra parte será doada ao Lar Vicentino, que abriga idosos do município. Também serão arrecadados livros que irão compor o acervo de uma biblioteca a ser montada no hospital.
Segundo a diretora administrativa da Santa Casa, Mara Franhani, este “jogo” visa desenvolver os recursos humanos da instituição, melhorando a comunicação interna, e mudando conceitos dos funcionários. “Nossa idéia é promover a união e estimular cada vez mais o espírito de equipe. Em pouco tempo, já podemos perceber uma diferença de postura com os colegas e até com eles mesmos. Esta mudança repercute no funcionamento do hospital, oferecendo um serviço otimizado à população.” (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

Atletas da Escolinha Municipal de Surfe disputam última etapa do Circuito Petrobras Feminino

Ubatuba - Atletas da Escolinha Municipal de Surfe disputam neste final de semana a terceira e última etapa do Circuito Petrobras de Surfe Feminino 2008. O evento, que acontece na praia do Arpoador (RJ), reúne a elite do surfe feminino brasileiro, e tem emoções fortes reservadas para todas as categorias em disputa.
Na categoria profissional o resultado está totalmente indefinido. A ubatubense Suelen Naraísa ocupa a segunda posição do ranking, com 2415 pontos, 180 atrás de Diana Cristina (que lidera com 2595) e apenas 30 à frente de Krisna de Souza (2385).
Ubatuba também ocupa a primeira posição na categoria open, com Camila Cássia, que tem 1900 pontos, mas não disputa a etapa (defende a equipe brasileira no mundial). Juliana Meneghel, com 1656 pontos, ocupa a segunda posição, e pode ultrapassar Camila na reta final; a também ubatubense Nathalie Paola tem 1187 pontos e ocupa a sexta posição.
A surfista Camila Cássia também ocupa a segunda posição na categoria Junior, com 1800 pontos; Nathalie Paola, com 1187 está em sexto lugar no ranking.
Na categoria mirim, Nathalie ocupa a segunda posição do ranking com 1710 pontos e briga diretamente com a cearense Stephanie Freitas (2000 pontos) pelo título da temporada. Letícia Freitas com 564 pontos está na décima posição, porém Letícia tem grandes chances de faturar a grommets, onde ocupa a segunda posição, 200 pontos atrás da carioca Wendy Guimarães (2000 a 1800).
Premiação - A etapa também será importante para o Brasil Tour, que classifica para o Super Surf 2009. A campeã do Circuito Petrobras de Surfe Feminino ganhará o prêmio extra de uma passagem para Mentawai, na Indonésia, além de ajuda de custo de US$ 1.500,00. Antiqueda Expression Session vai premiar com R$ 1 mil quem executar a manobra mais radical. A atleta revelação, que será conhecida nesta etapa, ganhará o Troféu Brigitte Mayer, além de uma passagem para qualquer localidade do Brasil.
Camila avança no Mundial - A atleta da Escolinha Municipal de Surfe, Camila Cássia avançou mais uma fase no torneio feminino do ISA World Surfing Games, que acontece na Costa de Caparica, em Portugal. Camila passou em segundo lugar, na bateria vencida pela costa riquenha Nataly Bernold (12.67 X 12.53).
Na próxima fase, Camila enfrenta a australiana Sally Fitzgibbons e a sul africana Tarryn Chudleigh. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Veteranos de Ubatuba entram em campo na “2ª Copa Marconi Futmaster de Futebol Society”

Ubatuba - Começa no próximo dia 25, a “2ª Copa Marconi Futmaster de Futebol Society”. O torneio será disputado por equipes com atletas acima de 40 anos.
“Como a Liga não realizou o campeonato de veteranos este ano, fizemos esse torneio para preencher essa lacuna, atendendo uma solicitação dos atletas que pediam um evento ainda em 2008”, disse Nicrano Gomes Jr, que cuida da parte organizacional do torneio.
O congresso técnico, que define a ordem dos jogos acontece na próxima quinta-feira, 23
Todas as partidas da “2ª Copa Futmaster de Futebol Society” acontecerão no campo da Marconi todos os sábados, a partir das 14 horas.
As equipes que participarão do torneio são: Marconi, O Madeireiro, Peixe com Banana, ASPEM, Sertão da Quina e LDU. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)

Programação Cine Porto
Semana de 17 a 23/10/2008

"O Guerreiro Didi e a Ninja Lili"
Comédia!!!!!!ás 16:00hs
Para este filme preço único R$ 2,00

"Era uma vez...."
Drama romântico !!!!! as 18:00hs
Para este filme preço único de R$ 2,00

"Busca Implacável"
Suspense Dramático!!!!! as 19:50 e 21:30hs.

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Anuncie

Das garoupas e marlins

N
o oceano de possibilidades
há lugar para a garoupa
que vive rente às pedras
nas proximidades de sua toca,
e, também, para o marlim
dos mistérios abissais,
das possibilidades sem fim.
Já os homens são mais complexos:
Drummond foi uma garoupa
com espírito de amplidão,
já Byron foi um marlim,
entocado na escuridão.


Palmeira no asfalto de Ubatuba

Na minha terra tem palmeiras,
pindobas, brejaúvas, jiçaras,
patieiros, indaiás e jerivás.
Mas, de todas, a minha preferida
é a imperial teimosa,
que resiste ao tempo,
ao asfalto que a sufoca,
ao trânsito perigoso,
ferida, mas majestosa,
na Rua Aparecida S. Veloso.


Félix Cabral
 

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Agenda do Deputado Clodovil Hernandes

Olá meus queridos!
Após tantos acontecimentos, sempre procuro refletir, avaliando e reavaliando tudo que ocorreu. Penso que é desta forma que crescemos e envelhecemos menos ignorantes. Ou será mais lúcido?
Assim, pensei em escrever alguma mensagem para vocês, mas, E a propósito disso, recordei então do que havia lido no livro de Rudyard Kipling. Kipling foi um escritor inglês, nascido em Bombaim, na Índia britânica em 1865. Morreu em 1936, e foi Prêmio Nobel de Literatura em 1907. Kipling, também foi um estranho na sua terra. Interessante notar como, o passado sempre nos ensina.
Leiam este poema IF (Se), ele escreveu em inglês, a tradução foi feita por Guilherme de Almeida. Vamos ao poema, volto a falar com vocês no final.

Se
Se és capaz de manter a tua calma quando
Todo o mundo ao teu redor já a perdeu e te culpa;
De crer em ti quando estão todos duvidando,
E para esses, no entanto achar uma desculpa;
Se és capaz de esperar sem te desesperares,
Ou, enganado, não mentir ao mentiroso,
Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares,
E não parecer bom demais, nem pretensioso;

Se és capaz de pensar --sem que a isso só te atires,
De sonhar --sem fazer dos sonhos teus senhores.
Se encontrando a desgraça e o triunfo conseguirem
Tratar da mesma forma a esses dois impostores;
Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas
Em armadilhas as verdades que disseste,
E as coisas, por que deste a vida, estraçalhadas,
E refazê-las com o bem pouco que te reste;

Se és capaz de arriscar numa única parada
Tudo quanto ganhaste em toda a tua vida,
E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada,
Resignado, tornar ao ponto de partida;
De forçar coração, nervos, músculos, tudo
A dar seja o que for que neles ainda existe,
E a persistir assim quando, exaustos, contudo
Resta à vontade em ti que ainda ordena: "Persiste!”;


Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes
E, entre reis, não perder a naturalidade,
E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes,
Se a todos podes ser de alguma utilidade,
E se és capaz de dar, segundo por segundo,
Ao minuto fatal todo o valor e brilho,
Tua é a terra com tudo o que existe no mundo
E o que mais --tu serás um homem, ó meu filho!


Tudo correu à solta, aqui em Ubatuba, eu, continuo o mesmo, com a mesma palavra.
Vista a carapuça quem lhe couber!
Fiquem em paz!
Ubatuba 16 de outubro de 2008

Clodovil Hernandes
Deputado Federal - SP

Bem, o verão está chegando, com ele o sol está voltando a brilhar, que ele aqueça todos os corações. Até a próxima semana!

Meg Ramos
Assessoria Parlamentar
mrnr@uol.com.br
http://www.deputadoclodovil.blogspot.com

Dunga: Deu pra ti...

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Massaguaçú  © Luciano Cancelier

Massaguaçú
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor