Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 21 de Outubro de 2008 - Nº 2051 Edições Anteriores

Anuncie Aqui

Região

Caraguatatuba
Aguilar presta contas do Semestre
Biblioteca Municipal de Caraguá está com 15 novos títulos disponíveis
Caraguá realiza Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele em novembro
Cliente sorteada no encerramento do Caraguá A Gosto recebe moto na Cavec
Dia a Multiação beneficiará a comunidade do Massaguaçu no dia 1º de novembro


Ilhabela
Nesta quarta (22) acontece Audiência sobre o receptivo de navios
Palestra gratuita abordará Projeto Longitudinal de Crescimento de Ilhabela / Teste da Bicicleta
Câmara promove duas audiências nesta semana
Victor Matsudo receberá Título de Cidadão em sessão solene na próxima sexta

São Sebastião
Entidade debate propostas e ações de trabalho com empresários de bares e restaurantes de São Sebastião
Prefeitura aborda embarcação de pesca esportiva próxima à ilha Montão de Trigo
Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 27 e 28 de outubro
Prefeitura repassa verba à Casa da Criança e do Adolescente
Abertura do 2º JISS é marcada por confraternização da Terceira Idade

Ubatuba
Aniversário da cidade é comemorado com inaugurações e eventos diversos
Secretaria de Educação entrega prêmios do I Concurso de Alimentação Escolar
Surfistas de 12 países já confirmaram presença no Onbongo Pro Surfing, em Ubatuba
Reunião do Comas aprova Plano Municipal de Assistência Social para 2009
Novas reuniões para prevenção contra dengue serão marcadas
Marinas e Associações de Serviço Colaboram na prevenção de Dengue
Suelen Naraisa confirma presença na Seletiva Petrobras
Curso gratuito na Aciu: “Boas Vendas- Como vender mais e melhor”

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Aguilar presta contas do Semestre
Sessão Especial para o Prefeito prestar contas do semestre anterior

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba abre oficialmente o segundo semestre de 2008, a 14ª Legislatura, o 4º ano e o 2º Semestre na noite desta terça-feira – 21 de outubro – às 19h30, para a Sessão Especial de Prestação de Contas, realizada pelo Prefeito José Pereira de Aguilar (DEM), com base nas atividades do primeiro semestre de 2008. O convite ao Prefeito está embasado na Lei Orgânica Municipal (LOM).
A vinda do Prefeito na sede do Legislativo para prestar contas do semestre anterior é uma obrigação constante na Lei Orgânica Municipal (LOM), na Seção 2 – Atribuições do Prefeito – artigo 49, inciso 7º, nos meses de fevereiro e agosto. Na gestão passada uma alteração na LOM determinou que o Prefeito viesse para a segunda Sessão de Prestação de Contas logo após as eleições municipais, apenas em ano eleitoral.
De acordo com a Lei Orgânica Municipal o Prefeito deverá comparecer a sede do Legislativo 2 (duas) vezes por ano – em fevereiro e agosto - sempre na abertura de cada semestre Legislativo, para prestar contas do semestre anterior.
Esta será a 8ª visita de Aguilar desde que assumiu o cargo de Prefeito Municipal em janeiro de 2005 para prestar contas e a 38ª de um Chefe do Executivo desde que a Prestação de Contas foi incluída na Lei Orgânica Municipal, em abril de 1990. Aguilar é o 6º Prefeito a cumprir prerrogativa da Prestação de Contas.
A Sessão Especial de Prestação de Contas estava marcada anteriormente para o dia 7 de outubro, mas o Prefeito José Pereira de Aguilar (DEM) pediu, por ofício, a transferência da data por 2 (duas) vezes, alegando compromissos urgentes e de última hora.
Espera-se que as galerias da Casa de Leis estejam lotadas, principalmente de Secretários Municipais e funcionários de segundo e terceiro escalão, que acompanham a Prestação de Contas realizada por Aguilar.
Conforme o Protocolo, o Presidente da Câmara, Vereador Wilson Agnaldo Gobetti (PDT), abre a Sessão Especial de Prestação de Contas, para em seguida, passar a palavra ao Prefeito Municipal, que fará uma introdução dos trabalhos. Logo após, cada Vereador que desejar perguntar algo ao Chefe do Executivo, poderá fazê-lo com um prazo de 5 (cinco) minutos para a pergunta, seguido da resposta de Aguilar ou algum Secretário Municipal destacado para tal com um período de 3 (três) minutos. A pergunta finaliza com a tréplica do Vereador, de 1 (hum) minuto.
A Sessão finaliza com um discurso do Prefeito Aguilar. Na última Prestação de Contas o Prefeito respondeu as perguntas dos Vereadores e em poucas ocasiões solicitou apoio de seus Secretários Municipais.
Por ser após o pleito municipal nesta Prestação de Contas devem ocorrer embates, discussões ou questionamentos políticos, principalmente dos Vereadores da bancada oposicionista, bem como os elogios ao trabalho do Prefeito e agradecimento pelas obras feitas no período.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Biblioteca Municipal de Caraguá está com 15 novos títulos disponíveis
A Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, de Caraguá, que funciona junto ao prédio da FUNDACC,a na rua Santa Cruz, adquiriu neste mês 15 novos títulos, que já estão disponíveis para empréstimo a usuários

Caraguatatuba - A Biblioteca Municipal Afonso Schmidt, situada no centro de Caraguá, na rua Santa Cruz nº 396 (no mesmo prédio da FUNDACC), está com livros novos em seu acervo.
De acordo com a Bibliotecária e diretora do local, Maria José Vicentini, foram adquiridos em outubro 15 novos títulos para o acervo, os quais já estão disponíveis aos usuários. “Nós convidamos a todos os usuários e a própria comunidade a conhecer as obras disponíveis e participar desse mundo mágico das palavras”, destacou Maria José.
Entre os novos títulos estão A Cabana (William P. Young), O vendedor de sonhos (Augusto Cury), Resistência (Agens Humbert), Mil lugares para conhecer antes de morrer(Patrícia Schultz), Ensaios sobre a cegueira (José Saramago), Crepúsculo (Stephanie Meyer), O vencedor está só (Paulo Coelho), O mundo sem fim (Ken Follett), O silêncio dos amantes (Lya Luft), Sempre em frente (Roberto Shinyashiki), Uma breve história do mundo (Geoffrey Blainey), Viajantes do Sol Nascente (Jhony Arai), Fernando, me perdoa (Ricard Lahud), Morrer em Praga (J.B. Gelpi) e O dia em que Getúlio matou Allende (Flávio Tavares).
Atualmente, a Biblioteca Municipal possui um acervo de 20 mil obras e cerca de 5 mil usuários em seu cadastro.
Para fazer a carteirinha de usuário basta levar 2 fotos 3x4, documentos pessoais e comprovante de residência. A carteirinha é gratuita e com ela é possível fazer empréstimo dos novos livros do acervo e outros anteriormente adquiridos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3882-1216.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá realiza Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele em novembro
A campanha tem a finalidade de avaliar a pele da população procurando por lesões suspeitas e será realizada por uma equipe de médicos especializados

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Saúde, realizará no dia 08 de novembro, sábado, a Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele, nos postos de saúde do Porto Novo e do Centro, das 9h às 15h.
Uma equipe de médicos dermatologistas fará uma avaliação da pele de cada pessoa, por aproximadamente 15 minutos, procurando por lesões que possam ser suspeitas. “Os dermatologistas irão examinar desde o couro cabeludo até a ponta do dedo. A avaliação será minuciosa” explica a médica dermatologista e responsável pela campanha, Dra. Maria Inês Bortoliero.
Caso seja constatada alguma lesão suspeita o paciente já será encaminhado para uma biópsia que definirá a presença do tumor, e caso seja positivo, uma cirurgia para a retirada será marcada. Se durante a avaliação for constatada alguma dermatose – doença na pele – o paciente terá um encaminhamento para uma consulta médica.
Este é o sexto ano em que a campanha de prevenção ao câncer de pele é realizada na cidade. “É muito importante que as pessoas percebam a importância de participar de tal evento e também que tenham determinados cuidados com a pele”, enfatiza Maria Inês.
O câncer de pele pode se apresentar em três formas, a primeira é chamada de carcinoma baso celular - aparece em forma de um caroço pequeno coberto por vasos sangüíneos, ele não coça e não dói; a segunda forma é o carcinoma espino celular que é apresentado como uma ferida de difícil cicatrização e a terceira é chamada de melanoma cutâneo - surge nas pintas da pele, inclusive nas de nascença. Elas passam a ficar mais escuras, pouco delimitadas, não seguem o formato arredondado, ficam irregulares e crescem tanto verticalmente, parecendo verrugas, como horizontalmente – alargando.
O tumor pode aparecer em qualquer tipo de pele, mas as pessoas mais brancas têm mais propensão e como a dermatologista Maria Inês explica, não está relacionado com a sazonalidade, ou seja, não é o calor que influencia e sim os raios ultra-violetas (uv’s), questões hormonais ou genéticas, por isso a importância de usar sempre protetor solar e roupas que cubram áreas expostas, assim como chapéus e óculos escuros. “Mesmo em dias nublados há exposição a raios ultra-violetas, e as pessoas devem usar o protetor até mesmo dentro de casa ou no trabalho, pois a luz fluorescente, conhecida como luz fria, também emite e ele atravessa as janelas”.
O fator de proteção solar também influencia, segundo pesquisas o fator mínimo para ser usado é o número 15, que deve ser reaplicado, em pele limpa, de três a quatro vezes ao dia. “Lembro sempre que o melhor é aplicar o protetor na frente de um espelho, pois a pessoa enxergará melhor a área que está aplicando e deste jeito espalhará melhor o produto”, lembra Maria Inês, “O filtro solar é muito importante e o melhor é a pessoa inseri-lo em sua rotina, não deixar somente para aplicá-lo quando for à praia, pois o câncer pode aparecer a qualquer hora”, completa.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Cliente sorteada no encerramento do Caraguá A Gosto recebe moto na Cavec
Além dos 20 jantares sorteados na cerimônia de premiação do maior concurso gastronômico do Litoral Norte, em 10 de setembro, foram sorteados também um note book e uma moto da Cavec – Yamaha – esta foi entregue nesta quinta-feira, 16 de outubro à cliente

Caraguatatuba - Nesta quinta-feira, dia 16 de outubro, foi finalizado o maior festival gastronômico do Litoral Norte, o Caraguá A Gosto, com a entrega de uma motocicleta YBR da Cavec – Yamaha, à cliente do Guaruçá sorteada durante o evento.
O concurso gastronômico, que aconteceu durante todo o mês de agosto teve a participação de 20 estabelecimentos entre restaurantes, pizzarias, bares e quiosques.
Um total de 8.893 cédulas de votação foi preenchido por 24 mil clientes dos estabelecimentos participantes, elegendo melhor serviço, melhor ambiente, apresentação do prato, apresentação do petisco, sabor do prato e sabor do petisco. Além dos estabelecimentos receberem prêmios, os clientes também foram beneficiados por meio de sorteio, a 20 jantares, além de um note book para quem votou em petisco e uma moto YBR da Cavec – Yamaha (patrocinadora do evento), para quem votou e prato.
A cliente Maria Odete Pedroso, moradora da cidade de Campinas saboreou um dos pratos do Caraguá a Gosto no restaurante Guaruçá, e foi sorteada no encerramento do concurso.
Maria Odete, que nesta quinta-feira 17, esteve na Cavec, concessionária Yamaha de Caraguá, acompanhada de seu esposo Antônio Pedroso, recebeu das mãos de Alípio, da Cavec – Yamaha, a chave da motocicleta YBR, por ter participado do concurso gastronômico. Esteve também presente durante a entrega do prêmio o Secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro.
Para a ganhadora da moto, foi uma boa surpresa receber esse prêmio. “Eu freqüento Caraguá praticamente todos os meses e esta foi a segunda vez que participei do Caraguá A Gosto. No ano passado tivemos a oportunidade de visitar mais estabelecimentos e neste ano conseguimos ir em apenas dois. Fiquei muito feliz em ter sido sorteada”, disse Maria Odete.
Para o Secretário de Turismo, Ricardo Ribeiro, fazer a entrega da motocicleta da Yamaha, cedida pela patrocinadora Cavec, à cliente sorteada, foi uma grande satisfação. “A prefeitura fica feliz em entregar o maior prêmio do Caraguá A Gosto a alguém que mesmo não residindo aqui, é uma cliente habitual da cidade, e que pela segunda vez participa do concurso, prestigiando os estabelecimentos participantes”, finalizou Ribeiro.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Dia a Multiação beneficiará a comunidade do Massaguaçu no dia 1º de novembro
Após atender mais de 7.400 pessoas no Perequê-Mirim, no mês de agosto, o Dia da Multiação volta a acontecer beneficiando desta vez a comunidade do Massaguaçu, no dia 1º de novembro

Caraguatatuba - O Dia da Multiação, realizado pela Prefeitura Municipal de Caraguá por meio da Secretaria de Assistência Social e parceiros voluntários da iniciativa pública e privada, tem sido um grande sucesso por onde passa. O último mutirão social aconteceu no Perequê-Mirim, beneficiando 7.407 pessoas.
Desde o início da implantação do Dia da Multiação, em 2005, de acordo com os relatórios da Secretaria de Assistência Social, foram realizados 137.486 atendimentos, em 19 eventos, dos quais quatro aconteceram em 2005, seis em 2006, cinco em 2007 e quatro em 2008.
É importante destacar que o Dia da Multiação, que atualmente é considerado o maior mutirão social de toda a região, foi criado em 2005 com o objetivo de levar serviços assistenciais gratuitamente à população de baixa renda que reside nos bairros mais distantes.
São vários os voluntários que contribuem para o sucesso do mutirão, entre eles as Secretarias de Assistência Social, Educação, Esportes, Urbanismo, Comunicação, Serviços Públicos, Meio Ambiente, Gabinete, Divisão de Informática, Ditran, Fundo Social de Solidariedade (com o Bazar Social) Procon, Banco do Brasil, Advogados Voluntários, Cabeleireiros Voluntários, Serviços de Foto 3x4, PAT/SINE, Cartório de Registro Civil, SABESP, Defesa Civil, Conselho Tutelar, GAC – Grupo de Apoio Civil Albatroz, Polícia Militar, Associação Comercial, FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), Associação Matinata, entre outros.
No dia 1º de novembro, sábado, o Dia da Multiação será realizado no CIEFI Benedito Inácio Soares, das 8h30 às 16h30, com vários serviços gratuitos como 2ª via de documentos, orientação sobre tarifa social da Sabesp, recreação para crianças, atendimento e orientação das secretarias municipais, serviços fotográficos para documentos, atendimento na área da saúde, cortes de cabelo, bazar social, entre outros.
O CIEFI Benedito Inácio Soares fica na rua Regina Margareth Passos nº 400, no Massaguaçu, em Caraguá. Participe.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Nesta quarta (22) acontece Audiência sobre o receptivo de navios

Ilhabela - Novas regras para comercialização de produtos turísticos no receptivo estão previstas no Projeto de Lei 99/2008 que será debatido
A Câmara Municipal de Ilhabela promoverá uma Audiência Pública na próxima quarta-feira (22/10), para discutir o Projeto de Lei 99/2008 que dispõe sobre o receptivo de navios de cruzeiro em Ilhabela.
O projeto foi apresentado por Ricardo Fazzini Dias (PMDB), ex-secretário municipal de Turismo, em julho durante a suplência do Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (Carlinhos - PMDB). Para Fazzini, é imprescindível que o receptivo seja realizado por profissionais habilitados que possam garantir não apenas o conforto, mas também a segurança dos passageiros.
A propositura prevê que os veículos e embarcações utilizados na atividade de transporte de passageiros dos navios de cruzeiro portem diversos documentos como o cadastro obrigatório da empresa; o certificado de propriedade em nome da empresa; o certificado de vistoria; a prova de existência de seguro obrigatório e outros documentos exigidos pela legislação vigente, especialmente pelo Código Nacional de Trânsito.
Os veículos a serem usados no transporte de passageiros dos navios deverão ter no máximo oito anos de fabricação, bom estado de conservação e deverão ser inspecionados a cada escala de navios quanto à higiene e limpeza.
O requerimento de vaga nos stands montados durante o receptivo dos navios de cruzeiro para a comercialização de produtos turísticos deverá ser acompanhado de comprovação de que a empresa está sediada em Ilhabela há mais de 18 meses; certidão de quitação perante a fazenda municipal e registro junto ao Ministério do Turismo, além de outras exigências.
A audiência foi uma iniciativa do Vereador Carlinhos que explica que o objetivo é ouvir a opinião das pessoas que serão diretamente afetadas com as regulamentações propostas.
A Audiência Pública acontece no próximo dia 22 de outubro, quarta-feira, às 19 horas, na Câmara Municipal de Ilhabela, à Rua Benedito Cardeal Sobrinho, nº 39, Vila.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Palestra gratuita abordará Projeto Longitudinal de Crescimento de Ilhabela / Teste da Bicicleta

Ilhabela - O CELAFISCS (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul) com o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da Secretaria de Educação, e da Câmara Municipal de Ilhabela promoverá uma palestra em comemoração ao 30º aniversário do “Teste da Bicicleta” em Ilhabela.
O Projeto Longitudinal de Crescimento e Desenvolvimento de Ilhabela mais conhecido como “Teste da Bicicleta” completa 30 anos consecutivos e 60 períodos de avaliação, sendo o mais extenso e profundo estudo em países em desenvolvimento.
A palestra sobre o projeto tem entrada franca e será realizada na próxima quinta-feira, dia 23 de outubro, às 19h30, na Escola Municipal Professor José Antonio Verzegnassi, localizada à Rua Angelina Pinto de Oliveira, 305 – Água Branca.
No período de 23 a 25 de outubro, a equipe Celafiscs realizará mais edição do Teste da Bicicleta em Ilhabela e no dia 24, sexta-feira, o Dr. Victor Matsudo, fundador do instituto receberá o Título de Cidadão Honorário Ilhabelense do Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB) em sessão solene na Câmara.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Câmara promove duas audiências nesta semana
Problemas no serviço de travessia e receptivo de navios serão os temas discutidos

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela promoverá duas audiências públicas na próxima semana. Na segunda-feira, dia 20 de outubro, às 19 horas, o tema da audiência será o serviço de travessia de balsa entre Ilhabela e São Sebastião e a busca de soluções para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela empresa que opera a travessia, a o Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.).
No dia 22 de outubro, próxima quarta-feira, às 19 horas, a discussão se dará em torno ao Projeto de Lei 99/2008 que dispõe do receptivo de navios de cruzeiro em Ilhabela.
Dentre outras determinações, o Projeto de Lei prevê que os veículos e embarcações utilizados na atividade de transporte de passageiros dos navios de cruzeiro portem uma série de documentos e estejam em bom estado de conservação.
Os requerimentos que solicitam as duas audiências são de autoria do Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), o Carlinhos.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Victor Matsudo receberá Título de Cidadão em sessão solene na próxima sexta

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela realizará uma sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Honorário ao médico Dr. Victor Keihan Rodrigues Matsudo.
O Projeto de Decreto Legislativo que concede o título é de autoria do Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), conhecido como Carlinhos, e foi aprovado por unanimidade entre os demais membros do Legislativo.
Dr. Victor é coordenador científico do Projeto Longitudinal de Ilhabela realizado há trinta anos. O projeto passou a ser conhecido como o “Teste da Bicicleta” e avalia mais de 400 crianças por semestre, estudando e acompanhando o crescimento, desenvolvimento e a aptidão física de alunos e ex-alunos da rede municipal e estadual de Ilhabela.
Relevantes Serviços - Matsudo conheceu Ilhabela aos oito anos de idade e se apaixonou pela cidade. Anos depois, já formado em Medicina, passou a desempenhá-la com empenho e doação integral. Em parceria com outros dois Médicos Ortopedistas oferecia tratamento médico-ortopédico aos caiçaras que já não precisavam mais subir a serra de ambulância para serem operados. Ainda hoje Dr. Victor se emociona ao lembrar-se de Martinho, o primeiro paciente de Ilhabela a ser operado por ele.
Com apoio do Prof. Antonio Cornélio, ex-secretário municipal de Educação, e de todos os professores e funcionários da Escola Estadual Eva Esperança, iniciou em 1978, o Projeto Longitudinal de Ilhabela que tinha como objetivo fornecer informações à comunidade científica e local sobre o crescimento físico e a atividade motora de crianças pré-escolares do município, identificando os possíveis fatores ambientes que influenciam nesse processo.
O Projeto investiga, através da antropometria e de testes motores, o crescimento físico e a atividade motora da criança. Um questionário elaborado fornece informações sobre os aspectos socioeconômicos da família, atividade física e alimentação da criança.
Expoente da medicina esportiva foi ganhador de inúmeros prêmios, entre eles o Grande Prêmio Internacional de Medicina Esportiva dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992.
A sessão solene para a entrega do Título acontece na próxima sexta-feira, 24 de outubro, às 18 horas.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)
 

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Entidade debate propostas e ações de trabalho com empresários de bares e restaurantes de São Sebastião

São Sebastião - O núcleo Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) São Sebastião realiza na próxima quarta-feira (22/10), às 18h, no Barracuda Beach Bar & Restaurant, situado no bairro de Toque Toque Pequeno, na Costa Sul do município, o primeiro encontro com empresários do setor de bares e restaurantes. O objetivo da reunião é apresentar a Abrasel aos profissionais, além de propostas e ações de trabalho e o relacionamento do grupo no mercado.
Dentre os objetivos da entidade estão: defender e promover a imagem, o investimento e o trabalho dos empresários do segmento; promover a qualidade, produtividade e rentabilidade dos produtos e serviços; realizar parcerias que resultem em benefícios aos associados, entre outros. Quanto às ações estão a organização e realização de feiras de negócios, eventos, reuniões, almoços e happy hour com empresários, autoridades, jornalistas e fornecedores; manifestação nas principais mídias do país sobre assuntos do ramo; realização de cursos de capacitação e qualificação profissional, dentre outras.
A Abrasel é uma entidade nacional criada há 20 anos e dirigida por empresários de bares e restaurantes que concluíram que os grandes problemas de seus estabelecimentos e os demais do país podem ser resolvidos com qualidade, produtividade e associativismo. Hoje, a organização representa mais de um milhão de empresas, contribui com 6 milhões de empregos, tem participação de 2,4% do PIB (Produto Interno Bruto) com 26% da alimentação fora do lar.
O Barracuda Beach Bar & Restaurant fica na rua Alameda Yogiro Takaoka, 204.
Informações podem ser obtidas no site www.abraselsp.com.br
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura aborda embarcação de pesca esportiva próxima à ilha Montão de Trigo

São Sebastião - Esta semana, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão de Pesca, órgão ligado à Secretaria de Meio Ambiente (Semam), realizou uma abordagem em uma embarcação com pelo menos 15 pessoas que realizavam pesca esportiva próxima à ilha do Montão de Trigo, localizada na Costa Sul do município. A ação contou com apoio da Fundação Florestal e morador local.
De acordo o biólogo Álvaro Augusto, chefe do departamento de Pesca da Semam, as comunidades da ilha e das praias ao longo da costa se sentem prejudicadas com esse tipo de pesca, que utiliza linha e vara, além de outras maneiras como a pesca de isca-viva e o arrastão de parelhas. Ele explica que para a prática da pesca esportiva é preciso ter uma carteirinha amadora do tipo embarcada, emitida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) com validade de um ano. Durante a abordagem, a equipe solicitou ao mestre do barco que as pessoas embarcadas apresentassem o documento. “Nenhum deles tinha a carteirinha. Todos alegaram desconhecer a necessidade deste tipo de documento. Orientamos os turistas e solicitamos que retornassem ao porto de origem, no caso Bertioga, para que fossem tomadas as providências relativas às documentações”, conta Augusto.
Com a aquisição de uma embarcação pela Prefeitura, a Semam implementou o Programa Municipal de Fiscalização Integrada de Pesca. As abordagens têm caráter educativo, ou seja, de orientação no sentido de repassar as informações da legislação pertinente e restrições impostas pelo Gerenciamento Costeiro.
As denúncias podem ser feitas ao setor de Pesca da Semam ou à Defesa Civil pelos telefones (12) 3892.6000 (ramal 225) ou 199, respectivamente.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 27 e 28 de outubro

São Sebastião - Em comemoração ao Dia do Funcionário Público, a Prefeitura de São Sebastião decretou ponto facultativo nos dias 27 e 28 de outubro de 2008. Com a medida, o servidor municipal ganhou mais um dia para descansar, já que a data é comemorada no dia 28.
De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Dr. Juan Garcia, o expediente nas repartições públicas voltará ao normal no dia 29. Alguns setores, como as creches, vão funcionar apenas na próxima segunda-feira (27/10). Já os Prontos-Socorros e os serviços de coleta de lixo e limpeza pública funcionarão normalmente, já que são considerados essenciais à população.
No último dia 17, as escolas municipais não tiveram aula em comemoração ao Dia dos Professores, que é comemorado anualmente em 15 de outubro.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Abertura do 2º JISS é marcada por confraternização da Terceira Idade

São Sebastião - As dependências do Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz ficaram pequenas para receber o grande público que acompanhou na noite de quinta-feira a abertura do 2º Jogos do Idoso de São Sebastião (JISS), organizado pelo Fundo Social de Solidariedade e Prefeitura. O ponto alto da cerimônia foi o concurso de Miss e Mister “Terceira Idade”, cujos vencedores foram representantes da delegação de São Sebastião.
Até o próximo domingo, a cidade abriga mais de 600 atletas de 11 municípios, além da anfitriã, os municípios de Caraguatatuba, Ubatuba, São José dos Campos, Cubatão, Praia Grande, São Vicente, Mogi das Cruzes, Suzano e Itaquaquecetuba.
Eles disputam 18 modalidades esportivas – vôlei e basquete adaptados, queimagol, bocha, malha, sinuca, tranca, dominó, damas, xadrez, pesca, peteca, natação, tênis de mesa e campo, além do Miss e Mister, coreografia e dança de salão.
Na cerimônia, a presidente do Fundo, Rosa Mota, agradeceu a presença dos participantes e desejou a todos ótimas competições e confraternização. O prefeito Dr. Juan Garcia ressaltou a importância desse tipo de evento na cidade e a preocupação para com os “gatinhos e gatinhas”. “Sempre nos esforçamos para que essa classe fosse bem assistida no município.” A mesa de cerimônia também contou com a presença do prefeito eleito de Ilhabela, Toninho Colucci, que elogiou a organização.
Durante a cerimônia, a bandeira do 2º JISS foi levada pela atleta sebastianense Carmelinda Correia de Andrade e o fogo olímpico foi conduzido até a Pira pela esportista Benedicta Pombo do Vale.

Palestra
Como parte da abertura, a psicóloga e gerontóloga Clarisse Leal apresentou a palestra “Alegria de Viver” aos presentes, que participaram avidamente dos exercícios. “Temos por hábito pensar que o meu é melhor que o seu. Mas se pensarmos que todos são bom, e cada um tem o seu diferencial, a vida vai ficar muito melhor”, aconselhou.
Ela acrescentou ainda que cerca de 95% das pessoas que pensam estar com depressão, na verdade está infeliz, com algum problema não resolvido. Ela ressaltou ainda que é preciso ter cuidado com a mágoa e o medo porque a primeira remete ao passado e a último ao futuro. “Vamos viver o presente, aprender com nossos erros para sermos felizes”, ensinou.

Concurso
O ponto alto da cerimônia de abertura foi o concurso de Miss e Mister “Terceira Idade” que teve como vencedores os atletas sebastianenses Tiago Fortunato e Ziva Santos de Oliveira. A atração foi apresentada pela imbatível Lucinha Marmitex e sua assistente de palco.

Classificação Final
Miss

1º - Ziva Santos de Oliveira – São Sebastião
2º - Josefina Alves Moreira – Ubatuba
3º - Francisca Bispo Pereira – Itaquaquecetuba
4º - Maria Aparecida Cardoso da Silva – Mogi das Cruzes
5º - Maria Cristina Dias Ferraz Gianni – São José dos Campos
6º - Ivanilde Moraes Bião – Suzano
7º - Claudete Aquilino de Freitas Santos – Caraguatatuba
8º - Maria de Lourdes Brito Alves – Praia Grande
9º - Diná Martins – Bertioga
10º - Maria Aparecida Sandes Barros – São Vicente
11º - Ana Alice Almeida dos Santos – Cubatão

Mister
1º - Tiago Fortunato – São Sebastião
2º - Wilson Alael Jannuzzelli – Ubatuba
3º - Donato Puzzuoli – Cubatão
4º - José Carlos Carnevalli - São José dos Campos
5º - João Olímpio da Silva – Mogi das Cruzes
6º - Antônio Virgílio Filho – Suzano
7º - Nelson Pinto Chaves – São Vicente
8º - José Barbosa dos Santos – Caraguatatuba
9º - Norival Estevão de Almeida – Itaquaquecetuba
10º - Tarcísio de Almeida – Praia Grande
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura repassa verba à Casa da Criança e do Adolescente

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), assinou um convênio com a Casa da Criança e do Adolescente para repassar verba no valor de R$ 105.600,00. O objetivo da parceria é promover a execução de atividades na área de proteção especial de alta complexidade para adolescentes carentes que tenham entre 14 e 17 anos e 11 meses.
O contrato foi assinado pelo prefeito Dr. Juan Garcia no último dia 16 de outubro e terá validade até 30 de janeiro de 2009. A importância será repassada em quatro parcelas de R$ 26.400,00.
De acordo com o plano de trabalho da entidade, serão desenvolvidas ações sócio-educativas, apoio sócio-familiar e articulação e encaminhamento a rede protetiva com demanda estimada em 12 atendimentos mensais. A proposta é atingir 48 atendimentos durante a vigência do convênio. A meta mensal, no entanto, poderá oscilar para mais ou para menos sempre com vistas ao cumprimento da demanda, inalterado os repasses mensais dos recursos. Caso a entidade não atinja o total (48 atendimentos) estipulado no contrato em virtude de recusa ou negligência, ela deverá restituir a Prefeitura os valores recebidos correspondentes aos atendimentos não efetivados.
Cabe ainda à beneficiada, a prestação de contas mensal instruída, por exemplo, com demonstrativo integral de receita e despesa, parecer do Conselho Fiscal atestando a regularidade da aplicação dos recursos, entre outros documentos.
A Casa da Criança e do Adolescente de São Sebastião fica na rua Prefeito Mansueto Pierotti, 990, no Centro.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

 Aniversário da cidade é comemorado com inaugurações e eventos diversos
Salão de Belas Artes, Festival de Aves e desfile cívico são algumas das atrações que constam na programação do aniversário de Ubatuba

Ubatuba -Ubatuba completa, no próximo dia 28, seus 371 anos de emancipação político-administrativa. Para comemorar esta importante data, durante todo o mês de outubro, estão acontecendo eventos culturais, sociais e ambientais. Diversas obras serão inauguradas nos próximos dias. Isso, sem falar no tradicional desfile que, neste ano, tem como tema “Ubatuba, lugar em que vivemos”.
No próximo dia 24, tem início a sexta edição do Salão Nacional de Belas Artes, evento que já faz parte do calendário festivo do aniversário da cidade e que reunirá obras de artistas de diversos municípios. As obras poderão ser apreciadas até o dia 16 de novembro, das 14 às 22h, no Casarão da Fundart.
Ao todo, serão expostas 137 obras, nas categorias pintura acadêmica, contemporânea, desenho e escultura, das quais, 47 foram premiadas. A exposição reunirá as mais diversas técnicas, como óleo sobre tela, acrílico sobre tela, escultura em madeira, sucata, resina e desenho a lápis de cor, grafite e pastel.

Festival de Observação de Aves
Outro evento que faz parte das comemorações é a terceira edição do Festival de Observação de Aves de Ubatuba, que teve inicio no último dia 4, data em que se comemora o Dia Municipal do Tangará-Dançador, ave símbolo da cidade. O evento conta com uma Mostra Fotográfica & Artística, no Ubatuba Palace Hotel.
São mais de 100 fotografias, de 19 fotógrafos juvenis, amadores, profissionais e internacionais, que retrataram as aves de Ubatuba com sensibilidade, emoção e técnica.
Também estão expostos e à venda trabalhos com o tema “aves” de diversos artistas e artesãos da cidade. A Mostra é aberta à visitação pública todos os dias das 18 às 22h e deverá permanecer até o dia 15 de novembro. O Palace Hotel está oferecendo visitas, durante o dia, às escolas do município, que devem ser agendadas diretamente no hotel.

Inaugurações
No dia 24, acontecerão inaugurações, nos mais diversos bairros e regiões da cidade. A cobertura do palco da Escola Municipal Virgínia Melli da Silva Leféve, no Bairro Maranduba, será inaugurada às 9h. A Sala de Informática da Escola Municipal Altimira Silva Abirached, no Bairro Itaguá, será inaugurada às 14h.
A Pista de Atletismo, situada no entorno do Campo de Futebol Ciccilo Matarazzo, no bairro Perequê-Açu, será oficialmente inaugurada em uma solenidade que acontecerá às 16h. Também serão inaugurada as quadras das escolas municipais: do Corcovado, às 11h, e Padre José de Anchieta, às 16h. No dia 28, após o desfile cívico, na Avenida Iperoig, será inaugurada a Sala de História do Surfe em Ubatuba, que ficará exposta ao público no Centro de Informações Turísticas.

Trânsito no dia do desfile
No dia do desfile, 28, a Avenida Iperoig ficará interditada desde as 7h, em toda sua extensão, desde a Rua Liberdade, até a Rua Esteves da Silva. As ruas Thomas Galhardo e Conceição também ficarão interditadas, desde a Avenida Iperoig até a Rua Salvador Correa, sendo utilizadas apenas como estacionamento. A Avenida Liberdade deverá ser utilizada para a concentração das escolas participantes do desfile. Os veículos com destino ao bairro Itaguá deverão utilizar as ruas do Parque Vivamar, Rua Taubaté ou Rodovia BR 101, sentido Praia Grande. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Secretaria de Educação entrega prêmios do I Concurso de Alimentação Escolar
Auditório da EM Padre José de Anchieta ficou lotado para a solenidade

Ubatuba -Dentro das comemorações da III Semana Municipal de Alimentação, na noite de quinta-feira, 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a empresa Verdurama, realizou a solenidade de premiação das receitas que disputaram o I Concurso de Receitas de Alimentação Escolar, realizado em agosto deste ano.
O auditório ficou repleto de representantes das escolas participantes, todos ansiosos para saber em qual colocação ficaram suas receitas. Antes, porém, foi composta uma mesa para a abertura do evento, com as presenças do chefe de Gabinete Delcio José Sato; as supervisoras de ensino da Secretaria de Educação, Rose Salete e Luciana Valério; a nutricionista chefe do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, Fernanda Saporito Rivellino; a nutricionista chefe da empresa Verdurama, Laura Silva, e o palestrante da noite, o nutricionista Odisael Vieira de Siqueira.
Antes da palestra, o chefe de Gabinete, Delcio Sato e a supervisora de ensino, Rose Salete, parabenizaram a iniciativa da equipe de Alimentação Escolar em realizar um concurso de receitas, cujos ingredientes utilizados são apenas aqueles que são servidos para os alunos da rede pública municipal e estadual de Ubatuba. Ambos parabenizaram também as profissionais que trabalham nas escolas participantes pela boa vontade e competência apresentadas em suas funções.
Durante a palestra, o nutricionista Odisael Vieira de Siqueira, fiscal do Conselho Regional de Nutrição, de São José dos Campos, falou sobre a atuação do Conselho, e também sobre o tema da campanha do Dia Mundial de Alimentação: “Segurança Alimentar Mundial: Os desafios da mudança climática e da bioenergia”.
Ao final da palestra, as nutricionistas da empresa Verdurama apresentaram uma pequena peça teatral, de autoria delas próprias, que, com muito humor, representou as dificuldades e as alegrias encontradas no trabalho dentro de uma cozinha escolar.
Mas o grande momento da noite estava apenas começando: a entrega dos prêmios. Na parede do auditório da escola Padre José de Anchieta, fotos dos pratos concorrentes eram mostradas, ininterruptamente, causando ainda mais ansiedade, até que os grandes vencedores foram anunciados.

Premiados
Na categoria receita salgada, a grande vencedora foi a EM Maria da Cruz de Oliveira, do Perequê-Mirim, com a receita de estrogonofe de frango com mandioca. Em segundo lugar ficou a EM José Belarmino Sobrinho, do Poruba, com a receita de nhoque de mandioca, e em terceiro a EE Aurelina Ferreira, da Estufa II, com sua receita de salpicão.
Na categoria receita doce, o primeiro lugar ficou com o bolo de milho cremoso, da EM José Belarmino Sobrinho, do Poruba. Em segundo lugar, ficou o pudim de abóbora, da EM Prof. José de Souza Simeão, do Taquaral e em terceiro, o arroz doce de mingau de aveia, do Centro de Educação Infantil do bairro do Ipiranguinha. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Surfistas de 12 países já confirmaram presença no Onbongo Pro Surfing, em Ubatuba
A cidade está preparada para receber os visitantes que acompanharão as emoções do Onbongo Pro Surfing 2008

Ubatuba -Ubatuba está quase pronta para receber as feras do surfe que disputarão o Onbongo Pro Surfing 2008, a partir da próxima terça-feira nas ondas de Itamambuca, em Ubatuba
A mega-estrutura do palanque está quase pronta na praia de Itamambuca e alguns atletas já chegaram para conhecer melhor as ondas que premiarão o “Rei da Praia” (vencedor da etapa) com 15 mil dólares e 2.500 pontos no ranking. No total, a etapa (6 estrelas) distribui 135 mil dólares, sendo que para entrar na zona de premiação, o atleta deve terminar o evento, no mínimo, na 73ª posição (500 dólares).
Já confirmaram presença em Itamambuca, o cearense Heitor Alves e o paulista Adriano de Souza (vencedor em 2007), os cariocas Simão Romão e Raoni Monteiro. Também inscritos para a disputa, o catarinense Neco Padaratz, o carioca Leo Neves e o paranaense Jihad Kohdr. Surfistas de 12 países já confirmaram presença em Ubatuba, entre eles o australiano Josh Kerr, atual número 5 no ranking WQS.
Representando a nova geração, o Onbongo Pro Surfing 2008 receberá Gabriel Medina, que conquistou o título estadual Mirim (15 anos), o paranaense Peterson Crisanto, vice-campeão mundial Mirim este ano na França e o chileno Guilermo Satt (ambos com 16 anos).

Preparativos
A cidade está preparada para receber os visitantes que acompanharão as emoções do Onbongo Pro Surfing 2008. Segundo o secretário de Turismo, Luiz Felipe Azevedo, a rede hoteleira ainda tem vagas para quem vem acompanhar o evento. “A etapa faz parte do nosso calendário turístico e a cada ano atrai um público maior para Ubatuba. Quem vier a Ubatuba tem a opção de se hospedar no centro ou mesmo em Itamambuca, que possui hotéis e pousadas que oferecem todo conforto e infra-estrutura ao turista. A cidade também oferece opções para a noite, como bons restaurantes para todos os paladares e bolsos e também casas noturnas para quem gosta de um pouco mais de agito”, disse o secretário.
Durante a semana, homens da prefeitura efetuaram diversos trabalhos no bairro e a Secretaria de Segurança está preparando o esquema de trânsito para facilitar a circulação de veículos nas proximidades do evento.
O Onbongo Pro Surfing 2008 é apresentado pela Nova Schin e tem a colaboração da Prefeitura Municipal de Ubatuba e Governo do Estado de SP. Apoio: Itamambuca Eco Resort, Pousada Canto de Itamambuca, Sociedade Amigos de Itamambuca (SAI) e Areia Summer House.
Essa etapa do WQS é uma realização da ASP South America com homologação da Association of Surfing Professionals (ASP) e parceria da Federação Paulista de Surf (FPS), Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Confederação Brasileira de Surf (CBS). Divulgação da Sportv, Waves, 89 FM, Fluir e Blackwater. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Reunião do Comas aprova Plano Municipal de Assistência Social para 2009
Ações sociais do município para o próximo ano foram definidas de acordo com a Política Nacional de Assistência Social

Ubatuba -Na última terça-feira, 14, o Comas (Conselho Municipal de Assistência Social) esteve reunido na Casa dos Conselhos. Na reunião foi aprovado o Plano Municipal de Assistência Social, definindo as ações sociais do município para o ano de 2009, de acordo com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS).
Os segmentos apontados para o Plano tratam da questão de vulnerabilidade social, visando diretamente à família. Sendo assim, estão definidos para 2009 os seguintes cursos: família (cursos de geração de renda, como artesanatos diversos e culinária, além de ações sócio-educativas), adultos, jovens e adolescentes (cursos de capacitação profissional), crianças e adolescentes (ações sócio-educativas) e migrantes (atendimento emergencial).
O presidente do Comas, Joede da Silva Feijó, ressalta que a transferência de recursos é fundamental para o município, para uma capacitação específica e permanente visando a inclusão do público mais vulnerável e que vive em situação de risco.

Participação
A reunião contou com a presença de representantes das entidades cadastradas no Comas, associações de bairros e representantes do poder público, como Guarda Mirim, Fundação Pró-Tamar, Lar Avivalista, Projeto Resgate Monte Sião, Missão Jesus é Luz, Pastoral da Criança, Lar Vicentino, Sociedade Amigos do Lázaro, Associação dos Moradores Águas do Ingá, secretarias municipais de Fazenda, Cidadania e Desenvolvimento Social, Assuntos Jurídicos, Educação e representantes da categoria assistente social.
A próxima reunião do Comas será realizada no dia 13 de novembro, às 16 horas, no GAIATO (Grupo Aberto à Infância e Adolescência – Técnicas Ocupacionais), situado à Rua das Palmeiras, 200, no Ipiranguinha. O Comas convida todos os conselheiros e interessados em conhecer o trabalho da entidade para essa reunião.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Novas reuniões para prevenção contra dengue serão marcadas
A capacitação contemplará, além dos que não foram convidados para a primeira, ocorrida no último dia 30, aqueles que não puderam participar

Ubatuba -O Controle de Endemias da Secretaria de Saúde vem intensificando as ações com a chegada do verão. Entre as ações, estão sendo realizadas reuniões, com o objetivo de realizar parcerias com a sociedade na luta contra o mosquito da dengue. Para os próximos dias, serão marcadas novas reuniões de treinamento para funcionários de estabelecimentos comerciais e das marinas do município.
Esta capacitação contemplará, além dos que não foram convidados para a primeira, ocorrida no último dia 30, aqueles que não puderam participar. Na primeira reunião, foram convidados os representantes de 40 empresas, sendo elas algumas marinas, oficinas de manutenção de embarcações, lojas de equipamentos e acessórios náuticos.
O coordenador do Controle de Endemias, Antenor Benetti, ressalta que alguns empresários da cidade têm se mostrado bastante preocupados com a questão da dengue no município. “Muitas pessoas estão percebendo que a situação em relação à dengue está complicada em todo o país. Em Ubatuba, podemos ressaltar a parceria com a representante da AREUBA e ACIU, Vanice Rahal; Magalhães Netto, do Tamoios Iate Clube e Gerson Campos, representante do Rotary Club em nosso município.”

Atividades de rotina
No último dia 15, foram realizadas inspeções nos chamados Imóveis Especiais (hospital, escolas, supermercados, delegacia, etc). No próximo dia 20, um novo levantamento do Índice de Densidade Larvária será realizado nas áreas do Centro, Ipiranguinha (até o Trevo da Rod. Osvaldo Cruz e Perequê-Açu).
Este levantamento (índice de Breteau), apresenta a densidade larvária, bem como indica os criadouros mais comuns e de maior importância no Controle do Aedes aegypty. Além das atividades de rotina, vem as equipes de Controle de Endemias vêm realizando arrastões pontuais, com a finalidade manter baixa a infestação do mosquito da dengue.

Serviço
A sede do Controle de Endemias – COEN fica à Rua Alfredo de Araújo, 34 – Centro de Ubatuba. Quaisquer dúvidas, sugestões e solicitações, telefone (12) 38326810 ou e-mails endemiasubatuba@hotmail .com . Falar com Benetti – Coordenador do Controle de Endemias. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Marinas e Associações de Serviço Colaboram na prevenção de Dengue

Ubatuba -O Controle de Endemias da Secretaria de Saúde vem intensificando as ações com a chegada do Verão, além das atividades de rotina, vem realizando arrastões pontuais com a finalidade manter baixa a infestação do mosquito da dengue. No dia 15 p.p foram realizadas inspeções nos chamados Imóveis Especiais (hospital, escolas, supermercados, delegacia, etc.) e dia 20 um novo levantamento do Índice de densidade larvária nas áreas do Centro, Ipiranguinha (até o Trevo da Rod. Osvaldo Cruz e Pereque-açu). Este levantamento (índice de Breteau) além de apresentar a densidade larvária, indica os criadouros mais comuns e de maior importância no Controle do Aedes Aegypty.
O controle de Endemias estará organizando nos próximos dias novas reuniões com a finalidade de treinar funcionários estabelecimentos comerciais e das marinas do município, que contemplarão, além das marinas que não foram convidadas na primeira reunião ocorrida em 30 de setembro p.p., também aqueles que não puderam participar dela. Na primeira reunião foram convidados os representantes de 40 empresas, sendo elas algumas das vinte marinas existentes município, oficinas de manutenção de embarcações, lojas de equipamentos e acessórios náuticos, etc.
Ressaltamos que alguns empresários da cidade têm demonstrado especial preocupação com a questão da dengue no município, dados os quadros que se apresentam no restante do país, desenvolvendo então providências para evitar que esses quadros se estendam a Ubatuba. Entre eles ressaltamos a Srª. Vanice Rahal, representante da AREUBA e ACIU, Sr. Magalhães, do Tamoios Iate Clube, e o Sr.Gerson, representante do Rotary em nosso município.
A sede do Controle de Endemias – COEN fica à Rua Alfredo de Araújo, 34 – Centro de Ubatuba. Quaisquer dúvidas, sugestões e solicitações, telefone (12) 38326810 ou e-mails endemiasubatuba@hotmail.com . Falar com Benetti – Coordenador do Controle de Endemias
(Fonte: Maraberto)

Suelen Naraisa confirma presença na Seletiva Petrobras
Suelen venceu a primeira etapa e espera repetir o resultado neste fim de semana

Ubatuba -A surfista Suelen Naraisa confirmou presença e vai disputar o título da Seletiva Petrobras de Surfe Feminino que acontece no próximo fim de semana, dias 18 e 19 de outubro, na praia do Arpoador, Rio de Janeiro. Além do importante resultado, a campeã ganhará o prêmio extra de uma passagem para Mentawai, na Indonésia, além de ajuda de custo de US$ 1.500.
Em segundo lugar no ranking da competição, na categoria profissional, a ubatubense está colada na líder – Diana Cristina – e busca se reabilitar de um quinto lugar obtido na etapa do Guarujá, onde sua concorrente direta ficou com o caneco. A diferença entre elas é de apenas 180 pontos. Na abertura do Circuito, realizada em abril, na praia de Ponta Negra, Natal (RN), Suelen foi a grande campeã. O título veio aos cinco minutos finais, após pegar uma onda e marcar oito pontos, assumindo o lugar mais alto do pódio.
Vale ressaltar que a primeira colocada de cada etapa recebe 1500 pontos, logo, tanto Suelen como Diana, não necessariamente precisam ser campeãs para ficarem com o título. Tudo vai depender da combinação de resultados e do desempenho das primeiras colocadas durante a etapa. Fato que acirra ainda mais o clima de disputa e dá um tom especial para quem for assistir o evento.
A Seletiva Petrobras é o primeiro circuito de surf brasileiro dedicado exclusivamente às mulheres e, neste ano, foi dividido em três etapas: Ponta Negra (Natal-RN), de 18 a 20 de abril; Guarujá (SP), de 29 a 31 de agosto; e Arpoador (RJ), de 17 a 19 de outubro.
Para Suelen Naraisa, o campeonato é essencial para o crescimento da modalidade. “É um circuito muito importante para nós garotas. Ele é exclusivamente nosso e a atenção fica toda no surf feminino. Precisávamos muito que algum patrocinador acreditasse e por isso somos gratas a toda força que a Petrobras está nos dando”. O evento está em sua sétima edição e a atleta da Nicoboco foi a número um em 2006.

Ranking do Circuito Petrobras de Surfe Feminino após duas etapas:
1º - Diana Cristina – 2595
2º - Suelen Naraísa – 2415
3º - Krisna de Souza – 2385
4º - Taís de Almeida – 1965
5º - Gabriela Teixeira – 1920
(Fonte: Fama Assessoria)
 

Curso gratuito na Aciu: “Boas Vendas- Como vender mais e melhor”

Ubatuba -A Aciu- Associação Comercial de Ubatuba em parceria com o Pae-Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba realiza dos dias 10 à 15 de novembro (2ª feira à sábado) o curso “Boas Vendas- Como vender mais e melhor”.
O curso é gratuito e será ministrado na sede administrativa da Aciu- (R. Dr. Esteves da Silva, 51- Centro) das 18h30 às 22h30. São 30 vagas e podem participar todas as pessoas acima de 16 anos (que possuam CPF) interessadas no assunto.
O objetivo do curso é proporcionar ao participante uma reflexão sobre o que é o empreendedor, seu comportamento, a viabilidade dos negócios no atual mercado competitivo, o que é ponto comercial, como conhecer seu publico alvo, concorrentes e como se preparar para tomar decisões sobre a melhor localização do seu negócio.
O curso apresenta aos participantes a importância da atividade de compras para a rentabilidade de seu negócio de vendas, os possibilita conhecer as fases do ciclo de compras e as vantagens de comprar conjuntamente, através de associações e cooperativas.
Conhecer as políticas de preços utilizadas no mercado para que seja aplicado em seu próprio negócio, conhecer os critérios que devem orientar a formação de preços, incluindo lucro pretendido e conhecer conceitos fundamentais sobre preço e valor também são temas abordados no curso.
A agente de desenvolvimento do Pae de Ubatuba, Alexandra Carvalho explicou que além de todos esses temas, o evento apresenta ainda ao participante, as principais competências que devem ser valorizadas numa boa equipe de vendas. “O importante é levá-lo a conhecer as técnicas de entrevista necessárias no processo de seleção de vendedores, compreender os benefícios do treinamento de vendas e do cooperado com fornecedor para seu negócio, além de entender a importância da implementação de um programa de reconhecimento e recompensa para sua equipe de vendas”.
A parte final do curso aborda os principais elementos de fidelização: a satisfação dos clientes, saber lidar com a concorrência, a divulgação do seu negócio e fazer aparecer lucro.
“Conhecer quais são as ferramentas de fidelização dos clientes, identificar seus principais concorrentes para assim aumentar suas vantagens competitivas, compreender a importância do ambiente da loja como ferramenta de comunicação e da atitude da equipe de vendas na formação da imagem de seu negócio e conhecer as formas de controlar as informações físico-financeiras de seu negócio como estoque e caixa é fundamental para ter sucesso”, conclui a agente do Sebrae.
As inscrições podem ser feitas no Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba- PAE, que está localizado no prédio da Aciu ou por telefone: 3834 1445.
(Fonte: ACIU)


Programação Cine Porto
Semana de 17 a 23/10/2008

"O Guerreiro Didi e a Ninja Lili"
Comédia!!!!!!ás 16:00hs
Para este filme preço único R$ 2,00

"Era uma vez...."
Drama romântico !!!!! as 18:00hs
Para este filme preço único de R$ 2,00

"Busca Implacável"
Suspense Dramático!!!!! as 19:50 e 21:30hs.

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Anuncie

Poesia

A maré sobe
A chuva a rolar
As fossas transbordam
Um cheiro de merda
Paira no Ar


Fernando Pedreira


Espetáculo

Foi o faxineiro vento leste
que varreu a tempestade
e pintou de azul celeste
um pedaço do dia,
o restante da tarde,
prenúncio do espetáculo
da noite que se apresentará
com a jóia de todas as estrelas
só para nos maravilhar.


Dia bonito demais

Depois da chuva e do vento
do temporal que passou,
o frio se recolheu
e o sol enfim brilhou.
Os roceiros foram pra roça,
os pescadores foram pescar,
os pássaros foram pro espaço,
as crianças saíram para brincar
e eu aproveitei a ocasião
para por em dia meu versejar.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Viola no saco

Carro amigo Julinho
Primeiro, quero dar-lhe os parabéns pelas suas escritas, como sempre muito bem colocadas. Agradeço por citar nosso posto de gasolina, onde você toma um café. Vou ter que lhe contar umas coisas, mas você não vai poder contar para ninguém. Como sei que você é uma pessoa séria, vai guardar este segredo.
Outro dia, fomos a um banco fazer um desconto de cheques para comprar combustível e operar o posto. Mandamos para o banco mais de 50 cheques de vários clientes de diversos valores. Para nossa supressa, nenhum foi descontado, pois, segundo o banco, todos tinham restrições.
Moral da história: ficamos com os cheques e sem combustível, pois os cheques não poderiam ser passados ao fornecedor.
Diante deste fato, fomos obrigados a passar uma ordem nova nos postos: não aceitamos mais cheques. Sem contar que neste ano batemos todos os recordes de recebimento de cheques sem fundos, de todos os bancos da praça.
Julinho, e as pessoas dão cheque e não conseguem pagar não é porque são nó cegas não! É porque não têm nem latinha pra catar na cidade; assim não têm como ganhar um extra.
Como eu, muitos são os comerciantes passando diversas necessidades. E olha que se eu recebesse os cheques sem fundos que tenho na minha gaveta, daria para quitar a grande maioria de minhas dívidas! Fora, meu amigo Julinho, as notinhas que muitas vezes fazemos para receber depois, e este depois não chega, e quando às vezes vamos cobrar, alguns ficam bravos por estarem sendo cobrados.
Converso com diversos comerciantes e muitos deles também têm o mesmo problema. Porém, não adianta falarmos isto para nossos fornecedores, pois para eles nada disto importa; o que importa é que deixamos de pagar em dia e não existe justificativa. Passamos então, a ser maus pagadores.
Infelizmente, meu amigo, assim é a vida. Nossas despesas com tudo não param de crescer: aluguel, água, luz, telefone, impostos, dissídio de categoria, assaltos, cheques sem fundos e assim por diante. Ninguém quer saber! Não importa como, mas temos que tentar sobreviver mais um ano e não podemos repassar estas despesas na mesma ordem para os preços ao consumidor. Assim, já faz anos que vamos ficando cada vez mais massacrados.
Amigo Julinho, você já ouviu alguma vez os governos estadual ou federal ou bancos perdoarem dívidas de comerciantes? Mas já viu perdoar de usineiros, agricultores, bancos e outras mais. Porém, os pequenos comerciantes, que são os maiores geradores de empregos deste país, sempre são massacrados e nunca têm suas dívidas perdoadas. Por sinal são, sim, executados pelo Estado, pelo município e pelo governo federal.
Em 2007, tivemos um grande presente, que foi a epidemia de dengue e assim todos os feriados do ano foram para o ‘vinagre’, pois ninguém queria saber de Ubatuba. Para quem não se lembra, isto aconteceu no feriado da Semana Santa do ano passado! Depois disto, foi só tristeza! A temporada 2007/2008 foi muito curta e mal deu para que uns conseguissem pôr a casa em dia. Normalmente, o comerciante começa a pedir empréstimos no mês de agosto ou setembro. Entretanto, neste ano a coisa foi diferente, pois em pleno mês de março muitos já estavam tentando levantar empréstimos, mesmo sabendo que 2008 seria ainda pior, pois não teríamos feriados. Mas como a esperança é a última que morre, assim vamos em frente, contamos com a temporada de 2008/2009.
Aí, meu amigo Julinho, a coisa também está pegando! Um amigo meu dono de uma pousada andou recebendo umas consultas para o reveillon e para o carnaval. Passou preço, conversou com o cliente e a coisa estava rolando bem, até que o cliente quis saber a programação da temporada nossa, isto é, o que iria acontecer no reveillon e no carnaval. Nosso amigo se engasgou no telefone, tentou dar uma desculpa, pois não sabia o que responder. O cliente se adiantou e falou: “Pelo visto, vocês ainda não têm a programação pronta. Tudo bem. Eu cotei a cidade de Caraguá também. Segundo o dono da pousada com quem falei, lá eles já têm tudo programado com muitos eventos e shows para esta temporada, que começa no dia 24 de dezembro e acaba no dia 24 de fevereiro. Ele ainda me falou que estão com uma previsão de um milhão e oitocentos mil turistas para esta temporada de verão e que se eu realmente quisesse ir para Caraguá que fizesse a reserva logo. Mas como eu gosto mais de Ubatuba resolvi ver o que ia ter aí. Agradeço a sua atenção, mas vou retornar a ligação para Caraguá e fazer minha reserva lá”.
O meu amigo ainda tentou reverter dizendo que, com certeza, teremos queima de fogos neste ano, nossos blocos de carnaval na avenida e que já está acertado que teremos dois navios já confirmados que estarão na cidade nesta temporada.
O cliente respondeu: “Agradeço a sua atenção, mas tenho dois filhos adolescentes que querem se divertir, querem curtir não importa em que cidade. Particularmente, prefiro Ubatuba e meus filhos também em matéria de praia, mas eles querem se divertir na noite também e eu também adoro sentar em um quiosque e poder ouvir uma música ao vivo. Mas fica para o próximo ano. Quem sabe até lá vocês já tiveram tempo de fazer uma programação para a temporada e para os turistas que os visitam. Abraços e obrigado!”
Assim, Julinho, mais um cliente foi para a cidade vizinha, que só neste ano inaugurou inúmeras novas lojas e nesta semana estará inaugurando a Lojas Americanas.
Julinho, meu texto ficou grande, mas será que deu para passar uma idéia do que estamos vivendo? Não ficamos sem combustível porque queremos; ficamos, sim, por falta de dinheiro muitas vezes para poder comprar. Julinho, com certeza, nossos comerciantes de Ubatuba podem ser chamados de heróis, pois aqueles que estão sem dívidas pode ter certeza que estão se privando de muitas coisas.
Já nós não temos mais do que nos privar.
Só nos resta, meu amigo, rezar e muito para que esta crise financeira não atinja a nossa temporada, que todos estão rezando para que chegue o mais rápido possível.

P. S.: tudo que lhe contei é segredo, não conte pra ninguém.
Abraços

Josias Sabóia "JIJA"
Ubatuba, SP

Viola no saco 2

É meu amigo Jija, e Vocês dos Postos de gasolina tem a vantagem de não terem os informais e as barraquinhas protegidas por leis inconstitucionais da nossa Cidade. Ainda.
Por falar dos Navios, seu amigo dono de pousada deve estar muito satisfeito.
Aliás, no que será que gastam tanto dinheiro, uma vez que tudo faz parte do pacote, desde o cafezinho até a Ceia. Mas não se preocupe, vamos tentar ver se os navios vão encher o tanque aí no seu posto.
Meu Caro, não estamos incluído nos destinos de turismo ecológico dos veículos especializados.
No Projeto Trilhas de São Paulo, nossa participação em vista de nosso potencial é desprezível.
Um esforço Hercúleo do Rizzo para a Observação de Pássaros que se não tomarmos cuidado vai pro lixo assim como estão indo nossas praias cheias de merda de cachorro.
E vão querer falar de Centro de Convenções, com tanto recurso aí disponível e não explorado? Tenha dó.
Teria sido a última temporada desta gestão e nada, absolutamente nada vimos aqui, sequer lixeira nas praias, sinalização? Nem pensar, apesar dos um milhão de reais que a ela estavam destinados, acho que foi outra verba que perdemos, a não ser que.....é melhor nem pensar.
Organização? Ônibus de turismo podem ficar a vontade mais quatro anos. Estacionar em áreas ocupadas de preservação permanente e despejar todo tipo de lixo que quanto mais melhor, ou seja, acho que agora pagaremos o transbordo por tonelada, mas não duvide de passarem a cobrança por arroba.
Patati Patata Patati Patata.
 

Fernando Pedreira
Ubatuba, SP
 

SOMOS TODOS UNS....”ZÉS-MANÉS”

Considero-me o maior deles, não temos direitos a absolutamente nada, e vêem com estas de Código de defesa do Consumidor, Decretos para sermos atendidos em um minuto etc. e reclamamos pra quem? Pro Bispo?
Há 20 anos que vejo a Sabesp fazendo prolongamentos e novas ligações, só aqui no meu bairro, mais de 1800 sem exagero, e o que foi que fizeram para a captação e tratamento? Nada. O Cidadão paga a taxa de água um ano e quando para cá vem não tem água, ou se tem como no meu caso, a cada chuva ela chega preta, sujando todo o sistema e filtros, provocando despesas e jogando milhares de litros fora, compramos água mineral para poder trabalhar e pagar solenemente.
Na mesma época, ou seja, na temporada, qualquer ventinho e curtos circuitos se espalham pelas fiações desencapadas que são sustentadas ainda por postes de madeira, deixando-nos sem energia em dias que representam até 10% do faturamento do ano, mas deixe de pagar a conta pra ver.
Investe-se praticamente tudo que se tem na tentativa de obter um comércio lucrativo e assim que deixamos o local bem freqüentado somos rodeados de concorrentes informais, quiosques e barracas protegidas por lei que na minha concepção são as verdadeiras compras de voto.
Falando em Voto e agora? Vão ou não periciar as urnas? E quem fez, se fez, já não desfez, sem deixar vestígios? Lá na terra de Tio San, da Microsoft do Bill Gates, não usam urnas eletrônicas, nem mesmo o Paraguai.
Pagamos verdadeira fortuna de impostos para andarmos em ruas em péssimo estado de conservação, enquanto assistimos a Prefeitura pavimentando as ruas das moradias em áreas de preservação ambiental permanente com o nosso dinheiro.Lugares que deveriam ser desocupados, pois literalmente no leito do rio, acabam provocando enchentes em nossas ruas e casas. O quê? Ministério Público? Para de brincar.
Mas a Telefônica extrapolou, enviei uma carta com cópia para a Anatel e para estes conceituados jornais virtuais que de nada adiantou a não ser um retorno de um e-mail de um Zé Mané igualzinho a mim, que disse ter resolvido sua situação no Procon.
Para lá me dirigi, e para minha surpresa, no dia seguinte recebemos a ligação da Telefônica dizendo que já estavam providenciando a retirada da Linha, bem como do speed. Tive que implorar para que não o fizessem, voltei ao Procon que reclamou novamente, uma vez que não haviam solicitado o desligamento conforme informaram.
Pedi então à telefônica a cópia do contrato de compromisso de compra e venda dos serviços, ou seja, a cópia da gravação que provaria que me venderam um monte de coisas e não entregaram nada, apenas cobraram e Eu paguei. Fui informado que a tal gravação é sigilosa que só é fornecida com ação judicial. Mandei um e-mail ao meu advogado que nem respondeu.
Prevendo o futuro, havia cancelado um cartão de crédito por problemas com a financeira, resolvi comprar outro, acabo de receber uma correspondência dizendo “anexo o contrato patati patata”, não veio contrato nenhum, alguém duvida que vou receber a fatura sem receber o cartão?
Compramos uma câmara da G.Shot, não cometam essa loucura.
Sou ou não sou o maior dos Zés Manes? E vocês?
 

Fernando Pedreira
Ubatuba, SP

 

Mario Cembranelli

Mario Celso guisard Cembranelli nasceu em Taubaté-SP em 16 de Setembro de 1931, filho de imigrante italiano, faleceu na manhã de 12 de Outubro de 2008 em Taubaté onde foi sepultado, deixando Viúva, Filhos e Netos.
Perdeu a mãe muito jovem, quando tinha 14 anos. Passando então a trabalhar na empresa do tio, Dr. Felix Guisard, a CTI - Cia Taubaté Industrial para ajudar a família.
Quando jovem, esportista, foi campeão paulista de natação pelo TCC - Taubaté Country Club.
Casou com 20 anos em 1951 com a então jovem professora Odisséia e mudaram se para Ubatuba-SP no inicio de 52, por influência do tio, para cuidar do fornecimento de energia elétrica, na época fornecida pela usina da CTI. Em Ubatuba teve uma vida de intensa parceria com a esposa e três filhos.
Quando chegaram, a esposa passou a lecionar até se aposentar, e ele, entre outras atividades, começou com uma camionete Studebaker a fazer transporte de alguns produtos naturais, como peixe, de Ubatuba para Taubaté, retornando com produtos de alimento industrializados, sendo o pioneiro a trazer para Ubatuba botijões de gás, produto que ainda não existia na cidade.
Foi nesse mesmo tempo em que se tornou empresário, abrindo o Armazém Cembranelli que funcionou por alguns anos. Depois, em 64, fundou a empresa Casa Marim em sociedade. Passando a ser único dono após alguns anos. Essa empresa permaneceu aberta por mais de 40 anos até seu falecimento.
Na década de sessenta, se engajou na política, onde foi vereador por 16 anos, quando esse cargo ainda não era remunerado, exercendo o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Vereadores nos anos de 68 e 69. Foi também Prefeito interino de Ubatuba, na administração de Cecillo Matarazzo.
No Levante da Ilha Anchieta, em junho de 52, como ficou conhecida a rebelião que resultou na fuga em massa dos presos da ilha, por ser uma das poucas pessoas a possuir arma de fogo, ajudou a defender a Cidade da invasão dos fugitivos.
Quando ocorreu a catástrofe de Caraguatatuba em março 67, foi voluntário e com sua camionete adaptada com pneus especiais, ajudou a levar alimentos recebidos no aeroporto de Ubatuba para Caraguatatuba, resgatando pelo caminho pessoas ilhadas pela enchente.
Nunca parou de trabalhar, mesmo tendo requerido a aposentadoria, Durante sua vivencia em Ubatuba fez muitos amigos, morou no centro, depois no bairro do Itaguá, local de preferência. Ainda no Itaguá, frente ao rio Tavares, construiu a sua casa do jeito que queria.
Jogou tênis no Itaguá Praia Club que ficava na Praia de Iperoig. Na presidência da Escola de Samba Mocidade Alegre do Itaguá foi campeão do carnaval ubatubense na década de 70. Foi sócio fundador do Tamoios Iate Club, onde com vários amigos praticava a pesca sub.
Deixa saudade e boas lembranças dos causos e historias que gostava de contar sobre a Cidade de Ubatuba e as viagens pela estrada para Taubaté.

Mario Cembranelli Filho
Ubatuba, SP

Dia dos Médicos

Neste dia homenageamos todos os médicos de nossa Cidade que realmente se dedicam a saúde de nossos habitantes.Para representa los escolhemos Dr Vagner,responsável pelo Posto de Saúde do Saco da Ribeira. Dedica se por inteiro não só a sacode física de seus pacientes,mas também da mental e social.Escolhemos a foto da festa do Dia das Crianças em nosso posto para ilustrar a boa vontade,um bom direcionamento pode proporcionar.A mesma foi feita pelo esforço dos funcionários que foram incansáveis no contato com a população e comerciantes para dar um pouco de alegria para nossas crianças.Um exemplo a ser seguido,voluntariamente.do nada fazer tudo.
Sociedade Amigos da Praia do Lazaro
Abraços

Maria Luiza
Ubatuba, SP

E AGORA EDUARDO CÉSAR?
A justiça acaba de julgar o mérito do Mandado de Segurança impetrado face aos desmandos municipais na cobrança de taxa de lixo. Cabe ressaltar que há inúmeros casos como este e os teóricos administradores de plantão continuam inertes no que tange a correção de seus atos.

Vistos. DURVALINA FERNANDES NEMENZ impetrou o presente mandado de segurança contra ato do SR. COORDENADOR DA RECEITA DO DEPARTAMENTO DE TRIBUTOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE UBATUBA, dizendo que pleiteou revisão de lançamentos tributários (fls. 25), tendo o Município, ao fazê-lo, empregado indistintamente a base de cálculo relativa ao ano de 2008 para todos os exercícios fiscais anteriores (de 2000 a 2007). Em consequência, houve o lançamento da taxa de lixo para todos os exercícios entre 2000 e 2007 no valor de R$ 302,41. Pretende, então, ver corrigido o erro, bem como obter isenção e parcelamento do débito. A liminar pleiteada foi deferida. Vieram as informações da autoridade coatora, nas quais se alegou que “por uma falha no sistema eletrônico ocorreu a revisão da Taxa de Coleta de Lixo e não simplesmente a do Imposto Predial. Entretanto a Fazenda Pública Municipal já está providenciando o saneamento da falha ocorrida, para posterior remessa dos respectivos carnês à impetrante” (fls. 36). Houve réplica. Com este breve relatório, passo a decidir. É inegável que o impetrado, em sua resposta, acabou reconhecendo a procedência do pedido inicial, tanto que disse expressamente estava “providenciando o saneamento da falha ocorrida, para posterior remessa dos carnês à impetrante”. Aplica-se, então, à hipótese o disposto no artigo 269, II, do C.P.C. A única observação a ser feita diz respeito ao pedido de isenção e parcelamento apresentados (que engloba a emissão de um ou mais carnês) os quais, como já mencionado a fls. 33, devem ser postulados em âmbito administrativo (e, apenas em caso de resposta positiva, podem ser objeto de apreciação judicial). Isto posto, com fundamento no mencionado dispositivo legal, julgo extinto, com apreciação do mérito, o presente mandado de segurança impetrado por DURVALINA FERNANDES NEMENZ contra ato do SR. COORDENADOR DA RECEITA DO DEPARTAMENTO DE TRIBUTOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE UBATUBA, tornando definitiva a liminar que determinou ao impetrado que procedesse à adequação dos lançamentos tributários pertinentes às taxas do lixo devidas pela impetrante relativas aos anos de 2000, 20001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007, adotando-se para fins de apuração do valor devido a base de cálculo relativa a cada um dos exercícios correspondentes, estando autorizada a aplicação de correção monetária e encargos moratórios sobre o valor do tributo devido. Sem condenação em honorários. Custas na forma da lei. P.R.I.C.
 

Marcos Leopoldo Guerra
Ubatuba, SP

 


REUNIR É UM DIREITO DO CIDADÃO

“Ninguém está se reunindo contra o prefeito, nem contra ninguém. Estamos reunidos porque é um direito que temos e que qualquer cidadão tem”. Assim, a Meg, assessora do Clodovil, sintetizou a sua visão sobre a reunião realizada na Câmara, no dia de hoje, 17/10/08 com o objetivo de organizar um fórum com o mesmo espírito daquele proposto pelo Clodovil. Aos vereadores que não foram eleitos ele sugeriu a formação de uma comissão de fiscalização, porque no próximo mandato não haverá oposição pois todos os vereadores eleitos fazem parte da base de apoio do prefeito.
Essa proposta do deputado foi ampliada com a presença e a participação de militantes de vários partidos e de várias instituições da sociedade. O objetivo do fórum, que ainda não tem um nome, é a unidade em torno de propostas políticas comuns, respeitando-se as diferenças, dentro de um padrão de civilidade e de diálogo.
A palavra política foi empregada no seu sentido mais nobre, como a arte do diálogo entre aqueles que vivem na polis (cidade) e que, para conviver precisam estabelecer regras de convivência e juntos lutarem pelos direitos e contra a opressão.
O Fórum foi coordenado e aberto pelo Sr. Gerson Florindo. O primeiro a usar a palavra foi o Sr. Mauricio Moromizato que enfatizou a diferença entre esse fórum e os demais, devido ao seu caráter político de acompanhamento das ações e investigações da justiça porque há muitos indícios que as eleições não transcorreram dentro da normalidade principalmente no que se refere ao funcionamento das urnas. Também é político como um espaço de formulação de políticas amplas de gestão do município e de disputa de concepções de governo.
Usando a palavra, apontei a necessidade de organização desse fórum. Para exemplificar, citei várias situações já vividas, em que há alguns pontos de convergência com a situação atual em Ubatuba, e que a população teve que se organizar para defender seus interesses e colocar limites às arbitrariedades de governantes e de grupos. Ao assumir o governo do município de São Paulo, o Sr. Jânio Quadros, com o objetivo de queimá-los, mandou recolher a coleção Retratos do Brasil que havia sido enviada às escolas e também os subsídios curriculares elaborados pela Secretaria de Educação durante o governo de Mário Covas. Para isso, ameaçou com punições todos aqueles que não cumprissem suas determinações. Apesar das ameaças, muitas escolas não devolveram esses materiais e se mobilizaram para denunciar essas arbitrariedades. Com o intuito de dividir o funcionalismo, beneficiou uma associação e se negava a receber e a atender o sindicato, o que culminou numa das maiores greves do funcionalismo municipal.
Durante o governo da Erundina, São Paulo vivia uma grande crise de emprego, com o aumento do trabalho informal. Para gerar empregos, uma das ações foi estabelecer uma parceria com empresas para reformar o Autódromo de Interlagos e trazer de volta a Fórmula 1 para São Paulo. Usando de brechas e interpretações jurídicas, seus adversários, aliados ao Tribunal de Contas do Município, tentaram cassar seu mandato e só não conseguiram porque houve uma ampla mobilização política, com o apoio do renomado escritório de auditoria Trevisan.
O tráfico estava transformando o Jardim Ângela e os seus arredores no lugar mais perigoso do mundo. Somente com a mobilização de todas as correntes sócio-políticas e religiosas é que se conseguiu a redução da violência. Portanto, só há uma saída: respeitar as diferenças sócio-políticas e religiosas e unir-se em torno de objetivos comuns, que deve ser o objetivo desse fórum.
A Sra. Sonia Bonfim, relatou o descaso e a falta de discussão de políticas públicas para a criança e o adolescente, porque durante todo o tempo em que esteve à frente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, nunca conseguiu ser recebida pelo Sr. Prefeito com esse objetivo. E o mesmo acontece com sua sucessora.
O Sr. Miguel Angel e outros presentes abordaram a necessidade de uma democracia participativa direta e não representativa porque há uma crise de representatividade devido à inoperância da Câmara para exercer a obrigação constitucional de fiscalizar os atos do executivo.
Surgiram propostas de organização da população para ultrapassar o nível da denúncia e atuar de forma propositiva por espaços geográficos, por temas, com a utilização de todos os recursos possíveis, tanto eletrônicos (internet) como presenciais.
Ficou claro para todos a necessidade urgente de organização e mobilização.

Rui Alves Grilo
Ubatuba, SP

URNAS INSEGURAS

Nunca acreditei na segurança das urnas eletrônicas. Após os questionamentos, problemas, erros detectados e incertezas criadas, em Ubatuba; assim como as fraudes denunciadas, pelo Brasil afora, a incredulidade aumentou exponencialmente.
Milhares de escribas, por todo Brasil, tem se manifestado, sobre falhas e fraudes e solicitado sistemas de aferição que garantam, ao eleitor, o caminho que seguiu o seu voto.
Nosso vizinho, Paraguai, as rejeitou, no último pleito, pelos erros e falhas, apresentados em eleições anteriores. Li que teriam argumentado: “Gato escaldado foge de água fria”.
Após tantos erros, cabe a nós, cidadãos e eleitores, solicitar do Tribunal Superior Eleitoral –TSE- aperfeiçoar o sistema e fazer, como já acontece nos depósitos em caixa eletrônica e nos pagamentos feitos com cartão de crédito, que a urna emita um recibo informando em quem o eleitor votou. Recibo que, conferido pelo eleitor, seria depositado em urna comum devidamente lacrada. Não coincidindo, o voto emitido com o recibo, a reclamação seria imediata e as providências tomadas na hora. Caso surgissem dúvidas posteriores haveria um modo de fazer auditoria e verificar se a fita confere com os recibos emitidos e depositados na urna comum. Outros milhares de soluções existem. O que não pode continuar é, o eleitor, não saber para quem foi seu voto.
Como escreveu Dirceu Cardoso Gonçalves: “O eleitor brasileiro só se sentirá tranqüilo e confiante em relação ao voto eletrônico no dia em que este puder servir de parâmetro de segurança para outros meios computadorizados. Será que – por exemplo – o sistema bancário, que perde milhões em fraudes, não adotaria a tecnologia de segurança das urnas se restasse comprovada sua real eficiência e confiabilidade?. Do ponto de vista social, a eleição é mais importante do que o dinheiro dos bancos”. (“A urna eletrônica, uma incógnita” – O`Guaruçá, 09-10-08).
Devemos exigir o aperfeiçoamento do sistema. O eleitor não pode levar tanta incerteza para casa, nas futuras eleições.
VIVA UBATUBA! Sem dengue e sem caluniadores.
 

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, 20 – 10 – 08.

Agradecimento

Caros amigos e amigas,
Sou um homem temente a Deus e acredito que Ele tenha um propósito na vida de cada pessoa nessa terra.
Alguns de vocês me conhecem pessoalmente, outros só de ouvir falar.
Sou cidadão nascido e criado nesse município e como tal cresci, casei, e hoje tenho minha esposa, filha e filhos, todos abençoados. Quando jovem iniciei-me na vida pública acreditando que bastava ser honesto, ter coragem e transparência para fazer a diferença no contexto político deste país. No decorrer do meu mandato aprendi muito, tive contato com todo tipo de pessoas e necessidades e, na medida do possível, colaborei de alguma forma a quem se dirigiu a mim, seja diretamente à minha pessoa ou através da minha equipe de assessores e apoiadores voluntários que caminharam comigo por todo esse tempo.
Nesses anos de mandato, trabalhei pelo povo defendendo seus principais interesses. Fiscalizei o trabalho do Executivo, trabalhei em prol de toda a população deste município, sem distinção ou preconceito.
Acredito que a variação no poder seja a maior das conquistas democráticas contidas na nossa Constituição Federal, portanto, como cidadão, acredito, sigo e respeito os princípios democráticos de direito instituídos nesse país.
Portanto caros amigos, nosso destino está traçado e a caminhada continua. Deixo a cadeira no Legislativo por esta pertencer ao povo, e este talvez tenha sido o maior aprendizado que obtive durante o meu mandato. Agora, considerando toda essa bagagem adquirida, como cidadão do povo participarei do desenvolvimento de nossa comunidade.
Hoje, após esses quatro anos, posso afirmar a todos que independente da minha vontade eu me tornei um homem público e esta condição não se escolhe, se conquista!!!
Agradeço a cada pessoa que de alguma maneira acreditou em meu trabalho. Não só os que votam em mim, mas todas as pessoas que amam Ubatuba e a escolheram como lar.
Grato ,
 

Edilson Félix Guimarães
Vereador - PR

 

Dunga: Deu pra ti...

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Libélula na mata  © Luciano Cancelier

Libélula na mata
© Luciano Cancelier

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor