Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 24 de Outubro de 2008 - Nº 2052 Edições Anteriores

Anuncie Aqui

Região

Caraguatatuba
8 mil visitas são esperadas no Dia de Finados em Caraguá
Caraguá é ouro no Internacional de Karatê Shotokan
Caraguá fatura 7ª etapa do Valeparaibano de Ciclismo em casa
Participaram da competição neste domingo, dia 19, cerca de 250 atletas de toda a região. A equipe da SECER de Caraguá marcou presença com 12 atletas e garantiu o campeonato na categoria Infantil e na Feminino Elite
Caraguá leva ouro no campeonato estadual “Pró Natação”
Leilão de eqüino acontece em Caraguá no dia 30 de outubro
Pedido de isenção de taxas do vestibular 2009 do CEFET poderá ser feito na próxima semana
Prefeito presta contas na Câmara de Caraguá
Programa ‘Time de Emprego’ tem alto índice de recolocação no mercado de trabalho
Torneio de Futsal arrecada fraldas para creche do Morro do Algodão
Evento esportivo da APAE é realizado em Caraguá
Pedro Ivo quer agir de ponta a ponta na cidade


Ilhabela
Banco do Povo Paulista de Ilhabela beneficia mais três moradores locais
Prefeitura de Ilhabela finaliza obra da Ponte da Costa Bela
Ponto Facultativo
Prefeitura de Ilhabela implanta Telefones Diretos de Relacionamento
Empresários e profissionais do turismo se reúnem em audiência para tratar do receptivo de navios

São Sebastião
Faber e Prefeitura encerram projeto “Uma questão artística para a questão dos resíduos”
Governo sebastianense quer propor municipalização do serviço de travessia de balsa
São Sebastião supera meta na geração de empregos
Prefeitura fechará 2008 com superávit e deixa para próximo governo R$ 46 milhões para aplicação em obras
ZEIS já trouxe dignidade a 15 mil moradores de núcleos congelados

Vereador de São Sebastião solicita à Companhia Docas apoio para criar o Museu do Porto

Ubatuba
Ondas Poluídas
Atmosfera sorteia tarde de degustação
Feira de Ciências da Cooperativa: sucesso de público e crítica
Aciu alerta: Cuidado com boletos de associações “fantasmas”
Morre ubatubense bi-campeão mundial de jiu-jitsu
Prefeitura e setor pesqueiro se unem para formar conselho gestor das APAs
Ubatuba recebe etapa final de circuito de corrida de aventura
Escritora ubatubense doa livro para Grêmio da Universidade de São Paulo
Ginástica Rítmica de Ubatuba disputará Troféu São Paulo da modalidade
Handebol de Ubatuba ganha título em São Paulo
Ubatuba conhece alojamento para os “72º Jogos Abertos do Interior”
Atletas de Ubatuba conquistam medalhas na final estadual do Pró-Natação
Ubatuba participa de Mutirão do Lixo Eletrônico
Prefeitura de Ubatuba terá ponto facultativo na próxima segunda-feira
Divulgada programação dos Jogos Escolares de Ubatuba
Alunas da Escolinha de Municipal de Surfe de Ubatuba sobem ao pódio no Brasil e no exterior

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

8 mil visitas são esperadas no Dia de Finados em Caraguá
Em razão do Dia de Finados cair no domingo, o Cemitério de Caraguá receberá visitas também na véspera, em 1º de novembro. São esperadas 8 mil visitas ao local

Caraguatatuba - No dia 2 de novembro, data em que celebra-se o Dia de Finados, o Cemitério Municipal, administrado pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da SECAD – secretaria de Administração, deve receber 8 mil visitas se o tempo estiver bom. De acordo com a administradora do local, Claudice Carvalho, as visitas aos túmulos começam no sábado, dia 1º, uma vez que o feriado de Finados neste ano cai no domingo. Atualmente estão registrados 17.916 sepultamentos no Cemitério, que possui uma média entre 3.000 e 3.500 jazigos.
Para garantir um melhor acesso aos túmulos, a Administração vem realizando neste mês algumas ações em parceria com a SSM – Secretaria de Serviços Municipais, como corte de grama, pintura de túmulos abandonados, pequenos reparos, além da pintura externa do muro do Cemitério Municipal.
No ano passado, a Prefeitura de Caraguá inaugurou várias reformas no local, que incluíram sala de descanso, ampliação de velórios, construção do novo velário, pintura da Capela de Orações, pavimentação das ruas principais, além do monumento em homenagem às vítimas da Catástrofe de 67. É importante destacar que com as ampliações realizadas em 2007 e as melhorias que estão acontecendo neste mês, o Cemitério tornou-se um espaço mais confortante, para aqueles que visitam parentes sepultados no município.
No final de semana em que celebra-se o Dia de Finados, o Cemitério de Caraguá receberá não somente visitantes da cidade, que possuem entes no local, mas curiosos e devotos do milagreiro Jean-Pierre. O túmulo recebe constantemente visitas de pessoas que vêm fazer pedidos e também daqueles que comparecem ao local para agradecer uma graça alcançada.
O Cemitério Municipal de Caraguatatuba funcionará no sábado, dia 1º, das 7h às 16h30, e no Dia de Finados, no domingo, o expediente será das 7h às 18h.
O Bela Vista Cemitério Parque, que fica localizado no Getuba, também terá horário diferenciado no Dia de Finados, das 8h às 17h, além de uma missa às 9h, com o padre Genésio, da Paróquia Nossa Senhora da Visitação (Massaguaçu).
Saiba mais sobre Jean Pierre
Jean Pierre morreu há quase 42 anos, com apenas 36 dias de vida, no dia 4 de julho de 1959. De acordo com a administração do Cemitério de Caraguá, a criança era possivelmente estrangeira. A data de sua morte foi descoberta pela atual administradora do cemitério, Claudice de Carvalho, quando começou a trabalhar no local, em 1984, quando algumas pessoas já visitavam o túmulo, atribuindo à criança alguns pedidos atendidos. Daí para frente o número de fiéis foi aumentando, e hoje, anos depois, a peregrinação ao túmulo do milagreiro Jean-Pierre tem crescido a cada ano, principalmente no Dia de Finados.
O túmulo de Jean Pierre possui um recanto, com uma pequena cachoeira e um velário coberto e bancos para que as pessoas possam permanecer no local e fazer pedidos e orações. Segundo a funcionária do Cemitério e responsável pelos cuidados com o túmulo da criança (que provavelmente nasceu na Hungria), Claudice, a última melhoria feita no jazigo esteve relacionada à pintura de uma estatueta de anjo, e dos 7 anões que enfeitam a mini-cachoeira.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá é ouro no Internacional de Karatê Shotokan
A conquista de mais dois bronzes, além das ótimas colocações marcaram a boa atuação dos atletas caraguatatubenses

Caraguatatuba - A equipe de karatê do Centro de Artes Marciais de Caraguatatuba, mantido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, disputou o XI Festival de Karatê – Internacional Shotokan Organization (I.S.O.), neste último domingo, dia 19, na cidade de Guarulhos.
A equipe de 30 atletas, comandada pela ‘sensei’ Maria do Carmo de Oliveira, conquistou três medalhas e o destaque foi para o atleta Arnaldo Toshio Hamaguti que além de ter sido campeão paulista recentemente conquistou mais uma medalha de ouro na categoria acima de 35 anos – 5º a 2º kiu.
Os karatecas Rafael Pigozzi Silva e Luiz Eduardo Barbosa Junior levaram o bronze nas respectivas categorias, 12 anos – 2º kiu e acima e 8 a 10 anos – 7º e 6º kiu.
Neste evento participaram cerca de 700 atletas, incluindo competidores da seleção brasileira e da América do Sul. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá fatura 7ª etapa do Valeparaibano de Ciclismo em casa
Participaram da competição neste domingo, dia 19, cerca de 250 atletas de toda a região. A equipe da SECER de Caraguá marcou presença com 12 atletas e garantiu o campeonato na categoria Infantil e na Feminino Elite

Caraguatatuba - Caraguatatuba sediou neste domingo, dia 19 de outubro, a 7ª etapa do Campeonato Valeparaibano de Ciclismo.
A competição teve a participação de cerca de 250 atletas, que deram o melhor de si na Avenida da Praia, apesar do vento e forte chuva durante todo o dia. A equipe da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguá, participou do evento com 12 atletas em diferentes modalidades, e acabou faturando o campeonato na categoria Infantil, pelo atleta Rafael Alves, que venceu todas as etapas anteriores, garantindo assim o título por equipes de sua categoria.
É importante destacar que outros atletas caraguatatubenses fizeram bonito na competição, entre eles Thiago Alves, que ficou em 7º lugar na Juvenil e Wellington Silva, que conquistou o 2º lugar na Júnior.
Na categoria Feminino Elite Caraguá teve mais uma vitória: Nayra Yaci garantiu a competição, conquistando os títulos de campeã valeparaibana individual e também campeã por equipes da categoria Feminino.
Ainda pela 7ª etapa do Valeparaibano, José Joaquim ficou em 8º lugar pela categoria Sub-30. De acordo com a Associação de Ciclistas de Caraguá, Joaquim poderá ficar entre os 10 melhores e conquistar o vice-campeonato da Sub-30.
Na Sênior A, Luiz Souza ficou na 6ª posição, garantindo pontos no rank individual onde encontra-se em 6º lugar e também o vice-campeonato por equipes.
Na categoria Sênior B, o sprint foi disputado mas a cidade também garantiu boa colocação, na 8ª posição, graças ao atleta Jefferson Esquerro.
Caraguá também subiu ao pódio na categoria paraolímpico, representada pelo ciclista Marcelo Augusto, que encarou o mau tempo e conquistou o terceiro lugar na competição.
Na categoria Estretantes, o destaque ficou para Humberto Koide, que chegou em 4º lugar e após um disputado sprint conquistou o título de campeão por equipes.
Segundo a Associação de Ciclismo de Caraguá, apesar dos resultados finais serem aguardados até esta quinta-feira (dia 23), há uma grande possibilidade da equipe de Caraguá ser a Bi-Campeã Valeparaibana de Ciclismo, restando apenas aguardar alguns resultados individuais e por equipes nas categorias disputadas.
Vale lembrar que a equipe de Ciclismo de Caraguá tem o apoio da SECER, J-Bike, Geomater, Beach Energy, Pont Motos, Power Bar, Body Fit Academia, Lima letras, Auto Posto Mareli, Vídeo Shopping, Cine Caraguá, Zimmerman odontologia, Niponet, JPR auto peças, Rádio Oceânica e Café Eletrônico. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá leva ouro no campeonato estadual “Pró Natação”
Nesta final de campeonato participaram somente os primeiros colocados das etapas regionais classificatórias

Caraguatatuba -  A equipe de natação de Caraguá, que tem o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação, disputou a final do campeonato estadual “Pró Natação” que ocorreu nos dias 17, 18 e 19 de outubro na cidade de Presidente Prudente.
O destaque foi para a nadadora Ana Beatriz Passos Guimarães que levou o ouro na categoria Juvenil 2, nos 100 m nado livre. A atleta Paloma Michaelle Leite ficou com a sétima colocação estadual nos 100m costas, na categoria Juvenil 1, e Kauany Jerônimo Camargo com a nona colocação na categoria mirim 1 nos 50 m nado peito.
Nesta final participaram somente os atletas que ficaram nas primeiras colocações das etapas classificatórias disputadas em cada uma das regiões esportivas do estado de São Paulo.
O próximo desafio dos atletas da natação de Caraguá é a “II Copa São Paulo” que será disputada nos dias 7, 8 e 9 de novembro na cidade de São José do Rio Preto.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Leilão de eqüino acontece em Caraguá no dia 30 de outubro
Para participar do leilão é necessário se inscrever com antecedência no Centro de Controle de Zoonoses de Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá por meio do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, realizará no dia 30 de outubro, às 11h, um novo leilão de eqüino, conforme o edital nº 21/08, referente ao auto de apreensão nº 2401.
De acordo com o CCZ, o leilão será realizado no local destinado às hastas públicas, que fica na rua Benedito Silvério Santana nº 899, no Jaraguazinho, em Caraguá, com valor inicial de lance a partir de R$ 228,47.
Levará o animal aquele que oferecer maior lance, sendo necessário fazer antecipadamente a inscrição no Centro de Controle de Zoonoses para a participação no leilão. Outro ponto importante é que, o interessado em participar do evento deve comprovar, no ato da inscrição, possuir um local para deixar o animal.
O leilão será de um eqüino macho de pelagem tordilha, com uma listra branca na cara. O novo proprietário além do valor do lance, deverá arcar também com as diárias computadas até o dia da retirada do animal e também com a taxa correspondente ao Registro Municipal de Animais (microchip).
Para mais informações sobre o leilão de animais basta entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone (12) 3887-6888. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Pedido de isenção de taxas do vestibular 2009 do CEFET poderá ser feito na próxima semana
Os interessados em participar do Vestibular 2009 do CEFET podem pedir a isenção de taxa de inscrição de 27 de outubro a 5 de novembro através da internet

Caraguatatuba - O CEFET – Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo – Unidade Caraguatatuba, abre no mês de novembro as inscrições para o processo seletivo 2009 para cinco cursos técnicos diferentes. De acordo com a instituição, os candidatos que não tiverem condições financeiras de pagar a taxa de inscrição para o vestibular poderão pedir isenção de taxa de inscrição, de 27 de outubro a 5 de novembro.
As inscrições serão realizadas de 10 a 19 de novembro e a aplicação das provas acontecerá no dia 21 de dezembro.
Vale lembrar que tanto o pedido de isenção de taxa como a própria inscrição podem ser feitas pela internet, pelos sites www.vunesp.com.br  ou www.cefesp.br.
O CEFET é uma instituição federal de ensino público, ligado diretamente ao Ministério da Educação. Por este motivo, os cursos são gratuitos e variam no período de duração, entre 3 e 4 semestres.
Os cursos oferecidos no vestibular 2009 são para Técnico em Edificações (40 vagas - noturno), Técnico em Operações Comerciais (40 vagas - noturno), Técnico em Operações Administrativas (40 vagas - noturno), Técnico em Informática – Programação e Desenvolvimento de Sistemas (80 vagas – vespertino e noturno) e Técnico em Informática para Internet (40 vagas - vespertino).
Mais informações sobre pedidos de isenção de taxa de inscrição, podem ser obtidas no CEFET de Caraguá, que fica na avenida Rio Grande do Norte nº 450, no Indaiá, ou pelo telefone (12) 3885-2100. O CEFET funciona de segunda a sexta-feira das 14h às 22h. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Prefeito presta contas na Câmara de Caraguá
O prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar participou nesta terça-feira, dia 21, da sessão de câmara para prestação de contas, ocasião em que afirmou ter concretizado mais de 80% do Plano de Governo feito em 2004 – ano em que se elegeu

Caraguatatuba - O prefeito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar, esteve nesta terça-feira, dia 21 de outubro, na Câmara Municipal, onde participou da Prestação de Contas referente ao segundo semestre de 2008.
Estiveram presentes na Casa de Leis os vereadores Aurimar Mansano, Agostinho Lobo de Oliveira, Celso Pereira, Cristian Alves de Godoi, Francisco Carlos Marcelino, Germino de Souza, Juarez Pereira Pardim, Omar Kazon e Wilson Gobetti, além do prefeito José Pereira de Aguilar, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, secretários municipais, funcionários públicos e a população em geral.
A sessão foi aberta com a leitura de um versículo da Bíblia e em seguida, dentro do tempo que o prefeito Aguilar tinha para falar sobre seu mandato e obras em andamento, foi exibido um vídeo sobre a administração municipal, que falou sobre a manutenção das obras deixadas por governos anteriores bem como a continuidade de projetos existentes, nos primeiros dois anos de mandato. Além disso, foi destacado também o grande investimento em Educação, Esporte, Cultura, Turismo, Assistência Social, geração de renda, qualificação profissional, entre outros.
Outro ponto importante foi a vinda da Base de Gás para Caraguá, viabilizada pela administração municipal, e grandes empresas que tanto contribuíram para a geração de empregos, como o Ponto Frio, Magazine Luiza, Lojas Americanas, entre outros.
Investiu-se ainda na pavimentação de ruas e iluminação de vias públicas, além da implantação de câmeras de monitoramento, para melhorar a segurança de toda a população.
Ao final da exibição do vídeo, o prefeito Aguilar fez o uso da palavra falando sobre a satisfação de concluir seu mandato com a consciência tranqüila de que fez o melhor pela cidade. “Em quatro anos não deu para fazer tudo, mas concluímos 80% de nosso plano de governo, feito em 2004 antes das eleições. Além disso, fizemos outras obras e ações que não estavam previstas. Independente do resultado do pleito, estamos trabalhando a todo vapor até 31 de dezembro, em prol da população. Tanto é que já autorizamos o início da pavimentação de 5,5km de pavimentação para o Porto Novo, além de 29 ruas do Pontal Santa Marina, num total de 16,5km e 18 ruas do bairro Cidade Jardim”, destacou Aguilar.
Dos nove vereadores presentes, seis aproveitaram a ocasião para parabenizar o prefeito por sua administração e pelas benfeitorias realizadas nos bairros por eles representados. Outros três fizeram questionamentos que foram respondidos pelo prefeito no local.
Um dos vereadores que fez o uso da palavra foi Cristian Alves de Godoi, mais conhecido como Baduquinha, que exerceu de 2004 a 2008 e foi reeleito no dia 6 de outubro. “Primeiro eu gostaria de agradecer ao prefeito Aguilar e aos secretários porque se não tivéssemos trabalhado juntos eu não teria me elegido novamente. Na política eu tive dois professores: meu pai e o Aguilar. Com eles aprendi que política se faz com o bem, respeitando as pessoas e principalmente, respeitando o dinheiro público. Me orgulho de ter participado desta administração, porque aprendi muito com o prefeito Aguilar e me sinto parte de sua família”, concluiu o jovem vereador.
Após o pronunciamento dos vereadores, o prefeito José Pereira de Aguilar concluiu dizendo que muitas coisas estariam concluídas se o Governo do Estado não tivesse segurado alguns repasses que já estavam previstos, como por exemplo, para a iluminação do trecho entre o Alto Getuba e o Capricórnio, e do Centro Esportivo Municipal até a divisa de São Sebastião – ambos trechos da rodovia SP-55 (sentido Caraguá Ubatuba e sentido Caraguá São Sebastião).
“Estou muito feliz da maneira como estamos concluindo nosso trabalho, com garra e muita transparência, celebrando bem meus 20 anos de vida pública, desde a primeira eleição, como vereador desta cidade, explicou Aguilar, completando que “Nós fizemos nossa parte, por isso eu gostaria de dizer que o dia em que os políticos abrirem mão de seus desejos próprios para pensar no próximo, e na população, este com certeza será um outro país”, finalizou o prefeito de Caraguá. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Programa ‘Time de Emprego’ tem alto índice de recolocação no mercado de trabalho
Foram 56% na primeira, 70% na segunda e por enquanto 50% na terceira e quarta turma que ainda participam dos encontros que acontecem no PAT

Caraguatatuba - O ‘Time de Emprego’ é um programa realizado pelo PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador – resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Administração, e da SERT – Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo.
O programa tem o objetivo de inserir as pessoas desempregadas de volta ao mercado de trabalho por meio de dinâmicas e orientações que abordam sobre técnicas de entrevista, cálculos, como preencher um currículo, candidatar-se a vaga certa e até mesmo a elevação da auto-estima. “Muitas vezes o emprego que a pessoa procura não é compatível com suas habilidades e preferências. E aqui ela aprende a se conhecer melhor, assim tem mais chances de conseguir uma vaga”, explica uma das facilitadoras do ‘Time de Emprego’, Daniela Aparecida dos Santos.
Atualmente estão passando pelo programa a terceira e quarta turmas, uma no período da manhã e outra no da tarde. São ao todo 16 reuniões que duram cerca de quatro meses acontecendo uma vez por semana durante três horas, com uma média de 25 pessoas por turma. “Na primeira turma conseguimos recolocar 56% do pessoal, o número já aumentou para a segunda, que foi de 70% agora temos uma média nessas duas últimas de quase 50% e ainda estamos no sexto encontro”, ressalta a facilitadora.
O projeto é uma iniciativa da SERT, implantado desde 2001 em vários municípios, que em Caraguá iniciou neste ano em abril, até então o ‘Time de Emprego’ já recolocou 70% dos participantes no mercado de trabalho.
Para participar do ‘Time de Emprego’ a pessoa tem que estar desempregada, ser maior de 18 anos e estar cadastrada no PAT do município.
“Essas duas turmas terminam o programa em novembro. Somente após esse período estaremos anunciando a abertura de uma nova turma”, ressalta Daniela.
Mais informações sobre o “Time de Emprego” podem ser adquiridas no PAT de Caraguá que fica na rua Taubaté nº 520, no Sumaré, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Torneio de Futsal arrecada fraldas para creche do Morro do Algodão
O evento tem como foco principal a solidariedade

Caraguatatuba - Vinte equipes disputam o 2º Torneio de Futsal Livre Masculino que acontece no bairro Morro do Algodão. O evento, idealizado pela Associação dos Moradores do Morro do Algodão - AMMA – não só elegerá o ganhador do ‘Troféu Carolina Viana dos Santos’, mas também o do ‘Troféu Amigo do CEI do Morro do Algodão 2008’, para a equipe que arrecadar mais de 300 fraldas.
A cada jogo que as equipes disputam, elas devem levar pelo menos um pacote de fraldas. “Acredito que o número de total de fraldas chegue a 3.000 até o fim do campeonato” diz Manoel dos Reis, conhecido como ‘Manoel do Morro’, diretor de esportes da AMA.
A final do torneio de futsal está marcada para o dia 1º de novembro, às 18 horas na quadra de esportes ‘Alcides Crepaldi Filho’ que fica no Morro do Algodão, “Mesmo que a equipe seja desclassificada na primeira etapa, ela ainda pode continuar doando fraldas até o dia da final para competir pelo título de doadora de fraldas 2008 e levar esse troféu”, ressalta seu Manoel do Morro.
Caso a equipe vencedora atinja a marca de mais de 500 fraldas doadas, receberá um prêmio de gratificação.
O Torneio de Futsal Livre Masculino tem o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba por meio das Secretarias de Esporte, Educação e Saúde.
“No ano passado arrecadamos mais de 500 litros de leite longa vida, além de caixas de maisena e aveia que foram doadas para Associação de Combate ao Câncer de Caraguatatuba e no próximo ano pretendemos continuar o torneio com a mesma finalidade, a da solidariedade”, finaliza. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Evento esportivo da APAE é realizado em Caraguá

Caraguatatuba - Foi realizado no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), na manhã de quarta-feira, 22, a abertura do 7º Festival Esportivo e Recreativo das APAES do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Três modalidades estão em disputa, Futsal, Tênis de Mesa e Atletismo. Mais de 250 atletas participam do evento, que terá seu encerramento na próxima sexta-feira, às 17h, também no CEMUG.
As cidades presentes no Festival Esportivo e Recreativo das APAES são: Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Jacareí e Aparecida.
No primeiro dia de disputa, foram realizados os jogos de Futsal. Nesta quinta-feira, a partir das 9h, acontecerão as provas de Atletismo e na sexta, a briga por medalhas no Tênis de Mesa e as finais do Futsal.
A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar, da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosângela Leite Carrijo de Aguilar, do secretário de esportes, Wenceslau Souza Neto, da presidente de honra da APAE da cidade, Madalena Fachini e outros representantes das entidades participantes.
Caraguatatuba, desde a primeira edição, sediou o Festival, que tem a organização feita pela SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), em parceria com a Secretaria de Saúde e Educação. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Pedro Ivo quer agir de ponta a ponta na cidade
Vereador quer trabalhar todas as classes, idades e níveis da população.

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba recebe a partir de janeiro de 2009 um de seus novos Vereadores. Trata-se de Pedro Ivo de Souza Tau – Pedro Ivo (DEM), Servidor Público concursado e Ex-Secretário Municipal de Administração na gestão de José Pereira de Aguilar (DEM). Sua plataforma de trabalho atinge o município de ponta a ponta.
O novo Vereador tem 33 anos, é casado, sem filhos e nasceu em São José dos Campos. Pedro Ivo é Servidor Público Municipal desde 1996 na função de Agente de Saúde, hoje denominada de Fiscal de Saúde Pública. Sua convivência com Caraguatatuba vem desde os primórdios do nascimento, graças ao amor que seu pai, o Advogado Fábio Tau, tem por Caraguatatuba.
Formado em Administração de Empresas pelo Módulo – Centro Universitário, com MBA (Master Bussiness Administration) pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), em RH (Recursos Humanos), tem cursos de complementação nos Estados Unidos – em Nova York e no Canadá, tendo visitado mais de 10 países, seja para aprimoramento educacional, cultural ou profissional, como Estados Unidos, Canadá, França, Itália, Líbano e Síria.
Pedro Ivo obteve nas eleições deste ano 2.321 votos, o que lhe garantiu a maior votação do DEM (Democratas) em Caraguatatuba e a segunda maior votação para Vereador no Litoral Norte. Sua vida política teve início em 2004, quando obteve apenas 992 votos.
O novo Vereador quer trabalhar em todos os bairros do município, de norte a sul, em todas as classes, níveis e idades, fiscalizando a Prefeitura, órgãos estaduais e resolvendo problemas de infra-estrutura na cidade, além de dar uma atenção especial ao Servidor Público e os comerciantes de Caraguatatuba, por sentir a falta que existe, de um representante do Legislativo defendendo esta categoria. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Banco do Povo Paulista de Ilhabela beneficia mais três moradores locais

Ilhabela - O Banco do Povo Paulista de Ilhabela beneficiou mais três micro empreendedores locais com empréstimos produtivos para aquisição de matéria prima, ferramentas e equipamentos para melhorias de seus empreendimentos.
Na ocasião o empresário Luan Renato Coltro, obteve crédito para comprar um computador, o qual propiciará atender seus clientes à noite, já que trabalha e estuda, finais de semana e nas férias, ministrando aulas de Photo Shop e fazendo Edição de Imagem. Aos 9 anos de idade ele teve o primeiro contato com um computador, quando iniciou curso de informática na Microcamp e desde então nunca mais abandonou este equipamento. Sua meta é terminar este ano o ensino médio e ingressar no curso de multimídia na Universidade Módulo.
As artesãs Débora e Denise Fernandes foram beneficiadas com o crédito e adquiriram equipamento para melhorias do empreendimento. Elas fabricam peças em fuxico e complementam suas rendas com a venda do material. Com o novo equipamento, as artesãs conseguirão aumentar a produção, favorecendo uma maior distribuição de seus produtos em outros pontos comerciais e pela internet, inclusive estão construindo um site que estará no ar mês que vem. As artesãs contam que suas maiores conquistas foi o espaço que a Prefeitura Municipal disponibiliza aos artesãos locais, proporcionando a esta classe fluxo de venda e produção ao exporem seus trabalhos que apresentam muita qualidade e capricho, pois são quase 100% feitos a mão.
Janine Pereira de Araújo foi a primeira cliente a ser beneficiado pelo Banco do Povo Paulista de Ilhabela, em 2002, e agora solicitou crédito para compra de mercadoria para seu empreendimento. Ela administra um bar no bairro do Itaquanduba há 13 anos. A mesma pretende fazer melhorias no estabelecimento e já inserindo novos produtos para comercialização, inclusive utilizando o crédito concedido pelo Banco do Povo Paulista. Sua meta é deixar o local mais adequado para melhor atender seus clientes.
O prefeito Manoel Marcos ressaltou a importância da parceria Governo do Estado e Município, pois com o fornecimento do crédito gera mais emprego e renda para os micro e pequenos empresários locais.
O Banco do Povo Paulista de Ilhabela é um programa que tem como parceiros o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal. Foi criado para facilitar o acesso ao crédito aos empreendedores de pequenos negócios, com firma aberta ou não, para compra de mercadorias, matéria-prima, equipamentos, ferramentas e outros fins disponíveis, após análise. Financiamos de R$ 200,00 a R$ 5.000,00 para pessoa física e de R$ 200,00 a R$ 7.500,00 para pessoa jurídica, associações e cooperativas legalizadas com juros de 1% ao mês sobre o saldo devedor e mais nada. Há freqüentemente anúncios de alterações para aumentar o enquadramento de empreendedores no programa.
O Banco do Povo Paulista de Ilhabela fica na Rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho n° 86, Paço Municipal da Prefeitura de Ilhabela, Perequê. Tel.: 3896-9200 ramal 9281, e-mail: bancodopovosp366@terra.com.br,  site www.emprego.sp.gov.br.  O Banco do Povo conta com os agentes de crédito Ivana Tommie de Boris Davidoff e Benedito Amarildo da Silva. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela finaliza obra da Ponte da Costa Bela

Ilhabela - Na última quarta-feira, 22, a Prefeitura de Ilhabela por meio da secretaria municipal de Obras a construção da ponte da Costa Bela que dá acesso ao bairro do mesmo nome, entrou em fase final.
Foi colocado concreto sobre a extensão da ponte que antes era feita de madeira. A passagem já está liberada e motos, e daqui a 18 dias, será liberada para carros e veículos de grande porte, pois é necessário aguardar o cimento secar para que os veículos passem com segurança no local. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Ponto Facultativo

Ilhabela - Em comemoração ao Dia do Servidor Público, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, decretou Ponto Facultativo nas repartições municipais, nos dias 27 e 28 de outubro, segunda-feira e terça-feira, excetuando os serviços essenciais:
- Coleta, limpeza e remoção de lixo;
- Plantão médico no Pronto Socorro Municipal;
- Plantão no Paço Municipal e Fiscalização;
- Plantão na Garagem Municipal e
- Auxílio ao tráfego e a segurança.
O expediente nas repartições públicas voltará ao normal na quarta-feira, 29.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela implanta Telefones Diretos de Relacionamento
O contribuinte poderá ligar diretamente no setor desejado

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela implantou um sistema de comunicação direta com os setores públicos do Paço Municipal.
Trata-se dos “Telefones Diretos de Relacionamento”, o qual o contribuinte liga para o determinado ramal e não passa pelo PABX.
O sistema foi implantado com o objetivo de dispor a população um canal de comunicação direto com os principais órgãos municipais, demonstrando, que, cada vez mais, a administração vem trabalhando para que a população possa se relacionar de forma ágil e efetiva com a estrutura municipal existente. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Empresários e profissionais do turismo se reúnem em audiência para tratar do receptivo de navios

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela promoveu uma Audiência Pública na noite de quarta-feira (22/10) para discutir o Projeto de Lei 99/2008 que dispõe sobre o receptivo de navios de cruzeiro em Ilhabela, de autoria de Ricardo Fazzini Dias (PMDB), ex-secretário municipal de Turismo. O projeto foi apresentado em julho por Ricardo durante a suplência do Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (Carlinhos - PMDB).
Além das cerca de 70 pessoas que compareceram à audiência, estavam presentes os Vereadores Carlos Alberto de Oliveira Pinto (Carlinhos-PMDB), que propôs a audiência; o Vereador Zeca do São Pedro (PTB); a Vereadora Nanci Zanato (PPS); o Vereador Luiz Lobo (PSDB); o Primeiro Tenente da Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião, Roberto Braz Ferreira; a secretária municipal de Turismo e Fomento de Ilhabela, Cleuza Maciel; o vice-prefeito eleito Nuno Gallo (PV); os vereadores eleitos Valdir Veríssimo (PPS), Jove Brito (PR), Marinho de Almeida (PV) e Rogério Ribeiro de Sá (Catolé-PV), e o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Karel Vanderstapen.
Segundo Fazzini, o projeto de lei garante que o receptivo seja realizado por profissionais habilitados que possam proporcionar não apenas o conforto, mas também a segurança dos passageiros que vem com os navios.
Modificações propostas - Originalmente a propositura prevê que os ônibus, micro-ônibus, vans, kombis ou equiparados utilizados no transporte de passageiros dos navios devam ter no máximo oito anos de fabricação. Esta regra poderá mudar se a Emenda 26/2008, de autoria do Vereador Jadiel Vieira (Keko-PTB), for aprovada.
Conforme a emenda, todos os veículos utilizados no transporte de passageiros dos navios de cruzeiro deverão passar por uma vistoria anual, realizada pela Diretoria de Divisão de Serviços de Trânsito, para comprovação do bom estado de conservação. Porém os participantes da audiência indicaram que a vistoria poderia ser feita por um mecânico credenciado.
“Muitos veículos antigos são mais bem conservados que alguns veículos novos, de modo que a idade do veículo não conclui que ele esteja bem adaptado e conservado para realização do serviço. Deve ser realizada uma vistoria que comprove a capacidade e adequação do veículo à prestação do serviço, não devendo se excluir os veículos antigos, apenas pelo critério do ano de fabricação”, justifica. A maioria dos munícipes que participou da audiência aprovou a mudança proposta pelo Vereador Keko.
Dentre as mudanças propostas durante a audiência, poderá ser acrescentado ao Projeto um artigo que prevê que a regulamentação do uso dos stands seja feita através de uma portaria da secretaria municipal de Turismo.
Durante a audiência algumas pessoas também sugeriram que o projeto seja adiado para a temporada 2009/2010 já que a próxima temporada está muito próxima e não haveria tempo suficiente para que os prestadores de serviços se enquadrassem nas exigências. Por outro lado, outros advertiram sobre a necessidade de um planejamento e uma organização eficientes que se daria por meio da criação destas regras para que a imagem de Ilhabela não decaia em relação às temporadas anteriores.
Segundo o Vereador Carlinhos, as propostas levantadas pelos cidadãos serão analisadas e, se for o caso, serão submetidas por meio de emendas. O vereador comentou que não esperava que o debate fosse tão polêmico, mas declarou que foi muito positiva a participação da população que lotou o plenário. “Com tantas idéias divergentes, alguns itens ainda ficaram pendentes mas em muitos pontos houve consenso. Qualquer outra proposta em relação ao projeto ainda poderá ser feita através de emendas”, declarou. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Faber e Prefeitura encerram projeto “Uma questão artística para a questão dos resíduos”

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião e a empresa Faber encerram na próxima quinta-feira (30/10), às 18h30, o projeto de educação ambiental “Uma solução artística para a questão dos resíduos”, que foi realizado nas Escolas Municipais Walfrido Maciel Monteiro (Morro do Abrigo), Edileuza Brasil Soares (Maresias) e Canto do Mar.
O objetivo é valorizar os resíduos urbanos por meio da redução, reutilização, reciclagem e tratamento. O trabalho já surtiu efeitos positivos na sociedade. Houve formação dos professores dentro da filosofia educacional de trabalho, mudanças de hábitos e atitudes da comunidade escolar e integração do trabalho voluntário dos pais. Foram registradas ainda contribuições para as ações ligadas à Agenda 21 e enriquecimento do Projeto Político Pedagógico (PPP).
O Projeto Piloto foi realizado por meio da apresentação de manifestações artísticas e culturais e faz com que o público exerça a cidadania pela participação no contexto em que vive com um olhar crítico, reflexivo e criativo. Na unidade escolar da Costa Sul, o foco foi no folclore, respeitando a tradição do bumba meu boi. Na E.M Canto do Mar, as oficinas possibilitaram a criação da “Balteria” com objetos que seriam descartados como baldes, tampas e panelas, além de instrumentos musicais confeccionados com sucata como pandeiro, reco-reco, chocalhos e maracas. Já na escola do Morro do Abrigo, as oficinas do projeto valorizaram as artes plásticas com peças decorativas como cestaria, papel machê, quadros e porta-trecos.
O projeto da Faber e Prefeitura faz parte da implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos de São Sebastião e vai marcar também o lançamento do Parque de Valorização de Resíduos. Mais informações pelo telefone (12) 3862-2055. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Governo sebastianense quer propor municipalização do serviço de travessia de balsa

São Sebastião - O prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, e seu chefe de gabinete, Emerson Elias, devem concluir em 15 dias um documento com propostas ao Governo do Estado para municipalizar o serviço de travessia de balsa entre São Sebastião e Ilhabela. O documento deverá ser encaminhado também ao prefeito eleito de Ilhabela, Toninho Colucci.
A idéia é que o Governo do Estado faça uma concessão às prefeituras de São Sebastião e Ilhabela para que assumam o serviço da travessia. Além disso, os tributos cobrados dos usuários seriam revertidos em investimentos na área e na contratação de funcionários.
Segundo o chefe de gabinete de São Sebastião, Emerson Elias, a proposta incluiria ainda tarifa diferencial e até isenção para moradores e trabalhadores das duas cidades.
“Vamos tentar após as eleições uma reunião com o secretário Estadual dos Transportes para discutir o assunto. Não podemos mais admitir as péssimas condições do sistema de travessia, bem como a fila de espera, que em feriados e finais de semana, ultrapassa duas horas”, avalia.
Em agosto de 2008, a Justiça de São Sebastião determinou à Dersa e Internacional Marítima, empresa terceirizada que opera a travessia, que providenciem a adequação da quantidade e qualidade das balsas empregadas no serviço.
Na decisão, que partiu de uma ação civil pública do Procon de São Sebastião, o juiz Antonio Carlos Martins determinou que o tempo de espera não superasse o prazo de uma hora, sob pena de multa por carro no valor de R$ 100.
À época, o responsável pelo Procon de São Sebastião Christian Emannuel Pinto Abendroth, disse que a ação na Justiça partiu de vários telefonemas de consumidores insatisfeitos com o serviço. “É um tratamento desumano, que piorou com o passar do ano”, analisou o advogado.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião supera meta na geração de empregos

São Sebastião - O Posto de Atendimento ao Trabalhador de São Sebastião vai superar a meta na geração de empregos em pelo menos 400 vagas.
Até dezembro de 2008, o Ministério do Trabalho e a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) estipularam que na cidade, que hoje tem 75 mil habitantes, se admita pelo menos 624 pessoas.
Ocorre que o número já foi superado só com os dados computados até setembro de 2008, ou seja, foram admitidas 650 pessoas. Os meses com maior número de contratações foram setembro (192 vagas) e julho (163 vagas).
Mesmo com a desaceleração observada nos meses de abril (16 vagas), maio (37 vagas) e junho (45 vagas), a previsão do Posto de Atendimento ao Trabalhador de São Sebastião é de que até dezembro sejam admitidas mais de mil pessoas, já que as vagas no mercado de trabalho retomam com maior dinamismo suas atividades a partir de outubro, quando se aproxima a temporada de verão e as festas de fim de ano.
Outros dados
De janeiro até dezembro de 2008, segundo estabelecido pelo Ministério do Trabalho e pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, o PAT de São Sebastião deveria realizar 4.896 inscrições. Até setembro deste ano, o órgão realizou 4.114 inscrições.
No mesmo período, foram oferecidas - de janeiro a setembro deste ano - 1.160 vagas, quando a meta até dezembro é de 1.164 vagas.
Ainda de acordo com o PAT de São Sebastião, o setor comércio/serviços ainda é o que mais emprega no Município, seguido de perto pelo ramo da construção civil.
Para se ter uma idéia, nos últimos 12 meses (setembro de 2007 a setembro de 2008), no setor comércio foram admitidos 1.724 pessoas e demitidas 1.540 pessoas, um saldo positivo de 184 vagas (variação de 6,02%). Já no setor serviços foram admitidas 2.927 pessoas e demitidas 2.547, um saldo de 380 vagas (variação de 5,86%). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura fechará 2008 com superávit e deixa para próximo governo R$ 46 milhões para aplicação em obras

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião encerra o atual governo em dezembro de 2008 e fechará, assim como nos três anos anteriores, com superávit em suas contas.
Além de um custeio absolutamente controlado, com poder enorme de investir, o atual governo deixará um Orçamento para 2009 totalmente enxuto, com receita e despesas dentro da realidade do município, uma folha de pagamento sob controle e perfeitamente factível e, ainda, cerca R$ 46 milhões para serem aplicados em obras no município, uma realidade totalmente diferente do que a encontrada em 2004.
A atual administração, ao assumir o governo em 2005, tinha registrado no passivo do balanço patrimonial do exercício 2004 (dívidas) o montante de R$ 46.648.891,69, distribuído entre o passivo circulante, permanente e compensado.
Além dessas, a administração assumiu outros compromissos financeiros, como as 23 parcelas do FAPS (Fundo de Aposentadoria dos Servidores Públicos Municipais) em atraso, num total de R$ 3.761.974,54; a dívida junto a Empresa Bandeirante de Energia referente à iluminação pública no valor de R$ 2.620.428,56; dívidas advindas do Judiciário num total de R$ 3.590.893,30; e a dívida do PSF que atingiu a quantia de R$ 3.044.238,58. Isso sem contar PASEP e as dívidas pendentes desde 1997 do Hospital de Clínicas de São Sebastião de aproximadamente R$ 15 milhões, totalizando então R$ 82 milhões em dívidas.
“Quitamos todas as dívidas de curto e médio prazo, como a Bandeirante Energia, o FAPS e, agora, pagamos quase todos os fornecedores que tinham créditos com a Santa Casa, dívidas de cinco anos atrás. Concluímos acordo com a Receita Federal e FGTS para parcelamento em 20 anos da dívida do Hospital”, explica o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia. “Enfim, pagamos as dívidas de administrações anteriores e deixamos dinheiro em caixa para investimentos do próximo governo”. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

ZEIS já trouxe dignidade a 15 mil moradores de núcleos congelados

São Sebastião - Desde 2005, o maior projeto social do Litoral Norte criado por uma administração, já legalizou a situação de pelo menos 15 mil pessoas dos chamados núcleos congelados.
Foram cadastradas no período entre fevereiro de 2005 e outubro de 2008 29 áreas, dentro do Programa de Urbanização e Regularização de Assentamentos Precários e/ou Irregulares, criado pela atual administração e que tem como objetivo controlar a expansão urbana desordenada.
Nos núcleos de congelamento identificados pela administração foram cadastrados 5.293 imóveis, onde residem 14.968 pessoas. Nesse período, a Prefeitura conseguiu diminuir o crescimento desordenado do Município de 7,5% ao ano para apenas 3,3%, o menor da região segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Com a primeira etapa do trabalho concluído, a Prefeitura iniciou a segunda etapa do programa de congelamento, que foi a criação das Zonas de Especial Interesse Social. Foram decretadas como ZEIS 15 núcleos (Vila Bom Jesus, Sertão de Maresias III, Vila Tropicanga, Vila Sahy, Vila Débora, Vila Barreira, Vila Carioca, Vila dos Mineiros e Zé Mineiro, Areião e Lobo Guará, todos na Costa Sul; e Chico Soldado, Balneário São Marcos e Recanto dos Atobás, situados na região norte).
Com isso, cinco núcleos já receberam os carnês de IPTU: Vila Barreira, Vila Débora, Chico Soldado, Recanto dos Atobás e Vila Sahy. Outras benfeitorias já chegaram a essas áreas como iluminação pública na Vila Sahy, Vila Barreira, Vila Débora, Areião, Chico Soldado e Recanto dos Atobás; implantação de rede de abastecimento de água no Chico Soldado e Recanto dos Atobás; implantação de rede coletora e estação de tratamento da Vila Sahy; e a construção de 30 casas populares na Vila Tropicanga, removidas das áreas de risco.
Segundo o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, após a etapa de urbanização dos núcleos, poderá ser iniciada a regularização fundiária dos imóveis.
“Essa etapa consiste na busca do registro de imóveis junto ao cartório. Mas esta (etapa) deverá ser tratada judicialmente por meio de processo de usucapião”. O carnê de IPTU é um instrumento de bastante importância para o cidadão, explica.
Ainda segundo o prefeito, os terrenos não edificados situados no perímetro e no entorno das ZEIS passam a ser de interesse público para fins de desapropriação, com o objetivo de promover a implantação de áreas verdes, de lazer, institucionais e produção de habitação de interesse social. “Teremos com isso áreas para construir escolas, creches, centros de convivência e outras benfeitorias de interesse coletivo”. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Vereador de São Sebastião solicita à Companhia Docas apoio para criar o Museu do Porto

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Robson Ceará (PPS), apresentou na sessão de Câmara realizada ontem, dia 21, uma moção de apelo ao presidente da Companhia Docas, Frederico Victor Moreira Bussinger, para que solicite o apoio dos Governos Municipal e Estadual para a construção do Museu Portuário, com o objetivo de resgatar a memória da cultura caiçara.
O vereador, que também é o presidente do Sindicato da Estiva, explica que a origem do Porto de São Sebastião se deu através de Martin Afonso de Souza, que explorando a Costa do Brasil, com o intento de fundar em algum ponto dela uma colônia, entrou em 20 de fevereiro de 1532 no canal formado por uma península do continente e uma ilha à qual deu o nome de São Sebastião.
No documento, Robson Ceará também ressalta que foi somente no ano de 1920 que se viu a necessidade e a conveniência de criar um porto público no município de São Sebastião. "Em 13 de dezembro de 1929, a Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei autorizando a construção de um porto moderno na cidade, que deveria servir de apoio e complementação ao Porto Santos".
Caso o apelo do vereador seja atendido, o Museu Portuário vai contar a história da época da sua inauguração oficial, no dia 20 de janeiro de 1955, quando sua exploração era exercida pelo Órgão Estadual de Administração, o convênio com a Dersa, em 1993, até a criação da Companhia Docas, em 2007.
"O museu portuário vai possibilitar que os moradores e os turistas conheçam a história e a importância do Porto para o desenvolvimento econômico e político da cidade", conclui o vereador.
A moção de apelo apresentada pelo vereador Robson Ceará foi encaminhada a ordem do dia da próxima sessão, que será realizada na quarta-feira, dia 29, devido o Dia do Servidor.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Ondas Poluídas
Ubatuba festeja a vinda de campeonato mundial para praia onde deságua rio impróprio


Ubatuba - Terça-feira, 21 de outubro. A praia de Itamambuca recebe o Onbongo Pro Surfing. Cento e quarenta e quatro surfistas, de 12 países, disputam, até o próximo domingo, dia 26, o prêmio de 15 mil dólares, 2500 pontos no ranking e o título de “Rei da Praia”.
Esses 144 surfistas, de 12 países, enfrentam as ondas no canto direito da praia, onde deságua o rio Itamambuca.
A foz do rio Itamambuca, de acordo com análise da Cetesb, está imprópria para banho desde o dia 28 de setembro, depois de uma trégua de quase quatro meses sem bandeira vermelha.
Ainda de acordo com a Cetesb, corpos d'água contaminados por esgoto doméstico, ao atingirem as águas das praias, podem expor os banhistas a bactérias, vírus e protozoários. A recomendação da agência é “não tomar banho nas águas das praias que forem classificadas como impróprias e evitar o contato com os rios contaminados, que afluem às praias”.

Morte anunciada - Este ano, a praia de Itamambuca foi considerada imprópria pela primeira vez na sua história. A bandeira vermelha, fincada no meio da praia, no início de abril, gerou protestos por parte da população, que organizou um “penicaço” contra a poluição.
Munidos de penicos, cruzes, faixas, cartazes e até um excremento inflável gigante, os manifestantes percorreram a praia, aos gritos de “xô cocô”. Apesar do tom de brincadeira, o manifesto trouxe à tona um problema muito sério, o da poluição das águas, que atinge várias praias do litoral e acarreta prejuízos para o turismo, a pesca e a saúde pública.
A praia de Itamambuca foi escolhida como palco da manifestação por ser um símbolo de Ubatuba, “a capital do surfe”.
O objetivo do “penicaço” foi chamar a atenção das autoridades e órgãos ambientais e, ainda, alertar o turista sobre o perigo de contrair doenças ao mergulhar em águas contaminadas. Os organizadores colheram mais de mil assinaturas contra a poluição de Itamambuca, que foram enviadas ao Estado, Prefeitura, Sabesp e outros órgãos competentes.
De lá para cá, apesar da movimentação do poder público após repercussão do “penicaço”, a praia voltou a receber bandeira vermelha na primeira semana de junho e na segunda semana de agosto.

Entenda o problema de Itamambuca - De acordo com o diagnóstico sanitário ambiental da região, realizado por iniciativa da Sociedade Amigos de Itamambuca (SAI), as ocupações humanas junto às margens do rio Itamambuca e seus afluentes caracterizam-se pela inexistência de sistemas adequados de tratamento de esgoto, sendo que 50% das edificações dispõem apenas de fossa negra, ou seja, um buraco no chão, sem revestimento interno impermeabilizante.
O constante despejo de esgoto doméstico nos corpos d´água que compõem a bacia hidrográfica de Itamambuca já ocasionou a contaminação do rio, que vem recebendo bandeira vermelha da Cetesb desde o ano 2000, e agora compromete o mar.
A degradação das praias não é um fenômeno novo e, se não houver ações práticas imediatas, o destino de Itamambuca será o mesmo do Cruzeiro, do Itaguá e de outras praias de Ubatuba em que não se pode nadar.

Poluição só traz prejuízos - Ancilostomíase, Estrongiloidíase, Amebíase, Giardíase, Febre tifóide, Ascaridíase, Enterobiose, Balantidíase são exemplos de doenças de veiculação hídrica, provocadas por vermes, protozoários ou bactérias presentes nas fezes humanas, que são despejadas inadvertidamente nos rios. De acordo com o mapa de saneamento básico do IBGE, no Brasil, apenas 20% dos esgotos recebem algum tipo de tratamento.
Ubatuba está inscrita nesse mapa da vergonha. Itamambuca, Itaguá, Santa Rita, Perequê Mirim e Dura estão impróprias para banho, por causa do alto índice de coliformes fecais que deságua no mar.
O custo para tratar o esgoto sanitário é quatro vezes menor que o das internações motivadas por doenças infecto-contagiosas de veiculação hídrica. A conta é da organização Mundial da Saúde: para cada um real investido em saneamento básico, economizam-se quatro reais com atendimento médico e hospitalar.
A poluição das águas custa caro para o município, pois gera prejuízos para o turismo, a pesca e a saúde pública.

Saneamento e Saúde - A Constituição Brasileira define que os serviços de água e esgoto são de competência municipal, embora sejam possíveis operações conjuntas entre os vários entes federativos.
Nos municípios do Litoral Norte, a maior parte dos sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgotos é operada pela Sabesp. De acordo com publicação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em 2002, apenas 37% da população do Litoral Norte tinham seus esgotos coletados e tratados.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística define o tratamento de esgoto como um indicador significativo de sustentabilidade ambiental, considerando que “o acesso a sistemas adequados de esgotamento sanitário é fundamental para a proteção das condições de saúde da população, pois possibilita o controle e a redução das doenças relacionadas à água contaminada por coliformes fecais”.
De acordo com o artigo 225 da Constituição Federal, "todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações". (Fonte: Regina Teixeira)

Atmosfera sorteia tarde de degustação

Ubatuba -Visando conhecer melhor o perfil dos moradores de Ubatuba, a Atmosfera Desenvolvimento Imobiliário elaborou uma pesquisa eletrônica, disponível em seu blog: http://atmosfera-ubatuba.blogspot.com/
Para incentivar a participação dos internautas, a empresa oferece uma tarde de degustação para duas pessoas, no Atmosfera Café, a cada 23 questionários preenchidos.
A razão do número 23, segundo o diretor da Atmosfera, Paulo Henrique Pinotti, ainda é um segredo, que será revelado à população no início do verão.
Localizado na praia do Itaguá, de frente para o mar, o Atmosfera Café oferece mais de 20 receitas de café, além de pratos saborosos e saudáveis, como saladas, lanches, quiches, bolos e sobremesas, produzidos com ingredientes integrais, de excelente qualidade. O ambiente é aconchegante e exibe uma das vistas mais bonitas de Ubatuba.
A Atmosfera Desenvolvimento Imobiliário incorpora, constrói e comercializa imóveis de alto padrão, com tecnologias e conceitos voltados para a sustentabilidade.
(Fonte: Atmosfera)

Feira de Ciências da Cooperativa: sucesso de público e crítica

Ubatuba -Sabia que as formigas não têm narinas, mas sentem o cheiro pelas antenas? O maravilhoso mundo dos insetos foi um dos temas desvendados pelos alunos da Cooperativa, na VIII Feira de Ciências, realizada na última quinta-feira, 17 de outubro. As crianças do 2º ano do Ensino Fundamental contavam, com entusiasmo, as curiosidades sobre libélulas, borboletas, etc.
Os pais, como sempre, compareceram em peso, reforçando uma característica da Cooperativa: a integração com as famílias. Estudantes de outras escolas e toda a comunidade também prestigiaram o evento.
Logo na entrada, os visitantes colocavam as mãos sobre um painel de metal e fechavam um circuito responsável por acionar uma mensagem eletrônica de boas-vindas. Vários equipamentos como esse chamavam a atenção, não só por pôr em prática as mais complexas teorias científicas, mas por terem sido construídos pelos próprios alunos e professores da escola, com sucatas. “É impressionante a criatividade dos estudantes da Cooperativa”, observou um visitante, atônito diante a demonstração dos alunos do 1º ano do Ensino Médio de como se faz o controle da qualidade da gasolina.
Os adultos também ficaram surpresos com a desenvoltura e o interesse dos alunos. “O envolvimento dessas crianças é fantástico. A postura pedagógica da escola, que contempla a aprendizagem significativa e considera o conhecimento que o aluno traz do ´mundo` faz toda a diferença!”, comentou a psicopedagoga Maria Lúcia “Bi” Mello, presidente da Assessoria Pedagógica da escola.
Veja a apresentação de slides do evento no blog: http://cooeduba.blogspot.com/

Aciu alerta: Cuidado com boletos de associações “fantasmas”
A entidade refaz este alerta, pois muitos associados estão recebendo novamente um boleto de cobrança em nome da Associação Comercial Empresarial do Brasil

Ubatuba -A Associação Comercial de Ubatuba está alertando novamente as empresas associadas, sobre a ação ilícita de entidades com nomes assemelhados que insistem em emitir cobrança bancária das taxas associativas, enviando correspondência e dizendo ser representante da classe comercial, oferecendo serviços de consultoria, assistência médica, departamento jurídico, entre outros.
“Na verdade essas associações não passam de entidades sem qualquer estrutura para o atendimento do que oferecem, e nem mesmo, podem atender as necessidades das empresas. A entidade que representa o comércio de Ubatuba é a ACIU, então, não pague nada para entidades estranhas, pois você estará jogando dinheiro fora, além de contribuir para a sobrevivência destas associações fantasmas.”, alerta o gerente executivo da Aciu, Célio Moraes Stéfani.
Segundo o gerente, no passado, a Associação Comercial de São Paulo e o Ministério Público cancelaram o nome e o registro da Associação Comercial e Industrial do Estado de São Paulo, que de forma enganosa usava deste expediente para lesar as empresas.
Célio ressalta ainda, que tais fichas de compensação, não podem ser protestadas por não caracterizarem títulos que habilitem o seu emitente a esse ato. “Ninguém poderá ser obrigado a associar-se ou permanecer associado” como consta no texto Constitucional – Artigo 5o – parágrafo XX.
“Portanto, não pague qualquer contribuição a entidades estranhas, redobrem a atenção antes de efetuarem quaisquer pagamentos, confirmando a legitimidade da cobrança”, enfatizou o gerente.

Abaixo relacionamos algumas associações que enviam cobrança bancária. Anote e previna-se:
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DO BRASIL
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, INDUSTRIAL E AUTÔNOMOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E AUTÔNOMOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
ASSOCIAÇÃO DO SISTEMA UNIFICADO DO COMÉRCIO E INDUSTRIA DO ESTADO SP
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL EMPRESARIAL DO BRASIL

(Fonte: ACIU)

Morre ubatubense bi-campeão mundial de jiu-jitsu

Ubatuba -Nesta quarta feira, 22, faleceu aos 19 anos o atleta da Equipe Mestre Wilson de jiu-jitsu Jean Fileto. Atleta exímio, com sua pouca idade trouxe inúmeros títulos para Ubatuba, dentre os quais se destacam dois de campeão mundial.
Exemplo de jovem batalhador inaugurara recentemente sua própria academia, e lecionava com responsabilidade esta arte marcial à qual dedicou sua vida, sempre tendo como princípio a autodefesa e não o ataque.
Como amigo não há quem possa dizer algo contra sua pessoa, pois sempre foi uma pessoa de caráter, leal e companheiro. Prova disto foi vista em seu velório, onde centenas de jovens lotaram o “Tubão” para prestar suas últimas homenagens.
Sem dúvida uma perda sem tamanho para Ubatuba... Nossa lenda do jiu-jitsu agora descansa em paz. Vá com Deus amigo!... (Gilmar Rocha)

Prefeitura e setor pesqueiro se unem para formar conselho gestor das APAs
A cidade de Ubatuba foi a única que contou com a participação de representantes da prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento

Ubatuba -O setor pesqueiro das quatro cidades do Litoral Norte se reuniu, nesta semana, para discutir a formação do Conselho Gestor das Áreas de Proteção Ambiental (APAs). De acordo com a determinação do decreto, as entidades teriam até 60 dias após sua publicação para discutir a formação do conselho. A reunião aconteceu em Caraguatatuba, na Colônia Z-8. A cidade de Ubatuba foi a única que contou com a participação de representantes da prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento.
De acordo com o decreto, o conselho gestor deve ser composto por 12 representantes da sociedade civil e 12 do poder público. Durante a reunião, ficou proposto que oito das 12 vagas direcionadas à sociedade civil sejam tomadas pelo setor pesqueiro e as restantes, para representantes dos setores turístico e ambiental. As entidades representantes do setor só poderão participar se tiverem mais de dois anos de atuação comprovados. Também foi proposta uma reunião, a ser realizada em Ubatuba, junto aos pescadores, sem uma data definida ainda.
Segundo a secretária municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, o Conselho Gestor desempenha um papel fundamental na elaboração das APAs. “O conselho é o poder dado ao povo, para definir critérios e tomar decisões diretamente ligadas às suas atividades econômicas e às suas vidas. O secretário estadual de Meio Ambiente estabelece e normatiza o que foi decidido pelo conselho. Este é mais um importante passo e uma boa oportunidade para unir o setor novamente e conquistar uma representação significativa dentro do processo de formação das APAs.”, comenta a secretária.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba recebe etapa final de circuito de corrida de aventura

Ubatuba -Ubatuba recebe no próximo dia 15, a Haka Race, uma corrida de aventura, que deve trazer à cidade aproximadamente 200 competidores.
O evento é dividido em duas categorias: Pró - onde os participantes enfrentam trecho de 50 km, distância tradicional de corridas de aventura, ideal para equipes experientes - e Sport, com 35 km, própria para equipes iniciantes, cujos integrantes tenham boa habilidade física, porém poucas noções de navegação e técnicas específicas utilizadas em corridas de aventura.
A largada acontecerá na Praia das Toninhas e os atletas da categoria Pró devem percorrer 23 km de mountain bike, 14 km de trekking, 40m de cascading, 13 km de canoagem e prova de orientação. Os atletas da Sport fazem18 km de mountain bike, 12 de trekking, 40m de cascading, 15 km de canoagem e prova de orientação.
A Haka Race 2008 já teve etapas em São Roque, Socorro e Campos do Jordão e em Ubatuba terá a definição de seus campeões.
O que é haka - O haka é uma dança tradicional dos Maori (povo indígena da Nova Zelândia) e tornou-se conhecido internacionalmente através do All Blacks, equipe de rugby da Nova Zelândia, que o apresenta antes de seus jogos internacionais.
O ritual do haka é popularmente conhecido como uma dança de guerra e foi originalmente apresentado por guerreiros antes de batalhas, proclamando suas forças e bravura tendo como objetivo intimidar o adversário. Hoje em dia, os vários tipos de haka são apresentados por muitos motivos, dentre eles: para comemorar importantes conquistas, para dar boas-vindas, para entreter ou como celebração de ocasiões importantes. Através do haka, são expressos sentimentos de coragem, desafio, exaltação, irritação e alegria.
A competição tem o nome Haka Race pelo fato de a corrida de aventura ter sua origem na Nova Zelândia, assim como o haka. Outros fatores que também contribuíram para esta denominação foram os de que o haka é apresentado em forma de equipe, assim como a competição e de que o haka expressa coragem e desafio, que são sentimentos sempre presentes em uma prova de aventura.
A Haka Race 2008 é organizada pelo com apoio da Prefeitura de Ubatuba, Toledo Ferrari, Curtlo, Ciclovece, Gatorade, Central de Serviços, Natural Sport e Neptunia Seguros (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Escritora ubatubense doa livro para Grêmio da Universidade de São Paulo
O livro já está sendo utilizado como material de apoio

Ubatuba -A escritora Silmara Retti, autora do livro “Flash – Você sabe o que eu tenho?”(Editora Parêntese), continua na luta pela divulgação de seu trabalho. Desde que lançou seu livro, no ano passado, ela tem visitado diversas entidades ligadas, de alguma forma, ao tratamento e apoio a pacientes portadores de HIV, bem como escolas e instituições culturais.
Na última semana, Silmara esteve no Grêmio Educativo da Universidade de São Paulo (USP), onde doou alguns exemplares de sua obra. O Grêmio pertence ao Hospital das Clínicas e é visitado por, aproximadamente, mil pessoas ao dia. O espaço conta com livros nacionais e internacionais voltados somente para a área da saúde.
A coordenadora do Grêmio, Cristina Garson, afirma que alguns alunos da área de enfermagem se interessaram pelo livro e já estão utilizando-o como material de apoio. “Segundo eles, trata-se de uma experiência rica e que pode ser reaproveitada no cotidiano. Por se tratar de uma biografia, emocionaram-se com a história e conseguiram enxergar, por meio da autora, a alma do paciente.”
Flash – Você sabe o que eu tenho?” - O livro “Flash – Você sabe o que eu tenho?” trata da temática da relação entre a pessoa portadora de HIV e o mundo, utilizando para isso, um romance, que é uma história verídica. A escritora Silmara Retti diz que o termo “flash” utilizado no título do livro significa a visibilidade, os holofotes voltados para a pessoa que tem a Aids. “Para fugir da discriminação, muitas pessoas se esquivam, vivem no submundo. Vencer o próprio preconceito é uma das coisas mais difíceis para a pessoa infectada. Todos sempre pensam: Aids não é para mim, só acontece com os outros. Mas uma única relação sexual pode fazer acontecer, portanto, pode acontecer com qualquer pessoa”, explica Silmara. O ciclo de divulgação do livro conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de DST/Aids de Ubatuba. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ginástica Rítmica de Ubatuba disputará Troféu São Paulo da modalidade
Objetivo das atletas é alcançar o pódio

Ubatuba -A equipe Ginástica Rítmica de Ubatuba disputa no próximo dia 1 de novembro o Troféu São Paulo da modalidade, no clube “A Hebraica”, na capital.
As meninas treinadas por Renata Lekich têm grandes sonhos para o troféu São Paulo: “no ano passado as meninas conquistaram a quinta posição e sabem que têm potencial para subir ao pódio, e é isso que elas buscarão, ficar entre as três melhores”, comenta Renata.
As atletas Emedayra Dornellas, Beatriz Meirelles, Isabela Carpinetti, Gabriela Giraud, Camila Cornacchia e Ingrid Rangel aproveitam a competição também para se preparar para a disputa dos Jogos Abertos do Interior.
“Estamos com treinos diários e a cada dia podemos ver o progresso das atletas. Cada uma tem se esforçado ao máximo e acredito em bons resultados neste final de ano”, completa a treinadora.
A Ginástica Artística participa dos Jogos Abertos a partir do dia 18 de novembro. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Handebol de Ubatuba ganha título em São Paulo
Equipe continua treinamentos para Jogos Abertos

Ubatuba -A equipe de handebol que representará Ubatuba nos 72º Jogos Abertos do Interior, em Piracicaba, intensifica seus treinamentos. Nesta semana, o time treinado por Marcos Rocha venceu a Freguesia Cup, campeonato sub 21, disputada no Clube Escola Freguesia do Ó, em São Paulo.
O torneio reuniu mais de 2 mil atletas de 25 agremiações, em cinco categorias (sub-14, sub-16, sub-18, sub-21, sub-30) masculinas e femininas.
Para conquistar o título, o time de Ubatuba enfrentou nas fases de classificação as equipes do Clube Escola Freguesia do Ó, Arujá, São Roque e Real Família (Guarulhos). Na final, o adversário foi novamente a equipe de Arujá e Ubatuba venceu por 23 a 19, conquistando o título.
Ubatuba jogou com Sandro, Rodolfo, Deivid, Marcio, Diogo, Thiago Silva, Thiago Batistela, Renan, Felipe, Felipe Silva, Rafael, Henrique, Leonardo, Otavio, Leandro, Thiago Farias, Alisson, Elias e Felipe Costa.
A competição de handebol dos Jogos Abertos começa no dia 16 de novembro. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba conhece alojamento para os “72º Jogos Abertos do Interior”

Ubatuba -Membros da comissão dirigente de Ubatuba estiveram em Piracicaba para conhecer as instalações onde a equipe de Ubatuba ficará alojada durante os “72º Jogos Abertos do Interior”, que acontecem de 12 a 22 de novembro.
A delegação, composta aproximadamente por 75 pessoas, entre atletas, dirigentes e comissão técnica, ficará no Clube de Regatas Palmeiras, no bairro Cidade Alta.
“Teremos um local com todas as condições para oferecer conforto aos nossos atletas”, conta Nicrano Gomes Junior, chefe da delegação de Ubatuba.
A cidade levará aos Jogos Abertos do Interior as seguintes modalidades: atletismo ppd, biribol, damas, ginástica artística, ginástica rítmica, natação ppd e vôlei.
A cerimônia de abertura acontecerá no dia 14, no estádio Barão de Serra Negra, mas as competições têm início no dia 12. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Atletas de Ubatuba conquistam medalhas na final estadual do Pró-Natação

Ubatuba -A natação de Ubatuba voltou com ótimos resultados da final estadual do 25º Pró-Natação, que foi disputada em Presidente Prudente, entre os dias 17 e 19 de outubro.
O atleta Rômulo A.Cabral dos Santos venceu a prova dos 100 metros nado livre, categoria Juvenil 2, com o tempo 57’70. Rômulo obteve ainda o quarto lugar nos 100 metros nado borboleta e a quinta posição nos 200 metros nado medley.
A nadadora Priscila Rebouças Santos ficou na segunda posição nos 100 metros nado borboleta, categoria juvenil 2. Outra medalha de prata veio com Caio César Prado dos Santos, nos 100 metros nado costa, categoria juvenil 1; Caio obteve também a quinta posição nos 100 metros nado livre em sua categoria.
O Campeonato Estadual Pró-Natação, reuniu cerca de 620 atletas não federados de 9 a 16 anos, o que significou a participação dos melhores do Estado em oito categorias, oriundos de diversas seletivas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba participa de Mutirão do Lixo Eletrônico
A ação acontecerá em todo o Estado de São Paulo, no dia 30 de outubro

Ubatuba -Celulares, carregadores, baterias e pilhas recarregáveis sem utilidade serão recolhidos, por meio de uma campanha da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em parceria com os municípios. Em Ubatuba, serão sete pontos de coleta espalhados pela cidade. O dia da ação está marcado para o próximo dia 30, mas desde já, escolas, comunidades, associações e munícipes em geral já podem começar a juntar seus lixos eletrônicos, para encaminhar aos locais de coleta.
A maioria das pessoas não sabe o que fazer quando um celular, bateria ou pilha recarregável deixa de ter utilidade. E por não saber onde descartar estes materiais, acaba por depositá-los em lixos comuns, que vão parar em aterros de resíduos domiciliares. O problema é que estes materiais podem comprometer a qualidade dos mananciais de águas com metais pesados, causando vários tipos de doenças, inclusive o câncer.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Gil, afirma que a boa notícia é que grande parte deste lixo pode ser reutilizada em equipamentos novos ou reciclada em outros produtos. “Basta que as pessoas dêem um destino adequado ao seu “e-lixo”. É por isso que o mutirão de recolhimento tem uma grande importância e deve contar com a adesão do nosso município. Assim, esperamos que cada cidadão faça sua parte, procurando um posto de recolhimento e depositando ali o seu lixo eletrônico, consciente de que com este ato evitará comprometer a saúde do nosso planeta”, comenta a secretária.
Todas as informações sobre o Mutirão, assim como dados sobre o e-lixo e promoção cultural, estão disponíveis no site da campanha: www.ambiente.sp.gov.br/mutiraodolixoeletronico.
Confira os pontos de coleta e dê uma força ao meio ambiente!!
1- Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Rua Guarani, 465 - Centro;
2- Centro de Informações Turísticas - Av Iperoig, 331 - Centro;
3- Prefeitura Municipal - Av Dona Maria Alves, 865 - Centro;
4- Secretaria de Administração da Regional Norte - Rua da Praia do Puruba, s/n - Bairro do Puruba;
5- Escola Municipal Agostinho Alves da Silva - Rodovia SP 55, Km 72,5 - Bairro Lagoinha;
6- Agência Ambiental de Ubatuba - Apoio: CBH-LN - R. Cunhambebe, 521, Centro;
7- Polícia Ambiental de Ubatuba – Rua Antonio Marques do Vale, 241 – Silop. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura de Ubatuba terá ponto facultativo na próxima segunda-feira

Ubatuba -A Prefeitura de Ubatuba decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira, dia 27,
véspera do feriado de aniversário da cidade. O serviço de coleta de lixo funcionará normalmente na segunda e terça-feira.
No bairro do Ipiranguinha, a Unidade de Pronto-Atendimento funcionará das 7 às 19 horas. Na Maranduba, o Pronto-Atendimento funcionará 24 horas. Os demais de postos de atendimento nos bairros estarão fechados durante a segunda-feira. As unidades administrativas da Prefeitura retomam suas atividades na quarta-feira, dia 29. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Divulgada programação dos Jogos Escolares de Ubatuba

Ubatuba -A Prefeitura Municipal de Ubatuba, por meio das secretarias de Educação e de Esportes e Lazer, divulgou a programação dos “26º Jogos Escolares de Ubatuba”, que começam no próximo dia 30.
O evento, que neste ano reúne 38 escolas, terá a cerimônia de abertura acontecendo dia 30, a partir das 9 da manhã, no Ginásio de Esportes Tubão. Ainda no dia 30, acontece a competição de natação, na piscina municipal, a partir das 14 horas.
Os esportes coletivos iniciam as disputas no dia 31 e devem terminar no dia 10 de novembro, com as provas de surfe.
Os “26º Jogos Escolares de Ubatuba” reúnem milhares de jovens dos 7 a 17 anos disputando medalhas em 12 modalidades esportivas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Alunas da Escolinha de Municipal de Surfe de Ubatuba sobem ao pódio no Brasil e no exterior
A surfista de Ubatuba Nathalie Paola está em segundo lugar no ranking, tanto na categoria Junior, como na Mirim

Ubatuba -As surfistas da Escolinha Municipal de Surfe de Ubatuba brilharam nas competições que disputaram no último7 final de semana.
A surfista Nathalie Paola foi a campeã da categoria Junior, na última etapa do Circuito Petrobras de surfe feminino, disputada na praia do Arpoador, entre os dias 17 e 19. Na bateria final, Nathalie somou 9.13 nas fortes ondas de 1,5 metros de altura e ficou com o título da etapa e a segunda posição no Circuito. Nathalie também disputou a final da categoria Open e ficou com a quarta posição.
Na categoria Profissional, Suelen Naraísa ficou com a terceira posição da etapa e a segunda posição do Circuito, 585 pontos atrás da paraibana Diana Cristina, a Tininha (4095 X 3510), que venceu a etapa com uma nota dez unânime na final.
Na categoria Grommets, Letícia Freitas ficou em segundo e Sandra Maria terminou a etapa na quarta posição. No ranking, Letícia ficou com o vice-campeonato, 110 pontos atrás de Wendy Guimarães (2810 x 2700).
Ubatuba não teve representante na final da categoria Mirim, vencida pela cearense Stephanie Freitas.

Camila é bronze no mundial
A surfista Camila Cássia subiu ao pódio na final feminina do ISA World Surfing Games 2008, disputado na Costa da Caparica,
em Portugal. A vitória ficou com a australiana Sally Fitzgibbons; a americana Lauren Sweeney terminou em segundo e Camila ficou com a medalha de bronze. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)


Programação Cine Porto

Semana de 17 a 23/10/2008

"O Guerreiro Didi e a Ninja Lili"
Comédia!!!!!!ás 16:00hs
Para este filme preço único R$ 2,00

"Era uma vez...."
Drama romântico !!!!! as 18:00hs
Para este filme preço único de R$ 2,00

"Busca Implacável"
Suspense Dramático!!!!! as 19:50 e 21:30hs.

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Anuncie

Na camarinha da infância

Nossa cama era uma tarimba,
com esteiras de taboa,
com travesseiro de macela.
Talvez seja por isso
que nosso sono
era tranquilo e revigorante,
ou foi porque o mundo
já foi mais aconchegante?

Artes abençoadas

De manhã,
como quem se veste bem
para fazer boa figura,
saíamos a colher bênçãos:
Benção mãe,
bênção pai,
bênção madrinha,
bênção tio...
e depois íamos brincar,
pisar em estrepes,
caçar guaiamum,
pegar ondas,
sem risco nenhum.

Despedida de Catherine Gaylor

Nós não vamos chorar
porque gente grande não chora
e porque sabemos
que lá no velho oeste
entre índios e bandoleiros
estará uma amiga,
soletrando pra ver se acerta,
a pronúnica da palavra companheiros.

Para Neide T Tatemoto

Igual a uma criança
que recebe um presente,
hoje recebí um telefonema
de uma amiga
há muito tempo ausente.
E recuperei em sua voz
ecos dos anos 80,
música de violão,
refrões estudantis,
entremeando-se com a saudade
na reconquista da liberdade.
E foi assim que descobri
justamente porque surgem na aurora
é que as boas amizades
sobrevivem ao tempo
e resistem às tempestades.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Amor, ódio e o terrível "não" contidos numa Eleição

Eleição é algo extremamente apaixonante, e todos ganham um pequeno arranhão quando ela ocorre.
Não existe uma só pessoa capaz de livrar-se dos seus efeitos.
As últimas reportagens assim comprovam.
Sendo a vida feita de paixões, como dizem os Poetas, é melhor ter cautela, sempre, para não se arranhar demais.
E os efeitos da última eleição em nossa querida Ubatuba ratificam o que se está dizendo.
Quanta mistura de amor, ódio, paixão, alegria e tristeza, e quanta dor pelo terrível não, o tenaz "não" da derrota.
O Desembargador paulista, Gilberto dos Santos, julgando um recurso (Apelação n° 7236246-0), chamando-o de arguto, cita duas vezes o filósofo Padre Vieira, ilustrando muito bem esta situação.
Primeiro, em relação a amor e ódio:
"De fato, ao espírito humano é impossível um julgamento isento de paixões. E estas, como já advertia o arguto PADRE VIEIRA, sempre ditam o caminho da vida:
"As paixões do coração humano, como as divide e enumera Aristóteles, são onze; mas todas elas se reduzem a duas capitais: Amor e Ódio. E estes dois afetos cegos são os dois pólos em que se revolve o mundo, por isso tão mal governado. Eles são os que pesam os merecimentos, eles os que qualificam as ações, eles os que avaliam as prendas, eles os que repartem as fortunas. Eles são os que enfeitam ou descompõem, eles o que fazem, ou aniquilam, eles os que pintam ou despintam os objetos, dando e tirando a seu arbítrio a cor, a figura, a medida e ainda o mesmo ser e substância, sem outra distinção ou juízo, que aborrecer ou amar. Se os olhos vêem com amor, o corvo é branco; se com ódio, o cisne é negro; se com amor, o Demônio é formoso; se com ódio, o Anjo é feio; se com amor, o Pigmeu é gigante; se com ódio, o gigante é Pigmeu; se com amor, o que não é, tem ser; se com ódio, o que tem ser, e é bem que seja, não é, nem será jamais. Por isso se vêem com perpétuo clamor da justiça os
indignos levantados, e as dignidades abatidas; os talentos ociosos, e as incapacidades com mando; a ignorância graduada, e a ciência sem honra; a fraqueza com o bastão, e o valor posto a um canto; o vício sobre os altares, e a virtude sem culto; os milagres acusados, e os milagrosos réus. Pode haver maior violência da razão? Pode haver maior escândalo da natureza? Pode haver maior perdição da república? Pois tudo isto é o que faz e desfaz a paixão dos olhos humanos, cegos quando se fecham, e cegos quando se abrem: cegos quando amam, e cegos quando aborrecem; cegos quando aprovam, e cegos quando condenam: cegos quando não vêm, e quando vêem muito mais cegos: Ut videntes caecifianV (ANTÔNIO VIEIRA. "Sermão da Quinta Quarta- Feira da Quaresma". Sermões. Tomo I. São Paulo: Hedra, 2003, p. 191-192).
Segundo, em relação ao "não":
Portanto, com todo o respeito, prefiro dizer sim à pretensão deduzida, esperando que isso sirva de algum modo para confortar a ora apelante, livrando-a do não da r. sentença.
Afinal:
"Terrível palavra é um Non. Não tem direito nem avesso: por qualquer lado que o tomeis, sempre soa e diz o mesmo. Lede-o do princípio para fim, ou do fim para o princípio, sempre é Non. Quando a vara de Moisés se converteu naquela serpente tão feroz, que fugia dela porque não o mordesse; disse-lhe Deus que a tomasse ao revés, e logo perdeu a figura, a ferocidade e a peçonha. O Non não é assim: por qualquer parte que o tomeis sempre é serpente, sempre morde, sempre fere, sempre leva o veneno consigo. Mata a esperança, que é o último remédio que deixou a natureza a todos os males. Não há corretivo que o modere, nem arte que o abrande, nem lisonja que o adoce. Por mais que o confeiteis um não sempre amarga; por mais que o enfeiteis sempre é feio; por mais que o doureis sempre é de ferro. Em nenhuma solfa o podeis pôr que não seja mal soante, áspero e duro. Quereis saber qual é a dureza de um não? A mais dura coisa que tem a vida é chegar a pedir e depois de chegar a pedir ouvir
um não:
vede o que será?" (ANTÔNIO VIEIRA. "Sermão da Terceira Quarta- Feira da Quaresma". Sermões. Tomo I. São Paulo: Hedra, 2003, p. 250).
GILBERTO DOS SANTOS
Desembargador Relator"
É, amigos, se a gente, que está de fora, sente na pele os reflexos de uma eleição, chamo de heróis aqueles que concorreram, eleitos ou não, e também aqueles que ficaram na retaguarda, famílias, amigos, partidários, cabos eleitorais, membros do TRE etc.
O desgaste de uma eleição é incomensurável.
Os felizes devem abraçar os magoados, que devem continuar sonhando e lutando.
Os magoados devem entender que a mágoa em si não é coisa negativa, às vezes é remédio.
Foi o que disse o sábio Salomão: "Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração" (Bíblia Sagrada, Eclesiastes, capítulo 7, versículo 3).
Nosso dever é amar, e evitar até onde possível o terrível "não", e desta maneira estaremos amenizando a nossa própria dor.
A vida é assim, muitas vezes amor, outras vezes ódio, e às vezes os aguilhões do "não".
Não estamos livres dos efeitos de uma Eleição.
 

Benedito José dos Santos Filho
São Paulo, SP

Pêsames

Ao Sr.
Mario Cembranelli Filho e Família.
Meus pêsames pelo xará ter feito esta passagem.
Uma pessoa emprendedora que fez parte da história desta cidade e muito de nós aprendemos com ele, por quem tive consideração e estima.
Que Deus abençoe.

Mario Trindade
Ubatuba, SP

Padrinhos Mágicos de Brasília!

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Camaroeiro  © Carolina Haddad

Praia do Camaroeiro
© Carolina Haddad

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor