Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 28 de Outubro de 2008 - Nº 2053 Edições Anteriores

Anuncie Aqui

Região
Começam a chegar as matérias e fotos que concorrem ao Prêmio Francisco de Sales e Dom Bosco
Cerca de 10 mil alunos da rede pública da região serão avaliados pelo Saresp


Caraguatatuba
Novo Centro de Monitoramento Eletrônico trará mais segurança para Caraguá
Parque Estadual de Caraguatatuba integra programa "Passaporte das Trilhas de São Paulo"
Reunião com corretores de imóveis é realizada em Caraguá
Caraguá terá sede do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior
Inscrições dos exames supletivos para ensino fundamental e médio em Caraguá estão abertas
Prefeitura inaugura o CRAS "Roberto Barbosa de Jesus" e amplia atendimento ao público


Ilhabela
Iniciada a maior obra de saneamento básico da história de Ilhabela
Alunos do Projeto Navegar de Ilhabela visitam o Viveiro Municipal
Dr. Victor Matsudo ministra palestra sobre o “Projeto Ilhabela”
Festa do Servidor Público em Ilhabela:
Prefeito Manoel Marcos anuncia benefícios aos funcionários para 2009
Exposição de trabalhos de Capella, Evelyn e Marta

São Sebastião
Movimento do feriado em Maresias supera as expectativas do setor hoteleiro
Mergulhador morre asfixiado em rede de pescador, segundo o IML

Ubatuba
Ubatuba completa 371 anos sem Lei de Uso e Ocupação do Solo
Natureza abundante e a busca pelo desenvolvimento sustentável
Aciu traz para Ubatuba capacitação do Senac para Garçom e Garçonete
Prefeitura dá continuidade à fiscalização contra transporte clandestino
Ubatuba recebe evento Zoação, numa parceria entre prefeitura e Bayer
Grandes nomes do pedal participam do 3º Granfondo do Brasil de Ciclismo em Ubatuba
Professores de Ubatuba recebem Prêmio Ciccillo Matarazzo
Ubatuba realiza, em novembro, I Workshop da Maricultura Paulista

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Começam a chegar as matérias e fotos que concorrem ao Prêmio Francisco de Sales e Dom Bosco.

Litoral Norte - Começam a chegar as matérias e fotos que concorrem ao Prêmio Francisco de Sales e Dom Bosco. O concurso, realizado pela Diocese de Caraguatatuba está em sua 2ª edição, mas já mantem a proposta de estreitar relações com a imprensa desde o ano de 2001.
Este ano, além dos profissionais, também alunos dos cursos de Comunicação Social foram incluídos. A premiação será feita no dia 24 de janeiro de 2009, Dia de São Francisco de Sales, durante um café da manhã com os profissionais e convidados, mas as inscriçções das matérias e vídeos se encerram no dia 30 de novembro.
O Portal de Notícias Litoral Virtual é parceiro na publicação das matérias e fotos que não encontrarem espaço na mídia imprensa.
Não fique de fora desta "festa" que propõe renovar a responsabilidade social dos profissionais de imprensa com a produção de matérias que priorizem a promoção da vida, em todos os aspectos, a partir de problemas e propostas reais de atuação.
Informações no site www.diocesecaraguatatuba.com.br  ou no Portal Litoral Virtual.

Cerca de 10 mil alunos da rede pública da região serão avaliados pelo Saresp

Litoral Norte - Cerca de 340 mil alunos de escolas municipais e particulares do Estado de São Paulo, incluindo o Litoral Norte, participarão do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), a avaliação criada pela Secretaria de Estado da Educação originalmente para os alunos de escolas estaduais. Eles terão a mesma avaliação que será aplicada em novembro a 1,8 milhão de estudantes estaduais, sendo quase 10 mil alunos somente na rede estadual de ensino do Litoral Norte.
Neste ano a Secretaria resolveu abrir o Saresp para as outras redes - privada e municipais. Ao todo, 233 cidades paulistas (1.509 escolas municipais) aderiram à avaliação, que será aplicada em 25 e 26 de novembro. Das redes municipais participarão 288 mil estudantes. Das escolas privadas, 52 mil - são 175 da rede Sesi e 53 particulares.
Em 2007, apenas a rede estadual de Educação participou do Saresp. As prefeituras e escolas particulares deverão arcar com os custos de geração e aplicação das provas, processamento de resultados e boletins. As redes ou escolas que aderiram ao programa têm de aplicar a avaliação nas séries definidas pela Secretaria, em todos os alunos dos períodos manhã, tarde e noite.
O Saresp voltou a ser aplicado pelo governo do Estado em 2007, após não acontecer em 2006. Avalia todos os alunos de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da rede estadual, sempre em língua portuguesa, matemática e ciências da natureza (esta última é novidade - não foi avaliada em 2007). (Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Novo Centro de Monitoramento Eletrônico trará mais segurança para Caraguá
Até o final do primeiro semestre de 2009 deverão ser instaladas 81 câmeras, em pontos estratégicos na cidade

Caraguatatuba - Foi inaugurado nesta última sexta-feira, dia 24, às 9 horas, o Central de Controle Operacional do novo Monitoramento Eletrônico da cidade de Caraguatatuba, que funciona no prédio da Secretaria Municipal de Administração e que atualmente já conta com dez câmeras operando e mais 20 sendo instaladas.
"Até o final do ano pretendemos instalar um total de 53 câmeras e até o primeiro semestre do ano que vem as 81 câmeras já deverão estar funcionando" ressaltou o prefeito de Caraguá, José Pereira de Aguilar. "A idéia é que num futuro próximo, essa operação do sistema seja feita pela própria Polícia Militar, que em breve terá sua nova sede em Caraguá no antigo prédio do DER que está em reforma. Tivemos um grande apoio da polícia para encontrar os pontos estratégicos", completou.
Segundo o engenheiro da Trends Engenharia e Tecnologia, empresa que está à frente das instalações do novo equipamento, Márcio Medeiros, as câmeras instaladas são de procedência alemã e todas têm giro de 360º graus e aproximam uma imagem até 35 vezes. "O sistema de monitoramento de Caraguá é inovador e bem similar ao de Londres na Inglaterra. Tudo é da mais alta tecnologia, os cabos que transmitem as imagens até o centro são de fibra óptica", explicou.
O projeto da instalação das câmeras já faz parte da do plano de governo de Aguilar "Já sentimos o resultado do aumento da segurança para a população com as três câmeras instaladas anteriormente e pretendemos colocar câmeras também em todas as creches e escolas, merecemos uma cidade mais tranqüila", disse o prefeito.
As câmeras de monitoramento também contribuem para o trabalho da DITRAN - Divisão de Trânsito de Caraguá. "Elas irão auxiliar na operação do trânsito na cidade. Através da Central de Monitoramento poderemos fiscalizar as vias e contatar os agentes de trânsito nas ruas que irão direcionar melhor os veículos proporcionando uma fluidez melhor do tráfego de veículos", declarou o diretor da DITRAN, coronel Celso Rapacci.
Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o prefeito José Pereira de Aguilar, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rose Carrijo de Aguilar, o secretário da administração, Luiz Antonio Figueiredo Junior, e demais secretários municipais, o diretor da Divisão de Trânsito de Caraguatatuba, coronel Celso Rapaci, o deputado estadual, Mozart Russomano, o comandante da 2ª Cia do 20º BPMI, capitão César Ferreira, o diretor do Setor de Investigações Gerais - SIG, doutor Vanderlei Fernandes, a delegada titular de Caraguá, doutora Arlete Maria Neves, o presidente da Fundacc, José Ricardo Gaspar, o presidente da Associação Comercial de Caraguá, Paulo Bijos, o assessor da Câmara Municipal de Caraguá, Pedro Monte-Mór e representantes da imprensa da região. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Parque Estadual de Caraguatatuba integra programa "Passaporte das Trilhas de São Paulo"
"Passaporte" fortalecerá ecoturismo em Caraguá

Caraguatatuba - A trilha do Poção, no Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Caraguatatuba é parte integrante do programa "Passaporte das Trilhas de São Paulo", uma parceria entre as secretarias estaduais do Meio Ambiente (SMA) e de Esportes, Lazer e Turismo.
Com o objetivo de fortalecer o ecoturismo nas cidades que têm unidades de conservação estaduais e visando atrair cada vez mais visitantes para as unidades, o programa terá início ainda em outubro deste ano. No Litoral Norte, estão envolvidas no programa quatro unidades de conservação e nove trilhas.
Essa é uma das ações que integram o "Projeto de Desenvolvimento do Ecoturismo na Região da Mata Atlântica", desenvolvido pela Fundação para Conservação e a Produção Florestal (FF), órgão da SMA.
O programa contará com divulgação das trilhas e parques disponíveis na internet e também por meio de um manual de manutenção de trilhas, além do "passaporte", um livro de bolso com informações e mapas de todas as trilhas, com espaço para um carimbo, comprovando que o visitante percorreu determinada trilha. O modelo é semelhante ao utilizado nas trilhas do caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.
Núcleo Caraguatatuba - O Núcleo Caraguatatuba integra a rede de Unidades de Conservação, administrada pela Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo através da Fundação Florestal/Instituto Florestal. Criada como Reserva Florestal de Caraguatatuba pelo Decreto Estadual 23.393 de 11 de setembro de 1956, a área passou a ser um Núcleo do Parque Estadual da Serra do Mar em agosto de 1977. A primeira unidade de conservação do litoral norte é um marco na história da preservação da Mata Atlântica na região. A área de abrangência técnico-administrativa é de cerca de 50.000 hectares, incluindo terras dos municípios de Caraguatatuba, Paraibuna, Natividade da Serra e São Sebastião.
A Trilha do Poção leva o visitante ao interior da floresta, uma mata mais fechada, onde é grande a diversidade de palmitos. Um dos símbolos mais ameaçados da Mata Atlântica, o palmito é fundamental no equilíbrio da floresta. Um pouco de sorte e o visitante poderá ver algumas das inúmeras espécies de aves que se alimentam dos seus frutos, como tucanos, araçari e jacutingas. No final da trilha, uma piscina natural formada pelas águas do Ribeirão do Ouro aguarda o visitante. Com 3.500 metros, a trilha pode ser percorrida em três horas (ida e volta).
Além das fontes de água pura, as matas do Núcleo são refúgio para uma fauna diversificada formada por macacos, antas, capivaras, catetos, jaguatiricas, pacas e até onças pintadas. A avi-fauna é riquíssima. As sinfonias dos tangarás, saíras, pintassilgos, sabiás e companhia, podem ser ouvidos por todo o Núcleo e especialmente junto às trilhas de visitação.
Jequitibás, canelas, cedros, jatobás, ipês, guapuruvus e multicoloridos manacás-da-serra, são algumas das árvores que caracterizam a riqueza da floresta perene úmida de encosta.
Espalhada pela Serra do Mar e chegando até os picos mais altos, a floresta abriga e mantém inúmeras nascentes que formam os riachos e córregos de água pura que fazem parte de importantes bacias hidrográficas, como as dos rios Santo Antônio, Pardo, Guaxinduba e Claro. As águas desses rios abastecem milhares de moradores e turistas no município de Caraguatatuba e parte do município de São Sebastião.
A trilha do Poção foi implantada em 1987 com destinação à educação ambiental e ecoturismo. Em parte de seu trajeto pode-se observar o testemunho dos episódios de 1967, a formação de floresta secundária, desvios de rios, de samambaias, trechos encachoeirados com pequenas piscinas naturais, aglomerados de manacás-da-serra que emprestam um colorido especial com sua flores e abundância de borboletas que depositam seus ovos nas sua folhagens. Imperdível.
Para agendar uma visita monitorada ao Parque Estadual da Serra do Mar Núcleo Caraguatatuba ligue (12) 38823166. O Parque fica na Rua Horto Florestal nº 1.200 no bairro Rio do Ouro, logo na entrada da cidade, próximo a Rodovia dos Tamoios (SP 99). (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Reunião com corretores de imóveis é realizada em Caraguá
O encontro tratou sobre a criação da Comissão de Estudo e Revisão de Valores da Planta Genérica e a importância da participação dos corretores de imóveis. Assim, a Prefeitura Municipal pretende reduzir a carga do IPTU

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, através de uma comissão mista, constituída por representantes do poder público e da sociedade civil organizada, realizou uma reunião com os corretores de imóveis da cidade para tratar sobre o Estudo e Revisão dos Valores da Planta Genérica do município, que se constitui na base de lançamento do IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano.
O encontro, presidido pelo secretário de Planejamento, Economia e Gestão, Augusto Antunes Correa Filho, foi realizado no prédio da Secretaria Municipal de Educação, na última quinta-feira, dia 23. "O maior objetivo da Comissão de Estudo é rever todos os atuais valores e eliminar, tanto quanto possível, as distorções e conseqüentemente eventuais injustiças no lançamento do IPTU", destacou Antunes.
Foi explanado aos presentes o que é a Planta Genérica de Valores, sua importância para a comunidade e para os profissionais da área imobiliária.
O secretário, que é o presidente desta Comissão de Estudos, ainda explicou como ela pretende construir esta planta e explicou aos corretores como devem preencher os formulários para cada tipo de imóvel.
A reunião terminou com um agradecimento pela participação dos membros da Comissão de Estudo e Revisão da Planta Genérica de Valores e aos corretores de imóveis. "Os profissionais da área imobiliária têm um papel fundamental na construção da nova Planta Genérica, pois não existe nenhum órgão público, oficial ou mesmo privado, que possa nos fornecer os reais valores de mercado dos imóveis. Aí entra a importância da colaboração dos corretores", finalizou Antunes. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá terá sede do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior
Dos 800 mil reais investidos, entre convênio firmado com a Secretaria de Segurança Pública Estadual e Prefeitura de Caraguá, meio milhão é proveniente dos cofres municipais para construção de novas instalações para o batalhão da PM

Caraguatatuba - O 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior, atualmente com sede em São Sebastião terá novas instalações em Caraguatatuba. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Obras Públicas, por meio de um convênio firmado com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo - SSP/SP - está realizando a obra de adequação do antigo pátio do DER - Departamento de Estradas de Rodagem - no bairro do Sumaré.
O local foi cedido pelo DER para que fosse reaproveitado. "A Secretaria de Segurança do Estado aplicou 300 mil reais e a prefeitura entrou com um capital maior, de meio milhão de reais", ressaltou o secretário municipal de Obras, Raul Pesci Júnior. Coube também ao poder municipal licitar e contratar a empresa, que já começou as obras no dia 25 de setembro.
A vencedora da licitação, que está atualmente frente às obras das futuras instalações do batalhão da Polícia Militar é a 'Pré Engenharia' e a previsão de entrega do prédio é para o início do ano que vem. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Inscrições dos exames supletivos para ensino fundamental e médio em Caraguá estão abertas

Caraguatatuba - Até o dia 31 de outubro, os interessados em concluir o Ensino Fundamental e o Ensino Médio poderão se inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As inscrições serão gratuitas via internet, no site www.encceja.inep.gov.br, ou por formulário impresso disponibilizado nas agências dos Correios.
Para se candidatar, o pretendente deverá ter no mínimo 15 anos completos para o nível de ensino fundamental e 18 anos completos para o nível de ensino médio. No ato da inscrição, o candidato precisa estar com a Célula de Identidade - RG e CPF, e deverá optar pelo município no qual pretende realizar as provas.
As provas serão realizadas nos dias 13 e 14 de dezembro, em locais a definir. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Prefeitura inaugura o CRAS "Roberto Barbosa de Jesus" e amplia atendimento ao público
O público terá atendimento de psicólogos e assistentes sociais na região central

Caraguatatuba - A prefeitura Municipal inaugura no dia 30 de outubro, quinta-feira, às 16 horas, mais um CRAS - Centro de Referência de Assistência Social em Caraguá. Esse é o segundo já instalado na cidade e atenderá o público da região central, já que o outro atende a região sul, localizado no bairro do Porto Novo.
O CRAS "Roberto Barbosa de Jesus" fica na Rua Monteiro Junior, n° 47, no Jardim Jaqueira. No local o público contará com atendimento de assistentes sociais e psicólogos.
"Atendendo a princípios da Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social, a partir da inauguração do novo CRAS, os atendimentos ao público serão realizados nesse local, e não mais na Secretaria de Assistência Social, que passa a ser somente administrativa" - conta a secretária de Assistência Social do município, Antonia Marcelino Decanini - "É mais uma obra do Prefeito Aguilar de grande importância para a população".
Roberto Barbosa de Jesus
Nascido em Sorocaba, interior de São Paulo, em 06 de outubro de 1949, Roberto Barbosa de Jesus, filho de Norberto Barbosa de Souza e Irene de Souza, chegou em Caraguá em 1984.
Casado com Rosangela Pegoretti com quem teve duas filhas: Danielly Patrícia Pegoretti Barbosa e Denise Roberta Pegoretti Barbosa. Danielly é assistente social na Prefeitura Municipal e Denise já trabalhava com o pai.
Ao lado de seu irmão Norberto Barbosa de Souza Filho, (in memorian) Roberto chegou em Caraguá em 1984 com muita coragem. Lutou muito, cresceu e se desenvolveu junto com a cidade. Venceram juntos e com muita garra e dedicação criaram a Serralheria Seguraço. Montou sua casa, criou suas filhas e viveu cerca de 25 anos no bairro Ponte Seca. Roberto adotou Caraguá como sendo sua cidade de coração e a escolheu para viver e acabar os seus dias.
"Fazer o bem sem olhar a quem" - essa era uma de suas frases preferidas, a qual ele realmente tinha como base em sua vida, pois ajudava mensalmente famílias com doações de alimentos e participava ativamente da vida social da cidade.
Entre tantas construções e obras que tiveram sua participação na cidade e na região, como bancos de praças, pontos de ônibus entre outras, tinha uma que ele muito se orgulhava: a obra em homenagem ao pescador artesanal no bairro do Camaroeiro, que construiu ao lado do artista plástico Fernando Braun. O local é reduto de famílias tradicionais de pescadores em Caraguá.
Faleceu no dia 05 de julho de 2008. Sua família fortemente unida continua dando asas aos seus eternos sonhos e tocando em frente suas vidas - a Serralheria está nas mãos da nova geração; sua filha Denise e seu sobrinho Adriano continuaram executando os planos do pai, motivados por sua incansável vontade de fazer o bem. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Iniciada a maior obra de saneamento básico da história de Ilhabela

Ilhabela - Na última sexta-feira, 24, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, juntamente com o presidente da Câmara Municipal, Joadir Capucho, o superintendete da Sabesp no Litoral Norte, Benedito Felipe Oliveira e o Gerente da Sabesp em Ilhabela, Pedro Ponce, estiveram presentes no inicio das obras de saneamento básico de Ilhabela, a maior da história da cidade. As obras foram iniciadas no trecho do bairro do Perequê.
Em um primeiro momento, será realizada a segunda fase, que serão as obras do Emissário Submarino, um conjunto de sete estações elevatórias, uma estação de pré-condicionamento, 2.865 metros de linhas de recalque, 190 metros de emissários terrestre e um emissário submarino de 800 metros. Nesse complexo serão investidos R$ 12,5 milhões, beneficiando diretamente 24 mil habitantes, até o final de 2009. Na primeira fase foram investidos mais de R$ 8 milhões e na fase seguinte que será a terceira, será investido mais R$ 5 milhões.
A implantação do programa é mais uma conquista do prefeito Manoel Marcos, depois de muita luta travada com o Governo de Estado e Sabesp. Ilhabela será atendida com um investimento de mais de R$25 milhões, que elevará de 4% de saneamento básico para 69% até 2012.
Segundo o prefeito Manoel Marcos, Ilhabela é um dos locais mais preservados do país e a falta de investimento em obras de saneamento básico no município estava comprometendo a balneabilidade das praias e promovendo impactos ambientais sérios no ecossistema, trazendo ainda prejuízos a economia local. “Depois de quase oito anos de luta travada com a SABESP e os Governos Estadual e Federal, finalmente conseguimos trazer investimentos de mais de R$ 25 milhões para execução de tão sonhada obra, tornando o que até então parecia sonho em realidade. Concluo o meu mandato em dezembro sabendo que não conseguiremos concluir esta obra, entretanto, deixaremos como presente para Ilhabela e para o próximo prefeito a maior obra de saneamento da história de Ilhabela", conclui Manoel Marcos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Alunos do Projeto Navegar de Ilhabela visitam o Viveiro Municipal

Ilhabela - Alunos do Projeto Navegar de Ilhabela visitaram na última quinta-feira, 23, o Aroeira Viveiro Municipal de Mudas de Ilhabela, localizado na Secretaria de Meio Ambiente (Água Branca).
Os alunos além da visita, participaram de uma palestra com o Sr. Thiago, onde aprenderam sobre a importância das mudas cultivadas no Viveiro, pois além de serem plantadas em vários pontos do município, tornando o trabalho no Viveiro cada vez mais intenso também são revertidas em alimentos.
Além dos benéficos em que a vela pode trazer para a vida deles, esta visita pode proporcionar a estas crianças uma consciência ambiental ainda maior, já que eventualmente, depois da aula teórica, e dias em que não há vento, são organizados grupos que fazem a coleta seletiva em algumas praias próximas a sede do Projeto, pois o projeto além de proporcionar aos jovens a oportunidade de ter contato com o iatismo faz questão de firmar nas crianças a consciência ambiental e dá oportunidade para que as crianças se tornem cidadãos participativos, tendo afinidade com a vela e fazendo jus ao título que nosso município carrega com tanto orgulho; o de Capital da Vela.
As aulas Projeto Navegar funcionam de segunda a quinta-feira, das 09h as 12h e das 14h as 17h. Interessados deverão comparecer a sede deste Projeto localizado a Rua Bartolomeu de Gusmão, 140 – Pequeá (antigo campo de aviação) ou pelo telefone (12) 38966737 / 38961765. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Dr. Victor Matsudo ministra palestra sobre o “Projeto Ilhabela”

Ilhabela - O médico e educador, Dr. Victor Matsudo, do Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul) ministrou na noite do último dia 23 uma palestra sobre os 30 anos do Projeto Longitudinal de Crescimento e Desenvolvimento de Ilhabela - mais conhecido como “Teste da Bicicleta”.
A palestra aconteceu na Escola Municipal Professor José Antonio Verzegnassi, na Água Branca. Antes de iniciar suas explanações, Dr. Victor recebeu do vice-presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, o Vereador Jadiel Vieira (PTB), uma placa de reconhecimento em homenagem ao trabalho do Celafiscs feito ininterruptamente durante as três últimas décadas.
Com a presença de toda a equipe do instituto e um público de cerca de 80 pessoas, Dr. Matsudo contou sobre toda a trajetória do projeto, mostrando a importância da atividade física e de uma boa alimentação.
Foram feitos 3.544 registros, sendo 1846 meninos e 1698 meninas. Os testes avaliam a aptidão física e suas variáveis antropométricas, metabólicas e neuromotoras. Os dados obtidos após todos esses anos de acompanhamento resultaram em vários trabalhos científicos, entre resumos e artigos originais, publicados em renomadas revistas da área científica e apresentados nos mais diversos congressos nacionais e internacionais, além de dar origem a duas teses de doutorado.
Segundo Matsudo, os jovens de Ilhabela aumentaram de peso pois com o passar dos anos eles estão mais sedentários. O médico explicou que, de acordo com seus estudos, os estudantes de Ilhabela estão passando mais horas em frente à TV.
“Com apenas 30 minutos de exercícios por dia, reduzimos o risco de doenças e melhoramos significativamente a qualidade de vida", afirmou o médico durante a palestra que foi uma realização do Celafiscs com o apoio da Prefeitura Municipal de Ilhabela, através da Secretaria de Educação, e da Câmara Municipal de Ilhabela. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Festa do Servidor Público em Ilhabela:
Prefeito Manoel Marcos anuncia benefícios aos funcionários para 2009


Ilhabela - Na última sexta-feira, 24, os funcionários e familiares da Prefeitura de Ilhabela ganharam festa em comemoração ao Dia do Servidor Público, com direito a churrasco, brindes e show com o grupo de pagode Ilha Samba.
O evento foi realizado na quadra do Perequê e contou com um público de aproximadamente 2000 pessoas, entre elas, secretários municipais, diretores municipais, funcionários e familiares.
Em seu pronunciamento, o prefeito de Ilhabela Manoel Marcos de Jesus Ferreira agradeceu à todos os funcionários pela grandeza de seu trabalho junto à administração, e em especial todas as secretarias pelos trabalhos realizados que elevaram Ilhabela a um patamar merecedor de destaque de todo o Litoral, Estado e do País. Emocionado o prefeito citou que em poucos meses finaliza o seu mandato e declarou: “Ficarei triste com a separação, mas, ao mesmo tempo me sinto feliz por ter tido a oportunidade de poder trabalhar pela cidade onde nasci e ressalto que muitas coisas foram feitas, e falo com convicção, que estou deixando uma Ilhabela muito melhor do que encontrei, e esse mérito não é só meu, mas também de todos os funcionários que me ajudaram a construir essa nova Ilhabela. E me sinto mais feliz ainda em dizer que quando assumi a prefeitura em 2001, Ilhabela tinha um orçamento de 21 milhões e hoje a cidade tem um orçamento de mais de 84 milhões, sem se quer ter aumentado os impostos dos munícipes”.
O prefeito ainda comunicou os benefícios que a administração já deixou previsto para 2009, como o acréscimo de 10% no salário dos funcionários públicos e implantação do beneficio do plano de saúde para os funcionários efetivos. Segundo Manoel Marcos o benefício correspondente ao plano de saúde só não foi repassado aos funcionários efetivos neste exercício, por restrições a legislação eleitoral, ficando firmado compromisso para o ano de 2009. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Exposição de trabalhos de Capella, Evelyn e Marta

Ilhabela - Com início em 31 de outubro, às 20h00, até 26 de novembro a Secretaria de Cultura de Ilhabela apresenta “Símbolos”, expondo trabalhos de Capella, Evelyn e Marta.
De uma forma geral, o objetivo desta exposição é através de símbolos, passarmos para as telas de forma artística e pictórica aquilo que está guardado em nosso inconsciente, dizem Capella, Evelyn e Marta. Residentes de Ilhabela têm como elo que as une, a forma intrínseca de se expressarem.
Marta Fenyves Sadalla, formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, utiliza a técnica vinílica sobre lona plástica. Seus trabalhos refletem a paz de espírito proveniente da sua mudança da cidade caótica de São Paulo para Ilhabela.
Evelyn Siqueira, graduada em artes decorativas no Instituto de Arte e Decoração de São Paulo, IADE, desenvolve seus trabalhos em seu atelier em Ilhabela tendo a exuberante natureza, pássaros e o deslumbrante por do sol sobre o canal de São Sebastião como seu cenário frontal.
Rosangela Capella, graduada em desenho aquarela e gravura em metal pelo Liceu de Arte e Ofícios de São Paulo e Faculdades Santa Marcelina, diz: “Símbolo, um termo, uma palavra, uma cor, uma imagem, um desenho... Uns familiares, outros desconhecidos ou ocultos no nosso inconsciente. É sobre esta perspectiva que exponho meus trabalhos, guardando nas telas, fantasias, sonhos, passado... enfim, um lugar para guardar minhas coisas”.
Contatos:
Capella - 3895-1049
Evelyn – 3896-1750
Marta – 3896-6053

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Movimento do feriado em Maresias supera as expectativas do setor hoteleiro

São Sebastião - Com o feriado do Dia do Funcionário Público, instituído hoje, muitos aproveitaram a folga extra de segunda-feira, que emendou o final de semana, e vieram curtir o feriadão na praia de Maresias. De acordo com o presidente da Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias (APHM), para os mais de 100 estabelecimentos de hospedagem em Maresias, o movimento foi inesperado e, felizmente, bom.
“Muita gente se esqueceu do feriado, em função do 2º turno em São Paulo, mas houve um movimento bom. Foi uma agradável surpresa e já há uma perspectiva boa para o final de semana que vem”, avalia Lupércio. Ele acredita que, a partir de agora, o movimento durante os finais de semana começa a ser contínuo até o final do ano.
Para o presidente da APHM, a instabilidade do dólar acabou sendo um bom negócio para os hotéis da região. “A crise é ruim para alguns e boa para outros. Em função dela, agora temos boas expectativas. Para nós, aqui do Litoral Norte, ela foi boa. Já que, com o dólar barato, as pessoas iam mais facilmente para fora”, observa.
Lupércio lembra que a maior parte dos pacotes deste ano estão sendo vendidos mais rápido, quando comparado ao final do ano passado. Isso porque, ainda segundo ele, muitos que pretendiam viajar para fora, por culpa da instabilidade do dólar, irão ficar por aqui com receio de serem surpreendidos com o valor final da viagem ao exterior. (Fonte: Imprensa Livre)

Mergulhador morre asfixiado em rede de pescador, segundo o IML

São Sebastião - O mergulhador Jair da Costa Monsores Júnior, 43 anos, morador de Mogi das Cruzes, foi morto depois de ficar enrolado na rede de cerco de um pescador na praia de Toque Toque Grande no último domingo por volta das 18h. De acordo com a necrópsia, Jair faleceu por asfixia, depois de ficar preso na rede de pesca.
O corpo chegou a ser puxado pelo pescador, junto com peixes que haviam sido pescados naquela tarde, próximo à encosta da praia, em um local com aproximadamente 20metros de profundidade. .
Segundo a Polícia Civil, Jair estava com uma roupa de mergulho e, provavelmente, estava sozinho em São Sebastião. A família já foi informada, mas o corpo ainda permanece no Instituto Médico Legal (IML).
Ainda de acordo com a polícia, o pescador responsável pela rede será ouvido no inquérito sobre o caso; mas, a princípio, a morte de Jair da Costa, no boletim de ocorrência da Polícia Civil, foi registrada como afogamento. (Fonte: Imprensa Livre)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Ubatuba completa 371 anos sem Lei de Uso e Ocupação do Solo

Ubatuba - A cidade de Ubatuba, elevada à estância balneária, desde a década de 70, completa hoje 371 anos, sem apresentar em sua legislação municipal, uma lei clara de uso e ocupação do solo municipal.
O projeto de discussão e elaboração da LUOS, realizado no ano passado, não foi concluído e ainda não se transformou em lei, devido aos atropelos dos vereadores nas etapas necessárias para a oficialidade do texto. Na última terça feira, o Prefeito Eduardo César vetou totalmente a proposta da Lei de Uso e Ocupação de Solo de Ubatuba,modificada e aprovada pelo legislativo municipal.
Segundo o secretário municipal de arquitetura e urbanismo, Rafael Irineu, o projeto foi vetado pelo Executivo, pois o Legislativo não teria revisado a tabela de ocupações da cidade, que define por zonas as áreas do município e determina quais os tipos de construção que elas podem receber. “O setor imobiliário e representantes ligados à construção civil se manifestaram a favor de uma revisão na tabela, que não foi realizada pela Câmara Municipal. Sendo assim, o prefeito considerou mais apropriado vetar o texto, para que as alterações sejam estudadas e realizadas de forma legal”, explica o secretário, acrescentando que não adianta pressa em se definir uma lei tão importante como a LUOS.
“A demora para se chegar a um consenso reflete a importância que a Lei de Uso e Ocupação do Solo representa para o futuro de nossa cidade. A sociedade civil sabe o quanto precisamos ter as nossas regras sobre nosso território e não adianta aprovar algo que podemos nos arrepender mais adiante”, ressalta Rafael Irineu, garantindo que qualquer mudança na proposta só será realizada com a aprovação de todos os delegados e representantes da sociedade, que participaram da elaboração inicial do projeto, desde as audiências públicas. No próximo mês, a Câmara de Ubatuba deverá votar em plenário se aprova ou rejeita o veto do Executivo à LUOS. Caso a decisão do executivo seja confirma pelos vereadores da Casa, o processo de discussão do texto poderá retroceder para a fase de audiências públicas, já realizadas em 2007. Enquanto isso, o espaço da cidade continua sendo ocupado, com base em uma remendada Lei de 1984, conhecida entre os empreendedores e autoridades do município, como 711 (711/84). (Fonte: Imprensa Livre)

Natureza abundante e a busca pelo desenvolvimento sustentável

Ubatuba - Passados 371 anos, a paisagem geral continua semelhante à vista de Ubatuba, em 1637, quando a cidade conquistou sua emancipação política e administrativa. A preservação da Mata Atlântica e de grande parte do cenário ambiental do município é, sem dúvida, um dos principais trunfos da história de Ubatuba. No entanto, na última década, a preservação ambiental vem esbarrando nas necessidades contemporâneas de expansão e desenvolvimento econômico da cidade.
Os poderes públicos ligados à administração de Ubatuba estão, a cada ano, enfrentando o desafio de gerir o crescente conflito de interesses, entre o setor ambiental e econômico do município. A promotora regional do meio ambiente, Elaine Taborda declarou, algumas vezes, que Ubatuba não suporta mais o crescimento da construção civil. A promotora ressaltou que a cidade já chegou ao seu limite de expansão ocupacional, alegando a preservação do restante do território.
Entretanto, a visão da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba é bem diferente. De acordo com o presidente da entidade, Carlos Alberto de Carvalho, a cidade ainda tem potencial de expansão para mais 15 anos. O engenheiro acredita que ainda existam muitos loteamentos que possam ser regularizados, sem causar impacto ao meio ambiente. O presidente da Associação revela que a situação é preocupante, em relação à ocupação humana na cidade.
“O Estado não tem uma visão da realidade de Ubatuba e legisla sem conhecer nossas necessidades. Hoje, a cidade de Ubatuba sofre com a ocupação irregular, que não é combatida e nem fiscalizada com eficiência pelas autoridades. Andando pela cidade, podemos observar diversas construções sem placas e em locais irregulares”, revela o Carlos Alberto, acrescentando que o Estado não pode adotar a rigidez, mas sim, o consenso em relação à construção civil de Ubatuba.
“Para o Estado, Ubatuba é preservação. No entanto, eles nem sabem o quanto as áreas que eles consideram preservadas já apresentam ocupação humana. Construção irregular só gera mais problemas ao município: Afasta investidores sérios, polui o meio ambiente, degrada e amplia o espaço devastado para construção, sem contar na questão social, da qualidade de vida dos moradores em questão”, completa o engenheiro.
Mesmo com as considerações do setor, o Estado ainda parece distante de alterar radicalmente sua linha de atuação sobre as áreas de preservação ambiental. A diretoria da Fundação Florestal já ressaltou que não trabalha com hipótese de regularização fundiária particular, em áreas inseridas no Parque Estadual da Serra do Mar (mais de 85% do território de Ubatuba).
Já próximo às praias, o Governo do Estado também estuda a proposta de embargo, prevista na resolução 303 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, que prevê a área de restinga (300 metros preamar) como espaço de proteção ambiental. Sendo assim, ainda existe a possibilidade de que todos os terrenos localizados a 300 metros de qualquer praia da cidade, também sejam proibidos de receber edificações.
O desafio dos políticos interessados em melhorar Ubatuba será, justamente, para uma preservação não só ambiental, mas também humana. Os índices apontam que a situação da população ubatubense merece igual, ou maior atenção, do que a dispensada atualmente à proteção do meio ambiente.
Os números oficiais sobre Ubatuba revelam altos índices de desemprego, consumo de drogas, informalidade e criminalidade entre os jovens. Estas características evidenciam a falta de crescimento econômico e social de um município, que, inda precisa aprender a se desenvolver, sem colocar em risco sua principal característica: A natureza. (Fonte: Imprensa Livre)

Aciu traz para Ubatuba capacitação do Senac para Garçom e Garçonete
O participante é preparado para atuar como garçom em restaurantes, bares, buffets e empresas do ramo

Ubatuba - Devido a grande procura, a Aciu- Associação Comercial de Ubatuba traz para Ubatuba um curso de capacitação completo para garçons e garçonetes do Senac- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.
O curso é composto de uma programação especialmente desenvolvida pelo Senac para atender às práticas e às exigências do mercado, provê conhecimento e atualização profissional e qualifica em atendimento, contemplando aspectos comportamentais e técnicos da função de garçom. Como resultado, pela qualidade da prestação de serviços, promove uma diferenciação tanto do profissional quanto do estabelecimento empregador em relação aos seus concorrentes, gerando assim, maior atratividade e maior fluxo de clientes na empresa.
Com aulas teóricas e práticas, o curso tem carga horária de 40 horas que serão divididos em 10 dias de 4 horas, sempre das 9h00 às 12h00 na Associação Comercial de Ubatuba.
O curso oferecerá ainda uma certificação emitida pelo Senac.
Para participar é necessário ter, no mínimo, 18 anos e estar cursando ou ter concluído o Ensino Fundamental.

Programa:
• Perfil do profissional
• Organograma funcional
• Regras de higiene e apresentação pessoal
• Postura e ética profissional
• Relacionamento interpessoal
• Cortesia ao servir e qualidade no atendimento
• Identificação do material de restaurante
• Preparação do local para o atendimento ao cliente (Mise-en-place)
• Tipos de Serviços
• Serviços de bebidas
• Serviço de Vinhos
• Noções básicas de bar: conhecimento das principais bebidas
• Simulações de atendimentos com as técnicas aprendidas.

Investimento
2x de 150,00 (a primeira à vista e a segunda cheque para 30 dias)

Inscrições:
Deverão ser feitas até o dia 04/11 pessoalmente mediante pagamento.
Associação Comercial de Ubatuba- (Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro)
Tel: 3834 1449 falar com Cristiane

Data de realização do curso:
De 17 à 28 de novembro (exceto sábado e domingo) (Fonte: ACIU)

Prefeitura dá continuidade à fiscalização contra transporte clandestino
As ações são fruto de uma união entre a Prefeitura de Ubatuba, a Artesp e a Policia Rodoviária Estadual

Ubatuba - Dando continuidade a um conjunto de providências iniciadas no mês passado, a Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Segurança Pública e da Seção de Transportes, realizou nesta semana mais uma ação em parceria com a Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo) e com a Polícia Rodoviária Estadual.
O objetivo é, mais uma vez, o combate ao transporte clandestino, principalmente relacionado a táxis que vêm de outras cidades para atuar em Ubatuba, prejudicando os taxistas locais e a empresa de ônibus que faz o trajeto intermunicipal.
A fiscalização ocorreu em frente à base operacional da Policia Militar Rodoviária, no km 88 + 400 da SP - 125 (Rodovia Oswaldo Cruz). De acordo com o chefe da Seção de Transportes da Prefeitura, Gilberto Nóbrega, “estamos unindo forças para combater este tipo de transporte, que tende a aumentar com a aproximação da temporada. É importante darmos continuidade a este trabalho para que consigamos realmente inibir esta prática ilegal”.
Coibindo o abuso - O secretário municipal de Segurança Pública, Andrade Henrique, acrescenta: “os taxistas de Ubatuba precisam saber que a prefeitura está tomando as providencias necessárias para ajudá-los a acabar com o transporte clandestino, coibindo o abuso, agindo com mais rigidez. Temos a intenção de conseguir trazer a Artesp pelo menos a cada quinze dias para conseguirmos intensificar as ações de fiscalização”.
A principal reclamação dos taxistas locais é com relação aos motoristas quem vêem de Taubaté e realizam a “corrida combinada”, transportando passageiros de Ubatuba ao Vale do Paraíba, cobrando valor abaixo do estabelecido. Além disso, os motoristas de outras cidades não possuem alvará para atuarem em Ubatuba.
Quem puder colaborar com o combate ao transporte clandestino, denuncie através do 08007278377. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba recebe evento Zoação, numa parceria entre prefeitura e Bayer
A criançada poderá se divertir com um pula-pula em formato de pulga gigante

Ubatuba - Ubatuba recebe, no próximo dia 1º de novembro, das 9h às 14h, o evento “Zoação”, promovido pela empresa Bayer. A campanha, que acontecerá ao lado do Ginásio de Esportes Tubão, tem o objetivo de conscientizar os proprietários de cães e gatos sobre os riscos de zoonoses, causadas por vermes e protozoários. O evento contará com a parceria da prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A criançada poderá se divertir com um pula-pula em formato de pulga gigante.
Durante o evento, o CCZ promoverá sua tradicional feirinha de adoção de cães e gatos, além de aplicações da vacina anti-rábica para quem perdeu a campanha que aconteceu entre agosto e setembro deste ano. A equipe do CCZ também prestará esclarecimentos sobre posse responsável, esterilização de animais e o trabalho desenvolvido pelo setor.
A veterinária responsável pelo CCZ, Cláudia Ferraz, afirma que essa será uma boa oportunidade para quem se preocupa com a saúde de seus animais de estimação. “Os proprietários ficarão sabendo como manter seus animais e suas famílias afastados de zoonoses. Quem estiver pensando em adotar um amiguinho, também poderá escolhê-lo nesse dia. Estarão disponíveis filhotes já vermifugados, com a garantia de castração gratuita, quando estiverem na idade adequada para isso.” (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Grandes nomes do pedal participam do 3º Granfondo do Brasil de Ciclismo em Ubatuba

Ubatuba - Ubatuba recebe no próximo dia 9, alguns dos melhores ciclistas de estrada do Brasil para o “3º Granfondo do Brasil de Ciclismo”. A prova, promovida pela Federação Paulista de Ciclismo e MZ2 Eventos, é dividida em duas categorias: Mediofondo, com 106 Km (retorno na divisa) e Granfondo, com 160 Km (retorno em Paraty).
O vencedor em 2007 foi Jean Carlo Coloca, que concluiu o percurso em 3horas 53 minutos e 16 segundos, mas o recorde da prova pertence a Alex David Mayer Arseno, vencedor em 2006 com 3h, 52m, 02s; na Mediofondo, Verinaldo Pereira, vencedor em 2007, também tem o melhor tempo da prova 2h, 44m, 08s.
O percurso - Os primeiros 20km são totalmente planos e os ciclistas podem desenvolver velocidades consideráveis, porém, é necessário muita atenção, porque após o término desta quilometragem, inicia-se trechos com aclives e declives em estrada sinuosa. A organização pede aos ciclistas para que se mantenham sempre do lado direito da pista, pois, o trânsito estará parcialmente bloqueado em toda a extensão do percurso.
A largada está marcada para as 8h, na Aveinda Iperoig, próximo à Praça de Eventos, mesmo local da chegada. A organização premiará com medalhas do 1º ao 5º lugar em todas as categorias e as categorias Sênior-S2 (masculino 19 a 29 anos) e Feminino-F1 (18 anos acima) terão as seguintes premiações: 1º lugar: R$ 500,00 / 2º lugar: R$ 400,00 / 3º lugar: R$ 300,00 / 4º lugar: R$ 200,00 / 5º lugar: R$ 100,00.
O “3º Granfondo do Brasil de Ciclismo” é uma realização da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de Ubatuba e Polícia Rodoviária Federal. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Professores de Ubatuba recebem Prêmio Ciccillo Matarazzo
O objetivo desse prêmio é incentivar as boas práticas pedagógicas, visando a melhoria da qualidade dos projetos desenvolvidos nas nossas escolas

Ubatuba - Na noite de quinta-feira, 23, a Secretaria Municipal de Educação realizou a divulgação e premiação dos vencedores do III Prêmio Ciccillo Matarazzo. O objetivo desse prêmio é incentivar as boas práticas pedagógicas, visando a melhoria da qualidade dos projetos desenvolvidos nas nossas escolas. A solenidade de entrega dos prêmios aconteceu na Câmara Municipal
As categorias concorrentes são: educador e escola, nas seguintes modalidades: educação infantil, ensino fundamental ciclos I e II e ensino fundamental ciclos III e IV, educação de jovens e adultos e educação especial.
Durante a solenidade, a diretora da E.M. Madre Maria da Glória, Terezinha Aparecida Aliende, declamou uma poesia, de sua própria autoria, em homenagem aos professores e a monitora de música Leda Cardoso executou quatro peças com o acompanhamento de quatorze adolescentes do Coral Lirinha.
A premiação - Os vencedores deste ano, na categoria escola, foram: EMEI Professora Dinorah Pereira de Souza, EM Professora Maria Josefina Giglio Silva e EM Madre Maria da Glória, em primeiro, segundo e terceiro lugar respectivamente. Na categoria educador, ficou assim a classificação: Modalidade Educação Infantil: primeiro lugar para a Profª Silvania A. de Moura Bezerra (Ed. Artística- Jardim I, II e III), da EMEI Helena Maria Mendes Alves, com o projeto “A Arte e os objetivos do Milênio”.
Em segundo lugar, Profª Marli Amaral (Jardim I), da EMEI Dinorah Pereira de Sousa, com o projeto “Dengue”. E terceiro lugar para Profª Mirian Sorroche (JardimI), da EMEI Dinorah Pereira de Sousa, com o projeto “O Príncipe e a Princesa”
Na modalidade Ensino Fundamental ciclo I e II, o primeiro lugar foi para Profª Aparecida Valente (2º ano ciclo I), da EM Madre Maria da Glória, com o projeto “Reciclagem do óleo usado traz resultados”.
Para o segundo lugar nessa modalidade houve um empate entre os seguintes projetos: Profª Loide Dolosa Monteiro (2ºano ciclo II), da EM Padre José de Anchieta, com o projeto
”Economia é Vida” e Profª Vera Lucia Felipe dos Santos , da EM Maria da Cruz Barreto, com o projeto “A Mata da Gente”.
O terceiro lugar nessa modalidade foi para um projeto realizado através da parceria das professoras Ilga Aparecida Sacramento e Gilcéiade Faria Siqueira (1º ano ciclo I), da EM Maestro Pedro Alves de Souza, com o projeto “O mundo animal”.
Na modalidade Ensino Fundamental ciclo III e IV, a vencedora foi Profª Sandra Maria Santos Ikeda, da EM Presidente Tancredo Alves de Almeida Neves, com o projeto “Gramática Divertida”.
A última modalidade a ser julgada foi a de Ensino Fundamental, cuja vencedora foi a Profª Mirna Maria Pedro da Classe Especial DM, da EM Presidente Tancredo de Almeida Neves, com o projeto “Oficina de Papel Artesanal”. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba realiza, em novembro, I Workshop da Maricultura Paulista

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa), realiza, entre os dias 7 e 8 de novembro, o I Workshop da Maricultura Paulista, com os temas “Políticas Públicas – Desenvolvimento da Maricultura no Litoral Paulista” e “Novas Alternativas Econômicas para a Maricultura Paulista”. O evento acontecerá no auditório do Hotel São Charbel. Os interessados em participar podem se inscrever pelo telefone da Smapa (12)3833-3500.
O evento contará com presenças ilustres, como o representante da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca do Governo Federal, Felipe Suplicy, falando sobre o Programa Nacional de Desenvolvimento da Maricultura; Karine Bordignon, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que discorrerá sobre “Aspectos higiênico-sanitários dos moluscos bivalves”, entre diversos outros assuntos de grande relevância.
A secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, afirma que o I Workshop da Maricultura Paulista representa uma boa oportunidade para a atualização e capacitação do setor pesqueiro. “Durante o evento, apresentaremos os resultados do projeto de maricultura realizado por meio de uma parceria entre prefeitura e governo federal. Muitos assuntos de grande relevância para o setor serão tratados. A participação massiva do setor é fundamental”, explica a secretária. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Programação Cine Porto

Semana de 24 a 30/10/2008

"Pequenas Histórias - As 15:30 hs
Para este filme preço único R$ 2,00

"Era Uma Vez" - as 17:00hs
Para este filme preço único R$ 2,00

"Busca Implacavel"
as 19:10 e 21:00 hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Anuncie

Na camarinha da infância

Nossa cama era uma tarimba,
com esteiras de taboa,
com travesseiro de macela.
Talvez seja por isso
que nosso sono
era tranquilo e revigorante,
ou foi porque o mundo
já foi mais aconchegante?

Artes abençoadas

De manhã,
como quem se veste bem
para fazer boa figura,
saíamos a colher bênçãos:
Benção mãe,
bênção pai,
bênção madrinha,
bênção tio...
e depois íamos brincar,
pisar em estrepes,
caçar guaiamum,
pegar ondas,
sem risco nenhum.

Despedida de Catherine Gaylor

Nós não vamos chorar
porque gente grande não chora
e porque sabemos
que lá no velho oeste
entre índios e bandoleiros
estará uma amiga,
soletrando pra ver se acerta,
a pronúnica da palavra companheiros.

Para Neide T Tatemoto

Igual a uma criança
que recebe um presente,
hoje recebí um telefonema
de uma amiga
há muito tempo ausente.
E recuperei em sua voz
ecos dos anos 80,
música de violão,
refrões estudantis,
entremeando-se com a saudade
na reconquista da liberdade.
E foi assim que descobri
justamente porque surgem na aurora
é que as boas amizades
sobrevivem ao tempo
e resistem às tempestades.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Sabedoria Popular

Nos caminhos da vida encontrei um velho político, sábio nato e que, por decisão de vida, adotou fugir das lides políticas e "seguir a descansada senda por onde transitaram os poucos sábios que no mundo existiram", como já escreveu o poeta salmantino, Fray Luis de Leon. Disse-me: "Tenho optado pelo humilde estado do homem que se retira das malvadezas do mundo político e, em pobre mesa e casa, no campo delicioso, a sós a vida passo, nem invejado nem invejoso". "É uma beleza viver a natureza, as aves, as chuvas, o vento, o quebrar das ondas, os melodiosos gorjeios do amanhecer e a serenidade e equilíbrio do ambiente".
De pronto, com rosto de anacoreta capadócio, verbalizou o que parecia estar meditando.
"Estou preocupado com os destinos de Ubatuba. O homem ganhou a eleição e não ganhou o povo. O povo não está com ele e parece ter perdido a alegria. Vai ter que mudar o modo de administrar e de se dirigir ao povo se quer governar em paz. Cada vez que fala agride todo mundo. Isso não é bom para um governante".
Fez uma pausa e mudou de tonalidade: "Sei que para você e para mim pouco ou nada vai mudar mas....coitados dos funcionários e pobre Ubatuba".
Após o breve diálogo seguiu seu caminho e suas meditações e eu, pensativo, tenho observado, na imprensa e nas conversas com cidadãos, coincidências com a avaliação daquele que se retirou do mundo da política, do tráfico de influência, do poderio econômico, das mazelas administrativas ....... mas que, a distância, desde seu retiro, gostaria observar uma UBATUBA alegre e satisfeita onde todos cantassem:
Viver quero contente;
Gozar quero: destas matas, deste mar, deste CÉU;
Livre de ódios, brigas, fraudes, assaltos e receios.
VIVA UBATUBA! Sem dengue e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, SP

Ao povo e para o futuro deste mesmo povo

Venho a todos os eleitores de Ubatuba solicitar apoio para que possamos juntos encaminhar um pedido de ABAIXO ASSINADO ao Presidente LULA, ao Governador JOSÉ SERRA, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Assembléia Legislativa, OAB e a todas as entidades que forem necessárias, pedindo um SOS para termos um Brasil de todos. TEMOS O DIREITO E QUEREMOS “SEGUNDO TURNO” em todos os municípios do país. Todos somos iguais e merecemos assim ser tratados, queremos e podemos ter governos eleitos pela maioria absoluta de nossos eleitores, a "desculpa" das autoridades de que o custo seria alto não procede a vista dos benefícios que teremos. O dinheiro é nosso! E, no mínimo, caberia um plebiscito para que nós, “o povo”, decidíssemos a viabilidade ou não disso acontecer e de onde deveria sair o dinheiro para custear tais despesas.
Nós do PTB de Ubatuba, com muito orgulho, fazemos questão de iniciar esse projeto, e a você que queira participar solicite uma cópia e entregue devidamente preenchido no nosso Diretório, quando atingirmos 50 % + uma assinatura dos eleitores, faremos questão e, com muita satisfação, vamos encaminhar a todos os órgãos competentes com pedido de urgência urgentíssima para elaboração e aprovação do projeto.
Estamos enviando a todos os diretórios constituídos do PTB e para que todas as cidades possam participar e colaborar na iniciativa desse projeto.

Anderson José Rodrigues – TATO
Presidente do PTB de Ubatuba

Brasileiro é um povo solidário

O Brasil é o país do futuro. Stefan Zweig, um dos grandes intelectuais do século XX acreditava nisso e, quando viu a ameaça nazista se espalhar pela Europa, resolveu vir morar em Petrópolis.
E se suicidou quando viu a aproximação do governo brasileiro com o nazismo. O povo brasileiro é culpado? Não.
Qualquer estudante de nível médio sabe que um dos erros mais graves em um texto é a generalização indevida. Se uma menina se torna prostituta, se sua mãe é prostituta, isso não quer dizer que todas as filhas e irmãs serão prostitutas.
Quando Arnaldo Jabor generaliza dizendo que “Brasileiro é babaca” tira a credibilidade de seu texto, tornando-o indigno da boa imprensa e do bom jornalismo, jogando-o no grupo da imprensa marrom e do pastiche.
Quando ele diz que Lula é “um sujeito que não tem escolaridade e preparo nem para ser gari” revela a incapacidade de fazer uma leitura serena e racional da realidade, revela muito mais o grande preconceito que uma “pretensa elite” tem contra a população mais pobre. Se ele saiu do nordeste, com uma mão na frente e outra atrás e hoje é convidado para falar nas mais respeitadas universidades e presidir reuniões com os mais importantes líderes mundiais, isso mostra que, ou é muito inteligente ou todos os outros que o convidam são muito burros.
Qual é a maior contribuição de Jabor para a transformação do Brasil? Ser comentarista da Globo? Será que ele ganha mais que o Didi, o Ratinho ou o Datena?
A jornalista representante da BBC no Brasil, afirmou em uma entrevista, que hoje o Brasil é pautado na imprensa européia, muito mais pelos acertos que pelos erros: a redução da mortalidade infantil e da aids, da dívida externa; a expansão do ensino, a melhoria da qualidade de vida para a grande maioria do povo brasileiro, a redução das desigualdades sociais, etc.
Há muitos problemas a serem solucionados, fiscalizados e debatidos; hoje, alguns dizem que há mais corrupção porque o governo dos trabalhadores se tornou o telhado de vidro que todos querem quebrar e para isso vale tudo; nada é jogado para baixo do tapete. Na época da ditadura a imprensa foi proibida de noticiar a meningite. Poucos sabem, mas quando o PSDB dirigia a Prefeitura de São Paulo, havia uma velada proibição à citação de Paulo Freire em qualquer material de orientação curricular e de formação de professores. Nessa época, Paulo Freire já era o educador brasileiro com o maior número de referências em publicações no exterior.
Grande parte da pretensa elite tem vergonha de suas origens, baixa autoestima, como revela o texto de Jabor. Somente tem valor o que vem de fora. Uma maneira de dominar o outro é destruir o conceito que o outro tem de si próprio. Sartre já dizia : “o inferno são os outros” porque a imagem que temos de nós mesmos, quase sempre é formada pelo que os outros dizem de nós.
Ele afirma que “ Brasileiro é bobalhão. Fazer piadinha com as imundicie que acompanhamos todo dia é o mesmo que tomar bofetada na cara e dar risada.”
É um modo de ver. Acho que é uma qualidade, é não se deixar abater e dar a volta por cima. É relativizar. Eu me lembro que, quando perguntaram ao presidente Figueiredo o que ele faria se ganhasse o salário mínimo e ele respondeu que daria um tiro no ouvido. No entanto, muitas pessoas mantém suas famílias com essa renda. Grande parte das grandes construções só existem pelo trabalho daqueles que ganham salário mínimo. Por isso, quando ele diz que “Brasileiro é vagabundo por excelência” fica ainda mais claro o seu preconceito contra o povo e revela que, ou não se sente brasileiro ou também é vagabundo.
Ele diz que “ Muito pai de família sonha que o filho seja aceito como 'aviãozinho' do tráfico para ganhar uma grana legal.” Isso pode ser verdade e revela uma grande tragédia porque, de tanto trabalhar e ser explorado quando se é honesto, de não ter o que comer mesmo trabalhando, de cansar de ouvir os filhos pedirem o que a tv anuncia e de não poder atender, sentindo-se como um zero à esquerda, a pessoa perde a crença no trabalho honesto. Quem é que emprega? Quem são os donos dos meios de comunicação?
Ele diz que : “Se a maioria da favela fosse honesta, já teria existido condições de se tocar os bandidos de lá para fora, porque podem matar 2 ou 3 mas não milhares de pessoas.” Parece que ele, como jornalista não lê notícias e não vê as relações entre o tráfico e aqueles que deveriam proteger o povo. Uma pessoa de classe média, quando se vê ameaçada, pode mudar para outro lugar, mas o “povão” não pode fugir das ameaças, preso aos vínculos de trabalho e ao lar que construiu com o trabalho de toda uma vida.
Então, é uma atitude inteligente repassar a outros um texto que o agride pessoalmente? Se você recebe uma ordem e obedece sem questionar, mesmo que o texto o agrida e não se fundamente em argumentos racionalmente sustentáveis, que espécie de pessoa é você ?
Eu sou brasileiro e sei que temos muito problemas, inclusive porque a minoria que sempre esteve no poder, sonegou os direitos da maioria: à educação, à saúde, ao lazer, à moradia decente, ao direito de se expressar. Não estamos no melhor dos mundos mas vemos uma luz no fim do túnel. Chega do discurso rancoroso do Jabor e de toda essa turma que está perdendo “a boquinha”.
Agora, triste é ver que muitos pobres, pensam com a cabeça da classe dominante e não com a própria cabeça. Mas vamos dar a volta por cima e viver a vida com alegria porque vivemos numa das regiões mais lindas do mundo.

Rui Alves Grilo
ragrilo@terra.com.br
Ubatuba, SP

Ubatuba Autêntica

"Quando expressamos nossas idéias transformamos o mundo"
(Ingrid Betancourt, em 24-10-08, ao receber o "Prêmio Príncipe de Astúrias de la Concórdia")


Celebramos, neste dia 28-10-08 o 371º aniversário de declaração da autonomia administrativa de Ubatuba. Como falamos, ano passado, em "TREZENTOS E SETENTA ANOS", a data convida a refletir sobre: PASSADO, PRESENTE E FUTURO.
O passado de Ubatuba teve momentos gloriosos na história do Brasil. Dois momentos se destacam na defesa da liberdade e no combate a todo tipo de opressões, escravaturas ou limitações da autodeterminação individual ou social: "A PAZ DE IPEROIG e os MOVIMENTOS QUILOMBOLAS".
A sabedoria dos negociadores da primeira e a coragem dos segundos devem estar presentes, como exemplo, nos habitantes do presente. Não podemos esquecer que, a defesa da liberdade e poder manifestar nossa autenticidade, exigem eterna vigilância. Caso contrário, acontecem invasões e opressões.
O presente tem mostrado uma Ubatuba amordaçada, calada, envergonhada, temerosa de se manifestar e de enfrentar as atitudes dominadoras do poder e dos meios de comunicação de massa ao seu serviço. Ambos tentando criar uma espécie de "consenso único" cheio de inverdades. Consenso único, não aceito pela imensa maioria da população e, contestado, apenas,em silêncio. Ubatuba não progredirá e não terá alegria se não se libertar de intolerâncias, opressões e fundamentalismos religiosos e políticos.
Felizmente, vozes discordantes e, cada vez, mais numerosas, tem encontrado, espaço aberto, democrático e inteligente, nas revistas virtuais: Litoral Virtual, O`Guaruçá e Ubatuba Víbora. Dissemos espaço democrático e inteligente porque uma sociedade que não pode manifestar sua diversidade, a pluralidade de idéias e conceitos nela existentes, criticar erros e corrupções dos ocupantes do poder etc... está definhando ou já foi assassinada pela opressão de ditadores de plantão.
Para o futuro desejamos uma "Ubatuba autêntica", reflexo fiel da grandeza de seus habitantes e, na qual, todos possam manifestar seus pontos de vista, elogios, criticas e cobranças aos ocupantes do poder, com a liberdade que garante a Constituição Federal e sem medo a processos absurdos, abertos pelos ocupantes do poder, com recursos públicos, para intimidar, caluniar, difamar, assassinar moralmente.......
Uma Ubatuba onde os meios de comunicação, (geralmente concessões governamentais) desterrem a mediocridade e cumpram seu dever de serem imparciais e bem informar à comunidade.
Uma Ubatuba em que, as ações de governo, sejam discutidas com a comunidade e planejadas em seus mínimos detalhes.Evitar-se-ia desperdícios, atrasos e vergonhas.
Enfim, uma Ubatuba generosa e pujante como indica sua natureza e a alma da maior parte de seus habitantes. Habitantes que saudamos e felicitamos neste dia de aniversário e sempre.
VIVA UBATUBA! Sem dengue e sem opressores.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba, SP

Esse é o meu país!

Vai transar?
O governo dá camisinha.
Já transou?
O governo dá a pílula do dia seguinte.
Teve filho?
O governo dá o bolsa-família.
Tá desempregado?
O governo dá auxílio-desemprego.
Vai prestar vestibular?
O governo dá o bolsa-cota.
Não tem terra?
O governo dá o bolsa-invasão e ainda te aposenta.
Mas experimenta estudar, trabalhar e andar na linha pra ver o que te acontece: Imposto de renda, IPTU, IPVA, DPVAT, ISS, INSS, ICMS, COFINS.

Mario Trindade
Ubatuba, SP

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Camaroeiro  © Carolina Haddad

Praia do Camaroeiro
© Carolina Haddad

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor