Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 04 de Novembro de 2008 - Nº 2055 Edições Anteriores

Anuncie Aqui

Região

Caraguatatuba
Título de Cidadão dominam a pauta
3º Torneio Aberto do Litoral Norte de Tênis de Mesa reúne cidades da região
Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele acontece sábado, dia 8
Campeonato de Futsal arrecada mais de 3.500 fraldas para creche do Morro do Algodão
Caraguá garante bons resultados na 4ª etapa da Liga Cone Leste de Atletismo em Taubaté
Ciclismo de Caraguá marca presença no Metropolitano de Ciclismo em Praia Grande
Comédia “A Mulher do Candidato” é a boa pedida deste fim-de-semana em Caraguá
Dia da Multiação totaliza 4.555 atendimentos no Massaguaçu
Piloto de Caraguá é convidado de honra do I Campeonato de Paramotor no Brasil
Dirigente de Ensino Presta
Palestra: Como Evitar Reclamações Trabalhistas e Contratos De Trabalhos Alternativos
Visitantes de Caraguatabuta terão mais uma opção turística no município


Ilhabela
“Maria do Frade” recebe Título de Cidadã Honorária de Ilhabela
Vereador reivindica telefone comunitário para Estrada da Toca
Proprietários de quiosques pedem que taxa de ocupação seja reduzida ou extinta
Projeto de Lei prevê disponibilização na Internet de dados de licitações municipais
Vereadores aprovam dois Projetos de Lei e seis vetos
Aprovado PL que revoga a Lei que limita ingresso de veículos em Ilhabela
1ª Festa Afro de Ilhabela Dias 15 e 16 de Novembro
Prefeitura de Ilhabela recebe doação de um notebook

São Sebastião
Câmara pede urgência na regulamentação de antenas de celular
“Uma solução artística para a questão de resíduos” lança site oficial sobre coleta seletiva
Basquete de São Sebastião disputa Liga do Coneleste Paulista nesta terça-feira
CIP promove curso de Barman em Boiçucanga
Fundação Deodato Santana finaliza 1ª fase do antigo Fórum
Prefeitura investiga roubo no Paço Municipal
Projeto da Linha Turística Beach-Tour obtém adesão de 22 empresas
"Praia da Aventura" será entregue em dezembro
Prefeitura encerra curso de "Leitura e Escrita" em dezembro
Prefeitura prepara entrega de novas unidades escolares em Juquehy, Enseada e Morro do Abrigo
Tribo Indígena de São Sebastião recebe Cine BR em Movimento

Ubatuba
Espetáculo "Ensáio Aberto" Estréia Essa Semana em Ubatuba
Aciu informa: Vagas de Emprego
Aciu traz para Ubatuba capacitação do Senac para Garçom e Garçonete
Palestra Gratuita na Aciu
Divulgação de livro na USP
Universitários aproveitam belezas de Ubatuba para criar exposição de fotos
Acesso ao Quilombo do Camburi recebe melhorias
Prefeitura alerta moradores para prevenção contra escorpiões

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Título de Cidadão dominam a pauta
Projetos concedem honrarias a empresário, jornalista e esportista.

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira – 4 de novembro, a partir das 19h30 a sua 35ª Sessão Ordinária semanal, tendo uma pauta apenas com Projetos de Decreto Legislativo. No total são três (3) Projetos, todos de autoria dos Vereadores.
Apresentaram projetos os Vereadores Wilson Gobetti (PDT), Aureliano Gonçalves Pereira – AG Pereira (DEM) e Cristian Alves de Godoi – Baduca Filho (PDT), respectivamente Presidente da Câmara, Vereador e Vice-Presidente da atual Mesa Diretora do Legislativo.
No projeto do Vereador Wilson Gobetti, é dada a concessão do Título de Cidadão Caraguatatubense para o Sr. Eduardo de Souza César, ex-treinador do Esporte Clube XV de Novembro e pai do Comandante da 2ª Cia. da Polícia Militar, sediado no município e recentemente agraciado também com a honraria.
O Vereador AG Pereira concede o Título de Cidadão para o radialista Antonio Leite, proprietário da Rádio Planeta FM, de São José dos Campos e apresentador do Antonio Leite Livre, pela TV Band Vale de Taubaté.
Finalizando o Vereador Baduca Filho concede Título de Cidadão Caraguatatubense para o empresário do ramo de fast food e entretenimento, Marcelino Jorge Carvalho Lopes, proprietário das casas Altas Horas, Garage Bar e da Danceteria Lost, com estréia marcada para o início deste mês.
Esta será a primeira sessão após o feriado do Servidor Público, quando a Sessão Ordinária semanal foi cancelada. Devido ao período eleitoral e por não haver mais tempo hábil, as sessões não serão transmitidas pela rádio local.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

3º Torneio Aberto do Litoral Norte de Tênis de Mesa reúne cidades da região em Caraguá
Participaram do evento 87 atletas de diversas idades e cidades


Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realizou neste sábado, dia 1, o 3º Torneio Aberto do Litoral Norte de Tênis de Mesa na quadra de esportes do Barranco Alto.
O campeonato, que iniciou às 9 horas, contou com a participação de 87 atletas das cidades de Caraguá, Ubatuba, Pindamonhangaba, São Luís do Paraitinga e São Sebastião.
As premiações foram feitas com medalhas para primeiro a quarto colocados.

Confira as colocações:
Categoria Sub-18 Feminino: 1º Jaqueline (Pinda), 2º Yasmin Vilela (Pinda), 3º Eliza Silva (Caraguá) e 4º Natasha Silva (Caraguá)
Categoria Sub-12 Masculino: 1º Lucas Ramos (Pinda), 2º Caio Felipe (Caraguá), 3º Victor Santana (Caraguá) e 4º Willian Mariano (Caraguá)
Categoria Sub-15 Masculino: 1º Diogo Ramos (Pinda), 2º Vitor Ramos (Pinda), 3º Vinícius (Ubatuba) e 4º Wesley dos Santos (Caraguá)
Categoria Master: 1º Jair Costa (Caraguá), 2º Francisco Gonzalez (Caraguá) e 3º Takako Mori (Caraguá)
Categoria Sub-18 Misto: 1º Larissa Kaori (Pinda), 2º Gabriel Silva (Ubatuba), 3º Guilherme Silva (Caraguá) e 4º Francine Garuffe (Pinda)
Categoria Livre: 1º Rodrigo Santos (Caraguá), 2º Larissa Kaori (Pinda), 3º Rafael (Caraguá) e 4º Marcelo Cardim (São Sebastião)
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele acontece sábado, dia 8
A campanha tem a finalidade de avaliar a pele da população procurando por lesões suspeitas e será realizada por uma equipe de médicos especializados

Caraguatatuba - Uma equipe de médicos dermatologistas irá avaliar a pele da população na sexta edição da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele, que será realizada pela Prefeitura de Caraguá, por meio da Secretaria de Saúde, no dia 08 de novembro, sábado, das 9h às 15h nos postos de saúde do Porto Novo e do Centro.
A avaliação será feita por aproximadamente 15 minutos, onde os especialistas irão procurar por lesões que possam ser suspeitas. “Pedimos que as pessoas compareçam com roupas leves para facilitar o trabalho da equipe”, disse a médica dermatologista e responsável pela campanha, Dra. Maria Inês Bortoliero.
Caso seja constatada alguma lesão suspeita o paciente já será encaminhado para uma biópsia que definirá a presença do tumor, e caso seja positivo, uma cirurgia para a retirada será marcada. Se durante a avaliação for constatada alguma dermatose – doença na pele – o paciente terá um encaminhamento para uma consulta médica.
Este é o sexto ano em que a campanha de prevenção ao câncer de pele é realizada na cidade. “É muito importante que as pessoas percebam a importância de participar do evento, pois o câncer pode aparecer a qualquer hora”, enfatiza Dra. Maria Inês.
O câncer de pele pode se apresentar em três formas, a primeira é chamada de carcinoma baso celular - aparece em forma de um caroço pequeno coberto por vasos sangüíneos - ele não coça e não dói; a segunda forma é o carcinoma espino celular que é apresentado como uma ferida de difícil cicatrização e a terceira é chamada de melanoma cutâneo - surge nas pintas da pele, inclusive nas de nascença. Elas passam a ficar mais escuras, pouco delimitadas, não seguem o formato arredondado, ficam irregulares e crescem tanto verticalmente, parecendo verrugas, como horizontalmente – alargando.
O tumor pode aparecer em qualquer tipo de pele, mas as pessoas mais brancas têm mais propensão e como a dermatologista Maria Inês explica, não está relacionado com a sazonalidade, ou seja, não é o calor que influencia e sim os raios ultra-violetas (uv’s), questões hormonais ou genéticas, por isso a importância de usar sempre protetor solar e roupas que cubram áreas expostas, assim como chapéus e óculos escuros. “Mesmo em dias nublados há exposição a raios ultra-violetas, e as pessoas devem usar o protetor até mesmo dentro de casa ou no trabalho, pois a luz fluorescente, conhecida como luz fria, também emite e ele atravessa as janelas”.
O fator de proteção solar – FPS - também influencia, segundo pesquisas o fator mínimo para ser usado é o número 15, que deve ser reaplicado, em pele limpa, de três a quatro vezes ao dia. “Lembro sempre que o melhor é aplicar o protetor na frente de um espelho, pois a pessoa enxergará melhor a área que está aplicando e deste jeito espalhará melhor o produto”, completa Maria Inês.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Campeonato de Futsal arrecada mais de 3.500 fraldas para creche do Morro do Algodão
A final elegeu o vencedor do troféu “Amigo do CEI do Morro do Algodão 2008” e também o do troféu “Carolina Viana dos Santos”

Caraguatatuba - O 2º Torneio de Futsal Livre Masculino, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguá, por meio das secretarias de Esportes, Educação e Saúde, chegou ao fim neste último sábado, dia 1, na quadra de esportes ‘Alcides Crepaldi Filho’ e elegeu não só o ganhador do Troféu ‘Carolina Viana dos Santos’, mas também o vencedor do troféu ‘Amigo do CEI do Morro do Algodão 2008’.
A disputa, pelo título de ‘doador de fraldas 2008’, que aconteceu fora da quadra durante todo o campeonato, arrecadou um total de 3.500 fraldas descartáveis e o vencedor do troféu foi o time Sevilla, com 580 fraldas, o time Praia das Palmeiras ficou com a segunda colocação arrecadando um total de 540 fraldas. A entrega das fraldas para a CEI do Morro do Algodão, ocorreu em uma cerimônia antes da disputa pelo título de melhor time.
Em seguida ocorreu o jogo valendo o terceiro lugar que ficou com o time Ajax que fez 11 a 2 no time de Santa Cruz e a grande final entre os times Juventus e Praia das Palmeiras, onde Juventus sagrou-se campeão com um placar de 9 a 3.
O campeonato foi marcado pela tranqüilidade entre os times. “As vinte equipes que disputaram estão de parabéns, não houve sequer um atrito entre elas, e conseguimos cumprir nosso principal intuito, o da solidariedade”, relata Manoel dos Reis, conhecido como ‘Manoel do Morro’, organizador do evento e diretor de esportes da AMMA – Associação dos Moradores do Morro do Algodão, “Gostaria de agradecer também a todos que colaboraram para que este evento ocorresse como a Prefeitura de Caraguá e a família da dona Carolina, ex-presidente da AMMA que esteve junto conosco neste evento”, completa.
A intenção de seu ‘Manoel do Morro’ é que mais eventos como este possam ser realizados, para isso já tem mais projetos em mente “Com certeza iremos realizar mais campeonatos esportivos beneficentes como este, em prol das instituições que ajudam a população de nossa cidade”, finaliza.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá garante bons resultados na 4ª etapa da Liga Cone Leste de Atletismo em Taubaté
A competição foi realizada na cidade de Taubaté, com a participação de atletas deste município e também de outras cidades do Vale como Pindamonhangaba, São José dos Campos e Jacareí, além de Caraguá, com a equipe Filhos do Vento da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação

Caraguatatuba - A equipe de Atletismo “Filhos do Vento”, da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação da Prefeitura de Caraguá, orientada pelos professores Adão Dias Durval e Carlos Eduardo Fuenzalida, participou neste último sábado, dia 1º de novembro, da 4ª Etapa da Liga Cone Leste de Atletismo, realizada na cidade de Taubaté.
Participaram do evento atletas de várias cidades do Vale do Paraíba, entre elas Pindamonhangaba, São José dos Campos e Jacareí. Os atletas caraguatatubenses garantiram boas colocações na competição em diversas categorias.
A equipe Filhos do Vento, que tem o apoio da Secretaria de Esportes e Recreação participará nos dias 8 e 23 de novembro, da 3ª e 4ª etapas da Liga Cone Leste nas categorias Pré-Mirim, Mirim e Menor. Vale lembrar que a 4ª etapa será realizada em Caraguatatuba.
Confira as colocações da equipe caiçara na 4ª etapa da Liga Cone Leste de Atletismo:

Categorias individuais
Margarida M. Machado – marcha atlética – 3º lugar
Irlan Luiz da Silva – 200 metros rasos – 2º lugar
Maiquele de Jesus – salto em distância – 2º lugar
Maricia Carbone Onofre – 800 metros rasos - 2º lugar
Carlos Eduardo Fuenzalida – lançamento de dardo – 2º lugar

Revezamento
Daniel, Leandro, Alan e Irlan – Revezamento 4x100m Masculino – 3º lugar
Maria, Taciane, Rayssa e Maiquele - Revezamento 4x100m Feminino – 3º lugar
Gustavo, Alan, Leandro e Irlan - Revezamento 4x400m Masculino Equipe A - 2º lugar
Alex, João Felipe, Guilherme e L. Jonathan – Revezamento 4x400m Masculino Equipe B - 3º lugar
Maria, Taciane, Maricia e Maiquele – Revezamento 4x400m Feminino – 2º lugar
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Ciclismo de Caraguá marca presença no Metropolitano de Ciclismo em Praia Grande
A última etapa do Campeonato Metropolitano de Ciclismo contou com a participação de 200 atletas, incluindo a equipe da SECER de Caraguá, que marcou presença com 12 atletas

Caraguatatuba - Caraguatatuba marcou presença na última etapa do Campeonato Metropolitano de Ciclismo, realizado neste final de semana, na cidade de Praia Grande, litoral sul de São Paulo.
O evento contou com a presença de 200 participantes de diversas cidades, incluindo a equipe da SECER – Secretaria de Esportes e Recreação, composta na ocasião por 12 atletas.
Na categoria Infanto-Juvenil, Rafael Alves, da Escola Estadual Alcides de Castro Galvão (Ipiranga) garantiu a 2ª colocação. De acordo com a ACC – Associação dos Ciclistas de Caraguá essa disputa foi difícil uma vez que o campeão da categoria era de uma etapa acima e o atleta Rafael mesmo sendo da Infantil, competiu na igualdade nesta categoria, a qual irá disputar apenas em 2009.
Outra boa colocação da equipe da Secretaria de Esportes e Recreação foi na categoria Juvenil, onde o atleta Thiago Alves conquistou o 5º lugar.
Ainda pelo Campeonato metropolitano de Ciclismo Caraguá garantiu lugar no pódio, representado por José Joaquim, que ficou com a 3ª colocação na categoria Sênior A.
Na Sênior B, em um sprint bastante disputado o atleta Gilson Francisco chegou em 7º lugar.
A equipe de Ciclismo de Caraguá conta com o apoio da SECER, J-Bike, Geomater, Beach Energy, Point Motos, Body Fit Academia, Auto Posto Mareli, Vídeo Shopping, Cine Caraguá, Zimmerman Odontologia, Niponet, JPR Auto Peças, Rádio Oceânica, Posto de Molas Pai e Filho e Loft.
PMC

Comédia “A Mulher do Candidato” é a boa pedida deste fim-de-semana em Caraguá
Com texto de Walciyr Carrasco e direção de Cininha de Paula, a comédia “A Mulher do Presidente” traz no elenco grandes nomes como Anselmo Vasconcellos e Giuseppe Oristânio. Os convites podem ser comprados com 50% de desconto até esta quinta-feira, dia 6 em Caraguá e São Sebastião

Caraguatatuba - O Teatro Mario Covas apresenta no próximo sábado, 8 de novembro, às 21h, o espetáculo “A Mulher do Presidente”, sob a produção de Flor de Nan com o apoio da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.
A comédia tem texto de Walcyr Carrasco (autor das novelas globais O Cravo e a Rosa, Alma Gêmea e Chocolate com Pimenta) e direção de Cininha de Paula e traz no elenco Giusepe Oristânio, Laura Proença, Andréa Avancini, Rogério Fabiano e Anselmo Vasconcellos.
Um pouco de sexo, uma pitada de política com um molho de mulher são ingredientes indispensáveis nesta farsa de Walcyr Carrasco. De acordo com a produção do espetáculo, esta receita, federalmente louca, resulta num espetáculo que junta a esperteza política com a beleza da mulher em uma armação mais absurda e divertida que os argumentos de uma CPI (Comissão Especial de Inquérito).
Segundo os produtores Fernando Moreno e Maria Rita Zahra, que estão trazendo o espetáculo para o Litoral Norte, as apresentações acontecerão em Caraguá e São Sebastião, com sessões únicas, às 21h.
Até esta quinta-feira, dia 6 de novembro, o público poderá adquirir ingressos pelo valor de meia-entrada (R$ 20,00), nos pontos de venda. Após esta data o convite poderá ser adquirido na bilheteria pelo valor de R$ 40,00.
Vale lembrar que clientes Porto Seguro, idosos, estudantes e funcionários públicos também pagam meia-entrada, inclusive após o dia 6.
No dia 7 de novembro a comédia “A Mulher do Candidato” será apresentada em São Sebastião, às 21h e no sábado, dia 8 de novembro, no mesmo horário, será a vez do Teatro Mario Covas receber o espetáculo. Adquira hoje mesmo seu ingresso nos pontos de venda ou pelo serviço de disk-ingresso (12) 8154-1952. Mais informações pelo telefone (12) 3881-2623. Teatro é Cultura. Prestigie!

Serviço
Pontos de venda - R$ 20,00 até 6 de novembro
São Sebastião – Drogaria Nossa Senhora Aparecida (praça Antônio Argino) e Ótica Ponto de Vista (Av. Guarda Mor Lobo Vianna)
Caraguá – Nice Calçados (rua Santa Cruz) e Himpacto Fashion (Caraguá Praia Shopping)
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Dia da Multiação totaliza 4.555 atendimentos no Massaguaçu
Este, que é considerado o maior mutirão social de todo o Litoral Norte, novamente cumpriu seu papel junto à população. No Massaguaçu, o dia da Multiação registrou 4.555 atendimentos

Caraguatatuba - O Dia da Multiação foi realizado com grande sucesso no CIEFI Benedito Inácio Soares, no bairro Massaguaçu, neste último sábado, dia 1º de novembro. Promovido pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba por meio da SECAS – Secretaria de Assistência Social e voluntários da iniciativa pública e provada, este, que é considerado o maior mutirão social de toda a região, realizou só neste final de semana 4.555 atendimentos.
Em 2008, foram realizados mutirões nos bairros Casa Branca, Travessão, Rio do Ouro, Perequê-Mirim e agora no Massaguaçu, totalizando mais de 35 mil atendimentos ao munícipe.
No Massaguaçu, neste último sábado, foram diversos os serviços prestados à população, entre eles o atendimento da Sabesp a 608 pessoas, 153 cortes de cabelos feitos pelos cabeleireiros da AMMA (Associação de Moradores do Morro do Algodão), 111 fotos para documentos, 320 atendimentos da Secretaria de Educação, confecção de 130 Registros Gerais pela Polícia Civil, além de 713 atendimentos na área da Saúde, incluindo aferição de pressão arterial, saúde bucal, zoonoses, entre outros.
Estima-se de que 350 crianças tenham passado pelas atividades de recreação da Secretaria de Esportes e com relação à documentações, o Cartório de Registro Civil efetuou 101 2ª vias de certidões.
A Secretaria de Assistência Social aproveita para agradecer a todos os voluntários que participam do Dia da Multiação em benefício das comunidades. Um dos destaques é o Colégio Tableau, que acompanha o mutirão social desde sua primeira edição, em 2005.
Outros parceiros voluntários que contribuem para o sucesso do Dia da Multiação, são as Secretarias da Educação, Esportes, Urbanismo, Serviços Públicos, Ditran, Fundo Social de Solidariedade, Banco do Brasil, Sabesp, PAT/Sine, Banco do Povo, Advogados Voluntários, Cabeleireiros Voluntários, AMMA (Associação de Moradores do Morro do Algodão, Serviços de Foto 3x4, PAT/SINE, Cartório de Registro Civil, Defesa Civil, Conselho Tutelar, ACEC – Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Unimódulo, Procon, Microlins, Polícia Militar, Associação Comercial, FUNDACC (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), entre outros.
O Dia da Multiação foi criado em 2005, com o objetivo de levar serviços essenciais à população de baixa renda que reside em bairros distantes. De 2005 a 2008 foram realizados 20 eventos do Dia da Multiação, sendo 4 em 2005, 6 em 2006, 5 em 2007 e 5 em 2008.
Somados todos os atendimentos prestados desde o primeiro mutirão social, a Prefeitura de Caraguá já realizou mais de 140 mil atendimentos à população.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Piloto de Caraguá é convidado de honra do I Campeonato de Paramotor no Brasil
Zé Mario, piloto há 14 anos, participa do campeonato em Bariri; nas alturas sonha em representar Caraguatatuba no mundial De Paramotor, na França em 2009

Caraguatatuba - O piloto José Mario esteve em Bariri –SP entre os dias 25 e 26 participando do I Campeonato de Paramotor no Brasil. O piloto foi convidado de honra da ABPM - Associação Brasileira de Paramotor. Zé Mário, como é conhecido em Caraguá, foi um dos precursores da modalidade no Brasil – o piloto voa há 14 anos em paramotores -“Não fui com a intenção de participar, mas sim de rever amigos antigos do vôo e de renome no cenário nacional, mas acabei me inscrevendo” conta.
As provas foram de navegação, balizas perto do solo, slalow, consumo de combustível e precisão de pouso com motor desligado com a participação de cerca de 40 pilotos de todo o Brasil como Tocantins, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, entre outros estados.
“Por falta de recurso e tempo, só cheguei no local da prova na sexta à noite, mas os outros competidores já estavam lá há dois dias treinando, mesmo assim, fiquei em sétimo lugar, pois só marquei ponto em duas das cinco provas” comenta o piloto.
“Foi muito emocionante voar com mais de 30 paramotores ao mesmo tempo. Na tarde do sábado, teve uma revoada e todos voamos juntos ao por do sol. Uma grande emoção” finaliza Zé Mário.
Segundo ele, sua meta é ir para o mundial em 2009 na França representar Caraguatatuba.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Dirigente de Ensino Presta Homenagem Especial aos Professores da Rede

Caraguatatuba - No último dia 31 de outubro a Dirigente de Ensino da região de Caraguatatuba recebeu professores da Rede Estadual, um de cada escola, para um café da manhã, celebrando assim, o “Dia do Professor” neste mês.
Edina Paula Roma Teixeira aproveitou a oportunidade para agradecer aos professores pelo empenho e dedicação na implementação da Nova Proposta, e ressaltou a importância do trabalho em sala de aula, o que torna os professores parceiros da Diretoria neste momento de grandes transformações no ensino paulista.
A Dirigente lembrou a todos que a Diretoria de Ensino é a casa do professor, e a Oficina Pedagógica, especialmente, está sempre aberta para toda ajuda e apoio necessários. Pediu também aos presentes para se tornarem multiplicadores de suas palavras, levando aos colegas de escola o abraço, o carinho e profundo reconhecimento ao trabalho do professor que assim, garante que o Estado possa atingir todas as metas estipuladas pela Secretaria da Educação para o ano 2010.
(Fonte: Diretoria Regional Caraguatatuba)

Palestra: Como Evitar Reclamações Trabalhistas e Contratos De Trabalhos Alternativos

Caraguatatuba -Dia: 11/11/2008
Horário: 19 horas
Duração: 2 horas
Valor: GRATUITO

Público-alvo: Empresários, Gerentes, Encarregados, Supervisores, Futuros Empresários e Sucessores na Empresa Familiar.
Conteúdo programático: Principais fatores que ocasionam o processo trabalhista, os riscos jurídicos e prejuízos do processo trabalhista para a empresa. Aprofundará os conceitos sobre legislação trabalhista, as formas de contratação, os contratos de trabalho. A sazonalidade da atividade, como forma de planejar as contratações, sindicato, banco de horas, a hipótese em que se forma o vínculo de emprego, a contratação de serviços x mão-de-obra. Ainda, a redução dos custos com empregados, a organização administrativa da empresa e do seu pessoal, o registro de empregados, e por fim, segurança e medicina do trabalho.
Palestrante: Norberto Marcos Barbosa
Local: Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba. (Rua Engenheiro João Fonseca, 484 Centro).

VAGAS LIMITADAS

Maiores Informações e Inscrições:
Telefone: (12)3897-8198
Rua: Siqueira Campos, 44-Centro - Caraguatatuba.
(Prédio da Secretaria Municipal de Administração)
e-mail: pae.caragua@gmail.com
(Fonte: Sebrae Caraguatatuba)

Visitantes de Caraguatabuta terão mais uma opção turística no município

Caraguatatuba - A partir deste sábado, os visitantes de Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo, terão mais uma opção turística: o Roteiro Turístico do Mexilhão.
A inauguração do projeto acontece neste sábado (1º de novembro), a partir das 10h da manhã. Após a recepção dos visitantes, todos serão convidados a um passeio de barco à maior fazenda de cultivo de mexilhões do Estado de São Paulo e segunda maior do Brasil, localizada ao lado da Ilha da Cocanha, local privilegiado pelas belezas naturais da região costeira de Caraguatatuba. O roteiro ainda inclui degustação de pratos elaborados com a iguaria e explicações sobre o cultivo do molusco.
O Roteiro Turístico do Mexilhão nasceu da parceria entre a Universidade Solidária (UniSol), a Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) e o Unimódulo – Centro Universitário Módulo, com o objetivo de aliar o cultivo do mexilhão à atividade turística e à preservação ambiental, proporcionando à comunidade local o desenvolvimento sustentável.
O projeto, que conta com o apoio da Energias do Brasil, apresenta como diferencial o trabalho participativo de estudantes universitários da Unimódulo de diferentes cursos junto à MAPEC, para o fortalecimento da comunidade e preservação da identidade cultural caiçara.

Data: 01/11/2008
Local: Galpão sede da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha - Praia da Cocanha - Caraguatatuba/SP
Horário início: 10h
Endereço: Rua João Alves, nº 500 - Praia da Cocanha
(Fonte: Divulgação)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

“Maria do Frade” recebe Título de Cidadã Honorária de Ilhabela

Ilhabela - O Vereador Dr. Guilherme Maia (PMDB) entregará na próxima sexta-feira (07/11) o Titulo de Cidadã Honorária a Maria Conceição dos Santos, mais conhecida em Ilhabela como ”Maria do Frade”.
Ela nasceu em São Paulo, onde viveu sua infância, e aos 13 anos mudou-se para Ilhabela onde vive há quase 30 anos.
“Maria é um ser de luz, que veio pra nos transmitir algo, ela tem o dom da palavra, orienta-nos nos caminhos de luz e irradia tanta espiritualidade e verdade, que só quem está preparado para ouvir, consegue entender suas mensagens”, comenta Dr. Guilherme o autor do título honorífico que obteve aprovação unânime entre os membros do Legislativo Ilhabelense.
A sessão solene em que será feita a entrega do título a Maria acontece no próximo dia 7 de novembro, às 19 horas, na Câmara Municipal de Ilhabela.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereador reivindica telefone comunitário para Estrada da Toca

Ilhabela - O Vereador Luiz Antonio dos Santos, o Luiz Lobo (PSDB), apresentou na última sessão (29/10) um requerimento ao Superintendente Regional da Telefônica, Engenheiro João Francisco Carvalhaes, solicitando a instalação de um telefone comunitário na Estrada da Toca, altura do nº 272, bairro da Água Branca, em Ilhabela.
Segundo o vereador, os moradores do bairro reivindicaram a benfeitoria e alegaram a grande dificuldade que encontram no período noturno e principalmente nos dias de chuva, quando, por extrema necessidade, são obrigados a ir em busca do aparelho mais próximo.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Proprietários de quiosques pedem que taxa de ocupação seja reduzida ou extinta

Ilhabela - O Vereador Zeca do São Pedro (PTB) apresentou na última sessão (29/10) um requerimento ao Executivo para este intervir junto à Secretaria de Patrimônio da União – SPU, para que não seja cobrada a taxa de ocupação dos proprietários de quiosques em faixa de marinha.
“A reivindicação visa atender as solicitações de donos de quiosques em faixa de marinha, que o procuraram com intuito de que a taxa seja reduzida ou extinta, pois a atual cobrança é abusiva, causando prejuízos para esses trabalhadores”, afirma Zeca.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Projeto de Lei prevê disponibilização na Internet de dados de licitações municipais

Ilhabela - O Vereador Beto Campos (sem partido) apresentou na última sessão realizada pela Câmara de Ilhabela um projeto de lei que prevê que os órgãos e entidades da administração pública municipal direta e indireta disponibilizem na Internet, até quinze dias após o término da licitação, todos os dados e informações relativas a procedimentos licitatórios.
Beto explica que a iniciativa busca concretizar o princípio da publicidade dos atos administrativos conforme a Constituição, franqueando a todos o acesso às informações sobre as licitações realizadas.
“Ingrediente básico numa democracia a publicidade é um importante mecanismo de controle dos recursos públicos, reclamando medidas que possam assegurá-la. Nesse sentido a propositura apresentada visa assegurar uma maior transparência na gestão dos recursos públicos, além de garantir ao cidadão o seu direito de fiscalização, um dos requisitos básicos de uma democracia participativa”, justifica o vereador.
De acordo com o Projeto de Lei 129/2008, deverão ser disponibilizados na Internet: editais; memoriais descritivos; orçamentos presumidos; nomes de empresas convidadas com o correspondente número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ, quando se tratar de licitação na modalidade convite; relação dos concorrentes habilitados e dos inabilitados; nome da empresa vencedora e o valor apresentado; contrato firmado com a empresa vencedora e termo de encerramento da licitação. Também deverão ser publicados todos os aditamentos realizados.
O projeto foi encaminhado às comissões permanentes da Câmara para exararem seus respectivos pareceres.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Vereadores aprovam dois Projetos de Lei e seis vetos
Um dos projetos aprovados revoga a Lei que limita o ingresso de veículos em Ilhabela

Ilhabela - Durante a última sessão ordinária (29/10) realizada pela Câmara Municipal de Ilhabela, os vereadores aprovaram seis vetos apostos pelo Poder Executivo e dois Projetos de Lei, de autoria do Vereador Beto Campos (sem partido).
Transporte Alternativo é vetado - Os vereadores aprovaram o veto total do Executivo ao Projeto de Lei nº 35/2008, de autoria do Vereador Márcio Garcia (PTB), que dispõe sobre a implantação, no âmbito do município de Ilhabela, do serviço de transporte de passageiros alternativo por intermédio de utilitários.
De acordo com a justificativa do veto enviada pelo prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, trata-se de uma disciplina do serviço público que só pode ser proposta pelo Chefe do Poder Executivo conforme o artigo 175 da Constituição Federal.
O prefeito ainda esclarece que o projeto atenta contra a Lei 8.666/93, já que a concessão ou permissão de serviços públicos necessitam ser licitados, não sendo permitido ao legislador municipal impor normas sobre a licitação, como prevê o projeto e ainda fere o princípio constitucional da independência dos poderes.
Segundo a Divisão Municipal de Trânsito, o Projeto também infringe a Resolução 811 do Contran – de 27/02/1996 - a qual estabelece requisitos de segurança no transporte coletivo de passageiros, deixando evidente que Kombis, Topics e similares não se prestam ao serviço coletivo público de passageiros.
“O projeto não se fez acompanhar de estudo técnico viável para implantação de transporte coletivo alternativo em Ilhabela, o qual é imprescindível para a malha viária existente. Isto porque, o nosso município conta apenas com uma via de acesso de grande circulação, que, aliás, dá acesso às adjacências. De modo que ao permitir o tipo de transporte previsto neste projeto haverá proliferação de veículos que findará em congestionamento e inviabilizará o trânsito em Ilhabela. Sem contar os períodos de temporada, onde aumenta consideravelmente a frota de veículos em Ilhabela”, informa o prefeito em seu ofício que acompanha o veto.
Aedes aegypti - O veto total ao Projeto de Lei nº 72/2008 também foi aceito pelos vereadores. De autoria do Vereador Dr. Guilherme Maia (PMDB), o projeto dispõe sobre medidas e procedimentos administrativos visando impedir a presença de criadouros de “aedes aegypti”.
Conforme a justificativa do prefeito para o veto, existe a Lei Complementar n° 96, de 01 de março de 2002, com alterações introduzidas pela Lei n° 173, de 17 de março de 2003. A Lei Complementar n° 96, além de disciplinar a matéria, prevê a multa pelo seu descumprimento.
Transporte Escolar - Outro veto total do Executivo foi aposto ao Projeto de Lei nº 79/2008, de autoria do Presidente do Legislativo, o Professor Joadir Capucho (PTB). A propositura dispõe sobre a concessão de Transporte Escolar aos alunos da Rede Pública Municipal em locais não atendidos pelo serviço de Transporte Coletivo.
O Projeto de Lei obriga o Poder Executivo a fornecer transporte escolar aos alunos da rede municipal em locais não atendidos pelo serviço de transporte coletivo em condições de segurança, conforto e dignidade.
Joadir explica que, em todo o Brasil, a falta de transporte escolar público para crianças e adolescentes é apontada como uma das causas de evasão escolar, pois nem todas as famílias têm condições econômicas de propiciar transporte particular aos estudantes.
O prefeito informou em sua justificativa do veto que a Secretaria de Assuntos Jurídicos manifestou contrariamente ao projeto por infringência constitucional, e pelo fato do município já prestar tal serviço.
“Trata-se de uma imposição ao Executivo, além de corresponder diretamente num aumento no orçamento público, de modo que somente o Chefe do Poder Executivo pode dispor a respeito, e o projeto em questão fere a autonomia dos poderes. Além do que, o serviço nele destacado já é efetuado pela Secretaria Municipal de Educação que dispõe de Kombi, Vans e Micro-ônibus para atender aos estudantes da rede escolar do município e ainda contrato com a concessionária de transporte coletivo (Auto Aviação Ilhabela), para transporte de alunos da rede pública”, explicou o prefeito.
Utilitários com tração nas quatro rodas – O Executivo vetou parcialmente o Projeto de Lei nº 83/2008, de autoria de Ricardo Fazzini (PMDB). Enquanto substituía o Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB), em junho último, Ricardo apresentou o projeto que modifica dispositivos da Lei 232/2003 que dispõe sobre a prestação dos serviços de Transporte em Veículos Utilitários com Tração nas Quatro Rodas, no sentido de acrescentar mais normas de segurança.
A Secretaria de Assuntos Jurídicos manifestou-se pelo veto parcial ao Projeto de Lei, § 1° do art. 3° - segundo o qual a permissão para a prestação do serviço seria obtida mediante solicitação de inscrição na Prefeitura Municipal, que outorgará o alvará correspondente, que teria vigência de um ano para todos os veículos, com vencimento no décimo mês do ano corrente. O prefeito informa que a parte final do texto (“décimo mês”) não está em harmonia com o prazo de vigência de um ano.
Outro item vetado pelo Executivo do mesmo projeto é o artigo 2° que acrescenta o inciso V ao art. 4° da Lei 232/03, já foi objeto de Projeto de Lei, incluso através da Lei n° 550/2007 que prevê que, quando se tratar de autorização requerida por empresas de turismo será exigido que o veículo seja registrado em nome da empresa.
Ainda de acordo com a justificativa do veto, o artigo 3° acrescenta os incisos X e XI ao artigo 5° da Lei 232/03, sendo que o inciso X já consta no inciso VII do art. 2° do mesmo Projeto e o inciso XI não define o que é “plano de emergência” já que, segundo a propositura, o permissionário deverá possuir um plano de emergência documentado.
Denominação de Via Pública I – O prefeito Manoel Marcos também vetou o Projeto de Lei nº 107/2008, do Vereador Luiz Lobo (PSDB), que propõe o nome de “Rua Sebastião Leite da Silva”, a via que tem seu início entre os números 42 e 76 da Estrada da Torre, no bairro da Armação.
A Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Serviços Públicos e a Divisão de Cadastro Municipal informaram que a denominação “Sebastião Leite da Silva” já foi destinada para a rua localizada no bairro do Bexiga – conforme Decreto n° 251/82, alterado através da Lei n° 284/88.
“Desta forma, o projeto em referência decerto ocasionará verdadeira confusão quanto à localização, das vias públicas”, justificou o prefeito.
Denominação de Via Pública II – O prefeito também vetou o Projeto de Lei nº 115/2008, de autoria do Vereador Carlinhos, que propõe o nome de “Rua Marambaia” a via pública que tem início na altura do número 20.000 da Avenida Mário Covas Júnior.
O prefeito informa que vetou o projeto porque a rua “encontra-se aberta precariamente sendo seu início com cerca 50 metros inseridos no Parque Estadual de Ilhabela”.
Vale-compras para servidores do Legislativo – O Projeto de Lei nº 59/2008, de autoria do Vereador Beto Campos (sem partido), foi aprovado na última sessão. Conforme o projeto será concedido, mensalmente, vale compra de alimentos no valor de R$ 90,00 – ao invés da cesta básica - aos servidores públicos da Câmara de Ilhabela, ativos e inativos, cuja remuneração bruta, à época da concessão, não ultrapasse o valor de R$ 1.364,02. O servidor que tiver duas ou mais faltas injustificadas no mês não receberá o vale compra de alimentos no mês subseqüente. O benefício a que se refere a Lei não possui natureza salarial, não se incorporando à remuneração do servidor para quaisquer efeitos.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Aprovado PL que revoga a Lei que limita ingresso de veículos em Ilhabela

Ilhabela - Ainda durante a sessão de ontem, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 42/2008 que revoga a Lei nº 532/2007 que dispõe sobre ingresso e circulação de veículos no município.
Na opinião do autor do projeto, o Vereador Beto Campos, a Lei que limita o ingresso de veículo no Município revelou-se inadequada e de difícil operacionalização. “Embora necessária, a limitação de ingresso de veículos em Ilhabela, não foi precedida de estudos que indicassem a efetiva capacidade da malha viária municipal, bem como apontassem opções para os turistas deixarem seus carros. A incerteza do ingresso, agravada pela falta de locais para estacionamento de seus veículos, tem afastado os turistas de Ilhabela, gerando prejuízos para a economia do município”, afirma Beto.
O vereador também explica que, tendo em vista a instituição da taxa ambiental, a limitação de veículos torna-se desnecessária, e a taxa pode e deve ser utilizada como instrumento para redução, não de turistas, mas de veículos no município.
Os vereadores presentes à sessão foram favoráveis à propositura com exceção do Vereador Luiz Lobo que inclusive exarou um parecer contrário à parte manifestando, que a matéria tratada no projeto é de competência do Chefe do Executivo, como disposto no Código de Trânsito Brasileiro especialmente no artigo 24, XVI - segundo o qual compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito nos municípios, no âmbito de sua circunscrição: XVI – planejar e implantar medidas para redução da circulação de veículos e reorientação do tráfego, com o objetivo de diminuir a emissão global de poluentes.
“Assim não compete a este Legislativo a revogação da Lei que disciplina matéria de exclusiva competência do Executivo, por ser incompatível com o ordenamento constitucional e principalmente com o princípio de separação dos poderes”, argumentou Luiz Lobo em seu parecer. O projeto ainda será encaminhado ao Executivo para sanção ou veto.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

1ª Festa Afro de Ilhabela Dias 15 e 16 de Novembro

Ilhabela - Programação:

Sábado - A partir das 20h
Apresentação de danças afro e comidas típicas
Show com o grupo de pagode Pronúncia no Olhar

Domingo - A partir das 19h
Missa Afro - Campal
Apresentação de Dança afro
Show com a Banda Herus (axé)
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela recebe doação de um notebook

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela, por meio da secretaria municipal de Administração recebeu na última quarta-feira, 29, a doação de um Notebook da marca HP da empresa TRANSIT TELECOM e da empresa autorizada Canal 12. Esteve na visita à Prefeitura o Sr. Nilton Marques, Gerente de Canais Indiretos da Transit, o Sr. Wagner Salomon e Sr. Fábio Carvalho, ambos da empresa Canal 12, juntamente com a Secretária de Administração, Raquel Pagliarini e a Diretora de Serviços, Raquel Barbarulo. No ato da entrega, foram discutidos os benefícios concretos observados neste período que iniciamos com a utilização do “17”. “ O principal diferencial da empresa está diretamente ligado à tarifa do interurbano, que chega a ter uma redução de 30% no valor do minuto em comparação com outras operadoras. As tarifas cobradas pela Transit, nas ligações de fixo para celular, também são mais competitivas. Além disso, o contrato que firmamos não possui fidelidade, ou seja, exclusividade, ficando a Prefeitura com a autonomia de utilizar ou não o serviço da operadora Transit”, afirma a Diretora de Serviços, Raquel Barbarulo. Na oportunidade, a secretária de Administração agradeceu o atendimento ao pedido, mencionando a importância que esta parceria tem trazido, visto que as reduções nos gastos com as despesas fixas foram visíveis, comprovando o intuito da prática de uma política transparente e com foco na busca por soluções que proporcionem eficiência na aplicação dos gastos públicos.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Câmara pede urgência na regulamentação de antenas de celular

São Sebastião - O vereador de São Sebastião, Robson Ceará (PPS), está preocupado com falta do cumprimento da legislação que regulamenta a instalação e o funcionamento de antenas transmissoras de telefonia celular no município.
Na última sessão, o vereador apresentou um requerimento, aprovado por unanimidade, que será enviado em regime de urgência ao prefeito Juan Garcia, afirmando que foi procurado por um grande número de moradores que residem próximos de antenas.
De acordo com Robson Ceará, a polêmica começou após a edificação de cinco novas antenas na cidade, que resultou em um inquérito civil público, número 89/08, no qual consta que a Prefeitura notificou, embargou e multou a empresa TNL - PSC/AS, responsável pela obra.
O vereador explica que existe atualmente apenas a Lei 10.995, de 21 de dezembro de 2001, aprovada na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, que regulamenta a instalação e o uso das antenas de transmissão de telefonia celular.
"Eu fiz uma pesquisa na Secretarias de Obras do município e não encontrei qualquer projeto aprovado ou tramitando que possibilite tal edificação. As cinco edificações estão em desacordo com os artigos 4º e 5º, da Lei 10.995, mas as obras continuam", afirma.
O parlamentar questiona a Prefeitura se, além do embargo e da multa, existe outro meio para impedir a continuação da obra e se tem monitorado o índice de radiação dos equipamentos que, de acordo a OMS (Organização Mundial de Saúde), não pode ultrapassar 432 microwatts por centímetro quadrado.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

“Uma solução artística para a questão de resíduos” lança site oficial sobre coleta seletiva

São Sebastião - A cerimônia de encerramento do projeto piloto de educação ambiental “Uma solução artística para a questão de resíduos” realizada no Teatro Municipal de São Sebastião na última quinta-feira (30/10) foi marcada por muita arte e emoção. A iniciativa da Prefeitura de São Sebastião e da empresa Faber, aplicadas nas Escolas Municipais Walfrido Maciel Monteiro (Morro do Abrigo), Edileuza Brasil Soares (Maresias) e Canto do Mar
procurou valorizar os resíduos urbanos por meio da redução, reutilização, reciclagem e tratamento, dando soluções artísticas para incentivar a coleta seletiva nos alunos e professores. Na ocasião, houve o lançamento do site oficial do projeto, que contém informações relevantes sobre o tema, com enfoque na coleta seletiva da cidade. (www.press.faberbrasil.com.br).
Durante um ano, cerca de 1.300 alunos foram envolvidos no projeto e o resultado apresentado no Teatro foi uma grande mostra artística, com declamação de poesias, apresentações musicais e teatrais, todas com ênfase nos três “R”: reduzir, reutilizar e reciclar.
Durante a cerimônia, a secretária de Educação Marilene Ramachotti Leite ressaltou a importância do projeto, desde a formação dos professores à mudança de hábitos e atitudes da comunidade escolar. “Um projeto como esse não pode acabar nunca, dada sua importância”, frisou. Para a coordenadora de Educação Ambiental da empresa Faber, Laura de Lima Vuolo, o projeto é importante porque representa a mudança de paradigmas.
Numa parceria com a escola de idiomas CCAA, os alunos Iago Brandão (EM Walfrido), Sophia Tavares (EM Edileuza), Laylana Barbosa e Lucas Lúcio (EM Canto do Mar) receberam bolsas de estudos como prêmio pelo concurso de poesias. A platéia pôde conferir ainda a performance da professora Luiza Maria de Oliveira, da EM Canto do Mar, que declamou a poesia “Reflexão e Mudanças”.
Os alunos da EM Walfrido Monteiro apresentaram os produtos produzidos com a oficina de cestaria, coordenada pela professora Marina, confeccionados à base de jornal. Objetos como abajur, porta-guardanapos e cestos encantaram os presentes e fizeram parte da exposição dos trabalhos finais do projeto.
Na seqüência, a platéia se encantou e cantou junto com a orquestra experimental de percussão dos alunos da EM Canto do Mar, sob a coordenação do professor Duda. Os instrumentos feitos à base de materiais recicláveis, como pets, baldes de plástico e até mesmo grãos, como arroz e feijão aliados às vozes afinadas dos alunos foram um dos destaques da noite.
Não menos importante, os alunos da EM Edileuza Brasil encerraram o ciclo de apresentações mostrando um bem-humorado espetáculo-teatral “bumba-meu-boi”, com os tradicionais personagens (boi, burro, ema) todos confeccionados em material reciclável.
A historiadora Letícia Theotônio apresentou dados do projeto, lembrando ações desenvolvidas simultaneamente em outras áreas, como por exemplo, o projeto de segregação e destinação correta dos resíduos hospitalares desenvolvidos em parceria com a Secretaria da Saúde. “Todas essas ações fazem parte da implementação do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos de São Sebastião, o Press”, destacou.
O secretário de Meio Ambiente, Teo Balieiro, que na ocasião também representou o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, ressaltou os pontos positivos do evento. “É uma iniciativa muito importante, uma grande oportunidade de aprendizado que alunos, professores e todos os profissionais envolvidos no projeto conquistaram como poucos municípios do país pode se dar ao luxo de ter”, concluiu.
A cerimônia contou ainda com a apresentação do coral municipal Maestro Sinésio Pinheiro.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Basquete de São Sebastião disputa Liga do Coneleste Paulista nesta terça-feira

São Sebastião - A equipe de basquete de São Sebastião disputa nesta terça-feira (4/11), a partir das 18h, no Ginásio da CTI, em Taubaté, a segunda partida válida pelas semifinais da Liga do Coneleste Paulista na categoria Cadete (voltada para jogadores com até 17 anos). Contra o time Taubaté 1, os sebastianenses precisam da vitória para continuar com chances de conquistar a competição.
Para essa partida, o grupo caiçara será composto pelos atletas Jonathan, Gelatan, Felipe, Jonathan Caldeira, Juan, Gustavo, Silas, Christian, Jhony, Diego, Wilson e Emerson.
O objetivo é reverter a situação negativa dentro do campeonato, já que no primeiro jogo, realizado no último dia 26 de outubro, no Ginásio José de Souza Gringo, os sebastianenses perderam o duelo por 72 a 57. Caso vençam, os sebastianenses provocam o terceiro confronto, que define enfim, uns dos finalistas.
A equipe de basquete de São Sebastião na categoria Cadete conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp).
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

CIP promove curso de Barman em Boiçucanga

São Sebastião - Está em andamento na unidade Boiçucanga do Centro Integrado Profissionalizante (CIP) a segunda turma do curso de “Barman”. A capacitação é oferecida pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), e tem a participação de 15 pessoas em um total de oito horas.
A previsão do CIP é finalizar nesta semana a turma de Barman em um local ainda a ser definido. Mais 15 alunos também vão integrar o curso neste mês. Os professores passam noções de preparação de drinks, montagem de um bar, entre outros.
A primeira turma se formou em outubro com a última aula no “O Galeão”, localizado em Cambury. “Agradeço muito aos proprietários que cederam o espaço para o melhor aprimoramento de nossos formandos”, disse o chefe de Divisão do CIP, Fábio Pereira.
Outras informações pelo telefone (12) 3865-1527.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Fundação Deodato Santana finaliza 1ª fase do antigo Fórum

São Sebastião - A Fundação Pública Deodato Santana, órgão ligado à Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), finaliza ainda este mês a 1ª fase da obra de restauro do prédio do antigo Fórum, que hoje abriga a sede do Departamento de Patrimônio Histórico. Ao mesmo tempo, os alunos executam a 1ª fase do restauro da antiga “Casa da Light”, que fica próxima ao local.
O atual prédio do Patrimônio Histórico abrigou o Fórum do município e foi cedido pelo Estado após a construção da nova sede no Topovaradouro. A 1ª fase compreende o restauro externo, ou seja, a fachada do local que passou, após o estudo de cores, por pintura nas paredes e reforma das grades. Logo após o término dos trabalhos, os alunos da Oficina Escola vão se dedicar à 2ª fase, que inclui a substituição do madeiramento, pintura de paredes e portas, entre outros serviços no interior do local. A previsão de execução é de cinco meses.
Já a antiga “Casa da Light”, primeiro posto de geração de eletricidade de São Sebastião, será transformada na sede da Fundação Deodato Santana. A previsão é de que a 1ª fase da obra seja entregue no mês de dezembro. Atualmente os alunos finalizam o madeiramento do telhado, após retirada e aproveitamento de alguns materiais, e salas de aula. A 2ª fase da obra também tem a duração de cinco meses e terá a construção de três banheiros, sendo um masculino, um feminino e um adaptado aos padrões da acessibilidade, vestiários, um galpão para marcenaria e outro para armazenamento de materiais.
a Fundação Pública Deodato Santana recebe uma verba de R$ 600 mil/ano e é subsidiada na compra dos materiais para as obras. A entidade segue os moldes das Oficinas Escolas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Governo Federal, e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).
Outras informações sobre a Fundação Pública Deodato Santana pelos telefones (12) 3892-3532 ou 3892-2621.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura investiga roubo no Paço Municipal

São Sebastião - Um grupo armado invadiu a Prefeitura de São Sebastião por volta das 5h da manhã de domingo (2/11), levando dinheiro de um caixa eletrônico do Banco Santander e um monitor de plasma do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM).
Pelo menos quatro ladrões encapuzados e armados renderam o guarda patrimonial e o operador do SIM. Eles arrombaram o cofre do caixa eletrônico. A quantia levada não foi revelada pelo banco. O caso já foi registrado na delegacia de polícia. A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, também já iniciou uma investigação com base em imagens registradas por câmeras externas do Sistema Integrado de Monitoramento. Além de vigias, o prédio do Paço Municipal conta com câmeras de segurança.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Projeto da Linha Turística Beach-Tour obtém adesão de 22 empresas

São Sebastião - O projeto da Linha Turística Beach-Tour, que tem por objetivo levar o visitante e/ou turista aos diversos atrativos existentes em São Sebastião, obteve até o momento a adesão de 22 empresas. A informação foi repassada aos membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) durante reunião ordinária realizada na última quarta-feira (29/10), na Praça Pôr-do-Sol, em Boiçucanga, Costa Sul do município.
A quantidade de estabelecimentos, entretanto, poderia ser maior caso os empresários que já demonstraram interesse em participar da iniciativa tivessem enviado dados necessários como endereço, CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e a forma de pagamento.
Segundo o Comtur, o valor da adesão é de R$ 600 à vista ou em até seis vezes de R$ 100. Uma das propostas a ser realizada com a importância já arrecadada é a adesivagem dos ônibus, cuja lotação é de 23 lugares, com a logomarca das firmas participantes. O projeto deve entrar em funcionamento a partir da segunda quinzena de dezembro de 2008.
Os interessados em aderir a proposta ainda podem entrar em contato com o Comtur pelo e-mail comturss@gmail.com  ou pelo telefone (12) 9165.7989.
Durante o encontro, que contou com a presença de agências/operadoras de turismo, como a Green Way, os integrantes do colegiado também debateram como será o itinerário e a maneira que vai funcionar a linha turística, entre outros assuntos ligados ao tema.
A próxima reunião do Comtur será realizada no dia 26 de novembro, às 17h, na Costa Norte, em local a ser definido
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

"Praia da Aventura" será entregue em dezembro

São Sebastião - Entre as obras previstas para serem entregues até o fim do ano pela Prefeitura de São Sebastião está a primeira fase da
Praia da Aventura. Em ritmo acelerado, a empreiteira responsável pela obra trabalha na fase final da estrutura física do
local. O antigo "Balneário dos Trabalhadores" está sendo transformado num parque temático voltado aos esportes ganhou campo de futebol de areia, pista de bicicross, pista de skate, área para caminhada, além de quiosques com churrasqueiras, quiosques para restaurantes/lanchonetes e praça de alimentação. A nova estrutura do local conta ainda com um prédio destinado à Fundamar, além de salas para Corpo do Bombeiros, enfermaria e lojas. Numa segunda fase, o projeto ainda prevê a instalação de equipamentos de esportes radicais, como tirolesa, parede de escalada e área de arborismo, além de ginásio de esportes coberto e píer para atracação de embarcações.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura encerra curso de "Leitura e Escrita" em dezembro

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promove no dia 8 de dezembro (segunda-feira), às 14h, o encerramento do projeto "Leitura e Escrita – Desafio de Todos", realizado em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e a Fundação Volkswagen.
A proposta foi oferecer um curso de formação continuada de qualidade aos educadores que ministram aulas do 6º ao 9º anos, nas redes municipais de ensino de Peruíbe, Caraguatatuba e São Sebastião. O último encontro foi realizado em agosto e o encerramento terá a presença de aproximadamente 100 pessoas, entre grupos gestores, pais e alunos das cidades participantes.
O projeto ressalta a importância da leitura nas mais diversas áreas de conhecimento das séries finais do Ensino Fundamental, como Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês e Língua Portuguesa.
Os parceiros têm papel fundamental na realização do projeto. A Fundação Volkswagen, idealizada e fundada em 1979 pela matriz alemã e responsável por canalizar as ações sociais da companhia, tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação, reafirmando os valores e o seu compromisso com o desenvolvimento social do Brasil. Já o Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1987. Com identidade consolidada na defesa e promoção da formação continuada de educadores, na inovação metodológica e na valorização dos espaços de aprendizagem, será o responsável pela formação dos professores no projeto juntamente com as Secretarias de Educação dos municípios.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura prepara entrega de novas unidades escolares em Juquehy, Enseada e Morro do Abrigo
Com novas unidades, município encerra definitivamente terceiro turno diurno nas escolas

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Educação (Seduc) e Obras e Planejamento (Seop), entrega até o fim do ano três novas unidades escolares nos bairros de Juquehy, Enseada e Morro do Abrigo. As obras, que seguem em ritmo acelerado, vão contemplar a comunidade e acabar definitivamente, a partir de 2009, com o terceiro turno diurno das escolas, segundo estimativa de demanda feita pela Seduc.
A unidade da Enseada, na Costa Norte, tem o investimento médio de R$ 4,6 milhões e vai beneficiar principalmente os alunos residentes nesta região, que estudam atualmente na E.M. Henrique Botelho, no Porto Grande, que não vão precisar se deslocar até a região central. O local contará com 20 salas de aula, laboratório de informática, sala de múltiplo uso, quadra coberta com medidas oficiais, refeitório e elevadores. A obra atende todos os padrões de acessibilidade.
Já em Juquehy, na Costa Sul, está em andamento a construção de mais 10 salas de aula junto à E.M. de Juquehy. O investimento da administração ultrapassa os R$ 1,2 milhões. No Morro do Abrigo, a Prefeitura realiza a obra de ampliação e reforma da E.M. Walfrido Maciel Monteiro com a construção de seis salas de aula e o custo de R$ 790,3 mil.
"Com todos esses investimentos, a administração fecha o ano com o serviço cumprido: sem escolas de latas, falta de salas de aula, poucas vagas em creches e prédios com ameaça de desabamentos. O cenário mudou e hoje os alunos da rede municipal possuem material apostilado, quadras cobertas, uniformes e merenda de qualidade", avalia o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Tribo Indígena de São Sebastião recebe Cine BR em Movimento

São Sebastião - A Tribo Indígena Ribeirão Silveira de São Sebastião, Nhembo` e’ á Porá, recebeu o Projeto Cine BR em Movimento. A ação foi realizada pela Petrobras, por meio da sua contratada Acergy Brasil, e foi realizada no dia 29, com apresentação de duas sessões.
Uma sala de aula foi transformada em sala de cinema e os índios, com idade entre 4 e 17 anos, assistiram os filmes Garoto Cósmico e Os Porralokinhas. Durante as apresentações foram distribuídas pipocas e sucos para os presentes. As sessões contaram com a participação de cerca de 100 curumins.
Entre uma sessão e outra, os curumins, que tem entre suas disciplinas aulas de musicas do projeto Guri, presenteou os visitantes com uma apresentação do coral da aldeia. Os índios cantaram as músicas em tupi-guarani e português, já que a aldeia mantém a sua cultura.
Segundo o pajé, Gino Castro (Japé) a escola indígena existe desde 1965 e em 2000 o local foi ampliado e funciona também como um centro comunitário. Os alunos aprendem disciplinas de português, matemática, informática, canto, violão e percussão.
De acordo com a diretora da escola, Maria Salete Almeida do Nascimento, a ação foi muito importante, pois foi a primeira vez que os curumins tiveram acesso ao cinema. “Esse contato com o cinema será importante, pois eles vão se recordar por muito tempo, inclusive passar para os amigos de outras aldeias que ainda não puderam ver um filme”, disse a diretora.
De acordo com a Petrobras essa ação foi uma troca de experiência, pois as pessoas envolvidas no projeto tiveram acesso a uma outra cultura, diferente do que estão acostumados e disse ainda que a apresentação do coral foi uma grande surpresa.
Fomos convidados pela diretoria da escola para almoçarmos na aldeia. Após o almoço conhecemos todo o local. Fomos muito bem recepcionados e o mais interessante foi a participação ativa de todos durante a apresentação do filme, disse Cristina Avellar, Relações Publicas da Petrobras.
Avellar informou ainda que a próxima apresentação do Cine BR em Movimento será na Escola Municipal Eurípedes da Silva Ferreira, em Ilhabela. As duas sessões devem atrair cerca de 340 crianças.
O Cine BR em Movimento e um projeto nacional e tem como objetivo divulgar o cinema para todo Brasil, atendendo comunidades que não têm acesso por questões econômicas ou geográficas, com apresentações de filmes atuais. No Estado de São Paulo e a primeira vez que uma aldeia indígena recebe o projeto.
(Fonte: Divulgação)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Espetáculo "Ensáio Aberto" Estréia Essa Semana em Ubatuba

Ubatuba - A Officina Artaud apresenta "Ensaio Aberto" nos próximos dias 05, 07 e 10 de novembro, as 20:30hs, no Auditório do Passeio Santa Fé.
O espetáculo de esquetes teatrais com textos adaptados de crônicas e contos de escritores brasileiros, mistura a improvisação e a comédia.
Sob direção de Vittorio Colacchio e Marilena Cabral.
Ingressos: R$ 2,00
(escolas públicas e entidades assistenciais previamente agendadas só pagam R$ 1,00)

Realização: OSC Celebreiros Ubatuba

Adquira seu ingresso antecipado:
Patrícia: 91788452
Marilena: 97697575

Tisue Cabelereiros: Passeio Santa Fé
(Fonte: Patricia Cabral)

Aciu informa: Vagas de Emprego

Ubatuba - O RESTAURANTE SENZALA está admitindo:
Almoxarife/estoquista (entre 18 e 30 anos do sexo masculino, com noções de informática).
Av- Leovigildo Dias Vieira, 1030, Itaguá.
Falar com Alfredo

RESTAURANTE admite:
- Barman;
- Garçom / Garçonete;
- Caixa;
- Cozinheiro/a;
- Auxiliar de cozinha;
Ligar para (12) 9714 2659 para marcar entrevista. Falar com Jurandiau

A POUSADA PORTAL DA PALMEIRA recruta:
- Camareira
- Auxiliar de cozinha
- Serviços gerais
Tratar com Simone- 3832-6600

O RESTAURANTE BUCANEIROS está selecionando funcionários para a temporada, com registro na carteira (contrato de experiência de 90 dias) com possibilidade ficar fixo após a temporada de acordo com o comportamento e desenvolvimento. Para os candidatos sem experiência, haverá um período de treinamento.
IMPORTANTE: Carta de referência dos últimos empregos com o telefone de contato.

Vagas para:
- Ajudante de garçom
- Garçom
- Ajudante de pizzaiolo
- Copeiro/chapeiro
Tratar com GERSON PÉRES CAMPOS

GRAFITUR TURISMO LTDA informa vaga de:
Garçom e garçonete.
Entrevista dia 04/11 (3ª feira) às 11h30, com o Sr. Claudinei - Chefe de Restaurante
Para mais informações entre em contato no telefone: 3842 1410

O CHAVEIRO PAPA-LÉGUAS está admitindo ajudante de chaveiro (apenas do sexo feminino entre 20 e 35 anos que tenha carteira de motorista).
Tratar com Edson 3832 7007 ou 9714 2606.

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(Fonte: ACIU)

Aciu traz para Ubatuba capacitação do Senac para Garçom e Garçonete
O participante é preparado para atuar como garçom em restaurantes, bares, buffets e empresas do ramo

Ubatuba - Devido a grande procura, a Aciu- Associação Comercial de Ubatuba traz para Ubatuba um curso de capacitação completo para garçons e garçonetes do Senac- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. O curso é composto de uma programação especialmente desenvolvida pelo Senac para atender às práticas e às exigências do mercado, provê conhecimento e atualização profissional e qualifica em atendimento, contemplando aspectos comportamentais e técnicos da função de garçom. Como resultado, pela qualidade da prestação de serviços, promove uma diferenciação tanto do profissional quanto do estabelecimento empregador em relação aos seus concorrentes, gerando assim, maior atratividade e maior fluxo de clientes na empresa.
Com aulas teóricas e práticas, o curso tem carga horária de 40 horas que serão divididos em 10 dias de 4 horas, sempre das 9h00 às 12h00 na Associação Comercial de Ubatuba.
O curso oferecerá ainda uma certificação emitida pelo Senac.
Para participar é necessário ter, no mínimo, 18 anos e estar cursando ou ter concluído o Ensino Fundamental.

Programa:
• Perfil do profissional
• Organograma funcional
• Regras de higiene e apresentação pessoal
• Postura e ética profissional
• Relacionamento interpessoal
• Cortesia ao servir e qualidade no atendimento
• Identificação do material de restaurante
• Preparação do local para o atendimento ao cliente (Mise-en-place)
• Tipos de Serviços
• Serviços de bebidas
• Serviço de Vinhos
• Noções básicas de bar: conhecimento das principais bebidas
• Simulações de atendimentos com as técnicas aprendidas.

Investimento
2x de 150,00 (a primeira à vista e a segunda cheque para 30 dias)

Inscrições:
Deverão ser feitas até as 18h00 do dia 04/11 pessoalmente mediante pagamento.
Associação Comercial de Ubatuba- (Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro)
Tel: 3834 1449 falar com Cristiane

Data de realização do curso:
De 17 à 28 de novembro (exceto sábado e domingo)
(Fonte: ACIU)

Palestra Gratuita na Aciu

Ubatuba - ENTENDA CUSTOS, DESPESAS E PREÇOS DE VENDA
Descrição: A Palestra Gerencial Entendendo Custos, Despesas e Preço de Venda orienta e esclarece sobre os conceitos básicos de custos, despesas e preço de venda e sobre a forma de demonstrar os resultados financeiros da empresa, possibilitando realizar ações para melhoria do seu desempenho econômico-financeiro, desenvolvendo a capacidade gerencial dos empresários e fomentando a adoção de melhores práticas na condução de seus negócios.
Que assuntos serão tratados: - Definição e classificação dos valores relativos aos custos, despesas e investimentos
- Definição e gestão de custos: mercadorias, produtos e serviços
- Definição e gestão de despesas fixas
- Definição e gestão de lucratividade e rentabilidade
- Método de cálculo e gestão do preço de venda
- Definição e gestão de ponto de equilíbrio
- Método de apuração e avaliação dos resultados
O que a palestra pretende: - Orientar e esclarecer os conceitos básicos de custos e despesas e preço de venda - Demonstrar como classificar os custos e despesas, possibilitando o adequado cálculo do preço de venda - Demonstrar os resultados financeiros da empresa, possibilitando realizar ações para a melhoria na performance econômico-financeira da empresa - Propiciar, pelo estímulo ao desenvolvimento da capacidade gerencial, a adoção de melhores práticas na condução dos pequenos negócios.
Quais os benefícios: Proporcionar aos participantes informações e orientações que permitam uma gestão eficiente de custos, despesas e preços de venda, em virtude da necessidade de tomar decisões eficazes com riscos minimizados.
Quem pode fazer: Pessoas que estejam iniciando seu próprio negócio e empresários de pequenos negócios já estabelecidos que necessitem de informações e orientações que permitam uma gestão eficiente de custos, despesas e preços de venda, em virtude das necessidades de decisões eficazes com riscos minimizados.

Carga horária: Duas horas
Data: 10 de novembro (2ª feira)
Horário: 16h00
Local: Associação Comercial de Ubatuba- Rua. Dr. Esteves da Silva, 51- Centro
Inscrições: PAE de Ubatuba: Rua. Dr. Esteves da Silva, 51- Centro. Telefone: 3834 1445.
(Fonte: ACIU)

Divulgação de livro na USP
O livro já está sendo utilizado como material de apoio

Ubatuba - Silmara Retti entrega livro para coordenadora do Grêmio, Cristina Garson
A escritora Silmara Retti, autora do livro “Flash – Você sabe o que eu tenho?”(Editora Parêntese), continua na luta pela divulgação de seu trabalho. Desde que lançou seu livro, no ano passado, ela tem visitado diversas entidades ligadas, de alguma forma, ao tratamento e apoio a pacientes portadores de HIV, bem como escolas e instituições culturais.
Na última semana, Silmara esteve no Grêmio Educativo da Universidade de São Paulo (USP), onde doou alguns exemplares de sua obra. O Grêmio pertence ao Hospital das Clínicas e é visitado por, aproximadamente, mil pessoas ao dia. O espaço conta com livros nacionais e internacionais voltados somente para a área da saúde.
A coordenadora do Grêmio, Cristina Garson, afirma que alguns alunos da área de enfermagem se interessaram pelo livro e já estão utilizando-o como material de apoio. “Segundo eles, trata-se de uma experiência rica e que pode ser reaproveitada no cotidiano. Por se tratar de uma biografia, emocionaram-se com a história e conseguiram enxergar, por meio da autora, a alma do paciente.”

“Flash – Você sabe o que eu tenho?”
O livro “Flash – Você sabe o que eu tenho?” trata da temática da relação entre a pessoa portadora de HIV e o mundo, utilizando para isso, um romance, que é uma história verídica.
A escritora Silmara Retti diz que o termo “flash” utilizado no título do livro significa a visibilidade, os holofotes voltados para a pessoa que tem a Aids. “Para fugir da discriminação, muitas pessoas se esquivam, vivem no submundo. Vencer o próprio preconceito é uma das coisas mais difíceis para a pessoa infectada. Todos sempre pensam: Aids não é para mim, só acontece com os outros. Mas uma única relação sexual pode fazer acontecer, portanto, pode acontecer com qualquer pessoa”, explica Silmara. O ciclo de divulgação do livro conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa de DST/Aids de Ubatuba
(Fonte: Divulgação)

Universitários aproveitam belezas de Ubatuba para criar exposição de fotos

Ubatuba - Cerca de 60 alunos do curso de Educação Artística do Centro Metropolitano de São Paulo – UNIFIG, de Guarulhos, estiveram em Ubatuba, no último final de semana, para fazer um trabalho fotográfico, aproveitando a beleza natural da cidade. O local escolhido para o ensaio foi a Praia da Almada, em toda sua extensão, até a Praia Brava da Almada. A idéia é fazer uma exposição em Guarulhos e, posteriormente, em Ubatuba.
As condições climáticas não ajudaram muito, mas, segundo o professor Martins Nunes de Oliveira, coordenador do projeto, contribuiu para que os alunos se superassem. “Em condições adversas, podemos perceber melhor as aptidões dos alunos. Ir buscar boas imagens sob barro e chuva, valeu para demonstrar a verdadeira ação do profissional da fotografia. Toda profissão tem seu encanto, mas o dia-a-dia de cada um faz com que os alunos percebam que precisam gostar muito do que se propuserem a fazer profissionalmente.”
O curso de Educação Artística forma professores para atuarem na área, com vertentes para História em Quadrinhos, Fotografia e Informática. O Centro Metropolitano de São Paulo - UNIFIG é uma instituição de quarenta anos de experiência no ensino, ministrado em Guarulhos.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Acesso ao Quilombo do Camburi recebe melhorias

Ubatuba - Na última semana, mais uma ação da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Administração Regional Norte, levou melhorias ao bairro do Camburi. No principal acesso à Vila Jambeiro, foi executado um trabalho de recuperação da estrutura da ponte pênsil ali existente, através da substituição de todos os cabos de aço de sustentação da ponte.
Em maio deste ano, outro serviço já havia sido executado na mesma ponte, com a troca de todo o madeiramento e assoalho da passagem, serviço de pintura e tratamento antiderrapante no assoalho. Agora, com a substituição dos cabos de aço, foi finalizada a obra de recuperação da ponte.
“Hoje os moradores podem contar com uma passagem segura sobre o rio que margeia o vilarejo e os turistas que visitam a comunidade também poderão usufruir a ponte com maior comodidade. Isto sem contar os estudantes, que não precisarão mais faltar à escola em ocasiões de fortes chuvas”, conta o secretário da Administração Regional Norte, José Roberto Junior. “O nosso trabalho está direcionado a efetuar melhorias como esta, visando promover qualidade de vida à população em toda nossa região”, finaliza Junior. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura alerta moradores para prevenção contra escorpiões
Alguns bairros da cidade vêm apresentando a ocorrência deste animal peçonhento. Entulhos, madeiras velhas e lixo são alguns dos atrativos para o escorpião

Ubatuba - A Superintendência de Proteção à Saúde de Ubatuba tem recebido denúncias de ocorrência de escorpiões da espécie Tityus serrulatus, mais conhecido como escorpião amarelo, em alguns imóveis do Bairro Umuarama, próximo ao centro da cidade. Por conta disso, durante a última semana, uma minuciosa vistoria foi realizada pelas equipes do Centro de Controle de Zoonoses e do Centro de Controle de Endemias, abrangendo um raio de 200 metros a partir dos imóveis onde foi observada a presença desses animais.
A vistoria não detectou o foco do problema, mas os técnicos afirmam que a região concentra em seus imóveis, diversos fatores que propiciam a procriação de escorpiões. “O hábito de acumular entulhos e materiais antigos tornam as condições ideais para a ocorrência de escorpiões, além de outros bichos passíveis de causar doenças, como o mosquito da dengue, ratos, caramujos e baratas”, afirma o biólogo Benedito Correa.
Segundo o superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, este é um problema que merece a atenção de todos os munícipes. “A população precisa estar atenta a esta questão, pois já registramos ocorrências de escorpiões em outros bairros, como o Perequê-Açu, Praia Grande e Maranduba. É preciso diminuir a oferta de criadouros, para evitar o aparecimento deste animal que pode até mesmo levar uma pessoa à morte, com sua picada.”

O escorpião
Existem cerca de 1.200 espécies de escorpiões conhecidas no mundo, das quais duas são mais comuns em nossa cidade: Tityus bahiensis (escorpião marron) e Tityus serrulatus (escorpião amarelo). Os escorpiões são animais terrestres, de atividade noturna, ocultando-se durante o dia em locais com terra, sombreados e úmidos.
O escorpião amarelo tem a particularidade de só apresentar indivíduos fêmeas, que se procriam por meio do processo chamado “partenogênese”, ou seja, os óvulos se transformam diretamente em embriões. Uma ninhada pode dar até 20 filhotes, que ficam adultos em cerca de um ano e vivem, em média, quatro anos.

Animais peçonhentos
Todas as espécies de escorpiões podem inocular veneno pelo ferrão, sendo considerados animais peçonhentos. A gravidade do envenenamento varia conforme o local da picada e a sensibilidade da pessoa. Os acidentes geralmente ocorrem quando se manuseia materiais de construção ou entulhos em residências e são mais comuns na primavera e verão.

Medidas preventivas
Para evitar condições propícias ao abrigo de escorpiões e/ou acidentes com eles, é preciso tomar algumas medidas. Caso um escorpião seja encontrado, a orientação é comunicar a Vigilância Sanitária, através do telefone 3832-6810 e, se possível, capturar o animal em um vidro com tampa, sem jamais tocá-lo com as mãos, evitando acidentes.
-Manter limpos quintais, jardins, sótãos, garagens e depósitos, evitando o acúmulo de folhas secas e lenhas, além de lixos e materiais de construção, como telhas, tijolos e madeiras
-Ao manusear materiais de construção, usar luvas de raspa de couro e calçados
-Rebocar paredes que apresentem vãos e frestas
-Vedar soleiras de portas com rolos de areia
-Usar telas em ralos do chão, pias ou tanques
-Acondicionar o lixo em recipientes fechados, para evitar baratas e outros insetos que servem de alimentos aos escorpiões
-Realizar roçagem de terrenos
-Manter berços e camas afastados das paredes
-Examinar calçados, roupas e toalhas antes de usá-los
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)



Programação Cine Porto

Semana de 24 a 30/10/2008

"Pequenas Histórias - As 15:30 hs
Para este filme preço único R$ 2,00

"Era Uma Vez" - as 17:00hs
Para este filme preço único R$ 2,00

"Busca Implacavel"
as 19:10 e 21:00 hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Anuncie

Carta ao Julinho Mendes

Um dia destes
eu vi uma canoa
com vela de traquete
dobrando a ponta da Fortaleza,
em direção ao Mar Virado.
Era um velho pescador,
um dos poucos que restou
da época da navegação em panos,
muito comum quando éramos crianças.
Não sei o que ele foi pescar,
eu cá pesquei esperanças.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Agenda do Deputado Clodovil 30 de Outubro 2008

Olá meu amigos!
O deputado Clodovil está de mudança para Brasília, como já havia contado a vocês.
Está semana participou de diversas audiências, muito atarefado,ainda concluí a decoração de seu apartamento funcional.
De Brasília, o Deputado envia mais uma conversa com vocês. Vamos à ela.

Olá meu queridos
Tudo volta a caminhar em Ubatuba.
Esta semana recebi uma amiga que se hospedou na minha casa. Ela é uma senhora educada, mora fora do País há muitos anos, e adora Ubatuba, como todo europeu.
Infelizmente consegui fazer-lhe pouca companhia, uma vez que Brasília me esperava para o trabalho.
Ela ficou aqui, e segunda-feira a noite resolveu dar uma volta pela cidade. No dia seguinte ela ligou literalmente apavorada perguntando:
___O que é isso Clodovil? É incrível! Incrível!
Assustado, pensei que algo grave havia acontecido, depois de alguns “incríveis” ela contou.
Que havia ido à cidade, e na avenida principal deparou-se com um som alto __ela pensou, ___ “Vou matar saudade da música do meu país.”.
Continuou contando.
Quando se aproximou percebeu que pessoas de mãos estendidas para o alto, ondulavam em pé de olhos fechados. Ela não entendeu nada!
Só depois, ao interpretar a letra da música, percebeu que eram hinos religiosos.
Perguntou a alguns passantes, espantados também com o ocorrido, se estavam comemorando algum dia santificado. Responderam, que não.
Alguns até, exaltados com o que acontecia, explicaram à minha amiga que era uma comemoração religiosa, de uma parte da população, agradecendo a eleição de um de seus fiéis, o atual prefeito, vencedor da última eleição.
Coitada! Tão assustada ela estava, pasma seria o termo certo.
Eu do outro lado da linha, apenas ouvia,quem sabe, cansei de falar.
Minha amiga é uma pessoa articulada, conhece o mundo todo, formada em sociologia, sempre acompanha diversos acontecimentos por onde viaja. Muito observadora, colocou diversos pontos sobre o ocorrido. Analisou e explicou quanto isso pode prejudicar o turismo de Ubatuba. Ela comentou, ___ “Quem vem à uma cidade praiana, quer ouvir música da terra, não presenciar um culto religioso não importa qual linha religiosa este siga. Quem quer participar de uma comemoração assim , vai em busca , não defronta-se."
Continuei a ouvir, ela ainda dizia: ___ “Isso pode ser feito Clodovil, mas não em uma avenida principal, com o trânsito fechado, com o comércio aberto. Ainda mais aquele senhor gritando um nome sagrado.” Isso, _ ela continuava, ___ Não é louvor, não é homenagem, é imposição, falta de consideração, de respeito com quem chega à cidade e talvez não divida a mesma crença, expressada no tal palco. Observei que os comércios em frente a tal homenagem estavam vazios, ”__ ela complementa: ___” Quem se anima comprar uma roupa, um biquíni, jantar, com um senhor aos gritos como um "star", bem ao estilo de shows, luzes, e até nuvens de gelo seco.Quem se anima, quem?
Encerrado nossa conversa ela comentou: ___ “Não entendo qual objetivo disso tudo, é uma situação inibidora para quem chega a uma cidade, atitudes permissivas assim , só afastam os turistas."
Ouvi tudo durante muitos minutos, pedi desculpa por não ter podido ficar ao seu lado. Ao final da conversa desliguei, precisava voltar ao trabalho.
Veio uma única frase à minha cabeça.
___UBATUBA PERDOA-OS, ELES NÂO SABEM O QUE FAZEM!
Fiquem com o Deus do Universo. Aquele que dá de graça,não contrata marqueteiros, nada pede e abençoa todos!

Ubatuba, 30 de outubro de 2008
Clodovil Hernandes


Desejo uma boa semana a todos, vamos esperar o sol!
Até a próxima!

Meg Ramos
Assessoria Parlamentar

Uma Vaga Para Salvar a Vida de um Cidadão

Quem tem o poder faça algo!
Que caos!
Ter que implorar por atendimento, que vergonha para a nação!
Autoridades, todas!!!, tomem providência é alguém pedindo pela vida de um ente querido. É URGENTE.

Jorge Roberto Valente
Estufa II

ESCOLHIDO COMO TESTEMUNHA
“O Mundo não pode conviver com intolerâncias políticas, religiosas e culturais. Ninguém pode sacrificar um ser humano no altar de sua ideologia, sua religião ou sua cultura”.
( Ingrid Betancourt, em 24-10-08, ao receber o “PRÊMIO PRINCIPE DE ASTÚRIAS DE LA CONCÔRDIA”).


O Sr. Promotor de Justiça de Ubatuba, Dr. Percy José Cleve Kuster, arrolou-me como testemunha na nobre companhia de:
Eduardo de Souza César – Prefeito Municipal e
Marcelo Santos Mourão;
Para depor em audiência judicial sobre DENÚNCIA, de natureza criminal, em face de MIGUEL ANGEL GARCIA MARTINEZ. Crimes atribuídos ao denunciado:
“eis que como cidadão uruguaio, participou de atividade partidária, através da imprensa escrita”(sic).
“mormente exercendo o direito de criticar a atual administração municipal”(sic). Só. Não existem outras alegações.
Ao receber a intimação e ler a denúncia fiquei perplexo, aturdido, confuso, sem saber os motivos pelos quais podia estar sendo arrolado em tão nobre, famosa, contraposta companhia e inusitada denúncia.
Questionei a Oficial de Justiça: Testemunha EU?. De que?. Indicado por Promotor de Justiça que não conheço e nada me comunicou ou consultou?. Deve estar havendo algum engano. A oficial confirmou: “É o senhor mesmo”.
Para sair do assombro recorri a MAMÃE CONSTITUIÇÃO FEDERAL e ELA me disse:
Calma, meu filho. “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no PAÍS a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes”: (CF Artigo 5° Caput)
“é livre a manifestação de pensamento sendo vedado o anonimato;(CF Artigo 5°- IV)
“ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política.....”(CF Artigo 5° VIII)
“é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”(CF Artigo 5° IX) ......
A MAMÃE CONSTITUIÇÃO FEDERAL continuou: “Entendo tua preocupação e tua revolta. Em Ubatuba, alguns homens públicos, esquecem que, EU CONSTITUIÇÃO FEDERAL, existo e estou aqui para exigir-lhes que me cumpram, como juraram, e respeitem os direitos que concedo a brasileiros natos, naturalizados, aqueles que possuem dupla cidadania, os estrangeiros que aqui vivem e tanto tem contribuído para o desenvolvimento desta terra e os turistas que a visitam. Vai tranqüilo e confiante. Justiça será feita”.
Com ânimo de escoteiro compareci à audiência às 14:40 H, do dia 29 – 10 – 08, como marcado na intimação. Na companhia de mais quatro amarguei duas horas de atraso.
Falei da generosidade, bondade, e caridade de Miguel Fotógrafo. Das fotos de graça para documentos de crianças necessitadas. Das cedidas à Secretaria Municipal de Educação para as agendas de 2003, 2004 e a Cartilha: “AMBIENTE VIVO”. Disse que nada conhecia que pudesse desabonar sua pessoa e suas atividades cidadãs. Afirmei desconhecer participação em política partidária ou interferência nas passadas eleições. Como poderia influir sem dinheiro?.
Cumpri o dever de dizer a verdade e sai aborrecido e contrariado. Aborrecido e contrariado com a perda de tempo, das 14:30 às 18:00 H., supostamente, para nada. Só fiquei sabendo que os sacrossantos ocupantes do poder, em Ubatuba, não podem ser criticados sob pena de sermos processado. É mais uma história das passadas eleições.
VIVA UBATUBA!. Sem dengue e sem opressores.

Corsino Aliste Mezquita.
Ubatuba, 03-11-08.

Maioria dos carros vendidos nos últimos dois anos teve problemas

Taxa de 57% de defeito preocupa entidades de proteção ao consumidor que temem falhas no controle de qualidade. Ministério da Justiça diz que dados assustam, mas revelam amadurecimento nas relações de consumo
Mais da metade dos veículos vendidos nos últimos dois anos no Brasil, entre nacionais e importados, apresentou algum defeito de fabricação e foi objeto de recall (convocação do fabricante para reparo ou troca da peça defeituosa). Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), mostram que de janeiro de 2000 a julho de 2002, foram vendidos no país 3.809.700 veículos. O Ministério da Justiça, que acompanha as convocações, registra 2.195.496 veículos que passaram por recall em igual período, conforme mostra quadro na página ao lado. Isso significa que pelo menos 57,63% dos veículos vendidos saíram da fábrica com problemas, geralmente em itens de segurança, como sistema de freios, air bags, mangueiras de combustível, pneus, entre outros.

Estados Unidos
A quantidade de recalls no país, no entanto, é bem inferior a de países da Europa e dos Estados Unidos. Segundo Jailton de Jesus Silva, presidente da Associação Nacional de Consumidores e das Vítimas de Montadoras e Concessionárias (Anvemca), lá são realizados cerca de 230 recalls por ano contra quatro a cinco por ano no Brasil . Para ele, a questão não é comparar os números de vendas de veículos com os de recalls, mas verificar quantos recalls foram assumidos pela indústria até hoje. “Muito pouco diante da realidade”, responde Jailton de Jesus Silva.
Citando a agência americana de trânsito NHTSA, ele diz que só em fevereiro de 2002 foram comunicados, nos Estados Unidos, nove recalls, envolvendo mais de dois milhões de carros. Em 1997, nos EUA, foram divulgados 251 recalls. “São os americanos, então, os maiores fabricantes de carros defeituosos ou é o Brasil o recordista na ocultação dos mesmos?”

Frota
O presidente da Anvemca também chama a atenção para o fato de que os recalls deveriam considerar a frota em circulação — 33 milhões de veículos no país, segundo o Departamento Nacional de Trânsito, dos quais 13 milhões no Estado de São Paulo, segundo a Secretaria Estadual da Fazenda. “Acredito que 80% da frota está comprometida com algum defeito de fabricação e não passou por recall”, diz Silva. Ele salienta que a maioria das pessoas sequer tem noção do que seja um recall . “Por isso, mais importante do que fazer o recall é garantir 100% de atendimento”, alerta.
Para o Procon a grande concentração de recalls na indústria automobilística pode indicar deficiência no controle de qualidade e maior risco à segurança. “Nossa preocupação se acentua quando observamos mais de um recall para o mesmo veículo. E, no caso do carro, o prejuízo maior é com a segurança do proprietário e de terceiros, não é econômico”, diz a técnica Selma do Amaral.
Segundo o Procon, o índice de retorno aos recalls gira em torno de 50% e 70% e causa apreensão. “Muitas vezes não se consegue localizar o proprietário e a gente verifica que os baixos índices não geram preocupação no fabricante. Entendemos que é preciso mais empenho das empresas. Mas o consumidor também deve atender a convocação caso tome conhecimento”, avisa a técnica.

Fonte: http://www.anvemca.com.br/nova_etapa/diarioSP.asp

Excedendo as expectativas

Um açougueiro estava em sua loja e ficou surpreso quando um cachorro entrou.
Ele espantou o cachorro, mas logo o cãozinho voltou. Novamente ele tentou espantá-lo, foi quando viu que o animal trazia um bilhete na boca. Ele pegou o bilhete e leu:
- 'Pode me mandar 12 salsichas e uma perna de Carneiro, por favor. Assinado: dono do cachorro.
Ele olhou e viu que dentro da boca do cachorro havia uma nota de 50 Reais. Então ele pegou o dinheiro, separou as salsichas e a perna de Carneiro, colocou numa embalagem plástica, junto com o troco, e pôs na boca do cachorro. O açougueiro ficou impressionado e como já era mesmo hora de fechar o açougue, ele decidiu seguir o animal. O cachorro desceu a rua, quando chegou ao cruzamento deixou a bolsa no chão, pulou e apertou o botão para fechar o sinal.
Esperou pacientemente com o saco na boca até que o sinal fechasse e ele pudesse atravessar a rua. O açougueiro e o cão foram caminhando pela rua, até que o cão parou em uma casa e pôs as compras na calçada.
Então, voltou um pouco, correu e se atirou contra a porta. Tornou a fazer isso. Ninguém respondeu na casa.
Então, o cachorro circundou a casa, pulou um muro baixo, foi até a janela e começou a bater com a cabeça no vidro várias vezes. Depois disso, caminhou de volta para a porta, e foi quando alguém abriu a porta e começou a bater no cachorro.
O açougueiro correu até esta pessoa e o impediu, dizendo:
-'Por Deus do céu, o que você está fazendo? O seu cão é um gênio!'
A pessoa respondeu: - 'Um gênio? Esta já é a segunda vez esta semana que este estúpido ESQUECE a chave!!!'.

Moral da História:
'Você pode continuar excedendo às expectativas,
mas para os olhos de alguns ignorantes, você estará sempre abaixo do esperado.'

Enviado por
Joana D'arc Carnevali

Prezado Associado;

Logo depois da Spring Break – aquela festa maluca na praia, que durou três dias - a SAMJU entrou com ação contra a Prefeitura por ter permitido a festa e contra os realizadores da mesma. Não nos conformamos com o som alto que perturbou a todos, com a suspensão de aulas nas escolas – cedidas gratuitamente para servir de dormitório aos participantes da festa – e ainda com os prejuízos ao meio ambiente: garoçás desesperados se escondendo pelas frestas da estrutura colocada na areia, caminhões pesadíssimos trafegando pela praia, areia retirada do rio). Três anos depois a Justiça nos convoca – SAMJU e Prefeitura - para uma audiência e o Excelentíssimo Senhor Juiz determina que se faça audiência pública no bairro para saber se as pessoas querem festas daquele tipo ou não. Prefeitura e SAMJU estão, portanto, promovendo audiência pública no dia 8 de novembro – sábado, às 17 horas, na sede da SAMJU.
Sua presença é importante para você dizer se quer festas desse tipo, se aceita barulho acima do limite que a lei impõe, se acha que esse tipo de festa é importante para o bairro e para a comunidade.
Não se esqueça que virão aqui algumas pessoas que adoram esse tipo de bagunça. E vão dizer que sim.
Por esse motivo, se você está de acordo com a SAMJU, compareça para dizer não.
Mais uma vez a SAMJU está defendendo o bairro, a tranqüilidade e a qualidade de vida.

Regina Helena de Paiva Ramos
1ª secretária
São Sebastião, Juquehy, 3 de novembro de 2008

 

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Camaroeiro  © Carolina Haddad

Praia do Camaroeiro
© Carolina Haddad

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor