Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Sexta-feira, 07 de Novembro de 2008 - Nº 2057 Edições Anteriores

Anuncie Aqui

Região
“A Mulher do Candidato” é atração hoje em São Sebastião e amanhã em Caraguá
Pescadores da região devem tirar CNPJ
Cursos à distância são opções para quem quer continuar os estudos
O reflexo de Obama na região


Caraguatatuba
Travesti assalta loja de sex shop
Saraus literários levam educação às crianças do município
Sebrae de Caraguá abre vagas para capacitações do programa "Venda Melhor - Natal"
Campeonato de Futsal arrecada mais de 3.500 fraldas para creche do Morro do Algodão
Câncer de Pele é tema da campanha que acontece sábado em Caraguá
Câmara entrega Título de Cidadão para empresário


Ilhabela
Toninho Colucci define secretariado com 6 mulheres
Prefeitura inicia obra que vai acabar com cães abandonados na cidade

São Sebastião
Passeata busca conscientização sobre uso correto da água
Saúde e Prevenção
Presidente da Liga Sebastianense de Futebol pede apoio à Câmara
Prefeitura realizará mutirão de combate ao mosquito da dengue na Vila Sahy
Terceira Idade participa de desfile de moda nesta sexta-feira

Ubatuba
Taxa de bombeiros deve ser extinta, mas prefeitura estuda recriar imposto
Hoje tem "Ensáio Aberto" em Ubatuba
Começa o Workshop da Maricultura Paulista
“Donana” está em cartaz hoje no teatro
Corrida de Aventura Haka Race será na praia de Toninhas
III Semana da Agricultura Orgânica acontece em Ubatuba, na próxima semana
Prefeitura de Ubatuba prepara Plano de Segurança para a temporada
Ubatuba recebe mais três novas unidades de saúde

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

“A Mulher do Candidato” é atração hoje em São Sebastião e amanhã em Caraguá

Litoral Norte - Um pouco de sexo, uma pitada de política com um molho de mulher, ingredientes indispensáveis para construir esta farsa de Walcir Carrasco, autor de tantas novelas (Chocolate com Pimenta, Alma Gêmea, Sete Pecados), assim como de tantos livros, que hoje se tornou imortal pela Academia Paulista de Letras, e de tantas peças premiadas, as últimas “Toalete” e “Êxtase”. Esta receita resulta num espetáculo que junta a esperteza política com a beleza da mulher numa armação mais absurda e divertida que os argumentos de uma CPI.
O que nos faz ver e se divertir com “A Mulher do Candidato” é que podemos aprender como se conduz uma campanha política e o que é preciso fazer para ser eleito. A cada espetáculo, esta comédia é conduzida pelos contadores de estória engraçados. Sendo eles: Anselmo Vasconcellos, Giuseppe Oristânio, Laura Proença, Andrea Avancini e Rogério Fabiano. Os atores trazem uma atualidade, uma brincadeira oferecida por nossos governantes. A direção está a cargo de Cininha de Paula.
Hoje o espetáculo está no Teatro Municipal de São Sebastião e amanhã no Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Pescadores da região devem tirar CNPJ

Litoral Norte - Dois representantes da Receita Federal (RF) se reuniram nesta semana, no bairro São Francisco, região central de São Sebastião, com pescadores artesanais das quatro cidades do Litoral Norte para esclarecer dúvidas da categoria em relação à obrigatoriedade dos mesmos se inscreverem no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoal Jurídica) e assim poder realizar o cadastramento no Programa Nacional de Subvenção Econômica ao Preço do Óleo Diesel.
O encontro foi agendado pela superintendente do escritório regional da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) no Estado de São Paulo, Leinad Ayer, e também contou com a presença do chefe da Divisão de Pesca da Prefeitura, Álvaro Augusto, o Guto, e de representantes da Petrobras, agência do Banco do Brasil no município, Colônia de Pescadores da região e Cooperativa de Pesca. “O fato de ter a inscrição no CNPJ não significa que o pescador constituirá uma empresa. Ter o CNPJ não o desqualifica como beneficiário do seguro especial. A proposta é simplificar e o CNPJ vai controlar todo o produtor rural”, explicou Marcelo Jorge Pellegrina, chefe da equipe de cadastro da Superintendência da Receita Federal em São Paulo.
A dúvida quanto à matéria previdenciária, de acordo com ofício assinado pelo superintendente (substituto) da RF, Roberto Duarte Alvarez, e que foi lido durante a reunião, se funda no receio de que a obrigatoriedade de inscrição no CNPJ acarrete a perda da qualidade na categoria de segurado especial, com implicações diretas, entre outras, na questão relativa aos benefícios previdenciários. “Não é porque o contribuinte possui inscrição no CNPJ que ele é qualificado como pessoa jurídica. O Código Civil estabelece quais são as pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado. Inexiste previsão legal de enquadramento do pescador artesanal como pessoa jurídica”, escreve Alvarez.
Conforme Alvarez, podemos concluir que a simples inscrição do segurado especial no cadastro do CNPJ não é suficiente para sua descaracterização na condição de segurado especial nos termos da lei 8.212/91. Entretanto, como a consulta visa garantir a situação dos segurados frente aos benefícios previdenciários, entendemos que o assunto deve ser submetido à manifestação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para ratificar e/ou retificar nossa demonstração.
Cadastro - Segundo Leinad Ayer, os pescadores artesanais que já fizeram o cadastro de suas embarcações com o número do CPF devem procurar a Colônia de Pescadores ou Cooperativa que os representa para fazer o recadastramento. De acordo com ela, seis Estados brasileiros aderiram à medida. “Alguns pescadores e entidades entenderam a proposta e fizeram o cadastro porque os direitos não serão alterados com o registro no CNPJ”, disse. Uma das comunidades pesqueiras que aderiram a iniciativa foi Guarujá, onde ocorreu o cadastro de 87 barcos.
Apesar dos representantes da Receita Federal e da Seap afirmarem que a categoria não terá prejuízo alguns pescadores disseram que vão aguardar posição do INSS. “O maior medo de todos nós é em relação à declaração do Imposto de Renda e se nossos direitos serão garantidos. Isso nada mais é para fazer com que a gente contribua porque o pescador sempre trabalhou na informalidade”, avalia Alberto Ribeiro Badolato, 32, que atua com arrasto de camarão. “Enquanto a Previdência Social não der resposta afirmativa de que os pescadores não vão perder os benefícios, não vou aderir ao programa”, completou um dos integrantes da Cooperativa de Pesca de São Sebastião, que não quis se identificar.
No Litoral Norte, os municípios de Ubatuba e São Sebastião terão posto de abastecimento de óleo diesel. A idéia também é, informou Ayer, instalar um módulo em Caraguatatuba. Ela disse que no dia 23 ou 24 de novembro de 2008 o Ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, estará em São Sebastião para realizar o primeiro abastecimento do Programa do Óleo Diesel.(Fonte: Imprensa Livre)

Cursos à distância são opções para quem quer continuar os estudos

Litoral Norte -  Com a chegada do fim do ano estão abertas as inscrições aos vestibulares de diversas faculdades. Uma opção para quem pretende iniciar um curso superior no próximo ano são os cursos tecnológicos, que são mais baratos e de menor duração, além de promover ao aluno uma formação atualizada. Em Caraguatatuba estes cursos já estão sendo oferecidos há algum tempo, e para o próximo ano as faculdades prometem mais opções.
De acordo com Agnes Arruda, assessora de uma destas faculdades, a procura por estes cursos cresceu em relação ao ano passado “A procura este ano está bem interessante, principalmente pelos novos cursos que oferecem uma metodologia diferenciada”, disse a assessora.
Agnes conta ainda que serão abertos os cursos de Gestão de RH, Gestão Financeira e Processos Gerenciais, cursos criados com o objetivo de atrair pessoas que antes não teriam como cursar uma faculdade. “Estes cursos duram cinco semestres, com uma carga horária diária reduzida, o que permite que uma pessoa que trabalhe em horário comercial, por exemplo, tenha a opção de assistir às aulas antes, ou depois do seu expediente de trabalho. O aluno poderá entrar às 7h e sair às 9h30 ou entrar às 8h e sair às 10h”, afirmou.
Ensino à distância - Outra alternativa para quem pretende cursar uma faculdade pode ser o Ensino a Distância (EAD). Segundo a Secretaria de Educação à Distância do Ministério da Educação (MEC) esta é uma modalidade educacional na qual a mediação nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
Andrea Ribeiro é coordenadora de um pólo de ensino à distância localizado no bairro Palmeiras, em Caraguatatuba. Ela contou que a procura por estes cursos aumentou bastante depois da última avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado pelo MEC, porque os cursos à distância tiveram notas superiores aos cursos presenciais. ”Antes desta avaliação havia ainda muito preconceito do mercado em relação aos cursos à distância. Hoje este cenário mudou” disse Andrea.
Segundo ela, o perfil da maioria dos alunos de ensino à distância é diferenciado. “Tratam-se de pessoas mais experientes, que não tiveram oportunidade de estudar antes, e que agora estão muito comprometidas com família e emprego” disse, lembrado que, o pólo de Caraguatatuba conta atualmente com 24 cursos em diversas áreas, como administração, pedagogia e cursos de licenciatura “o aluno assiste aulas presenciais aqui no pólo uma vez por semana, e acompanha as aulas virtuais diariamente, no horário que lhe for mais conveniente”, concluiu Andréa.
Para quem não dispõe de muito tempo, pois precisa conciliar a vida profissional e pessoal com os estudos, o ensino à distância pode ser uma boa opção. É o caso de Vanessa Ferreira, 28 anos, que trabalha como auxiliar de departamento pessoal em um escritório de contabilidade de Caraguatatuba. Ela cursa o terceiro ano de administração de empresas pelo sistema EAD, assistindo às aulas uma vez por semana em um pólo na cidade “o preço acessível das mensalidades e a facilidade de poder estudar em casa, em qualquer horário, foi o que me motivou a iniciar um curso à distância” disse a estudante. Vanessa já chegou a cursar Pedagogia pelo sistema presencial, mas hoje se diz mais satisfeita com o ensino à distância “neste sistema, é preciso muito mais empenho nos estudos. Estou muito satisfeita, tenho todo o apoio necessário dos professores (via e-mail ou MSN) e do pólo, nos dias das aulas presenciais. Acredito que esses cursos serão cada vez mais reconhecidos, pois com a globalização, cada vez mais, tudo estará relacionado com a internet, inclusive a educação”, concluiu Vanessa.(Fonte: Imprensa Livre)

O reflexo de Obama na região
Por: Leonardo Rodrigues

Barak Obama, 44º presidente eleito americano, o primeiro negro a residir na Casa Branca, como democrata põe um fim em uma era conservadora nos Estados Unidos, mas o que isso tem a ver com o Brasil? Que reflexos trará à economia nacional e mais especificamente a expectativa de um futuro promissor da região do Litoral Norte?
Para o presidente da Companhia Docas, em São Sebastião, Frederico Bussinger, a tendência do desenvolvimento da região é crescente, independente da realidade da economia mundial. De acordo com Bussinger, o Brasil diversificou seu mercado exterior, tornando a dependência econômica do país ao Tio Sam menor. “A pauta de exportação do Brasil está dividida pelo mundo”, afirmou Bussinger.
Embora admita que o nível de atividade da economia americana é importante para o mundo, Bussinger, disse que a expansão das atividades do porto de São Sebastião e a descoberta da Bacia de Santos, situada na região, trazem boas expectativas de desenvolvimento para o Litoral Norte e Brasil. Bussinger explicou que a região trabalha com três frentes. “Há um trabalho com o gás e petróleo, com o etanol de cana e também com containers”, disse.
“Quando se trata de gás e petróleo, o que envolve o trabalho com off shore e o Pré Sal, se referimos a energia e auto-suficiência do Brasil. Levando também em consideração o fato da necessidade americana no consumo de energia, temos no que diz respeito a petróleo e energia um mercado crescente, observando a médio e longo prazo”, afirmou Bussinger.
De acordo com o presidente da Companhia Docas, o etanol também tem um futuro promissor. Bussinger ressalta que independentemente do comércio exterior, o etanol tem o seu atendimento ao mercado nacional.
“Vale lembrar também que o petróleo é um produto finito. Mas para frente tal produto estará escasso” comentou. Mas mesmo fazendo uma afirmação não tão positiva, Bussinger disse que a região se posiciona ‘a favor do vento’. Isso porque, se o petróleo é algo finito, restam apenas três opções. Uma seria a redução do consumo ou um aumento de produção, e há também a busca de fontes de energia alternativa. Não levando em consideração a primeira, o aumento na produção demanda de descobertas de novas áreas petrolíferas, como ocorreu no achado recentemente, a Bacia de Santos. No que depende de busca de alternativas de energia, o etanol se apresenta como a resposta do governo brasileiro.
“A região se mostra em favor das novas tendências para o mercado brasileiro”, comentou Bussinger.
Existem também os containers, que segundo Bussinger, há uma demanda reprimida na região Sul-Sudeste no País. “No Brasil o transporte de carga rodoviário pode ser substituído pela cabotagem. Alterando o caminhão pelos containers”, comentou.
Para o gerente geral da concessionária Veibras, autorizada Chevrolet no Litoral Norte, Sthenio Pierrotti, o mercado automobilístico não deve se pautar pelas eleições americanas. “É uma caixinha de surpresa, não sabemos o que vem pela frente”, disse Sthenio. Segundo ele não existe uma crise, mas uma sanzonalidade nas vendas. “O que ocorre ou é falta de produto, dinheiro ou comprador, mas não crise”, afirmou Sthenio. Ele se mostra satisfeito com as vendas dos últimos meses. “Há uma certa dificuldade passageira, uma lucratividade menor, mas a solução é continuar trabalhando”, comentou.
“É bom à crise, pois enquanto alguém fica falando outro sai lucrando. E eu trabalho para sair lucrando”, disse Sthenio. De acordo com ele o que existe é muita especulação e incertezas. “A crise é para quem gastou mais do que ganhou, mas mesmo assim o povo brasileiro sempre tem o seu jeitinho”, comentou. Com o jeitinho brasileiro, Sthenio, aconselhou a ter uma consciência clara da realidade de mercado e não se deixar levar por especulações. “O que eu tenho em mente é que o comerciante irá investir em seu negócio para temporada, só comprará depois de março. Para que trabalha em prefeitura, muita gente está insegura e com o desemprego com data de chegada, devido a troca do secretariado em algumas cidades, mas tudo isso é passageiro e normal nesse período do ano”, afirmou Sthenio.
A vitória de Obama, não representa muito para nós, segundo Sthenio. “Ele está com um problema grande nas mãos, que é a economia americana. Além de que Obama defenderá primeiro os interesses dos EUA, reduzindo os financiamentos e colocando o povo americano para trabalhar. Já que o desemprego lá está alto”, disse. Segundo Sthenio, como Obama priorizará os americanos ao invés do mundo, o que é natural, o dever da população brasileira é focar no mercado e consumidor interno. E para isso Sthenio disse ter a receita: “É trabalhar para a crise não chegar”.
Para os especialistas...
Especialistas divergem sobre efeito da eleição de Obama no comércio exterior brasileiro.
Um país muito mais restritivo a acordos comerciais e mais fechado a pretensões brasileiras, como a de realizar negócios em grande escala na área de biocombustíveis, é o que se pode esperar, nos próximos dois anos, dos Estados Unidos, que acaba de eleger Barack Obama, do Partido Democrata, como presidente. A avaliação é do presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e ex-embaixador do Brasil nos EUA, Rubens Barbosa.
“Eu prevejo que nesses próximos dois anos ou um pouco mais, enquanto durar a crise de maneira mais intensa, dado o Congresso americano, controlado pelos democratas nessa eleição, vai haver uma posição muito restritiva às pretensões que nós tínhamos de liberalização do mercado americano para alguns produtos brasileiros, inclusive o etanol. Eu acho que elas vão ficar adiadas por algum tempo”, disse em entrevista.
Na opinião do ex-embaixador, a proximidade dos democratas, vitoriosos na eleição, com os sindicatos dos Estados Unidos tenderá a agravar o quadro restritivo a uma maior liberalização do comércio.
“Com a desaceleração da economia americana, você vai ter um aumento do desemprego nos Estados Unidos. E o Partido Democrata, que é muito ligado aos sindicatos, vai fazer uma pressão muito grande contra qualquer liberalização da economia”, disse.
Para o diretor executivo da Câmara Americana do Comércio, Luiz Gabriel Rico, no entanto, a eleição de Obama representa uma oportunidade de o Brasil tentar avançar em negociações comerciais que ficaram travadas no passado.
“Eu acho que o pior que pode acontecer é ficar como está. Não vejo nenhuma chance de retrocesso nas relações. A mudança da administração americana dá chance para que se retome negociações iniciadas anteriormente, talvez de uma nova forma. E buscando um escopo muito mais amplo do que tínhamos até então”, afirmou.
De acordo com ele, a história e a experiência de vida do novo presidente americano pesarão a favor do Brasil. “O momento é de esperança, é de mudança. É muito relevante a eleição do Obama considerando a origem, a história e a experiência de vida dele. São experiência, uma história e uma origem que têm muito com a formação do povo brasileiro. Ele é muito mais próximo de nós do que os outros presidentes eram”.(Fonte: Imprensa Livre)


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Travesti assalta loja de sex shop

Caraguatatuba - Uma loja de artigos eróticos, localizada no centro de Caraguatatuba, foi assaltada na tarde desta quarta-feira, por um travesti armado.
Segundo a Polícia Militar, uma funcionária da loja acionou a polícia, por volta das 14h, alegando que um homem, alto, narigudo, que trajava uma calça branca, blusa de cor escura e com peruca loira, entrou no comércio, com um revólver tipo “garrucha”, fez ameaças e roubou artigos tipo: bomba elétrica, espartilho, meia sete oitavos, gel anestésico, lubrificante, bolinhas tailandesas, vibrador, cinco DVD’s eróticos, entre outros. O assaltante não levou dinheiro.
Segundo testemunhas que perceberam o movimento, o travesti saiu da loja em uma moto modelo YBR, cor roxa, com rumo desconhecido.(Fonte: Imprensa Livre)

Saraus literários levam educação às crianças do município

Caraguatatuba - Até o fim do ano, os moradores e visitantes de Caraguatatuba poderão acompanhar três eventos pautados na literatura. Por meio da Secretaria da Educação, a Prefeitura de Caraguatatuba promove o primeiro encontro dos saraus literários hoje, na Biblioteca Cecília Meireles, a partir das 14h.
Os encontros vão contar com a participação de alunos e professores de oito escolas municipais, um grupo de crianças da Biblioteca Cecília Meireles e do Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas (Ciase). Juntos, pretendem abrir um espaço para difusão de produções literárias, levando arte e educação para toda a cidade. Durante o evento, haverá momentos de leitura, declamação, interpretação de poemas, poesias, histórias, musicais e contos de grandes autores da literatura.
No dia 28, acontece o segundo momento dos saraus literários na praça Dr. Cândido Motta. O terceiro encontro será no Hipermercado Shibata, no dia 5 de dezembro.
O projeto nasceu como culminância do projeto Letras de Luz de Incentivo a Leitura no ano passado. Este ano, o II Sarau Literário é realizado pela Biblioteca Cecília Meireles, em parceria com Secretaria da Educação. (Fonte: Imprensa Livre)

Sebrae de Caraguá abre vagas para capacitações do programa "Venda Melhor - Natal"
Até o dia 3 de dezembro serão realizadas quatro palestras diferentes e gratuitas, destinadas a lojistas e comerciários. Esta iniciativa do Sebrae faz parte do programa "Venda Melhor - Natal", desenvolvido em parceria com a Associação Comercial. As inscrições já estão abertas

Caraguatatuba - O PAE - Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae de Caraguá, que funciona pela parceria com a Prefeitura Municipal por meio da SECAD - Secretaria de Administração, realizará entre o final de novembro e o começo dezembro quatro palestras dentro do programa "Venda Melhor - Natal".
As capacitações serão realizadas por meio de uma parceria entre o Sebrae, Prefeitura Municipal, Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, e AMEC - Associação Módulo de Educação e Cultura.
De acordo com o PAE, o programa Venda Melhor tem como principal objetivo orientar lojistas e comerciários para o aprimoramento da gestão de sua empresa para impulsionar as vendas, principalmente nas datas comemorativas, como por exemplo o Natal.
As palestras serão ministradas por consultores do Senac, gratuitamente, e terão carga horária de 2 horas/aula. Essas aulas acontecerão sempre às 19h, na sede da Associação Comercial de Caraguá.
No dia 25 de novembro (terça-feira) o tema será "Como contratar mão-de-obra temporária". Na segunda-feira, 1º de dezembro, a palestra será "Como estimular suas vendas".
A próxima capacitação do programa "Venda Melhor - Natal" terá como temática "Prepare sua loja para vender mais", no dia 2 de dezembro.
A última palestra será na quarta-feira, dia 3, sob o tema "Como atrair clientes".
Segundo o Sebrae de Caraguá, de maneira geral o programa "Venda Melhor" visa informar sobre tipos de contrato de trabalho, mostrar táticas de promoção de vendas, como preparar a loja para o aumento das vendas no varejo e como divulgar a empresa (principais ferramentas, estratégias e veículos).
Para participar das palestras é necessário fazer inscrição com antecedência no Posto de Atendimento ao Empreendedor Sebrae, que fica na rua Siqueira Campos nº 44, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3897-8198. Participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Campeonato de Futsal arrecada mais de 3.500 fraldas para creche do Morro do Algodão
A final elegeu o vencedor do troféu "Amigo do CEI do Morro do Algodão 2008" e também o do troféu "Carolina Viana dos Santos"

Caraguatatuba - O 2º Torneio de Futsal Livre Masculino, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Caraguá, por meio das secretarias de Esportes, Educação e Saúde, chegou ao fim neste último sábado, dia 1, na quadra de esportes 'Alcides Crepaldi Filho' e elegeu não só o ganhador do Troféu 'Carolina Viana dos Santos', mas também o vencedor do troféu 'Amigo do CEI do Morro do Algodão 2008'.
A disputa, pelo título de 'doador de fraldas 2008', que aconteceu fora da quadra durante todo o campeonato, arrecadou um total de 3.500 fraldas descartáveis e o vencedor do troféu foi o time Sevilla, com 580 fraldas, o time Praia das Palmeiras ficou com a segunda colocação arrecadando um total de 540 fraldas. A entrega das fraldas para a CEI do Morro do Algodão, ocorreu em uma cerimônia antes da disputa pelo título de melhor time.
Em seguida ocorreu o jogo valendo o terceiro lugar que ficou com o time Ajax que fez 11 a 2 no time de Santa Cruz e a grande final entre os times Juventus e Praia das Palmeiras, onde Juventus sagrou-se campeão com um placar de 9 a 3.
O campeonato foi marcado pela tranqüilidade entre os times. "As vinte equipes que disputaram estão de parabéns, não houve sequer um atrito entre elas, e conseguimos cumprir nosso principal intuito, o da solidariedade", relata Manoel dos Reis, conhecido como 'Manoel do Morro', organizador do evento e diretor de esportes da AMMA - Associação dos Moradores do Morro do Algodão, "Gostaria de agradecer também a todos que colaboraram para que este evento ocorresse como a Prefeitura de Caraguá e a família da dona Carolina, ex-presidente da AMMA que esteve junto conosco neste evento", completa.
A intenção de seu 'Manoel do Morro' é que mais eventos como este possam ser realizados, para isso já tem mais projetos em mente "Com certeza iremos realizar mais campeonatos esportivos beneficentes como este, em prol das instituições que ajudam a população de nossa cidade", finaliza. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Câncer de Pele é tema da campanha que acontece sábado em Caraguá
De acordo com dados do INCA - Instituto Nacional de Câncer - o de pele é o mais freqüente e corresponde a 25% dos casos registrados no país

Caraguatatuba - Dia oito de novembro é o Dia Nacional da Prevenção ao Câncer de Pele e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promove a Campanha por meio de uma equipe de médicos dermatologistas que irá avaliar a pele da população nos postos de saúde do Porto Novo e do Centro, das 9h às 15h.
A avaliação, em cada pessoa, deve durar aproximadamente 15 minutos, e os especialistas irão procurar por lesões que possam ser suspeitas. "Pedimos que as pessoas compareçam com roupas leves para facilitar o trabalho da equipe", disse a médica dermatologista e responsável pela campanha, Dra. Maria Inês Bortoliero.
Caso seja constatada alguma lesão suspeita o paciente já será encaminhado para uma biópsia que definirá a presença do tumor, e caso seja positivo, uma cirurgia para a retirada será marcada. Se durante a avaliação for constatada alguma dermatose - doença na pele - o paciente terá um encaminhamento para uma consulta médica.
De acordo com o INCA - Instituto Nacional de Câncer os Indivíduos com a pele clara, sensível à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias são as principais vitimas do câncer de pele e os negros normalmente têm câncer de pele nas regiões palmares e plantares.
Embora o câncer de pele seja o tipo de câncer mais freqüente, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, quando detectado precocemente este tipo de câncer apresenta altos percentuais de cura. "É muito importante que as pessoas percebam a importância da prevenção", alerta Maria Inês.
O tumor pode se apresentar em três formas, a primeira é chamada de carcinoma baso celular - aparece em forma de um caroço pequeno coberto por vasos sangüíneos - ele não coça e não dói e segundo o INCA, é responsável por 70% dos diagnósticos de câncer de pele; a segunda forma é o carcinoma espino celular que é apresentado como uma ferida de difícil cicatrização e a terceira é chamada de melanoma cutâneo - surge nas pintas da pele, inclusive nas de nascença. Elas passam a ficar mais escuras, pouco delimitadas, não seguem o formato arredondado, ficam irregulares e crescem tanto verticalmente, parecendo verrugas, como horizontalmente - alargando.
O aparecimento do câncer da pele não está relacionado com a sazonalidade, ou seja, não é o calor que influencia e sim os raios ultra-violetas (uv's), questões hormonais ou genéticas, como explica a médica Maria Inês, por isso a importância de usar sempre protetor solar e roupas que cubram áreas expostas, assim como chapéus e óculos escuros. "Mesmo em dias nublados há exposição a raios ultra-violetas, e as pessoas devem usar o protetor até mesmo dentro de casa ou no trabalho, pois a luz fluorescente, conhecida como luz fria, também emite e ele atravessa as janelas".
O fator de proteção solar - FPS - também influencia, segundo pesquisas o fator mínimo para ser usado é o número 15, que deve ser reaplicado, em pele limpa, de três a quatro vezes ao dia. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Câmara entrega Título de Cidadão para empresário
Proprietário de Transportadora tradicional na cidade receberá a honraria

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta sexta-feira - 7 de novembro, a partir das 19h30 a sua 10ª Sessão Solene do ano, para a entrega do 14º Título de Cidadão Caraguatatubense de 2008. A cerimônia desta noite terá como autor o Vereador Aureliano Gonçalves Pereira - AG Pereira (DEM) e como homenageado o empresário do ramo de cargas e transportes José Geraldo Ferreira.
O homenageado José Geraldo Ferreira é nascido em Taubaté, tem 51 anos, é casado e tem 3 filhos, sendo o mais velho de uma família com 8 irmãos, tendo começado a trabalhar com 13 anos, juntamente com o seu pai.
As lições de empreendorismo e liderança aprendidas com o seu pai o fizeram abrir o seu primeiro negócio em Caraguatatuba, no ano de 1984, uma transportadora de nome "AF", sendo por causa disso que ganhou o apelido e ficou conhecido pelos amigos como "Zé da AF".
Ao longo destes 24 anos tornou-se referência na cidade, não só no bairro do Jaraguazinho, onde tem sua sede, mas pelo trabalho social de ajuda aos pobres, através do tradicional "fogado" do Trindade, no mês de agosto.
Para o autor, José Geraldo é um empresário de sucesso que cresceu com as dificuldades e adversidades que o mercado lhe impôs e por não esquecer nunca de ajudar o mais carente, lhe dedicou esta honraria. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Toninho Colucci define secretariado com 6 mulheres

Ilhabela - Depois de tanta tensão vivida no período eleitoral pelos candidatos e correligionários, Ilhabela passa por um período de transição. Assumir uma prefeitura como a de Ilhabela no auge da temporada não é uma tarefa muito fácil, mas segundo Julio Cezar de Túllio, coordenador da equipe de transição do prefeito eleito Toninho Colucci, o processo está sendo conduzido com harmonia.
Toninho nomeou inicialmente Cezar e a vereadora Nanci Zanato para mediar a transição, mas depois de perceber a dimensão das informações, o coordenador da equipe solicitou ao prefeito Manoel Marcos a permissão para colocar os futuros secretários em contato com as respectivas Secretarias e atuais secretários.
“Assim fica mais fácil e não fica só na minha mão. Existem algumas Secretarias mais complicadas nessa época, como a de Turismo e Meio Ambiente”, explicou.
O clima é de cordialidade e os futuros secretários estão recebendo permissão até para participar de algumas decisões que vão influenciar a administração do próximo ano. “Estamos recebendo informações para planejar e opinar nas resoluções que precisam ser feitas agora, mas que vão refletir nos próximos anos”, comenta Cezar.
Sobre o fato da transição acontecer praticamente no meio da temporada, época em que a cidade está lotada e que representa prosperidade no mercado de trabalho, o coordenador não vê problemas. “Já temos 97 paradas de navios confirmadas. Talvez tenhamos alguma dificuldade, mas tudo vai ser feito com tranqüilidade”, disse. Para ele, todos estão correndo contra o tempo para se interar de tudo e dar conta do recado.
Das 12 Secretarias seis serão ocupadas por mulheres. “Serão seis homens e seis mulheres, mas essa divisão não foi de propósito”, garante. Todas as pastas com exceção a de Administração já receberam a visita dos futuros secretários.
O quadro de secretários ficou assim:
Meio Ambiente: Cristina Hirakawa
Jurídico: Luiz Guilherme Homem
Turismo: Maria Inês Ferreira
Educação: Lídia Sarmento
Saúde: Cláudia Kerber
Gabinete do prefeito: Julio Cezar de Tullio
Esporte: Luiz Lobo
Cultura: Rogério Ribeiro de Sá (Catolé)
Ação Social: Nanci Zanato
Administração: Cristobal Parraga
Obras: Kátia Kornetoff
Finanças: não foi definido(Fonte: Imprensa Livre)

Prefeitura inicia obra que vai acabar com cães abandonados na cidade

Ilhabela - A Secretaria de Saúde de Ilhabela iniciou o “Projeto Cão Ilhéu”. O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Manoel Marcos. As obras para a adequação do espaço físico já se iniciaram e em aproximadamente 30 dias estarão finalizadas.
O projeto elaborado pelo Executivo trata-se de um Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos através da esterilização cirúrgica (castração), que fará registro e identificação de toda a população canina e felina do município; o controle reprodutivo de cães e gatos; realizará o manejo ambiental para diminuir a capacidade de suporte de animais soltos na cidade. O objetivo do programa vai além de acabar com o problema populacional de animais de rua, ele está voltado a uma campanha educacional de conscientização sobre posse responsável.
O registro e identificação da população canina e felina do município irão funcionar com o auxilio do PSF (Programa Saúde da Família), que cadastrarão as famílias que possuem animais de estimação.
Assim que as obras de readequação estiverem prontas, a Prefeitura irá recolher os animais errantes (cães e gatos) do município e promover o tratamento adequando, inclusive a castração dos mesmos. O projeto também atenderá animais das comunidades tradicionais.
Segundo o diretor municipal de Saúde, Márcio Tenório, cabe explicar a população que as instalações do Projeto Cão Ilhéu não se trata de um Centro de Zoonoses e sim de um Centro de Controle Populacional de Cães e Gatos. Com a sua aprovação e iniciação, esse projeto será o pioneiro de todo o Litoral Norte.
No momento o espaço “Cão Ilhéu” está aguardando adequação para iniciar as castrações, porém, hoje abriga nove cães adultos, 18 filhotes, três gatos adultos e sete filhotes, que foram abandonados no local e até mesmo jogados no local, e que recebem alimentação e tratamento veterinário.
Em relação a atual situação de abandono dos animais Silvia Badilio da Silva, coordenadora do Programa, explica que o objetivo do programa quanto às instalações não é abrigar animais, e sim servir como local de tratamento.
A Associação de Voluntários e Protetores de Animais (AVPA) tem atuado junto ao Programa Cão Ilhéu desde sua elaboração e se sensibiliza com a atual situação do local. Segundo a vice-presidente da AVPA, Salete Magalhães, a população não está colaborando e sim prolongando o inicio das atividades do programa, despejando animais na sede do projeto. “Quanto mais animais forem largados lá mais prejudiciais vai ser para todos. O espaço não é abrigo e sim um local para cirurgias e recuperação dos animais e inclusive o abandono de animais e tipificado em Lei como crime de maus tratos”, declarou Salete.
Os interessados em adotar os animais devem se dirigir ao Projeto Cão Ilhéu que está instalado na Rua Rondônia, 24, Barra Velha, telefone 3895-7229. Todos os animais se encontram vacinados e vermifugados e os adultos castrados.
Vantagens da castração
- Diminui o risco de doenças nas vias uterinas e, principalmente, do câncer de mama, útero, próstata e testículos
- Elimina a gravidez psicológica, estado presente em algumas fêmeas após o termino do cio, que ocasiona aumento das mamas (muitas vezes com edema) com produção de leite e irritabilidade excessiva
- Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais; Acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio
- Diminui o hábito dos gatos de urinar para marcar território, uma vez que a urina também perde o odor forte e desagradável.(Fonte: Imprensa Livre)
 

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Passeata busca conscientização sobre uso correto da água

São Sebastião - A Escola Mundo Encantado e a Creche Diva Bernardino, integrantes do Núcleo Educacional do Canto do Mar, localizado na Costa Norte, promovem hoje, às 8h30 e às 16h, uma passeata pelas principais ruas e avenidas do bairro. A iniciativa faz parte do projeto “Água Fonte de Vida”, que busca despertar a consciência sobre a utilização correta da água na comunidade local.
Devem participar da ação cerca de 400 crianças com faixa etária entre dois e seis anos, 60 funcionários das duas instituições de ensino e familiares dos alunos. Além disso, os participantes estarão munidos de cartazes, faixas e panfletos explicativos sobre o tema. A passeata sairá em frente ao Núcleo, que fica na rua Nais, 181, em direção à Avenida Penélope, rua Cila e Avenida Netuno.
De acordo com a diretora Sandra Pereira da Silva, a iniciativa fortalecerá o trabalho desenvolvido durante todo o ano. “Desde que iniciamos o projeto, observamos que os trabalhos realizados pelas professoras dentro de sala de aula fizeram com que as crianças tivessem maiores cuidados com o uso da água em suas tarefas diárias. Isso também teve reflexo nas famílias e, consequentemente, levou uma nova visão sobre o assunto aos moradores do bairro”, explicou. O projeto “Água Fonte de Vida” terá encerramento no fim do ano letivo. (Fonte: Imprensa Livre)

Saúde e Prevenção

São Sebastião - As Secretarias de Saúde e de Educação de São Sebastião entregaram, na sede da Sociedade Amigos do Pontal da Cruz (Sampoc), os certificados aos alunos do 8º e 9º ano da rede municipal que participaram do projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas”. O programa, lançado no ano passado e coordenado pelo Centro Municipal de Infectologia (Cemin), objetivou a compreensão de assuntos relacionados a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e HIV/Aids e trabalhou na construção do conhecimento sobre saúde e o exercício positivo da sexualidade. Ao todo, 70 pessoas participam do projeto que foi formado por alunos, professores, coordenadores e a equipe técnica do Cemin. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Presidente da Liga Sebastianense de Futebol pede apoio à Câmara

São Sebastião -  O presidente da Lisef (Liga Sebastianense de Futebol), José Henrique Neto, usou a tribuna da Câmara de São Sebastião, na sessão de ontem, dia 4, com o objetivo de pedir o apoio dos vereadores para que a entidade possa ter uma sede.
O presidente, que é árbitro credenciado pela Federação Paulista de Futebol e por 17 anos atuou na Fifa, contou que, no início da sua gestão, a Lisef contava com uma dívida de R$ 75 mil, que já foi quitada.
De acordo com Neto, a dificuldade em obter recursos financeiros ocorre porque atualmente existe a Lei 889/93, aprovada durante o governo do ex-prefeito Luis Alberto de Faria, não vem sendo cumprida.
"Eu fui convidado pelos times de futebol da cidade para legalizar a Liga Sebastianense, que até o momento ainda não foi registrada na Federação e também não possui uma sede, por falta de verba. Se isso não ocorrer logo vamos voltar a estaca zero", explica.
O presidente da Lisef também argumenta que a falta de infra-estrutura e verbas tem prejudicado os times de futebol da cidade, que não puderam participar em 2008 de um campeonato.
"Todos gostam de ver o futebol dos veteranos, mas e os garotos? E a categoria de base? Hoje os campeonatos são organizados pela Secretaria de Esportes quando o responsável devia ser a Liga", conclui.
O vereador Robson Ceará (PPS), ao fazer uso da tribuna, deu razão ao presidente da Lisef ao dizer que, em 2008, não houve campeonato de futebol. "Não houve planejamento para veteranos, jovens e crianças. Apenas nos primeiros dois anos teve futebol. É um absurdo", disse.
O vereador também comentou que faz parte do time de futebol Caiçara que, junto com o Sindicato dos Estivadores, está tentando viabilizar uma escolinha de futebol para crianças da cidade.
O vereador Luiz Antônio de Santana Barroso (DEM), o Coringa, que foi reeleito para a gestão 2009/ 2012, assumiu o compromisso com o presidente da Lisef que, no próximo ano, a Liga terá uma sede.
"São Sebastião sempre foi uma cidade formadora de grandes atletas do futebol", conclui. (Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)

Prefeitura realizará mutirão de combate ao mosquito da dengue na Vila Sahy

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), vai iniciar a partir da próxima segunda-feira (10/11), às 9h, um mutirão de combate ao mosquito da dengue na Vila Sahy, localizada no bairro de Barra do Sahy, na Costa Sul do município. O objetivo da iniciativa é orientar à comunidade, recolher possíveis criadouros do inseto transmissor da doença, colocar tela nas caixas d’água, entre outras ações.
O trabalho será desenvolvido pela equipe de agentes de combate a endemias no período de, aproximadamente, duas semanas com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Divisão de Educação Ambiental, e das associações ALNorte e Amovila (Associação dos Moradores da Vila Sahy).
A participação da população é importante e necessária para evitar casos na localidade.
No fim do mês passado, a Sesau também firmou parceria com uma imobiliária da cidade para realizar vistorias nos imóveis fechados que estão à venda ou para alugar ao longo do município. Outras empresas que atuam no ramo também serão convidadas a participar da medida. A finalidade é ter a colaboração dos empreendimentos na questão do controle sanitário das casas que estejam sob suas responsabilidades, já que os agentes encontram dificuldades para realizar o serviço de eliminar possíveis criadouros.
Atualmente, o município de São Sebastião possui 95 casos de dengue, sendo sete importados. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Terceira Idade participa de desfile de moda nesta sexta-feira

São Sebastião - A Terceira Idade de São Sebastião participa nesta sexta-feira (7/11), no Porto Grande Hotel, região central da cidade, de um desfile de moda promovido pela Faculti (Fraternidade e Assistência Cultural a Terceira Idade) em parceria com o comércio local. O evento começa a partir das 14h e é aberto à comunidade sebastianense.
Segundo a organizadora Tatiana Carneiro Zamith, a iniciativa, que acontece há alguns anos, é fazer com que os idosos tenham consciência de seu valor pessoal. De acordo com ela, que atua como professora de condicionamento físico social na Faculti, o desfile terá aproximadamente 30 participantes com mais de 50 anos. “Não tem nada a ver com futilidade ou vaidade. A Faculti é uma entidade sem fins lucrativos que auxilia culturalmente os idosos para reintegrá-los na sociedade como cidadão porque a maioria se isola quando não tem atividade alguma”, diz Tatiana. “O evento serve para melhorar a auto-estima dos participantes, que ainda se consideram com coragem para desfilar perante seus familiares e amigos”, acrescenta a coordenadora da Faculti, Maria Olinda Almeida. O coral da entidade também se apresentará no evento.
Na entidade, a Terceira Idade tem aulas de dança, ginástica, música, alfabetização, atendimento psicológico, dentre outras ações.
A iniciativa conta com o apoio da loja Mira Modas, que empresta as roupas, a Tanarah Beauty, responsável pelo fornecimento de produtos de tratamento de pele, e Rádio Morada FM. (Fonte: Imprensa Livre)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Taxa de bombeiros deve ser extinta, mas prefeitura estuda recriar imposto

Ubatuba - Uma medida liminar do Tribunal de Justiça (TJ) suspendeu, no final de outubro, a cobrança do imposto municipal referente aos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros em Ubatuba. A tese da procuradoria geral, que propôs uma ação direta de inconstitucionalidade, considera a taxa ilícita, pois não se observa a especificidade e visibilidade dos serviços ligados à cobrança.
No primeiro momento, a prefeitura se mostrou confiante e disposta em uma contrapartida judicial, acreditando em uma vitória na justiça, que revertesse a decisão do TJ. No entanto, o secretário de Assuntos Jurídicos, Marcelo Mourão, que retornou ao cargo após as eleições, foi mais realista.
“Pelo um estudo prévio que realizamos sobre o caso, tudo indica que nosso recurso não seja deferido. Sendo assim, com essa expectativa de fracasso judicial, já estamos agindo no sentido de dissolvermos a falha que houve neste primeiro projeto”, relatou Mourão, explicando que a taxa dos bombeiros, provavelmente só poderá ser cobrada, por meio de uma nova proposta de lei, que também terá de passar, novamente, pela aprovação dos vereadores da Câmara ubatubense.
“O projeto tem que nascer de novo, essa é a realidade. Na liminar que suspendeu a cobrança, a justiça entendeu que não se observa a especificidade e visibilidade dos serviços de salva mar, ligados ao imposto. No entanto, é preciso deixar claro, que, no nosso entendimento, a prefeitura tem total legitimidade pela cobrança, afinal, a presença dos bombeiros em Ubatuba é resultado de um convênio com a corporação, o que permite a tributação pelo município. Portanto, o que temos que fazer é especificar o serviço dos bombeiros, apenas quanto ao combate a incêndios”, afirma Mourão.
Ele garante que, apesar de parecer demorada a retomada do processo, a prefeitura já está se prontificando para encaminhar, com maior agilidade, uma nova proposta da taxa de bombeiros à Câmara Municipal.
O prefeito Eduardo Cesar está viajando e, segundo a assessoria de imprensa, seria a única pessoa apta a explicar se a falta dos recursos provenientes do imposto poderia causar a saída precoce do Corpo de Bombeiros da cidade de Ubatuba. (Fonte: Imprensa Livre)

Hoje tem "Ensáio Aberto" em Ubatuba

Ubatuba - A Officina Artaud apresenta "Ensaio Aberto" nos dias 05, 07 e 10 de novembro, as 20:30hs, no Auditório do Passeio Santa Fé.
O espetáculo de esquetes teatrais com textos adaptados de crônicas e contos de escritores brasileiros, mistura a improvisação e a comédia.
Sob direção de Vittorio Colacchio e Marilena Cabral.
Ingressos: R$ 2,00
(escolas públicas e entidades assistenciais previamente agendadas só pagam R$ 1,00)
Realização: OSC Cabelereiros Ubatuba
Adquira seu ingresso antecipado:
Patrícia: 91788452
Marilena: 97697575

Tisue Cabelereiros: Passeio Santa Fé
(Fonte: Patricia Cabral)

Começa o Workshop da Maricultura Paulista

Ubatuba - Começa hoje o 1º Workshop da Maricultura Paulista, promovido pela Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) de Ubatuba. O evento acontecerá no auditório do Hotel São Charbel e terá como temas: “Políticas Públicas – Desenvolvimento da Maricultura no Litoral Paulista” e “Novas Alternativas Econômicas para a Maricultura Paulista”.
O workshop contará com presenças ilustres, como o representante da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca do Governo Federal, Felipe Suplicy, falando sobre o Programa Nacional de Desenvolvimento da Maricultura; Karine Bordignon, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que discorrerá sobre “Aspectos higiênico-sanitários dos moluscos bivalves”, entre diversos outros assuntos de grande relevância.
A secretária de Agricultura,Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, afirma que o I Workshop da Maricultura Paulista representa uma boa oportunidade para a atualização e capacitação do setor pesqueiro. “Durante o evento, apresentaremos os resultados do projeto de maricultura realizado por meio de uma parceria entre prefeitura e governo federal. Muitos assuntos de grande relevância para o setor serão tratados. A participação massiva do setor é fundamental”, disse Gelli. (Fonte: Imprensa Livre)

“Donana” está em cartaz hoje no teatro

Ubatuba - O espetáculo “Donana” está em cartaz hoje, às 21h, no Teatro do Anchieta Café, no Itaguá, em Ubatuba. Ronaldo Ciambroni estréia a peça, que tem a censura de 12 anos. No ano de 1974, estreou no Paraná e em São Paulo, Donana, foi considerada uma das peças mais importantes da história do nosso teatro e um dos 10 espetáculos mais aplaudido pela crítica da Europa.
Donana é apresentada numa linguagem fluente, cômica e muito simples, aborda um problema social, falando da vida de uma anciã octogenária, mostrando a marginalização que sofre os velhos. Donana mescla comédia e drama, divertindo, envolvendo totalmente e platéia como domínio absoluto do ator, numa excelente performance e caracterização desta velhinha.
O espetáculo ganhou, em 1985, prêmio de melhor espetáculo estrangeiro no festival de havana – cuba, sendo considerado pela crítica européia um dos dez melhores espetáculos do século. Ciambroni é um autor bastante premiado, principalmente por seus trabalhos em teatro. Entre os prêmios ele foi ganhador de dois Moliére 74 e 88 – APCA – SNT. Donana também faz parte do programa “A Praça é Nossa”, do SBT, como a velhinha esperta da praça. (Fonte: Imprensa Livre)

Corrida de Aventura Haka Race será na praia de Toninhas

Ubatuba - A praia das Toninhas, uma das mais belas de Ubatuba, será o palco da largada e da chegada da etapa da corrida de aventura Haka Race. A prova será no dia 15 de novembro, terá início às 9 horas e contará com as modalidades Pró (masculino e feminino) e Sport.
Na categoria Pró, as distâncias aproximadas são de 23 quilômetros no Mountain Bike, 15 quilômetros no trekking, 45 metros nas técnicas verticais (rapel) e 11 quilômetros na canoagem (caiaque). Na Sport, a previsão é de que os participantes percorram 17 quilômetros de Mountain Bike, 11 quilômetros de trekking, 45 metros de técnicas verticais e 04 quilômetros de canoagem.
"A proposta é a de completar um ciclo, com duas provas em ambientes de montanha (São Roque e Campos do Jordão), uma numa cidade caracterizada pelos esportes de aventura (Socorro) e, pra encerrar, como etapa final, uma etapa no litoral, de preferência numa praia com um belo visual", explica Leonardo Barbosa (prof. Léo), organizador da Haka Race. "Ubatuba é o local perfeito", disse.
Canoagem
Tanto a categoria Pró quanto a Sport terão, nessa etapa, a modalidade canoagem, que será realizada em caiaques do tipo sit on top, individuais – e nos quais as pernas do atleta ficam livres. "A canoagem é uma modalidade perfeita para uma prova como essa, na praia. As modalidades do HAKA sempre coincidem com os obstáculos naturais. A canoagem será inserida como uma forma de ganhar tempo, atravessando um trecho", adianta Léo. Em conseqüência disso, a organização obrigará os participantes a levarem, para a prova, coletes salva-vidas – que também poderão ser alugados no local, por R$ 5,00.
Ação Social
A organização da prova promoverá, na etapa de Ubatuba, ações sociais. As equipes poderão escolher entre doar seis quilos de alimento não perecível (exceto açúcar e sal) – que serão distribuídos para as famílias carentes do município – ou doar R$ 10, a serem repassados, posteriormente, para o grupo de resgate voluntário Anjos da Serra. A ação social é de caráter obrigatório. "A idéia é retribuir o apoio da cidade de Ubatuba com doações de alimentos", explica Léo. A ação social é obrigatória.
Serviço
Haka Race – Última Etapa
Data: 15 de novembro
Local: Ubatuba-SP
Largada: Praia das Toninhas, às 09h

Prof. Léo
Leonardo Barbosa (prof. Léo), é organizador da Haka Race. É formado e pós-graduado em Educação Física e professor da academia Reebok Sports Club. Também promove os passeios ciclísticos Bike Challenge e Bike Trip.
Mais Informações: www.hakarace.com
 

Inscrições com Desconto
Categoria PRÓ
31 de outubro – R$ 280,00
Até 14 de novembro – R$ 300,00
Categoria SPORT
Até 31 de outubro – R$ 220,00
Até 14 de novembro – R$ 240,00

Patrocínio:CURTLO e Neptunia Seguros
Apoio Institucional: Prefeitura de Ubatuba
Apoio: FLE Comunicação, Ciclovece, Central de Serviços, Gatorade, Be Bop Adventures, Feltrin Motos, Yamaha, Feltrin Motosport, Natural Sport, Plug Locação, M.C.L. Distribuidora de Água, Bodi Heat, revista Sport Life e Podim Restaurante – co patrocinador.
Danilo Vivan Jornalista/Assessor de Imprensa 11-9994-3691

III Semana da Agricultura Orgânica acontece em Ubatuba, na próxima semana
O evento passou a ser uma obrigação do município, uma vez que foi instituído por intermédio da lei 3123/08, do Executivo

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento, realizará a III Semana da Agricultura Orgânica, entre os dias 10 e 12 de novembro. Durante o evento, estão programadas diversas atividades, como uma feira de alimentos orgânicos no calçadão da Avenida Dona Maria Alves, uma série de palestras referentes à agricultura orgânica e um curso de hortas suspensas, que acontecerão no auditório da Escola Municipal Tancredo.
O evento é voltado para produtores orgânicos, consumidores, comerciantes e demais interessados no assunto. Segundo a secretária de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Valéria Gelli, a Semana da Agricultura Orgânica faz parte do Programa de Manejo Sustentável do município e agora passa a ser uma obrigação do município, uma vez que foi instituída por intermédio da lei 3123/08, do executivo.
“Nosso objetivo é fomentar a agricultura orgânica em Ubatuba, difundindo as vantagens econômicas, sociais e ecológicas desta modalidade. Para isso, estamos promovendo este encontro entre produtor e consumidor. Desta forma, podemos proporcionar aos participantes, capacitação, troca de experiências e contatos importantes”, afirma a secretária.
Os interessados podem fazer suas Inscrições pelos telefones (12) 3833-3500 e 3833-2528. A E.M. Presidente Tancredo de Almeida Neves fica na Av. Rio Grande do Sul 600, Centro
Confira a programação e participe:

Dia 10 - Segunda-feira
Banca de Produtos Naturais, de produtores do município
Local: Calçadão

Dia 11 - Terça-feira
8h: Inscrições e Café
9h: Legislação Orgânica: Aspectos da legislação vinculados ao agricultor familiar: Marcelo Silvestre Laurino, engenheiro agrônomo - fiscal federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/coordenador da Comissão da Produção Orgânica do Estado de São Paulo
10h: Projeto: Educação agroflorestal & processamento de polpa da juçara: Cristiane Reis, engenheira florestal, Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (IPEMA)
11h: Cooperativismo & Certificação por Grupo: Sandra Artuzo, APAN Certificadora
13h10 Políticas públicas voltadas ao agricultor familiar: Marcelo Silvestre Laurino, engenheiro agrônomo fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/ Coordenador da Comissão da Produção Orgânica do Estado de São Paulo
14h: Nutrição e proteção vegetal: alternativas para agricultura orgânica: Fernando Luis da Silva, Engenheiro Agrônomo – BATROFF

Dia 12 - Quarta-feira
19h: Importância do Alimento Orgânico para a Saúde: Luana Tozaki, nutricionista - gerente de Abastecimento/SMAPA
19h40 Horta Suspensa, Alternativa para Áreas Urbanas: Jefferson Castilho, engenheiro agrônomo, chefe de Fomento à Agricultura/SMAPA
20h10: Café
20h30: Horta Suspensa: Passo a Passo: Aparecido Cardoso, gerente de Agricultura/SMAPA

Prefeitura de Ubatuba prepara Plano de Segurança para a temporada
Reforços policiais, cavalaria e o helicóptero Águia estão no Plano de Segurança. Integração dos órgãos de segurança do município projetam Ubatuba como a única cidade da região a ter índices de criminalidade reduzidos, de acordo com pesquisa

Ubatuba -  Devido a proximidade de mais uma temporada e conseqüentemente o aumento do número de pessoas na cidade, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, juntamente com outros órgãos de segurança do município, discutiu na manhã desta quarta-feira, 4, as estratégias do Plano de Segurança Verão 2008/2009 a ser adotado em Ubatuba. Recentemente, a cidade foi apontada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública como a única cidade do Litoral Norte a apresentar redução da criminalidade entre 2007 e 2008, no período de janeiro a setembro. Sendo assim, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Segurança, busca mais uma vez a integração com esses órgãos para que o índice seja mantido também durante este período de temporada.
Entre as medidas que serão adotadas pelo Plano de Segurança estão o reforço de policiais, sendo 270 homens da Polícia Militar; 17 bombeiros do Grupamento de Incêndio e 55 para o Salvamar; 26 policiais rodoviários estaduais, cinco da Polícia Rodoviária Federal, dois delegados e 10 escrivães. O Plano de Segurança desta temporada terá algumas novidades, entre elas a permanência do helicóptero Águia em Ubatuba durante toda a temporada e 12 homens do Regimento de Cavalaria 9 de Julho, de São Paulo, que também estarão na cidade durante o período. “Esta integração que temos com todos os órgãos de segurança de Ubatuba nos permite desenvolver um trabalho maior, possibilitando oferecer mais segurança para o munícipe e para o nosso visitante”, avalia o secretário municipal de Segurança Pública, Andrade Henrique dos Santos. O Plano de Segurança acontecerá em Ubatuba de 26 de dezembro a 28 de fevereiro.
Presentes à reunião estiveram representantes das Polícias Rodoviárias Federal, Estadual, Militar, Civil, do Corpo de Bombeiros, e das secretarias municipais de Turismo, Guarda Municipal, Fundart e Gerência de Tributos Mobiliários.
Redução da criminalidade - A Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP), da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, divulgou na semana passada um relatório sobre a segurança na região, no período de janeiro a setembro de 2007 a 2008. Ubatuba foi a única cidade do Litoral Norte que apresentou redução em todos os índices apontados na pesquisa. Em relação aos homicídios dolosos, a redução foi de 41%, sendo registrados 12 homicídios em 2007 contra sete neste ano. Os 1.495 furtos apontados no ano passado tiveram uma redução neste ano de 15% com o registro de 1.229 ocorrências. Roubos apresentaram uma diminuição de 2%. Os roubos de veículos caíram de oito para dois neste ano, representando uma queda de 75%. Já para os furtos de veículos a queda foi de 15%, sendo que em 2007 foram registrados 31 furtos contra 24 neste ano.
O comandante da Guarda Municipal de Ubatuba, tenente Luiz Carlos de Carvalho, atribui os bons índices de Ubatuba ao trabalho em conjunto da Guarda com os demais órgãos de segurança do município. “Esse intercâmbio da nossa corporação com as Polícias Civil, Militar, Ambiental e Rodoviário, Corpo de Bombeiros, faz com que de certa forma procuremos prestar os mais diversos atendimentos aos munícipes, resultando assim nessa diminuição. Com essa integração quem ganha em qualidade é a cidade”, explica o tenente.
O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, diz que a queda da criminalidade é o resultado de um trabalho de organização e integração. “A participação de todos no auxílio ao Poder Público é extremamente importante no combate à criminalidade. Todos nós somos parte do processo e por isso temos a obrigação de ajudarmos uns aos outros”, avaliou o prefeito. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba recebe mais três novas unidades de saúde

Ubatuba - Durante esta semana, três bairros da cidade receberam novas Unidades de Saúde da Família. As comunidades do Perequê-Mirim, Corcovado e Araribá agora podem contar com espaços físicos totalmente renovados e próprios do município. As unidades foram inauguradas entre os dias 5 e 6, como parte das comemorações do aniversário da cidade.
Em todas as unidades, representantes das associações de bairros relataram a importância desta conquista para os moradores. “Nós trabalhamos em parceria com a prefeitura e foi muito gratificante, quem ganhou foi a comunidade. Estamos fortalecendo o atendimento médico em nosso bairro e isso é muito importante. Estamos muito gratos por todas as melhorias que têm acontecido em nosso bairro, como a escola, a quadra, a estrada e o posto de saúde, afirmou o presidente da Associação do Bairro Corcovado, Joel Alves dos Santos.
Para o representante do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Kotzent, a melhoria na área da saúde é visível em todos os cantos da cidade. “Tenho acompanhado com alegria a implantação de diversas unidades de saúde e isso nos faz vislumbrar um avanço significativo no atendimento à população.”
Para o secretário municipal de Saúde, Clingel Frota, a intenção da prefeitura é proporcionar condições dignas de atendimento, tanto aos profissionais da saúde, quanto aos usuários das unidades. “Do extremo sul ao extremo norte, muitas coisas interessantes têm acontecido. Percebemos que a Saúde está caminhando para um rumo diferente, cheio de conquistas e realizações. É muito bom contar com o apoio e a parceria que entendem as nossas dificuldades e colaboram para que as coisas funcionem”, afirma o secretário. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Programação Cine Porto
Semana de 24 a 30/10/2008

"Pequenas Histórias - As 15:30 hs
Para este filme preço único R$ 2,00

"Era Uma Vez" - as 17:00hs
Para este filme preço único R$ 2,00

"Busca Implacavel"
as 19:10 e 21:00 hs

cineporto@hotmail.com

Poesia Topo

Anuncie

Da botocúndia

Pedro caipira
empreitou a capina
do bananal de meu avô
que o convidou para almoçar
e gostou do que provou
e agradeceu a atenção
da qual fora objeto
e que só não comera a lagosta
por não gostar de inseto.

O misericordioso

Deus, Nosso Senhor,
achou muita graça
quando o Profeta Jonas,
após ter fugido,
pelo peixe engolido,
à praia devolvido,
foi admoestar os ninivitas
do castigo que receberiam
pelos pecados cometidos,
depois subiu ao monte
e ficou aguardando a ira dos céus.
Porém, os pecadores arrependeram-se
e Deus não os castigou.
Lá na colina, Jonas ficou revoltado
e protestou
contra a lentidão divina para castigar
e a pressa excessiva em perdoar.
Ó Deus de imensa bondade,
esqueça os desaforos de Jonas
e continue paciente com a humanidade.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo


Humor

O Troco
Enviado por Ciro Placido

Toca o telefone...
- Alô.
- Alô, poderia estar falando com o responsável pela linha?
- Pois não, pode ser comigo mesmo.
- Quem fala, por favor?
- Edson.
- Sr. Edson, aqui é da Telefônica, estamos ligando para oferecer a promoção Telefônica linha adicional, onde o Sr. tem direito...
- Desculpe interromper, mas quem está falando?
- Aqui é Rosicleide Judite, da Telefônica, e estamos ligando....
- Rosicleide, me desculpe, mas para nossa segurança, gostaria de conferir alguns dados antes de continuar a conversa, pode ser?
- ... bem, pode.
- De que telefone você fala? Meu bina não identificou.
- 103
- Você trabalha em que área, na Telefônica?
- Telemarketing Pró Ativo.
- Você tem número de matrícula na Telefônica?
- Senhor, desculpe, mas não creio que essa informação seja necessária.
- Então terei que desligar, pois não posso ter segurança que falo com uma funcionária da Telefônica.
- Mas posso garantir...
- Além do mais, sempre sou obrigado a fornecer meus dados a uma legião de atendentes sempre que tento falar com a Telefônica..
- Ok.... Minha matrícula é 34591212
- Só um momento enquanto verifico.
(Dois minutos)
- Só mais um momento.
(Cinco minutos)
- Senhor?
- Só mais um momento, por favor, nossos sistemas estão lentos hoje.
- Mas senhor...
- Pronto, Rosicleide, obrigado por haver aguardado. Qual o assunto?
- Aqui é da Telefônica, estamos ligando para oferecer a promoção linha adicional, onde o Sr. tem direito a uma linha adicional. O senhor está interessado, Sr. Edson?
- Rosicleide, vou ter que transferir você para a minha esposa, por que é ela que decide sobre alteração e aquisição de planos de telefones. Por favor, não desligue, pois essa ligação é muito importante para mim. (coloco o telefone em frente ao aparelho de som, deixo a música Festa no Apê do Latino tocando no Repeat (eu sabia que um dia essa droga iria servir para alguma coisa!), depois de tocar toda a musica, minha mulher atende:
- Obrigado por ter aguardado.... pode me dizer seu telefone pois meu bina não identificou..
- 103
- Com quem estou falando, por favor.
- Rosicleide
- Rosicleide de que?
- Rosicleide Judite (já demonstrando certa irritação na voz)
- Qual sua identificação na empresa..
- 34591212 (mais irritada ainda!)
- Obrigada pelas suas informações, em que posso ajudá-la?
- Aqui é da Telefônica, estamos ligando para oferecer a promoção linha adicional, onde a Sra. tem direito a uma linha adicional. A senhora está interessada?
- Vou abrir um chamado e em alguns dias entraremos em contato para dar um parecer, pode anotar o protocolo por favor.....alô, alô!
- TUTUTUTUTU...
- Desligou.... nossa que moça impaciente!

Que nem os bancos

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Sonho de um verão  © Edson Del Rio

Sonho de um verão
© Edson Del Rio

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor