Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Segunda-feira, 17 de Novembro de 2008 - Nº 2060 Edições Anteriores

Anuncie Aqui

Região


Caraguatatuba
Água Viva Coral apresenta seu novo concerto “Caminhos da Terra”, dia 22 no Teatro Mário Covas.
Fundacc se prepara para o “Natal Iluminado” com muita arte e cultura para toda a população!
Caraguá tem 54 selecionados para curso de Guarda-vidas Temporário
Central de Controle Operacional de Caraguá tem ligação direta com Polícia e DITRAN
Estudante de Caraguá representa a cidade nas Olimpíadas
Fim do mês será o prazo para regularização de ambulantes em Caraguá

Ilhabela
Lei “Cidade Limpa” em Ilhabela poderá ter um de seus artigos corrigidos
Pastor Paulo Correa é o mais novo Cidadão Ilhabelense
Prefeitura de Ilhabela realiza 1ª Maratona Cultural

São Sebastião
Centro Integrado Profissionalizante ministra aula prática de garçom em Juquehy
Fundo Social e Prefeitura premiam vencedores do 2º JISS na próxima sexta-feira
Plano Preventivo de Defesa Civil é estabelecido pela Prefeitura
Prefeitura e BB Educar formam alfabetizadores de jovens e adultos
Prefeitura promove 22º Encontro Villa-Lobos de Canto Coral
Projeto Aprenda Brincando estréia com vitória na 4ª Copa Criança de Futebol
São Sebastião é a primeira cidade do Litoral Norte a operar o Emprega São Paulo
Prefeitura analisa a possibilidade de oferecer curso para formação de segurança

Ubatuba
Aciu alerta: Fraudes e ilicitudes no Comércio Eletrônico
Aciu informa: Vagas de Emprego
Circuito Ubatuba de Águas Abertas terá sua última etapa neste mês
Prefeitura fará campanha para o uso correto das ciclofaixas
Controle de borrachudos é normalizado em Ubatuba
Ubatuba promove evento em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids
Banco do Povo de Ubatuba fará Mutirão do Microcrédito
Secretaria de Educação promove palestra sobre formação continuada

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Litoral Norte -


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Água Viva Coral apresenta seu novo concerto “Caminhos da Terra”, dia 22 no Teatro Mário Covas.

Caraguatatuba - A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) e o Água Viva Coral, convida todos para prestigiar o Concerto Caminhos da Terra, dia 22 às 21h00 no Teatro Mario Covas.
O Água Viva Coral é composto por profissionais das mais diversas especialidades e estudantes, sob a regência da maestrina Eliana Bañeza.
É um coral performático que interpreta músicas através da voz e do corpo intercaladas com esquetes teatrais, poesias dramatizadas e contos. Canta e interpreta tanto músicas populares como eruditas tudo feito com exigência profissional de qualidade técnica e cultural!
O concerto deste ano traz músicas regionais e populares, desejando inspirar imagens da gente que sai do interior em busca de sonhos na cidade grande e da gente que nasce, vive e morre em sua amada terra. Imagens do campo, dos amores, do cotidiano, do trabalhador e sua luta pela sobrevivência.
Serviços:
Concerto Caminhos da Terra –Água Viva Coral
Local: Teatro Mário Covas
Endereço: Avenida Goiás, 187 - Indaiá.
Cidade: Caraguatatuba/SP
Tel.: (12) 3881-2623
Horário: 21h Data: 22 /11/08
Entrada: r$ 10.00 (inteira) e r$ 5.00 (meia ).(Fonte: Fundacc)

Fundacc se prepara para o “Natal Iluminado” com muita arte e cultura para toda a população!

Caraguatatuba -  Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) e a Prefeitura de Caraguá se preparam para o Natal com muitas atrações para toda a população.
Proporcionar momentos de reflexão e espiritualidade com apresentações emocionantes, seja através da música, dança, canto ou da arte de interpretar.
As apresentações e o presépio sensibilizam o público, despertando o espírito natalino mais intenso nas pessoas nessa época do ano.
O presépio que ficará exposto na Praça Candido Motta é confeccionado pelos alunos da oficina de Cerâmica da Fundacc.
Como parte do projeto a Folia de Reis já deu inicio a suas apresentações, cantando pelos bairros da cidade, o grupo é composto por músicos que tocam instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal. O grupo Folia de Reis da Fundacc já existe a 10 anos cantando e encantando a todos por onde passa.
A decoração e iluminação da Praça e do Pólo Cultural além de embelezar, são atrativos turísticos que estimulam as vendas, favorecendo o comércio local.
Este projeto visa demonstrar a população local e turistas o belo trabalho realizado pela Fundação Cultural o ano inteiro.
A Fundacc aproveita para informar que estão abertas as inscrições para a seleção do “Pastoril –Jornada para Belém”.
A encenação representa a visita das pastoras ao estábulo de Belém, ofertas, louvores, pedidos de benção com cantos, louvações diante do presépio. É uma ação teatral de assunto sacro, com aproveitamento satírico e lírico.
Os ensaios começam no dia 18 de Novembro os interessados devem ter entre 12 e 20 anos, com ou sem experiência teatral e fazer a inscrição no expediente da FUNDACC até o dia 17 de novembro das 9 às 17h.
Outras informações podem ser adquiridas pelos telefone: (12) 38833737. O “Pastoril – jornada para Belém” acontecerá no dia 20 de Dezembro durante as festividades do Projeto “Natal Iluminado”. (Fonte: Fundacc)

Caraguá tem 54 selecionados para curso de Guarda-vidas Temporário
A Prefeitura de Caraguá contratará 28 Guarda-vidas Temporários para o verão 2008/2009

Caraguatatuba - Foram realizadas ontem, na praia da Martim de Sá, próximo ao Posto de Bombeiros, nesta última quarta-feira, dia 12, as provas que selecionaram 54 aspirantes, sendo três mulheres, ao cargo de Guarda-Vidas Temporário, que atuarão nas praias de Caraguatatuba durante a temporada de verão 2008/2009.
No total foram 85 inscritos que passaram por testes de resistência como corrida na areia e nado em alto mar.
Agora os selecionados realizarão por um curso que deve durar de 17 de novembro a 2 de dezembro, das 8h30 às 13h, onde aprenderão matérias de suporte básico da vida, pronto-socorrismo, prática de salvamento aquático, condicionamento físico, prevenção de afogamentos e telecomunicação entre outros, passando por novas avaliações.
Segundo o um dos responsáveis pela seleção, tenente Rapacci, o candidato deve ter pelo menos 70% de aproveitamento no curso para que possa receber o diploma de Guarda-Vidas Temporário.
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Administração contratará 28 Guarda-Vidas, que deverão atuar nas praias durante três meses – dezembro a março.
Mais vagas, ainda não divulgadas, também serão disponibilizadas pela parceria entre Petrobras e Instituto Mensageiro.
O curso é promovido pelo 17º Grupamento de Bombeiros – Salvamar Paulista.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Central de Controle Operacional de Caraguá tem ligação direta com Polícia e DITRAN
A comunicação é feita através de freqüência de rádio, onde os órgãos conseguem saber em tempo real o que acontece na cidade

Caraguatatuba - A recém-inaugurada Central de Controle Operacional – CCO, da Prefeitura Municipal de Caraguá, localizada no prédio da Secretaria de Administração, conta até agora com 13 câmeras em funcionamento espalhadas em pontos estratégicos da cidade apontados pela Polícia Militar e DITRAN – Divisão de Trânsito.
As imagens, captadas em tempo real, desde o dia 6 de novembro, que ficam armazenadas por no mínimo 11 dias nos computadores, estão inibindo atos ilícitos e auxiliando no trânsito. “Temos na Central um rádio com freqüência direta com a Polícia Militar, Secretaria de Saúde e DITRAN, caso haja alguma ocorrência já entramos em contato no mesmo momento”, disse o responsável pela CCO, Altemar Augusto Monteiro ‘Zeca’.
A Divisão de Trânsito da Prefeitura de Caraguá também recebe a contribuição da CCO que auxilia, por meio das imagens, a operação do trânsito na cidade. “Os agentes de trânsito são contatados nas ruas e proporcionam uma melhor fluidez do tráfego de veículos”, explicou o diretor da DITRAN, coronel Celso Rapacci.
Além de ajudar outros órgãos, a Prefeitura de Caraguá ainda tem planos maiores para o uso das câmeras. “Iremos disponibilizar para a população, as imagens captadas em três pontos, rodoviária, entrada e saída da cidade, no site da prefeitura como utilidade pública”, informou ‘Zeca’.
A Central de Controle Operacional, que era prevista no plano de governo do atual prefeito, José Pereira de Aguilar, é dotada da mais alta tecnologia em termos de monitoramento. As câmeras são da marca alemã Bosch, que está no ranking das três melhores, tem giro de 360º, aproximam a imagem até 35 vezes e toda a ligação entre elas e a CCO é feita através de cabos de fibra ótica. “Usamos a mesma tecnologia aplicada na cidade de Londres, capital inglesa”, lembra ‘Zeca’.
A previsão é de que até o final do primeiro semestre de 2009, estejam instaladas e em funcionamento as 81 câmeras.(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Estudante de Caraguá representa a cidade nas Olimpíadas de Língua Portuguesa
A aluna Ellen estaeve em São Paulo nessa Segunda, dia 17, junto a outros 10 alunos concorrendo com seus trabalhos nas Olimpíadas de Língua Portuguesa,
uma proposta do Ministério da Educação e Cultura


Caraguatatuba - Caraguá tem uma representante nas Olimpíadas de Língua Portuguesa, um programa do Ministério de Educação e Cultura em parceria com a Fundação Itaú. A aluna Ellen Zancan, 17 anos, está entre os 11 selecionados para a fase estadual que aconteceu no dia 17 em São Paulo. Ellen estuda na E.E.Alcides de Castro Galvão (Ipiranga). Ellen, que veio de Campinas para Caraguá, vive na cidade há 4 anos.
O trabalho que está concorrendo nas Olimpíadas é um artigo sobre a obra de Santo Antônio em cima do morro que leva o mesmo nome do santo, em Caraguatatuba.
Segundo sua professora de português, Maria Célia Rossita, Ellen é uma boa aluna – “Ela gosta muito de discutir e expor seu ponto de vista sobre as questões em sala de aula” comenta. Rossita acompanhou a aluna na segunda-feira, 17, no encontro em São Paulo, onde ficarão hospedadas no Hotel Transamérica e farão um roteiro cultural na capital junto aos outros concorrentes. Elas ficam lá até dia 19 deste mês.
Caso seu trabalho fique entre os cinco melhores, Ellen e sua professora recebem um computador cada uma, e a escola ganha um laboratório multimídia. Estamos torcendo!(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Fim do mês será o prazo para regularização de ambulantes em Caraguá
Mercadorias e alimentos apreendidos serão doados a instituições do município

Caraguatatuba - Os ambulantes interessados em trabalhar nesta temporada, em Caraguatatuba, terão até o dia 30 de novembro para entrarem com pedido no setor de protocolo, no Paço Municipal.
Segundo a Fiscalização do Comércio, é necessário para o cadastro cópias do RG, CPF, comprovante de residência, antecedente criminal, título de eleitor, provar que mora no mínimo há um ano em Caraguá, carteira de saúde, no caso dos vendedores de qualquer tipo de alimentos e preencher um requerimento. Para o cadastro, é preciso pagar uma taxa de R$ 7,30.
Para este verão, são esperados aproximadamente 300 ambulantes na cidade, que deverão circular a pé, com barracas ou carrinhos. O setor de Fiscalização do Comércio do município alertou que qualquer tipo de eventos, como massagens e promoção de produtos, também necessitam de licença.
Em média, por temporada, são feitas cerca de 100 apreensões. Nos casos de alimentos perecíveis, são doados para instituições filantrópicas.
Os meses de dezembro e janeiro são comuns à presença de ‘aventureiros’, que vem de cidades vizinhas ganhar dinheiro em Caraguá, devido o grande número de veranistas e turistas. De acordo com a Fiscalização do Comércio, a maioria das apreensões acontece após denúncias, que podem ser feitas por telefone, nos números: (12) 3897 8118 ou (12) 3897 8127.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)
 

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Lei “Cidade Limpa” em Ilhabela poderá ter um de seus artigos corrigidos

Ilhabela - O Vereador de Ilhabela Beto Campos (sem partido) pretende apresentar na próxima sessão ordinária (24/11) um Projeto de Lei que altera a data que entraria em vigor a Lei “Cidade Limpa”, ou seja, a Lei Complementar nº 656/2008, de sua autoria.
A Lei Complementar alterou alguns dispositivos no Código de Posturas no sentido de combater a poluição visual, com o objetivo de exaltar ainda mais as belezas naturais de Ilhabela, principalmente devido ao fato da cidade ser uma estância turística.
Conforme a lei complementar, todos os anúncios licenciados deveriam se adequar até o último 15 de outubro. Porém o vereador explica que a lei deverá entrar em vigor a partir de abril para que os comerciantes tenham um tempo maior para se adaptarem e para que a prefeitura tenha mais condições de desenvolver um processo de educação junto aos estabelecimentos comerciais.
Segundo o vereador, trata-se de uma correção já que deveria constar o prazo de seis meses após a publicação para a lei começar a vigorar.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Pastor Paulo Correa é o mais novo Cidadão Ilhabelense

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela promoveu na noite de ontem (13/11) uma sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Honorário de Ilhabela ao Pastor Paulo Alves Correa com a presença de diversos pastores da região e muitos fiéis da Igreja Assembléia de Deus que lotaram o plenário.
A solenidade foi presidida pelo Vereador Joadir Capucho (PTB), presidente do Legislativo, e teve a presença dos vereadores Jadiel Vieira (Keko-PTB) e Márcio Garcia (PTB) e da Vereadora Nanci Zanato (PPS) que é a autora do Decreto que concedeu o Título Honorífico ao pastor.
A entrega do título também foi prestigiada pelo prefeito eleito em Ilhabela, Antonio Luiz Colucci (PPS); o vereador eleito na cidade Valdir Veríssimo (PPS); o vereador eleito pelo município de Santos, Adilson dos Santos Júnior (PT), e o Pastor Regional da Assembléia de Deus no Litoral Norte, José Luiz Vieira Neves, mais conhecido como Pastor Luizinho.
O homenageado, o Pastor Paulo, agradeceu a honraria concedida pela Vereadora Nanci e aos demais vereadores que aprovaram seu Título de Cidadão por unanimidade. O pastor abençoou todos os presentes e desejou um futuro promissor para o povo de Ilhabela e seu próximo administrador.
Durante seu discurso, depois da outorga, a Vereadora Nanci declarou que encerra seu sexto mandato no Legislativo de Ilhabela com “chave de ouro”: “Depois de 26 anos como vereadora, este é meu último ato solene nesta Câmara. Muitas coisas aconteceram e tenho certeza que um grande marco desta minha trajetória política é esta justíssima homenagem que faz com que o Pastor Paulo passe a ser nosso irmão caiçara”, comentou Nanci.
(Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Prefeitura de Ilhabela realiza 1ª Maratona Cultural
Os espetáculos são realizações da secretaria municipal de Cultura e FUNDACI e terão inicio no dia 19 de novembro

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (FUNDACI) apresenta entre os dias 19 de novembro e 13 de dezembro, a 1ª Maratona Cultural.
Durante o período serão realizados shows musicais, espetáculos de dança e teatro e exposição de artes plásticas e mosaicos. As apresentações acontecerão no Galpão das Artes, Cocaia. Os espetáculos fazem parte do encerramento anual das Oficinas Culturais da FUNDACI.
Ingressos limitados no local. Mais informações 12 3896 1571.

Programação 1ª Maratona Cultural
19/11 - Quarta-feira:

20h00: Peça Teatral Para quem quer Ficar
Grupo Teatral da FUNDACI “Maembipe”
Local: Galpão das Artes _ Cocaia.

19/11 a 13/12
Exposição de Artes Plásticas e Mosaicos
Local: Galpão das Artes _ Cocaia.

22/11 - Sábado:
20h00: Show Musical com Tribores
Circuito Cultural Paulista
Local: Galpão das Artes _ Cocaia.

28/11 – Sexta-feira:
20h00: Espetáculo “10 anos de Dança de Rua é Arte”
Grupo Dança de Rua é Arte da FUNDACI
Local: Galpão das Artes _ Cocaia.

28/11 – Sexta-feira:
20h00: Espetáculo “10 anos de Dança de Rua é Arte”
Grupo Dança de Rua é Arte da FUNDACI
Local: Galpão das Artes _ Cocaia.

29/11 – Sábado:
20h00: Peça Teatral O Rei Lear
Grupo Teatral da FUNDACI “Maembipe”
Local: Galpão das Artes _ Cocaia.

30/11 – Domingo:
20h00: Apresentação de Capoeira
Local: Galpão das Artes _ Cocaia.

04, 05, 06 e 07/12 – Quinta-feira a Domingo:
20h00: Apresentação do Ballet de Repertório “Don Quixote”
*Dia 04/12 Reservado aos pais e responsáveis
Local: Galpão das Artes _ Cocaia.

09/12 – Quinta-feira:
15h00: Apresentação Teatral Infantil _ Alice no País das Maravilhas
Grupo Teatral da FUNDACI “Maembipe”
Local: Galpão das Artes _ Cocaia.

12/12 – Sexta-feira:
20h00: Apresentação Musical
Coral Infantil Pichochó da FUNDACI – Coral Municipal Celina Pellizzari – Oficina de Violão da FUNDACI – Projeto Guri
Local: Galpão das Artes _ Cocaia.

13/12 – Sábado:
20h00: Lançamento do CD da Orquestra Popular de Ilhabela
Local: Galpão das Artes _ Cocaia.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)
 

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Centro Integrado Profissionalizante ministra aula prática de garçom em Juquehy

São Sebastião - Nesta semana, o Centro Integrado Profissionalizante, órgão ligado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) da Prefeitura de São Sebastião, realizou uma aula prática com os alunos matriculados no curso de garçom da unidade de Boiçucanga, situada na Costa Sul do município.
O treinamento foi acompanhado pela professora Juliana Berlink e ocorreu no restaurante Madre Guadalupe Mexican Food, localizado no bairro de Juquehy, cuja especialidade é a gastronomia mexicana.
Segundo Juliana, a visita teve três momentos: “O gerente da casa nos contou sua trajetória profissional e falou um pouco sobre o estabelecimento e os clientes”, lembra. Já o maitre, o commim e um garçom simularam atendimento aos alunos com serviço de mesa e apresentação do padrão da casa. A professora relata ainda que o chefe de cozinha e proprietário do local deu uma breve aula sobre a culinária mexicana e em relação à bebida conhecida como tequila. Na ocasião, ele preparou uma degustação de alguns pratos típicos e de diferentes tipos de tequila.
De acordo com o chefe da Divisão de Formação Profissional, Fábio Marcelo Pereira, os alunos do curso de garçom farão diversas visitas aos restaurantes da região com o objetivo de conhecer, na prática, os diferentes pratos comercializados na região, a forma de servir o cliente, entre outras finalidades.
Desde que foi inaugurado, em junho de 2008, o CIP de Boiçucanga oferece mais de 200 vagas entre os cursos de informática, telefonia, jardinagem, formação de empregada doméstica, camareira/copeira, atendimento ao cliente, dentre outros.
O CIP de Boiçucanga está situado na rua Sargento Felisbino, 200. Informações pelo telefone (12) 3865.1527.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Fundo Social e Prefeitura premiam vencedores do 2º JISS na próxima sexta-feira

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião e a Prefeitura promovem na próxima sexta-feira (20/11) a partir das 18h, no Teatro Municipal, uma Festa de Premiação aos atletas da melhor idade do município, bi-campeões do JISS – Jogos do Idoso de São Sebastião, que teve a segunda edição realizada em outubro passado.
Com muita garra e determinação, os atletas sebastianenses fizeram bonito e conquistaram novamente o lugar mais alto do podium, com medalhas em 13 modalidades: Basquete (bronze), Coreografia (prata), Keimagol (ouro) Miss Melhor Idade (ouro), Mister Melhor Idade (ouro), Natação Feminino (ouro), Sinuca (ouro), Tranca (bronze), Tênis Feminino (bronze), Tênis Masculino (prata), Tênis de Mesa (prata), Voleibol Feminino (bronze) e Xadrez (ouro).
A festa premiará atletas, árbitros e professores que se destacaram no evento. Entre os destaques está a apresentação da coreografia “Momentos Felizes”, a mais nova apresentação do grupo de dança do projeto Atividade que, aliás, será uma das atrações do programa de TV “Tudo é Possível”, da apresentadora Eliana, transmitido pela rede Record no próximo domingo (23/11), a partir das 14h.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Plano Preventivo de Defesa Civil é estabelecido pela Prefeitura
Medida se fundamenta na adoção de remoções preventivas antes da ocorrência de deslizamentos

São Sebastião - Com o objetivo de adotar medidas preventivas em decorrência das chuvas que ocorrem durante o verão, a Prefeitura de São Sebastião estabeleceu a vigência e a organização do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) para atuar em eventuais riscos à população fixa e flutuante do município. O decreto 4.310/2008, assinado pelo prefeito Dr. Juan Garcia no último dia 4, estipula que o período compreendido será do dia 1º de dezembro de 2008 a 31 de março de 2009, com possibilidade de ser ampliado se houver necessidade e conveniência.
O PPDC será operado segundo critérios técnicos previstos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), com base na legislação estadual, monitoramento de dados pluviométricos, previsão meteorológica, vistoria em encostas bem como pela minimização de riscos através da remoção das pessoas residentes ou instaladas nessas áreas e abrigo de famílias que se encontrem ameaçadas, além de especial atenção aos locais onde ocorrem alagamentos e inundações.
Cabe à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) a organização geral das operações do plano com a participação dos órgãos da administração municipal, colaboração da Polícia Militar e demais segmentos públicos e da sociedade civil. O decreto também especifica uma série de responsabilidades às secretarias municipais.
O PPDC é constituído pelos estados de observação, atenção, alerta e de alerta máximo. No nível de atenção, o critério de entrada ocorre quando o acúmulo de chuvas atinge mais que 120 mililitros em 72h e há previsão de chuvas com tendência de longa duração de qualquer intensidade. Já o estado de alerta é caracterizado quando há registro de trincas, degraus ou qualquer outra feição de instabilidade que indique a possibilidade de escorregamento observada através de vistoria em campo. A previsão de que não haverá ocorrência de chuvas com tendência de longa duração, de qualquer intensidade, é o critério de saída do nível de alerta. O estado de alerta máximo é quando há registro de ocorrência de deslizamentos generalizados nas encostas, com previsão de chuvas de longa duração, também de qualquer intensidade. A situação é extinta apenas quando não há previsão de chuvas duradouras e após restauração dos sistemas de drenagem e recuperação das vias de acesso e circulação. Em São Sebastião, os níveis serão verificados pela Defesa Civil, que é ligada à Secretaria de Segurança Urbana (Segur).

Histórico
O Plano Preventivo de Defesa Civil foi elaborado por técnicos dos Institutos Geológico (IG) e de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), com o objetivo de reduzir as perdas de vidas humanas decorrentes do fenômeno de movimentação de massa (escorregamento e processos correlatos). A medida se fundamenta na adoção de remoções preventivas antes da ocorrência dos deslizamentos. No Estado de São Paulo, o PPDC é aplicado desde 1988 nos municípios do Litoral Norte, Serra do Mar (Baixada Santista), Vale do Paraíba, Vale do Ribeira e regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e de Sorocaba.
O PPDC em São Sebastião conta com apoio dos seguintes órgãos: Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Companhia de Saneamento Básico (Sabesp), Empresa Bandeirante de Energia (EBE), Ecobus, Delegacia Seccional de Polícia, Petrobras e Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A).(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura e BB Educar formam alfabetizadores de jovens e adultos

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Educação e o Banco do Brasil, através da Fundação BB Educar, encerraram na última sexta-feira (14/11) o curso de formação de alfabetizadores com 24 professores da rede municipal com o objetivo de trabalhar com educação de jovens e adultos.
A iniciativa faz parte de um projeto do Banco do Brasil realizado em várias cidades brasileiras e tem o objetivo de erradicar o analfabetismo no país. O curso, ministrado por educadores da Fundação BB Educar, teve carga horária de 40 horas e ênfase em novas metodologias de ensino. “Além de ler e escrever os alfabetizadores são orientados a trabalhar noções de cidadania, auto-estima e afetividade”, destaca Nilson João de Oliveira, que junto com Vanda Kemp, foi responsável por ministrar as aulas.
As aulas terão início a partir de março de 2009. De acordo com informações da secretária de Educação, Marilene Ramachotti Leite, a opção por iniciar as aulas no ano que vem se deu porque a maioria do público-alvo está trabalhando neste período de temporada. “Eles já têm uma certa resistência à sala de aula, muitos trabalham em empregos temporários no verão e com isso, optamos por começar as aulas em março”, explica.
A secretária ressaltou a importância de iniciativas como a do Banco do Brasil e destacou ações municipais já realizadas pela municipalidade, como o EJA – Educação de Jovens e Adultos – e Brasil Alfabetizado, que nos últimos quatro anos contribuíram muito para a redução do número de analfabetos no município. “Desejo sorte e sucesso a todos os educadores nesse novo desafio e espero que daqui a alguns anos a gente comemore se não a erradicação do analfabetismo, a redução significante desse número”, complementou.
Emerson Medeiros, gerente do Banco do Brasil em São Sebastião, compareceu à cerimônia de entrega dos certificados aos alfabetizadores. “Agora começa uma fase muito importante. A ação de vocês, alfabetizadores, na busca pelos analfabetos, que nem sempre conseguem perceber a importância de ser alfabetizado. Esse é sem dúvida um grande desafio e geralmente um dos problemas que as pessoas apontam é o custo. Quanto a isso, em nome do Banco do Brasil, digo que esse problema está resolvido. Não mediremos esforços para fazer de São Sebastião a primeira ou senão uma das primeiras cidades do Brasil a erradicar o analfabetismo”.
A professora Íris do Carmo Mingrone foi uma das 24 alfabetizadoras a concluir o curso. Com 13 anos de magistério e 11 de Prefeitura, é a primeira vez que a educadora vai trabalhar com jovens e adultos. “O curso foi bastante enriquecedor e o mais importante, nos deu motivação para enfrentar essa tarefa difícil de resgatar cultura e levar conhecimento e auto-estima para todo cidadão, mas eu quis trabalhar com essa classe porque estou nessa profissão por vocação e prazer e acredito que posso fazer muito para transformar nosso mundo em um lugar menos pior”, opinou.
Além da Secretaria de Educação, outras pastas da Prefeitura também apóiam o projeto de alfabetização da Fundação BB Educar, como por exemplo, Meio Ambiente e Trabalho e Desenvolvimento Humano. O projeto conta ainda com o apoio da Associação Antialcoólica, Colônia de Pescadores, Polícia Ambiental, Associação Comercial e Industrial de São Sebastião e Pastoral Social, que no evento foi representada pelo pároco sebastianense, Padre Jaime Matheus, entre outras entidades.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura promove 22º Encontro Villa-Lobos de Canto Coral

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), promove no dia 22 de novembro (sábado), às 20h, no Teatro Municipal, com entrada franca, o 22º Encontro Villa-Lobos de Canto Coral que vai contar com a presença de grandes grupos da região.
As atrações confirmadas até o momento são os Corais Municipais “Maestro Sinésio Pinheiro”, 1ª Igreja Batista de São Sebastião, Vocal Masculino da Missão Músico-evangélica Pentecostal e “Lirinha” de Ubatuba. Estão previstas ainda as apresentações especiais da Banda Marcial Municipal de São Sebastião (Bamuss) e do Grupo Flamenco Guadalquivir.
O encontro é considerado o mais antigo do Estado de São Paulo. O Coral Municipal de São Sebastião ganhou valorização e reconhecimento na atual administração pública, fazendo com que o grupo, que foi totalmente reformulado, se apresentasse nos principais eventos do município.
Outras informações pelo telefone (12) 3892-2620.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Projeto Aprenda Brincando estréia com vitória na 4ª Copa Criança de Futebol

São Sebastião - Os alunos do projeto Aprenda Brincando, da Costa Norte de São Sebastião, realizaram o primeiro jogo da 4ª Copa Criança de Futebol em Caraguatatuba no último sábado (15/11). Defendendo a camisa do AF Santa Cruz, os alunos venceram a partida contra o time do Gelaf por 4 a 0, gols marcados por Alexandre, André, Rafael e Guilherme. Destaque para o goleiro Cristiano Ribeiro, que teve atuação direta no terceiro gol, ao lançar a bola para o atacante Rafael converter. "Gosto mais de jogar na linha, mas acho que me saí bem como goleiro", avaliou. Com o resultado, a equipe ocupa o primeiro lugar do grupo C.
De acordo com Ricardo Santos, coordenador do projeto, o resultado foi positivo e importante na formação dos alunos, pois os 18 inscritos vivenciaram o jogo. "O objetivo principal este ano é superar a posição alcançada na edição passada quando terminamos o campeonato em quarto lugar".
No próximo sábado (22/11), o time defende sua posição contra a equipe Nelsinho F.C., no campo do XV de Caraguá, a partir das 8h.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião é a primeira cidade do Litoral Norte a operar o Emprega São Paulo

São Sebastião - São Sebastião é a primeira cidade do Litoral Norte a aderir o novo programa do Governo do Estado, Emprega São Paulo - sistema de busca de empregos gratuitos via internet –. O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) do município já opera o novo programa que foi oficialmente lançado pelo Governo do Estado no último dia 12.
Através de um cadastro no site www.empregasaopaulo.sp.gov.br, o trabalhador recebe uma senha que o possibilita conhecer todas as vagas adequadas ao seu perfil. Já o empregador, ao se cadastrar, pode anunciar suas vagas sem custo. As buscas podem ser feitas de qualquer computador e quem não tem acesso à internet pode buscar auxílio no PAT. “Nossos funcionários foram capacitados e aqui em São Sebastião estamos trabalhando com os dois sistemas, o tradicional do PAT e o Emprega São Paulo”, explica Elizete Nossabein, diretora do Posto de Atendimento ao Trabalhador do município.
O Emprega São Paulo oferece facilidade também na convocação dos candidatos, já que pode ser feita via torpedo de celulares. “Esse programa é uma facilidade e representa um avanço tecnológico, uma ferramenta a mais para ajudar as pessoas a entrar e se recolocar no mercado de trabalho”, avalia Elizete.
Atualmente o Emprega São Paulo registra pouco mais de 323 mil pessoas cadastradas e cerca de 215 mil vagas disponíveis. Mais informações sobre o programa pelo telefone (12) 3892.4606.(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura analisa a possibilidade de oferecer curso para formação de segurança

São Sebastião - O prefeito Juan Garcia (PPS, por meio de ofício enviado à Câmara, afirmou que está em estudo um curso para formação de seguranças.
O prefeito não informou o quanto será gasto pelo município para arcar com a despesa deste curso, afirmando que ainda está em estudo.
A informação foi dada em resposta ao requerimento da vereadora Solange Ramos (PPS) que disse ter sido procurada por muitos moradores interessados em fazer o curso de segurança, mas que têm condições de arcar com viagem, alimentação e moradia fora do município.
"Muitas empresas, comerciantes e a própria prefeitura utilizam deste beneficio e nosso município não têm muitos profissionais com esta qualificação", explica a vereadora.
Ramos sugeriu ao prefeito, por requerimento, que a prefeitura, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano, formasse dois grupos, de 60 alunos, a cada ano.
"Dessa forma, os interessados em se qualificar como segurança só precisará deixar o município para fazer o exame de balística, já que na cidade não tem o espaço adequado", concluiu.
(Fonte: Câmara Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Aciu alerta: Fraudes e ilicitudes no Comércio Eletrônico

Ubatuba - De acordo com a Receita Federal é crescente o número de fraudes e ilicitudes sendo praticados no meio eletrônico, incluindo as relações de comércio virtual.
Inexistência do vendedor, falta de entrega do produto, emissão de nota fiscal falsa são alguns dos exemplos mais comuns de crimes praticados.
Desconfiar de preços muito atrativos (muito abaixo dos preços de mercado), de depósitos em contas-corrente de titularidade diferente do vendedor, como forma de pagamento dos valores negociados, bem assim de "indicadores" de avaliações dos vendedores em sites, pode ajudá-lo a realizar uma boa compra.
É importante para o consumidor buscar o maior número de informações possíveis a respeito do produto e do vendedor, para garantir a segurança de sua operação.

Documentação Comprobatória
Assim como em outras operações comerciais, as que envolvem o comércio eletrônico também necessitam de documentos que comprovem sua regularidade.
No caso de produtos adquiridos no Brasil, a nota fiscal é o documento que indica quando a venda foi efetivada e quem é o responsável, além de comprovar a garantia, informar o tipo, modelo, marca, número de série e assegura ao consumidor os seus direitos na hora de registrar reclamação junto aos órgãos de defesa.
Para produtos adquiridos no exterior, informações dos procedimentos de regularização de importação podem ser obtidas no item “Encomendas e Remessas (acesse: http://www.receita.fazenda.gov.br/aduana/rts.htm

Avaliação do Vendedor
Antes de finalizar uma compra, é essencial obter informações sobre o vendedor. Conhecer detalhes como a razão social, nome da empresa, número do CNPJ, endereço e telefone são importantes para verificação da existência e idoneidade da empresa.
Maiores informações sobre empresas podem ser obtidas através do site www.receita.fazenda.gov.br  da Receita Federal do Brasil, do site www.sintegra.gov.br
das Receitas Estaduais e dos sites dos Procons Regionais.
(Fonte: ACIU)

Aciu informa: Vagas de Emprego

Ubatuba - O Restaurante Refúgio da Louca informa que está formando uma nova equipe para a temporada, vagas em diversos setores na área de restaurante.
O interessado levar currículo preenchido com dados pessoais e empregos anteriores para referências.
Falar com Mônica de segunda a domingo a partir das 15 hs
(quarta fechado, dias de semana até as 16hs, finais de semana até as 18hs)

O Restaurante Trattoria Nucci está admitindo:
- Atendente;
- Pizzaiolo;
- Auxiliar de cozinha;
- Barista
Os interessados deverão entrar em contato pessoalmente com Wilson (sempre a partir das 15h00)
Av. Leovigildo Dias Vieira, 300- Itaguá.

A Pousada Recanto das Palmeiras está admitindo:
- Recepcionista para o período das 14h15 às 22h15 (sexo masculino, acima de 23 anos e que more nas proximidades da pousada);
- Copeira para o período das 6h00 às 14h00 (que não tenha filho menor que 4 anos e que more próximo à pousada)
Interessados deverão entrar em contato com Val das 08h00 as 14h00 portando currículo.
A pousada está localizada na Rua Lola Kerr, 391- Itaguá (a uma quadra do Projeto Tamar)
Tel: 3832 2812

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo entre em contato conosco.
(Fonte: ACIU)

Circuito Ubatuba de Águas Abertas terá sua última etapa neste mês

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, promove no próximo dia 23 a última etapa do “12º Circuito Ubatuba de Águas Abertas”.
A etapa acontecerá na praia da Enseada, a partir das 10 horas, com trechos de 250, 500, 1000 e 3000 metros.
O Circuito é liderado pela equipe da Prefeitura de Ubatuba, seguida da Thermas do Vale (São José dos Campos) e na terceira colocação está a equipe da Guarda Mirim (Guaratinguetá). Além da premiação por equipe, também serão contemplados os três melhores atletas de cada categoria que se destacaram nesse ano. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Prefeitura fará campanha para o uso correto das ciclofaixas

Ubatuba - A Coordenadoria de Trânsito da Prefeitura de Ubatuba em conjunto com a Guarda Municipal promovem de 18 de novembro a 18 de dezembro uma campanha de conscientização sobre o uso correto das ciclofaixas. Inicialmente as ações estarão concentradas nas ciclofaixas da avenida Thomaz Galhardo e da rua Conceição. Os ciclistas que não estiverem trafegando corretamente em sua mão de direção serão abordados por guardas municipais que prestarão as devidas informações.
Após esse período, o ciclista que for abordado trafegando em sua mão contrária terá sua bicicleta recolhido ao Pátio de Obras da Prefeitura e para retirá-la deverá pagar uma taxa de R$ 5,00 e apresentar um documento que comprove a origem da bicicleta.
Segundo o Coordenador de Trânsito da Prefeitura, Arnaldo de Carvalho Junior, essa ação busca disciplinar o uso correto das ciclofaixas do centro da cidade. “Recebemos muitas reclamações de pessoas que andam na contramão, e que com isso causam colisões, e por isso vamos tentar disciplinar o uso correto e depois aplicar as penalidades para quem não se adequar ao uso correto da ciclofaixa. Já é também uma ação preventiva para a temporada, quando aumenta o número de carros na rua”, explicou o Coordenador.
Para o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, a implantação das ciclofaixas tornou o trânsito mais seguro para pedestres, ciclistas e motoristas. “Nossa Administração conseguiu esse avanço para a cidade com a implantação das ciclofaixas, e agora colhemos os bons frutos dessa obra: hoje não existem mais acidentes graves nesses trechos. Mesmo assim, alguns ciclistas ainda insistem em andar na contramão e para mantermos esse bom índice faremos constantemente campanhas educativas”, disse o prefeito. As ciclofaixas da rua Conceição e da avenida Thomaz Galhardo foram inauguradas em maio de 2006.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Controle de borrachudos é normalizado em Ubatuba

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Superintendência de Proteção à Saúde, retomou as ações do Programa de Controle de Simulídeos (borrachudo) em todo o município. De acordo com o Superintendente de Proteção à Saúde, Neilton Nogueira, as ações haviam sido interrompidas porque o larvicida, que é importado, não foi entregue à Sucen, que desta forma, não repassou ao município. Isto porque o trabalho da Prefeitura de combate as borrachudos é feito em parceria com a Sucen, que é responsável pelo repasse do insumo.

Ampliação do trabalho
Já no último dia 3, o repasse foi retomado e as ações puderam ter continuidade, inclusive com ampliação do trabalho, com mais 21 focos de aplicação de larvicida na região norte e outros na região sul do município. Hoje, o trabalho da Superintendência de Proteção à Saúde abrange 827 focos (rios, cachoeiras e córregos) e 2.822 pontos de aplicação de inseticida biológico, a cada 14 dias, desde a Tabatinga, divisa com município de Caraguatatuba, ao Camburi, divisa com o estado do Rio de Janeiro e Serra da Rodovia Oswaldo Cruz.
O Simulium sp é um inseto pertencente à família Simulidae e popularmente conhecido como borrachudo e a fêmea desse inseto necessita de sangue de mamífero para reproduzir-se. “A infestação de borrachudos pode causar doenças e grande incômodo à população, podendo prejudicar o turismo, que é de suma importância para o município”, comenta o biólogo da Superintendência de Proteção à Saúde, Benedito Carlos Corrêa.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Ubatuba promove evento em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids

Ubatuba - Em virtude do Dia Mundial de Luta contra a Aids, que acontece no dia 1 de dezembro, a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa DST/Aids, vai realizar algumas ações, a fim de levar orientações e prevenção ao maior número de pessoas.
No próprio dia 1 de dezembro, ações pontuais acontecem nas Unidades de Saúde, onde serão tiradas dúvidas, passadas informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e distribuídos preservativos. Na mesma data, a equipe do Programa DST/Aids estará na Unidade Estratégica de Saúde, no calçadão da Avenida Maria Alves, com a Campanha Fique Sabendo e divulgação do livro “Flash - Você sabe o que eu tenho?”, da escritora Silmara Retti.
Já no dia 8 de dezembro, das 10h às 16h, outro evento vinculado ao Dia Mundial de Luta contra a Aids será realizado na Praça 13 de Maio. Será a apresentação do “Labirinto das Sensações”, que acontece através da Cia Paulista de Artes e é resultado de uma busca entre artistas e profissionais de saúde por uma abordagem diferenciada, dinâmica e atraente, que através da reflexão gere conhecimento e uma possível mudança comportamental. O “Labirinto das Sensações” é uma intervenção artística baseada em performances cênicas interativas que proporcionam aos espectadores/participantes, reflexões a respeito das DSTs/Aids. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Banco do Povo de Ubatuba fará Mutirão do Microcrédito

Ubatuba - A Unidade do Banco do Povo Paulista, de Ubatuba, participará no dia 25 deste mês do Mutirão do Microcrédito. O Banco do Povo Paulista (BPP), programa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), pretende assinar, nesse dia, 1120 contratos de concessão de crédito no “Mutirão do Microcrédito”. Os agentes de crédito da Unidade de Ubatuba deverão assinar no dia 25, pontualmente às 11 horas, dois contratos de concessão de crédito.

O programa
O Banco do Povo Paulista é coordenado pela SERT em parceria com as prefeituras e tem como objetivo promover a geração de emprego e renda por meio da concessão de microcrédito para o desenvolvimento de pequenos negócios.
Os empreendedores que quiserem tomar empréstimo do BPP precisam estar produzindo no município há mais de seis meses e residir ou ter negócio há mais de dois anos na cidade. Os empréstimos vão de R$ 200 a R$ 25 mil, a uma taxa de juros de 1% ao mês, com prazo de pagamento de até 36 meses.
Em Ubatuba o Banco do Povo Paulista está localizado na avenida Dona Maria Alves, 587, no centro. Os telefones são (12) 3833-7880 e 3833-7884. O horário de funcionamento é das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Secretaria de Educação promove palestra sobre formação continuada
Professores do Ensino Fundamental assistirão palestra na Escola Municipal Padre José de Anchieta

Ubatuba - O Prof. Carlos Damian realizará uma palestra sobre formação continuada, para os professores do Ensino Fundamental dos ciclos I e II, na Escola Anchieta na próxima sexta-feira, 21. Este será o quarto encontro da série promovida pela equipe da Oficina Pedagógica em 2008. Os temas trabalhados durante o ano, para a formulação de estratégias didáticas para a alfabetização e letramento foram: diagnóstico dos alunos (fevereiro), rotina de atividades (abril), habilidades a serem desenvolvidas (junho), avaliação da aprendizagem e para a aprendizagem (agosto), formação continuada do professor (novembro).
No período da manhã serão os professores do 1º e 2º ano CICLO II e no período da tarde será com o 1º e 2º ano CICLO I.

O Palestrante
Carlos Damian possui graduação em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" e especialização em Assessoria, Gestão da Comunicação e Marketing pela Universidade de Taubaté. Atualmente cursa Mestrado em Educação na Universidade de São Paulo, na linha de pesquisa "Linguagem e Educação". (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Poesia Topo

Anuncie

Dito Isaias

Foi de tanto andar nas alturas
dos picos mais altos
que Benedito Isaías
desgostou-se do rés da terra
para envolver-se com as coisas do céu
e outros assuntos no alto da Serra.

Net-poema

Nem tudo o que cai na rede
é peixe,
tipo sororoca, caranguejo, salema.
Pode ser namorada
ou até net-poema.

Poema de agradecimento aos funcionários da Santa Casa de Ubatuba

Quando Dona Laurentina acordou
de um sonho bom
no leito da Santa Casa,
pensou que continuava sonhando
por se ver cercada
das vestes brancas,
características dos anjos
e dos trabalhadores da medicina
e, assim, entrou em boa recuperação,
minha mãe, Dona Laurentina.

Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

SEGUNDO TURNO NAS ELEIÇÃOES MUCICIPAIS
PEDIDO AO DEPUTADO CLODOVIL HERNANDES


Venho através dos meios de comunicação da nossa cidade e a quem mais interessar em publicar, tornar publico a carta que encaminhei como cidadão Ubatubense ao nosso representante maior na esfera federal, Deputado Clodovil Hernandes, e a toda sua Equipe, solicitando um estudo para execução e aprovação de um projeto de Lei, pedindo segundo turno em todas as cidades do Brasil, acho que deixei claro no pedido que essa idéia nada tem a ver com as eleições deste ano, mais para as próximas eleições e, independentemente de qual cidade e de quem seja o eleito, que o mesmo o seja pela maioria absoluta dos votos válidos.
Peço a todos que fortaleçam essa idéia de SEGUNDO TURNO e que discutam o assunto.
Anderson José Rodrigues
Tato
Presidente do PTB de Ubatuba


Caro amigo e Deputado Federal Clodovil Hernandes.
Nestas eleições, tive o privilegio de poder conhecê-lo pessoalmente e mais, ter tido a boa experiência e agora entender como o poder bem usado e nas mãos certas ajudam pessoas. Eu estava em plena campanha, quando minha esposa sofreu um ANEURISMA CEREBRAL, digo em plena campanha, porque faltavam apenas cindo dias para as eleições, com essa fatalidade minha cabeça desvirtuou, minhas ações perderam a eficácia e meu tempo encolheu de sobremaneira, então nesse final de campanha pouco ou quase nada pude ajudar a coligação UBATUBA DE CARA NOVA, onde eu era, com muito orgulho, candidato a Vice-Prefeito junto de meu amigo Mauricio Moromizatto.
Quero então de todo o meu coração agradecer ao senhor e a toda sua equipe pelo empenho e dedicação na ajuda para conseguir uma vaga de UTI para minha esposa, é certo que houve boa vontade e ajuda de todos os amigos e amigas de Ubatuba e dos amigos e companheiros do PTB de São Paulo, estes últimos eu farei questão de agradecê-los na primeira oportunidade que tiver.
Mais o que me faz escrever essa carta, além da oportunidade de agradecer ao senhor e sua equipe, é novamente “PEDIR”, porém, desta vez pedir em nome da grande maioria do povo dessa cidade e acredito mais, em nome da maioria do povo brasileiro, portanto, segue adiante o meu pedido:
Algumas semanas atrás eu escrevi uma matéria com o titulo “SEGUNDO TURNO JÁ”, levantando a necessidade e o direito de termos segundos turnos nas
Eleições Municipais em todo o Brasil, independente do numero de eleitores. Coloquei-me também à disposição como Presidente do PTB de Ubatuba e como cidadão, para iniciar um abaixo-assinado e depois encaminhar aos Deputados junto à Assembléia Legislativa. Mas pensando melhor e sabendo da sua determinação em ajudar o seu povo de Ubatuba, a garra e determinação de como o senhor conduz os seus projetos de vida, gostaria de tomar a liberdade e PEDIR à sua pessoa que encampasse pra si essa idéia de SEGUNDO TURNO e trabalhasse para execução e aprovação desse projeto que com certeza mudaria, num futuro próximo, a realidade do nosso país.
Agora me despeço de V.Sa., agradecendo novamente em nome do seu ato praticado em favor da VIDA da minha esposa e me colocando à sua disposição.
Um forte abraço.

TATO
ptb14ubatuba@hotmail.com
www.ptbubatuba14.blogspot.com

SEGUNDO TURNO

O sistema político brasileiro necessita, urgentemente, de ajustes. Partidos políticos, não podem ser considerados como tais se nos atermos a seu grau de representação e à implantação em nível nacional. Para se constituir em partidos políticos, a lógica exige que: organizados em todos os estados, representação no congresso de um mínimo de 5% (cinco por cento) dos congressistas, ideologia própria e diferenciada e fidelidade à ideologia e às diretrizes programáticas do partido. Essas exigências mínimas alijar iam mais de vinte das organizações partidárias atuais e centenas de coronéis, caciques e donos de siglas. Os cidadãos teriam condições de conhecer o significado das siglas remanescentes. Como está não dá para entender quem é quem e porque um dia está num partido e na eleição a seguir está em outro.
Feita a faxina na sopa de letras, siglas e números outras providências seriam oportunas:
Voto voluntário. Liberdade para o cidadão votar ou não votar. Penalidades por não comparecer às urnas prestam-se a injustiças e castigam o cidadão que, eventualmente, está viajando no exterior ou morando temporariamente, o que está doente, o que está trabalhando fora da sede eleitoral etc.
Nas eleições majoritárias, com mais de dois candidatos e se nenhum deles conseguiu 50% + 1 dos votos depositados nas urnas, deve ocorrer segundo turno. Evitar-se-ia a eleição de prefeitos com 20%, 25%, 30% ou 40%. Isso significando não terem, de seu lado, a maior parte da comunidade que irão governar.
Nas eleições proporcionais, os mais votados serem empossado independentemente de quocientes eleitorais. Com poucos partidos não surgiriam os absurdos que atualmente ocorrem.
Nessa linha de pensamento, merece parabéns, o Sr. Presidente do PTB, Anderson José Rodrigues (Tato), pela campanha iniciada solicitando “segundo turno já para todos os municípios”. Campanha sintonizada com os princípios da Constituição Federal quando determina que todos são iguais perante a lei e exige tratamento isonômico para todos os municípios.
Essas providências deverão vir acompanhadas da emissão, pelas urnas, de recibo que garanta ao eleitor em quem votou e que, depositado em outra urna, permita esclarecer quaisquer dúvida ou desconfiança que surgir, como comentamos em “URNAS INSEGURAS”.
Os controles das eleições estão a exigir legislação rígida para evitar as influências nefastas do poderio econômico e as ameaças de máfias e crime organizado.
VIVA UBATUBA! Sem dengue, sem opressores e sem caluniadores.

Corsino Aliste Mezquita
Ubatuba, 11 – 11 – o8 .

 

HIP-HOP E CAPOEIRA: ONDE TEM CULTURA IMPERA A PAZ.

Aconteceu nesse final de semana o terceiro HIP HOP DA PAZ. Estive presente no debate inicial, ocorrido na câmara municipal e nos eventos ocorridos na pista de skate. O evento reuniu grupos e pessoas de Ubatuba e de outras regiões, num clima de harmonia, cooperação e muita consciência. A dificuldade na organização, só superada pela dedicação dos organizadores (Bob, Kinho e companhia pelo hip-hop e Eltinho pelo skate) e pela colaboração da Fundação Alavanca, com a Sônia Bomfim e do professor Rui Grilo, entre outros tantos, foi recompensada com um evento muito bom.
No debate na câmara municipal, vi e ouvi jovens discutindo o futuro do movimento, criticando e se comprometendo a estudar para melhorar o conteúdo das letras, nos duelos de Freestyle. Vi e ouvi depoimentos maduros e consistentes sobre a vida, sobre o movimento hip-hop e sobre o município. A preocupação de todos em lutar pela paz, a crítica social consistente e a vontade de ser protagonista da própria vida e na vida da cidade puderam ser percebidas em todos os momentos.
Um grupo de três mulheres convidadas fez intervenções preciosas sobre a participação das mulheres, o conteúdo das letras, o compromisso moral e a atitude do movimento. Uma quase menina de Ubatuba testemunhou que o hip-hop mudou sua vida, que já estava se desvirtuando. Nos eventos musicais e esportivos do HIP HOP DA PAZ, o que vi foi um ambiente saudável, de alegria por ter algo para fazer na cidade e de ocupação de espaço público pela população.
No domingo também, convidado pelo mestre José Portes, do grupo GUELÊ DE CAPOEIRA, fui ao ginásio do tubão e me deparei com um evento envolvendo várias cidades, e novamente, muitos jovens, concentrados, felizes, orgulhosos, valorizados. Pude conversar com o mestre Oró, de Embú das Artes. Lá há um projeto da Prefeitura envolvendo a capoeira, para inclusão social e cultural.
Relato aqui essas experiências porque me permitiram observações, reflexões e conclusões:
1 – os eventos tiveram componentes esportivos, de atividade física, tais como o “duelo de B. Boys” (desafios de break, envolvendo meninos e meninas), campeonato de skate e de basket streetball, e a capoeira enquanto atividade que mistura luta e dança;
2 – os eventos foram claramente culturais. O Hip-hop com a música e o conteúdo de suas letras e com os shows que aconteceram. A capoeira com toda a sua história, sua origem na resistência dos negros.
3 – o componente social foi muito forte. Social no sentido de convívio entre as pessoas, no sentido de que foram atividades também de lazer e entretenimento. Muito além disso, foram sociais porque são duas atividades (capoeira e hip-hop) muito associadas aos negros e à periferia, mas que ocorreram no centro da cidade, com participação multi-racial e ocupação democrática do espaço urbano;
4 – havia participantes de vários bairros, de outras cidades, de várias classes sociais. Havia disputas nas rodas de capoeira, no basket de rua, no Freestyle, no duelo de B. Boys. Tudo envolvendo jovens e não havia e nem houve necessidade de qualquer tipo de policiamento ou segurança; a PAZ imperou...
5 – Tudo muito barato de fazer, exigindo pouca estrutura física e muito pouco dinheiro;
6 – É necessário, é urgente e é possível, promover e estimular atividades parecidas, envolvendo esporte, cultura, lazer e inclusão em todo o município. Como exemplo, a capoeira e o hip-hop deveriam ter incentivo para promover esses eventos nos bairros, aos finais de semana, rotineiramente. Incentivo financeiro e em estrutura para levar aos bairros as atividades, valorizando seus habitantes.
Democratizar a cidade. Olhar diferenciado para os jovens, de todas as classes, de todos os bairros, de todas as origens. Compreender e valorizar as diferenças. O HIP HOP e a CAPOEIRA mostram a todos algumas “armas” sociais e como utilizá-las. Promover a PAZ é mais eficaz que combater a violência; estimular atividade física, valorizar a cultura, integrar a cidade é mais eficaz que combater o tráfico de drogas e outras formas de contravenção.
Parabéns a todos os participantes, simpatizantes e apoiadores do HIP-HOP e da CAPOEIRA. Vocês estão disputando efetivamente a cidade. Continuem em sua trajetória. Muita força a todos.

Mauricio Moromizato


Agenda do Deputado Clodovil Hernandes 15/11

Ola Amigos!
Esta semana o Deputado Clodovil está em Brasília. Com a montagem de seu apartamento funcional, o deputado tem melhores condições físicas e conforto pessoal para permanecer mais tempo na Capital. Não é fácil, vocês sabem, morar em um hotel durante dois anos seguidos.
Sendo assim, o Deputado permanece agora mais tempo em Brasília, vindo para Ubatuba nos finais de semana , quando assim, seus compromissos permitirem.
Em Brasília está semana além dos compromissos normais com as Comissões que faz parte, o Deputado Clodovil, voltou a "carga" com a sua PEC (Proposta de Emenda Constitucional) na qual ele propõe a diminuição do número de deputados na câmara.
Anteriormente colhidas às assinaturas, a PEC retornou ao gabinete do Deputado, mas ele não desistiu.
Esta semana, de muito trabalho, o Deputado continua sua luta solitária colhendo assinaturas para propor uma consulta popular por PLEBISCITO, para a redução do número de Deputados na Câmara Federal, dos atuais 513, para 250 deputados.
Não é um trabalho fácil colher assinaturas de apoiamento, vocês podem imaginar, mas nada é impossível. O desejo do deputado Clodovil é que depois de apresentado o Projeto de Decreto Legislativo, se houver a pressão pública, o mesmo tramite com celeridade, e assim, haverá grande possibilidade de ser aprovado.
O Deputado deseja conclamar o apoio da população para que seja possível a aprovação dessa proposta, antes de 2010, já que há uma possibilidade de que o número de deputados aumente para 627, pois, a cada dez anos, de acordo com o censo a ser realizado pelo IBGE, um parlamentar pode apresentar uma proposição legislativa para garantir esse aumento de vagas.
Recordando alguns trechos do discurso em plenário do dia 04/11 deste mês, o deputado disse:
__ “Não pensem que quero diminuir o número para prejudicar pessoas. Não! Pode ser que eu seja um deles, não tem importância. Quero que a Casa tenha dignidade. Isso é obrigatório.”.
____ “É como se nós tivéssemos uma fábrica, nós tivéssemos muitos funcionários e nós estivéssemos com problema econômico”. O que faria essa fábrica? “Diminuiria a mão-de-obra, para que a mão-de-obra que ficasse categorizada trabalhasse muito mais.”.
____ “É preciso diminuir não para prejudicar ninguém.”.
_____ “Podem se matar! Vou batalhar muito para a diminuição do número de Deputados. Muito! Com todas as forças que tenho no meu coração eu vou batalhar.”.
Bem meus amigos, creio que não é necessário contar mais nada para vocês, vocês podem imaginar o tamanho dos "leões” que o Deputado Clodovil deve enfrentar, mas...
Este é o Deputado Clodovil!
Desejo a todos uma excelente semana, fico aqui, pensando em uma frase de Martin Luther King...
“o que me assusta não são os gritos dos maus... o que me assusta é o silencio dos bons "....
Até a próxima!

Meg Ramos
Assessora Parlamentar

 

Que nem os bancos

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

New Paradise way  © Edson Del Rio

New Paradise way
© Edson Del Rio

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor