Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Quarta-feira, 19 de Novembro de 2008 - Nº 2061 Edições Anteriores

Anuncie Aqui

Região
Marc Lab apresenta "A Arte de Navegar"


Caraguatatuba
Jovem de Caraguá é destaque na Universidade Livre de Música em São Paulo
Show de Ivete Sangalo abre segunda edição do Super Verão Caraguá
Dia da Consciência Negra tem vasta programação em Caraguá
Programação do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro
Espetáculo musical Caminhos da terra
Projeto Água de Beber organiza encontro pela recuperação do Rio Juqueriquerê
Lançamento da linha de produtos caiçara “Farinha de Meia”
Caraguá reforça as ações no combate à Dengue
Defesa Civil de Caraguá antecipa ações do Plano Preventivo em razão do mau tempo
Estudantes levam literatura e emoção ao Asilo Vila Vicentina
Frente parlamentar discute segurança pública em reunião na Câmara de Caraguá
Vestibular CEFET 2009 tem inscrições prorrogadas até 24 de novembro
Ciclismo de Caraguá brilhou neste final de semana
Novos talentos fazem a festa nas finais do Futsal
Atletas caraguatatubenses de Beach Soccer são congratulados pelo prefeito Kassab
Jiu Jitsu de Caraguá conquista medalhas em competição
CEFET de Caraguá sedia 2º Encontro de Pesquisa Aplicada à Pesca
Edital disciplina inscrição para o cargo de Presidente da FUNDACC
Leilão de animais acontece em Caraguá no dia 27 de novembro
Câmara vota suplementação de verba

Ilhabela
Sessão extra acontece nesta quarta para votar projeto que trata de receptivo de navios
Posto SEBRAE de Atendimento ao Empreendedor de Ilhabela realiza curso “Boas Vendas: como vender mais e melhor no varejo”
1ª Maratona Cultural traz teatro, Artes Plásticas e show musical para Ilhabela
Confira a Programação da 1ª Maratona Cultural
Câmara de Ilhabela abre inscrições para processo seletivo de estagiários
Câmara suspende expediente na sexta (22/11)

São Sebastião
Praia da Aventura recebe 2º Encontro de Pessoas com Necessidades Especiais e Educacionais
Fundo Social e Prefeitura premiam vencedores do 2º JISS na próxima quinta-feira
Prefeitura realiza serviços de acabamento no Centro de Convenções
Tarifa de ônibus em São Sebastião é reajustada
Prefeitura tem mais de 30 projetos aguardando liberação de recursos
Setradh conquista R$ 1,11 milhão para investir no social
ACISS aprova pacote contra crise anunciado pela Prefeitura
Prefeitura protocola na Câmara projeto que concede abono aos servidores
São Sebastião realiza campanha de arrecadação para Fundo Municipal da Criança e do Adolescente
Damas e xadrez de São Sebastião desclassificados nos Jogos Abertos
Ação da Guarda Civil Municipal resulta em prisão de quadrilha em Maresias

Ubatuba
Crianças são retiradas as pressas da escola por conta da enchente do rio
Feriado no sábado movimenta comércio Ubatubense
Prefeitura apreende quase três mil produtos sem procedência, em um único dia
UNITAU discute o papel do gestor de ensino em Ubatuba
Plantões para parcelamento de débitos começam neste sábado em Ubatuba
Inscrições para exame de Arrais podem ser feitas no trailler da Capitania dos Portos, em Ubatuba
Autora do Livro sobre aids faz palestra no Emaús

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

Marc Lab apresenta "A Arte de Navegar"
Símbolos com significados. Elementos construindo uma narrativa. O raciocínio criando labirintos de sentidos: a impermanência do ser humano.

Litoral Norte - São pássaros, mastros, âncoras, faróis, barcos, que aportam em Montevidéu, lembrança eterna nas expressões de paradas e movimentos na vida do artista. Parâmetros dos mais diversos. O transformar de idéias em imagens e da arte num fluir de histórias. Através de telas, esculturas e cerâmicas.
Juan Muzzi concebe um mundo em que a arte é a ação que desperta a consciência para a condição humana. Uma crítica com reflexão, manifestada na forma de espaços geométricos, conscientemente delimitados, em que áreas em branco dão respiro a símbolos, formas e idéias.
O artista tem em Torres Garcia e outros de sua geração, o modelo de intenções formatadas em arte. Os contornos de linhas negras com forte impacto visual, confirmam identidade, por exemplo, aos peixes, que não integram apenas cardumes em liberdade, mas ícones representativos de um design elegante.
Juan Muzzi (59 anos) nasceu e estudou em Montevidéu - Uruguai. Pinta regularmente desde criança. Engenheiro mecânico, industrial e artista plástico, projetou e desenvolveu a Molamania, ainda uma coqueluche entre crianças. Viajou e atuou como industrial em vários países europeus, mas é no Brasil que expõe sua arte com mais regularidade. Sua obra pôde ser vista no MUBE - Museu Brasileiro da Escultura, Espaço Cultural Tryp Higienópolis, Sociedade Brasileira de Belas Artes - Rio de Janeiro e, mais recentemente na galeria 'A Hebraica' e no Espaço Cultural Citi – São Paulo, entre outros.
A Marc Lab - Laboratório de Roupas com Elasticidade
O Convite de Marco Antonio Sandoval, designer e proprietário da Marc Lab, não tem o objetivo de apropriar-se da linguagem da arte pela moda ou vice-versa, mas sim, o de abrigar em um mesmo espaço linguagens que interagem, posto que ambas buscam elementos e inspiração nos processos criativos, estabelecendo uma ponte entre o belo e a vida.
Com pouco mais de 5 anos, a Marc Lab tem forte presença no Litoral Norte de São Paulo, com 5 lojas (Juquey, Ilhabela, Paraty, Camburi e Camburizinho) e também na capital , em 3 endereços (Vila Madalena, Pinheiros e Cerqueira Cesar).
Desenvolve roupas especiais para prática de ginástica, yoga e artes marciais com um estilo incomparável, sendo convidada por diversas vezes para fornecer coleções completas e exclusivas para academias e eventos esportivos, com destaque para os de Pilates.
A versatilidade da Marc Lab, conhecida e admirada também por sua extensa linha de vestidos, blusas, calças e moda praia, possibilita o uso em diversas formas e garante, com a sobreposição de outras peças, o conforto e a praticidade em roupas para enfrentar os árduos dias de trabalho que podem facilmente ser emendados pelas agradáveis noites de badalação ou mais íntimas.
SERVIÇO:
Exposição: A ARTE DE NAVEGAR
Data: a partir de 15/12/2008
Horário: diariamente das 9h às 23h (inclusive feriados e domingos)
Local: Lojas Marc Lab - Litoral Norte SP
Endereços: JUQUEHY - Rua Benedito Izidoro de Morais, s/n
CAMBURIZINHO - Estrada do Camburizinho 445
ILHABELA - Praça Coronel Julião, 145
PARATY - R. Marechal Deodoro 237
Gratuito - aberto ao público


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Jovem de Caraguá é destaque na Universidade Livre de Música em SP

Caraguatatuba - A Fundacc sempre incentivando o artista local e usando a cultura como meio de transformação social, tem entre seus muitos projetos o Pólo Caraguatatuba do Projeto Guri que é um projeto da Secretaria do Estado de São Paulo, dentro de suas atividades estão os cursos de: violino, viola clássica, contrabaixo acústico, saxofone, flauta transversal, clarinete, trompete, trombone, percussão e canto e coral.
E foi de lá que saiu nosso destaque o músico Vinicius Andrade, 17 anos foi aluno de flauta do Projeto Guri dos 9 aos 13 anos.
Hoje, Vinicius estuda na ULM "Universidade Livre de Música" em São Paulo, há dois anos o dedicado aluno vai a São Paulo todas as quartas-feiras para aprimorar as habilidades com a Flauta, além de participar de alguns projetos musicais da cidade.
" A Fundacc dá total apoio ao artista local, nos incentivando a continuar e seguir nosso sonho", disse Vinicius Andrade, 17 anos.
Criada em outubro de 1989, a ULM teve como primeiro reitor e presidente do Conselho o maestro Antonio Carlos Jobim.
"...Quero ajudar essa moçada toda que quer aprender música, compor, ser regente e tudo o mais. Em São Paulo estas coisas são possíveis porque, inclusive, tem os meios de fazer um projeto como este ser realizável, factível. E nós temos professores, gente competente." (Tom Jobim, na cerimônia de posse, no Palácio dos Bandeirantes em 05 de julho de 1990).
A Escola de música do Centro Tom Jobim, a Universidade Livre de Música - ULM é um dos principais núcleos de ensino profissionalizante de Música do nosso continente.
Com 3.000 alunos atendidos gratuitamente, a ULM atua nas áreas popular e erudita desde a iniciação musical até a formação avançada. O corpo docente, de altíssimo nível, é formado por alguns dos músicos mais destacados do cenário musical brasileiro.
"Essa parceria da Fundacc com Secretaria do Estado é um investimento em novos talentos, Vinicius Andrade é mais um exemplo que o trabalho está sendo bem feito", disse Ricardo Gaspar -Presidente da Fundacc. (Fonte: Fundacc)

Show de Ivete Sangalo abre segunda edição do Super Verão Caraguá

Caraguatatuba - Em grande estilo, com um megashow da cantora baiana Ivete Sangalo, assim acontece a abertura oficial da segunda edição do Super Verão Caraguá, o evento que traz opções de entretenimento e lazer para a praia de Caraguatatuba até o dia 24 de fevereiro de 2009. São mais de 60 dias de atrações, no espaço especialmente montado para receber o evento que se tornou um sucesso já no seu primeiro ano de realização. O show de Ivete Sangalo, inédito na região, é aguardado com grande expectativa e pretende reunir cerca de 15 mil pessoas, a lotação máxima da Arena de Eventos.
A estrutura - Por iniciativa do grupo Opção Eventos, o Super Verão Caraguá é um evento que ocupa uma grande estrutura montada em frente à principal praia do centro de Caraguatatuba, uma das mais importantes cidades do litoral norte de São Paulo. Além da arena, com arquibancadas para 15 mil pessoas, onde são realizados os principais shows, a estrutura do evento traz uma área de 10 mil metros quadrados, coberta e climatizada, onde são instaladas Praça de Alimentação, Espaço Infantil, Feira Náutica, Lan House, Choperia, Posto Médico, Sala de Imprensa e Postos Policiais. Parcerias com empresas, instituições e com a Prefeitura de Caraguatatuba, permitem que o evento ofereça uma infra-estrutura de atendimento ao turista que traz praticidade e conforto à diversão de quem visita a região durante a temporada de verão. Sendo que o acesso a esta estrutura é gratuito, apenas são cobrados ingressos para os principais shows da Arena de Eventos.
Atrações Paralelas - Dentro da programação do Super Verão Caraguá não são apenas os shows que fazem sucesso. Neste ano, graças a uma parceria inédita com o grupo Vanguarda, será realizada dentro do evento a primeira edição da Copa Vanguarda de Futebol de Salão Feminino, em janeiro. Na Praça de Eventos uma Feira Náutica vai atrair a atenção dos apaixonados por esportes náuticos. O Espaço Infantil é garantia de diversão para a criançada e de conforto e segurança para os pais que desejam oferecer aos filhos o que há de melhor. O espaço da Lan House funciona todos os dias para aqueles que, mesmo na praia, não conseguem ficar distantes das atividades virtuais e jogos na Internet. A Choperia Nova Schin promete ser um dos points mais badalados da região. O Super verão trará ainda apresentações de talentos da região em shows fora da programação da Arena. São mais de dois meses com opções de diversão todos os dias, a partir das 17h.
Segurança e Conforto - Para garantir a comodidade dos mais de 400 mil visitantes esperados no evento, uma infra-estrutura foi montada com sistema de monitoramento por câmeras, postos da polícia militar e da polícia civil, seguranças contratados, brigada de incêndio, posto médico com UTI móvel, bilheterias informatizadas com ingressos digitais, banheiros químicos somados aos sanitários fixos, e monitores treinados para atender ao público infantil. Além disso, o local contará com um posto do Poupa Tempo e todos os serviços oferecidos por ele, como emissão de documentos, pedidos de segunda via de documentos, pagamento de contas, entre outros. (Fonte: www.superverao.com.br)

Dia da Consciência Negra tem vasta programação em Caraguá
O feriado municipal se iniciará com caminhada até o coreto de onde seguirão as apresentações com celebração inter-religiosa, danças e shows musicais

Caraguatatuba - Na próxima quinta-feira, dia 20, será comemorado nacionalmente o Dia da Consciência Negra, e na cidade de Caraguá, feriado municipal instaurado há dois anos, a programação para este dia de festividade está repleta de atrações.
A 11º Kizomba, que é um termo africano para "Festa dos Negros", contou com palestras, missa inculturada e abertura da exposição fotográfica da Consciência Negra de Caraguatatuba, nesta última segunda-feira, dia 17, no saguão da Fundacc. Os eventos são promovidos pela ONG Zambô apoiada pela Prefeitura Municipal, Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e Conselho da Comunidade Negra do Estado de São Paulo.
As comemorações para o Dia da Consciência Negra terão início com uma caminhada, com concentração prevista para às 9h30, na Praça da Bíblia, em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra durante a escravidão, que percorrerá as ruas do centro da cidade rumo à Praça do Coreto, onde além das apresentações, o público poderá apreciar as comidas típicas da cultura afro.
"O feriado tem uma função, devemos discutir a africanidade. É muito bom para a população conhecer um pouco do nosso trabalho e da contribuição do negro para a formação do país", explica Teresinha de Oliveira Marciano Costa, presidente da ONG Zambô do Movimento Negro de Caraguatatuba.
Após a chegada da caminhada, será realizada a Celebração Inter-religiosa que unirá representantes das religiões da umbanda, candomblé e igreja católica.
A Celebração Inter-religiosa será apresentada pelo radialista Ailton Prado, associado da ONG Zambô e terá acolhida dos representantes religiosos, o louvor com o 'Canto das Três Raças', um memorial aos negros líderes da resistência no mundo, leitura bíblica, momento para os representantes religiosos exporem sua forma de culto, partilha de pães e bênçãos de encerramento.
Logo em seguida as danças de origem 'afro' serão apresentadas por integrantes das Oficinas Culturais para os presentes, sobre supervisão do executor de projetos de tradições folclóricas da Fundacc, Paulo Sérgio dos Santos Filho, conhecido como 'Angolinha', e serão marcadas por instrumentos como berimbaus, agogôs, tambores, pandeiros, surdos, dentre outros.
Iniciam-se com a Apresentação de Moçambique, dança com versos em louvor a São Benedito, um dos mais populares do país, principalmente entre a população de origem africana. Na dança, bastões são utilizados para marcar o ritmo.
A Puxada de Rede, outra atração apresentada, é folclórica e conta a história de um pescador que vai ao mar para prover o sustento da família, mesmo após ser alertado pela esposa que tinha pressentimentos negativos.
Após a Puxada de Rede, entra em cena o Samba de Roda, uma variante musical primitiva do samba, este último teria surgido por inspiração, sobretudo de um ritmo africano, o 'semba'. O Samba de Roda está associado a uma dança, que por sua vez está associada à capoeira que segue como próxima apresentação.
A Capoeira, é uma expressão cultural brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música. Foi desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes.
Dando continuidade às festividades, o grupo musical Chocolate do Cavaco se apresenta ao público com seu samba e pagode.
O público poderá acompanhar também a Dança do Facão, coreografia em que os dançarinos munem-se de dois facões e as evoluções exigem destreza, acuidade e reflexos rápidos.
Um momento de reflexão e debate sobre consciência negra será proposto para os presentes e logo em seguida a última apresentação de dança, o Maculelê.
O Maculelê é uma dança trazida dos negros da África e sua característica principal é a batida de pedaços de cana uns contra os outros, tanto que ficou conhecida como 'dança dos canaviais'.
Para finalizar o evento, estão previstos mais dois shows musicais. O Grupo W.E. surge com o hip-hop, estilo musical que teve origem na classe mais baixa e que possui letras de cunho conscientizador e crítico, seguido novamente pelo Chocolate do Cavaco.

Programação do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro

9h30 - Concentração para a caminhada na Praça da Bíblia
10h30 - Saída para a caminhada
11h20 - Chegada na Praça do Coreto (onde seguirá a programação)
11h30 - Celebração Inter-religiosa
12h - Apresentação de Moçambique
13h - Apresentação da Puxada de Rede
14h - Apresentação do Samba de Roda
15h - Apresentação de Capoeira
17h - Samba e Pagode com Grupo Chocolate do Cavaco
18h- Apresentação de Marabaixo
18h30 - Dança do Facão
19h30 - Reflexão de grupo sobre Consciência Negra
21h - Apresentação de Maculelê
21h40 - Show musical com o grupo W.E. Hip Hop
22h30 - Samba e Pagode com Grupo Chocolate do Cavaco (Fonte: Supereco)

Espetáculo musical Caminhos da terra

Caraguatatuba - O espetáculo musical "Caminhos da Terra", do AGUA VIVA CORAL tem estréia marcada para 22 de novembro, às 21h, no teatro Mário Covas de Caraguatatuba. O concerto deste ano traz músicas regionais e populares.
Desejam inspirar imagens da gente que sai do interior em busca de sonhos na cidade grande e da gente que nasce, vive e morre em sua amada terra. Imagens do campo, dos amores, do cotidiano, do trabalhador e sua luta pela sobrevivência. Os esquetes cênicos ressaltam a realidade, nos convidam a reflexão e valorização do povo.
Caminhos da Terra, além de nos transportar geograficamente, sugere também uma viagem ao "interior" próprio de cada um. Identificar-se, conhecer-se, assumir-se, apresentar-se, unir-se... quem sabe à nós, através e pela arte, sempre acreditando num caminho melhor!
Valor dos ingressos: R$ 10,00 (inteira) - R$ 5,00 (meia entrada).
Local: Teatro Mário Covas. Endereço: Avenida Goiás, 187 - Indaiá. Cidade: Caraguatatuba/SP. Tel.: (12) 3881-2623.
Direção artística e musical: Eliana Banheza. Direção cênica: Leon Berenstein.
Apoio: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.
O Água Viva Coral - O Água Viva Coral é um grupo musical que faz apresentações, concertos e espetáculos com formatação audiovisual.
É um coral performático que interpreta músicas através da voz e do corpo intercaladas com esquetes teatrais, poesias dramatizadas e contos. Canta e interpreta tanto músicas populares como eruditas, tudo feito com exigência profissional de qualidade técnica e cultural!
Desde sua formação, em 1994, com Apoio da Fundacc e da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, o grupo vem apresentando-se nos mais diversos eventos culturais, sociais e solenidades. Sua performance fez escola na região Litoral-norte e Vale do Paraíba. Vários corais inspirados no Água Viva Coral, abandonaram as pesadas pastas de partitura, uniformes tradicionais e posturas imóveis.

Projeto Água de Beber organiza encontro pela recuperação do Rio Juqueriquerê
Objetivo é formar uma rede de entidades em prol do principal manancial de Caraguatatuba

Caraguatatuba - O Instituto Supereco promove no dia 26 de novembro, em comemoração ao dia do Rio (24/novembro), o Encontro pela recuperação do rio Juqueriquerê - “Na Rede do Juqueriquerê”, em Caraguatatuba. A iniciativa faz parte do Projeto “Água de Beber, de Usar e Conservar... Ciclos Contínuos”, desenvolvido no entorno do Rio Juqueriquerê com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental e apoiado por uma rede de parceiros: Instituto General Motors, Grupo Bandeirantes de Comunicação do Vale do Paraíba, Car Promotion, Sabesp, Veibras, Clube Ilha Morena, Secretaria de Educação do Município de Caraguatatuba (SEDUC), Centro de Referência de Assistência Social do Porto Novo (CRAS-Sul).
A intenção é criar um espaço de debate de idéias, discutir problemas, formular propostas, trocar experiências, articular e contribuir para o planejamento de políticas públicas com a participação de movimentos sociais, Ongs, demais organizações da sociedade civil e do poder público interessados em formar uma rede de entidades pela conservação socioambiental da Bacia do Rio Juqueriquerê.
Durante o encontro, haverá uma mesa redonda de debates com o tema “Quem faz o quê pelo Rio Juqueriquerê” - mediada pela coordenadora do Instituto Supereco, Andrée de Ridder Vieira, contando com a presença da coordenadora do programa de Educação Ambiental do Coletivo Educador Lagos São João/Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Denise Pena; além dos representantes da ONG Acaju, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Educação do Município de Caraguatatuba (SEDUC), Grupo Ciclos Contínuos, Agenda 21 do Litoral Norte, Centro de Referência de Assistência Social do Porto Novo (CRAS-Sul), Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) e Sabesp.
Segundo a coordenadora do projeto, Márcia Nunes, os resultados esperados são a formação de uma rede articulada de entidades e criação de um fórum permanente de discussão relacionado à recuperação e conservação ambiental do Rio Juqueriquerê.
Após o debate, haverá o lançamento da Linha de Produtos Caiçara – Farinha de Meia, fruto da parceria do Projeto Água de Beber com o CRAS-Sul e uma atividade lúdica dirigida pelo Instituto Supereco.
O evento contará com a cobertura jornalística dos alunos das oficinas de Educomunicação do projeto Água de Beber e as matérias serão veiculadas na rádio Oceânica AM e publicadas no www.blog.supereco.org.br

Lançamento da linha de produtos caiçara “Farinha de Meia”

Caraguatatuba - Os artesãos do Grupo Arte Caiçara – grupo apoiado pelo Centro de Referência de Assistência Social do Porto Novo – CRAS-Sul, em Caraguatatuba, lançarão, no encontro pelo Rio Juqueriquerê, a linha de produtos caiçara “Farinha de Meia”. A idéia foi desenvolvida pelos gestores do projeto Água de Beber em parceria com o projeto “Feito aqui, feito por nós”, do CRAS-Sul, com o objetivo de fortalecer a política cultural, promover qualidade de vida para a população local e torná-la empreendedora socialmente responsável.
Desde o início de 2008, os artesãos realizam uma pesquisa sobre as raízes culturais da região para que os produtos tenham devida identidade e com o objetivo de focar na origem do cidadão, definiu-se produzir a família caiçara, composta por mãe, pai e filha, que será representada por bonecos de pano. “O produto é feito de pano, com acessórios de taboa e na embalagem são reaproveitados sacos de batata e cebola. Na boneca caiçara são anexadas receitas de pratos típicos da culinária caiçara”, afirma a gestora social do projeto, Cristina Fillizola.
Os produtos podem ser encontrados no “Quiosque das Artes” (localizado no Centro da Cidade), em um novo ponto de venda que será inaugurado em breve na rodoviária e em bazares organizados durante o ano. Todo retorno financeiro de venda é revertido 100% para os artesãos.
O nome da linha de produtos “Farinha de Meia” surgiu de uma pesquisa da cultura caiçara feita pelo grupo de artesãos. Verificaram que antigamente os produtores de farinha viviam na região e dividiam suas roças utilizando a expressão “de à meia”. Eram meeiros ao trocarem suas produções com as famílias que auxiliavam na colheita, como uma forma sustentável ao propiciar o alimento diversificado na mesa das famílias caiçaras.
SERVIÇO:
Data: 26 de novembro de 2008
Local: Clube Ilha Morena (Rua Guilherme de Almeida, 885 - Morro do Algodão)
Horário: Das 08h30 às 17h00 (Fonte: Supereco)

Caraguá reforça as ações no combate à Dengue
A partir desta semana, agentes de saúde trabalharão também nos finais de semana para vistoriar principalmente casas de temporada e orientar turistas e veranistas. Denúncias ou solicitação de equipes da Zoonoses podem ser feitas pelo telefone (12) 3887-6888

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguá em parceria com o Ministério da Saúde, durante todo o mês de Novembro, está reforçando o alerta à população sobre os cuidados para evitar a Dengue.
A intensificação na campanha de combate à Dengue vem sendo feita pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do CCZ - Centro de Controle de Zoonoses, com o apoio do Comitê Municipal contra a Dengue - criado em dezembro de 2007.
De acordo com o coordenador do Programa de Controle da Dengue da Secretaria de Saúde, Ricardo de Sousa, dos quatro sorotipos existentes, o que afetou Caraguatatuba nos últimos tempos foi o nº 3. "Nossa preocupação maior, é porque no Rio de Janeiro, por exemplo, o sorotipo que tem afetado a população é o 2. Caso esse tipo de epidemia migre para cá, a população poderá ser afetada pela Dengue Hemorrágica", destacou.
É importante destacar que a imprensa divulgou no dia 14, a primeira morte por Dengue Hemorrágica no Rio de Janeiro, em Nova Iguaçu (Baixada Fluminense).
Em Caraguá a situação está sob controle, em razão do trabalho realizado ao longo do ano. Até o momento foram realizadas 150 mil visitas a domicílios. Considerando que a cidade possui 59.007 imóveis, a estimativa é de que cada local tenha sido visitado pelo menos três vezes. Vale lembrar que as multas podem variar de R$ 100,00 a R$ 2.000,00, em caso de imóveis visitados que não tenham tomado providências até o retorno da fiscalização no local.
Os 60 agentes de saúde que atuam no combate à Dengue passarão a trabalhar também aos finais de semana. Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, essa medida tem como objetivo garantir a orientação a turistas e veranistas que começam a vir para a cidade a partir de novembro. Até o momento 110 casos de Dengue foram confirmados. No entanto, é nessa época, de chuvas constantes e a alta temperatura que surgem os criadouros do Aedes Aegypti, com risco de forte epidemia em meados de março ou abril.
Para combater a Dengue, algumas medidas que podem ser tomadas são: manter bem tampadas as caixas d' água, colocar lixo em sacos plásticos, manter lixeiras tampadas, não jogar entulhos em terrenos baldios, encher pratos ou vasos com areia até a borda e, em caso de guardar garrafas recicláveis, manter a bocas viradas sempre para baixo. Caso haja algum terreno ou casa com possibilidade de criadouro do aedes aegypti, a orientação do Centro de Controle de Zoonoses de Caraguá é para que o cidadão faça uma denúncia anônima pelo telefone (12) 3887-6888. Informe-se mais sobre a Dengue, seus sorotipos e prevenção acessando o portal www.combatadengue.com.br . Faça sua parte! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Defesa Civil de Caraguá antecipa ações do Plano Preventivo em razão do mau tempo
O Plano Preventivo de Defesa Civil era para ter início no dia 1º de dezembro, mas em razão da forte chuva que atingiu Caraguá a partir da madrugada desta segunda-feira, 17 de novembro, foi antecipado. De acordo com a COMDEC, a cidade está em estado de Atenção

Caraguatatuba - O Plano Preventivo de Defesa Civil da Prefeitura de Caraguá, previsto para ter início a partir do dia 1º de dezembro em Caraguá, teve início nesta segunda-feira, dia 17, após a forte chuva que atingiu a cidade.
De acordo com a COMDEC - Comissão Municipal de Defesa Civil, em seu último boletim, nº 04/08, de 18 de novembro, foram atendidas diversas ocorrências de alagamento, enchente, escorregamento de terra e queda de árvore, em vários bairros de Caraguá.
Segundo a presidente da COMDEC, Claudia Prado Ruiz, o Plano Preventivo teve parte de suas ações antecipadas em razão da chuva. "Dos quatro estados previstos no PPDC, Caraguatatuba já passou do estado de Observação para o de Atenção em razão das ocorrências que tivemos na cidade. Os bairros Martim de Sá e Rio do Ouro tiveram o nível de seus rios elevados e inundando algumas ruas. No Rio do Ouro, em especial, tivemos quatro residências atingidas. Somente hoje as famílias foram orientadas a retornar às suas casas", disse.
Conforme o boletim da Defesa Civil de Caraguá o índice pluviométrico chegou a 58,3mm, sendo que o índice acumulado dos últimos três dias é de 82,3mm.
A previsão da COMDEC para as próximas 24 horas é de chuva de forte intensidade e curta duração para a tarde e moderada de intensidade e de curta duração para a noite.
Caraguatatuba continua em estado de atenção e segundo a Defesa Civil, os bairros mais atingidos por alagamento e escorregamento de terra foram Martim de Sá, Massaguaçu, Jardim do Sol - Massaguaçu, Portal Patrimônio - Massaguaçu, Recanto Verde Mar - Massaguaçu, Jardim Santa Rosa - Morro do Chocolate, Rio do Ouro, Jetuba, Capricórnio, Jardim Jaqueira, Caputera, Pegorelli, Centro, Olaria, Casa Branca, Sumaré e Estrela D'Alva.
Com a continuidade da chuva, toda a equipe da Defesa Civil está em alerta. Em caso de ocorrências, o munícipe pode ligar gratuitamente no 199. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Estudantes levam literatura e emoção ao Asilo Vila Vicentina

Caraguatatuba - Na última sexta-feira, dia 14, cerca de 30 alunos de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) de Caraguatatuba, fizeram uma visita especial aos moradores do Lar dos Idosos "Vila Vicentina".
As crianças realizaram um Sarau Literário com contos, poesias e um musical, totalizando 07 apresentações, aos mais de 20 idosos do Lar Vila Vicentina. Além de toda a literatura, os estudantes puderam conversar bastante e escutaram preciosos conselhos dos mais experientes.
O projeto faz parte de uma série de saraus que estão sendo apresentados em Caraguá. Até o fim do ano, os moradores e visitantes da cidade poderão acompanhar mais dois eventos pautados na literatura.
Os encontros contam com a participação de alunos e professores de oito escolas municipais, um grupo de crianças da Biblioteca Cecília Meireles e do Centro Integrado de Ações Sócio-Educativas (CIASE). Juntos, pretendem abrir um espaço para difusão de produções literárias, levando arte e educação para toda a cidade de Caraguá.
No dia 28 de novembro, o encontro literário será na praça Dr. Cândido Motta. Já no dia 05 de dezembro, o sarau será no Hipermercado Shibata.
O projeto nasceu como culminância do projeto Letras de Luz de Incentivo à Leitura no ano passado. Este ano, o II Sarau Literário é realizado pela Biblioteca Cecília Meireles, em parceria com Secretaria Municipal da Educação. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Frente parlamentar discute segurança pública em reunião na Câmara de Caraguá
Os deputados que representam a região participaram de uma reunião preparatória na Câmara de Caraguá, visando a realização de uma assembléia no dia 1º de dezembro. O tema discutido foi segurança pública

Caraguatatuba - Caraguatatuba sediou na manhã desta segunda-feira, dia 17 de novembro, uma reunião na Câmara Municipal tendo como tema principal a segurança pública.
Neste primeiro encontro estiveram presentes os deputados Mozart Russomanno, Carlinhos de Almeida, Padre Afonso Lobato e Luiz Carlos Gondim, além de representantes dos deputados Marco Bertaiolli e Antonio Carlos da Silva.
Outras autoridades que participaram da discussão sobre segurança pública foram a delegada Dra. Arlete Neves, o comandante do 20º BPMI, Major Evandro Rogério Góes, o delegado seccional da Polícia Civil Múcio Alvarenga, o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Sebastião, Luiz Carlos Tadeu, o padre Marcos Vinícius, da Igreja Santo Antônio, representando o bispo Don Altieri, o vice-presidente da Câmara, vereador Cristian Alves de Godoi (Baduca Filho), além de representes dos CONSEG's (Conselhos de Segurança) de Caraguá, Paulo França, de Ubatuba, Célio Stefani e São Sebastião, Flávio Pereira.
Durante a reunião, vários assuntos relacionados à segurança pública em Caraguá estiveram em discussão. Entre as principais reclamações destacaram-se o aumento do número de homicídios, a regionalização do 190, a falta de policiais e a instalação do CDP (Centro de Detenção Provisória) e Fundação Casa.
Após esta reunião preparatória, acontecerá a assembléia sobre segurança, com o objetivo de discutir os problemas de segurança, e levá-los ao Governo do Estado de São Paulo. A assembléia será no dia 1º de dezembro (segunda-feira), na Câmara Municipal de Caraguatatuba. PMC

Vestibular CEFET 2009 tem inscrições prorrogadas até 24 de novembro
As inscrições, que seriam encerradas nesta quarta-feira, foram prorrogadas até a próxima segunda-feira, 24 de novembro e podem ser feitas pelos portais www.vunesp.com.br e www.cefesp.br

Caraguatatuba - O CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo - Unidade Caraguatatuba teve prorrogadas as inscrições para o Vestibular 2009, até a próxima segunda-feira, 24 de novembro.
Os candidatos poderão inscrever-se pela internet através dos portais www.vunesp.com.br ou www.cefesp.br, lembrando que as provas serão realizadas no dia 21 de dezembro.
Os cursos oferecidos no Vestibular 2009 são para Técnico em Edificações (40 vagas - noturno), Técnico em Operações Comerciais (40 vagas - noturno), Técnico em Operações Administrativas (40 vagas - noturno), Técnico em Informática - Programação e Desenvolvimento de Sistemas (80 vagas - vespertino e noturno) e Técnico em Informática para Internet (40 vagas - vespertino).
O CEFET é uma instituição federal de ensino público, ligado diretamente ao Ministério da Educação. Por este motivo, os cursos são gratuitos e variam no período de duração, entre 3 e 4 semestres.
Mais informações sobre o Vestibular 2009 podem ser obtidas no CEFET de Caraguá, que fica na avenida Rio Grande do Norte nº 450, no Indaiá, ou pelo telefone (12) 3885-2100. O CEFET funciona de segunda a sexta-feira das 14h às 22h. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Ciclismo de Caraguá brilhou neste final de semana

Caraguatatuba - A equipe de Ciclismo da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) participou com sucesso no último domingo da competição realizada no Mato Grosso do Sul.
O atleta Izael Nunes, após chegada disputada com ciclistas de São José dos Campos, conquistou o segundo lugar na prova. Caraguá contou com mais três competidores. Ricardo Lorente terminou na nona colocação. Tadeu Alves foi o 13º e Ivair Alves, mesmo após ceder uma roda a Izael, que teve o pneu furado, conseguiu completar a prova na 16ª posição.
Com esses resultados, a equipe alcançou 74 pontos no ranking nacional de Ciclismo, e poderá saltar da 26ª para a 20ª colocação, na competição por equipes.
Ciclistas caraguatatubenses também estiveram em Piracicaba, onde disputaram o 72º Jogos Abertos do Interior. O forte calor na cidade do interior paulista prejudicou o desempenho de todos.
Na última sexta-feira, na prova de velocidade individual, Nayra Yaci ficou com o primeiro tempo e Sandra Domiciano com o nono, o que a deixou de fora da quarta-de-final. Nayra terminou a competição em sétimo lugar.
A atleta também participou da prova de critério por pontos, no sábado, em um circuito de 1.100m. A caraguatatubense terminou a corrida em nono.
Na classificação final, Caraguá ficou entre os nove melhores. Apenas 10 cidades, das 21 participantes pontuaram nos Jogos Abertos.
A equipe de Ciclismo conta com o apoio da SECER, J-Bike, Geomater, Beach Energy, Pont Motos, Body Fit Academia, Auto Posto Mareli, Vídeo Shopping, Cine Caraguá, Zimmerman, JPR Auto Peças, Radio Oceânica, Posto de Molas Pai e Filho e Loft. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Novos talentos fazem a festa nas finais do Futsal
Em toda a competição houve mais de 600 gols em 122 partidas realizadas

Caraguatatuba - As decisões do Campeonato Municipal de Futsal de Base foram realizadas neste último domingo, no CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves), em Caraguatatuba.
Pela categoria Sub-09, o Exercito/Pastoral bateu o Gelaf por 4 a 0 e ficou com o título. Em terceiro lugar ficou o Brasília, que derrotou o A.A. Corinthians por 2 a 1, no sábado.
A equipe campeã teve o arqueiro Vinicius, como o goleiro menos vazado da competição, com apenas sete tentos sofridos. Thiago Nicolau, do A.A. Corinthians foi o artilheiro, marcando 16 gols.
No Sub-11, a equipe do Exercito Pastoral ficou com a terceira colocação ao bater o Projeto Integração por 5 a 2. O Quiosque Ponto 8 ganhou de 2 a 1 do União das Palmeiras e levantou o troféu. David Silva marcou 21 vezes e foi o maior goleador. Michael tomou nove gols e foi o menos vazado da categoria. Ambos atuaram pelo Projeto Integração.
O A.A. Corinthians, após emocionante partida frente o União das Palmeiras, sagrou-se campeão no Sub-13 ao derrotar o rival por 6 a 5 na decisão. A equipe Garoto Bom de Bola fez 5 a 2 no time B do A.A. Corinthians e terminou a competição em terceiro.
O vice-campeão do Sub-13 teve o artilheiro e os goleiros menos vazados. Bruno Souza balançou a rede 23 vezes e Danilo, ao lado de Gabriel, do A.A. Corinthians, tomaram 18 gols cada.
As garotas também têm vez em Caraguá. No Sub-13 feminino, o título ficou com Exercito de Cristo, que venceu o Rio do Ouro por 5 a 2. Na disputa do terceiro lugar, o Projeto Integração levou a melhor sobre o Gardelin, 2 a 0. Isamara Carmo foi a artilheira, 11 gols. Sara tomou cinco gols e foi a goleira menos vazada do campeonato. As duas atletas jogaram pelo time campeão.
O Campeonato Municipal de Futsal de Base teve 122 partidas realizadas, entre as 46 equipes que disputaram à competição. Segundo números da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba, organizadora do evento, foram marcados 609 gols. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Atletas caraguatatubenses de Beach Soccer são congratulados pelo prefeito Kassab

Caraguatatuba - Jogadores de Caraguá participaram no último domingo da virada esportiva de São Paulo. O prefeito reeleito da capital, Gilberto Kassab, prestigiou o evento e parabenizou os atletas e comissão técnica pelo título paulista conquistado há menos de um mês.
O encontro aconteceu nas margens da represa de Guarapiranga, antes da vitória da Seleção Paulista, que tem como base o time de Caraguatatuba, por 5 a 1, sobre a Seleção de Jarinu, campeã dos Jogos Sub-20 de São Paulo.
Kassab aproveitou para desejar sorte aos atuais campeões, que disputarão a partir do dia 23 de novembro o XII Campeonato Brasileiro, em São Luis do Maranhão.
Além do técnico Vitor Gaúcho e do preparador físico Marcos Karioca. Caraguatatuba conta com 10 jogadores na seleção: Luid, Lucas, Marquinhos, Isaias, Adielson, Marcelo, Ícaro, Lipe, Kaká e Allann. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Jiu Jitsu de Caraguá conquista medalhas em competição

Caraguatatuba - A cidade de Caraguatatuba, com o apoio da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação), fez bonito no último domingo, em Guaratinguetá, onde conseguiu quatro medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, na XIII Copa Vale de Jiu Jitsu.
Os atletas Ulrico Junior, Pablo Eduardo, Eder e Lucas, foram campeões em suas categorias. Santiago perdeu somente no último combate e terminou em segundo e Cleiton Kekeu em terceiro.
A equipe de Jiu Jitsu de Caraguatatuba treina no Centro de Artes Marciais Silvio Marques Rodrigues - Potoca, e tem como treinador o professor Juliano Mamute, o qual os alunos apontam como grande responsável pelos bons resultados obtidos. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

CEFET de Caraguá sedia 2º Encontro de Pesquisa Aplicada à Pesca
A reunião acontecerá nesta terça-feira, das 8h às 17h, no CEFET, com o objetivo de proporcionar atividades voltadas aos pescadores da região e temáticas voltadas às áreas de Tecnologia da Pesca e Aqüicultura

Caraguatatuba - O CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo, realiza em sua unidade de Caraguatatuba o 2º Encontro do Núcleo de Pesquisa Aplicada à Pesca e Aqüicultura Familiar - Região Sudeste II.
O Encontro é promovido pela SETEC/MEC - Secretaria de Educação Profissional Tecnológica do Ministério da Educação e acontecerá em duas etapas, sendo a última nesta terça-feira, das 8h às 17h.
As capacitações tiveram início na segunda-feira, dia 17, e terão continuidade nesta terça-feira, com início às 8h, por meio da visita técnica à Fazenda de Mariscos da Praia da Cocanha. Às 14h a professora Ruth Pincinato, do Instituto Oceanográfico da USP (Universidade de São Paulo) ministrará a palestra "Contribuição à caracterização da atividade pesqueira em Ubatuba, a partir de abordagem com pescadores locais".
Ainda nesta terça-feira será realizado o debate "A Pesca no Litoral Norte, Aqüicultura Familiar e Preservação do Meio Ambiente - Experiências, Necessidades e Propostas para o Futuro".
De acordo com o CEFET de Caraguá o encerramento do 2º Encontro do Núcleo de Pesquisa Aplicada à Pesca e Aqüicultura Familiar acontecerá no dia 18 de novembro. Mais informações sobre os temas do encontro podem ser obtidas pelo telefone (12) 3885-2100. (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Edital Nº 015/2008
Disciplina inscrição para o cargo de Presidente da FUNDACC


A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em observância aos artigos 15 e seguintes da Lei Municipal nº 1.035, de 24 de setembro de 2003, alterada pela Lei 1.048, de 18 de novembro de 2003, torna pública a abertura de inscrição para candidatos ao cargo de Presidente da Entidade Fundacional para o biênio 2009-2010.
Das inscrições:
As inscrições deverão ser efetuadas a partir da data da publicação deste Edital até as 17:00 horas do dia 27 de novembro de 2008, na secretaria geral da FUNDACC localizada na Rua Santa Cruz nº 396, Centro, Caraguatatuba – SP.
No ato da inscrição o candidato deverá entregar:
· Plano de Ação Cultural;
· Curriculum Vitae;
· Cópia do Cadastro de Pessoas Físicas;
· Cópia da Cédula de Identidade Registro Geral;
· Cópia de Comprovante de Residência;
· Comprovante de residência e domicílio no Município por, no mínimo, cinco anos;
· Cópia de Certificado de Conclusão do Ensino Médio.
As inscrições deverão ser efetuadas pelo interessado ou por procurador com poderes específicos para tal finalidade.
Dos requisitos necessários (Decreto Lei nº 015/04 - Regimento Interno da Fundacc):
· Ter residência e domicílio comprovado no Município por, no mínimo, cinco anos;
· Apresentar, no prazo determinado pelo edital, a proposta escrita do plano de trabalho para o biênio;
· O Conselho Deliberativo deverá convocar para exposição do plano de trabalho, bem como para entrevista pessoal, cada candidato regularmente inscrito.
· O candidato deverá possuir Ensino Médio Completo conforme consta do anexo único da Lei nº 1.048, de 18 de novembro de 2003.
Da Seleção/Convocação:
Em conformidade com o artigo 44 do Regimento Interno da FUNDACC, ficam convocados todos os membros do Conselho Deliberativo da FUNDACC, para estarem presentes à reunião de votação e elaboração da Lista Tríplice no dia 11 de dezembro de 2008, às 18 horas, nas dependências da Videoteca Lúcio Braun, localizada no Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta nº 72, Centro, Caraguatatuba – SP.
Caraguatatuba, 05 de novembro de 2008.
José Ricardo Antunha Lopes Gaspar
Presidente da (Fonte: Fundacc)

Leilão de animais acontece em Caraguá no dia 27 de novembro
Três eqüinos, incluindo dois machos e uma fêmea serão leiloados no dia 27 de novembro. Os interessados em arrematar os animais devem inscrever-se com antecedência no Centro de Controle de Zoonoses de Caraguá

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do CCZ - Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, realizará no dia 27 de novembro um leilão de eqüinos, com base no edital nº 22/08, que veicula nesta semana no informativo oficial do município.
O evento acontecerá às 11h, no local destinado às hastas públicas, que fica na rua Benedito Silvério Santana nº 899 no bairro Jaraguazinho.
Para participar do leilão, é necessário que o interessado comprove possuir local para deixar o animal, e se inscreva com antecedência no Centro de Controle de Zoonoses.
O leilão será de um eqüino macho de pelagem castanha, com uma pinta branca na cara e com a pata direita traseira branca, além de outro eqüino macho de pelagem tordilha garanhão, e um eqüino fêmea de pelagem tordilha.
O valor inicial do leilão é de R$ 228,47 para cada um dos animais. O novo proprietário além do valor do lance, deverá arcar também com as diárias computadas até o dia da retirada do animal e também com a taxa correspondente ao Registro Municipal de Animais (microchip).
Para mais informações sobre o leilão de animais basta entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone (12) 3887-6888. Participe! (Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Câmara vota suplementação de verba
O segundo projeto que compõe a pauta é uma denominação de rua

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza a sua 37ª Sessão Ordinária semanal, hoje, 18 de novembro, comumente às terças-feiras a partir das 19h30 com apenas 2 Projetos na Ordem do Dia. Faltam apenas 5 sessões para o término do ano.
O primeiro projeto tem a autoria da Mesa da Câmara e dispõe sobre a suplementação de verba do Orçamento da Câmara, na ordem de R$ 420 mil, para o pagamento de Pessoal Civil.
O segundo e último projeto da noite tem a autoria do Vereador Celso Pereira - Celsinho (DEM) e denomina de Edson Pereira Soares a travessa particular localizada no bairro de Massaguaçu, na zona norte da cidade.
Devido a não transmissão da sessão pela rádio local, o público presente nas galerias do Legislativo tem aumentado a cada terça-feira, com médias de 30 a 50 pessoas por sessão. (Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Sessão extra acontece nesta quarta para votar projeto que trata de receptivo de navios
Vereadores apresentam quatro emendas para a propositura

Ilhabela - Os vereadores de Ilhabela realizarão uma sessão extraordinária na próxima quarta-feira (19/11), às 10 horas, para votar o Projeto de Lei nº 99/2008.
O projeto é de autoria do suplente de vereador e ex-secretário municipal de Turismo, Ricardo Fazzini (PMDB), que substituiu em julho deste ano o Vereador Carlos Alberto de Oliveira Pinto (PMDB).
A proposta de Fazzini estabelece os procedimentos exigidos para o receptivo de navios de cruzeiro em Ilhabela. Além do projeto, na sessão extraordinária, aos vereadores também serão submetidos quatro emendas.
Originalmente o projeto prevê que os ônibus, micro-ônibus, vans, kombis ou equiparados utilizados no transporte de passageiros dos navios devam ter no máximo oito anos de fabricação. Esta regra poderá mudar se a Emenda 26/2008, de autoria do Vereador Jadiel Vieira (Keko-PTB), for aprovada. Conforme a emenda, todos os veículos utilizados no transporte de passageiros dos navios de cruzeiro deverão passar por uma vistoria anual, realizada pela Diretoria de Divisão de Serviços de Trânsito, para comprovação do bom estado de conservação.
A Emenda nº 37/2008 suprime o inciso IV do artigo 3º segundo o qual o requerimento de vaga nos stands montados durante o receptivo dos navios de cruzeiro para comercialização de produtos turísticos deverá ser acompanhado de documentos que comprovem que a empresa está sediada em Ilhabela há mais de 18 meses. De acordo com o autor da emenda, o Vereador Carlinhos, a alteração foi decidida por ocasião da Audiência Pública realizada, no último dia 22 de outubro, na Câmara para discussão do Projeto de Lei.
Outra emenda também proposta por Carlinhos é a de nº 38/2008. Caso aprovada a emenda, os veículos e embarcações utilizados na atividade de transporte de passageiros dos navios deverão portar o cadastro obrigatório da empresa com atividade regular e o certificado de propriedade do veículo ou embarcação em nome do proprietário ou da empresa ou contrato de locação, sendo obrigatório o envio de cópia do documento para a Secretaria Municipal de Turismo. Ainda conforme a emenda, todos os veículos utilizados no transporte de passageiros de navios de cruzeiro deverão passar por uma vistoria anual, realizada por mecânico credenciado para comprovação do bom estado de conservação.
O projeto prevê que o requerimento de vaga nos stands montados durante o receptivo dos navios de cruzeiro para comercialização de produtos turísticos deverá ser acompanhado de vários documentos, dentre eles o contrato social da empresa. De acordo com a emenda, deverá ser acompanhada do “contrato de constituição da empresa”.
O projeto também determina que o Poder Executivo regulamente a lei no prazo de noventa dias. Com a emenda de Carlinhos será regulamentado no prazo de “dez dias”.
A emenda nº 39/2008, do Vereador Carlinhos, acrescenta que a empresa que tiver um ou dois veículos poderá alugar somente mais um veículo e que o uso dos stands será regulamentado através de Portaria da Secretaria Municipal de Turismo. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Posto SEBRAE de Atendimento ao Empreendedor de Ilhabela realiza curso “Boas Vendas: como vender mais e melhor no varejo”

Ilhabela - A Prefeitura Municipal por meio da secretaria municipal de Turismo e Fomento e Posto SEBRAE de Atendimento ao Empreendedor de Ilhabela em parceria com a Associação de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Ilhabela, Associação Comercial e Industrial de Ilhabela, Associação Ilhabela Receptivo Hotelaria e Receptivo e SEBRAE-SP, realizará entre os dias 24 e 28 de novembro curso de capacitação.
Trata-se do “Boas Vendas: como vender mais e melhor no varejo”, curso gratuito do SEBRAE-SP. O curso será dividido em duas turmas, Turma 1 de 24 a 29 (segunda a sexta-feira), das 18h30 às 22h30 e no sábado das 08h00 às 12h00, facilitadora, Ana Maria Monteiro; Turma 2 de 26 a 28, das 08h30 às 17h30, facilitador, José Luiz de Oliveira.
O curso tem uma carga horária de 24 horas e apresenta o seguinte conteúdo programático: O meu negocio, O ponto comercial, Comprar bem para vender bem, A definição do preço de vendas, Como formar um time de vendas vencedor, O atendimento no varejo, O cliente fiel, A concorrência e você, A divulgação do seu negócio, Fazendo aparecer o lucro e Aula Final :Destacar aspectos importantes dos conteúdos abordados no curso.
Segundo o Agente de Desenvolvimento Eduardo Nascimento “O curso é muito importante e completo tanto para o empresário que tem sua empresa constituída, como para o ambulante que vende seus produtos sem muita estrutura, pois a metodologia do curso é muito abrangente e de fácil compreensão”.
Para a realização do curso é necessário no mínimo 20 inscrições por turma e no mínimo 15 pessoas no primeiro dia em cada turma.
O Posto SEBRAE de Atendimento ao Empreendedor de Ilhabela fica na sede da Secretaria Municipal de Turismo e Fomento, na Praça Vereador José Leite dos Passos (rotatória da balsa), Barra Velha. As inscrições para o curso são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones: (12) 38957259 / 38967248 / 38957220, pelo email pae@ilhabela.sp.gov.br ou presencialmente até dia 21 (sexta-feira) às 17h00 para a Turma 1 e até 25 (terça-feira) às 18h00 para a Turma 2. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

1ª Maratona Cultural traz teatro, Artes Plásticas e show musical para Ilhabela

Ilhabela - A Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (FUNDACI) apresenta nesta quarta-feira, 19, a peça teatral “Para quem quer Ficar” e a abertura da Exposição de Artes Plásticas e Mosaico, e, no próximo sábado, 22, o show musical “Tribores”, no Galpão das Artes, na Cocaia.
O espetáculo “Para quem quer Ficar” é interpretado pelo grupo teatral da FUNDACI “Maembipe” e fala sobre os caminhos que devemos passar e as escolhas que devemos fazer. A vida nos guia e nos leva a diversas ilusões, mas todos, um dia terão que caminhar e decidir para onde ir.
A peça trata do assunto de maneira não realista, ou seja, falando através de símbolos e personagens imaginários. Tudo acontece dentro de uma grade simbolizando a prisão em que nos sentimos diante de tudo que exigem de nós.
A personagem principal é o que temos de mais especial e puro, aquilo que nos diferencia dos outros e nos torna especiais e únicos. A mãe simboliza o que todos querem que sejamos e o professor o que querem que aprendamos sem questionamentos. O amor surge como uma última solução para nossas dúvidas, mas ele pode nos cegar. Dois outros personagens simbolizam nossa fé e nossa consciência no divino.
Essa peça foi escrita para instigar a todos que preferem ficar a caminhar! As portas existem e estão abertas, basta enxergá-las e sair para mudar o que há lá fora. PARA QUEM QUER FICAR... SAIA, CAMINHE E MUDE.
O show musical com “Tribones” é uma realização em parceria com a Secretaria Estadual da Cultura e faz parte do Programa Circuito Cultural Paulista. O trio dá ênfase à percussão, no sentido de expor a habilidade e a qualidade técnica de seus integrantes, num show com repertório de músicas próprias “o intuito do grupo é aproximar o gênero da musica erudita à popular, utilizando inclusive técnicas da percussão escocesa”. Destinado ao público em geral, um dos pontos altos do show é a interatividade com a platéia.
Os espetáculos fazem parte do encerramento anual das Oficinas Culturais da FUNDACI. Os ingressos para a peça teatral “Para quem quer Ficar” são limitados e vendidos no local. Mais informações 12 3896 1571.

Confira a Programação da 1ª Maratona Cultural

28/11 – Sexta-feira:
20h00: Espetáculo “10 anos de Dança de Rua é Arte”
Grupo Dança de Rua é Arte da FUNDACI
Local: Galpão das Artes _ Cocaia.

28/11 – Sexta-feira:
20h00: Espetáculo “10 anos de Dança de Rua é Arte”
Grupo Dança de Rua é Arte da FUNDACI
Local: Galpão das Artes _ Cocaia.

29/11 – Sábado:
20h00: Peça Teatral O Rei Lear
Grupo Teatral da FUNDACI “Maembipe”
Local: Galpão das Artes _ Cocaia.

30/11 – Domingo:
20h00: Apresentação de Capoeira
Local: Galpão das Artes _ Cocaia.

04, 05, 06 e 07/12 – Quinta-feira a Domingo:
20h00: Apresentação do Ballet de Repertório “Don Quixote”
*Dia 04/12 Reservado aos pais e responsáveis
Local: Galpão das Artes _ Cocaia.

09/12 – Quinta-feira:
15h00: Apresentação Teatral Infantil _ Alice no País das Maravilhas
Grupo Teatral da FUNDACI “Maembipe”
Local: Galpão das Artes _ Cocaia.

12/12 – Sexta-feira:
20h00: Apresentação Musical
Coral Infantil Pichochó da FUNDACI – Coral Municipal Celina Pellizzari – Oficina de Violão da FUNDACI – Projeto Guri
Local: Galpão das Artes _ Cocaia.

13/12 – Sábado:
20h00: Lançamento do CD da Orquestra Popular de Ilhabela
Local: Galpão das Artes _ Cocaia. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Câmara de Ilhabela abre inscrições para processo seletivo de estagiários

Ilhabela - A Câmara Municipal de Ilhabela abrirá inscrições para o processo seletivo de estagiários de nível técnico e nível superior para o biênio 2009/2010.
Os estudantes interessados deverão ter cadastro atualizado no CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) ou atualizá-lo por meio do site: www.ciee.org.br.
Mais informações na Diretoria de Recursos Humanos do Legislativo, à Rua Benedito Cardeal Sobrinho, 39 – Vila.
Assessoria de Imprensa - Câmara Municipal de Ilhabela - (12) 3896-9621. (Fonte: Câmara Municipal de Ilhabela)

Câmara suspende expediente na sexta (22/11)

Ilhabela - O Presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, Professor Joadir Capucho (PTB), assinou uma portaria ontem (17/11) determinando a suspensão do expediente no próximo dia 21 de novembro, em decorrência do Feriado do “Dia da Consciência Negra”.
As atividades normais serão reiniciadas no próximo dia 24 de novembro (segunda-feira).
Ponto Facultativo - Em virtude do feriado municipal em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira, decretou Ponto Facultativo nas repartições municipais, no dia 21 de novembro, sexta-feira, excetuando os serviços essenciais:
- Coleta, limpeza e remoção de lixo;
- Plantão médico no Pronto Socorro Municipal;
- Plantão no Paço Municipal e Fiscalização;
- Plantão na Garagem Municipal e
- Auxílio ao tráfego e a segurança.
O expediente nas repartições públicas voltará ao normal na segunda-feira, 24.

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Praia da Aventura recebe 2º Encontro de Pessoas com Necessidades Especiais e Educacionais

São Sebastião - A Praia da Aventura, localizada no antigo Balneário dos Trabalhadores, na região central, recebe no dia 6 de dezembro (sábado), a partir das 8h, o 2º Encontro de Pessoas com Necessidades Especiais e Educacionais, que tem o objetivo de promover a acessibilidade e a inclusão social.
O evento tem o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Comissão de Acessibilidade de São Sebastião (Cass), Secretaria de Saúde (Sesau) e Secretaria de Segurança Urbana (Segur).
A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 160 pessoas entre crianças, jovens e adultos, além de seus familiares e autoridades locais com atividades que incluem surfe adaptado, corrida de cadeira de rodas, vôlei adaptado, entre outras. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Fundo Social e Prefeitura premiam vencedores do 2º JISS na próxima quinta-feira

São Sebastião - O Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião e a Prefeitura promovem na próxima quinta-feira (20/11) a partir das 18h, no Teatro Municipal, uma Festa de Premiação aos atletas da melhor idade do município, bi-campeões do JISS – Jogos do Idoso de São Sebastião, que teve a segunda edição realizada em outubro passado.
Com muita garra e determinação, os atletas sebastianenses fizeram bonito e conquistaram novamente o lugar mais alto do podium, com medalhas em 13 modalidades: Basquete (bronze), Coreografia (prata), Keimagol (ouro) Miss Melhor Idade (ouro), Mister Melhor Idade (ouro), Natação Feminino (ouro), Sinuca (ouro), Tranca (bronze), Tênis Feminino (bronze), Tênis Masculino (prata), Tênis de Mesa (prata), Voleibol Feminino (bronze) e Xadrez (ouro).
A festa premiará atletas, árbitros e professores que se destacaram no evento. Entre os destaques está a apresentação da coreografia “Momentos Felizes”, a mais nova apresentação do grupo de dança do projeto Atividade que, aliás, será uma das atrações do programa de TV “Tudo é Possível”, da apresentadora Eliana, transmitido pela rede Record no próximo domingo (23/11), a partir das 14h. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura realiza serviços de acabamento no Centro de Convenções

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), realiza no Centro de Convenções, localizado na Praia Grande, área central da cidade, os serviços de acabamento na estrutura da obra como instalação de dutos de ar-condicionado, revestimento de banheiros, colocação de equipamentos hidráulicos e elétricos, pavimentação de estacionamento, implantação de elevador, dentre outros.
O objetivo da administração ao dar início à construção do empreendimento foi o de oferecer um local específico na cidade destinado a grandes eventos como congressos, seminários e simpósios para desenvolver o chamado turismo de negócio, além de valorizar o lado turístico da cidade.
De acordo com o Departamento de Planejamento da Seop, a área construída tem aproximadamente 1.200 m². O auditório terá capacidade para cerca de 500 pessoas, além de bares, restaurante, hall de exposições e quatro salas de reuniões. Os ambientes terão divisórias removíveis para o caso de grandes exposições.
O investimento, que também recebeu verba do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), órgão da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, impressiona pelo tamanho e é considerado como uma “obra de arte em concreto” em razão das formas arquitetônicas aplicadas. Ao observar o prédio nota-se o número reduzido de colunas, pois a edificação foi feita em balanço dando mais leveza à estrutura. O projeto é do arquiteto Hector Vigliecca.
Inauguração - No dia 19 de dezembro, às 19h, a Prefeitura entrega oficialmente as melhorias executadas na “Praia da Aventura”, também na Praia Grande. Aliás, a partir do dia 2 do próximo mês, dentro do “Pacotão de Natal”, várias pavimentações de rua, reformas de escolas, complexos esportivos, praças, entre outras intervenções, serão inauguradas pelo prefeito Dr. Juan Garcia. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Tarifa de ônibus em São Sebastião é reajustada

São Sebastião - A tarifa de ônibus de São Sebastião teve um reajuste de 15%, em média, na segunda-feira, dia 17, conforme prevê o decreto municipal nº 4317/2008.
Com o reajuste, a meta da empresa Ecobus para o ano de 2008 é continuar investindo na renovação da frota, com equipamentos de acessibilidade. O objetivo é que a frota de ônibus não ultrapasse a idade média de 2 anos.
Além da renovação da frota, a empresa pretende continuar investindo na construção de Terminais Rodoviários.
As cidades do Litoral Norte, como é o caso de São Sebastião, não recebe subsídios nas tarifas como é o caso de alguns municípios do Estado de São Paulo.
O último reajuste da tarifa de ônibus na cidade ocorreu em maio de 2007 e foi de 10%.
De janeiro de 2007 a dezembro de 2008, a empresa adquiriu 20 ônibus novos e 4 semi- novos, com sistema eletrônico e motor ecológico, com isso, a frota aumentou de 77 para 101 veículos.
Durante esse período, a empresa enfrentou o desafio de lidar com o transporte clandestino, que representa um impacto na economia em torno de 8% a 12%, nos meses de fevereiro a novembro; e de 15% na temporada de verão.
Além disso, o reajuste de tarifa visa equilibrar as despesas do ano com relação ao aumento do valor da mão- de- obra e do óleo diesel.
Novas Tarifas de Ônibus:
Centro/ Boracéia – R$ 5,50
Centro/ Boiçucanga – R$ 3,80
Centro/ Maresias – R$ 3,50
Boiçucanga/ Boracéia – R$ 3,50
Boiçucanga/ Maresias – R$ 2,50

Prefeitura tem mais de 30 projetos aguardando liberação de recursos
Valor estimado solicitado pelo Executivo às esferas estadual e federal ultrapassa R$ 6 milhões

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião encerra o ano de 2008 com pelo menos 30 projetos protocolados nas esferas estadual e federal, bem como na iniciativa privada, aguardando liberação de recursos que podem chegar a R$ 6 milhões. Somente no Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias), órgão ligado a Secretaria de Economia e Planejamento do Governo do Estado, são mais de 10 projetos aguardando liberação de verba estadual. Entre eles estão o projeto de urbanização da orla de Boiçucanga, orçado em R$ 806,2 mil (sem contrapartida da Prefeitura); segunda fase da urbanização do aterro da Rua da Praia, orçada em 2,37 milhões (sem contrapartida da Prefeitura); Praça da Cultura, com valor estimado em R$ 2,88 milhões (sem contrapartida da Prefeitura); segunda fase do Centro de Convenções (já liberado R$ 693 mil, restando ainda R$ 1,8 milhões do Estado e mais a contrapartida de R$ 576 mil da Prefeitura); Recanto Batuíra , com verba orçada em R$ 803,5 mil; o projeto das obras de Acessibilidade no Centro Histórico, estimado em R$ 586,9 mil (sem contrapartida da Prefeitura); revitalização da orla da Praia das Cigarras, cujo valor chega a R$ 285,7 mil (sem contrapartida da Prefeitura); revitalização da Praça 16 de Março (Obelisco), estimada em R$ 344 mil (sem contrapartida da Prefeitura). “Em três anos e meio conquistamos diversos recursos para o município, bem como realizamos inúmeras obras com recursos próprios e estas melhorias devem continuar, pois além de concluir o ano com superávit financeiro, já temos várias solicitações junto ao Governo Federal e Estadual”, enfatizou o prefeito Dr. Juan Garcia.
Além disso, o Dade já previu para 2009 um valor de R$ 4,64 milhões para obras voltadas à área turística na cidade, com projetos a serem apresentado pelo próximo governo. Ainda no Estado, a atual administração apresentou dois projetos que aguardam liberação de verba da Unidade de Articulação com Municípios, também ligada a Secretaria de Economia e Planejamento. Trata-se da construção da Praça do Balneário São Marcos, na Enseada, orçada em R$ 307,6 mil (R$ 200 mil do Estado e mais R$ 107 mil de contrapartida da Prefeitura), e a pavimentação das Ruas Antônio Evaristo e Simião Caldeira, no São Francisco, obras estimadas em R$ 438 mil (R$ 230 mil do Estado e R$ 208 mil da Prefeitura)
Outros projetos/verbas
Já no Ministério das Cidades, ligado ao Governo Federal, a Prefeitura de São Sebastião tem protocolado os projetos do Abrigo de Passageiros, além de obras de infra-estrutura em núcleos congelados e ainda a implantação da inclusão digital no Município, no valor de 470,9 mil (R$ 346,9 mil do Governo Federal e R$ 124 mil da Prefeitura).
O mesmo Ministério das Cidades tem os projetos de implantação de casas populares (cerca de R$ 1,030 milhões), elaboração do Plano Municipal de Habitação (R$ 58,6 mil). Já a Secretaria de Habitação do Estado recebeu projeto de implantação de obras de infra-estrutura e equipamentos sociais em conjuntos habitacionais de baixa renda (na ordem de R$ 22 mil).
Do Ministério do Turismo, a Prefeitura de São Sebastião protocolou cerca de R$ 1,28 milhões para a sinalização turística, para o Centro de Informações Turísticas Itinerante, para a Praça Ruínas de São Francisco. Deste valor, a federação arcaria com R$ 1,04 milhões e a Prefeitura R$ 240 mil.
Além disso, a Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião solicitou recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para recuperação do acervo do Museu de Arte Sacra, incluindo sistema de segurança, restauro de imagens, adequação à acessibilidade e aquisição de equipamentos de informática. O valor solicitado chega a R$ 56,8 mil, sem contrapartida da Prefeitura. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Setradh conquista R$ 1,11 milhão para investir no social

São Sebastião - A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano da Prefeitura de São Sebastião conquistou cerca de R$ 1,119 milhão, oriundo dos governos do Estado, Federal e da iniciativa privada. Deste valor, foram R$ 423,5 mil do Estado, R$ 276,1 mil da Federação e mais R$ 420 mil da iniciativa privada.
Com a verba estadual, a Setradh aplicou os recursos no Projeto Garoçá, que atende 140 crianças de 7 a 14 anos no bairro do Jaraguá.
Já a verba estadual foi dividida em recursos mensais para o Projeto Valorizando a Pessoa Idosa (200 idosos), Associação Sebastianense (100 crianças), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE (130 alunos) e o Lar Vicentino (19 idosos).
A Petrobras repassará, até o final de 2008, R$ 420 mil que foram divididos e aplicados nos projetos Viração (280 crianças de sete a 14 anos), Garoçá (140 crianças de sete a 14 anos) e Marceneiro (40 jovens de 16 a 21 anos).
Segundo a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Ana Margarida Freire, os repasses foram importantes para ampliar e melhorar os serviços oferecidos nos projetos sociais.
“Esses recursos são aplicados em aquisição de material e investimentos estruturais nos projetos”. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

ACISS aprova pacote contra crise anunciado pela Prefeitura
Na semana passada, o prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, informou que vai encaminhar à Câmara projeto de Lei concedendo abono de Natal para servidores; reduções nas taxas também foram apresentadas

São Sebastião - O presidente da ACISS (Associação Comercial e Industrial de São Sebastião), Eduardo Cimino, disse nesta terça-feira (18.11) que as medidas anunciadas pelo prefeito Dr. Juan Garcia na última sexta-feira, durante coletiva com a imprensa, são importantes para o fortalecimento do comércio, especialmente neste momento de crise financeira que assola o mundo.
“Tudo que minimizar o custo para o comerciante é bem-vindo. É uma motivação a mais para a nossa cidade, principalmente porque o pedido de redução de taxas é uma reivindicação antiga da entidade que representa os comerciantes da cidade”, disse Cimino.
Conforme o projeto a ser apresentado na Câmara, o servidor municipal terá direito a um abono de Natal no valor do salário-base. “Isso significa injetar cerca de R$ 6 milhões no comércio local”, informa Juan Garcia.
Além disso, o prefeito disse ainda que impostos municipais serão reduzidos e várias taxas extintas. O ISS (Imposto sobre Serviço), que hoje varia de 2% a 5%, será fixado em 2%. Já o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) será reduzido de 3% para 1%. Taxas serão revistas e suprimidas, entre elas: taxa de fiscalização, lixo, aprovação de plantas e publicidade. Todas estas medidas farão parte de projetos de lei que também serão enviados ao Legislativo na nesta semana.
Dentro deste pacote de medidas econômicas, o prefeito de São Sebastião informou que suspenderá por decreto a contribuição de iluminação pública, podendo esta ser retomada no futuro também através de decreto municipal. Outra mudança será a ampliação da isenção de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) para todas as construções até 70 m². Hoje este benefício só é concedido aos moradores de Zonas de Especial Interesse Social (ZEIS). "Também ampliaremos a faixa de remissão de IPTU, com avaliações de idade, renda, único imóvel, entre outros requisitos. Com tudo isso, daremos um grande incentivo à economia local neste momento de crise financeira mundial", enfatizou o prefeito Dr. Juan Garcia.
Na avaliação do presidente da ACISS, é o conjunto de ações que vai servir para incrementar o comércio local. “Aprovar apenas um ou outro projeto não terá mesmo efeito que o pacote apresentado pelo prefeito”, explica Cimino.
Ele acrescentou ainda que a Prefeitura de São Sebastião está indo no caminho certo ao adotar medidas como alguns Estados, a exemplo de São Paulo e Minas Gerais, que viram na crise mundial um problema que pode atingir diversos setores do país.
Cimino ressaltou ainda que em função da crise, há uma preocupação de queda na movimentação do comércio, em torno de 40%, como já registrado em grandes centros. ”Por isso o anúncio do abono é uma luz há mais para os comerciantes que devem estar atento e atender bem os consumidores”, alerta. Ele observa ainda que as pessoas devem comprar no comércio sebastianense, negociar, pois o giro de dinheiro será na cidade.
Com relação à redução e extinção de taxas, o presidente da ACISS observa que é um ponto a mais para atrair novos investimentos para o município. “De imediato pode até não aparecer em função do cenário mundial, mas s investidores estarão mais atentos na hora de escolher um local”. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Prefeitura protocola na Câmara projeto que concede abono aos servidores

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião protocolou nesta terça-feira, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei que concede Abono Complementar de Festividades aos Servidores Públicos Municipais do Legislativo. O pedido é para que a tramitação seja em regime de urgência.
Na mensagem encaminhada junto com o projeto, o prefeito Dr. Juan Garcia ressalta que a aprovação tem por finalidade bonificar os servidores extraordinariamente como premiação e reconhecimento do serviço público prestado, valorizando e incentivando a manutenção da sua boa qualidade. “A bonificação é única, não se estendendo aos próximos anos e não gerando reflexo nas verbas trabalhistas, deixando assim de causar impacto orçamentário futuro”, atesta Garcia.
De acordo com o projeto, o valor do ano é sobre o salário base, sendo que os comissionados receberão o total percebido pelo cargo em comissão. O pagamento é para o mês de dezembro de 2008 e é extensivo aos aposentados, pensionistas e funcionários mantidos pelo Fundo de Aposentadoria e Pensões dos Servidores (FAPS) e Fundações.
De acordo com o secretário de Fazenda, Amin Nossabein, a Prefeitura vai fechar o ano com superávit, o que permite a gratificação aos servidores. O prefeito Dr. Juan Garcia complementa que o benefício vai injetar mais recursos, cerca de R$ 6 milhões, no mercado e vai ajudar a classe neste momento de crise financeira mundial. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

São Sebastião realiza campanha de arrecadação para Fundo Municipal da Criança e do Adolescente

São Sebastião - Até o dia 30 de dezembro, as pessoas que fazem anualmente a Declaração do Imposto de Renda podem doar até 6% do imposto devido para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Quem contribuir, pode deduzir o valor doado na declaração de 2009.
A medida é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Receita Federal.
O interessado pode fazer o cálculo da dedução no hotsite do CMDCA que é o www.saosebastiao.sp.gov.br/cmdca . Para mais informações, o declarante pode procurar um dos conselheiros pelos telefones (12) 3892-4857 ou 3892-2844. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Damas e xadrez de São Sebastião desclassificados nos Jogos Abertos

São Sebastião - As equipes de damas sub-21 e xadrez feminino de São Sebastião participaram na segunda-feira (17/11) de mais uma rodada válida pelas disputas das modalidades na 2ª divisão do 72º Jogos Abertos do Interior (JAI), em Piracicaba (SP). Entre diversas cidades do Estado de São Paulo, os times sebastianenses tentaram bons resultados, porém não conseguiram vencer seus adversários.
A equipe de damas enfrentou Itapetininga da Serra, na Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Piracicaba. No total de 20 partidas, os caiçaras venceram seis jogos contra 14 dos concorrentes. O resultado deixou São Sebastião na 6ª posição na tabela de classificação da modalidade com 3,5 pontos, ao lado de Águas de Lindóia, Pereira Barreto, Matão, Ubatuba, Terra Roxa, Botucatu e Adamantina. A liderança está com Parapuã, Santo André, Araçatuba e Jaú, com 6 pontos conquistados.
No Clube de Campo do município sede do evento, o xadrez sebastianense encarou Rio Claro e também não teve sorte. Em oito partidas realizadas, os atletas do litoral tiveram uma vitória, um empate e seis derrotas. Com o resultado, a equipe ocupa o 9º lugar, com o total de 20, 5 pontos. A ponta do ranking está com Guarulhos, que tem 35 pontos.
As duas modalidades contam com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp). (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Ação da Guarda Civil Municipal resulta em prisão de quadrilha em Maresias

São Sebastião - Em patrulhamento pelo bairro de Maresias, na Costa Sul de São Sebastião, a ação da Guarda Civil Municipal (GCM), divisão ligada à Secretaria de Segurança Urbana (Segur), resultou na prisão de uma quadrilha que agia na região por parte da Polícia Civil.
De acordo com o inspetor da GCM, Sérgio Monteiro, no dia 11 de novembro, por volta das 9h, uma mulher parou a viatura que atuava no bairro portando dois aparelhos de telefone celular e disse aos guardas que seu filho, o adolescente J.C.S.L, havia aparecido em sua residência com os respectivos objetos. Pelo fato dele não ter condições financeiras para adquirir os equipamentos, a mãe suspeitou que o material pudesse ser produto de “roubo” e que sendo ela honesta e descente “não podia aceitar tal coisa”.
Diante do caso, os GCM’s tiveram a iniciativa de fazer contato com os números dos respectivos aparelhos para se certificarem de que os produtos eram provenientes de “roubo” ou furto. O ato lhes rendeu a confirmação de que os celulares haviam sido furtados, bem como outros objetos, de dentro de uma residência no bairro de Maresias no fim de semana que antecedeu a apreensão dos materiais. Depois disso, explica o inspetor, os guardas se deslocaram à delegacia de Polícia Civil, em Boiçucanga, onde apresentaram os equipamentos à autoridade de plantão. De imediato, policiais civis foram designados, com auxílio da GCM, a realizar diligências em vários locais. A ação foi frutífera porque boa parte dos produtos furtada foi recuperada e quatro indivíduos foram presos, sendo que um deles era adolescente e outro professor de informática, que estava formatando um aparelho notebook, também objeto de furto, no momento da operação.
“O gesto dos GCM’s em se dedicar e acompanhar o desenrolar da ocorrência, que poderia ter outro desfecho se os guardas simplesmente tivessem entregado os aparelhos ao plantão daquela delegacia, culminou no desbaratamento de uma quadrilha”, avalia Monteiro.
Os objetos apreendidos foram: três aparelhos de telefone celular; um notebook; uma filmadora; uma frente descartável de rádio de automóvel; uma fonte de filmadora; dois carregadores de celular; dois cabos USB e um óculos de sol.
Para acionar a GCM em caso de emergência o telefone é o 199. (Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Crianças são retiradas as pressas da escola por conta da enchente do rio

Ubatuba - Uma força tarefa realizada por funcionários, pais, moradores e voluntários retirou pelos fundos e por cima do muro crianças que estavam na Escola Municipal Anativa Fernandes Faria no bairro do sertão da Quina. A ação foi por conta do volume de água do Rio Maranduba que estava subindo muito rápido e poderia tomar a unidade escolar.
Segundo a direção da escola não houve maiores incidentes com as crianças nem funcionários, todos foram retirados com segurança e passam bem. Moradores se assustaram com a velocidade com que as águas iam subindo, por conta disto começaram a evacuar a escola. O nível do rio subiu cerca de três metros em apenas vinte minutos, contam as testemunhas. A ponte de balanço não suportou a força da água e arrebentou.
Moradores mais velhos contam que não é a primeira vez que isto acontece, na década de 1960 e 1970 já ocorreram enchentes desta natureza só que com um volume de prejuízos ainda maior, o morador Zeca Pedro lembra que uma das vezes a água chegou ao campo de futebol do bairro, cerca de 400 metros distantes do rio, na época o local havia se transformado em praia de tanta areia e das roças existentes nada sobrou. Desta vez não desceu os troncos de árvores como daquela vez", comenta o morador.

Feriado no sábado movimenta comércio Ubatubense
Ubatuba recebeu cerca de 110.000 visitantes neste feriado

Ubatuba - Por cair em um sábado, o feriado do dia 15 de novembro, não gerava muitas expectativas por parte de alguns comerciantes da cidade. Acontece que na 6ª feira à noite as estradas sentido Litoral Norte estavam com o movimento bastante intenso.
Segundo informações do controle operacional do DER, no período das 18h00 do dia 14 de novembro, às 0h00 do dia 17 de novembro, Ubatuba recebeu só no trecho Taubaté- Ubatuba, 13.876 veículos de passeio. Já no trecho Caraguatatuba- Ubatuba, o DER não pôde precisar um número, pois seu o controle operacional não tem a câmera on line- VBM, neste trecho. Para apenas se ter uma idéia, de São José dos Campos à Caraguatatuba, desceram 40.810 veículos.
No sábado de manhã, as praias já estavam lotadas e permaneceu assim o final de semana todo, pois o tempo permaneceu bom e os termômetros registraram temperaturas em torno de 30 graus.
De acordo com os hotéis e pousadas consultados pela Associação Comercial de Ubatuba, o índice de hospedagem beirou os 100% de ocupação. "Nosso índice de hospedagem nos últimos 4 finais de semana foi de 100%. Isso é ótimo visto que este ano praticamente não tivemos feriados. As pessoas estão vindo para Ubatuba de qualquer jeito.", contou Ciro Siqueira, proprietário da Pousada MarAzul.
O atual secretário de Turismo, José Luiz Bittencurt Junior, disse que o que também pode ter colaborado com o grande número de pessoas na cidade foi a 4ª etapa do Haka Race- Corrida de Aventura. "Acredito que o evento trouxe um número considerável de visitantes à Ubatuba. Só de atletas recebemos cerca de 200, sem contar os seus acompanhantes", disse Bittencurt.
O presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Ahmad Khalil Barakat, acredita que o final das eleições e a falta de feriados durante o segundo semestre deste ano, são alguns dos fatores que possam ter contribuído para o bom movimento nos últimos finais de semana. "Para o verão esperamos um bom movimento, a alta do dólar deve contribuir para isso", aposta Barakat.
Segundo informações do Sinhores- Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Litoral Norte, as reservas nos hotéis e pousadas para o final de ano em Ubatuba já estão entre 55% e 60% e a expectativa é de chegar muito próximo da lotação total. "Quem quiser vir para a região é bom começar a programar suas opções, pois a procura está muito elevada" alertou o representante do sindicato, José Carlos Souza.  (Fonte: ACIU)

Prefeitura apreende quase três mil produtos sem procedência, em um único dia

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, através da Gerência de Tributos Mobiliários, realizou uma ação de fiscalização, na última sexta-feira, 14, que culminou na apreensão de 2.964 Cds e Dvds sem procedência. A ação aconteceu no ponto final de ônibus, na Rua Hans Staden e no calçadão da Avenida Dona Maria Alves.
De acordo com a gerente de Tributos Mobiliários, Lucilene Maria Pereira Tavares, a quantidade de Cds e Dvds apreendidos nesta única ação ultrapassou o número de apreensões destes mesmos produtos em toda a última temporada de verão. Os itens apreendidos serão destruídos com rolo compressor, como tem sido feito regularmente pela Prefeitura.
De acordo com o prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, “já estamos intensificando as ações de fiscalização, pois com a aproximação da temporada temos que coibir as atividades ilegais, que atrapalham os comerciantes regularizados de Ubatuba”. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

UNITAU discute o papel do gestor de ensino em Ubatuba

Ubatuba - A Universidade de Taubaté (UNITAU), em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, promove a palestra “Interdisciplinaridade, Currículo e Escola: o papel do gestor”, com a Profa. Dra. Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla, da Unicamp. A atividade será realizada no dia 21 de novembro, das 8h30 às 13h, no anfiteatro do Campus de Ubatuba. O evento é gratuito e aberto ao público.
A palestra faz parte da programação do curso de Aperfeiçoamento em Gestão e Processos de Formação em Educação Básica, oferecido pela UNITAU. Além da palestra, também haverá uma apresentação sobre a cultura regional.
De acordo com o coordenador do evento, Prof. Ms. André Luiz Freitas Guimarães, o evento é uma oportunidade de trazer novas informações aos participantes. “O objetivo é produzir e fornecer subsídios para ações que contribuam para aprofundar as interfases da interdisciplinaridade, do ensino e do papel do gestor”, comenta.
O Campus da UNITAU em Ubatuba fica na Av. Castro Alves, n° 392, no bairro Itaguá. Mais informações sobre a palestra podem ser obtidas pelo telefone (12) 3833-1750.
SERVIÇO
Palestra: “Interdisciplinaridade, Currículo e Escola: o papel do gestor”
Palestrante: Profa. Dra. Ana Maria Falcão de Aragão Sadalla, da Unicamp
Data: 21/11/2008
Horário: 8h30
Local: Campus da UNITAU em Ubatuba - Av. Castro Alves, n° 392, no bairro Itaguá, região central de Ubatuba. (Fonte: UNITAU)

Plantões para parcelamento de débitos começam neste sábado em Ubatuba
Para usufruir o benefício o contribuinte deverá estar em dia com os tributos de 2008

Ubatuba - Iniciam no próximo sábado, dia 22, os plantões para que os contribuintes que se encontram em débito com o município possam parcelar suas dívidas. Até o dia 10 de janeiro, a Prefeitura de Ubatuba vai realizar plantões todos os sábados para facilitar o pagamento dos débitos municipais (IPTU, taxas de alvará, vistorias, multas e outros) inscritos em dívida ativa ou ajuizados.
Vale lembrar que, para ter direito ao benefício, o contribuinte deve estar em dia com todos os tributos deste ano. O parcelamento poderá ser realizado em até 36 vezes, com multa e sem incidência de juros. Para o parcelamento, o valor das parcelas não poderá ser inferior a R$ 100,00 e será reajustado anualmente pelo IGPM-FGV. Quem optar pelo parcelamento deverá também comprovar a condição de proprietário do imóvel ou nomear um procurador.
O contribuinte que efetuar o pagamento integral de seu débito, à vista, fica dispensado da incidência dos juros de mora e da multa. Para os débitos ajuizados é necessário o pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios.
Já os contribuintes que firmaram acordo de parcelamento de débito anteriormente e que deixaram de pagar quaisquer das parcelas, poderão requerer novo parcelamento. O pedido deverá ser protocolado na Gerência de Expediente e Protocolo, mediante recolhimento de taxa, acompanhado dos comprovantes de pagamento de eventuais parcelas, dos honorários advocatícios e despesas processuais. O não cumprimento do parcelamento concedido acarretará no cancelamento do incentivo fiscal.
“Estamos oferecendo mais esta oportunidade para que todos possam terminar o ano em dia com seus tributos. Sabemos que a maioria das pessoas deixa de pagar seus impostos por realmente não ter condições para tal. Por isso, todos os anos, oferecemos estes incentivos para facilitar o pagamento dos débitos”, diz Eduardo Cesar, prefeito de Ubatuba.
Os plantões acontecem sempre das 9h às 16h, nos seguintes dias: 22 e 29 de novembro; 6, 13 e 20 de dezembro; 3 e 10 de janeiro, no prédio da Prefeitura de Ubatuba, na Avenida Dona Maria Alves, 865. (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Inscrições para exame de Arrais podem ser feitas no trailler da Capitania dos Portos, em Ubatuba
O trailler da Capitania dos Portos que estará no Saco da Ribeira, em Ubatuba, neste próximo final de semana, fará, além de exames e renovação de arrais amador, regularização de documentos de embarcação

Ubatuba - As inscrições para exame de Arrais amador e também para renovação ou segunda via do documento que acontece em Ubatuba, no Centro Náutico Timoneiro, no Saco da Ribeira, poderão ser feitas no próprio trailler, de sexta, dia 21 até domingo, dia 23 de novembro. O atendimento ao público será realizado 8 às 18 horas e os exames acontecem no sábado (22) e domingo (23) às 16 horas. As inscrições poderão ser realizadas até as 14 horas dos dias 22 e 23 de novembro. Para a inscrição para o exame, a taxa é de R$ 40,00 e a renovação ou 2ª via da habilitação, a taxa é de R$ 50,00.
Para a efetivação da inscrição faz-se necessária a apresentação da seguinte documentação: Cópia autenticada do CPF e do RG (documento de identificação com data de expedição); Cópia do comprovante de residência (contendo CEP e bairro) ; Cópia autenticada da Carteira de habilitação de amador (CHA para exame de Mestre); Atestado médico (sanidade física, mental, auditiva e visual, com nome e CRM legíveis); Procuração, no caso de terceiros, com firma reconhecida; e pagamento da taxa.
Regularização e inspeção - No trailler que estará em Ubatuba, os interessados poderão solicitar, além dos exames, a regularização de documentos de embarcações e Inspeção Naval. Segundo o primeiro tenente Roberto Braz Ferreira, encarregado da segurança de Tráfego Aquaviário, da Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião, a vinda desse trailler à Ubatuba já é fruto de negociações que a Prefeitura vem mantendo com a Marinha do Brasil no sentido de trazer uma Capitania para Ubatuba. “É a primeira vez que o município de Ubatuba recebe um trailler da Capitania dos Portos e que irá agilizar muito a vida das pessoas que dependem de regularizar documentos de suas embarcações ou conseguir sua habilitação como arrais amador”, informou o representante da Marinha que esteve no gabinete do Prefeito essa semana para trazer a boa notícia.
Regularização de documentos de embarcações - Os interessados poderão regularizar os documentos de embarcações, no tocante à inscrição/transferência de propriedade (R$ 30,00) e segunda via de embarcações (R$ 45,00). Para isso devem apresentar a seguinte documentação:
1. Formulário Boletim de cadastramento de embarcação miúda (BCEM) devidamente preenchido (modelo fornecido gratuitamente)
2. Protocolo simples (modelo fornecido gratuitamente)
3. Requerimento (Modelo Anexo 2-E NORMAM-03))
4. 1ª via da Nota Fiscal da embarcação (Original )
5. 1ª via da Nota Fiscal do motor (Original+ 2ª via ou cópia)
6. Cópia do CIC e RG do proprietário (Pessoa física)
7. Cópias do cartão CGC , Contrato Social da empresa,
8. CIC e RG de quem assina pela empresa (Pessoa Jurídica)
9. Cópia do Seguro Obrigatório (PAGO)
10. Cópia do comprovante de residência
11. Procuração (Caso não seja o próprio)
12. Dois termos de responsabilidade (fornecidos gratuitamente)
No caso de transferência, os itens 1, 2, 3, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12 citados acima e o documento de inscrição anterior original (BEM ou TIEM ); recibo de compra e venda com as assinaturas do comprador e do vendedor reconhecidas. E nos pedidos de segunda via, os itens 1, 2, 3, 6, 7, 9, 10, 11, 12 da inscrição e a declaração de extravio do documento original com firma reconhecida ou Boletim de Ocorrência da Delegacia de Polícia. Mais informações podem ser obtidas no site: www.cpsp.mar.mil.br ou na Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião - Tel: (12) 3892-1550 - E-mail: roberto@dlsseba.mar.mil.br . (Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Autora do Livro sobre aids faz palestra no Emaús

Ubatuba - No último dia 10 de novembro, a escritora Silmara Retti esteve na comunidade Emaús, no bairro do Ipiranguinha, onde num bate-papo, apresentou o seu livro "Flash, você sabe o que eu tenho?", que conta um romance e aborda o assunto "Aids".
No último dia 10 de novembro, a escritora Silmara Retti esteve na comunidade Emaús, no bairro do Ipiranguinha, onde num bate-papo, apresentou o seu livro "Flash, você sabe o que eu tenho?", que conta um romance e aborda o assunto "Aids". O convite partiu da tutora da FATEC Internacional, Joyce Souza, por intermédio do curso de graduação de Tecnólogo de Gestão de Secretariado, com o objetivo de integração no processo de estágio das alunas Francisca Gomes da Costa Filha e Cinara da Silva.
Apesar da forte chuva, estiveram no local aproximadamente 30 pessoas e o resultado final foi considerado excelente pelos organizadores. Foram tiradas dúvidas sobre DST/Aids, como o uso do preservativo e a transmissão da doença. "No final da palestra fiquei bastante emocionada, pois as pessoas cantaram parabéns e me presentearam com flores. Mas o meu melhor presente foi ser recebida por eles com tanto carinho", agradeceu a aniversariante Silmara.

Poesia Topo

Anuncie

Poema para Dona Laurentina, minha mãe.

Mãe,
a senhora sempre acreditou
que quem cultiva flores
tem maior probalidade
de colher felicidade,
mas no último dia 14
a tristeza vicejou em seu jardim,
que até os passarinhos
cantaram mais baixinho.
Só o bem-te-vi
cantou até o final
a esperança de bem te ver.
Foi de suas plantas
que eu trouxe um último buquê
de rosas e flores da ressurreição
que fizeram questão de florescer
E para mitigar a saudade
que não para de doer
consola-me saber
que a primavera é uma boa época
para uma jardineira falecer.

Convido os amigos e parentes
para a missa de sétimo dia
em memória de D.Laurentina
minha primeira professora de poesia.
Local: Igreja Matriz de Ubatuba
Data: 20/11
horário: 19h 30 min


Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Choveu na APA

Choveu! Choveu com ha muito tempo não chovia. Próprio da época e do lugar. Com um volume assustador, os alagamentos,as enxurradas, as queda de barreiras num círculo vicioso levaram o que encontraram pelo caminho, diretamente ao mar. Ele, recebendo toneladas de dejetos de toda ordem, não demorou nada a "corar". Em suas águas bóiam, flutuam e submergem tudo que estava acumulado a margem dos rios e das cachoeiras. De fezes in natura a milhares de sacos plásticos somam-se fragmento de sofás, partes de TVs, de geladeiras, de cadeiras, mesas e colchões. As APAS e seus idealizadores, (inclusive seo Xico) precisam atinar que a proteção do mar, começa na terra. Principalmente nas áreas dos mananciais. Pelo quadro provocado por apenas uma das muitas "chuvas" que virão, não são os pescadores que estão acabando com os peixes e, com a vida marinha. Óculos e bússola. Para se ter uma APA é preciso primeiro encontra-lá. Depois, é preciso sabe-lá. Por decretos (goela abaixo), produzidos nos gabinetes com ar refrigerado é apenas exercício de hipocrisia. A realidade que ocupa, sistematicamente o Parque,sobe a serra pelas matas ciliares das nascentes e das cachoeiras exige esforço e, custa muito mais caro. O Sol e a peneira.

Ronaldo Dias
Ubatuba, SP

Delegado Protogenes canta "Olhar 43"

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Praia do Centro Caraguá  © Emilio Campi

Praia do Centro Caraguá
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor