Litoral Virtual últimas notícias do litoral
Terça-feira, 25 de Novembro de 2008 - Nº 2060 Edições Anteriores

Anuncie Aqui

Região

Caraguatatuba
Boneca Caiçara do grupo Arte Caiçara é selecionada pelo Projeto Pigotta – uma iniciativa do UNICEF Itália
CARAGUATATUBA TEM REPRESENTANTE NAS “OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA”
Caraguá brilha em competição de Atletismo
Bonecos “Farinha de Meia” feitos por artesãos locais serão lançados nesta quarta-feira 26
Caraguá sedia treino técnico internacional de karatê shotokan
Prefeitura de Caraguá recebe pagamentos com VRM atual até 30 de dezembro
Ciclistas de Caraguá pedalaram neste fim de semana
Câmara vota Orçamento em primeiro turno
Nota de Falecimento
Recital de Piano abrirá a programação de dezembro da Fundacc.

Ilhabela
Cocaia consagra-se campeão do Campeonato de Futsal de Ilhabela

São Sebastião
Assistência Social em São Sebastião é respeitada como política pública na administração municipal
Com novos fiscais e Guarda Municipal, Prefeitura intensifica ações contra comércio irregular na temporada de verão
Confraternização marca festa de premiação do JISS
Redução de custeio foi principal desafio da Secretaria da Fazenda
Reestruturação, novas escolas e aumento de vagas em creches foram marcas da Secretaria de Educação
Câmara aprova crédito adicional para Casa da Criança e do Adolescente

Ubatuba
Aciu alerta: Compras de fim de ano
Pae de Ubatuba completa um ano de atividades
Comemoração: Palestra gratuita e Coquetel
Nota de Pesar
Aciu Informa: Vagas de emprego (20/11/08)
ACIU informa: S.O.S Cheques & Documentos
Fundart Apresenta: “Eram os Patugueses Astronautas?!?”
Ubatuba teve Dia D de Combate à Dengue
EMEI Idalina ainda tem vagas para 2009
Plenário vazio na homenagem da Câmara Municipal ao Dia da Consciência Negra.

Seções
Poesia
Carta do Leitor
Foto do Dia



Notícias da Região Topo

 


Notícias de Caraguatatuba Topo


Anuncie Noroeste News

Boneca Caiçara do grupo Arte Caiçara é selecionada pelo Projeto Pigotta – uma iniciativa do UNICEF Itália

Caraguatatuba - A boneca Maria Caiçara, feita pelo Grupo Arte Caiçara com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social do Porto Novo – CRAS-Sul e projeto “Água de beber, de Comer, de Usar e Conservar... Ciclos Contínuos”, em Caraguatatuba, foi selecionada em 4º lugar durante a abertura da exposição Pigotta, no auditório Orlando Gambi, da Rádio e TV Aparecida.
Na ocasião foram escolhidas as 10 bonecas (dentre três mil) mais originais da mostra por cinco jurados, entre artesão, costureira, estudante de moda e artistas plásticos.
Segundo o consultor do projeto Água de Beber, Euzébio do Carmo, o resultado é um mérito de reconhecimento ao trabalho bem feito do grupo Arte Caiçara. “O amor, carinho e dedicação dos artesãos resultam em um trabalho de qualidade”, afirma.
A exposição fica aberta ao público até janeiro, a entrada é gratuita e pode ser visitada de 3ª a 6ª feira, das 08h às 16h, aos Sábados, das 08h às 17h e aos Domingos, das 07h às 13h
O Projeto Pigotta é uma iniciativa do UNICEF Itália e está agora no Brasil, como resultado de uma parceria entre a Fundação Nossa Senhora Aparecida - Rádio e TV Aparecida e Centro Social e Ambiental Sítio do Juca.
Como o tema “Doando uma Pigotta, você ajuda uma criança a viver”, o projeto quer despertar em cada cidadão o sentido de viver, através de uma campanha correspondente a atitudes e gestos em defesa da vida. Visa arrecadar bonecas de pano feitas à mão, por qualquer pessoa que queira participar da campanha e ajudar a vacinar uma criança de 161 países em desenvolvimento, dentre eles o Brasil.
Esta iniciativa quer estimular a solidariedade através do Pigotta, que oferece oportunidade a cada pessoa de se sentir um protagonista em ação para salvar uma criança.
As bonecas arrecadadas serão enviadas à UNICEF - ITÁLIA, para que possam ser adotadas por uma criança, pelo valor de €20,00. Com o valor angariado será comprado um ciclo de vacinas para a sobrevivência de uma criança do “3º mundo”. Cada boneca adotada representa uma criança.
(Fonte: Supereco)

CARAGUATATUBA TEM REPRESENTANTE NAS “OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA”
A aluna Ellen junto a outros 10 alunos do Estado concorrendo com seus trabalhos nas Olimpíadas de Língua Portuguesa venceu mais uma vez, e vai seguir em breve para Brasília onde participa da última etapa desta
proposta do Ministério da Educação e Cultura


Caraguatatuba - Representando Caraguatatuba nas Olimpíadas de Língua Portuguesa, um programa do Ministério de Educação e Cultura em parceria com a Fundação Itaú a aluna Ellen Zancan, 17 anos da EE.Alcides de Castro Galvão está entre os selecionados para a última fase que acontecerá em Brasília no próximo dia 1º de dezembro.
A Aluna Ellen concorre na categoria artigo de opinião com o tema: “O lugar onde vive” e seu trabalho é sobre a obra de Santo Antônio em cima do morro que leva o mesmo nome do santo, em Caraguatatuba.
Segundo sua professora de português, Maria Célia Rossit, Ellen é uma boa aluna – “Ela gosta muito de discutir e expor seu ponto de vista sobre as questões em sala de aula”. Ellen será acompanhada à capital Brasília, por sua professora, seus pais e a Diretora da EE. Alcides de Castro Galvão, Maria Antônia.
Nesta última fase, federal, concorrem vinte e um alunos dos Estados do Brasil e os prêmios serão: note-books para aluno e professor e uma sala de informática totalmente montada para a escola onde estuda o aluno vencedor.
(Fonte: DRE-Caraguatatuba)

Caraguá brilha em competição de Atletismo
Atletas já se preparam para a final estadual do Pró-Atletismo

Caraguatatuba - A cidade de Caraguatatuba foi sede no último sábado da 4ª Etapa da Liga Coneleste, e o resultado foi excelente para o município, que comemorou vitórias e subidas ao pódio, em evento que teve a presença de cidades como São José dos Campos, Tremembé, Jacareí e Taubaté.
Nos 3.000m feminino, categoria menor, Marícia Carbone Onofre conquistou a primeira colocação. Na mesma prova, pelo masculino, Luiz Jonathan S. Pavanetti ficou em segundo lugar.
Irlan Luiz da Silva venceu o Arremesso de Peso, masculino menor. Alan Leite ficou em terceiro. Irlan voltou ao pódio mais quatro vezes, sendo três delas com a terceira colocação, nas provas de Salto em Distância, nos 100m e 200m. O atleta também conseguiu o segundo lugar nos 4x100m, junto com João Felipe, Leandro da Silva Ramos e Alan Leite, que também ficou com a prata nos 800m, menor, desta vez, no individual.
Pelos 1.000m da Marcha Atlética, categoria Pré-Mirim, Matheus Machado terminou em segundo lugar, mesma colocação de Daniel Souza da Silva, no Salto em Distância, entre os mirins. Já pelo feminino menor, Jéssica Felix da Silva conquistou o primeiro lugar e Maiquele de Jesus o terceiro.
Maiquele também disputou os 100m e os 200m para menor, ficando em terceiro e segundo lugar, respectivamente.
No Arremesso de Peso mirim, Maria das Graças ficou com o ouro. A prova de Lançamento da Pelota também premiou uma caraguatatubense, Larissa Pereira da Silva terminou com o primeiro lugar.
Pelo pré-mirim, no Salto em Distância, Maiquelane de Jesus Santos ganhou em sua categoria, enquanto Patrícia Ferreira de Lucas ficou em terceiro. As duas atletas seguiram brilhando na competição. Maiquelane não deu chances as suas adversárias e venceu nos 150m e também nos 60m, além da terceira posição nos 75m, categoria mirim. Já Patrícia terminou na segunda colocação, nos 250m.
Ambas conquistaram a primeira posição, junto com Larissa e Kelsy Katerine Oliveira, no 4x60m. ‘Incansáveis’, Maiquelane e Patrícia ficaram em segundo, no 4x75 juntamente com Kelsy e Marícia.
Nos 250m, categoria mirim, João Felipe Vieira Petresin ficou em terceiro, mesma colocação de Kesly, nos 60m, pré-mirim. Pelos 75m mirim, Leandro da Silva Ramos terminou na segunda colocação. O atleta também levou a prata no revezamento 4x75m, correndo com João Felipe, Guilherme e Daniel.
Fechando o dia iluminado da equipe de Caraguá na competição, Renan, Tayrone, João Bento e Thales terminaram em terceiro lugar os 4x60m, categoria pré-mirim.
A próxima etapa acontecerá em Pindamonhangaba.
No dia 28 deste mês (sexta-feira) será realizado em Sertãozinho a final do Pró-Atletismo. A atleta Jéssica competirá no Salto em Distância e Luiz Jonathan tentará um bom resultado nos 1.500m rasos.
Damiana Coimbra Reges disputará no próximo domingo, dia 30, a 4ª Atrevista Guarujá, corrida de 8km, exclusivo para mulheres.
Os atletas agradeceram o apoio da SECER e do Projeto Bombeiro Mirim.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Bonecos “Farinha de Meia” feitos por artesãos locais serão lançados nesta quarta-feira 26
Feitos de pano com acessórios de taboa, os bonecos da linha “Farinha de Meia”, foram criados pelos artesãos do Grupo Arte Caiçara, graças a uma parceria do projeto Água de Beber (Instituto Supereco) e CRAS (Secretaria de Assistência Social)

Caraguatatuba - Acontece nesta quarta-feira, 26 de novembro, às 11h, no Multiclube Ilha Morena, em Caraguá, o lançamento oficial da linha de produtos caiçara “Farinha de Meia”, produzida pelos artesãos do Grupo Arte Caiçara - composto por ex-alunos dos projetos de geração de renda “Feito Aqui, Feito Por Nós”.
O lançamento da linha de bonecos acontece durante o evento “Na Rede do Juqueriquerê”, promovido pelo Instituto Supereco e parceiros, com início às 8h30.
Os artesãos do Grupo Arte Caiçara, que já fizeram parte dos cursos de geração de renda “Feito Aqui, Feito Por Nós”, são apoiados pelo CRAS Sul (Centro de Referência de Assistência Social), e pelo projeto Água de Beber.
O principal objetivo desse trabalho, segundo o Instituto Supereco, é fortalecer a política cultural e promover qualidade de vida para a população local tornando-a empreendedora e socialmente responsável.
Segundo a gestora social do projeto “Farinha de Meia”, Cristina Fillizola, os produtos correspondem a uma família caiçara, composta pai, mãe e filha, representada por bonecos de pano.
A confecção dos bonecos se deu após uma pesquisa sobre as raízes culturais da região, resultando numa linha de produtos com identidade e principalmente, com o objetivo de focar na origem do cidadão caiçara.
“O produto é feito de pano, com acessórios de taboa e na embalagem são reaproveitados sacos de batata e cebola. Na boneca caiçara são anexadas receitas de pratos típicos da culinária caiçara”, explicou Cristina Fillizola.
Vale lembrar que os produtos “Farinha de Meia” poderão ser encontrados no Quiosque das Artes, que fica na praça Cândido Motta, no Centro de Caraguá. De acordo com o CRAS-Sul, os bonecos caiçaras também serão comercializados em breve em um novo ponto que será aberto no terminal rodoviário, e ao longo do ano em bazares organizados e eventos em geral. É importante destacar que toda a venda de produtos da linha “Farinha de Meia” será revertida 100% para os artesãos.
O nome da linha surgiu de uma pesquisa da cultura caiçara feita pelos artesãos integrantes do projeto. Segundo pesquisaram, antigamente os produtores de farinha viviam na região e dividiam suas roças. Essa divisão era chamada por eles “de à meia”. Assim, eram ‘meeiros” ao trocarem suas produções com as famílias que auxiliavam na colheita, possibilitando o alimento diversificado entre os caiçaras.

Serviço
Lançamento da linha de produtos “Farinha de Meia”
26 de novembro – 11h
Multiclube Ilha Morena
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Caraguá sedia treino técnico internacional de karatê shotokan

Caraguatatuba - O último sábado, 22, foi um dia memorável para a história do karatê de Caraguá. A cidade sediou o 5º Treino Técnico da ISKF (Federação Internacional de Karate Shotokan) e ASKT (Associação Shotokan Karate Internacional) - Brasil 2008, ocorrido na EMEF Profº Luiz Ribeiro Muniz, bairro da Martin de Sá.
O curso, voltado para professores e monitores e com exame de troca de faixas de karatê shotokan, foi ministrado pelo mestre Edson F. Nakama, 6º dan, que pode passar para os presentes novas técnicas da modalidade. Nakama possui academia de karatê em São Paulo e é membro da CBK (Confederação Brasileira de Karatê) e da FPK (Federação Paulista de Karatê).
Participaram do evento cerca de 60 pessoas, dentre eles atletas de Caraguá, Campinas, interior do estado e Londrina, cidade do Paraná, estes foram medalhistas do 1º Campeonato da ISKF, ocorrido no mês de outubro no Canadá.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Prefeitura de Caraguá recebe pagamentos com VRM atual até 30 de dezembro
Esta é uma boa oportunidade para que os contribuintes de Caraguá quitarem suas dívidas, com base no valor atual de R$ 1,8415 vigente até 30 de dezembro. A partir de 2008, haverá um reajuste de 7,2568%

Caraguatatuba - A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assuntos Jurídicos (SAJUR) informa à população que a partir de janeiro haverá acréscimo no VRM – Valor de Referência do Município, que hoje é de R$ 1,8415.
De acordo com a SAJUR, esta é a última oportunidade para os contribuintes pagarem seus débitos com o valor atual. O prazo termina dia 30 de dezembro.
A partir de 1º de janeiro de 2009, o VRM será de R$ 1,9751, o que representa um reajuste de 7,2568% em cima do valor atual, com base no INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor do IBGE.
Segundo o setor Jurídico da Prefeitura de Caraguá, como os valores dos créditos tributários do município (inclusive os parcelados) são calculados com base no VRM, os contribuintes que efetuarem o pagamento de seus débitos até 30 de dezembro deste ano, terão a oportunidade de quitar suas dívidas pelo valor atual.
Conforme explica a Secretária de Assuntos Jurídicos da prefeitura, Dra. Eliane Inês Pereira Dias, o reajuste do Valor de Referência do Município só entrará em vigor a partir de 2009. “É importante lembrar que todos os débitos podem ser parcelados, inclusive de anos anteriores, que já se encontram em Execução Judicial”, concluiu.
Mais informações sobre parcelamentos e VRM, podem ser obtidas pessoalmente no Paço Municipal, ou ainda por telefone, na Procuradoria Fiscal do Município (12) 3897-8141 e 3897-8180, ou na Seção de Dívida Ativa (12) 3897-8182.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Ciclistas de Caraguá pedalaram neste fim de semana

Caraguatatuba - A equipe de Ciclismo da SECER (Secretaria de Esportes e Recreação) participou de duas competições no último domingo e conseguiu bons resultados.
No Campeonato Paulista de Montanha, realizada na estrada velha de Santos, no percurso Cubatão a São Bernardo, Caraguatatuba contou com sete atletas, que percorreram 7.500m.
Pela categoria sênior A, João Carlos ficou em terceiro lugar. No sub-13, Reylan Rodrigues terminou em quinto e Izael Nunes na sexta colocação. Competindo na elite, Ricardo Correa e Tadeu Alves ficaram em oitavo e nono lugares, respectivamente.
A competição foi considerada muito difícil pelos competidores, já que após largar no nível do mar e chegar a 850m de altitude, a inclinação média é alta. Muitos atletas empurraram suas bikes.
No mesmo dia, a SECER esteve em São José dos Campos, onde participou da 6ª etapa do Campeonato Municipal, nas Chácaras Reunidas, com quatro ciclistas.
Cleonice Faustino foi à vencedora na categoria feminino elite. Na categoria Júnior, Wellington Silva terminou na segunda colocação. Já pelo Open, Ivair Alves ficou em sexto, após um disputado sprint.
Além da SECER, os ciclistas de Caraguá contam com o apoio da J-Bike, Geomater, Beach Energy, Ponto Motos, Body Fit Academia, Auto Posto Mareli, Vídeo Shopping, Cine Caraguá, Zimmerman, JPR Auto Peças, Rádio Oceânica, Posto de Molas Pai e Filho e Loft.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Caraguatatuba)

Câmara vota Orçamento em primeiro turno
Votação é tradicional e apenas este projeto ocupa a pauta

Caraguatatuba - A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira – 25 de novembro, a partir das 19h30 a sua 38ª Sessão Ordinária semanal, com a tradicional votação em primeiro turno do Orçamento 2009. O valor total ultrapassa os R$ 228 milhões.
Conforme reza o Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica Municipal, a votação do Orçamento obedece algumas regras básicas e tradicionais, como um Expediente de apenas 30 minutos, cancelamento da Tribuna dos Vereadores e a Ordem do Dia destinada apenas para a votação desta propositura, tanto em primeiro como em segundo turno.
Quanto a votação as regras são as seguintes: Caso seja aprovado em primeiro turno vai a votação no segundo turno e sendo aprovado o Orçamento entra em vigor no ano seguinte. Caso seja aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo turno o projeto é arquivado e o Executivo necessitará elaborar outro Orçamento. Sendo rejeitado já no primeiro turno o projeto não vai a votação em segundo turno.
Até o fechamento desta edição não havia exatidão quanto ao número de emendas elaboradas pelos Vereadores para inclusão e discussão no Orçamento 2008.
A estimativa de receita e despesa da Prefeitura para o próximo ano é de R$ 228.170.294,00 (Duzentos e Vinte e Oito Milhões, Cento e Setenta Mil e Duzentos e Noventa e Quatro Reais), com uma variação em torno de 18% em relação a 2008.
Quanto a classificação institucional, o Orçamento terá os seguintes valores: Para a Câmara R$ 8.222.080,00 com uma diferença em torno de 14% em relação a este ano. A Secretaria de Administração terá R$ 13.786.000,00; Obras Públicas com R$ 24.909.100,00; Serviços Públicos com R$ 26.658.950,00; Educação com R$ 66.098.000,00 e Secretaria de Saúde com R$ 36.719.000,00 são as maiores verbas do Executivo para o próximo ano
Das autarquias e instituições, a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba terá R$ 3.236.000,00 e o CaraguáPrev – a Previdência Municipal, verba estimada em R$ 14.222.800,00.
No Orçamento o termo estimativa é de extrema importância, visto que o Executivo tem pretensão de receber e gastar os valores mencionados, mas isso só poderá ser feito na sua totalidade se os pagamentos previstos forem todos feitos. Caso contrário terá que equilibrar receita e despesa com os valores recebidos, sejam eles quais forem.
A Sessão Ordinária semanal que discutirá o Orçamento 2009 terá início às 19h30 e ao contrário do ano anterior, não terá transmissão ao vivo pelas rádios locais, sendo necessário ao contribuinte estar presente nas galerias da Câmara para acompanhar a votação.
(Fonte: Câmara Municipal de Caraguatatuba)

Nota de Falecimento

Caraguatatuba - É com extremo pesar que a Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba), informa o falecimento do Sr.Benedito Costa .
Benedito Costa, filho de Palmira Costa e Sérgio Geraldo da Costa, nasceu no dia 27 de junho de 1921 na cidade de Caraguatatuba. Casou-se com Antônia Ferreira Costa, no ano de 1943.
Teve nove filhos, Benedito, Sérgio, Elizeu, Izaias, Marcos, Samuel, Ieda, Maria Helena e Aparecida.
Benedito Costa ou Dito Costa como era chamado, recebeu uma homenagem da Fundacc no 3º Festival do Camarão.
O Sr. Benedito Costa, era um dos mais antigos e respeitados pescadores de Caraguatatuba.
Durante muitos anos, Dito Costa acompanhou e ajudou o avô Antônio nas pescarias, com ele, aprendeu a arte de pescar, manejar uma canoa e desafiar o mar. Passou grande parte da sua vida pescando ao lado de seu avô, até que este veio a falecer. Após a morte do avô, Dito Costa ficou com sua canoa, mesmo estando somente com quatorze anos, estava preparado para ser um pescador.
Dito Costa sempre teve sua própria canoa, sua rede e alguns camaradas que o auxiliava na pesca de peixe e camarão.
Este exímio pescador, não viveu somente da pesca, trabalhou, durante muito tempo na Fazenda dos Ingleses, como padeiro, profissão que aprendera quando precisou trabalhar no comércio, trabalhou também para uma empresa de engenharia, que pertencia ao governo, nas cidades de Caraguatatuba, São José dos Campos e Bananal. Mas, o amor que tinha pela pesca era maior que as outras profissões. Dito Costa deixou seus trabalhos e voltou para Caraguatatuba para pescar, pois a mais de cinquenta anos se dedicava a esta arte.
Aos 78 anos de idade e aposentado como pescador, atendeu ao pedido dos filhos para que deixasse a pescaria devido a sua idade, Dito Costa não pescava mais com freqüência, porém, sempre que podia, pegava sua canoa e saia para o mar para reviver uma arte que aprendeu e aperfeiçoou desde menino, a arte de pescar.
Esta é uma homenagem da Fundacc para toda a família Costa .
(Fonte: Fundacc)

Recital de Piano abrirá a programação de dezembro da Fundacc.

Caraguatatuba - A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba e a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba convidam para o Recital de Piano -Noite de Clássicos, que acontecerá dia 01 de dezembro, às 20h30 no Teatro Mario Covas.
Este evento será uma mostra do desempenho do grupo pianistico “Allegretto” composto por alunos da Profº Maria Luiza França.
O espetáculo conta ainda com a participação das concertistas Maria Luiza França, Eunice Dantas Burbach e Jandyra Lobo Baptista, tocando peças a dois pianos, quatro mãos e seis mãos.
“Será um recital com comentários e com a finalidade cultural de formação de platéia, para um melhor aproveitamento dos espetáculos clássicos”, disse a pianista Maria Luiza França.
O espetáculo pretende levar ao público a magia do piano com peças de repertório erudito bem como peças populares que se tornaram “clássicas” por atravessarem séculos e serem conhecidas mundialmente.
“Temos a intenção de ampliar o trabalho que já fazemos em pequenos saraus para um maior número de pessoas, que embora apreciando este tipo de música, quase não tem oportunidade de participar desses eventos“, disseram as pianistas.
A apresentação acontecerá no Teatro Mário Covas, dia 01/12 às 20h30 a entrada é franca.

Serviços:
Recital de Piano -Noite de Clássicos
Local: Teatro Mário Covas
Endereço: Avenida Goiás, 187 - Indaiá.
Cidade: Caraguatatuba/SP
Tel.: (12) 3881-2623
Horário: 20h30 Data: 01 /12/08
Entrada: Gratuita
(Fonte: Fundacc)

Notícias de Ilhabela Topo


Mazzei

Cocaia consagra-se campeão do Campeonato de Futsal de Ilhabela

Ilhabela - A final do Campeonato Municipal de Futsal na categoria Prinicipal, agitou o Ginásio Municipal Gilson Gomes Pinna, na última quarta-feira, 19.
O Cocaia foi campeão, vencendo a equipe do Perequê por 6 a 4. Com dois gols de Gilvan, dois de Evandro e dois de Ricardo pelo time do Cocaia e dois gols de Jefferson e dois de Bruno pela equipe do Perequê,
No Campeonato foram destaques: o jogador Diogo, da equipe do Nacional, artilheiro, com 17 gols e o goleiro menos vazada foi o atleta Gerson, no time Center Par, que sofreu apenas sete gols. Na ocasião, foram entregues os troféus para o campeão e segundo lugar.
O Campeonato Municipal de Futsal foi uma realização da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer e contou com 35 equipes participantes, 90 partidas, 646 gols com média de 7,8 por jogo, mais de 525 atletas e arrecadou mais de 380 Kg de alimentos não perecíveis, provenientes de cartões vermelhos e amarelos recebidos pelos jogadores durante o decorrer do Campeonato.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhabela)

Notícias de São Sebastião Topo

Anuncie

Assistência Social em São Sebastião é respeitada como política pública na administração municipal

São Sebastião - A qualidade dos projetos sociais que atendem crianças e adolescentes, manter e criar programas de transferência de renda, cursos profissionalizantes e a criação de duas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) foram os destaques da gestão da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) da Prefeitura de São Sebastião, chefiada pela assistente social Ana Margarida Freire, que fez um balanço das ações durante a atual administração.
Em 2005 a pasta tinha a nomenclatura “Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social” (Sedeas) e foi alterada para Setradh após a reforma administrativa. “Queríamos que os objetivos da secretaria visassem a dignidade dos nossos usuários que devem ser capacitados por meio de cursos profissionalizantes e que conseguissem um trabalho após se cadastrarem no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) que já identifica o que é necessário para o aprimoramento”, disse Ana Margarida.
A Setradh mantém, além do PAT, a Divisão do Centro Integrado Profissionalizante (CIP), com unidades na Topolândia e em Boiçucanga. O órgão, além de beneficiar milhares de pessoas, prioriza o atendimento da população mais necessitada e inserida em programas de transferência de renda dos governos federal, estadual e municipal. “Nossa grande conquista foram os cursos de manutenção industrial em parceria com a Transpetro e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que beneficiam 240 pessoas que entraram via processo seletivo. Na Costa Sul, os cursos são voltados para o turismo de acordo com o que o mercado de trabalho pede e a população deseja”, explicou a secretária.
Dentro das ações da Setradh, a novidade para São Sebastião foi o Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (Pead), que também existe em outras cidades e foi referência no governo. Cerca de 630 pessoas de maior vulnerabilidade social têm condições satisfatórias para o trabalho. Os beneficiários recebem bolsa de R$ 415, com R$ 50 referente à cesta básica e mais o seguro de acidentes pessoais. A Lei 1745/2005 permite que, no máximo, 300 pessoas integrem o programa.
A Setradh também é responsável por executar a gestão de programas de transferência de renda do Governo do Estado, como o Renda Cidadã que em 2005 era composto por 123 famílias e atualmente mantém 535, e o Bolsa Família que de 500 atendidas saltou para 2.200 em 2008. Com esse aumento de famílias nos programas sociais, o número de pessoas que procuravam a secretaria para solicitar cestas básicas, por exemplo, caiu de 22.030 em 2005 para 14.030 no ano passado. No início da administração, quase 600 cestas básicas eram fornecidas ao mês e hoje são, pelo menos, 130. “O investimento nos programas fez com que o pronto atendimento diminuísse, já que as famílias são acompanhadas pelas assistentes sociais”, diz Ana.
Ao todo, São Sebastião mantém 3,2 mil pessoas em programas de transferência de renda que incluem também o Ação Jovem e Benefício de Prestação Continuada (BPC), dos governos estadual e federal. “Em 2007 tivemos uma auditoria do governo federal e não foi detectada nenhuma irregularidade e São Sebastião atingiu 85% no Índice de Gestão Descentralizada (IGD). O melhor resultado do Litoral Norte”, lembrou Ana.
A Setradh também é responsável por atendimento ao migrante e homem de rua, sempre respeitando o direito de ir e vir. Em atendimento às pessoas, são fornecidas passagens de volta para a cidade de origem. Entre 2005 e 2007 foram fornecidas mais de 200 passagens de ônibus.
A Prefeitura também mantém 16 convênios com as entidades assistenciais de São Sebastião. Entre 2005 e 2008 foram repassados R$ 8.691.810,40 para as entidades. A liberação dos recursos é feita conforme deliberação do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
“Outro avanço que tivemos foi a mudança da Casa dos Conselhos para um espaço melhor juntamente com uma sede da própria do programa Bolsa Família. Nossa equipe também foi capacitada com alguns cursos supervisionados pela Universidade de Taubaté (Unitau) e outros fora do município para subsidiar as ações da assistência social”, declarou Ana.

Projetos Sociais
A Prefeitura mantém uma série de projetos sociais que beneficiam crianças e adolescentes do município. O maior deles está na Topolândia. O “Viração” atende atualmente 280 crianças entre 7 e 14 anos, em espaço próprio, no Centro Comunitário. Em 2004, o mesmo era feito na Praia Grande e atendia apenas 100 pessoas.
Já o Garoçá passou a atender no Jaraguá. Enquanto em 2005 atendia 80 crianças entre 7 e 14 anos na Enseada, hoje em dia beneficia 120 jovens no Jaraguá. O Cidadão Criança, no bairro de São Francisco, passou por readequação e hoje caminha em parceria com a comunidade e 40 crianças. O Projeto Marceneiro, no Varadouro, capacitou 80 jovens entre 16 e 21 anos em marcenaria.
O Projeto Cidadão do Futuro atendeu 30 jovens no bairro de São Francisco e atualmente 35 participam do mesmo que é oferecido em Boiçucanga, com formação em monitores turísticos. As pessoas que passaram pelo projeto conseguiram emprego no mercado de trabalho na área de turismo, bancos e comércio em geral.
A melhor idade também tem seu espaço na assistência social com o “Valorizando a Pessoa Idosa” nos bairros do Jaraguá, Juquehy, Topolândia e Boiçucanga em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. Um novo grupo está previsto para iniciar ainda este ano no bairro de São Francisco e, com isso, o projeto passa a ter 230 idosos.

Inaugurações
No fim deste ano, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Setradh e da Secretaria de Obras e Planejamento (Seop), entregam duas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) nos bairros da Topolândia, no dia 4 de dezembro e em Boiçucanga, no dia 12. O Cras é uma unidade pública estatal que atua com famílias em seu contexto comunitário, visando orientações sobre a rede de serviços sócio-assistenciais e fortalecimento do convívio sócio-familiar.
Além disso, a Prefeitura entrega no dia 19 de dezembro o galpão do Centro Integrado Profissionalizante (CIP) que será utilizado para os cursos de manutenção industrial.
“O prefeito Dr. Juan Garcia foi um grande parceiro na gestão de todos os programas da secretaria. Ele colocou técnicos à frente da pasta para darmos o direcionamento correto para as ações. Tivemos dedicação para cumprir as leis vigentes. A assistência social foi respeitada como política pública e sempre tivemos a parceria do Fundo Social de Solidariedade. Espero que a nova administração continue com os projetos que estão em andamento sempre de acordo com as diretrizes da assistência social”, avaliou Ana Margarida.
A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano conta com 15 assistentes sociais, dois psicólogos, 11 assistentes administrativos, seis recepcionistas e cinco serventes e atende pelos telefones (12) 3892-2844 e 3892-4677.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Com novos fiscais e Guarda Municipal, Prefeitura intensifica ações contra comércio irregular na temporada de verão

São Sebastião - A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fiscalização de Posturas, da Secretaria da Fazenda, vai intensificar a fiscalização contra o comércio irregular durante a temporada de verão. A medida será possí9vel graças a contratação de novos fiscais e da Guarda Civil Municipal (GCM), após concurso público realizado pela atual administração.
Só de fiscais são mais 11 pessoas já convocadas e passando por treinamento. Com a GCM em operação, será possível dar apoio aos agentes públicos no exercício das atividades fiscalizadoras.
De acordo com a chefe da Fiscalização de Posturas, Cristiane Maria Silva, será dada uma atenção especial ao comércio eventual – vendedores que vêm à cidade apenas na temporada para vender mercadorias sem autorização.
A Fiscalização de Postura atua no comércio em geral e também nas praias da cidade. Para trabalhar em São Sebastião o ambulante deve ter sempre em mãos a licença anual. “O objetivo é coibir o comércio irregular e clandestino, além de preservar os ambulantes e comerciantes que pagam seus impostos na cidade”, disse Cristiane Silva. O município tem hoje cerca de 400 ambulantes cadastrados.
Toda mercadoria apreendida, após findado o processo de recursos, pode ser doada ao Fundo Social de Solidariedade que faz o repasse a entidades cadastradas. No caso de produtos perecíveis, como alimentação, com procedência, a entrega pode ser feita logo após a apreensão. Outros materiais, como óculos e CDs e DVDs piratas, posteriormente são destruídos.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Confraternização marca festa de premiação do JISS

São Sebastião - Cerca de 200 idosos do Projeto Atividade e do Valorizando a Pessoa Idosa, criados pela Prefeitura de São Sebastião, participaram da festa de premiação do 2º Jogos do Idoso de São Sebastião, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade.
A equipe de São Sebastião sagrou-se bicampeã dos Jogos, realizado em outubro passado, conquistando 13 medalhas: seis de ouro (keimagol, Miss Melhor Idade, Mister Melhor Idade, natação feminina, peteca e sinuca), três de prata (coreografia, tênis masculino e tênis de mesa) e quatro de bronze (basquete, tranca, tênis feminino e vôlei feminino).
Na cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (20/11) no Teatro Municipal, homenagens foram feitas ao prefeito de São Sebastião, Dr. Juan Garcia, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosa Mota, as funcionárias do Fundo Social. O atleta Adalberto Ferreira recebeu o prêmio de melhor atleta sebastianense.
As atletas da modalidade coreografia, medalha de prata do 2º JISS, apresentaram a coreografia Momentos Felizes, sob a coordenação da professora Élcia Maria Pestana. Logo depois, o Fundo Social de Solidariedade ofereceu aos atletas e professores um coquetel dançante.
Ao final, a organização anunciou que a festa de fim de ano de encerramento do Projeto Atividade será realizada no próximo dia 15 de dezembro, na Praia da Aventura.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Redução de custeio foi principal desafio da Secretaria da Fazenda

São Sebastião - Responsável pelo equilíbrio das finanças de São Sebastião, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) teve como principal desafio nesses quatros anos reduzir os custeios e aumentar a arrecadação própria para que o município não dependesse apenas de recursos advindos da Petrobras. Sobre essas iniciativas e enfrentamentos, os jornalistas do Departamento de Comunicação (Depcom) conversaram com o secretário Amin Nossabein na última quinta-feira (20/11). Ele também falou sobre medidas adotadas em outras áreas, como o combate ao comércio irregular e modernização do sistema. "Quem não se lembra como era antes a tesouraria, há quatro anos, onde havia filas imensas de fornecedores para receber por serviços prestados ao município. E pior, que cheque só poderia se sacado no Posto de Atendimento do Banco do Brasil instalado no Paço?", questiona Nossabein. Para resolver o problema, a modernização foi o passo encontrado pela administração. Como as guias não possuíam código de barra, na havia possibilidade de pagamento ou recolhimento em outras agências. Após conversas com a instituição bancária, todos os pagamentos passaram a ser feito on line, via borderô. "Acabaram as filas e as centenas de cheques em cima da mesa para assinar", relembra.
A implantação do ISS Digital também contribuiu para a melhora da Receita devido à facilidade de acesso e o que tem evitado a sonegação. Durante os seis primeiros meses da administração, a Fazenda teve ainda que descobrir formas de quitar dívidas com a Bandeirantes Energia, com a Telefônica, que já havia cortado várias linhas, pagar a iluminação pública que há dois anos estava atrasado, rever a situação do Hospital de Clínicas e PSFs (Programa Saúde da Família), que estava ameaçado de fechar por falta de pagamento aos gestores, entre outros problemas identificados.
Na avaliação do secretário, sem esta austeridade o município corria o risco de não ter mais crédito junto a diversos órgãos. "Agora, a administração entrega a Prefeitura totalmente saneada, com contas pagas e negociadas".
Ainda para que a Sefaz tivesse um bom desempenho, o investimento no servidor foi fundamental, na concepção de Nossabein. Segundo ele, até a elaboração de orçamentos e balanços era feita através da contratação de auditorias. O secretário acrescenta que hoje, esses serviços são executados pelos servidores que foram capacitados, conhecem a realidade do município e sabem da importância do trato para com o dinheiro público.
Embora discuta-se atualmente a medida encaminhada pelo prefeito Dr. Juan Garcia para a redução de algumas taxas, Amin Nossabein esclarece que naquele momento, quando assumiu a pasta, a situação das contas públicas era crítica, a inadimplência muito grande. Como comparação ele explica que só de ISS o crescimento na arrecadação foi de 127%, sendo R$ 10,3 milhões em 2004 e R$ 23,7 milhões em 2008, sem alteração da alíquota. O ITBI cresceu 100% e também dobrou a arrecadação da Dívida Ativa. "São recursos próprios que foram ignorados pelas antigas administrações enquanto a prefeitura afundava".
Hoje, com as contas balanceadas, a Prefeitura fechando os anos com superávit, essas taxas puderam ser revistas. Exemplo para o ITBI que será reduzido para 1%, facilitando com que as pessoas façam o registro do imóvel negociado, evitando o contrato de gaveta e dando mais garantias para as partes. "Mas se não houver seriedade na administração para com o dinheiro público, São Sebastião pode voltar a ficar no vermelho, caso contrário, o excesso de arrecadação continua", alerta.
A modernização dos setores de Tributação, do Cadastro Fiscal e da Dívida Ativa também foram importantes neste processo, assim como renegociação de dívidas, através do Refins, e busca dos inadimplentes.

Fiscalização
A seriedade com que o setor de fiscalização foi levada é outro ponto importante apontado pelo secretário da Fazenda, especialmente no que se refere ao comércio clandestino na cidade. "São Sebastião era terra de ninguém, os comerciantes regularizados eram os maiores prejudicados e a própria população corria risco ao comprar produtos perecíveis quando não se sabia nem a procedência e muito menos as condições dos locais onde era manipulado."
Campanhas educativas de combate à pirataria e comércio clandestinos foram ações que desenvolvida pela Sefaz e pautou-se os fiscais para atuarem sem interferência política. "Por essas ações, a administração foi mal interpretada principalmente por aqueles que queriam levar vantagem, mas quem saiu ganhando foi a população."
O secretário relembra a situação da praia de Barequeçaba onde os quiosques existentes não tinham condições salubres e muitos vendedores aproveitam o verão para vir de outras cidades e dormiam e faziam suas necessidades na praia, causando constrangimento nos freqüentadores. "Hoje, eles (ambulantes irregulares), pensam duas vezes antes de vir a São Sebastião.
Na avaliação do secretário, a Fazenda cumpriu o seu papel nesses quatro anos, mas o término da implantação de um Código de Posturas é fundamental para o bom andamento da cidade. A primeira fase, de contato com todas as categorias pertinentes foi feito e as sugestões debatidas em duas reuniões. A segunda etapa, a mais técnica, estava em andamento e, conforme Amin Nossabein, a comissão é composta apenas por servidores públicos, a próxima administração pode concluir o projeto que reúne e atualiza todas as leis hoje existentes em São Sebastião.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Reestruturação, novas escolas e aumento de vagas em creches foram marcas da Secretaria de Educação

São Sebastião - A reestruturação de todas as escolas municipais de São Sebastião, a construção de novas unidades e o aumento de vagas em creches para os alunos da cidade foram as principais conquistas da Secretaria de Educação (Seduc), conforme balanço divulgado pela secretária da pasta, Marilene Ramachoti Leite, em entrevista concedida aos jornalistas do Departamento de Comunicação nesta segunda-feira (24/11). O número de vagas em creches triplicou. Enquanto em 2004, São Sebastião tinha 700 vagas, neste ano a Prefeitura disponibiliza 2,5 mil vagas. “Tivemos conquistas em todas as modalidades, mas a principal foi o atendimento à educação infantil com a abertura de creches e o primeiro berçário municipal. Conseguimos atender muito mais do que o Plano Nacional de Educação estabelece. Fomos uma administração que primou pelo atendimento em todas as modalidades de ensino”, explicou a secretária.
Quanto às dificuldades encontradas no início da gestão, Marilene lembra que a administração encontrou escolas com estruturas físicas muito comprometidas e a solução foi a construção de 50 salas de aula em todo o município nos dois primeiros anos e novas unidades educacionais em Boiçucanga, Maresias, Enseada, Topolândia, Morro do Abrigo e Juquehy. O avanço tecnológico também foi destaque na gestão, com a compra de 600 novos computadores para as escolas municipais, com o sistema de wireless e alarme interligado ao Sistema Integrado de Monitoramento (SIM).
Outra conquista importante foi no ensino profissionalizante e na qualificação profissional com a vinda da Escola Técnica (ETEC) e Faculdade de Tecnologia (FATEC). Foram realizados os cursos de Logística, Laminação em Embarcações, Monitor de Turismo Ecológico, Monitor em Recreação e Logística. A partir do ano que vem, a ETEC vai oferecer Administração, Logística e Ensino Médio, enquanto que a FATEC o curso de Gestão Empresarial.
“São Sebastião também passou a ter ensino fundamental de nove anos, não tinha Plano Municipal de Educação e foi elaborado. É um plano consistente que passa a caminhar ao lado da Proposta Pedagógica, que tem direcionamento e foi homologada pela Delegacia Regional de Ensino”, explicou a secretária.
Dentro da área de aperfeiçoamento cultural e intelectual, a Prefeitura promoveu 71 capacitações, entre palestras, seminários, fóruns, workshops, simpósios e oficinas para os professores da rede municipal. Segundo Marilene Ramachoti Leite, todas as capacitações foram importantes, mas a que mais se destaca é o projeto “Leitura e Escrita – Desafio de Todos”.
São Sebastião aderiu ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), em 2007, e com ele também elaborou o Plano de Ações Articuladas (PAR), que visa preparar a cidade para os próximos quatro anos. O PAR será discutido na 3ª Conferência de Educação, no dia 1º de dezembro, na E.M Henrique Botelho.
Outras ações realizadas pela Secretaria de Educação na gestão 2005-2008 foram: implantação do material didático do Sistema Objetivo Municipal de Ensino (Some) para as séries iniciais; regularização do regimento interno e documentação das escolas; oportunidade de estágio para os estudantes em convênio com o Centro de Integração Empresa Escola (Ciee); processo seletivo para professores; criação da ouvidoria da Seduc; programa Seduc Itinerante; aprovação da lei que regulamenta o funcionamento das Associações de Pais e Mestres (APM) nas escolas municipais; avaliações externas; uniformes escolares para todos os alunos da rede municipal e a realização de três conferências municipais de educação. Com tantos investimentos e reconhecimento dentro e fora do Estado de São Paulo, São Sebastião recebeu neste ano o Fórum Estadual de Educação da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). “Estou satisfeita com o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação em uma administração honesta, competente, com projetos ousados e política educacional positiva com séria aplicação dos recursos. O prefeito Dr. Juan Garcia deu autonomia para os secretários trabalharem em parceria visando cumprir o lema ‘Educação para uma vida cidadã’”, finalizou a secretária.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)

Câmara aprova crédito adicional para Casa da Criança e do Adolescente

São Sebastião - Os vereadores de São Sebastião aprovaram, em regime de urgência especial, na última sessão, o requerimento de autoria do presidente da Câmara, Marcos Leopoldino (PDT), ao Projeto de Lei 47/08, que autoriza a abertura de crédito adicional especial para atender a realização de convênio com a Casa da Criança e do Adolescente.
O Projeto de Lei, que será encaminhado à sanção do prefeito Juan Garcia (PPS), autoriza o Poder Executivo a abrir crédito adicional especial, no valor de R$ 25 mil, à entidade social.
Os recursos serão provenientes do próprio orçamento por meio de anulação orçamentária, a ser regulamentada por decreto.
De acordo com o autor do requerimento de urgência especial, presidente Marcos Leopoldino, a Casa da Criança e do Adolescente pretende atender separadamente as crianças e os adolescentes com a aquisição de uma nova sede e, portanto, vai necessitar adquirir mobílias.
"O crédito especial será necessário para compra de mobiliário. Com a aprovação deste requerimento, os vereadores demonstram, mais uma vez, que sempre foram parceiros do executivo nas questões sociais", disse Leopoldino.

Via Pública
Os vereadores de São Sebastião analisam o Projeto de Lei 46/08, de autoria do vereador José Cardim de Souza (PP), que altera o nome da rua conhecida como Travessa Dois, situada no Morro do Abrigo, para Rua Almir Silva Zeferino.
(Fonte: Prefeitura Municipal de São Sebastião)
 

Notícias de Ubatuba Topo

O Guaruçá ACIU Anuncie

Aciu alerta: Compras de fim de ano

Ubatuba - Natal e o recebimento do 13º são fatores que fazem com que o mês de dezembro para o comércio seja sinônimo de lojas cheias, filas nos caixas, pacotes coloridos e muito corre-corre de última hora. Sendo assim, a Associação Comercial de Ubatuba dá algumas dicas para este período do ano para que você não tenha problemas futuramente com seus produtos adquiridos:
- Perfumes e cosméticos - São presentes muito procurados no período natalino. Fique atento à rotulagem desses produtos, pois nela deve constar o número de registro no órgão competente, prazo de validade, composição e modo de uso. Precauções e cuidados no manuseio.
- Produtos têxteis - Quando o consumidor compra roupas, tecidos, toalhas, lençóis, acaba se preocupando mais com a beleza e preço dos produtos, entretanto, a etiqueta de identificação deles é muito importante, nela o consumidor pode conferir informações: dados do fabricante / importador, indicação de tamanho e conservação.
- Eletrodoméstico / eletrônicos - Ao adquirir eletrodomésticos, solicite, no local, uma demonstração de funcionamento do aparelho. Teste as funções do aparelho e avalie se o mesmo atende as necessidades do seu presenteado. Equipamentos de informática também merecem especial atenção, a compra deve ser norteada para a utilização da máquina. Quem não é especialista em informática deve consultar publicações especializadas. Este tipo de produto deve vir acompanhado com um manual de instruções em linguagem didática e com ilustrações e também uma relação com a rede de assistência técnica autorizada.
- Brinquedos - Brinquedos são produtos de certificação compulsória desde 1992, ou seja, para serem comercializados necessitam do símbolo de identificação da certificação do Inmetro, pois o mesmo garante ao cidadão a certeza de que esse produto passou por uma série de testes em laboratórios.
- Compras pela internet - Uma opção de compras, mas se aquelas feitas por meios tradicionais já necessitam de cuidados, as feitas pela internet pedem precauções redobradas, pois muitas vezes o usuário não sabe como preservar seus direitos ou não conhece o fornecedor. Nas compras feitas pela internet, o consumidor tem prazo de sete dias, a contar da contratação ou do recebimento do produto ou serviço, para arrependimento. O cancelamento deve ser efetuado por escrito.
Importante - O local da compra é um fator determinante, lojas estabelecidas no comércio garantem mais segurança, pois em geral trabalham com produtos acreditados e com nota fiscal. Fornecedores de mercadorias lacradas, como brinquedos, CDs, DVDs, publicações, entre outros, devem manter uma amostra dessas mercadorias aberta para ser examinada. É obrigação do consumidor exigir e dever do estabelecimento em fornecer a nota fiscal, uma forma que o cidadão tem para exercer seus direitos em caso de problemas com a mercadoria.
Em caso de dúvidas entre em contato com o Procon de Ubatuba que atende na Av. Dona Maria Alves, 890- Centro.
Telefone: 3833 3022
(Fonte: ACIU)

Pae de Ubatuba completa um ano de atividades
Em comemoração será realizada uma palestra gratuita com um dos maiores especialistas nacionais em empreendedorismo e plano de negócios: José Carlos Assis Dornelas

Ubatuba - Novembro é um mês muito especial para a cidade de Ubatuba. Há exatos doze meses, a Aciu- Associação Comercial de Ubatuba, o Sinhores- Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Ubatuba, a Aeau- Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba e o Sebrae-SP uniram-se em torno de um objetivo muito especial: montar o Pae- Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba.
Com isso, as entidades envolvidas tinham um objetivo maior: auxiliar na capacitação de empresários e empreendedores, para que, a cidade cresça cada vez mais e se desenvolva de maneira sustentável. O objetivo vem sendo consagrado dia-a-dia. Neste primeiro ano foram realizados cerca de 500 atendimentos pelos agentes de desenvolvimento do Pae.
Em relação à capacitação, foram realizados 19 palestras, 17 cursos e 3 oficinas. No mês de dezembro teremos ainda o "Cine Sebrae".
Segundo o presidente da Aciu, Ahmad Khalil Barakat, a capacitação que o Sebrae oferece para o empresário é “extraordinário. A abertura do Pae era uma das nossas principais diretrizes na Aciu, e a parceria Sebrae é um sucesso, pois a informação, a capacitação e a orientação está chegando para o empresário de Ubatuba. A abertura do Posto é um investimento de vanguarda para a nossa cidade", diz.
"Hoje Ubatuba integra a rede de apoio aos pequenos negócios graças à visão de futuro da Aciu e de todos os parceiros neste Pae. Sabemos que investir no fortalecimento dos pequenos negócios é investir no desenvolvimento de Ubatuba", disse Barakat.(Fonte: ACIU)

Comemoração: Palestra gratuita e Coquetel

Ubatuba - Em comemoração à data, será realizada na Aciu, no dia 15 de dezembro, a partir das 19h00 uma palestra gratuita com um dos maiores especialistas nacionais em empreendedorismo e plano de negócios: José Carlos Assis Dornelas.
A palestra terá como tema: Líder Empreendedor- O perfil do profissional que faz acontecer e a duração é de aproximadamente duas horas. Após a palestra será servido um coquetel.
Dr. Dornelas é conferencista, consultor de empresas e professor de empreendedorismo. Leciona em cursos de MBA na USP - Universidade de São Paulo, e como professor convidado em diversos programas no país e no exterior. Realizou seu pós-doutoramento nos EUA e foi o primeiro e único professor brasileiro como Visiting Scholar no Centro de Empreendedorismo do Babson College – considerada a melhor escola de negócios com foco em ensino de empreendedorismo no mundo. É engenheiro pela USP São Carlos, com mestrado e doutorado também pela USP, especialização em marketing pela ESPM e cursos de extensão em Harvard e no MIT.
É um dos maiores especialistas nacionais em empreendedorismo e plano de negócios, sendo autor de cinco livros pela editora Campus: "Planos de Negócios que Dão Certo", "Empreendedorismo na Prática", o best-seller nacional "Empreendedorismo, transformando idéias em negócios", "Planejando incubadoras de empresas" e "Empreendedorismo Corporativo", tendo sido, este último, finalista do Prêmio Jabuti 2004. Tem também publicado e apresentado dezenas de artigos premiados em congressos, seminários e revistas especializadas, nacional e internacionalmente.
Dr. Dornelas tem assessorado diversas empresas nacionais e multinacionais com treinamentos, palestras e consultorias em empreendedorismo corporativo e plano de negócios, com destaque para Nestlé, Microsoft, HP, Oracle, Embratel, Grupo Ultra, Roche, Telefônica, Porto Seguro Seguros, Bradesco, Pernambucanas, Ambev, Alcoa, Microsiga, Alcatel, OESP, SENAC, Cargill, ABN-Amro, Blockbuster, Senior Sistemas, Unibanco, Sebrae, entre outras. É ainda constantemente requisitado para proferir palestras, treinamentos, e atuar em projetos de consultoria em empreendedorismo de start-up (criação de empresas) e desenvolvimento de planos de negócios. Tem assessorado também mais de 60 incubadoras de empresas e centenas de empreendedores de diversos estados brasileiros. Fundou e preside a Empreende – empresa especializada em consultorias e treinamentos, é sócio-fundador e Chairman da Insólita Studios– empresa desenvolvedora de jogos on-line, Chairman da BABO (Babson Alumni Brazilian Organization) e membro do Conselho da Webcore – agência de soluções interativas.
Os interessados em participar do evento devem entrar em contato com o Pae de Ubatuba: 3834 1445. Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro.
(Fonte: ACIU)

Nota de Pesar

Ubatuba - É com grande pesar que a Associação Comercial de Ubatuba informa sobre o falecimento do Sr. Antonio José Dias de Campos, ocorrido neste domingo, dia 23.
“Campos”, como era popularmente conhecido, era proprietário do Posto Shell do Saco da Ribeira.
A ACIU presta suas condolências aos familiares e amigos dessa ilustre pessoa que nos deixou um belíssimo exemplo de dedicação ao trabalho, à família e aos amigos.
Recebam nesta hora difícil, nosso abraço de afeto e carinho.
(Fonte: ACIU)

Aciu Informa: Vagas de emprego (20/11/08)

Ubatuba - O RESTAURANTE BUCANEIROS está selecionando funcionários para a temporada, com registro na carteira (contrato de experiência de 90 dias) com possibilidade ficar fixo após a temporada de acordo com o comportamento e desenvolvimento. Para os candidatos sem experiência, haverá um período de treinamento.
IMPORTANTE: Carta de referência dos últimos empregos com o telefone de contato.

Vagas para:
- Ajudante de garçom
- Garçom
- Ajudante de pizzaiolo
- Copeiro/chapeiro
Tratar com GERSON PÉRES CAMPOS

QUIOSQUE GOLFINHOS está admitindo:
- Garçons (sexo masculino, acima de 18 anos). Depois do período de experiência, o garçom receberá comissão + premiação em relação às suas vendas.
- Ajudante de cozinha- que saiba fazer pastel (sexo feminino, acima de 18 anos)
O quiosque é o de número 19 da Praia Grande. Tratar pessoalmente com Elza ou Valdir.
(Fonte: ACIU)

ACIU informa: S.O.S Cheques & Documentos

Ubatuba - Cheques e documentos roubados, furtados ou extraviados são frequentemente usados em golpes e fraudes, causando graves inconvenientes para seus usuários, por isso, em caso de roubo, perda ou extravio, denuncie imediatamente.
Além de proteger a si próprio, você ajudará a coibir a ação de criminosos e contraventores que causam prejuízo a você, ao comércio e a toda a sociedade.
Serviço gratuito, atendimento 24 horas, inclusive nos fins-de-semana e feriados, inclusão imediata do alerta na rede, abrangência nacional.
Comunique roubo e extravio de cheques e documentos:
Telefone: 0800- 011-1522
Site: www.apoioaoconsumidor.com.br
(Fonte: ACIU)

Fundart Apresenta: “Eram os Patugueses Astronautas?!?”

Ubatuba -  Estréia dia 21 de novembro às 20h30 a peça “Eram os Patugueses Astronautas?!?” – “uma sátira do início da colonização temperada à banana e bacalhau! Venha morrer de rir com essa patacoada” – No auditório Fundart.
O ingresso é um quilo de alimento não perecível, exceto sal.
O texto é de José Antonio G. Teixeira de Freitas, vencedor do Concurso Tia Helô (texto teatral), e sua montagem faz parte da premiação, prevista no regulamento do concurso.
No elenco estão Alex Sander – Fernando Moreno – Higor Martins – Isabelle Inglese – Luiz Ballio – Marcelo Sarkis – Vanda Galvão – Vanessa Santos – Ramatis Radis (stand-in). Direção de Heyttor Barsalini.
“Eram os Patugueses Astronautas?!?” terá apresentações também nos dias 21, 22 e 23 deste mês, sexta e sábado a partir das 20h30 e no domingo às 19h00 no Auditório Fundart, e se repetirá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, no mesmo auditório e horário.

Semana da Consciência Negra
Nos dias 21,22 e 23 de novembro, na Fazenda da Caixa – Casa da Farinha, sempre a partir das 17h00, vai acontecer o Encontro das comunidades quilombolas.

Concurso Literário Ubatuba/2008
Será dia 28 de novembro de 2008, a partir das 20h00, no Restaurante Bucaneiros – centro, a entrega da premiação do Concurso Literário Ubatuba/2008. XXI Concurso de Poesia “Idalina Graça”; XX Concurso de Poesia Estudantil “Idalina Graça”; XV Concurso de Conto “Washington de Oliveira”; VII Concurso de Texto de Teatro “Tia Helô”.

Sexteto Caiçara Convida para seu 5º Aniversário
O grupo musical Sexteto Caiçara estará comemorando 5 anos de existência no próximo dia 29 de novembro, às 20h30, no Auditório da Unitau – Campus Ubatuba, e apresentará o espetáculo instrumental “Músicas Inesquecíveis de Todos os Tempos”, com entrada franqueada ao público.

Programação Cultural - Final de Semana:
17 a 23

Semana da Música
Apresentações, worshops e shows
Informações na Fundart

21, 22 e 23
Espetáculo “Eram os Patugueses Astronautas?!?”
Teatro – Comédia
20h00 – Auditório Fundart

CONSCIÊNCIA NEGRA - Negro de Todas as Cores
De 19 a 30

Exposição Semana da Consciência Negra
Dia 19 – 19h00 - Abertura de Exposição de Artes Plásticas, Fotos, Texto, Artesanato
Sala de Exposições do Sobradão do Porto

20 - Quinta-feira - Dia da Consciência Negra
A partir das 11h00
Missa Afro, Música, Dança, Capoeira, Maculelê, Grafite, Hip Hop, Reggae
Concurso da Mais Bela Negra

21, 22 e 23
Festa e Encontro de Comunidades Quilombolas
Sertão da Fazenda da Caixa
(Fonte: Fundart)

Ubatuba teve Dia D de Combate à Dengue
Evento teve como objetivo relembrar a importância da participação de todos no combate ao mosquito transmissor da dengue

Ubatuba - A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ubatuba promoveu no sábado, 22, o Dia D de Combate à Dengue. O evento fez parte da programação da Semana Estadual de Combate à Dengue e teve como proposta relembrar a importância da participação de toda a população no combate à dengue.
O evento foi realizado na Praça 13 de Maio, e contou com atrações recreativas, musicais e ações de conscientização que ficaram sob responsabilidade da equipe de combate à dengue.
Quem passou pelo evento pôde conhecer o ciclo vivo do mosquito transmissor da dengue, além de ver mostruários de criadouros. As crianças também receberam instruções quanto aos mosquitos e receberam diversas informações sobre como prevenir a presença do mosquito. As crianças ainda participaram de atividades nas tendas de pintura, da Casa do Brinquedo e de brincadeiras com a Equipe de Recreação da Secretaria de Esporte e Lazer. “O Dia D serviu para lembrar que agora temos que intensificar as ações de prevenção de combate ao mosquito, porque estamos entrando num período de condições favoráveis a sua proliferação. As ações rotineiras de combate já praticamos durante todo o ano, o sábado foi para lembrar que agora precisamos intensificar”, explicou Neilton Nogueira, Superintendente de Proteção à Saúde.
As apresentações musicais ficaram a cargo dos alunos da Escola Maria Josefina da Estufa II, com grupo Timbalata, sob a coordenação do monitor de música Agnaldo Moura, dos alunos da escola Silvino Teixeira Leite da Marafunda, que formam a Banda Silvino, com a regência do professor Paulo. Houve ainda a participação também dos grupos de Rap Art’Manos e MKZ que prestigiam o evento pelo segundo ano.
(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

EMEI Idalina ainda tem vagas para 2009
Interessados deverão comparecer na próxima semana na escola para realizar a matrícula

Ubatuba - A escola municipal de educação infantil Idalina do Amaral Graça informa que ainda possui vagas para as salas de Jardim I
e Jardim II. Para a sala de Jardim I, serão matriculadas as crianças nascidas entre 01 de julho de 2004 a 30 de junho de 2005, e Jardim II, as crianças nascidas entre 01 de julho de 2003 a 30 de junho de 2004. Os pais interessados em matricular seus filhos nessas salas deverão comparecer à sede da EMEI Idalina, entre os dias 24 e 28 de novembro, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, munidos com documentos de identidade dos pais ou responsáveis, certidão de nascimento e carteira de vacinação da criança e comprovante de residência. A EMEI Idalina está localizada na avenida Rio Grande do Sul, 190, no centro.(Fonte: Prefeitura Municipal de Ubatuba)

Plenário vazio na homenagem da Câmara Municipal ao Dia da Consciência Negra.

Ubatuba - A única homenagem da Câmara Municipal de Ubatuba aos quilombolas, no Dia da Consciência Negra, contou com apenas um vereador: Jairo dos Santos (PSB), autor do Decreto “Medalha Zumbi dos Palmares”. Neide Antunes de Sá e Mário Gabriel do Prado, vice-presidente e presidente da Associação de Remanescentes da Comunidade de Quilombo da Caçandoquinha, Raposa, Saco das Bananas e Frade, foram os homenageados deste ano, pelos relevantes serviços que prestam aos quilombolas que ainda sofrem discriminação e processos judiciais para tirá-los da própria terra. Apenas dez pessoas, incluindo duas crianças, compareceram à Sessão Solene. Além da esposa de Jairo, Nélia dos Santos, de dois filhos do casal, Luiz Eduardo e João Gabriel, de duas assessoras do vereador, Maria Cancellier e Carmem de Grammont, do marido da homeangeada, Nailton, a solenidade teve a presença marcante do ex-prefeito da cidade, Paulo Ramos. Jairo dos Santos, presidindo a Sessão, sem se importar com o plenário vazio, narrou um pouco da história sofrida dos negros caiçaras, lamentou a ausência dos pares, que segundo ele, se esquecem de suas próprias raízes e enalteceu o trabalho de Mário e Neide junto à Comunidade.
Emocionado, Mário disse que já previa a ausência dos parlamentares, lembrando que a falta de consciência deles já foi sentida no ano passado, quando dona Maria da Caçandoca foi a homenageada. Essa atitude dos vereadores, aliás, já tinha sido destacada por ele, durante uma Sessão Ordinária, quando recebeu uma Moção de Congratulação do vereador Jairo. Mário lastimou ainda, algumas perdas que seu povo sofreu este ano, como a morte de Bernadete, uma quilombola atuante da cidade paulista de Brotas, e a não reeleição do vereador Jairo dos Santos. Ele teme que essa tenha sido a última homenagem da Câmara Municipal aos quilombolas, no Dia da Consciência Negra.
Neide Antunes de Sá foi mais contundente. Não só lamentou, como repudiou a ausência dos representantes do Legislativo, o que considerou total descaso pelas causas quilombolas.
O ex-prefeito Paulo Ramos fez questão de falar. Parabenizou os homenageados e o vereador Jairo dos Santos pela iniciativa. Segundo ele, Jairo sempre esteve ao lado dos caiçaras, batalhando, mesmo antes do mandato parlamentar e disse ter certeza de que a briga de Jairo, em favor do povo, vai continuar, mesmo fora da Câmara. Em relação ao temor de Mário sobre a possibilidade de não haver mais a entrega da Medalha “Zumbi dos Palmares”, a partir de próximo ano, Paulo Ramos garantiu que a homenagem vai continuar, mesmo que seja do lado de fora da Casa de Leis. Ele também censurou a ausência dos vereadores e de representantes do Executivo em um evento tão importante para o município.
(Fonte: Câmara Municipal de Ubatuba)

Poesia Topo

Anuncie

Das horas

Quando voltou de Santos
meu tio trouxe um despertador
para presentear meu avô,
que achou muita graça,
pois já tinha relógios demais:
A alvorada era anunciada
pelos passarinhos
e pela criação no quintal
em início de jornada;
perto do meio-dia
as onze-horas nunca o enganou
e se abriam em flor;
após o almoço o corpo avisava
uma pausa na festa
para o momento da sesta;
e os badalos do sino
na hora da ave-maria
marcavam o fim do dia.


Félix Cabral

Carta do Leitor
As mensagens, fotos e opiniões  publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As mensagens deverão conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.
Topo

Despertando a cidadania ubatubense

Apesar da intensa chuva, mais de 30 (trinta) pessoas compareceram ao Salão da Igreja São Francisco, Centro, na terça-feira, 18, para assistirem a palestra “A experiência de uma organização no aprimoramento da cidadania”, proferida por Lizete Verillo, da Amarribo (Amigos Associados de Ribeirão Bonito).
Com o intuito de conhecerem e assimilarem a experiência da ONG de Ribeirão Bonito (SP), líderes, das mais variadas tendências, prestigiaram o evento organizado pelo Fórum Permanente de Proteção à Cidade (movimento em formação, sem vínculo religioso ou político-partidário).
Gostei do que vi. Acredito, como também pude notar em Lizete Verillo, que basta a vontade, a disposição e a coragem, mesmo que de poucos, para o início de grandes conquistas.
Muitos estão descontentes com os rumos que os politiqueiros dão ao nosso município. Se você é um deles participe do Fórum Permanente de Proteção à Cidade (de Ubatuba). A próxima reunião será realizada no dia 26/11/2008, quarta-feira, às 19 horas, no Shopping Iperoig (rua Esteves da Silva, 147, Centro).
Fique atento, pois os que “mamam nas do pudê” farão de tudo para desprestigiar qualquer iniciativa que vislumbrem desestabilizar as “posições” que adquiriram (sabe-se lá de que forma).
Em nome do Fórum Permanente de Proteção à Cidade agradeço a Amarribo por proporcionar a presença de Lizete Verillo em Ubatuba e pela doação das cartilhas “Combate a corrupção nas prefeituras do Brasil” aos que assistiram a palestra, lembrando a todos eles que é imprescindível a leitura do livro antes da reunião de quarta-feira.

Luiz Moura

NOTAS UBATUBANAS
(Ubatubana sim, pois lembra a cachaça que aqui era produzida e consumida, além da Cidade que é uma cachaça, veio pra cá não tem jeito de não “voltá ou fica de vez”).

•A FAVORITA, a novela global faz um merchandising fantástico de nosso vizinho e trocam o nosso nome por Triunfo, ou seja, Cidade de Bons Restaurantes e Muita Fofoca, não somos nós?
•RELAXA E GOZA – poderiam liberar de vez a música e as mesas dos Quiosques, afinal a organização inexiste, os ônibus e vans circulam e estacionam livremente, a quantidade de ambulantes é astronômica, comércio e prestação de serviços informais em mais de 90%, deixar tudo liberado muda o quê? Afinal as cadeiras já tomam contam das praias, faltam apenas as mesas.
•SACANAGEM:- O Homem adora falar, principalmente de Turismo, pois conhece do assunto como ninguém, quando quer enrolar então fala mais de vinte minutos e depois ninguém tem coragem de perguntar nada, mas com certeza ninguém entendeu nada, afinal Ele não disse nada. Em frente uma Câmara de TV então!! Agora tirá-lo do Turismo para colocá-lo na Ouvidoria? Não dava pra ir pro Parlatório?
•ATENDIMENTO AO TURISTA – Numa conversa em determinado quiosque na Maranduba ouvimos o seguinte:
Turista:- Por favor, Vc. tem banheiro?
Garçonete:- Não, mas logo ali, custa R$ 1,00, olha, ali está o responsável pelo banheiro.
Sinhozinho (responsável):- É um real si quisé, si não vai mija ali no mar mesmo.

Fernando Pedreira

 

Delegado Protogenes canta "Olhar 43"

Foto do Dia Topo

Para participar desta seção basta enviar as fotos com crédito do autor e legenda, no tamanho mínimo
de 1024 x 768 pixels com resolução de 72dpi para fotododia@litoralvirtual.com.br.  O envio da foto caracteriza autorizada a sua publicação, assumindo o autor total responsabilidade pela publicação da mesma.

Luar na Praia do Centro  © Emilio Campi

Luar na Praia do Centro
© Emilio Campi

Envie sua foto!

Para instalar a foto como papel de parede (wallpaper)
Clique na foto acima. Após carregar a foto ampliada, clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e escolha "Definir como papel de parede" ou "Definir como fundo de tela". Para ajustar a imagem em tela cheia, clique em qualquer lugar da área de trabalho com o botão direito do mouse, escolha "Propriedades" / "Fundo de Tela" ou "Papel de Parede" / "Ampliar".

Arquivos:  Foto Saudade  -  Foto do Dia

 Faça seu comentário, crítica, opinião ou sugestão no Litoral Virtual:
Clique Aqui


As notícias, fotos e cartas publicadas neste boletim são de inteira responsabilidade de suas fontes e autores,
não expressando necessariamente a opinião deste informativo. O envio de qualquer material para nosso e-mail
será considerado como autorizado a sua publicação e assumida a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
As cartas devem conter nome completo, RG, endereço, telefone de contato e um e-mail válido.
Reservamos o direito de não publicar cartas que não contenham a devida  identificação do autor.

Editor: Emilio Campi

GRÁTIS!!
Receba as Últimas Notícias do Litoral em seu e-mail:

Quero receber GRATUITAMENTE o boletim Últimas Notícias do Litoral:

e-mail:
Cidade:



Obs.: Você poderá cancelar o recebimento das notícias a qualquer momento.

 

Conheça as cidades do Litoral Norte Paulista:

Caraguatatuba Ilhabela São Sebastião Ubatuba

Litoral Virtual
O mais completo site do Litoral Norte Paulista na Internet
Sugestões, críticas e informações, entre em contato:
info@litoralvirtual.com.br

©1995/2001 Emilio Campi - Studio Maranduba - Direitos Reservados
Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a expressa autorização do autor